Page 1

Oleiros Magazine

novembro 2021

Oleiros Magazine

www.oleirosmagazine.com

Jornal do Concelho de Oleiros • Diretora: Daniela Silva • Edição e propriedade: RVJ - Editores, Lda • Periodicidade: Trimestral www.rvj.pt • novembro 2021 • nº80 • Ano XVII • Preço: 1 Euro

Autárquicas 2021

Novos exexcutivos tomam posse SUPLEMENTO

Fernando Jorge (PSD) foi reeleito presidente da Câmara de Oleiros. O novo executivo apresenta três caras novas, Miguel Marques (PSD), António Jorge (MCO) e Ana Gonçalves (MCO).

Cultura

Visitas guiadas e encenadas chegam às freguesias

Pág. 9 e 10

oleiros

Dia do Concelho com mais apoio às associações Pág. 4

desporto

Clássicos em rali no concelho Pág. 11

Lapacheiro fez 90 anos e é um dos comércios mais antigos do concelho O mini-mercado e café “Lapacheiro”, no Estreito, acaba de assinalar 90 anos. Eugénio Alves, filho do fundador, e à frente do negócio vai para meio século, conta como tudo começou.

Pág. 4


2

Concelho

Oleiros Magazine

Oleiros

BREVES

Universidade Sénior regressa com atividades presenciais A Universidade Sénior de Oleiros iniciou, no passado dia 18 de outubro, as suas atividades letivas presenciais. A aula inaugural decorreu no auditório da Casa da Cultura, numa sessão que contou com as presenças do presidente da Câmara, Fernando Jorge, do vice-presidente, Miguel Marques, e do vereador Paulo Urbano. Neste semestre vão ser ministradas as disciplinas de Educação Física; Informática (Iniciação e Continuação); Música (Geral, Grupo Coral e Grupo Instrumental) e Saúde e Qualidade de Vida.

novembro 2021

De 30 de outubro a 7 de novembro

Festival de Música está de volta ao Pinhal O Festival de Música do Pinhal está de volta ao Concelho de Oleiros. A iniciativa decorre de 30 de outubro a 7 de novembro e resulta de uma parceria entre a autarquia e a Associação Cultural da Beira Interior. Tendo como maestro Luís Cipriano, o Festival retoma o seu formato presencial durante dois fins-de-semana: 30 e 31 de outubro; e 1, 6 e 7 de novembro.

“As aulas, num total de 12, decorrem de terça a quinta-feira e destinam-se a um grupo de cerca de

90 formandos inscritos. No caso dos Grupos Coral e Instrumental, as aulas terão lugar de forma descentrali-

Além dos seis concertos, a iniciativa inclui três sessões de workshop que pretendem “sensibilizar as gentes locais para a Música, formando e captando novos públicos. Do mesmo modo, pretende-se oferecer uma programação cultural de excelência e ao mesmo tempo, acessível e inclusiva, garantida através do recurso a fundos comunitários”, refere a autarquia em comunicado.

zada em Estreito, Oleiros e Orvalho”, explica a autarquia em nota enviada ao Oleiros Magazine.

Agricultura

Oleiros no combate à vespa asiática O concelho de Oleiros está mobilizado no combate à vespa velutina. A autarquia tem vindo a disponibilizar armadilhas de captura aos apicultores concelhios. Segundo o Município, “os apicultores interessados devem dirigir-se às Juntas de Freguesia para se informarem sobre distribuição de armadilhas na sua localidade. Estas armadilhas contêm uma solução atrativa para esta espécie em particular” De acordo com a nota

enviada ao nosso jornal, “este reforço surge da necessidade de dar resposta à presença crescente da vespa velutina – vulgarmente designada de vespa asiática – no concelho, assim como da dificuldade transmitida pelos apicultores concelhios ao Município através das Juntas de Freguesia. Também a Proteção Civil Municipal tem procurado responder “a todos os avistamentos de ninhos desta espécie, avaliando e eliminando os mesmos”.


Destaque

novembro 2021

Oleiros Magazine

3

Ribeira de Oleiros

BREVES

Requalificação do Pisão ao lagar do Milrico Oleiros

Revisão do PDM prolonga-se até março A Câmara de Oleiros aprovou por unanimidade, no passado dia 10 de setembro, prorrogar o prazo de revisão do PDM de Oleiros até ao dia 15 de março de 2023. Deste modo, os munícipes que tenham interesse em apresentar sugestões ou reclamações poderão

fazê-lo até à nova data. Do mesmo modo, para quem tenha já enviado as suas pretensões, para os mais variados efeitos, dá-se nota que as mesmas estão a ser analisadas pelas entidades competentes, as quais são externas ao Município, sendo os requerentes oportunamente notificados.

