Page 1

Edição finalizada dia 06/02 - previsão de distribuição entre dias 09 a 11 de Fevereiro. === Designer: Rafael Polississo /// Fotos: Mauro Boaro /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção e filmagem: Naiara II /// Ambientação: Chácara Canaã


A vida para ela está começando. Viajar é gosto, ansiedade é defeito, perseverança é a qualidade. Ela gosta de Akon, e de ouvir Tonight (Enrique Iglesias) para seguir sonhando, procurando caminhos, fazendo escolhas. Tábata Bonincontro Portela é a gatinha que debuta por aqui, apresentando sua beleza e simpatia. Acaba de fazer 15 anos de idade e é estudante do primeiro ano do ensino médio no colégio Degrau/ COC. Que você vá longe, muito longe, além dos horizontes, para brilhar sempre, onde o sucesso te espera. Obrigado Tábata, por estar aqui, vivendo seu dia de estrela, nesta constelação de beleza e juventude.

O portunidades Caros leitores, desembarcamos em fevereiro, o mês mais curto do ano. É fim de férias, o pessoal retorna às escolas e faculdades e a vida segue, apesar do clima de expectativa já que, por conta do calendário, o carnaval chega em março.

É sempre um prazer poder mostrá-los em suas atividades, mas é preciso que sejam respeitadas algumas normas. A primeira delas é que, para registros de casamentos e aniversários, é essencial que nos sejam enviados - além das fotos – informações pessoais que permitam melhorar a divulgação do acontecimento.

Em tempos de tragédias climáticas, nunca é demais voltar àquela questão sobre cada um fazer a sua parte para termos um planeta melhor. Os pequenos gestos – como não jogar um papel na rua – contribuem de maneira valiosa para que possamos viver mais e melhor. Analisemos a construção de uma casa: suas paredes nascem de pequenas peças, os tijolos. Um se junta ao outro e mais outro e, ao final, tem-se uma obra completa, um prédio imenso. Ou seja, os pequenos detalhes (os tijolos) são importantíssimos. É como os órgãos no corpo humano – são pequenas peças, mas todas têm uma finalidade comum, nos garantir a vitalidade.

Algumas vezes, em assuntos de aniversários e casamentos, se não divulgamos os nomes dos familiares – dos aniversariantes ou noivos – é porque não os recebemos. Ainda que a relação familiar não seja de vida em paraíso, sabemos que seres humanos não nascem de chocadeira, portanto, todos têm pais, e sendo assim, lembrá-los em aniversários ou casamentos é, acima de tudo, sinal de respeito. Aproveite a oportunidade para ser humilde. Quando março chegar, é carnaval. E que o seu seja de muita alegria antes, durante e depois. Aproveite a vida. Ria mais, reclame menos. Todo dia a vida oferece oportunidades. Cabe a você decidir aproveitá-las. Um abraço a todos e até a próxima.

Com estes exemplos, queremos reforçar a mensagem de que não é preciso esperar pelos governos para salvarmos o planeta, o meio ambiente, de um colapso, basta que comecemos a fazer a nossa parte isoladamente. Você faz a sua parte, o vizinho faz a parte dele, e daqui a pouco, tudo se completa para o bem de todos. Não perca a oportunidade de fazer a diferença.

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Nesta edição de fim de férias, continuamos o nosso compromisso de mostrar as mais diversas informações sobre os eventos, festas e afins, que animam o povo da região. E, se algo de bom se revelou neste tempo foi a criatividade do pessoal que promove os eventos, com nomes e temáticas prá lá de sugestivas. Estes atrativos de laser e diversão reforçam a idéia de que nossa região é privilegiada em promover eventos, portanto, nossos cumprimentos a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, realizam atividades para fomentar o entretenimento em todas as cidades da região.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Aproveitando o espaço, nosso recado vai para os DJs e bandas de música. O site de O Jornalzinho® é um canal de comunicação acessado por milhares de pessoas todos os meses. E como forma de contribuir com a divulgação dos músicos que agitam as festas por onde vamos, oferecemos um canal especial para que DJs e bandas mostrem seus trabalhos e sejam vistos por um número cada vez maior de pessoas. É tudo gratuito e está ao alcance de todos. Basta um clique. Não deixe de inscrever sua banda ou seu trabalho. Aproveite a oportunidade de se mostrar para o mundo. Nossas edições são recheadas de contribuições dos nossos leitores.

2

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Talita Ferraiolo - Psicóloga Clínica e Hospitalar (Sta. Casa de Vinhedo/ H.São Luiz-SP), extensão em Psicol. Obstétrica (Unifesp) e Aprimor. Psicoterapia de casal e família (PUC-SP).

O que é Transtorno de Estresse Pós- traumático?

Temos visto muitas tragédias devido às chuvas que estão acontecendo e com isso tantas pessoas morreram e outras que sobreviveram sentiram suas vidas por um fio. Quem passou por uma experiência de risco de morte como catástrofes ambientais (chuvas, maremotos), assaltos, seqüestros, podem desenvolver o Transtorno de Estresse Pós - Traumático. O TEPT é uma reação muito forte que a pessoa tem quando foi exposta a um evento traumático grave e que gerou muito medo e sensação de impotência no momento da exposição, e então logo começa apresentar sintomas como:

• Estado de “atordoamento”; • Tristeza; • Ansiedade; • Raiva; • Desespero; • Desorientação, O indivíduo passa a: 1 - Reviver a cena É possível que a situação dolorosa volte à memória de forma incontrolável e tenha reações psíquicas e físicas iguais às ocorridas no momento. 2 - Ter sinais de Exaltação: O trauma persegue a vítima e gera uma exaltação física como: palpitação, pesadelos, suores noturnos, tremores e aperto no peito. 3 - Evitamento: Situações, pessoas, objeto e lugares que podem lembrar o trauma (situação muito dolorosa) são evitados pela pessoa, isso leva a um estreitamento do espaço de vida e de ação devido ao medo. E como podemos tratar? O Tratamento é realizado com medicação e com a Psicoterapia. Na psicoterapia o acontecimento traumático é lembrado e imaginado para ir perdendo seu potencial destrutivo e com isso os sintomas físicos e psíquicos diminuem, o trauma vai sendo superado e as pessoas voltam a ter esperanças para seguir em frente!

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

3

Fonte: Revista Mente e Cérebro e Rev. Bras. de Psiquiatria Clínica Criare- 3608-8299 e-mail: talita.psico@hotmail.com


Feng Shui Renove as energias da casa

- Sino de vento de metal atrás da porta é muito bem-vindo. Atrai boas energias;

Foto arquivo pessoal

Mykhael Rossetto Montavani 1 ano dia 04/02, parabéns

dos pais Fabiana e Rodrigo

Foto arquivo pessoal

José Miguel R. O. Fonseca

2 anos dia 16/02, parabéns dos pais Sheila e Valdeci

Nasceu o Bruno

No dia 6 de janeiro, Priscila F. Pires Sampaio e Bruno Sampaio ouviram pela primeira vez o choro do filho Bruno Gabriel, que nasceu com muita saúde. Foto arquivo pessoal

A faxina é o ponto de partida. “Tudo o que houver no ambiente deve ser limpo, inclusive as plantas”, ensina Franco. Tenha cuidado também com os objetos não usados. Eles são fonte de energia parada. “Se você tem uma casa cheia de objetos e móveis parados, sem uso e quebrados, é péssimo. Se você tem um quarto de bagunças, pior ainda”, alerta o consultor. A melhor solução é reunir tudo aquilo que já não te serve e passar para frente. O que não é mais útil para você pode ser fundamental para outras pessoas. Pequenas medidas podem ajudar a melhorar o fluxo de energia positiva em sua casa ou ambiente de trabalho. Para que a prosperidade esteja sempre batendo à sua porta. - Nada de portas emperradas ou móveis e entulhos que impeçam a abertura total dela;

- Coloque junto à porta de entrada uma fonte de água ligada. Objetos que remetam a rios, cachoeiras e mar devem fazer parte da decoração; - O fogão deve estar sempre limpo

Foto arquivo pessoal

Bianca Ribeiro Dias

8 anos dia 21/02, parabéns dos pais Nilce e Ailton

Foto arquivo pessoal

Weschiley Pereira Parducci

3 anos dia 07/02, parabéns dos pais Andréia e Osvaldo

Nasceu o Lucas

Janeiro terminou em clima de muita alegria para Rose Aparecida Foto Líder Andrade Rossetto e Dioli Oliveira Monteiro. Eles são pais de Lucas Gabriel, que nasceu no dia 27.

e impecável, com todas as bocas funcionando; - Use e abuse de vasos e arranjos de plantas e flores naturais; - A mesa da sala de jantar deve ser firme e não estar alinhado à porta de entrada. Para qualquer refeição, sempre use uma toalha;

Aniversariantes de FEVEREIRO (01) - Eliana Schiavon Lopes Gil (01) - Luís Carlos Loriano (01) - Rafael da Silva Siqueira (02) - Paula R. Zanella Silva (02) - Marcelo da Silva (02) - Aline Quessada Biagiotti (02) - Claudinei de Lima (02) - Laís Veiga (03) - Marco Roberto Cominato (03) - Moacir Trevisan (04) - Ivo C. L. Pegorin (04) - José Carlos Teixeira (04) - Sandra Maria Pereira (04) - José Carlos Rodrigues de Mello (05) - Wilson Furlan (05) - Marcos Roberto Felix Torres (06) - João Henrique Guerra (06) - Joyce Souza Cassimiro (06) - Luciana Bruzolato (06) - Vivian Mustafé Straceri (06) - Hellen Silvério Braz (07) - Gabriele Fernanda Ferreira (07) - Lourdes Elias Farah (07) - Jorge Sciliano (07) - Viviane Mansano Marques (07) - Jorge Luis Sansigolo Ribeiro (07) - Lourdes Elias Farah Ortega (08) - Josiane Souza Cassimiro (09) - Sebastiana Nogueira Rodrigues (09) - Susana Smarieri (09) - Marcelo Martins Venturinelli (09) - Roque de Souza Filho (Minguinho) (10) - Vera Moreira Hernandes (10) - Lidiana Chiconello Dias de Souza (10) - Celso Siqueira Neto (10) - Larissa da Silva Machado (11) - Benedito Adolfo Cassimiro (11) - Antônio Flávio Longo (13) - Danilo Gomes Silva (13) - Douglas Márcio de Moraes (13) - Felipe Francisco da Silva Andrade (13) - Osmar Sarraf (14) - Karina Crivelari (14) - Michel Sansigolo Ribeiro (14) - Karina Maia Tinti (15) - Shirley Morgan Raddi (15) - Luciano Stenik (15) - Dirce Escudeiro de Souza (15) - Tiago Alves Silva (15) - Matheus Baldo (15) - Alan Charles Silva Machado

(15) - Célia Luiza Machado (15) - João Paulo Demartini Rodrigues (15) - Maria Dulce Cabrera Calsoni (15) - Cacilda Pazin Estevão (15) - Adriana Sossai (16) - Adriana Schiavon (16) - Antonio Carlos Salotti (16) - Michelle Balbino (16) - Márcio Eduardo Jarreta (16) - Leonardo Junqueira (16) - Josilene Silveira Ferian (17) - João Pedro Ferreira (17) - Evandro Silva Salvadori (17) - Silmara Cristina S. Dessordi (17) - João Paulo Baizi (18) - Isabella Janeiro Nicolau (17) - Cesar Augusto Tinti (18) - Renan Schiavon Lopes Gil (18) - Alessandra Correia (18) - Zilda Lourenço (18) - Mauro Daniel Amâncio (19) - Tamiris Benassi Mori (21) - Sofia Valeriano Rodrigues Silva (21) - Wilson Félice Garcia (21) - Camila A. Locatelli (22) - Luís Fernando Boaro Lofrano (22) - Sandro do Prado Silva (22) - Luciano Oliveira (22) - Roseli Aparecida Souza Cassimiro (22) - Daniela de Paula Pereira (23) - José Mauro Boaro (23) - Fernando Calegari (23) - José Inácio de Carvalho (23) - Marcelo Souza Sernaglia (24) - Claudete Ap. Alves (25) - Leopoldo Pereira (25) - Elieth Regina Callegari Vianna (25) - Hamilton Lopes (25) - Rita Mara Lopes (25) - Lucas Feltran (25) - Luís Antônio Juvenal (25) - Juvenal Palope (26) - Mariele Correia (26) - Ederson Zulli (26) - Letícia Breda Busso (27) - Hélio Paduelli (28) - Baptista Zanitti (28) - Marcelo Prado Agostinelli (28) - Sergio Leite dos Santos (28) - Matheus Trinca (28) - Ana Flávia Kindermann Martão (29) - Ana Claudia Carriero

- As cores verde, azul, amarelo, lilás, vermelho, dourado, prata e laranja simbolizam prosperidade. Decore a casa com elas; - Banheiros são considerados ladrões de riqueza e fartura. Mantenha sempre a porta fechada. Tampe os ralos e o vaso sanitário. Use plantas e flores amarelas; - Vazamento é sinal de riqueza indo embora pelo ralo. Arrume, imediatamente, os problemas de encanamento e veja sua vida ficar mais próspera; - Coloque um espelho na sala de jantar. O reflexo duplica a prosperidade e a fartura para quem mora na casa. Aproveite e coloque sobre a mesa um belo vaso de flores vermelhas ou uma cesta de frutas, outros dois símbolos de prosperidade. (Fonte: http://msn.bolsademulher.com)

4

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Novo endereço

A loja Gabi Artesanatos está de casa nova, agora na Rua Marechal Deodoro, 176 (próximo à escola Tarquínio Cobra Olyntho). Mais espaço e muitas opções para os profissionais da área de artes e artesanatos. Vale uma visita! Sucesso para vocês!

São Paulo Fashion Week O mais badalado evento de moda do país, a São Paulo Fashion Week, movimentou a capital paulista entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, comemorando 15 anos de existência. Quem esteve por lá foi Murilo Andrade, que conferiu de perto astros e estrelas das passarelas nacionais e internacionais, como Paris Hilton, Demi Moore e Ashton Kutcher, Cristina Aguilera, além de Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e tantos mais. Todo o movimento dos bastidores do mundo da moda pode ser visto nas fotos que estão no site.

