Page 1

- Distribuição Gratuita e Aleatória -

- 7.500 exemplares -

JULHO/2018

CIRCULAÇÃO: SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA, SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA E ITOBI

Equipe junina no Grupo Binga e Elvis

9º Sementinhas - Página 24

Junho teve `Arraiá’ no Rio Pardo Futebol Clube --- Página 4

Veste: Binga e Elvis Confecções

Em junho, as equipes do Grupo Binga e Elvis recepcionaram os clientes com trajes ‘juninos’. É mais uma atração das lojas na hora de cativar os clientes e.. PÁG.: 22

Sextaneja esquentou Grama e região - Página 6

Você encontra O JornalZinho em todos os patrocinadores em São José: na Banca do Jorge, Sorveteria Ariofa, Padaria Santa Rita, Padaria Riopardense, Padaria Raddi. Na REGIÃO: TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA (Banca Global) SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA e ITOBI

Edição finalizada 29/06 - distribuição 03 a 05 de Julho == Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Binga e Elvis Confecções /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Chácara Viana

Jornal Mensal


O que essa moça tem? O Zinho foi clicar a Tamires Mapelli e aproveitou para saber mais sobre a gata, que é rio-pardense e tem 22 anos. O ensaio completo, além do making off caprichado, estão na nossa casa na internet: www.ojornalzinho.com.br.

Zinho, 28 anos e digital! O JornalZinho é o veículo de comunicação impressa mais presente em nossa região: está em seis cidades, todos os meses, com a entrega gratuita de 7.500 exemplares. Essa tiragem aparece nas mãos dos leitores, nas lojas, escritórios, salões de beleza...

Ela é filha de Maria Helene Pereira Mapelli e Carlos Henrique Mapelli, atualmente trabalhando na Conserta Smart, loja de São José.

Nesse julho que comemoramos o Dia do comerciante (16) e o Dia do agricultor (28), convidamos os empresários e leitores a apostarem nessa virada e contribuírem com nossa região usando também as várias plataformas do Zinho no site.

O jornal nasceu em São José e hoje chega também aos quatro cantos de Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Itobi. Ao todo, é encontrado em 1.518 pontos de distribuição.

Estaremos abertos a sugestões de pauta de eventos comerciais e não-comerciais, a problemas da cidade e a dicas de saúde, por exemplo. Basta um clique, um e-mail, uma curtida, um compartilhamento..... Estaremos ainda mais conectados com a geração digital e com as novas tecnologias.

Está nas ruas e, ao mesmo tempo, está nas redes sociais e internet: site, twitter, facebook... Vários canais em linha direta com nosso público: anunciantes e leitores.

O JornalZinho digital é muito mais que uma vitrine, é certeza de retorno para quem anuncia. Chegamos aos 28 anos cada vez mais conectados e digitais: rápidos, ágeis e presentes nos momentos importantes!

Em julho, o jornal completa 28 anos e vai virar novamente a página.

Sejam bem-vindos a julho!

A moça torce para o Palmeiras, no futebol, e, à mesa, prefere fricassê e morangos. Bebida? Tequila. Tem cor preferida? Vinho/marsala. Tamiris é libriana e aponta suas qualidades: ‘Sincera e justa’. Tem defeitos? ‘Ciumenta’. Ela gosta de viajar, principalmente para ir à praia. No momento, sua música preferida é Vamos fugir, de Gilberto Gil e cantada pela Banda Skank. Bem-vinda, Tamires, à nossa seleção de gatas da capa! Mensagem: A lei do retorno nunca falha

O JornalZinho é uma publicação de:

A partir de agora, a versão digital vai trazer muito mais conteúdo: nossa casa na internet será ainda mais fortalecida. “O mundo está pedindo e a gente está mudando”.

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

O Zinho digital existe há 20 anos. E, em julho de 2017, a cara da página mudou totalmente e o endereço passou a valorizar ainda mais o conteúdo local e regional: atraiu mais colunistas e colaboradores, de diversas áreas profissionais.

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: GRATUITA e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Hoje, ao soprar mais uma vela desse bolo, estamos na rua, no computador, no tablet, no celular e nos vários eventos de São José e região.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Apostar mais no digital significa que o Zinho vai oferecer mais dicas, artigos e prestação de serviços para nossos anunciantes e leitores. Os empresários usam essa vitrine para destacar seus produtos e serviços e proporcionam entretenimento, informação e conteúdo de qualidade para os moradores das seis cidades. Para quem quer anunciar NO SITE, existem pelos menos três modalidades, além de parcerias que podem ser assinadas. Seja na capa (espaço nobre), num banner de postagem ou nas fotos dos eventos, os anunciantes conseguem uma conexão direta com clientes potenciais, o nosso público leitor. A cada anúncio no jornal impresso (ou citação), o anunciante pode inserir o seu link em nosso arquivo em PDF no site e, convidar o leitor-internauta a visitar a sua página. Fica ainda mais fácil conquistar um novo cliente ou fidelizar os que já possui.

2

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Alimentação Saudável

Fábio João Engenheiro Civil Pós em Administração Chef de Cozinha

Ariane Rangel Farmacêutica Técnica Nutrição Proprietária Empório Verde

Linhaça: fortalece o coração e controla o colesterol Já imaginou se existisse um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida, ajudando na prevenção e combate de inúmeras patologias, do rejuvenescimento das células até mesmo prevenção e combate ao câncer? Pois, acredite, esse alimento existe e atende pelo nome de linhaça. A linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Com sabor que lembra a castanha, é uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes. Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças. A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em climas mais frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. “Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça” Dicas de Consumo Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador e ao abrigo da luz, por até três dias. Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa. Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas. A farinha pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra. É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência. Use em panquecas, bolos e bolinhos. Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo. Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

3


TOTAL 160 FOTOS NO SITE

Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

`Arraiá’ no Rio Pardo Futebol Clube Junho teve

A ‘dupra’ Jonas e Donizeti foi a convidada para embalar os caipiras no ‘Arraiá Alvinegro’, no Rio Pardo Futebol Clube. A evento foi em 2 de junho, sábado, com barracas típicas, quadrilha, fogueira, brinquedos e brincadeiras.

O que são Esteróides Anabolizadores e sua consequências? Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos. Geralmente, os anabolizantes, ou “bombas”, como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo.

O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde. Os efeitos colaterais das superdosagens são muitos. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais já foram documentados. Em garotos e homens, existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas. Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornando-os mais baixos que outros, não usuários de anabolizantes. A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas, como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes. O uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C e endocardite bacteriana. CUIDADO...

4

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

5


TOTAL 495 FOTOS NO SITE

Danilo Figo

Santo Antônio: Dia 24 teve romaria em São José

No domingo, 24 de junho, teve romaria com cavaleiros e tratores, acompanhada por fiéis de Santo Antônio e demais interessados. Eles seguiram do bairro Jardim Aeroporto até a igreja. Ao final, entre outras atrações, teve apresentação da Banda Os Riopardenses. Durante todo o mês, a paróquia promoveu atividades para homenagear o santo, além da tradicional quermesse. Parabéns pela iniciativa!

