Page 1

- Distribuição Gratuita e Aleatória -

- 7.500 exemplares -

JUNHO/2018

CIRCULAÇÃO: São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Itobi

1ª Festa Country na

Pizza na Roça

No sábado, 12 de maio, teve Banda Texas Hammer e o D.J. Chocolate na 1ª Festa Country da Pizza na Roça, em Caconde. O evento foi no espaço de eventos ... PÁG 07

Almoço em prol da

Santa Casa de ‘Grama’

Veste: Binga e Elvis Confecções

No domingo, 6 de maio, foi realizado o 1º Almoço em prol da Santa Casa de São Sebastião da Grama. Os interessados reuniram-se na Chácara Bonanza, a partir ... PÁG.: 4

Pedala Divinolândia - Página 6

Divinolândia Clube teve Irmãos Melo --- Página 18

Banda Queen Tribute Brazil em São José - Página 14

Você encontra O JornalZinho em todos os patrocinadores em São José: na Banca do Jorge, Sorveteria Ariofa, Padaria Santa Rita, Padaria Riopardense, Padaria Raddi. Na REGIÃO: TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA (Banca Global) SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA e ITOBI

Edição finalizada 01/06 - distribuição 05 a 08 de Junho == Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Binga e Elvis Confecções /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Chácara Viana

Jornal Mensal


A música preferida da gata de junho é ‘Marry me’, da banda Train. Esse é um dos segredos que revelou a moça durante o ensaio fotográfico para O JornalZinho.

O JornalZinho

Apresentamos Thaísa Cabral Mattos, de 18 anos, rio-pardense. Todas as fotos da escolhida podem ser vistas na ‘casa’ do JornalZinho na internet: www. ojornalzinho.com.br

e o mundo virtual

A cada dia, mais e mais ferramentas usam (e abusam) da tecnologia digital e passam a frequentar a nossa vida. Foi assim com o rádio, com a televisão, internet.... E o novo que surge não enterra o anterior, passando o cidadão a conviver com várias opções.

“Tecnologia existe / Pra salvar o homem do fim”, já disse o músico Zeca Balero. E, assim, a criança que nasce já quer tocar a tela e entrar nesse mundo virtual. O JornalZinho entrou no mundo virtual há vários anos e busca, sempre, abrir novos canais de comunicação com anunciantes e leitores. A remodelação do site, em 2017, deu um impulso extra nas ações do veículo em relação aos nossos públicos, nas seis cidades: São José, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Itobi.

Entramos, com essa força, em junho: pedindo #MaisAmor para todos os namorados ou não; pedindo mais doações de ‘vida’, aproveitando a homenagem do dia 14, Dia Mundial do Doador de sangue.

Thaísa é estudante do Ensino médio, filha de Gilson Mattos e Márcia Elis Cabral. A moça contou também que torce para o são Paulo, no futebol. À mesa, curte strogonoff e, nas frutas, prefere pêssego.

E, para o mês (e ano) ficar melhor, pedimos a proteção dos santos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29)

Outra coisa que mexe com ela é poesia, pois é fã de Bráulio Bessa, poeta. Virtude? ‘Sinceridade’. Defeito? ‘Vingativa’. Algo mais? Ela gosta de chocolate...

O JORNALZINHO ficando cada vez MAIS DIGITAL pra entrar nesta era junto com você....

Bem-vinda, Thaísa, à nossa seleção de gatas da capa! As fotos dela e das outras eleitas pode ser vista no site do Zinho. Navegue à vontade. MENSAGEM: “Sermos o que somos e nos tornarmos o que somos capazes de ser é o único objetivo da vida. Torne-se a melhor pessoa que você puder ser.” Robert Louis Balfour Stevenson, escritor

O Zinho também dispõe de facebook e twitter. O site (www.ojornalzinho.com.br) alcançou, em maio, 22 mil visualizações/mês.

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

O número de visualizações tem vários picos durante o mês, seja nos primeiros dias, quando recebe as fotos da Gata da capa, mas também a cada atualização, com as coberturas de eventos da região ou dicas da Seção Vai rolar, por exemplo.

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

E também a qualquer momento, entram no site os textos dos nossos colunistas que chegaram ao veículo nos últimos seis meses. Eles alimentam as colunas toda semana e também ajudam a divulgar o material que foi publicado. Das páginas em papel para as virtuais, a “vitrine” do Zinho passa a atrair cada vez mais empresas e marcas, que querem ficar conectadas, 24 horas, com consumidores potenciais de cinco cidades.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Para as empresas, existem várias opções para destacar a marca ou produto em nosso site (www.ojornalzinho.com.br): na capa (local nobre), em cada postagem (entre a foto principal e o texto) e dentro das fotos que são publicadas... Enfim, a internet oferece várias opções que podem ser combinadas com a nossa equipe... Isso só para falar do site, porque outras modalidades de parceria podem ser combinadas com nossa equipe: o empresário pode trazer sua proposta, pois a nossa casa está sempre aberta. E para os eventos - casamentos, aniversários, confraternizações –, existe a opção de destacar esses momentos no site, com várias possibilidades. Desse modo, para destacar um aniversário ou inauguração, por exemplo, fale com a gente!

2

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Alimentação Saudável

Fábio João Engenheiro Civil Pós em Administração Chef de Cozinha

Ariane Rangel Farmacêutica Técnica Nutrição Proprietária Empório Verde

Moringa Oleífera: a árvore da vida!

Acácia branca, Árvore Rabanete de Cavalo, Cedro, Moringueiro e Quiabo de Quina são apenas alguns dos outros nomes pelos quais a Moringa Oleífera também é conhecida. Originária da India e Norte da Africa, a planta Moringa já existe há mais de 4000 anos Recomendada pela ONU, UNICEF e OMS (Organização Mundial da Saúde) pelas suas propriedades nutritivas, alimentando pessoas em sociedades menos desenvolvidas há milhares de anos. O uso da moringa tem sido incentivado por diversas organizações humanitárias como forma de combate à desnutrição e seus efeitos naquelas regiões mais atingidas pela pobreza. Potencial Nutritivo da planta: Encontrar um alimento que sozinho contenha mais de 92 nutrientes, além de: mais Vitamina A que a cenoura mais Cálcio que o leite mais Ferro que o espinafre mais Vitamina C que a laranja mais Potássio que a banana pode parecer mentira. Pode até parecer mentira, mas não é. Não fosse o bastante, esta “simples” árvore ainda contém 46 antioxidantes, Ômega 3, 6 e 9 e um total de 36 propriedades anti-inflamatórias. A isso, adicione quantidades consideráveis de: Vitamina B1, B2, B3, B6,Magnésio, Fósforo, Zinco Conheça os benefícios da Moringa Diminui o colesterol Trata a obesidade Reduz a pressão arterial elevada Abaixa os níveis de glicose (diabetes) Estimulante circulatório Melhora as articulações: artrite, artrose, reumatismo Regenera músculos e ossos Aumenta a energia e resistência Nutracêutico vegetal de excelência para bebês, grávidas, lactantes e idosos Combate problemas respiratórios: asma, bronquite, rinite, sinusite Elimina a anemia pelo seu alto teor em ferro Fortalece o sistema imunológico Melhora a visão Proporciona vitalidade As folhas e talos da moringa podem ser consumidas em saladas, chás, refogados e preparações. Você pode encontrar a Moringa em lojas de produtos naturais, com preços mais acessíveis, inclua a Moringa no seu dia a dia, e ganhe saúde!