O que levar na bolsa de praia

Para ficar protegida do sol e se divertir tranquila no verão, é preciso ficar atenta ao arrumar a bolsa de praia para não ocupar o espaço com coisas desnecessárias e se esquecer de carregar o essencial Escolha uma bolsa grande, de preferência de pano ou impermeável, que são fáceis de limpar. Em seguida, separe: o protetor solar para corpo, lábios e cabelo, óculos escuros, chapéu, chinelo, camiseta e canga são alguns dos itens indispensáveis. O protetor solar é essencial, pois é ele que protege sua pele, evitando problemas e queimaduras. É importante aplicá-lo várias vezes ao dia. O protetor labial e solar para cabelos evitam queimaduras na região mais sensível do rosto e o ressecamento dos fios quando expostos ao sol.

Os óculos escuros protegem os olhos do sol. Usar chapéu de aba larga ou boné não dispensa o uso de protetor, mas serve como barreira dos raios solares. O chinelo deve ser usado sempre,

pois além de proteger a sola dos pés de objetos cortantes que possam estar na areia, evita problemas como queimaduras, rachaduras, micose e alergias. A camiseta e a canga devem ser usadas quando estiver se recolhendo da praia. A toalha de banho é importante para secar o corpo e também serve para forrar a cadeira de praia. O creme para pentear, escova de cabelo e desodorante também devem ser levados. Vale lembrar que o guarda sol, esteira ou barraca também precisam ser levados, mesmo não cabendo na bolsa de praia.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

5

(Por Alessandra Busko, modificado por Rosa Maria Padula Camillo)


Formatura

A chapinha, também conhecida como piastra, é um aparelho muito utilizado hoje em dia para alisar os cabelos. A moda tem crescido ultimamente e a chapinha tem se tornado quase indispensável entre as mulheres que desejam mudar temporariamente o aspecto do cabelo. A vontade de alisar os cabelos não é algo que faz parte somente da modernidade, existe desde os tempos dos faraós, porém a técnica utilizada era bem diferente. Naquele tempo a cabeleira era alisada com banha de porco, sebo e óleo de peixe. A ambição pelos cabelos lisos acompanhou a humanidade. No século 19, as mulheres domavam o cabelo pela ação do secador, toalhas molhadas em água fervente e barras de ferro aquecidas em carvão. Em 1906, surgiu um pente elétrico, criação do engenheiro americano Simon E. Monroe. Três anos depois, Isaak K. Shero também engenheiro, teve a idéia do flat iron, um modelo da chapinha como é conhecida hoje, que era aquecida em fogareiros. A piastra elétrica surgiu na década de 80 e fez sucesso entre o “universo”

Na noite de 27 de janeiro, Gabriel Eduardo Fernandes Ortega, filho de Silvia Isabel e Rinaldo Farah Ortega, colou grau no curso de jornalismo da Universidade PaulistaUnip Campinas. As solenidades festivas acontecem no 18 de fevereiro no espaço Campinas Hall e no dia 19, na Red Eventos, com o tradicional baile de formatura. Nossos cumprimentos ao Gabriel e votos de sucesso na profissão.

Aniversário de Emilio Bizon

O prefeito de São Sebastião da Grama, engenheiro florestal Emílio Bizon Neto, festejou idade nova no dia 14 de janeiro, quando completou 48 anos de vida. Amigos, familiares e companheiros de prefeitura o cumprimentaram durante recepção oferecida pelo aniversariante.

feminino que pertencia a classes sociais mais abastadas. Atualmente, a piastra pode ser adquirida com mais facilidade, já que são disponíveis em diversos preços e qualidades, como por exemplo, as de turmalina que diminuem a eletricidade estática dos fios e outras de cerâmica que por emitir infravermelho e íons negativos aumenta a durabilidade do penteado.

Um cuidado que se deve tomar é quanto ao uso excessivo da chapinha, pois pode prejudicar os cabelos, enfraquecendo-os. Limite o uso a, no máximo, duas vezes por semana, a 140 ºC.

(Fonte: www.mundoeducacao.com.br)

6

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


SEMENTES

Missionário Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com CASA MENINO JESUS

Berçário Santa Josefina Bakhita

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

7

Após seis anos acompanhando famílias de São José do Rio Pardo e região, a Associação Deus Proverá colhe os frutos de tanta luta pela estruturação das famílias. Porém, no ano de 2010 constatamos a incidência de crianças envolvidas no trafico de drogas e até mesmo na dependência das mesmas. Famílias inteiras contaminadas por essa doença, que se alastra impiedosamente! Sendo assim lançamos nossas frentes de trabalho em prol da evangelização, prevenção, acolhida e reinserção. Constatamos que a educação é uma das armas mais eficazes para revertermos este quadro. Mas cremos que esta educação “tem que vir do berço”, assim nasce a Casa Menino Jesus - Berçário Santa Josefina Bakhita. A justificativa para mais esta iniciativa por parte de nossa Obra, que já conta com 17 frentes de trabalho, é que os berçários atentos aos critérios de qualidade vêm ganhando cada vez maior importância no mundo da Puericultura e da Educação. Os conhecimentos científicos demonstram que os primeiros anos da vida do bebê são muito importantes para o futuro desenvolvimento de suas emoções, da inteligência e capacidade motora. O Berçário tem por objetivo unir educação, puericultura e um apurado grau de eficiência administrativa - imprescindível para garantir o bom atendimento às necessidades individuais dos bebês. Tudo sem perder características essenciais para a criança: a fé, a moral, a confiança, a afetividade e o calor humano. Nosso Berçário pretende ser um local de qualidade e para isso contará com sala de estimulação, fraldário, refeitório, ambientes externos e dormitório. Criaremos um ambiente exclusivo para os bebês; alegre, colorido, arejado e espaçoso, e para completar uma competente equipe técnica. A Casa Menino Jesus será inaugurada no dia 05 de Fevereiro. O espaço tem capacidade para atender até 22 crianças de três meses a três anos de idade, oferecendo atendimento diferenciado a esta faixa etária, dentro de um padrão de segurança, estimulação e autonomia. Assim cremos que estamos iniciando mais um fecundo trabalho em prol do futuro de nossa sociedade! Deus abençoe!


8

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Aniversário de Eduardo e Pedro

Os gêmeos Eduardo e Pedro, filhos de Sidnei Barboza Oliveira e Michele Meneghetti Rodrigues de Oliveira, completaram 8 anos de idade e comemoraram com os amigos e familiares, com muita festa no dia 22 de janeiro, no Buffet Trivial Kids. A mãe, que aniversariou no dia 25, também aproveitou a ocasião para comemorar antecipadamente.

Aniversário de Emanuelly Vitória

No dia 22 de janeiro, Maria Aparecida de Mello Silva e Jeferson Alan Felisberto Souza reuniram a família e os amigos para a comemoração do primeiro aniversário da filha Emanuelly Vitória, festejado no salão do Nippam.

Pâmella Tássia Padula Camillo Curso PEDAGOGIA e pós em PSICOPEDAGOGIA

(Continuação do mês Janeiro 2011)

TDAH que bicho é esse?

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Aniversário triplo

A festa foi triplicada para essa galera. No dia 6 de janeiro, Raquel Orfei Bernardes completou 23 anos; no dia 2 de janeiro foi a vez de Roberta Orfei Bernardes, que completou 14 anos, e de Fabiano Triginelli Rodrigues Júnior, que completou 5 anos. A família comemorou no dia 2, na quadra de tênis do Rio Pardo FC.

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Aniversário de Fabiano e Juninho

No dia 4 de janeiro, Fabiano Rodrigues e o filho Juninho festejaram aniversário recebendo os cumprimentos dos amigos e parentes, no rancho da família, no Condomínio Manetta. Fabiano completou 31 anos de idade, e Juninho, 5.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

9

O aluno com TDAH freqüentemente apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem, mas tem o privilegio de ter uma inteligência superior. A percepção desta inteligência faz com que pais e mestres tenham dificuldades para entender o motivo do insucesso acadêmico e social destas crianças e adolescentes. Os problemas comportamentais destes alunos na escola acabam provocando a criação de rótulos, posturas de esquiva dos colegas e professores e, por fim, a exclusão. Cerca de 40% das crianças e adolescentes com TDAH trocam ou são expulsos de suas escolas e um contingente ainda maior sofrerá as conseqüências do isolamento e marginalização social. Nesse sentido, é fundamental o suporte escolar para o aluno com TDAH. O TDAH é um transtorno real, que tem uma base fisiológica caracterizada pela hipofunção do córtex-frontal. Esta hipofunção pode ser de origem genética, congênita ou situacional.

O TDAH não tem causa única, há um conjunto de fatores de risco que, quando combinados, levam á expressão (ou Não) do transtorno que é dividido em três tipos: o primeiro é o tipo predominante-hiperativo que tem como característica ficar remexendo os pés, as mãos quando sentado, não permanecendo sentado por muito tempo, pular ou correr excessivamente em situações inadequadas, ser muito agitado, responder as perguntas antes de concluídas. Já o segundo é do tipo predominante-desatento cujas características são: dificuldade para concentrar-se, não prestar atenção ao que lhe é dito, desviando atenção para outras atividades. O ultimo é do tipo combinado, entre os tipos hiperativos e desatentos este possui todas as características dos dois tipos mais outra característica que é a impulsividade. Na próxima edição saberemos como os professores poderão identificar o aluno com TDHA.


Magia da felicidade Texto: Mon Liu O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. História do Carnaval O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar, foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformouse na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. (Fonte: http://www.suapesquisa.com)

Sinta em seu coração, siga a essência de sua alma... Ouça a sua intuição! Milagres acontecem todos os dias, basta acreditar! A felicidade é um estado de espírito... Não depende de outras pessoas. Deixe o sol brilhar dentro de você! Fundamental é ser sincero com o nosso eu interior. Não renuncie à vida para agradar aos outros!

melhora, “Quem sabe um dia talvez”... Esqueça tudo isto, faça acontecer! Daqui a pouco já se passaram trinta anos e nada... A juventude se foi, muita energia foi desperdiçada, gerando arrependimentos sem fim...

Não dê desculpas. Não jogue a responsabilidade de suas decisões nas costas de outra pessoa! Acredite que você pode tudo. Não existem culpas e nem cobranças.

Não deixe os outros controlarem você: uma pessoa especial, única, com um caminho só seu.

O passado são só recordações, não volta mais. Viva no momento presente.

Se você se violentar, no começo vem um desconforto, logo uma dor, daí a pouco, doenças... Você, frente a frente com o espelho: a máscara cai, tudo fica muito claro e as coisas começam a fluir... Estar aberto às mudanças, Encarar a vida de frente, aproveitar as oportunidades que aparecem no seu caminho, você está sintonizado com Deus! Este Deus maravilhoso que habita em você, materializa suas intenções e faz acontecer... Tudo aquilo em que você joga sua energia, sua concentração, concretiza-se! As sincronicidades (nada é por acaso): encontrar as pessoas que vão fazer parte desta caminhada, no lugar certo, na hora exata e no momento apropriado. E seu coração fica leve e feliz! Você entra nesta vibração e o Universo conspira a seu favor. Sua vida se enche de luz, o amor incondicional invade sua alma, e você percebe a beleza nas pequenas coisas... “Vegetar“... “Ir levando” para ver se

10

E Você é fruto de seus pensamentos, palavras e atitudes. Você é o personagem principal da sua história, curta a vida!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

O futuro, você cria a partir do que realizar agora. Caso você não consiga tomar uma atitude e “chutar o pau da barraca”, peça ajuda ao “Todo-Poderoso Nosso Amigo” e fale: “Eu não estou conseguindo resolver este problema, por isso peço a sua ajuda. Confio plenamente em Você”! Faça sem impor condições, sem chantagens, delegue mesmo e esqueça! Sem ansiedade, nem estresse. A solução vem espontaneamente e rápida. Sempre pense positivo, leia livros inspirados, caminhe junto à natureza (florestas, cachoeiras, mar, sol, ar puro, parques). Assista filmes com conteúdo, pratique o que você leu, ajude outras pessoas. Valorize seus amigos. Demonstre gratidão. Durma com bons pensamentos. Sua alma vai agradecer... A beleza da sua vida depende de você. Por isso... Faça tudo prá ser feliz! Tudo pra você e por você! Lembre-se...O impossível Ele já realizou por nós...

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Markenting em Foco Melina B Feliciano

melinafeliciano@bol.com.br Estudante de Gestão de Marketing

Franquia ou Negócio Independente?

Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. As franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94. Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções. Abaixo a diferença entre produtos e serviços. Franquia Oferece produtos ou serviços já desenvolvidos, testados e implantados no Mercado, dependendo do tipo de franquia.

Oferece de imediato, MARCA de produtos ou serviços, com boa aceitação de Mercado, dependendo do tipo de Franquia. O franqueador tem liberdade limitada na escolha de produtos ou serviços dependendo da modalidade de franquia, para evitar riscos de Mercado. Negócio Independente: Requer Know – How para criar produtos ou serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado. Requer tempo para conquistar a aceitação do Mercado, de MARCA e de produtos ou serviços a serem comercializados. O empreendedor tem plena

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

11

liberdade para escolher produtos ou serviços, embora com riscos de Mercado. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Brasil é o quinto maior mercado de franquias no mundo. E para quem está interessado em entrar nesse mercado, o Portal do Franchising promove dia 17 de Fevereiro de 2011 um curso sobre entendendo Franchising, para maiores informações sobre o curso e sobre valores de franquias acesse o site: www.portalfranchising.com.br. Até a Próxima!


Beagle O Beagle é um cão inglês, de porte médio e muito ativo. É uma raça dócil e que convive bem em ambientes domésticos, inclusive em apartamentos. O Beagle é uma raça indicada para casa onde existem crianças, pois ele nunca se cansa de brincar e é protetor.

Yorkshire Da família dos Terriers, o Yorkshire é um cão de pequeno porte e o peso não passa de 3,1Kg, ideal para ser levado como companhia, inclusive em viagens. Com pelos muito belos, a raça é considerada um tanto quanto agitada, mas uma excelente opção para quem mora sozinha.

(((01))) A galera do Bloco do Tatu em clima de muita alegria na AAR ao som da Banda Status. -- (((02))) Leandro, Diógenes, Leonardo e Otávio na Happy hour da AAR. -- (((03))) Em São Sebastião da Grama a galera já está esquentando para o carnaval 2011. -- (((04))) Na “Festa Barrigada”, Lívia, Isabella e Larissa. -(((05))) Eles também foram à Chácara Modelo curtir a II Festa da Barrigada. -- (((06))) Um registro da equipe da escola de idiomas CNA, em dia de inauguração. -- (((07))) Duran, Lu e a pequena Letícia, que comemorou seu primeiro aniversário. -- (((08))) Rita Ortega e amiga na Festa Comida de Buteco. -- (((09))) Rick Frozoni, mais um rio-pardense fazendo sucesso na moda. Ele foi destaque na revista Toda Teen, o Colírio do mês. -- (((10))) Rogerinho com os pais Marinalva e Rogério e a irmã Camila comemorando os 12 anos!

