Issuu on Google+

MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 QUINTA-FEIRA

ANO 18 NÚMERO 390 R$ 1,50

www.j2011.com.br

Exemplar de Assinante

O Jornal

Sistema inaugura hoje estúdio moderno da Rádio Jornal

Portal de notícias entra em atividade em grande estilo

A10

A10

IRREGULARIDADES

Uncisal anula vestibular Thiago Sampaio

Comissão da instituição considerou os testes “repletos de irregularidades”; dia 5 será divulgada nova data das provas COMBATE

Força Nacional começa a atuar nas regiões mais violentas Ontem, as novas tropas da Força Nacional fizeram reconhecimento de área em Maceió. Pela manhã, 12 viaturas cercaram A14 grotas do Jacintinho.

CAPELA E CAJUEIRO

Divulgação

Casas são entregues a desabrigados

Antes da abertura das lojas, funcionários fizeram ato público

A3

Comerciários fazem passeata Funcionários das lojas do Centro fizeram uma caminhada pelas ruas da região. O ato foi

uma resposta aos últimos acontecimentos registrados. Boatos de arrastões afastaram consumi-

CRB CONTRATA

dores na época em que os lojistas estimavam aumento nas vendas A13 com a chegada do Natal. Yvette Moura

No meio da crise por que passa a segurança pública, com ataques a ônibus e arrastões, a cúpula da Polícia Civil foi completamente modificada. Com a saída de Marcílio Barenco da direção-geral, quem assume o cargo é o delegado José Edson Freitas Júnior, que deixa o cargo de secretário-adjunto de Defesa Social. Para o seu lugar foi escalado o delegado Paulo Cerqueira, que comandava a Deic, que passa a ser dirigida pela delegada A2 Ana Luiza Nogueira.

Taxa de desemprego caiu no País em novembro

Thiago Gomes

PELA PAZ

Mudanças na cúpula da Polícia Civil alagoana

DESEMPREGO

A taxa de desemprego nas regiões metropolitanas caiu quase 10% em novembro, segundo o Dieese. 2,1 milhões de brasileiros A8 estavam desocupados.

Novas tropas da Força Nacional fazendo reconhecimento de área

NOVO DELEGADO

A9

CURTO-CIRCUITO

Incêndio destrói loja de colchões no Centro

O Galo da praia (CRB) contratou, ontem, o goleiro Caio Secco, de 21 anos, que defendeu o Coritiba no último campeonato e também atuou no futebol holandês. De acordo com a diretoria regatiana, o jogador deve se apresentar, logo após o Natal, no A16 dia 26.

PARADISÍACO

Um incêndio destruiu, ontem, uma loja de colchões localizada no centro de Maceió. O estabelecimento estava fechado e o fogo se alastrou rapidamente, destruindo todos os produtos à A14 venda na loja.

Curiosos se aglomeraram para ver trabalho dos bombeiros

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)..................................1.8560 DÓLAR (VENDA)....................................1.8580 POUPANÇA..........................................0,5966

O passeio às Galés de Maragogi é um verdadeiro convite ao relaxamento e à contemplação da natureza no exuberante litoral alagoano. Por lá é possível nadar com os peixes multicoloridos, que já estão acostumados com o fluxo A18 intenso de turistas.

EURO (COMPRA)....................................2.4189 EURO (VENDA)......................................2.4199

MARÉS 01h26.............1.9 07h43.............0.3

13h47.............1.9 20h06.............0.1

FASES DA LUA NOVA.........27/12..12h22

CHEIA.........12/12..16h38

CRESCENTE..05/12..21h25

MINGUANTE..19/12..10h30

A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A2

Política

www.j2011.com.br politica@ojornal-al.com.br

SAÍDA DE BARENCO

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Já sabiam

O

PPS prometeu jogar duro com os vereadores do partido em Anadia que votaram contra a cassação da prefeita Sânia Tereza (PT) - acusada de ser a autora intelectual do assassinato do vereador Luiz Ferreira (PPS). A legenda prometeu que os dois não serão candidatos em 2012. Só que pelo visto eles já sabiam disso. Eva Rocha já tinha adiantado que não iria para disputa. Vânio Aprígio é que ainda não definiu se tentará a reeleição.

Agenda O Polo de Madeiras e Móveis de Arapiraca será inaugurado hoje em Arapiraca. O governador Teotonio Vilela Filho confirmou presença no evento. É a sexta agenda do tucano no município em menos de três meses. O local receberá o nome do ex-deputado Nascimento Leão, morto em 2009.

Armistício Os deputados Fernando Toledo e João Henrique Caldas, mesmo em rota de colisão na Assembleia Legislativa, tiveram um tratamento extremamente cordial em Capela. Participando do ato de entrega das casas das vítimas das enchentes, JHC foi despretensioso ao visitar uma cidade na região de maior influência de Toledo. Ele até foi citado pelo tucano no discurso.

Conhecendo

O presidente do Tribunal de Contas, Luiz Eustáquio Toledo, vai receber um relatório detalhado sobre a vida funcional dos servidores. Ele mesmo mandou produzir um recadastramento para saber com quem está trabalhando no TC. O documento será entregue em janeiro.

Correu Quem não gosta do delegado Marcílio Barenco não perdoou o seu pedido de exoneração do comando da Polícia Civil logo no momento em que Alagoas vive uma crise na segurança pública – com a ameaça de arrastões e o incêndio de ônibus. Pelos desafetos, Barenco foi chamado de medroso.

Segundas intenções O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, reunirá lideranças do Vale do Paraíba para falar sobre gestão e orçamento. Ele agendou para 13 de janeiro uma conversa em Paulo Jacinto. Este será o quarto encontro em menos de três meses. Na verdade, o prefeito organiza as reuniões e ao mesmo tempo pavimenta um espaço como principal nome de oposição ao governador Teotonio Vilela.

SDS define mudanças na cúpula da polícia José Edson fica como delegado-geral e Paulo Cerqueira assume o cargo de adjunto na Defesa Social EDITORIA DE POLITICA politica@ojornal-al.com.br

O

governo estadual definiu a nova composição da cúpula da Polícia Civil, após o anúncio de exoneração feito pelo delegado Marcílio Barenco, que deixa o cargo de forma definitiva para assumir uma vaga de procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Para função de Barenco, assume o delegado José Edson de Freitas Júnior, que era o secretário-adjunto da Defesa Social. Quem fica como adjunto é o delegado Paulo Cerqueira, que estava à frente da Divisão Especial de Investigações e Capturas. A Deic é o órgão que reúne um grupo de delegacias especializadas, como o Tigre, o

José Edson de Freitas Júnior é o novo delegado-geral de Polícia Civil; ele era o braço-direito de Marcílio Barenco

Serviço de Inteligência e a Delegacia Antissequestro. É o espaço mais importante e influente na estrutura da Polícia Civil. Para o lugar de Cerqueira na Deic, será nomeada a delegada Ana Luíza Nogueira, que hoje comanda a Delegacia de Roubo a Bancos, outra unidade da divisão especial. Delegado desde 2002,

Cerqueira aceitou o convite e afirmou que vai trabalhar ao lado do secretário de Defesa Social, Dário Cesar, para reprimir a criminalidade em Alagoas. “É um novo desafio na minha carreira, mas sei o quanto é importante a ajuda de todos para combater o crime em nosso Estado", frisou. Antes de deixar o comando

da Deic, Cerqueira fez questão de avaliar o tempo que passou à frente da divisão especial. “Fizemos um bom trabalho. Foram realizadas muitas operações e prisões. Conseguimos desmantelar o crime organizado em Alagoas. Sabemos que ainda há muito a fazer e faremos, agora, pela SDS", ressaltou o futuro secretário-adjunto.

Mudança altera pouca coisa: o grupo é o mesmo O delegado-geral Marcílio Barenco entregou o cargo após ter a confirmação de que seria convocado para assumir como procurador do MP doi TCE/MG. Antes disso, fez uma intensa movimentação política para que o governador Teotonio Vilela mantivesse um dos seus principais aliados no comando da Polícia Civil. Ao emplacar José Edson, o agora ex-delegado-geral encerrou seu comando, mas manteve todo o seu grupo

nos cargos de gestão. Com isso, segue tendo forte influência na Defesa Social em Alagoas, mesmo estando em Minas, que se arvora de ter mudado "a cara do órgão". A ausência da influência política nas decisões da polícia foi outra grande conquista observada em sua gestão. “Mesmo sendo político, o governador adotou a polícia da legalidade, a polícia de Estado. Hoje, não se troca ou se nomeia delegados para atender pedi-

dos políticos. O critério de nomeação ou de troca é meramente técnico”, explico o ex-dirigente. Barenco estava no cargo desde abril de 2008, quando substituiu o delegado Carlos Alberto Reis. Sua gestão foi marcada pela prisão de deputados estaduais, desmantelamento de quadrilhas de assaltos a bancos e a diminuição no número de sequestros. Seu ponto fraco foi o combate ao tráfico de drogas na capital.

QUEM É José Edson de Freitas Júnior, 35, nasceu em Maceió. Formado em Direito pelo Cesmac. Ingressou na Polícia Civil em 2002, por meio de concurso público. A primeira delegacia a comandar foi a de São Miguel dos Campos, passando depois pelas delegacias de Campo Alegre e de Defraudações, em Maceió. Ele comandou a Diretoria de Polícia Judiciária no Sertão, antes de ser delegado-geral adjunto e secretário adjunto da SDS.

Não pode Tucanos que circulam ao lado do governador Teotonio Vilela não aceitam que João Caldas assuma o mandato de deputado caso a Câmara Federal aceite a decisão da Justiça Estadual que afasta Arthur Lira devido ao envolvimento na Taturana. Querem que Alexandre Toledo fique com a vaga, pois temem fica reféns de Caldas, pois, mesmo filiado ao PSDB, ele não tem relações com a cúpula da legenda.

Visitando O presidente da Federação dos Radialistas, José Antonio de Jesus, está hoje em Alagoas. Ele visitará os profissionais nas empresas ao lado do presidente do Sindicato dos Radialistas, Paulinho Guedes. É a primeira vez que ele visita o Estado desde que foi eleito em outubro.

Clareando Das 21 prefeituras inadimplentes com a Eletrobras, nove já negociaram o montante de faturas atrasadas e quatro se comprometeram a vir à distribuidora em busca de negociação. Sete chegaram a ter o fornecimento efetivamente suspenso.

Diretas José Pinto de Luna já conversou com gente muito próxima ao prefeito Cícero Almeida informando que pretende deixar a SMTT em janeiro. Após denúncias, comissão decide pela anulação do Vestibular da Uncisal. Até o dia 5 de janeiro, a nova data das provas será anunciada. O ex-deputado estadual Gilberto Gonçalves está decidido: será candidato a prefeito em Rio Largo. Ele tenta agora montar um bloco de oposição ao prefeito Toninho Lins.

PREFEITURA

MILITARES

Fundepes fará concurso de Maceió

Associações reclamam de transferência

O

Município de Maceió firmou contrato de prestação de serviços técnicos especializados para a realização do concurso público com a Fundepes. Pelo contrato, ficaram estabelecidas as definições sobre a elaboração do edital, a publicidade e a logística do concurso, a elaboração, confecção e aplicação das provas e o processamento dos resultados. O concurso público terá como objetivo primordial preencher lacunas nos quadros de pessoal do município de Maceió, com provimento de um total de 289 vagas para cargos efetivos, já criados por lei. Serão oferecidas 200 vagas para agente de fiscalização de trânsito, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); 20 vagas para fiscal de obras, 20 para fiscal de posturas e 30 para coveiro, na Superintendên-

O

A promotora Fernanda Moreira foi uma das que cobraram realização das provas

cia Municipal e Controle do Convívio Urbano (SMCCU), 05 vagas para o cargo de analista previdenciário e 14 para técnico previdenciário no Iprev Maceió. De acordo com o presidente da comissão de organização do concurso público, Fernando Amorim, “o procedimento é fruto do trabalho da comissão, que sempre se comprometeu com a lisura, publicidade e transparência em todos os procedimentos

preparatórios, inclusive na contratação da instituição responsável pela seleção”. ATENDIMENTO A promotora de Justiça, Fernanda Moreira, e o procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Ricardo Schneider, reconheceram que as recomendações e o atendimento à legislação foram observados no procedimento de formatação do concurso público.

s advogados das assoc i a ç õ e s m i l i t a re s irão ingressar com um mandado de segurança questionando a legalidade da determinação do Conselho Estadual de Segurança Pública em transferir 18 policiais militares para o presídio Baldomero Cavalcanti. Ontem os representantes da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas e da Associação dos Cabos e Soldado estiveram no presídio para visitar as novas instalações dos PMs. Segundo o advogado Cristiano Machado, o mandado de segurança já está sendo elaborado. "Vamos enviar essa semana. Não iremos esperar a Justiça retornar do recesso, pois a situação requer pressa. O Conselho não tem competência para determinar a transferência dos policiais militares para um presídio pennal comum", disse.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A3

Política

www.j2011.com.br politica@ojornal-al.com.br Fotos: Thiago Gomes

Contexto Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

Papai Noel

D

e todo o País, inclusive de Alagoas, “choveram” protestos contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, impedindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de investigar juízes e desembargadores suspeitos de irregularidades. A decisão do ministro tem caráter de liminar, mas, se a sociedade não se mobilizasse, poderia se tornar definitiva. E a mobilização da sociedade levou o Senado a apressar a votação do projeto do senador Demóstenes Torres (DEM-MS) na Comissão de Constituição e Justiça, para que possa ir a plenário “o mais rápido possível”. Louve-se a posição do Senado e dos 81 senadores, porque a discussão sobre a urgência da aprovação do projeto de Demóstenes foi unânime – o que é algo raro, inédito até. Trocando em miúdos, o projeto do senador Demóstenes Torres garante ao CNJ os poderes que o ministro Marco Aurélio negou e torna o Conselho “imexível” para séculos sem fim amém. Um verdadeiro presente de Papai Noel que o Senado dá à sociedade.

A tese

A dica

O governador Téo Vilela (PSDB) tem insistido na tese de que “não houve arrastão em Maceió”, e sim a tentativa de “criar pânico” na população para facilitar as ações criminosas. E garante que “já está tudo sob controle”.

Em entrevista ontem ao jornalista Marcos Rodrigues, na Rádio Jornal AM 710, o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, recomendou aos alagoanos assistirem ao filme “Tropa de Elite 2”, em cartaz nos cinemas de Maceió.

Polícia em forma Coronel da PM e ex-comandante do Bope, Dário Cesar considera o filhe didático. Mas na recomendação do coronel está embutido um recado sutil.

O fraco

Em nome

Em Pão de Açúcar o que se comenta é que o prefeito Jasson Gonçalves (PSDB) desistiu da reeleição. Motivo: o índice de popularidade dele caiu pelas tabelas. Apesar de médico, Jasson Gonçalves é acusado de levar o hospital da cidade à falência.

Coube ao bispo de Penedo, dom Valério Breda, apresentar a posição da Igreja Católica sobre a condenação do monsenhor Luiz Barbosa e dois padres de Arapiraca acusados de crime de pedofilia. Dom Valério pediu aos fiéis que se mantenham fiéis.

Dos padres íntegros Mesmo se dizendo “acabrunhado” com a condenação, dom Valério destacou que “existem padres íntegros” que não concordam com o comportamento dos colegas condenados.

O seu

É ele

A deputada federal Célia Rocha (PTB) tem andado de norte a sul, de leste a oeste, em Arapiraca, na companhia de Ricardo Teófilo (PMDB) apresentando-o como o seu candidato a prefeito. E diz isso abertamente.

Em uma das visitas que fez ao Centro Administrativo de Arapiraca, um servidor lhe perguntou quem era o candidato dela para prefeito e Célia respondeu colocando as mãos sobre o ombro de Ricardo: “Tá vendo, não? É ele”.

Honras da casa Ao mesmo tempo, a deputada Célia Rocha tem ciceroneado o governador Téo Vilela nas visitas a Arapiraca. Em tempo: o governador apoia Rogério (PSDB), irmão de Ricardo.

A aposta

E ganha

E, por falar em Arapiraca, o senador Benedito de Lira aposta agora no empresário Ricardo Barreto para consolidar o PP na região. “Esculhambaram o meu partido em Arapiraca”, desabafou o senador, ao se queixar dos ex-dirigentes pepistas.

Em União dos Palmares, a candidatura do médico Beto Baía à sucessão do prefeito Kil Freitas deixou o ex-governador Manoel Gomes de Barros numa situação difícil. Filiado ao PSD, Beto Baía vê agora o cavalo passando selado e acenando pra ele montar.

Expressas Nomeado procurador de Estado junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, o ex-diretor da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco, deixa a polícia, mas não baixa a guarda. O governo de Minas Gerais já sabe que Barenco foi ameaçado de morte em Alagoas devido ao trabalho que exerceu como delegado e diretor da Polícia Civil. E vai protegê-lo. Relacionados entre os 48 municípios brasileiros com risco de surto de Dengue neste verão, Palmeira dos Índios e Arapiraca apelam para a sorte. Relatório confidencial enviado pelas autoridades municipais de Arapiraca e Palmeira dos Índios informa que “não existem meios” de se evitar o pior.

Palmery lembrou tudo que foi feito para garantir dignidade aos desabrigados

Adelminho enfatizou o momento de responsabilidade social com as vítimas

Casas são entregues em Capela e Cajueiro Governo continua repassando moradias aos desabrigados das enchentes até antes do Natal THIAGO GOMES politica@ojornal-al.com.br

S

em o governador Teotonio Vilela Filho, que fez uma viagem de última hora para tentar um encontro com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, mas com a presença de lideranças políticas que exercem influência na região do Vale do Paraíba, parte das casas destinadas aos desabrigados das enchentes do ano passado foi entregue, ontem, em Cajueiro e em Capela.

