Issuu on Google+

Relat贸rio: A Litoteca do LNEG 21 de maio de 2014 realizado na disciplina de Ci锚ncias Naturais


A Visita à Litoteca do LNeg (laboratório nacional de energia e geologia )

Começamos a nossa visita com uma breve apresentação. Seguimos para a Litoteca onde observamos vários tipos de rocha conseguidos de diferentes maneiras, por “perfuração” e por escavações. Passamos depois para uma grande mesa com vários tipos de rocha. Nessa mesa aprendemos e encontramos vários tipos de rochas como: as rochas metamórficas, rochas sedimentares e rochas magmáticas:

Prosseguimos para outra mesa em que ouve um objeto em particular que me interessou muito o cintilômetro que é um objeto utilizado para medir a radiação das rochas:


Já no fim realizamos uma experiência sobre o ciclo da água e outra com três grandes tubos de ensaio onde se encontrava areias grossas e finas para ver qual era o solo mais impermeável:

Imagens: http://www.largemind.pt/wp-content/gallery/apoios/lneg.jpg https://www.igfse.pt/upload/imgs/2012/LNEG_Alfragide.jpg http://fossil.uc.pt/imags/tipos_rochas.jpg http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/images/cintilometro/historico_04.jpg http://1.bp.blogspot.com/-xOuO0KVucD4/TdaubUfrPI/AAAAAAAABzY/_tJxxxxIut0/s1600/081.JPG

Trabalho realizado por Henrique Machado nº12 5.ºA


Visita de Estudo ao LNEG No dia 21 de maio, pelas 9 horas, as turmas do 5ºA e 5ºB iniciaram uma visita de estudo ao Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) acompanhadas pelo professor José Tomás Patrocínio e pelas professoras Fátima Veleda e Maria José Tereno e guiadas pela Doutora Rita Silva, uma senhora muito simpática. Foi muito interessante e muito divertido. Pudemos observar uma litoteca e ver como era enorme. Uma coisa particularmente interessante foi a forma como as rochas eram retiradas da natureza, pois eram retiradas em cilindros. Também observámos vários tipos de rochas, como por exemplo pedra-pomes, calcário, hematite, volfrâmio, urânio, bauxite, goethite, grafite, etc. Depois fomos para outra mesa onde podemos ver como eram utilizadas as rochas. Vimos que o flúor é retirado de uma rocha cujo nome é fluorite. E os detergentes têm um produto proveniente de uma rocha. E os plásticos são provenientes do petróleo. Em seguida dirigimo-nos para uma mesa onde realizámos uma experiência que pretendia mostrar-nos como era o ciclo da água. Também havia uma casa com umas luzes espalhadas (Como as de Natal) para demonstrar e explicar que o cobre era um material usado nos fios elétricos. E assim terminou esta visita muito interessante, divertida e educativa. Mariana Leandro 5ºA, nº 19


A litoteca do lneg