01

07

Basset Esta é uma raça de cães de patas curtas e baixa estatura. Apesar de ser um cão farejador, indicado para caça, o Basset é uma raça dócil e no temperamento podemos destacar sua lealdade, sensibilidade e uma dose de ciúmes com os donos.

05

08

03

Chow Chow O Chow Chow é originário da China e possui um temperamento dócil e amigável, ideal para qualquer mulher. A raça possui a personalidade de um cão independente, que geralmente não se dá bem com outros cães. O que chama a atenção nos cães da raça são as características peculiares, como a língua azul e o pelo denso e volumoso. Portanto, se você pretende adquirir um Chow Chow, prepare-se para ter um cão muito, mas muito peludo em casa.

09

Westie West Highland White Terrier, também conhecido pelo apelido de Westie, é uma raça de porte pequeno que possui pelagem branca e brilhante. Muito ativo e companheiro, o Westie é indicado para ambiente familiar e pode se relacionar bem até com crianças.

12

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


02

Dra.Gabriela de Faria da Silva CROSP- 95.948 Clínico Geral - Dentística Estética Restauradora - Pós Graduação em Odontopediatria Contato: 3681-6240

10 06

CARNAVAL, ALEGRIA! Curta com responsabilidade!

Se beber NÃO dirija! Saia pra se divertir

Clareamento

e NÃO para brigar!

É o processo pelo qual são retirados os pigmentos do esmalte e dentina, através de um gel clareador a base de peróxido de hidrogênio na concentração de 35 a 40%; para estética bucal, tem seu efeito potencializado e acelerado através da incidência da luz do laser LED de baixa intensidade; liberando moléculas de oxigênio e assim promovendo o clareamento. Clarear os dentes faz parte da rotina hoje dos centros de tratamento odontológicos. Como importante elemento estético, o sorriso caracteriza uma pessoa especial quando o mesmo é atraente e brilhante. Ter os dentes mais brancos fornece diferencial para as pessoas. Um sorriso branco

04

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

13

chama muito a atenção em qualquer ocasião. Por isso o clareamento estético bucal é cada vez mais um importante componente da saúde bucal. Hoje o tratamento é moderno, simples e rápido e novas técnicas podem ser aplicadas na grande maioria das pessoas, variando o grau de clareamento de acordo com características pessoais tais como: idade, integridade e tonalidade dos dentes, causa do escurecimento. Manchas acinzentadas e idade avançada são as maiores dificuldades. Realizado em consultório, de 2 a 3 sessões de no máximo 1 hora cada uma. Antes da colocação do gel, é aplicado na gengiva que contorna os dentes, um protetor gengival, ativado por luz alogênia, porque o agente clareador é lesivo à gengiva. A técnica não clareia restaurações e nem próteses. O tratamento é seguro, rápido, eficaz e duradouro, com excelente relação custo-benefício. Há casos que necessitam de manutenção anual. É necessário evitar alimentos com corantes ou de cores fortes, devido o processo de oxigenação promover desmineralização do esmalte; ele fica poroso por 24 horas, apresentandose como uma esponja, propenso a absorver pigmentos de alimentos e do cigarro.


Aniversário de Letícia No dia 23 de janeiro, Carlos Duran e Luciane

Os cuidados com a saúde íntima feminina

reuniram os amigos e familiares para a primeira festa de aniversário da filha Letícia, que completou 1 ano de vida e muita saúde!

Os cuidados com a saúde íntima da mulher devem ser feitos para o seu bem estar. Saiba que a mulher deve usar um sabonete neutro específico para higienizar a região genital. Os

cuidados são fundamentais para uma boa saúde feminina. Para cuidar da região genital, a mulher deve evitar os sabonetes comuns e os que possuem hidratantes em sua fórmula. As roupas devem ser leves, para não comprimir a região intima, evitando dessa forma, os tecidos sintéticos e os jeans. Na hora de comprar as suas calcinhas, prefira as de algodão e lave-as com sabonete neutro ou de coco. De forma alguma utilize água sanitária ou amaciante nas calcinhas. Saiba que a maneira ideal de secar as suas peças íntimas é em lugares abertos e secos, expostas ao sol.

Dicas de saúde íntima da mulher Na hora de se depilar, tenha muita cautela. É preciso conferir as condições higiênicas do lugar e ver se a cera não é reutilizável. É fundamental que antes e depois do método, a mulher limpe a região da vagina para evitar se contaminar com os germes. Durante o período menstrual, a

mulher deve trocar o seu absorvente quantas vezes for preciso, conforme o fluxo de sangue, no mínimo três vezes por dia. E ao utilizar um absorvente interno, troque frequentemente. Lembre-se que é fundamental fazer uma visita no seu médico regularmente, pelo menos duas vezes por ano, para fazer os exames de rotina, já que a prevenção de doenças ginecológicas, entre outras comuns nas mulheres, como o câncer de mama, é o melhor remédio. Layal Antanios (Fonte: http://www.diariofeminino.com)

14

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Cocker Conhecido por ser um dos favoritos cães de estimação no mundo, o Cocker é uma raça de porte médio. Cão ativo, que pode chegar aos 15Kg,

é uma raça de fácil adestramento e tem um interesse especial por natação. Para o convívio urbano, o Cocker poder ser criado tanto em casas como em apartamentos e é uma excelente companhia. Dachshund Conhecido no Brasil como “salsichinha”, o Dachshund é de origem caçadora e possui um excelente faro. Os cães da raça geralmente são leais, protetores, valentes, brincalhões e um pouco ciumentos. Por ser um cão pequeno, pode ser uma boa companhia para passeios e pode ser criado em espaços menores.

Poodle O Poodle é um cão de companhia, famoso por sua beleza e imponência. É um cão típico feminino e quando bem cuidado e tosado ganha um ar superior aos demais cães. O temperamento do Poodle é doce, mas por serem inteligentes, podem se entediar facilmente. Shar Pei O Shar Pei é uma raça típica da China e conhecida pela sua aparência “fofa”. A raça apresenta uma pele macia e composta por largas rugas. O Shar Pei é um cão tranquilo, leal e muito apegado à família, principalmente às crianças, pois possui grande paciência.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

15

Labrador O labrador é uma das mais conhecidas raças de cães, principalmente por sua amabilidade, beleza, inteligência e obediência. A raça apresenta como característica a energia, estando sempre disposto a brincar, sendo uma boa companhia. Porém, é aconselhável que seja criado em um local com relativo espaço pelo seu porte.


Como acabar com o mofo

O JORNALZINHO®

Aqui o seu produto aparece em 7 MIL exemplares distribuídos em 6 cidades! Aqui o seu retorno é garantido! Visite o nosso site - Sempre atualizado com assuntos VARIADOS! Dicas simples, mas que vão ajudar a acabar com o mofo da sua casa O mofo é um dos vilões que aparece por causa da umidade e provoca estragos na casa. Basta olhar nas paredes dos cômodos, no azulejo do banheiro e até dentro dos armários e lá está ele. Além de deixar a casa feia, o mofo também pode prejudicar a sua saúde e de toda a sua família, provocando desde simples dores de cabeça até crises alérgicas e problemas de pele. A primeira dica de como acabar com o mofo, e também a mais fácil, é abrir as janelas de casa. Assim, o ar circula melhor no ambiente e você elimina a umidade, evitando que o mofo se multiplique. Mas existem outros truques para eliminar o mofo que são bem fáceis de aprender, confira.

Férias em família

Entre 5 e 9 de janeiro, Edilson Miolli mais a esposa Daniela e os filhos Gabriela, Edilsinho e Anna Carolina curtiram as praias do litoral paulista em um passeio familiar. O tempo não ajudou muito mas eles curtiram as atrações disponíveis em Santos e Guarujá, além de praias, sol e mar, claro.

Churrasco do DEC

Professores e diretores do Departamento de Esportes e Cultura se encontraram no dia 20 de janeiro para um animado churrasco de confraternização, na Chácara Zanetti.

Nos armários A melhor maneira de evitar o mofo nos armários é fazendo uma limpeza constante. Use um pano úmido para esfregar, principalmente nos cantos e deixe as portas abertas até secar. Você pode utilizar a mistura de água e água sanitária para limpar os armários. No banheiro Para acabar como o mofo no banheiro a receita é simples. Para cada litro de água misture 100 ml de água sanitária e passe essa mistura usando uma esponja áspera nos

locais onde houver mofo. Além das receitas caseiras, existem nos supermercados produtos tira-mofo, que normalmente vêm em embalagem com borrifador. Aplique o produto na área em que se encontra o mofo, aguarde alguns minutos e use uma esponja para remover. Outra boa dica de como evitar o mofo é pintar as paredes e o teto do banheiro usando tinta anti-mofo. Antes de aplicá-la é importante limpar bem a superfície usando a misturinha de água sanitária, senão o problema volta. (Fonte: www.portalangels.com)

16

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


GAMES

Éric Trinca Nogueira

Imagine-se sendo um mafioso, obedecendo às ordens de seus superiores, destruindo carros, matando pessoas... É isso o que acontece no novo jogo Mafia 2, onde você vive na pele de Vito, um mafioso dos anos 50, que deverá derramar sangue para obedecer as ordens de sua família mafiosa. A história do jogo é cheia de reviravoltas, em que o inesperado pode acontecer, desde matar os seus antigos parceiros, ou vê-los mortos. No início você pode achar o jogo chato, em certas missões bastante enjoativas, mas lá na frente ele começa a esquentar, e acontecem muitas bagunças entre as famílias mafiosas. O final do jogo deixou um pouco a desejar, mas também deixou um ar de continuação, e tomara que aconteça. Os gráficos de Máfia 2 são ótimos, com ótimas texturas. As texturas da cidade e dos carros estão boas, tendo ótimos efeitos realistas principalmente as explosões; e os efeitos do clima, como a neve em cima do carro, e à medida que andamos, ela desaparece; os pingos de chuva caindo no carro, e os respingos da roda. O melhor é que o jogo é bastante leve, e que facilmente pode ser rodado no máximo. A física do jogo está boa, mas infelizmente essa consome muitos “FPS”. O ponto alto do jogo é que se tomarmos alguns tiros, facilmente somos mortos. Isso evita ações “Rambo” em que saímos feito louco, atirando em tudo pela frente. Em Máfia 2 tudo tem que ser feito cautelosamente, sempre atentos e nos protegendo. Há algumas coisas extras que deixam o jogo bem mais interessante, uma delas é ver as revistas playboys da época; outra é achar cartazes dos mafiosos da época. Coisa interessante de se fazer também é comprar roupas, beber, e tomar um lanchinho. Prós: -Gráficos bons -Jogabilidade realista -Trilha sonora e sons -Playboys e os cartazes de mafiosos -Estória cheia de reviravoltas

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

17

Contras: -Algumas texturas estão ruins -O jogo tem alguns bugs, como ser atropelado e não cair no chão -Ao colocar a física, o jogo pesa imensamente (Fonte: www.gamevicio.com.br)


Se apaixonar

Quer colocar o seu (sua) filho(a) nesta página!? Entre em contato: (19) 3681-5529 - Agendamos APENAS uma criança por mês! Corra e garanta o mês desejado!

Um banho de espuma Um olhar especial

Um banho quente Receber cartas

Achar uma nota na sua blusa do inverno passado Rir de você mesmo Ligações à meia-noite que nunca terminam Um jantar a dois

Rir por alguma coisa que você lembrou ou sem razão nenhuma Acordar e perceber que ainda sobram algumas horas para dormir Os amigos Beijar na boca (Hummm!) Passar o tempo com os

amigos Encontrar um velho amigo e descobrir que tem coisas que nunca mudam Descobrir que o amor é eterno e incondicional Abraçar a pessoa que você ama Dançar Ver a expressão de alguém que ganhou um presente que queria muito de você Ver o nascer do sol, levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia! E ter você como amigo(a)! (Enviado por Renata Pereira)

18

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Drª Ana Paula Junqueira Paulino CREFITO 3 - nº 36858 - LTF Email: paulajunq@hotmail.com

Doenças da Parede Torácica (Cifose e Escoliose)

→ Conceito: Escoliose: É uma curvatura lateral da coluna, com flexão lateral e rotação das vértebras. Essa deformidade ocorre com mais freqüência na adolescência, podendo levar a anormalidades estruturais na pelve, vértebras e caixa torácica. Cifose: A cifose, vulgarmente chamada de corcundez, é definida como um aumento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. → Causas: Escoliose a) Idiopática b) Neuromuscular c) Osteopática Cifose • Infecção • Inflamação ou degeneração do disco intervertebral • Alterações musculares • Osteoporose • Fraturas por compressão das vértebras • Postura incorreta. → Tratamento (Alguns recursos): • CINESIOTERAPIA: tem como principais objetivos, manter e/ou retardar a perda da força muscular e da capacidade respiratória, manter os graus de movimento das articulações e minimizar os encurtamentos musculares e suas conseqüências. • HIDROTERAPIA: utilizada para manter a força muscular, a capacidade respiratória, as amplitudes articulares e evitar os encurtamentos musculares com o auxílio das propriedades físicas da água.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

19

• PARTE RESPIRATÓRIA: Os pacientes afetados apresentam uma dinâmica diferente, decorrente da fraqueza muscular e também devido a alterações da caixa torácica, causada pelo aparecimento da escoliose (desvios de coluna). Uma simples gripe pode repercutir de forma importante, pois a secreção produzida não é eliminada devido à debilidade da musculatura expiratória, levando a uma diminuição da eficácia da tosse, além de prejudicar a movimentação completa do pulmão. Por esta razão essa secreção acumulada facilita o desenvolvimento de bactérias causando infecção que quando não tratada adequadamente, acarreta complicações respiratórias graves.


Aniversário de Vanessa

As cavernas têm ambientes muito diferenciados dos do meio externo, caracterizados pela ausência de luz e de vegetação superior, pela pequena variação de umidade e temperatura e pela composição química do ar e da água. Cada caverna pode apresentar diferentes hábitats como lagos e rios, bancos de argila, depósitos de guano de morcego, e diferentes zonas ecológicas em função da maior ou menor distância de entrada. No ambiente cavernícola, encontrase uma fauna muito característica, adaptada a essas condições ambientais. Alguns animais utilizam o abrigo das cavernas para sua reprodução ou para seu esconderijo e outros animais são habitantes das cavernas. Esses animais podem ser classificados em três grupos principais: Troglóbios: animais exclusivos das cavernas, que geralmente apresentam adaptações fisiológicas, comportamentais e morfológicas (despigmentação, atrofia dos olhos, etc.). Peixes, crustáceos e insetos, por exemplo, são comuns entre as espécies já identificadas.

