Issuu on Google+

MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 SÁBADO

ANO 18 NÚMERO 364 R$ 1,50

www.ojornalweb.com

Alagoas24Horas

Exemplar de Assinante

O Jornal

Golfinho de 200kg encalha e morre na praia do Sobral

Yvette Moura

No Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemoal homenageia Sistema Jornal A9

Yvette Moura

A10

DIA DE DECISÕES

CRB decide título na Série C; ASA tenta ficar na B Galo enfrenta o Joinville/SC; Alvinegro pega o Vitória/BA em Arapiraca

TRAIPU

EM ALAGOAS

é dúvida e o companheiro do atacante Aloísio Chulapa não foi divulgado. David, Marco Antônio e André Luiz brigam pela vaga. Já o ASA faz uma partida de vida ou morte hoje à tarde pela Série B do Campeonato Brasileiro. Amea-

çado pelo fantasma do rebaixamento, o Alvinegro precisa vencer o Vitória/BA, em partida que terá início às 16h, em Arapiraca, para não depender de outros resultados para continuar na SegunA13 dona.

VERSÃO WI-FI

Câmara rejeita investigação contra prefeito Marcos Santos

Encontro também contou com a participação de dirigentes do PSD no Estado

A11

com l e-mail do editor

otmail.com

igor93279039@h

Auto O Jornal 2011 l SÁBADO

tida Esportividade garan com o novo 4 Porsche 911

Sofisticaçãoo e requintee no BMW X3

Agile com Internet

2E3

sta da Chevrolet é a mais nova apo sua versão Wi-Fi

ão para todos os ade e descontraç País levará agilid

lo em ocupantes do veícu

6E7

Chevrolet aposta alto no Agile com Internet GASTO NATALINO

O PSD Alagoas realizou, ontem, em Porto Calvo, seu primeiro encontro na região norte do Estado. A reunião contou

com a presença de filiados do partido nos municípios de São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Passo do Camaragibe,

Matriz do Camaragibe, Jundiá, Maragogi, Japaratinga, Jacuípe, Barra de Santo Antônio, além de A2 Porto Calvo.

De todas as regiões do País, os nordestinos são os consumidores que mais estão dispostos a gastar valores maiores, neste Natal, do A7 que em 2010.

MINISTRO

LIBERDADE

PROCESSO

NAVIO

O ministro substituto do TSE, Henrique Neves, afirmou ontem, em Maceió, ao participar de curso do TRE de Alagoas, que efeitos da Lei da Ficha Limpa já atingem A3 servidor público.

O desembargador Orlando Manso concedeu ontem habeas corpus, e o vereador por Maceió Luiz Pedro conseguiu a liberdade. Ele estava preso preventivamente A3 desde o último dia 9.

Foi enviado ao procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, o processo de crime de desobediência contra o coronel Luciano Silva, comandante-geral A10 da Polícia Militar.

A presidenta Dilma entregou o navio Celso Furtado, o 1º construído pelo programa de modernização da frota. O navio-tanque tem capacidade de 56 milhões de litros A8 de combustível.

MARÉS

FASES DA LUA

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)..................................1.8840 DÓLAR (VENDA)....................................1.8860 POUPANÇA..........................................0,5901

DE

o a o rda do rá nvel eo da ndo Arla tto, ento z.

PSD faz reunião na região norte

Avenida Márcio Canuto recebe capa asfáltica

www.ojornalweb. , 26 DE NOVEMBRO O JORNAL l MACEIÓ

ira no A experiência pione

A Câmara de Vereadores de Traipu não abrirá procedimento para investigar o prefeito Marcos Santos. A decisão foi tomada, ontem, em sessão marcada por discussões. Por cinco votos a três, os vereadores rejeitaram a abertura da apuração de irregularidades que teriam sido cometidas por Marcos Santos. A investigação poderia redundar na cassação do prefeito.

BARRO DURO

Alecsandro comanda o time do ASA na partida de hoje contra o Vitória

Isolda Herculano

Atacante Chulapa é a esperança de gol do CRB hoje contra o Joinville

O CRB inicia hoje o mata-mata decisivo para o título da Série C contra o Joinville/SC, às 16h (de Alagoas), no Estádio Rei Pelé. O técnico do Galo, Paulo Comelli, faz mistério sobre a escalação do time, já que o lateral Diogo

EURO (COMPRA)....................................2.5111 EURO (VENDA)......................................2.5122

04h04.............2.1 10h13.............0.1

16h17.............2.1 22h39.............0.0

NOVA.........27/11..16h55

CHEIA.........13/11..06h18

CRESCENTE..06/11..04h03

MINGUANTE..19/11..21h32

A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A2

Política PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Prorrogação or meio de decisão proferida pelo juiz José Eduardo Nobre, da 14ª Vara da Fazenda Pública Municipal, foi prorrogado até o dia 9 de dezembro o prazo para a devolução do dinheiro pago pela taxa de inscrição do concurso da Câmara Municipal de Maceió. O pedido foi feito pela Mesa Diretora da Casa, com base na grande quantidade de candidatos que não buscaram o ressarcimento do valor de R$ 75. Em torno de 4 mil pessoas estão nesta condição. Os candidatos devem procurar o Banco do Brasil e receber o dinheiro de volta.

P

Vaquinha Foi preciso fazer uma cota entre amigos para pagar a fiança do coronel Luciano Silva, horas depois de ele ter aparecido na Delegacia-Geral de Polícia Civil – para evitar sua prisão, decretada pelo desembargador Orlando Manso. Oficiais dispararam ligações para que o comandante da Polícia Militar não tivesse que tirar os cinco salários mínimos do próprio bolso. Luciano foi preso por não cumprir a ordem de reintegração do capitão Rocha Lima – seu desafeto pessoal – aos quadros da PM.

Faltou Apenas o grupo do ex-deputado Paulão e do presidente estadual do PT, Joaquim Brito, não apareceu no lançamento da mais nova tendência do partido em Alagoas: Inaugurar um Novo Período.

Já esperava Charles Weston vinha sendo fritado na PGE. Em 11 meses no cargo, ele cultivou uma legião de inimizades, inclusive entre colegas. Quando o clima tenso saiu da Procuradoria-Geral do Estado e ganhou projeção em outras secretarias, ele não conseguiu apoio entre os tucanos e viu que teria menos de um no cargo.

Tem troco! O PPS ainda não engoliu direito a rasteira que tomou do aliado PSDB na saída de Rogério Teófilo. O partido terminou sem candidato a prefeito em Arapiraca, depois de passar meses potencializando o agora secretário de Articulação Política. Os socialistas vão exigir a vice em Maceió para compensar o prejuízo.

Será? Adriano Soares bateu pesado em Charles Weston. Omar Coelho também já vinha criticando o agora ex-procurador-geral. Tem gente dizendo que os dois se aproximaram no discurso visando a um consenso na eleição para sucessão na OAB em 2012. Por enquanto, ainda nada definido.

No mesmo tom A Associação dos Procuradores de Estado deu um senhor puxão de orelha no secretário estadual de Educação, Adriano Soares, que passou por cima da PGE para contratar uma empresa sem licitação. Soares criticou a postura dos procuradores comparando o caso a uma esquizofrenia. De brinde ganhou uma nota pública de desagravo e repleta de acidez.

Pesquisa

O ex-vereador por Maceió e ex-secretário de Estado Edberto Ticianelli apresentou monografia para conclusão do curso de Jornalismo do Cesmac explicando detalhes da campanha vitoriosa de Benedito de Lira ao Senado em 2010. Ele constatou na pesquisa que a estratégia de marketing traçada pelo jornalista Rui França foi decisiva para ascensão do candidato e a derrota da vereadora Heloísa Helena. Tirou dez.

Assumido Dino Alves, liderança LGBT, será candidato a vereador em Maceió. Tem como madrinha a ex-prefeita Kátia Born. Quer ser o primeiro gay assumido a ser eleito na capital para a Casa.

Diretas Hoje tem entrevista do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, na Rádio Zumbi, em União dos Palmares. Marciano Madeira é consenso pela oposição na eleição de Porto Calvo. Irmão de Marcos Madeira, ele quer pegar uma carona na boa administração de Maragogi. O PSDB quer lançar 45 candidatos a prefeito em 2012. Detalhe: é o mesmo número do partido comandado pelo governador Teotonio Vilela.

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

ARTICULAÇÃO

º

PSD faz 1 encontro na região norte de AL Partido de João Lyra se reuniu para traçar panorama político e cadastrou prováveis candidatos em 2012

P

resente em 94 municípios de Alagoas, com diretórios constituídos, o Partido Social Democrático realizou ontem, em Porto Calvo, o 1º Encontro do PSD na região norte. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de filiados e pré-candidatos nas eleições do ano que vem nos municípios de São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Passo do Camaragibe, Matriz do Camaragibe, Jundiá, Maragogi, Japaratinga, Jacuípe, Barra de Santo Antônio, além de Porto Calvo. No Estado, o PSD tem quatro prefeitos, três vice-prefeitos e já definiu 35 pré-candidatos que vão concorrer à prefeitura em 2012. Em Porto Calvo, tem a maior bancada do legislativo municipal, com três dos nove vereadores. Com um bom desempenho esperado desde a fundação, segundo o vice-presidente do PSD e líder do partido na Assembleia Legislativa, depu-

tado estadual Dudu Hollanda, “o partido soma a proposta e a credibilidade dos políticos de seus quadros, é o caso do deputado federal João Lyra e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fundador da legenda”. Juvenal Veiga, presidente da Câmara Municipal e do diretório do PSD em Porto Calvo, informou que além dos 60 filiados do município, o número de cadastrados que aguardam confirmação da filiação já passa de duzentos. “Em Porto Calvo já somos um partido suficientemente forte para disputar a prefeitura ano que vem, além de lançarmos 16 candidatos a vereador”, anunciou. Além de traçar o panorama do partido, o encontro foi marcado pelo cadastramento dos prováveis candidatos para as eleições do ano que vem. Secretário-geral do PSD em Alagoas, Messias Lino orientou os filiados sobre a importância da atualização cadastral, fornecendo para cada representante dos diretórios municipais um endereço de e-mail oficial, através do qual os municípios receberão informações atualizadas da atuação do partido e de questões administrativas. “Dessa forma, estamos

No encontro, Dudu Hollanda destaca a credibilidade de integrantes do PSD

aproximando cada diretório municipal do diretório estadual, promovendo uma maior integração entre os filiados”, afirmou Messias. O 1º Encontro do PSD na Região Norte contou ainda com as presenças do prefeito de Maragogi, Marcos Madeira; do ex-prefeito da Barra de

Santo Antônio, Rogério Farias; do ex-prefeito de Matriz de Camaragibe, Marcos Nascimento; do ex-vereador de Maceió, Nilton Lins, entre outros. O partido vai promover dez eventos semelhantes, por todo o Estado, antes do Encontro Estadual do PSD, no primeiro semestre de 2012.

EM ALAGOAS

Presidente do PSDB participa de seminário

O

combate à violência urbana no Brasil e a melhora das condições de infraestrutura no país devem ir além das diretrizes federais. Foi o que afirmou ontem, em Maceió, o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE). Segundo ele, que participou em Alagoas do encerramento do seminário “Desafios do Brasil, Desafios das Cidades”, promovido pela direção nacional do partido, afirmou que soluções poderão ser alcançadas quando se considerarem, em nível municipal, também os pontos de vista e as sugestões da sociedade civil organizada e dos governos. “É preciso incorporar o interior do país ao processo de desenvolvimento nacional, para que se possam reduzir os gargalos de infraestrutura e os altos índices de violência que assolam a periferia do Brasil”, ressaltou Guerra. O presidente nacional do PSDB ressaltou que o interior brasileiro enfrenta os mesmos problemas das capitais nacionais em seu sistema de transporte rodoviário, ferroviário, e de portos e aeroportos. Ele disse que a imigração para as grandes cidades gerou problemas de infraestrutura e violência nas periferias. O encontro de ontem em Maceió contou a participa-

ção de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e secretários municipais. Durante sua palestra, o deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) afirmou que as prefeituras precisam investir na contratação de profissio-

"Temos de saber onde queremos chegar nos anos seguintes" ANTÊNIO IMBASSAHY Deputado federal do PSDB na Bahia, durante seminário da sigla em Alagoas

nais qualificados e reduzir a indicação de nomes despreparados para áreas prioritárias. “Considero fundamental a formação de uma boa equipe. Eleição se ganha com todos, mas se governa com os melhores, não dá pra lotear cargos”, defendeu o deputado baiano. Imbassahy, que já foi prefeito de Salvador, ressaltou também a importância do planejamento estratégico. “Temos de saber aonde queremos chegar nos anos seguintes, porque é impossível fazer tudo. Fazer um bom projeto é decisivo. O dinheiro aparece! Nada resiste a um bom projeto”, frisou.

Sérgio Guerra defendeu incorporação do interior ao desenvolvimento nacional

Pré-candidatura para prefeito é anunciada Durante o seminário, o presidente do PSDB em Alagoas, Claudionor Araújo, anunciou que o deputado federal Rui Palmeira é pré-candidato a prefeito de Maceió nas eleições do próximo ano. Claudionor revelou que, há cerca de um mês, houve uma reunião entre os diretórios municipal e estadual do partido e o nome do deputado federal foi escolhido por unanimidade para a disputa da cadeira de Cícero Almeida. “Esse evento é o pontapé inicial da campanha de Rui Palmeira. A partir de agora, vamos levá-lo para todos os bairros da capital para ouvir a comunidade e saber o que ela quer do novo prefeito de Maceió”, ressaltou o presidente do PSDB em Alagoas. Rui Palmeira afirmou que vai trabalhar agora para que todos os partidos da base do

governador Teotonio Vilela Filho participem do seu projeto de candidatura. “O ideal é um candidato único e forte para vencer as eleições do próximo ano”, frisou o deputado federal, acrescentando que o fato de ter sido o mais votado para o cargo nas eleições do ano passado na capital, com mais de 70 mil votos, o credencia para a disputa.

"O ideal é um candidato único e forte para vencer as eleições" RUI PALMEIRA Deputado federal pelo PSDB de Alagoas, que foi anunciado como pré-candidato a prefeito de Maceió


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A3

Política

www.ojornalweb.com.br politica@ojornal-al.com.br

FICHA LIMPA

Contexto Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

Os números

P

ara a maioria da população alagoana, não dá para entender os números da pesquisa do IBGE que apontam para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas na ordem de 2,1% em relação à pesquisa feita em 2009. Isso porque o crescimento do PIB pressupõe o crescimento da satisfação da população em relação ao governo, e o que se tem visto, lido e ouvido são críticas negativas. O vice-governador José Thomaz Nonô, encarregado como interlocutor entre o governo e os setores produtivos, explica que as melhorias cobradas para que se possa entender os números positivos do IBGE se revelam setorialmente e não podem, nem devem, servir de parâmetro para se cobrar melhoria em setores que, historicamente, enfrentam problemas estruturais graves. Lamentavelmente, esses setores são os que mais a população necessita. Ou seja: são os setores cruciais para a sociedade, como educação e saúde de qualidade e segurança pública eficiente. Tem razão a população porque, se o PIB de Alagoas cresceu, ela quer ver esses setores traduzindo na prática essa melhoria que, por enquanto, só se vê nos números do IBGE.

A calamidade O senador Renan Calheiros (PMDB) discursou, ontem, no Senado para denunciar “a verdadeira situação de calamidade” que o País enfrenta com o consumo generalizado do “crack”. Renan disse que a droga já atingiu 90,7% dos municípios brasileiros.

Mais grave – “O pior” – disse o senador Renan – “é que essa droga (‘crack’) atinge a todas as classes sociais. Na área rural, as pesquisas mostram que (‘crack’) já substituiu o consumo de álcool.”

Alô, alô

Cidade fantasma

O deputado Jeferson Moraes (DE) disse que já esperava a reação do prefeito Cícero Almeida às críticas que ele fez sobre a situação de alguns bairros de Maceió. O deputado e o prefeito começaram juntos no rádio e na televisão, e Moraes diz que conhece Almeida “muito bem”.

Depois de ter chamado o prefeito Cícero Almeida de “desleixado”, o deputado Jeferson Moraes não reconheceu a cidade apresentada na propaganda da prefeitura. Apontando a publicidade, ele disparou: “Não é esta a cidade onde moro”.

Nem ligo

Para ministro do TSE, lei vale para servidor Henrique Neves participou ontem, em Maceió, de curso de Direito Eleitoral promovido pelo TRE GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

E

nquanto se aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre alguns pontos da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, a Pro p o s t a d e E m e n d a à Constituição (PEC) 30/2010 pretende estender as mesmas exigências para os candidatos que ingressarem no serviço público. Uma regra que, na prática, o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral

Para Henrique Neves, a PEC que estende os efeitos da lei não traz novidade

(TSE), Henrique Neves, acredita já existir. Neves esteve ontem em Maceió onde participou do segundo módulo do Curso de Direito Eleitoral Para Juízes e Promotores, promovido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional de Alagoas. “Isso, na prática, já existe. Quando se fala na Ficha

Limpa, pensa-se na condenação. Na maioria dos concursos que são feitos, que se pedem as certidões negativas do candidato, elas [as regras da Lei da Ficha Limpa] já estão contempladas. Não me parece uma grande novidade. Tanto que a defesa do Ficha Limpa sempre foi que qual-

quer pessoa que queira ser um juiz, um servidor público, ela não pode ter essas condenações. E daí decorre não só da lei, mas das regras estabelecidas nos editais já está previsto isso”, avaliou o ministro, em entrevista. A PEC acrescenta o inciso 23 ao artigo 37 da Constituição Federal, propondo que, entre os requisitos para a ocupação de cargos públicos efetivos ou comissionados, constarão, além daqueles específicos de cada cargo, as seguintes exigências semelhantes àquelas propostas pela lei a candidatos a cargos eletivos, como a não condenação, em processo criminal transitado em julgado, ou por sentença proferida por órgão colegiado, pela prática dos crimes definidos em lei.

