Page 1

Edição finalizada dia 04/07 - previsão de distribuição entre dias 7 a 9 de julho. === Designer: Rafael Polississo /// Foto: Murilo Andrade /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção: Mila (La no Lu) /// Ambientação: Grêmio Santa Alice


Aproveitando as férias escolares, a estudante Lidiane Furlan emprestou sua beleza para estampar a nossa edição de julho. Aluna do 3º ano do ensino médio no Colégio Santa Inês, ela tem 17 anos, gosta de estudar mas também adora ficar na internet. Filha de José Geraldo Furlan e Maria das Neves Medeiros Furlan, Lidiane é uma gata dedicada, decidida a lutar por aquilo que acredita. Perseverança é uma das suas virtudes. Ela considera a ansiedade um dos seus defeitos. A gatinha do mês adora a música I’m yours (Jason Mraz). Lidiane, obrigado por estar aqui!

Boas novas por aqui Amigos de todos os meses, apresentamos aqui a nossa edição de julho. Os meses vão se passando e nos damos conta que estamos passando pela metade de mais um ano. Ano este, aliás, muito especial para O JornalZinho, que completa 20 anos de atividades. Ao olharmos para trás, vemos que são 20 anos de muito trabalho, de dedicação constante, de esforços próprios, de parcerias sólidas e, acima de tudo, credibilidade e honestidade para com leitores e anunciantes. A edição das férias é recheada de eventos juninos, afinal de contas, por aqui, um grande resumo de todos os acontecimentos da cidade. E no mês que passou as festas juninas movimentaram as escolas, os grupos de amigos, as famílias, as empresas, enfim. São tradições como estas que ainda disseminam o sentimento de harmonia e esperança entre nossa sociedade. E que seja assim, para o bem de todos.

O inverno está aí e se você ainda não colaborou com as pessoas que precisam de agasalhos, ainda dá tempo. Solidariedade nunca é demais. Ser solidário não faz bem apenas a quem recebe ajuda, mas também a quem ajuda. Vamos nos unir nesta corrente do bem e distribuir solidariedade. Ainda dentro desta corrente do bem, queremos chamar também a atenção das pessoas para que respeitem o meio ambiente. Nessa época de poucas chuvas, aumentam as queimadas que além de prejudicarem a qualidade do ar, contribuem para agravar problemas de saúde nas crianças e nos idosos. Seja responsável. Seja cidadão. Tenha consciência ecológica. Respeite a vida! Assim, caros amigos, nos despedimos, desejando a todos excelentes férias escolares, a quem estiver de férias e um mês de boas realizações a todos aqueles que trabalham, como nós, para alegrar a vida de todos. Boa leitura e até o próximo mês, muito especial para todos nós e vocês amigos leitores!

No “QG” (quartel general) de O JornalZinho, continuamos a receber diariamente muitas contribuições dos internautas, com fotos dos mais variados eventos. Assim, mantemos a dinâmica sempre atual do nosso site, por onde passam visitando milhares de pessoas. Nossos agradecimentos a todos que nos ajudam a fazer este veículo cada vez mais atual.

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Como O JornalZinho é um veículo de todos e para todos, anunciamos com grande alegria a parceria com o Departamento de Esportes e Cultura de São José do Rio Pardo para, no mês de agosto, promover um grande show para nosso público. No dia 13 de agosto, no Epidauro, a atração será a banda paulistana RockStock, com repertório para agradar pessoas de todas as idades. Aproveitamos para agradecer ao DEC e Prefeitura, pelo apoio, bem como aos nossos patrocinadores que, mais uma vez, acreditaram no nosso trabalho. Assim, estaremos integrados na celebração dos 20 anos e também da 98ª Semana Euclidiana. Nada mais honroso do que poder fazer parte deste grande e tradicional evento cultural de São José do Rio Pardo, o qual, ao longo destes 20 anos de existência, O JornalZinho também ajuda a divulgar para os quatro cantos do mundo. Ainda dentro desta onda comemorativa, gostaríamos de antecipar que, no mês de agosto, a gata da capa será a top Rafaela Gewehr, eleita a Menina Fantástica, no concurso da agência Mega Model com a TV Globo. Portanto, neste ano de festa para O JornalZinho, nosso presente é agradar vocês todos que nos acompanham ao longo desta estrada.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

2

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Com Nelson Leandro Capiteli Mais de 180 times de pelo menos 28 cidades paulistas e mineiras se inscreveram nos campeonatos deste ano da Liga Rio-Pardense de Futebol de Salão, em várias faixas etárias. Prestes a completar 30 anos de fundação, a entidade é presidida por José Rodrigues Filho (Galileu). Veja mais em www.ligariopardensedefutsal.com.br Aos 49 anos, o rio-pardense Luis Fernando Abichabki (foto) é o treinador do São Bernardo FC no Campeonato Paulista Sub-17. Até 2009, dirigia o Sub-20 do Santo André. Como profissional, começou no Guarani em 1979 e depois pelo Corinthians em mais de 90 jogos (bicampeão paulista em 82/83), Internacional, Grêmio, Ponte Preta, Coritiba, Atlético/PR e Araçatuba. Jogou na Grécia (88) e Suíça (91). Nos estudos, seguiu o caminho do pai (Luizinho): professor de Educação Física...

Enfim, uma excelente notícia do Palmeiras. Felipão é o novo treinador do Verdão.. Muitas vezes, o treinador Dunga (foto) é impaciente, grosseiro e arrogante com a imprensa. Além dos palavrões nas coletivas! Muito azedo, um perfeito zangão! Mas, como nunca antes na história deste país, um técnico da Seleção não ficou dando exclusivas para a poderosa emissora de TV, como se fosse empregado dela...

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

3

Está provado: o futebol arte não é mais aquele que a grande maioria das seleções adota, até porque esta linha de jogo na maioria das vezes transforma as seleções em presa fácil... Eta Copa do Mundo dura de engolir! Com qualidade técnica bem abaixo da expectativa, pouco se viu coletivamente. Mesmo torcendo, ainda acho que não seremos campeões. Como no futebol o imponderável não pode ser desprezado, o jeito é aguardar. Tomara que eu esteja errado, a exemplo de milhares de “palpiteiros”. Obs.: coluna concluída em 29/06/10. Acessem www.boletimesportivo.com


Com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser governado por um monarca para ser governado por um presidente da República, pois nosso país passou a ser uma República Federativa. Conheça abaixo a relação de todos os presidentes, desde o advento da República até os dias de hoje. 1889 - 1891 - Marechal Manuel Deodoro da Fonseca (Marechal Deodoro da Fonseca) 1891 - 1894 - Marechal Floriano Vieira Peixoto (Marechal Floriano Peixoto) 1894 - 1898 - Prudente José de Morais Barros (Prudente de Morais) 1898 - 1902 - Manuel Ferraz de Campos Sales (Campos Sales) 1902 - 1906 - Francisco de Paula Rodrigues Alves (Rodrigues Alves) 1906 - 1909 - Afonso Augusto Moreira Penna (Afonso Penna) 1909 - 1910 - Nilo Peçanha (Nilo Peçanha) 1910 - 1914 - Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (Marechal Hermes da Fonseca) 1914 - 1918 - Wenceslau Brás Pereira Gomes (Wenceslau Brás) 1918 - 1919 - Delfim Moreira da Costa Ribeiro (Delfim Moreira) 1919 - 1922 - Epitácio da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa) 1922 - 1926 - Authur da Silva Bernardes (Arthur Bernardes) 1926 - 1930 - Washington Luís Pereira de Sousa (Washington Luís) 1930 - Junta governativa: General Tasso Fragoso, Gen. João de Deus Mena Barreto e Almirante Isaías de Noronha 1930 - 1945 - Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas) 1946 - 1951 - General Eurico Gaspar Dutra (Dutra) 1951 - 1954 - Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas) 1954 - 1955 - João Café Filho (Café Filho ) 1956 - 1961 - Juscelino Kubitschek de Oliveira (Juscelino Kubitschek - JK) 1961 - Jânio da Silva Quadros (Jânio Quadros) 1961 - 1964 - João Belchior Marques Goulart (João Goulart - Jango) 1964 - 1967 - Marechal Humberto de Alencar Castello Branco (Marechal Castello Branco) 1967 - 1969 - Marechal Arthur da Costa e Silva (Marechal Costa e Silva) 1969 - 1974 - General Emílio Garrastazu Médici (General Medici) 1974 - 1979 - General Ernesto Geisel 1979 - 1985 - General João Baptista de Oliveira Figueiredo (General Figueiredo) 1985 - 1990 - José Sarney 1990 - 1992 - Fernando Collor 1992 - 1995 - Itamar Franco 1995 - 2002 - Fernando Henrique Cardoso (FHC) 2003 - Luiz Inácio Lula da Silva (Lula)

Aniversariantes de JULHO

Aniversário da Valentina O casal Mara e Natanael reuniu os amigos e familiares para a festa de 1º aniversário da filha Valentina Pantano Busso, no dia 15 de junho. Parabéns. Muita saúde!

Mathias de Faria Juventino

1 ano dia 19/07, parabéns da mãe Mariele

Aniversário duplo: Ana e Carlos

No mês de junho, a festa foi dobrada na casa de Maria Cleide e Heleno Manoel, onde os filhos Carlos Eduardo e Ana Cristina comemoraram aniversário. O Carlos completou 10 anos de idade, no dia 9 de junho; e a Ana, comemorou 12 anos, no dia 11. Parabéns!

4

Aniversário da Maria Eduarda

No dia 13 de junho, Maria Eduarda, filha de Cláudio Alberto Florindo e Milene Aparecida dos Santos comemorou dois anos de vida, recebendo o carinho da família. Está registrado e parabéns Maria Eduarda!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

(01) - Elizabete Feltran (02) - Ana Carolina Venezian Rusini (02) - Márcia Cristina da Silva (02) - Daniela Cristina Beani Mello (03) - Michele Fabiola da Silva (03) - Marcelo Feltran (03) - Alessandra Fátima Lemes Ferreira (03) - Patricia Marilene Madeira Feltran (04) - Maria do Rosario Teixeira (05) - Maria Denise Carratto (06) - Kênia Cruvinel Lopes (06) - André Ricardo Peixoto de Melo (07) - Rosângela Faria (07) - Kátia Aga Machiti (07) - Guilherme Zanetti Baptistella (07) - Claudinei Feltran (08) - Luciana Ruy Raddi (08) - Vanessa Ferrari Fonseca (08) - Marília Ribeiro Gomes (08) - Melina Zanetti Baptistella (09) - Antônio Carlos Carratto (09) - Carlos Roberto de Jesus (09) - Rosa Gonçalves de Pauli (11) - Roberto Tonetto (11) - Lizete Moreira Mello (11) - Adriana Pereira da Silva (12) - Luís Carlos Vianna (12) - Leonardo Manoel Rios Zuliani (13) - Paula Rodrigues Piovesan (14) - José Luiz Rossetto (14) - Keith Benassi (15) - Sidnei Breda (15) - Marcos Paziani (15) - José Francisco S. Souza (16) - Sabrina Jesualdo Roque (16) - Carmo Donizeti de Mello (16) - Henrique Felisbertti

(17) - Laura Schiavon Lopes Gil (18) - Igor Henrique Pepi Cotrim (19) - Ricardo Raddi (20) - Paula Fernanda de Almeida (21) - Sueli Aparecida Arlioli Tobias (21) - José Rodrigues de Mello (23) - Murilo Almodova Boaro (23) - Maria Hortência Ferreira do Santos (24) - Maria Helena Demartine (24) - Danila Teixeira Fernandes (24) - Alice de Oliveira Silva (25) - Aline Cruz Alves (25) - Maria Aparecida Ferreira Claro (25) - Roque Eduardo Calsoni (25) - Ronaldo Donizete Vasconcellos (25) - Letícia Maria Coelho Machado (26) - Fabiano Rossi (26) - Luciane Colpani Felice de Souza (26) - José Ibrahim Cury (26) - Roger Ibrahim Franchi Cury (26) - Charles Ibrahim Franchi Cury (26) - Adilson Claudino (27) - Tatiane Cassimiro da Mota (27) - Marta Ap. da Silva (27) - Magda Mello (28) - Adilson Canavezi (29) - Saulo Paldo (29) - Alessandra Ishikawa (30) - Nathália Zanella (30) - Sandra Elizabete Monteiro Furlan (31) - Daniela Braga Mazarim (31) - Marco Aurélio Tinti (31) - Renata de Oliveira Alves (31) - Carlos Rafael Gonçalves

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Alex Voltarelli nas passarelas

O rio-pardense Alex Voltarelli marcou presença nas duas mais famosas semanas da moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week (de 27 de maio a 1º de junho) e a Fashion Rio (de 8 a 14 de junho). O rapaz desfilou seu charme e elegância mostrando grandes marcas da moda mundial masculina. Sucesso, Alex!

Aniversário do Murilo Andrade

No dia 21 de junho o Murilo Andrade completou idade nova e comemorou com os amigos e familiares no Buffet Terra do Nunca. Aproveitando que estava rolando a Copa do Mundo, a festa foi temática, com pratos típicos de diferentes países. Parabéns, Murilo! Tem no total 83 fotos no site!

Aniversário da Ana Julia

A história da calcinha

Não existe outra peça no vestuário da mulher que tenha sido alvo de reações tão diferentes do que a calcinha. Ela também foi o motivo de rostos corados, risadas francas e até constrangimento. Tudo começa em 1790, quando os ventos da moda sofreriam uma mudança drástica de direção. A Revolução do Povo que irrompeu na França as mulheres passaram a usar elegantes vestidos de cintura alta, mas também deixavam as partes baixas um tanto arejadas demais. E, assim, foi por volta de 1800 que as calcinhas tiveram sua primeira grande chance de fazer História.

No dia 13 de junho, Ana Júlia Hatamoto, filha de Gisele Andrade, recebeu o carinho dos amigos e de toda a família, por ocasião de seu aniversário de 4 anos de idade, comemorando no Buffet Terra do Nunca. Parabéns, Ana Júlia! Tem 192 fotos no site! O primeiro modelo a aparecer no mercado, chamado de calção ou pantaloon, em geral chegava abaixo dos joelhos ou até os tornozelos e era feito de um tecido “cor de carne”. Consta que ele foi adotado apenas pelas mulheres importantes do Diretório Francês e por algumas das damas mais ousadas da sociedade ocidental, sintonizadas com a vanguarda da moda.

Já na Inglaterra, Em 1901, com o falecimento da Rainha Vitória, seu filho mais velho, - subiu ao trono. E, durante os seus nove anos de reinado, as mulheres inglesas trajaram belas roupas, pois não era segredo que o Rei admirava a beleza feminina, e toda a Corte e a alta sociedade refletiam as preferências reais favorecendo mulheres elegantes e bem-arrumadas.

