Issuu on Google+

Edição finalizada dia 03/04 - previsão de distribuição entre dias 8 e 9 de Abril. === Designer: Rafael Polississo /// Foto: Luciano /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção: Naiara 2 (La no Lu) /// Ambientação: Chácara Rui Germek


A gata que ilustra nossa edição neste mês é uma simpática e alegre morena, de traços exóticos e beleza marcante. Com jeito de mulher menina, alegria de criança, personalidade forte, coragem de guerreira e delicadeza de anjo. Um harmônico contraste que torna ainda mais bela a Verena Gargitter, a gatinha de abril. Filha de Kleber Gargitter e Luciana Germek, ela tem 16 anos de idade, cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Unigrau, gosta de comer, dormir e namorar. Aponta a lealdade como sua maior virtude e a teimosia como defeito. Mas, ser teimosa, pode ser qualidade, quando se sabe onde quer chegar, quando se luta para conquistar, e quando se tem um nome que significa “Vencedora”. E assim, Verena vai seguindo a vida, curtindo Charlie Brown Jr cantando “O errado que deu certo”, para dizer: “Não busco a perfeição em ninguém/ Não quero que busquem isso em mim”... Esta é a gata do mês. Mais uma estrela na nossa seleção de belas mulheres. Verena, sucesso! Obrigado por estar aqui.

A edição de abril Amigos leitores, estamos aqui com mais uma edição de O JornalZinho, trazendo um resumo de tudo o que aconteceu na cidade e região, durante o mês de março. O conteúdo, como se sabe, está todo no nosso site, assim, não é tarefa fácil reunir aqui, em algumas páginas, tudo o que foi destaque no site. Isto requer um tanto de habilidades afinal de contas, o site é ilimitado, mas o jornal impresso não. Mais uma vez nossos agradecimentos a todos vocês que participam, dando dicas, sugestões, reivindicando, encaminhando fotos e textos diversos para nosso conteúdo. Esta integração e apoio de todos vocês, leitores, nos permite caminhar cada vez mais longe. Portanto, nós agradecemos sempre. Pedimos, claro, que ao encaminharem seus textos sobre eventos, festas e demais acontecimentos, por favor, informem os dados completos, porque isto facilita a divulgação daquilo que você nos encaminha. O mesmo é válido para casamentos, aniversários e nascimentos. É sempre muito melhor divulgar estes fatos fazendo constar o nome dos pais, assim, você valoriza a sua família e seu texto ganha mais conteúdo. E mais, seus familiares ficariam frustrados ao perceberem que você não lembrou deles ou omitiu seus nomes.

Enquanto isso, para vivermos ainda mais saudáveis e com mais qualidade, vale cumprir aquelas regrinhas básicas, cuidando de nossas cidades: não e jogar lixo pela janela do carro, não estacionar sobre as calçadas, não desperdiçar água já são medidas que auxiliam nos cuidados com a nossa natureza e que terão reflexos na saúde de todos. Aproveitando que nosso país completa, no dia 22 de abril, 510 anos de descobrimento, façamos uma análise sobre os males que temos causado a ele, vamos adotar idéias e atitudes para que ele continue “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Como já foi falado, nosso trabalho prossegue, todos os dias, 24 horas no ar, no nosso site, onde você pode ver inúmeras fotos, de inúmeros eventos. Acesse sempre. Por aqui, no próximo mês estaremos de volta. Boa leitura a todos e até a próxima!

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Nosso trabalho prossegue no sentido de trazer alegria e informação, colaborando também para fixar as marcas e serviços oferecidos pelos nossos patrocinadores. A cada edição, fazemos a nossa parte para que nosso mundo seja melhor, cheio de boas ações, de amizades, enfim, um mundo fraternal.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Neste mês em que celebramos a Páscoa, convidamos a todos para viverem dias melhores. Se Páscoa é renovação, renove seus conceitos sobre velhos dilemas. Seja tolerante, paciente, mais bem humorado. Sorria mais, viva mais e melhor. E só é possível trilhar este caminho se nos permitirmos uma renovação. Pense nisso! O mês é abril e apesar das temperaturas ainda elevadas, estamos em pleno outono. A partir de agora, o período requer muitos cuidados com a saúde, especialmente por conta das gripes. Aproveitamos para chamar a atenção de todos no sentido de buscarem as vacinas, os serviços de saúde, para evitar transtornos. Cuidem bem de si, das crianças e dos idosos.

2

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Nelson Leandro Capiteli

Nelcap@ig.com.br

Projeto de Lei do vereador Antônio Marcos Zanetti prevê a criação do “Memorial do Esporte” de S.J.Rio Pardo. A Prefeitura deverá montá-lo no Mercado Cultural. Trio de arbitragem da Liga Riopardense de Futebol (LRF) já tem utilizado “bandeira eletrônica” em jogos pelos campeonatos locais e regionais. José Eduardo Esídio (Lica) é o artilheiro do atual Campeonato Regional de Veteranos da LRF, jogando pelo Guará de Casa Branca. Nascido em 1970 em Santa Rita do Passa Quatro, profissionalmente atuou pelo União São João, Botafogo, Juventus, Marília, Paulista e encerrou carreira em 2006 no Barbarense. Disputou duas Taças Libertadores da América pelo Universitário Lima, do Peru, nos anos 90... O professor Francisco Carlos Vigorito (Canhão) tem passagens pela Ponte Preta de Campinas a partir de 2006, ocupando cargos nas categorias de base. O rio-pardense em mais de 20 anos de carreira já foi preparador físico em diversos clubes, com atuação até na Arábia Saudita... Merecidamente, o ex-vereador por quatro mandatos e último viceprefeito Paulo Sérgio Rodrigues é homenageado pela Câmara Municipal de S.J.Rio Pardo com a outorga do “Diploma de Mérito Comunitário”, em sessão solene em 06/04. “Paulão da Rádio” comanda o “Boletim Esportivo” na Difusora AM desde 1984. Também é editor do www.boletimesportivo.com Se o “Santa Cruz” tem 50.000 lugares como divulga o site oficial do clube de Ribeirão Preto, é “inaceitável” o público de 11.171 pagantes no Botafogo 2x4 Santos na noite de 25/03 pelo Paulistão. Estive lá e quase a metade do estádio estava ocupado, na maioria, por santistas... O avô do atual presidente do Santos FC, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, trabalhou como médico em S.J.Rio Pardo quando Euclides da Cunha projetou a Ponte Metálica. A revelação histórica foi obtida por Tony Lourenço, em entrevista para a Difusora AM no último dia 29/03 durante a reeleição (por aclamação e unanimidade) de Marco Polo Del Nero à frente da presidência da F.P.F. Pífia é a campanha do Palmeiras em 2010. Mas nada justifica o presidente Luiz Gonzaga Beluzzo receber cartas com ameaças de morte, encaminhadas com balas de revólver...

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

3

Acessem: www.ligariopardensedefutebol.com.br


Festa nas famílias Gomes e De Sordi

João Pedro Zanetti da Silva

Entre março e abril as famílias Gomes e De Sordi comemoram vários aniversários. O Paulo César Gomes completou idade nova no dia 14 de março; a Ana Paula De Sordi Gomes comemorou 5 anos no dia 20 de março; e neste mês de abril, o Luiz Paulo De Sordi Gomes festejará 8 anos, no dia 16; e o Aparecido De Sordi comemora idade nova no dia 20. Parabéns a todos!

2 anos dia 23/04, parabéns dos pais Sabrina e Leandro

Festa para o Guilherme

No dia 20 de março, o casal Marcio e Natália Orfei, recebeu amigos e familiares para as comemorações do primeiro aniversário do filhão, Guilherme. Parabéns, garoto!

Larissa Ribeiro Baptista

7 anos dia 15/04, parabéns dos pais Leninha e Edson

Antecipando os parabéns

A gente registra aqui os aniversários do casal Trace Rezende Viana e Thiago de Oliveira Orlandi, que celebram idade nova neste mês de abril. Ela, no dia 21, e ele, no dia 27. Aos dois, votos de muitas alegrias e felicidades. Parabéns antecipado.

Brenda Gonçales de Martini

4 anos dia 24/03, parabéns dos pais Malú e Rodrigo

Aniversariantes de ABRIL (01) - José Carlos Zanetti (01) - Daniel José Campeoto (01) - Aline Juventino da Fonseca (01) - Silvio Zanella (01) - Yan Amaral Ohwada Rocha (01) - Paula Evelize S.Mello (01) - Gabriel Zanella de Souza (02) - Kairo C. Lopes (04) - Arminda da Cunha Piachazepi (04) - Priscila Ferreira Serra (04) - Ezequiel Aparecido Zanella (05) - Douglas A. A. Lopes Gil (06) - Luís Roberto Machado Fonseca (06) - Marcos Pantano (06) - Valéria Barbosa (07) - Iolanda Scatolin Mazzotti (07) - Daniel Garcia Boaro (07) - Rodrigo Sigliano Policiano (08) - Fabiano Boaro de Souza (08) - Tamiris dos Santos Piachazepi (08) - Antônio Claudio Faria (08) - Nilcíneia Agassi Rangel (09) - Leonardo F. Paduelli (09) - Márcia Helena Biacco (09) - Ayme Lea Hanada (10) - Antônio Donizeti Corrêa (10) - Hélio Escudero (11) - Mariana Giantomassi Della Torre (12) - Ana Cláudia Breda Maurício (13) - Maria Isabel Venezian De Martini (13) - Agnaldo Dias Ribeiro (14) - Ricardo Celso Astolpho (14) - Maria Teresa Rolleira (14) - Marianne Costa da Silva

(14) - Helena Posso Biacco (15) - Talita Perillo Almeida (15) - Aline Dalbon Pancieri (15) - João Batista Zanitti (16) - Erica Potenza Gusmão Olivieri (16) - Leandro Viadana Paulino (17) - Maria José Alves Manetta (19) - Marcos Henrique Seixas (19) - Giovana Dassan de Oliveira (19) - Carlos Rafael Fugi (20) - Carlos Henrique Marinho Darcie (20) - Natalia Quaio Belanzuole (20) - Danielle Nogueira Dal Bon (21) - Priscila Boaro Corrêa (21) - Mônica Cristina Vianna (22) - Lucia Helena T. Zanetti (22) - Laércio Azequiel de Lima (23) - Rogelia Carlesso Nasser (23) - Jorge Aparecido Moreno (23) - Joise Piachazepi (23) - Josi Cristina Surian (24) - Reginaldo Lopes Gil (24) - Marli Inês Salvadori (24) - Gabriel Salvadori (24) - Alessandra Conrrado (25) - Marcelo Biondi Dias (25) - Marina Helena Vianna (26) - Carlos Antonio de Mello (26) - Letícia Zulli Maieru (26) - Eduarda de Mello Estevam (27) - Cirlei Aparecida Baptiston (27) - Ana Paula Ramos Moreira (27) - Nadja Cristina Santana dos Santos Mello (27) - Joaquim Rodrigues de Mello Neto (28) - Fabiana Ap. Barbosa (29) - Renata Cintra (30) - Marco Antônio Marsulo

Aniversário do Vanderson A festa foi boa na casa do Vanderson de Sousa (Maguila), no dia 18 de março, quando os familiares e amigos compareceram para cumprimentá-lo pela chegada de seus 28 anos de idade. Ao filho da dona Cristina Azola, nossos cumprimentos e votos de muita saúde. Parabéns!

4

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Bárbara Satti em destaque

A gente registra aqui um ensaio da linda Bárbara Satti (Babi), durante desfile de lançamento da 1ª edição da revista In Magazine, no dia 19 de março, no Baobá Lounge, em Poços de Caldas. Esta gata é um sucesso nos eventos de moda em toda a região. Sucesso, Babi!

Parabéns ao Luizinho Abichabki

O professor e amigo de todos, Luizinho Abichabki, completou 83 anos de vida no dia 29 de março. A data foi comemorada junto com os familiares e netos numa festa surpresa, que também contou com a presença dos amigos. Parabéns ‘seo’ Luizinho. Muita saúde e que sua alegria continue a contagiar todas as gerações.

