Page 1

Edição finalizada dia 01/05 - previsão de distribuição entre dias 04 a 06 de Maio. === Designer: Rafael Polississo /// Fotos: Mauro Boaro /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção e filmagem: Mauro Boaro /// Ambientação: Chácara Lima e Lima


Quem desfila sua beleza por aqui, neste mês de maio, é a gatíssima Naiara Raquel Corrêa Ribeiro. Filha de Luís Fernando Ribeiro e de Rita de Cássia Corrêa Ribeiro, ela tem 18 anos, trabalha como vendedora, é alegre, extrovertida, enfim, cheia dos melhores adjetivos. Esta gata simpática é também geniosa, é teimosa e é sincera. Nem por isso, deixa de ser gentil e solidária, como toda mulher nascida sob o signo de peixes. Dos prazeres da vida, ela gosta de sair com os amigos, e de ouvir a música Tudo tem um porque (Guilherme e Santiago). Ela vive o presente sem se deixar levar pelas incertezas do que ainda está por vir, e sempre estará pronta para enfrentar o que vier pela frente. E que seja sempre assim, Naiara. Bem vinda à seleção de gatas de O JornalZinho®.

Mês de novidades Amigos, chegamos ao mês de maio e, como o tempo passa rápido, passamos a pensar já na edição de junho. Na redação é assim, o final de uma edição é o início de outra. A correria é diária, porém, sempre com muito prazer, pois a satisfação dos leitores é o que nos move. Apresentamos nas páginas a seguir um resumo de tudo de bom que movimentou a cidade e a região. Das boas coisas que alegraram as noites e dias das pessoas que procuram fazer deste mundo uma aldeia de felicidade. Começamos nosso bate papo homenageando a todas as mães pelo seu dia especial, neste 8 de maio. Da concepção ao nascimento, dos primeiros passos aos últimos passos, estas pessoas especiais, Mães, estarão sempre conosco. Por isso, merecem nossas homenagens não apenas nesta data simbólica, como também por todos os dias, de todos os tempos. Vez ou outra nos chocamos com atos de mães que abandonam seus filhos à própria sorte; também é verdade que muitos filhos abandonam suas mães à própria sorte; entretanto, o amor existente nos corações é sempre maior dos atos de desumanidade que nos entristecem. Que haja sempre amor, de mães e de filhos, para que haja mais felicidade entre as pessoas.

carente com donativos de agasalhos e alimentos. Portanto, fica o convite a que todos possam contribuir, mesmo com pouco, para ajudar a quem precisa. Não se esqueça que o que é pouco para uns, pode ser o necessário para outros. Ainda dentro da nossa ação de responsabilidade social, chamamos a atenção – mais uma vez - dos motoristas, para que sejam mais prudentes, mais responsáveis. Carros e motos, ao mesmo tempo em que proporcionam seu conforto e prazer, podem também proporcionar tragédias. Conduzidos com imprudência e irresponsabilidade, as máquinas tornam-se armas. É preciso ter constantemente esta preocupação, para que vidas sejam preservadas. A todos, desejamos um ótimo mês de maio, um mês que acalenta sonhos, preserva o amor das mães, e simboliza a espera da felicidade eterna às noivas. Por isso, ousamos dizer que maio é o mês da esperança. E que as suas esperanças se renovem e se concretizem sempre. Boa leitura e até a próxima. O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

E por falar em amor, não podemos nos esquecer que maio é também considerado o Mês das Noivas, portanto, nossos cumprimentos a todas vocês que subirão ao altar neste mês emblemático, para realizarem seus sonhos. Que eles sejam fortalecidos a cada dia, pelo companheirismo, pelo afeto, pelo amor, pela felicidade.

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Conforme havíamos antecipado na edição anterior, temos novidades para os internautas: o site está de cara nova, bem moderno, dentro das tendências da nova web. É mais um trabalho do web master Luís Eduardo Morgan que, direto dos Estados Unidos, nos mantém constantemente atualizados em relação às novidades da rede mundial de computadores. Portanto, Eduardo, nossos agradecimentos, em nome dos nossos milhares de internautas mundo a fora.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Aos leitores, nossos agradecimentos pela constante participação e interatividade. Nas seis cidades por onde circula, O JornalZinho® é lido, comentado, colecionado e está sempre presente na vida dos leitores, seja por meio das fotos que nos enviam, sejam pelos eventos que cobrimos nestas localidades. Esta interação é essencial para a nossa trajetória, nestes 20 anos, portanto, obrigado a todos. A estação do outono deu as caras, anunciando que o tempo de frio se aproxima e, com ele, as campanhas solidárias que ajudam a população

2

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Cheque Especial e Empréstimos estão mais caros

Usar o cheque especial e pedir empréstimos pessoais está cada vez mais caro. Segundo pesquisa do Procon-SP, os juros médios do cheque especial chegaram a 9,35% em abril deste ano (alta de 0,04% em relação à março), maior patamar desde junho de 2003. Já a taxa média do empréstimo pessoal subiu 0,07%, atingindo 5,49%, a maior desde junho de 2009.

O estudo verificou as cobranças dos sete maiores bancos do País: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander, tomando para comparação o empréstimo pessoal para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias. Ao considerar como base as taxas médias de dezembro de 2010, o levantamento detectou que a taxa média do empréstimo pessoal aumentou 0,22 ponto percentual e a do cheque especial 0,23 ponto percentual. A pesquisa aponta ainda que os juros do empréstimo pessoal nas instituições pesquisadas variam

de 4,50% a 6,38%. Já a taxa do cheque especial oscila entre 7,31% e 12,30%. Comparando os bancos pesquisados, as menores taxas para empréstimo pessoal em abril foram encontradas no HSBC (4,50% ao mês). Já o Itaú apresentou a maior taxa para essa modalidade de crédito no mesmo período (6,38% ao mês). No caso do cheque especial, a Caixa Econômica Federal teve a menor taxa dentre os bancos analisados (7,31% ao mês), enquanto o Safra apresentou a maior taxa da modalidade (12,30% ao mês).

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

3

Especialistas recomendam que, diante de custos tão elevados, os consumidores evitem essas linhas de crédito. Caso seja inevitável, deve-se pesquisar muito antes de escolher a instituição financeira, já que a diferença entre as taxas praticadas no mercado é significativa.


Joaninhas

As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura. Esses simpáticos insetos pertencem à ordem Coleóptera. Os insetos da ordem Coleóptera possuem dois pares de asas. Um par é fino e membranoso e encontra-se sob o outro par de asas, chamadas de élitros, que são duras e resistentes. Os élitros da maioria das espécies de joaninhas possuem cores vibrantes, como amarelo, laranja e vermelho, com pequenos pontos pretos. Porém, algumas apresentam uma coloração escura e uniforme. Estes insetos medem entre 0,3 mm e 10 mm de comprimento e possuem um par de antenas com função sensorial. As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, procura por parceiros reprodutivos, entre outras funções.

Samuel Dalbon Ribeiro 4 anos dia 23/05, parabéns

dos pais Lucinéia e José Carlos

Felipe Risso Morelli

4 anos dia 17/05, parabéns dos pais Mariana e Gabriel

PARABÉNS SEJA FELIZ

Gustavo H. Dias da Silva

1 ano dia 22/05, parabéns dos pais Eliane e Marcos

Primeira festinha Foto Líder

No dia 15 de abril, Marielle Gonçalves recebeu os cumprimentos dos amigos e familiares pela chegada de seus 23 anos de vida.

4

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Aniversário de Marielle

Foto arquivo pessoal

Controle biológico de pulgões Os pulgões possuem um aparelho bucal do tipo sugador, com o qual perfuram os tecidos vegetais, alcançado seus vasos condutores e sugando sua seiva. São considerados pragas agrícolas e podem causar sérios prejuízos às plantações. As joaninhas são predadoras vorazes de pulgões, alimentandose tanto da forma adulta quanto da larva. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Por esse motivo, as joaninhas são freqüentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola. Com esse objetivo, centenas de joaninhas são introduzidas na plantação para que, ao se alimentarem dos pulgões, livrem as plantas desse parasita. Essa estratégia é interessante, pois evita o uso de inseticidas químicos, que podem ser tóxicos para o ambiente e para o homem. Porém, deve ser realizada com cautela e com base no conhecimento científico, uma vez que, caso seja introduzida uma espécie exótica, ou seja, que não ocorre naturalmente no local, corre-se o risco de provocar um desequilíbrio ecológico. O resultado pode ser desastroso, ocasionando o desaparecimento das espécies de joaninha nativas e também levando à desequilíbrios na cadeia alimentar do ecossistema. Um caso famoso ocorreu nos Estados Unidos, quando uma espécie asiática foi introduzida em plantações para controlar os pulgões e, por falta de predadores, acabou por se reproduzir descontroladamente, transformando-se numa praga doméstica que infesta casas e jardins.

Foto arquivo pessoal

No dia 24 de abril, Valderlei da Silva Monti e Marina Pestana reuniram os amigos e familiares no Grêmio Nestlé para comemorar o primeiro aniversário da filha Maria Caroline.

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

Foto arquivo pessoal

Maria Vitoria da Silva Viana

2 anos dia 03/05, parabéns dos pais Liliane e Fabio

Primeiro aniversário

A Larissa Valverde Feltran, filha de Devair Rueda Feltran e Simone Valverde Feltran, foi o centro das atenções no dia 16 de abril, quando completou seu primeiro ano de vida, sob o carinho de todos os familiares. Foto Líder

Aniversariantes de MAIO 01) - Márcia Ribeiro Boaro (01) - Giani Maria Barbosa Minussi (02) - Dulceli da Silva (03) - Antônio Eugênio Mesquita (03) - Maria Lúcia Ferreira Silva (03) - José Décio Pimentel (06) - Mariana Farfoglia Morgan (06) - Amauri Donizete da Silva Coelho (06) - Marco Aloísio Baptistella (06) - Carla Giovana Madeira (06) - Emerson Madrini Batista Filho (07) - Emilene Rita (08) - Aline Cardoso Gonçalves (08) - Veronice Bocamino da Silva (08) - Eduardo Souza Silva (08 - Sônia Marisa Mancini Furlan (08) - Rosilda Pereira Carlos (08) - Ivânia Mara Franchi Cury (09) - Valdeir de Mello (09) - Rogério Lodovicho (09) - Milena Zanetti Batistela (09) - Isabela Comin Maziero (09) - Ronaldo Comin Maziero (09) - Ana Claudia Crivelari Carratto (09) - Fernanda Paoline Castoldi (10) - Diele da Silva Dalbon (11) - Vanessa Gonçalves da Rita (11) - Edson Roberto Ratz (11) - Marco Antônio dos Santos (11) - Eliana Madrini Batista (12) - Lígia Romão (12) - Fátima Ap. Zanetti Agostinelli (12) - João dos Reis Inácio (13) - Daniel Henrique Fernandes Ortega (13) - Graziela Oliveira de Souza (14) - Antônio Corrêa (15) - Luís Alexandre Chiconello (16) - Fábio Donizete Boaro de Souza (16) - Mariane Felix Torres (16) - José Benedito Marcon (16) - Ana Claudia Neves Amade (17) - Maria Zelinda Mansano Florêncio (17) - Rogério Zanetti Agostinelli (17) - Juliana Pinezi Rodrigues (18) - Paulo Sérgio Rodrigues

(18) - Roseli Carlos Pereira (19) - Leticia Maria Barbizan Perillo (19) - Maria das Graças Zulli Maieru (20) - Edvaldo Ferian (20) - Maria Filomena Furlan Da Silva (20) - Pedro Augusto Carratto (21) - Gisele Boaro Soares (21) - João Carlos Dermenjian (21) - Susi Greghi Vianna (21) - Flávia Cristina de Melo (21) - Fábio C. Della Torre Gonçalves (21) - Alexandra Lopes Rueda (21) - Marina Gonçales (22) - Manoela Paiva Coaglio (22) - Vanessa Andreazza (22) - Gilmar Sousa Ishikawa (22) - Rita Ribeiro Baptistella (23) - Ana Carolina Possebon da Silva (23) - Matheus Palla (23) - Marina Agatha Siqueira Camacho (23) - Ana Paula Fonseca (24) - Márcio Barbosa (24) - Leandro Alves Manetta (25) - Daniel Batista de Carvalho Sobrinho (26) - Daniel Tinti (26) - Onofre Neves (Nevinho) (27) - Denise Ap. Campeoto Boaro (27) - Gisele Fernanda Sallas Batista (27) - Daniela Feltran (28) - Rita de Cássia (28) - Silmara Morais (28) - Fábio João (28) - João Marcelo de Mello (29) - Eliana M. Luvezuti Lopes Gil (29) - Bruno Henrique Ribeiro Mantovani (29) - Gislaine Dias Carvalho (30) - Marco Antônio Trinca (30) - Lidia Maria Chiconello (30) - Neuza Maria da Silva Coelho (31) - Amparo Vera Colderón Tranquillini

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Insetos

O entomologista Richard Jones reuniu no livro “Extreme Insects” 150 insetos com características especiais, entre eles o mais brilhante, o mais pontual, o mais cabeludo, o mais empanturrado e o mais afrodisíaco. Os insetos representam três quartos de todas os animais identificados na Terra e, apesar do tamanho pequeno, tem uma enorme importância. Com exceção das calotas polares, todos os ecossistemas terrestres são colonizados por eles. O inseto mais explosivo: O besouro bombardeiro armazena substâncias químicas instáveis em glândulas abdominais. Se ameaçado, ele pode liberar até 20 nuvens quentes e ardentes

O inseto com as asas mais transparentes: As borboletas com asas de vidro são encontradas em todo o mundo, mas nas florestas tropicais, suas asas fazem com que elas pareçam invisíveis quando estão pousadas em folhas ou flores

O inseto com o maior pescoço: O macho do besouro girafa (Trachelophorus giraffa) usa seu longo pescoço em rituais de acasalamento. Já a fêmea usa o pescoço para cortar e enrolar folhas em forma de charuto, para então colocar ovos dentro dele

O inseto mais branco: O besouro fantasma Asbolus verrucosus é o objeto mais branco encontrado na natureza. A cor serviria de camuflagem quando o inseto está sobre o fungo do qual se alimenta.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

5

O inseto com a mais incomum forma de expansão de território: o mosquito Aedes albopictus, transmissor da dengue, se espalhou do sudeste asiático para a América do Sul e África através do comércio de pneus usados. Os pneus acumulam água da chuva, onde os mosquitos se procriam


Sanguessuga

Batizados

Foto Líder

Uma sanguessuga é um anelídeo da Classe Hirudinea que se alimenta de sangue de outros animais (hematófago). São animais hermafroditos, não possuem cerdas e que possuem ventosas para sua fixação. São assim chamados por produzirem uma substância anticoagulante denominada hirudina. Existem mais de 500 espécies. No estado brasileiro do Rio Grande do Sul estes animais são popularmente chamados de “chamichungas”. Alimentação Alimenta-se do sangue das suas vítimas. Podendo ingerir uma quantidade de sangue 10 vezes superior ao seu próprio volume. Ao aderir ao corpo do ser vivo de que se alimenta, segrega um anticoagulante que leva o sangue a circular sem estancar. A sanguessuga não é apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras alimentandose de vermes, caramujos e larvas de insetos, além de matéria orgânica.

Foto Líder

No dia 24 de abril, na Igreja de São Roque, foram realizadas as cerimônias de batismo de Gabriel – filho de Alessandra Capuano Machado Barros Flavio Luis Rodrigues Barros; e de Valentina, filha de Soraia Gonçalves Buffo e Paulo Alessandro Buffo.

Distribuição e habitat Podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem na lama. Nas zonas tropicais existem espécies arbóreas que caem sobre as vítimas. Preferem lagos, lagoas, rios calmos de água quente.

