Page 1

- Distribuição Gratuita e Aleatória -

- 7.500 exemplares -

JUNHO/2017

CIRCULAÇÃO: São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Itobi

Em Divinolândia Fiduma & Jeca no Texas Bar

Divinolândia A noite de 26 de maio foi mais uma de agito no Texas Bar Divinolândia. A dupla Fiduma & Jeca foi a... Páginas 6 e 7

Veja mais looks da gata vestindo Zero800 na página 3

Inauguração

Mapear comemora dois anos Página 28

Piquenique Rotary em prol Página 18 da Apae

Only in Black no Rio Pardo Páginas 12 e 13

Confeitaria Itaiquara chega a São José A gastronomia rio-pardense ganhou um novo nome de peso. A Itaiquara Alimentos inaugurou em 24 de maio a Confeitaria Itaiquara Rio Pardo. A padaria fica na Praça Barão do Rio Branco, 65 ... Página 30

1º Passeio Ciclístico Amigos da Creche - Página 16

Você encontra O JornalZinho em todos os patrocinadores em São José: na Banca do Jorge, Banca do Magrão, Sorveteria Ariofa, Padaria Santa Rita, Padaria Riopardense, Padaria Raddi. Na REGIÃO: TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA na Banca Global, SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA e ITOBI

Edição finalizada dia 02/06 - previsão de distribuição entre os dias 05 a 09 de Junho == Designer: Eric Nogueira // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Zero800 /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Hotel e Pousada Recanto do Rio Pardo

Jornal Mensal


A edição desse mês brilha com Daiana Firmino, de 27 anos. Nossa gata de junho tem o pé em duas de nossas cidades: ela nasceu em São Sebastião da Grama e vive em São José.

Amor e saúde! Bem-vindo, junho! Bem-vindos à sexta edição de 2017! Começamos esse mês com a Semana do meio ambiente. Essa expressão já sugere a busca pelo equilíbrio entre nós, humanos, e o local em que vivemos. Só os próprios homens e mulheres (jovens ou velhos) podem equilibrar ou desequilibrar nosso bairro, cidade, país, planeta.... Afinal, quem faz um lugar melhor ou pior, são as pessoas. E por falar em pessoas e lugares m e lhores, por trás dessa dupla está o amor, que será recitado em verso e prosa até o fim de junho, Mês dos namorados. Desde o mês passado, pelo menos, esse é um assunto entre os casais da região - e até entre os solteiros. Empresários também se apressaram em divulgar mais seus produtos tentando fisgar o consumidor de ocasião que olha para o dia 12 de um jeito especial. Que o olhar do amor e do diálogo estejam presentes nas casas e empresas da região.

A estrela é filha de Luis Antônio Firmino e Vera Lúcia Aureliano Firmino e, atualmente, é comerciária do Magazine Luíza.

nolândia, Tapiratiba e Itobi. Agora é OFICIAL em JULHO no mês que completamos 27 anos, nosso novo e moderno site estará no ar! É só aguardar e conferir!

Daiana diz que gosta de tudo à mesa, assim como na hora de escolher uma fruta. É sagitariana e prefere a cor vermelha.

E não acabou não! Junho é mês da Daiana Firmino brilhar na capa d’O JornalZinho, assim como na foto ao lado e no ensaio da página 3. Ela tem 27 anos, nasceu na ‘Grama’ e hoje vive e trabalha em São José. Se quiser ver mais, tem mais fotos da gata no site: www.ojornalzinho.com.br

Ela gosta de cantar e assistir filmes, e tem Deus como ídolo. Defeito? ‘Sou sincera demais, às vezes atrapalho’. Virtude? ‘Generosidade’. A ‘cantora’ tem curtido a música ‘Em tua presença’, da Eyshila. Nesse Mês dos namorados, deixamos escapar uma pergunta: Ela é comprometida? ...

Já que amor e saúde são os temas desse junho, não perdemos de vista a necessidade de proteger-se do frio neste outono-inverno. Nossa dica: divida os agasalhos com quem também precisa. Aquecendo mentes e corações fica mais fácil a humanidade avançar para a Justiça e o bem comum. Ótimo junho para todos! Até a próxima edição!

Bem-vinda, Daiana, à nossa seleção de gatas da capa! Mensagem: Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só; mas sonho que se sonha junto é realidade - Raul Seixas O JornalZinho é uma publicação de:

Para quem acredita em santos, esse mês presenteia nossos dias com três consagrados da cultura popular: Antônio, no dia 13, João, no dia 24, e Pedro, no dia 29. Em meio às festas juninas, existe também a fé, as novas promessas e as juras de amor.

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529

Entre essas celebrações católicas, está outra - a de Corpus Christi -, simbolizado nas nossas cidades por procissões e ruas enfeitadas. Esses rituais celebram a vida e obra de Jesus Cristo.

Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Por coincidência, em 2017, o feriado de Corpus Christi é antecedido pelo Dia mundial do doador de sangue, 14 de junho. Por isso que, nesse período, profissionais da saúde, doadores e órgãos do governo estimulam mais e mais pessoas a contrair esse hábito e exercê-lo em todas as épocas do ano. Se você tem dúvidas sobre doação de sangue, dá uma espiada na página 22.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Doar sangue é sinal de Saúde, para quem dá e quem recebe. E saúde é o tema da primeira edição da Revista Rio Pardo Mais, produzida pela equipe d’O JornalZinho e Art Express. A nova publicação começou a ser entregue - gratuitamente também - no dia 26 de maio, em diversos pontos de São José. Em formato de guia, a revista traz material informativo para todas as idades. E daqui a pouco tem mais: a cada edição, um tema diferente. E, se você quer trazer sua empresa ou produto para a nossa revista, basta ligar (3681-5529). Podemos até fazer uma publicação exclusiva, com a sua marca! A próxima novidade d’O JornalZinho será na internet, com o lançamento da nova página, totalmente remodelada, pensando nos anunciantes e leitores das seis cidades: São José, Caconde, São Sebastião da Grama, Divi-

2

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

Ator e Autor Gregório Duvivier escreveu uma crônica ótima na qual explica a diferença entre ator e autor, esclarecendo que o ator, mesmo se apresentando publicamente, não se expõe como o autor. Segundo ele, ao expressar suas opiniões, o autor desnuda-se diante do ator, que nem sempre compartilha das ideias dos personagens que interpreta.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

3

Este conceito não pode ser aplicado a Andy Kaufman, excêntrico ator da década de 70, que encarnava de vez em seus personagens: o irritado cantor Tony Clifton, o mecânico Latka, dentre outras de suas várias performances ‘Andy Kaufman por ele mesmo’. Extrapolou barreiras e quebrou o paradigma na divisão entre personagem e ator, realidade e ficção. Foi chamado de louco, incompreendido por muitos e adorado por outros. Assim como Kaufman, Duvivier está sendo incompreendido por aqueles que não distinguem o formador de opinião do ator. Não tenho a mesma opinião política do autor, mas tenho que concordar que sua veia cômica aparece na ironia fina de suas crônicas políticas. Tira sarro, de maneira inteligente, das mais diversas situações escandalosas que estampam diariamente as cinzas páginas dos jornais. Por vezes, seus textos divergem da ideologia política do jornal onde é colunista. Já tem quem diga que Duvivier se firma entre um dos melhores cronistas da ‘nova geração’. Massacrado também foi Nelson Rodrigues por seus textos para jornais e peças teatrais. Seus artigos eram carregados de convicção política inabalável, desagradando a muitos, chegou mesmo a cortar relações com diversos amigos. Ser feliz ou ter razão? Kaufman com suas encenações provocava seu público para entender como as pessoas lidavam com a realidade. Estaria Duvivier provocando seus leitores e seguidores? Nada é impossível, afinal, a realidade dos fatos está mais confusa que a ficção.


Neuróticos Anônimos A Bondade de Deus Entendendo e Vivenciando os Três Legados

Parabéns, Luis Gustavo!

Luis Gustavo comemorou o aniversário em 21 de maio na chácara da família, com o tema do desenho animado Bob esponja. Também receberam os convidados, a irmã, Ana Júlia Blascki Ribeiro, e os pais, Daniela Vieira Blascki Ribeiro e Luis Paulo Ribeiro. Parabéns!

O 8º ano de Yasmin! Patrícia Ribeiro Damasceno e Tiago da Costa Manoel parabenizam a filha, Yasmin, que comemora oito anos em 3 de junho. Parabéns à mocinha rio-pardense!

Quando ingressei em N/A, no fundo do poço emocional, o que mais almejava era me recuperar, sair do terrível sofrimento em que me encontrava. Não prestei atenção à Unidade, nem ao Serviço. A única coisa que me importava era permanecer no grupo e frequentar as reuniões com assiduidade. Depois de tantos fracassos na tentativa de encontrar algo que aliviasse o meu sofrimento, encontrei um Programa de vida que me ofereceu o que eu mais precisava: respostas para minha doença. Comecei a perceber e sentir que não estava enlouquecendo como sempre pensava, mas sim, doente mental e emocional. Permanecendo na Progaramação, senti o quanto faltou Unidade para comigo mesma, para com Deus e para com outros seres humanos, enquanto eu estava na ativa da doença. Acreditava que a causa da minha doença eram as atitudes dos outros, a maior parte dos acontecimentos me descontrolava, tudo me magoava, causava raiva, desequilíbrio e como eu não sabia trabalhar meu lado emocional, meus relacionamentos eram péssimos. Em relação ao serviço, eu sempre quis levar vantagem em tudo, sempre questionava quando alguém solicitava minha ajuda: será que vou ser compensada de alguma forma? Poucas vezes me prontifiquei a ajudar alguém, preocupava-me excessivamente comigo mesma e com tudo que me pertencia. Quando comecei a despertar para a prática dos três legados, senti o quanto era importante colocar a minha recuperação em primeiro lugar, não só para aliviar os sintomas e o sofrimento, mas para ter uma mudança de personalidade alicerçada nos 12 Passos. A unidade também foi difícil a princípio, pois não sabia trabalhar meus melindres, medos, complexos de superioridade e inferioridade, esses defeitos de caráter que sempre impediram meu crescimento mental, emocional e espiritual. Começar a praticar e vivenciar as Tradições, no grupo, sempre é mais fácil, porque estamos todos com o mesmo objetivo: de recuperar-nos e vivermos harmoniosamente com Deus e com os demais seres humanos. A prestação de serviço me ajuda a ter disciplina, a fazer primeiro as coisas primeiras, pois fazia tudo atabalhoadamente e não conseguia fazer nada bem feito. Hoje consigo chegar no Grupo mais cedo, ajudar a arrumar a sala de reunião, a me doar e perceber o que é necessário ser feito, e não só o que eu quero fazer ou que é mais fácil fazer. Agradeço profundamente a Deus, não só por ter conhecido este maravilhoso Programa de Vida, mas principalmente por ter permanecido nele. É nos doando – Serviço Nos reunindo – Unidade Que chegamos mais facilmente à Recuperação. “Concedei-nos Senhor a Serenidade necessária para Aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir umas das outras”. 24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

Isabela chega aos 7 anos!