Sextaneja esquentou Grama e região

TOTAL 84 FOTOS NO SITE

Na sexta-feira, 8 de junho, a Sextaneja embalou a galera que compareceu ao Clube Literário e Recreativo Gramense, em São Sebastião da Grama. Os organizadores trouxeram vários artistas, entre eles a cantora Juliana Zitti, Ronaldo Marques, Beto & Rafa e Fernando Jr.

Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com www.facebook.com/danilofigonutricionista Local de atendimento: Clinica Revitalle

Fone: 3608 4392

Dietas da moda funcionam? Talvez a mais famosa delas é a dieta “low carb”. Muitas pessoas confundem low carb com “no carb”, ou seja, retiram praticamente todo carboidrato disponível no dia. Neste tipo de alimentação, você deve comer menos de 40% de carboidrato diariamente, mas de nada adiantará se você exagerar em fontes proteicas e gorduras. A perda de peso rápida é devido à falta de absorção de água ocasionada pela retirada do carboidrato e não pela perda de gordura. A dieta cetogênica é muita confundida com low carb ou hiperproteica. Bom, ela é uma low carb, mas a low carb não necessariamente é cetogênica. Com este tipo de dieta você precisa consumir diariamente pelo menos uns 75% de gordura, preferencialmente, boas. O consumo de carboidrato deve ficar restrito a 10% da ingestão e o restante deve ser de proteínas. Se adicionar muita proteína, a dieta não será mais cetogênica pois a intenção deste tipo de alimentação é basicamente usar gordura como fonte de energia do corpo. O maior problema desta dieta é a compulsão por carboidratos quando você parar de fazê-la, o que pode aumentar seu peso rapidamente. O jejum intermitente é outro tipo de dieta que virou sensação nos últimos anos. Em raros casos, ele pode ser aplicado como estilo de alimentação diário e em alguns outros como estratégia, ou seja, colocar na rotina 1 a 2 vezes por semana. Nesse caso, prefiro usar o protocolo 16h sem comer e nas outras 8h você pode comer. O jejum deve ser aplicado apenas em pessoas preparadas pois a chance de compulsão alimentar e problemas como cansaço e dor de cabeça são enormes. Coloque na cabeça: você somente irá emagrecer se fizer exercícios físicos regulares, dietas com menos calorias do que você gasta diariamente (dieta hipocalórica), uma noite de sono reparador, não ser uma pessoa estressada e ter paciência. A individualidade sempre deve ser analisada e, talvez, algumas estratégias funcionem para pequena parcela da população – mas isso não quer dizer que irá funcionar para você.

6

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


METAS DE INFLAÇÃO Desde 1999, o Brasil tem um sistema de metas de inflação em que todo ano é determinado o patamar considerado mais adequado para a variação de preços no país. A meta é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central. Ela é um compromisso do governo de que não deixará a inflação fugir do controle e que vai fazer de tudo para ela atingir determinado valor. A principal ferramenta para fazer com que a meta de inflação seja cumprida é a política monetária. Para isso, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), se reúne periodicamente para decidir a taxa de juros básicos da economia (Selic). Se a inflação está em um patamar considerado alto demais, o BC sobe os juros. Isso porque, com taxas mais altas, os consumidores têm menos estímulo para gastar e isso diminui a demanda por produtos e serviços. Com menos gente querendo comprar, a tendência é que os preços caiam. Já quando a inflação está baixa

demais, o BC pode fazer o contrário. Reduzindo os juros, as famílias tendem a consumir mais e esse aquecimento da demanda tem o efeito de elevar os preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, é considerado o índice oficial de inflação do país. Este indicador é referência para o Banco Central decidir a Selic e para o governo avaliar se o índice está dentro da meta determinada pelo Conselho Monetária Nacional. Em 2018, a inflação está bem abaixo da meta do Banco Central.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

7

Mas, entre os consumidores, não é consenso de que é possível sentir algum alívio no bolso. Isso acontece porque há diferentes índices que mostram a variação de preços por faixas de renda, regiões, itens e períodos distintos.


Tomada de Atitude A dependência química vem atingindo números alarmantes de famílias, afetando não só o usuário, mas também todos que com ele convivem. Na tentativa de solucionar o problema, alguns familiares oferecem ajuda, outros aconselham, muitos ameaçam e mesmo assim, o consumo só aumenta e os problemas se agravam. Há muitos casos em que a família deseja recuperá-lo, mas o dependente não compartilha com o mesmo desejo e não se sensibiliza com falações. Precisamos fazer algo mais, precisamos tomar alguma atitude e entrarmos em ação. O primeiro passo é adotarmos um posicionamento claro e firme em relação ao abuso do álcool ou o consumo das drogas. Acabarmos com as ameaças vazias que não levam a lugar algum: - “Se você continuar usando droga, eu sumo de casa”, diz a mãe. – “Se você não parar de beber eu volto para a casa dos meus pais”, reclama a esposa. Entretanto, o usuário já ouviu tantas vezes essas mesmas ameaças que elas não produzem mais efeito algum. Diferente das ameaças vazias, uma tomada de atitude exige postura firme, norteada por ações concretas. Por isso, essas ações não devem ser resultado de um impulso ou estabelecidas num momento de raiva, pelo contrário, precisam ser pensadas, estudadas e preparadas. O que pretendemos fazer? Possuímos condições de cumprir e mantermos o que for estabelecido? Estamos preparados para resistir às pressões? O tamanho da atitude a ser tomada depende da avaliação de cada caso, depende da situação do momento e também daquilo que estamos em condições de realizar. O importante é começarmos a nos mover e agir. Modificarmos estruturas e padrões repetitivos, abandonarmos comportamentos previsíveis e padronizados e buscarmos um novo jeito de fazer. Tomar atitudes significa iniciar um processo que visa crescimento, avanços e a busca do resgate da sobriedade e isso não se conquista da noite para o dia. O objetivo final é a recuperação do dependente, porém, para alcançar essa meta principal precisamos traçar uma série de outras menores e seguirmos firmes nessa caminhada, compreendendo que necessitamos de perseverança para o sucesso do objetivo a ser alcançado. Amor Exigente - grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

8

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com

Torta de Mandioca

Ingredientes da Massa: 1 kg de mandioca 4 xícaras de água 2 tabletes de caldo de legumes 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 11/2 xícara (chá) de leite 2 ovos. Ingredientes do recheio: 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 1 maço de couve picada ½ kg de calabresa fatiada 200 gr de queijo meia cura 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar. Modo de Preparo da massa: Descasque a mandioca, corte em pedaçõs e coloque em uma panela com a água. Cozinhe até ficar macia, escorra e passe pelo espremedor ainda quente, acrescente a manteiga, a farinha de trigo e o leite. Bata os ovos na batedeira por 5 minutos e misture á massa e reserve. Modo de Preparo do recheio: Aqueça o azeite e doure a cebola, junte a couve picada e tempere com sal, mexa por 5 minutos ou até que perca o volume e reserve. Frite a calabresa em sua própria gordura até ficar dourada e reserve. Unte uma fôrma de aro removível com manteiga e despeje a metade da massa de mandioca, coloque a couve refogada, distribua a calabresa e coloque por cima o queijo meia cura ralado, cubra com o restante da massa e polvilhe com o parmesão, leve ao forno médio por cerca de 40 minutos. Deixe amornar para que a massa fique um pouco mais consistente, retire o aro e sirva.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

9


Poucas coisas são necessárias para fazer o homem sábio feliz, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaz a um inconformado.

