Issuu on Google+

Exemplar de assinante

O JORNA L ALAGOAS

Maceió, terça-feira, 23 de novembro de 2010 | Ano XVII | Nº 56 | www.ojornalweb.com

R$ 1,00

O JORNAL faz bonito no Prêmio Braskem de Jornalismo Os profissionais de O JORNAL foram destaque no Prêmio Braskem de Jornalismo 2010. A entrega aconteceu em grande festa, no sábado passado à noite, no Armazém Uzina. Foram quatro troféus: Informação Cultural, Informação Esportiva e Design Gráfico mais o prêmio pelo maior número de trabalhos inscritos. Página A9 Larissa Fontes - Estagiária

Marco Antônio

Alessandra foi a melhor em Design Gráfico

Marco Antônio

Victor Mélo ganhou em Informação Esportiva

Marco Antônio

Alberto Lima (finalista), Victor, Thallysson (finalista na categoria estudante), Marco Antônio (Menção Honrosa) e Alessandra

Victor, Elô Baêta e Alessandra: Cultura

Marco Antônio

Sálvio Maciel, diretor-executivo: 47 trabalhos

MORADORES DE RUA

Polícia diz que concluiu investigações

Página A10

Yvette Moura

TCU julga amanhã Canal do Sertão

Empresário é assassinado em emboscada no interior

Acidente fere quatro

Página A3

Correção da tabela do IR está mantida Página A7

Campanha do Hemoal quer reforçar estoque Página A11

“Ídolo” do CRB vai à Justiça do Trabalho Página A13

pessoas ficaram feridas num acidente, ontem pela manhã, na Leste-Oeste. O Fusion de placa MVF-7718/AL passou para a contramão, bateu num Gol, saiu da pista, atropelou um pedestre e caiu sobre uma pilha de telhas. Quatro Página A11

Página A12

Tumulto no encerramento de festival mata 339 no Camboja

Zacarias, o trapalhão, terá memorial Página B3

Um tumulto no encerramento de um festival provocou uma nova tragédia no Camboja. Pelo menos 339 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas após milhares ficarem presas em uma ponte sobre o rio Tonle Sap. Umas pessoas foram pisoteadas e outras, jogadas da ponte.

CO TAÇÕES Dólar (compra) ........................................1.7280 Dólar (venda) ..........................................1.7300 Euro (compra) ........................................ 2.3460 Euro (venda) .......................................... 2.3488 Salário mínimo ........................................ 510,00 Poupança ............................................... 0,5206

MARÉS 04h19.................................................................. 1.9 10h24.................................................................. 0.3 16h34.................................................................. 1.9 22h51.................................................................. 0.2

Dois motopistoleiros mataram à noite o empresário Jair Gomes de Oliveira, o “Grilo”. O crime aconteceu na porta de um ginásio de esportes, bem perto da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios. “Grilo” levou dois tiros na cabeça e ainda foi levado com vida para o hospital, onde morreu. Os criminosos fugiram numa motocicleta, cuja placa não foi anotada. A polícia fez uns levantamentos no local, mas não conseguiu localizar e prender os criminosos.

Roupas, calçados e pertences das vítimas revelam o tamanho da tragédia que deixou 339 mortos e outros 329 feridos

Página A5

www.ojornalweb.com CMYK


O JORNAL

Política A2

Pauta Geral pautageral@ojornal-al.com.br

A DOR DO CRACK

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Dilma reúne ministeriáveis e recebe informações sobre PAC

Todos os dias, os meios de comunicação revelam a dor dos pais, em todo o País, que choram a morte dos seus filhos envolvidos no consumo e, muitas vezes, na comercialização de drogas. Uma indústria que cresce no Brasil na mesma proporção que aumenta a violência. O fato é que, desde que o consumo deixou de ser tipificado como crime, a roda que gera tamanho negócio empresarial só tem se fortalecido. Já passou a hora de se rediscutir mudanças na legislação. O consumidor, que é quem alimenta o negócio, precisa voltar a ser responsabilizado, punido e tratado. O enfrentamento aos traficantes também urge que seja revisto, repensado. Políticas públicas e a participação e o engajamento das autoridades precisa ser mais forte e atuante. Algo precisa ser feito com a máxima rapidez. Estamos perdendo esta guerra gerada pelo alto lucro daqueles que controlam o negócio, muito mais pela falta de compromisso das autoridades públicas, especialmente dos mandatários dos poderes executivos, estaduais e municipais e seus auxiliares. Tal filme de horror se desenrola como uma novela em Alagoas, especificamente. E, caso algo não venha a ser feito, teremos, em breve, não os bairros, mas cidades totalmente dominados pelos traficantes, talvez até pior do que o que ocorre nas grandes capitais do Brasil.

Expectativa é que presidenta anuncie equipe econômica esta semana

CÂMARA

MUDANÇAS

EXPECTATIVA 1

Sem coligações, partidos teriam bancada maior

Presidência do BC não fica com Meirelles

Se os três maiores partidos brasileiros não tivessem se coligado a nenhum outro na eleição deste ano para obter vagas na Câmara dos Deputados, suas bancadas somadas chegariam a 282 cadeiras. Como se coligaram, PT, PMDB e PSDB conquistaram juntos apenas 220 deputados para a legislatura que começa em 2011. Adiferença de 62 deputados (12% da Câmara) se dividiu entre partidos pequenos. Seis dessas agremiações só têm deputados eleitos por causa dessa "sobra" de cadeiras das siglas maiores. O Brasil tem 27 partidos políticos registrados oficialmente na Justiça Eleitoral. Arigor, todos podem se aliar na eleição para a Câmara, independentemente de serem adversários nas disputas para presidente da República ou para governador. O sistema de coligação livre em eleições proporcionais no Brasil (Câmara, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais) permite aos partidos se aliarem para que os votos sejam divididos entre todos os candidatos de uma mesma aliança. Trata-se de uma troca. Os partidos grandes se juntam aos pequenos para aumentar seus tempos de TV e rádio na propaganda gratuita (o PT fez isso para dar mais exposição à candidatura presidencial de Dilma Rousseff). Já as agremiações menores têm a vantagem de eleger um número maior de deputados com base na votação das siglas mais tradicionais. As alianças não seguem nenhum tipo de vínculo ideológico. Acoligação O Maranhão Não Pode Parar, por exemplo, incluiu na chapa de candidatos a deputado o PT e o DEM, inimigos quase mortais em Brasília. O eleitor maranhense que escolhia ideologicamente o PT dava também seu voto a um político do DEM. No modelo atual, todos os votos dados aos partidos de uma coligação são somados para o cálculo das vagas dessa aliança na Câmara. Há exemplos nos 26 Estados e no Distrito Federal. Não há no horário eleitoral um esclarecimento a respeito dessas alianças. Na TV, os nomes são pequenos; no rádio, são lidos rapidamente. Neste ano, segundo o Datafolha, depois de duas semanas da eleição, 30% dos eleitores já não sabiam em quem haviam votado para deputado. Em 1º de fevereiro de 2011, quando os novos deputados tomarem posse, 22 partidos estarão representados. Se as coligações nessas eleições proporcionais não fossem permitidas, o número de siglas presentes cairia para 16. Os únicos três partidos que perdem deputados por causa das coligações são PMDB (menos 30 cadeiras), PT (menos 20) e PSDB (menos 12). O que mais se beneficiou é o PTB, que obteve 7 das 21 cadeiras por estar coligado.

A presidente eleita Dilma Rousseff decidiu não manter Henrique Meirelles no comando do Banco Central, disse ontem uma fonte próxima ao futuro governo. "Ele não vai continuar, já foi decidido", disse a fonte. As especulações em torno da permanência ou não de Meirelles como presidente do BC aumentaram depois que Guido Mantega foi convidado, e aceitou, continuar à frente do Ministério da Fazenda, segundo uma fonte afirmou na última quinta-feira. Participantes do mercado defendiam a permanência de Meirelles no cargo como contraponto ao ministro da Fazenda e a uma política fiscal menos rigorosa. A fonte disse que ainda não foi definido o substituto e a assessoria do BC afirmou que o banco "não comenta" reportagens com fontes anônimas.

Até a primeira semana de dezembro, este é o prazo dado em uma reunião entre o Ministério Público Estadual, OAB e Poder Legislativo Municipal para que o município melhore as condições de atendimento e ressocialização dos moradores de rua. Até um comitê foi formado, mas até agora nada foi apresentado. Caso nada seja feito, o MPE pode entrar com uma ação civil pública para responsabilizar os gestores.

EXPECTATIVA 2 Entre o que foi acordado existem medidas de curto prazo, como o aumento no número de vagas nos albergues, e outras de prazo mais elástico, como a de geração de emprego e renda. Resta agora esperar. Mas será que dá pra acreditar que o que não foi realizado nos últimos seis anos agora será implantado? Vamos torcer que sim.

O CARNAVAL DO PSOL Apesar de estar juntando os cacos devido ao fraco desempenho nas últimas eleições, o PSOL já começa a planejar o primeiro “grito” de carnaval. Isso mesmo. Na reunião de ontem à noite da executiva municipal, a organização do bloco de carnaval do partido também esteve na pauta. Não se sabe quem vai segurar o estandarte do bloco, bem como o estandarte do partido. O PSOL hoje é uma verdadeira “batata quente”.

ABAIXO ASSINADO A corrente “O Trabalho” ameaça fazer um abaixo-assinado com assinaturas de militantes que defendem a saída do partido da gestão de Cícero Almeida (PP). Integrantes da corrente, que é minoritária, acreditam que pode conseguir número suficiente para pressionar a executiva municipal a romper com o prefeito de Maceió. Lenilda Lima, que comanda o diretório municipal do partido na capital, diz que o assunto está sendo tratado lentamente, e que a discussão também vai levar em consideração os resultados obtidos na adminsitração por parte dos petistas na educação.

HOMENAGEM

O desembargador Severino Rodrigues dos Santos, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, foi agraciado com a Medalha “Honra ao Mérito”, na última sexta-feira, em Brasília, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O desembargador foi indicado pelo ministro Antônio José de Barros Levenhagen, diretor da Enamat, pelos relevantes serviços prestados à formação e ao aperfeiçoamento dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

DIRETAS O jornalista Plínio Lins entrevista hoje, mais ou menos às 21 horas, no Conversa de Botequim do Rapa Nui, a deputada federal eleita Rosinha da Adefal (PTdoB). Já está funcionando o Serviço de Informações 24 horas do Detran de Alagoas. 08000820194 se você ligar de telefone fixo para tirar dúvidas sobre os serviços ofertados pelo órgão, gratuitamente. Se ligar de celular para o novo serviço do Detran, paga uma tarifa equivalente a uma ligação de celular para telefone fixo, cujo número é 4002-2194.

A presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) passou ontem em encontros com técnicos do governo na Granja do Torto de quem recebeu informações sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida. Os dados dos programas foram discutidos com o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e com Miriam Belchior, coordenadora do PAC na Casa Civil. Os dois

estão cotados para assumir um posto no novo governo. “Foi uma reunião com a presidenta eleita para apresentar a evolução do PAC e do Minha Casa, Minha Vida”, resumiu Barbosa ao chegar ao Ministério da Fazenda, após o encontro. Guido Mantega, que deve permanecer na Fazenda, também esteve reunido com Dilma, mas o teor da conversa não foi divulgado. Barbosa passou cerca de duas

horas reunido com Dilma e com a coordenadora do PAC, Miriam Belchior. Há a expectativa de que a equipe econômica seja anunciada ainda nesta semana. A equipe econômica inclui os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, além do Banco Central. Na semana passada, Dilma disse ao vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), que até o dia 15 de dezembro quer divul-

Paulinho foi condenado por irregularidades na gestão do FAT

IMPROBIDADE

Justiça condena líder da Força Sindical A Justiça Federal em São Paulo determinou que o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e a Força Sindical, entidade por ele presidida, deverão ressarcir R$ 235,5 mil aos cofres públicos e arcar com uma multa de R$ 471 mil. O deputado e a central sindical, segundo a decisão, cometeram irregularidades na gestão de R$ 40 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador para a execução do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor), em 2001. A juíza Fernanda Souza Hutzler determinou, ainda, que tanto Paulinho quanto a Força sejam proibidos de contratar com o poder público e que recebam dele benefícios ou incentivos fiscais e créditos públicos, direta ou indiretamente, por um período de cinco anos. Na decisão, a juíza relata que ambos os réus cometeram nove condutas de má-fé na execução das ações de qualificação profissional. Entre as irregularidades estão a contratação de escolas e

cursos sem licitação, pagamentos antecipados, ausência de relatórios de fiscalização de execução dos contratos e utilização dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) de modo diverso ao previsto na legislação. Na ação civil proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2003, a instituição aponta a contratação, sem licitação, pela Força Sindical, do Instituto Paulista de Ensino e Cultura (Ipec), por R$ 20,3 milhões. Para dispensar a licitação, a central sindical deveria ter comprovado, por exemplo, a capacidade instalada do Ipec nos municípios onde haveria cursos do Planfor, mas isso não foi feito. Entre outras irregularidades, o MPF detectou, na prestação de contas, listagens com inscrições simultâneas de um mesmo CPF em cursos realizados, inclusive, em Estados diferentes. Segundo a assessoria da Força Sindical, a entidade vai recorrer da decisão ainda nesta semana.

OFICIAL

Presidente faz visita a quilombolas em SP O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem uma comunidade quilombola durante a manhã. À noite, na capital paulista, ele recebeu um prêmio oferecido pela Câmara Portuguesa de Comércio. Lula visitou o Quilombo de Ivaporunduva e inaugurou a Ponte de Ivaporunduva, sobre o rio Ribeira do Iguape. Os eventos ocorrem no quilômetro 45 da Rodovia SP-165, na região do Vale do Ribeira, município de Eldorado. O Quilombo de Ivaporunduva é a mais antiga comunidade quilombola do Vale do Ribeira e serviu como núcleo para a formação dos demais bairros negros da região. A principal atividade econômica da comunidade é o cultivo da banana e ponte que será inaugurada pelo presidente de-

verá garantir o fluxo de pessoas e mercadorias mesmo na época de chuvas, quando o leito do rio Ribeira do Iguape sobe. De acordo com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a obra custou R$ 7,4 milhões. Em seguida, o presidente seguiu para a capital paulista. À tarde, Lula despachou no escritório da Presidência em São Paulo. Às 20h, ele participiu da cerimônia de entrega do Prêmio Especial Personalidade do Ano 2010, oferecido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. Segundo a entidade, a homenagem se deve ao conjunto de realizações de Lula em seus quase oito anos de mandato, que incluem obras e projetos sociais que mudaram a vida de milhões de brasileiros.

gar todos nomes dos ministros de seu governo. Até lá, ela deve fazer anúncios em blocos, por área, a começar pela equipe econômica. Segundo a assessoria da presidenta eleita, na próxima quinta-feira Dilma irá participar de jantar especial em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oferecido pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul) em Georgetown, na Guiana.

JUROS - A saída de Meirelles poderia abrir espaço para uma política monetária mais frouxa, que permitiria a queda da taxa de juros, entre as mais altas do mundo. Um dia após as notícias sobre Mantega, jornais publicaram que Meirelles não continuaria no cargo a menos que Dilma pudesse garantir a autonomia do BC. Na própria sexta-feira, Meirelles procurou abafar eventuais ruídos de comunicação. Em entrevista à TV, ele afirmou que "não há condições impostas". Ele acrescentou ainda que "a presidente eleita Dilma expressou total apoio à autonomia do Banco Central durante a campanha eleitoral". Mas no fim de semana e ontem, notícias publicadas na imprensa mostravam que Dilma teria se irritado com as supostas condições apresentadas por Meirelles para permanecer no cargo. Segundo a fonte, a questão da autonomia do BC está fora de discussão, acrescentando ainda que o governo Dilma será "responsável" na política monetária. Na chefia do BC desde janeiro de 2003, Meirelles foi o presidente que mais tempo ficou no cargo. Com atuação no combate à inflação sempre elogiada, seu papel ganhou ainda mais destaque na coordenação, junto com Mantega, do combate aos efeitos da crise financeira global. Entre os nomes mais cotados para assumir a presidência do BC está o do diretor de Normas do banco, Alexandre Tombini.

CMYK


Política

O JORNAL JORNA L A3

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Contexto Roberto Vilanova - bobvilanova@hotmail.com

“DIA DE CÃO” Ontem foi mais um “dia de cão”, com quatro acidentes que interditaram quatro diferentes vias que se ligam com o centro da capital. Um ouvinte ligou para o programa do França Moura, na Rádio Jornal, e disse que gastou mais tempo para andar do Tabuleiro do Martins até o acesso ao Sítio São Jorge que o percurso feito da cidade pernambucana de Cupira até a Cidade Universitária. É sabido que a maioria das cidades brasileiras cresceu desordenadamente, mas há casos mais graves que envolvem a topografia acidentada – que é o caso de Maceió. A parte baixa da capital alagoana está na área de um antigo alagadiço; basta ver os nomes dos bairros: Poço, Levada, Vergel do Lago, Bebedouro, Ponta da Terra, Ponta Grossa, Prado... E a parte alta se liga com a parte baixa por ruas estreitas, que já não comportam mais o grande número de veículos. O problema não é o que fazer com os carros, mas o que fazer com as ruas.

CEDO

CONTRA

Benedito de Lira (PP), deputado federal eleito senador, diz que ainda é “muito cedo” para discutir a sucessão do prefeito Cícero Almeida (PP). Mas admite que é impossível conter as especulações fora de época.

Abrigado hoje na Prefeitura, o PT será adversário do prefeito Cícero Almeida amanhã. Na eleição municipal de 2012, o PT terá candidato próprio à Prefeitura de Maceió, conforme decisão do diretório nacional.

TCU: irregularidades do Canal do Sertão são julgadas amanhã Relatório aponta 32 obras e serviços com indícios de erros graves Gilson Monteiro Repórter

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisa amanhã a defesa do governo alagoano em torno das obras do Canal do Sertão incluídas no relatório do órgão que elencou 32 obras e serviços com indícios de irregularidades graves (IG-C). A permanência da obra na lista do TCU poderá comprometer o envio de recursos do governo federal no próximo ano. Na lista, divulgada no último dia nove, o TCU detectou sobrepreço, decorrente de preços excessivos, e superfaturamento em cinco trechos do Canal. Alista inclui ainda outras 17 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Mas segundo o coordenador do núcleo do Canal do Sertão na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Ricardo Aragão,

o relator do processo, ministro do TCU, Raimundo Carreiro, já teria dado parecer favorável ao governo alagoano, o que pode indicar um resultado positivo no julgamento de amanhã. “O governo de Alagoas participou de uma reunião no TCU, e também conversou com a Comissão Mista de Orçamento (CMO). Fornecemos nossas explicações, pois defendemos que não há sobrepreço, e já sabemos que o parecer do ministro Raimundo Carreiro, é favorável à nossa defesa”, afirma Aragão. Caso as explicações do governo sejam aceitas pelo TCU, as obras sairiam da lista do IGC para o IG-R, reação que elenca as obras e serviços com indícios de irregularidades graves com indicação de retenção preventiva de valores. “Com isso, os trechos três, quatro e cinco do Canal não correria mais o risco de ter o envio

de recursos bloqueados no próximo ano”, ressalta o coordenador da obra. Adiferença nos valores chega a R$ 140 milhões, sendo que o governo alagoano conseguiu justificar a disparidade de valores correspondente a R$ 40 milhões. Somente nos gastos com escavação em rocha, a diferença de preços chega a 30%. Alista ainda inclui as obras da macrodrenagem do Tabuleiro do Martins, onde também foi detectado superfaturamento, além de irregularidades graves no processo licitatório. Ainda segundo Aragão, o governo alagoano propôs a criação de uma comissão para acompanhar a elaboração das planilhas de custos. “Tivemos essa preocupação, que é uma medida profilática do governo alagoano, e propor essa comissão, que teria a participação de membros do TCU do governo do Estado e de

um órgão externo para acompanhar essas questões para que possam ser dirimidas todas as dúvidas. A nossa intenção é justamente evitar qualquer prejuízo ao erário”, concluiu. CONGRESSO - O relatório do TCU com as obras onde foram detectadas irregularidades será discutido hoje e amanhã pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), que reúne deputados federais e senadores. Nos dois dias de reuniões o Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI) ouvirá dirigentes de empresas estatais e de ministérios. O relatório de fiscalização foi entregue pelo presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, ao presidente do Senado, José Sarney, no dia 9 de novembro, indicando 32 obras com indicação de graves irregularidades. Fotos: Lula Castello Branco

VEREDA TROPICAL O prefeito Cícero Almeida já sabe que, no mínimo, o PT vai se juntar ao PDT e indicar o vice do candidato a prefeito Ronaldo Lessa.

NADA

NO BICO

Até ontem, a Câmara Municipal não tinha recebido o projeto do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) dos servidores de Arapiraca – que foi anunciado festivamente pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB) antes da eleição.

O vereador Moisés Machado (PMDB) disse que o prefeito Luciano Barbosa apenas “passou mel” na boca do funcionalismo, quando anunciou o PCCS. Entenda-se por “passar mel na boca” como o ardil para enganar o eleitor.

PEDRO PEDREIRO O prefeito de Mata Grande, Jacó Brandão, cansou de esperar pelo Estado e anunciou que vai reformar o prédio da delegacia do município por conta própria.

ON LINE

FICA

O vereador Ricardo Barbosa jura que não vazou o documento reservado do PSOL, criticando a vereadora Heloísa Helena. Barbosa admite o vazamento, mas explicou que se deu pela Internet.

O secretário municipal de Educação, Tomaz Beltrão, não trabalha com a hipótese de deixar o cargo e está convencido de que o acordo com o prefeito Cícero Almeida (PP) será mantido pelo PT.

QUEM SABE Não perguntem à presidente municipal do PT, Lenilda Lima, quando ela vai decidir se o PT sai ou fica na Prefeitura.

TOM

JERRY

Não convidem para a mesma reunião a vereadora Tereza Nelman e a exprefeita Kátia Born – que voltou a tramar contra o diretório municipal do PSB, que a vereadora Tereza Nelma comanda amparada por decisão judicial.

A ex-prefeita acusa a vereadora Tereza Nelma de trabalhar contra a candidatura do deputado federal Givaldo Carimbão à Prefeitura de Maceió. Tereza nega e diz que Kátia ainda não assimilou a derrota nas urnas.

ÁGUAS PASSADAS Tereza e Kátia disputaram uma vaga na Assembleia Legislativa, e não se elegeram. Mas Tereza obteve 10.500 votos e Kátia 6.500.

EXPRESSAS O ex-governador Moacir Andrade ainda não se recuperou da baixa que recebeu quando foi vítima de assalto em Jaraguá. Moacir Andrade foi mais uma vítima da chamada “saidinha de banco”. Ele sacou dinheiro numa agência em Jaraguá, mas perdeu a grana para dois ladrões. O deputado Judson Cabral prefere destacar o pragmatismo e não tem ainda opinião formada sobre a manutenção, ou não, da aliança com o prefeito Cícero Almeida. A superintendente do Ibama em Alagoas, Sandra Menezes, se disse favorável à implantação do estaleiro em Coruripe. Foi aberta ontem, na Galeria de Artes Visuais do Sesi, a exposição “Orquídeas e Você”, obras da jornalista Josiane Calado em parceria com Luciana Wander. A mostra “Orquídeas e Você” está sob a responsabilidade da curadora Viviane Duarte.

Barbosa critica atos de Heloísa

TCU detectou sobrepreço, decorrente de preços excessivos, e superfaturamento em cinco trechos do canal

Sigla exige nota de desagravo a Heloísa

Críticas seguem para o PSOL nacional

Ontem à noite, a crise no PSOL causada pelo “racha” entre os vereadores Ricardo Barbosa e Heloísa Helena foi debatida pela executiva municipal do partido em Maceió. Segundo Alexandre Fleming, que integra o grupo, e tem servido de interlocutor da ex-senadora e do presidente estadual, Mário Agra, foi feito um pedido de desagravo a Ricardo Barbosa, que chegou a classificar a companheira de bancada na Câmara Municipal de Maceió de “demagoga” por se recusar a receber a verba de gabinete de R$ 27 mil mensais. Heloísa tem se recusado a receber o dinheiro por considerar a forma de pagamento ilegal. A irregularidade foi parar na Fazenda Pública Municipal, que exigiu a criação de um projeto de lei para regulamentar o pagamento da verba. “A solicitação é para que o vereador Ricardo Barbosa proceda a um pedido de desagravo para preservar a vereadora Heloísa Helena. Existem muitas formas de dizer o que se pensa, mas não do modo como ele disse. Como se não bastassem ter enfrentado Benedito de Lira (PP) e Cícero Almeida (PP), agora temos esse problema interno. O partido é que discorda de ele ter recebido a verba durante um ano e meio”, disse Fleming. “O partido está preocupado com as reais intenções do vereador Ricardo Barbosa, com essa postura assumida por ele”, conclui Fleming. Barbosa diz que não mais dará entrevistas sobre o assunto. “Para não personalizar ainda mais essa discussão, prefiro não falar mais sobre esse assunto. Só falarei desse assunto junto á executiva do partido. Essa discussão agora passa para o âmbito do partido”, disse Barbosa. (G.M.)

