Issuu on Google+


Editorial

CELEBRANDO A

A

Vida

festa de casamento, é mais do que uma simples comemoração. É um momento que marca uma escolha na vida de duas pessoas. A escolha de unir os próprios caminhos e torná-los um só.

E é nesse momento que outras decisões precisam ser determinadas. A busca pelo vestido ideal. O buffet, os convites, a banda. O salão, a decoração, os padrinhos. Todos os processos precisam ser vividos antes do dia em que duas vidas quiseram ser apenas uma, estarão sendo celebradas.

A Feira Noivas Curitibanas é prova de sucesso de Fabiano Almeida no ramo de eventos relacionados à casamento. Em 2012, ele está comemorando dez anos de dedicação aos sonhos de inúmeros casais que já passaram por essa história. A festa é esse evento, demonstração de trabalho árduo de muitas pessoas, assim como de parcerias de sucesso. Essa revista resume de forma eficaz esse esforço conjunto de todos para fazer de seu evento único. Aborda todos os processos que antecedem a festa e aprofunda de forma sensível cada detalhe que as noivas querem, esperam e, principalmente, precisam saber. Assuntos não faltaram. Pessoas compartilharam suas histórias e emoções, como, por exemplo, na matéria sobre convites personalizados e os serviços de transmissão simultânea da festa para a noiva ansiosa que está a caminho do altar. A gastronomia ganhou espaço e apresentou doces, bolos e até, veja só, a tal da finger food. Detalhes de cerimônia e até um casamento diferente, como o judaico, entraram na pauta. Sustentabilidade em alta, o estilista Edson Eddel caminha lado a lado com as escolhas conscientes em seu trabalho, apresentando na revista e na Feira suas criações sobre esta tendência. Fotos que emocionam, antes, durante e até mesmo, após o casamento estão aqui também. Assim como uma viagem para Aruba, o destino do momento para a lua de mel, locais para eventos e dicas especiais para a noiva ficar mais calma. Nosso trabalho foi encontrar, dentro deste leque de opções proporcionadas a todas as noivas curitibanas, a escolha delas para celebrar a própria vida. Porque a vida é celebrada todos os dias e escolhas são feitas a toda hora, mas festa de casamento é somente uma. Boa leitura!


Índice INStitucional

6. Dez anos para comemorar

com muita festa

CONVITES

15.

8. Amor impresso

Tradicional, mas nem tanto

CERIMONIAL

10. Mazel Tov Moda

13.

Moda sustentável

16. Delícia de mesa 20. Gosto de casamento Lançamentos e promoções

21. 10 edição do Guia a

Casamento e Eventos

26. Tablet de brinde 35. Editorial Edson Eddel 50. Da passarela para o altar

Dança

27. Passo certo

Gastronomia

CARROS

14. Na palma da mão

22. Pra não perder nem

um minuto


54. Muito mais do que panelas

Make up & Hair

44. Dia de noiva não... de rainha! 46. Cabelos ao vento 51. Linda e inesquecível

Decoração

55. Sua festa ainda mais bonita HotÉis e eventos

56. Opção de glamour 60. Perfeito para todos os momentos

Foto e vídeo

23. Sutilmente encantador 42. Um novo casamento 43. Digno de Oscar 48. Maison Glória, novidade para o

dia das noivas

49. Todo mundo pra dentro da cabine

Turismo

57.

Terra mágica

Música

Inspiração

24. Trilha sonora especial 30. Som, luz, música

32. Check list 52. Aperte o play 58. Noivo nervoso, noiva neurótica 62. Um elo de amor eterno

Casa e Cozinha

53. Vida nova, casa nova, tudo novo Expediente

Projeto e execução

Revista Noivas Curitibanas #01

Direção: Fabiano Almeida

[41] 3209-3389 [41] 8805-1985 www.olikcomunicacao.com.br contato@olikcomunicacao.com.br Jornalista responsável: Thais Vaurof DRT-PR 8270 | thais@olikcomunicacao.com.br

Redação e produção: Fernanda Brun e Izabella Bellenda Diagramação: Natalia Sabio e Fernando Wobeto Projeto gráfico: Camile Semes Revisão: Waldeneia Aparecida Martins Capa: Edna Froes (foto) Distribuição dirigida/Venda proibida


Noivas Curitibanas

Festa

DEZ anos PARA COMEMORAR COM MUITA

De um pequeno negócio a um grande sucesso, a trajetória do empresário Fabiano Almeida completa DEZ anos

U

m bom empreendedor é aquele que enxerga um mercado promissor em atividades que estão apenas começando. Foi assim que o empresário Fabiano Almeida apostou suas fichas na área de festas e eventos com muita garra. “As festas são momentos mágicos e transmitem sempre muita emoção, mas as pessoas têm dificuldade em transformá-las em realidade. São tantos os fornecedores e serviços, portanto como chegar até eles? Simples, reunindo todos em um mesmo lugar”, conta o empresário. Desta simples constatação surgiu a primeira Tarde das Noivas, um evento

6

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

pequeno para 25 empresas no Hotel Bourbon. De lá para cá se passaram dez anos e várias sedes como o Hotel Rayon, o Castelo do Batel e o Clube Curitibano. Mas com o sucesso do evento estes espaços ficaram pequenos, e a Tarde das Noivas, um evento para em torno de 450 convidados, transformou-se na feira mais completa do setor, a Noivas Curitibanas, no ExpoUnimed, com mais de 11.000 visitantes só na edição de 2011. Para Fabiano Almeida, uma seleção primorosa de empresas, desfiles e promoções fazem da feira uma referência para o mercado e por isto, um dos mais procurados por quem quer mostrar seus produtos e serviços e para o público que deseja conhecê-los.


Em um bate papo descontraído, Fabiano falou sobre a feira e seus planos para o futuro. Como é a preparação para o evento? A cada ano procuramos inovar, acrescentar, produzir diferenciais. Neste um ano de intervalo entre edições da feira, o trabalho é árduo para sempre fazer o melhor. É importante trazer resultados para as empresas parceiras e mostrar para os visitantes que este segmento é um dos que mais cresce no país, movimentando em torno de 10 bilhões por ano no Brasil e cheio de novidades a cada ano. Originalidade e bons serviços são metas a serem alcançadas. Qual a expectativa das noivas? É sempre muito grande. O público de Curitiba é bastante exigente. É por isto que nossos expositores se superam a cada ano. São tantas as novidades, as promoções que, com certeza, ótimos negócios surgem e fazem com que noivas e fornecedores saiam satisfeitos.

fotoS: DIVULGAÇÃO

Como empresário como você vê a feira? Um sonho que se renova a cada ano. Um ideal concretizado e aprimorado com muito trabalho. Sinto orgulho dos passos até agora dados, mas é preciso continuar caminhando sempre em busca da excelência.

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

7


Convites

Impresso Amor

Conv i t e s p e r s o n a l iza d o s m o s t r a m a o s c o n v id ad o s a h i s t ó r i a d o c asal e o s d e t a l h e s i m p o r t a n t e s q u e l e v a r a m o g r a nd e d i a A a c o n tecer

C

Carla Rizzotto e Luis de Bona “O conceito de um casamento mais alternativo tem a ver com a nossa história, porque já morávamos juntos. Decidimos fazer a festa porque queríamos nos divertir, mas eu não queria nada tradicional, vestido, o bolo e, é claro, o convite, tudo tinha que ser personalizado. Como amarelo e preto eram as cores da decoração, fiz a papelaria nessa linha. E como era uma festa íntima, somente para pessoas que frequentavam a nossa casa, queríamos algo informal, nada deslumbrante. Era para ficar diferente, para já imaginarem que a festa seria mais livre, solta, como nós”.

8

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

Kelly Cristina Vieira e Bruno Lorenzetto “Namoramos oito anos e moramos juntos há cinco. A decisão de casar foi porque queríamos um momento especial, que retratasse essa nova fase, por mais que nossa relação já estivesse estabelecida. Então, queríamos um convite que trouxesse bastante significado. A tela que o ilustra, chama-se “Amendoeira em flor” feita pelo pintor Van Gogh quando seu sobrinho nasceu, significando vida nova. Outro detalhe importante é a frase do escritor Borges, que fala sobre momentos e o tempo. Nosso convite retratava nosso casamento como um rito de passagem”.

fotos: Dorian Mendes

omo chamar pessoas importantes para partilhar um dos momentos mais significativos da sua vida? É preciso personalidade. Os convites de casamento precisam ser o espelho dos noivos e da festa, cheios de detalhes sobre a história que os levou ao altar. A Flor de Papel, que desenvolve papelaria personalizada para festas, colocou-nos em contato com casais que imprimiram seu amor em papel. Acompanhe os depoimentos.

