Issuu on Google+

Edição finalizada dia 05/06 - previsão de distribuição entre dias 08 a 10 de Junho. === Designer: Rafael Polississo /// Fotos: Mauro Boaro /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção e filmagem: Naiara 2 /// Ambientação: Chácara Lima e Lima


Elas têm 16 anos, são gêmeas, nascidas sob o signo de leão. Estudam no 2º ano do ensino médio na EE “Professora Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos”, esbanjam beleza e simpatia e estão aqui estampando a nossa edição de junho. São as irmãs Marina e Karina Garcias Pereira, filhas de Claudevino Pereira e Maria Aparecida Garcias Pereira. Gêmeas não são iguais: uma gosta de uva, a outra prefere morango e ambas adoram lilás. Perfeccionistas, extrovertidas, são gêmeas, não são iguais: uma gosta da música O que os olhos não veem o coração não sente, a outra prefere Mil anos, da mesma dupla: Jorge e Mateus, que as duas adoram. São companheiras, são amigas, que gostam de reunir a turma, sair e dançar, afinal, ser feliz é o que importa. Marina e Karina, bem vindas à nossa seleção de belas gatas.

Útil e funcional Caros leitores, apresentamos a nossa edição de junho. O mês é de festas, o mês é de romance e O Jornalzinho® chega trazendo todos os bons acontecimentos que movimentaram a região. Como veem, a capa deste mês tem duas gatas. A exemplo do que fizemos em março de 2006, quando tivemos três gatas na capa, estampamos a edição de Junho com as gêmeas Karina e Marina. São poucas as oportunidades de fazer estas inovações, entretanto, se elas surgem, nós aproveitamos. É sempre bom destacar que as capas de O Jornalzinho® são escolhidas pela equipe. Não pagamos e nem cobramos das gatas que estampam as nossas edições. Neste mês em que o inverno chega, nunca é demais fazer aquelas observações sobre a solidariedade para ajudar a população carente no combate ao frio. Doe cobertores, doe alimentos. Ainda que seja pouco, afinal, para quem tem menos, o pouco é o suficiente.

não termine em choro, nosso recado vai para aqueles que gostam de brincar com as bombinhas juninas: Cuidado! É preciso muita atenção com as crianças, idosos, com os animais, para que a festa junina não termine no hospital. Brinque, divirta-se, mas faça isso com responsabilidade. Nosso recado também aos namorados, apaixonados, casados, amantes, enfim, aos que fazem dos relacionamentos um instrumento para a felicidade. Que todos possam construir sonhos, acreditar neles e torná-los reais. Que o respeito mútuo seja o ingrediente principal desta alquimia que é o amor. Que haja doação, carinho, companheirismo em cada ato. Não apenas na saúde, na doença, na alegria e na tristeza, mas em cada passo que se dê. Que um seja o suporte do outro, em qualquer caminhada. Continuamos por aqui, semeando as boas ideias, acreditando e fazendo acreditar que o mundo pode ser melhor. Acreditado no ser humano e nas coisas humanas. Acreditando em você, leitor. Que todos tenham um mês de muita alegria. Boa leitura e até a próxima.

O Jornalzinho®, com seus 20 anos de estrada, credibilidade e participação na vida da região, é um veículo que se esmera em divulgar, para todos, as mensagens dos nossos patrocinadores. Esta dedicação, sem falsa modéstia, torna nossas edições como verdadeiros guias de compra e venda. Há funcionalidade, há utilidade, aliado ao entretenimento e informação. Quem anuncia em O Jornalzinho® sabe destas qualidades, portanto, acredita sempre neste trabalho. Assim, nossos agradecimentos a todos os anunciantes e patrocinadores. Nosso compromisso é continuar sendo o meio de comunicação para aproximar o seu negócio e o público consumidor.

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Nesta edição, trazemos uma grande quantidade de assuntos: eventos, solenidades, baladas, aniversários, casamentos, esportes, uma infinidade de temas, pois, não dá para ser jornal de uma coisa só, quando muitas acontecem. E o resultado deste trabalho são as muitas fotos postadas no site, só no mês de maio foram cerca de 4.500 – quatro mil e quinhentas fotos. Como é impossível publicar todo este conteúdo, nossa edição é apenas um resumo de tudo o que pode ser visto, integralmente, no site. Portanto, fica a dica de sempre: acesso O Jornalzinho® na internet. Como sabem, além dos eventos de São José do Rio Pardo, sempre que podemos, também cobrimos os eventos da região. Temos compromisso com o público daqui e de outras cidades por onde circulamos e com este compromisso ajudamos na integração das nossas cidades. Isto é mais um exemplo da utilidade deste veículo. Quem lê conhece, quem anuncia confia. O mês é de festa e para que ela

2

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


CLUB DJ

Dj Evandro S!

Pilates, um ótimo exercício para DJs Djs estão acostumados a carregar equipamentos, viajar, dormir mal, tocar às vezes em lugares inapropriados e a passar horas sentados em um estúdio. Essas atividades podem causar insônia/sonolência, dores musculares, postura ruim e muitos outros malefícios que os DJs conhecem bem. Os exercícios de Pilates são uma solução para todos esses problemas, desde que feitos com regularidade. “Além de todos os beneficios que exercícios podem proporcionar, o Pilates ajuda a relaxar o corpo e mente e também dormir e acordar melhor. O mais bacana é que não precisa ficar suando em esteiras pra chegar num resultado legal, fazendo bem menos, mas com mais inteligência”.

O Pilates é uma técnica de exercícios sistematizados que visam integrar o corpo com a mente. Durante a execução dos exercícios, o aluno precisa pensar e se concentrar bastante no que ele esta fazendo para que os resultados desejados sejam alcançados mais rapidamente e também tenha menos risco de contrair alguma lesão. Ao se desenvolver esses tipos de movimentos, o aluno amplia sua consciência corporal e acaba levando muito da filosofia do Pilates para o dia a dia e isso vai fazer com que ele tenha uma melhor qualidade de vida enquanto está realizando suas atividades básicas. Entrando no mundo dos DJs, o principal benefício será no fortalecimento da musculatura das costas (alinhando a postura) e pescoço, do abdômen e das pernas, que são regiões muito exigidas durante o desenvolvimento de suas atividades. Além disso ajuda muito na questão das dores musculares. Abraço a todos

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

3

Dj Evandro Schiavon (www.twitter.com/evandrodeejay)


O que é

retenção de líquidos?

Alguns homens podem sofrer com ele, mas, é mais comum nas mulheres, principalmente devido às alterações hormonais e ao fato de acumularem mais gordura no culote e nas nádegas, dificultando o retorno venoso.

- Quais fatores físicos podem causar retenção de líquido? Alguns fatores físicos podem provocar retenção de líquidos como alterações hormonais, insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea. - Quais alimentos e condimentos mais conhecidos propiciam a retenção de líquido? Alimentos embutidos (presunto, peito peru, salame ou mortadela), carnes (toda carne já tem muito sódio, mesmo “in natura”), queijos como canastra, parmesão, ketchup, temperos em tabletes, sopas industrializadas (tem mais sódio que 1 tempero em tablete), salgadinhos de pacote, bebidas gaseificadas, enlatados. - Quais os alimentos e condimentos mais comuns que são diuréticos? Em geral as frutas tem potássio, mas a campeã é a banana. A laranja e a melancia também são ótimas fontes de potássio. Frutas secas como passas, damascos, ameixa seca, frutas oleaginosas como amêndoas, amendoim, castanhas, avelã. Outros como feijão, lentilha, moranga, tomate, batata, cenoura, folhosos, água de côco, cereais integrais como granola, aveia, farelo de trigo, farinha integral, gérmem de trigo. - É comum ter maior retenção no período pré-menstrual. Você indicaria algum suco para esse período? Muito comum por causa da oscilação hormonal do período. Combinar frutas de maneira em geral com legumes/folhosos e água de côco. Principalmente frutas como banana, melancia, laranja, que são ricas em potássio e vão ajudar na eliminação desses líquidos retidos. O uso de água, também vai aumentar a diurese se não existir nenhum fator ou problema renal que dificulte essa eliminação. Para melhorar o retorno venoso e diminuir a retenção de líquidos, o consumo de água e a prática de exercício físico são fundamentais.

Receber massagens de drenagem linfática, feitas por profissionais capacitados para tal, também ajudam a eliminar os líquidos e melhorar o desconforto. (Fonte: estiloemaquiagem.blogspot.com)

Foto arquivo pessoal

Suelen M. Della Colleta 11 anos dia 10/06, parabéns

dos pais Marcela e Douglas

Foto arquivo pessoal

Kauã H. G. dos Santos

1 ano dia 11/05, parabéns dos pais Aparecida e José Carlos

Parabéns, Luana!

A gatíssima Luana Rocha Consolini se prepara para a maioridade. No dia 21 de junho, completa seus 21 anos de vida e nós antecipamos os parabéns. A gata já deu o ar da graça por aqui, no nosso making of. Parabéns, Luana! Felicidades!

Foto arquivo pessoal

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

Camila Luise da Silva Morais

5 anos dia 21/06, parabéns dos pais Carmen e Eliseu

Parabéns, Guilherme!

Neste dia 9 de junho, Guilherme Quirino Junqueira recebe os cumprimentos dos amigos e familiares pela chegada de seus 19 anos de vida. Antecipamos os parabéns, desejando muitas alegrias!

Festa para Gabrielly

No dia 16 de maio, Gabrielly, filha de Franciane Cristina Vieira de Pauli e David Fernando Caruso (in memorian), completou 3 anos de idade e comemorou com festa temática, recebendo o carinho da família e dos amigos. Foto Camila Z. de Oliveira

4

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

Aniversariantes de JUNHO (01) - Silvio Torres (01) - Antonio Granado (01) - Julia Nasser de Pauli (02) - Maurício Carlos Marsulo (02) - Roque Bocamino (02) - Vera Lúcia Farfoglia Morgan (03) - Reginaldo da Silva Mafra (05) - Priscila Prodócimo (Per) (05) - Tales Cominato da Silva (06) - Marina Giantomassi Della Torre (06) - Cícero Juvenal (Tik) (07) - Donato Bocamino (09) - Odete Rodrigues de Mello Silva (09) - Elislaine Catalano (09) - Antônio Carlos Baptistella (10) - Luís Antonio Manzini (10) - Luís Henrique Dias de Souza Filho (11) - Núbia Adriana de Souza (11) - João Batista da Fonseca (11) - Naara Sabrina S. Juventino (11) - Letícia Ap. Minussi Lofrano (13) - Fábio A. Giovanelli Tinti (14) - Débora Dias de Mello Estevam (15) - Maria de Fátima Biagiotti Hernandes (15) - Ana Kerli Neves (15) - Rita Zanetti Costa (16) - Jesus José Lofrano (16) - Jaqueline Moreira Bento (17) - Leandro F. Paduelli (17) - Nicole Evellyn Paiva Silva (17) - Maria Regina da Silva Mello (17) - Beatriz Ferreira Baptistão

(19) - José Ricardo Nasser (19) - Roberto da Silva (20) - Tânia Almodova Boaro (21) - Daniela Campeoto Paiva (21) - Rogério Pedroza Zanardo (21) - Marcos Roberto da Silva Alarcon (21) - Marcelo Trecenella (21) - Adriana Ferreira da Silva (21) - Murilo Andrade (22) - Eiko Miyazawa (22) - Maria Cristina Cassucci de Campos (22) - Natalina Anacleto da Veiga (22) - Roberta Faria Ribeiro (22) - Simone Callegari Minussi (22) - Grasiela Aparecida Ramos Eleutério (22) - Onda Salles Pacheco (23) - Luciana Sanches Rossetto (23) - José Luís Florêncio (23) - Rosana Quaio (24) - João Carlos de Oliveira (24) - Fernanda Manetta Posso (24) - Ana Elisa Zanetti (25) - Talita Cristina Marin Buffo (25) - Francisco José Rueda (26) - Victoria Ferrari Fonseca (26) - José Roberto Torres (26) - Marcos Fábio P. de Araújo (27) - Donner de Almeida Araújo (27) - Júnia Conti da Silva Viana (27) - Onofre das Neves (29) - Samuel Callegari Viana (29) - Rita Mello Dessimoni (29) - Adriano da Silva Gonçales (30) - Patrícia Aparecida de Oliveira (30) - Elsa de Fátima Rodrigues

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Markenting em Foco Melina B Feliciano

melinafeliciano@bol.com.br Estudante de Gestão de Marketing

Propaganda Enganosa é Crime! A Propaganda Enganosa é quando induz o consumidor ao erro, ou seja, apresenta um produto ou serviço que não tem. A propaganda enganosa pode ser apresentada nas seguintes versões:

Propaganda enganosa por omissão: é quando o anunciante/ fornecedor omite dados relevantes sobre o que está sendo anunciado e, se o consumidor soubesse desse dado, não compraria o produto/ serviço ou pagaria um preço inferior por ele. Propaganda enganosa por comissão: é quando o anunciante/fornecedor afirma algo que não é, ou seja, atribui mais qualidades ao produto ou serviço que ele realmente possui. Propaganda abusiva: esta é mais grave, pois induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial. São propagandas que incitam à violência, desrespeitam valores

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

5

ambientais, exploram o medo do consumidor, ou se aproveitam da deficiência de julgamento ou inexperiência das crianças A Propaganda Enganosa provoca uma distorção na capacidade decisória do consumidor, que se estivesse melhor informado, não adquiriria o que foi anunciado. Qualquer tipo de propaganda enganosa é ato proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, sujeitando o infrator e o agenciador de uma pena de detenção de três meses a um ano e multa. Se você se sentiu prejudicado por alguma empresa e caracteriza o ato por ela realizado como propaganda enganosa, procure o PROCOM da sua cidade ou denuncie através do site: CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) www.conar.org.br. Até a próxima!!!


A pequena Maria Luiza, filha de Maria Rita Manzoni de Oliveira e Fábio Mansano de Oliveira, foi o centro das atenções no dia 1º de maio, quando completou 2 anos de idade. Foto Líder

Festa para o Renan

Os 4 anos de idade do Renan Vasconcellos Possebon, filho de Fernanda Cristina e Ricardo Possebon Junior, foram comemorados com festa no dia 28 de maio, com a presença dos familiares e amiguinhos. Foto Líder

Aniversário de Évelyn

No dia 28 de maio, Marlene de Assis e Maurício Alexandre Zuchini receberam os amigos e familiares no Salão de Festa da Igreja 3 Reis para celebrar o primeiro aniversário da filha Évelyn, completado no dia 25. Saúde!

Curso de cabeleireiro

No dia 23 de maio, dezenas de pessoas passaram pela sede da AAR, em São José, participando do curso de cabeleireiro ministrado pela cabeleireira Lilian Curi. Além dos riopardenses, estiveram presentes profissionais de Casa Branca, S ã o João da Boa Vista e Tapiratiba.