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

3


Caminhos de Cura

Almoço em prol da Santa Casa de ‘Grama’ No domingo, 6 de maio, foi realizado o 1º Almoço em prol da Santa Casa de São Sebastião da Grama. Os interessados reuniram-se na Chácara Bonanza, a partir das 11h, para desfrutar de Porco à paraguaia e outras delícias. Parabéns à equipe do hospital e demais organizadores e colaboradores! TOTAL 90 FOTOS NO SITE!!

Laís Gervásio Osteopata Sistêmica

Insta: @laisgervasio Face: /terapeutalaisgervasio www.laisgervasio.com.br

Equilíbrio nas RELAÇÕES Como andam suas relações? Com parceiro (a), com amigos? Sente-se cansado (a)? Exige algo do outro? Estar em um REALCIONAMENTO é um grande desafio e vem repleto de aprendizados! A psicologia explica muitas coisas, mas aqui vamos falar do olhar da Constelação Familiar. Já percebeu que às vezes você se coloca como “PEQUENA” e o outro fica “GRANDE”? Como quando você deixar de colocar sua opinião, para não causar uma briga, se submete a algo que não gostaria... É quase como uma ação infantil diante do PAI ou MÃE. Muitas vezes nessa posição de pequenos, exigimos do outro, na forma de uma BIRRA ou VITIMIZAÇÃO. E isso é pesado para as duas partes. O contrário também ocorre, ao se sentir “GRANDE”, a pessoa pode “achar” que manda no outro. Querendo que tudo seja do próprio jeito, sendo arrogante... Vocês conhecem essas histórias, não é? Eu também vivo isso no meu dia-a-dia, não sou nada perfeita, mas me abro com curiosidade para aprender! O que fazer? Segundo Bert Hellinger, numa relação de casal é preciso que ambos tenham o “MESMO TAMANHO”, que significa uma postura interna diante do outro que diz: “SOMOS IGUAIS”. Não tem a ver com o tamanho físico, compreende?

EU, quando me coloco “igual” ao outro, posso SER quem eu SOU. E permito que ELE seja, quem ele É. Experimente observar com é seu tamanho em relação ao outro, e se perceber que está menor ou maior, diga internamente “SOMOS IGUAIS, SOMOS IGUAIS, SOMOS IGUAIS...” Repita quantas vezes forem necessárias, e observe o que acontece. Se quiser, compartilhe sua experiência comigo! Até mais!

4

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

5


Neuróticos Anônimos

Teve Pedala Divinolândia no 1º de Maio Foi realizado nesta terça, Dia do Trabalhador, o ‘Pedala Divinolândia’, um passeio Ciclístico em prol do Solar das Magnólias, de Divinolândia. O Solar é um centro de reabilitação neurológica, que abriga, em caráter de internato, 150 pacientes com múltiplas deficiências, a maioria em situação de abandono familiar. Além de pedalar, os ciclistas contribuíam com R$ 1 por cupom, tendo direito a participar de sorteios. A iniciativa teve apoio de várias empresas da cidade e região. Parabéns! TOTAL de 270 FOTOS NO SITE!!!

Refletindo sobre depressão - Solução despertar espiritual

Hoje com o pouco de autoconhecimento que tenho, percebo que o grande mal da humanidade é a inconsciência, que é ignorada, fracasso, inabilidade em ver a vida como realmente é - de ser quem somos, de transformar-nos no que somos e de ver quem somos. Depressão para mim é a própria morte em vida, vazio da alma, entendo que, com sentimentos retidos, não partilhamos, ficamos em um vazio existencial, uma ausência de si mesmo, uma carência, um isolamento, uma falta de energia, uma insatisfação, que nada preenche. Daí, precisamos lançar mão de “fugas” para suprir o vazio; nesta fase é desesperador, a pessoa fica em uma cegueira espiritual tão violenta, magoada, com raiva da vida - porque se desconhece - é aí que o Programa de Neuróticos Anônimos funciona para quem acredita e pratica os Princípios Espirituais; vai aos poucos abrindo a mente, aprendendo a conhecer a sua essência, herança do nosso Autor da vida. Mas, a tragédia é que não procuramos valorizar a vida, amar a vida; o abandono de nós mesmos nos leva a uma solidão quase incurável, que é a autorrejeição. Lembrei agora uma vez, uma companheira de N/A disse: - quando eu quiser a presença de Deus, como eu quero o ar para respirar, eu vou mudar. Balançou-me. Sei que a doença é progressiva e evolutiva. Daí termino dizendo, só existe gratidão se você compreende o valor do presente chamado Vida. Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema de minha vida toda de uma só vez. Só por hoje terei o máximo de cuidado com o meu modo de tratar os outros: serei delicado nas minhas maneiras, não criticarei ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim. Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste. Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos. Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que, assim como é preciso comer para sustentar meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma. 24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

6

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


1ª Festa Country na Pizza na Roça No sábado, 12 de maio, teve Banda Texas Hammer e o D.J. Chocolate na 1ª Festa Country da Pizza na Roça, em Caconde. O evento foi no espaço de eventos da pizzaria, que também abre para casamentos e aniversários, por exemplo (interessados devem ligar para 9 8247-8166). Parabéns ao Rinaldo e à equipe! TOTAL de 33 FOTOS NO SITE!!!

Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com Sopa de Tomate Seco com Mussarela de Búfala e Rúcula Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 cebolas picadas 150 gr de peito de frango 2 e ½ litros de água 3 batatas grandes 1 lata de creme de leite 2 tabletes de caldo de legumes Sal e pimenta a gosto 100 gr de tomate seco picado 3 xícaras (chá) de rúcula picada 200 gr de mussarela de búfala picada

Modo de Preparo: Coloque em uma panela de pressão a água, as batatas, o frango, o caldo de legumes e deixe ferver durante 10 minutos. Depois, bata a mistura no liquidificador. Separadamente, doure a farinha de trigo na manteiga, adicione o caldo já batido e os demais ingredientes e deixe ferver por 5 minutos. No momento de servir, coloque por cima o tomate seco picado, a rúcula e a mussarela. Sirva imediatamente.

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

7


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br Maicon Henrique Zamai Ribeiro está jogando pela Mauaense no Paulista da Segunda Divisão de Profissionais (apesar de ser chamada de Segundona, é a quarta divisão estadual). O defensor, de 22 anos, tem contrato até novembro com este clube da Grande SP. No mesmo campeonato, ano passado, jogou pelo São José E.C., de São José dos Campos, depois de 4 anos atuando nas categorias de base do São Bernardo.