Aproveite, e Seja Feliz! Na incerteza do amanhã, aproveite para ser feliz hoje!

Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

O mundo segundo Sheldon Cooper Se você é alguém que gosta de cultura pop e está nesta onda nerd do momento, acompanhando os lançamentos da Marvel, os relançamentos de Star Wars e sabe um pouco sobre as séries de TV, deve conhecer Sheldon Cooper. Estereótipos à parte, são hilárias as peculiaridades do personagem de The Big Bang Theory, com suas manias de organização e infinitas referências pop sobre filmes, séries, jogos e Física – além dos tantos comentários sobre a típica vida de um nerd – fazem dele alguém bem improvável para analisar o mundo. Por isso mesmo vou tentar descrever como seria isso: ‘A vida é um solitário jogo de World of Warcraft, onde as vezes precisamos de alguém para completar nossas quests. Sobrevivemos como um Tamagoshi, e em algum momento da nossa jornada, alguém nos diz que precisamos de um objetivo na vida, e como Golum de O Senhor dos Anéis partimos a procura de nosso precioso’. Para Sheldon, o mundo é um grande jogo de plataforma, por isso vive analisando as situações e aprendendo sobre a Natureza Humana. Para ele ‘A amizade é um contrato de convivência.’ Aprender não é somente de Humanas, mas também humano! Sempre se dispor a descobrir algo novo vale a pena. Sobre isso, Dr. Sheldon Cooper diria, brilhantemente: ‘O melhor amigo que alguém pode ter, depois da invenção do computador, é o Google’. São várias as situações que Sheldon nos dá lições de vida: ‘Que a felicidade não dependa de se ter um parceiro, que nos bastamos se soubermos ser feliz com nós mesmos’; ‘Que não esperemos do outro a total correspondência de nossas expectativas; não imponhamos nossas vontades no outro, vá na onda do momento e seja feliz com aquele instante. ’ Na série, Sheldon é o chato-mor, metódico, egocêntrico, tem sempre opinião contrária da turma. Isso me faz concluir que toda turma tem seu Sheldon Cooper. Não é gente?!

Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade… Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. Achamos que a vida seria tão diferente se, pelo menos, fôssemos felizes. E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes… Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes… Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes…

10

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

Uma busca infinda. Anos desperdiçados. Nunca a lua está no alcance da mão, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto. Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos. Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos fadados à decepção. A felicidade não se encontra nas coisas exteriores. A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos.

As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto tivermos algo a fazer, alguém para amar, alguma coisa para esperar seremos felizes. Tenhamos certeza: a única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida. Repartir nossas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos. Se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, lava as ruas e limpa a atmosfera. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes e aguardar a floração. Se tiver amigos, aproveite para bater um papo, troque ideias e seja feliz com a felicidade deles. Se não tiver amigos, aproveite para conquistar ao menos um. Na incerteza do amanhã, aproveite para ser feliz hoje!

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br A Caldense foi eliminada do Brasileiro da Série D. Enfrentou Linense/ SP, Maringá/PR e Madureira/RJ. O clube de Poços de Caldas já planeja 2019: disputará no começo do ano o campeonato Mineiro da 1ª Divisão de Profissionais e depois, novamente, a 4ª divisão do certame nacional. José Amadeu Elvino (foto) nasceu em Caconde em 1968. Adãozinho foi um volante abnegado que teve carreira longa: jogou até 40 anos. Em 2015 fixou residência em Bragança Paulista (onde começou carreira no Bragantino, quando tinha 17 anos) e lá mantém uma escolinha de futebol. Jogou de 2003 a 2005 no Palmeiras (onde hoje atua pelos masters) e peregrinou por dezenas de clubes...

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

11

O zagueiro Luís Gustavo Francisco Camilo segue, desde o ano passado, jogando profissionalmente pelo Manama Club, da capital do Bahrein, pequeno país do Golfo Pérsico na região da Arábia Saudita e Catar. Nascido em S. J. Rio Pardo em 1992 mas radicado em Itobi, seu último clube no Brasil foi o Sport/PE, em 2016, com rápida passagem, depois de atuar pela Penapolense e Bragantino. É certa a ausência da Esportiva, de Guaxupé, neste 2018 no Campeonato da 2ª Divisão da Federação Mineira de Futebol, que começará em 4 de agosto. A exemplo de clubes paulistas, como Radium de Mococa, Palmeirinha de Porto Ferreira, Lemense, União São João de Araras, Pirassununguense e Guaçuano, as dificuldades financeiras são grandes e manter-se afastado do profissionalismo é realidade. A pedido do “Jornalzinho”, finalizei esta coluna em 25/06 com a Argentina correndo riscos da eliminação na 1ª fase, Alemanha lutando pela classificação e o Brasil ainda travado e assustado após os 2 jogos iniciais na Copa. Depois do Mundial da Rússia, sendo hexa ou não, a comissão técnica da Seleção anunciará que seu principal craque, Neymar, não jogou 100%: será exaltado se formos campeões e, se perdermos, a justificativa do fracasso. O povo brasileiro está preocupado com desemprego, violência, desigualdade social, saúde e educação, além de desejar cadeia para os corruptos. Mas, em época de Copa, o torcedor brasileiro é cordial e, muitas vezes, perdoa, pois Cristo mandou perdoar: nos jogos da Seleção o país para e tudo é festa!


Neuróticos Anônimos No grupo encontrei a coragem que me faltava

TOTAL 50 FOTOS NO SITE

Domingo teve leilão beneficente ao

Teve ‘Rússia junina’ no

Colégio Santa Inês

Mapear

O domingo, 3 de junho, foi beneficente ao Projeto Mapear, com a equipe da ONG e os simpatizantes organizando atividades no Salão do Sítio Novo. Houve leilão de gado, almoço e prendas. A ONG desenvolve atividades com crianças e adolescentes do Bairro Domingos de Sylos, em São José. Parabéns!

TOTAL 250 FOTOS NO SITE

‘Do ballet ao baião’ foi o tema da festa do Colégio Santa Inês, realizada no segundo fim de semana de junho. O evento desse ano levou o nome de Rússia Junina, em virtude do país-sede da copa de futebol. As atrações reuniram a comunidade do colégio, que oferece da educação infantil ao ensino médio. Parabéns!

