Page 1

CMYK

O JORNA L JORNAL | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com Sábado, 5 de fevereiro de 2011|

Maceió, sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Ronnye Peterson fala sobre o Salão do Automóvel em Maceió Foto: Igor Pereira

12

Um carro tão grandioso quanto o nome que leva Emerson Fittipaldi “O Omega é o sedã top de

linha da Chevrolet, e associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim”


2

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Omega 2011 - Lançamento da Chevrolet

faz homenagem ao ícone Emerson Fittipaldi Um dos grandes destaques da 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2010 foi o Chevrolet Omega. Importado da Austrália desde 1998, o modelo chega ainda mais equipado, com mais desempenho, economia e com o sobrenome Fittipaldi. A série especial é uma homenagem ao primeiro campeão brasileiro da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que testou e aprovou o modelo no Campo de Provas da Holden, na Austrália. A parceria da Chevrolet com o ex-piloto Fittipaldi surge em um momento especial da sua vitoriosa carreira. No dia 04 de Outubro de 1970, há 40 anos, o piloto vencia sua primeira corrida na Fórmula 1, em Watkins Glen, nos Estados Unidos.

O JORNA L JORNAL 11

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

CONSÓRCIO IVECO CRESCE

10% EM 2010 O Consórcio Iveco, que completou 12 anos de atividades em novembro, registrou um crescimento de 10% em 2010 em comparação ao montante de cotas de consórcio vendidas em 2009. O aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais no ano passado, que tornouse o melhor da história da indústria, influenciou diretamente o aumento da comercialização de consórcios. No volume do acumulado de 2010, o Consórcio Iveco vendeu 1.300 cotas. Só em novembro, a administradora comercilizou cerca de 200 cotas, uma das melhores performances mensais de sua história. Para 2011, a expectativa também é crescer próximo de 10%. Em seus 12 anos de atividades, a administradora já comercializou mais de 15 mil cotas de consórcio e entregou cerca de 8 mil veículos da marca Iveco. "O ano de 2010 concretizou um balanço extremamente positivo para o setor de consórcios. O Consórcio Iveco expandiu suas linhas de atuação, melhorou ainda mais a sua já reconhecida excelência no atendimento ao cliente e obteve expressivos resultados nas promoções realizadas", afirma Adriano Bruni, gerente de Operações do Consórcio Iveco. Bruni analisa que a administradora está acompanhando o crescimento da própria Iveco no mercado de veículos comerciais. O volume de vendas da Iveco em 2010 (15.404 unidades emplacadas) é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2006, antes que a empresa iniciasse, em janeiro de 2007, seu programa de crescimento acelerado no País. Desde então, a Iveco lançou seis famílias de produtos, ampliou sua capacidade produtiva e dobrou sua rede de concessionárias no Brasil. A participação de mercado da empresa dobrou no período. Bruni destaca outros fatores que embasaram o crescimento da venda de cotas da administradora de 10% em 2010. "As condições que oferecemos aos clientes estão cada vez mais diferencia-

das e eles têm a vantagem de pagar um custo baixo em nossas cotas e adquirirem os caminhões mais modernos do mercado. Além disso, o mercado de caminhões esteve aquecido e a modalidade consórcio está cada vez mais atrativa", diz o gerente. "Para 2011, teremos novidades em planos e condições especiais", completa. A atual promoção, "Europa do seu jeito", lançada em 2010, levará até março de 2011 o cliente que adquirir uma cota de consórcio do novo pesado Iveco Stralis NR e mais um acompanhante para a Europa, sem sorteio e com a inédita possibilidade de escolher entre quatro destinos: Paris, Roma, Madri ou Lisboa. A expectativa para 2011 está em levar o mesmo número de participantes de 2010, em torno de 1.200 pessoas. "Somando todas as promoções, em um período de apenas quatro anos, levaremos mais de 4.000 pessoas ao Velho Continente. É um presente para nosso cliente que soube escolher o melhor caminhão do mercado de extrapesados", diz Adriano Bruni. De acordo com o gerente, "em relação aos concorrentes, os diferencias do Consórcio Iveco são maior economia, lances facilitados e sem juros, sem adesão, sem taxas de expediente ou seguro". O cliente tem à disposição um portal rápido e de fácil manuseio pelo endereço www.consorcioiveco.com.br. No site faz-se possível visualizar planos à venda, produtos Iveco, a rede de concessionárias da marca, assistir a assembléias ao vivo e consultar seus respectivos resultados, além de ofertas de lance, impressão de boletos, extrato de Imposto de Renda e outras funcionalidades. "Sem dúvida, o setor de Transportes vem se profissionalizando cada vez mais nos últimos anos no Brasil. O cliente que se programa melhor foge dos juros e encontra maior sustentação e custos menores para ampliar ou renovar a sua frota. Isso explica o crescimento constante desta modalidade", disse Adriano Bruni.

