Issuu on Google+

6 a i g r e n Crie Si Ha BIT O

AtiviDADE

Você é o líder de uma missão espacial e tem de escolher três pessoas para irem com você.

1

Use a Tempestade de Ideias para listar quem você escolheria. Lembre-se: você precisa usar os pontos fortes delas na missão, então escolha com cuidado. Você pode escolher pessoas que você conheça ou não, pessoas vivas ou pessoas da história.

Escreva o porquê de sua escolha próximo ao nome da pessoa.

Pessoa 1

Te m p e s t a d

Minha Missão Espacial Pessoa 2

Pessoa 3

36

HaBITO

6

Crie Sinergia

e d e Id e ia s


AtiviDA

DE

Hábito 6: Crie Sinergia

2

Valorizo os pontos fortes dos outros e aprendo com eles. Dou-me bem com os outros, mesmo com aqueles que são diferentes de mim. Trabalho bem em grupo. Procuro ouvir a opinião dos outros para resolver problemas porque sei que, juntos, podemos criar soluções melhores do que qualquer um de nós sozinho. Procuro outras alternativas. Você está perdido em uma ilha deserta, com apenas dois cadarços.

Use o Criador de Sinergia para mostrar suas ideias. 1. O que você fará com os cadarços? Escreva suas ideias no quadro. 2. Agora, pergunte a um colega o que ele faria e anote as ideias dele. 3. Quantas ideias vocês tiveram juntos?

erg Criador de Sin

ia

Quais são as ideias de seu colega? Quais são suas ideias?

Tempestade de Ideias com Novas Soluções Ideias que vocês tiveram juntos:

O que tem no meio da água-viva? (Resposta: um hífen!) HaBITO

6

Crie Sinergia

37


Crie Sinergia Atividade

3

Teatro dos Leitores

Elenco: Martin Luther King Jr., narrador, motorista de ônibus, Rosa Parks, amiga Ambiente: 1955–1968 Martin Luther King Jr: Eu estou crescendo no sul dos Estados Unidos, nos anos 1940 e 1950. As pessoas negras não têm muitos direitos. Meus pais dizem que devia haver justiça para todos, brancos e negros, e eu acredito neles. Narrador: Rosa Parks, uma mulher negra, entrou no ônibus e sentou-se em um banco. Rosa Parks: Trabalhei o dia todo e estou morta de cansaço. Motorista do ônibus: Você não pode se sentar nos bancos da frente. Saia desse banco e vá lá para trás. Narrador: Rosa Parks foi presa por não mudar de banco no ônibus. Amigo: Martin, isso não é justo. O que devemos fazer? Martin: Nunca usaremos a violência. Há outras opções. Pensaremos em todas as soluções possíveis em nosso Círculo de Controle. Narrador: As pessoas criaram sinergia e pensaram em uma ideia para chamar atenção para o problema. Elas podiam parar de andar nos ônibus até que a lei mudasse. O movimento ficou conhecido como o “Boicote aos Ônibus de Montgomery”. Martin: Isso é só o começo. O Movimento pelos Direitos Civis ainda passará muitos anos de dificuldade, mas no final nós venceremos. Narrador: Martin Luther King Jr. foi reconhecido como um líder na tentativa de melhorar a situações para os cidadãos negros. Em 1964, foi aprovada uma lei que dava direitos iguais aos negros americanos. Naquele mesmo ano, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Em 1968, o dr. Martin Luther King Jr. foi assassinado, mas seu legado continua forte. E todo ano os Estados Unidos celebram o Dia de Martin Luther King Jr. (menos no Arizona).

O que aconteceu quando a roda foi inventada? (Resposta: Ela causou uma reviravolta!) 38

HaBITO

6

Crie Sinergia


Sinergia é valorizar os pontos fortes das outras pessoas e usar as ideias delas para criar uma solução melhor do que uma pessoa sozinha poderia achar. Quando Rosa Parks se recusou a sair de seu lugar e foi presa, Martin Luther King Jr. tinha uma escolha a fazer, como líder.

erg Criador de Sin

Use o Criador de Sinergia abaixo para entender as escolhas dele. Uma forma: As p e s s o a s p o d e r i a m r e a g i r c o m v i o l e n c i a ; ta lvez isso m ud asse as coisas.

