Page 1

®

Diretor: André Nagib Moussa (Mtb 34286) - Santa Rosa de Viterbo, 18/03/2017 - Ano 23 - N.º 1.091 - Semanal - Fone/Fax 3954 3289

Santa-rosenses são presas com 250 pinos de cocaína Fotos: Primeiro Jornal

R$ 3,00

Cerca no rio causa polêmica Homem não entra e bicho nem entra e nem sai

Maira e Talita foram abordadas pela Polícia Rodoviária assim que entraram na “Conde”

Ladrões roubam tratores e caminhão da fazenda de Juvenal Juvêncio Eram oito os bandidos Cerca em trecho da estrada vicinal “Petê” é de arame farpado

Primavera na contramão da crise

‘Sol’ o ano inteiro João Miguel - AJ2Photo

Terras da Usina Ipiranga, do grupo Titoto, que ficam entre a estrada vicinal “Petê” e o rio Pardo ganharam cercas de arame farpado e placas de entrada proibida e proibido pescar e caçar. Pescadores amadores não se conformam com a proibição do acesso ao rio. O Jornalzão entrou em contato com o GAEMA de Ribeirão Preto para saber da legalidade da cerca, que também impede o trânsito de animais silvestres, mas até o fechamento da edição os promotores não haviam retornado.

Por que você não passa lá?

De cofre cheio, clube celebra frequência alta

A feirinha do produtor independente ganha corpo a cada edição. Realizada todas as quintas feiras, a partir das 17h00 no Espaço Mogiana, a feirinha reúne produtores e artesãos locais, que expõem seus produtos para venda. E tem música ao vivo. Passa lá, vai?

Vereador se mobiliza para resolver lixão irregular


PÁGINA 2

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

DE OLHO NA CIDADE

PÁGINA 3

Vereador Laércio Arruda se mobiliza para resolver lixão irregular

Olha que beleza - Na mesma semana que saiu no Jornalzão, a prefeitura consertou o banco quebrado na pracinha do “Adib Moussa”.

Montanha de lixo fica ao lado das bombas de combustíveis

O vereador Laércio Costa Arruda tomou a frente e está tentando resolver o problema do lixão depositado no pátio da empresa municipal, na avenida São Paulo. O vereador, que também é motorista da prefeitura, convidou to dos os vereadores para ver de perto a situação do lixão irregular. "Não dá mais para suportar isso. A gente está

Olha que feiura - Já o banco que foi destruído pela queda de um galho do Óleo de Copaíba, na ciclovia, defronte ao Solar, continua lá, moído. Se não tiver reposição poderiam pelo menos retirar os cacos. Mãos à obra, senhores.

trabalhando no meio de ratos, baratas e escorpiões", disse o vereador. Nesta visita, os vereadores solicitaram a presença da diretora de obras, mas ela não compareceu. Segundo o vereador Laércio o total de lixo depositado ali deve chegar a 4 mil toneladas, incluindo o entulho de construção. "O entulho de co nstrução a gente separa e usa para con-

servação de estradas, mas o lixo que deve ser retirado deve dar de mil e quinhentos a duas mil toneladas", disse o vereador. Reunião na pH7 - O local apropriado para depositar este lixo é o aterro sanitário da pH7, que recebe todo o lixo doméstico do município. Esta semana o vereador Laércio agendou uma

reunião na sede do Calcário pH7 com a presença de diretores da empresa, vereadores e do prefeito. Segundo o vereador, a empresa ficou de avaliar qual o custo de armazenamento de todo o lixo e a prefeitura vai tentar viabilizar a forma de pagamento legal. Enquanto isso não se resolve continua o sofrimento de vizinhos e servidores.


PÁGINA 4

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

Chico Alencar afirma que Psol não apoiará Lula em 2018

O deputado em Santa Rosa, no carnaval deste ano O deputado Chico Alencar disse, na última segundafeira em Recife, que seu partido, Psol, não apoiará uma eventual candidatura de Lula a presidência em 2018. O parlamentar fluminense, que esteva na capital Pernambucana para prestigiar a filiação de Paulo Roberto Santiago, exdeputado petista, ao Psol, evitou antecipar nomes, mas afirmou que o Psol deverá ter candidatura própria na eleição do novo ocupante do mais alto cargo do país. Chico Alencar - cidadão santa-rosense honorário, neto do ex-prefeito local João Garcia Duarte - foi duramente criticado na semana passada pelo fato de ter comparecido a um jantar em Brasília no qual, segundo a Folha de São Paulo, "beijou a mão" do tucano Aécio Neves. O deputado reconheceu que não deveria ter comparecido ao jantar.

Descaminhos do PT Procurado pelo Jornalzão, Chico justificou a postura anunciada do partido: "PSOL, desde que se constituiu, lançou candidaturas próprias à presidência da República: 2006, Heloísa Helena; 2010, Plínio de Arruda Sampaio; 2014, Luciana Genro. Em 2018, e com mais razão ainda em função do derretimento de todos os grandes partidos do condomínio do poder, não será diferente. Além do mais, não vemos o PT fazer a mínima autocrítica dos descaminhos que trilhou. Este ano estamos debatendo no partido as bases de um programa para o Brasil. E até o fim desse 2017 definiremos o nome que o defenderá".

