Page 1

Edição finalizada dia 07/12 - previsão de distribuição entre dias 11 e 14 de Dezembro. === Designer: Rafael Polississo /// Foto: Luciano /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção: Mila Rossetto /// Ambientação: Ilha Lima e Lima


Feliz 20 anos! Mais um ano chega ao fim. Para nós, foi uma alegria imensa poder ter contado com a companhia e o prestígio de todos vocês, leitores e anunciantes, ao longo de 2009. Foi também tempo de muito orgulho ter, de algum modo, contribuído para fazer e contar a história de muitas pessoas que aqui tiveram seus rostos estampados, curtindo um evento, um momento, uma alegria, curtindo a vida. O ano termina e sempre nos lembraremos que foi um ano de mudanças. Nosso esforço foi de mudar para melhor, a fim de poder contar, sempre mais, com a participação de vocês, leitores e anunciantes do conteúdo impresso ou do site, pois são peças fundamentais nesta máquina chamada O JornalZinho. Portanto, a todos vocês, que direta ou indiretamente contribuem e participam, nosso muito obrigado.

Para 2010, como já virou tradição, estamos lançando o nosso calendário anual. Uma forma de estarmos cada vez mais presentes em sua vida todos os dias. O ano de 2009 se vai. Os dias que se passaram, entre a chuva e o sol, entre o anoitecer e o amanhecer, ganhamos mais amigos, choramos as partidas de alguns, comemoramos o nascimento de outros porque assim é a vida. Fazemos votos de que a vida de todos vocês, leitores e anunciantes, seja em 2010, de muitas conquistas, de mais chegadas do que partidas, de mais alegrias do que tristezas, de mais fé do que descrença, de mais harmonia do que conflitos. Que a vida de todos vocês, em 2010, seja tão festiva como a celebração do Natal. Boas Festas. Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

O JornalZinho é uma publicação de:

O JornalZinho se prepara para comemorar 20 anos em 2010, contando as duas fases do jornal. É um orgulho muito grande para todos nós da equipe poder anunciar a chegada deste tempo porque, certamente, já temos garantida a nossa página na história de São José do Rio Pardo. Uma história que, à nossa maneira, dentro das nossas possibilidades, nós também ajudamos a construir todos os dias.

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Nestes 20 anos, vimos chegar e partir muitos veículos de comunicação na cidade e na região - é um setor que tem suas dificuldades próprias e nem todos os veículos que surgiram conseguiram superar as adversidades. Nós aqui, com perseverança, fé, honestidade e muito trabalho, conseguimos atravessar momentos difíceis e assim entraremos 2010 festejando nossos 20 anos.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Ao contrário do que alguns às vezes pregam, não somos tão somente um jornal de festas. Nosso trabalho vai muito além. São 20 anos dedicados às boas notícias, à preservação e divulgação da amizade. São 20 anos aproximando pessoas, levando mensagens pela valorização da vida, da natureza, pregando a necessidade de paz. E, enquanto houver quem se preocupe com estes elementos, haverá esperança, e todos os dias as pessoas poderão sonhar. E nós estamos aqui, há 20 anos, fazendo a nossa parte nesta tarefa. O ano se vai, nosso trabalho continua. Trazemos nesta edição as mensagens de Boas Festas dos nossos anunciantes para seus clientes, afinal, como já dissemos, levar mensagens de paz e disseminar a amizade é parte do nosso trabalho.

2

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Que Ele venha! Paz e Unidade!

Nos últimos tempos eu tenho me assustado com a rapidez com que nossos dias se vão... Parece que “ontem” era páscoa e já estamos às portas do Natal... Eu particularmente gosto muito desta data! Para mim não é o fim de um ciclo, mas o inicio de uma nova etapa dos sonhos de Deus pra mim! O natal é a revelação da humanidade de Cristo, e consecutivamente do amor de Deus! É a perfeita unidade entre céu e terra! Um acontecimento que marca o calendário da humanidade, marca nossas vidas, cela nossas almas... Sei que muitos de nós, nos prendemos nos fragmentos visíveis do que aconteceu naquela ocasião. Mas meus irmãos o que vemos aos olhos humanos é muito pouco... O Natal é muito mais! Ele é a primeira ligação entre o céu e a terra. Tratase de um encontro da glória invisível de Deus com a nossa existência humana. Somente um Deus que é puramente amor poderia realizar tal prodígio. O eterno e poderoso Deus, uma personalidade que não pode ser compreendida pelo nosso raciocínio, um poder que não pode ser expresso em palavras, enviou o Seu Filho Jesus para a terra. Cristo, o Filho de Deus, teve de tornar-se homem! E tudo isso para que? Para nos ensinar que quem ama vence! Mesmo que aparentemente como o nascimento de Cristo, tudo parece precário, difícil, solitário e injusto, Maria e José nos ensinam que nada pode tirar o essencial... E o essencial é o que está invisível aos olhos! A grande verdade é que Cristo não precisa de muito para nascer em nossas vidas novamente! A única coisa que exige é que estejamos em unidade, e sobretudo em seu nome! E no mais Ele fará! Para que o natal seja realmente natal, é necessário destruirmos mesmo que com dor, todas as formas de separação, preconceito, desigualdades e injustiças! Acredito ser essa a melhor forma de nos preparar para receber Jesus! E assim podemos dizer: QUE ELE VENHA! UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL! Deus abençoe!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

3


Dicas rápidas, mas muito úteis.

1. Não acredite em anúncios que prometem tirar você do SPC e SERASA de forma rápida e fácil e sem pagar as dívidas. Isto não existe! São apenas alguns espertos aproveitando-se da inocência e desespero dos endividados e que querem ganhar em cima disso! 2. “NUNCA” faça dívidas em seu nome para outras pessoas! Se você comprar algo, emprestar seu cheque, usar seu nome para outra pessoa, a dívida será cobrada de você! São inúmeros os casos de pessoas que fizeram uma dívida em seu nome para parentes e amigos e agora estão com o nome sujo. 3. Se você está endividado tenha muita calma e paciência, pois você se endividou ao longo de meses e não vai ser do dia para a noite que sua situação vai melhorar. Com calma, paciência e uma boa dose de organização, em alguns meses você vai conseguir resolver seus problemas e limpar seu nome;

Aniversariantes de DEZEMBRO

Julia E. Campeoto Paiva

3 anos dia 11/12, parabéns dos pais Daniela e Paulo

Kaylane Soares Rodrigues

Gabriela Pimentel Pereira

6 anos dia 02/12, parabéns da mãe Gisele e da vó Leninha

1 ano dia 17/12, parabéns dos pais Raquel e Fernando

Aniversário da Ana Beatriz

Primeiro aniversário

O casal Anelena Simoes Braghiroli e Marcelo dos Reis Motta promoveu no dia 1º de novembro a festa para comemorar os 3 anos da filha Ana Beatriz Braghiroli Motta, que ocorreu na Creche Francisco de Assis. Nossos parabéns e votos de muita saúde!

Na noite de 20 de novembro, familiares e amigos do casal Edna Kelly Rodrigues e Marco Antonio Rodrigues se reuniram para comemorar o primeiro aniversário da pequena Lavínia, no espaço Play Kids. Parabéns!

Fotos: Camila Manharelli

4. Não tenha vergonha de procurar ajuda. As associações de defesa do consumidor, o Procon ou um advogado são muito úteis nesta hora. Portanto, nunca assine um novo compromisso antes de consultá-los;

Maria Eduarda Melo

10 anos dia 08/12, parabéns dos pais Fernanda e Luciano

5. Você ganha pouco ou gasta muito? Não gaste mais do que você ganha e faça um regime orçamentário, cortando todos os “supérfluos”. Faça uma lista de todos os seus gastos mensais e veja o que pode ser cortado ou diminuído. O dinheiro que você economizar, coloque em uma poupança.

(01) - Lilian Amâncio Cruz (01) - Carmem Silvia Baccan (01) - Edvaldo Delorenzo Dourado (01) - Luís Carlos Dourado (01) - Fabiano da Silva Mello (01) - Lupércio de Pauli (01) - Cristiane Lourenço Pimentel (02) - Fábio de Andrade (02) - Zélia Cristina da Silva (02) - Gustavo Felipe Zulli de Lima (03) - Mauro Rodrigues Silva (03) - Bruno Donizetti Maieru (03) - Rafael Donizetti Maieru (04) - Raquel Martins Silva (04) - Márcio de Biazzi Garcia (04) - Letícia Chiconello Dias de Souza (05) - Juliana Zanella (06) - Amanda Ferreira Viana (06) - Carlos Antônio Rodrigues (07) - Andréa Frêire Paolielo Boaro (07) - Magali P. Zanella (07) - Airce Oliveira Andrade (08) - José Carlos Dal Bon (08) - Alexandre Manetta (08) - Márcia Maria de Moraes (08) - Márcia Gonçalves Simões (08) - Rosa Maria G. Camarco (09) - Pedro Bertolino (09) - Luís Henrique Del Ciampo Jr. (09) - Ana Luiza da Cruz Bertolino (09) - Letícia B. Cândido (09) - Antonio Donizetti Maieru (10) - Wagner Luís Biondo (10) - Claudia Luciana F. Felisberti (10) - Patrícia Mamede Fernandes (11) - Anna V. Guimarães Garcia (11) - Julia Eduarda Campeoto Paiva (11) - Sonia Regina Rodrigues Piovesan (12) - Talita Carriero de Lima (12) - Maria Cândida Pasin (12) - Rafael Henrique Dias Estevam (13) - Neusa Carriero de Lima (13) - Sevanir Dutra de Moraes Junior (13) - Luís Henrique Buffo (14) - Maria H. Modesto de Araújo (15) - Fabiana Dias Carvalho (15) - João Paulo da Costa (15) - Ricardo Alessandro de Pauli (16) - Salma Abichabik Pivato

(16) - Luciano Alves (16) - Rodolpho José Del Guerra (16) - José Roberto Ferreira (16) - Rariuchi Martinez (16) - Amanda Aparecida de Souza (16) - Aline de Faria Rodrigues (17) - Edson Boaro Lofrano (17) - Sílvia Isabel Fernandes Ortega (18) - Sirlene Lourdes da Veiga Cassucci (18) - Claudemir Paulo (18) - Fernanda Boldrin Zanetti (18) - Hercules Marcos de Moraes (18) - Valdir Ferreira (18) - José Roberto Spina (18) - Camila Lino Dal Bom (19) - Elisete C. Felisberto Paduelli (19) - Hilda Ap. Pasin (20) - Priscila Cristina de Carvalho (21) - Ariane Siqueira Rangel João (21) - Sabrina Feltra (21) - Aline Castoldi Gradim (22) - Luís Paulo Feliciano (22) - Eliana Donizeti Rosa Paulo (22) - Sandra Regina Ribeiro Cara (23) - Ana Luzia Dessimoni Dela Coleta (23) - Giuliano da Silva Gonçales (23) - Priscila Ramos Fragoso (24) - Fernanda Quaio (24) - Ana Laura Cambuim Garcia (24) - José Gulherme de Campos (24) - Alessandro Roberto Marques (24) - Eder Roque de Freitas (24) - Bruno Biagiotti Hernandes (25) - Robison Roque Hernandes (25) - Marlene J. Feliciano Moltine (25) - Luciano Roberto Lucas (25) - Marcius Felipe G. Modesto (26) - Renelson Lopes Gil (27) - Fábio Mazzotti (28) - Sergio Ferian (28) - Carlos Antonio de Souza (28) - Mauro Gomes (28) - Munah Georges Hallal (29) - Daniel Brito dos Santos (29) - Arthur Alciati (30) - Sirlei Marchiotti (31) - Elisete Quessada Biajiotti (31) - Luís Pedro Bertolino

6. Nunca venda seus bens para pagar dívidas, você demorou muito tempo para conquista-los e não deve perde-los assim! 7. Viva dentro da sua realidade. Não tente fazer acordos com todos os credores de uma só vez. 8. Cuidado com os golpes por e-mails! SPC e SERASA não enviam avisos de pendências. Na dúvida procure um local de atendimento dessas empresas, é melhor perder tempo do que cair no golpe e perder dinheiro 9. Não acredite na promessa do “dinheiro fácil”. Se o dinheiro fosse fácil não haveriam milhões de endividados. Portanto, não saia por aí pegando empréstimos. (Fonte: site www.endividado.com.br)

4

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Eleição no CCIB

O Centro Cultural Ítalo-Brasileiro (CCIB) elegeu neste mês de dezembro seu novo presidente, Francisco José Parisi Braghetta. Será dele a missão de comandar pelos próximos anos esta importante entidade que conta um pouco da história da colonização italiana no município e na região. Em outras passagens pela presidência do CCIB, Francisco Braghetta foi responsável, dentre outras realizações, pela reforma do Cine Colombo e pela criação do Centro da Memória Riopardense. Nossos votos de uma gestão promissora. Parabéns, Chico!

A história das meias

Encontro Off Road

O domingo, dia 22 de novembro, foi um dia de muita aventura para a galera que prestigiou e participou do II Encontro Off Road organizado pelo grupo “Gaiola Rio Pardo”. Jipeiros e gaioleiros de várias cidades da região estiveram presentes percorrendo as trilhas da zona rural de São José do Rio Pardo. O JornalZinho também participou deste super evento. Acesse o site e confira o vídeo, além de 98 fotos. Valeu galera!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

5

Meias finas, grossas, transparentes, compridas, curtas, enfeitadas, lisas, coloridas, de seda, de algodão, de lã, de náilon, de lycra, com compressão, anti-celulite, enfim, seja lá qual for o modelo, a cor ou o tamanho, hoje existem meias para todas as ocasiões e pessoas, que podem ir da academia de ginástica à uma festa sofisticada. A tecnologia é a grande responsável pelo desenvolvimento da indústria de meias no mundo. Desde o surgimento do náilon, em 1935, as possibilidades para a fabricação de meias tornaramse quase ilimitadas. As primeiras meias foram utilizadas pelas mulheres gregas por volta de 600 a.C.

Em Roma, as mulheres também usavam essas meias, feitas de couro macio, que passou a ser chamada de “soccus”. Quando elas chegaram às ilhas britânicas, descobriram que a “soccus”, quando eram usadas dentro de uma bota, protegiam os pés. Era o início do, hoje insubstituível, par de meias. William Lee inventou a primeira máquina de fazer meias. Mas a idéia não fez muito sucesso na época. Logo a França criou sua primeira fábrica de meias, em 1656. Por volta de 1700 já havia em Berlim 32 fábricas de meias. Finíssimas e presas por ligas aos espartilhos ou cintas, as meias de seda se impuseram rapidamente na França, Em Paris, as famosas dançarinas de “can-can” imortalizaram as meias de rede, ou arrastão. Na década de 50, surgiram as meias-calças de náilon. Além disso, a indústria das meias está produzindo modelos indicados também para outros fins, como para amenizar a barriguinha, aumentar ou modelar o bumbum, prevenir varizes e ajudar a combater a celulite. Por: Rosa Maria Padula Camilo


Mudanças na dieta e muita água são as únicas receitas contra cólica renal.

As pedras nos rins são consideradas crônicas e exigem acompanhamento médico regular Erros na alimentação, pouca ingestão de líquidos e tendência genética são os fatores mais associados ao problema. Na entrevista a seguir, o especialista diz o que há de verdade nas informações do senso comum e dá dicas para quem deseja passar longe do problema que, hoje em dia, atinge

Reinauguração Club Lounge

A galera das noites baladeiras foi conferir as acomodações do Club Lounge, reinaugurado na noite de quinta-feira, dia 3. Assim, o espaço se prepara para as festas de fim de ano. E nós registramos a galera presente. Veja nas 78 fotos da noite

Parabéns, Andrea A Andrea Batista de Moraes foi a feliz aniversariante do dia 2 de dezembro, ocasião em que festejou seus 34 anos de idade e felicidade, ao lado dos filhos Yasmin e Vinícius, e do esposo Ribeiro (da Interativa). Ele aproveitou para declarar seu amor: “Nem todas as palavras do mundo conseguiram exprimir o que sinto por você; Nem todos os segundos de inúmeras horas serão suficientes para estar ao teu lado”... Isso que é paixão! Parabéns, Andrea!

Parabéns

Dia 24 de outubro a Lydiane Ribeiro reuniu os amigos e a família no Grêmio Santa Alice para comemorar a chegada de mais um aniversário, ocorrido no dia 19. Parabéns!

20% da população mundial (os homens entre 20 e 40 anos são as principais vítimas). Pedras nos rins são hereditárias? Como e por que elas se formam? Estudos recentes já conseguem identificar alguns genes diretamente relacionados com a doença, tanto que é comum encontrar o problema em várias pessoas da mesma família. As pedras se formam a partir da agregação de pequenos cristais de diferente composição. Esta agregação vai acontecer quando a urina estiver supersaturada. Em nível baixo, algumas substâncias facilitam a formação destes cristais, como é o caso do magnésio e do citrato. Chá de quebra pedra, folha de abacate e alcachofra ajudam na eliminação? Os estudos científicos realizados não foram capazes de comprovar a eficiência destes chás. Em geral, os especialistas creditam a melhor relatada pelos pacientes ao aumento

no volume de líquido ingerido. Quem tem os cálculos deve evitar isotônicos e refrigerantes? Sim, eles devem ser evitados por causa do alto teor de sódio (sal) que contêm. O sódio é um mineral que contribui para a formação de novas pedras. Comidas gordurosas agravam as cólicas? Não. Os alimentos com alto teor de gordura podem desencadear ou agravar cólicas biliares, aquelas decorrentes da presença de pedras na vesícula biliar, uma doença totalmente diferente. Os sintomas na cólica biliar podem simular sintomas de cólica renal, daí a frequente confusão entre os dois tipos de problema. Continua na pag. 7

6

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Mudanças na dieta e muita água são as únicas receitas contra cólica renal.

Continuação da pag. 6

As pedras são um problema crônico? Sim, pois a chance do indivíduo voltar a ter problemas com pedras após uma primeira manifestação é de aproximadamente 50% ao longo de 10 anos, daí a necessidade de acompanhamento médico regular.