Em 27 de maio, Monique e Matheus reuniram amigos e familiares, no Grêmio Nestlé, para comemorar o aniversário da filha, Isabela, que completou 7 anos. Parabéns!

Gabriel completa dois anos!

A ‘bagunça’ de dois anos do Gabriel foi em 21 de maio, em São José. O presente, com decoração do ratinho Mickey, foi dos pais, Ana Flávia do Prado Custódio e Marco Aurélio Gonçalves Vilas Boas de Carvalho. Parabéns! Fotos: Joyce Maria

4

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Psicologia

Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo CRP: 06/85655 Psicóloga Clínica e Hospitalar. Clínica Criare - 3608-8299 email: talita.psico@hotmail.com

A independente

Ártemis

Neste mês vamos falar de uma deusa que nos inspira a viver a nossa natureza interna. Sejam bem-vindas à Ártemis. Ártemis é filha de Zeus (deus líder do Olimpo) e Leto (divindade da natureza) e irmã gêmea de Apolo (deus do Sol). No mito, Ártemis consegue o privilégio de permanecer virgem para sempre e levar consigo arco e flechas, trajar-se com uma saia, que dá liberdade aos seus movimentos, ter cães de caça, andar livremente pelas florestas e montanhas, pois ela tem uma verdadeira ligação com a terra e com os seres vivos. Além disso, seu pai lhe concedeu fazer suas próprias escolhas, ter sua autonomia e ser uma em si mesma, sem submissão. Ártemis é aquele aspecto da mulher que não atende às expectativas socioculturais, julgamento individual ou coletivo determinados pelo sexo masculino. Ela é avessa aos valores e às formas convencionais de vida e defende suas escolhas, plena de autoconfiança. Ártemis carrega uma flecha que aponta para sua realização interior. Ela é assertiva, fiel à sua essência, avançando destemida às suas florestas internas. Ela desperta nas mulheres o espírito de conquista e de luta, de arriscar-se e concentrarem no seu alvo com o objetivo de alcançarem suas metas na vida.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

5

Ela é uma deusa que rege a unidade consigo mesma, a capacidade de colocar limites saudáveis para o outro, a ligação com a natureza e com os animais. Sendo assim, ela encontra a liberdade de ser quem ela é, unindo a saúde do corpo físico, em sintonia com os ritmos dos animais e com os ciclos da lua. Assim ela é convicta de sua feminilidade, mas também traz em si atributos masculinos, como o poder e a capacidade de realização. O destemor de caminhar pelo seu mundo interno faz ela encontrar o equilíbrio entre seu masculino e seu feminino, em seu próprio interior. Que a força interna de Ártemis nos ajude a trilhar nossos caminhos e a atingir nossas metas!


Fiduma & Jeca no Texas Bar Divinolândia A noite de 26 de maio foi mais uma de agito no Texas Bar Divinolândia. A dupla Fiduma & Jeca foi a atração principal do local, ponto de encontro de Divinolândia e região. Parabéns!

Rotary Club São José do Rio Pardo Oeste Fundado em 19/12/1971 Presidente 2016/2017: José Ruy Junqueira Andreoli Reuniões às quartas-feiras às 20h00 Através do projeto “Fisioterapia a Serviço da Humanidade”, o OESTE destinou cerca de R$ 9,6 mil de produtos fisioterápicos para a clínica do Asilo Padre Euclides Carneiro. Dos 72 clubes do Distrito 4590 do Rotary, 38 deles apresentaram projetos de subsídios financeiros e o clube rio-pardense foi um dos 16 contemplados, beneficiando a entidade centenária da Vila Pereira. O Rotaract, vinculado ao OESTE, firmou parceria com órgãos da Prefeitura Municipal no projeto de adoção de praças e logradouros públicos. Conduzido atualmente pelo jovem Eduardo Rizzieri Cavalli, o Rotaract “adotou” as praças Domingos Cassucci (no Bairro Carlos Cassucci), São Cristóvão (na Vila Brasil) e parquinho infantil (ao lado do estádio Palmyro Petrocelli, no Jardim Aeroporto). O empresário Paulo Sérgio de Sant´ana (foto), no início de julho, assumirá a presidência do OESTE para o ano rotário 2017/2018, sucedendo José Ruy Junqueira Andreoli.

Luiz Ricardo Muradi, associado desde 2010 ao OESTE rio-pardense, será um dos poucos representantes do Distrito 4590 na Convenção de Atlanta, nos Estados Unidos, no período de 10 a 14 de junho. Este evento anual é o mais importante do Rotary International. O “31º Jantar Dançante dos Namorados” do OESTE acontece neste dia 10/06 (sábado), a partir das 21h00, novamente no “Espaço Raddi”, com “Dell & Banda”. Parte da renda será destinada a uma entidade filantrópica local. Ainda há convites e reservas de mesas com os rotarianos... Rotaract e OESTE preparam parceria no projeto “Escolas do Campo” mantido há anos na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) da Fazenda Água Fria. Quem poderia antever que uma reunião de quatro amigos em Chicago, no ano de 1905, daria origem a 35 mil clubes com mais de 1,2 milhão de associados em todo o mundo? Quem imaginaria o lançamento de campanha para erradicar mundialmente a poliomielite? Tudo isto é resultado do encontro entre o impossível, a vontade e o trabalho. Isto é ROTARY!!!

Distrito 4590 Governador Augusto César Scorza

6

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br Senão inédito, é histórico: um treinador ser campeão, no mesmo ano, de duas edições da Taça EPTV de Futsal, com elencos diferentes. O rio-pardense Márcio Antonio Buosi Gomes foi campeão da 33ª edição da EPTV Ribeirão Preto, dirigindo o time de Cajuru, e campeão da 21ª Taça ETPV Central, comandando o selecionado de Santa Cruz das Palmeiras. Gim Gomes (foto) há anos está radicado em Cajuru/SP, onde realiza grande trabalho com as categorias de base...

Impressionante a quantidade de adeptos de caminhadas e, principalmente, de competições que os rio-pardenses, de várias faixas etárias, têm participado nos últimos meses. São corridas, oficiais ou não, praticamente a cada quinze dias. Outra “febre” entre crianças, jovens, adultos e veteranos é a prática do ciclismo. Práticas saudáveis que ganharam proporções enormes. A região tem mais um integrante no quadro da arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF). O mocoquense Rafael Castelli Prini (foto), professor de 33 anos, formou-se neste ano e já vem atuando em competições da FPF. Junta-se ao tapiratibense André Luís Riquena, divinolandense Marcos César Philomeno e aos rio-pardenses Alessandro Darcie e João Marcos Giovanelli.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

7

Pais e alunos de escolinhas de futebol da região aguardam ansiosos durante meses a realização de campeonatos das categorias de base. De repente, dois certames começaram praticamente juntos: um organizado pelas próprias escolinhas, pelo segundo ano consecutivo, e outro promovido por entidade rio-pardense. Estranheza maior em 2017 é a “concorrência”: as duas competições ao mesmo tempo!!!


Danilo Figo Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com Cel: 99960 3970

Performance Esportiva Muitas pessoas se queixam de perda de rendimento durante o exercício físico. Já existem vários tipos de suplementos alimentares que podem ajudar na melhoria do desempenho esportivo e hoje darei algumas dicas para aumentar a performance. É importante lembrar que o suplemento é a cereja do bolo do seu plano alimentar. Não adianta você se alimentar mal e depender de suplementos para ter performance. As quantidades abaixo são apenas estimadas: portanto, procure um nutricionista para orientação mais precisa. A palatinose é um suplemento que libera o açúcar lentamente para corrente sanguínea: muito interessante para praticantes de exercícios de longa duração, como treinos de ciclismo ou corridas acima de 90 min. A dose varia de acordo com o peso da pessoa e duração do exercício. Com uma dose de 15g, você já verá benefícios.

Outros carboidratos interessantes são os de absorção rápida, como maltodextrina e dextrose. Eles ajudam a manter a performance durante treinos de longa duração e, dependendo da intensidade do exercício, em treinos de curta duração. Você pode fazer shake com a mesma concentração de carboidrato que isotônicos (cerca de 6%) ou pode ingeri-los na forma de gel. O BCAA é outro suplemento interessante para aumentar a performance esportiva e também para pessoas no processo de emagrecimento (ajuda a preservar massa magra). Este suplemento ajuda a retardar a fadiga principalmente em exercícios de longa duração. A quantidade mais usada e de melhor aproveitamento, segundo estudos, é de 5g em uma porção, em torno de 30 min antes do exercício, ou, durante, sendo a proporção ideal 2:1:1. A beta alanina é um suplemento que pode ajudar pessoas que treinam exercícios intervalados e em alta intensidade. Ela diminui a acidose do seu musculo, o que pode proporcionar uma queda de fadiga e um aumento de performance. O seu uso deve ser em forma de carreamento, parecido com a creatina. Em exercícios de longa duração parece que não tem muito efeito.

8

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


2º Workshop de Coaching no Espaço Ipê Amarelo

Dia 13 de maio foi dia de workshop no Ipê Amarelo. O coach João Carlos Valladares de Melo, da JCM Coaching, foi o facilitador do “2º Workshop de Coaching – Expansão da Consciência para Melhorias de Resultados”. Trabalhar no ápice com sua vida foi um dos temas abordados. Parabéns aos organizadores!