No dia 30 de janeiro, Cassandra Blaschi Benício comemorou em casa, com a família, os seus 15 anos de idade, em clima de descontração e alegria.

Aniversário do “Pança”

No dia 1º de fevereiro, Luiz Carlos Floriano, o Pança, completou mais um ano de vida. A comemoração foi antecipada, no dia 27 de janeiro, quando recebeu os cumprimentos dos amigos, da esposa Ana Maria e dos familiares. Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Apresentando mais de 600 espécies já classificadas, a fauna cavernícola do Brasil é a mais rica da América do Sul.

No dia 23 de janeiro, Vanessa Gonçalves Serrano, filha de Márcio Sebastião e Anilda comemorou a chegada de seus 8 anos de idade, junto aos familiares e amigos no Sítio Nossa Senhora das Graças. Foto arquivo pessoal

Vida nas cavernas

Aniversário de Cassandra

Troglófilos: espécies adaptadas ecologicamente às cavernas, mas que não apresentam especializações que impeçam seu desenvolvimento também no ambiente externo. Crustáceos, aranhas, opiliões e insetos são comuns entre os troglófilos brasileiros. Trogloxenos: animais de superfície que utilizam as cavernas como abrigo, refúgio, local de alimentação ou reprodução. Dentre os trogloxenos, destacam-se os morcegos, que saem diariamente da caverna para se alimentarem.

(Fonte: www.felipex.com.br)

20

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Com Nelson Leandro Capiteli

e-mail: nelcap@ig.com.br Comentário anual: ao contrário da maioria das cidades da região, S.J.Rio Pardo há décadas aguarda conclusão do seu Estádio Municipal de Futebol... Matheus Ferraz Pereira (foto) marcou o fenômeno Ronaldo no empate de 1 a 1 do Noroeste com o Corinthians no Pacaembu em 23/01. Na rodada seguinte, o zagueiro rio-pardense fez um dos gols do clube de Bauru no 2 a 2 com o Bragantino. Já atuou como titular em todas rodadas do Paulistão... O rio-pardense Luís Fernando Abichabki desde 2010 está treinando um clube da 1ª divisão do Qatar, país dos Emirados Árabes. Os treinadores famosos Sebastião Lazaroni e Paulo Autuori também estão no futebol árabe... Elias Teodoro, de Itobi, vem defendendo a lateral esquerda do Catanduvense na Série A-2 do Paulistão. O rio-pardense Alessandro Darcie (“Guri”), 33 anos, está seguindo os passos do “veterano” Cleber Abade na arbitragem brasileira... “Toliminado!”. A Libertadores segue no sonho da “corintianada”. Você, leitor, já sabia da existência do Deportivo Tolima da Colômbia? “Só” com Elano e Maikon Leite, o Santos já é uma das sensações do início da temporada. E virão ainda Ganso, Neymar e Arouca... Com praticamente o mesmo elenco de 2010, Felipão está “arrumando a casa” do Palmeiras. O técnico não recebeu os reforços que gostaria, mas o time já tem outra cara. Rivaldo, 38 anos, é uma das esperanças do São Paulo para 2011. Em época carnavalesca, lembro do quesito. No de aposentadoria, o futebol brasileiro parece que está no caminho do italiano. Lá os atletas passam dos 35 anos antes de pendurarem as chuteiras. Os goleiros Rogério Ceni e Marcos já estão com 38, o lateral Roberto Carlos com 37 e o meia Rivaldo estreou no São Paulo aos 38. No Santos, o lateral Léo tem 35. Os quase quarentões tem se destacado. Logicamente esqueci de alguns. Lembre você e faça sua análise.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

21

acessem: www.ligariopardensedefutebol.com.br


Inchaços nas pernas, pés e tornozelos: Um sinal de alerta É comum algumas mulheres perceberem no final do dia que suas pernas, pés ou tornozelos, estão inchados e doloridos. Em vias de regra, qualquer situação, dor e inchaço é um alerta de que alguma coisa anormal está acontecendo no organismo. Se os membros inferiores incham,

é devido à má circulação nessa região. Alguma inflamação que pode ser até em outra parte do corpo, está impedindo a irrigação dos vasos sanguíneos, provocando o inchaço. Os fatores que contribuem são vários, variam de pessoa para pessoa e é importante que cada pessoa identifique o que está acontecendo com seu corpo. As mulheres, por fatores hormonais, já lideram o ranking no grupo de riscos de problemas circulatórios nos membros inferiores. Principais motivos de inchaço Os principais motivos de inchaço nas pernas são problemas de varizes, doenças cardíacas e renais e as chamadas osteoarticulares que são as doenças que se manifestam nos músculos e ossos. Ficar muito tempo numa mesma posição seja sentada ou em pé, também provoca má circulação devido a baixa movimentação do sangue nos membros. Medidas simples que ajudam no alivio dos sintomas - Procurar manter uma rotina de sono. Dormir às 8 horas recomendadas por noite. - Deitar de forma relaxada colocando as pernas um pouco mais altas que o corpo. Não pode ser muita alto, apenas um pouco acima da altura do coração. (um travesseiro baixo é o apoio ideal para os pés). - Ainda deitada, pode fazer exercícios, em movimentos de contração dos pés e panturrilha ao mesmo tempo. Esses movimentos fazem com que o sangue retorne às veias mais rápido. - Moderar o uso do sal nos alimentos é de suma importância, pois sal contribui para a retenção de líquidos no organismo.

- A atitude mais sensata a ser tomada, se os sintomas persistirem apesar das medidas tomadas é procurar um médico para descobrir as causas e tratá-las adequadamente. Graça Campos (Fonte: http://www.diariofeminino.com)

22

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Mundo Gospel

Festa da Barrigada II

A segunda edição da “Festa da Barrigada” reuniu a galera baladeira na Chácara Modelo, na tarde de 29 de janeiro. O evento, promovido pela turma do Bloco do Camelo, teve muitas atrações e música ao vivo com André Giovanelli & Junior e o DJ Junior Pisani. A sensação, lógico, ficou por conta da atividade que dá nome à festa: a descida de barriga por um grande escorregador, onde todo mundo volta a ser criança. As fotos comprovam. E quem quiser conferir toda a ‘engenharia’ do evento pode acessar ao vídeo que está no site.

Maria Elisa Carriero

Quatro por um

Uma Voz é o sexto disco da banda Quatro por Um pela MK Music. O álbum, marca uma nova fase do grupo com o retorno do tecladista Bruno Santos e a estréia do novo vocalista, Klev Soares. Pra quem não sabe, Klev viveu um milagre, praticamente ressuscitou após contrair uma doença indefinida e ser desenganado pelos médicos. Além do novo vocalista, fato que faz uma grande diferença no trabalho da banda, outra característica no álbum Uma Voz que deve ser destacada é a inclusão de um grande nome na produção musical: Kleber Lucas, que assina os arranjos em parceria com o 4/1. O trabalho fluiu em clima de muita amizade, companheirismo, mas principalmente, profissionalismo. Com essa soma de talentos, o resultado não poderia ser melhor. “Foi muito bom trabalhar com o Kleber. Ele é uma pessoa incrível e um músico completo. Fez uma produção de excelência, com total dedicação ao projeto, preocupando-se com os mínimos detalhes. Realmente o Kleber mergulhou de cabeça nesse cd”, afirma a banda. Kleber estava presente quando todos viveram um momento de profunda comunhão. “Na gravação de voz da música “Um Milagre” a presença de Deus tomou conta do estúdio. Foi um momento marcante”, reitera Duda Andrade. Uma Voz marca o retorno do grupo

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

23

ao estilo que o consagrou: um louvor mais congregacional, adoração POP. O repertório é realmente uma das fases mais importantes de toda a produção. Quando não é dada a devida atenção, pode-se perder todo um projeto. Esse erro, o 4/1 não cometeu. “Nesse trabalho tivemos um cuidado todo especial na escolha das canções. Recebemos diversas músicas lindas, e não foi fácil escolher”, declaram. As letras refletem o que a banda acredita e prega. “É possível honrar a Deus, ter compromisso com a Sua Palavra sendo jovem. A nossa geração pode experimentar um avivamento que começa por uma vida de adoração, louvor e intimidade com Deus”. Fonte: www.supergospel.com.br


Inauguração da CNA Rio Pardo

11 dicas para evitar problemas com o excesso de chuva

Ação de emergência

Mais uma opção para quem quer cursar idiomas em São José do Rio Pardo. Acaba de ser inaugurada a unidade da escola CNA (Inglês e Espanhol), devidamente instalada à Rua 13 de maio, 433, no centro, sob comando de Ramon Thereza e Luciano Pacheco. Na inauguração, presença do modelo mirim Samuel Zacchi Ângelo, que é rio-pardense, e faz parte da campanha publicitária nacional da rede CNA. Desejamos sucesso ao empreendimento.

1- Limpe as calhas e demais canais de vazão da chuva. Galhos e folhas acumulados podem entupir os ralos e represar a água. 2- Desobstrua os bueiros e bocas de lobo próximos de sua casa. Este serviço é obrigação da rede pública, mas não custa ajudar. 3- Não jogue lixo na rua ou deixe os sacos acumulados na calçada. Eles podem ser arrastados e contribuir para o entupimento das redes de esgoto. 4- Verifique o telhado. Sujeira em excesso, telhas desencaixadas ou quebradas são sinais de goteira.

Plano de prevenção

1- Quando for construir sua casa, analise o grau de declividade do terreno e a proximidade de áreas de risco - beira de rios, córregos ou morros onde já tenham ocorrido deslizamentos. Pesquise cuidadosamente o histórico da região e sua bacia hidrográfica. Muitos rios e córregos foram canalizados e não podem mais ser localizados visualmente. Entretanto, em caso de muita chuva, a água escoará naturalmente para esses pontos, o que poderá gerar alagamentos. 2- Se a casa estiver em um declive, construa muros de arrimo para dar maior estabilidade e evitar deslizamentos. 3- Em áreas de rios e córregos, construa a casa a, pelo menos, 30 metros de distância das margens para facilitar a drenagem. Nesses casos, edificações sobre palafitas ou com laje acima do nível do solo também são indicadas caso haja transbordamento. 4- Instale drenos e canaletas ao redor da casa para desviar a água da chuva para uma área distante ou para um reservatório. 5- Nas áreas externas, não impermeabilize o solo com cimento. Se possível, mantenha uma área verde no terreno e opte por pisos drenantes, que ajudam no escoamento da água.

6- Caso o terreno já seja muito impermeabilizado, construa “piscininhas”, para reter a água da chuva. Desta forma, ela poderá ser reaproveitada e não causará estragos. 7- Instalar uma manta de alumínio logo abaixo do telhado ajuda a conter e direcionar as águas para a calha, caso elas passem pelas telhas. Juliana Bianchi (Fonte: http://delas.ig.com.br/casa)

24

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Aniversário de Alice

No dia 7 de janeiro, Luciana Rui Raddi e Ricardo Raddi reuniram os amigos e familiares no Trivial Kids para a festa comemorativa ao primeiro aniversário da filha Alice. Parabéns e muitas felicidades!!! Fotos: Foto Líder

Aniversário de Enzo

O casal Érica do Prado Camargo e Agnaldo Santos comemoraram em grande estilo, no dia 15 de janeiro, o primeiro ano de vida do filho Enzo, com festa no Trivial Kids. Parabéns Elzo! Fotos: Foto Líder

TIM Maia

Os fãs de Tim Maia terão a oportunidade de passar o início de 2011 relembrando os melhores momentos da carreira do músico.

Um disco inédito de Tim Maia compõe a caixa especial com mais de 200 músicas do cantor, que foi lançada em bancas e livrarias do Estado de São Paulo e da região sul. “Racional 3” traz músicas gravadas na fase mais polêmica de Tim, que ficaram guardadas por anos sem lançamento oficial e agora foram remasterizadas para a Coleção Tim Maia. O disco inédito é gratuito para os colecionadores que comprarem os demais 14 álbuns que serão lançados na caixa. Basta se cadastrar no portal www.colecaotim.com.br e registrar o código que vem afixado nas primeiras páginas de cada volume da coleção para receber gratuitamente o disco. O primeiro volume da coleção, “Tim Maia 1970”, veio com músicas como “Azul da Cor do Mar” e “Primavera (Vai Chuva)”, no valor de R$ 7,90. Os demais CDs chegam às bancas todas as sextas-feiras por R$ 14,90. Quem preferir, poderá adquirir, ainda, a caixa exclusiva para guardar todos os itens, vendida separadamente. Cada CD vem acompanhado de um livreto com histórias e fotos inéditas do acervo da família, somando 600 páginas que recontam a vida e obra de Tim Maia. Os discos vêm com as capas originais e uma discografia detalhada. Além dos discos vendidos separadamente, um box exclusivo será colocado à venda para colecionadores por R$ 216,50. Veja quais são os 15 discos da coleção: “Tim Maia 1970” “Tim Maia 1971” “Tim Maia 1973” “Racional 1” “Racional 2” “Tim Maia Disco Club” “Tim Maia 1978” “Nuvens” “Dance Bem” “Tim Maia Interpreta Clássicos da Bossa Nova” “Tim Maia Ao Vivo” “Só Você” “What a Wonderful World” “Tim Maia in Concert” “Racional 3”

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

25

(Fonte: uol.com.br/musica)


Na noite de 29 de janeiro, um encontro especial reuniu os músicos Bodão, Regi Capelari, Kiko Capelari e Ritinha Mansano, que animaram a Night Dance Club, na sede da AABB, em São José do Rio Pardo. Com repertório especialíssimo, o evento reuniu o pessoal que está casa dos 30, 40 e 50 anos, num ambiente agradável, de música boa e muita descontração.

Para quem gosta de ter o verde sempre por perto, mas não dispõe de muito espaço, uma boa opção é cultivar plantas dentro de vasos. O uso de vasos além de acomodar as plantas, pode deixar o ambiente mais agradável e decorado. Quando bem cuidadas, as plantas cultivadas dentro de casa crescem bonitas, saudáveis e têm ótima durabilidade. Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Confira dicas de como cuidar bem de plantas em vaso. A escolha do local para as plantas é fundamental. Observe se a área escolhida fica próxima às janelas, já que a temperatura do ambiente, a luminosidade, o arejamento e o espaço são os fatores mais importantes para que as plantas se desenvolvam. Os formatos e tamanhos dos vasos de planta também devem ser levados em conta. É preciso ficar atenta se o vaso não é “apertado” para a plantinha crescer bem.

