Issuu on Google+

Maceió, 25 de agosto de 2012 Sábado

O Jornal

Ano 19 Número 040 R$ 1,50

mutirão

Uma ação do Tribunal de Justiça de Alagoas levou ao bairro de Ipioca ações de cidadania para a comunidade local. Durante todo o dia foram emitidos documentos e houve atendimento odontológico. Juízes, promotores, defensores públicos e serventuários da Justiça prestaram serviço de atendimento jurídico à comuA9 nidade.

Yvette Moura

TJ leva ações de cidadania à comunidade de Ipioca

Milhares de pessoas foram ao local do evento em busca de cidadania

cobrança indevida

Anatel vai fiscalizar abusos na fatura de telefone celular Usuários denunciam que foram cobrados por serviços que operadoras não prestaram; ação vai gerar multas milionárias os abusos cometidos pelas operadoras de telefonia móvel celular

humberto martins

FERIADÃO

morte de médico

Policiamento de trânsito vai ficar nas rodovias do litoral até a próxima terça-feira

Soldado Muniz faz foto com o celular em momento reservado com o médico

Encerramento do Encoge tem palestra de ministro do STJ O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, deu palestra ontem no encerramento das atividades do 60º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça A2 (Encoge).

FUTEBOL

CRB e ASA fazem hoje clássico local pela Série B

na cobrança aos usuários. Clientes denunciaram que estão sendo

cobrados nas faturas do telefone por serviços que não foram pres-

tados, e as reclamações geraram A7 multas às operadoras.

Lays Peixoto/Estagiária

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai fiscalizar

Rodovias litorâneas “Soldado foi quem têm reforço da PM encomendou crime” As rodovias litorâneas de Alagoas estão sob policiamento rigoroso para evitar acidentes

graves durante o feriadão em Maceió, em homenagem a Nossa A10 Senhora dos Prazeres.

A polícia pernambucana concluiu que o soldado Muniz, da PM de Alagoas, mandou matar o

médico Maviael Menezes, crime ocorrido em Palmares(PE). Mais três suspeitos foram presos. A10

EMPREGO

ASSASSINATOS

A rede de supermercados Walmart vai selecionar trabalhadores para o preenchimento de 120 vagas em Alagoas, com cargos para gerente de várias áreas. A7

Dois jovens mortos e um ferido foi o saldo de um atentado à bala, ocorrido ontem à noite, na praça central do Conjunto Inocoop, na Cidade Universitária.

@ojornal-al.com.br

www.mais.al l autoojornal

O CRB e ASA duelam, hoje, pelo Brasileiro da Segunda Divisão. O clássico está marcado para as 16h20, no Rei Pelé, e vai ser marcado pela estreia do técnico Pintado no Galo. No Alvinegro, a baixa é o meia Didira, que cumpre A12 suspensão.

cobalt

“O objeto de desejo” da Chevrolet Cotações

Dólar (compra)...................2.0230 Dólar (venda).....................2.0250 Poupança...........................0,4784

Euro (compra)...................2.53770 Euro (venda).....................2.53860

, 25 de agosto de O JOrnal l Maceió

A

2012 l SábadO

Harley para comemorar 100 anos lança aplicativo para Android

Honda CR-V mostra competência frente à concorrência

8

7

l

Auto O Jorna

Cobalt com O sedã da Chevrolet (1.8) o motor mais forte jo 4 é objeto de dese

e

5

Marés 03h41...............0.7 10h06...............1.6

16h30...............0.7 22h39...............1.7

Fases da Lua Nova.......................17/8

Cheia.......................31/8

Crescente................24/8

Minguante..................9/8

A ssinaturas : 82 4009.1919 Classificados : 82 4009.1930

P ublicidade : 82 4009.1961 Pabx : 82 4009.1900


A2

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

EM 3 MUNICÍPIOS

PautaGeral

Eleitores não podem exercer o voto este ano

Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Em guerra

O

reitor da Uneal, Jairo Campos, continua alfinetando o governo estadual devido às dificuldades passadas pela universidade. Crítico da forma de gestão do PSDB, ele tem concedido entrevistas apontando que a instituição foi deixada de lado. Campos tem mostrado que a suspensão do vestibular da Uneal é apenas um dos problemas enfrentados pela instituição.

Problema no recadastramento atingiu 1.347 pessoas em Arapiraca, Lagoa da Canoa e Feira Grande

Com Ronaldo

O deputado estadual Judson Cabral (PT) emitiu uma nota para acabar com as especulações de que poderia substituir Ronaldo Lessa (PDT) numa possível troca de candidatura da coligação “Maceió Cada Vez Melhor”. “Ele continua firme na batalha eleitoral, e nós do PT estamos com ele”, assegurou.

Alexandre H. Lino alexandrelino@ojornal-al.com.br

E Yvette Moura

Não quero mais

leitores de Arapiraca, Lagoa da Canoa e Feira Grande, mesmo recadastrados, não vão poder votar. Um erro de processamento no sistema de cadastramento biométrico do

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) invalidou automaticamente os títulos de parte d o s e l e i t o re s que estiveram no cartório eleitoral nos dois dias finais do processo – 8 e 9 de maio. O problema atinge 1.347 eleitores. A situação só será revertida no dia 12 de novembro, o sistema reabrirá e todos os atingidos pelo problema terão seus títulos refeitos.

Cartas de convocação já foram enviadas aos eleitores pelo juiz eleitoral Rômulo Vasconcellos Albuquerque. Segundo o chefe de cartório da 55ª Zona, Albiran de Góes Monteiro, como o sistema do Tribunal Superior Eleitoral é nacional não há como inserir nenhum novo eleitor. O grupo com problemas não poderá votar de forma alguma no dia 7 de outubro, mas terá direito a receber um certificado que garante

os direitos legais do eleitor em dia, permitindo assim, a emissão de passaporte e a participação em concursos públicos. O erro do sistema atingiu quem deixou para fazer o cadastramento biométrico na última hora, garantindo o voto apenas para quem fez transferência eleitoral. Nos municípios de Feira Grande e Lagoa da Canoa será montado um esquema especial de convocação de eleitores com plantões na próxima semana para emissão dos certificados.

no 60º ENCOGE

Humberto Martins dá palestra Mesmo com uma base forte na periferia, a vereadora Amilka Melo (PDT) optou por ficar fora da corrida pela reeleição. Ela é esposa do ex-deputado Dudu Albuquerque, que também não quis tentar um novo mandato. Eles querem dar mais atenção aàs empresas e fazendas da família.

Sujo

Candidato a vereador, Afonso Lacerda (PRTB) vai ter um problema com a Justiça Eleitoral por deixar a cidade suja. A equipe de sua campanha colou centenas de adesivos em postes de Maceió. A denúncia ao juiz Domingos de Araújo Lima foi feita pela própria Eletrobras. Lacerda deve ser multado.

Penedo

O ex-prefeito Márcio Beltrão aparece em primeiro com folga na campanha em Penedo. O resultado da pesquisa animou a oposição e assustou até o prefeito Israel Saldanha, que amarga um alto índice de rejeição.

Sinal verde

O deputado Jeferson Morais tem começado a avançar em cima do eleitorado da periferia que inclinava para votar em Rui Palmeira. A situação começa a preocupar o comando da campanha.

O pequeno

Uma das sensações do guia eleitoral de vereadores em Maceió tem sido Cicinho Anão (PMDB). Animadíssimo e apelando para sua baixa estatura, ele tem ganho espaço nas aparições da coligação que apoia Ronaldo Lessa.

Conat

O Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas (Conat) será aberto no próximo dia 5 de setembro, trazendo a Maceió grandes nomes do Direito do Trabalho com atuação na advocacia, magistratura, Ministério Público, além de professores das principais instituições de ensino do País. As inscrições estão sendo feitas no site www.conat.org.br.

Com todos

Azulino, o governador Teotonio Vilela Filho evitou enaltecer apenas seu time na visita feita pela diretoria do CSA. “Quero ratificar o apoio do Governo ao CSA, bem como aos outros dois representantes no Campeonato Brasileiro, o CRB e o ASA, que têm ajudado a divulgar o Estado”.

No tranco

O guia eleitoral de Rui Palmeira tem sido criticado até mesmo pelos tucanos. O candidato tem apresentado dificuldade em demonstrar carisma no vídeo, o que deve fazer com que o programa foque mais em depoimentos de aliados, como o senador Benedito de Lira e o ex-governador Divaldo Suruagy.

Termômetro O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Orlando Manso, que tem sustentado um discurso firme no combate à corrupção no processo eleitoral deste ano.

Divulgação

A

s atividades do 60º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça (Encoge), que aconteceu em Maceió, foram encerradas ontem. A palestra que finalizou a programação do encontro foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, sobre a efetividade das decisões judiciais. Ele é o único ministro do STJ alagoano em atividade. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, e o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador James Magalhães - o anfitrião do evento -, assistiram a palestra. “Temos que demonstrar aos quatro cantos do Brasil, como fazer da Justiça uma instrumento de pacificação social. Em encontros como esse, estamos contribuindo

Ministro Humberto Martins ministrou palestra no 60º Encoge, em Maceió, sobre a efetividade das decisões judiciais

ativamente para que sejam dadas respostas efetivas aos cidadãos”, disse o ministro Humberto Martins. Para ele, o país vive uma nova etapa processual em que se busca a máxima efetividade das decisões judiciais. “Vivemos em uma era

em que os julgadores estão preocupados com novos instrumentos processuais de razoabilidade e proporcionalidade em relação a duração do processo”, lembrou Humberto Martins. O ministro também lembrou que para garantir essa efetividade

é necessária a união entre poderes e órgãos ligados à administração da Justiça. “O Poder Judiciário não trabalha sozinho só a conjugação de forças garantirá a efetividade das decisões judiciais”, finalizou o integrante alagoano do STJ em atividade.

DIA DO SOLDADO

Assembleia faz homenagem A

Assembleia Legislativa realizou ontem sessão especial em homenagem ao Dia do Soldado - que é comemorado hoje. Autor da proposta que foi aprovada pela Casa, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) observou que a homenagem é uma forma de mostrar à sociedade a consolidação da democracia no Brasil. Para ele, homenagens semelhantes devem se repetir futuramente com outros segmentos sociais, “mostrando essa união existente entre Assembleia e a sociedade”. As informações são do site oficial da Casa na internet.

A sessão especial contou com a participação da Banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) que, entre outras musicas, tocou o Hino Nacional Brasileiro na abertura dos trabalhos. O comandante do 59º BIMtz, coronel Frederico Pinto Sampaio, disse que o Exército se sente honrado com a homenagem e que a divide as demais Forças Armadas: Marinha, Aeronáutica, além de órgãos de Segurança Pública do Estado. “Ser soldado é realmente uma missão nobre, uma missão de grandeza: se colocar diante da adversidade

para proteger sua população”, declarou o coronel. Durante sua explanação na tribuna da Casa, Pinto Sampaio destacou a figura de Duque de Caxias, o qual classificou como “o grande soldado da nossa Nação”. “Soldado e estadista, uma vez que foi político na época do Império, foi senador da República. É importante destacarmos e fazermos essa divulgação para que a sociedade possa conhecer um pouco mais da história do seu País”, destacou o coronel, que deixará o comando do 59º BIMtz em janeiro do próximo ano.

O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Duque de Caxias entrou para a história como “o pacificador”: era conhecido por ter sufocado muitas rebeliões contra o Império. Além de Ronaldo Medeiros, também participou da sessão especial, o deputado Judson Cabral (PT). Representantes da Marinha, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas também compareceram à homenagem.

Curta Os professores da Ufal: como os técnicos aceitaram o acordo com o governo federal e já voltam ao trabalho na segunda, o movimento grevista na instituição perdeu força.

Colônia Leopoldina

A Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça esclareceu ontem que, ao contrário do que foi divulgado na última quarta, o prefeito dede Colônia Leopoldina, Cássio Alexandre, não foi afastado do seu cargo por determinação do TJ. O afastamento do prefeito não foi objeto de discussão no TJ. A decisão liminar do juiz de Direito de Colônia Leopoldina, que determinava o afastamento do prefeito por 180 dias, há muito tempo foi suspensa pela então presidente, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento.


A3

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

ELEIÇÃO PARA VEREADOR

Contexto

Juiz determina cortes em programas do guia

Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

As queixas

A

Avenida Fernandes Lima tornou-se o “cartão-postal negativo” de Maceió. Os turistas deixam as suas queixas registradas nas caixas de sugestões dos hotéis apontando o trânsito caótico na avenida como “insuportável”, entre outros adjetivos. A principal avenida de acesso a Maceió é o grande desafio do futuro prefeito. Como arranjar espaço para garantir a normalidade do fluxo de veículos pela Fernandes Lima, essa é a grande questão a ser resolvida com urgência. O traçado original da Fernandes Lima não dá opção de expansão sem se cogitar de obras de artes tais como viadutos, e isso vai exigir investimento pesado que o município sozinho não tem condições de bancar.

Rui foi o único a aparecer pessoalmente em programas de candidatos à Câmara de sua coligação DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

Arquivo

Escore O advogado Marcelo Brabo vê no escore apertado (4 a 3) no Tribunal Regional Eleitoral um “dado favorável” ao candidato Ronaldo Lessa, no julgamento do recurso que ele impetrou no Tribunal Superior Eleitoral contra a impugnação da candidatura de Lessa.

Força total

Em Brasília, o advogado Marcelo Brabo tratou de discutir com colegas a chance de vencer no TSE e diz que está confiante diante do que ouviu. Ou seja: a chance de vencer é grande.

O rumo

O senador Fernando Collor não tem dado trégua à CPI do Cachoeira, que, para ele, está tomando o rumo errado por não convocar quem deveria ser convocado. Collor cita os diretores da revista Veja como “peças-chaves” na investigação.

Errado

Para o senador Collor, não houve entre a Veja e o bicheiro Carlinhos Cachoeira “apenas uma relação em troca de notícias”. O senador Collor diz que as informações privilegiadas obtidas pela Veja foram usadas para fazer chantagens e obter lucros.

Veja bem

– “O jornalista (Policarpo Júnior) usava as informações privilegiadas para obter vantagens” – sustentou Collor.

Adiou

O presidente da Assembleia Legislativa,deputado Fernando Toledo, adiou mesmo o sonho de ser conselheiro do Tribunal de Contas e trata agora de ajudar a eleger os prefeitos de quem espera apoio em 2014, para se reeleger.

O vazio

O deputado Ronaldo Medeiros aposta na vitória da candidata do PT, Patrícia Sampaio, à Prefeitura de Palmeira dos Índios. Com o prefeito James Ribeiro, candidato à reeleição, desgastado e mal-avaliado nas pesquisas, o deputado diz que chegou a vez de Patrícia.

Alexandre H. Lino alexandrelino@ojornal-al.com.br Quase todos os candidatos a prefeito de Maceió utilizaram ontem o guia eleitoral para falar de Educação. A promessa de escolas em tempo integral foi feita por Ronaldo Lessa (PDT), Galba Novaes (PRB), Rosinha da Adefal (PTdoB) e Jeferson Moraes (DEM). Rui Palmeira (PSDB) e Nadja Baía (PPS) continuaram falando da vida política. Alexandre Fleming (PSOL) criticou os demais candidatos. E Sérgio Cabral (PPL), que não apareceu no primeiro dia, se apresentou ao público.

Lessa falou em Educação. Destacou os problemas enfrentados pelo governo estadual que fechou escolas em Maceió. Ele prometeu investir em escolas por toda cidade. O vice Mosart Amaral também falou pela primeira vez no programa, prometendo dar continuidade ao que foi desenvolvido pelo prefeito Cícero Almeida. O ex-presidente Lula continuou com destaque no guia, inclusive, pedindo voto para Lessa. Rui recebeu apoio do desembargador aposentado Antonio Sapucaia e do ex-presidente da Associação dos Municípios Alagoa-

Ronaldo Lessa na caminhada em Fernão Velho

Mas o deputado Fernando Toledo garante que sempre arranja “um tempinho” para se dedicar à Assembleia.

A hora

O próprio deputado Ronaldo Medeiros era candidato a prefeito de Palmeira dos Índios e desistiu depois de consultar as suas bases – que lhe pediram para continuar na Assembleia. Com o candidato Petrúcio Barbosa impugnado, a chance de Patrícia ganhar a eleição é grande.

o único candidato a prefeito que apareceu pessoalmente foi Rui Palmeira (PSDB), da coligação “Nova Maceió”, que reúne também PP, PSC, PTN, PSL e PR. A informação sobre a aparição do tucano no guia dos candidatos a vereador, inclusive, foi noticiada por O Jornal em sua edição da última quarta-feira. Ele pediu votos para os membros de sua coligação que disputam cadeiras na Câmara. “Estou aqui no programa da coligação ‘Unidos por uma Nova Maceió’ para fazer um pedido. Escolha conscientemente seu vereador. Pense na cidade que você quer para os seus filhos e netos. Escolha um vereador do meu time”,

disse Rui, no guia. Araújo Neto explicou que as coligações e as emissoras de TV foram notificadas - para que os cortes nos programas da disputa proporcional sejam feitos. “Os advogados dos partidos já tinham sido notificados. Por isso não há prazo. Amanhã, veremos o programa dos candidatos da eleição proporcional para verificar se a determinação foi cumprida”, disse. A decisão do magistrado aconteceu após ele analisar os programas eleitorais. Na última terça-feira, o juiz solicitou que as coligações enviassem as imagens, após ter recebido representações de coligações questionando a irregularidade.

Educação foi tema principal no guia de ontem

E, por falar no presidente da Assembleia, Fernando Toledo, ele justifica o vazio no Legislativo alagoano – que não consegue quórum para se reunir – como “natural” no ano de eleição e diz que “isso se dá em todas as Assembleias”.

De passagem

A vez

O

juiz Domingos Araújo Neto, da 54 ª Zona Eleitoral, determinou que as coligações façam cortes nos programas eleitorais da eleição proporcional. O magistrado constatou que candidatos à Prefeitura de Maceió invadiram o espaço no guia dos que disputam vagas na Câmara Municipal. Ele não citou nomes.

O magistrado explicou que todas as coligações cometeram infrações. Ele afirmou que algumas legendas usaram o próprio candidato a prefeito no guia pedindo voto para os vereadores e outras fizeram uso indireto da imagem e do número dos que concorrem à Prefeitura. “Aquelas fotos, que aparecem como fundo podem ser usadas, sim. Mas qualquer outra referência, como os números dos partidos, não pode. O mais visível é quando o candidato aparece”, frisou Araújo Neto. Nos guias eleitorais da TV para os concorrentes a vereador de Maceió exibidos nas últimas terça e quinta-feira,

nos (AMA), Abrahão Moura. Chamou atenção o trecho em que o candidato enfatiza que tem uma posição independente em relação ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) - que ainda não apareceu em nenhuma atividade de sua campanha. O ex-senador Guilherme Palmeira também pediu votos para o filho. Galba também falou em Educação em tempo integral, reclamando da violência. Jeferson caminhou em ruas da cidade e prometeu focar sua campanha em propostas. Ele falou de saúde e prometeu abrir os postos de saúde por 24 horas, além de também enfa-

Jeferson Morais concedeu entrevista a site

tizar a criação de uma rede de escolas de tempo integral em Maceió. O deputado também observou os altos índices de criminalidade, em especial na periferia. Rosinha insistiu no discurso da superação e da campanha a favor da vida. Fleming mostrou imagens de uma entrevista em um site onde atacou todos os adversários, dizendo que era a única novidade na campanha. Nadja contou a própria história, lembrando que é defensora pública e teve vida humilde. Cabral contou que mora na periferia, é servidor público e conhece de perto os problemas da cidade.

Galba Novaes foi o entrevistado na TV Gazeta

Caminhadas foram a aposta de ontem As caminhadas foram a aposta ontem dos candidatos. Ronaldo Lessa fez caminhada em Fernão Velho no final da tarde de ontem. Rui Palmeira caminhou no Conjunto Celi Loureiro, no João Sampaio, também no final da tarde. Jeferson Morais gravou

para o guia eleitoral, pela manhã, e, depois, concedeu entrevista ao site Primeira Edição. A tarde, fez caminhada no São Sebastião, o antigo Ouricuri. Nadja Baía caminhou no Clima Bom I. Galba Novaes participou de sabatina no colégio

Motivo-Nuke, no Stella Maris, pela manhã, e, em seguida, gravou para o guia eleitoral. Á tarde, se reuniu com assessoria responsável por seu programa de governo. No início da noite, participou de entrevista na TV Gazeta. Rosinha da Adefal fez

caravana no Ouro Preto e no Canaã, no final da tarde. Alexandre Fleming participou de café da manhã com vereadores. À tarde, participou de panfletagem em semáforos. E, à noite, gravou para o guia eleitoral. Sérgio Cabral viajou para São Paulo.

Marcando presença

Mas o prefeito James Ribeiro não pensa assim e se diz confiante na reeleição dele.