Reações iradas no facebook Chico não foi poupado nos comentários veiculados, por membros da direita, nos sites que publicaram a notícia. "Não vai defender Lula? Duvido! Só vendo para crer; são frutos da mesma mentira..."; "São tudo farinha do mesmo saco"; "É claro que não vai apoiar, ele sabe que Lula não será candidato"; "Isso é estratégia divisionária. No 1º turno cada um por si, pra enfraquecer a todos e evitar que alguém leve de primeira. No segundo turno a mulambada se junta para levar o pleito, com apoio da massa de manobra". Mas alguém da esquerda também não deixou barato: "(Chico) Já disse que não apoia o Lula 2018. Só não tem coragem de falar agora que o Psol apoia a direita".

PÁGINA 5

Abengoa investigada por movimentação milionária de dinheiro vivo, diz revista Movimentações milionárias de dinheiro vivo, feitas pela Abengoa, colocaram autoridades federais brasileiras no rastro das atividades da multi espanhola no país. Ela tem negócios no Brasil envolvendo, além de linhas de transmi ssão de energia, produção de açúcar e álcool na região. A maioria dos produtores de Santa Rosa fornece cana às suas duas usinas, uma em Pirassununga e o utra em São

João da Boa Vista. Um fornecedor local, ciente da investigação - divulgada pela edição on line da revista 'Isto É Dinheiro', no último dia 13 -, salienta que esta não envolve as duas usinas. Segundo a revista, "a Abengoa entrou em processo de recuperação judicial em fevereiro do ano passado, dois meses depois de a matriz na Espanha ter tomado o mesmo destino".

FUNDO DO BAÚ Esta foto, feita por volta de 1986, capta o frisson de um baile no salão do Grêmio Recreativo, sociedade extinta na cidade em 2015. João Ludovice Antunes, Pica Pau, desponta, de copo na mão, abraçado pelo professor Luiz F. Zafalon (Pepino). Anos mais tarde, em mais uma reforma no prédio, a parede que se vê no fundo da foto seria retirada para permitir a conexão entre salão o bar cujo acesso se dava por uma rampa. Quem é da época com certeza vai reconhecer diversos personagens daquele precioso momento histórico.

Pelo jeito, não era só má gestão E Isto É prossegue: "Até agora, o que se sabia era que a Abengoa parecia ser vítima da má gestão de seus ativos. Porém, 'Isto É Dinheiro' teve acesso aos documentos de uma investigação, que ainda está em curso, da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal, qu e apura u ma séri e de

fraudes cometidas pela unidade de bioenergia da multi naci onal espanho la no País. Segundo o inquérito policial 0261/2015 do MP Federal em São Carl os (SP), há indícios de emissão de notas frias e celebração de contratos fictícios de prestação de serviços entre a Abengoa e duas empresas, a Dester Santa Cruz desmatamento e Terraplanagem e a Casagrande Serviços Agrícolas".


PÁGINA 6

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

EDITORIAL

MENSAGEM CRISTÃ

CRÔNICA DA SEMANA

Olha o golpe, servidor - Geralmente as classes menos favorecidas são as que mais são exploradas, principalmente pelos políticos que se dizem amantes do povo. Esta semana que passou, prefeitura e sindicato dos servidores municipais acertaram um reajuste salarial de 5,47% o que além de recompor parte das perdas, acertou o salário de quem ganhava menos que um salário mínimo. Mas o golpe vem aqui, senhores e distintas senhoras. Pela Constituição, ninguém pode ganhar menos do que um salário mínimo, como ocorria com inúmeros servidores públicos municipais de Santa Rosa de Viterbo. E este reajuste de 5,47%, dado a todos os servidores beneficiou apenas quem ganha mais. O correto seria a prefeitura equiparar estes salários abaixo do salário mínimo para UM salário mínimo e em cima disso dar os 5,47%. O que, claro, não ocorreu. Ou seja, os menos favorecidos não tiveram reajuste algum, apenas a equiparação com o salário mínimo, obedecendo a Lei. Equiparar os salários era obrigação da prefeitura. E defender os Servidores menos favorecidos era a obrigação do Sindicato, que fez vista grossa. Mas nada a se estranhar, vindo de quem disse que zero por cento de aumento é melhor do que dois e meio por cento.

João Murari

Daniel Almada

Envie a luz

Praia

O empresário americano Mark Bent investiu 250 mil dólares no desenvolvimento e fabricação de uma lanterna alimentada por energia solar, economicamente viável. Milhares delas foram distribuídas gratuitamente ou por baixo preço às pessoas que vivem em campos de refugiados africanos. Uma carga diária de energia solar fornece 7 horas de iluminação, vital para as pessoas em seus lares, escolas e clínicas médicas, onde a escuridão incentivou a ocorrência de crimes e violência. O contraste entre a escuridão e a luz é uma imagem que se sobressai na apresentação bíblica sobre jesus, o Messias. "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz" (Isaías 9:2). "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela" (João 1:4-5). Como seguidores de Jesus, hoje temos o privilégio de sermos os portadores da Sua luz. Paulo insistiu para que os cristãos de Filipos se tornassem "irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo" (Filipenses 2:15). Em vez de termos medo ou sermos oprimidos pela escuridão espiritual que nos cerca, podemos confiar na graça que Deus concede aos Seus filhos para resplandecerem por Ele. Jesus veio para trazer luz a este mundo de escuridão.