Ily Luna e Diego Rocha “Nunca quisemos uma festa tradicional e como já tínhamos uma viagem programada para Los Angeles, surgiu a ideia de casar em Las Vegas no dia 28 de abril desse ano (2012). Como escolhemos fazer transmissão para o Brasil, precisávamos de um convite que chamasse a atenção dos convidados de forma diferente porque, afinal, ao contrário dos convites normais, não era para lembrar as pessoas de que elas tinham uma festa para ir, mas sim que deveriam entrar na internet para assistir. Optamos então pelo imã de geladeira. Não faremos recepção, mas já sabemos que as pessoas estão se programando para assistir juntas aqui no Brasil e vai acabar em festa, naturalmente. Acredito que vai ser bem bacana”.

Flor de Papel (41) 3352.0464 www.flordepapelconvites.com.br Atendemos somente com horário marcado.


N O I V A S

C U R I T I B A N A S

9


Cerimonial

Mazel Tov foto: Konrahd Fotos

Para organi z a r u m c a s a m e n t o c h e i o d e t r ad i ç õ e s como o jud aic o é p r e c i s o m u i t a d e d i c a ç ã o

Alguns significados do casamento judaico Por que o noivo cobre o rosto da noiva? São duas razões: 1. A presença divina irradia do rosto da noiva nesse momento e por isso ele deve ser coberto. 2. Para demonstrar que o noivo não está interessado apenas em sua beleza física, mas em suas qualidade espirituais.

Por que se quebra o copo?

foto: Anderson Netto

É o ato final da cerimônia (e vem acompanhado da expressão “Mazel Tov” que significa “boa sorte”) e relembra a destruição do Templo de Jerusalém, levando a reflexão de que mesmo em tempos pessoais prósperos é preciso lembrar dele e almejar sua reconstrução.

Cristiane Osike - Cerimonialista

Q

uando alguém anuncia que vai casar, logo pensamos em qual igreja vai ser ou na marcha nupcial para a entrada da noiva, certo? Nem sempre. Existem muitos tipos de casamentos: católico, evangélico, espírita, umbandista, muçulmano, grego, ortodoxo, de testemunhas de jeová e o escolhido dessa edição foi o judaico. Cada cultura ou religião traz seus próprios costumes, regras e tradições para a realização matrimonial. No casamento judaico são diversos detalhes com significados variados e que, para sua organização, é preciso dedicação. “Fazer um casamento judaico foi um grande desafio pra mim, pois preci-

10

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

sei estudar sobre a cultura e os ritos que acontecem durante a cerimônia e na festa. Estudei, pesquisei, assisti, fiz tudo que estava ao meu alcance para estar à altura da confiança que os noivos depositaram em mim. E posso afirmar que valeu a pena”, diz Cris Osike, cerimonialista que há poucas semanas realizou seu primeiro casamento desse estilo. A empresária Bruna Kac de Alencar, irmã da noiva Fabiana Altman conta que os detalhes são realmente muitos e preparar um evento como esse é um desafio. “A Cris teve que estudar muito porque a prática é complicada. São os kipás (aqueles pequenos chapéus judaicos) distribuídos que os homens precisam usar, ou o fato das mulheres dançarem separadas dos homens,

tudo isso é trabalhoso para quem não conhece. Mas o trabalho dela foi impecável”. Cris garante que além do trabalho, o mais importante é o espírito da festa e dos noivos. “Nesse casamento os noivos estavam em perfeita sintonia, oferecendo aos convidados um momento inesquecível. A festa foi ótima, com muita dança judaica e posso afirmar que esse povo é realmente muito animado”.

CRIS OSIKE ASSESSORIA E CERIMONIAL (41) 3532.6990 | (41) 9156.9090 cerimonial@crisosike.com.br www.crisosike.com.br


Moda

Sustentável Moda

Es t i l i s t a c r i a v e s t id o s c o m m a t e r i a i s n ad a c o n v e n c i o n a i s

foto: DIVULGAÇÃO

É

a palavra da vez: sustentabilidade. O cuidado com o planeta, o consumo consciente e a preocupação com as questões sociais invadiram todos os assuntos e voltaram as atenções para ações que realmente significam fazer o bem. Na moda, tendências se aproximam da ecologia. Inovando nessa área, o estilista Edson Eddel uniu inteligência e criatividade para transformar materiais vistos como lixo em peças cheias de glamour. Com plástico, lona, sacos de fruta e anéis de latinhas, ele cria vestidos confortáveis e bonitos para noivas que pretendem levar o conceito de sustentabilidade bem a sério. “Não tem descrição chique, o plástico é plástico mesmo. A diferença está no resultado final”. Durante a Feira Noivas Curitibanas, no dia 22 de abril, às 18h, Edson vai apresentar seis modelos no desfile Do Lixo ao Luxo. “Não são peças apenas de passarela. São vestidos para usar mesmo”, conta. A mistura de tecido, pedraria e materiais sustentáveis cria efeitos diferentes e surpreendentes. Há mais de 20 anos no mercado de noivas, o estilista começou a trabalhar com o conceito de sustentabilidade em suas coleções há cinco anos e se destacou. “Quem vê, acha o máximo”. E

mesmo com o sucesso, o trabalho continua. Edson lembra o quanto é importante dar valor ao planeta e criar produções que andem lado a lado com a sustentabilidade. “Enquanto as pessoas não abrirem a mente, nada vai melhorar”, finaliza.

Edson Eddel Noivas (41) 3352.5859 www.edsoneddelnoivas.com.br

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

13


Mesa

Mão

Na palma da

foto: DIVULGAÇÃO

P o r ç õ e s i n di v i d u a i s of e r e c e m p r a t i c id a de e u m m u nd o d e o p ç õ e s p a r a o s e u c a s a m e nto

E

scolher o cardápio para o casamento não é uma tarefa fácil. Além da vontade de agradar todos os convidados, os noivos procuram opções práticas e bonitas. Portanto, anote aí uma tendência: finger food. Do inglês “comer com os dedos”, a novidade traz miniporções que cabem na palma da mão e dão um toque de modernidade a qualquer cerimônia. As opções são inúmeras: de porções

Cook e Designers (41) 3076.6503 cookedesigners.blogspot.com.br www.cookedesigners.com.br

14

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

quentes como risotos, cogumelos e escondidinhos; às frias como canapés, minissanduiches e massas folhadas recheadas. “A variedade e a praticidade são os pontos principais”, afirmam as proprietárias da Cook & Designers, Fernanda Basso e Cauana Mestre, que há um ano trabalham com a nova tendência. Com opções disponíveis para todos os gostos – e bolsos, as finger foods são muito versáteis. “Enquanto as porções quentes são servidas por garçons durante todo o evento, as frias podem ser organizadas em mesas lindas. Os pratos vão dos tradicionais aos mais refinados”, contam. São mini travessas de porcelana, pequenas frigideiras e tacinhas de vidro que dão um ar moderno e inovador para a ocasião. Além de tudo, as porções deixam os convidados mais a

vontade para comer até de pé, se quiserem, e as opções são mais leves do que os jantares tradicionais. Além disso, tem a grande quantidade de doces que também seguem a linha finger food, como minipanquecas e cheesecake de colher. Apesar de ser inovador, um casamento com finger foods não deixa, em absoluto, de ter todo o requinte de uma cerimônia. Muito pelo contrário! É possível unir tradição e modernidade. Os noivos podem, por exemplo, optar pelo cardápio salgado de finger foods como entrada servida antes do jantar e manter a tradicional mesa de doces. Essa é a grande conveniência da Cook & Designers, que, além de inovar, é especialista em doces finos, bolos, tortas, lembrancinhas. E o melhor, tudo personalizado para tornar o casamento uma festa única.


Bolo

Tradicional, mas nem tanto

Bolo s c o m f o r m a t o s d if e r e n t e s s ã o u m a boa o p ç ã o p a r a q u e m q u e r s u r p r e e nde r

O

s tempos mudaram. Se há alguns anos os vestidos eram obrigatoriamente brancos, a maquiagem sempre clássica e a decoração devia ser toda clean, hoje já é possível imprimir um pouco de modernidade e um bom tanto de personalidade em festas de casamento. Então que tal fugir um pouco dos tradicionais bolos redondos e quadrados? Além deles, é possível criar lindas opções capazes de inovar sem perder a linha clássica. Entre elas, bolos em formato de coração e de gota são duas das sugestões de Denise Ferreira, cake designer formada pela escola de confeitar Wilton, na Flórida. Com a ideia trazida dos Estados Unidos, o resultado é surpreendente. As opções em formato de coração dão um toque a mais de romantismo para o bolo, que se destaca pela inovação. Os em formato de gota são delicados e mostram que é possível fazer algo diferente, sem destoar de uma cerimônia tradicional. Após a escolha pelo formato diferenciado, a noiva pode personalizar as cores e enfeites. “Cada trabalho é feito de acordo com as características do casal. São bolos únicos”, conta Denise. Apaixonada por açúcar, a cake designer começou a trabalhar com a arte

da decoração de bolos em 2006, ainda nos Estados Unidos, onde obteve a maior parte de sua experiência. Há um ano em Curitiba, valoriza a personalização de cada trabalho, que é tratado como obra de arte. “Cada bolo que eu faço é como um filho”, conta, rindo.