Tempestade de Ideias com Novas Soluções

Uma forma diferente: As p e s s o a s p o d i a m re a g i r s e m fa z e r n ad a; as coisas s e m p re “fo ra m a s s i m”.

Uma forma melhor: As p e s s o a s d e c i d i r a m t r a b a l h a r e m s e u s C i rc u l o s d e C o n t ro l e . E l a s c h e g a r a m a u m a o u t r a a l t e rn a t i v a . Em g r u p o, s e e l a s p a ra ss e m d e a n d a r d e o n i b u s, o n e go c io s o f r e r i a . A l e i a c a b a r i a t e n d o d e m u d a r.

Escreva um parágrafo convincente sobre como a sinergia funcionou para mudar a lei de transporte público nos EUA.

“Sempre é hora de fazer a coisa certa.” Martin Luther King, Jr.

HaBITO

6

Crie Sinergia

39

ia


DE

AtiviDA

4

Pense em sua última lição de ciências. 1. Como você poderia ensinar de forma diferente de sua professora?

2. Compartilhe suas ideias com o colega ao lado. 3. Com seu colega, use o Fluxograma para, juntos, prepararem uma lição que seja melhor do que a que vocês prepararam sozinhos.

u e s u o v le r o it r c s Por que o e jabuti à feira de animais? (Resposta: Porque ele queria ganhar o prêmio Jabuti.) 40

HaBITO

6

Crie Sinergia

Fluxograma


AtiviDA

DE

5

Escreva uma carta para o diretor explicando como você usará a sinergia para resolver um problema de sua escola. Prezado

,

escrevo para contar um problema que estamos tendo em nossa escola. O problema é . Eu sei que podemos resolvê-lo juntos se Criarmos Sinergia. Primeiro, poderíamos . Depois, poderíamos . Por fim, poderíamos . Eu sei que podemos demorar a reunir as ideias de todos, mas vai valer a pena! A solução que criarmos juntos será melhor do que a que qualquer um de nós poderia criar sozinho.

Atenciosamente,

Ensinar para Aprender

Explique para o colega ao lado o que o Hábito 6 significa para você. Depois peça a ele que faça o mesmo em relação a você. Vá para o “Mapa da Estrada para a Liderança” e escreva lá algumas ideias sobre como você usará o Hábito 6: Crie Sinergia.

HABIT

6

Synergize

41


s o t i b á H 7 Os o ã ç A em Dia

de V g ra m a

enn

Preencha os Diagramas de Venn a seguir. No lado esquerdo, escreva o que você achava que o hábito significava, antes de aprender mais sobre ele. No lado direito, escreva o que você aprendeu sobre o hábito. Na seção sobreposta, escreva o que for comum.

IT Ha B

O

Penshea-Ganha Gan O que eu achava que significava Pense Ganha-Ganha.

42 Os 7 Hábitos em Ação

O que Pense Ganha-Ganha significa.


5

, r e d n e e r p m o C o r i e eendido m i r P e r Procuis Ser Compr Depo HABIT O

O que eu achava que significava Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido.

O que Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido significa.

6 a i g r e n Crie Si

IT HAB

O

O que eu achava que significava Crie Sinergia.

O que Crie Sinergia significa.

Os 7 Hábitos em Ação

43


Ha BIT O

o e n i f A o t n e m u r t s n I

7

Ativ iD

ADE

Leia as frases abaixo e circule o número que melhor descreve como você está agora.