Magistrado falou de novidades na propaganda Falando sobre o tema de três palestras apresentadas no segundo e último dia de curso, o ministro disse que as eleições de 2012 será o primeiro pleito municipal após as modificações na legislação da propaganda eleitoral. “Tratei das mudanças feitas na legislação eleitoral em 2009,

e a partir daí houve uma interpretação que foi aplicada nas eleições de 2010. O que eu trago é essa experiência onde pela primeira vez que essas mudanças serão aplicadas em uma eleição municipal. Um ato de propaganda numa eleição em um país inteiro tem uma repercussão muito menor do que,

eventualmente, terá em um município onde atinge todos os eleitores. Maior número de candidatos em um espaço físico menor”, explicou. “Algumas proibições que já estavam na jurisdição do Tribunal e passaram para a lei, como a realização de comício com trio elétrico, exposição

de brindes, que já eram proibidas, mas agora estão mais certificadas”, frisou. Desde agosto de 2010, Henrique Neves ocupa a vaga de ministro substituto do TSE. A composição da Corte da Justiça Eleitoral é formada por sete ministros titulares e sete ministros substitutos.

Do prefeito Cícero Almeida sobre as críticas negativas do deputado Jeferson Moraes: “Eu nem ligo porque só tenho recebido elogios do meu povo”.

BIOMETRIA

Financiamento do Estaleiro Toma lá O deputado Dudu Holanda (PSD) considera o prefeito Cícero Almeida “o melhor que Maceió já elegeu”, mas disse que não entende o motivo do prefeito ter nomeado o ex-superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna, para a superintendência da SMTT.

Furando a fila Sobre a SMTT, para o deputado Dudu Holanda o correto seria o prefeito Cícero Almeida ter nomeado para superintendência o funcionário conhecido como José Moura.

Conselho

Nó cego 1

O senador Benedito de Lira (PP) encontrou o secretário de Articulação do governo do Estado, Rogério Teófilo, em Brasília e disparou: “O que é que você está fazendo aqui? Volte para Arapiraca, já. O seu eleitorado está lá (em Arapiraca)”.

Vice-prefeito sem gabinete e espaço com o prefeito Luciano Barbosa, o secretário Rogério Teófilo garante que ninguém vai impedi-lo de disputar a sucessão em Arapiraca. Se for assim, o processo eleitoral no segundo maior município do Estado está complicado.

Nó cego 2 Aliás, a deputada federal Célia Rocha (PTB) já admitiu esse “nó cego” em Arapiraca ao se referir à disputa familiar entre os dois irmãos – Rogério e Ricardo Teófilo, este com o apoio do prefeito Luciano Barbosa.

Dever de casa E quem deu o “nó cego” na sucessão em Arapiraca foi o prefeito Luciano Barbosa, ao convencer Ricardo Teófilo a se filiar ao PMDB e lançá-lo candidato a prefeito contra o irmão. Para a deputada Célia Rocha, a sucessão no município “é um problema de casa”.

Órgão decide renovar prioridade

O

governador Teoton i o V i l e l a Fi l h o (PSDB) comemorou ontem a renovação, pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, da prioridade de financiamento para o estaleiro Eisa Alagoas. A decisão, tomada na última quinta-feira, reabilita o Grupo Synergy a captar crédito junto às instituições financeiras para viabilizar o empreendimento. O governador participou, no Rio de Janeiro, da solenidade de entrega do navio Celso Furtado, construído pelo estaleiro Mauá, de propriedade do empresário German Efromovich. Segundo o governador, o Fundo da Marinha Mercante não apenas aprovou a renovação da autorização para o financiamento, como elogiou o projeto para

a construção do estaleiro Eisa Alagoas. Os agentes financeiros para execução do projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, devem ser o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste. “Não havia dúvida de que a autorização seria renovada”, enfatizou o governador, lembrando que a autorização tinha sido concedida há dois anos e que havia sido suspensa porque o prazo para captação dos recursos expirou. “O estaleiro Eisa é um empreendimento importante para o desenvolvimento do Estado, desde a capacitação profissional à geração de emprego e renda e a competitividade saudável do mercado”, salientou. Em seu discurso na cerimônia de entrega do

navio Celso Furtado, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval, Ariovaldo Rocha, parabenizou o governador Teotonio Vilela Filho pela vitória do Eisa Alagoas junto à Marinha Mercante. “Parabéns, governador, por mais essa etapa vencida na consolidação do estaleiro Eisa em Alagoas”, afirmou o industrial. O empresário German Efromovich, do grupo Synergy, reafirmou ontem, também durante a solenidade, que o estaleiro será instalado em Alagoas. “O estaleiro será um dos principais polos de crescimento econômico de Alagoas, gerando atração de novos investimentos, mais postos de trabalho, emprego e renda para a região”.

DECISÃO JUDICIAL

Expressas Os vereadores de Anadia que compõem a Comissão Especial de Investigação (CEI) marcaram para quarta-feira, 30, a audiência para ouvir a prefeita Sânia Tereza. O problema é que a prefeita Sânia Tereza está presa, e os vereadores terão de se deslocar até Maceió para ouvi-la numa cela. Em Anadia, a voz corrente é de que os vereadores vão cassar a prefeita. Motivos é que não faltam – a prefeita é acusada de homicídio, corrupção e formação de quadrilha. A prefeita Sânia Tereza é acusada pelo desvio de R$ 7 milhões.

Luiz Pedro consegue a liberdade

O

vereador Luiz Pedro (PMN) foi liberado ontem da Casa de Custódia da Polícia Civil. Ele foi beneficiado por um habeas corpus, em caráter de liminar, concedido pelo desembargador Orlando Manso. As informações estão no portal Ojornalweb.com.

Luiz Pedro foi preso no dia 9 de novembro. Ele estava em casa quando foi comunicado do mandado de prisão que fora expedido pelo juiz João Dirceu, da 8ª Vara Criminal da capital, a pedido do promotor de Justiça Marcos Mousinho. A acusação é de suposta

ameaça de morte feita contra Sebastião dos Santos, pai do pedreiro Carlos Roberto Rocha Santos, morto em 2004, crime do qual o vereador é réu. Em 2008, Luiz Pedro estave preso por este crime e, mesmo assim, conseguiu se eleger para uma vaga na Câmara Municipal de Maceió.

Em Maceió, retardatários têm nova chance hoje

O

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está dando, hoje, a última chance para os eleitores de Maceió, nascidos nos meses de abril, maio e junho que não fizeram seu recadastramento biométrico. Todos os postos de atendimento da cidade estarão funcionando, das 8 às 17 horas, e atenderão estes eleitores que perderam o prazo. A Justiça Eleitoral alagoana ressalta que o prazo para o recadastramento biométrico em Maceió se encerra no dia 16 de dezembro e não há previsão de prorrogação. Os eleitores que não participarem da revisão terão seus títulos eleitorais cancelados, o que gera uma série de transtornos, como a suspensão do CPF e do pagamento de benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família e o Bolsa Escola. A participação em concursos e a nomeação em cargos públicos também não serão efetivadas sem o título. Para se recadastrar, é preciso levar o título eleitoral, documento original com foto e um comprovante de residência dos últimos três meses, originais e cópias. Para agendar eletronicamente o seu recadastramento biométrico, o eleitor deve acessar o site do TRE de Alagoas - www.tre-al.jus.br - e clicar no link Agendamento Eletrônico, que fica do lado esquerdo da página inicial.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A4

Nacional

www.ojornalweb.com nacional@ojornal-al.com.br

Mulheres denunciam agressão Em 10 meses, central de atendimento recebeu mais de meio milhão de ligações de vítimas de violência

B

RASÍLIA - De janeiro a outubro deste ano, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 530.542 ligações de mulheres que sofrem situação de violência. O dado foi divulgado ontem pela Secretaria de Políticas para as Mulheres,

que anunciou a ampliação do serviço a brasileiras que estejam em Portugal, na Espanha e na Itália. Segundo a secretaria, de abril de 2006 a outubro de 2011, a central de atendimento registrou mais de 2 milhões de atendimentos no

país. Até outubro deste ano, foram 530.542 ligações. A maior parte tem entre 20 e 40 anos e convive com o agressor por dez anos ou mais – 74% dos crimes são cometidos por homens com quem a vítimas possuem vínculos afetivos e

sexuais. Além disso, 66% dos filhos presenciam a violência e 20% sofrem violência junto com a mãe. Em números absolutos, o estado de São Paulo é o líder de atendimentos, com um terço das ligações, seguido pela Bahia (53.850) e Rio de

Janeiro (44.345). Quando levada em consideração a população feminina por estado a cada 100 mil mulheres, o Distrito Federal ocupa o primeiro lugar, com 792 atendimentos. Em segundo lugar está o Pará (767), seguido da Bahia (754).

Governo leva serviço de denúncia ao exterior A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 será ampliada para mulheres em situação de risco na Espanha, em Portugal e na Itália. A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, lançou o serviço ontem, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. As brasileiras que estejam na Espanha, em Portugal e na Itália podem ligar a cobrar de qualquer aparelho telefônico para o Ligue 180 internacional. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, com atendimento em português. A secretaria, com apoio dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, vai distribuir folhetos informativos

MUTIRÃO CARCERÁRIO

em aeroportos, consulados e embaixadas, postos da Polícia Federal e entidades da sociedade civil que atuam na área. Para ligações feitas na Espanha, é preciso discar 900 990 055, escolher a opção 3 e digitar o número 61-3799.0180. E m Po r t u g a l , l i g a r 8 0 0 800 550, opção 3, número 61-3799.0180. Na Itália, discar 800 172 211, opção 3, número 61-3799.0180. Com o tema “Quem ama ajuda”, a campanha que será divulgada em cadeia de TV e rádio . A ministra Iriny Lopes disse que a ampliação do serviço de atendimento será iniciado nesses três países porque são os locais onde há maior concentração de brasileiras

residentes. Ela afirmou que, fora do Brasil, as “mulheres se sentem mais desamparadas, longe de suas famílias, com as barreiras da língua, dos costumes e precisam que o Estado brasileiro lhes dê o atendimento necessário”. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o Estado “tem obrigação de estender proteção aos brasileiros que estão lá fora, que são cidadãos, são eleitores e devem contar com a assistência do governo”. Barreto disse que a Polícia Federal irá investigar todos os casos relatados, mas que o primeiro passo é retirar as mulheres da situação de risco.

CRIME EM MOTEL

CNJ contabiliza a liberdade de 21mil Estudante é condenada a 15 anos

B

RASÍLIA - Balanço do mutirão carcerário feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre janeiro de 2010 e novembro de 2011, revela a libertação de 21 mil pessoas que estavam detidas ilegalmente em presídios, cadeias públicas e delegacias. Entre 2010 e 2011, o CNJ revisou 279 mil processos criminais em 24 Estados e no Distrito Federal. Além das libertações, foram concedidos 41,1 mil benefícios, como a progressão de pena, que não eram garantidos nas execuções penais. “Eu não conheço que

exista coisa semelhante e análoga no mundo”, disse o presidente do CNJ, Cezar Peluso, ao relatar a manutenção de pessoas com penas provisórias vencidas ou tempo de condenação já cumprido. Segundo Peluso, medidas de ressocialização dos presos como a capacitação para o trabalho e a escolarização, previstas em lei, são exceções nos presídios brasileiros. Apenas 14% dos detentos têm acesso a alguma atividade de trabalho e 8% a estudo. Atualmente, são realizados mutirões em São Paulo (até agora 60,5 mil processos

analisados), Rio de Janeiro (13,9 mil processos) e na Bahia (pouco mais de 7 mil). O Brasil contabiliza cerca de 475 mil detentos. Desse total, 43% são provisórios. O déficit estimado de vagas é de 147 mil.

41,1 mil Este é o total de benefícios que foram concedidos nos mutirões

EM 7 ESTADOS

PF faz operação contra desvio de verbas do Dnit

A

Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria-Geral da União, desencadeou ontem a Operação Anjos do Asfalto, que investiga o desvio de verbas públicas federais no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Rondônia e no Acre. Ao todo, foram expedidos pela Justiça Federal 27 mandados de busca e apreensão em sete estados: Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Acre, e também no Distrito Federal. A operação mobilizou mais de 160 policiais federais e 20 analistas da CGU. A Polícia Federal estima que os recursos públicos federais desviados ultrapassem a cifra de R$ 30 milhões.

R

IO DE JANEIRO - Após 12 horas de julgamento, a estudante Verônica Verone de Paiva, 18, foi condenada a 15 anos de prisão pela morte do empresário Fábio Gabriel Rodrigues, 33, em um motel em Niterói (região metropolitana do Rio). O crime ocorreu dia 14 de maio deste ano. A estudante foi condenada por homicídio triplamente qualificado - por motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A decisão, anunciada por volta da 1h de ontem, também determina que a estudante deverá cumprir a pena inicialmente em regime fechado. De acordo com o Ministério Público, a estudante agiu com intenção de matar. Ela teria dado tranquilizantes e antidepressivos a Rodrigues, que já havia ingerido grande quantidade de

Verônica pegou 15 anos por matar empresário de 33 anos em motel do Rio

bebida alcoólica. Após deixá-lo incons-

ciente, Paiva teria enforcado o empresário com uma cinta.

ATÉ R$ 30 MIL

PMs extorquiam traficantes no Rio

R

IO DE JANEIRO - A operação Martelo de Ferro prendeu nesta sexta-feira traficantes de drogas e PMs suspeitos de crimes no Estado do Rio. Em interceptações telefônicas obtidas com autorização judicial, policiais federais flagraram PMs que respondiam a processos na Vara Criminal de São Gonçalo extorquindo dinheiro de traficantes, sequestrando parentes de criminosos e até ordenando a prática de assassinatos. Dependendo da posição ocupada pelo traficante na

hierarquia da quadrilha, o valor cobrado de resgate para libertá-lo variava de R$ 500 a R$ 30 mil. A operação contou com 330 policiais federais e 90 policiais militares. Dos 46 mandados de prisão a serem cumpridos, 31 eram de pessoas que já estavam presas. Até o fechamento desta edição, cinco haviam sido presos ontem dois acusados de tráfico, uma advogada e dois policiais militares. Um dos envolvidos está morto e os outros nove estavam foragidos. No total, 22 PMs tinham

contra eles mandados de prisão. Todos são do 7º Batalhão da PM, em São Gonçalo. A investigação durou um ano e meio e, durante este período, policiais flagraram negociações para a vinda de drogas intermediadas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), em Ribeirão Preto (interior de SP), para o Rio, para o Comando Vermelho. A operação foi batizada de Martelo de Ferro em homenagem à juíza Patrícia Acioli, que atuava na região de São Gonçalo e foi assassinada em agosto.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A5

Internacional

www.ojornalweb.com internacional@ojornal-al.com.br

MÉXICO

Calderón é denunciado ao TPI Ativistas dos direitos humanos acusam presidente de ser omisso com ataques e assassinato de civis

C

IDADE DO MÉXICO - Ativistas mexicanos em direitos humanos querem que o Tribunal Penal Internacional ( TPI) investigue o presidente Felipe Calderón, autoridades do alto escalão e o traficante de drogas mais procurado do país, acusando-os de permitir que seus subordinados matem, torturem e sequestrem civis. Netzai Sandoval, advogado mexicano especializado em direitos humanos, entrou com uma ação no TPI em Haia ontem, solicitando

uma investigação sobre a morte de centenas de civis sob as mãos dos militares e dos traficantes de drogas no México, onde mais de 45 mil pessoas morreram em decorrência da violência associada às drogas desde 2006. “A violência no México é maior do que a no Afeganistão e na Colômbia”, afirmou Sandoval. “Queremos que o procurador nos diga se foram cometidos crimes de guerra e crimes contra a humanidade no México, e se o presidente e outras autoridades são responsáveis.” Assinada por 23 mil cidadãos mexicanos, a petição cita o chefão do cartel de drogas Sinaloa, Joaquin “El Chapo” Guzman, cujo prêmio por sua cabeça é de

US$ 5 milhões, o ministro da Segurança Pública Genaro Garcia Luna e os comandantes do Exército e da Marinha do México. Os advogados pediram que o TPI, a primeira corte mundial para crimes de guerra, abra uma investigação formal sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade no México. Uma decisão dos promotores do TPI de abrir ou não um inquérito pode levar meses ou até anos, afirmam especialistas em direito. O TPI já investigou crimes como genocídio, homicídio, alistamento de crianças para atuarem como soldados e estupro, em sua maioria, na África. O governo mexicano negou as acusações e disse

que o policiamento não pode constituir um crime internacional.