Oficina do Açúcar (41) 3206.1858 | (41) 9621.3000 www.oficinadoacucar.net

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

15


Doce

Mesa

Delícia de

A m e s a d e d o c i n h o s d e i x o u d e s e r a p e nas u m d e t a l h e da f e s t a p a r a s e t o r nar, d e p o i s d a n o i v a , a e s t r e l a da f e sta

Veri Fragoso | Cake Designer (41) 3342.6978 www.verifragoso.com.br

16

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

É a segunda noiva, um show à parte”. Essa é a definição de Veri Fragoso para a importância da mesa de doces dentro de uma festa. Com mais de 250 casamentos no currículo e sua mãe, Maria Fragoso, doceira há 25 anos, como sócia, a empresária tem know-how suficiente para fazer uma afirmação como essa. E ainda complementa: “Às vezes, quando não tem, chega a causar decepção nos convidados. As pessoas namoram a mesa de doces até mesmo antes de ver a noiva. Curitiba e seus curitibanos têm isso, de gostar mesmo é de mesa bonita”. Através do uso das prataria ou de outros suportes super-refinados, por exemplo, a cake designer acredita que combinar a exposição dos produtos com os detalhes da festa, aliando às flores e tornando-os parte da decoração é etapa importantíssima do processo. “A mesa de doces é um ambiente próprio dentro da festa, podendo muitas vezes ser até temática. O importante é

que a noiva saiba que deve existir esse trabalho preocupado em manter a harmonia entre os detalhes”. Mas nem só de aparência vive uma fábrica de docinhos. O cheiro que vem deles durante a festa conquista qualquer um literalmente pelo estômago. A produção artesanal, feita, acima de tudo, com produtos de primeira linha traduzem a qualidade de cada um dos doces. “Você encher de chocolate, rechear com muitos sabores, tudo isso é muito fácil. Dificil mesmo é trabalhar com mais de 200 produtos de 60 sabores e manter o processo artesanal, o cuidado com o sabor acentuado, trabalhado somente com frutas frescas. E isso se revela no cheiro e principalmente, no sabor”, explica Veri Fragoso. Todo mundo sabe que curitibano é exigente. Mas Veri acha que isso acrescenta ainda mais em seu trabalho. “Esse é meu público: quem possui apreço pelo requinte e bom gosto”, finaliza ela, sem medo nenhum de continuar trazendo pequenas delícias ao mundo.


N O I V A S

C U R I T I B A N A S

17

fotoS: FERNANDA BRUN

Além da produção dos doces, da elaboração da mesa para a festa, Veri Fragoso acompanha cada evento, oferecendo, ainda, ao cliente, o serviço de uma copeira que cuida de tudo, como assistência, limpeza, organização e informação sobre os docinhos. “Tudo é feito com muito carinho, meu atendimento é personalizado porque eu mesma recebo cada noiva desde o começo e acabo criando um carinho por elas”.


Lembrança

Casamento GOSTO DE

fotoS: EDNA FROES

Tradicional e delicioso, o bem c a s ad o g a n h a n o v a s v e r s õ e s

O

s convidados já esperam e os noivos não dispensam. O bem casado é a lembrança mais tradicional de casamento e é item indispensável na lista de qualquer noiva. Pensando no público jovem e que gosta de novidades, Lia Drews inovou a receita do bem casado e colocou cor e sabor nas lembrancinhas. “Apesar do brasileiro gostar muito do tradicional, estamos lançando sabores novos, como maracujá, frutas vermelhas, e caramelo, além do sabor limão,

20

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

sucesso nos casamentos de verão”, conta. Na Feira Noivas Curitibanas os visitantes também vão poder provar o de chocolate. “O grande diferencial do nosso bem casado é que ele se desmancha na boca, e não tem cheiro forte, como algumas receitas”, destaca Lia.

Lia Drews (41) 3308.0831 | (41) 8857.2644 www.liadrews.com.br


Lançamento

10 ª edição

Casamento & Eventos lança a

C o n s a g r ad o n o m e r c ad o , o guia v e m c h e i o d e d i c a s e n o v id ad es

S

e você está aqui, é porque o seu casamento já começou. Isso mesmo, todo evento ou festa se inicia quando começam os preparativos. Para auxiliá-la e inspirá-la nessa tarefa de planejamento, é que existe o Guia Casamento & Eventos. A publicação, que lança sua 10ª edição aqui na feira, está recheada com mais de uma centena de fornecedores dos mais variados produtos e serviços para eventos em Curitiba e região. Além de

reportagens que trazem informações e tendências, superdicas da Noivinha Anna – nossa consultora para assuntos de casamento – lançamento do editorial de moda noiva e muito mais. O visual da 10ª edição foi inspirado no estilo retrô, com elementos, cores, tipografia e estilo cute, para agradar noivas delicadas e modernas. Outra grande novidade é o aumento da tiragem, conforme salienta Michel Rodrigues, idealizador e coordenador-geral do Guia Casamento & Eventos: “Já éramos a maior

publicação de toda a Grande Curitiba, com 12 mil exemplares, e aumentamos ainda mais, agora são 15 mil unidades, o que consolida nossa liderança”. O Guia é distribuído gratuitamente nos principais eventos do segmento, em cartórios de registro civil e estabelecimentos anunciantes. Acesse o site www.guiacasamentoeeventos.com.br, participe das nossas redes sociais e siga a Noivinha Anna, assim você fica atualizada, acompanha nossas dicas e concorre a prêmios.

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

21


Carro

Minuto

Pra não perder nem um

Opinião de noiva

O

grande dia chegou! O local já está preparado, seus convidados estão chegando e você, noiva, acaba de terminar a produção. A caminho da celebração, a ansiedade cresce e uma pergunta está fixa em sua cabeça: será que está tudo certo? Pois foi com a intenção de diminuir esse sentimento e acalmar a noiva que a empresa Carro das Noivas teve uma ideia. “Fazer a transmissão simultânea do que está acontecendo no casamento para uma tela dentro do carro que leva a noiva até o local da celebração”, conta Jonathas Neto, dono do empreendimento. Há quatro anos, o serviço é oferecido como grande diferencial da empresa

22

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

e tem sido um sucesso. É feita uma parceria com a empresa que faz a filmagem do casamento e, antes de chegar, a noiva pode conferir a decoração, ver seus convidados, o noivo e chegar à festa mais calma e confiante. “Algumas não sabem se riem ou se choram, mas o melhor é ver a sensação de tranquilidade que elas assumem ao ver que está tudo certo”, explica Jonathas. Tudo isso aliado ao estilo de uma frota apenas de carros antigos, entre eles, o queridinho: um Mercedes 1951, um dos poucos disponíveis no Brasil. O serviço é completo. O carro faz todos os trajetos com a noiva, do salão até o hotel para a noite de núpcias, com direito a espumante, água e quitutes.

Foi demais. Estava sentada no carro, muito nervosa, quando ele ligou a televisão e disse: “então vamos ver o que está acontecendo”. Vi os convidados, minha sogra, meus pais, todos avisados que eu estaria assistindo, então me mandavam beijos, faziam gestos bonitos, corações com as mãos. Chorei, mas me senti mais calma e confiante. Também pude ver momentos que não teria visto, como o noivo e os padrinhos entrando. Foi quando ele desligou a TV e disse: “agora é a sua vez”. Inesquecível!

Verônica Karasek de Oliveira Fidalgo

Carro das noivas (41) 3356.0808 | (41) 8829.1020 www.carrodasnoivas.com.br

fotoS: DIVULGAÇÃO

N o v a t e c n o l o g i a a j ud a a n o i v a a p a r t i c i par de t o d o s o s m o m e n t o s d e s e u c a s a m e nto


Imagem

Encantador Sutilmente

U m a n o v a t é c n i c a l e v a a fo t o g r af i a a l é m e refo r ç a a i m p o r t â n c i a d o s p e q u e n o s d e t a l h e s

fotoS: EDNA FROES

U

ma foto que vai além da fotografia, mas não chega a ser um vídeo. Em outras palavras, uma imagem com alguns elementos em movimento. O nome disto é cinemagrafia, uma nova técnica que pretende direcionar o olhar para detalhes sutis ou pequenos instantes num frame. Pode ser o movimento do vento nos cabelos, a água ou o dançar da chama de uma vela. O fundamental é dar à imagem um toque de vida. “É muito diferente de tudo que é feito”. Essa é a opinião de Edna Froes, fotógrafa que se encantou com a nova técnica, e decidiu usá-la também na cobertura de casamentos. “Entrei em contato com a cinemagrafia há mais ou menos um ano. Enquanto não fizesse, não ia sossegar”, conta. Edna já usou a novidade na cobertura de alguns casamentos, mas as noivas ainda não viram o resultado. Tudo será lançado na Feira Noivas Curitibanas, onde a profissional vai apresentar a exposição “Realidade Suspensa”, com dez imagens. O nome segue a visão que ela tem da técnica. “Esse tipo de foto foge à realidade. Para curtir o trabalho, você ter que se desligar, imaginar que aquilo é realmente possível”, explica. E é. Depois de tanto tempo trabalhando com a fotografia conven-

cional, Edna sentiu que estava na hora de ir em busca de algo diferente para oferecer. “Faz tempo que não vejo inovação neste meio”. Em tempos em que a mídia digital tem tanta força, a técnica veio para enriquecer as imagens e encantar mais ainda as noivas.