O Bruno nasceu!

Tem gente nova morando na casa de Cristiano Von Atzingen Pavão e Fabiana dos Santos de Mello Pavão. No dia 30 de março nasceu, forte e robusto, o Bruno, para alegrar a família. Que Deus o proteja! Felicidades ao casal e muita saúde ao bebê!

Lingerie para

gordinhas

Nasceu a Nicole!

Quem também festeja o aumento da família é o casal Daniel de Sousa Prado e Patrícia Figueira Peres. No dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher, nasceu a pequena Nicole. Nossos cumprimentos ao casal e votos

Hoje em dia a maioria das mulheres não tem aquele corpo esculpido de manequim, há algum tempo venho trabalhando com peças de silhuetas femininas mais robustas e fofuxas. Uma mulher gordinha tem geralmente receio, não gostam de comprar lingerie, mas hoje em dia as marcas estão tão diversificadas que tem para todas. Não prego aqui a obesidade nem bizarrices, mas é fato que uma mulher gordinha bem vestida, é tão charmosa quanto uma mulher magra. Desde aquela campanha da Dove sobre os mais diversos biotipos femininos, numa sutil campanha pela igualdade “corporal”, mostrando mulheres gordinhas usando produtos da fabricante de produtos de higiene pessoal, não via nada parecido circular por aí. Alguns sites especializados falaram das peças, das rendas, dos bojos, blá blá blá… Não me importa. Vejam a foto:

de muita saúde, vida longa e felicidades!

Créditos da Foto: Getty Images A lingerie inovou e para usar alguns modelos contemplou não somente as modelos magras, mas chamou o núcleo bordinha-de-catupiry da modelosfera para mostrar algumas calcinhas e sutiãs que estarão disponíveis no mercado para os mais diversos tipos de manequim.

Afinal, as gordinhas também usam calcinhas e sutiãs. E nestes trajes, causam boas impressões!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

5

Alguns textos de Katie price Modificado por: Rosa Maria Padula Camillo


Colação de grau na UEL

Baunilha, a orquídea comestível mais famosa

Embora muitas orquídeas tenham perfume típico lembrando muito o cheiro do chocolate, coco, do morango e principalmente de flores, poucas variedades são comestíveis. Uma das orquídeas mais famosas é a Vanila edwalli, que produz a baunilha, originária do Brasil e da América Central.

No dia 4 de março os jovens rio-pardenses Juliana Baptistella e Carlos Augusto Mantovani colaram grau nos cursos da Universidade Estadual de Londrina/Paraná (UEL). Ela graduou-se em Economia, e ele em Ciência da Computação. Os dois estudantes se destacaram nos seus cursos, sendo premiados como melhores alunos. Agora, a vida acadêmica será voltada ao mestrado. A Juliana estudará na Ufscar (São Carlos) e o Guto na Unicamp (Campinas). Desejamos a todos vocês muito sucesso!

Formatura na Unip

A Unip de São José do Rio Pardo promoveu nos dias 12 e 13 de março as solenidades de formaturas dos seus cursos de graduação. Na oportunidade Adilson Pinhoti colou grau em Administração. Parabéns, e sucesso!

Formatura na Unifeg

Na noite de 20 de março, Fernanda de Souza Furlan graduou-se em Química Industrial pela Unifeg, de Guaxupé. As solenidades foram no Clube Operário daquela cidade. Na ocasião, a formanda também comemorava aniversário. Portanto, parabéns em dobro, e votos de sucesso na ida profissional que se inicia.

A baunilha possui raízes grossas, folhas ovais e lanceoladas, de coloração verde-escura, flores verde-amareladas e o fruto, que é a própria “fava” da baunilha, são alongados, medindo cerca de 20 a 25 cm de comprimento.

Antes de se transformarem nas favas marrons e adocicadas que conhecemos, as favas verdes são colhidas e passam por um longo processo de secagem, maturação e fermentação (responsável por seu rico sabor e fragrância), que chega a durar meses. Devido ao seu alto custo, produziuse uma substância sintética chamada vanilina, que nem de longe se aproxima do verdadeiro aroma de baunilha, isto devido à presença de outras substâncias que dão mais equilíbrio e intensidade ao aroma natural. No mercado americano, a essência natural de baunilha ocupa cerca de 90% do mercado, enquanto a sintética fica com o restante. No Brasil, ocorre exatamente o contrário. Onde encontrar - A granel em mercados ou embalados em vidros nos supermercados. A boa baunilha deve apresentar aroma rico, ter superfície oleosa e ser suave ao toque. Devem-se evitar favas que aparentam secura, pouco aroma ou mostrem sinais de fungos. Dica - Ao substituir a fava, a essência de baunilha, por apresentar um sabor bem mais forte do que o seu original, deve ser usada com parcimônia. Em líquidos ferventes, deve ser adicionada no último momento para que o álcool que contém não evapore e assim não se perca muito de seu sabor.

(Fonte: www.dicasdejardinagem.com.br)

6

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Mundo Gospel

Maria Elisa Carriero Viver à semelhança de Cristo

Planejamento de casamento As Luvas

A vida cristã tem como princípio básico a busca contínua e persistente da plenitude da vida Cristo em nós. Este é o alvo. Buscar a semelhança com Cristo é o desafio que abraçamos quando, por livre vontade, procuramos nos identificar com Ele, em atos e atitude, e, por confissão de fé, declaramos que nossa vida será uma imitação da vida do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo, nos desafia para esta busca: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I CO 11:1). A ousadia do apóstolo em chamar para si a responsabilidade desta semelhança está no fato de que ele tinha uma referência segura: Cristo.

Para estar impecável no dia do casamento a noiva, não pode esquecer dos acessórios usados na composição de um belo visual! Um dos acessórios de grande destaque é a luva da noiva, que apesar de ser um item opcional agrega muito requinte e sofisticação ao conjunto. A cor da luva deve ser exatamente igual à do vestido da noiva. O tecido mais utilizado é a lycra por ser fácil de colocar e retirar, mas a organza e a renda também estão em evidência.O tamanho da luva pode variar, existem as luvas longas ou 7/8 (acima do cotovelo), semi longas ou 3/4 (abaixo do cotovelo) e curtas (até o punho). O comprimento deve ser definido tendo como principal referência o modelo do vestido da noiva e o horário da celebração. As luvas curtas só devem ser usadas em casamento informal, realizados ao ar livre e durante o dia combina apenas com vestidos de estilo romântico . As luvas 3/4 são as mais recomendadas para cerimônias realizadas no fim da tarde, em um estilo mais formal e poderão ser usadas com vestidos de mangas curtas , pode ter como cenário uma igreja, a praia ou o campo. As luvas longas devem ser usadas em casamento celebrados durante a noite, principalmente em ambientes fechados, como igrejas ou templos e ficam bem com vestidos sem mangas, tomara que caia e vestidos com decotes ombro a ombro, vale lembrar que mangas compridas não combinam com luvas. E pra você que quer inovar uma grande novidade são as luvas de strass, que alem de finas dão um ar de sofisticação a noiva e você pode encontrar muitas opções na Noivas e Cia.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

7

Não foi sem lutas, sem conflitos, sem renúncias que, desafiado, Paulo rendeuse a um viver consagrado a Jesus. Muitas coisas na vida do apóstolo ficaram para trás. O importante para o apóstolo Paulo não era o passado e sim o futuro. O desafio maior para Paulo era alcançar o propósito de Deus em sua vida. Paulo não ficou contabilizando o que perdera por ter decidido seguir a Cristo, pelo contrário, viver em Cristo e para Cristo foi o maior lucro da vida do apóstolo. Viver em santidade é um desafio de ser semelhante a Cristo. Entretanto, requer de cada um de nós uma tomada de posição, pois, estamos diante de um desafio. Temos ousadia suficiente para chamar para nós a responsabilidade de uma imitação de Cristo? Podemos falar como o apóstolo Paulo: “sejam meus imitadores”? Nosso testemunho de vida tem sido uma incontestável prova de que Cristo é real?. Prosseguir sempre e não olhar para trás é caminho para um viver santo, desde que fixemos nosso olhar em Cristo. Para isso é necessário coragem! Que possamos viver esses 50 dias de Páscoa com essa coragem instalada em cada um de nós!


Dicas de

photoshop

Como remover espinhas usando o Photoshop

Uma das grandes duvidas de quem gosta de fotografia é saber como tirar espinhas, manchas e imperfeições do rosto, sabendo disso vou ensinar como fazê-lo. Primeiramente é preciso ter o programinha Photoshop instalado no computador. Abra a foto no programa

No menu lateral, selecione a ferramenta Pincel de Recuperação (atalho: J)

Localize uma parte do rosto que esteja limpa Clique nesta parte com a tecla Alt pressionada Solte o Alt e vá clicando com cuidado em cima das imperfeições Note que as espinhas vão sumindo. Com pouco esforço, a pele vai ficando uniforme e o resultado ficará natural.

ANTES E DEPOIS

Camila R. C. Zanitti de Oliveira - Studio Foto Líder

8

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Ressaca do CarnaGrama

Os baladeiros de São Sebastião da Grama e da região se encontraram no Clube Literário e Recreativo Gramense para curtir a “Ressaca do CarnaGrama”, uma super balada ocorrida na noite de 13 de março, com animação de Enia Menezes e dos DJs do CLRG. Casa cheia e gente animada!

Monange Dream Fashion Tour

O rio-pardense Murilo Andrade está percorrendo várias cidades brasileiras com o Monange Dream Fashion Tour, que reúne moda, música e celebridades. No dia 29 de maio o evento será em Campinas, na Red Eventos (Jaguariúna), com a presença de várias tops, da “Menina Fantástica” e show com Jota Quest. Nestas idas e vindas da profissão, ele encontrou-se recentemente com a bela Luciana Gimenez, do Super Pop, da Rede TV! e com a apresentadora Xuxa. Que vidão!

Quando Zé Rodrix morreu, em maio passado, todas as canções que surgem agora em “Amanhã” já estavam compostas, gravadas e mixadas.

Rio Pardo Moto Fest

Tem

87 fotos no site

Mais uma vez foi bastante concorrido o Rio Pardo Moto Fest, evento que integrou a programação festiva em comemoração ao aniversário da cidade. Motociclistas de várias regiões do país estiveram presentes em São José do Rio Pardo, movimentando os dias 12, 13 e 14 de março. Esta foi a 6ª edição do Moto Fest, que a cada ano, cresce ainda mais. Parabéns aos organizadores pelo evento! Tem 158 fotos no site!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O álbum, primeiro de inéditas de Sá, Rodrix & Guarabyra desde a dissolução do trio em 1973, esclareceria que o retorno inaugurado no Rock in Rio de 2001, e que renderia na sequência o ao vivo “Outra Vez na Estrada”, não seria efêmero. “Amanhã” foi oferecido a gravadoras assim que ficou pronto, em novembro de 2008. Nenhuma se interessou. Aceitariam sim, se em vez de inéditas o disco trouxesse, de novo, repertório retrospectivo. Sá, Rodrix e Guarabyra não toparam refazer o que já estava refeito. Compuseram sete das 12 faixas de “Amanhã” especificamente para o disco. As outras cinco já estavam prontas antes da retomada, mas não haviam sido registradas pelos três. Estão lá, como que trazidos numa cápsula do tempo, o timbre inconfundível do piano de Rodrix, as violas de aço de Sá, os arranjos vocais que depois ficariam famosos via Sá & Guarabyra, o clima paz e amor das canções...

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

9

É curioso imaginar o impacto que poderia causar em nossa música popular um disco inédito do trio mais importante de rock rural que o país já teve, obviamente se o trabalho fosse levado a sério, tocasse no rádio (nós tocamos) e ocupasse espaço na programação da TV. “Não só novas bandas de rock rural, mas novas bandas de todos os estilos que não sejam aqueles que as gravadoras, insuperáveis em mediocridade, considerem comerciais, não terão vida fácil”, rebate Guarabyra. “Vai levar tempo para que o público tenha acesso novamente à imensa diversidade da música brasileira.”