O documento com críticas à vereadora Heloísa Helena, publicado com exclusividade por O JORNAL, na semana passada já foi encaminhado pela executiva municipal do partido ao diretório nacional do PSOL. O texto, que circulou entre mais de 900 militantes da legenda, acabou vazando, acirrando ainda mais o clima entre o presidente municipal do partido em Maceió, vereador Ricardo Barbosa, e o grupo capitaneado pela ex-presidente nacional, Heloísa Helena. O texto, assinado por nomes expressivos do partido, como o vereador e presidente da sigla em Maceió, Ricardo Barbosa, e pelo o professor Afonso Espíndola, segundo suplente da chapa de Heloísa ao Senado denuncia, entre outras coisas, que candidatos à disputa proporcional (deputados estaduais e federais) foram “proibidos” de utilizar fotos e números de Heloísa e de Agra em material de campanha, principalmente Ricardo Barbosa, que foi candidato a deputado esta-

dual. O documento também traz críticas à postura de Heloísa na disputa presidencial, quando ela declarou apoio à candidata Marina Silva, do PV. Segundo Barbosa, que é membro do diretório nacional, a cópia do documento vazado encaminhado ao diretório nacional foi assinada por 95 filiados. O texto deverá ser apreciado no encontro nacional agendado para os próximos dias quatro e cinco e dezembro. “O documento foi enviado, desta vez com 95 assinaturas, pois posteriormente ao vazamento outros companheiros filiados fizeram contato pedindo para ser signatários do documento. O documento deverá ser debatido no encontro no início de dezembro”, afirma Ricardo Barbosa, ressaltando desconhecer quem teria vazado o documento. “O PSOL precisa debater seu cenário atual. Porém, esse documento é algo de circulação interna, que só diz respeito aos militantes. Porém ele circulou numa

BNDES

VAGAS DA OAB

Prefeitura de Maceió não fará empréstimo O prefeito Cícero Almeida (PP) não deve mais fazer o empréstimo no valor de R$ 22 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Embora se atribua que a busca do montante tenha sido prejudicada pela greve dos funcionários da Câmara de Maceió, o que adiou a votação do projeto do Executivo, fontes ligadas ao prefeito garantem que ele decidiu não levar o projeto adiante por motivos políticos, que incluem a recente ruptura do PDT, que apesar de pertencer à base governista, não aceitou o apoio oferecido por Almeida ao governador Teotôni-

lista de com mais de 900 e-mails”, argumenta o vereador. O documento original, publicado por O JORNAL, foi assinado por 49 integrantes de oito diretórios do partido. Alexandre Fleming, membro das executivas municipal e estadual do partido, falou sobre o encaminhamento das críticas a Heloísa à direção nacional do PSOL. Nem Heloísa nem o presidente estadual da sigla, Mário Agra, quiseram se manifestar sobre o assunto. “Pela repercussão negativa, pelo nível de exposição que o vazamento desse documento trouxe ao partido, não acredito que o diretório nacional vá prosseguir com essa discussão. E se levar a frente essa discussão poderemos ter uma repercussão negativa para ele [Barbosa]. Sobretudo pelos interesses do vereador nesse debate, onde ficamos preocupados a quem ele estar servindo”, critica Fleming, que foi candidato a deputado federal pelo PSOL. (G.M.)

o Vilela (PSDB) durante a eleição de outubro passado, e mais recentemente a insatisfação de uma tendência minoritária do PT, pelo mesmo motivo. De acordo com a secretária municipal de Finanças, Marcilene Costa, a verba seria destinada à gestão do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos."Nossa base de dados é antiga e bastante defasada. Precisamos de recursos para a capacitação dos servidores, troca de equipamentos e dos cabos de fibra ótica. Assim, promoveríamos o ajuste fical necessário”, avalia.

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, adiar a escolha dos nomes que irão compor as listas para preencher as vagas de ministro do STJ destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O adiamento se deve à existência de fatos supervenientes que levaram o Tribunal a ampliar a discussão.A OAB apresentou 18 candidatos em três listas sêxtuplas. Ao STJ cabe, agora, eleger três candidatos de cada uma das listas para encaminhar à apreciação do presidente Lula, que definirá os três indicados - após o que os futuros ministros passarão por sabatina no Senado Federal e aprovação pelo Plenário. O advogado alagoano Fábio Ferrário concorre a uma das vagas. Durante todo o final de semana passado, a expectativa era grande para saber se ele seria escolhido ou preterido para fazer parte do STJ.

CMYK


O JORNAL

Nacional A4

O presidente responde Coluna semanal do presidente Lula

Alcir Medeiros da Conceição, 57 anos, funcionário público de Vila Velha (ES) – Por que nós que somos funcionários públicos federais não recebemos reajuste salarial há mais de 10 anos? Quando o nosso salário será reajustado? Presidente Lula - Asseguro a você que não existe esse congelamento, muito pelo contrário. Logo em 2003, implantamos a Mesa Nacional de Negociação Permanente com as entidades sindicais do funcionalismo. Todos os servidores civis e militares, ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo federal tiveram reajustes reais (descontada a inflação do período), que variaram de 10% a 300%. Recuperamos a defasagem salarial de anos de estagnação e procuramos corrigir as distorções. O maior impacto foi em 2008, com 58 negociações concluídas e a reestruturação de 112 tabelas remuneratórias, que beneficiaram a totalidade dos servidores públicos federais com reajustes escalonados entre 2008 e 2011. Exemplo: um professor de universidade, com doutorado e dedicação exclusiva, ganhava R$ 2.167,56 em 2002 e, neste ano, com o pagamento da terceira parcela do reajuste escalonado, seu salário é de R$ 10.446,81. Outro caso: os servidores de nível intermediário, setor em que havia muito arrocho salarial, receberam também amplos reajustes. Havia casos em que a remuneração inicial era de R$ 668,00 e no final da carreira só chegava a R$ 1.144,14. Esses valores variam hoje de R$ 2.473,52 a R$ 4.436,50. São apenas alguns exemplos, mas a reestruturação ocorreu em todas as carreiras/categorias, com a valorização das categorias mais numerosas e que sofreram maiores perdas salariais. Se você não foi contemplado, Alcir, pode ter havido uma distorção individual. É importante que você procure a direção do seu órgão para esclarecer o assunto. Paulo Henrique F. dos Santos, 27 anos, estudante de Paranavaí (PR) – O Minha Casa Minha Vida, para famílias de baixa renda, apurou que Paranavaí tem um déficit habitacional de 3.500 casas. O déficit deve ser ainda maior, uma vez que famílias de outras faixas de renda também precisam de casa própria. Mas fala-se que o programa vai construir 200 casas. O que fazer? Presidente Lula – O Programa Minha Casa Minha (PMCMV) já financiou 424 unidades habitacionais em Paranavaí e existe projeto em estudo para a produção de mais 102 unidades na sua cidade. O Programa existe há pouco mais de um ano e seria impossível resolver o problema do déficit habitacional de uma hora para outra. O governo federal vai dar continuidade ao PMCMV, estando planejada a construção de mais 2 milhões de moradias entre 2011 e 2014 em todo o Brasil. Certamente a cidade de Paranavaí será contemplada com financiamentos de novos empreendimentos habitacionais. No Estado do Paraná, apenas pelo PMCMV, já foram financiadas 46.911 habitações, sendo que, em âmbito nacional, este número chega a 728.123. Além do PMCMV, existem outros Programas Habitacionais que atendem famílias de acordo com suas faixas de renda familiar. Até o dia 9 deste mês, a Caixa já havia concedido mais de 980 mil financiamentos, em valor superior a R$ 61,4 bilhões. Francisco Francimar Saldanha da Silva, 51 anos, médico veterinário de Quixeramobim (CE) – Contribuo há 24 anos com a Previdência Social. Hoje me arrependo muito de não haver optado por uma previdência privada. Existe alguma perspectiva de melhoria para quem contribui acima de um salário mínimo? Presidente Lula – Desde 2003, os 18 milhões de segurados da previdência social básica, que recebem o piso previdenciário, tiveram reajustes de 72% acima da inflação. Em relação aos demais – 8,2 milhões –, que recebem acima do piso, houve reajustes anuais que preservaram o poder de compra – em cumprimento de uma obrigação constitucional – e dois reajustes reais (acima da inflação): de 1,7% em 2006, e de 4,1% agora, em 2010. A previdência social básica é a que garante renda ao segurado e a sua família, não apenas nos casos de velhice ou morte, mas também nos casos de doença, acidente, gravidez ou prisão. Além da previdência social básica, que é obrigatória para todo empregado com carteira assinada, o trabalhador pode optar também pela previdência complementar, ou privada, em que os benefícios são geralmente apenas aposentadoria e pensão. Esta última divide-se em fechada (fundos de pensão) e aberta, ou individual, que é oferecida pelo sistema bancário. A previdência complementar pode ser adotada por aqueles que ao se aposentarem pretendem receber além do teto previdenciário, que atualmente é de R$ 3.467,40. Envie você também sua pergunta para o presidente Lula através do e-mail opinião@ojornal-al.com.br

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: nacional@ojornal-al.com.br

Rio culpa Comando Vermelho por arrastões e incêndios de carros Na zona norte da capital fluminense, bandidos metralharam uma cabine da PM RIO DE JANEIRO - A Polícia fluminense atribui à insatisfação de traficantes da facção criminosa Comando Vermelho com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) nas favelas e com a transferência de chefes do tráfico para o presídio federal de Catanduvas (PR) os ataques de criminosos contra motoristas na cidade. Na madrugada de ontem, cinco homens atearam fogo a uma perua e dois carros, em Irajá, na zona norte, e metralharam uma cabine da Polícia Militar. No domingo, na Linha Vermelha, uma das principais vias expressas, seis homens incendiaram dois carros e atiraram contra um veículo da

Aeronáutica. Nos dois casos, ninguém ficou ferido. Para enfrentar a nova onda de ataques, o governo estadual determinou que o esquema especial de policiamento do fim do ano fosse antecipado. Escalas de policiais foram reduzidas para aumentar o efetivo do patrulhamento nas ruas, e o policiamento das vias passará a contar com 140 motocicletas. “Claro que isso tem a ver com a reorganização do território que reconquistamos. Vamos continuar pacificando, porque ainda tem comunidades que servem de fortaleza e escudo para o crime”, disse o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB).

Os ataques em série pegaram a cúpula da Segurança Pública de surpresa. O comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, ligou para os comandantes dos batalhões das áreas atingidas pelas ações dos criminosos determinando o aumento do policiamento e disse que a PM voltará a operar nas favelas dominadas pelo CV. HISTÓRICO DE ATAQUES - Ataques de traficantes contra veículos no Rio são parte das crises da área de segurança pública desde 2005, quando uma quadrilha da Favela Pára-Pedro incendiou o ônibus da linha 350 cheio de

passageiros. Cinco pessoas morreram e 16 ficaram feridas. No ano seguinte, um ônibus da Viação Itapemirim foi interceptado por 15 homens encapuzados que atearam fogo ao veículo. Nove pessoas morreram. Um quartel do Corpo de Bombeiros e delegacias foram atacados. Em outubro do ano passado, dois mil policiais foram mobilizados para impedir o ataque de traficantes contra ônibus. A ameaça ocorreu após a Polícia matar mais de 30 supostos traficantes em diversas favelas do Rio, após a queda de um helicóptero da PM abatido a tiros no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte.

PETROBRAS

Sai lista de aprovados em processo seletivo Já está disponível a lista com os nome dos aprovados no processo seletivo do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), promovido pela Petrobras. Para saber quem obteve nota suficiente para poder fazer parte do programa é preciso acessar o site www.cesgranrio.org.br. O programa contou, ao todo, com 258.958 inscritos para preencher 27.915 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para os níveis básico, médio, técnico e superior. As chances foram divididas em 13 Estados do país. O curso, além de ser gratuito, oferece bolsa para os participantes que estiverem desempregados durante sua realização. Por mês, os aprovados receberão de R$ 300 a R$ 900, dependendo do nível do curso. O objetivo do programa é melhorar a qualificação dos profissionais para as empresas de petróleo e gás, e não garante vaga de emprego na Petrobras.

Em cartaz, familiares de Gabriele pedem ajuda para encontrá-la

PELA INTERNET

Menina some após marcar encontro CURITIBA - A adolescente Gabriele Haccourt, de 13 anos, está desaparecida desde a terça-feira da semana passasa após supostamente marcar um encontro pela Internet. Segundo informações da Polícia Civil do Paraná, ela é moradora de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e teria saído de casa para encontrar com um homem, identificado como Douglas, que conheceu pela web. Ele também está desaparecido. Pela conversa, que ficou gravada no computador da garota, a família descobriu que eles marcaram de se en-

contrar no terminal do Bairro Alto, em Curitiba, às 15h da terça, dia 16. De acordo com o superintendente Osmair Silva, da Polícia local, pouco antes de sair de casa a garota pegou um pouco de dinheiro e não foi mais vista. Ela saiu só com a roupa do corpo e sem documentos. O desaparecimento também é investigado pelo Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), que já recolheu o computador da adolescente para verificar os arquivos existentes e tentar obter mais informações sobre a pessoa com quem ela estava conversando.

CMYK


O JORNAL

Internacional

A5

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: internacional@ojornal-al.com.br

Tumulto em ponte mata 339 no Camboja Vítimas foram pisoteadas no encerramento de tradicional festival que reuniu milhares de pessoas em homenagem a rio PHNON PENH - Ao menos 339 pessoas morreram no Camboja, durante um tumulto em um festival na capital Phnon Penh ontem, informou o governo do país. Outras 329 pessoas ficaram feridas. De acordo com o primeiroministro Hun Sen, as causas da tragédia ainda não estão claras. A polícia iniciou uma investigação que será dirigida por uma comissão especial. Muitos dos feridos estão em estado grave. Estima-se que 2 milhões de pessoas estavam na capital cambojana para o tradicional Festival das Águas, que marca o fim da temporada de chuvas no país. Uma corrida de barcos folclóricos, seguida por um show encerrava os três dias de festividades. Milhares de pessoas assisti-

am ao show em uma ilha fluvial do rio Tonle Sap quando o estampido começou. De acordo com testemunhas, algumas pessoas foram eletrocutadas, o que provocou pânico. Outras versões indicam que os espectadores desmaiaram por causa do calor. A multidão tentou fugir por uma ponte que liga a ilha às margens do rio. Amaior parte das vítimas foi pisoteada ou caiu no rio. Muitos dos feridos estão em estado grave. Fontes dos serviços de emergência indicaram que dezenas de pessoas se lançaram às águas do rio Tonle Sap para evitar serem esmagadas pela multidão. O Camboja é um dos países mais pobres do Sudeste Asiático e conta com um sistema de saúde pública precário.

Centenas de pessoas ficaram presas na ponte sobre o rio Tonle Sap e acabaram sendo esmagadas: 339 morreram e outras 329 ficaram feridas

EGITO

Haiti tem 1.344 mortos por epidemia de cólera Robô é preparado para entrar na mina em busca dos 29 trabalhadores

NOVA ZELÂNDIA

Resgate de mineradores soterrados começa hoje A operação para tentar retirar 29 trabalhadores soterrados em uma mina de carvão da Nova Zelândia está parada há quatro dias, e os técnicos dizem que só nesta terça-feira deve haver condições de segurança para que as equipes de resgate tentem entrar na mina, cenário de uma explosão na sexta-feira. Ontem pela primeira vez as autoridades falaram abertamente na possibilidade de que os 29 trabalhadores tenham morrido na explosão, que, segundo especialistas, causou a propagação de chamas e gases tóxicos pelas galerias. “Todos estão aflitos e há exaustão em todo lugar. Os nervos estão à flor da pele. Estamos entrando no quarto dia e isso é muito desgastante”, disse Tony Kokshoorn, prefeito de Greymouth, na costa oeste da Ilha Sul neozelandesa, onde fica a mina Pike River. “Até que alguém nos diga que não há esperança, existe muita.” As autoridades dizem que é possível que os mineiros tenham encontrado um bolsão de ar respirável e estejam refugiados ali. Mas não está claro se eles tinham água e alimentos para sobreviver. Areserva emergencial de oxigê-

nio do grupo duraria apenas cerca de uma hora. A qualidade do ar na mina está sendo testada, e um robô está sendo preparado para penetrar na galeria principal, escavada horizontalmente numa montanha. Mas o robô só poderá entrar se houver certeza de que seus componentes eletrônicos não causarão uma nova explosão. Crianças amarraram fitas amarelas em sinal de esperança nos postes de Greymouth. Enquanto isso, muitos parentes dos trabalhadores começam a questionar a capacidade do setor para lidar com um acidente desses. Um poço de 15 centímetros de diâmetro está sendo perfurado a partir do alto da montanha até a galeria central. Câmeras, microfones e sensores examinarão as condições da mina, junto com os testes da qualidade do ar que são feitos a cada 30 minutos para avaliar a concentração de gás metano. No sudoeste da China, equipes de resgate retiraram ontem 29 mineiros que haviam ficado retidos por causa da inundação de uma galeria subterrânea numa mina de carvão.

Prefeitura de Tanque d’Arca, órgão público municipal, com CNPJ nº 12.241.865/000129, torna público que requereu do Instituto do Meio Ambiente – IMA, a autorização de serviço para a obra de Pavimentação da parte que complementa o acesso ao Alto do Cruzeiro, com o nº de siconv 004976/2010 em seu município. Roney Tadeu Valença Silva Prefeito

PORTO PRÍNCIPE - Subiu para 1.344 o número de mortos no Haiti pela epidemia de cólera, que começou em meados de outubro, segundo um novo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde do país. O número de pessoas hospitalizadas chegou a 23.377 e foram registrados 56.901 casos de contaminação, segundo as novas estimativas. Enquanto isso, crescentes protestos contra os “capacetes azuis” da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) - chefiada pelo Brasil - acontecem às vésperas das eleições nacionais, previstas para o próximo domingo (28). Haitianos revoltados acusam membros da ONU vindos do Nepal de terem trazido o vibrião do cólera ao país. Os militares brasileiros que integram a força de paz no Haiti têm como principal desafio as manifestações de caráter político. São comuns os enfrentamentos entre militares brasileiros e manifestantes ligados a partidos políticos, segundo o coronel José Carlos Avellar, subcomandante do Brabatt 2, o mais novo dos três batalhões da força de paz brasileira no Haiti, criado semanas depois do terremoto em janeiro deste ano. VÍTIMAS - Os números de vítimas do cólera, segundo a Organização Pan-americana de Saúde, ainda estão subestimados. O órgão afirma que até 20 mil podem ser infectados e até 10 mil podem morrer nos próximos seis a 12 meses. O cólera, particularmente fatal em crianças e idosos, se desenvolve rapidamente depois das bactérias chegarem ao intestino. Os sintomas incluem forte diarreia e desidratação e, sem tratamento, pode matar em poucas horas. A situação deve se agravar em um país onde milhões de pessoas vivem em campos de refugiados desde o terremoto

Pacientes de cólera recebem atendimento em barracas improvisadas

de 12 de janeiro, em condições higiênicas precárias. O Departamento (Estado) de Artibonite, no norte, foi onde começou o foco da doença e ainda é o mais atingido, com a metade dos mortos de todo o país (701) e quase 13 mil hospitalizações. Na capital, Porto Príncipe, onde há vários acampamentos de desabrigados após o terremoto, o número de mortos subiu para 77, contra 67 do balanço anterior. PROTESTOS - Os protestos de haitianos chegaram até a capital, Porto Príncipe, na última quinta-feira, com manifestantes fechando ruas com barricadas e atacando com pedras veículos levando brasileiros membros da força de paz da ONU no Haiti. A polícia e os soldados responderam com bombas de gás lacrimogêneo e apontando suas armas, mas não conseguiram conter as manifestações. Manifestantes se reuniram na praça do Campo de Marte, bem perto do Palácio presidencial, e gritavam slogans em creole, tais como “A Minustah nos trouxe a cólera”. Um cartaz em creole também indicava “A Minustah joga excrementos na rua”. “Estamos contra o poder e contra a Minustah, que não

fazem nada. AMinustah deveria pacificar o país e hoje estamos pior. A Minustah mata haitianos”, disse Ladiou Novembre, um professor do ensino médio. Centenas de pessoas se reuniram na frente do Ministério de Saúde Pública para exigir a saída da Minustah PREVENÇÃO - Abase militar que abriga as forças de paz brasileiras no Haiti adotou medidas para evitar a disseminação do cólera entre os soldados que participam da missão. Por exemplo, a desinfecção de botas e dos pneus dos carros que circulam pelas ruas da capital Porto Príncipe. Assim que entram nas instalações dos três batalhões brasileiros, militares e visitantes precisam pisar sobre um tapete azul, encharcado com cloro e álcool. Já os veículos militares são parados no portão de entrada e têm seus pneus desinfetados com a mesma substância. Outras ações já vêm sendo tomadas pelas tropas brasileiras mesmo antes do aparecimento da doença, como o uso de álcool gel para a desinfecção das mãos, o tratamento da água usada pelo batalhão e a importação da comida e da bebida consumidas na base.

Israel fará muro na fronteira para conter imigração JERUSALÉM - Máquinas de terraplanagem israelenses começaram ontem a deitar os alicerces de uma barreira para fechar parte da fronteira de Israel com o Egito, anunciou o Ministério da Defesa. Israel quer impedir migrantes ilegais da África de entrarem no país através do deserto do Sinai, no Egito, e bloquear o contrabando de armas e drogas. O deserto do Sinai é usado como rota por migrantes africanos que buscam trabalho ou asilo em Israel. Geralmente eles são conduzidos até a fronteira por um beduíno local, em troca de um pagamento. Tropas egípcias postadas na fronteira já mataram a tiros pelo menos 28 migrantes este ano, antes de eles conseguirem atravessar. “Estamos trabalhando para fechar 140 km da fronteira de 250 km. Haverá uma barreira física e scanners eletrônicos”, disse Udi Shani, alto funcionário do Ministério da Defesa, falando com parlamentares. O porta-voz do governo israelense Mark Regev disse que Israel está construindo a barreira para proteger seus cidadãos e pôr fim à “importação ilícita de drogas, ao tráfico de pessoas e à infiltração em Israel de terroristas que querem matar nossa população”. Máquinas pesadas de terraplanagem começaram a trabalhar em vários trechos da fronteira. A previsão é que a obra leve mais de um ano para ser concluída e que custe 1,35 bilhão de shekels (US$ 370 milhões). Uma barreira que garantisse a segurança da fronteira inteira exigiria aprovação do governo, e o custo da obra subiria para cerca de 4 bilhões de shekels (mais de US$ 1 bilhão). A fronteira entre Israel e Egito se estende desde a Faixa de Gaza (governada pelo Hamas), no norte, até a cidade turística israelense de Eilat, à margem do mar Vermelho, ao sul. Boa parte dela é aberta, com apenas patrulhas de fronteira e torres de vigia monitorando a paisagem árida.

CMYK


O JORNAL

Opinião A6

A Carta de Lisboa (primórdio) “A realidade política é diferente da realidade translúcida, da que vemos” Murillo Rocha Mendes Membro da Academia Alagoana de Cultura Corria célere o ano de 1974; aliás, como sempre passa, inalteradamente, o incontido tempo que convencionamos para assinalar os altos e baixos de nossas existências. Era, então, secretário da Educação e Cultura do nosso Estado, menos pela convocação do Divaldo, já escolhido governador, do que pelo desafio incontornável com que me provocou. Eu e ele, e nossos circunstantes, sabíamos disso. Eu vinha, seguida e obstinadamente, recusando seu desvanecedor convite, a generosidade de sua fraterna convocação. Aceitaria, de pronto, e ele bem o sabia, se o convite fosse para a Secretaria da Fazenda, onde estive, durante o frutuoso governo do operante e digno Lamenha Filho, com resultado proveitoso. Tudo aconteceu, assim: - Um dia, na hora sagrada do meio dia, eis que estaciona à porta de minha residência o Galaxie da Assembleia Legislativa Estadual, a viatura oficial de sua presidência. Dela desembarca o Divaldo, o deputado presidente que, movido pela solidez de nossa recíproca amizade e estima, edificadas na prática esportiva e nas lutas estudantis que, juntos e unidos, encetamos em nossa irrefreada juventude, sem qualquer cerimônia, como era do nosso mútuo feitio, nela adentrou. Chamou por minha esposa e disse-lhe, direta e contundentemente, com uma objetividade irrespondível e oportuna sagacidade: - Celina, seu marido quer ser governador cobrando impostos! Após as mesuras de praxes, continuou Divaldo: - Ofereci-lhe a maior secretaria do meu futuro governo, justo aquela que lhe possibilitará, desde que faça uma boa administração, converter em realidade suas justas aspirações de governar o Estado; e ele, teimosamente, vem recusando. Releva esclarecer que, em várias de nossas fraternas e sinceras tratativas, acicatado pelos meus joviais devaneios, pela presunção dos jovens de que tudo podem e de que tudo sabem, confessei-lhe esse meu puro e perseguido projeto... Já havia, num naipe de cinco nomes, sido indicado para tal, pelo governador Lamenha Filho, em sua sucessão; afinal, frustrada pela divisão da importância de seu prestígio pessoal e pela diminuição de sua força política, como consequência dessa indicação múltipla. Bem, tudo isso, para dizer que, no ano da graça de 1975, assumi a Secretaria da Educação e Cultura do Governo Divaldo Suruagy e, apesar de haver realizado uma boa e reconhecida gestão administrativa, em 1978, não me vi indicado, como poderia esperar, para sua sucessão. Frustrei-me, mas não me senti, politicamente, morto e sepultado. Fiz-me candidato a deputado federal. Recusei, assim, esquemas para renunciar a essa minha candidatura; para candidatar-me a deputado estadual e ser o mais votado. Oportunamente, seria guindado à presidência do Poder Legislativo Estadual e, então, postularia o governo do Estado. Aliás, o modelo que o elevou à mais alta magistratura do Estado (Justiça se lhe faça: - Esse seu primeiro governo foi altamente fecundo, bateu recordes, mudou a face de Alagoas). Irresignado, equivocadamente, não negociei as alternativas que me foram propostas. Decidi, tangido pela minha inexperiência política, afastar-me do grupo governamental. Não aceitei o esquema; achei que nele não poderia confiar. Em faixa própria, num eu sozinho, disputei uma das então sete vagas para deputado federal, na convicção de que não me seria difícil a eleição, visto como era um nome conhecido e reconhecido no meu Estado. Aprendi muito com essa experiência. Descobri que a realidade política é diferente da realidade translúcida, da que vemos, daquela em que nos inserimos. Rompido, elegi-me a duras penas, isolado, na minha posição obstinada, opondo-me ao status quo, aos que tinham tudo e quase tudo podiam. Fui o menos votado dos eleitos na legenda oficial em que me albergava. Eleito, sabia que a oportunidade estava reaberta. Poderia voltar a sonhar. Para tanto, ainda no correr de novembro/78, bem não havia sido aquietada a euforia dos que vencem, senti a necessidade de conhecer o novo palco da minha vida pública e de trazer de lá, para estudos e amplo conhecimento, toda a disponível literatura parlamentar; de modo específico, os Regimentos Internos das duas Casas Legislativas (Câmara dos Deputados e Senado Federal), além do Regimento Comum que orienta, baliza e conduz as reuniões do Congresso Nacional; quando estão reunidos, em um só colegiado deliberativo, Câmara e Senado. Estudei-os, atenciosamente, por dois meses; aprendi-os. Deles me assenhoreei, pois sabia, de ciência própria e pelo que acompanhei das refregas parlamentares, se os dominasse, exerceria tranquilo desempenho das novas atividades, marcadamente, das que se efetivam no Plenário. Esse exemplo, retirei-o do combativo alagoano senador guanabarino Aurélio Vianna da Cunha Lima, gran-mestre em matéria regimental. Nessas circunstâncias, viajamos para Brasília; eu e minha inseparável família. Betinho e Dora, sua esposa, agora, primos e afilhados de casamento, acompanharam-nos. Faço justiça à minha equipe de campanha, aos constantes e diretamente envolvidos nela e comigo, que não eram mais do que quatro: - Adalberto (Betinho), meu primo e escudeiro de todas as horas, e meus três filhos: - Cláudio Lúcio, Paulo Sérgio e Carmen Valéria que me davam cobertura. Eu e Betinho nos alternávamos no volante de uma Belina, por todo o interior do Estado, sem descanso e sem desfalecimento, movidos pelos contatos que se faziam os mais auspiciosos e encorajadores. Enquanto desbravávamos o interior alagoano, meus filhos, todos os três, em um Fiat 147, adaptado em carro de propaganda, me davam cobertura por todos os recantos de Maceió. Revezavam-se no microfone, mas não podiam alternar-se no volante, pois que, somente o mais velho tinha idade e habilitação para dirigir. E diga-se: - Cumpriam essa espartana tarefa, mercê da diligência materna, sem prejuízo de seus estudos, sem conspirar contra a frequência obrigatória do Colégio Marista, onde estudavam. Na verdade, foi uma modesta e raquítica vitória a adornar uma hercúlea luta. Era deputado federal de poucos votos, mais o era, sobretudo, de todos os alagoanos; inclusive, dos que não me sufragaram; dos políticos militantes que me ajudaram, e daqueles que não tinham compromissos com a minha candidatura; igualmente, dos que não quiseram ou não puderam honrar os compromissos assumidos.

