Issuu on Google+

Ha BIT O

o r i e m i r P Procure r, e d n e e r p m Co r e S s i o p e D o d i d n e e r p Com 1 e

d Ativida

Como você se sente quando alguém o ignora quando você está falando? E quando alguém só finge estar ouvindo? Como você sabe quando as pessoas estão só fingindo ouvir?

Ouvir é uma habilidade tão importante quanto ler e escrever. É preciso prática para virar um bom ouvinte. Algumas pessoas usam o tempo para praticar a arte de ouvir e outras, não.

Pense em uma vez que você se sentiu ignorado. Como você se sentiu?

30

HaBITO

5

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido

5


2

AtiviDA DE

Preencha os espaço em branco com a palavra certa para completar a história.

O Mal-entendido Um dia, Jaime e Luís estavam jogando

. Eles estavam passando

juntos. De repente, Jaime pegou o/a

um tempo

(substantivo)

(adjetivo) e começou a andar

.

(substantivo)

(advérbio) .

Luís ficou bastante confuso. Ele não sabia o que havia feito

bravo com Jaime! Ele não entendeu nada. Então

Ele ficou

(advérbio)

(advérbio) . Minha/meu

Jaime virou e disse: “Vejo você

(advérbio)

(substantivo) .” Então Luís entendeu!

disse que preciso ir para casa para

(substantivo) .

Ele não fizera nada errado. Jaime só tinha que ir para que Jaime não estava

Luís estava

(adjetivo)

com ele.

(adjetivo)

e disse: “Vamos brincar amanhã de novo”.

Luís

(substantivo)

(verbo no passado)

Compartilhe sua história com o colega ao lado.

HaBITO

5

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido

31


, r e d n e e r p m o C o ir e Procure Prim eendido Depois Ser Compr e

d Ativida

3

Procure Primeiro Compreender significa realmente ouvir com atenção quando alguém está conversando com você. Acredite ou não, ouvir é importante no mundo animal também! Os chapins e as trepadeiras-azuis são pequenos pássaros que você pode encontrar em seu jardim ou no parquinho. Os chapins têm cabeça preta e bicos pequenos. As trepadeiras-azuis têm costas azul-acinzentadas e bicos compridos e pontudos. Os chapins e as trepadeiras-azuis vivem nas mesmas áreas e têm os mesmos predadores. Predadores são animais perigosos para os chapins e as trepadeiras-azuis. É bastante comum que os animais emitam um grito de alerta quando um predador se aproxima. E o que os chapins têm de tão especial? Bem, os chapins emitem diferentes sinais para diferentes tipos de predadores e, ao que parece, as trepadeiras-azuis entendem os diferentes sinais. Se o perigo for pequeno, o chapim emite um determinado tipo de som. Se for grande, ele solta outro tipo de som. Quando as trepadeiras-azuis ouvem o som, elas Procuram Primeiro Compreender o tipo de perigo, de acordo com o tipo de som que os chapins emitem. Entendendo que o sinal do chapim é para um perigo pequeno, as trepadeiras-azuis podem “cercar” o predador, voando e chilreando ao redor dele. Esse cerco incomoda o predador, que, na maioria das vezes, resolve procurar outro lugar. Se o som é de um perigo grande, as trepadeiras-azuis sabem que devem fugir. Quando Procuram Primeiro Compreender, as trepadeiras-azuis evitam o perigo.

!

32

HaBITO

5

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido

! !

!

! !


Como ouvir ajuda a trepadeira-azul? Escreva uma ideia em cada bolha da Tempestade de Ideias.

e Tempestad

de Ideias

Exemplo:

Se o s o m e d e u m p e ri g o g ra n d e , a s t re p ad e i ra s- a z u i s s a b e m q u e d e v e m f u g i r.

HaBITO

5

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido

33


Ativida d

e

4

1. Desenhe você no centro da roda de ouvir. 2. Em cada seção, leia a frase sobre ouvir bem. 3. Pinte as seções que você acha que são importantes. 4. Quando terminar, compartilhe com um colega perto de você. Roda de Ouvir Ouvir as pessoas é um sinal de respeito.

Bons ouvintes olham para a pessoa com quem estão conversando.

Depois de ouvir uma pessoa, é a vez de ela ouvir o que você tem a dizer.

Deixar que as pessoas exponham seus pontos de vista primeiro é sinal do bom ouvinte.

Você pode decidir ser um bom ouvinte.

Você pode aprender muito ouvindo os outros.