"A violência no México é maior do que as do Afeganistão e da Colômbia" NETZAI SANDOVAL Especialista em direitos humanos ao ingressar com ação no TPI

“Em nosso país, a sociedade não é vítima de um governo autoritário ou de

abusos sistemático pelas forças armadas”, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado em outubro, quando a petição se tornou pública. “No México, há o Estado de direito no qual o crime e a impunidade são combatidos sem exceção”, afirmou o comunicado. Apenas na quinta-feira foram encontrados 26 corpos na região de Guadalajara - a segunda maior cidade do país. As ONGs mexicanas denunciam assassinatos, torturas, mutilações e ataques contra civis. A ação contra Calderón e traficantes em geral envolve os grupos Associação de Advogados Democráticos e o Centro

de Direitos Humanos Pró-Juárez. A região de Juárez, no México, é conhecida pelos casos de desaparecimento e assassinatos de mulheres. Na quinta, o secretário-geral do governo de Jalisco, Fernando Guzman Perez Pelaez, disse que as 26 vítimas encontradas mortas em Guadalajara tinha entre 25 e 35 anos de idade. Os corpos estavam dentro de três vans na cidade e alguns estavam de mãos atadas. Pelaez disse que as mortes têm ligação com grupos criminosos, que as investigações ainda estavam em curso. No México, dez cartéis de narcotráfico, tráfico de armas e de pessoas disputam espaço para ampliar poderes.

MUNDO ÁRABE

Síria ignora ultimato dado pela Liga Árabe

D

AMASCO - A Liga Arábe afirmou nesta sexta-feira que venceu o prazo dado à Síria para que permitisse a entrada de centenas de observadores no país. Na quinta-feira, o grupo tinha dado 24 horas para que o regime sírio aceitasse a missão observadora como forma de evitar sanções econômicas. De acordo com o vice-secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Bem Heli, representares do 22 países do grupo vão se reunir neste sábado para decidir sobre as sanções, que podem incluir o congelamento de bens e transações financeiras. A decisão de dar o ultimato à Síria foi tomada durante um encontro da Liga Árabe na capital do Egito, Cairo. Damasco havia aceitado a missão observadora sob algumas condições como reduzir o número de enviados de 500 para 40. As mudanças foram negadas pela Liga Árabe que deu agora um novo ultimato. O papel dos observadores seria supervisionar a implementação do plano de paz, acordado entre a Síria e a Liga Árabe no início do mês, que

prevê que o governo pare de atacar manifestantes, retire militares de áreas de tensão e comece as negociações com a oposição. A Turquia, ex-aliada do governo sírio, disse que Assad faria uma demonstração de boa vontade ao permitir a entrada dos observadores. Antes de o prazo vencer, o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, afirmou que a proposta era a “última oportunidade” para Damasco sair da crise. “A proposta da Liga Árabe é tanto uma última como uma nova oportunidade para a Síria. Se (as autoridades sírias) não demonstrarem boa vontade e não assinarem o protocolo, a Turquia atuará junto à Liga Árabe”, apontou o ministro. “É triste ver o derramamento de sangue. Queremos o fim do sofrimento do povo.” De acordo com testemunhas, a sexta-feira foi de violência na Síria. Forças de segurança atiraram contra manifestantes que deixavam mesquitas após as orações. Também foram registradas manifestações em Idlib, na fronteira com a Turquia.

ONU expressa alarme com tortura de civis A ONU voltou a manifestar alarme ontem com os consistentes relatos de execuções e torturas de civis na Síria, inclusive menores de idade, além do assassinato de manifestantes em protestos pró-democracia. O Comitê da ONU Contra a Tortura citou “ataques abundantes ou sistemáticos contra a população civil, incluindo o assassinato de manifestantes pacíficos” e a perseguição a ativistas. O comunicado foi divulgado antes da apresentação, prevista para segunda-feira, de um importante relatório preparado por uma comissão de inquérito patrocinada pela ONU, sob o comando do brasileiro Paulo Sérgio

Pinheiro, que investigou acusações de que forças sírias estariam cometendo crimes contra a humanidade. O comitê antitortura da ONU disse que os relatos de torturas e mutilações em menores de idade detidos são particularmente preocupantes, e que as autoridades sírias têm gozado de total impunidade ao cometerem violações “flagrantes e disseminadas” contra os direitos humanos. A comissão, formada por dez especialistas independentes, pediu ao governo do presidente Bashar al Assad que apresente até 9 de março um relatório sobre as medidas tomadas para conter os abusos.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A6

Opinião

www.ojornalweb.com opiniao@ojornal-al.com.br Frase do dia

O Dia D Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção Antonio Rezende José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Luciano Góes lucianogoes@ojornal-al.com.br Diretor Comercial Felipe Calheiros felipecalheiros@ojornal-al.com.br Diretor Adm.-Financeiro Francisco Diniz franciscodiniz@ojornal-al.com.br Diretor Jurídico Átila Machado atilamachado@ojornal-al.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

N

este sábado, CRB e ASA estão bem perto de escrever páginas heroicas em suas histórias. Serão dois jogos no mesmo horário e que vão mexer com duas das três maiores torcidas de Alagoas, dando uma projeção nacional ao Estado. No Trapichão, o Galo pode dar um passo em direção a um título inédito no futebol alagoano, o de campeão brasileiro da Série C. E, em Arapiraca, o Fantasma pode garantir sua permanência na Série B, dependendo apenas de si mesmo, fazendo, assim, mais uma temporada entre os times do segundo escalão nacional. O CRB já garantiu essa permanência. Ao fazer uma campanha irrepreensível e de superação particular, o Regatas mostrou que o profissionalismo é um diferencial. Contratou bons jogadores, pagou em dia, melhorou o departamento médico e passou a cobrar disciplina, tanto da diretoria quanto do plantel. Resultados positivos começaram a aparecer aos montes, e com duas rodadas de antecedência o time já estava classificado para voltar à Segundona, onde passou 15 anos seguidos – um

recorde. Sem esquecer dos estádios lotados. E foi o amadorismo que deixou o Alvinegro brigando para não cair. O time fez uma campanha inquestionável na primeira fase, chegando até a ficar na quinta colocação, sendo dono, até então, de uma marca recorde ao não perder em casa. No entanto, a venda de Didira para o desgastado Atlético Mineiro e as derrotas para o Duque de Caxias e Salgueiro (já rebaixados) enfraqueceram o time. A equipe começou a despencar e se vê agora perto da queda e, ao mesmo tempo, perto da permanência. No final do dia poderemos assistir ao mesmo tempo duas festas ou amargar a dor de duas tristezas. Mesmo que não consigam os objetivos, CRB e ASA já conquistaram vitórias em suas imagens, pois são as duas torcidas que mais crescem em Alagoas, pois acertam na estratégia de permanecer entre os melhores do futebol brasileiro, alavancando a visibilidade e lucrando dentro e fora de campo. O “Super Sábado” tem tudo para virar um dia inesquecível nos campos do futebol alagoano.

Charge

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

“Não vamos permitir que se exporte emprego para fora. Nosso compromisso é com a grandeza do nosso País, e, para um país ser grande, seu povo tem que ter acesso ao emprego”. PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, durante solenidade de entrega do primeiro navio construído totalmente no Brasil

Os feriados de novembro Jair Pimentel Jornalista e escritor

N

o meu tempo de ginásio (adolescência) o mês de novembro era muito aguardado, por ter quatro feriados: os dois primeiros dias (Todos os Santos e Finados), 15 (Proclamação da República) e 19 (Dia da Bandeira). Cortaram dois, e mesmo assim continuou sendo esperado por todos, principalmente quando cai numa segunda ou sexta-feira, para prolongar o final de semana. Na verdade o Brasil ainda é um dos países que mais possuem feriados no mundo. Como tinha dois dias juntos sem aulas, fazia minha mala e pegava o trem na Estação Central para percorrer mais de três horas de viagem prazerosa até Viçosa ou Paulo Jacinto(escolhia o destino dias antes). Eram minhas paradas obrigatórias em feriados e férias. Quando escolhia a preferida para os dias santificados, deixava a outra para os feriados cívicos, geralmente com bailes no clube. Até a visita ao cemitério era uma atração a parte para a juventude que paquerava, assistia as rezadeiras e cantoras de "benditos" na capela e ainda rezava no túmulo de parentes. O trem era o meio de transporte mais seguro e também com a passagem mais barata. Apesar da demora, a viagem era fascinante diante da paisagem com verde por todos os lados, a lagoa Mundaú, o rio Paraíba, as cidades, vilas, povoados, usinas de açúcar, a paquera em cada estação, o vagão-restaurante sempre com cerveja geladíssima e a emoção da chegada na estação, com a namorada esperando. Mas o mês de novembro depois dos feriados era de expectativa para as provas finais no ginásio ou colégio (ginasial e científico), que geralmente começava no início de dezembro. Se a nota fosse abaixo

Arlene Miranda Jornalista e escritora, membro da Academia Maceioense de Letras

É

San

Datas & Fatos Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

de 5, tinha que ir para segunda época (recuperação atualmente), o que significava sacrifício, castigo e perda de muitos dias das férias. Era só se esforçar mais, estudando muito para conseguir dar esse prazer aos pais. A maioria dos feriados era religioso. Começava na Semana Santa, logo na quinta-feira, prosseguindo no dia de Corpus Christi, Ascensão de Nossa Senhora (15 de agosto), padroeira de Maceió (27 de agosto), padroeira do Brasil (12 de outubro), Todos os Santos (1 de novembro), Finados (2 de novembro) e mais a Imaculada Conceição e Natal, em dezembro, que permanecem. Para quem viveu a juventude na década de 1960, época "da paz e amor", tudo era motivo de festas. Contava-se os dias para chegar um feriado ou as férias escolares. Tínhamos férias em julho, dezembro, janeiro e fevereiro. Hoje é só alguns dias de junho e julho, dezembro e janeiro. A proximidade do Natal também era de expectativa para receber os presentes e as novas roupas para as festas. A mesada também aumentava. Mas tudo isso, se tivesse se saído bem nas provas finais.

Excesso de liberdade

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.ojornalweb.com Rodovia AL-101 Norte, Km 6, 3600 Jacarecica - Maceió/AL CEP: 57038-800 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Para quem viveu a juventude na década de 1960, época "da paz e amor", tudo era motivo de festas

Uma viagem Real Em 26 de novembro de 1807 iniciou-se a viagem do príncipe regente Dom João e sua corte em direção ao Brasil. Outros 12 mil portugueses abandonaram seu país em direção ao solo brasileiro. É criado o Reino Unido de Portugal, Algarves e Brasil, que culminaria anos mais tarde na independência brasileira. 1504 - Morre Isabel I, rainha da Espanha. 1807 - A corte portuguesa decide transferir-se para o Brasil fugindo da invasão francesa que ameaçava Lisboa. 1845 - Curitiba é elevada a capital da província do Paraná. 1907 - O Coronel Gustavo Lima ataca Lavras, no Ceará, e derruba seu irmão Honório. 1910 - Acaba a Revolta da Chibata. Os marinheiros entregam a esquadra. 1924 - É proclamada a República Popular da Mongólia. O país, que fica na Ásia Central, é herdeiro do Império Mongol. 1930 - Getúlio Vargas define Lindolfo Collor como o primeiro responsável pelo Ministério do Trabalho. 1931 - Nasce o argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz em 1980. 1934 - Começa a funcionar no Rio Grande do Sul a primeira refinaria brasileira de petróleo, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo. 1939 - Nasce Tina Turner, cantora norte-americana. 1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos exigem que o Japão deixe o território chinês.

1942 - Estréia no Hollywood Theather de Nova York o filme Casablanca. 1945 - Em Nova York, ocorre um encontro histórico de músicos de jazz, reunindo, entre outros, Miles Davis e Max Roach. 1948 - Em Dublin, o Parlamento decide proclamar a independência total da Irlanda. 1950 - A China ingressa na Guerra da Coréia, lançando uma ofensiva contra soldados dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Nações Unidas. 1963 - Na Coréia do Sul, ocorrem eleições legislativas após 28 meses de governo militar. 1964 - O governador de Goiás, Mauro Borges, é destituído do cargo. 1974 - O México rompe relações diplomáticas com o Chile. 1979 - O Comitê Olímpico Internacional readmite a China na entidade, depois de 21 anos de ausência. 1985 - Ocorre a eleição presidencial em Honduras, com vitória do candidato liberal José Azcona. 1993 - A Bélgica tem a primeira greve geral em quase meio século. Ocorrem paralisações na indústria e nos transportes, obrigando o governo a negociar com os sindicatos. 1993 - O ator Grande Otelo, um dos maiores talentos artísticos do Brasil, morre aos 78 anos, vítima de parada cardíaca. 1997 - Na votação da reforma administrativa, o governo brasileiro consegue a aprovação da demissão de servidores públicos estáveis por excessos de gastos.

e preocupante constatar o excesso de liberdade dado aos jovens atualmente. Essa liberdade em excesso tem contribuído para que a vida sexual dos mesmos inicie prematuramente. Pensando nisso, eu me pergunto: por que os pais não conseguem estabelecer regras e valores morais dentro de casa, impondo sua autoridade de educadores e responsáveis pelos filhos, deixando adolescentes frequentarem as baladas perigosas, onde o sexo é praticado e a droga corre solta? É devido a esse excesso de liberdade que os jovens começam a experimentar as primeiras sensações de prazer. É comum ver-se meninas de até dez anos expostas a esses perigos, dos quais pode advir uma gravidez prematura. Uma adolescente não tem responsabilidade suficiente para assumir uma criança, nem tampouco possui o corpo formado, desenvolvido e preparado para conceber, enfrentando o perigo de ter problemas no parto. Sem falar nas grandes mudanças em sua vida e do pai da criança, uma vez que ambos não estão preparados para isso, necessitando do apoio moral e financeiro de suas famílias, o que nem sempre acontece. Além da menina-mãe ter de conviver com o fato do namorado não querer - ou não poder - assumir o filho, ela passa pelo constrangimento de ficar exposta aos olhos e comentários das pessoas, sendo, em muitos casos, expulsa de casa e até espancada pelos pais, colocando em risco a saúde de bebê. E assim é obrigada a largar os estudos, tendo que assumir grandes responsabilidades, deixando de usufruir das coisas boas, na melhor fase de sua vida que é a adolescência. O excesso de liberdade leva muitos jovens, hoje em dia, a darem importância às coisas materiais, tornando-se fúteis e medíocres, só pensando em roupas de grife, celulares da moda, carros, baladas,

Leva muitos jovens, hoje em dia, a darem importância às coisas materiais, tornando-se fúteis e medíocres etc., torcendo o nariz para a cultura, que consideram coisa de “babaca”. Passam, assim, a exibir total falta de valores universais, como respeito ao próximo, humildade, consciência social, hostilizando os mais velhos. É estarrecedor ver jovens “moderninhos” que só querem exibir riqueza, humilhar os que não têm as mesmas condições que eles, desrespeitando os pais e os mais velhos que, pra eles, não passam de seres ultrapassados. Seus valores na vida estão totalmente invertidos. No futuro, esses jovens serão pessoas sem título, parecendo ter perdido a identidade, sonhando ser os Justin Bieber da vida. O excesso de liberdade na TV talvez concorra, e muito, para este quadro atual. É certo que o ser humano também é fruto de sua herança genética, porém o fator que mais influencia o seu comportamento é a educação que recebe, seja dos pais, seja da escola, seja do ambiente em que vive. A educação, formal ou informal, tem o poder de induzir as pessoas a se tornarem honestas ou desonestas, decentes ou indecentes, fiéis ou infiéis. Portanto, a conduta humana, fortemente influenciada, nos dias de hoje, pelos veículos de comunicação, é o resultado negativo ou positivo, social e econômico de um país. Vamos torcer para que este quadro mude muito em breve.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A7

Economia

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

PERSPECTIVA DE CONSUMO

NE mais disposto a gastar Pesquisa revela que 28% dos brasileiros pretendem comprar mais no Natal, sendo 33% de nordestinos exato um mês do Natal, os comerciantes já estão otimistas para uma boa temporada de vendas. E não são apenas eles que mostram segurança. Segundo pesquisa realizada pela organização Deloitte, 67% dos brasileiros estão dispostos a manter ou até ampliar os gastos para o Natal, se comparado ao ano de 2010. Estabilidade no trabalho e melhor condição financeira são os principais motivos. Das 1.068 pessoas que participaram da pesquisa no mês de outubro, 27% eram nordestinos. A região

Nordeste teve o maior índice de consumidores dispostos a elevar os gastos neste fim de ano (33%), seguido de perto da região Centro Oeste (32%). As Regiões Sudeste, Sul e Norte ficaram com índices mais baixos, respectivamente, com 22%, 25% e 28%. A margem de erro é de 4%. A segurança econômica dos brasileiros também ficou evidente na pesquisa. 56% dos entrevistados afirmaram acreditar que estão melhor financeiramente do que em 2010, enquanto que 30% disseram permanecer na mesma situação. “Considerando que o brasileiro é essencialmente otimista e gosta de comemorar o Natal, teremos uma maior intenção de compras neste fim de ano”, comenta Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte. A vontade de presen-

PLANO DE SAÚDE

PESQUISA

Regulamentada lei sobre aposentados

Construção civil fica estagnada Confiança do consumidor aumenta

A

A

A

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem no Diário Oficial da União resolução que regulamenta a lei que trata dos planos de saúde e assegura aos desempregados (demitidos ou exonerados sem justa causa) e aposentados a manutenção temporária de assistência, oferecida pelo empregador. O direito ao benefício é assegurado aos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999, desde que assumam o pagamento integral do plano de saúde. O período de manutenção será de 1/3 do tempo de permanência em que o assegurado tenha contribuído com o plano. No caso dos aposentados, o vínculo empregatício deverá ser no mínimo de 10 anos, e o benefício também depende de pagamento integral do plano, após a aposentadoria. O benefício será extinto no caso de novo emprego e pelo cancelamento do plano pelo empregador concedido aos empregados ativos e ex-empregados. A regulamentação entrará em vigor 90 dias após a publicação.

confiança do consumidor subiu 3,3% de outubro para novembro de 2011, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) divulgado ontem subiu de 115,2 para 119 pontos. O quesito que mede o otimismo com relação à evolução da situação econômica nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para o bom resultado do índice, composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor.