Uso medicinal Até ao século XIX, as sanguessugas eram utilizadas na Medicina tradicional chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias). Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina convencional, ainda que sejam artificiais. Recentemente, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua ação sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células. Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional. A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional. (Fonte: www.colegioweb.com.br)

6

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo

Psicóloga Clínica e Hospitalar, Especializanda em Psicossomática (Ibehe), Ext. em Psicol. Obstétrica (Unifesp) e Aprimor. Psicot. casal e família (Puc-SP).

Ser MÃE

Estamos em Maio e neste mês comemoramos uma data muito especial: O Dia das Mães! Neste artigo gostaria de falar um pouquinho da importância das mães, sejam elas mães solteiras, casadas, jovens, e mães de coração! A cada dia percebo a importância e necessidade de ter uma mãe ou alguém que faça o papel de mãe na vida das pessoas, seja dos bebês, das crianças e até dos adultos! A Palavra Mãe significa pessoa muito boa, dedicada. E quanta dedicação precisa-se ter para criar um filho! Vocês já pararam para pensar o quanto são fundamentais na vida de seus filhos? O bebê, ao nascer, é incapaz de ser independente, ele necessita de pessoas especiais que o ajude. A Mãe, juntamente com a família, tem duas funções que vão interferir em todo o desenvolvimento afetivo, psíquico e cognitivo do seu bebê. Primeiramente, a família tem que satisfazer necessidades básicas como alimentação, calor, abrigo e proteção de seus filhos; em segundo lugar, proporcionar um ambiente no qual possa desenvolver ao máximo suas capacidades físicas, mentais e sociais. Um bebê que não recebe o cuidado de uma mãe não consegue sobreviver! O bebê quando nasce é tão imaturo e indefeso que ele acha que seu mundo é só sua mãe, e nada mais existe. Esta é uma fase muito importante para a estruturação da vida psíquica do bebê, ele realmente precisa viver esse momento mágico - que ele e a mãe são uma mesma pessoa - até para poder se reconhecer, se separar da mãe e crescer! Portanto, mãe, dedique-se aos seus filhos, principalmente nos primeiros meses de vida. Curta esse dom maravilhoso que é poder gerar um ser que sempre se lembrará de você e nunca deixará de ser seu filho! Lembre-se que quem teve a sorte de crescer em um bom lar, com pais afetivos que apoiaram seus filhos, deram proteção e carinho, consegue desenvolver estruturas psíquicas fortes e seguras para enfrentar as dificuldades da vida!

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

7

Parabéns a todas as mamães! Simplesmente, por serem MÃES! Clínica Criare- 3608-8299 talita.psico@hotmail.com


8

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das M達es!!!


Sextaneja 16

A família de Terezinha Maria dos Santos e Altair Tardeli festejam a chegada da filha Aline, nascida no dia 2 de abril. Foto arquivo pessoal

Nasceu Ryan

Na casa de Marcos Boldrin e Silvana, o pequeno Ryan foi o centro das atenções. Ele nasceu no dia 12 de abril, sob os mimos do irmão Juan. Foto arquivo pessoal

No dia 8 de abril, o Clube Literário e Recreativo Gramense recebeu os baladeiros da região para a 16ª Sextaneja, animada por Murilo e Marciano, Pedro e Nando. Como sempre, gente bonita, e casa cheia.

Nasceu Aline

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

9


Sansão do Campo

Eternamente

É indicada para cercar sítios, grandes fazendas, indústrias, loteamentos, colégios e áreas urbanas. O espaçamento deve ser de 10 centímetros entre plantas, ela fica adulta de 12 a 15 meses. Espécie nativa da região nordeste do Brasil, é um arbusto de rápido crescimento, que apresenta vantagens que o tornam ideal para a formação de cerca-viva: · produz espinhos semelhantes aos da roseira, funcionando como uma barreira contra invasores; · forma uma proteção contra a poeira das estradas e também age como quebra ventos; · é uma planta perene que necessita de pouquíssima manutenção e, dependendo da situação, dispensa inclusive as podas; · suas pequenas flores acrescentam valor ornamental à cerca-viva;

M ã e

MÃE...

Viva, viva, viva o momento presente.

que na presença constante me ensinou na pureza do seu coração a vislumbrar caminhos...

MÃE...

dos primeiros passos, das primeiras palavras...

MÃE...

do amor sem dimensão, de cada momento, dos atos de cada capítulo de minha vida não ensaiados, mas vividos em cada emoção...

MÃE...

da conversa no quintal, do acalanto do meu sono aquecido de amor, aninhada em seu coração...

MÃE...

do abraço, do beijo que levo na lembrança...

MÃE...

é você que me inspira a caminhar...

MÃE...

a presença de cada passo que o tempo não apaga: por mais longo e escuro que seja o caminho, haverá sempre um horizonte...

MÃE...

Mulher a quem devemos a vida, que merece o nosso respeito, nossa gratidão e nosso afeto. · a espécie é muito rústica e resistente, adapta-se a quase todos os tipos de solo, não sendo muito exigente. São mais de 300 espinhos na face da cerca, por cada metro quadrado, o que representa um desestímulo a qualquer tentativa de pessoas mal intencionadas. E usa-se também nas divisões internas de fazendas, formando piquetes. Neste caso, porém, usa-se podar para permitir a visão entre as áreas internas.

Autor Desconhecido

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Observe-se o bastante para não se enganar sobre si mesmo. Corrija as suas falhas com diligência e coragem. Ria de si mesmo. Seja equânime e justo. Seja verdadeiro e cuidadoso com as pessoas. Dê sem pensar em retorno, nunca. Prepare-se para ser o professor em vez do aluno. Tenha compaixão pelo sofrimento alheio. Sempre tente ajudar. Sua linguagem agora é a paciência. Mesmo que não queira, ela nasce numa determinada idade... Limpe o seu carma e o de sua família praticando boas ações e dedicando o mérito para o beneficio de todos os seres; Assim você estará preparando o seu futuro, sua velhice, sua madurez. Prepare-se para morrer um dia. Pergunte-se o que vai responder quando for indagado: “- O que você tem para nos mostrar da sua vida?” porque você será indagado, seja ateu ou devoto. Você dará vários nomes a isso. Essa energia: Buda, Cristo, Deus, Energia, Vida, Mente, Psique, Eu mesmo. Mas ela estará lá, dentro ou fora de você, como sempre esteve e estará. Observe a natureza: Tudo nasce, tudo morre, tudo tem um ciclo. Viva os seus ciclos com paixão, sem medo.

É a sua Vida!!!

Plantio: Para obtenção de uma cerca viva com perfeição e beleza, o plantio da sansão-do-campo deve ser feito com 10 cm de espaçamento entre as plantas. Desta forma, os troncos se encostarão formando uma espécie de “muralha” capaz de conter com eficiência pessoas, aves e animais de pequeno e grande porte. Quantidade de sementes: Pode-se calcular a partir da seguinte proporção: 100 gramas de sementes de Sansão do Campo servem para plantar 80 metros lineares.

10

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Dra.Gabriela de Faria da Silva CROSP- 95.948 Clínico Geral - Dentística Estética Restauradora - Pós Graduação em Odontopediatria Contato: 3681-6240

Amamentação

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

11

A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças. Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto. Porém, poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança. Quando a criança é amamentada, está fazendo um exercício físico dieta importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos. Mamar no peito não é fácil, esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo generoso no bico. Para exercitar-se com maior eficiência, a posição durante a mamada é importante: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite. A mamadeira costuma tonar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação prepara a criança para a mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes.


Pedido dos Animais

Se servimos para aplacar a tua solidão... Se servimos para que te sintas importante quando volta para casa... Se servimos para lamber suas lagrimas quando esta triste... Se servimos para que não passeies sozinho ao final de tarde... Se servimos para te proteger da violência de seu semelhante... Se servimos para proteger seu filho quando não estas por perto... Se servimos para que o seu coração não seja o único a bater em sua casa... Se servimos para que te divirtas brincando... Se servimos para alegrar o seu silêncio com nossas vozes... Se servimos para que a tua mão afague um pelo macio...

Se servimos para que carregue alimento e trabalho em nossas costas... Se servimos para que seus olhos se encham com a beleza de nossas plumas... Se servimos para chorar a tua morte quando não tens mais ninguém para chorar por ti... Então... Não nos maltrate!!! Não descontes tua tristeza em nosso frágil corpo... Não nos abandone à própria sorte... Não te afastes tanto, de forma que não consigamos mais te encontrar! Respeite nossos sentimentos... Pois todos nós, considerados irracionais, temos sentimento... Basta olhar bem dentro dos nossos olhos... E verás que lá está escrito tudo que aqui foi dito!!! Cuide de mim e dos meus filhotes... Como cuida dos teus... Pois cuido de ti e dos seus filhos... Como cuido dos meus... Seja meu amigo e te serei eternamente grato!!! E o dia que eu partir... Chores de saudade... E não de arrependimento por ter me maltratado! Somos um cão... Um gato... Um cavalo... Um pássaro... Enfim... Somos todos animais do mundo... Todos e todos... Que aqui estamos... Pelas mãos de Deus!!! Respeite... Conscientize... Cuide!!! “Quando o homem aprender a respeitar todos os seres da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” (Enviado por Maria Elisa Carriero)

(((01))) Essa galera foi a São Paulo e vibrou com o show do U2 -- (((02))) Gabriel Belchior e Fernanda Furlan na The Lux, curtindo a balada da Conexão Saúde -- (((03))) Aline e Marcelo no encerramento da 3ª Semana Conexão Saúde, na The Lux. -- (((04))) Kleber, Vivi Torres, Candice, Gabriela Yong e André Teixeira na The Lux. -- (((05))) Cheios de estilo, os rapazes curtiram a noite na The Lux . -- (((06)) As irmãs Ana Flávia e Paula Xavier, com a amiga Mariana na festa Camelo da Páscoa. -- (((07))) Jéssica, Giovana e uma amiga na festa da Páscoa. -- (((08))) Rafael e seus amigos num click para o Zinho. -- (((09))) Edson e Rose, na AAR. -- (((10))) Loide, Orlando e Liamar, no Baile da Aleluia, na AAR. -- (((11))) Carol e Breninho curtindo a Banda Doce Veneno, na AAR. -- (((12))) Izonel, Carlinhos e Cidinha, no Jantar Dançante e beneficente do Projeto Renascer. -(((13))) Cainan, Mosca e Daniel Yong, no Grêmio Nestlé. -- (((14))) Padre Marcelo Grespan com Jesus e Osvaldo, no almoço na Igreja de Santo Expedito. -- (((15))) Eloni com as amigas no almoço beneficente da escola Cáritas. -- (((16))) O grupo Fratelli d’Italia reunido para um almoço no Centro da Memória Rio-pardense. -- (((17))) Lilian, Rose e o namorado, na caminhada ecológica da AAR.

04

15

14

13

05

12

17

12

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

02

09

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

11


16

03

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518

Meio Ambiente

08

06

Água um bem cada vez mais escasso A água hoje representa um bem cada vez mais escasso, por isso várias populações de todo o planeta irão sofrer a sua falta nos próximos anos. Do total de água do planeta, 97,5% encontram-se nos oceanos e mares e apenas 2,5% estão disponíveis para o abastecimento humano. A agricultura irrigada é a maior consumidora desses recursos hídricos. Em termos mundiais, estima-se que esse uso responda por 70% da água doce disponível. Em nosso país, esse índice é de 61%, sendo o restante usado na indústria (18%) e no consumo doméstico (21%). Atualmente a água representa uma ameaça à paz mundial. Em

07 01

10

diversos países da Ásia e do Oriente Médio já há disputa por recursos hídricos. Segundo relatórios da ONU, bilhões de pessoas não têm acesso a água tratada e com isso quatro milhões de crianças morrem devido a doenças como o cólera e a malária. A expectativa é que nos próximos 25 anos, 2,76 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água. Em outros dados que apontam o grande problema ambiental que todos nós sofremos hoje, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostram que o mundo está consumindo 40% além da capacidade de reposição da biosfera (energia, alimentos, recursos naturais) e o déficit é aumentado 2,5% ao ano. Dados alarmantes revelam que 50% da água em nosso país é desperdiçada. Somente com a conscientização de todos (poder público e sociedade) poderemos, através de ações mais concretas no que se diz a respeito de economia de água, reduzir ou até eliminar problemas maiores às nossas gerações futuras.

Economize água: o planeta e todos nós agradecemos.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

13

www.engenheirocezarroberto. blogspot.com


Festa de 15 anos

Foto Líder

Bebês Assaduras

Ai, minhas dobrinhas estão assadas! Quase todo bebê sofre com as assaduras nas dobrinhas causadas pelas fraldas. E, muitas vezes, os pais não sabem porque elas aparecem nem como fazer para sumir com elas. Para isso nós conversamos com um especialista,

Foto Líder

No dia 16 de abril, no Teatro Eva Wilma, em Tapiratiba, Gabriela Hernandes Canpeoti, filha de Ângelo Canpeoti e Ana Maria da Silva Hernandes recebeu os amigos e familiares para a sua festa de 15 anos, comemorada em grande estilo.

o Dr. Calil Farhat, professor titular da disciplina de infectologia para tratamento de pediatria da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP, que vai contar tudo o que os pais precisam saber sobre assaduras. Para começar, a assadura é conhecida no meio médico como dermatite de fralda, que é um comprometimento da pele que ocorre na raiz da coxa, nas nádegas, na porção baixa do abdômen e na região genital, exatamente na área coberta pelas fraldas. Essa dermatite se manifesta pelo aparecimento de vermelhidão, inchaço discreto da pele e pode evoluir com pequenas erosões na pele, bolha, ulceração (feridas), que causam mal estar e desconforto para

Comemoração

em família

No dia 1º de abril, Fernanda Ferreira Martins e Bruno Eduardo Meneses reuniram os amigos e familiares no Salão de Festas do Nipam, para comemorar o aniversário dos filhos: Thiago, que completou 15 anos, e Maria Alice, que completou seu primeiro ano de vida.

o bebê. Segundo o médico, essa é a lesão de pele mais comum em crianças pequenas, atingindo até 35% das crianças nos dois primeiros anos de vida, que correspondem ao período de utilização das fraldas. Isso acontece porque o uso de fraldas provoca exposição prolongada à urina, o que leva a excessiva hidratação da pele e elevação do seu pH, deixando-a mais

sensível. Surge então a assadura, proveniente do contato prolongado da pele com urina e fezes, tornando-a suscetível à fricção com as fraldas e a outros irritantes como resquícios de sabões e detergentes, substâncias encontradas nas fezes e urina, fungos e bactérias. (Continua na pág. 15)

14

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Bebês Assaduras

(Continuação da pág. 14) A assadura está ligada aos cuidados na troca das fraldas, ao tipo de fralda usada e ao uso de calça plástica que facilita o aparecimento dela. A alimentação e a estação do ano também têm influência no aparecimento de assaduras, no

verão pela transpiração e no inverno pela dificuldade de perceber se a criança urinou ou evacuou. E para evitar as assaduras nas dobrinhas do bebê, o Dr. Calil Farhat tem boas dicas. A criança que usa fralda deve ser trocada com bastante freqüência nos primeiros meses de vida, período em que o bebê evacua e urina freqüentemente. É uma maneira de prevenir a dermatite ou evitar o agravamento de uma já existente. Se a criança “fez xixi” a fralda deve ser trocada e deve se lavar a criança somente com água morna; se a criança “fez cocô” lavar com água morna e com sabonete de glicerina ou sabonete especial para criança. Depois, se deve enxugar a pele da criança delicadamente com uma toalha sem esfregar, para não provocar atrito com a pele.