Quando cheguei ao grupo de N/A, além da terrível depressão que sofria, eu era extremamente travada em relação às pessoas e aos ambientes em que vivia. Fui a criança que sempre chegava em último lugar quando todos corriam para pegar algo, a aluna quietinha que ficava no canto na hora do recreio, ficava sempre calada com medo de abrir a boca e ser criticada ou zombada, que muitas vezes foi empurrada e deixada de lado. Assim permaneci, com a estranha sensação de que não havia lugar para mim no mundo, que eu estava sempre fazendo feio ou atrapalhando os outros. No grupo, criei coragem de falar de minhas experiência dolorosas porque me foi dito desde o primeiro dia que me era concedida a palavra por dez minutos. No início não usava esse tempo, apenas ouvia, ainda não tinha coragem de falar. Com o tempo, fui conseguindo expressar a dor que sentia e hoje o uso para falar da minha recuperação. A coragem de me expressar foi aparecendo com a segurança que me inspiravam os princípios de que ali não haveria ninguém para me doutrinar, me psicanalisar, dar conselhos ou levar para fora o que eu falava. Com o principio de não haver pessoas investidas de autoridade e que os líderes são servidores de confiança, consegui vencer o medo de me expor, colaborando com o grupo no pouco que conseguia. Sentia que, mesmo se não fosse muito eficiente, não seria criticada nem rejeitada. Meus companheiros demonstraram isso na forma de agir comigo. A Quarta Tradição me deu coragem de ser independente emocionalmente dos demais, me mostrando que eu não precisava imitar ninguém. Desde que não estivesse prejudicando ninguém eu poderia ser livre para agir e as possíveis críticas ou rejeiçoes de meus atos eram dificuldades que só o meu orgulho tornava intransponíveis. A Sétima Tradição me deu coragem de não me deixar explorar financeiramente por outras pessoas, pois muitas vezes, levada pela culpa, assumia compromissos que não eram meus. Perdi o medo de dizer não. O grupo me ensinou que não é o grau de instrução ou condição social que fazem com que alguém seja melhor ou pior, que se todos somos iguais na doença então somos todos iguais como seres humanos. Portanto eu não precisaria ficar temerosa ao me aproximar de pessoas que eu julgava superiores a mim pela sua condição social ou por seus títulos. A não interferência na vida particular e afetiva dos membros me deu coragem de estabelecer limite nos meus relacionamentos. Adquiri coragem de zelar pela minha privacidade, não permitindo invasões de quem quer que seja. O princípio de decisão, único requisito para ser membro de N/A, me deu coragem de tomar minhas próprias decisões sem mais ter que esperar que outros a tomassem por mim. Também me deu coragem de ir em frente mesmo quando me deparo com posturas derrotistas e pessimistas como muitas vezes acontece no ambiente em que vivo. Enfim, como diz a nossa Oração da Serenidade, no grupo encontrei coragem de modificar as coisas que posso em minha vida e em meus relacionamentos. A aplicação dos princípios espirituais de N/A me dá coragem de ser eu mesma, com erros e acertos, com os altos e baixos que a vida apresenta, mas com coragem de viver a realidade do dia a dia, só por hoje. O programa de N/A é uma ferramenta de valor imensurável para a aquisição da saúde emocional e sou muito grata aos grupos que têm como base seus maravilhosos princípios que me deram a coragem de mudar a minha vida.

24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

12

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversários Alexandre

Cintia Tavares Ferreira de Azevedo e Alexandre de Azevedo celebraram com convidados o primeiro ano do filho, Alexandre, em 30 de maio. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Davi Lucca

Foi em 10 de junho a ‘bagunça’ do primeiro aniversário do Davi Lucca, em Tapiratiba, acompanhado de convidados e dos pais: Camila de Fátima e Adalberto Pacheco de Souza. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

João Batista

O primeiro ‘parabéns’ do João Batista foi comemorado em 23 de junho, em São José, com o tema fazendinha. Ele é filho de Ana Luiza de Oliveira Rodrigues e Fernando Rodrigues. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Otávio

O tema do livro Pequeno príncipe ajudou a decorar a festa do primeiro ano do Otávio, em 26 de maio, em Divinolândia. Ele é filho de Luana Maria de Sordi Lopes e Lucas Nogueira Júnior. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Maria Luisa e Miguel

Foi em 23 de junho a ‘bagunça’ dos gêmeos Maria Luisa e Miguel, acompanhados de convidados e dos pais: Maria Olivia Negrão Ribeiro e Ronaldo dos Santos Ribeiro. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

13


Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta Com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Olá, leitores de O JornalZinho. A AREPID IDEAL DEC participará neste mês de Julho dos 62º Jogos Regionais, entre os dias 17 e 28, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, mas as provas de atletismo serão realizadas na cidade de Americana. A AREPID IDEAL DEC terá mais de 10 atletas em suas respectivas provas: Agenor, Ridelso, Vanderlei, Luis Fernando, entre outros. Boa sorte a todos. Lembro que toda quarta e sábado, a partir das 8 da manhã, a equipe de atletismo da AREPID IDEAL DEC realiza seus treinos no Estádio Palmiro Petrocelli, no Jardim Aeroporto. No mesmo dia da estréia da seleção brasileira na Copa do mundo na Rússia, o mundo do futebol de 5 é verde e amarelo pela quinta vez na história. No domingo, 17, o Brasil derrotou a Argentina por 2 a 0 na final do Mundial da modalidade, em Madri, na Espanha, e garantiu não só a taça como a vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ricardinho e Nonato fizeram os gols no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, palco do torneio. “O Brasil tem força, quantidade e qualidade. Estamos muito felizes. Dentro de campo, a gente correspondeu”, disse o técnico Fábio Vasconcelos. O título faz o Brasil ampliar seu amplo domínio na modalidade: das sete edições da Copa realizadas até hoje, ganhou cinco – Madri (2018), Tóquio (2014), Hereford (2010), Jerez de la Frontera (2000) e Paulínia (1998). Só não ficou no topo do pódio em Buenos Aires (2006), quando foi vice, e no Rio de Janeiro (2002), ano em que terminou a competição na terceira colocação. A conquista ratifica ainda a freguesia histórica dos argentinos diante da seleção canarinho: esta foi a 20ª final de campeonato entre os rivais sul-americanos, a 17ª em que os brasileiros levam a melhor. No histórico geral, dos 48 encontros entre os países, o Brasil ganhou 24, empatou 19 e perdeu cinco. Marcou 51 gols e sofreu 17. O próximo grande desafio da seleção de futebol 5 acontecerá em Lima, no Peru, palco dos Jogos Parapan-Americanos de 2019.

14

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Casamentos Maria e Jonatas

Maria Goreti Rodrigues dos Santos e Jonatas Donizete Feltran selaram compromisso em cerimônia civil no dia 22 de junho, às 18h, no cartório de São José. Fotos: Foto Metro

Paula e Felipe

Trocaram alianças em 16 de junho, na Igreja de São Judas Tadeu. Ele é filho de Ângela Maria Antonialli Silva e Evandro José Silva. A noiva é filha de Aparecida do Carmo dos Santos e Marcos Rogério Luciano. Fotos: Bianca Tatasciori

Aniversários Laura: 15 anos

A Laura curtiu seus 15 anos em festa caprichada no dia 16 de junho, em salão de festas de São José. Esteve acompanhada de convidados e dos pais: Rita Toquetti Pinheiro e Ricardo Pinheiro. Parabéns! Fotos: Foto Metro

Giu Morais

Comemoração especial para os 40 anos do Giu Morais, empresário e fotógrafo: foi em 24 de junho, no Espaço Bela Vista. Parabéns! Fotos: Foto Metro

Giovanna

Foi em 9 de junho a comemoração dos dois anos da Giovanna, em salão de festas de São José. Ela é filha de Sabrina Raquel Pizzo Cardoso e Anderson Cardoso. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

15


Cinco maneiras de manter a saúde bucal em dia Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br (Texto de Paula Gargiulo ; 06/01/2016)

Leia mais: Saiba por que observar a língua é importante (https://bit.ly/2txxA56)

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

Rios Voadores Este mês estaremos falando um pouco sobre os chamados “Rios Voadores”, que passam todos os dias sobre nossas cabeças e não percebemos. Embora o termo possa parecer estranho, podemos definir que estes rios são cursos de água atmosféricos que são formados por massas de ar carregadas de vapor, e que, em muitas vezes, são acompanhadas por nuvens e são carregadas pelos ventos. No Brasil, essas correntes invisíveis de ar carregam a umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água pois ela absorve para dentro do continente a umidade evaporada do oceano Atlântico e carregada pelos ventos. A seguir, dentro da floresta, a umidade cai na forma de chuva e devolve depois novamente para a atmosfera através da evapotranspiração das árvores, pela qual devolve na forma de vapor de água.

