Page 1

Página 1

Edição 776 - 11/04/2015

Diretor Responsável: Homero T. Tranquilli - CNPJ: 09573449/0001-13 - Cajuru, Sábado, 11/04/2015 -

Escola “Aparecida Elias Draibe”

Ano 16 - N.° 776 Semanal - Distribuição Gratuita / Assinantes

Semana Santa


Página 2

Edição 776 - 11/04/2015


Página 3

Edição 776 - 11/04/2015

ACONTECE CID ADE CIDADE

Prefeitura Começa a Instalar Abri- Operação Tapa-Buracos recupera go nas Paradas de Ônibus trechos da cidade Para oferecer maior comodidade aos passageiros que aguardam ônibus nas paradas, a Prefeitura começou a instalar abrigos nos pontos. Os locais que contam com a nova proteção (e bancos) são: - Rua Vinte e Oito de Setembro, em frente ao hospital; - Rua Sete de Setembro, próximo a Dr. Matta; Av. Major Adolpho Paollielo, em frente à Câmara Municipal; Av. Luiz Constâncio, saída para Cássia dos Coqueiros. Outras coberturas serão instaladas em outros pontos da cidade.

Hoje Tem Coleta de Lixo Eletrônico A Prefeitura Municipal de Cajuru e o grupo da Cruzada Ambiental estão promovendo hoje, até as 12 horas, a coleta de Lixo Eletrônico. O posto de coleta dos aparelhos eletro-eletrônicos é em frente à Prefeitura. A ação será em parceira com a Led Reciclagem Tecnológica, empresa especializada em coleta e destinação correta desse material.

VENDE-SE casa residencial, R. Margaridas, 57, CECAP. 3 Quartos, sala, cozinha, 2 banheiro, garagem, área de serviço e jardim. Tratar: 9 91028164 c/ Guilherme. VENDE-SE Esteira para sacaria, 4,5 metros, 220 v. Tratar 9 91788903. VENDE-SE Misturador

de concreto 500l, Trifásico 10 cv. Tratar: 9 91788903. VENDE-SE Um quadríciclo infantil, a gasolina. Tratar: 9 91788903. VENDE-SE Estrutura metálica 6x14. Tratar: 9 91788903. VENDE-SE: Fiat Tipo, Ano 93, azul. Tratar:

Natalina, 981267454, Rua Goiás nº 260 VENDE-SE: Saveiro modelo 99, 1.6 gás. Original 69.000km, rodas, capota metálica. Tratar: 3667-4514 ALUGA-SE: Casa, R. 28 de Setembro, 283. 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem, R$ 550,00. Tratar- Bar da Dirce.

Continuando os trabalhos de manutenção das vias públicas, a Prefeitura de Cajuru realizou nesta semana mais uma operação tapaburacos. Entre os locais, a benfeitoria foi realizada em trechos da Av. Prefeito Rubens de Carvalho Ferreira e dos bairros Jardim Maria Tereza (Piscina), Cidade Jardim, Cruz Alta e Cohab. Os primeiros locais foram os mais críticos e a operação segue para outros trechos, em vários bairros.


Página 4

Edição 776 - 11/04/2015


Página 5

Edição 776 - 11/04/2015

ACONTECE

Escola “Aparecida Elias Draibe”

Em todos os níveis de uma sociedade, independentemente de qualquer segmento, a reciclagem é de suma importância, visto que este proporciona o enriquecimento a todos aqueles que participam deste processo. No aspecto educa-

cional, isto não é diferente, ou melhor, é essencial uma vez que traz um desenvolvimento cultural alicerçado em fatos e opiniões expostas por profissionais qualificados e que certamente refletirá em um processo de docência aprimorado a todos os alunos.

As últimas palestras ministradas pelos educadores Celso Antunes e Isabel Parolin constatamos as assertivas acima mencionadas, visto que o espírito pedagógico ministrado por aqueles docentes vieram de encontro com as expectativas dos educadores ali presentes, os quais com afinco souberam aproveitar ao máximo os e n s i n a m e n t o s compactuados com os mesmos. Desta forma, acreditamos que projeções como a que nos foi apresentada devem ser permanentes, até porque a Constância no aprendizado dos profissionais do magistério sem dúvida alguma propiciará melhores resultados educacionais a todos os alunos.

