Page 1

- Distribuição Gratuita e Aleatória -

- 7.500 exemplares -

OUTUBRO/2018

CIRCULAÇÃO: SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA, SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA E ITOBI

Rio Pardo reabre piscinas Em 16 de setembro, o Rio Pardo Futebol Clube reabriu as piscinas com vários atrativos, para adultos e crianças. A programação... Continua PÁG. 20

O JORNALZINHO

Seguindo cada vez mais em direção a

ERA DIGITAL!

Acesse e conheça: www.OJORNALZINHO.com.br

Caconde: Alunos do Geração+ Em 21 de setembro, ‘Dia da Árvore’, alunos do Projeto Geração + colocaram placas com o os nomes populares e científicos das árvores... Continua PÁG. 18

Veste: Binga e Elvis Confecções

Jantar Lar de Jesus - Página 20

Sextaneja em São Sebastião da Grama --- Página 8

10ª Queima do Alho, em Divinolândia - Página 18

Você encontra O JornalZinho em todos os patrocinadores em São José: na Banca do Jorge, Sorveteria Ariofa, Padaria Santa Rita, Padaria Riopardense, Padaria Raddi. Na REGIÃO: TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA (Banca Global) SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA e ITOBI

Edição finalizada 29/09 - distribuição 02 a 06 de Outubro == Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Binga e Elvis Confecções /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Chácara Viana

Jornal Mensal


Começamos outubro acelerados... e a moça escolhida é Thaiany Astolpho Natal, de 18 anos. Ela é rio-pardense e universitária, filha de Carlos Henrique Natal e Roseli Astolpho Natal.

O que falta

Todos os cliques e o making off da gata estão na internet: ojornalzinho. com.br Durante o ensaio para o Zinho, Thaiany respondeu algumas perguntas: Ídolo? Deus. Signo? Leão. Tem time de futebol? São Paulo. Prefere algum prato? Estrogonofe de camarão.

no nosso site?

O JornalZinho na internet ganhou

vida própria e hoje caminha ao lado do irmão, jornal impresso, mas com todas as possibilidades que as plataformas digitais permitem. É aqui – www.ojornalzinho. com.br – que o Zinho coloca mais notícias da região, do Estado e até fatos nacionais, além das contribuições dos colunistas, mensagens dos anunciantes e dos leitores. A cobertura dos eventos que está na versão impressa foi para o endereço digital, com direito a mais detalhes e MUITO mais fotos.

O que mais? Como virtude, ela se vê como organizada e a ansiedade seria seu defeito.

Nesse mesmo dia, 12, é momento de homenagens à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A bela gosta de ler, ver vídeos sobre atualidades e assistir séries de TV. No momento, sua música preferida é Don’t leave me alone, de David guetta, interpretada por Anne Marie.

Parabéns também aos ‘pais’ de todos os profissionais, os professores. Da infância à vida adulta, são fonte de conhecimento e provocação para pesquisar e melhorar nosso País e nosso ambiente comum.

Bem-vinda, Thaiany, à nossa seleção de gatas da capa! “Se alguém disparar uma flecha contra você, permita que ela atravesse sem tocar seu ser. Reagir é apenas uma escolha sua. Lembre-se de que não existem apenas a agressividade. Entre elas, reside a serenidade.”

E, então, o que falta no nosso site? Em outubro, que

possamos ouvir ainda mais você, que já faz parte da nossa equipe. Bom mês para todos!

Bruna Marquezine, atriz

e modelo.

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

Com as novidades do site, nos últimos meses aumentou a interação do público com o site e as visualizações da página chegaram a 20 mil em setembro deste ano.

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: GRATUITA e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Mas, o que falta? Convidamos você a opinar sobre o Zinho DIGITAL e como deve ser a cara dele. Escreva para ojornalzinho@ojornalzinho.com. br ou ligue para 3681-5529. Para avançar nessa comunicação, contamos com você, anunciante e leitor das seis cidades. E do Brasil.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Talvez, no futuro, o Zinho digital supere a versão impressa e esta deixará de circular. Isso o tempo dirá e você também pode opinar sobre isso. O importante é a sua participação, como sempre. E quem está brilhando nas ‘páginas’ da internet é Thaiany Astolpho Natal, de 18 anos, rio-pardense e universitária. Essa é a nossa gata de outubro. Como este mês é o das eleições gerais, desejamos a todos uma boa votação, com a plantação de boas sementes. E, por falar em sementes, vale sempre investir nas nossas crianças, os cidadãos do hoje e do amanhã. Parabéns aos nossos anjos!

2

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Alimentação Saudável

Fábio João Engenheiro Civil Pós em Administração Chef de Cozinha

Ariane Rangel Farmacêutica Técnica Nutrição Proprietária Empório Verde

O que é Ora-pro-nóbis? Ora-pro-nóbis é uma cactácea com hábito de liana (cipó), de flores vistosas e folhas ricas em componentes nutricionais. Suas folhas são utilizadas como alimentos e para fins medicinais. A planta ora-pro-nóbis possui propriedades: anti-inflamatórias, cicatrizantes, depurativas, revigorantes e regenerativas. Contém, em sua composição nutricional, principalmente, os seguintes minerais: fósforo, cálcio, ferro, fibras e aminoácidos essenciais, como lisina e triptofano Proteínas, vitaminas C, A, B

Os benefícios da planta ora-pro-nóbis como alimento ou chá: Pelo seu alto teor de fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal e digestivo. É reconstituinte da flora intestinal, evita prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores no intestino. É boa fonte de vitamina C, reforçando o sistema imunológico. É rica em vitamina A, por isso combate radicais livres, previne o envelhecimento precoce, melhora a visão e contribui para saúde da pele. É fonte de ácido fólico, nutriente essencial na dieta das gestantes e para a saúde dos fetos. Rica em proteína (por volta de 25% de sua composição), é ótimo alimento substitutivo para a carne. Devido à alta quantidade de cálcio, a ingestão desta planta fortalece ossos e dentes e melhora a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Prepare chás, sucos ou incorpore em suas receitas as folhas desta planta. Para o preparo de chá: utilize 1 colher de sopa para 250 ml de água fervente, deixe descansando por 5 minutos; após este tempo, coe e tome sem adoçar, de preferência. Para sucos, basta uma colher de sopa no seu suco preferido: é só bater e tomar.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

3


Mostra cultural do Colégio

Santa Inês

O Colégio Santa Inês exibiu, em setembro, a produção dos alunos durante a Mostra Cultural 2018. A abertura do evento foi em 20/09, à noite, e a visitação foi durante a sexta-feira, dia 21. Parabéns aos alunos e à equipe da escola!

Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta Com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Olá, leitores de O JornalZinho. No dia 22 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Esta data visa homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência. O objetivo também é pôr em evidência todas as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelos esportistas brasileiros com deficiência. Os atletas paralímpicos são aqueles que apresentam algum tipo de deficiência e que participam dos Jogos Paralímpicos, uma versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais. Oficialmente, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir da Lei 12.622, de 8 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. A escolha desta data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que foi fundado em 22 de setembro de 1989. Atualmente, o Brasil é uma das nações com maior representatividade a nível de desporto paralímpico, com excelentes atletas, que são referências internacionais. O clima foi de festa no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na manhã de sábado, 22 de setembro. O CT foi um dos 48 palcos do Festival Paralímpico, evento em celebração ao Dia do Atleta Paralímpico. Mais de 500 crianças com e sem deficiência, com idade entre 10 e 17 anos, tiveram a oportunidade de experimentar três modalidades paralímpicas: atletismo, tênis de mesa e vôlei sentado. Além de São Paulo, que recebeu o Festival no CT Paralímpico, outras quatro cidades paulistas participaram do evento: São José do Rio Preto, Suzano, Campinas e Itu. Neste mesmo local, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, foi realizado o Campeonato Brasileiro de Paraatletismo 2018, no qual a AREPID IDEAL DEC participou com 6 atletas nas provas de campo e pista, além do técnico Sergio H. Braz e apoios. Divulgaremos os resultados na próxima edição d’O JornalZinho.

4

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

Visite ojornalzinho.com.br ------- TEM MUITO MAIS LÁ!

TOTAL 275 FOTOS NO SITE

O primeiro aniversário do Enzo!

Em 22 de setembro, amigos e familiares reuniram-se no salão da Paróquia dos Três reis para celebrar o primeiro ano do Enzo. Ele é filho de Suelen Cristina Boaro Soares e Claudinei Lázaro da Silva e o irmão Rodrigo. Parabéns! Tem 70 fotos no site!

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

5


TOTAL 53 FOTOS NO SITE

Encerrou em 23 de setembro, com um ‘Almoço à mineira’, a 81ª Quermesse em louvor à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no centro rural do Sítio Novo. O evento iniciou no dia 15 desse mês. Parabéns pela iniciativa!

Laís Gervásio Osteopata Sistêmica

Insta: @laisgervasio Face: /terapeutalaisgervasio www.laisgervasio.com.br

Tensão... UUuuiii

Já sentiu AQUELA TENSÃO? Nos ombros, nas costas, no pescoço... Para a maioria das pessoas, a resposta é SIM. Algumas, inclusive, não sabem o que é viver sem ELA. Como é para você? Existem vários fatores que influenciam esta tensão, como a postura, a posição que trabalhamos – no caso do uso de computador –, a mordida, emoções, entre outros... O que eu gostaria de enfatizar hoje é a Postura Interna, ou seja, como A MINHA FALA INTERNA influencia meu corpo? Como a maneira que eu PERCEBO o mundo influencia meu corpo? Esta influência pode ser tanto gerando sensações agradáveis e relaxantes, quanto gerando tensão. Já percebeu isso? Vou te convidar a imaginar agora um lugar agradável, que você já conheça ou não. Vai construindo na sua cabeça a imagem de como é este lugar, se é no meio da natureza... como é o cheiro deste lugar? Perceba as sensações que surgem no seu corpo... Relaxa? A respiração muda? O que acontece no seu corpo? Se ficarmos nesta imagem um tempo, o corpo vai relaxando, normalmente... E quanto à tensão? O que estamos pensando quando ela aparece? Algumas pessoas já acordam pensando “-Que #@%&, TENHO QUE trabalhar” ou “- Hoje tenho muita coisa pra fazer, será que vou dar conta?”. Ou, ainda, tem uma “picuinha” com alguém e a cabeça fica o tempo todo falando “-Fulana é chata, fulana, fez isso, fulana não fez aquilo.” Como fica o corpo??? Podemos ainda entrar na postura do “TENHO QUE”: “tenho que ser uma boa aluna...”, “tenho que agradar o chefe...”, “tenho que me cuidar...”. O que sua cabeça fica falando que você TEM QUE...? Nossa mente é muito doida! Quando paramos para observar essas FALAS, nos damos conta de que elas aparecem o tempo todo. E, o mais incrível, é que TODA essa loucura é refletida no corpo, muitas vezes na forma de tensão. Isso faz sentido para você? É um pequeno GRANDE passo: OBSERVAR as falas internas e como elas refletem no corpo! Se você experimentar fazer e quiser compartilhar, entre em contato comigo através das redes sociais, no facebook.com/terapeutalaisgervasio, no insta (@laisgervasio) e, agora, no YOUTUBE: Laís Gervásio (lá tem um vídeo sobre tensão!). Lá, sempre tem algumas dicas legais! Até mais!

6

Domingão com churrasco

Setembro teve Quermesse de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

Visite ojornalzinho.com.br ------- TEM MUITO MAIS LÁ!

Caminhos de Cura

em prol da Cáritas

TOTAL 80 FOTOS NO SITE

No domingo, 23 de setembro, vários simpatizantes e interessados reuniram-se na Escola Cáritas, em São José, para curtir um churrasco. A renda do evento será destinada à própria instituição, que atende pessoas com deficiência. A animação musical foi da dupla Biré e Batista. Parabéns!

Entre no site ojornalzinho.com.br TEM MUITO MAIS LÁ! SEMPRE ATUALIZADO....

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Neuróticos Anônimos Viver e deixar Viver

A intromissão na vida dos outros, aos quais muitos de nós procuramos impor, embora às vezes de forma inconsciente, a maneira pela qual achamos que devem agir, é mais uma das manifestações da natureza egocêntrica e prepotente do neurótico. Esquecemo-nos facilmente de que nossos semelhantes também têm, como nós, o direito de decidir sua própria vida. Igualmente nos esquecemos de que, por mais que queiramos, não conseguiremos modificar o modo de proceder de uma pessoa, a não ser que ela mesma assim o deseje e decida fazer. Preocupados em dirigir ou modificar a vida das pessoas com as quais convivemos, ou de qualquer outro modo nos relacionamos, podemos ainda nos esquecer do mais importante: cuidar de nossa própria vida e de nossa própria recuperação. E quando essas pessoas não aceitam nossa interferência, que comumente rotulamos de ajuda, podemos também deixar-nos tomar por um sentimento de mágoa ou de revolta, o que, sem dúvida, irá contribuir para aumentar ainda mais nosso sofrimento. Este Lema, porém, sugere que procuremos viver nossa própria vida – e aí está o programa de recuperação de N/A a mostrar-nos claramente como vivê-la de forma equilibrada e feliz - e que deixemos aos outros a tarefa de viver a deles como acharem de fazê-lo. A melhor maneira de ajudá-los, se for esse o nosso objetivo, será através de nossa própria recuperação, pois somente assim seremos capazes de nos relacionarmos com eles de forma compreensiva, afetuosa, sem imposições e respeitando, acima de tudo, o direito de decisão de cada um. É bem possível, então, que as sugesstões que porventura achemos de fazer venham a ser consideradas e, quem sabe, até mesmo aceitas. A aplicação deste Lema também nos ajudará a compreender que a forma pela qual procuramos encontrar paz e serenidade talvez não seja, necessariamente, a mais adequada para que as encontrem os nossos familiares, amigos e demais pessoas de nosso relacionamento. Essa compreensão fará com que passemos a cuidar mais seriamente de nossa própria recuperação, deixando de lado a tendência de querermos interferir na dos outros. Fazer primeiro as coisas primeiras Este lema nos sugere a adoção de um método muito simples, porém eficaz, de ordenarmos nossas atividades, ou a solução de nossos problemas, de forma a agirmos com equilíbrio e sensatez. Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar. É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente. Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustação. Contudo, se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar, num dado momento, seja pela importância de que se reveste ou pela urgência requerida. Essa é a coisa primeira. As demais, é claro, deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devam ser realizadas. Se assim procedermos, teremos condições de não nos deixarmos perturbar, nem que sejam muitas e diversas as coisas a serem feitas, pois estaremos então tratando de fazer primeiro as coisas primeiras. Do mesmo modo devemos procurar agir relativamente aos problemas para os quais buscamos solução. A aplicação deste lema em nossa vida diária resultará, sem dúvida alguma, em grande benefício para todos nós, bem como para as pessoas com as quais convivemos ou trabalhamos.