Expressas Os técnicos da Ufal decidiram acabar com a greve e prometem voltar ao trabalho na segunda-feira, 27. O prefeito de Penedo, Israel Saldanha, não concorda com o resultado da pesquisa eleitoral e garante estar bem na fita. Ou seja: diz que vai se reeleger. Candidato a prefeito, o vereador Galba Novaes não vai levar adiante a denúncia sobre compra de votos em Maceió. Galba optou por fazer que não está vendo nada. O ex-governador Manoel Gomes de Barros diz que não se surpreendeu com a pesquisa que lhe dá vantagem na disputa pela Prefeitura de União dos Palmares.

9h - Participa de panfletagem e adesivagem nas feiras do Tabuleiro e do Benedito Bentes; 16h - Carreata na entrada principal do Graciliano Ramos, próximo ao posto de combustível, passando pelo Parque das Árvores e pelos conjuntos Acauã, Village I e Village II; 19h - Encontro com membros da Assembleia de Deus, no Castelo do Desfiladeiro, na entrada de Rio Largo.

16h - Caminhada no Virgem dos Pobres, no conjunto Joaquim Leão, com concentração na Guarda Municipal, e comício em frente ao PM Box.

18h - Caminhada no Jacintinho, com concentração em frente à TV Alagoas.

Manhã - Grava para o guia eleitoral; 16h30 - Caminhada no Feitosa, com concentração na Panificação J. Paulino.

10h - Grava para o guia eleitoral; 15h - Caminhada, com panfletagem e adesivacão, no Village Campestre, com concentração no terminal de ônibus; 18h - Caminhada, com panfletagem e adesivacão, no Graciliano Ramos, com concentração no final do conjunto.

Não informou agenda.

14h - Caminhada da Mulher da Igreja Adventista, no Conjunto Moura, Tabuleiro; 16h - Caravana em Goiabeira, Fernão Velho, ABC e Rio Novo, com concentração em Goiabeira.

Não informou agenda.


A4

polêmica

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Nacional

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

STF debate uso do amianto Audiência pública ouve dirigentes de órgãos antes de julgamento de ação contra lei paulista

B

RASÍLIA - O ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), abriu ontem a audiência pública convocada por ele para debater com especialistas de diversos setores a utilização do amianto na indústria brasileira. Na primeira parte da audiência, falaram oito especialistas. Seis foram favoráveis ao banimentos do uso do amianto no país e dois foram contra.

“O Ministério da Saúde recomenda a eliminação de qualquer forma de uso do amianto crisotila em todo o território nacional”, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador na Secretaria de Vigilância da Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto. “O amianto faz mal a quem trabalha nele e à sociedade em geral”, afirmou o representante do Ministério da Previdência. Para ele, o impacto da substância afeta, além dos 15 mil trabalhadores diretamente expostos, outras pessoas sujeitas aos riscos difusos da substância.

De acordo com René Mendes, professor e especialista em saúde pública e em medicina do trabalho, não se pode falar em uso seguro ou uso controlado do amianto, pois “não existem limites de tolerância”. Segundo ele, qualquer número de mortes deve ser levado em conta na proibição do uso do amianto, pois “qualquer morte acima de zero, sendo evitável, não pode ser aceita pela sociedade”. DEFESA Por outro lado, o analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Antônio José Juliani defendeu o uso controlado do

amianto crisotila e apontou um impacto negativo na substituição do produto no país. O médico Mário Terra Filho, doutor em pneumologia e professor da USP, apresentou uma pesquisa realizada por ele e encomendada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia sobre o efeito do amianto na saúde de pessoas expostas ao produto. O pesquisador afirmou que o nível de amianto utilizado no Brasil “sempre esteve dentro dos limites aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde e pelas agências internacionais de controle da exposição”. As exposições continuam na próxima sexta-feira. Segundo o ministro Marco

OPERAÇÃO JACKPOT

Cachoeira comandava jogo B

RASÍLIA - A operação Jackpot (expressão inglesa que faz referência ao prêmio acumulado em máquinas de cassinos ou sorteios de loterias), deflagrada no começo da manhã de ontem pela Polícia Civil do Distrito Federal prendeu três pessoas que recebiam ordens diretas do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso desde o começo do ano quando a operação Monte Carlo foi deflagrada pela Polícia Federal. O delegado responsável pela Deco (Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado), Henry Lopes, disse que o grupo agia de forma bem articulada. “Existem fortes indícios de que Cachoeira comandava o grupo de dentro da prisão”, disse. Em uma tentativa de despistar a ação da polícia, o delegado explica que o grupo modernizou a forma de trabalhar e chegou a investir em “modernidade e conforto para os clientes”.

Foto divulgada pela polícia mostra equipamentos usados no esquema

“Eles tinham carros novos, buscavam os clientes em casa ou marcavam pontos de encontro”. Henry explicou ainda que a quadrilha faturava pelo menos R$ 10 mil por dia e era investigada havia pelo menos seis meses. “Encontramos vales de R$ 37 mil nessas casas de jogos de azar. As pessoas saíam de lá endividadas e existem indícios de que os valores eram bem mais altos, uma vez que a ação varava madrugada adentro”.

OUSADIA Segundo a Polícia Civil, os três homens detidos ontem - Raimundo Washington de Sousa Queiroga, Otoni Olímpio Júnior e Bruno Gleidson Soares Barbosa – tinham sido presos junto com Cachoeira no começo do ano e estavam em liberdade provisória, mas foram presos novamente. Para o diretor-geral da PCDF (Polícia Civil do DF) Jorge Luiz Xavier, isso é uma afronta ao Estado. “É inaceitável colocar em liberdade provisória gente

que mexe com o crime organizado. Eles são ousados, mesmo com uma CPI instaurada pela prática dos jogos de azar, que resultou na prisão do líder deles, eles vieram para Brasília e instalaram novos pontos, faturando alto, e eram comandados pelo próprio contraventor que está preso”. Xavier disse que o grupo agia de forma premeditada e tinha o que a polícia chama de “movimento de inteligência ativa”. “Do mesmo jeito que a polícia monitorava todos os passos deles, eles tinham funcionários especializados só para nos monitorar. Quando chegávamos perto de prendê-los, eles davam um jeito de fugir do flagrante, mudando de endereço e descaracterizando todas as provas”. “É um nível de ousadia muito alto. É uma afronta ao parlamento e judiciário brasileiro. Acho que se nada for feito, o Estado pode fechar as portas”, afirmou o diretor-geral da Polícia Civil.

american physical society

Conselho elege brasileiros B

RASÍLIA - Os cientistas brasileiros Marcelo Gleiser e Márcia Barbosa foram eleitos para o Conselho do American Physical Society, uma das principais entidades de estudo de física do mundo. Fundada em 1899, reúne mais de 46 mil associados, publica 12 revistas e organiza encontros científicos.

O professor da universidade americana Dartmouth College, Marcelo Gleiser ocupará o cargo de conselheiro-geral e Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o de conselheira internacional. Ele trabalha com estudos sobre os cruzamentos da teoria de campo, a relativi-

dade e cosmologia. É cientista premiado e participou de painéis organizados pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. Escreveu três livros, nos quais tenta popularizar o estudo da física. Márcia Barbosa estuda o comportamento termodinâmico de fluídos complexos. É diretora do Instituto de Física da universidade gaúcha. Faz parte do Conselho Nacional

de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil. “A comunidade (científica) tem que estar preparada para mostrar à sociedade que a física é muito importante, não só para restaurar o crescimento econômico, mas também para garantir um modo de vida sustentável e socialmente justo”, disse Márcia Barbosa.

Aurélio, os esclarecimentos esperados “são da maior valia para se decidir o que é melhor para a sociedade brasileira”. O ministro informou aos participantes que o requerimento para a realização da audiência foi feito pelo Instituto Brasileiro de Crisotila, para discutir questões como a possibilidade de uso seguro do amianto da espécie crisotila; os riscos para a saúde pública que o material pode trazer; as alternativas de fibras viáveis ao material e os impactos econômicos de ambas as ações. Marco Aurélio observou que na audiência pública estão representadas as duas correntes sobre o tema. Os defensores da continuidade da produção

do amianto crisotila, como a Confederação Nacional Trabalhadores na Indústria e o Instituto Brasileiro de Crisotila, e aqueles que se opõem, como o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Expostos ao Amianto. Tramita no STF a Adin 3937 (Ação Direta de Inconstitucionalidade, em que a CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) questiona a Lei 12.648/2007, do Estado de São Paulo. A lei estadual proíbe o uso em território paulista de produtos, materiais ou artefatos que contenham qualquer tipo de amianto ou asbesto ou outros minerais que tenham fibras de amianto na sua composição.

Estudo da Fiocruz comprova câncer O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Hermano Albuquerque de Castro, que falou em nome da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto, apresentou ao ministro Marco Aurélio e aos participantes da audiência pública os resultados que a fundação vem obtendo nos últimos 20 anos sobre o mineral e afirmou não haver mais dúvidas de que todas as formas de amianto, inclusive o crisotila, causam câncer. Para ele, os males causados pela substância não estão restritos à saúde dos trabalhadores que o manipulam. “O amianto não é um problema ocupacional estrito. Quando ele vai para o consumo, passando pelo transporte e pelo comércio, ele ultrapassa o muro da fábrica e ganha a sociedade”, alertou. O pesquisador citou documento da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo o qual não há limite de tolerância para exposição ao amianto. Castro lamentou que a população brasileira seja pouco informada sobre os males do amianto. Ele citou que há colas de uso doméstico que contém amianto e, não obstante, são vendidas e manuseadas sem qualquer cuidado pela população. Em contraponto, ele mostrou

uma embalagem de moela de frango exportada pelo Brasil para países da Europa com o selo indicativo “livre de asbesto”. “Pode parecer uma incoerência, mas é uma exigência internacional para quem exporta frango. Isso significa que, para poder exportar, o produtor brasileiro precisa retirar a cobertura de telhas de amianto das granjas para que haja a garantia de uma tecnologia limpa em toda a cadeia de produção”, salientou. O pesquisador demonstrou casos de contaminação da população, entre eles, o ocorrido em Bom Jesus da Serra (BA), onde a comunidade não tinha a mínima percepção do risco oriundo de uma mina abandonada em 1967. “Desavisadamente, a população manuseou toda a pedra britada, minerada e composta de amianto e passou a pavimentar ruas e a construir casas”, lamentou. Castro mostrou pesquisas que comprovam o incremento de mesotelioma (tipo raro de câncer) no entorno de fábricas e afirmou que o período de latência da doença é de até 40 anos. “Se o Brasil banir hoje o amianto, ainda teremos uma curva ascendente de mesotelioma pelos próximos 40 anos”, alertou.

berçÁrio

Morre garoto que se afogou em piscina GOIÂNIA - O garoto Isaque, de 2 anos, que se afogou na piscina do berçário Alegria do Saber, em Goiânia, no dia 2 de julho, morreu na noite de quinta-feira. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Instituto Goiano de Pediatria (Igope), ele teve a morte confirmada pela equipe médica às 23h50. Com poucas evoluções no quadro de saúde desde o acidente, no qual ficou quase 15 minutos submerso na piscina, Isaque estava em estado grave, com pneumonia e respirava com o auxílio de aparelhos. O acidente que provocou a morte de Isaque também vitimou outra criança, Andressa Martins, de um ano e nove

meses, que foi socorrida antes do garoto e sofreu lesões menores. Ela recebeu alta do hospital uma semana depois, em 9 de julho. Na ocasião, a mãe do menino, Nivian Teixeira Faleiro, 36, chegou a dizer que, se fosse pela vontade de Deus, seu filho voltaria e ficaria bom. O ACIDENTE O afogamento das duas crianças aconteceu na manhã do dia 2 de julho, no berçário Alegria do Saber, no setor Serrinha, em Goiânia. O caso está em investigação pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente). O inquérito apontará se houve dolo eventual e negligência por parte do berçário.


A5

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Internacional

CONFLITO NA SÍRIA

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

DIA DE FÚRIA

Encontrados mais de 50 corpos baleados

B

EIRUTE - Dezenas de corpos de pessoas executadas de forma sumária foram encontrados nos últimos dois dias na Síria, enquanto Aleppo e outras cidades do norte continuavam sendo alvo de bombardeios por parte das tropas do regime, segundo o OSDH. Como todas as sextas-feiras desde que tiveram início as revoltas de março de 2011, os rebeldes convocaram ontem manifestações através do país, desta vez sob o slogan “Não fique triste, Deraa. Deus está conosco”, em alusão à província rebelde do sul, palco de repetidos ataques dos soldados de Bashar al-Assad.

Em Damasco, em Aleppo e assim como em outras regiões afetadas pelas violências, mais de 50 corpos de pessoas baleadas foram encontrados. Estas descobertas macabras se multiplicam sem que os militantes tenham condições de identificar as vítimas. Ontem, ao menos dezesseis pessoas, entre elas oito mulheres, morreram no bombardeio de dois edifícios no leste da Síria, segundo ainda o OSDH. “A aviação e a artilharia bombardearam dois edifícios em Mayadin”, afirmou a ONG que recebe suas informações de uma ampla rede de testemunhas e militantes.

Jornalista do Post está desaparecido Por outro lado, um jornalista americano freelancer está desaparecido na Síria há mais de uma semana, informou, por sua vez, The Washington Post. O Post e o grupo de jornais McClatchy perderam contato com Austin Tice, jornalista e fotógrafo de 31 anos que estava cobrindo a revolta na Síria contra o regime do presidente Bashar al-Assad. Segundo o Washington Post, Tice - um ex-fuzileiro naval dos EUA - entrou na Síria em maio pela Turquia e, depois de viajar inicialmente com soldados rebeldes, seguiu por conta própria para

Damasco. Os deslocamentos dos jornalistas estrangeiros na Síria estão submetidos a fortes restrições. Uma semana depois de sua nomeação como mediador para a Síria, Lakhdar Brahimi se reuniu ontem à tarde com o secretário-geral da ONU, Ban Ki moon. O regime sírio afirmou que cooperará com o diplomata argelino para lançar um “diálogo nacional o quanto antes possível”. Por fim, a França evocou a possibilidade de instaurar uma zona de exclusão aérea em uma parte da Síria, considerando que esta hipótese merece ser analisada.

Polícia de Nova York isolou o local após ter matado o atirador

Homem mata ex-chefe perto do Empire State Jeffrey Johnson, de 53 anos, foi morto pela polícia em tiroteio que deixou nove pessoas feridas

N

OVA YO R K - Um homem abriu fogo ontem em frente ao Empire State, uma das principais atrações turísticas da cidade de Nova York. Duas pessoas morreram, incluindo o atirador, que foi morto pela

polícia. Outras nove foram baleadas ou atingidas por um tiro de raspão, mas não correm risco de morrer. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que alguns dos feridos podem ter sido atingidos por policiais. “É uma grande tragédia”, afirmou. De acordo com autoridades, o atirador é Jeffrey Johnson, 53 anos, que foi demitido da loja na qual trabalhava, a Hazan Imports, que fica dentro do Empire State. Ele

matou um ex-colega de trabalho de 41 anos, Steve Ercolino. Ele era vice-presidente de vendas da Hazan Import, uma empresa cujos escritórios fica em frente ao arranha-céus símbolo de Nova York e da qual o agressor tinha sido demitido há um ano., Em seguida, Johnson saiu atirando aleatoriamente na região do encontro da rua 34 e a Quinta Avenida, região movimentada que ficou fechada para o trânsito. Perseguido, ele disparou contra policiais, que

CHINA

atiraram de volta e o mataram. O departamento de bombeiros disse ter sido chamado ao local pouco depois das 9h no horário local (10h de Brasília). Um segurança do Empire State disse que os tiros não foram disparados “nas partes do prédio visitadas por turistas”. O Empire State é o segundo prédio mais alto de Nova York, ultrapassado apenas pelo novo World Trade Center, erguido no local dos ataques de 11 de Setembro de 2001.

NORUEGA

Autor de massacre pega 21 anos de prisão

O

Inaugurada há nove meses, a ponte custou o equivalente a R$ 578 milhões; autoridades falam em excesso de peso

Ponte desaba e deixa três mortos

P

EQUIM - Uma parte de uma ponte inaugurada em novembro de 2011 na província de Heilongjiang, na China, desabou matando três pessoas e deixando outras cinco feridas. Segundo informações da agência de notícias Xinhua, quatro caminhões caíram no desabamento da ponte Yangmingtan, na cidade de Harbin. Cem metros da ponte desabaram.

Sun Qingde, uma autoridade do Comitê de Construções de Harbin, disse à Xinhua que a ponte “se inclinou para um lado e desabou no chão”. A agência afirmou ainda que problemas na construção da ponte e excesso de carga foram as causas do colapso. As autoridades chinesas afirmaram que vão investigar se os caminhões levavam carga em excesso. De acordo com o jornal

People’s Daily Online, as autoridades municipais de Harbin disseram que os caminhões levavam rochas. A ponte, que atravessa o rio Songhua e tem 15,4 quilômetros de comprimento, foi inaugurada há nove meses e custou 1,88 bilhão de iuans (US$ 286 milhões ou cerca de R$ 578 milhões). Este é o sexto grande desabamento de pontes na China desde julho de 2011.

SLO - A Justiça da Noruega condenou o extremista Anders Behr ing Breivik , autor confesso do massacre que deixou 77 mortos na Noruega, após considerá-lo são e criminalmente responsável por seu atos. Breivik sorriu enquanto a juíza Wenche Elisabeth Arntzen leu a sentença, que o considera culpado de terrorismo e assassinato premeditado. Ele foi condenado à prisão por um período de 10 a 21 anos, o máximo previsto pela lei norueguesa. A pena pode ser renovada por quanto tempo o preso for visto como perigoso, o que significa que muito provavelmente o extremista nunca será libertado. A sentença representa o fim de um longo processo para a Noruega, abalada pelos dois ataques de Breivik em 22 de junho de 2011: a explosão de um carro-bomba perto do quartel-general do governo em Oslo , que deixou oito mortos, e um ataque a tiros na Ilha de Utoya , onde matou 69, a maioria jovens que participavam de um encontro do Partido Trabalhista. A vítima mais nova tinha apenas 14 anos.


A6

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Opinião

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br

Novas divisas Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br

A

Polícia Militar amanheceu, hoje, com 683 novas divisas. Todos esses policiais militares foram promovidos de uma só canetada. De cabo a coronel, muita gente na corporação terá que mudar de divisas ou cores das estrelas que carrega nos ombros. Os critérios de promoção são: antiguidade, merecimento e escolha e variam de acordo com a patente. O anúncio de promoções nem sempre agrada a todos na corporação. O número total de promovidos foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado, mas a solenidade para a ascensão à nova patente só ocorrerá na próxima semana. Por enquanto, quem foi atingido pelo processo já pode ser chamado pelo novo posto, mesmo sem a oficialização da promoção, o que ocorrerá na solenidade. O Jornal apurou junto ao Comando da PM que nem todas as vagas que ensejaram as promoções têm relação com os policiais militares que foram para a reserva. Seriam, então, vagas já disponibilizadas em outras situações, mas que ainda não tinham sido

Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

preenchidas. Outra informação obtida nos corredores do quartel-geral revela que haverá impacto na folha de pagamento dos servidores militares, mas que ele não será grande. A maior quantidade de promoções foi para a patente de cabo, a segunda na carreira militar. A PM alagoana tem, a partir de hoje, 441 novos cabos. Isso implica dizer que o efetivo de soldado, que já era pequeno, ficou menor ainda. Como soldado não manda em ninguém na corporação, pode se dizer que há, na PM, muito “cacique para pouco índio”. Depois de cabo, a patente que registrou maior número de promoções foi a de subtenente, com 72 militares nos quadros de combatentes, de saúde e de música. Na sequência aparece o posto de segundo tenente no Quadro de Oficiais Especialistas, com 47 promoções. Foram promovidos, ainda, 48 segundos-sargentos, 30 primeiros-tenentes, 22 capitães, 10 majores, cinco tenentes-coronéis, três primeiros-sargentos e um coronel.

Charge

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: R$ 270,00 Semestral Anual R$ 540,00

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.mais.al Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - Maceió/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

San

Datas & Fatos O adeus de Truman Capote Em 25 de agosto de 1984, morre o escritor norte-americano Truman Capote. Juntamente com Tom Wolfe e Hunter S. Thompson, Capote instituiu o “new journalism” na década de 60. O estilo extinguia a objetividade e a neutralidade, aproximando-se da literatura. Sua principal obra foi “A sangue frio”, de 1966. 1858 - O czar Alessandro II da Rússia libera os servos do domínio Imperial ao ceder propriedade das terras que cultivavam. 1863 - Morre Emilio Salgari, novelista italiano. 1867 - Morre Michael Faraday, físico e químico inglês. 1873 - O patriota e poeta cubano Juan Clemente Zenea é fuzilado. 1889 - O general Legítimo renuncia à Presidência da República do Haiti. 1897 - O presidente uruguaio Juan Idiarte Borda é assassinado em frente a Catedral de Montevidéu. 1900 - Morre Friedrich W. Nietzsche, filósofo e escritor alemão. 1905 - Um conselho de guerra condena à morte 80 marinheiros rebeldes do Encouraçado Potemkin na Rússia. 1908 - Morre Henri Becquerel, físico francês. 1912 - Nasce Narciso Ibañez Menta, ator espanhol. 1913 - O presidente norte-americano Woodrow Wilson inicia um boicote econômico contra o México. 1917 - Nasce Mel Ferrer, ator e cineasta norte-americano. 1918 - Nasce Leonard Bernstein, músico norte-americano. 1919 - Surge a aviação comercial: um avião civil Havilland transporta dois passageiros de Londres a Paris em duas horas e 15 minutos. 1920 - Adrienne Bolland é a primeira mulher a atravessar de avião o Canal da Mancha. 1923 - Nasce Alvaro Mutis, escritor colombiano. 1925 - Nasce Juanita Reina, atriz espanhola. 1930 - Nasce Sean Connery, ator britânico, que se tornou famoso por atuar nos primeiros filmes da série do herói James Bond, o 007. 1936 - Executados os 16 acusados de conspiração por assassinar Stalin e outros altos dirigentes políticos soviéticos. 1938 - Nasce Frederick Forsyth, escritor e periodista britânico.