Foto arquivo pessoal

O inverno ainda não começou, mas o frio já apareceu e, com isso, algumas doenças podem aparecer. Alergia, resfriado, asma e gripe são apenas algumas das doenças que se intensificam com a queda de temperatura. “Medidas simples colaboram para melhorar a qualidade de vida nos dias mais frios, e fazem toda a diferença para prevenir problemas de saúde”, afirma o médico pneumologista e coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli. Confira algumas dicas para manter a saúde no frio: Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Agasalhese antes de sair; Ingerir líquidos quentes ao

Aniversário de Maria Luiza

Foto arquivo pessoal

Proteja sua saúde de quedas bruscas de temperatura

longo do dia, como chás, café e chocolate quente, ajuda a manter o corpo aquecido, mas deve-se evitar o exagero no consumo desses produtos. Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos; Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;

Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio; As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos; As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes como bronquite e rinite costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações; Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”; Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas à cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente. (Fonte: http://noticias.uol.com.br)

6

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Drª Ana Paula Junqueira Paulino CREFITO 3 - nº 36858 - LTF Email: paulajunq@hotmail.com Fone: (19) 9119-7109

BURSITE TROCANTÉRICA

O que é? É conhecida como bursite no quadril, um tipo de inflamação na “bolsa” localizada entre tendões da região lateral do quadril, causando dor ao andar e ao ficar muito tempo em pé e sentado numa mesma posição.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

7

Como ocorre? A causa mais freqüente associada à bursite trocantérica é o microtrauma repetitivo causado pelo uso ativo dos músculos que se inserem no grande trocânter, resultando em mudanças degenerativas dos tendões, dos músculos, ou de tecidos fibrosos. As alterações na biomecânica da extremidade inferior conjuntamente com a mudança dos mecanismos dos músculos do quadril podem também predispor ao desenvolvimento da doença. Quais os sintomas? Dor na região superior e externa da coxa ou quadril, que pode piorar ao andar a pé, de bicicleta e ao subir ou descer escadas. A dor é sentida durante o movimento da coxa e maior na região sobre o trocânter maior. Diagnóstico O diagnóstico é confirmado pela dor à palpação do grande trocânter, pela presença de calcificações periarticulares no RX e pela ultrassonografia que pode mostrar o espessamento da bursa. Como pode ser tratada? O tratamento inicia-se com medicações antiinflamatórias, fisioterapia e cuidados domiciliares. Evite deitar sobre o lado afetado, faça compressas mornas, use um travesseiro entre as pernas ao dormir. Podem também ser realizadas infiltrações locais com corticóides em casos específicos e cerca de 5% dos pacientes não melhoram com estas técnicas necessitando de tratamento cirúrgico. Como evitar A melhor forma de prevení-la é aquecer e alongar corretamente os músculos da parte externa superior da coxa, e uma vez compreendido o mecanismo que em você causa os sintomas, evite-os. FAÇAM EXERCÍCIOS FÍSICOS E ALONGAMENTOS DIÁRIOS E SEU CORPO AGRADECE!!!!


8

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Ponte metálica: 110 anos

No dia 18 de maio, a ponte metálica “Euclides da Cunha” completou 110 anos de sua implantação. Estudantes, autoridades e a população de São José do Rio Pardo participaram dos eventos que lembraram a importância deste monumento que serve toda a comunidade. O ponto alto das festividades foi uma solenidade na noite de 22 de maio, com encenações, queima de fogos, e dança no Recanto Euclidiano. Tudo registrado.

Sorteio

No dia 30 de abril, clientes acompanharam ao sorteio da promoção de aniversário da loja Lua de Cristal. Na ocasião, as ganhadoras foram Cleonice de Fátima Batista e Lucélia Porto. Parabéns as proprietárias, desejamos muito sucesso!

Dra.Gabriela de F. da Silva CROSP- 95.948 / Clínico Geral - Dentística Estética Restauradora - Pós Graduação em Odontopediatria Contato: 3681-6240

ODONTOPEDIATRIA

Assim como o médico pediatra, é o profissional especializado em bebês, crianças e adolescentes, que atuam no tratamento dentário através da orientação, educação, motivação e tratamento restaurador.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

9

Por ser o ODONTOPEDIATRA que apresenta o paciente ao mundo da odontologia, ele engloba através da psicologia uma atenção materna infantil, um atendimento diferenciado a criança e uma abordagem específica ao adolescente (já que estes estavam perdidos entre o mundo infantil e adulto). A importância do amplo conhecimento da odontopediatria se reflete inclusive nos métodos preventivos e na intercepção da má oclusão, além de trabalhar na prevenção e restauração das doenças cárie e gengiva. É importante lembrar que a má oclusão e focos de infecção afetam a respiração e a mastigação, prejudicando a alimentação da criança, favorecendo outros problemas de saúde. Até os 3 anos de idade, as crianças desenvolvem com facilidade a chamada cárie de mamadeira. O primeiro sinal é o aparecimento de pequenas manchas brancas, que se não tratadas podem evoluir e atingir rapidamente o canal dos dentes. Hábitos inadequados da mãe, podem oferecer o risco de transmissão de cárie da própria mãe (ou pessoa que cuida da criança) para o bebê. Quanto mais cedo a criança visitar o consultório, menor a chance do aparecimento das doenças bucais e maior relação com o Odontopediatra. Uma boquinha sem problema na primeira dentição cria um ambiente saudável para a segunda, que será para sempre. Tudo que a criança aprende na primeira infância fica gravado, levando uma imagem positiva ou negativa no seu futuro adulto, dependendo de como foram essas experiências. Portanto o Odontopediatra é o profissional que mais benefícios poderá trazer para a saúde bucal e vida adulta do seu filho!


Clusia rosea

Árvore que é cultivada como espécie arbustiva, podendo atingir até 10,0 metros de altura. Muito ramificada, de tronco de casca lisa, sedosa a acinzentada.

O valor de um

milagre Uma garotinha foi para o quarto e pegou um vidro de geléia que estava escondido no armário e derramou todas as moedas no chão. Contou uma por uma, com muito cuidado, três vezes. O total precisava estar exatamente correto. Não havia chance para erros.

No seu habitat de origem as sementes levadas pelos pássaros germinam sobre outras árvores e suas raízes e ramos tomam o aspecto decumbente, até atingirem o chão, quando enraízam ao solo e acabam por matar sua hospedeira, recebendo o nome de matapalo (mata-pau). As folhas têm a forma de uma colher chata, de ponta arredondada, são rígidas, suculentas de textura encerada. É uma planta dióica, isto é, encontramos plantas de flores femininas e outras de flores masculinas. O de flores femininas tem a forma circular, de pétalas brancas como

Colocando as moedas de volta no vidro e tampando-o bem, saiu pela porta dos fundos em direção à farmácia Rexall, cuja placa acima da porta tinha o rosto de um índio. Esperou com paciência o farmacêutico lhe dirigir a palavra, mas ele estava ocupado demais. A garotinha ficou arrastando os pés para chamar atenção, mas nada. Pigarreou, fazendo o som mais enojante possível, mas não adiantou nada. Por fim tirou uma moeda de 25 centavos do frasco e bateu com ela no vidro do balcão. E funcionou! - O que você quer? - perguntou o farmacêutico irritado. - Estou conversando com o meu irmão de Chicago que não vejo há anos -, explicou ele sem esperar uma resposta. - Bem, eu queria falar com o senhor sobre o meu irmão -, respondeu Tess no mesmo tom irritado. - Ele está muito, muito doente mesmo, e eu quero comprar um milagre.

outra do mesmo gênero, a Clusia fluminensis ou com sombra rosa claro ou forte, como na Clusia rosea. Na flor feminina ao redor do pistilo encontramos glândulas nectaríferas, uma atração para os polinizadores e que na floresta de origem são principalmente os morcegos. As flores masculinas são pequenas de forma mais estrelada sem grande expressão ornamental. Floresce do final do verão até o outono. Após a floração ocorre a frutificação. Os frutos são ovais, tóxicos e com sementes esbranquiçadas providas de arilo comestível que os pássaros adoram, contribuindo assim para a disseminação da planta. No nosso país é cultivada em vasos e jardins e mantida na forma de arbusto. Modo de Cultivo: Local ensolarado até meia sombra, quando as folhas assumem cor verde intenso. Solo com maior matéria orgânica e um bom teor de umidade. Também é muito usado o cultivo desta planta em vasos. Recomendo os vasos de cimento, pois suas raízes são fortes e podem quebrar facilmente os de cerâmica queimada. Escolher um vaso grande de maior diâmetro e profundidade. Para jardineiras ou vasos em terraços não recomendo, pois tenderá a introduzir-se em encanamentos atrás de água. (Fonte: http://www.fazfacil.com.br)

10

- Desculpe, não entendi. - disse o farmacêutico. - O nome dele é Andrew. Tem um caroço muito ruim crescendo dentro da cabeça dele e o meu pai diz que ele precisa de um milagre. Então eu queria saber quanto custa um milagre. - Garotinha, aqui nós não vendemos milagres. Sinto muito, mas não posso ajudá-la. - explicou o farmacêutico num tom mais compreensivo. - Eu tenho dinheiro. Se não for suficiente vou buscar o resto. O senhor só precisa me dizer quanto custa. O irmão do farmacêutico, um senhor bem aparentado, abaixou-se um pouco para perguntar à menininha de que tipo de milagre o irmão dela precisava. - Não sei. Só sei que ele está muito doente e a minha mãe disse que ele precisa de uma operação, mas o meu pai não tem condições de pagar, então eu queria usar o meu dinheiro. - Quanto você tem? - perguntou o senhor da cidade grande. - Um dólar e onze cêntimos -, respondeu a garotinha bem baixinho. - E não tenho mais nada. Mas posso arranjar mais se for preciso.

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

- Mas que coincidência! - disse o homem sorrindo. - Um dólar e onze cêntimos! O preço exato de um milagre para irmãozinhos! Pegando o dinheiro com uma das mãos e segurando com a outra a mão da menininha, ele disse: - Mostre-me onde você mora, porque quero ver o seu irmão e conhecer os seus pais. Vamos ver se tenho o tipo de milagre que você precisa.. Aquele senhor elegante era o Dr. Carlton Armstrong, um neurocirurgião. A cirurgia foi feita sem ônus para a família, e depois de pouco tempo Andrew teve alta e voltou para casa. Os pais estavam conversando alegremente sobre todos os acontecimentos que os levaram àquele ponto, quando a mãe disse em voz baixa: - Aquela operação foi um milagre. Quanto será que custaria? A garotinha sorriu, pois sabia exatamente o preço: um dólar e onze cêntimos! - Mais a fé de uma criancinha. Em nossas vidas, nunca sabemos quantos milagres precisaremos. Um milagre não é o adiamento de uma lei natural, mas a operação de uma lei superior.

Para Pensar “Convencemo-nos que a vida será melhor depois... Depois de acabar os estudos, depois de arranjar trabalho, depois de casarmos, depois de termos um filho, depois de termos outro filho. Então, sentimo-nos frustrados porque os nossos filhos ainda não são suficientemente crescidos e julgamos que seremos mais felizes quando crescerem e deixarem de ser crianças. Depois, desesperamos porque são adolescentes, insuportáveis. Pensamos: “Seremos mais felizes quando esta fase acabar!”. Então, decidimos que a nossa vida estará completa quando o nosso companheiro ou companheira estiver realizado... Quando tivermos um carro melhor... Quando pudermos ir de férias... Quando conseguirmos uma promoção... Quando nos reformarmos... A verdade é que NÃO HÁ MELHOR MOMENTO PARA SER FELIZ DO QUE AGORA! Se não for agora, então quando será? A vida está cheia de depois... É melhor admiti-lo e decidir ser feliz agora, de todas as formas. Não há um depois, nem um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho e é AGORA! Deixa de esperar até que acabes os estudos... até que te apaixones... até que encontres trabalho... até que te cases... até que tenhas filhos... até que eles saiam de casa... até que te divorcies... até que percas esses 10kg... até sexta-feira à noite ou Domingo de manhã... até à Primavera, o Verão, o Outono ou o Inverno, ou até que morras... para decidires então que não há melhor momento do que justamente ESTE para seres feliz! A felicidade é um trajeto, não um destino. Trabalhe como se não precisasses de dinheiro... AME como se nunca te tivessem magoado e dance como se ninguém estivesse a ver!”

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Brasil tem mais celulares que pessoas

O Brasil terminou março com 210,5 milhões de assinantes da telefonia celular, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Considerando o resultado acumulado do primeiro trimestre de 2011, foram 7,6 milhões de novos celulares. A teledensidade, que é o número de assinaturas para cada 100 habitantes, atingiu a marca de 108,34, ou seja, há mais de um celular para cada brasileiro. A distribuição, entretanto, não é homogênea, pois somente 17 unidades da Federação têm mais de um celular por habitante: DF, SP, MS, RJ, GO, RS, RO, MT, SC, PE, ES, PR, TO, RN, AP, MG e SE. O Distrito Federal foi a unidade federativa que apresentou maior teledensidade: 184,92, seguida do estado de São Paulo com 125,26. Já o Maranhão apresentou o mais baixo valor: 65,11 habilitações para cada grupo de cem pessoas.

Por área de registro, a maior teledensidade é a do código 71, de Salvador (BA), com 164,78. No final do ranking ficou a área de registro 97, de Coari (AM), onde a teledensidade é de apenas 25,77. A área de registro 19, de Campinas (SP), a qual São José do Rio Pardo faz parte, ficou em 14° lugar no ranking de densidade por código nacional com 121,95 assinaturas por cem habitantes. Quanto à forma de pagamento, os pré-pagos são responsáveis por 82,18% do total, ou seja, 173 milhões de celulares, enquanto os pós-pagos representam apenas 17,82%. Na divisão de mercado por operadoras, a liderança foi mantida pela Vivo, com 29,5% do total de celulares, a Claro está em segundo lugar com 25,4%. Na terceira posição encontra-se a TIM com 25,1%, seguida pela OI que tem 19,7% dos telefones móveis do país. A Anatel cita também a CTBC, Sercomtel e Unicel que, juntas, não atingem 1% desse mercado.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

11


História dos Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos são um evento esportivo, realizado de quatro em quatro anos, envolvendo atletas da América do Norte, América do Sul e América Central. Origem e história A idéia da realização de um evento esportivo americano nasceu em 1932. Nesta época já ocorria os Jogos Centro-Americanos. Representantes e dirigentes esportivos de vários países da América propuseram a realização de um evento que pudesse envolver todos os países do continente americano. No I Congresso Esportivo PanAmericano, realizado em 1940 na cidade de Buenos Aires, ficou definido que o primeiro evento deste tipo aconteceria na Argentina em 1942. Porém, com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o evento foi cancelado, assim como aconteceu com as Copas do Mundo de Futebol de 1942 e 1946. A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu na cidade de Buenos Aires (Argentina), no ano de 1951 (cerimônia de abertura aconteceu em 25 de fevereiro). Contou com atletas de 21 países, e foram disputados 18 modalidades esportivas. Com o passar do tempo, o evento foi ganhando cada vez mais importância no cenário esportivo internacional. Este ano, os Jogos PanAmericanos acontecerão na cidade de Guadalajara no México, e contará com a participação de delegações de atletas de 42 países afiliados ao COI – Comitê Olímpico Internacional. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 14 de Outubro e a de encerramento no dia 30 de Outubro. Estima-se que cerca de 6 mil atletas participarão dos Jogos Pan Americanos 2011, disputando e competindo nos estádios e demais obras que estão sendo preparadas para o evento.

(((01))) Esta galera linda e muito animada curtiu o show de Jorge e Mateus. -- (((02))) A dupla de gatas também marcou presença no Rio Pardo Rodeio Show. -- (((03))) Fernanda Amato e amiga foram curtir a dupla Pedro Paulo & Matheus. -- (((04))) Augusto, Ana Laura e um amigo na discoteca retrô na AAR. -- (((05))) Cristina e Miguel Padilha na discoteca dos anos 60, 70, 80 na AAR. -- (((06)) Dani, Marlene e Alessandra em noite de show com Vitor e Léo. -- (((07))) Num click para o Zinho elas esbanjaram beleza e simpatia no show do Tomate. -- (((08))) Zezim, Vinicius, Luca , Neto e Danilo Ballarin fazendo um esquenta antes do rodeio. -- (((09))) Em Caconde, no restaurante Pizza na Roça, os Fratelli d’Italia em noite de confraternização. -- (((10))) Muita gente bonita em São Sebastião da Grama na Skol Fest. -- (((11))) Rita, Iani , Carol e Paula no jantar de aniversário da Arpa. -- (((12))) Lilian Curi e a equipe que participou do curso de cabeleireiro na AAR. -- ((13))) Os padrinhos Nelson Leandro e Priscila, o diácono Antonio Raveta, os pais Romano e Daniela, e Beatriz, no dia de seu batizado.