PARCELA A parcela de consumidores que preveem melhora aumentou de 24,3% para 26,3%; a dos que esperam piora caiu de 25,6% para 18,5%. Ainda assim, o nível do indicador está abaixo da média histórica. Ap ó s t r ê s m e s e s e m queda, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 5,2% (de 132,4 para 139,3 pontos). Já o Índice de Expectativas aumentou em 2% (de 106,2 para 108,3 pontos), nível ligeiramente superior à média histórica de 107,7 pontos.

tear alguém ainda é o que mais leva os brasileiros às lojas. Entre as prioridades de compras para o Natal, 30% dos entrevistados afirmaram que serão os presentes, especialmente para os filhos. Os cinco grupos de produtos mais votados pelos entrevistados foram: roupas, sapatos, cosméticos, aparelhos eletrônicos e brinquedos. Na análise por regiões, a maior procura por presentes deve vir do Sul do País, onde 37% responderam que essa é a prioridade. Esse tipo de produto também é o mais citado entre os consumidores do Sudeste (33%). No Nordeste, a preferência (24%) é para melhorias da casa, enquanto no Norte a previsão é de um maior gasto com vestuário (24%) e no Centro Oeste, com viagens e passeios (18%).

Os consumidores alagoanos também demonstram uma intenção maior para ir às compras neste período natalino

CNI

A

construção civil permaneceu estagnada no País em outubro e o nível de atividade no setor ficou abaixo do usual para o período pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com sondagem divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala de zero a 100 pontos, na qual valores acima de 50 pontos indicam crescimento em relação ao mês imediatamente anterior, o indicador de produção em outubro registrou 50,3 pontos, sinalizando que a atividade na construção civil ficou praticamente estável no mês. “Ao se comparar o ritmo da atividade da construção em 2011 com 2010, houve significativa desaceleração por causa, em boa parte, do forte desempenho no ano passado”, avaliou em nota o economista da CNI, Danilo Garcia. Quando comparada ao ritmo considerado normal pelos empresários do setor em meses de outubro, o índice ficou em 48,5 pontos. “O setor de construção não está imune aos efeitos do cenário econômico mundial adverso, embora tenha sentido menos impactos do que a indústria de transformação”, acrescen-

De acordo com a CNI, a atividade do setor ficou abaixo do usual para o mês

tou Garcia. Ainda assim, os executivos esperam uma expansão de seus negócios nos próximos seis meses, embora otimismo não seja tão disseminado quanto era no começo de 2011. O indicador que mede

as perspectivas para o nível de atividade ficou em 56,1 pontos este mês (61,9 pontos em janeiro) e o de novos empreendimentos e serviços ficou em 57,2 pontos (62,8 pontos no primeiro mês do ano).

DÓLAR EM ALTA

Dívida pública deve registrar queda

C

om a alta do dólar, a dívida líquida do setor público deve cair neste mês. A estimava do Banco Central (BC) é que a relação entre a dívida e tudo o que o País produz – Produto Interno Bruto (PIB) – caia dos 38,2%, registrados em outubro, para 36,8%, em novembro. “Tivemos uma alta no mês que deve retornar novamente em novembro”, disse do chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. As alterações desse indi-

cador do setor público ocorrem devido às oscilações do dólar. Quando a cotação da moeda norte-americana sobe, a dívida cai. Isso acontece porque no cálculo da dívida pública estão incluídos os ativos, em grande parte remunerados em dólar (reservas internacionais). Se a previsão do BC para este mês se confirmar, será o menor patamar da dívida em relação ao PIB da série histórica, iniciada em 2001. A dívida líquida do setor

público é um balanço de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais e das empresas estatais. Outro indicador fiscal divulgado pelo BC é a dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), muito utilizado para fazer comparações com outros países. Em outubro, a dívida bruta do governo geral chegou a R$ 2,226 trilhões, o que correspondeu a 55,4% do PIB no mês.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A8

Economia

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

PROMEF

PapelMoeda Marco Aurélio Mello marcoaurelio@ojornal-al.com.br

Improviso melhorado

A

ação foi comemorada até em redes sociais pelos organizadores da ação, afinal a operação para recepcionar os primeiros cruzeiristas, como chamam os turistas que viajam de navio, aconteceu do jeito que foi planejado nesta quinta-feira. No Porto de Maceió foi montada uma estrutura para agradar os visitantes e criar uma boa primeira impressão. Na falta de um terminal de passageiros, uma tenda climatizada, artesanato, atividades culturais, entre outros serviços. E os visitantes que desembarcaram do navio Celebration devem, sim, ter levado uma boa imagem de Alagoas. Belas praias, povo hospitaleiro, serviços com razoável qualidade. Nas poucas horas que ficaram em solo, puderam conhecer um pouco de tudo isso. Puderam conhecer os encantos da capital alagoana e, para quem se dispôs, as belezas irresistíveis das praias mais próximas, como francês e até o Gunga. Os organizadores da recepção realmente se engajaram e surpreenderam, mas o fato é que começou mais uma temporada de transatlânticos a cortar o litoral alagoano e no Porto, o improviso continua sendo a tônica. Não por culpa de quem está à frente dos órgãos envolvidos na operação receber bem os cruzeiristas, mas por falta de uma política de governo, que tenha a construção do tão esperado Terminal de Passageiros como prioridade. O trade espera o equipamento não é de hoje. A espera acontece há pelo menos 10 anos. No próprio porto, um projeto foi iniciado, em paralelo ao novo cais de contêineres e só. Agora, fala-se que o terminal vai sair sim do papel, mas só depois, porque a prioridade do governo federal é para com as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Maceió, então só seria beneficiada, se for escolhida como sub-sede do mundial. Aí, sim, o velho projeto ganharia importância com a possibilidade de liberação mais rápida dos recursos necessários à construção. Mas, sinceramente, independente desse fato, bem que poderia haver uma mobilização pelo terminal, já que as projeções são de amplo crescimento neste segmento turístico, ou seja, mais e mais pessoas estão dispostas a realizar o sonho de uma viagem de navio. E com o crescimento do poder aquisitivo, as empresas de viagens já sentem uma demanda maior. Não recepcionar de forma adequada esse visitante e perder negócios, perder dinheiro. Mas, enquanto os governos dizem que estão se mobilizando para mudar a recepção aos cruzeiristas, no Porto, continuamos com o improviso, melhorado, mas ainda improviso.

Câmbio

Apesar de encerrar o pregão de ontem em queda, a moeda americana acumulou alta na semana. Conforme o gráfico, o dólar registrou oscilações no período. Ontem, a moeda recuou 0,3% e fechou cotada a R$ 1,8864 para a venda. Na semana, o dólar acumula alta de 5,8%. No mês, a valorização chega a 10,8% e, no ano, atinge 13,23%.

Novas turmas O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop-AL) formou ontem mais duas turmas do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas de Alagoas. Cerca de 35 alunos dos municípios de Satuba e Coruripe apresentaram os projetos finais que destacavam a difusão do cooperativismo, promoção social e preservação do meio ambiente.

Falta de capacitação Os casos de acidentes de trabalho são cada vez mais comuns no País. Em 30% dos casos, profissionais sofrem ferimentos no punho ou nas mãos, segundo o INSS. Muitos casos ocorrem na construção civil e na indústria.

Dilma entrega navio totalmente nacional

Fotos: Agência Petrobras

O Celso Furtado é um navio-tanque com capacidade para transportar 56 milhões de litros

A

presidenta Dilma Rousseff voltou a dizer, no início da tarde de ontem, no Rio de Janeiro, que o Brasil não vai exportar empregos. “Estamos conseguindo garantir emprego e não vamos permitir que se exporte emprego para fora. Não vamos permitir porque nosso compromisso é com a grandeza do nosso País e, para um país ser grande, seu povo tem que ter acesso ao emprego”. A declaração foi feita a um grupo de trabalhadores da indústria naval, na cerimônia de entrega do primeiro navio construído no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Petrobras. “Esta cerimônia faz parte de uma luta, que vocês ajudaram muito a travar, mesmo antes de estarem empregados no estaleiro ou antes de estarem sendo beneficiados pelo fato de, no Brasil, termos emprego”, disse Dilma Rousseff, que fez questão de lembrar a crise que a indústria naval brasileira enfrentou ao longo de décadas. “Quando o presidente Lula chegou ao governo, a indústria naval estava paralisada”. O navio Celso Furtado, entregue nesta sexta à Transpetro, subsidiária da Petrobras do setor de logística, é um dos 49 previstos no Promef, criado pela estatal para impulsionar a indústria naval brasileira. “No Brasil, muita gente dizia que dava para crescer, mas que poucos ficariam ricos. [Celso] Furtado disse que crescimento era uma coisa e desenvolvimento era outra,

Durante a solenidade, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou o compromisso com a geração de empregos no País

Com 183 metros, o navio Celso Furtado é a primeira embarcação de uma série de encomendas feitas pela Transpetro

que o País só se desenvolvia se o povo crescesse junto”, disse a presidenta, citando o economista e imortal Celso Furtado, cujo nome foi escolhido para batizar o navio. O Celso Furtado é um navio-tanque com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, como gasolina e óleo diesel.

PROGRAMA O Promef é o principal instrumento da modernização e ampliação da indústria naval brasileira. Três estaleiros já foram construídos para atender à demanda atual e à expectativa de crescimento do setor: o Rio Tietê, em São Paulo, e Atlântico Sul e STX-Promar, em Pernambuco. O programa também é responsável pela retomada

do mercado de trabalho do setor. Na virada do século, os poucos estaleiros nacionais que resistiram à crise empregavam pouco mais de 2 mil pessoas. Atualmente, empregam quase 60 mil pessoas Do total de embarcações projetadas, 41 foram encomendadas, envolvendo investimentos de R$ 9,6 bilhões. Oito navios ainda estão em processo de licitação.

DESACELERAÇÃO

Excesso deverá ser evitado O

presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou ontem que a economia brasileira está em processo de moderação. Segundo ele, esse processo foi gerado de forma deliberada pelo governo, dado que

o Produto Interno Bruto (PIB) vinha em forte expansão no final de 2010, quando atingia a velocidade de 7,5%, e passou para um ritmo entre 4,5% e 5% neste ano. Embora tenha ressaltado que a crise internacional preocupa o governo, ele reiterou que as autoridades da admi-

nistração federal vão tomar medidas, caso elas sejam necessárias, para evitar qualquer “excessiva” desaceleração do nível de atividade. Durante palestra na capital paulista, o presidente do banco, Luciano Coutinho, acrescentou que o sistema bancário no Brasil está bem e

é capitalizado, o que, segundo ele, é um fator muito importante, dado que em muitos países há temores de que o agravamento da crise internacional possa atingir bancos com sede no exterior e encurtar de forma abrupta a concessão de crédito para empresas e famílias.


A9

O Jornal l Maceió, 26 de novembro de 2011 l Sábado

operação natal

Cidades Thiago Sampaio

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

homenagem

Sistema Jornal recebe troféu do Hemoal THALLYSSON ALVES* estagio@ojornal-al.com.br

O

O reforço no policiamento era um pedido da Aliança Comercial para garantir compras tranquilas para os consumidores que forem ao Comércio de Maceió

Policiamento será reforçado no Centro A partir de amanhã, cerca de 40 homens da PM irão às ruas para garantir a segurança da população DA EDITORIA DE CIDADES cidade@ojornal-al.com.br

A

Polícia Militar (PM) irá aumentar, a partir de amanhã, o contingente de oficiais no Centro de Maceió. Serão 40 policiais, alguns a paisana, que

estarão pelas ruas a fim de garantir a segurança dos consumidores e lojistas durante o período de festas. A informação foi divulgada, ontem, pela Aliança Comercial de Maceió. A mudança é resultado de reuniões realizadas entre representantes da PM e da Aliança, onde foi apresentada a melhor distribuição dos policiais. O reforço no policiamento acontece no mesmo dia em que as lojas do Centro de Maceió come-

çam a funcionar durante os fins de semana. Conforme a assessoria de comunicação da Aliança Comercial, os PMs ficarão no Centro até o fechamento das lojas, dando atenção aos pontos de ônibus no fim do dia, com uso de viaturas. Para a presidente em exercício da Aliança, Silvânia Ferreira, o aumento do número de policiais é importante, já que é uma época onde o comércio é aquecido. “É um momento muito esperado, tanto pelos

lojistas quanto pelos consumidores. A presença dos policiais é importante para dar confiança aos consumidores, que terão a oportunidade de conhecer mais lojas e produtos”, disse. Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da Aliança Comercial, ontem o Centro da capital já recebeu o aumento de policiais, e assim continuarão até o último dia do ano, inclusive aos sábados (das 8h às 14h), domingos (das 9h às 15h); e feriados (das 9h às 15h).

Sistema Jornal de Comunicação recebeu, ontem, o troféu de imprensa parceira do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). O prêmio é dedicado às empresas que contribuem com a capitação de novos doadores de sangue, um ato de cidadania que salva vidas. O troféu foi entregue ao diretor comercial do Sistema Jornal, Felipe Calheiros, pelas mãos do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, diretora de Hemoal, Verônica Lima Guedes, e Diretora da Hemorede, Valnea Brandão. Segundo a assistente social, Elisabete Leão, a premiação faz parte das comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, que teve início no último dia 21 e terminou ontem. “Foram várias as instituições, órgãos e empresas premiadas. Todas elas foram vistas por nossa diretoria como importantes na captação de novos doadores. Entre elas está o Sistema Jornal, que sempre está acessível aos nossos apelos”, disse.

Para Felipe Calheiros, a premiaçãoéimportanteporque motiva os parceiros do Hemoal e incita a novas empresas para contribuir com o serviço. “A imprensa tem dois papéis relevantes: mostrar o dia-a-dia da população e divulgar informações do interesse das pessoas. É o que buscamos fazer na rádio, internet e impresso. Temos um papel muito importante na conscientização da população, por isso somos fundamentais para quebrar os preconceitos que ainda rondam acerca da doação de sangue”, afirmou. “É um procedimento que vale a pena”, destacou. ESTOQUE Conforme a assistente social, os estoques de sangue melhoraram, entretanto pede que os doadores não esqueçam o Hemocentro no período de festas. “É no fim de ano que as pessoas viajam e ficam ainda mais nas ruas. Então o número de acidentes aumenta, o que nos obriga a termos um estoque que possa servir para as urgências que virão a surgir”, justificou. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades Yvette Moura

Felipe Calheiros recebe troféu em comemoração ao dia mundial do doador


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A10

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

COMANDANTE DA PM

TJ envia processo para o MP Orlando Manso, que assinou pedido de prisão, fez duras críticas ao coronel Luciano GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

O

desembargador Orlando Manso encaminhou ontem ao procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, o processo contra o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano

Silva, acusado de se exceder na punição de oficial. Na última quinta-feira (24), Manso decretou a prisão do coronel, que acabou escapando da prisão após pagar fiança. Ontem, o desembargador comentou o pedido de prisão, após abrir o segundo dia do Curso de Especialização em Direito Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) na Escola Superior da Magistratura. Luciano Silva responderá, em liberdade, a crime contra a administração do Poder Judiciário. Se for condenado o coronel pode ser punido com prisão

de um a quatro anos e afastamento do serviço público. “Mandando o expediente ao douto procurador geral do Estado, doutor Eduardo Tavares, inclusive fiz ciência a ele, e ele está esperando para oferecer a denúncia. A pena para esses casos é de prisão de um a quatro anos de reclusão e até mesmo o afastamento do quadro de servidores públicos. Ao receber uma reclamação de que o coronel não obedeceu à decisão da Justiça, analisei, e cheguei à conclusão de que esse comandante cometeu um crime grave, que

é um crime contra à administração da Justiça. E esse tipo de crime enseja o caráter permanente, ou seja, o infrator está, e estará, permanentemente, em flagrante delito”, disse o desembargador, que criticou duramente a atitude do coronel, que, nas palavras de Manso, “faz o que quer”, “A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça prolatou uma decisão reintegrando o capitão às fileiras da Polícia Militar, que havia sido expulso por ele. Ocorre que, enviado esse expediente ao comandante, ele obedeceu, publi-

cando em boletim interno, a reintegração do oficial, mas extrapolou nas funções dele, porque, ao invés de aplicar a pena de repreensão, que foi determinada pela Câmara Criminal, ele prendeu, por quatro dias, o oficial. Quer dizer que, não adianta mais a existência de Tribunal, a existência de uma Câmara criminal, porque ele faz o que quer. Ele não obedece às determinações judiciais. E como é que se admite que uma autoridade de uma instituição como a Polícia Militar do Estado de Alagoas, não obedeça ao que a Justiça

determina. O comandante, ao invés de respaldar a opinião do Conselho, expulsou o capitão”, criticou Manso. O CASO O excesso cometido pelo comandante da PM, segundo o TJ, se refere às prisões dos capitães Rocha Lima e Paulo Eugênio. Lima é acusado de uma série de crimes fora da PM, como estupro, homicídio e formação de quadrilha. O capitão Eugênio foi acusado de participação na morte de três adolescentes no Benedito Bentes, em 2010.