O poeta e o juiz “Pensará sempre nas consequências sociais de suas decisões” João Baptista Herkenhoff Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo, professor da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha e escritor Em Cachoeiro de Itapemirim o povo ergueu na praça principal o busto de um poeta. E esculpiu nesse busto versos do poeta. O poeta chama-se Newton Braga, tão universal e humano quanto seu irmão, o cronista Rubem Braga, embora menos conhecido do que este porque escolheu residir na sua terra natal. O primeiro aspecto a realçar é que a homenagem máxima da cidade foi fruto de uma subscrição popular. Centenas de pessoas assinaram a lista de doações tendo havido contribuições minúsculas, algumas destas sumamente expressivas porque os signatários colocaram toda a força da alma ao assinar. Destaque-se ainda que não se tributava honra a um homem de poder, como é bem mais comum ocorrer. Os versos esculpidos no granito são os versos finais do poema “Fraternidade”: “Esta sensibilidade, que é uma antena delicadíssima,/ captando pedaços de todas as dores do mundo,/ e que me fará morrer de dores que não são minhas”. Vejo uma identidade entre o juiz e o poeta. O juiz também morre de dores que não são suas. Deve ser capaz de viver o drama dos processos, descer às pessoas que julga, incorporar na alma a fome de Justiça do povo a que serve. O juiz haverá de ser um misto de juiz e poeta, não com o sentido pejorativo que se desse a essa fusão. Mas com o verdadeiro sentido que há em ver como atributos da Justiça a construção da Beleza, obra do artista, e a construção do Bem, obra do homem que procura trilhar o caminho da virtude. Diverso e oposto desse paradigma de juiz seria o juiz distante, distante e equidistante, cuja pena se torna para ele um peso, não por sentir as dores que não suas, mas pelo enfado de julgar, pela carência do idealismo e da paixão que tornariam seu ofício uma aventura digna da dedicação de uma existência. A lei como instrumento de limitação do poder é um avanço da cultura humana, caracteriza o Estado de Direito. Mas a tábua de valores de um povo não está apenas na lei. Está sobretudo no estofo moral dos aplicadores da lei. Não há arquitetura política, sistema de freios do poder, concepção de instâncias superpostas a permitir a utilização de recursos, não há enfim engenharia processual que assegure a um povo tranquilidade e Justiça se os juízes forem corruptos, preguiçosos, egoístas, estreitos, sem abertura para o social, ciosos apenas de suas vaidades. O juiz-poeta será aberto ao universal porque a Poesia descortina os horizontes do mundo e rompe com as estreitezas. Aberto ao universal, terá do Direito uma visão sistêmica, percebendo a relação do Direito com os outros saberes humanos. Portador de cultura ampla, impulsionado pela Poesia a ver sempre além, terá consciência de seu papel social, mediador de culturas num Brasil plural. O juiz-poeta cultivará o estudo, o trabalho intelectual, os livros. Seguirá o conselho de Olavo Bilac: “Longe do estéril turbilhão da rua, Beneditino escreve! No aconchego do claustro, na paciência e no sossego, trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!” O juiz-poeta não se fechará no estreito mundo do jurídico e menos ainda no estreito mundo de códigos e leis interpretados literalmente. Abrirá as janelas para enxergar toda a complexidade dos problemas humanos, pensará sempre nas consequências sociais de suas decisões. Nunca lavará as mãos, como Pilatos, jogando sobre o legislador a culpa por sentenças que, a seu próprio critério, sejam profundamente injustas, sem o esforço de buscar caminhos de interpretação para que prevaleçam, nos julgados, os valores éticos que a própria Constituição Federal coloca como parâmetros da organização social brasileira, como muito bem analisou em livro o jurista gaúcho Juarez Freitas. Um juiz e uma Justiça que participem do esforço de superação das injustiças estruturais, isto é o que se espera como programa de ação de um Judiciário sensível e vigilante. Em síntese: juízes-poetas que se desdobrem para fazer da Justiça uma obra de poesia e de grandeza.

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: opiniao@ojornal-al.com.br

Sem barulho Se os moradores passarem a reclamar dos estabelecimentos que, para funcionar, acabam incomodando a vizinhança, a Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano terá muito que fazer nos próximos dias em Maceió. Isso porque a falta de fiscalização faz com que a população seja a fiscal da lei. O fórum é o Ministério Público, para onde são canalizadas as reclamações que, após apuradas, geram, ou não, uma ação que vise corrigir as distorções. Invariavelmente, essas distorções podem ser traduzidas em desrespeito ao sossego e ao espaço alheios. Ontem, o órgão municipal responsável por esse tipo de fiscalização lacrou a Boate Le Hotel, instalada na Ponta Verde. A ordem foi em decorrência de uma ação do MP, acatada incontinenti pela Justiça. O som ensurdecedor e o incômodo causado pelos carros dos clientes estacionados nas calçadas e entradas de garagens geraram a revolta dos moradores. Um morador revoltado faz um barulho similar ao de uma boate cheia. Há alguns dias, uma força-tarefa envolvendo até a

O sucateamento da educação

Polícia Militar foi às ruas de Maceió à caça de descumpridores da lei e que incomodavam a vizinhança. A operação deu certo, contou com o apoio da população, mas perdeu fôlego, e a baderna voltou a reinar. Mas, se a iniciativa dos moradores revoltados com este ou aquele problema provocado por algum estabelecimento do tipo barulhento se tornar uma reação em cadeia, os fiscais da Prefeitura vão precisar encomendar novo lote de lacre autocolante. São centenas de casas de shows, bares, restaurantes e até churrasquinhos que dão lazer a umas pessoas e angústia a outras. Uma reação em cadeia deixaria Maceió numa tranquilidade só. As reações viriam em grande escala porque a população, principalmente a geração mais jovem, alega que as opções de lazer na capital são poucas. Entre os mais jovens, o incômodo desses estabelecimentos é pouco, quase inexistente. No entanto, o direito a ter sossego dentro da própria casa é de qualquer pessoa. Não há idade certa para isso.

Ponto de vista

San

A importância e necessidade da prevenção “O tabagismo mata por ano mais pessoas do que as que morreram na Segunda Guerra Mundial” Jandira Torreiro Membro da Academia Alagoana de Cultura, da Academia Maceioense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) Fala-se em saúde pública como saúde coletiva ou soma de ações dirigidas à população. É bom lembrar que saúde pública tem como mister prevenir o acometimento de doenças e começou com Pasteur na França e, no nosso país, Osvaldo Cruz provou a importância da vacina na prevenção de um elenco de doenças e do saneamento como prevenção de outras tantas. A partir daquele sanitarista o Brasil começou a se destacar no mundo, em termos de saúde pública ou prevenção das endemias. Hoje, a prevenção é preterida por ações curativas, o que pode ser atribuído ao desconhecimento das autoridades de sua importância, ou quem sabe por falta ou má distribuição de recursos. É o que vemos não apenas no governo, que esquece o saneamento, e nos planos de saúde que cobrem apenas ações de diagnóstico e tratamento. Foi provado, a osteoporose é um problema de saúde pública que pode ser prevenida, e atinge mais de 50% dos idosos com sérias consequências como fraturas do fêmur, entre outras, deixam o idoso preso ao leito, muito tempo, e se não receber assistência holística poderá entrar em depressão,e por não deglutir, baba, expectora a todo momento, por sua elevada produção de secreção bronco pulmonar, pois a idade diminui a função pulmonar e se o doente permanece no leito, dificilmente fugirá desse quadro, e os familiares fugirão dele. E por sua imobilidade poderá apresentar obesidade, e com esta a diabetes e hipertensão com grande letalidade. Por seu isolamento, poderá ter seu estado agravado pelo mal de Alzeimer, de causa desconhecida, mas incidente nessa faixa. Já foi provado que a atividade física pode retardar ou mesmo evitar o surgimento de males, pela produção de um hormônio que lentifica a destruição dos neurônios, mas, os planos de saúde não cobrem atividades físicas, uma das mais importantes, a hidroterapia como prevenção da osteoporose e a lentificação de outras patologias é vista como estética, ignorando-se sua etimologia.Outra atividade importante seria o caminhar, mas como fazê-lo, em Maceió?A cidade é completamente esburacada, não somente as ruas, mas, principalmente calçadas onde é impossível deambular, pois, além de quebradas, se sobrepõe uma sobre outra, para entrada de carros e os pedestres que se danem, caiam quebrem os ossos fracos pela idade: idosos, deficientes,doadores e transplantados são obrigados a disputar com veículos o espaço nas ruas. Que o Ministério Público intervenha nos planos de saúde obrigando-os a cobrirem atividade física ao idoso para terem melhor qualidade de vida, e junto à Prefeitura obrigando a dar prioridade à recuperação de ruas e calçadas. Ainda que

haja espaço em praças públicas para atividade física, o plano de saúde tem o dever de prestar maior cobertura ao associado idoso. Com a prevenção gastar-se-á menos com diagnóstico e tratamento de patologias degenerativas. Outro problema de saúde pública que deveria ser evitado o tabagismo que mata por ano, mais pessoas do que as que morreram na Segunda Guerra Mundial e pode ser prevenido, proibindo-se a plantação do tabaco e a fabricação de seus derivados. Mas o governo tem de ser “mucho macho”, para tomar tal decisão, é um dos maiores IPI recolhidos no país, mas, por cada dólar recolhido, são gastos dois dólares e meio com o diagnóstico e tratamento das doenças tabaco associadas, além do dano social, por morte e invalidez. Evitarse-ia milhares de mortes por câncer, cardiopatias, arteriopatia periférica, doenças pulmonares, problemas como catarata, impotência sexual, esterilidade, parto prematuro, deficiência mental de filhos de fumantes! Pode-se prevenir as doenças da infância, com a vacinação e principalmente com o saneamento básico. Os indicadores do Brasil urbano são inferiores aos da Jamaica, República Dominicana e Territórios Palestinos Ocupados. E a parcela da população sem acesso a rede geral ou fossa séptica em 2009 era de 80,5%, inferior ao das áreas urbanas de Territórios Palestinos Ocupados (84%), Jamaica (82%) Filipinas (81%), pouco superior à do Irã (80%), Angola(79%) e China(74%), segundo a OMS! O Brasil rural mostra índices africanos, pois o acesso da população a saneamento é inferior ao registrado entre campesinos de nações em conflitos como Sudão e Afeganistão! O subgrupo das doenças preveníveis por vacinação é menos aterrador, contudo, faltam políticas públicas de saneamento básico e de atenção infantil. O Ministério da Saúde estima para 2010 a mortalidade infantil em 7 por mil nascidos vivos, por infecções respiratórias agudas e doenças preveníveis por vacina, do que se pode inferir a insuficiência da cobertura vacinal no país. O “novo” governo terá de se preocupar com a priorização das ações de prevenção, principalmente com o saneamento básico e água potável para todos, assim desafogará a tão sofrida rede de saúde do SUS, adotando políticas públicas de prevenção ao adoecimento do idoso, faixa etária que vem aumentando, políticas públicas de atenção a gestante e principalmente para crianças com o aumento de cobertura das vacinas, e com uma rede completa de esgoto em todo país, principalmente na periferia e de água potável, hoje tão difícil pela contaminação dos lençóis freáticos e poluição de outras fontes hídricas!

O JORNAL Diretor-Executivo Sálvio de Taine Maciel salviomaciel@ojornal-al.com.br

Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

E o fiasco do Enem continua a espichar a irresponsabilidade do MEC – Ministério da Educação e Cultura, desse nosso governo tão preocupado com a educação neste Brasilzão de Deus, que faz um exame nacional sem conferir a sua elaboração e sem ver a prova da gráfica para autorizar a impressão. Primeiro, foi a suspensão do Enem por juíza federal do Ceará, derrubada pelo Tribunal Federal. Depois, outra decisão da mesma juíza dando o direito a todos aqueles estudantes que foram prejudicados com as trapalhadas nas provas, de prestarem de novo os exames, também foi derrubada. Que exame é esse que se transformou numa bagunça e agora querem que ele valha? Que país é esse, que Ministério da Educação é esse que não teve um mínimo de cuidado com o exame, nem com a elaboração nem com a impressão, como todos viram, e agora “não quer ter mais despesas desnecessárias” para corrigir os erros absurdos? O juiz que derrubou as decisões da juíza do Ceará ressalta, em sua sentença, “ser inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, trazendo insegurança para milhões de jovens atônitos à espera da definição das respectivas situações escolares”. Ora, a insegurança foi causada justamente por quem aplicou a prova, ou seja, o Ministério da Educação. Que não parece estar minimamente preocupado com o estresse dos estudantes, com a incerteza que paira sobre o resultado dos exames prestados, com a indefinição e irresponsabilidade no que diz respeito ao seu esforço e dedicação em estudar para tentar conseguir uma vaga na universidade. A incompetência de quem gerencia a elaboração das provas, a impressão e a aplicação é patente e não é de agora. Será que isso vai mudar algum dia? Essa coisa de sucatear cada vez mais a educação deste país, de maneiras diversas, já está dando muito na vista. Lembram a mudança no Ensino Fundamental, quando mudaram a sua duração de oito para nove anos? Pois é, mas não foi só isso: mudaram também o sistema de alfabetização, que sempre deu certo, para um outro que faz com que alunos cheguem ao segundo, terceiro, quarto anos sem saber ler e escrever. E, como já disse antes, não é só a educação – a saúde, a segurança pública e até a justiça – neste caso, atrelada ao MEC, também estão falidos. Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA e-mail: ojornal@ojornal-al.com.br site: www.ojornalweb.com Rodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600 - Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

REPRESENTANTE NACIONAL

PABX (082) 4009-1900

Chefe de Reportagem - Vera Valério redacao@ojornal-al.com.br

FAX/REDAÇÃO (082) 4009-1950

SÃO PAULO: (11) 2178-8700

FAX/COMERCIAL (082) 4009-1960

BRASÍLIA: (61) 3326-3650

Editor de Política - José Árabes politica@ojornal-al.com.br Editora Nacional/Internacional - Vera Alves nacional@ojornal-al.com.br Editor de Economia - Marco Aurélio economia@ojornal-al.com.br Editor de Esportes - Victor Melo esportes@ojornal-al.com.br Editora de Cultura - Alessandra Vieira cultura@ojornal-al.com.br Editor de Veículos - Gabriel Mousinho veiculos@ojornal-al.com.br Editora de Turismo - Nide Lins turismo@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial Eliane Pereira comercial@ojornal-al.com.br

Luiz Carlos Amorim

Coordenador Editorial - Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

Editora de Cidades - Flávia Batista cidade@ojornal-al.com.br

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

“Que exame é esse que se transformou numa bagunça”

Editor Gráfico - Alberto Lima albertolima@ojornal-al.com.br Editor de Fotografias - Marco Antônio marcoantonio@ojornal-al.com.br

FTPI

CLASSIFICADOS (082) 4009-1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919 Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00 Nºs atrasados - R$ 4,00 Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00 Domingos - R$ 5,00

RIO DE JANEIRO: (21) 3852-1588

RECIFE: (81) 3446-5832 www.ftpi.com.br Sucursais MARAGOGI – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 17 CENTRO – FONE – 3296-2221 E-MAIL: maragogi@ojornal-al.com.br ARAPIRACA – SUCURSAL AGRESTE AVENIDA RIO BRANCO, 157, SALA 10 CENTRO - FONE - 9933-4999 - Comercial E-MAIL: arapiraca@ojornal-al.com.br

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00 Anual - R$ 370,00 Assinaturas em outros estados: Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL


O JORNAL

Economia

A7

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: economia@ojornal-al.com.br

PAC 2

Municípios alagoanos recebem doações Trinta e uma prefeituras foram selecionadas e vão poder contar com máquinas para melhoria da infraestrutura Thiago Gomes Repórter

Depois de uma análise fundamentada em critérios técnicos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) classificou 31 municípios alagoanos como aptos a receberem máquinas retroescavadeiras ou motoniveladoras. As doações se estendem 1.300 cidades do País, todas com até 50 mil habitantes, e fazem parte do conjunto de ações promovidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do governo federal. A relação dos municípios contemplados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

e já foi divulgada no site do MDA. Foi estipulado o prazo de até o final do primeiro semestre de 2011 para que os trâmites burocráticos sejam completados para que o maquinário chegue a Alagoas. Até dezembro deste ano, o processo licitatório para aquisição das máquinas a serem doadas deverá ser concluído. Foram classificadas as cidades de Água Branca, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Grande Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Inhapi, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia MajorIsidoro, Maragogi, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro

Branco, Pão de Açúcar, a circulação de bens. O intuiPariconha, Poço das Trincheiras, to desta ação do PAC 2 é conPorto Calvo, Santana do Ipanetribuir com o desenma, Santana do Mundaú, São volvimento do inteJosé da Laje, São Luis rior do País. do Quitunde, São SeO governo federal bastião, Senador Rui seguiu critérios para Palmeira, Taquarana escolher a lista dos e Traipu. municípios contemEm todo o Segundo esclareplados com este bePaís foram ce o MDA, as retroesnefício. Por exemplo, escolhidos cavadeiras ou motoo principal critério e niveladoras serão que valeria mais pon1.300 destinadas a estes tos no momento da municípios municípios para conseleção era que a citribuir com as obras dade estivesse cadasde infraestrutura, sotrada no Programa bretudo na recuperaTerritórios da Cidação de estradas vicidania – o que correspondenais, de onde, comuria a quatro pontos. mente, se escoa a produção e Em seguida, foi observada

a participação do PIB agrícola no PIB total do município; a extensão territorial; a presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais registrados; e a distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras. Mesmo com a previsão inicial fixada em mil municípios, o Comitê Gestor do PAC, reavaliou os limites desta ação e a grande quantidade de inscritos, e decidiu ampliar os contemplados para 1.300 municípios. Em Alagoas, todos os classificados estão inseridos na modalidade individual. Em outras regiões do País, foram inscritas associações e consórcios. Estes também vão receber os

maquinários. O MDA não divulgou se no Estado alguma entidade vai ser contemplada. Somente neste primeiro momento, o governo federal vai direcionar R$ 270 milhões para a entrega de 1.274 retroescavadeiras e 13 motoniveladoras aos municípios selecionados. Estão assegurados ainda outros R$ 630 milhões do Orçamento Geral da União, que serão aplicados nos processos seletivos a serem realizados nos exercícios de 2012/2014. Simultaneamente, está prevista outra etapa com recursos obtidos mediante financiamento, na ordem de R$ 900 milhões, que ainda será normatizada.

IR AVIAÇÃO

Para evitar caos aéreo, Anac determina série de medidas Marco Antônio

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou ontem uma série de medidas para evitar problemas no setor aéreo durante o fim de ano. As companhias terão que disponibilizar aviões reservas e não poderão fazer overbooking [vender passagens em número maior do que a capacidade da aeronave]. Além disso, serão incentivadas a providenciar assentos em outras empresas aéreas para evitar que os passageiros sejam prejudicados no caso de problemas com voos. Após reunião com representantes das seis maiores companhias aéreas do País, a presidenta da Anac, Solange Vieira, disse que as empresas devem entregar planos de contingência para o período, inclusive para evitar problemas decorrentes de uma possível paralisação de funcionários do setor.

Entre as novas regras está a de que todos os guichês de check-in devem funcionar no final do ano

Os representantes das empresas informaram que, para evitar transtornos aos usuários, todos os guichês de check-

in deverão funcionar nos horários de picos no período de fim de ano. Eles pediram que os passageiros antecipem a

chegada ao aeroporto, e também usem a opção de fazer o check-in pela internet ou pelo celular.

Tabela de reajuste vale em declaração de 2011 Os contribuintes pessoas físicas que preencherão a declaração do imposto de renda em 2011 continuarão com os benefícios fiscais da correção da tabela progressiva mensal estabelecida pela Medida Provisória (MP) 340. Editada em 2006, o objetivo da medida foi corrigir parte das perdas da renda dos trabalhadores com a inflação. Com isso, a tabela progressiva mensal do imposto de renda passou a ser corrigida em 4,5% a partir da declaração de 2008 (ano-calendário 2007). A MP estabeleceu os valores para as alíquotas em cada ano-calendário até 2010. Posteriormente convertida na Lei 11.482, foram incluídas duas novas alíquotas na tabela do imposto de renda: uma de 7,5% e outra de 22,5% como forma, segundo anunciou na época o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, de estimular o consumo e reduzir o peso do imposto no bolso do cidadão das camadas mais baixas. Com as alterações, passouse a ter uma faixa de isenção

e quatro alíquotas do imposto de renda 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5% mantendo-se a correção de 4,5% na tabela progressiva mensal no período. Para as declarações de 2012, a tabela a ser usada pelos contribuintes será a mesma que servirá de base para as declarações entregues em 2011 e assim sucessivamente. Isso porque a Lei 11.945 de 2009 alterou alguns incisos da legislação anterior e estabeleceu uma última tabela a ser utilizada a partir das declarações preenchidas em 2011, ano-calendário 2010. Uma nova mudança a partir de agora, com novas correções, dependerá de nova lei. Consultada, a Receita Federal não revelou se existem estudos para propor um projeto de lei ao Congresso Nacional com novas correções em cima da tabela mensal progressiva do ano-calendário 2010. Nada impede, porém, que o governo proponha até o final do ano que vem mudança para a tabela do imposto de renda que será declarado pelas pessoas físicas em 2012.

PANAMERICANO

Tesouro Nacional assume risco do banco através da Caixa Ao assumir o comando do banco Panamericano, que quase foi à bancarrota por causa de fraudes contábeis que demandaram um socorro de R$ 2,5 bilhões, a Caixa Econômica Federal praticamente estatizou o risco da instituição controlada por Silvio Santos. Na prática, segundo analistas, qualquer problema que venha a ser detectado dentro do Panamericano, daqui por diante, será de total responsabilidade da Caixa, instituição controlada pelo Tesouro Nacional. Se, por um lado, o fato de funcionários do banco estatal assumirem todos os cargos de direção - a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, responderá pela presidência do Conselho de Administração - afastou qualquer risco de a instituição de Silvio Santos quebrar, por outro, está provocando transtornos para a concorrência. Bancos de pequeno e médio portes estão vendo as suas fontes de financiamento escassearem. A tendência, segundo os especialistas, é de que os investidores, que logo depois da divulgação

das irregularidades fugiram do Panamericano, voltem a repassar dinheiro à instituição, certos de que estão protegidos pela solidez da Caixa. Nas contas do mercado, nos primeiros dias seguintes ao anúncio das fraudes, o Panamericano enfrentou uma sangria de mais de R$ 500 milhões. Se essa tendência fosse mantida, o socorro dado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), órgão mantido por contribuições do próprio sistema bancário, seria insuficiente para sustentar de pé o banco de Silvio Santos. Temendo o pior, já que detém quase 36% das ações do banco privado (49% do capital votante), a Caixa optou por tomar as rédeas e evitar que os R$ 740 milhões investidos no negócio virassem pó em questão de semanas. Para os bancos de menor porte, como Sofisa, Pine, Indusval, BIC Banco, Cruzeiro do Sul e Daycoval, mantida a atual escassez de recursos, devido à desconfiança dos investidores, o resultado será a menor oferta de crédito por eles e o encarecimento das

poucas linhas disponíveis. “No primeiro momento, tanto os bancos médios quanto os pequenos sofreram com o medo dos investidores de um risco sistêmico, de que a quebra do Panamericano levasse todo mundo junto”, diz um técnico do governo. “Agora, essas mesmas instituições estão vendo o pouco que restou de dinheiro para elas migrar para o banco de Silvio Santos, que recebeu a chancela do Tesouro Nacional, de que não há como ruir”, acrescenta. GARANTIA - Na opinião do presidente da EFC Consultores, Carlos Coradi, toda essa dificuldade é passageira. “Para os pequenos e médios bancos, a estatização do risco do Panamericano foi muito boa. A decisão da Caixa de assumir o comando pode ser interpretada como uma garantia de continuidade do banco, o que evita uma cadeia de consequências ruins”, assinala. A mesma avaliação é feita por Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor do Banco Central. “Se o Panamericano fosse liquidado pelo BC, o

trauma seria enorme no mercado. Felizmente, a Caixa assumiu o controle da instituição e indicou a continuidade do negócio, o que será plenamente avalizado pelos investidores”, acrescenta. Segundo Freitas, alguns críticos podem ver na estatização do risco um fato negativo. “Para muitos, a medida está sendo interpretada como um prêmio à má gestão. Se o banco era mal gerido, a Caixa foi lá e o socorreu. Com isso, desaparece a percepção de risco do mercado, como se qualquer banco fosse continuar bom, o que não é a realidade”, pondera. Na verdade, ao tomar o controle do Panamericano, a Caixa salvou a própria pele, pois se livrou de ter de explicar como conseguiu perder R$ 740 milhões comprando parte de um banco. Por tabela, ajudou o BC a conter uma onda de desconfiança em relação à saúde do sistema financeiro. Agora, com o Panamericano nas mãos e a sobrevivência garantida, a Caixa espera que o valor de mercado das ações do banco de Silvio Santos volte a subir.

