Issuu on Google+

Exemplar de assinante

O JORNA L Maceió, sexta-feira, 6 de maio de 2011 | Ano XVII | Nº 192 | www.ojornalweb.com

Mutirão nos Correios quer zerar estoque de encomendas O interventor dos Correios em Alagoas, Edvan Alves de Oliveira, disse que até o final deste mês todas as correspondências atrasadas serão entregues. Ele revelou que haverá um mutirão envolvendo funcionários de todos os setores para entregar as encomendas.

ALAGOAS

R$ 1,50

Nível do rio sobe e provoca correria no Vale do Mundaú População de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha e Murici fica apreensiva Yvette Moura

Página A12

ASA bate CSA e é o campeão Estadual Sub-20 O ASA venceu de virada o CSA na noite de ontem, em Arapiraca, por 3x1 e conquistou o título de campeão alagoano 2011 na categoria Sub-20. Essa foi a segunda conquista do clube na categoria. A primeira aconteceu em 1987. Os gols do ASA foram de Jorge Caju (2) e Kaique.

Kassab falará sobre PSD em Maceió amanhã

O nível do rio Mundaú, que passa por várias cidades do Estado, subiu e ameaçou as casas mais próximas das margens. A cabeceira da ponte entre União dos Palmares e Santana do Mundaú quase foi levada pela água, deixando a população apreensiva. Em Murici e Branquinha, os moradores também ficaram preocupados. O governo federal vai enviar R$ 1 milhão para assistência imediata às vítimas das enchentes no Estado. Páginas A3 e A9

Na Jacintinho, comunidade teme barreira

Página A2

Crise no HGE é debatida na Câmara Página A3

Durante todo o dia de ontem, a população ficou apreensiva acompanhando a elevação do nível do Mundaú

Slides podem ficar mais interessantes

Em Maceió, as chuvas também fizeram estragos. No Jacintinho, os moradores alertam que uma ponte pode cair sobre algumas casas. Parte de uma barreira deslizou, causando a situação de risco. Ontem, as primeiras cestas básicas doadas para os desabrigados em Alagoas começaram a chegar aos municípios atingidos na região norte. Página A10

Colisão envolvendo ônibus mata um e deixa dois feridos Thiago Sampaio

Thiago Sampaio

Mercado de ações

Página A8

CO TAÇÕES Dólar (compra) ...................... 1.6240 Dólar (venda) ......................... 1.6260 Euro (compra) ....................... 2.3559 Euro (venda) .......................... 2.3590 Poupança ............................... 0,5887

MARÉS 05h13.............................................. 2.0 11h34.............................................. 0.4 17h47.............................................. 2.0 23h45.............................................. 0.6

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num grave acidente ontem à tarde, na rodovia MAC 204, no Sítio São Jorge. Ednardo Araújo, de 40 anos, conduzia o veículo Tucson, de placa NLZ-1560/AL, que bateu de frente com um ônibus da Real Alagoas. Ele morreu na hora, e o corpo ficou preso às ferragens. Página A11

CMYK


O JORNAL

Política A2

Pauta Geral pautageral@ojornal-al.com.br

MUDANÇA A Procuradoria-Geral de Justiça mudou de comando. O desembargador aposentado Antonio Sapucaia foi exonerado do comando da Procuradoria-Geral do Tribunal de Justiça, após passar dois meses no cargo. Em seu lugar, assumiu ontem Linaldo Freitas Lima, que comandava o AL Previdência. Segundo o presidente do TJ, desembargador Sebastião Costa Filho, Sapucaia pediu para deixar a função.

“ELÉTRICO” Partiu do deputado Ronaldo Medeiros (PT) a proposta de instalação, na Assembleia Legislativa, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação da distribuição de energia elétrica em Alagoas, que vem sendo feita pela Eletrobras. Líder do PT na Casa, Medeiros segue em atuação intensa desde o início deste seu primeiro mandato, ocupando os espaços políticos que tem encontrado à disposição.

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Kassab visitará Maceió amanhã para apresentar proposta do PSD Reunião do prefeito de São Paulo com políticos acontecerá no Hotel Radisson Em visita a Maceió amanhã, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deve reunir uma plateia de políticos no auditório do Hotel Radisson, na Pajuçara, para consolidar a presença do Partido Social Democrático (PSD) em Alagoas. O encontro está marcado para as 17 horas. A sigla, para ser recriada, depende de homologação junto ao

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o que deve ocorrer até 30 de junho. Neste primeiro momento, o PSD pretende agregar políticos com mandato. Em Alagoas, o deputado federal João Lyra e prefeito de Maceió, Cícero Almeida, foram formalmente convidados pelo prefeito paulistano para assumir a coordenação estadual do PSD. O deputado estadual Dudu

Holanda já anunciou que vai se filiar ao partido. Durante a estada na capital alagoana, Kassab vai falar sobre a criação do partido, as coordenações regionais e saber como avançaram as conversações com os políticos que estão sendo sondados para integrar os quadros do PSD. No encontro, serão colhidas assinaturas em apoio à fundação da sigla.

O PSD foi um partido político brasileiro fundado em 17 de julho de 1945 e extinto pela ditadura militar. Em 1980, o partido voltou à ativa, mas não obteve o mesmo sucesso das décadas de 40 e 50. Este ano, o PSD retorna ao cenário político brasileiro, fundado por Gilberto Kassab e aliados, como o ex-candidato à presidência da República, Guilherme Afif.

REGISTRO A Prefeitura de Maceió e o Tribunal de Justiça realizam hoje, a partir das 8h30, no Salão Paroquial da Igreja São Pedro, na Ponta Verde, uma ação conjunta com o objetivo de garantir aos moradores de rua da capital o acesso ao Registro Civil. Articulada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc) e pela Corregedoria-Geral de Justiça, a proposta surgiu após levantamento realizado pelo Grupo de Atenção a População de Rua da Guarda Municipal, no qual foi constatado que grande parte dos moradores de rua não possuía o documento.

NOVO DESEMBARGADOR O desembargador Edivaldo Bandeira Rios foi empossado solenemente ontem no Tribunal de Justiça. Em seu discurso, o novo integrante do pleno do TJ comemorou sua ascensão à Corte e agradeceu o apoio recebido de familiares e amigos durante a trajetória. Ele chegou ao cargo pelo critério de antiguidade, após pouco mais 34 anos no exercício da magistratura em Alagoas.

E-DEMOCRACIA Criado pela Câmara dos Deputados, o portal de interação e participação e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br/) realiza na próxima segunda-feira, às 15 horas, bate-papo com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ele é o relator da PEC 386/09, que restabelece a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão no País - uma reivindicação da categoria em todo o Brasil. O chat marca o lançamento da comunidade virtual sobre o tema, a partir de terça-feira, no portal. Para participar do batepapo e da comunidade, é preciso apenas se cadastrar no e-Democracia.

Vou mandar fazer adesivos com um novo slogan do governo do Estado: ‘Quem quiser morrer, que procure o HGE’. Este será o slogan”

Pastor João Luiz (DEM), vereador por Maceió

EM BRASÍLIA

Primeiras-damas de diversos municípios brasileiros estarão em Brasília na próxima quarta-feira para discutir políticas públicas efetivas para o enfrentamento do câncer de mama no País. Elas participam da IV Conferência Nacional de Primeiras-Damas, que é promovida pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

“REFORÇO”

E os servidores estaduais começam a receber uma “forcinha” nos protestos contra o governo por uma melhor política salarial. Ontem, quem declarou, publicamente, apoio à causa foi o Sindicato dos Bancários de Alagoas (Sindbancários). “É dever do Estado e do Judiciário esgotar os canais de negociação”, diz nota enviada pela entidade aos meios de comunicação.

DIRETAS O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) esqueceu de levar, para Brasília, um de seus principais assessores na questão das enchentes. Há quem diga que o tucano não está nada satisfeito com o subordinado em questão... A tecnologia permitiu que, durante o jogo de futebol Barcelona e Real Madrid, pela Copa dos Campeões da Europa, os deputados assistissem à partida pelo celular. Quem discursava falava, praticamente, sozinho.

CMYK


Política

O JORNAL JORNA L A3

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Contexto Roberto Vilanova - bobvilanova@hotmail.com

O IMPASSE O deputado Fernando Toledo (PSDB), presidente da Assembleia, considera justo o reajuste de 100% no subsídio dos deputados, mas ele sabe que derrubar o veto do governo à proposta não é fácil. Não é fácil porque se vive o momento de embates com o funcionalismo exigindo reajuste salarial. Se o veto for derrubado, os deputados serão muito mais pressionados para apoiarem as reivindicações dos servidores. O impasse está instalado, e a pauta da Assembleia está trancada por conta da demora na apreciação do veto. Toledo promete uma solução para a sessão de terça-feira, 10, mas não é muito certo que o impasse termine nessa data. Tudo depende dos ventos da rua ou, mais precisamente, da evolução desses movimentos dos servidores que também exigem salários justos.

JURO

MENOR

A Medida Provisória 531, que obriga o governo federal a subsidiar os empréstimos contraídos pelos agricultores que perderam a safra devido às enchentes em Alagoas, Pernambuco e o Rio de Janeiro, teve parecer favorável do senador Renan Calheiros.

Ao comentar a MP 531, o senador Renan Calheiros explicou que a extensão dos benefícios com os juros menores atinge até os mutuários do antigo Sistema Financeiro de Habitação. “É uma medida justa que vai beneficiar muita gente em Alagoas”, disse.

DECISÃO TOMADA O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) avisa que é candidato com ou sem o apoio do governador Téo Vilela.

EU

ELES

O deputado Antonio Albuquerque explicou que, na condição de líder do PTdoB, cabe a ele indicar o representante do partido nas comissões permanentes da Assembleia. E, por isso, ele indicou ele mesmo para a Comissão de Constituição e Justiça.

A CPI dos Combustíveis na Assembleia, se for aprovada, vai esvaziar a Comissão Especial de Investigação (CEI) criada na Câmara de Vereadores. Esse é o pensamento da maioria dos deputados, mas é cada vez mais forte a pressão para criá-la.

Governo federal repassa R$ 1 mi em recursos emergenciais para AL Dinheiro será usado para viabilizar assistência imediata às vítimas das enchentes Da Editoria de Política O governo federal garantiu que irá liberar R$ 1 milhão para realizar medidas emergenciais nos municípios atingidos por novas enchentes em 2011. A promessa de repasse imediato foi feita ontem em Brasília, após uma reunião do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O dinheiro será usado pela Defesa Civil Estadual para viabilizar a assistência imediata às vítimas que ficaram desabrigadas e desalojadas por causa da chuva que inundou boa parte da região Norte (Zona da Mata e Litoral). O número de pes-

soas afetadas já ultrapassa os seis mil. Ao todo, sete municípios foram inundados. Fernando Bezerra esteve em Alagoas no ano passado para acompanhar os desdobramentos das enchentes de junho. O ministrou afirmou que estava muito preocupado com a situação de calamidade, especialmente após ter visto as imagens de Jacuípe, onde praticamente toda a cidade ficou debaixo d’água com a cheia do rio que dá nome ao local e corta as principais ruas do município. Falando em nome da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Integração também garantiu a renovação de convê-

nios dos recursos de reconstrução da enchente que atingiu Alagoas no ano de 2010, que tinham vencimento no mês de julho. Como isso, alguns conjuntos residenciais que ainda não ficaram prontos, assim como serviços de infraestrutura e pontes, serão retomados. “Alagoas mais uma vez é vítima das fortes chuvas, que atingem vários dos municípios que ainda estão se recuperando da tragédia de 2010. O governo federal novamente está aberto para ajudar nosso Estado neste momento difícil”, disse o governador Teotonio Vilela Filho. O ministério também vai liberar recursos para a elaboração

Canal do Sertão também vai receber recursos Outro assunto foi a terceira etapa do Canal do Sertão. Ficou acordado que Bezerra ira pessoalmente à Alagoas ainda nesse mês de maio para assinar o contrato da terceira etapa do projeto, que irá aplicar a verba de R$ 850 milhões do PAC 2 no canal, que quando ficar pronto, irá atender 1 milhão de

alagoanos, levando água para consumo, plantio e irrigação. A Grota do Bom Jesus, que hoje é uma cratera em Maceió que vem provocando erosão no Rio Cariacica, também esteve na pauta da reunião, e também receberá aporte de verba específico. “A Grota do Bom Jesus é um problema sério, decorrente de

erros no projeto de macrodrenagem de governos anteriores, que precisa ser corrigido urgente. O investimento será de R$ 13 milhões. Essa cratera já engoliu mais de 10 casas, hoje o volume de terra que foi escavado pela erosão é de quase 10 prédios”, afirmou o secretário de Infraestrutura Marco Fireman.

Crise no HGE é tema de debate na Câmara Gilson Monteiro Repórter

Para o deputado Antonio Albuquerque, a CPI é a única saída para se apurar as causas dos abusos praticados nos preços dos combustíveis.

FICA

Aguardado com expectativa neste sábado, 7, em Maceió, o prefeito de São Paulo, Gilbeto Kassab, ficará sabendo que o PSD em Alagoas pode contar com a adesão de 30 prefeitos e pelo menos dois deputados estaduais.

A deputada federal Célia Rocha (PTB) confirma que foi sondada para ingressar no PSD, mas negou ter aceitado. “Estou muito bem no PTB, me relaciono com todo mundo e não tenho motivos para deixar o partido”, disse.

REPICANDO MODA A deputada Célia Rocha aproveita para repetir que não é candidata à Prefeitura de Arapiraca.

SAI

VOO

O ex-deputado federal João Caldas voltou a acreditar no estaleiro em Coruripe. Caldas estava ressabiado com os últimos acontecimentos, mas agora se reanimou e já anda espalhando que o estaleiro começará a ser construído em julho.

A exigência de um aeroporto de médio porte em torno do estaleiro será cumprida – ensina o exdeputado João Caldas – com a ampliação do aeroporto de Penedo, que passará a contar com uma pista de 1,5 quilômetro de extensão.

CONTA CORRENTE O dinheiro para ampliação do aeroporto de Penedo já está no orçamento do Ministério da Defesa.

EXPRESSAS Se depender do deputado Ronaldo Medeiros, o PT vai entrar firme na disputa pela Prefeitura de Palmeira dos Índios. O governo do Estado e os três senadores vão se defrontar na disputa pela Prefeitura de Palmeira dos Índios. O governador Téo Vilela e o senador Renan Calheiros apoiam a reeleição do prefeito James Ribeiro, enquanto o senador Benedito de Lira apoia a candidatura de Ângela Garrote. O ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa, é o candidato do senador Fernando Collor à Prefeitura de Palmeira dos Índios. A previsão para hoje é de trégua para a chuva que vem se precipitando sobre o Estado durante a semana.

O ministro formou uma equipe para trabalhar com a equipe da Secretaria de Infraestrutura de Alagoas para buscarem uma forma técnica de viabilizar os recursos para que a Grota Bom Jesus tenha uma solução definitiva, como aconteceu na contenção das inundações no Distrito Industrial.

SAÚDE

PISA NA FULÔ

FORTE

de projetos das barragens e contenção das enchentes nas bacias dos rios Paraíba e Mundaú, local da tragédia das enchentes em junho de 2010. Serão liberados R$ 8 milhões. Outro projeto, o de desassoreamento da lagoa Mundaú, também foi pleiteado e os recursos são de R$ 50 milhões, que serão colocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Acompanharam o governador na reunião o senador Benedito de Lira, o deputado federal Givaldo Carimbão, o presidente da AMA Abrahão Moura e o secretário estadual de Infraestrutura Marco Fireman e o subsecretário Fernando Nunes.

Secretário de Infraestrutura, Mosart Amaral mostra projeto a representantes das empresas parceiras

NA PARTE ALTA

Prefeitura fará drenagem em parceria com empresas Uma parceria selada entre a Prefeitura de Maceió e a iniciativa privada vai viabilizar uma das obras de drenagem mais importantes da parte alta da capital. O investimento, da ordem de R$ 9,6 milhões, tem recursos de R$ 7 milhões das empresas Engenharq e Contrato Engenharia. A contrapartida da Prefeitura é no valor de R$ 2,6 milhões. A obra é a construção de um canal de drenagem que vai do açude da Coca-Cola, na região do Salvador Lyra, até o Conjunto Village Campestre. Toda a estrutura será construída pela empresa. A Prefeitura vai entrar no projeto com a tu-

bulação, que deve se estender do Inocoop até o Village Campestre. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada na última terça-feira. A obra vai começar no trecho próximo ao açude da Coca-Cola e só termina perto do Aeroporto Zumbi dos Palmares. Os moradores do Village Campestre reclamam que boa parte dos alagamentos no conjunto tem origem no aeroporto, já que a água drenada do local escoa direto para as ruas do bairro. Pelo projeto, será construída uma galeria de águas pluviais com 2 metros de altura e três de largura. “O sonho de

vocês é o sonho da gente também, da Prefeitura”, disse o secretário de Infraestrutura do município, Mosart Amaral, dirigindo-se aos moradores. O prefeito Cícero Almeida destacou que 1.276 ruas foram construídas na gestão dele, nos últimos seis anos, e que a Prefeitura também trabalha para que as casas dos conjuntos da capital, como as do Vergel, sejam regularizadas, com documentação e escritura. “Até o final do meu mandato vou deixar o Village Campestre todo pronto”, disse ele, adiantando que pretende pavimentar todas as ruas do conjunto.

Desassoreamento em rios e riachos Através da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a Prefeitura de Maceió está trabalhando para evitar que a população maceioense sofra com novos transbordamentos de rios. Os bairros de Guaxuma, Bebedouro e Jacarecica estão recendo tratamento especial de prevenção contra novas inundações. Em Guaxuma, a Slum disponibilizou um número de quinze homens e uma retroescavadeira para trabalhar no desas-

soreamento de canais próximo ao conjunto Gurgury. No bairro de Bebedouro a ação esta acontecendo no Riacho do Silva, próximo à estação ferroviária. Uma draga está removendo a grande quantidade de areia levada pelas águas da chuva ao fundo riacho. Desde a semana passada, após o transbordamento, o Rio Jacarecica está recebendo um tratamento especial de dragagem. Conforme a estratégia de trabalho, a draga deverá percor-

rer o rio, num percurso de 1.500 metros. Neste momento a máquina se encontra no sentido pontepraia. O superintendente da Slum, José Roque da Silva, informou que já foram retirados aproximadamente 25 toneladas de lixo e areia do Rio Jacarecica. O processo de remoção do material arenoso e do lixo arrastado pela água deve ser feito em três meses, período que a máquina irá permanecer no local.

O caos no Hospital Geral do Estado (HGE) estampado nas páginas das últimas edições de O JORNALforam também o tema dominante na sessão de ontem da Câmara Municipal de Maceió. O vereador Pastor João Luiz (DEM) comparou o drama da superlotação na unidade de saúde com a situação de países devastados por fenômenos naturais. Em tom de ironia, o vereador sugeriu um novo slogan que mandará fazer adesivos com o “novo slogan do Governo do Estado”. “Quem quiser morrer, que procure o HGE”, ironizou o vereador. “A imprensa trouxe imagens escancarando o descaso observado na unidade, com pessoas deitadas no chão, embaixo das poucas macas à disposição. Pode-se dizer que o quadro é ainda mais dramático do que aquele observado em países devastados por fenômenos naturais ou pela miséria. Vou mandar fazer adesivos com um novo slogan do governo do Estado: ‘Quem quiser morrer, que procure o HGE’. Este será o slogan. Afinal, o cidadão que lá adentra com uma simples doença sai com uma enfermidade pior, contagiosa”, ironizou o vereador, filiado ao DEM, partido presidido no Estado pelo vice-governador José Thomaz Nonô. “Ninguém pode ficar doente porque o HGE está sempre superlotado. Enquanto isso, o governo do Estado investe bastante em propaganda. Alguém desse governo precisa vir a público se pronunciar sobre o problema e o Ministério Público precisa intervir.”, propôs João Luiz. Na edição de ontem de O JORNAL, a direção do HGE rebateu as denúncias de falta de leitos e de profissionais na unidade. Situação que já foi levada ao conhecimento da Comissão de Direitos Humanos da seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo o diretor do HGE, Carlos Alberto Costa, a demanda da unidade é muito grande, atendendo a pacientes que poderiam procurar postos de saúdes nos bairros, por exemplo.

CMYK


O JORNAL

Nacional A4

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: nacional@ojornal-al.com.br

STF reconhece a união homoafetiva Decisão unânime garante a casais gays mesmos direitos de heterossexuais, como plano de saúde e herança BRASÍLIA - A união estável de homossexuais foi aprovada por unanimidade no STF (Supremo Tribunal Federal). Na continuidade, ontem, do julgamento iniciado na quarta-feira, nove ministros acompanharam o relatório favorável à iniciativa, escrito por Carlos Ayres Britto, somando dez votos. Há 11 ministros na Corte. Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso, foram a favor da causa. O ministro Dias Toffoli estava impedido de se posicionar, já que atuou no processo quando era da Advocacia-Geral da União. Com a equiparação de direitos e deveres de casais heterossexuais e homossexuais, aprovada ontem pelo STF, a rotina dos casais gays deve passar por alterações, principalmente para incorporar novos direitos civis. A decisão do STF faz com que a união homoafetiva seja reconhecida como uma entidade

familiar e, portanto, regida pelas mesmas regras que se aplicam à união estável dos casais heterossexuais, conforme previsão do Código Civil. Herança por morte do parceiro, acesso a plano de saúde e até pensão alimentícia viram benefícios legais de casais de mesmo sexo. Um direito que não foi estendido aos casais gays pela corte é o do casamento. “O casamento exige registro civil e, ás vezes envolve uma aprovação religiosa, se assim decide o casal. Há toda uma formalidade que não existe na união estável”, explica a advogada especialista em direito homoafetivo, Sylvia Maria Mendonça do Amaral. Antes do julgamento do STF, os homossexuais já podiam registrar sua união em cartório num contrato que estabelece divisão de bens e constata a validade da união. “É uma situação que já existe, só falta mesmo regulamentar” afirma a advogada cível Daniella de Almeida e Silva sobre a união homoafetiva.

MORTE DE VACA

Igreja é condenada a indenizar agricultor FLORIANÓPOLIS - AIgreja do Céu do Cruzeiro Iluminado, do movimento Santo Daime, foi condenada pela Justiça a indenizar em cerca de R$ 6.800 o agricultor Ivandro Rodrigues Souza, 43, pela morte de uma vaca em Braço do Norte (SC), em 1º de julho de 2005. Uma decisão da comarca local foi confirmada quarta-feira pela 3ª Câmara de Direito Civil de Santa Catarina. Ainda cabe recurso. Segundo Souza, os cultos da

igreja eram muito barulhentos, o que causava grande perturbação a ele e à sua família. O agricultor disse que, na ocasião, fiéis atiraram fogos de artifício em direção à sua casa e uma vaca - que estava prenhe assustou-se e quebrou uma porteira do curral. O animal, cujo leite era destinado a consumo familiar e venda, abortou dois dias depois devido ao susto, morrendo mesmo depois de receber tratamento.

Apresidente da Comissão de 1723), é tratada como uma entiDiversidade Sexual da Ordem dade familiar e, por isso, regida dos Advogados do Brasil em São pelo direito da família. É essa Paulo (OAB-SP), Adriana Gal- nova interpretação que se estenvão, lembra que até que se edite de aos casais gays pela decisão uma lei que regulamente a união do STF de ontem. de pessoas do mesmo sexo, os Agora, para ser considerada parceiros sempre terão de recoruma união estável, rer à Justiça para fazer valer os assim como para os caseus direitos. “Com a sais heterossexuais, decisão de hoje (onserão necessários altem), porém, os julgaguns requisitos. Não mentos tendem a ser há um prazo mínimo mais rápidos e favoráde convivência, mas a Um direito veis aos casais.” relação precisa ser uma que não foi convivência pública, Arelação homoafeestendido tiva era considerada duradoura, contínua, antes apenas um regiter a característica de é o do me de sociedade no lealdade e com a intencasamento Código Civil. Pela inção de se constituir faterpretação anterior, o mília, segundo o prócasal homossexual era prio Código Civil. tratado como tendo Com a decisão do uma relação de socieSTF, estende-se à união hodade, ou seja, se há moafetiva 112 direitos que até uma separação, os direitos são então eram exclusivos dos casais equivalentes aos existentes em heterossexuais que vivem junuma quebra da sociedade. tos, segundo a vice-presidente Por outro lado, a união está- do Instituto Brasileiro de Direito vel, prevista na Constituição da Família, Maria Berenice Dias, Federal (art. 226, parágrafo ter- maior expoente de defesa aos diceiro) e no Código Civil (art. reitos homoafetivos no Brasil.

Muitos desses 112 direitos, porém, já vinham sendo garantidos por outros tribunais em casos isolados e até mesmo por órgãos do governo. Desde o ano passado, por exemplo, a Previdência Social passou a conceder ao parceiro gay a pensão por morte e permitir a declaração conjunta do imposto de renda. Assim como a Receita Federal, neste ano, passou a aceitar declarações conjuntas de gays. No entanto, algumas instituições ainda negam o reconhecimento da relação homossexual como entidade familiar. No ano passado, um clube de São Paulo recusou como sócio o companheiro de um gay. Mas alguns órgãos da administração pública já permitem que o parceiro de um funcionário homossexual conte com benefícios de dependente. Esse é o caso do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que propôs uma das ações julgadas ontem pelo STF. Há uma lei estadual para garantir benefícios previdenciários aos parceiros de servidores públicos homossexuais, mas o

Estado tinha dificuldades para aplica-lá. Atualmente, o Senado tem em debate a concessão de licença-gala a gays. APLICAÇÃO - Antes de relatar os casos, Ayres Britto pediu um levantamento nos Estados para saber se a união civil de homossexuais já era reconhecida. O ministro detectou que isso aconteceu em tribunais de dez unidades federativas: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. As decisões judiciais, de primeira ou segunda instâncias, autorizaram não apenas as uniões civis homossexuais, mas também pleitos de pensão e herança. Mais de 20 países de todo o mundo reconheceram a união civil de homossexuais antes do Brasil, incluindo o Uruguai. Outros, como a Argentina e várias partes dos Estados Unidos, permitem casamentos gays – uma decisão ainda mais condenada pela Igreja Católica.

QUADRILHA SÉRVIA

VOO 447

Grupo “pescava” drogas para dentro de navio

Corpo que ficou dois anos no mar é resgatado

SÃO PAULO - Uma quadrilha internacional de tráfico de drogas desarticulada ontem utilizava uma logística inédita para a Polícia Federal (PF). De acordo com o delegado Ivo Roberto Costa da Silva, os suspeitos, em lanchas, levavam a droga até os navios dentro de mochilas impermeáveis e tripulantes da embarcação “pescavam” os pacotes para dentro. A Operação Niva, responsável por prender 16 suspeitos de integrar o grupo de maioria sérvia ontem, foi detalhada por Silva na superintendência da PF em São Paulo. Líder das investigações nos últimos dois anos, o delegado afirmou que os suspeitos cooptavam tripulantes de navios de cargas e de cruzeiro para embarcar a droga. “Podemos dizer que foi a primeira investigação da PF em que nós vimos esse embarque da forma ‘pescada’”, disse Silva. Os portos mais utilizados pelo grupo eram de Santos (SP), Paranaguá (PR), Navegantes (SC) e Rio Grande (RS), além de alguns no Nordeste. Adroga, afirmou Silva, vinha da Bolívia por meio aéreo ou terrestre. No País, ela era armazenada em residências e distribuída por brasileiros e seguia ao exterior, basicamente para a Europa. Além do embarque com lanchas, outra maneira de a droga entrar na embarcação era por meio dos próprios tripulantes. Ao chegarem nos portos brasileiros, os empregados desciam dos navios e voltavam com a droga escondida nas vestes ou

Embarcação apreendida pela PF em operação que prendeu 16 pessoas

misturada a cereais e outros produtos. De acordo com Silva, “há dificuldade de fazer o controle de embarque de tripulantes”. LÍDER - O suposto líder do grupo foi preso no domingo em uma residência em Bauru (SP). De nacionalidade sérvia, o suspeito estava no Brasil havia cerca de dois anos e já teve ligações com a máfia em seu país de origem. De acordo com a PF, ele era procurado na Sérvia por tráfico de drogas, principalmente heroína, e roubo de carros, além de estar na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O suspeito teria também uma base na Argentina. Utilizava quatro identidades falsas - duas sérvias, uma brasileira e uma argentina. Ele está detido na superintendência da PF em São Paulo, onde vai responder a inquérito, e só depois será extraditado para seu país.