09

08

04

05

03

02 07

Confira todas as edições dos Jogos Pan-americanos realizadas até hoje: 1951 - Buenos Aires (Argentina) 1955 - Cidade do México (México) 1959 - Chicago (EUA) 1963 - São Paulo (Brasil) 1967 - Winnipeg (Canadá) 1971 - Cali (Colômbia) 1975 - Cidade do México (México) 1979 - San Juan (Porto Rico) 1983 - Caracas (Venezuela) 1987 - Indianápolis (EUA) 1991 - Havana (Cuba) 1995 - Mar del Plata (Argentina) 1999 - Winnipeg (Canadá) 2003 - Santo Domingo (República Dominicana) 2007 - Rio de Janeiro (Brasil)

12

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


06

Psicologia

12

Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo Psicóloga Clínica e Hospitalar. Clínica Criare - 3608-8299 email: talita.psico@hotmail.com

Psicopatas nas empresas

13 01

Estamos acostumados a ouvir que Psicopatas são pessoas muito violentas, que matam sem qualquer arrependimento, porém um psicopata nem sempre é ou vira um assassino, ele na verdade vai atrás daquilo que ele deseja, seja poder, dinheiro, e por isso um lugar muito comum que eles se encontram são nas empresas.

11

10

Pode ser empresas grandes ou pequenas desde que tenha um grupo de pessoas que ele possa controlar para conseguir o que quer. Eles normalmente não matam colegas de trabalho, mas tentam prejudicá-los, usam seus amigos, passam por cima de qualquer regra da empresa sem se preocupar com as consequências; e o pior, ele sai de todas essas situações ileso e culpando os outros. Mas como eles conseguem ser tão frios? O cérebro de um psicopata é diferente de um cérebro normal, porque a área responsável pela razão é muito mais ativada do que a da emoção. Eles normalmente são racionais, não sentem remorso, não conseguem se colocar no lugar dos outros e sempre se relacionam com os colegas de forma superficial e manipuladora. Vivem de forma impulsiva, correndo riscos e com muita ousadia. O mais alarmante é que esse tipo de profissional, agressivo e ambicioso é o alvo de grandes empresas que valorizam a competitividade e muitas vezes esquecem da importância dos valores morais. Muitas empresas americanas faliram por terem executivos psicopatas que fraudaram a contabilidade e eliminaram qualquer rastro evidente. Os psicopatas não são emotivos, mas sabem captar as emoções. Eles analisam os pontos fracos e fortes, criam um elo psicológico com suas vítimas e usam toda sedução para ganhar confiança e atingir seus objetivos. Você deve estar se perguntando se um conhecido seu é ou não um psicopata, mas é importante considerar que ele pode ter um outro transtorno psiquiátrico como: narcisismo, transtorno de personalidade, transtorno compulsivo, entre outros.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

13

Fonte: (Revista Super Interessante. Maio 2011)


Orquídea

Encontro de motociclistas em Caconde

de bambu

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Caconde sediou o seu 4º Encontro de Motociclistas, organizado pelo Caconde Moto Clube, com apoio da Prefeitura. O evento, de caráter beneficente, colaborou com entidades assistenciais e reuniu cerca de 1.500 motociclistas de diversas regiões, numa grande confraternização ao som de várias bandas de rock, dentre as quais: Mastigando Mutretas, Rock Diapers, Rotor Sonoro, Sete Galo, Guns n’ Roses Cover e Mercado Central. Um sucesso! Foto arquivo pessoal

A Arundina é a única espécie deste gênero e de origem asiática com clima tropical. Planta herbácea perene de caule parecido com junco, formando grandes touceira de altura que pode chegar até 2,0m. Suas folhas são estreitas e finas com até 19 cm de comprimento e com ponta aguçada. As flores são isoladas, cor-de-rosa com o labelo em cor-de-rosa forte ou púrpura e sépalas rosadas que envolvem o caule. Também são encontradas a Arundina graminifolia alba, de flores brancas. Floresce da primavera ao início de outono e pode ser cultivada em todo o país.

Encontro off road em Grama

A galera marcou presença no 16° Off Road - Encontro de Jipeiros, Motoqueiros e Gaioleiros de São Sebastião da Grama. Realizado pelo Jeep Clube “Nóis da Grama”, pela Loja Maçônica Caminho do Dever e apoio da prefeitura, o evento movimentou a cidade nos dias 29 e 30 de abril, e 1º de maio. Além das atividades radicais da modalidade, o encontro teve ainda muita música. O Grupo Adere e a banda Identidade Nacional contribuíram para a animação da festa, nos dias 29 e 30 de abril, respectivamente. A gente registra.

Modo de Cultivo: Local ensolarado, solo rico em material orgânico e bem drenado. Plantar em cova com muito composto orgânico e adubo animal mas com cascas de pinus ou de coco para garantir boa drenagem. Dicas de cultivo Pode ser cultivada à meia-sombra ou a sol pleno, mas sempre em solo rico em matéria orgânica. Quando plantada em vaso, a mistura recomendada é: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico As regas devem ser regulares, sem encharcamento, e sempre que o substrato secar na superfície. Cultivada em condições

Fotos arquivo pessoal

adequadas, floresce o ano inteiro, mas seu período de florescimento vai da primavera ao início do outono. Sua floração é mais intensa em regiões de clima tropical e equatorial. Não tolera geadas. Para fazer novas mudas da arundina, pode-se usar o processo da divisão das touceiras, mantendo de 2 a 3 ramos em cada nova muda. Paisagismo: Forma touceiras e seu uso junto a muros ou paredes ensolaradas causa belo efeito, bem como em canteiros isolados.

14

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Mundo Gospel

Maria Elisa Carriero Felicidade

A Coluna Mundo Gospel neste mês traz uma reflexão sobre a tão sonhada “felicidade”. Nós tanto a procuramos, e tantas vezes não a encontramos, sendo que ela tantas vezes está ao nosso lado. Espero que gostem dessa história já conhecida, mas que vale a pena ser vista mais uma vez! Um ótimo mês a todos os leitores, e agradeço a todos os comentários recebidos por este trabalho. “Um homem não conseguia encontrar a felicidade em lugar nenhum. Um dia ele resolveu sair pelo mundo à procura da felicidade. Fechou a porta da sua casa e partiu com a disposição de percorrer todos os caminhos da terra até encontrar o lugar de ser feliz. Aonde chegava reunia um grupo a quem explicava os planos que tinha para ser feliz. Afirmava que seus seguidores seriam felizes na posse de regiões gigantescas, onde haveria montes de ouro. Mas o povo lamentava e ninguém o seguia. No dia seguinte novamente partia. Assim, foi percorrendo cidades e cidades, de país em país, anos a fio. Mas um dia percebeu que estava ficando velho sem ter encontrado a felicidade. Seus cabelos tingiam-se de branco, suas mãos estavam enrugadas, suas roupas esfarrapadas, os calçados aos pedaços. Além disso, estava cansado de procurar a felicidade, tão inutilmente. Enfim, depois de muito andar, parou em frente à uma

casa antiga. As janelas de vidro estavam quebradas, o mato cobria o canteiro do jardim, a poeira invadia quartos e salas Ele olhou e pensou que ali, naquela casa desprezada e sem dono, ele construiria a sua felicidade: arrumaria o telhado, colocaria vidro nas janelas, pintaria as paredes, cuidaria do jardim. - Vou ser feliz aqui. Disse ele. E o homem cansado foi andando até chegar a porta. Quando entrou, ficou imóvel, perplexo! Aquela era a sua própria casa, que ele abandonara há tantos anos à procura da felicidade. Então ele compreendeu que de nada tinha adiantado dar a volta ao mundo, pois a felicidade estava dentro da própria casa, dentro dele... e ele não tinha percebido.”

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

15


Copo-de-leite

Nome popular: Copo-de-leite; cala-branca; lírio-do-nilo Nome científico: Zantedeschia aethiopica (L.) O Copo-de-leite é muito conhecido em todo o mundo, sendo muito utilizado como flor de corte, devido à sua beleza e durabilidade. A planta possui de 0,6 a 1,0 m de altura, sendo muito florífera, de folhagem também ornamental. Floresce na primaveraverão. Através de hibridações, variedades de diferentes colorações foram geradas, podendo as flores ser brancas, amarelas, vermelhas, rosas, laranjas ou roxas.

Foto arquivo pessoal

Viagem de fé

Nos dias 6, 7 e 8 de maio, Alan Carriero (motel Leblon), Claudinho Minussi (Elétrons) e Reinaldo Soares (Martelinho Rei) se aventuraram pelo Caminho da Fé entre São José do Rio Pardo e o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba. A viagem, de moto, como sempre, cheia de muitas histórias.

Comemorando

Foto arquivo pessoal

No dia 22 de maio, Antonio Celso Reis e a esposa Andresa Carvalho foram a Poços de Caldas celebrar aniversário de casamento, com passeio pelos pontos turísticos da cidade, na companhia dos sobrinhos Tiago e Ana Cláudia.

Suas flores são amplamente utilizadas como flor de corte para composição de arranjos e buquês. É tolerante a baixas temperaturas e não prospera bem em climas mais quentes. Como cuidar: O Copo-deleite é nativo de locais com muita umidade. Ele pode ser cultivado tanto a pleno sol quanto à meia-sombra, acompanhando muros, muretas, paredes, margens de tanques e lagos ou formando conjuntos em terra com

muita matéria orgânica. Se plantado em canteiros comuns, ou mesmo em vasos, devemos mantê-los sempre muito bem regados, e com solo constantemente úmido, sem se preocupar muito com o encharcamento.

Como reproduzir: Podemos multiplicá-los pelas mudas formadas junto ao rizoma da planta-mãe, sendo elas separadas após o florescimento.

(Fonte: http://www.cultivando.com.br)

16

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


GAMES

Éric Trinca Nogueira

Crysis 2

Mês passado falamos de Crysis, esse mês continuo com a saga, com Crysis 2, lançado pela Crytek em março de 2011, para PC, XBOX 360 e PS3 A trama se passa em 2023, 3 anos após o seu antecessor, em Nova York, porém uma Nova York completamente devastada pelos CEPHs, aliens com tentáculos, aliens extremamente inteligentes em combate, o que torna a saga Crysis uma das mais difíceis, pois derrotálos é uma tarefa bem complicada. Os gráficos do game são

fantásticos, em termos de processamento, os gráficos são mais leves que o primeiro título, mas são bem detalhados e realistas. A Critek cumpriu o que prometeu: o game de console mais bonito de todos os tempos! A engine do jogo continua fantástica, precisa e funcional. Não adianta sair atirando a esmo, é necessário pontaria e táticas operacionais para derrotar inimigos. Há upgrades para armadura, possibilidade de destravar armas e, claro, sistema de evolução por níveis de experiência. Basicamente tudo o que os melhores jogos de tiro atuais já oferecem. Não deixa de ser divertido, apesar de não trazer realmente nada de inovador.

Sobre o multiplayer, Crysis 2 continua bem competente. São 12 mapas baseados nos cenários da campanha, disputados em seis modos de jogo que variam dos clássicos “todos-contra-todos”, “matança entre times”, “capture-therelay”, os mais elaborados “crash site”, “assault” e “extraction”. Enfim, Crysis 2 é um jogo essencial para gamers, e por enquanto o melhor jogo lançado em 2011, porém títulos anunciados para o fim do ano vêm para brigar ponta a ponta como o melhor game. 2011 definitivamente tem sido fantástico no mundo dos games!

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

17


2. Chá tem que ser morninho Os chás, que não são à base de cafeína, em geral, ajudam a relaxar e por isso são bons indutores do sono, mas o alerta fica para a temperatura da bebida: “Um chá de camomila ou erva-doce, por exemplo, faz bem porque relaxa, só que as altas temperaturas elevam a temperatura corporal e isso também pode causar insônia. Por isso, prefira chás gelados ou em temperatura ambiente e evite bebidas muito quentes antes de dormir”, diz o neurologista. 3. Hora do leitinho Shigueo Yonekura explica que o leite é rico em triptofano, um aminoácido que essencial para a síntese de serotonina, o hormônio do bem-estar. Por isso, consumir o alimento relaxa e garante uma noite tranquila.

Aniversário do Bim de Sordi

Fabiano Feltran de Sordi, o Bim, reuniu familiares e amigos para comemorar seus 28 anos de idade, no Rancho do Betinho. O aniversário foi no dia 2 de maio, e a festa começou no dia 30 de abril, se estendendo por todo o final de semana. Tudo preparado pela noiva Daniele. Isso que é amor! Parabéns! Foto arquivo pessoal

Formatura

Na noite de 21 de maio, Talita da Rocha Capelari comemorou com os amigos e familiares a colação de grau no curso técnico de Farmácia, do Colégio Objetivo. A solenidade festiva foi na sede do Rotary Club. Desejamos sucesso!

Show com Bruno e Marrone No dia 12 de maio, Marcelo, Kátia, Daniela e Edilson Miolli foram à badalada casa de shows Credicard Hall, em São Paulo, curtir o show da dupla Bruno e Marrone.

Monange Dream Fashion Tour

O rio-pardense Murilo Andrade continua sua trajetória pelas principais capitais brasileiras, com o Monange Dream Fashion Tour, evento promovido pela Mega Model unindo música, desfile, celebridades e gente bonita, num grande espetáculo. Animado pela banda Capital Inicial, a atração já percorreu Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Salvador. Devendo passar ainda por Belo Horizonte, Fortaleza e Belém. Na etapa do Rio, Murilo Andrade recebeu a companhia das rio-pardenses Regiane e Dani Faria, que aproveitaram para tietar o galã Cauã Reymond. Toda sorte, Murilo! Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

1. Livro chato Boa para o corpo e para a mente, a leitura ajuda a melhorar a insônia, porém, devem-se tomar alguns cuidados na hora de escolher o livro de cabeceira: “Na maioria dos casos, a leitura ajuda a pegar no sono, mas recomendamos livros menos complexos e interessantes. Prefira ler coisas que não chamem sua atenção ao ponto de despertar sua curiosidade, senão, o efeito será contrário”, explica o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono.

Projeto

Shalom Foto arquivo pessoal

Quatro dicas para dormir bem

em “tarde da beleza”

Foto arquivo pessoal

Adolescentes do Projeto Shalom, mantido pelo Instituto Prefeito Lupercio Torres, participaram no dia 30 de abril do evento “Tarde da Beleza”, que oferece serviços de cuidados estéticos totalmente gratuitos para a população carente. Em parceria com o Programa Escola da Família, da Escola Estadual do Natal Merli, os jovens realizaram atendimentos de cabeleireiro e manicuro, colocando em prática o que aprendem nas oficinas do projeto.

4. Hora da malhação Praticar exercícios físicos sem dúvida ajuda a amenizar a insônia, porém, Shigueo explica que existem restrições ao estilo e ao horário do treino: “É muito saudável e eficaz praticar exercícios físicos, só que os treinos devem ocorrer pelo menos duas horas antes do horário de ir dormir e não podem ser competitivos, senão, despertarão seu corpo e sua mente”, explica o neurologista. “O ideal é praticar esportes mais leves, caso seja difícil praticá-los duas horas antes de dormir”, continua.

(Fonte: http://msn.minhavida.com.br)

18

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


As 5 raças de cachorro mais caras do mundo

Conhecidos por serem os melhores amigos do homem, os cachorros são excelentes animais de estimação. Porém, os filhotes de alguns destes animais podem chegar a custar cerca de 15 mil dólares. Você pagaria tudo isso em um cão? Pois bem, conheça as raças de cachorros mais caras do mundo. 5) Chinese Crested

O exótico Chinese Crested ocupa o quinto lugar da lista dos cachorros mais caros do mundo. E não é devido a sua boa aparência. Magros e com pouco pêlo, vários cães desta raça já ganharam o concurso que elege o cachorro mais feio do mundo. Apesar disso, um filhote chega a custar R$ 4 mil. 4) Bulldog Inglês Este cachorro é um dos mais afetuosos que existem. Excelente companheiro, ele custa R$ 5 mil. O motivo é a dificuldade de reprodução desta raça e o fato de que suas ninhadas possuem poucos filhotes. Além disso, ele apresenta muitos problemas de saúde, o que significa grandes despesas no veterinário. 3) Welsh Corgi Os Welsh Corgi são os cachorros favoritos da família real inglesa. Esta raça não possui nenhuma qualidade especial e quem não conhece poderia facilmente confundir sua aparência com a de um vira-lata. Contudo, em alguns países da Europa estes cachorros custam o equivalente a R$ 6 mil. 2) Terra Nova

Os cachorros da raça Terra Nova não são muito comuns no Brasil, pois seu pelo farto e escuro não é adequado para um clima tropical. A dificuldade de encontrar estes cães faz com que seu preço atinja R$ 11 mil. 1) Japanese Chin

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

19

Como o próprio nome já diz, os cães da raça Japanese Chin têm origem japonesa. Pequenos e peludos, os primeiros colocados desta lista são excelentes companheiros. Eles são muito raros e custam 15 mil dólares. (Fonte: www.bem-estar.org)


Rosa Maria Padula Camilo

FESTA DO PIJAMA

Palestra empresarial

Por meio do programa Empresas Avançadas, o escritório local do Sebrae promoveu, em 17 de maio, o Circuito de Negócios, com a palestra “Vender mais e melhor” voltada aos comerciantes e comerciários. O evento serviu para integração e compartilhamento de experiências entre os cerca de 200 participantes na Associação Atlética Riopardense.