Edna FrOes (41) 3017.0017 www.ednafroes.com.br

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

23


Música

Especial Trilha sonora

fotoS: DIVULGAÇÃO

A músic a t e m f u nd a m e n t a l i m p o r t â n c i a n o s u c e s s o d o s e u e v e n t o

Luciano Teles Produções & Eventos (41) 3233.9478 WWW.Lteventos.com.br

24

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

A

LT Produções e Eventos atua na elaboração, assessoria e organização de eventos corporativos e sociais. Há mais de dez anos no mercado, a empresa trabalha com agenciamento de bandas, DJ’s, acústicos, músicos para igreja, lives, sonorização, iluminação, aluguel de TVs e telões. No seu casting estão atrações de renome como as bandas Sexmachine, Nega Fulo, Playlist, Della Brown, Lives como Voxs, Overdub entre outros. Ao longo desses anos, desenvolveu projetos para eventos em diversas áreas: casamentos, formaturas, aniversários, jantares, debutantes, cerimônias, feiras, workshops, recepções e

eventos corporativos em geral, sempre unindo melhor preço à qualidade. A LT tem a missão de realizar eventos que supram os desejos e superem as expectativas dos seus clientes, para ser a melhor parceira na hora do seu evento. Apostando alto na satisfação, bem como na qualidade dos seus serviços e atrações, a agência conta com uma equipe experiente e capacitada para melhor lhe atender. Se você quer criar e organizar seu evento com produção musical, mas não sabe por onde começar, entre em contato com Luciano Teles Produções & Eventos, a empresa cobre todas as etapas do desenvolvimento e produção de eventos musicais, de pequeno, médio e grande porte.


Especial

Brinde Vimo dá tablet de

Promoção exclusiva para a Feira Noivas Curitibanas presenteia os casais clientes

A

Vimo Video Foto é uma empresa que tem como o principal diferencial os seus clientes, pois tudo o que é feito pelos profissionais da Vimo é para que o seu sonho seja realizado do seu jeito: de forma única, exclusiva e especial como você é. Para ficar ainda mais pertinho de você, a Vimo, sempre presente nos melhores eventos, preparou uma promoção imperdível para a Feira Noivas Curitibanas. Sempre ligada às novas tecnologias, a Vimo Video Foto inova mais uma

26

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

vez e surpreende seus clientes com um tablet (que ao final do evento será preenchido com as fotos da cerimônia e recepção) de brinde na contratação de um plano de foto e filmagem, feito exclusivamente para a Feira Noivas Curitibanas, não é demais? Visite o stand da Vimo Video Foto e conheça nossos preços e planos e seja também mais um cliente satisfeito! Só quem tem qualidade, tecnologia e os profissionais mais qualificados do mercado pode oferecer o melhor a você em foto e vídeo para seu casamento ou evento social.

Vimo Video Foto (41) 3262.6900 www.vimo.com.br


Dança

Certo Passo

Simplicidade O grande segredo para que sua dança seja inesquecível é escolher uma música que combine com o casal e que lembre momentos especiais. Essa é a dica de Vivian Zanello, professora da Center Dança para os Noivos, que oferece o serviço especializado para a data. Além da escolha, a dedicação é fundamental. “O tempo é um fator determinante para que os noivos fiquem seguros e dancem com naturalidade”, aconselha.

Para fazer b o n i t o n a h o r a d a v a l s a , é preciso de d i c a ç ã o e m u i t o s e n t i m e n t o

A

primeira dança do casal é um momento mágico, que fica eternizado na memória dos noivos - e também dos convidados. Seja uma bela valsa tradicional ou os passos marcados de um tango, o importante para que a cena seja única são os ensaios e a dedicação do casal. “Dançamos com muita segurança e delicadeza. Pelo menos, é o que dizem”, conta Vivian Yamada, casada com Fernando Yamada. A receita, segundo ela, é o envolvimento com a música e o prazer em ensaiar muito. “Escolhemos a música Cruisin’, uma paixão minha, que fala muito de relacionamento”, acrescenta. Para quem

é mais eclético, outra opção é unir vários estilos e mexer com a emoção dos convidados. Foi a escolha feita por Denise e Michel, casal descontraído que gosta de coisas diferentes. “Escolhemos a música de acordo com a nossa personalidade”, contam. Marihelen e Eli optaram por uma bela valsa tradicional. Das aulas com o casal de professores, acabou nascendo também uma amizade. “Eles foram compreensivos e pacientes e conseguiram transformar nossa coreografia simples em uma valsa elaborada”, lembra Marihelen. A ideia surgiu quando o casal assistia ao vídeo do violonista e regente André Rieu. “Ele executa muito bem a valsa do imperador, e foi ela que escolhemos”.

foto: Full Eventos

*Os três casais citados na matéria apresentam um pouco de sua dança durante a Feira Noiva Curitibanas, no domingo, às 17h30.

Center Dança para os Noivos (41) 3044.4148 | (41) 9981.2395 centerdancaparanoivos@hotmail.com

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

27


Produção

Música

Som, luz,

Uma das mais tradicionais e animadas bandas de Curitiba está completando dez anos. Sim, estamos falando da Estilo Banda Show, que está presente nos melhores eventos sociais da região sul. Contando com a experiência e qualidade de dez músicos, o diferencial da Banda Estilo é, com certeza, o amor deles pelo que fazem, tornando a qualidade do trabalho algo indiscutível. O repertório é versátil e interpretações de todos os ritmos, seja com arranjos originais ou próprios, leva a uma apresentação de nível elevado, mas acima de tudo: promovendo aos convidados uma verdadeira viagem musical.

Terry Produções (41) 3013.7490 | (41) 9112.7289 terryproducoes@terryproducoes.com.br

www.terryproducoes.com.br

30

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

foto: Anderson Netto

Bandas ou dj’s, o importante é sua festa ter a t r i l h a s o n o r a q u e m a i s a g r ad e a o s s e u s o u v id o s

Empresário Terry Alves dos Santos

V

ocê já foi a alguma festa sem música? Pouco provável, já que o que faz a alma de qualquer evento, com certeza, é a trilha sonora. Levar seus convidados a uma experiência inesquecível, passa por contratar uma banda ou DJ de qualidade. A Terry Produções Musicais está nesse mercado há mais de 15 anos. Conhecida por produzir uma das mais tradicionais bandas de Curitiba, a Estilo Banda Show, tem como objetivo proporcionar aos clientes a melhor experiência musical possível. Para isso conta com um time de bandas como Filtragem, Sem Limites, Samaryna, Kaduká (Micareta Sertaneja Universitária), Nega Fulô e Bemba-Ô.

Tudo para animar a sua festa da melhor maneira. Mas, além das bandas, é desenvolvido também um trabalho com DJ’s da cidade, que garantem o melhor das pistas para qualquer evento, ressaltando que todo o repertório de ambos os serviços podem ser personalizados de acordo com a necessidade e gosto de cada cliente. O que garante, principalmente, o conforto é o fato do equipamento de sonorização e iluminação serem de propriedade da empresa, garantindo qualidade de áudio e visual. Para completar, todo o processo inclui técnicos que acompanham de perto tanto a montagem e passagem de som das bandas, como a parte de iluminação cênica. Tudo pronto para que você dê apenas o play no sucesso da sua festa.