Comanda nas mãos nervosas. Atenção, profissionalismo, pé nu na areia fervente. Ouve o pedido e anota: - Noventa ondas de luz, vinte raios de sol nevados e duas doses duplas de esperança sem fim, com duas colheres santas de açúcar lilás. Anota tudo em silêncio, compenetrado, centrado na vida. Só uma pergunta: - Alguma coisa mais?

Cerca agressiva - A cerca de arame farpado instalada ao longo da vicinal “Petê” é uma agressão ao Meio Ambiente, em nossa opinião. Os donos das terras tem todo o direito de cercar, mas não com este tipo de arame. Um homem pula qualquer cerca sem problema algum, mas os animais silvestres, na hora de uma fuga de um predador ou de um carro, certamente vão se arrebentar neste tipo de cerca, feita para machucar. Uma insensibilidade que esperamos não ter o crivo do Ministério Público, que não retornou ao nosso chamado. Troquem isso, senhores. Quanto ao pescador de vara ou o depredador, vão continuar entrando normalmente pela ponte, ou por Cajuru, ou pulando a cerca, ou de paraquedas, ou de canoa, ou pela amizade com quem cuida da terra, ou por São Simão ... Cabe a polícia fiscalizar o que cada um faz. Afinal de contas o rio é público e a pesca de vara é permitida, sim senhor.

EXPEDIENTE O JORNALZÃO CNPJ 24.933.354/0001-57 Redação: rua José Garcia Duarte, 182 - Centro - Santa Rosa de Viterbo-SP - CEP 14.270-000 Fone/fax: (16) 3954 3289 Usuário Papel Imune: UP-08109/014 - Diretor de Redação: André Moussa Free lancer - Gabriel Caldas e Romeu Antunes Contato Comercial: Daniel Pereira Tiragem: 2.000 exemplares - Circulação: Santa Rosa de Viterbo Periodicidade: Semanal R$ 3,00 por exemplar - E-mail:ojornalzao@ojornalzao.com Impressão: Grafisc, São Carlos. “Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do jornal.” O Jornalzão se reserva o direito de resumir cartas que considerar inadequadas ao espaço disponível. Reprodução de conteúdo somente com prévia autorização. O JORNALZÃO É AFILIADO À ABRARJ

3954 3371 - 3954 6920


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 7


PÁGINA 8

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 9


PÁGINA 10

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 11

O JORNALZÃO NAS RUAS

Em sua opinião, a culpa da cidade estar suja é da prefeitura ou das próprias pessoas? Entulhos pelas ruas, mato, calçadas sujas. Você acha que a culpa é de quem? por Eduardo Fedi

Rubens Negri, 68 "Mais da população, porque mesmo tendo lixeiras as pessoas ainda jogam lixo no chão"

Ramos Aparecido, 61 "Da prefeitura, já que pagamos imposto s para isso."

João Batista Paiva, 63 "Da prefeitura, antes não era assim, mas agora abandonaram a limpeza da cidade."

Edson Honório, 42 "A prefeitura limpa, mas se a população só suja e não faz a sua parte fica difícil."

Márcia Pereira, 58 "Das pessoas, se cada um cuida da cidade um pouco já fica limpo."

José Lopes Perei ra,

Antôni o Servil ha Gonçalves, 69 "Se as pessoas não col aborarem a prefeit ura não da conta."

João Pedro Britto, 56 "Cada cidadão t em que fazer sua parte e a cidade fica limpa."

Vilma Batanov, 41 "A população não colabora. Mas a prefeitura deixa a desejar na parte dela."

Anderson Matheus de Deus, 21 "As pessoas que tem que jogar lixo no lixo e fazer a parte delas."

Elaine Rodrigues, 30 "Da popul ação, que não joga o lixo no lugar certo"

Alessandra Aparecida Rodrigues, 40 "Dos dois, cada um faz sua parte sem jogar um nas costas do outro."

Sebastião Gomes, 64 "A população que não cuida da sua cidade."

José Edmar Rocha, 58 - "A prefeitura, porque falta educar as pessoas a jogar seu lixo no lixo."

Aparecido Botelho, 61 "A culpa é das pessoas que jogam o lixo em todo lugar."

Elza de Nascimento Barros, 61 - "Das pessoas, todo mundo tem que saber que se joga lixo no lixo."

Valéria Soares, 37 "Das pesso as, fal ta educação e consciência da comunidade."

Lindersi Camilo, 52 "Das pessoas, se cada um fizer sua parte mantém limpo."

65 "Das pessoas que jogam as coisas na rua."