“Esclarecendo Odontologia” com Dr. Márcio D’Ávila

Cirurgião-Dentista - CROSP 94206 Especialista em Dentística Estética Restauradora Mestre em Implantodontia Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia (19) 3608-3102

marciobdavila@hotmail.com Facebook: Márcio D’Ávila Instagram: márcio_davila

Implantes dentários

Algumas revoluções na prática da Odontologia aconteceram nas décadas passadas. A maior delas, em minha opinião, aconteceu quando passamos a repor dentes perdidos com os Implantes Osseointegráveis. Já não é um procedimento novo, mas acredito que não até 15 anos atrás foi alcançada uma maturidade nessa prática, sendo hoje indicada e realizada com total segurança. O implante tem a função de substituir a raiz do dente perdido. Sobre essa “nova raiz”, instalamos uma Coroa, que basicamente é a parte do dente que conseguimos enxergar. Antes dos implantes, a reposição dos dentes perdidos só acontecia através de Próteses Fixas, unidas aos dentes vizinhos, ou Próteses Removíveis. Os implantes possibilitam que dentes sejam repostos sem qualquer necessidade de desgaste aos dentes vizinhos ao defeito, como acontecia com as próteses fixas convencionais. Além disso, as coroas feitas sobre os implantes são confeccionadas em porcelana, podendo ser altamente estéticas e imperceptíveis. Por esses motivos, os implantes são conhecidos como a “Terceira Dentição”, depois dos dentes de leite e dos dentes permanentes.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

9

Se você perdeu um ou mais dentes, consulte seu (sua) dentista sobre a possibilidade de receber implantes. Não se esqueça de informá-lo (a) sobre suas condições gerais de saúde e se está tomando algum medicamento, já que essas são informações importantíssimas para a correta indicação deste tipo de tratamento. Milhões de pessoas já voltaram a mastigar corretamente, sorrir e falar sem medo e até conviver socialmente sem constrangimentos desde que os implantes entraram na Odontologia e em outras áreas da Medicina. Na próxima coluna discutiremos se o procedimento de colocação dos implantes envolve risco ou qualquer tipo de desconforto. Até a próxima!


Ninguém chega na nossa vida por acaso.

FORMAÇÃO – APRENDIZAGEM-PREVENÇÃO

Todos nós quando pensamos no futuro, escolhemos a profissão, o curso que queremos fazer, onde vamos atuar, qual o grau de dificuldade pra chegar onde almejamos, quanto de investimento será necessário, qual o retorno que teremos e muitas outras indagações. Para sermos professores, sacerdotes, advogados, médicos e assim vai, são, no mínimo, 4, 6, 8 anos, mais pós- graduação, doutorado, mestrado, especializações e estudos para o resto de sua vida. Uma pergunta importante: e para ser pais, quantos anos de estudos são necessários? E de estágio? Nossa, não havia pensado nisso... Mas não vem com manual de orientação? Rsrs. Pois bem, é assim mesmo. Somos preparados para escolher a profissão, o amor da vida, a casa, o carro e por aí vai. Para nos tornarmos pais, não exigem nada dos futuros papais. Quando chega o bem mais precioso que temos, é uma explosão de alegria, medos, inseguranças, questionamentos. Onde procurar ajuda realmente confiável? Aí nos deparamos conosco mesmos. Temos que resolver os problemas que, com o passar dos tempos, mais aumentam, Neste corre-corre ,vamos acertando, tentando acertar, errando e aprendendo com os erros. Um belo dia somos chamados à escola: Seu filho está com muitas faltas, seu rendimento escolar caiu, suas amizades não são as melhores, não traz a tarefa que é passada, tem desrespeitado os funcionários da escola, tem praticado atos de vandalismo, briga com alunos da escola, etc. E o que fazer? Quem falhou? Em que ponto erramos? Demos o melhor que pudemos e também o que não podíamos, por opção, ou por falta de grana. E agora? NÓS DOS GRUPOS AMOR-EXIGENTE, ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, NARCÓTICOS ANÔNIMOS E COMUNIDADE DEUS PROVERÁ TEMOS UMA BOA NOTICIA A VOCÊ. Isso mesmo, nós podemos ajudá-los. COMO? VENHA PARTICIPAR DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS, a realizar-se: Data: de 20 a 23 de junho de 2017 (de 3ª a 6ª feira)

Ninguém chega até nós… E ninguém permanece em nossa vida por um simples acaso.

primeiro lugar, e depois olhemos para o próximo e enxerguemos o nosso reflexo.

o que sente, e terá feito um momento de felicidade na vida de alguém.

Pessoas nos encontram ou nós as encontramos meio sem querer não há programação da hora em que as encontraremos.

Essas pessoas entram na nossa vida, às vezes de maneira tão estranha, que nos intrigam até.

Assim, tudo o que podemos pensar é que existe um destino, em que cada um encontra aquilo que é importante para si.

Mas cada uma delas é especial, mesmo que o momento seja breve, com certeza elas nos deixarão alguma coisa.

Não deixe para fazer as coisas amanhã, poderá ser tarde demais. Faça hoje tudo o que tiver vontade. Abrace o seu amigo, os seus irmãos, os seus filhos.

As pessoas que entram em nossa vida, sempre entram por alguma razão, algum propósito. Ainda que a pessoa que entrou em nossa vida, aparentemente, não nos ofereça nada, mas ela não entrou por acaso, não está passando por nós apenas por passar. O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontrem e resgatem algo com as outras. Discutir o que cada um nos trará, não nos mostrará nada, e ainda nos fará perder tempo demais desperdiçando a oportunidade de conhecer a alma dessas pessoas. Conhecer a alma significa conhecer o que as pessoas sentem, o que elas realmente desejam de nós, ou o que elas buscam no mundo, pois só assim é que poderemos tê-las por inteiro em nossa vida. A amizade é algo que importa muito na vida do ser humano, sem esse vínculo nós não teremos harmonia e nem paz. Precisamos de amigos para nos ensinar, compartilhar, nos conduzir, nos alegrar e também para cumprirmos nossa maior missão na terra: “Amar ao próximo como a si mesmo”. E para que isso aconteça, é preciso que nos aceitemos em

Observe a sua vida, comece a recordar todas as pessoas que já passaram por você, e o que cada uma deixou. Você estará buscando a sua própria identidade, que foi sendo construída aos poucos, de momentos que aconteceram na sua vida, e que até hoje interferem em seu caminho.

Dê um sorriso para todos, até ao seu inimigo. Se estiver amando, ame pra valer, viva cada minuto deste amor, sem medir esforços. Seja alegre todas as manhãs, mesmo que o dia não prometa nada de novo. Preste bastante atenção em todas as pessoas, elas poderão estar trazendo, A sua tão esperada FELICIDADE!

Passamos por vários momentos em nossa vida. Momentos estes que nos marcam de uma forma surpreendente, nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes, nos machucam profundamente. Quando sentir que alguém não lhe agrada, dê uma segunda chance de conhecê-lo melhor, você poderá ter muitas surpresas cedendo mais uma oportunidade. Quando sentir que alguém é especial para você, diga a ele

Amor Exigente - grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

10

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

DICA DO PERSONAL: ANTICONCEPCIONAIS NÃO ENGORDAM

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

11

Ouço muita gente relatar que está com dificuldade de perder gordura ou ganhar músculo devido aos anticoncepcionais. Pior, vejo coaches e pseudoendócrinos recomendando suspensão de medicamentos prescritos com finalidade clínica sob esse argumento. Mas, acreditem, isso é mito! A literatura revela que o uso de anticoncepcionais, em geral, não afeta negativamente a composição corporal. Na verdade, ao contrário do que se fala, há evidências que o estrogênio previna o acúmulo de gordura e o uso de anticoncepcionais aumente o metabolismo. Estudo conduzido por Procter-Gray et al. (2008), que acompanhou 150 corredoras por 2 anos, verificou que as mulheres que tomavam anticoncepcionais ganhavam menos gordura que as demais. Além disso, dentre as mulheres que possuíam menstruação normal, o uso dos anticoncepcionais foi associado com ganhos de massa magra. Ou seja, se fôssemos defender alguma aplicação estética do anticoncepcional, seria justamente o contrário do que se propaga por aí! Não estou defendendo o uso de anticoncepcionais com finalidades estéticas e tampouco afirmando que ele seja isento de problemas. Mas acho triste ver aventureiros (quase sempre adeptos dos treinos bizarros e das dietas mirabolantes) indicando que suas alunas/clientes suspendam os medicamentos para melhorar o “shape” sem ao menos buscar uma evidência científica! Enfim, fisiologicamente não é esperado que anticoncepcionais promovam ganho de gordura, mas algumas pessoas podem apresentar tais reações. Portanto, se você está observando alguma alteração negativa com o uso dos anticoncepcionais, reveja seu treino e dieta e entre em contato com seu médico para ver se é necessário alterar a quantidade ou tipo de hormônio. Por favor, nada de mimimi. Isso é uma informação científica sobre o tema, não quer dizer que eu esteja indicando ou defendendo o uso, pois isso será uma decisão clínica baseada no seu quadro e em evidências científicas e não a partir do sensacionalismo promovido por pessoas de pouco conhecimento.


Only in Black no Rio Pardo

Sábado, 13 de maio, rolou som de qualidade nas piscinas do Rio Pardo Futebol Clube. A Only in Black Rio Pardo, edição 2017, trouxe os DJ’s Evandro S., Mocic, Puff e Leo Lacerda. A decoração ímpar e a exigência de roupas pretas criou um ambiente com clima e visual diferenciado. Parabéns aos organizadores!