A requalificação das margens da ribeira de Oleiros, no âmbito da candidatura apresentada ao PDR2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, já teve início. Inserida na medida Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas, com a tipologia “Proteção de Habitats e Promoção da Biodiversidade”, esta intervenção está a ser feita numa extensão de 8,5 quilómetros. Segundo apurámos, os trabalhos abrangem 23,32 hectares, entre o Pisão e o Lagar do Milrico. “As operações em causa realizam-se no leito, corpo de água e galeria ripícola, com o objetivo de garantir a sua funcionalidade, através da recuperação do seu potencial ecológico e paisagístico, promovendo a proteção destes habitats e da sua biodiversidade, sendo executadas com recurso exclusivo a meios

manuais e/ou meios mecânicos simples”, explica a autarquia. Deste modo estão a ser efetuadas as seguintes intervenções: Desmatação seletiva; Redução de densidades através de seleção de varas; Desramações e podas de formação e sanitárias; Corte e remoção de árvores e vegetação

no leito; e eliminação de resíduos. De referir que as margens da ribeira e algumas partes do leito se “encontram ocupados por vegetação invasora e não autóctone, comprometendo as mais-valias que as espécies, ditas ripícolas, conferem a este tipo específico de habitats”, acrescenta a autarquia.

Proteção de Dados CIMBB

Voar em balão nos céus de Oleiros A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa promoveu, no passado dia 30 de agosto, no campo municipal de Oleiros, batismos de voo em balão de ar quente. A iniciativa decorreu à noite e incluiu atividades de animação e diversão, nomeadamente parede de escalada e jogos tradicionais portugueses. Por aquele espaço passaram centenas de pessoas que tiveram a oportunidade de desfrutar de todas as atividades de forma gratuita. “Voar na Beira Baixa” é uma organização da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no âmbito do projeto “Beira Baixa:

3 Dias 3 Experiências”, cofinanciado pelo Centro 2020, em parceria com a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, com direção técnica da Windpassenger e o apoio de Cepsa Gás e Rádio Renascença. Realizada em pleno coração da Península Ibérica, a iniciativa assinala o lançamento na região de um novo produto turístico, os “voos de balão de ar quente com passageiros” comercializados pela Windpassenger. A região da Beira Baixa procura assim diferenciar-se face a outros territórios ibéricos, em busca de um desenvolvimento económico mais sustentável e duradouro.

Centro de serviços abre em Oleiros O novo Centro de Serviços Partilhados de Proteção de Dados Municipal abriu as suas portas, no passado dia 10 de setembro, em Oleiros. Com um investimento de 300 mil euros, o novo espaço cria três postos de trabalho qualificado, podendo crescer até aos seis no próximo ano. Aquela empresa que presta serviços para todo o país, e que emprega 20 funcionários, “escolheu Oleiros para instalar a nova sede, prestando serviços de Proteção de Dados e de Segurança da Informação às Autarquias Locais em todo o território nacional”, explica o Município. A empresa presta serviços de proteção de dados a 20 municí-

pios e também ao ministério da educação. Recorde-se que a EPDSI possui vários serviços e valências na área da Proteção de Dados nomeadamente: Serviços de Suporte Técnico Especializado, de Tutoria

Visite a nossa freguesia mas seja responsável...

e de Mentoria Profissional no âmbito da Conformidade Regulatória; Exercício das Funções de Encarregado da Proteção de Dados; Serviços Gerais e Plataformas de Apoio à Atividade Profissional dos Encarregados da Proteção de Dados.


4

Oleiros Magazine

Concelho

novembro 2021

Lojas com história

Lapacheiro fez 90 anos O Lapacheiro, no Estreito, é um dos estabelecimentos comerciais mais antigos do concelho de Oleiros. Com minimercado e café, e com venda de drogaria, é agente dos Jogos Santa Casa e do Oleiros Magazine. No dia 28 de agosto fez 90 anos, num momento que Eugénio Alves, filho de Francisco Alves, fundador da casa, quis partilhar com os seus clientes e amigos. “Ao longo do dia brindámos com os clientes e amigos que quiseram aparecer. O objetivo foi assinalar o aniversário cumprindo as normas da Direção-Geral de Saúde, evitando aglomeração de pessoas”. A história do Lapacheiro está diretamente associada a Eugénio Alves, hoje com 78 anos, e que há cinco décadas assumiu o negócio. Os primeiros tempos, ainda no tempo do seu pai, conhecido por Ti Chico do Lapacheiro, nome que substituiu a alcunha anterior de Ti Chico da Pedreira.