Adolescentes do Programa Ação Jovem realizam ações de Cidadania e Protagonismo Juvenil

Os adolescentes inseridos no Programa Ação Jovem, realizaram durante o mês de Março/2015, orientados pela Pedagoga Luciana Ribeiro da Silva, atividades relacionadas à cidadania, ao protagonismo juvenil e à solidariedade, iniciando com o conteúdo teórico destes temas, que após reflexões e trabalhos em grupos, decidiram concretizar as idéias em ações palpáveis, que se deram na coleta de brinquedos e livros infantis em bom estado de conservação, nos domicílios, seguida da separação, eventuais consertos e higienização de alguns destes, contando com o apoio da Srª Maria Divina Placidino de Lima que auxilia no desenvolvimento do trabalho nos dias das atividades socioeducativas e de todos os adolescentes inseridos nos cinco grupos que temos disponíveis. Após o trabalho de separação, os brinquedos e livros infantis foram carinhosamente embalados e entregues pelos próprios adolescentes nos locais em que eles mesmos decidiram realizar as doações, sendo os locais escolhidos: para as crianças da Pediatria da nossa Santa Casa e para as crianças do Programa PAI. Após todo este trabalho de muita dedicação e exercício do protagonismo juvenil e do despertar para a solidariedade, os grupos se dividiram e foram nos locais escolhidos para entrega. O grupo da manhã foi até a Santa Casa para entrega,

dia 30/03/2015 às 9:00h, ocasião em que foram muito bem acolhidos pelos funcionários, em especial pela Srª Ivani e pela enfermeira Josiane, na qual agradecemos imensamente, por termos podido ter a oportunidade de exercer valores tão importantes para a vida cotidiana, ficamos muito satisfeitos em levar estes brinquedos para serem usados pelas crianças, levando alegria em momentos não muito agradáveis, mas necessários para a recuperação da saúde, pontua a pedagoga Luciana. Os demais grupos se reuniram no período da tarde do dia 01/04/2015, para levar as doações até o Programa PAI, momento que pode ser acompanhado pelo Secretário de Assistência Social Adilson Simeão da Silva, que manifestou seu contentamento em ver as ações que estavam sendo realizadas, o cuidado e o zelo com que os brinquedos e os livros infantis foram separados e entregues, afirmando que acredita ser de suma importância a valorização do ser humano através de ações de cidadania e o envolvimento da comunidade local em ações de solidariedade, as doações foram recebidas pela equipe o Programa PAI, na qual agradecemos a todos os funcionários, representados na pessoa da Coordenadora Silvia Helena A. Guimarães, pelo carinho na acolhida e no lanchinho delicioso servido, foram momentos inesquecíveis, na qual

observamos a solidariedade dos próprios adolescentes que trouxeram de casa muita coisa boa, puderam despertar em crianças nos domicílios que passaram a necessidade da partilha, mostrando que temos conseguido com muita luta, trabalhar valores que levarão para o resto de suas vidas. Logo, estaremos realizando outras ações, porque nosso maior objetivo é fazer do adolescente sujeito de sua história, construtor de sonhos, concretizados através do trabalho e do estudo. Vale lembrar que o Programa Ação Jovem é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, sendo executado em parceria com o Departamento de Cultura que cede o espaço para desenvolvimento das atividades tanto na Casa da Cultura quanto no Espaço Cultural Corujão, contamos com uma equipe composta pelas Oficineiras Luciana (Pedagoga) e Célia (Professora de Artesanato), pela coordenadora responsável pelos adolescentes do território do CRAS a pedagoga Eliana, pela coordenadora responsável pelos demais adolescentes residentes em outros territórios do município a Assistente Social Cristiani, que fazem o seu melhor para que as ações sejam sempre de caráter qualitativo e que venham de encontro com as necessidades dos adolescentes. Para nós é uma alegria e uma grata satisfação poder ver todos estes adolescentes engajados nas atividades sócio educativas e ações de cidadania, é uma pequena contribuição para que eles não sigam tantos caminhos desacertados que presenciamos nos dias atuais, finaliza Adilson e aproveita a ocasião para agradecer a toda a população que colaborou na doação dos brinquedos e livros.