CMYK

O JORNA L JORNAL


10

Funcionamento do airbag Em fevereiro de 2009, a Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, uma matéria que tornará os airbags itens de série em todos os carros nacionais, cabendo ao ao Contran definir as regras e padronizar a efetivação da nova lei. E foi só o governo federal assinar a lei que obriga as montadoras a instalarem airbags e ABS em 100% da produção até 2014 para começarem a surgir os argumentos de que os carros iriam ficar bem mais caros. Entretanto, engenheiros e executivos do setor lembram que a nova regra vai otimizar ainda mais as linhas de montagem. Além disso, a demanda maior pelos dois itens de segurança vai acarretar uma natural economia de escala. Tanto que as montadoras já começaram a fase de adequações e de negociações com fornecedores. Levando em conta os argumentos de compradores e montadoras, vale lembrar que os airbags são componentes de segurança automotivos, bem como os cintos de segurança, que já é de uso obrigatório, por lei. Dados divulgados no ano passado no "Journal of American College of Surgery" mostram que tanto o uso de airbag quanto do cinto de segurança foram associados a uma redução substancial no número de lesões cerebrais, faciais e da coluna. A maior redução ocorreu quando os dispositivos de segurança foram utilizados em conjunto. Os autores do levantamento concluíram que o uso de cintos de segurança e airbags estão associados a uma redução na mortalidade hospitalar, à redução da gravidade das lesões corporais e à redução no uso de recursos hospitalares. Portanto, se por um lado os airbags podem encarecer os veículos, por outro podem gerar uma economia bastante significativa ao reduzir os custos relacionados aos traumas causados por acidentes automobilísticos, quando usado juntamente com os cintos de segurança.

| www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com Sábado, 5 de fevereiro de 2011|

O JORNA L JORNAL 3

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

O Omega Fittipaldi Edition, nome da série especial do sedã, chega ao mercado brasileiro com modificações no design, interior e em componentes mecânicos, que o deixaram mais bonito, potente e econômico. “O Chevrolet Omega Fittipaldi Edition evoluiu significativamente oferecendo um motor ainda mais moderno e eficiente e um design com total sintonia com o ‘DNA’ global da marca Chevrolet”, destaca Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil. O ex-piloto da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, ressalta a satisfação em retomar a parceria com a Chevrolet. “Nós já realizamos projetos fantásticos com o Monza 500EF e o Corvette Pace Car edição limitada nos EUA. O Omega é o sedã top de linha da Chevrolet, e associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim”, observa. Segundo o piloto, quando esteve na Austrália visitando a fábrica da Holden, onde o carro é produzido, Fittipaldi teve a oportunidade de testá-lo no campo de provas perto de Melbourne. “Posso dizer que é, sem dúvida, o melhor carro em seu segmento. O novo powertrain com motor mais potente e agora com injeção direta e câmbio de seis marchas deixa o carro ainda melhor para dirigir, o acabamento interno está impecável, e o novo sistema de entretenimento é fantástico. Tenho certeza que o novo Omega Fittipaldi será um sucesso”, salienta. O vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, observa que “o Omega, desde seu lançamento no Brasil, sempre foi referência em termos de sofisticação, conforto e tecnologia na categoria dos sedãs de luxo. Agora, com estas inovações, ele vai além de sua condição de um veículo top de linha sofisticado, graças ao desempenho esportivo”, explica o executivo. De acordo com Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, o Chevrolet Omega, assim como o Fittipaldi, têm em comum uma trajetória de sucesso, motivo pela qual optamos por ter o ex-piloto conosco neste lançamento. Entendemos que existe uma sinergia muito grande entre o Emerson e o Omega, ambos são sinônimos de muita velocidade e performance”. A tecnologia e o interior renovados fazem o diferencial do sedã. O acabamento interno do Chevrolet Omega foi totalmente modificado, os bancos e painéis de porta agora são oferecidos em couro bege, que garante uma sensação de mais espaço e conforto. O computador de bordo com funções de temperatura, consumo médio, autonomia, vida útil do óleo do motor, entre outras e o painel de instrumentos com velocímetro, tacômetro (conta-giros), marcador de combustível e luzes de advertência ganharam fundo com luz branca.

O JORNA L JORNAL EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA www.ojornal-al.com.br ojornal@ojornal-al.com.br / igor93279039@hotmail.com

Diretor-Executivo Sálvio de Teine Marciel salviomarciel@ojornal-al.com.br

Editores Igor Pereira igor93279039@hotmail.com veiculos@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial Eliane Pereira comercial@ojornal-al.com.br

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

Gabriel Mousinho

Colaboradora editorial Jakeline Siqueira

veiculos@ojornal-al.com.br

ENDEREÇO Rodovia AL 101 Norte Km 06, 3600 Jacarecica Maceió AL CEP: 57038-800 ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919 CLASSIFICADOS (82) 4009-1970

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI

SÃO PAULO: (11) 2178-8700 RIO DE JANEIRO: (21) 3852-1588 BRASÍLIA: (61) 3326-3650 RECIFE: (81) 3446-5832 www.ftpi.com.br

CMYK

O JORNA L JORNAL


O JORNA L JORNAL 4

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Além disso, o Omega recebeu novidades no sistema de entretenimento. O display de 6.5 polegadas colorido touch screen no console central multifunção é utilizado para ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3, USB e, também, armazenamento de até 15 CDs na memória do rádio. Outra novidade é o sistema handsfree com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante ou painel central, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema handsfree com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios. O display ainda mostra informações dos sensores de estacionamento traseiro que, por meio de imagem ou diagrama apresentado indica a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos, quando a marcha à ré é acionada.

