Page 1

MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 QUINTA-FEIRA

ANO 19 NÚMERO 014 R$ 1,50

O Jornal

Lobo-marinho é resgatado por pescadores no mar do Pontal

Baú da Dona Ivone: disco homenageia sambista com novas e antigas composições

A9

B1

INSEGURANÇA

Quadrilha assalta casa do prefeito de Pão de Açúcar No momento do crime, só a mãe do político e o vigilante estavam no imóvel; criminosos levaram dinheiro do cofre OLIMPÍADAS

A casa do prefeito de Pão de Açúcar, Jasson Silva Gonçalves, foi atacada por quatro homens armados e encapuzados. O crime ocorreu durante a madrugada, e os criminosos invadiram a casa após estourarem o cadeado do portão da rua. Dentro de casa, eles renderam a empresária Zélia Silva Gonçalves, de 65 anos, mãe do prefeito. Dizendo que eram policiais federais, eles exigiram que a empresária abrisse o cofre. O bando pegou o dinheiro e foi embora. A polícia foi informada do assalto e teve que fazer as primeiras diligências a pé porque os criminosos furaram os pneus da viatura que estava parada na porta da deleA12 gacia da cidade.

Seleção de Marta goleia; time de Neymar joga hoje A seleção feminina de futebol estreou, ontem, nas Olimpíadas atropelando Camarões. Com dois gols da alagoana Marta, o Brasil venceu por 5 x 0. Hoje é a vez de os homens iniciarem a busca pelo ouro, contra o Egito, às 15h45, em Cardiff, no País de Gales. Neymar é o destaque da equipe. Uma gafe da organização marcou para sempre os Jogos A13 Olímpicos de Londres.

NOVA COZINHA

A alagoana Marta fez dois gols na goleada sobre Camarões

TRAGÉDIA

EM ALAGOAS

PREFEITO DE MACEIÓ

Colisão mata quatro pessoas em Maceió

58 prefeitos vão disputar a reeleição

Caminhadas marcaram dia dos candidatos

Quatro pessoas morreram num grave acidente ocorrido na madrugada de ontem, na Avenida Jorge Montenegro de Barros, no Santa Amélia. As vítimas estavam num Palio, que bateu de frente com um caminhão. Três pessoas morreram no local e uma, quando A9 era socorrida pelo Samu.

Nas eleições deste ano, dos 102 prefeitos alagoanos, 58 vão disputar a reeleição. O número é menor do que o das eleições de 2008, quando 62 prefeitos buscavam um segundo mandato consecutivo no Estado, de acordo com informações do Tribunal A2 Superior Eleitoral (TSE).

Caminhadas em bairros de Maceió marcaram a agenda de campanha do dia de ontem de candidatos a prefeito da capital deste ano. Ronaldo Lessa (PDT), que fez a primeira caminhada, Rui Palmeira (PSDB) e Jeferson Morais (DEM) adotaram esse tipo A3 de atividade nessa quarta.

NO TRÂNSITO

jornal-al.com.br

T

Nannai inaugura o SPA by em Muro Alto

Sesc promove a 2ª edição da Mostra de Artesanato 3

6

onomia rismo & Gastr

Tu

Novos sabhoores do engen

Igor Pereira

vai Em agosto, Maceió espaço ganhar um novo chefs gastronômico dosFelipe Serginho Jucá e tem Lacet, que prome o nas uma deliciosa criaçãões ao caçarolas (de camar novas peito de pato); serãoao receitas que fogem 4, 5 E 8 tradicional

Chefs prometem “menu” diferente e pratos exóticos REAÇÃO A presidenta Dilma determinou a formalização de convênios para substituir servidores em A4 greve na Receita e Anvisa.

“GATOS” A Eletrobras constatou que metade das ligações de eletricidade na Região Metropolitana de Maceió tem irregularidades. A7

Yvette Moura

, 26 DE O JORNAL l MACEIÓ

Nide Lins

SMTT debate segurança para motociclistas A9

SERTÃO E AGRESTE

MUDANÇA

Polícia prende 11 em operação no interior de AL

ASA fecha com o treinador Nedo Xavier

Onze pessoas foram presas em duas operações deflagradas pelas polícias Civil e Militar em Arapiraca e no Sertão. A ação fez parte do programa Brasil Mais Seguro e prendeu suspeitos de tráfico de drogas, roubos de veículos e A10 homicídios.

A diretoria do ASA anunciou, na noite de ontem, a demissão do técnico Heriberto da Cunha. Para o lugar do treinador foi contratado o experiente Nedo Xavier, de 59 anos, que já comandou o Atlético-MG e trabalhou nesta temporada no Fortaleza.

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)...................2.0350 DÓLAR (VENDA).....................2.0370 POUPANÇA...........................0,5161

EURO (COMPRA).....................2.4614 EURO (VENDA).......................2.4622

Isabele Targino

www.mais.al l turismo@o l QUINTA-FEIRA JULHO DE 2012

Com uma das quadrilhas foram apreendidos cheques, dinheiro, drogas e joias

MARÉS 02h34...............0.6 08h54...............1.8

15h19...............0.6 21h32...............1.7

FASES DA LUA NOVA.......................19/7

CHEIA.........................3/7

CRESCENTE................26/7

MINGUANTE................11/7

A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A2

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

ELEIÇÕES 2012

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Barrados A Advocacia Geral da União vai entrar na Justiça contra 210 candidatos nas eleições deste ano que recorrem a estratégia de associar seus nomes aos de autarquias e fundações federais, em geral provedoras de benefícios ao cidadão comum. Nomes do tipo “Jô Soares do INSS”, “Ivete da Funasa” e “Garrincha do Dnit” podem ser barrados. Nas ações que começam a ser ajuizadas, a AGU pede que os registros sejam alterados e os casos comunicados ao Ministério Público para que avalie a possibilidade de haver crime eleitoral. A justificativa para a ação é que artigos da Constituição, do Código Civil e da Lei de Propriedade Intelectual protegem nomes, siglas e marcas das pessoas jurídicas, inclusive órgãos do governo. Sendo assim, não podem ser apropriados para servir a interesses particulares.

Criativa

Eterno estudante

Mesmo sem trabalhar em nenhuma redação da imprensa, a jornalista Laíse Moreira tem aproveitado a interatividade criada pelo Twitter para entrevistar os candidatos a prefeito em Maceió. Todos os dias, ela manda mensagens questionando temas relacionados à qualidade de vida na cidade.

O professor de Agronomia da Ufal, Cícero Adriano, foi um dos mais destacados líderes estudantis na sua época. Ontem, na assembleia que decidiu pela continuidade da greve, ele sugeriu que os professores ocupassem prédios públicos para chamar a atenção do governo federal.

Em equipe O secretário estadual de Educação, Adriano Soares, comandou uma reunião com mais de 500 professores, servidores e diretores da pasta na tarde de ontem no Centro de Convenções. Ele apresentou detalhes de seu programa de gestão e defendeu uma motivação pessoal para que a equipe vença o desafio de melhorar os números do Ideb em Alagoas.

Esqueceram de mim O deputado Jeferson Morais (DEM) entrou numa saia justa após a entrevista do presidente nacional do DEM. O senador José Agripino (RN) disse que o partido aposta todas as fichas nos candidatos em Aracaju, Salvador, Macapá, Fortaleza e Recife. Nem citou as chances de eleger o prefeito de Maceió.

Dor de cabeça O médico Fernando Sérgio Lira (PP), candidato a prefeito em Maragogi, precisou gastar um tempinho justificando a elevada quantidade de remédios encontrados em sua casa, em uma ação do MP Eleitoral. A denúncia é de que os medicamentos estavam sendo distribuídos ao eleitorado em troca de um cadastro eleitoral.

Não falta

Desfile

Integrante do Conselho Estadual de Saúde, Tony Cloves (PSOL) não tem deixado de participar das reuniões do colegiado. Mesmo em campanha para vereador em Maceió, ele tem mantido a agenda para participar dos encontros.

A estudante Camilla Reis, que ficou conhecida quando o venceu o concurso de Miss Alagoas, resolveu testar a popularidade nas urnas. Ela é candidata a vereadora em Maceió pelo PR.

Um pedido Forte entre os oficiais da PM, o coronel Ivon Berto (PRTB), vice na chapa de Galba Novaes (PRB), tem articulado encontro com militares de alta patente para que apoiem a campanha, especialmente entre os mais ricos – em que a candidatura tem mais dificuldade de penetração.

Na mesma rua... O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) demorou para iniciar a campanha de rua, mas começou colocando muita gente na rua. E ele seguiu o conselho do aliado, o prefeito Cícero Almeida (PP), que inicia suas campanhas subindo a Grota do Cigano, no Jacintinho.

Em AL, 58 prefeitos disputam a reeleição Segundo dados do TSE, número é menor que o de 2008, quando 62 buscaram novo mandato seguido ALEXANDRE H. LINO alexandrelino@ojornal-al.com.br

A

o todo em Alagoas, nos 102 municípios, 58 prefeitos disputam a reeleição, o equivalente a 56%. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é menor que em 2008, quando 62 nomes tentaram um novo mandato. Muitos são os motivos que justificam o desejo de concorrer novamente, como experiência, tradição e até mesmo quebra de antigas alianças. O Jornal fez um levantamento e apresenta o cenário estadual com alguns detalhes que chamam atenção e são peculiares nos municípios. Muitos tentam manter uma força política regional. Este é o caso de Lula Cabeleira (PMDB) que corre atrás do quarto mandato em Delmiro Gouveia; Marcelo Beltrão (PMDB) em Jequiá da Praia e Maycon Beltrão (PMDB), em Feliz Deserto, tentando permanecer com a forte influência da família no Litoral Sul. A mesma regra vale para Mellina Freitas (PMDB) em Piranhas, que sequenciou dois mandatos do tio, o deputado estadual Inácio Loiola (PSDB), e agora tenta repetir o feito. Já outros, na briga política eleitoral, vão enfrentar os adversários do passado, como Rita Tenório (PPS) em Chã Preta; Jacob Brandão (PP) em Mata Grande; e Ítalo Amaral (PMN), em Major Izidoro. Tem também quem vai repetir a rivalidade com outras famílias como acontece com Fernando Pereira (DEM) em Junqueiro, enfrentando os Tavares; e James Marlan (PP) em Limoeiro do Anadia, reeditando a disputa dentro da própria família Albuquerque. Já Boi Lambão (PTB), em Porto de Pedras, e Ciçou (PTB), em Barra de Santo Antonio, romperam com antigos aliados. Alguns assumiram o cargo no andamento da gestão devido a prisões, afastamentos ou acordos políticos, como Renatinho Canuto (PSDB), em Pilar; Israel Saldanha (DEM), em Penedo; Zé Augusto (PPS), em Anadia; e Conceição Tavares (DEM), em Traipu.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A3

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

PREFEITO DE MACEIÓ

Contexto

Cortesia

Cortesia

Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

A fundo

O

s assaltos a bancos em Alagoas aumentaram depois da prisão de um bando que, segundo a polícia, atua no ramo há 15 anos, mas que foi preso sem dinheiro e sem as armas pesadas que se exibe nesses assaltos. Assim fica difícil de acreditar que os assaltos no ano eleitoral nada tem a ver com a eleição, como se apressou a polícia em negar a vinculação. A impressão que fica e ganha corpo é exatamente o contrário, porque as estatísticas justificam tal impressão. Desde 1998, o ano eleitoral em Alagoas tem sido o ano de assaltos a bancos e postos dos Correios. E, como coincidência não existe, então tem algo de mais profundo para ser investigado a fundo.

Com o prefeito Cícero Almeida e aliados, Ronaldo Lessa foi à Grota do Cigano

Arquivo

O elogio Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, a desembargadora Elisabeth Carvalho elogiou a decisão do desembargador Orlando Manso, que pediu afastamento da presidência do TRE alegando incompatibilidade para presidir as eleições este ano em Maceió.

Caminhadas marcaram as campanhas ontem Ronaldo Lessa, Rui Palmeira e Jeferson Morais adotaram esse tipo de atividade nesta quarta DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

Para a história A desembargadora Elisabeth Carvalho é a primeira mulher a presidir uma eleição em Alagoas, porque o desembargador Manso tem três parentes disputando uma vaga de vereador.

Certo

Saque

Candidato a prefeito, Ronaldo Lessa também destacou a decisão do desembargador Orlando Manso de se afastar da presidência do TRE. Os dois têm um entrevero jurídico e Lessa já havia dito que o desembargador deveria se afastar da presidência do Tribunal.

Os quatro assaltantes que atacaram a residência do prefeito de Pão de Açúcar, Jasson Silva, se deram bem: tinha lá no cofre pouco mais de R$ 1 milhão na forma de “formiguinhas”, ou seja, uma cédula atrás da outra. O prefeito Jasson está agora liso e assustado.

Conta corrente Com tantos assaltos a bancos em Alagoas nesta eleição, o prefeito Jasson Silva optou por “depositar” o dinheiro em casa mesmo. Mas dizem que a parede tem olho...

O erro

Confia

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, confessa que errou ao não ler todos os documentos referentes aos processos licitatórios no município. Mas fez outra revelação: “Nenhum prefeito lê. A gente confia na comissão” (de licitação).

O juiz Igor Figueiredo decretou o afastamento do prefeito Areski Freitas e o condenou a devolver quase R$ 65 mil ao cofre municipal. “Meu pecado foi confiar na comissão (de licitação)”, admitiu o prefeito, que está recorrendo da sentença.

Com que roupa? E, por falar em União dos Palmares, o “Paulinho ex-PT” ainda não encontrou o jeito de se acomodar no grupo do ex-governador Manoel Gomes de Barros. Mas, vai encontrar.

Lote 1

Lote 2

Em Porto de Pedras, mais um imbróglio judicial envolvendo uma prefeitura com terreno disputado por pessoa física. Na Justiça tramita uma ação de reintegração de posse, requerida por Mônica Correia Lacerda, de um terreno que a prefeitura quer um pedaço.

O procurador do município de Porto de Pedras, Eduardo Monteiro, explicou que a ação da prefeitura para reintegração de posse é anterior à gestão do atual prefeito Amaro Júnior e limita-se a uma parte do imóvel que Mônica Correia Lacerda alega ser dela.

Ao lado dos aliados, Rui Palmeira fez caminhada na região do Alto do Céu

O

s candidatos a prefeito de Maceió nas eleições deste ano aproveitaram o dia de ontem para reuniões, panfletagens e visitas a comunidades da capital em caminhadas com aliados. Ronaldo Lessa, da coligação “Maceió cada vez melhor” (PDT, PT, PTB, PMDB, PTC, PV, PRP, PSD e PC do B), esteve pela manhã na Grota do Cigano,

no Jacintinho, em seguida, fez panfletagem em diversos pontos da região. Ele também se reuniu com candidatos, filiados e simpatizantes do PCdoB, para discutir pontos de seu plano de governo. No final da tarde, ele realizou caminhada na Grota do Cigano com o vice, Mosart Amaral; o prefeito Cícero Almeida (PEN); o deputado federal Renan Filho (PMDB); lideranças do partido, correligionários e amigos. Foi a primeira caminhada de sua campanha. Rui Palmeira, da coligação “Nova Maceió” (PP, PSL, PTN, PSC, PR e PSDB), fez caminhada à noite na região conhecida como Alto do Céu, no Farol, ao lado de seus aliados. Jeferson Morais, da coli-

gação “Maceió ainda melhor para você” (DEM, PSB e PSDC) fez caminhada na Chã da Jaqueira, também com aliados e correligionários, no final da tarde. Galba Novaes, da coligação “Maceió, para cuidar da gente” (PRB, PRTB e PHS), reuniu-se pela manhã com assessores para revisar o seu programa de governo e recebeu membros de diretórios municipais dos partidos coligados. Já durante a tarde e noite, ele visitou bairros e comunidades de Maceió, e encontro com personalidades da sociedade civil e autoridades. Alexandre Fleming, da coligação “A Verdadeira Mudança” (PSOL e PSTU), participou do sorteio para a sabatina

com o Fórum Permanente de Combate às Drogas na tarde de ontem. À noite, ele reuniu-se com toda a equipe de apoio à campanha Nadja Baía, da coligação “Dignidade para Maceió” (PPS e PMN), fez panfletagem no sinal da Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro, durante toda a manhã. À tarde, teve um encontro com consultores especialistas na área do empreendedorismo. A deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB) iniciou sua campanha eleitoral, pela manhã, com uma reunião de equipe. Pela noite, ela participou da abertura da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, na Fits, em Cruz das Almas.

ELEITORES

Alagoas terá menos 109 mil IRACEMA FERRO iracemaferro@ojornal-al.com.br

A

revisão biométrica promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com os alagoanos entre 2011 e este ano encolheu em mais de 109 mil o eleitorado local, mesmo com o cadastro de novos eleitores (com 16 anos ou mais). Até outubro de 2008, quando foram realizadas as últimas eleições municipais, Alagoas tinha 1.973.550 eleitores. Hoje, são 1.864.521, o que equivale a 109.029 menos eleitores para o pleito atual. Só a capital perdeu 2.247 eleitores: tinha 503.913 votantes e agora tem 501.666 aptos a votar. Na eleição municipal anterior, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) eram cinco candidatos a prefeito e 297 a vereador. Nesta, Maceió tem oito candidatos a prefeito e 577 a uma das 21 vagas do Legislativo

municipal, quase dobrando os números de 2008. No segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, Arapiraca, um quadro totalmente diferente: a diferença foi de apenas 15 eleitores. Isso mesmo: em 2008 eram 118.945 e hoje tem 118.930 votantes. Este é um dos raros casos em que o número de novos cadastrados conseguiu se aproximar do percentual daqueles que morreram ou tiveram seus títulos cancelados por não participarem do recadastramento. Arapiraca tem três candidatos a prefeito e 196 para as 15 cadeiras da Câmara Municipal. Em 2008 eram três candidatos a prefeito e 101 a vereador. Até 2008, Palmeira dos Índios era a terceira cidade de Alagoas em quantidade de eleitores, mas perdeu o posto para Rio Largo. Palmeira tinha 49.858 votantes e caiu

para 43.813 (perdendo pouco mais de 6 mil eleitores). Já Rio Largo tinha 48.200, mas perdeu pouco mais de 2 mil aptos a votar e hoje subiu do quarto para o terceiro lugar em número de eleitores, com 45.849. Numericamente, mais eleitores não significam, necessariamente, mais candidatos. É o que revela a estatística. Em Rio Largo, apesar de haver cinco candidatos buscando a cadeira de prefeito, há 136 querendo uma das dez vagas de vereador. Em Palmeira dos Índios, são quatro candidatos ao Executivo e 173 buscando uma das 15 cadeiras do Legislativo. Em 2008, Palmeira tinha quatro candidatos a prefeito e 117 a vereador, Rio Largo, cinco disputavam o Executivo e 123 o Legislativo. Na outra ponta, Feliz Deserto perdeu para Mar Vermelho o título de município com menor eleitorado.

Feliz Deserto tinha na última eleição municipal 3.156 eleitores e hoje tem 3.113. Já Mar Vermelho concentrava 3.203 votantes e hoje está com apenas 2.933. TESTE NAS URNAS O Tribunal Regional Eleitoral iniciou ontem os testes nas urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito de outubro próximo. A maior parte delas são as mesmas usadas nas eleições de 2010, mas receberam novos softwares para que ficassem compatíveis com o sistema biométrico, que será usado no pleito de outubro próximo. Há dois meses 7.036 urnas estão passando por uma bateria de vistoria e manutenção para que ser testadas, garantindo, assim, que possam funcionar com perfeição. As informações são de Henrique Méro, gerente de Tecnologia da Informação do TRE.

Água mole, pedra dura O bispo de Penedo, dom Valério Breda, inaugurou em Boca da Mata a estátua do padre Cícero com cinco metros de altura.

Expressas O presidente do PTdoB, Marcos Toledo, foi visto num “ninho tucano”. Mas não se sabe se foi tratar da desistência de Alves Correia em concorrer à Prefeitura de Arapiraca. Segundo colocado nas pesquisas, Alves Correia tem repetido que é candidato e “não abre nem para o trem carregado de dinamite com um doido fumando um charuto”. Em Maribondo, ontem, os gritos de “Viva São Cristovão” se confundiram com o “Viva Val Borges” – que lançou sua candidatura a vereador tomando carona na festa para o santo.

9h - Reunião com líderes de Associações Comunitárias instaladas no Centro Social Urbano do Santo Eduardo; 18h - Inauguração do comitê de campanha, na Avenida Álvaro Calheiros,Mangabeiras, próximo ao Blue Shopping.

09h - Encontro com pastores da Igreja Assembleia de Deus; 12h - Almoço com a coordenação de campanha no Benedito Bentes II; 15h - Reunião com presidente da Ademi; 21h -Entrevista no programa “Conversa de Botequim”.

19h - Caminhada no Conjunto Cidade Sorriso.

9h30 - Visita à instituição Casa Bethânia, na Serraria; 17h - Panfletagem na rodoviária de Maceió, Jacitinho.

15h - Caminhada no Centro, partindo da Praça Deodoro rumo ao comitê localizado em frente à Praça dos Palmares (ao lado do Restaurante Central); 18h - Inauguração do espaço “Fale com a Rosinha” no comitê.

Manhã - Visita a bairros e comunidades de Maceió e encontro com personalidades da sociedade civil e autoridades; 15h - Reunião na TV Gazeta para acompanhar apresentação da cobertura jornalística das Eleições 2012; 20h - Encontro com lideranças no bairro de Bebedouro.

15h - Reunião na TV Gazeta para definir entrevistas e sabatina; Noite - gravação dos vídeos para o canal youtube.

