Page 1

- Distribuição Gratuita e Aleatória -

- 7.500 exemplares -

FEVEREIRO/2019

CIRCULAÇÃO: SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA, SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA E ITOBI

sua empresa cuida do

meio ambiente!?

Nosso jornal usa papel de manejo responsável!

Veste: Binga e elvis Confecções

Gastronômico - Páginas 6-7

Noite do Inflamável em Divinolândia --- Página 18

Festa de São Sebastião em S.S. Grama - Página 4

Você encontra O JornalZinho em todos os patrocinadores em São José: na Banca do Jorge, Sorveteria Ariofa, Padaria Santa Rita, Padaria Riopardense, Padaria Raddi. Na REGIÃO: TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA (Banca Global) SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA e ITOBI

Edição finalizada 02/02 - distribuição 05 a 09 de Fevereiro == Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Binga e Elvis Confecções /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Chácara Viana

Jornal Mensal


Só O JornalZinho está em 1.518 pontos Em apenas três dias, esta edição chegará a todas as 6 cidades da região, de forma gratuita.

é a Carolina turra, que brilha na capa, ao lado e no site. A gata é rio-pardense e estuda Estética.

Todo mês é assim: O JornalZinho é entregue em 1.518 pontos de distribuição, nas seis cidades, garantindo que os anúncios e demais conteúdos alcancem o maior público de veículo impresso.

Para alertar sobre os perigos do verão, na página 16, tratamos do aumento da população de escorpião. Confira!

É por isso que as marcas e produtos exibidos aqui ‘circulam’ mais e têm mais chance de serem vistos em são José, Caconde, são sebastião da grama, Divinolândia, tapiratiba e Itobi. E o que o leitor recebe? Dicas de saúde, fotos dos eventos, notícias, piadas, horóscopo, ofertas comerciais.... e muito mais.

Fique atento também às outras dicas do Zinho e do nosso site. E aproveite para conferir a agenda dos eventos da nossa região, na Seção vai rolar: ojornalzinho. com.br/events/categories/vai-rolar O Zinho já está nas ruas e conversando com ‘deus e todo mundo’. Coloque aqui sua mensagem ou seu produto: estamos de portas abertas! Bom fevereiro para todos nós!

Quem convida ao mês de fevereiro é Carolina turra, a gata da capa dessa edição. A moça é rio-pardense, tem 34 anos e estuda Estética. É filha de Ademir Moreira e Estel Turra. Os muitos cliques da moça e o making off podem ser vistos no site do Zinho e aqui: na capa, nesta página e na páginas 12 e 13. No papo com o Zinho, Carolina contou que gosta de comida japonesa, que seu ídolo é Deus, gosta de curtir com os seus 3 lindos filhos e sair com os amigos. Quem souber mais sobre a moça, aproveite e escreva para a redação comentando o ensaio desse mês: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br Bem-vinda, Carolina, à nossa seleção de gatas da capa! mensagem: ‘Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.’ Cora Coralina (poetisa brasileira) O JornalZinho é uma publicação de:

Como desenvolveu um relacionamento de 28 anos com os leitores da região, O Zinho criou uma fidelidade que gera expectativa todo início de mês.

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

VEM PRA

DIVINOLÂNDIA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Se o leitor não ‘cola’ aqui, está clicando no site (ojornalzinho. com.br) e no facebook...., onde também colocamos mais conteúdos em áudio e vídeo, como os artigos dos colaboradores.

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: GRATUITA e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Outro número que acompanha a publicação é a tiragem: são 7.500 exemplares, que chegam aos mercados, lojas, floriculturas, consultórios, escritórios, salões de beleza. Se cada exemplar é lido por quatro pessoas, pelo menos 30 mil pessoas vão consultar o jornal todos os meses.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Por todos esses números, o leitor também responde ao Zinho: envia comentários, indica festas para divulgação, sugere ‘gatas da capa’ e pede a cobertura em diferentes tipos de eventos. Quem é empresária ou empresário, pode avançar nessa parceria e garantir espaço aqui e no site: são várias opções para todos os tipos de comércio e serviços. Afinal, não existe publicidade cara, desde que ela chegue ao seu público-alvo. Quem anuncia aqui também colabora com o meio ambiente, pois o papel usado é fruto do manejo responsável das florestas. Em fevereiro, quem avança com a gente na comunicação de qualidade

2

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Alimentação Saudável

Fábio João Engenheiro Civil Pós em Administração Chef de Cozinha

Ariane Rangel Farmacêutica Técnica Nutrição Proprietária Empório Verde

Farinhas além do Trigo

Hoje em dia dá para perceber que a oferta de farinhas é imensa. A diversidade é tão grande que o consumidor fica sem saber qual a mais indicada para variar o sabor de pães, bolos, biscoitos e afins. As novas versões atendem tanto quem é intolerante ao glúten — proteína existente em alguns cereais — quanto aos que desejam apenas enriquecer o cardápio. Vale lembrar que nem toda farinha pode substituir a de trigo sem adaptações na receita. Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, elaboramos um guia com produtos disponíveis Cada um oferece vantagens e limitações. Farinha de amêndoa Essa farinha pode ser usada em biscoitos, muffins, bolos, cupcakes e até para empanar alimentos, em substituição à farinha de rosca. Farinha de arroz Quem não pode consumir glúten a elege como a substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. Experimente-a no preparo de pães, quiches, bolos, mingaus, pudins e vitaminas. Farinha de aveia É das mais versáteis e saudáveis do mercado. Indicada para biscoitos, panquecas, mingaus, bolos e massas de tortas salgadas. Farinha de chia As pequenas sementes que compõem essa farinha são velhas conhecidas de vegetarianos por suas qualidades nutricionais e por substituírem o ovo em diversas receitas É ideal para preparar pães, bolos, tortas e servir sobre saladas e em vitaminas. Farinha de linhaça Teste a farinha de linhaça para preparar bolos, sobretudo nas receitas veganas. Ou acrescente-a em receita de tortas ou nas saladas. Farinha de quinoa Fica excelente em massas de tortas salgadas. Farinha de grão-de-bico Essa versão é a que melhor se adapta aos preparos que tradicionalmente usam farinha de trigo, principalmente em receitas salgadas, como tortas e pães. Agora é só experimentar pra ver. Aqui no Empório temos todas essas opções em nosso granel, onde você pode comprar nas quantidades necessárias para sua receita.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

3


Neuróticos Anônimos

A importância do serviço em N/A

Ano começou com a Festa de São Sebastião A Festa de São Sebastião de 2019 brilhou em São Sebastião da Grama em janeiro. Na abertura, dia 11, teve Matheus Jorente e Comida de boteco, cardápio que se repetiu todas as sextas, com outros músicos convidados. A festa seguiu até 3 de fevereiro, na Paróquia São Sebastião, com praça de alimentação. O Zinho esteve lá na abertura: confira as belas imagens (aqui e no site), incluindo algumas fotos do fotógrafo mirim de 7 anos o Lucas!