24 hs de Paz e Serenidade

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

7

Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br


Almoço em prol do

Como parte das comemorações dos 25 anos do Pevi (Projeto Esperança e Vida), a equipe da instituição promoveu em 16 de setembro um almoço no Espaço Fartura. O cardápio foi caprichado, com música ao vivo com o Samba do Chicão, e a renda será destinado ao próprio projeto, que atende pessoas que sofrem de dependência química. Parabéns pelo evento!

Prof. Márcio José Lauria

NOSSAS LEMBRANÇAS Vi/ouvi num dos programas Roda Viva, da TV Cultura, uma dessas repórteres vividas, seguras, versáteis e cheias de ideias como esta, tomada por empréstimo a Santa Teresa de Jesus: A imaginação é a louca da casa, o que resume com perfeição o universo fascinante de Rosa Montero, a tal a repórter entrevistada. Como costumava dizer um personagem de Jô Soares, elevado aos cornos da lua pelo elogio fácil de seu admirador-bajulador: “Menos, menos...” Mas não deixam de ser interessantes algumas colocações suas sobre o ato de escrever. Como estas seguras observações: “... nós nos mentimos, nos imaginamos, nos enganamos. O que contamos hoje sobre a nossa infância não tem nada a ver com o que contaremos dentro de vinte anos. E o que você lembra da história familiar costuma ser completamente diferente daquilo que seus irmãos lembram”. Refletindo sobre esse trechinho, cheguei a dar graças por não ter irmão mais ou menos contemporâneo meu. Minha única irmã é bem mais nova do que eu, de modo que posso ficar sossegado quanto à desabonadora possibilidade de alguém, num certo lance de minha meninice que terei contado com riqueza de detalhes e absoluta certeza de minha memória fotográfica, simplesmente me dizer, cara a cara: -- Olhe, o que você escreveu a respeito de nosso avô é pura imaginação sua. Estive lá, bem junto a você, e não vi nada, nadinha, do que você pôs em letra de fôrma. Ele tinha bem menos virtudes e bem mais defeitos do que você quis passar adiante. Era apenas um velho solitário e neurastênico que nem sabia o nome dos netos! Não sei se tem cabimento, mas gostarei de encaixar aqui esta frase: Nós vivemos porque os outros dão testemunho disso. Daí o grande drama dos muito velhos, que perderam todos os seus referenciais, todos os seus testemunhos. Pronto, está colocada. Ora, se nos enganamos a respeito de nossas lembranças, podemos perfeitamente nos enganar sobre nós mesmos. Ou, como reflete bem Rosa Montero: “ De maneira que nós inventamos nossas lembranças, o que é o mesmo que dizer que nós inventamos a nós mesmos, porque nossa identidade reside na memória, no relato da nossa biografia. Portanto, poderíamos deduzir que os seres humanos são, acima de tudo, romancistas, autores de um romance único cuja escrita dura toda a existência e no qual assumimos o papel de protagonistas. É uma escrita, naturalmente, sem texto físico, mas qualquer narrador profissional sabe que se escreve sobretudo dentro da cabeça.” Pura verdade. A mágoa de quem escreve está em que o imaginado é sempre muito melhor do que o redigido. Ah, o indizível, o inefável! E assim, com certa simplicidade e até falta de malícia, a espanholinha imaginosa adentra notáveis questões de teoria literária, como a relação entre ficção e realidade, entre a verdade e a verossimilhança, entre a criação do enredo e a capacidade humana de preencher lacunas em qualquer relato. Ela não citou a frase que vou escrever em seguida, mas por certo concordaria com ela: não existe composição literária mais imaginosa do que a autobiografia . Ou com palavras mais elaboradas: Assim como o nosso cão é aquele ser que só vê em nós o melhor que somos, um texto autobiográfico não é a expressão da verdade comprovável, mas a vida contada como o autor gostaria que ela tivesse sido... Faz sentido, não? A louca da casa apronta estripulias das grossas...

8

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

Sextaneja em

Pevi

São Sebastião da Grama

Visite ojornalzinho.com.br ------- TEM MUITO MAIS LÁ!

TOTAL 66 FOTOS NO SITE

TOTAL 90 FOTOS NO SITE

O feriado de 7 de setembro foi de casa cheia na Sextaneja, no CLRG, em São Sebastião da Grama. Irmãos Melo, com a banda Shine, e Matheus Jorente ficaram responsáveis pela animação, com uma plateia ímpar que transformou a noite em um espetáculo. Parabéns aos organizadores.

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Danilo Figo Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com www.facebook.com/danilofigonutricionista Local de atendimento: Clinica Revitalle

Fone: 3608 4392

Suplementos que funcionam: cafeína

Quando falamos de cafeína, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o café de todos os dias, o qual é, realmente, uma das suas maiores fontes. Mas, além do café, a cafeína pode vir de outras fontes, como os chás (especialmente o chá mate, chá verde e chá preto), chocolates, alguns tipos de refrigerantes e suplementos. A cafeína é normalmente utilizada para reduzir o cansaço e aumentar o estado de alerta, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma substância estimulante do sistema nervoso central. Os consumidores habituais de café relatam que a sua falta causa irritabilidade, inquietação, nervosismo, cefaleia e dificuldade de rendimento no trabalho. Em relação ao esporte, a cafeína pode ajudar a diminuir a percepção do esforço, aumentar disposição no treino, ajudar no emagrecimento e melhorar a performance. A quantidade mais recomendada é de 3 a 6mg/ kg corporal. A vantagem do uso para emagrecimento é que a cafeína ajuda a liberar mais gordura como fonte de energia. Um dos grandes problemas de comprar a cafeína já pronta (em cápsula ou tablete) é que a quantidade provavelmente não está individualizada e problemas como insônia podem acontecer. O uso à noite para algumas pessoas também pode não ser interessante.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

9

Muitas pessoas podem se beneficiar com alimentos que já contêm cafeína. Em 150 ml de café (3 xícaras de café), podem conter de 64mg a 124mg de cafeína e, para muita gente, já será o suficiente para aproveitar seus benefícios. Para quem é viciado em café, recomendo ficar 1 semana sem a ingestão para dessensibilizar o corpo e poder aproveitar melhor o efeito da cafeína. É sempre importante lembrar que hipertensos, gestantes e pessoas com anemia devem evitar o uso da cafeína. Procure sempre um profissional qualificado para adequar sua alimentação. Apesar de ser uma substância termogênica, ela não fará milagre no emagrecimento.