COMBATE AO NARCOTRÁFICO

SANTA AMÉLIA

PF cumpre mandados de operação em AL

Dona de bar é assassinada

A

Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Mahyah, de combate ao tráfico internacional de drogas no Mato Grosso e mais 10 estados. Entre os 39 mandados de prisão e busca e apreensão, alguns foram cumpridos em Alagoas. As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro deste ano com foco inicial em Porto Esperidião, e Minas Gerais. Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram

presas e apreendidos 230,5 quilos de pasta base de cocaína, R$ 40.000,00 e veículos. Em Mato Grosso, foram 28 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. Além de Mato Grosso e Alagoas, foram cumpridos mandados em Paraíso do Tocantins/TO; Ipatinga, Tarumirim e Belo Horizo n t e, t o d o s e m Mi n a s Gerais; Luziânia e Caldas Novas, em Goiás, Maceió-AL, São Luiz-MA, Marabá-PA, Teresina-PI, Luiz Eduardo Magalhães-BA, Natal-RN e Jales-SP.

LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

O

s depoimentos sobre o assassinato da comerciante Jemina Oliveira de Cerqueira, de 30 anos, morta na Rua Santo Antônio, no bairro Santa Amélia, devem começar a ser colhidos pela Polícia Civil na próxima semana. O crime será investigado pela equipe do 5º Distrito Policial. Existem indícios de que o assassinato tem relação com o tráfico de drogas. O homicídio aconteceu por volta das 19 horas de quinta-feira. Jemina Oliveira estava trabalhando no Bar do

Lulu, que tinha arrendado recentemente, quando um homem armado invadiu o local. Ela tentou se esconder por trás do balcão, mas o criminoso foi atrás dela e deflagrou cinco tiros, que foram fatais. A polícia fez várias buscas pelo assassino da comerciante na noite de sua morte, mas sem sucesso. A família da vítima, apesar de morar em outro bairro, esteve no local do crime e não soube dizer a polícia o que pode ter motivado a morte. “Ela era muito tranquila e reservada. Apesar de ter três filhas, morava sozinha e as crianças comigo. Mãe

Jemina foi executada dentro do bar

é sempre a última a saber, então não faço idéia do que pode ter levado a essa tragédia”, comentou Lúcia Oliveira,

mãe de Jemina. Até o final da manhã de ontem, o corpo da comerciante continuava no Instituto Médico Legal aguardando a liberação da família. Na rua onde o crime aconteceu, o clima era de aparente tranquilidade e a ‘Lei do Silêncio’ prevaleceu. Aqueles que se arriscaram a falar, pediram para não ter a identidade revelada. “Ela morava aqui a pouco tempo e se relacionava com pessoas complicadas. Todos suspeitavam que ela tinha envolvimento com drogas e provavelmente, foi esse o motivo de mais essa morte”, falou um vizinho.

REUNIÃO

PRAIA DA AVENIDA

Golfinho é encontrado GGAL cobra ações morto por banhistas efetivas da SDS

U

m golfinho da espécie Sotalia Guianensis, conhecido como Boto Cinza, foi encontrado encalhado, ontem, na Praia da Avenida. O mamífero, com 1,90m e cerca de 200kg, foi localizado por quatro banhistas agonizando e acabou morrendo. O Instituto Biota foi acionado e encaminhou

uma equipe técnica para o local. Segundo a bióloga Valtiane Alves, o golfinho vive em áreas costeiras do Brasil e comumente ele encalha e morre ao se aproximar da praia. O golfinho encontrado ontem apresentava arranhões que podem ter sido causados por pedras ou redes de pesca.

ANNA CLÁUDIA ALMEIDA annaclaudia@ojornal-al.com.br

D

ezoito homossexuais assassinados somente em 2011. Os números estão num relatório que foi entregue por representantes do Grupo Gay de Alagoas (GGAL) ao secretário de Defesa Social do Estado, Dário César, durante uma reunião ontem, na sede do órgão. No encontro, bastante pleiteado pela entidade, foram cobradas ações do governo para desvendar e prender os culpados por estes homicídios, além de um maior empenho no combate a violência. Além do GGAL, participaram do encontro outras entidades que lutam contra o preconceito e a homofobia, a secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born; e o presidente do Conselho de Direitos Humanos, Fernando Teles. Nildo Correia, presidente do GGAL, explicou que a reunião serviu para discutir com os representantes do governo o pacto assinado em Brasília que tem o objetivo de construir políticas públicas

de segurança e que incentivem a redução da homofobia, traçam planos para enfrentar a violência contra os homossexuais em Alagoas e em todo Brasil. Alagoas foi o primeiro Estado da federação a assinar o acordo de cooperação técnica. A cerimônia ocorreu na última terça-feira (22), em Brasília (DF). “Essas ações de incentivo precisam sair do papel e a secretaria deve comprometer com este trabalho. Somente este ano já foram 18 assassinatos de homossexuais, isto é, apenas os casos que estamos monitorando, pois este número pode ser ainda maior”, coloca Correia. Dentre uma das questões está a possibilidade de que no banco de dados nas delegacias esteja registrada a identidade sexual das pessoas, o que poderia contribuir para um melhor monitoramento deste tipo de crime. Os casos mais recentes de mortes de homossexuais foram registrados em Maceió nos dias 11 de 18 de novembro. O professor de história Ezequias Rocha Rêgo, e o servidor público Aldson Fernando Gomes de Lima.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A11

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

Acidentes de trânsito matam mais de 900 pessoas por ano Encontro de segurança no Trânsito reuniu autoridades para discutir medidas de conscientização GABRIELA LAPA* estagio@ojornal-al.com.br A imprudência dos motoristas e o desrespeito à

legislação, que já provocaram mais de 900 mortes em Alagoas, só no ano passado, foi o tema principal do I Encontro de Segurança no Trânsito, realizado ontem em Maceió. O evento reuniu autoridades e estudantes para discutir medidas educativas que podem contribuir para mudar a realidade do Estado. Durante a programação,

representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apresentaram as campanhas que vem sendo feitas desde o ano passado para conscientizar os motoristas, em especial os jovens, com idade entre 18 e 39 anos. “Eles são os mais atingidos pela falta de respeito às leis. São pessoas que mistu-

ram álcool com direção, ou que ignoram coisas simples como a faixa de pedestres e os pardais que regulam limites de velocidade”, disse Amália Vasconcelos, do Detran, que defendeu a importância de investir em campanhas de rua para se aproximar desse público. “Na rua você tem a ajuda da mídia, tem um contato direto com a sociedade – o efeito é muito mais

satisfatório”, justificou. AÇÕES EFETIVAS Um dos trabalhos feitos no ano passado foi a ação Madrugada Viva, através da qual os agentes de educação da SMTT percorreram bares e restaurantes da capital, no horário de maior movimento, para entregar panfletos e conversar com a população. Segundo o agente Francisco

Tenório da Silva, mesmo sendo feita apenas uma vez por mês, a atividade conseguiu reduzir bastante os índices de acidentes envolvendo motoristas embriagados. “Bastou lembrar a eles que a opção mais segura é pegar um táxi ou passar as chaves do carro para um amigo, alguém que não bebeu”, disse Tenório. *Sob supervisão da Editoria de Cidades

Campanhas educativas voltadas para crianças Outra iniciativa de sucesso foi o projeto Cidade Portinho, feito em parceria com a empresa Porto Seguro. Voltado para crianças, ele foi pensado com uma programação educativa e outra lúdica, sempre remetendo à segurança no trânsito, para que os ouvintes mirins pudessem atuar como agentes transformadores, repassando as lições aprendidas aos pais e familiares. Para o coordenador do Comitê de Morbimortalidade e Prevenção de Acidentes, Eloy Martin, é nesses trabalhos de criação de uma cultura de paz no trânsito que está a saída para reduzir as estatísticas de vítimas ao volante. “Se você olhar para os municípios do Sul-Sudeste do Brasil, que tem os melhores índices, verá que a diferença está justamente na

Thiago Sampaio

Encontro reuniu autoridades e especialistas em Educação para o Trânsito

educação. As pessoas lá têm outra cultura para o trânsito, elas realmente respeitam as leis. Para alcançar o mesmo resultado, precisamos fazer com que os nossos motoristas despertem para essa necessidade. É preciso valorizar os outros, que dirigem nas ruas

junto conosco e principalmente os pedestres, ciclistas, que também são vítimas de acidentes porque têm o espaço invadido pelos imprudentes”, disse Martin. Apesar do sucesso de algumas campanhas feitas tanto pela SMTT como pelo

Detran, o coordenador do Comitê reconheceu que ainda é preciso investir muito na educação do trânsito, especialmente com ações mais freqüentes. Usando o exemplo de outras cidades brasileiras, Eloy Martin disse que o caminho é difícil, mas defendeu a possibilidade de mudar a realidade dos motoristas alagoanos. “Brasília, hoje, é um lugar muito melhor para dirigir. Lá, foi preciso esperar dez anos para chegar a esse ponto, mas eles conseguiram. E se foi possível, para nós também pode ser”, argumentou. Este ano, o respeito à legislação já foi tema da Semana Nacional de Trânsito, feita em setembro, e de uma ação global encabeçada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

AV. MÁRCIO CANUTO

Pavimentação começa hoje A

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), inicia hoje os serviços de aplicação da capa asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) da Avenida Jornalista Marcio Canuto, ligação entre os bairros do Farol (Avenida Rotary) e Barro Duro (Avenida Juca Sampaio). “Além da avenida prin-

cipal, também serão beneficiadas nesse projeto, com serviços de pavimentação, 20 ruas do Barro Duro e mais quatro transversais da Avenida Muniz Falcão”, explica o secretário Mosart Amaral. Nesse processo, a Seminfra vai utilizar o material de fresagem retirado de outras ruas, medida essa que representa uma redução significativa nos

custos finais do projeto. A Avenida Jornalista Márcio Canuto terá um total de 3km de extensão, 10,5 metros de largura, dois passeios de 2,5 metros, dois jardins laterais de 2,5 metros e uma ciclovia com 3 metros de largura. Essa avenida será mais uma opção para desafogar o trânsito nos deslocamentos entre as partes baixa e alta da cidade.

Na pavimentação dessas ruas e na construção da Avenida Jornalista Márcio Canuto, o investimento total a ser feito pelo município é superior a R$ 11 milhões. O processo dá continuidade à transformação urbana pela qual a cidade tem passado desde que o prefeito Cícero Almeida assumiu o governo, em 2005.

RESÍDUOS SÓLIDOS/HGE

Profissionais são treinados REDAÇÃO COM ASSESSORIA redação@ojornal-al.com.br

O

descarte correto dos resíduos produzidos pelo Hospital Geral do Estado (HGE) foi tema de uma campanha educativa realizada ontem a unidade hospitalar. As atividades foram iniciadas com os profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e deverão abranger, paulatinamente, as equipes multiprofissionais de todo o hospital. Na ocasião, os profissionais de plantão receberam panfleto e foram orientados

sobre o descarte adequado do resíduo comum, contaminado e perfuro-cortante. Também foram substituídos os recipientes para resíduos, que passarão a ter adesivos de identificação. De acordo com Luzia Cedrim, coordenadora de Gerenciamento de Resíduos do HGE, o trabalho de conscientização está sendo iniciado pelas áreas fechadas, a exemplo da UTI, por serem setores estratégicos e com alto potencial de contaminação. “O HGE produz duas toneladas de resíduos por dia. Essa grande demanda requer um gerenciamento eficaz, de modo a promover a separação

e gradativa diminuição desses resíduos, mas esse trabalho só será possível com a colaboração de todos os trabalhadores, desde o auxiliar de serviços diversos até o médico”, informou. Os resíduos que devem ser separados como contaminado - luva, gaze, fio de sutura, seringa sem agulha, sonda; comum - papéis, copo descartável, embalagem de papel e plástico, aparelho gessado e perfuro-cortante, a exemplo da lâmina de bisturi, agulha, ampola de vidro, broca e fio de sutura agulhado. LEGISLAÇÃO No Brasil, o gerenciamento

dos resíduos de serviços de saúde é regulado pelas resoluções nº 358/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e nº 306/2004 da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os documentos determinam que o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão, que devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção e proporcionar um encaminhamento seguro e eficaz.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A12

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

AL-220

EntreLinhas Izabelle Targino municipios@ojornal-al.com.br

Manifestação

U

ma manifestação marcou o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, em Arapiraca, na tarde de ontem. Cerca de 400 pessoas, entre mulheres e homens percorrendo as principais ruas do Centro. A mobilização foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, o PMDB Mulher e o Movimento Flor do Agreste. Várias cartilhas contendo informações sobre a Lei Maria da Penha foram distribuídas as mulheres que passavam pelo comércio. Os manifestantes estavam com várias faixas que demonstravam a indignação com os crimes domésticos contra as arapiraquenses e pediam paz e segurança para as mulheres.

Eleições 2012 Durante o seminário “Desafios do Brasil, Desafios das Cidades”, promovido ontem pelo PSDB em Maceió, a longa conversa entre a deputada federal Célia Rocha (PTB) e o secretário de Articulação Política, Rogério Teófilo (PSDB) chamou a atenção de quem passava. Apenas alguns amigos chegavam para cumprimentar, mas não passava disso. Rogério Teófilo já manifestou a sua vontade de ser candidato a prefeito de Arapiraca, inclusive, sua saída da Secretaria de Educação para a pasta de Articulação Política visa às eleições no segundo maior colégio eleitoral de Alagoas. A deputada Célia Rocha tem falado pouco sobre a sucessão de Luciano Barbosa (PSDB) e um possível apoio a Teófilo.

Surpresa desagradável

Durante a limpeza do largo artificial do Parque Ceci Cunha, o funcionário municipal Marcio Palmeira de Oliveira encontrou um crânio humano. De acordo com o gari, quando retirava os objetos jogados no local, sentiu algo pesado e pensou que fosse uma pedra, mas logo viu que se tratava de um crânio. Pelo estado de conservação, a polícia acredita que o crânio pode ter sido utilizado em rituais de magia negra e depois jogado fora.

Bolsa Família A quarta etapa do cadastramento do Bolsa Família em Arapiraca começa na próxima segunda-feira., para os beneficiários dos bairros Cacimbas, Cazuzinhas, Guaribas, Ouro Preto, Primavera, São Luiz I e II, e as comunidades rurais Mata da Umbelina e Mulungu. O atendimento será no Ginásio da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros, das 8h às 16h. Os beneficiários deve levar os originais e cópias do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, cartão de matrícula do posto de saúde e cartão do recebimento do Bolsa Família.

Em Piranhas A Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (JPMDB) celebrou mais uma etapa na noite de ontem, quando foi dada posse ao presidente Márcio Eric, na cidade de Piranhas, alto Sertão de Alagoas. A presidente do JPMDB Alagoas, Mellina Freitas esteve presente durante a solenidade na Câmara de Vereadores do município. São as eleições aquecendo a política no interior.

Feira Grande Em parceria com a Codevasf, a prefeitura de Feira Grande realizou a entrega de 30 mil peixes em diversas barragens do município. Foram beneficiadas com os alevinos as barragens do Marcado, dos Andrés, do Manoel Pedro, do Narciso, do Santana e do distrito Massapê. A entrega dos alevinos visa garantir nessas barragens o povoamento em diversas espécies de peixes, como Tilápia, Tambaqui, Xira, Piau, entre outros, gerando ainda assim sustentabilidade nutricional aos moradores dessas localidades, bem como a geração de renda.

Penedo A prefeitura de Penedo vai entregar, na próxima quarta-feira, dia 30, oitenta e duas para as famílias de baixa renda. Os imóveis, localizados no Conjunto Nilo Menezes, foram construídas com recursos da Caixa Econômica Federal. A entrega e a assinatura dos documentos aconteceu ontem, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem).

Porto Calvo O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Calvo é pré-candidato a prefeito de Porto Calvo. Juvenal Veiga (PDS) tem uma parceria com o prefeito Marcos Madeira que compreende lá na frente uma pesquisa que vai definir quem estará melhor posicionado em pesquisa. Até lá, Juvenal Veiga e Marciano Madeira estarão unidos para alcançar um único objetivo. Por tanto, em Porto Calvo, a definição ainda não existe, apenas a união do grupo em torno de um projeto que compreende Juvenal, Madeira e Marciano. O pré-candidato tem o apoio do deputado federal João Lyra.

Sessão pública debate retirada das árvores Assunto voltou a ser discutido após morte de cinco pessoas da mesma família em acidente na rodovia IZABELLE TARGINO municípios@ojornal-al.com.br

A

Câmara Municipal de Arapiraca foi o local escolhido para a primeira Sessão Púbica, realizada ontem, para discutir sobre a retirada das árvores localizadas na rodovia AL 220, entre os municípios de Campo Alegre e São Miguel dos Campos. O assunto já foi discutido outras vezes, mas voltou ao cenário alagoano após o trágico acidente que vitimou um empresário Leandro Alcântara Silva e toda a sua família, em setembro deste ano. A sessão foi uma iniciativa do vereador Daniel Rocha (PTB), contou com a presença do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente, Adriano Jorge, de ambientalistas, de famílias de vítimas que faleceram após acidente no referido trecho e do deputado estadual Joãozinho Pereira, autor de indica-

Árvores às margens da rodovia são tidas como a principal causa de alto número de acidentes com vítimas fatais

ção na Assembleia Legislativa. O motivo da ação é o grande número de acidentes ocorridos na rodovia, a maioria com vítimas fatais. Segundo o vereador Daniel Rocha, o objetivo da discussão é sensibilizar a população. “Com essas discussões queremos sensibilizar a comunidade de Arapiraca sobre o problema que tem prejudicado várias famílias. O fato é que as árvores estão plantadas em local errado e temos que nos mobilizar para que

novos acidentes não aconteçam. Esperamos que soluções cheguem para proteger as árvores ou que elas sejam retiradas com a compensação ambiental de um número maior”, disse Daniel Rocha. O vereador disse ainda que entre os anos de 2006 a 2010, 92 pessoas faleceram após acidente naquele trecho. “É papel dos vereadores e da Assembleia Legislativa cobrar do governo do Estado para que possamos trafegar naquela rodovia com mais tranquili-

dade”, afirmou Daniel Rocha. Durante a sessão, familiares das cinco vítimas do acidente ocorrido em setembro pediram engajamento da sociedade. “Não queremos que mais famílias venham a passar pela dor que estamos passando. Sabemos dos inúmeros acidentes na AL 220 e somo de total acordo pela retirada das árvores. Queremos que a sociedade se engaje nessa luta. É importante que essa medida seja levada adiante”, cobrou um parente.