Princípio do Vazio Joseph Newton

Pense bem antes de agir ou falar

Aos pais: Paz e Unidade!

Queridos leitores, tenho me perguntado sobre a ausência visível de modelos familiares. As crianças, adolescentes e jovens não encontram melhores referencias para nortear suas vidas. São situações seríssimas de um profundo distanciamento dos valores, da fé, do cuidado recíproco, da responsabilidade, da honestidade e do amor incondicional. Esta juventude cresce sujeita a buscar “fora” o que nunca recebeu em casa. É assim que os bons conhecem os ruins! Eu creio na Família! Creio que ela é a ferramenta necessária para a renovação da sociedade! Precisamos de bons pais! Boas mães! Capazes de transmitir aos filhos o verdadeiro sentido da vida! Que os pais sejam testemunhos vivos do valor do matrimonio e do amor conjugal! Que a fidelidade vivida entre eles prove aos filhos que uma única mulher pode fazer um homem infinitamente feliz e assim vice e versa. Que a sobriedade mostre que a felicidade não se esconde atrás de uma dependência alcoólica ou química! E que, sobretudo os pais ensinem que sem Deus nada permanece! E não podemos cair na hipocrisia de cobrar o que não se vive! Sejamos coerentes! Pais coerentes formam filhos obedientes! Façamos o teste!

Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas. Conheço pessoas que falam tudo que pensam, se dizem aliviadas com tal atitude, porém depois de observarem a confusão que armam, se dizem vítima do destino. Eu diria que essas pessoas são vítimas da língua. Vamos tomar mais cuidado, com nossos comentários a partir de hoje. Uma jovem estava à espera de seu vôo,

na sala de embarque de um grande aeroporto.

biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Ah! Aquilo era demais! Como deveria esperar várias Ela estava soprando de horas, resolveu comprar um livro raiva! A pedra... para passar o tempo. Comprou, Então, pegou o livro, e Depois de atirada! também, um pacote de biscoitos. o restante das suas coisas A palavra... Sentou-se numa poltrona, na e dirigiu-se para a porta de Depois de proferida! sala Vip do aeroporto, para poder embarque. A ocasião... descansar e ler em paz. Quando se sentou Depois de perdida! Ao lado da poltrona onde esconfortavelmente numa O tempo... tava o saco de biscoitos poltrona, já no interior do Depois de passado! sentou-se um homem, avião, olhou para dentro que abriu uma revista e da bolsa para tirar os ócucomeçou a ler. los. Para sua grande surpresa, viu intacto o pacote de biscoitos que tinha comprado! Quando ela pegou no primeiro biscoito, o homem também tirou um. Sentiu imensa vergonha! Percebeu que Sentiu-se indignada, mas não disse quem estava errada era ela... nada. Tinha-se esquecido que tinha Apenas pensou: guardado os “Mas que atrevido! Se eu estivesse biscoitos na com disposição dava-lhe um soco no sua bolsa. olho, para que ele nunca mais se esquecesse deste atrevimento!” O homem A cada biscoito que ela pegava o tinha dividido homem também tirava um. Aquilo foi os biscoitos dele a deixando cada vez mais indignada, com ela, sem se sentir mas não conseguia reagir. indignado, nervoso ou revoltado. Existem 4 coisas, que não se podem recuperar nunca...

Quando restava apenas um biscoito, ela pensou: “ah... o que vai esse abusado fazer agora?”. Então, o homem dividiu o último

Entretanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar a dividir os biscoitos dela com ele. E já não havia ocasião para se explicar... “Nem pedir desculpa!“

Tens o hábito de juntar objetos inúteis acreditando que um dia (não sabes quando) vais necessitar deles? Tens o hábito de juntar dinheiro sem gastá-lo, pois imaginas que ele poderá faltar no futuro? Tens o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outras coisas que já não usas há muito tempo? E dentro de ti?... Tens o hábito de guardar raivas, ressentimentos, tristezas, medos e outros sentimentos negativos? Não faças isso! Vai contra a tua prosperidade! É preciso deixar um espaço, um vazio para que novas coisas cheguem à tua vida. É preciso se desfazer do inútil que há em ti e em tua vida para que a prosperidade possa acontecer. A força deste vazio é que atrairá e absorverá tudo o que desejas. Se acumulares objetos e sentimentos velhos e inúteis não terás espaço para novas oportunidades. Os bens necessitam circular. Limpe as gavetas, os armários, o depósito, a garagem… A mente… Doe tudo aquilo que já não usas... A atitude de guardar um monte de coisas inúteis só acorrenta a tua vida. Não são só os objetos guardados que paralisam a tua vida.

Enfim, não cobre da escola o que cabe aos pais! E que Deus suscite pais e mães capazes de ser para os filhos modelos de um ser humano pleno, equilibrado e feliz! Deus Abençoe!

Missionário Rodrigo Dias

10

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Cuidado com a Preocupação! É claro que todos nós temos preocupações em nossas vidas, com os estudos, filhos, trabalho, dinheiro, mas nos pré-ocuparmos o tempo todo pode ser sinal de uma patologia e está relacionada à ansiedade. A preocupação é um conjunto de pensamentos de antecipação negativa sobre acontecimentos futuros. Os preocupados crônicos acham que quanto mais pensarem sobre o problema e tentarem controlar cada situação, melhor será a solução, mas isso é um engano, pois pesquisas mostram que quanto mais cultivamos pensamentos negativos mais as ameaças nos parecem reais e mais se repetirão em nossa cabeça.

Os preocupados crônicos vêem o mundo como lugar inseguro e lutam contra a sensação de desconforto.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

11

A Aflição excessiva que experimentamos quando estamos muito preocupados é uma característica do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que está muitas vezes associado à depressão. Quem sofre deste transtorno acha que qualquer problema pode ser motivo para a antecipação de situações catastróficas. Em casos mais graves a pessoa pode ficar ansiosa só de pensar nas atividades de rotina que terá que realizar. A Ansiedade manifesta sinais físicos: •Dores de cabeça; •Cansaço; •Dores musculares e tensões; • Suor e Acessos de calor; •Irritabilidade; •Tremores; •Dificuldade de digestão; •Insônia. O Tratamento para o TAG inclui medicamentos e Psicoterapia, que auxiliará o paciente a detectar sinais de preocupação, aliviar as tensões e prevenir doenças. Contato: talita.psico@hotmail.com Fone: 3608- 8299 Fonte: Rev. Mente e Cérebro


Dia Internacional do Livro Infantil

A escolha dessa data para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil foi feita em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen. Hans foi um renomado escritor dinamarquês de histórias infantis e escreveu mais de 156 contos. Entre suas obras destaca-se “O patinho feio”, “O soldadinho de chumbo” e “As roupas novas do imperador”. A data é comemorada em mais de 60 países e é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.

(((01))) Um click das Dez mulheres que são destaque em São José na homenagem da ACI. E as homenageadas foram: Clarissa Navarro (Esportes), Marly Terciotti (Educação), Dra. Regina Fonseca (Saúde), Márcia Pinesi Nasser (Social) Solânia Daud (Empresarial), Roseli dos Santos (Destaque do Ano), Maria Lucy Vedovato (Empreendedorismo), Sebastiana de Souza Lopes (Voluntariado), Claudia Missura (Cultura) e Angelina Tinti João (Comércio). -- (((02))) Um registro da equipe do Rio Pardo FC, na noite de reinauguração da academia. -(((03))) Ripi e Flávia na AAR no jantar dos veteranos do futebol. -- (((04))) Famílias inteiras foram curtir 6º Rio Pardo Moto Fest. -- (((05))) Muitas caras, bocas e trejeitos na festa Br#d’s! 2010 na Chácara Paulo Raddi. -- (((06))) Essa galera super animada foi curtir a Ressaca do CarnaGrama 2010. -- (((07))) Regiane Nogueira de Sordi festejando aniversário no mês de março. -- (((08))) A galera riopardense invadiu o litoral para curtir o feriadão em Ubatuba. -- (((09))) João Gabriel Santiago comemorou aniversário de 6 anos, com a família e seus amiguinhos. -- (((10))) Num click para o Zinho Bruna Lopes Candido na festa de seu 1º aniversário cercada dos pais e amiguinhos..

05

10

02

04

06

08

Essa literatura engloba desde os clássicos da literatura mundial aos livros apenas ilustrados e estimula o universo cognitivo da criança, aumentando seu potencial de aprendizado. Humberto Eco disse certa vez:

“Qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil. As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os atos que realizarão um dia”. Assim, a literatura infantil procura dar sentido a fatos que aconteceram, estão acontecendo ou vão acontecer no mundo real. Essa é a razão que estimula as pessoas a continuar contando histórias. O texto literário infantil é capaz de criar situações que promovam a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes. A literatura leva a mente das crianças a navegar pelo mundo da imaginação e lhes dá a oportunidade de fazer incríveis viagens pelos lugares mais inusitados do mundo, conhecendo novos amigos, novos lugares e muitas novas histórias para que sejam compartilhadas com seus amiguinhos. São as boas histórias infantis que conquistam o coração de uma criança e nela desperta a sede pela literatura. Fonte: Guia dos Curiosos

12

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


01

Polysom revela os primeiros lançamentos em vinil na nova fase: Fernanda Tacai, Cachorro Grande... Em constante crescimento em vendas em todo o mundo, o mercado de vinis estará especialmente aquecido a partir de agora com a reinauguração da Polysom. Única fábrica de vinis da América Latina, a Polysom estava desativada desde outubro de 2007. Comprada pelos proprietários da Deckdisc em abril de 2009, passou por uma obra civil de grandes proporções e começou a operar nesse início do ano.

07

03

A Polysom vai atender todos os selos e gravadoras do Brasil e da América Latina. Os primeiros lançamentos (nas lojas em março) serão 4 títulos da própria Deckdisc: “Cinema” (Cachorro Grande), “Onde Brilhem os Olhos Seus” (Fernanda Tacai), “Fome de Tudo” (Nação Zumbi) e “Chiaroscuro”

09

Damae (Fragma) empresta voz em single de Jesus Luz

Se for contar pelo sucesso alcançado com o single “Miracle”, interpretado por Damae no projeto Fragma, Jesus Luz pode comemorar. É que a bela emprestou a voz no primeiro single de trabalho do artista - “What Do You Want” - faixa que vai fazer parte do álbum “From Light” que ele lança ainda neste semestre. Feliz, o modelo e DJ (e agora produtor???) postou em seu twitter, duas fotos das gravações do clipe que está sendo rodado na Europa, uma vez que Luz está em tour no velho continente na primeira quinzena de março. Agora se realmente ele sabe mixar e produzir musica eletrônica, melhor cada um ver, ouvir, e tirar sua conclusão!!!!

O que está tocando nas principais rádios do mundo!!! Edward Maya feat. Alicia – Stereo LoveKeisha – Tik Tok King of Leon – Use Somebody Agnes – Release Me Pet Shop Boys – Did You See Me Coming?

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

13

Escrito por Evandro Dj E!Schiavon


Confraternização dos veteranos da AAR

No dia 13 de março os boleiros da equipe veterana de futebol da AAR se reuniram para um jantar de confraternização nas piscinas do clube. Oportunidade para acerta os esquemas táticos de jogo, reclamar dos juízes, dos pernas de pau e, claro, para muita descontração e alegria. Quem mandou o som foi o Marcelo Rocha, que nas horas de folga, também joga bola. Valeu galera!

A história do Hino Nacional reflete alguns dos momentos mais importantes de nossa História. O hino surgiu no momento em que o Brasil atravessava um período difícil, pois D. Pedro I em razão de seus desmandos autoritários fazia a independência do país oscilar. Assim, ao calor das manifestações civis que comemoravam a abdicação do Rei, forçada pelo clamor dos patriotas, Manuel da Silva refez o hino que criara em 1822 para saudar a emancipação política do País. O hino então se transformou num grito de rebeldia da Pátria livre contra a tutela portuguesa.

Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”

O prefeito de São Sebastião da Grama, Emilio Bizon Neto, foi o grande vencedor do Prêmio “Prefeito Empreendedor”, um concurso realizado pelo Sebrae-SP para homenagear administradores públicos que, através de suas ações junto à população, nos setores comercial, social e industrial, contribuem para o desenvolvimento de seus municípios. A entrega do prêmio foi no dia 18 de março, em São Paulo. Parabéns, prefeito!

O hino nacional foi tocado pela primeira vez em 1831, ele foi tocado por quase um século sem ter oficialmente uma letra. Foram muitas as tentativas de acrescentar um texto à música que não deram certo, pois em sua maioria não possuíam versos bons: alguns eram carregados de ressentimentos e insultavam os portugueses; outros eram cheios de bajulações ao soberano reinante. Assim, só em 1909 a composição de Francisco Manuel da Silva ganhou a letra de Joaquim Osório Duque Estrada. No ano de 1922, Epitácio Pessoa oficializou a letra como Hino Nacional Brasileiro. Por ter sido originalmente criada para execução em orquestra, a música sofreu adaptações para ser cantada. Segundo Luís Heitor de Azevedo Correia, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pela primeira vez no cais do Largo do Paço (atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), quando D. Pedro I partiu em 13 de abril de 1831. Ele foi executado em meio a foguetes e muitos vivas entusiasmados da população. O Hino Nacional Brasileiro é considerado por muitos como um dos mais belos do mundo e causa uma forte comoção nacional quando é executado em grandes ocasiões. Os nossos grandes atletas nos enaltecem e elevam o nome do nosso país quando sobem ao pódio elevando a bandeira brasileira ao coro do nosso hino. O hino brasileiro ajuda a construir uma identidade nacional com a afirmação de nossa nacionalidade e independência. Continua na Pag.: 15

Fonte: www.ufg.gov.br

14

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Continuação da Pag.: 14

Hino Nacional Letra

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil,Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra mais garrida Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida” no teu seio “mais amores”. Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro desta flâmula - Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil,Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

15


Silvio Torres já indicou R$ 4 milhões para São José do Rio Pardo Matéria paga

Na Praia Grande Quem também foi curtir o litoral entre os dias

17 e 21 de março, durante o feriadão de aniversário da cidade foi o grupo aí, formado por Lúcia, Márcia, Isabella, Matheus, Amanda, Márcia, Elisa, Nauã, André, Lívia, Gutinho, Eduarda, Beatriz, Letícia, Fernanda, Cidinho, Zezé, Ana Paula, Adilson, Leonardo e Luís Guilherme. A galera desceu a serra em excursão par a Praia Grande, e se divertiu!

Cruzeiro comemorativo

Os empresários Paulo, Elieth, Binga e Suzi - da Binga & Elvis Confecções, ofereceram um mini-cruzeiro pelo litoral paulista e carioca para os colaboradores que há mais tempo estão na casa. A viagem foi entre os dias 6 e 10 de março, com passagem por Santos, Cabo Frio e Búzios. Estavam no grupo: Dora, Heloisa, Regina, Janaina, Edilene, Paula, Sônia, Rose, Márcia, Lílian, Rosa, Luiz e o Aparecido. Aos empresários e funcionários, nossos votos de sucesso constante!

O deputado federal Silvio Torres indicou nos últimos três anos cerca de R$ 4 bilhões para execução de obras e serviços em São José do Rio Pardo, através de solicitações junto aos governos Federal e Estadual. Do total das verbas, R$ 1,020 milhão foram indicados para as seguintes finalidades: R$ 400 mil para obras de infraestrutura na cidade; R$ 250 mil para entidades de prestação de serviços de assistência, R$ 220 mil para projetos de Ciências e Tecnologia; R$ 100 mil para a Santa Casa, e R$ 50 mil para APAE. R$ 1,670 mil liberados O deputado já conseguiu a liberação de R$ 1,670 milhão para investimentos na cidade, sendo R$ 700 mil para a construção de Creche Pró-Infância (Vila Verde); R$ 300 mil para a pavimentação no Conjunto Habitacional Buenos Aires; R$ 300 mil para infraestrutura da Avenida Américo Emílio Romi (Distrito Industrial); R$ 200 mil para a revitalização da Praça XV de Novembro; R$ 120 mil para o Programa Inclusão Digital, e R$ 50 mil para estruturação da Rede de Serviço de proteção social básica. O restante dos recursos solicitados espera liberação do Governo Federal. Nova ETEC Outra conquista do deputado Silvio Torres junto ao governo de São Paulo, através do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, foi a construção de um prédio próprio para a Escola Técnica (ETEC). O edital de licitação das obras foi lançado no dia 13 de março. “Nossa próxima luta é trazer a FATEC”, disse o parlamentar tucano, um dos grandes responsáveis pela implantação da ETEC na cidade, em 2006. O prédio terá 12 salas de aula, 15 laboratórios, sala para a área administrativa, refeitório, quadra poliesportiva, entre outras dependências. Serão investidos R$ 11,6 milhões na obra.

16

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Parabéns, Ribeiro!

Quem festejou idade nova no dia 16 de março, foi o Ribeiro, da loja Interativa. Ele comemorou seus 40 anos ao lado da esposa Andréa e dos filhos Vinícius e Yasmin, no litoral paulista, mais precisamente no Guarujá. Parabéns ao Ribeiro e votos de muitas alegrias!

Noivado

Leandro e Fabiana

Na noite de 20 de março, em descontraído encontro familiar no restaurante Stufa, Leandro Ribeiro Demartini e Fabiana Pinezi Rodrigues anunciaram o noivado. Uma grata surpresa para os pais dele, Carmo Augusto Demartini e Maria Aparecida Ribeiro Demartini, e também para os pais dela, Carlos Antonio Rodrigues e Silvia Helena Pinezi Rodrigues. Desejamos felicidades!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

17


Cães de raças pequenas precisam de uma alimentação diferenciada? Em geral, cães adultos de raças pequenas são bastante ativos. Brincam, pulam e correm o tempo todo. Por isso, eles têm um gasto de energia bem maior e, dessa forma, precisam de uma grande quantidade de nutrientes que ajudam na reposição energética e na otimização dos tecidos. O ideal é que sejam alimentados por um tipo de ração específico para sua raça e porte, duas vezes por dia. Só assim seu pequeno amigo estará sempre forte, saudável e com todo aquele pique para passar o dia brincando com você.

As recomendações para a alimentação de cães adultos podem variar dependendo da raça, da atividade e do metabolismo do animal. São considerados cães de raça pequena aqueles que pesam até 10 kg, já na vida adulta.

Ao buscar a ração ideal para seu pet é importante avaliar não só o peso dele, mas também seu nível de atividade física, se está mais para “indoor” (pouca atividade) ou “outdoor” (muita atividade). Conforme o pique do seu cãozinho, ele vai necessitar de um determinado balanceamento entre proteínas, gorduras e carboidratos.

Outra dica para donos de cães de raças pequenas é ficar atento ao tamanho do grão da ração: ele deve ser proporcional ao tamanho da boca do animal. Se você oferecer a um cão de raça pequena qualquer tipo de ração, mesmo que de boa qualidade, ele até vai comer, mas o tamanho inadequado do grão poderá provocar engasgos, gerar complicações bucais e até digestivas, além de gerar desconforto.

www.saibamaissobreseupet.com.br

18

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Exposição

Termina na metade deste mês de abril a exposição “São José Trabalhador”, promovida pelo DEC no Museu Rio-pardense “Arsênio Frigo”. A mostra reúne fotos e objetos sobre profissões que ajudaram na construção da história da cidade. A inauguração da exposição fez parte das atividades do calendário festivo pelo aniversário da cidade e teve presença de várias autoridades, na noite de 21 de março. Tem 34 fotos no site!

A participação da mulher no mercado de trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou recentemente, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), um estudo que mostra o panorama da mulher no mercado de trabalho em 2009. A população feminina representou a maioria da população em idade ativa (53,6%) que totaliza 40,8 milhões de pessoas. Dentre a força de trabalho de 10,7 milhões de mulheres, 9,6 milhões estavam ocupadas e 1,1 milhão desocupadas em 2009. Além disso, cerca de 11,3 milhões de mulheres eram inativas.

Dia da Mulher no Projeto Tuca

As profissionais de saúde do PSF Vale Redentor promoveram uma grande confraternização para festejarem o Dia Internacional da Mulher. O evento foi dedicado às mulheres acima de 40 anos moradoras do Vale do Redentor. Entre as atividades do dia, dança, serviços de beleza, massagens e orientações de saúde. Parabéns a todas as participantes e organizadores. Tem 89 fotos no site!

Do contingente de mulheres ocupadas, 64,2% tinham entre 25 e 49 anos de idade, 19,7% 50 anos ou mais de idade e 14,6% entre 18 e 24 anos. Para os homens os percentuais foram de 61,5%, 21,8% e 14,9% respectivamente. Além disso, 35,5% das mulheres empregadas tinham carteira de trabalho assinada, percentual inferior ao observado na distribuição masculina (43,9%). As mulheres empregadas sem carteira e trabalhando por conta própria correspondiam a 30,9%. Entre os homens este percentual era de 40%.

Fest Notícia

A noite de domingo, 28 de março, foi de muita festa e alegria na Praça XV de Novembro (Praça da Matriz), onde houve apresentação do Fest Notícia, evento promovido pela Notícia FM e Prefeitura Municipal. O público curtiu os shows gratuitos com Otávio Augusto & Gabriel, Ricardo & Eduardo, Ricardo & João Fernando, e Sergio Santo. A galera aprovou! Tem 126 fotos no site!

O rendimento de trabalho das mulheres, estimado em R$ 1.097,93, continua inferior ao dos homens (R$ 1.518,31). Em 2009, comparando a média anual de rendimentos dos homens e das mulheres, verificou-se que as mulheres ganharam em torno de 72,3% do rendimento recebido pelos homens. Vale destacar que enquanto 61,2% das trabalhadoras tinham 11 anos ou mais de estudo, ou seja, pelo menos o ensino médio completo, para os homens este percentual era de 53,2% e, que a parcela de mulheres ocupadas com curso de nível superior completo era de 19,6%, superior ao dos homens, 14,2%.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

19


A dedicação de dona Maria Helena

A Incontinência Urinária é um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e entre os idosos. Estima-se que cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos. Entre os homens o índice chega a 10%. É uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina, tratável e que precisa de orientação médica. O problema acomete cerca de 12 milhões de brasileiros e afeta diretamente a qualidade de vida do paciente. A doença tem como característica fazer com que o paciente sinta necessidade de ir várias vezes à noite ou de dia ao banheiro mais do que o normal - e, por isso, tenha medo de sair de casa e não encontrar um banheiro. Não conseguir segurar a urina acarreta uma série de outros problemas, como infecções, perda da auto-estima, forçando muitas pessoas a um isolamento involuntário. Estes sintomas demonstram a piora de qualidade de vida, levando a maioria dos pacientes à depressão.

Se tivesse que resumir a vida da professora Maria Helena Carrato Jardim em um apalavra, esta certamente seria: Dedicação. Professora municipal aposentada, mãe de quatro filhos, aos 65 anos de vida, dona Maria Helena é uma guerreira à frente da escola da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, de São José do Rio Pardo. Sua luta na área da educação para pessoas especiais começou em 1990, ao assumir a direção da Escola de Educação Especial Cáritas. Saiu de lá em 2002 e, em 2003, começou a trabalhar na Apae. De lá para cá, buscou apoio dos poderes, autoridades e das instituições para melhorar a qualidade do que se chama ‘educação inclusiva’. Ela particularmente não gosta deste termo. Considera que as pessoas precisam ser respeitadas na sociedade à qual pertencem e diz que “Se as pessoas já são da sociedade não é preciso incluílas, basta apenas integrá-las”. Dona Maria Helena é uma idealista. Faz o

que faz por acreditar que “só através da educação é possível haver mudanças”.