Monólogo de criança Ivone Boechat

Sou criança! Cheguei, recentemente, de uma longa viagem. Andei pelo caminho misterioso do pensamento dos meus pais, e, durante a concepção, fiz um estágio muito feliz ao lado do coração da minha mãe.

10° Princípio: Cooperação Poupar e defender os filhos de qualquer encargo, não funciona: a essência da família repousa na cooperação, não na convivência. Já temos algumas respostas após a analise minuciosa de dez causas que acreditamos sejam responsáveis por muitos dos desvarios que a família tem enfrentado. Sabe-se que os acontecimentos das últimas décadas minaram-lhe a autoridade e as tradições. Sem perceber, os pais foram levados e confundidos por diferentes causas, e não podiam imaginar que as exigências do mundo moderno e seus novos valores tivessem tanta influência sobre o filho. Pensavam que o amor, a atenção, os cuidados preparassem-no para a vida... Mas a dedicação amorosa, do tipo aconchego, a permissividade sem nenhuma disciplina, nada garantiu. Lembrem-se: há algum tempo, os jovens eram criados respeitando a todos (avós, pais, professores). Tinham prazer em servir ou trabalhar por eles ou com eles... Devagarinho, porém, as coisas foram mudando... Os pais ou punham empregados para fazer o serviço ou faziam tudo, deixando o filho livre para estudar e ser criança. Esquecendo-se de que o trabalho valoriza as pessoas, ajuda o jovem a crescer e o prepara para a vida. O esperto, o vivo, o melhor, em o que levava vantagens e se aproveitava de todos. As palavras honra, dignidade, ficaram ultrapassadas. O Amor-Exigente acredita que o trabalho é o instrumento de união e de valorização de cada membro da família ou da comunidade. Os pais devem despertar nos filhos a responsabilidade por cada pessoa de seu grupo familiar ou social. Os filhos devem ter encargos em suas casas. É preciso instalar na família o primeiro e principal núcleo de formação do indivíduo socialmente responsável, uma verdadeira comunidade onde se respeita e se é respeitado. Os filhos só terão direito de reivindicar alguma coisa quando, com uma postura madura e séria, tornam-se membros cooperadores e organizadores do grupo familiar. Facilitando a cooperação, os pais dão oportunidade aos filhos de mudarem seu rumo, de se valorizarem e de os valorizarem também.

Hoje estou aqui, um pouco assustada, porque os adultos conversam coisas confusas que ainda não consegui entender. A vida é simples e bonita, mas os adultos complicam tudo. Sabe, imaginam que nós, crianças, somos incapazes, fracas e bobas. Não é nada disso! A gente está apenas se esforçando para crescer e, à medida que o tempo passa, florescer e ajudar a construir este mundo: soltar os passarinhos das gaiolas, plan-

tar flores nos jardins, devolver o azul cristalino dos nossos lagos e abrir as janelas das casas. As pessoas crescem, ficam fortes e nos sufocam com suas idéias e, às vezes, nem nos deixam falar nada. Algumas, por falta de argumentos, nos agridem. Eu gostaria que nos olhassem como sementes de guerra ou de paz. “Quem semeia vento, colhe tempestade”. Aos gritos, batendo portas, e com tanta falta de compreensão, a gente pode ingressar na juventude, agressiva e desajustada. Na verdade, a criança tem uma mensagem de paz. Por favor, se você está triste e não se realizou como pessoa, procure, urgente, um outro meio de desabafar suas mágoas. Não deposite suas dores e lágrimas nessa plantinha que mal começa a brotar. Ela se chama criança e só cresce feliz com os fluídos magnéticos do AMOR.

Amor Exigente - grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

10

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br

Tamanha minha preocupação com o futuro do Brasil, pela primeira vez nesta coluna escrevo sobre esporte e política. Há estreita e histórica relação: os assuntos estão intimamente ligados. Contudo, esta relação não é tão direta como na ditadura, pois hoje temos mais acesso à informação e vivemos num regime democrático. Em branco eu não voto. Nem anulo. Afinal, lutamos tanto contra a ditadura militar e pela volta do voto e da democracia! O “duro” está na escolha entre os menos piores... Na época da ditadura, muitos jogadores foram publicamente contra o regime militar. Hoje, poucos atletas manifestam-se, alguns “ex” concorrem a cargos... Falar que esporte e política não se misturam já é uma postura política. A definição de política tem total relação do indivíduo com o meio que o cerca: interagir com pessoas e a sociedade já é uma atitude política.

O futebol, por exemplo, serve – em última instância – para promover a paz e o lazer. Futebol e política não apenas se discutem, como também se cruzam: sempre andaram de mãos dadas. É uma relação tensa e cheia de contrariedades, mas que persiste ao longo da história. O que não pode haver (e ainda há, nas esferas internacionais, nacionais e locais) é a politicagem no meio do esporte! “Não se deve fazer piquenique na beira da boca de vulcão”. Esta frase é de Ulisses Guimarães, o “senhor das Diretas” e o “pai” da Constituição cidadã, que, com todas as incongruências, às vezes dá suporte e livra da cadeia corruptos de toda a espécie. Temos que pensar bem em quem votar, pois nosso futuro pode estar em jogo... E, lembre-se do provérbio: “em casa que falta pão, todos gritam e ninguém tem razão”. Vote consciente!

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

11


Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

CONDROMALÁCIA PATELAR Fica a dica para Alunos e Profissionais Você corre e treina musculação... Clássico. De repente, começa a sentir dor inespecífica no joelho. Aí procura aquele professor que é barato $ ou aquele “amigo da academia” (quem nunca?!), coloca uns exercícios com miniband e peso livre, mas a dor não passa. Faz pesquisa no Google, se “informa” sobre a patologia e passa a ter mais cuidado com o treino de membros inferiores: reduz intensidade e/ou volume dos agachamentos, avanços, afundos e afins. Tenta equilibrar-se entre não dar o mesmo treino pesado de antes, mas manter um certo nível de força (e gasto calórico, claro!), evitando grandes perdas. Por certo tempo, você sente que está dando certo. Um belo dia, munido pela confiança adquirida ao longo desse período na corda bamba, mas sem dor (que é o que importa), você a libera para correr novamente. E a dor volta. Ao sabor da sorte e mais uma vez em vão, há a tentativa de montar um treino que seja possível fazer e não cause mais dores. No começo dá certo, mas o ciclo nunca tem fim. Então vai ao médico, faz exames, e é diagnosticado com condromalácia patelar. Mas, por que não ter um programa para que cessem as dores e a articulação possa movimentar-se normalmente, em vez de apenas conseguir um jeitinho de treiná-lo? Porque certos profissionais não sabem como fazer isso. A biomecânica que é estudada na faculdade é completamente dissociada da realidade motora. A maneira de pensar em treinamento de força é baseada nessa biomecânica artificial, por isso não há como dar certo. Na verdade, até acontece de dar, já que o mecanismo que leva a uma lesão é bastante complexo e depende de vários fatores, mas é só olhar com calma e você verá que está cercado de pessoas lesionadas na sala de musculação. “Pensar em performance não é uma necessidade só de treinadores de atletas, mas sim de todos da área de treinamento. Procure um profissional de Educação Física qualificado para esse tratamento.”