A PF afirmou que alguns membros do grupo eram muito difíceis de encontrar porque voltavam ao Brasil com passaportes e identidades falsas, fáceis de encontrar fora do País. “Um dos investigados que também foi preso entrou no Brasil cinco vezes com documentação falsa”, disse Silva. Ontem foram presos 16 suspeitos: sete em são Paulo, dois no Espírito Santo, dois no Amazonas, três no Paraná, um no Pará e um em Rondônia. Outros 15 estrangeiros que tiveram mandado de prisão emitido estão no exterior. Também foram apreendidos 31 imóveis, 15 veículos de luxo e três embarcações, que totalizariam um valor aproximado de R$ 16 milhões. Ao longo dos dois anos de investigação foram detidas 47 pessoas, apreendidos 620 kg de cocaína e aproximadamente R$ 2 milhões ligados ao grupo.

SUSTO

Trem arrasta carro com mãe e bebê de um ano e três meses RIO DE JANEIRO - Duas pessoas que ficaram feridas após um trem bater em um carro no ramal de Costa Barros, na zona norte do Rio, na manhã de ontem, passam bem. A motorista contou que o carro enguiçou em cima dos trilhos. Ela e a filha, de um ano e três meses, não sofreram ferimentos graves. As vítimas foram encami-

nhadas ao Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Solange Dias Pereira, de 38 anos, teve apenas ferimentos leves na região da perna e, depois de passar por avaliações médicas, recebeu alta junto com a filha. A menina, resgatada sem ferimentos, acabou salva graças à cadeirinha no banco traseiro. O acidente aconteceu por

volta das 7h, numa passagem de nível em Costa Barros, subúrbio do Rio. O trem que vinha de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em direção à Central do Brasil, tinha acabado de sair da estação quando bateu no carro que estava parado em cima dos trilhos. O veículo acabou arrastado por mais de 50 metros.

O corpo de uma vítima do acidente do Airbus da Air France que voava entre Rio de Janeiro e Paris e caiu no Oceano Atlântico em 2009 com 228 pessoas a bordo foi recuperado ontem, anunciou a Direção de Polícia Francesa (DGGN). Trata-se do primeiro corpo resgatado desde que as operações foram retomadas. Em um comunicado, a DGGN afirma que “depois de uma tentativa infrutífera, o corpo de uma vítima do voo pode ser levado a bordo do navio Ile de Sein” ontem. “O corpo, que permaneceu submerso durante dois anos a uma profundidade de aproximadamente 3.900 metros, ainda atado a um assento da aeronave, parecia deteriorado”, completa o comunicado. “Os investigadores da polícia retiraram uma mostra no local que será enviada na próxima semana, junto com as caixas pretas, a um laboratório de análises para determinar a possibilidade de uma identificação das vítimas por DNA”, completa a DGGN. Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca foi localizada. Uma equipe francesa está na área próxima ao último local de contato da aeronave com os radares. Com o auxílio de minissubmarinos, conseguiu recuperar as caixas pretas do voo, que podem revelar o que provocou a tragédia. Segundo Nelson Marinho, presidente da Associação Brasileira de Famílias de Vítimas, o corpo vai passar por exame de DNA em um laboratório francês. Ele disse que a informação foi dada às famílias através de email do Escritório de Investigações e Análises (BEA), órgão francês encarregado das buscas. Segundo um porta-voz da polícia francesa, os corpos estão bem preservados no fundo do mar por conta da pressão e da temperatura, mas trazê-los para cima para águas mais quentes provoca a decomposição, o que dificulta o resgate.

CMYK


O JORNAL

Internacional

A5

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: internacional@ojornal-al.com.br

Obama: morte de Bin Laden é um recado Presidente americano visita memorial que está sendo construído em homenagem às vítimas do 11 de Setembro NOVA YORK — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, referiu-se ontem à morte do líder da AlQaeda Osama bin Laden como uma mensagem aos terroristas de que os EUA nunca se esquecerão dos ataques de 11 de setembro de 2001. Falando durante uma parada não programada em um corpo de bombeiros de Manhattan logo após chegar em Nova York, Obama disse que a morte de Bin Laden enviou uma mensagem. “Quando dizemos que nunca vamos esquecer, falamos sério”, disse Obama na frente de um caminhão dos bombeiros. O presidente elogiou os bombeiros por seu trabalho no dia 11 de setembro de 2001, quando se dirigiram ao World Trade Center em uma operação difícil e perigosa para resgatar pessoas presas nas torres gêmeas, alvos de militantes da Al-Qaeda. “Este é um local simbólico do sacrifício extraordinário que foi feito naquele dia terrível, há quase 10 anos atrás”, afirmou

Obama aos bombeiros. A rede de televisão CNN afirmou que os pais de 28 crianças foram mortos quando a equipe de bombeiros atendeu ao desastre em curso. E Obama afirmou ao grupo que o ouvia: “Vocês sempre terão um presidente e um governo que os apoiarão da mesma forma que vocês apoiaram o povo de Nova York ao longo destes últimos anos”. Após o discurso, um dos chefes de bombeiros mostrou ao presidente uma placa homenageando todos os bombeiros daquele local mortos nos ataques. MARCO ZERO - Além do batalhão do Corpo de Bombeiros, o presidente visitou uma delegacia de polícia e participou de uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados, dos quais Bin Laden era considerado o principal mentor. Após a cerimônia, na qual foi depositada uma coroa de flores no memorial que está sendo construído no local, o Marco Zero, o presidente se

Paquistão ameaça suspender cooperação ABBOTTABAD - Uma autoridade sênior de segurança do Paquistão disse que as tropas norte-americanas mataram Osama bin Laden “a sangue frio”, aumentando tensões que Washington procurava apaziguar ontem. O Exército do Paquistão, em sua primeira declaração desde a operação militar do domingo, ameaçou suspender a cooperação com os EUA, de quem recebe ajuda militar, se os norte-americanos repetirem o que descreveu ter sido uma violação de sua soberania. Os norte-americanos estão questionando como foi possível que o líder da Al-Qaeda tivesse vivido por anos em certo conforto em uma cidade próxima da capital paquistanesa e dotada de uma guarnição militar. Alguns pedem que os EUA cortem bilhões de dólares em assistência ao Paquistão. Enquanto Hillary se reunia com aliados europeus e árabes em Roma, o chefe do Estado-Maior do Exército paquistanês, general Ashfaq Kayani, divulgou um comunicado dizendo que quaisquer novas operações dos EUA levarão ao possível fim da cooperação com o Pentágono em questões de segurança e inteligência. Em mais um sinal das rela-

ções conturbadas entre os dois países aliados, funcionários seniores de segurança do Paquistão disseram que os relatos feitos pelos EUA foram enganosos quando descreveram um tiroteio prolongado na mansão em Abbotabbad na qual Bin Laden e quatro outras pessoas foram mortas por um esquadrão de elite dos Seals da Marinha americana. “A SANGUE-FRIO” - “Foi uma ação feita a sangue frio”, disse um representante paquistanês, quando perguntado se ocorreu uma troca de tiros. Após um relato inicial sobre um tiroteio que teria durado 40 minutos, agora autoridades norte-americanas foram citadas como tendo dito que apenas uma pessoa disparou contra os militares americanos, e apenas brevemente, na chegada da equipe trazida por helicóptero. O reconhecimento pelos EUA de que Bin Laden estava desarmado quando recebeu um tiro na cabeça - além do sepultamento de seu corpo no mar, uma prática rara no islã - vêm atraindo críticas do mundo árabe e da Europa, onde alguns setores avisaram sobre uma reação contra o Ocidente, mesmo por parte de muçulmanos que rejeitam a violência da Al-Qaeda.

Quatro dias após anunciar a morte de Bin Laden, Obama diz que EUA jamais esquecerão os ataques de 2001

reuniu com alguns familiares das vítimas e também com pessoas que participaram nos esforços de ajuda logo após os ataques. Quase 3 mil pessoas morreram nos atentados do 11 de Setembro, em Nova York,

Washington e na Pensilvânia. Logo após o anúncio da morte de Bin Laden, no fim da noite de domingo, milhares de pessoas tomaram as ruas nas duas cidades para comemorar a notícia. Além desses ataques, Bin Laden era acusado de ser o

mentor de diversos outros atentados contra alvos americanos e ocidentais e ocupava o primeiro lugar na lista dos mais procurados pelos EUA. ENCONTRO - Obama fará um agradecimento em particu-

lar nesta sexta-feira a alguns membros da força especial de elite norte-americana envolvida na operação que matou Osama bin Laden, informou uma autoridade do governo. O encontro acontecerá quando Obama visitar Fort Campbell, no Kentucky, para se encontrar com várias tropas que voltaram recentemente do conflito no Afeganistão. A autoridade disse que Obama recebeu na quarta-feira na Casa Branca o vice-almirante William McRaven, que segundo o jornal “The Washington Post”, era o comandante geral da missão Bin Laden. Segundo a fonte, Obama vai se encontrar com “operadores especiais” envolvidos na missão. A tropa de elite que conduziu a missão incluiu comandos da Marinha conhecidos como Seals. Fort Campbell é a base de alguns pilotos de helicóptero do 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais, especializado em transporte de tropas em missões especiais.

LÍBIA HUNGRIA

Ex-nazista é julgado por crimes de guerra na Sérvia BUDAPESTE - O julgamento do húngaro Sandor Kepiro, 97, considerado um dos últimos criminosos nazistas ainda vivos e acusado de crimes de guerra na Sérvia em 1942, começou ontem em Budapeste, na Hungria. Kepiro chegou ao tribunal caminhando lentamente, apoiado em uma bengala. Ele é acusado de ser cúmplice de atos de crimes de guerra como comandante de uma patrulha durante o massacre de ao menos 1.200 ju- Kepiro, de 97 anos, é acusado de participar do massacre de judeus deus e sérvios em Novi Sad, uma cidade localizada atual- Segunda Guerra e viveu na acusações contra mim são mente em território sérvio. Argentina até seu regresso mentiras”, disse aos jornalisO massacre ocorreu entre 21 ao país europeu em 1996. Ele tas. e 23 de janeiro de 1942. figura entre os primeiros da A Hungria se juntou às Kepiro, então capitão de lista do centro Wiesenthal, nações do Eixo após o início polícia, é acusado diretamen- que persegue os ex-crimi- da guerra, mas foi ocupada te pelo assassinato de 36 pes- nosos de guerra nazistas. pela Alemanha em 1944 desoas e pode ser condenado à Antes de entrar no tribu- pois de tentativas de negociaprisão perpétua. Ele abando- nal, ele voltou a alegar ino- ções de paz com os poderes nou a Hungria após a cência. “Isto é um circo. As aliados.

Morre último combatente da Primeira Guerra Mundial SYDNEY - Briton Claude Choules, o último veterano combatente da Primeira Guerra Mundial, morreu, aos 110 anos, na Austrália, desaparecendo, assim, o último elo vivo com o conflito, que mobilizou 70 milhões de pessoas. Cego e quase totalmente surdo, Choules, apelidado de “Chuckles”, morreu enquanto dormia em seu apart-hotel em Perth. Era o homem mais velho

da Austrália. “Sua passagem marca o fim de um importante capítulo da história mundial”, disse a primeira ministra Julia Gillard. Com a morte do americano Frank Buckles, no começo deste ano, Choules foi declarado o último sobrevivente de combates de uma guerra que, enquanto durou, deixou 37 milhões de mortos ou feridos. Nascido em Worcestershire,

Inglaterra, Choules serviu à Marinha Real Britânica a bordo do HMS Impregnable, em 1916. Na época, com 15 anos, ele presenciou a rendição da Marinha Imperial Germânica, em 1918. Também esteve presente quando foi afundada a frota alemã na Escócia. Depois da guerra, mudouse para Austrália, passando a servir a Marinha Real Australiana em 1926.

Coalizão aprova ajuda financeira para os rebeldes ROMA - O Grupo de Contato da Líbia, formado por integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), países árabes e organizações internacionais decidiu ontem, em uma reunião em Roma, criar um fundo temporário para enviar ajuda financeira aos rebeldes líbios. O ministro do Exterior da França, Alain Juppé, afirmou que o fundo, que já teria recebido US$ 250 milhões, deve ser disponibilizado dentro de algumas semanas. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que está em Roma participando da reunião, afirmou que o governo americano vai tentar dar aos rebeldes acesso aos bens do governo líbio que foram congelados em contas bancárias em outros países. Antes da reunião, Clinton disse que o resultado desejado pelo grupo é o fim da violência do regime do coronel Muamar Kadafi contra civis e uma “transição democrática” na Líbia. O ministro do Exterior britânico, William Hague, afirmou que também serão feitos esforços para evitar que o governo de Kadafi possa exportar petróleo ou importar produtos refinados. Os rebeldes que controlam as cidades líbias de Misrata e Benghazi afirmam que precisam de ajuda. Em Benghazi, principal cidade sob controle dos insurgentes, o governo rebelde diz estar ficando sem dinheiro. Um porta-voz do Conselho Nacional de Transição líbio afirmou que os rebeldes precisam de US$ 1,5 bilhão para continuar com as batalhas terrestres. Em Misrata, os rebeldes afirmam que precisam de mais ataques aéreos da Otan, além de mais armas e munição, para continuar com a luta e manter as forças leais a Kadafi fora da cidade.

CMYK


O JORNAL

Opinião A6

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com. | e-mail: opiniao@ojornal-al.com.br

Ágio nos presídios Um telefone celular dentro de um presídio em Alagoas é vendido por R$ 1.000,00. O preço praticado na cadeia está bem acima da realidade do mercado do lado de fora do cárcere. Nas lojas especializadas, um celular novinho em folha e com Nota Fiscal e tudo pode ser comprado por R$ 70,00. Não é top de linha, mas faz e recebe ligações e ainda tem uma câmera. A coisa fica mais fácil no mercado negro. Por “mercado negro”, entenda-se a Praça Guedes de Miranda, que fica na Ponta Grossa. Pode-se encontrar de tudo lá. Os produtos são baratos e alguns de qualidade. Mas o cliente não pode ter a insanidade de pedir a Nota Fiscal. Caso faça isso, pode arrumar uma confusão difícil de resolver só com um conversa. Na “Guedes”, como é mais conhecida, um telefone celular novo ou semi-novo pode ser comprado por até R$ 30,00. Ou seja, 3% do valor praticado no presídio. Então, vender telefone celular dentro do presídio pode parecer um bom negócio. E é assim que alguns presos do sistema de Alagoas estão entendendo a história. Como não podem trabalhar nem praticar crimes para manter a família – já que o seu sustento é o Estado que custeia –, muitos deles estão “investigando” no ramo da telefonia móvel celular. E, na cadeia, um único aparelho pode servir de fonte de renda para o preso. É que o aparelho é alugado e o custo pela locação é alto. O “cliente” usa, paga e devolve o aparelho ao dono. Alguns presos, de tão acostumados à prática, são chamados de “Fulano do Celular”.

Em Alagoas não há bloqueadores de celular no sistema prisional. Nem no Presídio Baldomero Cavalcanti, que foi construído na concepção de um presídio de segurança máxima. Mas as fugas que se sucederam à sua inauguração o desmoralizaram, rebaixando-o à concepção de segurança média, e olhe lá. Quando o telefone não consegue sinal, é por conta da localização de quem está fazendo a chamada. Não por algum dispositivo do sistema. Os telefones entram nos presídios de várias formas, e uma delas é através das namoradas ou esposas dos presos. Ontem foi dia de visitas, e, no Presídio Cyridião Durval, uma mulher foi flagrada tentando entrar com dois telefones celulares na cadeia camuflados na vagina. A prática é comum e já até despertou a atenção dos agentes de segurança interna. Restou provado que os telefones seriam entregues ao marido da mulher, que os venderia por R$ 1.000,00 cada um. O que ainda não se entendeu direito é essa invasão de telefones celulares nos presídios de Alagoas. No Sul do País, sabe-se que o aparelho é usado para o chefe de quadrilha ordenar ataques, assassinatos ou dar outras ordens aos seus subordinados. Controlar o bando de dentro da cadeia. Há ainda aqueles que usam o telefone para aplicar o golpe do falso sequestro e, assim, levantar dinheiro de dentro da cadeia sem precisar dar um empurrão em ninguém nem ser responsabilizado penalmente. Esse tipo de crime é de difícil investigação.

Duas vidas: dois exemplos “Mais importante do que triunfem os homens, na verdade, é sim que lhes triunfem as ideias” Carlos Méro Presidente da Academia Alagoana de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da União Brasileira de Escritores - ww.carlosmero.com.br

Afirmou Aureliano Cândido Tavares Bastos (sem que lhe possamos negar o acerto) que mais importante do que triunfem os homens, na verdade, é sim que lhes triunfem as ideias. Pois é disso mesmo que se vem cuidando em Alagoas. Na derradeira semana de abril foi a vez do próprio Aureliano Cândido Tavares Bastos, lembrado por seu exemplo como publicista sinceramente comprometido com o futuro, sem que despregasse os olhos do seu tempo, mas antes de tudo como pensador fecundo e apegado aos ideais de liberdade, de justiça social, de eficiência estatal, de honrado e prestante desempenho político, de felicidade coletiva, enfim. Já na primeira semana de maio, esta que ainda está a correr, eis que é Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, nascido Aurélio Buarque Cavalcanti Ferreira, quem tem a sua memória percorrida, ele que, embora hoje quase tão só lacunosamente apontado como dicionarista, escreveu, de feito, uma história plural, já que destacados os seus rastros como poeta, ensaísta, ficcionista, memorialista, filólogo, professor etecetera e tal. Aureliano, visto que convocado ao presente pela Assembleia Legislativa Estadual, de que patrono, quando contados cento e setenta e dois anos desde o seu nascimento, lá na hoje cidade de Marechal Deodoro. Aurélio, por sua vez, aclamado pelo Governo do Estado, pela Academia Alagoana de Letras e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, quando inteirados cento e um anos desde o dia em que abriu os olhos, pela primeira vez,

para as “paisagens sólidas e líquidas” das Alagoas, como viria a dizer, lá na cidade de Passo de Camaragibe. Dois alagoanos, portanto, mortais enquanto humanos, porém imortais por suas ideias. Aureliano, ele patrono da Cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Letras, hoje ocupada pelo escritor Cândido Mendes, o Conde de Mendes de Almeida. Aurélio, ele o quarto ocupante da Cadeira nº 30 da mesma instituição, de que patrono o romancista naturalista Pardal Mallet, onde sucedido pela romancista e também memorialista Nélida Piñon. Aureliano, no feliz falar de C. Tavares Bastos, “o campeão fanático de todas as liberdades”, “o conspirador confesso contra a imoralidade e a mediocridade, o comodismo e a preguiça, a ignorância e a timidez”, “calcando aos pés os preconceitos nefastos da rotina”. Aurélio, no lúcido dizer de Lêdo Ivo, cuja inteira vida intelectual “portou o seu raro selo nativo”, guardando e expondo, em “ sua maneira de ser brasileiro e nordestino”, a sua fremente “condição de alagoano”. Sobre Aureliano, reeditou a Assembleia Legislativa a obra “Tavares Bastos – Um Titã das Alagoas”, de Paulo de Castro Silveira. Sobre Aurélio, publicou o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, a obra “Revelando Mestre Aurélio...”, que, sob o selo Edufal, expõe como organizadora a escritora Enaura Quixabeira Rosa e Silva, membro da Academia Alagoana de Letras. Enfim, dois alagoanos, duas vidas, dois exemplos de alagoanidade.

O dia dela

“Dou, também, meu coração de presente, pois sei que ela merece” Luiz Carlos Amorim Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

A democracia do terror “Financiam e empossam ditadores para escravizar povos e confiscar suas riquezas naturais” Petrônio Souza Gonçalves Jornalista e escritor

A história dos Estados Unidos da América nos últimos séculos é a história da farsa. A maior democracia do mundo faz fora o que não é capaz de fazer dentro, em seu território, contra seu povo. Inventam inimigos para ganhar eleições. Financiam e empossam ditadores para escravizar povos e confiscar suas riquezas naturais. Assim é, assim foi, em anos e anos de domínio e desprezo por povos menos desenvolvidos. Até bem pouco tempo, fez da América Latina sua latrina, legando a nós a submissão e as atrocidades de sanguinárias ditaduras que vitimaram, sobretudo, o desenvolvimento de um sentimento de nação, de povo, de Estado. Depois de engordarem e adestrarem Saddan Hussein, em sua eterna luta pelo domínio do Oriente Médio e de seu petróleo, elegeram-no inimigo, viabilizando mais uma eleição para o presidente de olhos miúdos George W. Bush. Tudo com uma farsa inventada pelos EUA e aprovada pelo servilismo do mundo inteiro, das maiores potências mundiais. Era o início do martírio e do inferno para o pobre povo do Iraque, que, com a ajuda das maiores democracias do planeta, viu seus dias de paz mutilados, contando com uma cumplicidade e complacência planetária. Uma escandalosa vergonha mundial! Depois desse episódio, que decepou o sentido de liberdade no planeta, instaurou-se um lamentável sentimento de constrangimento no mundo. Ainda assim, alguns anos depois, o presidente dos EUA, um negro com nome árabe, viaja o mundo falando em liberdade, em democracia, na autodeterminação dos povos. No Brasil,

com desenvoltura de um esgrimista, defendeu isso em todos os canais de comunicação, quando, no outro dia, invadia e matava líbios, tendo a participação de aviões não tripulados. Os EUA são isso, um país que faz guerras enviando aviões não tripulados. Onde tem gente, lançam bombas, sem considerar os que estão ao redor de seus alvos. O êxito das ações de Osama bin Laden e sua rede de terror só foi possível pelo seu treinamento especial recebido nas trincheiras nebulosas da CIA. Os EUA investiram no dedicado discípulo para bombardear, instabilizar e dominar o mundo árabe. Suas fotos ao lado do líder mundial Bush pai estão aí, publicadas mundo afora. E os EUA mentindo e matando, matando e mentindo. Um faz o terrorismo de Estado, aprovado e aplaudido por aqueles que defendem a liberdade e a democracia. Um terrorismo oficializado, sem rosto, eufemizado. Outro, faz o terrorismo escancarado, das ruas, do rosto exposto e divulgado mundo afora. A grande diferença entre eles é que são iguais, que matam e mutilam povos, que escravizam corações e mentes, aterrorizam a Humanidade. Se buscarmos nas páginas da memória, encontramos as mais belas lições da História escritas pela luta da independência dos EUA, coisa que orgulha a Humanidade até os dias de hoje. No entanto, o país que ousou lutar e conquistar a liberdade, com seu exército de homens e ideais, hoje é apenas um fantasma, uma sombra, um vulto, que assombra e atormenta o mundo inteiro.

O JORNAL Diretor-Executivo Luciano Goes lucianogoes@ojornal-al.com.br

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

Diretora Administrativo-Financeira Silvia Sacuno silviasacuno@ojornal-al.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira comercial@ojornal-al.com.br

vfamalta@ojornal-al.com.br

Fazia compras, fazia limpeza geral, por dentro e por fora da casa, que naquele tempo morávamos em casa, com jardim, quintal, horta, pomar. Capinávamos, cortávamos grama, varríamos o chão. Plantávamos, colhíamos. E era ela quem nos ensinava. E olhe que naquele tempo as coisas não eram muito fáceis. A água era encanada, para a cozinha, para o banheiro, para a área de serviço, mas não era de rede. Era de poço, e como o solo mais profundo de nosso terreno era de pedra, tínhamos um poço de apenas uns três metros. E no verão faltava água. Então minha mãe tinha que se virar com o pouco de água que a gente ia buscar no rio para lavar e na vizinhança para beber e cozinhar. Mas sobrevivemos. Fico pensando, então, cada vez que o Dia das Mães se aproxima: o que dar para uma mãe assim? Um presente caro, uma jóia fina? Posso até dar qualquer coisa assim, mas o que vale mesmo é dar a ela o mesmo carinho que sempre tive, o amor que me empurrou pra frente na vida, o abraço, o beijo. E, mais que tudo, dar a nossa presença, o nosso respeito e admiração, sempre. Se não pudermos comprar-lhe um presente, qualquer que seja a razão, uma flor pejada de carinho e de ternura e o abraço apertado, não serão aceitos de bom grado? Eu tenho certeza que sim. Dou, também, meu coração de presente, pois sei que ela merece. E através dessa homenagem a minha mãe, homenageio, também, todas as mães do mundo.

Datas & Fatos Dia 6 de maio - Dia do Cartógrafo.  Nasce Sigmund Freud - Sigismund Schlomo Freud nasceu em 1856, na então cidade austrohúngara de Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia). Ele inventou a teoria e a prática da psicanálise, termo criado em 1896. Freud morreu em setembro de 1939. Seu legado teve grande influência na cultura do século XX. 1915 - Nasce Orson Welles, ator e diretor americano. 1940 - II Guerra Mundial. Derrota dos aliados na Polônia. 1992 - Morre Marlene Dietrich, cantora e atriz alemã. 1994 - A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e o presidente francês, François Mitterrand, inauguram o túnel sob o canal da Mancha, o Eurotúnel, que liga os dois países.

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA e-mail: ojornal@ojornal-al.com.br site: www.ojornalwebcom Rodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600 - Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

PABX (082) 4009-1900

FAX/REDAÇÃO (082) 4009-1950

Coordenador Editorial Voney Malta

Minha mãe teve dez filhos. Eu sou o primeiro deles e até ajudei a cuidar dos outros porque ela trabalhava. E ela teve que dar conta de “criar” os mais novos quando a caçula chegou, porque ficou sozinha. Então digo que ela é a nossa heroína, pois sempre trabalhou e ainda teve que cuidar dos filhos, pois mais da metade dos dez ainda eram menores. O que não a impediu de dar uma boa educação a todos eles, não deixando lhes faltar nem alimentação, nem teto, nem o que vestir e calçar, nem a educação básica. Não éramos uma família rica, éramos até bem humildes, mas me orgulho de ser honesto e esta é a maior herança que minha mãe me deixará. E tenho orgulho da mãe que Deus me deu, pois ela formou pessoas dignas, amou a todos os filhos como se fosse um único, deu a eles tudo o que foi possível e daria a própria vida, se fosse necessário. Lembro de quando eu era menino, que antes de sair para o trabalho, de manhã, ela deixava o almoço encaminhado, deixava o café para a filharada pronto e as tarefas para os maiores. Quando chegava de volta, ao meio dia, terminava o almoço, servia todo mundo, almoçávamos e ela ainda adiantava a lida da casa antes de retornar ao trabalho. À tarde, quando voltava, lavava roupa, fazia pão, limpava a casa, fazia comida, cuidava dos filhos, ufa! Nos finais de semana ela tentava descansar um pouquinho, mas era muito pouquinho mesmo. Como não trabalhava no sábado à tarde, fazia doces – bolo, cuca, biscoitos de araruta com coco.

FAX/COMERCIAL (082) 4009-1960

CLASSIFICADOS (082) 4009-1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919 Vendas avulsas Alagoas Dias úteis - R$ 1,50 Domingos - R$ 3,00 Nºs atrasados - R$ 6,00

Outros estados Dias úteis - R$ 7,00 Domingos - R$ 9,00 Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00 Anual - R$ 370,00

Sucursais ARAPIRACA – SUCURSAL AGRESTE AVENIDA RIO BRANCO, 157, SALA 10 CENTRO - FONE - 9933-4999 Comercial E-MAIL: arapiraca@ojornal-al.com.br

Assinaturas em outros estados: Anual - R$ 560,00 Semestral - R$ 280,00

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI

SÃO PAULO: (11) 2178-8700 RIO DE JANEIRO: (21) 3852-1588 BRASÍLIA: (61) 3326-3650 RECIFE: (81) 3446-5832 www.ftpi.com.br


O JORNAL JORNA L Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: comercial@ojornal-al.com.br

A6

CMYK


O JORNAL

Economia A8

Papel Moeda Marco Aurélio Mello - marcoaurelio@ojornal-al.com.br

SPC A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que só permite a inclusão do nome do consumidor em Serviços de Proteção ao Crédito (SPC) após 30 dias de atraso no pagamento. O prazo, segundo entenderam os integrantes do colegiado, é suficiente para fornecedor e consumidor encontrarem uma solução amigável para o pagamento da dívida.

DÍVIDAS O Índice de Expectativa das Famílias (IEF), em pesquisa divulgada pelo Ipea, mostra que 51,5% das famílias brasileiras entrevistadas em abril disseram não ter nenhuma dívida. No entanto, entre aquelas que admitem estar inadimplentes, 38,6% afirmaram não ter condições de pagar as contas atrasadas.