PÁGINA 12

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 13

Santa-rosenses já fazem saque do FGTS inativo desde sexta Assim que foi liberado o saque do FGTS inativo na últi ma sexta-fei ra (10), os santa-rosenses correram para a agência da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas locais. Segundo O Jornalzão apurou, o movimento foi grande no banco na sexta e no sábado (Horário especial). As filas se dividiram para pegar a renda na fila do caixa e no caixa eletrônico. Na lotérica Boa Sorte, o responsável Eduardo Moimaz, conta que o pico também foi na sexta, depois o movimento foi normalizando. Uma curi osidade que ele notou é que muitas pessoas i am primeiro no banco para saber seu saldo e só depois voltavam na lotérica para fazer seu saque. "Teve muita gente no primeiro dia. Retiraram diversos valores, teve até uma pessoa com 18 contas inativas que veio aqui, mas não tivemos problema algum". Ele acredita que dia 10 de abril, o 1º da retirada dos aniversariantes de março e abril, o movimento voltará a subir de novo. Na lot érica No va Roma, a movimentação de pessoas também cresceu, no dia 10 e depois pulverizou durante a semana. Os

horários que a população optou em ir foi na parte da manhã e no final da tarde, qu ando os trabalhadores estão entrando e saindo dos seus serviços. Porém, Juliano, que é responsável pelo local, confessa que esperava mais pessoas. "Acredito que pelo fato da Caixa ter feito horários especiais para facilitar e agilizar a retirada do dinheiro, muita gente preferiu ir lá a vir aqui na lotérica". F GTS inativo - Todos os trabalhadores que terminaram um contrato de trabalho com registro na carteira de trabalho até 31 de dezembro de 2015, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido, a conta do FGTS(Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) se torna inativa, já que não houve mais depósitos e agora tem direito de retirar este dinheiro. O saque está seguindo um calendário, que leva em conta o mês de aniversário dos trabalhadores. Os nasci do s em janeiro e fevereiro já podem colocar a mão na verba. A data limite para o saque é 31 de julho, não importando o mês do nascimento, e quem não efetuar a retirada até lá, não terá mais acesso ao dinheiro.

DE OLHO NA CIDADE Abrindo os trabalhos - A Banda sinfônica local se apresenta hoje, às 19h00 no anfiteatro 'Waldomiro Lima', na praça Zuleika, Nosso Teto. O concerto regido pelo maestro Maurílio de Oliveira Jr. - abre a temporada 2017 da corporação que iniciou suas atividades em 1985.


PÁGINA 14

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

Câmara Municipal de Santa Rosa de Viterbo Ata da Quinta Sessão Ordinária do ano de dois mil e dezessete, realizada aos seis dias do mês de março. Ata da Terceira Sessão Ordinária do ano de dois mil e dezessete, realizada aos vinte dias do mês de fevereiro. Deliberação: Aprovada por unanimidade dos Vereadores presentes. Ata da Quarta Sessão Ordinária do ano de dois mil e dezessete, realizada aos vinte dias do mês de fevereiro. Deliberação: Aprovada por unanimidade dos Vereadores presentes. Indicação n. 52/17, de autoria do Vereador Luís dos Reis Augusto (Bode), que indica adequação salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 53/17, de autoria do Vereador Fabrício da Silva Luiz (Fabrício da Capoeira), que solicita mudança de local de semáforos. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 54/17, de autoria do Vereador Fabrício da Silva Luiz (Fabrício da Capoeira), que solicita colocação de bueiros. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 55/17, de autoria do Vereador Fabrício da Silva Luiz (Fabrício da Capoeira), que solicita colocação de grades em todos os bueiros que estiverem desprovidos. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 56/17, de autoria do Vereador Fabrício da Silva Luiz (Fabrício da Capoeira), que solicita descentralização das oficinas do Centro Cultural. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 57/17, de autoria do Vereador Mário Marco Barbosa Titarelli (Marinho Titarelli), que solicita mão única de direção na Rua João Antônio de Oliveira. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 58/17, de autoria do Vereador Mário Marco Barbosa Titarelli (Marinho Titarelli), que solicita remoção do lixo que está depositado no pátio da Empresa Municipal. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 59/17, de autoria do Vereador Mário Marco Barbosa Titarelli (Marinho Titarelli), que solicita academia ao ar livre na Praça Concília Cipiciani Titarelli. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 60/17, de autoria do Vereador Renato França de Oliveira (Renato da Borracharia), que indica operação tapa buracos no Jardim Aquárius. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 61/17, de autoria do Vereador Fabrício da Silva Luiz (Fabrício da Capoeira), que sugere revitalização e urbanização na Praça “José Garcia de Abreu”. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 62/17, de autoria do Vereador Luís dos Reis Augusto (Bode), que solicita iluminação e calçamento na Viela localizada no Bairro Jardim Nova Roma. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Indicação n. 63/17, de autoria do Vereador Luís dos Reis Augusto (Bode), que solicita reparos nas estradas municipais que especifica. Deliberação: Encaminhada ao Executivo. Requerimento n. 03/17, de três de março de 2017, de autoria do Vereador Luís dos Reis Augusto (Bode), que “Requer informações sobre salas livres, após atribuição de aulas”. Deliberação: Aprovado por unanimidade dos Vereadores presentes.