12

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aconteceu

Ciclismo: Nicolau Trevisan bate recorde em prova de 1.000 km Em 7 de setembro, o atleta Nicolau Henrique Trevisan, de Divinolândia, participou do 5º Brevet das Bandeiras, prova homologada pelo Audax Parisien, conseguindo um ótimo resultado e batendo o recorde da Prova: 59:34 horas, sem apoio externo. A marca anterior era de um goiano, com o tempo de 60:17 horas. Parabéns ao Nicolau por mais esta conquista excelente!

Murilo Andrade e Renata Kuerten participam do Emmys

O rio-pardense Murilo Andrade participou em 15 de setembro, da premiação do Emmys, em Los Angeles, nos EUA. Ele esteve acompanhando Renata Kuerten e foram convidados pelo Canal E!. Parabéns, Murilo! Aliás, o Murilo a partir de agora estará mandando fotos pro nosso site, fiquem atentos!

Bernardo

Em 9 de setembro, em Divinolândia, familiares e convidados celebraram o primeiro no do Bernardo, filho de Flavine Helena Thomaz da Silva. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

13


Aniversários Hellena

Em 8 de setembro, Franciele Carvalho Ribeiro da Silva celebrou, no Grêmio 92, o primeiro aniversário da filha, Hellena Ribeiro da Silva Locateli. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Isabela

Mayara Scarcella Rodrigues Gonçalez e Adriano Porfirio Gonçalez presentearam a filha, Isabela, com uma festa para comemorar o primeiro ano dela. A festa foi em 15 de setembro, em São José. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Maria Júlia

O primeiro ‘parabéns da Maria Júlia foi em 22 de setembro, quando esteve acompanhada dos pais, Caroline S Pazim Gonçalves e João Gabriel Vieira Gonçalves, e convidados. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Arthur Anthony O Arthur Anthony completou três anos em 25 de agosto e comemorou, em 8 de setembro, no salão do Vasco. Ele é filho de Renata Aparecida Inácio Silva e Jefferson Elias Apolinário Silva e irmão de Daiane e Jefferson. Parabéns! Fotos: Marina Malavazi

Maria Olívia

A turma da Maria Olívia compareceu em 23 de setembro para ‘bagunçar’ nos quatro anos dela: foi em 23 de setembro. A aniversariante é filha de Marilidia Alves Pimentel Zanetti e André Luis Zanetti. Fotos: Bianca Tatasciori

14

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversários Heitor

Com decoração do seriado Cocoricó, Simone Cristina de Morais Parizotto e Marcos Roberto dos Reis Parizotto presentearam o filho, Heitor, com uma festa para comemorar seu primeiro ano. Foi em 22 de setembro. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Heitor

O primeiro ‘parabéns’ do Heitor foi em 16 de setembro, em salão de festas de São José, acompanhado de convidados e dos pais: Marina Seki Remédio e Mateus de Oliveira Remédio. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Lorenzo

Dinossauros foi o tema para decoração da primeira ‘bagunça’ do aniversariante Lorenzo, que completou um ano em 1 de setembro. Ele é filho de Luana Beatriz Batista Pinheiro e Lucan Henrique Oliveira Carvalho Rodrigues. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Maria Luiza

Thais Ribeiro Mingorance Tozini e Pedro Henrique Roque Tozini comemoraram, junto com convidados, o primeiro ano da filha, Maria Luiza. Foi em 8 de setembro, em São José. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Miguel

O primeiro ano do Miguel foi festejado em 22 de setembro, em São José, com a presença de convidados e dois pais do garoto: Marcela Baptistão e Fabio Souza. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

15


Casamentos Ana Kely e Carlos Augusto

O casal trocou alianças em 15 de setembro na Paróquia Santuário Santo Antônio.

Cuidados com a pele no verão Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br)

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco. Roupas e acessórios Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Jessica e Osvanildo

Selaram compromisso em 9 de setembro, às 11 horas, na Igreja da Mãe Rainha.

Filtro solar O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a

exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.). O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água. Dica: o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia. É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. A proteção pode ser feita com uso de

barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar. Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente. Alerta: pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente. Hábitos diários As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele. Leia mais aqui: https://bit.ly/2Bk20hq

Batizados Andrey

Pais e padrinhos acompanharam o batismo de Andrey Thienrry Inareli Rossi, que é filha de Júlia Dessimoni Inareli Rossi e Luciano Venâncio Rossi. Foi na Igreja Matriz de São José, em 9 de setembro.

Fotos: Bianca Tatasciori

Eduarda

A Eduarda recebeu a bênção católica em 23 de setembro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Ela é filha de Daniele de Lima Neves Frath e Luis Filipe Frath. Fotos: Luana Pereira

16

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Hábitos que ajudam a ter uma saúde mais plena Comer melhor O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, concluíram que consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias. O Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, comprovou que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, quando passaram a comer peixe pelo menos duas vezes por semana, graças a presença do ômega 3. Durma bem Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial! Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Dos 2.800 participantes da pesquisa, os 46% que relataram insatisfação com a saúde tinham também má qualidade de sono. Uma outra pesquisa da Associated Professional Sleep Societies afirma que quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais risco de morrer em comparação à pessoas que não sofrem com o problema. Para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia. Mexa-se Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Para colher todos esses benefícios, basta andar. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. O cérebro também fica mais afiado. Um estudo norte-americano recente, publicado na revista Neuroscience, mostrou que durante os exercícios o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que melhora nossas atividades cognitivas, em especial a memória.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

17

(Fonte: https://www.minhavida.com.br)


Hábitos que ajudam a ter uma saúde mais plena Levante-se da cadeira Levante-se da cadeira. A Sociedade Americana de Câncer descobriu que não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo gasto sentado. Tudo porque quando ficamos frequentemente sentados e por muito tempo o nosso metabolismo se altera e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Por isso, nada de ver a vida passar da cadeira. “Para quem precisa trabalhar sentado, exercícios simples de alongamento vão trazer maior oxigenação e ajudar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio postural”, ensina o fisiologista do esporte Raul Santo de Oliveira. Dê olho na balança Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a prática de exercícios físicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal. O sobrepeso e a obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia, estão por trás de 30% dos casos de câncer, de acordo com dados levantados pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC). Por isso, a regulação da dieta é fundamental. Além de melhorar a saúde e a autoestima, a perder peso também favorece a memória, segundo pesquisas feitas pelo Hospital das Clínicas, de São Paulo. Controle os nervos Apesar de não ser considerado doença, o estresse pode favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas e, por isso, precisa ser observado e controlado. “Quanto maior for o nível de estresse, maior será a deteriorização física e psicológica da pessoa”, mostra a psicóloga Sandra Leal Calais, da Unesp. O estresse também é fator de risco para os problemas do coração. Foi o que concluiu uma grande pesquisa feita em Campinas e São Paulo pela Secretaria do Estado da Saúde. Entre as mais de 100 mil pessoas analisadas, 46,8% sofriam algum tipo de estresse e tiveram seus níveis de problemas cardiovasculares aumentados. Sorria para a vida Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou mais de 53 mil pessoas durante sete anos. Os pesquisadores descobriram, por meio de alguns testes, que os participantes que eram mais bem humorados tinham o risco de morte reduzido em até duas vezes. Para melhorar a sua atitude positiva diante da vida, aposte em uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins. A dica vem direto da Universidade de Essex, no Reino Unido, que descobriu que praticar atividades ao ar livre, por mais curtas que sejam (10 minutos bastam!), melhoram significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima. (Fonte: https://www.minhavida.com.br)

TOTAL 200 FOTOS NO SITE

Caconde: Alunos do Geração+ comemoram Dia da Árvore

Em 21 de setembro, ‘Dia da Árvore’, alunos do Projeto Geração + colocaram placas com o os nomes populares e científicos das árvores presentes na Praça Coronel Gustavo Ribeiro, em Caconde. Participaram crianças da E.M.E.B. Dr. Cândido Lobo, que pesquisaram esses nomes. O projeto é realizado pela AES Tietê em parceria com a La Fabbrica. Parabéns! Visite ojornalzinho.com.br TEM MUITO MAIS LÁ!