Na Apae, ela participou da implantação de um modelo de educação que favorece o relacionamento da comunidade com as crianças atendidas pela instituição. Através de uma horta comunitária e das oficinas de trabalhos manuais, os alunos participam da produção de verduras e objetos que podem ser comercializados na comunidade. Esta atividade, como ela destaca, promove a interação entre escola e população. “E tem dado certo”, comenta. “Nossa escola trabalha as diferenças, respeita a condição do sujeito, e procura desenvolvê-lo dentro de suas limitações”, completa. A rotina da escola é comum, como outras. O que muda, segundo ela, é a forma da aprendizagem. “Trabalhamos com níveis de educação e ministramos as disciplinas dentro de um contexto da rotina dos alunos. Se é meio ambiente, trabalhamos em atividades ligadas ao meio ambiente, como a horta, por exemplo. Se é história, trabalhamos

com os eventos da cidade, e assim vamos ensinado nossos alunos. Com atividades diversificadas, vamos buscando o desenvolvimento de cada um”, sintetiza. Dona Maria Helena é depreendida de vaidades, mas diz que espera, através de seu trabalho, estar contribuindo para a transformação social. “Como idealista, quaro ajudar a transformação. Através da educação, somos capazes de transformar o mundo”, conclui. Quem tem oportunidade de acompanhar o trabalho de dona Maria Helena Carrato Jardim à frente da Apae de São José do Rio Pardo pode concluir que a nobre dedicação dela à instituição resultou em inúmeros benefícios. O seu papel de agente transformador está consolidado, por isso, São José do Rio Pardo deve um espaço na sua história, a esta dedicada mulher. Por tudo isso, O JornalZinho rende a ela esta homenagem, pelo seu trabalho, pelo seu talento.

Por fatores anatômicos, as mulheres são as mais atingidas pela síndrome. Existe uma crença de que a incontinência urinária é um processo que faz parte do envelhecimento feminino, mas, de acordo com o urologista José Carlos Truzzi, a perda de urina não é normal em nenhuma idade. Os tratamentos atuais permitem que em média de 70% a 80% dos portadores da disfunção obtenham melhora dos sintomas. Ele é iniciado com exercícios de reabilitação do assoalho pélvico e, nos casos em que não há resultado efetivo, pode-se optar por cirurgia, geralmente executada em regime de day-hospital, com alta hospitalar no mesmo dia. Recentemente, a aplicação intra-vesical de BOTOX® tornou-se uma alternativa muito eficaz para a bexiga hiperativa, tipo mais comum de incontinência urinária. O tratamento é menos invasivo que a cirurgia e não apresenta os efeitos colaterais dos medicamentos orais. A toxina botulínica tipo A, que também atua em outras aplicações, é usada para relaxar temporariamente os músculos da bexiga, impedindo-os de contrair-se involuntariamente. A ação dura mais de 6 meses e proporciona uma melhora acentuada na qualidade de vida dos pacientes, que recuperam a auto-estima e retomam suas atividades rotineiras. José Carlos Truzzi - Urologista

(Fonte: /www.sitemedico.com.br)

20

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteĂşdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

21


A osteoporose é a perda de massa óssea, isto é, a diminuição da densidade do osso e ocorre devido a vários fatores. Dependendo do nível desta diminuição, o osso pode ficar mais fraco e susceptível a fratura.

Prevenção para Osteoporose Caminhe Quem caminha pelo menos 30 minutos por dia tem mais chances de fortalecer os ossos do que os que não se exercitam.

Sobremesa Para a sobremesa, escolha a mineiríssima combinação de goiabada com queijo. Ela tem uma dose reforçada de cálcio.

Beba chá Quem bebe chá-preto ou chá-verde tem ossos mais densos do que as pessoas que não costumam tomar essas bebidas. Tome sol Exponha os braços e as mãos ao sol (sem protetor solar) por 15 minutos, de manhã (até as 10h) ou à tardinha (após as 16h). O sol estimula a pele a produzir vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio. Capriche no cálcio Consuma diariamente dois copos de leite desnatado ou um pote de iogurte. Sirva sardinha Esse peixe é rico em ômega-3, gordura que é fonte de vitamina D, ótima para fortalecer os ossos. Inclua soja no prato Estudos mostram que mulheres que consomem soja e produtos derivados de soja (bebidas, biscoitos, pães) têm ossos mais fortes. Alimentos Ricos em Cálcio: Amêndoa Brócolis Bolo de trigo Couve-manteiga Castanha do Pará Coalhada Farinha láctea Farinha de peixe Farinha de soja Feijão branco miúdo Flocos de cereais Leite condensado Leite de cabra Leite de vaca desnatado Leite integral Leite em pó desnatado Queijo minas frescal Queijo parmesão Queijo prato Sardinha em conserva com azeite

22

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Taça São José de Futebol

Está em andamento nos campos de futebol da cidade a Taça São José 2010, organizada pela Liga Riopardense de Futebol, entidade presidida pelo esportista Hélio Escudero. O evento deste ano homenageia o ex-vereador, professor e esportista Roque Gervásio. A solenidade de lançamento da competição foi no dia 20 de março, com presença de esportistas e autoridades municipais no Mercado Cultural, onde um coquetel foi oferecido aos presentes. A todos, nossos cumprimentos e votos de uma boa e sadia competição. Tem 101 fotos no site!

Copa de Orientação

São José do Rio Pardo foi a parada esportiva para os competidores da III Copa das Federações de Orientação, que teve uma etapa disputada na cidade, nos dias 19/20/21 de março. O esporte é praticado por pessoas de todas as idades, e seu fundamento básico é o competidor largar, percorrer um trajeto estabelecido em mapa e chegar em menor tempo possível. Um esporte em que aventura e natureza se aproximam. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Orientação, com apoio do DEC. Tem 208 fotos no site!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

Os 145 anos de São José do Rio Pardo

Autoridades municipais, deputados convidados, estudantes e populares, gente de todas as idades, compuseram o público que prestigiou a solenidade oficial do aniversário da cidade, na tarde de 19 de março, no Altar da Pátria. O evento teve como orador oficial o cônego João Antonio Darcie e foi encerrado com apresentação de fanfarras escolares. Nós registramos tudo! Tem 208 fotos no site!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

23

O mundo da comunicação perdeu no mês de março o cartunista Glauco Villas Boas, ou simplesmente Glauco. Profissional da área de desenhos, ele se destacou criando tirinhas para jornais brasileiros, e por muitos anos foi colaborador da Folha de São Paulo. Também participou da criação dos programas TV Pirata e TV Colosso (da Globo), onde contribuiu com seu humor apimentado, que misturava malícia e inocência. Dentre seus personagens mais famosos, destaque para Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse.


01 · Dia da Mentira 02 · Dia do Propagandista 02 · Dia Internacional do Livro Infantil

02. Páscoa 07 · Dia do Corretor 07 · Dia do Jornalismo 07 · Dia do Médico Legista 07 · Dia Mundial da Saúde 08 · Dia do Correio 08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer 09 · Dia Nacional do Aço 12 · Dia do Obstetra 13 · Dia do Office-Boy 13 · Dia dos Jovens 13 . 1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831 14 · Dia Pan-Americano 15 · Dia da Conservação do Solo 15 · Dia Mundial do Desenhista 16 . Dia da Voz 18 · Dia Nacional do Livro Infantil 19 · Dia do Índio 19· Dia do Exército Brasileiro 20 · Dia do Diplomata 20 . Dia do Disco 21 · Tiradentes (1792) 21 · Dia da Latinidade 21 · Dia do Metalúrgico 21 . Dia do Policial Civil 21 . Dia do Policial Militar 22 · Descobrimento do Brasil (1500)

22 · Dia da Força Aérea Brasileira 22 · Dia da Comunidade lusobrasileira 22 . Dia do Planeta Terra 23 · Dia de São Jorge

23 · Dia Mundial do Escoteiro 23 . Dia Mundial do Livro 24 · Dia do Agente de Viagem 25 · Dia do Contabilista 26 · Dia do Goleiro 26 · Dia da 1ª Missa no Brasil 27 · Dia da Empregada Doméstica 27 · Dia do Sacerdote 28 · Dia da Educação 28 · Dia da Sogra 30 · Dia do Ferroviário

24

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Para os casais que disseram sim ao matrimônio, nossos sinceros desejos de que tenham uma união feliz e duradoura. Que os anjos do amor os protejam todos os dias!

Eduardo e Alessandra

Casaram-se durante cerimônia no Cartório do Registro Civil, em São José do Rio Pardo, no dia 5 de março. Ele é filho de José Aparecido Gorno e Maria Aparecida de Azevedo Gorno; e ela, filha de João Paulo dos Santos Rodrigues e Vânia Malet Rodrigues. Foto: Foto Líder

Marcio e Ariana

Casaramse na noite de 20 de março, durante cerimônia festiva na sede do Rio Pardo FC. Ele é filho de Olavo Breda e Anna Maria Rodrigues Breda; ela é filha de Jurandir Alves (in memorian) e Célia Maria cruz Alves.

Foto: Arquivo pessoal

Casaramse no dia 5 de março, na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, em São José do Rio Pardo, sob as bênçãos dos familiares e amigos. Ele é filho de Valdecir Tavares Ernesto e Marlene Matos Ernesto, e ela, filha de Silvio dos Santos e Magda dos Santos.

Casaram-se no dia 21 de março, em cerimônia religiosa na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Sergio Luis Presti e Selma Alves Presti; e ela, filha de Belarmino Vazquez y Romay e Silvia Helena Fidelis.

Foto: Foto Líder

Rodrigo e Aline

Geovane e Helidia

Casaram-se no dia 26 de março. Ele é filho de Eva Maria de Souza e Jair da Silva Souza; e ela, filha de Edna Sueli Silva de Carvalho e Luiz Antonio de Carvalho.

Edson e Tania

Foto: Foto Líder

Casaram-se no dia 26 de março. Ele é filho de Maria Aparecida de Oliveira Rissardo e Viriginio Rissardo (in memorian); e ela, filha de Celina Conceição Brito da Silva e Luiz Antonio da Silva.

Alex e Tatiana

Casaram-se em cerimônia religiosa na Igreja do Evangelho Quadrangular, em São José do Rio Pardo, no dia 27 de março. Ele é filho de Benedito Martins e Neusa Aparecida Zanardo; e ela, é filha de Antonio Carlos Barreto e Sandra Maria Domingos Barreto.

Foto: Foto Líder

Foto: Foto Líder

Casaram-se no dia 20 de março, na Igreja de Santo Antonio, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Acácio da Cruz e Olga Ferreira da Cruz; ela é filha de José Olímpio Alves e Francisca Goretti de Lima Alves.

Ernesto e Isabela

Nivaldo e Lilian

Foto: Foto Líder

Flaviano e Ariane

Casaram-se na noite de 5 de março, em cerimônia na Igreja Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Helena da Glória de Assis e Argentino Antônio de Assis; e ela, filha de Denir Máximo Crivelari e Valdemar Crivelari.

Foto: Oswaldo Souza

Marcelo e Marina

Foto: Camila Manharelli

Casaram-se no dia 12 de março, em celebração religiosa na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Valdemir José Venturinelli e Odete de Lourdes Martins Venturinelli, e Ela, filha de Carlos Roberto Junqueira e Ilda Aparecida Ranzani Junqueira.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

25


Lições sobre regas

Regar as plantas é uma das mais eficientes maneiras de mantê-las saudáveis.

Primeira de todas as regras

Finque o dedo na terra sempre que tiver dúvidas se a planta precisa ou não de água. Se a terra estiver seca, regue imediatamente. Caso contrário deixe a rega para o dia seguinte.

Águe de acordo com a estação

A quantidade de água que sua planta precisa no verão não é a mesma do inverno. Quando o clima está quente e abafado, a terra costuma secar com mais rapidez. Em vez de seguir uma frequência

pré-estabelecida, use sempre a primeira dica para guiá-lo.

Viaje, mas não se esqueça das plantas

Da mesma maneira que você encontra um jeito de deixar o seu bicho de estimação com alguém que se responsabilize por alimentá-lo, suas plantas também precisam de um tutor durante a sua ausência. Peça a um vizinho ou amigo para regá-la uma ou duas vezes por semana.