Não divulgou agenda.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A4

Nacional

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

SERVIÇO PÚBLICO

Dilma endurece com grevistas Presidenta manda ministros firmarem convênios para substituir servidores da Receita e Anvisa

B

RASÍLIA - Diante da onda de greves de servidores que atinge diversos setores em todo o País, a presidenta Dilma Rousseff determinou, por meio de decreto publicado ontem, que ministérios firmem convênios com estados e municípios para a garantia de atendimento em serviços básicos. O decreto é mais uma ação do governo em meio ao movimento grevista em 30 setores que pede recomposição salarial, reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho. Segundo a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a paralisação teria adesão de 350 mil servidores,

mas para o governo ela atinge a metade desse número. A determinação cita especificamente áreas relacionadas ao comércio exterior. Funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estão em greve, e da Receita Federal, que fazem operação-padrão em portos, já afetam a entrada e saída de produtos do País. “As atividades de liberação de veículos e cargas no comércio exterior serão executadas em prazo máximo a ser definido pelo respectivo ministro de Estado supervisor dos órgãos ou entidades intervenientes”, diz trecho do decreto publicado no Diário Oficial da União. O decreto determina que, em casos de greve, ministros deverão realizar convênios com Estados e municípios para compartilhar a execução dos serviços e manter o atendimento em setores considerados básicos.

Dirigentes de órgãos devem cortar o ponto O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Luis Inácio Adams, declarou que o decreto tem por objetivo “garantir o funcionamento de setores essenciais no País”. A partir de agora, segundo Adams, cada ministro terá de assinar convênios com Estados e municípios para assegurar o funcionamento dos setores essenciais que estão paralisados, o que deverá ser feito imediatamente. Ele acredita que a medida irá resolver o problema, mas avisou que, o governo poderá ingressar na Justiça para garantir o funcionamento dos serviços essenciais, de acordo com o pedido de cada ministério. “É preciso que as atividades essenciais sejam retomadas o mais rápido possível”, disse o ministro. Adams explicou ainda que “o decreto veio para simplificar o procedimento de liberação de mercadorias que estavam paradas, para garantir o fluxo de entrada de produtos no País”. Segundo ele, “os serviços essenciais, como desembaraço adua-

neiro, que pode trazer risco à economia porque atrapalha quem importa, ou no caso de medicamentos que estão sendo aguardados pelo País para salvar vidas, têm de ser preservados”. Depois de comentar que o corte dos dias parados já está sendo feito por alguns ministérios, como determina a lei, o advogado da União advertiu que os dirigentes de órgãos públicos, como os reitores que não estão dando falta aos servidores que estão em greve, estão sujeitos a ações, por parte do Ministério Público, de improbidade administrativa. “Os dirigentes estão arriscados a sofrerem ações disciplinares e de improbidade administrativa para garantir o cumprimento da lei”, afirmou ele, ao citar que a Universidade de Brasília é um caso clássico de não desconto de dias parados, com prejuízo para alunos e sociedade. “Não há greve sem desconto”, comentou ele, ao citar que em alguns casos pode até ser negociada a compensação.

Luiz Inácio Adams afirma que decreto visa evitar prejuízos à economia do País e garantir entrada de medicamentos

HEPATITE C

NOVA LEI

SUS distribuirá dois novos remédios

Medidas visam proteger juízes e promotores

B

RASÍLIA – Dois novos medicamentos contra a hepatite C, o telaprevir e o boceprevir, serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, os remédios (inibidores da enzima protease) são considerados mais modernos e eficazes e devem beneficiar cerca de 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose avançada. O telaprevir e o boceprevir serão tomados por via oral durante período de até 48 semanas. Juntos, os medicamentos têm uma taxa de eficácia de 80% – o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que dura de 48 a 72

semanas.

para as hepatites virais”, completou.

SILENCIOSA O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a hepatite é uma doença silenciosa e que, em razão da ausência de sintomas, o diagnóstico é tardio na maioria dos casos. Segundo ele, a pasta fez amplo debate com especialistas e movimentos sociais antes da inclusão dos dois remédios no SUS. “Não tenho dúvida alguma de que estamos dando um passo bastante decisivo para o tratamento das hepatites”, disse. “Estamos possibilitando, para um conjunto dos brasileiros assistidos pelo SUS, a oportunidade de receber aquilo que há de melhor em relação ao tratamento

INFECTADOS Assim que a incorporação dos remédios for publicada no Diário Oficial da União, a rede pública terá prazo de 180 dias para iniciar a distribuição aos pacientes. A previsão é que os remédios estejam disponíveis no SUS no início de 2013. Dados do ministér io indicam que há cerca de 1,5 milhão de brasileiros infectados pelo vírus da hepatite C, responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática, a doença pode passar despercebida por até 30 anos.

Brasil registra 33 mil novos casos por ano Levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde indica que cerca de 33 mil novos casos de hepatites virais são notificados a cada ano no Brasil. O maior número de infecções nos últimos 14 anos é por hepatite B, totalizando 120 mil casos entre 1999 e 2011. Os dados apontam ainda que a Região Sudeste concentra a maioria das notificações da hepatite B (36,3%), seguida pelo Sul (31,6%). A relação sexual, de acordo com a pasta, é a forma predo-

minante de transmissão (52,7%). A doença atinge principalmente a faixa etária de 20 a 39 anos. No mesmo período, foram registrados 82 mil casos da hepatite C no país. A maior parte das pessoas infectadas vive nas regiões Sul e Sudeste (90%), com destaque para os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, com 56,9% e 13%, respectivamente. A taxa de incidência da hepatite A vêm caindo significativamente desde 2006. Em 2005, quando ocorreu o

ápice da doença, eram 11,7 mil infectados para cada 100 mil habitantes, enquanto que a taxa foi 3,6 mil em 2011. A Região Norte aparece com a maior incidência (15,6), seguida pelo Sudeste (1,5). As crianças com 5 anos ou mais são as mais afetadas (36,8%). A hepatite D acomete somente pessoas que já têm o tipo B da doença. Entre 1999 e 2011, foram notificados 2.197 casos, sendo a maioria na Região Norte (76,4%), com destaque para o Amazonas (37%) e o Acre (29,3%).

Curta “BATMAN” É PRESO EM SP SÃO PAULO - Policiais prenderam na madrugada de domingo um homem que, fantasiado como “Batman”, o homem-morcego, tentava roubar bebidas de um restaurante na região central de Santa Bárbara D’Oeste (interior de São Paulo). Um telefonema anônimo à polícia entregou o criminoso. Ele foi detido dentro do restaurante com a arma do crime, uma barra de ferro usada para

arrombar a porta do restaurante. A polícia encontrou com o assaltante garrafas de cachaça, rum, uísque e vodca. Segundo a polícia, o servente Tiarles da Silva, 21, já tinha passagem anterior por furto, e era considerado foragido, porque não pagou pensão alimentícia. O assaltante continua preso e responderá por tentativa de furto. A polícia disse não saber o porquê do homem estar fantasiado na hora do assalto.

B

RASÍLIA - O Ministério Público e os tribunais terão 90 dias para adotar uma série de medidas de segurança com o objetivo de garantir o andamento e julgamento dos processos envolvendo organizações criminosas. A Lei 12.694, aprovada pelo Congresso Nacional, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. O texto está publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União. Segundo a nova lei, os juízes, integrantes do Ministério Público e seus parentes poderão receber proteção especial, se considerarem que estão sob ameaça. A proteção especial poderá ser feita pela Polícia Judiciária, por órgãos de segurança institucional e agentes policiais. “A prestação de proteção pessoal será comunicada ao Conselho Nacional de Justiça ou ao Conselho Nacional do Ministério Público, conforme o caso”, diz o texto. A decisão permite que o juiz responsável por processos envolvendo organizações criminosas tome medidas como revogação de prisão e transferência de suspeitos para penitenciárias de segurança máxima. Pelo texto, é compreendida como organização criminosa a associação de três ou mais pessoas, que dividem tarefas com o objetivo de obter vantagens mediante prática de crimes. A lei prevê ainda que os tribunais tomem medidas para reforçar a segurança dos prédios da Justiça em caso de ameaças a processos em julgamento. Além disso, os veículos usados nas ações de investigações e julgamento dos casos de organizações criminosas poderão ter temporariamente placas especiais para a impedir a identificação dos usuários.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A5

Internacional

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

CONFLITO NA SÍRIA

Turquia fecha sua fronteira Ancara permite passagem de refugiados; Assad desloca milhares de soldados para Aleppo

A

NCARA - A Turquia anunciou ontem o fechamento de sua fronteira com a Síria, afetando o tráfego comercial entre os dois países mas não o fluxo de refugiados, que poderão continuar passando pelos postos de controle para fugir do conflito armado. A decisão foi anunciada no mesmo dia em que tropas do governo sírio foram deslocadas de postos na fronteira com a Turquia para combater rebeldes em Aleppo, a maior cidade do país. De acordo com o ministro do Comércio e Alfândegas, Hayati Yazici, razões de segurança motivaram o fechamento das 13 passagens oficiais existentes nos 900 quilômetros da fronteira entre os dois países. Na prática, porém, apenas três seguiam abertas ao trânsito comum, segundo a imprensa turca. A fronteira tem sido palco de vários combates entre rebeldes e forças de segurança da síria. Em meio aos confrontos, vários caminhões turcos que entravam ou saíam da Síria foram destruídos e saqueados. Segundo autoridades da Turquia, nenhum caminhão turco poderá cruzar a fronteira para a Síria, embora não existam restrições para veículos que sigam o sentido contrário. Com isso, a decisão deve afetar principalmente as

importações. O intenso fluxo de refugiados que fogem do conflito e buscam segurança na Turquia não deve ser afetado, segundo a porta-voz do Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Sybella Wilkes. “Temos informações de que as pessoas estão cruzando a fronteira, cerca de 300 apenas durante a madrugada”, disse. “O governo turco continua ativamente recepcionando os refugiados e lhes oferecendo proteção.” VIOLÊNCIA EM ALEPPO A violência continua principalmente na cidade de Aleppo, a cerca de 60 km da Turquia, para onde milhares de soldados que estavam na fronteira foram enviados na madrugada de ontem. Segundo ativistas, mais de 80 pessoas teriam sido mortas. Moradores da cidade disseram que helicópteros passaram o dia sobrevoando e disparando mísseis. “Ouvi pelo menos 20 foguetes serem disparados, acho que de helicópteros, e também muitos disparos de metralhadoras”, disse por telefone um morador dos arredores, que se identificou como Omar. “Quase todo mundo fugiu em pânico, até a minha família. Fiquei para tentar conter os saqueadores, pois ouvimos que eles vêm com frequência depois que uma área é bombardeada.” Outros combates foram registrados em Homs, Hama, Deir el-Zour, Daraa e Idlib. Cerca de metade dos 350 funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) que integram a missão observadora na Síria deixaram o país, segundo Ahmad Fawzi, porta-

Curta ACIDENTE NO MÉXICO Uma explosão ocorrida em uma mina de carvão no norte do México, ontem, provocou a morte dos sete mineradores cujos corpos ficaram soterrados no acidente, e dois deles já foram resgatados, informou a Defesa Civil. O episódio aconteceu no município de Múzquiz, no estado de Coahuila. Os corpos dos outros mineradores já foram localizados.

Sírios passam por posto de controle rebelde na parte norte da cidade de Aleppo, a maior do país, e que ontem registrou o sexto dia de combates

-voz do enviado especial da ONU, Kofi Annan. “Não posso dar números

exatos, mas trata-se aproximadamente de metade dos observadores”, disse Fawzi,

que acrescentou que a medida foi tomada para “reconfigurar os objetivos da missão e se

concentrar mais em aspectos políticos do que em aspectos militares”.

Aumentam as deserções de diplomatas sírios O grupo opositor Conselho Nacional Sírio disse ontem que o embaixador da Síria nos Emirados Árabes Unidos, Abdelatif al-Dabbah, abandonou o posto e partiu para o Catar, t o r n a n d o - s e o t e rc e i r o diplomata do país a unir-se à oposição ao presidente Bashar al-Assad desde o

início da revolta, em março do ano passado. O Conselho também confirmou que a embaixadora do país no Chipre, Lamia al-Hariri, desertou e se uniu a revolta. Autoridades do Chipre afirmaram que Lamia não está no país, mas não souberam informar se houve deserção.

Na terça-feira, o general Manaf Tlas, que desertou recentemente das forças sírias, fez suas primeiras declarações públicas, exibidas pela TV al Arabiya. “Me dirijo a vocês como um dos filhos do Exército Árabe da Síria que rejeita o comportamento criminoso deste regime corrupto”, disse

GRÃ-BRETANHA

Tlas, que está na França. “As honradas pessoas que estão nas forças militares não aceitariam esse crime.” Tlas é membro da maioria sunita, e sua deserção foi vista como um sinal de que a elite desse ramo islâmico abandonou definitivamente Assad, membro da seita minoritária alauíta.

MASSACRE NO CINEMA

Jovem que matou babá pega perpétua

Atirador enviou caderno a psiquiatra

L

A

ONDRES - O adolescente Tony Bushby, 19 anos, foi condenado pela Justiça britânica pela morte da babá Kati Wynter, de mesma idade, após tê-la enganado com quatro perfis falsos no Facebook. Instrutor de karatê, Bushby esfaqueou a garota até a morte, em um crime ocorrido um dia após o Natal do ano passado. O assassinato ocorreu na cidade de Borehamwood, na região de Hertfordshire, na Grã-Bretanha. Ontem, o juiz Andrew QC Brilhante sentenciou-o à pena de prisão perpétua em St Albans Tribunal da Coroa. Ele deve ficar preso por no mínimo de 25 anos antes que possa até mesmo ser considerado para a liberdade condicional.Wynter foi morta enquanto cuidava dos dois filhos de sua irmã. A mãe da garota encontrou o corpo em uma poça de sangue no dia 27 de dezembro de 2011. A polícia encontrou 23 marcas de ferimentos no corpo da babá, sendo 13 facadas profundas e algumas em suas mãos, o que mostra que tentou se defender dos ataques. Após o crime, Bushby voltou para casa com sangue em suas mãos e nas roupas.

Katy Wynter tinha 19 anos

O garoto criou quatro perfis falsos no Facebook para tentar persuadir a babá a ter um relacionamento com ele. Dan Tress, Cyn Darwin, Shane Pleuon e Krystal Stanguard formavam um grupo de amigos que repetidamente diziam a Katie que Tony Bushby era uma pessoa legal e que merecia sua atenção. O promotor Michael Speak disse que o adolescente usou os perfis falsos a seu favor. “De fato, este pequeno círculo de amigos do Facebook era completamente fictício. Ele criou essas contas falsas no Facebook”, disse o promotor. “Ele as montou e as controlava. Katy não sabia disso. O réu as usou para dizerem coisas a seu respeito que o ajudassem a ganhar a confiança da babá”, afirmou.

URORA - O homem acusado pelo massacre em um cinema nos Estados Unidos, na sexta-feira, enviou um caderno “cheio de detalhes sobre como iria matar pessoas” a um psiquiatra da Universidade do Colorado antes do ataque, informou ontem a FoxNews.com. O pacote supostamente enviado pelo atirador, James Eagan Holmes, de 24 anos, permaneceu fechado na sala do correio uma semana antes de ser descoberto na última segunda-feira, disse a FoxNews. com, citando uma fonte da segurança. A FoxNews.com disse que agentes da polícia e do FBI foram chamados ao campus médico de Anschutz, da Universidade do Colorado, em Aurora, na manhã de segunda-feira depois que o psiquiatra, que também é professor da escola, relatou ter recebido um pacote que acreditava ser do suspeito. Embora tenha se verificado que o pacote era de

outra pessoa, uma busca na sala dos correios do campus encontrou outro pacote enviado ao psiquiatra com o nome de Holmes no remetente. Após obter um mandado de busca, a polícia levou o pacote e verificou o que continha. “Dentro do pacote havia um caderno repleto de detalhes sobre como ele ia matar as pessoas. Havia desenhos do que ele faria, como desenhos e ilustrações do massacre”, disse a fonte. A polícia diz que Holmes, usando uma máscara de gás e portando três armas, abriu fogo contra a plateia durante a exibição do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” em Aurora, no subúrbio de Denver, matando 12 pessoas e ferindo outras 58. Holmes, que foi preso imediatamente depois do ataque na frente do cinema, compareceu pela primeira vez ao tribunal na segunda-feira. As autoridades planejam indiciá-lo no próximo dia 30.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A6

Opinião

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br Frase do dia

“Sangue novo” Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

D

e uma hora para outra, os trabalhos da Polícia Civil de Alagoas começaram a dar resultado. Quadrilhas organizadas e especialistas em vários tipos de crimes estão sendo desmanteladas toda semana. A parceria com o Ministério Público Estadual também parece mais efetiva. A impressão que se tem é que alguém desatou um nó cego que havia sido dado, e as coisas, agora, estão num processo de melhor fluidez. Isso pode ser o reflexo das mudanças que foram feitas, recentemente, na cúpula das duas polícias estaduais. Elas [Militar e Civil] também parecem estar mais próximas, já que a união definitiva é algo praticamente impossível de acontecer. Mas, no momento, as novidades são observadas na Polícia Civil. Hoje, a instituição está composta por delegados antigos e novatos no comando, sob a batuta de um delegado “moderno”, mas com trânsito livre entre os veteranos. Bem mais que o seu antecessor. Com a atual estrutura, o que se vislumbra na Polícia Civil é um perfeito entendimento na parte de cima do organograma. A estrutura está formada por autoridades de correntes diferentes, mas com experiência suficiente para fazer a máquina funcionar.

O Jornal

Por enquanto, ainda falta o entendimento com a outra ponta da linha: os policiais civis. Estes estão em “guerra” por melhores salários e mudanças nas condições de trabalho. Portanto, para a instituição Polícia Civil melhorar o seu funcionamento, além de melhorias nas delegacias, Perícia Criminal, armamento e viaturas, mesmo discurso e mesmos atos na cúpula, há necessidade de um entendimento com a base. É claro que, da forma como a instituição está formada hoje, essa possibilidade é mais provável. Não se pode esquecer, no entanto, que os delegados antigos que hoje integram a “primeira classe” da instituição são de concepções diferentes. Dois deles já foram delegado-gerais, e o terceiro já comandou quase todos os departamentos na instituição. Os três não falam a mesma língua, mas, como aceitaram os cargos e vão trabalhar com o mesmo intuito, devem ter encontrado um consenso. Da forma como a Polícia Civil está montada hoje, são grandes as possibilidades de tudo dar certo. A população alagoana espera que isso, finalmente, aconteça. Os bandos estão sendo desarticulados e a sociedade agradece.

Charge

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

“Não há greve sem desconto”. LUIS INÁCIO ADAMS, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, ao comentar o decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff que prevê a substituição de servidores público federais em greve.

Os batistas e sua atuação no mundo Társis Wallace Pastor da Igreja Batista Betel, em Jaraguá s Batistas fazem parte do chamado hoje “movimento da primeira onda” (segundo análise de Paul Freston) da presença evangélica no Brasil. No nosso caso, aqui em Alagoas, formamos uma Convenção Batista Estadual alinhada com a Convenção Batista Brasileira, com sede no Rio de Janeiro. Anualmente realizamos uma convenção estadual, a de Alagoas, neste ano foi na Igreja Batista Betel, e a nacional, em Foz do Iguaçu. Há menos de um mês estive na Bahia, na cidade de Feira de Santana, como orador oficial da Convenção Batista Baiana. Ali reencontrei um grande amigo, o pastor Raimundo César, um dos dois únicos brasileiros a compor o quadro de líderes da Aliança Batista Mundial. Sua área de atuação é a Secretaria de Liberdade e Justiça. No seu breve relatório aos batistas baianos, esclareceu tanto sua função bem como a mobilidade da Aliança diante das necessidades humanas que estejam acontecendo em qualquer país do mundo. Creio que é importante nossos leitores conhecerem algumas dessas informações. Parte dos dízimos e ofertas das igrejas batistas locais, que não são imposição legal, mas movimento espontâneo de amor, vai para a Aliança Batista Mundial. Que faz ela? Além de seu encontro anual, seus secretários estão atentos a tudo o que possa ocorrer em qualquer país do mundo que traga graves problemas sociais para sua população. Sejam os terremotos, as tsunamis ou as crises políticas como as últimas que ocorreram mais recentemente no Egito, na Líbia e mais recentemente na

O

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.mais.al Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - Maceió/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

Temos também o compromisso de solidariedade humana com o povo sofrido Síria com a preciosidade da vida sendo minimizada pela crueldade de mortes absurdas. Não estamos nessas regiões mencionadas preocupados apenas em socorrer nossos missionários brasileiros que lá se encontram. Temos também o compromisso de solidariedade humana com o povo sofrido, não interessando sua confissão religiosa. O Oriente Médio é o paiol de pólvora do mundo e os estilhaços das grandes explosões sociais e políticas têm produzido muitas vítimas. Nosso Secretário de Liberdade e Justiça entra em contato com as autoridades disponibilizando a Aliança para ajudar com ideias, sugestões e negociando permissões para ajudar as vítimas das brutalidades do clima irracional de guerra civil. Cremos, como povo batista, ser esta uma das expressões do Evangelho Integral de Jesus Cristo, que não deve ser mutilado pela unilateralidade da palavra falada, apenas. A prática da ação solidária em situações dramáticas é também anúncio da boa nova da fé, da esperança e do amor.