44

HaBITO

7

1 2 3 4

= nunca = às vezes = na maior parte do tempo = o tempo todo

1

2

3

4

1. Eu durmo de sete a oito horas todas as noites.

1

2

3

4

2. Eu como frutas e legumes todos os dias.

1

2

3

4

3. Eu pratico atividades físicas todos os dias.

1

2

3

4

4. Eu convivo com minha família.

1

2

3

4

5. Eu convivo com meus amigos.

1

2

3

4

6. Eu faço quebra-cabeças e brinco com jogos.

1

2

3

4

7. Eu leio sobre assuntos que me chamam atenção em livros, revistas e na Internet.

1

2

3

4

8. Eu reservo um tempo para desfrutar da natureza (caminhar, ir ao parque etc.).

1

2

3

4

9. Eu ajudo outras pessoas.

Afine o Instrumento

1


2

AtiviDA D

E

Hábito 7: Afine o Instrumento

Eu como corretamente, faço exercício e durmo bem (corpo). Aprendo de diversas maneiras e em diversos lugares, não apenas na escola (cérebro). Passo tempo com a família e amigos (coração). Invisto tempo para encontrar formas significativas de ajudar os outros (alma). Procuro equilibrar as quatro partes que me constituem. Quando um instrumento está desafinado, ele funciona bem? Assim como um instrumento funciona melhor quando afinado, você tem quatro partes que precisa manter “afinadas”.

Seu corpo (dormindo, se exercitando, comendo direito) Seu cérebro (aprendendo coisas novas) Seu coração (convivendo com a família e os amigos) Sua alma (ajudando os outros, entrando em contato com a natureza, escrevendo, ouvindo música) O equilíbrio é importante, então dedique tempo para cada uma das quatro partes.

Use o padrão para preencher os espaços em branco.

M=14 B=25 R=9 Z=1 E=22 Q=10 G=20 V=5 I=18 J=17 N=13 D=23 O=12 É=28

S=8 T=7 A=26 U=6 Í=27 K=16 W=4 H=19 X=3 C=24 Y=2 P=11 F=21 L=15

22

10

6

18

15

27

25

9

18

12

28 14

22

15

19

12

!

9

Qual é a melhor mão para escrever? Nenhuma! É melhor escrever com uma caneta!

HaBITO

7

Afine o Instrumento

45


o t n e m u r t s n Afine o I Atividade

3

Elenco: Gabriela Mistral, mãe, narrador Ambiente: 1905–1945

Teatro dos Leitores

Gabriela Mistral: Eu sou uma criança e adoro minha cidadezinha no Chile. Eu gosto de sentar lá fora e escrever sobre a natureza e o que sinto sobre as coisas. Sempre me sinto melhor assim. Mãe: Gabriela, você já tem 16 anos e pode ajudar a família. Se você for para a cidade, pode ser assistente da professora. Narrador: Gabriela ajudou sua família – primeiro como assistente da professora, depois como professora e, depois, como diretora. Gabriela: Eu amo trabalhar com as crianças. Eu continuarei a ser uma ótima diretora, mas não largarei minha poesia. Eu quero fazer poesia sobre a natureza, para que as crianças conheçam o mundo natural que as cerca – o mundo que eu tanto amava quando criança. Narrador: Gabriela Mistral nunca parou de escrever e, apesar de amar ser uma diretora, ela ficou mundialmente famosa com sua poesia. Em 1945, ela foi a primeira mulher latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Gabriela: Este é um dos poemas que eu escrevi para as crianças. Espero que vocês gostem. Tentem imaginar o arco-íris enquanto ouvem o meu poema. A ciranda do arco-íris A metade da ciranda Estava e não está A ciranda foi cortada ao meio Parem e esperem o que vai acontecer A metade da ciranda Partiu a voar! Que cores divinas Vêm e vão As fraldas ao vento Que lindo rodopio! De montanha em montanha o arco-íris dança E você também dançará Ilusão Ou truque Ou não mais voltará

46

HaBITO

7

Afine o Instrumento

Olhando para cima Todas agora estamos: Metade chorando, A outra metade rindo Ah, metade da roda Ah, desça, desça! Ou nos leve todas Se você não descer.

“Escrever tende a me alegrar. Sempre alivia meu espírito.” Gabriela Mistral


Arte, poesia e música nos dão uma forma diferente de aprender. Elas usam diferentes partes de nosso cérebro. O que você chama de arte? É um quadro de montanhas, uma pintura abstrata ou uma escultura?

Use o Diagrama de Venn para reunir suas ideias sobre o que é arte para você. Vire-se para um colega e anote o que ele acha que é arte. Escreva as palavras comuns para vocês dois na seção sobreposta.

en n Diagrama de V

O que eu acho que é arte

O que meu colega acha que é arte

Reservar um tempo para ouvir música, apreciar uma obra de arte, ler e escrever poesia é uma forma de afinar seu cérebro, seu coração e sua alma.