(continuação do mês de Janeiro)

Não é à toa que o lema “Só por hoje” nos sugere fazer, apenas como exercício, pelo menos duas coisas que não tenhamos vontade de fazer. Da mesma forma é o serviço em N/A. Sabe-se que a essência do Amor é a doação simples sem a espera de recompensa. Através do serviço, nós oferecemos ajuda ao neurótico que ainda sofre, sem qualquer preocupação de ganho pessoal. Daí podemos afirmar, sem receio de errar, que serviço é amor. Por que será, no entanto, que resistimos em prestar serviço ao grupo que frequentamos e à Irmandade como um todo? A experiência tem demonstrado que diversos sentimentos nos impedem de prestar serviço. Muitos têm medo da responsabilidade que decorre do compromisso em prestar serviço à Irmandade. O medo nasce do desejo de perfeccionismo, natural do doente emocional. Várias máscaras encobrirão o medo. Muitos de nós temos medo de tomar decisão, porque não aceitamos a possibilidade de fracasso e de sermos criticados; ou medo de partilhar, por trazermos, conosco, um forte complexo de inferioridade etc. Na verdade, por não ter aprendido a amar, não sabemos que os erros são etapas dos acertos; não conseguimos compartilhar, conviver com as diferentes ideias e nos submeter à consciência coletiva. A importância da prestação de serviço em Neuróticos Anônimos é infinda. Um dos maiores serviços que podemos prestar, no entanto, é o acolhimento ao neurótico quando ingressa em uma sala de reuniões. Saber que não está sofrendo sozinho e que o seu sofrimento é compreendido é um grande ato de amor que podemos lhe oferecer. Muitos benefícios são conquistados quando nos dispomos a servir, a auxiliar, enfim, a amar o outro. Poderíamos apresentar uma lista extensa de exemplos. Recebem benefícios tanto aqueles a quem prestamos serviço, quanto nós mesmos. Isto porque o Amor é energia em movimento e, quanto mais amamos, mais amor recebemos. Esta é a roda da vida. Acreditamos não ser um exagero afirmar que não haverá real recuperação enquanto não nos dispusermos a servir ao nosso próximo, seja na Irmandade de N/A, seja na vida pessoal. Exercitemos, pois, o Amor e sejamos felizes!

teste DO AmOR

Tranque sua esposa e seu cachorro por duas horas no porta malas, abra e veja quem ficará feliz em te ver ...

24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

4

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

5


Festival Gastronômico Beneficente em São José Degustação de massas, queijos e vinhos foram alguns atrativos na noite de 26 de janeiro, no Espaço Donana. Lá, foi realizado o Festival Gastronômico Beneficente, com a renda do evento sendo revertida para a aquisição de alimentos a serem doados às famílias assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade. O evento teve apoio de comerciantes de São José. Parabéns!

Prof. Márcio José Lauria Como é mesmo? Quem navega sabe como é: de repente aparece um texto curto, mas inteligente, nem sempre expresso em linguagem aceitável. Entre deletar e lhe dar um trato, balança o nosso coração. Aí vão uns exemplares dessa literatura concisa, experimentada, espirituosa e tratada. Exame médico Depois de acurada observação ao espelho, a distinta senhora decidiu-se: iria ao médico naquele mesmo dia. No caminho foi ensaiando seu discurso, que ficou assim de viva voz: - Doutor, estou aqui porque notei com preocupação que meus cabelos estão secos e quebradiços; meus olhos sem brilho; minha pele rugosa e sem elasticidade; meus braços flácidos e minhas mãos encarquilhadas. O que é que o senhor acha disso tudo? - Garanto-lhe que a senhora não tem problema algum de visão, resumiu o atento facultativo. Com toda a certeza Dois caçadores caminham pela floresta. Súbito, um deles vai ao chão, espumando e revirando os olhos, parecendo ter muita dificuldade em respirar. Seu companheiro, sem saber o que fazer, toma o celular e consegue comunicar-se com um serviço de emergência dos guardas florestais. - Seu guarda, estou aqui sozinho no meio do mato e meu amigo morreu. - Morreu mesmo? - Não tenho certeza absoluta, mas parece que sim! - Mantenha a calma, meu senhor. A primeira coisa que deve fazer é ter certeza de que ele está morto... Segue-se um pesado e longo silêncio, só quebrado pelo barulho de um estampido. - Seu guarda, e agora, o que é que eu faço? Elementar, meu caro Depois de resolver o terrível problema do cão dos Baskervilles, o detetive Sherlock Holmes resolve convidar o inseparável amigo Dr. Watson para um programa incomum: acampar por breve período. Dirigem-se a um bosque relativamente próximo, armam a barraca, tomam uma refeição adequada à ocasião e consomem, com vagares, uma garrafa de bom vinho tinto. Já dentro dos respectivos sacos de dormir, ainda conversam mais um pouquinho, até caírem no sono. Algumas horas depois, Holmes acorda, acende o cachimbo e sacode o amigo: - Watson, olhe para o céu estrelado. O que você deduz disso? O médico, sabedor dos complicados processos de raciocínio do implacável decifrador de mistérios, resolve mostrar um pouco de erudição: - Bem, astronomicamente, estimo que existam milhões de galáxias e potencialmente bilhões de planetas como a Terra. Astrologicamente posso assegurar que Saturno está em Câncer. É de supor-se, ainda, pela posição das estrelas no firmamento, que são três horas e poucos minutos da madrugada. Se você me der mais algum tempo de alinhar outras considerações, chegarei a outras deduções com aceitável base lógica. Ou você já está satisfeito com que explanei até aqui? (continua na próxima publicação)

Se quiser mais explicações, comunique-se comigo por e-mail. Meu endereço eletrônico é: emelauria@uol.com.br As consultas são grátis

6

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Não sei por que os pais perguntam aos filhos “quer apanhar?” Emanuel Madeira Maschietto

Como se os filhos fossem responder “claro perai que vou pegar o chinelo”

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

À beira do abismo

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

7

‘Qualquer história rende um bom texto’, ‘Senta na cadeira e escreve’. Muitas são as ‘‘dicas autoajuda’’ para quem escreve, lindos aforismos que parecem milagrosas doses de inspiração, mas isto não modifica o fato de que continuo a passar por um Blackout nas ideias. Quero sempre fazer o melhor texto que conseguir, mas a rotina de trabalho do fim de ano me deixou em um abismo criativo, sendo que o maior prejudicado foi minha inspiração literária. O que até então era uma atividade que fluía naturalmente tem me derrubado constantemente no meio as palavras, me deixando soterrado em um abismo sem conexões neurais com a criatividade. A princípio o texto surge com facilidade, pura inspiração e talento. Com o passar dos anos, a inspiração passa a ser transpiração, é trabalhoso achar algum assunto da rotina para um texto: um sapato furado, o casulo de marimbondo no pinheiro, o último cogumelo do vidro. Tudo vira texto para quem tem um prazo a ser cumprido. E mesmo não sendo tão talentoso quanto Antonio Prata, garantimos a entrega dos caracteres publicados com louvor. Aleluia, Irmão! mais um mês com um texto publicado! Glória a Deus! Mas quando achamos que tudo vai se ajustar e engatar a primeira, somos assombrados por um black-out nas ideias. Toda a criatividade se esvai, perdendo espaço para as coisas mundanas: a louça suja acumulada na pia, a papelada na mesa do escritório, as cento e quarenta e cinco suculentas na janela. Acontecem todos os motivos do mundo para você não ter tempo para pensar e arquitetar um texto, deixando tudo em segundo plano. Depois surge o momento do desespero, é tarde para começar um texto do zero, é melhor pegar tudo que te aconteceu no mês, relacionar estes fatos com a última notícia da Folha de São Paulo e colocar a culpa de tudo isso na rotina insana, que você acredita ser o único ser humano do planeta a estar vivendo assim. E eis que lá no fim do túnel, perdido na selva de seu inconsciente, lugar em que suas lembranças mais bizarras estão guardadas – como aquele jingle ‘energia que dá gosto!’ – surge o texto para a sua próxima coluna! A glória, enfim.


