Issuu on Google+

138 anos

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

OLitoral

olitoral@live.com

ANO 1 N° 002

Distribuição Gratuita

Parabéns Araquari

Araquari está completando 138 anos de emancipação política. Durante este período, muitas lutas e conquistas marcam a história desta cidade. Confira a edição especial de aniversário!


Dança da improvisação

Disparidade de salários

Neste fim de semana (4 a 6 de abril), haverá em Balneário Piçarras, a Dança Contato Improvisação, sob coordenação da dançarina Iris Fiorelli. Haverá aula de Batik, arte milenar de estamparia. Um lindo fim de semana em meio à natureza de Balneário Piçarras. Mais informações pelo telefone 9644-4069.

2

:: Opinião ::

O LITORAL

Guns N’ Roses

Relatório da Defensoria Pública de SC aponta que no primeiro trimestre de 2014 uma única defensora participou de 103 audiências, recebeu 264 mandados de prisão em flagrante e analisou 488 processos no período. O quadro atual reflete a dificuldade do estado em cumprir a lei que exige a nomeação de profissionais da área.

LITORAL NORTE CATARINENSE

Concurso

Guns N’ Roses realizou nesta semana, show em Florianópolis. O grupo também já passou pelo México, em 18 de março. Também irá para a Argentina, em 6 de abril, e Paraguai, no dia 9 do mesmo mês.

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

>

Expediente

Rodovia BR 280, km 29,5 nº 3215 sala nº 214 - Porto Grande Cep 98432195 - Araquari Santa Catarina O Litoral Jornalismo Ltda.

:: Diretor :: Ricardo Baum SRTE 04833/SC

:: Circulação :: Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville e São Francsico do Sul

:: Comercial :: 55 (47) 9159-3263

:: Reportagens :: 55 (47) 9653-1314

:: classificados :: :: Sugestões e fotos :: olitoral@live.com

:: facebook ::

É

tempo de comemorar Araquari. São 138 anos de história. Mas o fato é que não estamos comemorando apenas o aniversário de Araquari, estamos sim, comemorando o momento por qual a cidade está passando em termos de crescimento econômico. Araquari deixou de ser uma cidade “fora do mapa”, conhecida apenas por ser passagem para as praias de São Francisco ou Barra do Sul. O município se tornou um polo industrial, um berço para gigantes empresas. Hoje, são mais de três mil empreendimentos para uma cidade de apenas 26 mil habitantes. Apenas?... é um termo que não utilizaremos muito em breve, quando este número deverá triplicar... e isso não leva cinco anos. A história de Araquari, pra começar, é feita por pessoas que não tem medo de acolher, muito pelo contrário, estão sempre disAraquari deixou de ser postas a ajudar. Ande pelas ruas uma cidade “fora do mapa”, da cidade, olhe para o rosto das conhecida apenas por ser pessoas, é surpreendente... passagem para as praias e Não é preciso andar muito passou a ser o centro das por aí para conhecer um pouco sobre a história de Araquari. atenções É só passar ali na Igreja Senhor Bom Jesus, conversar com o padre João, ou na casa da dona Maria Lúcia, do seu Kiko, do Chico. Enfim, a história de Araquari é contada e sonhada por todos, mas vivida pelos mais antigos. São pessoas como estas que fizeram e fazem de Araquari um município maravilhoso para se viver. Hoje, esta cidade que completa 138 anos de emancipação polícia, carrega em seu ombro muita garra e determinação de seu povo. Mas muitas outras questões são vividas no meio deste crescimento, como, por exemplo, uma cidade que não estava preparada para as consequências que sofreria com tanto desenvolvimento econômico. A falta de estrutura está sufocando Araquari. A população quer mais obras, mais saúde, mais educação, mas não dá... e aí? Quem vamos culpar? Ninguém! Vamos cobrar. De quem? Do Governo do Estado, é óbvio. A própria Prefeitura de Araquari não tem estrutura para acompanhar este crescimento. E tudo isso acaba muitas vezes tornando a administração pública como alvo principal.

Mas o fato é que muitos investimentos precisam ser feitos. E o que é mais lamentável, é que muitos investimentos foram anunciados já faz algum tempo e até agora não se concretizaram. Agora sim... vamos colocar a culpa, ou melhor, jogar a responsabilidade para o Governo do Estado? Sim! E não só por falta de suporte a Araquari, mas em toda a região norte. Seria desagradável entrar numa discussão política neste momento em que estamos parabenizando um município com tanta tradição, mas não tem como deixar de fazer estas colocações. Se o Governo do Estado não se “mexer”, vamos continuar crescendo industrialmente, o que já é uma consequência, mas pela incompetência do Governo, a qualidade de vida do povo araquariense não vai conseguir acompanhar este desenvolvimento. Aproveitamos para citar aqui, a manchete do jornal Notícias do Dia de 5 de abril de 2010, quando destacava o aniversário de 134 anos do município com o seguinte título: “Uma cidade que vai decolar”. E já naquela época, já eram anunciados novos investimentos, como a obra do aeroporto, que até agora não saiu do papel. Então, caro leitor, não é por falta de aviso que o governador não ajudou Araquari. REPRODUÇÃO/OL

> Unidade móvel

A Prefeitura de Balneário Barra do Sul está realizando no município, atendimento com o ambulatório móvel da saúde. O atendimento é feito todas as sextas-feiras pela manhã, no centro da cidade.

>

Aposentados na Capital

Aposentados de São Francisco do Sul visitaram nesta semana, a sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na ocasião, participaram de um evento em homenagem às todas as Associações de Aposentados de Santa Catarina. Após o evento, participaram de uma confraternização e fizeram um passeio pelo centro de Florianópolis.

> Melhor idade

O Grupo da Melhor Idade Sol e o Mar, de Barra do Sul, realizou na última sexta-feira, sua tradicional confraternização, com jogo de bingo para as mulheres e convidados, e dominó para os homens. A presidente do clube, Waltrudes Schroeder, destacou que o Grupo já existe há 15 anos e atualmente conta com 115 integrantes. Os encontros ocorrem toda sexta-feira, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. RICARDO BAUM/OL

facebook.com/olitoral

:: tiragem :: 4 mil exemplares

:: Periodicidade :: Semanal

:: Impressão :: Gráfica O Estado

Textos e colunas assinadas não representam a opinião do jornal

Mais de 2 mil empregos com nova empresa em São Francisco do Sul O prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, esteve em Florianópolis, nesta terça-feira (1), onde se reuniu com o governador Raimundo Colombo e representantes da empresa CMO – Construção e Montagem Offshore, para assinatura de protocolo de intenções para a instalação de um estaleiro para montagem de plataformas móveis no município. A partir de agora, a empresa inicia estudos e

:: Opinião ::

projetos para a implantação do empreendimento, que irá gerar cerca de 2.500 empregos diretos. Para o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, todo o esforço da Prefeitura será bastante válido. “Este trabalho que estamos fazendo vai ser muito importante para São Francisco do Sul. Trata-se de uma empresa responsável no aspecto social e ambiental, que tem um projeto moderno, arrojado e que vai representar um marco para o desenvolvi-

mento do município, pois irá gerar oportunidade de qualificação e emprego para nossa população em uma área (setor naval) onde há muitas chances de crescimento”, destacou. A secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciane Fachini, que também esteve presente no evento de assinatura, revelou que este é um trabalho longo, mas que irá gerar o resultado tão almejado por toda a população. “A Prefeitura

está há meses atendendo e auxiliando a empresa com dados e informações sobre o município para que o empreendimento dê certo. A população de São Fran-

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

Editorial

Jornal O Litoral

Servidores realizaram nos últimos dias, movimentos pacíficos em frente a Prefeitura de São Francisco do Sul para fazer reivindicações. O ato unificado foi apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual - Sintespe/SC. Para os funcionários do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, as reivindicações vão além de melhores salários. Segundo eles, a estrutura do museu está comprometida e sem condições de segurança. Desde o ano passado, os servidores pedem um laudo técnico sobre as condições do prédio. Outra questão é sobre a gestão da unidade, que envolve a FCC, o município e uma associação. “A gente não consegue resolver as questões administrativas”, relatou.

> Visita ao “tapete” Com seu triciclo, o joinvilense Julio Malschiezay veio para a região conferir como ficou as obras de pavimentação asfáltica na estrada que leva até a Praia do Ervino. E aprovou a obra. “Ficou muito bom, agora com certeza o local atrairá ainda mais turistas.

> RICARDO BAUM/OL

Claudiomir Moreira (36) – comerciário

Fisioculturismo

A atleta francisquense Giovanna Sthiago (d), ficou entre as seis melhores do Brasil no Campeonato Brasileiro de Fisioculturismo, representando São Francisco do Sul e Santa Catarina na cidade do Rio de Janeiro. Giovanna é a atual vicecampeã catarinense na modalidade. DIVULGAÇÃO/OL

Aqui é o nosso cantinho do lazer, é um momento de confraternização

“Espero que tenha estrutura suficiente para suportar tamanho crescimento que receberá. Precisamos de muitas coisas para melhorar”

O que você espera de Araquari daqui pra frente?

3

RICARDO BAUM/OL

Quanto vale a cultura?

presidente do grupo sol e mar, waltrudes schroeder

cisco do Sul é quem ganha com mais empregos, com a movimentação de nossa economia e com o desenvolvimento sustentável”, completou.

A Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina abriu inscrições para o concurso que oferece 134 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam entre R$ 1.073,70 e R$ 1.296. No site da SJC, é possível ver o edital.

> Vacina

A Associação Empresarial de Araquari – ACIAA está promovendo a Campanha de Vacinação contra a Gripe A. O trabalho será realizado no dia 8 de abril, na sede da Associação, ao lado da Delegacia de Polícia Civil. Mais informações pelo telefone (47) 34471516. O valor da vacina é de R$ 49,00.