18

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

TOTAL 149 FOTOS NO SITE

10ª Queima do Alho, em

Divinolândia

Os militantes do DiqBem promoveram em 16 de setembro a 10ª Cavalgada Tropeiros do Sapecado, com Queima do Alho, em Divinolândia, com arrecadação em prol do Conderg (consórcio do Hospital Regional de Divinolândia). A programação começou às 9h e foi até o fim da tarde, com a ‘queima’ no Pesqueiro Recanto dos Lagos. Parabéns pela iniciativa e a quem contribuiu! Visite ojornalzinho.com.br ------- TEM MUITO MAIS LÁ!

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


TOTAL 70 FOTOS NO SITE

Líquida Rio Pardo chega à 5ª Edição

A quinta edição do Líquida Rio Pardo, em realização da ACI de São José e patrocinadores, trouxe a maior feira de descontos da região. Realizada no Tartarugão, entre 8 e 10 de setembro, os stands das lojas e empresas ofereceram ao público uma nova opção de economia, para aquecer o comércio da cidade. Como nas outras edições, o público compareceu em peso. Parabéns a todos os envolvidos na organização! Foi um sucesso.

Respire bem Separar uns minutinhos para prestar atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar. Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes que alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições. Apague o cigarro Por falar em respiração, não é só da sua que você precisa cuidar não. Já parou para pensar que seu cigarro causa males terríveis ao seu organismo, mas também das pessoas ao seu redor. Um estudo da University College London, do Reino Unido, descobriu que a exposição à fumaça do cigarro dos outros pode aumentar em 50% os riscos de sofrimento psicológico. E outro estudo vindo do Canadá trouxe também que o fumo passivo está por trás do aumento de 40% dos casos de sinusite crônica. Portanto, o fumo passivo pode ser pior que a poluição. Mas, os fumantes precisam prestar atenção aos males do cigarro para o próprio organismo. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo, responsável pelos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares. Cultive bons amigos Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina. Uma pesquisa recente da Universidade Brigham Young, nos EUA, descobriu que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive só. Para os pesquisadores, perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade, fumo ou sedentarismo.

Visite ojornalzinho.com.br ------- TEM MUITO MAIS LÁ!

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

Hábitos que ajudam a ter uma saúde mais plena

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

19

Aprenda a gostar de você Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver melhor. “O conceito que temos sobre nós mesmos é definidor de como nos colocamos e nos portamos na vida, define o valor que vamos dar a nossa pessoa, ao nosso trabalho, as nossas opiniões, as nossas vontades, e aos cuidados para o nosso corpo e nossa saúde. E isso faz toda a diferença. Por isso é essencial ter um bom referencial de si mesmo, saber reconhecer seus valores, suas qualidades, e não ficar só se criticando, se cobrando, focado apenas nas suas limitações e dificuldades”, explica o terapeuta Vicente Godinho. (Fonte: https://www.minhavida.com.br)


10 itens caseiros que são fatais para um gatinho O fato de o gato ser um animal mais independente, muitos donos deixam passar pequenos detalhes cotidianos. Entretanto, esta negligência é perigosa, já que diversos objetos caseiros podem fazer muito mal a ele. Alguns itens, inclusive, chegam a ser fatal se o gatinho ingerir. Pensando nisso, separamos 10 itens bem comuns na maioria das casas que podem matar o felino. É muito importante saber quais são esses itens para manter o mais longe possível do animal. 1. Aspirina e paracetamol Esses dois medicamentos são bem habituais na maioria das casas. Eles não fazem mal algum ao ser humano, na verdade ajudam quando algum sintoma de doença aparece. No entanto, para os gatos ele não é tão benéfico assim. Ambos são extremamente venenosos e podem matar se forem ingeridos. Isso acontece porque o bichano não tem enzimas para metabolizar o remédio, diferente dos humanos, que se torna tóxico para o organismo. 2. Chocolate O chocolate é um alimento tóxico não só para os gatos, mas para os cães também. Uma substância que vem do cacau, a teobromina, é a responsável por fazer mal aos bichinhos. Quando entra em contato com o organismo, o animal não é capaz de metabolizar e eliminar esta substância do corpo, sendo fatal. Por isso, nunca ofereça chocolate para seu pet. 3. Água sanitária Água sanitária é um dos produtos de limpeza mais comuns numa residência, por isso é preciso redobrar a atenção com ela. Tome cuidado para o gatinho não acabar bebendo este líquido sem querer quando estiver limpando a casa, pois ele se sente atraído. No entanto, ingeri-la fará muito mal a saúde, já que a água sanitária é muito nociva e pode causar problemas graves no sistema digestivo, como vômitos, salivação excessiva e dor. Além disso, se o gato vomitar, o produto é um corrosivo para boca. 4. Veneno de rato Qualquer veneno faz mal para um ser vivo. Caso você tenha problemas com ratos, evite usar este método já que pode ser fatal para todos na casa, principalmente para quem tem animais de estimação e crianças pequenas. Eles são suscetíveis a comer qualquer coisa que encontrem. No caso dos gatos, o veneno reduz a oxigenação dos tecidos e destrói as células sanguíneas, por isso é tão prejudicial. Evite usar este método para capturar ratos e invista em armadilhas caseiras. 5. Pasta de dente Pasta de dente é um dos itens mais utilizados e até indispensáveis para o ser humano. No entanto, é melhor deixá-la longe os bichanos. Este produto tem grande quantidade de elementos químicos como flúor e abrasivos, muito perigosos para os gatos. Ingerir o flúor pode causar alterações nervosas, falta de atenção, vômitos, danos internos e ardor no estômago. Em longo prazo, o elemento pode causar incontinência e morte. Mantenha pasta de dente o mais longe possível do seu gatinho. Continua na pág. 21

Relógio Atrasado

A mulher comenta com o marido: – Querido, o relógio caiu da parede e quase acertou na cabeça da mamãe… – Maldito relógio! Sempre atrasado.

Joãzinho

A professora chega para o Joãozinho e diz: - Joãozinho qual é o tempo da frase: -- Eu procuro um homem fiel? E então Joãozinho responde - É tempo perdido!

Joãzinho

Joãozinho entra em casa esbaforido: - Mãe, mãe, me dá um real pra eu dar pro tio ali na rua!! Orgulhosa, ela dá o dinheiro ao filho e pergunta: - Pra qual tio você vai dar o dinheiro, meu anjo? - Pra aquele ali que está gritando “Olha a pipoca quentinha!”