Recebi 04 aulas de Gestão Estratégica 1ª AULA Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:

2º Princípio do Amor Exigente Os Pais Também São Gente Os pais são apenas pais e não se tornam perfeitos ao se tornarem pais. Fomos estimulados a disfarçar nossas fraquezas e a assumir o papel de pais infalíveis, superpais, capazes de tudo. Entretanto, essa postura é falsa, não leva a coisa alguma. Não se pode permitir que estruturas sociais ou econômicas explorem a família.

- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro? O corvo responde: - Claro, porque não? O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho. Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo. 2ª AULA Na África todas as manhãs a zebra acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão se quiser se manter viva. Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que a zebra se não quiser morrer de fome. Conclusão: Não faz diferença se você é zebra ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.

3ª AULA Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e, na rua, encontram uma antiga lâmpada mágica. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. O gênio diz: - Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês! - Eu primeiro, eu primeiro, grita um dos funcionários! Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida... Puff ! e ele foi. O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido: - Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de comida e bebidas. Puff ! e ele se foi. Agora você, diz o gênio para o gerente. - Eu quero aqueles dois folgados de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião! Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.

4ª AULA Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas e acha que provavelmente algumas mulheres invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando na lagoa. Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: - Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora. O fazendeiro responde: - Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés! Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente.

Portanto,

Antes de falar, escute... Antes de escrever, pense... Antes de gastar, ganhe... Antes de julgar, espere... Antes de desistir, tente... “No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo.”

Os pais são humanos, são apenas pais. Não são super-heróis nem se tornam perfeitos ao se tornarem pais. Continuam a ser filhos, errando e aprendendo pela vida afora. Devem assumir tranquilamente suas limitações, suas fraquezas, conscientes da experiência, da vivência, do amor por seus filhos, que os torna insubstituíveis na vida deles e na comunidade a que pertencem. Se até agora fizeram papel de super-heróis, os pais devem abandonar esse disfarce, parar de representar ou tentar ser o que não são. Que sejam eles mesmos, aplicando-se em dar o melhor que são ou do que têm, criando novas chances para si e para os seus. Devem usar a criatividade e imaginação aliadas a um sentimento de alegria reconfortante. Lembrarem-se de como foram seus pais, tentar vê-los apenas como gente, perdoando-os e amando-os, apesar dos pesares. Colocar-se também no lugar do filho antes de julgá-los. É uma boa técnica. Ter sempre juízes no lugar de pais ou companheiros dificulta muito a reorganização da família. Criem pontos de identidade e de lazer com seu grupo familiar, liberando os canais de comunicação para o diálogo profundo e autêntico. Fonte: O Que é o Amor Exigente (Mara Silvia Carvalho Menezes) Amor Exigente - grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

8

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Comunicado da

Justiça Eleitoral

Se você é eleitor e fez alistamento eleitoral ou transferência para São José do Rio Pardo até o dia 23/09/2015, DEVE COMPARECER PESSOALMENTE ao Cartório Eleitoral para proceder à revisão da sua inscrição eleitoral, devendo apresentar os seguintes documentos: - Título de Eleitor e documento de identificação com foto,

podendo ser: carteira de identidade, carteira profissional ou carteira nacional de habilitação, dentre outros; - Comprovante de residência que tenha sido expedido nos três meses anteriores ao comparecimento do eleitor no Cartório, podendo ser: conta de água, conta de luz, conta de telefone, dentre outros. Importante: O Eleitor DEVERÁ proceder ao agendamento para atendimento através do site do TRE/SP, na opção SERVIÇOS AO ELEITOR/Agendar atendimento. O NÃO comparecimento do eleitor até o dia 19/12/2019 ou a NÃO apresentação dos documentos exigidos acarretará o cancelamento da Inscrição Eleitoral. Não estão obrigados a comparecer no Cartório Eleitoral para os fins de revisão os Eleitores que já fizeram Biometria.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

9

Informações: de segunda à sexta-feira, das 12h às 18 horas, pelo telefone 3681-4522. O cartório da 124.ª Zona Eleitoral fica à Rua Benjamin Constant, 179, no Centro de São José.


São José teve o Sarau Empretecer Rio Pardo Um grupo de interessados em cultura reuniu-se na noite de 19 de janeiro, no Epidauro de São José, para mostrar (e assistir) vários tipos de arte. O Sarau Empretecer Rio Pardo inspirou-se num formato já usado pela comunidade da UFABC (Universidade Federal do ABC). Em São José, os participantes recitaram poesias e cantaram rap, além de executar músicas no violão e violoncelo, dançar break. E muito mais... O evento atraiu interessados da cidade e da região, como de Mococa. O próximo evento será o Sarau do Grito, em 23 de fevereiro. Parabéns!

Quem manda ser pobre?

Enquanto uns reclamam da vida e do calor, estou aqui sentado em um sofá que custa R$ 9.000,00, com um ar condicionado de R$ 5.500,00 ligado e assistindo um filme numa TV de 58 polegadas full HD de R$ 18.000,00 e não tô nem ai pros funcionários do Magazine Luiza me mandando levantar e sair da loja.

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

Mais uma tragédia O Brasil, mais uma vez, vem sendo castigado por desastres ambientais ocasionados por atividades de mineração. Embora nossa nação conte com riquezas minerais como ferro, alumínio, manganês e cobre, segundo nosso atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, ele pretende investir na extração do Nióbio, que se trata de um produto de alto valor agregado. Mas devemos estar atentos às questões não só do nióbio, mas das outras atividades mineradoras, para que não ocorram desastres ambientais como ocorridos em Mariana e, recentemente, em Brumadinho, ambos no Estado de Minas Gerais. Deve existir uma fiscalização capacitada e efetiva nas áreas de extração e processo, principalmente nas barragens de rejeitos. Mas muitas pessoas têm assistido nestes últimos dias, nos noticiários sobre o desastre de Brumadinho, e têm se perguntado: “Mas o que é uma barragem de dejetos?”. Podemos definir barragens de dejetos de uma forma de fácil entendimento como sendo uma estrutura com a finalidade de reter a água e os resíduos sólidos de um processo de mineração de um determinado produto. Dentro do processo de beneficiamento do minério, é gerado um volume alto de dejetos que contêm metais pesados e reagentes que, em grande parte das vezes, são muito tóxicos. Deverá se levar em conta também uma análise de fatores que podem influenciar diretamente e indiretamente para a implantação destas barragens, considerando parâmetros como características geológicas, hidrológicas, topográficas, geotécnicas, ambientais, sociais, avaliação de riscos, entre outras. Considerando também que o correto antes da construção destas barragens de contenção deverá se apresentar diversos estudos de campo e ensaios em laboratórios. Que Deus conforte as famílias de Brumadinho!