Tanto o prefeito Palmery Neto (PTB), de Cajueiro, quanto Adelmo Calheiros (PMDB), o Adelminho, de Capela, enfatizaram o momento importante para os municípios, bastante castigados em junho de 2011 pelas cheias no rio Paraíba. Centenas de famílias ficaram sem as moradias e algumas delas estavam há mais de um ano vivendo nas barracas de lona, sem a infraestrutura necessária, sob o calor e más condições de higiene. Foram inauguradas 37 casas em Cajueiro e 40 em Capela. Hoje a entrega segue em Branquinha com 144 unidades e Rio Largo, 238. Já amanhã, o governo estará em Murici, entregando 489 casas. “Vivemos momentos de aflições quando aconteceram

as enchentes, mas conseguimos junto ao Governo Federal, na época do presidente Lula e, hoje, com a presidente Dilma, e com o governo estadual, minimizar o sofrimento daquelas pessoas que perderam as suas casas e, mais do que isso, a sua dignidade. Posterior a este momento conseguimos reconstruir muitas estradas, pontes, calçamentos, uma assistência da melhor forma possível aquelas famílias que necessitam até hoje”, enfatizou o prefeito Palmery Neto. Segundo ele, a prefeitura de Cajueiro continua bancando o aluguel social dos desabrigados e 37 famílias ficaram em situação mais crítica, já que tiveram de ficar alojadas em barracas. Ao todo, foram 378 famílias prejudicadas pelas

chuvas do ano passado, entretanto algumas ficaram em lonas com a estrutura melhor – incluindo lavanderia. “O município é pequeno e praticamente todas as moradias estão alugadas. Essas 37 que destaquei não tiveram nem parentes que pudessem acolhê-los, tampouco uma casa para alugar. Tenho a certeza de que estas que receberam os imóveis passarão um Natal e um Ano Novo mais confortável em um conjunto com toda a infraestrutura necessária, com água, saneamento, diversão, lazer, com escola. Acredito que o melhor conjunto da cidade é esse, inclusive que faz uma homenagem ao meu avô, Antonio Palmery Soriano, que foi o primeiro prefeito da cidade”, frisou.

Governo reafirma a qualidade das moradias Para o prefeito Adelminho, a entrega das casas era um instante de agradecimento e de referência ao caos vivido por Capela quando as chuvas vieram trazendo, além da perda total das moradias, outros problemas de infraestrutura. “Quero mencionar os esforços em conjunto para que estas casas fossem entregues. A situação era extremamente complicada, mas chegamos a este momento inaugurando imóveis dignos, com saneamento e boa estrutura. Isso traz desenvolvimento ao nosso povo capelense, pois o município é carente de parce-

rias, precisa melhorar muito, mas estamos trabalhando para reverter estes índices. Esse povo pobre merece uma moradia digna, uma saúde boa, abastecimento de água e de energia bons, um secretariado que trabalhe por ele e um prefeito que olhe por ele. Estamos no caminho certo”, enfatizou. Ele ainda mandou um recado para os novos habitantes. “Essas casas não podem ser vendidas. Na reunião que tivemos com a Caixa ficou acertado que vai haver punição para quem vende e para quem compra. Este é um bem do povo e não pode ser

passado para outros. Precisa-se zelar por ele”, advertiu. Os dois prefeitos prometeram que a partir de hoje as primeiras famílias já estarão de mudança para os novos endereços. O transporte da mobília será de responsabilidade da Prefeitura. As casas possuem 41m², divididos em dois quartos, sala, banheiro e cozinha. EM CONDIÇÕES Por meio da assessoria de imprensa, o governo garantiu que as casas do Programa da Reconstrução têm plenas condições. O Termo de Ajustamento de Conduta assi-

nado no dia 9 de dezembro estabelece responsabilidades, com prazos e critérios para a entrega parcial dos residenciais destinados a tirar todas as famílias dos acampamentos provisórios. “Todas as 1.479 casas incluídas na primeira etapa de inaugurações têm condições de habitabilidade, com torneiras, ligações elétricas e ligações de esgoto. No Residencial Newton Pereira Gonçalves, em União dos Palmares, que tem 2.020 casas, foram inauguradas 365 casas que estão prontas para morar”, explicou o secretário-adjunto da Infraestrutura, Fernando Nunes. T.G.

REFORMA POLÍTICA

MCCE apresenta propostas GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

C

om a “Lei da ficha limpa”, a Lei Complementar 135 engrenada, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) parte agora para uma nova empreitada. O Movimento, que reúne 51 entidades em todo o país, pretende apresentar um projeto sobre a reforma política, matéria que se arrasta no Congresso Nacional há uma década. A proposta do Movimento é apresentar à Câmara Federal um projeto de iniciativa popu-

lar, nos mesmos moldes do projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa, que o MSCC capitaneou ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil e da Confederação dos Bispos do Brasil. Para ser apresentado ao Congresso, um projeto de iniciativa popular precisa contar com a assinatura de, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um desses estados. Na página do MCCE na internet está disponibilizado o link

para o formulário para os interessados em assinar a petição pública. O endereço é o www. mcce.org.br A petição já tinha quase cinco mil assinaturas. O presidente nacional do MCCE, o juiz Marlon Reis, falou a O Jornal, por telefone, sobre o teor da proposta de reforma política que será sugerida ao Congresso pela entidade.“Defendemos alguns pontos como o financiamento público de campanha. Como juiz atuei na área eleitoral e está claro que não há limite nos valores nem na quantidade de doadores de campanha, o que torna

inviável para a Justiça Eleitoral analisar de forma minuciosa, como é necessário, as prestações de conta. Por isso defendemos o financiamento público. Também defendemos a obrigatoriedade da divulgação mensal das contas partidárias detalhadas na internet, para que todo cidadão possa acompanhar os gastos. Temos que intensificar cada vez mais a cultura do controle social”, teorizou. Reis acredita que a reforma política representará um segundo passo no que ele chama de “profilaxia do sistema político-partidário”.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A4

Nacional

www.ojornalweb.com nacional@ojornal-al.com.br

ENEM

CENSO 2010

Resultados do exame são antecipados

País tem 11,4 milhões vivendo em favelas

B

RASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Desde ontem, os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação no site do exame. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação. A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item ( TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta

não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes. Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.

TEMER

Vetada mudança em fuso horário do Norte

B

RASÍLIA - A Presidência da República vetou mudanças no fuso horário nos estados do Acre, Amazonas e Pará. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União, assinada pelo vice-presidente Michel Temer, que estava em exercício. O projeto alterava o fuso horário- que atualmente é uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília - para a marcação antiga, de duas horas de diferença. Em 2008, após a aprovação de um projeto de lei do então senador e atual governador do estado, Tião Viana (PT), houve a mudança no fuso. Em refe-

rendo realizado em 2010, 56% dos eleitores no Acre votaram a favor da retomada do horário anterior a 2008. Na justificativa, Temer afirma que “da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados”. Na terça-feira, Temer estava em exercício da Presidência, quando Dilma Rousseff foi ao Uruguai em viagem oficial.

AMEAÇA DE CAOS

Aeronautas insistem em deflagrar greve

B

RASÍLIA - O Tribunal Superior do Trabalho ( TST ) determinou ontem que, caso a greve dos aeronautas e aeroviários prevista para ter início nesta quinta-feira venha a ocorrer, as categorias deverão manter pelo menos 80% dos trabalhadores em atividade nas vésperas de Natal e do revéillon (dias 23, 24, 29, 30 e 31), e 60% após as festas de final de ano. A decisão, do presidente do TST, João Oreste Dalazen, atende a um pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). A entidade, no entanto, pedia 90%

dos postos ativos. Em caso de descumprimento da decisão, o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Sindicato Nacional dos Aeroviários e os sindicatos dos aeroviários de Porto Alegre, Pernambuco e Garulhos estarão sujeitos a multa diária de R$ 100 mil. Os aeronautas e aeroviários afirmam que vão entrar em greve a partir das 23h desta quinta-feira. Inicialmente, eles pediam um reajuste salarial de 10%, baixaram para 7%, mas as empresas aéreas aceitaram somente dar 6,17% - relativo à variação do INPC uma diferença de 0,83%.

Publicação do IBGE traça perfil das moradias subnormais existentes em todos os estados do Brasil ASCOM/IBGE

E

m 2010, o país possuía 6.329 aglomerados subnormais (assentamentos irregulares conhecidos como favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros) em 323 dos 5.565 municípios brasileiros. Eles concentravam 6,0% da população brasileira (11.425.644 pessoas), distribuídos em 3.224.529 domicílios particulares ocupados (5,6% do total). Vinte regiões metropolitanas concentravam 88,6% desses domicílios, e quase metade (49,8%) dos domicílios de aglomerados estavam na Região Sudeste. Os aglomerados subnormais frequentemente ocupam áreas menos propícias à urbanização, como encostas íngremes no Rio de Janeiro, áreas de praia em Fortaleza, vales profundos em Maceió (localmente conhecidos como grotas), baixadas permanentemente inundadas em Macapá, manguezais em Cubatão, igarapés e encostas em Manaus. Nos aglomerados, 67,3% dos domicílios tinham rede de coleta de esgoto ou fossa séptica; 72,5% recebiam energia elétrica com medidor exclusivo; 88,3% eram abastecidos por rede de água; e

95,4% tinham o lixo coletado diretamente ou por caçamba. Esses e outros dados podem ser encontrados na publicação Aglomerados Subnormais – Primeiros Resultados, que tem como objetivo mostrar quantas pessoas vivem e quantos domicílios existem nessas

áreas, os serviços públicos existentes e algumas de suas características socioeconômicas. REGIÕES A Região Sudeste concentrava 49,8% dos 3,2 milhões de domicílios particulares ocupados em aglomera-

dos subnormais (23,2% em São Paulo e 19,1% no Rio de Janeiro). Os estados do Nordeste tinham 28,7% do total (9,4% na Bahia e 7,9% em Pernambuco). A Região Norte possuía 14,4% (10,1% no Pará). A ocorrência era menor nas regiões Sul (5,3%) e Centro-Oeste (1,8%).

RJ e SP concentram moradias subnormais Água e esgoto mais deficientes no Norte Foram identificados 6.329 aglomerados subnormais em 323 municípios (5,8% dos municípios brasileiros). Na Região Norte eram 48 municípios (10,7% dos 449 municípios da região), sendo a maioria localizada no interior dos estados do Amazonas, Pará e Amapá. Nessa região, em grande parte dos municípios, os aglomerados subnormais se formaram em áreas ribeirinhas, sujeitas a inundações periódicas. No Nordeste, dos 70 municípios com aglomerados subnormais (3,9% dos 1.794 municípios da região) 52 municípios (2,9%) se localizavam nas regiões metropolitanas. O Sudeste concentrava quase a metade dos municípios do país com aglomerados (145, equivalente a 8,7% dos 1.668 municípios da região). Um pouco mais da metade deles estava nas regiões metropolitanas (75 municípios, ou 4,5%) e o restante em municípios do interior dos estados. Em menor escala, a Região Sul apresentou padrões semelhantes ao Sudeste: 51 municípios com aglomerados subnormais (4,3% dos 1.188 municípios da região), dos quais 38 em regiões metropolitanas. No Centro-Oeste havia somente 9 municípios com aglomerados subnor-

mais (1,9% dos 466 municípios da região). No Rio de Janeiro, as ocupações mais antigas situavam-se na área central e nos bairros mais próximos ao centro da cidade, onde se concentra a maior oferta de trabalho. Em São Paulo, havia um predomínio de áreas de pequeno porte, distantes da área central. Em Belém, uma das características dominantes é a grande extensão das áreas de aglomerado subnormal. Os aglomerados subnormais predominam nas regiões metropolitanas: 20 delas abrigavam, em 2010, 88,6% do total de domicílios em aglomerados, com destaque para as regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belém, que, somadas, concentravam quase a metade (43,7%) do total de domicílios em aglomerados . ALAGOAS No caso de Alagoas, a publicação do IBGE - que toma como base os dados obtidos pelo Censo de 2010 - revela a existência de 114 aglomerados subnormais, nos quais vivem 130.428 pessoas. Os chamados aglomerados subnormaisno estado se concentram em 36.202 moradias em12 municípios.

No que diz respeito aos serviços de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo) e fornecimento de energia elétrica, o percentual de adequação dos domicílios nos aglomerados subnormais era sempre menor quando comparado com as áreas urbanas regulares dos municípios onde se localizavam. Para alguns serviços, porém, os percentuais de adequação dos domicílios em aglomerados chegavam a superar o de municípios onde não havia aglomerados: O esgotamento sanitário era o serviço com menor grau de adequação (rede de coleta de esgoto ou fossa séptica) nos domicílios em aglomerados subnormais: 67,3% eram adequados, sendo 56,3% de domicílios ligados à rede geral de esgoto e 11,0% de domicílios ligados à fossa séptica. Era também o serviço que apresentava uma maior diferença percentual de adequação em relação às áreas urbanas regulares (85,1%). Os aglomerados subnormais de Tocantins (0,9%), Roraima (1,8%) e Amapá (7,7%) não chegavam a atingir 8,0% de adequação dos domicílios quanto ao esgotamento sanitário. Minas Gerais (87,2%), Bahia (86,8%) e Rio de Janeiro (83,2%) apre-

sentaram percentuais acima de 80%. Em relação ao fornecimento de água, 88,3% dos domicílios par ticulares permanentes em aglomerados subnormais eram adequados (abastecimento por rede geral de distribuição). Na Região Norte se encontravam os menores percentuais de adequação, com destaque para Rondônia (30,0%) e Acre (48,7%), onde era comum o abastecimento por poço ou nascente (69,1% em Rondônia e 45,5% no Acre). Os maiores percentuais foram encontrados na Paraíba (98,5%) e Minas Gerais (98,3%). A Região Nordeste possuía oito de seus estados com percentuais de adequação do fornecimento de energia elétrica aos domicílios acima de 75%, com destaque para o Ceará (92,8%), Maranhão (91,3%) e Bahia (85,7%). No Brasil, 95,4% dos domicílios particulares permanentes em aglomerados subnormais possuíam destinação de lixo adequada (coleta direta ou por caçamba), sendo que 79,8% eram atendidos por coleta direta e 20,2% por coleta indireta, por meio de caçambas de serviço de limpeza. As menores proporções foram encontradas em Roraima (31,5%) e Tocantins (58,2%).


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A5

Internacional

www.j2011.com.br internacional@ojornal-al.com.br

SÍRIA

Oposição pede ajuda à ONU Conselho Nacional denuncia a morte de 250 pessoas em apenas dois dias, a maioria militares

D

AMASCO - Membros da oposição Síria fizeram ontem um apelo à Liga Árabe e ao Conselho de Segurança da ONU, pedindo ações para proteger os civis. Em meio a relatos de recrudescimento da violência no país, o Conselho Nacional Sírio (o principal grupo que reúne a oposição local) afirma que mais de 250 pessoas morreram apenas nos últimos dois dias. O pedido de ajuda foi feito no momento em que a Liga Árabe se prepara para enviar, hoje, um grupo de observadores à Síria para discutir o fim

da violência. O Conselho afirmou que gostaria que a ONU criasse “zonas protegidas” em áreas sob ataque do governo. A França, que é membro permanente do Conselho de Segurança, apoiou o pedido. “Houve um massacre de proporções sem precedentes na Síria nesta terça-feira”, disse o porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero. “O Conselho de Segurança precisa urgentemente aprovar uma resolução que peça o fim da repressão síria.” MASSACRE De acordo com a organização Observatório Sírio de Direito Humanos, as forças de segurança vêm promovendo um “massacre organizado” in Idlib, uma província próxima à fronteira com a Turquia. O Exército teria matado

ao menos 110 pessoas na terça-feira, segundo a ONG. A maioria dos mortos seriam militares do vilarejo de Kansafra, que abandonaram as forças armadas para se juntar às manifestações contra o presidente Bashar al-Assad. Já na segunda-feira, até 70 desertores do exército foram assassinados quando tentavam fugir de uma base nas proximidades. O correspondente da BBC Jim Muir, que acompanha a situação do vizinho Líbano, afirma que pode não ser uma coincidência esse aumento da violência às vésperas da chegada dos monitores da Liga Árabe. Muir afirma que as autoridades sírias podem estar “querendo terminar o que começaram”, antes da comissão chegar e que relatos sugerem que o governo está

Violência da repressão do governo não impede que população saia às ruas para protestar contra a morte de civis

focando principalmente em desertores do Exército e em civis presos em um vale no país. Damasco rebate as acusa-

EGITO

C

o país. Os protestos contra o governo sírio, que já duram nove meses, deixaram mais de 5 mil mortos.

FUKUSHIMA

Eleição legislativa tem novo turno AIRO - Os egípcios voltaram às urnas ontem para as eleições parlamentares depois de cinco dias de violência no Cairo, palco de confrontos entre manifestante antigoverno e forças de segurança. Nenhum choque foi registrado, mas os protestos continuavam no centro da cidade. Os colégios eleitorais foram abertos por volta das 8h (4h no horário de Brasília) em nove províncias do país. Cerca de 18 milhões de eleitores escolheram os integrantes da Assembleia do Povo, a Câmara baixa do Parlamento, no segundo turno da etapa

ções de estar promovendo uma repressão violenta e afirma que está apenas combatendo grupos terroristas, que querem desestabilizar

intermediária da votação. No total, 118 candidatos de listas abertas, que não obtiveram maioria suficiente (50% dos votos mais um) no primeiro turno, concorrem por 59 cadeiras. A votação aconteceu em 30 circunscrições das províncias de Gizé, que abrange parte do Cairo, Bani Suef, Menoufia, Sharqiya, Ismailia, Suez, Al Buhaira, Sohag e Aswan. Além disso, haverá eleições por listas fechadas em três distritos onde na semana passada faltaram alguns partidos nas cédulas eleitorais. Mais de 11 mil juízes se encarregaram de supervisio-

nar a votação, enquanto 25 mil organizações da sociedade civil egípcia e 800 estrangeiras conseguiram autorização para acompanhar a votação, além de 1.580 jornalistas egípcios e estrangeiros. Segundo os resultados oficiosos das listas fechadas, no primeiro turno desta segunda etapa, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, obteve 37,2% dos votos, o que lhe garante 33 das 86 cadeiras às quais concorriam. Na sequência aparecem os salafistas do Al-Nour, com 31%.

Desativação deverá levar 40 anos

T

ÓQUIO - O governo japonês informou ontem que pode levar cerca de 40 anos para que seja limpa e desativada completamente a usina nuclear de Fukushima, que foi atingida pelo tsunami em março. Goshi Hosono, Ministro para Crises Nucleares, afirmou que o projeto de desativação de três reatores da usina é bastante ambicioso. Em coletiva de imprensa ele declarou: “Mas nós precisamos fazer isso mesmo

que enfrentemos dificuldades ao longo do caminho”. A operadora da usina irá começar a retirar as barras de combustível dentro do período de dois a três anos. Depois disso, a operadora irá remover o combustível derretido. Este processo deve começar em 10 anos, só sendo concluído em 25. As condições e a localização do combustível derretido são desconhecidas. Yukio Edano, Minsitro do Comércio prometeu que as autori-

dades manterão a segurança da usina. “Não podemos permitir que o trabalho para a desativação cause novos riscos ou adie o retorno dos moradores para suas casas”. O processo de desativação irá exigir o desenvolvimento de robôs e de tecnologia que permitam a realização dos trabalhos de forma remota, pois os níveis de radiação dentro do prédio são muito altos. A descontaminação dos prédios que abriga os reatores deve começar em 2014.