Você sabia…

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

5

- Que antes de 1800 nenhuma mulher respeitável usava calcinhas? - Que as mulheres vitorianas vestiam, por baixo das suas anáguas, calçolas que cobriam parte das pernas? - Que na época da Segunda Guerra as européias tricotavam à mão as suas próprias calcinhas? A Lingerie começou com a finalidade de higiene pessoal e para dar cobertura a modéstia de uma boa mulher. Em princípio, foi exclusivamente de uso masculino. Nos primeiros dias das roupas íntimas estas não eram exatamente como é hoje, bonita, pratica e às vezes com a revolução na Mulher, obteve uma pequena ajuda francesa, evoluiu como uma lingerie sexy e arma mortífera das mulheres a habilitadas de revelar quando o conjunto de duas peças seduz os homens. Fonte:Livro: Por baixo do pano Autora: Rosemary Hawthorne Enviado por: Rosa Maria Padula Camillo


Aniversário da Feuc

Box Jellyfish

(água-viva) Um dos mais mortais animais na face da Terra, também chamada de “Sea Wasp”. Essa água-viva, com corpo meio quadrado, habita o Norte e Nordeste da Austrália, e pode ser encontrada por toda a extensão da Barreira de Corais, ou seja: Por cerca de 2.000 Km.

A toxina presente nos tentáculos que chegam à muitos metros de comprimento, é tão forte, que os poucos sobreviventes de um encontro com uma Box Jellyfish, descrevem a dor mais como um choque elétrico constante, do que uma queimadura. Após o contato, a pessoa provavelmente sairá do mar gritando, e irá desmaiar na areia com marcas no corpo, como se fossem chicotadas. Dependendo da extensão da área afetada, parada Cárdio-Respiratória, ocorre em menos de 3 minutos, sendo necessário a aplicação de respiração boca a boca e compressão torácica. Aconselha-se não abandonar a vítima para buscar socorro, e sim conseguir de alguma forma, que outros o façam. A Box Jellyfish é responsável na Austrália por mais mortes que Tubarões, Crocodilos e Cobras. Não existem antídotos conhecidos, porém a aplicação de vinagre na área atingida reduz um pouco a dor, até que uma ambulância chegue ao local. Atenção médica para salvar a vítima é indispensável. Dica: Jamais tente sem estar usando luvas de borracha, retirar os tentáculos enrolados em uma pessoa, pois serão 2 candidatos à ir pro céu. Igualmente, ao tentar ressuscitar a vítima, tome muito cuidado para seu corpo não entrar em contacto com as áreas afetadas ou partes da Box Jellyfish. Atuando sobre o sistema nervoso, pode provocar na vítima, no espaço de minutos, uma transpiração abundante, cegueira, falta de ar e morte. Alguns biólogos classificaram o veneno deste como o mais potente de todos. Nos últimos 25 anos, 60 pessoas morreram enquanto tomavam banho nas praias de Queenslândia, na Austrália, por terem tocado nestas medusas. (Fonte: www.curiosidadeanimal.com)

Em junho, a Faculdade Euclides da Cunha (Feuc) festejou 46 anos de atividades. Diretores, funcionários e demais convidados lembraram a importante marca em jantar festivo realizado na noite de 11 de junho, no Trivial Eventos, ao som do DJ Rafael. Nossos cumprimentos aos alunos, ex-alunos e comunidade em geral por mais um aniversário da Feuc. Tem 30 fotos no site

6

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Inauguração da CVC

Um fino coquetel marcou a inauguração da agência de viagens CVC em São José do Rio Pardo, na noite de 13 de junho. O empreendimento de Lucy Mendonça Castilho e Sabrina Moraes é gerenciado por Tatiana Poveda, e está instalado na rua 13 de Maio, centro da cidade. Vale a pena uma visita para conhecer os pacotes de viagens. Votos de sucesso às empreendedoras.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


mongedias@hotmail.com

Planejamento de casamento Acessórios para Noivas

Paz e unidade!

MISERICÓRDIA Queridos leitores, com muita freqüência somos surpreendidos por ofensas e frustrações relacionadas com pessoas que eram próximas de nós! E com isso temos dois caminhos que se entrelaçam e que foram ensinados por Jesus! O primeiro é o da oração: Rezar por aqueles que nos perseguem, nos caluniam... E o segundo usar ou ter misericórdia para com aqueles que de alguma forma nos ofenderam. O primeiro é muito claro, não digo que seja simples ou fácil, mas claro. O segundo que é uma obra de misericórdia, pode inicialmente nos trazer uma conotação de perdão e reconciliação, mas seu significado é bem mais profundo! Originalmente misericórdia significa trazer no coração a miséria, a limitação humana como caminho de identificação e de transformação do outro, é querer que o outro seja diferente, tenha mais vida e dignidade. Ou seja, não basta perdoar, é necessário compreender a miséria do coração alheio e ainda desejar-lhe o bem! Que dureza! Mas que benção! É realmente um ato de libertação, de cura e sobretudo de amor incondicional! Devemos saber que tem pessoas, por mais próxima que estejam de nós, que não podemos mudar, mas devemos sofrer com paciência, suportar, servir de suporte, para que a vida seja menos dura. Ajudar a ser melhor, oferecer oportunidade de sair e superar os defeitos, tudo isso sem confundir misericórdia com omissão! Por isso que chamamos Jesus de misericordioso. Ele foi o único que assumiu a nossa miséria humana e a transformou em vida de plenitude e de graça, fazendo-nos herdeiros de uma eternidade feliz.

O que usar? Para dar um toque ao penteado, e o visual da noiva ficar completo, é indispensável um acessório como uma tiara ou coroa nos cabelos, deixando a noiva ainda mais linda no dia de seu casamento. A tiara é um dos acessórios mais procurados pelas noivas, seguido da coroa, apliques e pontos de luz. Uma linda tiara ou coroa dá um toque especial ao penteado e combinam com qualquer tipo de noiva e qualquer estilo de vestido. Apenas fique atenta para escolher um modelo que combine com seu vestido e seu estilo. Levando também em consideração a altura do noivo, se ele for baixo, a noiva deve evitar tiaras grandes. Coroas- As coroas geralmente são maiores e mais elaboradas, como coroas de rainhas. Combinam bem com vestidos de época e fazem a noiva parecer mais alta. Por isso, esse modelo é mais indicado para as noivas baixas, desde que ela não fique mais alta que o noivo. É ideal para penteado com cabelo preso, de preferência com véu e mantilha. Tiaras- A tiara de noiva é mais delicada que a coroa, por isso combina com qualquer tipo de vestido e qualquer tipo de noiva. Pode ser usada com cabelos presos, semi-presos ou até soltos, dependendo do modelo. Pode ou não ser acompanhada de véu ou mantilha. Aplique, Arcos e Pontos de Luz - As noivas mais modernas preferem o aplique na lateral, pontos de luz e até arranjos de flores . Todos esses acessórios podem ser usados com o cabelo preso, semi-solto ou soltos. Acompanhados ou não de véu e mantilha. Agora que você já conhece um pouco de cada opção , escolha um modelo ideal e brilhe ainda mais no seu casamento

Que usar de misericórdia para com o próximo nos ajude a sermos mais perfeitos e assim construirmos um mundo cada vez mais justo e fraterno.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

7

Deus abençoe!


8

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Campeão da natação

O rio-pardense Matheus Saloti tornou-se tricampeão paulista dos 50 metros nado livre, na IV Copa São Paulo de Natação de Inverno, disputada em Guaratinguetá, nos dias 3, 4 e 5 de junho. O evento teve participação de mais de 750 atletas de 51 equipes de várias cidades paulistas. Parabéns, Matheus!

Copa de Motovelocidade

O rio-pardense Carlos Machitte foi o vencedor da 5ª Etapa da Copa Scott de Motovelocidade, disputada em Poços de Caldas (MG), no dia 13 de junho. Ele compete pela categoria RD 135 Original. Parabéns, Carlos! Acelera! ROCKSTOCK no Epidauro 13/08/2010 - Apareça!

Ana Paula Junqueira Paulino

Fisioterapeuta - Especialização em cardiologia UNIFESP/SP CREFITO 3 - 36858 - LTF e-mail: paulajunq@hotmail.com

Hérnia de Disco: Será possível se ter uma coluna saudável com este problema?!!!

O que é?

No dia 19 de junho, os “irmãos” Felipe Viana e Luís Cândido estiveram em São Paulo em viagem cultural. Na oportunidade, conheceram o Museu do Futebol, instalado no Estádio Municipal “Paulo Machado de Carvalho”, o Pacaembu. O local conta todas glórias e fracassos dos nossos clubes do coração e da Seleção Brasileira. Uma verdadeira aula sobre o esporte mais popular do país. Veja as fotos do “Lipe e do Irmão” que passearam e curtiram bastante!

“Irmão”

“Lipe”

Visita ao Museu do Futebol

A coluna vertebral é composta por vértebras, cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. A degeneração do disco decorre do processo de envelhecimento, quando seu núcleo pulposo perde água, diminuindo sua capacidade amortecedora.

Sintomas ● Dor com ou sem parestesia (formigamento) em um ou ambos os membros (superiores e/ou inferiores); ● Diminuição da sensibilidade ou fraqueza muscular; ● Contraturas musculares. Causas ● Fatores genéticos; ● Traumatismos; ● Sobrecarga de peso; ● Prática de esportes de impacto; ● Tabagismo; ● Torções da coluna, etc... Diagnóstico Avaliação clínica completa (Teste de Lasègue) e exames como raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudando a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada. Tratamento O tratamento da hérnia de disco pode ser cirúrgico e não cirúrgico (conservador). Este último tem sido o método de primeira escolha, por apresentar um alto índice de melhora em 80% a 90% dos pacientes tratados. Tratamento Conservador = Programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, estabilização vertebral e exercícios de fortalecimento.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

9

“Faça exercícios e mantenha a boa qualidade muscular e postural da sua coluna prevenindo outras lesões vertebrais.”


Aprendi (Enviado por Renata Pereira) Os motociclistas defendem suas eternas companheiras em qualquer situação. Para a maioria, a moto é símbolo de liberdade e aventura, além de mais prática e de fácil utilização. No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao veículo motorizado de quatro rodas. Também cresce o número de pessoas que utilizam as motocicletas como instrumento de trabalho: são os “motoboys” ou “mototaxistas”, motociclistas entregadores e outros.

Seja qual for a finalidade do uso das motocicletas, lazer ou trabalho, os condutores têm regras a seguir. O cumprimento destas regras pode ajudar a reverter o alto índice de acidentes no país envolvendo motociclistas.

Algumas regras e cuidados para os Motociclistas:

Ser habilitado na categoria AB. Usar sempre segurança.

capacete

de

Não “costurar” o trânsito entre veículos em movimento. Praticar a direção defensiva. Manter - se afastado dos outros carros e pilotar prevendo as ações dos outros.

O filtro triplo (Enviado por Marilena Nicolau Pereira) Na antiga Grécia, Sócrates, foi famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos. Um dia, um conhecido se encontrou com o grande filósofo, e lhe disse: Sabe o que escutei sobre teu amigo? Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro. Triplo filtro, perguntou o outro. Correto, continuou Sócrates. Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer. É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro” O primeiro filtro é a VERDADE. Está absolutamente seguro de que o que me vai dizer é certo? Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e... Bem, disse Sócrates, então você real-

mente não sabe se é certo ou não. Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. É algo bom o que vai me dizer de meu amigo? Não, pelo contrário… Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo. Mesmo que agora eu quisesse escutálo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo? Não, na verdade não. Bem, concluiu Sócrates. Se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil, porque eu iria querer saber? Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos próximos e queridos. A amizade é algo inviolável. Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento.

Aprendi... Que ninguém é perfeito enquanto não se apaixona. Aprendi... Que a vida é dura, mas eu sou mais que ela!! Aprendi que... As oportunidades nunca se perdem. Aquelas que você desperdiça... Alguém as aproveita. Aprendi que... Quando te importas com rancores e amarguras, a felicidade vai para outra parte. Aprendi que... Devemos sempre dar palavras boas... Porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir.

Aprendi que... Um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto. Aprendi que... Não posso escolher como me sinto... Mas posso sempre fazer alguma coisa. Aprendi que... Quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão têm-te preso para toda a vida. Aprendi que... Todos, todos querem viver no cimo da montanha... Mas toda a felicidade está durante a subida. Aprendi que... Temos que gozar da viagem e não apenas pensar na chegada. Aprendi que... O melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... Quando são pedidos e quando deles depende a vida. Aprendi que... Quanto menos tempo se desperdiça... Mais coisas posso fazer. =/= Fique com DEUS!!!! =/=

Não transportar crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança. Mesmo durante o dia, circular de farol aceso. Vestir - se com roupas claras ou usar faixas refletivas nas costas, frente e braços da jaqueta. Ter muita atenção em manchas de óleo, poças d’água, buracos, etc... Ter cuidado com os cruzamentos: sempre parar e olhar antes de passar. Ocupar adequadamente seu espaço nas ruas e nunca dividir a mesma faixa com outros veículos. Saber usar os freios com habilidade, ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da frear. É bom lembrar que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.

Parabéns es ad licid Fe

(Fonte: UFGNet, Solei www.portalsaofrancisco.com.br)

10

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Contato: talita.psico@hotmail.com Tel: (19) 3608-8299

Momento pais e filhos Vejo hoje em dia que muitos pais não têm tido muito tempo para ficar com seus filhos. O dia começa cedo, com muito trabalho e ter um tempo para sentar e brincar com seus filhos está se tornando cada vez mais raro na rotina das famílias.

Também percebo que os pais estão se sentindo mais culpados por estarem ausentes e como forma de compensar esse sentimento de culpa, adotam uma educação ou muito exigente ou muito permissiva, sem limites. Aproveitando que estamos no mês de Julho, mês de Férias, talvez este seja um bom momento para que pais e filhos passem um tempo maior juntos, brincando, e assim, se sentindo menos culpados. Brincar é a atividade mais importante da vida da criança e é através da brincadeira que ela desenvolve e expressa seus sentimentos, ansiedades e frustrações. É também por meio do brincar que a criança desenvolve os limites. Vocês, pais, são pessoas muito importantes para o desenvolvimento de seus filhos, e a qualidade da ligação afetiva que existe entre vocês e seus filhos, é que vai ajudar a criança a se sentir mais segura para explorar e se relacionar com o mundo.