Na falta do amigo…

Para quem não vai ficar muitos dias fora e só tem vasos pequenos, é possível montar um esquema de irrigação por sucção. Encha a pia de água e mergulhe uma toalha de banho dentro dela. Parte da toalha (sem torcer!) deve ser esticada sobre a bancada da pia e o restante, dentro da pia, em contato com a água. Reúna todos os vasinhos – que devem ter furos no fundo e não podem estar com os pratinhos - sobre a toalha, regue as plantas e saia sossegado. Quando a terra secar, ela se encarregará de sugar a água lentamente da pia pela toalha. Quase mágica!

Depois do plantio, água!

Para amenizar a mudança de vaso, sempre que plantar uma espécie preocupe-se em regá-la diariamente até que ela tenha se adaptado ao novo

espaço. A água também serve para assentar a terra. Muitas vezes, depois de regá-la, você precisará colocar mais terra – e água, é claro!

Regador ao seu alcance

Parece bobagem, mas o regador que você usa diariamente deve ser de fácil manuseio. Não compre modelos muito grandes, impossíveis de carregar quando cheios. Os regadores com dosador distribuem melhor a água.

(Fonte: http://colunas.casaejardim.globo. com/cheirodemato/)

26

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


email: luisandre_vieira@hotmail.com

Pudim de Limão Ingredientes:

80g de manteiga em temperatura ambiente (reserve um pouco para untar) 200g de açúcar 2 colheres de sopa de casca de limão ralado 4 ovos (claras e gemas separadas) 2 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento 200ml de leite 100ml de suco de limão rodelas de limão siciliano cortadas ao meio para decorar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus (moderado). Unte ligeiramente uma forma refratária com capacidade para um litro com a manteiga reservada. Em uma tigela, misture a manteiga, o açúcar e a casca de limão. Adicione as gemas, uma a uma e continue batendo ate que a mistura fique homogênea. Acrescente a farinha e o leite alternadamente para obter uma massa suave (nesse estágio a mistura parece talhada, junte o suco de limão em uma outra tigela, bata as claras em neve e adicione delicadamente a massa. Despeje na forma preparada e leve ao forno preaquecido, em banho maria (com água quente), por 40 a 45 minutos ou até a superfície ficar firme ao toque. Deixe repousar por 10 minutos e leve a geladeira até a hora de servir. Decore com rodelas de limão.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

27


Muralha da China

A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, foi construída durante a época Imperial da História da China com objetivos militares (proteger a China contra a invasão dos povos do Norte). A construção começou por volta do ano 220 a.C, terminando apenas no século XV, durante a Dinastia Ming. Esta construção possui cerca de 7 mil quilômetros de extensão, sendo a maior do mundo. A construção envolveu centenas de milhares de trabalhadores, soldados e camponeses e aproveitou outras muralhas antigas e estruturas militares (torres). A muralha não é uniforme, sendo composta de torres de vigilância, fortes e portas. Embora algumas pessoas afirmem que ela é a única construção possivel de ser visualizada da Lua, esta informação não é comprovada. Na década de 1980 foi transformada no símbolo da China. É considerada Patrimônio Mundial da Unesco e um dos pontos de turismo cultural mais visitado do oriente. Coliseu de Roma

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edifícação. O Coliseu foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano. Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais, pois o Coliseu possuía um sistema que transformava a arena num grande lago. Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina. Tinha capacidade para receber até noventa mil espectadores. Foi danificado por um terremoto no começo do século V e restaurado posteriormente. No século XIII, foi usado como fortaleza militar. Entre os séculos XV e XVI foi alvo de saqueadores, que levaram boa parte dos materiais valiosos da construção. É um dos pontos turísticos mais visitados da Itália. Continua na Pag.: 29

28

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Encontro

A Equipe Estratégia Saúde da Família (ESF-IV), que atende a população do bairro Domingos de Sylos e da zona rural, promoveu o IV Encontro da Mulher, evento para confraternização e orientação sobre assuntos relacionados à saúde e bem estar. O evento foi no Centro Rural do Sítio Novo (Asino), com participação de 158 mulheres, a partir dos 16 anos, e 30 crianças. No total, 30 voluntários comandaram o encontro. Nossos cumprimentos aos organizadores e participantes! Tem 141 fotos no site!

Universitários solidários

Estudantes do curso de Administração da Unip participaram no dia 28 de março de um café solidário no Asilo Padre Euclides Carneiro. A atividade integrou o projeto de extensão Administração Voluntária, e teve por finalidade levar alegria aos internos da entidade. Nossos cumprimentos aos estudantes e coordenadores do curso pela iniciativa! Tem 127 fotos no site!

Continuação da Pag.: 28 Cristo Redentor

O Cristo Redentor é uma estátua de Jesus Cristo, situada no morro do Corcovado (cidade do Rio de Janeiro). A estátua possui 30 metros de altura, sendo mais 8 de pedestal. A obra de construção do monumento começou em 1926, sendo inaugurado em 12 de outubro de 1931. Em 1937, este monumento foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Participaram do projeto os escultores Paul Landowsi, o artista plástico Carlos Oswald e o engenheiro Heitor da Silva Costa. Em outubro de 2006 foi considerado santuário católico do Brasil. Existe uma capela de Nossa Senhora Aparecida, situada na base da estátua. É um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Machu Picchu Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas“. A cidade histórica de Machu Picchu localiza-se na Cordilheira dos Andes, na região do Peru. Encontra-se a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Foi construída pelos incas no século XV, antes da chegada dos europeus ao continente americano. É formada por um conjunto de construções de pedras em ruínas. São casas, templos, aquedutos, praças e degraus (terraços em que os incas praticavam agricultura). Mostra o grau de desenvolvimento de conhecimentos urbano, arquitetônico e tecnológico da civilização inca. Em função de sua localização de difícil acesso, foi apelidada de “a cidade perdida”. Foi encontrada pelo professor e antropólogo norte-americano Hiran Bingham, em 1911. Foi construída numa região alta, pois os incas acreditavam que assim estariam mais próximos dos deuses. É considerada Patrimônio Mundial da Unesco e um dos pontos de turismo cultural mais visitado do Peru.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

29

Continua na Pag.: 30


Festa da Páscoa na AAR Dia 03/04 na AAR aconteceu a Festa da Páscoa com o Top DJ Evandro´s, Banda diLúvio e banda Rancho Universitário. Tem 97 fotos no site!

30

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Jorge Aragão

no Tartarugão Dia 03/04 no Tartarugão (DEC) aconteceu o show do Jorge Aragão e da bateria Gaviões da Fiel. Confira quem passou por lá nas 48 fotos que estão no site!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

31


É uma das aranhas mais comentadas em todo o mundo. No Brasil ocorrem somente 3 espécies de Latrodectus e os casos de acidente são raros. São aranhas muito pequenas; onde a fêmea atinge de 8 a 12 mm de comprimento. São totalmente negras com uma mancha vermelha em forma de ampulheta no abdômen. São sedentárias, constroem teias irregulares entrelaçadas com folhas secas. Pode-se encontrar uma pequena quantidade de viúvasnegras com teias próximas umas das outras. No entanto, cada uma possui sua própria teia.

A picada ocasiona dor muito aguda que se irradia por todo o membro ou local atingido. A vítima fica irritada, apresenta tremores, contrações, rigidez abdominal, delírio, alucinações, entre outros sintomas. Já foram registrados casos fatais em crianças. A pessoa picada deve ser levada imediatamente para o hospital para soroterapia. Se possível coletar a aranha para identificação. Informações importantes: A aranha viúva negra possui um veneno que ao picar uma pessoa ou outro animal pode ser fatal. O nome “viúva negra” é um apelido dado a este aracnídeo, pois a fêmea costuma matar e comer o macho após a cópula. Este aracnídeo não possue um comportamento agressivo, mas podem picar quando são atacadas ou ameaçadas No Brasil, podemos encontrar esta espécie, principalmente, nas regiões quentes, próximas ao mar. Procuram tecer suas teias em ambientes escuros e frescos Alimentam-se principalmente de insetos que ficam presos em suas teias A fêmea fabrica um casulo, maior do que seu corpo, onde deposita os ovos. De cada ovo nascem dezenas de aranhas Características principais: Comprimento: fêmea (1,2 cm) Envergadura: 5 cm (fêmea) aproximadamente. O macho é um pouco menor Cor: preta com mancha vermelha no abdome Região onde se encontra: em quase todos os países da América, inclusive Brasil.

(Fonte: www.suapesquisa.com www.pragas.com.br)

32

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


@ Denise - Março (23) completamos nosso terceiro ano juntos! Que Deus nos ilumine sempre e que possamos viver sempre em Paz!!! Te adoro! Beijos! (Ass.: Mauro) @ Lisdardo = Eduardo Morgan (EUA) - Sei que vc não é chinês!!! Mas, pode sim ajeitar a

nossa busca no site né!?! srrsrs .. estamos anciosos pra ter a nossa busca exclusiva! Fica com Deus ... e estamos sabendo do seu super computador ... coisa de milionário hehehe (Ass.: Sucesso sempre em sua vida!) @ Rafa Polisisso - Meu amigo Rafa´z ... quase “dei um pau” em vocês no dia da montagem do jornal, hein!?! Auhauha .. só faltou eu terminar 15 páginas ... ai passava vcs pra trás!! Conseguimos até assistir o Fantástico dessa vez!!!! (Equipe NOTA MIL ... isso sim é trabalho em equipe!) @ Gilmar Ishikawa (nosso redator_Zinho) - É amigo... as vezes precisamos sair pra descansar e perceber o quanto a gente faz falta!... Deu pra

perceber que sem você .. não anda muito as coisas não srrsrsrs (Ass.: Competência em primeiro lugar) @ Edinho Barbeiro - Sei que a Páscoa já passou... mas, vou te chamar de EdiCoelho auhauhauha ... menino ligeirinho!!! Fica com Deus!! (Ass.: Ren-

ovemos todos os nossos sonhos e ficaremos em paz) @@@ INÍCIO DOS RECADOS VIA NET @@@

@ Douglas - Amor .... Te amo muito;... Vc eh muito especial em minha vida vc eh o melhor presente que Deus me deu!!!! 1 ano juntos!!! Te amo, bjão!!! (Ass.: Sua namorada que te ama muito Pamela) @ Rafaela {Orfei} - Mor

ti amoooooo muito sem vc não vivo, obrigada por fazer parte da minha vida. Bjs, meu amor por toda vida. (Ass.: Lukas Ballico) @ Flavinha - Você é tudo na minha vida, te amo demais, bjs!!!! (Ass.: Seu namorado Tu!!!!!!!!!) @ Cristina (Laboratorio Central) - O amor

é um sentimento sublime; supera os problemas e diferenças, resiste ao tempo e fortalece com a distância. Dificil fugir impossivel esquecer. Te amo. (Ass.: Seu marido de hoje e sempre César) @ Viviane Angeline - Tá chegando, logo, logo é seu casório... Que Deus te abençoe nesta nova fase de sua vida e que ele possa estar sempre contigo. (Ass.: Dany e Bim) @ Bim de Sordi - Amor da minha vida. Daqui até na eternidade... Eu amo muito vc. (Ass.: Sua Noiva Daniele) @ Amanda - Oi miga, to muito feliz por vc viu. Te adoru muitão minha irmã de s2. Bjos. (Ass.: Sua miga louca Sheyla)

Alimentos que deixam o cabelo saudável

Se o seu cabelo anda opaco, seco e sem vida, siga uma - ou mais - destas dietas. Você comprovará o quanto a alimentação pode influenciar no seu bem-estar e na beleza do seu cabelo. Passos Se você tem sofrido muita queda de cabelo, coma ovos, frutos secos, sementes, fígado e carne.

Estes alimentos são ricos em vitamina B e zinco, elementos necessários para evitar a queda dos fios. Se você quer recuperar o brilho e o aspecto sedoso dos fios, coma carnes vermelhas, vegetais verdes, ovo e cereais.

