Page 1

- Distribuição Gratuita e Aleatória -

- 7.500 exemplares -

ABRIL/2017

CIRCULAÇÃO: São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Itobi

Aline Mineiro na Profitness

Página 30

Passeio Eco Elvis

Passeio e caminha Grupo Elvis e S.O.S. Cultura Página 37 Prefeito Ernani e Paulinho Viana no plantio de árvores!

Veja mais looks da gata vestindo Zero800 na página 3

Amigos da Solidariedade 3 Página 16

Micaneja Alvinegra - RPFC Páginas 14 e 15

Almoço na Quermesse Santo Expedito Página 16

Desfile “No alvo da moda” Página 28

Você encontra O JornalZinho em todos os patrocinadores em São José: na Banca do Jorge, Banca do Magrão, Sorveteria Ariofa, Padaria Santa Rita, Padaria Riopardense, Padaria Raddi. Na REGIÃO: TAPIRATIBA, CACONDE, DIVINOLÂNDIA na Banca Global, SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA e ITOBI

Edição finalizada dia 002/04 - previsão de distribuição entre os dias 05 a 08 de Abril == Designer: Eric Nogueira // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: Zero800 /// Acessórios: Elvis Bolsas // Filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Millenium Hotel

Jornal Mensal


Como as pessoas te tratam é o carma delas, como você reage é o seu. Seja filtro e não esponja.

Recomeço Av. Independência, 306. As duas equipes, da agência e do jornal, fazem chegar esta publicação aos ‘quatro cantos’ das nossas seis cidades: São José, Caconde, São Sebastião da Grama, Divinolândia, Tapiratiba e Itobi.

‘E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’, disse Jesus Cristo, segundo a Bíblia. Por que essa frase? Para lembrar que o Dia da Mentira já passou. O 1º de abril iniciou o quarto mês do ano, mais um em que precisamos buscar a as nossas verdades e a verdade nos fatos, em meio a tantas notícias da imprensa. Em meio a dias frescos e noites estreladas, essa edição traz o brilho de Letícia da Cunha Maldonado. Na foto à direita, na capa e na página 3, estão algumas das imagens da gata da capa. A escolhida é rio-pardense e tem 16 anos. No site, você pode ver o ensaio completo, além do making off da sessão fotográfica. Parabéns, Letícia!

Se você tiver alguma sugestão ou comentário sobre o nosso jornal, ligue, escreva, grite! Esta e as edições podem ser lidas na nossa página (www.ojornalzinho.com.br), onde estão muito mais fotos dos eventos de março. Nosso NOVO SITE ainda está sendo montado, demora mais um pouquinho. São muitos assuntos do site “antigo” que estão sendo recolocados na rede. Aguarde, você vai se surpreender! Um brinde aos aniversariantes do mês! Saiba quem são a partir da página 17. Que seja um abril iluminado pela Verdade, quando seguiremos trabalhando por dias ainda melhores. Abraços e até a próxima edição!

Em toda virada de ano, a nossa gata do mês sente-se renovada duplamente. Letícia, a escolhida do mês de abril, faz aniversário em 31 de dezembro. A moça é de São José, tem 16 aos e é filha de Luciana Baptiston da Cunha Maldonado e Adriano Baptistella Maldonado. Atualmente, ela cursa o segundo ano do Ensino Médio. No futebol, prefere o Palmeiras. À mesa, curte massas e uva. Bebida? Vai de água. Letícia gosta de assistir séries e estar com os amigos. Seu ídolo é Deus. Virtude? ‘Sinceridade’. Defeito? ‘Teimosia’. No momento, sua música preferida é ‘Não passar vontade’, da dupla Henrique e Juliano. Seja bem-vinda, Letícia, à nossa seleção de gatas da capa!

O JornalZinho é uma publicação de:

Se você anunciou nesta edição, saiba que todos os 7.500 exemplares estarão entregues até o dia 7. E estão garantidos os 1.518 pontos de distribuição, divididos entre as seis cidades da região. Com tantos locais, fica mais fácil encontrar O JornalZinho, não é?

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Eric Nogueira Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Nesse mês, os católicos de várias partes do planeta vivenciam a Páscoa, momento simbolizado por um ritual de passagem. Usando outra palavra: mudança. A ‘Semana Santa’ faz a gente refletir sobre o que pode ser diferente, para nós e para nossa sociedade (bairro, cidade, país...).

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Mas, ao mesmo tempo, a história da ressurreição de Cristo mostra a história de sua morte e como isso refletiu na sua época. Assim, uma semana depois, lembraremos de Tiradentes, um dos personagens centrais da chamada Conjuração mineira, ou Inconfidência. Já que estamos falando de Verdade, que tal buscar mais sobre essa história brasileira em abril? A gente sabe o que aconteceu realmente em 1789? Abril também traz o dia 22, quando o Brasil celebra 516 anos de descobrimento. Taí outro fato interessante pra gente buscar saber mais. Passagem, mudança, descobrimento. Palavras que têm relação direta com esse nosso abril. Assim, sabendo mais (ou revendo nossas ideias), podemos preparar os próximos meses. O JornalZinho está produzindo, desde já, a edição de maio, apoiado pelo talento da Art Express, agência-irmã do jornal. Ela produz materiais de comunicação que projetam a sua empresa a dão identidade visual para seus produtos e serviços. Se ainda não conhece, pare de pensar e passe aqui:

2

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Psicologia

Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo CRP: 06/85655 Psicóloga Clínica e Hospitalar. Clínica Criare - 3608-8299 email: talita.psico@hotmail.com

Mulheres! Olá, queridos leitores. Buscando as datas comemorativas de Abril, me surpreendi com o dia 30, em que é comemorado o dia Nacional da Mulher! Nós, mulheres, ganhamos duas datas para comemorarmos o nosso dia, uma em Março e outra em Abril, tamanha a sabedoria que rege uma mulher! Gostaria de deixar minha eterna gratidão a todas as mulheres que fizeram, fazem e farão parte de minha vida! Aprendo a cada dia com as mulheres que a intuição é uma bênção nas nossas vidas. Mas, se não tivermos um tempo para acessá-la e escutá-la, não conheceremos, de fato, todo o potencial de transformação que vem dela! Aprendo a cada dia que não precisamos ser perfeitas e autossuficientes, mas precisamos do outro em nossas vidas, para nos esculpir e nos transformar nessa grande relação de

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

3

parceria! Aprendo que cada uma de nós carrega em si o dom de se olhar e de ser feliz e, assim, espalhar essa felicidade a qualquer alma humana que cruzar nosso caminho! Aprendo que ser mulher é viver cada dia buscando se encontrar, desencontrar e se libertar de cobranças e regras impostas para, assim, trilhar nosso caminho de ser o que somos de verdade! Aprendo que uma mulher pode ser forte e guerreira, sem que isso lhe tire sua delicadeza e generosidade! Aprendo que ser mulher é olhar para si e respeitar suas necessidades, seus desejos e ir em busca do encontro com sua verdade interna – que nem sempre é fácil, mas é libertadora! Aprendo que a mulher carrega em si o dom de ser divina e se conectar com esse dom: faz nascer um amor próprio que acolhe, cuida, e ama a si mesmo e esse amor também inclui o próximo! Que o caminho de cada mulher possa ser repleto de realizações, amor e luz! Feliz dia Nacional da Mulher!


Neuróticos Anônimos

Começou a festa de Santo Expedito

Em março, começou a 18ª edição da Festa em louvor a Santo Expedito, em São José. O evento continua em abril e, no dia 19, dia do santo, estão previstas várias missas e uma procissão, além da venda do tradicional e delicioso bolo da paróquia. Parabéns a todos os que contribuíram para o evento. E viva o Expedito!

A Bondade de Deus (continuação)

Providência de Deus transformou a injustiça mais horrível de todos os tempos na maior bênção de todo o tempo. Divina Providência está ainda tornando o mal em bem se a vítima da injustiça aceitar a sua parte, assim como Cristo aceitou a sua. Quando a gente se curva ao inevitável e aceita a injustiça, não se está ignorando-a, excusando-a, explicando-a. Está apenas aceitando a indireta ou permitida vontade de Deus. Deus não quer o mal nem tolera a injustiça. Ele apenas a permite mesmo enquanto opera a maravilha pela qual a transforma em bem. Por isso, se nos encontrarmos numa situação aparentemente desesperadora, com todas as saídas bloqueadas, não nos devemos rebelar. Pelo contrário, devemos compreender que Deus tem as Suas razões, em sua infinita bondade e sabedoria, para permitir isso. E assim, aceitamos, dizendo “Seja feita a vossa vontade”. Imediatamente cai o peso dos nossos ombros e a certeza de que tudo estará bem, traz paz à nossa alma. Reveja sua vida. Honestamente, agora, não percebe como a amorosa mão de Deus trouxe um final feliz a tantos acontecimentos que pareciam tragédias implacáveis na época? “Por que temeis, ó vós de pouca fé?” O SOFRIMENTO Certo humorista disse uma vez: “O fato de termos o direito à busca da felicidade não é sinal de que jamais a alcancemos”. Às vezes até parece que Deus não quer que sejamos felizes aqui na terra, que ele exige angústia e sofrimento nesta vida como preço da felicidade na futura. Os puritanos criam nisso, mas você não creia jamais! Deus quer que sejamos felizes aqui mesmo na terra e até aponta o caminho. Às vezes, contudo, recusamo-nos a olhar para onde Ele está apontando. A dificuldade é que a maioria de nós pensa que a felicidade consiste na satisfação de nossas vontades e desejos, ou, no mínimo, na liberação da dor e do sofrimento. Na verdade, ela consiste na serenidade que vem de conformarmos a nossa própria vontade com a vontade de Deus. Alcançamos a felicidade quando nos dispomos a aceitar o que Deus deseja para nós. É óbvio que tal caminho nos alcançaria a felicidade na outra vida, mas é difícil perceber como nos faria felizes nesta. É porque estamos convencidos de que a felicidade está em conseguir o que queremos - satisfazer nossos apetites e desejos - tudo o que é o oposto da verdade. De fato, mesmo que pudéssemos satisfazer cada desejo, não seríamos felizes. A auto-gratificação, longe de nos tornar felizes torna-nos desditosos como já aprendemos há muito na história do Rei Midas e o toque de ouro. Se você tem cometido o erro universal de tentar satisfazer o impulso de sua própria vontade, pare! Pare de alimentá-lo e comece a controlá-lo. “Mais fácil dizer do que fazer!” Não, não é difícil quando se sabe como. Deus nos dotou de meios perfeitos para eliminar a vontade própria e livrar-nos da escravidão de nossos desejos insaciáveis. É o sofrimento – a ferramenta perfeita para reduzir-nos à proporção apropriada. Em vez de ir aos limites máximos para evitar a dor, é preferível usá-la. A dor é a única ferramenta bastante afiada para cortar os excessos de nossa vontade descontrolada e moldá-la num fac-símile razoável da vontade de Deus; o que significa na forma de uma cruz.