10

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br Durou cerca de 1 mês a passagem de Edson Boaro (Abobrão) como treinador do Democrata, de Sete Lagoas (MG), que disputará o campeonato mineiro da 2ª divisão de profissionais, a partir deste 09/02. Até o fechamento desta coluna (29/01), o meia João Pedro Florêncio Barbosa foi relacionado para todos os jogos do Vila Nova pela 1ª divisão do certame goiano. Retornou ao clube, após breve passagem pelos juniores do Atlético/MG. Outro rio-pardense, Marcus Vinícius de Oliveira Alves (foto), de 18 anos, foi um dos destaques do São Caetano na Copa SP de Juniores: Vini fez 4 gols e jogou todas as 5 partidas pelo clube, que o contratou até 06/2022. Também rio-pardense, mas radicado em Itobi desde criança, Luís Gustavo Francisco Camilo é titular do Novo Hamburgo no atual campeonato da 1ª divisão do Gauchão. Depois de 2 temporadas no Manama Club do Barém, no Golfo Pérsico, o zagueiro de 27 anos está sendo dirigido por Bolívar, ex-ídolo do Internacional/RS. De São João da Boa Vista: Paulinho McLaren segue dirigindo o Barretos na A-3 do Paulistão. O meia Nenê Bonilha (ex-Corinthians, de 2011 a 2014) jogou em 2018 pelo Fortaleza na Série B do Brasileirão e hoje, com 27 anos, atua pelo Vera Cruz do México. Também sanjoanense, Matheus Reis (de 23 anos) desde ano passado está no Rio Ave, de Portugal, após estadia no Bahia em 2017: lateral foi relevado pelo São Paulo FC. Depois de passagem pelo Santa Cruz/PE, o cacondense Flávio Trevisan, preparador físico de 61 anos, está no Al Faisaly, da Arábia Saudita, em companhia do treinador Péricles Chamusca.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

11

João André Margara Alcântara tem 10 anos. Flexinha, como é conhecido, marcou 4 gols nos 16 jogos que disputou pelo Rio Branco de Americana no Campeonato Paulista Sub-11 de 2018. É filho do magistrado André Antônio da Silveira Alcântara, atualmente na jurisdição de Rio Claro após atuação na Comarca rio-pardense na década passada


Danilo Figo Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com www.facebook.com/danilofigonutricionista Local de atendimento: Clinica Revitalle

Fone: 3608 4392

Posso comer depois das 18h? Muitas pessoas têm dúvida em relação à alimentação no período noturno, sendo que a maioria tem medo de ganhar quilos extras. Mas será que isso é verdade? Nem sempre!!! Tudo dependerá da individualidade biológica de cada pessoa, rotina, horários de exercícios, horário de dormir, entre outros aspectos. Caso você treine às 19h e acabe o treino às 20h, por exemplo, há a necessidade de pelo menos uma refeição completa após este exercício, pois o seu corpo necessita de alimentos para ajudar na recuperação do seu corpo, independente se o objetivo for emagrecimento ou performance ou hipertrofia. Na realidade, a falta de alimentação neste caso pode ocasionar uma perda significativa de massa muscular e também aumentar os riscos de lesões. Há casos também de pessoas que gostam de treinar bem de manhã. Nesta ocasião, a última refeição do dia anterior será muito importante pois ela que te ajudará a estocar energia e não o pré-treino cedo. Para pessoas que praticam exercícios aeróbios e visam performance, esta refeição deve ser composta por uma quantidade moderada a alta de carboidratos, preferencialmente de média a lenta digestão, como batata doce, inhame e aveia. Claro que a refeição não precisa conter apenas carboidratos. É interessante acrescentar também um pouco de fonte de gorduras boas – como azeite, castanhas ou gergelim – e também um pouco de proteína, como ovos ou carnes magras. Legumes também são bem-vindos!!! Na realidade, não existe receita de bolo. Tudo dependerá de como você irá se adequar com o plano alimentar. Em alguns casos de emagrecimento ou de adaptação pode ser uma estratégia válida por um determinado período de tempo, mas não aconselho evitar refeições após as 18 horas para a maioria das pessoas. Um ótimo mês a todos!!!

12

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com

Espuma de Coco

Ingredientes 1 envelope de gelatina incolor ½ xícara de água 4 claras 8 colheres (sopa) de açúcar 1 vidro de leite de coco 1 lata de creme de leite sem soro Modo de Preparo Colocar a gelatina na água durante 5 minutos, levar ao fogo mexendo sempre até dissolver. Bata as claras em neve com uma pitada de sal, junte o açúcar aos poucos batendo sempre, junte a gelatina já fria e o leite de coco. Retire da batedeira, misture o creme de leite levemente,coloque numa forma levemente untada com óleo. Leve a geladeira, até firmar, sirva com molho de chocolate.

Ingredientes do Molho 1 1/2 xícara de leite 1 xícara de açúcar 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 colher (sobremesa) de amido de milho 1 pitada de bicarbonato Leve tudo ao fogo mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, bata no liquidificador, e sirva com a espuma de coco gelada.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

13


‘Caminho da fé’ nas gaiolas... Entre 14 e 18 de janeiro, um grupo de gaioleiros’ saíram de São José, em romaria para Aparecida, cumprindo do ‘Caminho da fé’. Foi a segunda jornada desse tipo do grupo. Desta vez, foram oito ‘gaiolas’ rodando quase 800 quilômetros. Parabéns!

Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Olá, leitores de O JornalZinho. A equipe de Atletismo AREPID DEC já está se preparando para a Etapa Regional São Paulo, que acontecerá entre 22 e 24 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, Vila Guarani, São Paulo). Cada atleta poderá ser inscrito, no máximo, em três provas por Fase do Circuito BRASIL LOTERIAS CAIXA 2019. As provas de pista serão disputadas em finais diretas por tempo, sendo o balizamento feito pela melhor marca do atleta na temporada anterior. Para os atletas da AREPID DEC participarem das Etapas Nacionais do Circuito Loterias Caixa deverão atingir ou ultrapassar os índices mínimos estabelecidos com referência aos recordes mundiais. Por exemplo, o nosso atleta Marco Correa (classe F64), amputação de membro inferior, tem que superar as marcas: 44,21 metros para o Lançamento do Disco, 40,39 metros pro Dardo e 12,87 metros para o Arremesso do Peso. As provas de campo e de pista acontecerão no sábado pela manhã, sábado à tarde e domingo pela manhã. Lembro que todos podem assistir a este evento: a Entrada é franca. Neste ano também nenhum atleta poderá participar das competições sem um atestado médico válido entregue no momento da inscrição. Além das competições nacionais do Circuito Loterias Caixa, em 2019 atletas da AREPID DEC poderão participar do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que acontecerá entre 23 e 28 de abril, na cidade de São Paulo, além dos Jogos Parapan-Americanos, no mês de Agosto/Setembro em Lima (Peru) e o Campeonato Mundial de Atletismo em Dubai no mês de Novembro. A AREPID DEC ainda participará com seus atletas dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior 2019. Os treinos são realizados toda quarta e sábado, a partir das 8 da manhã, no Estádio Palmiro Petrocelli, no Jardim Aeroporto. Siga: https://www.facebook.com/arepidriopardo/ https://www.instagram.com/arepidoficial/

