Issuu on Google+

LITORAL NORTE CATARINENSE

28 DE MARÇO DE 2014

mais

OLitoral

olitoral@live.com

ANO 1 N° 001

Distribuição Gratuita

ERVINO

acessível BR 280

5ª morte por atropelamento [14]

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (27), a inauguração da pavimentação asfáltica da rodovia que liga a Praia do Ervino, em São Francisco do Sul. [7]

Prefeitos falam sobre o crescimento na região Em entrevista, os prefeitos de Araquari e Balneário Barra do Sul citam importantes obras e ações que estão fazendo com que a economia da região não pare de crescer.

[4 - 5]


DUAS ATRAÇÕES CONFIRMADAS Duas atrações confirmadas, para a 26ª Festilha Festa das Tradições da Ilha. A duração da Festa será de três dias, sexta à domingo (11, 12 e 13 de abril). A abertura será com o show sertanejo da dupla “Hugo e Tiago”. No domingo, dia 13, tem o pagode da Banda Raça Negra.

2

FÓRUM DE CULTURA

:: Opinião ::

O LITORAL

O IV Fórum Catarinense da Cultura, que aconteceu em São Francisco do Sul, reuniu 180 municípios do estado participaram do evento no Hotel Villa Real na segunda e terça-feira. A programação contou com a troca de experiências de ações voltadas à cultura, palestras e debates.

LITORAL NORTE CATARINENSE

28 DE MARÇO DE 2014

EDITORIAL

Expediente Jornal O Litoral Rodovia BR 280, km 29,5 nº 3215 sala nº 214 - Porto Grande Cep 98432195 - Araquari Santa Catarina O Litoral Jornalismo Ltda.

:: DIRETOR :: Ricardo Baum SRTE 04833/SC

:: CIRCULAÇÃO :: Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville e São Francsico do Sul

:: COMERCIAL :: 55 (47) 9159-3263

:: REPORTAGENS :: 55 (47) 9653-1314

:: CLASSIFICADOS :: :: SUGESTÕES E FOTOS :: olitoral@live.com

:: FACEBOOK :: facebook.com/olitoral

Muito prazer, somos “O Litoral”

E

ncarar este desafio não foi uma decisão fácil. Foi e está sendo uma verdadeira “missão de vida”, a qual reflete diretamente na mudança de rotina. Ou seja, uma nova cidade, onde você faz novos contatos, frequenta novos lugares, constrói amizades e uma “família” para o resto da vida. A criação do projeto “O Litoral” começou há cerca de um ano. Participando de congressos da Associação de Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC, despertou o interesse em desenvolver uma ideia que se encaixasse com a necessidade de um município em desenvolvimento. E Araquari tem plenas condições e merece ter um jornal que atenda às suas necessidades, sejam elas quais forem. O município está em pleno desenvolvimento, chega até a “assustar” o visível crescimento desta cidade. O “Rio do Refúgio Araquari e região têm dos Pássaros” está se tornando plenas condições e merecem o refúgio de grandes e giganter um jornal que atenda tescas indústrias. às suas necessidades, sejam O jornal O Litoral, foi elas quais forem planejado, não só para Araquari, mas também para toda a região do Litoral Norte Catarinense. Mas, inicialmente, o jornal terá circulação em massa nas três cidades: Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. O melhor de tudo isso, é saber que estamos fazendo o que gostamos de fazer, que é um meio de comunicação, que o morador de Araquari, Barra do Sul e São Chico, sinta vontade de ler enquanto toma o café da manhã, porque tem as notícias relevantes de sua cidade. Ao longo dessa caminhada de quase um ano, foram feitos muitos contatos e parcerias de sucesso, que hoje são as grandes responsáveis pelo lançamento e existência física de “O Litoral”. E é com trabalho sério e com respeito ao cidadão de Araquari e região, que transmitiremos as informações no jornal com a melhor qualidade e conteúdo jornalístico possível. Muitos desacreditavam da ideia em colocar este proje-

Crônica

:: PERIODICIDADE :: Semanal

:: IMPRESSÃO :: Gráfica O Estado

Textos e colunas assinadas não representam a opinião do jornal

Dedicatória e agradecimento: Agradeço a Deus acima de tudo, por me guiar a bons caminhos. Aos meus familiares, em especial minha mãe Leoni Tureck e esposa Elaine Meyer pelo apoio. A todas as pessoas de uma maneira geral as quais participaram desta história, seja ela formada através de entrevistas, equipe de trabalho ou amigos. E a João Paulo Ferreira, que me proporcionou a belíssima oportunidade em trabalhar com esse “mundo fantástico de fazer jornal” e me ajudar a crescer como pessoa e profissional. Ricardo Baum Sobre: Trabalhei por seis anos e meio no Jornal Perfil, um jornal diário do município de Rio Negrinho (SC). Iniciei minha carreira de jornal fazendo reportagens nos bairros, entrevistando e conhecendo a história dos moradores. Passei a acompanhar a área social, divulgando as ações das entidades e clubes de serviços. Nesta oportunidade, conquistei um grande espaço jornalístico no município. Por mais de três anos seguintes, cobri eventos diversos da política, cultura, esportes e me especializei em reportagens policiais. Neste período, participei de workshops de jornal, cursos específicos de liderança e escrita, além de administração. Sou registrado como Jornalista através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina – SRTE/SC.

Roberto Szabunia Membro da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul (ALASFS)

:: TIRAGEM :: 4 mil exemplares

to em prática, mas isso não desanimou em nada, muito pelo contrário, fortaleceu e reforçou ainda mais a vontade e dedicação em fazer isso acontecer. E este é o início de uma caminhada que faremos juntos, compartilhando emoções, superando desafios e construindo uma cidade ainda melhor, para um mundo com futuro próspero e com qualidade de vida melhor. Esse, é o nosso litoral.

Vamos ao Litoral! Por que raios, perguntará o nobre leitor, esse escriba redigiu a palavra “litoral” com L maiúsculo? O que estará querendo transmitir? Alguma mensagem subliminar, daquelas que aprendemos nas aulas de teoria da comunicação? Não, caro leitor, nada de mensagens ocultas ou teorias acadêmicas. Tenho dois motivos para “levantar a caixa”, como dizemos em artes gráficas, da letra ele. O primeiro me remete aos primórdios de minha própria existência, há mais de meio século, lá pra cima da serra. Mais exatamente, para Rio Negrinho, meu berço – e também dos Baum e Tureck, famílias do editor-chefe deste hebdomadário. E o que, perguntareis, tem Rio Negrinho a ver com o Litoral? Ora, tem que a expectativa de todo rio-negrinhense, em tempos idos, era a chegada das férias de fim de ano e a possibilidade de ir até a praia. Morando a quase cem quilômetros – e 800 metros acima – do oceano Atlântico, era natural que ansiássemos pela visão do mar. Acostumados às geladas águas do rio que dá nome ao nosso município, nos esbaldávamos nas mornas ondas de Barra Velha,

Piçarras ou Enseada. Vi pela primeira vez o mar, ainda bebê, na praia Alegre, em Penha. Também ali descobri (argh!) o quão salgada era a água; intragável. Mais tarde, adolescente, frequentei Barra Velha e a bucólica Paulas, em São Francisco. Na juventude, morador da capital paulista, costumava passar finais de semana em Santos e São Vicente. Ao me mudar para Joinville, há 35 anos, tornei-me farofeiro em diversas praias, até me fixar em Piçarras, lá se vão duas décadas. Eis aí, portanto, um dos motivos de valorizar o Litoral a ponto de grafá-lo com inicial maiúscula. Outra razão, bem mais óbvia, está aqui, neste impresso que o leitor tem em mãos. É o nome escolhido pelo Ricardo para seu novo empreendimento. Desde já, vão aqui meus votos de sucesso a ele, um guri que vi correndo pelos salões da Sociedade Musical Rio Negrinho, quando seu avô José Tureck – grande músico e bolonista – era ecônomo do clube. Do Litoral que nós, rio-negrinhenses, tanto prezávamos, ao Litoral que agora nasce em Araquari, desejo longa vida a este veículo de comunicação. Parabéns aos empreendedores e à comunidade!


BOA EQUIPE TÉCNICA

RECORDE HISTÓRICO

“O que nós precisamos agora é nos reestruturar. Já temos uma boa equipe técnica e precisamos ampliá-la para atender a demanda do município” – nova presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari – Fundema, Sandra Geisel.

LITORAL NORTE CATARINENSE

Ao movimentar 13 milhões de toneladas de janeiro a dezembro do ano passado, 20% a mais do que em 2012, o Porto de São Francisco do Sul consolida-se como o segundo maior em movimentação de carga não conteinerizada no Brasil.

:: Opinião ::

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

> Escoteiros

O 46º Grupo Escoteiro do Mar Golfinho, de São Francisco do Sul, convida para a reunião de adultos no dia 5 de abril (sábado) às 14 horas. O evento será realizado no Colégio Estadual Santa Catarina, na rua

>

> Novela

O povo quer saber e já não é de hoje. Afinal, a Casan será municipalizada ou não? Em conversa recente com um morador e representante bairrista do município, o mesmo ironizou a situação: “A Casan está dando um ‘baile’ em todos. Fazem reuniões em Florianópolis, retornam, depois fazem mais reuniões e no final das contas, não muda nada”. Para ajudar resolver o caso, a Câmara Municipal está tomando a frente de novas reuniões para tratar do assunto.

> Jantar Italiano

No dia 24 de maio, acontece mais uma edição do Jantar Italiano, promovido pelo Lions Clube de Araquari. O evento será realizado no Restaurante Viapiana. O presidente da entidade, Francisco Garcia, o Chico, informou que em breve os ingressos estarão disponíveis para quem tiver interesse em participar.