TABELA PROGRESSIVA MENSAL A SER USADA A PARTIR DA DECLARAÇÃO PREENCHIDA EM 2011 Base de Cálculo (R$)

Alíquota (%)

Parcela a Deduzir do IR (R$)

Até 1.499,15

-

-

De 1.499,16 até 2.246,75

7,5

112,43

De 2.246,76 até 2.995,70

15

280,94

De 2.995,71 até 3.743,19

22,5

505,62

Acima de 3.743,19

27,5

692,78

CMYK


Economia

O JORNAL JORNA L

A8

Papel Moeda Marco Aurélio Mello - marcoaurelio@ojornal-al.com.br

DÍVIDAS E CARTÕES Levantamento da Confederação Nacional do Consumidor (CNC) aponta que a dívida nos cartões de crédito é a maior causa da inadimplência dos brasileiros. Nada mais do que 7 em cada 10 consumidores endividados têm algum tipo de atraso no pagamento das parcelas do cartão. A pesquisa revela que 71% dos consumidores endividados tinham problemas com o dinheiro de plástico. A coleta de informações leva em conta a opinião de 17,8 mil consumidores nas capitais de todos os estados e do Distrito Federal. Os carnês aparecem em seguida como a maior fonte de dívidas – 23,1% dos consumidores disseram ter dado calote no boleto. Completam a lista o crédito pessoal (11,5%), o financiamento do carro (9,7%), o cheque especial (7,6%), além do prédatado (3,4%) e do consignado (3,3%). A pesquisa mostrou que o número de famílias do País com dívidas ou contas em atraso passou de 58,6%, em outubro, para 59,8%. Em setembro, esse número estava em 59,2%. A CNC diz que a facilidade do crédito e a renda maior levaram o consumidor a se endividar mais neste ano – e o resultado é o acúmulo de dívidas a pagar. Apesar disso, são essas mesmas condições que podem derrubar a inadimplência daqui pra frente, já que, com salário e trabalho, o consumidor tem como honrar seus pagamentos.

ADIADO A rede de supermercados Walmart prorrogou, até o fim desta semana, o período de inscrições para a seleção de funcionários temporários neste fim de ano. São1.300 vagas destinadas ao Nordeste. Há oportunidades para os cargos de empacotador, auxiliar de serviços gerais, repositor ou operador de caixa. Os interessados devem enviar currículo para os e-mails: curriculo@plenoonline.com.br e selecaope@onlinenordeste.com.br.

NOAR Com apenas cinco meses de atividade, a nordestina Noar Linhas Aérea amplia, mais uma vez, sua área de atuação. Paulo Afonso, na Bahia, é o mais novo destino da empresa. O início dos voos está previsto para o próximo dia 29 e, segundo a companhia, os preços das passagens serão de R$ 199,90, partindo do Recife. Paulo Afonso é o oitavo destino da empresa pernambucana.

ÚLTIMA Mesmo com a grande valorização acumulada no ano e com o preço no maior patamar histórico, o ouro deve continuar sendo uma boa opção de investimento em 2011. De acordo com analistas, o metal é favorecido pelo cenário de incerteza econômica e pelo dólar desvalorizado. Com a maior demanda pela commodity, o produto está em alta no mercado financeiro. Com o crescimento de 38,71% no ano, a cotação vem batendo recordes.

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: economia@ojornal-al.com.br

Consumidor pode economizar ao “atrasar” as compras de Natal Especialistas garantem que esperar passar período de festa é o melhor a fazer G1 Nos meses que antecedem o Natal, o apelo da chegada do 13º salário e o aumento dos estoques das lojas estimulam o consumidor a deixar o comércio do País mais aquecido do que em qualquer época do ano. Porém, aquele que resiste à ansiedade e adia as compras para o início do ano seguinte pode encontrar preços mais baixos e até melhores condições de pagamento, principalmente de eletroeletrônicos. Televisores, videogames, computadores, automóveis e até roupas estão entre os produtos com maior queda de preços verificada nos meses de janeiro nos últimos nove anos, de acordo com levanta-

mento realizado pela Funda- ano”, disse o economista do ção Getulio Vargas (FGV) Instituto Brasileiro de com base no Índice de Preços Economia da FGV, André ao Consumidor (IPC). Braz. “Tradicionalmente, os Se os consumipreços ficam menores dores conseguirem nesses meses de jaesperar até março neiro e fevereiro do ano seguinte porque há poucos para fazer as comconsumidores nas pras, os descontos “Os preços lojas, a maior parte oferecidos podem ficam mais do dinheiro disposer ainda maiores, nível no mercado já segundo o consulbaixos nos circulou e as lojas tor financeiro Alemeses de estão precisando xandre Lignos, do janeiro e acabar com o que Intelect Gerenciasobrou do estoque. mento Financeiro. fevereiro” Normalmente tudo “Nesse mês [marcomeça a ficar mais ço], há reflexos do barato assim que Carnaval, das viatermina o Natal, no gens de férias, e o codia 26 mesmo. No mércio fica desesperado para entanto, essas vaacabar com o resto dos estoriações podem ser maiores ques de eletrônicos, de rouou menores, depende do pas. Porque é no início do ano

que os lançamentos são feitos”, afirmou. Em se tratando de carros, outros fatores pesam para que os preços fiquem mais baixos nos primeiros meses de cada ano. “Se os carros ficam nas concessionárias, os donos têm de pagar o IPVA, por exemplo. Como não há muitos consumidores querendo comprar nesta época, os veículos acabam ficando mais baratos do que quando a maioria dos consumidores estava com dinheiro para gastar”, justificou Braz. A regra se aplica, segundo ele, não só para os carros novos, mas para os usados também. “Nessa hora, é preciso conter a ansiedade, porque essa época de Natal é muito simbólica”, diz André Braz, economista da FGV. Marco Antônio

Conselho é mudar escolha do presente É consenso entre os economistas que é vantajoso adiar as compras de Natal. Porém, alguns alertam para a chance de o consumidor não encontrar todos os modelos à venda nos meses anteriores. “O problema é que, se você vai presentear alguém, tem que ser no Natal. Acaba perdendo um pouco o sentido se você faz isso depois”, disse Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo. “Nessa hora, é preciso conter a ansiedade, porque essa época de Natal é muito simbólica. Mas ainda acredito que quem espera se dá bem. O filho que quer comprar uma geladeira para a mãe, por exemplo, não precisar dar no Natal. Ele pode presentear com uma roupa e deixar para comprar a geladeira depois. Certamente compensa”, exemplificou o economista da FGV.

Se o presente escolhido for eletrodoméstico, o melhor é deixar para comprá-lo depois das festas natalinas

Perspectivas de venda são positivas Neste ano, a perspectiva do comércio varejista é que as vendas de fim de ano cresçam de 10% a 12% em relação a 2009. A associação comercial atribui essa expectativa positiva ao cenário econômico atual, que mostra aumento da renda dos consumidores e ampliação da concessão de crédito e dos prazos de financiamento.

Com a desvalorização do dólar, que derruba o preço dos produtos importados, o comércio está apostando ainda mais no Natal de 2010. De acordo com pesquisa do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, 76,2%

dos consumidores têm intenção de fazer compras no quarto trimestre deste ano. Entre as categorias analisadas pelo estudo, os produtos relacionados a cine e foto aparecem em primeiro lugar na intenção de compra dos consumidores, com 14,2%, seguidos pelos eletroeletrônicos, com 13,2%, e pelos de informática, com 12,4%.

CONSIGNADO

Taxas de juros cobradas nunca foram tão baixas SÃO PAULO - Os juros do crédito consignado nunca estiveram tão baixos desde o surgimento dessa modalidade de empréstimo, em 2003. Os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC), e que se referem a setembro, mostram que as taxas médias cobradas nessa operação eram em 26% ao ano. Há um ano, estavam em 27,1% anuais. Em janeiro de 2004, quando o BC começou a acompa-

nhar esse tipo de empréstimo, a taxa era de 41,4% ao ano. Essa operação tem taxas mais baixas em relação a outras porque oferece menos risco ao banco que concede o empréstimo. Isso porque o pagamento é descontado diretamente do salário do trabalhador formal ou do benefício do aposentado e pensionista do INSS. Para os especialistas em finanças, uma das principais razões para o recuo dos juros do consignado

está na competição entre as instituições financeiras. “A queda está relacionada ao aumento do volume de empréstimos e também à concorrência entre os bancos, que derrubam os juros para atrair clientes”, afirma Alcides Leite, professor de Economia da Trevisan Escola de Negócios. Em setembro de 2009, o volume de crédito tomado era de R$ 100 bilhões. Em igual mês deste ano, chegou a R$ 131 bilhões, alta de 30,7%.

CMYK


O JORNAL

Cidades

A9

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

Fotos: Marco Antônio

Alessandra Vieira foi a vencedora na categoria Design Gráfico e chefiou a equipe na reportagem de Cultura

Victor Mélo, editor de Esportes, foi o autor da melhor reportagem esportiva, com “Olheiros”

BRASKEM

Trabalhos de O JORNAL levam prêmios Design Gráfico e informações Esportiva e Cultural vencem; 4 trabalhos ficam entre os finalistas e um recebe menção honrosa Gabriela Lapa Estagiária*

Com trabalhos premiados nas categorias Design Gráfico, Informação Esportiva e Cultural, a equipe de O JORNAL conquistou quatro troféus e uma menção honrosa na 21ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo. A solenidade de entrega aconteceu no último sábado, na casa de festas Armazém Uzina, no Jaraguá. Entre profissionais, personalidades e convidados, mais de 500 pessoas prestigiaram a festa conhecida como o “Oscar” do jornalismo alagoano que, nesta edição, trouxe novidades tanto na inclusão de novas categorias como na estrutura da comissão julgadora. Na categoria Design Gráfico, O JORNAL recebeu três indicações e venceu com o trabalho

“Ilustres Desconhecidos”, da editora de Cultura Alessandra Vieira. O editor de arte Alberto Lima foi indicado pelo trabalho “Maceió em Dois Cliques”, e o editor de fotografia Marco Antônio Barros, por “Filhos do Crack”, ambos os trabalhos publicados no caderno de Cidades, que recebeu menção honrosa. O JORNAL também levou o troféu de melhor reportagem, na categoria Informação Turística/Cultural, pelo caderno especial “100 anos de Aurélio Buarque de Holanda”. Feito em parceria com os jornalistas Odilon Rios, Elô Baeta, Patrycia Monteiro, Victor Mélo e Waldson Costa, ele venceu os indicados Fernando Coelho e Janayna Ávila, ambos da Gazeta de Alagoas. “Nós temos um trabalho muito desgastante, mas esse tipo de reconhecimento vem para mostrar que

estamos no caminho certo, e que tudo vale a pena”, disse Alessandra Vieira. Uma das novidades do prêmio para este ano foi a criação da categoria Informação Esportiva, que tradicionalmente disputava espaço com Cultura. Nela, o editor de esportes de O JORNAL, Victor Mélo, levou o prêmio de melhor reportagem pelo caderno “Olheiros”. Além dele, foram indicados os jornalistas Júnior de Melo, da Tribuna Independente, e Wellington Santos, da Gazeta de Alagoas. Os efeitos da poluição nas lagoas do Roteiro, Mundaú e Manguaba, retratados na matéria “O paraíso das águas está ameaçado”, renderam à jornalista Láyra Santa Rosa uma indicação para o prêmio de melhor reportagem impressa. Mas o troféu ficou com “Alagoanos

isolados no sertão”, de Lelo Macena, da Gazeta de Alagoas, que também foi indicado por “Os traumas de uma tragédia”, vencedor da categoria especial Grande Prêmio de Jornalismo. Na categoria especial jornalista Freitas Neto, destinada aos estudantes, a comissão julgadora avaliou 17 trabalhos e deixou entre os três finalistas o estagiário de O JORNAL Thallysson Alves, pela reportagem “As drogas, a rua e a degradação”. O prêmio ficou com “Fábrica Carmem: morte e renascimento no bairro que parou no tempo”, das alunas Débora Hagested e Vanessa Ferreira. A estudante Nathália Souza também foi indicada pela matéria “Morador de rua: do medo à esperança”. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades

Sálvio Maciel, de O JORNAL: destaque por número de trabalhos inscritos

Mais de 100 jornalistas concorreram

Melhor Design Gráfico

Ao todo, mais de 100 jorna- swing para sexo entre casais”. listas disputaram o posto de Já a jornalista Simoneide melhor trabalho em nove cate- Araújo, do Ministério Público gorias. A Gazeta de Alagoas e do Trabalho, levou o troféu de O JORNAL empataram no Assessoria de Imnúmero de trabalhos inprensa com a matéscritos, com 47 reria “Campanha de portagens cada um. combate ao trabalho Levaram os prêmios infantil”. O JORNAL e melhor Fotografia, Este ano, pela pripor “Sem Nada”, de meira vez, a comisa Gazeta de José Alves Feitosa; são julgadora foi Alagoas Informação composta por profisempataram sionais alagoanos e Política/Econômica, por “Indicadores sode outros estados. no número ciais desafiam o gode trabalhos Participaram 12 juraverno”, de Carla dos, entre os quais inscritos Cerqueira; reportaMarco Nascimento, gem impressa e o diretor de jornalismo grande prêmio. ATV da Rede Record; Gazeta foi premiada Carla Vilhena, apresentadocom “Operação Mora do jornal Bom Dia Brasil, da radores de Rua”, e o portal Tu- TV Globo; e André Teixeira, redo na Hora, com “Alagoas pórter fotográfico do jornal O ganha o primeiro clube de Globo. (G.L.)

Melhor Informação Cultural

Melhor Informação Esportiva

Na redação de O JORNAL, diretor-executivo agradece empenho da equipe

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L

A10

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

MORADORES DE RUA

Para polícia, apuração chegou ao fim Segundo relatório divulgado ontem, hipótese da existência de grupo de extermínio foi descartada Larissa Fontes

Láyra Santa Rosa Repórter

Thallysson Alves Estagiário*

A apuração das mortes de moradores de rua parece ter chegado ao fim. Pelo menos para a Polícia Civil que informou ontem ter resolvido os trinta e nove inquéritos que investigam os crimes contra vítimas em situação de vulnerabilidade, cometidos em Alagoas apenas esse ano. Segundo relatório divulgado, vinte e quatro autores materiais foram definidos, quinze continuam sem autoria, uma das mortes, o afogamento, foi acidental e sete casos são considerados com boa linha de investigação.

Os crimes começaram a acontecer há dez meses. Apenas sete suspeitos foram presos pela Polícia Civil. A informação do relatório é que, nos casos em que autoria é conhecida, já foi solicitada a Justiça a representação para a prisão preventiva. Nos outros 15 crimes sem definição, sete já estão com linha de investigação adiantada. Ainda entre os trinta e nove casos, dois foram de tentativas de homicídio, os quais as vítimas sobreviveram e apenas um autor foi identificado. O relatório divulgado no início da manhã de ontem descarta a possibilidade de que um grupo de extermínio está fazendo uma “limpeza” nas ruas, principalmente na capital ala-

Delegado-adjunto, José Edson explica relatório da Polícia Civil

goana, onde a maior parte dos crimes ocorreu. Segundo a polícia, onze assassinatos aconteceram por dívida ou envolvimento com o tráfico de drogas;

seis por motivos fúteis; seis por vingança; dois por motivo passional; um latrocínio; oito por motivos não descobertos e cinco cometidos por um vigilante.

Pensionista denuncia policiais por agressão e abuso de poder Mônica Lima Repórter

A denúncia foi feita ontem, na Central de Polícia, no Prado, pela pensionista da Assembléia Legislativa, Socorro Pereira da Silva, denunciou policiais civil por praticar violência e abuso de poder. Ela disse que foi espancada por policiais e que teve um dente quebrado na madrugada de domingo. Avítima fez a denúncia à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). Policiais negaram as agressões e informaram que toda a ação foi documentada e que podem provar que não cometeram abuso de poder. Socorro Pereira disse que a confusão começou por causa de uma discussão envolvendo seu esposo, sua filha de 12 anos e a vizinha Marilene Holanda. “Minha filha foi difamada por Marilene e, por isso, meu esposo foi a porta dela tomar satisfação. Mas a discussão foi encerrada e tudo já estava calmo, quando minha casa foi invadida por policiais da operação asfixia, que foram chamados pelo

ex-esposo de Marilene, que também é policial”, relatou. Segundo Socorro, a prisão ocorreu porque ela solicitou aos policiais que saíssem de sua casa, pois não havia nenhum mandado de prisão. Eles interpretaram como desacato a autoridades e a levaram para Central de Polícia. A denunciante informou que, no local, os policiais iniciaram uma sessão de tortura na cela, que um policial segurou o seu braço, enquanto o outro jogou sua cabeça contra a grade, quebrando o seu dente. “Durante toda noite fiquei sangrando e sem receber assistência. Meu esposo também foi preso e minha filha passou a noite na porta da delegacia dentro do nosso carro. Eles inclusive tomaram os nossos celulares”, revelou. A pensionista foi liberada por volta de 8 horas de domingo. Socorro frisou que não sabe o nome dos agressores, mas que tem condições de reconhecer todos os envolvidos. Abalada, ela assegurou que não deixará que o caso fique impune e que irá recorrer à justiça para punir os agressores.

Na manhã de ontem, após conversar com o integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Gilberto Irineu, a pensionista fez exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML). De acordo com ela, Irineu entrou em contato com o diretor-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco. ASFIXIA – Policiais que participaram da operação negaram as acusações de Socorro. De acordo com o policial Pedro Almeida, toda a abordagem ocorreu mediante a presença de testemunhas e que não houve abuso de poder ou agressão. Ele contou que a equipe que estava de plantão recebeu a chamada de um pedido de apoio e se deslocou para uma rua no bairro do Prado. “Quando chegamos ao local que descobrimos que se tratava de uma discussão e que envolvia a esposa de um policial, mas agimos conforme o procedimento”, relata. O policial disse que, quando soube que se tratava de ofensas a uma menor, sugeriu a pensionista a se dirigir a Delegacia

da Criança, mas que ela não aceitou e começou a alterar a voz. “Em momento nenhum entramos na casa, tudo aconteceu na calçada e, inclusive, foi visto por diversas testemunhas. Como a mulher se alterou e, visivelmente embriagada, ofendeu a equipe. Pelas ofensas, nós a conduzimos a Central de Polícia”, argumentou. Pedro Almeida disse que quando a mulher estava na Central de Polícia, o marido chegou e que também estava visivelmente embriagado. “Os dois começaram a me ofender e eu não reagi, mas os policiais viram que o caso estava sério e detiveram os dois. Neste momento, a mulher se recusou e entrou na cela se debatento. Acredito que foi por isso que teve o dente machucado, mas ela não foi agredida e podemos provar isso porque tudo foi filmado pelo sistema de câmeras”, expôs o policial, ao relatar que a mulher assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato e agressão. O marido dela também assinou um TCO por desacato.

“O que encontramos foi um exterminador e não um grupo de extermínio”, revelou o delegado adjunto da Polícia Civil, José Edson Freitas, ao lembrar de Luiz Carlos Soares da Silva Santos, conhecido como “Orêia”, acusado de cinco homicídios contra pessoas vulneráveis na região do Mercado da Produção, bairro da Levada. O vigilante é um dos sete presos. A maioria dos crimes aconteceu em Maceió, nos bairros do Centro, Levada, Bom Parto e Ponta Verde. Apenas dois deles foram cometidos em Arapiraca. As execuções contabilizadas aconteceram das formas mais diversas. Vinte crimes foram cometidos por arma de fogo, oito por arma branca,

oito por pau ou pedra, um teve o corpo ateado fogo, outro foi espancamento e um caso de afogamento que foi descartado o homicídio e a causa da morte é apontada como acidental. O documento apresentado pela Polícia Civil traça ainda o perfil das vítimas, onde dos 39 crimes, apenas 24 foram contra moradores de rua, o restante são pessoas que tem casas, mas que devido à droga ou problemas familiares estavam em situação de vulnerabilidade. A maioria das vítimas era do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos. Sem falar que 72% tinham dependência química, 11% de álcool e 3% deficiência mental. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades

Relatório foi encaminhado ao MPE A conclusão das investigações contou ainda com a participação da Força Nacional de Polícia Judiciária, que está em Alagoas para apurar os crimes antigos que ainda não foram solucionados. A pressa para elucidação dos crimes aconteceu após o governador Teotonio Vilela e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, pedirem agilidade na apuração. Ainda ontem, o relatório feito em menos de um mês sobre os crimes foi encaminhado para o governador e Ministério Público Estadual, já que os promotores do Grupo Especial de Combate as Organizações Criminosas (Gecoc) teriam solicitado cópia. A entrega do documento foi enviada através de protocolo. Com relação aos assassinatos, a assessoria da Polícia Civil informou que apenas sete estão presos e que dois envolvidos identificados ainda não foram detidos, estes terão os nomes mantidos em sigilo para evitar que as investigações sejam prejudicadas. Na lista de presos estão: Cássio Cícero Damasceno, o “Cição”, acusado de matar José Roberto Fragoso, o “Lobisomen”; Rodrigo Alexandre da Silva, 21 anos, o “Lanchinho”, que matou o flanelinha Wanderson Bezerra Félix, o “Timbalada”; José Carlos Neves dos Santos, 26 anos, “Gambá”, acusado de assassinar um jovem conheci-

do como “Piuiu” ou “Fedorento”; José Everaldo da Silva, apontado como matador de Adnelson Araújo da Silva; e José Jorge da Silva, 25, acusado de assassinar a companheira Patrícia Vicente da Silva, em Arapiraca, e arrancar seu coração. O ex-policial civil Miguel Rocha Neto também está preso acusado de dois assassinatos, um no bairro do Farol e outro no Poço, ocorrido em frente à sede do Ministério Público Estadual. Questionado sobre a atuação de mais três agentes que podem estar envolvidos na morte na região da Levada, o delegado-adjunto da Polícia Civil, José Edson Freitas, informou que existem indícios fortes que provam a culpa dos suspeitos, porém os agentes continuam em liberdade e aguardam o término das investigações. “Eles não estão presos porque houveram recursos que os retiraram da prisão. Cabe ao Ministério Público mover outras ações que os punam e os recolham”, argumentou. O delegado não quis comentar sobre o caso do Cotó. “Existem duas linhas de acusação fortes e não posso declarar nada para não comprometer as investigações”, alegou. Sobre o consumo de entorpecente dos moradores de rua, ele informou que a polícia continuará com o combate. (T.A.)

DRF

Operação combate a pirataria em Maceió Da editoria de Cidades Para coibir o contrabando, o descaminho e a pirataria, a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Maceió/AL (DRFB Maceó/AL), desencadeou na semana passada uma operação de repressão na cidade de Maceió, na semana passada. As ações ocorreram no Centro de Distribuição dos Correios, em depósitos de transportadoras rodoviárias de carga e em três estabelecimentos comerciais. A operação contou com a Divisão de repressão da 4° Região Fiscal (Direp04) e as Equipes de Despacho e de Fiscalização Aduaneiras (EDA/EFA). De acordo com a DRF, a equipe da Direp04 chegou de Pernambuco na segunda-feira (15) e realizou a operação no período de 16 a 18, retornando para Recife na sexta-feira (19). “Foram retidos vídeos games (playstations 2 e 3, XBOX e Playstation Portátil), câmaras de segurança, pneu para motocicleta, HD externo, notebook, DVD para auto, filmadora, receiver e máquina

fotográfica digital, gerando um total de R$ 87.587,00 (oitenta e sete mil, quinhentos e oitenta sete reais)”, relatou o Chefe substituto da Direp04 e coordenador da operação, Carlos Fernando Figueirêdo Barros. As mercadorias estrangeiras apreendidas estão retidas na EDA para verificação da regularidade fiscal. De acordo com o chefe do EFA, Amaildo Tonidandel, já foram enviadas grande parte das intimações, as demais foram encaminhadas ontem. segundo a DRF, a partir do recebimento, os intimados (remetentes, destinatários e emitentes da nota fiscal) têm dez dias para responder, mediante aviso de recebimento, pelos Correios. Diante da constatação de regularidade, o material será devolvido ao remetente, e se autorizado, ao destinatário. Se houver irregularidades, será dado pena de perdimento do produto. A depender do tipo da mercadoria, ela poderá ser incorporada a RFB, ir a leilão, ser doada a instituições ou até mesmo destruídas.

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L A11

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

Acidente deixa quatro pessoas feridas na Avenida Leste-Oeste

MOTORISTAS MALUCOS

Em consequência, um congestionamento de mais de 3 km se formou

Os acidentes envolvendo ônibus urbanos em Maceió têm chamado a atenção da coluna. Não se têm notícias – ao menos não são divulgadas – de que alguém foi levado para o hospital após ser atropelado por um ônibus. Na semana passada mesmo, uma turista foi atropelada e morreu. E não foi apenas esse acidente. Muitos outros fizeram vítimas. Ou seja, os ônibus não deixam suas vítimas vivas para contarem a história. Sabe-se que existe um tal de tacógrafo nos ônibus que serve para a empresa ter certeza de que o motorista não está ultrapassando a velocidade máxima para o veículo. Sabe-se também que a faixa da direita, onde se exerce baixa velocidade, é preferencialmente para ônibus. Então, para que tanta velocidade? Para que expor tanto os pedestres? Alguns motoristas de ônibus em Maceió estão se comportando como caminhoneiros nas rodovias: não respeitam carros menores e desconsideram os pedestres. Nas rodovias, atropelar uma pessoa – criança ou idoso, principalmente – é o mesmo que atropelar um bode, uma cabra ou uma galinha. A viagem segue como se nada tivesse acontecido. Fica o aviso para os motoristas de ônibus em Maceió: o pedestre não tem nada a ver com o seu atraso. Reivindique um tempo maior para o seu percurso. É melhor do que sair por aí matando as pessoas.

