__MAIN_TEXT__

Page 6

6

www.OLAJORNAL.cOm

quARtA-feiRA

18 de NOVemBRO

2020

PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA PÓS-ELEIÇÕES É MARCADA POR AGRADECIMENTOS E DESABAFOS

A diminuição de vereadoras na próxima legislatura pautou as falas das parlamentares nesta segunda-feira, 16. Apesar de contar com 52% do eleitorado feminino, Venâncio Aires diminuiu de quatro para duas mulheres no Parlamento Municipal. A presença feminina é inclusive estimulada nas siglas com percentual fixo de candidaturas. A liderança das mulheres mais do que nunca precisa ganhar corpo e deverá ser um papel de destaque no próprio Legislativo Municipal. O momento é esse, na tentativa de em 2024 virar o jogo e ampliar o número de cadeiras ocupadas por elas.

PRESSÃO NO PRESIDENTE

O cargo de presidente da Câmara de Vereadores terá destaque no próximo ano. O nome que liderará o Legislativo, vai ser o tomador de decisões. Isso porque, tudo indica que situação e oposição terão votos igualitários, sete a sete, ficando para o ocupante do cargo de presidente a decisão de desempate. A composição do Parlamento Municipal, entre governistas e opositores terá discussões e votos contados, sendo que a situação terá a presidência, para o voto de minerva.

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

A transição de governo deve iniciar na próxima semana. De acordo com o futuro prefeito Jarbas da Rosa, uma equipe de cinco pessoas será montada para o trabalho que este ano terá apenas 45 dias, com a eleição um mês mais tarde. O novo secretariado será anunciado em dezembro, devendo ter redução de até duas secretarias e acúmulo de função por até dois secretários. Os vereadores eleitos poderão ser aproveitados na administração, assim como os candidatos que não se elegeram. “Vamos verificar o interesse dos vereadores em ocupar essas funções e claro, sempre de acordo com a capacidade técnica e respeitando a vontade de cada um”, afirma Jarbas. Sobre a composição da câmara, avalia que o desempenho do PDT ficou dentro do esperado, no entanto, a expectativa era por mais vagas conquistadas pelo MDB, de duas a três no total. A sigla, que compõe a majoritária, garantiu uma vaga no legislativo, surpreendendo o futuro gestor. Ao mesmo tempo, reconhece a tranquilidade de se ter a maioria mas ressalta a importância do diálogo e compreensão da oposição visando a qualidade de vida da população. Ainda reiterou o compromisso de manter a independência dos vereadores da base governista. O atual prefeito Giovane Wickert entrou em contato ainda no domingo, 15, para parabenizar o eleito e se colocar à disposição para a transição.

DIFERENTE

O prefeito Giovane Wickert projeta entregar a Administração Municipal ao eleito Jarbas da Rosa, sem contas à pagar. O gestor espera conseguir fechar o governo com contas no azul, o que já facilita a próxima gestão, principalmente pelo cenário financeiro projetado para 2021. Quando assumiu, o atual prefeito recebeu as contas públicas com déficit e valores para serem pagos à fornecedores.

CENTRO DE BEM-ESTAR ANIMAL

A construção do Centro de Bem-Estar Animal pode ganhar nova licitação, na tentativa de encontrar empresas para edificar o espaço. Isso porque, inicialmente o processo é classificado como fracassado, já que a única empresa participante não cumpre todas as determinações do edital. A empresa de Santa Clara do Sul ainda está em período de recurso e explicações para justificar a capacidade técnica na obra. O investimento no local alcança os R$ 300 mil e busca garantir espaço adequado para acompanhamento dos animais de rua do município. Se a empresa não comprovar capacidade, um novo processo de licitação será aberto, na tentativa de realizar o investimento. Vale lembrar que o espaço possui recursos garantidos por meio de emenda parlamentar. A burocracia federal e a demora para o pagamento acaba afastando empresas interessadas.

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

Reunião dos vereadores nesta segunda-feira, 16, contou com presença de público

uma campanha intensa. Desejar sucesso ao novo prefeito Jarbas da Rosa e Izaura Landim, que farão um baita governo.” O vereador Tiago Quintana (PDT), foi o mais votado no último domingo, lembrou que a população escolheu mudança na gestão municipal. “Tivemos uma eleição histórica, a população escolheu mudar, escolheu um projeto novo para o desenvolvimento da cidade.” A atual presidente da Câmara de Vereadores, Helena da Rosa (MDB), aproveitou o seu período de comunicações para desabafar. Lembrou os ataques que sofreu nas últimas reuniões do Parlamento Municipal, e agradeceu a conquista de 454 votos. “Desde

que me desafiei para encarar a presidência da Câmara, houve uma campanha contra a minha pessoa. Sigo firme e agradecida. Vencer é muito bom, mas é imprescindível saber perder.” Foi pela Câmara de Vereadores que nas últimas quatro semanas foram pautados debates eleitorais. Eduardo Kappel (PL), que não conseguiu a reeleição, aproveitava o seu período de comunicações para apresentar denúncias e supostas irregularidades. Na última semana, por maioria de votos, o período de comunicações foi suspenso, na tentativa de evitar discussões e ataques pessoais.