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

Alacloro é mais um vilão na água Este mês estaremos falando de mais um agrotóxico presente na natureza e possivelmente na água. Trata-se do Alacloro, um herbicida muito utilizado nas culturas de milho, cana-de-açúcar, milho e girassol, para controle de ervas daninhas e gramíneas. Desde a convenção de Roterdã, este produto tem seu comércio e uso controlados, devido a riscos à saúde humana, sendo que a Anvisa (Agencia Nacional de vigilância Sanitária) o classificou como substância severa e perigosa. Devido à sua persistência na natureza, este herbicida pode ser ingerido na ingestão de alimentos contaminados ou na água potável. Embora seja um herbicida de fácil degradação, ou seja, ocorrendo em menos de trinta dias no solo, quando ele contamina rios, córregos e outros tipos de fontes de águas, a situação se inverte, pois sua degradação na água varia de 200 a 500 dias e ainda pode ser aumentada sua concentração, através de erosões e sedimentações que caem nos corpos d’água. Um grande problema na ingestão

direta e indireta está relacionado às mais diversas doenças causadas, como tumores benignos e malignos de pulmões, no esôfago e tumores benignos nas tireóides. E, através destes estudos, pode ser observado que as culturas agrícolas são as grandes responsáveis pelas contaminações dos mananciais, uma vez que não ocorre o controle destes herbicidas em muitos lugares. Atualmente o Rio Pardo, nas regiões próximas à cidade de Ribeirão Preto, apresenta autos índices deste composto químico, uma vez que o rio passa por várias cidades que tem em sua cultura agrícola produtos que utilizam este herbicida. Através deste problema levantado, podemos ressaltar que é de suma importância o tratamento de esgoto eficaz nas usinas de açúcar e nas mais diversas áreas, uma vez que em nosso estado a atividade agroindustrial é forte.

12

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Uma pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) constatou que, apesar da crise que atinge o bolso da maioria dos consumidores no país, quatro em cada dez brasileiros compram por impulso. Entre os itens que mais instigam a compra por impulso, estão roupas, calçados e acessórios (14%), perfumes e cosméticos (8%), idas a bares (6%) e smartphones (6%). Entre os métodos de pagamento, o preferido por 68% dos impulsivos é o dinheiro, seguido do cartão de crédito (45%) e débito (35%). Quase metade dos consumidores relataram maior dificuldade para comprar utilizando outras linhas de crédito alternativas.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

13

Além disso, os resultados apontam que a forma de parcelamento preferida de 61% dos brasileiros é o cartão de crédito, 14% dizem preferir o crediário ou carnê, enquanto 10% preferem utilizar o cartão das próprias lojas. Já entre as modalidades de compra que mais são realizadas por impulso, segundo os entrevistados, estão as virtuais (29%), seguida dos supermercados (19%) e lojas de departamento (17%). O SPC Brasil e a CNDL também constataram que 65% dos brasileiros não possuem reserva contra imprevistos, sendo que, no último mês, 76% não conseguiram guardar nada de dinheiro. Entre a população das classes A e B, 37% informaram ter reservado alguma quantia. Já nas classes C, D e E, o percentual foi de apenas 13%. Em média, aqueles que conseguiram poupar guardaram R$ 502. A principal justificativa dada entre aqueles que não conseguiram poupar foi a renda baixa, mencionada por 44% dos entrevistados; 16% citaram imprevistos e outros 13% disseram estar sem renda no momento. Além destes, 9% citaram o fato de não conseguirem controlar os gastos e 6% a falta de disciplina. O levantamento mostra ainda que, entre aqueles que possuem alguma reserva financeira, mais da metade (55%) fizeram uso dos recursos poupados recentemente. Os principais motivos foram o pagamento de contas da casa (13%), imprevistos (11%), despesas extras (9%), viajar (4%) e comprar uma casa ou apartamento (4%).


O 1º aniversário da Valentina!

Débora R. L. Viana e Daniel C. Viana reuniram amigos e familiares no domingo, 7 de maio, para comemorar o primeiro ano da filha, Valentina. Parabéns! Fotos: Joyce Maria

Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta Com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias. Olá, leitores de “O Jornalzinho”. No mês de maio tivemos a Etapa Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa. A competição aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os 7 atletas da AREPID IDEAL DEC de atletismo participaram de 15 provas, conquistando 12 medalhas, sendo 7 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze. Foram 4 recordes brasileiros estabelecidos no lançamento do dardo, arremesso do peso e lançamento do disco. O atleta da AREPID IDEAL DEC Agenor Rodrigues Vieira (F11/T11) participou do lançamento do disco, ficando na 5ª colocação, e dos 100 metros, ficando na 4ª colocação. Alexandre Alves (T35) participou dos 100 e 200 metros, ficando em 3º lugar. Carlos Henrique Caveanha (F34) sagrou-se campeão nas provas do lançamento do dardo, arremesso do peso e lançamento do disco, estabelecendo também novos recordes nacionais nas três provas, ficando com o troféu de melhor atleta por pontuação. Luis Fernando da Cruz (T13) participou dos 400 metros, ficando em 2º lugar, e nos 800 metros, conquistando o 3º lugar. Marco Antônio Ribeiro Correa (F44) participou do arremesso do peso, ficando em 3º lugar. Outro atleta da AREPID IDEAL DEC, Ridelso dos Santos (T11), participou dos 200 metros, ficando em 4º lugar, e venceu a prova do Salto em altura. O atleta Vanderlei Aparecido da Silva Jínior (T13/F13) participou do salto em altura, salto em distância, conquistando o 1º lugar, e do arremesso do peso, em que venceu e estabeleceu novo recorde brasileiro. Parabéns e todos os atletas pelo excelente desempenho nesta competição. Parabéns a todos os atletas guias, Filipe Camacho e Oscar Junqueira: muito obrigado pela força nos treinos e nas competições. Muito obrigado também a Thiago Duarte Martins, que nos apoiou bastante nesta competição. O professor e técnico da AREPID IDEAL DEC, Sérgio Henrique Braz, recebeu o troféu de melhor técnico por pontuação desta Etapa. Parabéns a todos, técnico, atletas, atletas guia e apoio pelo sucesso! Até a próxima.

Davi recebe a bênção católica A Igreja Matriz de São José estava cheia de convidados para o batizado do Davi, dia 14 de maio. Ele é filho de Samanta Mansano de Siqueira Braz e Leandro de Lima Braz. Fotos: Luana Pereira

EM JULHO - JORNALZINHO 27 anos - de presente UM SITE NOVINHO PRA VOCÊS!!!

Helena é batizada Em 14 de maio, na Matriz de São José, foi batizada a Helena, acompanhada dos pais, Karina Junqueira Dias Baldiotti e Claudio Baldiotti Filho. Ela terá como padrinhos: Tatiana Dias C. O. Baldiotti e Marcelo Ottoboni Baldiotti, além de Lívia Junqueira Dias Reis, madrinha de Consagração.

Primeiro ‘parabéns‘ da Alice!

Mayra Luíza Pereira e Fabiano Fuzi reuniram familiares e amigos para comemorar em junho o primeiro ano filha, Alice. Parabéns! Fotos: Tom Barreiro

Fotos: Foto Metro

14

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Virada 1º de Maio no Tartarugão

Na manhã do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) promoveu no Tartarugão a “Virada 1º de Maio”, em parceria com o Grupo Elvis e SOS Cultura. Houve apresentações de dança, música, atividades esportivas e recreativas. Parabéns aos organizadores!

Prof. Márcio José Lauria Para gente muito curiosa SÓ EM PORTUGUÊS José Augusto: Pensando nas suas perguntas, seleciono cinco das particularidades de nossa última flor do Lácio, inculta e bela. São os tais idiomatismos: 1. Infinitivo pessoal. Só a língua portuguesa tem isso. Amar eu, amares tu, amarmos nós, etc. Uma frase como “É bom estar aqui” faz uso do infinitivo impessoal, ou seja, não se sabe quem deve estar. Já em “É bom estarmos aqui”, sem dúvida o sujeito é nós. O infinitivo pessoal esclarece a frase. O assunto é muito complicado. Os primeiros estudiosos a tentar formular regras para seu uso foram o alemão Freidrich Diez e o português Soares Barbosa. Não conseguiram cercar o assunto. Escrever sobre o uso do infinitivo é tarefa para muitos autores e muitos livros. 2. Futuro do subjuntivo. Apenas o português tem essa forma verbal. Nos verbos regulares, o futuro do subjuntivo (conjugado com as conjunções se e quando) é igual ao infinitivo impessoal (nome do verbo); nos irregulares, deriva-se da 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, menos o AM: se eu puder, se eu for, quando ele fizer. 3. Mesóclise. É aquele tipo de sanduíche de verbo e pronome oblíquo, com pão dos dois lados e o salame no meio, quando o verbo está no futuro do presente e no futuro do pretérito: Dar-lhe-ei, far-se-ia, trar-nos-ão. Brasileiro não usa isso nem obrigado. Coloca pronome antes do verbo, e tudo bem! 4. Ditongo ão. É comum que estrangeiros radicados por mais de meio século no Brasil ainda não pronunciem esse /ão/. Dizem algo parecido com /om/, /on/: macarron, violon. Curaçau, nome de ilha holandesa do Caribe, é bom exemplo dessa dificuldade. O nome original é o termo português curação (ato de curar). Conta Érico Veríssimo que, nas guerras entre portugueses e espanhóis, no sul do continente, quando se tinha dúvida se alguém era mesmo brasileiro, mandava-se pronunciar religião. Além das diferenças de pronúncia dos sons do r, l e g, se não proferisse direitinho o ditongo /ão/, não era brasileiro. 5. Saudade. Parece que nenhuma língua tem a palavra exata para traduzir esse profundo sentimento. O francês souvenir, o espanhol recuerdo, o inglês longing, o italiano ricordo estão longe de expressar a nossa saudade, do latim solitate, através das formas arcaicas soidade e suidade. AQUI ESTÁ O MENINO QUE O PAI DELE MORREU Que frase mais estropiada, Carlos Henrique! Melhor seria: Aqui está o menino cujo pai morreu.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

15

Se quiser mais explicações, comunique-se comigo por e-mail. Meu endereço eletrônico é: emelauria@uol.com.br As consultas são grátis


1º Passeio Ciclístico Amigos da Creche

Domingo, 7 de maio, foi dia de pedalar no 1º Passeio Ciclístico Amigos da Creche, com partida da Creche Padre Vitório, em Itobi. O evento teve sorteio de brindes aos participantes, música e barracas de alimentação. Parabéns aos organizadores e aos participantes!