Para a planta ter uma vida longa, é necessário controlar e verificar diariamente a irrigação da terra. Uma dica para checar a umidade da planta é inserir o dedo ou um palito no solo em certa profundidade. Se a terra aderir, é por que ainda não é hora de irrigar a planta. O uso de adubo é outra dica de como cuidar bem de plantas em vaso que ajuda no fortalecimento e crescimento delas. Mas tudo que é usado em excesso, pode fazer mal, por isso não se deve exagerar nas quantidades de adubo. De preferência, regue as plantas no período da manhã e evite molhar muito as folhas e flores. Lembre-se que cada tipo de planta necessita de uma quantidade diferente de água. Plantas como o cacto e as bromélias, por exemplo, são plantas mais resistentes à falta de água. Já o copo de leite, begônia, crisântemo e azaléa, são plantas mais sensíveis e exigem cuidados dobrados. Cuide bem das suas plantas protegendo seu vaso da exposição excessiva de sol, retirando sempre as folhas secas, matinhos e mantendo livre das pragas. (Fonte: www.portalangels.com)

Foto arquivo pessoal

26

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

Festa “Comida de Buteco”

Na noite de sexta-feira, 28 de janeiro, Carlinhos Ferreira recebeu amigos e familiares para a festa “Comida de Buteco”. O gastronômico evento, com cardápio especialmente elaborado, foi na chácara da família e animado pelo músico Doca Mello.

Foto arquivo pessoal

Truques para cuidar das plantas em vaso e ter o verde sempre por perto

“Night Dance” na AABB

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


CLUB DJ

Ensaio do CarnaGrama

A galera de São Sebastião da Grama se reuniu no sábado, 22 de janeiro, para o “Ensaio geral do CarnaGrama”, preparando para a folia que acontece em março. A banda Lança Perfume agitou a noite. E se no ensaio já estava animado, imaginem como estará no carnaval.

Dj Evandro S!

Pioneer lança controladoras para Traktor e Serato.

Peso pesado da indústria musical, a Pioneer apostou suas fichas em mixers e CDJs nos últimos anos, “ignorando” o crescente mercado de controladoras midi de todos os tipos. Após algum tempo de rumores e indefinições, eis que a empresa lança duas controladoras ao mesmo tempo: DDJ-T1, desenvolvida para Traktor e DDJ-S1, configurada para o Serato ITCH.A Pioneer é a marca mais popular no mercado da música eletrônica, criadora de tendências de performance e design e padrão na maioria dos clubs mundo afora. Devido à popularidade e credibilidade de seu modelo CDJ-200 e CDJ-1000, ambos os lançamentos apresentam grande semelhança com o player de CDs.

As controladoras seguem o formato tudo em um que tem sido frequente em lançamentos de diversas marcas - o último grande lançamento desse tipo foi o Traktor Kontrol S4. Esse formato consiste na integração de mixer, Jog Wheels, mesa de efeitos e outras funções geralmente associadas à CDJs, com pre-sets que permitem o total controle dos softwares. Além disso, essas controladoras são do tipo Plug-and-Play, não sendo necessária instalação prévia para utilizá-las. Através das poucas informações que obtivemos e em sites especializados no assunto, podese constatar que não há inovações no formato. Mas por ser a Pioneer a credibilidade e popularidade da marca, aliadas às parcerias com grandes DJs, pode-se esperar que os lançamentos têm tudo para colocar a fabricante à frente das vendas desse tipo de controladora. Abraço a todos

Dj Evandro Schiavon

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

27

e-mail:evandro.schiavon@hotmail.com

www.twitter.com/evandrodeejay

www.soundcloud.com/evandro-schiavon


Casamentos

O mês de janeiro de 2011 ficará para sempre marcado na vida dos românticos e apaixonados que, neste período, disseram sim ao matrimônio. Desejamos felicidades a todos! Foto Líder

Foto Líder

Foto Líder

Carlos e Dalila

Se casaram no dia 22 de janeiro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Hernani Rodrigues Neto e Maria Celina Lopes Rodrigues. E ela, é filha de Joaquim Aparecido de Melo e Maria Aparecida da Cunha Melo.

Lucas e Marilise

Casaram-se em cerimônia no Cartório de Registro Civil de São José do Rio Pardo, no dia 28 de janeiro. Ele é filho de Firmina Maria de Souza e Laércio Jeremias. E ela, filha de Elaine Rene de Martini e Rodrigo Barbosa Frosoni.

Murilo e Marta

Casaram-se no dia 8 de janeiro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Roque Celso Rodrigues e Mercedes Scarcella Rodrigues. Ela é filha de Jorge Pimenta de Souza e Vera Lúcia Possani de Souza.

Foto arquivo pessoal

Eder e Simone

No dia 14 de janeiro, Eder Donizeti Domingos e Simone Souza Silva, casaram-se durante cerimônia no Cartório de Registro Civil de São José do Rio Pardo.

email: luisandre_vieira@hotmail.com CONTRATE os serviços do André!!! E experimente as delícias que ele prepara!? Para pequenos e grandes eventos! Ligue - André: (19) 9263-0332

Pão de linguiça

Foto Líder

Ingredientes: Massa: 2 tabletes de fermento biológico ou fresco (30g) 500ml de água morna 800g de farinha de trigo 1 colher de café de sal 1 colher de sopa de orégano Recheio: 500g de linguiça calabresa defumada 400g de mussarela fatiada Pimenta do reino Orégano

Bodas de prata No dia 16 de janeiro, nas dependências do Grêmio Nestlé Rio Pardo, Júlio César Mantovani e Ângela Maria Mantovani receberam os cumprimentos dos amigos e familiares, por ocasião das comemorações de 25 anos de casados. Nossos cumprimentos!

Foto Líder

Carlos e Vanessa

Casaram-se no dia 29 de janeiro, na Igreja de Santo Antônio, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Carlos Ademar Leme e Silvia Helena Xavier Leme. Ela é filha de Sebastião Rogério e Sônia Maria Domingos Rogério.

Bispo recusa receber comenda

Ainda tem gente de fibra e que toma atitudes honestas, principalmente quando tem tantos bispos, pastores, padres e dirigentes religiosos, por este país afora, beijando os pés de políticos safados, em busca de cargos e verbas... Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, dom Manuel Edmilson Cruz impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, no final do ano passado. Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos “Dom Hélder Câmara”, das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedidos pelos próprios deputados e senadores aos seus salários. “A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias,

só me resta uma atitude: recusá-la”. O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”. Parabéns Dom Manuel Edmilson Cruz! O senhor merece aplausos.

Preparo da massa: Dissolva os tabletes de fermento em metade da água morna e reserve. Coloque a farinha em uma superfície lisa, adicione o fermento já diluído e o sal. Junte aos poucos o restante da água e vá sovando ate a massa ficar lisa, acrescente o orégano e amasse bem. Deixe a massa descansar por 30 minutos em um recipiente tampado. Recheio: Processe a linguiça e reserve, misture

a pimenta e o orégano e reserve. Montagem: Divida a massa em duas partes iguais polvilhe farinha em uma superfície lisa e abra a massa com o rolo. Distribua a linguiça na massa, coloque a mussarela por cima e salpique orégano. Enrole como rocambole. Coloque em uma forma untada e passe gema por cima e leve ao forno para assar até ficar dourado. Letícia Maríngolo

28

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

29


Divino Fantasy

Origem e formação das cavernas

O Divinolândia Clube recebeu a galera na noite de 5 de fevereiro para mais uma grande balada na cidade, a Divino Fantasy, que foi animada pela banda Usmen mais DJs convidados. A galera da região marcou presença e vestida a caráter, soltou a imaginação, esbanjou bom humor e alegria. Parabéns aos organizadores!!!

Espeleologia é a ciência que tem por princípio a procura, exploração, observação e interpretação das cavernas com o objetivo de definir critérios para sua preservação. Pode oferecer ajuda a Paleontologia e à Arqueologia, na compreensão da existência de tipos de vidas animais e humanas primitivas. As grutas e abrigos-sobrocha constituem um patrimônio de valor científico e cultural, sendo que algumas grutas já possuem importância nacional e integram o acervo da humanidade. A origem das cavernas ainda é uma questão controvertida. É provável que numerosas cavernas tenham sido originadas pela dissolução e abrasão causada pelos movimentos das águas subterrâneas, enquanto outras surgiram por causa dos desmoronamentos de partes do teto ou pelo abatimento de assoalhos que recobriram galerias inferiores. Outra possibilidade é o surgimento que ocorre ao nível do lençol freático

ou abaixo dele. A água penetra no calcário através das fraturas e depressões e, se ainda contém dióxido de carbono em quantidades suficientes, vai dissolvendo a rocha em sua percolação. O movimento da água nos calcários é controlado pelas variações litológicas e pelas linhas de falha e de fratura. A respeito da circulação da água subterrânea, pode-se distinguir duas zonas: na

zona superior, ou zona vadosa, a água circula livremente e de modo rápido, e, na inferior, ou zona freática, a água circula sob pressão hidrostática e todas as fissuras e juntas estão preenchidas. Em ambas as zonas, a água tende a coletar-se em canais bem definidos e a movimentar-se como um sistema subterrâneo. A solução e a abrasão são os processos básicos na formação de cavernas.

(Fonte: www.felipex.com.br)

30

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

31


Happy hour da AAR

Não importa se a sua cozinha faz o estilo americana ou não. Uma pia bagunçada sempre dá a impressão de que a casa inteira está fora de ordem. Mas manter tudo no lugar não tem mistério se você aliar um mínimo de disciplina a acessórios que facilitam a vida. Louça em ordem A regra de ouro é não deixar a louça suja acumular. Se alguém deixa um prato sujo na pia, o próximo já acha que não precisa lavar e daí já viu. Se todo mundo adotar a rotina de lavar a louça assim que sujar, a bagunça fica sob controle. Claro, a regra vale também para quem mora sozinho. Uma cesta organizadora ou um recipiente com divisórias deixam os utensílios usados para lavar louça sempre à mão. Se a ideia é também decorar, invista em kit para pia com design bonito e que ajuda a deixar tudo no lugar.

Aproveite o espaço Depois de lavar a louça, não é preciso secá-la imediatamente para manter a cozinha organizada. Um escorredor retrátil garante a organização sem ocupar espaço demais, e você ainda pode realizar outras tarefas (ou ter um tempinho só para você) enquanto a louça seca. Ter pratos e talheres à vista também deixa a rotina mais prática. Você pode aproveitar um canto da pia para guardar a louça mais usada no diaa-dia em um rack. As facas também ficam à mão, e com muito estilo, em uma barra magnética organizadora. Conservação/ praticidade Se o seu maior pesadelo é a montanha de potes, travessas, tábuas e recipientes que se acumulam depois de preparar um belo jantar, a dica é ir lavando cada item imediatamente após o uso. Se o evento é entre amigos, invista no bom humor e chame alguém pra ajudar. Assim, quando a refeição for servida ninguém estará sobrecarregado. Durante o preparo, usar uma tábua ajustável na pia otimiza o espaço e ajuda na organização, reduzindo no uso de recipientes. Um protetor de pia em silicone ajuda a conservar louças e panelas contra riscos e manchas. No canto da sala ou do quarto: guarde papelaria, chapéus, bonés, aparelhos eletrônicos, recordações e o que mais você precisar em caixas empilhadas de diferentes dimensões. Um kit de caixas com acabamento especial pode fazer parte da decoração. (Fonte: www.portalangels.com)

A alegria tem hora marcada na Associação Atlética Riopardense. Por lá, até o carnaval, acontece a Happy Hour, com várias atrações musicais, agitando o fim de semana dos associados e convidados que marcam presença. A banda Oficina do Som foi a atração do dia 14; no dia 28 foi a vez da banda Status e, no dia 5 de fevereiro, a animação foi completa, com Murilo e Marciano. A galera é pura descontração!

32

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Edição de imagens ON-LINE

Todo mundo já passou pelo inconveniente de tirar uma foto legal e, ao fundo, encontrar um objeto, pessoa, ou qualquer item indesejado que estraga a fotografia. Muitas vezes descartamos boas fotografias por um único motivo: a presença de objetos indesejados no ambiente onde a foto foi tirada. Agora isso não é mais problema: com WebInPaint, um serviço online gratuito, você pode remover estes objetos indesejados de suas fotos. Você encontrará todos os botões necessários para a edição de sua fotografia digital na parte superior da tela, disponibilizados de forma a facilitar a navegação. O serviço é interessante e os resultados são muito bons! Edição online Para editar sua foto, basta carregar a imagem clicando no botão “Load Image”, no topo da página. O layout geral foi desenvolvido para ser o mais simples e funcional possível, evitando dificuldades para o usuário. Além do botão “Load Image”, você também vai encontrar os botões Save Image, InPaint, Clear Selection e Zoom para editar com mais praticidade suas fotos e remover os objetos indesejados. Após carregar a imagem, selecione a parte que você deseja remover. Há uma ferramenta de marcação branca destinada para a seleção desta região da imagem. Seu cursor do mouse é o marcador: certifique-se que você marcou a região completamente com o mouse. Após a marcação, clique no botão InPaint e aguarde o processo. Depois disso, a região indesejada de sua fotografia vai ter desaparecido completamente! É esperado que alguns resíduos fiquem marcando a região alterada. Nesse caso, selecione a região mais uma vez e aplique a ferramenta InPaint outra vez. Fonte: Uol

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

33


Aniversário de Rogerinho No dia 28 de janeiro, Rogério Lodovicho Filho (Rogerinho) comemorou seus 12 anos de idade, cercado pelos amigos e familiares, curtindo uma pizzada e a música de Meire e Viola. Felicidades sempre Rogerinho!!!

Melhor Filme

A Origem (2010)

Batismo de Lavínia Carvalho Joaquim

Na manhã de domingo, 6 de fevereiro, durante missa na Igreja de Santo Expedito, no bairro Vila Verde, em São José do Rio Pardo - Lavínia Carvalho Joaquim, filha do casal Suzana Carvalho-Anderson Joaquim – foi levada à pia batismal pelos padrinhos Benedita Pacheco Lima e Antonio Carlos Pacheco Lima, para receber o primeiro sacramento católico, sob as bênçãos do padre Marcelo Max Grespan. O acontecimento foi comemorado com amigos e familiares em íntima recepção. Nossos cumprimentos à família pela importante data.