A Brincadeira não precisa ser com o brinquedo mais moderno e nem ter uma hora exata, pode usar coisas simples como cartolina, tinta guache, massa de modelar, e em vários momentos do dia como, por exemplo, no preparo das refeições. Basta deixar sair a criança que existe dentro de vocês, e se divertir! Lembrem-se pais, que o contato amoroso funciona como forte proteção contra medos exagerados, sentimentos de desamparo ou sensação de abandono.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

11

Talita Ferraiolo - Psicóloga Clínica e Hospitalar (Sta. Casa de Vinhedo/ Hospital São Luiz-SP), com extensão em Psicologia Obstétrica (Unifesp) e Aprimor. em Psicoterapia de casal e família (PUC-SP).


Coisas que os gatos adoram

1 - Brincar com cadarços, bolinhas de papel e outros - gatos não exigem brinquedos caros, só brinquedos divertidos.

2 - Sabores variados no cardápio. 3 - Carinho no pescoço e na orelha. 4 - Catnip: A erva do Gato 5 - Caçar insetos, mesmo quando não vão comer.

(((01))) Essa galera linda em São Sebastião da Grama curtindo muita música eletrônica na balada Impulse. -- (((02))) Fernanda, Sofia e Verena na AAR, curtindo a festa Rock Bar. -- (((03))) Lindas!!! Elas estavam curtindo a Banda RockStock na AAR. -- (((04))) Mateus e a galera toda na balada universitária Micarrega 2. -- (((05))) Carolina com as amigas curtindo o som do grupo Aderê e do DJ Rafa Bruski. -- (((06))) Aline, Markin, Tainá, Neto e Netin, no esquenta da gravação do DVD do Exaltasamba. -- (((07))) Quarteto de gatas, no Clube Recreativo e Literário Gramense. -- (((08))) As loiras também estavam arrasando em Grama. -- (((09))) Ju, Jessica, Luciana e Bi, na boate X-Lounge da AAR. -- (((10))) Márcia amigas num click para o Zinho em noite de balada. -- (((11))) Lindas e sozinhas, curtindo a noite na balada da Pachá, na AAR. -- (((12))) Blanca Bagodi e esposo festejando o Dia dos Namorados no Rotary. -- (((13))) Cidinha e Carlinhos festejando o Dia dos Namorados ao som de Angela e Arthur. -- (((14))) Tiago Possebom e Mariane curtindo o Pagonejo. -- (((15))) Carol, Tamires e amiga na Chácara Primavera, em noite de Pagonejo. -- (((16))) Antonio Carlos Baptistella comemorou aniversário cercado pelos familiares. -- (((17))) Com o carinho da mãe Gisele, Ana Julia Hatamoto festejou aniversário. -- (((18))) Murilo Andrade comemorou aniversário com os irmãos Daniel e Demá, mais os pais Waldemar e Nelci.

17

07

12 03

15

09 06

02

04

6 - Dormir em cima da cama. 7 - Muito carinho e amor! 8 - Dormir e dormir. 9 - Entrar em lugares quase impossíveis para eles. 10 - Olhar a janela.

14

05

Coisas que os gatos odeiam

1 - Água velha. 2 - Caixa de areia suja. 3 - falta de amor e carinho. 4 - Que façam carinho enquanto eles comem. 5 - Que desconhecidos façam carinho em sua barriga. 6 - Que passem a mão neles enquanto eles se lambem. 7 - Que levantem eles. 8 - Sabor de ração repetido. 9 - Som alto. 10 - Lugares barulhentos (como a rua).

Fonte:

(revistaonlinegatosecia.blogspot.com)

12

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

10


18

08

Copa do Mundo 2014 e a Economia Brasileira Terminada a Copa do Mundo da África do Sul, começam os preparativos para o Mundial de 2014 a ser realizada no Brasil, e nosso país tem muito a ganhar ao sediar a competição.

11

De acordo com um estudo realizado por uma consultoria para o Ministério do Esporte, a Copa vai gerar R$ 183 bilhões para a economia brasileira, num período de dez anos (2010-2019) entre impactos diretos – investimentos em infra-estrutura, turismo, empregos, impostos, consumo – e indiretos, que é a recirculação de todo esse dinheiro no país.

01 16

13/08/2010 no Epidauro

Somente em infra-estrutura os investimentos projetados chegam a R$ 33 bilhões, incluindo estádios, mobilidade urbana, portos, aeroportos, telecomunicações, energia, segurança, saúde e hotelaria. Isso equivale ao custo de construção de 24 mil quilômetros de estradas pavimentadas.

13

Na parte de turismo, a previsão é de que 600 mil turistas estrangeiros assistam a Copa no Brasil e que 3 milhões de turistas nacionais se desloquem internamente, o que terá um impacto na economia de R$ 9 bilhões. No consumo, haverá também um fluxo de R$ 5 bilhões, causado pelas obras, que vão gerar empregos e, por consequência uma massa salarial, entre trabalhadores permanentes e temporários. Somados, esses impactos devem incrementar o PIB em R$ 47,9 bilhões.

Sobre a arrecadação de tributos, a estimativa é que sejam arrecadados R$ 17 bilhões, o que representa mais de 30 vezes os R$ 500 milhões em isenções fiscais que serão concedidas à Federação Internacional de Futebol (FIFA) e empresas por ela contratadas para a realização do Mundial. Apenas em tributos federais serão arrecadados R$ 11 bilhões, um saldo de R$ 3,5 bilhões em relação aos investimentos federais na realização do campeonato.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

13

Além disso, a expectativa é de que a Copa crie mais de 700 mil empregos entre permanentes e temporários.


Aniversário da Karine

No dia 10 de julho quem vai festejar idade nova é a Karine Cesário Nascimento, que completa 20 anos. Nós antecipamos as felicitações. Parabéns, Karine!

Como usar o fio dental? Qual a maneira correta de usar o fio dental Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais. Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos,

Aniversário da Vitoria

No dia 3 de junho a Vitoria Gabriele H. Dias Nogueira, comemorou ao lado da mãe Rosangêla Honório, 8 anos de idade e de muita alegria. Parabéns!

Festa de 15 anos Na noite de 5 de junho, Natalia Viana Bibikow, filha de José Ricardo Bibicow e Adriana Viana viveu seu momento debutante, comemorando 15 anos de idade, em festa solene na boate X-Lounge. Parabéns!

deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe cuidadosamente o fio

ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes. Que tipo de fio dental devo usar? Há dois tipos de fio dental: Fio de nylon (ou multifilamento); Fio PTFE (monofilamento); Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. (Fonte: saudebucal.terra.com.br)

14

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

Foto Líder


Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), atualmente há no Brasil crianças e adolescentes com hipertensão e diabetes tipo 2, problemas inexistentes há uma ou duas gerações. Esta geração está desenvolvendo mais fatores de

risco, e um dos mais importantes é o aumento de obesidade e sobrepeso em crianças. Veja, a seguir, os 10 erros que não devem ser cometidos na educação alimentar da criança: 1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais. 2. Lanches Fora de Hora: O ideal são seis refeições diárias. Evitar as beliscadas fora desses horários. 3. Oferecer Comida Como Recompensa: Isso passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo. 4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas. 5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha. 6. Ceder ao Primeiro “Não Gosto Disso”: A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada. 7. Substituir Refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre. 8. Ida a uma lanchonete não pode ser um Programão: A comida de casa fica meio sem graça. 9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutriente, vão faltar fibras.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

15

10. Dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerante. (Fonte: http://g1.globo.com/bomdiabrasi)


Não é de hoje que os grandes chefs valorizam o uso de ervas na culinária. Fáceis de cultivar em qualquer canteiro, as ervas, contudo, não prestam serviço apenas na mesa: também são indicadas para harmonizar dentro de casa. Ela perfumam e trazem a energia das plantas para os ambientes internos, mas, segundo os especialistas em medicina oriental, os benefícios não param aí. O chi, que é a energia vital para os chineses, flui melhor em contato com ervas aromáticas, garante o clínico e acupunturista Wilson Marino.

Aniversário da Enedina

No dia 18 de junho, Enedina Franco de Aguiar comemorou idade nova oferecendo, para as amigas da Associação Riopardense de Professores Aposentados (ARPA), um chá em sua residência. Depois foi a vez de jantar com as veteranas do vôlei. Parabéns, Enedina! 34 fotos no site

Quermesse no Bairro Fartura

Mais uma vez a comunidade do Bairro Fartura se juntou para promover uma autêntica festa junina de bairro. O evento foi coordenado por Marilda e Marquinhos Lanches e contou com a participação da vizinhança que alegrou a noite de 12 de junho. Muita descontração e alegria marcaram a tradição junina por lá!

66 fotos no site

Para aproveitar essa energia das ervas você mesma pode montar uma jardineira energizante em sua casa. Ervas, em geral, gostam de pouca água, todos os dias, e sol direto, de 3 a 5 horas diárias. Confira as espécies mais indicadas: Alecrim - alivia o estresse. É a erva da juventude.

Cebolinha - protege a casa de mau olhado.

Tomilho -quer dizer coragem. Afasta os pensamentos negativos. Cavalinha - está associada à fertilidade e à imaginação. Romã - purifica o ar e traz felicidade para o casal.

Manjericão - símbolo da prosperidade. Deixa a mente sempre aberta.

Para distribuir a energia positiva em toda a jardineira, recomenda-se também usar um cristal branco sobre a terra. (Fonte: vivermelhor.terra.com.br)

16

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


GAMES

Éric Trinca Nogueira

Pensando no que escrever esse mês, por acaso me deparei com um jogo que eu ja havia ouvido falar, mas nunca havia jogado, e por fim, tive minha primeira experiência, o Gears of War. Lançado em 2006, o game mostra um avanço muito grande em vários aspectos até então apresentados pelos jogos da época, e não é a toa que até hoje é o mais jogado na atmosfera Xbox Live.

A jogabilidade vem a ser o ponto alto do jogo. Ele é um jogo fácil de se adaptar, e por fim logo você se vê no meio de tiroteios e batalhas incríveis, onde deve-se usar artifícios do cenário para se proteger e armar sua tática, visto que a AI do game também não deixa a desejar, tornando o game mais complexo.

Gears of War se passa em um planeta chamado Sera - seu habitat é muito parecido com nosso, e depois de um ataque de monstros chamados Locust, grande parte dos habitantes foram mortos. Nosso personagem principal, Marcus Fênix, é um prisioneiro, e fica com a árdua missão de entrar em Sera, um lugar cheio de monstros e obstáculos para então, acabar com os Locust. Mais tarde, Marcus tornase capitão de um grupo de soldados da força especial COG. No decorrer da história, muitas surpresas acontecerão, as quais deixarão você com mais vontade de jogar.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

17

Lançado para Xbox 360 e em meados de 2009 foi disponibilizado sua versão para PC, com algumas fases bônus. Com certeza esse FPS (First Person Shooter - Tiro em Primeira Pessoa) é altamente indispensável para qualquer gamer. Até a próxima!


A vacina é uma substância usada para criar imunidade, a uma pessoa ou animal, contra infecções. O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo. Dessa forma, o corpo produz os

chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já sabe como se defender. A vacina BCG é a responsável pela defesa contra a tuberculose e no dia 1º de julho comemora-se a sua criação.

Foi inventada em 1921, pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com Albert Léon Chaves, também nascido nesse país. Arlindo de Assis foi o responsável pelas primeiras aplicações da vacina BCG no Brasil, no ano de 1927, num trabalho desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira, esses, em 1934, criaram a primeira campanha brasileira contra a tuberculose. No Brasil, a primeira dose da vacina é aplicada no primeiro mês, logo após o nascimento do bebê, sendo necessário o reforço entre os seis e dez anos de idade. A tuberculose antigamente era conhecida como “peste bubônica”. Seu contágio se dá através das vias aéreas, respiratórias, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Pessoas bem próximas a doentes devem ficar protegidas com máscaras, evitando contrair a doença. Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço. Casos mais graves fazem a pessoa expelir sangue através da tosse. Para diagnosticar a doença pode-se fazer a baciloscopia, o teste de mantoux e uma radiografia pulmonar. Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia

(Fonte: Equipe Brasil Escola)

18

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Aniversário duplo: Guilherme e Luciano A família De Sordi comemorou, no dia 12 de junho, os aniversários de Guilherme Augusto - que completou 6 anos no dia 9; e Luciano Augusto - que completou 35 anos no dia 14. Parabéns aos dois. Muita saúde!

CLUB DJ

DJ Ricardo Guedes “O Mestre dos tocadiscos, nos deixou”. Polêmico, falastrão, sincero, cheio de energia, apaixonado, nada humilde, dono de uma técnica espetacular e de uma bagagem musical enciclopédica, Ricardo

Aniversário da Amanda Uma festa em família marcou os 9 anos de idade da Amanda Tatachioli Pazin, que comemorou com os pais, Gislaine e Marcos, no dia 23 de junho. Parabéns!

Guedes era daqueles caras que não deixava as pessoas indiferentes. Ele era, afinal, uma pessoa especial, e pessoas assim podem causar mil reações, menos a indiferença. Ricardo Guedes faleceu no final da noite de segunda-feira (14/06), em São Paulo. A causa ainda não é certa, falou-se em AVC e também em “mal súbito”.Se você é DJ, curte dance music e/ou gosta de sair para dançar, tem muito a agradecer ao Guedes. Ele é um dos caras que ajudaram a erguer as fundações de todo esse mundo que hoje achamos tão normal. Desde os 18 anos, quando começou a trabalhar com música, Guedes foi um soldado dedicado da música, promovendo festas, fazendo programas de rádio, remixando artistas como Madonna, RPM e Simply Red, lançando coletâneas mixadas, produzindo faixas próprias, tocando sets incríveis e sendo esse defensor desbocado e passional da boa música. Ricardo Guedes era um DJ de grande popularidade. Pergunte seu nome a quem saía à noite em São Paulo entre os anos 80 e 90, dos Jardins à Zona Leste. Todo mundo sabe quem foi o Guedes. Tanto é, quando se ficou sabendo de sua morte, seu nome já foi logo para os Trending Topics BR do Twitter. “Dei minha vida por isso, papai do céu falou: ‘Você vai morrer pobre, mas vai virar (mixar) pra caralho’. É isso que eu sei fazer e é isso que vou morrer fazendo”, contou ele no livro de Claudia Assef, Todo DJ Já Sambou. E foi praticamente isso que aconteceu: dois dias antes de falecer, Guedes estava virando discos. Perdemos um grande profissional. Homenagem ao Dj Purga. Outro grande profissional que nos deixou recentemente foi o Cláudio, ou Dj Purga como conhecido por muitos. Uma grande perca para cidade e região, um profissional dedicado e tecnicamente perfeito, muitas festas que vocês compareceram, tinha o trabalho dele ali presente. Deixo aqui meus sentimentos, e tenho certeza que onde quer que esteja, continuará bombando sua pista de dança, um dia nos encontraremos!