34

HaBITO

5

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido


5

Pense em uma relação que poderia melhorar se você praticasse a habilidade de Procurar Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido. Escreva o nome da pessoa no círculo. Na Tempestade de Ideias, enumere cinco coisas que você poderia fazer para praticar o Hábito 5 e ser um melhor ouvinte para aquela pessoa.

Atividade

Circule cada uma das coisas que você poderia fazer nos próximos dois dias.

Tempestade de Idei as

ANUNCIAMOS... VOCÊ, UM OUVINTE MELHOR Eu quero ser um melhor ouvinte para ________________

Ensinar para Aprender

Explique ao colega ao lado o que o Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido significa para você. Peça que ele faça o mesmo.

O Labirinto dos 7 Hábitos

Siga o labirinto nas páginas 52 e 53 para encontrar a linguagem de sinais para o Hábito 5. HaBITO

5

Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido

35


6 a i g r e n i S e i r C

Ha BIT O

Ativida d

Você já teve algum problema para o qual via apenas uma saída?

e

1

Daí você conversou com outras pessoas sobre seu problema e elas apresentaram uma solução totalmente diferente – que você não havia nascido. Talvez a solução tenha sido melhor ou talvez tenha sido melhor combinar sua solução e a delas. A isso chamamos de sinergia. Criar sinergia é o objetivo do Hábito 6. Criar sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para encontrar uma solução melhor do que poderiam criar sozinhas. Não é a minha forma, nem a sua forma: é uma forma melhor. Para que a sinergia funcione, você precisa aprender a reconhecer e valorizar as diferenças nos outros.

Escolha uma pessoa que você conhece.

Circule sete termos ou expressões que efetivamente descrevem essa pessoa.

36

aceita

elogia

conserta

aprende

aconselha

parabeniza

doa

organiza

faz amizade

considera

ajuda

participa

constrói

cria

melhora

brinca

acalma

ganha

inventa

valoriza

desafia

desfruta

investiga

estuda

torce

sobressai

faz piada

apoia

coleta

experimenta

sabe

triunfa

conforta

sente

ri

tenta

HaBITO

6

Crie Sinergia


de

a Ativid

2

As pessoas têm diferentes talentos e pontos fortes. Isso torna nossas casas, escolas, comunidades e nosso mundo mais interessantes e produtivos. Esta atividade tem três passos. Usando o Diagrama de Venn abaixo:

1. Enumere seus pontos fortes e talentos no círculo Eu. 2. Fale com dois colegas próximos e preencha seus pontos fortes e talentos nos círculos Amigo.

3. Compare a lista Eu e as duas listas de Amigo e veja se vocês têm algum ponto forte e talento em comum. Escreva os pontos fortes e talentos comuns nos espaços que se sobrepõem. (Há três espaços comuns a dois e um comum a três).

en n Diagrama de V

AMIGO

EU

AMIGO

HaBITO

6

Crie Sinergia

37


Crie Sinergia e

d Ativida

3

As formigas vivem em comunidades sociais – chamadas colônias – e trabalham juntas para resolver seus problemas. As formigas precisam umas das outras para ajudar a construir os ninhos, juntar comida e se proteger contra os inimigos. Sozinha, uma formiga não sobreviveria por muito tempo. As formigas precisarem umas das outras não é considerado uma fraqueza – é considerado um ponto forte. Em uma colônia, há diferentes tipos de formigas. Cada tipo tem seus próprios pontos fortes e nenhuma delas sobreviveria sem as outras.

Alguns exemplos das formigas trabalhando juntas:

1. Quando uma formiga é ameaçada por um inseto maior, ela libera um cheiro.

As outras formigas sentem o cheiro e correm para ajudar.

2. As formigas podem formar pontes vivas para atravessar córregos, unindo seus corpos. 3. Quando uma formiga encontra comida e não consegue carregar, ela corre de volta à colônia para pedir ajuda. Enquanto volta para a colônia, ela comprime o abdômen contra o solo e solta um odor, fazendo uma trilha. Na colônia, ela alerta as outras formigas tocando nelas com sua antena. Todas as formigas saem e seguem a trilha de odor. As outras formigas também comprimem seus abdomens contra o solo e, em pouco tempo, muitas formigas estão seguindo a trilha de odor.

As formigas são animais muito mais fortes quando Criam Sinergia e combinam seus pontos fortes e talentos.

38

HaBITO

6

Crie Sinergia


rt e

fo

Qu er pa emé ra u di ma o vo for cê mi dar g a d ia (Re nã spo o o c st e au a: nte se Um for re mi mé ? ga di m o os

nt

en qu to! e )

po es nt re fe di m

Ex em Di pl fe o: re nt es fo r

m

ig

as

Usando o Diagrama Espinha de Peixe, escreva nas linhas as diferentes formas como as formigas trabalham juntas para sobreviver.

s.

ixe

te

Diagrama Espinha de Pe

Resultado: As formigas sobrevivem trabalhando juntas.