MERCADO DE AÇÕES A Bovespa fechou em queda pelo quarto dia consecutivo ontem. A queda dos preços do petróleo e a alta do dólar nos mercados interno e externo afetaram os negócios do dia. O Ibovespa recuou 0,33%, aos 63.407 pontos. Este é o menor patamar de fechamento desde o dia 19 de julho, quando a bolsa fechou a 63.297 pontos. O volume financeiro atingiu R$ 7,18 bilhões.

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: economia@ojornal-al.com.br

Saques na caderneta de poupança superam depósitos em abril Relatório do BC mostra que saldo caiu R$ 1,76 bilhão em 30 dias As cadernetas de poupança setor habitacional, R$ 79,506 biregistraram um “abril verme- lhões na caderneta rural e ainlho” este ano. O volume de sa- da restam R$ 2,97 milhões resiques (R$ 98,335 bilhões) supe- duais da antiga poupança vinrou o de depósitos (R$ 96,572 bi- culada, que não existe mais. lhões) e o saldo das cadernetas Os saques feitos na caiu, no mês, R$ 1,762 bicaderneta rural superalhões, como mostra o ram os depósitos em R$ Relatório de Poupança 1,15 bilhão, o que é exdivulgado ontem pelo plicado, em parte, pela Banco Central (BC). Rendimentos colheita de mais uma Apesar do déficit safra agrícola e a conseno mês mensal na captação, o quente necessidade de rendimento creditado no chegaram dinheiro para movimês somou R$ 2,24 bi- a R$ 2,24 mentação da produção. lhões, razão pela qual o Mas, a queda na captabilhões estoque total das caderção pode ter ocorrido netas de poupança autambém por causa da mentou de R$ 384,896 bielevação da taxa básica lhões em março para R$ de juros (Selic), que torna as 385,374 bilhões em abril. aplicações em renda fixa mais Do total, R$ 305,867 bilhões atrativas que a poupança, na estão depositados no sistema avaliação do professor de ecobrasileiro de poupança e em- nomia da Trevisan Escola de préstimo (SBPE), que financia o Negócios, Alcides Leite.

ECONOMIA

Brasileiros mantêm otimismo, revela Ipea As famílias brasileiras mantiveram, em abril, a crença de que a economia brasileira continuará tendo bom desempenho no curto prazo e que isso se refletirá em melhores condições de vida. Já para os próximos cinco anos aumentou o grau de desconfiança, segundo mostra pesquisa do Ipea. O Índice de Expectativas das Famílias (IEF) de abril ficou ligeiramente abaixo do regis-

trado em março, passando de 65,3 para 63,8 pontos. De acordo com o método de avaliação do Ipea, existem cinco fases de classificação para medir essas expectativas que vão do grande pessimismo (de 0 a 20 pontos) ao grande otimismo (de 80 a 100 pontos). Aetapa que mostra otimismo se situa na faixa entre 60 e 80 pontos. Aregião cuja população é a mais otimista é a Centro-Oeste.

COPA E OLIMPÍADAS

Brasil e Alemanha fecham acordo em infraestrutura Apresidente Dilma Roussef anunciou um acordo com o governo alemão para investimentos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como portos e aeroportos, bem como em áreas de infraestrutura voltadas para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O anúncio foi durante declaração conjunta, após reunião de mais de uma hora com o presidente da Alemanha, Cristian Wulff, e a comitiva de empresários e autoridades do país, no final da manhã de ontem. “Apresentei ao presidente Wulff as novas oportunidades de investimento”, disse Dilma. “Há expectativa de participação, dos investidores e da tecnologia alemã, também na construção de alta velocidade entre Rio e São Paulo”, enfatizou ela, referindo-se ao trem bala. Apresidente destacou que o

encontro serviu para reforçar a parceria estratégica firmada há uma década com a Alemanha na área de comércio e investimento. No ano passado, as relações comerciais entre os dois países somaram mais de US$ 20 bilhões. “A Alemanha continua sendo nosso maior parceiro comercial na Europa e o Brasil, o maior mercado para as exportações alemãs na America latina”, informou. “Há esforços para intensificar a diversificação do comércio bilateral, com agregação de valor às exportações brasileiras e com a incorporação de novos itens à balança comercial”. Segundo a presidente, o encontro entre os dois chefes de estado serviu também para ampliar a cooperação no setor energético, “em especial para assegurar a ampliação do uso de energias renováveis de parte a parte”. Ela lembrou que o Brasil promove o uso de etanol há mais de

30 anos, sem que isso tivesse efeito negativo sobre a produção de alimentos. “Ao contrário, gerou milhares de empregos e permitiu que nós reduzíssemos a emissão de gases do efeito estufa numa área extremamente complexa, como é o caso da área de combustíveis e de transportes de massa”, enfatizou. O maior consumo de biocombustíveis, destacou Dilma, dará maior segurança em relação à crise energética do Brasil e estimulará a introdução dos biocombustíveis no plano internacional, em especial na Europa e na América do Norte. “Ao mesmo tempo suportará o nosso compromisso (do Brasil e Alemanha) com o cumprimento de nossas metas de redução de gases do efeito estufa”, acrescentou. “Esse será um novo capítulo de um empreendimento conjunto já existente”, disse a presidente.

CMYK


O JORNAL

Cidades

A9

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

Nível de rio sobe e amedronta população Moradores ribeirinhos começaram ontem uma “operação” de retirada dos pertences com medo de nova enchente Fotos: Yvette Moura

Sumaia Villela Repórter

Pai carrega o filho menor nas costas para transitar no alagamento

O fantasma da enchente do ano passado começou a assombrar os moradores dos municípios do Vale do Mundaú, ontem, quando o nível do rio subiu e ameaçou as casas mais próximas das margens. Houve correria para retirar os pertences das residências, e a cabeceira da ponte que liga União dos Palmares a Santana do Mundaú, ainda em reconstrução, quase foi levada pela água. Na parte baixa dos municípios de União, Murici, Santa do Mundaú e Branquinha, o que se via, em quase todas as casas, era uma operação de retirada de emergência. Famílias escolhiam os móveis e eletrodomésticos que seriam transportados em caminhonetes, carroças e outros veículos; as crianças eram levadas no colo ou nas costas, por locais onde a rua já estava tomada pela água. Fernanda Josefa da Silva, 28, e seu marido, Inaldo Vieiras de Brito, 30, buscavam salvar, alguns pertences em meio a chuva torrencial. Sua casa, já quase destruída pela inundação do ano passado, vol-

Para tentar dar mais estabilidade, as cabeceiras da ponte foram reforçadas

tou a ser habitada uma semana após a tragédia, porque, segundo eles, era melhor viver ali do que nos acampamentos provisórios do Estado, que ainda estão ativados, já que as novas casas não ficaram prontas. “Agora, ficamos de olho no rio. Se ele encher nós já saímos”, garantiu Inaldo. A ponte que atravessa o rio Mundaú, em União, precisou de um reforço emergencial de pedras e terra nas ca-

beceiras. A força da água quase quebrou o acesso, segundo Luís Esteves, supervisor de campo da construtora ATP, gerenciadora do programa de reconstrução de estradas danificadas pela enchente de 2010. “Se nós tivéssemos chegado meia hora mais tarde, a cabeceira tinha ruído”, contou. Segundo moradores da região, as ruas Afonso Costa Pereira, e Alfredo do Vale, dos Terrenos, como é chamado o

bairro, já haviam sido alagadas pelo rio ainda no início da tarde. Esteves calculou, ao observar a ponte, que o nível da água já havia subido cerca de quatro metros. Em Santana do Mundaú, os moradores ocuparam a escola municipal, com medo de uma nova enchente. Antigas barracas do bairro da Cohab também ganharam novos inquilinos, embora a região também tenha sofrido no ano passado com a inundação. Segundo Nilo Miranda, coordenador municipal de defesa civil de Santana, a chuva na região começou à meianoite. Ele afirmou que a rede de telefonia fixa está e pane, e os celulares já não pegam na cidade, normalmente. A internet era o único meio de comunicação com outros locais. “Íamos monitorar o volume da água na barreira de Pernambuco, mas não pudemos passar porque caiu uma barreira por lá”, revelou. No trecho da BR-104 entre Branquinha e Murici houve deslizamento de barreira, mas a via não chegou a ficar interditada, embora os cones e homens trabalhando no acostamento tenham deixado o trânsito mais lento.

Dez cidades estão em estado de emergência Carlos Alberto Jr. Repórter

O número de cidades em estado de emergência subiu para dez. São eles: Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Novo Lino, Paripueira, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres, todos localizados na região norte do Estado. Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil Estadual não tinha registrado mais nenhuma morte. Apesar da forte intensidade de chuvas e deslizamentos de barreiras, apenas uma morte foi registrada na última sexta-feira, em São Luís do Quitunde. Em algumas cidades, os moradores estão ilhados. Em Jacuípe, por exemplo, que também sofreu com as chuvas de 2010, o acesso é possível apenas através de barcos ou helicópteros. Segundo informações da prefeitura do município, o Rio Jacuípe transbordou e atingiu mais da metade das casas da cidade deixando 804 vítimas, entre desalojados e desabrigados. Em Japaratinga foram mais de 15 horas de chuva, que deixaram 165 casas danificadas e 35 destruídas. 120 pessoas já estão desalojadas, após a enchente do rio Copaoba. A cidade é a única onde, até a tarde de ontem não havia fornecimento de água, energia elétrica, transporte e os serviços de comunicação continuavam sem funcionamento. Em Colônia Leopoldina são 200 casas atingidas, duas destruídas e

52 famílias desalojadas. Em Paripueira, a situação é considerada pela Defesa Civil Estadual como menos grave. Na cidade foram registrados a destruição de uma casa, outras seis foram danificadas e 15 pessoas ficaram desalojadas. Em Marechal Deodoro, é a única cidade do Litoral Sul que registrou ocorrências. No município, 25 residências foram danificadas e 180 pessoas foram afetadas. Na cidade ribeirinha de Penedo a situação não é de emergência. Porém, prejuízos materiais já são contabilizados com as chuvas dos últimos dias. O caso mais grave ocorreu num templo católico que teve parte do seu forro destruído. A paróquia de São Francisco de Assis, localizada no conjunto Rosete Andrade, teve parte do forro danificado durante a madrugada da última sexta (29). Segundo moradores, o forro, que não recebe manutenção de limpeza há muito tempo, não aguentou o peso das fezes dos morcegos misturadas às águas oriundas de prováveis goteiras no telhado da igreja. No Agreste alagoano, apesar do volume das chuvas não estar tão forte como na região Norte, uma residência abandonada, localizada na rua Santa Catarina, no bairro Cacimbas, desmoronou no final da manhã de ontem. De acordo com moradores, o dono da casa, que era viciado em crack, abandonou o local há alguns meses e, desde então, o imóvel estava desocupado.

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L

A10

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

DESMORONAMENTO

Barreira deixa moradores em risco Comunidade do Jacintinho alerta que ponte que liga bairro ao Feitosa pode cair sobre algumas casas Fotos: Larissa Fontes/Estagiária

Carolina Sanches Repórter

O desmoronamento de parte de uma barreira, na madrugada de ontem, assustou moradores que residem abaixo da encosta às margens da Rua Pastor Eurico Calheiros, no bairro do Jacintinho. Eles temem que, como a barreira faz parte da sustentação da ponte, a estrutura não resista e desabe. As fortes chuvas que caíram nos últimos dias provocaram infiltração e parte da barreira que fica em baixo da ponte cedeu. “Ouvimos um barulho e quando saímos de casa para olhar, era o barro que estava descendo. Como as casas ficam na parte de baixo da ponte, o nosso medo é que a estrutura não resista e invada as casas”, contou o morador Bruno José da Silva. Os moradores reclamam que esta não foi a primeira vez que a barreira cedeu. “Sempre que chove, ficamos sem dormir com medo de que alguma tragédia aconteça. Já informamos o caso à

Prefeitura Municipal, mas ninguém veio ao local para dar alguma satisfação aos moradores. Aqui está muito perigoso porque a ponte pode cair sobre as casas que ficam lá embaixo”, expôs o pedreiro Wilson de Santana. Moradores explicaram que a ponte fica na principal via de acesso aos bairros do Feitosa e Jacintinho. Eles contam que a água dos dois bairros desce por tubulações até o Riacho do Reginaldo e que, durante a madrugada, as galerias de água jorravam enquanto o barro descia da encosta. “A ponte apresenta rachaduras isso também acontece na pista que já está com o asfalto mais baixo”, relatou Santana. O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Eugênio, informou que uma equipe de técnicos da secretaria estive no local ontem para avaliar o que aconteceu. Ele disse que pretende se reunir hoje com os técnicos e que todo vai ser providenciado para resolver o problema.

Chuva já deixa rastro de destruição na ponte que liga o Feitosa ao Jacintinho

CHUVAS

Cestas básicas começam a chegar aos municípios Cinco dos dez municípios atingidos pelas chuvas em Alagoas começaram ontem a receber cestas básicas, colchões e água mineral. Parte do material foi enviado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o restante foi adquirido pelo Governo do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seades), que é responsável pela distribuição, apesar da divulgação da campanha de arrecadação, ainda são poucas as pessoas que têm procurado os pontos para a entrega de donativos. A primeira remessa com 10 toneladas de alimentos doados pela Conab partiu de Recife (PE) e a Defesa Civil Estadual ficou encarregada de fazer o transporte até a Seades, onde estão sendo armazenadas as doações. De acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social, Juliana Vergetti, o Governo do Estado fez a aquisição de água, colchões e duas mil cestas básicas. Foras distribuídos ontem alimentos, água e colchões para os

municípios de Campestre, Jacuípe, Jundiá, São Luís do Quitunde e Porto de Peras. Segundo a Juliana Vergetti, os municípios que receberam as doações, haviam enviado primeiro o relatório da situação dos desabrigados, mas que os demais devem receber os mantimentos hoje. Para a distribuição, 40 homens do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar estão atuando na separação do material e os colocando nos veículos. “Tudo que entra e saí está sendo catalogado para nosso controle, como uma forma de prestar conta à sociedade”, disse a secretária adjunta. Ela reforçou a importância de a população fazer doações porque, até a tarde de ontem, o número era considerado pequeno. “Ontem (quarta-feira) recebemos mantimentos para cinco cestas básicas. Hoje fui informada que a quantidade aumentou, mas ainda é preciso uma maior mobilização da sociedade. Mesmo que as cestas possam suprir as necessidades por

alguns dias, a situação dos desabrigados pode prolongar e vamos precisar de mais mantimentos”, alertou. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão recebendo doações para vitimas das enchentes. “Quem quiser fazer doações como roupas, colchões e alimentos não perecíveis podem procurar os batalhões da Polícia Militar e dos Bombeiros”, orientou Juliana Vergetti. VISITA - Asecretária-adjunta informou que a Seades tem acompanhado a situação dos municípios atingidos pelas chuvas. Hoje dois técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome participam, junto com a equipe da secretaria e da Defesa Civil Estadual, de uma visa às regiões atingidas. Ela também contou que foi montada uma sala de situação na Seades que está monitorando a situação dos municípios. “Estamos acompanhando e nos antecipando para evitar uma tragédia”, completou. (C.S.)

Cestas básicas serão levadas à Seades; doações devem ir para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L A11

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

Grave acidente no Sítio São Jorge deixa um morto e dois feridos

“SEM ALTERAÇÃO”

Vítima fatal, Ednardo Araújo era noivo da deputada Rosinha da Adefal

Esta semana, a abertura da coluna foi toda dedicada ao assunto “milícia”, um câncer que ameaça a segurança do povo de Maceió. Hoje, o enfoque será a atuação da polícia contra as milícias que atuam na capital. Ou seja, nenhuma. “Sem alteração”, na linguagem policial. A polícia não move uma palha para desarticular essas organizações perigosas travestidas de boazinhas e preocupadas com a segurança do cidadão. Mas a inércia se explica: a linha que separa a polícia da milícia é tênue. Tão estreita que às vezes se confunde. É por isso que a polícia não corre atrás das milícias, nem as milícias se escondem da polícia. Em Maceió, há delegados da Polícia Civil e oficiais da PM que são donos de empresas de segurança privada. Os policiais subalternos se espelham nos seus chefes e, como não podem ter uma empresa devidamente legalizada, montam suas “firmas” e vão fazer a segurança do povo de Maceió. Essas “firmas” são, nada mais, nada menos, as milícias. Amanhã, para encerrar a série, a coluna vai falar sobre o que a sociedade acha desse pessoal.

Láyra Santa Rosa

Thiago Sampaio

PROBLEMAS NA PAJUÇARA A coluna chama a atenção neste espaço para uma observação feita pelo leitor Jorge Luiz. Ele contou que uma saída de águas da chuva, no trecho que fica na Pajuçara, área bem frequentada por turistas, está prejudicando o passeio às piscinas naturais por ficar em frente a um hotel. A água preta e o cheiro insuportável estão afastando os turistas. A coluna lembra que toda esta sujeira é canalizada para a praia, e o turista vê isso. As suspeitas são de que ocorreu uma falha no projeto e está faltando manutenção na obra.

Repórter

Um grave acidente na manhã de ontem, envolvendo um ônibus da empresa Real Alagoas, que faz a linha São Jorge/ Ponta Verde e um veículo Tucson, placas NLZ-1560, deixou um morto e pelo menos dois feridos. A colisão aconteceu na MAC-204, numa das curvas do Sítio São Jorge. A vítima fatal foi o noivo da deputada federal Rosinha da Adefal, o também portador de necessidades especiais Ednardo Araújo de Aguiar. De acordo com o relato de testemunhas, Ednardo Araújo estava conduzindo o carro, no sentindo São Jorge – Barro Duro, quando cruzou a pista no sentindo contrário. Provavelmente, por ser uma curva, ele não viu o ônibus da Real Alagoas que descia, no sentindo São Jorge – Jacarecica. Os dois veículos colidiram de frente. O ônibus acabou caindo na ribanceira, enquanto o carro rodou na pista. Os dois tiveram a frente totalmente destruída. A cobradora do ônibus, que se identificou apenas como Sirleide, contou que tudo aconteceu muito rápido. “Estávamos fazendo o nosso percurso normal,

A frente da Tucson ficou totalmente destruída, sem chance para o condutor

quando o carro apareceu, batendo de frente com o ônibus. O motorista do coletivo ainda tentou tirar, mas acabou perdendo o controle e caindo na ribanceira”, contou. “Foi um susto muito grande. Graças a Deus, estávamos num horário com pouco movimento, quando tinha apenas umas quinze pessoas dentro do ônibus. Se fosse em outro momento, a tragédia poderia ter sido ainda maior”. O funcionário de um supermercado, Cícero da Silva, também estava no ônibus e precisou

de socorro. “Estava sentando e com a pancada, bati a costela. Estou com algumas dores, mais acho que estou bem. Faço esse percurso todos os dias para ir ao trabalho, já conheço o motorista e ele é muito tranquilo. A culpa realmente foi do motorista do carro, que cruzou pela contramão”, relatou. Ainformação no local do acidente eram que três pessoas foram socorridas com ferimentos mais graves. “O Bombeiro socorreu duas pessoas e o Serviço de Atendimento Móvel

de Urgência (Samu) uma. O ônibus tinha mais passageiro, mas foi só o susto”, disse o sargento dos Bombeiros, Fábio Costa. “Fomos acionados para uma colisão carro – ônibus e quando chegamos ao local, nos deparamos com essa situação. Avítima fatal ficou presa às ferragens e precisou ser retirada com a ajuda do desencarcerador”. O trânsito no Sítio São Jorge ficou interditado por cerca de duas horas, formando um congestionamento nos dois sentidos, sendo liberado só após o trabalho de perícia feito pelo Instituto de Criminalística. Mas até o meio da tarde da ontem, o trânsito era lento e o cenário do acidente ainda era mantido. Por volta das 17h, o corpo de Ednardo Araújo ainda não havia sido recolhido pelo Instituto Médico Legal. Ele estava coberto por um papel laminado, deitado no meio fio, sendo protegido por familiares e amigos. At�� o fim da tarde de ontem, o quadro clínico dos feridos que deram entrada no HGE era estável. As vítimas Cícero da Silva Santos, de 48 anos, e Eduardo José Araújo, de 18 anos sofreram trauma na lombar, e estavam na área vermelha.

ARMAS DE FOGO

Pesquisa nacional: AL é líder em homicídios Valdete Calheiros

seccional Alagoas, Gilberto Irineu, afirmou que a situação é bastante preocupante e deAlagoas lidera o ranking monstra que o poder público nacional no número de homi- ainda não conseguiu retirar a cídios praticados com armas mácula que vem acompanhande fogo. O Estado responde, do Alagoas nos últimos temsozinho, por 83,3% dos crimes pos. “Asituação se agrava ainda praticados com armas de fogo mais ao lembrarmos que a mano Brasil. Os dados são o re- ioria das vítimas é jovem, negra, sultado de um estudo sobre o analfabeta e pobre. As mulhenúmero de homicídios prati- res também ocupam, cada vez mais, o lugar das vícados com armas de fogo no timas”. Brasil divulgado, ontem, Para mudar esse pela Confederação quadro, Gilberto IriNacional de Municíneu aposta na eficácia pios. Estado das políticas públicas Alagoas é seguido responde que, segundo ele, depelos estados da Bahia, vem ser aplicadas em que somou 81,3%, Papor 83,3% conjunto nas comuniraíba que teve 80,5%, dos dades mais carentes. Rio de Janeiro com 80,1% e Pernambuco assassinatos O presidente da Comissão de Direitos com arma com 78,9%. Humanos da OAB ciOutro levantade fogo tou o Programa Namento feito em 2009 cional de Segurança apontava Maceió coPública com Cidamo a terceira capital dania (Pronasci) como uma mais violenta em reforma eficaz de atingir de malação às mortes por armas de fogo registradas no neira contínua a sociedade. O Pronasci foi criado pelo país. Lideravam o ranking as capitais Salvador, na Bahia e Ministério da Justiça e articula Vitória,do Espírito Santo. Re- políticas de repressão à violêncife, Rio de Janeiro seguiam a cia com programas sociais. A capital alagoana naquele ano. ação prioriza as ações prevenEm 2009, ano dos últimos tivas, o apoio das comunidadados disponíveis no Ministé- des para o combate à violênrio da Saúde, a média de utili- cia, a reestruturação penitenzação das armas de fogo em ciária e a valorização das instiassassinatos foi de 71,2%, índi- tuições de segurança. O Programa foi criado para ce menor que o recorde de diminuir a criminalidade das 71,6% registrado em 2007. O presidente da Comissão regiões metropolitanas que de Direitos Humanos da Or- apresentam os mais altos índidem dos Advogados do Brasil, ces de homicídio.

Repórter

SEM PASSEIO DE JANGADA Outro problema no local é que a chuva causou uma erosão e, com isso, um desnível de quase dois metros no terreno. Consequência disso: inviabilidade do passeio de jangada para pessoas especiais e o desembarque de peixes que, normalmente, é feito pelos carroceiros. Diante do quadro, teme-se até pela ciclovia, que parece ser o próximo alvo da erosão. Jangadeiros, pescadores e guias de turismo pedem mais atenção do setor público para aquele trecho da praia da Pajuçara.

NA PRAÇA RAYOL Mas as denúncias dos moradores que ficam nos arredores da Praça Rayol, em Jaraguá, não param. Eles denunciam que o bar Orákulo quer tomar conta da praça como se fosse sua. Para isso, em dias de shows, a praça é fechada como se fosse uma propriedade privada. “Conversei com o novo titular da SMCCU [Galvacy], e ele me disse que, quando assumisse o cargo, resolveria o problema. Pois bem, ele já assumiu; e agora estamos apenas esperando que o caso seja resolvido”, disse um morador novato, que só tem 50 anos de residência fixa naquele endereço.

PARDAL DO BICO RACHADO É como está sendo chamada a lombada eletrônica que fica na AL-101 Norte, em frente ao Conjunto Jacarecica. A numeração eletrônica apontando a velocidade do veículo traz apenas um algarismo. Às vezes, o primeiro; às vezes, o segundo. Por exemplo: se o carro passou na velocidade 38, aparece apenas o algarismo 3 ou o 8. Desconfiado como é, o maceioense teme a possibilidade de ser enganado com essa falha. A coluna acredita que isso seja uma falha técnica e, confiando nisso, pede à SMTT que envie um técnico até o local para verificar o problema e resolvê-lo, de preferência.

“BIU” TAMANHO FAMÍLIA O Benedito Bentes é um bairro do tamanho dos seus problemas. Coleta de lixo, transporte urbano, segurança pública, infraestrutura, água, luz, telefone, serviços dos Correios, tudo funciona de forma capenga. Por enquanto, a população vai levando como pode, fingindo que gosta, que não está vendo nada. De vez em quando é que meia dúzia de “manifestantes”, incentivados por quem tem interesses políticos, vai às ruas exigir melhorias para o bairro-cidade. A população do Benedito Bentes é quase igual à de Arapiraca. O “Biu” é um bairro grande, do mesmo tamanho que os seus problemas. CARO LEITOR, MANDE A SUA RECLAMAÇÃO. PONHA A BOCA NO TROMBONE. SE FICAR CALADO, NÃO RESOLVE. 4009-1994 / 4009-1959 das 8h às 12h

“Estado se reproduz na violência” O presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado de Alagoas, Delson Lyra, afirmou que não vê novidade nesse estudo e que Alagoas vem se reproduzindo nesse aspecto da violência. “O quadro é bastante preocupante. O combate à violência no Estado depende de uma série de medidas concretas no campo da prevenção e repressão por parte do governo e também por parte da sociedade”, destacou. Segundo Delson Lyra, o governo do Estado esbarra na falta de recursos para maiores investimentos na área de segurança. Ele disse também que

o enfrentamento à violência passa, inclusive, por fatores que combatam os altos índices de exclusão social e o aumento do consumo de drogas. “A sociedade também tem sua parcela de responsabilidade. Afinal de contas, as pessoas que cometem os crimes são integrantes da sociedade. O combate à violência passa pelos direitos e deveres do Estado e da sociedade. Posso ratificar o esforço das autoridades públicas para modernizar a atuação policial e arregimentar recursos. Como exemplo mais recente, posso citar a presença da polícia comunitária em alguns bairros”, finalizou. (V.C.)

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L

A12

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

EntreLinhas municipios@ojornal-al.com.br

FALTOU DIVULGAÇÃO EM IGACI A Prefeitura de Igaci, no Agreste alagoano, realizou concurso público no dia 16 de janeiro passado para preenchimento de 76 vagas nas mais diversas áreas. Porém, após a divulgação da lista de aprovados, feita em 15 de fevereiro, a prefeitura, de acordo com o edital do certame, convocar os admitidos até o dia 28 de fevereiro, mediante publicação no Diário Oficial do Estado ou em jornal de circulação estadual. Até aí tudo bem, se a prefeitura não tivesse convocado, através de ofício, os candidatos aprovados na sexta-feira, dia quatro de março, véspera de carnaval, para entregar a documentação até o dia 10, ou seja, um dia após a Quarta-feira de Cinzas. Como a convocação não foi divulgada em outros locais e nem mesmo foi enviado aviso para o endereço dos aprovados, parte dos aprovados se sentiu lesada e o Ministério Público Estadual foi acionado e entrou com uma ação civil pública pedindo a reconvocação. A liminar foi concedida no dia 12 de abril pela juíza Clarissa Oliveira Mascarenhas. Os candidatos aprovados foram reconvocados e caso não o fizesse pagaria multa diária de R$ 1 mil. Além disso, o prefeito poderia ser penalizado por improbidade administrativa, já que o ato fere os princípios da administração pública, principio exposto no artigo 37 da constituição federal. Espera-se que este episódio não tenha mais capítulos, além do óbvio.

Correios promete acabar com os atrasos das correspondências Para alcançar a meta, um grande mutirão será realizado ainda este mês Láyra Santa Rosa Repórter

O atraso nas correspondências que chegam pelos Correios pode estar com os dias contados. Pelo menos, essa é a meta do diretor-geral interino dos Correios, Edvan Alves de Oliveira, que assume o órgão como interventor para verificar o acúmulo de correspondências e encomendas nos depósitos da empresa em Alagoas. Aexpectativa é que tudo esteja em ordem até o final desse mês. Para conseguir solucionar es-

se primeiro problema, a empresa está iniciando essa semana uma série de ações para um grande mutirão. “Estamos tentando normalizar a distribuição em Maceió e Arapiraca. Para conseguir regularizar tudo vamos fazer um mutirão nos finais de semana, horas extras e ainda a utilização de funcionários do administrativo, que conhecem o serviço de distribuição. A nossa expectativa é que até o final do mês, tudo esteja regularizado”, contou Edvan Alves. Segundo o interventor dos Correios em Alagoas, o atraso

nas correspondências teria acontecido por dois motivos. O primeiro seria uma questão administrativa o outro, pela falta de pessoal no quadro de carteiros. “Quando o objeto chega a unidade de correspondências, os CDCs ele passa por três processos de triagens até ir a rua. Ele é separado por distrito, por logradouro e ordenado em sequência para a entrega. Existem metas a serem cumpridas pelos carteiros, quando esse tempo não é otimizado, acaba havendo um atraso. Esse foi um dos problemas de gestão que encontramos,

que precisa ser resolvido”, disse. “Aoutra questão é o problema de mão de obra, onde existe um déficit de 10%. A nossa expectativa é resolver isso com a realização do concurso público que acontece esse mês, por enquanto, vamos contratar temporários”. Em relação as denúncias sobre as correspondências acumuladas e até mesmo, que algumas estavam sendo queimadas antes de chegar a seus destinos, o interventor falou que esses casos estão sendo investigados isoladamente.