Em que a sua escola e uma música se parecem? (Resposta: As duas usam notas.) HaBITO

7

Afine o Instrumento

47


DE

DA ATIVI

4

Gráfico do Pare

Todo dia você tem uma chance de se manter equilibrado e afinado. Os líderes sabem como se sentem bem quando cuidam das quatro partes que os compõem. Eles estão prontos para o que der e vier! Em cada quadro do Gráfico do Pare e Pense, escreva algo que você fará para ficar afinado.

Eu escolho manter meu corpo afinado...

PARE E PENSE

Eu escolho manter meu cérebro afinado...

PARE E PENSE

Eu escolho manter meu coração afinado...

Eu escolho manter minha alma afinada...

PARE E PENSE PARE E PENSE

A alavanca da poltrona reclinável se sua casa não a transforma em uma máquina de exercício. 48

HaBITO

7

Afine o Instrumento

e Pense


AtiviDA

DE

5

Os líderes têm a habilidade de trazer à tona o melhor das pessoas, extraindo o melhor deles mesmos. O que você pode fazer para tirar o melhor de você mesmo?

Ensinar para Aprender

Explique para o colega ao lado o que o Hábito 7 significa para você. Depois peça a ele que faça o mesmo em relação a você. Vá para o “Mapa da Estrada para a Liderança” e escreva lá algumas ideias sobre como você usará o Hábito 7: Afine o Instrumento.

HaBITO

7

Afine o Instrumento

49


s o t i b á H 7 Os o ã ç A em

50 Os 7 Hábitos em Ação

Afine o Instrumento

Hábito 4

Crie Sinergia

Hábito 3

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido

Hábito 2

Pense Ganha-Ganha

Hábito 1

Faça Primeiro o Mais Importante

Comece com o Objetivo em Mente

Use o Gráfico de Barras para mostrar o hábito que você mais usou na semana passada. Quanto mais barras você colorir para o hábito, mais você o usou. Continue a preencher as barras para cada um dos hábitos.

Seja Proativo

as Gráfico de Barr

Hábito 5

Hábito 6

Hábito 7


Escolha um dos líderes históricos neste Guia de Atividade. Quem você escolheu?

Como ele ou ela Foi Proativo?

Como ele ou ela Começou com um Objetivo em Mente?

Como ele ou ela Pensou Ganha-Ganha?

Como ele ou ela Criou Sinergia?

Os 7 Hábitos em Ação

51


a d a r t s E a d a p a M a ç n a r e d i L a a par Desenhe um caminho para ligar os quadros, começando em PARTIDA. Seu caminho deve conectar cada um dos hábitos, em ordem, começando com o Hábito 1 e terminando com o Hábito 7. Seu caminho pode ser reto, com curvas ou sinuoso. Você pode colocar lagos, árvores, casas ou qualquer outra coisa.

Início

Depois, desenhe você na PARTIDA. Você pode estar a pé, de carro, bicicleta ou qualquer outra coisa. À medida que aprender cada hábito, você avança no caminho e escreve como o hábito será útil em sua vida.

r Hábito 1: Seja P

oativo e i ro m i r aça Prtante F : 3 po to H á b i Ma is I m o

Hábito o Objet2: Comece co ivo em Mentem

52 Mapa da Estrada para a Liderança


Hábito 6: Crie Sinergia

cu re Hábito 5: Prporeender, Primeiro Cpoomis ser De o Compreendid

e Hábito 7: Aefninto o Instrum

Hábito 4: Ganha-G Pense a n ha

Parabéns! Mapa da Estrada para a Liderança

53


Você é um Líder! Agora você aprendeu sobre todos os 7 Hábitos. Os 7 Hábitos são as ferramentas que o ajudarão em sua jornada para virar um líder – de você mesmo e dos outros.

54 Você é um Líder!


Mas o que é ser um líder? Cuidando de suas escolhas e comportamentos, você se torna um líder de você mesmo. Mostrando às outras pessoas suas escolhas e comportamentos responsáveis, você se torna um líder dos outros. Escolher trabalhar bem em equipe, ouvir e planejar é apenas uma das várias formas de você ser um líder e mostrar o caminho.

Parabéns! VOCÊ é um Líder!

Você é um Líder!

55



OLEM Nível 5 Aluno