Embora possa parecer absurdo, mas a quantidade de vapor de água emitida pela Floresta Amazônica é a mesma ou chega até a ser maior que a vazão do próprio Rio Amazonas, ou seja, 200.000 m3/s. Embora seja um número muito grande o volume de água gerado pelos rios voadores, a população do planeta deve se preocupar, pois um estudo publicado recentemente na revista Geophysical Research Letters levantou que, com o ritmo que estamos emitindo de gases de efeito estufa na atmosfera, até o final do século 21 teremos 10% a menos de rios atmosféricos em todo o planeta. Somente para termos uma noção deste grande problema que poderemos enfrentar no futuro, um rio atmosférico em média tem cerca de 400 a 600 quilômetros de largura e transporta água na forma de vapor equivalente a 25 rios Mississippi, dos Estados Unidos. Somente com a conscientização de todos nós poderemos preservar este bem invisível a olho nu. Fica aí a dica.

Cuidar da saúde dos dentes, além de ser primordial por questões de estética, é fundamental para a manutenção da saúde. A boca é o canal de entrada para muitos fungos e bactérias e, por essa razão, necessita de amplos cuidados. Confira abaixo algumas dicas de como manter a saúde bucal em dia. 1. Use fio dental Antes da escovação, sempre use o fio dental. Isso ajudará na remoção da placa bacteriana, além de retirar os restos de alimentos que podem ter ficado presos entre os dentes. 2. Escove os dentes 3 vezes ao dia Escove os dentes ao menos três vezes por dia ou após as principais refeições. Este hábito evitará o acúmulo de resquícios de alimentos na boca e, consequentemente, a

16

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

proliferação de bactérias. 3. Escolha a escova de dente correta Observe se o tipo de escova é ideal para sua boca, gengiva e dentes. É importante consultar dentistas de forma periódica de modo a tirar possíveis dúvidas e realizar análises de como anda a saúde bucal. Prevenir sempre é a melhor forma de evitar possíveis doenças. 4. Troque a escova periodicamente Troque sua escova de dente em média de três em três meses. Procure utilizar produtos aprovados pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) 5. Mantenha uma dieta equilibrada Procure manter uma dieta equilibrada e evite o consumo excessivo de doces. Após ingeri-los, escove os dentes o mais rápido possível, pois o acúmulo de açúcar na boca é o principal atrativo para as cáries.

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Prof. Márcio José Lauria As leis de Murphy

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

17

Ao tal Murphy, de cuja biografia nada se sabe, nem mesmo se existiu, atribui-se a elaboração de leis empíricas que levam seu nome. Empirismo é a atitude filosófica segundo a qual o conhecimento vem unicamente da experiência. Pois bem, Murphy, baseando-se na sua experiência de vida, formulou algumas leis, tidas como infalíveis: Se algo puder dar errado, certamente dará errado. O pão sempre cai do lado da manteiga para baixo. Pesquisa é o que fazemos quando não sabemos bem o que estamos fazendo. As pessoas que trabalham sentadas ganham mais do que as que trabalham em pé. Nada está tão ruim que não possa piorar. Certamente não como um trabalho individual mas a muitas mãos e a muitas cabeças, tem havido constantes atualizações e mudanças nessas leis. Apresso-me a colocá-las, na mais recente compilação: LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTAL: Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual. Corolário: Para mexer com computadores, aparelhos e máquinas, não se atreva você. Chame alguém com menos de quinze anos. LEI DA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível. LEIS DA PROCURA INDIRETA: 1. O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra. 2. Você sempre encontra o que não está procurando. Corolário: Quem procura acha, sabe-se lá o quê. LEI DA EXPERIÊNCIA: Só sabe a profundidade do poço quem cai nele. LEI DA GRAVIDADE: Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos a estão perdendo, fica provado que você não está entendendo a gravidade da situação. LEI DAS ESPECIALIZAÇÕES: Especialista é aquele que sabe cada vez mais sobre cada vez menos. – Exacerbação da mesma lei: Superespecialista é aquele que sabe absolutamente tudo sobre absolutamente nada. LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA: Se estiver escrito tamanho único, é porque não serve em ninguém. LEI DA OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA MODERNA E PRÁTICA: Se uma coisa mexer, pertence à biologia; se emitir maus odores, pertence à química; se não funcionar, pertence à física; se ninguém entende, é da matemática; se não faz sentido, interessa à economia ; se for tudo isso junto, será do campo da informática. LEI DA QUEDA LIVRE: Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais destruição do que se deixarmos o objeto cair naturalmente. LEI DAS FILAS E ENGARRAFAMENTOS: A fila ao lado sempre anda mais rápido, de nada adiantando mudar de fila. A outra é sempre mais rápida. LEI DO ESPARADRAPO: Existem dois tipos de esparadrapos: o que não gruda e o que não desgruda. LEI DA ATRAÇÃO DAS PARTÍCULAS: Toda partícula que voa encontra sempre um olho aberto. LEIS BÁSICAS DA VIDA: 1. Pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada. 2. O que é bom na vida é ilegal, imoral ou engorda.


Caminhos de Cura

Laís Gervásio Osteopata Sistêmica

Insta: @laisgervasio Face: /terapeutalaisgervasio www.laisgervasio.com.br

Como nos LIBERTAMOS?

Já se sentiu perdido (a)? Com vários QUESTIONAMENTOS ou com uma sensação ESTRANHA no corpo, sem saber qual é o próximo passo? Tem fases em que nos sentimos ESTAGNADOS ou percebemos um EXCESSO de pensamentos, de coisas que queremos conquistar ou fazer, mas não saímos do lugar... E como fica o CORPO? Tensão nos ombros, dor no peito, pressão interna, pernas inquietas... São alguns sinais, cada pessoa manifesta de um jeito. O fato é: O QUE FAZER? Primeiro passo é dar-se conta deste ESTADO: – “ Estou nessa encruzilhada”. Em seguida, busque AJUDA! E você vai saber se está realmente ajudando quando sentir o ALÍVIO no corpo e algo se MOVIMENTAR na sua vida.