SERVIÇO APERFEIÇOADO A Eletrobras Distribuição Alagoas conta agora com equipes multifuncionais para executar serviços comerciais em unidades de baixa e média tensões e serviços emergenciais de manutenção e de operação da rede no sistema de distribuição de energia elétrica. Até o final de maio, 70 novas equipes estarão atuando em toda a área de concessão da Distribuidora.

AMPLIAÇÃO Desde 15 de abril, a Região Oeste, que compreende os municípios do Baixo São Francisco, Agreste, Sertão e Bacia Leiteira, recebeu 39 equipes. Já a Região Leste está recebendo 31 equipes para atender as cidades da Zona da Mata, Litoral Norte e parte do Litoral Sul. Para a Região Metropolitana de Maceió, está prevista para junho a contratação de mais 12 equipes.

AGILIDADE Com a agilização do atendimento comercial, abrangendo serviços de ligações e religações à rede, entre outros, espera-se uma recuperação gradual de receita, essencial para a realização de investimentos em ações de melhoria das redes de distribuição e de transmissão e de obras de média e alta tensão.

BOLSISTAS NO PRONATER Profissionais de diversas áreas interessados em atuar no Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), na condição de bolsistas, pelo período de um ano, devem acessar o site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para acessar o edital e, em seguida, fazer a inscrição, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

COMO FAZER O site da Fapeal é o “www.fapeal.br” e lá o interessado encontra o edital com a documentação necessária para a inscrição. Depois, é preciso levar os documentos, junto com o currículo, na sede da Seagri, que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió. As inscrições começaram ontem e prosseguem até 20 de maio, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.

QUEM PODE Ao todo, serão ofertadas 85 bolsas para profissionais de diversas áreas, entre elas as seguintes: Administrador, Analista de Sistema, Antropólogo, Arquiteto, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Pesca, Médico Veterinário, Nutricionista, Relações Públicas e Zootecnista. Para estes profissionais, o valor da bolsa é de R$ 1.500. Também serão selecionados Técnicos Agrícolas e Técnicos em Agropecuária, com bolsa no valor de R$ 800.

ABUSO NO SERTÃO Uma menor de 10 anos de idade deu entrada na manhã de quarta-feira no Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, no Sertão do estado, com suspeita de estupro. Os nomes, tanto da criança quanto dos pais estão sendo guardados, por cautela, em sigilo. No entanto, funcionários do hospital, que não quiseram ser identificados, no momento em que a criança foi indagada por uma equipe de médicos e enfermeiros sobre quem teria feito aquilo com ela, a mesma teria acusado o próprio pai. Imediatamente a direção do hospital acionou a Conselho Tutelar daquele município.

30 DIAS O Serviço Social do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo informou que os pais da menor estavam na unidade de saúde quando se levantou a suspeita. O Conselho Tutelar foi acionado e em seguida o casal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Arapiraca, para a realização de um exame de conjunção carnal, o qual comprovaria se houve abuso sexual. O resultado do exame de conjunção carnal sairá em 30 dias.

PRISÃO MANTIDA A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em decisão unânime durante sessão, manteve a prisão de Ana Paula da Silva Almeida e Pedro Jorge Batista da Silva, acusados de participação no assalto à agência do banco Bradesco do município de Monteirópolis, em dezembro do ano passado.

CMYK


O JORNAL

Esportes

A13

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

Divulgação/Corinthians Alagoano

Mais um para trupe ASA anuncia atacante Fernando Sá, ex-CRB, como outro reforço Marco Antônio

Fernanda Lins

do, o lateral-direito Raulen, o lateral-esquerdo Maurin, e o atacante Alexsandro. O ASA estreia na competição no dia 21 de maio, sábado, às 16h. O primeiro desafio do representante alagoano será contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP. Por coincidência, o ASA também estreou contra a Ponte Preta, na sua primeira participação na Série B, no ano passado. O resultado foi um empate no Coaracy da Mata, em Arapiraca.

Repórter Ao lado de Ednilton Lins, Alarcon viaja hoje em busca de treinador

PAJUÇARA

CRB pode anunciar hoje nome de técnico O suspense quanto ao nome do novo técnico do CRB para a disputa da Série C pode terminar ainda hoje. Os dirigentes do Galo, Alarcon Pacheco e Ednilton Lins, devem viajar nesta sexta-feira para os estados de Pernambuco e Paraíba e deve voltar com o nome definido. Da lista de possibilidades estão Maurício Simões, que atualmente treina o Campinense/PB, Luiz Carlos Cruz, que já esteve à frente de times como Fortaleza e Náutico e o próprio Galo, Flávio Araújo, que já defendeu o Icasa/CE e Marcelo Vilar. Este último treina atualmente o Treze-PB e, teoricamente, seria o mais difícil dos três para o CRB fechar. Há poucos mais de dois meses da primeira partida da Série C, os dirigentes do CRB podem trazer da viagem, além do nome do novo treinador, de três a quatro jogadores para reforçar a equipe

durante a competição. Além das novas contratações, o CRB pode contar com o empréstimo de alguns jogadores do ASA, já que o time de Arapiraca desfalcou a equipe da Pajuçara fechando contrato com o atacante Fernando Sá, nome certo para Série C. Os dirigentes do Alvinegro prometeram alguns reforços para o Galo da Praia que até o momento manifestou interesse por dois jogadores: o zagueiro Silvio e o volante Jota. SÉRIE C – O CRB contará com a presença da torcida no primeiro jogo da competição, pois estreia no Rei Pelé, no dia 16 de julho, às 16h, contra o Fortaleza. Depois, o Galo enfrenta os times do Guarani de Sobral, América/RN e o Campinense/PB. Apenas duas das cinco equipes seguem para a segunda fase da competição. (F.L)

O objetivo dos próximos dias é o título do Campeonato Alagoano de 2011, mas enquanto o técnico Vica prepara o time para enfrentar o Coruripe na casa do adversário e tentar conter os ânimos da equipe depois da vitória por 6x2 no primeiro jogo, a diretoria do Alvinegro de Arapiraca negocia os reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois do anúncio de Alexsandro e Maurin, na última quarta-feira, ontem a diretoria alvinegra também confirmou o atacante Fernando Sá, ex-CRB. Sá disputou o Estadual pelo Galo da Pajuçara, estava apalavrado com o time alvirrubro, mas acabou fechando com time de Arapiraca. Outro que pode pintar no ASA, mas na segunda-feira, é o também atacante Giancarlo Moro, do Cianorte-PR. Fontes ligadas ao clube garantem que ele está certo, faltando se apresentar ao clube, fazer exames e assinar contrato. Ainda sobre a ida de Fernando Sá para o ASA, o presidente do CRB, Marcos Barbosa, disse que não houve como segurar o jogador. Barbosa também explicou que, agora com a negociação de Sá com o time de Arapiraca, existe a possibilidade de algum atle-

Fernando Sá defenderia o CRB na Série C, mas preferiu o ASA

ta do atual elenco do ASA na Série B, possa ir defender o CRB na Série C. Além de Fernando Sá, até

agora a diretoria do ASAanunciou o goleiro Rafael, o lateralesquerdo Nilton, o zagueiro Thiago Alves, o volante Galiar-

CORURIPE – O técnico Celso Teixeira vai ter que se contentar com o comando do time do Coruripe apenas do banco de reservas. O treinador cumpre a punição pela expulsão no último certame do quadrangular e no primeiro jogo da final contra o ASA. Mas, para a partida final, o Coruripe poderá contar com três jogadores liberados pelo Departamento Médico: o lateral-esquerdo, Ivan Cristo; o atacante, Zé Rodrigues e o meia, Márcio Carioca. Tentando montar uma equipe mais ofensiva, o Hulk entra em campo com três atacantes: Paulinho Marília, Lindoval e Ivan são as esperanças de gols no clube. O confronto final do Campeonato Alagoano acontece no próximo sábado, às 15h, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe.

CMYK


Esportes

O JORNAL JORNA L

A14

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

No nível dos melhores Thomaz Bellucci vence Andy Murray, 5º do mundo, e avança em Madri Não teve chances desperdiçadas, apagões mentais ou raquetes quebradas. Do começo ao fim da partida contra Andy Murray, era Thomaz Bellucci quem parecia o número 4 do mundo. O brasileiro, atual 36º da lista, sacou muito bem, dominou a maioria das trocas de bola e aproveitou as oportunidades que teve. Por 6/4 e 6/2, o paulista derrubou o escocês em 1h31m e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Madri. O resultado, melhor da carreira de Bellucci em um torneio deste nível, também é importantíssimo para as pretensões do brasileiro em Roland Garros. Com os pontos conquistados ontem, o brasileiro ganhará pelo menos cinco posições no ranking e voltará a figurar no grupo dos 32 melhores do mundo. Estar ali significa ser um dos ca-

beças de chave em Roland Garros e evitar um indesejado confronto contra outro favorito nas primeiras rodadas. Na próxima rodada, Bellucci enfrentará o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo, que vem de vitória sobre o argentino Juan Mónaco. Em torneios de nível ATP, os dois já se enfrentaram duas vezes, ambas em quadra dura, e o tcheco sempre saiu vencedor. Em nível Challenger, Bellucci tem uma vitória sobre Berdych no saibro. Foi em Prostejov/2008, na República Tcheca. Bellucci entrou em quadra trocando muitas bolas e cometendo poucos erros, aproveitando-se da postura menos agressiva de Murray. Mesmo assim, foi o escocês que teve as primeiras chances de quebra. Logo no terceiro game, Bellucci

teve de encarar dois break points, mas se salvou com uma boa subida à rede e um ace. O brasileiro sacava bem e atacava mais do fundo de quadra, mas Murray também estava bem no serviço. Bellucci ainda teve de salvar mais um break point no quinto game, mas a partir dali mostrou-se bem postado em quadra. Na hora decisiva, foi o número 4 do mundo quem vacilou. Murray cometeu três erros não forçados e deu um set point ao brasileiro. Bellucci se aproveitou do segundo saque do adversário e dominou o ponto até que viu um slice de Murray quicar fora e lhe dar o primeiro set de presente: 6/4. O jogo não mudou no segundo set. Murray até tentou agredir um pouco mais, mas Bellucci já se mostrava mais con-

Quarta-feira trágica para o Brasil na Libertadores A noite da última quartafeira é para ser esquecida por Cruzeiro, Fluminense, Grêmio e Internacional. Os clubes brasileiros foram eliminados de forma trágica da Copa Santander Libertadores. Após os jogos, o jeito foi tentar explicar por que e encontrar motivos para a despedida antecipada da competição. Mais cedo, a derrota do Inter para o Peñarol-URU no BeiraRio foi um sinal de que a quarta-feira não seria das melhores. E a culpa foi do segundo tempo, ou melhor, do apagão sofrido na etapa final e do gol-relâmpago com 15 segundos de jogo. “Tivemos cinco minutos de

apagão, e ali perdemos o jogo. Tivemos um apagão. Isso foi determinante, quando tomamos o primeiro gol, fiamos nervosos, tensos”, explicou o técnico Falcão. O atacante Leandro Damião usou outra palavra para classificar o gol: inacreditável. “No primeiro tempo dominamos. Fizemos o que tinha que ser feito. Não sei o que aconteceu. Tomamos um gol inacreditável. Todo mundo errou”, lamentou o atacante colorado. Melhor time na primeira fase da Libertadores e com uma campanha avassaladora, o Cruzeiro recebeu o Once Caldas (COL) em vantagem, na Arena do

Jacaré. Novo show? Não... o Cruzeiro perdeu o jogo, a cabeça e se despediu da competição com uma derrota por 2 x 0. O técnico Cuca também perdeu o controle e acertou uma cotovelada em Rentería. No vestiário, o treinador apontou os erros do Cruzeiro e a principal razão para a queda: “Nossa arma principal era de velocidade na jogada ofensiva. E hoje (na quarta-feira), perdemos os três jogadores com essa característica e não conseguimos encontrar essa velocidade com a qualidade que o time tem. Isso fez muita falta”, analisou Cuca.

Time guerreiro do Flu ficou no Rio O time de guerreiros do Fluminense ficou no Brasil. Após a épica e heroica classificação para as oitavas de final, o Tricolor foi apático no Paraguai e não resistiu à pressão do Libertad. Resultado: goleada e um adeus melancólico. “Estávamos controlando o jogo para que pudéssemos aproveitar o contra-ataque. Acho que voltamos bem no segundo tempo. Tivemos posse de bola, mas eles conseguiram dois gols e depois ficou muito difícil”, disse o técnico Enderson Moreira. Edinho lamentou a tragédia em Assunção. “É difícil explicar. Aequipe não estava numa noite inspirada, criamos muito pouco, marcamos e acabamos sofrendo os gol”, disse o jogador. O Grêmio tinha a missão mais complicada. Após perder no Olímpico, precisava vencer a Universidad Católica no Chile. Precisava ser Imortal. Mas uma nova derrota pôs fim ao sonho de conquistar a Libertadores novamente. Renato Gaúcho culpou as lesões pelo insucesso do Tricolor.

O argentino Dario Conca lutou, mas não conseguiu classificar o Flu

“O grupo é bom, mas tem que levar em conta no aspecto que jogamos sem jogadores. Estávamos sem sete jogadores. Perdemos jogadores machucados. Isso faz falta quando você tem que buscar calassificação fora, fica difícil. Jogar com esse mesmo adversário com 10 homens em casa fica difícil. Pagamos pelos nossos proble-

mas de jogadores lesionados”, alertou Gaúcho, que também justificou a eliminação pela derrota no Olímpico: “O Grêmio perdeu a classificação no Olímpico. Brigamos, fizemos uma boa partida, lutando, buscamos o gol. Precisávamos do gol para dar uma pressão, mas não conseguimos.

fiante e seguia distribuindo bolas vencedoras com seu potente forehand. O brasileiro seguiu sem ter seu serviço ameaçado e, como fez no primeiro set, capitalizou na primeira chance oferecida pelo rival. Logo no sexto game, Murray cometeu uma série de erros até que uma direita longa deu a quebra ao brasileiro. O único susto de Bellucci veio no sétimo game, quando sacou em 15/30. Novamente, o número 1 do Brasil brilhou quando foi exigido. Com três lindos pontos seguidos, o paulista confirmou o saque e fez 5/2. Murray não encontrava saída para mudar o tom da partida e, no sexto game, teve seu saque quebrado mais uma vez. Quando jogou uma esquerda na rede, viu o brasileiro celebrar.

Vitória de ontem em Madri foi a melhor da carreira de Tomaz Bellucci

FÓRMULA 1

NATAÇÃO

Massa torce por sucesso de novas peças

Kaio conquista ouro e vaga no Mundial

Após as difíceis três primeiras corridas de 2011, Felipe Massa espera que a Ferrari consiga dar um bom passo à frente no GP da Turqui, domingo pela manhã, com as novidades que serão introduzidas no carro. A equipe italiana levou novas asas dianteira e traseira, além de dutos de freio modificados para tentar se aproximar da RBR e da McLaren. O brasileiro, entretanto, não sabe se as peças serão eficientes. “Espero que tenhamos um pacote interessante. Temos andado melhor nas corridas que na classificação. Precisamos dar um bom passo para lutar com a RBR, que está muito forte. Todos estão trabalhando duro para melhorar o carro. Sempre é difícil avaliar como as novas peças vão se comportar. Sabemos do que é importante para melhorar, mas não dá para adivinhar. Temos uma ideia, mas não dá para saber o quanto os outros evoluíram. Tomara que seja um passo maior que os outros”, diz Massa, na entrevista coletiva de ontem. O brasileiro, três vezes vencedor do GP da Turquia, admite que a diferença da RBR para a Ferrari está grande. Mas ele acha que a equipe italiana não vai descansar enquanto não vencer de novo. “Tive bons anos, com bons carros. Lutei e venci desde o início, mas tivemos outras temporadas difíceis, como em 2009. É claro que nunca despsiistimos, mas a diferença é grande. Precisamos manter os pés no chão e trabalhar para melhorar o carro. Fomos mais competitivos nas corridas se comparado aos treinos classificatórios”, explicou o piloto brasileiro. As equipes iniciam os treinamentos para o GP da Turquia, no domingo. O alemão Sebastian Vettel lidera o Mundial com 38 pontos.

Kaio Márcio entrou na piscina do Julio Delamare, ontem, no Rio de Janeiro, com um único objetivo: se classificar para os 100m borboleta do Mundial de Xangai. Após cravar 52s11, o nadador do Fluminense pôde comemorar três vezes: ganhou a medalha de ouro no Troféu Maria Lenk, a vaga na prova individual e ainda um lugar no revezamento 4 x100 medley. No feminino, Daynara de Paula já tinha o índice. Nadou acima de seu tempo, mas se garantiu com tranquilidade, já que nenhuma outra atleta atingiu a marca mínima. Kaio venceu com 52s11, e Glauber Henrique levou a prata, com 52s99. A marca de Kaio fez com que Gabriel Mangabeira perdesse o lugar no 4x100 medley. Como, até então, nenhum

nadador tinha índice, o nadador do Pinheiros, dono do melhor tempo do país, estava inscrito. “Caí na água para fazer o índice. Nadei melhor do que em Indianápolis. Foi melhor do que eu queria - disse o paraibano, que também tem índice nos 200m borboleta”, comemorou o nadador brasileiro. Daynara nadou em 58s78, dois centésimos acima do índice, mas já tinha o tempo mínimo exigido - durante a Tentativa, no Rio, na semana passada (58s56). Gabriella Silva fez 59s36 na final desta quinta e não irá ao Mundial. “Fiquei feliz. Nadei super bem. Dei algumas vaciladas, mas consegui o resultado. Agora é melhorar o tempo pra Xangai”, disse Daynara, do Minas.

Kaio Márcio chegou em primeiro nos 100m rasos no Maria Lenk

BRASILEIROS COM ÍNDICE PARA O MUNDIAL: 1. Cesar Cielo – 50m livre – 21s57 / 100m livre – 48s48 / 50m borboleta – 23s03 2. Bruno Fratus – 50m livre – 21s93 3. Felipe França – 50m peito – 27s26 / 100m peito – 1m00s20 4. Felipe Lima – 100m peito – 1m00s46 5. Nicholas Santos – 50m borboleta – 23s33 * 6. Kaio Márcio – 200m borboleta – 1m55s66 / 100m borboleta – 52s11 7. Leonardo de Deus – 200m borboleta – 1m56s86 8. Thiago Pereira – 200m medley – 1m57s83 / 400m medley – 4m12s09 / 200m peito -2m10s79 / 200m costas – 1m58s07 9. Henrique Rodrigues – 200m medley – 1m59s00 10. Fabíola Molina – 100m costas – 1m00s82 11. Daynara de Paula – 100m borboleta – 58s56 12. Henrique Barbosa – 20 0m peito – 2m11s25

CMYK


O JORNAL

Classificados

A15

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS REF: 0151 - CRUZ DAS ALMAS - Varanda, 02 quartos, 01 com suíte, sala de estar/jantar, w.c. social, copa/cozinha, área de serviço e 01 vaga de estacionamento. Área: 58,70m². Condomínio: R$ 275,00 Apenas R$ 165.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 007 – POÇO – Aptº com área de 100,25m² - Mobiliado! Varanda, sala de visita e estar, hall, wc social, 03 quartos sendo 01 suíte, cozinha, área de serviço e dependência de empregada. 01 vaga de garagem. R$ 170.000,00 – Condomínio: R$ 300,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FAROL REF: 0148 – FAROL – Apartamento com 133m² de área, 04 quartos sendo todos suítes, 01 suíte master, sala de estar/jantar, varanda, churrasqueira ecológica, copa/cozinha, despensa, dependência completa de empregada, sala de jogos. ENTREGA MARÇO/2011. R$ 425.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 076 – NO MELHOR DO FAROL – O Apartamento é muito bom! A vista nem se fala! 161,09m² de área, no 15º andar- Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, wc social, área de serviço cozinha, quarto e wc para empregada. Comprou, morou! R$ 400.000,00. Que conhecer? A gente mostra pra você! TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 077 - FAROL - Aptº c/ 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, sala p/ 2 ambientes, cozinha/apoio, WC social, hall de circulação – área: 81,75m2 - R$ 180.000,00 . TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0119 - FAROL - Aptº com 116m². - 3 quartos, sendo 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, wc social, dependência completa de empregada, 2 vagas de garagem, R$ 350.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 064 –FAROL Apartamento com 3 Quartos, s/ 1 suíte, área: 89,05m2, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha de apoio, WC social, hall de circulação.Vem! R$ 190.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 061 – FAROL –APTº C/ 80,68M2. Sala de estar/ jantar, 03 quartos sendo 1 suíte, varanda, cozinha com armários, área de serviço, DCE completa. 1 Vaga. E só custa isso! R$ 160.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 093 – FAROL – sala p/ 2 ambientes com varanda, 03 quartos sendo 1 suíte c/ varanda e closet, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. Prédio com piscina panorâmica, play ground, salão de festas, gerador, antena parabólica, central de gás, 01 vaga da garagem. R$ 255.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 019 - FAROL - Vizinho a UNIMED, sala com varanda, 03 quarto com armários, sendo 01 reversível, cozinha, área serviço, WC social. 01 vaga. Pertinho de tudo, mais ainda de você! Prédio com gerador, 02 elevadores. R$ 165 mil. TR 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 039 – FAROL - COM 220M². 03 quartos sendo 2 suítes, 3 salas, WC social, Dependência de empregada, cozinha, área de serviço. Cobertura espetacular com vista para toda Maceió. Aptº super ventilado! Nos 15º e 16º andares, 01 Vaga de garagem, mas podendo ser utilizada outra. Próximo do Hospital da Unimed e do Colégio Marista. R$ 250.000,00 - IMPERDÍVEL! Cond. R$ 290,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 018 - FAROL - 81,75M2 DE ÁREA - 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha/apoio, WC social, hall de circulação, 1 vaga de garagem. R$ 180.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 031 - FAROL - 81,75M2 – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha/apoio, WC social, hall. R$ 185.000,00 - TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 048 - FAROL - APTº C/ 99M² - Sala de estar e jantar, 3 suítes, sendo 2 reversíveis, DCE, 02 vagas de garagem. R$ 230.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FEITOSA REF: 0110 – FEITOSA Apartamento com 03 quartos, sendo 1 suíte, sala de estar e jantar, circulação, WC social, cozinha, WC de serviço e varanda, 1 Vaga de garagem: Área: 72,73m2 - R$ 90.000,00. Cond. R$ 85,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0139 – FEITOSA - Sala de estar/jantar, 03 quartos, sendo 01 suíte reversível, circulação, cozinha/área de serviço, WC social, varanda, 01 vaga de garagem. Condomínio fechado, com todas as áreas calçadas e ajardinadas; instalação de gás em todos os apartamentos; Antena coletiva; Salão de Festas; Sauna; Depósito; Banheiro masculino/feminino; Bar; Piscina adulto/infantil; Sala Ginástica. R$ 120.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

GRUTA REF: 012 - GRUTA - ÁREA: 103,5M2 - Varanda, sala para 2 ambientes, 03 quartos (sendo 1 suíte), mais 1 suíte reversível, cozinha, WC social, área de serviço, quarto reversível de serviço (com opção do 4º quarto). 01 vaga de garagem. R$ 210.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

JATIÚCA REF: 055 –JATIÚCA – ÁREA: 43,14 M² - Sala, 01 quarto, varanda, wc social, cozinha. 01 vaga de garagem. R$ 148.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0105 – JATIÚCA – LINDA COBERTURA 359,50M² - 05 quartos sendo 5 suítes, varanda, sala de estar, sala de jantar, cozinha, despensa, dependência completa de empregada, área de serviço, terraço, deck e piscina. R$ 960.000,00 - TR 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0104 – JATIÚCA - NOVAÇO!! - 162M² - O Aptº: Sala de estar e jantar com varanda, 04 suítes, sendo 2 másters c/ closet e 2 com WC reversível, lavabo, cozinha, despensa, área de serviço, dependência completa de empregada, WC social.O Prédio: subsolo, pilotis, mezanino com salão de festa, bar, salão de jogos, salão de ginástica, piscina com deck, gerador, 02 vagas na garagem. R$ 645.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 063 – ÁREA DE 98,4M² - Apartº no Stella Maris com 03 Quartos, sendo 1 suíte, 1 quarto reversível, varanda, sala para 2 ambientes, cozinha, WC social, área de serviço, WC de serviço, 2 Vagas de garagem. R$ 200.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 069 - STELLA MARIS - ÁREA: 88,66M² - varanda, uma suíte, 02 quartos, sala, cozinha, wc social, dependência de empregada e área de serviço. R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 037 – STELLA MARIS – Andar alto, de frente. 115m². Sala com varanda, 03 quartos, sendo 1 suíte + DCE, cozinha, 02 vagas de garagem, R$ 300.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 080 - JATIÚCA - UMA VERDADEIRA PINTURA! – 6º andar – nascente - Área: 84,22m² sala de estar/jantar, varanda, 02 quartos suítes + 01 quarto reversível, wc social, cozinha área de serviço, WC de serviço, 02 vagas de garagem p/veículo de porte médio. Aproveite! R$ 235.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0127 - JATIÚCA Apartamento com varanda, 01 sala de estar/jantar, circulação interna, 03 quartos sendo 01 suíte, 01 wc social, cozinha, despensa, área de serviço e quarto e banheiro de empregada: 91,85m², 02 vagas de garagem. R$ 270.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

Vendo apto na Ponta Verde, atrás do Maceió Mar Hotel, c/3 qtos. c/armários, sendo 1 suíte, 2 salas, varanda, gabinete, cozinha c/ armários, área de serviço, banheiro, quintal, área 200,00 mtrs. Valor R$ 270.000,00. Tr.: 9199-0007/ 9933-4999

REF: 062 - JATIÚCA – c/ 3 quartos sociais, com armários, sala de estar/jantar, área: 82,39m2, 01 WC social, cozinha, área de serviço, quarto e WC de empregada. Todo no armário embutido, c/ 02 varandas, todo reformado, 2 Vagas. Apenas R$ 169.000,00. Pode ser totalmente financiado pela CEF TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 023 - JATIUCA - Sala de estar/jantar com varanda, 04 suítes, sendo uma suíte master com closet, copa/cozinha com área de serviço e despensa, quarto e banheiro para empregada; Área: 252,07m² - 04 vagas de garagem. R$ 1.400.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0134 – JATIÚCA 98,4M2 - Apartamento com 4 quartos:, sendo 1 suíte, 1 Vaga de garagem, varanda, sala para 2 ambientes, 2 quartos sociais, 1 quarto suíte, 1 quarto reversível, cozinha, WC social, área de serviço, WC serviço. R$ 200.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0141 – STELLA MARIS - Apt° com Varanda, sala de estar/jantar, 03 quartos sendo todos suítes, lavabo, cozinha e dependência de empregada. R$ 410.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0142 – STELLA MARIS - Apt° com 87,83m² - Sala de estar/jantar c/varanda, 03 quartos, sendo 01 suíte c/ closed e 02 suítes opcionais, cozinha, área de serviço, dependência de empregada – R$ 260.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 006 – STELLA MARIS - Nascente – QUARTO E SALA - varanda, cozinha. WC social, R$ 150.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 021 – RIO LARGO – Chácaras e sítios de vários tamanhos e preços. Oportunidades imperdíveis para trazer a sua empresa e também o seu lazer. Ligue agora mesmo e reserve o seu! - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 027 – STELLA MARIS – Uma graça de apartamento - Sala de estar/jantar com varanda, 02 quartos sendo 01 suíte, WC social, copa/cozinha com área de serviço e despensa. Completo de armários; Área: 79m2 - 01 vaga de garagem. R$ 200.000,00 – Cond. R$ 350,00 incluso gás e água. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 002 – FAROL – Aptº com área de 100,99m² Mobiliado! Varanda, sala de visita e estar, hall, wc social, 03 quartos sendo 1 suíte, cozinha, área de serviço e dependência de empregada. 01 vaga de garagem. R$ 140.000,00 - Condomínio: R$ 150,00 - TR 9351-4440 /88118410 CRECI 343 REF: 001 - JATIÚCA – APTº 6º ANDAR - VENDO/TROCO apto c/ Sala p/ 2 ambientes, com varanda, 04 quartos sendo 02 suítes, WC social, Cozinha, área de serviço, DCE, 02 vagas de garagem. Área 120m². R$ 400 mil. Aceito: imóvel menor valor e carro. Também financio. Tr 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