Eles darão ferro e vitamina E ao seu corpo. Se o seu cabelo costuma quebrar, você precisa incluir na sua alimentação frutos do mar e alho. Assim você estará ingerindo selênio, um antioxidante que devolverá a elasticidade que os fios do seu cabelo perderam. Para proteger o cabelo do sol, opte por alimentos como brócolis, aspargo, feijão, beterraba e suco de laranja. Eles contêm alto teor de ácido fólico, que age como protetor natural contra os raios solares. Se o seu problema é caspa, coma mais frutos do mar e crustáceos, cereais e seus derivados. O selênio também ajudará você neste caso. Uma alimentação balanceada não melhorará apenas o aspecto do seu cabelo, mas também a saúde do seu organismo em geral. Evite comer frituras.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

33

(Fonte: wiki.bemsimples.com)


Para cada 1.000 litros de água consumida há 10.000 de água poluída

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Em relação a outros países, o Brasil pode ser considerado privilegiado em relação a esse recurso. O país conta com cerca de 12% da concentração mundial de água doce.

@ Mãe Cleide - Vc é a mulher mais linda que conheço, aquela que cuida de mim quando eu mais preciso, aquela que me da carinho, amor, etc! Por mais que eu fale aki naum vai existir nenhuma frase linda que descreva o quanto Eu te amo manhee, bjioOs. (Ass.: Vivi Olimpio) @ Luis - Se amar é viver vivo porque amo você. (Ass.: Cris)

@ Cris Trinca - Maninha te adoluuuu D +++. (Ass.: Taty) @ Duda (São João) - As pessoas não se tornam especiais pela maneira de ser ou agir, mas pela profundidade em que atingem nossos sentimentos!!! Vc é um amigo muito especial! Te adoro de montãooooooooo, bjss. (Ass.: Andreia (São João)) @ Alexandre - Eu te amo, obrigado por me

@ Família Schiavon - Estou voltando, logo depois do batizado do Iago estarei de volta. Amo todos vcs. (Ass.: Rodrigo Schiavon) @ Ana Kétlen [KéKé] - Oii amiga... Te adolooo muitoo viuu. Sempre que precisar conta comigúu!! Bjusss. (Ass.: Cynthia) @ Douglas Rocha - Amor não vejo a hora da gente casar, quero ficar o resto da minha vida com vc.Te amo muito. (Ass.: Sua namorada Tati Trinca)

fazer feliz a 1 ano e que ainda venham muitos outros por ai! Beiijoos viidah. (Ass.: Feeer) @ Paloma Mendes - Feliz aniversário, vc é a filha que toda mãe gostaria de ter, te amo muito e que vc realize todos seus sonhos. Te amo. (Ass.: Sua mãe Dercilene) @ Anderson Duarte - Oi amor, o que sinto por vc é verdadeiro, te amo muuuiiitttooo. Do seu verdadeiro amor. Bjs, bjs e bjs. (Ass.: Elaine Duarte (Esposa))

@ Karininha, Fafa, Luana, Amandinha, Jr, Flavia, Ju (Clidão) - Adoruuuuuuu todas, vcs moram no meu S2. Bjs. (Ass.: Daiane (clidão)) @ João Francisco (Itobi) - Há pessoas que entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que nela permanecem... Amo vc!. (Ass.: Josy) @ Gabriel - Ao paizão mais querido de todos...

No entanto, a escassez de água é uma ameaça para o mundo todo. Para se ter uma ideia, a partir de 1950 o consumo triplicou no planeta. E o consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%. Para piorar o cenário, para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem, há 10.000 litros de água poluída, segundo a ONU.

É um motivo e tanto para se preocupar, uma vez que, já 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da atual, enquanto o volume de água permanece o mesmo. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.

Feliz aniversário!!! Toda a paz do mundo é pouco por tudo que vc já fez! Parabéns. (Ass.: Seu filho Leonardo) @ Marcilene de Assis - Meu amor! Perdemos o maior tesouro de nossas vidas, nosso Pedro mas tenho fé que Deus vais nos abençoar com outro bebe. Te amo!! (Ass.: Leonardo Cândido) @ Belinha Feltran - Belinha vc é minha amiga que sempre vô levar no coração sua chapada. Te adoro hoje e sempre. Bjoo. (Ass.: Roberta (Bétaa))

Descubra outras curiosidades sobre a água: - Graças à água é que surgiu a primeira forma de vida do planeta há milhões de anos; dela o processo evolutivo caminhou até formar nossa espécie e continua a manter toda a diversidade que conhecemos. - O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água. - Três quartos da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontrase sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.

Continua na pag.: 35

34

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


@ Mariane Luciano - Mari não faz muito tempo que eu te conheci, mais parece que te conheço desde pequena, vc ja é essencial na minha vida, vc é tudo para mim, te adoro e sempre conte comigo. Minha best, bjoo. (Ass.: Roberta (Bétaa)) @ Mãe e Pai - Eu só quero que vcs saibam que msm nas nossas dificuldades nosso amor e felicidade

nunca foram embora, eu sei que nós estamos em um momento muito difícil mais msm assim nos amamos. Então quero que vcs saibam que eu sempre vô estar ao lado de vcs msm nas horas ruins da vida, eu não sei viver sem vcs, porque vcs são a razão do meu viver. Bjo!! (Ass.: Sua filha Roberta) @ Paloma Gomes - Pah, logo nosso baby estará aki conosco. Estou muito feliz! Um bj te amodolo. (Ass.: Tia Angélica, Tio Sérgio, Hygor e Kauan) @ Renan Gomes - Vc é o sobrinho mais lindo que uma tia poderia ter. Vc mora no meu coração. Te amodolo demais. (Ass.: Tia Angélica, Tio

Sérgio, Hygor e Kauan) @ Mauricio Felipe Vigilato Lapa - Feliz aniversário meu amor muitas felicidades que Deus te abençoe sempre. (Ass.: Sandra M. Vigilato) @ Bétaa - Floor, te adoro demais, viu, sempre que vc precisar de alguma coisa pode sempre contar comigo aqui viu, pq eu vou sempre estar do seu lado para td, td mesmo, beeijãao. (Ass.: Biaa)

liz está sempre em nossas mãos. O surgir de cada dia vem sempre com nova mensagem de esperança. Feliz aniversário 01/04!! (Ass.: Família Campeoto) @ Fabiano Boaro de Souza (08/04) e Priscila Boaro Corrêa (21/04)

Continuação da pag.: 34

- No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d’água.

- De toda a água que se retira de mananciais para abastecer as capitais brasileiras, quase a metade (45%) se perde antes de chegar às casas e atender à população. A principal causa são os vazamentos na rede. - Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água para consumo.

@ Integrantes da Cia de dança Perola Negra! - Gente amo mto vcs, parabéns mais uma vez, e que arrasamos sempre! Merda para tds, HAHAHAHAH. (Ass.: Bia) @ Larissa Agostinelli - Vc é a menina mais fofa deste mundo... Eu te amo muito maninha. Vc é muito especial para mim... Bjoxxxxx. (Ass.: Sua irmã Camila) @ Daniel José Campeoto - O ser fe-

- A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Feliz aniversário! (Ass.: Família Boaro) @ NOSSA MENSAGEM - Aos motoristas e motociclistas, pedimos mais prudência e atenção no trânsito. Nas estradas e na cidade. Corra menos, respeite a sinalização. Não mate, não morra. Sua família e amigos agradecem! (Ass.: Equipe/família Zinho)

- Mais da metade da população mundial - cerca de três bilhões de pessoas - sofrerá escassez de água em 2025, segundo a Unesco. - O gotejamento de uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.

- Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d’água.

- Os países com maior quantidade de água per capita são: Guiana Francesa, Islândia, Guiana, Suriname, Congo, Papua Nova Guiné, Gabão, Ilhas Salomão, Canadá e Nova Zelândia. - Os países com menos água per capita são: Kuait, Emirados Árabes Unidos, Bahamas, Qatar, Maldivas, Líbia, Arábia Saudita, Malta, Cingapura e Jordânia

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

35

Fonte: Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) e ONU (Organização das Nações Unidas)


A recomendação de ingerir salada para ter uma melhor alimentação pode esconder armadilhas que deixam a tão inocente folhosa mais calórica do que muitas preparações. Saber escolher os acompanhamentos e fazer as combinações certas é essencial para conseguir emagrecer.

-Tenho um problema no serviço.

A base A base da salada, é claro, deve conter as folhosas de preferência. Alface americana, roxa crespa ou romana, agrião, rúcula apresentam baixa quantidade calórica e, portanto, estão liberadas. Montar uma boa base desses alimentos fará com que aumente a saciedade, já que elas são ricas em água e fibras.

Esposa: - Não diz tenho um problema, diga temos um problema porque os teus problemas são meus também. Marido: - Tá bem, temos um problema no serviço, a nossa secretária vai ter um filho nosso.

Os acompanhamentos Saber escolher os acompanhamentos é a chave principal para que a simples salada não se torne uma Big Super Salada que, na realidade, pode ser traduzida como Extra Calorias. As opções de acompanhamentos são grandes e, por isso, saber escolher a melhor fará com que a sua escolha seja saudável e traga benefícios visíveis na balança como também para a saúde. Entre essas opções, estão: Abacaxi Azeitona Bacon Batata palha Beterraba crua ralada Brócolis cozido picado Cenoura crua ralada Cogumelo Ervilha Maçã Manga Milho verde Mussarela de búfala Nozes Ovo de codorna Palmito Queijo parmesão ralado Tomate Torrada crouton Uva passa

Bacon, batata palha, azeitona, queijo e torrada crouton são ingredientes que devem ser consumidos com muito cuidado. Eles são ricos em gorduras e, por isso, podem aumentar consideravelmente a quantidade de calorias da salada. Além disso, nozes, uva passa, ovo de codorna também são ricos em calorias e merecem moderação na hora de acrescentá-los no prato. As melhores opções são os legumes e as frutas. Apresentam baixa quantidade de calorias, dão um sabor docinho principalmente as frutas - e aumentam a saciedade

Continua na pag.: 37

O mineiro e a câmera digital

Vida a dois...

(Enviado por Júlio Delomodarme) Marido chega preocupado em casa e diz a esposa:

Vitrini da moda

(Enviado por Mila Rosseto)

Êta povo baum sô!!!!.

Um mineiro comprou uma câmera digital e levou para seu sítio. Chegando lá, mostrou aquela novidade para os parentes. Nunca ninguém tinha visto coisa igual. O mineirinho pra mostrar que sabia tirar retrato, diz: - Genti, todo mundo pra-per-da-cerca-di-arami-farpadi logo ali, po-causa-diquê vô tirá umas foto docêis!!! Então, ele programa o temporizador , clica e corre pra junto de todos. Nessa hora, quando os outros o vêem correr na direção deles, todos saem correndo também. Atravessam a cerca de arame farpado, rasgandose todos. Foi um salve-se quem puder!. Depois desse desastre, o mineirinho pergunta: - Qué qui aconteceu, uai???. E sua tia, com as duas orelhas cortadas, roupa toda rasgada, responde: - Se ocê, qui cunhece esse trem, ficô cum medo, imagine nóis qui num cunhece... Uai!.

Marido lavando roupa! (Enviado por Anna Maya) Fascinado com as tarefas domésticas, o marido resolveu lavar sua própria camiseta. Pouco depois de ter chegado perto da máquina de lavar, gritou para a esposa: - Que programa de lavagem devo usar na máquina? - Depende da roupa - respondeu a esposa

36

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

- O que diz na camiseta? - “Eu amo Floripa!” Desabafo da esposa: - E ainda falam das loiras! Veja ao lado o tanque que faz os homens ajudarem as mulheres ......

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Continuação da pag.: 36 A carne Ela é a fonte de proteínas da refeição. O filé de frango ou um peixe grelhado é a opção mais acertada, pois contém menos gordura. Atenção para não extrapolar. Bife frito, à parmegiana, picanha ou filé mignon podem levar à escolha errada.