O acúmulo de cálcio é o único causador do problema? Não, nem só o aumento da concentração de cálcio na urina responde pela formação dos cálculos. A presença excessiva na urina de outras substâncias, como ácido úrico e oxalato, também podem responder pela causa do problema. Eventualmente, mesmo quando estas substâncias encontram-se na concentração normal, os cálculos podem se formar (e ainda não se compreende por completo este fenômeno). Quem tem cálculo é mais suscetível à osteoporose? Os pacientes que sofrem de cálculos urinários em decorrência de excreção exagerada de cálcio, proveniente do reservatório ósseo têm mais tendência à osteoporose. Isso acontece com quem sofre de hiperparatireoidismo (doença das glândulas paratireoidianas caracterizada pela retirada excessiva de cálcio dos ossos) ou naqueles indivíduos que têm dificuldade em reter o cálcio na circulação sanguínea por problemas renais específicos. A infecção urinária ocorre com mais freqüência entre as pessoas que têm cálculo? Por quê? Sim, porque nossos anticorpos têm dificuldade de penetrarem no cálculo, local onde geralmente se alojam as bactérias. As infecções também são comuns devido ao eventual represamento de urina provocado pelos cálculos em determinados segmentos do trato urinário.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

7

Que prejuízos as pedras causam nos rins? É possível preveni-las? Elas podem provocar perda de função renal por obstrução ou pelas infecções de repetição. A prevenção é simples: aumento da ingestão diária de líquidos, evitar abusos na ingestão de carne vermelha e sal na dieta, prática de atividades físicas e maior ingestão de laranja e limão. (Fonte: msn.minhavida.com.b)


Campeões da água

Terminou a temporada 2009 da natação. No dia 29 de novembro São José foi sede das finais do Troféu Amigos da Natação, que teve participação de dezenas de nadadores de várias cidades. Os rio-pardenses, aliás, se destacaram em muitas competições ao longo do ano. Um dos exemplos foi Matheus Saloti, da equipe da AAR, o único representante da região de Campinas na final das Olimpíadas Escolares Brasileiras, entre 5 e 9 de novembro, em Londrina (PR), onde defendeu as cores de São José do Rio Pardo. Parabéns a todos e que 2010 seja de muitas conquistas! Tem muitas fotos no site!!!!

Bichos Quero ser mamãe!

Você tem certeza que sua cadelinha não pode estar grávida, mesmo assim está mais cheinha, produzindo leite, inquieta, isolada pelos cantos da casa e fazendo ninhos? A famosa gravidez psicológica, chamada de pseudociese, não é rara em cadelas de todas as raças e idades. Ela costuma se manifestar um ou dois meses após o cio, justamente no período que seria de amamentação, caso tivessem sido fecundadas. Nesta fase, as alterações hormonais (principalmente ligadas à produção de progesterona) alteram todo o organismo do animal, tanto no aspecto f í s i c o quanto no psicológico. Não é de se estranhar que certas fêmeas realmente desenvolvam este tipo de comportamento. Muitas delas adotam brinquedos ou bichinhos de pelúcia e os defendem como se fossem seus filhotes. Outras chegam ao extremo de terem seu útero dilatado e sofrerem contrações de parto. Cuide da saúde da sua fêmea Quando o problema é recorrente e se repete na maioria dos cios, pode ser perigoso. A propensão para desenvolver cistos ovarianos, hiperplasia do endométrio e infecções uterinas aumenta bastante. Os veterinários costumam indicar a castração, caso o dono não deseje mais filhotes. Episódios isolados também podem acontecer na vida de uma fêmea, com os sintomas desaparecendo em duas ou três semanas. Se as glândulas mamárias estiverem dilatadas e produzindo leite, não deixe sua cachorrinha lambê-las e estimulá-las. Isso pode facilitar o aparecimento de infecções. Se for necessário, use um colar elisabetano (aquele que parece um abajur) e faça compressas com água morna ou chá de camomila. Procure distrair bastante o animal, principalmente com atividades físicas. Se o problema não for resolvido procure a orientação de seu veterinário, que pode indicar medicamentos específicos, além de outras técnicas. (Fonte: www.meiafina.pop.com.br)

8

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Encontro dos rotarianos

Rotarianos do Rotary Club Oeste e seus familiares, mais o pessoal do Rotaract e do Rotakids, se confraternizaram no dia 22 de novembro, em almoço domingueiro no ‘Pesqueiro da Abadia’. Alegria e descontração do dia todo.

Confraternização do Sindicato

Proerd

O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São José do Rio Pardo reuniu seus diretores e associados para a confraternização de final de ano, no dia 27 de novembro, no Salão de Festas Dom Bonifácio, no São Roque. Nossos cumprimentos a essa galera que vem lutando com muita determinação pelos direitos da categoria.

O Programa de Educação e Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar, formou mais uma turma em São José, na sexta-feira, dia 4 de dezembro. O evento foi no salão Dom Bonifácio, no São Roque, onde 402 alunos receberam certificados. O instrutor do projeto é o soldado Antonio Donizeti Correa (PM Correinha).

Crie um pomar em simples passos

Cultivar as suas próprias frutas é bem simples. Você vai saboreá-las mais ao comê-las -cruas, em doces, geléias ou compostas - e terá certeza de que não contêm pesticidas nem fertilizantes. Passos 1 - Escolha bem as frutas que você quer plantar e descubra se a terra e o clima do lugar são adequados para elas. 2 - Calcule o espaço levando em conta o crescimento futuro das árvores plantadas, a sombra que darão, os frutos que cairão ali e o aspecto em geral. Você pode se informar sobre tudo isso no lugar onde comprar as mudas. 3 - Abra um buraco na terra onde for plantar cada pé, com 45 cm de profundidade e o dobro da largura das raízes da árvore que será colocada lá. 4 - Faça um teste de drenagem no terreno escolhido. Encha um buraco com água e calcule quanto tempo a água demora para ser absorvida pela terra e desaparecer. O limite máximo é de três horas. Se demorar mais, o excesso de água da terra pode prejudicar o crescimento do pomar. 5 - Coloque um pouco de adubo ou fertilizante natural no fundo do buraco cavado. 6 - Instale a muda da árvore no local. As raízes precisam ficar bem esparramadas e o ponto onde nascem tem que ficar na altura da superfície. 7 - Encha o buraco de terra, até 5 cm acima do nível da superfície, deixando a terra fofa para que ela possa drenar a água quando a muda for regada. Procure deixar o tronco na vertical. Se a muda se inclinar para um lado, amarre-a a uma estaca com um tecido ou uma corda. Não amarre o tronco com muita força porque você poderia “enforcálo”, impedindo a passagem da seiva que o alimenta.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

9

8 - Cerque o seu pomar se houver animais que possam derrubar ou ferir as mudas. 9 - Regue de acordo com a necessidade das árvores. Não deixe de cuidar do pomar durante a fase de crescimento das plantas, pois disso depende a qualidade da fruta que elas darão. Para a obtenção de frutos mais doces, menos aguados, devemos evitar regas excessivas em épocas próximas ao crescimento dos frutos. (fonte: www.bemsimples.com)


Acordar Para que surjam raios é necessário que, além das gotas de chuva, as nuvens de tempestade tenham em seu interior três ingredientes: cristais de gelo, água quase congelada e granizo. Tais elementos se formam na faixa entre 2 e 10 quilômetros de altitude, onde a temperatura fica entre 0 ºC e -50 ºC. Com o ar revolto no interior da nuvem, esses

elementos são lançados pra lá e pra cá, chocando-se uns contra os outros. Com isso, acabam trocando de carga entre si: alguns vão ficando cada vez mais positivos, e outros, mais negativos. Os mais pesados, como o granizo e as gotas de chuva, tendem a ficar negativos. Por causa da gravidade, o granizo e as gotas de chuva se acumulam na parte de baixo, que vai concentrando carga negativa. Mais leves, os cristais de gelo e a água quase congelada são levados por correntes de ar para cima, deixando o topo mais positivo. Começa a se formar um campo elétrico, como se a nuvem fosse uma grande pilha. Essa dupla polaridade da nuvem é reforçada ainda por dois fenômenos físicos externos a ela. Acima, na região da ionosfera, os raios solares interagem com moléculas de ar, formando mais íons negativos. No solo, por outro lado, diversos fatores contribuem para que a superfície fique eletricamente positiva. Essa polarização da nuvem cria um campo elétrico descomunal: se as redes de alta tensão têm cerca

de 10 mil W (watts) de potência, no céu nublado a coisa chega a 1 000 GW (gigawatts)! Tamanha tensão começa a ionizar o ar em volta da nuvem – ou seja, ele passa de gás para plasma, o chamado quarto estado da matéria. Começa então a se formar um caminho de plasma em direção ao solo. Por ter elétrons livres, o plasma é um bom condutor de eletricidade. Com isso, acaba fazendo a ponte até a superfície para que a tensão da nuvem possa ser descarregada. Continua na pag. 11

Mensagem para quem não acredita em Natal (Fonte: mensagensepoemas.uol.com.br)

Certo homem, chamado Mogo, costumava olhar a Natal como uma festa sem o menor sentido. Segundo ele, a noite de 24 de dezembro era a mais triste do ano, porque várias pessoas se davam conta de quão solitárias eram, ou da pessoa querida que havia morrido naquele ano. Mogo era um homem bom. Tinha uma família, procurava ajudar o próximo, e era honesto nos negócios. Entretanto, não podia admitir que as pessoas fossem ingênuas a ponto de acreditar que um Deus havia descido à Terra só para consolar os homens. Sendo uma pessoa de princípios, não tinha medo de dizer a todos que o Natal, além de ser mais triste que alegre, também estava baseado numa história irreal - um Deus se transformando em homem. Como sempre, na véspera da celebração do nascimento de Cristo, sua esposa e seus filhos se prepararam para ir à igreja. E, como de costume, Mogo resolveu deixá-los ir sozinhos, dizendo: - Seria hipócrita da minha parte acompanhá-los. Estarei aqui esperando a volta de vocês. Quando a família saiu, Mogo sentou-se em sua cadeira preferida, acendeu a lareira, e começou a ler os jornais daquele dia. Entretanto, logo foi distraído por um

10

barulho na sua janela, seguido de outro e mais outro. Achando que era alguém jogando bolas de neve, Mogo pegou o casaco para sair, na esperança de dar um susto no intruso. Assim que abriu a porta, notou um bando de pássaros que haviam perdido seu rumo por causa de uma tempestade, e agora tremiam na neve. Como tinham notado a casa aquecida,

tentaram entrar, mas, ao se chocarem contra o vidro, machucaram suas asas, e só poderiam voar de novo quando elas estivessem curadas. “Não posso deixar essas criaturas aqui fora”, pensou Mogo. “Como ajuda-las?” Mogo foi até a porta de sua garagem, abriu-a e acendeu a luz. Os pássaros, porém, não se moveram. “Eles estão com medo”, pensou Mogo.

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Então, entrou na casa, pegou alguns miolos de pão, e fez uma trilha até a garagem aquecida. Mas a estratégia não deu resultado. Mogo abriu os braços, tentou conduzilos com gritos carinhosos, empurrou delicadamente um e outro, mas os pássaros ficaram mais nervosos ainda - começaram a se debater, andando sem direção pela neve e gastando inutilmente o pouco de força que ainda possuíam. Mogo já não sabia o que fazer. - Vocês, devem estar me achando uma criatura aterradora - disse, em voz alta. - Será que não entendem que podem confiar em mim? Desesperado gritou: - Se eu tivesse, neste momento, umas chances de me transformar em pássaro só por alguns minutos, vocês veriam que eu estou realmente querendo salvá-los! Neste momento, o sino da igreja tocou, anunciando a meia-noite. Um dos pássaros transformou-se em anjo, e perguntou a Mogo: - Agora você entende por que Deus precisava transformar-se em ser humano? Com os olhos cheios de lágrimas, ajoelhando-se na neve, Mogo respondeu: - Perdoai-me anjo. Agora eu entendo que só podemos confiar naqueles que se parecem conosco e passam pelas mesmas coisas pelas quais nós passamos.

Você saber o que significa a palavra “acordar”? Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas a palavra acordar?

A-COR-DAR

Viu? Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que faz. Existem pessoas que acordam às 6:h00 da tarde. É isso mesmo! Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas passam o dia todo dormindo. E existem alguns, acredite que passa a vida toda e não conseguem acordar. Eu tive um amigo que acordou aos 54 anos de idade. Ele me disse: Descobri que estou na profissão errada! E ele já estava se aposentando... Imagine o trauma que esse amigo criou para si, para os colegas de trabalho, para a sua família! Foi infeliz durante toda a sua vida profissional porque simplesmente não “acordou”.

Eu, na época, era muito jovem, mas compreendi bem o que ele estava me ensinando naquele momento. Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele. Sabe por quê? Porque a vida tem a cor que “A gente pinta”. O engraçado é que os dias são todos exclusivos. Cada dia é um novo dia, ninguém o viveu. Ele está ali, esperando que eu e você façamos com que ele seja o melhor da nossa vida. Os meus dias são os mais lindos da face da terra porque eu os faço os mais lindos da face da terra. Dê a você a oportunidade de “a-cor-dar” todos os dias e compartilhar com os outros, o que Deus nos dá de melhor: O privilégio de fazer os outros felizes!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Continuação da pag. 11

Enquanto o tronco principal desce rumo ao solo, surgem novos ramos tentando abrir passagem. Quando um tronco principal está próximo do solo, começa a surgir uma massa de plasma na superfície. Essa massa vai subir até se conectar com o veio que desce e, então, fechar o circuito. É por isso que, se alguém estiver perto de onde o fenômeno está rolando, vai perceber os pelos do corpo se eriçando. Quando o caminho se fecha, rola uma troca de cargas entre a superfície e a nuvem e - zap! - temos o relâmpago! A espetacular faísca é fruto do aquecimento do ar, enquanto o ribombar do trovão vem da rápida expansão da camada de ar. Desde o surgimento do tronco de plasma

até rolar o corisco, se passa apenas cerca de 0,1 segundo. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Não, isso é mito. Quando o tronco principal de um raio alcança o solo, todas as suas ramificações tentam usar esse caminho aberto e, às vezes, caem no local exato do primeiro relâmpago. Já foram observadas até 32 descargas no mesmo lugar! Luiz Fujita (Fonte: Revista Mundo Estranho)

Qual a origem do trovão?

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

11

Os trovões são o ruído que os raios fazem quando atravessam o ar. Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre o pólos de carga oposta. Esta descarga é caracterizada por um raio com temperaturas elevadas que aquecem o ar à sua passagem. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente. Nas proximidades do ponto de contacto do raio com o solo registase um nível sonoro de 120 dB. A proximidade do trovão pode produzir surdez temporária e até mesmo rotura da membrana do tímpano e consequentemente, surdez permanente. (Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/trovoada)


Reduza os sintomas ao parar de fumar

Conseguir se livrar de um vício, assim como mudar qualquer hábito, exige disciplina, principalmente no começo. Nas primeiras semanas sem fumar, enquanto o corpo está se desintoxicando, você pode ter sensações estranhas. Mas não se preocupe. Depois de um mês tudo melhora e depois os sintomas desaparecem. Veja alguns conselhos para enfrentar melhor esse processo. 1 - Tosse (dura poucos dias) Chupe balas de mel. Se a tosse for muito forte, você pode tomar um xarope. (com orientação médica) Aumente a ingestão de líquidos. 2 - Fraqueza e dor de cabeça (dura um ou dois dias) Faça exercícios respiratórios durante 15 minutos: sente-se e respire profundamente. Faça com que o ar chegue ao abdômen (ponha uma das mãos no diafragma para controlálo), conte até cinco e depois expire, contando até cinco com o umbigo para dentro. Se a dor de cabeça for forte, tome o analgésico que você estiver habituado a usar nesses casos.

(((01))) Dri (Adriano Valentin) se apresentou em Casa Branca pela Escola CFM. -- (((02))) Thales nos braços de seus pais, Dulce e Cleone em Casa Branca prestigiando a apresentação de Adriano. -- (((03))) Rose Valentin se divertindo no Carnalfenas. -- (((04))) No Club Lounge na pré-festa da Semana da Moda 2009 o que não faltou foi gente bonita. -- (((05))) Os gatos também foram curtir a pré-festa da Semana da Moda 2009. -- (((06))) Dia desses o grupo Fratelli d’Italia se reuniu na pizzaria Bambinas em animada confraternização. -- (((07))) Amanda e Mateus na balada da Semana da Moda. -- (((08))) Essa galera aderiu de corpo e alma aos agitos do CarnaRioPardo. -- (((09))) Atrás do trio, as gatíssimas do CarnaRioPardo... Só gente bonita. -- (((10))) Carla e uma amiga na AAR durante show da banda Os Virgens. -- (((11))) A sempre feliz Caca e o Samuel curtindo na AAR. -- (((12))) A equipe da nova loja Elvis Sports num click para o Zinho. -- (((13))) Breninho e Carol durante o almoço beneficente da AGRADEF. -- (((14))) Marcos e Lu Germek na AAR no lançamento do livro que conta a historia da Associação Atletica Riopardense. -- (((15))) Essa galera foi ao Marquinhos Lanches curtir o show de Caio & Mary. -- (((16))) Shirley e amigas no Rock in Rio Pardo.

12

14 10 09 03

05

3 - Constipação e dispepsia (duram de 1 a 2 semanas) Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia (se não houver contra-indicação médica). Coma frutas e verduras em todas as refeições. Opte pelo pão de centeio.

07

4 - Irritabilidade, insônia, falta de concentração, depressão (duram de duas a quatro semanas) Reduza o consumo de infusões como café, chá ou chimarrão. Faça caminhadas diárias de 30 minutos, à tarde ou antes de dormir. Reserve tempo na agenda para descansar. 5 - Aumento de apetite (dura poucas semanas) Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia (se não há contra-indicação médica). Escolha bebidas dietéticas. Organize previamente uma dieta balanceada, com mais frutas e verduras. Realize atividades físicas três vezes por semana (de preferência, aeróbica).

BOAS FESTAS

06 04

6 - Necessidade urgente de fumar (dura poucas semanas) A sensação de que fumar é uma necessidade inadiável dura apenas alguns minutos. Procure substituir o ato de fumar por um hábito saudável, como tomar água, respirar fundo, caminhar. Tenha à mão chicletes, balas ou pirulitos sem açúcar, além de salgadinhos de baixas calorias. Escove os dentes depois de comer. Importante O primeiro passo para parar de fumar é querer realmente parar. Se você não conseguir abandonar o vício sozinho, peça ajuda a um profissional. Há muitos tratamentos disponíveis. A recaída faz parte do processo de abandonar o vício. Não se deixe abater. (Fonte: www.bemsimples.com)

12

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


15

Foi só a atriz Vera Fischer aparecer na novela Caminho das Índias com vários colares de turquesas gigantes para a pedra azul invadir as vitrines das lojas de bijoux. Quem teve a intenção de copiar o look da loira adquirindo algumas peças com turquesa fez um bom investimento, afinal elas vão estar com tudo nesse verão. A turquesa é uma pedra preciosa que possui um tom de azul opaco inconfundível, que lembra a cor do mar ou então a cor do céu em um dia ensolarado, talvez seja por isso que ela combine tanto com o verão. Os antigos egípcios já usavam a gema como adorno, e na Turquia, além da turquesa estar presente em jóias é também vista como ornamento na construção de edifícios. Os místicos acreditam que essa gema traz sorte e proteção, Atualmente as principais jazidas de turquesa se encontram no Irã. C o m o assessório as turquesas aparecem em brincos, anéis, pulseiras, colares, cintos, em aplicações em blusas, calças e até em sandálias. Pode ser combinada com metal, prata, e até ouro. Por vezes se misturam a outras pedras, também fortes no verão, como

01 11

13

02

08

16

o coral, a ágata e até a pérola, que confere um toque elegante a peça. Como a idéia desse verão não é nada minimalista ouse usando vários colares de turquesa juntos, alguns mais compridos, outros mais curtos. Intercale com correntes douradas ou pratas. No pulso faça a mesma coisa, use várias pulseiras de uma só vez, no melhor estilo indiana. A regra é:

quanto mais melhor!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

13

Milene Kanda

(Fonte: www.meiafina.pop.com.br)


Peixe e vinho tinto?