TRAGÉDIA NA TURQUIA

Força da batida do caminhão carregado de tijolos destruiu o micro-ônibus

Choque entre veículos deixa 25 mortos

I

STAMBUL - Um caminhão bateu em um micro-ônibus ontem e deixou 25 pessoas mortas no sudeste da Turquia. O acidente aconteceu nas proximidades de Salat, na província de Diyarbakir, na estrada que liga a cidade de Diyarbakir a de Batman. Um caminhão que transportava tijolos bateu no micro-ônibus, informou o

governador de Diyarbakir, Mustafa Toprak. A polícia atribuiu o acidente à alta velocidade do caminhão. Segundo uma rede de televisão local, oito pessoas ficaram feridas. Em 2010, de acordo com dados da polícia, cerca de 4 mil pessoas morreram e mais de 211 mil ficaram feridas em 1,1 milhão de acidentes de trânsito na Turquia.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A6

Opinião

www.j2011.com.br opiniao@ojornal-al.com.br

Problema aéreo Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção Antonio Rezende José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Luciano Góes lucianogoes@ojornal-al.com.br Diretor Comercial Felipe Calheiros felipecalheiros@ojornal-al.com.br Diretor Adm.-Financeiro Francisco Diniz franciscodiniz@ojornal-al.com.br Diretor Jurídico Átila Machado atilamachado@ojornal-al.com.br

A

o anunciarem a greve da categoria para hoje, os aeroportuários escolheram o pior momento para os passageiros. Parar os aeroportos na véspera de milhares de embarques nas festas de fim de ano é um engessamento sem precedentes na história. Foi por isso que o Tribunal Superior do Trabalho se apressou em brecar a movimentação e determinou que pelo menos 80% dos aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (que trabalham em terra) estejam em seus postos de trabalho nos dias que antecedem os feriados. A decisão da Justiça Trabalhista atende, em parte, ao pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, que requereu percentual mínimo de 90% de trabalhadores ativos durante a greve. Nos outros dias, o TST determinou a presença de 60% dos trabalhadores das duas categorias para garantir as operações nos aeroportos. Mesmo com essa decisão, alguns sindicalistas mais radicalizados defendem a paralisação por

completo, passando por cima da Justiça, tentando reeditar o caos aéreo gerado em 2007 e 2008. Enquanto a greve não começa ou as ameaças não são concretizadas, a mobilização também já começou a surtir efeito para os trabalhadores, pois as companhias aéreas aceitaram conceder um pequeno aumento de ganho real, acima da inflação, e subiram a proposta de reajuste para 6,5%, além de manter o que já havia sido acordado, de ganho de 10% nos pisos salariais, nos tíquetes-alimentação e nas cestas básicas, além da criação de um novo piso salarial para operadores de transporte. Esse meio termo, na esfera judicial e na mesa de negociação, só aponta agora que os empresários e aeroportuários estão caminhando para um acordo. Resta saber como ficam os passageiros, que no final das contas serão os principais prejudicados com as filas, atrasos e muita dor de cabeça nos momentos que antecedem o Natal e o Réveillon.

Charge

Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.j2011.com.br Rodovia AL-101 Norte, Km 6, 3600 Jacarecica - Maceió/AL CEP: 57038-800 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

Frase do dia

“As pessoas podem vir ao Centro sossegadas para fazer suas compras. Desde o começo do mês, a segurança foi reforçada e, depois do fim de semana, temos ainda mais policiais nas ruas. O consumidor está seguro no Centro”. SILVÂNIA FERREIRA, presidente da Aliança Comercial.

A magia do Natal (origem da canção Noite Feliz) Bernardino Nogueira Membro da Academia Alagoana de Cultura aquela época só aos pais competia a matrícula escolar dos filhos; às mães só lhes seria facultada essa concessão, provando o estado civil de viuvez. Numa aldeia austríaca vivia um menino com vontade férrea de estudar, mas o fato de sua mãe ser prostituta impedia sua matrícula. Um único homem da aldeia, ao tomar conhecimento, sensibilizou-se e adotou o menino, mas seu gesto não resultou em positivo porque a escola o recusou pelo fato dele ser o carrasco da aldeia e não gozar do mínimo de simpatia que o recomendasse para tal fim. Restava uma outra esperança. A igreja aceitava os vocacionados ao sacerdócio, oferecendo ensino gratuito aos que para tal demonstrassem aptidões; Assim, o menino, que ansiava estudar, torna-se-ia o jovem sacerdote da cidade de Oberndorf, situada nos Alpes da Áustria, chamado Joseph Mohr. No dia 23 de dezembro de 1818 foi solicitada sua presença à casa de um lenhador para que abençoasse uma criança que acabara de nascer. O cenário que se lhe deparou impressionou-o sobremaneira: a jovem mãe, acariciando a criança que dormitava serenamente, respirando pausadamente, aparentando um ar sorridente, enfim – o ambiente ali reinante encheu de alegria o sacerdote, fazendo com que sentisse muita satisfação em ter atendido ao chamado, apesar da longa e cansativa viagem. Já de volta a casa, durante o trajeto começou a estabelecer um comparativo sobre o nascimento do lenhador e o de uma criança que nascera na manjedoura em Belém: Jesus Cristo. Seus pensamentos impossibilitaram-no de dormir. Pegou um papel e começou a meditar na elaboração de um poema que traduzisse todos os devaneios daquela noite. O nome do poema: Noite Feliz. No dia seguinte foi à casa do jovem maestro e organista da escola paroquial chamado Franz Gruber. Mostrou o poema ao maestro, solicitando-lhe que compusesse a melodia. No dia 24 de dezembro de 1818, após o culto da meia noite, o maestro Franz Gruber e o sacerdote Joseph Mohr cantaram pela primeira vez aquela que seria uma das músicas mais tocadas no mundo. Atualmente existe em Oberndorf uma capela com o nome “Noite Feliz”, em cujos vitrais constam os retratos de Joseph Mohr e Franz Gruber. O instrumento no qual a canção foi tocada pela primeira vez, encontra-se no Museu Municipal de Hallein. Posteriormente um técnico foi chamado

N

Começou a estabelecer um comparativo sobre o nascimento do lenhador e o de uma criança que nascera na manjedoura em Belém: Jesus Cristo a consertar o órgão e notou aquela música ali esquecida, pediu licença para levá-la a alguém para que a patenteasse. Esse alguém seria simplesmente o consagrado maestro/compositor Richard Wagner, que a tornou conhecida no mundo inteiro. Na primeira guerra mundial – 1914 a 1918 -, quando do armistício natalino, um soldado alemão iniciou o cântico na sua trincheira; em seguida, nas trincheira inimigas, os soldados franceses, ingleses e de todas as nações participantes da 1ª guerra entoaram louvores a Jesus, através da simples música “Noite Feliz”. Na 2ª Guerra mundial um oficial nazista da SS foi visitar um abrigo da Tchecoslováquia na véspera do Natal da família e pediu que as crianças cantassem a música “Noite Feliz”, mas pediu que fosse cantada em alemão. Duas daquelas crianças começaram a cantar, até que se deram contas de que eram judias e só elas falavam alemão. O oficial ajoelhou-se perante as crianças e disse-lhes “estava tão lindo, não tenham medo, podem continuar a cantar que não serão castigados por isso”, e terminou por cantar juntamente com elas. Era natal, durante a guerra da Coréia, quando o comandante da guarnição americana de visita a uma escola manifestou sua tristeza, pela ausência de sua casa, de sua família. Então a professora coreana, com um grupo de crianças e uma braçada de flores, surgiram entoando o cântico – Noite Feliz / Noite Feliz / Oh Senhor, Deus de amor / pobrezinho nasceu em Belém / Vê na lapa Jesus nosso bem / dorme em paz , oh Jesus / Dorme em paz em paz, oh Jesus.

Não se misture!

San

Datas & Fatos A morte de um lutador Em 22 de dezembro de 1988, morria o líder dos seringueiros Chico Mendes, apesar das denúncias e dos pedidos de proteção por parte de entidades ambientalistas. O governador do Acre pediu proteção de dois policiais como seguranças, mas Chico foi assassinado no quintal de sua casa com um tiro de escopeta. 1606 - A Espanha proíbe suas colônias da América de fazer qualquer tipo de negociação com estrangeiros, sob risco de pena de morte. 1858 - Nasce o compositor italiano Giacomo Puccini, autor de óperas como La Bohème, Tosca, Madame Butterfly e Turandot. 1868 - Durante a Guerra do Paraguai, é iniciada a Batalha de Lomas Voletinas. 1894 - A Justiça francesa condena o militar Alfred Dreyfus de crime de alta traição. Anos mais tarde, foi comprovada sua inocência. 1900 - O primeiro modelo de carro Daimler é exibido. O veículo é chamado de Mercedes, nome da filha de Emil Jellinek, incentivador do projeto. 1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade inglesa de Manchester é bombardeada pela força aérea alemã. 1947 - É sancionada a constituição da república italiana. 1968 - 82 tripulantes do navio norte-americano de inteligência "Pueblo" são libertados após serem capturados pela Coréia do Norte. 1968 - Caetano Veloso e Gilberto Gil são presos na boate Sucata, no Rio de Janeiro.

1975 - Carlos, o Chacal, junto com outros terroristas árabes, fazem um ataque em Viena, na Áustria. Eles assassinaram três pessoas e fizeram outras 70 de reféns num encontro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). 1981 - O atleta João do Pulo, um dia depois de ter sido eleito como o maior desportista latino-americano do ano, sofre um grave acidente de carro e tem a perna direita amputada. 1981 - Na Argentina, o general Leopoldo Galtieri se torna o novo presidente após uma junta ter deposto o presidente Viola. 1986 - Um decreto-lei institui o 13º salário para funcionários civis e militares da União. 1988 - O ecologista brasileiro Chico Mendes é assassinado. 1989 - Na Romênia, uma revolta popular derruba o governo do ditador comunista Nicolau Ceausescu, líder do país durante 24 anos. 1993 - Os Estados Unidos concedem asilo político a Alina Fernandez Revuelta, filha do ditador cubano Fidel Castro. 1993 - O parlamento da África do Sul aprova uma nova constituição que abole o regime racista de apartheid no país. 1994 - Renuncia Silvio Berlusconi, primeiro ministro italiano. 1994 - O locutor esportivo Osmar Santos sofre um grave acidente de carro que o deixa com traumatismo craniano. 1996 - O grupo guerrilheiro Tupac Amaru liberta 225 das 380 pessoas mantidas como reféns na residência do embaixador do Japão no Peru. O seqüestro terminaria em abril do ano seguinte.

Húdson Canuto Filósofo e professor de Latim e Italiano na Casa de Cultura Latino-Americana (UFAL) hanucá (consagração em hebr.) é no dia 25 do mês hebreu de kislev; (este ano, 21/12). Não é um de Natal judaico! É festa das luzes, comemora a rededicação do Templo que fizeram os Macabeus em 165 a.e.c., quando houve uma guerra pelos corações e almas dos judeus. Muitos se seduziram pelo modo de vida helênico do prazer acima de tudo. Comemora-se durante oito dias e a cada dia se deve acrescentar uma vela a um castiçal de nove braços (chanukiá). No II séc. a.e.c., Antíoco Epífanes, para unificar o império, proibiu celebração do shabat, estudo da Torá e circuncisão, sob pena de morte! Profanou o Templo, sacrificou porcos no altar e pôs lá uma imagem de Zeus. A família do sacerdote Matatias, por milagre, pôde juntar seguidores e derrotar o império: «Quem ama a Torá siga-me!» (I Macabeus 2,27) Ficaram conhecidos como Macabeus (martelo em hebr.). Após a purificação do Templo, viu-se que só havia um jarro de azeite puro no Templo para acenderem-se as luzes da Menorá, e duraria só um dia, mas, por milagre, durou oito dias, tempo suficiente para produzirem novo azeite puro, levarem ao templo para seu devido fim como manda a Torá (Ex 27,20s). A primeira vitória pelo direito à liberdade religiosa dum povo. Coisa semelhante aconteceu na Península Ibérica no séc. XV, quando os Reis Católicos -Isabel e Fernando- quiseram, como Antíoco, unificar o império. Um só reino, uma só língua, uma só fé: a cristã! Todos deveriam ou ser cristãos ou deixar o país ou morrer! Muitos judeus ibéricos, por

C

O medo da morte fez que muitos judeus vivessem e vivam ainda ocultos fidelidade à fé dos pais, fugiram; outros decidiram ficar, pois tinham negócios e trabalhavam no palácio, direito só dos cristãos, de modo que os judeus simularam conversões; eram cristãos nas ruas, e judeus no lar. Uns sinceramente convertidos ao cristianismo denunciaram os cripto-judeus à Inquisição que os perseguia e matava. Fugindo da santa Inquisição, muitos vieram ao Brasil, esperando aqui praticarem a fé sem a sombra da morte sobre eles. Ledo engano! A Inquisição buscou-os também aqui! Também aqui foram perseguidos, presos e levados à Europa e entregues à Purificadora Chama! O medo da morte fez que muitos judeus vivessem e vivam ainda ocultos, praticando incônscios a religião de Abrahão, p. ex., acender vela na sexta-feira à tarde, não varrer a casa de dentro para fora, vestir a melhor roupa no sábado -dia de feira em muitas cidades- para festejar e receber amigos etc. A mensagem de Chanucá é que devemos ser como o azeite que se recusa a assimilar-se!


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A7

Economia

www.j2011.com.br economia@ojornal-al.com.br

TESOURO

Resolução altera LRF e facilita renegociação de dívidas Senado aprova "a toque de caixa" medida que beneficia estados e municípios em atraso

O

Senado aprovou na noite de terça-feira, a toque de caixa, uma resolução que permite a estados e municípios com dívidas

em atraso renegociar seus débitos sem uma autorização prévia do Tesouro Nacional. A proposta altera a regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A mudança foi aprovada em votação simbólica, com voto contrário do DEM. A nova medida altera uma resolução de 2001, que regulamentava alguns dispositivos da LRF. Além de garantir

a renegociação de empréstimos em atraso, a resolução convalida negociações que já tenham sido feitas sem respeitar a regra anterior, que exigia a anuência prévia da Fazenda. Segundo o líder do g ov e r n o, R o m e r o Ju c á (PMDB-RR), a mudança facilitará o trabalho do Ministério da Fazenda e do Senado, “sem comprometer a gestão

fiscal responsável” de estados e municípios. Jucá foi o relator da proposta. Para o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), a resolução é “casuística” porque convalida empréstimos irregulares tomados por dois municípios - Brusque (SC) e Petrolina (PE) - junto ao BNDES. Demóstenes acusa o presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho,

de mentir sobre essas operações em audiência pública no Senado. Em seu parecer, o senador Jucá aponta outra justificativa para as modificações. Segundo ele, a racionalização e simplificação de procedimentos são necessárias porque “nos últimos anos, em razão do crescimento da economia, da melhoria da situação fiscal dos entes

subnacionais e da consequente retomada dos investimentos públicos, o número de operações de crédito tem se elevado significativamente”. A nova resolução também elimina a exigência de plena adimplência na renegociação dos débitos e simplifica as comprovações de previsão orçamentária para o recebimento de garantia da União.

PREVIDÊNCIA

COMPRAS ON-LINE

Déficit deve atingir R$ 36 bilhões

Consumidor deve ter muita cautela

O

ELISANA TENÓRIO elisanatenorio@ojornal-al.com.br

déficit da Previdência Social deve fechar o ano próximo dos R$ 36 bilhões, segundo estimativa do secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim. Se confirmado esse valor, será o melhor resultado apurado desde 2003. Para conseguir esse resultado, o secretário afirmou que o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) - que agrega os trabalhadores da iniciativa privada - terá um superávit de pelo menos R$ 5 bilhões em suas contas em dezembro. No acumulado do ano até novembro, o déficit da Previdência soma R$ 41,216 bilhões, o que representa uma queda de 18,3% em relação ao mesmo período de 2010 (R$ 50,478 bilhões). Em 12 meses, o déficit totaliza R$ 37,549 bilhões. Todos esses valores inclusive a projeção de Rolim para o ano, estão corrigidos pelo INPC. O forte superávit em dezembro deve acontecer, assim como nos anos anteriores, porque o INSS receberá de uma só vez a contribuição patronal, referente ao 13º

A

salário dos aposentados e pensionistas. Por outro lado, conforme Rolim, as despesas não serão afetadas porque o INSS já efetuou o pagamento do 13º das aposentadorias e pensões - só está faltando a segunda parcela dos benefícios para quem ganha mais que um salário mínimo. No mês passado, a Previdência Social gastou cerca de R$ 2 bilhões com o pagamento da última parcela do 13º salários dos benefícios até um salário mínimo. Mesmo com essas despesas, o déficit de novembro foi inferior ao

apurado no mesmo período do ano passado. O INSS registrou um rombo de R$ 4,216 bilhões no mês passado, o que representa uma queda de 10,2% (R$ 4,697 bilhões). Segundo Rolim, a queda de 18,3% do déficit acumulado do ano ocorreu devido ao bom desempenho do mercado. O secretário afirmou que a recente desaceleração do mercado de trabalho ainda não impacta nos resultados da Previdência. Isso porque, enquanto houver geração líquida de emprego, a arrecadação continuará crescendo.

três dias do Natal, o Procon/AL orienta o consumidor a ter muita cautela se optar por fazer compras on line para serem entregues, no máximo, no próximo sábado. O primeiro cuidado deve ser com relação aos sites escolhidos, que devem ser reconhecidamente confiáveis. Além disso, antes de fechar o negócio, é necessário observar, principalmente, dois itens: se os preços estão muito abaixo dos oferecidos pelo mercado e se há como estabelecer prazo de entrega. O assessor jurídico César Caldas explica que o melhor mesmo, em épocas de consumo intenso, como a que estamos vivendo agora, é escolher as compras pessoalmente para que seja evitado imprevisto, mau entendido e má fé. “Fazer pesquisas de preços e ir ao local pessoalmente é, sem dúvida, a melhor alternativa, mas quem preferi a comodidade das compras on line deve tomar cuidados extras”, alerta.

O primeiro cuidado deve ser com relação à escolha do site de compra, que deve ser reconhecidamente confiável. Outro item considerado muito importante, sobretudo em épocas de muito consumo, é verificar se o site possui filial em Alagoas para que não haja riscos do prazo de entrega não ser cumprido. “Se não houver filial aqui (no Estado) fica praticamente impossível haver disponibilidade de entrega do produto até o próximo sábado”, frisa, acrescentando outra dica: “desconfiem dos sites que oferecem mercadorias com preços muito abaixo do mercado, pois isso pode representar uma grande armadilha”. O assessor explica que o consumidor que opta por fazer compras on line fica vulnerável para não receber o produto no prazo de entrega estabelecido porque não existe cláusula que trate desse assunto no Código de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, apenas há um projeto-de-lei, de autoria do deputado petista Judson

Cabral, que trata de estabelecer a responsabilidade para os sites que não cumprirem esses prazos. Enquanto o projeto não entrar em vigor, porém, o consumidor continuará vulnerável ao prejuízo. RECLAMAÇÕES O Procon/AL não divulgou a quantidade de reclamações, mas confirmou que há muitas representações locais contra sites on line que não tem cumprido prazos de entrega. “Por isso, o melhor ainda é fazer as compras natalinas pessoalmente, que, além de não correr riscos, o consumidor ainda gera receita para o Estado”, avalia César Caldas. E vale lembrar que, esta semana, a Defensoria Pública de São Paulo ajuizou uma ação civil pública contra uma empresa responsável por duas lojas virtuais. Ela foi acusada de vender produtos eletrônicos pela internet com preços abaixo do mercado e não entregar aos compradores. Foram mais de 13 mil reclamações.