1940 - A União Soviética incorpora a Estônia, a Letônia e a Lituânia ao grande império comunista. 1940 - Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial. 1944 - Os aliados entram en Paris. Romênia declara guerra à Alemania. 1947 - Golpe de Estado no Equador: O presidente Velasco Ibarra renuncia ao cargo em favor do coronel Mancheño. 1956 - Morre Alfred Kinsey, antropólogo social norte-americano. 1961 - O O presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam forças ocultas. João Goulart, seu vice, assume o cargo. 1967 - Argentina publica a lei que priva os comunistas nacionais de trabalhar em postos públicos. 1968 - A França testa sua bomba de hidrogênio no atol de Fugataufa, no Oceano Pacífico, e se torna o quinto país-membro do Clube Nuclear. 1978 - O Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo. 1981 - Morre Bill Colleman, intérprete norte-americano de jazz clássico. 1983 - Um golpe de Estado derruba o presidente da Guatemala, Efraín Ríos Montt, que havia conquistado o poder com força um ano antes. 1984 - Aos 59 anos, morre o escritor norte-americano Truman Capote em Los Angeles (EUA). 1988 - Um grande incêndio destrói o centro histórico de Lisboa, em Portugal. 1989 - Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno. 1990 - O Conselho de Segurança da ONU autoriza o uso da força para impor o embargo ao Iraque. 1991 - Bielorrúsia declara sua independência da URSS. 1994 - O tufão Fred causa mais de 1,2 mil mortes em Zhejiang (China) e danos superiores e 1 milhão de dólares. 1994 - Alexandr Solzhenitsin ganha o Prêmio Leon Tolstói por sua contribuição à literatura russa. 1995 - O exército croata e forças militares servias a autoproclamada República sérvia de Krajina subscrevem um acordo de alto fogo na Eslovênia oriental. 1996 - O nadador russo Alexander Popov é apunhalado no estômago por um vendedor de rua, em Moscou, na Rússia.

Frase do dia

“É inaceitável colocar em liberdade provisória gente que mexe com o crime organizado”. Jorge Luiz Xavier, diretor-geral da PCDF (Polícia Civil do DF), sobre os três presos da operação Jackpot, deflagrada ontem, e que já haviam sido presos em março com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, de quem recebiam ordens.

A arrancada do emprego Renan Calheiros Senador e líder da bancada do PMDB

D

e acordo com os mais recentes dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged –, do Ministério do Trabalho, em julho foram criadas 142.496 novas vagas de trabalho no Brasil. Número que representa uma elevação de 1,4% comparando-se com o mesmo mês em 2011 e uma alta expressiva de 18,3% tomando-se como base o mês de junho, quando foram abertas 120.440 vagas. Pela segunda vez no ano de 2012, a geração de empregos superou a ocorrida ao mesmo mês de 2011. O saldo líquido de vagas criadas em julho resulta em 1,7 milhão de contratações e 1,6 milhão de demissões. Os setores que mais contribuíram para a geração de vagas foram os Serviços, com saldo líquido de 39.060 vagas; Construção Civil, que gerou 25.433 vagas; e Indústria de Transformação, com 24.718 novas vagas em julho. Nos primeiros sete meses do ano foram abertos 1,232 milhão de novos postos de trabalho, alta de 3,25% ante 2011. Nos últimos 12 meses, foram criados 1,538 milhão de postos de trabalho, expansão de 4% nas vagas no país. Este resultado, em boa parte, pode ser atribuído àqueles setores que tiveram desonerações tributárias aprovadas pelo governo federal. Estes dados do Caged, superior às projeções mais otimistas, demonstram que houve expansão generalizada do emprego em julho. A demanda no setor de serviços, considerada alta pelos especialistas, terá consequências diretas no crescimento do consumo de bens industriais e, isso, deve fazer

O consumo interno do Brasil tem respondido bem na perspectiva de ampliar os postos de trabalho com que o País – projetam os economistas – gere 1,5 milhão de empregos em 2012. Também contribui para o impacto no setor de serviços a massa salarial e os reajustes nos salários. Este cenário otimista certamente vai assegurar um bom desempenho nos números do emprego no Brasil até o final de 2012. Isso porque a curva de emprego está crescendo no segundo semestre. Mesmo que o crescimento do PIB seja menor do que o desejado, o importante é o emprego está sendo mantido e ampliado para dar conta do consumo interno. Estes números do Caged, sem dúvida, são muito alentadores. Diante de um cenário de crise internacional e insegurança quase que generalizada, o consumo interno do Brasil tem respondido bem na perspectiva de ampliar os postos de trabalho. O desejável, agora em 2012, é que o mercado de trabalho do país cresça, no mínimo, 2,5% ao ano. Desta forma estaremos assegurando as baixas taxas de desemprego e mantendo as estatísticas do chamado pleno emprego.

Igreja sem santos Jair Pimentel Jornalista e escritor

S

ou católico por índole, praticante, frequentador das missas dominicais e rezando o terço diariamente, diante de um santuário do século XVIII e imagens da mesma época. É um ré “quarto dos santos” que existia nas casas grandes dos engenhos de Alagoas. Tem até quadros da Via Sacra, que rezo na primeira sexta-feira de cada mês. Sinto-me feliz, em paz e conversando com Deus e meus santos, num ambiente de total concentração, como se estivesse nas Igrejas centenárias. Adoro os hinos antigos e uma homilia seguida à risca, jamais aquela em que o sacerdote mistura o assunto com temas atuais, inclusive políticos. Não preciso disso. Sou apolítico e acho que padre não deve se envolver nessa área. A missa é sagrada, é a casa de Deus e todos que lá se encontram é para se concentrar e viver esses momentos solenes, sentindo a verdadeira mensagem do evangelho, jamais cantando, dançando, batendo palmas, como se estivessem numa casa de show. O símbolo maior do catolicismo (a cruz com a imagem de Jesus crucificado) inexiste em algumas dessas Igrejas modernas, que nem mesmo altar-mor possuem, exibindo apenas a imagem do padroeiro ou padroeira. Também o próprio sacrário é colocado num local invisível. Campanário, cruz e sino na fachada, nem pensar, o que dá na verdade a conotação de que aquele

Jamais cantando, dançando, batendo palmas, como se estivessem numa casa de show espaço é um armazém, uma casa de festas ou uma igreja evangélica. Não dá nem para se benzer quando passa na frente. Nessa não entro! Nunca participei de apostolados e outros encontros comunitários. Apenas assisto as missas dominicais e nos dias santos, não necessariamente em apenas uma Igreja. Sempre fazia isso nas do Centro: Catedral, Rosário, Martírios e São Benedito, todas centenárias e belíssimas, a pura arquitetura barroca do século XIX. Padres não carismáticos que seguem o ritual da cerimônia à risca e o coral entoando hinos verdadeiramente sacros. Vez por outra, retorno a esses templos, mas por morar mais distante, passei a frequentar a do bairro, que felizmente vem se transformando. Ainda continua com uma estrutura parecida com um armazém, em estrutura de ferro e telhas, mas agora tem santos, Jesus crucificado e em breve o sacrário exposto, campanário e sino. O correto seria a construção de um altar-mor. Assim que gosto!


A7

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

Cobranças Indevidas

Anatel vai iniciar fiscalização Erros na conta são as principais causas de reclamações dos consumidores de celulares no País Diário do NE

A

Agência Nacional de Te l e c o m u n i c a ç õ e s (Anatel) informou que vai fiscalizar o sistema de cobrança de faturas das operadoras de telefonia celu-

lar. A medida foi motivada por reclamações de clientes sobre inclusão nas contas de despesas indevidas, como, por exemplo, serviços que não foram prestados pelas empresas. Na semana passada, o conselho diretor da Anatel julgou dois processos, contra a Claro e também a Vivo, que tratavam de denúncias por cobrança, nas faturas de clientes, de chamadas que não foram feitas. A Vivo foi multada em R$ 3,4 mil, e a Claro, em R$

15,3 mil. Em seu relatório sobre o processo envolvendo a Claro, o conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, aponta que “os problemas de cobrança são as principais causas de reclamações de consumidores na Anatel e nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”. Afirmou também que “as irregularidades apuradas podem indicar fragilidade dos sistemas de faturamento e de registro de chamadas da prestadora”.

Acompanhamento Por conta disso, ele pede no relatório, aprovado por unanimidade pelo conselho da agência, uma “fiscalização sistêmica” no sistema de faturamento da Claro. De acordo com Valente, a decisão foi estendida também às outras operadoras, como TIM e Oi, além da Vivo. Valente informou que a Anatel já faz fiscalizações de rotina nos sistemas de faturamento das empresas de telefonia, mas que cobranças

indevidas não são detectadas por elas. Por isso a necessidade de uma apuração com esse objetivo, apontou ele. Procuradas, a Claro e a Vivo informaram que não vão se pronunciar sobre o assunto. As operadoras de telefonia celular vêm sendo alvo de punições e denúncias nos últimos meses. Entre os meses de junho e agosto deste ano, TIM, Claro e OI ficaram 11 dias impedidas de vender chips em vários estados do País, por conta do aumento das reclamações

quanto à qualidade do serviço prestado por elas. No Ceará, a TIM foi a operadora que ficou proibida de comercializar novas linhas. A liberação das vendas ocorreu apenas depois que as operadoras apresentaram à agência planos de investimentos para solucionar os problemas. De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, os planos apresentados somam um montante de R$ 20 bilhões nos próximos dois anos.

Banda larga atinge 78,8 mi de acessos O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 78,8 milhões em julho, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). A associação informa que o total de acessos registrado no mês passado representa crescimento de 67% em relação a julho de 2011. Só nos sete primeiros meses deste ano, 19,2 milhões de novas conexões foram adicionadas à base de clientes, a um ritmo de ativação de um novo acesso por segundo. Dos acessos totalizados em julho, 18,7 milhões são de banda

larga fixa e 60,1 milhões, de banda larga móvel. Os celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones, somaram 47,7 milhões, com crescimento de 109% desde julho do ano passado. A oferta de banda larga popular, de até 1 megabit por R$ 29,90, vem sendo incentivada em dez estados brasileiros, que já aderiram e regulamentaram o Convênio 38 do Confaz, que prevê isenção de ICMS para esses planos, segundo informa a Telebrasil. Outros cinco estados já aderiram ao convênio, faltando apenas regulamentá-lo.

Emprego

Walmart abre seleção para 120 vagas em AL

O

Walmart abriu seleção para preenchimento de 90 vagas nas lojas estabelecidas em Alagoas. Os cargos são para gerente de loja, gerente de área, gerente farmacêutico, encarregado de perecíveis, supervisor de perecíveis, chefe e assistente de Recursos Humanos nas lojas Hiper Bompreço, supermercado TodoDia e Maxxi Atacado. Os interessados devem enviar currículo, até o dia 15 de setembro, para o e-mail: karinac@wmne.com.br. Os interessados devem ter ensino médio completo e experiência no varejo, especificamente nas áreas de Operações, Perecíveis e Mercearia, além de ter disponibilidade de horário. O candidato também precisa ter habilidade de relacionamento, organização pessoal, orientação para atendimento, potencial para desenvolvimento, além de capacidade de aprender e ensinar. O processo de seleção envolve teste de matemática, português, redação, dinâmica de grupo e entrevistas com líderes das áreas. Os aprovados participarão de integração, treinamento teórico e vivência nas unidades do Walmart. Os contratados terão

direito à Assistência Médica (extensiva aos dependentes legais) e Odontológica, Seguro deVida,Vale-Transporte, Refeitório, Cartão de Descontos em Farmácia e Bônus mediante as metas cumpridas. Sam´s Club O Sam´s Club, clube de compras do Walmart, também abriu seleção e segue até o dia 15 de setembro recebendo currículos para preencher 30 vagas para Repositor de Mercadoria, Açougueiro, Padeiro e Auxiliar de Perecíveis, Fiscal de Caixa, Operador de Caixa, Promotor de Vendas, Recepcionista, Operador de Televendas. Os interessados nesta seleção devem enviar currículo para o e-mail brchtdse@wal-mart.com. As exigências, o processo seletivo e os benefícios concedidos pela função, são os mesmos da seleção para as demais lojas do Walmart em Alagoas. No Sam´s, das 30 vagas abertas, 12 são destinadas à pessoas com deficiência. Para elas, não é exigido o ensino médio completo e a seleção será mediante entrevista presencial, sem necessidade da realização de provas ou testes, sendo necessária a apresentação de laudo médico.

Curta frango

A carne de frango está 40% mais cara. O motivo é a alta do milho e do farelo de soja. O preço médio de R$ 3 passou para R$ 4,20 em apenas três meses. Em alguns estabelecimentos, o preço pode chegar a R$ 5. A saca do milho utilizada para a preparação da ração das aves que custava R$ 30 subiu para R$ 40, enquanto o farelo de trigo pulou de R$ 650 para R$ 1.500. Como a indústria terá que repassar a elevação dos custos ao consumidor, a tendência é que o preço da carne de frango aumente ainda mais.


A8

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Economia

Seguro-Desemprego

Governo libera R$ 174,4 milhões Agência Brasil

O

governo vai liberar R$ 174.495.379,00 para o pagamento do seguro-desemprego. O decreto, assinado pela presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi publicado ontem no Diário Oficial da União. Pelo decreto, os recursos virão do Orçamento de Seguridade Social da União em favor do Ministério do Trabalho. Pela lei, tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa, desde que obedeça a uma série de critérios, como ter recebido salários consecutivos no período de seis meses anteriores à data de demissão. Para o recebimento do seguro,

o trabalhador não pode ter renda própria nem ser atendido por qualquer benefício de prestação da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente. A taxa de desemprego ficou relativamente estável em junho, pelo terceiro mês consecutivo, nas sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o total de desempregados passou de 10,6%, em maio deste ano, para 10,7% da população economicamente ativa, no mês passado.

Fazenda revisa alta do PIB em 2012 de 4,5% NE 10

O

Ministério da Fa z e n d a r e d u z i u sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 de 4,5% para 3%. A nova projeção consta da 16ª edição do boletim ‘Economia Brasileira em Perspectiva’, divulgado ontem pelo Ministério. A previsão da Fazenda ainda está mais otimista do que o prognóstico feito pelo Banco Central de que a economia brasileira crescerá

2,5% neste ano. A autoridade monetária revisou seu número - anteriormente de 3,5% - no Relatório Trimestral de Inflação de junho. No Ministério do Planejamento, a estimativa é de expansão da atividade de 3%, conforme o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do terceiro bimestre. A Fazenda projetou ainda que o PIB de 2013 crescerá 5,5% e o de 2014, 6,0%, exatamente os porcentuais que constavam na edição anterior do boletim.

Curta VEÍCULOS

A definição sobre a prorrogação da medida que reduziu IPI para automóveis e eletrodomésticos da linha branca poderá ser tomada após encontros do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com representantes dos setores beneficiados, na próxima semana. O governo quer colher informações adicionais para tomar a decisão.

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

FGV

Recall

Situação atual é o que mais preocupa famílias O

Procon vai notificar fabricante de camisinha Folhapress

Percepção sobre momento econômico caiu 1,4%, o que influenciou na confiança total NE 10

A

s famílias estão menos confiantes na capacidade de consumo, revela a Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV ). Em agosto, o índice caiu 1%, acumulando queda de 6,4% em quatro meses consecutivos. O que mais influenciou o resultado neste mês foi a percepção sobre a situação

econômica atual. O Índice de Situação Atual caiu 1,4%, principalmente porque as famílias não estão muito confiantes na economia. O Índice de Situação Atual da Economia Local caiu 3,4% de julho para agosto, somando queda de 15,7% em quatro meses. “Toda resposta do consumidor vem do mercado de trabalho. Antes, havia uma série de variáveis influenciando a percepção do consumidor sobre a economia. Atualmente, prevalece a preocupação com o emprego. Os consumidores estão acreditando um pouco mais no segundo semestre, embora tenham percebido que a retomada será lenta”, afirmou a

economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV ) Viviane Seda. A cautela do consumidor está presente também nos números sobre a intenção de compra de duráveis. O total dos consultados que afirmaram não pretender comprar duráveis caiu 0,3%. A estatística não considera a compra de veículos. “A percepção sobre a economia afeta a disposição para a compra. Houve uma antecipação do consumo, que movimentou um pouco a economia e houve ajuste de estoques, principalmente em veículos, mas o consumidor ainda está cauteloso”, afirmou Viviane.

Confiança do consumidor cai 1% em agosto O consumidor continua sem disposição para as compras. É o que revelou ontem a FGV ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou queda de 1% em agosto ante o mês anterior, após queda de 1,5% em julho contra junho, na série com ajuste sazonal. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 121,6 pontos para 120,4 pontos de julho para agosto. Na passagem do mês, diminuiu a satisfação em rela-

ção ao momento atual, principalmente nos quesitos que medem a situação geral da economia. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 1,4%, ao passar de 135,4 para 133,5 pontos. Já as expectativas em relação aos próximos meses pouco se alteraram e o Índice de Expectativas chegou a subir 0,3%, de 112,7 para 113,0 pontos. “Nos últimos quatro meses, a redução do grau de satisfação do consumidor brasileiro com a situação econômica local vem sendo o principal motivo para a queda de sua confiança. O indicador caiu 3,4% em agosto”, informou a FGV. O levantamento abrange amostra de mais de 2.000

domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1 e 21 deste mês.

Procon de São Paulo vai notificar a Hypermarcas, fabricante da camisinha Olla, por divulgar o recall do produto sem informar qual o defeito do preservativo e o risco para os usuários. A Hypermarcas anunciou na quinta o recall de cinco lotes do preservativo lubrificado vendido na promoção “leve 8 pague 6”. Ao todo, são 78 mil pacotes com 620 mil unidades. Os lotes que serão recolhidos são: J12A0534, J12A0535, J12A0599, J12B0083 e J12B0087. A notificação dará prazo de 24 horas para que o texto de recall seja regularizado, já que, de acordo com o Procon, “a empresa não detalha o que diz ser “desvio de qualidade”, conforme exige a legislação vigente”. No texto divulgado, a Olla informava que o recolhimento era preventivo, pois “identificou-se um possível desvio de qualidade que pode tornar o produto impróprio para o uso”. A marca disse que suspeitou do problema após receber ligações de consumidores.Em comunicado, a Olla afirma que já tomou medidas para retirar os lotes do mercado, mas que, caso algum pacote seja localizado, o consumidor deve guardar a embalagem e entrar em contato com o SAC pelo telefone 0800-012-6888 ou pelo e-mail atendimento@ olla.com. A identificação dos lotes de preservativos fica no verso da embalagem. A nota informa ainda que o valor será reembolsado ou o produto será trocado sem qualquer custo. Até as 13h30, a Hypermarcas ainda não havia informado se tinha recebido a notificação.