Aniversário duplo: Adriano e Lucas A família Calsoni tem festa em dobro neste mês de julho. No dia 7, o pai Adriano Calsoni e o filho Lucas Calsoni comemoram aniversário. Parabéns!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

19

Abraço a todos, Dj Evandro Schiavon SoftDjsManagement


Concurso da CAIXA

Como funciona a

lei de Murphy

Você está preso em um congestionamento gigantesco e está louco para chegar em casa, mas para seu desânimo, percebe que todas as outras faixas parecem estar andando, menos a sua. Você muda de faixa, mas assim que passa para outra faixa, os carros param. Com o carro parado, você nota que todas as faixas (incluindo a que você acabou de abandonar) estão andando – menos a sua.

A escola preparatória para concursos LFG, unidade de São José do Rio Pardo, comemora a aprovação de sua aluna Marielle Cristina Rioli, que passou no concurso da Caixa Econômica Federal. “A LFG foi essencial pra mim. Sem as aulas e os excelentes professores eu não teria sido aprovada. E parabéns pela organização e responsabilidade com que cuidam da escola”, diz a aluna recém aprovada.

Aprovada em concurso

A família de Ana Flávia Orfei Garçon comemora a sua aprovação, em segundo lugar, no concurso para Oficial de Justiça da circunsc r i ç ã o de Casa Branca.

Despedida da cidade No dia 24 de junho, funcionários da Vime Veículos se reuniram para uma feliz despedida da companheira de trabalho Adriana Cristina dos Reis, que está de mudança para buscar novos horizontes na área de vendas. A reunião festiva, em clima de saudades, foi na Pizzaria Zippitus. Boa sorte Adriana!

Felizes da vida, os pais José Antonio e Maria de Fátima, a irmã Talita e o noivo Carlos Augusto externam as congratulações. Parabéns, Ana Flávia!

Bem-vindo ao irritante mundo da Lei de Murphy. Essa expressão diz que tudo que pode dar errado vai dar errado. E pode ser isso mesmo. Não é devido a algum poder misterioso que a lei tenha. Na verdade, somos nós que damos importância à Lei de Murphy. Quando tudo dá certo, nem pensamos nisso. Afinal, esperamos que as coisas funcionem a nosso favor. Mas quando algo dá errado, procuramos razões. Pense sobre caminhar. Quantas vezes você chegou ao seu destino e pensou “Nossa! Eu caminho muito bem“? Mas se você tropeça no meiofio e rala o joelho, aposto que você vai pensar por que isso tinha que acontecer com você. A Lei de Murphy tira vantagem da nossa tendência de enfatizar o negativo e não perceber o que é positivo. Ela se baseia nas leis daprobabilidade - a possibilidade matemática de que algo vai acontecer. A lei captura nossa imaginação. A Lei de Murphy e seus desdobramentos foram reunidos em livros e sites. Várias bandas têm seu nome e a Lei de Murphy também é um nome popular para pubs irlandeses e tavernas pelo mundo todo. Também foi o nome de um filme de ação. Mas a Lei de Murphy é um conceito relativamente novo, que data da metade do século passado. O mágico Adam Hull Shirk escreveu em um ensaio em 1928, “De Como Evitar as Coisas”, relatando que, em um ato de mágica, nove de dez coisas que podem dar errado geralmente dão errado [fonte: American Dialect Society (em inglês)]. Mesmo antes disso, ela era chamada de Lei de Sod, que diz que qualquer coisa ruim que pode acontecer a um pobre ingênuo vai acontecer. Na verdade, a Lei de Murphy ainda é chamada de Lei de Sod na Inglaterra (Fonte: pessoas.hsw.uol.com.br e www.vocesabia.net)

20

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Maracanã completou 60 anos

Em 16 de junho de 1950 o Maracanã - o nome significa “semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali, chamados Maracanã-guaçu - foi inaugurado para que pudesse sediar a Copa do Mundo. O estádio recebeu o nome de Mário Filho, jornalista e grande incentivador da obra.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

21

O primeiro jogo aconteceu no dia seguinte a inauguração, com um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo e o primeiríssimo gol no campo foi marcado pelo carioca Didi. A Copa do Mundo de 1950 foi iniciada no dia 24 de junho, com goleada da seleção brasileira contra o México, por 4 x 0. Mas o vencedor desta Copa foi o Uruguai, superando o Brasil na final por 2 x 1. O Maracanã foi palco de muitos dos maiores jogadores brasileiros. A primeira vez em que Pelé jogou pela seleção brasileira foi lá, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. Garrincha teve uma de suas maiores atuações na conquista do primeiro título do Botafogo. Mas é de Zico a marca de maior artilheiro do “Maraca”: 333 gols em 435 partidas. Nem só de futebol vive o estádio. O Maracanã sediou cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, além de shows de artistas internacionais e nacionais como Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney e Ivete Sangalo. Em 2008, o estádio foi, pela primeira vez, palco de um jogo final da Taça Libertadores da América. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 87.101 mil espectadores, com isso, o Maracanã é, hoje, o maior estádio do Brasil. Se você acha muito, imagine que no jogo Brasil 1 X 0 Paraguai, em 1969, a capacidade era de 183.341 pessoas. O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m numa área de 186.638m². No aniversário de 50 anos do estádio, em 2000, foi inaugurada a Calçada da Fama, onde os maiores craques que passaram pelo Maracanã deixaram sua marca. Estão lá: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson entre outros. Marta é a única mulher da lista e deixou sua marca após a conquista da medalha de ouro nos XV Jogos Pan-Americanos, em julho de 2007. (Fonte: msn.bolsademulher.com)


S.O.S. Estresse Adriana Teixeira A mulher está mais sujeita ao estresse do que o homem por razões biológicas e sociais. Isso inclui as oscilações hormonais e o desgaste físico decorrente da menstruação, gravidez e menopausa. A cobrança por eficiência nos planos pessoal e profissional também pesa. Não é fácil, afinal, correr atrás de resultados como mãe, dona de casa, profissional e mulher… Enfrentar a rotina diária pode ficar mais fácil com a ajuda de algumas técnicas especiais anti-estresse. Conheça quatro delas, inspiradas em exercícios de meditação e terapia cognitiva para aumentar sua auto-estima. 1. Ver tudo de uma forma mais positiva - Acomode-se em um lugar tranquilo, sem barulho, e evite cruzar braços e pernas. - Preste atenção no seu corpo, tentado perceber os pontos de tensão, onde a energia parece bloqueada. Comece pelos pés e vá subindo, relaxando os músculos e tentando alongá-los. - Respire profundamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca, dilatando os músculos da barriga. Repita três vezes. - Imagine-se em um lugar agradável, em meio à natureza. Nesse exercício, use todos os seus sentidos, explorando as lembranças olfativas, de paladar, tato, visão e audição. - Repita expressões positivas para si mesma, como “eu me sinto calma”, “eu estou tranqüila”. 2. Buscar as reações alegres - Feche os olhos e relaxe os músculos. - Pense na situação que a incomoda e crie uma imagem bemhumorada para o caso, a mais engraçada que puder. Seja positiva, procure o lado bom da situação, seja criativa. Não é fácil, mas se conseguir rir um pouco, isso alivia muito as tensões. 3. Cultivar o prazer - Faça uma lista de tudo o que mais gosta na vida. O que já tem e o que gostaria de obter. Voe, sonhe alto. - Toda a vez que se sentir estressada, olho o papel e tente se imaginar realizando ao menos um desses desejos. Você se sentirá mais relaxada. 4. Respirar - Sente-se confortavelmente e concentre sua atenção no seu modo de respirar. - Inspire profundamente, mas sem esforço. Sinta-se nesse momento absorvendo qualidades positivas que gostaria de ter. Como se estivesse respirando paciência, boa vontade, otimismo, fé. - Expire. Enquanto solta o ar, deixe ir embora toda a energia negativa da qual você deseja se livrar. Mentalizeas saindo de você. (Fonte: vivermelhor.terra.com.br)

22

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Feira de artesanato

Entre o fim de junho e começo de julho, o Centro de Exposições dos Imigrantes, em São Paulo, sediou a Mega Artesanal, uma das maiores feiras de artes e técnicas de artesanato do mundo, mostrando novidades, exposições e cursos aos artesãos e admiradores de artes manuais. No dia 29 de junho, a feira foi dedicada aos lojistas e empresários do setor e por lá estiveram a Carol e a Lilian, da Gabi Artesanatos, conferindo tudo.

Aniversário do Pedro

No dia 31 de maio, Pedro Henrique Pizani Mancuso, filho de Henrique (Simpson) e Luciana, completou 4 anos de vida. Parabéns!

Mundo Gospel

Campanha para o Albergue

Alunos do 2º e 3º semestre do curso de Administração de Empresas da Unip Rio Pardo promoveram uma campanha de arrecadação de agasalhos e materiais para a Casa Abrigo e Albergue São Francisco, entidade que acolhe moradores de rua em São José. Conseguiram 1.118 peças de roupas, além de um computador e um scanner. No dia 6 de junho tudo foi entregue aos responsáveis pela entidade, e distribuído às pessoas atendidas pela instituição, com apoio do SOS. Tem 29 fotos no site!!!

Maria Elisa Carriero Dia do Amigo

O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, pelo argentino Enrique Ernesto Febbrarona, em 1979 e vem sendo adotado em outras partes do mundo. Febbrarona se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

Quem é ou tem um amigo, traz no peito esse sentimento nobre e sabe que a amizade vai muito além da definição de dicionários. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, amigos da escola, o ‘melhor’ amigo da adolescência, colegas que encontramos no serviço, amigos com os quais compartilhamos bons momentos, amigos de toda a vida e os companheiros de farra. À medida que envelhecemos também temos o amigo com o qual podemos tomar café juntos enquanto conversamos. Não esconda nunca o quanto você valoriza seu amigo! Embora você ache que ele saiba o quanto o estima, nunca é demais palavras e atitudes de carinho, elas sempre são e serão bem vindas. Quem tem Amor no coração, sempre entenderá o valor da Amizade! Ela nunca é cobrada e sim doada em carinhos e generosidade. No dia 20 de julho, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto; ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços de amizade e de respeito.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

23

Eu particularmente sou uma pessoa abençoada por ter tantos amigos! A vida me presenteia a cada dia com pessoas especiais que me cercam, e ajudam no decorrer dos dias! Deixo meu carinho e respeito a todos vocês! Amo a cada um e agradeço a Deus por todos vocês! Que seus amigos, assim como os meus, também saibam e sintam o quanto você os considera. FELIZ DIA DO AMIGO E DA AMIZADE! (Fonte: portalsaofrancisco.com.br)


por Sílvio Anaz O nascimento da filosofia Entre seis e quatro séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, vieram ao mundo homens que só com o ato de pensar mudaram o destino da civilização. Três deles praticamente inventaram e desenvolveram uma forma de raciocinar que fundaria a civilização ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles formaram o triunvirato que nos deu a filosofia, um modo de raciocínio baseado em argumentações e contraargumentações. Na Grécia antiga, particularmente na cidade-estado de Atenas, esses três filósofos iniciaram a tradição de tentar compreender o mundo racionalmente, ato que estabeleceu os fundamentos da lógica e do pensamento científico. O método filosófico desenvolvido por Sócrates e Platão, e depois levado a um outro patamar por Aristóteles, resultava no desenvolvimento de novas visões sobre os assuntos em discussão, na busca por verdades universais.

Platão A Revolução Industrial Desde Galileu Galilei muitos pensadores e cientistas defendiam a idéia de que tudo na natureza podia ser observado sob um ângulo racional e matemático. Isso não era só um dos princípios mais importantes do Iluminismo como também possibilitou ao ser humano entender e explorar as energias naturais. Ao compreender, dominar e colocar essas energias a seu serviço o homem iniciou uma revolução sem precedentes, uma mudança que colocava essas forças como substitutas do trabalho humano. Na segunda metade do século 18 iniciou-se uma era de descobertas e invenções que remodelou cultural e economicamente as sociedades. A essas mudanças deu-se o nome de Revolução Industrial, um processo que estabeleceu as bases para um novo modelo de civilização. Saía a economia agrária e artesanal e passava a predominar uma baseada em máquinas e na produção industrial. A Revolução Industrial começou na Inglaterra a partir de uma sucessão de inventos mecânicos que possibilitaram dar ganhos de produtividade nunca antes imaginados ao trabalho humano. Uma transformação que provocou impactos socioeconômicos e culturais e que consolidou a burguesia urbana como a nova classe dirigente. (Fonte: /pessoas.hsw.uol.com.br)

24

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


por Sílvio Anaz A invenção da escrita Na Mesopotâmia e no antigo Egito, há cerca de cinco mil anos, surgiu a escrita, uma forma de comunicação que praticamente separou a pré-História da História. Os sumérios e os egípcios foram os primeiros povos a desenvolverem códigos que permitiram registrar os acontecimentos de sua época, o cotidiano da população, os atos administrativos, a religião. Muito do que sabemos hoje do passado da civilização se deve à invenção da escrita. As primeiras formas dela foram a cuneiforme, dos sumérios, e os hieróglifos e a escrita demótica dos antigos egípcios.

Placa com hieróglifos, a escrita dos antigos egípcios Cerca de dois milênios depois, os fenícios, um povo comerciante que percorria o Mediterrâneo comprando, vendendo e trocando mercadorias, desenvolveram uma escrita que baseava-se em 26 caracteres que possibilitavam escrever todas as palavras existentes, e as que ainda seriam inventadas, em todas as línguas do mundo. Bem mais fácil e prático do que as escritas dos sumérios e dos egípcios, o código dos fenícios permitiu que a escrita se espalhasse pelo mundo. A crença num só Deus Durante milênios as civilizações antigas veneravam vários deuses. Egípcios, babilônios, gregos, escandinavos, bretões e romanos eram politeístas e suas divindades normalmente antropomorfas, com características similares a dos seres humanos. Há pouco menos de quatro mil anos, tribos localizadas entre o Egito e a Mesopotâmia em vez de idolatrarem várias divindades rezavam para um único deus. Segundo esse povo esse deus era mais poderoso e majestoso do que todos os outros e responsável pela criação de tudo que existia. Boa parte das histórias sobre esse povo encontra-se no Antigo Testamento, na Bíblia, e sua ideia de um deus único e invencível seria compartilhada pelas duas maiores e mais influentes tradições religiosas que se estabeleceriam no mundo: a judaico-cristã e a muçulmana.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

25

(Fonte: /pessoas.hsw.uol.com.br)


por Sílvio Anaz A ascensão do Império Romano Gregos, egípcios, judeus e fenícios já eram culturas antigas quando no século 3 a.C. Roma começou sua expansão. Povo ligado aos seus bens, perseverantes em relação aos seus objetivos e fiéis em relação as suas leis, os romanos tornaram-se guerreiros obstinados e fizeram de Roma uma cidade poderosa. Suas legiões de soldados eram temidas e à medida que venciam guerras e conquistavam regiões ricas e importantes como a Sicília, Cartago e a Gália, os romanos tornavam-se cada vez mais audaciosos. No século 1 a.C., Roma já era um Império, senhora absoluta do mundo ocidental. Com seus construtores admiráveis formou uma rede de estradas, aquedutos e construções fabulosas. Suas leis, sistemas administrativos e sua arte formaram um legado cultural que influenciou várias civilizações por séculos.