“Espero que Araquari siga nesse ‘bum’ de desenvolvimento, que capacite aqueles que são daqui e dê condições estruturais para receber quem está chegando” Beto Coradelli (32) farmacêutico

“Estou na cidade há três semanas, e já notei a vinda de muitas empresas pra cá. Penso que a cidade deve acompanhar este crescimento, gerando melhor qualidade de vida”

“Espero que tenha mais oportunidades para oferecer aos jovens de hoje, como cursos profissionalizantes gratuitos através do poder público, além de outros benefícios”

Fabiana Cembranel (17) – caixa

André Ricardo (41) professor


4

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

RICARDO BAUM/OL

Araquari - A Fundação Municipal de Cultura, através da sua diretora-presidente, Sueli Hreisemnou de Oliveira, está organizando uma programação especial para o aniversário do município. Nesta sexta-feira (4), ocorre a reabertura do Espaço Memória, localizado na Avenida Dr. Nereu Ramos, no centro da cidade. Junto ao local, funcionará a Escola de Música. O evento está programado para ocorrer às 15 horas. No sábado (5), solenidade seguida de desfile cívico às 8 horas, com a participação de mais de 150 alunos da Fundação Cultural. O evento acontece na Praça Monsenhor Sebastião Scarzello, no Centro. “Esperamos que haja novamente a participação da comunidade nesta data. E desde já deixamos o convite para que todos os alunos e seus familiares prestigiem”, destacou a diretora Sueli. Ainda no sábado, às 9 horas, amistoso de futebol sub-17, no Estádio Marcos Tomazzelli, entre Araquari e Escolinha do Santos. Às 16 horas, haverá o passeio ciclístico, com concentração em frente ao calçadão. Às 18 horas, Encontro de Escolinhas de Futsal sub-9, no Ginásio Municipal. Às 19h30, missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz. Às 20 horas, jogo do futsal adulto da primeira divisão, entre Araquari e Videira, no Ginásio. “Para nós da Fundação Cultural serão dois momentos especiais, um o aniversário do município e o outro, a comemoração por termos conquistado um local com mais visibilidade e amplitude para desenvolvermos melhor as atividades culturais”, destacou Sueli.

RICARDO BAUM/OL

Brincando com a arte O Projeto Brincando com a Arte nasceu também na Fundação Cultural, com o objetivo de trabalhar a arte com crianças, adolescentes e adultos. O trabalho é coordenado pela professora Suzana Denise Oliveira da Silva. As aulas acontecem todos os dias, sempre no período matutino, para crianças a partir dos oito anos de idade. “Temos artesanato com adolescentes e adultos. Atendemos aproximadamente 60 pessoas por semana”, destacou. RICARDO BAUM/OL

A comunidade sempre prestigiou os eventos culturais do município. E nós nos orgulhamos disso

O Grupo de Dança de Araquari realiza seus ensaios nas dependências da Fundação de Cultura, e é coordenado pela professora Patrícia Dalchau. Segundo ela, o grupo já participa de vários eventos fora da cidade, inclusive conquistando premiações importantes para o município em algumas categorias. “Temos dois grupos que estão se preparando para participar do Festival de Dança, em Joinville, que é o grupo de 10 a 12 anos e outro grupo de 13 a 16 anos. Estamos tentando levar nos-

sa dança para fora, com apresentações nos estilos jazz e dança popular. E para o Dia da Água, estamos preparando uma coreografia com a turma de novos alunos. Acredito que, assim como para mim, para eles também está sendo um grande desafio. Vejo que será bem bacana, até porque é um tema que está em evidência na região. Além disso, vamos colocar em prática aquilo que estamos trabalhando há algumas semanas”, explicou. Patrícia é professora de Educação Física e trabalha com a dança e ginástica artística.

Todo o esforço aqui é válido, pois eles sempre querem aprender

5


“Caixinha do ladrão”

Colheita liberada A colheita do pinhão está liberada na Serra Catarinense. O transporte, a colheita, comercialização e o consumo da semente estavam proibidos até o início da semana. A proibição foi necessária para permitir o amadurecimento das pinhas.

6

Após alguns assaltos, funcionários de um restaurante em Balneário Camboriú decidiram trocar a chamada ‘caixinha de gorjetas dos garçons’ pela ‘caixinha do ladrão’. Segundo eles, foi uma forma de protesto pelas ocorrências no local.

:: Entrevista ::

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

Festa da Cebola

Vacinação HPV Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que Santa Catarina tem os melhores índices do país na campanha de vacinação contra o HPV. O estado alcançou 85% do objetivo, com 106.692 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos vacinadas.

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

:: Entrevista ::

A Festa Nacional da Cebola iniciou nesta quinta-feira (3) em Ituporanga, no Vale do Itajaí, e inclui na programação shows de Munhoz e Mariano, Paula Fernandes e Luan Santana. Os organizadores esperam reunir mais de 100 mil pessoas até domingo (6).

“Governador não olha para Araquari”, diz Laureano sua primeira empresa no município. “Na época, Joinville já estava muito carregada, a única saída era a zona sul, então optei em instalar minha empresa aqui”. Em 2006, já muito conhecido na reAraquari - O município de Araquari está crescendo e não é de hoje. A vinda gião, conseguiu trazer vários candidatos a deputado para conhecer de inúmeras empresas para Araquari, com o intuito de a cidade fez com que sua que os mesmos pudessem infraestrutura começasse fazer algo futuramente a deixar de corresponder para ajudar o município. as expectativas de todos. Queremos que o “A ideia fui justamente Mas, ao mesmo tempo em que uma cidade cresmunicípio cresça, trazê-los para mostrar que Araquari não era só um ce, naturalmente seu povo mas para isso é caminho para as praias”, evolui, mas isso está sendo acrescentou. uma missão difícil para os preciso que seu Em meio a este grande empresários, que buscam povo acompanhe crescimento, o empresário cada vez mais mão de obra qualificada. este crescimento cita algumas necessidades do município. “Temos Em entrevista exclumuitas preocupações, e siva ao O Litoral, o emuma delas é a falta de mão presário e presidente da de obra qualificada da poAssociação Comercial, Inpulação que reside aqui. dustrial e Agrícola de AraNós queremos que o muniquari – Aciaa, Jorge Arnaldo Laureano, comentou sobre a história cípio cresça, mas para isso é preciso que de Araquari, sua vinda ao município e fez seu povo acompanhe este crescimento. uma análise do atual momento em que Não adianta querer trazer inúmeras empresas e não ter mão de obra qualificada vive o município. Segundo Laureano, Araquari era para oferecer. Temos que nos preocupar uma cidade que a maioria das autorida- com nosso povo, na qualidade de vida da des não conheciam. Em 1998, instalou população que aqui mora. Dar condições

divulgação/OL

DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Obras que ainda nem começaram, outras em “operação tartaruga”

Para Laureano, governador Raimundo Colombo não se importa com Araquari para que a comunidade araquariense tenha um salário compatível e justo com o mercado”, destacou. Segundo Laureano, este é um dever do município, e a Aciaa faz um papel importante nesta questão. Exemplo disso é a implantação de cursos de qualificação oferecidos às empresas e empregados

pela Associação a partir de 2008, quando Jorge assumiu a presidência da entidade pela primeira vez. A ideia acabou dando certo, tanto é que o projeto acontece até hoje, com grande sucesso. “Pensando em ajudar as empresas e a população, implantamos diversos cursos, desde empilhadeira até informática”, disse. divulgação/OL

Vai faltar

água...

Para o presidente da Aciaa, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Casan não tem estrutura suficiente para atender a cidade. “Deixo claro que isso não é culpa dos funcionários que trabalham na unidade aqui em Araquari. Muito pelo contrário, atendem muito bem a população. Mas o fato é que a empresa é ineficiente, não cumpre com suas obrigações. É uma vergonha que a Casan esteja realizando atividades no município há 34 anos”, disparou. O empresário informou que na próxima semana, ele juntamente com demais autoridades do

município devem participar de uma reunião com o Ministério Público para tratar sobre a questão de saneamento básico e o que se refere às obrigações da Casan no município. “Isso que está acontecendo é um descaso com a população”. Laureano ressaltou que as críticas não são voltadas para os funcionários que trabalham na Casan, e sim, para a diretoria da Companhia. Com relação a próxima temporada de verão, Laureano acredita que irá faltar água. “Sem dúvida muitas regiões ficarão sem água. Se continuar des-

se jeito, se ninguém tomar providências, está muito perto disso acontecer. Araquari precisa urgente de mais uma Estação de Tratamento de Água – ETA no Piraí e outra no Piriqui, que faz divisa com Balneário Barra do Sul”, falou o empresário. De acordo com ele, a Casan não realiza o serviço de tratamento nas duas únicas estações que existem na cidade, uma fica no Centro e outra no Itinga.

O que também preocupa e muito, na visão do empresário, é a falta de infraestrutura do município. E isso, segundo ele, cabe também ao Governo do Estado em fornecer suporte ao município. Em função disso, Laureano não poupou críticas ao governador Raimundo Colombo. “Para se ter uma ideia, nós estamos acompanhando apenas 10% em comparação do que a cidade está crescendo. Não adianta o município ficar rico e a população pobre”, disse Laureano. Ele citou alguns exemplos que não são nada favoráveis para o crescimento de Araquari. “A Estrada Rio do Morro, que liga Araquari a Joinville, está em processo de pavimentação, mas está sendo feita em operação tartaruga. Temos a Estrada Porto Grande, que já foi licitada e já tem empresa vencedora para iniciar as obras, mas até agora o governador não assinou a ordem de serviço para a execução das obras. Ele provavelmente está sem tinta na caneta”, disse. Outro exemplo citado pelo empresário foi o aeroporto, que está para ser construído aos fundos do Posto

Panelaço no “Palácio do Governador”

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

Sinuelo, na BR 101. Obra esta que tem 70% de território pertencente a Araquari e 30% pertencente a Balneário Barra do Sul. “Esta também é uma obra que já foi licitada e falta assinar. O governador com certeza está sem tinta na caneta. Digo isso porque é o que estou vendo, pelo menos aqui na região norte. É um descaso o que o governador está fazendo com Araquari. Foram prometidos investimentos na educação, saneamento e infraestrutura, mas apenas ficaram na promessa, porque até agora nada foi feito”, criticou. Conforme Laureano, a Prefeitura está fazendo o possível e o que está dentro do seu alcance, mas segundo ele, é obrigação do Estado atender as necessidades de um município em crescimento como está Araquari. “Isso é uma vergonha. Pensei que com a chegada da BMW em Araquari, o governador fosse dar mais atenção a nossa causa, mas vejo que nada disso tem importância pra ele. As portas do Governo do Estado, literalmente, estão fechadas para o município de Araquari”, completou.