>

Rotary Club

E Araquari terá mais uma grande força aliada para o bem do município. Nas próximas semanas, deve ocorrer a fundação do Rotary Club de Araquari. Nos últimos dias, grupo de amigos se reuniu para começar a formar o grupo. O objetivo agora é sair em busca de novos integrantes para compor a entidade, que é apadrinhada pelo Rotary Club de Joinville. O amigo Sidnei Galdino Alves é um dos membros que está articulando a composição da entidade, que já integra em torno de oito membros, que inclusive conta com a participação especial do secretário executivo da ACIAA, Arnaldo Cunha.

>

Parceria

Uma parceria que deu e está se concretizando com muito sucesso é entre a Rádio Parati FM e o Jornal O Litoral. Diariamente nas ondas do rádio, sintonizando 87,9 Mhz, Vandio Barbosa é ouvido por muitos moradores, comerciantes e até mesmo quem passa com seu veículo pela rodovia escutando a rádio. A partir de agora, O Litoral está firmando uma parceria com a rádio na divulgação de informações importantes que circulam pelo município e região. Parabéns Vandio pelo trabalho e desejo um retorno de sucesso a esta parceria. Quem ganha com esta parceria é a população de Araquari e região.

Barão do Rio Branco, nº 794. Na ocasião, será feita reunião de pais, formação de diretoria e admissão de novos escotistas. Mais informações com Sonia pelo telefone (47) 3444-0888 ou (47) 8412-8132.

> Desfile cívico

Para comemorar o aniversário de 138 anos de Araquari, no dia 5 de abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, está organizando um desfile com grupos de alunos das escolas municipais e Centros de Educação Infantil. “Nós também abrimos a inscrição para outras entidades educacionais que tenham interesse em participar dessa homenagem, assim como grupos da comunidade, instituições, associações, secretarias, empresas ou outros grupos do município”, disse o secretário José Lino de Souza Filho. Informações pelo telefone (47) 3447-7758. DIVULGAÇÃO/OL

Grande amigo

Um grande abraço ao meu novo amigo de Araquari, seu Walter Desidério, cidadão fiscalizador da Câmara de Vereadores. Ele, que raramente perde uma sessão, também acompanha diversas ações e trabalhos que serão realizados no município. Um ícone de Araquari, uma figura fantástica...

O que nós queremos é integrar a comunidade nessa homenagem

> Serviço devolvido

O Samu em São Francisco do Sul deve ser devolvido ao Governo do Estado. As razões vão desde o número de atendimentos prestados à forma como é realizado o trabalho na cidade. A decisão foi tomada pelo Conselho Municipal de Saúde. Segundo a Prefeitura, a devolução não afetará os usuários.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, JOSÉ LINO DE SOUZA FILHO

“Araquari é uma cidade que está crescendo muito e oferece muitas oportunidades. Vim de Palmas (PR) e vejo uma cidade que, quem vem pra cá, quer ficar” Luiza I. F. da Rosa (59) – auxiliar de cozinha

Como você vê e considera o crescimento de Araquari?

3

“Araquari está crescendo muito, atraindo muitas empresas. Mas precisa melhorar sua infraestrutura para receber e poder acompanhar este crescimento” Ângelo L. Barauna Junior (27) – comerciante

“É um lugar que está recebendo muitas empresas e pessoas de outras cidades estão vindo morar aqui buscando emprego e qualidade de vida”

“Moro em Joinville, mas trabalho em Araquari. Vejo que a cidade está crescendo e gerando muito emprego, mas percebo que falta mão de obra e infraestrutura”

Karin Albanessa Ferreira da Rosa (20) – caixa

Jurandir C. da Cruz de Aquino (60) – aposentado


BOLADA

RESERVA DE VAGAS

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.585 da Mega-Sena, sorteadas na quarta-feira (26). A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 33 milhões no sorteio do próximo sábado (29), segunda a Caixa Econômica Federal.

4

:: Entrevista ::

O LITORAL

A Câmara Federal aprovou nesta quartafeira (26), por 314 votos a favor, 36 contra e 6 abstenções, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos.

LITORAL NORTE CATARINENSE

28 DE MARÇO DE 2014

Como administrar bem em meio a uma tu DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - Esta não é a primeira vez que ele assume como prefeito. Mas é a primeira vez que está no comando num momento em que a cidade passa por um histórico desenvolvimento econômico, resumindo-se assim. Clenilton Pereira (PSDB) sabe bem o que precisa ser feito para acompanhar este crescimento da cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar boa qualidade de vida à população. Clenilton, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico do município, assumiu o cargo por 30 dias no lugar do prefeito João Pedro Woitexem (PMDB), que retorna de férias no dia 6 de abril. Esta não é a primeira vez que Pereira assume a cadeira de prefeito no município. Em outras oportunidades, já assumiu o cargo e revela que tem uma sintonia muito boa com o prefeito João Pedro. “Temos trabalhado em conjunto, em prol da população, e isso é o resultado da nossa boa parceria”, destacou o prefeito. Durante este período de 22 dias frente à Prefeitura, Clenilton participou de importantes decisões para o futuro do município. Recentemente, esteve em Florianópolis (SC), onde junto ao deputado estadual Nilson Gonçalves (PSDB), conseguiu a liberação de recursos para a compra de uma retroescavadeira para o município. “Nesta oportunidade, também conseguimos mais um veículo para o esporte, outro para a Secretaria de Obras e estamos tentando mais um para a Habitação”, comentou Pereira. Já com o apoio do deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), o prefeito conseguiu com que uma antiga reivindicação da comunidade fosse atendida. “Um projeto do até então vereador Josué Vieira, que hoje é o secretário de Planejamento, que é fazer uma praça central na cidade, conseguimos a liberação de uma verba de R$ 450 mil para o projeto. Nesta praça, haverá área de lazer, passeio e muitas outras opções”, explicou. Junto à Secretaria de Educação, a Prefeitura buscou verba para a ampliação de algumas escolas municipais. Também, buscou-se agilizar o proces-

so da construção da Escola Estadual do bairro Itinga, que conta com projeto do Governo Federal. Uma semana depois, em Brasília (DF), o prefeito Clenilton, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Correa (PSDB) e do secretário de Planejamento e Meio Am-

biente, Josué Vieira, se reuniram com diversos deputados com o objetivo de articular a pavimentação da Estrada Geral da Corveta, no bairro Porto Grande. “Esta obra é de suma importância para a mobilidade de Araquari. É um trecho de aproximadamente 5 quilômetros que liga a BR 101 e a BR 280”, comentou. Nesta viagem, a Prefeitura também buscou recursos para as microbacias de Araquari e demais verbas para o município. “Neste período, ganhamos da Autopista Litoral Sul, uma ambulância e a reforma do posto de saúde do bairro Rainha. Temos em tramitação, a reforma do posto de saúde do Itapocú. E se tudo ocorrer bem, até o mês de abril devemos inaugurar o posto de saúde da Corveta”, explicou Pereira. Ainda segundo ele, nos próximos dias, haverá uma revitalização no prédio da Prefeitura. Na Educação, além dos cursos técnicos gratuitos do Senac, a Prefeitura ganhou dois ônibus para a Secretaria, sendo um através do senador Paulo Bauer (PSDB) e outro através do senador Luis Henrique da Silveira (PMDB).

IMPACTO CONÔMICO Com a chegada de novas empresas diariamente, a Prefeitura continua acelerado o ritmo de crescimento na cidade por parte da iniciativa privada. “Na semana passada estivemos reunidos com um grupo chinês e outro grupo coreano. São conversas de bastidores, mas que pretendemos estudar para colocar em prática. Estamos negociando também com uma empresa de biodiesel”. “Esse processo empresarial tem sido muito importante para a cidade. Temos um desenvolvimento incrível. O que nós recebemos de impacto econômico é gigantesco. Não sei se alguma cidade do país conseguiu um salto de crescimento tão rápido em tão pouco tempo...” O problema, segundo Clenilton, é que esta receita não vem no mesmo

momento, vem depois, mas a conta, segundo ele, vem primeiro. “Temos que ter esta conta, nos equilibrar com receita menor para não deixar o município virar um caos”. “E em meio a tudo isso, temos muitos problemas para resolver na cidade. Estamos virando a cidade de pernas para o ar. Mas costumo dizer que é um processo de trabalho parecido com o de uma dona de casa quando vai limpar a casa. Primeira ela revira toda a casa, para depois começar a arrumar...” Hoje a Prefeitura está com cerca de 400 caminhões fazendo terraplanagem e demais obras na cidade. “Isso é o resultado de estradas horríveis que temos hoje. É importante que a população tenha paciência e compreensão”.


FOCO DA DENGUE

SUSPENSÃO REGULÁVEL O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) liberou modificar a suspensão dos carros, inclusive com a chamada suspensão regulável. Até então carros com esse sistema só poderiam rodar se ele viesse de fábrica.

LITORAL NORTE CATARINENSE

:: Entrevista ::

Agentes da Secretaria de Saúde de Itajaí localizaram o terceiro foco positivo para o Aedes Aegypti no município. A identificação ocorreu durante vistorias de armadilhas instaladas na avenida Coronel Eugênio Muller, no Centro. No local há um fluxo intenso de caminhões.

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

urbulência de crescimento?

5

sugestões: olitoral@live.com

FOTOS: RICARDO BAUM/OL

Entrevista

Neste início de circulação em Araquari e região, ainda estamos conhecendo a comunidade, seus trabalhos, sua política, seu modo de agir. E para esta primeira edição, começamos a preparar já há algumas semanas, uma entrevista especial com os prefeitos de Araquari, Barra do Sul e São Chico. E como vocês podem ter notado, na entrevista há a ausência do prefeito de São Chico, Luis Roberto de Oliveira (PP).