BANCO CENTRAL

Crédito tem expansão mais acentuada

O

saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 1,984 trilhão, em novembro, segundo dados do Banco Central (BC). Em relação ao mês anterior, houve crescimento de 1,9% e, em 12 meses, de 18,2%. Esse saldo corresponde a 48,2% de tudo o que o País produz contra 47,5%, em outubro, e 44,9% no mesmo

período do ano anterior. Segundo o relatório do Banco Central , “o crédito do sistema financeiro nacional apresentou, em novembro, expansão mais acentuada que no mês anterior, refletindo, em particular, o retorno à normalidade após a greve bancária encerrada em 17 de outubro [que afetou o crescimento das operações de crédito]”.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A8

Economia

www.j2011.com.br economia@ojornal-al.com.br

DESEMPREGO

PapelMoeda Marco Aurélio Mello marcoaurelio@ojornal-al.com.br

Alimentos cada vez mais caros

P

ara muitos, é uma necessidade, afinal, moram longe de local do trabalho e não há como voltar pra casa para almoçar, por exemplo. O jeito é comer mesmo em algum local perto de onde se trabalha. Mas, essa necessidade está cada vez mais cara. É o que comprova o IPCA-15, divulgado ontem pelo IBGE. A alimentação fora de casa ficou 10,13% mais cara no ano, superando a alta dos preços dos alimentos e bebidas em geral, que foi de 6,99. A alta de preços, portanto, não está restrita ao ato de comer fora, o grupo alimentação também registra aumento, o que quer dizer que mesmo fazendo as refeições em casa, o brasileiro está sentindo um peso maior no bolso. Dentro do item alimentação fora do domicílio, as refeições registraram alta acumulada nos 12 meses de 9,81%, mas essa não foi a maior elevação. A alta mais intensa foi a do cafezinho, de 12,23%, e a menos intensa, de 7,23%, foi verificada nos preços dos doces. Considerando apenas dezembro, o consumidor que se alimenta fora de casa desembolsou 1,26% a mais. O item foi um dos que mais causaram impacto no índice geral, que registrou variação de 0,56%. No mês, o destaque ficou com o café da manhã, que pesou 2,11% a mais no bolso. Depois, aparecem o lanche (1,57%) e os doces (1,42%). De janeiro a dezembro, consumidores de Porto Alegre e Curitiba foram os que mais sentiram no bolso o aumento de preços ao comer fora de casa. No domicílio, o Rio de Janeiro é a capital onde os preços da alimentação no domicílio mais subiram em 12 meses, com alta acumulada de 7,02%, frente à média nacional de 5,33%. Neste mês, a alimentação feita em casa ficou 1,29% mais cara, com a maior alta em Belém, de 2,14%.

Oficialmente 1

Taxa caiu quase 10% nas regiões, diz Dieese Pesquisa aponta que 2,1 milhões de brasileiros estavam desocupados em novembro

A

taxa de desemprego de novembro ficou em 9,7% nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e do Distrito Federal, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em outubro, a taxa

ficou em 10,1%. Segundo a pesquisa, o número de desempregados nas principais regiões metropolitanas do País foi estimado em 2,1 milhões de pessoas em novembro, 78 mil a menos do que no mês anterior. O nível de ocupação aumentou 0,4%. Foram criados 90 mil empregos, enquanto entraram no mercado de trabalho apenas 12 mil pessoas. O total de ocupados foi estimado em 20,1 milhões. Os s e t o re s q u e m a i s contrataram, no conjunto das sete regiões, foram serviços (0,5% ou 56 mil vagas), comércio (1,3% ou 43 mil), indústria (0,5% ou 15 mil) e construção civil (0,6% ou 8 mil).

PREVISÃO

SUPERMERCADOS

Arapiraca se prepara para receber bandeira internacional de hotelaria. O grupo Coagro vai anunciar, hoje, o investimento na construção do Hotel Ibis Arapiraca. O anúncio será feito durante a inauguração da loja Coagro Macro, às 18h, localizada à Rua Expedicionários Brasileiros, 208A, no bairro Baixa Grande.

Inadimplência deve se acomodar, avalia BC

Oficialmente 2

A

De olho no desenvolvimento do Agreste alagoano, o grupo Coagro, em parceria com o grupo Accor, lança o Hotel Ibis Arapiraca com o objetivo de diversificar e fortalecer os negócios, aproveitando o momento de expansão da economia do município e suprindo, assim, uma carência existente na região.

Mais Nordeste 1 A Ford anunciou um investimento de R$400 milhões para a construção da primeira fábrica de motores do Nordeste, em Camaçari, na Bahia. O lançamento da pedra fundamental da obra, no Complexo Industrial Ford Nordeste, aconteceu ontem.

Mais Nordeste 2 O presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, destacou o pioneirismo da Ford na região e o alto nível de qualidade da nova unidade, que produzirá uma família totalmente nova de motores. A nova fábrica vai ocupar um prédio de 24 mil m² e terá capacidade para produzir 210 mil motores por ano.

taxa de inadimplência tem tendência de acomodação, disse ontem o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel. Em novembro, a inadimplência, considerando atrasos superiores a 90 dias, subiu para as famílias ao ficar em 7,3%, alta de 0,2 ponto percentual em relação a outubro. Para as empresas, a inadimplência ficou estável em 4%. Segundo a avaliação de Maciel, os atrasos inferiores a 90 dias mostraram recuo de 0,4 ponto percentual para pessoas físicas. De acordo com ele, esse é um indicador de que a inadimplência deve se acomodar. No s ú l t i m o s m e s e s , segundo Maciel, o financiamento de veículos, que cresceu fortemente em 2010 (alta de cerca de 50% em relação a 2009), tem elevado a inadimplência. Em novembro deste ano, essa modalidade de crédito apresentou saldo de R$ 170,499 bilhões, crescimento de 25,1% em 12 meses. “É uma modalidade representativa, importante”, disse Maciel. A inadimplência nessa modalidade, para pessoas físicas, passou de 2,5%, em dezembro de 2010, para 4,9% em novembro deste ano.

Sobre as taxas de juros, na avaliação de Maciel, há uma tendência de queda, influenciada pela redução de 1,5 ponto percentual, desde agosto deste ano, da taxa básica de juros, a Selic, que serve de parâmetro para as taxas de crédito. Outro fator é

0,4 ponto Este é percentual de recuo no volume de dívidas em atraso com menos de 90 dias

a reversão parcial das medidas de restrição ao crédito. De acordo com os dados do BC, em novembro, as famílias pagaram menos pelos empréstimos. A taxa média de juros cobrada das pessoas físicas caiu 2,4 pontos percentuais para 44,7% ao ano, de outubro para o mês passado. No caso das empresas, a taxa permaneceu em 29,8% ao ano, nesse período. Nos seis primeiros dias úteis do mês, a taxa de juros para pessoas físicas caiu 0,1 ponto percentual.

Resultados do ano estão dentro das estimativas da entidade nacional do setor

Vendas reais crescem 4,54% em novembro

A

s vendas reais do setor supermercadista cresceram 4,54% em novembro em relação ao mesmo mês de 2010, segundo divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a outubro, houve queda, em termos reais, de 2,35%. No acumulado de janeiro a novembro, as vendas reais registram aumento de 3,98%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo comunicado da

Abras, o resultado das vendas se encontra em linha com a projeção do início do ano. “A despeito das turbulências no cenário internacional, o resultado de novembro mostra que as vendas do setor não foram atingidas, o que mostra que o mercado interno brasileiro está cada vez mais sólido. Esperamos que 2012 mantenha essa tendência”, destacou a Abras, em nota à imprensa. A cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresenta alta de 1,54% no acumulado de janeiro a novembro. Já na comparação a outubro de 2010, em novembro a cesta apresentou crescimento de 0,58%, passando de R$ 309,95 para R$ 311,74. Os produtos com as maiores altas em novembro, na comparação com outubro, foram: tomate (+ 11,01%), batata (+5,56%); e cerveja (+5,18%). Já os produtos com as maiores quedas foram no leite longa vida (-3,70%); carne dianteiro (-3,10%); e açúcar (-2 54%). No acumulado dos onze primeiros meses de 2011, as categorias que apresentam as maiores altas são tomate (+37,83%); cebola (+24 04%); e cerveja (+13,02%).


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A10

Cidades

www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

Sistema Jornal tem dia de inauguração Fotos: Eduardo Leite/ Estagiário

Rádio Jornal passa a funcionar no novo estúdio, em Jacarecica, integrada ao portal de notícias e ao impresso

Novo prédio acomoda as empresas do Sistema Jornal

GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

A

postando na chamada convergência de mídia (cross media), o Sistema Jornal de Comunicação passa hoje a agregar em um só lugar a credibilidade de O Jornal, a força comunicativa da Rádio Jornal AM 710 e a agilidade do portal J2011. Juntos, o portal, a rádio e o jornal impresso passam a atuar em uma única instalação, produzindo informação de forma simultânea e integrada, conferindo agilidade, modernidade ao noticiário que alcança todo o Estado. As novidades do sistema serão apresentadas hoje em um café da manhã, na sede da empresa, em Jacarecica. Para o superintendente do SJC, Luciano Góes, a nova fase da empresa contempla o público alagoano com o que há de mais moderno na

Rádio Jornal une forças com internet A cobertura ampla da Rádio Jornal AM 710 ganha agora a parceria da internet. Programas como Jornal do Povo, apresentado pelo jornalista Marcos Rodrigues, e a cobertura esportiva passam a contar com a interatividade também da Internet. Juntos, J2011 e Rádio Jornal AM 710 levarão ao ouvinte/ internauta informações com agilidade e interatividade. Passando a funcionar nas mesmas instalações da web e de O Jornal, em Jacarecica, a emissora será abastecida ainda mais com informações on-line do J211. “Já possuímos uma credi-

bilidade junto ao ouvinte, que agora terá uma gama ainda maior de informações com a parceria com o portal J2011. É uma parceria que o ouvinte e o internauta só terão a ganhar”, disse Bruno Barrionuevo, diretor da AM 710. Para o diretor de programação da AM 710, Jorge Moraes, a integração das mídias só traz ganhos. “A mudança da rádio foi a melhor coisa que aconteceu. Além de estar próximo dos outros veículos, temos novos equipamentos e um estúdio mais amplo e moderno. A rádio hoje não deixa nada a desejar a outras emissoras no Estado”, ressaltou. G.M. Ivette Moura

comunicação. “A convergência de mídias, com essa atuação em parceria entre jornal impresso, rádio e webjornalismo é um novo momento da comunicação em todo o mundo, e o Sistema Jornal coloca esse novo estilo de fazer comunicação à disposição do leitor, do ouvinte e do internauta. A informação não pode ser tratada mais separadamente. O ouvinte do rádio também quer saber o que está se passando na rede mundial, assim como o jornalismo impresso repercute a notícia de forma mais aprofundada

no dia seguinte, alimentando o debate na mídia”, destacaLuciano Goes. O editor-executivo Voney Malta afirma que, na era da informação, o Sistema Jornal de Comunicação democratiza as formas de se transmitir a notícia, cujos meios – on-line, rádio ou jornal – ficam a critério do público. “O público consumidor tem a opção de estar bem informado, sabendo do que acontece em sua cidade, estado, país, enfim, pode saber o que acontece no mundo optando pelo tipo de

veículo que ele escolher para estar bem informado, esteja onde estiver. Isso significa que as atuais ferramentas da tecnologia possibilitam maior interação, proximidade e facilidade para que possamos informar tudo o que acontece e que influencia no nosso dia a dia”, afirmou Malta. O editor-executivo acredita que as diversas mídias trabalhando conjuntamente conferem mais força à informação e, consequentemente, nos desdobramentos que essas informações terão para a sociedade.

Jorge Moraes, diretor de programação da Rádio Jornal, destaca a inovação


EIRA

.br .br

da ma 11. nte o a io-

mas, a raz dio tedos vos dio A aa no

oura

o

O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A11

Cidades

www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

Portal J2011: em fase de expansão

O Jornal: reforma gráfica marca nova fase Eduardo Leite/ Estagiário

A mudança de nome do antigo Jornalweb para J2011 traz também novidades na estrutura e na forma de fazer webjornalismo. Ao clicar no endereço www. j2011.com.br, o internauta encontrará um portal onde a notícia é disponibilizada nas mais diversas ferramentas da comunicação, através de texto, vídeo e foto. Num layout moderno e funcional, um rápido clique no J2011 coloca o internauta a par do que está acontecendo em sua cidade, em Alagoas, no Brasil e no mundo, tudo com a agilidade que só a Internet possibilita. Com farto material em vídeo, logo cedo os repórter esdo J2011 trazem os destaques da edição diária de O Jornal além de outras matérias produzidas em primeira mão. A coordenadora do J2011, a jornalista Vera Valério, fala da força que a interação com a Rádio Jornal AM 710 trará para quem está do outro lado, ouvindo ou acessando a informação. “A Internet mudou parâmetros e alimentou uma nova dinâmica nos veículos de comunicação, onde o rádio e a Internet formam uma intensa rede de troca de informações. Em parceria, a Jornal AM 710 e o J2011 vão se complementar, levando ao ouvinte e ao internauta uma informação ainda mais completa, apurada e interpretada sob diversos ângu-

Voney Malta, editor-executivo do sistema, aposta na força da integração

los”, avalia a coordenadora do J2011. BLOGS Apostando no público segmentado que consome diariamente informações dos mais variados universos, o J2011 ampliou o espaço para os blogs, acreditando no jornalismo opinativo com qualidade e diversidade. O mundo esportivo é o tema do Blog de Victor Mélo, espaço que já tem leitores cativos em todo o país. Com o know how do jornalismo gastronômico, Nide Lins traz o mundo da

culinária para os internautas, sempre dando destaque aos sabores e à cultura local. Gabriela Sales traz na ponta do mouse o universo da moda e tudo o que rola no mundo fashion. Flávia Farias atualiza o internauta no mundo das variedades, trazendo um pouco mais dos temas recorrentes no caderno Sala Vip, em O Jornal, editado por ela. Em plena geração saúde, Fátima Vasconcelos traz artigos com informações em primeira mão daquilo que importa para a sua saúde. G.M.

As novidades do Sistema Jornal de Comunicação unem a modernidade do portal J2011 com investimentos no jornalismo impresso. Lançado em novembro, o novo projeto gráfico de O Jornal traz as notícias diárias com a mesma credibilidade, mas em um layout moderno, antenado com o arrojado estilo dos grandes jornais impressos do País. Além da qualidade conquistada em 16 anos de jornalismo impresso, O Jornal passou a circular também às segundas-feiras, sendo o único periódico alagoana a circular os sete dias da semana. Nessa nova fase, o leitor também ganhou a possibilidade de acessar todo o conteúdo de O Jornal na plataforma para iPAD. A edição de O Jornal também pode ser conferida no portal J2011. Além dos colunistas locais como Roberto Villanova (política), Marco Aurélio Mello (Economia) e Alessandra Vieira (Cultura), estrearam junto com a reforma gráfica colunistas de renome nacional como Mônica Bergamo e Ricardo Noblat. Novidades que o editor-geral de O Jornal, Deraldo Francisco, avalia como um momento de renovação do jornalismo impresso. “Essa nova fase do Sistema Jornal de Comunicação intensifica o trabalho em conjuntos em as diversas mídias, que é uma tendência mundial,

Deraldo Francisco, editor-geral de O Jornal, ressalta a modernização

mas, ao valorizar as novas tecnologias, não esqueceu se fortalecer também o jornalismo impresso. Tivemos recentemente uma reforma gráfica, com um projeto gráfico do Jobson Pedrosa, que trouxe modernidade ao nosso conteúdo. Também disponibilizamos o conteúdo em iPAD, e no portal J2011. Tudo isso só mostra a força que o jornal impresso, que se recicla, agregando-se a outras mídias”, avaliou Deraldo Francisco, editor-geral de O Jornal. Voney Malta, editor-executivo, é um dos parti-

dários da força do jornal impresso. “Esse tema tem sido motivo de muitos questionamentos, ou seja, se o jornal impresso vai sobreviver às novas tecnologias de comunicação. No meu ponto de vista, a questão é semelhante ao período em que a televisão surgiu. Muitos diziam que iria acabar o rádio, o que não ocorreu. Eu acredito que há espaço, que há público para todos os veículos, uma vez que o que vem ocorrendo é a segmentação. Cada veículo tem o seu público, ou os seus públicos”, ressaltou Malta. G.M.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A12

Cidades

www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

UNIÃO DOS PALMARES

EntreLinhas Izabelle Targino municipios@ojornal-al.com.br

Anadia

S

ervidores da prefeitura de Anadia comemoraram a decisão da Câmara de Vereadores em cassar Sânia Tereza, prefeita, acusada de ser a mandante do crime contra o vereador Luiz Ferreira. Encerrada a sessão, os funcionários comentavam que uma “nova era estava chegando ao município”. Assim que assumiu a prefeitura, o vice-prefeito José Augusto Rocha, exonerou praticamente toda equipe de Sânia.

Fatalidade Duas pessoas morreram num acidente com um carro de boi, no Sítio Cacimba, há 20 km do município de Água Branca, na noite de terça-feira. Manoel Inácio dos Santos, 28, e seu sobrinho José Cícero Nascimento Rosa, 05 anos, estavam em um carro de boi carregado com alguns tonéis de água, quando caíram em um buraco. Os tonéis com cerca de 200 quilos caíram sobre os corpos das vítimas que tiveram morte instantânea.

Coruripe Os moradores de Coruripe estão assustados com os constantes crimes que vem acontecendo na cidade. Um morador revelou à Coluna Entrelinhas, de O Jornal, que todo final de semana tem homicídio ou tentativa de homicídio. A preocupação começa a ser redobrada por conta das comemorações de fim de ano. “Ninguém pode mais conversar na calçada durante a noite”, revelou.