Sinopse: Em um universo em que é possível entrar no sonho das pessoas, Cobb é especializado em extrair informações da mente de pessoas dormindo. Ele é acusado de um crime e não pode voltar para casa. Sua chance de recuperar tudo o que perdeu está em um trabalho na mente de um herdeiro. A Rede Social

Sinopse: Mark é um estudante de Harvard interessado em descobrir maneiras de ser popular na universidade. Ele cria o site de relacionamentos Facebook, o mais importante no mundo. Seu melhor amigo e outros estudantes da faculdade entram com processos judiciais contra Mark em relação a verdadeira autoria da rede social. Toy Story 3

Sinopse: Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles. (Continua na pág. 35)

34

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


(Continuação da pág. 34) O Discurso do Rei

Sinopse: Um jovem rei relutantemente assume o trono depois que seu irmão, Edward, abdica. Considerado incapaz de governar por conta de uma gagueira nervosa, o monarca despreparado precisa reencontrar sua voz e levar o país à guerra contra os alemães. Minhas Mães e Meu Pai

Sinopse: Joni e Laser foram concebidos por inseminação artificial. Quando Joni se torna maior de idade, os dois irmãos decidem conhecer seu pai biológico, sem que suas mães descubram. O Vencedor

Sinopse: Dicky Ecklund (Christian Bale) foi uma lenda do boxe, mas ficou conhecido por desperdiçar seu talento e sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão. 127 Horas

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

35

Sinopse: Em maio de 2003, o alpinista Aron Ralston (James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão, relatados em um livro. Baseado em fatos reais. (Continua na pág. 36)


(Continuação da pág. 35) Cisne Negro

Sinopse: Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). “Bravura Indômita” Sinopse: O pai de Mattie

Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem. Inverno da Alma

Sinopse: Aos 17 anos de idade, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai.

36

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Solidariedade animal

Na tarde de 27 de janeiro, uma grande operação foi montada para o salvamento de uma maritaca, no centro da cidade. O pequeno animal, ao pousar sobre o telhado de uma casa na praça “Barão do Rio Branco” (Praça do Mercado) acabou prendendo o pé. A solidariedade e o amor aos animais mobilizou várias pessoas que trabalham por ali, especialmente proprietários e funcionários da Malca Imobiliária e o Cartório de Notas. Após terem acionado o Centro de Controle de Zoonoses do município em busca de apoio e não serem atendidas, as pessoas preocupadas optaram por providenciar o resgate da ave. Foi chamado um caminhão-guindaste para que uma pessoa pudesse ser içada até o telhado e fazer o resgate da indefesa maritaca. Mauro Boaro, de O JORNALZINHO®, que passava pelo local, fez o registro desta boa ação. Após ser retirada ilesa do telhado, a ave foi encaminhada para a Ilha São Pedro, onde recebeu cuidados veterinários e foi novamente solta na natureza. Nossos cumprimentos àqueles que deram um minuto de seu tempo em nome de salvar a pequena criatura. Aos funcionários e proprietários da Malca, funcionários e proprietários do 2º Cartório de Notas, funcionários e proprietários da Serralheria Bertogna, e funcionários da Ilha São Pedro.

CRÉDITO NO BRASIL EM 2010

O crédito disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil encerrou 2010 com forte crescimento, acompanhando a recuperação

da economia mundial no ano. De acordo com dados do Banco Central, o crédito total disponibilizado aos brasileiros, incluindo recursos livres (livre destinação) e direcionados (BNDES, cooperativas e habitação), subiu 1,6% em dezembro e 20,5% em 2010, atingindo 46,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em dezembro, contra 44,4% em igual mês do ano anterior. As operações de financiamento para habitação lideraram a expansão dos empréstimos no ano passado. Essas operações para o setor imobiliário cresceram 3,9% em dezembro, na comparação com novembro, e acumularam expansão de 51% em 2010. No fim de dezembro, o total de crédito disponibilizado para o setor somava R$ 138,7 bilhões.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

37

Outro segmento com expansão expressiva foi o comércio. As linhas de crédito cresceram 2,1% em dezembro e acumularam expansão de 26,5% no ano, somando R$ 172,5 bilhões. Entre os empréstimos com recursos livres, houve forte expansão nas operações para aquisição de veículos, enquanto para as pessoas jurídicas, o destaque ficou com aumento da demanda por capital de giro. Ao mesmo tempo em que houve uma expansão do crédito no país, a inadimplência de pessoas físicas caiu e, encerrou o ano passado em 5,7%, contra 7,7% em dezembro de 2009 e 5,9% em novembro de 2010, sendo a mais baixa registrada desde junho de 2001. A inadimplência das operações de crédito com recursos livres fechou 2010 em 4,6%. Em novembro, a taxa era de 4,7% e, em dezembro de 2009, de 5,5%. Para 2011, a previsão é de desaceleração no ritmo de crescimento do crédito no Brasil. De acordo com o Banco Central, o crédito bancário deverá crescer 15% neste ano, atingindo 50% do PIB.


Vença a prisão de ventre comendo!

Para reorganizar os ponteiros do relógio do intestino e evitar sofrimentos na hora de ir ao banheiro, o iG Saúde foi atrás de alimentos que podem ajudar. Confira! Mamão É rico em fibras, sais minerais e tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante responsável pela obtenção indireta da vitamina A. Além de dar aquela força para a saúde do intestino, o mamão tem propriedades calmantes e atua como ótimo amigo daqueles que têm um estômago sensível. “É aconselhável ingerir mamão diariamente, pela manhã”, indica a nutricionista funcional Andrezza Botelho, de São Paulo. Ameixa De acordo com o médico cardiologista Edmar Santos, a ameixa seca tem efeito laxativo natural e, por conter um alto teor de fibras insolúveis, é capaz de absorver mais água do organismo e acelerar o trânsito intestinal. O resultado só será positivo se houver uma grande ingestão diária de água. “Para quem sofre de prisão de ventre é necessário cerca de cinco unidades de ameixas secas por dia”, aconselha o profissional.

Torneio de karatê no DEC Cerca de 60 alunos da escolinha de karatê do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), treinados pelo professor João Bosco, participaram de um torneio interno de karatê, no dia 3 de fevereiro, para mostrar a arte, a técnica e a disciplina desta milenar prática oriental.

Foto: Oswaldo Souza

Linhaça Principalmente porque auxilia no funcionamento do intestino. Rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região. “A linhaça ajuda a combater a prisão de ventre e diminui o risco de hemorróidas e diverticulite, que é a inflamação da parede do intestino”, ressalta o nutrólogo Euclésio Bragança. Sugestão: consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas acompanhadas com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia. Abóbora Além de ser um bom alimento para diminuir a vontade por guloseimas, já que tem sabor levemente adocicado, a abóbora pode ser uma aliada na hora de colocar o intestino para funcionar. A fruta - que tem alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro – ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes na semana. Dica: consuma a abóbora na salada, com arroz ou como acompanhamento na hora de preparar a carne de sua preferência.

(Continua na pág. 39)

38

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


(Continuação da pág. 38) Legumes e verduras A ordem para esta categoria de alimentos é consumi-los sempre crus nas principais refeições do dia. Desta forma, é possível manter as propriedades benéficas, como as vitaminas e o alto teor de fibras. Alface, rúcula, agrião, couve e abobrinha têm o poder de aumentar o trânsito intestinal, sendo facilitadores

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

39

da evacuação. Lembre-se: a ingestão de água é determinante no processo de reabilitação do intestino, pois o líquido une-se ao bolo fecal e é eliminado com mais facilidade. Aveia De acordo com o nutrólogo Euclésio Bragança, a aveia é rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. Mas seu destaque é mesmo ter alto teor de um tipo de fibra solúvel, que, em contato com a água, transformase em uma goma capaz de facilitar o trânsito intestinal e impedir absorção de gorduras pelo organismo. A atuação da aveia também é ótima para quem tem problemas de colesterol. Soja Ela está entre os alimentos funcionais mais consumidos pelos brasileiros na última década. Tudo por causa dos benefícios mais do que comprovados à saúde. Rica em proteínas, vitaminas e minerais, a soja, segundo o médico ortomolecular Edmar Santos, é determinante no combate da prisão de ventre por ser fonte de glutamina, um aminoácido reparador do epitélio intestinal. Lentilha De acordo com a nutricionista Joyce Rebouças Passos Mourão, do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, a lentilha contém fibras, proteína, zinco, fósforo, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e enxofre. A ingestão do grão facilita a redução de absorção de gorduras e aumenta o bolo fecal. “Substitua pelo feijão na hora do almoço ou do jantar, preferencialmente, três vezes na semana”, indica a especialista. Iogurte O iogurte serve como agente de manutenção da saúde da flora intestinal. O produto é eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas ao intestino, mantendo seus ritmos e funções em ordem. Por ser prático, o alimento pode ser consumido nos intervalos das refeições como um lanche rápido e saudável. Cabe, neste caso, potencializar o efeito do iogurte adicionando uma colher de semente de linhaça. (Fonte: saude.ig.com.br)


Com estas dicas, seguir o cardápio light vira uma moleza 1- Saiba o que pode ser ingerido: os cardápios são referência para o que pode ou não pode ser ingerido. Conhecendo bem as refeições e os alimentos que as compõem, fica fácil fazer a escolha. Mesmo que, em determinado dia, não seja possível seguir religiosamente o que foi determinado. Conhecer os alimentos e os tamanhos das porções é fundamental para ter uma segunda alternativa quando não há as opções

descritas no cardápio. 2- Troque o proibido pelo permitido: uma dieta bem elaborada permite a ingestão de pequenos lanches entre as refeições principais . Dessa maneira, irá se alimentar a cada 3 horas. Entretanto, é necessário trocar a barrinha de chocolate pela fruta menos calórica. Permitase experimentar novos sabores. Uma dieta equilibrada deve conter frutas, legumes e verduras. Se você não tem o hábito de ingerir esses alimentos, está na hora de se propor a melhorar.

3- Faça compras saudáveis: na hora da compra do supermercado, vá com uma lista em mãos. Não se permita a comprar doces, salgadinhos, queijos calóricos. O pior erro é fazer a própria armadilha. 4- Não dê chances para desistir: escorregões nas primeiras semanas da dieta são comuns. Entretanto, eles não podem ser desculpa para maiores exageros ou desistência do objetivo de emagrecer. Exagerou? Volte em seguida à alimentação proposta para que elimine peso. Não precisa esperar a segunda-feira para fazer isso. Se exagerou no almoço, volte a controlar a alimentação no mesmo dia. 5- Saiba quais locais freqüentar: selecionar os lugares onde oferecem alimentos mais saudáveis é fundamental para manter-se firme na dieta. Se há as opções mais tentadoras, controle-se. Opte sempre pela opção mais saudável e que trará o resultado esperado. Além disso, saber onde se alimentar é fundamental para propor um local de encontro com os amigos e com a família. (Continua na pág. 41)

(Continua na pág. 00)

40

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


@ Denise - O tempo anda tão corrido que já faz 2 anos que não conseguimos sair pra descansar, mas prometo que esse ano a gente pra algum lugar para usufruir um pouco da vida! Só trabalhar não dá né!? Bjus e adooooro vc!! (Ass.: Mauro) @ Laercio e Conceição - Pai e mãe eu amo muito vcs agora que estamos mais longe e fica mais difícil de ficarmos nos vendo todos os dias sei o quanto é dificil ficar longe das pessoas que amamos vcs são tudo pra mim. Obs já ia me esquecendo agora vcs tem que

dividir meu amor com duas pessoas o Neon e meu filho que eu já amo mais que tudo nesse mundo um super beijo, da sua filha que ama muito vcs. (Ass.: Juliana) @ Daniele Soares Junqueira - Vc é uma grande amigona, te adoro do fundo do meu coração!!! Continue essa pessoa especial, que Deus te ilumine cada dia mais e mais. Bjão. (Ass.: Gismenia) @ Ju Lacerda, Bruno etc.. - Oii gente estou com muitas saudades de vcs no carnaval estou indo para São José, beijo para vcs adoro vcs, saudades amigos . (Ass.: Delvequio Carrera) @ Helena Ferian Ferreira - Parabéns pelo seu aniversário!!!! Bjos! (Ass.: Familiares) @ Monique Borsato - Ninika quero que saiba que te adollu muito, te desejo tudo de bom na sua vida. Te amo prima. (Ass.: Isabela Borsato) @ Jeferson - Amor vc foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida, sou mto feliz do seu lado amo vc bjosss. (Ass.: Sua namorada Tamiris) @ Valeria - Meu amoor daqui 4 meses faz 3 anos que estamos juntos foi os três anos mais feliz de minha vida espero que passo o

resto de minha vida contigo, te amo muito. (Ass.: Diego) @ Ana Laura - Anaah te amo minha bbf!! Vc é uma gaxinhaa!! I Amo beijos. (Ass.: Duda) @ Carlos Fugi - Parabéns, nossa família ta aumentando te amo muito que Deus abençoe essa nossa familia maravilhosa e que esse bebê venha com muita saúde, bjs. (Ass.: Sua esposa Ju) @ Danilo - Mor te amo muito vc é tudo na minha vida, espero que nosso amor dure pra sempre, 1000 bjussssss. (Ass.: Isabela

Borsato) @ Bruna Pinheiro - Olá florzinha td bem naum fike brava akii vai seu recadinhuuu.... Bru eu e a Thavinny te adoramos demais, conte sempre com a gente tah... Beijinhuss. (Ass.: MiiH Ramos) @ Douglas Rocha - Amor obrigado por existir na minha vida, te amo muito. (Ass.: Sua namorada Taty Trinca) @ Larissa Carvalho - Minha liinda, beest ;) pode contar sempre comigo e pra tudo!! Tipo você entrou do nada na minha vida e me conquistou completamente... Você sempre está comigo nas horas boas e ruins... E eu te amo sempre (: s2s2. (Ass.: Dudaa) @ Maria Eduarda e Pedro Au-

gusto Oliveira - ♥♥♥ Amo mto. Vcs são a minha razão de viver, mil beijos na buchecha ♥♥♥. (Ass.: T@isynha Oliveira ♥:) @ Meu Lindo - Boom!!! Como resumir tudo q vc é na minha vida é quase impossível... Vc é tudo que uma mulher pode querer e espera na sua vida, meu porto seguro, minha fraqueza, meus pensamentos e tudo de maravilhoso que aconteceu ou vai acontecer na minha vida..I Love You. (Ass.: Sua L?nd@) @ Regina Kelly Bitner - Parabéns a vc nesta data querida, mtas

felicidades e mtos anos de vida... Amo muito vc, minha tia preferida, bjusssssssss. (Ass.: Taís Alves ♥♥♥ e toda sua família) @ Bruna, Grazi, Flávia, Mariele, Laura, Jessica (meninas do pacote Binga & Elvis) - Adoro vcs, td de bom nesse ano de 2011, beijinhuss. (Ass.: **MiiH Ramos**) @ Defesa Pessoal Dec - Eeh meu povo, já faz 8 meses que vcs estão me agüentando a encher o saco aí... kkkkkkkkkkkkk... Mas esquenta a cabeça naum, ainda vou ficar muito tempo, tenho que pegar a faixa roxa ainda. PS: todos que graduarem pra roxa querem o Róbson no exame. Abraço pra todos.. (Ass.: Zambi) @ Maah.Freitas! - Amiga, você é muito especial pra mim, sempre vou estar ao seu lado, sempre mesmo ♥. (Ass.: Vanessa Rodrigues*) @ Thavinny - Mamãe te ama muito, bjs. (Ass.: **MiiH Ramos) @ Estela (nega) - Nega te adoro como uma irmã nossa amizade é eterna e nada vai abalar uma amizade como a nossa te adoloooooo... (Ass.: Le) @ Jaqueline Davi - Parabéns prima do coração muita saúde paz amor vc viu quero bolo. (Ass.: De e Ju)

(Continuação da pág. 40) 6- Organize a geladeira e despensa: deixar visível os alimentos calóricos e, ao mesmo tempo, os preferidos é uma isca para sair da dieta quando a fome, a ansiedade, o nervosismo, a briga com o namorado, a pressão no trabalho aparecer. Antes de começar a dieta, faça uma faxina na geladeira e na despensa. Deixe-as o mais saudável possível. Se você convive com outras pessoas, faça um cantinho só seu. Se estiver com fome, não fuce no lugar alheio. Busque os seus alimentos saudáveis.