(Continua na próxima publicação) 24 hs de Paz e Serenidade Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

4

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br Elaborando esta coluna em 29/03, vejo no www.jornalmeiodia. com.br a triste notícia da morte do mocoquense João Paulo Pena, aos 37 anos, depois de internado por alguns dias com suspeita de apendicite. Por mais de uma década, Pena apitou futebol de campo em toda a região e destacou-se na arbitragem do futsal, inclusive atuando em finais da Taça EPTV. Pelo segundo ano consecutivo, S.J.Rio Pardo não participa da Taça EPTV Central de Futsal (em 2005, o município rio-pardense foi vice-campeão desta competição). Desde o ano passado, atletas rio-pardenses têm atuado por cidades da região. E o treinador Márcio Antônio Buosi Gomes (Gim) segue dirigindo o salonismo de Cajuru/SP na Taça EPTV Ribeirão. Luís Fernando Abichabki (foto) integra, desde dezembro, a Comissão Técnica do Velo Clube de Rio Claro/SP. Em 2016, Nando trabalhou no São Bernardo na elite do futebol paulista e foi auxiliar técnico do Confiança, de Aracaju/SE.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

5

Outro rio-pardense na Série A-2 do atual Paulistão é José Vitor Faustino Júnior (Fumaça). No último dia 22, ele assumiu a gerência do futebol profissional do Juventus da Capital, após ocupar o mesmo cargo no Rio Claro/SP em 2016. O ex-goleiro, que durante 12 anos foi agente credenciado pela FIFA, foi atleta do clube da Rua Javari em 1992 e 1993, além de ter passagens pelo Corinthians, Portuguesa, Santo André, Náutico/PE e Vila Nova/GO. Edson Boaro (Abobrão) segue no São Bernardo, atualmente como coordenador técnico do clube do Grande ABC, que disputou o atual Paulistão e foi rebaixado para a série A-2 de 2018. Neste 1º de maio, o Radium FC completará 98 anos. Prestes do centenário, desde 2013 não disputa o profissionalismo e nem os campeonatos da categoria de base da Federação Paulista de Futebol. O clube segue licenciado da entidade estadual e sem perspectivas de volta. O estádio “São Sebastião” está abandonado e foi leiloado recentemente: dizem que foi arrematado por R$ 3 milhões.


Vai Rolar Jantar Dançante de Outono

Aniversário do Juninho Cassemiro Juninho Cassemiro (Juninho Top) brindou com amigos e familiares o seu aniversário na festa “Summer Tradition”, realizada na Chácara do Cadão, em 11 de março. Não faltou música para animar ainda mais os convidados do auê. Felicidades pro Juninho. Parabéns!

Local: Espaço Raddi São José do Rio Pardo - SP Data: sábado, 8 de abril de 2017 Horário: 20:00h

Ressaca de Carnaval Local: Divinolândia Clube Divinolândia - SP Data: sábado, 15 de abril de 2017 Horário: 22:30h

3º Fest Samba Local: Chácara Donana São José do Rio Pardo - SP Data: sábado, 15 de abril de 2017 Horário: 22:30h

1º Congresso de Evangelismo Local: Igreja Evangélica Avivamento Bíblico São José do Rio Pardo - SP Data: quarta-feira, 19 de abril de 2017 Horário: 20:00h

Super festa 15/04/2017

Divinolândia

6

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


13º Rio Pardo Moto Fest

O 13º Rio Pardo Moto Fest mexeu com a cidade entre os dias 17 e 19 de março, atraindo os amantes de motocicletas e de rock. O evento tradicional atraiu público de várias cidades da região e até das mais distantes, representadas por seus moto-clubes. A estrutura chamou a atenção e havia espaço para expositores, stands, show de wheeling, voos panorâmicos e muita diversão. Parabéns!

Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Coordenador do ENAF há 12 anos. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

DICA DO PERSONAL:

GORDURA VISCERAL x ATIVIDADE FÍSICA

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

7

O acúmulo de gordura corporal geralmente ocorre em maior quantidade sob a pele e entre as vísceras. Destas, a gordura visceral é a que apresenta maiores problemas relacionados à saúde. O combate ao acúmulo de gordura visceral deve ocorrer por meio da prática regular de exercícios físicos e também por uma alimentação equilibrada, e balanceada de acordo com as suas necessidades energéticas para o dia a dia. Há evidências de que, independente da redução da massa corporal, os sujeitos engajados em exercícios físicos apresentam melhora no metabolismo de gordura hepático, auxiliando dessa forma no tratamento. Foi postulado que uma maior duração dos exercícios produz melhores respostas ao acúmulo de gordura no fígado. Sugiro que o treino de força é tão efetivo quanto o treino aeróbico para reduzir a esteatose hepática. Sugiro que o treinamento de força poderia ser mais viável para indivíduos com baixa aptidão cardiorrespiratória ou aqueles que não conseguem realizar exercícios aeróbicos por conta do sobrepeso ou outra situação limitante. Em uma revisão sistemática conduzida por Golabi et al. (2016; World J Gastroenterol 22 (27): 6318-6327), foi verificado que exercícios físicos numa intensidade entre 50% e 70% da frequência cardíaca máxima são mais efetivos para a mobilização de gordura hepática. Os resultados reforçam que o treinamento aeróbico é eficaz na redução da gordura hepáticac independente da perda de massa corporalc e que a associação entre o exercício aeróbico e a dieta potencializa os resultados de redução da gordura hepática. Skrypnik et al. (2016; Biomedicine & Pharmacotherapy 80: 1-7) investigaram os efeitos de dois protocolos de treinamento (aeróbico versus aeróbico + força) sobre a função hepática e verificaram que o treinamento combinado (aeróbico + força) foi mais eficiente do que o treinamento aeróbico isolado. Para Brouwers et al. (2016; Diabetologia 59:2068-2079), embora se reconheça que o exercício físico contribua para a redução da gordura visceral e hepática, os dados a respeito das vias regulatórias ainda são limitados. Sabe-se que a redução efetiva da EHNA e gordura visceral são conseguidas após um período de treinamento, ou seja, os efeitos são crônicos. RESUMINDO Busque orientação de um profissional registrado no CREF. Faça exercícios físicos (aeróbicos + força) e alimente-se adequadamente. Tenha bom senso e bons treinos


Danilo Figo Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com Cel: 99960 3970

Você sabe como escolher um alimento industrializado? Hoje em dia somos bombardeados por propagandas e informações sobre alimentos e alimentação. Mas será que realmente fazemos as escolhas certas? Será que os alimentos menos calóricos são mais vantajosos? Será que realmente você está consumindo alimentos integrais? Ao ver um produto industrializado (alimentos), você deve evitar ser enganado pela embalagem mais bonita. O que é mais importante para decidir a compra do produto é olhar a sua lista de ingredientes. Esta lista está em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o de maior quantidade neste produto, o segundo ingrediente é o segundo em quantidade,.. Pensando desta forma, um alimento integral deve necessariamente possuir o primeiro ingrediente integral. Cuidado com pães ditos integrais e bolachas. Outra forma prática para escolher um alimento é olhar o tamanho da lista de ingrediente. Caso for muito grande, recomendo olhar outro produto. Normalmente, alimentos com menos ingredientes são mais naturais e mais saudáveis. Cuidado com os alimentos “lights”. O light refere-se à redução de 25% de algum componente em comparação ao produto original. Olhe o pão integral como exemplo: na maioria dos casos, o light refere-se à diminuição de sódio ou gordura. Muitos produtos lights reduzem o açúcar, mas aumentam consideravelmente a quantidade de adoçante, o que também não é nada saudável. Outro cuidado importante é quando você encontra um produto escrito “zero açúcar”. Será mesmo? Existem produtos com estes dizeres e, ao ler seus ingredientes, o primeiro encontrado é a maltodextrina, que é um açúcar (assim como xarope, dextrose, glucose, glicose,..) Estes produtos costumam custar muito mais caro e não oferecem benefício nenhum em relação aos produtos normais. A quantidade de calorias de um alimento, muitas vezes, não é sinônimo de mais saúde - vide barrinhas de cereais. Existem barrinhas com 70kcal, lotadas de açúcar, e existem barrinhas com 140kcal, com apenas três ingredientes naturais. Qual será que trará mais benefícios a você? Quem quiser saber mais sobre rótulos, acesse minha página no face, “nutricionista Danilo Figo”. Outro recado importante: agora, minhas consultas são realizadas na Clínica Revitalle, do lado do Hospital. Agendem suas consultas!!!