Outro rio-pardense disputando uma competição estadual é Marco Antônio Marsulo Júnior. Está defendendo o Juventus, da Capital, no atual Paulista Sub-17, depois de passagem pelas categorias de base do São Paulo FC. O meia tem contrato com o clube da Rua Javari até o final de 2020. Luciano Donizeti Nunes Alexandre (foto), desde o ano passado, é o treinador de goleiros do Luverdense/MT. Recentemente este clube da cidade de Lucas do Rio Verde foi eliminado pelo Santos na Copa do Brasil e está disputando a série C do Brasileirão. Nascido em S. J. Rio Pardo em 1979 e ex-morador da Fazenda Rio do Peixe, Donizeti (como é mais conhecido) jogou a final da Copa do Brasil de 2002 pelo Brasiliense/DF, na derrota para o Corinthians. Começou carreira no Sub-20 do Flamengo/RJ e também atuou por vários clubes: seu último foi o Sobradinho/DF, em 2015.

O Vila Nova/GO emprestou o rio-pardense João Pedro Florêncio Barbosa, de 19 anos, ao Atlético/ MG até o final de 2018, com opção de compra. Ele atuou em 6 partidas do Campeonato Goiano e na Copa do Brasil Sub-20 foi responsável por um gol e uma assistência diante do Galo, despertando interesse do clube mineiro. Chegando a Copa da Rússia. Prestes a iniciar o Mundial, estamos em clima de Copa? O futebol – e o torcedor – brasileiro não são mais os mesmos!

8

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Prof. Márcio José Lauria A PRÓXIMA COPA

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

9

Não falta comentarista politizado que recorra a uma velha frase de Karl Marx e substitua nela o termo “religião” por “futebol” – o futebol tem mesmo alguma coisa de ópio do povo, como tem sua alta dose de circo. Nenhum deles foi original na comparação e, mesmo sem o saber, repuseram em circulação a esquecida tese de um pensador holandês, Johan Huizinga (1872-1945), para quem a ideia de jogo é central na elaboração do processo civilizatório. Ele não criou propriamente a expressão homo ludens - o homem que brinca ou joga -, mas a estudou com maior acuidade e foi encontrá-la em muitas atividades, como os atos de filosofar, de guerrear, de criar novas formas de arte, de leis e de linguagens. Quando, por aversão aos termos estrangeiros, se pensou na palavra que substituísse o inglês foot-ball, o latinista brasileiro Castro Lopes propôs ludopédio (jogo ou brincadeira com o uso dos pés), que até hoje alguns usam com forte sentido depreciativo. Homo ludens, o homem lúdico, é o que encontra prazer no que faz, ou por outra, que faz tudo com prazer. Assim deve ter sido – reflete o holandês – o empenho inicial do homem em representar sons, criando para isso um alfabeto. Deve ter sido o aspecto mais agradável das guerras antigas e das mais ou menos modernas, submetidas imemorialmente a certas regras que lembram jogos e não excluem gestos de cavalheirismo. Essa mesma necessidade de regular prazerosamente até as mais sérias e requintadas ações humanas deu origem à sacralidade e à liturgia, ainda hoje presentes nas relações jurídicas que guardam uma teatralidade algo ridícula, mas notável na expressão artificial e artificiosa de advogados, nos gestos e nos trajes de juízes, promotores, desembargadores. Dos grandes eventos religiosos nem se diga: a noção do desempenho de papéis bem marcados é evidente nas palavras, na postura, nos símbolos, nos paramentos, na música sacra. O exercício de atividades lúdicas é a mais comum das formas de sociabilização , com as crianças brincando de adultos, imitando seus atos, suas reações, suas palavras, seus papéis na sociedade. Do bom aprendizado enquanto homo ludens é que se chega tanto à perícia do homo faber (o homem que produz coisas)e quanto ao ápice de seu desenvolvimento sociocultural, o homo sapiens – aquele que sabe, que raciocina. Assim sendo, meu eventual leitor, sua adesão plena e entusiasmada à próxima Copa do Mundo, competição de significado verdadeiramente ecumênico, que ocorrerá na Rússia, em meados de 2018, é uma intrincada combinação do prazer, do trabalho e do pensamento. Não podendo pessoalmente competir, você, como eu, delega aos melhores jogadores brasileiros um mandato cujo cumprimento é rigorosamente fiscalizado e cobrado; você quer ter a um tempo o prazer do entretenimento, o empenho da disputa e a mais completa entrega emocional e intelectual a uma causa. A milhares de quilômetros do fato real, você e todos nós revelamos para o mundo exterior a plenitude do homo ludens, a imaginação do homo faber e a complexidade do homo sapiens. Nada mal, hem?


Uma Questão de Escolha

Comportamento

O Amor-Exigente é um programa comportamental que parte do seguinte princípio: “NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR”. Essa colocação, num primeiro momento, gera certa desconfiança nos familiares que chegam as nossas reuniões, pois o motivo da procura é o desejo de modificar o comportamento de seu ente querido que está fazendo uso de drogas. Participando das reuniões, logo percebem uma realidade: Deus não nos deu o poder de modificarmos ninguém, mas nos deu o poder de mudarmos a nós mesmos e esse é o segredo: quando mudamos a nós mesmos, aqueles que estão a nossa volta precisam se adaptar as nossas mudanças. Isso não significa que estamos errados ou que somos culpados pelas falhas do outro, mas nos sinaliza sobre o que podemos fazer de diferente. Costumo citar um exemplo muito simples para ilustrar essa visão. Estávamos trabalhando sobre o princípio que trata da importância da cooperação no grupo familiar e uma mãe reclamava que em sua casa isso era impossível. Ela trabalhava o dia todo e ao retornar no final do dia encontrava a pia da cozinha amontoada de copos e xícaras sujos, enquanto suas adolescentes nada faziam. Cansou de tentar modificar o comportamento delas sem sucesso e entendeu que precisava modificar o seu. Lavou os copos e xícaras e encaixotou, deixando apenas dois ou três para o uso diário. Normalmente possuímos comportamentos padronizados e previsíveis e isso nos torna vulneráveis em relação ao outro. Muitos filhos enxergam seus pais da mesma forma que enxergam a TV da casa e eles com o domínio do controle remoto: sabem exatamente em qual tecla apertar para conseguir o que desejam. Quando, para complicar existe o fator “droga”, eles sabem como manipular, para conseguir seus objetivos. Assim como os comportamentos dos nossos filhos nos afetam, os nossos também são capazes de afetá-los, portanto, precisamos aprender a cuidar dos nossos comportamentos e fazer deles exemplo e modelo a serem seguidos, assim ganhamos em autoridade para cobrá-los. É complicado desejar filhos equilibrados se vivemos em estado de loucura. Como nossos comportamentos afetam nossos filhos, precisamos adotar atitudes que os afetem de forma positiva, eliminando aquelas que podem afetá-los negativamente. C.G. Amor Exigente - grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las.