“Nesse tempo as crianças da escola passavam aqui, numa zona que tinha muita lama e água, e diziam que o meu pai estava a construir uma casa no lapacheiro. E assim ficou o nome, desde 1931”, explica Eugénio Alves, que recorda bem a venda, numa primeira fase, “de pirolitos, laranjadas, vinho ao copo e medronheiras. Mais tarde começámos também a vender artigos para o lar”. A mercearia e o café vieram depois. “Já foi comigo que introduzimos o minimercado, o café e a drogaria, bem como os Jogos Santa Casa e o Oleiros Magazine”, diz Eugénio Alves. Noutros tempos a freguesia e a aldeia tinham mais gente. A demografia também tem afetado o Estreito e Eugénio Alves, que foi durante vários mandatos presidente da Junta, lamenta a desertificação. “Isto está fraco, as aldeias estão em decadência”, diz com tristeza.

Eugénio Alves está no Lapacheiro há 50 anos

Dia do Concelho

ECONOMIA

500 mil euros para as associações A Câmara de Oleiros aproveitou a comemoração do Dia do Concelho, no passado 9 de agosto, para protocolar apoios com algumas instituições e coletividades do concelho, num total de 17 entidades e mais de 500 mil euros. Assim, foram assinados protocolos com as seguintes entidades: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (120.000,00€) e Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1080 - Oleiros (7.500,00€). Às Instituições Privadas de Solidariedade Social, à semelhança do ano passado e no enquadramento pandémico de COVID-19, foi reforçado o apoio global às entidades sociais em mais, 145.000,00€ repartidos equitativamente em função do número de utentes e de funcionários, a saber: Centro Social Paroquial do Estreito (22.000,00); Santa Casa da Misericórdia de Álvaro (12.800,00€); Santa Casa da Misericórdia de Oleiros (53.000,00€) e Centro Social do Orvalho (75.000,00€). Celebrou-se também a assinatura de um Contrato de Comodato entre a Câmara Municipal de Oleiros e a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros para que a partir de dia 9 esta a possa gerir na conformidade de “Casa Mortuária”. De referir ainda o protocolo recentemente assinado com a Fábrica da Igreja de Oleiros no valor de 61.780,00€ para a reparação do teto e dos altares. Foram também assinados acordos com diferentes associações de carácter recreativo

e cultural: Associação Pinhal Total Oleiros Aventura (12.000,00€); Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (6.000,00€); Associação Trilhos do Estreito (14.000,00€); Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado (5.000,00€); Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho (12.000,00€); Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros (18.000,00€); e a celebração dos contratos-programa com: Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (75.000,00€); Casa do Benfica em Oleiros (30.000,00€); Grupo Desportivo Águias do Moradal (43.600,00€); Sociedade Filarmóni-

ca Oleirense (20.000,00€) e Grupo Maltez e Desportivo do Mosteiro (6.000,00€). As cerimónias permitiram distinguir o Centro de Saúde de Oleiros, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, “pelo seu exemplo de altruísmo, espírito de sacrifício, coragem e abnegação em prol do bem-estar da comunidade, em especial durante o surto pandémico que vivemos”. A autarquia atribuiu ainda a Pinha Municipal de Dedicação e Bons Serviços a quatro ex-trabalhadores municipais, aposentados após 25 de setembro de 2017.

Empreendedorismo com mais apoios A Câmara de Oleiros assinou, no passado dia 17 de setembro, o quarto protocolo de Apoio ao Empreendedorismo. A assinatura decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e nesta estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Fernando Jorge, a proprietária e gerente do estabelecimento Pent&Arte e o Gabinete de Apoio ao Investidor. A medida “Apoio ao Empreendedorismo” visa criar emprego, reforçar a coesão económica e social, fomentar a competitividade e o crescimento económico, ser um motor de inovação e contribuir para a fixação e criação de novas empresas na região. Este apoio da autarquia destina-se a iniciativas empresariais privadas que visem a sua instalação, remodelação, ampliação ou relocalização no Município de Oleiros, desenvolvidas por sociedades comerciais, sob qualquer forma jurídica, ou por empresários em nome individual. São elegíveis a esta medida as iniciativas que: “sejam relevantes para o desenvolvimento sustentável do Município; estimulem a economia do Município; contribuam para a diversificação do tecido empresarial local; contribuam para o reordenamento industrial do Município; criem novos postos de trabalho; ou sejam inovadoras”, justifica a autarquia.