O molho Seja ele mostarda, italiano, queijo, eles são ricos em gorduras já que a base deles é feita de azeite ou óleo. Por isso, se possível, abra mão deles ou, simplesmente, utilize o azeite de mesa. Somente uma colher (sopa) apresenta 65 calorias! Por isso, muito cuidado nessa hora. Sempre que possível, monte a sua salada. Entretanto, quando a opção é uma salada preparada pelo restaurante, o controle na quantidade de alimentos e do molho fica perdido. Por isso, nessa hora, é sempre bom escolher os alimentos menos calóricos para não errar. Opção light - 1 prato de alface - 3 colheres (sopa) de cenoura - 1 unidade de palmito picado - 1/2 unidade de maçã - 2 colheres (sopa) de cogumelo - 3 fatias de tomate - 1 colher (sopa) de milho verde - 1 colher (sopa) de azeite - 1 filé de frango grelhado Total de calorias: 333 calorias Opção Super - 1 prato de alface - 3 colheres (sopa) de batata palha - 2 colheres (sopa) de cenoura - 3 unidades de mussarela de búfala - 4 unidades de ovo de codorna - 3 colheres (sopa) de molho de mostarda à base de azeite - 1 bife (100 g) de picanha grelhada Total de calorias: 754 calorias

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

37


Praticidade: Plantas fáceis de cuidar garantem verde sem dar trabalho

Antúrio: Colorida e chamativa, a planta fica bem em áreas internas ou externas, desde que o local possua boa luminosidade, mas sem receber diretamente os raios solares. A terra deve ser mantida úmida e a planta precisa ficar longe de locais com baixa temperatura no inverno.

Bromélia: Vistosa, em cores como verde, vermelho e rosa, deve ser mantida à meia-sombra, recebendo apenas iluminação indireta ou difusa com irrigações moderadas. Pode ficar em áreas internas ou externas, desde que a luminosidade seja respeitada. Adie a rega se a terra estiver úmida.

Cica: Também conhecida como Sagu, tem crescimento lento e pode ficar a pleno sol ou à meia-sombra (com luminosidade, mas sem exposição direta aos raios solares). A Cica se adapta melhor em áreas externas, mas pode ficar em áreas internas respeitando a luminosidade. O ideal é regar apenas a terra no entorno da planta e só colocar água novamente quando a terra estiver seca, pois a espécie não tolera o excesso de umidade.

Jabuticabeira: A árvore, indicada para áreas externas, pode ser cultivada em vasos com exposição direta ao sol. Atinge em média 2 metros de altura, dependendo do tamanho do vaso. Os frutos começam a amadurecer no final do inverno, prolongando-se até o verão. As regas devem ser diárias no verão, deixando a terra sempre úmida, mas podem diminuir de freqüência no inverno. Lança de São Jorge: Com folhas longas e pontiagudas, a planta pode ficar em áreas internas ou externas, recebendo sol diretamente ou com boa iluminação indireta. Atinge em média 1m50 de altura em vasos. A rega pode ser feita cerca de uma vez por semana.

Continua na pag.: 39

38

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


Continuação da pag.: 38 Lírio da paz gigante: A espécie é ideal para ser cultivada principalmente em vasos grandes, em ambientes bem iluminados como terraços, ou plantadas isoladamente e em grupos, em locais com luminosidade, mas sem exposição direta aos raios solares ou excesso de vento. A rega deve ser constante, mantendo a terra sempre umedecida.

A greve das mulheres (Enviado por Gisele Assumpção) As mulheres, em reunião nacional, resolveram fazer um complô contra os homens e decretaram que, a partir daquela data não iriam fazer mais nada em casa. Três meses depois, em outra reunião, elas decidiram contar a novidade, o que tinha acontecido daquela data em diante! Primeiro, a paulista: - Eu quando cheguei em casa fui logo dizendo ao meu marido que a partir de hoje não faço mais nada aqui em casa. Não cozinho um grão de arroz... No 1º dia não vi nada. No 2º dia não

vi nada. No 3º dia já o vi cozinhando seu arroz, fritando um ovo... Aí a gaúcha contou: - Quando cheguei em casa fui logo avisando a novidade. Não lavo mais uma peça de roupa. Nem uma cueca... No 1º dia não vi nada. No 2º dia também não vi nada. No 3º dia já o vi indo para o tanque, lavando suas cuecas...

Aí foi a vez da cearense

- Chegando em casa já fui logo gritando forte, não faço mais coisa nenhuma aqui em casa, mas nada mesmo. No 1º dia não vi nada. No 2º dia não vi nada. No 3º dia continuei não vendo nada... No 4º dia o olho já foi desinchando, já dava pra ver o vulto dos meninos...

Faz sentindo (Enviado por Júlio Delomodarme) O bêbado passa em frente a um templo evangélico e escuta o - Que é que está acontecendo ai dentro? maior barulho, gente chorando, gritando, desmaiando, berrando, - Jesus está operando irmão! estremecendo. E o bêbado: Ele pergunta a alguém que está na porta - Nossa, mas sem anestesia?

Mini Ixora: Cultivada em vasos ou canteiros, necessita de bastante sol e regas constantes. Fica melhor em áreas externas e pode ter flores em vermelho, amarelo e rosa.

Seis uísques

(Enviado por Mila Rosseto) Um sujeito chega num bar e pede seis uisques duplos. - Uau! - exclama o barman - você deve ter tido um dia péssimo! - Nem me fale - responde o sujeito - fiquei sabendo que meu irmão mais velho é gay. No dia seguinte o mesmo sujeito chega e pede mais seis uisques duplos. O barman pergunta o que foi dessa vez. O sujeito responde: - Acabei de saber que meu irmão mais novo também é gay! No terceiro dia, o sujeito volta a pedir seis uisques duplos. - O que? - pergunta o barman - Será que não tem ninguém que gosta de mulher na sua casa? - Sim, minha esposa...

Pacová: Também conhecida como babosa de pau é cultivada principalmente em vasos em locais protegidos, em jardineiras ou diretamente no chão formando conjuntos à meia-sombra. A terra deve ser mantida sempre úmida, com boa drenagem. Não tolera baixas temperaturas no inverno.

Palmeira Fênix: Ideal para ambientes externos, ela gosta de sol pleno. No entanto, é possível cultivá-la temporariamente em ambientes internos, em vasos, desde que sejam bem iluminados, ou à meia-sombra, em locais abertos. No vaso, atinge de 2 a 3 metros de altura. Resistente ao frio, a planta necessita de solo úmido, com regas constantes. Palmeira Ráfia: Também conhecida como Palmeira Ráfis, tem crescimento lento e é adequada para cultivo em vasos em ambientes internos bem iluminados. No vaso atinge cerca de 2 metros de altura. A umidade do solo deve ser constante, porém, sem encharcamento. Pata de elefante: Utilizada para plantio em vaso a pleno sol, tolera bem o calor e o frio. Pode atingir até 2 metros de altura, de acordo com o diâmetro do vaso. Pede regas bem espaçadas e precisa

de solo drenável para não ter as raízes apodrecidas. Zaza: Também conhecida como Brilhante e Zamiocula, pode ser cultivada em ambientes internos ou externos, de preferência à meia-sombra em terra sempre umedecida, porém não encharcada. É indicada para regiões quentes, pois não tolera o frio. Atinge cerca de 1 metro de altura no vaso.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

39

(Fonte: casaeimoveis.uol.com.br)


MAKING-OF Essa gata cheia de estilo, com ar

de mistério, emprestou sua beleza para o nosso Making of deste mês. É a Michella Passoni Aurilietti, 22 anos de pura beleza, que mora em Divinolândia. Uma super gata. Para ver mais, acesse o site!

FONTE: Sites esotéricos

ÁRIES: A Lua nova em seu signo será importantíssima. Simboliza um recomeço verdadeiro, que traz esperanças, promete muitos amigos e novas aspirações, e mais prestígio. Vale a pena dar uma paradinha nas agitações para se concentrar na sua vida, no seu sentimento e encontrar a luz que você

VIRGEM: Período de ajuste e equilíbrio entre atitudes pessoais cautelosas demais e o ímpeto de se deixar levar por situações, pessoas e eventos que trazem um tom esfuziante, colorido e mágico à sua vida. Aumenta seu desejo de melhorar e aperfeiçoar. Pelo visto, a problemática retorna e exige de você uma redefinição de conteúdos, papéis e prioridades.

TOURO: Alterações surpreendentes nos planos de vida tendem a ocorrer. Aproxime-se mais de grupos e entidades que representem interesses seus, sejam eles culturais, artísticos, musicais, espirituais ou de outra ordem. Poderá dar uma virada muito positiva que vai mexer com sua cabeça e renovar de verdade algumas esperanças que pareciam perdidas.

LIBRA: Período requer agilidade para decisões. Para você, que julga ser tão difícil escolher da maneira certa, a ponto de ficar paralisado, é bom se reciclar. Em abril, a pedida é escolher mais rápido e deixar de lado as dúvidas, para não ser atropelado pelos acontecimentos. Mês bom para fortalecer seus contatos e relacionamentos de toda ordem.

GÊMEOS: A clareza espiritual estará maior, somando-se a sua capacidade de enxergar longe os caminhos futuros melhores para você. Mas, nem tudo são flores. As surpresas boas vêm ao lado de reviravoltas não tão agradáveis. O cenário estará desafiador e pede de você senso de oportunidade, elasticidade e capacidade de síntese.

ESCORPIÃO: Abril pode ser um dos mais produtivos e férteis meses de 2010 para você. Mas o escorpiano atravessará um período difícil até a terceira semana de abril. Apesar disso, estará protegido pelos astros, com fertilidade e criatividade em alta. Se você quer ter filhos ou engatar um namoro firme, a segunda quinzena de abril é muito favorável para começar um projeto dessa envergadura.

tem.

CÂNCER: O ano de 2010 é de grandes oportunidades, mas também exige definições e reestruturações importantíssimas. E essa fase começa em abril. Júpiter irá proteger você mas Saturno vai obriga-lo a escolher o que realmente oferece estrutura e consistência. A luta entre conservadorismo e inovação estará de novo no primeiro plano, trazendo de volta questões não resolvidas. LEÃO: Leoninos começam bem o mês, com o beneficio do trânsito do Sol em Áries, que faz com que brilhem e queiram melhorar de vida, expandindo horizontes. Abril é um mês de energia e entusiasmo, de ação e de recomeço, especialmente até o dia 22. Depois, a vibração do Sol em Touro, e de Mercúrio retrógrado neste signo predispõe atitudes mais pausadas, lentas e pensadas.

40

AQUÁRIO: É tempo de energia e boa disposição. Vida social ativa, novos projetos. Aproveite para curtir esse momento de tremenda energia criativa - no comecinho de abril, a energia de Marte e seu regente Saturno armam a cena apropriada para você engatar de vez uma associação com alguém com quem aprenderá muito. PEIXES: Este será um mês delicado. Se você pensava que antigas inseguranças e questionamentos estavam superados, prepare-se. Eles retornam, com dúvidas atiçando sua paz e exigindo superação urgente. Terá de encarar as restrições e assim poderá encontrar solução que equilibra sua necessidade de liberdade, de soltar a criatividade e a imaginação, com os compromissos assumidos e que ainda têm sentido e peso em sua vida

SAGITÁRIO: A época será boa para os sagitarianos. Sol e outros planetas trazem facilidade para realizar seus projetos, além de contar com mais energia. Apesar disso, em abril as cobranças antigas voltam a enquadrar você, então segure a onda e evite dar rédea solta à toda sorte de impulsos aventureiros. Poderá divertir-se muito mais, mas com cautela. CAPRICÓRNIO: Concentre sua percepção em assuntos particulares, pois, até a entrada do Sol em seu signo irmão de Touro, a luz nascerá de uma revisitação ao seu passado familiar, sua intimidade e sonhos que ficaram para trás. Isso ocorre apenas para você conferir que alguns deles estão aí, “vivinhos da silva”, clamando por atenção. Você verá finalmente a luz por meio de um esforço mais concentrado de sua parte.

O JORNALZINHO - ABRIL / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // O maior conteúdo no site e no jornal!


O Jornalzinho - Abril 2010