Issuu on Google+

Um Patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania

A S S O C I A Ç Ã O D O S P R O D U T O R E S O R G Â N I C O S D E M AT O G R O S S O D O S U L


REDE DE AGROECOLOGIA

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES ORGÂNICOS DE MATO GROSSO DO SUL

Objetivos do projeto A Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul inicia, neste ano de 2014, o Projeto Rede MS de Agroecologia da APOMS, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. A meta do projeto é promover a estruturação e garantir a integração dos núcleos da REDE DE AGROECOLOGIA DA APOMS, no Estado de Mato Grosso do Sul, para inserção de produtos nos mercados institucionais e/ou convencionais, com valor agregado via Certificação dos produtos como orgânicos, gerando trabalho e renda, e a melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto.

Seleção dos participantes O projeto prevê ações com 300 participantes, em 10 núcleos, sendo: agricultores e agricultoras familiares tradicionais, assentados da Reforma Agrária, indígenas, quilombolas e jovens rurais, com foco de atuação em agroecologia e produção orgânica. COD.

NÚCLEO

Nº DE PARTICIPANTES

01

Glória de Dourados

30

02

Ivinhema

20

03

Dourados

20

04

Ponta Porã

100

05

Jaraguari

20

06

Bela Vista

20

07

Juti

10

08

Itaquiraí

30

09

Mundo Novo

40

10

Nova Andradina

10

PANTANAL

CAMPO GRANDE

Pilares do projeto Sustentabilidade Econômica - Melhoria de renda e qualidade de vida. Sustentabilidade Ambiental - Uso de tecnologias mais sustentáveis (agroecologia e produção orgânica). Sustentabilidade Social - Autonomia nos núcleos e decisão compartilhada. Sustentabilidade Cultural - Respeito ao conhecimento tradicional, às questões de geração e incentivo aos jovens.

Mato Grosso do Sul • Divisão por município


REDE MS DE AGROECOLOGIA DA APOMS

Resultados esperados

Metas a serem alcançadas

SPG - Sistema Participativo de Garantia (Certificação Participativa), implantada na Rede APOMS, funcionando e proporcionando aos participantes do projeto a agregação de valor como produtos orgânicos

Implantação da UPCBIO - Unidade de Produção de Caldas e Biofertilizantes, que proporcionará aos participantes do projeto acesso a insumos alternativos para a produção agroecológica, contribuindo com processos de estabelecimento de agroecossistemas mais equilibrados.

Produção - Aumento da produção e da variedade de produtos orgânicos e agroecológicos produzidos pelos participantes do projeto, a ser alcançado através do acompanhamento técnico constante, da organização dos núcleos e da disponibilização de insumos alternativos para o processo produtivo.

Comercialização - Melhorar a renda e, consequentemente, a qualidade de vida dos produtores, na medida em que o projeto venha a viabilizar o aumento no número de negócios realizados de forma coletiva pelos produtores, com valor agregado como produto orgânico (PAA, PNAE e mercados alternativos).

Capacitar 300 agricultores em SPG (Sistema Participativo de Garantia), produção orgânica e comércio institucional, e garantia de acompanhamento permanente, além da agregação de novos parceiros.

Estimular o aumento da produção e a melhoria da qualidade dos alimentos orgânicos nos núcleos de agroecologia.

Viabilizar os núcleos da Rede de Agroecologia e apoiar os participantes, promovendo a estruturação, a comunicação, a coordenação/relatoria, e realizar acompanhamento na execução do projeto.

ORGÂNICO

Proporcionar a melhoria da qualidade e do preço dos produtos orgânicos, apoiando a organização de 10 grupos de comércio.


AEFAI - Associação da Escola Família Agrícola de Itaquiraí – MS EFAR - Escola Família Agrícola Rosalvo Rocha Rodrigues de Nova Alvorada do Sul AGRAER - Agência de Assistência e Extensão Rural EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE (Dourados, MS) UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Fórum Estadual de Economia Solidária Central de Comercialização de Economia Solidária SFA/MS - Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul DFDA/MS - Delegacia do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário Universidade de St. Gallen, Suíça SECAF - Consultoria e Assessoria para a Agricultura Familiar LTDA-ME

REALIZAÇÃO REDE DE AGROECOLOGIA

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES ORGÂNICOS DE MATO GROSSO DO SUL

APOIO Rodovia BR-376, km 66 Caixa Postal, 38 CEP: 79730-000 - Glória de Dourados, MS

PATROCÍNIO

IMPRESSO DE DIVULGAÇÃO APOMS - 2014 - COD. O1 • FOTOS: OLÁCIO KOMORI

Parcerias iniciais do Projeto


Folder petrobras