Pode sim - e é comum em vários países Muitos acham que só é correto comer carne vermelha acompanhada de vinho tinto e peixes com vinho branco. Esta não é uma regra geral. Em muitos países como Espanha, Itália e França, pratos à base de peixe são servidos com vinho tinto sem problema algum! Na hora da escolha, o mais importante é considerar a estrutura

Delegado Contábil

Antonio Fernando Nogueira Fontao, o Tonico, acaba de ser empossado como Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo em São José do Rio Pardo. A posse foi no dia 30 de novembro. Nossos cumprimentos ao Tonico.

Lançamento

Na noite de 19 de novembro, sócios, diretores e outros convidados da Associação Atlética Riopardense se reuniram para o lançamento do livro “AAR, um clube, uma paixão” que mostra um pouco da trajetória do clube tricolor e a forma como se integrou à comunidade rio-pardense e também da região. Estivemos por lá registrando este importante acontecimento social. Veja nas 51 fotos que estão nos site.

Homenagem em São Sebastião da Grama

No dia 6 de novembro dezenas de autoridades políticas estiveram em São Sebastião da Grama prestigiando a solenidade em que a Câmara da cidade promoveu a entrega de Títulos de Cidadania e Mérito Comunitário. Na oportunidade, Aloysio Nunes Ferreira Filho, secretário-chefe da Casa Civil do Estado, recebeu o título de “Cidadão Gramense”; Edinho Araújo e a Petrônio Pereira Lima, da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), receberam títulos de Mérito Comunitário.

do prato e usá-la para decidir o vinho que irá acompanhá-lo. O melhor e mais seguro é optar por um equilíbrio entre os dois. Prefira combinar um prato pouco condimentado com vinhos leves e os mais elaborados com vinhos potentes. Quando falo em vinhos leves, estou me referindo ao vinho branco ou tinto, com nível alcoólico de até 12,5% e taninos (aquela sensação de adstringência que faz a boca ficar seca) não-intensos. Usando este conceito, podemos servir vinho tinto com pratos à base de peixe, principalmente os mais gordurosos. Eles combinam com Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir (safras novas e pouco alcoólicas), Dolcetto D’Alba e Tempranillo, por exemplo. É normal encontrar um espanhol saboreando uma Paella com um vinho tinto Rioja, um francês se deliciando com um Anguille à la Bordelaise e uma taça de vinho tinto Bordeaux leve ou um italiano comendo um Bacalla’ Alla Vicentina acompanhado de um Tocai Rosso. No Brasil, temos uma grande variedade de pratos à base de peixe e molhos condimentados. Que tal saboreá-los com um vinho tinto?

(Fonte: www.vinhositalianos.blogspot.com)

14

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Balada do Objetivo

O Colégio Objetivo promoveu na noite de 28 de novembro, uma festa para seus alunos, diretores, professores e demais funcionários, além de outros convidados. O evento contou com animação e a música de Murilo e Marciano, marcando ainda o lançamento dos cursos da instituição. Confira a noite festiva nas nossas 70 fotos que estão no site.

Confira 8 verdades

sobre a TPM

Crises de choro, nervosismo exacerbado, mau humor e impaciência gritante. Sim, ela teima em aparecer todos os meses. Tratase da tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, que traz dores de cabeça, retenção de líquido e instabilidade emocional. 1) Para o diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses. É que, em alguns casos, ocorre apenas um distúrbio hormonal transitório; 2) Acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a dar sinais de cinco a 10 dias antes da menstruação; 3) A retenção de líquido é muito comum e ocasiona um aumento de peso durante esse período; 4) A maioria se sente mais sensível, pois as alterações hormonais influenciam na produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, e da melatonina, que se relaciona aos aspectos depressivos. Dependendo da pessoa, o desequilíbrio hormonal

ocasiona baixa autoestima e até depressão; 5) Dores de cabeça são comuns durante a TPM; 6) A alimentação influencia diretamente no problema. “Uma das medidas fundamentais é evitar sal marinho, porque contribui para a piora da retenção de líquidos.” Vale riscar do cardápio alimentos gordurosos, substâncias com cafeína (refrigerantes do tipo cola, chá preto e vinho tinto) e qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante ingerir opções diuréticas, como melancia e morango; 7) A mulherada sente mais vontade de comer chocolate durante a TPM por conta dos níveis de serotonina. O ideal é evitar a delícia de cacau nesse período, já que é gordurosa;

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

15

8) A TPM não tem cura. Há tratamentos para amenizar os sintomas indesejáveis. Entre eles estão anticoncepcionais de baixa dosagem e o uso contínuo do ácido gamalinoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula. Os medicamentos sempre devem ser prescritos por um médico. (Fonte: saude.terra.com.br)


Evite o stress com hábitos saudáveis

A vida sedentária, má alimentação e os maus costumes em geral, vãos deteriorando a qualidade de vida e o corpo sofre com doenças. Descubra hábitos simples que ajudam você se sentir melhor. 1. Hidratação Uma boa hidratação melhora a elasticidade da pele. Prefira água, a bebidas açucaradas ou refrigerantes que contêm gás e além de tudo engordam. 2. Exercício Caminhe, ainda que alguns minutos por dia, suba escadas, nade. Mexa seu corpo. O sedentarismo favorece o risco de doenças cardiovasculares, diabete do tipo II, obesidade, hipertensão arterial, excesso de peso, osteoporose, depressão e ansiedade, segundo a Organização Mundia de Saúde (OMS). 3. Alimentação Inclua na sua dieta diária uma porção de frutas e verduras. Estas comidas não só alimentam, mas também não engordam e têm propriedades que ajudam a controlar o intestino, além de diversos tipos de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo. 4. Descanso Tenha algum

tempo

Verão em São Sebastião

Aproveitando o verão, Roberta, Guilherme, Paula, Márcio, Du, Karol e as crianças Lívia e Isabella foram se refrescar do calor nas praias de São Sebastião, entre 21 e 28 de novembro, conferindo também as belezas do litoral paulista.

Fim de semana em Maranduba

A Praia de Maramduba, próximo a Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo foi o destino dessa galera entre 11 e 15 de novembro em excursão organizada por Elizabete Gomes. Fotos enviadas pelo Newton!!

para

descansar. Seu corpo necessita de um período de 6 a 8 horas para se recuperar das atividades diárias. A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente. 5. Diversão Você precisa de momentos para mudar a rotina, esquecer o trabalho. Está comprovado que o sorriso é uma excelente terapia contra o estresse e a ansiedade. 6. Postura Procure adotar uma posição adequada no escritório. As cadeiras incômodas podem fazer com que você termine em uma visita ao ortopedista. Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos durante a sua jornada laboral 7. Cuidado Não descuide de seu aspecto pessoal, ainda que você não esteja se sentindo bem. Sentir-se agradável com relação aos outros aumenta a produção de endorfinas, o hormônio responsável, em boa parte, para que as pessoas se sintam felizes. 8. Controle Visite um médico periodicamente. Não se automedique nem comece dietas sem a supervisão de um especialista. Não deixe tratamentos no meio do caminho e, sobretudo, tenha sempre uma atitude positiva. (Fonte: saude.terra.com.br)

16

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Aprovações em concursos

A Reflexologia Podal parte do principio de que todos os orgãos

A escola preparatória para concursos LFG/São José do Rio Pardo comemora a aprovação de seus alunos Eduardo de Paiva Tangerina - no concurso para Advogado da Coordenadoria de Administração Geral da USP; e de Fabricio Figueiredo Buosi, como Agente Administrativo, no concurso do Ministério do Trabalho e Emprego. Aos jovens, nossos cumprimentos e votos de um futuro promissor nesta nova etapa da vida. E ao pessoal da LFG, também, nossos cumprimentos!

do nosso corpo estão conectados com os nossos pés, isto é, nos pés possuimos pontos de ligação com cada orgão do nosso corpo; e que quando massageados possibilitam a cura de muitos males. Ao aplicar a massagem nestas terminações nervosas localizadas

nos pés, ocorrerá um estimulo directamente no orgão relacionado com o ponto tocado. A reflexologia podal tem obtido resultados satisfatórios no tratamento de doenças como enxaqueca, asma, problemas do aparelho digestivo, insonia, tontura, dores musculares, prolemas de coluna, etc. Nossos avós costumavam fazer o famoso escalda pés para tirar dores

dos pés e aliviar outros males do corpo, e por incrivel que pareça o escalda pés é um santo remédio; especialmente quando conjugado a ele se utilizar sal grosso para aliviar as tensões nervosas, arnica para tirar dores das articulações, camomila para acalmar, aroma citricos para energizar a mente, etc.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

17

(Fonte: http://www.blogdamulher.com)


18

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Festa para o Bruno

Como preservar realmente o meio ambiente?

Bruno Thomé Ferreira, filho de Cristiane e Alessandro, também comemorou idade nova no mês de novembro – só faltou informarem a data - Parabéns pelos 3 anos de vida e saúde, Bruno!

De alguns anos pra cá a natureza vem sofrendo danos muito severos em função da ação do homem e está em processo acelerado de degradação, entretanto, muitas pessoas estão se mobilizando para minimizar isso e fazem de tudo para preservá-la, porém acabam prejudicando a natureza de vez em quando, sem perceber. Por isso saiba como evitar que atitudes nocivas ao meio ambiente passem despercebidas.

Festa para o Osmar

Osmar Trevisan Neto, filho de Jurcirene de Siqueira Trevisan e Luis Roberto Trevisan, comemorou 9 anos de idade com animada festa no dia 31 de outubro, no Salão Arco Iris, em Divinolândia. Parabéns! Tem 23 fotos no site!!!

Você precisa de: Para preservar realmente o meio ambiente você precisa modificar algumas atitudes do cotidiano como: -Não jogar qualquer tipo de óleo em sua rede de esgotos.

-Evite jogar materiais não degradáveis (plástico e outros) no ambiente. -Evite comprar produtos que não podem ser reciclados. -Não contribua diretamente para o desmatamento. -Economize recursos como água, energia, etc.

naturais

-Compre produtos eletrônicos com baixo consumo de energia. Importante Busque manter-se informado sobre as novas tecnologias e como tirar o melhor proveito delas para proteger o meio ambiente.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

19

(Fonte: www.bemsimples.com)


Pedro Quirino cansou da brincadeira

Dicas para evitar a obesidade infantil: Veja aqui algumas dicas dadas por especialistas em obesidade infantil. Ser um bom modelo a ser seguido: “A primeira coisa que os pais podem fazer é serem um bom modelo para suas crianças”, diz Rallie McAllister, MD, MPH, uma médica da família em Kingsport, Tenn. Segundo ela, os pais com freqüência determinam

Faleceu em novembro um dos personagens marcantes de São José do Rio Pardo: Pedro Quirino. De idade incerta – talvez 81, há dúvidas também até do nome - ele viveu por longos anos frequentando os muitos bares da Vila Maschietto, região onde era bastante conhecido. Terminou seus dias no Asilo Lar de Jesus, sob amparo dos muitos benemerentes funcionários daquela instituição.

Quando a E.E. “Prof. Jorge Luís Abichabki” ainda funcionava na Vila Maschietto, Pedro Quirino tinha encontro diário com os alunos. Para alguns, ele parecia amedrontador, para outros, não passava de uma criatura indefesa. Vivia aos berros com os malvados que frequentavam a região da Vila Maschietto. Quando alguém se aproximava dele e dizia: “Pedro, a ponte caiu”, subitamente Pedro Quirino era tomado por uma fúria daquelas, mandando para os mais inimagináveis destinos, chaman-

inconscientemente o fracasso dos filhos. “Se só existem salgadinhos, balas, e outras guloseimas, ao invés de frutas ou vegetais quando suas crianças procuram por pequenos lanches, como eles terão sucesso?”. Ao invés disso, ela sugere, abasteça sua geladeira e armários com frutas frescas, nozes, queijo magro, ao invés de salgadinhos, balas, ou alimentos com pouco teor de fibras, alto teor de gordura e alto valor calórico. Em um estudo conduzido pelo CDC em 2000, aproximadamente 80% dos adultos relataram ingerir menos que o recomendado de 5 ou mais porções de frutas e vegetais diariamente – isso não é um bom modelo.

do-o de palhaço, xingando muito e esmurrando a perna. E olha que os malvados nem sempre eram apenas meninos levados, mas também homens e mulheres que gostavam de fazer chacota daquele indefeso ser humano. Na Vila Maschietto ele fez muitos amigos: Natalino Missura e Maria Eugênia que o digam – o casal era responsável por lavar as roupas maltrapilhas de Pedro Quirino; o banho ele tomava na casa de Mário Cassucci; o lanche era servido por Francisco Dessimoni e por outros muitos frequentadores dos bares da Avenida 9 de Julho, isto apenas para citar uns poucos nomes. Entre as lendas que acompanhavam o pobre Pedro, a de que ele fora homem muito rico. Talvez fosse, sim, não de dinheiro, não de bens materiais, mas de espírito guerreiro, de simplicidade, de humildade. Que descanse em paz. E a cidade, nunca mais será a mesma. (G.I.)

Seja positivo: “Ao invés de dizer, perca peso, diga, vamos ser saudáveis e começar a cuidar do nosso corpo”, diz McCallister. Seja positivo e enfatize os alimentos que podemos comer, e não os que não podemos comer. Diga, ‘vamos pegar umas frutas e fazer uma salada de frutas’, e não ‘não coma isso ou aquilo’. Ao invés de dizer, ‘temos que fazer exercícios’, diga, ‘vamos ao parque’.

Prepare alimentos saudáveis para toda a família. “Faça planos e prepare os alimentos apropriados para toda a família e não apenas para a criança que se encontra com sobrepeso, o que seria o mesmo que dizer, ‘você é gorda, então não pode comer essa pizza,’”. E deixe suas crianças ajudarem a preparam os alimentos. Faça com que o ato de cozinhar seja divertido e interessante. E quando vocês terminarem, comam juntos. Uma família que come junta, come melhor, de acordo com um recente estudo publicado no jornal Archives of Family Medicine. O estudo mostrou, que as crianças que relataram jantar freqüentemente com a família, tinham dietas mais saudáveis do que seus colegas que não o faziam. Continua na pag. 21

20

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Continuação da pág. 20

Evite distorcer as porções: Quando servir a comida estabeleça um controle da porção, faça os pratos e não coloque as panelas na mesa. Muitos especialistas em obesidade sugerem que o super aumento das porções, em restaurantes “fast-foods” tem uma grande participação na crise da obesidade nos EUA. Comece o dia corretamente com um bom café da manhã: Coma cereal

com pouco açúcar, leite desnatado, yogurte desnatado com granola, frutas e dê preferência aos pães integrais. Faça uma merenda nutritiva para as crianças levarem para a escola. Um estudo feito pela Universidade de Minnesota mostrou que as crianças que tem acesso a alimentos com alto teor de gordura e pouco nutritivos na escola, irão consumir mais alimentos não saudáveis do que as crianças que tem acesso a opções mais saudáveis. Uma das maiores fontes de gordura e açúcar na dieta das crianças vem dos lanches escolares, diz Mc Callister. Então tente e faça merendas divertidas, e dê uma garrafa de água, não de refrigerante ou sucos adoçados com açúcar, frutas frescas, e sanduíches, se for o

caso, feitos com pães integrais. Pratique atividades físicas. “Faça da atividade física uma atividade familiar” diz Kava. Programe atividades diárias para toda a família, como andar no parque por meia hora, e faça disso algo que atraia as crianças. Se você não pode fazer isso, matricule suas crianças em atividades de dança ou esportes, em que elas se divirtam, porque elas precisam se divertir para continuar praticando-as. Ou apenas ligue alguma música dançante e tenha uma festa na sua própria casa. O importante é se movimentar.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

21

Continua na pag. 22


Continuação da pag. 21

Mude o hábito alimentar. Todos nós sabemos que dietas não funcionam, elas são soluções a curto prazo. O objetivo é aprender a comer hoje, para poder comer adequadamente o resto de sua vida. Gaste algumas semanas para aprender o que é uma alimentação saudável e, então, você não estará de “dieta”. Tente novamente. Alguns pais dizem que seus filhos não gostam de brócolis ou couve-flor, mas algumas vezes isso requer mais de uma tentativa. Tente mudar a apresentação do alimento, tornando sua aparência mais atraente. E lembre-se, a criança não vai sentar-se à mesa e comer brócolis no jantar se todos estiverem tomando sorvete.

Não conte calorias. Restringir as calorias das crianças pode prejudicálas emocionalmente, fazendo com que se sintam deprimidas, e também pode ser prejudicial fisiologicamente, porque elas podem não receber os nutrientes que precisam. Ao invés disso, corte 100 a 200 calorias por dia, isso é uma medida leve, e resultará em perda de peso. No final das contas o que vale é não restringi-los, mas ajudá-los a crescer dentro de seu peso, porque as crianças precisam de calorias extras

para crescer. Não coloque as crianças em uma dieta restrita, porque elas provavelmente vão resistir a isso. Não ingira suplementos. Nos dias de hoje, os suplementos chamados dietéticos ou os provenientes de ervas que promovem perda de peso são vendidos pelas ruas para qualquer um – incluindo crianças. Mas seja lá o que você fizer, não os utilize em seus filhos. Você não sabe o que realmente eles são, e a maioria deles não foi testada em crianças, para determinar sua segurança e eficácia. Não siga uma dieta. Coloque seus filhos em qualquer dieta e você poderá condenálos a uma desordem alimentar – ingestão em excesso ou menos do recomendado ou outra desordem, que implique em uma ingestão inadequada de vitaminas, por exemplo, que são importantes para o crescimento. O que vale, para toda a família é a re-educação alimentar. Só assim o equilíbrio terá seu lugar e o peso adequado será mantido. (Fonte: boasaude.uol.com.br)

22

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Educação de qualidade

O Grupo Educacional Uninter, Facinter e da Fatec Internacional, que em São José do Rio Pardo tem como parceira a Dataplus, acaba de ser apontado como o primeiro em qualidade entre as maiores instituições de educação a distância do país (instituição com mais de 10 mil alunos), através de uma pesquisa realizada pela ABE–EAD, Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância, órgão acompanhado pelo MEC.

Troca de comando no TG 02-038

Autoridades rio-pardenses ser reuniram na noite de 19 de novembro, na sede do Tiro de Guerra 02-038, para a cerimônia de formatura dos atiradores de 2009, ocasião em que foram entregues medalhas, diplomas e realizadas as promoções de atiradores a cabo. O evento marcou ainda a despedida do sargento Daniel Ricardo de Oliveira, que foi transferido para Brasília. Ao final da solenidade atiradores e autoridades presentes participaram de um jantar dançante no Grêmio Nestlé. Veja no site 158 fotos do evento. Aproveitamos para desejar ao sargento Ricardo muito êxito na sai trajetória. Entra agora o ST M. Reis, seja bem vindo!