Outros municípios também realizarão sessões Os municípios de Limoeiro de Anadia, Campo Alegre e São Miguel dos Campos serão os próximos a realizarem audiências públicas. O deputado estadual Joãozinho Pereira considerou importante as discussões. “Estamos colhendo as informações da população e das famílias das vítimas que sofreram com os acidentes da AL 220. Queremos discutir com os órgãos competentes, a exemplo do IMA, DER e Ministério Público para ouvirmos cada um deles com sua contribuição.Temos que

envolver os ambientalistas, a Usina Porto Rico, uma das responsáveis pelo plantio das árvores há 30 anos. Arapiraca dá o ponta pé inicial com a proposta do vereador Daniel Rocha e finalizaremos no início do ano que vem uma grande audiência pública na Casa de Tavares Bastos”, informou o parlamentar. Solidário às discussões, o diretor- presidente do IMA, Adriano Augusto, garantiu que irá acompanhar a evolução das discussões, mas que precisa ser discutido partindo de todos os aspectos porque

são mais de 1.600 árvores ali plantadas. IMA deverá avaliar se as árvores podem ou não ser cortadas da rodovia. Ficará a critério do órgão a decisão final, após a avaliação. “Tudo será avaliado, principalmente qual será o dano no caso da supressão. Se ela puder ser feita, também vamos emitir através do laudo, quais ações compensatórias deverão ser feitas. A decisão final só irá acontecer, depois de passar pela procuradoria jurídica, que analisará todo o aspecto legal da medida”, explicou.

Para o diretor técnico do IMA, a sugestão do parlamentar pegou a todos de surpresa. “Não posso dar nenhuma posição sobre a decisão do órgão, já que tudo ainda está em analise. Porém, diante do déficit de arborização que vivemos, foi uma grande surpresa essa medida”, completou Ricardo César, informando que o laudo do IMA, deverá ficar pronto no prazo de 30 dias. “Mesmo com o laudo, só vamos nos manifestar oficialmente sobre o que vai acontecer, após recebemos a orientação da Assembleia Legislativa”.

BIOFERTILIZAÇÃO

CANAVIAL

Técnicos orientam agricultores

Polícia ainda não identificou corpo encontrado

A

gricultores de Santana do Mundaú que produzem laranja lima serão orientados por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para a elaboração de biofertilizantes. A capacitação vai ocorrer na comunidade Amoras, zona rural do município, na próxima quarta-feira (30), a partir das 9h. O biofertilizante é preparado com produtos naturais e substitui os fertilizantes artificiais comprados em lojas. “A unidade demonstrativa que foi instalada na propriedade de um agricultor familiar segue princípios agroecológicos”, explicou a engenheira agrônoma Valdelane Tenório, da Superintendência de Pesquisa, Assistência Técnica

e Extensão Rural, que coordena as atividades.

"A unidade demonstrativa instalada numa área de agricultura familiar segue princípios agroecológicos" VALDELANE TENÓRIO Pesquisadora da Secretaria de Agricultura do Estado

Segundo ela, outra unidade semelhante foi instalada numa propriedade de União dos Palmares, na comunidade Areias. “A unidade é

para troca de conhecimentos com os agricultores. Os técnicos repassam e também aprendem com eles”, enfatizou a engenheira agrônoma. Nas duas unidades já foram realizados treinamentos sobre combate a pragas e doenças que atingem os laranjais e sobre poda e limpeza das plantas. De acordo com Valdelane Tenório, uma das principais doenças dos pés de laranja é a gomose. “Os extensionistas da Gerência Regional da Seagri na Zona da Mata orientam os agricultores sobre conservação do solo e práticas agrícolas que resultem em melhoria da qualidade dos frutos”, salientou Valdelane Tenório, que também lembrou o apoio do gerente regional da Seagri, Lenival Viana.

A

polícia ainda não identificou o corpo encontrado na manhã de ontem, em um canavial na estrada de acesso a Serra da Barriga, em União dos Palmares. De acordo com o policial Flavio Souza, o corpo foi encontrado por volta das seis horas manhã de ontem, mas até o final da tarde, a polícia ainda não tinha nenhuma informação sobre a vítima. No local, foram encontrados uma cápsula e uma bala, segundo o policial, provavelmente de uma pistola 380. Pelo estado de rigidez do cadáver, o policial informou que o corpo pode ter sido abandonado antes do amanhecer, o que justifica as marcas de pneus encontrados na estrada. I.T.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A13

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br Marco Antônio

BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

CRB e ASA em ação

O

futebol alagoano vive hoje uma tarde de importância histórica. Pela primeira vez em 99 anos, o Clube de Regatas Brasil disputa uma decisão de título nacional. O confronto com o Joinville está marcado para as 16h, no Estádio Rei Pelé. No mesmo horário, o ASA enfrenta o seu maior desafio da temporada. Sob ameaça de queda, o atual campeão alagoano recebe o tradicional Vitória-BA em Arapiraca e precisa do triunfo para continuar na Série B sem sobressaltos. Uma frase batida, mas verdadeira em relação ao futebol diz que ele é cíclico. Na última década, o CRB chegou ao topo do esporte alagoano até 2008, justamente por conseguir manter-se na Série B do Nacional. No etnocêntrico Campeonato Alagoano, o ASA dava as cartas, demonstrando potencial para alçar voos ousados no País. A decadência regatiana coincidiu com a ascensão do ASA. Enquanto um perdia o norte, o outro ganhava projeção e garantia vaga na Segundona do Brasileiro. Pois bem: hoje à tarde, eles podem inverter os papéis. O CRB voltou à Segunda Divisão e tenta coroar a temporada com o ouro de uma conquista nacional - a primeira, se vier, da história do futebol alagoano. O ASA chegou mandar bilhetinhos apaixonados para a elite no Primeiro Turno do Brasileiro, mas as dificuldades enfrentadas pela diretoria para formar e manter um elenco qualificado jogaram-no na realidade fria da zona de risco. Para o bem do esporte local, torçamos para que a tarde termine harmônica para os dois clubes. Que o CRB desmonte o Joinville na primeira partida do mata-mata das finais e o ASA cumpra sua missão de seguir na Serie B. Com eles fortes no futebol brasileiro, 2012 vai realçar suas cores e marcar grandes espetáculos para Maceió e Arapiraca durante o seu reinado. A apoteose de 2011 depende apenas de 22 jogadores.

Edson Di

Jogadores do Clube de Regatas Brasil intensificaram os treinamentos nesta semana para o confronto decisivo de hoje contra o Joinville no Estádio Rei Pelé

O grande dia CRB começa a disputar hoje sua primeira decisão nacional contra o Joinville RENATO BUARQUE Esportes@ojornal-al.com

C O atacante Edson Di chegou a defender o CRB nesta temporada, mas não conquistou seu espaço na Pajuçara. Identificado em Alagoas com a camisa do Coruripe, ele foi dispensado no mês de junho e, agora, volta a jogar em Maceió com a camisa do CSA. O reforço do Azulão foi indicado pelo técnico Celso Teixeira.

hegou a hora. O CRB começa hoje mais uma batalha no Campeonato Brasileiro da Série C 2011. Com a vaga na segundona do ano quem garamtida, o objetivo do galo e alçar vôos maiores e assegurar seu primeiro título nacional. O primeiro duelo do embate decisivo contra a equipe catarinense do Joinville no Estádio Rei Pelé, o Trapichão ás 16 horas

(de Alagoas). Para o jogo, o treinador Paulo Comelli deve manter o grupo que vem treinando normalmente. Mas, o comandante do Galo fez algumas mudanças no último coletivo antes da final, principalmente no setor de ataque, onde a dúvida sobre quem será o parceiro de Aloísio no setor ofensivo. A mudança consisti ria fundamentalmente no esquema de jogo, pelo especulado Comelli sairia do tradicional 4-5-2, migrando para o 4-5-1, com a entrada do meia David e saída de André Luís, que chegou a figurar entre o onze titular do Galo, no setor de ataque. Coma modificação feita pelo treinador Paulo Comelli

Fox Sports A grande novidade de 2012 na imprensa esportiva brasileira vai ser a Fox Sports. O canal terá sede no Rio de Janeiro e chega ao Brasil com apetite. Na programação, a Fox já terá a transmissão exclusiva da Taça Libertadores, da Sul-Americana, de parte do Campeonato Inglês e da Nascar. A TV também promete investir pesado para tentar tirar a Fórmula 1 da Globo.

MUTANGE

Atacante Ronis é o novo reforço do CSA

Investimento A emissora, que já é muito forte na América Latina, terá produção 100% brasileira e cerca de 80 profissionais no País. A previsão de estreia é no mês de fevereiro de 2012. Preocupada com a chegada de um forte adversário ao canal Sportv, a GLOBOSAT já avalia a possibilidade de negociar os direitos de transmissão diretamente com cada clube, como fez com o Brasileirão. A Fox Sports pode entrar na grande das TVs por assinatura no lugar do canal Speed.

Bira, o retorno O técnico Ubirajara Veiga volta a trabalhar em Alagoas. Depois de uma rápida passagem pelo Coruripe na Série D, Bira fechou nesta semana com a diretoria do Corinthians Alagoano.

Decisão feminina O Campeonato Alagoano Feminino vai ser decidido hoje, às 13h, na preliminar do jogo entre CRB e Joinville, no Rei Pelé. No primeiro jogo, o Cesmac venceu o União Desportiva por 2 x 1 e precisa de apenas um empate para conquistar a taça.

Curto-Circuito Até os jogadores mais frios do Sport devem ter tremido na última quarta-feira. A massa rubro-negra invadiu o aeoroporto dos Guararapes para dar força à delegação que embarcou para o jogo decisivo contra o Vila Nova. Hoje, o Sport precisa bater os goianos, às 16h, fora de casa, para confirmar o retorno à elite do futebol nacional. Ao certo, o futebol ficará mais triste se o Leão não atingir seu objetivo.

C

ontinua a temporada de contratações no CSA. Depois da contratação e apresentação de nove atletas nos últimos dias, a direção confirmou a chegada de mais um atleta para o grupo que defenderá o Azulão no Campeonato Alagoano do ano que vem. Trata-se do atacante Ronis, que foi integrado ao grupo azulino em Viçosa, já desempenhando os trabalhos da pré-temporada. O último clube defendido pelo atleta foi o Comercial do Piauí. Dentre outros tantos, o avante teve passagem de destaque nas

equipes do Sampaio Correia, do Maranhão, e do Flamengo, também, do Piauí. A contratação de Ronis foi avalizada pelo diretor de futebol, Otávio Quadros, e pelo presidente do Azulão, Jorge VI, que atenderam a uma indicação feita pelo treinador Celso Teixeira. Já o restante do grupo segue intensificando os treinamentos e exames físicos no Hotel Fazenda Marambaia, em Viçosa, onde está sendo realizada a pré-temporada azulina. Ontem, os atletas do elenco participaram de testes feitos pelo departamento físico do clube. R.B.

e a entrada de David no meio de campo, outro principal articulador do Galo na competição, Everton Maradona teria sua posição alterada e teria a incumbência de atuar ao lado de Aloísio, como um falso segundo atacante. O único “problema” que surgiu ao longo da semana, para ser resolvido por Paulo Comeli, foi a contusão do lateral-direito Diogo, que chegou a sair de um coletivo carregado pelos companheiros, mas ao que parece o atleta se recuperou e deve ir a campo, caso não consiga, quem jogará é o reserva Pio. ADVERSÁRIO A delegação da equipe de Santa Catarina chegou na última quinta-feira à Capital

Alagoana e treinou ontem no Trapichão no último treino com bola antes da final diante do Regatas. Uma modificação no plantel do Joinville foi a saída da principal estrela do grupo, o meia Ramon Menezes, que deve ficar como opção no banco de suplentes, após uma briga com o treinador Arthurzinho. CRB Anderson Paraíba; Diogo (Pio), Filipe, Rodrigão e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Thiaguinho, Geovani, David (André Luís) e Aloísio Chulapa. JOINVILLE Ivan; Eduardo, Renato Santos, Linno e Badé; Ênio, Mateus, Jaílton e Ricardinho; Bruno Rangel e Lima.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A14

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

O futuro em jogo Click ASA

Em Arapiraca, ASA decide hoje a sua permanência na Série B do Brasileiro contra o Vitória

É

Ameaçado pela degola no Brasileiro da Segunda Divisão, o ASA precisa da vitória na tarde de hoje em Arapiraca

em casa no último sábado. Mesmo assim, dependendo de outros tropeços, sobretudo do Sport Recife, o Rubro-Negro ainda pode ser promovido à Série A. Para a decisão às avessas, o técnico do ASA, Vica, resolveu fazer um certo mistério. O comandante alvinegro resolveu fechar os portões do Fumeirão para o ultimo apronto. Porém, a reportagem de O Jornal apurou que o time alagoano não sofrerá grandes alterações em relação ao time que enfrentou e venceu ao Bragantino na rodada passada. A única alteração na

equipe será a entrada do zagueiro e capitão Toninho, que substituirá a Thiago Alves. VICA A permanência do técnico Vica para a temporada 2012 tem um novo capítulo. Depois do assédio explícito do Fortaleza, o treinador agora foi procurado pela equipe do Central de Caruaru (PE). O treinador afirmou, mais uma vez, que não discute aspectos contratuais antes do final da Segundona, mas existem especulações de que Vica teria ficado “balançado” pela proposta da equipe pernam-

bucana, que consistiria em uma boa remuneração e um trabalho a longo prazo, similar ao que, ainda, está sendo desempenhado no ASA. ASA Gilson; Leandro Cardoso, Toninho e Di Fábio; Sérgio Bueno, Cal, Jorginho, Francismar, Raul e Chiqunho Baiano; Alexsandro. Técnico: Vica. VITÓRIA Douglas, Nino, Gabriel, Jean e Fernandinho; Rodrigo Mancha, Preto, Gilberto e Geovanni; Rildo e Fábio Santos. Técnico: Vagner Benazzi.

POLÊMICA

CONMEBOL

Andrés Sanchez será diretor de seleções

Definidos grupos da Libertadores

S

ão Paulo - Atual presidente do Corinthians, Andrés Sanchez assumirá o cargo de diretor de Seleções da CBF a partir de janeiro de 2012. O anúncio foi feito no site oficial da entidade, por meio de uma nota. Sanchez já havia anunciado que se afastaria do cargo de presidente do Timão no dia de 15 de dezembro, apesar de seu mandato terminar apenas em fevereiro. O vice Roberto de Andrade assumirá a função até as eleições. O mandatário corintiano será responsável por coordenar todas as equipes nacionais brasileiras: a principal, as de base e a feminina. Entre suas atribuições estarão a indicação das comissões técnicas das seleções. NOTÍCIA A informação de que Andrés almejava um cargo na CBF vinha circulando há bastante tempo. Sempre que questionado sobre o desejo de substituir Ricardo Teixeira como presidente da entidade a partir de 2015, ele negava. A relação entre ele e a CBF sempre foram muito boas. No ano passado, foi chefe da delegação na Copa do Mundo da África do Sul. Depois, liberou Mano Menezes para o cargo de técnico da Amarelinha. O bom relacionamento, inclusive, foi decisivo para fazer do Fielzão o estádio da abertura da Copa de 2014. O presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite estranhou a notícia na véspera das últimas rodadas da Série A.

Ronaldo aposta no título do Corinthians

S

RENATO BUARQUE Esporte@ojornal-al.com.br hoje. Jogando sua última cartada para permanecer na Série B do Brasileiro, o ASA recebe às 16h (de Alagoas), no Estádio Municipal de Arapiraca, o Vitória. O jogo vai decidir o futuro das duas equipes na Segundona. O ASA está na corrida efetiva contra o rebaixamento. Para escapar da degola, o Alvinegro alagoano, para não depender de terceiros, precisa vencer os baianos, chegando assim aos 51 pontos e escapando matematicamente do descenso. Caso não vença, o time alagoano precisará da “colaboração” de seus rivais diretos nessa incômoda luta. São Caetano e, principalmente o Icasa, não poderiam somar pontos na última rodada. Já a situação do Vitória é bastante diferente da do ASA. O time baiano poderia ter dado um passo decisivo rumo à elite do Brasileiro, mas foi surpreendentemente derrotado pelo São Caetano

BRASILEIRÃO

A

ssunção (PAR) - A Conmebol sorteou, ontem, os confrontos da fase preliminar e os grupos da Copa Libertadores de 2012. A primeira fase, que será disputada nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. A segunda fase, de 8 de fevereiro a 25 de abril. Um adendo: mesmo que o Vasco conquiste o Brasileirão, não será cabeça de chave. Seu grupo já está definido e encabeçado pelo Nacional (URU). A final da Libertadores 2012 será disputada nos dias 27 de junho e 4 de julho.