Maria Elisa Carriero O ser humano costuma criar muitos apoios em sua vida para se sustentar emocionalmente O apoio mais comum é aquele relacionado a pessoas. É muito comum uma mãe fazer de um filho sua razão de viver e apegar-se tanto a ele que, caso o filho desencarne, ela não consegue seguir em frente, não consegue mais viver, não consegue mais ser ela mesma... Isso pode ocorrer com outro tipo de parentesco, pai, mãe, irmão, marido, esposa, etc. O erro do ser humano é fazer do outro a sua vida; é passar a depender emocionalmente do outro; é desistir de si mesmo para cuidar do outro e esquecer de si mesmo; é fazer do outro o sentido ou o propósito de nossa existência. Quando fazemos isso, perdemos a nós mesmos, pois quando o outro vai embora, fica um vazio em nosso peito que nada pode preencher. A única coisa que pode preencher esse vazio que ficou é um resgate de nós mesmos e da essência divina que somos. Por isso, vamos atuar de forma preventiva. Ao invés de precisar se desapegar do outro quando ele vai embora, é melhor não se apegar a ele quando ele está conosco. Assim, por mais que você ame a pessoa, não faça do outro a sua vida. Não tente se preencher com outra pessoa.

Não crie um sentido da sua vida a partir de alguém. Não se apoie no outro, não use o outro como apoio psicológico, não fique dependente do outro. Essa é a única forma de você não se perder quando o outro vai embora. Dizemos isso porque há uma grande verdade nessa vida: O outro sempre vai embora em algum momento. Há sempre uma separação, um abandono, uma decepção, uma morte que virá. O outro sempre terá que se afastar de nós em alguma época de nossa existência. Por isso, jamais faça do outro a sua vida. Não coloque sua essência vital em ninguém. Fique você mesmo com ela. Caso contrário, você deixa de existir. Fonte: Hugo Lapa

16

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Caminhos de Cura

Laís Gervásio

Terapeuta holística, Osteopata e Doula. lais@laisgervasio.com.br www.laisgervasio.com.br

YOGA?!?

Esta curiosidade surgiu na minha vida aos 15 anos: eu via entrevistas e achava interessante. Comecei a praticar nesta época, com a intenção de acalmar a ansiedade e facilitar o processo do vestibular. Sente-se curioso (a) em saber mais sobre o YOGA? Para quê praticar? São vários CAMINHOS que atraem as pessoas ao yoga: para aliviar estresse, ansiedade ou síndrome do pânico... Para melhorar o sono, a digestão... Amenizar dores, aumentar a flexibilidade, entre muitos benefícios. A prática parece simples, mas é profunda e baseada em ensinamentos milenares. Os ÁSANAS ou posturas psicofísicas são apenas uma parte do yoga. Promovem o equilíbrio dos canais de energia do corpo, trazendo mais VITALIDADE para os chakras (centros de energia), que repercutem no bom funcionamento das glândulas e órgãos. Ampliando a percepção da RESPIRAÇÃO e do próprio corpo é possível praticar o estado de PRESENÇA, acalmando a mente e os pensamentos.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

17

Muitos dizem que não dão conta de ficar parados. Não é preciso. O Yoga é um caminho para alcançar este Estado através de diversas maneiras, que vão “engabelando” a Mente e ela, aos poucos, vai diminuindo sua influência. Cada um no seu ritmo e do seu jeito, procurando vivenciar o EQUILIBRIO. Existem diversas “modalidades” do Yoga e para diferentes públicos. Algumas mais intensas para jovens e adultos, outras mais suaves, lúdicas para crianças, para momentos especiais como na gestação e para mães com bebês! Todas com um propósito: UNIÃO, integração do ser com o TODO. Teorias e teorias estão disponíveis sobre o Yoga. Aqui, trouxe um pouco do que é o yoga para mim, e um convite para vivenciar e sentir na prática estes benefícios! Despertou a vontade de conhecer? Entre em contato para batermos um papo e talvez agendar uma aula experimental! Namasté, Laís


Vai Rolar

Piquenique Rotary em prol da Apae

Em 1º de maio, o Rotary Club de São José Oeste realizou a terceira edição do “Picnic do Rotary”, com um grande churrasco de variados tipos de carne, com parte da renda revertida em prol da Apae da cidade. Parabéns aos organizadores!

31º Jantar Namorados Local: Espaço Raddi Av. Brasil, 1030 São José do Rio Pardo - SP Data: sábado, 10 de junho de 2017 Horário: 21H00

22º NG Off Road Local: São Sebastião da Grama - SP Data: 16 a 18 de junho de 2017 Horário: 20H00

LINO Escola Local: Passeios pelas montanhas de São Sebastião da Grama e Vargem Grande do Sul Data: domingo, 18 de junho de 2017 Horário: 09H00

3ª Caminhada das Cooperativas Local: Ginásio do Tartarugão São José do Rio Pardo - SP Data: domingo, 2 de julho de 2017 Horário: 08H00

Festa do Cooffe Local: Piscinas do RPFC São José do Rio Pardo - SP Data: Sábado, 10 de junho de 2017 Horário: 23H00

3ª Mostra Noivas e Festas Local: Pizza na Roça Caconde - SP Data: domingo, 11 de junho de 2017 Horário: 14H00

2º Divino Rodeio Fest Local: Divinolândia - SP Data: 03 a 06 de Agosto de 2017 Horário: 20H00

18

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Talita Pereira 01-06

Adriana Prodócimo 01-06

Priscila Bocamino 01-06 Magali Ap P. P. Machitte 01-06 Alexandre Faria 01-06

Larissa Carvalho 02-06 Dudu Pozzati Cerbone 02-06

Rafael Andrade 02-06

Layane Silvério 02-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

19

Amanda Felicio Nogueira 02-06


Bruna Rocha 03-06

Natรกlia Bibikow 03-06

Marcela Silva 03-06 Paty Straceri Martins 03-06 Naiara Lima 03-06

Rafaela Dessimoni 04-06

Adriano Dias 04-06

Lau Merli 04-06 Carla Bocamino de Melo 04-06

Alfredo Figo 04-06 20

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsรกvel e tinta ecolรณgica!


Cristiani Ribeiro 05-06

Ana Beatriz 05-06

Alessandra

Capoano 05-06

Hamilton Machiti Costa 05-06 Marilídia Minussi 05-06

Rafael Junqueira 06-06

Tatiane Galbiere 06-06

Carina Veiga 06-06

Fernanda Antonialli 06-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

21

Paloma Gomes 06-06


14 de junho: Dia mundial do doador de sangue. Marcela Divino Bernardi 07-06 Josy Godoy 07-06

Carolina

Magalhães

07-06

Marco Aurelio Silva 07-06

Tire suas dúvidas sobre a doação Fonte: Blog da Saúde (www.blog.saude.gov.br). Reportagem Gabriela Rocha

O sangue ainda não pode ser produzido artificialmente. Por isso, é preciso contar com a solidariedade da população para manter os estoques cheios e a qualidade adequada para doações e tratamento de doenças. Diversos pacientes necessitam de doação de sangue, desde pessoas submetidas a cirurgias cardíacas, transplantes de rins, de fígado e de medula óssea até quem se submete à quimioterapia, por exemplo. O sangue coletado durante uma doação é denominado de sangue total e é submetido a um processo de centrifugação, que separa seus principais componentes para uso terapêutico: hemácias, plaquetas e plasma. Cada um destes componentes é utilizado para tratamentos específicos. A Lei 10.205 de 21 de março de 2001 impede que o sangue e quaisquer de seus componentes e derivados sejam comercializados. Por isso, não há a possibilidade de compra e venda de plasma ou remuneração direta ou indireta aos doadores de sangue. Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue. Eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Ligia Flaminio 07-06

Doar sangue é um ato que envolve muita responsabilidade. Principalmente por causa da janela imunológica, que é o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite) e a sua detecção nos exames laboratoriais. No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem. A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos

pacientes. O Blog da Saúde separou todos os pontos que você precisa saber antes de doar sangue. O doador precisa: - portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); - estar bem de saúde; - ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias; - pesar mais de 50 Kg; - não estar em jejum; - evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não pode doar temporariamente: - quem está com Febre - com gripe ou resfriado - grávida - fazendo uso de alguns medicamentos - pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis - ingeriu de bebida alcoólica no dia da doação Cirurgias e prazos de impedimentos: - pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias

- tatuagem: 1 ano - extração dentária: 72 horas - apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses - colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses - transfusão de sangue: 1 ano - vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina Não pode doar: - quem teve hepatite após os 10 anos de idade - quem apresenta evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas - faz uso de drogas ilícitas injetáveis - já teve ou tem malária Cuidados pós-doação: - evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas - aumentar a ingestão de líquidos - não fumar por cerca de 2 horas - evitar bebidas alcóolicas por 12 horas - manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas - não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho Intervalos para doação: - Homens: 60 dias (até 4 doações por ano) - Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano) Para saber onde doar informe-se pelo Disque-Saúde no número 136 ou confira os hemocentros do Brasil no link. http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/

Ricardo Morgan Biló 08-06 Fabrício

Bergamasco

Jorge 08-06

Rodrigo Girotte Ferreira 08-06 Eliseu de Moraes 08-06

Lorrane Melo 08-06 Foto: http://tecnicoemineracao.com.br

22

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Fernanda Corrêa 09-06

Bianca Nfc 09-06

Nayara Carolina 09-06 Guilherme Quirino Junqueira 09-06

Natalia Ramos 09-06

Caroline Souza 10-06

Franciele Minussi 10-06

Paulinha Leal 10-06

Marilisa Macca 10-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

23

Maira Rodrigues 10-06


Júlia Voltarelli 11-06

Luzia Catalano 11-06 Rodrigo Balbino Russo 11-06 Catarine Blaschi 11-06 Angélica Desordi Gomes 11-06

ED Som 12-06 Marina Garcia Andreazi Primini 12-06 Heriton Felisbino 12-06

Fernanda Ribeiro 12-06 Rafael José Taramelli 12-06

24

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Júlia Aureglietti 13-06

Flavia Dias 13-06

Maiara Ferreira 13-06 Luis Guilherme Gervásio 13-06 Marina Boldrin 13-06

Richard Gervásio 14-06 Gabriela Faria Ribeiro 14-06 Jéssica Orfei 14-06

Bruna Crivelari 14-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

25

Giulianne Adriano 14-06


Casamentos Maria Eduarda e Claudemir

Formalizaram a união em 20 de maio, às 20 horas, na Capela Nossa Senhora do Loreto, em São José, cerimônia seguida de celebração na Chácara Modelo, na mesma cidade. J. Renato Darin

Andreza e Rodolfo

Um brinde aos casais que reafirmaram seu amor e elevaram o relacionamento a um nível superior. Que o presente e futuro se façam com alegria, diálogo, cumplicidade e harmonia. Parabéns aos noivos e familiares!