Foram pesquisados 15 mil estudantes em 60 instituições que oferecem graduação e pós-graduação nesta modalidade. O Grupo Educacional Uninter, Facinter e Fatec Internacional mantém 130 mil alunos em todo o Brasil em aproximadamente 600 cidades e, em São José do Rio Pardo, tem o Pólo Educacional na Dataplus. Segundo, Paulo Cesar Olivieri, gestor do pólo local, este tipo de avaliação serve para mostrar a seriedade e qualidade das instituições, aumento de credibilidade da modalidade para o mercado.

Beber água com açúcar acalma A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso “efeito placebo”. Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso. Celular causa tumor cerebral Vários estudos já tentaram estabelecer uma relação entre o uso de celular e o aparecimento de tumor, mas os resultados não comprovaram qualquer associação. Por enquanto, a única comprovação científi ca é

que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares. Doar sangue engorda Hematologistas afirmam: a doação de sangue não engorda. Mas, a propósito, por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Nem tampouco emagrece. O volume doado, no máximo 450ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. A propósito, doar também não afina ou engrossa o sangue. Nem causa dependência. Alimentos diet têm menos calorias A finalidade de um produto diet não é ter menos caloria e, sim, eliminar algum ingrediente de sua composição, por exemplo, o açúcar, para atender quem precisa seguir dietas especiais, como os diabéticos. “Às vezes, para compensar a falta de açúcar, adiciona-se maior quantidade de gordura”, alerta o endocrinologista Tércio Rocha. Comer margarina é mais saudável do que manteiga

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

23

Enquanto a margarina é de origem vegetal, a manteiga é de origem animal. Mas isso não torna a primeira mais saudável. Seu processo de hidrogenação produz gordura trans, que aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL). (Fonte: revistavivasaude.uol.com.br))


Usamos apenas 10% do cérebro Neurologistas afirmam que não há qualquer razão científica para se supor que apenas 10% do nosso cérebro seja utilizado. “Os neurônios estão sob permanente estimulação. Se utilizássemos apenas 10% de nossa capacidade cerebral, 90% dos nossos neurônios já teriam morrido”, afirma a neurologista Maria Eduarda Nobre. Mel é bom para diabéticos Esse mito parte do princípio, equivocado, de que tudo o que é natural é seguro e saudável. Nem sempre. O mel e a geleia real, por exemplo, têm alto teor de carboidratos. Em outras palavras: não é aconselhável o seu uso livre e continuado como substituto ao açúcar comum. Em excesso, o mel também engorda e eleva o nível de glicose no sangue. Adoçantes com aspartame causam câncer. A Food and Drug Administration

(FDA), órgão dos EUA que regula alimentos e remédios, já pôs fim ao mito depois de garantir que o adoçante artificial é seguro para a saúde. A polêmica surgiu em 2005, quando a Fundação Ramazzini, na Itália, afirmou que o aspartame teria causado leucemia e linfomas em camundongos. Ler em veículo em andamento provoca descolamento de retina O máximo que pode ocorrer, em alguns casos, é torcicolo, náuseas e tontura. “Algumas pessoas são mais vulneráveis à mudança constante da distância focal, ou seja, à variação da distância entre os olhos e o papel provocada pelo movimento do veículo”, afirma o oftalmologista Luiz Pedro Dario. Faca fria impede que o “galo” cresça na testa O popular “galo” nada mais é do que um edema ou hematoma no local de uma pancada. O mais indicado é colocar uma bolsa de gelo no local. Ou, então, acondicionar gelo num saco plástico e aplicar sobre o inchaço. “O frio inibe o aumento do hematoma porque causa vaso constrição no local”, explica o cardiologista Fernando Lucchese. (Fonte: revistavivasaude.uol.com.br)

24

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Ginkgo Biloba

As cerimônias de casamento movimentaram o mês de novembro e dezembro e a todos os que disseram Sim, nestes meses, nossos votos de uma vida plena de felicidades!

Foto Metro - Veste Regina Noivas

Casaram-se na noite de 7 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Sebastião Modesto Filho e Maria Aparecida Fernandes Modesto; Ela, filha de Mozart Fantini e Leila Teresa Carneiro.

Foto Isabel Jareta

Casaram-se no dia 27 de novembro, Ana Paula Bálico Baldo e Milton Thomás de Araújo Júnior.

Foto Metro - Veste Regina Noivas

Rogério e Isabel

Casaram-se na noite de 27 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Celso Ferreira Pinto e Aparecida Borsato Ferreira Pinto; Ela, filha de Paulo Caveanha e Maria Aparecida Gaiardo Caveanha. Foto Líder

Foto Líder

Marco Roberto e Flávia

Casaram-se na noite de 13 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Sérgio Angeline e Edna Maria Vechini Angeline; Ela, filha de José Carlos Dias (in memorian) e Maria Aparecida Dias; Ela, filha de Francisco de Paulo Victor (in memorian) e Ilda Fernandes Victor.

Fabrício Fabiano e Edilaine Gabriela

Milton Thomás e Ana Paula

Rodrigo e Isabela

Casaram-se na noite de 14 de novembro, na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Divinolândia. Ele, filho de Ronaldo da Silva e Vera Lucia da Rocha Silva; Ela, filha de João Carlos Antonio e Maria Eloisa Moreira Antonio.

Foto Líder

Carlos Roberto e Fernanda

Hugo e Márcia

Casaram-se na noite de 20 de novembro, na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de Adenir Roque Ferreira e Nilva Maria Pereira Ferreira; Ela, filha de Pedro Maria de Souza e Rita Aparecida de Martine de Souza.

Casaram-se na noite de 14 de novembro, na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de João Batista Donizete Carneiro e Ângela Maria Boldrim; Ela, filha de Jorivê Alves Pinto (in memorian) e Maria Cristina de Noce Alves Pinto.

Foto Líder

Marcelo e Alessandra

Casaram-se na noite de 18 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de José Carlos Dias (in memorian) e Maria Aparecida Dias; Ela, filha de Celso Jorge e Joana Aparecida Tardelli Jorge.

Foto Líder

Casamentos

Ginkgo biloba, é uma das árvores mais antigas que se tem notícia, com registros fósseis datando de mais de 250 milhões de anos atrás. Charles Darwin se referiu à ginko biloba como “fóssil vivo” e ilustrações da época dos dinossauros freqüentemente incluem árvores de ginkgo biloba. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido as explosões atômicas no Japão. Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada. Espécie vegetal que combate os radicais livres e auxilia na oxigenação cerebral, dentre diversas plantas que funcionam na medicina alternativa.

Nomes populares: Nogueirado-Japão, árvore-avenca, ou simplesmente ginkgo. São árvores caducas, que perdem todas as folhas no inverno e atingem uma altura de 20-35 m (alguns espécimes, na China, chegam a atingir os 50 m). Foram durante muito tempo consideradas extintas no meio natural, mas sabe-se hoje em dia que existem duas pequenas zonas na província de Zheijian (China) que albergam exemplares desta espécie. Goethe, famoso cientista, filósofo, poeta e botânico alemão, escreveu um poema sobre ele em 1815, falando da unidade-dualidade, simbolizada na folha do Ginkgo. Existem hoje em praticamente todos os continentes da terra e no Brasil há exemplares produzidos de sementes, e não estão em extinção.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

25

(Fontes: www.dietaesaude.org / pt.wikipedia.org/wiki/Ginkgo)


Os poderes da

argila,

conheça os tipos mais comuns e suas respectivas vantagens:

Argila amarela

É rica em silício, que ajuda na formação do colágeno, responsável por repor a elasticidade da pele e

ajudar a retardar o envelhecimento. É indicada para o rejuvenescimento e tratamentos cosméticos por ter um excelente efeito tensor, combatendo, assim, a flacidez.

Argila preta

Se o objetivo é rejuvenescer a pele, esta qualidade de argila é a ideal. Além desse benefício, tem ação anti-inflamatória e anti-estresse e melhora a circulação sanguínea,

o que favorece a reprodução celular. Indicada para tratamentos corporais por estimular a circulação sanguínea.

Argila marinha

Rica em minerais é retirada do fundo do mar. Possui grande concentração de algas marinhas, ideal para purificar e tonificar o corpo.

Argila branca

Principais benefícios: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e estimular o metabolismo da pele. indicada para tratamentos cosméticos, entre eles a eliminação de manchas de peles sensíveis e delicadas.

Argila rosa Ideal para peles com aspecto cansado, o produto revitaliza a pele. devolvendo a luminosidade natural, além de absorver toxinas e hidratar. É extremamente suave, por isso pode ser usado todos os dias. (Fonte: www.belezaesaude.org)

26

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Noivado de Marcelo e Diana

No dia 14 de novembro Marcelo Gonçalves e Diana Lima Calegari decidiram assumir compromisso rumo ao casamento, quando oficiaram noivado. Nossos votos de felicidades.

Noivado de David e Karina

No finalzinho de outubro, dia 31, David Luis da Silva e Karina Bernar trocaram alianças de noivado, em reunião festiva dos familiares e amigos, na Fazenda Santa Manoela. Desejamos felicidades!

Casaram-se na noite de 14 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Antônio de Paula e Filomena Regina Morgan de Paula; Ela, filha de Jair de Lima e Neusa Maria Carriero de Lima.

Tem mais 201 fotos no site!

Casaram-se na noite de 28 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Mário Donizetti Pacheco e Maria José da Silva Pacheco; Ela, filha de Mário Pereira da Silva e Zenaide Mansando Pereira da Silva.

Alessandro e Valquíria

Casaramse na noite de 21 de novembro, na Igreja São Judas Tadeu, em São José do Rio Pardo.

Foto Sicca

Casaram-se na noite de 5 de dezembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Vanderlei Antonialle e Maria José Rodrigues; Ela é filha de Deides Ramos e Clézia Cury Ramos (in memorian).

Tem mais 102 fotos no site!

Igor e Tatiana

Marcelo e Talita

Ronaldo e Brisa

Foto Líder

Foto Líder

Ettore e Ana Carolina

Casaram-se na noite de 14 de novembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Pedro Laércio Braga e Rita Maria Rosa Braga; Ela, filha de Carlos Henrique Xavier e Ana Cecília Fiorante Capello Xavier.

Foto Líder

Evair e Merliane

Casaram-se na noite de 27 de novembro, na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Caconde. Ele, filho de José Benedito da Cruz e Maria Terezinha de Jesus e Cruz; Ela, filha de Osmar Barbosa Vasconcelos e Marly Sansigolo Vasconcelos.

“Água”

Você Sabia Que... • O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüência, 37% dos seres humanos a confunde com a fome? • Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. • Um copo de água aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington. • Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa? • Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga. • De acordo com os experts, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima. • 90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas. • As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar de ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde. • A cor de sua urina deve ser de um

amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você está tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

27

• Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor. (Fonte: www.sucoverdesaude.com)


“Água”

Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições: Elimina os antiácidos e cura a acidez estomacal. • A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite. • A ingestão de antiácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratação e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo. • Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de antiácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado. Cura 2: A água pode prevenir e curar a artrites. • Dor reumática das articulações – A ocorrência de artrites pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá. • Tomar água pode aliviar a dor ou resolver este problema. Cura 5: Enxaqueca. • A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão. Outras curas: • A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lúpus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for a causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente. • Nestas condições, o exercício

muscular deve ser parte do programa de tratamento.

Agora a pergunta é:

Você está tomando a devida quantidade de água diariamente? (Fonte: www.sucoverdesaude.com)

28

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Confraternização Grupo Binga e Elvis

Como tradicionalmente ocorre, funcionários, diretores e proprietários das lojas do Grupo Binga e Elvis anteciparam a confraternização de final de anos, pois o período é de muito trabalho por lá. Na noite de 7 de novembro, o grupo participou de um jantar, na sede da AAR. Uma grande festa que registramos em 181 fotos. Nossos votos de sucesso constante!

Homenagem na “Binga e Elvis”

Na manhã de 1º de dezembro, funcionários da loja Binga e Elvis Confecções foram recepcionados com um café oferecido pelos proprietários Paulo Viana e Elieth, Luis Carlos (Binga) e Susi. O evento foi para homenagear os colaboradores que estão há 10 anos no grupo: Luis Armando Cândido, Fabiana dos Santos Mello Pavão, Rosa Lucia Felipe da Silva Almodova, Ana Paula Vaz Ferreira, Edilene Feltran Rissardo e Aparecido Francisco Marciano. Além dos mimos, receberam os cumprimentos e o carinho dos proprietários e companheiros de trabalho. Uma manhã de muita alegria. Veja nas 30 fotos que estão no site.

Mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional oral correm um risco maior de sofrer

um AVC ou infarto. Isso porque, segundo um estudo realizado pela Associação Americana do Coração, os hormônios liberados pelas pílulas podem facilitar a formação de coágulos nas artérias e assim bloquear o fluxo de sangue para o

coração ou para o cérebro. A orientação nesse caso é conversar com seu ginecologista sobre o melhor método contraceptivo pra você. Especialistas não condenam o uso da pílula, desde que a mulher mantenha um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada. Porém um alerta maior é direcionado as mulheres que fazem a associação de anticoncepcionais orais e cigarro. Quem faz esse tipo de combinação tem quatro vezes

mais chance de sofrer um acidente vascular. A dupla funciona como uma bomba-relógio, os hormônios aumentam a viscosidade e coagulação do sangue, o que propicia o entupimento do vaso sanguíneo, já o cigarro favorece o desenvolvimento de aterosclerose (formação de placas dentro do vaso). Outros fatores aumentam o risco de sofrer um AVC como: diabetes, histórico familiar, hipertensão,

sedentarismo e colesterol alto. De acordo com o Ministério da Saúde 90 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de derrame no Brasil.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

29

Para ficar longe do grupo de risco a dica continua a mesma: consulte sempre seu médico e mantenha hábitos de vida saudáveis. Milene Kanda (Fonte: www.meiafina.pop.com.br)


Festa para o Paulo Viana

Em família, o empresário Paulo Viana festejou idade nova no dia 2 de novembro, quando filhos, genro, noras, além da esposa Elieth cantaram os ‘parabéns a você’. Ao Paulo Santo Viana, nossos votos de muitas alegrias e saúde sempre! Na foto, o aniversariante com Elieth, os filhos Samuel, Daniel, Paulinho e Laís, noras e genro Carolina, Débora, Fernanda e Diogo.

O que é halitose? Halitose significa “mau hálito”, um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calculase que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida. Muitas são as causas deste mal, incluindo:

Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); Gengivite Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola; Tabaco e produtos alcoólicos; Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Festa da Ana Carolina

A gatinha Ana Carolina, filha de Marli Evangelista da Silva e Carmo da Silva viveu sua inesquecível noite de debutante e, 7 de novembro, quando recebeu muitos amigos, familiares e demais convidados na sede da AAR, para festejar seu dia de princesa, tudo como manda a tradição das festas de 15 anos. Parabéns, Ana Carolina, que você seja sempre feliz.

O registro é da Foto Metro e veste Regina Noivas.

Como saber se tenho halitose? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o Mau hálito matinal. Como prevenir a halitose? Evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte: Escove bem duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias. Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito. Remova a dentadura antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã. Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes. Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito. (Fonte: www.colgate.com.br)

30

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Norah Jones

A vencedora do prêmio Grammy, Norah Jones lançou neste mês o seu novo trabalho chamado The Fall. O seu quarto álbum conta com a colaboração de Jacquire King, Ryan

Adams, Will Sheff e outros. O novo disco segue uma nova direção, ousando e experimentando sons que refletem o amadurecimento da carreira de Jones. As novas parcerias, tanto na produção como na composição, ajudaram a ampliar o leque de contribuições musicais e aumentaram as influências na carreira e no estilo musical de Norah Jones. Em sua nova banda constam músicos que trabalharam com Beck, R.E.M., Erykah Badu, Tom Waits e

Johnny Cash. Desde que despontou em 2002, Jones já vendeu mais de 36 milhões de cópias em todo o mundo. Seus três álbuns anteriores, “Come Away With Me”, lançado em 2002 e vencedor de oito prêmios Grammy, “Feels Like Home”, de 2004, e “Not Too Late”, de 2007, já chegaram ao primeiro lugar da lista dos 200 mais vendidos da Billboard, nos Estados Unidos, e nas listas dos mais vendidos em inúmeros países. Todos os três álbuns ganharam disco de platina, sendo que “Come Away With Me” levou o Disco de Diamante. Norah Jones é mais um destaque no cenário musical da atualidade que você pode ouvir diariamente na programação da Mixagem.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

31


Futebol paulista

O presidente da Liga Riopardense, Helio Escudero e o esportista Marco Cassucci marcaram presença no lançamento da temporada 2010 do futebol paulista, ocorrida durante concorrido coquetel na sede da Federação Paulista de Futebol, na noite de 23 de novembro. Na oportunidade, a marca Topper apresentou os uniformes da arbitragem e a bola que vai rolar nos gramados paulistas no próximo ano.

Maria Elisa Carriero Araraquara... início em 1996 quando Rafael de Angeli, atual coordenador do grupo, foi tocado a evangelizar através da música, e com alguns amigos, criou um grupo de música religiosa que em março de 1997, recebeu o nome: CANAL DA GRAÇA.

Happy hour beneficente

A Chácara do Purga foi palco de uma grande confraternização social, na tarde de 29 de novembro, quando o grupo “Bethel – Filhas de Jó” promoveu lá um bingo beneficente, visando arrecadação de recursos para a creche da ARAM e para atividades do grupo. Participaram da ação: Larissa Franchi, Giovana Georgetti, Bruna Sassi, Jéssica Pinheiro, Ana Carolina Evangelista. Juliana Busso, Aline Ribeiro, Catharina Baraúna, Giovana de Lima, Bianca Cabral, Juliana Garcia, Laira Fogliarine, Amanda Pavan, Marcela Magalhães, Lina Domênica, Lara Domênica, Úrsula, Karollaine Santos, Ana Flávia, Brenda Machite, Júlia, Natália Evangelista entre outros voluntários e voluntárias. Parabéns a todos pelo trabalho e pela iniciativa.

Programa ‘Empreender’ da ACI

A Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo prossegue com as atividades do programa Empreender, que tem por finalidade capacitar e melhorar o setor empresarial rio-pardense. Na noite de 4 de novembro, foi a vez da palestra “Regionalização e Sustentabilidade dos Núcleos Setoriais”, ministrada pelo consultor Carlos Dezan. O evento contou com a presença de empresários, funcionários, do presidente da ACI, Izonel Tozini, entre outros. O evento terminou com um coquetel. Tem 32 fotos no site!