A9

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

Ufal: acaba greve dos técnicos Proposta do governo federal de conceder aumento foi aceita pelos servidores ELISANA TENÓRIO elisanatenorio@ojornal-al.com.br

D

epois do feriadão, a rotina dos técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) voltará ao normal. Em assembléia realizada ontem, a categoria decidiu suspender a greve a partir de terça-feira, já que a proposta do governo federal de conceder aumento salarial de 15,87% foi aceita. A decisão atende ao acordo firmado entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). O coordenador das Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Moyses Ferreira, explicou que o reajuste será aplicado em três parcelas e adicionado ao vencimento dos servido-

res em março de 2013, 2014 e 2015. Outro ganho obtido pelos profissionais foi o aumento do valor das gratificações por qualificação. A partir de janeiro do próximo ano, os índices das gratificações passam de 10% para 25%, caso os servidores ocupem cargos de nível médio e possuam graduação. A proposta também prevê reajustes de 20% a 30% em caso de servidor com especialização. Os trabalhadores que possuem mestrado, o aumento sobe para 52%; e para os que têm doutorado, a margem de aumento vai para 75%. Contudo, as mudanças nas gratificações só serão reajustadas a partir de 2014 e finalizadas no ano seguinte, com uma taxa de 3,8% do vencimento. Com o fim da greve, técnico-administrativos de 46 universidades federais do país voltem ao trabalho a partir da próxima terça-feira. Enquanto isso, a paralisação dos professores da Ufal continua por tempo indeterminado. Na última terça-feira, a categoria decidiu rejeitar a proposta do governo.

gratuitos

Yvette Moura

Serviços foram colocados à disposição dos moradores do bairro ontem

TJ leva Mutirão da Cidadania a Ipioca Pedro Barros pedrobarrosjr@hotmail.com

C

arteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, CPF atendimento odontológicos e até divórcio e casamento foram alguns dos serviços colocados à disposição dos moradores de Ipioca, durante todo o dia de ontem, pelo Tribunal de Justiça de Alagoas ( TJ/AL) com o programa Mutirão da Cidadania. Juízes, promotores  defensores públicos e serventuários da justiça estiveram a frente das atividades atendendo a centenas de pessoas.  Josemir Pereira de Souza, um dos juízes responsáveis pela execução dos trabalhos, destacou, além da gratuidade,  a agilidade na resolução das demandas como uma das principais vantagens dessa ação para a comunidade. “A resolução dessas pendências pode levar de meses até anos. Com menos formalidade possível, dentro da lei, todas são resolvidas aqui com agilidade, além dessas ações serem gratuitas”, explicou.

E de olho justamente nessas condições favoráveis, o casal Leandro Melo Arruda dos Santos e Edislangela Rosendo resolveu oficializa a união. Juntos a mais de dez anos Leandro e Edislangela, aguardava na fila com a ficha de número 36, o momento para oficializar o casamento. Quem, também, se beneficiou com os serviços do Mutirão da Cidadania foi a dona de casa Arlinda dos Santos Lima mãe de Alan Felisberto dos Santos, 4 anos, que necessita de remédios controlados. Arlinda foi tirar a Carteira de Identidade da criança para conseguir ter acesso aos medicamentos. “Foi muito bom esse trabalho aqui, ficou mais fácil tirar o documento do meu filho”, declarou. A organização do projeto contou, também, com a colaboração de voluntários.  Integrantes do Centro Espírita Beneficente União dos Vegetais e da ONG - Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico auxiliaram os trabalhos do Mutirão da Cidadania, durante todo o dia de ontem.


A10

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

Morte de médico

Policial e vítima mantinham um relacionamento amoroso Soldado da PM alagoana teria tramado a morte de suposto amante por motivos financeiros Roberta Cólen estagio@ojornal-al.com.br

O

inquérito de investigação sobre o assassinato do médico

Maviael Menzes de Almeida, morto em sua casa, na região de Palmares, Zona da Mata de Pernambuco, no dia 29 de junho, aponta que três dos quatro acusados pelo crime eram amantes da vítima. Os detalhes da investigação foram divulgados na manhã de ontem pela Polícia Civil em uma coletiva à imprensa pernambucana. Segundo as informações, o soldado da Polícia Militar de

EDITAL

Alagoas, Antônio Agostinho Alves Muniz Filho, 24, que foi preso em Água Branca na última terça-feira, teria sido o mandante do crime. Ele seria o mandante e mantinha um relacionamento amoroso com Maviael há seis anos, mas depois de uma briga teria resolvido matá-lo por interesses financeiros.  Vítima e acusado do crime se conheciam há seis anos, antes mesmo de Antônio

entrar para a PM. O delegado que investiga o caso, Franklin Soriano, disse que  Antônio tinha dois seguros de vida feitos em seu nome pelo médico, sabia onde Maviael guardava dinheiro em espécie e ainda era sócio da vítima.  Os depoimentos revelaram que Antônio Muniz pagou uma quantia de R$ 15mil para que o médico fosse assassinado, prometendo dividir igualmente entre os outros

três elementos envolvidos. Os jovens José Laudiano do Nascimento, conhecido como “Nando”, de 19 anos, e José Antônio da Silva Neto, o Neto, 19, confessaram que esfaquearam o médico. Eles ainda contaram às autoridades que o mataram por causa de uma briga. O delegado disse que os dois tinham um relacionamento com a vítima e que haviam sido visto saindo com o médico algumas vezes

AL-101 Norte e Al-101 sUl Lays Peixoto/Estagiária

Concurso da Polícia Civil oferta 400 vagas EBERTH LINS estagio@ojornal-al.com.br

F

oi publicado, na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do concurso público da Policia Civil. São ofertadas 400 vagas todas de nível superior, sendo 240 para agente, 120 para escrivão e 40 para delegado. As provas estão previstas para os dias 10 e 11 de novembro, de forma que os candidatos aos cargos de delegado farão no dia 10 e posteriormente no dia 11 farão os candidatos aos cargos de agente e escrivão. Os interessados terão de 5 de agosto até 24 de setembro para efetuar a inscrição. O edital prevê que 5% das vagas sejam destinadas aos portadores de deficiências físicas, sendo doze para agente, seis para escrivão e duas para delegado. O valor para inscrição varia entre R$ 96 para agente e escrivão e até R$ 152 para o cargo de delegado. De acordo com a publicação, são pré-requisitos para entrar na disputa ter diploma

de nível superior em qualquer área, e os candidatos as vagas de delegado que obrigatoriamente terão que ser graduados em Direito. Para os candidatos às vagas de agente, além do diploma será exigido a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria ‘B’. Nas provas para delegado, constarão 123 questões entre objetivas e discursivas, sendo 70 de matérias específicas, 50 de conhecimentos básicos e três questões discursivas. Para os candidatos às vagas de agente e escrivão as provas contarão 120 questões objetivas e uma discursiva. S e r ã o a p r ov a d o s n a primeira fase os candidatos que ficarem até a posição 912 para agente, 570 para escrivão e 190 para delegado, nessa fase os candidatos serão submetidos à investigação social, avaliação psicológica e, por último, avaliação física através de corridas, abdominais, flexões, entre outras. As avaliações são de caráter eliminatório. Os candidatos aprovados irão à segunda etapa que é o curso de formação policial.

federais

Policiais rodoviários deflagram greve

N

o último dia definido para a paralisação, que começou na última segunda-feira, os Policiais Rodoviários Federais de Alagoas decidiram por unanimidade deflagrar greve na próxima terça-feira, caso não haja avanço nas negociações com o governo. A decisão foi tomada ontem, em uma assembleia do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Alagoas (SINPRF/AL). Em nota à imprensa, a categoria informou que a greve deixará de ser temporária e passará a ser de tempo indeterminado. Durante a reunião, o presidente do sindicato, Tácio Melo da Silveira, informou à categoria que, na reunião realizada nesta quinta-feira (23), em Brasília, com técnicos do Ministério do Planejamento, não houve qualquer acordo

na cidade. Além do militar e dos dois homens que confessaram participação no crime, foi preso Ednaldo Santos Brandão, 18 anos. Os três jovens estão no Presídio Romerildo da Rocha Leão, em Palmares (PE). Como Antônio é PM em Alagoas, ele foi levado para o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), na cidade de Paulista, na região Metropolitana do Recife.

de negociação quanto as reivindicações do movimento, sendo mantida a proposta inicial do governo de reajuste de 15,8% de aumento, divididos em três anos. sem alternativa Segundo o presidente do SINPRF/AL, a proposta do governo federal não atende as reivindicações da categoria pois o percentual de reajuste apresentado, não cobre nem mesmo a inflação do período atual, sem reajuste (quase 5 anos). “Não nos resta outra coisa a fazer, senão dar continuidade a greve”, disse Silveira, ao ressaltar ainda que é a primeira vez que a PRF entra em greve nos seus 84 anos de existência e que a greve ocorre após uma longa e infrutífera tentativa de negociação com o governo federal”.

Militares estarão nas rodovias para coibir abusos ao volante

BPRv prevê tráfego intenso ELISANA TENÓRIO elisanatenorio@ojornal-al.com.br

O

s motoristas que forem pegar a estrada em direção ao litoral alagoano neste fim de semana devem redobrar a atenção ao volante. Por conta do feriado de segunda-feira em homenagem a Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, a expectativa da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de que a quantidade de carros circulando pelas rodovias AL-101 Norte e Sul dobre. Po r c o n t a d i s s o f o i montada uma operação especial que começou ontem à

noite e se estenderá até terça-feira. O objetivo é intensificar a fiscalização do trânsito nas duas vias que servem de acesso aos balneários mais badalados e a muitas cidades alagoanas para que sejam evitados acidentes automobilísticos e atropelamentos. O tenente Rodrigo Veloso – que estava no comando ontem na AL-101 Sul, explicou que a base montada na Al-101 Sul ficará no Trevo do Pólo. Porém, haverá veículos e motocicletas espalhados por vários trechos da via. Já na AL-101 Norte haverá duas bases: em Guaxuma e em

Ipioca. A PRE também divulgou que haverá carros e motos circulando por toda a pista. Para evitar grandes engarrafamentos, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) anunciou que as lombadas eletrônicas ficarão temporariamente desligadas. Durante a operação, os policiais irão fazer blitze para verificar o estado dos veículos e dos motoristas. Serão, inclusive, utilizados bafômetros. Se ficar comprovado que o motorista está com 0,6 decigramas de álcool por litro de sangue, o carro ficará retido até que algum condutor habilitado apareça para conduzi-lo.

Já os motoristas flagrados embriagados serão presos e processados por embriaguez ao volante. Abre e fecha Por conta do feriado, as agências bancárias e as repartições públicas não funcionarão na próxima segunda-feira, assim como as lojas do Centro. A Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (Fecomercio) confirmou que os shoppings de Maceió funcionarão normalmente. A exceção fica por conta do Shopping Farol. As grandes redes de supermercados se manterão abertas.

FISIOTERAPIA

Conselho checa denúncias O

Conselho Regional de Fisioterapia iniciou uma fiscalização em várias cidades alagoanas, para checar as denúncias de que há uma grande incidência de pessoas exercendo ilegalmente a profissão de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. A estimativa, segundo o conselho, é que Alagoas é o estado brasileiro onde mais acontece esse tipo de crime. A presidente do conselho, Rosilda de Almeida Argolo,

informou que os flagrantes serão encaminhados para as esferas civil e criminal, onde as pessoas responsáveis responderão pelo crime de exercício ilegal da profissional. “É preciso que fique bem claro que esta contravenção penal põe em risco a saúde da população”. Há casos, por exemplo, de pacientes que tiveram parte do corpo queimado devido ao mau uso da eletroterapia. Outro tipo de seqüela comum é um determinado membro

ser fraturado por conta de técnicas mal aplicadas por charlatões. Há mais de dez anos, foi publicado decreto nacional que estabelece que para exercer as funções de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional é preciso ter qualificação especializada. Na prática, significa dizer que os interessados devem se submeter ao vestibular e se graduar na profissão. A fiscalização também quer flagrar os casos em que

os próprios fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sabem onde há casos de exercício ilegal da profissão, mas não protocolam denúncia junto ao conselho, ou seja, adotam uma postura de conivência. Para estas pessoas, as punições aplicadas vão desde multas a suspensão do exercício da profissão. Até agora não foi divulgado balanço de quantos casos de flagrantes de exercício ilegal da profissão ou conivência foram encontrados. E.T.


A11

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Municípios MozartLuna lunamozart@ig.com.br

Tribunal de Contas

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

arapiraca

Atentado deixa um morto e outro ferido Investigações começarão na próxima terça-feira; família já havia alertado a vítima a sair do Estado IZABELLE TARGINO municípios@ojornal-al.com.br

A

polícia já começou a investigar o atentado sofrido por dois homens, na noite de quinta-feira, em Arapiraca. O crime foi praticado por homens

que estavam em um veículo não identificado e deixou um morto e um ferido. No atentando, Cícero Firmino de Oliveira, de 49 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Já Jorge Ferreira da Silva, 67 anos, sogro de Cícero Firmino, foi levado para a Unidade de Emergência do Agreste por familiares. O crime aconteceu no bairro Batingas, periferia de Arapiraca. De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas voltavam de um

velório de um parente estavam em um carro Gol de cor cinza e placa MUE-5225, de Arapiraca. Em uma movimentava avenida do bairro, quando reduziram a velocidade para passar num quebra-mola, os acusados emparelharam seu veículo com o das vítimas e efetuaram vários disparos. Em entrevista a uma rádio de Arapiraca, um parente, que não quis se identificar, disse que a família já havia alertado a vítima sobre a possibilidade do crime a aconselhado a vítima a ir embora do estado.

Segundo o parente, há algum tempo, Cícero Firmino já havia perdido outros membros da família da mesma maneira. Para a família, os crimes podem ter ligação. Dentro do veículo das vítimas, a polícia encontrou cápsulas de mais de um tipo de arma. Após o crime, a polícia fez buscas, mas não conseguiu localizar os suspeitos, já que não conseguiram informações sobre as características dos veículos dos acusados. O caso será investigado pelo 55º DP de Arapiraca.

Interior Nossa coluna recebeu o e-mail de uma leitora informando que, além do trabalhador Abraãozinho Moura, prefeito de Paripueira, existem mais autoridades na folha de pagamento do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas: Conceição Tavares, vereadora de Traipu; Marcos Santos, prefeito afastado de Traipu; e Tereza Nelma, vereadora de Maceió.

Arapiraca 1

Interessante como Arapiraca tem dado só boas notícias para Alagoas. O município está no caminho certo. Uma prova disso foi o destaque dado ao município pela revista Exame. Arapiraca ocupa o sétimo lugar no Brasil em consumo, sendo uma das cidades que possuem uma economia aquecida e em plena fase de expansão.

Arapiraca 2

Em sentido contrário, o governo do Estado só tem dado mau exemplo, tornando-se uma vergonha nacional, simplesmente porque detém os piores índices de desenvolvimento social, possuindo vários títulos negativos, como campeão em analfabetismo, pobreza, miséria, desemprego. É, ainda, o Estado mais violento do Brasil e do mundo.

Arapiraca é uma ilha

Arapiraca parece até ser uma cidade que não pertence a Alagoas, sendo uma ilha de desenvolvimento social e de crescimento. Tudo isso sem ajuda do governo do Estado, que só tem tropeçado, começando pelas obras de duplicação da rodovia AL-220, que já duram três anos e sem nenhuma perspectiva de conclusão.

Governo federal

Todo e qualquer ação de desenvolvimento em Arapiraca tem a presença do governo federal, que, graças à atuação do senador Renan Calheiros e à competência administrativa do prefeito Luciano Barbosa, tem possibilitado a chegada de recursos federais à cidade. Hoje, Arapiraca virou centro das atenções para empresas que desejam se instalar no município.

Saúde

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, deu um depoimento no programa eleitoral gratuito em Arapiraca criticando o serviço de saúde em Arapiraca, mas se esqueceu da crise que deixou em Penedo e dos problemas que existem no serviço estadual em Alagoas. O secretário não deveria ter entrado no terreiro político do outros.

Penedo 1

Por falar em Penedo, a disputa eleitoral mostra que a candidatura do atual prefeito Israel Saldanha não conseguiu decolar, mesmo com todo esforço que a candidata a vice Ivana Toledo está realizando. Para os observadores políticos, o esforço para tentar trazer ânimo à campanha será necessário contratar até os palhaços Patati e Patatá. Quem sabe se eles tiram um sorriso do candidato.

Penedo 2

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, vai a Penedo se integrar à campanha do candidato a prefeito Március Beltrão. Luciano disse que não entende por que uma cidade tão importante como Penedo possui péssimos índices de desenvolvimento social e nos últimos anos tem sido esquecida pelo governo do Estado.

Polícia prende acusados de crimes Foto: PC

Foto: PC

EDITORIA DE MUNICÍPIOS municípios@ojornal-al.com.br

A

Polícia Civil prendeu, no final da tarde de quinta, os irmãos Marcelo César Alves dos Santos, 32 e Antônio Pedro dos Santos, 18, acusados de furto qualificado. De acordo com Rubem Natário, delegado titular da Regional de Penedo, os acusados possuem passagens pela polícia. Antônio Pedro foi preso dias atrás em São Sebastião, portando um revólver de calibre 38, mas pagou fiança e estava em liberdade condicional. Segundo Carlos Welber, chefe de operações policiais de Penedo, o crime ocorreu na madrugada de quinta, quando os dois irmãos arrombaram os cadeados de uma loja de revenda de celulares com uma barra de ferro. Segundo o proprietário da loja, José Ricardo, o prejuízo aproximado é de R$ 7 mil reais. A dupla conseguiu levar notebooks e aparelhos celulares diversos.

Marcelo César Alves dos Santos, 32

Antônio Pedro já havia sido preso

Logo após a comunicação da ocorrência, policiais civis realizaram diligências durante a madrugada e conseguiram prender em flagrante os irmãos e localizar parte dos objetos furtados, que estavam enterrados no quintal da casa dos acusados. “Estamos trabalhando diuturnamente para combater os mais variados tipos de crime”, afirmou o delegado.

Silva, acusado de assassinar a esposa. O corpo de Maria Silvana Nunes da Silva foi encontrado as margens de um açude no Povoado de Areias, no município. O acusado, que confessou o crime ainda no local, disse que matou a companheira a socos e esganamento, motivado por ciúmes. Segundo informações da polícia, o acusado explicou que a vitima não tinha entregado a ele um aparelho celular que acreditava ter mensagens de outro homem. José do Carmo foi levado para a Delegacia Regional de Santana do Ipanema.

Santana do Ipanema Também quinta-feira, a polícia prendeu Policiais civis da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), de Santana do Ipanema, José do Carmo da

Funcionário sofre acidente em obra

U

nome divulgado, ficou soterrada. Equipe do Corpo de Bombeiros estiveram no local e socorreram a vítima, que foi levada para Unidade de Emergência do Agreste. De acordo com a asses-

soria de imprensa do Pátio Arapiraca, todos os procedimentos serão adotados para garantir a apuração dos fatos e para assegurar a assistência necessária ao colaborador. As causas do incidente serão investigadas.

Penedo 3

Os feirantes do pavilhão da farinha em Penedo estão revoltados com a falta de estrutura que estão submetidos. A comerciante Dejanira dos Santos declarou à Penedo FM toda sua revolta com o abandono do espaço que era o local de trabalho de dezenas de feirantes que há décadas tiravam dali o sustento de seus familiares.

Pilar

Depois da publicação da nota sobre o candidato a vereador “Abelinha” os leitores de nossa coluna querem saber sobre outras figuras do folclore político do Pilar. Depois da notícia do Abelinha, a turma da agitação anda pela cidade agora fazendo “bzzzzzzzzz”. A intenção é identificar a abelinha.

Coruripe ganha posto de cartório

A

shopping

m funcionário da construtora WR Engeraria ficou ferido após um deslocamento de terra durante uma escavação no canteiro de obras do Shopping Pátio Arapiraca. A vítima, que não teve o

Cidadania

Funcionário estava escavando no momento do acidente e ficou soterrado; ele foi levado para a Unidade de Emergência

partir na próxima terça-feira (28), Coruripe também passa a contar com uma unidade interligada (posto de cartório) para atender à população do município. A ação faz parte do programa “Meu Registro, Minha Cidadania”, que visa reduzir o número de pessoas sem certidão de nascimento, além de habilitar para os serviços e benefícios socioassistenciais disponibilizados pelos governos Federal, Estadual e municipal. Os postos de cartório são instalados dentro das maternidades dos hospitais e asseguram que a mãe, antes de receber alta, receba a certidão de nascimento do filho. Com a implantação da unidade de Coruripe, Alagoas conclui mais uma etapa do convênio firmado entre Governo Federal e Governo de Alagoas e avança no combate ao sub-registro. Mais do que a primeira via do registro civil, uma verdadeira mudança de vida vem sendo garantida por meio do programa de erradicação do sub-registro. Com o acesso à documentação básica, as famílias em situação de vulnerabilidade social também se tornam aptas aos serviços e benefícios socioassistenciais disponibilizados pelos governos Federal, Estadual e municipais. Os dados são animadores. De 2009 para cá, mais de 23 mil certidões já foram emitidas – somente em 2011, foram 13 mil. Outros serviços também contribuíram para o combate ao sub-registro em Alagoas – entre eles, a realização de mutirões para emissão de documentação básica e até casamentos coletivos. Todas essas ações fazem parte do programa Meu Registro, Minha Cidadania.


A12

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Esportes

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

rei pelé

BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

Artilheiros em ação no clássico

O

clássico de hoje entre CRB e ASA terá um especial duelo de carrascos. Ninguém marcou mais gols no Galo nesta temporada do que Lúcio Maranhão. O centroavante alvinegro deixou sua marca cinco vezes nas redes do rival. Por outro lado, o meia Geovani é o algoz do ASA em 2012. Ele assinalou quatro gols no clássico e, de quebra, ainda converteu sua cobrança na decisão por pênaltis que deu ao CRB o título do Primeiro Turno do Estadual. Os números são ligeiramente mais favoráveis a Maranhão, mas Geovani foi fundamental para a conquista do título alagoano, marcando nos jogos decisivos desta temporada. Sob sua batuta, o Galo levantou a taça depois de dez anos de jejum. Lúcio foi herói e vilão no clássico. Na final do Primeiro Turno, ele fez os gols do ASA, mas perdeu o pênalti decisivo no desempate. Nas finais, empatou o jogo para o Alvinegro e logo depois foi expulso de campo, desfalcando o time na decisão em Arapiraca. O reencontro dos artilheiros vai dar um molho especial ao clássico.