Fabyane Almeida

Yvette Moura

Fotos: Marco Antônio

NA AMÉLIA ROSA Mais uma vez, a Casal trabalha numa obra que parece interminável na Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca. Para fazer o reparo na rede de saneamento básico, pelo menos foi o que chegou à coluna, os trabalhadores da companhia rasgaram o asfalto e fizeram um enorme buraco na pista. Os transtornos são de toda ordem, e ainda há os riscos de acidente. Os moradores não se queixam dos trabalhos que parecem necessários. Mas no fato de se tratar de um problema crônico.

Estagiária*

Um grave acidente ocorrido na manhã de ontem na Avenida Leste-Oeste, no bairro do Feitosa, deixou quatro pessoas feridas. O veículo Fusion, de placa MVF 7718/AL, cor prata, colidiu com o Gol preto, de placas MUX-3770, atropelou o jovem Antônio Melo, de 20 anos, e destruiu parte da Serralharia e Madeireira Falcão. Segundo dados dos peritos do Departamento de Trânsito (Detran-AL), o motorista do Fusion estava em direção à praia e em alta velocidade. Devido à chuva e à pista molhada, o condutor perdeu o controle da direção e acabou entrando na contramão, atingiu o Gol, rodou na pista e ainda atropelou o pedestre, que ficou preso entre a cerca de arame e o carro, parando em cima das telhas da Serralharia. A mãe de Antônio, Elaine Ferreira, ficou bastante abalada quando soube do acidente. Ela disse que o filho estava indo trabalhar na serralharia, onde prestava serviços. Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados, pois foi necessário serrar o teto do veículo Fusion, onde as vítimas, que não tiveram os nomes revelados, ficaram presas às ferragens. Os paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados para realizar os primeiros atendimentos.

Gol preto foi atingido por outro carro que seguia, em alta velocidade, no sentido contrário

Cristiane Rebelo, motorista do Gol, e a passageira do Fusion foram encaminhadas ao Hospital Unimed e, até o final da tarde de ontem, se encontravam em estado estável. O motorista do Fusion e Antônio Belo foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE), o último sofreu trauma na região do abdômen, lesão na coxa esquerda e escoriações pelo corpo. Ele permanecia em observação na Área Vermelha, com estado de saúde estável.

Para o representante da Serralharia, Djalma Amaral, que estava no momento do acidente e ouviu o barulho, o que importa é o estado de saúde de Antônio. “Eu estava dentro da serralharia e não vi nada, só ouvi o estrondo e no momento vi o Antônio que trabalha aqui preso entre a cerca e o carro. Agora o que importa é o estado de saúde dele, porque o acidente foi grave”, disse. Devido ao acidente, um grande congestionamento se formou na Leste-Oeste. Pelo

menos três quilômetros da avenida ficou com trânsito engarrafado. OUTRO ACIDENTE Ainda na manhã de ontem, um ônibus de turismo colidiu em uma placa de sinalização, na Avenida Fernandes Lima, próximo ao Hospital do Açúcar, no bairro da Gruta ocasionando congestionamento no sentindo do Tabuleiro ao Centro. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades

Lula Castello Branco

CARREGANDO BICHO

CRIANÇAS

Quem precisa andar de ônibus diariamente para ir trabalhar tem sofrido com a terrível “performance” de alguns motoristas do transporte coletivo. Várias reclamações têm chegado aos nossos ouvidos, principalmente no que se refere aos que transitam pelo centro da cidade, no final da tarde e no período da noite. Como se conduzissem animais, esses motoristas trafegam com os veículos em alta velocidade, carregando nos freios bruscamente, sem se importar com as pessoas que acabaram de subir no veículo. Parecem esquecidos de que o seu emprego é pago pelos usuários, que, como qualquer outro cliente, merecem respeito e um serviço de qualidade.

ONG fará mutirão para cirurgias

CAOS Confusão, desorganização e falta de educação. Essas palavras retratam bem a situação do trânsito na saída do Conjunto José Tenório, na Serraria. Nos horários de pico é necessário exercitar a paciência, já que os motoristas brigam para ver quem chega primeiro. É carro pela contramão, motocicletas se espremendo e sem falar nos ônibus, que param na rua estreita impedindo a passagem dos que circulam. Assim, aqueles pequenos acidentes, que dão mais dor de cabeça do prejuízo financeiro, são frequentes.

SEM LUZ Os moradores e comerciantes da Avenida João Davino, em Mangabeiras, passaram cerca de duas horas sem energia elétrica na manhã de ontem. A suspensão no fornecimento ocorreu entre as 8h30 e as 10h30, e o pessoal do Curso Damázio de Jesus, que é via satélite, reclamou porque não houve aulas e, nesse momento, a correria entre eles é grande por conta dos concursos “que batem à porta”. Mexam com todo mundo, menos com estudante de Direito.

LIXO NO FAROL Os moradores da Rua Júlio Mendes, no bairro do Farol, estão na bronca com a Prefeitura e com alguns comerciantes e vizinhos que transformaram um muro no local num depósito de lixo. A quantidade de entulhos é grande e tem atraído insetos, moscas e mosquitos. O recolhimento do lixo é feito, mas o problema é crônico. Reivindica-se para o local a instalação e contêineres. A coluna alerta que, além de contêineres, também falta educação.

Mônica Lima

grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Diante da situação, Novick A Organização Não Go- veio à primeira vez este vernamental (ONG) Inter- ano, durante o período da national Heart Childre’s catástrofe da enchente, que Fundation dos Estados Uni- afetou diversos municídos, está em Alagoas para pios alagoanos. “A ajuda da ONG é realizar um mutirão de cirurgia em crianças porta- muito importante para o doras de cardiopatias. Essa estado, que anos atrás reé a segunda vez que a equi- alizava uma média de 110 pe de multiprofissionais, cirurgias por ano em critendo a frente o médico anças com cardiopatias. O William Novick, está no es- trabalho foi interrompido tado para atender aos paci- pela da falta de profissionais ou de pagaentes cardíacos que aguarmento dos hosdam procedimento cipitais credenciarúrgico, mas aindos, entre outras da aguardam, pependências”, exla inexistência de plicou José Wanuma unidade específica para aten“A ajuda da derley, afirmando que, com isso der apenas as criONG é muito houve uma reanças. Na manhã importante dução nos prode ontem Novick, cedimentos e, em acompanhado do para o alguns casos cricardiologista José Estado” anças foram enWanderley, concaminhadas para cederam entreoutros centros vista coletiva. especializados Até o próximo fora de Alagoas. dia 3 de dezemUma parceria com a bro, a equipe médica pretende operar uma ONG internacional pode média de 18 a 20 crianças, ser o primeiro passo para a que estão sendo seleciona- construção de uma unidade das de uma relação de 51. de saúde voltada para o Serão escolhidos os que ap- atendimentos de crianças resentam problemas de com problemas cardíacos. média e alta complexidade. A conversa ainda está no No primeiro mutirão, fo- início e Wanderley inforram operadas 19 portado- mou que, para concretizares de cardiopatias. O médi- ção do projeto, será necessário recursos da ordem de co William Novick. Alagoas não estava na R$ 40 milhões, verba que rota da ONG, porque o pretende conseguir com a Brasil está na relação dos ajuda do poder público e dez países que são a maior da iniciativa privada .O méeconomia do mundo. Para dico William Novick, disse que o estado fosse incluí- que está disposto a ajudar do, o cardiologista José Alagoas, como já faz em ouWanderley, mandou re- tros países, a exemplo da latório mostrando que a unidade que está construrealidade dos estados nor- indo na República Domidestinos, é diferente dos nicana.

Repórter

Grupos teatrais farão apresentação para sensibilizar doadores em AL

INCENTIVO

Hemoal: ações para a semana do doador Uma série de eventos será realizada esta semana para marcar o dia Nacional do Doador de Sangue, que transcorre na próxima quinta-feira. Para marcar a data, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) começou ontem a realizar algumas ações, como a homenagem aos servidores do órgão, que são doadores de sangue. A iniciativa também é o ponta pé inicial para a campanha de final de ano, quando se pretende aumentar o estoque de sangue, para atender a demanda que é grande, por causa das festas e o consequente acréscimo no número de acidentes. Apesar das constantes campanhas de conscientização, o volume de doações ainda está abaixo do que é necessário diariamente. Segundo Maria das Graças Padilha, do setor de Serviço Social, o hemocentro necessita de 150 doações por dia. “Mas a média diária oscila entre 60 a 80 doadores”, lamentou e disse que isso se deve em função dos mitos que ainda existe e o medo que al-

gumas pessoas têm. “Não é um problema apenas de Alagoas”, completou. Cerca de 80% das bolsas de sangue coletadas, são encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), os demais são encaminhados para as unidades hospitalares credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nas atividades do Dia Nacional do Doador, a direção do Hemoal pretende promover a conscientização da população, para aumentar o número de doadores voluntários. Na quinta-feira está prevista uma programação artístico-cultural no Calçadão do Comércio, a partir das 9 horas. No local, haverá apresentação da banda da Polícia Militar, dos grupos teatrais Orion e Guerreiros. E, à tarde tem continuidade com exibição de coco de roda Chamego Alagoano, banda de fanfarra e a entrega do troféu Amigo do Hemoal, destinado aos doadores de sangue e as instituições parceiras. (M.L.)

CMYK


O JORNAL

Municípios A12

EntreLinhas municipios@ojornal-al.com.br

PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do projeto “Saúde, que vem da Terra”, da Escola Benjamin Felisberto da Silva, na comunidade de Gruta D’água, Zona Rural do município, foi premiada em Natal-RN com o prêmio Finep de Inovação 2010. O projeto, que é orientado e coordenado pela professora Edinalva Pinheira, disputou o prêmio na categoria Tecnologia Social e ficou com o segundo lugar da Região Nordeste e o primeiro em Alagoas, ficando a frente de projetos de outros estados e de nove empresas alagoanas. Professores, alunos e moradores da comunidade buscam resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros. A iniciativa revoluciona o aprendizado de centenas de alunos, que também participaram da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde. O projeto contribui com o processo de alfabetização das crianças, que apreendem os conceitos de matemática ao medir o canteiro de ciências, com a explicação dos processos de desenvolvimento das plantas, de história resgatando a cultura milenar das plantas medicinais.

EXPOSIÇÃO Penedo sedia, nos dias 26 e 27 de novembro, a V Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco. O evento acontece na Praça 12 de Abril, orla fluvial do rio São Francisco, e conta com apresentações musicais e teatrais, além da exposição de artesanato. O tema desta edição é “Rio São Francisco: educar o homem para revitalizar”. Também haverá oficinas ecológicas. No dia 26, acontece a oficina de sucata de garrafa PET e, no dia 27, a oficina de sabão. A exposão é uma realização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Conforme a organização do evento, serão propostas reflexões aos visitantes sobre a revitalização da bacia hidrográfica do “Velho Chico”. Para isso, que a estrutura e a programação da exposição está focada na sensibilização da população para sua relação com os rios que compõem a bacia hidrográfica do São Francisco em Alagoas.

CONTRA O DIABETES A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) realiza, nos dias 26 e 27 de novembro, o programa “De Olho ao pé” itinerante. O evento tem como proposta esclarecer a população sobre as complicações do diabetes. Na sexta, dia 26, médicos, enfermeiros e agentes de saúde participarão de palestra sobre as doenças nos olhos causadas pelo diabetes e informações de diagnóstico e tratamento do pé diabético, que se caracteriza por feridas que, se não tratadas, podem levar a perda dos membros. No sábado, dia 27, os médicos farão atendimento aberto ao público e gratuito, das 9h às 17h, no Quinto Centro de Saúde.

MPE NO TWITTER Está no ar o Twitter da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca. Esse novo canal de comunicação foi criado pelo promotor Saulo Ventura e tem o objetivo de estreitar o relacionamento com a comunidade local. Segundo Ventura, a ideia foi inspirada em outros colegas e surgiu após a participação de um evento no Rio Grande do Norte.

SEMANA JURÍDICA Formandos do Curso de Direito da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo (FRM), mantida pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho, realizam hoje e amanhã, a IV Semana Jurídica, evento elaborado com a finalidade de proporcionar à comunidade local e circunvizinha representantes da esfera governamental, além de outros profissionais e simpatizantes da área do Direito, uma atualização jurídica acerca das áreas do Direito em destaque atualmente, fomentando sua capacidade de analisar os problemas jurídicos com aprofundamento teórico e prático.

TIRO PELA CULATRA

TRÂNSITO

Policiais do 11º BPM prenderam Hemerson Aparecido da Silva, no último final de semana, acusado de tentativa de homicídio. O acusado atirou contra Josevaldo Soares dos Santos, que conseguiu desarmá-lo e defendendo-se disparou acidentalmente no braço de Hemerson. Os dois foram encaminhados à unidade de emergência de Arapiraca e em seguida a Delegacia Regional de Penedo onde foi realizado o flagrante.

Está cada vez mais difícil circular pelo centro de Arapiraca. As ruas e avenidas estreitas não comportam mais o grande número de veículos e motocicletas. Resultado: trânsito engarrafado e acidentes se tornando cada vez mais comum. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) afirma que estuda uma solução para o problema. Enquanto isso não acontece, os condutores continuam sentido os efeitos do crescimento sem planejamento.

PENEDO Depois de registrar sete fugas este ano, a Delegacia Regional de Penedo passará por reforma. O corregedor geral da Justiça em exercício, desembargador James Magalhães de Medeiros, intermediou acordo entre a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) para remoção aos presídios da capital dos 62 presos da Delegacia Regional de Penedo durante os 90 dias que o Governo do Estado diz serem necessários para reforma daquele prédio.

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: municipios@ojornal-al.com.br

TEMPESTADE NO SERTÃO

Oito pessoas acabam presas em operação da Polícia Rodoviária Foram apreendidos carros, armas, munições, DVD e animais silvestres Divulgação/PRF

Eduardo Almeida Repórter

ARAPIRACA – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) desencadearam ontem mais uma operação para combater o roubo e a adulteração de veículos no Sertão de Alagoas. Batizada de Tempestade, a investida resultou na prisão de oito pessoas, na apreensão de 15 veículos, cinco armas de fogo e 34 munições. Os acusados foram levados para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia e não tiveram o nome divulgado até o fechamento desta edição. Informações extra-oficiais dão conta que a operação também resultou na apreensão da 452 CD’s e DVD’s piratas, além do recolhimento de 15 animais silvestres. Os policiais fizeram bloqueios nas rodovias BR-316 e BR-423 com o objetivo de reprimir o roubo de veículos e a prática de assaltos. As investigações começaram a mais de um ano, a partir de uma emboscada sofrida por patrulheiros rodoviários no município de Canapi, no Alto Sertão do Estado. “As investigações tiveram início em outubro do ano passado, após ocorrência no quilômetro 40 da BR-423, em Canapi, quando uma viatura em ronda foi emboscada por bandidos que tentavam assaltar um veículo de carga. Várias situações foram observadas desde então, principalmente o elevado números de veículos irregulares que trafegavam e praticavam ilícitos na rodovia, e buscavam abrigo nas regiões mais ermas das cidades”, informou a PRF. As prisões aconteceram em cumprimento de 12 mandados expedidos pela 17ª Vara a pedido do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc). O Núcleo de Comunicação da PRF informou que mais de 120 policiais participaram da ação, com o apoio de trinta viaturas e do helicóptero da corporação. O chefe da Divisão de Combate ao Crime do DPRF, Inspetor Moisés

Policiais fizeram bloqueio nas rodovias federais 316 e 426 e começaram as investigações há mais de um ano

Investigações começaram em Canapi: 15 veículos foram apreendidos

Dionísio, coordenou os trabalhos a partir da base de Carié, na divisa com Pernambuco. O superintendente da PRF em Alagoas, Gibson Magalhães, explicou que é grande o número de denúncias que chegam à instituição sobre crimes praticados com veículos rou-

BEBIDAS

bados. Ele disse que os limites da região – que faz divisa com os estados da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco – contribuem para a entrada de carros e motocicletas em situação irregular. No entanto, o superintendente ressaltou que a PRF está intensificando o combate a essa

modalidade. “Em 2009, nós desarticulamos 29 quadrilhas. Para tanto, contamos com o apoio da população, que denuncia, das polícias Civil e Militar, do Ministério Público Estadual e da Justiça, que expede os mandados. Ao longo de todo este ano, os policiais rodoviários federais realizaram um intenso trabalho de investigação, que tem culminado na apreensão de veículos irregulares e na apreensão de acusados de cometer assaltos e outros delitos”, afirmou Magalhães. De acordo com ele, as quadrilhas agem de forma semelhante: circulam com veículos roubados em rodovias federais apenas para praticar crimes. “As investigações mostram que os acusados transitam, prioritariamente, dentro dos municípios. Eles saem das cidades apenas quando vão cometer algum tipo de delito, como assalto ou homicídio. Mas, a PRF está atenta e vai continuar monitorando os grupos”, disse o superintendente.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Criminosos roubam Empresário é executado R$ 6 mil de caminhão a 100 m da delegacia TEOTÔNIO VILELA - A Polícia Civil de Teotônio Vilela, na região Agreste do Estado, inicia hoje as investigações sobre o sequestro e roubo de um caminhão pertencente à Empresarial Bebidas no último final de semana. Três homens armados levaram cerca de R$ 6 mil que estavam no cofre do veículo, além de várias caixas de cerveja e refrigerante, no sábado à tarde. Depois de praticarem o assalto, os criminosos fugiram pela rodovia AL-220. A proprietária da empresa – cujo nome não foi divulgado – relatou à polícia que os acusados estavam em um veículo modelo Strada, de cor branca e placa não identificada. Eles renderam o condutor do caminhão e mais dois auxiliares na Rua Afrânio Matias, em Teotônio Vilela, e seguiram em direção ao município de São Sebastião. Os criminosos utilizaram duas pistolas e um revólver para cometer o assalto, que aconteceu às 16h40. De acordo com o Centro de Operações Militares (Copom) do 3º Batalhão, em Arapiraca, dois dos assaltantes entraram no caminhão de bebidas e con-

duziram as vítimas para um canavial, onde concretizaram o roubo. O terceiro integrante do bando dava cobertura no veículo usado na abordagem. Logo depois de retirar o cofre do caminhão e diversas caixas de cerveja e refrigerantes, os acusados abandonaram as vítimas e o veículo. As vítimas foram identificadas como Reginaldo Pereira dos Santos, de 25 anos, Wellington Cesário dos santos, de 22 anos, e Aécio Flávio Bezerra. Os três prestaram depoimento na Delegacia de Teotônio Vilela e formalizaram a denúncia de roubo. Ontem, a reportagem de O JORNAL entrou em contato com agentes do 79º Distrito Policial, em Teotônio Vilela, mas foi informada de que os plantões estavam concentrados na Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. Um agente que não quis se identificar informou que o caso deve seguir hoje para o 79º DP, que ficará responsável pelo andamento das investigações. Ainda não há pistas dos acusados, conforme a Polícia Civil. (E.A.)

PALMEIRA DOS ÍNDIOS O empresário Jair Gomes de Oliveira, mais conhecido como "Grilo", foi assassinado a tiros ontem à noite em Palmeira dos Índios, na região Agreste do Estado. Ele chegava a um ginásio de esportes - que fica a cerca de 100 metros da Delegacia Regional do município - quando foi alvejado. Grilo chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no hospital da cidade. Populares relataram à Polícia Civil que dois homens armados - ainda não identificados se aproximaram da vítima e deflagraram os disparos à queima roupa. Duas balas atingiram a cabeça do empresário, que não teve tempo para esboçar reação. Os acusados fugiram em uma motocicleta, cuja cor e placa não foram identificadas. A Polícia Militar empreendeu buscas, mas, até o fechamento da edição, ninguém havia sido preso. De acordo com o agente Manoel Lucena, que estava de plantão na Delegacia Regional de Palmeira dos Índios ontem, o crime tem características de execução. Ele informou que nenhum objeto do empresário foi

levado pelos criminosos e destacou o fato de os disparos terem sido direcionados para a cabeça. Apesar dos indícios, ele informou que o caso será investigado e que nenhuma possibilidade será descartada pela polícia. "Ainda não podemos afirmar qual a motivação do homicídio. Mas tudo será investigado. A Polícia Civil vai se inteirar se a vítima tinha inimizades ou envolvimento em algum ato ilícito. Caberá ao delegado responsável pela Delegacia Regional conduzir o inquérito e apontar os possíveis responsáveis. As primeiras testemunhas devem ser convocadas ainda esta semana. Amigos e familiares serão os primeiros", explicou o agente. Policiais do 10º Batalhão (10º BPM) informaram que, logo após o assassinato, foram feitas rondas nas imediações do ginásio de esportes onde aconteceu o atentado e nas principais vias de entrada e saída da cidade, mas que nenhuma pessoa suspeita havia sido encontrada. O corpo de Grilo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, onde passou por necropsia e em seguida foi liberado. (E.A.)

CMYK


O JORNAL

Esportes

A13

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

BatePronto Victor Mélo - jornalistavictor@gmail.com

ASA RELAXOU NA SÉRIE B O ASA perdeu força no Brasileiro da Série B. Sem chances de chegar ao G-4 e já livre do rebaixamento, o time relaxou nas duas últimas partidas e sofreu duas derrotas em casa. A queda de produção é compreensível, mas o quadro poderia ser diferente. Se os jogadores não perdessem o foco tão cedo, o Alvinegro tinha todas as condições de ficar entre os seis primeiros, uma colocação espetacular se levarmos em conta que essa é sua primeira participação na Segundona. Sexta-feira, espero que a equipe entre em campo um pouco mais concentrada contra o Duque de Caxias. É importante fechar o campeonato com uma boa apresentação.

Vou à Justiça Júnior Amorim cobra o pagamento de R$ 90 mil do Clube de Regatas Brasil Marcelo Alves Repórter

CSA O CSA ainda espera para saber qual time o Vitória vai colocar em campo na semifinal de amanhã do Nordestão. Na semana passada, talvez para prejudicar o rival Bahia, o Rubro-Negro jogou contra o Treze com seu time sub-17. Agora, lutando para não cair no Brasileirão, deve escalar os reservas.

EDITORIA PREMIADA Estou honrado por ter recebido o prêmio Braskem de Jornalismo na categoria Informação Esportiva. Com a matéria “Olheiros”, eu pude representar o nosso valoroso O JORNAL naquele que é considerado o Oscar da imprensa alagoana. Quero dividir esse prêmio com meu companheiro de editoria Luciano Milano e com pessoas muito importantes na produção do especial: o motorista Osmário Buarque, o fotógrafo Marco Antônio, o revisor Jackson Pinheiro, o diagramador Jobson Pedrosa e o nosso editorgeral Deraldo Francisco. Foi bonita a festa, pá!

RONALDO O atacante Ronaldo não superou a maldição do sétimo jogo. Nas últimas vezes que ele engatou uma série de partidas, sofreu lesões justamente na de número sete. Com a sua saída durante o jogo contra o Vitória, o ataque do Corinthians sofreu um “apagão” técnico.

DECISIVO Se o Fluminense conquistar o título brasileiro, o argentino Conca vai igualar a importância do paraguaio Romerito. Num campeonato em que o Tricolor sofreu com as lesões de suas principais contratações, o camisa 11 disputou os 36 jogos do time. Com o joelho machucado e dois cartões amarelos, o argentino aparece nos momentos mais decisivos da competição com passes e gols. Assim, marcou dois na goleada do Flu sobre o São Paulo, por 4 x 1, e atingiu o número de 21 assistências. Conca deve ser o segundo argentino eleito o craque do Brasileiro. O primeiro foi Tevez, pelo Corinthians.

REBAIXAMENTO A linha de corte do rebaixamento aumentou após a 36ª rodada. O primeiro time na zona de rebaixamento é o Vitória, que empatou por 1 x 1 com o Corinthians e foi ultrapassado pelo Avaí. Ainda correm riscos esses dois, os Atléticos Goianiense e Mineiro, além do Flamengo. Com 37 pontos, o Guarani precisa de um milagre para escapar da degola. Prudente e Goiás já estão na Série B.

SUBINDO O Grêmio, que venceu o confronto direto com o Atlético-PR no último sábado, por 3 x 1, no Olímpico, e assumiu a quarta colocação na tabela. Se um brasileiro não conquistar a Sul-Americana, o clube gaúcho tem amplas possibilidades de ficar com a vaga.

DESCENDO O Botafogo, que perdeu em casa para o time reserva do Inter e caiu para a sexta posição na tabela. Depois de passar por uma semana conturbada em virtude de mais um ato de indisciplina do atacante Jobson, o Glorioso foi surpreendido em pleno Engenhão. Para quem chegou a sonhar com o título, o impacto da sequência negativa foi grande.

LIBERTADORES Três clubes do Brasileirão já estão matematicamente garantidos na Libertadores de 2011. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro não podem mais ser alcançados pelo quarto colocado e agora direcionam o foco para o título.

MÉDIA DE PÚBLICO O Corinthians lidera o ranking de média de público do Brasileiro, com 28.470 torcedores por partida. O segundo colocado é o Fluminense, com 25.130, e o terceiro é o Ceará, com 23.360. Mesmo não fazendo uma boa campanha no Nacional, o Flamengo está na quarta colocação, com 18.818, seguido de perto pelo Botafogo, com 18.794.

CURTO-CIRCUITO O jogo do ASA contra o Duque de Caxias foi antecipado de sábado para a próxima sexta. A informação foi publicada ontem no site da CBF.