O carisma do grupo foi sendo confirmado e em 2003, um dos sonhos foi realizado: o início das gravações do CD “Coragem”, com participações da Banda Vida Reluz e das cantoras Jean e Shirley Castro. Nos anos de 2006 e 2007, o Canal da Graça passou a acompanhar Celina Borges e Padre Fábio de Melo; com seu instrumental e back vocals. Em São José do Rio Pardo o Canal da Graça fez participação do I Fest Inverno da Música Cristã, em 2007, evento do Projeto de Evangelização Deus Proverá (então Javé Yiré), onde o grupo conquistou

prestígio e respeito em nossa cidade. Em 2009, mais amadurecido ao longo de 13 anos, o Canal da Graça lançou seu segundo CD, agora pela CODIMUC (gravadora de maior expressão na música católica do Brasil). “Tocando o Céu” conta com arranjos de Marcelo Duarte (Anjos de Resgate); e participações de: Celina Borges e Flavinho (Comunidade Canção Nova). “Tocando o Céu” tem canções próprias, e o clip do grande destaque “Anjo Guardião” pode ser visto no site oficial da banda. Fonte: www.canaldagraca.com

32

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


“Televisão em cores” ou “televisão a cores”? Qual a forma certa: “televisão em cores” ou “televisão a cores”? Essa pergunta é muito freqüente. A televisão é em preto-e-branco. A televisão é em cores.

Isso é indiscutível. Há um ou outro autor que argumentam que “a cores” se impõe pelo uso. Se você não quiser gerar discussão, opte por televisão “em cores”, forma absolutamente correta. O filme é em preto-e-branco. O filme é em italiano. O filme é em preto-e-branco. O filme é em cores. Lembremos que, se fosse aceita a forma “a cores”, jamais esse “a” poderia receber acento indicador de crase porque “cores” está no plural e, portanto, o “a” é tão-somente preposição, e não preposição acompanhada de artigo. Seja como for, a expressão considerada pela quase totalidade dos gramáticos é “televisão em cores”. “No telefone” ou “ao telefone”? “Estar no telefone” ou “estar ao telefone”: qual a forma correta? Na verdade, não há consenso em

relação a isso. Por surpreendente que possa ser, um gramático tido como conservador, Napoleão Mendes de Almeida, defende a tese de que o correto é “estar no telefone”, exatamente a forma consagrada no dia-a-dia no Brasil. Argumenta ele que seria galicismo, francesismo, dizer “ao telefone”. Napoleão, de certa forma, é uma voz mais ou menos isolada. A maioria dos autores afirma que a preposição exigida é a preposição “a”, pois esta indica proximidade. É o que ocorre em exemplos como os seguintes: Falou ao telefone Sentou-se à mesa

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

33

A construção “estar ao telefone” causa menos polêmica do que “estar no telefone”. Ainda que o uso cotidiano seja inegavelmente “estar no telefone”. (fonte:www.tvcultura.com.br/aloescola)


Semana da Moda

Entre os dias 5 e 8 de novembro São José viveu mais uma Semana da Moda, quando várias lojas do comércio local apresentaram suas coleções da moda verão. O evento foi Rio Pardo FC e contou com a presença de centenas de pessoas. Tudo registrado em 492 fotos no site, inclusive com vídeo!

Festas da Semana da Moda

A Semana da Moda 2009 começou e terminou em festa. A pré-festa foi no dia 6 de novembro e, após os desfiles, no dia 7, a galera se confraternizou na super balada promovida no Club Lounge ao som do DJ Evandro. Casa cheia, claro. Veja 127 fotos das festas, no site.

O que é a COP-15?

A COP-15 é a sigla da 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC). A COP é o organismo supremo da Convenção e se reúne anualmente para avaliar a implementação do tratado. Já foram realizadas 14 COPs desde a adoção da Convenção na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 (Rio92). A COP-15 será realizada em Copenhague, capital da Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro de 2009.

Loira Cabeleireira e Noivas e Cias

Quem participará?

La no Lu

Armazém do Bebê e Jeito Teen

O Boticário

Galerinha Teen

A Convenção do Clima foi assinada pela União Européia e por 191 países, somando, portanto, 192 partes com direito a voto na COP-15. Para a COP aprovar uma proposta, a decisão precisa ser de consenso entre todas as partes presentes. São esperadas mais de 15 mil pessoas na COP-15 entre diplomatas, funcionários dos governos e da ONU, assessores, ativistas e jornalistas, além de chefes de Estado e governo.

O que será discutido?

O principal objetivo da COP-15 é aprovar um novo acordo climático que reduza substancialmente as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromissos do Protocolo de Kyoto. Também farão parte do acordo diretrizes para ações de adaptação às mudanças climáticas e a transferência de tecnologias dos países ricos às nações em desenvolvimento. Por que a temperatura não pode subir mais que 2 graus? Segundo os cientistas, esse é o limite para evitar um descontrole perigoso no clima da Terra. Tal cenário poderia provocar impactos mais catastróficos para a vida no planeta, como a extinção em massa de animais e plantas, o aumento acelerado no nível do mar, freqüentes e severas tempestades e furacões, avanço veloz dos desertos, ondas de calor e proliferação de doenças. (Fonte: www.oc.org.br)

34

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Alguns sinais do Transtorno Alimentar O verão chegou e junto com ele vem a preocupação com as gordurinhas a mais do nosso corpo. Para resolver o problema procuramos uma academia, iniciamos aquela dieta que promete milagre, e se tiver um remedinho para tirar a fome, melhor ainda! Diante disto precisamos estar em alerta para não cair nas redes do Transtorno Alimentar, que atinge na maior parte, adolescentes, sendo as meninas bonitas, inteligentes, perfeccionistas, as maiores afetadas! É comum as meninas doentes apresentarem isolamento, carência afetiva e regressão. Veja alguns sinais dos dois principais tipos desse transtorno: Anorexia Nervosa: 1- Querer manter o peso abaixo do que seria recomendável à idade e altura;

2- Medo intenso de ganhar peso; 3- Achar seu peso e as dimensões de seu corpo maiores do que são; 4- Ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. Bulimia Nervosa: 1- Episódios repetitivos de comer compulsivo; 2- Abusar de laxantes, diuréticos, auto-indução de vômitos, jejum ou exercícios excessivos para não

ganhar peso; A causa dessa doença é um conjunto de componentes biológicos, psicológicos e socioculturais. O tratamento reúne alguns profissionais como: Nutricionistas, Psiquiatras, Psicólogos. O trabalho do Psicólogo é ajudar o paciente a identificar e compreender os seus sentimentos e comportamentos incoerentes; se diferenciar do mundo e auxiliar na melhora da auto-estima.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

35

Contato: talita.psico@hotmail.com.br Tel.: (19)3608- 8299


01 - Dia do Casal 01 - Dia Mundial de Combate à AIDS 02 - Dia da Astronomia 02 - Dia do Samba 02 - Dia da Astronomia 03 - Dia Internacional dos Deficientes Físicos 04 - Dia do Podólogo 04 - Dia do Orientador Educacional 04 - Dia Mundial da Propaganda 04 - Dia do Trabalhador em Minas de Carvão 05 - Dia da Cruz Vermelha Brasileira 07 - Dia do Pau-Brasil (Árvore)

08 - Dia da Justiça 08 - Dia do Cronista Esportivo 08 - Dia Nacional da Família 09 - Dia do Fonoaudiólogo 09 - Dia do Alcoólatra Recuperado 10 - Dia Universal dos Direitos Humanos 10 - Dia do Palhaço 11 - Dia do Arquiteto

11 - Dia do Engenheiro 11 - Dia do Tango 11 - Dia do Agrimensor 12 - Aniversário de Belo Horizonte (1897) 13 - Dia do Marinheiro 13 - Dia do Pedreiro 13 - Dia do Lapidador 13 - Dia do Cego 14 - Dia do Engenheiro de Pesca 14 - Dia do Ministério Público 15 - Dia do Esperanto

15 - Dia do Jardineiro 16 - Dia do Teatro Amador 16 - Dia do Reservista 20 - Dia do Mecânico 20 - Dia da Bondade 21 - Dia do Atleta 21 - Dia dos Artistas Profissionais 23 - Dia do Vizinho 24 - Dia do Órfão 24 - Dia Universal do Perdão 25 - Dia de Natal 26 - Dia da Lembrança 28 - Dia dos Salva-Vidas 28 - Dia da Marinha Mercante 31 - Dia da Esperança 31 - Dia das Devoluções 31 - Dia da São Silvestre

36

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Solenidade para a Gazeta do Rio Pardo

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, no dia 30 de novembro, um ato solene para homenagear o jornal Gazeta do Rio Pardo pelos seu centenário. O evento foi prestigiado por representantes da política local, regional e estadual, além de muitos outros convidados ilustres, que marcaram presença para cumprimentar funcionários e diretores do jornal. Nós estivemos por lá conferindo e registrado tudo, Veja no site, 127 fotos do evento.

Formatura do Santa Inês

O Colégio Santa Inês promoveu na noite de 4 de dezembro a solenidade de colação de grau e formatura dos alunos do 3º ano do ensino médio. As festividades foram no Trivial Buffet, onde galera festejou ao lado dos pais, familiares, professores, coordenadores e funcionários da escola. Nossos cumprimentos a todos e esperamos que obtenham sucesso nos caminhos que estão se abrindo. Confira no site 328 fotos do evento!

Lombo recheado assado

Ingredientes:

Para o lombo: 1 lombo de porco de 2 kg 2 colheres de sopa de suco de limão Sal e pimenta do reino a gosto

Para o recheio: 200g de lingüiça de porco defumada picada 100g de toucinho defumado picado 1 dente de alho amassado 1 cebola média picada 1 colher de sopa de salsinha picada 2 colheres de cebolinha verde picada ½ xicara de farinha de mandioca 1 xícara de água 2 ovos cozinhos duros bem picados 3 colheres de azeitonas verdes picadas Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Prepare o lombo com uma faca, abra o lombo formando um bife grande. Bata um pouco para achatar. Tempere com o limão, sal e pimenta do reino a gosto. Prepare o recheio em uma frigideira, coloque a lingüiça, o toucinho defumado, o alho, a cebola, a salsinha e a cebolinha verde e frite em fogo alto mexendo por cerca de 5 minutos. Junte a farinha de mandioca e misture bem adicionando a água aos poucos por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e acrescente o ovo, a azeitona, o sal e a pimenta a gosto. Espalhe a mistura sobre o lombo e enrole-o pelo lado mais comprido. Amarre com barbante ou prenda com palitos. Coloque em uma assadeira e leve ao forno, regando com água aos poucos por duas horas ou até a carne ficar dourada. Coloque em um prato corte em fatias e sirva.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

37


Os agitos da Curva do Peixe

A Curva do Peixe esteve movimentadíssima no mês de novembro, com diversas atividades de uma programação feita para agradar os frequentadores no verão. A galera sempre animada, marca presença. Como mostram as fotos!

Como evitar...

Hidratação e exercícios são fundamentais para a prevenção de estrias Você está certa de se cuidar na gestação. Isso ajuda você a conviver melhor com as transformações geradas pela gravidez. As estrias, por exemplo, merecem atenção desde o início. Resultam do estiramento da pele, quando suas fibras se

rompem. As medidas fundamentais para evitar o processo são: controlar o peso, para que a pele não precise ceder além do necessário, fazer exercícios e criar um ritual de hidratação. O problema aparece principalmente no abdome, coxas e mamas, partes que mais crescem na gestação. “Pelo menos duas vezes ao dia, a grávida deve usa cremes que contenham ureia, vitamina E, lanolina e óleos em sua formulação. Não adianta só usar óleos”, diz a

dermatologista Lígia Kogos. Uma dica é usar os cremes na hora da massagem. A pele fica hidratada, e você aproveita para relaxar. É importante procurar profissionais preparados para trabalhar com gestantes. É que, “quanto mais avançada a gravidez, menos rigorosa deve ser a massagem”, afirma o ginecologista e obstetra Arnaldo Schizzi Gambiaghi. E, ao fazer massagens ou drenagens, monitore sua pressão arterial. A das gestantes tende a ser mais baixa no início da gravidez e pode cair ainda mais, e rapidamente, com tratamentos relaxantes, prejudicando o oxigênio que vai para o bebê.

(Fonte: www.revistacrescer.globo.com)

38

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Eduardo Morgan

Atenção galera, estas informação são em primeira mão!

Windows Azure

No dia 1º de janeiro estará disponível no mercado o Windows Azure, o Sistema de computação em nuvens da Microsoft.

O Azure está há um ano em fase de testes e no começo do ano que vem oferecerá uma plataforma online para que os desenvolvedores de software criem seus próprios programas e desenvolvam espaço para armazenarem dados. O primeiro mês do serviço será gratuito e a cobrança começará em fevereiro. Para o que o Windows Azure serve: Para executar processos na nuvem. Criar, modificar e distribuir aplicações escaláveis com recursos mínimos para consumo no local. Realizar cálculos de armazenamento de grande volume, processamento em lote, intenso ou de grande volume. Criar, testar, depurar e distribuir os serviços Web de forma rápida e barata. Windows Azure benefícios: Reduzir custos de construção e alargamento de recursos locais Reduzir o esforço e os custos de gerenciamento de TI Responder rapidamente às mudanças em seu negócio e as necessidades dos clientes Escale seus recursos de TI com base em suas necessidades. Consomem recursos de computação apenas quando as necessidades surgem. Uso de menos energia no gerenciamento de recursos operacionais e restrições. Use suas habilidades de desenvolvimento existentes para criar aplicativos nuvem.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

39


Inauguração

Performance Academia

A perda de peso ocorre de maneira diferente em cada pessoa e é importante que se possa reconhecer os pontos fracos que surgem ao longo do caminho. Seja qual for sua dificuldade, descubra-a e programese para vencê-la. Para ajudá-lo a encarar este desafio, darei algumas dicas para superar problemas que ocorrem durante o emagrecimento: Dificuldade de fazer exercícios físicos: Para muitas pessoas, fazer exercícios é um verdadeiro tormento. Encontrar uma atividade física que esteja de acordo com sua rotina e com seu jeito de ser é um ponto fundamental para que você a pratique

Na manhã de 7 de novembro foi inaugurada a mais nova loja do Grupo Elvis, a Elvis Sports, mais uma opção para as suas compras de artigos esportivos. Instalada à rua Rui Barbosa, 304, no centro de São José, Elvis Sports está sob comando do amigo Daniel Viana. Muita gente foi conferir as novidades por lá, como mostram as 85 fotos do evento. Desejamos sucesso a toda a Família Viana!

Novidade no mercado de academias em São José. Quem gosta de malhação tem agora a mais nova opção do mercado: Performance Academia. Inaugurada em novembro, conta com os trabalhos profissionais da dupla Kid e Murilo. A casa funciona na Avenida Comendador Luís Gonçalves Junior, 150, na Vila Formosa. Se você quer entrar em forma para curtir o verão, ainda dá tempo. Passe por lá! Nossos votos de sucesso!!!!

A nova Menina Fantástica

Termina no dia 13 de dezembro o concurso Menina Fantástica. O público pode decidir entre as candidatas Nayane Teixeira (Minas Gerais), Paula Patrial (Alagoas), Rafaela Gewehr (Rio Grande do Sul) e Tissiane Freitas (Bahia), quem a será a nova estrela das passarelas da agência Mega. O concurso acabou virando o reality show dentro do programa Fantástico, da Rede Globo. Nos bastidores, o rio-pardense Murilo Andrade que passou meses buscando essas gatas pelo Brasil, é só trabalho. Portanto, se ligue e ajude na escolha. Mais informações no www.meninafantastica.com.br

com regularidade. Procure conversar com um instrutor físico, pois ele te oferecerá uma gama de atividades que se encaixam ao se perfil. Além disto, se você sentir muita dificuldade no início, procure aumentar o tempo das atividades gradualmente (15 min, 20min, 30 minutos/dia até atingir 1 hora). Necessidade de comer doces ou alimentos calóricos: Algumas pessoas relatam necessitar do consumo de doces ou outros alimentos igualmente calóricos em porções diárias. Considerando que a ingestão destas substâncias é certamente prejudicial ao emagrecimento, sugere-se que seu consumo seja reduzido diariamente, até que se consiga eliminá-lo da dieta. Se desejar, converse com uma nutricionista sobre os alimentos substitutivos que te ajudarão a saciar a vontade de doces e afins, sem comprometer a perda de peso. Compulsão, ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos: Quando a dificuldade de emagrecer não está ligada a hábitos incorretos, mas sim a problemas emocionais, o tratamento psicológico passa a ser um item de peso para o emagrecimento. Quando não tratados, estes distúrbios podem comprometer não apenas a perda de peso, mas também a qualidade de vida do indivíduo. O emagrecimento é um processo gradual e quanto mais você conseguir eliminar as dificuldades que atravessam seu caminho, mais rápido atingirá o sucesso que deseja. Este é o grande desafio e vale a pena enfrentá-lo! Flávia Leão Fernandes (Fonte: cyberdiet.terra.com.br)

40

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Campanha do Rio Pardo Motors Group

Nos dias 9 e 10 de novembro integrantes do Rio Pardo Motors Group (RPMGroup) percorreram a cidade numa campanha para arrecadação de brinquedos e gêneros alimentícios junto à população rio-pardense. A “Ação Solidária” conseguiu reunir mais de 100 quilos de alimentos e 73 brinquedos, que foram entregues, no dia 15, à Fundação “Dr. Bezerra de Menezes”, no Vale do Redentor. Na foto, o pessoal do RPMGroup com o presidente da entidade, José Carlos Garcia.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


A economia brasileira deverá receber, até final de dezembro, cerca de R$ 140 bilhões a mais que no ano passado, o que contribuirá para alavancar as vendas de fim de ano. Esse aumento de quase 20% em relação à 2008 é impulsionado pela redução da taxa de juros, aumento do crédito, retomada do crescimento econômico e do emprego e pagamento do 13º salário. De acordo com uma estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 75,8 bilhões na economia. Empresários do comércio estão otimistas em relação ao primeiro Natal pós-crise, mas ainda existe receio. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) com 300 empresas de São Paulo indica que 33% dos lojistas devem aumentar as compras para o período, enquanto 24% deles se preparam para reduzir e 43% esperam manter as encomendas no mesmo nível do ano anterior. Além disso, 67% dos empresários vão trabalhar com produtos destinados à classe C, 43% para a classe B e 24% para as D e E. A estratégia dos empresários para estimular as vendas e atingir principalmente a Classe C é o parcelamento. Como se trata de capital próprio, a maioria das empresas (64%) vai oferecer parcelamento de 3 vezes sem juros, 24% vão oferecer pagamento em 4 ou 5 vezes e 10% parcelamento em mais de 6 vezes, mas com pouco envolvi-

mento de bancos e financeiras. Uma sondagem industrial realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) prevê um aumento da demanda principalmente por eletrodomésticos, eletrônicos e informática. As TVs de LCD e os computadores são os produtos que devem ter maior procura.

Feliz Natal e um excelente 2010!!!