Autor: Padre Fábio de Melo

Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples… Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato

pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar.

Sábado quente com o DJ Juninho Cassemiro

Aproveitando o aniversário do Juninho Cassemiro Top, a Chácara Alegria, em São José, recebeu uma balada para aquecer o sábado, 19 de maio. No comando do som, além de Juninho, estiveram os DJs: Eduardo Rodrigues, Gabriel Alves, Robertinho, Raul Nóbrega, Júlio Marques e Henrique Fontes. A galera também pôde curtir Ciskinho, com sertanejo universitário. Parabéns, Juninho! TOTAL 103 FOTOS NO SITE.

Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer. É simples…

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

10

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Danilo Figo Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com www.facebook.com/danilofigonutricionista Local de atendimento: Clinica Revitalle

Fone: 3608 4392

Frio e dieta

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

11

Muitas pessoas reclamam da dificuldade de emagrecer no frio, mas na realidade o frio pode ser um ótimo aliado para esse público. No inverno o nosso corpo gasta mais energia para mantê-lo aquecido e, em ambientes frios, geralmente elevam o metabolismo energético durante o repouso e a atividade física. A magnitude do efeito dependerá da quantidade de gordura corporal do indivíduo e da eficácia do conjunto de sua roupa para reter calor. É normal no clima frio você ter um pouco mais de fome. Caso você esteja em uma dieta hipocalórica, você tem a opção de aumentar um pouco a caloria ingerida, mas procure não exagerar. No frio é comum também diminuir consumo de líquidos, o que pode ser normal pois transpiramos menos. O problema é que a maioria das pessoas reduz muito o consumo de água. Isto pode piorar a ansiedade e fazer com que você coma mais. Além disso, uma das barreiras de proteção que temos é o muco. Caso o consumo se líquidos seja baixo, a produção de muco diminui e você fica mais suscetível a problemas relacionados a baixas temperaturas. É muito comum nesta época consumir alimentos mais calóricos como caldos, chocolate quente, frituras, fondue,... Uma dica é você tentar reduzir a ingestão de calorias durante o dia para, à noite, você comer sem culpa e manter o balanço energético negativo. Caldos e sopas podem ser consumidos, mas com algumas observações. Caso queira fazer uma sopa caseira, procure misturar vários grupos alimentares como uma fonte proteica, uma fonte de carboidrato, pelo menos 1 tipo de legume, pelo menos 1 tipo de verdura, 1 tipo de fonte de gordura e abuse de temperos naturais. O maior erro que vejo é consumir sopa apenas com fontes de carboidratos como uma sopa de batata e legumes Outra opção interessante durante o frio é ingerir chás. Nesse caso, aconselho a consumir o chá verde, com exceção de pessoas hipertensas, com problemas de insônia e pessoas que sofram com ansiedade. O chá verde pode ajudar na queima de gordura, na detoxificação, na proteção de danos causados pelo exercício e na prevenção de doenças crônicas. Procure ingerir 3 xícaras de chá ao longo do dia e evite o seu consumo à noite. Quem não gostar do sabor, pode adicionar hortelã ou menta. Quer saber mais? Agende sua consulta para conversarmos melhor. Abraços e até o próximo mês.


Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

Café Europa Fui convidado por um casal de amigos para um café, a conversa girou em torno das lindas viagens que fizeram na Europa, e o que mais me fascinou foi a descrição de um Café da cidade italiana onde casaram e moraram por quatro anos. Diziam eles que onde hoje está este Café, era uma antiga Tulha. No dia seguinte fui pesquisar o tal Café na internet, e fiquei surpreso com a descrição! O local havia sido construído nos anos 20 pela família Bogaart, um grupo de holandeses que se refugiaram na Itália, e lá abriram a ‘Tulha’, uma mistura de Secos e Molhados com boteco, onde se vendiam alguns produtos holandeses, queijos, vinhos e a cerveja típica, o que trouxe certa fortuna para eles e fama para a cidade. A ‘Tulha dos Bogaart’’, como ficou sendo chamada, ficou reconhecida também por sua linguiça, uma receita de família, e assim conseguiram se manter por 30 anos até venderem para uma rica família, que acabou transformando a Tulha em um simpático Café, já que Paris era quem na época ditava as tendências culturais da Europa, e os Cafés eram a sensação do momento. Como eles não se lembraram do nome do Café, decidi naquele momento então, chamar este idílico Café de ‘’Café Europa’’, nome de uma playlist do Spotify com uma seleção somente de músicas tipicamente europeias. No ‘’Café Europa’’ as caixas de som swingavam os lendários Foxtrots, ditando o ritmo do ambiente, e talvez por conta disso, era frequentado por refinados clientes, como a atriz Josephine Baker, o artista Tristan Tzra, além de ser visitado por vários artistas mambembes que ali passavam pelas calçadas, na maioria, trajados como Carlitos, personagem de Charles Chaplin que na época estava no auge da fama. Hoje o Café ainda está ativo, com suas tortas holandesas, crepes, éclairs, canelés, além é claro dos pannekoeken, um crepe holandês, e o famoso stroopwafel, uma bolacha alemã que acompanha os diversos sabores de chás por lá servidos. A luz amarela do fim de tarde me deu vontade de saborear as maravilhas gastronômicas do Café Europa, mas o que me resta agradecer o pão nosso de cada dia, que sempre saboreamos com alegria!

12

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta Com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Olá leitores de O jornalzinho. A AREPID IDEAL DEC, participou pela 1ª vez do Jogos Paralímpicos Universitários Brasileiro, entre os dias 09 a 11 de maio realizado na cidade de São Paulo, com os atletas, Vanderlei da Silva Jr, T13/ F13, e Raphaela A. da Silva, F44, representando a UNIP (Universidade Paulista Rio Pardo) e Luís Fernando da Cruz, T13, representando a FEUC (Faculdade Euclides da Cunha). Raphaela da Silva, em sua primeira competição conquistou três medalhas de prata, com a marca de 11,42 no lançamento do dardo, 11,98 no lançamento do disco e 6 metros no arremesso do peso. Vanderlei Jr., conquistou o segundo lugar com a marca de 7,86 no arremesso do peso, 3º colocado no salto em distância com a marca de 5,42 e no Lancamento do dardo conquistando o 1º lugar, 32 metros. Luis Fernando da Cruz, conquistou duas medalhas de ouro nos 400 metros com a tempo de 59,47 segundos e nos 1500 metros com o tempo de 4m e 50 segundos. Os Jogos Paralímpicos Universitários são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Esses Jogos Universitários possibilitam os atletas universitários de participarem do Parapan Universitário que acontecerá entre os dias 19 a 29 de Julho no Centro de Treinamento Paralimpico Brasileiro na cidade de São Paulo. Ainda em 2018 está previsto a participação em mais 4 competicões da AREPID IDEAL DEC de atletismo, Jogos Regionais na cidade de Santa Barbara D´Oeste de 17 a 29 de julho, Jogos Abertos do Interior de 17 a 29 de Outubro na cidade de Rio Claro, 2ª Fase Nacional de Atletismo de 03 a 05 de Agosto e o Campeonato Brasileiro de Atletismo de 27 a 29 de setembro na cidade de São Paulo organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

13

Lembro que toda quarta e sábado a partir das 08 da manhã estamos na pista de atletismo do Estádio Palmiro Petrocelli.