Trocaram alianças em 29 de abril, às 17 horas, na Igreja de Santa Tereza, em São José. Ele é filho de Maria de Lourdes Roma e Roberto Roma. A noiva é filha de Luiza de Fátima Dornelas de Souza e José Renato de Souza. Fotos: Foto Metro

Fernanda e Aparecido

Reafirmaram a união na tarde de 13 de maio, em cerimônia civil e religiosa: Aparecido Antônio Ribeiro e Fernanda Cristina Assumpção Ribeiro. Fotos: Joyce Maria

Beatriz e André Uniram-se em 12 de maio na Igreja de Santo Antonio, em São José. Ele é filho de Angela Maria Smarieri Carriero e Clarisvaldo Carriero. A noiva é filha de Rosângela da Costa André e Renato André. Fotos: Luana Pereira

Raphaela e João Matheus

Trocaram alianças em 20 de maio, na Igreja de Santo Antonio, em São José. Ele é filho de Laura Morelli da Silva e João Carlos da Silva. A noiva é filha de Cristiane da Costa Nogueira e Romualdo Silvestre Quintieri.

Fotos: Luana Pereira

Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com

Arroz cremoso aos quatro queijos

Ingredientes: 1 cebola média ralada 2 colheres de margarina 3 xícaras de arroz parboilizado 1 xícara de vinho branco seco 3 cubos de caldo de carne ½ xícara de queijo meia-cura em cubos ½ xícara de queijo prato em cubos 100gr de requeijão ½ xícara de parmesão ralado 1 lata de creme de leite Salsinha picada para decorar

Modo de preparo: Em uma panela frite a cebola na margarina até murchar, junte o arroz e refogue bem, regue com vinho e mexa até secar, acrescente o caldo de carne dissolvido em 3 xícaras de água fervente. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Misture bem os queijos com o creme de leite, junte o arroz com a mistura de queijos numa refratário e decore com salsinha.

26

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Bia Bizari 15-06 Ana Elisa D’Elia 15-06 Rita Zanetti 15-06 Paulo Celso Santos 15-06 Kelly Ferreira 15-06

Kátia Souza 16-06

Bruna Desidério 16-06

Leticia Berti 16-06

Adriano Turra 16-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

27

Bruna Moda - 1606


Datas Comemorativas Junho 2017

Mapear comemora dois anos

A equipe do projeto Mapear recebeu convidados na noite de 11 de maio para comemorar os dois anos de atividade. O evento foi realizado na loja Simonetti veículos, onde foi apresentado o espetáculo Missão dos anjos. No final, foi servido bolo e guaraná para o público. Parabéns a todos pela bela festa!

01- Dia da Imprensa 03- Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil 04- Pentecostes 05- Dia da Ecologia 05- Dia Mundial do Meio Ambiente 05- Dia Nacional da Reciclagem 08- Dia do Oceanógrafo 08- Dia do Citricultor 08- Dia Mundial dos Oceanos 09- Dia da Imunização 09- Dia do Porteiro 09- Dia do Tenista 09- Dia Nacional de Anchieta 09- Dia Internacional dos Arquivos 10- Dia da Artilharia 11- Dia da Marinha Brasileira 11- Dia do Educador Sanitário 12- Dia dos Namorados 12- Dia do Correio Aéreo Nacional 12- Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil 13- Dia de Santo Antônio

13- Dia do Turista 14- Dia do Solista 14- Dia Mundial do Doador de Sangue 14- Dia da Manicure 15- Corpus Christi 15- Dia do Paleontólogo 17- Dia do Funcionário Público Aposentado 17- Dia Mundial de Combate à Desertificação 18- Dia do Químico 18- Dia da Imigração Japonesa 19- Dia do Cinema Brasileiro 19- Dia do Migrante 20- Dia do Revendedor 20- Dia do Vigilante 20- Dia do Refugiado 21- Dia do Mídia 21- Dia do Profissional de Mídia 21- Dia do Aperto de Mão 21- Dia Mundial do Skate 21- Dia do Intelectual 21- Início do Inverno 22- Dia do Orquidófilo 22- Dia do Aeroviário 23- Dia Mundial do Desporto Olímpico 23- Dia do Atleta Olímpico 23- Dia do Desporto 23- Dia do Lavrador 24- Dia de São João 24- Dia do Disco Voador 24- Dia do Observador Aéreo 24- Dia do Caboclo 25- Dia do Imigrante 26- Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura 26- Dia do Professor de Geografia 27- Dia Nacional do Vôlei 27- Dia Nacional do Progresso 28- Dia Internacional do Orgulho Gay 29- Dia de São Pedro e São Paulo 29- Dia do Papa 29- Dia do Pescador 29- Dia do Dublador 29- Dia do Telefonista 30- Dia do Caminhoneiro 30- Dia da Mídia Social

28

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Alice Gaino 17-06

Rayra Romero 17-06

Rita de Cassia 17-06 Arnaldo Breda Massaro 17-06 Thais Nalio 17-06

Agnaldo Roque 18-06

Cesar Rondinelli 18-06

Renan Schiavon 18-06

Camila Neto 18-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - DistribuĂ­do em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

29

Ana Laura de Pauli 18-06


Melhores destinos para viajar no Inverno

GRAMADO (RS) Um pedacinho da Europa no Brasil, é para lá que milhares de turistas correm quando os meteorologistas anunciam a possibilidade de neve. Os cafés da Rua Coberta, um dos pontos mais charmosos de Gramado, são uma boa opção para quem quer se esquentar nos dias frios. Para fugir da agitação, a dica são os cafés coloniais, fondues ou restaurantes italianos, símbolos da gastronomia local. CAMPOS DO JORDÃO (SP) A Suiça Brasileira Campos do Jordão conta com bares e restaurantes requintados, mas a intensa programação cultural é que vai tirar todo mundo de casa, mesmo quando as cobertas e o aquecedor parecerem mais atraentes. Para quem quer distância do sossego típico das cidades serranas, a “Suíça brasileira” é uma das melhores opções, pois recebe milhares de turistas durante a estação. CALDAS NOVAS (GO) Águas Quentes para Relaxar Caldas Novas é considerada a maior estância hidromineral do mundo. O destino recebe mais de 1,5 milhão de pessoas por ano, muitos deles interessados nas fontes de águas termais, que podem chegar a quase 60ºC. Os turistas têm várias opções de lazer, entre eles os diversos parques aquáticos com piscinas naturais toboáguas, bares e restaurantes. ITAIPAVA (RJ) A Exuberante Beleza das Montanhas O distrito de Itaipava, na Região Serrana do Rio de Janeiro e a 60 km da capital fluminense, é um dos mais exuberantes da região, tanto pelas belezas naturais de seus sítios e chácaras quanto pela oferta de atrativos culturais e gastronômicos. A cidade ainda conta com a Feirinha de Itaipava, o Castelo de Itaipava, e diversas cachoeiras. MONTE VERDE (MG) Cercada pelas Montanhas da Serra da Mantiqueira Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica a 165 km de São Paulo. Além de um passeio matinal pelas ruas cobertas de geada, quem visita a vila mineira tem a opção de praticar arvorismo e passeios off-road de quadriciclos. A extensa cartilha de vinhos e cardápio de sopas, fondues e chocolates é uma atração à parte. Ok, a dieta pode ficar para a próxima semana. CANELA (RS) O Frio da Serra Gaúcha Num país de clima tropical, a Serra Gaúcha é um destino que surpreende os turistas com seus vales e montanhas, arquitetura e gastronomia herdadas de imigrantes. A cidade apresenta várias atrações, inclusive para quem gosta de aventura. Por ser menos badalada que a vizinha Gramado, torna-se uma opção mais econômica para hospedagem. VISCONDE DE MAUÁ (RJ) Cachoeiras, Águas Cristalinas e Trilhas Encantadoras Mais um destino para agradar quem curte aventura, Visconde de Mauá também fica em uma área de proteção da Serra da Mantiqueira. O ar bucólico esconde um roteiro cheio de aventura, com cachoeiras, águas cristalinas e trilhas encantadoras. A região é composta por três vilas principais: Mauá, Maringá e Maromba. CURITIBA (PR) Um dos Melhores Destinos Culturais do Brasil. A capital do Paraná é considerada um dos melhores destinos culturais do Brasil. Não fosse suficiente, preserva o clima pacato das pequenas cidades - com a infraestrutura de uma metrópole. O frio é uma constante por lá: boa pedida tanto para o descanso quanto para uma tarde de comprar ou uma noite de intensa programação.

Confeitaria Itaiquara chega a São José A gastronomia rio-pardense ganhou um novo nome de peso. A Itaiquara Alimentos inaugurou em 24 de maio a Confeitaria Itaiquara Rio Pardo. A padaria fica na Praça Barão do Rio Branco, 65. Oferece produtos com a marca da empesa, além de pães e confeitos fresquinhos, com a opção de consumir no local. Seja bem-vinda, Confeitaria Itaiquara.

30

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Stefania Ribeiro 19-06

Lidiane Lucio 19-06

Bruna Catalano 19-06

Matheus Rossetto 19-06

Marcello Ahlberg 19-06

Bruna Monteiro 20-06

Aline Capellari 20-06

Eder Pedretti 20-06

Natália Cremasco 20-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

31

Marcela Melo 20-06


O batismo de Davi

Murilo Andrade 21-06

A Capela São Miguel Arcanjo (Comunidade Deus Proverá) foi o local do batismo de Davi, filho de Marina Alves Destro Folchetti e Leandro Santurbano Folchetti. A cerimônia ocorreu em 7 de maio.