Se não gerar movimento, busque outro caminho! Existem várias TERAPIAS e práticas maravilhosas que não são convencionais e têm um efeito incrível! Osteopatia, Constelação Familiar, Experiência somática, Reiki, Meditação, Yoga são meios que podem te dar a mão. DESPERTAM seu potencial para que você tenha clareza, coragem e força para SEGUIR! Não é “O” Remédio, “O” Médico ou “O” Terapeuta que vai fazer algo POR você. É VOCÊ que vai dar o passo; nós só damos uma ajudinha! Quando você encontra sua FORÇA e entra em harmonia com a VIDA, um novo mundo se abre! Experimente!

18

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Rotary Club São José do Rio Pardo Oeste Fundado em 19/12/1971 Presidente 2017/2018: Paulo Sérgio de Sant´Ana Reuniões às quartas-feiras às 20h00 Aconteceu na noite de 27/06 a formatura dos 18 alunos da V turma do “Curso Básico de Informática para Idosos”. As aulas noturnas aconteceram durante cerca de 4 meses no laboratório da Fundação Educacional, parceira do Oeste neste projeto social – que, até hoje, já formou cerca de 170 alunos com mais de 50 anos. Todo o curso, material didático e formatura são gratuitos. A turma levou o nome de “Genifie Antum Miguel Yasbeck”, aluna de 92 anos do jovem professor Sérgio Ferreira da Silva Júnior, coordenador deste projeto. Também como fruto do resultado financeiro do “32º Jantar Dançante dos Namorados”, realizado em 09/06 na sede social da Associação Atlética Riopardense (AAR), o Oeste novamente colaborou na formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar, realizada na manhã deste 26/06 na quadra da ETEC Paula Souza. Esta 34ª turma reuniu nos últimos meses alunos dos quintos anos do ensino fundamental das escolas municipais São Judas Tadeu, Fazenda Água Fria, Estação Venerando e Nossa Senhora do Loreto, além das escolas estaduais Natal Merli, Tarquinio Cobra Olyntho e João Gabriel Ribeiro, bem como dos colégios particulares Lumen e Unigrau. O Rotary Oeste, a Casa da Amizade e o Rotaract participaram com barracas na praça de alimentação da JUNIP, na noite de 07/06, visando arrecadação de fundos para ações sociais. Esta festa junina aconteceu nas dependências do campus rio-pardense da UNIP. Raquel de Paula Andrade assumirá a presidência do Rotary na noite de 20 de julho, em festiva que acontecerá no espaço de eventos “Thérsio Gonçalves”, da Associação Comercial e Industrial. Com 35 anos e filiada ao Oeste há 5 anos, Raquel tem ligação com a família rotária há cerca de 15 anos, quando ingressou no Rotaract, que no ano rotário 2018/2019 continuará sendo presidido por Eduardo Rizzieri Cavalli. Maria do Carmo Breda de Moraes sucederá Camila Manharelli na presidência da Casa da Amizade. E o Distrito 4590, que reúne 74 clubes e mais de 1.600 rotarianos, em 2018/2019 será conduzido por Euze Reginaldo Denófrio, do Rotary de Pirassununga, que terá nesta região como governador assistente João Carlos de Araújo, do clube de Mococa. E Barry Rassin, do Rotary Club de East Nassau, em Bahamas, é o presidente do Rotary International para o mesmo período.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

19

Distrito 4590 Governador Eduardo Arienzo


Aconteceu

Artista retrata Alambique ‘da Lage’ e ganha prêmio em Arceburgo

Ganhou medalha de ouro a tela ’Cachaça da Lage – Alambique’, da artista rio-pardense Adriana Ferfolha da Silva. A obra foi premiada no 32º Salão de Artes Plásticas de Arceburgo e está exposta até o dia 30 no Instituto Histórico Cultural da cidade mineira. A tela foi inspirada na produção de cachaça e nas paisagens do alambique rio-pardense, da família Salvadori. Parabéns!

Robótica:

Super Genius disputará estadual

Os alunos da equipe Super Genius de robótica conquistaram vaga para a disputa estadual. A conquista veio com o 5.º lugar na competição regional, em São Carlos. Participam os alunos: Yasmin da Silva Almeida, Pedro Henrique Boldrin, Maria Gabriela da Silva Almeida, Hans Carlos Cunha, Luís Felipe Lopes de Sousa Castro e Flora Ferreira Amaral Resende. Parabéns!

20

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aconteceu

31º Campeonato Brasileiro de

Balonismo

Espetáculo no céu de Casa Branca entre 4 a 10 de junho, durante o 31º Campeonato Brasileiro de Balonismo. A edição desse ano marcou a volta do campeonato para a cidade. A competição foi recheada de atrações para os competidores e para o público geral, que esteve presente para prestigiar a beleza única dos balões. Parabéns aos organizadores! As fotos são da equipe da AFAC Casa Branca. TOTAL 31 fotos NO SITE

15ª vitória:

Paulo Surian vence no MMA

Em 23 de junho, o lutador rio-pardense Paulo Surian conquistou a 15ª vitória no MMA profissional. O adversário foi Bruno Silva, de Mococa, e a vitória veio com 1 minuto e 40 segundos, no primeiro round. Surian estava afastado do MMA há 3 anos, dedicando-se a competições de Boxe e de Jiu jitsu, mas voltou com tudo, e mesmo treinando apenas uma semana para a luta, conseguiu mais uma grande vitória. Parabéns, Paulo!

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

21


Aniversários Lucas e Benício

E teve festa dupla também para Lucas, 3 anos, e Benício, 6, em 24 de junho, em salão de festas de São José. Os meninos são filhos de Tamara Ramires Carlos e André Augusto Maestro Carlos. Parabéns!

Equipe junina no Grupo Binga e Elvis Em junho, as equipes do Grupo Binga e Elvis recepcionaram os clientes com trajes ‘juninos’. É mais uma atração das lojas na hora de cativar os clientes e – por que não? – enfrentar o friozinho. No sábado, 16, muitos incorporaram a ‘amarelinha’ da seleção de futebol para torcer pelo Brasil, que jogou contra a Suíça. As ‘juninas’ continuam em julho, assim como os desafios da seleção de futebol. Parabéns! TOTAL 45 FOTOS NO SITE!!!

Fotos: Luana Pereira

Nicolas

O desenho (e jogo) Irmãos Mário decorou a comemoração dos 4 anos do Nicolas, em 1 de junho, em São José. Ele é filho de Taciliane Libanio da Cruz e Kleber Cristiano da Cruz. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Helena

A Helena comemorou os 5 anos de vida com familiares e demais convidados em 22 de junho. O presente foi oferecido pelos pais: Andréia Silva Barbisan e Marcos Cesar Barbisan. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Ana Alice

Presente especial para a Ana Alice em 2 de junho, que comemorou os 15 anos com seus convidados e os pais: Valter Girotte e e Lucinea Pantano Girotte. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Leticia Rafaela

Em Divinolândia, teve noite ainda mais especial para a Letícia, que comemorou 15 anos com a galera. Ela é filha de Silvio Cesar Thezolin e Keli Coeti Barzagli. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

22

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversários Maria Ísis

A sorridente da foto é a Maria Ísis, que ganhou festa em 2 de junho, com a turma comemorando seu primeiro ano. Ela é filha de Gláucia Ribeiro e Leandro Barbosa. Parabéns!