Banda Queen Tribute Brazil em São José A noite de 12 de maio foi caprichada em São José, na sede da AAR, durante o evento Flash Back, organizado pela dupla Ivair Breda e Luiz Muradi. Eles trouxeram a Banda Queen Tribute Brazil e mais os artistas da Dell e banda. Parabéns aos profissionais! TOTAL 80 FOTOS NOSITE!!!

Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

AERÓBICO EM JEJUM??? CUIDADO Não é de hoje que o treinamento aeróbio em jejum vem sendo utilizado tanto por “blogueiros e amadores” que se transvestem de Coachs (kkk) quanto por profissionais da área da saúde. Independente de onde venha a brilhante ideia, a promessa é sempre a mesma: potencializar o emagrecimento através da oxidação da gordura. No entanto, apesar de toda essa “febre” o aeróbio em jejum não possui, praticamente, nenhum suporte científico que justifique sua prática. Na verdade, estudo de revisão sistemática e meta-análise recentemente publicado por HACKETT e HAGSTROM (2017) mostrou que a prática pode, na verdade, trazer mais malefícios do que benefícios. Veja algumas dos pontos observados pelos autores: - Exercício em jejum, quando comparado ao exercício alimentado, resulta perda significativamente maior de proteína muscular, o que pode levar a prejuízos na massa magra se essa prática for realizada de forma regular; - O consumo de alimentos antes do exercício aumenta o efeito térmico da sessão, levando a um maior gasto energético pós-exercício comparado ao exercício em jejum. Isso sugere que treinar “alimentado” pode ser mais eficaz para perda de peso em comparação com o exercício em jejum; -A realização de exercício em jejum não influenciou a perda de peso nem alterações na massa magra e gorda. Esses achados corroboram a ideia de que a perda de peso e a perda de gordura têm maior probabilidade de serem aumentadas por meio da criação de um balanço calórico negativo ao longo de um período, em vez de se exercitar em jejum. - E antes que começe o mimimi, lembre-se: ideologia é diferente de ciência. Além disso, o “eu acho”, “eu sinto” e o velho e bom “para mim funcionou mesmo sem qualquer evidência científica” não são argumentos plausíveis para aplicar isso em seus clientes e/ou alunos. Seja responsável! Fonte Hackett D, Hagstrom AD. Effect of Overnight Fasted Exercise on Weight Loss and Body Composition: A Systematic Review and Meta-Analysis J. Funct. Morphol. Kinesiol. 2017, 2(4), 43.

14

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Casamentos Luiza e Bruno

Fotos: Bianca Tatasciori

Uniram-se em 5 de maio, na Igreja de São Judas Tadeu. Ele é filho de Rita da Costa Araújo e Antônio Braz de Araújo (in memoriam). A noiva é filha de Sueli Aparecida Catalano Gonçalves e Luis Antonio Gonçalves.

Naiara e Rafael

Fotos: Bianca Tatasciori

Trocaram alianças em 26 de abril, em chácara de São José. Ele é filho de Valdete Aparecida Ferraresi Boldrin e Carlos Renato Boldrin. A noiva é filha de Lenice Francisca de Souza Tardelli Edinaldo Tardelli.

Bruna e Lucas

Fotos: Foto Metro

Selaram compromisso em 5 de maio, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Ele é filho de Ana Helena Lopes e João Batista Frutuoso. A noiva é filha de Marcela Ribeiro Catalano e Marcelo Mendonça Pinheiro.

Daiane e Paulo

Fotos: Foto Metro

Uniram-se em 21 de abril, às 20 horas, no Clube Gramense. Ele é filho de José Mesquita Garcia e Luiza Helena Garcia (ambos in memoriam). A noiva é filha de e Rosa Maria Maida Andreato e José Laércio Andreato (in memoriam).

Gabrielle e Lucas

Fotos: Luana Pereira

Trocaram alianças em 5 de maio, em São José. Ele é filho de Leda Luchesi de Petriz e Clecius Lima de Petriz. A noiva é filha de Eliane Zani de Lima e Nivaldo Fabio de Lima.

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

15


Série Dez Passos para Parar de Fumar. 1º: Tenha determinação Fonte: http://saudebrasilportal.com.br (07/07/2017)

Saiba mais, no vídeo do Ministério do Saúde: -->> https://www.youtube.com/watch?v=ptK8Mloyl34 Largar o tabagismo, na maioria dos casos, não é fácil. O tabagismo é incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma doença crônica, logo, está sujeito à recaídas. Alguns fumantes só alcançam o sucesso após mais de uma tentativa para deixar de fumar.

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

Amazônia e o berço das águas A Amazônia brasileira detém a maior quantidade de água doce de nosso país, ou seja, cerca de 73% de toda a vazão hídrica se concentra naquela região. Embora seja uma região rica em recursos hídricos, possui uma grande deficiência de saneamento básico: os 771 municípios daquela região estão entre os piores do país nesse item.

de levar o cigarro à boca. Isto se torna repetitivo e muitas vezes mais um cigarro é consumido sem a menor vontade. Quando o indivíduo percebe já está fumando. O ‘piloto automático’ para fumar assume o controle”, explica Cantarino.

A luta esbarra no fato de o cigarro ser uma droga lícita, com aceitação social razoável, de fácil acesso e barato. Além disto, a indústria do tabaco usa inúmeras estratégias para induzir a iniciação entre os jovens, introduzindo aditivos nos cigarros para mascarar o gosto ruim da fumaça e aumentar a capacidade da nicotina de causar dependência. E não bastasse a dependência física e psicológica, ainda existem os condicionamentos, uma vez que os fumantes associam diversos comportamentos e situações com o ato de consumir o tabaco. O primeiro ponto é a DETERMINAÇÃO. A pessoa precisa desejar parar de fumar. A cessação do tabagismo é um processo que se inicia com a tomada da decisão de parar de fumar e se prolonga até que se alcance a abstinência. O fumante é o ator principal deste processo, é natural que ao iniciar a caminhada se sinta dividido, ambivalente. “Uma parte de mim quer deixar o cigarro para trás, mas a outra, que adora fumar, quer manter por perto. “Esta é uma fala frequente no início do processo de cessação”, aponta Cristina Cantarino. “Todo tabagista fuma mais do que realmente deseja. É fácil entender porque quem fuma 20 cigarros por dia e ‘traga’ dez vezes por cigarro e repete diariamente 200 vezes todo o gestual

mante que ele largue o tabagismo, mas a iniciativa deve partir do próprio fumante. “Não adianta o marido ou a esposa querer que o companheiro pare de fumar, por exemplo. Essa cobrança, aliás, pode não ser produtiva e causar certa irritação”, acrescenta Cantarino. Familiares podem ajudar oferecendo água gelada, palitos de cenoura crua ou frutas picadas, sem muitos comentários. “Profissionais de saúde devem motivar a cessação, jamais criticar o fumante. Todo e qualquer profissional de saúde deve dedicar pelo menos cinco minutos do seu atendimento informando sobre os riscos do tabagismo e evidenciando os benefícios que podem ser alcançados quando a abstinência é conquistada. O ideal é que ele faça o fumante desviar o olhar para o lado positivo”, conclui a médica.