Aos poucos, a Aciaa está fazendo contatos com lideranças do bairro Itinga e está se programando para fazer um “panelaço” em frente ao Palácio do Governo do Estado. “Vamos fazer convênio com o Sindicato dos Transportes, o que for preciso, mas vamos reunir um bom número de pessoas e com vários ônibus, fechar a Ponte Colombo Sales por pelo menos duas horas”, explicou.

DUPLICAÇÃO DA BR 280, uma “novela” O empresário comentou ainda sobre a “novela” BR 280. “É lamentável que ainda hoje tenhamos que discutir sobre a duplicação da BR 280. Esta é uma obra que já deveria estar concluída há muito tempo”. Segundo Laureano, o País passa hoje, por um processo inútil de gastança do dinheiro público. “Para fazer um estádio de futebol, para uma Copa do Mundo que vai acontecer só uma vez, gastam bilhões, e para isso nem precisou de licitação. Já em uma obra considerada emergencial com a BR 280, que está tirando a vida

de várias pessoas, que transporta economia para o Porto e vice-versa, não é encarada como uma obra de emergência, é lamentável”, disse. “Nossos senadores e deputados federais, que temos na bancada parlamentar são muito bons, só que não estão nos representando. Temos bons senadores e deputados que poderiam ter esta sensibilidade em mudar a forma de fazer as obras que são realmente necessárias no País. A BR 280 deveria ser triplicada e não duplicada”, concluiu.

Aciaa de portas abertas Laureano concluiu dizendo que a Associação está de portas abertas para atender a todas as empresas e funcionários de Araquari. Toda última quarta-feira de cada mês, a Aciaa realiza o tradicional Café da Manhã. Na ocasião, reúne associados, autoridades e comunidade em

geral, onde são discutidos importantes assuntos para a região. “Precisamos da participação das empresas nestes encontros, é fundamental para que possamos melhorar a qualidade de vida da população, para que tenhamos um crescimento adequado”, finalizou.

7

sugestões: olitoral@live.com

Sai ou não sai?

O ex-vereador e 2º suplente do PSDB de Araquari, Márcio Juarez Zipf, havia pedido desfiliação do partido há algum tempo. Zipf, que já passou pelo PSD, agora seu destino mais provável seria o PMDB. O pedido chegou a ser oficializado pelo ex-vereador. Só que, na última semana, o PSDB chamou dois vereadores para assumir secretarias municipais e, com isso, os suplentes assumiram vagas no Legislativo.

Impasse

E com isso, surgiu este impasse para ver se Zipf assume uma cadeira ou não. O “pepino” ficou com o presidente da Câmara, Márcio Correa, que também é do PSDB, isso porque o presidente do partido, Paulino Travasso, enviou um ofício a Correa, pedindo para que ele não aceite que o 2º suplente assuma vaga na Câmara.

Ninguém senta...

Para expor a situação a todos, o presidente Márcio, na última sessão, leu o ofício enviado pelo presidente do PSDB e não deixou ninguém sentar nas cadeiras... E agora, será que Zipf ainda irá deixar o PSDB?

Sofrendo...

O vereador Rodrigo Fachini, líder de governo na Câmara de Vereadores de Joinville, acabou se empolgando em seu discurso durante evento do PMDB em Araquari. Acompanhado de várias lideranças do partido, como o deputado Mauro Mariani e do ex-governador Paulo Afonso, Fachini discursou: “Vamos votar no 15 para voltar a fazer Santa Catarina sofrer...” Ops... Em seguida, corrigiu a frase colocando sorrir no lugar de sofrer. “Eu me lembrei do governo Raimundo Colombo, por isso disse sofrer”, explicou.

São três

O PMDB quer candidatura própria ao Governo do Estado. Três nomes estão sendo cotados, o do ex-prefeito de São José e Florianópolis, Dario Berger, o prefeito de Balneário Camboriu, Edson Piriquito e o deputado federal Mauro Mariani.

No último verão...

Sabe aquela brincadeira... “eu sei o que você fez no último verão”? Então, já tem um pessoal por aí que sabe o que muitos fizeram no último verão, que foi ficar sem água... E já estão surgindo “videntes” dizendo que já sabem o que vai acontecer no próximo verão... Alguém arrisca um palpite?

Esqueceu

O governador Raimundo Colombo (PSD) se esqueceu de Araquari durante todo seu mandato. Não quis acompanhar o crescimento da cidade e mal ajudou o município. Se Colombo acredita que Araquari não lhe rende votos suficientes, agora ele pode ter certeza. Hoje, são poucos habitantes, mas amanhã...

Sessões da Câmara

Já há algumas semanas estamos acompanhando as sessões das câmaras de vereadores da região. Em São Francisco do Sul, recentemente foi o centro de polêmicas que levaram a população em peso para dentro do plenário. Primeiro foi a questão do IPTU, a qual o povo já está cansado de falar e ouvir. E depois, a lambança envolvendo a água do município. Duas questões que foram debatidas no Legislativo onde a comunidade levantou a bandeira e foi decisiva na votação para que o pior não acontecesse.

Questão de ordem

O que muito estranhou em São Francisco foi o fato dos vereadores não seguirem o regimento interno, uma vez que a população se manifesta em peso no plenário. Porém, não culpa do público, uma vez que é obrigação do presidente pedir ordem no plenário. Mas a força da comunidade, em termos de união, foi tão grande, que não adiantaria muito pedir para alguém ficar quieto naquele momento. Mas o ponto positivo de tudo isso é que nas últimas semanas, o plenário francisquense está ficando lotado, chegando a faltar lugar para o público sentar.

Convite

Em Araquari, as sessões da Câmara ocorrem toda terça-feira, e desde já o Jornal O Litoral, através da Câmara Municipal, convida a toda a comunidade para participar das sessões, que ocorrem sempre a partir das 18 horas.


8

8

O LITORAL O LITORAL

oL

Áries - Iniciamos a semana com os efeitos da Lua Nova em seu signo, (Domingo, dia 30), influência especial para dar início a projetos e para decisões especiais que envolvam relacionamentos. Sol e Urano formam conjunção em seu signo, influência para desprender-se de padrões e para ter cuidado com a ansiedade diante das relações. Touro - A semana é especial para uma reflexão sobre certas condutas recentes e decisões especiais para a finalização de projetos. Estará mais propenso(a) a afastar-se de ambientes ou relações as quais sinta desgaste ou tenha se sacrificado demais nos últimos tempos. Período propício para terapias, interesses espirituais, cuidados para o corpo e a saúde, bem como tudo o que revitalize suas energias. Gêmeos - Mercúrio – que rege seu signo – faz aspecto tenso com Marte, mas positivo com Saturno. Isso aponta uma necessidade de ponderação e paciência para não apressar projetos e priorizar aqueles a longo prazo. Seja atento(a) com impulsos na maneira de expor o que pensa, especialmente diante das relações com maior vínculo afetivo. Momento especial para interação com grupos e amizades. Câncer - Assuntos que envolvam o trabalho são propensos a tomar empenho extra durante a semana. Procure ser cuidadoso(a) para não se envolver com algum tipo de disputa desnecessária. Período especial para inovações ou mudanças diante de conceitos que executa em sua atividade. Diante dos relacionamentos, fique atento(a) para que alguns exageros ou mesmo caprichos não atrapalhem bons momentos.

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

LITORAL NORTE CATARINENSE

CURIOSIDADE

Dia da Mentira? Uma lenda diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição.

Vamos brincar

04 DE ABRIL DE 2014

PERGUN TA CURI OSA

Qual a origem da expressão “tosse de cachorro”? A tosse insistente e seca, típica de pessoas com coqueluche, é bastante parecida com a tosse que acomete cachorros vítimas de um determinado tipo de virose. O som estridente e o tempo de cura das duas doenças são bastante próximos, mas a tosse canina não é transmissível ao homem.

L A I C O S e vib

LITORAL NORTE CATARINENSE

“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.” Otto von Bismark

Virgem - Seu senso crítico é capaz de ajudá-lo(a) em situações, mas de atrapalhar em outras, o que recomendará ponderação dobrada com o jeito de dizer certas coisas durante a semana. A semana é positiva para persistir com projetos que estão pendentes e que terá outra visão para conduzi-los. Semana de atenção para mais moderação com questões financeiras. Confidências e assuntos íntimos serão vividos de forma intensa na vida afetiva.

Aquário - O Sol faz conjunção com Urano – que rege Aquário – o que despertará iniciativas diferentes para planos, favorecendo novas e boas relações. A paciência será determinante para compreender certos padrões e costumes das pessoas que tem mais convivência em seu cotidiano, bem como para não agir de maneira individualista diante delas. Afinidades culturais serão bom trunfo para paqueras. Peixes - Este é um bom momento para foco em projetos a longo prazo, especialmente materiais e profissionais. São boas as tendências para contatos à distância e planos para viagens. Há propensões para lidar com mais gastos, o que recomenda atenção para não se descontrolar com o consumismo. Em assuntos afetivos, seu humor, solidariedade e positivismo serão trunfos para paqueras. Cuide para evitar posturas pegajosas ou pequenos dramas.

Rancho DZ7, no bairro Porto Grande, em Araquari. Dia 5 de abril - Festa dos Promoters. No dia 13, Balada Automotiva. E no dia 19, Tectronic, uma superfesta.

Misturou tudo... Dona Cida com o neto Miguel, em Balneário Barra do Sul

Dona Úrsula e seu João durante tarde festiva do Grupo Sol e Mar, em Barra do Sul

Culinária Filé de peixe ao forno ingredientes 1 kg de filé de peixe 4 batatas cortadas em rodelas finas 2 cenouras em rodelas finas 1 cebola em rodelas 1 tomate em rodelas 1 dente de alho fatiado

Coentro a gosto Sal pimenta do reino e alecrim a gosto Suco de um limão 2 colheres de de sopa de vinho branco 8 colheres de sopa de azeite 1/2 xícara de molho de tomate

modo de preparo Preparar uma marinada com o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alecrim e o vinho. Coloque as postas de peixe de molho neste tempero e deixe descansar por 30 minutos. Descasque e corte as batatas e as cenouras, arrume em uma assadeira untada as batatas e as cenouras cortadas, por cima coloque a cebola em rodelas finas, por cima coloque o alho fatiado, por cima o peixe escorrido do caldo, por cima do peixe as rodelas de tomate, o molho de tomate, o coentro e por último o caldo da marinada do peixe. Leve ao forno quente por mais ou menos 30 minutos. Sirva com arroz branco e salada de alface.