8

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Caminhos de Cura

Maria Júlia chega aos quatro anos O tema do filme A bela e a fera foi o escolhido para decorar a festa dos quatro anos da Maria Júlia. A festa foi realizada em salão de festas de São José, em 4 de fevereiro. Foi um presente dos pais: Débora Bernardi da Silva e Wesley Osvaldo da Silva. Parabéns! Foto: Luana Pereira

Laís Gervásio

Terapeuta holística, Osteopata e Doula. lais@laisgervasio.com.br www.laisgervasio.com.br

BUSCA de Dentro

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

9

Já sentiu aquela sensação de algo DESENCAIXADO? Ou que está tudo BEM na sua vida, mas ainda falta ALGO? Que busca algo, mas não sabe o que exatamente? Pois é, você não está sozinho. Muitas pessoas têm esta sensação, que por vezes é nebulosa, indefinida e acabam manifestando no corpo de algumas formas e por isso “ganham” rótulos como ansiedade, depressão, síndromes das pernas inquietas, do pânico, do intestino irritável, entre outras dores, doenças e angústias. Estes nomes são usados para definir algo que está acontecendo com a pessoa, o chamado diagnóstico, que é uma ferramenta utilizada pela medicina tradicional e útil em diversos aspectos. O outro lado desta moeda é que as pessoas se entregam para esta condição como se fosse algo não modificável, focando na doença ao invés de focar na CURA. Gosto de olhar para a dor ou doença como um pedido da ALMA. Ela clama por socorro em casos mais intensos ou simplesmente quer um olhar de carinho, um autocuidado. Assim, olhando para este desejo do Corpo-Alma, podemos caminhar no sentido de encontrar aquele ALGO que estava faltando! Pode ser que a busca seja por uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes, com alimentos frescos e isto já seja suficiente para NUTRIR o corpo. Só que muitas vezes não é um único caminho. São vários caminhos que levam à CURA! Então, pode ser que o corpo queira mais movimento, liberando a energia estagnada e fazendo fluir o PRANA (energia vital) por todas as células! Trazendo mais vitalidade e vontade! Que pode ser conquistada na prática de YOGA, Tai Chi Chuan, Dançaterapia, entre outras. Ou, ainda, seja um pedido para reconhecer qual é o PROPÓSITO de Vida: “Afinal, o que eu vim fazer aqui?” E, tendo isto claro, poder alinhar com trabalho, família, lazer. Quando entregamos ao mundo aquilo que temos de Melhor, aquilo que é único de cada pessoa, contribuimos de maneira simples e nos sentimos ÍNTEGROS! Para isto precisamos de AUTOCONHECIMENTO, que conquistamos através de terapia, Constelação Familiar, Meditação, Grupos como Sagrado Feminino, Coaching, Reiki, Renascimento! Reconhecer a falta e dar o passo no sentido da BUSCA: este caminho traz leveza! Sinta qual é o seu!


O Tempo e as Jabuticabas

Maria Elisa Carriero

Aprender a olhar e ouvir o outro só pode acontecer quando o indivíduo cultiva o hábito de aprender a olhar e ouvir a si mesmo” (Jean Vaysse) Na era da comunicação, quando a tecnologia oferece ao homem inúmeras possibilidades de se comunicar eficientemente, através de aparelhos que reduzem distâncias físicas, levando o planeta Terra a ficar informado do que acontece em quase todos os espaços do mundo, constatamos que é raro o exercício consciente da comunicação interpessoal. O aperfeiçoamento da comunicação, com todo o avanço, não foi capaz de proporcionar ao homem as condições necessárias para que ele exercite, com consciência e presença no aqui-agora, o aprendizado do autoconhecimento e da auto-comunicação, da comunicação com o seu semelhante e com tudo que o cerca. Sabemos que a comunicação, no seu sentido específico de “comunhão”, de “tornar-se comum com o outro”, raramente acontece em todo o nosso planeta. Constatamos que o homem, em sua maioria esmagadora, não sabe ainda se comunicar eficientemente com ele mesmo e, consequentemente, com quem está

à sua volta. Não sabe se comunicar com ele mesmo porque não se autoconhece. Não se autoconhece porque não sabe se comunicar com ele mesmo e com o outro. Não sabe se comunicar com ele mesmo porque não se aceita como ele é no processo de ir sendo. Não se autoconhece “porque não se vê no outro”, porque se sente separado de tudo e de todos, até dele mesmo. Não conhece a realidade consciente do auto-respeito alheio porque não conhece seu próprio potencial. Por não saber se comunicar de forma consciente, o homem vive de maneira parecida com um personagem que vive fora do mundo, que se nega a crescer e está sempre em busca de novas sensações para passar o tempo. Sem o exercício consciente da autocomunicação e da comunicação com o outro, fica difícil ao homem sair dos jogos da dualidade e crescer como ser único e responsável pelas próprias escolhas. Diante da compreensão deste estado de incomunicação de nós, e do preço que estamos pagando por mantê-lo, reconhecemos ser urgente o aprendizado e a prática do que denominamos de autoconhecimento.

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio. Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melin-

10

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

Juliana Hirota Amaral E-mail jul i an ah i ro t aamaral @g mai l .co m dres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de ‘confrontação’, onde ‘tiramos fatos a limpo’.

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: ‘as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.’ O essencial faz a vida valer a pena. Rubem Alves

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

Essência de vida No filme Sociedade dos Poetas Mortos, o termo ‘essência de vida’ foi usado pelo professor John Keating para descrever o sentido da poesia na vida. Segundo a personagem, essência de vida é tudo o que faz a vida valer a pena: o amor, a paixão, a amizade, todos os sentimentos que devemos nos empenhar para que vivamos uma vida plena. Este personagem foi um dos muitos interpretados por Robin Williams que traziam mensagens inspiradoras e otimistas. Muitas vezes me emocionei em suas cenas profundas, como no seu monólogo com Deus, em Patch Adams, as palavras de encorajamento para seu paciente, em Gênio Indomável, nas diversas observações que faz sobre o ser humano, em O Homem Bicentenário. Em qualquer que seja o gênero drama, comédia, romance ou ficção cientifica - Robin Williams escolhia representar personagens muito humanos. Estaria se procurando em seus personagens? Até hoje continuo me perguntando: O que leva alguém que escolhia interpretar personagens otimistas - até mesmo nos papeis dramáticos ele colocava uma dose de humor - perder a vontade pela vida? Nos últimos anos de sua vida, Robin Williams estava apagado, pálido, parecia insatisfeito consigo mesmo, se entregando a fantasmas que o levariam para o trágico final.

Triste perceber que não aprendeu nada com seus próprios personagens, não aprendeu com o professor interpretado, sobre a busca constante pela vida plena, verdadeira e real. A vida é o maior barato, precisamos estar satisfeitos com ela, alegres com tudo aquilo que temos e somos. Para uma vida boa, é necessário fazer coisas que para nós sejam essenciais, e que nos mantenham felizes e saudáveis.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

11

‘Ó Capitão! Meu Capitão! finda é a temível jornada; vencida cada tormenta, a busca foi laureada’. Walt Whitman Infelizmente.


Os 90 anos de Grisilda

Uma ‘familiona’, mais os convidados, reunidos para comemorar os 90 anos da Grisilda Austerino Domingos. Ela entrou na nova idade em 7 de março e a festa foi realizada no dia 12, no rancho do Paulo Raddi 2. Parabéns e muitos anos de vida!

Rotary Club São José do Rio Pardo Oeste Fundado em 19/12/1971 Presidente 2016/2017: José Ruy Junqueira Andreoli Reuniões às quartas-feiras às 20h00 Você sabe o que são os Rotary Clubs? Qual a relevância dos mesmos em causas humanitárias em nível mundial? Quer envolver-se em projetos futuros? O Rotary International é a maior e mais respeitável organização não governamental (ONG) da humanidade. Rotary Club é o nome dado a cada uma dessas associações de voluntários, com os objetivos de empreender projetos humanitários locais e internacionais e ações para melhorias sociais, através de campanhas que beneficiam entidades necessitadas, combatem a fome e doenças e ainda realizam outras formas de serviços voluntários. Mundialmente, os números são realmente impressionantes: o Rotary está presente em 219 países, com mais de 35 mil clubes e cerca de 1,2 milhões de associados. Tudo começou em Chicago, nos Estados Unidos, com o fundador Paul Harris e três companheiros, no longínquo ano de 1905. As organizações passaram a se expandir pelos mais distantes locais do planeta, focando em causas sociais, por exemplo, na África e no Oriente Médio, lugares de problemas remanescentes e conflitos.

No ano de 1985, a erradicação da poliomielite passou a ser pauta no Rotary International. Naquele momento, a doença ainda era endêmica em 125 países e cerca de 350 mil novos casos ocorriam por ano. O Brasil conseguiu erradicar a doença já em 1994. Com o avanço da vacinação e o anúncio da erradicação na Índia em 2014, atualmente, apenas três países endêmicos concentram a luta para eliminar a pólio: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Mais recentemente, o Rotary International tem se preocupado com outras doenças e ações sociais, principalmente quanto à fome e o saneamento básico.