TIAGO QUINTANA QUER MANTER DIÁLOGO

E INDEPENDÊNCIA DO LEGISLATIVO

O vereador mais votado no último domingo, Tiago Quintana (PDT), conquistou 1.520 votos. Ao longo dos últimos quatro anos, o parlamentar foi a principal liderança de oposição. Nos próximos quatro anos passa a fazer parte da base governista, com a eleição de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB). Para o vereador, a votação do último domingo coloca um compromisso maior no seu trabalho. “O eleitor confiou no meu trabalho nos últimos quatro anos. Apesar de fazer oposição e questionamentos ao governo, houve o apoio do eleitor para este trabalho. Seguiremos atuando desta forma, agora ao lado do governo, mas buscaremos uma atuação de independência ao Executivo Municipal.” Para a próxima legislatura, Quintana pretende manter o contato

Guilherme Siebeneichler

REPRESENTAÇÃO

A primeira sessão da Câmara de Vereadores pós-eleições municipais foi de comemoração para alguns, ausência de outros, platéia e desabafos. Com renovação significativa na composição o próximo mandato, os parlamentares que conseguiram a reeleição agradeceram os votos conquistados. Já os que não garantiram votação suficiente, mantiveram os agradecimentos, destacando o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. A vereadora Sandra Wagner (PSB), destacou a diminuição da presença feminina na Câmara de Vereadores. Uma das principais lideranças governistas, Sandra falou sobre projetos em andamento no Governo Municipal que poderão ser continuados. “Deixamos recursos conquistados para construções e obras, e tenho muito orgulho de ter feito parte deste governo. O poder emana do povo, e que assim seja feita a democracia.” Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) não conquistou a reeleição e lamentou a diminuição de representatividade feminina no Legislativo. “Lamento a diminuição da representatividade das mulheres na Câmara de Vereadores. Foi

Guilherme Siebeneichler

Reunião desta segunda-feira, 16, foi a primeira após o domingo de eleições. Parlamento mantém seis vereadores reeleitos e renovação de nove cadeiras. Legislativo foi palco de discussões nas últimas semanas

Tiago Quintana conquistou a maior votação do Legislativo Municipal no último domingo

direto com a população. “Neste mandato criamos um gabinete móvel para ouvir a população, as demandas da nossa gente. Que-

remos manter este contato direto, inclusive dentro do Legislativo Municipal. É um momento importante para a nossa cidade,” destaca.

COM CINCO VEREADORES, PTB TERÁ

MAIOR BANCADA NA CÂMARA O PTB terá a maior bancada na Câmara de Vereadores no próximo governo, com cinco vagas garantidas. Com votos 9.602 votos, o partido conquistou três cadeiras por quociente partidiário e duas por média. São eles Ezequiel Stahl (1.205 votos), André Kaufmann (1.090), Diego Wolschick (1.060), Renato Golmann (901) e Clécio Espíndola (881). Atualmente, o partido possui duas vagas. Já o PDT fica com a segunda maior bancada, com quatro representantes. O total de 8.372 votos garantiu três eleitos por quociente e um por média. São eles Tiago Quintana (1.520), Sidnei Ferreira (627), Gerson

Ruppenthal (587) e César Augusto da Rosa (544). A terceira maior bancada será do PSB com dois vereadores. Foram 5.720 votos que conquistaram as duas vagas por quociente, Sandra Wagner (751) e Elígio Weschenfelder (511). O MDB terá uma vaga apenas por quociente, fruto dos 3.687 votos. Gilberto dos Santos (886) será o representante. Já o Republicanos (2.456), o PSD (2.396) e o PSL (1.240) também ficarão com uma vaga cada um por média. São eles Benildo Soares (612), Nelsoir Batisti (1.078) e Claidir Kerkoff (451), respectivamente. O PSL é o único partido estreante na casa.

Profile for Olá Jornal

Confira a edição desta quarta-feira, 18 de novembro de 2020, do Olá Jornal  

Confira a edição desta quarta-feira, 18 de novembro de 2020, do Olá Jornal  

Profile for olajornal
Advertisement