Envio de fotos para olitoral@live.com

- Confira as próximas festas no

Escorpião - Momento especial para cuidados com o corpo e com a vivência de algumas simplicidades que deixou de lado. Atente-se para que os assuntos do cotidiano não deixem você sobrecarregado(a), a ponto de se afastar de pessoas especiais ou de pequenos hábitos que são revigorantes para sua mente e fazem bem até para a saúde. Assuntos profissionais são propensos a inovações e a uma nova fase para projetos.

Capricórnio - Mercúrio forma bom aspecto com Saturno – regente de seu signo - o que favorece um envolvimento mais intenso com estudos, interesses culturais e tudo o que faça bem a mente. Tendências para definições positivas em temas que envolvam papéis, burocracias e documentos associados a trabalho, bem como negócios. Decisões importantes esclarecerão metas domésticas e assuntos familiares. A vida afetiva aponta chances para o resgate de um antigo assunto ou situação especial.

9

Festas no Rancho DZ7

Libra - Período propenso a vivenciar suas relações de maneira mais intensa, seja em função de mudanças na maneira de lidar com algumas ou pela intensidade na dedicação dos assuntos com quem mais convive. Momento para novas direções em sociedades e em vínculos profissionais. Diante de familiares e na vida afetiva, será essencial mais compreensão e mesmo cordialidade com diferenças de pensamento.

Sagitário - A semana e o mês de Abril começam com aspectos tensos que seu regente Júpiter forma com Sol e Plutão, influências que recomendam atenção para não querer resolver vários assuntos de uma vez ou de maneira individualista. Período para mais cautela com interesses materiais e finanças. Nos relacionamentos, a expressão das emoções estará mais intensa. Seja cuidadoso(a) para evitar posturas exageradas na vida afetiva.

MAIS FLASHES NO RANCHO DZ7

Piada Já na parte de trás do ônibus, grita de novo: - Desse banco pra frente todo mundo é corno! E daqui pra trás todo mundo é viado! Ao ouvir isto, levantam-se alguns dos passageiros, xingando o bêbado e ameaçando cobri-lo de porrada. O motorista, para evitar confusão, freia bruscamente e todos caem. Um deles se levanta, pega o bêbado pelo colarinho e pergunta: - Fala de novo, safado. Quem é corno e quem é viado? - Agora eu não sei mais. Misturou tudo!

Leão - Regente de seu signo, o Sol inicia a semana em conjunção com Urano, além de aspectos tensos com Júpiter e Plutão, o que amplia as chances para romper com padrões e uma disposição maior para acelerar objetivos. O cuidado com a ansiedade será importante, principalmente para não radicalizar diante das pessoas que convive. Outras pessoas talvez não estejam com sua motivação para inovar ou se desprender de costumes.

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

Galera curtindo a última festa do Rancho DZ7, em Araquari

Semana dos Museus Cultura, história, arte e diversão estão programadas para uma semana diferente que acontecerá em Araquari: a Semana dos Museus que começa no dia 12 e segue até o dia 18 de maio. As atividades iniciam logo pela manhã e continuam durante todo o dia no Museu da Imagem. Feijoada - Acontece em meados do mês de maio, a 1ª Feijoada do PSB, que será organizada pelos membros de Araquari e região. O local do evento ainda será definido e divulgado pela comissão organizadora.

Tá no Curta nossa Fanpage! facebook.com.br/OLitoral


10

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

11

04 DE ABRIL DE 2014

RICARDO BAUM/OL

DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - Seu Francisco Airton Garcia, mais conhecido na cidade como Chico, conhece Araquari “como a palma da mão”. Falar de Araquari, para seu Chico, é como relembrar uma trajetória de vida repleta de sonhos e conquistas. Ele vivenciou o desenvolvimento da cidade. Natural de Corupá, chegou em Araquari aos 12 anos de idade, onde iniciou seus estudos no Colégio Agrícola. Em março de 1972, começou a trabalhar no próprio Colégio como técnico agrícola. No início de 1977, assumiu a Secretaria Administrativa da Escola, onde

ficou no comando por dez anos. Em 1988, foi eleito diretor do Colégio, com quatro anos de mandato. Entrou para a política, sendo eleito vereador em 1982, com mandato de seis anos, assumindo o cargo de presidente e eleito posteriormente vice-prefeito. Em 1996, foi eleito prefeito, e reeleito numa nova oportunidade. “Morar em Araquari foi e sempre será motivo de orgulho para mim e toda minha família, pois pude contribuir com a cidade como político e em questões sociais, envolvendo a escola, onde meus filhos estudaram e a Igreja, a qual faço parte. Chico foi um dos fundadores do Lions Clube de Araquari, entidade que completou

Itinga recebe nova tubulação Araquari - Durante o período de chuva, o bairro Itinga é o que mais sofre com os constantes alagamentos. No mês de março foram registradas três inundações na região pela Defesa Civil de Araquari que acabou por decretar situação de emergência no município. Esse ano, a Prefeitura Municipal, recebeu 200 mil reais do Estado, por meio de um convênio para investimento em tubulação,

35 anos de atividades no município. “Sempre estive envolvido com as questões sociais na cidade. E desde aquela época, já imaginava que RICARDO BAUM/OL

Araquari chegaria a este patamar, de crescimento econômico. Hoje me orgulho muito em fazer parte desta história”, finalizou.

Artesanato A professora Carmem Lúcia trabalha com a Oficina de Cerâmica, que utiliza como matéria-prima, a argila. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, no período matutino e nas quartas-feiras no período vespertino, englobando duas turmas. “Trabalhamos com várias técnicas, onde o aluno pode trazer sua ideia de casa e nós aplicamos dentro da sala de aula, utilizando as técnicas de molde, acordelado, repuxado e com placas. Nós fazemos estas peças que podem servir, tanto como uma utilidade, quanto uma peça decorativa”, destacou.

nessa localidade. Serão instalados na região três mil tubos de 60 centímetros. “Com isso pretendemos melhorar o sistema de drenagem em alguns pontos do bairro e evitar os alagamentos”, comenta o prefeito em exercício, Clenilton Carlos Pereira. A Prefeitura também contratou os serviços de duas máquinas escavadeiras e uma retroescavadeira para agilizar os trabalhos que seguem na Rua das Orquídeas. DIVULGAÇÃO/OL

Araquari - Inaugurado hoje, o Espaço da Memória é coordenado pela diretora Márcia Regina Forte Poleza e trabalham com ela, Daiane Girardi, na função de arte-educadora e Maria Sebastiana Toni, que trabalha com artes visuais. O local abriga diversas peças antigas, algumas doadas e outras emprestadas pela comunidade. São peças que marcaram a história de Araquari nestes 138 anos de emancipação política. O es-

DA REDAÇÃO olitoral@live.com

paço pode ser frequentado pela população diariamente. No mesmo local, também funcionam aulas de música com dois professores.

Araquari - Atualmente como diretor da Fundação de Esportes, José Moreira Filho, o Zequinha, fez parte do time vencedor Clube 7 de Setembro, que, nos anos 80, era bicampeão da 2ª divisão do Campeonato de Futebol de Campo, que era disputado entre diversas equipes da região, em Joinville. “Na época o futebol era feito por amor, nós bancávamos nossos próprios jogos, diferente do que acontece hoje. E todos eram atletas de Araquari”, destacou Zequinha. “O Clube 7 de Setembro sempre foi um time que disputou grandes competições no estado inteiro. Desde os anos 50/60, nasceram grandes talentos nesta equipe. Muitos atletas a partir daquela época passaram por grandes clubes profissionais, como, por exemplo, Joinville, Figueirense, Criciúma, Chapecoense, Náutico (RE) entre outros. E hoje, na Fundação de Esportes, estamos fazendo um trabalho social com o objetivo de captar atletas que tenham potencial para jogar no futebol profissional”, explicou o diretor. Na programação do Esporte para o aniversário de Araquari, estão várias atividades, entre elas, o campeonato de vôlei de areia, que acontece no dia 12 de abril.

REPRODUÇÃO/OL

Francisco Hreisemnou nasceu em 1920, no município de Viena, na Áustria e veio com vinco anos para o Brasil, juntamente com seus familiares. Constituiu família, casando-se com Venevérita Martins Queluz, tiveram nove filhos. Um dos mais jovens, o araquariense Laércio Hreisemnou. Francisco participou do teatro de operações da Itália (Segunda Guerra Mundial) como membro da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no período de 6 de outubro de 1944 a 4 de setembro de 1945, incorporando ao 11º Regimento de Infantaria. Cumprindo com êxito a sua missão, retornou ao Brasil, casando-se com a joinvilense Rosina Klug Ganzemüller, tiveram três filhos: Sandro (in memorian), Sueli e Luciana. Depois de morar alguns anos em Joinville, retornou a sua cidade natal, Araquari, onde viveu até o seu falecimento, em 1988.

Na fotografia, o Clube 7 de Setembro. Na ocasião, campeões da 2ª divisão, com: Goleiro Miguel, Técnico Arilton Lopes, Darcizinho, Delinho, Jurandir, Aldo, Pedrinho, Zequinha, Massagista Silvio, Hélio Tadeu, Almir, Alessandro, Jorge, Valdir, Paulinho, Tito, Gigante e Nelsinho.