7- Converse com seus amigos: fale a eles sobre a sua nova decisão de emagrecer. Mostre a importância que isso tem para você. Assim, quando forem sair ou se encontrar, será mais fácil deles entenderem e optarem por um barzinho ou restaurante que você indicar. Fazer dieta não é sinônimo de exclusão social. Mas é preciso ter ajuda e entendimento para que possa manter-se firme no que é proposto. E, é claro, mostre a eles que você está determinado a alcançar o seu objetivo. 8- Busque se informar: quanto mais você ler sobre alimentação saudável, a importância e os benefícios que ela traz para o corpo, mais fácil será manter-se firme na dieta para atingir o peso desejado. E perceberá que, apesar do fator estético ser a principal causa citada por quem quer emagrecer, a boa saúde e a melhor qualidade de vida são objetivos muito maiores- e mais importantes - de serem alcançados.

9- Estipule diversas metas: durante o processo de emagrecimento é importante colocar pequenas metas . Se o objetivo é emagrecer 20 quilos, comece estipulando a eliminação de 5 quilos. Conforme for avançando, perceberá que é possível atingir a meta final, além de se estimular a cada pequeno objetivo alcançado.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

41

10- Mude o foco: quando a vontade de comer aquele doce ou de atacar a geladeira não sai da cabeça, é hora de mudar o foco. Desvie a atenção da comida. Faça alguma outra atividade. Leia um livro, assista a um filme ou programa, faça caminhadas, arrume a casa, o escritório ou faça uma faxina na sua caixa de emails. Dessa maneira, ocupará a mente e, quando perceber, estará na hora de fazer a próxima refeição. (Fonte: http://msn.minhavida.com.br)


Se existem seres que sofrem muito quando as temperaturas se elevam, são nossos amigos peludinhos. Imagine como é ficar sob uma camada de pelos, com um calor de rachar. Difícil, né? O bem-estar do animal é uma responsabilidade total do dono. Então, cuide do seu bichinho!

1. Muita água nessa hora Se o líquido é fundamental para nós, humanos, com os pets não é diferente. Os bichinhos precisam hidratar o corpo. Então, deixe sempre uma vasilha com água fresca à disposição deles. Durante os passeios leve sempre uma garrafinha, para oferecer o líquido ao animal enquanto estiver fora de casa. 2. Horários mais leves Caminhar, correr e fazer exercícios são atividades importantes para um cão saudável, mas a combinação de muito esforço e temperatura elevada pode não ter um bom resultado. Além de cansar mais ainda, o chão quente pode machucar as patinhas do bicho e os raios solares podem causar queimaduras nas áreas mais sensíveis. Então, melhor fazer isso nos horários em que o sol é mais ameno: no começo da manhã ou no final da tarde.

@ Pedro Fontão - Meu amoor, esse mês é mto especial pra gnt né...Sua formatura, seu niver e nosso niver d namoro(1 ano). To mto feliz por estar do seu lado! Te desejo toda a felicidade do mundo, sempree !!! TE AMO MUUUITO !!! Beijos . (Ass.: Betania) @ Brenda (Maria Boaro) - Oi feia a gente briga, mas não fico sem você, bjim. (Ass.: Ju) @ Natália e Marcela - Miguxas do meu coração, adoro vcs, quero que saibam que apesar das minhas chatices eu adoro vcs, e espero poder implicar com vcs o resto da vida!!! Amo demaaaiiiis!!!! (Ass.: Bethania) @ Jaque, Gaall, Lê, Tati-san, Gabi, Tali, Camila,

Maiá, Mara, Cíntia, Mariane - Migaaas do meu coração, apesar da distância eu não esqueço de vcs e das nossas travessuras, tenho sdds!!! Eu amo vcs para todo o sempre!!! Beijooos. (Ass.: Bethania) @ Henrique - Oo maninhoo, quero te dar os parabéns pela sua formatura e por ter passado nos testes do PQD, sei que não tá sendo fácil estar aí, mas to aqui torcendo por vc e sei que vc vai sair com seus objetivos alcançados! Tenho orgulho d vc tenshii !!! Adoroo vc !!!. (Ass.: Betania) @ Para meus filhos Ângela, Leandro e Vinicius - Eu quero dizer que eu amo muito eles, errando ou acertando eles nunca deixarão de ser meus filhos e eu sempre estarei aqui para apoia-los

eu os amo demais, beijussssssssssss. (Ass.: Mamãe Fernanda Guerrero) @ Lucas - Amor to passando aki só pra te falar q te amoo muitoo, obriigado por vc exiistir e fazer parte da miinha vida, beeeij amor*. (Ass.: Carol Freire*) @ Alex... - Ti amoooooo... (Ass.: Lidi....) @ Dú Fiel - Amor te amo mto e quero que todos saibam que vc é tudo pra mim... Te amo... Bjos meu lindo... E que passamos muito tempo junto... Bjos te amoo. (Ass.: Sua namorada Vanessa) @ Michele e Livia Prevital - A nossa Larinha está chegando... Que Deus abençoe que ela esteja sendo gerada e nasça perfeita com saúde. (Ass.: Regis Oliveira)

@ Karina e a Cynthia - Vcs são amigas incriveis, adorooooo mt vcs. Nunca esqueça dessa amiga, que fez vcs rirem mt, e tb porque vcs estão aqui no meu coração!! Adoro vcs amigonas, e nunca esqueça que eu nunca vou esquece-las. (Ass.: Gismenia) @ Filipe - Mor você foi a melhor coisa que me acontceu... Te amull mto, mais mto msm♥. (Ass.: Valéria) @ Amaury Thiago - Como poder em um simples recadinho dizer o que sinto por vc... Só tenho muito que agradecer e lutar para que esse amor que sentimos nunca se acabe!! Obrigada por existir em minha vida!! Você me mostrou o verdadeiro amor!!! Te amo muito e que nesse dia 02/02 nosso amor se fortaleça ainda mais... Bjão0o. (Ass.: Dandara)

@ Diogo Henry - Mozão cada dia que passa eu ti amo mais... Já vamos fazer 4 anos de namoro, foram os melhores anos da minha vida... Espero que vivemos a eternidade juntos... Bjs amo muito vc. (Ass.: sua noiva LUANA ) @ kristofer Bitner - Oi priminho parabéns pelo seu aniversário e mtos e mtos anos de vida bjusss. (Ass.: Taís Alves ♥♥♥ e toda sua família) @ Igor Zuchini - Parabéns por mais um brilho que conquistou em sua vida que sua carreira seja de muitos sucessos, e jamais esqueça de quem te ama. Bjos amo vc. (Ass.: Sua prima Taise)

@ Mary Aquino - Mary primeiro o seu bebê e agora a Mariele tb vcs estão msm animadas hein. Parabéns. (Ass.: Thaty) @ Edilson Miolli e Edilson Filho - Dia 22 e 24 de Janeiro vocês ficaram mais velhos. Parabéns!!! Nós amamos muito vocês. (Ass.: Daniela Miolli (esposa e mãe), Gabby e Anna) @ Lucimara Carvalho - Hehe maninha saiba que te amo muitoo!! Saudadess gatona, kk. (Ass.: Sua irmã Paulla (Tap)) @ João e Nicole - Oi meus priminhos queridos amo muito vcs, bjão. (Ass.: Suelen) @ keel - amiga faz dois aninhos q somos BFS, e ao seu lado passo os meus melhores dias e com vc que leio todas as caprichos hahaha, qnd choro é vc que me da colo; vc que me da conselhos, vc praticamente é minha mãe + nova, amiga ti amooo. s2 um bju. (Ass.: Súúh)

3. Descanso fresco Quando estiver em casa, assegure-se de que o animal tenha um local fresco para descansar. Se o cachorro fica no quintal, providencie um espaço com sombra para que ele possa relaxar ou tirar aquela soneca de uma maneira mais tranquila.

4. Pelos, para que tê-los? Se a raça permitir, aproveite para tosar o animal nesta estação. Assim ele fica mais fresquinho durante os dias com temperaturas mais elevadas. Além disso, escove-o sempre.

(Continua na pág. 43)

42

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


@ Lucas Ballico - Mor ti amo mt vc é a razão do meu viver... Vc me faz a mulher mas feliz do mundo!!! Vc me completa por inteira... Ti amu. (Ass.: Rafaela Orfei) @ Debora - Meu Anjo, você entrou em minha vida quando meu coração ja tinha deixado se ser feliz. Te amo obrigado por fazer de mim muito feliz. “Te amo tanto” rsrs. (Ass.: Luis (Luisinho)) @ Juninho (cuti cuti) - Te amoO* muito meu amoOr, lindoO*.

(Ass.: Gabií) @ Moisés de Souza Rodrigues - Amor da minha vida to muito feliz ao seu lado e como eu sempre disse nada e ninguém irá nos separar, te amo hoje e sempre bjão. (Ass.: De sua esposa Ana Laura Cassucci) @ Wellington - Por mais que falem ou façam, não adianta vc vai ser sempre meu e eu sempre sua!!! (Ass.: Nah, sua namorada) @ 2º ADM - Paula Souza - Noite - Tô adorando estudar com todos vcs. Melhor classe que tem *__* . Adoro todos e boa sorte para nós nesse novo Ano... BjãoOo, S2. (Ass.: Siih..) @ Minhas amiguxas do coração - Amigas passei apenas

pra dizer que amoooooooooooooo muito vcs e que quero sempre estar com vcs... Complicadas e perfeitinhas. (Ass.: Amandinha Miguel) @ Elisangela Simplicio - Amor 1 ano de mtas felicidades ao seu lado!! Te amoooooo mtooooooooo!! (Ass.: Alex Fávero) @ Mariela Diogo - Vc é uma amigona. Te adoro mt mt mt...

Pois vc é a única amiga louca e divertida que eu tenho aqui no bairro!! Eu não quero que vc me esqueça, e eu não vo te esquecer nunca!!! Bjos. (Ass.: Gismenia) @ Main - Amor se hoje sou feliz eu devo a vc, vc me ensinou o que é amar alguém de verdade... Eu quero viver sempre do seu lado te amo, te amo e te amo. (Ass.: Rose) @ José Miguel Ribeiro de Oliveira Fonseca - Parabéns pelos seus 2 aninhos de vida. Que o menino Jesus ilumine seu caminho, muita saúde paz e felicidades é o que desejamos. E o nosso maior presente é você em nossas vidas. Te amamos, um abraço. (Ass.: Mamãe Sheila, papai Valdeci, dos padrinhos

Aline e Carlos e de todos familiares) @ Luís Fernando Boaro Lofrano - Feliz aniversário (22/02). Que cumpras cada dia melhor promessa de felicidade, amor e paz. Que esta data se repita por muitos e muitos anos. (Ass.: Família Boaro)

@ José Mauro Boaro - Parabéns (23/02). Desejo muita saúde, paz, felicidades, prosperidade e muitos e muitos anos ao meu lado. (Ass.: Denise) @ Denise - Obrigado “neguinha” quero ficar com você toda a minha vida! Te adoro e obrigado pelos parabéns! (Ass.: Mauro) @ NOSSA MENSAGEM - É carnaval! Dias de festas, muita folia e alegria. Não importa a fantasia... O que importa é você aproveitar com muito juízo, ok!? Então caia n a folia, brinque, dance, se divirta a valer. Se for BEBER, NÃO DIRIJA... SEXO só com camisinha! Seja vivo e fique vivo pra curtir muitos outros carnavais!!! Boa folia!! Mas, BOA folia CONSCIENTE!!! (Ass.: Equipe/Família O JORNALZINHO®)

(Continuação da pág. 42) 5. Nem por um minuto Nada de deixar o cachorro sozinho no carro, nem mesmo com o vidro um pouco aberto. A atitude, que não é legal nem em dias frescos, pode ter consequências muito piores no verão. Isso porque a temperatura do veículo sobe rapidamente, fazendo seu amigo de quatro patas praticamente morrer de calor lá dentro.

6. Evite as praias Cachorro na praia, pode? Muitas pessoas acham inadmissível a convivência com os animais em locais como este e, em muitos municípios brasileiros, isso é até proibido. Isso porque as fezes e a urina do animal podem contaminar a areia, causando doenças para os humanos. Portanto, se assim mesmo você optar por levar o seu, faça apenas passeios curtos e não o deixe fazer as necessidades no local. Se, por acaso, houver um “acidente”, recolha a sujeira imediatamente. Além disso tudo, a ideia pode fazer mal ao próprio animal, já que ele também está sujeito a pegar pulgas, carrapatos e até bicho-de-pé no contato com a areia. A água do mar no pelo também pode causar alergias.