PROJETOS Prefeito de Barra do Sul, Ademar Borges acompanha o crescimento de Araquari e projeta cidade para receber “novos” moradores

Tentativas...

Só temos que lamentar o fato, pois fizemos o nosso papel de imprensa e de um meio de comunicação comprometido, que é ir atrás tentar fazer um primeiro contato, marcar uma visita. E olha que não foi nem uma, nem duas vezes... mas, pelo jeito isso é normal lá por aquelas bandas, ou pelo menos é o que ouvimos nas ruas. Talvez seja mais fácil encontrar a Dilma por aí do que o prefeito de São Francisco do Sul, que é “muito mais importante”... Ou bem no fim, ele esteja mal assessorado. Bem, isso são apenas suposições. Como mal pudemos fazer contato, vamos ter que formar nossa ideia do prefeito a partir do que ouvimos por aí...

Exemplos

Barra do Sul recebe verbas para obras na cidade Barra do Sul - Ao mesmo tempo em que Araquari tenta se organizar em meio a um crescimento exorbitante, o município de Balneário Barra do Sul quer acompanhar este crescimento de forma mais leve. E para isso, também passa por um grande processo de transformação, a começar pelas várias e grandes obras que estão prestes a serem realizadas na cidade. O prefeito Ademar Borges (PMDB) concedeu entrevista ao Jornal O Litoral e comentou que a administração considera como maior obra neste primeiro momento, a pavimentação da rodovia que liga a Salinas a Lagoa da Cruz, em Itapocu. “Com certeza uma obra de grande importância para toda a região. E estamos trabalhando para que aconteça em breve”, destacou o prefeito. Segundo Borges, Barra do Sul e Araquari têm, juntas,

SONHO DE CONSUMO Atualmente, a Prefeitura de Araquari está investimento na pavimentação da Barra do Itapocu, justamente para melhorar este processo de crescimento. “Os territórios de Araquari estão sendo supervalorizados devido ao crescimento da cidade. Muitos em Araquari acertaram na ‘mega-sena’. E nós, através deste desenvolvimento, estamos proporcionando a este povo, uma melhor qualidade de vida. Hoje, o cidadão vai pra fora da cidade e bate do peito dizendo que é de Araquari. Hoje muitas pessoas estão vindo de fora para morar aqui. Morar em Araquari está se tornando um sonho de consumo”. - prefeito Clenilton

17 milhões em convênio com o Ministério de Turismo, através de emenda do deputado federal Mauro Mariani (PMDB). Do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, a cidade recebeu verba para recuperação do calçamento da Avenida São Francisco do Sul. Além disso, conforme o prefeito Ademar, o convênio para a realização da segunda ponte que liga a Costeira ao bairro próximo ao posto de saúde já está assinado. A obra custará em torno de R$ 2 a 3 milhões, e será destinada através dos deputados Darci de Matos (PSD), Kennedy Nunes (PSD), Nilson Gonçalves (PSDB), Antônio Aguiar (PMDB), Carlos Chiodini (PMDB), Ismael dos Santos (PSD) e Silvio Dreveck (PP). O prefeito explica ainda, que o deputado Mauro Mariani destinou mais R$ 600 mil para calçadas, ligando a rua do Comércio, no Centro, até a Boca da Barra. Também foram destinados R$ 250 mil do deputado Marco Tebaldi (PSDB) para iluminação da Orla Marítima, a qual a Prefeitura está elaborando o projeto. Com recursos próprios, atualmente a Prefeitura trabalha com o Programa Governo nos Bairros. O trabalho iniciou pelo bairro Conquista. “Durante cada semana, um setor da administração estará no bairro atendendo a população, desde serviços da saúde, educação, lazer, cultura, entre outros”. Já ocorreu este ano, o resgate do futebol de areia, futebol de salão e do Carnaval de Rua, que estava desativado. “Tivemos grande sucesso na realização desta edição do carnaval de rua”, destacou Borges. Está sendo feito na cidade, a limpeza da praia, ruas e outras operações. O prefeito Ademar fez questão de destacar a parceria entre Poder Executivo e Câmara de Vereadores. “Temos uma boa relação com todos os vereadores. E o presidente Edson de Avis, o popular Sarrafo, conduz muito bem os trabalhos da casa de leis”, completou Borges. Para este ano, a Prefeitura pretende iniciar a pavimentação da rua Dona Ingrácia, no Centro. E prepara mais uma edição da Festa da Tainha, que acontece de 9 a 14 de julho.

Ao contrário do prefeito francisquense, nossa equipe teve excelente recepção por parte dos prefeitos João Pedro Woitexem (PMDB), que está de férias. Boa recepção inclusive do prefeito em exercício Clenilton Pereira (PSDB), de Araquari e do prefeito Ademar Borges, de Barra do Sul (PMDB).

Verbas...

E vamos começar já falando em dinheiro, já que Araquari é um município que está em pleno desenvolvimento e tudo que se faz por aqui gera “milhões”... pelo menos para as grandes indústrias. A Prefeitura de Araquari espera, para o mês de abril, um repasse do Governo Federal no valor de R$ 256 mil, referente à segunda parcela do Auxílio Financeiro aos Municípios. O dinheiro, assim como a economia feita com o carnaval, também será repassado para a saúde.

Água...

Fato que chamou atenção nesta quinta-feira foi um vazamento de água que afetou mais de 30 mil pessoas em Joinville, número de habitantes maior do que Araquari, atualmente. Isso aconteceu em uma rede de abastecimento, de responsabilidade da Águas de Joinville. E chamou a atenção da imprensa regional justamente por já estar faltando água nas cidades...

Encontro

Acontece nesta sexta-feira (28), o encontro regional do PMDB em Araquari. O evento está programado para às 18h30, na Sociedade Daroká, próximo ao trevo do Itinga, na BR 280. Na ocasião, deverão estar presentes, lideranças regionais do norte e nordeste de Santa Catarina, debatendo o futuro do partido.

Ambulância

Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira (25), o Projeto de Lei Ordinária que autoriza Araquari a firmar um termo de compromisso e receber em doação da empresa Autopista Litoral Sul S.A., o veículo Citröen Jumper F33C 2013/2014. O veículo será transformado em ambulância com capacidade de transportar nove pessoas.

Luz no fim do túnel

Na palavra livre, o vereador Fabiano Garcia (PSD) desejou sucesso a nova presidente do Fundema, Sandra Regina Geisel. “É uma pessoa capacitada e experiente para exercer a função. Não desmerecendo quem estava no cargo”, explicou. Garcia comentou sobre a importância em debater o planejamento e organização do município, que é a Gestão Municipal para a Nova Economia de Santa Catarina, que chegou a sua segunda-feira esta semana. “Vejo esse programa como a única luz no fim do túnel para que possamos ter uma Araquari que todos nós queremos construir”, disse.

Sessão Solene

O presidente da Câmara, vereador Márcio Correa (PSDB), parabenizou a iniciativa do programa Jovem Aprendiz e comunicou aos demais vereadores e comunidade presente que haverá, no dia 8 de abril, uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 138 anos de Araquari.


PREÇO DO PEIXE PODE VARIAR

RALLY DE REGULARIDADE Quem gosta de aventura já tem programação para o dia 12 de abril. O Automóvel Clube de Joinville realiza o 1º Rally Kayo de Regularidade em Joinville. O evento é aberto para a participação de carros de passeio, mas tem número limitado de concorrentes.

6

:: Política ::

O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

PSB realiza primeira reunião em Araquari RICARDO BAUM/OL

A REUNIÃO Aconteceu na noite de quartafeira e contou com cerca de 16 participantes

DA REDAÇÃO litoral@live.com Araquari - O Partido Socialista Brasileiro - PSB de Araquari, fundado no início do ano, realizou na noite de quarta-feira (26), sua primeira reunião no

PREFEITO TENTA RESOLVER QUESTÃO EM BRASÍLIA Barra do Sul - Nesta semana, o prefeito de Balneário Barra do Sul esteve em Brasília (DF) para tentar, junto ao Ministério da Pesca, reverter uma situação que vem desgastando o município. Na administração anterior, o Governo Federal (Ministério da Pesca) rejeitou a prestação de contas de uma

O consumidor que não estiver atento e deixar de pesquisar preços pode se surpreender na hora da compra dos peixes durante a Semana Santa. Só o preço do lombo de bacalhau in natura pode variar até 141%.

dragagem, realizada em Balneário Barra Sul. E com isso, o Governo Federal quer a devolução de R$ 937 mil. Na ocasião, o prefeito Ademar, o secretário Antônio Roberto de Borba e Altair Marques foram ao Ministério da Pesca acompanhados pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB).

autoescola

município. Na ocasião, participaram do evento, o presidente da sigla de Araquari, Gilberto Boettcher, o presidente de Joinville, Lúcio Mauro Nédel e o vereador de Joinville e pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Patrí-

cio Destro. Na oportunidade, o presidente Gilberto destacou que esta primeira reunião serviu para aproximar os integrantes da diretoria e simpatizantes do partido. Na semana passada, a sigla se reuniu em Balneário Barra do Sul, com a presidente do PSB daquela cidade, Sandra Rech. Segundo Boettcher, a intenção neste primeiro momento é estabelecer as metas e os rumos que o partido deseja tomar, com cada um atuando dentro de sua área, para que assim o partido possa se expandir. “Hoje estamos dando o pontapé inicial, com o objetivo de eleger pelo menos dois vereadores em Araquari para a próxima gestão. E o foco principal agora é eleger um deputado estadual. Recebemos o convite em Joinville para trazer o PSB para Araqua-

ri, e fiquei feliz com a vinda do Patrício aqui e com a iniciativa do projeto do partido. Temos agora que convidar as pessoas, para que conheçam o trabalho do partido e buscar aumentar o número de filia-