Evolução Um dos maiores destaques no carro é o consagrado motor Alloytec V6 3.6 litros SIDI (injeção direta) que teve expressiva evolução na sua potência de 254 cv para 292 cv. Também trouxe melhoras em relação ao torque, que passou a 36,7 kgf.m a 2900 rpm, além de ser mais econômico e menos poluente. Com ele, o veículo teve um ganho de quase 40 cavalos de potência. O novo Omega agora acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,8 segundos alcançando uma velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente). Um super modelo para homenagear um grande campeão.

O JORNA L JORNAL Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

9


O JORNA L JORNAL 8

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Sem muita sede por Augusto Paladino

Na tomada O primeiro Peugeot iOn tem "dono" inglês. É que a marca francesa entregou na Inglaterra o exemplar número um do subcompacto elétrico. O modelo fará parte da frota da EDF Energy do Reino Unido, subsidiária britânica da empresa de eletricidade francesa EDF. O iOn é movido por uma unidade de força elétrica que gera 64 cv e tem torque máximo de 18,3 kgfm. Na Europa, o único rival do pequeno verde da Peugeot é o japonês i MiEV, da Mitsubishi, e o Citroën C-Zero, com quem compartilha a plataforma.

Renovação cromática Depois de um bom 2010, com quase 19 mil unidades comercializadas, a Honda Lead 110 chega às concessionárias da marca com novas cores disponíveis - preta, vermelha metálica, amarela metálica e rosa metálica - e preço de R$ 5.690 mantido. A scooter da fabricante japonesa ainda tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Nasceu A Pagani demorou, mas não falhou. Após longos sete anos de desenvolvimento, a marca italiana apresentou o substituto do Zonda. Trata-se do Huayra, superesportivo equipado com um V12 de 6.0 litros biturbo da Mercedes-Benz. O modelo base terá 700 cv e 91,8 kgfm, enquanto o Huayra Sport terá 730 cv e espantosos 112,1 kgfm de torque. A máxima esperada é de 370 km/h, enquanto o zero a 100 km/h é cumprido em apenas 3,3 segundos. O câmbio, montado transversalmente atrás do motor, é automático de sete marchas.

A corrida pela economia está cada vez mais acirrada. A sueca Volvo é a próxima a revelar no Salão de Genebra, em março, um protótipo híbrido plug-in da luxuosa station wagon V60. A versão de pré-produção se destaca pelo baixíssimo consumo de combustível e promete incríveis 52,6 km/l e emissões abaixo dos 50 g/km de gás carbônico. A versão verde do V60 foi desenvolvida em parceria com a também sueca Vattenfall e é prevista para 2012. O modelo é impulsionado por um motor 2.4 litros D5 turbodiesel que gera 215 cv e 44,8 kgfm. O bloco garante força ao eixo dianteiro, enquanto o traseiro recebe potência de um motor elétrico de 70 cv.

Parem as máquinas As vendas da Volkswagen superaram as expectativas em termos de vendas na China e nos Estados Unidos, mas a fábrica de componentes e motores da marca alemã em Wolfsburg não foi capaz de acompanhar o ritmo. Tanto que a marca pretende parar a produção na planta pela falta de componentes. Em entrevista à agência americana Bloomberg, o presidente da Clepa - associação que representa os fornecedores de automóveis europeus -, Lars Holmqvist, afirmou que o problema é real e crescente, especialmente no que diz respeito aos componentes eletrônicos.

Economia doméstica A Renault europeia tenta diminuir os custos de seus modelos e de sua manutenção. Para isso, lançou uma nova linha de pneus que levam a própria marca Renault. A partir deste mês, estarão disponíveis nas concessionárias da Europa duas versões. A Motrio Impulsion servirá para carros menores, como Twingo e Clio. Já a Motrio Impulsion+ promete um desempenho mais esportivo para carros mais potentes. Os pneus são oferecidos nas concessionárias inglesas por 36 libras, cerca de R$ 96 cada.

Leão em desalinho A Peugeot do Brasil anunciou um recall envolvendo 253 unidades da pick-up compacta Hoggar. O chamado ocorre por conta de um problema na bomba de direção hidráulica que pode ocasionar desprendimento ou rompimento da correia de acessórios. Ainda de acordo com a montadora francesa, pode provocar uma fissura no suporte do alternador, gerando a perda de assistência da direção e risco de acidente. Os donos das unidades envolvidas podem esclarecer dúvidas através do site da marca ou pelo telefone 0800 703 2424.

Feliz ano velho - O grupo Renault Nissan guarda boas lembranças de 2010. É que a aliança entre as marcas rendeu o emplacamento de 7.276.398 de unidades no mundo no ano passado, número 19,6% maior que o de 2009. A Renault vendeu 2.625.796 unidades em 2010, enquanto 4.080.588 unidades saíram das concessionárias da Nissan. A marca russa Lada - de quem a Renault detém 25% das ações - ainda somou 570.014 veículos. Com este resultado, a aliança franco-japonesa alcança uma quota de 10,3% do mercado mundial.

O JORNA L JORNAL Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

5


6

7

Sábado, 6 de fevereiro de 2011| www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Salão do Automóvel, uma empresa que prima pela qualidade

e satisfação do cliente

Aentrevista desta semana é com o empresário Ronnye Peterson, da loja Salão do Automóvel. Localizada na Avenida Gustavo Paiva, a empresa trabalha na montagem de películas em carros e residências. Com apenas três anos de existência, a empresa Salão do Automóvel é sinônimo de sucesso entre os proprietários de veículos em Maceió. Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre esse empresário do segmento de películas, como também a importância de aplicar películas de qualidade e fazer embelezamento dos veículos. AJ - Como tudo começou? Conte um pouco a sua história.