7. Atenção para o perigo Se o cachorro estiver excessivamente ofegante, com os olhos vidrados, com a tonalidade da língua mais vermelha do que o comum e vomitando, ele pode estar dando sinais de uma exaustão por conta do calor. Leve-o para um local com sombra e dê água gelada ou até cubos de gelo para ele lamber. Compressas com toalhas frias também são boas soluções. Se os sintomas não passarem, procure um veterinário.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

43

(http://colunas.casaejardim.globo.com bichoemcasa)


Sangue na boca pode ser gengivite

O que é gengivite? Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

E c a a a a a ! No restaurante, o freguês chama o garçom: - Tem uma mosca no meu prato! - É o desenho do prato, meu senhor. - Mas tá se mexendo! - Oh! É desenho animado!

OS ANJOS (Enviado por Rinaldo Ortega) Gabriel, Rafael, Daniel, Miguel (Micael), e outros anjos... Todos terminam com ‘el’. Com base nos escritos de estudiosos sérios, teólogos e rabinos, novas tabelas de anjos ‘foram criadas’. Sendo assim, veja no texto abaixo as novas descobertas relativas aos estudos desses seres protetores: NOVOS ANJOS: Aluguel - anjo mau. Não deixa a pessoa conseguir sua casa própria; Embratel - anjo protetor do monopólio das comunicações; Chanel - anjo protetor dos costureiros, estilistas e outros boiolas; Papai Noel - anjo protetor do comércio. Só aparece no fim do ano para acabar com seu 13º; Tonel - anjo protetor dos alcoólatras anônimos e bêbados em geral; Pastel - anjo protetor das colônias japonesas e chinesas; Gel - anjo que protege as pessoas com cabelos rebeldes;

Como sei que tenho gengivite? Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim

Gato malandro Um gato estava caçando um rato. Depois de muita correria, o rato esconde-se em sua toca e escuta um latido: - Au! Au! Au! Pensando que estava salvo, o rato sai da toca e o gato o abocanha! Antes de ser engolido, o rato pergunta pro gato: - Mas e o cachorro que estava aqui? E o gato: - Pois é, meu filho... Hoje em dia, quem não fala dois idiomas não sobrevive!

Manoel - anjo protetor das piadas preconceituosas; Papel - anjo protetor daqueles com intestinos soltos; Anatel anjo que, como qualquer outro órgão do governo, não serve para coisa nenhuma.

na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado. Como posso prevenir a gengivite? Uma boa higiene bucal é

essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la. Você pode prevenir a gengivite pela: A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro. Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes. Evitar cigarros e outras formas de tabaco. Ir ao dentista regularmente. (Fonte: http://saudebucal.terra.com.br)

44

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Às vezes, mesmo quem trata as planta com carinho pode se surpreender com algum vaso completamente seco, cheio de flores e folhas murchas. Geralmente isso acontece porque o solo ficou compacto e endurecido, impedindo a entrada da água. Nesse caso, é necessário tomar providências urgentes para evitar que a planta morra. Com um garfo, tente quebrar o torrão sem danificar as raízes. Em seguida, mergulhe inteiramente o vaso num balde de água, deixando apenas as folhas para fora. Borrife a folhagem com água e mantenha o recipiente submerso até pararem de subir bolhas de ar. Então, retire a planta do balde e deixe o excesso de água escorrer pelo furo de drenagem. Aproveite a terra úmida e revolva mais profundamente o solo. Se der, substitua a camada superficial por um substrato novo. .Se após algumas semanas a planta tornar a ficar murcha e ressentida, o único jeito é substituir inteiramente o substrato por uma terra nova, bem solta e rica em nutrientes.

Luminosidade Água e luz são obviamente de toda importância a vida e beleza de qualquer planta. A intensidade luminosa mínima que uma planta necessita varia de 700 a 1 000 lux, porém, muitas plantas não tem seu metabolismo ativo enquanto a luminosidade não atinge 10 000 lux. Um dia nublado, com nuvens baixas, pode ter a luminosidade de 400 a 500 lux. Um dia ensolarado a luminosidade chega a 90 000 lux. As plantas se desenvolverão melhor em sua residência, se estivem em uma situação próxima àquela experimentada em seu habitat natural, o qual se adaptou durante milhares de anos. Pelo tipo de folha - órgão que sempre busca a luz, pode-se saber qual a luminosidade necessária (existem exceções). - folhas carnosas ou com espinhos: pleno sol. Exemplos: cactos, suculentas, Sanseveria sp., flor-demaio, euforbiáceas.

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

45

● folhas coriáceas: muita luz sem nada de sol. Exemplo: flor-de-cera; ● folhas pequenas: sol. Exemplo: Asparagus sp; ● folhas grandes: meia-sombra e sombra: Monstera sp, filodendro, antúrio; ● folhas variegadas: muitas apreciam apenas a meia-sombra, evitando o sol pleno. Exemplo: heras; ● folhas coloridas: meia-sombra e sombra. Exemplo: marantas (Calathea), begônias. (Fonte: www.dicasdejardinagem.com.br)


Chapada dos Veadeiros

Cercada por misticismo e beleza natural, Chapada dos Veadeiros é o patrimônio geológico mais antigo da América do Sul No coração do Brasil, entre os municípios goianos de Alto Paraíso e

Cavalcante, a Chapada dos Veadeiros é reduto de amantes da natureza e místicos: acredita-se que a região, rica em cristais de quartzo, seja um ponto de convergência de energia. O destino, de beleza inegável, atrai ainda os aventureiros. Nos seus cânions, trilhas, cachoeiras, rios e piscinas naturais é possível praticar esportes como trekking, canyoning, canoagem, aquarider e rapel. Por ali, o que não falta é opção de passeios e atividades para os visitantes.

A flora da chapada é um espetáculo à parte e muda bastante de acordo com as estações do ano. De maio a setembro, a paisagem ganha aparência árida e tons amarelados, além de árvores recheadas de folhas secas e rios mais baixos. Já de outubro a abril, o verde da vegetação e o colorido das flores dão as caras nos campos, as cachoeiras tornamse mais caudalosas e os rios voltam a subir. Para completar o cenário, animais em extinção como o veadocampeiro, cervo-do-pantanal, onçapintada, lobo-guará, ema, seriema, tapiti, tatu-canastra, tamanduábandeira, capivara, anta, tucano-debico-verde, urubu-rei e urubu-preto circulam livremente pela região. As principais atrações da Chapada ficam no Parque Nacional e são os Saltos do Rio Preto, também considerados o cartão-postal do parque. A primeira queda, de 80 metros, deságua na maior piscina natural da região. Nas margens, tem até areia branca, dando ao lugar um ar de praia. A segunda cachoeira tem 120 metros e uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região. Para chegar até os Saltos, é preciso disposição já que a trilha com cerca de 12 km, entre a ida e a volta, apresenta trechos íngremes e cheios de pedras. (Continua na pág. 47)

46

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!


Voo da tartaruga

(Continuação da pág. 46) A partir dos Saltos do Rio Preto, outro passeio imperdível também dentro do parque é a visita aos Cânions 1 e 2 e à cachoeira das Carioquinhas, que tem boas piscinas naturais para banho. Fora dos limites do parque, não dá pra deixar de conhecer o Vale da Lua. O local é cercado por rochas esbranquiçadas e piscinas naturais formadas entre buracos e minigrutas. Além disso, dizem que em noites de lua cheia, as rochas da região cintilam. A caminhada de acesso é fácil e dura aproximadamente 20 minutos.

Vai um HOT DOG ai !?

O passarinho olha triste para cima. Ele vê uma tartaruguinha em cima de uma árvore, criando coragem. De repente, ela pula, cai e começa a chorar. Neste momento, ele chama sua esposa passarinha e diz: “Você tem razão. Vamos ter de contar que ela é adotada.”

Arca de Noé No momento nгo posso atender

Bêbados no trilho do trem

Tinha dois bêbados no trilho do trem. Um falou pro outro: - Essa escada nunca acaba! E o outro respondeu: - Isso não é nada! Pior é esse corrimão baixinho!

Três homens estavam discutindo qual era a profissão mais antiga do mundo: O marceneiro disse: - Quem vocês acham que fez a Arca de Noé? O jardineiro rebateu: - E quem vocês acham que regou o Jardim do Éden? Finalmente, o eletricista falou: - Quando Deus disse “Faça-se a luz!”, quem vocês acham que passou a fiação? Ponto de encontro de esotéricos A aura esotérica da Chapada dos Veadeiros já foi o principal chamariz turístico do destino. Com minas de cristais por todos os cantos, reza a lenda que a região está sob uma gigantesca placa de cristal, motivo que acabou tornando a área uma das preferidas entre os místicos. Outro fator que também chama a atenção dos esotéricos é Alto Paraíso, uma das cidades por onde passa a Chapada, estar na linha do paralelo 14, que também corta Machu Picchu, no Peru. Quem decide conhecer as atrações e descobrir os mistérios da Chapada dos Veadeiros pode escolher entre dois locais para fixar base: Alto Paraíso ou o Povoado de São Jorge. A primeira opção, mais mística, é a mais procurada entre os visitantes por oferecer uma melhor infra-estrutura, com bons restaurantes e lugares para se hospedar. Já a segunda, mais aventureira, é mais próxima à entrada do parque (está a apenas 1 km do local) e oferece apenas áreas de camping e pousadas bem simples. Uma dica importante para quem visita a Chapada é não se esquecer de contratar um guia para conhecer a região. Em Alto Paraíso, o Centro de Atendimento ao Turista (av. Ari Valadão Filho, 1.100, tel: 62 34461159) oferece algumas opções, sendo possível escolher entre o guia mais simples ao geógrafo, historiador ou místico. Basta decidir o que quer e partir para a aventura!

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

47

(Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia)


MAKING-OF

A bela que se apresenta por aqui, na seção Making of, é Mirian Lara Octaviano, filha de Paulo César e Maria Cristina. A gata tem 16 anos de idade, muita simpatia e, claro, é uma gata. Para vez mais, acesse o nosso site: www.ojonalzinho.com.br

FONTE: Sites esotéricos

ÁRIES: No inicio do mês áries vai deparar-se com situações que vão apelar à sua paciência e compreensão, seja sensato nas suas decisões. Não decida nada sem ter os pés bem assentados no chão. No setor sentimental terá de tomar posições mais fortes para chegar a uma definição. Seja sincero consigo em relação aos sentimentos que tem por alguém. Os que estão sozinhos podem encontrar uma pessoa que se tornará importante.

VIRGEM: Passará por situações que necessitam de reflexão e prudência antes de ser dada uma resposta, vai sentir-se nervoso e terá tendência a ser impulsivo e explosivo, tenha atenção já que estas atitudes podem colocar tudo a perder. No setor sentimental não deixe que a sua instabilidade nervosa o leve a fazer as opções menos acertadas. Respire fundo e não dê respostas precipitadas, no final do mês estará com mais vontade para conviver.

TOURO: Começa o mês com alguma instabilidade, mas aos poucos os seus objetivos vão ganhando solidez e os bons resultados não se farão esperar. Deve estar atento a novas oportunidades que podem vir surgir em qualquer ocasião. Manter sempre as mesmas rotinas pode levar ao desgaste uma relação, trace novas metas para o futuro a dois.

LIBRA: Vai necessitar de muita harmonia e tranquilidade para estar bem este mês, mas será solicitado para dar o seu parecer em diversas ocasiões, ajude as pessoas que gostam de você. No setor sentimental estará charmoso e vai ser o centro das atenções! Vai conseguir influenciar os outros, mas não deixe o seu parceiro para segundo plano, faça com que ele se orgulhe de você.

GÊMEOS: Conviverá com pessoas que podem trazer novos interesses tanto profissionais como pessoais e a quem deve dar atenção. No setor sentimental tente ser mais flexível e compreensivo com o seu parceiro, este mês os sentimentos estarão intensos. As reconciliações estão protegidas, pois o bom entendimento ajudará a superar antigos obstáculos. CÂNCER: Câncer estará muito lúcido e determinado quanto ao que quer para o seu futuro. Pondere e pese todos os prós e contras antes de agir. Seja mais prudente e evite excessos. No setor sentimental podem surgir conflitos porque um vai querer uma coisa e outro vai querer outra. Use a sua inteligência para contornar e sair ganhando de algumas situações. LEÃO: Terá um mês muito exigente a vários níveis, vai acumular mais responsabilidades e não terá tanto tempo para si como desejaria. Depois de algumas contrariedades tudo voltará ao normal. No setor sentimental está numa boa hora para modificar alguns aspectos da sua relação, aproveite para falar já que a sua capacidade de expressão está em alta e isso levará a um bom entendimento com o seu parceiro.

48

com certezas.

AQUÁRIO: Terá um mês positivo em que terá a oportunidade de fazer escolhas que serão boas para si e vão permitir aliviar a pressão que tem sentido nos últimos tempos. No setor sentimental estará muito idealista e com tendência a cair com facilidade no que lhe contam. Vá com calma e chegue a conclusões apenas

PEIXES: Este mês terá momentos de grande desgaste e cansaço, situação que já vem a algum tempo e é necessário descansar, relaxar e recuperar energias para seguir em frente com determinação. No setor sentimental vai conseguir atingir os seus objetivos e fazer com que o seu parceiro entenda o que faz falta para melhorar a relação. Os que estão sozinhos podem fazer novas amizades e ter novos encontros.

ESCORPIÃO: Começa o mês um pouco deprimido, pois vai sentir-se triste porque tende a agarrar-se a um passado que já foi. Dê mais espaço e oportunidade ao que é novo na sua vida. No setor sentimental período pautado por alguns altos e baixos devido ao seu estado de humor. Não culpe o seu parceiro pelo momento que está atravessando e aceite o seu carinho. SAGITÁRIO: Terá um mês muito agradável, transmita o seu melhor aos seus amigos, o seu estado de espírito vai animá-los e diverti-los. Vai sentir-se feliz e com vontade de viver a vida. No setor sentimental viverá um período muito bom, vai ter vontade de sair e de fazer programas diferentes com o seu parceiro. Deve falar sobre as alterações que gostaria de fazer para melhorar a sua relação. CAPRICÓRNIO: Estará muito atento este mês e graças a isso vai conseguir aproveitar as melhores oportunidades que tendem a surgir. Até ter tudo definido não divulgue a sua vontade. No setor sentimental terá total receptividade de sentimentos e carinho, retribua na mesma medida. Este mês viverá momentos fortes e intensos a dois que vão mostrar o melhor lado da vida.

O JORNALZINHO - FEVEREIRO / 2011

www.ojornalzinho.com.br // CuRtA o CaRnAvAl - com responsabilidade!

O Jornalzinho - Fevereiro 2011  

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you