12

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - Maria Lucia de Jesus Brito. Há 40 anos pisou em Araquari pela primeira vez. Sua história começou em Salvador (BA), onde nasceu e cresceu, ajudando sua família no trabalho na roça. Aos nove anos de idade, sozinha, apenas com uma bolsa que levara objetos pessoas, seguiu para São Paulo (SP) em busca de uma vida melhor. Não demorou muito e Maria começou a trabalhar como empregada doméstica em residências paulistanas. Aos 18 anos, casou-se com Benedito Brito Sobrinho, e mudou para Araquari, onde seu sogro, Eugênio Brito, tinha uma fábrica de produção de madeira. “Quando cheguei em Araquari, as ruas eram de chão batido, e havia muito barro também. Dava para contar nos dedos quantas estradas tinha na cidade”, lembra. Em Araquari, dona Maria construiu uma família, ou melhor, uma grande família. Ela teve e criou, todos os seus dez filhos aqui. Os filhos Jeferson, Magda e Maria já faleceram. E hoje, convivem com dona Maria Lucia, alguns em sua casa e outros em casas próximas, os filhos: Luciana, Gislene, Eugênio (Nito), Angelita, Olisses, Elisângela e Sanderlei. A baiana perdeu o primeiro marido (Eugênio), quando o mesmo tinha FOTOS:

apenas 30 anos de idade e estava com meningite. Anos depois, casou-se com Alírio Duarte, também já falecido. A partir de então, criou seus dez filhos sozinha. “Toda vida nunca dependi de marido, sempre trabalhei sozinha e consegui me sustentar e sustentar minha família”, acrescentou. E o resultado, hoje já são sete netos: Vanessa, Fabiano, Carol, Alexandra, Letícia, Flávia e Manoela. Para não dizer que dona Maria fica só em Araquari, ela vai sim para São Paulo e Salvador, onde visita os parentes que lá ficaram. E como uma “araquariense” de coração, também fez sua história no município, quando trabalhou por 26 anos como merendeira no então Colégio Almirante Boiteux, um dos dois únicos colégios que existia na cidade. “Hoje sou uma pessoa realizada. Tenho uma família maravilhosa. Agradeço a Deus pelo que conquistei. E moro em uma cidade que considero o meu cantinho”, completou. RICARD

O BAUM

/OL

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - O progresso estava com os olhos voltados para Araquari. Do Distrito de Lança, no município de Porto União, para Araquari. Na década de 40, Araquari recebia um novo morador. Era Joaquim Moreira, mais conhecido por Kiko, que veio para a cidade para servir a Rede Ferroviária. E ao iniciar a entrevista, perguntado sobre a história de Araquari, uma das primeiras coisas que se lembrou foi da ponte-móvel. “Quando cheguei, lembro que já não existia mais aquela ponte-móvel do Linguado, que era erguida para a passagem dos navios e demais embarcações”, lembrou. Na Rede Ferroviária, começou a trabalhar como telegrafista e chegou ao cargo de chefe de estação. “Eram dois vagões, um de passageiros misto. Um vinha de diversas outras estações do País para Araquari, trazendo milhares de pessoas todo ano para visitar a região. E outro saia de Corupá às 6h30, seguia para São Francisco do Sul e voltava para Corupá”, explicou. Segundo seu Kiko, cada vagão transportava em média, 40 pessoas. Ainda tinha a litorina, que fazia o mesmo trajeto de Corupá a Araquari, também com um bom número de pessoas. “Era uma espécie de ônibus, tinha capacidade para cerca de 38 a 40 lugares”,

acrescentou. No mês de agosto, durante as festas do Senhor Bom Jesus, padroeiro de Araquari, existiam as litorinas especiais para o transporte de passageiros até o município. “Muitas pessoas vinham para a cidade participar da festa. Era uma época muito agitada quando haviam as festas da igreja, uma época muito boa”, lembra Kiko. Na época, a maioria das estradas era de chão. Onde tem sua casa hoje, antigamente nem existia rua. Em outras atividades em Araquari, Kiko foi presidente da Igreja Matriz por quatro anos, foi candidato a vereador e eleito, ficando no mandato por seis anos, sendo dois como presidente do Legislativo. Depois, iniciou vários empreendimentos no município, aposentando-se como ferroviário. Hoje, aos 83 anos, o ex-ferroviário fala com orgulho que Araquari é o seu lugar. “Construí muitas amizades e uma história nesta cidade. Troquei minha terra natal por Araquari, que hoje é minha família” Kiko se casou com Nice Nunes Moreira e seus filhos são: Ângelo Tadeu Moreira e Cathia Jeanine. E os netos: Ângelo Tadeu Moreira Junior, Letícia Moreira Braga, Leonardo Moreira Braga, Leandro Dias Moreira e Karolina Dias Moreira. E as bisnetas Lorena e Rafaela. FOTOS: RICARDO BAUM/OL

Na estação, Kiko exerceu diversos cargos, desde telegrafista a chefe da estação, onde se aposentou.

Troquei minha terra natal por Araquari, que hoje é minha família

13


14

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

jonatar evaristo/OL

Santuário Senhor Bom Jesus é referência em SC Araquari - Há quase seis anos a frente da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Araquari, o padre João Ilson Alves da Silva fala com propriedade sobre o município, o qual escolheu para realizar seu trabalho como sacerdote. Natural de Apucarana (PR), João, aos 42 anos, diz que desde quando chegou, foi muito bem acolhido pela população, e hoje sente que tem uma família em Araquari. A Igreja Senhor Bom Jesus carrega em sua história, o nascimento de Araquari, sendo uma das mais tradicionais igrejas do Estado. Antigamente, o município se chamava Freguesia do Bom Jesus. Ela foi projetada e construída de frente para o rio Parati, que anos depois se tornou o nome da cidade. Mas com o tempo, o município passou a se chamar Araquari. A Igreja promove, no mês de agosto, a segunda maior festa do norte catarinense, que é a tradicional festa do Senhor Bom Jesus, que reúne milhares de peregrinos vindos de diversas partes do Estado e do País. E devido a esta grande festa e ao seu número de visitações, o bispo Dom Gregório, na época, transformou a Igreja em um Santuário, mas mantendo a Igreja.

Sobre a Igreja, o padre João explica que, quando chegou à cidade, sua estrutura apresentava precariedades. “Começamos então, a nos organizar para recuperar a estrutura física da Igreja. Passamos a encarar este desafio junto à comunidade. E aos poucos, conseguimos restaurar o prédio”, destacou o padre. O Santuário existe em função da imagem de Jesus, que existe há mais de 150 anos. A lenda, segundo o padre, revela que a imagem estava sendo transportada para outra cidade pelo mar, quando a embarcação naufragou, vindo parar em Araquari com a força das águas. “Esta é a história que temos, mas não sabemos ao certo como realmente a imagem veio parar em Araquari”, disse. “Hoje temos uma boa participação da comunidade, entidades e órgãos públicos. Vejo que todos olham com muito carinho para as ações da Igreja. E o santuário é um referencial no Estado”, acrescentou João. Na época da tradicional festa, é feita uma novena, que começa desde o mês de julho. E desde então, a movimentação começa a se intensificar na cidade. Segundo dados da Polícia Militar, a partir desta época, mais de 30 mil pessoas passam pela cidade para visitar o Santuário.

fotos: RICARDO BAUM/OL

Araquari - Silenciosa, pacata e muito serviço que faço”, diz. acolhedora. Essas três palavras definem o E o apreço pela profissão é tanto que ela município de Araquari. Ali, onde as águas nem se importa com as tempestades. “Já pedo rio Parati movimentam-se na mais per- guei alguns temporais, mas geralmente quanfeita calmaria. Onde os pássaros entoam seus do estou voltando. A gente que trabalha com cantos ao amanhecer e retornam a cantarolar pesca sempre sabe quando o tempo vai muno cair da tarde. Em seus barrancos libélulas dar e já se prepara”, comenta. Cristine tem por sobrevoam fazendo suas danças, despreocu- guia a própria natureza. “Se a água está turva, padas com o horário e a cada esquina, alguém se o vento mudou, são sempre sinais que o sempre está disposto a te cumprimentar. Um tempo também vai mudar”. bom dia da dona Joana, um olá do seu Paulo, Há 25 anos, a pescadora guerreira, tamum até logo do seu Pedro e um entusiasmado bém segue sua vida em luta contra o câncer “oi” do Gustavinho. do tipo melanoma maligno. E viu na pescaria É nessa cidade que trabalha Maria Cris- uma forma de enfrentar a doença. É ali, sobre tine Lanconi. Ela é uma mulher do mar, uma o barco, no quase silêncio do mar, na compapescadora que acorda todos os dias de pesca nhia das duas amigas que ela se diverte, que às três horas da maela se distrai e ganha o nhã, toma seu café, sustento de sua casa. prepara-se e parte, É com a delicadeza junto de duas amigas ao movimentar a vara com seu companheide pesca, com o cálPara mim é uma terapia ro de ondas, que ora culo preciso de onde poder fazer o que eu gosto, a linha deve cair ou é um barco, ora uma bateira, em busca da estar no mar e ainda ganhar mesmo com o movimatéria prima de seu mento quase “tecido” com o serviço que faço trabalho: peixes. ao lançar a rede ao O rio Parati é mar que ela, a mulher, um dos destinos, mas a trabalhadora se saas aventureiras prefetisfaz. rem ir mais longe busDivorciada, mãe car uma quantidade maior para venda. “Mui- de dois filhos, a pescadora sai em busca de tas vezes a gente pesca na Baia da Babitonga, bons produtos. Os peixes de sua lista são papróximo da Ilha do Mel ou da Ilha do Barco”, rati, tainha, tanhota e mesmo, o robalo que conta Cristine. Quando saem para pescar fora ela sabe bem onde e quando pescar. “Quando do município trazem com elas de 25 a 30 qui- está aquela chuvinha fina é bom de estar no los de peixe. mar, é aí que a gente consegue pescar robalo”. Maria Cristine é natural do Paraná e Cheia de técnicas, conhecimento e os araquariense de coração, atua como pescado- truques de pesca, Cristine usa de isca o camara profissional há 11 anos. Já trabalhou como rão, a ostra ou o mexilhão e, algumas vezes, agente da saúde e formada em pedagogia, prefere pescar de rede, sempre obedecendo as também lecionou por alguns anos, mas en- leis da pesca. Da família só ela é pescadora e controu na pescaria mais que um trabalho: na hora de seguir para o mar, os filhos prefe“Para mim é uma terapia poder fazer o que rem apostar no conhecimento da mãe e espeeu gosto, estar no mar e ainda ganhar com o rar o seu retorno.

Peixe defumado Além de vender o peixe fresco, Cristine tira a maior parte de sua renda ao oferecer um produto diferenciado: o peixe defumado. O trabalho é maior, mais demorado, mas ela garante que vale a pena. “Eu já tenho meus clientes definidos e geralmente faço por encomenda. Vendo muito para restaurantes e clubes”. Cristine informa que o processo para defumar um peixe leva de 48 a 56 horas. “Tudo depende da espécie do peixe e das ervas que são usadas no tempero”. O valor cobrado pelo peixe defumado é de R$ 25 à R$35 reais o quilo.

“O valor também depende da espécie e dos temperos encomendados”. Hoje ela tem sua própria horta e um defumador, onde faz todo o serviço, em sua própria casa. A pescadora não nega trabalho e segue sua rotina sempre com um grande sorriso e alegria por mais um dia poder estar no mar. Cristine faz parte dos 120 pescadores registrados pela Secretaria da Agricultura de Araquari que atuam profissionalmente. É uma das poucas mulheres na função e sente muito orgulho em assim ser: “Estar no mar é o que eu escolhi”.