Autárquicas 2021

novembro 2021

Oleiros Magazine

5

Oleiros Magazine www.oleirosmagazine.com

Oleiros

Novo executivo toma posse O novo executivo da Câmara de Oleiros tomou posse, no passado dia 15, no salão nobre dos Paços do Concelho. Fernando Jorge foi reconduzido para o seu terceiro e último mandato como presidente da autarquia e a seu lado terá dois vereadores do PSD, Miguel Marques e Paulo Urbano (Ercília Silva, terceira da lista social democrata abdicou do seu cargo de vereadora) e dois do Movimento Mais Oleiros (António Jorge Antunes e Ana Gonçalves). Nestas, o PSD obteve 51,30% dos votos, seguido do Movimento Mais Oleiros (41,39%) e da CDU (1,92%). No discurso de tomada de posse, Fernando Jorge reforçou a ideia que “este mandato será concretizado a pensar nas pessoas e na modernização do concelho”. O autarca abriu também a porta para trabalhar em conjunto com a oposição. “Durante

O novo executivo da Câmara Municipal de Oleiros

esta campanha foram feitas promessas pelos dois candidatos. Penso que podemos conjugar tudo. Vão ser quatro anos com

dificuldades, mas seremos capazes de levar ‘a carta a Garcia’”, disse. Na sua intervenção Fernan-

do Jorge referiu que “até ao final da legislatura todas as pessoas devem ter médico de família. Acredito que vamos conseguir”.

No seu entender, a fixação de pessoas e empresas e a área da saúde são prioridades. Por isso, além da questão do médico de família, abordou a questão económica, anunciando que “a empresa Optimal tem várias máquinas para a unidade que está a ser criada em Oleiros. É mais uma grande empresa que aqui se vai fixar, com mais empregos”. A Optimal opera no setor aeroespacial e segundo apurámos ficará a laborar nas antigas instalações da fábrica de peluxes Steiff. O autarca aproveitou o momento para criticar o Governo e os anunciados cortes de “10% no Orçamento de Estado para o funcionamento das autarquias. Isto não é bom”. A terminar sublinhou o papel do seu ex-vice-presidente, Vitor Antunes, “que dedicou 20 anos ao concelho, podendo hoje dizer-se que ele é o melhor de todos nós”.

Silvia Maria Afonso da Silva Garcia Guerra


6

Autárquicas 2021

Oleiros Magazine

novembro 2021

Assembleia Municipal

Silvério Mateus sucede a José Marques A tomada de posse da Assembleia Municipal de Oleiros, que decorreu na tarde do passado dia 15, constituiu mais um momento simbólico na vida autárquica do concelho. José Marques, que durante 28 anos foi presidente da Câmara de Oleiros, e que nos últimos oito foi presidente da Assembleia Municipal, não se recandidatou ao cargo. A sessão do passado dia 15 marcou, por isso, a saída de um dos grandes autarcas do país da vida autárquica do concelho de Oleiros. O advogado Silvério Mateus, cabeça de lista pelo PSD é agora o novo presidente da Assembleia Municipal. Para este órgão o PSD venceu com 50,70% dos votos (garantindo 8 mandatos), enquanto que o Movimento Mais Oleiros obteve 41,78%, conquistando 7 mandatos. A mesa da Assembleia Municipal integra ainda os nomes de Maria Amélia Santos (1ª secretária) e Ângelo Antunes (2º secretário), ambos eleitos pelo PPD/PSD. Membros da Assembleia Municipal de Oleiros Joaquim Silvério Mateus (Presidente) (PPD/PSD); António Jorge Dias (MCO); Paulino Mendes (PPD/PSD); Joaquim Silva (MCO); Camila Lourenço (PPD/PSD); Cristina Matos (MCO); Pedro Custódio (PPD/PSD); José Fernandes

Fotos: CMO

Os novos deputados municipais tomaram posse no dia 15 de outubro

Alves – JF Cambas (PPD/PSD); José Jorge Nunes Martins – JF Estreito-Vilar Barroco (PPD/ /PSD); Fernando Martins Mendes – JF Isna (PPD/PSD); Fernando de Jesus Alves – JF Mosteiro (PPD/PSD); José Barata de Almeida (MCO); Fernando do Carmo Dias – JF OleirosAmieira (MCO); Luís Roque – JF Orvalho (PPF); Nuno Marques – JF Sarnadas de S. Simão (PPD/ /PSD); e José Antunes Simão – JF Sobral (PPD/PSD).