HaBITO

6

Crie Sinergia

39


de

da Ativi

4

Pratique o HĂĄbito 6 com um grupo de trĂŞs colegas e apresente algo divertido, novo e diferente para brincar na hora do recreio. Lembre-se de pensar como as formigas e Criar Sinergia, para que surja uma ideia melhor do que a que vocĂŞ teria sozinho.

Escreva ou desenhe sua ideia:

40

HaBITO

6

Crie Sinergia


Ativida d

e

5

Maria tem um problema com seus pais. Toda noite eles discutem por causa da hora ºir. Os pais da Maria acham que ela deve ter oito horas de sono. Agora que ela está um ano mais velha, ela acha que deveria poder ficar acordada até mais tarde. Maria quer ficar acordada até se sentir cansada. Ninguém está contente, porque toda noite acaba em discussão. Maria e seus pais não sabiam o que fazer, até que aprenderam sobre “Criar Sinergia”. Com isso, aprenderam a ouvir a ideia do outro e chegar a uma solução.

Qual é o problema na casa de Maria? Usem o Criador de Sinergia abaixo para preencher os quadros. Procurem na história a solução dada pelos pais da Maria e por ela mesma. Agora, vejam se vocês conseguem pensar em uma solução melhor, chamada “Jeito Ideal”. O Jeito Ideal acontece quando as pessoas ouvem umas às ia rg e outras e, juntas, criam uma ideia melhor do que conseguiriam sozinhas. Criador de Sin Escreva a melhor solução encontrada no quadro chamado “Jeito Ideal”.

Solução dos Pais de Maria:

Solução de Maria:

Jeito Ideal:

Tempestade de Ideias com Novas Soluções

Desafio: Pense em uma regra de sua família com o qual você não concorda, como o horário de dormir ou suas tarefas domésticas. Compartilhe o Criador de Sinergia com alguém em casa e veja se vocês podem trabalhar juntos para achar uma solução. Tentem realmente ouvir um ao outro e criar uma solução que seja melhor do qualquer uma que você teria pensado sozinho.

O Labirinto dos 7 Hábitos

Siga o labirinto nas páginas 52 e 53 para encontrar a linguagem de sinais para o Hábito 6.

Ensinar para Aprender

Explique ao colega ao lado o que o Hábito 6: Crie Sinergia significa para vocês. Peça que ele faça o mesmo. HaBITO

6

Crie Sinergia

41


s o t i b á H 7 s O o ã ç A em HABITo

4

Pense Ganha-Ganha

Imagine que você chega a sua classe esta manhã e encontra um aluno novo. Ele está sentado sozinho e as pessoas estão olhando para ele. Você pensa: “Ele com certeza está sem graça!”. Você decide conversar com ele. O que você perguntaria a ele?

1 . _______________________________________________ 2. _______________________________________________ 3 . _______________________________________________

HABITo

5

ender, re p m Co o ir e m ri P re cu Pro ido Depois Ser Compreend

Ele responde as suas perguntas. Enquanto ouve, você percebe que ele gosta de muitas coisas que você gosta! Ele faz algumas perguntas e ouve suas respostas.

Você conclui que ele tem potencial para virar um amigo de verdade.

42 Os 7 Hábitos em Ação


HABITo

Crie Sinergia

6

Você quer apresentar esse novo amigo a seus velhos amigos, mas ele não está pronto. Os outros alunos não o fizeram se sentir bem-vindo. Vocês estão pensando no que fazer. Você ouve a ideia dele e ele ouve a sua. Juntos, vocês pensam em uma ideia melhor.

Qual seria o melhor caminho? Escreva no quadro.

Uma forma melhor:

erg Criador de Sin

ia

Tempestade de Ideias com Novas Soluções

Sua ideia: Vo c e q u e r a p r e s e n t a - l o a t o d o s d e i m e d i a t o. Vo c e a c h a q u e iss o fa ra q u e e l e s e s i n t a m e l h o r.

Ideia dele: El e q u e r e s p e ra r a t e a m a n h a p a ra s e e n c o n t ra r c o m o s o u tro s a l u n o s. Qu a n d o o s a l u n o s fi c a ra m o l h a n d o p a ra e l e , e l e s e s e nti u d e s co n fo rtav e l .

Ótimo trabalho! Como você é um líder, o novo aluno se sentiu muito melhor ao final do dia!

Os 7 Hábitos em Ação

43


OLEM Nível 4 Aluno