Página 6

Edição 776 - 11/04/2015


Página 7

Edição 776 - 11/04/2015

Arborização e asfalto na Rua Serra Azul completam o investimento no local

Para minimizar os problemas de alagamentos na Rua Serra Azul (Jardim Maria Tereza) a prefeitura alar-

gou as margens do córrego e ampliou a rede de captação de águas pluviais e agora realiza outros inves-

timentos no local. Já foram plantadas árvores em toda a extensão do córrego, até os fundos da escola Lólia da Fonseca Palma Reis, e formada uma pequena praça. Por último, a praça recebeu vasos grandes, grama e, em frente, foi asfaltado o trecho da galeria. O investimento, além de promover a segurança dos moradores em períodos de chuvas intensas, ainda levou beleza e higiene ao local, o que vem agradando a vizinhança.

Campeonato Paulista - Fase Regional Judô Campeonato Oficial Da 12a Delegacia Regional Da FPJ

A Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo convida todos os cajuruenses para assistirem a II COPA DE JUDÔ

DE CAJURU, que será realizada hoje (11 de abril), das 9h00 às 17h00, no Ginásio de Esportes Arenão. O evento conta

com as seguintes categorias: Sub-15, 18 e 21 - Divisão Especial. Evento da Federação Paulista de Judô, Elite do Judô Regional, onde os 4 primeiros colocados vão para o Campeonato Paulista 2015. Período da tarde 17° Copa Cajuru de Judô. Conta com a presença de todos os atletas da região cerca de 380 atletas no período da manhã e 470 atletas período da tarde. Venha e traga toda sua família. Entrada gratuita. Esporte é saúde, Esporte educa.

Circuito SESC de Artes chega a Cajuru no dia 8 de maio Entre as atrações, apresentação de Ellen Oléria (vencedora do The Voice Brasil) DANÇA Dançando na Cidade - Silenciosas + GT’AIME (SP) Os bailarinos da companhia improvisam uma coreografia que dialoga com o espaço urbano, criando esculturas móveis ou desenhos tridimensionais efêmeros, aproveitando-se das sensações e imagens que o próprio local evoca.

Foi realizado no último dia 07 de abril (terçafeira) no SESC Pompéia em São Paulo, o lançamento do Circuito Sesc de Artes 2015, onde tiveram presentes representando Cajuru, Renato Vieira (Biju) e Júnior Guimarães (professor de teatro). O Circuito SESC de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega a sua edição de 2015 como o maior realizado até hoje e traz em sua programação apresentações de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital. Este ano, o evento chega a 108 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo e mais a capital, com uma programação itinerante formada por 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades do interior do estado. Cajuru - - Dia 8 de maio, sexta, das 17h às 22h Praça Largo São Bento – Centro PROGRAMAÇÃO: LITERATURA - Leve

Livro MUDA Práticas de Leitura (SP) Uma estante móvel montada na praça, com cerca de 200 livros para ler e trocar. É só chegar, escolher um e sentar-se num dos bancos da sala de leitura ao ar livre. Dulcineia Catadora (SP) Como fazer seu próprio livro usando restos de caixas de papelão? As “cartoneras”, como é chamada essa atividade editorial artesanal, têm uma grande importância social, valorizando o trabalho dos catadores, e também literária, já que coloca em circulação obras de novos autores. ARTEMÍDIA Incorpóreos memelab (SP) Imagine seus batimentos cardíacos e as alterações emocionais de seu corpo captados por sensores e projetados em outra cidade. Essa é a proposta desta instalação sensorial, criando conexões entre pessoas fisicamente distantes.

CIRCO Cuidado, um Palhaço Mau Pode Arruinar sua Vida - Chacovachi (Argentina) Com um espetáculo de rua que emociona, o palhaço Chacovachi, uma das referências latinoamericanas na arte de fazer rir, tira força do cotidiano para elaborar seus números, em que a política, a morte, o poder, o amor e os ideais são a matériaprima. MÚSICA Ellen Oléria (vencedora do The Voice Brasil) Dona de uma bela voz, a brasiliense Ellen Oléria apresenta o espetáculo Afro futurista, no qual combina ritmos nacionais com arranjos contemporâneos. Já são 15 anos de carreira acumulando prêmios em festivais e cinco discos lançados. Oléria ficou conhecida do grande público como A Voz que Cura, quando venceu o reality musical na TV Globo (2012). Cantando composições próprias ou relendo canções brasileiras, ela mescla a poética das ruas, a linguagem do hip-hop e a performance jazzística.