Solidariedade

Jovem é sequestrada e encontrada morta Principal suspeito do crime é um motorista que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

A

Polícia Civil de União dos Palmares ainda não localizou o motorista de transporte alternativo Manoel Ferreira dos Santos, de 44 anos, principal suspeito de assassinar a estudante Maria Madalena Lira, de 23 anos. A jovem, que foi encontrada morta ontem na Fazenda Santa Rita, em São José da Laje, estava desaparecida desde o último domingo, quando foi levada a força da casa dos pais por Manoel, com quem Maria mantinha um relacionamento amoroso. Diana Maria da Silva, irmã da vítima, disse que o relacionamento entre a estudante e o motorista, que era casado, sempre foi complicado. Segundo ela, Manoel Ferreira era muito ciumento e as brigas entre os dois eram constantes.

Auto de Natal A população do município de Coruripe vai poder conferir hoje a apresentações do Auto de Natal “O Nascimento de Cristo”, às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição. O evento vai contar com a participação especial dos grupos Shekinah e Transart de Maceió, e o Coro Vozes de Coruripe. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura.

Quiosques digitais As secretarias de Cultura e Turismo de Arapiraca, através do Corredor de Cultura, e Indústria, Comércio e Serviços, abriram vagas para capacitar agentes jovens para os quiosques digitais. Os interessados devem procurar a Casa da Cultura ou a sede da secretaria de Indústria e Comércio. As inscrições serão feitas até o dia 14 de janeiro do próximo ano.

Viva o Natal! O Natal de Arapiraca segue com uma vasta programação que vai desde o Centro Administrativo até as praças da cidade. A abertura aconteceu no dia 18 no Mercado do Artesanato, e segue até o final de semana, com várias apresentações culturais: Corais, Guerreiros, Grupos de Pastoril, Auto de Natal da Turma do Biribinha e a presença do Papai Noel.

União dos Palmares Um incêndio no lixão do município, localizado na Fazenda Frios, causou transtornos para a população que mora nos bairros próximo ao local. As chamas do lixão atingiram os canaviais próximos, o que aumentou a quantidade de fumaça, preocupando os moradores. Com os ventos, a fumaça chegou ao Centro da cidade. Um veículo da prefeitura foi até o local para tentar apagar as chamas.

A irmã da vítima disse ainda que Maria Madalena chegou a terminar o relacionamento no sábado. “Ela não queria mais nada com ele. Já estava cansada das humilhações e resolveu acabar o namoro. No domingo, ele foi na nossa casa, bateu nela e disse que o caso deles ia ser resolvido na porrada”, disse Diana. De acordo com Flavio Luceno, chefe de cartório da Delegacia Regional de União dos Palmares, a polícia ficou

sabendo o local onde estava o corpo da estudante através de uma ligação. Flavio Luceno disse também que a polícia recebeu a denúncia que o suspeito pretendia fugir para São Paulo. Diante da informação, fotos do motorista já foram divulgadas tanto para a Polícia Federal no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, como nos postos de Polícia Rodoviária em todo o Estado, além das empresas de ônibus que fazer transporte intermu-

nicipal e interestadual. As investigações seguem pela linha de crime passional, mas a polícia não descarta a possibilidade da participação de um a segunda pessoa no assassinato. De acordo com os policiais que estiveram no local onde o corpo foi encontrado, a cerca de um quilômetro da margem da rodovia BR 104, a vítima não tinha ferimentos de tiros. A polícia suspeita que a jovem tenha sido morta por estrangulamento.

SÃO SEBASTIÃO

BOLSA FAMÍLIA

Agência do Bradesco é assaltada

Prazo de entrega da frequência termina hoje

T

Militares do 3º Batalhão participaram, na manhã de terça-feira, de um ato voluntário de doação de sangue realizado no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) - Núcleo Arapiraca. A ação solidária é uma iniciativa dos policiais do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e do grupamento de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), que conseguiram reunir 20 policiais militares, que se disponibilizaram para prestarem esse apoio às entidades de saúde, que recebem diariamente vítimas de doenças, acidentes de trânsito e de ferimentos ocasionados por arma de fogo.

Motorista Manoel Ferreira teria levado à força a estudante Maria Madalena Lira de sua casa no último domingo

rês homens armados assaltaram, no final da manhã de ontem, a agência do Banco Bradesco do município de São Sebastião. De acordo com informações dos policiais do 3 º Batalhão de Polícia Militar, os três homens chegaram em um carro Fiat Uno de cor branca, placas HZU1712/SE, invadiram a agência bancária, renderam o segurança e levaram cerca de três mil

reais e um revolver de um vigilante da agência. Após o roubo, os homens fugiram. Ainda segundo a polícia, este mesmo grupo, antes, tentou assaltar a agência do mesmo banco localizada no município de Feira Grande. Mas, de acordo com testemunhas, os três homens não conseguiram arrombar o caixa eletrônico daquela agência e fugiram em direção a São Sebastião. Após pesquisar a placa do

veículo, os policiais descobriram que o carro havia sido roubado na cidade de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, na última terça-feira. Já no final da tarde, o veículo usado no assalto foi encontrado abandonado no município de Coruripe, mas os três homens conseguiram fugir. A polícia não tinha pistas, até o fechamento desta edição, dos assaltantes. I.T.

ARAPIRACA

Governo entrega Polo Moveleiro

O

sonho de centenas de produtores e microempresários do setor moveleiro do Agreste alagoano será realizado hoje. O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), vai inaugurar o Polo de Madeiras e Móveis Nascimento Leão, no município de Arapiraca. A abertura do complexo acontece a partir das 15h, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário Luiz Otavio Gomes,

autoridades locais e dos empresários que instalarão seus empreendimentos. O Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão vai fomentar a produção do setor em todo o Estado, abrigando empresas de médio e pequeno porte. Sua construção faz parte da política de desenvolvimento econômico adotada pelo governo de Alagoas, que aposta na desconcentração de investimentos para garantir a geração de riquezas em todas as regiões do Estado. “O novo Polo é uma antiga

reivindicação do setor produtivo do Agreste e vai gerar ainda mais dinamismo numa das regiões que mais cresce no Estado”, destaca o secretário Luiz Otavio Gomes. Para a implantação do complexo, que conta com uma área de 96 mil m², divididos em 45 lotes, o governo investiu R$ 5,3 milhões. Com as obras supervisionadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), os empresários contarão com um ambiente adequado para produção.

Segurança no local terá sistema eletrônico Foram executados serviços que garantiram um sistema de iluminação, pavimentação, drenagem, rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade. A segurança no Polo é outro ponto de destaque, sendo reforçada com um moderno sistema de

vigilância eletrônica. Uma quadra da área total do Polo Nascimento Leão será destinada às empresas ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste. O Arranjo conta atualmente com 100 empreendimentos. Essa medida vai suprir

a necessidade de boa parte desses empresários, que estão impossibilitados de ampliar sua produção, pois não contavam com uma estrutura física adequada. Além disso, o Polo vai oferecer a possibilidade de pequenos produtores saírem da informalidade.

A

té a meia-noite de hoje, as escolas precisam fazer o registro da presença às aulas no sistema do Ministério da Educação (MEC) das crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família. Dados do último relatório parcial apontam que 59% dos beneficiários atendidos ainda não repassaram a informação. Cerca de 10,1 milhões de alunos ainda não tiveram a frequência escolar encaminhada pelos técnicos municipais. No s í n d i c e s p a rc i a i s apurados na primeira quinzena de dezembro, referentes aos meses de outubro e novembro, o estado do Ceará aparece na ponta, com o maior número de acompanhamento: 51% dos alunos atendidos pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Dentre as regiões, a Sul lidera o monitoramento, também com 51% de registro de informações sobre o total de crianças e adolescentes(veja tabela). A frequência escolar dos beneficiários, entre 6 a 17 anos, é monitorada pelo MEC a cada bimestre, em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios. Entre 2006 e 2008, foram alfabetizados 940 mil pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Desde 2005, o MDS e o Ministério da Educação desenvolveram um sistema para acompanhar a presença na escola. O objetivo é estimular o acesso dos beneficiários do programa aos serviços de educação e saúde.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A13

Cidades

www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

CALÇADÃO DO COMÉRCIO

Lojistas pedem paz no Centro Ato público buscou diminuir o clima de insegurança que afastou os clientes após "arrastão" FLÁVIA BATISTA flaviabatista@ojornal-al.com. br

E

mpresários, trabalhadores e funcionários das lojas do centro de Maceió fizeram um grande ato pela paz, na manhã de ontem. Durante cerca de 30 minutos, pouco antes de as lojas abrirem, dezenas de pessoas caminharam pelo Calçadão do Comércio manifestando o carinho que sentem pelo bairro. O ato foi uma resposta aos últimos acontecimen-

Dezenas de pessoas caminharam pelas ruas do centro de Maceió para manifestar o carinho que sentem pelo bairro

tos registrados no Centro. Os rumores e boatos de atentados e arrastões têm afastado os consumidores justamente na época em que os lojistas estimavam um aumento considerável nas vendas, com milhares de consumidores

fazendo as compras de Natal. Segundo a presidente da Aliança Comercial, Silvânia Ferreira, a passeata reuniu dezenas de pessoas que querem afastar os boatos de que o Centro é um lugar violento. “As pessoas podem

vir ao Centro sossegadas para fazer suas compras. Desde o começo do mês, a segurança foi reforçada e, depois dos boatos do fim de semana, temos ainda mais policiais nas ruas. O consumidor está seguro no Centro”, garantiu a

presidente. A caminhada, segundo afirmou Silvânia, foi um ato pacífico que ganhou adesão tanto dos trabalhadores quanto dos consumidores. “Foi uma declaração de amor e um pedido pela paz, não só para o Centro, como para toda cidade”, definiu. A segurança no Centro foi reforçada no início da semana. Um helicóptero com policiais fortemente armados é a principal arma para reforçar o patrulhamento e garantir a segurança dos consumidores nas compras de fim de ano. Durante toda a semana, as lojas do Centro manterão o funcionamento até às 18h, e no sábado, dia véspera de Natal, abrirão das 8h às 13h. “No dia 23 a banda da Polícia

Militar vai estar aqui no Calçadão, a partir das 16h. Além de garantir seus presentes, as pessoas vão poder apreciar uma boa música”, adiantou Silvânia. SEGURANÇA Desde o começo da semana, a segurança no Centro da cidade foi reforçada por cerca de 80 militares e por um helicóptero, que faz sobrevôos em toda região. A determinação foi dada ao secretário de Estado da Defesa Social pelo próprio governador Teotonio Vilela Filho. Segundo o secretário Dário César, o helicóptero vai aumentar o campo de visão e ajudar em perseguições. “Em caso de crime, o helicóptero consegue identificar onde estão os autores", disse.

RELATÓRIO

Sindpol denuncia caos em delegacias de AL SUMAIA VILLELA sumaiavillela@ojornal-al.com.br THALLYSSON ALVES* estagio@ojornal-al.com.br

E

sperando um ano realmente novo para a segurança pública alagoana, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) fechou 2011 com uma denúncia sobre a deterioração das delegacias do Estado, principalmente as do interior, e as condições insalubres em que estão vivendo os presos e trabalhando os agentes da Polícia Civil. Um relatório ilustrado foi apresentado ontem de manhã em coletiva de imprensa convocada pela entidade, que mostra o caos de distritos policiais de 13 municípios, além da capital. Anadia, Atalaia, Cacimbinhas, Barra de Santo Antônio, Minador do Negrão, Teotônio Vilela, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema,

Japaratinga, Maragogi tiveram a situação – precária – esmiuçadas no relatório. Em todos os municípios, o número de policiais civis é insignificante em relação à população. Segundo José Edeilto Gomes, primeiro vice-presidente do Sindpol, na maior parte deles, o agente precisa atuar como carcereiro e fica impedido de cumprir sua função: investigar. E sequer guardando os presos a situação é de segurança. Em Matriz do Camaragibe, havia três policiais e 40 encarcerados na delegacia. “E se tiver uma fuga o agente é investigado pela corregedoria. Quer dizer, ele fica correndo risco de vida e ainda é culpado”, comentou Edeilto. “O que ocorre hoje é uma ‘superresponsabilização’ do servidor. É como se tudo que ocorre de errado na segurança pública fosse por causa do policial. E é ele quem tem que mudar a situação, sozinho”, avaliou Estélio Pimentel, diretor jurídico da sigla.

Falta de equipamentos prejudica trabalho A falta de equipamentos de trabalho também ganhou destaque. Além de armas obsoletas e enferrujadas, elas são insuficientes para garantir a segurança dos policiais e o sucesso das operações. Os dados e fotos que compõem o documento foram colhidos in loco por uma comissão do sindicato. As visitas foram feitas em novembro de 2011, e o resultado de cada município foi comunicado, através de ofício, ao juiz e promotor que responde por cada cidade. A suspeita de superfaturamento de reformas de delegacias já havia sido levada ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE) no dia 25 de maio de 2011. Questionado sobre o relatório, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, comentou na tarde de ontem que não teve acesso ao conteúdo. “Todas as infor-

mações que eu tive acesso ao documento. Mesmo sem a posse do relatório, o secretário informou que foi feito um levantamento do estado físico das delegacias para que, em 2012, entrem em reformas. “Elas estão nesse estado porque estão em prédios velhos, precisam de reparos o tempo todo”, justificou. Quanto à lotação de presos nas celas, Dário Cesar lembra a construção da Cadeia Pública, programada para ser inaugurada até o fim de 2012. O secretário negou que os policiais estejam sem o equipamento necessário para a realização de suas ações. “Já compramos 600 coletes para a Polícia Civil e até sexta-feira chegam mais 600. Também está previsto concurso público para aumentar o efetivo”. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A14

Cidades

www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

JACINTINHO

Força Nacional cerca grotas Após renovação de convênio, equipes fizeram incursões nas áreas mais violentas de Maceió LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

O

primeiro dia de trabalho da Força Nacional em Alagoas, após a quarta renovação do convênio entre governo do Estado e Ministério da Justiça, já foi de incursões nas áreas mais violentas de Maceió. Na manhã de ontem, doze viaturas cercaram a Grota do Cigano e Morro do Ari, no Jacintinho, juntamente com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), para conhecimento da área. Os homens se dividiram em equipes com seis policiais, sempre acompanhados de um representante do Bope. Eles seguiram a pé pelas ruas e becos do Jacintinho. “Hoje é o primeiro dia oficial dessa equipe da Força Nacional no Estado. Então, estamos levando eles para os bairros mais violentos, para que conheçam as áreas mais críticas que deverão agir em conjunto com a polícia alagoana”, explicou o tenente do

Bope, Victor Luiz. A ação durou cerca de duas horas e contou ainda com o apoio do helicóptero da Polícia Militar. Apesar da quantidade de policiais, ninguém foi preso. “Essa ação faz parte do controle da criminalidade. Não prendemos ninguém pela manhã, mas estamos voltados ao combate do tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo”, disse o tenente. Após a varredura no Jacintinho, que estava com o policiamento reforçado, as equipes da Força Nacional e Bope seguiu para o Benedito Bentes e Vergel do Lago. “A ideia é mostrar toda a área aos policiais da Força Nacional. Eles farão todo o policiamento ostensivo, seguindo as áreas estatisticamente violentas em quantidade de homicídios e tráfico de drogas. Eles devem agir seguindo o horário e dias com índices mais negativos”, falou o comandante da Polícia Militar, coronel Luciano Silva. Os novos homens da Força Nacional, antes de seguirem para as incursões nos bairros de Maceió, foram apresentados à imprensa num evento na Academia da Polícia Militar, no Trapiche da Barra. Dessa vez, devem trabalhar em Alagoas 70 policiais militares na ação ostensiva e 18 policiais civis, que auxiliarão em investigações.

Segundo o comandante da PM, essa renovação do acordo, que garantiu a presença da

Força Nacional no Estado, já estava prevista pelo governo. “Independente dos fatos

recentes, o convênio já iria ser renovado. Eles devem ficar por noventa dias, podendo

ser renovado caso haja necessidade”, contou o coronel Luciano.

Thiago Sampaio

Homens da Força Nacional se dividiram e saíram pelas ruas das grotas

Polícia diz que segurança foi reforçada Sobre a questão da segurança no Estado, o coronel Luciano comentou que a sociedade pode ficar tranquila que os principais centros de comerciais já estão com o policiamento reforçado. “A sociedade não precisa entrar em pânico. Já montamos uma estrutura de reforço para o Natal e Ano Novo, que vai garantir que as pessoas tenham segurança para fazer suas compras e comemorar a virada de ano com tranquilidade”, completou. O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, também participou da solenidade de apresentação da Força Nacional. Em seu discurso, ele falou sobre o convênio permanente

entre Alagoas e o Ministério da Justiça, além de comentar sobre os episódios de violência no Estado, negando o arrastão no centro de Maceió. “A vantagem da Força Nacional é que seus membros não têm vínculo afetivo com o Estado, estão aqui somente para fazer o seu serviço. E temos um problema aqui pois a bandidagem acredita que é formada por valentões, mas não tem coragem de enfrentar a polícia. Estamos preparados para qualquer situação. Sobre o arrastão no Centro, continuo afirmando que não houve arrastão. Houve tumulto. Quem causou todo esse pânico foram pessoas que gostam de implantar o caos”, colocou o secretário.

Incêndio em loja de colchões pode ter sido causado por curto-circuito ANNA CLÁUDIA ALMEIDA annaclaudia@ojornal-al.com.br

U

m incêndio, provavelmente em decorrência de um curto-circuito, destruiu ontem uma loja de

colchões localizada na Rua Augusta, conhecida como Rua das Árvores, no Centro de Maceió. No momento do sinistro, o estabelecimento estava fechado e o fogo se alastrou rapidamente atingindo e

destruindo todos os produtos que estavam à venda na loja. O comerciante José Arthur da Silva, dono de uma loja de celulares, ficou assustado com o incêndio. Seu estabelecimento acabou atingindo e

parte do forro caiu. “Foi tudo muito rápido e quando percebemos o fogo começou a se expandir rapidamente. A sorte foi que os bombeiros chegaram e conseguiram controlar”, disse. Ele acabou tendo

prejuízos com a perda de um computador e alguns celulares pertencentes a clientes que estavam para conserto. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram mobilizados. Segundo o tenente

Douglas Gomes, a causa do incêndio só poderá ser detectada com uma perícia. “O mais provável é que tenha sido um curto-circuito, mas nada está descartado, nem mesmo um incêndio criminoso”, disse.


TA-FEIRA

O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

Cidades

com.br com.br

mo um sse.

A15 www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

PRAÇA SINIMBU

Sem-terra celebram Natal com culto ecumênico LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

A

s famílias que estão acampadas na Praça Sinimbu desde o último

mês fevereiro, celebraram ontem o Natal com um culto ecumênico e um almoço, promovidos pelos movimentos sociais Sem Terra. A atividade aconteceu como uma

forma de proporcionar um pouco mais de dignidade para cerca de 90 pessoas, que foram despejadas de uma fazenda em Murici e que não tem onde morar.

De acordo com o coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, essas pessoas precisavam ser lembradas e ter o resgate da esperança do Natal. o o Natal.