EDITAL DE PROCLAMAS PARA CASAMENTO EDITAL DE PROCLAMAS nº. 2338 Faço saber que pretendem se casar e apresentam os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nº. I III e IV do Código Civil, os pretendentes: // RAFAEL BUENO APARECIDO e LAIANE RODRIGUES DUARTE //. Ele, natural de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, nascido aos vinte (20) de fevereiro de um mil novecentos e oitenta e seis (1986), profissão mecânico, estado civil solteiro, domiciliado e residente à Rua Antonio Geraldo Balbão, 307, Cohab 3, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, filho de AMAURI BUENO APARECIDO e de dona CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA APARECIDO. Ela, natural de São Paulo, Estado de São Paulo, nascida aos vinte e um (21) de dezembro de um mil novecentos e noventa (1990), profissão autônoma, estado civil solteira, domiciliada e residente à Rua Antonio Geraldo Balbão, 307, Cohab 3, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, filha de RAIMUNDO DUARTE NETO e de dona MARIA DE LOURDES RODRIGUES DUARTE. EDITAL DE PROCLAMAS nº. 2339 Faço saber que pretendem se casar e apresentam os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nº. I III e IV do Código Civil, os pretendentes: // WESLLEY MANOEL TEIXEIRA e STÉFANI VIANA FERREIRA DE ALMEIDA //. Ele, natural de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, nascido aos quatorze (14) de agosto de um mil novecentos e noventa e seis (1996), profissão ajudante de produção, estado civil solteiro, domiciliado e residente à Rua Mauro Antonio de Mello,347, Jardim Primavera, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, filho de ERMELINDO NERES TEIXEIRA e de dona EUNICE MANOEL TEIXEIRA. Ela, natural de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, nascida aos onze (11) de outubro de um mil novecentos e noventa e oito (1998), profissão do lar, estado civil solteira, domiciliada e residente à Rua Mauro Antonio de Mello,347, Jardim Primavera, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, filha de ROBENSON FERREIRA DE ALMEIDA e de dona SUELEM VIANA SEPRYANO. EDITAL DE PROCLAMAS nº. 2340 Faço saber que pretendem se casar e apresentam os documentos exigidos pelo artigo 1.525, nº. I III e IV do Código Civil, os pretendentes: // CARLOS ROGERIO SALVIATO MOSCARDIN e NAYARA CRISTINA MORETTI REMONTI //. Ele, natural de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, nascido aos dez (10) de julho de um mil novecentos e oitenta e um (1981), profissão empresário, estado civil solteiro, domiciliado e residente à Rua Benevenuto Ceoldo, 308, Jardim Aquarius, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, filho de LUIZ CARLOS MOLEZINI MOSCARDIN e de dona VÂNIA APARECIDA SALVIATO MOSCARDIN. Ela, natural de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, nascida aos seis (06) de outubro de um mil novecentos e oitenta e sete (1987), profissão bancária, estado civil solteira, domiciliada e residente à Sitio Alvorada, Zona Rural, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo, filha de MARCOS ANTONIO REMONTI e de dona CRISTINA MARIA MORETTI REMONTI. Se alguém souber de algum impedimento ao casamento de algum dos contraentes acima, oponha-o na forma da lei. Eu, Gisele Calderari Cossi - Oficial.

Vendo terreno avenida do Bosque 11x28, documentos em dia. Não troco, só vendo. Tratar 3954-2526.


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 15


PÁGINA 16

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 17


PÁGINA 18

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 19

Primavera tem eleição na contramão da crise Gestão responsável faz clube ter lucro Este final de semana te m eleiçã o no P rimavera Country Club. E o quadro atual da associaçã o é be m dife rente de quando a atual diretoria a ssumiu, há dois anos, quando o clube estava sendo 'loteado' e a situa ção financ eira e ra caótica. Apenas a chapa da atual diretoria se inscreveu e o trabalho iniciado deve ser concluído nestes pró ximo s dois anos. Crise, que crise? Em abril de 20 15 quando a atual diretoria assumiu, a dívida total do clube beirava os 200 mil reais. Só de cheque especial, com juros em to rno de 1 4% mensais, eram 40 mil. E isso com a venda de toda a frente do clube, que desfigurou a fachada. "Mas além das dívidas o clube estava sucateado, sem frequência e desacreditado", conta Marcelo Benjamim Sordi, presidente do Clube e candidato único na eleição de amanhã. Segundo ele, a recuperação da associação só foi