Página 8

Edição 776 - 11/04/2015


Edição 776 - 11/04/2015

Página 9


Página 10

Edição 776 - 11/04/2015

4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cajuru Realizada em 9 de abril de 2015 Expediente do Dia: - Atas da 3ª Sessão Ordinária e 1ª Sessão Extraordinária de 2015 – sendo aprovadas por unanimidade; - Projeto de Lei n.º 4, de autoria do Chefe do Executivo, que dispõe sobre a instituição da Bolsa-Atleta da Cidade de Cajuru – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Projeto de Lei n.º 5, de autoria do Chefe do Executivo, que aprova o Plano Municipal de Educação para o decênio 2014-2023 – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Projeto de Lei n.º 6, de autoria do Chefe do Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal de Cajuru a conceder, através de cessão real de uso, bens móveis (concessão por 20 meses de 2 macas para o Hospital de Cajuru) – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Projeto de Lei Complementar n.º 6, de autoria do Chefe do Executivo, que dispõe sobre a revogação da Lei Complementar n.º 95, de 22 de setembro de 2014 – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Projeto de Lei Complementar n.º 7, de autoria do Chefe do Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder servidão de passagem à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), empresa concessionária de serviço público, de faixa de terras destinadas à implantação de adutora de água bruta, partes integrantes do sistema de Abastecimento de Água no município – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Projeto de Lei Complementar n.º 8, de autoria do Chefe do Executivo, que dispõe sobre o reajuste de vencimentos dos servidores públicos municipais (2% para os servidores que se enquadrem nas referências de VII à XVI) – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Veto Total de autoria do Chefe do Poder Executivo ao

Autógrafo pertinente ao Projeto de Lei Complementar n.º 2, de autoria dos vereadores Cassinho e Nei, que dispõe sobre a isenção de IPTU para portadores de Câncer, HIV, Hansenianos, Doenças Terminais e dá outras providências – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Ofícios n.ºs 40, 57, 60, 61 e 19, subscritos pelo Chefe do Poder Executivo, respectivamente, em respostas aos requerimentos do Ano Legislativo de 2014; - Ofício n.º 43, em resposta ao Ofício n.º 25/2015 acerca da regularização da documentação dominial referente a área conhecida como “buracão”; - Ofícios n.ºs 34, 50, 35, 36 e 37, subscritos pelo Chefe do Poder Executivo, respectivamente, em respostas aos requerimentos de autoria dos vereadores; - Ofícios n.ºs 42, 39, 41, datado de 31 de março e 32, subscritos pelo Chefe do Poder Executivo, respectivamente, em respostas aos requerimentos de autoria dos vereadores; - Ofícios n.ºs 49, 33, datado de 31 de março, 51 e 52, subscritos pelo Chefe do Poder Executivo, respectivamente, em respostas aos requerimentos de autoria dos vereadores; - Ofícios n.ºs 14 e 17, subscritos pela Diretora Lúcia, encaminhando os balancetes dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2015; - Projeto de Lei n.º 7, de autoria de todos os vereadores, que disciplina os procedimentos relativos ao armazenamento de águas pluviais para reaproveitamento e retardo da descarga na rede pública – sendo encaminhado às comissões competentes para parecer; - Requerimentos de Urgência n.º 22, de autoria do vereador Cassinho que requer informações quanto a extinção dos caramujos existentes nos terrenos da cidade, os quais estão invadindo as casas e quintais das localidades – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Requerimentos de Urgência n.º 23, de autoria do vereador Cassinho que requer infor-