A resposta da natureza Zélia Tenório de Araujo Pedagoga

San omente nos tempos atuais, estão sendo colocados em prática muitos dos ensinamentos de outrora, quando ainda engatinhavam a ciência e a tecnologia. Mais uma vez, rendo calorosas homenagens aos nossos inesquecíveis pais, verdadeiros sábios, que avançaram pelo futuro e transmitiram a melhor forma de viver e realizar, foram merecedores de troféus, até mesmo de um altar, inteiramente nosso; quando a humanidade engatinhava, as descobertas eram ainda carentes. Na nossa casa, os desperdícios eram abominados, considerando, sobretudo: o que não servia para nós poderia contentar a muitos outros. Desde criança, meus irmãos e eu fomos habituados a aderir a vários seguimentos, sob pena de repreensões e castigos. Aprendemos, desde então, a excluir do lixo latas vazias, roupas em desuso, sapatos, papéis, caixas, depósitos de qualquer espécie, enfim, tudo aquilo que pudesse ser reaproveitado, passando adiante todas essas sobras. Ao concluirmos a escrita nos cadernos e solicitarmos um novo, papai os arrebatava das nossas mãos, folheava-os, e, ai de nós se existisse algumas folhas desocupadas! Pelo menos um puxão de orelhas seria dado. Fui vítima de muitos. Há tempos atrás não existiam sacolas plásticas, garrafas Pet, e, tantos outros derivados do petróleo, muito menos coleta de lixo, que eram acumulados em latas de querosene vazias ou outros recipientes. O índice de poluição era mínimo, pela escassez de tantas variedades de objetos e suprimentos. Aprendemos a seguir todos os seus ensinamentos, que circulam na nossa mente como se fosse um CD repetitivo, adornando os nossos ouvidos, apresen-

S

Datas & Fatos Revolução de 30 Em 26 de julho de 1930, o político paraibano João Pessoa é assassinado. A vitória do candidato governista Júlio Prestes nas eleições de março de 1930, derrotando Getúlio Vargas, causou a união da oposição, que culminou na Revolução de 1930. João Pessoa tornou-se o mártir do movimento. 1581 - Através da União de Utrecht, a Holanda declara-se formalmente independente da Espanha. 1605 - Os protestantes franceses realizam uma assembléia em Chatelherault, desafiando o rei Enrique IV. 1852 - O general Justo José de Urquiza assume o governo da República Argentina. 1856 - Nasce George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês, Prêmio Nobel de Literatura em 1925. 1875 - Nasce Antonio Machado, escritor espanhol. 1875 - Nasce Carl Gustav Jung, psicólogo suíço. 1882 - Estréia “Parsifal”, a última ópera de Wagner. O herói é um dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, que depois de muitas peripécias é coroado rei do santo Graal. 1890 - Explode em Buenos Aires uma revolução dirigida por Leandro N. Alem contra Miguel Juárez Celman, que deixou a presidência argentina. 1891 - A França faz a anexação da ilha do Taiti. 1894 - Nasce Aldous Huxley, escritor britânico. 1899 - O presidente da República Dominicana Ulises Heureaux é assassinado. 1908 - Nasce Salvador Allende, presidente do Chile (1970-1973). 1908 - Acontece a primeira prova automobilística da América do Sul no Circuito de Itapecerica, em São Paulo. 1908 - O alemão Koppen, a bordo do carro “Protos”, ganha a corrida automobilística “Ao redor do mundo”, que durou cinco meses. 1915 - Juan Luis Sanfuentes é eleito presidente do Chile. 1928 - Nasce Stanley Kubrick, cineasta norte-americano.

1930 - O político paraibano João Pessoa é assassinado, numa padaria, por João Dantas. Sua morte foi o estopim para o golpe de estado liderado por Getúlio Vargas no mesmo ano. 1933 - O governo do Reich promulga uma lei de esterilização para melhorar a raça alemã. 1933 - Cuba é pacificada quando o presidente Gerardo Machado outorga uma anistia e restabelece as garantias constitucionais no país. 1942 - O bombardeio do navio brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial. 1942 - A aviação britânica bombardeia a cidade alemã de Hamburgo durante a Segunda Guerra Mundial. 1943 - Nasce Mick Jagger, vocalista do grupo britânico de rock Rolling Stones. 1945 - Grã-Bretanha, Estados Unidos e China exigem a rendição incondicional do Japão. 1945 - Reunião constituinte das Nações Unidas em Nova York. 1952 - A ex-atriz Eva Perón morre aos 33 anos de idade na Argentina vítima de leucemia. Evita se tornou porta-voz dos descamisados e das feministas ao abraçar a causa populista do marido Perón, presidente da Argentina. 1953 - Assalto frustrado ao quartel Moncada, próximo de Santiago de Cuba, por um grupo de rebeldes comandado por Fidel Castro. O objetivo do grupo era derrubar o ditador Batista. 1953 - O governo húngaro dissolve os campos de trabalho e ordena uma ampla anistia. 1956 - O Egito nacionaliza o Canal de Suez. 1957 - O general Castillo Armas, presidente da Guatemala, é assassinado no palácio presidencial por um soldado de sua guarda. 1958 - Os Estados Unidos lança ao espaço o satélite Explorer VI. 1961 - Cuba unifica todas as forças políticas no Partido Unido da Revolução Socialista.

A reciclagem é fundamental para o Planeta tando o melhor caminho a seguir. Descobri que nossos pais possuíam o dom da profecia, pois tudo aquilo que nos alertaram vai se concretizando à proporção que a vida continua. Diante de tantas catástrofes ocorridas no mundo atual, os estudiosos foram descobrindo que os resíduos espalhados por toda parte, sem a mínima precaução, funcionavam como o maior responsável por tantas desgraças. O incrível crescimento da humanidade, o consumo necessário ou não de tantos bens materiais, o desperdício de valores reaproveitáveis, influenciou o avanço da tecnologia, a melhor maneira de efetuar a coleta seletiva do lixo, buscando alternativas eficazes. A reciclagem é fundamental para o Planeta. Tudo o que existe na natureza, não foi criado em vão e, a recuperação da matéria prima deverá ser reutilizada de alguma forma, do contrário a Resposta da Natureza será inadiável! A tecnologia, sempre em evolução, concluiu que o ganha pão de muitos, a nossa maior riqueza, encontra-se no lixo nosso de cada dia. Sejamos fiéis escudeiros deste empreendimento tão nobre, separando nas nossas próprias casas, nos locais de trabalho, tudo aquilo que não mais possui serventia para nós, dando- lhe um destino justo, beneficiando aqueles mais necessitados. Estaremos presenteando a Deus, e a cada um de nós.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A7

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

LIGAÇÕES DE ENERGIA

Irregularidades atingem 50% Eletrobras AL constata, durante vistoria, que furto de eletricidade atinge todos os tipos de consumidores

Entre as irregularidades encontradas, o famoso gato é a mais comum

FLÁVIA BATISTA flaviabatista@ojornal-al.com.br

U

m levantamento feito pela Eletrobrás Distribuição Alagoas constatou que metade das ligações elétricas da região que abrange a Grande Maceió é irregular. O furto de energia elétrica foi constatado em todas as classes de consumo, desde residências, a pontos comerciais, industriais e até órgãos públicos, o que resultou num prejuízo superior a R$ 140 milhões à estatal, durante o ano de 2011. Os prejuízos, entretanto, não ficam apenas para os cofres da distribuidora de energia elétrica. Por causa dos desvios feitos através de ligações clandestinas, cerca de R$ 24 milhões deixaram de ser arrecadados pelo Estado em Imposto Sobre Opera-

ções Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

PROJEÇÃO

Arrecadação federal será menor este ano DIÁRIO DO NE

D

epois de a arrecadação federal apresentar queda real de 6,55% em junho, o Fisco reduziu a estimativa de crescimento das receitas da União em 2012. De acordo com a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, a arrecadação deverá fechar o ano com expansão entre 3,5% e 4%, levando em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo ela, o crescimento deverá ficar mais próximo de 4%. A nova estimativa, explicou, leva em conta a redução para 3% da previsão oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, a projeção considera desonerações promovidas pelo governo nos últimos meses, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e linha branca (fogões, geladeiras, tanquinhos e máquinas de lavar). QUEDA CONSECUTIVA A projeção de crescimento da arrecadação foi reduzida pelo terceiro mês consecutivo. Até maio, a Receita projetava expansão real perto de 4,5%. Em junho, a estimativa passou para 4%. No entanto, o próprio órgão admitiu que a projeção seria novamente revisada para baixo por causa dos indicadores econômicos e das alterações na legislação. 1º SEMESTRE No primeiro semestre deste ano, o governo federal

arrecadou R$ 508,6 bilhões, 3,66% a mais que no mesmo período do ano passado descontando o IPCA. Considerando apenas a arrecadação de junho, no entanto, houve queda real de 6,55%. Segundo Zayda, a arrecadação voltará a acelerar no segundo semestre, até fechar o ano perto do crescimento previsto. RETOMADA “O segundo semestre será marcado pela recuperação da economia. A expectativa é a de crescimento gradual da arrecadação”, disse. Apesar de apostar na recuperação das receitas federais no segundo semestre, Zayda diz que ainda é cedo para prever exatamente quando a entrada de dinheiro no caixa do governo voltará a crescer. “Como existe uma certa defasagem entre o comportamento da economia e a arrecadação, não dá para cravar uma data”, justificou. Em relação à arrecadação de julho, cujo resultado só será divulgado no fim de agosto, a Receita não descarta que se repita a queda na comparação com o ano passado. Isso porque, no mesmo mês de 2011, a mineradora Vale pagou R$ 5,8 bilhões em Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre receitas de exportação após perder uma ação na Justiça. “É importante lembrar que o resultado de julho foi influenciado pelo recolhimento atípico de uma mineradora, que não se repetirá neste ano”, ressaltou Zayda.

Além do fisco estadual, o consumidor final também fica prejudicado, já que banca o desvio de energia, segundo explicou o assistente comer-

cial da Eletrobras Distribuição Alagoas, Almir Pereira. Segundo ele, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEL) repassa parte deste ônus para

a tarifa. “Assim, o consumidor que não pratica nenhuma irregularidade acaba sendo prejudicado”, confirmou. As ligações clandestinas

foram descobertas desde que as equipes de fiscalização aumentaram e apertaram o cerco contra os chamados “gatos”. Desde maio, os técnicos da Eletrobrás identificaram que a cada 10 inspeções feitas, pelo menos cinco estão irregulares. E deste contingente não escapam consumidores residenciais, comerciais, industriais e nem órgão públicos. “São cerca de 300 mil unidades sem a medição de energia correta”, apontou Almir Pereira. Na constatação do desvio de eletricidade, a Eletrobras autua o consumidor e faz a cobrança do consumo real até o período em que foi identificado o início da irregularidade. Nas grandes quantidades de energia furtada ou na constatação de que o furto foi feito por um órgão público, a distribuidora encaminha os casos para as autoridades competentes, como o Ministério Público e a Justiça, para que os irregulares respondam processo criminal, conforme prevê o Código Penal.

PREVIDÊNCIA

TURISMO

Déficit cresce 38,1% no mês de junho

Gasto de estrangeiro no País cresce 6%

AGÊNCIA BRASIL

A

Previdência Social anunciou ontem déficit de R$ 2,8 bilhões em junho deste ano, 38,1% maior do que no mesmo período de 2011, quando alcançou R$ 1,9 bilhão. Esse foi o resultado de despesas de R$ 24,4 bilhões sobre a arrecadação de R$ 21,6 bilhões - valores corrigidos pelo INPC. As despesas com benefícios foram 8,1% maiores em relação a junho de 2011 e a receita, 5,1%. Em média, a arrecadação registrou crescimento de cerca de 9% no primeiro semestre de 2012. De acordo com o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), Leonardo Rolim, a queda na arrecadação do mês passado é “preocupante”, mas avalia que não chega a indicar uma tendência de longo prazo. “Em junho a arrecadação

JC ONLINE

O

não cresceu no mesmo patamar dos meses anteriores, mas está acima [do crescimento] do Produto Interno Bruto (PIB), ainda que abaixo da média. Não dá para avaliar se foi algo específico do mês de junho ou se é uma tendência. Mesmo que a queda da arrecadação tenda a cair, não acreditamos que seja um padrão de longo prazo. A expectativa é que o desempenho do segundo semestre seja melhor do que o do primeiro”, informou Rolim.

Para o secretário, espera-se a média de crescimento da arrecadação fique por volta dos 6%. Pelo resultado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) de junho, foram pagos R$ 25,5 milhões em benefícios, 3,1% a mais do que em maio. O setor urbano arrecadou R$ 21,1 bilhões e teve superávit de R$ 2,2 bilhões. O setor ruralregistrou déficit de R$ 5 bilhões, 11,5% a mais do que no mesmo período de 2011.

DESEMPREGO

Índice fica praticamente estável G1

A

taxa de desemprego nas sete regiões pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) ficou praticamente estável em junho, em 10,7%, de acordo com os dados divulgados ontem. Em maio, a taxa fora de 10,6% e, em abril, de 10,8%. Em junho de 2011, estava em 10,9%. O contingente de desempregados no conjunto das sete regiões foi estimado em 2,405 milhões de pessoas, 23 mil a mais do que no mês anterior. De acordo com o Dieese,

a taxa de desemprego total mostrou queda apenas em Recife e ficou relativamente estável em Belo Horizonte, no Distrito Federal, em Fortaleza e em Porto Alegre. Já em Salvador e São Paulo, mostrou alta. Já o total de ocupados, nas sete regiões investigadas, foi estimado em 20,079 milhões de pessoas e a População Economicamente Ativa, em 22,484 milhões. Quanto ao contingente de assalariados, o número ficou relativamente estável em junho (-0,2%). No setor privado, houve recuos na quantidade de empregados com e sem carteira de trabalho assinada (-0,6% e -0,5%, respectivamente). Já o

número de autônomos cresceu 2,0%, de empregados domésticos, 1,8%, e dos classificados nas demais posições ocupacionais, 1,4%. SALÁRIOS No conjunto das regiões, ficaram praticamente estáveis os salários médios reais dos trabalhadores ocupados (-0,4%) e dos assalariados (-0,1%), passando para R$ 1.478 e R$ 1.528,. O salário médio recuou em BH (-2,1%, para R$ 1.378), DF (-1,9%, para R$ 2.237), Salvador (-0,9%, para R$ 1.017) e Recife (-0,7%, para R$ 1.086). Ficou estável em Fortaleza (-0,4%, para R$ 985) e São Paulo (-0,1%, para R$ 1.613).

s turistas estrangeiros que visitaram o Brasil durante o primeiro semestre deste ano deixaram US$ 3,5 bilhões nos destinos nacionais, segundo o Ministério do Turismo. O volume é 6% superior aos US$ 3,3 bilhões do total de gastos registrados no mesmo período do ano passado. Em junho, os gastos dos turistas estrangeiros somaram US$ 462 milhões, contra US$ 471 milhões apurados no mesmo mês em 2011, mostram dados oficiais. O dado representa uma retração de 1,96%. Os dados de receita e despesa cambial do turismo são apurados pelo Banco Central. “Em 2011 tivemos recordes na entrada de estrangeiros e na receita cambial. A expectativa é que, com a chegada dos megaeventos esportivos nos próximos anos, o número de turistas aumente em nossos destinos e, consequentemente, os gastos destes visitantes”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O Brasil deve receber 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Curta BOLSA O principal índice de ações brasileiras fechou em queda ontem, com investidores cautelosos à espera de mais medidas de estímulo nos Estados Unidos e na zona do euro, após novos sinais de fraqueza econômica nessas regiões. O Ibovespa caiu 0,06%, a 52.607 pontos, marcando a quarto pregão seguido de queda. No ano, a queda acumulada é de 7,31%. Em julho, a Bovespa cai 3,21% e nesta semana tem queda de 2,93%.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A8

Economia HABITAÇÃO

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

BANCOS

FGTS vai liberar 12,7 bi para financiamento AGÊNCIA BRASIL

O

s conselheiros do Fundo Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiram disponibilizar mais R$ 12,7 bilhões para financiamento da habitação. Desse total, R$ 10,7 bilhões serão para o reforço de programas de habitação popular e R$ 2 bilhões para aumentar o subsídio de compra de casa própria por famílias de baixa renda. Com o acréscimo, o orçamento do FGTS este ano sobe de R$ 43,9 bilhões para R$ 56,6 bilhões – cerca de 28,9%. Os recursos serão assim distribuídos: R$ 36,6 bilhões para habitação popular, R$ 6,4

bilhões para subsídios, R$ 5 bilhões para saneamento, R$ 5 bilhões para infraestrutura urbana, R$ 2,5 bilhões para a compra de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e R$ 1 bilhão para o Programa Pró-Cotista, que concede juros a menores com conta vinculada ao FGTS. De acordo com a prestação de contas do FGTS de 2011, analisada pelo conselho curador do fundo hoje, foram investidos R$ 42 bilhões em habitação popular, R$ 4,8 bilhões em saneamento e R$ 4 bilhões em infraestrutura – principalmente no âmbito do Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

ABASTECIMENTO

Governo quer forçar redução das tarifas BRASIL ECONÔMICO

O crescente preço da soja tem elevado o custo de produção de aves no País

Avicultores pressionam pelo preço da ração JC ONLINE

A

ração que alimenta os frangos e as galinhas poedeiras que abastecem a mesa do consumidor é feita com 60% de milho e 30% de soja. Mas, nesse composto, o custo da soja supera o do milho. “E sem soja não dá pra alimentar as aves”, explica o diretor-presidente da indústria Mauricéa, Marcondes Farias, ao lamentar a alta que os grãos têm acumulado. No ano passado ele comprava soja a R$ 700 a tonelada; agora custa R$ 1.400. “Se esses custos não baixarem, teremos que tentar equalizar o mercado”, explica o executivo, referindo-se a recuo de oferta para valorização do produto. O que acaba em aumento de preço de frango e ovos para o consumidor. Para tentar evitar esse

repasse e também proteger suas margens de lucro, os avicultores estão em contato com o governo federal na tentativa de conter o aumento dos itens da ração. Diretores da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) reuniram-se com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, e com o coordenador de Cereais e Culturas Anuais do ministério, Silvio Farnese. Foram apresentaram os impactos da alta de preços dos insumos e feito um pedido formal de intervenção do governo federal contra a escalada do custo de produção.

BB e Caixa devem ser escalados para sair na frente com a revisão dos preços cobrados pelos serviços

O

governo prepara uma nova ofensiva para acirrar a concorrência entre as instituições financeiras. Desta vez, está mirando as tarifas bancárias, além de um

novo impulso para uma redução mais acentuada das taxas de juros cobradas dos tomadores de crédito. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal devem ser escalados para sair na frente com a revisão para baixo de suas tabelas de preços cobrados pelos serviços oferecidos. A avaliação do Palácio do Planalto é a de que os valores praticados atualmente são muito elevados e poderiam cair significativamente. A estratégia atinge o calcanhar

de Aquiles dos bancos por afetar toda a clientela, e, não, apenas aqueles que buscam financiamento ou usam a linha do cheque especial. “Cada vez mais é preciso ter consciência de que vamos nos aproximar dos níveis de normalidade nesse mercado de crédito”, ressaltou uma fonte do governo sob o compromisso de anonimato. O governo viu que apenas a exposição das tarifas bancárias no site do Banco Central, atualizada diariamente, não

surte o efeito desejado, ou seja, de forçar a queda pela perda de correntistas. Dados do BC mostram que, na média, as instituições cobram das pessoas físicas a cada transferência de recursos pela internet R$ 12,83, se for por meio de DOC, e R$ 13,68, para Transferência Eletrônica Disponível (TED). Nas operações de crédito e arrendamento mercantil, a taxa média é de R$ 98,50, podendo chegar a R$ 2.000,00 na ponta máxima.

Velocidade da queda dos juros ainda não agrada Q u a n t o a o s j u r o s, o governo avalia como positiva a iniciativa das maiores instituições financeiras na direção de reduzir suas taxas, porém, a velocidade não está a contento. Por isso mesmo, avalia-se que a pressão por uma nova queda deve voltar à carga em breve. Ainda não está definido se a estratégia será pública, com discursos das autoridades nessa direção, ou se o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, dará os usuais telefonemas para os principais banqueiros da praça. Aliás, antes mesmo de sair

de férias - das quais retorna no próximo dia 27 - o ministro já havia dado indicações ao seu pessoal no intramuros da pasta de que voltaria a falar com as instituições financeiras por acreditar ser necessário um novo empurrão. Afinal, historicamente, os bancos anunciam as reduções de seus juros na esteira da flexibilização monetária. Como o ciclo, ao que tudo indica, está próximo ao fim com mais uma ou duas reduções da taxa básica de juros, a Selic, a janela de oportunidade poderia estar fechando. É claro que, avalia a fonte,

nada impede que tanto o BB quanto a Caixa ainda sigam puxando as filas das reduções mais adiante. “O importante é liderar o movimento. O Banco do Brasil, como tem capital aberto, é preciso ter certo cuidado, mas o importante é ele puxar o mercado. Já a Caixa tem condição de ficar mais distante do juro que é cobrado pelo mercado”. O entendimento é o de que a ação usando os bancos públicos só vai favorecer uma mudança estrutural. Não vê perigos em relação à inadimplência para essas instituições

ou mesmo da falta de capital para cumprir as exigências prudenciais. O próprio secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, garantiu no mês passado em entrevista ao Brasil Econômico que, se necessário, dinheiro não faltará para capitalizar os bancos públicos. O governo acredita que o movimento vai gerar é crédito barato, mais saudável e as pessoas vão ter muito mais condições de pagar. Um dos pontos discutidos é que justamente as taxas altas ajudam a proporcionar o calote.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

TRAGÉDIA

A9

Cidades MATERNIDADE

Colisão mata quatro na Santa Amélia ROBERTA CÓLEN E EBERTH LINS estagio@ojornal-al.com.br

U

ma colisão, na madrugada de ontem, envolvendo uma carreta e um carro, resultou na morte de quatro pessoas, num trecho da Avenida Jorge Montenegro de Barros, Santa Amélia, parte alta de Maceió. Segundo populares que estavam presentes na hora do acidente, Diego Oliveira Gomes, 26, que conduzia um Fiat Pálio de cor azul e placa MUC 3940 (Murici/ AL), perdeu o controle, rodopiou e colidiu frontalmente com uma carreta, de placa JXA-3720/AL, que vinha no sentido oposto. Equipes de socorro do Corpo de Bombeiros (CB) e

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trabalharam em conjunto para resgatar as vítimas, mas quando chegaram ao local, encontram três pessoas mortas. Diego Gomes, Anderson Gomes e o taxista Joca Willian Gomes da Silva morreram na hora da batida. Já a jovem Maria de Fátima dos Santos Melo, 19, que também estava no carro com os três homens, recebeu socorro médico, mas morreu ao chegar ao Hospital Geral do Estado (HGE). Ela residia na Rua Santa Clara, Clima Bom. O motorista do caminhão, que pediu para não ser identificado, contou que o condutor do Pálio vinha dirigindo em alta velocidade quando caiu num buraco na pista, entrou na contramão e causou o acidente.