Marques (MCO); Ângelo Antunes (2.º Secretário) (PPD/PSD); Paulo Silva (MCO); Maria Amélia Santos (1.ª Secretária) (PPD/PSD); Eliseu Matos (MCO); Albino Coelho Caldeira (PPD/PSD); Fernanda Gonçalves (MCO); Armando Ventura (PPD/PSD); Presidentes de Juntas de Freguesia Tiago Rodrigues – JF Álvaro (PPD/PSD); Luís Antunes

Silvério Mateus (PSD) é o novo presidente da A.M.

António Jorge Dias (MCO) na tomada de posse

Paulino Mendes (PSD)

Joaquim Pedroso (MCO)

Camila Lourenço (PSD)

Cristina Matos (MCO)

Pedro Custódio (PSD)

José Fernandes Marques (MCO)

Ângelo Antunes (PSD)


Autárquicas 2021

novembro 2021

Oleiros Magazine

Amélia Santos (PSD)

Eliseu Matos (MCO)

Fernanda Trindade (MCO)

Armando Ventura (PSD)

Tiago Rodrigues (J. F. Álvaro - PSD)

Luís Alves (J. F. Cambas - PSD)

José Jorge Martins (J. F. Estreito/Vilar Barroco - PSD)

Fernando Mendes (J. F. Isna - PSD)

Fernando Alves (J. F. Mosteiro - PSD)

Fernando Dias (J. F. Oleiros/Amieira - MCO)

Luís Roque (J. F. Orvalho-PPF)

Nuno Marques (J. F. Sarnadas de São Simão - PSD)

Os deputados municipais Albino Caldeira (PSD), Paulo silva (MCO) e José Barata de Almeida (J. F. Madeirã - MCO) tomarão posse na próxima Assembleia Municipal de Oleiros. José Simão (J. F. Sobral - PSD)

Sessão de tomada de posse da Assembleia Municipal

Representante dos Jogos Santa Casa

Estrada Nacional 112 - Telefone: 272 746 136 6185 - 302 Orvalho

7


8

Oleiros Magazine

Autárquicas 2021

novembro 2021

Fernando Jorge (PSD) foi reeleito presidente da Câmara de Oleiros, ao obter 51,30%. Nas freguesias, o PSD conquistou sete juntas, enquanto que o MCO venceu em duas, sendo uma a de Oleiros/Amieira. No Orvalho venceu a lista de independentes.

Câmara Municipal

Fernando Jorge Presidente de Câmara PSD

Miguel Marques Paulo Urbano Vice-Presidente Vereador em (PPD/PSD) regime de permanência (PPD/PSD)

António Antunes Ana Gonçalves Vereador Vereadora (MCO) (MCO)

Fonte: mai.gov.pt

Os eleitos nas freguesias Freguesia de Álvaro

Fonte: mai.gov.pt

Freguesia de Mosteiro

Tiago Rodrigues Presidente de Freguesia PSD

Freguesia de Cambas

Fonte: mai.gov.pt

Freguesia de Oleiros/Amieira

Luís Alves Presidente de Freguesia PSD

Freguesia de Estreito/Vilar Barroco

Fonte: mai.gov.pt

José Jorge Martins Presidente de Freguesia PSD

Fonte: mai.gov.pt

Luís Roque Presidente de Freguesia PPF

Freguesia de Sarnadas de São Simão

Fernando Mendes Presidente de Freguesia PSD

Freguesia de Madeirã

Fonte: ata da eleição

Fonte: mai.gov.pt

Fernando Dias Presidente de Freguesia MCO

Freguesia de Orvalho

Freguesia de Isna

Fonte: mai.gov.pt

Fonte: mai.gov.pt

Fernando Alves Presidente de Freguesia PSD

Fonte: mai.gov.pt

Nuno Marques Presidente de Freguesia PSD

Freguesia de Sobral

José de Almeida Presidente de Freguesia MCO

Fonte: mai.gov.pt

José Simão Presidente de Freguesia PSD


Freguesias

novembro 2021

Oleiros Magazine

9

Visitas guiadas e encenadas

breves

Álvaro com encanto

Foto: Freepik

Agrupamento de Escolas

Fruta grátis para os alunos O Regime Fruta Escolar (RFE) já está em funcionamento neste ano letivo. O objetivo passa por promover hábitos alimentares saudáveis junto das populações mais jovens. O programa consiste na distribuição gratuita de uma peça de fruta, por norma duas vezes por semana (às terças e quintas-feiras), aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Oleiros e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e além da distribuição de fruta, o projeto contempla ainda a realização de ações que visam o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento das origens dos produtos agrícolas.