mações sobre o funcionamento da ‘Perua Circulando Saúde’ do Programa Saúde da Família – PSF – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Requerimentos de Urgência n.º 24, de autoria do vereador Cassinho que requer informações por meio de relatório pormenorizado todos os valores que foram repassados, bem como, gastas as verbas do Governo Federal (Ministério da Saúde), repassadas para a realização do Programa desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde, durante o exercício de 2014 até a presente data – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Requerimentos de Urgência n.º 25, de autoria do vereador Cassinho que requer informações sobre os serviços executados na construção da Praça do bairro Baldini, no ano passado – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Requerimentos de Urgência n.º 26, de autoria de todos os vereadores que requerem informações sobre quais os motivos relevantes que levaram a administração pública municipal não ter concedido neste ano de 2015, a gratificação de páscoa aos servidores públicos municipais, haja vista que nos anos anteriores os mesmos sempre recebiam um pescado, e, no ano passado, receberam um valor simbólico para tal ocasião – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Requerimentos de Urgência n.º 27, de autoria do vereador João Gregório da Silva Neto que requer a constituição de Comissão Especial destinada a investigar o Pregão n.º 3/2015, realizado pela Prefeitura Municipal de Cajuru, cujo objeto seria a contratação de serviço de transporte escolar rural – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Requerimentos de Urgência n.º 28, de autoria dos vereadores João Marcos, João Gregório, Cassinho, Nei e Dr. Paulo que requerem informações sobre o Portal da Transparência

da Prefeitura Municipal de Cajuru – sendo encaminhado à Ordem do Dia da presente sessão para deliberação; - Indicação n.º 90, de autoria do vereador Cassinho que solicita do Chefe do Executivo as medidas cabíveis e necessárias, objetivando a revisão do adicional de insalubridade (adicional de risco de integridade), para os servidores municipais que exercem a função de auxiliar de enfermagem, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de serviços diversos da área da saúde; - Indicação n.º 91, de autoria do vereador Cassinho que solicita do Chefe do Executivo as providências necessárias, junto ao departamento competente, objetivando a realização de limpeza dos córregos que passam pelos bairros Vila Vieira, Baldini e Residencial São Luiz; - Indicação n.º 92, de autoria do vereador Cassinho que solicita do Chefe do Executivo as providências necessárias, juntamente ao departamento competente, para que seja feito um trabalho de vistoria e retirada de água das hastes dos semáforos e demais postes de luminárias feitos em aço espalhados pelo município, os quais podem acumular água e possivelmente ser criadouros do mosquito da dengue; - Indicação n.º 93, de autoria do vereador Cassinho que solicita do Chefe do Executivo que por intermédio do departamento competente, adote as providências necessárias objetivando realizar o desentupimento de um bueiro localizado na rua Fued Simão Moherdaui; - Indicação n.º 94, de autoria do vereador Cassinho que solicita do Chefe do Executivo que por intermédio do departamento competente, adote as providências necessárias objetivando de limpeza, retirada de lixo e capina em toda extensão do Córrego localizado no final da rua José de Souza Maciel; - Indicação n.º 95, de autoria dos vereadores João Marcos, Nei, Cassinho, João Gregório e Dr. Paulo que solicitam do nobre Chefe do Poder Executivo, que por intermédio do

departamento competente, adote as providências necessárias objetivando a disponibilização de um neurologista nos atendimentos dos postos de saúde em nosso município; - Indicação n.º 96, de autoria dos vereadores João Marcos, Nei, Cassinho, João Gregório e Dr. Paulo que solicitam do nobre Chefe do Poder Executivo Municipal que por intermédio do departamento competente, adote as providências necessárias objetivando a iluminação da parte externa do Ginásio de Esportes utilizada pelas autoescolas; - Indicação n.º 97, de autoria do vereador João do mercado que solicita do nobre Chefe do Poder Executivo Municipal, que interceda junto ao Diretor Regional do DER - Departamento de Estradas de Rodagem de Ribeirão Preto, visando a construção de uma passarela para pedestres sobre o acesso Manoel Bento do Nascimento, na altura da Escola Municipal Onélia Menta, localizada no bairro da CECAP, bem como de uma passarela para acesso ao Distrito Industrial de nosso município, ligando-o com o bairro Jardim Nova Cajuru; - Indicação n.º 98, de autoria do vereador João do mercado que solicita do nobre Chefe do Poder Executivo Municipal as providências necessárias, junto ao departamento de Obras Públicas, objetivando a construção de uma praça, creche municipal e quadra coberta de esportes no bairro Jardim Nova Cajuru, na área de propriedade da Prefeitura Municipal para entretenimento dos moradores da referida localidade; - Indicação n.º 99, de autoria do vereador Alex que solicita do nobre Chefe do Poder Executivo Municipal, que junto ao departamento competente, envide esforços objetivando a elaboração de um projeto de lei, permitindo a cessão de uso do espaço do Boulevard em comodato para ‘Guarda Mirim Boca da Mata’ de Cajuru. Ordem do Dia: - Requerimentos (Urgência) apresentados no Expedien-