TOTAL 53 FOTOS NO SITE

A máquina de pegar ladrão Os japoneses criaram uma máquina de pegar ladrão. Foi o maior sucesso em alguns países!!! No Japão, em 5 horas a máquina pegou 5 ladrões. Nos EUA, em 4 horas pegou 4 ladrões. Na Coreia, em 3 hora pegou 3 ladrões. No Brasil, em 1 hora roubaram a máquina!!!

Primeiro dia na escola

Pedrinho, um mineirinho do interior, foi morar na cidade grande. Já no primeiro dia na escola, a professora pergunta ao Pedrinho: - Pedrinho, fale-me uma frase com a palavra capacidade. E o menino rápido reponde: - Eu morava na roça, quando eu vim cá pá cidade, vim estudá!

Rio Pardo reabre as piscinas para as estações quentes

Em 16 de setembro, o Rio Pardo Futebol Clube reabriu as piscinas com vários atrativos, para adultos e crianças. A programação começou às 14h e foi até a noite, com apresentação da Banda Lemon a partir das 18 horas. O clima também colaborou: dia de sol para receber a primavera e o verão. Parabéns aos organizadores!

20

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

TOTAL 88 FOTOS NO SITE

A Sogra

Um Homen pega o telefone e liga desesperado: Socorro! Minha sogra quer se jogar da janela! O homen do outro lado diz: -Tá, mas o senhor errou o número... aqui é da carpintaria! Eu sei! É que a janela não quer abrir, pô! Vem logo, vai que ela desiste!

Jantar dançante em prol do

‘Lar de Jesus’

Centenas de pessoas prestigiaram, em 15 de setembro, o Jantar Dançante em prol do Asilo Lar de Jesus. O cardápio inclui massas e sobremesas, com animação da Banda D’Itália, no Espaço Fartura. Parabéns pelo evento!

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


10 itens caseiros que são fatais para um gatinho Continuação da pág. 20

6. Lírio e Flor-da-Páscoa Diversas plantas são tóxicas para os felinos, mas selecionamos duas que são perigosas e fáceis de encontrar. Eles se sentem atraídos pelas duas flores, no caso do lírio é o pólen e da flor-da-páscoa a substância leitosa. Comê-las pode causa diversos problemas no trato digestório, gerando diarreia e vômitos. Ingerir em grande quantidade ocasionará o aumento da pressão arterial e até levar a morte. Se você tem um jardim com estas flores fique bem atento. 7. Naftalina É bem comum as pessoas colocarem naftalina dentro dos armários e gavetas para evitar baratas, aranhas e traças. Porém, os gatos são muito curiosos e se verem essas bolinhas pela casa com certeza irão se sentir atraídos. Se eles ingerirem acidentalmente a naftalina, causará problemas sérios no sistema nervoso, podendo levar a vômitos, diarreia e convulsão. Tenha cuidado se você tem o costume de comprar este produto. 8. Peixe cru Os felinos gostam de peixe, isso não podemos negar, mas oferecê-lo cru não é uma boa ideia. Este alimento, sem preparo algum, pode conter bactérias que são prejudiciais aos gatos, pois estão acostumados a comer ração seca. Além disso, deve-se ter cuidado com as espinhas, que podem causar perfuração intestinal. Por último, atenção ao atum. Ele provoca deficiência de vitamina B e eleva a taxa de mercúrio no organismo, algo prejudicial para os gatos. Por mais que você goste de peixe cru, jamais ofereça ao seu bichano. 9. Tinta Se você tem filhos pequenos ou adora pintar e tem o costume de comprar tintas, cuidado! Elas são compostas por pigmentos, dissolvente, plastificantes, aglutinantes, dentre outros elementos, e todos são fatais para um gato. Se ele as ingerir, a saúde do intestino fica comprometida. Porém, no caso dos dissolventes em particular, podem causar alucinações, convulsões, fortes dores internas, coma, epilepsia e arritmias cardíacas. Fique de olho para deixar tintas longe do alcance do felino.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

21

10. Fumo do tabaco Alerta especial para donos fumantes. Por mais que o gato não fume, a fumaça liberada pelo cigarro também é prejudicial, assim como para os humanos. O animal se torna um fumante passivo, o que também propicia o aparecimento de um câncer. Se você fuma, procure sempre manter as janelas da casa bem abertas, evite lançar a fumaça perto do gato e, se possível, fume numa área externa. (Fonte:https://canaldopet.ig.com.br)


Árvores de raízes agressivas Você já deve ter ouvido falar que algumas árvores têm raízes agressivas, capazes de destruir tubulações enterradas, calçadas, pavimentos, muros, etc. Eu não acredito que as raízes sejam realmente agressivas, elas não querem o mal, apenas são vigorosas e com crescimento superficial, que engrossam com o tempo e acabam por resultar em efeitos catastróficos nos ambiente urbanos. O que acontece na verdade é uma má escolha das espécies acompanhado muitas vezes de um plantio inadequado. Nem sempre uma árvore bonita, com uma floração espetacular é indicada para áreas calçadas, estacionamentos e pequenos quintais.

Salgueiro-chorão – Salix x pendulina: Copa inadequada para as calçadas, atrapalha os transeuntes. À procura de água, os chorões tem tendência a destruir tubulações de água e esgoto enterradas. Flamboyant – Delonix regia: Raízes tabulares, muito superficiais e agressivas. 3. Ficus – Ficus benjamina: Atinge grande dimensões. Nunca para de crescer. Apresenta raízes superficiais e adventícias. Paineira-rosa – Ceiba speciosa: Árvore de crescimento vigoroso, grande porte, que apresenta madeira frágil, tronco recoberto de espinhos. Sujeita à quebra. Pau-formiga – Triplaris americana: Madeira leve, raízes superficiais, grandes dimensões e atrai formigas. Eucalipto – Eucaliptus spp: A maioria das espécies apresenta grande porte, sistema radicular superficial e derrama natural. Abacate – Persea americana: Árvore de madeira frágil, com tendência à quebra e que pode atingir grandes proporções. Frutos grandes, que provocam sujeira. Manga – Mangifera indica: Sistema radicular superficial, frutos grandes que provocam muita sujeira. Guapuruvu – Schizolobium parahyba: Árvore de crescimento vertiginoso e porte avantajado. Madeira muito frágil, sujeito à quedas e quebra dos ramos.

(Fonte: https://www.jardineiro.net)

22

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Comida boa .. vem ...

Roubaram o Carro

- Pai ! Pai ! - grita o filho do jardim - Acabaram de roubar nosso carro! - Você viu os ladrões? - Vi! - E você acha que conseguiria reconhecê-los? - Não, mas anotei a placa do carro.

Aahhh coitado ....

No Geriatra

O médico atende um velhinho milionário que tinha começado a usar um revolucionário aparelho de audição: - E aí, seu Almeida, está gostando do aparelho? - É muito bom. - Sua família gostou?

- Alô, é o prefeito? - Sim, sou eu! - O senhor gosta de vatapá? - Gosto sim, porque? - Então vatapá os buracos da cidade que não tem quem aguente!

Conquistando Ei linda, qual é o seu nome? Maria das dores e o seu!? João Dorflex.