LITORAL SUL

Lobo-marinho encalha no Pontal da Barra

P

escadores da Praia do Pontal da Barra tiveram uma surpresa na manhã de ontem. Um lobo-marinho encalhou no mar e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Depois de ser hidratado, o animal foi transportado para a sede do Instituto Biota, em Riacho Doce, onde permanece sob cuidados veterinários. O IMA e o Ibama participaram da operação. O biólogo Bruno Stefanis, que é presidente do Biota,

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

explicou que não é comum esse tipo de animal nesta região. Segundo ele, desde anteontem que o lobo-marinho estava sendo visto por pescadores locais, mas só ontem ele encalhou de vez. Além de ser hidratado, o animal recebeu doses de antibiótico e polivitamínicos. “A partir de agora, vamos continuar hidratando, alimentando e medicando para que ele possa ganhar peso e sobreviver”, explicou Stefanis. Instituto Biota/Cortesia

Leitos são suficientes para atender à demanda Eduardo Leite/Estagiário

Alagoas tem 47 unidades englobando municípios, Estado, rede privada e filantrópica PEDRO BARROS pedrobarrosjr@hotmail.com

O

número de leitos existentes em Alagoas para atendimento a gestantes, se utilizados em sua totalidade, são suficientes para evitar as constantes cenas de superlotação, verificadas com certa frequência na Maternidade-Escola Santa Mônica. A afirmação é da coordenadora da Rede Cegonha, Sirlene Medeiros. “São 47 unidades hospitalares englobando o Estado, municípios, rede privada e filantrópica para fazer assistência obstetrícia. Se lembrarmos que

temos 102 municípios, temos uma relação aproximada de um para dois, suficiente para atender a demanda”, explicou. Uma das causas apontada pela coordenadora diz respeito ao número de profissionais como obstetras e anestesistas, por exemplo, disponíveis para atendimento principalmente nas unidades do interior, o que ela classifica como problema de gestão. Ela explica que neste cenário o gerenciamento e

organização da maioria das maternidades cabem aos municípios e que estes recebem através do Programa de Assistência Maternal Infantil (Promater), financiamento do Estado. Da mesma forma a rede privada recebe do SUS por produção referente aos serviços prestados e deveria estar apta a oferecer um atendimento melhor. “O setor privado vende para o Estado um serviço. É obrigação prestar esse serviço da melhor

PREVENÇÃO Yvette Moura

Yvette Moura

Eloy Yanes acredita que ações educativas ajudam a prevenir as ocorrências

Comitê de Morbimortalidade por Acidentes reuniu-se para estudar alternativas

SMTT quer reduzir acidentes LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

A Lobo-marinho está recebendo cuidados veterinários no Instituto Biota

Sirlene Medeiros ressalta que superlotação é um problema de gestão

maneira possível”, destacou. Ela chamou ainda atenção para a responsabilidade que cabe a cada um nessa parceria. “Para fazer o atendimento existe custeio por parte do Ministério da Saúde e incentivos por parte do Estado. Está faltando gerenciamento para que exista um funcionamento correto desse sistema. Se cada um assumir sua responsabilidade não teremos problemas”. Uma das soluções apontadas pela gestora é a otimização desse conjunto de unidades hospitalares com a efetivação da Rede Cegonha. Neste caso, o Estado dividido em regiões que facilita o gerenciamento de todos os entes públicos envolvidos na assistência materno-infantil. Nestas regiões, alguns municípios servirão como referencia oferecendo seus serviços para os outros que não dispõem de algum tipo de assistência.

situação de fragilidade dos motociclistas no trânsito voltou a ser tema de debate, na manhã de ontem, durante encontro do Comitê da Morbimortalidade por Acidentes de trânsito em Alagoas. A reunião aconteceu na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para traçar alternativas que possam diminuir o

número de ocorrências com moto no Estado. S e g u n d o o Ho s p i t a l Geraldo Estado (HGE), apenas este ano mais de 1.800 foram atendidas após se envolverem em acidentes com motocicletas. Em 2011 o número registrado foi de 10.304 atendimentos, enquanto há dez anos o número foi de 3.482. “O aumento do número da frota de motocicletas, a falta de prática dos condutores e a consciência no trânsito são

alguns dos responsáveis por esses dados. Em dez anos o número de acidentes cresceu em 500%. Isso é um número muito alto, que precisa ser combatido“, disse José Carlos Silveira, consultor do Projeto Mão Amiga, que colabora com ações em favor dos motociclistas. Durante o encontro, representantes do Detran, SMTT, Secretaria Estadual de Saúde e Universidade Federal de Alagoas analisaram propos-

tas para tentar diminuir esses dados, entre elas campanhas educativas mais efetivas junto aos condutores de moto. “O Comitê visa unir ideias e reunir recursos para minimizar esses altos índices de acidentes. São dados preocupantes que precisam ser trabalhados e todos os órgãos acreditam que a educação, orientação e ampliação da fiscalização possam minimizar essa situação”, afirmou Eloy Yanes, coordenador do Comitê.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A10

Cidades

www.mais.al cidades@ojornal-al.com.br

OPERAÇÃO CLONE

Mais duas pessoas são presas Suspeitos de integrar quadrilha tiveram mandado de prisão decretado e se apresentaram no MPE ELISANA TENÓRIO elisanatenorio@ojornal-al.com.br

M

ais duas pessoas foram presas ontem p e l a “O p e r a ç ã o Clone” – deflagrada na última segunda-feira, pelo Ministé-

rio Público Estadual (MPE) de Alagoas para desarticular uma quadrilha especializada em copiar cartões de crédito e débito que agia em várias cidades nordestinas. Rodrigo Mendes, proprietário de uma loja de equipamentos de informática, e Rosivan Filho, que supostamente participava da fraude clonando os cartões, se entregaram no final da manhã. Com isso, sobe para 21 o número de pessoas presas. Depois que prestaram

depoimento, eles foram encaminhados ao Hospital Sanatório, onde foram submetidos ao exame de corpo de delito. Em seguida, foram levados à Casa de Custódia, onde ficarão detidos junto aos demais presos pela operação. Mendes é suspeito de usar um vírus que, quando inserido através de pen drive no computador, tem a capacidade de furtar os dados pessoais de um cartão de crédito. Já a participação de Rosivan Filho, na quadrilha, era na

compra dos produtos com os cartões já clonados. O coordenador do Grupo Estadual de Combate a Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE, Alfredo Gaspar de Mendonça, contou que, além dos 21 presos, há três foragidos e, desses, o órgão está em negociação com os advogados de dois para que possam se entregar a qualquer momento. “Eles (os advogados) estão fazendo algumas exigências e nós estamos avaliando suas solicitações”, explicou Alfredo

Gaspar de Mendonça. A Operação Clone foi deflagrada na última segunda-feira e cumpriu 24 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão. Em um único dia, 19 pessoas foram presas, dentre elas dois policiais civis que tentaram vazar informações da operação. Onze veículos, dois Jet skis e mais de R$ 35 700 foram apreendidos em residências na região metropolitana de Maceió e na cidade de São Miguel dos Campos durante a

operação. Também foram pegos aparelhos eletrônicos, capacete; munições e uma arma de fogo. Também estão na mira da investigação um candidato a vereador e funcionários dos Correios, de instituições bancárias, de lojas do comércio e até de prédios e condomínios residenciais. “Não é possível fornecer detalhes agora porque tudo está sob investigação”, explicou o coordenador do Gecoc.

MAIS UMA

Agência do BB é assaltada em Anadia MAIS.AL redacao@mais.al

A

agência do Banco do Brasil localizada no município Anadia, foi alvo da ação de criminosos, na madrugada de ontem. Assaltantes armados invadiram a agência, que fica no centro da cidade. De acordo com informações do 77ª Distrito Policial, os homens chegaram fortemente armados renderam os vigilantes noturnos do local

para realizaram o assalto, arrombando os caixas eletrônicos utilizando maçaricos para ter acesso ao dinheiro. O valor levado pelo bando ainda não foi informado pela agência “Durante a madrugada, alguns homens chegaram armados e entraram na agência. Eles utilizaram de maçaricos para arrombar os caixas eletrônicos”, contou o policial Fernando Oliveira, acrescentando que o grupo agiu rapidamente.

INCÊNDIO EM SHOPPING

Bombeiros já haviam encontrado problemas LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

O

laudo per icial do Corpo de Bombeiros sobre os motivos que provocaram o incêndio em duas lojas no Maceió Shopping, no último domingo (22), deve ser concluído e apresentado em 30 dias. Apesar do documento ainda estar sendo elaborado, informações da equipe que atendeu o acidente, apontam que as chamas tiveram início a partir de um curto circuito no reator da lâmpada de uma das lojas, atingido a lã de vidro e se espalhando pelo duto do ar-condicionado. Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros realizou uma entrevista coletiva informando que, antes do incêndio, o Maceió Shopping tinha passado por uma vistoria que detectou algumas irregularidades no projeto de prevenção de incêndio, que deveriam ser resolvidas no prazo de 30 dias. Apesar destas recomendações, que foram feitas no último dia 17, os militares descartaram qualquer possibilidade de interdição do estabelecimento, que ainda estava dentro do prazo para regulamentação. “As irregularidades que encontramos durante a vistoria eram mínimas. Não existe o risco para a vida das pessoas que passam pelo Shopping. São exigências na ligação de energia da bomba de água, que indicamos ser isolada da ligação geral; e o acionamento automático da bomba. Eles tinham o prazo de 30 dias

para cumprir essas exigências quando o incêndio aconteceu, mas garanto que não teve nenhuma ligação com essas recomendações”, afirmou o major Reinaldo Moura, diretor de Serviço Técnico dos Bombeiros. O projeto de incêndio é elaborado por um engenheiro contratado pelo Shopping, que apresenta as informações ao Corpo de Bombeiros. “Pelo menos uma vez por ano esse projeto é apresentado e fazemos uma vistoria para constatar a situação. Caso seja encontradas irregularidades notificamos a empresa, que tem 30 dias para se regulamentar. Voltamos depois desse prazo e caso a orientação não seja cumprida, damos um novo prazo de mais 30 dias até chegar à interdição. Fato que não ocorreu no Maceió Shopping”, disse o major. A coletiva foi convocada após uma série de boatos, sobre um relatório elaborado no dia do incêndio, apontando para a necessidade do shopping ser interditado por não ter estrutura nenhuma. O relatório elaborado pelo chefe da ação que atendeu a ocorrência contém dados que recomendariam a interdição do shopping. Este documento deveria tramitar exclusivamente dentro da corporação, porém teve seu conteúdo divulgado. “Esse documento serve como base de dado ou para investigação. São informações de durante a ocorrência”, disse o tenente-coronel Paulo Marques, da assessoria de comunicação.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A11

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

UNIDADES DE INTERNAÇÃO

PelaCidade

Adolescentes sofreriam tortura e maus-tratos

Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br

Riscos na “Santa Amélia”

A

coluna chama a atenção das autoridades para o conjunto de problemas existentes na Avenida Jorge Montenegro de Barros, a principal do bairro de Santa Amélia. A sinalização horizontal desapareceu, não existe acostamento, a pista está sem iluminação e o asfalto é ondulado em alguns trechos. Aliado a tudo isso vem a irresponsabilidade de alguns motoristas que, invariavelmente, acabam se envolvendo em acidentes. Não que todos os acidentes ocorridos na avenida sejam provocados pelos condutores. Quem passa por ali conduzindo algum veículo sabe as dificuldades que enfrenta e que, se estiver exercendo alta velocidade, a coisa piora ainda mais. O trecho mais crítico fica entre as igrejas Santa Amélia e Padre Cícero. É uma extensão de pouco mais de um quilômetro, mas que exige muita habilidade e cuidado dos motoristas. Já ocorreram dezenas de acidentes fatais na Avenida Jorge Montenegro de Barros. Por isso, em nome da preservação da vida, a coluna pede às autoridades responsáveis pela solução do problema para que deixem aquela avenida em condições seguras para o tráfego. Porque, se isso não acontecer já nos próximos dias, ocorrerão muitos acidentes.

Yvette Moura

Parentes e ex-funcionárias denunciaram violência à Comissão de Direitos Humanos da OAB LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

A Eduardo Leite/Estagiário

Cavalos no asfalto

Esta fotografia feita pelo estagiário Eduardo Leite mostra com todos os pontos a condição rural em que transformaram alguns bairros de Maceió. Na imagem, dois cavalos “passeiam” no asfalto da Avenida Coronel Salustiano Sarmento, a principal do São Jorge. Há duas situações que devem ser levadas em consideração para este caso. Na primeira, estes animais têm donos. Na segunda, há um órgão responsável pela fiscalização deste tipo de abuso. No entanto, o que há de animais soltos nas ruas da cidade é uma grandeza. Felizmente, nesse caso da foto não houve acidentes graças à compreensão e atenção dos motoristas.

Garotas também passam por humilhações

Ponto na Praça Rayol Não pareceu muito inteligente a colocação de um ponto de ônibus [sentido Poço], na Praça Rayol, em Jaraguá. A parada fica praticamente embaixo de um semáforo. Tudo bem se, por ali, só passassem ônibus. O semáforo não seria problema fechado ou aberto. Como isso não foi observado, muitas vezes o passageiro está no ponto, o sinal fecha e os carros que chegam ao cruzamento vão se enfileirando e tomam todo o espaço destinado aos ônibus. Isso é inevitável e não se trata de irresponsabilidade do motorista. Resta ao passageiro atravessar uma pequena pista e ir pegar o ônibus no final da fila de carros. Que coisa!

Tudo bem na Santa Luzia Os buracos que haviam na Rua Santa Luzia, no Tabuleiro, trecho próximo ao ginásio do Colégio São Luiz não existem mais. A coluna observou esta semana que o pessoal da Seminfra passou por lá e tapou tudo com asfalto. Pelo menos o trecho divulgado pela coluna, após constatar o problema “in loco”, foi resolvido. Mas a rua é grande e lá no final [ou seria o início], pertinho da Avenida Durval de Góes Monteiro, ainda há buracos de todos os tamanhos. Uma sugestão é que a equipe de operários avance mais um pouco na rua. Será bom para todo mundo.

Eduardo Leite/Estagiário

Um labirinto no caminho

Ali pertinho, a coluna detectou outro problema que também envolve o trânsito. O motorista que está trafegando pela Avenida Duque de Caxias e, na altura da Praça Marcílio Dias, dobra à esquerda, pensando em pegar a Rua Uruguai, acaba dando com os “burros n’água”. Aquela entrada perdeu o sentido e só leva até o estacionamento que fica em frente à Secretaria de Saúde. Só que não há sinalização nenhuma e, quando o motorista percebe, está andando em círculo, dentro do estacionamento. Há uma saída, mas ele só descobre isso depois de andar muito. A coluna avisa os motoristas que a entrada agora é mais na frente, na Rua Mato Grosso. Muita gente está descobrindo isso depois de se estressar.

gressões, maus-tratos, tortura psicológica e isolamento, estariam sendo praticados dentro das Unidades de Internações de Menores (UIM), contra garotos e garotas, após a vistoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na semana passada. Essa situação foi denunciada na manhã de ontem, por um grupo de mães e ex-agentes de ressocialização, que estiveram na Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, pedindo providências. Temerosas que os filhos sofram novas represálias, as mães não quiseram se identificar, mas garantiram que os adolescentes estão passando por sessões de tortura quase diariamente. “Cheguei para visitar meu filho na semana

passada e só pude ficar 20 minutos. A direção da Unidade disse que ele estava de castigo, por isso a redução no tempo de visita. Quando o questionei do que tinha acontecido, o garoto me disse que eles tinham denunciado para o CNJ e a direção não gostou resolvendo castigá-lo. Isso é absurdo”, afirmou a mãe de um menino de 16 anos, que está respondendo medida socioeducativa por tráfico de entorpecentes. A mãe de um outro adolescente, também de 16 anos, que responde por homicídio, relatou que seu filho está com muito medo e que contou a ela que está sendo agredido, inclusive com sessões de choque. “Existem três quartos de castigos dentro da unidade: o azul, o branco e o forte, onde os garotos são torturados com agressões e também psicologicamente. A última que fiquei sabendo é que eles recebem choques. Meu filho está naquele local para se recuperar e não para ser agredido. Como ele vai mudar de postura se está sendo humilhado e agredido diariamente?”, questionou.

Ainda segundo as mães, os adolescentes teriam feito uma série de queixas durante a visita do órgão da Justiça Nacional, e esperavam que houvesse melhoras. “Eles falaram sobre a situação que vivem e assim como nós tínhamos esperando de uma mudança. Queremos que eles paguem pelo delito que cometeram, mas não dessa forma que está sendo feita”, falou a mãe. “Quando estão no isolamento ficamos proibidas de conviver com eles. Os garotos não têm direito a banho de sol; muitas vezes são privados de se alimentar e tomar banho, trancados num quarto escuro, e quando precisam de médico só são liberados se o diretor quiser”. Na unidade feminina a situação seria parecida. De acordo com as ex-agentes Lenira Paulino e Carmem Sílvio, afastadas do cargo recentemente pela direção, sem nenhum motivo

concreto, as jovens também recebem castigos severos. “As meninas sofrem dentro daquela unidade com humilhações e maus-tratos. Tudo é feito ali dentro, menos ressocializar, tanto que várias vezes elas se revoltam e quebram tudo, indignadas com os desmandos da direção”, colocou Lenira. “Trabalhávamos há dois anos com aquelas jovens e o diretor resolveu nos afastar sem nenhum motivo. Isso mostra a maneira que ele tem de trabalhar”. As mulheres foram ouvidas na Comissão de Direitos Humanos, que é presidida pelo advogado Gilberto Irineu. Ele deve encaminhar ainda esta semana, os termos de declarações para o Juizado da Infância e da Juventude, para a Promotoria da Criança e do Adolescente, além dos órgãos do Estado pedindo que as informações sejam averiguadas.

Unidades para medidas socioeducativas passaram por uma vistoria do CNJ

LEI DE INICIATIVA POPULAR

OAB e AMB colhem assinaturas em AL VALDETE CALHEIROS valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

A

Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e a Associação Médica Brasileira (AMB) realizaram um ato público, na tarde de ontem, em frente à sede da OAB, para lançar, em Alagoas, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Saúde. O projeto de lei propõe o investimento de, no mínimo, 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. Atualmente são investidos 6%. O ato público marcou o início da coleta de assinaturas para serem enviadas à Câmara dos Deputados. São necessárias 1 milhão e 400 mil assinaturas, o que equivale a 1% da população eleitoral brasileira. A coleta acontece nacionalmente. Em Maceió, postos de coleta estão instalados na sede da OAB, no Conselho Regional de Medicina, na Sociedade de Medicina e no

Sindicato dos Médicos. No interior de Alagoas, as pessoas podem assinar a lista aberta nos Conselhos Municipais de Saúde. Para engrossar a lista aberta, o cidadão ou cidadã precisa apenas assinar seu nome completo, o endereço e o número do título de eleitor. Para que a mobilização seja exitosa, é necessário coletar as assinaturas em pelo menos cinco Estados (0,3% dos eleitores de cada um) e apresentar esse material à Câmara dos Deputados. Depois o projeto de iniciativa popular seguirá a tramitação normal no Congresso Nacional. Pa r t i c i p a ra m d o a t o público, o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello, o diretor da AMB Nacional em Alagoas, Guilherme Pitta, além de representantes de entidades médicas e movimentos sociais.

GREVE NACIONAL

Professores da Ufal fazem ato público

P

rofessores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irão realizar um grande ato na manhã de hoje no Centro de Maceió. A partir das 11h, eles sairão da Praça Sinimbu em direção à Praça dos Martírios na tentativa de chamar a atenção do governo federal para a greve na instituição de ensino. No local, haverá diversas apresentações artístico-culturais. Uma nova assembleia da categoria está marcada para o próximo dia 31, a partir das 9h, no antigo prédio da Reitoria, na Praça Sinimbu. Na manhã de ontem, os docentes se reuniram e não aceitaram a proposta encaminhada pelo ministro da Educação, Aluísio Mercadante. A presidenta da República, Dilma Rousseff quer que a paralisação seja encerrada. No entanto, decisão nacional da categoria optou pela continuidade da paralisação. O presidente da Associação dos Docentes da Ufal

(Adufal), Antônio Passos, afirmou que a greve faz parte de uma mobilização nacional das Instituições Federais de Educação Superior para pressionar o governo federal a criação do Plano de Cargos e Carreiras dos professores. De acordo com a Adufal, o governo federal apenas aumentou os recursos disponíveis, de R$ 3,9 bilhões para R$ 4,2 bilhões em três anos e, com isso, promoveu alguns ajustes na tabela, atendendo, principalmente, aos docentes com mestrado, que teriam as perdas maiores na proposta anterior. “Ao apresentar o suposto aumento até 2015, o próprio governo fez seu cálculo a partir de julho de 2010, mês em que a categoria recebeu a última parcela de um acordo firmado em 2007, mas omitiu cinco anos de inflação. Não levou em conta os dois anos de inflação do período de julho de 2010 a julho de 2012 e nem a inflação futura”, argumentou.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A12

Municípios

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

PÃO DE AÇÚCAR

MozartLuna lunamozart@ig.com.br

Arquivo

Barra de Santo Antônio

Bando armado invade e rouba casa do prefeito Homens encapuzados quebraram cadeados do portão e renderam a mãe do prefeito e o vigilante IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

C prefeita de Barra de Santo Antônio, Maria Cícera Casado, a Ciçô, terá que resolver, nos próximos dias, a dívida que a sua irmã, secretária Municipal Educação, a poderosa Rosa, fez com um posto de combustível devidamente licitado. A secretária deve uma fortuna de combustível, e o assunto será alvo de investigação.