MANGABEIRAS REF: 045 - MANGABEIRAS - ÁREA 60M², uma suíte, um quarto social, banheiro social, sala, cozinha e área de serviço. R$ 140.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

OUTROS BAIRROS REF: 065 – Varanda, sala de estar/jantar, 01 suíte master, 02 quartos reversíveis, lavabo, cozinha e dependência de empregada. 03 vagas de garagem. Piso em porcelanato polido R$ 390.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 028 – 100M² - Rua Empresário Carlos da Silva Nogueira 3 quartos, sendo 1 suite, 1 suíte opcional, WC social, varanda, sala estar/jantar, 2 vagas de garagem. R$ 270.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0137 - ÁREA: 57,66M2 - Sala de estar/jantar, 02 (dois) quartos sendo 01 (uma) suíte, WC social, cozinha, área de serviço e 01 vaga de garagem. - R$ 190.000,00 - TR. 9351-4440 /8811- CRECI 343

PONTA VERDE REF: 075 – PONTA VERDE - 175,95M² - 04 suítes, Sala estar/jantar, lavabo, Varanda, DCE, 03 Vagas de Garagem. R$ 650.000,00 a negociar TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 004 - PONTA VERDE – Acabamento de Alto luxo 300m² - MINI QUADRA DE FUTEBOL E BASQUETE, ÁREA DE LAZER COM 3.500 M², PRÉDIO 3 ELEVADORES Piscina aquecida c/raia de 20 m² Quadra de squash, amplos ambientes sociais, Home theater, 4 stes, varanda c/churrasqueira, sala c/3 ambientes, 100 % Granito, 4 ou 6 Vagas por Aptos, área de serviço, Wc Social, DCE. Valor R$ 1.400.000,00. TR 9351-4440/8811-8410 CRECI 343. REF: 073 - PONTA VERDE – Aptº com sala de estar e jantar, hall, 3 quartos sendo 1 suíte e 1 reversível, wc social, cozinha, área de serviço, dependência completa e 2 vagas de garagem. Área: 76,66m². R$ 210.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 057 - PONTA VERDE Aptº c/ 99,77m², 03 Quartos, sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 02 vagas de garagem. R$ 283.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 014 - PARA QUE GOSTA DE TOTAL CONFORTO. COBERTURA PARA SE ADMIRAR. TOTALMENTE NASCENTE E COM VISTA PARA O MAR de Ponta Verde - área de 640m2 - Suíte de casal, várias varandas espetaculares, sala com 18 metros de comprimento, sala de estudos, vestir, Bwc, suítes, dois quartos sociais, hall, circulação, Bwc social, estar íntimo, suíte de hóspede, vestir, salas de jantar e estar, hall de serviço, copa cozinha, despensa, depósito, quarto e Bwc de empregado, bar, lavabo, varanda sacadas e jardineiras. 03 Vagas de garagem, área de lazer maravilhosa na cobertura, com churrasqueira, bar. Um sonho ao seu alcance! R$ 1.350.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 072 – PONTA VERDE: Rua Desportista Humberto Guimarães, 6º andar - Apto. Duplex. 1°. piso: sala de estar/jantar, varanda, 02 suítes, 02 quartos sociais, wc social, cozinha, área de serviço, despensa, dependência completa empregada; 2°. piso: sala de estar, terraço, quarto, piscina, jardineiras, 4 vagas de garagem. Área: 256,49m². R$ 750.000,00; Preço do condomínio: R$ 1.000,00 Pagamento: a combinar. Se for colocar tudo o que ele tem, não vai caber no anúncio! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 071 - PONTA VERDE – Com 67,34m² - Aptº no 2º andar (2ª quadra da praia). Sala de estar/jantar, 02 suítes, varanda, hall, cozinha, 01 vaga de garagem. Área: R$ 175.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 005 – PONTA VERDE – BEIRA-MAR - Sala de estar/jantar, 2 quartos sendo 01 suíte, cozinha estilo americana, 1 vaga de garagem. R$ 180.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 081 – PONTA VERDE - apartamento no 2º andar, com sala de estar para dois ambientes com varanda, sala de jantar, (04) quatro suítes, sendo (01) uma máster com closet e hidro-massagem, lavabo, copa, cozinha, despensa, área de serviço, quarto de serviço e W.C. de serviço. 04 (quatro) vagas de garagem. Área: de 265,55m². R$ 1.445,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 - CRECI 343 REF: 009 – PONTA VERDE - Apartamento com sala para 02 ambientes com varanda, 03 quartos, sendo 02 suítes, WC social, circulação, cozinha, despensa, área de serviço e dependência completa de empregada. 02 vagas de garagens. Área: 162,97m². R$ 490.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 083 – PONTA VERDE – Completo de armários - Sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, circulação, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada. 02 vagas de garagens. Área: 106,00m². R$ 327.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 051 – PONTA VERDE – APTº C/ 83,35M² - R. Sandoval Arroxelas - Sala de jantar, sala de estar com varanda, circulação, 01 suíte, 01(um) quarto social, WC social, 01(um) quarto reversível, cozinha, área de serviço, WC de serviço e 01 vaga de garagem. R$ 300.000,00 a combinar. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

REF: 030 – OPORTUNIDADE ÚNICA - PONTA VERDE – 1ª quadra da Praia – Por trás da Galeria Espaço 20 CM – 7º andar - Excelente apartamento com 03 quartos s/ 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, área serviço, WC social. 02 vagas de garagem. R$ 230.000 - TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 033 - PONTA VERDE com 245m² de puro luxo! De frente! Sendo 02 aptºs por andar, sala com varandão, 04 quartos sendo os 04 suítes, a suíte de casal c/ hidro e varandão, cozinha c/ armários, Wc social, DCE. 02 vagas de garagem. Prédio novo! Com salão de festas, guarita de segurança. R$ 650.000,00. Tudo nele é grande. Venha conhecer! TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 034 - PONTA VERDE – ANDAR ALTO. Sala de estar/jantar, varanda, 03 suítes, cozinha, Wc social, copa/cozinha, área de serviço, despensa e dependência completa de empregada. 02 vagas de garagem. Prédio com salão de festas, guarita de segurança. Aceita financiamento pela Caixa - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 035 - PONTA VERDE – POR TRÁS DO BOMPREÇO - Andar alto, de frente! 130m², vista do mar. Sala, 03 quartos grandes, sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, dependência completa de empregada. 02 vagas de garagem. R$ 300.000,00. Aceita financiamento pela Caixa. Cond. R$ 630,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 025 – PONTA VERDE - COBERTURA DE FRENTE PARA O MAR LINDO! EXUBERANTE! IMPONENTE! MAJESTOSO E ABSOLUTO. PARA QUE GOSTA DE VIVER COM ESTILO ÚNICO E DIFERENCIADO! Área: 621,94m². R$ 3.100,000 - TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 084 – PONTA VERDE - 4º ANDAR - Apartamento completo de armários. Com 93,87 m².- Sala para 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada, circulação, 02 vagas de garagens. R$ 300.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 058 - PONTA VERDE, Aptº c/ 99,77m² - 03 Quartos s/ 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 01 vaga de garagem que comporta 02 veículos pequenos. Reserve o seu! R$ 297.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 050 – PONTA VERDE, próximo ao Bompreço – Área: 59,25m²: - Sala de estar, sala de jantar, 02 suítes, sendo1 com closet, cozinha e área de serviço, 02 vagas de garagem. Apenas R$ 200.000,00. A combinar. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

VENDO CASA EM PONTA GROSSA - c/2 quartos, 2 wc’s, sala de estar, 01 garagem, quintal. Aceita financiamento. Tratar: 9341-2269 REF: 016 – PONTA VERDE – 177M² - Sala estar/jantar, varanda, 04 quartos sendo 04 suítes, Cozinha, Wc social, dependência completa empregada. 03 vagas. Prédio com salão festas, gerador, guarita, piscina. Medição água e gás individual. Financio pela Caixa Econômica Federal. R$ 600.000,00. TR. 93514440/8811-8410 CRECI 343.

REF: 0111 – PONTA VERDE - ÁREA: 180M² completo de armários - 2ª quadra – rua tranqüila. Apartamento c/ 04 quartos, s/ 2 suítes, sala de estar para 2 ambientes, sala de jantar, WC social, cozinha, varanda, dependência completa de empregada, 2 Vagas de garagem no subsolo. R$ 650 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 032 – PONTA VERDE – 8° ANDAR - Aptº com 90,83m² próximo à Sandoval Arroxelas. Sala de estar/jantar com varanda em “L”, 03 quartos sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, dependência completa de empregada, área de serviço. 01 vaga de garagem. Prédio subsolo e pilotis, salão de festa, gerador, guarita de segurança, etc. Apenas R$ 290.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0115 – PONTA VERDE – 1ª quadra do mar –117m², 5º andar, 03 quartos, sendo 1 suíte, varanda, cozinha, WC social, 1 vaga. R$ 210 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 015 - PONTA VERDE – Aptº lindo! Projeto original modificado, piso modificado, os armários estão sendo colocados agora! Com 140m² área útil contendo: Sala de visita, sala de jantar, com arandão, gabinete, 03 suítes, Cozinha, Wc social, dependência completa empregada, 03 vagas. Prédio com salão de festas, playground, piscina, churrasqueira. R$ 530.000,00. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0140 – PONTA VERDE – Em construção! Área: 60,98m² - estar/Jantar, Varanda, 02 suítes, sendo uma reversível, WC social, Cozinha, Área de Serviço. Entrega: Abril/2011. R$ 216.000,00 –TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0103 – 199,49M² Ponta Verde e ainda por cima cobertura! - O Aptº: 1º Piso: Sala de estar/jantar c/ varanda, 02 quartos s/ 1 suíte,WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada.2° Piso: Sala de estar, 01 suíte, piscina com deck, terraço, WC social.O Prédio: subsolo, pilotis, 02 elevadores, salão de festa, gerador, 03 vagas na garagem. R$ 593.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0118 - PONTA VERDE - 02 quartos, sendo 1 suíte, varanda, sala de estar/jantar, wc social, 2 vagas de garagem, Piscina, Bar, Forno de pizza, Churrasqueira, Playground, Medidor individual de água e gás. R$ 260.000,00 - Cond. R$ 200,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0117 – PONTA VERDE – 2º andar de frente – Área: 101,38m², 03 quartos, sendo 1 suíte + DCE, sala c/ varanda, cozinha, WC social, 1 vaga de garagem. R$ 175.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 036 - PONTA VERDE – COBERTURA FANTÁSTICA! De frente. 410m². Sala com varanda, 05 suítes todas com instalação para split, cozinha grande, DCE. 04 vagas de garagem, piscina. Prédio com salão de festas, guarita de segurança e muito mais. R$ 1.500.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 091 – PONTA VERDE – PRÓXIMO AO BLUE SHOPPING, Apartamento com 100m², 3º andar – sala em “L”, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, WC social, cozinha. Dependência completa de empregada. R$ 170.000,00. Cond. R$ 220,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 052 – NA PARTE MAIS COBIÇADA DA PONTA VERDE – É CLÁSSICO! É GRANDE! Um luxo! Aptº c/ 453,92m2- Varanda, sala de jantar, sala de estar para 4 ambientes, lavabo, estar íntimo, circulação, 03 suítes, 01 suíte master com 02 closets e 02 wcs, ampla cozinha com sala de almoço, despensa, área de serviço com 02 quartos, 01 wc e terraço técnico, dependência de empregada e 06 vagas de garagem. R$ 2.650.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0101 – PONTA VERDE - 171M² – O Aptº: Sala de estar/jantar com varanda, lavabo, 04 suítes, circulação, WC social, cozinha, área de serviço e dependência completa de empregada. O Prédio: 07 pavimentos, subsolo, pilotis, 02 elevadores, salão de festa, piscina, gerador, água quente por aquecimento solar, 03 vagas na garagem. R$ 690.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 053 - PONTA VERDE – Rua Eliseu Teixeira - Esquina com a Dep. José Lages – Quarto e sala 38,91m² - Sala, 01 quarto, banheiro social, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 160.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 054 – PONTA VERDE - Aptº c/ 97,50m² - 03 Quartos sendo 02 suítes, varanda, sala para 02 ambientes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada, 02 vaga de garagem. R$ 320.000,00. TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 041 – ÁREA: 85M² DE FRENTE! PONTA VERDE – 03 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, dependência de empregada. 02 vagas de garagem. Cond. R$ 375,00 - R$ 240.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 074 – PONTA VERDE - 75,49M² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos, sendo 02 suítes, WC social, reversível, cozinha, área de serviço, dependência de empregada - R$ 174.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0100 – PONTA VERDE - PRÉDIO NOVO! - 294M² Apt°: Sala de estar/jantar com varanda, 04 quartos sendo 2 suítes completas e 1 com WC reversível, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. O Prédio: subsolo, pilotis, 03 elevadores, salão de festa com bar, piscina com deck, gerador 02 vagas na garagem. R$ 651.000,00 - TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0107 - EDF. PORT VILLE II - Ponta Verde Quarto e sala 1 Vaga de garagem - R$ 140.000,00. 01 suíte, cozinha, área de serviço - TR 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 0102 – PONTA VERDE - varanda, sala para dois ambientes, três quartos sendo dois suítes, cozinha, área de serviço, Dependência completa de empregada e duas vagas de garagem. R$ 360.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0138 - PONTA VERDE - Aptº com 91,00m2 – 03 Quartos sendo 01 suíte, sala estar/jantar, cozinha, área de serviço, DCE, varanda, 01 vaga de garagem. Andar alto. R$ 220.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 099 – PONTA VERDE - Varanda, sala de estar e jantar,03 quartos, sendo 01 suíte, wcb, cozinha e área de serviço, com 02 vagas de garagem independentes. Preço: R$ 250.000,00 - Cond: R$ 280,00. Próximo ao Colégio INEI - TR. 9351-4440 /88118410 CRECI 343. REF: 0114 – PONTA VERDE – 137M², de frente, próximo a Praça do Skate, 3º andar, sala grande, 03 quartos, sendo 01 suíte, varanda, cozinha, WC social, dependência completa de empregada, 01 vaga de garagem. R$ 250 mil. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 094 - PONTA VERDE – Uma graça de Cobertura Duplex: 1º Piso: sala de estar com varanda, 02 suítes + 1 quarto reversível, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 2º piso: sala de estar, suíte máster, piscina c/ deck, terraço, 03 vagas. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 092 – PONTA VERDE – COBERTURA DUPLEX: 145m² - 1º Piso: sala de estar/jantar com varanda, suíte reversível, WC social reversível, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 2º piso: sala de estar, 02 quartos sociais, WC social e piscina c/ deck e sauna, 02 vagas de garagem. R$ 450.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0148A – PONTA VERDE - 2ª QUADRA DA PRAIA - Sala de estar/jantar, 03 quartos, sendo 01 suíte wc social,cozinha, área de serviço e dependência de empregada completa; Área: 116,55m², 01 vaga de garagem com capacidade para 02 carros. R$ 380.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0145 – PONTA VERDE - Com 75,49m² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos, sendo 02 suítes, WC social, reversível, cozinha, área de serviço, dependência de empregada - R$ 174.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 091 - PONTA VERDE – COBERTURA DUPLEX: 1º Piso: sala de estar/jantar com varanda, 02 quartos, s/ 1 suíte, WC social, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada. 2º piso: sala de estar, suíte máster, piscina c/ deck e sauna. Área: 182,86m², 02 vagas. R$ 593.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0146 – PONTA VERDE - Com 76,66m² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos, sendo 02 suítes, WC social, reversível, cozinha, área de serviço, dependência de empregada - R$ 178.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 085 – PAJUÇARA - ED. NEO II - Apartamento com sala, terraço, 2 (dois) quartos, sendo 01 (um) suíte, 01 (um) WC social, cozinha, área de serviço. Área privativa: 60m2. R$ 240.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 0147 – PONTA VERDE – AMETISTA - Quarto e sala – 8º andar - Prédio com piscina, salão de festa e sala de jogos. R$ 120.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

CASA VENDA

REF: 059 – NA MELHOR LUGAR DA PONTA VERDE – Área: 64,96m2 - Sala, varanda, 1 quarto social, 1 wc social, bar, cozinha, área de serviço - R$ 140.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 038 - BARRO DURO VENDO Excelente casa nascente por preço de ocasião. Próximo ao Colégio Adventista, sala de estar/jantar, 03 quartos s/ 1 suíte, área serviço, WC social. 02 vagas de garagem, rua asfaltada. Pertinho de tudo, mais ainda de você! Apenas R$ 200.000,00. Ligue agora! TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0122 – PONTA VERDE - Apartamento QUATO E SALA: Novo! 1 vaga de garagem, sala estar, varanda, WC social reversível. R$ 150.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PAJUÇARA REF: 056 - PAJUÇARA BEIRA-MAR – Aptº c/ 190m² - Nascente - Sala de estar e jantar, 04 suítes, lavabo, DCE, despensa, 03 vagas de garagem. R$ 890.000,00 - Cond. R$ 600,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 046 - BEIRA-MAR DE PAJUÇARA – Agora ao seu alcance, 24 horas por dia, o mar que nos encanta o ano todo! De frente. Novo! Andar alto! Belo! 150m². Sala com varanda, 04 quartos s/ 04 suítes, 2 reversíveis, todas com instalação para split, cozinha grande, DCE, despensa, área de serviço, piso em granito, 02 ou 3 vagas de garagem. Prédio com sauna, 3 elevadores, salão de festas, de jogos, guarita de segurança. Lazer na cobertura. Feito pra caber toda sua família! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 026 – PAJUÇARA BEIRA-MAR de Frente! 3º andar – 73,00m². Compre e alugue por temporada. É dinheiro vivo! 02 quartos, 1 vaga. Apenas R$ 320 mil. No 3º andar, todo mobiliado! TR 9351-4440/8811-8410 CRECI 343.

BARRO DURO

CENTRO REF: 0130 – CENTRO – Casa totalmente nascente, próxima à Igreja N. Sra. Do Carmo – Sala de estar grande, sala de jantar grande, cozinha grande, cozinha de apoio, 03 quartos sendo 02 suítes, WC social, área de serviço, 02 dependências de empregada, a 2ª no andar de cima, terraço, quintal, garagem p/ 04 carros. Rua calçada e muito sossegada! R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

CRUZ DAS ALMAS REF: 059 - CRUZ DAS ALMAS - Casa com 02 varandas, duas salas, 03 quartos sociais, copa-cozinha, 02 wc’s sociais, dependência completa de empregada e piscina. R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

CAMBONA REF: 044 - CAMBONA Sala, varanda, 02 quartos, WC social, circulação cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada, R$ 95.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

FAROL REF: 0120 – PRÓXIMA AO TERMINAL DA AV. ROTARY – Com 380m² - Jardim, 02 salas, gabinete, 3 quartos sendo 2 suítes, terraço, sala de estar/jantar, wc social, despensa, banheira de hidromassagem, dependência completa de empregada, garagem p/ 3 carros, jardim. Apaixonante! R$ 390.000,00 - Aceito carro na negociação! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0112 – EXCELENTE CASA PRÓXIMA AO SHOPPING FAROL – Terreno 15 x 30. Jardim, quintal, 03 quartos s/ 1 suíte + gabinete, 3 salas grandes, WC social, 2 jardins de inverno, cozinha grande, área de serviço, garagem para 2 carros. R$ 270.000,00. Excelente para morar ou levar sua Empresa. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0126 - CASA NO FAROL – com varanda, gabinete, sala de estar, sala de almoço, terraço coberto, cozinha, copa, banheiro social, duas suítes, um quarto, dependências de empregados com quartos e um quarto de motorista, lavanderia e despensa. Área de construção de 380,00 m2 Área coberta de 418,00m2 Área: 660,00m², garagem para 02 carros. R$ 520.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 022 – FAROL – ÓTIMA CASA - Terraço, garagem, varanda, gabinete, sala de visita, sala de estar/jantar, 03 quartos, 02 banheiros, copa, cozinha, dependência completa de empregada, 190,84m² de área coberta. Apenas R$ 347.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 017 - PITANGUINHA – VENDO casa c/390m², sala de visita, sala de jantar, sala de TV e som, 2 terraços, gabinete, 6 qtos s/2 stes, 2 coz., 2 wc socais, dependência completa empregada. Garagem 4 carros. R$ 250 mil. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 040 - FAROL Maravilhosa casa c/ 300m² 05 Quartos, sendo 03 suítes, varanda, sala de estar e jantar, gabinete, w’c Social, DCE e 2 Vagas de Garagem, jardim e quintal. R$ 300.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0129 – PONTA VERDE – APT° 101 - DE FRENTE! 137m² - Sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte máster grande, dependência completa de empregada. E que dependência! lavabo, cozinha grande, armários nos quartos. TODO REFORMADO. Tá muito bonito! 01 vaga de garagem. R$ 330.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

CMYK


Classificados

O JORNAL JORNA L

A16

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br

APTOS. PRONTO PARA MORAR PONTA VERDE

E 428 - Área 194m² - Acab. 1ª. sala 3 ambientes c/ var, lavabo, 3 stes s/1 c/ arms, coz. c/ rms, despensa, serv, dce, 3 vagas. B520 - R$ 175 mil - Sala c/ var, 2 suites sendo 01 revers, cozinha, serv, 01 vaga. B523 - R4 230 mil - novo, 2 vagas, piscina, sala c/ var, wc soc, 2 qtos (st0 coz, serv. D311 - Rua Dr. José Correia Filho - Sala, wc social, 3 qtos (st), cozinha, serviço, 2 elev, 01 vaga. R$ 180 mil. D339 - Pronto p/ morar, prox. ao salão Fios de Cabelo - 120m² 2 vagas, nasc, sala c/var,lavabo, 3 qtos s/2 stes s/1 revers, coz, serv. dce. E413 e E414 - Beira Mar - Área 192m² - Pronto P/ morar - varanda, sala 3 amb, lavabo, 4 stes, coz., serv, dce, 2 vagas. D337 - R$ 430 mil - Rua Gaspar Ferrari - sala c/ var, wc soc c/blindex e arms, 3 qtos s/2 stes c/arms, wc´s c/box e arms, coz. c/arms, serv, dce, 2 vagas. D335 - Área 100m² - Prox. a Praça do Skate - sala c/var, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, dce, 2 vagas,, piscina. Parcelo D331 - Área 137m² - Prox. ao Hotel Ponta Verde - sala c/ var, 3 stes s/1 revers (1 c/arms) coz. c/ arms, serv, dce, 2 vagas, piscina; D328 - Proximo a Cultura Inglesa - Sala c/var, e estante, wc soc, c/ blindex e arms, 3 qtos s/1 revers, c/ arms, coz, arms, serv, 2 vagas. D304 - Proximo ao Palato - Sala c/ var, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce, lazer na cobertura. D324 - Prox. ao Bompreço Ponta Verde - Sala c/ var, 03 suites c/ arms, s/ 01 revers, coz. c/ arms, serv, dce, 02 vagas. D323 - Rua Vital Barbosa - Sala c/ var, wc social c/box, 3 qtos (st) wc suite c/box e espelho, coz, serv, dce, 2 vagas, piscine, salão festas.

D308 - Prox. a Familia Juliano - sala c/var, wc social, 3 qtos (st) s/2 c/varanda, coz., serviço, dce. D302 - prox. Igreja SãpPedro Varanda, sala, wc social c/ blindex, 3 qtos (st), coz. c/ arms, serv, dce, 2 vagas. JATIÚCA D344 - próximo ao Shopping Área 90m² - 2 vagas, andar alto, nascente, sala c/ var, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv. pronto p/ morar. D342 - Área 90m² - R$ 260 mil - sala c/var, wc soc, 3 qtos (st0 coz, serv, dce. E418 - COBERTURADUPLEX - Stella Maris - 3 vagas, nascente, sala c/varanda, wc´s c/box e arms, 3 stes c/arms, coz. c/arms, serv, despensa, dce. 1º piso: sala, 1 ste máster c/arms, piscina, área livre. Aceito imóvel. E419 - Prox. ao Harmony 133m², 2 vagas, nascente, salão de festas, varanda, sala, 4 qtos s/3 stes (1 é revers) c/ armários, coz.c/ arms, serv, dce. B516 - No Stella Maris - área 79m² - R$ 200 mil - sala c/var wc´s c/ blindex, 2 qtos c/arms s/1 st, coz, c/arms,, serv, wc serv. 1 vaga. E419 - 2ª. quadra do mar - Àrea 244m² - sala c/var, 4 stes, lavabo, coz., serv, dce, 3 vagas, salão festa, ginástica. POÇO D347 - Coj. Rosa dos Ventos Varanda, sala, wc soc. c/ blindex, 3 qtos, coz. c/ arms, serv, wc serviço c/ blindex. B524 - Conj. Santo Eduardo Sala 2 ambientes, wc social, 2 quartos, cozinha, área serviço. D343 - na Rua Pedro Américo Sala c/ var, wc soc c/ Box blindex, 3 qtos (st) todos c/ arms, coz. c/arms, serv. c/ arms, 02 elev. 01 vaga. R4 170 mil D322 - na Rua Pedro Américo R$ 150 mil - sala, wc social, 3 qtos (st. c/arms), coz.c/ arms e área de serviço. B522 - Jatúca I - R$ 85.000,00 Ac. Financiamento - sala, wc soc, 2 quartos, coz, serv.

FAROL E416 - Proximo ao Crea - Área 250m² - Linda vista mar e lagoa, 4 vagas livres, piscina, churras, apoio, sala estudo, vídeo, ginástica, salão festas mezanino, sala 3 amb. c/var, home, lavabo, 4 stes s/1 c/hidro, copa, coz, serv, dce. E417 - Prox. ao Crea - sala c/ var, 4 qtos s/ 2 suite ( 03 c/ arms), coz. c /arms, serv, dce, 2 vagas, piscina. Linda vista mar. D336 - Prox. ao Mirante São Gonçalo - andar alto, sala c/ var, wc soc, 3 qtos (st0 coz, serv, dce, 2 vagas. SITIO SÃO JORGE B520 - Ed.Racine - Exc. p/ Ivestidor - 10º. Andar, nascente, quarto e sala c/ arms e box, alugado. Excelente locação.

CASAS Farol C200 - Av. Rotary - Excelente casa com garagem, terraço, 3 salas, gabinete, wc soc, 3 qtos (st) copa, coz, serv, dce. Exc. p/ consultório R$ 380 mil. C201 - Rua Sargento Aldo, antiga Rua da Consquista - casa em terreno 6,40 x 18 com 2 pavimentos. R$ 130 mil C209 - Rua Cônego Machado - varanda, 2 suites, sala, cozinha c/ arm. 1º.andar: varanda, sala, wc soc, 2 quartos. C211 - Rua José Maria Correia das Neves - Exc.casa em terreno com 919m², garagem 6 carros, piscina, terraçom 4 qtos s/ 2 suites, coz, serv, dce. C216 - Rua Alfredo Oiticica - Exc. para escritório/consultório - Terraço em L c/ gar, sala de estar, gabinete, sala intima, sala jantar, 3 suites, coz, despensa, dce. PONTAVERDE C223 - Rua José Sampaio Luz Edificada em Terreno de 12x27, com garagem, sala estar c/ jd. Inverno, sala estar, wc social, 03 qtos. (st) coz. serviço, terraço, dce. JATIÚCA

C205 - Av. Amélia Rosa - garagem 2 carros, sala estar e jantar, wc social c/armários e box, 4 qtos s/1 ste, coz. c/armários, copa, serviço, dce. C208 - Stella Maris - Terraço, garagem, gabinete, sala estar/jantar, wc soc c/ blindex, 3 qtos (st), coz. c/ arms, serv, dce. CRUA DAS ALMAS C215 - A 100m do mar - Térreo: garagem 2 salas estar, sala jantar, wc soc, copa/coz, serv, dce. 1º andar: terraço, sala Tv, wc, 4 qtos s/ 2 sts, hidro. 2º andar: terraço c/ vista mar, 1 qto. SERRARIA C203 -SAN NICOLAS - Área 326m³ - Terreno 18x25- Térreo: garagem, gabinete, sala estar/jantar, 1 ste revers., coz., serv, dce. 1º andar: 3 stes. C225 - Lot. Jardim da Serraria Varanda, garagem, sala 2 amb. c/ jd. de inverno, 2 wc´s sociais, 4 qtos s/2 stes, coz, serv. LITORAL SUL C214 - LOT. RECANTO DOS CAETES - Casa a 100m mar c/piscina, churrasq., apoio, garagem, terraço, 2 salas, 2 wc´s sociais, 4 qtos s/1 ste c/closet e hidro, coz. c/despensa, depósito, dce, casa p/ caseiro.