Distrito 4590 Governador Augusto César Scorza

12

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


10 anos da Vitória

A Vitória comemorou os 10 anos em 11 de março com os pais e familiares em salão de festas de São José. A mocinha é filha de Natália da Costa Gimenes e Thiago da Silva Asnar. Parabéns! Foto:Foto Líder

Primeiro ‘parabéns’ da Giovanna

Gislaine Aparecida Muniz Turri e Filipe Bueno Turri reuniram convidados em 18 de março para comemorar o primeiro aniversário da filha, Giovanna. O evento ocorreu em salão de festas de São José, decorado com o tema da ratinha Minnie. Foto: Foto Metro

Aniversário da Juliana Souza

A comemoração dos 26 anos da Juliana Souza foi embalada pelo cantor sertanejo João Higor. A moça recebeu amigos e familiares em 11 de março, para fazer um brinde especial. Saúde e sorte! Parabéns, Juliana!

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

Ana Júlia completa um ano A festa do primeiro ano da Ana Júlia foi em 12 de março, na chácara da família, que foi decorada com o tema da ratinha Minnie. O presente foi dos pais, Daniela Vieira Blascki Ribeiro e Luis Paulo Ribeiro, e do irmão mais velho, Gustavo. Parabéns!

Prof. Márcio José Lauria Simplicidade e realidade

Os três anos da Bianca Emanuelly

Os três anos da Bianca Emanuelly foram comemorados em 16 de março, em salão de festas de São José. A mocinha é filha de Maria Beatriz e Gabriel Ferreira. Parabéns!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

13

Você está contente com o aspecto das coisas públicas que vê? Seus direitos de pedestre estão sendo respeitados pelos motoristas, pelos responsáveis pela conservação das calçadas, pelos que constroem ou reformam? As ruas e praças estão limpas, sem obstáculos ou armadilhas para pessoas de mais idade? Você tem coragem de sentar-se à noite num banco da praça central? Os limites de poluição sonora e visual são observados, respeitados sempre e por todos? Sua rua tem água sempre? A iluminação pública é levada a sério? O cidadão comum tem onde praticar o seu lazer? Questões de educação e cultura são consideradas prioridades? Muito provavelmente a maioria de suas respostas serão negativas em qualquer cidade brasileira. No entanto, tudo aqui referido tem previsão nas leis, nos códigos, nas posturas. Experimente, no entanto, andar por aí na simples condição de pedestre. Cuidado com a calçada esburacada! Tome tento com o galho de árvore que pode arranhar-lhe o rosto. Defronte à casa em reforma o tapume avança demasiado pelo passeio, só lhe dando uns vinte centímetros para você passar? Além do mais, uma caçamba lhe torna impossível caminhar nessa nesga de passeio, jogando-o para o meio da rua, sujeito à indelicadeza e afoiteza de motoristas? Como se vê, tanto aos prefeitos quanto aos vereadores não faltarão oportunidades de tornar a vida de todos os cidadãos mais segura, mais proveitosa. Se o prefeito de sua cidade conseguir realizar o orçamento, ante a ameaça de calote público generalizado; se o funcionalismo não se sentir lesado com a miséria dos vencimentos, se as pequenas questões de conforto, respeito, segurança, atenção para com todos forem satisfatoriamente resolvidas, já estará muito bom. Afinal, prefeito tem de se preocupar com essas insignificâncias que fazem toda a diferença no dia a dia de milhares de munícipes. Administrar pequenas cidades tem muito de serviço doméstico: só aparece quando não é feito ou feito mal. Vereadores têm de ficar de olho no bueiro entupido, na lâmpada queimada, no cano vazando, na briga de vizinhos, na creche sem leite, na escola sem merenda, no ônibus sem segurança. Não será demasiado lembrar que o cumprimento dessas pequenas obrigações é que torna justificável a função de verear e produtiva a vida de pequenas comunidades. Questões de alta indagação têm outros foros de discussão. Nada de apresentar na Câmara Municipal projetos de concessão de títulos e mais títulos a gente que ninguém conhece ou moção de solidariedade aos povos oprimidos da África Central.

Se quiser mais explicações, comunique-se comigo por e-mail. Meu endereço eletrônico é: emelauria@uol.com.br As consultas são grátis


Micaneja Alvinegra - RPFC No sábado, 18 de março, rolou a Micaneja Alvinegra no Rio Pardo Futebol Clube. A balada lotou e, mesmo com chuva que a apareceu, a animação da galera foi constante. Animaram o público: Banda Gênese e Maurício Farah, além da decoração especial. Parabéns ao Marcelo Zanetti e toda diretoria! No ano que vem, tem mais?

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

Os agrotóxicos na água A água é a maior fonte de vida na Terra. Mas também, se não cuidada e monitorada, torna-se a maior fonte de doenças no planeta. E, visando à saúde e o monitoramento das águas, O Ministério da Saúde publicou em 2011 uma norma que visa o monitoramento da qualidade da água servida à população: a Portaria 2914, de 12/12/2011, que estabelece os padrões de qualidade da água e monitoramento da mesma. E, através disto, estaremos vendo

cada item que é de suma importância monitorar, além das causas e efeitos, caso não ocorra o controle efetivo de acordo com essa portaria. Estaremos falando sobre os agrotóxicos e o primeiro item a ser abordado será o glifosato. Comumente utilizado na lavoura das mais diversas culturas e comumente chamado por Roundup, ele figura como um vilão devido a ser um herbicida muito eficiente. Patenteado pela empresa Monsanto em 1969 com o nome de Roundup, o Glifosato é o principio ativo deste componente utilizado para matar qualquer planta, exceto vegetais transgênicos que foram feitos para resistirem a este produto. Pesquisas apontaram que o uso deste herbicida desencadeou diversas doenças sobre a população, como desordens gastrointestinais, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, doença celíaca, de Alzheimer e de Parkinson, além de intolerância ao glúten. Os herbicidas, quando transportados pelas águas, causam riscos ao meio ambiente e à flora, embora a maior forma de dissipação do Glifosato seja a água por meios microbiológicos em união com sedimentos. O Glifosato não se degrada rapidamente na água, mas na presença da microflora da água o mesmo se decompõe em dióxido de carbono, embora sua permanência seja mais rápida na água quando comparada ao solo.

14

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Carlos Henrique Caveanha, Presidente da AREPID, “ACD” Atleta Com Deficiência, participante dos Jogos Regionais e Jogos Abertos e também do Circuito Brasil Caixa Loterias.

Olá, leitores de “O Jornalzinho”. Mês de Abril e já estamos em ritmo acelerado buscando superar os limites do ano passado. Na terceira semana desse mês, acontecerá em São Paulo o Open Internacional de Atletismo e Natação. O atleta da AREPID IDEAL DEC, Luis Fernando da Cruz (T13) participará da prova dos 400 metros, informou o técnico Sérgio Henrique Braz. Esta é a competição mais importante para o atleta, onde ele passará por uma classificação internacional e poderá competir com atletas internacionais que estarão presentes neste evento. O Open Internacional também conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.

Micaneja Alvinegra - RPFC

No mesmo mês, acontecerá a Etapa Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa, entre os dias 28 a 30 de Abril. Novas provas nas modalidades de natação e atletismo foram incluídas. Haverá também algumas alterações em provas e índices do atletismo. Uma novidade é o Salto em Altura para atletas T11, (cegueira total). O Atleta Ridelso dos Santos participará desta prova. A equipe AREPID IDEAL DEC estará presente com sete atletas já inscritos para a etapa regional. Além do Salto em Altura, o atleta Ridelso dos Santos participará também dos 200 metros e do Salto em Distância. Agenor Rodrigues Vieira (T11) participará do 100 metros e lançamento do disco. Alexandre Alves (F35) estará presente nos 100 e 200 metros. O atleta Carlos Henrique Caveanha (F34) terá pela frente o lançamento do Dardo, Arremesso do Peso e lançamento do disco. Luis Fernando da Cruz (T13) está confirmado nos 800 e 400 metros. Vanderlei Aparecido da Silva Jr. (T13) estará disputando as provas salto em distância, salto em altura e arremesso do peso. Marco Antônio R. Correa está confirmado no arremesso do peso, mas ainda passará por uma classificação funcional um dia antes do início das competições.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

15

Teremos ainda dois atletas guias, Oscar Junqueira e Filipe Camacho, um apoio, Thiago Duarte Martins, o motorista José Norival Grassi, além do técnico Sérgio Henrique Braz.


Amigos da Solidariedade - Terceira edição O Rotary Club Centro e o Grêmio Nestlé realizaram em 12 de março a terceira edição do “Festival de Pratos Típicos no Grêmio Nestlé”. O cardápio variado esteve sob a batuta do Chef Satti. Quem compareceu, também curtiu a música ao vivo e pôde contribuir com a Mapear e Agradef, que receberão parte da arrecadação. Parabéns aos organizadores!