RP - Meu nome é Ronnye, tenho 28 anos. Descobri o talento de preparar carros desde que ganhei o meu primeiro veículo do meu pai: um Vectra. Aprendi muito com o empresário Fábio, da antiga Solfilme, que me colocou no ramo. Em virtude disso e, ao ver as pessoas colocarem películas, me identifiquei com esta área. Carro hoje é uma paixão para todas as pessoas. E, desde então, abri a loja, e a localização foi muito importante para o sucesso. AJ - Foi depois do Vectra que tudo começou? RP - Com certeza. Hoje agradeço à minha família e especialmente à minha

mãe, que me cedeu o prédio para que eu pudesse montar a loja. Hoje, graças a Deus, a clientela também tem feito o papel principal, fazendo com que a empresa venha a crescer. AJ - Sua equipadora existe nesta área há quanto tempo? RP - Estamos aqui há três anos. Mas, antes disso, eu já fazia aplicação de película externa. Temos muitos clientes e empresas de grande porte. Como, por exemplo, o Unicompra, o Bompreço; lojas como a Elegance, que são referenciais da nossa loja. Nós trabalhamos com carros, mas também com aplicação de películas em empresas e residências. E a película é um material bem procurado. Pois as persianas dão muito trabalho de manutenção; então, a película reduz este trabalho, com um simples pano úmido já faz a sua limpeza.

tomotiva. Como Maceió é uma região de maresia, o tratamento da pintura é imprescindível. Temos condições de proteger o veículo com cera, com camadas de polimento. Por um ano, o carro fica protegido contra fezes de passarinho, maresia, piche de asfalto e muitas outras agressões. AJ - Como funciona esse tratamento na pintura? RP- Aplicamos várias camadas de cera. Se o carro for novo, a gente protege; se o carro tiver pintura desgastada, fazemos a revitalização. Depois aplicamos as camadas de proteção na pintura do veículo. AJ - Qual é o seu maior público-alvo? RP - As pessoas que moram próximo à praia. É interessante que, pelo menos uma vez por ano, elas façam a proteção da pintura de seus carros para evitar a corrosão.

AJ - Nesses últimos três anos, o mercado automobilístico oscilou bastante. Isso interferiu nos teus serviços? RP - Em virtude da baixa de IPI foram vendidos muitos carros. Por termos preços mais competitivos, aumentamos as vendas, e por isso estamos com a empresa bastante sólida.

AJ - Quais os tipos de serviços oferecidos pelo Salão do Automóvel? RP - Trabalhamos com todos os tipos de película: espelhadas, refletiva, semirefletivas como também com som, alarme, trava e DVD, temos serviços e produtos variados.

AJ - Qual é o ponto forte da sua loja? RP - Atualmente, o ponto forte da loja, além do fumê, é a proteção de pintura au-

AJ - Como funciona o som automotivo dos carros? RP - O que mais funciona hoje é o som

ambiente do que o som pesado, como o som externo. A exemplo de subwoofer, módulos, altofalantes nas portas, tudo isso para melhorar o som ambiente. Hoje temos pequenos equipamentos com grandes potências. Adiminuição dos aparelhos significa o avanço da tecnologia. AJ - A loja Salão do Automóvel faz aplicação de películas. Como funciona este serviço? RP - O cliente vem à loja ou telefona, e a gente envia uma equipe onde será aplicada a película. Hoje, temos um material de semiblindagem, que é uma película que aguenta 90 quilos de impacto, transparente, que segura 85% dos raios UV que queimam. Ou seja, além de proteção contra o sol, ela é muito resistente. AJ - É verdade que película tem garantia? RP - É verdade. Por isso, é importante colocar uma película de qualidade. Temos aqui as muitas opções: as películas profissionais e as pintadas. A película pintada é chinesa onde o fabricante coloca uma camada de tinta no plástico.

Fazemos um teste para verificar a autenticidade da película sempre que o cliente vem fazer a troca. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem esta diferença. E, é um perigo, pois no fim da durabilidade (entre um ano a um ano e meio) o cliente pode perder o desembaçador traseiro do veículo, então é uma economia que não vale a pena. Por isso, oferecemos películas profissionais com durabilidade melhor, temos zelo e carinho pelo cliente não escondemos a qualidade da película. Ele escolhe a película sabendo se ela é profissional ou amadora. Pois, estamos preocupados com a qualidade dos nossos serviços e o retorno do cliente a nossa loja. AJ - O que você tem a dizer para o cliente que está na dúvida de vir aqui? RP - Que ele tenha a certeza de que aqui trabalhamos com carinho, e zelamos bem pelo veículo para que ele tenha a satisfação e a qualidade garantida de nossos serviços.

CMYK

O JORNA L JORNAL


6

7

Sábado, 6 de fevereiro de 2011| www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Salão do Automóvel, uma empresa que prima pela qualidade

e satisfação do cliente

Aentrevista desta semana é com o empresário Ronnye Peterson, da loja Salão do Automóvel. Localizada na Avenida Gustavo Paiva, a empresa trabalha na montagem de películas em carros e residências. Com apenas três anos de existência, a empresa Salão do Automóvel é sinônimo de sucesso entre os proprietários de veículos em Maceió. Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre esse empresário do segmento de películas, como também a importância de aplicar películas de qualidade e fazer embelezamento dos veículos. AJ - Como tudo começou? Conte um pouco a sua história.