Desafios

O CRB tem pela frente dois jogos chave no Brasileiro da Segunda Divisão. Se derrotar o ASA nesta tarde e bater o Bragantino na terça-feira, em São Paulo, o Galo dá um bico na crise e vai ficar mais tranqüilo para a sequência do Nacional.

Baile do vermelho e preto Marco Antônio

CRB e ASA colocam hoje a rivalidade em campo pelo Brasileiro da Segunda Divisão MARCOS MOREIRA estagio@ojornal-al.com.br

I

rregulares, CRB e ASA se enfrentam hoje, às 16h20, no Rei Pelé. pela última rodada do Primeiro Turno do Campeonato Brasileiro série B. Os dois times, até aqui, fizeram campanhas com aproveitamentos parecidos. A partida desta tarde não marca apenas o fim de metade do campeonato como também pode apontar para um melhor começo de Segundo Turno para a equipe que sair vencedora. Do lado regatiano existe a tensão pelos últimos resultados, negativos. Depois de três derrotas seguidas – sendo uma em casa contra o Ceará por 2 a 0 – o técnico Roberto Fonseca entregou o cargo. Em seu lugar foi contratado Pintado, que tinha deixado o comando do Guaratinguetá na semana passada. “Cheguei aqui e encontrei um grande elenco, com jogadores campeões”, exaltou o novo técnico. Nos primeiros treinamentos, Pintado observou os atletas e manteve a base montada por Fonseca. No treino final para a partida, na última quinta-

Wanderley foi escolhido por Pintado para comandar o ataque do Galo

-feira, o comandante optou pelo mistério e não permitiu a entrada da imprensa e dos torcedores no treino. Mesmo com o suspense, o volante Roberto Lopes deve ser um dos titulares hoje, substi-

tuindo Luciano que teve uma lesão. A escolha encerra os boatos de que Lopes estaria acima do peso. “Fiquei com raiva nesse período porque ouvi pessoas dizendo que eu estava gordo, mas não

quis nem me manifestar para evitar esses comentários. Mostrei ao professor que estou bem fisicamente”, desabafou o volante. Ainda esta semana, a diretoria regatiana anunciou a contratação de três reforços para o restante do Brasileirão, o lateral direito Everton Silva (ex-Flamengo e que estava no Atlético-GO), o meia Diego Palhinha (ex-Avaí) e o volante Gilberto (ex-América-MG). Todos eles se apresentam ontem, mas não podem enfrentar o Bragantino, na terça, em São Paulo, por não estarem regularizados. Sabendo da pressão sobre o adversário, do lado alvinegro a ordem é cautela. O técnico Nedo Xavier não quis fez muitas alterações no time titular, mexendo apenas no meia Didira, que não poderá jogar. Na rodada passada contra o Paraná, o atleta levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Em seu lugar Davi Ceará e Valdívia brigaram pela vaga, que deve ficar para Ceará. A arma do ASA para hoje será Lúcio Maranhão. O jogador não perdoou o adversário este ano. Em cinco confrontos, Lúcio Maranhão fez cinco gols e costuma jogar bem diante do CRB. A partida de hoje será comandada por Charles Hebert. Otávio Corrêa e Carlos Titara serão os auxiliares.

Ficha técnica Quando: hoje Onde: Estádio Rei Pelé Hora: às 16h20 Árbitro: Charles Hebert-AL Assistentes: Otávio Corrêa-AL e Carlos Jorge Titara-AL Ingressos: R$ 24,00 (arquibancadas baixas), R$ 40,00 (arquibancadas altas) e R$ 100,00 (cadeiras) Pontos de venda: Loja do CRB (Pajuçara); lojas Poly Sport (Centro, Ponta Verde, Iguatemi e Pátio Maceió); Super Bits (Av.Amélia Rosa); Federação Alagoana de Futebol (Centro); Bar do Macarrão (Salvador

VÔLEI DE PRAIA

Lyra); Sede da Comando Alvirrubro (Jaraguá); Mecânica Cristo (Clima Bom); Mercadinho J. Tigre (Vergel); Mídia Screen (Conj. José Tenório). CRB – Cristiano; Luiz Felipe, Rogelio, Thiago Gomes e Jadílson; Vítor, Diego Aragão, Roberto Lopes (Luciano) e Geovani; Thiago Bezerra e Wanderley. Técnico: Pintado. ASA – Gilson; Fabiano, Audálio e Edson Veneno; Gabriel, Cal, Lucas, Davi Ceará (Valdivia) e Chiquinho Baiano; Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão. Técnico: Nedo Xavier.

Treino

CSA goleia FF Sports Fase principal vai começar hoje em AL por 7 x 0 no Rei Pelé Os reforços

O CRB contratou três reforços na última quinta-feira, mas ainda não podemos atestar se a direção acertou a mão desta vez. Sem muitos recursos, o Galo precisa apostar em jogadores que estavam encostados nos seus times. Assim, as possibilidades de erros são muito maiores. O lateral Everton Silva, o meia Diego Palhinha e o volante Gilberto só devem estrear contra o América-MG.

Disputa acirrada

O alagoano Zé Carlos é mais um forte concorrente de Lúcio Maranhão na disputa pelo troféu de artilheiro da temporada. Com os dois gols marcados na vitória do Criciúma sobre o Avaí, ele chegou aos 32 na temporada. Lúcio tem 33.

Curto-Circuito Na próxima fase, o CSA vai enfrentar Campinense, Horizonte-CE ou Ypiranha-PE. O adversário do mata-mata vai ser definido amanhã, a partir das 16h. Os mata-matas da Série D já começam no próximo dia 2 de setembro. Por ter feito a melhor campanha na primeira fase, o CSA terá a vantagem de decidir a vaga na terceira fase em Maceió.

C

om 32 partidas disputadas e 40 duplas em ação, o qualifying abriu, ontem, a quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. Após o término da programação do primeiro dia de disputas na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), quatro duplas em cada naipe conquistaram as últimas vagas na fase principal da competição. O torneio principal começa neste hoje, às 8h, com entrada gratuita. O tor neio masculino, que tem 12 duplas, terá a primeira fase em sistema de grupos e, a partir das quar tas, eliminatór ia simples. No feminino, a competição se desenvolve em dupla elimina-

tória, com 10 parcerias na disputa. Os campeões serão conhecidos neste domingo. Na etapa alagoana, a cearense Shaylyn tentará deixar para trás a sina dos vice-campeonatos que vêm se acumulando no Circuito Banco do Brasil Challenger 2012. Nas três primeiras etapas, a Rainha da Praia de 2003 e 2006 terminou em segundo lugar, com três parceiras diferentes. Na etapa de abertura, em Aracaju (SE), Shaylyn foi vice-campeã jogando com Val. Depois, em São Luis (MA) voltou ao segundo lugar, desta vez ao lado de Chell (DF). Por fim, em Campo Grande (MS), sua parceria com a carioca Raquel também ficou em segundo lugar.

E

m um jogo-treino realizado ontem no Estádio Rei Pelé, o CSA goleou o FF Sports, time da segunda divisão do Estadual, por 7 x 0. O destaque da partida foi o atacante Paulinho Macaíba que desencantou e marcou três gols. O time foi acompanhado pelo técnico Lorival Santos, que não viajou com o elenco que vai enfrentar o Vitória da Conquista (BA). O time titular de ontem contou com: Flávio, Leandrinho, Adalberto, Leandro e Celico; Levi, Jucemar Gaúcho, Jonatas e Ronaldo; Paulinho Macaíba e Safira. VIAGEM Depois de mais de 15h de viagem, o CSA chegou ontem em Vitória da Conquista (BA) , onde enfrenta amanhã o time da cidade. O Azulão vai usar os reservas devido à classificação antecipada. Com isso, o time atuará sob o comando do assistente técnico Rodrigo

Fonseca. A equipe vai entrar em campo com Beto; André Luiz, Sinval, Rafael Araújo e Maxwell; Marcelo, Guêba e Jota; Warley, Washington e Robério. Washington será o único titular escalado pois não jogou na rodada passada contra o Feirense. Aproveitando a “folga”, o comandante Lorival Santos viajou nesta madrugada para Petrolina (PE) para observar o provável adversário da próxima fase, o Campinense. PATROCÍNIO Os dirigentes azulinos se encontraram ontem com o governador Teotônio Vilela, que se comprometeu em aumentar a cota de patrocínio do Azulão. Assim, o time passará a embolsar R$ 80 mil por mês, igualmente aos clubes que disputam a Série B, CRB e ASA. Com o valor o CSA espera quitar os salários atrasados. M.M.


A13

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Santos

Esportes

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

Rio

Série D

Campinense já está definido para amanhã

Muricy confirma time para jogo com Palmeiras

D

epois de sofrer bastante com falta de jogadores no início do Brasileirão, o técnico Muricy Ramalho, do Santos, enfim, está conseguindo repetir a escalação da equipe. Sem novos desfalques, ele já confirmou o time que enfrentará o Palmeiras hoje, às 18h30m (horário de Brasília), no Pacaembu, pela 19ª rodada do campeonato nacional. A formação será a mesma utilizada contra a Universidad de Chile, na última quarta-feira, em Santiago (CHI). Santos - Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Patito Rodriguez e Ganso; Neymar e André. Palmeiras - Bruno, Luiz Gustavo, Maurício Ramos, Leandro Amaro e Juninho; Henrique e Correa; João Vítor, Valdivia e Mazinho; Barcos. Técnico: Luiz Felipe.

luto

O zagueiro Dedé e o atacante Fred vão travar um duelo particular no clássico desta noite no Estádio do Engenhão

Nó tático Estrategistas duelam por três pontos no clássico de de hoje entre Vasco e Fluminense

“ Félix se destacou no Fluminense

Ex-goleiro Félix morre aos 74 anos

Q

uando se fala na galáctica seleção tricampeã do mundo de 1970, lembra-se logo dos medalhões. Os gols e os não gols antológicos de Pelé, os lançamentos milimétricos de Gerson, a inteligência de Tostão, a explosão de Jairzinho, a patada atômica de Rivellino, a liderança de Carlos Alberto Torres... Mas uma personagem, em especial, também deu sua grande contribuição para o título. Chamado carinhosamente de Papel, por ser tão magro e leve, o goleiro Félix deu seus voos rasantes e salvadores em jogos difíceis contra a Inglaterra e o Uruguai. Naqueles momentos, ajudou como nunca o país a viver a felicidade. O mesmo Brasil que agora fica triste com sua morte na manhã de ontem, aos 74 anos. Para quem é jovem e não viu ou já tem idade, mas não se recorda, os dois momentos de Félix na história brasileira nas Copas ocorreram em duas partidas das mais difíceis na campanha do tricampeonato mundial. A primeira grande defesa foi contra a Inglaterra. E ocorreu logo no início, quando o placar ainda estava 0 x 0. Aos 12 minutos do primeiro tempo, após centro da direita, Francis Lee cabeceou à queima-roupa. Félix defendeu e, no rebote, ainda sofreu falta do jogador. Àquela altura, tomar um gol certamente daria mais tensão ao time, que encontrava forte marcação inglesa. Depois, com um gol de Jairzinho, o Furacão, o Brasil saiu com o triunfo por 1 x 0.

Estratégia, em grego strategia”. A frase ficou famosa graças ao filme Tropa de Elite, quando Capitão Nascimento dava uma aula a aspirantes a uma vaga no Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). Porém, ela bem que poderia retratar uma conversa entre os técnicos Cristovão Borges e Abel Braga com seus respectivos elencos. Com atividades visando a neutralizar os pontos fortes e furar o bloqueio adversário, os treinadores trabalharam incessantemente os comandados para que a missão desta rodada seja cumprida. Assim, o duelo entre Vasco e Fluminense, hoje, às 18h30, poderá transformar o campo do Engenhão em um tabuleiro

de War. No lado vascaíno, mistério quanto ao esquema. Na última quinta-feira, antes do treino, Cristovão Borges, com prancheta na mão e peças postas, conversou com os jogadores. Depois, chegou a testar o time com três atacantes, com Wilian Barbio, Tenório e Alecsandro. O primeiro ocupou uma posição intermediária entre o meio e o ataque, auxiliando os dois setores. Nas Laranjeiras, o técnico Abel Braga começou a semana despistando os olhos do mundo da arma mais poderosa que tem nas mãos: a dupla de ataque Wellington Nem e Fred. Justamente os dois que brilharam na vitória sobre o Cruz-Maltino na decisão da Taça Guanabara, em fevereiro. Em trabalho que não contou com a presença da imprensa, terça-feira, o treinador observou atentamente a movimentação da dupla. Tudo para que o resultado de meses atrás se repita neste sábado.

“Sei que aparecerão poucas oportunidades, mas nossa equipe está bem. Quem cria as jogadas vive boa fase. Vou procurar me movimentar muito para fazer gols contra o Dedé e contra o Vasco, que é o principal. O sistema defensivo do time é muito bom, muito forte e marca pesado”, afirmou o atacante Fred. Ao comentar sobre a partida, o zagueiro Dedé salientou a qualidade do setor defensivo do rival e pode ter dado uma dica sobre as mudanças que Cristovão pode colocar em prática para surpreender Abel Braga. “Será um jogo de qualidade, onde terá, para mim, um dos melhores centroavantes, que é o Fred, com a defesa bem composta do Fluminense. Será um duelo de ataque contra defesa muito bom, mas acho que nosso time vai jogar de uma forma para tentar abrir essa defesa do Fluminense”, afirmou o zagueiro.

O terceiro confronto na atual temporada Entre as estratégias e as armadilhas dos técnicos, os soldados de Vasco e Fluminense chegam ao terceiro duelo entre eles este ano com um objetivo comum: a conquista da vitória no Engenhão. Com o Campeonato Brasileiro na virada de turno, o sucesso na batalha de sábado pode ser decisivo para o resultado final da guerra pelo título nacional. Durante o coletivo de quinta, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, o técnico Abel Braga escalou o time reserva do Fluminense de forma parecida com a equipe do Vasco, com três volantes no meio de campo e pressionando a saída de bola dos titulares, que se complicaram em alguns momentos. Na atividade, Abelão também promoveu o retorno do lateral-direito Bruno e do meia-atacante Wellington Nem aos titulares. A dupla – que está recuperada de estiramentos musculares – atuou nos primeiros 30 minutos da atividade. Após isso, o treinador colocou Wallace e Rafael Sobis –

que foram titulares durante a ausência de Bruno e Wellington Nem – nos 15 minutos finais do coletivo. A tática serve para confundir a cabeça de Cristovão, mas talvez nem o próprio Abel tenha decidido o time. Poderio aéreo preparado Em meios às alternativas estudadas antes do clássico, Cristovão Borges focou parte dos trabalhos dos últimos dias no treinamento defensivo e ofensivo das jogadas de bola parada. Na quinta, foram 30 minutos testando a defesa. Faltas da intermediária, lançamentos e escanteios. Tudo para tentar parar o time que fez grande parte de seus gols em jogadas pelo alto. Dos 29 gols do Flu no Brasileirão, nove foram feitos desta forma. “Tem de ter atenção nesta bola parada. Nosso time está muito bem na parte defensiva. Tenho certeza de que eles estão prestando atenção no nosso time”, avaliou Dedé. E Abel Braga deve mesmo seguir o conselho de Dedé. Na quarta, mais 30 minutos

de bolas levantadas na área, esquematizando a movimentação dos homens altos no time para surpreender a zaga adversária. “Estou tentando (fazer gols). Os homens altos são muito visados. Estou em uma fase sem gols, mas confiante que essa fase acabará”, antecipou o Mito.

Ficha VASCO x FLUMINENSE Hoje, 18h30, Engenhão Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ); Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia e Jackson Massarra dos Santos VASCO – Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nílton e Wendell; William Barbio, Juninho Pernambucano e Felipe; Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges. FLUMINENSE – Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Eusébio e Carlinhos; Edinho e Jean; Wágner, Thiago Neves e Wellington Nem; Fred. Técnico: Abel Braga.

O Campinense decide amanhã, às 16h, contra o Petrolina, no interior de Pernambuco, a sua sorte no Campeonato Brasileiro da Série D. O time que precisará de uma vitória simples na última partida desta fase de grupos já está na cabeça do técnico Freitas Nascimento, mas a escalação oficial só sairá momentos antes do jogo deste domingo. Pelo que deixou transparecer no primeiro coletivo da semana, o comandante rubro-negro deve promover duas novidades em relação ao time que empatou em casa com o Ypiranga de Pernambuco, pela oitava rodada. O volante Charles Wagner, livre do terceiro cartão amarelo, reforça o setor de meio campo, enquanto Marquinhos Marabá, que tem feito gols nos últimos jogos da equipe, ganha a titularidade ao lado de Warley.

Pantera, Ferreira, Breno, Ben-Hur e Renatinho; Charles Wagner, Izaías, Adriano Felício e Fernandes; Marquinhos Marabá e Warley. Essa foi a equipe que recebeu o colete de titular. Na segunda parte do treino, Freitas fez três modificações: Mádson, Nino Paraíba e Anderson Oliveira entraram nos lugares de Ferreira, Fernandes e Warley. “Estamos na segunda semana de treinamentos e acredito que, se não houver nenhum problema de última hora, devo começar a partida com a mesma formação dos dois últimos coletivos. Mas, precisamos pensar em opções para a situação no jogo.”, disse o técnico da Raposa. Com o Baraúnas classificado em primeiro lugar do Grupo A3, Campinense, Horizonte e Ypiranga disputam a segunda vaga para o mata-mata da Série D. Dessa briga, sai o adversário do CSA.


A14

O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br AFRÂNIO APTO. NA JATIÚCA EXC. QUARTO E SALA, DIVISORIA, ARMÁRIOS BLINDEX NASCENTE 160 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

AFRÂNIO APTO. EM MANGABEIRAS. EXC. QUARTO E SALA NASCENTE ENTREGUA OUTUBRO 2012 APENAS 135 MIL TR.91161734, 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO MURILÓPOLIS: 110M2, 03 QUARTOS, SUITE, WC SOCIAL, DCE, NASCENTE SALA EM L, VLR 140. MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

Apto MurilopolisCod:966 - Icarai, 2 quartos, rua tranquila, predio caixão - R$ 100 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606

ATENÇÃO: REGULARIZE SEU IMÓVEL, PROCURE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO. LIGUE E MARQUE UMA VISITA. TRATAR 8807 7282/ 9336 - 1444 CRECI 759

AILTON - STELLA MARIS, VENDO APT 03 QUARTOS. SUITE COM ARMARIOS, VARANDA, ELEVADOR, PROX. AO MAR. VAlOR R$ 220 MIL. Tratar 8807-7282 / 93361444. Creci 759

AILTON - JATIÚCA, APTº 02 QUARTOS, SALA, CONDOMÍNIO FECHADO. APENAS R$ 110 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 88077282/9336-1444 CRECI 759

AFRÂNIO STELLA MARIS: 92 M2 03 QUARTOS SENDO UMA SUITE, DCE VARANDA, PISCINA, 02 VAGAS COND 350 REAIS, VLR 260 MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865.