te do Dia da presente sessão – APROVADOS POR UNANIMIDADE; - Projeto de Lei Complementar n.º 3, de autoria do senhor Prefeito que autoriza o Poder Executivo Municipal a parcelar e conceder anistia de juros e multas fiscais moratórias de débitos tributários – APROVADO POR UNANIMIDADE; - Projeto de Lei Complementar n.º 3, de autoria do vereador João do mercado que disciplina a arborização no município de Cajuru – APROVADO POR UNANIMIDADE; - Projeto de Decreto Legislativo n.º 1, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal que dispõe sobre a adesão da Câmara Municipal de Cajuru (SP) ao Protocolo Estatutário do Parlamento Regional da Região de Ribeirão Preto – APROVADO POR UNANIMIDADE; - Projeto de Lei n.º 5, de autoria do vereador Nei da ambulância que dispõe sobre a obrigatoriedade das unidades lotéricas instalarem assentos, preferencialmente, destinados aos usuários com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo – APROVADO POR UNANIMIDADE; - Projeto de Lei n.º 6, de autoria de todos os vereadores que dispõe sobre a denominação do bairro Residencial Boca da Mata, bem como das ruas que o integram {homenagens póstumas às memórias dos cidadãos Benedito Valdir Arruda (Dito Bevê), Jaber Georges Moussa, Vivian Maria Fonseca Reis, Domingos Constâncio, Alceu Vicentini, Cláudio Leonel de Assis, Benedito Marques de Melo (Dito Horácio)}, – APROVADO POR 6 x 1 – ocorrendo 1 abstenção. A próxima Sessão Ordinária realizar-se-á dia 16 de abril de 2015 às 19:30 horas. Confira, na íntegra, todas as indicações e requerimentos acessando ao site: www.camaradecajuru.sp.gov.br


Página 11

Edição 776 - 11/04/2015

HOL A HOLO-COL O-COLUN UNA O-COL UN

374. A filosofia na França A filosofia na França na era da Restauração entre “ i d e ó l o g o s ” , “espiritualistas” e “tradicionalistas”. Os ideólogos. Entre os séculos XVII e XIX, a França passa da revolução para o império e do império para a restauração. Nesse período a filosofia toma dois rumos: a) os ideólogos liberais em política e contrários a Napoleão - cuja reflexão filosófica tenta avançar no caminho do iluminismo; e b) os tradicionalistas - que, ao contrário, sustentarão a volta à tradição e se colocarão em defesa do status quo tanto na política como no âmbito religioso. Antoine-LouisClaude Destutt de Tracy (1754-1836) cunhou termo “ideologia” para indicar a “análise das sensações”, liberal em política, defensor do divórcio consensual, assim como de uma educação centrada sobre o estudo das ciências naturais, compreendendo que estas ensinam a aprender dos próprios erros. Ele é autor dos Elementos de ideologia. Outro ideólogo influente é o médico Pierre-Jean Georges Cabanis (17571808), contrário à psicologia como estudo da alma; ele reduz a vida consciente ao funcionamento do sistema cerebral: o cérebro é o “órgão do pensamento e da vontade”. Ele é autor de Relações entre o físico e o moral do homem (1802). Ele é contrário à psicologia como estudo da alma. François Pierre Maine de Biran (1766-1824), contrário à filosofia dos ideólogos, apresenta uma concepção espiritualista, a partir da qual entende a filosofia como reflexão sobre a própria vida íntima. Ele diz: a vida da consciência é atividade e liberdade. E na consciência,