Se há uma festa que todas as crianças vão recordar para sempre é uma festa do pijama! Poder passar a noite a divertir-se com um grupo de amigos e depois dormirem e acordarem juntos é a melhor forma de celebrar um aniversário ou simplesmente promover um convívio para as crianças. Não tem nada que saber e o resultado final é pura alegria e uma noite diferente, para miúdos e graúdos. Mas requer uma lista de convidados pequena. Preferencialmente, as festas do pijama devem ser realizadas ao fim de semana, sendo o sábado o melhor dia.

Nasceu!

A foto demorou a chegar mas registramos aqui o nascimento de Nicolle Maria, que veio cheia de saúde, no dia 29 de abril, para alegrar a família do casal Daniel Vital Cônsolo-Denise Fernandes Spindola Cônsolo. Felicidades! Foto arquivo pessoal

REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

As festas do pijama que têm como objetivo o pernoitar, devem ser pensadas para crianças mais velhas. Para crianças menores, pode mesmo assim organizar uma festa do pijama que termina um pouco mais tarde, sendo que as crianças já estarão de pijama e prontas para ir dormir quando os pais os vierem buscar.

Não esqueçam de incluir uma pequena lista de tudo aquilo que cada criança deve levar (pijama, pantufas, saco cama, almofada, muda de roupa e escova de dentes). O convite também deve ser extensível à boneca ou peluche que normalmente acompanha a criança na hora de dormir!

A diversão de uma festa do pijama está no partilhar de um espaço, por isso, não se preocupe se não tem camas para todos os pequenos convidados - eles vão adorar dormir em sacos cama no chão da sala todos juntos! Uma festa do pijama não será completa sem um filme divertido e uma animada luta de almofadas, mas existem muitas outras atividades e jogos, perfeitos para uma noite de festa. Divirtam-se e boa noite!

20

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Com Nelson Leandro Capiteli

e-mail: nelcap@ig.com.br Muito se tem falado e pouco tem sido feito para a Copa do Mundo de 2014. Tomara que não façamos feio no Mundial, pois somos conhecidos como o “país do futebol”... Os corintianos sonhavam com o Ganso, mas ficaram com o “frango” na final do Paulistão... Desde 2008 o Corinthians tem investido na criação do terceiro uniforme. O primeiro foi o roxo e em 2010 a camisa de cor bege em homenagem ao centenário. Dá até para defender que os marketeiros queiram criar algo novo para explorar a marca do clube, mas este uniforme grená (foto) só não é mais feio que a “bolinha” que o time está jogando... Quando precisa agredir o adversário, há falta de organização no São Paulo. Carpegiani sabe da qualidade de Rivaldo mas ainda hesita em escalá-lo como titular. Falta um pensador e um cadenciador no meio de campo. E no comando do time também... Torcer para o Palmeiras se transformou em teste para cardíacos. Caminha para brigar “apenas” por uma vaga na Libertadores de 2012... Não é só Milton Neves que tem destacado nossa região em suas tribunas de TV, rádio e internet. Neto (foto), comentarista da TV

Band, disparou ao vivo para o todo o Brasil: “eu treinava e jogava no campo do Vasco, em S.J.Rio Pardo, quando eu era criança, sonhando em ser profissional”. O também corintiano Emilinho Duva foi uma das testemunhas oculares dos treinamentos do ídolo da Fiel, que ainda tem familiares na cidade...

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

21

Ganhando ou não a Libertadores da América (esta coluna foi encerrada em 30/05), o Santos “é outro” após a chegada de Muricy Ramalho. E com o mesmo elenco que foi dirigido por Marcelo Martelotti e Adílson Batista neste ano. Prova que treinador faz diferença... Acessem: www.boletimesportivo.com


Tava no Orkut e saiu nuZinho

Adriana Cardoso 01/06

Adriano Dias 04/06

Anniara Nogueira 08/06

Carla Bocamino 04/06

Carlin Roque 06/06

Carol Magalh達es 07/06

22

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Maravilhas de São José do Rio Pardo

Inauguração

Bodas de prata Foto Líder

O casal Domingos Aguilar-Elza Rodrigues Aguilar festejou com os amigos e familiares, no dia 7 de maio, 25 anos de união. Uma missa na Igreja São Cristóvão, em São José do Rio Pardo, marcou a data, que teve ainda uma recepção na Chácara São Francisco. Felicidades!

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

Foto arquivo pessoal

Um concurso promovido pelo Departamento de Esportes e Cultura (DEC), em parceria com o Portal Rio Pardo, elegeu as “7 Maravilhas de São José do Rio Pardo”, dentre os pontos turísticos da cidade. As atrações mais mencionadas foram, pela ordem: Cristo Redentor, Igreja Matriz, Ponte Metálica, Estátuas das Quatro Estações, Ilha de São Pedro, Santuário de São Roque e Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O anúncio das 7 maravilhas da cidade foi feito no entardecer do dia 18 de maio, durante evento no Cristo Redentor, com participação de autoridades e convidados.

A professora e contadora de histórias, Sônia Regina Rodrigues Possebon lançou seu livro infantil Tatu Bala, no dia 28 de maio, durante a 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que reuniu renomados escritores.

Mais uma novidade no mercado de São José do Rio Pardo. O médico Everton Ricieri Scaramello e sua esposa Patrícia acabam de inaugurar a loja Doce Vida, oferecendo seus serviços para a boa saúde da população. A loja, devidamente instalada à rua Campos Salles, 1.022 (atrás do Educandário) é especializada na comercialização de produtos alimentícios light e diet, e tem seu alvo nos hipertensos e diabéticos. A inauguração foi em 7 de maio. Votos de bons negócios!

Lançamento de livro Foto arquivo pessoal

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

23

Bob Dylan

O ícone da música Bob Dylan completou 70 anos no último dia 24/05 recebendo homenagens em todo o mundo pelas suas músicas folk de protesto consideradas hinos da juventude dos anos 60.

“Ele é uma inspiração para todos nós” disse à Rolling Stone o guitarrista Keith Richards. Já o líder do U2, Bono Vox, disse que o jovem Dylan estava à frente de seu tempo “ Suas palavras, imagens, ira e tristeza... podiam ser facilmente transformadas por movimentos musicais 10 ou 20 anos depois”. “Fui cantar na noite outros tipos de música para não ser considerado um cover de Bob Dylan” lembra Zé Geraldo, quando se tornou cantor, no fim da década de 1960. Outro discípulo de Dylan, Odair José, conta que nas conversas com os músicos no estúdio, deu a senha para encontrar o tom ideal de uma a canção: “Quero uma coisa meio Bob Dylan. Todo mundo sabe o que é Bob Dylan”. Robert Allen Zimmerman nascido em 1941 em Duluth, Minnesota, aprendeu sozinho a tocar gaita, guitarra e piano. Seu primeiro álbum de 1963 “The Freewheelin’ Bob Dylan” apresentou uma boa mostra do que seria o seu trabalho, incluindo a clássica “Blowin’ in the Wind.” Dylan lutou contra a injustiça social, contra a guerra e contra o racismo, e tornou-se um proeminente

defensor dos direitos civis. Em 1965, a primeira turnê britânica de Dylan foi gravada no clássico documentário “Don’t Look Back”. Os álbuns seguintes “Highway 61 Revisited” e “Blonde on Blonde” receberam elogios rasgados, mas a carreira de Dylan foi interrompida em 1966 quando ele ficou gravemente ferido em um acidente de moto, e seu ritmo de produção caiu nos anos 70. Nos anos 80 a música de Dylan renasceu. Depois da virada do milênio, Dylan foi apresentador de um programa de rádio, Theme Time Radio Hour, e publicou o elogiado livro “Crônicas,” em 2004. Ele inspirou pelo menos mais dois filmes, “No direction home”, de Martin Scorcese, em 2005, e “Não estou lá”, de 2007, estrelando Christian Bale, Heath Ledger e Cate Blanchett.


Tava no Orkut e saiu nuZinho

No dia 22 de maio, a dona Manoela Paiva Coaglio recebeu os cumprimentos pelos seus 82 anos de idade. Os familiares se reuniram no Sítio Belmont para comemorar a data. Parabéns, dona Manoela!

Aniversário da dona Manoela

Carol S. Guimarães 09/06

Cris Britto 02/06

Dani Cassucci 13/06

Dj Junior AJ 09/06

Eliseu Moraes 08/06

Fernanda R. Florêncio 12/06

24

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

25


Rio Pardo Rodeio Show

Nos dias 5, 6, 7, 12, 13, 14 e 15 de maio, a galera da região se encontrou para curtir das várias atrações do Rio Pardo Rodeio Show. O Jornalzinho® registrou a galera presente no evento e mostra aqui uma pequena parte, afinal, todas as fotos estão no site. São mais de 1.300 fotos. Acesse e confira!

REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

26

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Casamentos

Bodas de diamante

A todos, nossos votos de felicidades por toda a vida. Foto Líder

Tiago e Valeria

Casaram-se na noite de 30 de abril, no salão paroquial de Itobi. Ele é filho de Deuzelindo Baldo e Lucelena Pereira Baldo. Ela é filha de Antonio Parussulo e Neusa Maria Damaceno Parussulo.

Foto arquivo pessoal

João Bosco e Adrieli

Casaram-se em cerimônia civil e também sob as bênçãos da Igreja Universal do Reino de Deus, no dia 20 de maio, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Carlos Alberto Zeferino e Silvia F.G. Zeferino. Ela é filha de José Carlos Pereira e Neusa Maria C. Pereira.

Foto arquivo pessoal

Marcelo e Raquel

Casaram-se no dia 30 de abril, no Espaço E Eventos, em Santo Antonio de Posse. Ele é filho de Maria Neusa Sampaio Farina e Modesto Farina, família riopardense e ela, filha de Ideli de Brito Gerolomo e Carlos Amadeu Gerolomo, daquela cidade.

Foto Arquivo pessoal

Neste período cheio de romantismo muitos os casais subiram ao altar para dizer sim à vida em comum.

No dia 19 de maio, Roque Maida (87 anos) e Eliza Bertero (84 anos) receberam os cumprimentos dos familiares e amigos por ocasião da comemoração de 60 anos de casamento, portanto, bodas de diamante. Na oportunidade foi celebrada missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Formosa. Em seguida, a família se reuniu na residência do casal para uma confraternização. Um belo exemplo de casal, a quem desejamos felicidades!

Seu site, sua reputação!

Se você tem um site, que tal descobrir como anda a reputação dele no mundo online? Entrando no Blue Backlinks, você pode verificar, em poucos segundos, quais lugares já postaram o link de sua página e, dessa forma, entender melhor se o conteúdo que você posta é bem visto pelas pessoas na internet.

O site é simples e gratuito. Basta entrar e escrever o seu endereço na caixinha. Aí, é só clicar em “Check Backlinks” e aguardar alguns segundos. O tempo de espera é equivalente à quantidade de vezes que seu link foi replicado pela net, então, caso demore um pouco mais, pode ficar feliz, pois isso significa que sua página anda bastante famosa. Assim que aparecerem todos os resultados você pode entrar no link dos sites que te replicaram e investigar o que foi falado sobre a sua página. Além disso, para ter um controle ainda maior, o site permite exportar a lista de lugares que publicaram o seu link para uma planilha no Excel. E também é possível compartilhar o resultado em todas essas redes

sociais aqui. Para saber o total de vezes que o link do seu site foi replicado, aqui eles dão o resultado geral. Legal, não é? Se você quer descobrir quem anda falando do seu site por aí, clique no link que acompanha esta matéria e comece a usar o Blue Backlinks! www.bluebacklinks.com Fonte: olhardigital.com.br

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

27


Cavalgada

No domingo, 29 de maio, uma cavalgada percorreu as principais ruas e avenidas de São José do Rio Pardo, rumo ao Rancho Cadãozinho, onde ocorreu um leilão beneficente ao Educandário São José. O evento reuniu centenas de participantes que colaboraram com a instituição.

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518

Meio ambiente

Pilhas piratas: Um risco para todos Os primeiros resultados de uma pesquisa desenvolvida em parceria pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelam que consumidores de pilhas asiáticas contrabandeadas estão expondo a saúde ao perigo, pondo em risco o meio ambiente e jogando dinheiro fora. Os testes detectaram que esse material de procedência duvidosa vendido pelas ruas de todo o País contém dez vezes mais mercúrio e sete vezes mais chumbo do que o tolerado pela Resolução 257/99 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Quer revelar alguma dessas fotos: Ligue: (19) 3681-5529

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

O agravante é que, ao precisar comprar cada vez mais, porque o produto não rende, o consumidor, além de estar exposto aos riscos do contato com metais pesados, contribui para aumentar o volume de descarte de lixo químico no meio ambiente - afirma o professor do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ, Júlio Carlos Afonso. Durante alguns testes com um disk man, as pilhas contrabandeadas duraram um tempo médio de 6 minutos, ante 3 horas dos produtos nacionais. No teste feito com um rádio, os mesmos exemplares das pilhas piratas duraram 40 minutos enquanto as originais, 6 horas. Ao levantar o conteúdo de pilhas comercializadas no Brasil, aquela instituição observou que os produtos asiáticos contrabandeados carregavam, por unidade, 80 miligramas de mercúrio. Levando em consideração que o mercado informal vende 400 milhões de pilhas, o executivo ressaltou que as vendas de material pirata acarretam disposição de 32 toneladas de mercúrio no meio ambiente. Antes de comprar pilha pirata, pense nos possíveis danos à sua saúde que esses produtos ilegais podem causar e ainda contaminar a água que vai para a sua casa. Você vai achar que está economizando dinheiro comprando as piratas, mas no fim, vai acabar gastando mais, tendo de comprar as originais depois! (Fontes: www.cetem.gov.br - www. projetoescolalegal.org.br)

www.engenheirocezarroberto. blogspot.com

28

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Fabio Junqueira

Safra agrícola

Mais um ano se inicia e com ele se renova a esperança dos produtores rurais por uma safra agrícola rentável, que garanta os custos de produção e sobras suficientes para manter a família e continuar a investir no campo. Em São José, nossa esperança sempre esteve ligada à safra de cebola, por ser a principal cultura local, geradora de inúmeros empregos diretos e indiretos. Propicia, também, giro econômico, principalmente no comércio local. Alegria e lucro para todos, se o preço da saca de cebola for justo. Satisfação dos produtores por uma renda extra, após cobrir seus gastos e reinvestir na lavoura. Entre agosto e outubro, todo segmento de nossa sociedade espera por esse milagre econômico.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

29

A meu ver há, no entanto, necessidade de novas e ousadas medidas, especialmente a nível nacional, para que os custos de produção possam ser reduzidos. Podemos pensar em estudar defensivos genéricos, tais como os remédios, criando concorrência com as multinacionais e, decorrente disso, redução de preços. Podemos forçar a tão sonhada reforma tributária, com a diminuição de “infinitos” impostos que, acumulados, geram um efeito cascata tenebroso, com aumento significativo dos custos de produção. Por outro lado, há necessidade de melhorar a comercialização. A criação de uma CEAGESP terá um papel importante no desenvolvimento do setor agropecuário rio-pardense e regional Outro ponto a ser pensado diz respeito a países desenvolvidos e com subsídios do governo, como Europa e EUA. Nossos produtos levam desvantagem frente aqueles, uma vez que são sobretaxados com onerosos impostos. A agricultura é uma das principais atividades de São José do Rio Pardo e região. Ela necessita de atenção especial, de incentivos, de estimulo, de amparo. Ao contrário de outros setores, está sujeita a intempéries e, dependendo das condições climáticas, o resultado da safra pode ser alterado para melhor ou para pior. Pergunto: por que a agricultura é tão relegada a segundo plano e por que não criar incentivos para motivar os produtores brasileiros?