Check list

Bolsa Para carregar na

1 12 Nã o s a b e p o r o nd e c o m e ç a r ? Ac h a q u e n ã o v a i da r t e m p o d e f a z er t ud o ? T e m r e c e i o d e q u e a l g u m a c o i s a s a i a e r r ad a ? C a l m a ! Si g a o n o s s o c h e c k l i s t m ê s a m ê s e p r o g r a m e a f e s t a d o s s e u s s o n hos

12 Meses Antes

Escolher a data do casamento Preparar a lista de convidados Escolher o local da cerimônia e da festa Elaborar um primeiro orçamento com todos os itens da festa e traçar as metas de poupança Começar a preparar o enxoval Contratar o buffet

8 meses Antes

Contratar floricultura/decorador para a cerimônia e festa Pesquisar preço de convites Pesquisar modelo de vestido e roupa do civil

10 Meses Antes

Escolher os profissionais de foto e vídeo Pesquisar locais para a lua de mel Escolher o profissional de cabelo e maquiagem Definir a empresa de música para cerimônia Contratar a banda ou DJ para a festa Marcar uma consulta médica para fazer uma avaliação completa de saúde. Se houver problemas a tratar, vocês terão tempo antes de casar Cuidar do cabelo. Para ter mais opções de penteado, o ideal é começar a deixar crescer. Se a noiva usa muita química, o melhor é consultar um profissional para mantê-lo saudável

3 meses antes

6 meses Antes

Escolher e convidar os padrinhos, pajens e damas de honra Concluir a lista de convidados Escolher a loja para lista de presentes Definir o roteiro para a lua de mel Providenciar as alianças Escolher bolo, docinhos, chocolates e bem casados

32

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

Encomendar os convites Comprar lembrancinhas e brindes Definir o buquê e pedir para a floricultura fazer outro para você jogar Providenciar o traje do noivo Comprar o presente do seu noivo Decidir o veículo que te levará para o casamento Marcar a data do casamento civil e dar entrada no cartório (o processo pode demorar até três meses) Subscrever os convites ou contratar um calígrafo


1 15 dia 2 meses antes

Distribuir os convites. Caso tenha que enviar algum via correio, coloque-o dentro de outro envelope Reunir-se com os músicos da cerimônia para escolher o repertório Reservar o local da noite de núpcias Fazer a prova do vestido e dos sapatos

1 mês antes

Marcar as datas dos chás (de bar ou de cozinha). O ideal é de dez a 15 dias antes do casamento Ligar para o local da cerimônia e confirmar o horário Marcar o ensaio da cerimônia Comprar lingeries especiais para a noite de núpcias e lua de mel Finalizar a entrega dos convites Ao receber os presentes, aproveite para escrever os cartões de agradecimento Fazer os testes de maquiagem e cabelo, de preferência com o véu e os acessórios que irá usar Começar a amaciar o sapato. Use um pouquinho todo dia. Isso vai trazer mais conforto para o dia da festa

15 Dias antes

Fazer a última prova do vestido Escolher uma pessoa de confiança para devolver o vestido e o traje do noivo no dia combinado Marcar limpeza de pele Começar a arrumar as malas para a lua de mel

1 dia antes

Fazer refeições leves Dormir cedo para aproveitar a cerimônia e a festa com muita disposição

Na semana do casamento

Buscar o vestido e os acessórios Confirmar todos os serviços contratados Terminar de arrumar as malas para a viagem Preparar uma maleta para a noite de núpcias e a roupa do dia seguinte Depilação Pé e mão Agendar uma massagem Enviar as lembrancinhas, brindes e outros itens para o local da festa Montar um kit de emergência para levar na cerimônia e na festa com pó compacto, batom, lenço de papel, alfinete, band-aid , analgésico e deixar com alguém de sua confiança Lembrar o noivo de organizar o dia dele para o casamento, como quem vai levá-lo e com quem vai estar

No dia do casamento

Não pular nenhuma refeição, mas prefirerir comidas leves. É importante estar bem nutrida para se preparar para a grande hora Se entregue aos profissionais de beleza e relaxe. O dia é todo seu! Ficar atenta ao horário. O charme não é mais se atrasar, mas sim ser pontual Carregar o celular. Assim você pode ficar em contato com os organizadores da festa ou quem mais precisar

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

33


Vestido: Maison Bella Noiva by Clarice Pereira | Bouquet da noiva: Adilson Peres Decorações | Foto: Kobiyama Foto e Vídeo


Street Wedding

Casamento Um novo

foto: YESPHOTO

Fotos que revivem a emoção de um dia especial

O

Yesphoto (41) 4101.1661 WWW.yesphoto.com.br

42

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

conceito é novidade, mas o desejo dos casais é antigo: poder viver os momentos especiais do casamento sem o nervosismo e a ansiedade típicos da ocasião. É esta a proposta do Street Wedding, uma sessão de fotos, normalmente realizada ao ar livre, e que cumpre todas as etapas que o sacramento exige, como a troca de alianças e o beijo na noiva. “Esta é uma opção para quem não vai fazer a cerimônia, mas quer que as fotos tenham o mesmo impacto e emoção que o casamento proporciona”, explica Maiko de Oliveira, da Yesphoto, um

dos poucos fotógrafos de Curitiba especializados nesta técnica. O resultado são imagens incríveis e que expressam até mesmo a surpresa do noivo ao ver sua amada vestida de branco. Quem já casou e tem saudade dos sentimentos que envolvem este momento, vê no Street Wedding a oportunidade de reviver tudo isso. É possível colocar em cena os pais, padrinhos, o buquê e tudo mais que o casal quiser acrescentar ao “re-casamento”. Ainda dá para fazer fotos com casais amigos ou irmãos, que casaram em épocas diferentes, mas têm vontade de tirar o vestido do armário e trazer à tona toda a emoção do casamento.


Play

Oscar Digno de

Ví de o s d e c a s a m e n t o q ue s ã o v e rd ad e i r o s fi l m e s de c i n e m a

O

momento é mágico, uma grande estrela brilha no altar, a história emociona todos que estão presentes e a alegria toma conta de quem vive este momento. O casamento tem todos os elementos que um filme precisa para fazer sucesso, então porque não tornálo uma verdadeira história de cinema? A Cineartt Vídeos Cinematográficos transforma os longos, e algumas vezes até cansativos, vídeos de casamentos em verdadeiros trailers de uma linda

história. “Usamos a luz natural do ambiente e escolhemos alguns enquadramentos cinematográficos para deixar o resultado final parecendo um filme de verdade”, explica Michel de Oliveira, responsável pela Cineartt. Ao deixar de lado a luz artificial, os noivos, amigos e familiares também ficam mais à vontade, por isso a filmagem consegue captar os momentos de maior emoção com naturalidade e proporciona um filme com personagens reais em uma história de muito amor, que vai ser assistido por muitos e muitos anos.

Curioso para saber o resultado de um verdadeiro filme de casamento? Pegue o seu smartphone e dê o play nos vídeos abaixo! Para conseguir vê-los, faça o download do programa QR Code no seu smartphone em getscanlife. com e acesse os códigos abaixo.

cineartt (41) 4104.6686

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

43


Beleza

Rainha! Dia de noiva não... de

Saiba como ter um dia relaxante e com u m a e s t r u t u r a i n c r í v e l p a r a o g r a nd e d i a

D

epois de meses preparando todos os detalhes para que cerimônia e festa sejam inesquecíveis, chega o grande dia. E nada melhor do que se entregar a profissionais competentes e renomados para que você e seu amado estejam impecáveis para receber família e amigos. Por isso, escolher o local certo para se preparar para a recepção é imprescindível. O salão Frank d’Ferran, badalada Maison para noivas no sul do país, no shopping Novo Batel, recebe até 12 noivas, mais convidadas, com todos os mimos para realizar este sonho do dia de uma verdadeira rainha. Hoje o espaço é um dos mais completos spas urbanos, totalmente decorado e preparado para atender as noivas. Todo cuidado é pouco, como a esterilização dos utensílios da noiva, equipamentos e material técnico usados no dia. O Frank d’ Ferran também conta hoje com um staff maravilhoso, entre cabelereiros, maquiadores, esteticistas, depiladores, manicures e babás da

44

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

noiva, que fazem dessa casa um local onde as noivas se apaixonam. O departamento de estética do salão é completo, com serviços que vão de limpeza de pele a drenagem linfática, bronzeamento (jet bronze), depilação, serviços de relaxamento, tais como, shiatsu, massagem tailandesa, massoterapia, terapia de pedras quentes, spa dos pés e das mãos, um departamento que vai ajudar a noiva a desintoxicar o seu organismo e se preparar para o grande dia. Com o corpo pronto, os cabelos também merecem atenção especial. A sugestão dos profissionais do Frank d’Ferran é não seguir tendências, afinal se a moda for bonita, você até acerta, caso contrário vira um problema. Para não errar, o segredo dos profissionais é conversar muito com as noivas para buscar o perfil delas e, ao usar as técnicas de visagismo, o resultado é surpreendente. A maquiagem complementa a beleza feminina e a novidade do Frank d’ Ferran é a HD Airbrush (maquiagem em alta definiçao 3D), com um

resultado natural e incrivelmente belo, que se destaca nas imagens e fotos de alta definição. Mas cuidado, nem todas as novas ideias ficam bem para o casamento. Batom vermelho e olho preto, do tipo todo contornado, por exemplo, não pega bem no altar, principalmente em uma cidade tradicional como Curitiba, aconselham os profissionais.

Barber Shop, porque o noivo também merece receber mimos No Frank d’Ferran, o noivo recebe um tratamento vip, com sala especial, lavatório, cadeira de maquiagem, corte e barba e também manicure e pedicure na própria sala. Além desses mimos ainda tem massagem, hidromassagem, serviço de copa e bar. O espaço também oferece o serviço de babá do noivo.