Júnior Amorim cobra da diretoria do Galo dívidas de 2008 e 2010

Por essa o CRB não esperava. Considerado um dos grandes ídolos do clube regatiano na última década, o atacante Júnior Amorim deve entrar com uma ação na Justiça contra o Galo. Amorim vai cobrar o pagamento de salários atrasados dos anos de 2008 e de 2010, que giram em torno de R$ 90 mil. O jogador disse que deu até um prazo para a diretoria do CRB sanar a dívida, mas até ontem o clube não havia feito nenhum contato para fazer um acordo. Informações de bastidores dão conta de que os conselheiros do Galo podem fechar contrato com a empresa Ability Sports Groups. “Em alguns dias, o CRB vai receber uma notificação da Justiça. Não posso perder meus direitos trabalhistas”, avisou Amorim, em entrevista ao radialista Luciano Costa, da Rádio Gazeta, na tarde de ontem. O silêncio do presidente-executivo do Galo, José Serafim,

e a falta de um pronunciamento quanto à dívida irritou o atacante. “Serafim deve falar a verdade, que não tem como pagar a dívida. Serafim disse apenas que está esperando um recurso de setembro”, afirmou. “Até hoje, o CRB ainda não me procurou para fazer um acordo”, disse. O jogador criticou ainda a falta de planejamento no CRB. “Houve muita caso de exoneração de recursos. Teve anos em que o time só podia fazer uma folha salarial de R$ 50 mil e acabava fazendo uma de R$ 60 mil. Ninguém no CRB sabe trabalhar, principalmente, o extra-campo”, contou. Sem citar nomes, Amorim denunciou que algumas pessoas se ofereceram para atuar no clube e acabaram tirando proveito. “O CRB é um banco. Todas as pessoas que investem acabam tirando muito mais”. EMPRESA ABILITY - Há informações de que conselheiros estariam se mobilizando para fechar uma possível parceria com a empresa carioca Ability. A empresa ajudaria na formação do elenco regatiano.

ASA

Vica decide o seu futuro esta semana Só depende da diretoria do ASA a permanência do técnico Vica para a temporada 2011. O treinador deixou claro em entrevista após a partida contra o América-RN que a sua prioridade é permanecer no Alvinegro. A reportagem de O JORNAL apurou ainda esta semana a diretoria do ASA define a permanência ou não do treinador. O presidente José de Oliveira, o Zé da Danco, afirmou que Vica tem 80% de chances de continuar. A partida entre Duque de Caxias-RJ e ASA, que seria realizada no próximo sábado, foi antecipada para sexta-feira, às 20h (local). A diretoria do Alvinegro arapiraquense quer resolver ainda esta semana a permanência do Vica à frente do comando do ASA. Conforme a reportagem de O JORNAL apurou, Zé da Danco, pretende acertar com o Vica em uma reunião que pode acontecer hoje ou no máximo até a próxima sexta-feira. O objetivo é renovar logo o contrato com o treinador para, assim, iniciar a pré-temporada da equipe para o próximo ano. Com a renovação oficializada, a direção pretende dar 15 dias de férias a Vica, que acontecerá logo após a última partida do clube na Segundona do Brasileirão, contra o Duque de Caxias. Nesse período de férias, Vica terá tempo para descansar e entrar em contato com alguns jogadores. A pré-temporada do ASA está programada para iniciar no dia 25 de dezembro. O local dos treinamentos visando 2011, ainda não foi definido. A vontade do Vica em dar seqüência ao trabalho é grande e o treinador já está fazendo a previsão do projeto para a próxima temporada. “Em 2011, o ASA vai ter muito mais estrutura do que este ano. No próximo ano, o ASA vai trazer mais jogadores bons”, afirmou Vica. O treinador destacou que o ano de 2010 serviu apenas de aprendizado. Para ele, o Alvinegro é um clube “bom para trabalhar. “Eu tenho interesse em permanecer”. (M.A.)

NORDESTÃO

Técnico Lino deve mexer no time do CSA Insatisfeito com o desempenho da equipe e os erros cometidos na goleada sofrida para o time reserva do ABC-RN, por 4 x 2, o técnico Lino, do CSA, deve promover mudanças no elenco azulino para o confronto de amanhã, , às 20h45 (de Alagoas), contra o time do Vitória-BA, em Salvador, no estádio Manoel Barradas. O goleiro Anderson Paraíba, o volante Marco Antônio e o atacante Alisson deverão ser titulares no duelo contra o time baiano. O jogo entre CSA e Vitória-BA é válido pela semifinal do Campeonato do Nordeste. O técnico Lino não deu moleza ao elenco azulino

durante o último final de semana e promoveu treinamentos na manhã do sábado e do domingo, visando à partida contra o Vitória-BA. Apesar do revés na última partida do Nordestão, o treinador acredita em uma vitória do Azulão em cima do time baiano mesmo jogando fora de casa, no estádio do Barradão. “Acredito sim na vitória. Nós deixamos para trás o Bahia, América-RN, Fortaleza, Náutico, Santa Cruz”, disse Lino. “Vamos chegar a essa final inédita”, completou o treinador. O Azulão está focado na partida contra o alvinegro baiano. Para a partida de

amanhã, o treinador azulino quer um time rápido, criativo e que atue marcando a saída de bola. Para isso, no último treinamento do CSA, realizado na tarde de ontem, no Mutange, Lino fez três mudanças na equipe que atuou na derrota contra o ABC-RN. Participaram do treinamento na provável equipe titular, os jogadores Anderson Paraíba (goleiro), Marco Antônio (volante) e Alisson (atacante). O time que deve enfrentar o VitóriaBA é: Anderson Paraíba; Celso, Sinval, Carlos Diogo e Paulinho; Anderson, Paulinho, Lau e Marcos Antônio; Ewerlan e Alisson. (M.A.) Larissa Fontes/estagiágia

Lino não gostou da atuação do CSA na partida da última quarta-feira, contra o ABC, no Rei Pelé

CMYK


Esportes

O JORNAL JORNA L

A14

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

Fla ainda precisa passar pelo Cruzeiro RIO - A vitória de 2 x 1 sobre o Guarani trouxe alívio ao Flamengo. Porém, os jogadores sabem que ainda é preciso somar pelo menos um ponto para conseguir permanecer na Primeira Divisão sem depender de resultados. Portanto, o confronto contra o Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h (de Alagoas), no Raulino de Oliveira, tanto pode sacramentar como pode, caso o time saia derrotado, novamente em situação adversa. Caso o Atlético-MG vença o Goiás, na Arena do Jaceré, o Atlético-GO consiga os três pontos diante do São Paulo, em Goiânia, o Vitória derrote o Internacional, no Beira Rio e Avaí triunfe em case diante do Santos, o Rubro-Negro pode terminar até mesmo na zona de rebaixamento.

“Nós ficamos tristes que pelo elenco que temos nos teríamos de estar passando por outro momento. Mas são coisas que acontecem no futebol. Sabemos que tem dois jogos que podem resolver a nossa vida”, garante Diego Maurício, herói da vitória sobre o Guarani, no último sábado. Embora ainda veja no retrovisor a zona de rebaixamento, o Clube da Gávea traçou um objetivo maior para este fim de temporada: conquistar uma vaga na SulAmericana. “Nós sabemos que o nosso objetivo é a SulAmericana. Vamos jogar em casa e é um jogo que termos o mando de campo para conquistar o nosso objetivo melhor e se planejar para o ano que vem”, disse.

Ituiutaba pode perder vaga na Segundona SÃO PAULO - Apesar de poder ser beneficiado com uma punição ao Ituiutaba, o Juventude adota cautela e acredita ser difícil que o clube mineiro seja eliminado da Série C. Dois jogadores do Ituiutaba, pegos no exame antidoping, serão julgados nesta terça. Os jogadores Tarcisio e Vinicius foram flagrados no exame realizado após o jogo contra a Chapecoense, no dia 9 de outubro, em Chapecó, válido pelas quartas de final da Série C. O clube mineiro foi vice-campeão da Série C. Na hipótese de ser punido, o Ituiutaba daria lugar ao Macaé no acesso à Série B e evitaria o rebaixamento do Juventude para a Série D. O assessor jurídico do Juventude, Mauricio Graz-

ziotin, afirma que ao clube gaúcho só resta acompanhar o desenrolar dos fatos como terceiro interessado, sem acesso direto ao julgamento. “É bem difícil que o Ituiutaba seja punido. Seria uma decisão inédita. Para os jogadores sim, a punição deve ser confirmada porque já existe jurisprudência, agora o clube, acho difícil”, admite. O exame nos jogadores apontou a presença da substância fenproporex, encontrada em remédios para emagrecimento. Tarciso e Vinícius podem ser afastados do futebol por até dois anos. A eliminação do Ituiutaba só aconteceria caso ficasse comprovada a participação do clube no caso.

Rodrigo Caetano fica no Vasco para 2011 Rodrigo Caetano, Roberto Dinamite e José Hamilton Mandarino se reuniram ontem para assinar a renovação de contrato do diretor executivo de futebol por mais dois anos. Caetano já comunicou ao Grêmio que decidiu permanecer em São Januário. A ideia do dirigente era comunicar a renovação amanhã, mas com o vazamento da notícia em Porto Alegre, a tendência é de que Caetano oficialize o novo contrato com

o Vasco ainda hoje. “Respeitamos a decisão do profissional. Os projetos do Grêmio e do Vasco foram colocados a ele. Não havia uma questão financeira que fosse obstáculo em nossa relação. Pelo que o Rodrigo nos passou, a adaptação da sua família ao Rio de Janeiro acabou determinando sua permanência no Vasco”, afirmou o futuro vice-presidente do Grêmio, Antonio Vicente Martins, em entrevista à Rádio Guaíba.

Ronaldo sentiu uma lesão na coxa

Não era hora de tropeçar Lesionado, Ronaldo admitiu que o título brasileiro ficou distante do Corinthians O que o torcedor corintiano mais teme nestas duas últimas rodadas do Brasileirão pode acontecer. Além de perder a liderança para o Fluminense, o Corinthians pode perder Ronaldo para os jogos finais do campeonato. Com uma lesão na coxa direita sofrida contra o Vitória, o Fenômeno colocou em dúvida sua presença na partida contra o Vasco, domingo, no

Pacaembu. “Já comecei o tratamento ontem (domingo) durante o jogo. Não sei ainda se vou poder jogar domingo”, postou R9 por meio de seu perfil no Twitter. Substituído aos 29 minutos do jogo no Barradão, Ronaldo irá realizar exames na terçafeira pela manhã, para saber qual o grau da lesão e se ele poderá estar em campo con-

tra os vascaínos. O atacante também lamentou o empate contra o time baiano, que fez com que o Timão perdesse a ponta do Brasileiro para o Flu. Agora, o time de Parque São Jorge precisa vencer os dois próximos jogos e torcer contra o Tricolor Carioca contra Palmeiras ou Guarani. Para Ronaldo, o título ficou distante.

“Sabemos que a situação ficou muito difícil, mas não vamos desanimar. Temos que fazer nossa parte”, disse. Porém, o Fenômeno pediu para o ânimo da torcida não diminuir, e convocou a Fiel a estar no Pacaembu contra o Vasco, no domingo. “E como sempre contamos com o apoio da nossa torcida no domingo para nos ajudar contra o Vasco”, completa.

Palmeiras enfrentará o Flu na Arena Barueri O Palmeiras receberá o Fluminense, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, em Barueri. O jogo, que estava inicialmente marcado para o Estádio da Fonte Luminosa, em

Araraquara, será realizado na Arena Barueri, no domingo. O Verdão sofreu uma punição por conta de uma confusão entre torcedores no clássico contra o Corinthians, no

Pacaembu, e perdeu dois mandos de campo. O primeiro foi cumprido no último domingo, contra o Atlético-MG. Porém, o clube conseguiu um efeito suspensivo na tarde desta segun-

da-feira e poderá realizar a partida na Arena. Na última rodada, o Fluminense enfrentou o São Paulo no estádio e venceu por 4 x 1.

ADRIANO Há cerca de três semanas, Gilmar Rinaldi esteve no CT Dr. Joaquim Grava. O empresário de Adriano, porém, rechaça que a visita seja relacionada a uma possível negociação do Imperador, atualmente em baixa na Roma (ITA), com o Corinthians. “Eu estive, sim, no CT do Corinthians, mas foi uma visita de cortesia. Não tem nada acertado (entre Adriano e Corinthians). Tenho conversado a respeito do Danilo, que está contente no clube e pretende ficar por mais um ano”, disse à Rádio Globo o agente, responsável pela carreira do meia, cujo contrato com o Timão vai até o fim da próxima temporada.Recentemente, Ronaldo declarou que gostaria de contar com Adriano para a disputa da Libertadores de 2011.

Depois de voltar à seleção brasileira, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho perdeu espaço no Milan

LIGA DOS CAMPEÕES

Milan enfrenta Auxerre com Gaúcho no banco O Milan terá uma decisão terça-feira, a partir das 16h45 (de Alagoas), diante do Auxerre, na França. A partida poderá selar o destino do líder do Campeonato Italiano no Grupo G da Liga dos Campeões. A situação é dramática para uma equipe que, no início da temporada, prometia um futebol mágico com o chamado quarteto de ases, formado pelo sueco Ibrahimovic e o trio brasileiro Robinho, Ronaldinho e Alexandre Pato. Mas a fórmula não funciona plenamente. Pato está lesionado e Ronaldinho, de quem se es-

perava muito, não está sendo aproveitado pelo técnico Massimo Allegri. Mesmo tendo voltado à Seleção Brasileira, o meia atuou por apenas quatro minutos na partida do último sábado, contra a Fiorentina. O fato alimentou especulações na Itália de que Allegri estaria insatisfeito com Ronaldinho – ainda mais depois do vídeo divulgado na internet que mostra o craque saindo de um restaurante às 2h30, acompanhado de alguns amigos. Pela Liga dos Campeões, Ronaldinho atuou durante 90 minutos em apenas um jogo.

O adversário foi justamente o Auxerre, na estreia do Milan na competição. O meia teve grande atuação. Muito diferente daquela ocasião, hoje o craque começará no banco. PIRLO ESTÁ FORA - O volante Pirlo desfalca o Milan contra os franceses. O italiano queixou-se de fadiga muscular e foi excluído do grupo que enfrentará o Auxerre. No setor ofensivo, sem Pato, com Ronaldinho no banco e Inzaghi fora do restante da temporada por lesão, Massimo Allegri deverá optar por Robinho como parceiro de Ibrahimovic na frente.

CMYK


Esportes

O JORNAL JORNA L A15

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

SHOW DE RESULTADOS SÉRIE A

NORDESTÃO

SÁBADO

QUARTA-FEIRA

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

1° Milan

29

13

9

2

2

22

11

11

2° Lazio

26

13

8

2

3

16

10

6

Vitória x CSA Prudente 1 x 1 Ceará Flamengo 2 x 1 Guarani Grêmio 3 x 1 Atlético-PR

ABC x Treze Clubes 1 ABC-RN

DOMINGO Palmeiras 0 x 2 Atlético-MG Vitória-BA 1 x 1 Corinthians Botafogo-RJ 1 x 2 Internacional-RS São Paulo 1 x 4 Fluminense Goiás 1 x 4 Santos Avaí 3 x 0 Atlético-GO Cruzeiro 3 x 1 Vasco

1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° 10° 11° 12° 13° 14° 15° 16° 17° 18° 19° 20°

Fluminense Corinthians Cruzeiro Grêmio Atlético-PR Botafogo-RJ Santos Internacional São Paulo Palmeiras Vasco Ceará Flamengo Atlético-MG Atlético-GO Avaí Vitória-BA Guarani Goiás Grêmio-SP

P 65 64 63 57 56 56 55 54 51 50 46 46 43 42 40 40 40 37 32 28

J 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36

V 18 18 18 15 16 13 15 15 14 12 10 10 9 12 11 10 9 8 8 7

E 11 10 9 12 8 17 10 9 9 14 16 16 16 6 7 10 13 13 8 10

D 7 8 9 9 12 6 11 12 13 10 10 10 11 18 18 16 14 15 20 19

GP 59 62 49 62 41 51 61 44 49 40 41 34 40 49 50 46 41 33 39 38

GC 35 40 36 43 44 38 47 40 53 39 43 41 42 59 56 55 47 49 64 58

SG 24 22 13 19 -3 13 14 4 -4 1 -2 -7 -2 -10 -6 -9 -6 -16 -25 -20

PG J

V

E

D

GM

GS

SG %

30

9

3

2

29

15

14 71,43%

3° Napoli

24

13

7

3

3

22

14

8

4° Juventus

23

13

6

5

2

25

13

12

5° Roma

22

13

6

4

3

17

15

2

14

2 Vitória-BA

25

14

7

4

3

22

16

6

59,52%

3 CSA-AL

25

14

7

4

3

28

23

5

59,52%

4 Treze-PB

22

14

6

4

4

18

17

1

52,38%

5 Bahia-BA

22

14

6

4

4

19

19

0

52,38%

6° Internazionale 20

13

5

5

3

14

9

5

7° Palermo

20

13

6

2

5

22

18

4

8° Sampdoria

19

13

4

7

2

14

11

3

6 Ceará-CE

20

14

5

5

4

21

17

4

47,62%

7 CRB-AL

19

14

5

4

5

13

14

-1

45,24%

8 Santa Cruz-PE

18

14

4

6

4

21

18

3

42,86%

9 América-RN

18

14

4

6

4

14

13

1

42,86%

9° Chievo

19

13

5

4

4

13

11

2

10 Náutico-PE

17

14

4

5

5

20

20

0

40,48%

10° Catania

17

13

4

5

4

11

11

0

11 Fortaleza-CE

14

14

4

2

8

13

20

-7

33,33%

12 Botafogo-PB

14

14

3

5

6

17

16

1

33,33%

11° Udinese

17

13

5

2

6

13

14

-1

13 Fluminense-BA 13

14

3

4

7

16

21

-5

30,95%

12° Genoa

17

13

5

2

6

10

13

-3

14 Confiança-SE

13

14

3

4

7

19

26

-7

30,95%

13° Fiorentina

15

13

4

3

6

13

14

-1

15 Sergipe-SE

13

14

3

4

7

13

28

-15 30,95%

14° Parma

15

13

3

6

4

9

11

-2

15° Cagliari

14

13

3

5

5

13

12

1

16° Bologna

14

13

3

5

5

12

19

-7

17° Lecce

12

13

3

3

7

10

25

-15

18° Brescia

11

13

3

2

8

11

17

-6

19° Cesena

11

13

3

2

8

9

17

-8

20° Bari

9

13

2

3

8

9

20

-11

ESPANHOL SÁBADO Villarreal 1 x 1 Valencia Almería 0 x 8 Barcelona Real Madrid 5 x 1 Athletic Bilbao DOMINGO Deportivo La Coruña 3 x 0 Málaga Espanyol 3 x 0 Hércules Levante 3 x 1 Racing Santander

INGLÊS

Osasuna 1 x 0 Sporting Gijón Sevilla 1 x 2 Mallorca Real Sociedad 2 x 4 Atlético Madrid

Arsenal 2 x 3 Tottenham Blackpool 2 x 1 Wolverhampton

SÉRIE B SEXTA-FEIRA Paraná 0 x 0 Bragantino São Caetano 1 x 0 Duque de Caxias SÁBADO ASA 1 x 2 América-RN Bahia 1 x 2 Santo André Icasa 2 x 2 Coritiba Guaratinguetá 2 x 2 Figueirense Náutico 4 x 1 Vila Nova-GO Brasiliense 2 x 1 Ponte Preta América-MG 2 x 1 Sport Recife Portuguesa 2 x 1 Ipatinga

1° 2° 3° 4° 5° 6° 7° 8° 9° 10° 11° 12° 13° 14° 15° 16° 17° 18° 19° 20°

Coritiba Bahia Figueirense América-MG Portuguesa Sport Recife Paraná São Caetano ASA-AL Bragantino Duque de Caxias Náutico Icasa Ponte Preta Guaratinguetá Vila Nova-GO Brasiliense América-RN Ipatinga Santo André

P 71 65 64 62 59 56 53 52 51 50 49 48 48 47 44 43 43 41 40 40

J 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37

V 21 19 18 19 18 15 15 14 16 12 15 14 13 12 10 12 11 11 11 10

E 8 8 10 5 5 11 8 10 3 14 4 6 9 11 14 7 10 8 7 10

D 8 10 9 13 14 11 14 13 18 11 18 17 15 14 13 18 16 18 19 17

GP 67 63 64 56 66 54 45 49 52 50 45 41 49 49 45 48 39 39 45 52

GC 46 42 35 42 52 39 40 50 55 37 55 59 50 48 56 67 58 66 60 61

SG 21 21 29 14 14 15 5 -1 -3 13 -10 -18 -1 1 -11 -19 -19 -27 -15 -9

P

J

V

E

D

GP

GC SG

Bolton 5 x 1 Newcastle

1° Real Madrid

32

12

10

2

0

33

6

27

Manchester United 2 x 0 Wigan

2° Barcelona

31

12

10

1

1

33

8

25

3° Villarreal

24

12

7

3

2

23

12 11

4° Espanyol

22

12

7

1

4

12

13 -1

Birmingham 1 x 0 Chelsea

5° Valencia

21

12

6

3

3

17

12 5

Liverpool 3 x 0 West Ham

6° Atlético Madrid

20

12

6

2

4

20

14 6

7° Sevilla

20

12

6

2

4

19

19 0

8° Mallorca

18

12

5

3

4

13

13 0

9° Real Sociedad

16

12

5

1

6

16

18 -2

10° Athletic Bilbao

16

12

5

1

6

20

23 -3

11° Osasuna

15

12

4

3

5

12

13 -1

12° Deportivo La Coruña 14

12

3

5

4

11

15 -4

13° Getafe

13

11

4

1

6

15

18 -3

14° Hércules

12

12

3

3

6

11

19 -8

15° Levante

11

12

3

2

7

13

20 -7

16° Racing Santander

11

12

3

2

7

10

19 -9

17° Sporting Gijón

10

12

2

4

6

10

18 -8

18° Málaga

10

12

3

1

8

15

25 -10

19° Almería

9

12

1

6

5

8

18 -10

20° Zaragoza

7

11

1

4

6

11

19 -8

West Bromwich 0 x 3 Stoke City

DOMINGO

Blackburn 2 x 0 Aston Villa Fulham 1 x 4 Manchester City

P

J

V

E

D

GP

GC SG

1° Chelsea

28

14

9

1

4

28

9

2° Manchester United

28

14

7

7

0

28

15 13

3° Arsenal

26

14

8

2

4

28

15 13

4° Manchester City

25

14

7

4

3

19

11 8

5° Bolton

22

14

5

7

2

26

20 6

6° Tottenham

22

14

6

4

4

21

19 2

7° Sunderland

19

13

4

7

2

15

13 2

8° Stoke City

19

14

6

1

7

18

18 0

9° Liverpool

19

14

5

4

5

16

17 -1

10° Newcastle

18

14

5

3

6

22

21 1

11° Blackburn

18

14

5

3

6

17

18 -1

12° Blackpool

18

14

5

3

6

21

27 -6

13° Aston Villa

17

14

4

5

5

15

20 -5

Genoa 0 x 2 Juventus

14° Birmingham

16

14

3

7

4

15

17 -2

Chievo 2 x 1 Inter

15° West Bromwich

16

14

4

4

6

16

25 -9

16° Everton

15

13

3

6

4

14

13 1

Atualizada antes do jogo de ontem

ITALIANO SÁBADO Roma 2 x 0 Udinese Milan 1 x 0 Fiorentina DOMINGO

Cesena 1 x 2 Palermo

19

SÉRIE C

Parma 1 x 1 Lazio Catania 1 x 0 Bari

17° Fulham

14

14

2

8

4

14

17 -3

ABC 0 x 0 Ituiutaba*

Brescia 1 x 2 Cagliari

18° Wigan

14

14

3

5

6

10

23 -13

19° Wolverhampton

9

14

2

3

9

14

25 -11

20° West Ham

9

14

1

6

7

11

25 -14

Lecce 2 x 3 Sampdoria *ABC campeão brasileiro da Série C

Napoli 4 x 1 Bologna

CMYK


O JORNAL

Classificados A16

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS REF: 067 – OPORTUNIDADE ÍMPAR! CRUZ DAS ALMAS – Apartamento com 3 Quartos, sendo 1 suíte, 1 vaga de garagem, 68,4m2 de tranqüilidade. Por esse valor é todo seu! R$ 185.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FAROL REF: 019 - FAROL– VENDO apto vizinho a UNIMED, sala com varanda, 03 quarto com armários, sendo 01 reversível, cozinha, área serviço, WC social. 01 vaga. Pertinho de tudo, mais ainda de você! Prédio com gerador, 02 elevadores. R$ 160 mil. TR 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br

REF: 044 – É REAL! ACREDITE! - JATIÚCA - Sala de estar e jantar, varanda, 04 suítes, sendo 01 master, 01 lavabo, 02 quartos para empregados, 01 banheiro de serviço, hall de circulação interna REF: 065 – ÁREA DE 98,4M² Apartº no Stella Maris com 3 Quartos, sendo 1 suíte, 1 quarto reversível, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha, WC social, área de serviço, WC de serviço, 2 Vagas de garagem. R$ 189.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 001 - JATIÚCA – VENDO/TROCO apto c/ Sala p/ 2 ambientes, com varanda, 4 quartos sendo 02 suítes, WC social, Cozinha, área de serviço, DCE, 02 vagas de garagem. Área 120m². R$ 400 mil. Aceito: imóvel menor valor, e carro, financio. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 066 - APARTAMENTO NO FAROL com 3 Quartos, sendo 1 suíte, área de 89,05m2, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha de apoio, WC social, hall de circulação.Vem! R$ 155.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 064 - JATIÚCA - Aptº c/ 3 quartos sociais com armários, Sala de estar/jantar, área de 82,39m2, 01 WC social, cozinha, área de serviço, quarto e WC de empregado(a). Todo no armário embutido, com 2 varandas, todo reformado, 2 Vagas. Apenas R$ 150.000,00. Pode ser totalmente financiado pela CEF. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

REF: 006 - FAROL – Condomínio Morada das Árvores - sala c/varanda, 3 qtos s/1 ste, todos c/armários, lavabo, coz., área de serviço, dependência completa de empregada, 1 vaga, área 115m². Salão de festas; piscina, poço artesiano e ótima local. R$ 155 mil. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 082 - JATIÚCA - ÁREA 84,93M² - (RUA DA OI). Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, wc social, cozinha, área de serviço. 1 vaga de garagem. - Estamos lhe esperando! R$ 160.000,00. E ainda financio! - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 063 – FAROL - Aptº c/ 80,68m2 Sala de estar/ jantar, 3 qtos sociais s/1 ste, varanda, cozinha c/armários, área de serviço, DCE completa. 1 Vaga. E só custa isso! R$ 140.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

OUTROS BAIRROS

REF: 002 - FAROL– VENDO apto (Rua Colégio Marista), Sala “L” com varanda, 3 qtos, s/1 reversível, wc social, coz., área de serviço, nascente. R$ 155 mil. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 078 – FAROL - 161,09M² DE ÁREA-Apartamento em andar alto: 15º andar- Sala de estar/jantar, varanda, 3 qtos s/1 ste, wc social, área de serviço coz., quarto e wc para empregada. ENTREGA: Imediata. Comprou, morou! R$ 383.000,00. A CONSTRUTORA MESMO FINANCIA! Que conhecer? A gente te mostra! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 039 – FAROL - COBERTURA com 178m2. 3 qtos s/2 stes, 3 salas, wc social, dependência de empregada, coz., área de serviço. Cobertura espetacular com vista

JATIÚCA REF: 037 – STELLA MARIS – BDB -Andar alto, de frente. 115m². Sala c/varanda, 3 qtos, s/1 ste + DCE, coz., 2 vagas de garagem, R$ 300 mil - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 083- UMA VERDADEIRA PINTURA! EDF. PIET MONDRIAN - Área: 84,22m² na Jatiúca - sala de estar/jantar, varanda, 02 stes, 1 qto reversível, wc social, coz. área de serviço, wc de serviço, 2 vagas de garagem p/veículo de porte médio. Aproveite! R$ 218.400,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 081 - JATIÚCA - sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suite, wc social, cozinha dep. Completa de empregada, 01 vaga de garagem Área: 105,33 m² - R$ 220.000,00. Esse fica no 5º andar! 01 vaga de garagem. ACEITAMOS FINANCIAMENTO. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 084 – APARTAMENTO NO 5º ANDAR, com sala de estar para dois ambientes com varanda, sala de jantar, (04) quatro suítes, sendo (01) uma máster com closet e hidro-massagem, lavabo, copa, cozinha, despensa, área de serviço, quarto de serviço e W.C.