Casamentos Foto Líder

Erivan e Josinete

email: luisandre_vieira@hotmail.com CONTRATE os serviços do André!!! E experimente as delícias que ele prepara!? Para pequenos e grandes eventos! Ligue - André: (19) 9263-0332

Cheesecake tradicional

Para a massa: 1 pacote de biscoito maisena (200gr) 5 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente Para o recheio: 4 ovos grandes 1 xícara de açúcar 3 1/3 xícara de cream cheese (750gr) 2 colhers de sopa de suco de limão 1 colher de chá de essência de baunilha 1 pitada de sal

Foto Líder

Marcelo e Maria Ângela

Neste período cheio de romantismo muitos os casais subiram ao altar para dizer sim à vida em comum.

A todos, nossos votos de felicidades por toda a vida. Foto Líder

Foto Líder

Foto Líder

Cleiton e Maria Carolina

Tiago e Marina

Rodrigo e Talita

Casaram-se na noite de 30 de maio, na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Marcelo Donizeti Primine e Ana Lúcia Octaviano Primine. Ela, é filha de Waldir Andreazi e Regina Celi Garcia Andreazi.

Casaram-se no dia 6 de maio, em São José do Rio Pardo. Unindo as famílias de Antonio Marcos Boaro e Regina Célia Rodrigues Boaro e Isabel Aparecida Elias.

Casaram-se em cerimônia civil, em São José do Rio Pardo, no dia 13 de maio. Ele é filho de Albertina Maria e Isidoro da Silva e ela, filha de Maria Priscila dos Santos e João Pereira dos Santos.

Casaram-se na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Itobi, na noite de 28 de maio. Ele é filho de Antônio Nogueira e Ana Luiza Carvalho Nogueira. Ela, é filha de Benedito Manuel e Maria Bernadete dos Santos Manuel.

Casaram-se na manhã de 22 de maio, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Mauro Merli e Elisabeth Aparecida Franco de Morais Aga Merli. Ela é filha de José Narciso Machiti e Maria Pereira Gomes Machiti.

Foto Líder

Foto Líder

Foto Líder

Foto Líder

Foto Líder

Davi e Daniela

Daniel e Marina

Leandro e Thaís

Diego e Letícia

Reginaldo e Elenice

Casaram-se em bonita cerimônia no entardecer do dia 28 de maio, na Chácara Luciana, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Roberto Carlos Isidoro e Fátima Aparecida Isidoro. Ela é filha de Antônio da Silva e Cleonice Maria dos Santos Silva.

Casaram-se na noite de 20 de maio, na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de José Renato Tessari e Alice Maria Dib Dias Tessari. Ela é filha de Antonio Viana e Sandra Maria Biaco Vianna.

Casaram-se na noite de 20 de maio, em cerimônia na Chácara Modelo, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Aparecido Prodócimo Trivelato e Isabel Aparecida Trivelato. Ela é filha de Joaquim Alcântara Ribeiro e Ana Lúcia Magalhães Gervásio

Casaram-se no dia 13 de maio, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de José Roberto da Silva e Cleusa Aparecida Gracia da Silva. Ela é filha de Edvaldo Donizeti Callegari e Sueli de Lima Callegari.

Casaram-se no dia 6 de maio, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Carmo Aparecido Giovanelli e Aparecida de Fátima Malavazi Giovanelli. Ela é filha de Lucino Fernandes Pires (i.m.) e Hilda Gonçalves Vieira Pires.

Prepare a massa: No liquidificador, bata o biscoito até obter uma farofa, transfira para uma tigela média, adicione a manteiga e misture. Forre com a massa o fundo e as laterais da forma, apare as bordas com uma faca, reserve na geladeira. Aqueça o forno em temperatura média. Prepare o recheio: Na batedeira, bata os ovos ligeiramente adicione os ingredientes restantes, por uma vez, batendo sempre, até obter uma mistura bem leve (cerca de 30 minutos), coloque o recheio sobre a massa asse no forno preaquecido até o recheio ficar cremoso (1hora e 30 minutos), deixe esfriar cubra com plástico e reserve na geladeira até firmar. Desenforme e sirva.

30

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Necessaire

Seis itens de saúde que não podem faltar na sua necessaire! Não dá para deixar de lado os artigos de primeiros socorros! Graças a eles você pode evitar uma gripe e, até mesmo, prevenir um ataque cardíaco. Veja o que sempre é preciso levar: 1) Remédios Recomenda-se carregar remédios para dores de cabeça, cólica, azia e enjoo, como analgésicos e anti-inflamatórios, além de descongestionante nasal. É importante que eles sigam receita médica e que se tenha costume em usá-los. Melhor do que ser pega de surpresa, e longe de alguma farmácia, é carregar alguns comprimidos com você! A Aspirina®, por exemplo, não

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

31

ajuda só quando a dor de cabeça dá os primeiros sinais, mas também reduz os sintomas de um ataque cardíaco. Tome uma e dirija-se ao ambulatório mais próximo. 2) Protetor solar para o rosto e lábios Perfeito para a proteção do rosto e dos lábios, o ideal é que seja aplicado antes de sair de casa. No caso da boca, atua para evitar lábios ressecados ou rachados e deixa a aparência mais saudável. “Nunca se sabe quando o tempo vai mudar, portanto, é sempre bom ter um protetor solar para tais situações. Indico para os lábios um batom umectante”, diz Dolival Lobão, coordenador de dermatologia do INCA. 3) Álcool gel Ele ficou mais popular no ápice de contágio da gripe H1N1, mas continua sendo um artigo essencial para sua bolsa! Numa situação de alta exposição a germes e bactérias, ou até mesmo durante um almoço no shopping, aplique algumas gotinhas na mão e evite qualquer contaminação! 4) Pinça Útil não só para algum retoque estético, ajuda na remoção de algumas casquinhas em feridas, peles na região das unhas ou ferroadas de inseto inesperadas. 5) Bandagens e Band-Aid ® Na pressa do dia a dia ou durante a corrida matinal, seus pés e mãos agradecem se você tiver fácil acesso a tais itens. Fáceis de aplicar, suavizam as dores e impedem a entrada de bactérias nos machucados. 6) Colírio lubrificante Com a poluição e o ar seco, é normal que os olhos fiquem irritados. Quem usa lentes de contato sofre ainda mais com esses problemas. Sendo assim, carregar um colírio é uma boa alternativa para diminuir a irritação dos olhos e deixá-los mais branquinhos. Segundo Gustavo De Leo, oftalmologista do Hospital CEMA, “o uso de colírios lubrificantes e a higiene palpebral são sempre aconselhados”. Por Fernanda Emmerick (Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br)


Bob Marley

Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley, foi cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de “Charles Wesley dos rastafáris” pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944. No dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho. Após a morte de Norval em 1955, Marley e sua mãe se mudaram para Trenchtown, uma favela de Kingston, onde o garoto era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura (1,63 m). Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais. Carreira musical Marley começou suas experimentações musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia. A maioria do trabalho inicial de Marley foi produzida por Coxsone Dodd no Studio One. O relacionamento dos dois se deterioraria mais tarde devido a pressões financeiras, e no começo da década de 1970 ele produziu o que é considerado por muitos o seu melhor trabalho, então pelas mãos de Lee “Scratch” Perry. A dupla também se separaria desta vez por problemas com direitos autorais. Eles trabalhariam juntos novamente em Londres, e permaneceriam amigos até a morte de Marley. O trabalho de Bob Marley foi

amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell, em 1971, na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com No Woman, No Cry em 1975, que ele ganhou fama internacional (Continua na pág. 33)

32

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Bob Marley

Feijoada beneficente

No dia 15 de maio, um almoço promovido pela Creche “Francisco de Assis” reuniu uma multidão na quadra “Professora Claudirce M. Daud”, na escola Cáritas de São José do Rio Pardo. O evento levantou recursos para a instituição e a população colaborou. Parabéns a todos!

(Continuação da pág. 32) A batalha contra o câncer Diagnóstico em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafáris. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. A doença foi mantida em segredo do grande público. Conversão Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer, em 1977. O motivo seria o de que, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado.

REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

33

Colapso e tratamento O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratarse com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados. Morte Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha. (Fonte: http://pt.wikipedia.org)


Higiene

na cozinha

Cozinha contém mais bactérias do que banheiro, diz estudo. Esponja de lavar louça pode conter germes causadores de doenças graves

Destaques da natação

A natação rio-pardense continua fazendo bonito nas competições estaduais. No mês de maio, os destaques foram os nadadores Matheus Saloti e Mariane Tiezzi Mantovani. Nos dias 28 e 29 de maio, na V Copa São Paulo de Natação, em Guaratinguetá, Matheus tornou-se pentacampeão paulista nos 50 metros nado livre. Mariane brilhou mais uma vez no Campeonato da Federação Aquática Paulista para vinculados, e tornou-se tri campeã nos 100 metros nado costas.Os nadaFotos arquivo pessoal dores Beatriz Escoqui, Cassandra Blaski e Leonardo Baptistão também conquistaram bons resultados. Nossos cumprimentos a todos os atletas, técnicos e patrocinadores!

Os germes podem estar escondidos em lugares inesperados dentro de casa. Segundo um estudo feito pela NSF International, uma instituição não governamental que promove o desenvolvimento de técnicas para melhorar a saúde da população, os locais mais limpos são os banheiros, enquanto os que mais contêm germes são as cozinhas. Durante a pesquisa, moradores de 22 cidades diferentes foram submetidos a testes sobre higiene em casa, além de responder a

questionários sobre quais eram os lugares mais sujos da residência. Para os voluntários, o lugar que mais abrigava germes e bactérias dentro de casa era a haste da escova de dentes. Mas, segundo os cientistas que fizeram os testes, as esponjas de lavar louça eram o objeto que mais abrigava organismos responsáveis por causar doenças. Foram encontrados coliformes que podem causar salmonela e intoxicação alimentar em 80% das cozinhas das casas estudadas. Os pesquisadores mostraram que 77% das esponjas continha coliformes e que metade das pias de cozinha tinham a mesma bactéria. Os cortadores de carne também

apresentaram um número alarmante de bactérias. Em contrapartida, apenas 9% dos banheiros, maior preocupação entre os entrevistados, continha bactérias nocivas à saúde. De acordo com os autores do estudo, a higienização da cozinha é um passo muito importante para prevenir doenças, principalmente aquelas que envolvem o sistema digestório. (Continua na pág. 35)

34

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Higiene

na cozinha

(Continuação da pág. 34) Cozinha limpa Ela é feita para limpar, mas a esponjinha de lavar louças é o objeto

que vira foco de bactérias na cozinha. Ao limpar pratos, talheres e panelas, por exemplo, ela também acumula fragmentos de alimentos e gordura, que junto com a umidade, acabam se transformando no lar ideal de microorganismos. Quem não foge a isso também é o pano de secar a pia. Como são agregadores de bactérias

e fungos, os dois utensílios deveriam ser descartáveis. Mas, como não é bem assim que funciona, a dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo. Porém, mesmo que a esponja e o paninho sejam higienizados, a troca precisa ser periódica. Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar.

A atenção vale para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

35

(Fonte: http://msn.minhavida.com.br)


Cuidando das Rosas Para ter rosas sempre lindas...

Jantar de aniversário

No dia 18 de maio, dezenas de pessoas compareceram ao Sitio São João da Fartura, para um jantar comemorativo ao aniversário de Paulo Sérgio Rodrigues, o “Paulão da Rádio”. No cardápio especial, além de muita caloria, muita amizade e companheirismo. Na ocasião, Amélia Parra, também funcionária da Difusora AM, comemorou idade nova, completada no dia 14. Felicidades aos amigos!

A beleza das rosas tem pelo menos dois inimigos certos: insetos e fungos. Para enfrentá-los, é preciso observar certos detalhes: * Observe sempre as roseiras: Fazendo inspeções periódicas, é possível identificar qualquer problema ainda no início e tratar logo de combatê-lo; * Previna-se: Remediar é bem mais difícil. Fazendo aplicações periódicas de produtos preventivos (contra fungos, principalmente), os riscos dos ataques serem mais severos ficam reduzidos; * Garanta sempre uma boa alimentação: A nutrição é fator fundamental para o bom desenvolvimento das roseiras e sua saúde. Uma fertilização orgânica, feita periodicamente, fornece à planta boas quantidade de macro e micronutrientes, tornando-as mais resistentes aos ataques de insetos e doenças. * Mantenha o “exército natural” de defesa: A natureza é sábia e, juntamente com as pragas, criou também seus inimigos. As joaninhas são excelentes predadoras dos pulgões, os pássaros combatem as lagartas, hortelã plantada nos

canteiros espanta as formigas...; * Use e abuse dos métodos naturais: Quanto menos produtos químicos forem utilizados, melhor. Assim, você estará mantendo o equilíbrio natural e prevenindo contra problemas que surgem com o abuso

de química. Se os ataques forem muito intensos, procure a orientação de um técnico especializado, antes de aplicar defensivos. Por: Rose Aielo Blanco (Fonte: www.jardimdeflores.com.br)

36

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Cuidando das Rosas Os Vilões

Pulgões: São os mais comuns. Sugadores, causam deformações nas partes atacadas, principalmente brotos novos e botões. Combata-os, de maneira mais natural, com calda de fumo.

Ácaros: São quase invisíveis a olho nú e se localizam, em colônias, na parte inferior das folhas, causando grandes prejuízos. A aplicação de enxofre solúvel pode servir como prevenção. Trips: Pequenos insetos voadores que deformam as flores, logo no início da brotação. Em grandes ataques, podem destruir completamente a planta, por essa razão, necessitam de um controle químico, sob orientação. Formigas-cortadeiras: Fazem mais estragos nas folhas e brotos. Iscas formicidas costumam ser bem eficazes. Besouros: A variedade é grande, mas as vaquinhas são as que mais destroem as flores. Também precisam de combate químico, quando o ataque for grande. Mofo-cinzento: Doença causada por um fungo que tem preferência pelas flores e botões. Costuma ocorrer em épocas de chuvas prolongadas e muita umidade. Pode-se prevenir o problema com a aplicação de fungidas. Mofo-branco: É o famoso oídio, que não escolhe época para atacar. Os botões e as folhas são os alvos preferidos. A prevenção pode ser feita com os mesmos fungicidas usados para controlar o mofocinzento e o combate é reforçado com enxofre solúvel. Mancha-preta: Ataca as folhas, amarelando-as e derrubandoas. Costuma atacar mais quando há mudanças bruscas de temperatura. Também pode ser prevenida com fungicidas. Míldio: Surge com mais freqüência nos períodos quentes, quando há excesso de chuvas. É uma doença devastadora, capaz de destruir brotos novos e folhas e, se não for controlada, mata mesmo a planta. Qualquer suspeita de ocorrência deve ser rapidamente combatida com produtos específicos existentes nas casas especializadas em produtos agropecuários. Lembre-se: Todo e qualquer produto químico deve apenas ser aplicado segundo a recomendação do fabricante e só deve ser adquirido após consulta com um técnico especializado, que poderá fazer a prescrição do receituário agronômico.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

37

(Fonte: www.jardimdeflores.com.br)


12 alimentos para combater a depressão

Ricos em nutrientes, eles garantem bem-estar e ajudam no tratamento da doença. A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. “Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de “matérias primas” (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)”, ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma “forcinha” no combate da doença. Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse.

Homenagem às Mães no Colégio Santa Inês

No dia 6 de maio, estudantes do ensino infantil e do fundamental participaram das atividades comemorativas ao Dia das Mães, no Colégio Santa Inês, com direito a música, encenações, bolo, entrega de presentes e muito carinho.

REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. “O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial”, explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. “Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina”, explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga. Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. “A fruta diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo”, explica Abykeyla. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir. Consuma duas colheres de chá da fruta pura (sem açúcar ou adoçante) todos os dias antes de se deitar. (Continua na pág. 39)

38

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Homenagem às Mães no Colégio Objetivo

No dia 7 de maio, a galerinha fez uma grande festa para comemorar o Dia das Mães, no Colégio Objetivo. Os alunos fizeram encenações, apresentações musicais e, como parte das homenagens, as mães participaram de uma sessão de atividades físicas, com alongamento e, ginástica. A festa terminou com um café da manhã.

REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

12 alimentos para combater a depressão

(Continuação da pág. 38) Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ovos: “Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor”, aponta Abykeyla Tosatti. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita. Carnes magras e peixes: “O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono”. Carboidratos complexos: eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. “Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz)”. Aveia e centeio: os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. “Estes nutrientes possuem grande importância, pois, melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão”. Folhas verdes: estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). “Algumas pesquisas mostram que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor”.

Soja: ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. “O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio”.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

39

por Roberta Vilela (Fonte: http://msn.minhavida.com.br)


Os cinco Sentidos

Skol Fest em Grama

Tato

A pele é o órgão responsável pelo tato, sentido que nos permite perceber o ambiente ao nosso redor. Ela também serve de proteção à entrada de microorganismos em nosso corpo. É por meio dela que sentimos calor ou frio e percebemos a textura dos objetos. A pele e todo o revestimento interno e externo de nosso corpo estão capacitados a captar sensações. Sentimos se o alimento está quente, se o estômago está cheio quando comemos demais, entre outra sensações. Na pele, encontramos células nervosas que formam os corpúsculos táteis. Eles são os verdadeiros guardiões do nosso tato: uns estão sempre alerta para o calor; outros, para o frio; outros, para a dor... Enfim, cada um envia uma espécie de telegrama ao cérebro. Veja o quadro abaixo: Milhares de terminações nervosas localizadas na pele captam informações, que são traduzidas como dor, calor, frio, pressão etc. pelo cérebro.

Pele e pêlos Os corpúsculos enviam sinais – impulsos nervosos – até o cérebro, que os interpreta. Então sentimos o que está se passando com a nossa pele. O tato é mais desenvolvido na palma da mão porque aí está a maior concentração de corpúsculos. Os pêlos que temos pelo nosso corpo estão presos na pele por uma raiz com vários receptores que avisam ao cérebro quando alguma coisa os atinge. Assim sentimos o vento em nossos cabelos. Os pêlos também servem para controlar a temperatura do corpo. Eles ficam arrepiados quando sentimos frio, porque o ar fica preso entre eles atuando como isolante e evitando que a pele perca calor. Curiosidades do tato - Para compensar a falta da visão, os cegos têm o tato tão desenvolvido que são capazes de sentir se os objetos têm cores diferentes pela temperatura deles. Isso porque as diversas cores possuem temperaturas variadas, que são imperceptíveis para as pessoas que não têm o tato tão sensível. - Alguns animais, como as baratas e os ratos selvagens, usam o pêlo para autodefesa: eles percebem as vibrações do solo quando um inimigo se aproxima. - Existem ainda alguns animais que usam o sentido tátil de temperatura para conseguir alimento. Esse é o caso de algumas serpentes que possuem dois buraquinhos entre os olhos e as narinas, muito sensíveis às alterações de temperatura. Isso permite que elas sintam a temperatura das presas mesmo antes de vê-las ou de sentir seu cheiro. - Os peixes que nadam nas profundezas do mar, onde a luz solar não penetra, usam o tato para perceber a pressão e o movimento das águas.

A dupla André & Thiago mais a Banda Lemon foram as atrações da noite de 20 de maio, no Clube Literário e Recreativo Gramense, para animar a edição especial da balada Skol Fest. Muita gente bonita marcou presença para curtir o evento, que nós registramos.

REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

40

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Os cinco Sentidos

Paladar

O paladar é o sentido capaz de captar os diferentes sabores através da língua. Na língua encontram-se as Papilas Gustativas que são formadas de células sensoriais que estão ligadas ao cérebro por fibras nervosas e que reconhecem o gosto (amargo, ácido, salgado e doce) e enviam essas informações para o cérebro. As substâncias do gosto dos alimentos que são os aminoácidos e os adoçantes entram na célula sensorial abrindo um processo de liberação de neurotransmissores, possibilitando a identificação do gosto dos alimentos. Na língua existem duas superfícies: - Sensorial ou Dorsal: Ela é toda áspera, denominada papilas. - Inferior ou Ventral: Ela é condicionalmente lisa. Na região da ponta da língua percebe-se melhor o gosto do doce e do salgado, e na parte de trás da língua, percebe-se o gosto amargo. Os estímulos conhecidos como paladar são misturas de quatro sabores básicos: salgado, doce, azedo e amargo, que são assim estimulados:

Azedo O gosto azedo é causado pela ação dos ácidos, e a intensidade da sensação gustativa depende da concentração do íon hidrogênio. Isto é, quanto mais azedo o ácido, mais forte é a sensação. Salgado O salgado é provocado por sais ionizados. Sua qualidade varia um pouco de um sal para outro, porque os sais provocam outras sensações gustativas além do salgado. Os cátions dos sais são os principais responsáveis pelo gosto salgado, mas os ânions também participam dessa sensação. Doce O doce não é causado por alguma categoria única de substância química. Alguns tipos de substâncias que causam o gosto incluem açúcares, álcoois, aldeídos, glicídios, cetonas, amidas, ésteres, aminoácidos e outros. Amargo O sabor amargo, a exemplo do doce, não é causado por uma única substância química. As substâncias que dão um gosto amargo são quase que inteiramente orgânicas, como as substâncias orgânicas de cadeia longa que contêm nitrogênio e os alcalóides.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

41

Fontes: (www.projetos.unijui.edu.br) (www.colegioweb.com.br)


Os cinco Sentidos

Audição

Um dos sentidos que nos permite reconhecer diferentes sons. O principal órgão responsável pela audição é a orelha, que é responsável por captar sons até certa distância e levá-los até o córtex cerebral. Grande parte da orelha fica no osso temporal, localizado na caixa craniana. A orelha é dividida em três partes: - Orelha externa: é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo. O pavilhão auditivo é formado pelo tecido cartilaginoso que é recoberto por pele, exercendo a função de captar e direcionar o som para a orelha média. O canal auditivo externo exerce a função de estabelecer a comunicação entre a orelha média e o meio externo, ele tem três centímetros de comprimento. Internamente, ele é todo revestido por pêlos e glândulas, e são elas que fabricam a cera. Este canal termina em uma frágil,

Piquenique

No dia 1º de maio, associados e convidados da Associação Atlética Riopardense participaram de um piquenique promovido pela diretoria, na piscina do clube tricolor. O evento marcou a celebração do Dia do Trabalhador. Foto arquivo pessoal

Dia das Mães no Tiro de Guerra

Filho fazendo Tiro de Guerra é sempre um orgulho para as mães e, para homenageá-las, no dia 6 de maio, os atiradores do TG 02-038 realizaram a tradicional solenidade, com desfile e entrega de flores. Elas merecem! REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

denominado tímpano. - Orelha média: Está localizada na membrana timpânica. Dentro dela existem três ossículos que estão interligados, que são: O Martelo, que está encostado no tímpano; o Estribo que se apóia na janela oval, que é um dos orifícios que estabelece a comunicação da membrana da orelha interna com a orelha média e a Bigorna que é outro orifício, que é a janela redonda. A orelha média estabelece uma comunicação com a faringe, por um canal chamado Tuba Auditiva. Esse canal faz o que o ar entre dentro do ouvido médio, fazendo com que de um lado e de outro do tímpano, a pressão atmosférica seja igual, pois quando não ouvimos bem quer dizer que essas pressões estão diferentes. - Orelha interna: Também chamada de labirinto, que tem uma parte anterior, que é chamada de Cóclea, que está relacionada com a audição, outra parte da Cóclea está relacionada com o equilíbrio. O labirinto posterior é formado por canais semicirculares e pelo vestíbulo, estes canais são responsáveis pelo nosso equilíbrio. O interior desta estrutura é composto por um liquido, e este líquido é capaz de transmitir paro o cérebro todos os movimentos do corpo, se inclinarmos para um lado este líquido vai para o mesmo lado.

(Fonte: www.colegioweb.com.br)

42

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Os cinco Sentidos

Olfato

Um dos cinco sentidos que tem o poder de captar aromas com o sistema olfativo. O epitélio olfativo dos seres humanos contém 20 milhões de células sensoriais com seis pêlos sensoriais cada uma. Os receptores olfativos são neurônios naturais, que com seus receptores próprios chega até o sistema nervoso central. Na cavidade nasal estão os órgãos do sentido do olfato, e ela é revestida por um epitélio secretor de muco. O ar quando passa pela cavidade nasal, ele se purifica, umedece e esquenta. O que chamamos de mucosa olfativa é a mucosa que cobre a parte superior das fossas nasais. A mucosa vermelha tem muitos vasos sanguíneos, e suas glândulas que secretam o muco e que deixando a região úmida. Na mucosa amarela existem muitas terminações nervosas do

nervo olfativo. Nos dendritos das células olfativas existem pêlos olfativos, que ficam dentro da camada de muco que cobre novamente as cavidades nasais. Quando o odor se desprende de certas substâncias, ao serem inspirados, eles penetram nas fossas nasais e se desmancham no muco que absorve a mucosa amarela, atingindo os pêlos olfativos. É provável que existam alguns tipos de células do olfato, porém cada uma com um receptor para um tipo de odor. Existem milhares de odores que uma pessoa possa identificar. Poucas moléculas são o suficiente para estimular a mucosa olfativa, fazendo com que ela produza a sensação de odor. O olfato é muito importante quando falamos em caracterização dos

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

43

alimentos, pois quando mastigamos, sentimos tanto o gosto como o cheiro do alimento. Ele possui uma capacidade adaptativa muito grande, ou seja, no início o odor pode estar muito forte, depois de um tempo, ele poderá ser quase que insignificante. (Fonte: www.colegioweb.com.br)


Os cinco Sentidos

Visão

A visão é um dos sentidos mais importantes: 80% das informações recebidas pelo nosso cérebro chegam pelos olhos, que é o órgão responsável pela visão. Mas enxergar é um processo que também envolve o cérebro, responsável pela compreensão das imagens que vemos do mundo. Isso significa que uma pessoa pode ser cega mesmo tendo os olhos perfeitos - basta que sofra um dano na região do cérebro que comanda a visão.

Mix Rio Pardo

Nos dias 21 e 22 de maio, o Rio Pardo Futebol Clube recebeu seus associados e convidados para uma maratona de atividades esportivas, com o Mix Rio Pardo, que teve eventos de futebol, musculação, dança, vôlei adaptado, recreação, vôlei de areia, hapikdô, tênis e atletismo. A galera participante se divertiu, praticou atividades físicas e curtiu a música do Grupo Aderê.

A estrutura do olho O globo ocular mede cerca de 2,5 centímetros de diâmetro e pesa em torno de 7 gramas. Ele é o responsável por captar a imagem que temos do mundo. A camada externa do globo ocular é recoberta por um tecido branco, resistente e fibroso, chamado esclerótica.

Fotos arquivo pessoal

No centro do olho, esse tecido é transparente e permite a passagem da luz. Essa área é chamada córnea. Na frente do olho, está a íris, onde há um orifício - a pupila - que permite a passagem da luz para o interior do olho. No interior do globo ocular, existe uma camada chamada retina, que possui células que captam a luz. Essa luz é transformada em impulsos nervosos e enviada pelo nervo óptico até o cérebro. E o mais incrível é que todo esse processo acontece instantaneamente! Curiosidades da visão - As pessoas cegas desenvolvem outros sentidos, como a audição e o tato, para poder interpretar o mundo ao seu redor. Por isso foi desenvolvido o método braile de escrita e leitura para deficientes visuais. Esse método utiliza símbolos em alto-relevo para serem lidos com o tato. - De modo geral, as aves têm visão mais desenvolvida do que os seres humanos. Quer um exemplo? As aves de rapina conseguem enxergar uma presa pequena, como um rato, a mais de 100 metros de distância e com iluminação precária.

- O cérebro pode processar uma enorme quantidade de dados visuais e combiná-los com outros, recebidos de outros sentidos, para nos dar informações do mundo em que vivemos.

44

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Festa retrô na AAR REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

Na noite de 28 de maio, o Grupo Filhas de Jó transformou a boate da AAR num verdadeiro túnel do tempo, agradando pessoas de todas as idades. Na ocasião, a galera vestiu a moda da época e decorou a casa a caráter para uma discoteca que relembrou os melhores hits dos anos 60, 70 e 80. O DJ Junior Pisani comandou o som.

Gengíbre!

Cultivada e muito utilizada no Oriente há milhares de anos, o gengibre (zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas culinárias japonesa, tailandesa e chinesa e indiana. Mas suas propriedades vão muito além do sabor forte e picante, que normalmente agrada o paladar e confere um toque todo especial aos pratos que são preparados com ele. Na medicina ayurvédica, por exemplo, é chamado de “remédio universal”, pela grande variedade de benefícios que proporciona à saúde. O gengibre produz calor no organismo e age de forma eficaz em casos de gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico, por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos durante as épocas mais frias do ano. Esta capacidade de esquentar o corpo também provoca

uma aceleração no metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantém a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda pés ou preparar um banho com algumas gotas do óleo essencial de gengibre naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo. É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose, pode-se massagear as regiões afetadas com o óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia. Você pode incluí-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você pode também misturar com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim limão, se o objetivo for tratar de problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

45

chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjôos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes, que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de ambientes. Também é encontrado, em lojas de produtos naturais, em forma de comprimido e tintura.


Câncer de Próstata

Festival de Streetball

Fatores de Risco Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos. História familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. A influência que a dieta pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou através de quais mecanismos estes poderiam estar influenciando o desenvolvimento do câncer da próstata. Contudo, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Sintomas O Câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.