Padre João Ilson é quem coordena os trabalhos na Paróquia Senhora Bom Jesus

Casal Viapiana lembra vinda à cidade há 25 anos

O casal Nelci Dias Maciel e Rose Viapiana sabe o valor que Araquari tem. Os dois se conheceram em Santa Cecília. Nelci trabalhava para uma empreiteira e a família de Rose tinha um restaurante na cidade. Após alguns anos casados, se mudaram para Araquari, compraram um galpão do avô de Rose, onde também funcionava um restaurante em um espaço de apenas 180 metros quadrados. No primeiro dia em que abriram, ninguém apareceu para almoçar, apenas a família. Aos poucos foram fazendo amizades na cidade e conquistando o carinho e respeito de toda a comunidade. No início, o quadro de funcionários era formado por apenas três pessoas. Rose preparava o almoço e assava

a carne, Nelci cuidava do caixa, do buffet, recepção e ajudava a servir, e uma funcionária também ajudava nos serviços. Nelci e Rose sempre valorizaram o morador de Araquari, uma vez que sempre trabalho em seu restaurante quem morava ou mora na cidade. Hoje, são 38 pessoas que trabalham fixo no restaurante. Em dias de mais movimento, o número de funcionários chega a passar dos 50. Servem cerca de 600 refeições diariamente e mais 200 refeições extra-restaurante. Hoje são dois mil metros quadrados de restaurante. O Restaurante Viapiana completa no mês de outubro deste ano, 25 anos. Nelci e Rose têm três filhos: Luciano, Elaine e Douglas e três netos: Arthur, Guilherme e Maria Eduarda.

Sala dos Milagres é muito conhecida na cidade

15


Venda de ingressos

Corrida de Lages Estão abertas as inscrições para o 1º Desafio Lages de Corrida e Caminhada na Carahá. O evento gratuito será realizado às 13h do dia 12 de abril. As inscrições podem ser feitas até 7 de abril na Fundação Municipal de Esportes de Lages, nos postos de inscrição ou pelo site.

16

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

:: Política ::

O público poderá adquirir os ingressos do Festival de Dança de Joinville mais cedo este ano. A venda de ingressos, que costuma acontecer no mês de junho, vai ser antecipada para abril. Este ano, o Festival de Dança será realizado do dia 23 de julho a 2 de agosto.

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

17

PMDB divulga candidatura própria ao Governo DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - Ocorreu na noite da última sexta-feira (28), nas dependências da Sociedade Daroká, em Araquari, o encontro do PMDB, com o objetivo de defender a candidatura própria do partido ao Governo do Estado. Participaram do encontro, os vereadores araquarienses Cardoso, Joãozinho, Denise e Cristiano. O encontro, que reuniu centenas de pessoas, foi resultado de um movimento dos vereadores das regiões de Joinville e Jaraguá do Sul, que decidiram apoiar a tese da candidatura própria numa reunião realizada no início do mês. De 45 vereadores das duas regionais, 44 assinaram um manifesto, pedindo a candidatura própria do

maior partido brasileiro e catarinense para o governo do Estado, prova inequívoca do sentimento da base partidária que quer ver o PMDB como cabeça de chapa nas eleições de outubro. Na ocasião, o vereador Rodrigo Fachini, líder de governo na Câmara de Vereadores de Joinville, entregou o manifesto com 44 assinaturas ao ex-governador Paulo Afonso Vieira, presidente de honra do PMDB, que levará o documento à executiva do partido, antes da pré-convenção, que acontece no dia 26 de abril, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Democraticamente, na pré-convenção, 523 delegados e convencionais do partido vão decidir no voto se o PMDB irá reeditar apoio ao atual governo ou se irá escolher por apresentar um

candidato peemedebista para concorrer ao cargo de governador nas eleições de outubro. Por este motivo, apesar da mobilização dos vereadores, que atraiu vários prefeitos e vices das regiões, o objetivo dos encontros, segundo o partido, é mostrar aos delegados e convencionais a importância do PMDB apresentar candidato às majoritárias. “Querem testemunho maior do que esse, de que o partido precisa ter candidato?”, questionou o deputado Mauro Mariani, diante do manifesto assinado pelos vereadores. “PMDB! O teu nome é coragem, como bem disse Paulo Afonso. Essa é a síntese. O PMDB nunca fugiu à luta. A vida nunca foi fácil ao PMDB. O PMDB não é time da segunda divisão. Temos que ter foco”, discursou Mariani.

RICARDO BAUM/OL

Evento do PMDB aconteceu na última sexta-feira, no salão Daroká

Outras presenças Estavam presentes os prefeitos de Barra do Sul, Ademar Borges; de Corupá, Luiz Carlos Tamanini; de São Bento do Sul, Fernando Tureck; ex-prefeito de Jaraguá do Sul Ademar Duwe; ex-prefeito de Guaramirim, Nilson Bilaart, além dos presidentes do PMDB de todos os municípios da região, com exceção de Joinville. A Juventude Peemedebista esteve representada em Araquari por seu presidente estadual, João de Nadal e os integrantes da JPMDB de Joinville.


Mais médicos

Deu à luz no banheiro Uma mulher de 29 anos deu à luz um bebê, sozinha dentro do banheiro de casa, em Lebon Régis, no Oeste de Santa Catarina, nesta semana. A criança nasceu prematura de sete meses, conforme o Corpo de Bombeiros, com menos de 30 centímetros e 1,1 quilo.

18

:: Cidade ::

O LITORAL

Seis municípios foram pré-selecionados para participar do quinto ciclo do Programa Mais Médicos. Na terça (1º), a lista foi divulgada no Diário Oficial da União. As prefeituras já estudam a possibilidade de pedir profissionais ao Ministério da Saúde (MS).

LITORAL NORTE CATARINENSE

Famílias que estão em áreas irregulares são

notificadas

Araquari - Nesta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e com apoio da Secretaria de Assistência Social e da Polícia Militar de Araquari, estive na lateral da rua João Luiz Filho para a notificação de 30 famílias que estão ocupando áreas irregulares, no Centro. O local pertenceu à Rede Ferroviária até 2010, quando passou a ser da Prefeitura Municipal. “Era uma área verde que foi ocupada desordenadamente e possivelmente tendo sua

flora afetada. Nós estamos hoje trazendo uma notificação para que as famílias desocupem essa área e já procuramos orientá-las por meio da Assistência Social, assim como verificar sua real situação social”, comenta o secretário de habitação, Sidnei José da Conceição. Com a notificação, as famílias têm vinte dias para desocuparem a área. Estudos ambientais também devem ser realizados, caso seja verificado algum dano à flora local. Durante a

Informe DF

Daiane Souza de Freitas

O que é Fisioterapia Dermato Funcional? Ao ouvir falar de Fisioterapia Dermato Funcional, algumas pessoas só prestam atenção em “Dermato” e logo se perguntam esse profissional é dermatologista? Como toda profissão da saúde é dividida por áreas a fisioterapia também possui subdivisão, tais como: fisioterapia cardiorrespiratória, trauma ortopédica, pediátrica, urológica, assim por diante, e como não poderia faltar existe também a fisioterapia dermato funcional, que atua na prevenção e recuperação físico funcional dos distúrbios endócrinos metabólicos, dermatológicos e músculo-esquelético. Ou seja, a fisioterapia dermato funcional tem como objetivo promover um tratamento especifico da pele, visando principalmente à saúde e bem estar do paciente. Atua nos distúrbios estéticos como obesidade, flacidez, envelhecimento, queimados, lipodistrofia ginóide, estrias, psoríase entre outros. No tratamento são usados recursos fisioterapêuticos como massoterapia, drenagem linfática manual, crioterapia, termoterapia, eletroterapia, cinesioterapia e aparelhos específicos da área. Portanto lembre-se quando ouvir falar em Fisioterapia Dermato Funcional, é a área da fisioterapia que cuida e trata da sua beleza e bem estar. Para que isso aconteça é necessário ser realizando uma avaliação adequada, indicar um tratamento personalizado e orientar a cliente no que devera se utilizado em domicilio, atribuindo assim bons resultados. Daiane Souza de Freitas - Fisioterapeuta Crefito 105184 – F Fone: 9651-7285 / 9640-2275 e-mail: df.esteticapilates@gmail.com

Pesquisa de preço

Jogos da 3ª Idade São Francisco do Sul vai ser palco da 7ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade. A abertura está marcada para o dia 25 de abril no Cine Teatro X de Novembro e, em seguida, os atletas seguem para o Terminal Marítimo de Passageiros onde iniciam os jogos.

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

:: Educação ::

O Procon de São Francisco do Sul realiza nesta sexta-feira (4), pesquisa de itens de Páscoa em estabelecimentos do município. Por este motivo, não haverá atendimento ao público nesta data. Na segunda-feira o atendimento será normalizado e, em breve, a pesquisa será divulgada.

O LITORAL

04 DE ABRIL DE 2014

19

DIVULGAÇÃO/OL

Com a notificação, as famílias têm vinte dias para desocuparem a área

ação, a Secretaria de Habitação constatou que parte das famílias vieram de municípios vizinhos e alguns já moravam em Araquari. “Nosso objetivo com essa ação é desocupar a área e iniciar um projeto correto de conjuntos habitacionais populares, que tragam benefícios aos nossos munícipes e qualidade de vida”, informa o secretário de planejamento, Josué Vieira. O projeto já está pronto e deve atender 250 famílias do município que se encontram

em situação de vulnerabilidade social e já estão na lista de espera da Secretaria de Habitação. Além das casas está previsto um espaço de conservação ambiental em área verde, uma praça para a comunidade, uma Unidade de Saúde, um Centro de Educação Infantil e uma base para a Polícia Militar. “O projeto é uma oportunidade para darmos mais segurança e melhor atendimento às pessoas que se encontram na fila de espera por um lar”, diz Sidnei.