Guilherme Guisso Nogueira 21-06

Fotos: Luana Pereira

Paulo De Tarso Britto 21-06

Lucca é batizado

Em 16 de maio, foi batizado o Lucca, filho da Odilamara Baldassin e do Cesar Baldassin. A cerimônia ocorreu na Capela São Miguel Arcanjo, em São José. Fotos:

Roberto Bertogna Capuano 21-06 Luana Consolini 21-06

Luana Pereira

Giu Morais 22-06

Amanda Crivelari 22-06

Magali Silva 22-06 Arabela Junqueira Possebon 22-06 Maíla Barion 22-06 32

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Aniversariantes Junho 2017 (01) - Silvio Torres (01) - Antonio Granado (01) - Julia Nasser de Pauli (02) - Maurício Carlos Marsulo (02) - Roque Bocamino (03) - Reginaldo da Silva Mafra (05) - Priscila Prodócimo (05) - Tales Cominato da Silva (06) - Marina G. Della Torre (06) - Cícero Juvenal (07) - Donato Bocamino (09) - Odete R. de Mello Silva (09) - Elislaine Catalano (09) - Antônio Carlos Baptistella (10) - Ana Paula de Lima Rodrigues (10) - Luís Antonio Manzini (10) - Luís Henrique D. Souza Filho (11) - Núbia Adriana de Souza (11) - João Batista da Fonseca (11) - Naara Sabrina S. Juventino (11) - Letícia Ap. Minussi Lofrano (13) - Fábio A. Giovanelli Tinti (14) - Débora Dias de Mello Estevam (15) - Maria de Fátima B. Hernandes (15) - Ana Kerli Neves (15) -Rita Zanetti Costa (16) - Jesus José Lofrano (16) - Jaqueline Moreira Bento (17) - Leandro F. Paduelli (17) - Nicole Evellyn Paiva Silva (17) - Maria Regina da Silva Mello (17) - Beatriz Ferreira Baptistão (19) - José Ricardo Nasser (19) - Roberto da Silva (20) - Tânia Almodova Boaro (21) - Daniela Campeoto Paiva (21) - Rogério Pedroza Zanardo (21) - Marcos R. da Silva Alarcon (21) - Marcelo Trecenella (21) - Adriana Ferreira da Silva (21) - Murilo Andrade (22) - Eiko Miyazawa (22) - Maria Cristina C. de Campos (22) - Natalina Anacleto da Veiga (22) - Roberta Faria Ribeiro (22) - Simone Callegari Minussi (22) - Grasiela Ap. Ramos Eleutério (22) - Onda Salles Pacheco (23) - Luciana Sanches Rossetto (23) - José Luís Florêncio (23) - Rosana Quaio (24) - João Carlos de Oliveira (24) - Fernanda Manetta (24) - Ana Elisa Zanetti (25) - Talita Cristina Marin Buffo (25) - Francisco José Rueda (26) - Victoria Ferrari Fonseca (26) - José Roberto Torres (26) - Marcos Fábio P. de Araújo (27) - Donner de Almeida Araújo (27) - Júnia Conti da Silva Viana (27) - Onofre das Neves (29) - Samuel Callegari Viana (29) - Rita Mello Dessimoni (29) - Adriano da Silva Gonçales (30) - Patrícia Aparecida de Oliveira (30) - Elsa de Fátima Rodrigues

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

33


Lançamentos Filmes

A MÚMIA SINOPSE E DETALHES: Nas profundezas do deserto, uma antiga rainha (Sofia Boutella) cujo destino foi injustamente tirado está mumificada. Apesar de estar sepultada em sua cripta, ela desperta nos dias atuais. Com uma maldade acumulada ao longo dos anos, ela espelha terror desde as areais do Oriente Médio até os becos de Londres. FILHOS DE BACH SINOPSE E DETALHES: Marten (Edgar Selge) é um professor de música alemão que chega em Ouro Preto, no Brasil, a fim de resgatar uma partitura original composta por um dos filhos de Bach. Na cidade, o professor se envolve em algumas confusões e será ajudado pelo mineiro Candido (Aldri da Anunciação). Com o tempo, o organizado Marten terá que se adaptar à rotina brasileira e Candido o incentivará a dar aula de música para crianças da cidade. Aos poucos, ele reaprende o prazer e alegria e ensinar às crianças que estavam até então desorientadas. PARIS PODE ESPERAR SINOPSE E DETALHES: Anne (Diane Lane) está casada com o produtor de cinema Michael (Alec Baldwin). Ele a ama muito, mas não tem tempo para dedicar à esposa. Por isso, no trajeto de Cannes até Paris, Anne é acompanhada pelo sócio de seu marido (Arnaud Viard). O trajeto deveria demorar sete horas, mas ao longo de várias paradas, eles passam a se conhecer melhor enquanto apreciam as paisagens francesas. BAYWATCH SINOPSE E DETALHES: Mitch Buchannon (Dwayne Johnson) é um devoto salva-vidas, orgulhoso do seu trabalho. Enquanto está treinando o novo e exibido recruta Matt Brody (Zac Efron), os dois descobrem uma conspiração criminosa no local que pode ameaçar o futuro da baía. GAROTO FANTASMA SINOPSE E DETALHES: Leo, um menino de 11 anos, não está tendo uma infância nada feliz. Internado em um hospital por conta de uma doença, ele não pode brincar como as outras crianças mas, em contrapartida, tem um poder que nenhuma outra tem: pode levitar no ar sem ser visto ou tocado, enquanto seu corpo físico permanece deitado e imóvel. Usando suas habilidades, ele irá ajudar um policial de cadeira de rodas numa difícil missão.

A festa dos 11 do Rafael! Marlene Francisco e José Osvaldo Trento presentearam o filho, Rafael, com uma festa em 20 de maio, quando comemoraram os 11 ano do garoto, em salão de festas de São José. O evento foi decorado com o tema ‘Santos Futebol Clube’. Parabéns!

Viva os 9 anos do João Pedro!

O jogo eletrônico Minecraft foi o tema escolhido para alegrar ainda mais a festa do João Pedro, em 11 de maio, para comemorar os 9 anos do garoto. Ele é filho da Eloísa e do Paulo. Parabéns!

Os dois anos do Mateus!

Jessica de Oliveira Rodrigues e Julio Cesar Meneghetti Rodrigues prepararam uma festa em 27 de maio para comemorar os dois anos do filho, Mateus. O local do evento teve decoração do ratinho Mickey. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

A escola municipal Fazenda Água Fria Em 19 de maio, a Escola municipal Fazenda Água Fria recebeu a visita de Cézar Roberto Teixeira P. Júnior, do Rotary Club Oeste de São José, e de Eduardo Cavalli, do Rotaract Club São José Oeste. A atividade faz parte de parceria dessas entidades com as escolas da zona rural.

34

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Os três anos da Helena! Os pais da Helena parabenizam essa fofura, que completa três anos em 9 de junho. A aniversariante é filha de Carla R. Fernandes Costa Silva e Paulo R. da Costa Silva. Parabéns!

Letícia completa quatro anos! Com o tema do desenho animado ‘Branca de neve e os sete anões’, estava montado o ambiente para comemorar os quatro anos da Letícia, em 23 de abril. Ela é filha de Simoni Tozini e Fernando Primini. Parabéns! Fotos: Luana Pereira

Os quatro anos da Maria Laura!

A Turma da pantera cor-de-rosa decorou a comemoração de quatro anos da Maria Laura, em São José. A festa foi em 29 de abril, em salão da cidade, com o empenho e alegria dos pais, Sueli Dassan Ortega e Luciano Ortega, e do irmão, José Henrique. Parabéns! Fotos: Foto Metro

Terceiro título para Paulo Surian

Em 29 de abril, o lutador rio-pardense Paulo Suria venceu o campeonato mundial de Jiu Jitsu, em São Paulo, na categoria até 79 quilos (peso médio). A vitória aconteceu após sair ‘por cima’ em quatro lutas no mesmo dia. Esse é o terceiro título do lutador só em 2017 – antes, ganhou as disputas brasileira e pan-americana. Parabéns!

Cinco plantas (para ambientes fechados) que limpam o ar da casa

Dentro da sua casa há poluentes como benzeno, xileno, aldeído... Use plantas para filtrar o ar que você respira As tintas, móveis, vidros e tecidos que estão presentes na nossa decoração e os produtos utilizados na limpeza liberam produtos químicos. Os mais comuns são benzeno, xileno, aldeído e tricloroetileno. Isso não é um problema para ambientes bem ventilados (se bem que...em cidades poluídas como São Paulo, com índices de qualidade do ar sempre tão críticos, ambientes bem ventilados também têm quantidade razoável de resíduos químicos vindos de outras fontes). As plantas são purificadores naturais do ar. Então, mesmo em ambientes menos ventilados, é possível cultivar determinadas espécies que ajudem a reduzir a toxidade. O Calendário do Jardim, elaborado pelo São Paulo Garden Club, sugere algumas espécies. Todas se adaptam bem com pouquíssima exposição ao sol e também pouca rega (a luminosidade, no entanto, é sempre importante!). 1) CLOROFITO O Clorofito precisa de muita luz e de pouca exposição ao sol (no inverno). Regue diariamente no verão, mas modere nos dias frios.

2) DRACENA A Dracena não pede sol. Mas não gosta de lugares muito frios. Deixe-a em local iluminado e regue diariamente (sem encharcar o solo). 3) FILODENDRO O Filodendro Pacová gosta de lugares quentes (nada de ar condicionado forte para eles) e pede iluminação durante uma parte do dia (manhã ou tarde). Como originalmente os Filodendros são epífitas, plante-o em solo enriquecido com fertilizante orgânico ou sobre xaxim. E só regue quando perceber que o substrato está secando. 4) LÍRIO-DA-PAZ O Lírio da Paz não pode ficar em vaso seco. Pede regas diárias em períodos mais áridos e regas a cada dois dias em períodos mais úmidos. A cada seis meses adube a terra e removas as folhas mortas e secas.

5) SAMAMBAIA As samambaias não gostam de incidência direta de sol - basta receberem luminosidade em parte do dia. As regas devem ser diárias, mas o xaxim nunca deve ficar encharcado. Em dias quentes borrife água em suas folhas. Evite posicionar a samambaia em local em que haja corrente de vento.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

35

(Fonte: casa.abril.com.br)


Lanches radicais...