Araquari está passando por um momento de transformação em que nenhuma outra cidade do país está vivendo dos”, disse Gilberto. O vereador joinvilense Patrício Destro, ao se manifestar, comentou que aceitou a proposta do PSB porque viu um projeto diferenciado, com uma proposta nova. “Temos a possibilidade de escolher quem queremos que

DIVULGAÇÃO/OL

28 DE MARÇO DE 2014

trabalhe conosco. Estou feliz com o PSB porque estamos trazendo pessoas de diversas classes para o nosso partido. Nós só não vamos ganhar esta eleição se não quisermos ganhar. E eu não entro para perder. Este ano, mais do que nunca, as pessoas querem mudança, e nós estamos apresentando esta mudança”, destacou. Destro citou que o partido tem hoje, um pré-candidato a presidência da República, que é o governador de Pernambuco Eduardo Campos. E como vice, teria ao seu lado, a mais nova integrante do PSB, Marina Silva. “Vamos longe, e para isso vamos montar um grupo vitorioso. Podemos ter até candidato ao Governo do Estado. O partido não descarta a hipótese de lançar a possível candidatura de Paulinho Bornhausen para governador”, afirmou. Coordenador de campanha de Patrício, Lúcio disse que o vereador tem tudo para construir uma campanha vitoriosa. E elogiou o presidente do PSB de Araquari. “O Gilberto está convivendo cada vez mais com a política e com a comunidade. E ele sabe cativar as pessoas. Hoje somos em 20, amanhã podemos ser centenas”, concluiu. Participaram da confraternização, membros da diretoria, filiados e simpatizantes. Ao final do encontro, ficou programada a 1ª Feijoada do PSB, que será realizada em meados de maio, com local a ser definido.


PREVENÇÃO DE DESASTRES

SHOW DE ROUPA NOVA Com mais de 30 anos de carreira, a banda Roupa Nova, que conquistou gerações pelo Brasil, após dois anos da última visita a Joinville, volta à cidade onde faz show nesta sexta-feira (28), às 22 horas, na Expoville.

LITORAL NORTE CATARINENSE

Novos pluviômetros foram instalados na Serra catarinense. Os três equipamentos foram colocados nos bairros Caic, Guarujá e Índios. No total, o município conta com seis medidores que devem auxiliar para prevenir desastres naturais.

:: Cidade ::

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

Inaugurado o asfalto na Estrada do Ervino São Francisco do Sul - Na tarde desta quinta-feira (27), uma reivindicação de pelo menos 15 anos da comunidade foi entregue em São Francisco do Sul. Em cerimônia na Avenida Caramuru, na praia do Ervino, o Governo do Estado e Prefeitura inauguraram as obras de pavimentação da estrada de acesso ao balneário. Durante o dia, os serviços ainda ganharam os últimos detalhes, como a pintura de faixas e a colocação de grama. O último trecho de capa asfáltica, no encontro com a BR 280 foi concluído na terça (25). São 14 quilômetros de asfalto novo, desde a rodovia federal, no bairro Miranda, passando pela localidade de Gamboa até a orla da praia. Para

RICARDO BAUM/OL

Obra atende reivindicação antiga da comunidade e deve impulsionar desenvolvimento do balneário

os moradores do balneário, a obra representa um benefício que vai impulsionar o desenvolvimento da região, atraindo outras melhorias para a comunidade que pede por investimentos na infraestrutura local.

A partir de agora, a preocupação dos moradores é em garantir melhorias básicas. Durante a cerimônia de inauguração hoje, a Associação de Moradores entregou uma carta de reivindicações ao governador. O docu-

mento lista quatro prioridades, entre o aumento da capacidade de energia elétrica, investimentos em saneamento básico, instalação das séries finais do ensino fundamental e o fornecimento de água encanada.

TREVO DE ACESSO O acesso à estrada da praia do Ervino será por um “trevo alemão” junto à BR–280, semelhante ao existente na entrada de Balneário Barra do Sul. A obra faz parte de um contrato diferente da obra de pavimentação, mas será executado pela mesma empreiteira. A ordem de serviço já foi dada e autorizada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), por se tratar de intervenção em rodovia federal. No momento, a espera é pela desapropriação de área às margens da rodovia para o alargamento da pista. Conforme a engenheira da superintendência regional do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), Andréa Cristina Teixeira,

o processo está tramitando na Prefeitura, responsável pela indenização do terreno. Com a área liberada, o prazo é de 20 dias para conclusão do trevo. A pendência não cria restrição para os motoristas entrarem na estrada para o Ervino. Quem está preocupado, no entanto, é o morador Hélio Manoel Gonzaga, 66, dono da área a ser desapropriada para implantação do trevo. “Fizeram o projeto, mas sem falar comigo. O asfalto vai ser inaugurado e eu ainda não tenho nada”, reclamou. Segundo ele, a ligação da estrada com a BR–280 já está sobre a área do terreno dele. Se a indenização não for garantida, ele adianta que vai buscar a Justiça.

7

Resistência x Psicologia uma árdua missão É mais normal do que aparenta, acharmos que somos auto-suficientes... Mas aí você deve estar se perguntando: “É claro que não somos auto-suficientes, precisamos de outras pessoas pra viver, isso é óbvio...” Mas, se a gente pensar mais um pouquinho, conseguiremos encontrar pensamentos comuns, que de certa forma nos delatam: “eu não preciso de ajuda”, “ninguém pode me ajudar”, “eu tenho que conseguir sozinho”... E por aí vai. Temos, por natureza, uma “coisinha” chamada Resistência. A Resistência pode ter vários significados, mas neste caso, eu gostaria de falar sobre a resistência em pedir ajuda. E mais especificamente, na Resistência em procurar um Psicólogo. Porque você já deve ter ouvido falar que, “Psicólogo é coisa de louco”, “eu não estou doente pra procurar um Psicólogo”, “no que ele vai me ajudar? Se sou eu que tenho que resolver os meus problemas”, “não vou falar dos meus problemas para uma pessoa que eu nem conheço”, e assim segue a infinidade de frases para expressar a resistência. Vamos desmistificar um pouco isso. Toda, ou quase toda mudança começa de dentro pra fora. Todos nós temos os nossos fantasmas. Cada um sabe exatamente qual a ferida latente no seu coração. E não é isso que nos torna “loucos”. Mas isso pode nos machucar... E aí entra o trabalho do Psicólogo Clínico. Muitas vezes estamos tão focados nos problemas que já não diferenciamos mais o que é real da fantasia. Fantasiamos problemas. O Psicólogo vai nos dar um olhar de fora da bola de neve que criamos, vai nos fazer ver a realidade e diferenciá-la da fantasia, e ver que muitas vezes estes fantasmas que são criados e alimentados por nós mesmos nem existem. Fazendo terapia você vai se conhecer (ou se reconhecer) melhor. “Mas e o que as pessoas vão dizer ou pensar quando souberem que estou indo em um Psicólogo?”... Bom, as pessoas eu não sei. Mas eu vou pensar que você está cuidando de si mesmo, está procurando se conhecer e cuidar da sua atividade mental, que é tão importante quanto o corpo. Cuidar só do corpo não adianta, se a mente não ajuda. Afinal, o corpo adoece, e a mente também. Não resista a algo que só vai te fazer bem. Experimente. Se conhecer melhor é uma experiência fantástica. Em terapia descobrimos coisas que jamais conseguiríamos sozinhos. Parar pra pensar na vida, na nossa vida, não é apenas bom. É necessário! E como diria Sartre: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”

Psicóloga: Keit Krelling. CRP - 12/07099

Fone: 99898236

E-mail: keitkrelling@gmail.com


8

8

O LITORAL O LITORAL

oL

Áries - Projetos a longo prazo e assuntos profissionais são propensos a tomarem sua atenção na semana para concluir pendências. A persistência diante de projetos que há tempos se empenhava é propensa a trazer resultados ou sinais importantes para continuar motivado (a). Atente-se para que os interesses e ambições não atrapalhem seus relacionamentos ou afaste das pessoas que gosta. Touro - Mesmo que queria estar em seu canto ou afastado (a) de situações sociais, algumas serão proveitosas e podem fazer bem ao longo da semana, especialmente com filhos – caso tenha – amigos especiais ou entes queridos. Ocupar a mente com afazeres que se sente bem e há tempos deixou de lado contribuirá positivamente para a saúde. Cuide para que momentos antissociais não impeçam situações especiais na vida amorosa. Gêmeos - Nesta semana, Mercúrio forma bons aspectos com Júpiter e Plutão, influência especial para pesquisas e para ampliar conhecimentos de maneira significativa. Momento importante para expandir ideias e fazer com os conhecimentos obtidos não fiquem guardados na memória, mas também sejam colocados em pratica de maneira efetiva. Confidências e esclarecimentos marcarão suas relações mais íntimas. Câncer - Tendências para concluir ou mudar a direção de assuntos que envolvam parcerias. Momento especial para quem lida com projetos relacionados a viagens ou que necessite de contatos distantes. Semana propícia para ampliar conhecimentos e obter informações fundamentais no trabalho. Na vida afetiva, momento de atenção com exigências. Possibilidades para definir antiga situação ou resolver algo que trazia sentimento de incerteza.

LITORAL NORTE CATARINENSE

LITORAL NORTE CATARINENSE

CURIOSIDADE

O aniversariante do dia é Renato Russo, vocalista da Legião Urbana que morreu em 11 de outubro de 1996. Na década de 1970, Renato era apenas professor de inglês e estudante de jornalismo. Ele chegou a trabalhar como repórter no programa de rádio Jornal da Feira, do Ministério da Agricultura. Até que resolveu montar uma banda punk: Aborto Elétrico.

Vamos brincar

O que existe no centro da Terra?