PONTO COMERCIAL JATIÚCA P605 - HARMONY TRADE CENTER - Vendo sala 601 com 34,81m². R$ 135 mil.

TERRENOS JATIUCA T804 - JATIÚCA- Vendo lote na Rua Hamilton Barros Soutinho medindo 12x25. Excelente preço. JACARECICA T801 - Cond. Ocean Wien - Esquina nascente, - área 935m². R$ 280.000,00. TABULEIRO DO PINTO T802 - LOTEAMENTO JOSÉ FERNANDES TORRES Terreno de esquina medindo 20m de frente, 16m de fundos, 20m de frente a fundos. R$ 28 mil.

Aluguel de salas comerciais, no 13º andar cobertura com vista para o mar, no Ed. Empresarial Norcon, situado na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 2789, Mangabeiras, tratar com proprietário no tel. 9974-4421 (favor ligar no horário comercial). REF: 0124 – PINTANGUINHA – Pra Você que gosta do que é bom! 1º andar em construção. jardim, terraço, mesanino c/ 3 quartos sendo 2 suítes, gabinete, sala de estar, sala de jantar, wc social, despensa, dependência completa de empregada, garagem p/ 2 carros. Apenas R$ 345.000,00 – Também aceitamos carro! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0123 – PINTANGUINHA - Próxima a garagem da Real Alagoas. Casa de 1º andar em fase final de construção. Com 297m², jardim, terraço, jardim de inverno, 02 salas, gabinete, 4 quartos sendo 3 suítes, terraço, sala de estar, sala de jantar, wc social, despensa, dependência completa de empregada, garagem p/ 2 carros. Apenas R$ 365.000,00 – Também aceito carro na negociação! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0121 – Na Rua ao lado do Hospital dos Usineiros – Uma casa perfeita em terreno medindo 15 x 30. Com Jardim, 02 salas, gabinete, 3 quartos sendo 2 suítes, terraço, sala de estar/jantar, wc social, despensa, banheira de hidromassagem, dependência completa de empregada, garagem p/ 2 carros. Apenas R$ 370.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 043 – PARIPUEIRA LOTEAMENTO ÁGUAS MANSAS – Casa com dois pavimentos, varanda, piscina, churrasqueira, sala de estar/jantar, cozinha, despensa, área de serviço, 03 suítes, sendo 01 reversível. R$ 300.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 0109 - JARDIM DO HORTO - Casa c/ 4 suítes. 1º PAVIMENTO: Sala ampla, cozinha, área de serviço, dependência de empregada, jardim, garagem, p/3 carros, varanda, WC, 02 suítes reversíveis. 2º PAVIMENTO: 02 suítes reversíveis com varanda. R$ 620.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

APARTAMENTOS Ponta Verde Ed. Veneza - Sala, wc social, 2 quartos, cozinha, área de serviço, dependência, 01 vaga no pilotis. Ed. James Thorp - sala c/ var, wc social, 2 qtos c/ arms s/ 01 suíte, 01 qtos. revers, coz. c/ arms serv. 2 vagas. Ed. Valparaiso - sala c/ var, wc´s c/ blindex e arms, 3 qtos s /01 suite ( suíte c/ arms) coz, c/ arm, sob o balcão, serv, dce. Ed. Lajedo - 2ª. quadra, Sala, wc social com Box, 03 quartos (st) s/ 2 c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce c/ arms, 2 vagas. Ed. Santorini - sala c/ coz. americana c/ arms, wc soc. c/ Box e arm, 01 quarto com arm. Ed. Londres - Varanda, sala, wc social c/ blindex, 03 quartos (st) todos c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce, 02 vagas. Ed. Canavial - a 100m do mar - Sala, wc social, 2 quartos, cozinha, área serviço, wc serviço, 01 vaga. R$ 700,00 + taxas. Jatiúca Ed. Mar de Java - Sala c/ var, wc´s c/ Box e arms, 3 qtos (st) ( st. c/ arms), coz. c/ arms, serv. Wc serv.

REF: 0130 – NA RUA DO CESMAC – excelente casa para sua empresa, totalmente nascente, – 2 salas grandes, sala de jantar grande, cozinha grande, cozinha de apoio, 03 quartos no 1º andar, sendo 01 suíte, terraço, área grande coberta, WC social, área de serviço, quintal com dependência de empregada, mais 02 quartos no térreo, sendo 1 suíte, garagem p/ 03 carros. R$ 360.000,00 – Terreno medindo 9 x 55. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FEITOSA REF: 011 - FEITOSA – Prox. ao Shopping Miramar Excelente casa de esquina com 148m2, Sala social, 03 quartos sendo 02 suítes, sala, cozinha, WC social e dependências externas e um ponto comercial. R$ 220.000,00 TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

Ed. Oregom - Sala c/ var, wc soc. 2 qtos. s/ 01 suite, cozinha, serviço, piscina, 2 elev, gerador. Ed. Itauba - nascente, sala c/ var, wc soc. c/ Box, 2 qtos. c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce. 01 vaga. Ed. Rafiné - Sala com varanda, wc social, 3 qtos. (st) cozinha. serviço, dce. Ed. Platanus - Aptos, Nov. Varanda, sala, wc social, 2 qtos (st) coz, serv. Ed. Seatlle - Novo, 2 quartos sendo 01 suite, coz, serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas. Mangabeiras Ed. Vicenza - excelente quarto e sala mobiliado na 2ª. quadra do mar. Contrato mínimo 90 dias. Ed. Ed São Rafael - sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce. Poço Ed. Montnimes - andar alto, novo, nascente, sala c/ var, wc´s c/ Box, 3 qtos (st0 2 c/ arsm, coz.c// arms, 2 vags, piscina. Ed. Relanche - Sala , wc social c/ box e arm, 3 qots sendo 01 suite com armários e cama, cozinha com arms, serv,

GRUTA REF: 0106 - GRUTA - CASA PARQUE DO FAROL - 3 quartos, sendo 1 suíte, 2 Vagas de garagem Área: 360m2 - Valor: R$ 320.000,00 - Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

JATIÚCA REF: 0128 - JATIÚCA - Sala de estar/ jantar, varanda, circulação interna, 04 suítes sendo 01 master, lavabo, cozinha com área de serviço e quarto de empregada com banheiro. Completo de armários em 03 quartos sociais, na cozinha e nos banheiros sociais. 247,53m² vagas de garagem. R$ 1.100.000,00 Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

Ed. Via Del Mare - andar alto, nascente, sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, 02 vagas. Pajuçara Ed. Studio 413 - sala c/ var, 01 wc, coz. America c/ arm. 1º. Andar: wc soc, 2 qtos (st) Cruz das Almas Prox.ao Hotel Matshubara Ed. Village Jatiúca - sala, 01 suite, wc suíte c/ Box, cozinha c/ arms. e área serviço integrada. Prado Ed. Antares - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) cozinha com armarios, serviço, dce. Centro Ed. Núbia - Beira mar - ao lado das Lojas Americana sala, 2 wc´s social, 3 qtos c/ arms, cozinha com armarios, serviço, dce. Serraria Conjunto Res. Le Parque sala, wc social, 3 quartos s /01 suite, coz, serv.

CASAS Farol Rua Tereza de Azevedo terraço, garage, sala estar e jantar, wc soc, 3 qtos (st0 coz, serv, dce, depósito.

OUTROS BAIRROS REF: 010 – CASA JARDIM PETRÓPOLIS – 03 Quartos sendo 03 suítes, 450m² de área, sendo 156,17m2 de área construída sala de estar, sala de jantar, cozinha completa, quarto de empregada completo, 01 banheiro de serviço, área de serviço, despensa e uma garagem. R$ 300.000 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 082 – O REVEILLON TÁ GARANTIDO - CASA - a 30m da PRAIA - Loteamento Praias do Tabuba - Barra de Santo Antônio. Sala de estar/jantar, cozinha americana, 04 quartos sendo 01 suíte master, DCE, área de serviço, jardim, churrasqueira, garagem para 04 veículos de porte médio. Terreno medindo: 15 x 31,30m. R$ 310.000,00 –Tratar pelos telefones para contatos: 93514440/8811-8410 CRECI 343.

Poço Conj. Santo Eduardo Alugo casa com sala, wc social, 03 quartos, cozinha, área de serviço. Centro N4861 - Pç. São Vicente - 1º. Andar: sala, 2 qtos s/ 01 suite, wc soc, coz, serv, dependência. Rua Santa Maria - Alugo com sala, 3 quartos, wc soc, cozinha, serviço, quintal. Serraria Casas Prox. ao Conj. José Tenório: Terreo; garagem, sala única, wc social, cozinha, serv. 1º. Andar: wc social, 3 qtos sendo 01 suite.

PONTOS COMERCIAIS Jatiúca N1212 - Av. Álvaro Otacílio ( Beira Mar ) Alugo terreno vizinho a Galeria Passeio Stella Maris medindo 22,50 x 70. Exc. p/ Agência Bancária. N1705 - Av. Álvaro Calheiros - Alugo terreno medindo 12x30 ao lado da Le Postiche.

REF: 0143 – ALDEBARAN ÔMEGA - Excelente casa com 02 pavimentos, composta de 04 quartos sendo todos suítes, suíte máster com hidromassagem, estar íntimo, closet, WC social com 02 vasos. Closets em todos os quartos, sala de estar, sala de jantar, terraço, despensa, cozinha, área de serviço, WC's sociais, dependência completa de empregada, piscina, poço artesiano registrado, garagem para 03 carros. Apenas R$ 700.000,00. Ao lado um terreno de propriedade da mesma que também está à venda por R$ 300.000,00 - TRATAR PELOS TELEFONES PARA CONTATOS: 9351-4440 /88118410 CRECI 343.

REF: 060 - ALDEBARAN ÔMEGA, SAN NICOLAS E ALAMEDAS DO HORTO Belíssimas e confortáveis casas em construção e em projeto. Feitas sob medida para Você e sua família. Parece sonho, mais é real! Ligue agora mesmo para maiores informações. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

REF: 0113 – COND. JARDIM EUROPA – Excelente casa nova c/ 250m². 04 quartos sendo 3 suítes, sala grande, WC social, cozinha, banheira de hidromassagem, dependência completa de empregada, garagem para 3 carros. Ligue! R$ 400.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 096 – NA PARADISÍACA GARÇA TORTA – Seu Reveillon será inesquecível! Casa com 03 níveis. Nível inferior: sala p/ 3 ambientes, varanda e escritório. Nível Intermediário: entrada com um belo jardim, sala de jantar, estar para 3 ambientes, lavabo, copa, cozinha, garagem, área de serviço e 02 DCE' s. Nível Superior: 1 suíte king, 01 suíte máster, 01 quarto, WC social e ampla varanda com vista para área de lazer e o mar. Área de lazer com amplo jardim, piscina, deck, mirante panorâmico, quiosque com churrasqueira, sauna, WC e depósito. Totalmente à beira-mar. Área: 799m². R$ 1.5000.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PONTA VERDE REF: 078 – PONTA VERDE, próxima à Igreja de São Pedro – Casa nascente, 2 salas de estar, jantar, 03 quartos sendo 02 suítes, wc social, cozinha, dep. Completa de empregada, terraço, churrasqueira, piscina, 02 vagas de garagem. Terreno 12 x 30. - R$ 550.000,00. Tratar pelos telefones: 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PAJUÇARA REF: 079 – PAJUÇARA – Excelente casa nascente c/ 03 quartos sendo 1 suíte, sala de estar/jantar, sala de TV, área, terraço, cozinha americana, garagem para 2 carros e quintal. R$ 260.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0149 – PAJUÇARA Casa com 03 quartos, sala de estar e jantar, cozinha, wc social, quintal. Armários no quarto e cozinha e estante na sala. Área: 4,40m por 27,00m. R$ 140.000,00 - TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

TABULEIRO REF: 090 – OPORTUNIDADE! TABULEIRO – Casa de esquina Vizinho ao AEROCLUB – Casa com 03 quartos, sendo 1 suíte, 2 salas grandes, gabinete, WC social, quintal. Apenas R$ 140.000,00 - Venha hoje mesmo conhecer! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0116 – TABULEIRO Condomínio Morada dos Palmares - Casa com varanda, 03 quartos sendo 1 suíte, gabinete, 02 salas, banheiro social, cozinha, dependência completa para empregada, garagem para 3 carros, jardim e quintal. Próxima da antiga Cerâmica Santa Luzia. Área: 250m², s/ 220m² de área construída. R$ 220.000,00 - TR 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 068 - TABULEIRO DO MARTINS – Próximo a Carajás. Casa totalmente nascente, com 3 Quartos, sendo 1 suíte, Jardim, piscina, garagem para 2 veículos, 1 sala para 2 ambientes, DCE, cozinha, área de serviço, banheiro social, quintal, 1 ponto comercial. Área: 140m2. Dá pra creditar? Olha só qual é o preço! R$ 165.000,00. É sua! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

SERRARIA REF: 013 - SERRARIA – CASA NO ANTARES II - nascente, 03 quartos sendo 1 suíte, cozinha, gabinete, WC social, garagem, jardim, lajeada. È pra vender! Motivo: Viagem. R$ 200 mil. Aceita financiamento. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECEI 343. REF: 020 - SERRARIA – Próximo ao Eco Park – casa muito aconchegante, terreno med. 24x36. Solta nos 4 lados. Com piscina, 2 terraços, gabinete, sala de visita, sala de jantar, 5 qtos, s/2 stes, c/armários, 1 c/closet 2 coz. uma c/armários, DCE, bastante área verde, totalmente nascente, rua asfaltada e pouco movimentada. Excel. localização. R$ 450 mil. Aceito troca por apartamento. Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 VENDE-SE uma casa na Serraria, c/1º andar, sala, cozinha, 4 qtos., wc e varanda. Tr.: 9905-1398 ou 3328-1115.

SALVADOR LYRA REF: 0150 – OPORTUNIDADE RARA! Conjunto Salvador Lira – Casa – 1º. piso: 02 quartos, sendo 01 suíte com hidromassagem, sala de estar/jantar, cozinha americana, dependência completa, despensa, quintal e área de lazer. 2º. piso: 03 salas, área de serviço, garagem para 02 carros e jardim. 314,00m de área construída. R$ 180.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

COMERCIAL VENDA CENTRO REF: 087 – CENTRO - PRÉDIO COMERCIAL. Prédio com vocação comercial e se o comprador desejar pode ter assegurado ótimo aluguel, constituído de 04 pavimentos, sendo o pavimento térreo composto de salão comercial amplo com 02 W.C. e copa, e o 1º, 2º e 3º pavimentos compostos cada um de 05 salas comerciais, contendo cada sala W.C., tendo uma área global de construção de 813,00m2. Terreno medindo 5,72m de largura de frente e de fundos, por 38,00m extensão de frente a fundos em ambos os lados. Rua Barão de Alagoas, no Centro. R$ 750.000 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343 REF: 0125 – OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL DE UM GRANDE NEGÓCIO! Próximo as Lojas Americanas – ESTACIONAMENTO á beira-mar com 1.380m², 02 frentes para ruas pavimentadas. Ligue hoje mesmo! A hora é agora! Apenas R$ 900.000,00 – TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

FAROL REF: 0133 – POSTO DE COMBUSTÍVEIS NO FAROL – Todo reformado com tanques ecológicos, bombas novas, documentação toda regularizada - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

JATIÚCA REF: 067 – MANDE O SEU ALUGUEL PRA PQP! HARMONY II - SALA COMERCIAL – Aqui você é o verdadeiro dono! Visite agora mesmo - Stella Maris. Que sossego! - R$ 150.000. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

OUTROS BAIRROS REF: 0132 – POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM MARIBONDO - “Bandeira Branca” No Centro da Cidade. Terreno próprio medindo quase 01 hectare, Posto com lojas anexadas e todas alugadas. - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

REF: 042 –SN - NÃO ESPERE MAIS! Beira de pista na Via Expressa – Frente p/ 2 ruas e lateral para uma 3ª rua - Área com 1.570m² . Ligue agora pra não perder! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 029 - JARDIM PETRÓPOLIS – 2ª ETAPA – excelente terreno, nascente, murado nas laterais e nos fundos medindo 12 x 36m, completamente plano. Rua sem saída e de pouco movimento. Todo documentado. É só transferir. Somente R$ 95 mil. Vem que é seu! Tr. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 003 – TABULEIRO Região que está crescendo muito. Próximo ao Aeroporto – Terreno com 02 frentes: 1 frente voltada para pista do aeroporto medindo 15x60 e nos fundos, virado para rua lateral medindo 20x21. Todo documentado. R$ 230 mil. Ligue agora mesmo. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 047 – FAROL – UMA LOCALIZAÇÃO INCRÍVEL – EXCELENTE PARA CONSTRUTOR – nascente! 870m² – Rua calçada. Não perca tempo, ligue agora mesmo e comece logo a construir. Apenas R$ 450.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 008 - INACREDITÁVEL E IMPERDÍVEL – Área com 3.000m² na Via Expressa em beira de pista? Ligue agora mesmo e venha conferir! CB. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 070 – SERRARIA – Terreno no Res. SAN NICOLAS – 1ª etapa medindo 18 x 25 (450m²) - Quadra “L” Ligue e tire sua proposta! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

PRAIAS REF: 049 – EXCEPCIONAL ÁREA À BEIRA MAR DE IPIOCA.Com 11,80 hectares 160mts de praia de rara beleza, por 800mts (Rod AL-101- praia). Próximo ao Loteamento ANGRA DE IPIOCA. Ligue e procure maiores informações! TR. 93514440 /8811-8410 CRECI 343.

LOTES REF: 024 - SERRARIA- OPORTUNIDADE! VENDO (Lot. Terra de Antares II) – excelente terreno de grota med. 675m², murado e com portão. Próximo ao Shopping Pátio Maceió. R$ 100 mil. Tr. 93514440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 097 – GUAXUMA – Loteamento Gurgury - Terreno na rua dos fundos do Hotel, com rio passando atrás. Em frente a passagem que sai de frente pro Mar. Somente R$ 240.000,00 - TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

REF: 0152 - LOTEAMENTO RESERVA DO VALE Loteamento fechado, com deslumbrante vista para um pedacinho da mata atlântica. Infra-estrutura: praças playground, salão de festas, piscina com deck, quiosque, campo de futebol society, quadra de tênis, quadra de areia, pista de cooper formada por uma trilha existente no meio da mata. R$ 250.000,00 - Se ficar pensando... vai perder! TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343. REF: 098 – ILHA DE SANTA RITA – Excelente lote próximo à pista, perfeito para cabanas de veraneio. Lado direito da Rodovia sentido Francês. Com 5.689,72m². R$ 235.000,00. TR. 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS PRECISO TRABALHAR DE: faxineira, arrumadeira, lavadeira e passadeira, (diarista, não durmo, R$ 30,00). Tr.: 8887-4570 PRECISO TRABALHAR DE: cozinheira, serviço gerais, babá, lavadeira e passadeira, c/experiência e referência. Tr.: 9654-3074.

OUTRAS ATIVIDADES PRECISO TRABALHAR aposentado, educado, tempo integral ou parcial serviços associados a jardinagem ou serviços gerais.Tratar: 33527349

VEÍCULOS ACESSÓRIOS PEÇAS E OFIC. VENDE-SE jogo de rodas, aro 14, 4 pneus novos. Tr.: 91990015/ 9902-6030.

VEÍCULOS IMPORTADOS HONDA VENDE-SE um Honda Civic 2008, automático, preto, com apenas 30 mil km rodados, excelente estado, único dono, por apenas R$ 55 mil. Contato com 9997-1896 Renan

NEGÓCIOS INFORMÁTICA COMPRAMOS: cartuchos de Tonner SCX 4600. Tr.: 33176839/ 8704-6878

SERV. PROF. SERVIÇOS DIVERSOS LABORATÓRIO DE: Prótese Dentária. Genivaldo Almeida. Tratar pelos telefones para contatos: 3231-5093/ 99773793

PAJUÇARA REF: 086 – SALAS COMERCIAIS À BEIRA-MAR Pajuçara. – Área: 21,00m² Sala 04: R$ 98.000,00 - Sala 05: R$ 92.000,00 - Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343

TERRENOS VENDA

Precisa-se de profissional que cozinhe o trivial requintado para duas pessoas, com as duas últimas, referências na área da Ponta Verde. Ligar em horário comercial: 9974-2559

CAPITAL REF: 066 – AGORA VOCÊ VAI SER FELIZ! Condomínio Fechado. Terreno 15 x 30, bem localizado. R$ 190.000,00. Ligue já! Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 /8811-8410 CRECI 343.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

REF: 089 – EM SONHO VERDE PRA SONHAR – Casa próximo à praia, com terraço, sala de visita, jantar, 03 quartos sendo 1 suíte, DCE, varandão, garagem, jardim grande. 02 frentes. Condomínio com quadra de esportes, piscina e bar. R$ 230.000,00 - Tratar pelos telefones para contatos: 93514440 /8811-8410 CRECI 343

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

CMYK


O JORNA L JORNAL

Dois

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

B1 Entre corridas de carros, fugas e lutas, Velozes e Furiosos 5 Operação Rio tenta prender a atenção do espectador até seu explosivo final

Através de atuações de pura entrega, em situações um tanto inverossímeis, Cyrus fala de amor em suas formas mais honestas

Emoção explosiva Com enredo fugindo do convencional, Cyrus chegará à tela da Sessão de Arte do Cine Maceió, amanhã, como uma doce e hilariante comédia romântica sobre um curioso triângulo amoroso. Já a produção com locações nas favelas cariocas, Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio, estreia nas salas de cinema brasileiras, hoje, como uma das maiores bilheterias do ano nos EUA Érico Borgo Omelete

gressos do cinema indie dos EUA, os irmãos Jay e Mark Duplass têm em Cyrus (2010) – atração da Sessão de Arte, amanhã, às 10h30 - sua primeira chance de exposição mundial, graças à distribuição da Fox Searchlight, “braço artístico” do estúdio. Isso não significa, no entanto, que tenham deixado pra trás suas raizes independentes. Apesar da maior abrangência, Cyrus continua um cinema absolutamente cru para os cineastas. Sem excesso estéticos e totalmente centrada em diálogos e personagens, a comédia romântica, ora um tanto dramática (como tantos romances), ora meio tensa (como todos os relacionamentos), narra um curioso triângulo amoroso. John C. Reilly vive o divorciado solitário John, sujeito abandonado pela esposa (Catherine Keener) há sete anos que vê em Molly (Marisa Tomei) sua chance de possível felicidade. Ela, afinal, acha interessante seu jeito meio perdedor e totalmente honesto (ele fala o que pensa - e fala muito). John entrega-se então ao relacionamento e, impaciente como todo homem fica quando acha que encontrou a mulher ideal, acaba apressando as coisas e sendo apresentado ao outro homem da vida de Molly, Cyrus (Jonah Hill), seu filho e “me-

E

lhor amigo”, de 22 anos. As coisas não tardam a ficar cada vez mais estranhas conforme John invade aquele pequeno e perfeito sistema familiar. Através de atuações de pura entrega, em situações um tanto inverossímeis, Cyrus fala de amor em suas formas mais honestas. Ciúme, competitividade, síndrome do ninho vazio e maturidade também estão em pauta. Para o público brasileiro, porém, mais acostumado a filhos que moram com os pais, o filme não deve ter tanto impacto. O personagem Cyrus, afinal, deve parecer uma verdadeira aberração aos olhos dos estadunidenses, que exigem a partida de seus jovens de casa quando chega a faculdade. Mesmo assim, a tal invasão da vida alheia, a integração de existências distintas e o equilíbrio de expectativas em nome de uma vida em conjunto e da possibilidade do amor certamente encontrarão ressonância em qualquer adulto. Hill, Tomei e Reilly, o trio protagonista, está fantástico, em particular o primeiro. Seu olhar esbugalhado torna impossível qualquer leitura...; não se sabe se ele está furioso, afetuoso ou maquinando algo. Até o último momento, Cyrus é imprevisível algo louvável em um gênero conhecido por suas fórmulas manjadas. Um excelente primeiro passo dos Duplass na direção das grandes produções. O cinema, certamente, precisa de mais cineastas assim.

Animado e cheio de ação com molejo brasileiro Renato Marafon CinePop

Aimprensa brasileira se preocupou com o fato de Velozes e furiosos 5 - operação Rio (Fast Five) mostrar nosso País como um lugar corrupto, pobre e sujo. Com um português espanholado e muita animação, o quinto filme da franquia de ação demonstra um certo carinho com o nosso Brasil, mesmo não tendo filmado a maior parte de suas cenas por aqui. Tão surreal quanto as cenas de ação mirabolantes, o Rio de Janeiro serve como pano de fundo para as mesmas atrações dos roteiros anteriores, que se passavam nos EUA ou Tóquio: um vilão corrupto, uma justiça falha, um mocinho contra a lei com grande coração e todos os outros clichês possíveis. Pensando dessa maneira, ambientar a história no Rio não denigre a imagem do nosso País, não mais que as tristes notícias que nós mesmos enviamos ao exterior em nossos telejornais. Desde que Brian e Mia Toretto tiraram Dom da cadeia, eles vivem atravessando muitas fronteiras para enganar as autoridades. Agora, encurralados no Rio de Janeiro, eles precisam fazer um último trabalho para ganhar sua liberdade. Enquanto montam uma equipe de elite de pilotos de corrida, esses aliados improváveis sabem que a única possibilidade de se saírem bem será confrontar o empresário corrupto, que quer vêlos mortos. Mas ele não é o único que está atrás deles. Animado, cheio de ação e com um molejo brasileiro, Velozes e furiosos 5 - operação Rio cumpre com louvor o papel que é destinado. Nessa quinta parte, a franquia já demonstra seu interesse em se transformar em “filmes de assalto”, e não apenas se focar em corridas de carro. Entre corridas de carro, fugas e lutas - sequências muito bem dirigidas pelo seguro Justin Lin -, o filme tem um roteiro que consegue amarrar as cenas e prende a atenção do espectador até seu explosivo e totalmente clichê - final. Não saia da sala de cinema antes do término dos créditos: uma cena extra mostrará qual caminho o sexto filme deve tomar. Confira locais e horários na página B2

CMYK


O JORNAL JORNA L

Variedades B2

Roteiro

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Horóscopo Artesanato

alessandra@ojornal-al.com.br

Em Breve

Hoje  Renato e Seus Blue Caps e Altemar Dutra Jr. sobem ao palco da Vox Room (estacionamento do Jaraguá) para a noite musical “Emoções Sem Limites II”. O show começa às 22h e contará, ainda, com a presença de outros artistas. Ingressos à venda na loja Redfield (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3034-3282.

 Com coreografias do repertório clássico mundial datadas do Século XIX dividindo o palco com as atuais, a Companhia do Ballet Eliana Cavalcante leva ao palco do Teatro Deodoro, nos dias 17 e 18 deste mês, às 20h, o espetáculo “A magia do balé” (foto). Com direção de Eliana Cavalcante, a apresentação conta ainda com as participações do bailarino paulista Guilherme Oliveira e da Jeane Rocha Academia de Dança. Ingressos: R$ 20 e R$ 10, à venda no Teatro Deodoro, no Ballet Eliana Cavalcanti e na Jeane Rocha Academia. Mais informações: (82) 3315-5665/33155656/ 3224-1308/9910-3434.

 Antecipando o São João, o forrozeiro Geraldo Cardoso e sua banda chega ao palco do Espaço Ativo (Rua João Davino, 730 – Mangabeiras), às 21h. Ingressos: R$ 100 (mesa) e R$ 25 (individual), à venda no local. Mais informações: (82) 3355- 8060.

Em Cartaz  Abertas as inscrições, até o dia 6 deste mês, para a oficina de pandeiro moderno, ministrada pelo músico Claudino Santana. As atividades serão realizadas no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro), de 10 a 13 deste mês, das 15h às 17h (intermediário e avançado, até 10 vagas) e das 19h às 21h (iniciantes, com até 12 vagas). Ingresso: R$ 150, mas com preço promocional de R$ 130 até 6 de maio.