As grandes invasões No século 4, o Império Romano era tão grande que tomar conta das suas fronteiras era uma preocupação constante e isso tinha de ser feito por exércitos cheio de tropas estrangeiras. Além disso, excluindo os cidadãos romanos, a maior parte da população era de escravos, os pesados tributos levavam a rebeliões, as epidemias de peste e a miséria dizimavam populações e o cristianismo conquistava cada vez mais adeptos que se recusavam a obedecer o imperador. O enfraquecimento do Império o tornou um alvo para povos sob seu domínio, como os germanos, como também para hordas de guerreiros vindas do Oriente, como os hunos. A queda do Império Romano levou a uma época de medo e insegurança, com as guerras constantes e a pilhagem das cidades. As incertezas levaram ao temor da feitiçaria e de demônios, e o cristianismo avançou como uma salvação. As populações migraram para o campo, levadas pelos nobres, e as cidades perderam importância. A economia passou a basear-se na troca e surgiu um sistema econômico feudal. Durante séculos o mundo ocidental mergulhou na escuridão da ignorância e da superstição.

(Fonte: /pessoas.hsw.uol.com.br)

26

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Noivos: Graciano e Daniele

Casaram-se na noite de 12 de junho, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Valdir Francisco Callegari e Marilene Pedrosa Lena; Ela é filha de Sebastião Feliciano Carvalho e Marisa Cruz da Silva.

Bodas de ouro de José Ribeiro e Maria José

Foto Líder

Com missa solene na Igreja Nossa Senhora do Loreto, em São José do Rio Pardo, José de Pádua Ribeiro e Maria José Ribeiro comemoraram 50 anos de casamento, no dia 29 de maio. A cerimônia contou com a presença dos amigos e familiares.

Foto Líder

Foto Osvaldo Souza

Na noite de 19 de junho, quando comemorava idade nova, Daniele Baldo de Castro ficou noiva de Graciano Lisboa Neto. A comemoração foi na Chácara Giantomassi. Ele é filho de Odair Lisboa e Marinez Vieira Lisboa. E ela, é filha de João Batista de Castro e Maria Elza Baldo de Castro. Felicidades!

email: luisandre_vieira@hotmail.com CONTRATE os serviços do André!!! E experimente as delícias que ele prepara!? Para pequenos e grandes eventos! Ligue - André: (19) 9263-0332

Frango Crocante

Noivos: Marta e Luís Paulo

Ingredientes: 6 coxas de frango sem pele

No dia 12 de junho, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo, o cônego João Antonio Darcie abençoou o noivado do casal Marta Maria e Luís Paulo. Ela é filha de Cidinha e José Luis Valentim. Ele é filho de Celeste e Luís Scarcela. Votos de felicidades! Foto arquivo pessoal

Na noite de 18 de junho Daniela Ataliba da Costa - filha de Maria de Lourdes Ataliba da Costa e Benedito J. da Costa, e Diego da Silva - filho de Maria Rosa Genaro e Lourival Pereira da Silva, se uniram em matrimônio durante cerimônia realizada no Cartório do Registro Civil, em São José do Rio Pardo. Depois festejaram no salão de festas do Nipan. Votos de felicidades!

Foto Líder

Foto Líder

Casaram-se na noite de 5 de junho em cerimônia realizada na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de José Roberto da Silva e Elsa Aparecida da Silva. Ela é filha de Paulo Roberto Ballarin e Cleusa Correa Ballarin.

Bodas de ouro de Jorge Pinheiro e Maria Jacira

No dia 5 de junho uma missa em ação de graças, na Capela São Vicente de Paula, no Asilo Padre Euclides, marcou os 50 anos de casamento entre Jorge Pinheiro de Souza e Maria Jacira Moura Souza. Amigos e familiares compareceram para os cumprimentos.

Thiago e Daniele

Diego e Daniela

Mateus e Juliana

Casaram-se na Igreja Matriz de Itobi, na noite de 8 de junho. Ele é filho de Osmair Rocha e Marli D Marques Rocha; Ela é filha de Paulo Cesar Figueredo Docema e Sirlene da Silva Docema.

Foto Líder

Flávio e Daiane

O amor aqueceu os corações no mês de junho. Vários casais disseram sim ao matrimônio. A todos, votos de felicidade eterna!

Foto arquivo pessoal

Casamentos/Noivados/Bodas

suco de 1 limão 2 dentes de alho picado sal e pimenta do reino a gosto ½ xícara de maionese ½ xícara de queijo parmesão ralado 1 colher de sopa de farinha de rosca 1 colher de sopa de manjericão picado Modo de Preparo:

Tempere as coxas com o suco de limão, o alho, o sal e a pimenta. Deixe marinar por 20 minutos. Misture a maionese, o queijo ralado, a farinha de rosca e o manjericão picado. Passe as coxas nesta mistura e coloque numa assadeira antiaderente. Aqueça o forno em temperatura média e asse por cerca de 25 minutos. Mude as coxas de lado para dourar por igual e asse por mais 25 minutos.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

27


Sextaneja dos Namorados Por Francine Prass Hatem

Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em: - proteínas; - fibras; - vitaminas; - minerais. Ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.

Na véspera do Dia dos Namorados, a galera foi curtir a Sextaneja no Clube Literário e Recreativo Gramense. As duplas Carlos Henrique & Daniel e Mauricio & Marcelo comandaram a música.

Baile dos Namorados no Rotary

Já virou tradição em São José do Rio Pardo o Baile dos Namorados, promovido pelo Rotary Club com fim beneficente. Na noite de 12 de junho, a comemoração foi ao som do casal Arthur e Ângela, para alegrar os corações apaixonados. Casa lotada e clima de muita paixão e solidariedade pois a renda obtida servirá a entidades locais.

Quermesse do Programa Saúde da Família

A equipe IV do Programa Saúde da Família, formada pelas agentes Fátima, Graziela, Lúcia, Miriam e Patrícia, enfermeira Daniele, técnica Janete e Vera, Médico Dr. Ricardo, recepcionistas Karen, Prisciliana, Marco e Totonho, zeladora Ana Cláudia, nutricionistas Solange e Luciana e fisioterapeuta Mateus se esforçou junto à comunidade local para promover uma festa junina na Fazenda Santa Lúcia, movimentando a noite de 5 de junho. O evento contou com várias atrações e foi prestigiado pela comunidade rural. Tem 99 fotos no site!

tem 78 fotos no site!

Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. “Os ômegas ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular”.

Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis.

A composição nutricional de 15 gramas da semente de linhaça, o que equivale a aproximadamente duas colheres de sopa, é a seguinte: Valor calórico: 43 Kcal Carboidratos: 1 g Proteínas: 2 g Gorduras totais: 3 g Gorduras Saturadas: 0 g Gorduras Trans: 0 g Fibra alimentar: 3 g Ômega-3: 58% Ômega-6: 16 % Sódio: 7,8 mg (Fonte: /www.nutricaoativa.com.br)

28

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

29


Quem foi

Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.

Descobertas, idéias e estudos

Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico - O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo. Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos. Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.

30

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Uma animada quadrilha movimentou a escola “Cândido Rodrigues” no finalzinho de junho, para marcar o encerramento do semestre. A galera caprichou no figurino e na animação! Tem 76 fotos no site!

Festa Junina do Colégio Lúmen

O pessoal do Colégio Lúmen transformou o salão de festas Dom Bonifácio, no São Roque, num grande arraial para curtir a festa junina da escola, na noite de 10 de junho. Tudo como manda o figurino, em clima de descontração e alegria!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

Festa Junina na Escola do Loreto

Revele essas fotos na Avenida Independência, 306-A - ou Ligue: 3681-5529

Festa Junina no Cândido Rodrigues

As mais lindas damas e os mais charmosos caipiras mirins esbanjaram simpatia na festa junina da escola Nossa Senhora do Loreto, no Jardim Aeroporto. O alegre arraial infantil foi no dia 1º de julho, organizado pelas professoras e coordenadoras da escolinha. Um sucesso!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

31


Festa Junina do Degrau

Café reduz em 25% o risco de Mal de Parkinson Estudo sugere relação entre cafeína e doença neurológica. Benefício seria menor nas mulheres.

Adultos e crianças curtiram bastante a festa junina que movimentou a quadra do Colégio Degrau/COC nos dias 10 e 11 de junho. Todo mundo no melhor estilo caipira, com muita animação, danças e comidas típicas. Um sucesso! Veja 373 fotos no site.

(Fonte: delas.ig.com.br)

Estudantes, professores, diretores e demais convidados se divertiram na tradicional festa junina da Fundação Educacional, promovida na noite de 11 de junho, nas dependências da escola. Um festão! Tem 46 fotos no site!

Festa junina da Antares A Chácara Recanto da Espuma foi o local da festa junina do pessoal da Autoescola e Despachante Antares. Na ocasião, funcionários, diretores e familiares compareceram para curtir toda a animação da noite de 26 de junho, com muitos comes e bebes da estação caipira. Só alegria!

tem 172 fotos no site

A resposta que os cientistas estavam buscando para um tratamento eficaz contra o Mal de Parkinson pode estar no café. Isso é o que sugere um estudo realizado pela Universidade do Porto, em Portugal. Os pesquisadores concluíram que a ingestão diária de duas a três xícaras da bebida pode diminuir em 25% o risco de desenvolver a doença. As mulheres, contudo, são menos beneficiadas: elas têm o risco reduzido em apenas 14%. Café: duas xícaras diárias podem proteger contra o Mal de Parkinson A razão desta diferença ainda não é compreendida pelos cientistas, assim como a relação entre café e Mal de Parkinson. Existem muitos estudos, mas há conflito entre eles. Mesmo assim, a descoberta está sendo bem-vista pela comunidade científica. Ela representa um passo importante na busca por novos tratamentos contra Mal de Parkinson, doença degenerativa, progressiva e sem cura. A pesquisa sugere que a cafeína, substância presente no café, tenha alguma propriedade benéfica contra a doença. “Deve ser algum efeito neuroprotetor”, comenta o neurologista Alexandre Machado, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Isso não significa que as pessoas devam começar a beber café como forma de prevenção, mas indica um caminho a ser investigado por médicos e pesquisadores. Pode ser que novas drogas sejam criadas a partir do café.

Para fazer o estudo, os cientistas portugueses revisaram 26 pesquisas internacionais publicadas sobre o assunto. “Trata-se de um estudo populacional. Ainda não é possível recomendar o uso de café como forma de prevenção da doença”, avalia Machado. “Mas a relação entre café a Parkinson realmente existe”, afirma.

Festa Junina da Fundação

32

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


01 · Dia da vacina BCG

02 · Dia do Hospital 02 · Dia do Bombeiro Brasileiro

04 · Dia Internacional do Cooperativismo 04 · Independência dos EUA 04 . Dia do Operador de Telemarketing 06 · Dia da criação do IBGE 08 · Dia do Panificador 09 · Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista 10 · Dia da Pizza

12 . Dia do engenheiro Florestal 13 · Dia do Engenheiro de Saneamento 13 · Dia do Cantor 13 · Dia Mundial do Rock

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

33

14 · Dia da Liberdade de Pensamento 15 · Dia Nacional dos Clubes 16 · Dia do Comerciante 17 · Dia de Proteção às Florestas 19 · Dia da Caridade 19 · Dia Nacional do Futebol 20 · Dia do Amigo e Internacional da Amizade 20 · Dia da 1ª Viagem à Lua (1969) 23 · Dia do Guarda Rodoviário 25 · Dia de São Cristóvão 25 · Dia do Colono 25 · Dia do Escritor 25 · Dia do Motorista 26 · Dia da Vovó 27 · Dia do Motociclista 28 · Dia do Agricultor


Feijoada beneficente

Dependendo da variedade, entre as cerca de 400 disponíveis, a pele e polpa da batata doce pode variar numa gama de branco, amarelo, laranja, rosa e roxo, apesar das cores branco e amarelo ou laranja serem as mais comuns. Por vezes este legume adquire a forma clássica da batata, curta e arredondada, e por vezes adquire uma forma mais alongada e cónica.

A intensidade da cor está diretamente relacionada com o índice de beta-caroteno que possui. O beta-caroteno, mais presente na variedade amarela ou cor de laranja, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A, sendo por isso denominado de “provitamínico A”. As variedades com polpa rosa ou roxa, por outro lado, são uma boa fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as espécies. Num estudo efetuado para esse efeito, a atividade antioxidante da batata doce de cor roxa foi 3,2 vezes superior ao do mirtilo. Curiosamente, a atividade antioxidante na pele da batata doce, independentemente da sua cor, é três vezes mais elevada do que na polpa.

As batatas doces são agrupadas em duas categorias diferentes, dependendo da textura que têm quando cozidas: algumas são firmes e secas, enquanto que outras são suaves e húmidas. Em ambos os tipos o sabor é doce e amiláceo.

No dia 13 de junho a solidariedade fez parte do almoço de várias famílias, que compareceram à Escola de Educação Especial Cáritas para uma feijoada beneficente. O evento frio promovido por estudantes da Unip como parte de projetos de extensão universitária. E foi animado com a música de Matheus Jorente. Confira quem, esteve por lá! Tem 61 fotos no site!

Almoço beneficente em Itobi

A creche “Padre Vitório”, em Itobi, reuniu centenas de pessoas no dia 20 de junho, para um almoço beneficente, que arrecadou recursos para as suas atividades. O evento teve apoio da Loja Maçônica Estrela do Rio Verde e Pastoral da Família. Nossos cumprimentos à diretoria da entidade, pelo esforço em manter a creche em funcionamento. As famílias de Itobi agradecem!

Festa da Pachá na AAR Na noite de 26 de junho a boate X-Lounge, da AAR, recebeu a festa itinerante da Pachá, famosa casa noturna paulistana. A balada marcou o lançamento do CD Pacha volume 2, mixado pelo DJ RafaelApudjian. Entre as atrações da noite, gogo girls e gogo boys para completar a animação. Tem 47 fotos no site!