Outras medidas preventivas podem ser tomadas, como por exemplo, usar certos cremes e pomadas que existem à base de óxido de zinco e petrolato, que são substâncias que funcionam como barreira mecânica de proteção à pele, diminuindo a possibilidade do atrito da fralda com a mesma e, além disso, tem uma função de ajuda na reconstrução da pele, quando há a dermatite.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

15

(Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br)


Datas Comemorativas do mês de Maio

01 - Dia Mundial do Trabalho 02 - Dia Nacional do Ex-combatente 02 - Dia do Taquígrafo 03 - Dia do Sertanejo 05 - Dia de Rondon 05 - Dia da Comunidade 05 - Dia Nacional do Expedicionário 05 - Dia do Artista Pintor

Foto arquivo pessoal

A banda irlandesa U2 de Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. – fez três shows em São Paulo no mês de abril. Os rio-pardenses marcaram presença: no dia 9, Henrique, Marília, Renatinho, Josy, Pedro, Murilo, Lidianne e Gisele Rezende foram o Morumbi, curtir de perto a turnê 360. No dia 13, foi a vez de André, Pito, Fejao, Nato, Lu Rossetto e Marco Paulo.

05 - Dia do Marechal Rondon 06 - Dia do Cartógrafo 07 - Dia do Oftalmologista 07 - Dia do Silêncio 08 - Dia da Vitória 08 - Dia do Profissional Marketing 08 - Dia do Artista Plástico 08 - Internacional da Cruz Vermelha 08 - Dia das Mães 09 - Dia da Europa 10 - Dia da Cavalaria

10 - Dia do Campo 11 - Integração do Telégrafo no Brasil 12 - Dia Mundial do Enfermeiro 13 - Abolição da Escravatura 13 - Dia da Fraternidade Brasileira 13 - Dia do Automóvel 14 - Dia Continental do Seguro 15 - Dia do Assistente Social 15 - Dia do Gerente Bancário 16 - Dia do Gari 17 - Dia Int. da Comunicação e das Telecomunicações 17 - Dia da Constituição 18 - Dia dos Vidreiros 18 - Dia Internacional dos Museus 19 - Dia dos Acadêmicos do Direito 20 - Ascensão do Senhor 20 - Dia do Comissário de Menores 21 - Dia da Língua Nacional 22 - Dia do Apicultor 23 Dia da Juventude Constitucionalista 24 - Dia da Infantaria 24 - Dia do Datilógrafo 24 - Dia do Telegrafista 24 - Dia do Vestibulando 25 - Dia da Indústria 25 - Dia do Massagista 25 - Dia do Trabalhador Rural 25 - Dia do Vigilante 27 - Dia do Profissional Liberal 29 - Dia do Estatístico 29 - Dia do Geógrafo 30 - Dia do Geólogo 30 - Dia das Bandeiras 31 - Dia do Comissário de Bordo 31 - Dia Mundial das Comunicações Sociais 31 - Dia do Espírito Santo

Show do U2

16

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

Foto arquivo pessoal

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


GAMES

Éric Trinca Nogueira

Crysis

Lançado em 2007, exclusivamente para Computador, Crysis oferece aos fãs dos Jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) os gráficos mais impressionantes já vistos junto com uma jogabilidade altamente envolvente, exigindo que o jogador utilize táticas adaptáveis e a total personalização das armas e armadura para sobreviver em ambientes dinâmicos e hostis, incluindo em Gravidade Zero. Terra, 2019. Uma equipe de

cientistas dos EUA faz uma descoberta assustadora em uma ilha no Mar da China Meridional. Todo o contato com a equipe é perdido quando o governo Norte-coreano rapidamente bloqueia toda a área. Os Estados Unidos respondem, enviando uma equipe de elite das forças especiais Delta Force para fazer o reconhecimento da situação. Enquanto a tensão cresce entre as duas nações, uma imensa nave alienígena aparece no centro da ilha. A nave gera uma grande esfera de força que paralisa uma vasta porção da ilha e altera drasticamente o sistema climático do planeta. Agora os EUA e a Coréia do Norte devem juntar suas forças para enfrentar essa ameaça alienígena. Principais características - Uma estrutura única em três atos força o jogador a usar a personalização de armaduras e armas em tempo real. - Enfrente espécies alienígenas assustadoras, que usam seus sentidos

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

17

de forma inteligente e trabalham em equipe. - Controle uma variedade de veículos em terra, mar e ar, incluindo caminhões, tanques, barcos e helicópteros. - Explore um mundo vivo e dinâmico, onde terremotos, quedas de gelo, deslizamentos e tornados representam uma ameaça sempre presente. - Multiplayer de 32 jogadores com personalização de armaduras e armas, incluindo um novíssimo modo multiplayer que combina modificação do jogador e objetivos táticos. - Jogabilidade emergente, que significa que as ações no jogo afetam os resultados futuros e fornece a cada jogador uma experiência única.


Pimentas

As pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum. É cultivada principalmente nos estados de MG, BA e GO. Consumidas no Brasil, principalmente na forma de conserva de fruto inteiro em vinagre ou azeite. A pungência ou picância das pimentas deve-se a presença da capsaicina. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente esta que possui as propriedades benéficas à saúde.

Você sabia que a pimenta é originária das Américas e que é um dos condimentos mais antigos da culinária? Pois é, os registros arqueológicos mais remotos de seu uso datam de aproximadamente 9 mil anos atrás, no México. E até hoje é uma característica sem dúvida marcante na culinária mexicana. No Brasil, a pimenta já fazia parte da alimentação das nossas tribos indígenas. Acerte na escolha A pimenta mais fresquinha tem consistência firme e aparência brilhante, sem manchas. Um truque fácil é verificar se o cabinho, o pedúnculo está verde. Nos supermercados, observe se o produto está em local bem ventilado e livre de odores. Já em casa, o melhor é conservá-lo na geladeira, em sacos de papel fechado. A durabilidade, no entanto, varia de acordo com o tipo. O fruto fresco, se bem armazenado dura até 15 dias. Ardida ou suave?

Para a pimenta também vale a famosa frase: quem vê cara não vê coração. Neste caso, quem vê cara, não vê ardor. É que a aparência não permite identificar se uma pimenta é ou não muito ardida. “Dois tipos parecidos podem diferir muito em relação a essa característica”, explica Rosa Barbieri, da Embrapa. Isso porque a capsaicina, substância que causa a ardência , está concentrada nas fibras internas do fruto. E atenção: o ardor não atinge apenas a boca. As mãos devem ser protegidas com luvas na hora de manusear a pimenta. Passar a mão ardida nos olhos é uma experiência não recomendada! “Um truque para deixá-la menos picante é remover cuidadosamente a camada interna e as sementes”, ensina a pesquisadora. (Fonte: revistacnbemviver.blogspot.com)

18

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Drª Ana Paula Junqueira Paulino CREFITO 3 - nº 36858 - LTF Email: paulajunq@hotmail.com Fone: (19) 9119-7109

Ergonomia

Ergonomia: está relacionada com a melhora da qualidade de vida do trabalhador? Ergonomia é a ciência da configuração do trabalho, busca a adequação das condições de trabalho às capacidades e realidades das pessoas que trabalham e tem como principais objetivos: o melhoramento e a conservação da saúde, a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

19

Através da Análise Ergonômica do Trabalho o profissional da área de Fisioterapia identificará os principais riscos que possam acometer a saúde e a segurança dos trabalhadores, onde, serão analisados aspectos relacionados aos mobiliários, equipamentos, ambiente de trabalho, posturas, organização, etc. O principal objetivo do estudo é a formulação de soluções preventivas e corretivas quanto aos afastamentos, absenteísmos, casos de DORT’s (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho), além do atendimento á Legislação (NR 17) e melhora da Qualidade de Vida. Fonte: (http://programamexase. blogspot.com/) Os sinais e sintomas característicos dos DORT’s são muitos: inflamações dos músculos, tendões, fáscias e nervos dos membros superiores, cintura escapular e pescoço, entre outros, têm chamado a atenção não só pelo aumento de sua incidência, mas, por existirem evidências de sua associação com o ritmo de trabalho. Essas patologias, em geral, não têm um tratamento difícil, mas sim possuem uma má evolução, causando dor, perda de força e inchaço, sendo responsáveis por uma parcela significativa das causas da queda da performance no trabalho. Conclui-se, então que a Ergonomia juntamente com a ginástica laboral fazem parte do contexto da Fisioterapia, sendo um instrumento eficiente, mas que deve ser aproveitada de forma ampla dentro da empresa. O emprego das metodologias ergonômicas, na medida em que auxilia na redução e na prevenção das diversas espécies de acidentes ocupacionais, otimiza o trabalho, reduz riscos, diminui prejuízos operacionais e técnicos, possibilitando um melhor planejamento das tarefas, e contribuindo na construção de um ambiente laboral mais ergonômico.


Descubra quais são os pratos preferidos dos bonitões da TV

Malvino Salvador - O ator respondeu à pergunta rapidamente: “meu prato preferido é pato no tucupí! Procura no Google!”, brincou, todo simpático. O prato é típico da região norte, terra natal de Malvino.

Em Búzios

Em clima de romance, os recém casados Fábio Boaro de Souza (Bibo) e Daniela Pafume curtiram as belezas de Búzios, no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de abril, na companhia de Flávio (Sasso) e Lia. Foto arquivo pessoal

Em Aparecida

No mês de abril, Roberta Dutra Baldo, o esposo Guilherme, e a mãe Remédia foram ao Santuário de Aparecida fazer suas orações em agradecimento a Nossa Senhora Aparecida. Foto arquivo pessoal

Fábio Assunção - Pasmem: o prato preferido do bonitão é o tradicional arroz e feijão. Fiuk - O ator e cantor adora quando chega o inverno, já que seu prato preferido é fondue de queijo.

Luigi Baricelli - Ravióli de mussarela de búfala é a escolha do apresentador. “Gosto de pratos saborosos e leves”, disse.

Beba com moderação

Paulo Ricardo - Apaixonado por comida japonesa, a comida preferida do cantor é o sashimi.

Gustavo Borges - O exnadador adora um filé a parmegiana. “É uma boa pedida ou não?”, brincou o atleta. Márcio Garcia - O ator global não dispensa uma boa massa. Sua escolha é o espaguete a frutos do mar.

Kayky Brito - Estrogonofe de carne é o prato preferido do carismático ator carioca. Edson Celulari - O ator se diz um gourmet. “Só não cozinho... ainda” e falou que está em uma fase de risotos, principalmente o risoto ao funghi, seu predileto.

(Fonte: www.terra.com.br)

20

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Com Nelson Leandro Capiteli

e-mail: nelcap@ig.com.br

O Paulistão 2012 terá derbis em Campinas e Ribeirão Preto: Guarani x Ponte e o “come-fogo”. Acompanhando de perto os quadrangulares finais da Série A-2 que definiram os 4 que subiram para a elite paulista em 2012, percebi o quanto que a “briga” pelo acesso envolve comunidades e torcedores fanáticos. O

jovem

Tiago Leifert (foto), ótimo apresentador, criativo, bem humorado, descontraído, revolucionou o Globo Esporte. Porém, há matérias inteiras em que os repórteres se colocam como a principal notícia... Os argentinos continuam os mesmos dos tempos da TV em branco e preto: quando perdem em casa, apelam, agridem e encrencam como verdadeiros despeitados e covardes. Em Buenos Aires pela Libertadores, o Fluminense foi heróico... Conheço corintiano que não ficou triste com a contusão de Adriano, que ficará 5 meses afastado dos gramados. Minhas apostas em dois dos maiores goleiros que vi em ação: Rogério Ceni depois de “aposentar” tentará a presidência do São Paulo mas não será eleito e Marcos (foto) encerrará carreira na inauguração da Arena Palestra Itália em 2013... Com seu estádio vetado, o Radium de Mococa não está participando este ano da Segundona de Profissionais da FPF. Disputará somente o Paulista Sub-20 da 2ª Divisão. O clube há anos tem passado por problemas financeiros e segue em busca de parcerias. A Liga Riopardense (que completará 50 anos de fundação em 2012) segue com prestígio na FPF. Será uma das 36 a participar do Campeonato “Inter-Ligas 2011”, a ser iniciado no próximo dia 22/05. O Vasco FC formará o selecionado local. A TV Cultura transmitirá jogos ao vivo para todo o Brasil aos domingos...

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

21

Acessem: www.ligariopardensedefutebol.com.br


Amor de Mãe

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: - Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã... Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso? E Deus disse: - Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você. Criança: - Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá? Deus: - Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

Criança: - Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam? Deus: - Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar. Criança: - E o que farei quando eu quiser Te falar? Deus: - Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

Criança: - Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá? Deus: - Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida. Criança: - Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais. Deus: - Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você. Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente: - Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo. E Deus respondeu: - Você chamará seu anjo... MÃE!

22

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Encontro com Ivete Sangalo

No dia 10 de abril, Murilo Andrade fez um tour pelos estúdios da TV Globo, o Projac, no Rio de Janeiro, acompanhando a top Renata Kuerten no programa Domingão do Faustão. Pelos camarins, encontrou-se com Ivete Sangalo e registrou.

Foto arquivo pessoal

Show Avenged Sevenfold

A banda norte-americana Avenged Sevenfold fez uma apresentação em São Paulo, no dia 3 de abril, para alegria dos fãs brasileiros. A apresentação foi no Credicard Hall, que recebeu uma legião Foto arquivo pessoal de metaleiros. Nosso colunista e geek gamer Eric Trinca foi conferir o show, junto com Camila Alves, Gabriel Calório, Mauricio Pedretti, Roberto Thezolin e Anelise Breda.

Congresso internacional

Calcinha e Cueca com bumbum

Inédita a nova linha tem como objetivo atingir um publico moderno. Não é para exagerar apenas uma alternativa para “corrigir” algumas partes Tanto a calcinha quanto a cueca modeladora produz

resultados maravilhosos, de uma forma totalmente natural. Confeccionada em tecido e espuma moldada na forma de seu bumbum, possui um excelente acabamento e modelagem. Pode ser usada com qualquer vestido (mulheres), calça (jeans, moletom e etc.) e ninguém irá perceber que você está usando, apenas irão reparar na sua silhueta. Extremamente discreta simples de usar e com resultados realmente impressionantes. Este acessório é uma novidade que fará com que sua autoestima esteja sempre em alta, você se sentirá muito mais atraente,

Foto arquivo pessoal

Entre 6 e 10 de abril, o professor Marcelo Callegari Zanetti participou, em Buenos Aires (Argentina), do “X Congreso Sulamericano de Psicología del Deporte”, promovido pela Universidad de Palermo. O evento reuniu estudiosos de países sul-americanos e europeus, em palestras, estudos e discussões sobre assuntos da área. Na programação também, um tour pelos pontos turísticos da capital argentina.

Rosa Maria Padula Camilo

despertará todos os olhares do público tanto feminino como masculino, fazendo você irresistível. Este produto inspirou-se em uma pesquisa da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), segundo a qual, o bumbum foi eleito como a parte do corpo tanto do homem como da mulher e que mais interessa a todos os sexos. Enganam-se, porém, os que imaginam que a calcinha é feita do mesmo corte da cueca, pois a parte traseira das mulheres tem um formato de pêra, a dos homens não. Obs: ninguém precisa saber que você comprou este produto, fica sendo um segredo só seu, e que as (os) outras (os) morram de inveja de seu bumbum.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

23


No dia 17 de abril, a Família Amoroso se reuniu no Grêmio Nestlé para comemorar o segundo aniversário do Fábio Alexandre, filho de Rita Amoroso Pereira, e xodó dos tios e avós.

Aniversário de João Vitor

Aniversario da Maria Gabriela

No dia 2 de abril, Maria Gabriela Pizani Darin, filha de Carlos José Darin e Carina Pizani Darin, festejou 6 anos de vida, recebendo o carinho dos familiares.

Foto Líder

Comemoração em dobro no mês de abril, quando Armandinho Catalano e Maria Inês Lacerda completaram idade nova. Ele, no dia 18, e ela, no dia 20. A festa foi no dia 21, com muito bolo, pirulito, coca cola e, claro, a presença dos amigos e familiares. Parabéns!!!