Pais e Filhos não são iguais – 4° Principio de AE Pais e filhos exercem diferentes papéis no mundo, portanto seus direitos e deveres não são iguais. Gostemos ou não, os primeiros modelos de ser humano à disposição são nossos pais. É com eles que aprendemos a viver no mundo. Os pais acreditam que as dificuldades com os filhos são inerentes ao papel que desempenham, e esperam que no futuro o equilíbrio seja a marca mais forte das relações A relação entre pai e filho sintetiza, muitas vezes, um modelo de como serão os relacionamentos futuros: vários padrões serão desenvolvidos, reforçados e transformados com base nessa relação. Muitas das dificuldades e barreiras que carregaremos por nossa vida são construídas em casa, porque ali serão interiorizados nossos padrões de comportamento. Percebemos que não iremos simplesmente ocupar um lugar entre as pessoas, mas que será necessário consultá-lo. Os filhos passam por diversas etapas na relação com os pais, até alcançarem de forma sadia e completa a idade adulta. Os pais ajudam os filhos a perceber como fazer, definir, medir seu poder, sua força, sua influência em suas relações, por meio do aperfeiçoamento de suas habilidades. Filhos não chegam acompanhados de “Manual de Instruções e Funcionamento”. É um jogo constante, complexo, cheio de detalhes, com muitas interferências. Não há uma maneira única de lidar com todas as situações. Os pais têm de aprender enquanto estão fazendo, e o fazem por meio da observação, do ensaio e do erro. Como nem sempre todos os aspectos do relacionamento entre pais e filhos estão claros para ambos os lados, as dificuldades surgem, crescem e se eternizam se não forem adequadamente trabalhadas. O papel dos pais é múltiplo: eles têm a responsabilidade de criar e manter uma estrutura familiar e funcional em que todos possam crescer e se desenvolver. É também de responsabilidade deles ensinar, orientar os filhos para que cresçam com capacidades e conhecimentos suficientes para cuidar de si próprios e, no futuro, possam assumir uma vida adulta e funcional. Têm, também, os pais a obrigação de possibilitar que os filhos tomem decisões e ajam de forma responsável, ou seja, aos pais cabe proporcionar as mais diversas condições para que seus filhos assumam a vida, segundo suas capacidades e tenham oportunidade de evoluir para tornar-se adultos responsáveis e ajustados à sociedade.

O JORNALZINHO - TIRAGEM REAL de 7.500 exemplares - Distribuídos em 6 cidades! :) :) :) AQUI O SEU ANUNCIO APARECE !!! :) :) :) Almoço de Massas na Quermesse Santo Expedito

Em 26 de março, o “Almoço de Massas” atraiu muitos interessados à 18ª Festa em Louvor a Santo Expedito. O cardápio ofereceu as mais diversas delícias, satisfazendo os variados paladares do público. A Festa continua durante o mês de abril. Parabéns à toda comunidade!

Amor Exigente - grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)

16

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Paula Mello 01-04

Paloma Restani 01-04

Lara Nogueira 01-04

Vitória Venâncio 01-04

Alexandre Tosini 01-04

Thaís Fernanda 02-04

Mah Crivelari 02-04

Carol Barboza 02-04 Kairo Cruvinel Lopes 02-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

17

Ricardo Cesar Campioto 02-04


Chegou a Helena!

Nasceu Helena em 9 de março em Ribeirão Preto. Ela é filha de Giulia Naira Oliveira Lopes e Rafael Carlos da Silva Geraldo. Bem-vinda! Parabéns aos pais!

Miquela Baldassin 03-04

Thainá: 15 anos

Decoração especial na Chácara Modelo para receber os convidados da Thainá, que completou 15 anos em 11 de março. A festa também teve animação de DJ e buffet profissional. A moça é filha de Flaviana dos Santos Cardozo Aquino e Paulo Cesar Minussi Missura. Parabéns! Foto: Foto Metro

Rafaela completa um ano A turma da personagem Galinha pintadinha ajudou a colorir a festa de um ano da Rafaela. A celebração foi em 11 de março, em salão de festas de São José. A pequenina é filha de Priscila M. Lopes e Alexandre Voltarelli de Almeida. Parabéns! Foto: Luana Pereira

Thaís Estorari 03-04 Ariane S.

Costacurta

03-04

Estela Modolo Russo 03-04 Zenon Junior Silva 03-04

Ademir Cândido Breu 04-04 Lais Herculano 04-04 João Rafael Jareta 04-04 Julia Inácio 04-04

Caroline Miyazawa 04-04 18

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Damiriane Alfredo 05-04 Karina Delgado Maida 05-04 Luiza Françozo Gervasio 05-04 Ana Laura Rueda 05-04 Douglas Gil 05-04

João Thezolin 06-04 Ana Paula Ribeiro 06-04 Michele Ribeiro 06-04 Cláudia Bordin Buffoni D Avila 06-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

19

Andreza Silva 06-04


Thamíris Mendes 07-04

Patricia Alves 07-04

Vitória Boldrin 07-04

Letícia Ballico 07-04 Rodrigo Sigliano Policiano 07-04

Magnus Dias 08-04

Josi Fontes 08-04

Fernanda Ximenes 08-04

Aline Sayuri 08-04

Natália Felisbertti 08-04 20

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Cíntia Ribeiro Posso 09-04 Gislaine Caveagna Cortez 09-04 Gabriela

Hernandes

09-04

Soraia Giovanelli 09-04

Leopoldo Cesar Della Torre 09-04 Binguinha Viana 10-04

Larissa Cabral 10-04

Vinicius Orlando 10-04

Tatiane Zanetti 10-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

21

Ana Laura Divino 10-04


Com depressão no topo da lista de causas de problemas de saúde, OMS lança a campanha

Os maiores transmissores de doenças Aedes aegypti Velho conhecido dos brasileiros, esse mosquito transmite a dengue e a febre amarela. Segundo a OMS, o número de vítimas da dengue somam 100 milhões por ano. Anopheles Darlingi Este mosquito transmite a malária, doença que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo. Panstrongylus megistus e Triatoma infestans Conhecido como barbeiro, esse inseto transmite a doença de Chagas. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas espécies, entra no sangue pelas feridas abertas pelo inseto. Os mais venenosos Lonomia obliqua Esta espécie de taturana possui o corpo coberto de pelos espinhosos que soltam um veneno altamente perigoso. Se ingerida numa pessoa, a substância provoca uma coagulação e causa hemorragias que podem levar a morte. Na região Sul e Sudeste o inseto é muito comum. Vespa-mandarina Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos do que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 são venenosas. A mais perigosa é da espécie mandarina que mede cinco centímetros e voa a mais de 30 km/h. Apis mellifera As populares abelhas parecem inofensivas, mas quando atacam em bando são altamente perigosas. Se um indivíduo receber várias ferroadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal, anemia aguda e a morte. As maiores pragas Beamisia tabaci Conhecidas como mosca branca, esse inseto já foi visto se reproduzindo em 506 espécies vegetais, incluindo o tomate e o algodão. O bicho tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes. Schistocerca gregaria e Locusta migratória Á séculos que os gafanhotos atacam em lavouras de todo o mundo e estas são as mais destruidoras. Uma nuvem podem haver mais de 50 milhões de indivíduos que chegam a consumir 80 toneladas de vegetação por dia. Formiga do gênero Atta Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.

(Fonte: www.manualdoscuriosos.com.br) Foto: http://tecnicoemineracao.com.br

“Vamos conversar”

Fonte: página da Organização Mundial de Saúde na internet (30/03/2017 – texto parcial) A depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015. A falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impedem muitas pessoas de acessarem o tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas.

“O estigma contínuo associado ao transtorno mental foi a razão pela qual decidimos nomear a nossa campanha de “Depressão: vamos conversar”, alegou Shekhar Saxena, Diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS. Necessidade urgente de mais investimentos

As novas estimativas foram divulgadas pouco antes do Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, que tem como ponto alto a campanha anual da OMS, “Depressão: vamos conversar”. O objetivo geral da campanha é que mais pessoas com depressão, em todo o mundo, busquem e obtenham ajuda. Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS, afirmou: “Estes novos números são um sinal de alerta para que todos os países repensem suas abordagens à saúde mental e tratem-na com a urgência que merece”. Nas Américas, cerca de 50 milhões de pessoas viviam com depressão em 2015, ou seja, cerca de 5% da população. “A depressão afeta a todos nós. Não discrimina por idade, raça ou história pessoal. Isso pode prejudicar os relacionamentos, interferir na capacidade das pessoas de ganhar a vida e diminuir seu senso de autoestima”, disse a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne. No entanto, “mesmo a depressão mais grave pode ser superada com o tratamento adequado. E o primeiro passo para obter tratamento é conversar”, acrescentou.

O aumento de investimentos também é necessário. Em muitos países, não há ou há muito pouco apoio disponível para pessoas com transtornos de saúde mental. Mesmo em países de alta renda, quase 50% das pessoas com depressão não recebem tratamento. Em média, apenas 3% dos orçamentos de saúde de governo são investidos em saúde mental, variando de menos de 1% em países de baixa renda a 5% em países de alta renda.

O investimento em saúde mental beneficia o desenvolvimento econômico. Cada dólar investido na ampliação do tratamento para depressão e ansiedade leva a um retorno de US$ 4 em uma melhor saúde e capacidade de trabalho. O tratamento envolve geralmente psicoterapia ou medicação antidepressiva, talvez uma combinação dos dois. Ambas as abordagens podem ser fornecidas por profissionais de saúde não especializados, seguindo um treinamento de curta duração e usando o Guia de Intervenção mhGAP da OMS. Mais de 90 países de todos os níveis de renda, incluindo 23 das Américas, introduziram ou ampliaram programas que fornecem tratamento para depressão e outros transtornos mentais usando esse Guia. A falha na ação é onerosa. De acordo com um estudo conduzido pela OMS, que calculou os custos de tratamento e os resultados de saúde em 36 países de baixa, média e alta renda para 16 anos, de 2016 a 2030, baixos níveis de reconhecimento e acesso a cuidados para a depressão e outro transtorno mental comum, a ansiedade, resulta em uma perda econômica global de um trilhão de dólares americanos a cada ano. As perdas são incorridas pelas famílias, empregadores e governos. As famílias perdem financeiramente quando as pessoas não podem trabalhar. Os empregadores sofrem quando os funcionários se tornam menos produtivos e são incapazes de trabalhar. Os governos têm de pagar despesas mais elevadas de saúde e bem-estar. Nas Américas, quase sete em cada 10 pessoas com depressão não recebem o tratamento de que necessitam. “Devemos agir agora para superar as lacunas que separam as pessoas com condições mentais dos serviços de saúde de que precisam”, disse Dévora Kestel, chefe da unidade de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OPAS/OMS. Para ler o texto integral, visite a página: https://goo.gl/YxIgKA....