Dúvidas ou Sugestões: jubaptistella@gmail.com

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

41

Juliana Baptistella é graduanda do 5º Ano de Economia da Universidade Estadual de Londrina.


10 Edições Expert Informática Hibisco Farmácia de Manipulação WWD Emplaca 9 Edições Sicca Imagem Fafá Salgateria Proinfo Informática 8 Edições Restaurante Brasil Ótica Especializada Padaria do Casca SOS Motos Elvis Bolsas & Acessórios 7 Edições Documental Aconchego Bijuterias Pimenta Escapamentos Sonho de Noiva Prognosys Associação Coercial (ACI) Rio Pardo Informática e Presentes 6 Edições Sorveteria Dubom Ebal Consultoria Contábil Mateus Alimentos Extreme Board Shop W3 Churrascaria Vime Motos 5 Edições Drogaria Independência Fazenda Rio Verde Cachaça Artesanal Marco Pimenta Escapamentos Compre + Mercearia DGG/ COC Regina Noivas 4 Edições Compensados Modelo Dia Delas Pantanal Madeireira Esteves Móveis Exclusivos Galerinha Teen De Contabilidade Objetivo Colégio Alessandra Noivas Sistema Escritório Contábil Palácio do Sorvete 1000 Milk Shake Armazém do Bebê Vitalista Farmácia Homeopática Comercio de ferro e Metal Catalano Mc Mix Milk Shake

Essas empresas anunciaram menos de 12 meses... As empresas com foto, anunciaram em todas as edições de 2009! Muito obrigado a todos pelo prestígio!!! Feliz natal!! Feliz 2010!!

11 Edições Capitelli Auto Peças DEC

Aos nossos patrocinadores

O JORNALZINHO encerra 2009 agradecendo imensamente ao apoio de todas as empresas que estiveram conosco, fazendo parte das nossas edições mensais. De janeiro a dezembro, as empresas destacadas nestas páginas foram nossas parceiras constantes para que pudéssemos levar a você, leitor, a nossa mensagem. Continua na página 43...

Conexão Saúde Academia

Computran Informática

Casa Limpa produtos de Limpeza

Carlos e Edgard Frutas e Verduras

Binga & Elvis Confecções

Bem te Vi Agropecuária

Bell Salgados

Binga Presentes e Decorações

3 Edições Jet Colors Praça Imobiliária M Calegari Funilaria Fundação Educacional Princesinha e Social Modas Savana Sorveteria Tele Cupido Caramelada Moda Infanto Juvenil Arte Real Ateliê Carla Russo Armazém da Informática Movelaria Gomes Psicologia Talita B. P. Ferraiolo Della Torre Decoração e Presentes Curva do Peixe Cervejaria e Cachaçaria Performance Academia Santa Maria Marmoraria Maninho Mineração 2 Edições Tendência Levis 3 R Auto Elétrica Frangão Restaurante Líder Informática Lídia Luvezuti Junin Automóveis Carlos Assistência Técnica Mixagem Produtora de Áudio

42

Bazegas Lanches

B&M Lubrificantes

Azeviche

Astolpho Brinquedos

Comunicasom

Antares Despachante e Auto Escola

Alemão Design de Jóias

Adega Rossi / Casa do Lavrador

Acoustic Line

Açougue Avenida

Del Ninno Tintas

Data Plus Loja de Informática

Edinho Barbeiro

Didi Depósitos de Doces

Desordi Supermercado

Elétrons

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Continuação da página 42 .... Juntos, procuramos fortalecer a corrente do bem, espalhando otimismo, alegria, amor, harmonia e todos os bons sentimentos que alimentam os sonhos, que enobrecem a alma, que nos tornam mais humanos e mais solidários. Continua na página 44...

Malca Imobiliária

Loira Estética & Beleza Express

Líder Auto Escola

LFG - Escola de formação

Motel Leblon

Lanolu Moda Jovem

KM Locadora de Veículos

Kivel Seguros e Turismos

Kiko Marin Supermercado

Interativa Informática & Lan House

Foto Líder

JCP Impressoras

Intimus Moda Intima

Intervalo Sucos e Lanches

Hora do Lanche Lanchonete e Delivery

Hidrata Pharma Manipulação

Guirro Automóveis

Gomes Supermercado

Gabi Artesanato’s

Fontão Contabilidade

Faculdade Euclides da Cunha FEUC

Equimaq

Elvis Calçados

Marcelinho de Ouro

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

43

Essas empresas anunciaram menos de 12 meses... As empresas com foto, anunciaram em todas as edições de 2009! Muito obrigado a todos pelo prestígio!!! Feliz natal!! Feliz 2010!!

Aos nossos patrocinadores

2 Edições (continuação...) Brito Lanchonete Açaí Brasil Flash Jeans Edmak Locação e Assistência Técnica Jupter Embalagens Michely Modas Adeline P. Gusmão Psicóloga Elitvel Velocímetro Fiorante Engenharia MJ Auto Car Multimarcas Nova Alvorada Padaria Capelo Contábil Geração Auto Peças Saúde Animal Clinica Veterinária Ronaldo Auto Mecânico New Moveis Modulados Detalhes Presentes Terra do Nunca Buffet Infantil e Adulto Elvis Sports Satorres Agropecuária Quissis Roma Auto Peças 1 mês José Modesto Advogado Hospital São Vicente Viana Engenharia AAR Prefeitura Caconde Motocor Obsessão Perfumaria Agroecológica Novo Bar 2000 Lanchonete Valdeci Tilapia Juliana Natura Brasquimica JB Mudanças Shopping da Beleza Drogaria D’ Osmar Vivenda da Tilapia Vídeo Show Vídeo Locadora Comercial Agrícola Franciosi Savisa São Vicente Saúde Fernanda Farcic Tatuagens Duzani Lingerie Shopping da Saúde Vini Informática Torres Sport / Torres Homem Sekisabe House Vídeo DVD’s Locadora MJ Auto Car Tavela Imóveis Audig Centro Auditivo São Bento Peças Tratores Zema Petróleo Girdo Auto Center Battle Zone Loc. Games e Internet Algarve Lanches Santa Rita Sacaria Bar da Silvia Bar do Benê Simara Cabelereira Matheus & Rafael Rio Trafo Comutadores Rio Pardo Embalagens Calhas Paraíso Hemisfério Sul Banda Top Laje Compre Bem Mais Supermercado União Parafusos Dinorock Via.Com Embratel Carpeluxo Carpetes e Decorações Art Car Espelho Mágico Beleza Unissex Paraquia de São Cristóvão Solução Eletromecânica e Peças Maré Lanchonete Sensual Lingerie São Sebastião Drogaria Viverão Fazenda e Floreira Esquina da Pizza Recanto da Ilha Peixaria La Fiore Acabamentos Grêmio Cargill Rio Pardo Bela Vista Supermercado Soft by Everest Drogaria São Sebastião


Aos

funcionários das empresas

Aos nossos patrocinadores

Continuação da página 43 .... Aos nossos patrocinadores, desejamos que o novo ano seja de grandes conquistas, de muitas realizações, de paz, harmonia, trabalho e de muito sucesso. Para que possamos estar aqui, juntos novamente, vivendo com grande alegrias, todos os dias de 2010. Obrigado a todos.

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

patrocinadoras Que os seus sonhos se realizem Mas sonhe Não deixe ninguém dizer que seus sonhos são impossíveis Aliás, eles são até gratuitos Sonhe! Sonhe

Casa de Fruta Nossa Senhora Apª

Marquinhos Lanches

Agência Rossi & Salles

Vime Veículos

Zanetti Motores

Wagner Escritório Contábil

Uniodonto

União Escritório Contábil

Stufa Pizza Bar

Stilus Calçados

Ferro Velho Simpson

Seu Euclides Lancheteria

Padaria Santa Rita

Marmoraria Santa Luzia

Samuel Funilaria e Pintura

Rosa De Pauli Salgadinhos

Rami Calçados

Pernambuco Radiadores

Per Tutti Produtos Finos

People Computação e Idiomas

Quantas vezes quiser Quantas vezes puder Sonhe dormindo Sonhe acordado Porque enquanto você sonhar Enquanto você acreditar Você estará vivendo E viva! Viva hoje, Viva amanhã Viva o mês inteiro Viva o ano todo Viva o tempo todo Para ser feliz Para viver um Feliz Natal Para Viver conosco A felicidade de um novo ano

Feliz 2010 Desejamos a todos os amigos leitores e patrocinadores um Natal de muita paz, saúde e felicidade! Que 2010 seja um ano de muita prosperidade!!! Pantano Calçados

44

O Boticário

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Obrigado a todos pelo prestígio da sua

leitura e pela confiança em nós depositada! Equipe/Família O JORNALZINHO Que Deus esteja sempre ao seu lado!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


TECHNO: Vamos contar um pouco da origem do techno, uma vertente da E-music tão respeitada em todo o mundo. O techno surgiu no início dos anos 80. Foram grupos como Kraftwerk, Parliament Funkadelic, Afrika Bambaataa e Cybotron, os que criaram as bases da sonoridade eletrônica que a caracteriza. O techno se atribui à cidade de Detroit, onde grupos como Model 500, tornaram característico o som eletrônico gerado com instrumentos analógicos, como o Roland Tr-808. Composto de

batidas secas, repetitivas e na maioria das vezes sem vocais, costuma ter 130 a 140 BPM. O techno de Detroit conseguiu ser divulgado no Inglaterra e acabou adquirindo tons um pouco mais fortes, transformandose finalmente em novos gêneros musicais, como o Acid Techno (que incorpora o Acid da TB-303), o TekHouse (misturado com House), o HardTekno (mais forte), entre outros. Dicas de Baladas:O Club Lounge está reabrindo suas portas e convidando todos para apresentar um ambiente totalmente agradável e inovador, com um Deck ao ar livre onde acontecerão shows com bandas ao vivo, e uma nova decoração para a pista de dança que continuará tendo grandes apresentações de djs nacionais e internacionais. 26/12 - Outra dica importante para os baladeiros, é que está sendo preparada uma mega balada para o dia 26/12, muitas novidades estão por vir, essa balada promete!!breve mais informações. Um abraço a todos.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

45

Deejay Evandro Schiavon (11) 9605-3531


46

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Almoço da Agradef

A Associação Grupo Rio-pardense Amigos do Deficiente Físico (AGRADEF) – entidade que presta importante serviço em São José do Rio Pardo, recebeu centenas de convidados para um almoço no dia 8 de novembro, no Grêmio Nestlé. O evento arrecadou fundos para as atividades da entidade, contando com a colaboração da população. Parabéns aos organizadores e a todos que se solidarizam com esta exemplar instituição. Veja nas 122 fotos, um pouco da galera que compareceu!

Confraternização da A.R.P.A.

No dia 6 de dezembro, no Rotary Club de São José do Rio Pardo, aconteceu a confraternização de fim de ano da Associação Riopardense dos Professores Aposentados (A.R.P.A.). No festivo evento foi animado pela dupla Meire e Viola. Durante o evento, pausas para homenagem à professora Vera Lúcia Braga Riolli, que recebeu o título de ‘Sócia Símbolo’, por sua dedicação à entidade. Confira no site 71 fotos do evento.

Entenda o que é a dor do

crescimento Depois de um dia agitado, recheado de jogos e brincadeiras, chega a hora de descansar. Tudo o que seu filho precisa é de uma boa noite de sono... Mas será que é tão simples assim? É durante a noite que muitas crianças reclamam de dores nas pernas, e acordam muito incomodadas, às vezes até chorando! Entenda o problema que tira o sono de mães e filhos há anos, e que continua causando polêmica entre os pediatras: a dor de crescimento. Não se sabe ao certo qual é a causa dessa dor, mas a teoria mais aceita, de acordo com o pediatra Sérgio Varella, é a de que se trata de uma diferença entre o crescimento ósseo (mais acelerado) e o muscular (um pouco mais lento). No final da fase de crescimento, essa diferença vai se igualar e as dores devem acabar. É por isso que os médicos apelidaram o mistério de “dor do crescimento”, que acontece entre os 3 anos e meio ou 4 até os 10 anos ou mais. O curioso é que a dor que as crianças sentem, em geral nos ossos mais longos das pernas (na tíbia ou no fêmur) é “invisível” aos olhos da medicina. Não causa vermelhidão nem marcas físicas e não provoca aquecimento. Se, no dia seguinte,

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

47

a criança for a um pediatra, ele não encontrará nenhum vestígio de problema, nem ósseo nem muscular. Como a dor de crescimento não tem cura, e dura apenas alguns minutos (que, acreditem, parecem uma eternidade para a criança), o que os pais podem fazer é aquecer a região. Massagear a perna dolorida é uma ótima idéia, já que alia o calor (que alivia o desconforto) ao carinho e atenção da mãe ou do pai. Sprays para dores musculares, compressas mornas ou um cobertor reforçado abaixo da cintura também ajudam bastante. Alguns médicos acreditam que as crianças muito ativas, após correr e abusar da musculatura durante um dia inteiro, sintam essa dor noturna devido à fadiga. Mas isso não é motivo para impedir seu anjinho de se exercitar. Seja por crescimento ou cansaço, o importante é saber como acalmar a dor e tranqüilizar seu filho, garantindo a ele um sono tranqüilo e restaurador. (Fonte: www.cristianaarcangeli. virgula.uol.com.br)


Fotografe e ganhe

No senso comum, uma Constelação é um grupo de estrelas que aparecem próximas umas das outras no céu que quando são ligadas formam uma imagem de um animal, objeto ou seres fictícios. Em Gramática, é o coletivo de estrelas (qualquer conjunto de estrelas pode ser chamado de constelação). Mas para a Astronomia, constelação é uma região do céu, conforme proposto por Eugène Joseph Delporte em 1930 e adotado pela União Astronômica Internacional. Nesse conceito astronômico, pertencem a uma constelação não somente estrelas, mas qualquer objeto celeste que, visto a partir da Terra, esteja contido na mesma região, mesmo sem qualquer ligação astrofísica com outro objeto ou estrela da constelação. Na verdade, normalmente estão bastante distantes uns dos outros. Tudo o que está em uma constelação mantém apenas um vínculo (uma ligação) aparente. Todos os povos sempre observaram o céu- além de o observarem por prazer, também se orientavam por ele- e projetaram nele imagens que faziam parte de sua vida diária. No hemisfério sul reconhecem-se facilmente o Cruzeiro do Sul. As Três Marias são facilmente reconhecidas dentro do retângulo de Orion. Das constelações do zodíaco, Escorpião é a que mais se parece com o nome que recebeu. Diferentes povos deram diferentes nomes a constelações, como a constelação de Ursa Maior.

Estes são os últimos dias para você participar do concurso Fotografe a cidade. Envie suas fotos até o dia 15 de dezembro. Os melhores trabalhos concorrem a uma Câmera Digital Sony - oferecida pela Elvis Bolsas e Acessórios. Para participar é fácil: mande email para ojornalzinho@ojornalzinho.com.br com até três fotos (tamanho mínimo de 1MB) com paisagens urbanas, rurais, pontos turísticos, natureza, enfim, de temas diversos, de São José do Rio Pardo. Não deixe de mencionar a data e o local da foto. Os melhores trabalhos e os ganhadores da promoção serão conhecidos na edição de janeiro/2010.

Auto de Natal no Santa Inês

A chuva acabou atrapalhando a realização do 3º Auto de Natal do Colégio Santa Inês, marcado para a noite de domingo, 6 de dezembro. Apesar do imprevisto, nós registramos parte da galera que já estava toda preparada para o evento. O Auto de Natal acabou adiado. Esta edição foi concluída no dia 7, portanto, não foi possível registra o evento acontecendo, mas clicamos um pouco dos integrantes do evento em 116 fotos que estão no site. De qualquer forma, nossos cumprimentos aos alunos, professores, funcionários e direção da escola, pelo esforço e dedicação pela preservação do verdadeiro espírito natalino.

Caio & Mary no Marquinhos Lanches

A dupla Caio & Mary foi a atração da noite de domingo, 15 de novembro, no badalado Marquinhos Lanches e Restaurante, no bairro Fartura. A casa sempre cheia, atrai pessoas de todos os bairros de São José e também de cidades da região, afinal de contas, a galera gosta de dançar. A gente registra aqui, com as fotos encaminhadas pelo pessoal da casa. Veja no site, 74 fotos.