A

Pilar 1

Pilar 2

Incrível! Todo o lixo que estava na orla laguna do Pilar desapareceu da noite para o dia. Bastou uma equipe de reportagem aparecer e a prefeitura resolveu trabalhar. Os pescadores ligaram para agradecer à imprensa, que vai continuar seu trabalho independente e livre.

Entretanto é bom lembrar que o lixo desapareceu, mas os esgotos continuam sendo jogados na lagoa Manguaba. Agora é cobrar do IMA que o órgão faça o seu papel cobrando da prefeitura uma solução para o crime ambiental que vem sendo cometido.

om coletes à prova de balas, encapuzados e dizendo serem policiais, quatro homens fortemente armados invadiram e assaltaram a casa do prefeito de Pão de Açúcar, Jasson Silva Gonçalves, na madrugada de ontem. O bando quebrou o cadeado do portão da casa e uma porta de vidro e entrou no imóvel. No momento do assalto, apenas a mãe do prefeito, a empresária Zélia Silva Gonçalves, de 65 anos, e o vigilante estavam na casa.

De acordo com o delegado do município, Sandro Marcelo, os bandidos falavam que queriam o dinheiro do cofre. Com o barulho, a mãe do prefeito, Zélia Silva, acordou e os homens perguntaram pelo prefeito e pelo cofre. “Dona Zélia pensou que eram policiais e só depois que eles pegaram o dinheiro do cofre foi que disseram que se tratava de um assalto”, relatou o delegado. Ainda segundo o delegado, o vigilante disse que os homens estavam em um carro Focus preto e já haviam passado duas vezes pela residência. Ao ver os homens entrando na casa com armas de grosso calibre, o vigilante se escondeu na parte dos fundos. Após o assalto, mesmo em estado de choque, Zélia Silva conseguiu avisar ao filho, José Antônio Silva Gonçalves, que

acionou a polícia. Mas os policiais não conseguiram usar a viatura que estava estacionada na frente da delegacia e foram a pé à residência do prefeito. O delegado Sandro Marcelo disse que, no momento da diligência, quando perceberam que a viatura estava com problema, policiais tentaram usar o carro de um agente, que também estava na frente da delegacia, mas não conseguiram. Somente na manhã de ontem, os policiais perceberam que os pneus dos dois carros foram furados pelos bandidos para facilitar a fuga. “Como o nosso carro está em péssimas condições, achamos que o pneu estava baixo, tinha secado. Quando tentamos usar o outro veículo, que também estava com o pneu baixo, estranhamos, mas deixamos para ver o que tinha

acontecido depois e fomos a pé para a ocorrência, que fica perto da delegacia. Hoje [ontem] é que descobrimos na oficina que eles [os bandidos] tinha furado os pneus dos carros”, explicou o delegado. As investigações começaram ainda na madrugada de ontem. O delegado informou que já solicitou as imagens das câmeras do circuito de segurança interno e externo da residência. O delegado disse ainda que deve começar a ouvir hoje o vigilante da casa e, dependendo do estado de saúde, a mãe do prefeito, que ontem ainda estava abalada com o assalto. Apesar do susto, ninguém ficou ferido “Já pedi as imagens, mas os homens estavam encapuzados. Vamos tentar identificar a placa do carro que eles usaram. Ainda não temos nenhuma pista”, disse.

AGRESTE E SERTÃO Fotos: Izabelle Targino

Arapiraca O candidato a prefeito Rogério Teófilo deu início a sua campanha com caminhadas e visitas às comunidades. Rogério Teófilo e Ricardo Barreto compraram sapato novo e vão percorrer toda a Arapiraca em busca de votos.

Palmeira

Penedo

A candidata do PT à Prefeitura de Palmeira dos Índios, Patrícia Sampaio, está surpreendendo a todos. A jovem deputada vem sendo recebido com muito carinho em várias comunidades de Palmeira dos Índios e, segundo observadores político, é a favorita na disputa.

Ivana Toledo, candidata a vice-prefeita na chapa do prefeito Israel Saldanha, em Penedo, é outra mulher que está nas ruas fazendo sucesso por onde passa. A exemplo de Célia Rocha em Arapiraca, Ivana esbanja simpatia e tem conquistado muitos votos com isso.

Maragogi A primeira-dama de Maragogi, Thayane Maritza, também se destaca no trabalho eleitoral na campanha de Henrique Madeira. Thayane, que é jornalista, tem comandado a comunicação na prefeitura e na campanha mostrando toda garra da mulher alagoana.

Delmiro Gouveia

Água Branca

Outra mulher que vem se destacando nesse processo eleitoral é a vice-prefeita Ziane Costa em Delmiro Gouveia. Ziane é uma simplicidade de pessoa e não nega um abraço a nenhum eleitor. Ziane tem conquistado muitos votos e já está sendo considerada mais forte que o prefeito Luís Carlos Costa.

Em Água Branca, Alba Sandes, candidata a vice na chapa de Zé de Dorinha, que é seu marido, é outra mulher alagoana que está puxando a campanha com toda força. Alba percorre todo município conversando com outras mulheres, lembrando que o município vive momentos de paz e tranquilidade.

Rodovias As operadoras de turismo estão cobrando do DER a manutenção das rodovias AL-101 e 460 de acesso a Maragogi. Entre Porto Calvo e Maragogi existem dois trechos que a pista cedeu e oferece perigo aos motoristas. Os buracos também estão presentes no trecho entre Barra Grande e a divisa com Pernambuco.

Barra de São Miguel

Japaratinga

A coligação do candidato do PP, Zezeco Nicolau, ainda não teve seu registro deferido pela Justiça Eleitoral. Apenas a coligação da candidata Tarciana Ferro (do PTB) está plenamente habilitada a disputar as eleições deste ano.

O empresário que fatura com o rio Manguaba entre Japaratinga e Porto de Pedras não está nem aí para o governo ou a lei. As balsas só vivem quebradas por estarem velhas. O faturamento é estupendo R$ 10,00 por cada carro. A concessão é dada pelo governo do Estado.

Polícias Civil e Militar apreenderam aparelhos celulares, gaiolas com pássaros silvestres, diversas ferramentas, dinheiro, drogas, documentos e cartões

Onze presos em operações O

nze pessoas foram presas em duas operações deflagradas, na madrugada de ontem, em Arapiraca e no Sertão do Estado. As ações - que fazem parte do programa Brasil Mais Seguro e busca combater o tráfico de drogas, roubos de veículos e homicídios contaram com policiais civis, militares e da Força Nacional, além do Corpo de Bombeiros. Em Arapiraca, os policiais cumpriram 17 mandados de prisão, busca e apreensão, expedidos pelo juiz John Silas, da 8ª Vara Criminal do município, nos bairros Verdes Campos, Ouro Preto, Centro, Planalto, jardim Tropical, Jardim das Paineiras, Manoel Teles, Sítio Bálsamo e Sítio Fernandes. Foram presos em flagrante por tráfico de drogas Carlos Morais dos Santos, conhecido como “Carlinhos”; Jarbas Luciano Lima dos Santos; Bruna Sheyla dos Santos; Alex Sandro Silva, o “Léo”, e Niraldo Ribeiro de Lemos. Ainda na operação, Leandro Galdino dos Santos foi detido com dez pássaros silvestres, mas foi liberado ainda pela manhã, após ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Com os presos, a polícia apreendeu R$ 20 mil, meio quilo de maconha, meio quilo de crack, 13 papelotes de cocaína, 38 celulares, cinco veículos, sendo dois carros e três motocicletas, pássaros silvestres e ferramentas.

Presos na operação deflagrada ontem são suspeitos de tráfico e foram levados para a Central de Polícia de Arapiraca

Na tarde de ontem, um dos presos, Bruna Sheyla dos Santos, que é namorada de Jarbas Luciano Lima dos Santos, também preso, foi liberada. Em depoimento, o namorado da jovem afirmou que todo material apreendido era de propriedade dele, que Bruna não tinha ligação com o tráfico e que o relacionamento deles tinha apenas dois meses. Em Arapiraca, operação foi comandada pelos delegados Flávio Saraiva, Diretor de Polícia Judiciária da Área 2; Isaias Rodrigues, delegado Regional de Arapiraca, e Cícero Torres, da Delegacia de Acidentes. Para o delegado Flávio Saraiva, a operação teve um resultado positivo, já que todos os mandados foram

cumpridos. “Sabemos que o maior motivador dos homicídios é o narcotráfico. Então estamos trabalhando num combate efetivo ao tráfico de drogas e hoje conseguimos prender cinco pessoas”, declarou. Todos os presos na operação foram encaminhados pela polícia para a Casa de Custódia da Polícia Civil de Arapiraca. NO SERTÃO Na região do Sertão do Estado, a operação se concentrou nas cidades de Canapi e Mata Grande e foi comandada pelo Diretor de Polícia Judiciária da Área 1, Robervaldo Davino, e contou com a participação de cerca de 40 policiais e dos delegados Rodrigo Cavalcanti, titular da

Regional de Delmiro Gouveia, e Valter Fontes Cunha, distrital de Mata Grande. Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos pelo Juiz da Comarca de Canapi, Kleber Borba Rocha. Fora presos os José Milton da Silva, o “Miquinha” e José Nilton da Silva, “Zé Nildo”, José Nilton Gomes de Lima, Arnaldo Nascimento da Silva e Jailson Ferreira da Silva. Pompídio Barbosa Malta Brandão, irmão de Rosane Malta, foi detido durante a operação com pequena quantidade maconha, mas foi liberado após a lavratura de um TCO. A polícia informou que novas ações devem ocorrer nos próximos dias na região. I.T.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A13

Esportes BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

As donas da praia

A

s duplas norte-americanas multiplicam sua força nos Jogos Olímpicos, mas não há como negar que Juliana e Larissa são esperanças brasileiras de ouro em Londres. O time nacional está em excelente fase no vôlei de praia e as principais concorrentes, Walsh e May, já apresentam sinais de fraqueza. Pela primeira vez, a dupla brasileira chega às Olimpíadas no auge físico e técnico, e foi apontada inclusive pela imprensa dos Estados Unidos como favorita ao ouro na Olimpíada. No ano passado, Juliana me concedeu uma longa entrevista e disse que a conquista olímpica é muita importante para ela, mas não pode ser uma obsessão. “Se pensarmos dessa forma, vamos entrar nos jogos muito ansiosas e isso vai prejudicar nosso desempenho. Temos que fazer um trabalho psicológico muito forte”. A sul-mato-grossense Talita também está garantida nas Olimpíadas. Revelada pelo CRB, a jogadora vai atuar ao lado de Maria Elisa e chama a atenção para a diferença entre as etapas do Circuito Mundial e a Olimpíada. “Os Jogos têm um torneio diferente. Estamos acostumadas a jogar até três partidas por dia. Lá vai ser um por dia e mais um dia de descanso. É muito tempo para ficar pensando na vitória e na derrota. É uma coisa grande, que você tem que deixar pequena para suportar a pressão”, analisou Talita.

Celeste olímpica O Uruguai precisa ser acompanhado de perto na disputa olímpica do futebol. A Celeste derrubou a Argentina no Pré Olímpico e leva para os Jogos atletas acima de 23 anos de muita qualidade. Os atacantes Suarez e Cavani têm boas chances de roubarem a cena e até uma medalha do Brasil na Olimpíada.

Vôlei masculino

Treino de luxo

Sem forçar, seleção de Marta atropela Camarões e larga bem na luta pelo ouro inédito

A

seleção brasileira feminina de futebol não teve dificuldades para despachar o frágil time de Camarões. Com um futebol eficiente, as meninas do Brasil aplicaram 5 x 0 - gols de Franciele, Renata Costa, Marta (duas vezes) e Cristiane - no rival africano, ontem, no Millenium Stadium, em Cardiff, e assumiram a liderança de sua chave na competição. Na partida, Brasil começou o duelo com forte ritmo que culminou com dois gols logo de cara. Primeiro, ainda aos 6min, Franciele bateu falta com precisão pelo lado esquerdo do ataque, bem em cima de onde se posicionava Thaisinha na barreira. Ela

Paul toca corneta O ex-beatle Paul McCartney “cornetou” o técnico da seleção do Reino Unido, Stuart Pearc, por não ter convocado David Beckham para as Olimpíadas entre os jogadores acima de 23 anos. “Ele é um ídolo nacional. Eu pensei que Beckham seria a primeira escolha devido à sua grande contribuição para conseguir as Olimpíadas. Mas algum idiota decidiu o contrário. Eu me sinto um pouco mal pelos três atletas acima de 23 anos, porque vamos olhar para eles e dizer: ‘Deveria ser o Beckham’”, esbravejou o cantor.

De olhos fechados Se há uma aposta certa nesses Jogos Olímpicos é no tênis de mesa chinês. A tendência é que o país chegue em Londres aos 100% de aproveitamento na modalidade e conquiste seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata. Wang Hao é a fera do esporte e não deve nem piscar quando estiver no comando da bolinha. Olímpico desde 1988, o tênis de mesa colocou em disputa 24 medalhas de ouro; 20 delas foram para a China.

redes, ampliando a vantagem e praticamente definindo a vitória brasileira na etapa inicial. O público de pouco mais de 25 mil pessoas se empolgou com o resultado e aplaudiu a equipe verde e amarela.

titular. Do outro lado, o Brasil vai encontrar uma equipe com sede de fazer um renascimento. O setor ofensivo chegou a ser colocado em dúvidas. Mano Menezes fez algumas atividades sem a presença da imprensa, e cogita-se a hipótese de ter trocado Leandro Damião por Alexandre Pato. Ao lado, Neymar, Hulk e Oscar estão confirmados. O craque do Santos, que não vivia a melhor fase de

sua carreira antes de embarcar para a Inglaterra, tem a grande chance de provar seu valor também com a camisa da seleção Brasileira, e é o grande nome da vez. Oscar e Hulk podem ser companheiros no futuro próximo. O apoiador foi confirmado como reforço do Chelsea. Em relação ao jogador do Porto, as negociações esfriaram um pouco, mas podem voltar em breve.

BRASIL: Neto, Rafael da Silva, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes. EGITO: El Shenawy, Gaber, Souliman, Sami e Fathy; Aboutrika, Hassan, Ahmed e Mohamed; Motaeb e Mohsen. Técnico: Hany Ramzy .

MUTANGE

ASA pode anunciar mudanças

Jucemar treina e deve defender o CSA no domingo

A

Atuais campeãs olímpicas, as meninas da seleção brasileira de vôlei devem lutar pela prata em Londres. Em condições normais, os Estados Unidos devem garimpar o ouro até com certa facilidade, já que a seleção norte-americana está num patamar acima das demais. Rússia e Itália também lutam por um lugar no pódio.

abaixou, enganou a goleira camaronesa e viu a bola entrar no fundo do gol. Em seguida, quatro minutos depois, Renata Costa recebeu cruzamento de Marta e cabeceou para o fundo das

ARAPIRACA

LUCIANO MILANO lucianomilano@hotmali.com

Meninas

Alagoana Marta marcou dois gols na partida de ontem, em Cardiff

No segundo tempo, o Brasil voltou com a mesma postura do fim da primeira etapa e buscou apenas dominar a posse de bola para fazer o cronômetro passar de forma mais rápida. Cristiane entrou na vaga de Thaisinha e deu mais movimentação na frente, mas pouco criou. A seleção ainda teve tempo de ampliar o placar, aos 28min, em cobrança de pênalti de Marta. A camisa 10 bateu com precisão e ajudou a minimizar uma atuação discreta ao longo do restante da partida, e só não deu números finais ao marcador porque Cristiane fez o quarto e ainda deu assistência para a própria Marta fazer o quinto. Agora, o time feminino do Brasil volta a campo no próximo sábado, às 10h30 (de Brasília), quando pode eliminar a seleção da Nova Zelândia do torneio - a equipe da Oceania sucumbiu contra a Grã-Bretanha na estreia por 1 x 0.

Seleção masculina inicia a disputa por medalha A seleção brasileira chegou ontem em Cardiff, no País de Gales, para a estreia na busca da inédita medalha de ouro olímpica. Mano Menezes não deve levar surpresas ao Millenium Stadium, e a equipe titular que enfrenta hoje o Egito às 15h45 (de Brasília), pelo Grupo C, deve ser a mesma que utilizou no amistoso contra a Grã-Bretanha. A única mudança será mesmo no gol, já que Rafael foi cortado. Neto será o

A seleção brasileira de vôlei entrou nas últimas olimpíadas ostentando o favoritismo. O time conquistou muitos títulos sob o comando de Bernardinho, mas passa agora por uma natural entressafra. Por isso e pela má atuação na Liga Mundial, o time chega a Londres em baixa. Há um equilíbrio de forças na competição olímpica, mas a Rússia tem um leve favoritismo.

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

té o fechamento desta edição, a diretoria do ASA não havia se pronunciado sobre a saída ou permanência do técnico Heriberto da Cunha do comando da equipe. A derrota para o Goiás por 1x0 – a quinta seguida do time naSérie B -, na última terça-feira, em Arapiraca, tornou a situação de Heriberto praticamente insustentável. O nome de Roberto Cavalo, ex-CRB, Paraná, entre outros clubes, foi citado em uma das

muitas reuniões feitas ontem em Arapiraca. Porém, mesmo com a campanha ruim do time, o presidente-executivo, José Oliveira, não estava convicto da necessidade de demissão de Heriberto. Outro treinador que teve seu nome comentado pelos diretores após a derrota para o Goiás foi Rui Scarpino. A campanha do ASA sob o comando de Heriberto da Cunha é das mais fracas da Série B: em 13 jogos, foram 9 derrotas, sendo cinco seguidas e três em Arapiraca, onde, no ano passado, como mandante, esteve entre as melhores

performances no estádio Coaracy da Mata Fonseca. No 17° lugar com apenas 10 pontos, o time tenta arrumar os cacos da má fase e pensar no próximo compromisso pela competição nacional, sábado, contra o Bragantino,em Bragança Paulista. Além de definir sobre a permanência de Heriberto no cargo, a diretoria sabe que só uma possível saída do treinador não resolveria o problema do time: é necessário reforçar a equipe com qualidade. O meia Jeferson Luís, do Coritiba, não aceitou o convite.

CRB

Gercimar sente dores no púbis O volante Gercimar não participou do treinamento do CRB na tarde de ontem na Pajuçara e segue como dúvida para o jogo contra o Vitória-BA, às 16h20 do próximo sábado, no estádio Barradão, em Salvador. O jogador voltou a sentir dores no púbis, as mesmas que o incomodaram há duas rodadas, mas que não foram suficientes para tirá-lo do time. Já sem poder contar com Elsinho, suspenso, e o atacante Edson, que está machucado e não poderia mesmo atuar porque

pertence ao Vitória, o técnico Roberto Fonseca pode ficar sem mais um titular para a difícil partida do fim de semana. No treinamento de ontem, Fonseca utilizou o volante Diego Aragão no lugar de Gercimar. Já na vaga de Elsinho, a novidade ficou por conta de Luciano, que terá sua primeira oportunidade de começar como titular do CRB. No lugar de Edson, Preto deve ser a opção, fazendo dupla com Ricardinho. “Ainda vamos aguardar um pouco para saber qual é a real

situação do Gercimar, se terá ou não condição de atuar contra o Vitória. Mas não há motivo para aperreio porque temos no elenco jogadores à altura para substituí-lo, como é o caso do Diego Aragão. O CRB vive um bom momento na Série B e a confiança deve prevalecer em qualquer atleta que tiver chance de atuar”,declarou Roberto Fonseca. Com 17 pontos e na 12ª posição na tabela de classificação da Segundona, o CRB folga na manhã de hoje e volta a treinar à tarde. V.M.

P

arece que a polemica envolvendo o volante Jucemar Gaucho e o CSA encerrou-se ontem. O Departamento Médico liberou o atleta, que já participou do treinamento da tarde no Mutange e deve ficar à disposição do treinador Lorival Santos para a partida do próximo domingo, no Rei Pele, em mais uma rodada do Grupo A4 do Brasileiro da Serie D. Jucemar Gaúcho alegou mal-estar e não treinou na semana que antecedeu a vitoria em cima do Itabaiana no último domingo, em Maceió, porém, informações extraoficiais davam conta de que o jogador não teria problema algum clinico e estar ia forçando a barra para trocar o CSA por um clube de Série B.

TABELA Com 10 pontos no Grupo A4 da Série D do Brasileiro, o CSA está na liderança, seguido por Sousa, com oito, e Itabaiana e Feirense, com quatro. O Vitória da Conquista soma apenas um ponto e segura a lanterna da chave. De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo vão passar de fase e enfrentar os mata-matas. L.M.