possível por causa do envolvimento de toda a diretoria e conselho, e principalmente pela confiança que os associados tiveram. "Com a nossa eleição, muita gente resgatou o título, como que se dando um voto de confiança na gente. E devagar a gente foi recuperando item por item", explica Sordi. Hoje o clube tem poder de investimento, sem precisar dilapidar o patrimônio. O presidente dá como exemplo o filtro da piscina, que é o mesmo da época de sua inauguração. "Paramos a piscina e teremos que gastar algo em torno de 20 mil reais para colocar um filtro novo. P odemos negociar bastante porque temos dinheiro para pagar à vista". Mas o que mais orgulha a atual diretoria nem é o saldo bancário gordo, mas sim a frequência de associados. "Ahh, isso não tem preço. Ver o clube lotado a toda hora é o maior feito desta diretoria, não tenho dúvida". Eleição e região A eleição de amanhã é

para associados que estejam em dia com suas mensalidades. Com chapa única, o associado não deve perder muito tempo para votar. Segu ndo So rdi, apenas duas ou três mudanças tiveram que ser feitas em relação à diretoria atual. "Mudamos apenas dois ou três nomes, mas a turma é praticamente a mesma", disse. O presi dent e disse ainda que a procura por títu lo s aument ou mui to e qu e no vo s int eressado s devem procurar a secretaria do cl ube. "Esta semana vendemos títulos até em São Simão, pois nosso cl ube se tornou referência de lazer na região", di sse. Os ex-asso ciado s qu e qu i serem resgat ar seus títulos tem tratamento especial, bastando procurar informações na secretaria do clube. "É um prazer reativar um título de um ex-associado", disse . Grêmio e academia A academi a se to rnou o carro chefe, mas as

Vista aérea do clube (foto: Drone nas Alturas)

escolinhas, as piscinas e o s campo s t ambém são mui to frequent ados, sem esquecer das churrasqueiras. "Na verdade o clube é bem frequentado em todas as suas dependências, pois tudo funciona e atende a todos os associados", explicou Sordi.

A reformulação agora, além do filtro da piscina, será no bar e restaurante, que será terceirizado por pessoa que está no ramo. "O asso ciado terá um t ratament o especi al", promete Sordi. O Jornalzão perguntou ao presidente sobre o

Grêmio Recreativo, clube soci al qu e est á fechado po r causa de dívidas. Se o mesmo gru po não t em interesse em reativar o tradicional clube da região. "É u m assu nt o para se pensar, mas que teria que ter o envolvimento de toda sociedade", finalizou.


PÁGINA 20

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

Rotary Club de Santa Rosa participa do Treinamento Regional

PÁGINA 21

Escolas estaduais de Santa Rosa aderiram à greve contra reforma previdenciária Professores da rede estadual de ensino cruzaram os braços na quarta-feira (15) em adesão a um movimento nacional, que vai contra a Reforma da Previdência, que instituiu idade mínima de 65 anos para a aposentadoria e 25 anos de tempo de contribui ção. Em Santa Rosa, apenas o 'Con-

Neste último domingo, dia 12/03/2017, o Rotary Club de Santa Rosa de Viterbo participou do treinamento de capacitação para o Conselho Diretor do ano rotário 2017-2018, chamado de PETs - Treinamento para Presidentes Eleitos (sigla em inglês). O treinamento ocorreu no Hotel Palace, em Poços de Caldas-MG, com duração de três dias e direito a piscina aquecida, festa e muita energia ao anunciar o Conselho Diretor do próximo ano, incluindo o Casal Governador, Governadores Assistentes, Presidentes de Clubes e Secretários de Clubes. O mundo está próximo de erradicar a Polio, portanto, a escolha correta do Conselho Diretor é importante para acelerar a erradicação da Paralisia Infantil. Além disso, o Distrito 4540 está comprometido em combater os focos do mosquito da Dengue, atuando ao lado das cidades e demais autoridades regionais. O Rotary International é uma ONG a qual reúne pessoas com o objetivo de discutir ideias e colocá-las em prática. As reuniões são semanais, e os interessados podem entrar em contato através na Av. Henrique Alonso Martins, 275. Buscamos pessoas com perfil para áreas da Comunicação e Filantropia. Caso deseje ajudar entidades locais como Santa Casa e Asilo, entre em contato com o Rotary Club.

de Francisco Matarazzo' e o 'Vergínio Meloni' participaram. O primeiro teve adesão total dos funcionários da escola. Na quarta-feira, não teve aula em nenhum dos períodos. Já o Vergíni o, teve apenas três participantes, o que não afetou o funcionamento normal do prédio, pois foram chamados

fu ncio nári os subst itut os para preencher aquelas vagas. Porém na quinta e sexta-feira, ambos os colégios já estavam com suas atividades normais. Nas outras duas escolas estudais locais, 'Teófilo Siqueira' e 'Salustiano Lemos', nenhum profissional da área participou da movi-

mentação, e o calendário foi seguido à risca esta semana. Segundo O Jornalzão apurou, até o momento, não há indícios que as escolas participarão da paralização geral que instituições de outras cidades, como por exemplo, Ribeirão Preto, estão fazendo.