Pré Libertadores G1: Argentina 5 x Peru 3 G2: Brasil 5 x Bolívia 3 G3: Peñarol (URU) x Caracas (VEN) G4: Paraguai 3 x Equador 3 G5: Brasil 6 x Colômbia 3 G6: Tigres (MEX) x Chile 3 SEGUNDA FASE GRUPO 1: Santos, Peru 1, Bolívia 2 e Vencedor do G5 GRUPO 2: Paraguai 1, Equador 2, Argentina 3 e Vencedor do G2

GRUPO 3: Bolivar (BOL), Colômbia 2, Chile 2 e Vencedor do G6 GRUPO 4: Argentina 2, Zamora (VEN), Brasil 4 e Vencedor do G1 GRUPO 5: Nacional (URU), Vasco, Peru 3 e Vencedor do G4 GRUPO 6: Brasil 2, Dep. Táchira (VEN), Paraguai 2 e Cruz Azul (MEX) GRUPO 7: Vélez Sarsfield, Equador 1, Defensor (URU)e Chivas (MEX) GRUPO 8: U. de Chile, A. Nacional (COL), Argentina 4 e Vencedor do G3

CASO RONALDINHO

Empresário conversará com Assis

A

tenas - Assis, empresário e irmão de Ronaldinho, já confirmou que vai à Grécia nos próximos dias. Mas ele deixou claro que não é para negociar a transferência do atacante para o Panathinaikos. O empresário Vlassis Tsakas, ligado ao príncipe Al Saud, que pretende comprar o clube, disse saber da viagem do agente do jogador do Flamengo, mas confirma que não existe nenhum encontro marcado entre eles. “Eu soube esses dias que ele vinha para a Grécia, e desde então não consegui falar com ele para combinar algum encontro. Assim que ele pousar em Atenas, eu vou atrás dele”, disse Tsakas. Sobre os avanços nas negociações, o empresário quer

primeiro fechar a compra do clube, para abrir conversas oficiais. “A gente espera ter o clube conosco até o início de dezembro, mas não posso divulgar como estão as negociações. Quando isso acontecer, vamos correr com força atrás de Ronaldinho Gaúcho e outros grandes jogadores, eu quero só os melhores”, garantiu, ressaltando que não fala em valores. A imprensa grega segue reticente. Poucos acreditam que o príncipe realmente vá comprar o Panathinaikos. “Só especulação, não se sabe de nada. Ele diz que quer comprar, mas até agora não apresentou alguma oferta. Tudo está muito confuso”, disse Jorge Mazias, do “Sportday”.

Ele disse também que Ronaldinho é um grande fã da noite grega, e que sempre frequentou Atenas.“Quando estava no Milan, quase todas as semanas ele ia para Atenas, para os bares noturnos, aproveitava bastante”, completou. Ronaldinho tem tido problemas no Flamengo. O jogador não recebe a parte do salário que é paga pela Traffic há dois meses. Desde setembro, a empresa suspendeu os R$ 750 mil dos R$ 1,2 milhão que o camisa 10 ganha mensalmente. As conversas entre clube e Traffic avançaram nos últimos dias, mas o pagamento dos vencimentos do atacante por parte da empresa só será feito quando o acordo que oficializa a parceira for assinado.

ão Paulo - O Corinthians será campeão brasileiro amanhã, em Florianópolis. Pelo menos, é o que pensa Ronaldo Fenômeno. O ex-camisa 9 do Timão afirmou ontem que o Vasco não irá triunfar sobre o Fluminense e que o caneco ficará apenas nos pés dos seus ex-companheiros. “O Corinthians tem que pensar nesse jogo de domingo contra o Figueirense e não contar com a última rodada. Tenho certeza que o Vasco tem um jogo difícil contra o Fluminense e ali qualquer coisa pode acontecer. Acredito até num empate. Então, caso o Corinthians ganhe fora, já garante o título”, afirmou o Fenômeno, durante evento em um shopping paulistano. “Além da rivalidade que existe contra o Palmeiras, o Corinthians não pode depender da boa vontade de ninguém. No futebol existem vários exemplos de um time que vem sem pretensão e complica”, argumentou o Fenômeno, lembrando a derrota do Corinthians para o então lanterna América-MG”, completou o ex-camisa 9 alvinegro. Ronaldo aproveitou para elogiar Adriano, que marcou seu primeiro gol pelo Timão no último domingo. Porém,

com uma ressalva: se o Imperador quiser, o feito diante do Galo terá sido apenas o início de seu sucesso no clube de Parque São Jorge. “Para mim foi só um tira-gosto do que o Adriano pode dar, ele é talentoso demais, pode ser decisivo demais no Corinthians e na seleção brasileira. Eu falo isso com ele, inclusive. Ele só tem que querer e se dedicar a isso”, lembrou. “Infelizmente ele chegou lesionado e demais se machucou com gravidade, mas o campeonato está numa fase importante, ele entrou e decidiu uma partida importantíssima. Estamos todos torcendo não só por ele estar no Corinthians, mas também por ser um grande homem e um grande talento”, completou.

"O Corinthians não pode depender da boa vontade de ninguém" RONALDO Ex-jogador do Timão, sobre a reta final do Brasileirão


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

A15

Ecologia EcoDicas Da Redação cidade@ojornal-al.com.br 1 - Evite o desperdício de papel e contribua para a redução do corte de árvores e do lançamento dos gases que formam o efeito estufa. Use o outro lado dos papéis como rascunho; 2 - Utilize a água somente o necessário. Só 2,5% da água do Planeta Terra é doce e destes, somente 0,01% é utilizável pelo homem. Portanto, nunca lave uma calçada utilizando uma mangueira. Use um balde;

Desperdício

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

Parque ecológico será inaugurado no Sertão Parque em Piranhas já conta com espécies vegetais, serpentes, diversos pássaros e roedores

C

3 - Deixe o carro na garagem e utilize o transporte coletivo e a bicicleta, quando possível. Dê preferência a combustíveis como o álcool e o biodiesel. Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir as emissões de poluentes; 4 - Ajude a recuperar o verde de sua cidade. Plante árvores no seu quintal, na sua propriedade rural e até mesmo em áreas públicas; 5 - Evite o desperdício de água. Feche sempre a torneira quando não estiver em uso. Em áreas sujeitas a secas prolongadas, armazene água. E arrume as torneiras que estão pingando. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia;

om o objetivo de desenvolver a sustentabilidade, utilizando os princípios da conservação da natureza, a cidade de Piranhas, há 290 km de Maceió, localizada no alto Sertão de Alagoas, vai inaugurar em dezembro o único parque municipal-ambiental do Estado, o Parque Ecológico Pedra do Sino (PEPS). O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca do Município, com apoio de órgãos ambientais do Estado como, o Ibama/AL e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e já conta com 60 espécies vegetais, três espécies de serpentes e diversos pássaros, roedores, répteis e animais da caatinga em geral. O PEPS irá contribuir para a manutenção da diversidade biológica, protegendo as espécies ameaçadas de extinção, contribuindo para restau-

Parque Ecológico Pedra do Sinode Piranhas conta com trilhas ecológicas, áreas para exercícios e mirante turístico

ração do ecossistema natural e a proteção e conservação das águas do Rio São Francisco. A prefeita de Piranhas, Mellina Freitas, destacou a importância da população na participação da preservação, recuperação, defesa e manutenção da Unidade de Conservação. “A população vizinha bem como toda a comunidade se torna responsável pelo parque. Esse parque é do povo de Piranhas e nós temos

que cuidar muito bem dele”, afirmou a prefeita. No Parque Ecológico Pedra do Sino poderá se encontrar trilhas ecológicas, áreas para exercícios, mirante turístico – ecológico e horto florestal/ municipal. Além disso, guias ambientais mirins [estudantes de 14 e 15 anos do município], serão capacitados para atender a comunidade e os turistas. O secretário de Meio

Ambiente e Pesca, Clênio Tavares, lembrou que para a implantação de uma Unidade de Conservação é necessário dispor de um Plano de Manejo. “O gerenciamento desse plano ficará sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca em consonância com os órgãos ambientais tais como o IMA, Ibama e o Instituto Xingó”, garantiu.

AQUICULTURA 6 - Economize energia. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes, apague luzes desnecessárias, desligue aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e compre eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética; 7 - Não compre mais que o necessário, pois certamente vai virar lixo dentro da sua casa, ocupando espaço, muitas vezes, por anos a fio e sem utilidade, portanto, se tem excessos, faça trocas ou doações; 8 - Desligue o computador. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes por pura comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos; 9 - Use sacolas de pano em vez das de plástico. Sacolas de plástico – quando jogadas nas vias públicas – entopem os esgotos e provocam enchentes. 10 - Use móveis de madeira: eles duram mais e se decompôem ao serem descartados. Para crescer, árvores transformam carbono em madeira e o mantém aprisionado. Cerca de metade dos átomos da madeira é feita de carbono; que poderiam estar na atmosfera causando efeito estufa. 11 - Tampe as panelas: água em ebulição sem tampa perde cerca de 11 mil calorias por minuto de fervura, o que representa cerca de 20 gramas. Se cada família brasileira ferver água com a panela destampada, teremos um desperdício de 4.200 botijões de gás - a cada minuto! Prefira chaleiras e bules com bico vedado, além de economizar gás a fervura será mais rápida.

Técnicos fazem capacitação A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf ) vai reunir técnicos em aquicultura de todo o Brasil, a partir da próxima segunda-feira, no Ceraqua São Francisco - no centro tecnológico da Codevasf – no município de Porto Real do Colégio, há 173 km de Maceió/AL, em um projeto de capacitação em análises bromatológicas e limnológicas aplicadas à aquicultura, aos recursos pesqueiros e ao meio ambiente. O treinamento pretende contribuir com a formação de mão de obra altamente especializada para melhoria da

produtividade e da rentabilidade do pescado produzido na região do Baixo São Francisco. “Com mão de obra especializada, busca-se aumentar a qualidade dos projetos em piscicultura, por exemplo. Isso certamente trará aumento na qualidade do pescado e irá melhorar as condições de vida de aquicultores”, explicou o engenheiro de pesca da Codevasf, Álvaro Albuquerque, chefe do Ceraqua São Francisco. Ele ainda acrescentou que o conteúdo da capacitação permitirá sua aplicação no monitoramento e recuperação de recursos pesqueiros e

do meio ambiente, atividades desenvolvidas pelo Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, que atualmente executa ações nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba. Participarão da capacitação técnicos de todas as superintendências regionais da Codevasf, Ministério da Pesca, Ufal, Embrapa, Governo de Alagoas e Instituto Xingó. O treinamento terá como instrutores a professora Denise Pinheiro, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, e Marcos Vinícius Teles Gomes, engenheiro químico da Codevasf com atuação no

Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (MG). CERAQUA Centro tecnológico e científico da Codevasf, o Ceraqua São Francisco, possui gestão compartilhada por cinco instituições governamentais: Codevasf, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Embrapa, Ufal e Governo de Alagoas. Todas as instituições desenvolvem atividades no centro tecnológico, a exemplo da Embrapa, que possui pesquisadores atuando na unidade desenvolvendo trabalhos científicos.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

B1

Dois

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Contra-ataque Justiça proíbe lançamento de livro que aponta suposta homossexualidade de Lampião após pedido da família do cangaceiro PAULO ROLEMBERG UOL

O

juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera. No livro, o autor afirma que Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria um triângulo amoroso. Ainda no livro, o autor questiona a paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de procriar. A decisão judicial foi expedida na última quinta-feira, momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra. Segundo o advogado da família, Wilson Winne, a ação judicial foi fundamentada na violação da privacidade. “Direito de liberdade de expressão tem um limite. Essa obra viola a invasão de privacidade. Ele é uma pessoa histórica. Quando se fala de Lampião, é da parte histórica. Que ele era violento, pistoleiro, herói ou bandido, mas neste caso atinge a honra da família. Está interferindo na vida da pessoa, de sua família”, argumentou.

O autor também contesta capacidade de Lampião de gerar filhos

Para o escritor, Maria Bonita era pirracenta

Para o autor, o cangaceiro Luiz Pedro (direita) seria o amante de Lampião

Pedro de Morais informou que recorrerá da decisão e afirma que lançará o livro na próxima semana na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Aracaju. “Eu estudo sobre Lampião há muitos anos. Juntando artigos, revistas... Não tenho nada contra a homossexualidade, eu citei como um fato histórico”, justificou o autor. “Essa teoria [homossexualidade] já existe há mais de 40 anos. Ex-cangaceiros e remanescentes do cangaço sempre confirmaram isso. Não sou eu o criador desse detalhe”, reforçou o autor, lembrando que o antropólogo e historiador Luiz Mott já teria levantando essa tese.

Pedro: "Livro será lançado na OAB"

“Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro”. O autor frisou que a visão

“romântica” em relação a Maria Bonita foi criada pela literatura de cordel. “Não existia no cangaço, não. Ela era uma mulher pirracenta, inclusive com o próprio Lampião”, diz. De acordo com Morais, a cangaceira era casada com um sapateiro e o deixou para seguir junto com Luiz Pedro, que como companheiro de Lampião teria convencido o rei do cangaço a aceitar uma mulher no bando, inaceitável antes da chegada de Maria Bonita. Na opinião de Pedro de Morais, não existem motivos para endeusar ou mitificar Lampião. “Nenhuma virtude eu encontrei no bandido em qualquer ato seu”, afirmou.

Biografias e censura - O escritor Ruy Castro teve o livro “Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha” impedido de circular por 11 anos. No livro, ele dava a dimensão do falo do ex-jogador, o que fez com que as herdeiras de Mané Garrincha entrassem com uma ação na Justiça. Um livro escrito por Paulo Cesar Araújo com a

biografia não autorizada do cantor Roberto Carlos, lançado em 2006, também causou polêmica. Em janeiro de 2007, o artista entrou na Justiça contra o autor da obra, alegando invasão de privacidade. No mesmo ano, o cantor conseguiu impedir a comercialização da biografia e que fossem apreendidos 11 mil exemplares.

Dois projetos de lei apresentados na Câmara dos Deputados propõem permitir que o leitor brasileiro tenha acesso irrestrito a informações biográficas de figuras públicas. Os projetos dos deputados Newton Lima (PT-SP) e Manuela D’Ávila (PC do B-RS) acabam com a proibição às biografias não autorizadas.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

B2

Variedades TV TV ALAGOAS - SBT Canal 5 05h00 - Chaves 06h00 - Sábado Animado 08h00 - Classificados de Alagoas 09h00 - Igreja Universal 10h00 - Fejal 10h30 - Sábado Animado 11h15 - Alagoas É Isso 11h45 - Plantão de Sábado 12h45 - Nordeste Mais 13h15 - Programa Raul Gil 18h00 - Chaves II 18h15 - Mais Estilo 18h40 - SBT Brasil 19h15 - Arnold 20h15 - Chaves III 20h45 - Cassetadas Engraçadas & Desastradas 21h15 - Cine Família Filme: Looney Tunes: De Volta À Ação Elenco: Brendan Fraser, Steve Martin, Timothy Dalton E Jenna Elfman. Gênero: Comédia 22h45 - Cine Belas Artes Filme: Diamante de Sangue Hd Elenco: Leonardo Dicaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou e Jimi Mistry. Gênero: Ação 01h15 - Dois Homens e Meio / Two And A Half Men 02h00 - Encerramento da Programação TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 01h00 - Ponto de Luz 07h45 - Bíblia Em Foco 08h00 - Fala Brasil Especial 09h30 - Esporte Fantástico 11h00 - Pajuçara Auto 11h30 - Esporte Campeão 12h00 - Fique Alerta 13h00 - Conexão 13h30 - Circuito Alagoas 14h00 - Record Kids 14h30 - Cine Aventura - A definir 15h30 - O Melhor do Brasil 17h45 - Jornal da Record 18h15 - O Melhor do Brasil 21h45 - Legendário 23h15 - Aprontando na Índia 00h00 - Ponto de Luz

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Roteiro HOJE Uma jam session com músicas que vão dos anos 50 aos 90, composições de bandas de rock nacionais e sucessos internacionais de grupos como The Pollice marcam o repertório da banda Jan´80. O show do grupo acontece às 22h, no Engenho Massayó (Av. Amélia Rosa, 173 – Jatiúca). Couvert: R$ 5. Mais informações: (82) 3235-1160. As comédias “Romeu, Eva e Adão” e “Branca de Neverrr e as 7 Pecinhas” voltam a Maceió. As peças serão encenadas hoje e amanhã, respectivamente, às 20h, no auditório da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (Ifal), e fazem parte do projeto Sorriso em Dobro. Ingressos: R$ 5 (antecipados) e R$ 10 (mais 1 kg de alimento não-perecível). Vendas nas agências da Aeroturismo e no estande Folia Brasil (G Barbosa Stella Maris). Mais informações: (82) 3032-2234/88744602.

EM BREVE Reflexões sobre o uso excessivo de frases prontas, situações recorrentes e lugares comuns, presentes nos diálogos contemporâneos, são o mote do espetáculo “Clichê”. Reunindo mais de 600 bordões, clichês e frases feitas em cômicas e divertidas discussões de situações cotidianas, a peça traz no elenco o Lúcio Mauro Filho e será apresentada no Teatro Deodoro, nos dias 2 e 3 (às 21h) e 4 de dezembro (às 20h). Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (estudantes e idosos), à venda na loja Levis (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3032-5210/9601-2828.