A14

O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br AFRÂNIO APTO. NA JATIÚCA EXC. QUARTO E SALA, DIVISORIA, ARMÁRIOS BLINDEX NASCENTE 160 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS JÔ 05 – CRUZ DAS ALMAS – sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos (sendo 01 reversível), wc social, wc serviço, cozinha e área de serviço. R$ 220.000,00. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

AFRÂNIO APTO. EM MANGABEIRAS. EXC. QUARTO E SALA NASCENTE ENTREGUA OUTUBRO 2012 APENAS 135 MIL TR.91161734, 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA EM CRUZ DAS ALMAS 02 QUARTOS, SENDO UMA SUITE, WC SOCIAL, DEPENDENCIA COMPLETA, PISCINA, NASCENTE, PRÓXIMO AO SHOPING NOVO, PERTO DA PRAIA, VLR 300 MIL. TR 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO MURILÓPOLIS: 110M2, 03 QUARTOS, SUITE, WC SOCIAL, DCE, NASCENTE SALA EM L, VLR 140. MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA NA SERRARIA, EXC. 02 QUARTOS SEUNDO 01 SUITE GARAG 04 CARROS, NASCENTE TERRENO 22X30 ÁREA VERDE, NO FINAL DO JOSÉ TENÓRIO VALOR 250.MIL TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865

FAROL REF. 021- FAROL, PINHEIRO – Apto sala 2 ambientes com varanda,02 quartos sendo 01 suíte, cozinha, área serviço dependência completa empregada.01 vaga.R$150 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343. OSEAS VDE-PROX. CEPA, 99M², elev. 3/4 s/ 2 sts, sala, coz, dce, 2 vg, nasc, R$ 275 mil,F:8899-6196/8899-6195 Creci-940 OSEAS VDE, PROX. CEPA, 96M², 2º andar,3/4 s/1 st,var,coz.,dce,1vg,R$ 168 mil,Ac.caixa,F:8899-6196/88996195 Creci-940 OSES VDE- Edf. Fiori, Prox. Casa da Indústria,136m²,3 sts + gabinete,R$ 2.435,00/M². F: 8899-6196/88996195. Creci-940 JÔ 06 – FAROL – Localização espetacular! Aptº com sala de estar/jantar,cozinha,área de serviço,circulação interna, 02 quartos, wc social. R$ 155.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 08 – FAROL – 94M² - A comodidade é sua vizinha! Aptº nascente e ventilado,c/ 03 quartos,sendo 01 suíte,wc social, sala grande, DCE, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 135.000,00. O prédio tem poço artesiano.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

JATIÚCA REF. 024 – JATIUCA- STELLA MARIS. Apto sala 02 ambientes, 02 quartos sendo 01 suite, dependência completa de empregada, 01 vaga solta, nascente. Próximo ao Colégio Contato. R$ 170 mil.Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343. JÔ 10 - JATIÚCA – Saia do aperto! Aptº com 84m²- Sala de estar, sala jantar, cozinha, 03 quartos, 02 WC’s, área de serviço. Área de lazer na cobertura: sauna, piscina e salão de festa. 02 vagas. R$ 240.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523 REF. 026 – JATIÚCA – STELLA MARIS. Apto sala 2 ambientes com varanda, 03 quartos sendo 01 suite, com armários, cozinha repleta armários, de frente nascente. 3ª quadra do mar. R$ 260 mil. Tr. 93514440 / 8729-0144 – CRECI 343.

MANGABEIRAS REF. 030. MANGABEIRAS Excelente cobertura no início 2ª quadra do mar. Completa de armários, piso em porcelanato, possuindo os seguintes cômodos e áreas: 1 varanda, 1sala de estar/jantar, 3 qtos s/1 ste, 1 wcb social, 1 coz., 1 área de serviço, 1 wc serviço, terraço descoberto c/piscina, 2 vagas de garagens no sub-solo. Área útil: 137,43 m²; R$ 600 mil. Cond. R$ 350,00. Tr: 9351-4440 /8729-0144. CRECI 343.

OUTROS BAIRROS VENDO apartamento no Cond.Arte Vida com todos os ambientes, com móveis planejados. Tratar 93412691/ 9351-5334.

AFRÂNIO CASA NO POÇO, EXC: 03 QTS S/ 01 SUITE, WC SOCIAL, GAR. 02 C A R R O S , NASCENTE, QUINTAL TERR. 12X27 VLR. 185 MIL FINANCIO. TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865 JÔ 12 - PRÓXIMO AO MAIKAI – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, sala de estar/jantar, wc social, cozinha, área de serviço e 1 vaga. Andar alto e nascente. R$ 220.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF. 028 – APTO RESIDENCIAL CLIMÉRIO SARMENTO (vizinho ao Shopping Maceio), sala 2 ambientes com varanda, 02 quartos sociais, cozinha, Wc social, 1 vaga, nascente. R$ 108 mil. TR. 93514440 / 8729-0144 - CRECI 343. REF. 029 – APTO BEIRA MAR EM MACEIÓ. Sala de estar e jantar, 02 quartos sendo 01 suíte, hall, cozinha, área de serviço, ampla área de laser, com quadras de esporte, piscina, playground, 01 vaga. Tudo isso por apenas R$ 125.465 mil. Sinal R$ 20 mil restante financiado em 360 meses pela CEF.Tr.9351-4440 / 8729-0144 – CRECI 343.

AFRÂNIO CASA EM JACARECICA, EXC: 02 QUARTOS. SALA COZINHA NASCENTE LAJEADA CONDOMINIO FECHADO APENAS 75 MIL TRATAR; 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865. OSEAS VDE-BEIRA MAR!350m2,4-stes 1master,sla 3amb, var,lav,coz,a.serv, dce, 5-vgs. Padrão Lares. F: 88996196/8899-6195. Creci-940 REF. 022 – PONTA VERDE – SANDOVAL ARROXELAS - Apto com 89m², sala 2 ambientes com varanda,03 quartos sendo 01 suíte , 01 reversível, cozinha, área serviço, 01 vaga. R$ 250 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144 CRECI 343. PAULO TIAGO VENDE- 2ª QUADRA, COBERTURA DUPLEX, 270M², NASCENTE,4 QTS SENDO 3 SUITES,UMA MASTER, SALA DE ESTAR E JANTAR, COZINHA, A.SERV., DCE, AREA DESCOB., PISCINA C/ APOIO, 3 VGS. F: 9919.6073 C- 2807

Apto MurilopolisCod:966 - Icarai, 2 quartos, rua tranquila, predio caixão - R$ 100 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606 monteiroimoveisal.com

AFRÂNIO STELLA MARIS: 92 M2 03 QUARTOS SENDO UMA SUITE, DCE VARANDA, PISCINA, 02 VAGAS COND 350 REAIS, VLR 260 MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865.

PAJUÇARA JÔ 02 – PAJUÇARA – Imperdível à Beira-mar! 02 quartos sendo 1 suíte, varanda, sala, cozinha, wc social, área de serviço. R$ 280.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

APTO. ALUGA FAROL REF.: 019 - FAROL – RUA JOSE DE ALENCAR – ALUGO apto grande. 2 salas, 03 quartos, sendo 02 suítes, todos com armários, cozinha grande repleta de armários, dependência completa empregada. 02 vagas. Nascente. Prédio com elevador.Aluguel R$ 1.200,00 tudo incluso. Tr. 9351-4440 e 87291044 CRECI 343.

JATIÚCA PAULO TIAGO ALUGA- STELLA MARIS, PROX. AO DIVINA GULA, QUARTO E SALA, 38M², MOBILIADO, ANDAR ALTO. F: 9919.6073 C-2807

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

PONTA VERDE OSEAS VDE – Edf. Palazzo Farnese, preço reduzido,155m²,3 sts s/ 1 master,3vgs,Padrão Marroquim.F:88996196/8899-6195. Creci-940

REF. 027 – PONTA VERDE. Apto sala de estar e jantar com varanda,03 quartos sendo 01 suíte,dependência completa empregada.02 vagas.Nascente,. Prédio com play ground, piscina, salão de festas.Nascente,Excelente localização.R$ 280 mil.R$ 100 mil sinal,restante direto Construtora 30x.Tr. 93514440 / 8729-0144 - CRECI 343. OSEAS VDE –Prox.ao Palato,3/4 sendo 1 st,sala em 2 amb.Varanda,coz.DCE, 2vgs, . F: 8899-6196 Creci-940 JÔ 07 – PONTA VERDE – Agora você vai morar bem! Aptº c/ 118m2 - varanda, 03 quartos sendo 1 suíte, sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, DCE, 01 vaga. Somente R$ 210.000,00 – Aptº de frente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

CASA VENDA BARRO DURO JÔ 04 – BARRO DURO – Traga sua família hoje mesmo! Casa com 200m2 - 02 terraços, sala de estar, sala de jantar, circulação, 03 quartos sendo 1 suíte, cozinha, WC social, garagem, área de serviço e piscina. R$ 270.000,00. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

CRUZ DAS ALMAS JÔ 11 – CRUZ DAS ALMAS – Linda casa com excelente área de lazer. sala de estar, jantar, terraço, 03 quartos sendo 1 suíte máster com closet, hidro, sauna, wc social, DCE, cozinha, piscina, garagem, splits, poço artesiano, câmeras (internas e externa), portão eletrônico, canil. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

FAROL JÔ 03 – FAROL – A oportunidade só bate uma vez à sua porta! Casa a 50 metros da Fernandes Lima. Terreno med. 10 x 90m excelente p/comércio e moradia. Sala de estar, sala de jantar, terraço, 3 qtos s/1 ste, wc’s, cozinhas enormes, garagens, quintal grande. 2º piso com outra dependência completa. É muita casa! Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

Vendo propriedade em Maraial PE com 500 hectares. Boa para criação de gado. Fone: (081) 91075070

TABULEIRO - VENDE-SE uma casa c/ 3 quartos, 2 suítes, 1 banheiro social, 2 salas, cozinha, garagem, área de serviço. Tratar: 9609-6655/ 963691445

AILTON CASA PROX. AO SHOPPING PÁTIO COM 04 QUARTOS, GARAGEM 03 CARROS, ÁREA DO TERRENO 11X100 FRUTIFICADA TRATAR 8807-7282 /93361444. CRECI 759

JACARECICA OSEAS VDE - COND.OCEANIS, vista mar, 4/4, s/3sts, gab, pisc. mobiliada, R$ 780 mil, F: 88996196/8899-6195 Creci-940.

OUTROS BAIRROS REF. 025 – JARDIM PETRÓPOLIS I –CONFORTÁVEL Casa duplex, nascente. sala de visita sala de jantar, 03 qtos s/2 stes, todos c/armários, coz. C/armários e despensa, área de serviço, quintal grande, área verde frutificada nos fundos, c/grande jardim de frente,2 terraços,2 vagas de garagem, solta nas laterais.R$ 400 mil.Ligue veja e confira. Aceito financiamento.TR. 9351-4440 / 8729-0144 - CRECI 343. REF. 032 – JARDIM PETROPOLIS I – Casa com terraço, 2 salas, 3 quartos sendo 02 suítes, com armários, cozinha,dependência empregada,canil, depósito, piscina, pomar, rua calçada, terreno 24x30. Excelente localização. R$ 450 mil. Tr. 9351-4440 / 88290144 CRECI 343.

SERRARIA JÔ 01 – SERRARIA – O 1º a ligar é o dono! Casa nascente. Sala de estar, sala de jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, gabinete grande, WC social, cozinha, DCE, garagem, jardim (espaço p/ piscina). Toda solta! R$ 220.000,00 – Motivo: viagem! Vem que tá bom demais! Tel. 8811.8410 - Creci 2523

Apto PajuçaraCod:728- Beira mar da pajuçara 190m² 4 suíte, linda vista, nasc C.2368 - 96714405 / 8878.7606

JÔ 13 – PONTA VERDE –Aptº com 02 quartos sendo 1 suíte - sala de estar/jantar, varanda, armários, wc social, cozinha,área de serviço,01 vaga.Nascente! R$ 190.000,00.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523 REF -031 -PONTA VERDE – PRAÇA DO SKATE - Apto sala 2 ambientes com varanda,04 quartos s/ 2 suites,lavabo,WC social,dependência completa empregada,cozinha com despensa, área de serviço, 2 vagas. Excelente localização, nascente.R$ 550 mil. Tr. 9351-4440 e 8729-0144 CRECI 343.

AFRÂNIO TERRENO NA SERRARIA, EXC 16X30 NASCENTE CONDOMINIO RESERVA DO VALE VALOR 260 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

monteiroimoveisal.com

Sauasuy Lote nascente 10x30. Apenas R$ 16.999,00. Tr.: 8822-5050/ 9326-1903

AFRÂNIO CASA NA JATIÚCA, EXC; 04 QTS, SUITE, WC SOCIAL + DCE, GAR. 02 CARROS, NASCENTE PROX. AO MAIKAI: 600 MIL FINANCIO TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

TERRENOS VENDA CAPITAL REF: 023- TERRENO SERRARIACONDOMÍNIO fechado (Reserva Vale)numa localização altamente privilegiada, no bairro da Serraria, onde o seu compromisso é com o bom viver, junto a natureza que vai lhe proporcionar alegria, prazer e contemplação. R$ 250 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144 CRECI 343.

PRAIAS PAULO TIAGO VENDE COND. CORAIS DO SONHO VERDE, Beira mar, 12X30. F: 8899-6195/8899-6196. Creci-2807

LOTES VENDO OU TROCO por carro terreno no Francês, Lot. Encontro do Mar, med. 12x30. Tr.: 9949-4067/ 8803-3935.

TERRENOS ALUGUEL CAPITAL OSEAS ALUGA - um terreno na Avenida do Murilópolis, nascente, 15 x 30 - R$ 2.300,00.

EMPREGOS OFERECE-SE DOMÉSTICOS PRECISA-SE DE folguista que durma no emprego para sábado e domingo. Tr.: 8885-7064/ 96276452 PRECISO DE: 2 empregada domésticas, serv. Geral e que sáiba cozinhar e que durma no emprego. Tr.: 8885-7064/ 9627-6452.

OUTRAS ATIVIDADES PRECISA-SE DE: projetista c/ experiência em projetos de interiores, Autocad e Promob. Tratar: 32351195 / 9983-4722 / 9661-9310. projetos@dimaredortas.com.br enviar C.V.

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS PRECISO TRABALHAR DE: cozinheira e serv. Gerais. Tr.: 87193554

AILTON - ESTELA MARIS VENDO APT 03 QUARTOS. SUITE COM ARMARIOS, VARANDA, ELEVADOR, PROX. AO MAR. VAlOR R$ 220 MIL. tratar 8807-7282 / 93361444. Creci 759

AILTON - ESTELA MARIS OPORTUNIDADE APT 03 QUARTOS, VARANDA, ELEVADOR, NASCENTE, APENAS R$ 185 mil, MOTIVO VIAGEM ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

AILTON - JATIÚCA APTº 02 QUARTOS, SALA, CONDOMÍNIO FECHADO. APENAS R$ 110 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 88077282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - FAROL PRÉDIO COMERCIAL RUA CORONEL LIMA ROCHA . R$ 160 MIL, DOCUMENTADO. ACEITO TROCA, TRATAR 8807-7282 / 9336-1444 CRECI 759

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

AILTON - BARRO DURO EXC. CASA 03 QUARTOS, SUITE, ARMÁRIOS, GARAGEM 03 CARROS, MUITA ÁREA. VALOR R$ 300 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO, TRATAR 8807-7282 /9336-1444. CRECI 759

AILTON - PONTA GROSSA VENDO CASA PROX. AO TERCEIRO DISTRITO OTIMO LOCAL, VALOR R$ 12O MIL. TRATAR 8807-7282/93361444. CRECI 759

AILTON - TERRENO JARDIN PETRÓPOLES II, ÓTIMO TERRENO MED. 7X30, MURADO ESCRITURADO, PROXIMO AO MAKRO. APENAS R$ 38 MIL TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

AILTON - SERRARIA APT CONJ. JOSE TENORIO, REFORMADO, LIQUIDADO, OTIMO LOCAL APENAS R$ 80 MIL. ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - PAJUÇARA OPORTUNIDADE APT BEIRA MAR. APENAS R$ 200MIL. NÃO PERCA TRATAR 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - JACINTINHO OPORTUNIDADE CASA PROX. AO TERMINAL DO CONJ. PEIXOTO. R$ 65 MIL TRATAR 8807-7282/ 9336-1444. CRECI 759

POLO

AILTON - SALVADOR LIRA CASA NA AV. PRINCIPAL, ÓTIMA PARA COMÉRCIO DE ESQUINA APENAS R$ 155 MIL APROVEITE. TRATAR: 88077282 9336-1444 CRECI 759

VENDO VW Polo Hatch 1.6 2005, super conservado.Tratar pelos telefones para contatos: 9351-6950/ 8818-8135

LIGUE E ANUNCIE

VEÍCULOS VOLKS

4009-1961


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B1

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Baú de

Dona Ivone Disco homenageia a sambista ao reunir novas e antigas composições, “pescadas” em gavetas, pastas, fitas e rascunhos, guardadas há pelo menos quatro décadas e interpretadas por amigos, parceiros e devotos de gerações distintas

AGÊNCIA ESTADO

C

aetano, Bethânia, Beth Carvalho, Monarco, Nei Lopes, Nelson Sargento, Sombrinha, Diogo Nogueira, Áurea Martins, Luiza Dionizio, Delcio Carvalho, André Lara, Juninho Thybau. Artistas de gerações distintas, dos 25 aos 88 anos, amigos, parceiros e/ ou devotos de Dona Ivone Lara, eles atenderam ao chamado do samba e registraram em CD composições pescadas em seu

baú - gavetas, caixas e pastas com cadernos, rascunhos soltos e fitas guardadas havia pelo menos quatro décadas, além de composições mais recentes. O “Baú da Dona Ivone” tem 12 faixas. Entre as mais antigas, parcerias com Delcio Carvalho, o letrista preferencial há 38 anos. “Não É Miragem” é uma rara mensagem política no cancioneiro dos dois. De 1981, ainda na ditadura militar, fala que “nosso povo quer mudar/a

voz de quem sofreu/não pode mais calar”. À época, ninguém se animou a gravá-la. Agora, ficou com Beth, uma espécie de curadora do CD, conforme conta o produtor e compositor Bruno Castro. “Beth tinha muito coisa, é uma pesquisadora organizada. Logo disse que queria cantar essa e também me deu À procura da felicidade (só de Dona Ivone e entregue ao pagodeiro Juninho Thybau, sobrinho de Zeca Pagodinho)”,

conta Bruno, antigo cavaquinista de Dona Ivone e seu parceiro em seis faixas. Em outras duas da dupla Ivone/Delcio, “ Vento da tarde” (na voz de Nelson Sargento) e “Sombras na parede” (de Monarco), mais recentes, o neto músico André Lara (um dos sete integrantes do grupo DNA do Samba, com outros herdeiros de bambas como um neto de Silas de Oliveira e outro de Martinho da Vila), acrescen-

tou sua assinatura. “Minha avó já fez a parte dela. Hoje, eu componho a melodia, levo para ela, que me explica o caminho certo. Aí o Delcio escreve a letra”, explica André, que fez também, e canta, a biográfica “Luta Imperiana” (“pisei nesse barro que a vó pisou/ no terreiro que abrigou o amor e a saudade”) . O clima é de homenagem à baluarte de 91 anos, a quem os tributos vêm se sucedendo. No CD, Caetano a saúda como

“a coisa mais linda do Brasil”; Nelson Sargento pontifica que “se a música tivesse forma humana, seria Dona Ivone Lara”. Dona Ivone não arriscou as músicas novas no show de lançamento, ontem, no Teatro Rival. Como se presumia, só foi vista no palco ao fim, momento dos clássicos maiores da carreira. Todos os presentes ganharam o CD, que ainda não tem comercialização e distribuição garantidas.

Relembrando as faces de um mito do samba e sinônimo de canção Yvonne Lara da Costa nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921. O pai, João da Silva Lara, era mecânico de bicicletas, além de violonista e componente do Bloco dos Africanos. D. Emerentina, a mãe, era pastora do Rancho Flor do Abacate. Aos seis anos de idade ficou órfã de pai e mãe, sendo internada por parentes no Colégio

Orsina da Fonseca, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde permaneceu até os 17 anos. Aos 12 anos, foi presenteada pelos primos e futuros parceiros, Hélio e Fuleiro, com um pássaro “Tiê-sangue”. O nome do pássaro e a expressão “Oialá-oxa”, herdada da avó moçambicana, serviram de inspiração para o primeiro

samba composto: “Tiê, Tiê”. Admirada por suas professoras de música no Colégio Lucília Villa-Lobos, esposa do maestro Villa-Lobos e Zaíra Oliveira, primeira esposa de Donga, foi indicada para o Orfeão dos Apinacás, da Rádio Tupi, cujo regente era Heitor Villa-Lobos. Saindo da escola, foi morar na casa de seu tio Dionísio Bento da Silva, que

tocava violão de sete cordas e fazia parte de grupo de chorões que reunia Pixinguinha e Donga, entre outros. Com o tio, aprendeu a tocar cavaquinho. Seu primo, Mestre Fuleiro, também foi um dos fundadores da Império Serrano em 1947, ano em que Dona Ivone Lara mudou-se para Madureira e começou a freqüentar a Escola de Samba Prazer da Serrinha, mesma época

em que começou a compor sambas para esta escola. Casou-se, aos 25 anos, com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa, presidente da Escola de Samba Prazer da Serrinha. Nesta época, passou a frequentar a escola, onde aprimorou seus dotes de sambista e conheceu os amigos Aniceto, Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira, que mais tarde seriam seus parcei-

ros em algumas composições. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar pela verde e branco de Madureira. Tornou-se enfermeira, formando-se logo depois em Assistente Social. Especializou-se em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a doutora Nilse da Silveira. Em 1965 ingressou na Ala de Compositores do Império Serrano e compôs, com Silas de Oliveira e Bacalhau, o clássico “Os cinco bailes da história do Rio”. A partir de 1968 passou a integrar a Ala das Baianas. Aposentou-se no hospital em 1977, passando a dedicar-se, exclusivamente, à carreira artística. Em agosto de 2002, recebeu o “Prêmio Caras de Música”, na categoria “Melhor Disco de Samba”, com o CD “Nasci para sonhar e cantar” e, neste mesmo ano, foi a vencedora do Prêmio Shell de MPB, tendo recebido o prêmio pelo conjunto de sua obra em grande festa do samba, no Canecão, no Rio de Janeiro, cujo roteiro-convite foi apresentado por Ricardo Cravo Albin, um dos cinco jurados que lhe deram o prêmio por unanimidade. Fonte: Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B2

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

Roteiro HOJE

O espetáculo “Luar e Serena: O casamento” volta ao palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro), às 19h, como atração do Quinta no Arena. Na peça, a Sim Senhô Cia. de Teatro conta, com graça e fantasia, a história do casal que se apaixona à primeira vista, mas, para realizar o sonho do tão sonhado casamento, tem de enfrentar os obstáculos propostos pelo destemido vilão Tempestade. Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira), à venda na bilheteria do teatro. Mais informações: (82) 3315-5665/5656.