Tem 113 fotos no site

Visita ilustre - A menina Fantástica é nossa capa em agosto!

A convite de O JornalZinho, a bela Rafaela Gewehr, atual Menina Fantástica, deu o ar da graça em São José do Rio Pardo, no dia 3 de julho, distribuindo simpatia na visita aos nossos principais pontos turísticos, sempre acompanhada da equipe do Zinho e do amigo Murilo Andrade. Ela participou de uma sessão de fotos para a nossa edição de agosto. Portanto, não percam mais esta super gata, que você só vê aqui. Nossos agradecimentos ao Murilo Andrade pelo carinho de sempre!!!

Na loja LA NO LU escolhendo alguns looks para o ensaio fotográfico

No Boticário fazendo uma linda maquiagem

A batata doce pertence à família das Convolvulaceae e o seu nome cientifico é Ipomoea Batatas. Benefícios para a Saúde ● Obesidade ● Arteriosclerose ● Falta de Irrigação Sanguínea ● Hipertensão Arterial ● Aumento das Necessidades Energéticas (ex: desportistas) (Fonte: www.alimentacaosaudavel.org)

Com as meninas da Elvis Bolsas escolhendo os acessórios para compor o visual

34

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Equipe O Jornalzinho no final do ensaio .. agora é só aguardar!!!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Festa junina do Santa Inês

O pessoal do Colégio Santa Inês transformou a escola num grande arraial, nos dias 18 e 19 de junho. Crianças e adolescentes fizeram uma bonita festa, e os familiares e amigos marcaram presença para conferir. Para completar a alegria da galera muita comida típica, quadrilha e brincadeiras tradicionais que tiveram como tema a Copa do Mundo. Nós estivemos por lá registrando tudo!

Confraternização junina

Na noite de 24 de junho as equipes de O JornalZinho, Rádio Mixagem, Agência Rossi & Salles, e jornal Da Silva se reuniram para uma confraternização junina, afinal de contas, quem trabalha também merece!

Maquetes eletrônicas

Maquete eletrônica pode ser descrita como uma ferramenta de trabalho. Isso mesmo! Ela nos auxilia a compreender melhor os espaços e as soluções espaciais que estão sendo propostas por arquitetos e engenheiros.

Para a sua elaboração são utilizadas plantas, cortes, fachadas, detalhes e todas as informações necessárias para a execução da obra.

698 fotos no site

Após concluída a construção virtual e iluminação, são produzidas as fotos de ângulos distintos do modelo, escolhidos pelo cliente, ou seja, você terá fotos reais

de seu futuro projeto. De casa, apartamento, estabelecimento, etc. São inúmeras as vantagens de uma maquete eletrônica, tais como: - Facilidade na apresentação do projeto ao cliente - Testes de cores e materiais de acabamento - Comercialização de futuros empreendimentos

- Apresentação para concursos e concorrências

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

35

Portanto, se você é um profissional da área de construção civil ou está construindo, e quer conhecer mais sobre as vantagens desta técnica que está conquistando o mercado, entre em contato pelo telefone: (19) 9429-0902 e solicite uma visita.


Você sabia, por exemplo, que no Egito Antigo, as mulheres tingiam as unhas e que naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas? Pois é… e pior, a secagem era lenta e a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade… A cor, em princípio, era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.

Cleópatra, criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada. Coitada das mulheres, que adoram uma cor vermelha, berrante. Com certeza, iam direto para execução!

Outra rainha egípcia, Nefertite, conhecida por sua beleza, também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi.

Já na China antiga, as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha. Ainda bem que esse costume não passou para o lado Ocidental… Pelo menos quando se pinta de preto, vermelho ou branco talvez a única batalha seja mesmo a da conquista! (Fonte: www.vocesabia.net)

36

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Casamento de

João Carlos e Mariângela

Casaram-se na noite de 19 de junho, na Igreja Matriz de São Judas Tadeu, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de João Batista e Maria do Rosário Batista; Ela é filha de filha de Luís Ignácio e Ivani Rodrigues Ignácio.

Festa para a Anna Júlia

Na noite de 3 de julho, a garotada se divertiu no espaço Play Kids, durante a festa de aniversário da Anna Júlia Machiti Revoredo, filha de Lígia Machiti Revoredo e Alex N. Revoredo. A pequena recebeu todos os mimos e carinho dos amigos e familiares. Parabéns!

11 alimentos que desintoxicam seu corpo e turbinam a sua saúde

Eles ajudam a eliminar as toxinas e impurezas do organismo de forma natural Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável. Abacaxi: O abacaxi é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado. Arroz: Rico em fibras, o arroz integral faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável. Maça: A maçã é rica em fibras, que funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. É recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Antiácidas, ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo. Mel: Além de adoçar sucos e chás, o mel pode ajudar a tratar muitas doenças, como gripe, asma, amigdalite e bronquite. Delicioso e fresco ainda auxilia problemas de circulação e dos músculos. Melancia: A melancia tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante. Laranja: A laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço. Gengibre: O gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo e refrescante.

Fotos arquivo pessoal

Parabéns

Tem 61 fotos no site

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

37

Couve: A couve carrega doses de ferros, que ajuda na formação de hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos. Berinjela: A berinjela é muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre. Hortelã: A hortelã é uma erva rica em vitaminas A,B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã. Salsão: O salsão é rico em fibras, que favorecem o trânsito intestinal. (Fonte: minhavida.uol.com.br)


1 - Vancouver (Canadá) Uma das cidades com a melhor relação entre população e área verde na América do Norte, Vancouver foi a última sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. O sistema de saúde e as escolas são os pontos altos do local. A cidade tem seu forte no comércio internacional, por ser o maior porto do Canadá. O turismo é outra área para se empreender em Vancouver.

2 - Auckland (Nova Zelândia) A cidade não perdeu seu encanto com o crescimento, que a fez tornarse a maior do país. Sua paisagem continua a privilegiar o encontro da natureza com o homem e seu sistema de saúde é tido como exemplar no mundo. O entretenimento é outro ponto alto de Auckland. A cidade tem um importante polo industrial e um ambiente de regulação flexível para o comércio internacional. 3 - Honolulu (EUA) Principal cidade do arquipélago americano do Hawaii, Honolulu é sinônimo de paraíso. É considerada pelos americanos como o lugar mais desejável para se viver neste mundo. É uma cidade com potencial inesgotável de negócios em turismo e esportes radicais, graças ao sol durante o ano todo e à hospitalidade de sua população.

4 - Viena (Áustria) Berço de alguns dos melhores músicos eruditos da história, a capital austríaca é um lugar em que se respira cultura. Seu patrimônio arquitetônico é admirável, mas é graças à sua localização privilegiada, no centro da Europa, que Viena é também um grande centro financeiro, ainda que não tão famoso quanto as grandes cidades da vizinha Alemanha. O turismo é a sua segunda fonte de riquezas. 5 - Cingapura Essa cidade-estado no sudeste da Ásia é conhecida como um vibrante centro econômico da região. Apesar de seu tamanho diminuto, a circulação de dinheiro no local pode ser avaliada pelo seu aeroporto, o melhor do mundo segundo profissionais do setor aéreo e os executivos que usam essa estrutura para fazer negócios no local. Sua rede de ensino e o transporte público de primeira qualidade também são marcas registradas.

38

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Terço junino no Sítio São João

Entre as tradições do mês de junho estão os terços católicos, que festejam Santo Antonio, São João e São Pedro. E na noite de São João, dia 24 de junho, no sítio São João da Fartura, a festa foi comandada por Elisete e Hélio Paduelli, que reuniram os amigos e familiares para comemorar o santo do dia, com direito a muita comida típica.

Feijoada do PEVI

O almoço de domingo foi solidário. Dezenas de pessoas compareceram à sede da AABB para participar da feijoada beneficente que arrecadou fundos para o Projeto Esperança e Vida (Pevi) importante entidade de apoio e tratamento aos dependentes químicos. Nossos cumprimentos à diretoria e a todos os que colaboraram. 36 fotos no site!!!

6 - Copenhague (Dinamarca) A capital desse pequeno país é um polo turístico da Europa, graças às paisagens sempre repletas de flores e sua arquitetura peculiar e colorida. Tem na tecnologia de informação mais uma importante atividade econômica, além do maior aeroporto da região da Escandinávia, um importante atrativo para os negócios.

7 - Berlim (Alemanha) Antes símbolo de um planeta dividido e à beira da guerra, Berlim agora está unificada e voltou a ser a capital alemã, retomando seu posto de centro cultural global e importante polo econômico europeu. Tem o maior parque industrial da Alemanha, atividade que é símbolo da qualidade do país e a base de sua economia de exportação.

Um show de presente

O JornalZinho comemora 20 anos e todo mundo ganha presente. No próximo dia 13 de agosto, haverá show gratuito no Epidauro, com a banda RockStock, de São Paulo, tocando o melhor repertório do rock and roll nacional e internacional. O evento é uma realização de O JornalZinho e Departamento de Esportes e Cultura, e faz parte da programação da 98ª Semana Euclidiana. Tem patrocínio da Padaria Raddi, Elvis Bolsas e Acessórios, Accord Express, Vime Motos Yamaha e apoio da Prefeitura municipal de São José do Rio Pardo e 88 Mais FM.

8 - Sydney (Austrália) Poucas cidades no mundo conseguem harmonizar qualidade de vida e trabalho como Sydney, maior cidade da Austrália. Suas lindas praias e a arquitetura arrojada formam um conjunto atraente para os milhares de estrangeiros que buscam a cidade como porta de entrada para negócios, uma oportunidade de emprego ou simplesmente participar de um curso para aprender o idioma local, o inglês. 9 - Amsterdam (Holanda) A capital holandesa elegeu o transporte por barcos e bicicletas como os preferenciais, uma atitude sábia e ambientalmente correta. Mas Amsterdam também é um centro financeiro e joalheiro dos mais importantes da Europa. Sua atmosfera cosmopolita criou ainda uma importante industrial de turismo na cidade. 10 - Zurique (Suíça) Símbolo da eficiência suíça, Zurique é uma das cidades mais ricas do mundo, por ser uma praça financeira historicamente segura, sem envolvimento em guerras, e que tem como marca registrada o sigilo das informações bancárias. Sua arquitetura e a vida social intensa também são reconhecidas como atrativos.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

39

(Fonte: www.terra.com.br)


Cerveja normal ou light - As cervejas light têm em geral entre 90 a 100 calorias, contra as menos de 200 calorias das convencionais. Um amante de cerveja diz que a diferença é a mesma entre comparar um McDonalds com um Restaurante 5 estrelas. Os que buscam uma vida mais saudável e estão acostumados com dietéticos e light, dizem que a diferença é imperceptível. Portanto, a menos que você beba 300 cervejas por semana, opte por uma cerveja boa e convencional, nada de light. Quanto mais escura é a cerveja, mais álcool contém - Nem sempre. A cerveja Guinness, por exemplo, é preta, e tem 4,2% de álcool. A cor da cerveja vem do malte torrado, o que não representa nada no teor alcoólico. Já os demais componentes são responsáveis pelo álcool, mas não influenciam na cor.

A cerveja fica com o gosto ruim se esquentar e gelar novamente - pode acontecer caso a cerveja passe pelo processo de gelar/descongelar por muitas vezes. Mas muitas pessoas acreditam que o gosto fica esquisito quando se gela uma cerveja que já foi gelada e voltou à temperatura normal. A cerveja pode estragar com o ar, a luz e o tempo. A temperatura não estragará sua cerveja a menos que seja extrema. As cervejas dos EUA têm menos álcool que as demais - Algumas pessoas notam uma diferença no rótulo, sobre o teor alcoólico das cervejas comercializadas nos EUA. Os americanos usam a média de álcool por peso, enquanto os demais países adotam o padrão de álcool por volume. Uma vez que a cerveja pesa menos que a água, as cervejas americanas apresentam números menores, mas não menos álcool. A cerveja Guinness servida na Irlanda é melhor - O processo de fabricação da cerveja é de baixo custo, então porque essas marcas arriscariam sua reputação ao fabricar cerveja diferente para exportação? Não faz muito sentido, e não é verdade. Com raras excessões, a cerveja exportada é exatamente igual à local. A única diferença é o frescor devido ao tempo gasto na exportação.

40

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


@ Denise - Julho .. passamos da metade do ano ... auhauha ... assim a gente fica velho muito rápido né hehehe ... beijos ... te adorooo ....... (Ass.: Mauro) @ Neto - Mor te amo muito vc é tudo pra mim.... (Ass.: Iris) @ Amélio - Meu amor meus dias não teria sentido

sem você, te amo loucamente.... (Ass.: Claudinha) @ Adauto - Amamos muito vc, bjs. (Ass.: Josi e Bibi) @ Rafaela Orfei - Mor ti amo muito sem vc ñ vivo vc é a razão do meu viver, esse mês é o mês do meu niver estou muito feliz. Obrigada por estar comigo e me fazer feliz. Ti amo mais que tudo nesse mundo sem vc ñ sei o que seria de mim, vc me completa. Beijuss!!!! (Ass.: Lukas Ballico) @ Michele Prevital - Parabéns por mais essa primavera (27/07)... Te amamos muito!! (Ass.: Regis e Livinha) @ Jéssika, Aninha, Kiara e o resto do povo de Sanzé que amo mtooo - Vc’s entraram em meu coração e vão permanecer para o todo sem-

pre... Vc’s são d++... Sem vc’s eu naum seria nada... Adoru todas as risadas q demos juntas... Amo vc’s eternamente... Jéssika vc é minha mana ty amooo... Kiara felicidades com o Maikson... Aninha vc é d++++.... Tudo de bom pro resto da galera que aki entre nós (se eu for falar o nome de todo mundo naum vai caber aki), bjão para todos. (Ass.: Thathy Sanzé Clidão é

nóis...!!rsrsrs) @ Lincoln - Sem vc eu naum sou nada... Vc é tudo para mim... Obrigada por fazer parte da minha vida mais uma vez... Naum vou deixar vc escapar de novo e u juroooo... Ty amooo muitãoO meu amor conta comigo para tudo ta... BjãoO. (Ass.: Sua namorada Thaty (Sanzé)) @ Flavinha 18/07 - Parabéns! Que Deus ilumine mais um aniversário seu, muitas

felicidades você merece. (Ass.: Todos os seus amigos) @ Ninháah, Nicolee Medeiros e Beyaoncé - Tii amoo amiigaas, amiigas conta sempre comigoo, Beiijoss♥. (Ass.: Nandáa h Andradee) @ Douglas Rocha - Dô, a cada dia q passa te

amo mais. Obrigado por ter aparecido na minha vida. Te amo muito. (Ass.: Sua namorada Taty Trinca) @ Duda e Andréia (Sup. São João) - Oi, adoroooo vcs... Vs são d++++. (Ass.: Taty (São João)) @ David bad boy - Olá... Vê se estuda direitinho para ir viajar nas férias... hasuha neh... Bjim. (Ass.: Tata e mãe) @ Educandário São José - A festa estava muito animada, adoramos, parabéns para todos que colaboraram para a realização. (Ass.: Leticia) @ Todos que trabalharam na quermesse do Educandário São José - Foi maravilhoso passar esses dias com vcs, até uma outra oportunidade, bjsss. (Ass.: Patricia)