Carnaval: especialistas alertam para cuidados com preservativos Fonte: www.blog.saude.gov.br (8/02/2018). Reportagem: Penélope Toledo e Gabrielle Araujo (INCQS/Fiocruz)

Com a proximidade do carnaval, as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são intensificadas a fim de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde durante a folia e de estimular o uso de preservativos. A camisinha é o método contraceptivo mais barato e de fácil acesso, com distribuição gratuita nos postos de saúde, além de evitar a transmissão de doenças como Aids e sífilis. As coordenadoras do Núcleo Técnico de Artigos de Saúde do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Michele Feitoza e Renata Dalavia, comentam que o preservativo mais utilizado é o de látex masculino, mas reforçam que existem outras modalidades igualmente importantes, como os preservativos masculinos que não são de látex e os femininos. De acordo com Michele, o diferencial da camisinha para mulheres é que ela confere maior proteção na área da vulva, a entrada da vagina, permitindo que a própria usuária se preserve, e é feita de material antialérgico. Importância do controle da qualidade dos preservativos Segundo explicações de Michele Feitoza, os preservativos masculinos de látex fabricados no Brasil ou importados precisam obrigatoriamente de certificação metrológica e, para isto, passam por avaliações de qualidade que atestam a eficácia e a segurança do seu uso. De olho no rótulo e na embalagem Segundo Michele Feitoza e Renata Dalavia, dois tipos de observações são necessários na aquisição dos preservativos: as informações de rotulagem e o aspecto da embalagem. No caso da embalagem, é fundamental que esteja lacrada e não haja furos, pois a má conservação pode danificar o produto e comprometer a sua eficácia. É também importante ter precaução com objetos cortantes ou pontiagudos na hora de abrir a embalagem primária. Já com relação aos rótulos, as pessoas devem verificar as informações gerais para todos os produtos, em destaque para data de validade e presença do número do registro, que comprova que o produto está registrado no país pela Anvisa. Além destes dados, devem ainda conter nome/marca, o número do CNPJ do detentor do registro e responsável técnico, que asseguram a identificação, legalidade e a procedência do mesmo. Para as informações específicas dos preservativos vale ressaltar informações na rotulagem como: tipo de material, aviso de que o látex pode causar alergia, presença do selo do Inmetro (que comprova que aquele lote passou por análises relacionadas à certificação metrológica) e informações sobre o tamanho adequado ao uso de cada consumidor.

14

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

DORES NA ESCÁPULA A crepitação palpável – e às vezes audível – da articulação escapulotorácica nem sempre deve ser considerada patológica. Trata-se de fato relativamente comum e, na maioria das vezes, indolor. A síndrome do ressalto entre a escápula e o gradeado costal pode ser identificada em atletas que realizam movimentos de arremesso sobre a cabeça. Porém, alguns autores não encontraram qualquer relação direta dos sintomas com o tipo de trabalho realizado, com os esportes praticados ou com alterações de postura, relatando o diagnóstico mesmo em pacientes sedentários ou no membro não dominante. Os pacientes geralmente se queixam de dor com o aumento de atividades que envolvem o ombro. Um dos achados mais consistentes é a crepitação ao movimentar a escápula. A inspeção no exame físico pode evidenciar assimetria escapular, sendo importante avaliar o peitoral menor, o trapézio e o elevador da escápula, com o intuito de detectar maior tensão destes músculos no lado afetado.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

15

Existem várias bursas que repousam ao redor da escápula, que são causas potenciais de crepitação. Embora elastofibromas, osteocondromas e outros tumores sejam relatados como causas desta síndrome na região escapulotorácica, em muitas ocasiões não se identificam facilmente lesões ou tumores associados, e a causa pode ser dinâmica e relacionada a microtraumas por esforços repetitivos, bursites e variações anatômicas. O tratamento do ressalto da escápula em geral é clínico e conservador. O tratamento conservador inclui uso de anti-inflamatórios, medidas analgésicas locais, uso judicioso de infiltração com corticosteroide e, principalmente, reabilitação muscular. Nos casos em que não há melhora clínica em três a seis meses, pode ser considerado o tratamento cirúrgico. Quando um tumor é identificado, como o elastofibroma ou o osteocondroma, pode ser necessária a ressecção cirúrgica.


Casamentos Melina e João Paulo

Uniram-se em 12 de janeiro, na Igreja de São Judas Tadeu. Ele é filho de Maria do Carmo Bento Rufino e Ercio Cortes Rufino. A noiva é filha de Maria Vita Lima Moisés e Antonio Donizete Moisés (in memoriam).

Tome muito cuidado pois o calor provoca infestação de escorpiões dentro de casa! Compartilhe com seus amigos para que todos tenham cuidado! Fonte: ttps://coruja-prof.blogspot.com) Os escorpiões que muitas vezes ocupam áreas externas como bueiros e terrenos baldios, invadem as casas no verão para se esconder em lugares escuros e úmidos. Locais que acumulem material, como dispensas, armários, quintais, favorecem o aparecimento do bicho, pois estes locais contribuem para o surgimento de insetos, como baratas e gafanhotos, alimento preferido dos escorpiões.

A espécie mais venenosa!

Fotos: Bianca Tatasciori

O mais comum visto nas casas – o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) – tem entre 6 e 7 centímetros de comprimento e é considerado o mais venenoso da América do Sul. O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí. Uma medida comum que as pessoas tomam para se proteger dos escorpiões é colocar bloqueadores de pano nas portas e também redes nos ralos, mas a medida não é comprovadamente segura. Veneno para inseto mata escorpião? Não. Na verdade, o veneno causa um efeito contrário, atiça-os

para fora de suas tocas e ainda faz com que eles se reproduzam mais rapidamente, lançando de 20 a 30 filhotes no ambiente.

Prevenção é a solução!

Como o veneno de insetos não funciona e você não quer correr o risco de enfrentar um, o melhor mesmo é evitar o acúmulo de lixo e entulho dentro e se possível, ao redor da sua casa. Ande sempre calçado e mantenha sua casa limpa e livre de sujeira. Coisas simples fazem muita diferença, portanto anote outras dicas: – Evite deixar louça na pia da cozinha; – Retire o lixo do banheiro diariamente; – Tampe todos os buracos não usados da casa: tomadas, conexões de telefone, ralos e pias. Assim você evita o surgimento de baratas e outros insetos, que são a principal fonte de alimentação dos escorpiões. – Mantenha camas e berços afastados pelo menos 10 cm da parede; – Evite que lençóis e mosquiteiros de berço toquem o chão; – Se tiver jardim em casa, mantenha-o sempre aparado e bem

cuidado; – Despeje água sanitária semanalmente nos ralos; – Antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, etc. Sacuda as roupas (inclusive as de cama) para ver se não existem escorpiões dentro. – Use galhos secos de lavanda ou sementes nas janelas, portas e gavetas. Escorpiões não gostam do cheiro.

Fui picado… e agora?

Caso você tenha sido picado por um escorpião, imediatamente tome as seguintes ações: Limpe o local com água e sabão; Não aplique nenhum tipo de substância sobre o local da picada (álcool, ervas, etc); Não amarre ou faça curativos que fechem o local; Procure orientação médica imediata; Se possível, capture o animal e leve-o ao serviço de saúde para a identificação do escorpião causador do acidente.