na alma, está presente Deus: “a consciência pode ser considerada como uma espécie [...] de revelação de Deus”. Dentre suas obras estão: A influência do hábito sobre a faculdade de pensar (1802); Exame das lições de filosofia de Laromiguière (1817); e A exposição da doutrina filosófica de Leibniz (1819). Victor Cousin (17921867), professor na Sorbonne, historiador da filosofia, editor das obras de Descartes e dos inéditos de Maine Biran, autor de um Curso de história da filosofia moderna (18151820); Ele, viajando para a Alemanha, conheceu Jacobi, Schelling, Goethe e Hegel. Cousin foi o filósofo da monarquia de Luís Filipe, e representante de um espiritualismo eclético. O método empregado em suas pesquisas filosóficas é a observação interior. E os resultados dessas pesquisas é um espiritualismo que justifica as “boas causas” religiosas e políticas. Os tradicionalistas. A época da restauração pósnapoleônica se expressa, no campo da cultura, com toda uma série de pensadores literatos de um lado e filósofos do outro - que, contrários às pretensões da razão iluminista, tornam própria a instância da volta à tradição religiosa e política do período prérevolucionário. Estes pensadores são justamente os tradicionalistas; eles tiram seus princípios inspiradores da revalorização que o romantismo fizera das tradições, do espírito os povos, o valor fundante da religião e do sentimento. Deve-se à Madame Gemaine Necker de Stael (1766-1817) a introdução dos grandes temas do romantismo, por meio de sua obra Sobre a Alemanha

(1813). Outro escritor que defendeu posição análoga foi René Chateaubriand (1768-1848), o conhecido autor de O gênio do cristianismo (1802). Contudo, os representantes de maior destaque do tradicionalismo filosóficopolítico foram Louis de Bonald (1754-1840), Joseph de Maistre (1753-1821) e Robert de Lamennais (17821854). Louis de Bonald é o autor de Teoria do poder político e religioso na sociedade civil (1796) e de uma Legislação primitiva (1802); e Joseph de Maistre publica em 1819 O papa, e Os saraus de Petersburg (trabalho que aparece postumamente em 1821). Ele sustenta que o papa (igreja) e o soberano (Estado) representam as verdades e são instrumentos da Providência. A Holosofia repassa ao PHS (Programa Holosófico de Saúde) a incumbência de planejar, elaborar e executar atividades destinadas a promover, a prevenir e a tratar das diferentes modalidades de doenças da comunidade, tanto as físicas como as psicoemocionais. E dentre os itens destinados a restabelecer a saúde plena do cidadão está a informação. Assim, foi criada a Holocoluna, objetivando levar a cada leitor informações diversificadas e de impacto positivo. Por último, vimos contemplando temas relacionados à filosofia que, pelos comentários de retorno, vêm preencher lacunas importantes no contexto do “pensar”, especialmente no meio estudantil. Prof. Me. Sebastião Saraiva, Maitreya Médico, holósofo e filósofo Cel. (098) 98282.9888 S i t e : www.holosofia.com.br

ESFs Levam Informações Sobre o Combate à Dengue Através de Peça Teatral Para ensinar as crianças e motivá-las no combate ao mosquito da dengue, as equipes das Estratégias Saúde da Família do Centro e da Piscina montaram uma peça teatral, evolvente e participativa. Através de linguagem simples e interativa, foi passada a mensagem de “não deixar água limpa acumulada”. A peça foi apresentada nas escolas Mousart Alves da Silva, Aparecida Elias Draibe, Lólia da Fonseca Palma Reis e Colégio Pirâmide, unidades essas que fazem parte das áreas de abrangência das duas ESFs.

Lançamento do EPTV na Escola Conta Com Representantes de Cajuru Mais uma vez Cajuru se faz presente no projeto da EPTV na Escola, que neste ano tem como tema: “A Educação que tenho é a que eu deveria ter?”. O lançamento da edição foi no final de março e contou com a presença das represen-

tantes da Secretaria Municipal da Educação de Cajuru, Adriana Barbosa e Iara Ferreira. O EPTV na Escola é um concurso de redação destinado aos alunos do 9 o ano. Serão selecionados os trinta melhores textos entre os participantes das escolas

“André Ruggeri”, “Dr. Galdino de Castro”, “Dr. Messias da Fonseca”, “Prof. Geraldo Torrano”, Colégio Pirâmide e Colégio Athenas. Os selecionados ganham uma visita à emissora e um passeio ao shopping, além de prêmio especial para a melhor redação.