PERGUN TA CURI OSA

O núcleo terrestre é dividido em duas partes. O exterior, constituído principalmente de ferro derretido e níquel, começa a 2.900 quilômetros abaixo da superfície. O núcleo interior começa a 5 mil quilômetros da superfície e tem, aproximadamente, 2.800 quilômetros de largura. Ele é composto de ferro e níquel em estado sólido e está sob grande pressão. A temperatura chega a 6 mil ºC.

ABOBRINHA DO DIA

Virgem - Período em que um entusiasmo diferente marcará a semana devido a oportunidades para novos projetos e maior envolvimento por interesses profissionais. Semana positiva para metas em grupo, mais momentos sociais e retomada de contatos com amizades. Na vida amorosa, atente-se para não criar grandes expectativas ou exigir demais de quem se relaciona. Está propenso(a) a mais demonstrações afetivas.

Piadas

Libra - A definição de assuntos domésticos ou que envolvam familiares é propensa a marcar a semana. Será importante a paciência com padrões e costumes das pessoas de sua convivência, seja no trabalho ou na família. Período para exercitar um desprendimento também dos seus próprios costumes ou de algumas manias que tenha afastado de pessoas. Na vida afetiva, seja mais paciente com certos hábitos do seu par ou se paquera alguém.

Caipira macho Chegou um metido a valentão em uma cidade do interior de Minas. Assim que chegou, foi para o bar e, entrando, foi dizendo a todos: - aqui dentro não tem macho! - Esperou uma resposta e, com mais ênfase ainda, completou: - Eu disse que aqui dentro não tem macho! - Todos continuaram em silencio. Não satisfeito, pegou um caipira no balcão e disse: - Você não me ouviu? Eu acabei de dizer que aqui dentro não tem macho... - O caipira, tranquilo, respondeu calmamente: - Realmente, não tem mesmo, os que aparecem nóis mata tudo....

Escorpião - Questões que envolvam estudos estão favorecidas, especialmente para conclusões antes de iniciar algo novo que tenha em mente. Propensões a tratar assuntos burocráticos, papéis ou contratos na área profissional e com algum tema material. A expressão dos sentimentos será mais frequente na vida amorosa. Terá oportunidades para falar sobre algo que há tempos precisa esclarecer com familiares, parentes e amigos.

Capricórnio - Iniciamos a semana com os efeitos da Lua Minguante em seu signo, o que dará maior disposição para resolver pendências as quais, há tempos, tem ansiedade para resolver. Cuide para que o envolvimento emocional com assuntos profissionais não provoque precipitações ou desgastes desnecessários diante de temas sem importância. Na vida afetiva, afinidades culturais serão trunfos para bons momentos em paquera ou junto ao seu par. Aquário - Há uma tendência para reclusão, especialmente de ambientes e pessoas as quais sinta desgaste só de estar perto. Período para refletir sobre sacrifícios que têm dedicado a quem não merece ou a assuntos sem tanta importância. Mudanças em procedimentos marcarão a área profissional. Na vida afetiva o momento é para respeitar e refletir sobre afinidades bem como os valores de seu par. Peixes - Mercúrio segue em seu signo e faz bons aspectos esta semana, uma influência positiva para maior envolvimento com assuntos de sua fé e interesses que possam revigorá-lo(a) de desgastes recentes. Período especial para estudos e pesquisas no trabalho. Há uma tendência para expor mais os sentimentos e “sair mais da toca” – como diz a gíria - para encontros sociais. Na vida afetiva, propensões a momentos mais intensos em demonstrações de afeto.

28 DE MARÇO DE 2014

O advogado Traian Balan Toderascu foi preso na Romênia no final de 2001 acusado de vender parte da Embaixada dos Estados Unidos em Bucareste. Ele teria recebido 13 milhões de um empresário e contou com a ajuda de um funcionário do Registro Nacional de Imóveis do país para a falsificação dos documentos. O golpe foi descoberto quando o comprador tentou se mudar para o prédio.

Leão - A semana é propensa a variações em seu ritmo, especialmente por atividades diferentes e alguns desgastes que envolvam o trabalho. Também é um momento propício para cuidados com o corpo e a saúde, ainda que preventivos. Os temas espirituais, meditação, terapia ou interesses que amenizem desgastes serão bem vindos. Atente-se para que esforços e envolvimento com assuntos dos outros não faça descuidar de si mesmo (a).

Sagitário - Um bom aspecto de Mercúrio com Júpiter – regente de seu signo – favorece uma semana para resoluções em assuntos burocráticos, documentos, e-mails e negociações que envolvam o trabalho bem como assuntos financeiros. Também favorece bons contatos sociais, estudos, atividades culturais e que possam amenizar o stress da rotina. Conversas esclarecedoras serão frequentes na vida amorosa e se estiver em paquera.

28 DE MARÇO DE 2014

Culinária Bolo de Café e Nozes INGREDIENTES 200 gr de manteiga 2 xícara(s) (chá) de açúcar 4 unidade(s) de ovo 1 xícara(s) (chá) de café forte 3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo 1 xícara(s) (chá) de nozes moída(s) 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó quanto baste de geléia de damasco para cobrir MODO DE PREPARO Bata bem a manteiga com o açúcar, acrescentando a seguir as gemas, o café e a farinha. Depois de bem batido, adicione (sem bater) as nozes, as claras em neve e o fermento em pó. Ponha em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio. Depois de pronto, cubra com geleia (é bom aquecê-la para que escorra e penetre no bolo).

Rendimento: 10 porções Cozinha: Brasileira


L A I C O S e vib

LITORAL NORTE CATARINENSE

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.” Mário Quintana

9

Envio de fotos para olitoral@live.com

Semana dos Museus - Cultura,

Galera animada curtindo a última festa realizada no Rancho DZ7, em Araquari (SC)

história, arte e diversão estão programadas para uma semana diferente que acontecerá em Araquari: a Semana dos Museus que começa no dia 12 e segue até o dia 18 de maio. As atividades iniciam logo pela manhã e continuam durante todo o dia no Museu da Imagem.

Feijoada

- Acontece em meados do mês de maio, a 1ª Feijoada do PSB, que será organizada pelos membros de Araquari e região. O local do evento ainda será definido e divulgado pela comissão organizadora.

Cursos Senac - Quatro cursos téc-

nicos gratuitos estão sendo oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Joinville (Senac), em parceria com a Prefeitura Municipal de Araquari, por meio da Secretaria da Educação. As aulas acontecem na Escola João Agnelo Vieira, no bairro Rainha. São cursos de um ano de duração na área de Recursos Humanos, Contabilidade, Administração e Logística. As aulas iniciam dia 14 de abril.

Tá no Curta nossa Fanpage! facebook.com.br/OLitoral


FRAUDES EM LEILÕES

VAZAMENTO DE ÁGUA

A Promotoria de Porto Alegre ofereceu denúncia contra 34 pessoas por envolvimento em fraudes a leilões públicos promovidos por pelo menos 20 prefeituras em três estados. Ao todo, 34 pessoas responderão pelos crimes. Dessas, 18 foram denunciadas ainda por formação de quadrilha.

10

:: Cidade ::

O LITORAL

Cerca 34,5 mil pessoas foram prejudicadas com um vazamento em uma das redes de abastecimento de água de Joinville. O vazamento de água identificado na manhã desta quinta-feira (27) afetou completamente os bairros Vila Nova, Morro do Meio e parte da Zona Rural do munícipio.

LITORAL NORTE CATARINENSE

APOIO À CULTURA! Joinville - Dia 5 de abril, no teatro Juarez Machado, acontece o espetáculo Diálogo Dos Pênis, considerada uma das melhores comédia do Brasil, com mais de 4 milhões de espectadores e 386 cidades apresentadas.

! deste evento é parceiro ste flyer O recorte de ntrada! paga meia e

28 DE MARÇO DE 2014

Atleta do Futuro inicia atividades segunda-feira DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - Com o objetivo de fomentar o esporte no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, aderiu ao Programa Atleta do Futuro (PAF), do Serviço Social da Indústria (Sesi). Entre os esportes oferecidos pelo projeto está o atletismo, basquete, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo, badminton e voleibol. Com o PAF, a Secretaria de Turismo pretende formar 200 atletas de 6 a 17 anos. Um dos objetivos do progra-

ma, segundo o secretário de Turismo, Paulino Sérgio Travasso, é ampliar o acesso à prática das modalidades olímpicas e desenvolver

É por meio do esporte que se desenvolve habilidades e valores sociais

a formação esportiva de base. “É por meio do esporte que se desenvolve habilidades e valores sociais. DIVULGAÇÃO/OL

O programa Atleta do Futuro vem para contribuir com o município e fomentar à inclusão social dos atletas”, conta. As atividades do PAF estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. A primeira fase do programa, onde participam crianças de sete e dez anos, os instrutores promovem a convivência social por meio de jogos lúdicos. Na fase dos 10 aos 12 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo a história e diferenças entre as modalidades. A partir dos 15, os alunos aprendem as habilidades especificas das modalidades, podendo representar equipes e participar de competições.

INÍCIO DAS ATIVIDADES As atividades do programa serão desenvolvidas em três locais. Na Associação de Moradores e Amigos do Ponto Alto, todas às segundas-feiras com início dia 31 de março. Na Miquelute Sport Society, todas terças e quartas-feiras com início dia 1º de abril. E na Associação de Moradores e Amigos do Porto Grande, todas às quintas-feiras com início dia 3 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo número (47) 9718-4480.

Café com Autoridades recebe nova Presidente da Fundema de Araquari O primeiro Café com Autoridades do ano foi realizado na manhã de quarta-feira (26), no auditório da Associação Industrial, Comercial e Agrícola de Araquari – ACIAA. O evento contou com a presença de autoridades políticas da cidade e da classe empresarial.