Informações adicionais

Em caso de ataque, ligue para 0800 6446 774 — Centro de Informação Toxicológica (orientação de primeiros-socorros em casos de acidentes); Recomendamos a leitura desse manual do Ministério da Saúde sobre controle de pragas urbanas, em específico – o escorpião: Manual de Controle do Escorpião

Batizados

Raphael e Bernardo Os primos Raphael e Bernardo foram batizados em 13 de janeiro, na Igreja Matriz de São José. Bernardo é filho de Laura Ribeiro Spagnolo e o Raphael é filho de Isabel Ribeiro Spagnolo e Luís Gustavo Alves. Fotos: Bianca Tatasciori

16

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Caminhos de Cura

Laís Gervásio Osteopata Sistêmica

Insta: @laisgervasio Face: /terapeutalaisgervasio www.laisgervasio.com.br

Três tipos de pessoas Ansiosas (saia do primeiro)

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

17

Ansiedade e estresse estão cada vez mais frequentes nas nossas vidas. O Brasil é o primeiro no ranking de ansiedade no mundo. Mas existem três formas de ser ansiosa, qual delas você se identifica? 1. Ansiosa Vítima: o Vai empurrando a vida com a barriga, o Sofre com a ansiedade, o aperto no peito, as palpitações, o Mas não faz nada para mudar. o Vive reclamando. o Põe a culpa na economia, no País, no trabalho, nas pessoas. o Fica sem ação. Conhece alguém assim? 2. Ansiosa Buscadora: • Tem consciência de sua ansiedade • Sente que atrapalha seu dia a dia • Mas tem dificuldade em saber onde encontrar ajuda. • Busca ajuda na internet, no youtube, em livros. • Sabe a teoria, tem dificuldade em colocar em prática. • Quer melhorar mas não sabe como. E assim? 3. Ansiosa Desperta: • Sabe como a ansiedade atua no seu corpo e na sua vida. • Aprendeu a dar as mãos para ela, facilitando seu dia a dia. • Usa seu potencial máximo na hora do trabalho. • Está presente. • Diante de um problema, usa suas ferramentas, para manter o centro e responder com clareza. • Consegue descansar e repor as energias. • O corpo fica vibrante de alegria e leve. • Quando cai, levanta e recomeça. Que tal assim? Maravilhoso, não é? Há 15 anos eu poderia pensar que seria impossível para mim esta terceira opção. Era aquela Ansiosa Vítima que sofria demaaaais. Esse é o pior lugar para estar, pois não existe ação. Mas a vida foi me cutucando pra dar o passo. Eu passei a ser a Ansiosa Buscadora, praticava yoga, mesmo que minha cabeça estivesse ‘a milhão’ – era a coisa mais difícil do mundo, na época. Busquei muito! Diversos cursos, terapias, vivências… Cada passo foi importantíssimo para que hoje eu possa dizer que sou uma Ansiosa Desperta. Sim, a ansiedade ainda faz parte. Só que eu fiz uma amizade com ela. Ela me lembra de: • olhar para mim • pisar no freio • rever o caminho Sou muito grata à ansiedade! Mesmo que tenha sido dolorido, ela me mostrou o caminho da liberdade de Ser quem eu Sou! E você, como está hoje e como quer estar? Qual passo pode dar hoje? Seguimos conectados pelas redes sociais.


Batizados Sophia

Teve Noite do Inflamável em Divinolândia

O ano começou quente no Texas Bar, de Divinolândia: em 26 de janeiro, teve Noite do inflamável, com Daniel Ricci ‘Vinagrinho’, entre outras atrações. O Zinho fez várias imagens da galera que aproveitou a noite (+ no site). E fica a dica: acompanhe a agenda da casa para fevereiro. Parabéns!

A Sophia recebeu a bênção católica em 6 de janeiro, na Igreja de Santo Antônio. Ela é filha de Elisângela Blaschi de Carvalho e Maurício Roberto Assumpção. Fotos: Bianca Tatasciori

Aniversários Beatriz

O primeiro ‘parabéns’ da Beatriz foi em 20 de janeiro, com decoração do tema da animação Galinha pintadinha. Ela curtiu com os convidados e os pais: Caroline de Cassia dos Reis e Fernando Henrique Silva do Amaral. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Miguel

Gisele Aparecida da Silva Domingos e Tiago Simões Domingos receberam os convidados, em 6 de janeiro, para curtirem o primeiro ano do filho, Miguel. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Pietro

A primeira ‘bagunça’ do Pietro foi em 19 de janeiro, quando se comemorou o primeiro ano do garoto, que é filho de Bianca Posso Procópio Machado e João Paulo Buosi. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

18

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversários Helena

A história Branca de neve e os sete anões foi o tema usado para decorar a comemoração de dois anos da Helena, em 13 de janeiro. Ela é filha de Gisele Cristina Rodrigues Silva Corrêa e Leandro Gama Correa. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Ísis

Daniela Moraes Dias Rozelli e Marcelo Minussi Rozelli presentearam a filha, Ísis, com uma festa para comemorar seus dois anos de vida: foi em 5 de janeiro, em salão de festas de São José. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Manuella

A Manuella curtiu com a ‘turma’ e familiares a festa de quatro anos, realizada em 11 de janeiro. A Aniversariante é filha de Vanessa Rodrigues Boaro e Guilherme Zanetti Baptistella. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Bianca

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

19

Parabéns à Bianca Ribeiro Dias, que completará 16 anos em 21 de fevereiro. Ela é filha de Nilce Helena Ribeiro Dias e Airton César Dias.


Datas Comemorativas FEVEREIRO 2019 01- Dia do Publicitário 02- Dia de Iemanjá 02- Dia de Nossa Senhora dos Navegantes 02- Dia do Agente Fiscal 03- Dia de São Brás

Joaquim e Maria Naquela tarde, Joaquim recebe um pacote do Correio, enviado pelo filho que estava estudando nos Estados Unidos. Ansioso, abriu o pacote. Era um espelho. Ao ver a imagem refletida, foi correndo chamar a mulher; - Ó Maria, ó Maria! Veja, o nosso filho nos mandou um retrato.

Os sócios da barraquinha de verduras Aderbal e José eram sócios numa barraca de verduras na feira. José estava p. da vida porque Aderbal era muito metido e mandão. Um dia, decidido a acabar com aquela história, José , irritado, diz ao sócio: - Aderbal, chega de dizer EU comprei, EU vendi, EU acertei, EU fiz isso, EU fiz aquilo! Só dá você ?? Parece que é único? - É que... - Aderbal tentava se justificar, mas o amigo não parava de falar. Nós somos sócios! De agora em diante não sou eu e você. Nós somos responsáveis por tudo o que acontece nessa barraca. Ficou claro, amigão? NÓS!!! Passando algum tempo, Aderbal, aproxima-se de José e avisa meio nervoso:

05- Dia do Datiloscopista 05- Ano Novo Chinês 07- Dia do Gráfico 11- Dia do Zelador 11- Dia de Nossa Senhora de Lourdes 13- Dia Mundial do Rádio 14- Dia de São Valentim 16- Dia do Repórter 17- Término do Horário de Verão 2018-2019

Coitadinho, olha só como ele tá acabado! A Maria evio correndo, espiou por cima do ombro do marido e disparou: - Também, olha a cara da vagabunda que ele está namorando!