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 05h58 - Globo Educação 06h18 - Globo Ciência 06h45 - Globo Ecologia 07h10 - Globo Universidade 07h35 - Ação 08h00 - AL Esporte 08h50 - TV Globinho 09h30 - Turma da Mônica 09h50 - Hannah Montana 10h15 - Glee 11h05 - Terra e Mar 11h26 - AL TV - 1ª Edição 11h50 - Globo Esporte 12h20 - Jornal Hoje 13h00 - Treino do GP do Brasil de Fórmula 1 14h10 - Estrelas 15h05 - TV Xuxa 16h10 - Caldeirão do Huck 18h20 - A Vida da Gente 19h11 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Jornal Nacional 20h10 - Aquele Beijo 21h10 - Fina Estampa 22h20 - Zorra Total 23h25 - Supercine. Filme: Marcas da Violência (Exibição em HD) 01h15 - Altas Horas 02h20 - Os Simpsons 02h45 - Copa do Mundo de Vôlei Masculino – Argentina x Brasil TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 04h50 - Abz do Ziraldo 05h20 - Ser Saudável 05h45 - Telecurso Ensino Fundamental 06h00 - Telecurso Ensino Médio 06h15 - Telecurso Tecendo O Saber 06h45 - Reencontro 07h30 - A Princesa Sherazade 08h00 - Mobilização 08h30 - Castelo Ra-Tim-Bum 09h00 - Um Menino Muito Maluquinho 09h30 - Janela Janelinha 10h00 - Histórias Assim 10h15 - Cedric 10h30 - A Turma do Pererê 11h00 - Balançando O Ganzá (Local) 11h15 - Em Dia Com A Justiça (Local) 11h30 - Faixa Musical (Local) 12h00 - A Turma do Pererê 12h30 - Catalendas 12h45 - Cocoricó 13h00 - Vida de Artista – (Local) Reprise 13h30 - Cozinha Brasil – Receita De Família 14h00 - Programa Especial 14h30 - Conhecer (Local) Reprise 15h00 - Expedições 15h30 - Alto Falante 16h30 - Segue O Som 17h30 - Aglomerado 18h30 - Para Todos 19h00 - Arte Com Sérgio Brito 19h30 - Revista do Cinema Brasileiro 20h00 - Repórter Brasil 20h30 - Musicograma 21h00 - Sábados Azuis 21h30 - Programa de Cinema Especial – Semana da Consciência Negra 23h30 - Curta TV 00h00 - Caminhos da Reportagem 01h00 - Segue O Som 02h00 - Diverso 02h30 - A Grande Música 03h30 - Caminhos da Reportagem 04h30 - Misocograma TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aflita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aflita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aflita 07h00 - Almoço C/ Notícia

Uma das mais famosas obras do repertório da dança clássica mundial será apresentada pela primeira vez em Maceió. “O quebra-nozes” completo é o novo espetáculo do Ballet Eliana Cavalcanti e chega ao palco do Teatro Gustavo Leite nos dias 2 (às 20h), 3 (às 16h e às 20h) e 4 de dezembro (às 16h). Ingresso: R$ 25, à venda na Adois Academia e na Super Pizza.

EM CARTAZ Os trabalhos do acervo de 29 colecionadores estão expostos em 85 telas do pintor alagoano José Zumba. Com curadoria do artista plástico Dênis Matos, a mostra “Zumba, um pintor negro para o Brasil” fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). A banda Natiruts marca presença na temporada de shows do verão de Maceió. O grupo sobe ao palco da Vox (Estacionamento de Jaraguá) no dia 10 de dezembro. A noite irá contar ainda com a presença de outras bandas e com o som de DJs convidados. Ingressos: R$ 25 (pista) e R$ 50 (camarote, no 1º lote), à venda nas lojas Tchuk Jhones, Point Radical e Jameika e nos estandes Maceió Ingressos e Folia Brasil. Mais informações: (82) 3031-1750. Estão abertas as inscrições, até 17 de fevereiro, para o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Promovido pela Academia Alagoana de Letras (AAL), em convênio com a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), o curso tem início das aulas previsto para 5 de maio, que acontecerão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As matrículas acontecem no período de 23 de fevereiro a 26 de março de 2012, na Casa Jorge de Lima (Praça Sinimbu, 91 – Centro). Os interessados devem levar duas cópias do diploma de graduação, duas cópias da Carteira de Identidade, uma cópia do CPF, além de duas fotos 3X4. Inscrição: R$ 35. Mais informações: (82) 9981-9005/8824-0878.

Hoje nas Novelas Malhação Globo – 17h50 Não há exibição. A Vida da Gente Globo – 18 h Rodrigo conforta Manuela. Ana se esforça para conseguir pentear os cabelos. Alice conta para Suzana e Cícero que encontrou seu pai biológico. Manuela ajuda Ana com os exercícios de fonoaudiologia. Rodrigo confessa a Celina que teme por seu relacionamento com Manuela. Lúcio orienta Manuela a esperar para contar qualquer coisa para Ana. Eva pergunta a Manuela e Rodrigo quando irão contar para Ana que estão juntos. Aquele Beijo Globo – 19h15h Iara tem uma vidência com os parentes do bandido e ele desiste de assaltá-la. Claudia discute com Maruschka por conta da decoração da sua festa. Mais um empreiteiro desiste da obra no apartamento de Claudia e Rubinho e eles desconfiam. Sebastião concorda em dividir o prêmio com Raíssa. Agenor tenta fazer as pazes com Belezinha, mas Íntima atrapalha. Felizardo fica amedrontado com a polícia e Eveva suspeita de que a Shunel esteja

envolvida em falcatruas com a Comprare. Regina percebe que Claudia está infeliz e sugere que a filha cancele o casamento.

Rebelde Record – 20h30 Não há exibição.

Fina Estampa Globo – 21 h Guaracy gosta quando Dagmar conta que Griselda ficou cismada com sua amizade com Esther. Tereza Cristina encontra um carro de polícia e pede ajuda. Ferdinand explode o carro que usou para fazer o assalto. Tereza Cristina se desespera ao constatar que Marcela ainda está viva. Fábio, Carolina, Renê Junior e Leonardo saem para comemorar o sucesso de seu plano. Antenor mente para Griselda para comprar um carro. Teodora procura Wallace. Tereza Cristina fala para Ferdinand que ele falhou em seu serviço. Marcela acorda no hospital.

Amor e Revolução SBT – 22h15 Não há exibição.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

B3

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Alexandre Rezende

Cruz, Patrícia

Luciana Vendramini e Stefan Weitbrecht no evento F1 Rocks, com os shows das cantoras Macy Gray e Jessie J, no Via Funchal

Coquetel de apresentação da Associação Amigos da Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein; o hematologista Nelson Hamerschlak, e coreógrafa Deborah Colker

Toca DJ A cantora Macy Gray será DJ na festa F1 Rocks Afterparty, que comemora o encerramento do GP Brasil de Fórmula 1, amanhã, no Terraço Daslu.

Abre alas A banda Tono, de Bem Gil, abrirá os shows de Ben Harper no Brasil. As apresentações acontecem no dia 9 de dezembro, em SP, e no dia 10, no Rio.

Sobe som A atriz Luciana Vendramini foi com o namorado, o empresário Stefan Weitbrecht, ao show de Macy Gray e Jessie J, no projeto F1 Rocks. O cantor Latino também circulou, anteontem, pelo Via Funchal. Cruz, Patrícia

Botox na cabeça

Botox na cabeça 2

Consciência negra

Corrente solidária

O Grupo de Dor do hospital Sírio-Libanês, em SP, está fazendo testes com aplicação de botox para o tratamento de dor de cabeça crônica desde o início do ano. Doze pacientes já receberam aplicações da toxina botulínica, principalmente na região da nuca. Nove relataram diminuição dos sintomas--quatro deles classificaram as melhoras como acentuadas.

“O tratamento é realizado através de aplicação da toxina botulínica em pontos específicos da cabeça, em ambiente ambulatorial, com sessões a cada três meses, totalizando quatro aplicações”, diz o neurologista Carlos Altieri, um dos coordenadores do grupo. Cada aplicação custa, em média, R$ 2.500. O HC também está usando o método.

A Biblioteca Nacional e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência assinam na segunda acordo para publicação de uma coleção de e-books sobre a questão do negro. O projeto, lançado no mês da consciência negra, prevê a implantação de dez pontos de leitura em terreiros e comunidades quilombolas.

A Associação Amigos da Oncologia e Hematologia Einstein foi lançada com jantar, nesta semana, no hospital Albert Einstein. Os médicos Sidney Klajner e Nelson Hamerschlak receberam convidados como a atriz Drica Moraes e a coreógrafa Deborah Colker.

Em paz Alexandre Rezende

Latino no evento F1 Rocks, com os shows das cantoras Macy Gray e Jessie J, no Via Funchal

Roberto Civita, presidente do conselho de administração da Editora Abril, diz que a saída do jornalista Mario Sabino, redator-chefe da revista “Veja”, da empresa está sendo “uma separação amigável e carinhosa”. E também “absolutamente pontual”. Nada mais muda na publicação, segundo o empresário. “As pessoas são loucas para ver conspirações incríveis onde não tem. A verdade é que juntaram duas coisas: o Mario querendo mudar de vida e um convite que recebeu. Por mim, ele ficaria aqui por mais 20 anos.”

Desenho em música

Alexandre Rezende

Lulu Santos no camarim, após o show em que cantou sucessos de Roberto e Erasmo na Jovem Guarda, no Via Funchal

Jorge Aragão, que vai gravar o “Samba do Arquiteto”, composto em 1962 por Oscar Niemeyer, apresentou uma versão preliminar ao autor na semana passada. Queria ouvir a opinião do arquiteto antes de fazer o registro definitivo da canção. O cantor quer dar a gravação de presente no aniversário de 104 anos de Niemeyer, no dia 15 de dezembro.

Atriz Drica Moraes no coquetel de apresentação da Associação Amigos da Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein

Destaque Alagoas

Eu sou terrível Lulu Santos fez show com canções de Roberto e Erasmo Carlos no Circuito Cultural Banco do Brasil, em SP, nesta semana. Ele se apresentará no próximo dia 7, em Ribeirão Preto (SP), e no dia 18, no Recife.

Floresta tribalista Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes gravaram uma música para o movimento Floresta Faz a Diferença, que se opõe às mudanças no Código Florestal. O grupo quer fazer uma espécie de “We Are the World”, com cerca de dez artistas interpretando a canção.

W

ilton Malta, presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas – Fecomercio, atento às atividades que contribuem para o desenvolvimento do setor


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE NOVEMBRO DE 2011 l SÁBADO

B4

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão Com Flávia Farias inside@ojornal-al.com.br

Chico Brandão

Eu quero! Ei, bonita, quer ficar mais bonita como num passe de mágica? Sim! Então, essa é a proposta do Cinderella Weekend, auê que será armado pela Clínica Estética nos dias 2 e 3 de dezembro. Totalmente dedicado ao Botox Refined e preenchimento com ácido hialurônico, duas das mais instantâneas e consagradas técnicas de rejuvenescimento facial, o weekend na Estética terá direito a Spa mãos e pés e Peeling de diamante. Os tratamentos? Estarão com condições especiais de pagamento. Pelo jeito, 2012 vai ser ainda melhor, não? Interessou? Ligue para 3194-1200.

Christine Méro

Gonzagão Já que o tema do Réveillon da Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, será 'Asa Branca – 100 anos de Luiz Gonzaga', a festa, este ano, terá um toque regional. Além dos quatro DJs que vão animar a moçada - Renatinho e Marcinho (SP), Sardinha e Ana Clara Marinho (PE) -, a festa vai contar com a participação do sanfoneiro Cezinha, ex-de Elba Ramalho. Ele vai tocar junto com os DJs em uma homenagem ao Velho Lua, além de se apresentar no lounge da Pousada, na praia da Conceição, e no Festival Gastronômico da Zé Maria. Quem resiste?

Ação do bem Olha só que bacana: Natal também é época de solidariedade, certo? Então,o Palato faz parte da campanha ‘Mãos Unidas em Ação’ e é ponto de coleta de doações de donativos e brinquedos para duas mil crianças da cidade de Branquinha, atingida pelas enchentes do ano passado. As doações podem ser feitas até o próximo dia 10 no Palato Ponta Verde. Vamos ajudar?

Agenda Quem disse a você que vice-governador não trabalha? Pois, está muito enganado. José Thomaz Nonô preparou uma ação para lá de especial. A gente explica: o vice-governador entregou os cartões do projeto de inclusão digital, que foi lançado ontem, que equivalem a 10 horas/aula de informática básica em 120 lan houses, onde cerca de 50 mil alagoanos serão beneficiados com o projeto. Bacana, né? LOVE SÓ | Michel Edmond Le Champion e Zoelma Lima, em total sintonia com o amor, mostrando cumplicidade em noite badalada da cidade

Chico Brandão

Chico Brandão

TODO ELE | Adelmo Cabral reforçando o time de advogados competentes

Fashionistas | Fellipe Jhonatas, Tatjana Cerrati, Leninha Omena e Junior Gavazzi, em estilo total no Villa Pantai, onde acontece, desde último final de semana, uma maratona fashion; hoje terá mais moda, claro! ELA | Waleska Agra esbanjando alegria e estilo em encontro que marcou a turma de Arquitetura

L

Cabeleira

Não é para todo mundo estar no mercado de moda há 12 anos e contiontinuar sendo sucesso, não é? Pois, para Paula Farias, isso é a mais pura realidade. idade. A empresária que comanda uma das as lojas mais disputadas da cidade completou, tou, ontem, com muito estilo mais um ano de vida ditando tendências. Inside deseja eja mil felicidades!

uciana Lewis ccomemora! A sua ExclusivaBR foi fo eleita a agência de comunicação da Secretaria da Copa em Pernambuco. Pernam ue ela é lind linda, todo mundo já sabe. Então não é de estranhar que Bibiana Card Cardoso esteja arrasando corações eem sua passagem por São Paulo por po esses dias, já que por onde alagoan alagoana passa é motivo de delírio para oos marmanjos.

Q

Chico Brandão

Tem evento novo – e dos bons – naa noite desta segunda-feira, 28, no Fios de Cabelo: elo: Trend Vision! Monica e Napoleão Casado comandam ndam o agito fashion, e quem assume a cena sãoo os profissionais da Wella como Marcelle Augusto, sto, Tom Costa e Erick Sgobe, que armam show dee lançamento das tendências de beleza do Trend – a maior competição de hairstyling mundial. Ah, o Beauty Show rola às 20h, na unidade de Ponta Verde. Vai perder?

É pique!

Chiqueria em cena

Palco Cristiano Marinho quer fazer a diferença. ença. Sempre bastante envolvida em projetos jetos sociais, ela convocou os amigos daa arte para arrecadar fundos para as instituições tuições de caridade de Maceió. Pois bem, hojee e amanhã, acontece o projeto Sorriso e Dobro, o, que une duas grandes comédias conhecidas as do povo alagoano. Hoje, rola a peça Romeu,, Eva e Adão e, no domingo, a volta de Branca dee Neverrr e as 7 Pecinhas.Tudo acontece às 20h, 0h, no auditório do Ifal. Curtiu? 3032-2234. Corra! rra!

PODER FEMININO | Estilosa que só ela, Wandior onde passa, nha Coutinho dita tendências por sendo sempre um arraso de pessoa e estilo

P

aulo Marinho está em Miami com um grupo de arquitetos estrelados para participar da décima edição da Art Basel, que rola por lá entre os dias 1º e 4 de dezembro.

urante jantar com o empresário sé Berardo, Diego Jatobá, José dono de uma das 10 maiores fortuos grandes nas de Portugal e um dos colecionadores de arte do mundo, nhecer Porto confessou que quer conhecer de Galinhas.

D

Villa (fashion!) Pantai Desde o último final de semana, a Villa Pantai está sendo invadida por fashionistas. Calma, gente! É que pelo segundo ano consecutivo a pousada, que fica na praia de São Miguel dos Milagres, foi escolhida para servir de cenário para mais uma temporada de verão do programa Mundo Fashion, da Band, que tem como apresentadora Tatjana Ceratti. O lugar? Já recebeu André Schiliro, Francesca Giobbi, Lorenzo Merlino, Mario Queiroz e Monica Monteiro. Hoje, a Villa está movimentada com a presença de Dudu Bertholini, Flavia de Oliveira, Lino Villa Ventura e Max Weber. Só os tops dos tops da moda, claro!

Villa 2 E como a Villa Pantai virou o lugar de verão da moda, não ão poderia deixar de ter um desfile para animar os fashionistas stas que estão por lá, não é verdade? Para isso, hoje, acontece ece o lançamento das novas estilistas alagoanas do pedaço, as it girls Marília Herrmann e Gabriela Jatobá, que mostram com m todo talento, que Deus lhes deu, sua grife MG, para um grupo upo seleto de 40 convidados, ou melhor, uma platéia poderosíssima. síssima. Existe estréia melhor? Arrasa!

UNIÃO | Luiz Eduardo e Heloísa Cox em clima de amor "I love you"

Pés no chão A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou a relação dos selecionados no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro. O projeto de Alagoas, da Associação de Cultura e Arte Cia do Pés, Encontros foi o único do estado selecionado no edital. Inside não fica de for a e engrossa os votos de parabéns!

Sangue bom Ontem foi comemorado o “Dia Nacional do Doador de Sangue”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 3% da população saudável de cada estado deve doar sangue, para que seus hemocentros tenham estoque suficiente para casos de urgência e emergência. Mas em Alagoas, apenas 1,7% pratica o ato. “Doar sangue é um ato de amor, é de graça e não faz mal algum” comentou a Dra. Isabela Barreto, do Hapvida Saúde. Para doar, o candidato deve estar munido de documento de identificação com foto, ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimento gorduroso até quatro horas antes da doação.

CASAL | Verônica e José Agnaldo celebrando a vida eem noite vip das mais concorridas da seara


OJORNAL 26/11/2011