ATÉ: 15 de dezembro

Cruzeiro do Sul. São definidas 88 constelações, que podem ser classificadas em: Boreais: que localizam-se no hemisfério celeste norte, Austrais: que localizam-se no hemisfério celeste sul. Zodiacais: que são cortadas pela eclíptica, localizando-se próximas dos limites entre os hemisférios norte e sul celestes. Equatoriais: que são cortadas pelo equador celeste. Algumas das constelações boreais são: Andrômeda, Áries, Cisne, Dragão, Perseu e Ursa Maior. Já entre as austrais estão: Centauro, Cruzeiro do Sul, Lagarto e Sagitário. São visíveis na altura da linha do equador celeste, entre outras: Baleia, Peixes, Capricórnio e Orion. Andrômeda

(Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/ Constela%C3%A7%C3%A3o)

48

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


@ Denise - Graças a Deus estamos encerrando mais um ano com muito trabalho e muitas conquistas. Isso tudo com muita ajuda sua! Por isso quero desejar a você toda felicidade do mundo e que seus sonhos se realizem sempre!! Te adoro “neguinha”!! Um feliz natal e um ano novo muito promissor!! (Ass.: Mauro) @ Lisdardo = Eduardo Morgan (EUA) - Duuuu .... mais um natal longe de você amigo!!! Nós sentimos muitas saudades e sempre te desejando o melhor que a vida pode te dar!! Que Deus continue iluminando sempre o seu caminho e te dando muita

@@@ INÍCIO DOS RECADOS VIA NET @@@ @ Carlos Antônio de Souza (Duran - Líder Auto Escola) - Dia 28/12 você faz aniversário!!! Queremos desejar muitos anos de vida e muitas felicidades!! Ainda mais agora que vai ser papai! Parabéns TRIPLO ... pelo seu aniversário, pela filha que está chegando e pelas festas de fim de ano!!! Seja feliz!!!! (Ass.: Seus amigos “saboreadores de picanha”) @ Pamy - Noooooooosssssssssaaaaaaaa, eu recebi seu recado, vc é minha melhor amiga e eu adoro vc. (Ass.: Ysa) @ Prefeitura de São José do Rio Pardo - Gostariamos de

encontra por essas ruas da vida!! Beijos a todos, amo vcs!! Vcs moram no meu ♥. (Ass.: Taty Custodio 3ºb(itobi)) @ Lê - Amor, sou muito feliz por ter você ao meu lado. Te amo muito, beijos!!!!!!! (Ass.: Amanda) @ Maria (Zetti), Simone, Ivone, Tatiane e Ana Claudia que trabalham no Fonseca - Que vcs sempre vençam na vida e que Deus sempre ilumine seus caminhos... Até mais e um grande abraço pra todas vcs.... (Ass.: Lucas Afonso (Itobi)) @ Fátima (Rápido D’Oeste) - Mãe, esse mês é um mês muito

Itália 1934

Autor de três gols na Copa, o suíço Leopold Kielholz atuava usando óculos. O italiano Luigi Bertolini disputou toda a competição com uma faixa na cabeça para evitar machucados causados pela costura da bola

Uruguai 1930

O atacante Hector Castro, autor de um dos gols do Uruguai na vitória por 4 a 2 sobre a Argentina, na final da Copa, não tinha a mão direita. Por causa disso ficou conhecido como “Manco”. O primeiro gol da história das Copas foi marcado pelo francês Lucien Laurent, na vitória de sua seleção sobre o México por 4 x 1. prosperidade!!! Feliz Natal e Feliz 2010! (Ass.: Sua família e nossa família Zinho) @ Rafa Polisisso - Aooooow Rafaaaa´z ... sempre um fiel companheiro e sempre firme na hora de encerrar as edições do Zinho! Muito obrigado sempre meu amigo! Que Deus esteja sempre em seu caminho!!! BOAS FESTAS!! (Ass.: auhahau ta faltando reuniões pelos corredores rsrsrs) @ Luciano Alves (nosso amigo_Zinho) - Você sempre é um grande amigo! Desejo a você e sua família um Natal cheio de alegrias! E um 2010 de muita paz!!! Ah! Parabéns pelo dia 16/12 que é seu aniversário!!! Mas, ta vééééiiioooo!!! (Os amigos do JornalZinho) @ Gilmar Ishikawa (nosso redator_Zinho) - Giiiiiiiiiiiilmar mais uma edição... ou melhor a última edição de 2009 .... que você continue sempre essa pessoa autentica e um grande amigo! Espero que sua vida seja sempre cheia de paz e saúde!! Feliz Natal e feliz 2010! (Ass.: Os amigos que adoram os seus textos) @ Edinho Barbeiro - Mês do aniversário e Natal!! Que você seja sempre muito feliz e que sua vida seja de muito amor!!! Boas Festas!! (Ass.: Parabéns)

saber quando vai ter um concurso público para professores, está faltando oportunidade para os jovens. (Ass.: Jovens formandos em busca de oportunudades!!!) @ 1° E.M Objetivo - Ei... Galera só quero que vcs saibam q eu adoro muito vcs, esse ano foi demais e adoro vcs com cada um dos seus defeitos! Bjoo amo vcs galerinha! (Ass.: Kétuli) @ Toda a turma do 3°col b (Itobi) - Oi pessoal, é o ano já esta acabando e nos vamos ter que nos separar!! Mais sabe o que mais me deixa feliz: é que de todas as nossas diferenças nos sempre respeitamos as mais diferentes opiniões, aceitamos certas coisas por não querer piorar o ambiente em que viviamos!!! Amo vcs e vou sentir muita falta! Mais a gente se

especial então nós queremos que a senhora saiba que nós quatro te amamos demais e que tb é o alicerce de nossas vidas... Parabéns e obrigada pelo exemplo de pessoa batalhadora e especial que vc deixou e ficará pra sempre em nossas vidas... Te amamossss!! (Ass.: Seu esposo Jorge e seus filhos Vivian, Wilson e José Geraldo) @ Marcilene de Assis - Existe neste mundo duas pessoas que te ama. Um homem chamado Jesus. Um esposo apaixonado. Te amo. (Ass.: Leonardo Candido) @ Todos amigos riopardense e itobiense - Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos. (Ass.: Águia noturna) @ Alexandre de Martini (MORZINHO) - Amor te amo demais esses 4 anos e 7 meses para mim estão sendo os melhores de minha vida obrigado por me fazer a mulher mais feliz desse mundo te amo cada dia mais. (Ass.: Para sempre sua Flavia Fernanda) @ Mãe Neusa Pereira - Parabéns pelo seu niver, mil beijos. (Ass.: Suas filhas Tata, Ri e Dri) @ Celso (Kiko Marim) - Parabéns pelo seu niver. (Ass.: Andresa, Carol e João) @ Kadu Dellatorre - Kadu linda suas fotos em Paris, na próxima me chame. Adoro a Europa. (Ass.: Edna Magalhães)

França 1938

Brasil e Polônia se enfrentaram debaixo de chuva torrencial. Leônidas da Silva se cansou do barro e, para diminuir o peso nos pés, tirou as chuteiras. O brasileiro queria seguir descalço, mas o árbitro o impediu. Momentos depois, Leônidas perdeu uma das chuteiras no meio da área rival e, com o pé descalço, fez um golaço. Um lance que seria invalidado pelas regras atuais.

Brasil 1950

A partida entre Brasil e Uruguai, onde saiu o campeão, registrou o maior público da história: 173.830 pagantes (199.854 público total).

Suiça 1954

Essa foi a primeira Copa em que as seleções utilizaram numeração fixa em suas camisetas. Foi a primeira Copa em que o Brasil usou camisa amarela com detalhes verdes.

Suécia 1958

Pelé fez o único gol brasileiro na

vitória diante de País de Gales e se tornou o jogador mais jovem a marcar em Copas. Na época, ele tinha “apenas” 17 anos e 239 dias. Brasil e Inglaterra empataram por 0 a 0 ainda na primeira fase. Foi o primeiro empate sem gols da história.

Inglaterra 1966

O primeiro mascote de uma Copa do Mundo, uma tradição agora, foi o leão Willie, criado pelos organizadores da Copa da Inglaterra para promover o evento.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

49

Fonte:www.lincard.com.br/ copa/curiosidades.html


Bolinha de gude

Essas nossas amiguinhas são bem velhas! Como a gente sabe? Pedras preciosas em formato de bolinha foram encontradas no túmulo de uma criança que viveu há 5.000 anos no Egito! Dá para acreditar? E não pára por aí! O jogo de bolinhas de gude era tão popular no Império Romano que o próprio imperador Augusto parava na rua para assistir às disputas. E você sabe de onde vem o nome “gude”? Gude era o nome dado pelos romanos às pedrinhas lisas e redondinhas encontradas nos rios!

Bola

É claro que, no tempo de seu avô, as crianças jogavam bola. No tempo de seu bisavô também. Mas será que seu tataravô jogava? É uma boa pergunta! Bom, se ele não jogava, não era por falta da gorduchinha. Na verdade, a bola já existia no Japão, há 6.500 anos e era feita de bambu. Na Grécia e Roma antigas, as crianças também já brincavam de bola. Elas eram feitas de couro e recheadas de crina de cavalo ou penas de aves. Às vezes usava-se até bexiga de boi! Mas a bola de plástico como você conhece hoje só passou a ser fabricada depois de 1950, com a fabricação do plástico em escala industrial.

@ Juliana da Silva Souza - Mozinhu...To muito feliz ao seu lado... Obrigado por tudo. Agradeço a Deus por ter colocado vc na minha vida. Eu te amo muito!!!! Bjão minha linda!!!! (Ass.: William Rocha) @ Gabriel (bil) - Mor te amo Muito! Vc é super importante pra mim, Beijão. (Ass.: Amanda Mello) @ Elaine Mello - Nana, Parabéns! Muita paz, amor, saúde e sucesso vc merece! Amamos vc. (Ass.: Amanda Mello e mãe) @ Fernandim - Muito obrigada por me dar dois filhos lindos eu te amo, bjão. (Ass.: Crislaine) @ Rafael (biskui) - Meu amor te amoo... Cada dia que passa nosso amor aumenta mais ainda!! Um beijão na sua boka que mais admiro... Te amo. (Ass.: De sua namorada!! Michele) @ Sheila - Amiga sua amizade é muito importante para mim

@ Celcinho dos Reis. - Parabéns; Que as bênçãos do Senhor esteja sempre em sua vida. (Ass.: Neusa e Família) @ Às minhas amigas da Binga e Elvis Confecções Meninas... Mais um dezembrão chegou! E nós vamos vencê-lo! Desejo a todas vcs um Feliz Natal e um próspero ano novo... Com muita coragem, determinação e fé... Bjos!!! (Ass.: Mariana (Malili..ana)) @ A todos da minha família (Quirino, Risso e Morelli) Desejo a vcs um Feliz Natal e um ano novo repleto de muitas realizações. Amo vcs!!! Felipe vc já é a grande realização da mamãe e do papai... Que Deus abençoe a todos nesse novo ano que se aproxima. (Ass.: Mariana Q. Risso Morelli) @ Ana Paula Mafra (Padaria Raddi) - Oi Paulinha que saudades, como passou de férias aproveitou bastante hein! To com saudades bjssssss. (Ass.: Clarice (lali))

beijos lindoooo. Te amo! (Ass.: Larissa Sorci) @ Duda - Parabéns por mais um ano de vida (08/12) fazendo da minha vida a alegria de viver, felicidades. Te amo. (Ass.: Mãe Nanda) @ Paloma Gomes - Se o bebê for menina, vc empresta seus brincos para ela? Te amodolo muito. (Ass.: Tia Angélica Cosmópolis) @ Claudio Siqueira (Eduardo Cassucci) - Meu amor quero te desejar um feliz natal e prospero ano novo e já vai fazer 1 ano e 6 meses que estamos juntos espero que essa data se repita por muitos anos, vc é tudo pra mim eu te amo muitooooo...... (Ass.: Sua namorada Débora Luciano) @ Viviane - Nunca desista de seus sonhos procure em outra padaria, te adoro. Beijos. (Ass.: Vanessa) @ Bruna e Angelita - Vcs são as colegas q eu mas adolu nesta

viu!! Bjoss te adoro. (Ass.: Amanda Risso) @ Katrini Risso - Kakah apesar das nossas brigas eu te amo mto viu maninha. (Ass.: Sua irmã Amanda Risso) @ Lara, Ciça, Mandinha & Déh - Vcs moram no meu ♥ nunca se esqueçam que eu amo vcs de paixão... Bjs que vcs sempre sejam amigas verdadeiras como são. (Ass.: Juh*) @ Geovanna (São Sebastião da Grama) - Adoro muito vc pelo pouco que te connheço percebi que vc é uma pessoa verdadeira quero sempre ser sua amiga ah!!!!! E vamos curtir muitos pagodes juntas te adoro muitoo ah!! Venha nos visitar aki em São José não se esqueça de mim e da Amandinha, bjão... Saudades. (Ass.: Juh* São José do Rio Pardo) @ Helton - Amor amo vc + que tudo, bjosssssssss. (Ass.: Tamires) @ Taís Leandra - Oieee amigaa td bein? Que saudades de você!!!! Te love mtoo viw amigaaa beeijo*-*. (Ass.: Marilia (s.c.p.))

@ Cláudio - Oi meu amor. É ja se faz 3 anos que estamos juntos e quero que vc saiba que te amooo d+++ obrigado por me fazer tão felizz.... (Ass.: Gabi) @ Sabrina, Marina, Rick, Tamires e metade do 3f Cândido - Valeu a pena conhecer todos vcs. Obrigado por todos vcs existirem amo tds vcs, um enorme bj. (Ass.: Sara Nogueira) @ Gabriel (Padaria Casca) - Benhe te amo e mto obrigada por vc entrar na minha vida. Vc é o melhor presente que já recebi, te amOOo, bjos. (Ass.: Sua namorada Narah) @ Beatriz Escoqui - Parabéns pelo seu aniversário15/12. Felicidades e sucesso!!! Seus pais, irmãos e todos do Coral Discípulos e Missionários!!! (Ass.: Aparecida Escoqui) @ Vanessa Boaro & Amanda Salvador! - Amamos vcs duas , brigado por tudo, bjo me ligaaa! <3 amoo. (Ass.: Diego e Filipe!) @ João Paulo - Querooo que saiba que eu te amooo muitooooo,

passagem de vida vamos seguir sempre assim loucas mas felizes. (Ass.: Adrieli) @ Marcus Vinicius Belizario - Parabéns filho te desejo muitas felicidades e benção na sua vida. (Ass.: Daiane Belizario) @ Laiene - Parabéns!!! Feliz aniversário (01/12)!!! (Ass.: Regina) @ Marta - Parabéns! Feliz aniversário! Tudo de bom (29/12)!!! (Ass.: Regina e Bruno) @ Turma do Viverão - Apesar da gente trabalhar a maioria do tempo fora do viveiro adoramos muito esta turma, um abraço com muito carinho a dona Cida e a Márcia do suco e a todos, fui... (Ass.: Equipe de jardinagem e paisagismo) @ João Luís (pim) - Saiba que eu te adoro muitão e que meu amor é imenso bjos. (Ass.: Sua namorada Ludmila (Vale))

Videogame

Os jogos de videogame são uma verdadeira febre entre as crianças de hoje em dia e, às vezes, até entre os adultos. Acontecem até disputas e campeonatos. A popularidade dos jogos eletrônicos é tão grande que existem várias revistas que dão dicas de como passar de uma fase mais fácil para outra mais difícil. Não é para menos: há uma grande variedade de jogos e diversos personagens. Mas quando foi inventado? O primeiro jogo eletrônico para computadores foi criado por um estudante norte-americano em 1962. De lá para cá, eles foram só se multiplicando! (Fonte:www.tvcultura.com.br/aloescola)

50

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


@ Pâm, Raquel, Taina, Panda e Zeh - Esse ano que passou me diverti mto com vcs, foi mto bom passar esse ano junto de vcs, espero que ano que vem nossa amizade continue e cada ano que passe ela continue mais forte. Amo mto vcs Bjinhos. (Ass.: Mah Boldrin) @ Mãe Valdeti - Mas um ano que está se acabando e com isso o começo de uma nova vida a cada ano que se inicia... Te amoo mto obrigada por tudo sempre a senhora é essencial em minha vida Bjinhos♥. (Ass.: Mah) @ Alex V. - Querido sua amizade é o que tenho de mais caro na minha vida. Deus te ilumine e guarde sempre. Te amo muito.

Beijos. (Ass.: Denise Hot Dog) @ Elias Soares - 07/12 é seu aniversário queremos te desejar toda a felicidade do mundo e muita saúde pois vc merece e nunca se esqueça que eu sua irmã e sua mãe TE AMAMOS. beijos. (Ass.: Sua mãe Cidinha e sua irmã Érica) @ Victor Lucas Benedito Soares - Parabéns meu anjos te amamos muito. Beijos. (Ass.: Vó Cidinha e Vô Celso) @ Rafael Eduardo Ozéias - Te amamos muito vc é a luz da nossa vida, sem vc não seriamos nada meu amor, Deus te abençoe. (Ass.: Papai e Mamãe) @ Ana Cristina (Binga) - Feliz aniversário 10/12. (Ass.: Erica e Rafa) @ Vó Cida Missura - Parabéns pelo seu aniversário (05/12) um beijo de todo meu coração, te amo muito.... (Ass.: Duda) @ Jéssica Martins - Oii meu amor, quero que saiba que meu coração já é seu e sempre será te amoooo d+. (Ass.: Michael Tardelli) @ Caroline Freire (Carol Natal Merli) - Nesta data tão especial desejo a vc toda felicidade do mundo que Deus derrame sobre vc muitas bênçãos, que os anjos guarde vc em todos os seus caminhos. Parabéns toda felicidade do mundo, te amo. (Ass.: Sua mãe Fátima)

@ Prefeito - por favor olhe por nosso bairro os caramujos estão tomando conta de nossas casas não agüentamos mais... (Ass.: Moradores do Bairro Maria Boaro) @ Ieda Mansano - A vida é para ser vivida intensamente com você! Te amo :). (Ass.: Cristiano Boaro) @ Mariana Risso Morelli - Desejamos a você um mês de dezembro cheio de muita saúde e tranquilidade, que você faça ótimas vendas neste mês, vá com fé em Deus que tudo passa. Beijos. (Ass.: Regina e Marília Risso) @ Felipe Risso Morelli - Nosso gatinho do coração, o Natal está chegando e nós vamos nos divertir muito, vendo o Papai Noel que você tanto curti. As arvorezinhas já estão enfeitadas pra você curtir, te amamos de coração. (Ass.: Vovó Rê, Vovô Du, Tia Marília e Tio Tê.)

@ Ariadne, Gaby’s, Manda, Naty, Dú e Mix - Negas só queria lembrar que amo muitoo vcs que vcs são td em minha vida e desejar um felicíssimo Natal e um Prospero Ano Novo eu não sei quando vai sair o jornal espero que antes destas datas e que vcs possam ser muitoo feliz amo vcs d+, bjoos saudades. (Ass.: Tamy’s Bahia/Brasil) @ Mãe, Pai, Dominique, Michelle, sobrinhas... e amigos (Do Rotaract e enfim, todos os amigos) - Sinto muito a falta de todos vocês... No mês de novembro fez dois anos que me mudei aqui para SP, mas fiquem vocês sabendo... Que jamais me esqueci de todos vocês... Saudades de todos. Beijos. (Ass.: Marcela Nogueira) @ Paty & Wal - Continuem essas pessoas legais q vcs são, abraxx. (Ass.: Pé do galoo (Marcel)) @ Mãe Helena - Mãe obrigada por fazer essa grande mulher q eu sou, te amo muito, logo a senhora sai da uti e vamos

continuar a Viver a Vida. (Ass.: Sua filha Sara Nogueira) @ Lena e Luzia (Tapiratiba) Oi quem falou que não íamos aparecer no JornalZinho. Feliz Natal e um ano cheio de realizações. Beijos! (Ass.: Márcia (Binga e Elvis Confecções)) @ Andréa Frêire Paolielo Boaro (07/12) e Edson Boaro Lofrano (17/12) - Que a suas vidas sejam repleta de emoções alegrias e conquistas. Feliz aniversário. (Ass.: Família

Boaro) @ Fabiano da Silva Mello - “Que a tua vida seja sempre uma

soma de vitórias. Parabéns (01/12)!” Obrigado por ser um leitor assíduo do nosso querido JORNALZINHO. Paz, saúde e prosperidade sempre!!! (Ass.: Equipe Zinho) @ Letícia Balbino Cândido (09/12) - Continue sendo essa menina meiga, carinhosa e bondosa que você é. Feliz aniversário. (Ass.: Todos da Acoustic Line) @ NOSSA MENSAGEM - Que neste Natal... Aquela magia toda guardada durante todo o ano venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.... O Natal simboliza nova vida, pois nele comemoramos o nascimento do Homem que modificou a nossa maneira de ver o mundo. Trazendo-nos amor e esperança.Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos de um mundo melhor. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!! FELIZ 2010!!! (Ass.: Equipe/Família Zinho)

As 5 Mais curiosas pessoas do Brasil 1 - A compositora do “Parabéns para você” A origem da melodia de Parabéns a Você surgiu no século 19 nos EUA. Mas aqui no Brasil até a década de 1940 era ainda cantada em inglês, foi ai que o radialista Almirante da rádio Tupi, lançou um concurso de uma letra em português para a canção. Dentre cinco mil concorrentes, a poeta de São Paulo, Bertha Celeste venceu e disse que só precisou de 5 minutos para escrever a letra. Faleceu em 1999 aos 97 anos. 2 - Papai Noel Brazuca com endereço próprio O Papai Noel do Brasil já recebeu e respondeu mais de um milhão de cartas, desde 2000, quando ganhou dos Correios um CEP exclusivo. Para se corresponder com o Papai Noel, é só colocar no destinatário da Carta: Papai Noel do Brasil e o CEP 89.990-960. As respostas são enviadas uma a uma. 3 - A verdadeira “cabeça dura” Em 2006, Patrícia Gonçalves Pereira, na época com 21 anos, passou pelo maior pesadelo de sua vida. Patrícia levou sete tiros, disparados pelo seu ex-marido, mas o pior disso tudo foi que seis tiros foram em sua cabeça e um na mão. Milagrosamente ela sobreviveu e, o melhor de tudo, sem sequelas. 4 - Maria “Old” da Silva Maria Olívia da Silva, nasceu na cidade de Itapetininga, São Paulo, e mora atualmente no distrito de Içara, em Astorga, no Paraná. Segundo seu documento de identidade, Olívia veio ao mundo em 28 de fevereiro de 1880, completando em 2009, 129 anos de idade o que a torna a pessoa mais idosa do Brasil, reconhecida pelo RankBrasil e não pelo Guiness Book.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

51

5 - O maior poliglota do mundo Atualmente reconhecido pelo Livro dos Recordes como o maior poliglota do mundo, o liberiano e naturalizado brasileiro, Ziad Youssef Fazah fala fluentemente nada mais nada menos do que 58 idiomas, a lista vai de quirguiz, passando pelo russo e finalizando no vietnamita. Ziad mora no Rio de Janeiro, é casado com uma brasileira e tem um filho.


