OJORNAL 25/06/2010

Page 23

O JORNA L JORNAL

Esportes Sexta-feira, 25 de junho de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

5

Treinador se emociona com a situação do pai DURBAN - Dunga não aceita as críticas recebidas no comando da seleção porque nunca foi técnico. Acha que todos devem agitar a bandeira do Brasil num gesto único, de amor e patriotismo, e seguir atrás da equipe. Para ele, o massacre que sofre por ter mudado a maneira de trabalhar do time em relação à 2006, por não ter nenhum tipo de relacionamento com jornalistas e por não ter levado para a África atletas cujo clamor popular era grande no País deviam ser inerentes ao posto. Uma vez na África, todos deveriam apoiar o seu trabalho. O treinador ainda acredita sofrer algum tipo de perseguição remanescente da era Dunga, quando fracassou com o Brasil na Copa de 1990, nas oitavas de final, e acabou injustamente sendo apontado como único culpado. Chora o tratamento recebido. Até ontem, Dunga apresentava-se uma rocha contra tudo e todos, indiferente às provocações que pudessem tirar o seu foco do trabalho na Copa, incapaz de dizer bom dia, boa tarde, boa noite para quem quer que fosse que não estivesse no seu círculo de convivência, ou seja, mem-

O técnico Dunga disse ontem que sabe pedir desculpas quando erra

bros da comissão e jogadores Mas a rocha cedeu. Foi 1 minuto e 51 segundos em que ele tirou sua armadura e mostrou-se de carne e osso. Fez isso para responder sobre o problema de saúde de seu pai, Edelceu Verri, de 71 anos, jogador como ele, mas menos famoso que o campeão do mundo de 1994. O pai de Dunga sofre há oito anos de Alzheimer, com idas e vindas frequentes aos hospitais. Até ontem, ele permanecia internado em Ijuí (RS) em situação gravíssima, entre a vida e a morte.

A mãe de Dunga, dona Maria, tem acompanhado o marido à beira do leito do hospital. É para ela que o treinador liga diariamente da África do Sul. “Não é a primeira vez que ele está nessa situação desde que cheguei à seleção. Pra mim, é só mais uma oportunidade de mostrar para o meu pai tudo o que ele me ensinou Que homem para ser homem tem de ter virtude, posição, coerência, dignidade, transparência, e saber pedir desculpa quando erra, mas fazer as coisas que quer”.

Pela primeira vez, Dunga levou uma dificuldade familiar sua para dentro da seleção. Talvez ninguém saiba o que está passando. Um dia antes, o capitão Lúcio admitiu desconhecer qualquer problema de saúde familiar vivido pelo chefe. Na Copa América de 2007, ninguém do elenco e da comissão técnica sabia que seu filho tinha nascido. Prefere não misturar as coisas para não perder o foco delas. Mas ontem ele se expôs como nunca antes. Parecia despido em suas próprias palavras. Com os olhos vermelhos, pesados e fixos, também contou o drama de sua mãe para chegar ao seu próprio. “Ela talvez me deu o maior exemplo ao dizer que o que estão fazendo para o filho dela não é para se fazer para um ser humano. Ela me ensinou a levar tudo até o final. Me ensinou que temos de ser patriotas, por mais que não gostem. Temos de lutar porque as adversidades só vão fazer com que a gente cresça”. Um silêncio retumbante tomou conta do auditório no estádio Moses Mabidha, em Durban, às vésperas do jogo contra Portugal, após seu desabafo.

Defesa brasileira tem hoje o seu grande teste DURBAN - Apontada como a melhor do mundo na atualidade, a defesa da seleção brasileira terá seu grande teste hoje, quando vai ser realizado o jogo contra Portugal, no estádio Moses Mabhida, em Durban. Contra o astro Cristiano Ronaldo e o forte

poderio ofensivo português, os defensores do Brasil enfrentarão o maior desafio nesta primeira fase da Copa na África do Sul. A base da defesa brasileira é formada por três jogadores que jogam juntos na Internazionale: o goleiro Julio Cesar, o zagueiro

Lúcio e o lateral-direito Maicon. O outro zagueiro é Juan, que forma a dupla de zaga titular com Lúcio há mais de quatro anos. Enquanto isso, o lateral-esquerdo é o novato nessa turma: Michel Bastos ganhou espaço pouco antes da disputa da Copa.

Para ajudar os defensores, Dunga escala dois volantes fortes na marcação: Gilberto Silva e Felipe Melo. Assim, ele consegue a proteção necessária para transformar a defesa da seleção brasileira na melhor do mundo, como atestam os críticos e os adversários.

Falhas também preocupam a torcida Na estreia contra a inexpressiva Coreia do Norte, o Brasil levou um gol nos minutos finais, que, no entanto, não impediu a vitória por 2 x 1. Depois, na segunda rodada, a Costa do Marfim tinha como principal arma o perigoso atacante Drogba, mas ele estava fora da melhor forma por causa de recente lesão. Mesmo assim, marcou o seu gol no jogo que teve vitória brasileira por 3 x 1.Agora, no jogo de hoje em Durban, a situação é um pouco diferente. Portugal foi responsável pela maior goleada até agora na Copa, ao fazer 7 x 0 na Coreia do Norte. E conta com o meiaatacante Cristiano Ronaldo, que já foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo em 2008 e vive uma boa fase na carreira. Por isso, aumentam os perigos para a defesa brasileira Contra Portugal, um adversário de maior expressão e mais perigoso, a seleção brasileira precisará contar bastante com a força de sua badalada defesa para sair de Durban com a vitória. E também fará um bom teste para a sequência da Copa do Mundo, quando os jogos passam a ser eliminatórios e qualquer erro, principalmente dos defensores, pode provocar a eliminação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.