O tabagista precisa vencer o “piloto automático”, observar o que o faz fumar e registrar os intervalos de tempo entre um cigarro e outro para ir aumentando. A melhor maneira é deixar o cigarro bem longe. A preguiça de ir buscar pode ser uma grande aliada. A fissura pelo cigarro é intensa mas dura no máximo cinco minutos. É importante desviar o olhar da “perda” e buscar os reais ganhos da abstinência que são muitos. Os benefícios se apresentam a partir das primeiras 24 horas sem fumar e vão crescendo com o tempo. É comum que parentes e amigos incentivem e cobrem do fu-

Conheça os DEZ passos: 1. Tenha determinação 2. Marque um dia para parar 3. Corte gatilhos do fumo 4. Escolha um método: abrupto ou gradual 5. Encontre substitutos saudáveis 6. Livre-se das lembranças do cigarro 7. Encontre apoio de amigos e familiares 8. Escolha a melhor alimentação 9. Procure apoio médico 10. Troque experiências em um grupo de apoio Para consultar cada um deles, visite esta página: https://bit.ly/2IPbTYR

Dentro da Amazônia legal, que contempla os estados que fazem parte da bacia amazônica, 60% das residências são atendidas com rede geral de água, mas já o resto do país apresenta uma média em torno de 82,7%. Naquela região cerca de 24,6% das residências dependem de poços ou nascentes de águas, e 13,2% dependem de outras formas para obter água como lagos, açudes ou caminhão pipa. Devido a estas fontes alternativas de abastecimento de água, aquela região apresenta alto índice de doenças causadas pela ingestão de água de má qualidade ou contaminadas, podendo tomar como exemplo o estado do Acre, que possui a maior incidência de Hepatite A do país: cerca de 69 casos por 100 mil habitantes. Já o Maranhão é o estado que mais apresenta casos de internações por amebíase: cerca de 32 casos para 100 mil habitantes. A coleta de esgoto da região é muito precária, favorecendo assim a proliferação dessas doenças: apresenta uma coleta abaixo da média nacional, com cerca de 14,6% na Amazônia e na média do Brasil apresenta em torno de 38,7%%. A principal fonte de descarte é a fossa rudimentar, que atualmente está presente em cerca de 49,2% dos municípios daquela região. Os estados de Rondônia e Amapá estão entre os piores na coleta de esgoto, com cerca de 6% apenas é coletado. Foto: www.google.com.br

16

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Rotary Club São José do Rio Pardo Oeste Fundado em 19/12/1971 Presidente 2017/2018: Paulo Sérgio de Sant´Ana Reuniões às quartas-feiras às 20h00 Continuam as aulas noturnas semanais da 5ª turma do “Curso Básico de Informática” para a melhor idade. Acontecem no laboratório da Fundação Educacional, parceira do Rotary neste projeto social, que já certificou cerca de 150 rio-pardenses: o formando mais “experiente” tinha 86 anos. É inteiramente gratuito, inclusive material didático e formatura, com duração de cerca de quatro meses. O 32º “Jantar Dançante dos Namorados” acontece neste dia 9 de junho, sábado, na sede social da Associação Atlética Riopardense. “Dell & Banda” animarão o evento, que também terá fins beneficentes para entidade filantrópica. O Rotaract idealizou o projeto “São José unida contra a pedofilia”, no último 18/05, em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), OAB e Conselho Tutelar. A ação foi no centro de São José do Rio Pardo com distribuição de folders explicativos sobre a importância de combater o abuso sexual infantil.

O Oeste realizou no último 09/05 reunião conjunta com a Casa da Amizade, ocasião em que o Rotary homenageou as mães em noite festiva. Fabiana Cristina Mirandolla Linardo ingressou no quadro associativo da Casa da Amizade. Também foram empossados novos sócios do Oeste: Luciano Donizeti Linardo (atual gerente da agência rio-pardense dos Correios) e Sérgio Ferreira da Silva Júnior (professor desde 2015 do curso de informática para idosos no projeto do Rotary em parceria com a Fundação Educacional).

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

17

Distrito 4590 Governador Eduardo Arienzo


Batizados Alice Silva

A Alice foi batizada em 13 de maio, na Igreja Matriz de São José. Ela é filha de Ana Laura Donizeti Marcelino e Márcio Donizeti Zanetti da Silva.

Divinolândia Clube teve Irmãos Melo Os Irmãos Melo e banda esquentaram a noite de 12 de maio, véspera do ‘Dia das Mães’, no Divinolândia Clube. A noite foi ‘aberta’ com apresentação de violeiros de Divinolândia, que saudaram o público. Parabéns! TOTAL 41 FOTOS NO SITE!!!

Luisa Navarro

Luciana Marinho da Silva e Luís Antônio Navarro levaram a filha, Luísa Vitória, para batizar: foi em 5 de maio, na Igreja de São Francisco, em Divinolândia. Fotos: Bianca Tatasciori

Rafael Souza

Em 6 de maio, na Igreja de Santo Expedito, foi batizado o Rafael, filho de Camila Aparecida Minussi Gonçalves Souza e Cícero João de Souza. Fotos: Bianca Tatasciori

Maria Vitória

A Maria Vitória foi batizada em 6 de maio, na Igreja de Santo Antonio, tendo como padrinhos: Maria e Douglas. A pequena é filha de Daniele Luciana Modesto Buldrin e Haroldo Casanova Buldrin. Fotos: Foto Líder

Augusto

Foi em 20 de maio, na Igreja Nossa Senhora (Vargem Grande do Sul), o batismo do Augusto. Ele é filho de Aline Ariane Gonçalves Fabiano e Wilian Fabiano. Fotos: Luana Pereira

18

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversários Benício

Teve festa em 29 de abril, no Grêmio Nestlé, para comemorar o primeiro ano do Benício Augusto, que é filho de Larissa Caetano Presti Corrêa e Fábio Augusto Ferreira Corrêa. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Manuela

Em 21 de abril, Amanda Rozin de Melo e Gabriel Cândido da Silva organizaram uma ‘folia’, para a filha, Manuela, para comemorar o primeiro ano da garota. Viva!