Aniversário do Fábio

Foto arquivo pessoal

Duplo aniversário

Foto arquivo pessoal

Não se sabe bem ao certo quem foi o inventor desse irresistível prato. Existem algumas histórias sobre a sua origem. Alguns dizem que foram os gregos os criadores da receita, misturando farinha de trigo, arroz ou grão de bico, obtinham uma massa que era colocada para assar em tijolos quentes. Outros afirmam que há mais de seis mil anos, os hebreus e egípcios preparavam uma massa parecida com a conhecida hoje. No início, no sul da Itália, mais precisamente em Nápoles, a pizza era alimento de pobres, mas também foi lá que a massa se tornou mais elaborada ganhando molho de tomate e orégano. A massa era dobrada ao meio e consumida como sanduíche e alguns o incrementavam com queijo, lingüiça ou ovo por cima. Com o passar do tempo, por volta do século XVI, a pizza já era apreciada pela corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

No dia 6 de abril, João Roberto Viotto e Renata fizeram uma grande festa para comemorar o primeiro aniversário do filho João Vitor.

Em relação aos sabores, uma curiosa história conta que a pizza marguerita surgiu no ano de 1889 quando o pizzaiolo Rafaelle Esposito para homenagear a rainha Marguerita de Sabóia durante uma visita à cidade de Nápoles preparou a iguaria para ela. Ele usou as cores da bandeira da Itália: branco representado pelo queijo, verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate. Port’Alba foi a primeira pizzaria de que se tem registro. Surgiu em Nápoles em 1830 e se transformou no ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da época. A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos. No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. Hoje a pizza se tornou um dos pratos mais apreciados e consumidos em todo o mundo. A cada dia surgem novos recheios inovando esta preparação que ganha mais e mais apreciadores a todo o momento, já que a sua variedade de sabores agrada a todos.

(Fonte: www.fleischmann.com.br)

24

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

Foto Líder


Utilidades

para seu PC

TweakNow PowerPack 2011 é uma ferramenta para quem deseja extrair o melhor de seu computador. Com este programa você ajusta, restaura e até personaliza vários componentes de seu computador. TweakNow PowerPack funciona em 32 ou 64 bits. Ajustes consideráveis para sua máquina O TweakNow é uma verdadeira central de opções e ajustes. Com ele você reestrutura sua máquina com apenas alguns cliques, lembrando que, apesar de ser uma ferramenta inócua ao sistema, ela atua no registro e em demais funcionalidades do Windows. É altamente aconselhável ter muita cautela antes de utilizar seus recursos, evitando o uso daqueles que você não souber para que servem. Aba Home - Nesta aba, você tem acesso aos principais recursos do programa, para não dizer os mais básicos. Aqui é o lugar para efetuar limpezas e remoções de arquivos desnecessários ou temporários. Também é aqui que se realiza a manutenção da memória RAM do computador. Aba Windows Secre t- Todos os segredos do Windows serão revelados nesta aba. Na verdade, estes segredos são funções e recursos que ficam escondidos no sistema, liberados pela interface do TweakNow para que você mesmo os ajuste como preferir. Aba Windows Cleaner - Efetue uma limpeza eficiente em seu disco rígido, elimine históricos da internet, limpe entradas antigas do registro do Windows, remova programas com o desinstalador, visualize espaço disponível em disco, desfragmente seu disco e defina programas para inicialização juntamente com o boot do Windows. Aba Miscellaneous Tools - De tudo um pouco você encontra aqui. Desde ferramentas que programam seu computador para desligar sozinho a um extensor de área de trabalho, que transforma uma só em quatro. Aba Restore Backup Se você perceber que realizou alguma alteração que não deveria, não se assuste nem se desespere: com o Restore Backup, é possível restaurar a máquina e desfazer a ação indesejada.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

25

fonte: olhardigital.com.br


Tava no Orkut e saiu nuZinho

Patty Caraçari 09/05

Roberta Mendes 03/05

Vanessa Manetta 09/05

Zezão Franciosi 09/05

Márcia Boaro 01/05

Marcelo Zanetti 05/05

26

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Ilhas de Galápagos

Semana Conexão Saúde

Entre 11 e 16 de abril, a Academia Conexão Saúde promoveu a “3ª Semana Conexão Saúde” para incentivar a prática de atividades físicas. Na abertura, além de coquetel e desfile de moda fitness com a loja Elvis Sports, o evento contou com a participação da campeã brasileira e sul-americana de pole dance, e campeã mundial de pole fitness, Rafaela Montanaro. Para encerrar, uma balada, no dia 16, na The Lux, ao som da Banda Status. No comando do evento, Silvia Fronzaglia e Marcelo Calegari Zanetti. Um sucesso!

Muitos de nós reconhecemos as Ilhas Galápagos como o lugar que inspirou a teoria da evolução de Charles Darwin. Embora Darwin tenha as tornado famosas, o crédito pela descoberta das mesmas não é seu. Esta distinção vai para Tomas de Berlanga, bispo do Panamá, e sua tripulação quando o navio em que estavam foi levado pelas corrente oceânicas até lá em 1535, trezentos anos antes de Darwin ter chego em Galápagos em seu HMS Beagle. Berlanga e seus homens relataram ter encontrado as ilhas povoadas por animais selvagens mansos, muitas tartarugas gigantes e quase nada de água doce. Eles apelidaram as ilhas de Galapagos, que significa “tartaruga” em espanhol.

As Ilhas Galápagos são um arquipélago tropical remoto composto principalmente por 13 grandes ilhas: Baltra, Espanhola, Fernandina, Floreana, Genovesa, Isabela, Marchena, Pinta, Pinzón, São Cristóvão, Santa Cruz, Santa Fé e Santiago. Além destas 13 ilhas grandes, existem muitas outras ilhas pequenas ilhotas, que totalizam juntas cerca de 8 mil km2 de terras. Elas estão espalhadas por cerca de 93.200 km2 sobre o Oceano Pacífico, a pouco mais de 1.000 km da costa oeste do Equador. Embora politicamente falando Galápagos seja uma província da República do Equador, a grande maioria dos cientistas acredita que as ilhas nunca fizeram parte do continente em se tratando de geologia, e que no lugar disso foram formadas a partir de uma atividade vulcânica que ocorreu há cerca de 5 milhões de anos na Placa de Nazca, uma zona quente considerada como a maior em atividade vulcânica do mundo. Alguns dos vulcões que se localizam no lado ocidental do arquipélago ainda estão em atividade, com mais de 50 erupções nos últimos 200 anos, criando terras novas nesta região em evolução.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

27

O encantamento das Ilhas Galápagos, ou como são oficialmente chamadas, Arquipélago de Cólon, se dá em função de ser o lar de plantas e animais selvagens encontrados em nenhum outro lugar do planeta – isto em função de sua localização remota. (Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br)


esses pássaros deixaram de colocar ovos em locais isolados e hoje põem ovos diretamente sobre o solo. As Ilhas Galápagos são importantes por causa dessas espécies endêmicas – há cerca de 9 mil espécies vivendo nas ilhas e nas águas que as rodeiam. Catorze distintas subespécies de tartarugas gigantes vivem nas ilhas, por exemplo, assim como os únicos pingüins que vivem em regiões tropicais. Há inúmeras espécies de répteis incluindo iguanas terrestres e marinhas (iguanas marinhas são os únicos lagartos conhecidos que conseguem nadar no oceano), lagartos, lagartixas e cobras, 1.600 espécies de insetos e 400 espécies de peixes. Competindo com as tartarugas gigantes pela posição de espécies mais famosas das ilhas estão 13 espécies de tentilhões, conhecidos como tentilhões de Darwin porque serviram como prova para a sua teoria da evolução e seleção natural. Esses tentilhões são um exemplo do que é chamado de radiação adaptativa, processo pelo qual surgem várias espécies a partir de uma mesma espécie ancestral. Os tentilhões de Darwin eram, na verdade, uma única espécie de tentilhão quando Darwin chegou à ilha, mas através da mutação e seleção natural, eles evoluíram para diferentes espécies com diferentes formas de bicos dando a cada um uma vantagem em seu habitat específico. (Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br)

No dia 4 de abril, a festa foi de Caio Henrique, filho de Claudia B. da Silva e Carlos Henrique Batista, que completou 2 anos de idade. Muitas felicidades!!!

28

Aniversário de Caio Henrique

Feira de Cosméticos

Lilian Curi participou em São Paulo, no dia 3 de abril, da Feira de Cosméticos Hair Brasil 2011. Uma verdadeira vitrine para mostrar produtos e novidades que fazem a cabeça e movimentam este importante setor da economia nacional. Foto arquivo pessoal

Aniversário do Bruno

No dia 9 de abril, Bruno de Mello Pavão completou seu primeiro ano de vida, alegrando a casa de Cristiano Pavão e Fabiana dos Santos de Mello Pavão, pais corujas. Foto arquivo pessoal

A fauna e a flora das Ilhas Galápagos Devido ao isolamento das ilhas, e dependendo do vento e elevação, há quatro principais ecossistemas encontrados no arquipélago: 1. Planícies áridas e florestas de cactos 2. Florestas 3. Florestas densas e de altas altitudes 4. Áreas com poucas árvores e muita grama Lavas solidificadas formam precipícios e encostas. Existem mais de 500 espécies de plantas encontradas em Galápagos, e cerca de um terço delas são consideradas endêmicas, isto é, são plantas nativas das ilhas e que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Espécies únicas de algodão, maracujá, pimentão, pimenta e tomate crescem lá. Embora exploradores e marinheiros tenham deixado para trás alguns animais, como cabras e porcos, a grande maioria dos animais que habitam as ilhas são espécies endêmicas, alguns até mesmo exclusivos de determinadas ilhas do arquipélago. Muitos não têm medo de viver, pois não têm predadores. O atobá de pés azuis é um exemplo:

Foto arquivo pessoal

Ilhas de Galápagos

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

29

Virada Cultural Nos dias 14 e 15 deste mês vinte e duas cidades do interior de São Paulo recebem a quinta edição da Virada Cultural Paulista, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Entre os principais nomes no evento estão Maria Gadú, Charlie Brown Jr., Renato Teixeira, Angra, Fafá de Belém e Tulipa Ruiz. O evento ainda conta com peças de teatro, espetáculos de dança e cinema. Em 2011 o evento será realizado em Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. A Secretaria de Estado da Cultura espera receber mais de 1,6 milhões de pessoas em todo o estado. Uma das revelações da MPB, a cantora, compositora e violonista paulistana, Maria Gadú, é presença confirmada em São João da Boa Vista. Outro nome de peso que estará na cidade é o cantor e compositor, Lobão. Ao todo são 27 atrações programadas para serem realizadas das 18h do sábado até 18h do domingo. Dia 14 (sábado) 18h - Abertura Oficial com o espetáculo Encontro de Dois – Quase 9 Teatro DANÇA 18h30 - Dj Tuto Moraes MÚSICA 19h30 - Beatles 4 Ever MÚSICA 20h30 - Como ser uma pessoa pior TEATRO 20h30 - Cor de Fogo- Sextasy INTERVENÇÃO CIRCENSE 21h - Os Imprevisíveis MÚSICA 22h - Panos Dançantes- Sextasy INTERVENÇÃO 22h30 - Barbatuques MÚSICA 22h30 - Leela MÚSICA 23h30 - Brincando com FogoSextasy INTERVENÇÃO Dia 15 (domingo) 0h Lobão MÚSICA 0h30 - Tiê MÚSICA 1h30 - Dj Tuto Moraes MÚSICA 10h - O Pequeno Nicolau CINEMA 10h30 - Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista MÚSICA 11h - A menina que era triste TEATRO INFANTIL 13h - Oras Bolas - Cia Noz de Teatro, Dança e Animação TEATRO INFANTIL 14h - Projeto Vinagrete MÚSICA 14h - 5 à Seco MÚSICA 14h30 - O Pequeno Nicolau CINEMA 15h - O encontro de Zé Rabeca, Cochico Zabumba- Cia Burucutu INTERVENÇÃO 15h - Gaiola das Moscas – Grupo Peleja TEATRO INFANTIL 15h30 - Quinteto em Preto e Branco MÚSICA 16h - Roda de Choro com Luizinho 7 cordas MÚSICA 16h - Grupo Herança Negra MÚSICA 16h30 - Chikovsky, o pianista- Cia Burucutu INTERVENÇÃO 17h – Encerramento - Maria Gadú MÚSICA


Casamentos Aos casais que subiram ao altar no mês de abril, para dizer sim a uma vida em comum, nossos votos de felicidades! Foto Líder

Foto Líder

Marcelo e Regiane

email: luisandre_vieira@hotmail.com CONTRATE os serviços do André!!! E experimente as delícias que ele prepara!? Para pequenos e grandes eventos! Ligue - André: (19) 9263-0332

Gratinado de mandioca

Casaram-se no dia 15 de abril, na igreja matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Gilson Ferreira da Silva e Maria Vitalina do Prado; e ela, filha de Renato Peres e Ângela Maria de Souza Peres.

Adelino e Rosa Helena

Casaram-se no dia 16 de abril, no Projeto Salvação, em Itobi. Ele é filho de Adolfino Andre Mesadri e Santina Sandri Mesadri; e ela, filha de Sebastião José da Silva e Maria de Lurdes Ribeiro.

Xadrez no Projeto Shalom

Adolescentes do Projeto Shhalom/Instituto Prefeito Lupércio Torres participaram no dia 16 de abril de um torneio de xadrez e damas, promovido pela Academia Conexão Saúde. O projeto oferece aulas da modalidade, que são ministradas por Alan Pasin Estevão. Destacaram-se nas disputas os alunos Luís Fernando Moreira Filho, Murilo GarFoto Arquivo pessoal cia da Silva, Luís Felipe Gonçalves Prudêncio, Tainá de Mello Orfei, Jéssica Gomes de Souza, Pauliana Pereira dos Santos, Luís Felipe Gonçalves Prudêncio, João Paulo Orfei, Murilo Garcia da Silva.

Ingredientes: 1kg de mandioca 1xicara de leite 2 colheres (sopa) de manteiga 1 tablete de caldo de legumes 1 ovo inteiro Sal á gosto 300gr de presunto 3oogr de mussarela 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo: Descasque a mandioca e cozinhe

até ficar macia. Esprema com espremedor, coloque no processador e acrescente todos os ingredientes, exceto os queijos e o presunto, bata tudo até formar um purê. Unte um refratário médio com manteiga e alterne camadas de purê, presunto e mussarela, até finalizar, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar bem.

30

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Mundo Gospel

Maria Elisa Carriero Maria de Nazaré

As mulheres são importantíssimas no início do cristianismo. Entre elas, destacam-se Maria Madalena, Maria Mãe de Jesus, Verônica. Nesse mês das Mães, um tema que vem ao nosso encontro é o significado e a grande importância de Maria de Nazaré. Quando o anjo apareceu para anunciar o nascimento de Jesus referiu-se a ela como agraciada! Esqueça agora qualquer denominação religiosa, esqueça qualquer título. Não tem como negar que Maria foi “a escolhida” entre tantas mulheres para gerar Jesus. Certa vez, ouvi dizer que a primeira comunidade cristã, criada por Jesus não foi formada por 12 apóstolos, mas por 13, como Maria também estando em meio aos discípulos. Maria sempre foi e é serva fiel de Jesus. Mulher humilde, temente e piedosa, que sempre respeitou Jesus, um exemplo disso foi na passagem das bodas de Canaã, que ela disse aos servos: “Fazei tudo o que Ele mandar”. Junto com a bem aventurada e cheia de graça, teremos sempre mais luz no caminho. Maria de Nazaré merece consideração de todas as denominações, credos, dogmas e religiões, por tudo aquilo que passou: a começar pela dolorosa missão de ver seu filho ser rasgado em vida. Maria olha por todos nós, e através dela muitos já encontraram a verdade, o caminho e a luz. Ela cuida de cada um assim como cuidou de seu filho Jesus, que é filho de Deus assim como cada um de nós, então, Maria tem um papel de protetora, que ampara e nunca abandona seus filhos.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

31

Todas as mães do mundo precisam seguir o exemplo de Maria de Nazaré e instruir seus filhos nos caminhos de Jesus. Precisam ter a sensibilidade espiritual, a fé e a disposição que ela teve de servir. E pra este mês de maio, peço a proteção e a benção de Deus para todas as mães do mundo, mulheres que são exemplo de força e superação; que carregam todos os fardos (pesados ou leves) dos seus filhos. Em especial, nesta edição Maio/2011, em que comemoramos o crescimento da Família Boaro-Zinho, quero parabenizar a futura mamãe Denise Boaro. Você está sendo agraciada, recebendo esta benção de ser Mãe... Parabéns!