Que calor ... Atacando pra todo lado .

Árvores de raízes agressivas Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia: Árvore nativa de grandes dimensões, seu maior problema é a derrama natural. Em locais com muitos exemplares, é indicado um programa de podas para evitar a derrama. Suscetível a cupins. Jaca – Artocarpus heterophyllus: Árvore de frutos gigantes que podem causar sérios acidentes, caindo sobre automóveis e ferindo pessoas. Chapéu-de-sol – Terminalia catappa: Sistema radicular superficial. Copa pode atingir grande proporções.

Visite também nossa página na Internet ...

- Ainda não contei para ninguém, mas já mudei meu testamento três vezes.

Casuarina – Casuarina equisetifolia: Raízes superficiais. Plátano – Platanus x hispanica: Grandes dimensões e raízes superficiais. Exige podas anuais e suas folhas provocam muita sujeira. Tronco suscetível a brocas. Tulipeira – Spathodea campanulata: Flores com pólen tóxico às abelhas. Por ocasião da queda, as flores são mucilaginosas e escorregadias. Raízes superficiais.

Grevilha– Grevilea robusta: Sistema radicular superficial e vigoroso. Tipuana – Tipuana tipu: Porte avantajado, raízes agressivas e madeira frágil, que é mais propícia a quebras e cupins. Álamo – Populus nigra: Raízes agressivas. Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis – Também conhecida como bola-de-canhão. Seus frutos são grande, pesados e mal cheirosos, podem provocar acidentes e muita sujeira. Falsa-seringueira – Ficus elastica: Como as outras figueiras, esta apresenta tronco de grande diâmetro, raizes adventícias e superficiais. Pinheiro – Pinus spp: Muitas espécies de grande porte, suscetível a cupins e com derrama natural. Jambolão – Syzygium jambolanum – A queda dos pequenos frutos provoca muita sujeira em calçamentos, áreas de estacionamento e em automóveis.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

23

(Fonte: https://www.jardineiro.net)


“Esclarecendo Odontologia” com Dr. Márcio D’Ávila

Fonte: Sites esotéricos

Áries: Durante o mês de outubro, você dedica toda sua energia a sua vida social e profissional. Parecerá crucial dedicar toda sua atenção a esses domínios, pois você pode encontrar um caminho no qual suas iniciativas e suas escolhas serão importantes para seu futuro. Você também terá muito que fazer com seus amigos. Cirurgião-Dentista - CROSP 94206 Especialista em Dentística Estética Restauradora Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia (19) 3608-3102 (19) 99874-1118 (whatsapp)

Touro: Neste mês, você será muito ativo na organização de sua vida cotidiana. Será que podemos dizer que você vai segurar o touro pelos chifres? Você terá vontade de colocar ordem ao seu redor, seja nos seus armários ou em suas pastas de trabalho. O destaque irá para a organização e para a racionalização.

A nova “moda” nos produtos de higiene oral são as pastas dentárias feitas a partir de carvão ativado, sob a justificativa de serem naturais e produzirem efeito clareador. O carvão é um pó de coloração escura e vem sendo utilizado em pastas ou até mesmo sendo esfregado diretamente na superfície dos dentes. Cuidado! A literatura científica atual não suporta o uso seguro deste princípio ativo na escovação dental, muito menos sua ação como “clareador”. O efeito relatado por algumas pessoas pode ser resultante de uma característica extremamente perigosa: a abrasividade. Isto significa que a pessoa pode estar literalmente desgastando seus próprios dentes, removendo esmalte dental saudável, através da escovação. Isto pode causar a ilusão de uma superfície mais lisa e polida, consequentemente, mais brilhante. Porém, uma parte da camada protetora de seus dentes foi perdida.

A abrasividade varia consideravelmente entre os cremes dentais. Quanto mais abrasivo, pior. Não há evidências seguras do uso do carvão ativado justamente pela alta variação de abrasividade entre os produtos disponíveis. O mesmo acontece com as pastas ditas “clareadoras”, que também são altamente abrasivas. Muito cuidado com os produtos da moda para que as consequências não sejam irreversíveis. Na dúvida, consulte seu (sua) Dentista para receber uma recomendação personalizada. Até a próxima!

Aquário: Durante este mês de outubro, você desejará escapar, se afastar de suas ocupações familiares. Você pode decidir fazer uma grande ou uma pequena viagem para sair de seu contexto habitual e ficar longe de suas obrigações.

Libra: Neste mês, o Sol brilhará em seu signo e lhe dará energia e confiança. Você será motivado a melhorar seu cotidiano, tanto para você, como para seu entorno. Seja em casa ou em seu ambiente profissional, você se mostrará criativo e eficiente para deixar suas condições de vida as mais agradáveis possíveis.

Peixes: Durante o mês de outubro, questões financeiras podem surgir de maneira inesperada. Elas podem ser a origem de litígios ou de discussões com pessoas de seu entorno. Pode ser o dinheiro, mas também outros problemas que foram deixados em suspense em seus relacionamentos.

Gemêos: Para você, o mês de outubro pode ser uma oportunidade de demonstrar sua criatividade e de se valorizar, provando seu potencial. Você terá muitos contatos e muitas interações interessantes. Sua vida social será rica e animada.

Escorpião: No mês de outubro, muitas solicitações tentarão monopolizar sua atenção e sua energia. Você corre o risco de ficar dividido entre diferentes oportunidades apresentadas a você ao mesmo tempo, todas muito interessantes. Você terá muita dificuldade para manter os objetivos que já havia fixado.

Cancêr: Neste mês, o lar e a família podem monopolizá-lo mais do que o de costume. Questões administrativas ou financeiras podem ser a origem de diversos problemas, criando tensões entre as pessoas próximas. Você pode ser obrigado a intervir para levar a paz e a harmonia à sua casa.

Sagitário: Este mês será centrado em seus relacionamentos. Pode ser que você tenha deixado de lado algumas situações que, agora, pedem que você as enfrente. Você pode ser encurralado. Acertos de contas, compromissos, decisões ou desacordos aparecerão e o obrigarão a esclarecer

marciobdavila@hotmail.com Facebook: Márcio D’Ávila Instagram: márcio_davila

Pasta de dentes à base de Carvão Ativado – posso confiar?

Virgem: Você, que normalmente é modesto e discreto, será tentado a fugir da norma e revelar aquilo que tem de mais pessoal e singular. Você expressará ideias originais e poderá se mostrar muito criativo no domínio de sua atividade

Leão: No mês de outubro, você estará em forma e cheio de energia. Esta energia será utilizada principalmente no domínio dos relacionamentos, pois você sentirá grande necessidade de se encontrar e de interagir com os outros. Será um mês muito social para você. Você será curioso, terá vontade de aprender, de ter ideias e de encontrar solução para os problemas.

24

O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2018

sua posição.

Capricórnio: Neste mês, os projetos brotam em sua cabeça ou mesmo na prática e nas oportunidades. Você sente um desejo de renovação e quer passar dos caminhos já traçados para um caminho mais pessoal. Sua criatividade está no topo. Você está cheio de ideias novas, as quais você adoraria colocar em prática o mais rapidamente possível.

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

Ojornalzinho - Outubro 2018  
Ojornalzinho - Outubro 2018