 A clássica história de amor “A bela e a fera” está de volta a Maceió. Com 40 personagens em cena, cinco cenários e 180 figurinos, a peça será encenada no palco do Teatro Deodoro, nos dias 14 (às 17h) e 15 (às 16h e 18h). Mais informações: (82) 9371-2825/8825-2808.

Horóscopo www.omarcardoso.com.br

ÁRIES (20 mar. a 20 abr.) O período será propício para colocar em ordem os planos e projetos que estão engavetados e que poderão mudar a sua vida. Arrisque um pouco mais, pois as influências astrais estarão agindo positivamente nesta fase.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)

TOURO (21 abr. a 20 mai.) Alegria e tranquilidade com relação a si mesmo. Tendência a voltar-se para seus próprios interesses e desejos, o que pode lhe fazer bem. No final do período, pequenos contratempos na lida com o cotidiano.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)

Trate de seus assuntos pessoais e financeiros com o máximo de cuidado neste dia, pois qualquer erro poderia acarretar-lhe sérios prejuízos em futuro próximo. Ótimo as novas amizades, ao trabalho em equipe.

A lua trará a oportunidade de uma nova relação amorosa, como consequência natural da intensidade de seus sentimentos, ou então, uma relação já existente irá se fortalecer, renovar e ganhar um novo conteúdo afetivo.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)

Os chefes reconhecerão suas qualidades. Faça reivindicações. Bom dia para os que lidam com eletricidade. Influências positivas de amigos no setor amoroso. Tudo se resolverá da melhor forma possível.

Maior estabilização emocional. Facilidade na vida profissional, através de relações e contatos. Continua o clima de instabilidade com a pessoa amada. Período favorável para repensar seus valores a respeito do amor e dos seus relacionamento mais íntimos.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.) Problemas envolvendo finanças. Evite decisões importantes. Sensualismo exagerado. Este período ainda será de muita indecisão. Você começará a questionar se realmente vale à pena sacrificar seus projetos pessoais e seu futuro por um grande amor.

LIBRA (23 set. a 22 out.) Você poderá voltar a insistir em alguns erros do passado. Ao invés de ficar se isolando das pessoas, como se fosse o melhor em tudo, procure mostrar sua simpatia e ampliar o seu círculo de conhecidos e amigos.

AQUÁRIO (21 jan. a 20 fev.) Evite os perigos no trânsito, a precipitação nos negócios e discussões no campo profissional. Você pode começar seu dia sentindo-se um tanto desanimado, felizmente, isso vai durar pouco, e sua capacidade mental logo entrará em alta.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.) Fará novas e úteis amizades com pessoas dinâmicas. Dia de muitas possibilidades. Caso contrário, fique atento quanto pessoas invejosas. Dia em que haverá disputas, dificuldades, que só serão abatidas com muito otimismo e força de vontade.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.) Evite, também, que abusem de sua boa fé e procure neste dia ser ativo, enérgico e trabalhador. Sairá vencedor. Seu maior trunfo é acreditar no futuro. Novas descobertas podem trazer momentos de entrosamento afetivo com seu par nesta noite.

PEIXES (21 fev. a 20 mar.) Cuidado com prejuízos causados por empregados ou sócios. Não realize o negócio que está pretendendo. Adote uma atitude mental positiva e otimista e tudo sairá profissional e financeiramente melhor.


O JORNAL JORNA L

Variedades

B3

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Ilustrações retratam uma visão poética e ao mesmo tempo realista do artista sobre o País

O BRASIL EM

Quadrinhos de Quintanilha

Influenciado pela literatura do País, com exemplares exaltando um lirismo e uma delicadeza pouco vistos mundialmente, premiado autor de HQs nacionais lança novo álbum Jotabê Medeiros Estadão

Um quadrinista incomum, muito influenciado pela literatura brasileira (de Machado de Assis, Lima Barreto), mas, especialmente, pelo gênero da crônica, de autores como Rubem Braga. E cujas influências, como ilustrador, se espalham por um leque amplo, que inclui artistas como John Buscema, Garcia-Lopez, François Boucq, Crepax, E.P. Jacobs ou Frank Hampson. Ou seja: ele vai de Conan, o Bárbaro, ao erotismo voyeurístico de Valentina. O niteroiense Marcello Quintanilha, autor de HQs nacionais mais premiado de 2009 (ganhou o Prêmio HQ Mix pelo álbum Sábado dos Meus Amores), está de novo nas bancas e livrarias. Seu mais recente trabalho, Almas Públicas (Conrad, 72 págs, R$ 39,90), mostra, por meio de flashes do cotidiano de gente comum das periferias das grandes cidades, uma visão ao mesmo tempo realista e poética do Brasil. A travessia de uma balsa, o campinho da várzea, o craque de estimação de uma comunidade, o estigma que o homossexual carrega no mundo do “macho” de bote-

co, a senhora que vive uma vida alheia a bordo de sua máquina de costura Singer: nada escapa ao radar minucioso de Quintanilha, considerado um dos clássicos brasileiros das artes dos quadrinhos. Ele é cioso com seus personagens e cuida rápido de esclarecer interpretações equivocadas. É o caso do personagem Tião Pomba-Gira, apaixonado por um colega homofóbico que, ao fugir dele num bar, morre atropelado. “É preciso que fique claro que o apelido Tião Pomba-Gira não se deve ao fato de esse personagem ser um pai-de-santo. Na verdade, não há nada que indique que ele tenha qualquer relação com nenhum culto afro-brasileiro”, esclarece. Na periferia, modos espalhafatosos ou escandalosos podem, eventualmente suscitar alguma comparação com os rituais da umbanda. Marcello Quintanilha, de 40 anos, publica a partir de Barcelona, onde vive desde o início desta década. O escritor e letrista Aldir Blanc o considera “o Rossellini tupiniquim”, por conta do estilo realista. Ainda assim, seu trabalho não é sempre essa unanimidade. Há quem o considere “perigoso”. Recentemente, uma de suas HQs seria incluída no número inicial de uma nova revista brasileira, muito influen-

te, presumivelmente de esquerda. Enviou o material e recebeu uma mensagem dos editores, que diziam que a ilustração “causou mal-estar entre os editores”. “Depois sugeriram que queriam acompanhar passo a passo meu processo de trabalho e que eu, a cada página, enviasse para aprovação para que ‘tivessem certeza de que íamos no caminho certo’. Oferta tentadora, como se vê, da qual tive a decência de declinar. Você já viu essa revista por aí?”, questionou Quintanilha. Incrível reação, porque seus temas são brasileiros até a raiz dos cabelos, e o lirismo e delicadeza encontram raros exemplares nas HQs mundiais - talvez Miguelanxo Prado, na Espanha, ou o falecido Flavio Colin, no Brasil (que ele admira imensamente, mas a quem não credita influência). Quintanilha conta que foi para a Espanha, primeiro, porque adora a cidade onde vive, e não propriamente em busca de um Eldorado da ilustração. “O mercado espanhol não está muitos passos na frente do mercado brasileiro no que diz respeito a quadrinhos. Aqui, da mesma forma que no Brasil, as principais editoras concentram seus esforços em editar material norte-americano, francês ou japonês”, pondera.

Nostálgico ilustrador do seu passado Quintanilha nasceu em 1971, em Niterói, e estreou nos quadrinhos em 1988, com histórias de terror e artes marciais publicadas pela Bloch. No Brasil publicou nas revistas General, Nervos de Aço, Metal Pesado e Zé Pereira. Há uma década vive em Barcelona, onde publica pela editora belga Editions du Lombard, e é ilustrador freelance dos jornais El País e Vanguardia. Em 1999 lançou o primeiro álbum, Fealdade de Fabiano Gorilla, ainda com o pseudônimo Marcello Gaú. Hoje vive na Espanha, onde trabalha na série de HQ Sept Balles pour Oxford, da editora

belga Editions du Lombard. Há uma nostalgia calculada nos quadrinhos do artista, o que o impele, vez sim vez sim, para o Rio de Janeiro de meados do século 20. “Eu cresci em um ambiente que era, sob muitos aspectos, formado com o que sobrou dessa época. Os anos 70 e começo dos 80, em Niterói, significaram testemunhar continuamente a deterioração de um passado que teve seu esplendor nos anos 50”, conta o artista. “Fábricas sendo desativadas, campos de futebol que já não abrigavam os jogos do campeonato local, antigos comerciantes

fechando para sempre estabelecimentos que te transportavam para aquele tempo no mesmo instante em que você cruzasse suas portas. Eu me sentia parte daquele passado. Por outro lado, minha fascinação pelo cinema dos anos 40, 50 e 60 também me marcou de forma definitiva.” Na Europa, Marcello participou recentemente do filme de animação Chico & Rita, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, na parte de criação de personagens, e acaba de finalizar o sétimo álbum da série Sept Balles pour Oxford, ainda sem data para o lançamento.

TV ABERTA EDUCATIVA 05h50 06h50 07h05 07h20 07h50 08h00 08h45 09h00 09h30 10h00 10h30 11h00 11h30 12h00 12h30 13h00 13h30 14h00

-

Salto para o Futuro Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Telecurso Tecendo o Saber Jornal Visual Repórter Brasil Escola Pra Cachorro Angelina Ballerina Um Menino Muito Maluquinho A Turma do Pererê A Princesa Sharazade Castelo Rá-Tim-Bum Janela Janelinha 100% Brasil A Turma do Pererê Um Menino Muito Maluquinho Catalenda Dango Balango

Canal 3 14h30 15h00 15h15 15h30 16h00 17h30 18h00 18h30 19h00 19h30 20h00 20h30 21h00 22h00 23h00 00h45 02h30

-

Castelo Rá-Tim-Bum Anabel Curta Criança Bob o Construtor Sem Censura Diverso Estúdio Móvel Karkú, Uma Galera Atrevida Vida de Artista (Local) Programa Especial Segue o Som De Lá Pra Cá Repórter Brasil Autor por Autor Programa de Cinema Cine Ibermédia Sem Censura

-

Loucademia de Polícia 7: Missão em Moscou Chaves SBT Brasil S.O.S. Casamento (Estreia) Programa do Ratinho Amor e Revolução Tela de Sucessos 15 Minutos Jornal do SBT - Noite Dois Homens e Meio // Two And a Half Men Tele Seriados I Série: Divisão Criminal // The Closer Encerramento

TV ALAGOAS 05h30 06h00 07h00 08h00 09h00 10h00 12h00 13h35 14h15 15h00 15h45 16h30 17h30

-

Igreja Quadrangular Jornal do SBT - Manhã Igreja Universal Carrossel Animado com Patati Patatá Bom Dia & Cia Igreja Mundial Plantão Alagoas Igreja Universal Amigas e Rivais Maria Esperança Uma Rosa Com Amor Casos de Família Cinema em Casa

Canal 5 19h20 19h45 20h30 21h30 22h15 23h00 01h15 02h00 02h45 03h45

TV GAZETA 04h56 04h59 05h15 05h30 05h45 06h05 06h30 07h30 08h30 09h55 10h40 12h15 12h50 13h20 13h50 14h45

-

Sagrado Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber Telecurso Profissionalizante Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Globo Rural Bom Dia Alagoas Bom Dia Brasil Mais Você Bem Estar TV Globinho AL TV - 1ª Edição Globo Esporte Jornal Hoje Vídeo Show Vale a Pena Ver de Novo O Clone

Canal 7 16h05 - Sessão da Tarde - Recém-Casados (Exibição em HD) 17h45 - Globo Notícia 17h48 - Malhação 18h20 - Cordel Encantado 19h10 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Morde & Assopra 20h30 - Jornal Nacional 21h10 - Insensato Coração 22h25 - Globo Repórter 23h25 - Macho Man 00h10 - Jornal da Globo 00h45 - Programa do Jô 02h20 - Corujão do Esporte 03h00 - Corujão

TV PAJUÇARA 01h15 06h45 07h00 07h10 07h30 08h15 08h30 08h35 08h40 09h35 12h00 12h20

-

Ponto de Luz Fique Alerta Alagoas Rural Agreste Noticias Pajuçara Manhã Pajuçara.Doc Casa & Negocio Pajuçara Auto Fala Brasil Hoje em Dia Feito Pra Você Fique Alerta

Canal 11 14h15 14h30 16h45 19h00 19h55 20h00 20h25 21h15 22h15 23h15 00h15 01h15

-

IURD Tudo a Ver Todo Mundo Odeia o Chris Rebelde Casa & Negocio Jornal da Pajuçara - oite Jornal da Record (HD) Série: CSI Investigação Criminal (HD) Vidas em Jogo Câmera Record Série: Monk Ponto de Luz

TV BANDEIRANTES Canal 38 05h45 06h45 08h00 09h15 10h00 11h15 13h00 14h15 15h00 15h30 16h15 17h00 19h15 20h25 20h50 21h20 22h00 00h15 01h15 02h30

-

Espaço Vida Vitoriosa Primeiro Jornal Band Kids Isa TK+ Dia Dia Jogo Aberto SP Acontece Manual de Sobrevivência Escolar do Ned Futurana Quase Anjos Video News Brasil Urgente Jornal da Band Bernie Mac: Um Tio da Pesada Show da Fé NCIS - Unidade de Elite Video News Jornal da Noite A Noite é uma Criança Espaço Vida Vitoriosa


Social

O JORNA L

B4

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Mammoth

Arquivo

Up to date CLÁSSICO FLU LOOK Hoje, a cantora Millane Hora se inspira no requinte natural da atriz Audrey Hepburn para animar a festa que a rede de óticas Flu Look dará em homenagem aos oftalmologistas alagoanos. O evento, que tem como tema o Cinema Clássico, acontece na casa de festas Renaissance. A organização, a cargo da querida Alessandra Nutels, garante que os profissionais vão se sentir verdadeiras estrelas na festa dedicada ao Dia do Oftalmologista, comemorado em 7 de maio. A Favo de Mel assina o buffet e o som de Millane - a Bonequinha de Luxo da noite - garante a diversão!

CABARET CHIQUE Alessandra Nutels atrai todas as atenções para a Renaissance, palco de uma aguardada festa em homenagem aos oftalmologistas alagoanos

EVERGREEN A Companhia de Dança Maria Emília Clark, uma das mais importantes companhias de dança do Norte-Nordeste, estreará sua nova produção intitulada Evergreen = Sempre vivos - com concepção, enredo e texto de Fernando Gomes e Maria Emília Clark. O espetáculo deseja refletir e discutir a situação do nosso planeta, particularmente a situação dos manguezais alagoanos e será encenado nos dias 4 e 5 de junho, no Teatro Gustavo Leite.

MAIS ESTILO Muito mais estilo na sua televisão! Essa é a promessa da nova empreitada do jornalista James Silver à frente do programa + (Mais) Estilo, nova atração que a TV Alagoas - afiliada SBT - coloca no ar às noites de sábado. Numa coprodução entre a emissora e a revista S.Mag - da qual é sócio e editor-geral - o programa continua com todos os quadros que fizeram o seu sucesso na antiga emissora, sempre mostrando os destaques do nosso mundo social. Não percam!

Hoje a cidade vai ficar bem movimentada com a festa Cabaret Moulin Rouge. Apartir das 23 horas, na Regente, com direito a Open Bar e décor especial de Verinha Gama e Lúcio Moura, projeto de som e luz Equipamentos Peixe e comunicação visual de Cadu Prímola, o evento vai atrair uma turma produzidíssima para entrar no clima da festa. A animação fica por conta da dupla The Juns, formada por Caio Jun Ogura e Felipe Jun Honda, que botaram fogo no finalzinho do ano passado aqui em Alagoas. Na noite se apresentam também o Dj Renato Cordista e a banda Afarra, já queridinhos da cidade.

Depois de passarem a Semana Santa curtindo uma de suas filhas, que mora em Las Vegas, Alexandre e Lucienne Moares, que comandam a Evviva Bertolini, passam o Dia das Mães, em Maceió. Muitas homenagens estão programadas para a querida Lucienne, no domingão.

1

Suri Cruise, filha de Tom Cruise e Katie Holmes, foi eleita, com cinco anos, uma das 30 "mulheres" mais bem vestidas do mundo. É sério! A menina aparece na 21ª posição no ranking. Ela tem um guarda-roupas cujo valor estimado é de cerca de R$ 5,3 milhões.

2

Almoço em família rima com o Alecrim Verde. O espaço aconchegante, localizado no coração da Ponta Verde, caprichou ainda mais no cardápio pensando no dia das mamães mais amadas da cidade.

3

Como o assunto é o Dia das Mães, uma dica de presente para elas. Leve a sua para a Estética, de Fayruss Costa e Bibiana Guimarães, escolha um tratamento e a deixa mais linda. Garanto que ela vai amar.

4

Os fashionistas Cecília Monte e Lucas Barros já no clima do cabaret chique que vai rolar hoje na cidade

Para comemorar o Dia das Mães, a Santorégano preparou uma programação super especial. Neste dia 8, haverá apresentação, a partir de meio-dia, do Trio Cai Dentro, sucesso no Maceió Jazz Festival. O Almoço Festivo contará com cardápio especial de frutos do mar, peixes, carnes e massas. A partir das 18h, Andréa Moraes anima a Noite da Rainha, interpretando músicas dos anos 70 e 80. Também haverá decoração temática, brindes e sorteios.

5

A dermatologista Eliane Arouche segue deixando os maceioenses mais jovens. Sua agenda continua concorridíssima, dessa vez com filhos que querem deixar suas mommys mais belas.

6

Este domingo e todo o mês de maio vão ser ainda mais especiais para muitas mães que vão realizar seus partos no Hospital Maceió. Muito antes do nascimento de seus bebês, elas já contam com a proteção da equipe do Hapvida Saúde, em diversas áreas, que, ao recepcionarem os "recém-chegados ao mundo", tratam de cuidar de todos os detalhes e exames preventivos, responsáveis pelo desenvolvimento de toda criança. Os principais testes são realizados logo após o nascimento, dentro do próprio hospital.

7

A estilista Martha Medeiros passa o Dia das Mães por aqui, em Maceió, na companhia de seus filhos.

8

CMYK


SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com |

CMYK

8

TECNOLOGIA

Tecnologia SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011

www.ojornalweb.com

Novo protocolo de conexão promete 50 Gbps >> Pág. 3

FIFA 12 evolui inteligência artificial >> Pág. 7

Correios poderão oferecer serviços de Internet >> Pág. 3

POWERPOINT

Show nas apresentações Dicas para tornar seus slides mais atraentes e de fácil entendimento >> Págs. 4 e 5


SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011

| www.ojornalweb.com |

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA

| SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com

7 CMYK

2

CELEBRIDADE

IMAGEM DIGITAL

Gustavo Boroni

**Publicitário, Relações Públicas, Fotógrafo e Professor de Fotografia imagemdigital@gustavoboroni.com.br www.gustavoboroni.com.br

LINKS

Face of the future Você já imaginou como ficará seu rosto quando sua idade estiver avançada? E como seria se você tivesse outra cor de pele , ou até mesmo uma outra etnia ? Intitulado Face Transformer ,utilitário desenvolvido pelo Perception Laboratory, da Universidade de St. Andrews (Escócia), permite transformação de rostos on-line. Acessando http://morph.cs.st-andrews.ac.uk/Transformer/index.html você envia uma fotografia onde a face de uma pessoa esteja nítida no seu centro e posteriormente ativa dentre umas opções desejadas, como exemplo a opção Older Adult, você terá, em

Protagonista de Two and Half Man é sucesso na rede Na nova versão do game, os jogadores estão mais humanizados e poderão sentir medo, dor ou raiva Primata

Bebê

questão de poucos segundos, uma representação desta pessoa quando ela tiver com idade avançada. Mas não é somente isso: o aplicativo também se encarrega de outras tantas transformações, podendo alterar a imagem de uma pessoa de modo que ela fique

IMG - IMAGEM DO DIA Registro do cotidiano em CoresPixel Incentivando a produção das Artes Visuais em Alagoas, os autores das imagens mais interessantes, poéticas, inusitadas ou criativas, avaliadas por mim, serão publicadas aqui na coluna. Uma ótima oportunidade para novos aspirantes a fotógrafos da era digital, mostrar sua visão em Cores Pixels.Envie a fotografia em 300 dpi para imagemdigital@gustavoboroni.com.br, especificando Marca/modelo da câmera e um breve título . Boa Sorte e Bons clicks : D

"Trilhos..." Fotografia: Rafaela de Menezes Soares Marca: KODAK Modelo: KODAK Easy Share Z981

Asiático

Afro-americano

mais jovem, com carinha de bebê, com face de primata e até em uma versão anime manga (entre tantos outros). Basta seguir as orientações do site, selecionar a transformação desejada na caixa listada e esperar alguns segundos. Se você quiser salvar o re-

Idade avançada

sultado de uma transformação, clique no botão 'Save Image' para que ela seja aberta em uma nova janela. E para dividir com vocês o resultado deste experimento incrível, escolhi a minha fotografia publicada aqui coluna, vamos ver os resultados.

Charlie Sheen vira a nova febre do twitter Após as polêmicas que envolveu-se nos últimos dias, Charlie Sheen parece ter finalmente encontrado a melhor forma para ser ouvido, o Twitter. Poucas horas após criar seu perfil e receber o selo “Verified Account”, o ator já possuía mais de 250 mil seguidores, com apenas um tweet postado. Nesta semana, O perfil @charliesheen já tinha mais de 700 mil seguidores, mas o número segue aumentando, a um ritmo de cerca de 500 novos seguidores por minuto. Em seu primeiro tweet, Charlie aparece ao lado de uma mulher bem mais nova, que não foi identificada, e segura uma garrafa de achocolatado, enquanto ela mostra uma garrafa de suco de abacaxi, seguido da seguinte mensagem: “Vencendo… Escolha o seu vício”. A conta de Charlie no Twitter foi criada após entrevista a um programa da rede NBC, onde informou que não daria mais declarações à imprensa. Ao que tudo indica a rede social será o novo meio de comunicação entre o ator e seus fãs, uma vez que seu relações públicas se demitiu após declarar-se incapaz de conter os ânimos do seu cliente. É bom a @ladygaga tomar cuidado, pois nesse ritmo o perfil do Charlie Sheen não irá demorar para ter o maior número de seguidores do twitter!

PLAYSTATION

FIFA 12 terá melhorias na inteligência artificial A Revista Oficial do PlayStation francesa deste mês trouxe novas informações sobre o aguardado FIFA 12. De acordo com a publicação, o novo título da franquia vai introduzir o chamado “Impact Engine”, um motor que promete tornar as faltas e colisões entre jogadores algo muito mais real. A partir da edição de 2012 da série de simulação, o sistema de contato será aprimorado a um novo nível. Isso significa que batidas com ombros, joelhos e quadris serão sentidos e podem afetar o desenvolver de uma jogada, assim como acontece nos campos de verdade. Outra novidade prometida pela Electronic Arts para a pró-

xima versão é uma evolução na inteligência artificial dos jogadores. A edição afirma que, ainda graças ao Impact Engine, as lesões serão sentidas de modo mais perceptível ao longo da partida. Cansaço e problemas mais sérios poderão acontecer caso o técnico não tome alguma providência após uma entrada mais dura do time adversário. Ainda falando sobre a IA, a Revista Oficial do PlayStation afirmou que FIFA 12 também terá o chamado AI Vision Game, uma mecânica que deve melhorar o passe de bola de seus parceiros e tornar os lances muito mais reais – o que deve trazer um aumento de dificuldade na hora de com-

pletar um lançamento, por exemplo. Outro aspecto é o lado mais humano de cada indivíduo, algo que também deve ser valorizado. Características de personalidade e de habilidade serão acentuadas e serão ainda mais sentidas, ou seja, jogadores menos experientes irão se sentir intimidados diante de Messi ou podem agir de modo mais agressivo contra Villa. Por fim, a revista menciona algumas mudanças também na jogabilidade, como o uso do analógico esquerdo para a realização de alguns dribles diferenciados. Além disso, também foram confirmadas uma nova câmera mais próxima do campo e três arenas inéditas.


Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com |

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA

CONSUMIDOR

Procon lança lista com sites que não entregaram produtos

COMPORTAMENTO

Videogame engorda? Pesquisas analisam os hábitos dos jogadores

O Procon divulgou uma lista com vinte sites que oferecem a possibilidade de compra pela Internet (comércio eletrônico), entretanto nunca entregaram os produtos aos seus consumidores. Para agravar a situação, muitos deles continuam no ar. Segundo o Procon, para dificultar ainda mais a vida dos consumidores, a maioria destas empresas sequer possuem uma loja física nos endereços informados pelos sites. O ramo de atuação das empresas também é variado, contando com venda de livros, apostilas, produtos eletrônicos, entre outros. Essa lista foi montada após o Procon atender reclamações de seus consumidores e tentar prestar esclarecimentos com as empresas responsáveis. Abaixo segue a relação dos sites e seu estado atual (ativo ou inativo). www.aicade.com.br - Inativo www.cwbeletro.com.br - Inativo

Faça uma rápida pesquisa logística no seu ambiente de jogatina preferido: quão distante está a fonte de guloseimas mais próxima? Você precisa se deslocar até alguma despensa para se apropriar daquele seu salgadinho favorito ou aquele belo saco de gordura saturada está logo ao lado, à distância de um braço esticado? Ligar videogames ao ganho excessivo de peso realmente não é nenhuma novidade. Inúmeras pesquisas científicas foram conduzidas ao longo dos anos com o objetivo de provar, por fim, que longas horas de jogatina implicavam um estilo de vida muito pouco desejável. Afinal, enquanto está postado em frente à TV — olhos grudados na mira de um sniper em Call of Duty ou no próximo monstrengo que atacará o fantasmagórico Kratos —, você provavelmente praticará pouco ou nenhum exercício físico. Naturalmente, qualquer gamer razoavelmente esclarecido mencionaria de imediato neste ponto: “E as tecnologias baseadas na captura de movimentos? Quer dizer, o

Wii traz possibilidades de se queimarem calorias desde os seus primórdios, não?”. Certamente é um argumento válido. Mas há um “porém”: pesquisas recentes tentam demonstrar que o sedentarismo não é a única razão por trás do ganho de peso associado aos games. Engordamos também porque comemos mais durante as horas de jogatina. A ideia, portanto, seria mais ou menos esta: não adianta muito se chacoalhar inteiro com Kinect, PlayStation Move ou WiiFit enquanto mantém ao lado um sanduíchegorduroso ou um montinho de batatas fritas.

JOGAR ABRE O APETITE? Um estudo conduzido no Canadá alardeou recentemente o descobrimento de uma nova pista para entender a epidemia de obesidade que assola aquele país. Basicamente, os videogames não são fábricas de obesos simplesmente porque promovem vidas mais sedentárias. Segundo o estudo, os

games também compelem os usuários a comer muito além das suas necessidades diárias – algo que outras atividades igualmente sedentárias não fariam. Eis a natureza do estudo – conforme postado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition: uma parte de um grupo de 22 voluntários foi convidada a passar uma hora sem fazer absolutamente nada, apenas permanecendo sentada confortavelmente. O restante, entretanto, gastou a mesma hora jogando videogames. Conclusão: os jogadores acabaram por ingerir em média 80 calorias a mais durante uma refeição oferecida à base de macarrão. É claro que o esforço físico necessário para se jogar não foi desconsiderado. “Quando joga videogames, você realmente queima algumas calorias”, afirmou Chaput, “mas você também come mais”. Ao final, a pesquisa atestou ainda que cada um dos participantes que gastou seu tempo jogando games ganhou um total de 163 calorias a mais no decorrer do dia.

www.tudonlineprodutos.com - Inativo www.apostilasconcursos.com.br - Inativo www.notecam.com.br - Inativo www.marineletro.com.br - Inativo www.cmykshop.com.br - Inativo www.centernote.com.br - Inativo www.mfriends.com.br - Ativo www.wbronkowski.com - Ativo www.nacionalshop.com.br - Inativo www.skinzilla.com.br - Ativo www.u6shop.com.br - Inativo www.bininhobaby.com.br - Ativo

| Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com

TEMPOS MODERNOS

Correios poderão oferecer serviço de Internet Uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União estabelece mudanças no estatuto dos Correios, permitindo que a organização ofereça serviços de telefonia, logística integrada, Internet, bancários e tenha participação em companhias aéreas. Segundo Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, a medida serviu para modernizar as diretrizes da autarquia, que não sofria revisões há 42 anos. “Queremos que os Correios sejam uma empresa moderna, com serviços da melhor qualidade. Provavelmente, é a única empresa que atua em todos os municípios do Brasil, então tem de atender bem”, comentou o ministro à Agência Brasil. No que concerne à área de telecomunicação, os Correios poderão disponibilizar serviços de telefonia como uma operadora virtual – sendo capaz de alugar redes privadas e oferecê-las aos consumidores. Além disso, a organização terá o poder de hospedar lojas de comércio eletrônico, conceder certificações digitais e emails registrados. A medida provisória ainda prevê que os Correios tenham a liberdade de se associar ou criar uma companhia aérea, montar agências no exterior e constituir serviços bancários pelo, já existente, Banco Postal. Dessa forma, a organização terá maior autonomia, podendo coletar e enviar encomendas para fora do país e oferecer serviços de melhor qualidade para todo o território nacional. Para que as alterações do estatuto entrem em vigor é preciso que a Presidência da República assine um decreto.