22

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Ana Laura Biégas 11-04 Ana Julia Thiberio 11-04 Vanessa GP Lodovichi 11-04 Cássia Da Costa 11-04 Luis Caetano Malagutti 11-04

Lucia Pereira 12-04

Nataxa Barion 12-04

Fernanda Andreazza 12-04

Vitor Valentim 12-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

23

Carolina Procopio Franzoso 12-04


Natรกlia Junqueira Dela Coleta 13-04

Michele Cristina Leme 13-04 Sirlene Oliveira 13-04

Amanda Pavan 13-04

Franciele Oliveira 13-04

Arthur Cafola de Oliveira 14-04 Gisele Dutra 14-04 Alexandre Cardoso de Souza 14-04 Luana de

Vasconcellos

14-04

Cintia Gesualdo 14-04 24

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsรกvel e tinta ecolรณgica!


Propriedades e Benefícios da maçã A Maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo, e a sua composição nutricional merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

Dizem que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade. A maças exerce uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres. Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória. Tenha maçã sempre na sua alimentação diária e não deixe que falte no lanche dos seus filhos.

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

25

(Fonte: beneficiodasfrutasnasaude. blogspot.com.br)


Casamentos

Heriet e Luiz Antonio

Um brinde aos casais que reafirmaram seu amor e elevaram o relacionamento a um nível superior. Que o presente e futuro se façam com alegria, diálogo, cumplicidade e harmonia. Parabéns aos noivos e familiares!

Consagraram a união em 10 de março, em cartório de São José. O casal estava acompanhado Foto: Foto Líder dos filhos, Luiz Antonio e Otávio.

Ana Graziela e Paulo Enrique

Trocaram alianças em 11 de março na Igreja Matriz de Tapiratiba. Ele é filho de Carlos Monteiro e Valderica Santos Monteiro (ambos in memoriam). A noiva é filha de Ana Maria Rossi Mathias e Aluísio Tadeu Vieira Mathias. Foto: Foto Metro

Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com

Bacalhau com alho-poró e abóbora Ingredientes: Para a massa:

1 cebola 1 talo de alho–poró picado 3 colheres de sopa de manteiga 500gr de bacalhau demolhado e sem espinhos Sal e pimenta a gosto Para o purê: 600 gr de abóbora Sal e pimeta a gosto ½ colher de chá de canela em pó ½ xícara de uva passas branca ½ xícara de parmesão ralado Para a cobertura: 3 colheres de sopa de azeite 1 xícara de abóbora em tiras Sal a gosto

Prepare a massa: Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga, junte o bacalhau e refogue até se desprender em lascas, ponha sal e pimenta. Retire do fogo e reserve. Prepare o purê: Passe a abóbora pela peneira, coloque em uma tigela com sal, pimenta, a canela, a passas e o queijo, misture e reseve. Prepare a cobertura: Aqueça o azeite e refogue as tiras de abóbora, junte o sal e misture por cinco minutos, retire do fogo. Num prato, ponha o purê e por cima o bacalhau, decore com as tiras de abóbora e sirva.

26

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Raiara Lima 15-04

Amanda Paiva 15-04

Camilla Bianchin 15-04

Angélica

Assumpção

15-04

Gabriela Moraes 15-04

Erica Gusmao 16-04

Bethânia Ribeiro 16-04

Larissa Mazzilli 16-04

Gabrielly Giunti 16-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

27

Ariane Dalcheco 16-04


Aniversariantes Abril 2017

(01) - José Carlos Zanetti (01) - Daniel José Campeoto (01) - Aline Juventino da Fonseca (01) - Yan Amaral Ohwada Rocha (01) - Paula Evelize S.Mello (01) - Gabriel Zanella de Souza (02) - Kairo C. Lopes (04) - Arminda da Cunha Piachazepi (04) - Priscila Ferreira Serra (04) - Ezequiel Aparecido Zanella (05) - Douglas A. A. Lopes Gil (06) - Luís Roberto M. Fonseca (06) - Marcos Pantano (06) - Valéria Barbosa (07) - Iolanda Scatolin Mazzotti (07) - Daniel Garcia Boaro (07) - Rodrigo Sigliano Policiano (08) - Fabiano Boaro de Souza (08) - Tamiris dos S. Piachazepi (08) - Antônio Claudio Faria (08) - Nilcíneia Agassi Rangel (08) - João Vitor da Silva Lofrando (09) - Leonardo F. Paduelli (09) - Márcia Helena Biacco (09) - Ayme Lea Hanada (10) - Antônio Donizeti Corrêa (10) - Hélio Escudero (11) - Mariana G. Della Torre (12) - Ana Cláudia Breda Maurício (13) - Maria Isabel V. De Martini (13) - Agnaldo Dias Ribeiro (14) - Rafael Paiolelo Boaro (14) - Ricardo Celso Astolpho (14) - Maria Teresa Rolleira (14) - Marianne Costa da Silva (14) - Helena Posso Biacco (15) - Talita Perillo Almeida (15) - Aline Dalbon Pancieri (15) - João Batista Zanitti (16) - Erica Potenza Gusmão (16) - Leandro Viadana Paulino (17) - Maria José Alves Manetta (19) - Marcos Henrique Seixas (19) - Giovana Dassan de Oliveira (19) - Carlos Rafael Fugi (20) - Carlos H. Marinho Darcie (20) - Natalia Quaio Belanzuole (20) - Danielle Nogueira Dal Bon (21) - Priscila Boaro C. Martinelli (21) - Mônica Cristina Vianna (22) - Acácio Campeoto Paiva (22) - Lucia Helena T. Zanetti (22) - Laércio Azequiel de Lima (23) - Rogelia Carlesso Nasser (23) - Jorge Aparecido Moreno (23) - Joise Piachazepi (23) - Josi Cristina Surian (24) - Reginaldo Lopes Gil (24) - Marli Inês Salvadori (24) - Gabriel Salvadori (24) - Alessandra Conrrado (25) - Marcelo Biondi Dias (25) - Marina Helena Vianna (26) - Carlos Antonio de Mello (26) - Letícia Zulli Maieru (26) - Eduarda de Mello Estevam (27) - Cirlei Aparecida Baptiston (27) - Ana Paula Ramos Moreira (27) - Nadja Cristina S.dos S. Mello (27) - Joaquim R. de Mello Neto (28) - Fabiana Ap. Barbosa (29) - Renata Cintra (30) - Marco Antônio Marsulo (30) - Adriano Lopes Araújo

Desfile “No alvo da moda” Na noite de 23 de março, brilho o desfile “No alvo da moda”, realizado pela Impacto Model Management, em conjunto com o Projeto Renascer. Foram apresentadas novidades da moda por meio de modelos e das mulheres em tratamento no Projeto. O principal desfile do evento investiu na conscientização do combate ao câncer de mama. Parabéns!

28

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Michelle Ricci 17-04

Gabi Florencio 17-04 Gláucia Dutra Theodoro 17-04 Fabio Sberce 17-04

Fabiana Junqueira 17-04

Abel Fonseca 18-04

Flávia Marin 18-04

Marcelo Vianna 18-04

Mariângela Moreno 18-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

29

Fernanda Primini 18-04


Aline Mineiro na Profitness

Páscoa A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para os cristãos, que celebra o dia da ressureição de Jesus Cristo. Comemorada na semana santa entre março e abril, ocorre após a Sexta Feira Santa e o Sábado de Aleluia, no chamado Domingo de Páscoa. O Domingo de Páscoa é quando os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, após o mesmo ter sido crucificado. Depois de sua morte, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ficou por três dias, até a sua ressurreição, no domingo. A Páscoa pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. No Brasil, o Domingo de Páscoa é a data em que as pessoas costumam se presentear com ovos de chocolate. Atualmente, existem os mais diferentes tipos de ovos de páscoa, com diversos sabores. Origem da Páscoa Cristã A origem da comemoração dessa data está no decreto do Concílio de Niceia no ano de 325, que definiu a celebração da data sempre no domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Páscoa Judaica A origem da Páscoa Cristã tem raízes na Páscoa judaica, que celebra a Festa da Libertação, data que é muito importante para os judeus, pois foi quando seu povo conseguiu se livrar da escravidão dos faraós do Egito no ano de 1280 a.C, conforme descrito no velho testamento da bíblia e também a passagem pelo Mar Vermelho sob a liderança de Moises. Como tradição, os judeus comem o chamado matzá, que é um pão sem fermento, lembrando o alimento que era comum na época, pois na fulga não foi possível levar fermento para fazer o pão. O que é a Páscoa? A palavra Páscoa vem do latim Pascae e já na Grécia Antiga era conhecido como Paska, porém sua origem pode ser considerada mais remota entre os hebreus, com o termo Pesach que significa passagem. Pesquisas indicam que a data da Páscoa é comemorada a milhares de anos, na região do Mediterrâneo, onde se comemorava a passagem do inverno para a primavera, que era uma época que significava novas oportunidades de sobrevivência, onde havia invernos rigorosos. Significado da Páscoa para católicos A Páscoa é a maior festa de celebração para os católicos, pois comemora a ressureição de Cristo e sua ascensão ao céu, sendo precedida pela Quaresma, que é o período onde os católicos passam 40 dias em um momento de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Símbolos da Páscoa Um dos símbolos da Páscoa é o coelho, que sempre surgiam no final do inverno e começo da primavera junto com seus filhotes, e acabava por representar o começo de uma época de fertilidade. Outro dos símbolos conhecidos é o Ovo, que representa a vida, e tornou-se comum presentar os amigos com ovos com sinal de desejar uma vida feliz.