Lívia

O primeiro aniversário da Lívia foi comemorado em 29 de abril, com os pais, Caroline Ianguas de Souza Luciano Mantovani, além de convidados. Parabéns! Fotos: Foto Líder

Lívia Maria

A Lívia Maria completou um ano no dia 16 de maio e comemorou a data no dia 19, acompanhada da mãe, Taís Salotti Pereira, dos avós, Luciana Salotti e Antônio Carlos Pereira (Tum), e demais convidados. Urru!

Ana Luísa

Juliana Ferreira Santos e Willian Gabriel Buldrin Santo celebraram o primeiro ano da filha, Ana Luísa, em 19 de maio. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

19


Aniversários Anthony

Os dois anos do Anthony Fernando foram comemorados em 22 de abril, na chácara da família, com os convidados e os pais do garoto: Mayara Luciana Marques e Fernando José Andreazi. Urru! Fotos: Bianca Tatasciori

Os cabelos brancos da mãe

Certo dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar a louça na cozinha. De repente, percebeu que ela tinha vários cabelos brancos em sua cabeleira escura. Ela olhou para a mãe e lhe perguntou: - Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?? A mãe reponde: - Bom, cada vez que você faz algo errado e me faz chorar ou me deixa triste, um de meus cabelos fica branco.

Nina e Camili

Em 20 de maio, o Sítio Vô Jordão, em Divinolândia, recebeu os convidados para celebrar os três anos da Nina Rose e os 10 anos da Camili. Elas são filhas de Mislene A. Prevital Risso Pereira e Marcelo Passoni Pereira. Parabéns! Fotos: Bianca Tatasciori

Miguel

A menina pensou um pouco e logo disse: - MÃEEEEE, o que você fez pra vovó que ela está com todos os cabelos brancos????

A loira na autoescola

A loira chega na autoescola vestida de goleira. O instrutor, curioso, pergunta: - Por que está vestida assim? A loira responde: - Você disse que o celta estava ocupado e que iria me treinar no gol...

Fato verídico...

Você vai se emocionar, é de cortar o coração. Certo dia, um pai deu ao filho dinheiro para pagar a conta da luz e da água. Aquele era o último dia para pagamento, antes do corte. Também era o último dinheiro do mês. O filho, ao passar por um determinado lugar, viu a propaganda de um jogo: “COMPRE UM BILHETE E CONCORRA A DOIS CARROS”. O rapaz pensou: “Puxa, eu poderia ganhar esses 2 carros!” Comprou o bilhete. Chegou em casa de tardezinha, desviou do pai e foi deitar. No outro dia, logo cedo, tinha 2 carros na frente de sua casa. Um da Cesp e outro da Sabesp.

Presente de final do ano

O menino chega em casa no final do ano e diz: - PAI, tenho uma notícia pra você! - O que é? - pergunta o pai. - Você não me prometeu uma bicicleta se eu passasse de ano???? -Sim, meu filho. -Então se deu bem. Economizou um dinheirão.

Traição caipira

O amigo chega pro Zé e fala:

-- Ó Zé, sua muié tá te traindo com Arcides. -- Magina! Ela num me trai não. Cê tá inganado. -- Óia Zé! Toda veiz que ocê sai prá trabaiá o Arcides vai prá sua casa. Indignado com que o amigo diz, o Zé finge que sai de casa se esconde dentro do guarda roupa. Passadas algumas horas, quem bate na porta? O Arcides!!!... O Zé fica olhando pela fresta da porta do guarda roupa que está entreaberta e logo vê... Sua muiê leva o Arcides para dentro do quarto e começa a sacanagem. Tira a brusa e os peito cai; Tira a carcinha e, a barriga e a bunda cai; Tira as meia e aparece aquelas varizarada toda... E lá de dentro do guarda roupa o Zé põe as mãos no rosto e diz: -- Ai, meu Deus! Que vergonha do Arcides!!!

Foi em 12 de maio a ‘bagunça’ para celebrar os três anos do Miguel, que é filho de Flávia Laís Silva Fernandes e Anderson de Oliveira Fernandes. Parabéns! Fotos: Luana Fotos: Luana Pereira Pereira

Helena

A Helena completa quatro anos no dia 9 junho. Ela é filha de Carla R. Costa Silva e Paulo R. Costa Silva. Parabéns!

Graziela

A festa dos quatro anos da Graziela foi em 13 de maio, em Divinolândia. Ela é filha de Jeany Regina da Cunha e Gilmar Martim Bianco e irmã da Gabriela. Urru! Fotos: Luana Pereira

20

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversários

Maria Carolina

Adriane Calsoni e Reginaldo Souza celebraram os quatro anos da filha, Maria Carolina, em 1º de maio, junto com convidados. Viva! Fotos: Luana Pereira

Maria Laura

A Maria Laura ganhou festa para comemorar seus cinco anos: foi em 5 de maio, em São José. Ela é irmã do José Henrique e filha de Sueli Dassan Ortega e Luciano Ortega. Parabéns! Fotos: Foto Metro

Helena

Familiares e demais convidados comemoraram os sete anos da Helena, em 15 de maio. Ela é filha de Enelise Burger e Bim Santos. Urru! Fotos: Bianca Tatasciori

Vinicius e Isadora

A ‘bagunça’ foi em dobro no dia 6 de maio para casal Laura Cardoso Venancio e Leandro Pereira Silvestre. Junto com convidados, eles comemoraram o 1º ano do filho Vinícius e os sete anos da filha Isadora. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Ana Júlia e Luís Gustavo

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

21

No dia 20 de maio, foi a comemoração dos aniversários da Ana Júlia e do Luís Gustavo, no Grêmio Nestlé. Eles são filhos do casal Luís Paulo e Daniela. Viva!


Aniversários

Mariana e Luca

Salão de festas de São José recebeu, em 28 de abril, os convidados para celebrar o aniversário da Mariana, 4 anos, e do Luca, 7 anos. Eles são filhos de Ana Paula Penna Brandi e Mateus Brandi. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Giovana

Em 3 de maio, foi a festa da Giovana, que completou 8 anos. Ela é filha de Liliane Scarcella e Danilo Del Ninno. Parabéns! Fotos: Foto Líder

Yasmin A Yasmin chega aos 9 anos no dia 3 de junho. Ela é filha de Patrícia Ribeiro Damasceno. Parabéns!