Diagnóstico O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). Tratamento O tratamento do câncer da próstata depende do estagiamento clínico. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática, o tratamento de eleição é hormonioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico. (Fonte: http://www.inca.gov.br)

Estudantes do Colégio Santa Inês participaram no dia 30 de abril do 2º Festival de Streetball, o basquete de rua. O evento, coordenado pelo professor Fábio Perri, reuniu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Além das jogadas improvisadas, o basquete de rua tem outro ingrediente importante: a música, que também não faltou no festival, com a participação de DJ e do grupo de dança Pérola Negra. Foto arquivo pessoal

46

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Alguns dos Cientistas mais importantes de todos os tempos Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794)

Apesar de cursar direito na faculdade, eram as aulas de ciência que interessavam ao nobre francês Antoine Lavoisier. Foi esse interesse que o levou a escrever “Tratado Elementar da Química”, obra que marcou a fundação da química moderna. Sua contribuição mais famosa e importante é a lei da conservação da matéria, na qual afirma que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O cientista foi responsável também por elaborar a nomenclatura das substâncias químicas e pela descoberta de que a água é uma substância composta, formada por hidrogênio e oxigênio, uma afirmação que contrariava um dos princípios aristotélicos até então em vigor, que pressupunha que a água era uma substância impossível de se decompor. Ligado à nobreza e ao governo monárquico, Lavoisier foi morto na guilhotina durante a Revolução Francesa. Charles Darwin (1809-1882)

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

47

Antes dele, a ciência já havia mostrado que a Terra não era o centro do universo. Com as descobertas de Charles Darwin um novo e definitivo golpe foi desferido nos dogmas religiosos e nos mitos de criação divina do cosmo e do ser humano. Se dependesse de seu pai, Darwin teria concluído os cursos de medicina ou teologia, mas o interesse do inglês por botânica o fez embarcar na expedição que o navio HSM Beagle fez para a América do Sul, numa missão de pesquisa científica. Foi durante essa viagem que ele fez as observações que o levariam a desenvolver a revolucionaria teoria da evolução das espécies. Suas conclusões mostravam que a humanidade era somente um passo a mais num processo evolutivo de sobrevivência e de seleção natural. Até hoje a ideia de que o homem descende do macaco é a mais ousada já desenvolvida pela ciência. A revolução que colocava o ser humano no seu devido lugar no universo, iniciada por Copérnico, estava concluída com a publicação de “Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural”, de Charles Darwin. (Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br)


Alguns dos Cientistas mais importantes de todos os tempos Nicolau Copérnico (1473-1543)

A partir de suas observações do céu a olho nu, pois a luneta ainda não havia sido inventada, o polonês Nicolau Copérnico fez uma descoberta que causou a primeira grande revolução em nossa concepção do universo. Estudioso de astronomia, matemática e medicina, ele escreveu “Sobre as Revoluções das Esferas Celestes”, na qual afirmou que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e em torno do Sol uma vez por ano. Numa época em que os dogmas da então poderosa Igreja Católica afirmavam que a Terra ficava parada no espaço e era o centro do universo, a descoberta de Copérnico era fantástica e ousada. Sua concepção de heliocentrismo, ainda que imperfeita, pois previa órbitas circulares dos planetas em torno do Sol, quando na verdade elas são elípticas, iniciou um fabuloso processo de descobertas astronômicas e físicas nas décadas a seguir. Galileu Galilei (1564-1642)

O italiano Galileu Galilei foi um dos primeiros a perceber como a matemática aplicada aos fenômenos naturais nos propicia um poder extraordinário para compreender o que acontece no cosmo. Algumas décadas depois de Copérnico ter concebido o sistema heliocêntrico, Galilei o confirmou após dedicar sua vida à pesquisa, à observação dos planetas, aos cálculos e ao aperfeiçoamento do telescópio. Além da concepção heliocêntrica, Galilei cometeria outra heresia ao contestar os pensamentos inquestionáveis de Aristóteles sobre o movimento. Mas foi sua afirmação de que a Terra, assim como os outros planetas conhecidos, giravam em torno do Sol que o levou ao tribunal da Santa Inquisição. Para escapar da morte na fogueira, Galilei assinou uma declaração na qual se considerava um pecador por tal afirmação. No entanto, após tê-la assinado, ele teria murmurado: “Mas ela gira”. (Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br)

48

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Tava no Orkut e saiu nuZinho @ Denise - Já “estamos” 3 meses “grávidos” e muitos ansiosos para saber do sexo do nosso bebê_ZINHO. É muita felicidade poder compartilhar com você essa benção de Deus! Que venha o nosso filho com muita saúde e que possamos viver uma alegria imensa com a chegada desse ser que Deus nos presenteou! Te adoro! (Ass.: Mauro) @ Italo e Natalia Lima - Vcs são o maior presente q recebi

seu lado. Você é a razão pelo qual estou onde estou hoje, te agradeço por tudo de bom que tem feito por mim. Te amo obrigado por existir. (Ass.: Roberta (João de Souza)) @ Allan - Mor... Nossa filha já fez 2 aninhos como passa rápido né?? Só vim aqui dizer q vc e a nossa filha foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida, vcs são muito especiais pra mim!!!**Amo vcs**. (Ass.: Ednéia) @ Kátia - Eu gosto muito de você e de suas filhas que vocês

za - Povo... Só queria dizer q adoru vcs e que esse ultimo ano vaii ser inesquecível... Amu d+++ todos vcs... Bjooo. (Ass.: Milena) @ Miguel - Meu amor, no jogo da vida, todos nós fazemos apostas. Eu apostei o que eu tinha demais importante, meus sentimentos e ganhei o mais valioso de todos os prêmios o seu amor. Amo vc. (Ass.: Fêerzinha) @ Papai Sergio - te amo paizão... (Ass.: Vinicius)

Fernanda Tessari Cafola - 10/06 de Deus. (Ass.: Papai) @ Naraiane - Feliz aniversário nos te amamos muito! (Ass.: Papai Cícero e Mamãe Roseli) @ Larissa Cotrim - Amor, obrigada por tudo, que a nossa amizade dure para sempre, você é a melhor amiga que alguém pode ter, amo vocêee! ♥ (Ass.: Mariana Martinelli) @ Lucas - Obrigada por fazer os momentos em que estou com você tão reais! Te amo mais do que tudo nessa vida! E com você, só com você aprendi de verdade o que é amor! Espero nunca perder isso... Pois tudo o que estamos passando só faz eu ter mais certeza de que é você que quero sempre do meu lado , só do meu lado! Hoje posso dizer com toda certeza do mundo! Eu te amo! (Ass.: Carool) @ Professora Cleide - Você é uma ótima professora te adoramos muito, nunca esqueceremos de você. Beijos e abraços. (Ass.: Adriana dos Santos e Tamires) @ Edvaldo - Amor já faz um bom tempo que estamos juntos e eu queria dizer que eu o amo muito e que estou muito feliz ao

sejam muito felizes. Beijos e abraços. (Ass.: Adriana dos Santos) @ Mateus - Mor quero te dizer que eu te amoo muitoo, um feliz dia dos namorados com muitoo amorr, paz e que estejamos sempre juntos para o que der e vierr!!! Te amo vida... (Ass.: Sua noiva Marcela) @ Cidinha (Maria Boaro) - Mãe te amamos muito e desejamos. Bjus. (Ass.: Suas filhas Erika, Karina e Marina) @ Marcia Helena Alves - Mãeee tee amooo beeiijooo da sua fiilha. (Ass.: Giovana A. F. de Lima) @ 3°A Centro Paula Sou-

@ Claudio Siqueira (E. Cassucci) - Não há presente que possa expressar o quanto é especial e importante na minha vida. Te amo muitooo... E um feliz aniversário. (Ass.: De sua namorada Débora Luciano (Cassucci)) @ Priscila Ferreira Serra - Dia 20 de junho de 2011 iremos completar 2 anos de muito amor. Nesta data conheci minha amada. Graças à Deus, sou uma pessoa realizada e feliz. Mô, vc já faz parte da minha vida e logo, logo estaremos juntinhos. Te amo muito. (Beto). (Ass.: Roberto Silva Nogueira) @ Valdeci Custódio - Parabéns, que Deus te de muita saúde e paz! Que todos os seus sonhos se tornem reais, pois vc merece tudo de bom! Nós te amamos muito. (Ass.: Direne e toda família) @ Binguinha - Te amooooooooo muito, Bi! s2 . (Ass.: Liidy) @ Meninas da Tulipas - Adoro trabalhar com vcs, adoro muitoo vcs que Deus abençoe todas nós... Bjussss. (Ass.: Marcela Camargo)

Germano Scoqui 06/06

Guilherme Quirino Junqueira - 09/06

Juliana Voltarelli 01/06

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

49

Lérica Presti 01/06


Tava no Orkut e saiu nuZinho

Luis Freire 06/06

Ma Minussi 05/06

Mara Pantano Busso - 08/06

@ Rafaela Orfei - Amor eu te amo olha só quero te dizer que nesses 4 anos q estamos juntos são os melhores de minha vida desses 4 anos viram muitos anos ainda nunca se esqueça que eu te amo e que sem ti não sei viver senão fosse vc em minha vida minha vida ñ teria sentido que vc é uma pessoa muito especial pra mim vc é o amor da minha vida beijossss. (Ass.: Lucas Ballico) @ As meninas da premium - Paciência é uma dádiva de Deus tenho certeza que conseguiremos dar o melhor de nós. Fé em Deus e muito trabalho, bju. (Ass.: Roseli) @ Libia - Oi minha flor mas um ano juntos heim! Se prepara

surpresinha 4 anos juntos e se Deus quiser por mais uns 100 anos, te amo... (Ass.: Seu namorado Diego) @ Caroline Martins e Cláudio Furlan - Duas pessoas que amo na vida irmã e afilhado... Esse afilhado q é meu cunhado também e que além do amor q tem juntos...Juntos fazem aniversário Q neste 26/06 e em todos os dias da vida de vcs Deus os cubram de bênçãos... E que consigam realizar tudo q desejam q é um presente divino afinal... Parabéns beijossss . (Ass.: Vi e toda familia) @ Cristina - Neste momento não existem palavras para expressar, só existem carinho e amor por vc, parabéns pelo nosso 1 ano de casamento. Te amo. (Ass.: Seu marido César)

@ Alessandro - É muito bom estar ao seu lado, você me completa é tudo que sempre quis ter na minha, obrigado por ser esse namorado tão especial e maravilhoso, um beijo bem gostoso e feliz dia dos namorados pra nós... Amo você! (Ass.: Ana Laura) @ Ananda, Ana Paula, Franciele turma C- Shalom - Oii suas lokinhas, passei aki só pra dizer que eu adorúúh muuuuiiito vcs... Bjos. (Ass.: Francielli) @ Marcos Paulo - Morziinho só queria q vc soubesse q eu sou completamente louka por vc. Esse já o segundo ano q passamos o dia dos namorados juntos, pretendo passar todos os anos da minha vida com vc. Bjo, te amo!!! (Ass.: Naire Naila)

@ Rafael Eduardo Ozéias - Parabéns 04/06 é seu niver, queremos te desejar tudo de bom para vc meu filho muita paz, saúde, que Deus te ilumine e abençoe, beijos te amamos. (Ass.: Èrica, Claudio, Marcos Miguel) @ Alexandre - Lê quase 3 anos de casamento muito feliz, obrigado por tudo, por ser esse marido amigo e companheiro, amo demais.. (Ass.: Sua esposa Simone) @ Paulim - Vc me completa, contigo me torno a pessoa mais feliz desse mundo adoro estar ao seu lado te amo!!!. (Ass.: de sua futura esposa Marina) @ Alexandre - Amore te amo... Mto obrigado por fazer parte da minha vida. Continue sempre essa pessoa maravilhosa... Bei-

jos... Te amo. (Ass.: Tamiris) @ José Carlos Pereira - Agradeço a Deus por esses 31 anos juntos (12/06). (Ass.: Neusa CarvalhoPereira) @ ♥Edinho♥ - Mor a cada dia k passa te amo mais e mais k a nossa felicidade dure para todo sempre te amo vida minha♥. (Ass.: Sua Esposa ♥Bia♥) @ João Batista - Papai te amo muitoo quero te desejar um feliz aniversário que Deus te ilumine, te de muitaa paz muita saúde, e muito sucesso te amo. Bjusss. (Ass.: Sua filha

Marcela) @ Andresa, Ariane e Adriele - Vocês são nossas vidas, beijos. (Ass.: Neusa e José Carlos) @ Edvaldo - Amor é muito bom estar com vc. Melhor ainda é acordar todas as manhãs do seu lado. Vc é nota 1ooo. Bjsssssssss te amo muitooooooooooo. (Ass.: Roberta sua namorada) @ Turma do 1º de Adm ( Centro Paula Souza ) - Aí galera tah sendo muito bom estudar com vcs... Espero que tds chegamos ao final... (Ass.: Kah Maieru) @ Mariana - Parabéns muitos anos de vida te amo. (Ass.: Gabriel) @ Camila Luise - Parabéns amor tudo de bom nos te amamos!! (21/06). (Ass.: Elizeu, Carmen e Lucas)

Marco Tulio Junqueira - 11/06

Marina Boldrin 13/06

Marina Garcia 12/06

50

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Tava no Orkut e saiu nuZinho @ João - Amor da minha vida, daqui até a eternidade!! Vc sabe o quanto é importante, alias essencial pra mim, obrigado por fazer parte da minha vida (presente de Deus) Obrigado por tudooo... Que esses meses virem anos em nossas vidas. Te amo muito (de coração) Ps:Feliz dia dos namorados para nós 2... (esse será o primeiro de muitos) Beijosss s2. (Ass.: Da sua namorada Vi)

@ ♥Rafael, Piu, Ne♥ - Maninhos vcs são os melhores irmãos do mundo, obrigada pelo companheirismo, amizade, amor. Amo vcs mais k tudo lindos♥. (Ass.: Beatriz ♥Be♥) @ Altiere - Mor esse mês vc fará mais um ano de vida (20/06) que Deus te de muita paz, saúde e muitas felicidades quero ficar com vc para sempre te amo muito bjos. (Ass.:

Boaro (20/06) - Nesta data tão especial, venho desejar que cada segundo da tua vida signifique um ano e que cada ano signifique uma eternidade de bons momentos. Muitas felicidades e um Feliz Aniversário! (Ass.: Família Boaro) @ Daniela Campeoto Paiva - Na alegria deste dia

Marquinho Ribeiro 12/06

@ Adriele Pereira e Jõao Bosco - Toda felicidade de Deus, e que este bebê venha trazer muitas felicidades é o que deseja vó Neusa e vô José Carlos. (Ass.: Neusa C. Pereira) @ Professora Maria Donizetti - Parabéns pelo seu aniversário que você tenha muita saúde e muitos anos de vida gostamos muito de você e você é uma ótima professora beijos e abraços. (Ass.: Adriana dos Santos e Tamires) @ FábioTinti - Meu amor parabéns muitas felicidades... Obrigada por ter aparecido em minha vida!! Pois só vc me faz felizzzz eu te amo muito sempre... (Ass.: Sua esposa Taty Tinti)

♥♥♥Rê Camargo♥♥♥) @ Larissa Camargo - Larissa parabéns pelo seu niver que Deus te abençoe e que vc realize todos os seus sonhoss... Bjusss e parabénsss. (Ass.: Sua prima Marcela Camargo) @ Tatiane Gonçalves - É Tati vai ficar velhinha esse mês quero te desejar muitas felicidades, saúde e muitos anos de vida sempre que precisar de alguma coisa pode contar comigo te adoro muito, bjos. (Ass.: ♥♥♥Rê Camargo♥♥♥) @ Jesus José Lofrano (16/06) e Tânia Almodova

(21/06), venho rogar a Deus que em torno de você semeie todas as bênçãos necessárias, para que a sua vida seja sempre refletida pelo brilho da felicidade. Que alegrias deste seu aniversário perdure por todos os outros dia da sua existência. Parabéns! (Ass.: Família Campeoto) @ A TODOS OS NAMORADOS - Ame sem medo! Lute por quem você ama! E principalmente RESPEITE o seu amor! A vida a dois deve ser vivida com muito respeito e cumplicidade! O amor eleva as pessoas! Que todos tenham um excelente e romântico Dia dos Namorados! São os nossos desejos!! (Ass.: Equipe/Família ZINHO)

Mary Fernandes 08/06

Mateus Risso 04/06

Mirim Cremasco 03/06

Nate Viana 03/06

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

51

Nayara Portela 11/06


Tava no Orkut e saiu nuZinho M e d o s

Nazinha Lima 03/06

Luizinho, do que você tem mais medo? - Da mula-sem-cabeca, fessora. - Mas, Luizinho, a mulasem-cabeca não existe. É apenas uma lenda... Você não precisa ter medo. Mariazinha, do que você tem mais medo? - Do saci-perere, fessora. - Mariazinha o saci-perere também não existe. E somente outra lenda... Você não precisa ter medo. - E você, Joãozinho? Do que tem mais medo? - Do Mala Men, fessora. - Mala Men? Nunca ouvi falar... Quem é esse tal de Mala Men? - Quem é eu também não sei, fessora. Mas toda noite minha mãe diz na oração: Não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do Mala-Men.

Vania Barbosa Camargo - 02/06

As cabras Manhã tranqüila numa cidadezinha do sul das Minas Gerais. O padre estava em frente à igreja quando viu passar uma garotinha de uns nove ou dez anos, pés descalços, franzina, meio subnutrida, ar angelical, conduzindo umas seis ou sete cabras. Era com esforço que a garotinha conseguia reunir as cabras e fazêlas caminhar. O padre observava a cena. Começou a imaginar se aquilo não era um caso de exploração de trabalho infantil e foi conversar com a menina. - Olá, minha jovem. Como é o seu nome? - Rosineide, seu padre. - O que é que você está fazendo com essas cabras, Rosineide? - É pro bode cobrir elas, seu padre. Tou levando elas lá pro sítio de seu João. - Me diga uma coisa, Rosineide, seu pai ou seu irmão não podiam fazer isso? - Pode não, seu padre! Já fizeram... Mas num dá cria... Tem que ser um bode mesmo!