PONTA VERDE REF: 057 - PONTA VERDE, Aptº c/ 99,77m2, 03 Quartos, sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada.02 vagas de garagem. Entrega Julho 2010. R$ 283.000,00. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 052 - PONTA VERDE – É CLÁSSICO! É GRANDE! Um luxo! Aptº c/ 453,92m2- Varanda, sala de jantar, sala de estar para 4 ambientes, lavabo, estar íntimo, circulação, 03 suítes, 01 suíte master com 02 REF: 053 - PONTA VERDE Esquina com a Dep. José Lages - 38,91m2 - Sala, 01 quarto, banheiro social, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 170.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 054 - PONTAVERDE -Aptº c/ 97,50m2 - 03 Quartos sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada, 02 vaga de garagem. R$ 320.000,00. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 056 - PONTAVERDE - APTº C/ 130M² - Sala de estar/jantar com varanda, circulação interna, 04 quartos sendo 01 suíte e 01 suíte master, banheiro social, cozinha, área de serviço, quarto e WC de serviço, 01 vaga, (cabem dois carros médios). R$ 455.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 060 - PONTA VERDE, Aptº 702 c/ 286,00m2 - 04 quartos sendo 02 c/ suíte, 01 closet, 01 wc social, cozinha, dependência de empregada, área de serviço, sala de estar/jantar, 02 varandas. Cômodos do último pavimento: terraço descoberto, REF: 061 – A BEIRA-MAR DE PONTAVERDE lhe espera de braços abertos! - Aptº c/ 373,83m2 Varanda, 02 salas de estar, sala de jantar, estar/íntimo, circulação, 03 suítes, 01 lavabo, copa, cozinha, despensa, área de serviço, 02 quartos de empregada com 1 wc. Todo em mármore italiano! Com armários e split, 4 vagas de garagem. R$ 1.840.000,00 – E ainda tem mais essa: forma de pagamento? À combinar! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 055 - PONTAVERDE –Aptº c/ 38,91 m2 - Sala, 01 quarto, banheiro social, cozinha. 01 vaga de garagem. R$ 170.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 034 - PONTA VERDE – RZ - Sen. Rui Palmeira. 120m². Andar alto. Sala de estar/jantar, varanda, 03 suítes, cozinha, Wc social, copa/cozinha, área de serviço, despensa e dependência completa de REF: 014 – PARA QUE GOSTA DE TOTAL CONFORTO. COBERTURA PARA SE ADMIRAR. TOTALMENTE NASCENTE E COM VISTA PARA O MAR de Ponta Verde - Rua Prof. Abdon Arroxelas, Aptº 8º E 9º andares – área de 640m2 - Suíte de casal, várias varandas espetaculares, REF: 015 - PONTA VERDE – BL - Por trás do Hotel Ponta Verde. Vendo apto em construção. Entrega: Outubro 2010. Com 140m² área útil contendo: Sala de visita, sala de jantar, com varandão, gabinete, 03 quartos sendo 02 suítes, Cozinha, Wc social, REF: 016 – PONTA VERDE – 177M² PB - Sala estar/jantar, varanda, 04 quartos sendo 04 suítes, Cozinha, Wc social, dependência completa empregada. 03 vagas. Prédio com salão festas, gerador, guarita, piscina. Medição água e gás individual. Financio pela Caixa Econômica Federal. R$ 600 mil. TR. 9351-4440/8811-8410 CRECI 343. REF: 018 - PONTA VERDE – LANÇAMENTO! VENDO Av. Sandoval Arroxelas - apto em construção Ed. Oruan, sala de estar, sala de jantar, com varanda, 03 quartos s/ 02 suítes, Cozinha, WC social, área Serviço, Dependência completa empregada. 02 Vagas de garagem. REF: 025 - DE FRENTE PARAO MAR DAPONTAVERDE. LINDO! EXUBERANTE! IMPONENTE! MAJESTOSO E ABSOLUTO. PARA QUE GOSTA DE VIVER COM ESTILO ÚNICO E DIFERENCIADO! Na Av. Álvaro Otacílio - Apartamento no 6º andar - Área Térrea: 306,55m², Área do 1º pavimento: 315,39 m² - Área Total: 621,94 m². Valor: R$ 3.100,000 (Três milhões e cem mil reais) TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 030 – PONTAVERDE – CM – Andares altos: 7º e 8º- Excs. Aptºs próximo à praia, 3 quartos s/ 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, área serviço, WC social. 2 vagas de garagem. Consulte valores! TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 045 – PONTAVERDE – aptº c/ varanda, sala de estar/jantar, 04 suítes sendo 02 reversíveis, copa/cozinha, área de serviço, despensa, 01 quarto e 01 banheiro de empregada. Área: 139,97m², 02 vagas de garagem. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 051 - PONTA VERDE –Aptº c/ 83,35m2 - R. Sandoval Arroxelas - Sala de jantar, sala de estar c/varanda, circulação, 1 ste, 1(um) qto social, wc social, 1(um) qto reversível, cozinha, área de serviço, WC de serviço e 1(uma) vaga de garagem. R$ 300.000,00 à combinar. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 035 - PONTA VERDE – SD -Andar alto, de frente! 130m², vista do mar. Sala, 3 qtos grandes, sendo 1 ste, coz., wc social, dependência completa de empregada. 2 vagas de garagem. R$ 320 mil. Aceita financiamento pela Caixa Econômica Federal. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 036 - PONTAVERDE – FANTÁSTICO! De frente. 410m². Sala c/varanda, 5 stes todas c/instalação para split, coz. grande, DCE. 4 vagas de garagem, piscina. Prédio com salão de festas, guarita de segurança e muito mais. Rua bem sossegada! R$ 1.500.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 040 - PONTA VERDE – AV. SANDOVAL ARROXELAS – 10º Andar! 3 qtos, s/1 ste, coz., wc social, dependência de empregada. 1 vaga de garagem. R$ 240 mil - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 041 - AV. SANDOVALARROXELAS – 85M² - De frente! Ponta Verde – 3 qtos, s/1 ste, coz., wc social, dependência de empregada. 2 vagas de garagem. Cond. R$ 375,00 - R$ 240 mil - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961

REF: 058 - PONTAVERDE,Aptº c/ 99,77m2 - 03 Quartos sociais sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 01 vaga de garagem que comporta 2 veículos pequenos. Entrega Julho 2010. Reserve o seu! R$ 297.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 004 - PONTA VERDE – Acordar com o mar lhe desejando bom dia, é tudo que deseja neste momento. Sua oportunidade apareceu! Apto com sala p/ 02 ambientes, varandas grandes, 04 quartos sendo 04 suítes, cozinha, área de serviço, Wc Social, DCE,. 03 vagas. valor R$ 1.400.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 043 – LC- PONTA VERDE - 114,47M² - R$ 225 mil - Sala de estar/jantar, varanda, circulação, dois quartos sociais, um wc social, cozinha, serviço, quarto reversível, wc de serviço. 02 vagas de garagem. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343

REF: 087 – PONTA VERDE Apartamento com área de 93,87 m².- Sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada, circulação, 02 vagas de garagens. R$ 270.000,00 (duzentos e setenta mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 050 - PONTA VERDE, 119,18M2: - Sala de estar, sala de jantar, 02 suítes, sendo1 com closet, cozinha e área de serviço, 02 vagas de garagem. Apenas R$ 200.000,00 à combinar. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 032 - PONTA VERDE – JM - Aptº em andar alto na Sandoval Arroxelas. Sala com varanda, 03 quartos sendo 02 opcionais, cozinha, Wc social, dependência de empregada, despensa, REF: 005 - PONTA VERDE – VENDO apto em construção com 120m² na Av. Sandoval Arroxelas ao lado Bompreço. Sala com varanda, 03 quartos sendo 02 suítes, 01 Wc social, cozinha. Área de serviço, 02 vagas Nascente. A localização diz tudo! R$ 398 mil. Financiamento direto com Construtora. Tr. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

LIGUE E ANUNCIE

REF: 086 – PONTA VERDE Apartamento na Rua Sampaio Luz - Sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, circulação, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada. 02 vagas de garagens. Área Privativa: 106,00 m². R$ 327.000,00 (Trezentos e vinte e sete mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 073 - PONTAVERDE – Com 67,34m² - Aptº no 2º andar (2ªquadra da praia). sala de estar/jantar, 02 suítes, varanda, hall, cozinha, 01 vaga de garagem. Área: R$ 165.000,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 074 - PONTA VERDE: Rua Desportista Humberto Guimarães, 6º andar - Apto. Duplex. 1°. piso: sala de estar/jantar, varanda, 2 suítes, 2 quartos sociais, wc social, cozinha, área de serviço, despensa, dependencia REF: 075 - PONTAVERDE -Aptº com sala de estar e jantar, hall, 3 quartos sendo 1 suíte e 1 reversível, wc social, cozinha, área de serviço, dependência completa e 2 vagas de garagem. Área privativa 76,66m². R$ 210.000,00 Prédio atualmente em fase de construção. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

APARTAMENTOS Ponta Verde Ed. Maria Beatriz - Sala, wc´s com armários e blindex, 3 qtos (st) s/ 02 com arms, cozinha com arms, serviço, dependência. Ed. Maranelo - Sala com cozinha tipo americana, wc social, 01 quarto. Contrato fixo. Ed. Turim - Em frente a Faculdade Mauricio de Nassau e Hiper Ponta Verde - sala c/ var, 2 quartos, wc soc. c/ blindex, cozinha, serv, wc serv, 2 elev. 01 vaga. Ed. Refuge - Varanda, sala c/ cozinha americana, 01 quarto, 01 wc. Contrato fixo. Ed. Rui Palmeira - Sala c/ var, wc soc, 3 qtos s/ 01 revers, coz, serv, wc serv, 1 elev. Jatiúca Ed. Diamante - Sala c/ varanda, 3 qtos ( 2 sts ), wc´s c/ Box acrílico, cozinha c/ armário sob balcão e área serviço, 01 vaga. Ed. Rafiné - Sala com varanda, wc social, 3 qtos. (st) cozinha. serviço, dce. Ed. Platanus - Aptos, Nov. Varanda, sala, wc social, 2 qtos (st) coz, serv. Ed. Oregon - Aptos, Novos, 2 quartos sendo 01 suite, coz, serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas.

Ed. Seatlle - Novo, 2 quartos sendo 01 suite, coz, serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas. Mangabeiras Ed. Viseu - Varanda, sala, wc social c/ arms, e Box, 2 qtos (st c/ arms) coz. c/ arms, serv, wc serviço, 2 vagas. Residencial San Francisco - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) s/ 01 revers, coz, serv. Condominio San Rafael - alugo com varanda, sala, wc social, 3 qyos. s/ 01 reversivel, cozinha, serviço, wc serviço. Farol Condominio Arte Vida - Sala, wc social, 3 qtos (st) , cozinha, serv, piscina, salão de festas. Poço Ed. Mediterrâneo - sala, wc´s c/ blindex, 3 qtos (st c/ arms,) cozinha c/ arms, serv, dce. Ed. San Martin - Sala, wc social com box, 2 suites, wc´s suite com box, cozinha, area servico, elev, piscina. Ed. Montnimes - Varanda, sala, wc social, 2 qtos (st) cozinha, serviço. Piscina, salão festas, 01 vaga. Prado Ed. Antares - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) cozinha com armarios, serviço, dce.

Cruz das Almas Ed. Santa Joana - sala c/ var, wc soc, 2 qtos, coz, serv, dependência completa. Conjunto Dom Adelmo Machado Sala, wc social, 2 quartos, cozinha, área de serviço. R$ 440,00 + condomínio R$ 110,00.

CASAS Farol Conj. Jardim Tropical - Rua Telmo Lessa Lobo - com abrigo para carro, sala única, wc social, 3 quartos, cozinha, área serviço. Ponta Verde Rua Prof. Vital Barbosa - Terraço, garagem, sala estar 2 ambientes, jantar, 01 suite reversível, copa, cozinha, área de serviço, dependência comppleta, 01 apto. 1º. Andar: gabinete, 2 suites. Poço Rua Prof. Benedito Conegundes Proximo a Igraja Catolica do Sto Eduardo - sala, wc social, 3 quartos, cozinha e área de serviço

PONTOS COMERCIAIS Jatiúca Av. Amélia Rosa - Loja com 2 salas, 2 wc´s, copa. R$ 6.000,00 + Iptu.

N1212 - Av. Álvaro Otacílio ( Beira Mar ) Alugo terreno vizinho a Galeria Passeio Stella Maris medindo 22,50 x 70. Exc. p/ Agência Bancária. N1705 - Av. Álvaro Calheiros - Alugo terreno medindo 12x30 ao lado da Le Postiche. N7911 - Av. Alvaro Calheiros - Alugo prédio, excelente para Farmácias, escritórios, consultórios, Jacintinho Prédio - Em frente ao Mercado Público - Térreo: Loja com 01 wc, 01 sala p/ escritório. R$ 1.600,00 + Iptu Poço Galpão - Rua José Omena Barbosa Salão, escritório, e área externa com lavanderias e wc´s; Alugo prédio em frente ao Sesc Poço - Av. Pedro Paulino - Esquina nascente com pav. Térreo e 1º. Andar. Fazenmos locação individual. Exc. p/ cursinhos, escritórios, lanchonetes, etc.......... Feitosa Galpão: Av. Governador Lamenha Filho com 250m², escritório + wc´s. Farol Av. Gov. Afranio Lajes - Alugo prédio, excelente para escritório e consultório.

REF: 076 - APTº NA PONTA VERDE, na rua do Restaurante Manjericão. Sala de estar/jantar, 02 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, serviço e 01 vaga de garagem. Condomínio: R$ 250,00. Área 63,95m². O Preço é de ocasião: R$ 210.000,00, e a forma de Pagamento: a gente combinar! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 077 - APTº NO 9º ANDAR - PONTA VERDE. Transversal da Dep. José Lajes, próximo ao Palato - Sala de estar/jantar, 02 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, serviço e 01 vaga de garagem. Área privativa 64,74m². R$ 193.000,00 Forma de Pagamento: à Combinar. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PAJUÇARA REF: 091 – PAJUÇARA - ED. STÚDIO 413, Apartamento beiramar, com 2º pavimentos, sala, 2 quartos sendo 1 suíte, varanda, 01 (um) WC social, cozinha. R$ 155.000,00 (Cento e cinquente mil reais). Excelente para morar ou alugar por temporada. Cond. R$ 300,00 - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 088 – PAJUÇARA - ED. NEO II,Apartamento com sala, terraço, 2 (dois) quartos, sendo 01 (um) suíte, 01 (um) WC social, cozinha, área de serviço. Área privativa: 60m2. R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil reais) TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

APTO. ALUGA OUTROS BAIRROS ALUGO apto Ed.Torre Norte 3 quartos, nascente, box nos banheiros e cozinha, novo. Tratar 30348849/9610-3184

CASA VENDA BARRO DURO REF: 038 - BARRO DURO – VENDO Excelente casa nascente por preço de ocasião. Próximo ao Colégio Adventista, sala de estar/jantar, 03 quartos s/ 1 suíte, área serviço, WC social. 02 vagas de garagem, rua asfaltada. Pertinho de tudo, mais ainda de você! Apenas R$ 185 mil. Ligue agora! TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FAROL REF: 017 - FAROL – PITANGUINHA – VENDO casa com 390m², sala de visita, sala de jantar, sala de TV e som, 02 terraços, Gabinete, 06 quartos sendo 02 suítes, 02 Cozinhas, 02 WC socais, Dependência completa empregada. Garagem 04 carros. R$ 250 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. VENDE-SE uma casa no bairro do Farol, Av. Luiz Rizzo, 276, c/2 salas, 3 stes., 1 banheiro social, gabinete, copa, cozinha, dependência completa, c/garagem p/3 carros, terreno med. 12x40. Tr.: 32413887. REF: 021 - FAROL– VENDOcasa com piscina, duplex térreo: 01 terraço, 01 sala, gabinete, 03 quartos sendo 01 suíte, com armários, 01 c/ closet, 01 WC’s social, 01 cozinha. 1º Andar: Sala, 02 quartos sendo 01 suíte com armários. WC social. E um ponto comercial na frente do terreno. R$ 360 mil. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 022 – FAROL – casa nascente com jardim - 3 quartos s/ 2 suítes, sala de estar/jantar, 2 cozinhas, sala p/ TV, gabinete, despensa, área de serviço, dependência completa de empregada, WC social, garagem coberta para 4 carros. R$ 260 mil. Aceita troca em carro e apartamento Tr. 93514440/8811-8410 CRECI 343.

OUTROS BAIRROS REF: 010 - CORURIPE - CONDOMÍNIO LAGOA DO PAU – É pra vender mesmo! Ótima casa à beira mar, por R$ 110 mil. É isso mesmo! R$ 110 mil! varandão de frente e também na lateral, sala de visita grande, sala de jantar, 03 quartos, sendo 01 suíte, piso em cerâmica, casa de caseiro, pracinha em frente, chuveirão, churrasqueira. REF: 027 - MURILÓPOLIS – ÓTIMA LOCALIZAÇÃO! Casa nascente, com jardim, terraço, 3 quartos s/ 1 suíte, sala de estar/jantar, WC social, quintal com área serviço coberta, garagem, Somente R$ 225 mil. TR 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 028 – NA PRINCIPAL DO MURILÓPOLIS – Maravilhosa casa com piscina, área de lazer espaçosa, nascente, 3 quartos grandes s/ 1 suíte, sala de estar/jantar, área serviço, WC social. Garagem. Apenas R$ 320 mil. Dá pra acreditar nisso? Ligue e confira! TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 092 – UM SONHO EM PLENO SONHO VERDE – Casa próximo à praia, com terraço, sala de visita, jantar, 3 quartos sendo 1 suíte, DCE, varandão, garagem, jardim grande. 2 frentes. Condomínio com quadra de esportes, piscina e bar. R$ 230.000,00 (Duzentos e trinta mil reais). TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 048 – JARDINS DE LA REYNA – Casa com 500m² de área construída, 2 pavimentos, vista espetacular da Lagoa. 4 suítes c/ closet, gabinete, bar, piscina, terraço, DCE, churrasqueira. Muito aconchegante. Apenas R$ 550 mil – Faça uma visita hoje mesmo! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 062 - ALDEBARAN ÔMEGA, SAN NICOLAS E ALAMEDAS DO HORTO - Belíssimas e confortáveis casas em construção e em projeto. Feitas sob medida para Você e sua família. Parece sonho, mais é real! Ligue agora mesmo para maiores informações. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

TABULEIRO REF: 071 - BOMBADO GONZAGA- Casa no Tabuleiro do Martins – com 200m² de área construída, sala, 5 quartos sociais, banheiro social, cozinha, DCE, garagem, área de serviço, quintal amplo, canil. Ufa! Valor: R$ 180.000,00. Quer visitar? Então liga! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 070 - TABULEIRO DO MARTINS - casa com 3 Quartos, sendo 1 suíte, Jardim, piscina, garagem para 2 veículos, 1 sala para 2 ambientes, DCE, cozinha, área de serviço, banheiro social, quintal, 1 ponto comercial. 2 Vagas de garagem, área de 140m2. Dá pra creditar? Olha só qual é o preço! R$ 157.500,00. É isso mesmo! R$ 157.500,00. É sua! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 093 – OPORTUNIDADE! TABULEIRO – Casa de esquina Vizinho ao AEROCLUB – Casa com 3 quartos, sendo 1 suíte, 2 salas grandes, gabinete, WC social, quintal. Apenas R$ 160.000,00 (Cento e sessenta mil reais). Venha hoje mesmo conhecer! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

SERRARIA REF: 013 - SERRARIA – CASA NO ANTARES II, nascente, 3 quartos sendo 1 suíte, cozinha, gabinete, WC social, garagem, jardim, lajeada. È pra vender! Motivo: Viagem. R$ 190 mil. Aceita financiamento. Tr. 9351-4440 /88118410 CRECEI 343. REF: 023 - SERRARIA (CONJ. SAMAMBAIA) – VENDO casa nascente, com sala de estar e jantar, 03 quartos, cozinha, DCE, área de serviço, R$ 180.000,00 mil. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 020 - SERRARIA– PRÓXIMO AO ECO PARK – casa muito aconchegante, terreno medindo 24x36. Solta nos 4 lados. Com piscina, 02 terraços, gabinete, sala de visita, sala de jantar, 05 quartos, sendo 02 suítes, REF: 026 - SERRARIA – Jardim Europa Excelente casa duplex com 385m² padrão classe A, em cond. fechado próximo ao Shopping Pátio Maceió. Sala de estar/jantar, 03 quartos s/ 1 suíte, área serviço, WC social. 04 vagas de garagem, Pertinho da sua família. Apenas R$ 400 mil. TR 93514440/8811-8410 CRECI 343.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

COMERCIAL VENDA CENTRO REF: 090 – CENTRO - PRÉDIO COMERCIAL. Prédio com vocação comercial e se o comprador desejar pode ter assegurado ótimo aluguel, constituído de 04 pavimentos, sendo o pavimento térreo composto de salão comercial amplo com 02 W.C.

FAROL VENDE-SE sala comercial no Centro Empresarial Office Tower, no Farol. Tr.: 9139-0619

JATIÚCA REF: 069 - SALA COMERCIAL – Aqui você não vai pegar aquele congestionamento terrível! Visite agora mesmo e mude-se já para o Stella Maris. Que sossego! - R$ 120.000. TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

PAJUÇARA REF: 089 – SALAS COMERCIAIS - PAJUÇARA. - Área útil de 21,00 m² Sala 04: R$ 98.000,00 (Noventa e oito mil reais), Sala 05: R$ 92.000,00 (Noventa e dois mil reais) TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

COMERCIAL ALUGA OUTROS BAIRROS ALUGA-SE sala c/wc. Av. Rio Branco, 157, Arapiraca. Fone. 3521-1946/ 9905-8966 ou 96173500

TERRENOS VENDA CAPITAL REF: 003 – TABULEIRO - REGIÃO que está crescendo muito. Próximo ao Aeroporto – Terreno com 2 frentes: 1 frente voltada para pista do aeroporto medindo 15x60 e nos fundos, virado para rua lateral medindo 20x21. Todo documentado. R$ 230 mil. Ligue agora mesmo. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 029 - JARDIM PETRÓPOLIS – 2ª ETAPA – excelente terreno, nascente, murado nas laterais e nos fundos medindo 12 x 36m, completamente plano. Rua sem saída e com pouco movimento. Todo documentado, é só transferir. Somente R$ 90 mil. Vem que é seu! Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 042 – SN - NÃO ESPERE MAIS! Beira de pista na Via Expressa – Frente p/ 2 ruas e lateral para uma 3ª rua - Área com 1.570m² . Ligue agora pra não perder! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 008 – INACREDITÁVEL E IMPERDÍVEL–Área com 3.000m² na Via Expressa em beira de pista? Ligue agora mesmo e venha conferir! CB. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 072 – SERRARIA – Terreno no Res. SAN NICOLAS – 1ª etapa medindo 18 x 25 (450m²) - Quadra “L” Ligue e tire sua proposta! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 047 – FAROL – uma localização incrível – EXCELENTE PARA CONSTRUTOR – nascente! 870m² – Rua calçada. Não perca tempo, ligue agora mesmo e comece logo a construir. Apenas R$ 450 mil - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343

INTERIOR REF: 059 - COND. LAGUNA-Ilha de Santa Rita - Terreno 957,68 m2, tem forma irregular: Frontal com a Rua em Projeto A8, medindo 20,00m; Lateral esquerda com unidade autônoma I9, medindo 43,71m, Fundos c/limite frontal da parte do terreno de marinha. R$ 580 mil. Vai ficar esperando o quê? Ligue! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

PRAIAS REF: 049 – INVESTIDOR: EXCEPCIONALÁREAÀ BEIRAMAR DE IPIOCA. Com 11,80 hectares 160mts de praia de rara beleza, por 800mts (Rod AL-101- praia). Preço com desconto especial - Próx. ao Loteamento ANGRAS DE IPIOCA. Ligue e procure maiores informações! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

LOTES REF: 068 – AGORA VOCÊ VAI SER FELIZ!LOT. ALAMEDAS DO HORTO – Cond. fechado. Terreno med. 15x30, bem localizado, em plena Quadra: C. R$ 170.000,00. Ligue já! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 024 - SERRARIA- OPORTUNIDADE! VENDO (Lot. Terra de Antares II) – excelente terreno de grota medindo 675m², murado e com portão. Próximo ao Shopping Pátio Maceió. R$ 100 mil. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 007 - TERRENO com vista para o mar med. 420m², no Lot. Vista do Atlântico. Ligue agora mesmo para a sua tranqulidade! R$ 80 mil. Ligue e comece a construir. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343

EMPREGOS PROCURA-SE ESCRITÓRIO PRECISO TRABALHAR: sou Analista de Suporte em TI, possuo experiência com servidores, redes e hardware. Tel.: 9615-5371. E-mail: tsft@ig.com.br, aceito temporário, c/ Thiago Teixeira.