VELOCIDADE

Novo protocolo de conexão promete

alcançar 50 Gbps Tecnologia desenvolvida pela Intel deve superar a velocidade do seu protocolo mais recente, o Thunderbolt. A novidade deve chegar ao mercado em 2015. A Intel anunciou que está trabalhando em uma nova tecnologia de interconectividade, a qual é capaz de transferir dados até cinco vezes mais rápido que o seu mais recente protocolo, o Thunderbolt. Combinando componentes de silicone com redes óticas, a novi-

dade pretende alcançar a velocidade de transmissão de 50 gigabits por segundo, em distâncias de até 100 metros. Em entrevista para a IDG News, Jeff Demain, diretor estratégico de pesquisa em circuitos e sistema da Intel Lab, revela que a nova tecnologia deve chegar ao mercado em 2015. De acordo com Demain, o protocolo será compatível com smartphones, tablets, computadores, televisores, entre outros eletrônicos. Apesar

de serem concorrentes, o Thunderbolt e a nova tecnologia devem coexistir. “Nós os vemos como complementares. É a evolução desses conectores e protocolos que os fazem evoluirem”, comentou o diretor da Intel. Além do suporte para PCI-Express e DisplayPort, já existente no Thunderbolt, o novo protocolo terá compatibilidade com adaptadores HDMI, DVI e VGA. Por Fernando Daquino

www.eletrosp.com.br - Inativo www.seuchina.com - Ativo

Editora de Jornais de Alagoas Ltda

www.ojornal-al.com.br

ojornal@ojornal-al.com.br

tecnologia@ojornal-al.com.br

www.newtenis.com.br - Ativo www.brasilbay.com.br - Ativo www.7livraria.com.br - Ativo www.eletropenhaonline.com.br - Ativo Vale lembrar que compras online requerem muito cuidado! Sempre tenha cautela ao adquirir produtos pela Internet, especialmente se você não conhece a loja na qual está efetuando a compra.

3

Diretor-Executivo LUCIANO GOES

Editor-Geral DERALDO FRANCISCO

Diretora Administrativo-Financeira SILVIA SACUNO

lucianogoes@ojornal-al.com.br

deraldo@ojornal-al.com.br

silviasacuno@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial ELIANE PEREIRA

Editor de Tecnologia EUDES CAVALCANTE

Rodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600, Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

comercial@ojornal-al.com.br

eudes@ojornal-al.com.br

ATENDIMENTO AO ASSINANTE - (82) 4009-1919 CLASSIFICADOS - (82) 4009-1961

Tecnologia Representante Nacional FTPI www.ftpi.com.br

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÃO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

SUPLEMENTO SEMANAL DE O JORNAL São Paulo: (11) 2178-8700 Rio de Janeiro: (21) 3852-1588 Brasília: (61) 3326-3650 Refice: (81) 3446-5832

CMYK

6


SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com |

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA

| SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com

Como melhorar apresentações no

Mantenha o mesmo estilo visual em toda a apresentação

Powerpoint Aprenda boas práticas para elaborar slides Powerpoint é uma poderosa ferramenta para criação de apresentações. Mas, se usado de forma errada, o aplicativo pode tornar uma ótima palestra em uma longa sessão de tortura. Isto geralmente ocorre por hábitos ruins ou excessos por parte do criador dos slides. Tenha sempre em mente que o Powerpoint deve ser um complemento para um melhor entendimento e não uma distração durante a apresentação. A seguir, dicas de como criar uma apresentação atraente e de fácil entendimento. Confira.

O

Coloque no slide apenas o necessário

Sempre salve a apresentação com fontes incorporadas

Um dos erros mais comuns é a inserção de discursos inteiros na forma de blocos de textos nos slides de Powerpoint. Para piorar, muita gente ainda diminui o tamanho da letra para que o trecho caiba inteiro no slide. O efeito no espectador é de distração, seja porque ele está lendo o texto ou por que ficou perdido com excesso de informação. Por isso, inclua apenas pontos principais do conteúdo a ser transmitido. A melhor forma de se fazer isto é usando os marcadores (bullet points). Este recurso serve tanto para o palestrante como para o espectador, que pode usar marcadores para agilizar a anotação do conteúdo.

Reduza ao máximo a quantidade de slides Tão importante como compactar a informação em cada slide é reduzir ao máximo o número total destes na apresentação. Somente adicione um slide se ele realmente ajudar a esclarecer algum ponto. Apesar de não ser uma fórmula exata, tenha em mente que após 15 slides, de modo geral, o espectador tem dificuldade em acompanhar o conteúdo. Por isso, procure ficar entre 10 e 15 slides. Um palestrante que fica no modo “clique, próximo slide, clique, próximo slide” por muito tempo se torna monótono, além de parecer despreparado.

5

Uma situação chata que acontece com alguma freqüência é chegar a um lugar para uma palestra e perceber que o computador local não tem as fontes originais dos slides. O PowerPoint até consegue sair dessa sinuca, trocando as fontes por letras presentes no computador. Mas o resultado não costuma ser dos melhores, já que as novas fontes

Para manter uma consistência, uma apresentação eficiente em Powerpoint deve seguir o mesmo padrão de elementos estéticos do começo ao fim. A fonte e o tamanho usados no primeiro título do primeiro slide deverão ser os mesmos de todos os outros títulos de todos os slides. Esta regra também se aplica ao corpo de texto, independente de ser ou não a mesma fonte do título. Dê preferência a fontes como Arial, Tahoma ou Verdana. Evite fontes estilizadas demais ou com muitos contornos, pois elas podem dificultar a leitura. Também não exagere no uso do “Negrito”, “Itálico” e “Sublinhado”. E em hipótese alguma escreva um trecho longo com letras maiúsculas, pois nenhuma plateia gosta de sentir que o conteúdo está sendo transmitido aos berros. Quanto aos modelos de design de slide, evite o uso de cores muito fortes que podem dificultar a leitura dos textos. Lembre-se que o objetivo é criar um tema para os slides, e não chamar mais a atenção que a apresentação em si. A mesma regra das fontes se aplica no que diz respeito a usar do começo ao fim o mesmo estilo escolhido. Evite usar cliparts e modelos muito conhecidos do PowerPoint. Provavelmente a plateia já os viu em outra apresentação e pode associar sua palestra a algo chato e repetitivo. Por isso, gaste um tempo para criar sua imagem de fundo ou faça o download em sites que oferecem de graça modelos préformatados (ex.: templateswise.com).

costumam alterar alinhamento e espaçamento originais. Para evitar esse problema é possível configurar o PowerPoint para salvar as fontes junto com o arquivo da palestra. Assim, ela manterá seu visual em qualquer computador. Para fazer isso, siga as instruções:

POWER POINT 2003 1. Clique em “Opções” no menu “Ferramenta”;

Não exagere nas transições e efeitos Este possivelmente é um dos maiores erros cometidos por quem começa a trabalhar com o Powerpoint. O aplicativo possui muitos efeitos visuais (transições, cliparts e animações) e sonoros que enchem os olhos como criadores e são uma tentação difícil de resistir. Mas não se esqueça que o objetivo é criar slides funcionais, e não um filme de ficção científica cheio de efeitos. Todo esse arsenal audiovisual do Powerpoint, se usado de forma exagerada, geralmente distrai o espectador.

Por isso, evite transições ao máximo. Já as animações podem ser interessantes no uso conjunto com a aparição de marcadores (bullet points). Em síntese, os slides devem ser simples, porém nunca simplistas. O conteúdo e o contexto da palestra em questão devem também ser levados em conta. O que é altamente explicativo para uma certa platéia pode não ser para outra, dependendo de fatores como nível educacional e tipo de profissão.

2. No aba “Salvar” marque a caixa “Incorporar fontes TrueType”; 3. Clique em OK.

Power Point 2007 e 2010 1. Clique no botão do Office e selecione “Opções do PowerPoint”; 2. No menu lateral “Salvar” marque a caixa “Incorporar fontes no arquivo”; 3. Clique em OK.

Pratique a apresentação com a última versão salva Evite que outras pessoas façam a revisão final do seu slideshow. Há o risco de, na “hora H”, você se atrapalhar por não entender as alterações realizadas. Mesmo que os slides estejam perfeitos, a falta de treino pode quebrar a fluidez necessária para se fazer uma boa apresentação. Portanto, sempre pratique com a última versão salva no Powerpoint.

CMYK

4


SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com |

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA

| SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com

Como melhorar apresentações no

Mantenha o mesmo estilo visual em toda a apresentação

Powerpoint Aprenda boas práticas para elaborar slides Powerpoint é uma poderosa ferramenta para criação de apresentações. Mas, se usado de forma errada, o aplicativo pode tornar uma ótima palestra em uma longa sessão de tortura. Isto geralmente ocorre por hábitos ruins ou excessos por parte do criador dos slides. Tenha sempre em mente que o Powerpoint deve ser um complemento para um melhor entendimento e não uma distração durante a apresentação. A seguir, dicas de como criar uma apresentação atraente e de fácil entendimento. Confira.

O

Coloque no slide apenas o necessário

Sempre salve a apresentação com fontes incorporadas

Um dos erros mais comuns é a inserção de discursos inteiros na forma de blocos de textos nos slides de Powerpoint. Para piorar, muita gente ainda diminui o tamanho da letra para que o trecho caiba inteiro no slide. O efeito no espectador é de distração, seja porque ele está lendo o texto ou por que ficou perdido com excesso de informação. Por isso, inclua apenas pontos principais do conteúdo a ser transmitido. A melhor forma de se fazer isto é usando os marcadores (bullet points). Este recurso serve tanto para o palestrante como para o espectador, que pode usar marcadores para agilizar a anotação do conteúdo.

Reduza ao máximo a quantidade de slides Tão importante como compactar a informação em cada slide é reduzir ao máximo o número total destes na apresentação. Somente adicione um slide se ele realmente ajudar a esclarecer algum ponto. Apesar de não ser uma fórmula exata, tenha em mente que após 15 slides, de modo geral, o espectador tem dificuldade em acompanhar o conteúdo. Por isso, procure ficar entre 10 e 15 slides. Um palestrante que fica no modo “clique, próximo slide, clique, próximo slide” por muito tempo se torna monótono, além de parecer despreparado.

5

Uma situação chata que acontece com alguma freqüência é chegar a um lugar para uma palestra e perceber que o computador local não tem as fontes originais dos slides. O PowerPoint até consegue sair dessa sinuca, trocando as fontes por letras presentes no computador. Mas o resultado não costuma ser dos melhores, já que as novas fontes

Para manter uma consistência, uma apresentação eficiente em Powerpoint deve seguir o mesmo padrão de elementos estéticos do começo ao fim. A fonte e o tamanho usados no primeiro título do primeiro slide deverão ser os mesmos de todos os outros títulos de todos os slides. Esta regra também se aplica ao corpo de texto, independente de ser ou não a mesma fonte do título. Dê preferência a fontes como Arial, Tahoma ou Verdana. Evite fontes estilizadas demais ou com muitos contornos, pois elas podem dificultar a leitura. Também não exagere no uso do “Negrito”, “Itálico” e “Sublinhado”. E em hipótese alguma escreva um trecho longo com letras maiúsculas, pois nenhuma plateia gosta de sentir que o conteúdo está sendo transmitido aos berros. Quanto aos modelos de design de slide, evite o uso de cores muito fortes que podem dificultar a leitura dos textos. Lembre-se que o objetivo é criar um tema para os slides, e não chamar mais a atenção que a apresentação em si. A mesma regra das fontes se aplica no que diz respeito a usar do começo ao fim o mesmo estilo escolhido. Evite usar cliparts e modelos muito conhecidos do PowerPoint. Provavelmente a plateia já os viu em outra apresentação e pode associar sua palestra a algo chato e repetitivo. Por isso, gaste um tempo para criar sua imagem de fundo ou faça o download em sites que oferecem de graça modelos préformatados (ex.: templateswise.com).

costumam alterar alinhamento e espaçamento originais. Para evitar esse problema é possível configurar o PowerPoint para salvar as fontes junto com o arquivo da palestra. Assim, ela manterá seu visual em qualquer computador. Para fazer isso, siga as instruções:

POWER POINT 2003 1. Clique em “Opções” no menu “Ferramenta”;

Não exagere nas transições e efeitos Este possivelmente é um dos maiores erros cometidos por quem começa a trabalhar com o Powerpoint. O aplicativo possui muitos efeitos visuais (transições, cliparts e animações) e sonoros que enchem os olhos como criadores e são uma tentação difícil de resistir. Mas não se esqueça que o objetivo é criar slides funcionais, e não um filme de ficção científica cheio de efeitos. Todo esse arsenal audiovisual do Powerpoint, se usado de forma exagerada, geralmente distrai o espectador.

Por isso, evite transições ao máximo. Já as animações podem ser interessantes no uso conjunto com a aparição de marcadores (bullet points). Em síntese, os slides devem ser simples, porém nunca simplistas. O conteúdo e o contexto da palestra em questão devem também ser levados em conta. O que é altamente explicativo para uma certa platéia pode não ser para outra, dependendo de fatores como nível educacional e tipo de profissão.

2. No aba “Salvar” marque a caixa “Incorporar fontes TrueType”; 3. Clique em OK.

Power Point 2007 e 2010 1. Clique no botão do Office e selecione “Opções do PowerPoint”; 2. No menu lateral “Salvar” marque a caixa “Incorporar fontes no arquivo”; 3. Clique em OK.

Pratique a apresentação com a última versão salva Evite que outras pessoas façam a revisão final do seu slideshow. Há o risco de, na “hora H”, você se atrapalhar por não entender as alterações realizadas. Mesmo que os slides estejam perfeitos, a falta de treino pode quebrar a fluidez necessária para se fazer uma boa apresentação. Portanto, sempre pratique com a última versão salva no Powerpoint.

CMYK

4


Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com |

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA

CONSUMIDOR

Procon lança lista com sites que não entregaram produtos

COMPORTAMENTO

Videogame engorda? Pesquisas analisam os hábitos dos jogadores

O Procon divulgou uma lista com vinte sites que oferecem a possibilidade de compra pela Internet (comércio eletrônico), entretanto nunca entregaram os produtos aos seus consumidores. Para agravar a situação, muitos deles continuam no ar. Segundo o Procon, para dificultar ainda mais a vida dos consumidores, a maioria destas empresas sequer possuem uma loja física nos endereços informados pelos sites. O ramo de atuação das empresas também é variado, contando com venda de livros, apostilas, produtos eletrônicos, entre outros. Essa lista foi montada após o Procon atender reclamações de seus consumidores e tentar prestar esclarecimentos com as empresas responsáveis. Abaixo segue a relação dos sites e seu estado atual (ativo ou inativo). www.aicade.com.br - Inativo www.cwbeletro.com.br - Inativo

Faça uma rápida pesquisa logística no seu ambiente de jogatina preferido: quão distante está a fonte de guloseimas mais próxima? Você precisa se deslocar até alguma despensa para se apropriar daquele seu salgadinho favorito ou aquele belo saco de gordura saturada está logo ao lado, à distância de um braço esticado? Ligar videogames ao ganho excessivo de peso realmente não é nenhuma novidade. Inúmeras pesquisas científicas foram conduzidas ao longo dos anos com o objetivo de provar, por fim, que longas horas de jogatina implicavam um estilo de vida muito pouco desejável. Afinal, enquanto está postado em frente à TV — olhos grudados na mira de um sniper em Call of Duty ou no próximo monstrengo que atacará o fantasmagórico Kratos —, você provavelmente praticará pouco ou nenhum exercício físico. Naturalmente, qualquer gamer razoavelmente esclarecido mencionaria de imediato neste ponto: “E as tecnologias baseadas na captura de movimentos? Quer dizer, o

Wii traz possibilidades de se queimarem calorias desde os seus primórdios, não?”. Certamente é um argumento válido. Mas há um “porém”: pesquisas recentes tentam demonstrar que o sedentarismo não é a única razão por trás do ganho de peso associado aos games. Engordamos também porque comemos mais durante as horas de jogatina. A ideia, portanto, seria mais ou menos esta: não adianta muito se chacoalhar inteiro com Kinect, PlayStation Move ou WiiFit enquanto mantém ao lado um sanduíchegorduroso ou um montinho de batatas fritas.

JOGAR ABRE O APETITE? Um estudo conduzido no Canadá alardeou recentemente o descobrimento de uma nova pista para entender a epidemia de obesidade que assola aquele país. Basicamente, os videogames não são fábricas de obesos simplesmente porque promovem vidas mais sedentárias. Segundo o estudo, os

games também compelem os usuários a comer muito além das suas necessidades diárias – algo que outras atividades igualmente sedentárias não fariam. Eis a natureza do estudo – conforme postado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition: uma parte de um grupo de 22 voluntários foi convidada a passar uma hora sem fazer absolutamente nada, apenas permanecendo sentada confortavelmente. O restante, entretanto, gastou a mesma hora jogando videogames. Conclusão: os jogadores acabaram por ingerir em média 80 calorias a mais durante uma refeição oferecida à base de macarrão. É claro que o esforço físico necessário para se jogar não foi desconsiderado. “Quando joga videogames, você realmente queima algumas calorias”, afirmou Chaput, “mas você também come mais”. Ao final, a pesquisa atestou ainda que cada um dos participantes que gastou seu tempo jogando games ganhou um total de 163 calorias a mais no decorrer do dia.

www.tudonlineprodutos.com - Inativo www.apostilasconcursos.com.br - Inativo www.notecam.com.br - Inativo www.marineletro.com.br - Inativo www.cmykshop.com.br - Inativo www.centernote.com.br - Inativo www.mfriends.com.br - Ativo www.wbronkowski.com - Ativo www.nacionalshop.com.br - Inativo www.skinzilla.com.br - Ativo www.u6shop.com.br - Inativo www.bininhobaby.com.br - Ativo

| Sexta-feira, 6 de maio de 2011 | www.ojornalweb.com

TEMPOS MODERNOS

Correios poderão oferecer serviço de Internet Uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União estabelece mudanças no estatuto dos Correios, permitindo que a organização ofereça serviços de telefonia, logística integrada, Internet, bancários e tenha participação em companhias aéreas. Segundo Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, a medida serviu para modernizar as diretrizes da autarquia, que não sofria revisões há 42 anos. “Queremos que os Correios sejam uma empresa moderna, com serviços da melhor qualidade. Provavelmente, é a única empresa que atua em todos os municípios do Brasil, então tem de atender bem”, comentou o ministro à Agência Brasil. No que concerne à área de telecomunicação, os Correios poderão disponibilizar serviços de telefonia como uma operadora virtual – sendo capaz de alugar redes privadas e oferecê-las aos consumidores. Além disso, a organização terá o poder de hospedar lojas de comércio eletrônico, conceder certificações digitais e emails registrados. A medida provisória ainda prevê que os Correios tenham a liberdade de se associar ou criar uma companhia aérea, montar agências no exterior e constituir serviços bancários pelo, já existente, Banco Postal. Dessa forma, a organização terá maior autonomia, podendo coletar e enviar encomendas para fora do país e oferecer serviços de melhor qualidade para todo o território nacional. Para que as alterações do estatuto entrem em vigor é preciso que a Presidência da República assine um decreto.

VELOCIDADE

Novo protocolo de conexão promete

alcançar 50 Gbps Tecnologia desenvolvida pela Intel deve superar a velocidade do seu protocolo mais recente, o Thunderbolt. A novidade deve chegar ao mercado em 2015. A Intel anunciou que está trabalhando em uma nova tecnologia de interconectividade, a qual é capaz de transferir dados até cinco vezes mais rápido que o seu mais recente protocolo, o Thunderbolt. Combinando componentes de silicone com redes óticas, a novi-

dade pretende alcançar a velocidade de transmissão de 50 gigabits por segundo, em distâncias de até 100 metros. Em entrevista para a IDG News, Jeff Demain, diretor estratégico de pesquisa em circuitos e sistema da Intel Lab, revela que a nova tecnologia deve chegar ao mercado em 2015. De acordo com Demain, o protocolo será compatível com smartphones, tablets, computadores, televisores, entre outros eletrônicos. Apesar

de serem concorrentes, o Thunderbolt e a nova tecnologia devem coexistir. “Nós os vemos como complementares. É a evolução desses conectores e protocolos que os fazem evoluirem”, comentou o diretor da Intel. Além do suporte para PCI-Express e DisplayPort, já existente no Thunderbolt, o novo protocolo terá compatibilidade com adaptadores HDMI, DVI e VGA. Por Fernando Daquino

www.eletrosp.com.br - Inativo www.seuchina.com - Ativo

Editora de Jornais de Alagoas Ltda

www.ojornal-al.com.br

ojornal@ojornal-al.com.br

tecnologia@ojornal-al.com.br

www.newtenis.com.br - Ativo www.brasilbay.com.br - Ativo www.7livraria.com.br - Ativo www.eletropenhaonline.com.br - Ativo Vale lembrar que compras online requerem muito cuidado! Sempre tenha cautela ao adquirir produtos pela Internet, especialmente se você não conhece a loja na qual está efetuando a compra.

3

Diretor-Executivo LUCIANO GOES

Editor-Geral DERALDO FRANCISCO

Diretora Administrativo-Financeira SILVIA SACUNO

lucianogoes@ojornal-al.com.br

deraldo@ojornal-al.com.br

silviasacuno@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial ELIANE PEREIRA

Editor de Tecnologia EUDES CAVALCANTE

Rodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600, Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

comercial@ojornal-al.com.br

eudes@ojornal-al.com.br

ATENDIMENTO AO ASSINANTE - (82) 4009-1919 CLASSIFICADOS - (82) 4009-1961

Tecnologia Representante Nacional FTPI www.ftpi.com.br

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÃO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

SUPLEMENTO SEMANAL DE O JORNAL São Paulo: (11) 2178-8700 Rio de Janeiro: (21) 3852-1588 Brasília: (61) 3326-3650 Refice: (81) 3446-5832

CMYK

6


SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011

| www.ojornalweb.com |

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA

| SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com

7 CMYK

2

CELEBRIDADE

IMAGEM DIGITAL

Gustavo Boroni

**Publicitário, Relações Públicas, Fotógrafo e Professor de Fotografia imagemdigital@gustavoboroni.com.br www.gustavoboroni.com.br

LINKS

Face of the future Você já imaginou como ficará seu rosto quando sua idade estiver avançada? E como seria se você tivesse outra cor de pele , ou até mesmo uma outra etnia ? Intitulado Face Transformer ,utilitário desenvolvido pelo Perception Laboratory, da Universidade de St. Andrews (Escócia), permite transformação de rostos on-line. Acessando http://morph.cs.st-andrews.ac.uk/Transformer/index.html você envia uma fotografia onde a face de uma pessoa esteja nítida no seu centro e posteriormente ativa dentre umas opções desejadas, como exemplo a opção Older Adult, você terá, em

Protagonista de Two and Half Man é sucesso na rede Na nova versão do game, os jogadores estão mais humanizados e poderão sentir medo, dor ou raiva Primata

Bebê

questão de poucos segundos, uma representação desta pessoa quando ela tiver com idade avançada. Mas não é somente isso: o aplicativo também se encarrega de outras tantas transformações, podendo alterar a imagem de uma pessoa de modo que ela fique

IMG - IMAGEM DO DIA Registro do cotidiano em CoresPixel Incentivando a produção das Artes Visuais em Alagoas, os autores das imagens mais interessantes, poéticas, inusitadas ou criativas, avaliadas por mim, serão publicadas aqui na coluna. Uma ótima oportunidade para novos aspirantes a fotógrafos da era digital, mostrar sua visão em Cores Pixels.Envie a fotografia em 300 dpi para imagemdigital@gustavoboroni.com.br, especificando Marca/modelo da câmera e um breve título . Boa Sorte e Bons clicks : D

"Trilhos..." Fotografia: Rafaela de Menezes Soares Marca: KODAK Modelo: KODAK Easy Share Z981

Asiático

Afro-americano

mais jovem, com carinha de bebê, com face de primata e até em uma versão anime manga (entre tantos outros). Basta seguir as orientações do site, selecionar a transformação desejada na caixa listada e esperar alguns segundos. Se você quiser salvar o re-

Idade avançada

sultado de uma transformação, clique no botão 'Save Image' para que ela seja aberta em uma nova janela. E para dividir com vocês o resultado deste experimento incrível, escolhi a minha fotografia publicada aqui coluna, vamos ver os resultados.

Charlie Sheen vira a nova febre do twitter Após as polêmicas que envolveu-se nos últimos dias, Charlie Sheen parece ter finalmente encontrado a melhor forma para ser ouvido, o Twitter. Poucas horas após criar seu perfil e receber o selo “Verified Account”, o ator já possuía mais de 250 mil seguidores, com apenas um tweet postado. Nesta semana, O perfil @charliesheen já tinha mais de 700 mil seguidores, mas o número segue aumentando, a um ritmo de cerca de 500 novos seguidores por minuto. Em seu primeiro tweet, Charlie aparece ao lado de uma mulher bem mais nova, que não foi identificada, e segura uma garrafa de achocolatado, enquanto ela mostra uma garrafa de suco de abacaxi, seguido da seguinte mensagem: “Vencendo… Escolha o seu vício”. A conta de Charlie no Twitter foi criada após entrevista a um programa da rede NBC, onde informou que não daria mais declarações à imprensa. Ao que tudo indica a rede social será o novo meio de comunicação entre o ator e seus fãs, uma vez que seu relações públicas se demitiu após declarar-se incapaz de conter os ânimos do seu cliente. É bom a @ladygaga tomar cuidado, pois nesse ritmo o perfil do Charlie Sheen não irá demorar para ter o maior número de seguidores do twitter!

PLAYSTATION

FIFA 12 terá melhorias na inteligência artificial A Revista Oficial do PlayStation francesa deste mês trouxe novas informações sobre o aguardado FIFA 12. De acordo com a publicação, o novo título da franquia vai introduzir o chamado “Impact Engine”, um motor que promete tornar as faltas e colisões entre jogadores algo muito mais real. A partir da edição de 2012 da série de simulação, o sistema de contato será aprimorado a um novo nível. Isso significa que batidas com ombros, joelhos e quadris serão sentidos e podem afetar o desenvolver de uma jogada, assim como acontece nos campos de verdade. Outra novidade prometida pela Electronic Arts para a pró-

xima versão é uma evolução na inteligência artificial dos jogadores. A edição afirma que, ainda graças ao Impact Engine, as lesões serão sentidas de modo mais perceptível ao longo da partida. Cansaço e problemas mais sérios poderão acontecer caso o técnico não tome alguma providência após uma entrada mais dura do time adversário. Ainda falando sobre a IA, a Revista Oficial do PlayStation afirmou que FIFA 12 também terá o chamado AI Vision Game, uma mecânica que deve melhorar o passe de bola de seus parceiros e tornar os lances muito mais reais – o que deve trazer um aumento de dificuldade na hora de com-

pletar um lançamento, por exemplo. Outro aspecto é o lado mais humano de cada indivíduo, algo que também deve ser valorizado. Características de personalidade e de habilidade serão acentuadas e serão ainda mais sentidas, ou seja, jogadores menos experientes irão se sentir intimidados diante de Messi ou podem agir de modo mais agressivo contra Villa. Por fim, a revista menciona algumas mudanças também na jogabilidade, como o uso do analógico esquerdo para a realização de alguns dribles diferenciados. Além disso, também foram confirmadas uma nova câmera mais próxima do campo e três arenas inéditas.


SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011 | www.ojornalweb.com |

CMYK

8

TECNOLOGIA

Tecnologia SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2011

www.ojornalweb.com

Novo protocolo de conexão promete 50 Gbps >> Pág. 3

FIFA 12 evolui inteligência artificial >> Pág. 7

Correios poderão oferecer serviços de Internet >> Pág. 3

POWERPOINT

Show nas apresentações Dicas para tornar seus slides mais atraentes e de fácil entendimento >> Págs. 4 e 5


OJORNAL 06/05/2011