Mais um empreendimento deve se instalar em Araquari Araquari - A novidade na cidade, agora é o condomínio industrial realizado pela empresa VTO que deve se instalar no município, em breve. O projeto foi apresentado pelos sócios da empresa ao prefeito João Pedro Woitexem e ao vice Clenilton Carlos Pereira, durante uma reunião na Prefeitura Municipal. O condomínio deve ficar ao lado da empresa Fortlev, ás margens da BR 101, no bairro Corveta e ter 579 metros quadrados. O investimento em infraestrutura previsto pela empresa é de 27 milhões de reais e o objetivo é oferecer espaço para os

pequenos e médios empresários que queiram se instalar em Araquari. “Nós estamos recebendo todas as empresas que desejam apresentar projetos que venha beneficiar o município e nossos habitantes e, com certeza, a VTO é uma das que vai agregar valor à nossa cidade. O nosso foco agora é investir em infraestrutura para que possamos receber da melhor forma possível todos os empresários que estão vindo, os que já estão aqui e mais ainda, nossos moradores”, comenta João Pedro. A VTO é formada por sócios das empresas

SGO, CBL, Sun Light e Seldom que se fundiram criando o grupo e tem por princípios, a tecnologia e sustentabilidade. A previsão é que o condomínio possa gerar 200 empregos diretos e 1.800 empregos na plena ocupação. “Estamos felizes com a possibilidade de geração de emprego e renda que a VTO trará para a cidade e com esse momento de desenvolvimento de Araquari que nos motiva e nos faz lutar por melhorias para a população”, diz Clenilton. Ele e o prefeito estão conscientes que o foco de 2014 para o município será o investimento em infraestrutura.

Uma forma divertida de aprender a Araquari - Expressões de ansiedade, entusiasmo e muita vontade de recitar poesias. Foi dessa forma que os alunos do quinto ano da Escola Municipal João Agnelo Vieira, localizada no bairro Rainha, subiram ao palco, nessa manhã de sexta-feira (28). Encantados em conhecer e descobrir uma forma divertida de aprender a língua portuguesa, eles fizeram suas declamações na abertura da 4ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa, que acontece entre todas as escolas municipais de Araquari, sempre com as turmas dos quintos anos. “O objetivo da Olimpíada da Língua Portuguesa é desenvolver a leitura e a escrita de nossas crianças, porém, esse trabalho que está sendo realizado pelos professores em nossas escolas, também está despertando nos alunos a sensibilidade e a criatividade”, conta a secretária adjunta da Secretaria da Educação, Alcemira Amara da Cunha. São nove escolas participando das atividades. “É um ótimo trabalho que está sendo desenvolvido pelos nossos professores que também traz a importância da interação

a u g lín a s e u g u t r o p Minha Terra: Araquari

entre os alunos e os próprios mestres, com uma forma lúdica e divertida de aprendizado”, diz o prefeito em exercício, Clenilton Carlos Pereira, que também participou da abertura do evento. A Secretaria da Educação deve premiar os três primeiros lugares e o aluno vencedor vai competir na etapa Estadual da Olímpiada da Língua Portuguesa, representando Araquari. Se o aluno vencer nessa etapa, segue para a etapa Nacional. Na Escola Municipal João Agnelo Vieira, a poesia virou brincadeira ou a brincadeira virou poesia. Isso porque, a professora do projeto Ciranda da Literatura, Renilda de Carvalho Keler resolveu trabalhar com as crianças a declamação de poesia durante o horário do recreio. “Eu adoro poesia e trouxe isso para os alunos como uma forma de se divertir”, conta Renilda. Durante o evento, a professora e os alunos também recitaram um poema que ela mesma escreveu em homenagem ao município de Araquari, inspirado no poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias.

Prefeitura investe 90 mil reais em remédios

Araquari - A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria da Saúde investiu 90 mil reais na compra de alguns medicamentos que estavam em falta nos estoques das Unidades de Saúde do município e também, na aquisição de alguns remédios para suprir a demanda de pelo menos dois meses. A compra foi realizada por meio de uma licitação feita pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), em um Consórcio Intermunicipal entre as cidades de Jaraguá

Minha terra tem palmeira, arrozeira, bananeira Tem parreira de maracujá. As aves que aqui gorjeiam gorjeiam também em todo lugar. Mas minha terra tem pessoas pessoas que em outro lugar não há. Pessoas hospitaleiras que gostam de trabalhar. Da lavoura à indústria tudo aqui plantando dá. Mas, pergunte a um amigo um amigo que tu tens. Se ele já pisou aqui Mas se não, já passou com certeza na BR que ela tem. Tem até trilho de trem cortando a nossa cidade, levando o comércio para fora da cidade. A história é coisa linda posso até relembrar-me ainda. Portugueses, índios, negros. Que outrora aqui chegaram Uma lição bonita Uma criação sofrida Dia e noite já na lida. Mas agora eu já vou indo... e te deixo o que é mais lindo Pra gente toda apreciar Que é a flor de maracujá Autor: Renilda de Carvalho Keler

DIVULGAÇÃO/OL

do Sul, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Campo Alegre e Araquari. “Nosso objetivo foi reduzir custos e atender nossa população. Como a compra foi feita em grande quantidade, a consequência foi valores menores”, informa o secretário de saúde, Jeferson Dias da Silva. Foram adquiridos 222 tipos diferentes de medicamentos, onde parte deles já está disponível nas farmácias das Unidades de Saúde Municipais de Araquari e o restante deve ser entregue ainda esta semana.


Especial Araquari 138 anos 20

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

DIVULGAÇÃO/OL

Araquari - O galo nem chegou a cantar quando o agricultor João Josemar da Silva (45) saiu para o campo vestido de um par de botas Sete Léguas, calça jeans, uma jaqueta surrada pelo tempo e um boné azul. Montado em um trator de 30 toneladas, passou a manhã na lavoura submersa em um campo alagado – o arrozal. Mas toda essa dedicação é por um motivo: João

cuida de 90 hectares de plantação de arroz na localidade do Guamiranga, cerca de 50 quilômetros do centro de Araquari. João é falante, do tipo que encaixa uma palavra na outra em velocidade impressionante. Do lado paterno, herdou o apreço pela cultura do cereal, e há quase duas décadas produz 12 mil sacas do produto por safra. Nesse quesito, Araquari é a quarta cidade em produção no norte catarinense, ficando atrás apenas de Joinville e Guaramirim. De sorriso fácil, João explica que a produção dele consiste em três tipos de arroz: Epagri 109, SCS 117 e 113. Em resumo, é o mesmo tipo de arroz que vai à mesa da maioria dos brasileiros, quase sempre acompanhado com feijão temperadinho com toucinho – ou linguiça à moda toscana –, farofa e carne moída refogada com chuchu. “Na minha mesa, arroz não pode faltar”, confessa.

O LITORAL

21


22

a i c í l OL Po

O LITORAL

22

04 DE ABRIL DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

Projeto Bem Te Vi trará dez câmeras para Araquari DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - Com a necessidade de mais segurança devido o visível crescimento, Araquari receberá dez câmeras de monitoramento através do Projeto Bem Te Vi, que é uma parceria da Polícia Militar, Prefeitura e Governo do Estado. Em entrevista ao Jornal O Litoral, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Araquari, Capitão Maicon Dilmo de Souza falou com exclusividade sobre este projeto e outros trabalhos realizados pela instituição. Desde que assumiu, em fevereiro de 2013, o Capitão conta que a ideia era dar mais suporte e intensificar o trabalho os-

tensivo realizado pela tropa na região de Araquari e Balneário Barra do Sul. “Sempre procuramos passar uma maior sensação de segurança a todos os moradores e turistas, para dar esta presença da Polícia Militar nas ruas”, destacou. Conforme o comandante, no ano passado, a Polícia Militar implantou uma viatura radiopatrulha nos bairros Rainha, Itapocú e Barra do Itapocú, dando mais apoio e suporte aos moradores daquelas localidades. O setor de trânsito também foi um obstáculo enfrentado no início. “Quando assumi o comando, percebi que o trânsito precisava de melhorias. E através de operações específicas de abordagens e blitz, conseguimos colocar em prática um padrão de

RICARDO BAUM/OL

O PROJETO Crianças de diversas idades participam do Projeto em Araquari, no bairro Itinga e no Centro da cidade trabalho no trânsito na região”. Segundo Maicon, estas operações visam não somente fiscalizar a documentação do veículo, mas também verificar se há alguma irregularidade a mais. “Durante as abordagens aos veículos, os policiais já encontraram armas brancas, armas de fogo e

LITORAL NORTE CATARINENSE

Cristóvão chega disposto a mudar o Fluminense Cristóvão Borges chegou ao Fluminense, na tarde desta quinta-feira, decidido a não perder tempo e com a sensação de um iniciante. Apresentado pelo vice de futebol, Ricardo Tenório, como substituto de Renato Gaúcho, o treinador, exVasco e Bahia e que assinou contrato com o Tricolor até o fim do ano, começou a trabalhar logo após coletiva realizada nas Laranjeiras. Com as atenções iniciais voltadas ao jogo de volta contra o Horizonte-CE, dia 10, a missão imediata é evitar uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. DIVULGAÇÃO/OL

até mesmo drogas. Então, as operações de trânsito servem para garantir essa sensação de segurança. Queremos deixar claro que o objetivo destas operações é, além de fiscalizar, evitar que maus elementos transportem algum material ilícito no município, evitando eventuais ocorrências”, comentou.

CÂMERAS DE MONITORAMENTO

Proerd Pais Outro destaque foi o fortalecimento do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – Proerd, que atende em torno de 600 crianças. No ano passado, foram 500 crianças formadas pelo Programa. Para este ano, a PM quer fortalecer ainda mais o Proerd dentro das escolas. Exemplo disso é a iniciativa local em abrir uma turma de “Proerd Pais”.

Operação Veraneio Ano passado também tivemos a Operação Veraneio, Que iniciou em 1º de dezembro e seguiu até o último dia 9 de março. Na ocasião, cerca de 200 policiais divididos em sete turmas estiveram empregados em apoio ao efetivo da Polícia Militar de Araquari durante a alta temporada de verão.

Surfista é resgatado em São Chico São Francisco do Sul - Um surfista foi resgatado em uma ação conjunta das equipes do helicóptero Águia, da 2º Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, e do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em São Francisco do Sul. O trabalho de resgate aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), no costão da Praia da Saudade, conhecida como Prainha. Cauê Vicente disse para os socorristas que estava surfando e percebeu que estava próximo do costão. Segundo ele, uma onda surpreendeu o jovem. Vicen-

“Estou muito apegado ao Porto. E não pretendo voltar ao brasil” Goleiro Helton

te afundou e perdeu a prancha. Quando retornou para a superfície o adolescente sentiu o braço na pedra e subiu rapidamente para uma parte segura. Mas o rapaz ficou preso sem possibilidade de escapar por terra ou pelo mar. Um cabo foi lançado e o jovem foi içado até uma área segura, onde estavam os socorristas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, Cauê estava consciente e com sinais vitais estáveis. Ele sofreu apenas alguns arranhões no corpo. O trabalho de resgate durou aproximadamente uma hora.