Nesta edição, o Café com Autoridades recebeu a nova presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Sandra Regina Geisel. A Mestre em Saúde e Meio Ambiente assumiu o órgão no dia 7 de março. Pós-graduada em Desenvolvimento Urbano e Meio Am-

biente atuou por mais de 15 anos na área ambiental. Sandra trabalhou na Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na Fundema de Joinville e na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de São Paulo. Em seu discurso, Sandra afirmou que está conhecendo a entidade e as necessidades de Araquari. Segundo ela, a Fundema precisa também da colaboração da classe empresarial, para que juntos possam exercer um bom trabalho. “Uma das metas é valorizar a educação ambiental com cursos e palestras, além de qualificar e aumentar a equipe”, enfatiza. Além dessa apresentação, o Café com Autoridades debateu sobre o abastecimen-

MAIARA CARVALHO/ACIAA/OL

Certificado de Associado - Uma das novidades do evento foi a entrega de certificados aos sócios. As primeiras empresas contempladas foram as mais recentes associadas: DuplaNet e Eismann

to de água em Araquari. O presidente da ACIAA, Jorge Arnaldo Laureano discursou sobre a busca intensa da entidade para resolver os problemas de falta de água no município e o descaso da empresa responsável pelo serviço, a Casan. “Nós sem-

pre estivemos em busca de uma solução definitiva, estivemos em Florianópolis e vamos entregar uma moção de repúdio à Casan e ao Governo do Estado”, conclui. O café foi servido pela empresa de alimentos, sócia da ACIAA, Eismann. A

empresa alemã de ultracongelados atua há 40 anos no mercado e tem como principal cliente o consumidor final, já que os produtos são entregues a domicílio. O Café com Autoridades acontece sempre na última quarta-feira do mês.


PARQUES AGRÍCOLAS

CARRO PARA ENCHENTE

Na última semana, foram assinados os contratos de cessão de uso de três áreas aquícolas em São Francisco do Sul. Os locais serão utilizados por maricultores que devem cultivar moluscos como ostra e marisco. A ação incentiva os produtores da região para desenvolver a maricultura no município.

LITORAL NORTE CATARINENSE

:: Economia ::

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

Escritório da Junta Comercial facilitará abertura de empresas DIVULGAÇÃO/OL

Empresários terão maior facilidade para a solicitação de microcréditos Araquari - No dia 2 de abril, às 18 horas, acontece na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Araquari e Balneário Barra do Sul – Ampe, a inauguração do Escritório Regional da Junta Comercial de Santa Catarina. O evento contará com a presença do presidente da Junta Comercial de Santa Catarina - Jucesc, Fabrício de Oliveira e deve apresentar o chefe da Jucesc de Araquari. Para o prefeito em exercício, Clenilton Carlos Pereira, Araquari é uma cidade que está em constante crescimento e desenvolvimento. “A Junta Comercial vem para o município para contribuir com os processos de regularização das empresas, trazendo agilidade e de certa forma, mais segurança para nossos empresários”, destacou Pereira. Atualmente, o município tem um registro de mais de três mil empresas e a procura pela cidade por grandes empresários ainda continua.

A Fomm, empresa com sede em Kawasaki, no Japão, anunciou que tem já tem o projeto para a fabricação de um carro elétrico que consegue transitar por áreas alagadas e enchentes. Segundo a empresa, o veículo “flutua”.

“Nós recebemos semanalmente empresários de todos os cantos do país e alguns de fora do Brasil, com interesse em trazer suas empresas para nossa cidade“, acrescentou o prefeito. Além da inauguração da Junta Comercial, outros even-

É por meio do esporte que se desenvolve habilidades e valores sociais

tos estão programados para acontecer simultaneamente, como o lançamento do programa Juro Zero, o lançamento da parceria com o Banco do Empreendedor e o lançamento do Programa de Apoio ao Empreendedor Individual, em

parceria com o Sebrae. O programa Juro Zero é um programa do Governo do Estado para microempreendedores individuais (MEIs) que já existe há mais de dois anos. O juro zero já concedeu 19.152 empréstimos até outubro de 2013, que corresponde a mais de R$53 milhões de reais. O MEI formalizado, com a receita anual de até R$60 mil reais, pode solicitar o empréstimo de até R$ 3 mil reais em uma das 18 instituições de microcrédito, habilitadas em todo o Estado. Este valor pode ser parcelado em oito vezes e, caso os sete pagamentos sejam feitos em dia, o último é isento. Além desse programa, a parceria com o Banco Empreendedor também vai beneficiar os empresários que terão maior facilidade para a solicitação de microcréditos e a parceria com o Sebrae deve trazer orientações e possíveis consultorias para que o empresário tenha mais conhecimentos para melhor desenvolver seu negócio.

11

SINE ANUNCIA NOVAS VAGAS DE EMPREGO PARA ARAQUARI Quem está em busca de emprego deve ficar atento às vagas disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Araquari. O anúncio segue do dia 24 a 29 de março. . Auxiliar de produção... (masculino / feminino) . Auxiliar administrativo (feminino) . Assistente comercial e marketing (feminino) - encaminhar CV . Assistente de expedição (feminino)- Área de logística . Auxiliar de estoque (masculino ) . Op. de caixa (masculino/feminino) . Repositor (feminino/masc) . Caldeireiro . Soldador . Ajudante metalúrgico . Tecelão . Costureira . Ajudante de coleta . Servente

. Rasteleiro . Almoxarife (experiência na indústria metal mecânica ) . Líder em injeção plástica ( injetoras ) . Técnico eletroeletrônico . Inspetor de qualidade . Pizzaiolo . Forneiro ( restaurante ) . Chapeiro . Operador de máquina CNC (torno e fresa) . Cozinheira Os interessados devem comparecer no Sine Araquari, trajados para entrevista e munidos de documento ou enviar currículo por e-mail com a descrição do cargo pretendido. O Sine atende das 8 h às 17h. Endereço: Rua Antônio Ramos Alvin, 50 – Centro. Contato: (47) 3447 7757 E-mail: Itamar_sine@hotmail.com Obs - As vagas são alteradas semanalmente, verifique a data de anúncio.


ACESSO BLOQUEADO

REAÇÕES A CRIMES

Agentes penitenciários em greve bloquearam o acesso à Penitenciária Industrial e ao Presídio de Joinville, no Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (27). O objetivo é impedir a entrada de novos presos nas duas unidades. Segundo os agentes, o bloqueio é por tempo indeterminado.

12

:: Cidade ::

O LITORAL

Uma intervenção artística em Joinville questiona atos recentes de amarrar em postes suspeitos de assaltos e outros tipos de delitos. A imagem reproduz um homem vestido de terno e gravata amarrado com cordas em uma coluna na rua XV de Novembro. Na parte superior da ilustração, o autor contesta tais reações: “justiça?”.

LITORAL NORTE CATARINENSE

RICARDO BAUM/OL

Agricultores participam de curso de orientação Araquari - Riscos à saúde e ao meio ambiente foram assuntos debatidos no curso oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), aos agricultores do bairro Guamiranga, em Araquari. O curso “Aplicação de Agrotóxico NR31” foi ministrado pelo engenheiro florestal e instrutor do Senar, Maicon Diego Duffecky para 10 agricultores. A aula começou com teoria que envolvia desde orientações sobre como usar o agrotóxico, quais os equipamentos adequados para aplicá-lo, quais os impactos ambientais, como ler a bula e identificar o princípio ativo e toxicológico, assim como a dosagem exata a ser usada e, seguiu com a aula prática com orientações sobre

o uso dos equipamentos de proteção individual e mesmo, simulação de primeiros socorros. “Esse é o segundo curso que oferecemos para os agricultores da região do Guamiranga e o primeiro que trabalha com orientações sobre o uso correto do agrotóxico”, comenta Flávia Nunces, técnica agrícola da Secretaria de Agricultura do município que auxilio na busca pelo curso para os agricultores. Segundo ela, a ideia surgiu de uma preocupação do presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores, Eracildes Manoel Espíndola que acabou por fazer a solicitação junto à Secretaria para que um curso nessa área fosse aplicado. “A certeza que temos é que eles sairão daqui com um pouco mais de conhecimento para poderem trabalhar em suas plantações”, diz Flávia. DIVULGAÇÃO/OL

28 DE MARÇO DE 2014

O PROJETO Crianças de diversas idades participam do Projeto em Araquari, no bairro Itinga e no Centro da cidade

Escolinha quer maior participação de alunos DA REDAÇÃO olitoral@live.com

Araquari - O Projeto Escolinha de Futebol de Araquari está há quatro anos em funcionamento. Este ano, o objetivo é que expandir o projeto na cidade, tanto é que o bairro Itinga já possui um núcleo de treinamento. Para explicar melhor como funciona este trabalho, o professor Aroldo Duarte, que coordena as aulas diariamente no centro, comenta sobre o projeto. O núcleo do centro, que realiza seus treinamentos no Estádio Mar-

cos Tomazelli, agrega cerca de 140 atletas que residem próximos a área central de Araquari. No período da manhã, das 8h30 às 9h30, ocorre o treino da categoria 7 a 12 anos. E das 10h às 11 horas, o treino da categoria até 17 anos. O mesmo acontece no núcleo da escolinha no bairro Itinga. Lá, são 170 alunos. A Escolinha participa de jogos amistosos e de competições que compõe o calendário da Fesporte. A partir do dia 17 de abril, a Escolinha se prepara para os Joguinhos Abertos, com equi-

pe de 15, 16 e 17 anos. “Fazemos o convite para que os pais olhem com mais atenção para o projeto, que é um trabalho sério e de grande importância para seus filhos. Pedimos para que tragam seus filhos a Escolinha”, destacou o professor Duarte. Atualmente, a Escolinha está com várias inscrições, mas destas, poucos inscritos comparecem nos treinos. Para mais informações e inscrições na escolinha, os pais podem entrar em contato pelos telefones 3447-1080 / 9945-0495 ou comparecer nos dias de treino no estádio.