A cerveja não deveria ser amarga - O amargo da cerveja vem de um componente (presente em todas cervejas) responsável pelos maltes doces e que age como conservante. Algumas cervejas têm mais (como a India Pale Ales) e outras têm menos, caso da Wheat Beer. As melhores cervejas estão nas garrafas verdes - as garrafas escuras (em geral marrons) protegem muito mais a cerveja da luz do que as claras (verdes ou transparentes). O mito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus consumiam cervejas importadas que eram produzidas e envasilhadas em garrafas verdes devido à escassez local. As cervejas da Tailândia contêm formaldeído - Acredita-se que as cervejas fabricadas em Singha contêm na fórmula formaldeído. A explicação mais aceitável é que as cervejas fabricadas em Singha contêm muito mais álcool e são muito mais amargas. Quando soldados americanos ou ingleses bebiam na Tailândia, ficavam bêbado com maior facilidade e muito mais rápido do que costumavam, além de sentirem um amargo muito mais intenso. A explicação sugerida é que continha formaldeído em sua fórmula. Loucura. A cerveja Corona é urina mexicana - Durante a década de ‘80, surgiu um rumor de que trabalhadores da fábrica de cerveja Corona (bem popular nos EUA) estavam urinando nos tanques das cervejas destinadas aos EUA. Certamente seria, no mínimo, desagradável, se fosse verdade. Mas como todo mito, isso causou transtornos para a fábrica – sua popularidade foi diminuindo entre os consumidores de cerveja americanos e quem se beneficiou com isso foi a Heineken. Peraí, e onde a Heineken entra na história? Ela foi a responsável por espalhar o rumor (aconteceu um caso similar a este aqui no Brasil, envolvendo a Coca-Cola e a Dolly). O responsável da Heineken admitiu a concorrência desleal e a Corona teve sua popularidade em alta novamente. Mas esse rumor é espalhado até hoje por todo o país! Mulheres não gostam de cerveja - Quem será que inventou isso?! Algumas mulheres bebem muito mais do que homens. Há milhares de casos em que a mulher agüenta beber muito mais do que o homem.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

41

(Fonte: www.vocesabia.net)


Reprodução de plantas

Método da Alporquia

O método da alporquia é um dos métodos mais antigos usados para a reprodução de plantas. É recomendado para a multiplicação de espécies que produzem caules e ramos rijos e lenhosos ou que sejam difíceis de enraizar por estacas de galho. Dentre os métodos de reprodução vegetativa, a alporquia é especialmente indicada para plantas que perderam suas folhas inferiores e ficaram com sua aparência comprometida. O processo consiste, principalmente, em incentivar uma região próxima à extremidade de um caule principal ou de um ramo lateral a produzir raízes. Assim, com a separação da extremidade enraizada, é possível obter um novo exemplar da planta. Uma das grandes vantagens deste método é que o funcionamento vegetativo da planta não é prejudicado, de forma a preservar e até favorecer a planta-mãe. Outra vantagem da alporquia é permitir o controle do crescimento de plantas que crescem em damasia para o cultivo em interiores, como a costelade-adão, comigo-ninguém-pode e outras. Quando se pretende usar o método para a obtenção de novos exemplares, recomenda-se selecionar ramos laterais para a operação. Por outro lado, quando a intenção for controlar a altura, devese fazer o alporque na extremidade do caule principal. Plantas indicadas para reprodução por alporquia: Azaléia Bordos (Acer sp) Cerejeira Cipreste Pitangueira Romã Jabuticabeira Azevinho Camélia Laranjeira Macieira Nogueira-pecan Pereira Gardênia Magnólia Roseira Dracenas Comigo-ninguém-pode Ficus Filodendro Monstera Cróton Falsa-arália Tuias Pinheiros

@ Turma do 2° colégio do Clidão - Duda 2°A, Bia Feltran 2°C e Bia Mello 2°C - Oie galera to passando para falar que vcs são minhas amigas do coração... Agradeço por ter vcs, xau bjosss. (Ass.: Vanessa Martins 2° C - Clidão) @ Carlos Eduardo - Oie meu coração quero q saiba que a cada dia vc me conquista + e +. Vc mora no meu S2. Bjos te amo muitooo. (Ass.: Vanessa) @ Tio Fabricio dos Santos - Muita saúde, paz

lhores com certeza! Adoro demais esse povo que me dá muito trabaio! *-*... Amo demaais! (Ass.: Maah Canavezi) @ Máh Bertolini, Paty, Leeh, Vanessa, Bel, Thainá, Eric, Vini, Tiburso e João - Adoro vcs demais! Melhores zueiras na sala com certeza é com vcs! (Ass.: Maaiaraa Luciaana Canavezi) @ Tuti - Te amo muito, sempre que precisar conta comigo só para não esquecer, beijos, abraços, te amo, te adoro muitoooo. (Ass.: Sirlene)

e que o senhor seja muito feliz nesse seu aniversário, muito chocolate e sucesso. (Ass.: De sua sobrinha que te adora Renata Furlan) @ Kah Maestro, Nah e Joice - Amigas ter encontrado vcs foi a melhor koisa q aconteceu em minha vida!!! Sempre q vcs precisarem estarei aki... Conte sempre cmg. Amo vcs!!! ♥ Beijinhos. (Ass.: Vanessa Boaro) @ Dani, Daia, Graveto, Maarco, Filipe, Carool M., Gustavo, Luisão e Marquim - Me-

@ Silvana (doida) - Sil vc é um amor de pessoa que Deus abençoe vc e o João Miguel, te adoro. (Ass.: Sirlene) @ Daniela Ap. Cassuci - Desejamos que este bebê venha cheio de saúde e traga bastante alegria, estamos com saudades!!!!! (Ass.: Gabi, Aline, Vivi e Lili) @ Xandi - Xandi você é a pessoa mais importante na minha vida, tudo que eu mais quero é ficar ao seu lado pelo resto da minha vida, você é tudo para mim, te

42

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

amo. (Ass.: Sua Namorada Aline) @ Rollys - E ai Waguinho blz; vê se vai mais vezes lá na vó, bjs. (Ass.: Josi e Bibi) @ Sophia (Branquinha do tio) - Te amo loira!!!!! Que Deus lhe ilumine sempre... (Ass.: Tio Ré) @ Professora Cleide (ciências) - Queria vol-

tar no tempo só para ter aula com vc de novo. Porque eu te amo, bjssssss. (Ass.: Taty (ex aluna Caic)) @ Terceirão B (ETEC Centro Paula Souza) - Ae galera, esse é o último ano hein, mais já tô com saudades... Amooo vcs!!! bjs. (Ass.: Kah Maieru) @ Adriana Alves {Buenos Aires} - Mãe amamos mto vc feliz aniversário e mtos e mtos anos de vida, que vc continue essa pessoa iluminada em nossas vidas, te amamos muito, não há como demonstrar de tão grande que é o nosso amor por vc!!!!!!! Bjos. (Ass.: sua família que te ama mto)

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


@ Dorinha {Vila Verde} - Adoro mto vc prima te desejo toda a sorte do mundo, nessa sua nova fase da sua vida!!!!!! Bjokas. (Ass.: T@isynha Alves {Buenos Aires}) @ Josy s2 Luh1°f, Flavia1°h, Gabiih2°b, Kael2°?, Gui1°i, Rosy2°?... - Eai galera ano passado foi d+... E vamos fazer esse ano também ser ineske-

que é com você que eu quero viver para sempre *.* Te amo minha vida♥. (Ass.: Kelly) @ Miqueias de Brito - Feliz aniversário meu amor te amo muito. Bjs Cris, João Pedro e Camilla. (Ass.: Cristiane) @ Turminha 8ªA Stella Couvert... Pink,

civel... Kurto vcs demais... (Ass.: ►Sergio◄1°B) @ Mateus Baldassim - Mor vc é minha vida, te amo cada vez mais, meu grande amor sou completamente apaixonada por vc! Muitos bjos. Te amo. (Ass.: Sua noiva Marcela Camargo) @ Joyce Camargo - Oi maninha estou passando para te dar um oi! Te amo muito, um beijo. (Ass.: Marcela Camargo) @ João Batista - Pai estou passando para te desejar um feliz aniversário tudo de bom, quero que saiba que eu te amo muito, vc é um pai maravilhoso! Muitos beijos da sua família que te ama! (Ass.: Sua filha Marcela Camargo) @ Jefferson - Tudo que passamos juntos jamais vai ser descrito em palavras porque são tão mágicos e tão especiais que não criaram uma palavra para explicar como o que é, obrigada por esse 9 meses que estamos juntos, de tanta felicidade e muito amor não sei o que seria se você não estivesse perto de mim, meu destino é junto com você; minha metade é você, e eu descobri

Leeck, Jack, feer, Mateus, Angelica, Jao, Joao, etc... - Esses 4 anos que passei com vcs foram perfeitos vcs são meus melhores amiguxos amo vcs e tomara que até o 3 colégio eu fico com vcs. (Ass.: Fraan 8ªA) @ Fernanda 8ªA - Feer te conheço a mó tempão hein e tomara que possa ficar com vc até o 3 colégio hein, falô. (Ass.: Franciele) @ Andreia Drogaria d´Osmar 2 - Eu te amo mto melhor mãe do mundo. (Ass.: Franciele Afonso e Jonathan) @ Andréa Candida Ribeiro - Mãe eu te amo vc é a pessoa mais importante para mim. (Ass.: Fernanda Ribeiro do Prado) @ Rovilsom Francisco - Pai te amo te adoro bjs, Nanda. (Ass.: Fernanda) @ Leandro - Amor saiba que eu te amo muito e eu te juro que nunca vou te abandonar... E saiba que com vc aprendi muitas coisas e te agradeço por isso... E se vc quiser eu grito pra todo mundo ouvir o quanto eu te

amo! Quer casar comigo? Te amo mto. (Ass.: Sua namorada Daiane) @ Dona Neide - Minha sogrinha linda... Vc faz parte da minha vida igual seu filho faz... Vc é minha segunda mãe... Te amo. (Ass.: Daiane)

@ Maria Eduarda e Gabriel - Oi meus amores a mamãe ama muitoooo vcs, coisas mas preciosas que Deus me deu, bjss amo muito vcs. (Ass.: A mamãe Ana Claudia Dassan) @ Cabritinho (Fabricio) - Oi amor estou aqui mas uma vez pra falar o tanto que vc é importante pra mim. Te amo muitoooo, bjss :-). (Ass.: De sua esposa Ana Claudia) @ Marcilene de Assis - Feliz aniversário meu amor te amo muito, Deus te abençoe. Parabéns de seu amado e amigo esposo. (Ass.: Leonardo Candido) @ Luana - Oi amiga estou com muita saudade de vc ta, te adoro, beijos. (Ass.: Patricia) @ Murilo Almodova Boaro - Feliz aniversário (23/07). Que cumpras cada dia melhor promessa de felicidade, amor e paz. (Ass.: Familia Boaro) @ NOSSA MENSAGEM - Férias!!! Aproveite muuuiiito e cuidado com a estrada ... se beber, não dirija ... e sexo só com camisinha .... a vida é bela ... então vamos amar ela! (Ass.: Equipe/Família ZINHO)

O processo da alporquia:

1- Com uma faca ou canivete afiado, faça dois cortes logo abaixo da última folha do tronco ou ramo escolhido. Retire a casca entre os cortes, tomando o cuidado de não danificar a parte interna do caule. 2- Logo em seguida, pincele a parte que foi descascada com um pouco de pó de hormônio enraizador (encontrado em lojas especializadas). 3- Prepare um pouco de esfagno, colocando-o na água e, depois, espremendo-o bem para retirar o excesso de água. 4- Amarre um plástico ao redor do caule, logo abaixo do corte, formando uma espécie de saco. 5- Encha o saquinho plástico com

o esfagno umedecido, apertando-o bem ao redor do corte, de forma que fique totalmente coberto. 6- Feche o saquinho, amarrando-o com um barbante ao redor do caule. Para garantir a umidade interna, vede as extremidades amarradas com fita isolante impermeável. 7- Coloque o vaso sobre um prato

com pedrinhas e água, mantendo-o num ambiente quente e úmido. Após algumas semanas, as raízes começarão a surgir através do esfagno. Retire, o plástico e corte o caule logo abaixo da bola de esfagno, usando uma tesoura de poda e fazendo um corte horizontal. 8- Prepare um novo vaso com uma mistura de solo adubado e plante a nova muda imediatamente. Mantenha o esfagno no local, para não danificar as novas raízes. Regue em seguida.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

43

(Fonte: www.jardimdeflores.com.br)


21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro. O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:

Férias no Brasil

A consuta em Portugal (Enviado por Julio Delomarde) Maria vai ao ginecologista reclamando que não consegue engravidar. Por favor, tire a roupa e deite-se naquela maca - Diz o médico, preparando-se para examiná-la. E ela indecisa: - Mas, doutor! Eu queria tanto que o filho fosse do meu Manuel!

(Enviado por Camila Vieira de Souza) O Manoel estava voltando da viagem que fizera ao Brasil. Chegando ao aeroporto, seu amigo Joaquim o esperava. - E aí, Manoel, como foi de viagem? - Muito bom... - E o que tu mais gostaste no Brasil?? - Ah, das praias, da mulherada! É uma maravilha!!!! - E do que tu não gostaste??? - Ah, das escadas rolantes... Tu acreditas que, um dia, eu estava subindo e acabou a energia elétrica... Eu fiquei lá, parado, em pé, por mais de 2 horas!!! - Ê, Manoel, mas tu és burro, hein!!!! Por que tu não te sentaste???

EXCLUSIVOOO .. PASTOR Й PEGO COM VEADO NO CARRO...