RP - Meu nome é Ronnye, tenho 28 anos. Descobri o talento de preparar carros desde que ganhei o meu primeiro veículo do meu pai: um Vectra. Aprendi muito com o empresário Fábio, da antiga Solfilme, que me colocou no ramo. Em virtude disso e, ao ver as pessoas colocarem películas, me identifiquei com esta área. Carro hoje é uma paixão para todas as pessoas. E, desde então, abri a loja, e a localização foi muito importante para o sucesso. AJ - Foi depois do Vectra que tudo começou? RP - Com certeza. Hoje agradeço à minha família e especialmente à minha

mãe, que me cedeu o prédio para que eu pudesse montar a loja. Hoje, graças a Deus, a clientela também tem feito o papel principal, fazendo com que a empresa venha a crescer. AJ - Sua equipadora existe nesta área há quanto tempo? RP - Estamos aqui há três anos. Mas, antes disso, eu já fazia aplicação de película externa. Temos muitos clientes e empresas de grande porte. Como, por exemplo, o Unicompra, o Bompreço; lojas como a Elegance, que são referenciais da nossa loja. Nós trabalhamos com carros, mas também com aplicação de películas em empresas e residências. E a película é um material bem procurado. Pois as persianas dão muito trabalho de manutenção; então, a película reduz este trabalho, com um simples pano úmido já faz a sua limpeza.

tomotiva. Como Maceió é uma região de maresia, o tratamento da pintura é imprescindível. Temos condições de proteger o veículo com cera, com camadas de polimento. Por um ano, o carro fica protegido contra fezes de passarinho, maresia, piche de asfalto e muitas outras agressões. AJ - Como funciona esse tratamento na pintura? RP- Aplicamos várias camadas de cera. Se o carro for novo, a gente protege; se o carro tiver pintura desgastada, fazemos a revitalização. Depois aplicamos as camadas de proteção na pintura do veículo. AJ - Qual é o seu maior público-alvo? RP - As pessoas que moram próximo à praia. É interessante que, pelo menos uma vez por ano, elas façam a proteção da pintura de seus carros para evitar a corrosão.

AJ - Nesses últimos três anos, o mercado automobilístico oscilou bastante. Isso interferiu nos teus serviços? RP - Em virtude da baixa de IPI foram vendidos muitos carros. Por termos preços mais competitivos, aumentamos as vendas, e por isso estamos com a empresa bastante sólida.

AJ - Quais os tipos de serviços oferecidos pelo Salão do Automóvel? RP - Trabalhamos com todos os tipos de película: espelhadas, refletiva, semirefletivas como também com som, alarme, trava e DVD, temos serviços e produtos variados.

AJ - Qual é o ponto forte da sua loja? RP - Atualmente, o ponto forte da loja, além do fumê, é a proteção de pintura au-

AJ - Como funciona o som automotivo dos carros? RP - O que mais funciona hoje é o som

ambiente do que o som pesado, como o som externo. A exemplo de subwoofer, módulos, altofalantes nas portas, tudo isso para melhorar o som ambiente. Hoje temos pequenos equipamentos com grandes potências. Adiminuição dos aparelhos significa o avanço da tecnologia. AJ - A loja Salão do Automóvel faz aplicação de películas. Como funciona este serviço? RP - O cliente vem à loja ou telefona, e a gente envia uma equipe onde será aplicada a película. Hoje, temos um material de semiblindagem, que é uma película que aguenta 90 quilos de impacto, transparente, que segura 85% dos raios UV que queimam. Ou seja, além de proteção contra o sol, ela é muito resistente. AJ - É verdade que película tem garantia? RP - É verdade. Por isso, é importante colocar uma película de qualidade. Temos aqui as muitas opções: as películas profissionais e as pintadas. A película pintada é chinesa onde o fabricante coloca uma camada de tinta no plástico.

Fazemos um teste para verificar a autenticidade da película sempre que o cliente vem fazer a troca. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem esta diferença. E, é um perigo, pois no fim da durabilidade (entre um ano a um ano e meio) o cliente pode perder o desembaçador traseiro do veículo, então é uma economia que não vale a pena. Por isso, oferecemos películas profissionais com durabilidade melhor, temos zelo e carinho pelo cliente não escondemos a qualidade da película. Ele escolhe a película sabendo se ela é profissional ou amadora. Pois, estamos preocupados com a qualidade dos nossos serviços e o retorno do cliente a nossa loja. AJ - O que você tem a dizer para o cliente que está na dúvida de vir aqui? RP - Que ele tenha a certeza de que aqui trabalhamos com carinho, e zelamos bem pelo veículo para que ele tenha a satisfação e a qualidade garantida de nossos serviços.

CMYK

O JORNA L JORNAL


O JORNA L JORNAL 8

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Sem muita sede por Augusto Paladino

Na tomada O primeiro Peugeot iOn tem "dono" inglês. É que a marca francesa entregou na Inglaterra o exemplar número um do subcompacto elétrico. O modelo fará parte da frota da EDF Energy do Reino Unido, subsidiária britânica da empresa de eletricidade francesa EDF. O iOn é movido por uma unidade de força elétrica que gera 64 cv e tem torque máximo de 18,3 kgfm. Na Europa, o único rival do pequeno verde da Peugeot é o japonês i MiEV, da Mitsubishi, e o Citroën C-Zero, com quem compartilha a plataforma.