30

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

A panicat Aline Mineiro foi convidada VIP da loja Profitness em 23 de março A modelo atraiu muitos curiosos ao local. O evento repetiu o sucesso dos anteriores: muita simpatia e um ambiente descontraído marcaram a noite. Parabéns à equipe da Profitness! A próxima presença VIP BAMBAM?

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Thainara Minussi 19-04

Cris Bello 19-04

Diana Lima 19-04

Barbara Boaro 19-04

Thais Domingos 19-04

Carol Rodrigues 20-04

Drii Fonseca 20-04

Ines Lacerda 20-04 Lucimara Lima Minussi 20-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - DistribuĂ­do em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

31

Karol Boldrin 20-04


Batismo da Elisa

O batismo de Elisa Alves Zocal foi realizado em 12 de março na Igreja de Nossa Senhora de Pompéia, em São José. Ele é filha de Erika e Júlio César e tem como padrinhos o casal Rosa e Carlos. Foto: Foto Líder

Priscila Boaro Martinelli 21-04

Nathalia Freire 21-04

Pietra recebe as bênçãos católicas

Trace Viana 21-04

Pietra Furlan Callegari foi batizada em 12 de março na Igreja Matriz de São José. Ela é filha de Daiane Cristina e Caique e tem como padrinhos o casal Mara Ligia Lopes Ferfolha e Murilo Ludovique Ferfolha. Foto: Foto Líder

Du Rossetto 21-04

Lucca Trevisan 21-04

Alexandre Galego 22-04 Márcio Ricardo Araujo 22-04

Patrícia Pedroza de Assis 22-04 Acacio Paiva 22-04

Thais Prado 22-04

32

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Datas Comemorativas Abril 2017

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

33

01- Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1680) 01- Dia da Mentira 02- Dia do Propagandista 02- Dia Internacional do Livro Infantil 03- Dia do Atuário 03- Dia do Desporto Comunitário 04- Dia Nacional do Parkinsoniano 05- Dia das Telecomunicações 05- Dia do Propagandista Farmacêutico 05- Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção 06- Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida 07- Dia do Corretor 07- Dia do Jornalismo 07- Dia do Médico Legista 07- Dia Mundial da Saúde 08- Dia da Natação 08- Dia do Correio 08- Dia Mundial do Combate ao Câncer 09- Dia Nacional do Aço 10- Dia da Engenharia 11- Dia do Infectologista 12- Dia do Obstetra 13- Dia do Hino Nacional (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831) 13- Dia do Office-Boy 13- Dia dos Jovens 14- Sexta-feira Santa 14- Dia Pan-Americano 15- Dia da Conservação do Solo 15-Dia do Desarmamento Infantil 15- Dia Mundial do Desenhista 16- Páscoa 16- Dia da Voz 17- Dia do Lojista de CD 17- Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo 18- Dia de Monteiro Lobato 18- Dia Nacional do Livro Infantil 19- Dia do Exército Brasileiro 19- Dia do Índio 20- Dia do Diplomata 20- Dia do Disco 21- Tiradentes 21- Dia da Latinidade 21- Dia do Metalúrgico 21- Dia do Policial Civil 21- Dia do Policial Militar 22- Descobrimento do Brasil (1500) 22- Dia da Comunidade Luso-brasileira 22- Dia do Planeta Terra 23- Dia de São Jorge 23- Dia Mundial do Escoteiro 23- Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor 23- Dia Nacional da Educação de Surdos 24- Dia do Agente de Viagem 24- Dia Internacional do Jovem Trabalhador 25- Dia da Contabilidade 26- Dia da 1ª Missa no Brasil 26- Dia do Goleiro 27- Dia da Empregada Doméstica 27- Dia do Sacerdote 28- Dia da Sogra 28- Dia Internacional da Educação 29- Dia Internacional da Dança 30- Dia do Ferroviário 30- Dia Nacional da Mulher


Tendências da moda outono inverno 2017

- Puffer Jackets Talvez você tenha tido uma jaqueta dessas quando era criança e nunca imaginou que a veria com status de fashion e tendência de moda. Esse tipo de jaqueta é bastante usado por quem faz esportes na neve, e para chegar as ruas passou por uma pequena transformação que tornou seu shape mais sequinho. Os cortes e acabamentos também receberam uma repaginada. O melhor é que essas jaquetas esquentam com muita eficiência. - Tom rosa pastel Para quem é adepta da doçura de tons pastel, como o rosa, o outono/inverno 2017 promete. Muitas grifes tem usado o tom em algumas peças e boa parte das fashionistas já está apostando em produções completamente nesses tons mais clarinhos. Pode ser legal para deixar os seus looks com uma pegada girlie. - Gola alta Parece que o outono/inverno 2017 trará de volta a tona a gola alta com estilo, já avisamos que o básico não terá espaço nessa tendência. A ideia é proteger o pescoço do frio com golas fake cheias de estilo, máxi colares, cachecóis, lenços ou o que mais a sua criatividade sugerir. Para quem mora em lugares com muito vento essa tendência é perfeita. - Oxford metalizado com sola tratorada + vestido Os sapatos com estilo mais confortável, como tênis, tem ganhado cada vez mais espaço nas principais tendências de moda. Os modelos básicos, como o tênis branco que apareceu forte em 2015, estão evoluindo para modelos mais fashionistas como os oxfords metalizados que ainda darão muito o que falar A dica fashionista é combinar esse sapato tendência com peças mais femininas, como vestidos ajustados ao corpo. - Tendência militar Para quem gosta da brincadeira de feminino e masculino na moda, a dica é se jogar no uso de referências militares. Porém, esqueça o caricato e já ultrapassado camuflado, agora a tendência é seguir um visual mais sintético e com referências mais conceituais. Os cortes das peças lembram cortes de fardas, e o verde oliva está cada vez mais presente nas passarelas e no street style. Reinvente essa tendência adicionando sensualidade. - Tendência mangas extra longas Se você é do tipo de pessoa que gosta de esconder as mãos nas mangas dos casacos nos dias mais frios saiba que está alinhada com a moda. Dentre as tendências da moda outono inverno 2017 está a do uso de mangas extra longas nas peças, o efeito é obtido através do exagero mesmo no tamanho das mangas, isto é, de cobrir mesmo as mãos. - Look comfy Essa tendência vai fazer muitas mulheres sorrirem, pois é praticamente a liberdade para usar peças que priorizem o conforto. Claro que é legal fazer combinações cool como o uso de cores que tem contraste interessante como o cinza e o vermelho e calçados mais estilosos. Mas, lembre-se estar confortável é uma tendência e você pode começar a seguir desde já. (Fonte: http://www.calendariobr.com.br)

O primeiro ano da Lara

A primeira ‘festança’ em homenagem à Lara foi em 18 de março, em salão de festas de São José. O presente foi dos pais, Niguiam Riane de Oliveira e Matheus Rodrigues Pessoa de Almeida, que receberam os convidados para celebrar esse momento. Parabéns! Foto: Luana Pereira

Um ano do Leonardo

Keise Garcia Paulino e Lucas da Silva Paulino presentearam o filho, Leonardo, com uma festa em salão de São José, para comemorarem seu primeiro ‘parabéns’. A bagunça foi em 5 de março. Parabéns! Foto: Luana Pereira

Primeiro ano do Victor Hugo

Evelise Domingos e Murilo Domingos ofereceram uma festa de presente ao filho, Victor Hugo, em comemoração ao seu primeiro ano de vida. O evento ocorreu em 11 de março, em salão de festas de São José, decorado com o tema do ratinho Mickey. Parabéns! Foto: Luana Pereira

Suelen festeja os 19 anos

O Grêmio Nestlé foi o local escolhido para brindar aos 19 anos da Suelen Moreira Elias. Ela é filha de Marilza Moreira Elias e Natal Cândido Elias e recebeu os convidados em 18 de fevereiro. Parabéns! Foto: Luana Pereira

34

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Lorenah Dias Parussulo 23-04 Michele Denizio 23-04 Gabriel Junqueira Salotti 23-04 Maiara Salvador 23-04 Silvio Souza Miranda 23-04

Leonel Júlio 24-04

Mathias Bello 24-04

Camila Rabello 24-04 Maria Tereza Do Prado 24-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

35

Bruna Ferreira 24-04


Eu na academia ....

Pri Venezian 25-04

Vou te mostrar com quantos paus se faz uma selfie. Afinal, esse pau, para que selfie? Estudo aponta que 99% das mulheres não ligam para o tamanho do pau, mas sim para a selfie que ele pode proporcionar.

Marília Roque 25-04 Rita De Cássia Almeida Sampaio 25-04 Sonia Messias 25-04

O pior pesadelo Relógio na Farmácia Um homem foi à farmácia e perguntou para a atendente: - Vocês vendem relógios? A atendente responde: - Não. Não vendemos relógios aqui. O homem diz decepcionado: - Mas me disseram que o tempo era o melhor remédio.