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br

O tempo do roubo

O

ito dias. Esse é o prazo que os ladrões levam para roubar cabos elétricos logo depois que eles são instalados pela Sima, em Maceió. Os locais preferidos são: Avenida Assis Chateaubriand [praia da Avenida e Sobral] e Rua Sá e Albuquerque [Jaraguá]. Resultado: a escuridão total nesses dois trechos. A teoria é a seguinte: nesses dois lugares, o consumo de crack é grande, a qualquer hora do dia ou da noite. Após gastarem o dinheiro que têm com a droga, os usuários precisam de mais e decidem roubar a fiação e vendê-la num ferro-velho ou entregá-la diretamente à boca de fumo para sustentar o vício. O problema é de segurança pública e uma questão social. Toda semana, os prejuízos com produtos elétricos giram em torno de R$ 8 mil. Além dos prejuízos financeiros, ainda há o transtorno causado à população que fica no escuro e a outras localidades que também precisam do apoio dos técnicos da Sima.

Trânsito cheio e confuso

Se normalmente o trânsito na Avenida Fernandes Lima, no Farol, já é uma loucura, mais ainda neste período de corre-corre de final de ano. As colisões traseiras são tão comuns quanto ônibus apertado. Os motoristas alegam que obedecerem à distância regulamentar de um veículo para o outro, e o engarrafamento será mais ainda. No meio dos carros [e é no meio mesmo] estão os motociclistas que se multiplicam em ritmo acelerado. Percebe-se, então, que não sobrou espaço para os pedestres.

Parlamento na praça? A coluna recebeu a informação de que, durante todo o dia de ontem, um carro de som (modelo Kombi, na cor branca) passou pelas principais ruas de Bebedouro com uma gravação anunciando o projeto “Parlamento na Praça”, para hoje, na Praça Lucena Maranhão. O espanto das pessoas ficou por conta de o carro de som estar plotado com a propaganda do vereador Galba Novaes. Alguns moradores se confessaram em dúvida sobre quem estava promovendo o evento: se o Parlamento, o parlamentar, ou todos juntos. A coluna não pôde responder, mas fica o registro em respeito ao leitor.

Uma rua interditada E, por falar em Bebedouro, uma rua bem próxima à Praça Lucena Maranhão foi interditada para a instalação de alguns brinquedos do parque que está no local. O fato deixou o trânsito ainda mais complicado, uma vez que aquele trecho de rua era usado por motoristas que partiam das imediações do PAM Bebedouro. Também, se não fosse dessa forma, não sobraria espaço nenhum para a circulação das pessoas na praça. Mesmo assim, imagina-se que a situação não será fácil nos dias de festas na Lucena Maranhão. Certamente, a SMTT estará no local para resolver o problema.

Taxistas com medo No meio do medo que se instalou em Maceió, há uma categoria que está sofrendo calada. Os taxistas estão dispensando “corridas” para bairros como Jacintinho, Feitosa, Clima Bom, Chã de Jaqueira e Chã de Bebedouro. Eles estão com medo e, mesmo com a bandeira dois em vigor, eles preferem perder o passageiro. A situação fica pior à noite, quando os taxistas dispensam qualquer “corrida” para localidades que ficam na parte alta da cidade. É o medo dominando tudo, mesmo com a polícia na rua.

Festa na Pajuçara Ontem à tarde, a programação oficial do Natal de Maceió teve a apresentação do coral Rugas de Ouro, formado por senhoras, e regido pelo maestro Gustavo Campos de Lima. Também se apresentou o grupo musical Cordas Mágicas. À noite houve o Cordel de Símbolos Natalinos e Cantada Tesouro do Céu. A programação em comemoração ao Natal acontece na Praça Multieventos, na Pajuçara.

MEC antecipou o resultado do Enem 2011 DA EDITORIA DE CIDADES cidade@ojornal-al.com.br

E

studantes de todo o país interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 já

podem consultar os cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o processo de 2012 serão abertas em 7 de janeiro próximo. O Sisu

selecionará os candidatos por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. No primeiro semestre do próximo ano, o sistema oferecerá 108.552 vagas — 30% a

mais em relação ao mesmo período de 2011. O número de instituições também aumentou, de 83 para 95, nos 26 estados — não serão oferecidas vagas em instituições do Distrito Federal.

Termômetro Os passeios organizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Parque Municipal. O local está recebendo crianças quase sempre no primeiro contato com a natureza.

Devido à falta de energia em Jaraguá, a Secretaria Municipal de Comunicação não pôde elaborar o suplemento de notícias na edição de ontem do Diário.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A16

Esportes BatePronto

www.j2011.com.br esportes@ojornal-al.com.br

Tem goleiro na área

Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

Divulgação

Dirigentes do CRB fecham a contratação do goleiro Caio, ex-Coritiba

O Barcelona e a origem do futebol total

U

m tema recorrente nas conversas ligadas ao esporte nesta semana foi a decisão do Mundial Interclubes entre Barcelona e Santos. Por isso, resolvi fazer uma análise do impressionante time espanhol a partir da origem de seu sistema. Há nele consideráveis adaptações ao novo futebol, mas, ao mesmo tempo, enxergo na equipe traços marcantes de uma escola consagrada. Para falar desse Barça é interessante voltarmos um pouco no tempo. No início da década de 70, o Ajax assombrou o futebol europeu com uma forma diferente de jogar. Comandado em campo por Johan Cruijff, o time revolucionou o esporte. Começava ali um período que tinha tudo para mudar os padrões do jogo de bola. Essa equipe conquistou a Liga dos Campeões nos três primeiros anos daquela década e foi a base de uma das seleções mais impressionantes da história. Curiosamente, o primeiro título do Ajax da chamada era de ouro foi levantado sob a batuta do holandês Rinus Michels, considerado pela Fifa o melhor treinador do último século. Ele tinha peças polivalentes no grupo e, em 1970, começou a desenvolver o sistema que ficou conhecido como “futebol total”, onde, a grosso modo, todos os jogadores atacavam e todos defendiam. Pouca gente lembra hoje que o técnico foi contratado em 1971 pelo Barcelona. No seu novo clube, lançou algumas sementes da revolução que pretendia fazer, mas não encontrou os atletas diferenciados do Ajax. Em 1974, Michels foi chamado para comandar o projeto da seleção holandesa na Copa do Mundo da Alemanha e, enfim, pôs em prática os seus planos mais ousados. A base montada no Ajax havia amadurecido, conquistado a Ligas dos Campeões e o Mundial de Clubes e contava com um gênio no auge da forma. O carrossel holandês montado pelo treinador passou a girar em torno de Cruijff. Nesse sistema, Neeskens e Resembrink eram auxiliares de comprovado talento e, no Mundial, a Holanda assombrou o Planeta. Sem a bola, os jogadores da Laranja abafavam o adversário e, com ela, primavam justamente pelo controle da partida. Com impressionante capacidade física, o time também chegava inteiro ao ataque e, quando sofria estocadas, costumava destruir os adversários com uma linha de impedimento perfeita. O Brasil foi uma das vítimas da Holanda e caiu nas semifinais da Copa com uma derrota por 2 x 0 e uma aula de futebol. Para resumir a ópera, a Laranja perdeu o título mundial para a Alemanha, por 2 x 1, mas marcou época no esporte. Depois de 74, Michels tentou reconstruir algumas vezes o carrossel, mas jamais obteve o mesmo êxito porque faltavam aos seus times os atletas daquela geração. Esse Barcelona, que encanta a torcida e a crônica esportiva, tem muito daquela Holanda. As características mais fortes do sistema vêm, sem dúvida, dos tempos de Michels. Cruijff tornou-se uma lenda jogando pelo Barça ainda na década de 70 e, bem mais tarde, foi treinador do time. O também holandês Frank Rijkaard foi técnico do clube na última década e preparou essa geração de Messi, Xavi e Iniesta. As lições do velho Michels foram passadas por seus discípulos e, 37 anos depois, são recolocadas em campo. Desde 2008, o técnico espanhol Pepe Guardiola tem em mãos uma nova geração de ouro, que consegue praticar hoje o futebol total desenvolvido pela Holanda.

LUCIANO MILANO lucianomilano@ojornal-al.com.br

O

jovem goleiro Caio, 21, é mais um nome anunciado pela diretoria do CRB como reforço para a disputa do Campeonato Estadual de 2012. Desconhecido no cenário nacional, o jogador tem vínculo com o Coritiba-PR, onde não foi aproveitado na temporada 2011. Caio tem 1,94, 80kg, é paranaense e chega ao Galo para brigar por posição, já que o clube conta com o experiente Cristiano e o também jovem Thiago, que não jogou a Série C do Brasileiro pelo clube da Pajuçara, mas compôs o elenco no banco de reservas em algumas partidas. Segundo informações da imprensa paranaense, Caio fez parte de um intercâmbio do clube com o futebol holandês para adquirir

Há dois anos, o goleiro Caio Secco também atuou no futebol holandês, defendendo as cores do VVV Vênio

mais experiência, no VVV Vênio. APRESENTAÇÃO Assim como aconteceu

com outros atletas do clube, a chegada de Caio ainda não foi definida pela diretoria regatiana, que enfrenta problema com passagens

aéreas. Porém, a expectativa da direção é de que o goleiro e os demais atletas possam estar em Maceió até o próximo dia 26.

Venda da Pajuçara segue na pauta do clube Enquanto o time em campo inicia a pré-temporada, nos bastidores do clube continua a discussão em torno do Estádio Severiano Gomes Filho, na Pajuçara, que pode ser posto à venda para que o

clube pague uma dívida que gira em torno de R$ 8 milhões com ex-funcionários e jogadores que acionaram o clube na Justiça. Segundo o presidente-executivo Marcos Barbosa, o

Severiano Gomes Filho estaria avaliado em R$ 15 milhões e ele aprovaria a venda, desde que o Conselho Deliberativo também seja favorável e que um terreno – provavelmente em Marechal Deodoro – passe

a ser o local onde o clube construa um Centro de Treinamento e campo para treino e jogo. Um dos defensores da negociação do estádio é o presidente do Conselho Deliberativo Kennedy Calheiros. L.M.

Arquivo

O toque de 82 Ascom CSA

Zandoná vai brigar por posição no ASA

A Obviamente, há diferenças entre a Holanda de 74 e o Barcelona de 2011. Guardiola também não esconde a forte influência no seu time do futebol brasileiro, mais especificamente da seleção de 1982, que encantou o mundo com um toque de bola mágico. Talvez a grande diferença desse Barça para a Holanda de 74 e o Brasil de 82 é o fato de o time catalão colecionar taças. Dos últimos 16 títulos disputados pelo clube, ele ganhou 13. As seleções em questão foram fantásticas, mas, por azar do futebol, não conquistaram as Copas.

Sob pressão Uma diferença marcante do Barcelona em relação à seleção brasileira de Telê é o poder de marcação. Mesmo com poucos jogadores de contenção, o Barça marca sob pressão o adversário e recupera a bola com muita facilidade. Apesar de ser muito ofensivo, ele se expõe bem menos do que a nossa seleção em 82.

Curto-Circuito Muito se fala em reflexões sobre o futebol brasileiro, mas afirmo que esse estilo de jogo do Barcelona não pode ser copiado do dia para noite. O time faz parte dos ciclos mágicos do esporte e precisa de algumas peças específicas para funcionar. Mirar-se no exemplo do toque de bola deles é interessante, mas implantar o mesmo estilo em times ou na própria seleção brasileira vai demandar tempo e, sobretudo, talentos específicos. Hoje, até pela nossa entressafra de atletas, só podemos aplaudi-los. Sem Messi, Xavi e Iniesta, o próprio Barcelona terá grandes dificuldades para sustentar o futebol envolvente que o caracteriza.

CSA

REFORÇO

diretoria do ASA confirmou ontem a contratação do experiente goleiro André Luis Zandoná, 31 anos,1,92 m. Zandoná chega para brigar pela vaga de titular com o também experiente Tutti, que já está no time desde o Estadual deste ano, compôs o elenco na Série B e foi o numero 1 quando o Alvinegro subiu para a Série B em 2009 e foi vice-campeão brasileiro da Série C no mesmo ano. Ainda para o gol, o presidente-executivo José de Oliveira, Zé da Danco, afirmou que o jovem Lucas, 10 anos mais jovem que Zandoná, está em Arapiraca para ser avaliado pelo preparador de goleiros Palmielli. Lucas é do Atlético-MG. Ainda sobre reforços, o diretor do ASA também confirmou que até o fim da semana pode fechar com um volante Willians. Revelado no Alvinegro há quatro anos, o jogador teve destaque no Bahia, rodou o Brasil, esteve no CRB no ano passado, não foi aproveitado e interessa ao time arapiraquense. Além da contratação de Zandoná, a nova comissão técnica comandada pelo

treinador Leocir Dall’Astra traz ares novos ao clube alvinegro. Quando dirigido pelo ex-técnico Vica, o ASA não realizava amistosos. Imprensa e torcida só passavam a conhecer o elenco quando tinha início o Campeonato Alagoano de cada temporada. Segundo Zé da Danco, o adversário será o Itabaian-SE, no dia 4, em Sergipe, e dia 8, em Arapiraca. “Treinador novo e filosofia diferente. Não havia problema com o Vica quando não realizávamos amistosos antes dos Estaduais. Mas a comissão técnica do Leocir solicitou e vamos jogar duas vezes contra o Itabaiana para apresentarmos nosso elenco à torcida fazer o time atuar”, declarou Zé da Danco. Com uma cirurgia na boca, o técnico Leocir Dall’Astra só assume, em campo, a equipe, a partir do dia 29. “Ele retirou os pontos do local da operação, já consegue se comunicar, mas precisa fazer uma revisão. Para não viajar e ter que voltar ao Rio Grande do Sul, achamos melhor adiar um pouco mais a apresentação dele”, afirmou José Oliveira. L.M.

O meia Adriano (primeiro à dir.) já treinou, ontem à tarde, na cidade de Viçosa

Adriano e Flávio já estão em Viçosa

O

CSA faz na tarde de hoje o último coletivo na cidade de Viçosa, onde treina há mais de um mês visando ao Campeonato Alagoano em 2012. A movimentação poderá ter duas atrações a mais: as presenças do goleiro Flávio e do meia-atacante Adriano Gabiru, que chegaram ontem na cidade do interior depois de terem sido apresentados, com pompa, no estádio Gustavo Paiva, no Mutange, na tarde da última quarta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do clube azulino, após o treinamento desta tarde, a delegação retorna para Maceió. Aproveitando o período de festas de final de ano, o grupo

só retorna aos treinamentos no dia 26. Em seguida, a equipe tem compromisso em um amistoso marcado para o dia 29 à noite, contra o Porto de Caruaru, no Rei Pelé. Na preliminar da partida, está previsto um encontro denominado Jogo das Estrelas, com, provavelmente, jogadores como Deco, Denis Marques, Didira e Júnior Amorim. Também segundo a assessoria do CSA, o lateral-direito Fernandinho foi integrado ao elenco, depois de ter sido liberado pelo Departamento Médico do clube. Fernandinho se apresentou com uma lesão na perna e não chegou a treinar com o grupo L.M.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A17

Esportes FIFA

MERCADO

Espanha termina ano no topo do ranking

R

IO - Pela quarta vez consecutiva, a seleção da Espanha termina o ano na liderança do ranking da Fifa. A Fúria, atual campeã mundial e européia, foi confirmada ontem no topo da lista divulgada pela entidade. Os espanhóis têm 1.564 pontos e ficaram a frente da Holanda (1.365 pontos) e da Alemanha (1.345). Desde que superou a Argentina em 2008, a Espanha termina o ano como primeira colocada da lista. O ranking não sofreu nenhuma modificação na lista dos dez primeiros em relação ao que foi divulgado em novembro. O Brasil continua em sexto lugar com 1.143 pontos. A melhor seleção sul-americana é o Uruguai, quarto colocado com 1.309 pontos. A Inglaterra aparece

www.j2011.com.br esportes@ojornal-al.com.br

em quinto com 1.173. Completam a lista dos dez primeiros Portugal (1.100 pontos), Croácia (1.091), Itália (1.082) e Argentina (1.067). De acordo com a Fifa, a seleção que mais evoluiu no ano foi a de País de Gales. A equipe que perdeu o seu técnico Gary Speed, encontrado morto no mês passado em sua casa, subiu para a 48ª posição, tendo somado 330 pontos no ano. Quando Speed assumiu o time, Gales estava em 116º no ranking. Já a equipe de Samoa Americana, que ganhou o seu primeiro jogo na história das Eliminatórias para a Copa do Mundo no mês passado, subiu 18 posições e agora ocupa 186ª colocação. O primeiro ranking da Fifa de 2012 será divulgado no dia 18 de janeiro.

Poder de fogo Agência Câmara

Diretoria do Corinthians acerta a contratação do atacante Elton por três temporadas

O

Corinthians acertou ontem a contratação do quinto reforço para a temporada 2012. Trata-se do atacante Elton, que defendeu o Vasco no último Campeonato Brasileiro. O clube paulista comprou uma parte dos direitos econômicos do jogador, que não foi divulgada, e firmou um vínculo de três anos. Como tem contrato com o cruzmaltino até o dia 31 de dezembro, Elton não será anunciado até o final do ano. Porém, sua presença no CT Joaquim Grava está confirmada para 4 de janeiro, quando o elenco se reapresenta para iniciar a pré-temporada. Para não entrarem em atrito com o Vasco, os empresários que representam o centroavante seguem a mesma estratégia. Em nota oficial, os agentes Marcelo Goldfarb, Marcelo Robalinho e Bruno Paiva negam o acerto com o Timão e garantem que

ainda não decidiram qual será o destino dele. Autor de 11 gols no Brasileirão, Elton tinhas poucas chances de continuar no Vasco. O clube do Rio de Janeiro queria apenas prorrogar o empréstimo dele e não adquirir os direitos, como exigiam os representantes ele é vinculado ao Olé Brasil, sediado em Ribeirão Preto-SP, mesma equipe detentora do goleiro Felipe, do Flamengo. E m s e u c u r r í c u l o, o atacante de 26 anos tem

ZAGUEIRO

REFORÇO

BARCELONA

Paulo Miranda assina com o São Paulo

Vasco está perto de fechar com o lateral Kléber

Lionel Messi faz elogios a Neymar

S

ão Paulo - Acabou o impasse. Paulo Miranda jogará no São Paulo em 2012. O zagueiro esteve no CT da Barra Funda na manhã desta quarta-feira para sacramentar sua transferência. Ele fez exames médicos e assinou um contrato de três anos com o Tricolor. O defensor vem negociando com o clube do Morumbi desde o segundo turno do Brasileirão. Uma cláusula para uma futura possível saída dele era o que travava o negócio. A BWA, dona de 100% dos direitos econômicos do jogador, queria uma garantia de conseguir negociá-lo para outra equipe no futuro.