Até o século XI, quase todo mundo comia com as mãos. Os mais educados eram aqueles que usavam apenas três dedos para levar o alimento à boca. Naquele século, Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, casou-se com a princesa Teodora, de Bizâncio. Ela trouxe no enxoval um objeto pontudo, com dois dentes, que usava para espetar os alimentos. Esse primeiro garfo foi considerado uma heresia: o alimento, fornecido por Deus era sagrado e

tinha de ser comido com as mãos. Mas, pouco a pouco, membros da nobreza e do clero foram adotando o talher. O hábito demorou para pegar entre a população: com mais dentes, o espeto só se tornou popular mesmo no século XIX. Já a faca é o mais antigo dos talheres: foi o Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos, quem criou o primeiro objeto cortante, feito de pedra, para caça e defesa. Desde então, o homem sempre carregou uma faca. Na Idade do Bronze, que começou por volta de 3000 a.C., ela passou a ser feita com esse metal e a mesma faca que servia para matar era usada também para descascar frutas. O primeiro a sugerir que cada

homem deveria ter um talher para ser usado exclusivamente à mesa foi o cardeal francês Richelieu (15851642), um fervoroso defensor das boas maneiras, por volta de 1630. Ao contrário da faca, a colher já surgiu com o objetivo de ser usada à mesa. Há registros arqueológicos de artefatos parecidos com mais de 20 000 anos, feitos de madeira, pedra e marfim. Mas, no início, a colher era de uso coletivo e parecia uma concha. “Quando surgiu o pão, há 12 000 anos (veja página à esquerda), já se usava uma colher para jogar o caldo sobre ele”, afirma o sociólogo Gabriel Bollaffi, da Universidade de São Paulo (USP).

(Fonte: www.vocesabia.net)

32

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Classic Fight

Na noite de 9 de abril, o pessoal que gosta de artes marciais se encontrou no ginásio do Rio Pardo FC para acompanhar o 1º Classic Fight, evento que colocou frente a frente lutadores de vários estilos, em combates Mixed Martial Arts (MMA). O objetivo da organização foi divulgar mais este tipo de esportes. Nós registramos tudo!

Copa Rio Pardo de Jiu-Jitsu

O pessoal do jiu-jitsu se reuniu no dia 17 de abril, no Ginásio de Esportes de São José, para ver as atrações da 1ª Copa Rio Pardo da modalidade, que teve lutas em várias categorias.

O melhor da temporada

O rio-pardense André Martini Braz, 13 anos de idade, foi eleito pela Federação Paranaense de Basquete o melhor Foto arquivo pessoal jogador sub-13 do Estado do Paraná, na temporada 2010. O jogador é filho de Roque Braz Júnior e Ana Claudia Martini Braz. O atleta compõe a equipe Integrado/Campo Morão, do técnico rio-pardense Emerson de Souza.

Fabio Junqueira Código Florestal

Uma das preocupações do setor agropecuário quanto à sua manutenção, possibilitando geração de alimentos e empregos, são as alterações propostas pelo Congresso Nacional referentes ao Código Florestal. Da forma como estava previsto o texto da proposta original, inviabilizaria boa parte da atividade, especialmente em nossa cidade e região, devido a nossa topografia e tamanho das propriedades rurais, dentre outros fatores. Há de se registrar aqui que o setor agropecuário sempre esteve muito preocupado em proteger o meio ambiente. Sem essa preocupação, as propriedades rurais seriam as primeiras prejudicadas e afetadas, ocasionando perda de produtividade, resultando em prejuízos econômicos para os produtores rurais. Temas polêmicos como reserva legal, áreas de proteção permanente (APP), foram discutidos amplamente e ambas as partes cederam para que o interesse de todos fossem respeitados.

Graças ao bom senso, todas as partes envolvidas, as entidades representativas do setor agropecuário, ambientalistas, Governo, lideranças do Congresso Nacional, chegaram a um acordo que atende as partes e que garantirá a manutenção da atividade agrícola e do homem no campo. Este assunto, para a população em geral, parece distante e sem interesse, pois restringia apenas a produtores rurais e ambientalistas. Por esse motivo resolvi escrever, pois é um tema muito mais amplo do que parece.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

33

Aqui está a manutenção de inúmeros empregos hoje tão escassos. Aqui está a produção de alimentos para abastecer a população. Basta ver o Japão e as conseqüências do terremoto. Falta de comida por causa da contaminação. Não há produto, porque o solo está contaminado. Triste realidade. Espera-se, para o bem do Brasil e do povo brasileiro, que o acordo seja cumprido, que prevaleça o bom senso.


Destaques no tênis

Como limpar o ar-condicionado

Manutenção preventiva deve ser feita a cada dois meses pelo próprio usuário. Ambientes fresquinhos são os mais disputados nos dias quentes, mas é preciso atenção para mantêlos saudáveis. “O aparelho deve ser higienizado com frequência, pois a sujeira é a maior desencadeadora de doenças respiratórias”, alerta Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

O jogador Guilherme Cafola tem sido um dos destaques nas competições regionais de tênis. No mês de abril, foi campeão na primeira etapa do Circuito Liga Unitênis, em Porto Ferreira e venceu torneio também em São João da Boa Vista. O atleta compete pela categoria 14MB. Outros rio-pardenses que se destacam na modalidade são: Gustavo Zanitti Moreira, Robenir José, Celso Erconides e Beatriz Dias. Também representam São José do Rio Pardo nas competições os jogadores Rodrigo Zanitti, Gustavo Zanitti, Renato Dias, Neto Abichabki, Cleston Vicente, Tiago Captelli, Diogo Cardozo, Marcelo Gaino, João Guilherme Marin, Gabriela Marin, Rozoel Donizeti, Fernando Dias, Mauro Zanetti. Nossos cumprimentos a todos e votos de futuro promissor. Fotos arquivo pessoal

Os destaques da natação

Em abril, a natação rio-pardense conquistou bons resultados em competições regionais como Torneio Regional da Federação Aquática Paulista e Troféu Amigos da Natação. A equipe, treinada por Yuri Abraão, tem como principais destaques os nadadores Matheus Saloti, Mariane Tiezzi Mantovani, Regina Risso, Leonardo Baptistão, Iury Abraão, Paulo Soares, Cassandra Blaski, Beatriz Escoqui, Cristiane Primini, Sônia Bussolaro, Mônica Tiezzi, Léo Hanada, Rodrigo Morais, Amanda Camargo e Cecília Escrovi. Fazem parte da equipe ainda os atletas Vinicius Morais, João Vitor Moreira, Pedro Henrique Dalacqua, Matheus Hipólito, Pedro TezoFotos arquivo pessoal lin, Matheus Neroni e Adenilson Ferreira.

Para a correta manutenção é necessário limpar filtros e dutos internos. “É neles que os microorganismos (ácaros e bactérias) e resquícios de água ficam alojados”, diz o pneumologista. Um dos sintomas da falta de cuidados é a diminuição do rendimento do condicionador, que não consegue resfriar o ambiente. “O odor desagradável e o aumento do consumo de energia sem motivo aparente também são sinais de que alguma coisa está errada”, afirma Ramaciotti Eulógio Ramaciotti, engenheiro da STR Ar-Condicionado. Como limpar A atitude mais indicada pelos fabricantes para evitar esses problemas é a manutenção preventiva (lavagem do filtro), que deve ser realizada a cada dois meses. “Esse procedimento é simples e pode ser feito pelo próprio morador”, explica Marcelo Braz, engenheiro da

Komeco. Basta retirar o filtro de ar, utilizado para a retenção da poeira grossa, e remover as impurezas com água corrente e sabão neutro. Antes de recolocá-lo, certifique-se de que a peça está totalmente seca. Já para a higienização anual dos dutos é preciso contratar mãode-obra especializada, pois o equipamento é levado para a oficina para passar por um processo de assepsia interna desenvolvida com produtos químicos.

(Fonte: http://delas.ig.com.br/casa)

34

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Carreira

Como se dar bem com a carreira que você escolheu

Como escolher uma profissão? Em que área atuar, e por quê? Essas são algumas das perguntas feitas por quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho. Com tantas opções disponíveis e a pressão por uma definição de área, essa escolha fica cada vez mais difícil. Confira algumas dicas para se decidir. Começe filtrando seus talentos e as atividades que você mais gosta de fazer. Se for possível aliar essses dois fatores, o sucesso na sua carreira profissional virá como consequência. Conhecer a fundo a carreira é fundamental Antes de tudo, é preciso estudar a área de atuação. É preciso também conhecer mais a fundo a carreira, desde o conhecimento interno do mercado de trabalho em determinada área até a legislação que regulamenta a profissão. Uma boa dica é conversar com profissionais da área. Adquira bagagem Aposte na sua qualificação. Um bom curso, estágios, congressos e trabalhos voluntários no seu currículo são apenas o pontapé inicial. Um bom domínio de outro idioma também pode fazer a diferença entre os candidatos ao mercado de trabalho. Pré-requisitos

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

35

Uma dica fundamental é escrever bem. Além de cometer erros de português, profissionais que lidam com recursos tecnológicos também apresentam dificuldades para organizar ideias. Capacidade de liderança, organização, equilíbrio emocional e sociabilidade são características favoráveis em qualquer profissão. Recicle-se Bons profissionais estão sempre atualizados, buscando mais qualificação como uma pósgraduação, mestrado ou pesquisas. E, por isso, também são mais valorizados em seu ambiente de trabalho. Algumas empresas até oferecem cursos para seus funcionários, com custo zero. Lembre-se: conhecimento nunca é demais. Rumo a uma carreira de sucesso Não há dúvidas que, independentemente da profissão, o mais importante são os resultados gerados. Para isso, os profissionais devem saber se expressar bem. Conectar-se com o mundo via web também é indispensável. Ninguém consegue uma boa colocação sem saber aproveitar as ferramentas que a internet oferece. Seguindo esses passos, certamente você terá sempre boas propostas de trabalho e o tão sonhado sucesso profissional. (Fonte: www.extraexplica.com.br)


Dia do Exército

O Tiro de Guerra 02-038 de São José do Rio Pardo promoveu, na noite de 19 de abril, uma solenidade para homenagear o Dia do Exército Brasileiro. O evento foi na Câmara Municipal com a presença de várias autoridades que reverenciaram a data. O Dia do Exército marca a Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, uma luta ocorrida em 19 de abril de 1648, contra a invasão holandesa.

36

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

Woman’s Club solidário

O Woman’s Club de São José do Rio Pardo mantém um importante projeto de apoio social, o Projeto Tesourinha. Semanalmente, associadas do clube se reúnem na Chácara Lima e Lima para confeccionar enxovais para bebês. O material é doado a mães carentes da cidade. No comando desta bela iniciativa de solidariedade, as senhoras Maria do Carmo Vasconcellos, Silvânia P. de Lima, Neide Innarelli de Lima, Maria Helena Tangerina e Regina Morgan de Paula, a quem cumprimentamos.

Guia ACI 2011

Na noite de 11 de abril, a Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo promoveu o lançamento do Guia ACI 2011, importante instrumento para informações sobre telefones e endereços em São José do Rio Pardo. O trabalho foi elaborado pela Editora Sylos e já está sendo distribuído nas residências e no comércio.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Tendências inverno 2011

Sapatos femininos para inverno Com a chegada do inverno 2011, novas tendências de sapatos femininos começam a ganhar espaço nas ruas. Os modelos apresentados nas passarelas que prometem fazer sucesso nesta estação já estão nas lojas. Um dos destaques desta temporada são as ankle boots. As botas na altura do tornozelo serão o sapato do inverno 2011. Elas irão aparecer dos modelos mais delicados, com saltos finos, aos mais

descolados. Quanto aos materiais que estão na moda nesta estação, a madeira é a nova aposta dos estilistas. Botas e sandálias com saltos ou detalhes de madeira estão em alta. Materiais que imitam o couro de animais exóticos – como crocodilos, tatus e cobras – também ganharam espaço nas bolsas e calçados. Outra tendência para os sapatos femininos neste inverno são os saltos nada tradicionais. Eles irão aparecer em modelos, cores e formatos inusitados. Os cadarços são outro destaque desta temporada e estarão presentes tanto nos modelos de sapatos mais esportivos quanto nas botas mais altas. Bolsas e Acessórios A estação mais fria do ano está chegando. Com isso, começam a ser apresentadas nas novas tendências da moda para o inverno 2011. E, além das roupas e calçados que invadirão as ruas, foram mostrados também os acessórios – como bolsas, cintos e brincos – que estarão em alta. Os cintos estarão presentes em todos os tipos e tamanhos. Com destaque para os cintos finíssimos, que foram um dos destaques do verão e também estarão com tudo no inverno 2011. As meias de lã, meiascalça, meões e meias 7/8 também serão uma das principais tendências para esta temporada. Quanto às bolsas e outros itens da estação – como gorros, cachecóis, luvas e chapéus -, eles assumirão as mais variadas formas. Invista nos com pele e materiais que imitem couro de animais como crocodilos, tatus e cobras. As jóias e bijouterias assumem um ar mais retrô neste inverno e podem ser mais discretas ou extravagantes. Aposte em braceletes e colares com detalhes únicos. Já os óculos retangulares, ray-ban, redondos continuarão em alta nesta estação, assim como aqueles com armações e lentes coloridas.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

37

(Fonte: www.bem-estar.org)


‘Ame a todo momento, todos os dias, de todas as formas e maneiras, de qualquer jeito, em todo lugar, sem culpas, sem pudores, sem preconceitos, sem tabus, sem vergonha.... Só ame.

Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê, já passaram-se 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado.

Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olharia o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas. Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.

38

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Brasília

Almoço beneficente

No dia 10 de abril, uma multidão marcou presença no almoço beneficente promovido pela Escola de Educação Especial Cáritas, com objetivo de arrecadar fundos para suas atividades. O evento foi na quadra “Profª Claudirce M. Daud”, com música de Jonas e Donizete, além de cardápio caprichado.