Apoio aos alunos

Cadernos de atividades gratuitos na escola A Câmara de Oleiros voltou a assegurar a oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos do concelho, desde o 1º ciclo ao ensino secundário. Em nota a autarquia explica que “a aquisição dos cadernos de atividades insere-se no programa Oleiros Educa, o qual contempla também regalias como o “alojamento na Residência de Estudantes, refeições escolares e transportes gratuitos, o fornecimento de material escolar, atividades de enriquecimento curricular, Férias Desportivas de Páscoa e de Verão, atividades de animação e apoio à família e componente de apoio à família”. A autarquia explica ainda que, neste âmbito, “o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar garante acesso à Escola Virtual, terapia da fala, viagens ao estrangeiro para alunos do 9.º ano, visitas de estudo, apoio ao estudo,

equipamentos informáticos, multimédia e acessos à internet, ensino de música, Sala do Futuro e Rádio Miúdos”. Segundo o Município, estas medidas representam “um investimento de 525 mil 283 euros e procuram combater a interioridade e proporcionar condições ideais para o estabelecimento de famílias com filhos, numa área tão fundamental como é a educação”.

A aldeia de Xisto de Álvaro, que noutros tempos foi sede de concelho, foi o palco para a segunda visita guiada e encenada promovida pela autarquia de Oleiros. A iniciativa, inserida no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, contou com a presença de muitos participantes e pretendeu valorizar o património local. O evento contou com a participação, ao longo do percurso, da recriação histórica a cargo do grupo de teatro Váatão, de Castelo Branco, e com a atuação do Grupo de Cantadeiras de Álvaro, que fez a sua estreia. A visita teve como guia local Raquel Freire, que cativou e transmitiu toda a emoção da sua terra natal. E foram muitos os locais e os momentos comentados, como a “capela de S. Gens; a importância histórica de Álvaro; a influência socioeconómica da Casa Mendonça; a padaria de Carlos Martins, onde se produzia o saudoso pão de Álvaro; a barbearia do senhor Gaspar; a Casa das Bordadeiras Benedita e Isabel; o antigo posto dos CTT; o barqueiro d´Álvaro (António Correia); o sapateiro (João Santos); a carismática mercearia da Dona Manuela e a degustação das típicas

filhós de forma; o alfaiate (Carlos Pires); o ferreiro (José Barata); a Igreja da Misericórdia; o Caminho de Santiago e a Casa dos Hospitalários; a Marcha de Álvaro; e a tradição piscícola do Zêzere descrita pelo pescador desportivo Manuel Freire”. A visita ficou valorizada pelos testemunhos na primeira pessoa e pela partilha das histórias de vida pelos presentes, numa importante recolha no terreno efetuada pelas técnicas da Cultura e Turismo do Município. A ação terminou de forma ani-

mada, com a visita ao Atelier do Xisto à Cortiça, de Teresa e José Nunes, onde os participantes puderam apreciar as originais peças de artesanato feitas com recursos endógenos, como os afamados tropeços de cortiça. Na ocasião houve ainda lugar para uma agradável degustação de licores tradicionais, tendo o Vale da Ribeira de Alvélos e o casario de Álvaro como pano de fundo. No final, os participantes puderam também visitar o cosmopolita Mercado do Xisto que decorria junto ao rio Zêzere, na praia fluvial de Álvaro.

Teatro

Hora do Conto nas freguesias O ciclo cultural Horas do Conto encenadas está a percorrer as freguesias do concelho de Oleiros. Depois da Amieira, as aldeias de Mosteiro e Vilar Barroco acolheram a iniciativa, que pretende reavivar memórias e tradições encenadas pela companhia de teatro Váatão. A próxima freguesia a acolher o evento é Cambas, a 13 de novembro, seguindo-se a Madeirã, no 18 de dezembro, e o Sobral a 12 de fevereiro de 2022. Todos os contos apresentados resultam da recolha de informação junto de pessoas locais que contam as suas memórias, e contribuem desta forma para o espólio da herança cultural que vai passando de geração em geração. Além da criação dos contos apresentados, esta iniciativa tem constituído uma importante ferramenta no registo de tradições caídas no esquecimento. Por outro

lado, destaca-se a importância social de estreitamento de laços com esta geração, integrando-a e valorizando-a como parte de uma sociedade ativa e da identidade das gentes do concelho. A ação insere-se no projeto intermunicipal “Digitalizar a Cultura”, integrado pelos municípios de

Castelo Branco, Oleiros e Vila Velha de Ródão. A iniciativa tem como objetivo o investimento na conservação, a proteção, a promoção e o desenvolvimento do património cultural. O projeto é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.