Ficou definido que, no seu primeiro ano de São Paulo, a empresa nem sequer escutará propostas de outros clubes. A partir da segunda temporada, o Tricolor terá a prioridade para cobrir qualquer valor ou condições das propostas que chegarem. Paulo Miranda volta às suas férias e se apresentará com todo o elenco para a pré-temporada no dia 4 de janeiro. O zagueiro fez um bom Brasileirão pelo Bahia e despertou o interesse são-paulino. Ele é o segundo reforço para a zaga contratado pelo São Paulo para 2012. Edson Silva, que jogou o Brasileirão pelo Figueirense, também vestirá a camisa tricolor.

FÓRMULA 1

Rádio banca Bruno Senna na Williams De acordo com a rádio Band News FM, o brasileiro Bruno Senna irá correr na temporada 2012 da Fórmula 1 pela Williams, última equipe de seu tio Ayrton Senna na categoria. A informação foi divulgada pelo âncora da emissora, Ricardo Boechat, na tarde desta quarta-feira. A assessoria do piloto não foi encontrada para comentar o caso. Br u n o Se n n a c o r re u provas pela Lotus Renault na temporada 2011, substitu-

indo o alemão Nick Heidfeld - que, por sua vez, substituía o polonês Robert Kubica - e somando dois pontos graças ao nono lugar no GP da Itália. Caso se confirme o acerto do brasileiro com a Williams, Bruno complica ainda mais a situação de Rubens Barrichello - o veterano não tem vaga de titular assegurada, e teria apenas um posto vago para buscar no próximo ano, na HRT. O alemão Adrian Sutil, ex-Force India, também era cotado para o posto.

O

Vasco espera manter Ju n i n h o Pe r n a m bucano, não perder Rômulo, na mira de clubes italianos, e acertar a contratação de alguns reforços para a disputa da Copa Libertadores. Hoje, quem parece mais próximo é o lateral-esquerdo Kléber, do Internacional. Os representantes do jogador, do grupo DIS, já fecharam salários e o prazo de contrato, de três anos, com a diretoria do clube carioca, que agora precisa definir quais jogadores das divisões de base vai incluir na negociação. O meia-atacante Bernardo também está próximo de confirmar sua permanência. Ele terá os direitos comprados ao Cruzeiro. Outro que interessa é o zagueiro Rodolfo, do Grêmio. Para o lugar do atacante Élton, o clube estuda contratar um jogador estrangeiro. Um dos nomes que mais agrada é o de Jonathan Copete, do Santa Fé, da Colômbia, time que eliminou o Botafogo nas quartas de final da Copa Sul-Americana. A ideia era contratá-lo por empréstimo de um ano, com prioridade para compra dos direitos no ano seguinte. Copete, no entanto, tem um problema: está machucado e só teria condições de jogo em fevereiro, com a competição já em andamento. Nesta semana, o presidente Roberto Dinamite esteve em Brasília para inaugurar a segunda loja oficial do clube fora do Rio.

Elton encerrou o ano como titular do Vasco da Gama, mas não acertou a renovação com os dirigentes do clube

uma passagem de destaque pelo mesmo Vasco em 2009, quando foi o artilheiro da equipe na disputa da Série B, e uma apagada pelo Braga, de Portugal, no ano passado. Ele, aliás, terá uma concorrência pesada no Corinthians. Para a mesma posição, o clube conta com Liedson e Adriano. A direção, porém, ainda é cautelosa para apostar na dupla, já que o Levezinho tem um problema crônico no joelho esquerdo, operado três vezes, e Adriano não agradou

desde que foi contratado. São oito atacantes no elenco. Os outros são Jorge Henrique, Willian e Emerson, além de Bill, que retorna de empréstimo do Coritiba, e o recém-contratado Gilsinho. O Ti m ã o c o n t ra t o u também para 2012 o zagueiro Felipe, do Bragantino, o meia Vitor Júnior, do Atlético-GO, e o goleiro Cássio, do PSV-HOL. A diretoria ainda sonha com um volante. Na mira estão Guilherme, da Portuguesa, e Neto Coruja, do Vitória.

B

uenos Aires - Em sua chegada à Argentina, onde passará as festas de fim de ano, o meia Messi falou sobre a possibilidade do craque Neymar vir a reforçar o Barcelona. “Não tenho notícias sobre a chegada de Neymar, porém se acontecer, será muito bem recebido no vestiário. Se trata de um jogador de grande qualidade”, disse o camisa dez do Barça. O argentino fez um balanço sobre o seu ano e falou também em relação ao Mundial de Clubes. “Terminamos o ano muito bem e conquistamos o Mundial pela segunda vez, algo que não acontece todos os dias. Estou muito feliz por todo o que vivi durante os últimos dias,

Messi cumprimenta Neymar depois do jogo entre Barcelona e Santos

já que ao reconhecimento pessoal soma o fato de ter sido campeão do mundo outra vez pelo meu clube”, afirmou. Sobre a possível chegada de Neymar ao Barcelona, o diário espanhol “As” publi-

cou nesta semana que o clube catalão pagou um adiantamento ao Santos no valor de 10 milhões de euros (R$ 24,2 milhões) para assegurar a contratação do jogador no futuro.

GÁVEA

Fla não teme perder o goleiro Felipe

R

IO - Primeiro, uma nota em tom ameaçador. Depois, uma dura reação do Flamengo. No fim, apesar do aparente estremecimento entre as partes e a nítida irritação que a posição dos agentes de Felipe causou na Gávea, a diretoria rubro-negra garante que não vê motivos para o camisa 1 não continuar no clube em 2011. Terça, a empresa que agencia o jogador divulgou nota afirmando que ainda não recebeu proposta do Flamengo para a renovar o

contrato. O Flamengo, além de negociar os valores com Felipe, precisa pagar cerca de R$ 3 milhões pelos direitos do jogador, que pertencem ao Bragantino e a investidores. A nota afirma que “se o clube cumprir aquilo que reza o contrato, Felipe permanecerá na Gávea com contrato longo... Do contrário, passaremos a conversar com outros clubes”. PORTAS “Estranhamos o tom da nota. O Flamengo reabriu as portas do futebol brasileiro

para o Felipe, até sob desconfiança da opinião pública. Deveria haver mais respeito com o clube. E o Felipe mostrou merecer a oportunidade que teve”, disse o executivo de futebol rubronegro, Luiz Augusto Veloso. “Num primeiro momento não pudemos cumprir a opção de compra. Mas o contrato previa outro momento. Não vejo nada que vá impedir que Felipe fique. É o que queremos e sempre sinalizamos com isto, sempre conversamos com Felipe”, acrescentou o dirigente.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A18

Turismo & Lazer

www.j2011.com.br turismo@ojornal-al.com.br Fotos: Divulgação

Mergulhar no mar de Maragogi Descubra as belezas do universo marinho das Galés, maior patrimônio natural das Costa dos Corais GABRIELA LAPA* estagiarios@o jornal-al.com.br

“N

ão se preocupem com os peixes; eles são treinados para aparecer bem nas fotos”. O aviso

dos guias, logo que entramos no catamarã do Salinas para ir às Galés de Maragogi, parece brincadeira, mas é pura verdade. Basta um pulo na água limpa e transparente das Galés para ver os peixes de todas as cores e tamanhos se aproximarem dos fotógrafos – uma maravilha para os olhos e para as fotos, que ficam lindas feitas com a câmera apropriada (protegida com uma capa, para ser usada embaixo da água pelos profissionais

No mergulho das Galés de Maragogi, os peixinhos fazem festa com os turistas

que acompanham o passeio). As famosas Galés de Maragogi são a segunda maior formação de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais da Austrália. São 125km de extensão que vem lá de Pernambuco, e terminam no litoral alagoano com muita coisa bonita para ver e fotografar. A melhor maneira de conhecê-las é com a maré baixa, quando o nível da água é suficiente tanto para caminhar pelas faixas de areia,

quanto para mergulhar. O passeio, saindo do hotel Salinas, dura cerca de duas horas e meia, com o horário de partida a depender da tábua de marés. Ele custa R$50 por pessoa, e pode ser pago durante o ckeck out, na recepção do resort. São trinta minutos de catamarã até chegar às piscinas naturais; é tempo suficiente para ouvir os conselhos dos guias e abusar do protetor solar. O ideal é passá-lo logo na

chegada ao barco, para dar tempo ao corpo de absorver todo o protetor, e não arriscar deixá-lo desmanchar na água. Dizem os guias que, assim como o plástico e o lixo que jogamos no mar, o protetor solar também prejudica a fauna marinha, especialmente os corais. Então, se você não quer deixar de ver a segunda maior barreira do mundo, nada de passar o protetor na hora de entrar da água! Com a maré baixa, o

passeio pelas Galés pode ser feito tranquilamente, caminhando por entre as faixas de areia, com cuidado para não pisar nos corais. Na descida do catamarã para a água, todo mundo tem direito a uma máscara de mergulho, e quem quiser ainda pode mergulhar com cilindro, para ir mais fundo e ver os corais a até cinco metros de profundidade. *Sob a supervisão da Editoria de Turismo

A cinco metros de profundidade, os peixes de diferentes cores e tamanhos dão show nas Galés de Maragogi, a segunda maior formação de corais do mundo

Batismo no mar, nas Galés ou piscina

Programação para a família no Salinas

O mergulho, que custa R$95, é conduzido, ou seja, é feito com o acompanhamento de um guia, mesmo que você já tenha alguma experiência. Para estas pessoas, o Salinas oferece mergulhos autônomos de 1h30. Na s Ga l é s , a n t e s d e começar, os marinheiros de primeira viagem têm a opção de fazer um teste de adaptação, chamado de “batismo”. Ele pode ser feito tanto no mar como no hotel Salinas, dentro da piscina, para a pessoa já ir se acostumando com a respiração. Com o guia por perto, o futuro mergulhador põe a máscara, o snorkel, o colete com o cilindro, e faz um mergulho rápido. Não há restrições para a participação, nem mesmo das crianças, que com cinco anos de idade já podem mergulhar nas Galés. Segundo os guias, nesse caso o que vai decidir a realização ou não do passeio pelo

Além de mergulhar nas Galés, quem for a Maragogi também pode encontrar outras opções de entretenimento no Salinas, que tem sistema de All Inclusive (tudo incluso na diária) e programação para toda a família. “É excelente para reunir todo mundo. Trabalho principalmente com pacotes corporativos, mas sempre que fechamos para o Salinas, os empresários trazem a família”, conta o agente Márcio Silva, da Paraíso Turismo MCZ. Na programação do resort, quem gosta de esportes radicais, mas não curte mergulhar, pode escolher, por exemplo, o coqueirismo com tirolesa: uma trilha suspensa pelos coqueiros, terminando com uma descida até o rio Maragogi, que corta o resort. Além disso, também se pode fazer o passeio de caiaque e a escalada, todos com supervisão de uma equipe do hotel. Mas se a ideia é descan-

fundo do mar é a desenvoltura e a personalidade da criança. Se fizer o teste e gostar, a família toda pode mergulhar junta. Lá embaixo, a cinco metros de profundidade, os peixes de diferentes cores e tamanhos dividem a atenção dos visitantes com as barreiras de corais. Se não estiver incomodado com a pressão no ouvido, causada pela água, pode ir mais fundo, quase encostado na areia, para espiar os cardumes que se escondem debaixo da barreira. Se der sorte, vai poder ver os peixes mais diferentes e engraçados, como o Baiacu, que incha como uma bola ao se sentir ameaçado. Só não vale se assustar! Afinal, eles só perseguem mesmo os fotógrafos, que acompanham o passeio todo debaixo d’água, registrando cada momento do mergulho (pacote com 30 fotos do passeio, mais 70 de paisagem custa R$50 por apartamento). G.L.

Galés de Maragogi: roteiro familiar para curtir em dias de sol e na maré baixa

Roteiro Salinas de Maragogi Alta temporada: janeiro R$ 443,00 - Preço da diária por pessoa em apartamento duplo com cortesia de 01 criança até 12 anos com o sistema all inclusive. Baixa temporada: março após o carnaval R$ 260,00 - Preço da diária por pessoa em Apartamento duplo com cortesia de 01 criança até 12 anos com o sistema all inclusive. Operadora Tropicana Turismo www.tropicanaturismo.com.br Mais informações: 2121.0777

No Salinas existem piscina e cerveja gelada, coquetéis e sucos de fruta para matar a sede e o calor sar, no Salinas tem piscina e cerveja gelada, coquetéis e sucos de fruta para matar a sede e o calor. A programação fica a critério do hóspede, que pode simplesmente aproveitar o sol, ou participar de uma das brincadeiras feitas pela equipe de animação do resort, cada dia em um local diferente. À noite, tem show cultural e DJ, mas só até a meia-noite, no máximo 1h da manhã, porque depois de um dia no sol e nas piscinas, até os baladeiros de plantão precisam recarregar as baterias. G.L. Gabriela Lapa viajou a convite da Operadora Tropicana Turismo


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

UNCISAL

A9

Cidades

Reitora Rosângela Wyszomirska durante coletiva de imprensa em que foi anunciada a anulação das provas

www.j2011.com.br cidade@ojornal-al.com.br

Anuladas provas do Vestibular 2012 da Uncisal Reitoria constata irregularidades, decide pelo cancelamento e vai mover ação contra empresa Exatus

ANNA CLÁUDIA ALMEIDA annaclaudia@ojornal-al.com.br

A

s provas do vestibular 2012 da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foram anuladas após a comprovação de diversas irregularidades na elaboração e aplicação do exame, ocorridas nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. A decisão da reitoria foi tomada após uma comissão fazer uma análise minuciosa das denúncias feitas por estudantes que foram submetidos do certame. O anúncio foi feito ontem pela reitora Rosângela Wyszomirska, durante uma coletiva de imprensa realizada no auditório da instituição. A empresa Exatus - Promotores de Eventos e Consultoria, ganhadora do processo licitatório e responsável pelo vestibular será acionada judicialmente pela universidade que moverá uma ação por danos morais. Além disto, a empresa será desqualificada por incapaci-

dade técnica na organização do concurso. Com a decisão, a universidade terá que correr contra o tempo para evitar prejuízos ainda maiores para os mais de quatro mil inscritos. A expectativa é que no dia 05 de janeiro do próximo ano seja anunciada a empresa e data do novo vestibular, com a divulgação do edital. Segundo a reitora, a comissão teve como base para decidir o cancelamento os recursos dos estudantes após as provas, as denúncias feitas na imprensa e pelas redes sociais e principalmente as reclamações que foram protocoladas no Ministério Público Estadual (MPE). “Estivemos no MP que recomendou pela anulação das provas. Achávamos que seria um trabalho exaustivo de análise, no entanto com as primeiras avaliações tivemos subsídios importantes que nos deram total lisura nesta decisão”, relatou a reitora.

Comissão detectou questões de Internet Dentre os problemas constatados pela comissão estão um número de oito questões de Física que foram copiadas da internet e passaram pela análise de um professor-doutor na disciplina. Este número significaria que 50% da prova dava margem para questionamentos. Outro fato citado pela reitora foi a ‘quebra’ do edital. “Houve um descumprimento no edital, pois os sacos plásticos não foram distribuídos, além de candidatos estarem usando bonés no momento da prova. Detectamos questões dúbias, algumas sem ou com mais de uma resposta”, explicou. A Uncisal, em caráter de emergência, vai escolher outra empresa que irá elaborar as provas e ser responsável pela aplicação, sem passar por um novo processo licitatório. Segundo a reitoria, tudo de acordo com a lei 8.666, que trata das contratações por órgãos públicos. Assim como a Exatus, as outras empresas que participaram da primeira lcitação não poderão participar novamente da concorrência. O pró-reitor de Ensino e Graduação, Paulo Medeiros, lembrou que estava foi a primeira vez que a Exatus realizou o vestibular da Uncisal, atendendo todos os requisitos da licitação. “Ela atendeu todos os quesitos legais. Recentemente tinha sido responsável por um concurso para mais de 20 mil pessoas. Sempre estivemos em contato com a empresa, antes e depois do processo. Após esse anúncio, vamos avisá-los da anulação e das outras decisões”, disse. A universidade confirmou ainda que não há mais

tempo suficiente para que seja feita licitação. “Esse é um processo demorado, de mais de seis meses e só acarretaria em prejuízos aos alunos. Tudo estará dentro da lei, como sempre esteve e por isso temos firmeza em nossa decisão. A Uncisal cumpriu seu papel e é uma instituição importante para o Estado, tanto no que diz respeito ao ensino, como nos serviços de saúde à população”, garantiu Rosângela. Mesmo com a anulação, a reitora confirmou que não haverá necessidade de novas inscrições, já que esta parte ficou a cargo da universidade, que enviou o banco de dados para a empresa. “Sabemos que haverá prejuízos para aqueles estudantes que vieram de fora da capital, mas não poderíamos prejudicar os 4.500 inscritos. A universidade tem agido desde o início com transparência e decência”, concluiu a reitora. Sobre o início do ano letivo, a reitora confirmou que os alunos já matriculados na instituição não terão atrasos, iniciando as aulas no dia 2 de fevereiro. Já aqueles que prestarem o vestibular 2012 terão um pequeno atraso, mas, segundo ela, nada que atrapalhe o andamento do curso durante o decorrer do ano. Alguns estudantes e representantes de centros acadêmicos acompanharam a coletiva de imprensa. Entre eles estava Ozarlan Pereira de Oliveira, que pela 4ª vez tenta ingressar na Uncisal no curso de Medicina. “Errei apenas 10 questões e tinha certeza da minha aprovação. Mas agora será uma nova maratona de estudos . Isso atrapalha , mas infelizmente teremos que ter esse prejuízo”, colocou.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B1

Dois

www.j2011.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Um novo amanhecer O espelho e a ruga solitária em passeio por Paris: uma análise crítica da nova obra da escritora Arlene Miranda MARIA DE LOURDES Especial para O Jornal