Jaqueline Victor 23-06

Marco Callegari 23-06

Balbino Junior 23-06

Não é bem assim ..... – Qual a semelhança entre a Av. Paulista e o casamento? – Sei lá! – Ambos começam no Paraíso e terminam na Consolação…

Eu avisei

A lava-louças de Wanda parou de funcionar e ela chamou um técnico. Como ela tinha que ir trabalhar no dia em que o técnico viria, ela disse a ele: - Deixarei a chave da casa sob o capacho. Conserte a lavadora, deixe a conta sobre o balcão da pia e lhe mandarei o pagamento pelo correio (isso é muito comum nos EUA). Oh, a propósito; não se preocupe com Spike, o cachorro; ele não o incomodará. Mas, seja lá o que você tenha que fazer ou o que ouvir, NÃO fale com o papagaio. Repito: NÃO fale com o papagaio. Quando o técnico chegou à casa de Wanda, ele viu o maior cachorro que ele já tinha visto, e com cara de mau. Porém, exatamente como ela havia dito, o cachorro ficou deitado no carpete, sossegado, apenas observando o homem fazer seu serviço. O papagaio, porém, deixou-o quase louco, gritando, xingando e falando palavrões o tempo todo. Não aguentando mais, o técnico disse: - Cala a boca, papagaio idiota! E o papagaio respondeu: - Pega ele, Spike!

Maria Passou Mal A Maria passa mal e o Joaquim chama um médico que, após examina-la, conclui: - Sinto em lhe informar, mas pela minha experiência, a sua mulher já está morta! - Mas doutor! - murmura Maria com voz débil. - eu ainda estou viva! E o Joaquim: - Cala a boca, oh Maria! Você vai querer agora discutir com o médico?

Rodrigo Afonso

Perissinotto

23-06

Rômulo Teixeira 23-06

Marília Dias 24-06

Ana Violin 24-06

Fernanda Marin 24-06

Alice Grassi 24-06

Leeh Buchino 24-06 36

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Beatriz Feliciano 25-06

Natália Do Prado 25-06

Flávia Garcia 25-06

Márcio de Jesus 25-06 Ana Carolina Amaral 25-06 Júlia Sartori 26-06

Denise Zaniboni 26-06

Fernanda Feltran 26-06

Alex Negrini 26-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

37

Júlia Roque 26-06


Paulinho Silva 27-06

Regina Soares 27-06

Gabriel Catalano 27-06

Meline Xavier 27-06

Lisandra Mantovani 27-06

Carol Cafola 28-06

Simone Cândido 28-06

William Lilao 28-06

Dany Cortez 28-06

Dáphne Pierangeli 28-06 38

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Ajudando o velhinho Joãozinho entra em casa esbaforido: - Mãe, mãe, me dá um real pra eu dar pro tio ali na rua!! Orgulhosa, ela dá o dinheiro ao filho e pergunta: - Pra qual tio você vai dar o dinheiro, meu anjo? - Pra aquele ali que está gritando “Olha a pipoca quentinha!”

Vende-se

Vendo ou troco por apartamento na praia ou Ferrari. Bota até 200 latas de cervejas por dia. Só estou vendendo porque tenho uma avestruz botando litrão.

O leite e a força Dizem que se tomar leite dá muita força. Tomei! Tentei empurrar uma parede e nada. Chateado, bebi um litro de pinga. Sabe o que aconteceu?? A parede se moveu sozinha.

Curtas e boas ☺ Você trabalha no Google? Porque você tem tudo o que eu procuro. --------☺ Você não é GPS quebrado, mas me deixa sem rumo. --------☺ Eu não sou a Casas Bahia, mas prometo dedicação total a você! --------☺ Me chama de previsão do tempo e diz que tá rolando um clima! --------☺ Gata você é exame da OAB? Não… Então pare de ser tão difícil, sua linda!

Político na praia

Um político está tranquilamente tomando sol na praia, quando uma bela senhora se aproxima: - Olá, o que o senhor faz por aqui? O homem, querendo mostrar que políticos também podem ter veia poética, responde com ar conquistador: - Roubando raios de sol... A mulher, sorrindo e balançando a cabeça, diz: - Ah... vocês, políticos, sempre trabalhando...

Quem parece com o que!? Sou um brócoli e pareço uma árvore...

Sou uma noz e pareço um cérebro ...

Samuel Callegari Viana 29-06 Amanda Aureliano da Silva 29-06

Sou um cogumelo e odeio essa brincadeira.

Paula Mandoni 29-06

Rafael Minussi 29-06

Evelinne Paz 29-06

Larissa Eduardo 30-06 Juneba Curva Cabrera 30-06 Imaculada Peixoto 30-06

Gabriella Amâncio 30-06

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

39

Charline Navarro Rodrigues 30-06


SEMENTES Fonte: Sites esotéricos

Áries: Junho aumentará seus desejos mais essenciais sob os auspícios planetários que governarão seu signo. As emoções são mais flutuantes, o que repercute em suas reações, você terá mais dificuldade para suportar qualquer coisa que pareça com restrições em relação ao seu entorno.

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com

Amar é perder! Em tempos de tanta dubiedade nas atitudes das pessoas, naturalmente exige-se a necessidade de maiores garantias. Muitos de nós utilizaremos esta “regra” para todas as realidades da vida, inclusive nos relacionamentos. E quem inicia um relacionamento assim, certamente já esta fadado à decepção! Não há como se amar com garantias, seguros de perdas. O risco de se amar é o risco de se viver. Recordo-me sempre das palavras fantásticas de Jesus quando, em muitos momentos, disse que quem perde algo por Ele, ganha. O Apóstolo João dirá que Deus é amor, Jesus é um com o Pai - logo, é amor. Então, quem perde, entrega, quem deixa partir pelo amor, este ganha! É algo revolucionário! Esta maneira de amar é o caminho mais seguro para sermos felizes. Como seria isto na prática?! Quem ama não, espera, mas antecipa-se em amar! Ama por primeiro e o que vier como fruto deste “amor”, feito atitude é “lucro”, não expectativa, devolução ou res-

Touro: Junho trará situações externas positivamente propícias para encontrar satisfações, algumas aguardadas há muito tempo. Se você estiver solteiro atualmente, um encontro marcante pode acontecer e o levar a um compromisso cheio de alegrias baseadas em uma cumplicidade leal. Gêmeos: Junho se anuncia envolto de otimismo e de aproximação de pessoas nos planos privado e social. O ritmo de suas trocas se dinamiza, mas elas serão mais suaves e mais profundas ao mesmo tempo. Você sentirá necessidade de viver sua vida amorosa em um contexto mais íntimo do que o de costume.

Virgem: Junho será movimentado, especialmente em sua vida social. As trocas, as formalidades e as ações de todos os tipos se intensificam e fazem de seu cotidiano uma agitação furiosa. Será necessário se afastar antes de agir para avançar com uma hierarquia de prioridades sã. O resultado é uma forte necessidade de fluidizar juntos. Libra: Junho fará com que você atravesse situações cheias de sentidos inesquecíveis, amigos librianos. Sua vida amorosa floresce com leveza e densidade ao mesmo tempo. Se você estiver comprometido atualmente, você terá facilidade para concordar com o parceiro sobre projetos em comum.

Aquário: Junho se anuncia harmonioso e dinâmico ao mesmo tempo. Este influxo permitirá que você se beneficie de uma expressão pessoal mais poderosa e mais agradável. Franqueza e tato reunidos é a receita ideal pra procurar alianças, apoios, reforçar seus laços ou criar novos, amigos aquarianos. Peixes: Junho será, para vocês, amigos piscianos, sinônimo de leveza. Há satisfações ao alcance das mãos, fáceis de serem aproveitadas. Desnecessário dizer que, seja qual for sua situação atual, não faltarão ecos positivos para seus desejos em seu entorno ou em novos contatos, em harmonia com você.

Escorpião: Junho mobilizará plenamente seu senso de adaptação. O trânsito de Vênus na Constelação de Touro lhe dá uma forte necessidade de desfrutar dos prazeres da vida, de viver trocas profundas. Isso será possível em sua vida sentimental, enquanto sua vida amical parecerá bem morna.

Câncer: Junho o faz entrar em um período acelerado, feito de conquistas e novos começos. Você precisará ir até o fim desse processo para se libertar de uma situação alienadora, para se lançar mais plenamente em sua vida sentimental e dar o melhor de si mesmo. Você terá uma prova concreta do mérito de seus valores.

Sagitário: Junho o colocará diante de um entorno agitado e exigente em relação a você e suas necessidades pessoais. Espere ser solicitado para ajudar e dar força ao seu entorno, tendo que adiar alguns projetos pessoais para conseguir fazer isso. Esta tendência seguirá por todo o mês, mas você será recompensado.

Leão: Você vai atravessar junho com muita energia, com o desejo de implementar alguns projetos, especialmente nos planos social e material. Seus desejos nestes domínios vão aumentar ao longo de todo o mês, o que o incitará a se mobilizar plenamente neste sentido. Cuidado com a tendência às ideias fixas!

Capricórnio: Junho será rentável, principalmente no plano de seus projetos pessoais e profissionais. Você estará com os olhos afiados para detectar falhas em suas estratégias e nas estratégias dos outros. Cuide para suavizar os ângulos de sua expressão nesses casos. Este o incita a se abrir mais para aquilo que há de melhor em sua sensibilidade.

posta. Não digo ser fácil, mas possível e libertador. É certamente a maturidade necessária para a durabilidade de qualquer relacionamento. O amor necessita de liberdade - sufocado, ele morre. E ficar excessivamente sempre cobrando, exigindo e controlando não é sinal de que se ama, mas que se está doente. A sanidade do amor consiste na gratuidade com que se ama e se vive a dois. Quem ama, sabe perder e sabe ainda mais recomeçar! E isto não se aplica simplesmente ao amor conjugal, mas em todas as esferas da vida. Uma Mãe que não sabe “perder” o filho para suas escolhas, acaba com a vida dele ou com a vida dela! Saber perder não é um fardo, mas uma libertação! Só quem ama, perde - o egoísta quer ganhar sempre! Um abraço cheio do amor de Deus!

40

O JORNALZINHO - JUNHO / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O Jornalzinho - Junho 2017  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you