Freguesias

10 Oleiros Magazine

novembro 2021

breves Sarnadas de São Simão

Barragem ampliada A Junta de Freguesia de Sarnadas de São Simão e a Câmara de Oleiros vão iniciar as obras de recuperação e ampliação da barragem localizada naquela aldeia. O investimento pertence à autarquia de Oleiros e segundo o

presidente da Junta, Nuno Marques, o objetivo da intervenção passa por reparar aquela estrutura, que tem por finalidade apoiar o combate a incêndios florestais, que regista perdas de água, e ao mesmo tempo ampliá-la.

Isna, Madeirã, Orvalho e Oleiros

Visitas nas freguesias A ciclo cultural Visitas Guiadas e Encenadas, promovido pela Câmara de Oleiros, tem já definido o calendário das próximas atividades. Assim, a aldeia da Isna recebe, no dia 30 de outubro, um evento que promete recordar memórias locais, através de figuras ilustres, do património edificado, das tradições ou do saber-fazer dos populares, enquanto vetores de diferenciação do território. O início deste itinerário guia-

do está previsto para as 9:00h, à entrada da aldeia e contará com várias experiências e encenações a cargo da companhia de Teatro Váatão. No dia 6 de novembro é a vez da Madeirã ter a sua visita, que como todas as outras contará com as recriações históricas do Grupo de Teatro Váatão. Segue-se, a 27 de novembro, a freguesia de Orvalho, e a 11 de dezembro a vila de Oleiros. Com estas visitas, às quais

se juntam as Horas do Conto Encenado que têm proporcionado memoráveis serões culturais pelas aldeias do concelho, cumpre-se um roteiro de ações programadas em rede, as quais evidenciam a aposta do município numa oferta cultural descentralizada, participada e inclusiva. Pretende-se assim animar e valorizar o território, oferecendo experiências únicas, quer para as gentes locais, quer para visitantes.

Sarnadas de São Simão

Obras do cemitério concluídas As obras de ampliação do cemitério de Sarnadas de São Simão estão concluídas. A intervenção suportada a 100% pela Câma-

ra de Oleiros permitiu aumentar aquele espaço, ficando com capacidade para acolher mais 50 sepulturas.

Para os mais novos

Passar a noite na biblioteca A atividade “Mãe vou passar a noite fora… na biblioteca” regressa no dia 19 de novembro à Biblioteca Municipal de Oleiros, disse ao Oleiros Magazine a autarquia oleirense. As inscrições já se encontram abertas e decorrem até ao dia 15 de novembro, naquela infraestrutura municipal. A ação destina-se às crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Básico e tem como limite máximo 20 participantes. Depois de um ano de paragem, devido à pandemia, a iniciativa está de volta e promete encantar o serão das crianças, proporcionando-lhes uma noite diferente e promotora do gosto pela leitura.

Fonte da velha requalificada

Mosteiro limpa caminho Dando início as celebrações do Dia Nacional do Pijama, o qual se comemora no dia 22 de novembro,

esta edição conta com uma hora do conto, cuja recriação estará a cargo de Maria da Luz Lopes.

A Junta de Freguesia de Mosteiro procedeu, com o apoio da Câmara de Oleiros, à limpeza de caminhos florestais. A intervenção pretendeu melhor a circulação naqueles espaços,

contribuindo também para a preservação da natureza. Entretanto, a Junta de Freguesia procedeu também à requalificação da Fonte da Velha, no Mosteiro.


Desporto

novembro 2021

Oleiros Magazine 11

breves

Taça de Portugal

Moradal deu luta ao Paços O Águias do Moradal foi afastado da Taça de Portugal, no passado dia 17 de outubro, pela equipa da 1ª Liga, Paços de Ferreira. No encontro, que foi também uma festa da Taça, a equipa da casa perdeu por 3-0, tentando dar luta a um conjunto que joga no escalão principal do futebol português. Recorde-se que já há dois anos o Águias do Moradal recebeu o também primodivisionário Vitória de Setúbal, acabando por ser eliminado. O Águias do Moradal é quarto classificado no Campeonato Distrital de Futebol, somando até ao fecho da nossa edição (a 21 de outubro) quatro pontos, fruto de uma vitória e um empate. O líder é o Desportivo de Alcains, com 12 pontos. Campo do Ventoso, no Estreito. Árbitro: Nuno Almeida, auxi-