Dicas para que tudo corra bem no grande dia A estrela maior é a noiva

Não faça testes de maquiagem com muita antecedência

Respeite a opinião de um profissional com muitos anos de experiência

Não queira levar muitas amigas no dia do teste, varias opiniões poderão confundir a sua decisão, afinal, você é a noiva

No dia do casamento, procure chegar no horário determinado pelo profissional, para que você não corra o risco de possíveis atrasos

Deixe seu celular no modo silencioso, e procure não atender toda e qualquer chamada, se precisar atender, tente ser rápida. É difícil para um profissional, principalmente na maquiagem, atendê-la enquanto fala ao telefone

foto: DIVULGAÇÃO

Frank d’ferran shopping novo batel piso d (41) 3076.7939 estÉtica masculina club curitibano (41) 3016.0352 estÉtica feminina club curitibano (41) 3014.1974 www.frankdferran.com.br

I TI ITBI AB NA ANS A S N O O II VV AASS C CU UR R

45


Penteado

Vento Cabelos ao

A s m ad e i x a s m e r e c em a t e n รง รฃ o e s p e c i a l d a s n o i v a s

46

N O I V A S

C U R I T I B A N A S


fotos: Carol sábio

O

s cabelos sempre recebem muitos cuidados das mulheres, mas durante a preparação para o casamento eles viram os queridinhos das noivas, afinal, o penteado para o grande dia deve ser perfeito. Ninguém quer um bad hair day logo no grande dia. Alguns quesitos devem ser analisados antes da escolha do penteado final, como a utilização de acessórios, o tamanho do véu e como ele deve ser preso ao cabelo, a preferência pelas madeixas soltas ou presas e também o modelo do vestido, para que o penteado fique em perfeita harmonia com toda a produção. Thais Marques, jornalista e uma das responsáveis pelo blog Coisas de Diva (coisasdediva.com.br) está sempre pesquisando e analisando as tendências de maquiagem e cabelo. Segundo ela, o véu é um complemento bastante tradicional para a noiva. “Porém, muitas estão optando por priorizar acessórios de cabelo, como as casquetes, por exemplo”, conta Thais. Este acessório (pequenos chapéus presos por grampos na lateral da cabeça) está caindo na preferência das mulheres, pois fica bem tanto com os cabelos soltos, com uma escova modelada, quanto com os fios presos em coque. “As noivas têm usado as casquetes com um véu em tule que cobre o rosto, num estilo retrô bastante charmoso”, observa a blogueira. Para quem prefere um estilo mais tradicional, Thais diz que as flores naturais também têm sido opção para as noivas e o penteado deve acompanhar seu movimento. “É preciso dar textura para o cabelo, seja ele preso em coque ou em trança – as chamadas espinha de peixe estão em alta e complementam o romantismo das flores”, afirma a

jornalista. Outras opções para dar um toque especial aos penteados são fivelas e pentes. “Eles reapareceram nos cabelos das noivas, mais uma vez dando ares de outros tempos ao visual”, nota Thais. O comprimento dos fios também influencia na decisão final do penteado. Muitas noivas deixam os fios crescerem para que tenham mais flexibilidade na hora de elaborar o penteado, mas quem opta por ter os fios curtinhos, não fica sem alternativa. “Os cabelos mais curtos, para ganharem ares de festa, podem receber acessórios, como as casquetes e as tiaras em metal”, aconselha a jornalista. Independente do comprimento das madeixas, é preciso equilibrar os

elementos do penteado, vestido e maquiagem. “Um vestido todo bordado pede cabelo e maquiagem mais leves e naturais, mas se for o contrário, vale investir em um penteado mais elaborado ou em um make com pontos de cor”, sugere Thais. Segundo ela, o segredo é dar destaque a somente uma parte do look. Para um resultado ainda mais bonito, é preciso começar a cuidar dos fios com meses de antecedência. “Não há penteado que disfarce um cabelo mal cuidado”, adverte Thais. Por isso, ela aconselha manter uma rotina de hidratações e, um mês antes do grande dia, dar aos fios um bom corte. Aí é só se sentir linda e aproveitar a cerimônia! I TI ITBI AB NA ANS A S N O O II VV AASS C CU UR R

47


Cuidados

Maison Glória fotos: FERNANDA BRUN

N o v id a d e s p a r a o d i a d a s n o i v a s

E

star bonita no dia do casamento vai além de cuidar da pele e dos cabelos. É preciso estar tranquila, relaxada e conectada com o evento. Pensando em oferecer a você o melhor conjunto de serviços para tornar o seu dia perfeito, a Maison Glória possui uma equipe de profissionais experientes e qualificados com atendimento diferenciado, somado

a um ambiente confortável e aconchegante. Massagem, manicure, tratamentos estéticos, cabelo e maquiagem são apenas alguns dos serviços disponíveis para que as noivas fiquem radiantes. A Maison tem ainda um delicado jardim para fotos, desenvolvido para que suas clientes possam registrar este momento tão especial. Maison Glória, um novo conceito.

Maison GlÓria (41) 3046.0320

48

N O I V A S

C U R I T I B A N A S


Fotografia

Dentro da cabine TODO MUNDO PRA

Kobiyama Photo e Vídeo Digital (41) 3372 9819 www.kobiyama.com.br

fotos: DIVULGAÇÃO

E

xistem diversas formas de inovar em seu casamento e tornar a festa ainda mais animada para seus convidados. E convenhamos, todo mundo gosta mesmo é de se ver nas fotos e, principalmente, se elas forem divertidas e diferentes. A Kobiyama Photo e Vídeo Digital está no mercado há 23 anos e com uma equipe jovem que acompanha as tendências, acaba sempre inovando. A novidade que ela traz para o seu casamento é a Foto Cabine, que através de inúmeras possibilidades fotográficas vai registrar os momentos mais descontraídos da sua festa e fazer com que seus convidados queiram estar de qualquer jeito em seu álbum. Além disso, a Kobiyama trabalha com foto lembrança, filmagem em blu-ray, álbum livro, álbum composite, livro assinatura e convite personalizado. Serviços como produção fotográfica em estúdio e externo, trash the dress e street wedding também estão em seu portfólio.

foto: Anderson Netto

Fotos dif eren c i ad a s p od e m d e i x a r s e u á l b u m de casamento m u i t o m a i s d i v e r t id o


Tendência

Altar

Da passarela para o

T e n d ê n c i a s q u e d e s f i l a r a m n o s p r i n c i pais e v e n t o s de m o d a a g o r a i n s p i r a m a s n o i vas

2011 foi marcado por grandes casamentos. O maior deles, a união entre Kate Middleton e o Príncipe William, na Inglaterra, foi um dos grandes lançadores de tendência para a moda voltada às noivas. Para este ano, se prepare para as camadas, os tons além do branco e muita renda.

Tons rosa

Mangas de renda

Até pouco tempo, usar um vestido em um tom além do branco ou do marfim era considerada uma escolha bastante radical. Há algumas temporadas, os modelos começaram a receber toques de prata e lilás, mas o uso da cor ainda era uma exceção. Em 2012, os tons rosados invadiram os editoriais de moda e marcaram sua estreia com força, mantendo o ar clássico, mas com um pezinho na modernidade.

Kate Middleton entrou na igreja com seu modelo Alexander McQueen e reforçou a tendência das mangas de renda. O mercado nupcial caiu de amores pelo detalhe e, desde então, os modelos se voltaram para essa tendência elegante e delicada.

Saias de duas camadas Vários editoriais de moda mostram modelos com duas camadas distintas de saia, que podem ser delicadamende sobrepostas, em alguns casos, ou com grandes volumes em outros. Para quem optar por esse modelo, atenção: as camadas devem ser escolhidas de acordo com o biotipo da noiva.

50

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

Cobertura ilusória Seguindo a linha das mangas de renda, outra tendência são os tecidos finos, véus e também rendas usadas para camuflar um pouco o colo e dar um toque de romantismo a vestidos sem manga ou sem alças.

Costas trabalhadas Sensualidade e delicadeza podem se unir em vestidos com detalhes nas costas. Decotes mais profundos com fitas, tecidos leves e rendas (elas de novo!) são uma boa opção para usar um vestido tradicional, mas não tanto assim.