Jovens e adultos participam de oficina fotográfica no centro cultural A oficina 'Enquadramento e Composição Fotográfica' realizada pelo Ponto Mis em parceria com a Fundação Cultural levou cerca de 10 jovens e adultos na última quintafeira (15), às 15h, no Centro Cultural. A atividade foi ministrada pela fotógrafa Melissa Szymanski, teve duração de aproximadamente 4h. A intenção dela era ensinar regras básicas sobre o enquadramento e composição das fotos. Os alunos tiveram contato com algumas técnicas como 'A Regra dos Terços', a influência dos pontos de vistas diferenciados e seus efeitos, além de aprenderem quebrar alguns paradigmas e vícios das fotografias atuais. Tanto iniciantes, quanto aqueles que possuem uma noção prévia do assunto puderam adquirir novos conhecimentos e trocar ideias com todos na oficina. Após a parte teórica, os participantes puderam colocar tudo que aprenderam na aula a prova fotografando o local, com suas próprias câmeras ou revezando com os colegas. Ao final da oficina, todos receberão uma refeição e um certificado.


PÁGINA 22

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 23


PÁGINA 24

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 25


PÁGINA 26

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

Jovem é preso com 134 pinos de cocaína no Jardim Planalto Um jovem foi preso traficando cocaína, na tarde da última sexta-feira (10), no Jardim Planalto. De acordo com o B.O, a polícia recebeu uma denúncia anônima que duas pessoas estavam distribuindo drogas pela cidade dentro um veículo. Em buscas, a PM localizou o carro com os suspeitos e R$ 318. A polícia seguiu até a casa de um dos indivíduos e encontrou 134 cápsulas de cocaína dentro de uma lata de achocolatado e mais R$1.500. Ambos foram levados para a delegacia, mas apenas o dono da droga foi preso.

Rapaz é preso com 35 pedras de craque no 'Teto' Um rapaz foi preso em flagrante traficante pedras de craque no 'Teto', na última quinta-feira (16), por volta das 20h. Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe policial patrulhava o bairro pela Rua José Antônio de Oliveira, quando se deparou com um indivíduo que tinha várias denúncias de droga e o abordou. Neste momento, ele jogou ao chão um saquinho plástico com 35 pedras de crack. No bolso dele, foram encontrados R$19. Foi dada a voz de prisão e o rapaz começou a gritar socorro. Uma multidão se formou ao redor para evitar a prisão e ele conseguiu fugir. Na Rua Francisco F. de Andrade, a polícia conseguiu alcançar o fugitivo, que novamente não se deixou ser pego. Ao tentar contê-lo, um dos policias caiu junto com ele no chão, que tentou ainda assim correr. Foi necessário fazer 'uso moderado de força' spray de pimenta e algemas para finalmente prendê-lo. O policial que caiu no chão e o rapaz foram no Pronto Socorro fazer exame de corpo de delito.

Incêndio - Ontem por volta das 17h, uma tapeçaria pegou fogo no Monte Alto. Vizinhos ajudaram a apagar com baldes de água antes que as chamas se alastrassem pelo estabelecimento. Testemunhas afirmam que houve prejuízo material. A ambulância socorreu uma vítima, provavelmente intoxicada por conta da fumaça. A polícia também foi solicitada para atender a ocorrência. O motivo do incêndio ainda será investigado.

PÁGINA 27

Ladrões roubam tratores e caminhão da fazenda de Juvenal Juvêncio Oit o ho mens armados, encapuzados e usando luvas invadiram a residência do caseiro da fazenda Maria Carolina, na última quarta-feira, e obrigaram-no a abrir a casa do proprietário para roubar. A fazenda localizada na margem do rio Pardo, próxima à barra do Barreirinho - pertence à família de Juvenal Juvêncio,

ex-presidente do São Paulo FC, falecido em 2015. - Quatro deles renderam o caseiro que estava jantando, por volta de 21 horas. Enquanto ele foi obrigado a mostrar como poderia ser aberta a casa dos patrões, os outros vigiavam sua mulher e dois filhos explicou o administrador da

propriedade - Não é brincadeira: é o terceiro roubo em 7 anos aqui na fazenda. Doi s tratores e um caminhão fo ram levados pelos bandido s, além de TVs, objetos de cozinha e celulares, mas não conseguiram levar um terceiro trator que acabou ficando no meio do canavial.

- Os oito ficaram na fazenda até às 5 da manhã de quinta, sempre ameaçando o caseiro que foi obrigado a desarmar o alarme; eles abriram as portas quebrando os cadeados. A Polícia foi acionada, vistoriou o local, listou os objetos roubados para iniciar as investigações.