APTO. VENDA FAROL REF.02. FAROL (PRÓXIMO TRIBUNAL DE CONTAS) - Em construção. Ap com 112m², sala de estar e jantar com varanda, 3 quartos sendo 2 suítes, hall,WC social, cozinha, a.serviço, dce, 2 vagas, nascente, R$ 350 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144 CRECI -343. REF.10. FAROL – Ap. com sala de estar e jantar, com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte, WC social, hall, cozinha, área de serviço e dependência de empregada. Área: 91 m². R$ 320 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343 JÔ 08 – FAROL – 94M² - A comodidade é sua vizinha! Aptº nascente e ventilado, c/ 03 quartos, sendo 01 suíte, wc social, sala grande, DCE, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 135.000,00. O prédio tem poço artesiano. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

JATIÚCA REF. 09. STELLA MARIS – Ap. com sala de estar e jantar, com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte,WC social, cozinha, apoio de serviço, dependência de empregada. Área 91m². 2 vagas de garagem. R$ 335 mil. Tr. 9351-4440 / 87290144. CRECI- 343

AILTON - STELLA MARIS, OPORTUNIDADE APT 03 QUARTOS, VARANDA, ELEVADOR, NASCENTE, APENAS R$ 185 MIL, MOTIVO VIAGEM, ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759 AILTON - BARRO DURO, EXC. CASA 03 QUARTOS, SUITE, ARMÁRIOS, GARAGEM, 03 CARROS, MUITA ÁREA. VALOR R$ 300 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO, TRATAR 8807-7282 /9336-1444. CRECI 759 AILTON - FAROL, EXCELENTE CASA 04 QUARTOS O1 SUITE, GARAGEM 02 CARROS QUINTAL. APENAS R$ 220 MIL ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/93361444. CRECI 759 JÔ 14 - JATIÚCA - 78,66m2 – E você chegou a pensar que morar bem custasse caro! sala de estar/jantar, varanda,02 suítes,cozinha,área de serviço, quarto reversível e wc.02 Vagas - Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 10 - JATIÚCA –Saia do aperto! Aptº com 84m²- Sala de estar,sala jantar,cozinha, 03 quartos, 02 WC’s, área de serviço. Área de lazer na cobertura: sauna,piscina e salão de festa.02 vagas. R$ 240.000,00.Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 -Creci 2523

OUTROS BAIRROS JÔ 12 - PRÓXIMO AO MAIKAI – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, sala de estar/jantar, wc social, cozinha, área de serviço e 1 vaga. Andar alto e nascente. R$ 220.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

PONTA VERDE REF. 05. PONTA VERDE – Ap com 2 salas amplas com varanda, 3 quartos sendo 2 suítes, todos com armários, cozinha com armários, dependência completa empregada, 02 vagas. A. útil 109m². R$ 410 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

AILTON - SANTO EDUARDO, CASA 03 QUARTOS 01 SUITE. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 270 MIL TRATAR 8807 7282/ 9336 - 1444 CRECI 759

AILTON - VERGEL, CASA NO CONJ. JOAQUIM LEÃO, CERAMICA, GARAGEM, QUINTAL, EXCELENTE ACABAMENTO. VALOR R$ 100 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282 / 93361444. CRECI 759

AILTON - FAROL PRÉDIO COMERCIAL, RUA CORONEL LIMA ROCHA. R$ 160 MIL, DOCUMENTADO. ACEITO TROCA, TRATAR 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759 REF.01. PONTA VERDE - Em construção, ap. com 149,49m² sala de estar e jantar,4 qtos s/3 stes s/1 ste master, quarto reversível para gabinete, varanda gourmet c/bancada de apoio e ponto elétrico, churrasqueira, coz. C/despensa,DCE,área de serviço.Prédio c/3 elevadores,s/2 sociais e 1 de serviço.Piso porcelanato.2 vagas.R$ 645 mil. Parcelo direto e pelo banco.Entrega jan/2013. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343. REF.08. EXCELENTE COBERTURA duplex na Ponta Verde. No primeiro piso: sala de estar,sala de jantar,varanda,lavabo,hall,3 stes s/ uma de vestir,coz., despensa, área de serviço, dependência de empregada. Escada para acesso à cobertura, com sala de estar, 1 suíte,piscina c/deck,ducha,churrasqueira,WC e terrace.4 vagas de garagens. Área útil de 329,94 m².R$ 1 milhão e 250 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343 REF.11. PONTA VERDE –Sala de estar e jantar com varanda,3 quartos sendo 1 suíte com closet,ampla cozinha com despensa,área de serviço e dependência de empregada. 2 vagas. R$ 600 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144.CRECI343 JÔ 06 - PONTA VERDE - 98m2 Novaço! Corretor bom é assim:só vende o que é bom! 03 quartos sendo 2 suítes,wc social,cozinha,terraço,sala em “L”,área de serviço,DCE .02 Vagas.Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF.07. EXCELENTE OPÇÃO À BEIRAMAR, na bela praia de Ponta Verde.Ap. com sala de estar,sala de jantar,varanda social,4 quartos sendo 1 suíte,WC social, cozinha, lavanderia, dependência de empregada,área 178m²,2 vagas. R$ 850 mil. Tr. 9351-4440 / 87290144. CRECI- 343 JÔ 13 – PONTA VERDE –Aptº com 02 quartos sendo 1 suíte - sala de estar/jantar, varanda, armários, wc social, cozinha,área de serviço,01 vaga.Nascente! R$ 190.000,00.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

monteiroimoveisal.com

AILTON - PONTA GROSSA, CASA PROXIMO AO TERCEIRO DISTRITO POLICIAL, LAJE, QUINTAL, VALOR R$ 120 MIL. TRATAR: 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

AILTON - CASA PROX. AO SHOPPING, PÁTIO COM 04 QUARTOS, GARAGEM 03 CARROS, ÁREA DO TERRENO 11X100 APENAS R$ 160 MIL. FRUTIFICADA TRATAR 88077282 /9336-1444. CRECI 759

AILTON - TERRENO JARDIN PETRÓPOLES II, ÓTIMO TERRENO MED. 7X30, MURADO ESCRITURADO, PROXIMO AO MAKRO. APENAS R$ 38 MIL TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759 JÔ 05 - PONTA VERDE 112,40m2 - A 50 metros da praia mais linda do Brasil! 03 quartos sendo 01 suíte, 02 salas, varanda grande, wc social, cozinha, área de serviço, DCE, 01 vaga. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 02 - PONTA VERDE - 127m2 - Agora sim, você não tem desculpa pra não querer morar bem! 03 quartos sendo 01 suíte, varanda, sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, DCE. 01 vaga. Somente! R$ 255.000,00 – Pra você eu financio! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

AFRÂNIO TERRENO NA SERRARIA, EXC 16X30 NASCENTE CONDOMINIO RESERVA DO VALE VALOR 260 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865. AFRÂNIO CASA NA JATIÚCA, EXC; 04 QTS, SUITE, WC SOCIAL + DCE, GAR. 02 CARROS, NASCENTE PROX. AO MAIKAI: 600 MIL FINANCIO TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865 AFRÂNIO CASA NA SERRARIA, EXC. 02 QUARTOS SEUNDO 01 SUITE GARAG 04 CARROS, NASCENTE TERRENO 22X30 ÁREA VERDE, NO FINAL DO JOSÉ TENÓRIO VALOR 250.MIL TRATAR 9116-1734/ 99354419 CRECI 865

PAJUÇARA JÔ 09 - PAJUÇARA -74,06m2 - É sossego na sua vida e no seu bolso! Sala em “L”,3 quartos sendo 1 suíte,wc social,cozinha,área de serviço,wc de serviço,01 vaga no pilotis.R$ 235.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

TABULEIRO VENDE-SE apto.no Conj.José Tenório, bloco 33, 3º andar,2 qtos., reformado. Tr.: 8877-2420.

TRAPICHE REF. 04. TRAPICHE -Ap Beira Mar projeto Minha Casa minha Vida, sala para 2 ambientes,2 quartos sociais,wc social, cozinha, área serviço, Elevador, Quadras esportivas piscina,1 vaga.R$ 145 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

APTO. ALUGA OUTROS BAIRROS ALUGO Renovatio (1.000) e Ritz suítes (1.400) mobiliados e Iptu incluso. Tr.: 9982-0927

CASA VENDA CRUZ DAS ALMAS JÔ 11 – CRUZ DAS ALMAS – Linda casa com excelente área de lazer. sala de estar,jantar,terraço,03 quartos sendo 1 suíte máster com closet,hidro,sauna, wc social, DCE, cozinha, piscina, garagem, splits, poço artesiano, câmeras (internas e externa), portão eletrônico, canil.Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF. 06. CRUZ DAS ALMAS -Excelente casa com ótima área residencial, próxima a Faculdade, Hipermercado, Shopping e praias.Sala 2 ambientes,3 quartos sendo 1 suíte,área de serviço, dependência de empregada, garagem e piscina.R$ 450 mil.Área:180m².Tr. 9351-4440 / 8729-0144.CRECI- 343

FAROL JÔ 04 - FAROL - 360m2 - Chame os amigos pra fazer aquele baita churrasco! Casa com 02 salas, 03 quartos sendo 2 suítes, wc social, DCE, terraço, área de serviço. Garagem para 04 carros. Nascente! Próx. a Casa Vieira. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 03 – FAROL – A oportunidade só bate uma vez à sua porta! Casa a 50 metros da Fernandes Lima. Terreno med. 10 x 90m excelente p/comércio e moradia. Sala de estar, sala de jantar, terraço, 3 qtos s/1 ste, wc’s, cozinhas enormes, garagens, quintal grande. 2º piso com outra dependência completa. É muita casa! Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

OUTROS BAIRROS JÔ 07 - JD. PETRÓPOLIS I - Tem tudo de bom, agora só falta você! Excelente casa com 03 quartos grandes, sendo 1 suíte, sala grande, wc social, cozinha espaçosa, área de serviço e DCE enormes, garagem p/ 02 carros. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 VENDO casa na Santa Lúcia, 1º andar, ótima localização. R$ 60 mil. Tr.: 9108-2973

SERRARIA VENDO casa no Jardim Europa, Serraria, c/4 qtos. S/3 stes., wc social, sala de estar e visita, 223m², área construída, terreno 12x30, garagem p/3 carros. Tr.: 99723561/ 8818-3758. Creci: 1675

Sauasuy Lote nascente 10x30. Apenas R$ 16.999,00. Tr.: 8822-5050/ 9326-1903 AFRÂNIO CASA NO POÇO, EXC: 03 QTS S/ 01 SUITE, WC SOCIAL, GAR. 02 C A R R O S , NASCENTE, QUINTAL TERR. 12X27 VLR. 185 MIL FINANCIO. TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865 JÔ 01 – SERRARIA – O 1º a ligar é o dono! Casa nascente.Sala de estar,sala de jantar,varanda,3 qtos s/1 ste,gabinete grande, wc social, coz., DCE, garagem,jardim (espaço p/ piscina).Toda solta! R$ 220 mil – Motivo:viagem! Tel. 8811.8410 - Creci 2523

TABULEIRO VENDE-SE uma casa no Graciliano Ramos,c/ 3 qtos.S/2 stes.,2 salas,cozinha, garagem e área de serviço. Tr.: 9609-6655/ 8104-8732

CASA ALUGA FEITOSA REF.12. FEITOSA – ALUGO casa c/1º andar,sala grande c/terraço,3 qtos s/1 ste c/varanda,WC social, copa e cozinha, 2 vagas. Portão elétrico e cerca elétrica. R$ 850 com IPTU incluso. Tr. 9351-4440 / 8729-0144.CRECI- 343

AFRÂNIO CASA EM JACARECICA, EXC: 02 QUARTOS. SALA COZINHA NASCENTE LAJEADA CONDOMINIO FECHADO APENAS 75 MIL TRATAR; 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

COMERCIAL ALUGA OUTROS BAIRROS ALUGO clínica com 6 salas na Iris Alagoense, ideal p/ cons. ou laboratório.Tr.: 9982-0927

TERRENOS VENDA PRAIAS REF:03. FRANCÊS-Terreno Loteamento Via Mares medindo 15x30 R$ 77 mil Tr. 9351-4440 – CRECI 343.

LOTES VENDO OU TROCOpor carro terreno no Francês, Lot. Encontro do Mar, med. 12x30.Tr.: 9949-4067/ 8803-3935.

EMPRESA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO SELECIONA: ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO E MÉDICO(A) DO TRABALHO AMBOS COM EXPERIÊNCIA NO SETOR. ENVIAR CURRÍCULO: gestaodep e s s o a s b i o e n e r gia@gmail.com EMPREGOS PROCURA-SE

VEÍCULOS IMPORTADOS

DOMÉSTICOS

PEUGEOT

PRECISO TRBALHAR DE companhante de idoso, c/experiência. Tr.: 8104-0882

VENDO Peugeot/207 Passion XRS,cor prata, ano 2010.Valor R$ 23.500,00. Tr.: 3325-1756/ 8869-5319

VEÍCULOS CHEVROLET

NEGÓCIOS

VECTRA

GRANITO DIRETO PEDREIRA, ESPÍRITO SANTO pisos 1ª linha 55x55 - 1,5cm a partir de R$ 57 m² branco Dallas, preto SG, amarelo, verde e outros. Atendemos no Shopping, construtiras, e beneficiamos soleiras, escadas, peituris, bancadas e etc. Preço material acabado R$ 180 m².Contato:41 84899039/ 84 3217-4252

VENDE-SE Vectra mais famoso da cidade, completo, cor prata, ano 2000. Tratar pelo telefone para contatos: 9903-3349

VEÍCULOS FIAT PALIO VENDE-SE um Palio completo, 2001, conservado.Tratar pelos telefones para contatos: 8804-9109/ 9971-9057.

DIVERSOS

VENDE-SEuma lancha Feper c/8 lugares,2011,casco novo,c/cobertura noca. Tr.: 9981-7896/ 8859-3372/ 91559410 ACEITA-SE ENCOMENDAS DE: doces e salgados.Tr.: 3338-2829


B1

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Dois Paula Carvalho Estadão

D

eixar transparecer o homem em estado puro: este era o grande objetivo das peças de Nelson Rodrigues. Com seus dramas familiares e tragédias cariocas, o pernambucano radicado no Rio de Janeiro afirmava: “Teatro não ter que ser bombom com licor. Tem que humilhar, ofender, agredir o espectador”. “Desde A mulher sem pecado, Nelson se dedicou à construção de uma obra dramática que falasse sobre o Brasil e os brasileiros - diferentemente de muito do que era feito no período, já que grande parte dos textos encenados eram estrangeiros ou escritos por autores que encaravam a dramaturgia como hobby”, avalia a pesquisadora Jade Gandra Martins, que dá aulas de teatro e cinema na Universidade Federal de Santa Catarina. A partir da montagem de “Vestido de noiva”, em 1943, por Ziembinski, iniciou uma grande mudança na linguagem dramática brasileira. Inovou na construção de diversos planos de ação, no uso do flashback e dos diálogos – que agora eram bem distantes da língua escrita, cheios de gírias, deixando que os personagens pudessem ser explorados a partir de como falavam. Além da mudança na dramaturgia e na cultura do teatro no País, também foi responsável construir uma arte “consciente de sua atuação, que buscava dialogar com diretores e escritores e adaptar as influências de vanguardas estrangeiras à realidade brasileira”, complementa Jade. Para o historiador Henrique Gusmão, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nelson defendia um resgate de valores humanos que estavam sendo perdidos com a modernidade. Para isso, a razão era menos importante do que a experiência adquirida com a vivência, com sentimentos de dor, perda, alegria, amor. A arte rodriguiana tinha, por essa premissa, a função de lembrar o espectador de uma potência vital e emocional do homem. “O escândalo em suas peças, portanto, tem como objetivo reavivar um lado ‘santo’, que só aparece em contraste com o mal, com o que é demoníaco”, aponta Gusmão.

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Um século de um anjo provocador

Considerado uma das mais emblemáticas personalidades do teatro brasileiro dos anos 60 e grande líder artístico pela liberdade de expressão, Nelson Rodrigues é reverenciado por pesquisadores e intelectuais brasileiros no mês de seu centenário, celebrado no último dia 23

Nelson Rodrigues se caracterizou por opiniões polêmicas e frases antológicas, que chamavam quase tanta atenção quanto sua obra inovadora e perturbadora

O escritor e dramaturgo Nascido Nelson Falcão Rodrigues, em 23 de agosto de 1912, no Recife, Nelson mudou-se com a família para o Rio de Janeiro aos 4 anos. Começou a escrever contos aos 10 anos e, aos 13, já trabalhava como repórter nos jornais “A Manhã” e depois em “Crítica”, ambos de seu pai, Mário Rodrigues. Em dezembro de 1929, o fato mais marcante da vida de Nelson: uma mulher da sociedade, Sylvia Serafim, injuriada pela notícia publicada na “Crítica” sobre seu divórcio, entrou na redação do jornal pedindo para falar com Mário Rodrigues. Como ele não se encontrava, seu filho Roberto, irmão de Nelson, a recebeu em sua sala. A mulher sacou um revólver da bolsa e o atingiu mortalmente no peito. Nelson jamais se esqueceria da frase dela: “Vim aqui matar Mário Rodrigues ou um de seus filhos”. A primeira peça de Nelson foi escrita por acaso. Sua intenção era escrever uma chanchada quando soube que era um produto que rendia bastante dinheiro. No entanto, assim que começou a escrever “A mulher sem pecado”,

percebeu que o drama se impunha. A estreia foi em 9 de dezembro de 1942, no Teatro Carlos Gomes, no Rio. Um ano depois, em 28 de dezembro de 1943, sob a direção de Ziembinski, seria encenada sua segunda peça, considerada um marco para o teatro brasileiro. “Vestido de noiva” inovava ao contar uma história que acontecia em três planos simultaneamente. A terceira peça, “Álbum de família” (1945), seria proibida pela censura de ser encenada por 19 anos. Recheada de incestos, ela dividiu a opinião dos críticos e fãs, que o haviam consagrado antes. Ao todo, Nelson escreveu 17 peças, além de contos, crônicas e romances – alguns publicados sob o pseudônimo de Suzana Flag. Moralista assumido, o escritor e dramaturgo se caracterizou por opiniões polêmicas e frases antológicas que chamavam quase tanta atenção quanto sua obra inovadora, provocadora e perturbadora. Morreu em 21 de dezembro de 1980, aos 68 anos, de complicações cardíacas e respiratórias.

O Nelson teatral: moral ou amoral? Quando entrou em cartaz “Perdoa-me por me traíres”, em 1957, encenada pelo próprio autor no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o furor da plateia foi tanto que o deputado Wilson Leite Passos chegou a puxar uma arma para ameaçar os atores. Poucos dias antes de estrear, no dia 15 de junho, Nelson escreveu um artigo para o jornal Manchete em que dizia: “A ficção, para ser purificadora, precisa ser atroz. O personagem é vil para que não o sejamos. Ele realiza a miséria inconfessa de cada um de nós. A partir do momento em que Ana Karenina, ou Bovary, trai, muitas senhoras da vida real deixarão de fazê-lo”. É impossível determinar se Nelson pregava a moralidade ou a imoralidade em seu teatro, segundo a professora pós-doutouranda em Literatura na Universidade de São Paulo Elen de Medeiros. Em “Anjo negro”, por exemplo, o autor foi acusado de preconceito, teve o seu trabalho censurado, depois visto como uma manifestação contra o racismo. O personagem principal, Ismael, era um negro que foi tratado como um “homem de dignidade dramática”, conforme Nelson defendeu em O Cruzeiro - sem o paternalismo com que se tratava a questão do preconceito naquela época. Ele era sensível e inteligente, mas também capaz de cometer violências e suscetível a fraquezas humanas. “O que falta é perceber que o que está em jogo não é uma defesa ou não do racismo, mas colocá-lo em tensão. E isso Nelson faz também com a moralidade: ele coloca a moral social de uma época em tensão, provocando o público, mas não defende nem uma coisa nem outra”, afirma a professora. Ainda segundo E len, o teatro rodriguiano “se complexifica à medida que se desenvolve”. Ao trazer situações-limite, Nelson revela em sua obra o que há de mais essencial no homem, destituído das regras sociais e sempre em conflito consigo mesmo, com a sociedade e com os valores impostos.


B2

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

Roteiro Hoje

O rock da Alma de Borracha é atração do Orákulo Chopperia, às 21h. A banda estará no comando do I Love Rock´n´roll, que também contará com a mistura alternativa de pop, dance, rock e e-music da discotecagem do DJ Finizola. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (estudante). Mais informações: (82) 3326-7616. A obra musical de Djavan, interpretada por Igbonan Rocha no show Djavanear, marca o retorno do projeto Tributos ao palco do restaurante Vila Chamusca (Alto de Ipioca) às 21h. Durante o show, Igbonan homenageará o compositor com 35 canções do compositor, escolhi-

Horóscopo

das por amigos e através de pesquisas. Ingressos: R$ 10 (individual) e R$ 40 (mesa). Reservas de mesas: (82) 9613-2595/9106-2665. A Cia. de Teatro Terça Insana chega a Maceió com o espetáculo “Antes que o mundo acabe”. Abordando o fim do mundo, segundo a profecia maia, de forma cômica e com personagens clássicos expondo no palco suas principais dúvidas sobre o assunto, a peça será encenada no Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições de Maceió), às 21h. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), à venda na loja AD Life Style. Mais informações: (82) 3032-5210/9601-2828.

INSTITUTO OMAR CARDOSO

WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

20 março a 20 abril

21 abril a 20 maio

21 maio a 20 junho

21 junho a 21 julho

prudência você chegará onde xito nos trabalhos que necessitam ia neutro no qual deverá esforçarense no seu êxito e não dê importânCsional.omdeseja. Ê D P Dia propício no plano profismuita perícia, nos negócios iniciados -se para conseguir o que pretende. cia a boatos e impressões negativas. Também favorável para jogos, anteriormente e na vida pública de um Adote uma posição de prevenção, Atravessa um bom período material do loteria e sorteios. No trabalho, devido a um aspecto do planeta Júpiter, poderá surpreender-se com uma possível gratificação em dinheiro.

modo geral. Ótimo para decorar o lar e para renovar o ambiente de trabalho. As coisas podem escapar ao seu controle.

evitando compromissos além dos que possa cumprir. O dia poderá ser muito divertido para você; devido ao seu espírito mais aberto e franco.

ano. Você poderá progredir muito mas através do seu próprio esforço. Pessoas expansivas poderá trazer alegria para você.