A Viagem

Chegam 5 bêbados na estação ferroviária, um pior que o outro... Quando chega o trem, quatro deles entram e um deles, de tão bêbado, fica para trás... Daí o guarda vendo aquilo foi lá e disse: - Ficou tão bêbado que não conseguiu pegar o trem com seus colegas hein? O bêbado então responde: - Pro cê ver, seu guarda, e eu era o único que ia viajar... O resto veio só se despedir de mim ...

Karine De Oliveira 25-04 Anastácia Torquato 26-04 Maria Isabela Rueda 26-04 Aline Brandi 26-04

Camila Almeida 26-04 Julia Coelho Manzini 26-04

36

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Passeio ciclístico e caminhada Eco ELVIS O Grupo Elvis e a S.O.S Cultura promoveram em 2 de abril, em São José, o Passeio ciclístico e caminhada Eco ELVIS. A galera reuniu-se às 9h, em frente à Elvis Calçados, e iniciou as atividades do domingão. Muitos trouxeram alimentos para doação, como sugeriram os organizadores. Na programação, eventos gratuitos para todas as idades, incluindo música ao vivo e plantio de 500 mudas de árvores. Foi um sucesso!!!! Parabéns!!!!

Dia Mundial da Voz Anualmente, em 16 de abril, comemoramos o “Dia Mundial da Voz”. Celebração que temos o orgulho de ter sido iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. A celebração do “Dia Mundial da Voz” é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

DICAS PARA VOCÊ SER AMIGO DA SUA VOZ! Fale sem esforço e articule bem as palavras Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar Beba 2 litros de água diariamente Durma bem Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas Use vestuário confortável Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

37

(Fonte: http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/)


Natalia Moraes Ribeiro Capitelli 27-04 Tatiane Silva 27-04

Dhry Ferreira 27-04

Pablo Henrique 27-04 Beth Torres J Andrade 27-04 Filipe Faria 28-04

Fran Garcia 28-04 Thaís Calsoni Corsi 28-04 Adalberto Vieira 28-04 Rita De Cássia Andrade Maquiaveli 28-04

38

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Mulher sincera

Clareza na comunicação é fundamental Um jovem executivo estava saindo do escritório, quando vê o presidente da empresa em frente à máquina de picotar papéis, com um documento na mão. - Por favor - diz o presidente - isto é muito importante e minha secretária já saiu. Você sabe como funciona esta máquina? - Lógico! - responde o jovem executivo, sem perder a oportunidade de se mostrar para o chefe. Ele liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão. - Excelente! Muito obrigado - agradece o presidente - eu só preciso de uma cópia.

A mulher chega em casa 03:00 da madrugada bêbada e o marido pergunta: Você esqueceu que é casada? Esqueci... Fui lembrar 02:45 e voltei correndo!!! Mulher sincera é outro nível.

Mulher mal agradecida Eu falei para não passar tanto!!!

Mineirinho

chega no bar e pergunta: - Cê pode me vendê uma pinga fiada? O dono do bar olha para o homem e apontando para um sujeito forte e alto que está sentado numa mesa, e propõe: - Aquele homem, de tanto malhar, ficou tão musculoso que seu pescoço parece que ficou pequeno. E quem chama ele de “pescocinho”, ele enche de porrada. Se você tiver coragem de chamá-lo de “pescocinho”, eu te vendo fiado por um ano! Mineirinho chega até a mesa e dá uma batida nas costas do cara e diz baixinho:

Vai comer tudo ...

quem mandou encher o prato...

Queda do Prego

Marina Canavezi 29-04

Juninho Angelini 29-04

- Meu amigo, cê tá bão? - Mas eu nem te conheço. - Uai! A gente pescô junto! - Não pescamos não! Aí o mineirinho diz bem alto: - Pescô sim!!!

Taiene Romano 29-04

Seu Lunga estava em cima de sua casa pregando alguns cabos, quando um dos pregos escapa de sua mão e cai. Olhando para o prego lá embaixo ele diz: - Acha que vou descer pra pegar um prego? E jogou todos os outros pregos lá embaixo.

Larissa Apolinário 29-04

Talita Feltran 29-04

Taísa Cândido 30-04

Pedro

Giantomassi

30-04

Adriana Olivero 30-04

Ana Mazzer 30-04

*-* 26 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

39

Karoline Silvério 30-04


SEMENTES Fonte: Sites esotéricos

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com

Nós cremos! Nossos corações transbordam de esperança e alegria diante do maior de todos os anúncios: Cristo Ressuscitou! Venceu a morte! E com Ele viveremos eternamente! O Papa Francisco nos recorda que esta verdade de fé que sempre procuraram obscurecer, inclusive entre os próprios cristãos, é a maior de todas as esperanças que nós podemos ater à nossas vidas. É justamente a ressurreição de Cristo que nos leva a acreditar sem medo, porque abre a nossa vida e a vida do mundo ao futuro eterno de Deus, à felicidade plena, à certeza de que o mal, o pecado, a morte, podem ser vencidos. E isto leva a viver com mais confiança as realidades cotidianas, enfrentá-las com coragem e com compromisso. O mal não venceu e nem vencerá! E o júbilo de saber que Jesus está vivo, a esperança que enche o coração, não se pode conter. Precisamos anunciar, com a vida ofertada pelo reino, que Cristo está vivo entre nós. E esta é a alegria de ser cristão, crer em um Ressuscitado que venceu o mal e a morte! Tenhamos a coragem de “sair” para levar esta alegria e esta luz a todos os lugares da nossa vida!

Áries: Abril será favorável às construções, à edificação e à consolidação de suas aquisições e de seus projetos recentes. Esta individualização pode libertá-lo de algumas travas do cotidiano. É o momento ideal para começar uma atividade esportiva, de mudar alguns hábitos e, principalmente, deixar o sedentarismo de lado. Touro: Abril trará situações favoráveis a sua expansão. Este período é benéfico para tudo aquilo que tem relação com a procura de emprego, com pedidos de mudança de cargo e com abordagens legais e administrativas. Seu parceiro está mais atencioso e de acordo com seus desejos e sua expressão, mais serena, ganha intensidade.

Virgem: Abril será tão agitado quanto o mês passado. Você vai passar por uma fase bem-vinda de estabilização para retomar seu raciocínio depois de tantas atividades. Você será naturalmente capturado pelos prazeres de Eros, que o libertarão provisoriamente de alguns detalhes sobre os quais você tende a pensar deste outubro passado. Libra: Abril começa tão intensamente quanto o mês passado, mas esta energia se estabiliza progressivamente. Você reforçará suas opiniões sobre esses pontos de forma precisa e com razão. Você estará firmemente alinhado as suas certezas apesar de um entorno que sempre testa suas resistências.

Gêmeos: Abril gera um clima enérgico e estabilizador. É muito possível que você demonstre certa impaciência diante da lentidão ou da falta de motivação de algumas pessoas. Isso pode fazer com que seu passado volte à superfície e será preciso não recair nas mesmas reações emocionais ou nos mesmos esquemas.

Escorpião: Abril traz uma intensa energia que o levará naturalmente a se concentrar nas atividades ligadas às suas finanças, à gestão de seus bens e à sua vida social. Você sai de sua reserva costumeira para jogar a rede em busca de um novo emprego ou de uma residência que corresponda melhor às suas necessidades.

Câncer: Abril promete sensações fortes no plano emocional. O curso de sua vida atravessa situações que o exporão a tensões entre seus desejos pessoais e a pressão de seu entorno. Estes dilemas são exacerbados e você deve mostrar sua opinião, se posicionar. Não será possível ficar em cima do muro.

Sagitário: Abril se anuncia intenso em atividades como no mês passado. É de maneira progressiva que você esperará, no dia 10, um clima mais favorável para seu progresso nos pontos que são essenciais aos seus olhos. Isso o incitará a se mostrar mais individualista, o que será bom depois de você ter se dedicado tanto.

Leão: Abril permite que você siga com alguns projetos e os reforce, que você garanta seu futuro e concretize suas ambições. Você para de sonhar, de idealizar e procura construir e consolidar suas aspirações. Este período vazio terá o mérito de lhe dar mais liberdade para se concentrar em seus desejos.

Capricórnio: Abril fará com que você evolua em um clima propício para a expansão de sua afirmação pessoal. Não fique nas sombras, você terá necessidade de exteriorizar suas ideias, principalmente nos planos social e profissional. Isso poderá ter repercussões positivas, pois você pensou muito naquilo que quer colocar em prática.

profundas.

Aquário: Abril será muito dinâmico de forma geral. Resumindo, as influências planetárias se combinam e fazem com que você evolua em um clima regenerador se você aceitar se colocar em questão sem complacência e se você se virar para o futuro sem se perder em reflexões

Peixes: Abril faz de você o privilegiado do Zodíaco. É hora de tomar iniciativas para melhorar este setor de sua vida e fazer com que suas ambições evoluam. A retro gradação de Mercúrio, a partir do dia 10, gera certa criatividade e você terá facilidade para aplicá-la concretamente, sem demora.

Celebre neste mês esta nossa maior certeza: a vida eterna, dada a nós por Cristo. É o tesouro mais precioso! Como não compartilhar com os outros este tesouro, esta certeza? Não é somente para nós, é para ser transmitido, para ser doado aos outros, compartilhado com os outros. Em meio às dificuldades, lembre-se: a Ressurreição de Cristo é a nossa força! Não tenhamos medo! Um abraço cheio do amor de Deus!

40

O JORNALZINHO - ABRIL / 2017

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!

O Jornalzinho - Abril 2017  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you