1-Use o relógio de pulso no braço direito; 2-Ande pela casa de trás para frente; 3-Vista-se de olhos fechados; 4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;

5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 6-Veja as horas num espelho; 7-Troque o mouse do computador de lado;

8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto; 9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual; 10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro; 11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado; 12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef; 13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;

44

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras; 15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes. 16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu; 17-Experimente memorizar aquilo

que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos; 18-Recorrendo aprenda uma todos os dias e (adequadamente!) que tiver;

a um dicionário, palavra nova tente introduzi-la nas conversas

19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar; 20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra; 21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão? Hábitos saudáveis Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis. “A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor”, explica o especialista.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

45

(Fonte: minhavida.uol.com.br)


A noite do Pagonejo

No dia 16 de julho de 1969, um enorme foguete, o Saturno V, era lançado ao espaço levando uma cápsula tripulada, a Apollo 11. A cápsula deveria se separar do foguete a uma determinada distância da Terra e continuar sua viagem em direção à Lua. Assim que escapasse do campo gravitacional da Terra e entrasse no campo gravitacional da Lua, a Apollo 11 ficaria girando ao seu redor. O astronauta Michel Collins permaneceria em seu interior e Armstrong e Aldrin, dentro do módulo lunar, se separariam da Apollo e prosseguiriam sua viagem em direção ao satélite da Terra.

Na noite de 19 de junho, Felipe Mingo e Gustavo Carneiro misturaram tudo: balada, pagode e música sertaneja, na noite do “Pagonejo”, na Chácara Primavera. Quem agitou por lá foi a dupla Murilo & Marciano, mais o Grupo Adere e o DJ Marcelo CS. A galera compareceu, lotou a casa e curtiu! 84 fotos no site!

Arraiá “julhino” da Família Boaro

A Família Boaro se reuniu na noite de 3 de julho para uma grande e animada confraternização. A “festa julhina” foi na residência do casal Márcia e Donizete Boaro. Na ocasião, foi rezado um terço em intenção de todos os santos. Muita alegria, muita comida típica e a “cantoria” ficou por conta da mais nova dupla sertaneja da cidade: “Os Vardos”, com os vitaminados e internacionais ‘Vardo’ e ‘Osvardo’. Um sucesso!

Tudo deu certo. No dia 20 de julho de 1969, quando Armstrong e Aldrin abriram a porta da pequena cápsula espacial que pousou na Lua, desceram a escada e pisaram no solo lunar, boa parte da humanidade, cerca de 1 bilhão de pessoas, estavam de olhos fixos em seus aparelhos de televisão, acompanhando um fato histórico que muitos acreditavam que nunca iriam ver em suas vidas.

O lugar onde Armstrong desembarcou é chamado de Mar da Tranqüilidade. O astronauta saiu de um pequeno módulo, o Eagle - o módulo lunar -, que fez todo o trajeto da Terra à Lua acoplado ao módulo de comando, o Colúmbia. A nave espacial que fez o vôo pioneiro chamava-se Apollo 11. Três astronautas norte-americanos participaram da aventura histórica, todos aos 38 anos de idade. Neil Armstrong havia lutado na Guerra da Coréia como piloto, em 1950. Em 1962, começou sua carreira na Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa), a agência espacial norte-americana, órgão encarregado de coordenar as pesquisas para o desenvolvimento de foguetes e artefatos espaciais. O segundo astronauta a pisar na Lua foi Edwin Buzz E. Aldrin Jr. que, assim como Armstrong, participou da Guerra da Coréia em 1950, entrou para a Nasa em 1963 e foi ao espaço pela primeira vez com a Gemini 12, em 1966. Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os autores de duas frases célebres ao pisar o solo lunar. O primeiro declarou: “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Aldrin, por sua vez, optou por um enfoque subjetivo, porém muito verdadeiro: “Magnífica desolação”.

46

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!


Pedindo dinheiro

Rapidinhas

(Enviado por Douglas Corrêa) Dois argentinos chegam a São Paulo, sem grana, e ai um diz pro outro: Vamos nos separar para pedir dinheiro e ao final do dia nos reunimos para ver quanto cada um de nós arrumou. O outro topa e então cada um vai para o seu lado. Já bem de noitinha se encontram de novo e um pergunta para o outro: Quanto você conseguiu? - 10 reais. - E como fez? Fui ao parque e pintei um cartaz: ‘NO TENGO TRABAJO, TENGO 3 HIJOS QUE ATENDER, POR FAVOR, LES SUPLICO! NECESITO AYUDA!’. E você, quanto ganhou? Perguntou o que ganhou R$ 10,00 - Ganhei 8.694,00 reais. - Madre mia! Como você fez para conseguir tanto? Escrevi um cartaz assim: ‘FALTA 1 REAL PARA EU VOLTAR PARA A ARGENTINA’.

(Enviado por Douglas Corrêa) Segundo recentes estatísticas, de cada 10 argentinos, 10 sentem-se superiores aos outros. Qual é a diferença entre os argentinos e os terroristas? Os terroristas têm simpatizantes. O que é o ego? O pequeno argentino que vive dentro de cada um de nós... Por que há tantos partos prematuros na Argentina? - Nem as mães agüentam um argentino por 9 meses! Por que é que os argentinos em geral, preferem não se casar? - Porque eles nunca encontram uma mulher que os ame mais do que eles se amam... Notícia no principal telejornal argentino... Brasil e Argentina empataram hoy el jogo por la Copa America : Zero gols para Brasil e ZERO GOLAÇOS para la Argentina!

No restaurante

(Enviado por Camila Vieira de Souza) O Manoel entra no restauArma de distruição rante e pergunta: - Por favor, me dá uma em massa! bacalhoada! - Ao que o atendente pergunta: - Já sei! O senhor é português? - Como descobriste? Foi por causa do meu sotaque ou pelo fato de eu ter pedido bacalhoada? - Nem um nem outro... É que aqui é o Mc Donald’s!!!

O terceiro pioneiro da primeira jornada do ser humano à Lua foi Michel Collins. Esse astronauta fez carreira como piloto de testes da Força Aérea Americana, entrou na Nasa em 1963 e foi ao espaço pela primeira vez na missão Gemini 10, em 1966. Michel Collins não saiu do Colúmbia, o módulo de comando da Apollo 11. Dos três tripulantes da Apollo 11, foi, portanto, o único a não pisar na Lua. Um dos sonhos da humanidade, explorado pela literatura de ficção científica e pelo cinema, tornava-se realidade. O ser humano pisava no solo de nosso satélite e de lá observava a Terra, a aproximadamente 400 mil quilômetros de distância. As marcas das botas especiais que protegiam os pés do astronauta norte-americano Neil Armstrong foram os primeiros sinais de um ser humano para sempre deixados no poeirento solo da Lua, o satélite natural da Terra. As marcas humanas na Lua Depois da passagem de catorze naves e sondas russas e de vinte e quatro americanas, o ser humano deixou na Lua, entre dezenas de objetos: 1. Uma placa onde se lê: Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade. Abaixo, as assinaturas de Armstrong, Aldrin e Collins e a do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. 2. Duas bolas de golfe 3. Uma Bíblia 4. Três veículos lunares 5. Seis bandeiras dos Estados Unidos 6. Frasco com cinzas do astrônomo americano Eugene Shoemaker (1928-1977) Preparados para morrer Documentos encontrados recentemente no Arquivo Nacional dos Estados Unidos mostram que os riscos para a viagem à Lua eram tão grandes que os astronautas foram preparados, inclusive, para morrer. A operação considerada mais delicada de toda a viagem era o retorno do módulo Eagle da superfície lunar até o seu acoplamento no módulo de comando, que ficou girando em torna da Lua, pilotado por Michael Collins. Armstrong e Edwin Aldrin tinham em seus macacões cápsulas de cianureto (veneno que leva o homem à morte em minutos), caso não pudessem voltar ao módulo comandado por Collins. O governo americano também estava preparado: já havia um discurso pronto do presidente Richard Nixon, caso houvesse um acidente.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

47

(Fonte: www.aticaeducacional.com.br)


FONTE: Sites esotéricos

Raul Seixas

No último dia 28, Raul Seixas, o roqueiro mais famoso do Brasil faria 65 anos. A principal referência do rock no nordeste, conquistou o resto do País e até hoje é lembrado em qualquer show de rock. Afinal, quem nunca ouviu o tradicional “Toca Raul”? Raul começou a carreira se interessando por Luiz Gonzaga, mas Elvis Presley e o rock’n roll foram a grande inspiração por toda sua carreira. No começo dos anos 60, ele teve a banda Raulzito e os Panteras, fezendo os primeiros grandes shows. Em 1967, foi convidado para abrir um show de Jerry Adriani, o que lhe deu alguma projeção nacional. Mas foi em 1974, com o LP Gita, que Raul conquistou definitivamente o País.

Sempre controverso, Raul ia à contra-mão da Bossa Nova, já a relação com o pessoal da Tropicália era mais tranquila, ele até ganhou até uma homenagem de Caetano Veloso na música Rock’N Raul. Raul construiu uma grande amizade com o escritor Paulo Coelho, foram grandes parceiros, escreveram juntos diversas letras e fundaram em 1974 a Sociedade Alternativa. Para divulgar a Sociedade, compuseram Sociedade Alternativa, música pela qual foram perseguidos e se exilados. Uma das grandes paixões de Raul era o universo extraterrestre. A inclinação pelo tema fazia parte das letras, como em Ouro de Tolo e S.O.S. Entre outras paixões de Raul, estavam HQs, principalmente do Tarzã e Durando Kid, que entrou na letra de Cowboy Fora da Lei, um de seus últimos sucessos de 1987.

O Maluco Beleza também fez colaborações para a TV com o especial Plunct Plact Zuuum, em 1983. Em 1989, faz sua última turnê, com Marcelo Nova, divulgando o disco Panela do Diabo. Morreu no fim daquele ano, aos 45 anos, vítima de uma parada cardíaca. Após sua morte, seu último álbum recebeu um disco de ouro pelas mais 150 mil cópias vendidas. (Fonte: terra.com.br)

Áries: Terá um mês marcado por alguma instabilidade em que estará muito ansioso e impaciente, combata essa sensação pessimista e estabeleça na sua vida metas mais elevadas. No setor sentimental tente tirar mais tempo para se dedicar ao seu parceiro, partilhe a sua vida sem receio, pois terá todo o apoio, carinho e compreensão. Os que estão sozinhos podem conhecer alguém interessante numa festa.

Virgem: terá um mês agitado, mas estará cheio de energia e força, que lhe serão muito proveitosas, especialmente para terminar trabalhos ou outras questões pendentes. Período em que não faltarão boas oportunidades para seguir em frente. No setor sentimental não pense demais, vai dar voltas sem chegar a nenhuma conclusão, dê mais tempo para um relacionamento se desenvolver.

Touro: terá um mês difícil, mas a conjuntura permite ultrapassar todos os obstáculos e minimizar os efeitos de situações menos positivas, acredite na resolução de problemas até ao fim, por vezes, os bons resultados serão inesperados. No setor sentimental terá bons motivos para se sentir feliz, os sentimentos serão correspondidos. Estará muito inspirado e por isso saberá surpreender o seu parceiro quando menos se espera. Para os que estão sozinhos tendência ao surgimento de novas pessoas.

Libra: terá um mês muito importante marcado por decisões que terão efeitos imediatos no desenvolvimento da sua vida e dos seus projetos futuros. Estará muito lúcido e será capaz de responder a todas as situações que vão ocorrer. No setor sentimental a evolução da sua relação deve ser ponderada, mas não se entregue a remorsos ou sentimentos de culpa, deve tomar decisões ainda que estas possam comportar algumas mudanças.

Gemeos: terá um mês marcado por alguma insatisfação pessoal e confusão geral. Tente parar um pouco para refletir antes de criar mais preocupações por vezes inexistentes. A partir do dia 17 estará mais otimista devido a bons resultados que vai alcançar na área profissional. No setor sentimental as iniciativas não darão os resultados esperados, especialmente se não forem prudentes. Não dê atenção a comentários de terceiros.

Escorpião: estará forte, decido e terá grande capacidade de execução, conseguirá ter força para vencer todos os obstáculos e o mês será vitorioso. Surgirão novos apoios para projetos que já guarda na manga há algum tempo, ponha as suas idéias em prática. No setor sentimental a coragem e energia serão as armas para combater entraves e pequenos desentendimentos que tendem a surgir. O seu relacionamento vai sair mais forte após esta fase.

Câncer: terá um acréscimo de responsabilidades e por isso terá de estar muito atento para que nada escape. Tente ser justo e consciente para analisar com rigor todas as circunstâncias apresentadas. No setor sentimental passará por um período excelente, a sua vida está alegre e organizada, embora possam surgir de tempos em tempos alguns desentendimentos, ouça o seu parceiro e pense no melhor para ambos.

Sagitário: estará ao longo do mês muito ocupado, terá várias solicitações os bons resultados não se farão esperar. Em algumas ocasiões terá de fazer opções, caso contrário o tempo não chegará para tudo. No setor sentimental o mês é muito propício ao estabelecimento de novos planos de vida ou ao início de relacionamentos, mesmo que envolvam alguma impulsividade. Por vezes há que arriscar e acreditar no futuro, vá em frente.

Leão: terá um mês forte em que conseguirá aplicar as suas energias de melhor forma e obter resultados muito vantajosos. Contudo é aconselhável que se mostre humilde com as pessoas que sempre o ajudaram. Partilhe os seus êxitos. No setor sentimental terá uma melhoria nos relacionamentos e até uma definição no que diz respeito a situações que até agora estavam “enevoadas”. Vai tomar decisões importantes que vão contribuir para um futuro mais estável e feliz.

48

acredite no amor.

O JORNALZINHO - JULHO / 2010

Aquário: terá um mês em que as evoluções são lentas, mas seguras e bastante positivas e não deve pressionar nem as situações nem as pessoas, deixe tudo correr com suavidade. Não tome decisões precipitadas ao longo deste período. No setor sentimental tudo estará calmo e tranquilo, mas não deixe que a rotina se instale, dê mais valor ás emoções e aos apelos do seu coração, por vezes “baixar a guarda” pode trazer muitas alegrias! Peixes: terá um mês cheio de desafios e bons resultados perante os mesmos. Tire alguns momentos para si e para a sua família. No setor sentimental terá tendência a pensar apenas em si, mostre-se mais atento às necessidades do seu parceiro, tente fazer um programa diferente para fortalecer a relação. Para os que estão sozinhos estão favorecidas as conquistas e novos conhecimentos.

Capricórnio: terá um mês tranquilo em que as suas atitudes e decisões serão marcadas por uma postura muito madura e experiente, não deixará nada nem ninguém ao acaso e fará as melhores escolhas nos momentos mais importantes. No setor sentimental, será surpreendido quando menos esperar! Aproveite e viva momentos felizes a dois,

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Boas Férias!!!!

O Jornalzinho - Julho 2010  

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

Advertisement