CASAE JARDIM FESTA & CIA JF FESTAS - DECORAÇÕES EM GERAL: bolos, doces, salgados, palhaços. Rua Pedro Correia, 90-A, Centro, Arapiraca/AL. E-mail: jf_festas@oi.com

ANIMAIS DOMÉSTICOS VENDE-SEfilhotes de Fila Brasileiro, 2 meses. Tr.: 9322-0710/ 3221-3117.

MÁQUINAS ESCRITÓRIO VENDE-SE máquina de café expresso, Faema, de 2 grupos. Tr.: 9139-0619

SERV. PROF. SERVIÇOS DIVERSOS AKY LAVAGEM E DETETIZAÇÕES - Lavamos e impermeabilizamos sofás, tapetes, colchões, carpete, banco de carros, cortina de perciana e todo tipo de estofados. Lavamos em domicílio, controle de pragas: detetizamos baratas, escorpiões, formigas, ratos e cupins, fazemos manutenção de jardins e limpeza de caixa d’água. Tel.: 3032-7212/ 33208350/8838-3310. www.aquilavagensdetetizacao.com.br.

CMYK


O JORNA L JORNAL

Dois

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

B1

A culpa como tema Roteirista de “Tropa de Elite” e “Cidade de Deus” estreia na literatura com “Perácio”, romance marcado por clima de alucinação Marcos Flamínio Peres Folha Online Bráulio Mantovani, roteirista do filme “Tropa de Elite”, está lançando seu primeiro romance

ofro de pesadelos desde a infância”, diz Bráulio Mantovani para explicar o clima de alucinação que predomina em “Perácio”, seu primeiro ro-

“S

mance. Roteirista de “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”, Mantovani também volta no tempo para abordar outro sentimento forte no livro: a culpa. “Eu acreditava em Deus quando criança e me sentia vigiado por um Big Brother celestial”. Passado em uma instituição psiquiátrica no interior de SP, o romance -cujo título lhe veio de uma campanha política em que trabalhou - promete abrir um novo campo em sua produção. “Tenho muita coisa na gaveta”. Formado em letras, fala sobre a gênese de sua criatura mais famosa. Capitão Nascimento, o herói às avessas, tem um tanto de Shakespeare, diz. Inesperado, mas “Tropa de Elite” nasceu na Inglaterra elizabetana.

Este romance é um acerto de contas com sua formação em literatura? Sem dúvida. Quando me formei, em 1984, não havia a profissão de roteirista. Pensava em ser professor universitário, fazer pesquisa, mas meus professores diziam que eu bagunçava demais os conceitos... Então me dei conta de que minha pegada era mais para o lado criativo mesmo. Lançando-se em um gênero nobre da literatura, você está procurando se legitimar como escritor? Não, porque comecei a trabalhar nesta história muito tempo atrás. São viagens bem diferentes. A literatura é algo solitário, enquanto o roteiro é algo muito coletivo o diretor, o montador, os atores contribuem. Você tem muito pouco controle sobre um roteiro. Já no caso da literatura, o controle é total e acho mais prazeroso. Trabalhou com nomes centrais do

cinema nacional. É possível comparálos? São todos muito diferentes. Walter Salles é um sujeito que entende muito de cinema. Mas ainda quero fazer um filme a partir do zero com ele. Em “Linha de Passe”, entrei no meio e apenas ajudei. Bruno Barreto [“Última Parada 174”] é mais clássico, enquanto tendo a uma coisa mais desconstruída. Tive de fazer certo esforço para entrar na forma narrativa que agradava mais a ele. Costumo dizer que escrevo como se estivesse compondo rock. Já José Padilha [“Tropa de Elite”] é mais parecido com o Fernando [Meirelles, de “Cidade de Deus”]. Querem, antes de tudo, fazer um filme legal... Por isso arriscam, mesmo em coisas que os manuais de roteiro considerariam forçadas. “Tropa de Elite” é fascista?

Não entendo como podem achar isso. Ao contrário, a mensagem que me interessa é: “É esse tipo de polícia que a gente quer para o país?”. Você é a favor da liberação da maconha? Sou. Não faço nenhum tipo de apologia, mas quem quer usá-la deveria ter o direito. As pessoas deveriam ser informadas do risco, como o são do álcool e tabaco. Fuma um baseado? Não gosto. Me faz perder o senso crítico. Há algo de Shakespeare em suas produções? Ah, sim, “Hamlet” é o marco zero de quem faz literatura dramática. E o Capitão Nascimento tem um tanto de “Ricardo 3º” e também de “Macbeth” - pois ele nunca se vê como um criminoso.

Nascimento é inspirado em obras de Shakespeare como “Ricardo 3º” e Macbeth”

CMYK


O JORNAL JORNA L

Variedades B2

Roteiro

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

cultura@ojornal-al.com.br

Hoje  Realização do curso O mundo de redes e cibermarés: 4 reflexões sobre a Internet na vida cotidian@, com o historiador Dilton Maynard, da Universidade Federal de Sergipe. O curso, promovido pela Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontece no Auditório Guedes de Miranda – Espaço Cultural (Praça Sinimbu, 206 – Centro), de 23 a 26 deste mês, das 18h às 22h. Inscrições na Pinacoteca Universitária ou pelo endereço pinaufal@gmail.com. Mais informações: (82) 32217230.

Amanhã  Chau do Pife sobe ao palco do Teatro Jofre Soares, Sesc-Centro (R. Barão de Alagoas, 229), às 20h, em mais um show do projeto Quartas Musicais. Ingressos: R$ 5 (comerciários) e R$ 10 (estudantes). Mais informações: 0800 284 2440 / 3326-3133.  Depois de Cinderela, a história que sua mãe não contou..., a Trupe do Barulho traz para Maceió a montagem: Chapeuzinho Vermelho, essa história sua vó não contou.... Desta vez, o lobo mau se apaixona pela Chapeuzinho que foi educada por um mãe protetora e uma avó debochada. Com texto de Antonio Nogueira e direção de Manoel Constantino, a peça será apresentada amanhã e quarta, às 21h, no Teatro Deodoro (Centro de Maceió). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (estudante e idosos), à venda na bilheteria do teatro. Mais informações: (82) 3315-5665 / 3034-0930.  De 24 a 26 deste mês, o Maceió Jazz Festival realiza três oficinas gratuitas com os músicos Almir Medeiros (para iniciantes), Arthur Maia (contrabaixo), Mauro Senise e Gilson Peranzzeta (sopro e teclado). As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, 23, pelo site www.maceiojazzfestival.com.br.  Após uma parada de 11 anos, o Maceió Jazz Festival volta aos palcos da cidade em sua 6ª edição. Com novo formato, o evento contará com a presença de importantes nomes da música instrumental local e nacional, no período de 25 a 27 deste mês, com apresentações gratuitas e itinerantes, passando pelo palco principal (Praça Multieventos), além de bares, restaurantes, hotel e shopping da cidade. Dentre as atrações, os músicos Léo Gandelman, Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, os alagoanos Maceió Power Jazz, Barba de Gato, Trio Cai Dentro, mestre Chau do Pife, guitarrista Toni Augusto, quarteto A Lá Sax, dentre outros. Mais informações: (82) 3235-5301/9928-8675.  Humorista, poeta, ator, escritor e contador de causos, o paraibano Jessier Quirino (foto) volta a Maceió com novo show. Ele apresenta Berro Novo – Poesia dita, escrita e musicada amanhã e quarta, às 21h, no Teatro Marista (Farol). Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (estudantes e idosos), a venda no stand Cia. das Havaianas (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3235-4280.

Quinta-feira O saudoso radialista Edécio Lopes será um dos homenageados no 8º Prêmio Radialista Odete Pacheco que acontece às 19h30, no Teatro do Colégio Marista (Farol). Além dele, Jorge Moraes, Reinaldo Cavalcante, Antônio Torres e Floracy Cavancante serão agraciados com a premiação. Mais informações: (82) 99979-5959.

Sexta-feira Elymar Santos é o próximo cantor a passar pelo happy hour especial do Sesc Poço. O show está marcado para a partir das 19h. A abertura da noite fica por conta do repertório dançante da banda Time Machine. Mais informações: 0800 284 2440.

Sábado A noite será de luau no Sesc Guaxuma (Rua Coronel Mário Saraiva, s/n, Guaxuma) com a batida do grupo Samba na Ladeira que promete agitar o balneário a partir das 21h. A banda traz um repertório diversificado, misturando sambas consagrados com rock e blues. Ingressos: R$ 5 a R$15 (quem quiser também pode contar com transporte para a volta (R$ 3), de Guaxuma ao Sesc Poço). Mais informações: 0800 284 2440. Reunião de encerramento acadêmico da Academia Palmerense de Letras, às 19h30, na seda da academia. Na oportunidade serão entregues comendas e diplomas a homenageados.


O JORNAL JORNA L

Variedades

B3

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Ô Psit!

Morto há 20 anos, trapalhão Zacarias terá memorial com figurino e perucas

Acervo sobre Zacarias está em uma sala no Casarão, centro cultural de Sete Lagoas (MG), que vai criar memorial

Figurino usado em filmes e perucas (no armário, à direita) vão compor memorial ao humorista

Antes de ficar careca, ator de radionovela Mauro Faccio Gonçalves, nome de batismo do Zacarias, era visto como galã

DVD reúne melhores momentos da trupe que dominava noite de domingo; livro conta curiosidades e informações de bastidores do grupo

Sérgio Ripardo Folha Online

s Trapalhões” era o que o Brasil via na tela da Globo nas noites de domingo, nas décadas de 1970 e 1980, com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Eles dominavam também o cinema nos períodos de férias. Longe das câmeras, a trupe brigava muito principalmente por causa de dinheiro (seus salários eram diferentes). O programa conseguiu sobreviver até 1995, mas o começo do seu fim se esboçou em 1990, com a morte de Zacarias, de infecção pulmonar, aos 56 anos, no Rio. Vinte anos depois, Sete Lagoas (cidade mineira a 70 km de Belo Horizonte), terra natal de Mauro Faccio Gonçalves (nome de batismo do trapalhão meio infantil e alvo de brincadeiras pelo jeito efeminado), decidiu lembrar seu filho ilustre com um projeto de memorial, que vai reunir peças do figurino usadas em filmes, documentos como certidões de nascimento e de óbito, vídeos e até objetos pessoais como as perucas que o personagem usava. “No próximo dia 9 de dezembro, a galeria Myralda, na Casa

“O

Secretário de Cultura de Sete Lagoas conta à Livraria da Folha sobre projeto para homenagear filho ilustre da cidade

da Cultura, vai abrir uma exposição com acervo de Zacarias”, diz Fredy Antoniozzi, secretário de cultura do município, durante a Literata, primeira festa literária da cidade. Atualmente, o centro cultural Casarão abriga, em uma salinha, o material da vida e carreira de Zacarias. Antoniozzi afirma que, em 2011, o acervo deverá fazer parte de um memorial para o trapalhão, integrado a atividades de arte cênicas, como um festival de teatro. “Ele era um multiartista. Desenhava, pintava, escrevia para o teatro. Era um agitador cultural da cidade, antes de ir estudar arquitetura em Belo Horizonte e ficar famoso na Globo”, conta o secretário. ANOS 80 - No almanaque dos anos 80 “Mofolândia”, o leitor pode saber mais sobre a trupe que chegou a protagonizar mais de 40 filmes, entre eles recordistas de bilheteria do cinema nacional, como “Os Trapalhões nas minas do rei Salomão” (1977), “Os Trapalhões na guerra dos planetas” (1978), “Os saltibancos Trapalhões” (1981), “Os Trapalhões na Serra Pelada” (1882), “Os vagabundos Trapalhões” (1982)”, “O casamento dos Trapalhões” (1988).

Cuma? (Mussum) O livro conta que Zacarias entrou para o quarteto em 1977, descoberto por Renato Aragão, o Didi. Antes disso, em 1971, Didi, Dedé e Mussum (que morreu em 1994 numa cirurgia de transplante de coração) estrelavam “Os Insociáveis” na TV Record. Depois, mudaram para a TV Tupi com o nome de “Os Trapalhões”. Além de descrever os personagens do programa, “Mofolândia” também pinça curiosidades da carreira do grupo. Sob o título “mancadas politicamente incorretas”, o almanaque lembra um tempo em que os humoristas não sofriam tanto policiamento em suas piadas.

Papai, eu quero me casar (Zacarias) Em “Os Trapalhões na guerra dos planetas”, um dos monstros aparecia sentado em uma pedra para fumar o maior cigarrão, num filme para crianças. Em “Os vagabundos Trapalhões”, Mussum vê um homem negro vestido de branco e pergunta se ele caiu em um copo de leite.

Ô da poltrona? (Didi) A importância do grupo para a história do cinema brasileiro e para gerações de brasileiros que riam desses palhaços de cara limpa é analisada no livro “Ô Psit! o cinema popular dos Trapalhões”. Já “Os adoráveis Trapalhões” traz tudo sobre a formação do grupo, os bastidores e o fim da trupe.

Rede Grobo, Func! TV ABERTA EDUCATIVA 04h50 05h50 06h05 06h20 06h50 07h00 07h45 08h00 08h30 09h00 09h30 10h00 10h30 11h00 11h30 12h00 12h30 13h00

-

Salto para o Futuro Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Telecurso Tecendo o Saber Jornal Visual Repórter Brasil Da Sua Conta (Reprise local) Connie a Vaquinha Um Menino Muito Maluquinho A Turma do Pererê Os Pézinhos Mágicos de Franny Castelo Rá-Tim-Bum Janela Janelinha 100% Brasil Turma do Pererê Um Menino Muito Maluquinho Catalendas Dango Balango

Canal 3 13h30 14h00 14h15 14h30 15h00 16h30 17h00 17h30 18h00 18h30 19h00 19h30 20h00 21h00 22h00 23h00 23h30 00h30

-

Castelo Rá-Tim-Bum Cocoricó Curta Criança Vila Sésamo Sem Censura Média Nacional Estúdio Móvel Karkú, Uma Galera Atrevida Snobs Expedições Lá e Cá Cara e Coroa Repórter Brasil Observatório da Imprensa Samba na Gamboa Arte com Sérgio Brito Mama África Sem Censura

18h05 18h30 19h15 20h15 21h15 21h20 22h10 23h10 00h00 00h45 01h00

-

Boletim de Ocorrências SBT Brasil Canavial de Paixões Hebe Boletim de Ocorrências A História de Ana Raio e Zé Trovão SBT Repórter Jornal do SBT - Noite Dois Homens e Meio // Two and a Half Men Tele Seriados I - Série: Chuck Enceramento

TV ALAGOAS 05h00 06h00 07h00 08h00 09h45 11h45 13h05 13h15 14h10 15h00 16h00 17h00

-

Jornal do SBT - Manhã Igreja Universal Carrossel Animado Bom dia & Cia Igreja Mundial Plantão Alagoas Igreja Universal Pérola Negra Esmeralda Camaleões Casos de Família Programa do Ratinho

Canal 5

TV GAZETA 04h50 05h05 05h25 05h50 06h03 06h07 06h30 07h15 07h50 09h15 09h20 11h45 12h15 12h45 13h16 14h05

-

Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber Telecurso Profissionalizante Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Sagrado Globo Rural Bom Dia Brasil Bom Dia Alagoas Mais Você Globo Notícia I TV Globinho Globo Esporte Jornal Hoje AL TV - 1ª Edição Vídeo Show Vale a Pena Ver de Novo Sete Pecados

Canal 7 15h55 17h16 17h20 17h40 18h10 19h00 19h15 20h15 20h55 21h55 22h35 23h15 23h45 00h15 01h30 03h20 -

Sessão da Tarde Twitches: As Bruxinhas Gêmeas Globo Notícia II Série Americana Malhação Araguaia AL TV - 2ª Edição Jornal Nacional Ti-ti-ti Passione Casseta & Planeta Urgente! As Cariocas Profissão Repórter Jornal da Globo Programa do Jô Intercine Corujão

13h45 14h00 16h00 18h10 18h40 18h43 19h10 20h15 21h15 22h15 23h15 00h15

IURD Tudo a Ver Todo Mundo Odeia o Chris Os Mutantes - Caminhos do Coração Casa & Negocio Jornal da Pajuçara - Noite Jornal da Record Série: Dr. House (HD) Ribeirão Do Tempo A Fazenda CSI Miami Ponto de Luz

TV PAJUÇARA 00h15 05h45 06h00 06h10 06h20 06h40 06h45 07h30 08h30 11h00 11h30 11h40

-

Ponto de Luz Fique Alerta 1ª Edição Alagoas Rural Feito Pra Você Receitas Agreste Noticias Casa & Negocio Pajuçara Manhã Fala Brasil Hoje em Dia Feito Pra Você Pajuçara Esporte Fique Alerta

Canal 11 -

TV BANDEIRANTES Canal 38 05h45 07h00 08h15 09h00 10h15 12h00 13h20 14h00 15h00 16h15 18h15 19h10 19h35 20h50 20h00 20h15 21h15 22h15 23h15 00h15 01h30

-

Primeiro Jornal Band Kids Quase Anjos Dia Dia Jogo Aberto SP Acontece Decisões da Vida Video News Márcia Brasil Urgente Jornal da Band Futurama Show da Fé Band Mania Video News NCIS - Unidade de Elite A Liga Bones Jornal da Noite A Noite é Uma Criança Vida Vitoriosa


Social

O JORNA L

B4

Terça-feira, 23 de novembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

André Fon

André Fon

PARABÉNS, MARCIA!

Parabenizamos as empresárias Marta Azevedo e Andréa Inojosa Tenório por entregar à nossa sociedade a mais nova franquia da beleza, Oligoflora, cujo carro-chefe é a lipo natural

Acontecendo CARLOS & LÍGIA

HOJE OLIGOFLORA As amigas Andréa Inojosa Tenório e Marta Azevedo trazem para Maceió mais uma inovação na defesa da saúde e bem-estar. Tratase do Studio do Bem-estar e Estética Funcional Oligoflora. O novo centro de tratamento será inaugurado nesta terça-feira, 23, na Rua Manoel Ribeiro da Rocha, na Ponta Verde. Com mais de 50 unidades em todo o país, a franquia chega a Maceió utilizando técnica pioneira aplicada à estética funcional. Aprincipal filosofia da franquia: os tratamentos são personalizados, pois cada pessoa é única. O coquetel de inauguração acontece a partir das 17h e será assinado por Mariana Bernardes e Flávia Soares. Imperdível.

Os amigos Carlos e Lígia Oliveira assinam, através da Tex Form e Grafitex, a edição 2011 do convite para a homenagem oferecida por um grupo de amigos para este promoter no próximo dia 14 de dezembro, no Restaurante Pecatto. O convite acaba de sair da gráfica e já começa a ser distribuído entre os amigos. Arquivo pessoal

Os amigos não podem esquecer de parabenizar a amiga Josi Mendes. Gerente de eventos da Transamérica Turismo. Josi é conhecida pelo dinamismo e deve receber abraços pela passagem do seu niver nesta terça. Saúde e sucesso.

FAX & E-MAIL O nosso fax e email para envio de notícias: 4009-1960 e topnews@ojornalal.com.br

O 8º Prêmio Odete Pacheco reúne, no próximo dia 25, os melhores do ano no rádio alagoano. Entre os homenageados deste ano Jorge Moraes, Reinaldo Cavalcante, Antonio Torres, Floracy Cavalcante e o saudoso Edécio Lopes, que receberá homenagem póstuma. A cerimônia de premiação ocorrerá no Teatro do Colégio Marista de Maceió.

2

A Praia do Francês, dos mais belos cartões-postais do Estado, promete mais uma vez ser o point desse verão no quesito agitação. A praia será o palco do Fest Verão 2011,

3

que acontece nos dias 7 e 14 de janeiro. Com organização assinada pela Caveira Promoções e Eventos, o festival contará com atrações como Asa de Águia, Garota Safada, Maria Cecília e Rodolfo e Xatrez, além da musa Ivete Sangalo, Aviões do Forró, Cheiro de Amor e Borabora. A atração desta quartafeira, dentro do projeto Quarta no Arena, é o espetáculo Calila, com estreia prevista para as 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. O espetáculo é baseado em um ser que vive num mundo imaginário. Os ingressos custam R$ 3 e R$ 6.

4

Sabe aquele sonho de entrar em forma com o mínimo de esforço. Pois agora é possível, graças - é claro à utilização de equipamentos de última geração. Em Maceió, o equipamento que é usado por ninguém menos que Madona pode ser encontrado na Clínica Vida, das amigas Tereza Alencar, Vanessa Cavalcante e Marylane Malta. Além dos tratamentos estéticos, a clínica ainda oferece acupuntura.

5 Chico Brandão

Para aquelas que não abrem mão de andar na moda, seja no trabalho ou nos momentos de lazer, a dica da coluna é conferir a coleção alto verão 2011 da Santa Lolla. A dica da coluna é conferir as bolsas, sapatos e acessórios da nova coleção, que passeia pelos tons fortes da moda verão até os tons pastéis. Em Maceió, você encontra a Santa Lolla na antiga Avenida Amélia Rosa. A loja segue sob a batuta da empresária Mariana Feitosa.

1

O médico Álvaro Machado toma posse nesta quarta-feira, dia 24, como mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). Machado foi escolhido pela Comissão de Admissão de Sócios para ocupar a cadeira de número 4, anteriormente ocupada pelo bispo Dom Fernando Iório Rodrigues.

6

Responsável pelas noivas mais chiques da cidade, Neide Freire lança coleção alto verão para noivas 2010/2011.

Uma das mais queridas e respeitadas empresárias da seara terá o seu telefone tocando a cada momento nesta terça-feira, 23, quando da passagem de mais um niver. Trata-se da amiga Márcia Marques, proprietária de um dos mais requisitados buffets da cidade. Outro amigo que aniversaria nessa terça é o empresário José Carlos Maranhão. Felicidades a ambos!

Hoje parabenizamos a queridíssima Márcia Vasconcelos, uma empresária ouro e um ser humano iluminado. Terá o dia cheio de homenagens por mais uma virada de calendário. Que Deus a mantenha assim para alegria de todos os seus amigos

ARTE FRANCESA A arte francesa é a fonte de inspiração da primeira exposição da artista Anna Marroquim. Com o tema Arte Francesa em 3D, a artista receberá os convidados na abertura da exposição que ocorrerá nessa quinta-feira, dia 25, a partir das 20h, na sede da Marroquim Engenharia, localizada na Comendador Palmeira, no bairro do Farol. Com direito a coquetel. Vale a pena conferir as impressões da artista.

CATÁLOGO ALAGOAS A estilista alagoana Martha Medeiros prepara uma grande festa para o lançamento do catálogo Alagoas, da sua nova coleção. O evento, que acontece na próxima quarta-feira, dia 24, na sua Maison, localizada na Ponta Verde, contará com a presença a top internacional Raica Oliveira, que vem de Nova York especialmente para desfilar para a grife. Durante o lançamento do catálogo ainda haverá desfile da coleção de joias assinadas por Emar Batalha. Entre as presenças confirmadas, a socialite paulistana Patrícia Rollo e a modelo/atriz Ilde Silva.

Quer saber? ACaderno 1 Comunicação fecha parceria com o Réveillon Absoluto do empresário Matheus Vilela na divulgação em todo Nordeste e também assume a assessoria da boate Loop em Maceió. Nos planos dos empresários para a divulgação da Loop, estão a vinda de jornalistas de outros estados para conhecer o principal point noturno de Maceió.

7

Contra uma possível reedição do caos aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou uma série de medidas. Além de proibir as companhias aéreas de praticar o overbooking du-

8

rante a alta temporada, neste final de ano, a agência ainda suspendeu as férias de gerentes da agência entre os dias 15 e 31 de dezembro. A seis maiores companhias aéreas se comprometeram a atender as medidas, que deverá contar com reforço de pessoas e aeronaves. Tudo para garantir o fim de ano com céu de brigadeiro. No alto verão Santa Lola, da amiga Ariana Feitosa, a palavra de ordem é colorir. As peças trazem as cores mais requisitadas da estação, além de materiais que variam das pedrarias ao rústico. Tudo com muito estilo e cheio de perso-

9

TENDÊNCIAS Das passarelas para a ruas, as cores flúor invadiram o mundinho fashions. Acessórios, roupas e esmaltes se apresentam em cores fortes, que deve ser o hit do alto verão 2010/2011. A tendência é tão forte que também chegou à maquiagem. Para complementar o look com tudo o que há de mais atual, a dica é apostar nos tons fortes e vibrantes, com bom senso, é claro. O recomendado é utilizar sempre o tom nude junto com uma cor viva para que apenas uma parte do rosto ganhe destaque. Brincar com duas cores de sombra nos olhos tem tudo a ver com a estação mais quente do ano.

ALMOÇO Para os executivos da cidade, a dica da coluna é conferir o cardápio do almoço executivo da mais nova casa de Maceió. Localizada na Avenida Jatiúca, o Pecatto, do amigo Gustavo Acioly passeia pela cozinha contemporânea à francesa. Reservas 3313-4004.

Enfocamos Anna Marroquim, a mais nova artista plástica da cidade, que estará abrindo sua primeira exposição, com direito à nova temática, na arte alagoana.

CMYK


OJORNAL 23/11/2010