Maquiagem

Inesquecível Linda e

A

cena é clássica. Os convidados à espera da noiva e quando a porta da igreja se abre, todos ficam atônitos com tamanha beleza. É este o objetivo da personal make-hair Neusa Almeida. “Quando a noiva entra, os convidados se emocionam. Ela transparece uma leveza e forma um conjunto harmonioso de felicidade e beleza”, conta. Segundo ela, cada noiva é única e por isso não se cria um personagem, mas sim uma maquiagem combinada com o penteado que transparecem a personalidade da noiva. Normalmente o resultado é um look clássico, com um toque contemporâneo. “A noiva tem que levar o cabelo e a maquiagem, eles não podem chamar mais atenção

do que ela. É um trabalho para somar e não sobressair”, destaca Neusa. Por isso, ela ressalta a importância de que o profissional não pense isoladamente no trabalho dele. “A produção precisa ser adequada para as fotos em alta definição, combinando com o cabelo, o buquê e atenta aos detalhes de pedrarias e tecidos do vestido”, explica a profissional. “Cristais e strass refletem no rosto de uma maneira diferente, assim como os tecidos foscos e brilhantes”, detalha Neusa. Além disso, ela ainda ressalta que é preciso respeitar etnias, tradições e credos. Para um resultado inesquecível, Neusa dá a dica: “a maquiagem e o cabelo precisam ser atemporais, afinal, ser noiva não é moda, é tradição, por isso sempre trabalho com a neutralidade e a valorização da imagem”.

fotos: DIVULGAÇÃO

Maquiagem e cabelo em harmonia com todos os elementos da produção

Neusa Almeida (41) 3363.8134 www.neusaalmeida.com.br

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

51


Na telinha

Play

Aperte o

Sepa r a m o s a l g u m a s s u g e s t õ e s d e filme s p a r a v o c ê s e i n s p ir a r e e n t r a r (ain d a m a i s ! ) n o c l i m a d e c a s a m e n t o

Vestida para casar (2008, Anne Fletcher)

Precisa de inspiração para vestidos? Este é um ótimo filme! Jane (Katherine Heigl) é uma mulher idealista e romântica, que jamais encontrou o amor de sua vida. Ela imagina tê-lo encontrado em George (Edward Burns), seu chefe, por quem nutre uma paixão secreta, mas sua irmã caçula Tess (Malin Akerman) é mais rápida e conquista seu coração antes. Isto faz com que Jane repense sua vida, já que sempre foi boa em fazer com que as outras pessoas fossem felizes sem que ela própria fosse.

Mamma mia! (2008, Phyllida Lloyd)

Além de ser um grande musical, o filme vale pelas lindas paisagens e pela cerimônia singela, mas muito bonita. A história se passa em 1999, quando Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para três antigos amores de sua mãe. Eles vêm de diferentes partes do mundo e, ao chegarem, Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

Casamento Grego (2002, Joel Zwick)

Toula (Nia Vardalos) tem 30 anos, é grega e trabalha no restaurante de sua família. O sonho de seu pai é vê-la casada com um grego, mas ela espera algo mais da vida. Em um curso, ela conhece e se apaixona por Ian Miller (John Corbett). Porém, Ian é inglês e quando o romance é descoberto pela família todos passam por um processo de aceitação, para que ele possa se adequar às tradições gregas.

52

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

O pai da Noiva (1950, Vincente Minnelli)

O filme original, de 1950, é uma excelente inspiração pelos figurinos e pela atuação da protagonista, Elizabeth Taylor. Spencer Tracy é o pai de Elizabeth, a noiva neste clássico cheio de vida, dirigido por Vincente Minnelli. A performance de Tracy mostra as expectativas e alegrias de todo pai conforme o dia se aproxima.


Novo

Presentes

Vida nova, casa nova, tudo

fotos: DIVULGAÇÃO

P

ara muitos o casamento é uma nova etapa da vida que se inicia. Nada melhor do que começar esta nova fase com uma casa ou apartamento com tudo novo. Itens como toalhas de mesa, jogos americanos, roupões, roupas de banho e cama são indispensáveis para compor uma lista de presentes e de enxoval. Para quem tem pouco tempo para ir às lojas, a mmartan disponibiliza a lista de casamento pela internet. Com esta lista virtual, os noivos podem controlar o que já foi comprado além de facilitar a vida dos convidados. “As compras realizadas pela internet serão entregues via Correios para o endereço cadastrado”, explica Armando Casulli, gerente de desenvolvimento da mmartan. Para quem não abre mão de ir à loja pessoalmente ver os produtos, também há a possibilidade de organizar a lista de casamento em qualquer uma das 160 lojas da mmartan por todo o Brasil. “Nossas lojas estão preparadas para receber noivos e convidados para auxiliá-los a montar o enxoval de forma que nenhum item fique de fora”, reforça Casulli. A mmartan ainda concederá um bônus aos noivos de 5% do valor total comprado pelos convidados em produtos. Com mais de dez anos de experiência no segmento de cama, mesa e banho, Casulli dá dicas infalíveis para os noivos montarem suas listas de casamento. “É fundamental que incluam itens básicos para recém-casados sem deixar de lado peças adicionais que deverão ser reservadas aos hóspedes”, lembra.

m m a r t a n d á d i c a s p a r a l i s t a s d e c a s a mento

Mmartan shopping palladium (41) 3566.2626 SHOPPING CURITIBA (41) 3014.7121

www.mmartan.com.br

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

53


Cozinha

Panelas Muito mais do que

A i m p o r t â n c i a d a f u n c i o n a l id ad e d o s i t e n s q u e v o c ê g a n h a no c h á -d e - p a n e l a p od e e s t a r a l i ad o a o de s i g n e À s u a p e r s o n a l id a de

fotos: FERNANDA BRUN

A

Freezer Point (41) 3223.1109 www.freezerpoint.com.br

54

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

cozinha é o coração da casa. E hoje em dia, essa expressão faz ainda mais sentido. Em tempos nos quais o ato de cozinhar virou um evento social, o espaço deixa de ser o local onde apenas se faz a comida. É lá que recebemos amigos, que conversamos com a família e que passamos momentos especiais com a pessoa que amamos. Com a intenção tornar o espaço ainda mais funcional, as noivas têm a oportunidade de aproveitar o chá-de-panela para pedir os utensílios que vão fazer a casa funcionar. “Esta é uma boa oportunidade para ganhar os itens relacionados à organização da casa, que dão suporte a toda a residência”, afirma Adriane Krukoski, uma das sócias-proprietárias da loja Freezer Point. Ao lado de Denise Gueths, ela gerencia o espaço que existe há 21 anos e oferece mais de três mil opções de utensílios para cozinha, lavanderia e banheiro. Adriane conta que hoje as listas estão cada vez mais personaliza-

das, já que os casais podem assumir diferentes dinâmicas. “Tem casal que já tem filhos, uns adoram cozinhar, outros fazem poucas refeições em casa. Tem utensílio que é muito útil para uns, mas que não faz sentido algum para outras pessoas”. Por isso, a loja prefere que a noiva faça a lista pessoalmente, podendo escolher assim o que é necessário para seu dia a dia e ainda optar pela linha decorativa. Entre vassouras com estampas de bichinhos, chaleiras em formato de vaquinha e raladores que imitam saias, o espaço preza pelo design, sempre unindo-o à funcionalidade. Não só para a noiva, uma lista bem desenvolvida facilita também a escolha dos convidados, que não têm medo de errar na hora do presente. Com a grande quantidade de opções, e o conhecimento da personalidade dos noivos, fica mais simples escolher algo que vai agradar. “Mesmo assim, se a noiva decidir mudar de ideia, ela tem a garantia de 100% de troca”. Tranquilidade para a noiva e para os convidados.


Decoração

Bonita

Sua festa ainda mais

fotos: DIVULGAÇÃO

A d e c o r a ç ã o d o a m b i e n t e faz t o d a a d i f e r e n ç a n a s u a f e sta

C

om produção cenográfica para uma festa diferenciada e especial, a Special Decor cuida dos detalhes que ressaltam as qualidades do local e transformam um ambiente. Em estilo vintage, a Special Decor traz uma nova proposta de ambientação de festas resgatando muito mais romantismo e encanto em todos os detalhes da decoração, fazendo assim uma festa acolhedora, exclusiva e apaixonante.

Special Decor (41) 9680.5354 | (41) 8821.7491 facebook.com/specialdecor specialdecor@yahoo.com.br www.specialdecorambientes.com.br

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

55


Ambiente

Glamour Opção de

fotos: DIVULGAÇÃO

Conheça as vantagens de casar em um espaço q u e of e r e c e o s m a i s v a r i ad o s s e r v i ç o s

P

rático, moderno e bonito. São essas palavras que descrevem a festa de quem escolhe casar em um hotel. Tendência na Europa e nos Estados Unidos, a opção tem conquistado agora noivos de todo o Brasil e mostrado as grandes vantagens de escolher um espaço que agrega vários tipos de serviços. Além do salão, os hotéis oferecem ainda facilidades como estacionamento e hospedagem para os convidados do casal que, muitas vezes, vem de outras cidades. Ao invés de ter que se preocupar com fornecedores, os noivos têm disponível o buffet do hotel, com culinária internacional, que além de cardápios prontos, oferece

56

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

opções personalizadas a cada cliente. O espaço disponibiliza ainda o dia da noiva, que evita o estresse de trajetos para o salão de beleza ou atrasos para a cerimônia. Para o casal, mais uma facilidade: o aluguel de suítes para a noite de núpcias. Alguns hotéis brasileiros se especializaram neste serviço. É o caso da Rede Mabu Hotéis & Resorts, que percebeu a tendência e abriu um departamento exclusivo para a organização de casamentos: Mabu Class Festas & Festas. Com o serviço disponível há dois anos, a empresa consegue casar os mais variados serviços e criar um evento perfeito sem precisar sair do espaço. São três opções de espaços em Curitiba: Mabu Royal & Premium Hotel, Mabu Parque

Resort e Mabu Capivari Eco Resort, além de uma sede em Foz do Iguaçu – Mabu Thermas & Resort. Ficou na dúvida se um hotel é a melhor opção para o seu casamento? Basta ligar para o Mabu e agendar um almoço para conhecer o espaço, provar as delícias da cozinha e perceber o quão prático e glamouroso é esta escolha.