Ryan e Matheus

Os gêmeos Matheus e Ryan chegaram aos 11 anos e comemoraram a data em 11 de maio. Eles são filhos de Fernanda Gagliotto Dal Bello e Donizete Aparecido de Moraes. Fotos: Bianca Tatasciori

Cynthia

A Cynthia carimbou os 15 anos com uma festa no Grêmio Nestlé em 15 de maio, acompanhada de convidados. Ela é filha de Cássia Batista de Souza Pepe e Claudinei de Souza Pepe. Parabéns! Fotos: Foto Líder

22

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


O pedreiro português

Aniversário

Obras de “gênios”

Elisabete

Um pedreiro português, no meio da obra, liga para casa e diz para a esposa, todo ofegante: - Ora pois,Mulher, tu nem queiras saber...

A turma da Elisabete Toesca da Costa ajudou a moça a comemorar seus 40 anos: foi em 18 de maio, na Fazenda São Miguel. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Escapei de uma boa, caí de uma escada de quinze meitros de altura. - Ai meu Deus, Manoel. E tu estais muito machucado? - Não... Nem um pouquinho. Eu ainda estava no primeiro degrau.

Ciclista de Divinolândia alcança o Randonneur 10.000 quilômetros O ciclista Nicolau Henrique Trevisan, de Divinolândia, pedalou o LRM RMC 1.300 quilômetros, entre os dias 5 e 7 de maio. Ele partiu da cidade de Aparecida (SP), e passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando 108 horas para completar a prova. Com o feito, Nicolau chega ao Título de Randonneur 10.000 depois de cumprir uma série de exigências em provas. O nome randonneur é dado aos ciclistas que percorrem distâncias longas. Parabéns, Nicolau!

Naiara e Denis

Selaram compromisso em 5 de maio, às 19h45, na Igreja de Santa Terezinha. Ele é filho de Maria do Carmo Ribeiro Cassuci e Celso Cassuci. A noiva é filha de Marlene Aparecida da Silva Pereira e Antonio Cesar Pereira. Fotos: Foto Líder

*-* 27 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

23


“Esclarecendo Odontologia” com Dr. Márcio D’Ávila

Fonte: Sites esotéricos

Áries: Um mês no qual a maioria de vocês atravessará entre a luz e a sombra? Então, para aproveitar ao máximo esse momento um tanto caprichoso, respeite as regras do jogo e quaisquer que forem seus desejos, seja racional antes de procurar satisfazê-los! Cirurgião-Dentista - CROSP 94206 Especialista em Dentística Estética Restauradora Mestre em Implantodontia Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia (19) 3608-3102

marciobdavila@hotmail.com Facebook: Márcio D’Ávila Instagram: márcio_davila

Retração Gengival: Existe tratamento? Uma situação muito comum, principalmente em pacientes jovens, é a retração gengival. O nome correto é Recessão Gengival, e pode ser observado quando a gengiva se afasta de sua posição normal e deixa de cobrir o dente corretamente. Isso faz com que a raiz do dente seja exposta, o que causa muita sensibilidade, principalmente a alimentos e líquidos gelados. As Recessões devem ser tratadas o quanto antes, já que podem evoluir e piorar, chegando a expor a quase totalidade da raiz dentária. Isso pode levar, em casos mais severos, à perda do dente. Quando a raiz está exposta, a própria escovação normal pode levar ao desgaste da raiz e do esmalte, piorando a situação.

Touro: Nada será trivial ou morno em junho, quando você passará do outono para o inverno em meio a emoções que poderão provocar mudanças no plano afetivo. Na busca por mais ou por outras coisas, você deverá se sentir um pouco desconfortável e necessitará buscar apoio de tempos em tempos. Gêmeos: Um mês que você dedicará à expressão de seus talentos e de suas expectativas, mais do que à expressão de seus sentimentos. Se em junho, você tiver impressão às vezes de ter que lutar para se fazer entender, você buscará então aparar as arestas para assim promover as mudanças desejadas. Câncer: Um mês que favorecerá a sua evolução, mas que não permitirá que você exceda os limites. Assim sendo, procure pegar leve e tente não correr nenhum risco que possa atrapalhar as suas relações amorosas e as suas aspirações legítimas, porém um tanto excessivas neste mês! Leão: Um mês que solicitará, antes de tudo, que você faça uma auto avaliação para que, na segunda quinzena de junho, você se afirme confiantemente. Não sem levantar alguns problemas ou polêmicas, mas no intuito que você realize seus desejos imediatamente ou em breve.

Virgem: Um mês que exigirá da maioria reflexão profunda sobre o que querem e realmente esperam da vida e, em particular, da vida amorosa. O objetivo será superar alguns comportamentos que deverão efetivamente ser questionados para continuar a vida a dois, virar a página ou (e) abrir uma outra! Libra: Um mês em que você não terá medo de passar um pouco por cima dos seus princípios e daqueles ao seu redor para obter o que você quiser. Para dourar a pílula, aposte no seu charme... mas não exagere para não desencadear alguns conflitos sobre assuntos delicados (financeiros talvez?)!

Aquário: Em junho, não lhe faltarão oportunidades, nem vontade de chamar e manter a atenção e afinidade com o outro, mas deverá tomar cuidado para não lhe impor nada que não tenha sido previamente combinado! Proteja-se, portanto, de qualquer mal-entendido ou conflito evitáveis, renunciando a ter razão sobre tudo.

mente bem.

Peixes: Um mês que coloca o amor e os sentimentos em primeiro lugar? Procure, então, gerenciar seus trunfos e concretizar suas intenções da forma mais consciente possível se você deseja atravessar e fechar o mês maravilhosa-

Escorpião: Você tem necessidade de desenvolver plenamente sua personalidade e procura um meio de fazer isso. Um mês em que você não vai querer, de jeito nenhum, passar despercebido, nem fazer concessões em relação ao seu nível de exigência no amor. Sagitário: Um mês onde você terá tendência a analisar no detalhe seus laços e relacionamentos. Seu objetivo será de identificar se eles estão no bom caminho e se atendem aos seus critérios, além de avaliar se convém mudar alguma coisa para que a relação evolua da melhor forma. Capricórnio: Um mês que realmente lhe reserva algumas ótimas oportunidades para viver momentos intensos, mas que, no entanto, poderá também se mostrar um pouco tenso se você não ceder em nada, se você quiser tudo... imediatamente e sobretudo se não tiver consideração por aqueles que o cercam.

As opções de tratamento normalmente dependem de alguns fatores: Quantidade de exposição de raiz, espessura da gengiva, posição da retenção e a presença de desgastes. Se houver desgaste do esmalte dentário, essa porção é normalmente restaurada em Resina Composta. Quanto à raiz descoberta, a melhor opção é uma pequena cirurgia de Recobrimento Radicular, com o objetivo de voltar a ter gengiva cobrindo toda a extensão da raiz. Ao menor sinal de recessão gengival, procure seu dentista para que ele possa lhe orientar quanto à melhor opção de tratamento. Quanto mais cedo esse tratamento for feito, melhores são as chances de sucesso e menor é a intervenção a ser feita. Até a próxima!

24

O JORNALZINHO - JUNHO / 2018

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O Jornalzinho - Junho 2018  
O Jornalzinho - Junho 2018