Laura e Gustavo

Comemoração em dobro no dia 2 de junho, em São Sebastião da Grama. Foi a ‘bagunça’ do Gustavo, que completou 13 anos, e da Laura, que fez 1 ‘parabéns’. Eles são filhos de Natália Regina Da Silva Gabbiere e Silvanei Alexandre Gabbiere. Parabéns! Fotos: Foto Líder

Terezinha comemora, junto com o Pevi

Em 17 de junho, dia de jogo da seleção brasileira na copa, Terezinha Presti da Silva comemorou o seu aniversário e ainda arrecadou alimentos para o Pevi (Projeto Esperança e Vida). O evento foi na AABB de São José, com Porco à paraguaia no cardápio. Parabéns! (Para saber mais sobre o projeto, visite aqui: https://www.facebook.com/PEVIsjrp/)

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

23


Aconteceu

Deus Proverá realizou o 9º Sementinhas

A Comunidade Deus Proverá de São José concluiu entre 23 de 24 de junho a Virada Radical, dedicada aos adolescentes, e o 9ª edição dos Sementinhas 2018. No balanço dos eventos, os organizadores celebraram a quantidade de participantes e o sucesso de evangelização. Parabéns! TOTAL 261 fotos NO SITE

Funeral da Sogra Morre a sogra, e o genro liga para a funerária perguntando quanto seria o total do serviço funerário: - 6.000,00 reais, responde o atendente. - Mas por que tão caro? Pergunta o genro. - Foi que você pediu muitas coisas, se tirarmos o pula-pula, o churrasco, cerveja, doces, Dj e o karaokê, fica bem mais barato!!

24

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

Vamos dar valor no tempo Resolvi dar um tempo no wats, no face e nas outras redes sociais. Grupo de Whatsapp é igual barata. Você se livra de um e aparece mais 8.

Preciso me dedicar mais ao trabalho e a minha família, espero a compreensão de todos, pois temos que viver em paz com a sociedade e conhecer o mundo fora da tecnologia de um celular. Acredito que se tudo der certo voltarei dentro de 5 minutos.....

Conversa com a professora A professora pergunta: - Joãozinho, arroz é com S ou Z? Joãozinho responde: - Aqui na escola eu não sei, mas lá em casa é com feijão.

Conversa com a professora O que fala o livro de Matemática para o livro de História? R: Não me venha com história que eu já estou cheio de problema.

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aconteceu

Rotary Club Oeste faz sábado dos namorados

O Rotary Club Oeste promoveu em 9 de junho o 32º Jantar dos namorados, no salão da Associação Atlética Riopardense. Quem foi, curtiu Dell e banda num ambiente com decoração especial, com cardápio completo para todos os gostos. Parabéns! TOTAL 114 fotos NO SITE

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

25


Ansiedade “O que REALMENTE significa ter ansiedade” - o texto mais extraordinário que já li sobre o tema. Este texto foi originalmente publicado no site Thought Catalog, por Kirsten Corley, e é, de longe, o texto mais simples, direto e esclarecedor que já li sobre o tema. A ansiedade, mal do século, doença que tem feito, ao longo dos anos, uma multidão de mentes cativas, é um mal a não ser desprezado, subestimado ou ignorado. É hora de encará-lo de frente. Você está pronto? “O que realmente significa ter ansiedade Vai além de simplesmente se preocupar. Ansiedade significa noites em claro, conforme você suspira e vira de um lado para o outro. É o seu cérebro nunca sendo capaz de desligar. É a confusão de pensamentos que você pensa antes da hora de dormir e todos os seus piores medos se tornam realidade em sonhos e pesadelos. É acordar cansada mesmo que o dia só tenha começado. Ansiedade é aprender como funcionar em privação de sono porque você só conseguiu fechar os olhos às duas da manhã. É toda mensagem que você pensa ‘como fazer isso da forma correta?’. É duas ou três mensagens que você manda caso tenha feito algo errado. Ansiedade é responder mensagens de forma embaraçosamente rápida. Ansiedade é o tempo que você gasta esperando uma resposta enquanto um cenário se monta na sua cabeça, questionando o que a outra pessoa está pensando ou se ela está brava. Ansiedade é a mensagem não respondida que te mata por dentro, mesmo que você diga a si mesma ‘talvez ele esteja ocupado ou irá responder depois’. Ansiedade é a voz crítica que diz ‘talvez ele esteja só te ignorando mesmo’. É você acreditar em cada cenário negativo que você cria. Ansiedade é esperar. Parece que você está sempre esperando. É o conjunto de conclusões inexatas que sua mente cria, e você não tem outra escolha a não ser aceita-las. Ansiedade é se desculpar por coisas que nem precisam ser desculpadas. Ansiedade é duvidar de si mesma e falta de autoconfiança.

Ansiedade é ser superatenta sobre tudo e todos. Você consegue dizer se alguém mudou de humor apenas pelo tom de voz da pessoa. Ansiedade é arruinar relacionamentos antes mesmo deles começarem. Ela te diz ‘você está enganada; ele não gosta de você e vai te deixar’. E você acredita. continua na pág. 27

26

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Loira ao médico

Perguntas sem respostas Porque as lojas abertas 24 horas tem fechadura? Para que servem os bolsos dos pijamas? Se o vinho é líquido, como pode ser seco? Se depois do banho estamos limpos, por que lavamos a toalha? Como é que a placa “Proibido pisar na grama” foi colocada lá? Porque é que os Flinstones comemoravam o natal se eles viviam numa época antes de Cristo? Como é que o Tarzan conseguia estar sempre barbeado? Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto?

Paquera Um boi viu uma linda vaca do outro lado da cerca. Mas só que a cerca era muito alta. E ele falou para si mesmo: - Vou lá de qualquer jeito. E foi... Quando chegou perto da vaca perguntou: - Qual o seu nome? E ela respondeu: Florisbela, mas pode me chamar de Bela porque a flor ficou no campo. E ela perguntou? -E qual seu nome? E o boi respondeu: - Carambola, mas pode me chamar de cara porque a bola ficou na cerca....

Significados dos apelidos carinhosos...

Nego(A): quero ter você sempre por perto. Bebe: tenho vontade de ter você pra mim. Vida: Você é tudo pra mim! Parceiro: amigo verdadeiro. Migo(A): você é meu amigão, eu adoro você! Fofo(A): te adoro coisinha linda. Lindo(A): te amo, te amo, te amo. Amore: você é muito importante para mim! Paixão: poxa, você não se toca que eu te quero? Gatinho(A): se toca, to te dando mole! Gracinha: quero te beijar! Amorzinho: te considero muitão... Coração: te adoro, você é muito especial. Cachorro(a): você não vale nada, mas eu gosto de você...

Uma loira foi ao médico porque não estava se sentindo muito bem, o médico disse: - Tome esse remédio e se sentirá melhor. Depois de uma semana a loira voltou com os mesmos sintomas. O médico questiona: - Mas você tomou o remédio que eu receitei? E ela responde: - Impossível doutor! No vidro dizia: “Conserve fechado”.

Definição de VACA

Na Índia a vaca é sagrada.

Na Europa a vaca é louca. No Brasil a vaca é qualquer amiga do seu namorado.