liado por André Campos e Pedro Felisberto; 4º árbitro: Sérgio Jesus. Águias do Moradal: Coli, Leonel Carvalho (Walter Gomes 82m), Quim Marques, Idata, Djaló (Dani Gomes 74m), Buaró (Figo 74m), Edi (Delvany 82m), Bruno Taborda (Obedi 57m), Kiko Viegas, Robinho, David Souza; Treinador: João Mateus Paços de Ferreira: Igor Vekic, Nuno Lima, Abbas Ibrahim (Luiz Carlos 79m), Uilton (Hélder Ferreira 79m), Juan Delgado (Pio 79m), Matchoi (Denilson 68m), Bastos, Jorge Silva, Rui Pires, Flávio Ramos, João Pedro; Treinador: Jorge Simão Golos: Uilton (30’), Flávio Ramos (67’), João Pedro (89’) Disciplina: cartão amarelo para Nuno Lima (27’), Djaló (34’), Idiata (47’), Bastos (73’) e Igor Vekic (76’).

Campeonato de Portugal

Oleiros entre os melhores A Associação Recreativa e Cultural de Oleiros iniciou o Campeonato de Portugal em futebol com três vitórias e um empate.

Até ao passado dia 21 de outubro, altura em que fechámos esta edição, a equipa oleirense era líder da prova com 7 pontos. Com este arranque, e apesar

de ainda se estar no início da prova, o Oleiros dá bons sinais para alcançar os seus objetivos, que passam pela manutenção no Campeonato de Portugal.

Atividade física

Freguesias em Movimento A iniciativa Freguesias em Movimento regressou ao concelho de Oleiros no passado dia 20 de setembro, após a interrupção de verão. Em nota enviada ao Oleiros Magazine, é referido que a “atividade leva ginástica sénior, semanalmente, às freguesias do concelho e é assegurada pelos técnicos de desporto do Município de Oleiros.

Na mesma nota a autarquia divulgou o calendário das sessões, a saber: Segunda-feira, em Oleiros – 09h30 e Isna – 11h00; Quarta-feira no Mosteiro – 09h30; Vale do Souto – 11h00; e Álvaro – 14h30; Quinta-feira nas Sarnadas S. Simão – 09h30; Cambas – 09h30; Estreito – 11h00; e Orvalho – 11h00; Sexta-feira no Sobral – 09h30 e Madeirã – 11h00.

Ginásio de Oleiros

Novos equipamentos O Ginásio Municipal de Oleiros adquiriu novas máquinas para cardiofitness, material funcional, pegas e outros acessórios. Além disso foi também adquirido um novo sistema de som e feita a remodelação da decoração que confere a este espaço um ambiente enérgico, jovem e moderno. De recordar ainda que o Ginásio Municipal foi recentemente alvo de intervenções de mudança do pavimento adaptado à prática de exercício físico (absorção de impactos).

Automobilismo

Rally Histórico acelera A quarta etapa da 15.ª edição do Rally de Portugal Histórico passou pelo concelho de Oleiros. A etapa teve início em Viseu e terminou no Estoril. A passagem dos bólides condicionou o trânsito nas localidades de Pisoria, Rouco, Foz das Rabaças, Oleiros, Casal Novo, Sendinho de Santo Amaro, Quartos de Aquém, Corujeira, Sarnadas de

Álvaro, Casalinho, Carvoeiro, Cavalo, Monte Fundeiro, Vale Salgueiro, Povoinha, Bico da Pedra, Peso e Isna. Organizado pelo ACP, esta é uma prova de regularidade histórica que animou os amantes das quatro rodas no concelho. A competição ‘recorda’ alguns dos mais importantes percursos do antigo Rali de Por-

tugal. Criado em 2006, como forma de reviver alguns dos melhores anos da prova do ACP, o evento desde muito cedo se assumiu como uma das mais exigentes e prestigiadas provas de Regularidade Histórica da Europa, atraindo pilotos e máquinas dos mais variados países, com particular destaque para a armada francófona.


12 Oleiros Magazine

Oleiros Magazine Publicação periódica nº 123920

Publicidade

novembro 2021

Diretora: Daniela Silva • Edição e Propriedade: RVJ - Editores, Lda, Empresa Jornalística nº 221610 Gerência: Vitor Tomé, João Carrega e Rui Rodrigues (accionistas com mais de 10 por cento do capital social) Redacção, Serviços Administrativos e Comerciais: Av. do Brasil, 4 R/C • 6000-909 Castelo Branco • Telefone 272324645 • oleirosmagazine@rvj.pt • www.oleirosmagazine.com • Impressão: Gráfica Almondina - Zona Industrial de Torres Novas • Trimestral • 4000 exemplares de tiragem • Estatuto Editorial: www.oleirosmagazine.com


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.