Roberto Navega 06/06

Turco doador de sangue Um turco, de sangue raríssimo, doou ½ litro do seu sangue a um milionário muito doente. Para retribuir o gesto, o milionário deu-lhe uma BMW “0 km.” Dias depois, o milionário precisou de mais sangue. Avisou ao turco, que super - depressa foi ao hospital. Seria preciso mais 1 litro. O turco falou: - Se quiser, tire logo 3 litros. Assim foi feito. No dia seguinte o turco recebe uma caixa do milionário contendo 3 esfihas. Ficou indignado! Foi cobrar do milionário uma explicação. - Ora, da primeira vez, doei ½ litro e ganhei uma BMW. Na segunda vez, 3 litros e só ganhei 3 esfihas. Por quê? O milionário explicou: - Você esqueceu que agora tenho sangue de turco? Buda gue Bariu!!!

Sapato de loira Disseram para a loira: Que o chique era ter sapatos de jacaré. Ela verifica nas lojas que os preços são exorbitantes. Então resolve caçar seu próprio jacaré. Todos explicam que é muito difícil e perigoso Mas ela não quer saber Loira é loira... Obtém orientações e viaja para o pantanal. Como demorava muito para retornar, parentes seguem seu rastro e encontram a moça dentro de um lago com uma carabina na mão. A poucos metros dela um jacaré enorme se aproxima. Ela dá um tiro e mata o bicho. Em seguida o arrasta até a margem onde está, pelo menos uma dúzia de jacarés mortos. Ela, com muita dificuldade retira o jacaré morto da água e exclama contrariada: - Mas que difícil, viu! Mais um sem sapatos!

Paloma Gomes 06/06

Talita Pereira 01/06

52

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Cerca Viva

As cercas vivas, como o próprio nome diz, são cercas feitas com plantas. Podem possuir várias finalidades como impedir a visão de certa área, enfeitar jardins, dividir terrenos, impedir entrada de pessoas, etc. Para montar uma cerca viva, alguns fatores devem ser observados, como sua função, tipo de solo e clima da região, disponibilidade de água, mão de obra e aquisição das mudas. Três plantas amplamente utilizadas para tal finalidade são o Pingo de Ouro, a Murta e o Sanção do Campo. São plantas resistentes, com bom fechamento, alto índice de “pegamento” e fáceis de cultivar, pois não exigem muitos cuidados. Para Montar a cerca, procedem-se os seguintes passos:

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

53

- Escolha do local: Deve-se evitar locais sombreados, alagados ou muito pedregosos, pois nestes, o desenvolvimento das plantas será baixo ou nulo. Escolha da planta: Como havia dito, a escolha da planta irá variar de acordo com uma série de fatores, faça uma breve análise de sua região e observe quais as espécies mais utilizadas, qual o tipo de solo e principalmente o tipo de clima. A planta que você for utilizar deve se adequar ao clima de sua região, ao contrário, não irá se desenvolver e poderá morrer. Defina a altura pretendida para sua cerca viva, existem plantas de pequeno, médio e grande porte. Uma planta que vem ganhando espaço no mercado das cercas vivas é a Murta, que é resistente, adaptável a diferentes alturas, não é muito exigente em água e cuidados e pode apresentar floração com aroma agradável. Plantio As mudas devem ser plantadas nas horas mais amenas do dia, devem ser regadas todos os dias na primeira semana, depois disso, podem ser molhadas de dois em dois, três em três dias ou uma vez por semana, dependendo das exigências da planta. Podas As plantas devem começar a ser educadas desde novas, começando a ser podada depois de sua estabilização no local de plantio. A poda que irá definir a forma e altura da cerca, por isso, é uma prática que deve ser realizada por uma pessoa com experiência, pois se feita de maneira errada poderá causar efeitos que levarão tempo para ser concertados ou mesmo que sejam irreversíveis. (Fonte: http://inforagro.wordpress.com)


Cálcio

Fortaleça o esqueleto com a ajuda da alimentação

Incluir cálcio no prato é importante, mas só isso não basta Falar em osteoporose é sinônimo de cálcio, um dos principais componentes do osso. Mas as missões desse mineral vão além de formar o esqueleto: ele participa de inúmeros processos no organismo, como as contrações musculares, por exemplo. Quando falta cálcio na circulação, o organismo retira do osso. Para consertar o esqueleto, o corpo busca o mineral no sangue. Por isso a alimentação tem papel central para manter essas taxas adequadas em circulação. O leite e os derivados são os líderes desse ranking, mas as folhas verde-escuras também são boas provedoras do mineral. E atenção: as necessidades dele variam com a idade. Para piorar, o cálcio é de difícil absorção e só 30% do que é ingerido vai para o sangue , conta a ginecologista Franciele Minotto, de São Paulo. Daí a necessidade de rechear o cardápio com boas fontes dele.

Os 23 anos Arpa

Na noite de 13 de maio, um jantar dançante marcou as comemorações da Associação Riopardense dos Professores Aposentados (Arpa), pelos seus 23 anos de atividades e lutas pela categoria. O jantar, no Trivial Eventos, foi animado pelo casal Arthur & Ângela. Aproveitamos para cumprimentar a diretoria da Arpa, na pessoa da presidente Enedina Franco de Aguiar, pela dedicação à entidade que muito representa o professorado. REVELE as fotos ligando (19) 3681-5529

O problema é que ele depende da vitamina D para se fixar nos ossos. E ela só é sintetizada com a exposição ao sol. Embora essa vitamina esteja presente na gema do ovo e nos peixes, é preciso uma exposição de uns 15 minutos por dia para surtir o efeito desejado claro, no sol da manhã ou da tardinha, que concentram os raios ultravioleta capazes de acionar a vitamina D, deixando-a ativa para empurrar o cálcio para dentro do esqueleto. Ao lado da dieta, os exercícios são simplesmente fundamentais para fortalecer os ossos e afastar a ameaça da osteoporose. A atividade física aumenta a fixação do cálcio nos ossos e acelera o trabalho dos osteoblastos, as células formadoras de osso. Para funcionar, no entanto, a atividade deve ser de impacto ou de carga muscular. Escolha exercícios com pesinhos ou esportes que promovam saltos ou corridas. A dose ideal A necessidade depende da idade: (Continua na pág. 55)

54

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


Cálcio

O desespero da professora!!!!

Anjos Caipiras

(Enviado por Mila Rosseto)

(Enviado por Rinaldo Farah Ortega)

Numa escola, em algum lugar no Brasil, a professora pergunta a um aluno: - Wandercleison, diga aí um verbo. - Bicicreta. - Não é bicicreta... É bicicleta! E bicicleta não é verbo. Depois, perguntou ao segundo aluno: - Helvispresli, diga aí um verbo. - Prástico. - Não é prástico... É plástico! E plástico não é verbo. A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno. - Janedílson, diga aí um verbo. - Hospedar. - Muito bem! Hospedar realmente é um verbo! Agora diga-me uma frase com o verbo que escolheu. - Hospedar da bicicreta são de prástico!

Dois caipiras foram assaltar a Igreja à noite. O padre percebeu o barulho, acendeu as luzes e perguntou: - Quem está aí ? Os dois caipiras ficaram calados, então o padre perguntou mais forte: - QUEM ESTÁ AÍ??? Um dos caipiras respondeu baixinho: - Nois é anju... O padre então já desconfiado diz: - Então vôa. O outro caipira sem titubear responde: - Nois é fióti...

A batida do paraнba (Enviado por Júlio Delomodarme) Após bater no carro de um Paraíba, o Gringo desce do carro e fala gentilmente: “ HELLO”! E o Paraíba responde: “Relou que nada ! Amassou foi tudo”!

(Continuação da pág. 54) Faixa etária Ingestão adequada (mg/dia) 0 a 6 meses ___________ 210 7 a 12 meses ___________ 270 1 a 3 anos _____________ 500 4 a 8 anos _____________ 800 9 a 18 anos ____________ 1300 19 a 50 anos ___________ 1000 Maior que 51 anos _______1200

S o g r a (Enviado por Marilena Nicolau Pereira) Querido, onde está aquele livro ‘Como viver 100 anos?’ - Joguei fora! - Jogou fora? Por quê? - É que sua mãe vem nos visitar amanhã e eu não quero que ela leia essas coisas!

Confira a quantidade de cálcio de alguns alimentos: 1 copo de leite = 250 mg de cálcio

1 colher de sopa de doce de leite = 90 mg de cálcio 3 unidades de sardinha em lata = 234 mg de cálcio 1 bola de soverte = 150 mg de cálcio 3 colheres de sopa de brócolis = 200 mg de cálcio 1 colher de sopa de amêndoas = 50 mg de cálcio 1 fatia de pizza de mussarela = 115 mg de cálcio 1 fatia média de queijo branco = 275 mg de cálcio

Proibida a venda de bebidas para menores de 18 anos

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!

Gestantes e lactantes - 1000 (se menor que 18 anos) a_____ 1300

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

55

Os inimigos do esqueleto: conheça alguns ladrões de cálcio, capazes de acelerar o processo da perda de massa óssea Álcool: o excesso diminui a capacidade do intestino de absorver o cálcio. Medicamentos: alguns remédios, como a cortisona, podem levar à perda de massa óssea. Cigarro: ainda não se sabe exatamente como a nicotina prejudica o esqueleto. Há quem diga que ela atrapalha o trabalho das células formadoras dos ossos, além de interferir em certos hormônios que protegem a massa óssea. Refrigerantes: A cafeína, presente em refrigerantes, café e alguns remédios para dor de cabeça, quando tomados em excesso, aumentam a excreção urinária do cálcio , conta o ortopedista Fábio Ravaglia, de São Paulo. (Fonte: http://msn.minhavida.com.br)


SEMENTES

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com

A Vida a Dois

Dizem que passado o terremoto de Lisboa (1755), o Rei perguntou ao General o que se havia de fazer. Ele respondeu ao Rei: ‘Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos’. Ao refletir sobre essa resposta “simples”, mas extremamente prática, elaborarei três atitudes que colaboram diretamente para bem vivermos nossos relacionamentos. 1ª Sepultar os mortos; Não podemos viver o relacionamento presente sem enterrar nosso passado! Tem gente especialmente homens que diante de qualquer discussão “jogam” na cara da parceira antigos relacionamentos e até atitudes, o que isso acrescenta? Quem vive de passado é museu! Precisamos enterrar nossos mortos, extinguir as murmurações, comparações e enfrentar nossas dificuldades vivendo sem medo o momento presente! 2ª Cuidar dos Vivos; Ao invés de ficarmos velando os erros passados devemos é cuidar dos vivos! Amar é zelar pelo relacionamento, cuidar do outro, buscar o outro, preocupar-se com ele, gastar tempo com a pessoa e por causa da pessoa. Amar é ter a coragem de se expor pelo outro. Não acredito naqueles que dizem nos amar, mas não fazem nada para que nossa vida se torne melhor. Quem ama dá um jeito, arranja tempo, liga, se envolve; enfim, se faz presença. Se faz vivo! 3ª Fechar os Portos Muitos relacionamentos acabam por influencia de “terceiros”. Mesmo sem querermos não somos ilhas, vivemos em sociedade e assim sempre algum motivo gera uma influência, tanto de amor quanto de desamor. É importante cultivar e construir a estabilidade entre a vida a dois... E normalmente isso depende de ambos! Os valores, a família, a sociedade colaboram, mas não devem impedir o crescimento do relacionamento, senão não existirá a identidade, maturidade e responsabilidade do casal! Então, para sermos felizes em nossos relacionamentos é preciso ‘sepultar’ o passado, viver e cuidar do presente e impedir que qualquer pessoa, sentimento ou situação entre em nossa vida para destruir! Quem não ajuda, inevitavelmente vai atrapalhar! Feliz dia dos namorados a todos! Deus abençoe!

ÁRIES: Junho é ideal para se organizar. Se aceitou novos desafios chegou a hora de pôr as suas idéias em prática, uma vez que se encontra numa fase de criatividade. As suas idéias serão bem aceitas por quem o rodeia. Os seus colegas e superiores reconhecerão o seu empenho e dedicação. Se está num relacionamento, todas as novas situações deverão ser bem pensadas. Esta é, sem dúvida, a hora ideal para ter um filho. TOURO: Como está mais preocupado em conseguir organizar-se, o seu tempo será precioso, novas ofertas de trabalho poderão surgir. No entanto, é importante que tenha algum cuidado na hora de tomar decisões. Se está num relacionamento, vai sentir que precisa fazer melhorias, aconselha-se a que dialogue bastante com o seu parceiro durante este período. GÊMEOS: Evite entrar em diálogos que, de alguma forma, podem causar discussões. Ouvir a opinião dos outros vai ser muito importante. Não queira ser dono da razão! Se está num relacionamento dê mais atenção aos pormenores, quer por parte do seu parceiro, quer no lar onde se encontra. Só assim, vai conseguir dissipar inseguranças. CANCER: Alguns gastos com os quais não contava podem agora tirar a sua paciência. Na metade do mês terá mudanças positivas, uma vez que poderá receber boas notícias quer de um concurso, quer de uma promoção aguardada já algum tempo. Contudo, evite entrar em euforias. O presente mês é de trabalho e para ultrapassar obstáculos. No relacionamento vai querer agradar o seu parceiro e com a sua criatividade vai viver grandes momentos de paixão. LEÃO: Embora esteja numa fase de sorte, lembrese que deve continuar a empenhar-se, não deixando que todas as suas conquistas sejam jogadas por terra. Um novo projeto vai marcar sua vida. Não tenha receio de mostrar o que vale! Se está num relacionamento vai estar muito centrado no seu parceiro, podendo redimirse de algumas faltas de atenção passadas.

56

VIRGEM: Novas idéias e perspectivas não irão faltar. Poderá aproveitar ainda, para adquirir algo novo, pois as suas finanças vão permitir que o faça. As relações com os colegas vão estar favorecidas, assim como a comunicação com os seus superiores. Partilhar ideias será algo que deverá fazer de bom grado. Se está num relacionamento tenha cuidado com as aventuras. LIBRA: Vai sentir que precisa mostrar mais o seu potencial, assim como, do que é capaz de fazer. A estagnação em que se encontra vai levá-lo a procurar novas formas de vida. Novos relacionamentos no trabalho poderão abrir algumas portas, o que para você será fundamental. No relacionamento, algumas mudanças vão ser positivas na sua relação e deverá aproveitar para se empenhar um pouco mais.

FONTE: Sites esotéricos AQUÁRIO: O trabalho em equipe será uma constante, mas deverá lutar para manter o equilíbrio e a organização. Alguns ganhos inesperados irão fazer com que consiga reequilibrar as suas finanças e, quem sabe, ter aquele momento de lazer que há tanto ambiciona. Se está num relacionamento, evite entrar em conflitos. O diálogo será a melhor forma de resolver.

PEIXES: Poderá agora contar com o apoio de pessoas que se encontram acima de você. As experiências de vida dessas pessoas podem ser de mais-valia, uma vez que o ajudarão a que veja as situações de outra perspectiva. Novas ideias podem agora ser abraçadas e, algumas delas, vão ser postas em prática. O trabalho de grupo pode abrir portas que já há algum tempo ansiava. Se está num relacionamento seja correto com o seu parceiro, só assim vai mudar o que não está bem.

ESCORPIÃO: Deverá evitar entrar em conflitos, pois se o fizer, poderá sair prejudicado. Se tem assuntos pendentes, relacionados com a justiça, poderá vêlos resolvidos, o que o deixará muito aliviado. No relacionamento. Momento ideal para fazer um passeio romântico a dois. Para os que estão sós vão querer declarar-se a alguém que já se encontra na sua vida.

prejudicada.

SAGITÁRIO: Será importante que controle um pouco mais os gastos, evitando assim situações desastrosas. O ambiente no local de trabalho poderá não ser do seu agrado durante este mês o que vai levar a que se isole um pouco. Se está num relacionamento evite dar ouvidos a terceiros ou a sua vida pode sair

CAPRICÓRNIO: A forma como aborda os assuntos pode levá-lo a ter uma posição de destaque no seu local de trabalho, o que o deixará constrangido. Seus colegas, vão necessitar muito da sua ajuda, para tomar algumas decisões. Não tenha receio de mostrar uma atitude perante situações que não concorda. No relacionamento, encontra-se numa fase um pouco complicada, o que vai levar a que algumas decisões sejam tomadas.

O JORNALZINHO - JUNHO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia dos namorados!!!


O Jornalzinho - Junho 2011