Abertura da II Mostra de Artesanato, com trabalhos dos artesãos do Litoral Norte, no Sesc-Guaxuma. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 28, das 15h às 20h, e, no encerramento, no dia 29, das 12h às 17h. Além da exposição, o espaço contará com apresentações de artistas locais e homenagem à vida e obra de Luiz Gonzaga pelo ano do seu centenário. Mais informações: (82) 2123-2800.

Horóscopo

De 26 a 29 de julho, Maceió será palco do Minifestival de Solos e Coletivos Núcleo Vagapara, da Bahia. Premiado pela Funarte com o prêmio Klauss Vianna de 2011, o evento acontece em parceria com o Sesc Alagoas e objetiva a circulação de intervenções urbanas, solos de teatro e dança, além de mostra de vídeos e oficinas, por diversas cidades do País. Mais informações: (82) 3326-3133.

INSTITUTO OMAR CARDOSO

WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

20 março a 20 abril

21 abril a 20 maio

21 maio a 20 junho

21 junho a 21 julho

ia dos mais afortunados, receberá boas propostas de negócios ou Dtrabalho, realizará boa parte de seus

proveitando suas oportunidades para uas possibilidades de êxito estão ma fase difícil, em que deverá mudar, fazer novas amizades e arquiA S U aumentadas neste dia. Pode conseagir com muita cautela, otimismo, tetar novos planos para ganhar dinheiro, guir grande progresso em muita coisa inteligência e vivacidade, para que tudo

sonhos, anseios e desejos, e viverá momentos feliz ao lado da pessoa amada e dos familiares. Os negócios que tem em vista poderão ser realizados com vantajosos lucros.

demonstrará ser uma pessoa prática. Tudo estará bem neste dia e até depois de amanhã. Esteja atento para uma novidade ou uma visita. Uma excelente conjunção astral o está favorecendo.

agora. Aproveite para colocar em dia seus assuntos pendentes e resolver uma situação com a pessoa amada. Tome as iniciativas que julgar indispensáveis.

saia a seu modo. Tome cuidado com os inimigos declarados e cuide da saúde. Ótimo período para conhecer novas pessoas.

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

22 julho a 22 agosto

23 agosto a 22 setembro

23 setembro a 22 outubro

23 outubro a 21 novembro

ome cuidado com a precipitação. lgumas dificuldades na vida social ia excepcional. Benéfico para amizades ão será conveniente aventurar-se Tdesconfiança A D N Evite o nervosismo, ansiedade e a e familiar estão previstas para hoje. e amor. Poderá ainda, ser premiado em novos negócios. Cuidado com o em si mesmo. Portanto, Cuide também da saúde, da reputação através do esporte, jogos, sorteios, loterias. excesso de gastos. Mantenha-se em suas acautele-se. As influências não são propícias. Ótimas chances, no terreno profissional e amoroso.

e principalmente de seu dinheiro, pois está predisposto a gastar a esmo. Ótimo aos estudos, pesquisas, investigações.

Boas chances para competições, recebimento de presentes ou qualquer coisa que lhe traga alegria. Obterá favor de pessoas religiosas ou de autoridades.

atividades rotineiras e muitos benefícios receberá em breve. Influência benéfica para a saúde. Os relacionamentos e associações estarão evidenciados em sua vida.

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

22 novembro a 21 dezembro

22 dezembro a 20 janeiro

21 janeiro a 20 fevereiro

21 fevereiro a 20 março

udo dependerá de suas próprias aça de tudo para aumentar seu smero e capricho demasiados poderão eja mais confiante em si mesmo que S conseguirá os melhores resultados, Tdesfavorabilidades F ações hoje. Há favorabilidades e círculo de relações e de amigos neste Eresultar em perda de tempo. Cuidado neste dia. Todavia, a fase não lhe será ao mesmo tempo. dia. Sucesso no trato com pessoas com o período de escândalo e até de Evite atritos com pessoas desconhecidas qual for o motivo. Regular para o romance e bom para os negócios.

idosas e crianças, patrões ou empregados e lucros nos negócios relacionados com líquidos, também está previsto.

sedução que terá de passar. Faça o que têm a fazer com brevidade. Terá boas chances de passear. Cuidado com acidentes, assaltos ou roubos nas vias públicas.

das mais propícias, principalmente com o dinheiro. As perspectivas de realização de seus planos serão muito promissoras, especialmente de negócios ligados a lugares ou pessoas.


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

Dois

LUIZ ZANIN ORICCHIO Estadão

O

Considerado genial, Graciliano Ramos também teve o universo de sua vida, obra e morte revelado em documentário

ano que vem estou preparando as filmagens em Maceió e no Agreste alagoano do romance, com roteiro de minha autoria, e cuja produção encontra-se atualmente em fase de captação de recursos”, diz o diretor. É um projeto que Sylvio vem “acarinhando” faz sete anos. Sabe que, além das dificuldades intrínsecas da versão para a tela, terá de enfrentar comparações. “Dos livros ‘clássicos’ de Graciliano, Angústia é o único ainda não filmado; os demais, Vidas Secas e Memórias do Cárcere, ambos de Nelson Pereira dos Santos, e São Bernardo, de Leon Hirszman, são hoje obras seminais do cinema brasileiro. Por aí pode-se aquilatar a minha

responsabilidade”, diz. De fato, Vidas Secas é tido como uma das obras clássicas do Cinema Novo, assim como São Bernardo. Memórias do Cárcere foi o filme considerado como símbolo do processo de abertura política que se realizava no País, após 20 anos de ditadura. Mas, para além de sua implicação política, é a qualidade estética desses filmes que os impõe como padrão e patamar. Angústia é também um grande desafio. É, talvez, o mais “existencial” e atormentado dos romances de Graciliano. Seu personagem, Luís da Silva, sem deixar de ser brasileiríssimo e nordestino, tem um toque dostoievskiano.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

É formada para a trans- Objeto-símbolo da missão do pronunciademocracia pre- "(?) Quente", filme Fiscaliza a mento sidencial com Patrick Swayze atuação de seus pares, na Justiça ou na Polícia

Veículo de carga Viga, em inglês

Genitor Educadora de crianças ricas

Atração de Lisboa e San Francisco

Prontas para executar uma função

Ácido acetilsalicílico (sigla)

Classe de Alfabetização (abrev.)

365 dias Árvores produtoras do chicle

Mania de doença (?) nuvens: em êxtase Refúgio bucólico da classe média alta

A N O O voto de desempate, pelo efeito

Base do corpo Agradável, em inglês

Grande animal, atração de safáris

"Tinta" com a qual é Proemifeita a tatuagem nência em Setor de provisória objeto ou corpo grandes lojas

O cantor O "é", na Leonardo, linguagem pela natude internet ralidade

(?) e qual: exatamente como Elemento químico cujo símbolo é K

Ressentida; ofendida

O deus do amor na mitologia grega

"Terra", em "Geologia" Estado natal do "rei" Roberto Carlos (sigla)

Amarrar José (?), político do PSDB

Árvores originárias da Região Nordeste Macio (o cabelo) Diretoria (abrev.)

Sandra de Sá, cantora Todos, em inglês

Bebida feita com o suco da maçã

Utensílios como a broxa

Voltar Exército Brasileiro (sigla)

Dígrafo presente em "riacho"

Muhammad (?), ex-pugilista

Cerveja de alta fermentação (ingl.) A duquesa Úrsula de "Cordel Encantado" 102

Solução

C

E

N I

S A P O T I S

O R M I T A M P O T A S

C A U R N A

D O E T P A A R I T A A M P E O N T T A O S S L I L O

C

H

E R O S R E S S A L T O

BANCO

A

Graciliano. O difícil trabalho de passagem da prosa do escritor alagoano para as telas terá início no final do ano. A prática do “documentário prévio” vem ganhando adeptos. Basta lembrar que, antes de Back, Walter Salles filmou um doc percorrendo as trilhas da beat generation como aquecimento para adaptar o clássico de Jack Kerouac On the Road, que ganhou o título em português de Na Estrada e continua em cartaz nas salas brasileiras depois de haver participado do Festival de Cannes. O desafio maior de Back vem com a filmagem desse grande romance brasileiro que é Angústia. “Para o início do

H E G E H O N I A B A O N D N O D M E C A G E R O S A S D E D R A I R R A B

diálogo com as letras está sempre presente na carreira de Sylvio, com atestam sua cinebiografia poética Cruz e Sousa - o Poeta do Desterro, e também com a versão do suicídio em Petrópolis do escritor austríaco Stefan Zweig, na produção internacional Lost Zweig, baseada no livro de Alberto Dines, Morte no Paraíso. A vocação de diálogo com a literatura continua agora na adaptação do romance do escritor alagoano Graciliano Ramos, Angústia, prevista para o início do ano que vem. Ganhando musculatura para o desafio, Sylvio já filmou o documentário O Universo Graciliano, com locações em Maceió e Rio de Janeiro, uma espécie de preparação para a abordagem da ficção do autor alagoano. “O filme vai ao encalço de rastros, sombras e escombros imemoriais em torno e sobre o genial Graciliano, que viveu de 1892 a 1953”, conta. Esse documentário prospectivo é definido pelo cineasta como espécie de “ensaio geral” com vistas à abordagem de Angústia, romance jamais filmado de

D E C I S I V O

TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aflita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aflita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aflita 07h00 - Almoço C/ Notícia

A narrativa flutua entre a vida presente do funcionário Luís e recordações da sua vida pregressa, da morte do pai e do amor ambíguo por Marina. O engraçado é que, a certa altura da narrativa, o personagem não deixa de destilar sua raiva contra uma invenção moderna que, de acordo com ele, seria contra a moral e os bons costumes - o cinema. O fato é que as dificuldades são muitas. Narrado em primeira pessoa, com linha temporal fragmentada e uma densidade psicológica difícil de encontrar em personagens contemporâneos, do cinema ou da literatura, Angústia é uma das obras-primas das letras brasileiras. Para vertê-lo para o cinema, é preciso, primeiro, compreendê-lo de forma profunda. Foi o caminho escolhido por Back. “As pesquisas para filmar O Universo Graciliano nasceram à época da escritura do roteiro de A Angústia (é o título que terá a produção) quando me dei conta que até então ninguém havia realizado um filme sobre a vida-obra-e-morte de Graciliano Ramos”, diz. Ap ro f u n d a n d o - s e n o ambiente em que viveu Graciliano Ramos, o cineasta acredita ter adquirido uma visão abrangente sobre o personagem e sua obra. “Confesso que imergindo nele, até compreendi melhor as vísceras morais do romance.” Fãs de Graciliano, ficamos na torcida.

B

TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 06h30 - Caminhos da Reportagem 07h30 - Expedições 08h00 - Repórter Brasil Manhã 08h30 - Jornal Visual 08h45 - S.O.S. Sônia 09h00 - Barney e Seus Amigos 09h30 - Inami 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - Os Pézinhos Mágicos de Franny 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - Conhecer (Local) Reprise 12h30 - Faixa Musical (Local) 13h00 - Pingu 13h30 - Louie 14h00 - Dango Balango 14h30 - Vila Sésamo 15h00 - Anabel 15h15 - Escola Pra Cachorro 15h30 - Cocoricó na Cidade 15h45 - Curta Criança 16h00 - Sem Censura 17h30 - + Ação 18h00 - Estúdio Móvel 18h30 - Karku 19h00 - Como e Por Quê? 19h30 - O Trem da Ciência 20h00 - Enfoque (Local) Estreia 20h30 - Da Sua Conta (Local) Estreia 20h45 - Faixa Musical (Local) 21h00 - Repórter Brasil Noite 22h00 - Caminhos da Reportagem 23h00 - A Grande Música 00h00 - Sinfonia Fina 8 00h30 - Doc TV IV 01h30 - Oncotô 02h00 - Sem Censura 03h30 - Conexão Roberto D’Ávila 04h30 - Telecurso Ensino Médio 04h45 - Telecurso Ensino Fundamental 05h00 - Telecurso Tecendo o Saber 05h30 - Salto para o Futuro

Jamais filmado, Angústia será gravado em Maceió e no agreste alagoano no início de 2013

E

TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 06h48 - Alagoas Rural 06h55 - Pajuçara Auto 07h00 - Jornal da Pajuçara Manhã 08h40 - Fala Brasil 10h00 - Hoje Em Dia 12h00 - Fique Alerta 14h35 - Feito Pra Você 15h00 - Ponto de Luz 15h15 - Olimpíada – Fut. Masc. Brasil x Egito 17h15 - Record Kids 19h15 - Jornal da Pajuçara Noite 19h45 - Jornal da Record 20h30 - Rebelde 21h15 - Tudo A Ver 22h15 - A Fazenda 5ª Temporada 23h15 - Máscaras 00h15 - Série: Dr. House 01h15 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz

Romance de Graciliano Ramos será adaptado para o cinema

E D

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 04h50 - Sagrado 04h52 - Telecurso Educação Básica Tecendo o Saber 05h10 - Telecurso Profissionalizante 05h25 - Telecurso Ensino Médio 05h40 - Telecurso Ensino Fundamental 05h55 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - Encontro com Fátima Bernardes 12h05 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h35 - Vale a Pena Ver de Novo Chocolate Com Pimenta 15h55 - Sessão da Tarde Filme: Vovó... Zona 2 (Exibição em HD) 17h48 - Globo Notícia 17h51 - Malhação 18h20 - Amor Eterno Amor 19h10 - AL TV - 2ª Edição 19h35 - Cheias de Charme 20h30 - Jornal Nacional 21h05 - Avenida Brasil 22h20 - A Grande Família 23h05 - Gabriela 23h50 - Na Moral 00h30 - Jornal da Globo 01h00 - Programa do Jô 02h35 - Glee 03h25 - Corujão I

Variedades

C C A D B E H I A N C A C R I O PI N A A L

TV ALAGOAS - SBT Canal 5 06h00 - Jornal do SBT Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatá 09h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 13h15 - Eu, a Patroa e as Crianças 14h30 - Pequena Travessa 15h30 - Marisol 16h00 - Maria Mercedes 16h30 - Maria do Bairro 17h10 - Tenha Estilo 17h15 - Casos De Família 18h30 - Chaves 19h45 - Sbt Brasil 20h30 - Carrossel 21h15 - Programa do Ratinho 22h45 - A Praça É Nossa 00h15 - Conexão Repórter 01h00 - Jornal do Sbt Noite 01h45 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h15 - Tele Seriados I Série: Chuck 03h15 - Encerramento da Programação

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

3/ale — all. 4/beam — hena — nice. 5/sidra. 7/sapotis. 10/corregedor.

TV

B3


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B4

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside Milagroso

Mônica Casado não brinca mesmo em serviço. Aliás, a sua equipe do Fios de Cabelo também não. O motivo? A turma arrasou na etapa Norte/ Nordeste do Trend Vision Award 2012, conquistando todas as vagas para a final nacional da maior competição de hairstyling mundial. Ah, detalhe: os vencedores nacionais serão conhecidos em 9 de setembro, durante a oitava edição da Beauty Fair, em São Paulo. Sorte para ela!

O combate às rugas tem um queridinho em ascensão: o veneno de cobra! Achou muito inusitado? A gente explica: usada por celebridades como Kate Moss, a substância é, na verdade, sintetizada a partir do veneno da víbora do templo, cuja principal propriedade é a paralisia muscular. Se aplicado ao natural, ela age em todo o corpo, mas, por conta da manipulação, passa a agir apenas nos músculos flácidos – as rugas, no caso – deixando a pele lisinha novamente depois de 28 dias de uso. Claudemir Mota

Espelho, espelho meu As lulus da cidade estão numa ansiedade só neste inverno. E é tudo culpa – no bom sentido, claro – da empresária Mylene de Barros, que convidou uma trupe boa de chiques para passar uma tarde badaladíssima, na próxima quarta, 1º, no seu Apelo Centro de Estética, que terão direito a uma “degustação” de candle massagem, hidratação facial e massagem para os pés. Tudo isso regado a champanhe no gelo e doces assinados por Sandy Farias. O mapa da mina? No The Square Park Office. Bacana!

Arquivo

Claudemir Mota

Pódio

Por Marcos Leão inside@ojornal-al.com.br

DNA | Patrícia Calheiros e seu herdeiro Adriano evidenciando elegância e estilo em evento social que concentrou a chiqueria da cidade

Novos ares

Revival Os bons e velhos tempos de Angra dos Reis estão de volta. E o paraíso tropical promete ser point dos endinheirados neste Réveillon. É que Paulo Boghosian, João Lee e China, sócios da Frank Agency, resolveram organizar um Ano-Novo pra ninguém botar defeito na Isla Privilège. A ideia é resgatar o glamour do destino – que continua lindo – com uma semana inteira de programação, que incluirá almoços, jantares e luaus na praia, além das festas com grandes nomes da música eletrônica. Tudo para poucos e ótimos convidados, tá?! Quem ficou com vontade de arrumar as malas desde já levanta a mão… Claudemir Mota

ELAS POR ELAS | As hermanas Kathia e Márcia Barbosa, com Maria Helena Freitas, formando trinca de mulheres do bem e felizes por natureza

Grifado O nado sincronizado brasileiro se apresentará nos Jogos Olímpicos em Londres com uma obra de arte. O maiô da dupla Lara Teixeira e Nayara Figueira é assinado pelo artista plástico Romero Britto e confeccionado pela estilista alagoana Verônica Franco. As atletas repetem a parceria com o artista pernambucano, que também foi responsável pelos maiôs no Panamericano de Guadalajara em 2011.

TODA ELA | Mãe, amiga e mulher exemplar... Isso tudo faz de Deyse Marina Cavalcanti Silva um ser humano incrível em todos os momentos. Hoje, ela festejará idade nova juntamente com seus amigos e familiares, que lhe prestarão mil homenagens

Exemplo do bem Às 9h de ontem, Maria da Penha Simão foi empossada secretária de Promoção da Paz em Porto Velho, no estado de Rondônia. A notícia não chamaria a atenção em Alagoas se não fosse este detalhe importante: trata-se da segunda Secretaria da Paz do Brasil, criada segundo o modelo da Sepaz de Alagoas, pioneira na prevenção social da violência por meio do acolhimento e da cultura de paz. Boa!

Claudemir Mota

FESTEJO | Querido que só ele, Edmilson Ribeiro, além de ter recebido o carinho de sua Adenise, foi homenageado pelos seus amigos por ter festejado mais um aniversário ontem

Comandada pela administradora de empresas com tino para os negócios, Iris Ribeiro, e pela famosa banqueteira Margarida Almeida, queridinha das senhoras pelos seus mais de 30 anos à frente dos tradicionais chás na sua Café Colombo, a Cuisine Margot promete virar o novo point da parte alta da cidade. Isso porque o novo reduto de tortas, salgados e doces finíssimos do bairro do Farol terá um espaço físico para chamar de seu no próximo dia 31. Cheers!

UNIÃO | Marcos e Mariana Lopes em perfeita sintonia no amor e nos negócios

CLASSUDA | Querida, elegante e feliz. Isso é Vera Tabach, colunista social de São Paulo, que aterrissará nesta sexta para festa de aniversário de sua amiga Jacira Leão Claudemir Mota

Claudemir Mota

Chiqueria

em cena

Mauro Vasconcelos não para! Expert quando o assunto é turismo alagoano, o empresário uniu forças com a turma do Senac para melhorar ainda mais o serviços destinados aos turistas que visitam a praia do Francês, em Marechal Deodoro. Ponto positivo! Drayton Nejaim embarca para São Paulo onde participa do Fórum Anual de Presidentes - L 17. O evento, liderado pelo empresário e presidente do Lide BR, João Doria, acontece dos dias 3 a 5 de agosto no Hotel Sofitel Guarujá, em São Paulo. A top arquiteta Cris Nunes está de viagem marcada para Rio Grande do Sul. Ela foi convidada pelas marcas gaúchas Dellano e Cinex para conhecer de perto todo o trabalho dos produtos. Com certeza, a arquiteta trará ótimas novidades para imprimir nos seus próximos projetos.

AMIGOS | Ricardo Almeida e Bethania Ducarmo mostrando que sabem muito bem celebrar as alegrias da vida e a amizade, claro!

Roteiro

Márcio Costa e Klécia Monteiro estão em Santorini, na Grécia, em lua de mel, até o meio da próxima semana. O casal aproveitou para dar uma saída da cidade, já que nenhum dos dois tinha trabalhos agendados, ou seja, para uma namoradinha! ALEGRIA E TAL | Mariana Dias de bem com o mundo e em dia com o amor, já que está apaixonada pelo seu querido Alberto Barros

O pianista e maestro Marcelo Bratke está viajando o Brasil com a turnê Tom Jobim Plural, regendo a Camerata Brasil — de jovens músicos vindos de áreas carentes — com filme e cenário da artista plástica Mariannita Luzzatti. O evento chegará ao Rio de Janeiro no dia 19, no Theatro Municipal (detalhe: com entrada franca), além de passar por mais 10 cidades de oito estados brasileiros. E o melhor? Maceió está na rota. Viva!