A história de Brasília, a capital do Brasil, localizada no Distrito Federal, no coração do país, iniciou com as primeiras idéias de uma capital brasileira no centro do território nacional. A necessidade de interiorizar a capital do país parece ter sido sugerida pela primeira vez em meados do século XVIII, ou pelo Marquês de Pombal, ou pelo cartógrafo italiano a seu serviço Francesco Tosi Colombina. A idéia foi retomada pelos Inconfidentes, e foi reforçada logo após a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, quando esta cidade era a capital do Brasil. A primeira menção ao nome de Brasília para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e desde então sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização. A primeira Constituição da República, de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960 após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer. A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital, e na abertura da década de 1970 estava em pleno funcionamento. No desenrolar de sua curta história Brasília, como capital nacional, testemunhou uma série de eventos importantes e foi palco de grandes manifestações populares. Controversa desde o início custou aos cofres públicos uma fortuna, jamais calculada exatamente. A construção de Brasília teve um impacto importante na integração do Centro-

Oeste à vida econômica e social do Brasil, mas enfrentou e, como todas as grandes cidades, ainda enfrenta atualmente sérios problemas de habitação, emprego, saneamento, segurança e outros mais. Por outro lado, a despeito das polêmicas em seu redor, consolidou definitivamente sua função como capital e tornouse o centro verdadeiro da vida na nação, e tornou-se também um ícone internacional a partir de sua consagração como Patrimônio da Humanidade em 1987, sendo reconhecida por muitos autores como um dos mais importantes projetos urbanístico-arquitetônicos da história.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

39

(Fonte: http://pt.wikipedia.org)


Barriga Inchada

Como acabar com a barriguinha inchada. Adquirir hábitos alimentares saudáveis pode ajudar a prevenir a sensação de inchaço no estômago. Você já teve aquela sensação de inchaço, que acrescenta vários centímetros de circunferência à cintura? O motivo não está nos quilos extras, mas na retenção de líquidos e na má digestão, fatores que podem ser evitados para se conseguir uma barriga lisinha. Dicas para evitar a barriga inchada: Mastigue bem. Desse modo o alimento chega ao estômago mais desmanchado, e também é produzida uma enzima que melhora a digestão. Coma devagar. Fazendo isso você evita engolir ar, o que resulta em inchaço. A água é fundamental. Beba pelo menos dois litros de água por dia entre as refeições, o que ajuda a melhorar a função renal e carrega consigo as toxinas. Se você está inchado, evite também os refrigerantes (bebidas gasosas em geral).

Cuidado com a fibra. É uma excelente aliada ao funcionamento do intestino, mas cuidado com certos alimentos muito ricos em fibras, como os cereais, que podem causar flatulência (isso também se aplica se à alface). Se você precisa consumir fibras para ir ao banheiro regularmente, utilize sua forma solúvel, como sucos de frutas, por exemplo. Ao cozinhar... Os legumes são mais digeríveis ao serem deixados de molho por pelo menos uma noite e se são cozidos lentamente. ‘Stop’ aos gases. Se tiver problemas de gases, você pode combatê-los com infusões de hortelã ou camomila. Calendário feminino. Nos dias que antecedem a menstruação, se produz uma importante retenção de líquidos. Para combatê-la, beba ao menos dois litros de água por dia, o que ajudará a eliminar toxinas, e evite os diuréticos, que podem provocar a perda de micronutrientes importantes para a saúde. Sal na medida certa. Evite ingerir muito sal e alimentos ricos nele. O sódio do sal interrompe o mecanismo que remove a água das células, causando a sensação familiar de inchaço. Em forma. O exercício regular ajuda a melhorar o trânsito intestinal, bem como a remover o excesso de líquidos. Fora estresse! - Ele também afeta o processo digestivo e pode influir no aparecimento da barriga inchada.

Fonte: http://saudesemgluten.blogspot.com

40

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


As mudanças dos anos 70/80 para os dias de hoje:

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

41

Antes era Agora é: Creme rinse - condicionador Obrigado - valeu Collant - body Rouge - blush Ancião e coroa - véio Bailinho e discoteca - balada Japona - jaqueta Nos bastidores - making off Cafona - brega Programa de entrevistas talk-show Reclame - propaganda Calça cocota calça cintura baixa Flertar, paquerar - dar mole Oi, olá, como vai? - e aê? Cópia, imitação - genérico Curtir, zoar - causar Legal, bacana - manero, irado Legal o negócio xapado o bagúio Pasta de dente - creme dental Cansaço - estresse Desculpe - foi mal Oi, tudo bem? - e aê, belê? Ficou chateada - ficou bolada Super legal - irado Primário e ginásio ensino fundamental Preste atenção! - se liga! Por favor - quebra essa Recreio - intervalo Radinho de pilhas - ipod Manequim - modelo e atriz Retrato - Foto Jardineira - macacão Mentira - kaô Saquei - tô ligado Entendeu? - copiou? Gafe - mico Fofoca, ti-ti-ti - babado Ha ha ha - uhauhauhauha Fotocópia - Xerox Brilho labial - gloss Bola ao cesto - basquete Folhinha - calendário Empregada doméstica secretária Faxineira - diarista Vou verificar vou estar verificando Madureza - supletivo Vidro fumê - insulfilm Posso te ligar? - posso te add? Tingir uma roupa - customizar Dar no pé, ir embora - vazar Embrulho - pacote Lycra - stretch Tristeza - deprê Rádio patrulha - viatura Atlético - sarado Professor de ginástica personal Babosa - aloe vera Caramba - caraca Namoro - pegação Laquê - spray Rugas - marcas de expressão Derrame - AVC Chapa dos pulmões - raio-x Você tem certeza? - ah! fala sério! Banha - gordura localizada Alisamento - chapinha Buteco no fim do expediente - happy hour Costureira - estilista Professora - tia, profe Senhor - tiozinho Bunduda - popozuda! Amorrrrrrr! - Benhhêêêêê! Olha o barulho! - ó o auê aí ô! (Enviado por Monica Tiezzi)


Flower na The Lux

Banho: forma efetiva de prevenir doenças e promover o bem-estar. Para se ter saúde, adotar bons hábitos de higiene é uma das medidas necessárias para tal. Dentre estes, o banho é um dos principais. A pele, o maior órgão do corpo humano, funciona como uma barreira natural contra a entrada de micro-organismos. Contendo diversas bactérias comensais, estas protegem a pele contra a entrada de outros seres vivos, causadores de doenças. Entretanto, quando a proliferação destas primeiras é acentuada (ou quando estas são drasticamente eliminadas), a pele pode ser danificada, permitindo a infestação, ou mesmo a infecção, destes outros organismos. A principal causa desta superpopulação é a alteração do pH da pele. Suor, oleosidade excessiva e células mortas; além de poluentes, restos de comida e sujeiras em geral, são alguns dos fatores que propiciam esta alteração. O mau cheiro é um indicador de que tais mudanças estão ocorrendo... Assim, além de propiciar ao indivíduo um momento de conforto e reenergização, o banho permite com que estes itens, acumulados durante o dia, sejam removidos; juntamente com algumas bactérias comensais, promovendo o equilíbrio de sua população. Dessa forma, estes momentos diários evitam a ocorrência de determinados desconfortos, como assaduras, micoses, piolhos e sarnas; doenças; ou mesmo alergias, proporcionando também um aroma agradável. Além disso, desobstruem os poros, permitindo que a pele respire adequadamente; e evitam problemas relacionados ao convívio social, já que pessoas cuja higiene pessoal deixa a desejar tendem a ser excluídas do convívio do grupo. Para o banho, água e sabonete são essenciais, juntamente com a esponja (preferencialmente vegetal, para não danificar a pele), sujeiras mais resistentes são removidas, o tecido cutâneo é massageado e a circulação sanguínea, estimulada. Especialistas indicam que, para evitar a destruição das bactérias comensais e da camada lipídica protetora, o sabonete deve ser usado apenas uma vez ao dia em todo o corpo; utilizando-o nos outros banhos apenas em regiões mais propensas à proliferação exagerada destas, como as axilas, genitais, glúteos, pés e dobras do corpo. Vale também ressaltar que, apesar de extremamente prazeroso, o desperdício de água afeta a saúde... do seu bolso e do planeta! Por Mariana Araguaia - Graduada em Biologia (Fonte: http://www.brasilescola.com/ saude/a-importancia-do-banho.htm)

A galera caiu na balada, na noite de sábado, 30 de abril, para curtir a Flower Transitions Party, na boate The Lux, ao som dos DJ’s da casa. Muita gente marcou presença.

42

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

“Camelo da Páscoa”

Na noite de 23 de abril, a galera comemorou o fim da Quaresma com a festa “Camelo da Páscoa”, na Chácara Modelo. A banda João Paulo Molin e o DJ Léo K animaram a balada. Muita gente bonita passou por lá!

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Indiana Jones, o maior aventureiro da sétima arte, não passaria de um escoteiro se comparado a Sir Richard Francis Burton. Esse explorador, espião e escritor britânico protagonizou algumas das maiores aventuras da História, numa época cheia de homens brilhantes e intrépidos como o explorador David Livingstone, o cientista Charles Darwin e o coronel Percy Harrison Fawcett, em quem o herói cinematográfico teria se inspirado.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

43

Richard Burton foi uma mistura de aventureiro e erudito, que durante o século 19 atuou como explorador, espadachim, agente secreto do governo inglês, se infiltrou disfarçado em lugares impensáveis para cristãos, como santuários muçulmanos, aprendeu 29 idiomas e dialetos, fez importantes descobertas antropológicas e científicas e foi poeta, tradutor e escritor. Entre suas contribuições mais lembradas estão a descoberta da nascente do rio Nilo, na África, as traduções de “As Mil e Uma Noites” e do “Kama Sutra”, que publicou e distribuiu em segredo, e sua participação num complô para derrubar o xá da Pérsia. Durante a sua vida, o número de admiradores que conquistou foi proporcional ao número de inimigos que colecionou. Os palcos de suas aventuras foram a África, a Ásia e a América do Sul, com uma passagem pelo Brasil, que resultou numa inédita navegação pelo rio São Francisco até o mar e no acompanhamento dos combates da Guerra do Paraguai, ao lado do duque de Caxias. Burton não se preocupava em ser um exemplo para as criancinhas e era viciado em drogas, como o ópio e o haxixe, e um alcoólatra inveterado. Seus comentários sobre os costumes dos povos que conhecia também não respeitavam a cartilha do politicamente correto, o que resultou em relatos antropológicos importantes sobre a cultura muçulmana e a indiana, principalmente, e em duras críticas aos jesuítas, entre outras. O mais incrível é que esse aventureiro libertário, espécie de anti-herói romântico, acabou casado com uma aristocrata puritana que se encarregou de destruir boa parte da obra original que Burton deixou ao morrer. A explicação para isso está na beleza de Isabel Arundell, sua esposa católica e moralista, que segundo os relatos da época era capaz de encantar e levar à loucura até o mais abnegado dos homens. (Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br)


Como diminuir o consumo de plásticos

A poluição por plásticos nos oceanos mata milhões de animais todos os anos. Além do perigo mecânico, os plásticos também funcionam como esponjas para várias substâncias tóxicas e se acumulam na cadeia alimentar, afetando a saúde e reprodução dos bichos. Conheça algumas atitudes simples que podem ajudar a reduzir seu consumo de plásticos.

Lixo Acumule e prense seu lixo para reduzir o uso de sacos plásticos. Dispense também os forros plásticos para as latas de lixo e utilize sacolas de pano reutilizáveis quando for ao supermercado. Evite comprar bebidas em garrafas plásticas Dê preferência às de vidro, sempre que possível. Compre leite em embalagens de papelão ou vidro. Leve uma caneca de porcelana para o trabalho e use-a no lugar dos copos plásticos quando for beber água ou café. Comida Evite, também, comprar comida que venha embalada em plástico, ainda mais separada em porções individuais, que usam mais plástico ainda. Compre frutas e verduras a granel e use sacolas de pano ou caixas de papelão para carregá-las. Faça seu próprio pão ou compre-o em padarias que usam sacos de papel. No mercado, peça que carnes, queijos e frios sejam embalados em papel e não em plástico. Na hora de guardar restos de comida, dispense o filme plástico e dê preferência ao papel alumínio ou papel manteiga. Higiene e limpeza Limpe sua casa com soda cáustica e vinagre no lugar de usar produtos de limpeza que venham em embalagens e garrafas plásticas. Compre sabão em pó em caixas de papelão em vez das versões líquidas em garrafas plásticas. Use sabão em barra para lavar louças no lugar do detergente. Utilize guardanapos de pano em vez dos de papel descartável. Casa Use incensos e velas no lugar de odorizadores artificiais. Dê preferência a fósforos e isqueiros recarregáveis aos isqueiros descartáveis feitos de plástico. Também prefira usar pilhas recarregáveis. Assim, você estará não só diminuindo a poluição por metais pesados como o consumo do plástico usado para embalá-las. Proteja encomendas frágeis com jornais e papéis velhos em vez de plástico de bolha. Bichos de estimação Compre brinquedos de tecido para seus bichos de estimação, como ratos feitos de trapos para gatos e bolas de pano para cachorros (Fonte: www.extraexplica.com.br)

Baile da Aleluia

A banda Doce Veneno animou o Baile de Aleluia, promovido pela Associação Atlética Riopardense, na noite de 23 de abril.

44

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

Ressaca de Carnaval

Na noite de 23 de abril, o Divinolândia Clube abriu suas portas para receber os festeiros de plantão, com a balada Ressaca de Carnaval, marcando o Sábado de Aleluia.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Markenting em Foco Melina B Feliciano

melinafeliciano@bol.com.br Estudante de Gestão de Marketing

Marketing Pessoal

Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado. O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado por suas qualidades, habilidades e competências. Dicas: 1 Ter liderança, desenvolver habilidades de influenciar pessoas. 2 Transmitir confiança aos seus líderes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

45

3 Saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferenciese, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas. 4 Trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Uma equipe unida produz mais, melhor e com satisfação. 5 Valorize seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente. 6 Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bemestar a todos à sua volta. Se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender, mas para contribuir. A empresa quer resultados e não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado. Até a próxima!!!


Como pegar a estrada à noite com segurança Quer colocar o seu (sua) filho(a) nesta página!? Entre em contato: (19) 3681-5529 - Agendamos APENAS uma criança por mês! Corra e garanta o mês desejado!

Boa parte dos desastres noturnos poderia ser evitada com providências simples. Para pegar a estrada à noite, é importante ver e ser visto. Assim, deve-se checar se as luzes estão funcionando corretamente: faróis baixo e alto, setas, lanternas e pisca-alerta. É um procedimento básico, mas ignorado por muitos motoristas que viajam quase invisíveis, pondo vidas em risco. Você vai precisar de: •Atenção •Cuidado •Manutenção correta do veículo Conheça o caminho Só deve pegar a estrada à noite quem conhece bem o percurso. Com caminhos mal sinalizados, esburacados e cheios de quebramolas, o trajeto às escuras torna-se uma roleta-russa. Quando a noite cai, há menos tempo para reagir e desviar. Chuva

Com chuva, os faróis perdem eficiência, a pista molhada reflete luz e os pingos no para-brisa aumentam a luminosidade dos faróis que vêm em sentido contrário, ofuscando o motorista. Referências como marcações do acostamento, faixas, placas e lanternas dos outros carros ajudam a seguir na rota. O mais prudente é diminuir a velocidade e manter distância maior em relação ao carro da frente. Para-brisa Um para-brisa sujo e empoeirado atrapalha. O ideal é limpá-lo constantemente com produtos especiais. Sono Se o sono chegar de repente, o motorista deve parar num posto ou outro lugar seguro para descansar. Pisca-alerta Nada de trafegar com o piscaalerta aceso: ele só deve ser ligado com o carro parado, mesmo sob neblina.