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

22 julho a 22 agosto

23 agosto a 22 setembro

23 setembro a 22 outubro

23 outubro a 21 novembro

s primeiras horas deste dia, poderão uita coisa melhorará consideraovas descobertas podem trazer udo indica que você terá que tomar A M N T ser propícias para o trabalho e as velmente no que diz respeito às momentos de maior entrosamento alguma cautela na parte profissional. suas iniciativas de um modo geral. finanças. Contudo, não se descuide da afetivo com seu par nesta noite. Devido ao bom aspecto de Mercúrio em Ótimo prenúncio para amor e para a família. Nunca desista de procurar aquilo que você deseja.

saúde e evite a precipitação nos negócios. Vênus em bom aspecto, revela um período de muita harmonia no lar.

Aproveite suas oportunidades para arquitetar novos planos. Esteja atento para uma novidade ou uma visita.

seu horóscopo hoje, poderá progredir bastante, profissional e socialmente. Lucrará no comércio de livros e material de ensino, de um modo geral.

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

22 novembro a 21 dezembro

22 dezembro a 20 janeiro

21 janeiro a 20 fevereiro

21 fevereiro a 20 março

confie em pessoas estranhas e olegas de trabalho poderão livrá-lo alvez não consiga hoje investir nas lua na posição em que está, vai Noutroãonaslado, C T A novas amizades que fizer. Por de embaraços financeiros neste suas ideias e nem da liberdade que estimulá-lo ainda mais. Dê assim, conseguirá realizar boa parte dia, principalmente se forem do sexo precisa para realizar o que pretende. vazão ao seu otimismo. Tome as iniciade seus anseios e de desejos, relacionados com a profissão. Êxito no contato com o sexo oposto.

oposto. Evite exagerar nas palavras. Dê mais atenção à sua família. A sua saúde pode estar mais frágil. Oportunidades de grandes momentos no amor.

Mas é provável que, se meditar sobre a opinião dos outros, terá recompensa num futuro próximo. Boa influência para o romance e o casamento.

tivas que julgar indispensáveis. Evite intrigas e ainda será preciso alternar os períodos de atividade com momentos de descanso.


B3

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Dois

A

horrores, de um sofrimento indizível”, resumiu o presidente da fundação. Segundo Araújo, o reconhecimento do local como patrimônio cultural tem a importância de “contar a história” e não será “apenas um registro para a população negra, mas para toda humanidade”. Ele acredita que o local “será abraçado” como ponto turístico, como ocorre com o Pão de Açúcar e o Corcovado. O presidente da Fundação Palmares reage duramente a quem se opõe a transformar o Cais do Valongo em patrimônio da humanidade. “Alguns

são cínicos, querem esquecer que houve tráfico negreiro? Ninguém nega o Holocausto [da 2ª Guerra Mundial] ou o lançamento da bomba atômica [sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão]”, compara, ao lembrar que há sítios para a memória desses acontecimentos. Se o Cais do Valongo for reconhecido como patrimônio da humanidade, será o primeiro porto de entrada de escravos com esse status no mundo. Para Ali Moussa Iye, diretor na Unesco do projeto A rota do escravo, “o sítio tem importância universal”

e “é um patrimônio de valor excepcional”. Ele sugere que, além do cais, haja espaço no entorno para um museu dedicado à memória da escravidão. “O tráfico desumanizou as pessoas; precisamos contar essa história para reumanizar”, defende. Segundo ele, iniciativas como o reconhecimento das rotas da escravidão “rompem o silêncio”, estabelecem um diálogo entre “quem sente culpa” (os países escravistas) e “quem tem vergonha” (os países africanos de onde saíram os escravos) e abrem a possibilidade de “interação” e “troca cultural”.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Espaço que circundava o castelo medieval Ator de "Perfume de Mulher" (Cin.)

Cirurgia feita por obstetras

Documento para viagens internacionais

Recurso hídrico abundante no Brasil

Capital brasileira fundada na construção da ferrovia MadeiraMamoré

Narcótico extraído da papoula, usado como sonífero Rua, em francês

Cópia de documento

O dente usado para cortar alimentos

Lionel Messi, em 2011 (fut.)

Ao (?): à vontade

Acessório usado por crianças, na piscina

Ver, em inglês Capacho; bajulador (fig.)

Folga; repouso Totalmente queimada

Força ausente no depressivo

Destinos; direções

Letrasímbolo do itálico (Tipog.)

Deus, em italiano

Partido Líder dos Trapalhões (TV)

Prefixo de "ultramar", significa "além de"

Riqueza (?) de voo, pecuária equipamento utlizado para treinar pilotos Um dos profetas menores (Bíblia)

Peça que veda garrafas

(?) sorte: recado inscrito na prova Purifica Disposta para a guerra Maomé, em relação a Alá (Rel.)

BANCO

Ozzy Osbourne, astro do rock

"(?) Aqui, o que É?", sucesso de Ary Barroso

Instância da justiça eleitoral (sigla)

Letrasímbolo da maçonaria

Voltar; regressar

Isaac Newton, físico inglês

48

Solução

O

no Brasil desembarcaram no local, que funcionou por cerca de 70 anos, desde 1758. A estimativa citada por Araújo é que o local tenha recebido até um quinto dos escravos trazidos ao Brasil. Eles chegaram pelo Rio de Janeiro para trabalhar na exploração de ouro em Minas Gerais e na plantação de cana-de-açúcar em engenhos da região. Em 380 anos de escravidão, o Brasil absorveu cerca de 40% do total de negros traficados pelo Oceano Atlântico. O País foi o último do Continente Americano a abolir a escravatura (1888). “Foi um ciclo de

F

Fundação Cultural Palmares quer tornar o Cais do Valongo, na zona portuária do Rio de Janeiro, patrimônio histórico da humanidade. Em setembro, pesquisadores das universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal Fluminense, representantes do movimento negro e técnicos da prefeitura do Rio, do governo estadual e da fundação irão se reunir para elaborar e apresentar um dossiê histórico sobre o sítio para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A ideia foi lançada, esta semana, pelo presidente da fundação, Elói Araújo, no Seminário Internacional sobre a Gestão de Sítios Históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão, realizado em Brasília e que marca o aniversário de 24 anos da Fundação Palmares. “O Cais do Valongo é um ambiente que reúne as condições de ser um sítio de memória”, disse o presidente ao explicar que cerca de um milhão de pessoas trazidas da África para serem escravizadas

P A L P A O C I I N B O

TV mar NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aflita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aflita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aflita 07h00 - Almoço C/ Notícia

Agência Brasil

M T E L L HO E R U JO G D A I DO O R D O V A I N R O

TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 06h30 - Caminhos da Reportagem 07h30 - Ser Saudável 07h45 - Reencontro 08h30 - Angelina Balerina Princesa Sherazade 09h00 - Barney e Seus Amigos 09h30 - Inami 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - Os Pezinhos Mágicos de Franny 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - Balançando o Ganzá (Local) 12h15 - Em Dia Com a Justiça (Local) 12h30 - Faixa Musical (Local) 13h00 - Horário Político 13h30 - Louie 14h00 - Vida de Artista – (Local) Reprise 14h30 - Escola Viva na TVE (Local) Reprise 15h00 - Programa Especial 15h30 - Conhecer (Local) Reprise 16h00 - Expedições 16h30 - Alto-Falante 17h30 - Segue o Som 18h30 - Aglomerado 19h30 - ParaTodos 20h00 - Comentário Geral 20h30 - Horário Político 21h00 - Repórter Brasil 21h30 - Musicograma 22h00 - Doc. Especial 22h30 - Programa de Cinema 23h50 - Curta TV 00h20 - Caminhos da Reportagem 01h20 - Segue o Som 02h20 - Curta os Curtas 03h00 - Diverso 03h30 - Samba na Gamboa 04h30 - A Grande Música 05h30 - Via Legal 06h00 - Brasil Eleitor

Cais do Valongo, no Rio, recebeu durante 70 anos cerca de um milhão de negros vindos da África

P O A P O R R I U T O V E O I S A B O A E I N E R A O I T M UL A D O T S I R D B A T I O R A G E I

TV PAJUÇARA - REcord Canal 11 Vai chegar.

Ideal parte da Fundação Palmares e de movimentos negros, que veem no local um sítio de memória de excepcional valor histórico

S S S O R I I O N C I I S I I V A O M O N S

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 06h05 - Globo Educação 06h25 - Globo Ciência 06h50 - Globo Ecologia 07h15 - Globo Universidade 07h40 - Ação 08h05 - Sítio do Picapau Amarelo 08h15 - Turma da Mônica 08h35 - AL Esporte 09h35 - TV Globinho 12h00 - Terra e Mar 12h15 - AL TV - 1ª Edição 12h35 - Globo Esporte 13h00 - Horário Político 13h30 - Jornal Hoje 13h55 - Estrelas 14h45 - TV Xuxa 16h05 - Caldeirão do Huck 18h00 - Amor Eterno Amor 18h50 - AL TV - 2ª Edição 19h10 - Cheias de Charme 20h00 - Jornal Nacional 20h30 - Horário Político 21h00 - Avenida Brasil 22h15 - Zorra Total 23h20 - Supercine A Lista – Você está livre hoje? (Exibição em HD) 01h15 - Altas Horas 03h20 - Os Simpsons 03h45 - Corujão

Porto de escravos pode se tornar Patrimônio da Unesco

L L A C R M E

Tv Alagoas - Sbt Canal 5 06h00 - Chaves 07h00 - Igreja Mundial 07h30 - Gente em Evidência 08h00 - Sábado Animado Continuação 08h30 - Brasilia em Destaque 09h00 - Igreja Universal 10h00 - Fejal 10h30 - Sábado Animado ­Continuação 12h15 - Circuito Alagoas 12h45 - Plantão de Sábado 13h00 - Propaganda Eleitoral Gratuita 13h30 - Plantão de Sábado ­Continuação 13h45 - Nordeste Mais 14h15 - Programa Raul Gil 18h00 - Aventura Selvagem 18h45 - Mais Estilo 19h10 - SBT Brasil 19h45 - Esquadrão da Moda 20h30 - Propaganda Eleitoral Gratuita 21h00 - Supernanny 22h00 - O Maior Brasileiro de Todos os Tempos ­ Reapresentação 23h00 - Cine Belas Artes Filme: A Fantástica Fábrica de Chocolate Elenco: Gene Wilder, Jack Albertson, Roy Kinnear e Julie Down Cole Gênero: Aventura 01h00 - Dois Homens e Meio Two And a Half Men 02h00 - Encerramento de Programação

Variedades

3/dio — rue — see. 4/amós. 6/sabujo. 8/al pacino.

TV

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br


B4

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside Inside

Nide Lins

Por Marcos Leão inside@ojornal-al.com.br

Rodrigo Barbosa

CLASSE A | Marcela Paes atraindo todos os olhares dos marmanjos de plantão que estiveram em evento de moda

NIVER | Competência é algo que pertence a Cláudia Paiva; e nem se fala quando o assunto é turismo. E hoje, dia do seu aniversário, ela recebe muito beijos e o carinho de quem a ama Rodrigo Barbosa

Top, top, top!

Radicada em Nova York, a top Izabel Goulart deu um rasante na cidade nesta semana para ser clicada para a nova campanha da Cia. Marítima. A bela, que desfilou com exclusividade para a grife na última edição do Fashion Rio, foi clicada por Gui Paganini no cenário paradisíaco do Kenoa Resort, em Barra de São Miguel. “O lugar é um paraíso, quero voltar com calma para descansar”, diz a top. No intervalo das fotos, Izabel só quis saber de tomar água e de comer salada de frutas. Pensa que manter o corpinho é fácil?!

QUEM É QUEM | Julio César e Neli dando os tons das noites animadas e plurais Rodrigo Barbosa

Ação do bem

LOVE SÓ | Omar Coêlho deixou um pouco de lado seus compromissos como presidente da OAB para curtir, ao lado de sua cara-metade, Flávia Barros, uma noite feliz e badalada a dois

Altar

Qual noiva não sonha de ter em seu vestido a mesma renda francesa usada no vestido de Grace Kelly ou Kate Middleton? Parece sonho impossível, mas esses materiais já estão disponíveis aqui no Brasil. Com 18 anos no mercado de noivas, a estilista Maria Virgínia tem um conceituado ateliê em Brasília, já exportou vestidos para noivas da França, Rússia, Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Inglaterra e faz suas peças com a mesma renda usada por Grace e Kate. Pelas mãos do estilista alagoano Gustavo Nobre será apresentado, por aqui, os modelitos, no dia 25 de outubro. Que tal?!

Chegou o dia! É hoje que acontece a maior campanha nacional em prol da cura do câncer infanto-juvenil: O McDia Feliz. Este ano, muitos artistas estão apoiando e emprestaram suas imagens para divulgar a causa e ajudar a mais de 30 mil crianças que são beneficiadas com os recursos obtidos com a iniciativa. Por aqui, a Apala (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas) é a instituição parceira do Instituto Ronald McDonald há 15 anos. Para participar, basta comprar um Big Mac. Vamos ajudar?!

Calendário

Alô, alô, peão! As melhores práticas do turismo rural do Nordeste (tupiniquim, claro!) e de outros países das Américas serão mostradas e debatidas durante o 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural, que acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. O evento acontece paralelamente à 8ª Ruraltur (Feira Regional de Turismo Rural), no auditório da Fiep, em Campina Grande, e será aberta no próximo dia 30 de agosto. Vai perder?! Rodrigo Barbosa

Chiqueria

Maridalva Nunes estava radiante, ontem à noite, na casa de festas Unique. Comemorava a chegada de mais uma primavera. Isto é: seu aniversário e a estação do ano, que vem aí bombando cheia de flores, com as lojas cheia de novidades lindas de capotar, exalando ao frescor das flores da temporada, hummmm.

Cena

Carolina Freitas promoveu um “bochicho” coloridíssimo na sua Santa Lolla. Além do coquetel, lançou seu verão 2013, trazendo de volta o laranja, o amarelo, o pink, enfim, cores vibrantes em contraste com os tons pastéis, que já faziam parte da coleção. A mulherada amou!...

Patrícia Calheiros embarcou ontem com o marido, Wellington Calheiros, para a Nova York. Mas a jornada é curtinha: a empresária volta no início da semana para comandar seu restô Maria Castanha.

Passaporte

Carlito Carvalhosa vai invadir St. Moritz! Glamurama explica: o artista participa, a partir de segunda-feira, do St. Moritz Art Masters, festival de arte e cultura que movimenta anualmente a charmosa cidade suíça. Por lá, Carlito apresenta sua obra “Bulb End” que vai ocupar seis salas do Chesa Planta Museum, museu cujo imóvel, construído em 1595, era moradia de uma tradicional família suíça. Chique!

em cena

Um grupo de alagoanas está dando o que falar em Nova York. Karla Patriota, Andressa Moreira e André Torres, do Banana Coletivo, moram no Brooklyn e se especializaram em estampas. O coletivo foi citado recentemente pela supercaçadora de tendências Lidewij Edelkoort em sua newsletter. Chique, né?!

AMOR, AMAR | Rodrigo Montenegro e Márcia Lavini sempre de boa e em dia com as alegrias da vida e com o que ela oferece, claro. Casal fashion em noite da moda

SOCIAIS | Toninho Jucá, queridinho cantor da fina flor alagoana, e André Normande, mais outro querido dos baladeiros de plantão, vivem animando a vida da turma badalada da cidade com suas festanças

Burburinho

É tendência: Ricardo Cabús só respira poesia. E tal máxima virou lei na cidade. Isso porque o seu projeto “Em Maceió Chove Poesia” é sucesso absoluto de público e crítica. E, como time de ganhando não se mexe, ele programou a segunda-feira, 27, às 20h, feriado por aqui, para apresentar mais uma vez o seu projeto que une música e poesia, no Maikai Choparia. Que tal?!

Antes que o Mundo Acabe. Já pensou no que você faria? Mas, calma! Esse é o tema da famosa peça que já está há 10 anos em cartaz chega, por aqui, pela primeira vez para uma apresentação única, hoje. E vem muita coisa boa pela frente! O produtor cultural Gustavo Alcântara, que não perde uma, convocou o grupo da Terça Insana, formado por Grace Gianoukas, Arthur Kohl, Agnes Zuliani, Mila Rideiro e Renato Caldas, para animar logo mais o palco do Teatro Gustavo Leite, às 21h. Tem que ir.

Quadro

Para delírio das amantes de arte moderna, os artistas Suel e Locicks deram o pontapé inicial, ontem, na expor “Tetê à tête”, com direito a fotos e telas expostas na galeria Cesmac de arte Fernando Lopes. Ah, detalhe: a exposição ficará aberta ao público das 8h às 17h. O mapa da mina? Na Rua Cônego Machado, no Farol. Ou seja: passeio imperdível.


A

O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

Auto O Jornal

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Cobalt O sedã da Chevrolet com o motor mais forte (1.8) é objeto de desejo 4

e

5

Honda CR-V mostra competência frente à concorrência

Harley para comemorar 100 anos lança aplicativo para Android 7

8


O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

2

Auto O Jornal

GiroRápido

Vista para o céu

Augusto Paladino

Problemas pontuais

A Kawasaki convocou um recall em duas de suas motos topos de linha.A marca constatou que a esportiva ZX-10R pode sofrer com um acúmulo de óleo na carcaça do motor, devido a um problema na moldagem da peça ainda no processo de fundição. Em uso prolongado, o óleo acumulado pode ser expelido de forma inadequada sobre outros componentes da moto, o que pode levar até à perda de controle direcional. São 1.349 ZX-10R envolvidas. Já na Concours 14, o problema está na haste do cilindro mestre do freio traseiro. O posicionamento do item pode propiciar um acúmulo de sujeira junto ao cilindro, levando ao superaquecimento e à possível falha e até travamento do freio traseiro. No Brasil, são 72 Concours 14 afetadas. Para as duas motos, o recall será feito mediante agendamento pelo site da marca. Recentemente, a Kawasaki também fez um recall na Ninja 250R, por problemas no sensor de queda, que pode perder o referencial com as vibrações do conjunto e cortar o motor repentinamente.

Conexão moscovita

A GM deverá usar o Cobalt para expandir suas vendas em alguns países da Europa. O sedã compacto será mostrado no próximo Salão de Moscou – que abre as portas no próximo dia 29 de agosto – e as vendas começam em janeiro de 2013 no Leste europeu. O carro será equipado com uma configuração semelhante à vendida no Brasil. O motor é o mesmo 1.4 litro, mas movido apenas a gasolina e que rende 97 cv. O câmbio é o manual de cinco marchas. A ideia é ter uma opção mais em conta que o Sonic – vendido como Aveo por lá –, exatamente como no mercado brasileiro.

Tributo merecido

A Shelby resolveu fazer uma homenagem a seu criador, Carroll Shelby, falecido em maio desse ano. A preparadora transformou um Mustang GT 500 Cobra em um pequeno “monstro”, ao colocar nada menos que 862 cv sob o capô – originalmente são 662 cv –, extraídos do V8 de 5.0 litros dotado de

A Fiat passa a oferecer o teto solar no Palio e no Grand Siena. O item, batizado de Sky Wind, é semelhante ao Sky Dome da minivan Idea, mas possui apenas uma lâmina de vidro, sobre os bancos dianteiros. O acionamento é elétrico e a peça corre por cima do teto. Ele está disponível para todas as versões do hatch e do sedã. No Palio Attractive 1.0, o preço é de R$ 2.700, enquanto nas outras variantes do Palio e do Grand Siena, sai por R$ 2.900.

compressor. Por fora, o carro recebeu para-lamas mais largos, rodas de 20 polegadas e um capô novo, para acomodar o compressor maior. A carroceria foi pintada no clássico azul da Shelby, com listras brancas no teto. O modelo será mostrado numa exposição intinerante pelos Estados Unidos.


O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

3

Auto O Jornal

Mais uma

A Chrysler deu uma prévia de uma versão especial de lançamento do Viper 2013. A GTS Launch apareceu no Peeble Beach Concours D’Elegance, na Califórnia, e tem como diferencial a pintura azul com faixas brancas no teto e capô. O motor é o mesmo V10 de 8.4 litros, 648 cv e 82,9 kgfm de torque. Além do visual, o GTS Launch ganhou reforços estruturais – para torcer menos – em relação ao Viper “comum”, freios Brembo, sistema de som Harmann Kardon e ainda assim 45 quilos mais leve, pelo uso de materiais especiais no chassi e carroceria. O Viper deve começar a ser vendido até o fim de 2012.

Chiclete com banana

Apesar de a Ford brasileira negar, a segunda geração do EcoSport será vendida nos Estados Unidos. Uma unidade do pequeno SUV baiano foi flagrada nos arredores de Detroit – cidade sede da marca –, o que aumenta os rumores da venda do modelo por lá. O carro já está em fase de homologação para aquele mercado e as unidades destinadas aos Estados Unidos sairão da fábrica mexicana de Cuautitlan, a mesma que faz o New Fiesta, do qual o EcoSport é derivado. Na linha norte-americana, o SUV deverá se situar abaixo do Escape, atualmente o menor utilitário à venda.