Ansiedade continuação da pág. 26 Ansiedade é um estado constante de preocupação, pânico e viver no limite. É viver com medos irracionais. É pensar demais, é se importar demais. Porque a raiz das pessoas ansiosas é se importar. É ter mãos suadas e coração acelerado. Mas por fora, ninguém percebe. Você aparenta estar calma e sorridente, mas por dentro é o contrário. Ansiedade é a arte da decepção por parte de pessoas que não te conhecem. E das pessoas que te conhecem, é ouvir constantemente ‘não se preocupe’, ‘você está pensando demais’, ‘relaxe’. É sobre seus amigos ouvirem suas conclusões e não entenderem como você chegou nelas. Ansiedade é querer consertar algo que nem problema é. É o amontoado de perguntas que te fazem duvidar de si mesma. É voltar atrás para checar novamente. Ansiedade é o desconforto de uma festa por pensar que todo mundo está te observando e você não é bem-vinda lá. Ansiedade é tentar compensar e agradar demais outras pessoas.

Ansiedade é estar sempre no horário porque o pensamento de chegar atrasada te deixa em pânico. Ansiedade é o medo de fracassar e a busca incansável por perfeição. E então se punir quando você falha. É sempre precisar de um roteiro e de um plano. Ansiedade é a voz dentro da sua cabeça que diz ‘você vai falhar’. É tentar suprir as expectativas dos outros mesmo que isso esteja te matando. Ansiedade é aceitar mais do que você consegue lidar para que você se distraia e não pense demais em outros assuntos. Ansiedade é procrastinar, porque você está paralisada pelo medo de fracassar. É o gatilho que te faz ter um ataque de pânico. É estar quebrada na sua privacidade e chorar de preocupação quando ninguém mais está vendo. É aquela voz crítica dizendo ‘você estragou tudo’ ou ‘você deveria mesmo se sentir um lixo agora’. Mas mais que qualquer coisa, ansiedade é se importar. É nunca querer machucar alguém. É nunca querer fazer algo errado. Mais que tudo, é o desejo de simplesmente ser aceita e querida. Então você acaba tentando demais às vezes. E quando você encontra amigos que entendem isso, eles te ajudam a superar juntos. Você percebe que essa pode ser uma batalha que você enfrente todos os dias, mas é uma que não precisa ser enfrentada sozinha.

*-* 28 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

27

Fonte: (https://www.revistapazes.com/o-que-realmente-significa-ter-ansiedade/)


“Esclarecendo Odontologia” com Dr. Márcio D’Ávila

Fonte: Sites esotéricos

Áries: Não conte com o acaso neste mês para mudar as coisas. Se você conseguir mudar alguma coisa, isso será mérito seu, o acaso nem sempre resolve as coisas. Isso permite que você conserve, serenamente, seu livre arbítrio.

Cirurgião-Dentista - CROSP 94206 Especialista em Dentística Estética Restauradora Mestre em Implantodontia Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia (19) 3608-3102

marciobdavila@hotmail.com Facebook: Márcio D’Ávila Instagram: márcio_davila Implante e Enxerto: Qual a diferença?

É comum existir uma dúvida quanto a esses dois procedimentos: Implante Dentário e Enxerto.

Virgem: É um mês bem importante no quesito do amor. Vários projetos até o dia 21 e um charme enorme de fazer cair o queixo a partir do dia 10. Aproveite todo esse charme e encanto e seja objetivo a dizer o que quer tentando, ainda assim, não ser muito autoritário!

Aquário: Este será um mês em que você fará questão de ter boas relações com seu parceiro e com as outras pessoas. Você vai tomar cuidado também para se manter em paz com quem ama, prefira fazer as pazes em vez de fazer provocações!

Touro: O mês de julho pode fazer com que alguns se sintam plenos e dar a todos o desejo de decolar, com ou sem segurança. Um pouco de humor ou de sensualidade, uma dose de desejo e sensações intensas, que são novas para você, podem matar sua sede de viver e lhe fazer renascer no amor.

Libra: Este mês vai fazer você mexer uns pauzinhos para empreender, mas ao mesmo tempo irá, a partir do dia 10, lhe motivar a reduzir para marcha lenta. Será um mês para ousar e sonhar, aceitando que tudo depende do tempo, momento de trazer para perto o que sustenta e o que limita estas suas doces fantasias!

Peixes: Este será um belo mês, que você passará quase que nas nuvens! O Sol aumentará seu poder de sedução e Vênus lhe ajudará a dar um passo atrás do outro, então é bem provável que você não tenha que rezar nem um pouquinho em termos de amor, e com razão!

Gêmeos: Nada como o conforto do inverno para se aproximar de quem gosta e chegar a acordos cordiais! Você entrará num fluxo cósmico que permitirá que se conecte sem muita dificuldade a outras pessoas. Aproveite para se reconectar com as pessoas ao seu redor.

Escorpião: Neste mês você possivelmente vai relaxar em alegria e o amor ganhará novos ares. Serão boas energias que no entanto você deverá usar com cuidado para que sua vontade de mexer os pauzinhos e mudar as coisas não se transforme em acerto de contas!

Câncer: Este é um mês em que a maioria das pessoas inicia um novo ciclo de evolução, mas em que todos geralmente desejam cultivar amores com um pouco de ansiedade e voracidade. Projetos ousados e fortes emoções no final de um mês frio como esse podem deixar lembranças gostosas em sua vida!

Sagitário: Neste mês provavelmente você terá mais sucesso nas suas relações sociais em geral do que nas relações afetivas. Como plano de fundo, porém, você dará prioridade em melhorar as condições, a estrutura em você está evoluindo no momento e que deve tomar formas ou mudar totalmente no final do ano.

Leão: Todo o acolhimento e conforto do inverno, momento ideal para demonstrar e satisfazer seus desejos. Tenha cuidado, mesmo assim, em preparar bem o terreno e não forçar a barra, porque você não está imune a discussões, que se arrastarão um pouco a partir do dia 26!

Capricórnio: Um mês que promete ser movido e preenchido por oportunidades de se divertir, de aproveitar plenamente o momento presente e quebrar a rotina, evitando se restringir a formas ultrapassadas. Então aproveite sem limites (ou quase), sem deixar que lhe repreendam por isso!

São duas modalidades de tratamento diferentes, cada uma para resolver um tipo de problema. O Implante é um parafuso de titânio, usado para substituir a raiz de um dente que foi perdido. Ele é colocado, de forma extremamente tranquila, no osso da mandíbula ou maxila. Quando não existe osso suficiente para que o implante seja instalado, precisamos realizar um procedimento que devolva ao paciente o osso necessário. Esse procedimento é o Enxerto Ósseo. Normalmente utilizamos materiais sintéticos, desenvolvidos em laboratório, para ajudar na formação óssea. Outras opções existem, e dependem de cada caso. Sendo assim, quando um paciente perdeu um dente por qualquer motivo, e deseja fazer sua reposição, ele receberá um Implante, desde que tudo esteja bem com seu osso e sua gengiva. Se houver falta de tecido ósseo disponível, podemos realizar o Enxerto num primeiro momento, e o Implante na sequência. Consulte seu cirurgião-dentista para saber qual a melhor indicação para seu caso. Até a próxima!

28

O JORNALZINHO - JULHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

Ojornalzinho - Julho 2018  
Ojornalzinho - Julho 2018