Renovação cromática Depois de um bom 2010, com quase 19 mil unidades comercializadas, a Honda Lead 110 chega às concessionárias da marca com novas cores disponíveis - preta, vermelha metálica, amarela metálica e rosa metálica - e preço de R$ 5.690 mantido. A scooter da fabricante japonesa ainda tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Nasceu A Pagani demorou, mas não falhou. Após longos sete anos de desenvolvimento, a marca italiana apresentou o substituto do Zonda. Trata-se do Huayra, superesportivo equipado com um V12 de 6.0 litros biturbo da Mercedes-Benz. O modelo base terá 700 cv e 91,8 kgfm, enquanto o Huayra Sport terá 730 cv e espantosos 112,1 kgfm de torque. A máxima esperada é de 370 km/h, enquanto o zero a 100 km/h é cumprido em apenas 3,3 segundos. O câmbio, montado transversalmente atrás do motor, é automático de sete marchas.

A corrida pela economia está cada vez mais acirrada. A sueca Volvo é a próxima a revelar no Salão de Genebra, em março, um protótipo híbrido plug-in da luxuosa station wagon V60. A versão de pré-produção se destaca pelo baixíssimo consumo de combustível e promete incríveis 52,6 km/l e emissões abaixo dos 50 g/km de gás carbônico. A versão verde do V60 foi desenvolvida em parceria com a também sueca Vattenfall e é prevista para 2012. O modelo é impulsionado por um motor 2.4 litros D5 turbodiesel que gera 215 cv e 44,8 kgfm. O bloco garante força ao eixo dianteiro, enquanto o traseiro recebe potência de um motor elétrico de 70 cv.

Parem as máquinas As vendas da Volkswagen superaram as expectativas em termos de vendas na China e nos Estados Unidos, mas a fábrica de componentes e motores da marca alemã em Wolfsburg não foi capaz de acompanhar o ritmo. Tanto que a marca pretende parar a produção na planta pela falta de componentes. Em entrevista à agência americana Bloomberg, o presidente da Clepa - associação que representa os fornecedores de automóveis europeus -, Lars Holmqvist, afirmou que o problema é real e crescente, especialmente no que diz respeito aos componentes eletrônicos.

Economia doméstica A Renault europeia tenta diminuir os custos de seus modelos e de sua manutenção. Para isso, lançou uma nova linha de pneus que levam a própria marca Renault. A partir deste mês, estarão disponíveis nas concessionárias da Europa duas versões. A Motrio Impulsion servirá para carros menores, como Twingo e Clio. Já a Motrio Impulsion+ promete um desempenho mais esportivo para carros mais potentes. Os pneus são oferecidos nas concessionárias inglesas por 36 libras, cerca de R$ 96 cada.

Leão em desalinho A Peugeot do Brasil anunciou um recall envolvendo 253 unidades da pick-up compacta Hoggar. O chamado ocorre por conta de um problema na bomba de direção hidráulica que pode ocasionar desprendimento ou rompimento da correia de acessórios. Ainda de acordo com a montadora francesa, pode provocar uma fissura no suporte do alternador, gerando a perda de assistência da direção e risco de acidente. Os donos das unidades envolvidas podem esclarecer dúvidas através do site da marca ou pelo telefone 0800 703 2424.

Feliz ano velho - O grupo Renault Nissan guarda boas lembranças de 2010. É que a aliança entre as marcas rendeu o emplacamento de 7.276.398 de unidades no mundo no ano passado, número 19,6% maior que o de 2009. A Renault vendeu 2.625.796 unidades em 2010, enquanto 4.080.588 unidades saíram das concessionárias da Nissan. A marca russa Lada - de quem a Renault detém 25% das ações - ainda somou 570.014 veículos. Com este resultado, a aliança franco-japonesa alcança uma quota de 10,3% do mercado mundial.

O JORNA L JORNAL Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

5


O JORNA L JORNAL 4

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Além disso, o Omega recebeu novidades no sistema de entretenimento. O display de 6.5 polegadas colorido touch screen no console central multifunção é utilizado para ajustes no rádio AM/FM, CD Changer com capacidade para leitura de arquivos MP3, USB e, também, armazenamento de até 15 CDs na memória do rádio. Outra novidade é o sistema handsfree com tecnologia Bluetooth® wirelless totalmente integrado com o veículo, permitindo o atendimento de ligações telefônicas de celulares Bluetooth® pressionando o respectivo botão no volante ou painel central, sem ao menos tirar o telefone do bolso, por exemplo. A tecnologia Bluetooth® permite a conexão do sistema handsfree com celulares dotados dessa tecnologia por meio de conexão por rádio freqüência, sem o uso de fios. O display ainda mostra informações dos sensores de estacionamento traseiro que, por meio de imagem ou diagrama apresentado indica a presença, na esquerda, centro ou direita, de eventuais obstáculos, quando a marcha à ré é acionada.