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

T

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br Nide Lins

Sesc promove a 2ª edição da Mostra de Artesanato

Nannai inaugura o SPA by em Muro Alto

3

6

Turismo & Gastronomia Igor Pereira

Novos sabores do engenho

Em agosto, Maceió vai ganhar um novo espaço gastronômico dos chefs Serginho Jucá e Felipe Lacet, que prometem uma deliciosa criação nas caçarolas (de camarões ao peito de pato); serão novas receitas que fogem ao tradicional

4, 5 E 8


2

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

Turismo & Gastronomia

Pajuçara

Cartões-Postais

MDOSCARTÜES POSTAISMAIS ANTIGOSDE-ACEIØSÎOASPISCINASNATURAISDA0AJU ARA/PASSEIO TAMBÏMÏÞNICONO"RASIL!SJANGADAS SÎOMOVIDASAVELAEAOSABORDO VENTO.ÎOSEOUVEOBARULHODEMOTOR APENASDOMAR/CONDUTORÏOPRØPRIO JANGADEIRO TAMBÏMPESCADORNATO -ACEIØTAMBÏMÏAÞNICACIDADE QUECONTACOMTRÐSJANGADASACESSÓVEISPARATRANSPORTARCADEIRANTESE PESSOASCOMPOUCAMOBILIDADEAO PARAÓSOECOLØGICODA0AJU ARA 3EUMMEROMERGULHOJÉÏSUlCIENTE PARARELAXAR IMAGINEUMATERAPIANO MAR QUEFAZVOCÐSESENTIRAPRØPRIA )EMANJÉ UMARAINHA0OISBEM NAS PISCINASNATURAISDA0AJU ARAJÉEXISTE A4ERAPIA4RIDIMENSIONAL QUE ATRAVÏS DEMASSAGENSEOUTRASTÏCNICAS TRABALHAOCORPO AMENTEEAENERGIA DENTRODOMARQUANDOAMARÏESTÉ BAIXA

U

Nide Lins nidelins@ojornal-al.com.br

Roteiro

Piscinas naturais da Pajuçara - Passeio sai da balança do peixe da Pajuçara - jangada acessível - 9905-2515; e Terapia do mar - 3034-6777/ 8828-9662

Bacalhau com crosta de pão de milho, purê de milho branco e goiaba confit

BY CHEF MAIKEL BRUMATTI Imperador dos Camarões

Ingredientes 400 g bacalhau da Noruega

MLAZEITEDEOLIVA GREQUEIJÎO MLLEITEDECOCO  PITADAS NOZMOSCADA MLVINAGREDEMA Î GA ÞCARMASCAVO MLAZEITEDEOLIVA 75 g manteiga 50 g milho branco GOIABAS GPÎODEMILHO GQUEIJODOREINO 25 g mel 40 g farinha de milho SUCODELIMÎO sal PIMENTA

Modo de Fazer s#OZINHEOMILHOBRANCOATÏlCARMACIO s"ATANOLIQUIDIlCADOR s2ESERVE Bacalhau: s4EMPEREOBACALHAUCOMOSUCODELIMÎO SALE PIMENTAAGOSTO$EIXE ODIVIDIDOEMSEISPEDA OS s0ASSEMLDEAZEITEEMTODOOBACALHAUELEVE OAO FORNOMODERADOŽ# PORMINUTOS SEMCOBRIR s2ESERVE Preparando: s,EVEAOFOGOBAIXOASTIRINHASlNASDEGOIABASEM CASCAESEMSEMENTES COMOVINAGRE OA ÞCAR OMELE MLDEAZEITE s1UANDOASGOIABASESTIVEREMMACIAS APAGUEOFOGOE RESERVE

s-ISTUREAFARINHADEMILHO OPÎO OQUEIJODOREINO TRITURADOEAMANTEIGA FAZENDOUMAPASTAHOMOGÐNEA s$EITEUMAPOR ÎODAMASSADEMILHOSOBRECADA UMDOSPEDA OSDEBACALHAU s,EVEAOFORNOPARAQUEACROSTAlQUEDOURADA s,EVEAOFOGOOMILHOCOZIDOEBATIDO OREQUEIJÎOEO leite de coco. s4EMPERECOMSAL PIMENTAENOZMOSCADA s#OZINHEATÏlCARNACONSISTÐNCIADEUMPURÐ Montagem do prato: s0ARAMONTAROPRATO COLOQUEEMBAIXOOPURÐDE MILHOBRANCOEREQUEIJÎO s3OBREOPURÐDEITEOBACALHAUESUACROSTADEPÎO de milho. s$ECORECOMASTIRINHASDEGOIABA


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

3

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia

SUSTENTABILIDADE

Artesanato alagoano em exposição A 2ª edição da Mostra de Artesanato do Sesc Guaxuma movimenta o litoral norte de Maceió FRANCISCO RIBEIRO estagiário@ojornal-al.com.br

O

ar tesanato é uma entre as expressões da cultura popular alagoana que já ocupa um papel significativo para o crescimento e desenvolvimento do turismo em diversas regiões do Estado. Criada com o objetivo de fomentar ainda mais esse setor, que gera uma arrecadação nacional de R$ 52 bilhões ao ano, o Sesc Alagoas lança a segunda edição da Mostra de Artesanato que começou

ontem. O evento é gratuito e aberto ao público. A iniciativa busca ainda incrementar o turismo social na região do litoral norte de Maceió, que vai de Guaxuma a Ipioca. Nesse sentido, como explica o Apolinário Júnior, coordenador de Turismo Social do Sesc Alagoas, a opção por realizar a mostra no Sesc Guaxuma, localizado a 12 km da capital, foi determinante. “F i z e m o s u m e s t u d o sobre a atividade de artesanato realizada em torno da região. Como resultado desse trabalho, nossa equipe reuniu 20 artistas locais que produzem filé, bijuterias com casca de coco, biscuit, fuxico etc., para ser agraciado com uma exposição de todo esse material”, contou Apolinário.

Segundo ele, a programação do evento também contempla apresentações com artistas locais e um espaço reservado para homenagear a vida e a obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que comemora o seu centenário em dezembro deste ano. Para completar, a famosa casa de taipa da unidade estará aberta aos visitantes com deliciosos quitutes regionais. TURISMO SOCIAL Ao ceder espaço para que os artesões divulguem e comercialize seus produtos, o evento fortalece a difusão e a preservação da cultura popular através do intercâmbio entre artistas e turistas, que se hospedam nas pousadas do Sesc Guaxuma, em sua passagem pelo estado.

A pousada

De acordo com Apolinário, o turismo social é o grande atrativo dessa 2º edição da Mostra de Artesanato, que os turistas e toda a comunidade podem conferir. Isto é, um turismo preocupado com a sustentabilidade e em mostrar com profundidade a história da região. Além disso, há o cuidado de não fazer um evento pelo evento, ou seja, que após chegar ao fim deixe de ofertar oportunidades para os artesões locais. “Para isso, contamos com a parceria do Senac, que irá realizar uma palestra sobre empreendedorismo, visando ensiná-los como transformar o artesanato em um negócio”, contou o coordenador de Turismo Social do Sesc Alagoas.

Situado a apenas 15 minutos de distância do centro de Maceió, a Unidade Turismo e Lazer do Sesc em Guaxuma, além de possuir um parque aquático para os visitantes, oferece um excelente serviço de extra-hospedagem – que não compete com a rede hoteleira. O balneário não recebe apenas o comerciário local, mas também grupos diversos que podem agendar sua reserva no site oficial do Sesc-AL, através do formulário específico disponível através do site www.sescalagoas.com.br. Com tantos atrativos, o Sesc Guaxuma é, de fato, uma boa pedida para quem desejar curtir um final de semana de sol e praia, com uma programação cultural pra lá de especial, cujo objetivo é valorizar e difundir cada vez mais a rica cultura popular do Estado. SERVIÇO: II Mostra Sesc de Artesanato Atrações: Exposição de artesanato, apresentações culturais, quitutes regionais e homenagem a Luiz Gonzaga. Local: Sesc Guaxuma (Rua Coronel Mário Saraiva, S/N, Guaxuma – Maceió/AL). Período/Horário: 26 a 28 de julho, das 15h às 20h; 29 de julho, das 12h às 17h. Mais informações: (82) 2123-2800


4

O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JU

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia

CAPA Igor Pereira

O surrealismo dos chefs Felipe e Serginho

Nide Lins

Dupla estudou na Espanha e, de volta a Alagoas, promoveu ensaios gastronômicos; em agosto abrirá restaurante, prometendo surpreender o paladar, a exemplo do caviar de limão NIDE LINS nidelins@ojornal-al.com.br

C

aviar de limão. Já ouviu falar dessa iguaria? Ela está no menu do jantar preparado pelos chefs Serginho Jucá e Felipe Lacet, e, claro, todos ficam curiosos para descobrir a novidade que acompanha a panceta suína (tipo de corte) com purê de

maçã. Mas entre os ingredientes de toda boa comida as lembranças são obrigatórias. Foi assim que o chef Serginho criou o caviar de limão.“Meu pai, Sérgio Jucá, sempre gostou de comer carne de porco com limão e, a partir desse sentimento, encontrei no sagu o ingrediente certo para absorver o caldo da fruta”, conta o chef. O resultado é uma releitura da tradição: em vez da fruta para regar o porco, as bolinhas de sagu absorvem o sumo de limão. Nessa criação ainda tem o purê de maçã para fechar a experiência como uma pintura de Salvador Dali, surrealista, uma nova maneira de enxergar a gastronomia. Na cozinha do restaurante

de Serginho e Felipe, que ainda não tem nome, os produtos alagoanos serão destaque, como a manteiga, queijo de manteiga e nata, de Major Isidoro. Jerimum, macaxeira, batata-doce e farinha (para fazer farofa) também estão escalados para a cozinha dos chefs. O sabor dos frutos do mar, do magret (peito) de pato, leitão e filet mignon não faltam no restaurante. “Nossa proposta é surpreender os alagoanos e turistas com novidades para o paladar. Estamos apostando no menu executivo (de segunda a sexta) que muda a cada semana, como o feijão verde na nata com peito de pato e farofa de torresmo. Já no sábado será a vez do menu degustação, com o nosso surrealismo”, diz Felipe.

Camarão, presunto de parma e xerém

Nide Lins

Batata-doce e bacalhau é de comer rezando


ULHO DE

2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

5

Igor Pereira

Lembranças da infância resgatadas numa nova leitura

O surrealismo da dupla inclui o bolo de rolo da vovó Yêda (leia-se Irmãs Rocha), o predileto de Serginho. O tradicional doce ganha nova roupagem como minibolo com cobertura de pitanga, lascas de parmesão, sorvete de goiaba e creme de leite cozido, proporcionando uma viagem à infância. O sorvete de goiaba é feito sem aditivos químicos, como nossas mães e avós faziam. Para quem ainda não sabe, Serginho Jucá é neto da famosaYêda Rocha, a dama da gastronomia alagoana, e, claro, a inspiração para a cozinha do alagoano. “Continuo bebendo na fonte da minha família, utilizo a essência da receita, mas faço uma releitura, acrescento alguns ingredientes e crio uma nova apresentação. Por exemplo, o Sururu de Capote é o mesmo, mas agreguei o jerimum, porque ele já está presente no Camarão na Moranga. A combinação do jerimum mais sururu deu certo”, revela o chef. E o que dizer da Jangadinha Alago-

ana? Uma versão do prato peruano Cebiche de Camarão com Pinha, que

substitui a batata-doce para cortar acidez da receita andina, Cebiche numa versão bem alagoana do chef Serginho. As receitas de Serginho e Felipe são uma grata surpresa, até as mais simples merecem a atenção. Em um dos jantares da dupla, uma das entradas eram bolachas e manteiga. Aos olhos dos convidados, a iguaria pareceu simplória para dois chefs recém-chegados da Espanha. Mas a surpresa ficou por conta da manteiga adocicada, o simples ficou sofisticado. Moral da história: “Quem vê cara, não vê coração”. A bolacha é produzida na Padaria Alteza, a mais tradicional de Maceió, e merece toda confiança. E a manteiga de Major Isidoro ganhou sabor doce na mistura com mel de abelha orgânico, promovendo um nobre sabor. Já o peito de pato, não muito tradicional em Maceió, recebeu uma

versão com arroz meloso (risoto cozido no caldo da ave) com chutney de jerimum, folhas de agrião e chips de macaxeira (de tão crocante fez barulho no jantar). Perfeito. É difícil de acreditar que algumas coisas vão dar certo, mas é só deixar o paladar tirar a prova se é bom ou não, como na proposta do camarão branco enrolado em presunto de parma com xerém (prato típico de Portugal que consiste numa papa feita à base de farinha de milho). Para o paladar, a combinação deu certo. Bom, a cozinha de Serginho e Felipe promete surpreender o paladar. Embora o novo restaurante ainda não tenha nome, o endereço é certo: no mezanino do restaurante Imperador dos Camarões (praia), que tem uma moderna cozinha instalada. Serão ‘apenas’ 25 lugares, para fazer uma comida com esmero. Agora é esperar agosto chegar para conferir as receitas e navegar no surrealismo da dupla alagoana. N.L.

Do Direito para panelas - Serginho Jucá começou a faculdade de Direito na Ufal, mas, como legítimo herdeiro das Irmãs Rocha, mudou de ideia e apostou todas as fichas no curso de hosteleria na Universidad de Hosteleria y Turismo de Sant Pol de Mar, Barcelona, Espanha

Nide Lins

Igor Pereira

Carne suína com purê de maçã e o criativo caviar de limão

Da Ciência da Computação para matemática gastronômica - Felipe Lacet começou a estudar o mundo digital, mas também resolveu calcular os temperos da gastronomia e foi parar na Espanha, onde se formou na Escola de Hosteleria Artxanda (Bilbao)


6

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

Turismo & Gastronomia

TRANQUILIDADE

Bem-estar em Muro Alto Luxuoso e conceituado espaço Nannai SPA by L´Occitane é a novidade

U

m cenário de filme: um mar azul de águas suavizadas por arrecifes, aconchegantes bangalôs incrustados entre coqueiros e uma sucessão de mimos capazes de deixar qualquer um com a impressão de que acabou de chegar em algum tipo de paraíso na terra. É assim que se sente quem chega ao Nannai Beach Resort, na belíssima praia de Muro Alto, a 9 Km de Porto de Galinhas. O hotel possui uma belíssima e vasta área de doze hectares onde se espalham luxuosos bangalôs e requintados apartamentos. Privacidade, exclusividade e conforto. O conceito do lugar carrega a filosofia de fazer com que o hóspede se sinta especial. E é assim que qualquer um se sente ao entrar no Nannai. Chegar à praia de Muro Alto já é, por si só, uma experiência incrível, a exuberante paisagem do lugar e a

tranquilidade que destoa – e muito – de todo o burburinho da vizinha famosa, Porto de Galinhas, são uma lufada de plenitude. Imagine só abrir a porta de seu bangalô e ser presenteado com uma imensa varanda e piscina privativas, toilete com banheira jacuzzi e cosméticos da L’Occitane e, para fechar em grande estilo, uma garrafa de Chandon geladinha estrategicamente posicionada numa mesa com frutas da estação, ao lado da cama. Mas para dar mais conforto aos hóspedes o Nannai Beach Resort, inaugurou um novo espaço de descanso e tranqüilidade para o corpo e a alma. Trata-se do Nannai SPA by L´Occitane, já considerado o maior da marca em operação na América do Sul. Com um projeto arquitetônico moderno, desenvolvido com base em referências internacionais, o SPA, assim como o hotel, segue diretriz sócio ambiental, preservando a natureza e utilizando material sustentável. A decoração mescla itens que valorizam a cultura nordestina com peças sofisticadas, criando um ambiente agradável.

Projeto arquitetônico moderno, o SPA, assim como o hotel, segue diretriz socioambiental, preservando a natureza

Massagem com vista para o mar Em 1700 m², são 13 ambientes de tratamento: sauna úmida e seca; 3 salas individuais; 3 salas duplas; 3 suítes duplas com banheira na varanda; circuito com jatos de água em piscina; além de 2 gazebos em frente ao mar, onde os clientes podem fazer a massagem com vista para a belíssima praia de Muro Alto. O SPA também oferece aconchegantes áreas de relaxamento. Com um amplo cardápio de tratamentos e aberto para o hóspede e público geral, o SPA, busca oferecer uma experiência de relaxamento e bem

estar ampla, por meio de um ambiente exclusivo que transmite tranquilidade e integração com as belezas naturais presentes no ambiente. “O Nannai se identifica com a L’Occitane em todos os sentidos. Além de ser uma marca mundialmente reconhecida por sua excelência, oferece produtos de alta qualidade tendo como foco o bem-estar do cliente e respeito pela natureza”, destaca Rodrigo Lins, gerente comercial do resort. Nannai Beach Resort www.nannai.com.br


O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

7

Turismo & Gastronomia

Embarque

Festival

Estão no festival

Muito sabor. É o que promete o 3º Festival Gastronômico da Lagosta, que acontece de 7 a 15 de setembro em Maragogi e Japaratinga, municípios do litoral norte de Alagoas. Já o lançamento do evento será realizado, no dia 31 de julho.

Estão confirmados os restaurantes: Bica’s Restaurante, Companhia da Lagosta; Bitingui Praia Hotel; Restaurante Caiuia; Restaurante Ondaluza (Albacora Praia Hotel), Restaurante Mama Pereira; Pousada e Restaurante Paraíso dos Coqueirais; Restaurante e Receptivo Marazul, Restaurante Tuyn (Praiagogi Boutique Pousada); Restaurante da Mara (Pousada Camurim Grande); Praia Dourada Maragogi Park; Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort; Restaurante Burgalhau; Pousada Barra Velha e Pousada Encontro das Águas.

Nide Lins nidelins@ojornal-al.com.br

Opinião “É muito importante para o governo de Alagoas apoiar o Festival, um acontecimento que está se consolidando no calendário de eventos no Estado”, afirma Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo. E completa: “A gastronomia alagoana é um dos atrativos que mais trazem turistas para o nosso destino”.

Quem? O evento é uma realização da AHMAJA (Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga), com apoio da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur-AL), Prefeitura de Maragogi, do Banco do Nordeste (BNB), e patrocínio da Camponesa.

Desconto de 40% Cláudio Perrelli (Lysturismo), Carolina Feitosa (Master Operadora) e Alan Machado (Nannai) durante a divulgação do novo SPA no Nannai em Muro Alto

Nordeste

P

ara discutir sobre a malha aérea regional, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste voltou a se reunir com os secretários de turismo da região. O encontro aconteceu, no último dia 24, na sede da Sudene, no Recife. Juntos, a Sudene e a CTI-NE vão preparar propostas de redução de ICMS, assim como uma nova malha aérea para os 19 aeroportos na região, e apresentá-las às empresas aéreas interessadas.

Entraves Durante a reunião, foram expostos os principais entraves e gargalos para o crescimento da malha no Nordeste e, ainda, reavaliados aspectos sobre as poucas opções de horários entre cidades próximas, voos longos, preços elevados de passagens entre outras questões aeroportuárias. Algumas apresentações contextualizaram a situação atual, como as informações importantes sobre as demandas de passageiros por Estado e o Marco Regulatório da Aviação Civil.

10 de agosto O evento contou com a participação do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim e seus diretores; da assessora do BNDES, do secretário executivo da CTI Nordeste e dos secretários de Turismo dos estados nordestinos. No dia 10 de agosto, haverá outro encontro; dessa vez com a participação das companhias aéreas.

Anote: De 7 a 15 de setembro em Maragogi e Japaratinga acontece a 3ª edição do Festival da Lagosta

Durante os dias de festival, os estabelecimentos vão criar pratos especiais com o ingrediente que dá nome ao evento: a lagosta. A boa notícia é que todos os pratos terão desconto de 40% no preço normal, além de apresentações culturais, palestras, oficinas e destaque para o rico artesanato da região e outros famosos quitutes, como bolinho de goma, mariscos e a bolacha Maragogi.

Visita Gol A GOL recebeu mais uma aeronave Boeing 737 800 Next Generation, com configuração Sky Interior. O novo avião, com prefixo PR-GUP, chegou em Belo Horizonte (Confins) às 8h45, do último sábado (21) e já é a 9ª aeronave da companhia com a configuração Sky Interior. Atualmente, a companhia possui uma frota operacional com 125 aeronaves e realiza mais de 800 voos diários para 63 destinos.

Em recente viagem, o casal André Generoso o Claudia Mortimer, do Restaurante Divina Gula, tiveram a oportunidade de conhecer um dos maiores e melhores projetos de gastronomia do mundo, o Institute Paul Bocuse, localizado na cidade de Lyon na França. O instituto é considerado como uma das maiores escolas gastronômicas do País e é energizado pelo comprometimento de seus presidentes, Paul Bocuse, lendário chef francês que recebeu o título de chef do século, e Gérard Pélisson, Co-presidente e fundador do grupo hoteleiro ACCOR. André e Claudia foram recebidos pelo próprio Paul Bocuse e puderam apresentar o grandioso projeto ao filho mais novo do casal, Vítor Generoso, que já está decidido a fazer parte do seleto grupo de alunos do Institute Paul Bocuse.


8

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

O JORNAL l MACEIÓ, 26 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

Turismo & Gastronomia Nide Lins

Magret de pato Chefs Felipe e Serginho Retirar o magret do vácuo; temperar com sal, pimenta moída e selar primeiro pelo lado da pele, até obter uma cor dourada; virar e selar rapidamente pelo outro lado; deixar repousar por 5 minutos e fazer fatias estilo sashimi; dispor a porção que vai servir em leque; pré-aquecer o forno a 220 graus e deixar por 5 minutos mais; servir, em seguida, acompanhado de flor de sal.

Chips de macaxeira Fazer lâminas bem finas de macaxeira e fritar no óleo em temperatura média, sem deixar queimar, até ganhar uma cor bonita; temperar com sal e pimenta a gosto ainda quente.

JANGADINHA ALAGOANA Montagem: para obter uma apresentação como a da foto, coloque o camarão em tigelinhas com formato de barco e posicione.

Chef Serginho Jucá Ingredientes do Limão Temperado Suco de 4 limões 1 cebola bem picadinha (usar só os três aros exteriores) 15 g de folhas de coentro bem picadinhas 1 pimenta malagueta bem picadinha 20 ml de Shoyu 3 gotas de óleo de gergelim 20 ml de azeite extravirgem Preparo: misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve por 3 horas dentro da geladeira. Camarão com pinha Ingredientes: 200 g de camarão vila franca bem picadinho Limão temperado 100 g de pinha sem semente Sal e pimenta a gosto Preparo: misture o camarão e a pinha em uma tigela e adicione sal e pimenta; deixe descansar por cinco minutos; adicionar o limão temperado, misturar bem e deixar de um dia para o outro na geladeira. Ingredientes da vela de macaxeira: Macaxeira crua cortada com lâmina em formato de vela Óleo suficiente para fritar Preparo: fritar as velas de macaxeira no óleo até que dourem.

OJORNAL 26/07/2012  

OJORNAL 26/07/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you