(Continua na pág. 47)

46

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Como pegar a estrada à noite com segurança

(Continuação da pág. 46)

Regulagem Convém mandar regular os faróis: se estiverem desalinhados, podem deixar um grande ponto cego à frente do carro, além de ofuscar os outros. Deve-se verificar também as condições da correia do alternador. Sem disputa Nada de tentar educar na marra o motorista que vem no sentido contrário com faróis altos. O máximo que se deve fazer é dar uns lampejos como aviso. Não se deve partir para a guerra de faróis: os dois carros ficam às cegas por vários segundos. Farol baixo Mesmo na cidade, em ruas com muita iluminação, o farol baixo deve ser ligado entre o pôr-do-sol e o amanhecer. Além de iluminar, o farol baixo torna o carro mais visível, evitando acidentes. Farol alto

O farol alto deve ser usado em estradas de pouco movimento e quando não se estiver atrás ou cruzando com outro veículo. Com névoa, farol baixo - nessas horas a luz alta atrapalha: o facho reflete nas gotas e prejudica a visão. Farol de milha O farol de milha é considerado luz alta, e só deve ser usado em estradas escuras. Já o farol de neblina deve ser usado apenas quando houver névoa na estrada. Pane Se houver pane nos faróis, o melhor é seguir as lanternas de outro veículo e entrar no primeiro posto para conserto. O problema pode ser de um fusível ou lâmpada queimada. O ideal é ter sobressalentes. Cegueira noturna

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

47

Um problema comum é a cegueira noturna. Ela começa a se manifestar entre 17h e 19h, quando os olhos ainda não se acostumaram ao escuro. Se houver muita dificuldade de enxergar à noite, deve-se procurar o oftalmologista. (Fonte: www.extraexplica.com.br)


Pneumonia

Pneumonia é o nome que damos a infecção do pulmão. Para ser mais preciso, a pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos. Mas o que são os alvéolos? O ar que respiramos entra pelo nariz/boca e vai para a traqueia; esta, ao chegar ao nível dos pulmões, se bifurca e forma os brônquios principais, um para o lado esquerdo, outro para o direito; estes brônquios também se bifurcam, formando os bronquíolos, que por fim, acabam nos alvéolos. Cada vez que ocorre uma bifurcação, as estruturas vão se tornando progressivamente menores. Os alvéolos são cavidades microscópicas que ficam em contato com o sangue. Através deles são feitas as trocas dos gases respirados (oxigênio e gás carbônico). É no alvéolo que o oxigênio inspirado chega às hemácias. Na pneumonia, o alvéolo que deveria ter apenas ar, fica cheio de secreções purulentas, impedindo seu funcionamento. Nestes alvéolos não há troca gasosa. Quantos mais alvéolos acometidos, mais extensa é a pneumonia, e mais grave é o quadro. Mas como se pega pneumonia?

Na verdade, pegar não é termo mais apropriado, uma vez que este passa a idéia de transmissão da doença entre indivíduos. A pneumonia não é uma doença contagiosa como gripe ou tuberculose. A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Nosso pulmão é exposto constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca. Nós não ficamos doentes o tempo todo porque o pulmão tem seus próprios mecanismos de defesa, que incluem as células do sistema imune e microscópicos cílios na árvore brônquica que “varrem” os agentes invasores para fora das vias respiratórias. O desenvolvimento da pneumonia depende da virulência do invasor, da quantidade de micróbios que conseguem chegar aos pulmões e das condições imunológicas do paciente. Imagine um doente com nível de consciência reduzido que perde a capacidade de tossir ou de engolir a própria saliva, fazendo com que secreções caiam nas vias respiratórias. A via aérea desta pessoa está exposta a uma quantidade imensa de micróbios, favorecendo o desenvolvimento de pneumonia. Um exemplo comum é alguém que bebeu muito e está em coma ou pré-coma alcoólico. (Continua na pág. 49)

48

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Pneumonia

@ Denise (futura Mamãe_ZINHA) - Minha neguinha!!! Pela primeira vez posso chamar você de MAMÃEEEE uahuahuha ... que delícia! No mês das mães essa linda e emocionante notícia para nós dois! Não escolhemos sexo, apenas pedimos a Deus que nos dê um bebê com muita saúde e que com certeza ele nos trará muitas felicidades!! Peço a Deus que nos dê a capacidade de criar esse SER com muito carinho e

com responsabilidade! FELIZ, FELIZ e FELIZ DIA DAS MÃES!! Te adoro ... ou melhor ADORO vocês dois!!! Beijos! (Ass.: Mauro/papai_ZINHO muuuuiiiiito feliz) @ Giiiiiiiilmar Ishikawa - Dia 22/05 é o seu dia!!! Que Deus possa sempre estar ao seu lado te dando paz, saúde e muitas felicidades!!! Você é muito especial pra todos daqui!!! Seja sempre feliz!!! (Ass.: Equipe Família/Zinho) @ Déborah Itobi - Parabéns pelo seu aniversário, muitas felicidades muitos anos de vida, juízo e sempre lembre que os seus sonhos podem se tornar realidade basta acreditar!!!!! (Ass.: De sua maninha Dayanne) @ Daniela - Oi meu anjo!!! Não tenho palavras para dizer o quanto te amo!!! Beijos..... (Ass.: Edinho Barbeiro) @ Mariane, Aline, Carol, Luana, Lukas Furlan, Rouge e Larissa Camargo - Nossa po!!!!!!!!! Oo kii falar de vcs? Nossa amo estar ao lado de todos e compartilhar os

momentos de alegria e de pura diversão amuh vcs meus fofos. (Ass.: Ana Roberta) @ Gabriele Zamai - Parabéns Gabi, tudo de bom mesmo, pois vc merece minha lindinha!!! Que Deus continue te iluminando, protegendo e te dando muita saúde sempre !!!!!!!!!!! Muita saúde, paz, amor, sucesso, dinheiro, sinceridade etc. Pois como diz na musica: Saúde e paz o resto a gente corre atras, peço a Deus saúde, paz e o resto a gente

corre atras!!!! Big beijos e muitos abraços são os mais sinceros votos de muitas felicidades sempre, de sua família que te ama mais que tudo nesta vida. (Ass.: sua mãe: Josiane Zamai, seu pai: Antonio Zamai e seu irmão: Gustavo Zamai) @ Rafaela Orfei - Amor já não sei o que dizer para você mais, nada será capaz de demonstrar o amor que sinto por você, nada e ninguém será capaz de nos separar você é tudo em minha vida sem você não sei o que é viver muito obrigada por estar comigo e me fazer feliz, ti

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

amo demais... Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir. Ter você é meu desejo de viver, sou menino e teu amor é que me faz crescer E me entrego corpo e alma pra você ♥ Beijão meu amor. (Ass.: Lucas Ballico) @ Larissa Domingos e Lê - Parabéns pela chegada do nosso Renan...que Deus ilumine essa família abençoada... (Ass.: Regis Oliveira)

@ Letícia Inês - Lê vc é uma grande amiga, continua sendo sempre essa ótima pessoa. (Ass.: Mariane Cândido) @ Elina e Ronaldo - Adoro vocês mais do que tudo nessa vida 1000 bjss e abraços! =D. (Ass.: Rubia Gonçalves Mansano) @ Taína - Amore to morrendo de saudades de tiii e saiba que ti gosto mtu e pode smp conta cmg... Bjuss manda um bjão pra sua familia. (Ass.: Pamela Vicente) @ Ana Roberta - Rô te amuh muito nega! Adoro as palhaçadas que e a gente faz juntas, e cada uma hem! Mas quero que vc saiba que sempre vou estar com vc, e que vc pode sempre contar comigo!!! Te adoro muito! (Ass.: Mariane) @ Mamãe Adelia - Parabéns pelo seu dia (19/05), quero dizer que amamos mto vc, não tem palavras que possam medir os nossos sentimentos. Toda felicidade, saude, paz e amor... Obrigado por ser a Melhor Mãe do mundo. (Ass.: Mariane, Marcos, Lucas e Pedro)

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

49

(Continuação da pág. 48) Um tipo gravíssimo de pneumonia é a por aspiração. Ocorre em pessoas que vomitam e logo após aspiram o seu conteúdo. Pacientes que fumam apresentam uma irritação constante de toda árvore brônquica e disfunção dos cílios protetores. As células de defesa pulmonar também são afetadas pelo cigarro e não funcionam tão bem. Tudo isso favorece o aparecimento de infecções. Os principais fatores de risco para pneumonia são: - Idade maior que 65 anos - Tabagismo - Doenças imunossupressoras (HIV, transplante, câncer...) - DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar) - Usuários de drogas - Doentes acamados - Doentes com redução do nível de consciência - Hospitalizações prolongadas - Doentes em ventilação mecânica Sintomas da pneumonia Os sinais e sintomas do doente com pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro. A febre da pneumonia é caracteristicamente alta. Uma das complicações da pneumonia é a formação de derrame pleural. Pacientes idosos podem apresentar um quadro mais frustro, com pouca tosse e nenhuma febre. Às vezes, a pneumonia neste grupo se apresenta apenas com prostração e alterações mentais, como desorientação e confusão mental. Nas pneumonias extensas, quando grande parte do tecido pulmonar está acometido, o paciente pode entrar em insuficiência respiratória, sendo necessária a entubação orotraqueal, ventilação mecânica e internação em unidade de terapia intensiva (UTI). Muitos pacientes que apresentam um quadro de tosse e expectoração ficam assustados com a possibilidade de terem tuberculose. A diferença está no tempo de evolução da doença. A pneumonia evolui em horas e o paciente fica mal com pouco tempo de doença. Em 24-48 horas o doente procura atendimento médico. A tuberculose se apresenta como um quadro mais arrastado, com os sintomas piorando gradativamente e o paciente muitas vezes só procura atendimento médico, várias semanas depois do início dos sintomas. Diagnóstico da pneumonia O diagnóstico da pneumonia é feito normalmente com exame físico e uma radiografia de tórax. Análises de sangue podem ajudar, mas não são imprescindíveis. Um bom clínico é capaz de diagnosticar uma pneumonia apenas com a história e o exame físico. (Fonte: http://www.mdsaude.com)


Tava no Orkut e saiu nuZinho

Aline Barretto Paschoal - 05/05

Aline Bocamino 06/05

@ Mariane Cândido - Sua amizade foi um dos mais belos presentes que Deus me deu... Te adorooO. (Ass.: Letícia) @ Zilda - Mãe, no seu dia, eu quero dizer a você, o quanto você significa para mim, e não só porque você é a minha mãe, mas também por ser uma pessoa que eu admiro e amo muito. Feliz Dia das Mães! (Ass.: De sua filha Dayane) @ Mauro e Denise - Parabéns pela benção recebida!!! Desejo ao casal muitas felicidades!!! UÉUÉUÉ!!! Rsr-

@ Rodrigo - Meu amor Deus nos presentiou com um lindo presente (um bebe), estou muito feliz, e sei q vc esta muito feliz tbm. Que Deus nos ilumine sempre e que esse bebê venha nos trazer muitas felicidades. Te amo muito... Bjãoo meu e do bebê. (Ass.: De sua esposa q te ama muito Tamara) @ Ricardo - Mor, ter vc ao meu lado foi tudo de bom que aconteceu em minha vida te amooooo... (Ass.: Sua esposa que te ama muito) @ Allan - Te amo cada dia mais, nunca se esqueça que vc é muito importante para mim e faz com que minha vida

srsrs... (Ass.: Edinho Barbeiro e Daniela) @ Sonia Luciano de Morais - Nos te amamos vc é a melhor mãe do mundo sem vc nos não seriamos nada, muitos beijossssss....... (Ass.: Jack e Debora) @ Felipe Risso Morelli - Filho lindo, parabéns pelo seu niver (17/05), vc é a nossa vida, nosso pequeno príncipe. Nós te amamos!!!. (Ass.: Papai Gabriel e mamãe Mariana) @ Bia Feltran - Amiga sabe sem vc eu naum sei o que faria... Saiba que nossa amizade será eterna e que smp pode contar cmg!! Te amuu miguxaa. (Ass.: Pamela Vicente)

seja repleta de felicidade!♥♥♥. (Ass.: Ednéia) @ Emerson e Thayná - È...vem aí mais um anjinho (a) pra nossa família. Amo vcs. (Ass.: Lucimara pepe) @ 2° de adm Paula Souza - Pessoal do fundo não tenho palavras vc são demais... Adoru. Bju pra todos, Amanda, Renata, Thais e mais alguns da direita... Eddie, Camila, Dionisio e o Nilson tbm!! Fazer o que!!! (Ass.: Mariane) @ Ju Caruso - Ju feliz aniversário que td de melhor te aconteça, bjos. (Ass.: Familia Caruso) @ Família PEPE - Amo vcs todos. (Ass.: Lucimara

pepe) @ Richard Procópio (Japão) - Meu amor esse mês vc completa mais um ano de vida espero passar muitos mais ao seu lado... Pois este ano sai o tão esperado casamento... Te desejo tudo de bom pois vc é minha vida... Ke Deus nos ilumine para sermos muitos felizes... Felicidades. (Ass.: De sua em alguns meses esposa eternamente Lú Pestana) @ Rafa Russo - Irmã mais chata, ti amo s2. (Ass.:

Tati Russo) @ Vander - Meu amor... Obrigada por vc existir na minha vida! Te Amo!♥. (Ass.: Pamela) @ Claudio Siqueira (E.Cassucci) - Moor vim atii te dizer que durante esse tempo com você, vi que na minha vida sem vc não existi, te amo cade mais e um beijãooo. (Ass.: Sua namorada Débora Luciano (C.Cassucci)) @ Maria Mamedia - Se vc for embora dai vc vai fazer muita falta por exemplo a gente ficar ate tarde na rua é muito bom, sua companhia eu e a adriana nos divertimos com vc não vá pense bem, te adoramos. (Ass.: Dé e Dih)

Aniele Bocamino Balena - 03/05

Aline F. de Camargo - 05/05

Cris Breda 07/05

Ju Zanetti 06/05

50

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Tava no Orkut e saiu nuZinho @ João Pedro - Vc é um bebê lindo e maravilhoso te admiro muitoooooooo, que Deus sempre ilumine sua vida e da sua família. (Ass.: Débora Faria) @ Paulinho - Nosso casamento está próximo!!! Não vejo a hora de me casar com vc!!! Te amo com todo meu coração!! Bjs te amo. (Ass.: Sua noiva Elaine)

Quero te parabenizar um feliz aniversário que todos os seus sonhos se tornem realidade e que vc se realize profissionalmente. Um beijão amo você... (Ass.: Lidiane Feitosa) @ D. Irene - Agradeço por tudo que fez e tem feito por mim e para meu filho Deus que te

Souza (16/05) e Gisele Boaro Soares(21/05) - Na sublimidade deste dia, venho rogar a Deus que em torno de você semeie todas as pérolas necessárias, para que a sua vida seja sempre refletida pelo brilho da felicidade. Que alegrias deste seu aniverrsário perdure por

Gaby Cabral 08/05

@ Ricardo - Vc é muito especial pra mim, a cada dia que passa ti amo mais e mais brigada por tudo amor. (Ass.: Gisely) @ Bruh, Lany e Maicon - Gente queria dizer como eu amo vcs, demais, bjs. (Ass.: SÚÚ´H) @ Tia Peja e dona Maria - Feliz dia das mães...pois pra mim vocês são minhas ‘’duas’’mamães,que deus lhes abençoe. (ass.: regis oliveira) @ Jaqueline Luciano - Minha sobrinha querida a tia te ama muitooooooo. (Ass.: Dèbora Luciano) @ Liliane Feitosa - Oi Li to morrendo de saudade.

abençoe. (Ass.: Bárbara) @ Rafael (Tapiratiba) - Vc é a melhor coisa que me aconteceu nesses quase 1ano e 9 meses, te amo. (Ass.: Sua namorada Naiara(Tapiratiba)) @ Samuel Dalbon Ribeiro - Parabéns pelo seus 4 anos de vida. Te desejamos muita saúde, paz e felicidades, te amamos. Um abraço!! (Ass.: Mamãe Lucinéia e papai José Carlos e de todos familiares) @ Márcia Ribeiro Boaro (01/05), Antônio Corrêa (14/05), Fábio Donizete Boaro de

todos os outros dia da sua existência. Parabéns! (Ass.: Família Boaro) @ NOSSA MENSAGEM - “Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães.” (Ditado judaico) + Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você. (Ass.: Equipe Família/Zinho)

Jéssica Mena 07/05

Juliana Luciano 04/05

Mariana Morgan 06/05

Lúcia Dal Bon 03/05

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

51

Nanda Monteiro 06/05


Cuidando do Bebê

Cuide bem do umbiguinho

O cordão umbilical era o elo entre a mamãe e o bebê quando o pequenino ainda morava na barriga dela. Pelo cordão, a mãe alimentava seu filho com nutrientes e oxigênio. Ao nascimento, o cordão é cortado a uns dois centímetros da barriga do bebê, deixando esse bebê um pouquinho mais independente da mamãe. Esse corte na ligação entre a mamãe e o bebê pode ser um dos motivos para que exista um grande medo na hora de cuidar do coto umbilical. Outro motivo é o medo da mamãe machucar o bebê. Quanto a isso as mamães podem ficar tranqüilas, o coto umbilical, que nada mais é que o pedaço do cordão que ainda ficou no nenê, não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.