Evolução Um dos maiores destaques no carro é o consagrado motor Alloytec V6 3.6 litros SIDI (injeção direta) que teve expressiva evolução na sua potência de 254 cv para 292 cv. Também trouxe melhoras em relação ao torque, que passou a 36,7 kgf.m a 2900 rpm, além de ser mais econômico e menos poluente. Com ele, o veículo teve um ganho de quase 40 cavalos de potência. O novo Omega agora acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,8 segundos alcançando uma velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente). Um super modelo para homenagear um grande campeão.

O JORNA L JORNAL Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

9


10

Funcionamento do airbag Em fevereiro de 2009, a Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, uma matéria que tornará os airbags itens de série em todos os carros nacionais, cabendo ao ao Contran definir as regras e padronizar a efetivação da nova lei. E foi só o governo federal assinar a lei que obriga as montadoras a instalarem airbags e ABS em 100% da produção até 2014 para começarem a surgir os argumentos de que os carros iriam ficar bem mais caros. Entretanto, engenheiros e executivos do setor lembram que a nova regra vai otimizar ainda mais as linhas de montagem. Além disso, a demanda maior pelos dois itens de segurança vai acarretar uma natural economia de escala. Tanto que as montadoras já começaram a fase de adequações e de negociações com fornecedores. Levando em conta os argumentos de compradores e montadoras, vale lembrar que os airbags são componentes de segurança automotivos, bem como os cintos de segurança, que já é de uso obrigatório, por lei. Dados divulgados no ano passado no "Journal of American College of Surgery" mostram que tanto o uso de airbag quanto do cinto de segurança foram associados a uma redução substancial no número de lesões cerebrais, faciais e da coluna. A maior redução ocorreu quando os dispositivos de segurança foram utilizados em conjunto. Os autores do levantamento concluíram que o uso de cintos de segurança e airbags estão associados a uma redução na mortalidade hospitalar, à redução da gravidade das lesões corporais e à redução no uso de recursos hospitalares. Portanto, se por um lado os airbags podem encarecer os veículos, por outro podem gerar uma economia bastante significativa ao reduzir os custos relacionados aos traumas causados por acidentes automobilísticos, quando usado juntamente com os cintos de segurança.

| www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com Sábado, 5 de fevereiro de 2011|

O JORNA L JORNAL 3

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

O Omega Fittipaldi Edition, nome da série especial do sedã, chega ao mercado brasileiro com modificações no design, interior e em componentes mecânicos, que o deixaram mais bonito, potente e econômico. “O Chevrolet Omega Fittipaldi Edition evoluiu significativamente oferecendo um motor ainda mais moderno e eficiente e um design com total sintonia com o ‘DNA’ global da marca Chevrolet”, destaca Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil. O ex-piloto da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, ressalta a satisfação em retomar a parceria com a Chevrolet. “Nós já realizamos projetos fantásticos com o Monza 500EF e o Corvette Pace Car edição limitada nos EUA. O Omega é o sedã top de linha da Chevrolet, e associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim”, observa. Segundo o piloto, quando esteve na Austrália visitando a fábrica da Holden, onde o carro é produzido, Fittipaldi teve a oportunidade de testá-lo no campo de provas perto de Melbourne. “Posso dizer que é, sem dúvida, o melhor carro em seu segmento. O novo powertrain com motor mais potente e agora com injeção direta e câmbio de seis marchas deixa o carro ainda melhor para dirigir, o acabamento interno está impecável, e o novo sistema de entretenimento é fantástico. Tenho certeza que o novo Omega Fittipaldi será um sucesso”, salienta. O vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, observa que “o Omega, desde seu lançamento no Brasil, sempre foi referência em termos de sofisticação, conforto e tecnologia na categoria dos sedãs de luxo. Agora, com estas inovações, ele vai além de sua condição de um veículo top de linha sofisticado, graças ao desempenho esportivo”, explica o executivo. De acordo com Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, o Chevrolet Omega, assim como o Fittipaldi, têm em comum uma trajetória de sucesso, motivo pela qual optamos por ter o ex-piloto conosco neste lançamento. Entendemos que existe uma sinergia muito grande entre o Emerson e o Omega, ambos são sinônimos de muita velocidade e performance”. A tecnologia e o interior renovados fazem o diferencial do sedã. O acabamento interno do Chevrolet Omega foi totalmente modificado, os bancos e painéis de porta agora são oferecidos em couro bege, que garante uma sensação de mais espaço e conforto. O computador de bordo com funções de temperatura, consumo médio, autonomia, vida útil do óleo do motor, entre outras e o painel de instrumentos com velocímetro, tacômetro (conta-giros), marcador de combustível e luzes de advertência ganharam fundo com luz branca.

O JORNA L JORNAL EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA www.ojornal-al.com.br ojornal@ojornal-al.com.br / igor93279039@hotmail.com

Diretor-Executivo Sálvio de Teine Marciel salviomarciel@ojornal-al.com.br

Editores Igor Pereira igor93279039@hotmail.com veiculos@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial Eliane Pereira comercial@ojornal-al.com.br

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

Gabriel Mousinho

Colaboradora editorial Jakeline Siqueira

veiculos@ojornal-al.com.br

ENDEREÇO Rodovia AL 101 Norte Km 06, 3600 Jacarecica Maceió AL CEP: 57038-800 ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919 CLASSIFICADOS (82) 4009-1970

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI

SÃO PAULO: (11) 2178-8700 RIO DE JANEIRO: (21) 3852-1588 BRASÍLIA: (61) 3326-3650 RECIFE: (81) 3446-5832 www.ftpi.com.br