- Más notícias, sócio! Lembra daquela freguesa com quem sai um tempo atrás?? Então, ela está esperando um filho NOSSO!

Chegando no Céu Um cara morre tragicamente e, chegando ao céu, Deus começa o interrogatório: — Do que morreu você, meu filho? — Ah, Senhor... Foi por causa da enchente! Enquanto o recém-chegado contava como foi a sua morte, um outro cidadão do céu interrompeu: — Enchente uma ova! Deve ter sido uma chuvinha besta! — Não! Foi mesmo uma enchente — disse o novo hóspede, indignado. A cidade ficou toda debaixo d’água! — O quê? Você não sabe o que é uma chuva de verdade! — Como não? Perdemos o carro, a casa e até algumas vidas por causa da enchente! — Deixa de ser frouxo, rapaz. Chuvinha de n-a-d-a... O cara estava ficando muito nervoso... até que Deus não se conteve e interveio: — Cala a boca, Noé! Deixa o homem contar a história dele em paz!

19- Dia do Esportista 19- Dia de São Conrado 20- Dia Mundial da Justiça Social 21- Dia Nacional do Imigrante Italiano 24- Promulgação da Primeira Constituição Republicana 25- Dia da Criação do Ministério das Comunicações 26- Dia de Santo Alexandre

27- Dia do Agente Fiscal da Receita Federal 27- Dia do Livro Didático 27- Dia de São Leandro 28- Dia da Ressaca 28- Dia de São Romão e Lupicino

20

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Plantas Tóxicas para Cães e Gatos Nossos animais de estimação podem correr riscos à sua saúde quando expostos a plantas tóxicas. Conheça mais sobre o assunto e poupe seus pets de incidentes perigosos. Nossos gatos e cachorros, em contato com plantas no jardim e mesmo as cultivadas em interiores, podem ter problemas de saúde. Os riscos podem ser até fatais. Algumas plantas contêm princípios tóxicos como os alcaloides que podem afetar sua respiração, causar taquicardia e envenenamentos. Gatos Eles se lavam lambendo o pelo e outras partes do corpo. Neste processo engolem os fios, que causam uma bola dentro do estômago. Eles ingerem em geral folhas de capins para que possam vomitar e eliminar estes pelos. Quanto mais peludo for o animal, mais bolas de pelo se formarão. Uma solução simples é escovar diariamente o gato, para que não haja pelos soltos. Providenciar um vaso com capim é outra opção. Colher sementes de capins em terrenos baldios ou adquirir mistura própria para semear para os pets em agropecuárias e lojas especializadas para animais de estimação. Um saquinho contendo mistura de sementes dura muito e não sai caro. Cães Os cães são normalmente curiosos e alguns não têm noção dos perigos das folhagens do jardim. Por tédio, falta de atenção de humanos, poderá fazer “jardinagem”, arrancando mudas ou comendo folhas. Alguns cães apreciam acompanhar o dono nas suas tarefas de cuidar do jardim. Depois de tudo plantado, eles vão lá e “ajudam” arrancando tudo. O seu olfato apurado detecta o odor do dono na planta. Para evitar, use luvas de borracha e vigie seu cão após o plantio. Providencie pequenos vasos com plantas aromáticas tipo hortelã, manjerona, capim-limão que eles adoram e que não irão fazer mal. Um lembrete: se desconfiar que seu gato ou cão ingeriu alguma planta tóxica, leve imediatamente a um veterinário, ele saberá o que fazer. A quantidade de plantas tóxicas é enorme, então colocamos aqui as mais conhecidas e cultivadas nos jardins brasileiros, para ajudar a diminuir os acidentes com plantas. Considerar que todas as partes destas plantas são tóxicas: raízes, rizoma ou tubérculo, caules, folhas, flores e frutos.

Plantas que Ameaçam a Saúde dos Pets Comigo-ninguém-pode, Caladium, lírio-da-paz, costela-de-adão, jiboia, filodendros, Coroa de Cristo, poinsétia, cróton, mandioca, mamona, falsa-seringueira, batata inglesa, tomates, pimentões, pimentas, berinjela, datura, alamanda diversas, dipladenia, espirradeira, jasmim-estrela, jasmim-manga, rosinha-de-pedra, Kalanchoe, babosa (suculentas em geral), amarílis, narciso, agapanto, crotalária, glicínia, chuva-de-ouro, açafrão,íris, prímula, ciclamen, lisimaquia, figueira, figo-comum, hera, boca-de-leão, anêmona, bromélias em geral, buxus, lírios, todas as espécies, nandina, azaleias, strelitzias, viburnos, trevo branco e vermelho

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

21

(Fonte: https://www.fazfacil.com.br)


Orquídeas Pragas e doenças: podridão negra Uma das doenças mais chatas e cruéis que já vi em uma orquídea, a podridão negra ataca principalmente plantas dos gêneros Cattleya, Laelia e seus híbridos. Aparece principalmente no inverno ou em épocas muito úmidas, como a que estamos enfrentando agora no Sul do Brasil.

Plantas totalmente expostas à chuva ou plantas cuja a irrigação as mantém úmidas por um longo período facilitam o aparecimento da doença. No caso da irrigação, há relatos que plantas regadas pela manhã e em local pouco ventilado são mais propícias à doença, pois o calor emitido pelos raios solares aquecem a planta úmida que, ao atingir uma temperatura em torno de 28 graus, propicia um ambiente ideal para a eclosão de fungos.

As condições úmidas nestes casos favorecem o crescimento da doença, pois os esporos inertes (Pythium ultimun e Phytophtora cactorum) sobrevivem no solo úmido até que um hospedeiro esteja disponível para proliferação. Então, os esporos inertes germinam e esporos móveis penetram as raízes. As raízes não precisam de feridas para serem infectadas, o que é mais um agravante, pois uma planta completamente sadia pode ser infectada rapidamente. Outro fator que propicia o aparecimento da doença é a salinidade do substrato, portanto esteja atento ao excesso de fertilizantes. Os sais acumulados no substrato dos vasos pode ajudar à proliferação da doença. Seu ataque começa pelo rizoma, passando depois para os pseudobulbos e folhas com incrível rapidez. A doença transforma essas partes da planta numa massa pardacenta e de odor desagradável, evidenciado por pequenas lesões negras. A doença continua a se espalhar até que ela finalmente mata a planta. Caso você tenha tido um surto da doença em seu orquidário, evite cultivar suas orquídeas perto de qualquer área aonde a podridão negra foi identificada. Mantenha ferramentas e regadores higienizados. Compre apenas orquídeas certificadas de uma fonte com boa reputação. Inspecione as plantas com cuidado por sinais de podridão negra quando você comprá-las. Cuidados nunca são demais e podem salvar seu orquidário de duras perdas. (Continua na pág. : 23)

22

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Cuidado no Carnaval

Leites

O que o leite de caixinha falou para o leite de saquinho? RESPOSTA: Vem pra caixa você também VEM.

O Baiano e a cobra

Um baiano como todos muito preguiçoso deitado na cama logo vira pra mãe e pergunta: - Mãinha tem remédio para picada de cobra ai? A mãe logo responde: - Tenho não, por que você foi picado? O filho responde: - Ainda não mãinha, mas ela já esta descendo o barranco!