Inspiração aeronáutica

Luxo mais “verde”

A Bentley confirmou que usará motores diesel em seus próximos lançamentos. A marca aproveitará os propulsores da Audi para tornar seus carros um pouco mais “amigos” do meio ambiente. As futuras gerações de Continental, Mulsanne e o utilitário esportivo EXP 9F deverão ter o V8 TDI de 340 cv hoje usado no Audi Q7. O SUV, no entanto, ainda parece um tanto longe de se tornar real. Segundo funcionários da marca, o modelo final será bem diferente das projeções mostradas até então. Além dos motores diesel, os luxuosos Bentley ainda terão propulsão híbrida e um novo V12 para substituir o antigo V8 de 6.75 litros.

Fôlego extra

A Renault está pronta para lançar uma versão mais apimentada do Fluence no Brasil. O carro se chamará Fluence GT e terá sob o capô o motor 2.0 litros, mas turbinado para render até 180 cv. O modelo já é vendido na Argentina, onde exibe a alcunha “Sport”. O visual é praticamente idêntico aos Fluence normais – apenas as rodas de 17 polegadas marcam a diferença para a versão topo. O propulsor é o mesmo usado nos Mégane europeus, nos quais rende a mesma potência e bons 30,5 kgfm de torque a 2.250 rpm, sempre ligado um câmbio manual de seis marchas.

A Rolls-Royce sempre acha um meio de adicionar ainda mais exclusividade a seus modelos. A mais recente novidade foi mostrada no aristocrático Peeble Beach Concours D’Elegance. A versão Aviator do Phantom Coupé foi feita em homenagem a Charles Stewart Rolls, um dos fundadores da marca. O carro é pintado na cor especial cinza Aviator, com a seção central do capô em tom mais escuro e fosco. Por dentro, detalhes únicos como o couro na mesma tonalidade da madeira usada no painel e acabamentos em aço escovado, que remetem à cabine de um avião antigo. No centro do painel, um relógio da suíça Thommen, que no passado produziu instrumentos de voo para aviões.


www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

4

O Jornal l Maceió, 25 de

Auto O Jornal

CaPa

Questão de

demanda

Embalado pelas vendas além das expectativas, Chevrolet Cobalt ganha motor 1.8 e opção automática Rodrigo Machado Auto Press

Q

u a n d o u m c a r ro é bem recebido pelo mercado, qualquer mudança ou nova versão precisa vir acompanhada de muita pesquisa junto ao consumidor. Afinal, há muito para se perder. Foi o que aconteceu com o Cobalt. O sedã da Chevrolet passa, a partir do final de agosto, a poder ser equipado com um motor mais forte – o escolhido foi o 1.8 Econo.Flex inaugurado na Spin. O novo propulsor pode ser acoplado com uma transmissões automática ou manual. Esta última opção

não estava nos planos iniciais da marca. Mas teve tanta demanda nas concessionárias que acabou sendo incorporada à linha. As revendas Chevrolet não tem do que se queixar do Cobalt. Lançado em novembro do ano passado, mais de 40 mil unidades do sedã foram vendidas desde então. A média mensal foi de 5 mil exemplares, com direito a recorde de 6.400 emplacamentos no último mês. Tal receptividade foi muito melhor do que a Chevrolet projetava. Na época da apresentação, eram projetadas “apenas” 3.500 unidades mensais. Grande parte desse bom resultado pode ser creditado aos taxistas, que logo elegeram o Cobalt como “objeto de desejo”. A Chevrolet estima que 21%, ou 8.400 unidades dos 40 mil vendidos, tenham sido para a estes profissionais. E, mesmo assim, a marca

diz que não tem conseguido suprir a alta demanda deste mercado. Contudo, a fabricante avisou que não há planos de criar uma configuração especial direcionada aos chamados “choferes de praça” com kit GNV – tipo de combustível adotado pelos taxistas em muitos pontos do Brasil – de fábrica. Por enquanto, as alterações se limitam basicamente ao novo propulsor. É o 1.8 Econo.Flex, o mesmo que está na minivan Spin. Ele usa a mesma arquitetura do 1.4 já usado pelo Cobalt desde o lançamento, mas foi redimensionado – principalmente para ganhar mais torque. Tanto é que a diferença de potência entre os dois nem é grande: apenas 6 cv – 102 cv no 1.4 e 108 cv no 1.8. O torque, no entanto, é 30% maior na nova versão. Sai dos 13,0 kgfm do motor 1.4 para, no 1.8, atingir os 17,1 kgfm a 3.200 rpm, nos dois

casos quando abastecido com etanol. A engenharia da General Motors também trabalhou para que esta força fosse entregue em rotações mais baixas. E garante que 90% dela já está disponível em 2.500 rpm. Em relação à transmissão, a ideia inicial da Chevrolet era ter apenas a versão automática com o motor mais forte. Diversas pesquisas e dados divulgados pelo fabricante apontavam que o consumidor de classe média anseia cada vez mais por esse equipamento em seus carros. A demanda, porém, mudou os planos. O Cobalt 1.8 oferece os mesmos trens de força da minivan Spin, com direito a câmbio automático de seis marchas e manual de cinco. E cada uma tem expectativa de 50% das vendas. Além da novidade abrigada sob o capô, as versões LT e LTZ do Cobalt 1.4 se repetem no 1.8, mas com pequenas alterações. Em relação à 1.4, a de entrada

ganha luzes de leitura atrás e um pequenino aerofólio – que certamente tem mais função estética que aerodinâmica – sobre o porta-malas. A topo de linha ainda agrega volante de couro, detalhes cromados no interior, rodas exclusivas e sensor de estacionamento. O resto da distribuição dos equipamentos continua, com a LTZ tendo como principais diferenciais as rodas de liga leve, rádio, trio elétrico e faróis de neblina. Os preços para o Cobalt 1.8 LT – ainda com o IPI reduzido – são de R$ 43.690 no manual e R$ 46.690 no automático. A versão LTZ parte de R$ 46.990 e atinge R$ 49.990. A expectativa da Chevrolet é aumentar em cerca de 20% a média de comercializações mensais da linha e atingir as 6.300 unidades/mês. Mas, do jeito que o sedã caiu no gosto do público, não causará espanto se as vendas surpreenderem de novo.


agosto de

2012 l Sábado

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Em sua melhor forma Rio de Janeiro/RJ – A adição de um motor mais potente no Cobalt era tão óbvia quanto necessária. Como era de se esperar, o comportamento de um carro de mais de 1.110 kg com um propulsor 1.4 de 102 cv e 13,0 kgfm não é dos mais animadores. E o novo e competente 1.8 Econo.Flex “emprestado” da Spin consegue mudar um pouco dessa história. O seu grande destaque é o torque de 17,1 kgfm, um “reforço” muito mais importante no trânsito urbano do que a potência propriamente dita. Desde rotações médias, o motor “enche” e consegue mover o Cobalt com alguma desenvoltura. O comportamento suave foi mantido e é fácil atingir giros altos que gradativamente levam o sedã a velocidades até animadoras.

Cobalt: o interior mantém o acabamento correto e, principalmente, a ótima oferta de espaço

Os dois câmbios conferem comportamentos ligeiramente distintos ao modelo. O automático é claramente voltado ao conforto. Não há opções de trocas manuais atrás do volante, só por meio de botões localizados na alavanca. O sistema tenta segurar marchas mais baixas para melhorar o consumo e são necessárias pisadas profundas no pedal da direita para indicar que uma troca é necessária. A transmissão manual tem engates precisos e gostosos. É o tipo de câmbio que dá vontade de ficar trocando de marcha. O motorista pode até ficar animado para promover uma tocada mais esportiva. Mas a suspensão continua privilegiando o conforto e deixa a carroceria rolar um pouco em mudanças bruscas de direção.

Nada que transmita a sensação de falta de segurança, mas certamente diminui o ímpeto esportivo. Dessa forma, o rodar é bem suave e confortável. Dá para encarar um tempo considerável ao volante sem reclamar. O interior mantém o acabamento correto e, principalmente, a ótima oferta de espaço. Dá para dois adultos viajarem atrás sem problemas de espaço para as pernas. Um quinto ficaria um tanto mais espremido no sentido transversal. Os comandos são bem posicionados, exceto pelo do retrovisor elétrico, meio distante do braço do motorista. Ao menos na versão topo de linha, os vidros elétricos mereceriam um sistema “um toque” para subir e descer. Uma pitada de mordomia a mais agrada a qualquer freguesia...

5

Ficha Técnica Ford Cobalt 1.8 Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.796 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

m de largura, 1,51 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Peso: 1.122 kg.

Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não possui controle de tração. Existe opção de transmissão automática de seis velocidades.

Tanque de combustível: 54 litros.

Capacidade do porta-malas: 563L

Lançamento: 2011. Produção: São Caetano. SP Itens de série:

Potência máxima: 108 cv e 106 cv a 5.400 rpm Torque máximo: 17,1 kgfm e 16,4 kgfm a 3.200 rpm com etanol e gasolina. Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com braço de controle ligado a haste tensora, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. Traseira semi-independente, com eixo de torção, barra estabilizadora soldada no eixo, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Pneus: 165/65 R15. Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros a tambor. Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,47 m de comprimento, 1,73

A adição de um motor mais potente no Cobalt era tão óbvia quanto necessária

LT: Ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de aço de 15 polegadas, velocímetro digital, desembaçador traseiro, chave canivete, trava elétrica, banco do motorista e encostos de cabeça reguláveis em altura, airbag duplo frontal, ABS com EBD, grade dianteira cromada, coluna de direção com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, alarme e revestimento interno em dois tons. Preço: R$ 43.690 – R$ 46.690 no automático. LTZ: Acrescenta rodas de liga leve, faróis de neblina, barra cromada na traseira, rádio/CD/MP3/Bluetooth, computador de bordo, espelhos elétricos e vidros elétricos nas quatro portas. Preço: R$ 46.990 – R$ 49.990 no automático.


O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

6

Auto O Jornal

mercado

Problema de rede Multistrada 1200 é lotada de tecnologia, mas operação problemática da Ducati limita suas vendas por Rodrigo Machado Auto Press

A

Ducati passa por um dos momentos mais importantes em seus 86 anos de vida. A marca italiana foi comprada recentemente pela Audi e agora passa a integrar o Grupo Volkswagen, um dos maiores conglomerados do setor. Além disso, mesmo com a retração de grande parte dos mercados europeus, 2012 tem sido um ano positivo para a fabricante, com direito a recordes de vendas puxados principalmente pelos mercados norte-americano e chinês. No Brasil, onde é representada pelo polêmico Grupo Izzo, a história é diferente. As emblemáticas motocicletas da marca não emplacaram e a sua distribuição ainda é falha – há queixas em relação ao pós-vendas. E, no caso da Multistrada 1200, a culpa também está na forte concorrência. Atualmente, apenas BMW R1200 GS e Yamaha XT 1200Z Super Ténéré atuam entre as maxtrail por aqui. Ambas cheias

de qualidades e com mais de 30 anos de tradição no segmento. Atualmente com sete concessionárias no Brasil, a Ducati vendeu apenas 110 motos nos primeiros sete meses do ano. A Multistrada 1200 é a segunda mais vendida, com 36 emplacamentos, uma média de pouco mais de 5 mensais. Para se ter ideia, as concorrentes da BMW e Yamaha têm médias de 79 e 36 unidades por mês. E a briga promete ficar mais acirrada até o final do ano. A Honda vai lançar aVFR 1200X Crossrunner em outubro e a Triumph vai voltar ao mercado nacional exatamente com a Tiger 1200. O desempenho fraco de mercado encontra alguma explicação no preço. A Multistrada parte de R$ 63.900, vai a R$ 69.900 com o ABS e ainda pode atingir R$ 83.900 na versão topo de linha, a 1200 S Touring. É bastante acima do que a Yamaha cobra pela Super Ténéré, vendida a R$ 61 mil já completa. Mas basta olhar para a tabela de preços da BMW para perceber que o preço não conta tanto assim no luxuoso segmento de maxtrails. A alemã tem uma configuração básica de R$ 63.900 e pode atingir R$ 91.200 no topo de linha. Em relação à tecnologia, a Ducati

até supera as rivais. Começando pelo propulsor. É o mesmo bicilíndrico que estava na Superbike 1198, superesportiva substituída este ano pela Panigale. Chamado de Testastretta 11º – termo italiano para cabeçote estreito – ele tem o tradicional sistema de acionamento desmodrômico das válvulas, que usa varetas ligadas diretamente a elas, o que evita molas e suas possíveis flutuações. Dessa forma, a potência fica em 150 cv a 9.250 rpm e o torque em 12,1 kgfm a 7.500 rotações. As rivais tem potência na casa dos 110 cv. O quadro em treliça, com partes de alumínio e magnésio, é leve – o peso total a seco é de 189 kg, contra cerca de 200 kg das concorrentes – e dá alta rigiToda a tecnologia no painel da Ducati não alavancam as vendas

dez torcional. O garfo dianteiro é feito pela Marzocchi e o traseiro é de braço simples com amortecedor Sachs ajustável. A eletrônica também está presente na Multistrada. Ela tem um sistema que adapta diversos componentes dependendo da situação em que o piloto se encontra. O modo Urban limita o motor a 100 cv e com uma entrega mais suave. O Enduro também tem 100 cv, mas o controle de tração e o ABS são adaptados para situações de pouca aderência. Os motos Sport e Touring liberam os 150 cv do propulsor, mas, como era de se esperar, a entrega é mais “feroz” no primeiro. Tipo de equipamento que dá uma versatilidade essencial para uma maxtrail.


O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

100 anos

Harley lança aplicativo para Android Para comemorar o centenário da linha MotorClothes, a subsidiária brasileira lançou mais uma versão de seu aplicativo do catálogo 2012

S

egurança é palavra-chave para quem pilota uma motocicleta. Além do capacete, o piloto deve estar usando outros equipamentos básicos como, por exemplo, luvas, botas e jaqueta. A história de aliar segurança com “style” nasceu há exatos 100 anos nos Estados Unidos. Desde sua fundação, os executivos da Harley-Davidson achavam, já na década de 1910, que os motociclistas deveriam estar tão bonitos quanto às motocicletas que fabricavam em Milwaukee, no estado de Wisconsin. Ou seja, é “andar” de moto, na moda! Para comemorar o centenário da linha MotorClothes, a subsidiária brasileira da Harley acaba de lançar mais uma versão de seu aplicativo do catálogo 2012. Inicialmente disponível apenas para iPad, agora os fãs da marca também podem acessar o conteúdo pelo sistema Android. A primeira versão – específica para o sistema da Apple – teve, em apenas seis meses, quase 10 mil downloads. Desta forma, será possível navegar por uma linha do tempo que contará a história dos produtos da grife H-D. Hoje, a divisão MotorClothes é uma das mais rentáveis da companhia. No catálogo (impresso, é claro) de 1914 já constavam suéter, moleton, calças e luvas. No ano seguinte, os óculos de proteção – muito parecidos

com os usados pelos aviadores da época – eram o objeto de desejo. A partir da década de 1920 as jaquetas de couro tomaram conta do imaginário de muitos jovens e passaram a ser sinônimo do motociclismo. Em 1947, a Harley começou a vender a clássica jaqueta preta de cintura fina, mangas longas e tachas decorativas. Já no final dos anos 50, os primeiros capacetes aparecem na linha de MotorClothes da H-D e na década de 1960 o colete de couro era peça obrigatória para todos os harlistas. A moda se perpetua até hoje, principalmente entre membros de motoclubes espalhados por todo o mundo. Na década de 1980, a Harley ampliou consideravelmente sua linha de vestuário. Só para se ter uma ideia, em 1986, foram vendidas mais de dois milhões de camisetas com o logo da marca de Milwaukee. A partir deste momento, a H-D também se tornou uma grife. Em 2010, a marca lançou a linha Pink Label, a primeira linha voltada exclusivamente para o público feminino. Além de atrair a mulher para o universo motociclístico, a coleção também tem uma função filantrópica, já que parte da receita das vendas das roupas é doada para instituições de combate o câncer de mama. Quem quiser conhecer mais de perto a linha de roupas e acessórios da Harley-Davidson, visite um das concessionárias da marca ou dê um pulo no Rio Harley Days 2012, que acontecerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de setembro. Os ingressos podem ser comprados pelo site do evento e também na Tickets 4 Fun.

7


O Jornal l Maceió, 25 de agosto de 2012 l Sábado

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

8

Auto O Jornal

Realidade brasileira

Força interior Mais equipado, novo Honda CR-V mostra competência frente à concorrência e amplia as vendas Rodrigo Machado Auto Press

A

atividade da Honda no Brasil é bem estudada. Mas, como os modelos da marca japonesa são todos desenvolvidos no exterior, o trabalho da filial brasileira é de adaptar os seus modelos à realidade do

mercado nacional. Foi o que aconteceu na chegada da quarta geração do CR-V, importada do México a partir de março deste ano. Ao ver que os principais rivais foram atingidos pelo aumento do IPI para veículos importados, a fabricante optou por aumentar o conteúdo do seu utilitário, em vez de abaixar o preço. Dessa forma, o custo/benefício ficou mais atraente frente à uma concorrência tão diversificada. Dentre as versões, a topo de linha EXL, equipada até com tração integral, foi a que mais incorporou novidades. E conquistou a missão de brigar com os rivais mais fortes.

O segmento de utilitários médios é um dos mais povoados do mercado nacional, mas segue uma lógica de preços. Antes da elevação do IPI, quase todos cercavam os R$ 100 mil, com raras exceções nos dois extremos. Agora vários saíram da curva. Modelos como Kia Sportage, Hyundai ix35 e Toyota RAV4 em suas variantes mais equipadas custam R$ 115 mil, R$ 110 mil e elevados R$ 137 mil, respectivamente. Depois da renovação, o CR-V atingiu os R$ 102.160, ficou equiparado com Chevrolet Captiva V6 – outro que vem do México – e Mitsubishi ASX. E ligeiramente mais caro que Peugeot 3008 e Fiat Freemont. E essa conjunção de nova geração com melhor custo/benefício foi rapidamente percebida pelo mercado. Em quatro meses de vendas, o CR-V acumulou média de 1.500 unidades, contra 1.300 no ano passado. Ainda não é suficiente para alcançar os 2 mil emplacamentos que a Honda projetava em março, mas já significa um aumento em torno de 15%. E, mais importante: a manutenção da liderança de utilitários médios no mercado. A renovação do CR-V passou por uma tendência captada pela maioria das marcas que produzem utilitários esportivos hoje em dia: o uso praticamente exclusivo na cidade. Por isso, tornou o modelo mais amigável no trânsito urbano, com características mais próximas às de um carro de passeio. A plataforma é baseada na do Civic com algumas alterações. Diferentemente do sedã, a distância entre-eixos do utilitário se manteve, mas outras dimensões foram encurtadas para melhorar a dirigibilidade. O desenho foi outro que seguiu essa linha, com um aspecto mais moderno, muito mais condizente com a proposta urbana. A aparente falta de novidades é desmentida com veemência pela lista de equipamentos. Uma das principais características desta nova geração do CR-V é o “recheio”. Já na versão de entrada estão itens como câmara de ré, central multimídia, rádio/CD/MP3/ Aux, airbag duplo, ABS, ar-condicionado, direção elétrica e rodas de 17 polegadas. A variante topo de linha EXL ainda recebe ar digital, airbags laterais e de cortina, GPS, bancos de couro e a tração integral. Assim como no sedã Civic, o trem de força do CR-V recebeu somente atuali-

zações. O motor 2.0 16V é o mesmo, com novas peças internas que diminuem o atrito. No final, houve um acréscimo de potência de 5 cv e uma curva de torque mais plana. Agora são 155 cv e idênticos 19,4 kgfm, sendo que 80% já estão disponíveis a 2 mil rotações. O câmbio automático de cinco marchas não sofreu alterações. A novidade fica por conta da versão de entrada, com uma inédita transmissão manual de seis velocidades. Na variante topo de linha testada, o utilitário traz o sistema de tração integral sob demanda, que só manda força para o eixo traseiro quando as rodas dianteiras perdem tração. É um equipamento até útil para superar alguns obstáculos no fora-de-estrada. Mas, assim como a maioria dos utilitários esportivos atualmente vendidos no Brasil, é mais provável que um CR-V veja alguma lama apenas em dias de chuva.

FICHA: Honda CR-V EXL Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.997 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico. Transmissão: Câmbio automático de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração integral sob demanda. Oferece controle de tração. Potência máxima: 155 cv a 6.500 rpm. Torque máximo: 19,4 kgfm a 4.300 rpm. Diâmetro e curso: 81,0 mm x 96,9 mm. Taxa de compressão: 10,6:1 Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira independente do tipo Double Wishbone. Oferece controle eletrônico de estabilidade. Pneus: 225/65 R17. Freios: A discos na frente e atrás. Oferece ABS e EBD. Peso: 1.516 kg. Capacidade do porta-malas: 589 L. Tanque de combustível: 58 L. Produção: Jalisco, México. Lançamento mundial: 2011. Lançamento no Brasil: 2012.


OJORNAL 25/08/2012