Para este ano, um dos maiores projetos da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura e Governo do Estado para Araquari é o Projeto Bem Te Vi, implantação de vídeo-monitoramento com dez câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Segundo o capitão, o monitoramento deverá ser feito em uma sala no quartel da PM. “Ainda estamos em fase de adaptação o quartel para receber as câmeras. Mas esperamos que até a metade do ano, a instituição esteja preparada para receber os equipamentos”, explicou. Para este projeto, a Polícia Militar contribui com a sua estrutura e serviço de monitoramento por 24 horas, e, em contrapartida financeira, a Prefeitura destinará cerca de R$ 105 mil e o Estado contribui com cerca de R$ 140 mil.

Funcionário da Câmara de São Chico é preso suspeito de estupro Nesta quinta-feira (26) de Março um homem foi preso pela polícia militar de São Francisco do Sul suspeito de abusar sexualmente da enteada de 12 anos. Segundo o serviço de investigação da Polícia Civil do município, por pouco não aconteceria o flagrante, ele foi detido logo após ter abusado sexualmente da menina. Ele foi preso na própria residência localizada no Bairro Reta, nas proximidades da BR 280. Geraldo Nunes da Silva Junior, 41 anos era motorista da Câmara de Vereadores de São Fran-

cisco do Sul há cerca de 13 anos. O homem tinha bom relacionamento com funcionários da Câmara e amigos da cidade, poucos desconfiavam que ele já tivesse um histórico de abusos na família. Segundo informações repassadas pela delegacia da cidade o detido já teria abusado sexualmente de outra garota também com laços familiares. Geraldo Nunes da Silva Junior foi transferido para o presídio regional de Joinville após ter confessado os crimes na delegacia e deve responder

pelo artigo 213 do código penal. Violência A adolescente de 12 anos já estaria sendo abusada há cerca de dois anos pelo padrasto, os abusos sexuais sempre eram seguidos de ameaças e pressão psicológica. O suspeito após a ação de violência falava para a menina ficar calada sob ameaça de matar a mãe dela e a própria garota. Há algum tempo a adolescente teria desabafado com uma colega e mesma teria alertado a mãe que desconfiou e ficou em alerta.

Coxa anuncia Celso Roth como novo treinador O Coritiba anunciou nesta quinta-feira a contratação do treinador Celso Roth para a sequência da temporada. Com 25 anos de profissão, o novo técnico da equipe alviverde chega para substituir Dado Cavalcanti, demitido nesta semana após a eliminação na semifinal do Campeonato Paranaense. Junto com o novo comandante, chegam também o auxiliar Beto Ferreira e o preparador físico Paulo Paixão, atual integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira.

“Confesso que fiquei meio cabreiro no começo para voltar a chutar” Anderson Silva

No bico da

chuteira Estadual - Liberado pelo departamento médico do Joinville após uma lesão na coxa, Murilo está de volta e fica à disposição do técnico Hemerson Maria para o primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense. Domingo, diante do Figueirense, o comandante do Tricolor do Norte pode voltar a escalar o lateral, que perdeu as duas últimas rodadas. Assim, Murilo tem a oportunidade de alcançar seu terceiro título estadual. O jogador tem conquistas com as camisas do Ceará e Atlético-PR. Para isso, tem até uma receita: “Temos que ter muita vontade, como falam na gíria futebolística colocar o coração no bico da chuteira, sem bola perdida. Além disso, o conjunto nesse momento decisivo é muito importante. É um correndo pelo outro. Se conseguirmos isso, teremos grandes chances de sermos campeões”, afirmou. A primeira partida da final do Campeonato Catarinense entre Joinville e Figueirense acontece no próximo domingo, às 16h, na Arena. As equipes já mediram forças três vezes no estadual e o equilíbrio predomina, com uma vitória para cada lado e um empate. Em função disso, Murilo ressalta as dificuldades que serão os dois compromissos diante do rival de Florianópolis. “Temos que ter muito respeito pelo Figueirense. É uma boa equipe, que é muito forte na bola parada e precisamos tomar cuidado para não sermos surpreendidos.

Criciúma negocia com volante Martinez DIVULGAÇÃO/OL

Enquanto aguarda a chegada de quatro reforços (Cortez, André Lima, Giovanni e Gualberto), o Criciúma segue a busca por outros jogadores na remontagem de seu elenco para a continuidade. A ‘bola da vez’ na pauta tricolor é o volante Martinez, de 33 anos, que defendeu o Náutico na última temporada. Além dele, o clube espera estar próximo do desfecho favorável pela contratação do atacante Silvinho, atualmente na Ponte Preta.

OL O LITORAL

ABRIL DE 2014 2804 DEDE MARÇO

DIVULGAÇÃO/OL

23

esportes Massa diz que ‘faster than you’ parecia até brincadeira

Raiva, irritação, decepção? Nada disso. No Circuito do Bahrein, palco do GP deste fim de semana, Felipe Massa revelou seu sentimento quando ouviu da equipe Williams, no GP da Malásia do último domingo, a polêmica frase “Valtteri is faster than you” (Valtteri está mais rápido do que você), que ele mesmo admite ter remetido ao famoso “Fernando is faster than you”, quando teve que entregar a vitória a Alonso na Alemanha, em 2010. “Lógico que foi um pensamento que me aconteceu naquele momento. Tipo, parecia uma brincadeira. Sem dúvida, quando ouvi aquela frase de novo deu até vontade de rir, para falar a verdade. Mas não por causa disso, porque não era a coisa certa naquele momento, pelo que estava acontecendo. Era a coisa totalmente errada a fazer”, disse Massa.

Chapecoense confirma três reforços

Temos que errar o menos possível e nas oportunidades criadas, principalmente em casa, temos que fazer visando levar uma vantagem para o segundo jogo. Serão duelos difíceis, mas estamos confiantes na força do nosso grupo”, finalizou.

Atletas do Figueira focam a parte física para final A quarta-feira, dia da estreia do Figueirense na Copa do Brasil, também marcou o retorno dos jogadores que não foram relacionados pelo técnico Vinícius Eutrópio para a partida com o Plácido de Castro aos trabalhos. Os atletas treinaram no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, em Palhoça. Os jogadores que atuaram os 90 minutos no confronto com o Criciúma e não viajaram até o Acre foram coordenados pelo preparador físico Marcos Seixas. Nirley, Dudu, Tiago Volpi, Marquinhos Pedroso, Marcos Assunção, Dener, Ricardo Bueno, Everton Santos e Giovanni Augusto - além de Rivaldo e Paulo Roberto - realizaram uma atividade física e deram continuidade na preparação para a primeira final do Campeonato Catarinense, que acontece no próximo domingo, na Arena, às 16h, diante do Joinville.

O planejamento para a disputa da Chapecoense no Brasileirão começa a dar frutos. Os três primeiros nomes já foram confirmados pela diretoria do clube. O volante Ricardo Conceição, ex-Paraná, e o atacante Leandro, exPortuguesa, já estão no clube e serão apresentados na tarde desta quintafeira. Além deles, o zagueiro Neuton, que estava na Udinese, da Itália, chega por empréstimo. A negociação foi concluída no fechamento da janela para transferências internacionais. DIVULGAÇÃO/OL


Um jornal a serviço dE Araquari e Região

:: Contra capa :: 24

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

04 DE ABRIL DE 2014

Lançado o Programa Juro Zero na cidade A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Araquari e Balneário Barra do Sul – Ampe realizou na noite de quarta-feira (2), o lançamento do Programa Juro Zero. O evento aconteceu nas dependências do Centro Comercial Ancoradouro e contou com a presença do presidente da entidade, Gilberto Boettcher, o prefeito em exercício Clenilton Pereira, presidente da Câmara, Márcio Correa, diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Augusto Harger, coordenador da Regional Norte do Sebrae-SC, Jaime Arcimo Dias Júnior e do diretor superintendente no Banco Empreendedor e

Casa do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, além de convidados e comunidade em geral. Na ocasião, Floriani explanou sobre o Programa Juro Zero, que será um benefício para os empresários de Araquari e Balneário Barra do Sul. Segundo ele, o programa é oferecido pelo Governo do Estado para microempreendedores individuais (MEIs). E já existe há mais de dois anos e concedeu 19.152 empréstimos até outubro de 2013, correspondente a mais de R$ 53 milhões. Atualmente, mais de 600 empresários estão cadastrados no programa em Araquari, e mais de 400 cadastrados em Barra do Sul. O Juro Zero garante ao empresário formalizado, com a receita anual de até R$ 60

mil reais, a possibilidade de solicitar o empréstimo de até R$ 3 mil reais em uma das 18 instituições de microcrédito, habilitadas em todo o Estado. Este valor pode ser parcelado em oito vezes e, caso os sete pagamentos sejam feitos em dia, o último é isento. O presidente da Ampe destacou que hoje, a Associação conta com um grupo que ajuda a construir e planejar uma cidade melhor, através destas ações. “Este grupo é formados por empresários voluntários”, destacou. Sobre o programa, Gilberto destacou que é mais um benefício que o microempresário terá. “Ele poderá, por exemplo, investir em seu negócio com a compra de equipamentos ou materiais que precisa para o desenvolvimento de seu

RICARDO BAUM/OL

Programa já conta com mais de mil empresários inscritos em Araquari e Barra do Sul

empreendimento”, explicou Boettcher. Desde julho do ano passado, a Ampe está, junto ao Governo do Estado, pleiteando um escritório para instalar a Junta Comercial na cidade. E nesta ocasião,

ela seria inaugurada, mas que teve que ser adiada devido a falta de uma assinatura de um procurador que se encontrava em Brasília (DF). “Podem ter certeza de que a Junta Comercial não é a última ação realizada

pela Ampe na cidade. Nesta semana, assinamos um convênio com a Unimed, onde cada associado terá 31% de desconto. E é com esta linha de trabalho que estamos ajudando a comunidade e o município”, concluiu.


O LITORAL 04 04 2014