Traficantes são presas com 250 pinos de cocaína na "Conde" Duas traficantes, Maira Cristina Teixeira, 29 e Talita F. Ribeiro, 24, foram presas em flagrantes pela Polícia Rodoviária, segunda-feira (13), na Rodovia Conde Francisco Matarazzo Júnior, próximo a São Simão. Consta no registro policial, que a dupla estava passando pela ponte que dá acesso à rodovia, quando fo ram paradas aleatori amente pela polícia. Elas pararam, mas quando iriam ser abordadas tentaram fugir. A equipe policial as seguiu e as fez parar novamente. Durante a revista foi encontrado no chão do carro nove sacos com aproximadamente 250 cápsulas. Em depoimento, elas disseram que foram "buscar" a droga encomendada na favela do Brejo em Ribeirão Preto, onde compra-

ram tudo por R$ 1.800,00 e o pagamento delas seria três pinos de cada um dos nove pacotes da cocaína. As traficantes não tinham passagem pela polícia e segundo informação extraoficial, uma delas está com o marido preso por tráfico e teria assim assumido o lugar do companheiro. O tio de uma das mulheres disse que a família nunca soube do envolvimento da sobrinha no tráfico de drogas. O delegado da Polícia Civil Jorge Koury informou que as duas devem permanecer presas até o julgamento. "O trabalho da Polícia Rodoviária foi fundamental na prisão das mulheres. Aleatoriamente fizeram a revista e desta forma tiraram de circu lação du as t rafi cant es que jamais alguém imaginaria que estariam no mundo do crime."


PÁGINA 28

Mudança no itinerário do Circular beneficia moradores do Montorão A mudança no itinerário do circular, ocorrida no início desta semana, beneficiou os moradores do Montorão. -Nossa! Ficou muito bom. Não precisamos mais ir à praça do "Teto" para pegar o circular. Facilitou muito a nossa vida, disse Joana Darc. O circular passou a percorrer um trecho da avenida Joaquina Custódia Riberio, que fica ao lado do Montorão. Os moradores reivindicavam este benefício há bastante tempo; e ainda sonham com o circular percorrendo ruas do bairro.

Dez anos de sacerdócio do padre Alex No próximo domingo, 19 de março de 2.017, às 19h, na Igreja de São Judas Tadeu, será celebrada missa em comemoração aos dez anos de sacerdócio do padre Alex Cássio Pereira. Desde que foi ordenado padre, o sacerdote de 38 anos, orienta as ovelhas da Paróquia, localizada no bairro. Emanuelly Nunes Máximo, é filha de Assis (meninas que auxiliam o padre durante a missa). Ela iniciou na Igreja quando o pároco chegou: - O padre Alex é muito humilde, ele sempre procura ajudar as pessoas independentemente da religião. É um ser humano de bom coração que agrega o povo, disse ela. Os paroquianos prometem muitas surpresas durante a celebração.

FALA NOSSO TETO

Serginho Gomes

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

Moradora pede limpeza e melhoria na iluminação

Boletos podem ser pagos no bairro

A dona de casa Erica Vidal, reclama que a prefeitura não está fazendo a coleta de podas de árvores e capina. - Tem duas semanas que gente capinou o mato da praça, desgalhou árvores e deixou na beira da calçada para a prefeitura recolher, mas eles não recolheram. Com isso é a gente que sofre com ratos, baratas, escorpiões e até cobras, desabafa ela. O local ao qual se refere é a praça Cássio A. Cunha, situada próximo à Nig Brinquedos. Ela reclama também da iluminação: -Virou um ponto de consumo e venda de drogas por causa da escuridão. As árvores cobriram as lâmpadas e os galhos provocam faísca, afirma ela. Ainda inconformada ela dispara: -A gente entende que eles estão lá há pouco tempo, mas eles têm que dar atenção pra nós- disse, se referindo a atual administração. Nota: O chefe de serviços de limpeza, Toni Falconi, informou que em breve a situação será regularizada.

O Bar e Mercearia JB, localizado na esquina das ruas Lazinho Antônio de Oliveira, com Domingos da Silva Coelho, está recebendo todo tipo de boleto bancário, além de contas de água, luz e telefone. O estabelecimento é correspondente bancário do Banco do Brasil. O jovem empreendedor, Cleyton Luan, é dono do local: -Fiz a parceria para facilitar a vida dos moradores. Agora eles não precisam mais ir até o centro da cidade para pagar suas contas, disse ele. Boletos de outros bancos só são recebidos até a data do vencimento, avisa ele. Saques e depósitos também podem ser efetuados. O Bar e Mercearia JB abre todos os dias, das 7h às 18h30.

GRAMÁTICA NA MEDIDA Hoje, falo sobre o verbo "trazer". E "de quebra", sobre o "tragar". Devemos dizer ou escrever: "eu tinha trazido" (verbo "trazer", o qual significa "carregar". "transportar" ou "dar"), e não "eu tinha trago". "Trago" vem do verbo "tragar", que significa "beber" ("tragar um gole de refrigerante") ou "fumar" ("tragar a fumaça um cigarro"), ou mesmo "comer depressa". Agora, você pode dizer também: "trago boas notícias". E nesse caso, sim, estamos nos referindo ao verbo "trazer". Fique de olho! Aline Vilela é professora das redes pública e privada de ensino e corretora de vestibulares. #gramáticanamedida


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

SOCIAIS DO ÉDI CARLOS

PÁGINA 29


PÁGINA 30

SOCIAIS DO ÉDI CARLOS

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017


O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

PÁGINA 31


PÁGINA 32

O JORN ALZÃO - E D . 1.091 - 18/03/2017

O Jornalzão, edição 1091  
O Jornalzão, edição 1091  

Jornal semanal de Santa Rosa de Viterbo

Advertisement