Página 12

Edição 776 - 11/04/2015


Página 13

Edição 776 - 11/04/2015

ACONTECE CID ADE CIDADE

Unidades de Saúde Recebem Faixas de Incentivo ao Combate à Dengue A Secretaria Municipal de Saúde está com mais uma ação de combate ao mosquito da dengue, dessa vez, afixando faixas em todas suas unidades para reforçar a importância da colaboração de todos. Equipe do trânsito foi parceira no trabalho, para que todos os bairros tenham o incentivo. Alémdasfaixas,ébomlembrar outras ações da Secretaria de Saúde no combate à dengue: - contratação de mais um médico para atendimento de casos/suspeitas de dengue no Pronto Socorro; - atendimento no Laboratório Adolpho Lutz aos finais de semana; - bloqueio casa a casa com a aplicação de veneno; - mutirão com a colaboração de voluntários; - aumento no estoque de soro. A dengue só pode ser evitada com a colaboração de todos. Faça sua parte!

Flagrante Delito (Tentativa de Homicídio) Em data de 06/04, por volta das 17:40 horas, após uma discussão e xingamentos variados envolvendo duas vizinhas residentes no Bairro Cidade Jardim, nesta cidade, que já estavam tendo entreveros há tempos, culminou que a pessoa de A.S.(24), viesse a agredir fisicamente a vítima(35) com golpes de madeira na região de sua cabeça e membros superiores, cujas lesões foram de tamanha gravidade que a vítima sofreu traumatismo craniano, fratura no braço e escoriações na extensão de todo o seu corpo, vindo a ser socorrida e encaminhada em estado grave

até os Hospitais deste município e de emergência em Ribeirão Preto. A Polícia Militar foi acionada comparecendo no local, onde deu voz de prisão a indiciada A.S., tendo esta sido apresentada no Plantão Policial e indagada acerca dos fatos, em seu interrogatório, acompanhada por seu advogado alegou a versão de que posteriormente ao ter se desentendido com sua vizinha, algumas pessoas que estavam tomando partido da vítima e investiam contra si, tentavam lhe agredir e para se defender apoderou-se de uma madeira que estaria na calçada e ao tentar des-

ferir golpes nestes, a vítima teria ficado entre estes e a autora e recebido as agressões com o pedaço de pau, vindo em virtude do exposto ser ratificada sua prisão em flagrante delito pelo Delegado de Polícia, que devido aos elementos de convicção colhidos, entendeu que sua conduta configuraria o crime de Tentativa de Homicídio Doloso, pois assumiu o risco em produzir o resultado morte da vítima, e assim que formalizados os trabalhos de Polícia Judiciária conduziu a indiciada até Cadeia Pública de Cajuru, permanecendo a mesma à disposição da Justiça.


Página 14

Edição 776 - 11/04/2015


Página 15

Edição 776 - 11/04/2015

Semana Santa A Semana Santa é a semana maior da Igreja Católica , pois atuamos a fé e o vigor da vida cristã. Todas as paróquias fizeram a Semana Santa, paróquias diferente

mais o mistério celebrado é o mesmo. O centro da fé é a paixão, morte e ressurreição de Jesus; por isso a essa semana tão importante tem várias

momentos, como encontro doloroso de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores, que mostra como a dor foi capaz de ser transformada em Esperança;

quinta Santa, onde Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio; sexta Santa, Jesus morre pelo nossos pecados e por amor a cada um de nós; sábado

Santo, a noite do Aleluia, onde as Paróquia abençoa o fogo novo, e abençoa a água do Batismo; domingo da páscoa, o túmulo esta vazio, Jesus res-

suscitou. Todos que participaram tiveram a oportunidade de ver passo a passo como se deu a história de amor de Deus por nós.


Página 16

Edição 776 - 11/04/2015


Edição 776 - 11/04/2015

Página 17

o Jornalzão  
o Jornalzão  

Edição 776

Advertisement