CMYK

O JORNA L JORNAL


2

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Omega 2011 - Lançamento da Chevrolet

faz homenagem ao ícone Emerson Fittipaldi Um dos grandes destaques da 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2010 foi o Chevrolet Omega. Importado da Austrália desde 1998, o modelo chega ainda mais equipado, com mais desempenho, economia e com o sobrenome Fittipaldi. A série especial é uma homenagem ao primeiro campeão brasileiro da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que testou e aprovou o modelo no Campo de Provas da Holden, na Austrália. A parceria da Chevrolet com o ex-piloto Fittipaldi surge em um momento especial da sua vitoriosa carreira. No dia 04 de Outubro de 1970, há 40 anos, o piloto vencia sua primeira corrida na Fórmula 1, em Watkins Glen, nos Estados Unidos.

O JORNA L JORNAL 11

Sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

CONSÓRCIO IVECO CRESCE

10% EM 2010 O Consórcio Iveco, que completou 12 anos de atividades em novembro, registrou um crescimento de 10% em 2010 em comparação ao montante de cotas de consórcio vendidas em 2009. O aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais no ano passado, que tornouse o melhor da história da indústria, influenciou diretamente o aumento da comercialização de consórcios. No volume do acumulado de 2010, o Consórcio Iveco vendeu 1.300 cotas. Só em novembro, a administradora comercilizou cerca de 200 cotas, uma das melhores performances mensais de sua história. Para 2011, a expectativa também é crescer próximo de 10%. Em seus 12 anos de atividades, a administradora já comercializou mais de 15 mil cotas de consórcio e entregou cerca de 8 mil veículos da marca Iveco. "O ano de 2010 concretizou um balanço extremamente positivo para o setor de consórcios. O Consórcio Iveco expandiu suas linhas de atuação, melhorou ainda mais a sua já reconhecida excelência no atendimento ao cliente e obteve expressivos resultados nas promoções realizadas", afirma Adriano Bruni, gerente de Operações do Consórcio Iveco. Bruni analisa que a administradora está acompanhando o crescimento da própria Iveco no mercado de veículos comerciais. O volume de vendas da Iveco em 2010 (15.404 unidades emplacadas) é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2006, antes que a empresa iniciasse, em janeiro de 2007, seu programa de crescimento acelerado no País. Desde então, a Iveco lançou seis famílias de produtos, ampliou sua capacidade produtiva e dobrou sua rede de concessionárias no Brasil. A participação de mercado da empresa dobrou no período. Bruni destaca outros fatores que embasaram o crescimento da venda de cotas da administradora de 10% em 2010. "As condições que oferecemos aos clientes estão cada vez mais diferencia-

das e eles têm a vantagem de pagar um custo baixo em nossas cotas e adquirirem os caminhões mais modernos do mercado. Além disso, o mercado de caminhões esteve aquecido e a modalidade consórcio está cada vez mais atrativa", diz o gerente. "Para 2011, teremos novidades em planos e condições especiais", completa. A atual promoção, "Europa do seu jeito", lançada em 2010, levará até março de 2011 o cliente que adquirir uma cota de consórcio do novo pesado Iveco Stralis NR e mais um acompanhante para a Europa, sem sorteio e com a inédita possibilidade de escolher entre quatro destinos: Paris, Roma, Madri ou Lisboa. A expectativa para 2011 está em levar o mesmo número de participantes de 2010, em torno de 1.200 pessoas. "Somando todas as promoções, em um período de apenas quatro anos, levaremos mais de 4.000 pessoas ao Velho Continente. É um presente para nosso cliente que soube escolher o melhor caminhão do mercado de extrapesados", diz Adriano Bruni. De acordo com o gerente, "em relação aos concorrentes, os diferencias do Consórcio Iveco são maior economia, lances facilitados e sem juros, sem adesão, sem taxas de expediente ou seguro". O cliente tem à disposição um portal rápido e de fácil manuseio pelo endereço www.consorcioiveco.com.br. No site faz-se possível visualizar planos à venda, produtos Iveco, a rede de concessionárias da marca, assistir a assembléias ao vivo e consultar seus respectivos resultados, além de ofertas de lance, impressão de boletos, extrato de Imposto de Renda e outras funcionalidades. "Sem dúvida, o setor de Transportes vem se profissionalizando cada vez mais nos últimos anos no Brasil. O cliente que se programa melhor foge dos juros e encontra maior sustentação e custos menores para ampliar ou renovar a sua frota. Isso explica o crescimento constante desta modalidade", disse Adriano Bruni.

CMYK

O JORNA L JORNAL


CMYK

O JORNA L JORNAL | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com Sábado, 5 de fevereiro de 2011|

Maceió, sábado, 5 de fevereiro de 2011 | www.ojornal-al.com.br | e-mail: igor93279039@hotmail.com

Ronnye Peterson fala sobre o Salão do Automóvel em Maceió Foto: Igor Pereira

12

Um carro tão grandioso quanto o nome que leva Emerson Fittipaldi “O Omega é o sedã top de

linha da Chevrolet, e associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim”

AUTOJORNAL 05/02/2011  

associar meu nome à nova versão desse carro é uma honra para mim” linha da Chevrolet, e Ronnye Peterson fala sobre o Salão do Automóvel em M...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you