Conversa com Deus

Dois amigos se encontram: - Você sabia que o Arnaldo está hospitalizado? - comenta um deles - O cara tá mal, parece que nem dá pra reconhecer direito... Não pode ser! - disse o outro, aflito - Ainda ontem eu vi o Arnaldo num baile de carnaval, dançando com uma loira deliciosa! - Pois é, a mulher dele também viu!

Penetras

E o papai? - Mamae,é DEUS quem da o pao de cada dia? - É sim minha filha! - É o papai noel que traz presente? - É filha. - Foi a cegonha que me trouxe? - Claro filha!

E ai da pra entrar no churrasco !?

Orquídeas Pragas e doenças: podridão negra (Continuação da pág.: 22) Como controlar Isole as plantas infectadas e pare totalmente as regas. Utilize compostos baseados em cobre nas orquídeas infectadas (um exemplo pode ser a calda bordalesa, que você confere a receita clicando aqui). Estes compostos incluem hidróxido de cobre, óxido de cobre, sulfato de cobre básico, oxicloreto de cobre, e carbonato de amônio de cobre. Aplique-os com moderação porque muito cobre pode danificar sua orquídea. Os fungicidas Manebe, Mancozeb, e Zinebe também são eficientes no controle de podridão negra. Compostos de estanho orgânico também são eficientes, mas muito mais tóxicos para a planta. Você também pode utilizar os compostos sistêmicos Fenilamida, Fosfonato, Acido Cinâmico e Quinina, já que eles se movimentam para cima das raízes para matar a podridão negra nas folhas.

- Hum.... Entao para que serve o papai?

Aplique o produto escolhido quando a planta estiver em crescimento ativo. Pulverize o local onde se encontrava a planta e todo o recinto para tentar sanar o problema no local. Corte o local afetado com uma tesoura flambada ou um bisturi esterilizado a parte atacada e a descarte, queimando-a, bem como todo o substrato e o vaso onde estava a planta. Se a planta estiver bem debilitada descarte-a, queimando-a.

Podridão Negra Bacteriana Existe um outro tipo de podridão negra, não causada por fungos e sim por bactérias do gênero Erwinia. Não é muito freqüente no Brasil mas é extremamente letal, causando surgimento de manchas negras, com aspecto aquoso e cheiro repulsivo. É de desenvolvimento rápido, tomando conta da planta em poucas semanas, levando-a à morte. Muitas vezes provoca um colapso da estrutura das folhas, ficando totalmente amolecidas e murchas.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

23

(Fonte: https://www.orquideas.eco.br)


“Esclarecendo Odontologia” com Dr. Márcio D’Ávila

Fonte: Sites esotéricos

Áries: Sua vida social estará animada e seu poder de sedução poderá lhe ajudar a evoluir em sua carreira, estabelecendo sua reputação e lhe ajudando a expressar suas ambições. Você não estará necessariamente muito disponível para seus amores em fevereiro, mas afinal de contas, há tempo para tudo. Cirurgião-Dentista - CROSP 94206 Especialista em Dentística Estética Restauradora Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia (19) 3608-3102 (19) 99874-1118 (whatsapp)

marciobdavila@hotmail.com Facebook: Márcio D’Ávila Instagram: márcio_davila

O que é mais importante na higiene bucal diária? É comum atendermos pacientes que alegam realizar higiene bucal 3 a 4 vezes ao dia, ou então afirmarem que compraram a escova dental recomendada e, mesmo assim, percebermos uma higiene bucal ruim.

O segredo da boa higiene não está só nos produtos ou na frequência, mas sim na qualidade da higienização. Somente o (a) cirurgião-dentista pode individualizar sua necessidade e ensinar a técnica mais adequada para seu caso, pois só ele (a) irá saber quais áreas da sua boca estão sendo bem ou mal limpas. Seguem algumas recomendações: - Escovas sempre macias e de cerdas planas; - Creme dental com flúor e sem “ação clareadora”;

Touro: Não se deixe distrair por conflitos de ego, você tem mais o que fazer, um grande trabalho espera por você e você o realizará de forma mais fácil e eficiente se estiver relaxado e focado em seus interesses sem se preocupar com os problemas dos outros... Você vai querer de tudo e do melhor.

Virgem: Relaxe, permita-se excentricidades, não fique cego pelos detalhes ou, ainda pior, por causa de escrúpulos. Sua ansiedade crônica é, muitas vezes, a fonte de sua solidão. Para poder iniciar relacionamentos gratificantes, é preciso confiar... Você não corre o risco de se dar mal, em que conseguirá reacender as chamas e aquecer as emoções. Libra: Aproveite as oportunidades sem se fazer muitas perguntas, mas espere algumas resistências se você insistir em ser superficial. Os relacionamentos são possíveis, mas você deve se comprometer, parar de duvidar e de procrastinar para fazer com que sua vida afetiva evolua.

Gêmeos: Fevereiro será um mês morno. Aproveite o ar do tempo e a presença de Vênus para se distrair, mas também busque questionar sobre o que motiva e inspira seu momento e sua busca pela sensualidade. Alguns geminianos terão que lidar com as energias transmitidas por Plutão, o que os levará a mudar, trazendo dificuldade em sua evolução.

Escorpião: A vida privada prevalecerá, enquanto a vida profissional ficará um pouco em stand-by. Você terá dificuldades em escapar das exigências da família, que exigirá toda a sua atenção e amor. Não hesite: responda aos pedidos. Não confie na atmosfera da primeira quinzena, felizmente, no amor, promete relacionamentos sólidos.

Câncer: Você se sentirá um pouco pressionado na primeira semana por conta de energias difíceis de canalizar, mas você terá a oportunidade, ao longo do mês, de reencontrar ambientes intimistas, confidências e momentos fortes com seus amigos ou seus amores, aproveite!

Sagitário: Em fevereiro, protegido das tempestades, você se beneficia da influência jupteriana que aumenta seu potencial e seu desejo de devorar a vida. Será a oportunidade de satisfazer o seu apetite e tentar a sua sorte sem abusar da atual bondade do céu.

Leão: Você estará em uma das melhores posições no dia de São Valentim. O mês de fevereiro começa com muitos brilhos nos signos complementares e amigos de Sagitário e Aquário. É durante a primeira quinzena que seu charme será mais efetivo, aproveite seu poder de sedução.

Capricórnio: Espere o dia 14 para iniciar grandes atividades: não será fácil controlar sua energia antes disso. De resto, você transborda de qualidades, de charme e de argumentos para equilibrar seus diferentes relacionamentos e ancorar os mais importantes na durabilidade.

Aquário: Será um mês de reflexão que deverá lhe ajudar a avaliar sua vida amorosa. Tire proveito deste período para se fazer as perguntas certas e enfrentar o que está mal resolvido, a fim de começar um novo ciclo emocional no próximo mês, com consciência. Peixes: Com exceção de Júpiter, que provoca frustrações subjetivas, o céu é clemente, principalmente no final do mês, quando você administrará sua energia de forma excelente e quando você poderá tomar decisões depois de ter refletido de forma madura.

- A repetição do movimento limpa mais do que a força; - As áreas entre os dentes e próximas a gengiva são mais propensas a acumular placa bacteriana, portanto capriche no fio dental e na escovação. Até a próxima!

24

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2019

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

Profile for O JornalZinho

Ojornalzinho - Fevereiro 2019  

Ojornalzinho - Fevereiro 2019