Temos excelentes atletas e uma equipe boa. Mas precisamos que os pais tomem a iniciativa de trazer seus filhos nos treinamentos

Copa Norte Idealizada pela Escolinha, a Copa Norte está se tornando tradicional na cidade e vem ganhando força a cada ano. Participam da competição, clubes de São João do Itaperiú, Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Rio Negrinho e Araquari. “Foi uma competição que mexeu muito com o futebol na região. Tivemos muitos olheiros ob-

servando os atletas durante os jogos, e isso deu uma moral muito boa para a competição”. No ano passado, a disputa foi realizada nas categorias sub-13 e sub-15. A competição este ano deve iniciar no mês de maio, com programação de jogos até o mês de dezembro. “O objetivo com esta Copa Norte é resgatar o espírito esportivo na região. Temos atletas e

RICARDO BAUM/OL

clubes de excelente nível e precisamos do apoio de todos para que este proje-

to continue trazendo alegria a todos”, completou Aroldo.


O LITORAL O Atlético-MG me proporcionou uma nova fase da minha carreira ” Ronaldinho Gaúcho

LITORAL NORTE CATARINENSE

Geuvânio supera Ganso no Santos O atacante Geuvânio é um dos destaques do Santos no Campeonato Paulista. E em apenas 15 jogos disputados ele já superou o meia Paulo Henrique Ganso em número de assistências feitas pelo ex-santista em 2011. O feito do atual camisa 10 do Peixe também é quase igual ao do são-paulino em 2010, o principal ano dele no Alvinegro.

Flamengo perde Taça das Bolinhas

“Estou cercado de grandes atletas em um grande clube” Lionel Messi

Uma enorme confusão sucedeu a derrota de 3 a 0 do Brasiliense para o Brasília, nesta quartafeira, no Estádio Serejão, em Taguatinga, pelas semifinais da Copa Verde. Revoltados com a eliminação do Jacaré - que havia vencido o jogo de ida por 2 a 0 -, torcedores invadiram o campo e ameaçaram atletas das duas equipes. A polícia teve que agir com bombas de efeito moral para amenizar a situação.

13

Ivan fica fora de treino e esportes vira dúvida contra o Metrô Estadual - A presença do goleiro Ivan no jogo contra o Metropolitano, no domingo, em Blumenau, é incerta. O goleiro foi poupado do treino do Joinville na tarde desta quinta-feira, na Arena, porque sentia fortes dores no púbis. Ele foi encaminhado para fazer exames, mas o resultado sairá apenas na manhã de sexta-feira. Para o confronto contra o Metrô, o JEC já

não pode contar com o zagueiro Bruno Aguiar e o atacante Edigar Junio, que estão suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo diante do Criciúma, no último domingo. Pendurado com dois cartões amarelos, Ivan corre o risco de ficar fora da primeira partida da final se receber um amarelo contra o Metrô.

O Flamengo segue as suas idas e vindas contra São Paulo e Sport pela defesa do título do Campeonato Brasileiro de 1987 e da Taça das Bolinhas. No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi derrotado. O processo, além de solicitar que a mesma não seja entregue ao São Paulo até o julgamento da demanda de conhecimento, foi negado. Na sentença, o juiz Luiz Alfredo Carvalho sugere que o clube reverta a decisão na justiça federal, pois a estadual “não é competente para fazêlo”, e julgou improcedente o pedido. O Fla pode recorrer.

Torcedores partem para a agressão

OL O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

13

JEC vai atrás de artilheiro do Paulistão, mas Timão e Figueira estão na frente Estadual - O Joinville está pensando alto na formatação de seu elenco para a Série B e foi consultar a situação do artilheiro do Campeonato Paulista. O meia Léo Costa — que marcou nove gols no Paulistão jogando pelo Rio Claro e está empatado com Luis Fabiano, do São Paulo — está na mira do Tricolor, que já entrou em contato com o seu empresário, Alexandre de Oliveira. Para o azar do JEC, ele não foi o único a procurar Oliveira para saber a situação de Léo Costa. Clubes da Série A — como São Paulo, Corinthians, Internacional e Figueirense — também estão de olho no jogador. Mesmo que as chances de o jogador parar em Joinville sejam pequenas, o Tricolor não é visto como uma carta fora do baralho para o empresário.

Chico Lins desconhece proposta por Marquinhos O coordenador de Futebol do Avaí, Chico Lins, afirmou desconhecer a proposta que Marquinhos teria recebido de um time norteamericano para deixar o clube após o Campeonato Catarinense. A informação foi dada com exclusividade pelo comentarista da Radio CBN Diário e colunista do jornal Hora de Santa Catarina Miguel Livramento. “Nada chegou à diretoria até o momento. Estamos tratando da renovação com o Marquinhos, em conversas preliminares, e posso dizer que há disposição e vontade das duas partes para que o acerto aconteça”, disse Chico Lins ao DC na manhã desta quinta-feira. O dirigente afirmou ainda que a renovação com Marquinhos é uma das prioridades do Leão para o segundo semestre. “Por se tratar de um jogador de qualidade acima da média e um ídolo do clube, sempre será tratado como prioridade”.

Douglas Tanque responde Rogério Ceni Com larga experiência em decisões por pênaltis, Rogério Ceni tentou intimidar o jovem Douglas Tanque, de 20 anos, antes de sua cobrança de pênalti, a quarta da equipe do Penapolense, nesta quarta-feira. Mas, além de sofrer o gol do ex-corintiano, o goleiro ainda teve de ouvir o desabafo do garoto: - Ele (Rogério) falou que ia pegar. Eu disse que precisava bater primeiro. Então, depois, falei: “Agora pega a bola aí do seu lado” - contou.


14

14

a i c í l OL Po

O LITORAL O LITORAL

LITORAL NORTE CATARINENSE

5ª morte por atropelamento no trecho em 2014

Seja consciente! Uma campanha:

LOCAL Atropelamento ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Araquari - O jovem Mateus Oliveira Vieira Bento, de 20 anos, morreu atropelado na madrugada desta quinta-feira na BR 280 em Araquari. Mateus estava de bicicleta quando foi atingido por um carro. Ele

sofreu traumatismo na face e não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o outro veículo envolvido no acidente não foi identificado porque o motorista não parou para prestar socorro. O impacto da batida foi tão forte, que o ciclista morreu na hora, de acordo

TREM DESCARRILOU EM SÃO FRANCISCO São Francisco do Sul - Um trem da ALL (América Latina Logística) descarrilou na manhã de quarta-feira (26), em São Francisco do Sul. O acidente aconteceu na entrada do porto e acabou espalhando a carga (semente de soja) pela pista. Segundo a América Latina Logística, o

acidente aconteceu por volta das 8h. Um dos vagões carregado com soja tombou e a carga ficou espalhada no local. O trânsito na região da rua Fernandes Dias foi restabelecido. A ALL vai abrir sindicância para apurar as causas do acidente.

com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari. A colisão aconteceu no km 30 da rodovia. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Cláudio Renato de Lima Penha, uma popular que reside próximo ao local em que ocorreu o acidente,

Um homem de 32 anos, suspeito de participar de um assalto a uma casa na Praiado Ervino, em São Francisco do Sul, acabou baleado pela polícia na BR-280, em Araquari, na noite de segunda-feira (24). Alessandro Rosa, de 32 anos, foi atingido por um tiro na cabeça. Ele foi socorrido pelos bombeiros, conduzido para o PA e transferido, em estado grave, para o Hospital Municipal São José, em Joinville, onde permanece internado em estado grave. De acordo com informações da Polícia Civil, que investiga o caso, Alessandro e outro suspeito, que ainda não foi identificado, teria assaltado uma residência na Praia do Ervino. O carro usado por eles durante o assalto foi identificado pela polícia na BR-280, onde a polícia deu início a perseguição dos suspeitos, que segundo a polícia, estavam armados. Houve troca de tiros e Alessandro acabou ferido. O outro suspeito conseguiu fugir.

Polícia desmantela quadrilha especializada

Motorista/Pedestre

Por uma estrada segura e vidas salvas!

28 DE MARÇO DE 2014

BALEADO CONTINUA INTERNADO NO HOSPITAL

RICARDO BAUM/OL

Mais uma pessoa morre atropelada na BR 280

DA REDAÇÃO olitoral@live.com

28 DE MARÇO DE 2014

LITORAL NORTE CATARINENSE

disse ter escutado o barulho da batida, e que, ao olhar pela janela, o veículo já estava fugindo. A moradora disse ainda ter ouvido em seguida, gritos de socorro da vítima, mas que segundos depois faleceu. Esta é a quinta morte por atropelamento neste ano na rodovia BR 280 trecho de Araquari.

Fotos: MARCELO GONÇALVES/ARQUIVO PESSOAL/OL

Estado - A delegacia de Polícia Federal de Itajaí prendeu três pessoas e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão. As prisões são fruto da operação Irmandade, deflagrada nes-

ta quinta-feira, e tem como objetivo desmantelar uma quadrilha especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal. A investigação apurou que o prejuízo chega a R$ 1 milhão.

Mulher fica ferida ao ser atropelada Araquari - Uma mulher foi atropelada na tarde de terça-feira em Araquari. O acidente aconteceu na SC 418, no km1,7 no bairro Itinga. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, Janaína

Priscila de Souza, 22 anos, foi atropelada quando atravessava a rodovia por um Peugeot. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Municipal São José, em Joinville e não corre risco de morte.