Uma rodela de cenoura parece um olho humano. A pupila, íris e linhas raiadas são semelhantes ao olho humano... E sim, a ciência agora mostra que a cenoura fortalece a circulação sanguínea e o funcionamento dos olhos. Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho

Uma questão de prioridade

A importância da pontualidade

(Enviado por Renato Ortega)

Uma senhora bem idosa estava no convés de um navio de cruzeiro segurando seu chapéu firmemente com as duas mãos para não ser levado pelo vento. Um cavalheiro se aproxima e diz: - Me perdoe, senhora...não pretendo incomodar, mas a senhora já notou que o vento está levantando bem alto o seu vestido? - Já, sim, mas é que eu preciso de a mbas as mãos para segurar o chapéu. - Mas, senhora....a senhora deve saber que suas partes íntimas estão sendo expostas! - disse o cavalheiro. A senhora olhou para baixo, depois para cima, e respondeu: - Cavalheiro, qualquer coisa que o Sr. esteja vendo aqui embaixo tem 85 anos. O chapéu eu comprei ontem! A idade nos ensina a fazer as melhores escolhas!!

e têm quatro câmaras. Toda a investigação mostra que o tomate é de fato um puro alimento para o coração e circulação sanguínea. As uvas crescem em cacho que tem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e toda a investigação hoje em dia mostra que as uvas são também um alimento profundamente vitalizador para o coração e sangue.

(Enviado por Renata Pereira) Certo padre recebia um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia. Um político da região e membro da comunidade foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso. O político se atrasou. O sacerdote, então, decidiu proferir umas palavras: - A primeira impressão que tive da paróquia foi com a primeira confissão que ouvi. Pensei que o bispo tinha me enviado a um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou me disse que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro dos seus pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Também em outras ocasiões se dedicava ao tráfico e a venda de drogas. “Fiquei assustadíssimo... Mas com o passar do tempo, entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio”. Justo nesse momento chega o político, e foi lhe dado à palavra para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo: - “Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a me confessar com ele...”. Moral da história 1: “NUNCA CHEGUE ATRASADO”. Moral da história 2: “SE CHEGAR ATRASADO, DÊ UM TEMPO PARA SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO”.

Os feijões são exatamente idênticos aos rins humanos e realmente curam e ajudam a manter a função renal.

Desejamos que todos tenham um NATAL de muita paz e felicidade!

Berinjelas, abacates e pêras: São parecidos com o ventre e cervix feminino e realmente ajudam à saúde e funcionamento destes. Atualmente a investigação mostra que quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra os hormônios, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancros cervicais. E que profundo é isto?... Demora exatamente 9 meses para um cultivar um abacate da flor a fruta. Existem mais de 14 000 componentes químicos fotolíticos em cada um destes alimentos (a ciência moderna apenas estudou e nomeou

cerca de 141). Uma noz parece um pequeno cérebro, com hemisfério esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhos de uma noz são semelhantes ao neocortex. Agora sabemos que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro.

E quem 2010 seja um ano de muitas realizações!!! BOAS FESTAS FELIZ ANO NOVO!!!

52

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Qualquer quantidade de bebida alcoólica tomada pela mãe chega ao bebê rapidamente pela corrente sanguínea e através da placenta. Os riscos da bebida alcoólica durante a gravidez são muitos: Há casos de bebês que nascem com deficiência mental e deficiência de crescimento, problemas de comportamento, defeitos faciais e

cardíacos. Existe o boato de que a mulher grávida pode e até deve tomar cerveja preta (caracu) durante a gravidez, mas isso é um boato sem fundamento e que oferece perigo para o bebê. Lembre-se de que o consumo de álcool na gestação é a maior causa de retardamento mental não-genético. Já no caso do cigarro, por mais difícil que isso seja, a mulher deve parar de fumar a partir do momento que está grávida. Fumantes são mais suscetíveis a abortos ou a dar à luz a bebês prematuros .

Quando bater a vontade de fumar, lembre-se que agora não é apenas a sua saúde que está em risco, mas também a do seu filho. O cigarro aumenta o risco de resfriados, problemas cardíacos, infecções nos ouvidos e no trato respiratório superior e síndrome de morte súbita. Além de tudo isso, o ganho de peso do bebê ainda fica afetado. Outros problemas relacionados são defeitos na placenta, sangramento vaginal, parto prematuro e até a morte do bebê.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

53

(Fonte: www.gestantes.net)


CarnaRioPardo 2009

Com design arrojado e apelo ecológico, móveis feitos com fibras naturais ganham status de luxo Com a crescente valorização das matérias-primas naturais, o mobiliário feito com fibras vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração e integrando-se plenamente a estilos contemporâneos e urbanos.

São José recebeu micareteiros de toda a região para mais um CarnaRioPardo, nos dias 13 e 14 de novembro. O evento foi animado por Alexandre Peixe e Rapazolla e a galera, sempre bonita, marcou presença. Estivemos por lá registrando tudo. Confira nas 296 fotos do site!

A volta de Os Virgens

Sucesso arrasador, que agrada muito ao publico riopardense, a banda Os Virgens foi a atração da noite de sábado, 21 de novembro, na AAR. Alegria, boa música e muita descontração animaram a noite de casa lotada. Confira no site as 102 fotos da balada.

Rock in Rio Pardo

Como apoio do DEC, a galera do rock se encontrou na noite de 7 de novembro, no Tartaruguinha, para mais uma edição do Rock in Rio Pardo, que reuniu várias bandas tocando o estilo musical mais consagrado do planeta, o rock, claro. Um paraíso para a galera da guitarra e das baterias!

Antes restritos às varandas e casas de praia, esses móveis já não pertencem mais apenas ao universo rústico. Ao contrário, fazem bonito junto a peças com estrutura de metal cromado, pisos de mármore e estofados com tecidos sofisticados. Sustentável e economicamente viável, a utilização das fibras naturais na decoração garante um toque exótico, aconchegante e descontraído, que muitas vezes conseguindo suavizar ambientes excessivamente sóbrios. “Seja em tecidos, tapetes ou na produção de móveis, as fibras naturais são

extremamente confortáveis”, diz José Armando Cerello, diretor da loja que leva seu sobrenome. Adepta desse tipo de mobiliário em grande parte de seus projetos, a designer de interiores Neca Abrantes conta que os fabricantes mais renomados oferecem produtos da mais alta qualidade: “As fibras são submetidas a processos anti-pragas e ainda recebem um verniz para impermeabilização antes de serem trançadas”, revela. Assim, se tempos atrás havia certa preocupação com a durabilidade desses móveis, isso já não é mais problema. Porém, as peças feitas com fibras naturais realmente não resistem à chuva e muita umidade. Mas podem suportar alguns respingos d’água.

Portanto, nada de colocá-las no jardim ou perto da piscina. O mais adequado são varandas cobertas e ambientes internos mesmo. “As fibras naturais podem revestir desde a bancada do lavabo até os sofás do living”, afirma Neca. Yara Guerchenzon (Fonte: casa.ig.com.br)

54

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!


Relato masculino...

Tchau Mamãe

(Enviado por Marilena N. Pereira) Chega sempre uma fase da vida em que pensamos no que há pela frente... Numa noite, minha esposa e eu estávamos sentados na sala, falando das muitas coisas da vida. Estávamos falando da idéia de viver e morrer. Foi quando eu lhe disse: - Nunca me deixe em estado vegetativo, dependendo de uma máquina e líquidos para viver... Se me vir nesse estado, por favor desligue os artefatos que me mantêm vivo. Ela se levantou, desligou a TV, me tirou a cerveja e foi dormir. Que mulher sem consideração, hein!?!

(Enviado por Arruda Filho) Espero tocar seu coração, tanto como tocou o meu... Estava fazendo compras no SUPERMERCADO, e uma senhorinha me seguia pelas gôndolas, sempre sorrindo. Eu parava para pegar algum produto, ela também parava e sorria: Uma graça ela! Já na fila do caixa, ela estava na minha frente com seu carrinho abarrotado, sorrindo: - Espero não tê-lo incomodado, mas você se parece muito com meu falecido filho... Com um nó na garganta, respondi não haver problema, tudo estava bem. - Posso lhe pedir algo incomum? Disse-me a senhora. - Sim. Se eu puder lhe ajudar... - Você pode se despedir de mim dizendo “Adeus, mamãe, nos vemos depois”, assim dizia meu filho querido... Ficarei muito feliz! - Claro senhora, não há nenhum problema, disse eu para alegria dela. A senhora passou a caixa registradora, se voltou sorrindo e, agitando sua mão, disse: - ADEUS filho... Cheio de amor e ternura, lhe respondi efusivamente: - Adeus mamãe, nos vemos depois? - Sim... Nos veremos depois querido! Contente e satisfeito com o pouco de alegria dado à senhora, passei minhas compras. - R$ 554,00, diz a moça do caixa.

Jogue fora tudo o que não é usado, doe roupas e objetos que não servem mais, livre-se de papéis velhos, evite o hábito de acumular coisas sem necessidade. Assim você combate a estagnação de energia e abre espaço para atrair coisas novas para a sua vida.

- Tá louca? Dois sabonetes e duas pilhas? - Mas, e as compras da sua mãe? Ela disse que você pagaria!!! Que senhora esperta!?!?!?

Arrumação, limpeza e organização são aspectos fundamentais para a boa circulação de energias positivas e impedimento para a presença da energia negativa. Isso não requer nenhum investimento financeiro; é apenas uma questão de atitude. Por menor e mais simples que seja uma moradia, ela pode apresentar-se agradável se estiver bem cuidada e cuidada com amor.

O fogão é o responsável pela prosperidade da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas. As melhores mesas são as que têm formato redondo, oval ou octogonal. Retire os móveis em excesso da sala de jantar. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa. Sua cama deve Ter acesso por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela.

Disponha os móveis da sua casa de forma que haja bastante espaço para circular. Caso não tenha como, repense na real necessidade de todos os móveis. As tarefas devem ser divididas e todos os moradores devem estar conscientes da sua participação no todo. Cômodos harmonizados constituem uma casa inteira harmonizada. As crianças, os adolescentes, o casal, os idosos, cada um em sua devida proporção tem sua atuação na preservação do ambiente saudável.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

55

(Fonte: www.arteplural.com.br)


Todo ano é a mesma coisa: você recebe o décimo-terceiro salário e gasta quase todo o montante no supermercado, comprando os ingredientes dos pratos da ceia de Natal. No entanto, este ano você resolveu que quer fazer diferente e economizar com a preparação dos alimentos, para aproveitar melhor seu abono salarial. Para isso, basta usar a criatividade. Confira a seguir as dicas da consultora e chef de cozinha Cida Gomes.

Trocas fazem toda a diferença

De acordo com ela, uma das principais dicas para quem quer fazer economia neste Natal é realizar trocas de produtos. O tradicional peru, por exemplo, cujos preços costumam ser altos nesta época do ano, pode ser substituído por um frango recheado (com farofa ou com os próprios miúdos do produto).

Já quem não abre mão do peixe pode trocar o bacalhau por uma tainha assada. “Este peixe é uma delícia e cai muito bem com um purê de batata ou maçã, que são fáceis e baratos de fazer”, ensina Cida. No lugar do tender com frutas cristalizadas, a chef sugere um lombo assado, que não é muito caro, com rodelas de abacaxi grelhado.

FONTE: Sites esotéricos

ARIES: Neste mês Áries, você terá um excelente momento de colher os bons frutos que plantou o ano todo, seja grato as suas conquistas e o Universo lhe dará muito mais. Espalhe alegria e alto astral por onde for e comece o novo ano de 2010 com o pé direito. No amor Áries, você terá novidades afetivas, as viagens a dois estão favorecidas e se você está sozinho (a) terá a oportunidade de se envolver com alguém de outra cidade. Uma paixão que você julgava impossível pode virar realidade. TOURO: Neste mês Touro, o setor financeiro estará favorecido e será fácil ganhar um dinheiro extra. Você tende a retomar questões paradas a algum tempo que se reverterão em lucro certo. Benefícios virão de forma inesperada engordando ainda mais o seu natal. No amor e no sexo Touro, você estará agindo de forma mais sedutora do que nunca. Aproveite para conquistar aquela pessoa com quem não tinha coragem de falar! GÊMEOS: Neste mês explore melhor seu poder de comunicação, poderá receber favores e benefícios de terceiros, faça novos contatos e mostre-se para o mundo. Pode conquistar aquela paquera especial usando sua simpatia natural. No amor, você pode fechar o ano vivenciando uma grande e duradoura paixão. Prepare-se para alcançar a sintonia plena ao lado de quem ama. CANCER: Neste mês você terá que saber dosar seus deveres com a diversão, para que seu trabalho não se torne pesado demais e a diversão não atrapalhe sua carreira, a recomendação é equilíbrio. Cuidado para não deixar passar novas oportunidades na carreira. No amor, procure sair e se divertir, você vai arrasar na paquera este mês. Se você já tem um par, saia da rotina, uma viagem romântica vai lhe fazer muito bem, além de ajudar a esquentar o clima debaixo dos lençóis. LEÃO: Neste mês você encerrará o ano de forma brilhante, sendo o centro das atenções e junto das pessoas queridas. Aproveite para curtir bastante e alcançar a felicidade que buscou durante o ano inteiro. No amor Leão, você se sente mais disposto para sair na balada e paquerar muito. Estará mais radiante do que de costume. Se você já tem um romance o clima a dois tende a esquentar.

VIRGEM: Neste mês algumas coisas não sairão exatamente como você espera, mesmo assim terá bastante jogo de cintura para contornar essas situações. O mês será cheio de surpresas e alegrias, improvise e verá como pode ser versátil. No amor Virgem, você estará mais aberto para resolver os problemas sentimentais. Na intimidade as emoções estarão a flor da pele e a cumplicidade aumenta. LIBRA: Neste mês você estará mais atenta em cuidar do que realmente importa, seus objetivos serão alcançados e os resultados celebrados, não perca tempo com coisas sem sentido que só servem para desviar sua atenção do seu foco principal. Conhecerá pessoas novas em reuniões sociais. No amor Libra, o clima é favorável para encontros sociais e para a paquera. Você estará mais sedutor (a) do que nunca e só vai começar o ano novo sozinho (a) se quiser. A sexualidade também está a todo vapor.

AQUÁRIO: Neste mês o astral fará com que consiga dividir bem seu tempo entre o trabalho e os amigos, você tende a se destacar com facilidade. Seu charme está em alta e o contato com os amigos será pura diversão. No amor aquário, o astral promete maravilhosos momentos a dois. Se você está sozinho, as chances de encontrar sua alma gêmea são grandes, então fique de olhos bem aberto para não deixar a oportunidade escapar por entre os dedos. PEIXES: Neste mês você estará mais ansioso por poder e tende a fazer tudo ao seu modo, procure não exagerar na dose ou pode acabar sem nada e gerando muitas brigas e discussões. Resolva qualquer tipo de mal entendido e entre o ano novo com tudo. No amor os astros garantem que seu poder de sedução estará ainda maior. Não queira controlar tudo no relacionamento. O amor e a sexualidade estão em alta aproveite!

ESCORPIÃO: Neste mês os astros favorecem as finanças, portanto procure fazer a sua parte e engordar sua conta bancária. No trabalho você estará mais dinâmico e com o auto astral contagiante, o trato com o público está beneficiado. No amor escorpião, seu alto astral vai ser contagiante na paquera também, você sente uma enorme vontade de viver uma paixão intensamente e pode acabar se arriscando em novas aventuras. SAGITÁRIO: Neste mês a sorte está do seu lado e lhe sorri em todos os setores de sua vida portanto aproveite para colocar as coisas em ordem e começar o novo ano com a corda toda. No amor aguarde muitas novidades e alegrias, Vênus o planeta do Amor está em seu signo e trará muita sorte na paquera e realçará ainda mais a sua sensualidade. Aproveite para se aproximar de alguém interessante que você está de olho á algum tempo. CAPRICÓRNIO: Neste mês tenha cuidado com as decisões que tomar de cabeça quente, pois você pode se complicar. Procure se acalmar e manter a cabeça fria, principalmente no setor profissional, você pode acabar se arrependendo depois. No amor seu maior desafio será dedicar mais tempo e atenção ao seu par. Procure fazer algo diferente que traga mais motivação para o romance. Se estiver só, abra espaço para as pessoas se aproximarem de você.

Opções econômicas

Ainda segundo a especialista, existem várias opções de pratos baratos para fazer, que ficam com cara de Natal com apenas um toque. O tradicional arroz, por exemplo, pode ser incrementado com legumes cozidos, uvas passas etc.

Já a salada pode ganhar uma nova cara com pedaços de frutas da estação (as vermelhas, como cereja, ameixa, amora, lichia etc.) ou mesmo com lascas de carnes típicas (peru, tender, pernil, lombo e frango) desfiadas. Uma maionese caprichada também agrada a maioria e custa barato. Para as sobremesas, Cida Gomes indica um pudim de pão decorado com ameixas pretas; a rabanada, que não tem quase gasto nenhum e é super tradicional no Natal; ou mesmo um panetone recheado com sorvete ou mousse de chocolate e maracujá. Fonte: guiadodinheiro.powerminas.com

56

O JORNALZINHO - DEZEMBRO / 2009

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ NATAL !!!!! FELIZ 2010!!!!

O Jornalzinho - Dezembro 2009  

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you