Caipira na cidade grande Dois caipiras vieram para São Paulo e um disse para o outro: - Esse pessoar daqui é burro mesmo, sô. - Por que sê? - Eles constroem bem alto e tentam chegar ao céu, mas não conseguem, então colocam uma praca escrito “edificer”

Só vendo, vendo!

Numa parte do interior, só havia um mercadinho. O dono era um pentelho! O caipira foi no mercadinho e pediu alpiste. - Pra que alpiste? - Pra mó di dá pro meu passarinho! - E cadê o passarinho? - Im casa, ora. - Então traz ele aqui, pois eu só vendo, vendo! Horas depois o caipira trouxe o pássaro. - Tá bom? O qué mais passaro? - Tá aqui o seu alpiste. - entregou. Dias depois o caipira voltou e pediu milho. - Pra que milho??????? - Pro meu galo, pô! - E cadê o galo? O caipira não disse mais nada. Foi para casa buscar a droga do galo. - Ainda bem! Porque eu só vendo, vendo! O sinhor sabe! Semanas depois o caipira voltou e disse: - Põe a mão nessa lata aqui. - Que droga! Mas isto é merda! - Então aproveita e me vê dois rolo di paper higiênico!

Receita infalível (Enviado por Marilena Nicolau Pereira) Mulher: Doutor, eu não sei o que fazer, toda vez que meu marido chega bêbado ele me enche de porrada. Médico: Eu tenho um remédio muito bom para isso. Quando seu marido chegar em casa embriagado, basta tomar meio copo de chá de camomila e começar o bochechar. Apenas bocheche e bocheche. Duas semanas depois, ela retorna ao médico, e parecia ter nascido de novo. Mulher: Doutor, sua idéia foi brilhante! Toda vez que meu marido chegou em casa bêbado, eu bochechei muitas vezes com chá de camomila e ele não me bateu. Médico: Você viu como calar a boca funciona?

Os cuidados com o coto umbilical são de essencial higiene quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção. Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias. Higiene é fundamental - O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda. A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.

(Continua na pág. 53)

52

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Cuidando do Bebê

(Continuação da pág. 52) Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool. Não há com o que se preocupar na hora do banho. O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro. Depois deve ser feito a secagem e limpeza. Não é aconselhado utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região. Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical. Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização. Um alerta: não use mercúrio ou merthiolate, pois intoxicam e, no caso o mercúrio, “camufla” uma possível intoxicação devido à cor avermelhada.

Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado. Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado. Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical. Dificilmente causa problemas e desaparece aos poucos, geralmente antes da criança completar cinco anos. Dicas A mamãe deve lavar as mãos cuidadosamente antes de fazer a higiene do coto umbilical e se possível fazer a limpeza do coto antes de trocar a fralda que pode estar contaminada pelas fezes e transportar germes para o coto. Vale ressaltar novamente: mercúrio ou merthiolate estão proibidos na higiene do coto, pois intoxicam e disfarçam uma possível infecção devido à cor avermelhada do mercúrio. Existem fraldas descartáveis com um orifício na altura do umbigo do bebê para não comprimi-lo e deixá-lo arejado.

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

53

(Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br)


Apego a bens materiais sinaliza autoestima em baixa

Crianças e adolescentes são mais vulneráveis ao mal Ter uma vida confortável e sem preocupações financeiras é um desejo quase universal. No entanto, a vontade exacerbada em ter roupas de grife, equipamentos eletrônicos de última geração, produtos e serviços caros e luxuosos não segue a mesma lógica e podem sinalizar um problema: autoestima em baixa. O mal da sociedade moderna, em que o status é valorizado pelo consumo e exclusividade, atinge principalmente crianças e adolescentes, segundo estudo feito nos Estados Unidos. De acordo com os estudiosos, a autoestima é um fator essencial no apego aos bens materiais. Crianças e jovens com baixa autoestima valorizam suas posses muito mais que as crianças confiantes. “Possuir coisas é um amuleto no reforço da autoestima. Os bens materiais ajudam a neutralizar a ansiedade e as inseguranças que sofremos em diferentes graus no dia a dia. Quanto mais temos, desencadeamos nas pessoas sentimentos que misturam admiração e inveja. E este é o componente principal do narcisismo”, explica o psicólogo e psicanalista Claudio Vital.

Valores invertidos O estudo aponta que o apego a bens materiais, como ursinhos de pelúcia, dinheiro e artigos esportivos, é mais valorizado que estar com os amigos, ter sucesso nos esportes ou ajudar o próximo, entre as faixas de 8 a 9 anos e 12 e 13 anos, mas cai a apartir dos 14 anos, quando os motivos para a diminuição da autoestima estão mais relacionados

ao período de transformações do corpo e valorização social entre amigos. “Um indivíduo que consegue ter sucesso passa a ser visto como alguém com capacidade superior e por isso ganha o respeito do grupo. Assim, os bens se tornaram a base para a aprovação e para a autoestima”, analisa Claudio Vital.

(Continua na pág. 55)

54

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!


Apego a bens materiais sinaliza autoestima em baixa Xecápi do mineiro (Enviado por Rinaldo Farah Ortega) O Seu Antônio, aproveitando a viagem a Belzonte, foi ao médico fazer um ‘xecápi’. Pergunta o médico: - Sr. Antônio, o senhor está em muito boa forma para 40 anos. - E eu disse ter 40 anos? - Quantos anos o senhor tem? - Fiz 57 em maio que passou. - Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu? - E eu disse que meu pai morreu? - Oh, desculpe! Quantos anos tem seu pai? - O véio tem 81. - 81? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu? - E eu disse que ele morreu? - Sinto muito. E quantos anos ele tem? - 103, e anda de bicicleta até hoje. - Fico feliz em saber. E seu bisavô? Morreu de quê? - E eu disse que ele tinha morrido? Ele está com 124 e vai casar na semana que vem. - Agora já é demais! - Diz o médico revoltado. - Por que um homem de 124 anos iria querer casar? - E eu disse que ele QUERIA se casar? Queria nada, ele engravidou a moça...

(Continuação na pág. 54) De acordo com o profissional, este comportamento explica o motivo para que tantas pessoas busquem desesperadamente mostrar sinais de riqueza aos outros, ainda que não possuam recursos. Segundo o médico, o comportamento demonstra pouco desenvolvimento pessoal e imaturidade.

Cavalo Marinho

Você tem cabelos rebeldes?

Nada que uma chapinha não resolva...

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

Descoberta (Enviado por Marilena Nicolau Pereira) fósfomômetro

Já sei porque estou engordando!!!!!! É o xampu!!!!!!!!!! Só hoje me dei conta que a embalagem diz: Para dar corpo e volume!!! Por isso, a partir de agora passo a me lavar com o sabão do lava-louças, que diz: Dissolve a gordura, até a mais difícil!!!!!

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

Prevenção contra o narcisismo Especialistas são unânimes em eleger o consumismo como um dos grandes vilões da vida moderna. Além de instabilidade financeira, o mal pode interferir na saúde psíquica das pessoas, levando os indivíduos a um quadro depressivo. De acordo com Claudio Vital, os cuidados para evitar o dano devem começar ainda na infância. Ensinar as crianças que não podem ter tudo evita que elas venham a se tornar adultos

55

narcisistas. Segundo o psicanalista, é comum ceder aos caprichos dos filhos e confundir a atitude com amor. No entanto, ele alerta que as crianças, na verdade, pedem atenção e reconhecimento dos pais, ou seja, algo que pode ser dado de forma natural e que não gera gastos. Orientar e demonstrar carinho ajuda a desenvolver a autoconfiança e consequentemente aumenta a autoestima, segundo o profissional. A manutenção do narcisismo das crianças vai refletir na vida adulta. “Educar é a melhor jeito de não formar um adulto arrogante, com ego inflado”, finaliza Claudio. (Fonte: http://msn.minhavida.com.br)


SEMENTES FONTE: Sites esotéricos

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com

Paz e Unidade! Mãe de Deus e nossa...

Mãe de Deus e nossa! Ajuda-nos! Conceda a graça a todo ser humano de ser portador da tua presença... A acolher com sua simplicidade as grandes oportunidades! Concedanos o dom da compreensão de que os primeiros lugares, as grandes funções, todo poder nos é dado para servirmos melhor a humanidade. Que os elogios, que nossas vitórias, não nos acomodem frente ao grande percurso da vida. Mãe de Deus e nossa! Providencia com seu olhar materno em todas as nossas necessidades. Aponta-nos os meios para superarmos o egoísmo e a ambição. Providencia o amor entre as famílias, a fidelidade entre os casais e o temor dos filhos para com os pais. Mãe de Deus e nossa, queremos aprender de Ti a ficar de pé no Calvário, a não esmorecer diante da cruz, a não desesperar em meio às perseguições, a acreditar

quando todos duvidam, a enxergar a luz nas trevas de cada dia... Mãe de Deus e nossa, nos de a graça de gestarmos novas atitudes, novas posturas e de sermos coerentes com nossos valores construindo assim novos relacionamentos. Mãe de Deus, Mãe nossa, Mãe das mães... Ensina-nos que não basta pedir perdão pelos erros de ontem, mas é preciso acertar o passo hoje! Mãe Maria, tu és o próprio exemplo para o agir de Deus. Um Deus que incute nas mães o dom de amar incondicionalmente. Este Deus que inverte os valores humanos, exaltando o que é nada aos nossos olhos e amando o desprezível. Mãe escuta o grito dos excluídos e coloca-se em defesa daqueles que nada tem a oferecer. E a eles manifesta o poder do amor... Mãe de Deus, Nossa Mãe, Mãe das mães, roga por todos nós! Que Deus e a Virgem Maria ilumine todas as verdadeiras mães!

ARIES: A mãe ariana trabalha incansavelmente por seus filhos e procura aprimorar sempre sua capacidade de cuidar deles. Se algumas vezes explode, é porque espera que eles sejam perfeitos. Mas esse tipo de coisa é rara. A mãe de Áries costuma usar a cabeça na hora de cuidar da filharada. Ela sabe reavaliar o que fez e espera o mesmo dos filhos. O melhor presente para ela é ver suas crias comendo e dormindo direito, com a vida em ordem e um trabalho ou estudo gratificante.

VIRGEM: Ninguém melhor do que sua mãe para ensinar as pequenas e grandes verdades a respeito do mundo. Ter uma virginiana neste posto equivale a ter o melhor treinamento para a vida que alguém possa desejar. Principalmente se você nasceu com muitos planetas no elemento Ar ou Fogo. Ela não está interessada em sonhos, mas com você irá realizar uma parte deles. Isso explica os baldes de água fria que ela lança sobre seus delírios juvenis.

AQUÁRIO: Há um modo bizarro da mãe de Aquário se relacionar com suas crias: muitas conversas, muita amizade e pouca imposição de ordens. A ênfase está no relacionamento e na paz. Em nome da coexistência pacífica, a aquariana pode até evitar impor limites aos filhos, mas espera com isso ganhar sua confiança e resolver tudo em pé de igualdade. Na verdade, isso é um equívoco que ela compreende quando os filhos chegam na adolescência.

TOURO: A mãe taurina é aquela que se esmera para fazer uma comida gostosa e deixar a vida bela. Ela capricha na arrumação da casa, da mesa e da vida, além de dar uma forcinha na hora de atualizar o guarda-roupa dos filhos, ensinando-lhes como causar a melhor impressão possível. Depois, seu prazer é exibir os rebentos com orgulho. Se não toma cuidado, transforma-se em mãe coruja e, com o passar do tempo, torna-se possessiva.

LIBRA: A mãe libriana é sociável, amável, compreensiva, elegante e voltada para o mundo. Ela educa seus filhos por meio do diálogo e do respeito à diferença, com uma atitude despojada em relação às outras mães do Zodíaco. Ela recebe seus amigos muito bem, encoraja você em suas andanças pelo mundo e jamais ousaria cercear sua liberdade. A libriana conquista pela conversa.

PEIXES: A mãe de Peixes sofre com o filho e se alegra com ele. Talvez seja um dos casos de maior simbiose do Zodíaco. O difícil é diminuir essa total intimidade, para que ambos, filho e mãe, possam coexistir como entidades independentes. O mundo de sonhos e lirismo dessa mãe com alma de poetisa é infinito. Com o tempo você aprende a lidar com esse lado absorvente dela, sem feri-la nem magoá-la desnecessariamente.

GÊMEOS: É a mãe companheira, que participa das brincadeiras dos filhos com uma disposição de dar inveja. Quem tem mãe geminiana acumula muitos episódios divertidos para depois contar aos filhos. Ela pode variar na maneira de educar sua cria: depende do que anda pensando sobre o assunto. Mas sempre exibirá um lado adolescente que facilita seu relacionamento com os filhos mais crescidos, além de dar os palpites mais certeiros a respeito de suas escolhas amorosas. CANCÊR: Se há um signo que é responsável pelos mitos sobre a poderosa, doce, absorvente e carinhosa “Grande Mãe”, este signo é Câncer. A canceriana vai até o inferno por seus filhos. Ela corre sérios riscos de ter comportamentos controladores e morre de medo de ver suas crias irem embora. Confidente, amiga e protetora do núcleo familiar, a mãe de Câncer conta histórias da época de sua avó, cozinha doces antigos e adora montar o álbum de fotos da família. LEÃO: Se você tem uma leonina por mãe, aprendeu a louvar a rainha que existe em toda mulher. Ela não é fácil, mas é uma mãe e tanto. Afinal, quem é que te ensinou a lidar com os poderosos, a ganhar a atenção do público, a expressar sentimentos e crenças com convicção e a dar provas de amor eloqüentes e apaixonadas? Ela também ensinou que você deve manter a palavra dada e ter um caráter firme.

56

ESCORPIÃO: A mãe de Escorpião, quando dá cria, alimenta os “escorpiõezinhos” com suas entranhas, literalmente. Sua devoção incondicional aos filhos é intensa. Instintiva, ela pressente de longe qualquer perigo. Se você tem uma mãe deste signo, conta com uma divisão militar blindada e armada até os dentes, uma versão doméstica de Maquiavel em tempo integral que irá indicar quando, como e com quem você deve ou não fazer as coisas. SAGITÁRIO: Uma coisa é certa: se sua mãe é uma típica sagitariana, você aprendeu a confiar na sorte que a vida traz. Sagitariana “da gema” não leva a sério lamúrias e lamentos. Para ela, tudo acaba bem. Você não terá dificuldade em realizar seus sonhos adolescentes: sua mãe adorava acampar na praia e irá entender quando você quiser fazer o mesmo. Os filhos das sagitarianas aprendem a ser independentes, mesmo que não queiram. CAPRICÓRNIO: Ela é séria demais e tem pouco tempo para brincar com os filhos. É que a mãe capricorniana vive fazendo bicos para cobrir as despesas. Tudo isso para que os pimpolhos estudem na melhor escola da cidade e freqüentem os melhores dentista e médico da região. Para compensar os altos padrões de expectativa e o convencionalismo da mãe de Capricórnio, você pode freqüentar algumas sessões de psicanálise, pois terá dinheiro para isso.

O JORNALZINHO - MAIO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // Feliz Dia das Mães!!!

O Jornalzinho - Maio 2011  

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.