DROGA BATIZADA

PENTE-FINO

Foi preso o traficante que vendia cocaína batizada e com marca da Copa no Vale do Sinos, depois de apreensão de comprimidos de analgésicos misturados com cocaína pela Brigada Militar há uma semana, Denarc descobriu o dono da droga. Marca ludibriava os usuários.

LITORAL NORTE CATARINENSE

Mais de 500 agentes comunitários de saúde em Joinville devem ser convocados pela Secretaria Municipal de Saúde para iniciar uma espécie de operação pentefino na fila de espera por consultas pelo Sistema Único de Saúde no município.

:: Segurança ::

O LITORAL

28 DE MARÇO DE 2014

Conselho de Segurança é reativado no município

15

90% dos acidentes ocorrem na BR 280 RICARDO BAUM/OL

RICARDO BAUM/OL

SEGURANÇA Posse da nova diretoria do Conselho ocorreu na noite de terçafeira, no quartel da Polícia Militar

Araquari - Ocorreu na noite de terça-feira (25), no auditório do quartel da Polícia Militar de Araquari, a reativação e posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Araquari - Conseg. Os novos integrantes assinaram o termo de posse, em cerimônia que contou com a presença do diretor de Segurança Cidadã, tenente-coronel da PM, Luiz Ricardo Duarte, do capitão do 27º Batalhão PM, Jailton Franzoni de Abreu, do delegado da Polícia Ci-

vil de Araquari, Rodrigo Aquino Gomes e, representando o prefeito, o subprefeito do Itapocu, Emerson Cesar Vieira. Na ocasião, o tenente-coronel Luiz Ricardo, destacou qual será a função do Conselho. “O conselho fará parte do dia a dia da comunidade, apontando problemas e trazendo, aos poucos, soluções para a segurança da cidade”, disse. Duarte também ressaltou as atribuições que passão a ser desempenhadas pelo novo presidente do conselho.

“Ele terá que ter a capacidade de transitar em meio aos órgãos públicos com habilidade suficiente para abrir parcerias. Portanto, deve manter os canais de diálogos sempre abertos”, completou. A partir da posse como presidente, José Carlos também destacou algumas ações que serão realizadas pelo Conseg, entre elas, a criação de novas bases de Policiamento Comunitário nos bairros. Atualmente, apenas o bairro Itinga dispõe de uma unidade,

cujo objetivo é promover a integração entre polícia e comunidade e combater a criminalidade no local. “Araquari tem uma grande extensão territorial, o que compromete o apoio logístico de uma viatura da região central para os bairros distantes. Para resolver esse problema, pretendemos reivindicar mais bases de policiamento comunitário”, comentou. Os novos integrantes do Conseg assumem, provisoriamente, por um ano, até que seja feita uma nova eleição. RICARDO BAUM/OL

NOVOS MEMBROS

Araquari - Nos últimos tempos, está difícil passar um mês sem morte na rodovia BR 280 de Araquari. Desde o início deste ano, foram pouco mais de 20 ocorrências de acidentes atendidas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários em todo o município, sendo que destas, 90% foram registradas na rodovia. O comandante dos Bombeiros de Araquari, Cláudio Renato de Lima Penha, que está a frente da corporação há oito anos, comenta que hoje o Corpo de Bombeiros conta com 62 voluntários. Destes, todo dia 15 trabalham voluntariamente para atender todo o território araquariense, desde o 2º Linguado até as divisas de Guaramirim, Barra Velha e Joinville. Ocorrências envolvendo arma branca (faca, facão, etc...) foram três, sendo que apenas houve lesões. Este ano houve um homicídio este ano, o do taxista. Quatro ocorrências de atropelamento, todos com óbito. Destes atropelamentos, todos

ocorreram no acostamento, ou seja, todos por imprudência total dos motoristas. Detalhe: todos estes atropelamentos ocorreram à luz do dia. Três pela manhã e um próximo ao meio-dia. Também ocorreram quatro afogamentos, todos envolvendo pessoas acima de 40 anos. O último ocorreu sábado (22), no rio Piraí, na Estrada Furada do Piraí, onde somente na segunda-feira (24). A vítima estava junto de um grupo de outras cinco pessoas que pescavam no local. O barco (de madeira) virou e o homem não foi mais encontrado. “Passamos orientações à comunidade, para que tomem as devidas precauções na hora de entrar no rio para pescar ou até mesmo em áreas para se banhar. Somos bombeiros, mas não temos equipamentos suficiente para embarcações. E nestes casos, com um afogamento na área marítima, leva em torno de duas horas para o deslocamento de uma viatura até o local”, finalizou. DIVULGAÇÃO/BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS/OL

Representando o Conseg, foram empossados o presidente José Carlos dos Santos; e o vice, Marcio Rovhreder. Para primeira secretária e segunda, assumiram Felícia Maria Ruske Piacecki e Cristiani Floriano. Como membros da Diretoria de Assuntos Comunitários, tomaram posse Katia Josiane Pinho, Edson Luiz Teté e Oyhmar Graf Filho. Também integram ao Conseg, os representantes da Comissão de Ética e Disciplina, Solange Camera, Viviane Audzejiczuc e Terezinha Aparecida da Silva. Assumindo a Diretoria da Política Antidrogas, ficou o secretário de Saúde de Araquari, Jeferson Dias da Silva e Ronaldo Silva de Souza.


:: Contra capa :: 16

O LITORAL

Araquari - A necessidade para atender a grande demanda do município de Araquari faz com que o atual prédio da Delegacia de Polícia Civil de Araquari, bem como seu efetivo, tenha que ser aumentados. Para isso, existe a expectativa da construção de uma nova sede para a delegacia, que ficaria próximo ao Fórum do município. O delegado Rodrigo Aquino Gomes comentou sobre essa expectativa e sobre a falta de agentes na Comarca. “Estamos na expectativa, aguardando a

licença ambiental. Gostaríamos que a nova sede fosse concluída ainda este ano, mas sabemos das dificuldades. E, além disso, nosso grande problema hoje ainda é a falta de efetivo. Estamos com quatro agentes que se revezam em turnos diversos. E quando um deles tira férias, não temos outra pessoa para substituir. Ou seja, os outros três têm que se desdobrar para atender a demanda”, explicou o delegado. A questão em foco é que a população de Araquari vem crescendo a cada dia e a Delegacia começa a acumular documentos para despacho.

Pública e Reduzir Riscos”. O curso iniciou na segunda-feira (24) e segue até esta sexta-feira (28), no auditório da Prefeitura, das 19h às 22 horas. Participando deste treinamento, o empresário poderá preparar a sua Micro ou Pequena Empresa para que tenha condições de participar da venda para organismos governamentais, usufruindo das vanta-

LATROCÍNIO O delegado Rodrigo já encaminhou para o Fórum o inquérito policial sobre a morte do taxista Miguel Ramos Martins, de 51 anos, assassinado a facadas no dia 3 de março. O laudo cadavérico confirmou que a morte foi decorrente de 25 golpes de faca. O corpo do taxista foi encontrado dentro do táxi, numa rua, em Araquari.

gens e dos benefícios para que tenham sucesso em seu negócio. Temas abordados: Licitação: uma nova oportunidade para seus negócios; AMPE na Licitação Pública – Conhecer as leis para controlar os riscos; Aprender a licitar sem riscos Encontrando novas oportunidades para seu negócio.

Projeto para manter estradas livres de grãos São Francisco do Sul Estima-se que a cada safra de grãos (milho, soja e cevada), 10% da produção seja perdida nas estradas durante o transporte. E são situações como esta que a Operação Estrada Limpa, projeto encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, pretende mudar. Representantes de empresas da cidade participaram da reunião de apresentação do projeto no último dia 19. A ideia é realizar campanha de conscientização junto aos caminhoneiros e transportadoras com orientações sobre como evitar va-

zamento de grãos fazendo o acondicionamento adequado da carga. Com isso, reduzir os prejuízos financeiros, ambientais, bem como os riscos à saúde. Durante a reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eni Voltolini, destacou a importância das empresas e transportadoras estarem engajadas na ação. “O envolvimento de todos vai garantir que tenhamos um porto competente e uma cidade limpa”. O projeto vai estar integrado a outra ação da secretaria lançada na quarta-feira mesmo, o projeto Fiscalização Integrada.

[2]

28 DE MARÇO DE 2014 RICARDO BAUM/OL

Nesta semana, o delegado enviou um ofício para a Promotoria do município, solicitando acionamento do Estado para que envie mais agentes.

PARCERIA FORNECE CURSO PARA EMPRESÁRIOS Araquari - Uma parceria entre a Prefeitura de Araquari, Associação de Micros e Pequenas Empresas de Araquari e Balneário Barra do Sul - Ampe e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Santa Catarina – Sebrae, fornecerá para os empresários do município e região, um curso de capacitação intitulado: “Compras GovernamentaisComo vender para a Administração

Encarar este desafio não foi uma decisão fácil. Foi e está sendo uma “missão de vida”.

LITORAL NORTE CATARINENSE

Delegacia pode ficar pronta ainda este ano DA REDAÇÃO litoral@live.com

Editorial.

Este projeto integra todos os fiscais do município que terão acesso remoto e poderão cadastrar as situações para serem averiguadas ou mesmo notificadas por um ou mais setores. “Ele é pioneiro no norte do estado. Poderemos atuar na fiscalização também do Estrada Limpa e focar na mudança de comportamento para nos orgulharmos ainda mais de São Francisco do Sul”, disse Voltolini. O projeto começou com a vistoria em armazéns e, também, em vias públicas. A intenção é reduzir a poluição proveniente do transporte inadequado de cargas granéis.

NOVA SEDE Delegado Rodrigo explica que a construção de uma nova sede é de suma importância


Jornal o litoral 1ª edição