MABU CLASS FESTAS & FESTAS Mabu Hotéis & Resorts (41) 3219.6005 | (41) 3341.1468 mabuclass@hoteismabu.com.br mabuclass.hoteismabu.com.br


Viagem

Mágica Terra

Praias de are i a b r a n c a e á g u a s c r i s t a l i n a s c o n q u i s t a m OS r e c é m - c a s ad o s

fotos: DIVULGAÇÃO

Lua de mel e de sol

A

ruba é como o cenário de um sonho. Localizada no sul do Caribe, fora da rota de furacões, possui aproximadamente dez quilômetros de areias brancas em praias de águas cristalinas, o que a tornou uma das ilhas mais famosas da região. O cenário é perfeito para o romance. O pôr do sol em tons de laranja, rosa e lilás casam com o azul e verde das águas calmas, nas quais é possível navegar ao lado de quem se ama. Ideal para quem gosta de calor, os dias de sol convidam para os mais variados coquetéis à beira do mar ou da piscina, e as noites ves-

tem a ilha de glamour para jantares à luz de velas, diversão em cassinos e festas ao som de salsa e merengue. Entre as praias, cada uma tem sua característica particular. Hadikurari Beach, por exemplo, é ideal para os adeptos do mergulho; já Palm Beach é conhecida pelo mar de águas tranquilas e pela grande quantidade de hotéis de luxo, considerados os melhores de Aruba. Além das praias, a ilha abriga ainda monumentos e locais históricos, rodeados por lendas de tesouros perdidos e piratas. Para os apaixonados, entre as cavernas da ilha, Huliba é chamada “Túnel do Amor”, por sua entrada em formato de coração.

Destino queridinho entre os recémcasados, Aruba não precisa de nenhum tipo de visto e oferece aos turistas várias opções de hotéis de luxo. Entre eles, o Hotel Riu Palace Aruba, situado na praia de Palm Beach com instalações elegantes e uma enorme variedade de serviços que prometem uma lua de mel perfeita. A mistura entre o mar, a sofisticação e a animação noturna permite que o casal aproveite os pequenos tesouros da ilha.

Cabe no meu bolso? Pacote: 7 noites no Riu Palace Aruba - All Inclusive; traslado privativo chegada e saída; seguro viagem básico. A partir de U$2.200,00

G4 Viagens (41) 3357.1414 www.g4viagens.tur.br

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

57


Relaxe

Nervoso, Neurótica Noivo

noiva

A te n s ã o a n t e s d o c a s a m e n t o p od e s e r alivia d a c o m e x e r c í c i o s i m p l e s e p r á t i c o s

Uma semana antes da festa, o sistema nervoso está à flor da pele e não há nada que a faça ficar calma e tranquila. Como proceder? “Se algumas coisas ficaram para o final é preciso evitar ao máximo a ansiedade, por mais que alguns detalhes tenham ficado para serem resolvidos em cima da hora”, diz Wolda Reis, psicóloga clínica e psicoterapeuta corporal (CRP: 08/11831). Para ajudar você a ficar mais calma, nós fomos buscar ajuda da profissional para tornar sua vida pré-festa-de-casamento mais tranquila.

Massagem “No momento da preparação tudo será muito racional, como executar, fazer. Isso acaba sobrecarregando o corpo que não tem vazão das emoções e acumula a tensão. Ele vai registrando e captando aquelas informações de coisas que não estão prontas, segura a informação e tenta lidar com isso tudo. Por isso é importante tratar a ansiedade por meio do corpo, porque em algum momento ele vai se expressar. Uma noite mal dormida, dor de cabeça, torcicolo, tudo isso são sinais. Meu conselho é que se for possível, no mês que antecede a festa, fazer massagem uma vez por semana, aliviando dessa forma as tensões musculares”.

58

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

Respiração “Está provado que ela ajuda na diminuição da ansiedade e isso não requer nada especial, como uma hora específica, por exemplo. Dá pra fazer no momento e onde quiser. O exercício é simples: inspiração e expiração, prestando atenção nos movimentos”.

Pedir ajuda “Aceitar e pedir ajuda de quem está perto, por exemplo, amigas ou família, porque isso tira um pouco da sua responsabilidade. Claro que toda noiva quer fazer tudo, mas ao fazê-lo, ela puxa toda a responsabilidade para si mesma e isso gera mais ansiedade. É importante delegar para quem está em volta o que for possível”.

Viver a relação “Nessa etapa final o casal pode entrar em guerrinhas e discussões por coisas pequenas, o que gera um estresse muito grande. Ideal é uma vez por semana eles saírem para ir ao cinema, jantar fora, dançar, para não falar e nem pensar no assunto e fazer outra atividade que não esteja ligada ao casamento porque importante mesmo é a relação”.

DIVIRTA-SE Importante é conseguir fazer qualquer coisa que tire seu foco da festa de casamento quando a ansiedade estiver alta. É preciso respirar e entrar mais em contato consigo mesma. “O segredo é fazer disso algo bacana, não um estresse que cause dores de cabeça. Essas práticas baixam a ansiedade e fazem chegar ao dia menos tensa para poder curtir e desfrutar de tudo que a noiva idealizou”, completa a psicóloga.


Local

Momentos

Perfeito para todos os

A

festa de casamento dura somente algumas horas, mas as etapas que envolvem toda a cerimônia, e que deixam noivos e noivas ansiosos, podem durar um ano inteiro. Pensando em facilitar o processo e ajudar os noivos em todos os detalhes, o Hotel Crowne Plaza Curitiba oferece serviços para todas as fases do planejamento. Em espaços exclusivos, é possível realizar chás de panela e lingerie,

HOTEL Crowne Plaza Curitiba (41) 3204.4100 www.crownecuritiba.com.br

60

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

fotos: DIVULGAÇÃO

E v e n t o s c o m o c h á -de - p a n e l a e j a n t a r d e n o i v ad o p o d e m ser of e r e c id o s e m a m b i e n t e s s of i s t i c a d o s a l i ado s à a l t a g a s t r o n o mia

jantares refinados para comemorar bodas, noivados e outras ocasiões especiais. Além disso, o hotel conta com ambientes para cerimônias e festas de casamento para até 150 pessoas. E como só um lugar especial não é garantia de uma boa festa, os serviços do hotel também são cinco estrelas. Uma equipe qualificada e experiente, o melhor da gastronomia, cardápios personalizados e tudo para que a sua festa seja inesquecível do começo ao fim. Para que noivos e convidados não tenham nada com que se preocupar, o Crowne Plaza possui uma gama completa de profissionais e conta com condições diferenciadas de hospedagem para os convidados, salão de beleza, spa, dia da noiva, estacionamento com manobristas e outras facilidades que não se encontram em qualquer lugar!

Para a noite de núpcias, foram desenvolvidos pacotes em que os noivos podem personalizar itens e serviços conforme seus desejos. Além de passar momentos especiais no hotel mais romântico da cidade, o casal pode contar com a estrutura completa para se arrumar antes da cerimônia. As suítes são espaçosas e confortáveis para receber os profissionais que auxiliarão o casal no dia da festa. Além disso, a decoração charmosa e clean torna o hotel perfeito para as fotos e making-off. Você pode optar por um elegante banquete com serviço à francesa, um descontraído happy hour no jardim de inverno ou uma confraternização corporativa. Qualquer momento ganha muito mais brilho e glamour quando realizada num hotel de luxo que tem tanto a oferecer.


Aliança

Eterno Um elo de amor

O

s chineses têm uma teoria muito simples e poética para explicar a tradição de usar a aliança no dedo anelar. Para eles, cada dedo da mão representa uma parte da família. São eles:

Polegar: os pais Indicador: os irmãos Médio: nós mesmos Anelar: o cônjuge Mindinho: os filhos Agora junte a palma das mãos, de forma que todos os dedos se encontrem, dobre o dedo médio, que representa nós mesmos, e deixe ele apontado para baixo. Nesta posição você consegue separar os polegares, pois os pais, em algum momento da vida, nos deixarão e teremos que seguir sem eles. O mesmo acontece com o indicador, que representa os irmãos, e o mindinho, que representa nossos filhos. Pais, irmãos e filhos vão ter suas vidas e vão viver separados de você. Agora tente separar o dedo anelar. Você vai se surpreender ao perceber que é impossível deixá-los longe um do outro, afinal, o casal é destinado a viver para sempre juntos, uma união inseparável e eterna.

62

N O I V A S

C U R I T I B A N A S

foto: Carol sábio

V o c ê c o n h e c e a ex p l i c a ç ã o d o s c h i n e s e s s o b r e o s i g n if i c ad o d a a l i a n ç a n o d e do a n e l a r ?



Revista Noivas Curitibanas