U

m Novo Amanhecer, romance da admirável jornalista e escritora Arlene Miranda, traz em suas linhas iniciais as metáforas conceptuais que explicam os comportamentos humanos e as realidades cotidianas, assim como as representações simbólicas associadas a essas realidades e a esses comportamentos. Observe-se este trecho do primeiro parágrafo: “Claudine se olha no espelho e descobre no canto do olho uma ruga solitária. É apenas uma ruga, mas o prenúncio do envelhecimento precoce a assusta. Afinal, tem apenas vinte e oito anos, idade em que os sonhos ainda afloram em desejos inalcançáveis. Mas a ruga ali está, cruel, indiscreta, dura como uma pedra abandonada, a prenunciar o inevitável”. Aqui, a presença de um espelho e de uma ruga solitária – as testemunhas mudas dos “sinais dos tempos”. O espelho é o reflexo da imagem. A ruga solitária é a metáfora do envelhecimento. Por que a escolha desses dois elementos nas linhas iniciais de uma história de amor? Uma possibilidade – a função do espelho não é a de apenas refletir uma imagem; a função da ruga solitária não se limita apenas à indicação do avanço da idade. Espelho e ruga solitária vão além. São representações de estados interiores de seres em transformação. São prenúncios das mudanças que ocorrerão com os protagonistas no decorrer da narrativa. Arlene Miranda, numa tentativa bem planejada de mergulhar no âmago de suas criaturas, busca um detetive

espião – o espelho. E atribui a esse profissional, funções marcadas por simbolismos semelhantes àqueles descritos por Chevalier e Gheerbrant: “O espelho não tem como única função refletir uma imagem. Tornando-se a alma um espelho perfeito, ela participa da imagem e, através dessa participação, passa por uma transformação. Existe, portanto, uma configuração entre o sujeito contemplado e o espelho que o contempla. A alma termina por participar da própria beleza à qual ela se abre”. O espelho, então, além de refletir a imagem de um rosto de mulher marcado por uma ruga solitária, reflete também imagem de almas transfigu-

Aqui, a presença de um espelho e de uma ruga solitária - as testemunhas mudas dos 'sinais dos tempos'. O espelho é o reflexo da imagem radas – as almas de Henri e Claudine: “A ternura que o comove diante de um espelho que reflete uma figura reanimada, algo novo e belo. Sente renascer dentro de si uma estranha e desconcertante inquietude. Tem vontade de sacudir-se, de pular, de cantar. Mas limita-se a olhar sua imagem refletida no espelho”. Observe-se que a autora é boa estrategista da palavra. A escolha do substantivo

Arlene Miranda lançou recentemente mais um livro, "Um novo amanhecer"

espelho não é aleatória. Ela sabe o que quer, pois o espelho também reflete Paris em um bem traçado mapa. E o espelho chega a Maceió para refletir cores, sabores, sons e as boas palavras significativas de Hesse – em uma suave noite romântica, quando do lançamento de Um Novo Amanhecer, no Jaraguá Tênis Clube, em 27 de outubro de 2011. Evento para se guardar na memória e capaz de fazer espelho falar: “Maceió é uma festa!” E a ruga solitária? Perdida

entre tantos reflexos de um espelho que simboliza a própria vida, ela ressurge como nova metáfora conceptual – um novo conceito advindo das próprias metamorfoses dos protagonistas: “Henri olha com ternura o rosto saudável de Claudine e admite que ela ainda é jovem, aos trinta e um anos”. Henri e Claudine são imagens verdadeiras de superação de adversidades. Aqui, mais uma vez, a presença do espelho, com base no pensamento de Chevalier e

Gheerbrant: “O que reflete o espelho? A verdade, a sinceridade, o conteúdo do coração e da consciência”. E foi nesse tipo de reflexo de espelho que Arlene Miranda construiu Um Novo Amanhecer – uma obra ficcional pautada na verdade e com conteúdos buscados no coração e na consciência. Afinal, o casal está em Paris - cidade de faces iluminadas, onde rugas solitárias só estão presentes se as luzes que caem sobre o Sena não forem contempladas. As rugas solitárias desaparecem quando

novos olhares deitam-se sobre a cidade. Eis o olhar de Arlene Miranda: “A renda da noite se estende sobre Paris, Café por Café, bulevar por bulevar, vitrine por vitrine. Henri a festeja como se a vida fosse um eterno festival”. Como disse Cavalcanti Barros em sua competente análise: “Tudo neste romance tem o sabor da autenticidade. (...) Ela é fiel até no traçar do mapa de Paris, dando nome às ruas e posicionando os Cafés, refúgios do cotidiano da intelectualidade francesa”.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B2

Variedades TV TV ALAGOAS - SBT Canal 5 05h30 - Igreja Quadrangular 06h00 - Jornal do SBT -Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatá 08h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 14h15 - Amigas e Rivais 15h10 - Fascinação 16h00 - Marimar 16h55 - Tenha Estilo 17h00 - Casos de Família 18h00 - Chaves II 19h40 - SBT Brasil 20h15 - Aventura Selvagem 20h30 - Horário Reservado ao PTB 20h40 - Aventura Selvagem -Continuação 21h15 - Programa do Ratinho 22h15 - Amor e Revolução 23h00 - A Praça É Nossa 00h30 - Jornal do SBT -Noite 01h15 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h00 - Tele Seriados I Série: Chuck 03h00 - Giro da Noticia 05h29 - Encerramento da Programação TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 01h00 - Ponto de Luz 05h45 - Agreste Noticias 06h05 - Alagoas Rural 06h15 - Fique Alerta 06h35 - Pajuçara Auto 06h40 - Jornal da Pajuçara - Manhã 07h40 - Fala Brasil 08h35 - Hoje Em Dia 11h00 - Casa & Negocio 11h05 - Feito Pra Você 11h25 - Fique Alerta 13h45 - Ponto de Luz 14h00 - Tudo A Ver 16h30 - Tudo Mundo Odeia o Chris 19h00 - Jornal da Pajuçara - Noite 19h30 - Horário Politico PTB 19h45 - Jornal da Record HD 20h20 - Rebelde 21h15 - CSI Investigação Criminal 22h15 - Vidas Em Jogo 23h00 - Coral de Rua 00h15 - Dr. House 01h00 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz TV GAZETA - GLOBO Canal 7 04h50 - Sagrado 04h55 - Telecursos 06h00 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - TV Globinho 12h05 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h45 - Vale a Pena Ver de Novo Mulheres de Areia 16h05 - Sessão da Tarde Filme: Escola de Espiões 17h50 - Globo Notícia 17h53 - Malhação 18h25 - A Vida da Gente 19h15 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Programa Político Partidário – PTB 19h40 - Jornal Nacional 20h20 - Aquele Beijo 21h20 - Fina Estampa 22h45 - A Grande Família 23h30 - Força Tarefa 00h35 - Amor & Sexo 01h00 - Jornal da Globo 01h35 - Festival de Sucessos Filme: A Estranha Perfeita (Exibição em HD) 03h20 - Corujão TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 04h50 - Salto para o Futuro 05h50 - Telecurso Ensino Médio 06h05 - Telecurso Ensino Fundamental 06h20 - Telecurso Tecendo o Saber 06h50 - Jornal Visual 07h00 - Repórter Brasil 07h45 - Cocoricó 08h00 - Thomas e Seus Amigos 08h30 - Castelo Ra Tim Bum 09h00 - Um Menino Muito Maluquinho 09h30 - Janela Janelinha 10h00 - S.O.S. Sonia 10h30 - A Turma do Pererê 11h00 - Conhecer (Local) Reprise 11h30 - Faixa Musical (Local) 12h00 - A Turma do Pererê 12h30 - Catalendas 12h45 - Tromba Trem 13h00 - Dango Balango 13h30 - Vila Sésamo 14h00 - Meu Amigãozão 14h15 - Bob o Contrutor 14h45 - Curta Criança 15h00 - Sem Censura 16h30 - + Ação 17h00 - Estúdio Móvel 17h30 - Clube do Travesseiro 18h00 - Spirou & Fantasio 18h30 - O Trem da Ciência 19h00 - Enfoque (Local) Estreia 19h30 - Programa Partidário DEM 19h40 - Da sau Conta (Local) Estreia 20h00 - Repórter Brasil 21h00 - Caminhos da Reportagem 22h00 - A Grande Música 23h00 - Da Terra do Fogo a Tijuana 23h30 - Doc TV IV 00h30 - Oncotô 01h00 - Sem Censura 02h30 - Conexão Roberto D’Ávila 03h30 - Caminhos da Reportagem 04h30 - Expedições TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Big Sports 09h00 - Cidade Aflita 10h00 - Canal Legal 11h00 - Programa do Caique 11h30 - Info. Ação Parlamentar 12h00 - Bartpapo 12h30 - Sobre Rodas 13h00 - Clip 13h30 - Canal Legal 14h30 - Programa do Caique 15h00 - Big Sports 16h00 - Cidade Aflita 17h00 - Mesa Redonda 19h00 - Bartpapo 19h30 - Canal Legal 20h30 - Sobre Rodas 21h00 - Big Sports 22h00 - Cidade Aflita 23h00 - Programa do Caique 23h30 - Info. Ação Parlamentar 00h00 - Bartpapo 00h30 - Momento Vip 01h00 - Cinemar 02h00 - Big Sports 03h00 - Cidade Aflita 04h00 - Canal Legal 05h00 - Programa do Caique 05h30 - Sobre Rodas 06h00 - Informativo Cesmac 06h30 - Momento Vip 07h00 - Bartpapo 07h30 - Clip

www.j2011.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Roteiro HOJE A banda original de Cássia Eller vai fazer um tributo à cantora em Maceió às 21h, no Jaraguá Tênis Clube (Av. Comendador Leão, 322). No palco, Fernando Nunes, Walter Villaça, João Viana, Rodrigo Garcia e a percussionista Lanlan vão dividir o espaço com os artistas locais Julio Uçá, Dé Boy (Los Borachos), Júnior Almeida, Luiz de Assis, Cris Braun, Guilla Gomes, Felipe Seixas, Raffa Honorato, Vitor Pi, Fernanda Guimarães e Allan Bastos. Ingresso: R$ 20. SÁBADO Natal Oblíquo deste ano promete “botar o bom velhinho pra dançar”. A comemoração desta vez tem como destaque o local do evento: o Sítio Valle Verde, em Guaxuma. No palco, o som das bandas Cachorro Urubu, Gato Zarolho, Barba de Gato e Zero82. Na discotecagem, comandam as pick ups Coelho Dj, Lyah, Barão e Arthur Finizola. A quarta edição do Natal Oblíquo vai acontecer na véspera do feriado, dia 24 deste mês, a partir da meia-noite. Ingressos: R$ 25 (até acabar o lote) e R$ 40 à venda no Botequim Paulista (Av. Amélia Rosa). Mais informações: (82) 8861-5644/9653-1396/email: natalobliquo@ hotmail.com. DOMINGO A Santorégano vai promover o Natal Alagoano com uma série de apresentações culturais. A programação, que acontece de 25 a 30 deste mês, sempre a partir das 20h, vai reunir artistas da terra para animar as noites do período natalino. Confira a programação: dia 25 – Andrea Morais e banda (pop e rock); dia 26 – Priscila Uchoa e banda (MPB); dia 27 – Alex Barros e banda (MPB); dia 28 – Trio Caí Dentro (chorinho); dia 29 – Osman e banda (MPB); dia 30 - Alan Bastos e banda (pop e rock); dia 1º de janeiro Santa Banda com João Albrecht e Rafael Morais. E mais: de 26 a 29/12 apresentação de Coco de Roda Tradição; dias 30/12 e 1º de janeiro - apresentação do Balé Folclórico de Alagoas (Grupo Transart). Mais informações: (82) 3355-1222 / 3355-1801. Couvert: R$ 7.

Por Keila Jimenez

OutroCanal Sérgio Mallandro terá reality

igurinha carimbada da TV, Sérgio Mallandro vai estrelar outro reality show em 2012. O apresentador, que participou em 2010 de "A Fazenda", da Record, terá agora uma atração mostrando o dia a dia de sua família. A novidade é inspirada em "The Osbournes", reality que fez sucesso ao abrir a rotina da família amalucada do roqueiro Ozzy Osbourne. O reality do rei do "Glu-Glu" deve ir ao ar no Multishow. As conversas do canal com Mallandro surgiram durante o Prêmio Multishow de Música, em setembro, quando ele apresentou parte de premiação.

F

Chegada 1 O Fox Sports está acertando sua entrada na operadora de TV paga Oi.

Chegada 2 A Globosat diz, oficialmente, que não está pressionando nenhuma operadora por conta da chegada do Fox Sports. Quer ficar na arquibancada assistindo tudo.

Tenso 1 A RedeTV! deve esperar a poeira baixar para depois decidir se demite ou não a jornalista Rita Lisaukas, âncora do "Rede TV! News".

Tenso 2 Rita postou no Twitter duras críticas à direção da emissora por conta do atraso de salários de funcionários. Foi suspensa e só não foi demitida por justa causa para não virar "mártir".

Tenso 3 Já há no Twitter apoio à âncora. Nem RedeTV! nem Rita comentam o assunto.

Cativar A estreia da série de animação "O Pequeno Príncipe", no dia 2, levou o Discovery Kids ao primeiro lugar de audiência entre crianças de 4 a 11 anos, na TV paga: foram 320 mil espectadores.

Parada O disco que Rafinha Bastos lançou na internet na segunda-feira alcançou 265 mil downloads em menos de 24 horas. O número equivale a um disco de platina. O comediante está animado com a repercussão.

Areia 1 Sarah Oliveira fará seu "Viva Voz Verão" (GNT) com a participação dos cantores Nando Reis, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chitãozinho e Xororó e Lulu Santos.

Areia 2 Na atração, as pessoas nas ruas falam sobre músicas desses artistas que marcaram as suas vidas.

Laboratório A atriz Bruna Ferreira, que viverá uma personagem portadora de deficiência em "Carrossel" (SBT), fará uma visita hoje à Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD). Vai conversar com as crianças e com os médicos sobre o delicado assunto.

Solo A Agência Nacional do Cinema (Ancine) aprovou a captação de R$ 2,8 milhões para a produção da série "A Banda "' Na Trilha do Rock", que será dirigida por Mauro Lima ("Meu nome não é Johnny"). Vai ao ar no Canal Brasil.

O Número É...

O

especial de Natal de Hebe, anteontem, na Rede TV!, marcou apenas 1,6 ponto de audiência, uma das piores médias do programa no ano. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

keila.jimenez@grupofolha.com.br

folha.com/outrocanal

Hoje nas Novelas Malhação Globo – 17h50 Alexia afirma a Gabriel que só foi à comunidade para rever seus amigos. Débora destrata Guido e diz que ele está com a sua mãe apenas por interesse. Alexia conta para Laura que estava com Gabriel. Moisés garante para Fôjo que Alexia voltará para ele. Guido pede para Laura explicar a movimentação em sua conta bancária. Gabriel fica indignado ao chegar em casa e ver Tomás e Cristal em reunião para decidir as pautas do programa de rádio.

Rebelde Record – 20h30 Diego garante a Roberta que a alegação de que teria engravidado uma moça não passa de uma armação. Carla e Alice acalmam Roberta. Binho sai em defesa de Diego, deixando todos espantados. Diego afirma que nunca viu a garota, Sônia, antes, mas ela diz que ele estava bêbado. Sônia fala para Binho que está com medo que descubram a farsa da gravidez. Binho ameaça novamente delatar Pedro e agarra Roberta. Diego chega e manda Binho largá-la.

A Vida da Gente Globo – 18 h Ana desmarca seu encontro com Lúcio. Cris se enfurece com o presente que Jonas lhe dá. Iná e Wilson se preocupam com a saúde de Laudelino. Renato tenta esconder de Alice sua situação financeira. Eva fala com Lúcio sobre Ana. Celina conta para Nanda que vai se encontrar com o homem que conheceu pela internet. Jonas manda Cléber demitir Eliete. Celina se surpreende ao descobrir que o homem que conheceu na internet é Lourenço.

Fina Estampa Globo – 21 h Íris exige que Tereza Cristina conte sobre os cartazes. Severino ajuda Renê no restaurante do hotel. Teodora consegue o direito de passear com Quinzinho. Baltazar não gosta de ver Solange com Daniel. Griselda fala para Vilma que está namorando Renê. Ferdinand, Pereirinha e Enzo tentam descobrir onde foi parar o tesouro do chinês. Wallace chama Zuleika para sair. Rafael sofre na cadeia. Celina não deixa Pedro Jorge ficar muito tempo com Henrique.

Aquele Beijo Globo – 19h15h Regina é levada para a delegacia e pede que Mirta fale com suas filhas. Camila conta para Claudia sobre a prisão da mãe e Rubinho revela que Alberto e Maruschka usaram o nome de Regina nas negociações da Comprare. Valério avisa a Alberto sobre a operação da polícia. Maruschka e Felizardo são presos. Agenor reúne as costureiras e comunica que tocará a confecção. Claudia surge no hotel em que Vicente está hospedado com Lucena e pede a ajuda do advogado.

Amor e Revolução SBT – 22h15 Olivia aponta a arma para a cabeça de Filinto. Ele suplica que ela não o mate, a chama de rainha e diz que vai fazer tudo o que ela mandar. Olivia se distrai e Filinto rouba a arma dela. Miguel ajuda Olivia a escapar de Filinto e os dois fogem. Com ciúme, Ivone pergunta a Luis o que ele sente por Bete e por Marta. Batistelli avisa o grupo que parte do dinheiro tomado do general Guerra foi roubado e deduz que há um ladrão no grupo.


O JORNAL l MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B3

Social

www.j2011.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos: Alexandre Rezende/Folhapress

Crédito fácil O comércio varejista da região metropolitana de SP terminou outubro com faturamento 2,4% maior que o do mesmo período de 2010. É o que mostra pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SP). A maior alta foi no setor de automóveis: 10,5%. As vendas nos supermercados cresceram 2,5%, as das lojas de construção, 7,2% e as de móveis e decoração, 5,8%.

Pé no freio No mesmo período, os setores que apresentaram queda foram as lojas de departamento, com -2,5%, farmácias e perfumarias, -9,4%, e eletrodomésticos e eletroeletrônicos, -5,1%. No ano, as vendas aumentaram 3,3%.

João Doria Jr. comandou a final do reality show “O Aprendiz”, anteontem, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O artista plástico Romero Britto, a apresentadora Cristiana Arcangeli, o cantor Agnaldo Rayol e a chef Carla Pernambuco, conselheira do programa, estiveram no evento

Assino embaixo O deputado Tiririca (PR-SP) assinou pedido de instalação para a CPI da Privatização. Ela foi proposta pelo deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) para investigar o conteúdo do livro “A Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Jr., sobre a venda de estatais da era FHC.

Tô fora Já o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) nega que esteja ajudando na coleta de assinaturas para a CPI. “Até por uma questão de caráter”, diz ele. “Fui ministro [da Justiça] do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nunca apoiei CPIs para investigar aquele período.” Renan depois apoiou o o ex-presidente Lula e hoje apoia o governo de Dilma Rousseff.

O artista plástico Romero Britto marcou presença no reality show comandado por João Doria Jr.

Pela ordem Em reunião com Freitas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que não descumpriu o acordo assinado entre a prefeitura e a Promotoria, que permite a interdição em apenas três eventos, escolhidos pela administração: Parada LGBT, São Silvestre e Réveillon. E que os bloqueios recentes visam “preservar a segurança viária e da população”.

Na rua Dilma Rousseff participa hoje do célebre Natal dos catadores de papel, em SP. Antes da chegada dela, o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, se reunirá com o padre Julio Lancelotti e com lideranças dos trabalhadores. Quer convidá-los para integrar o conselho de movimentos sociais que vai monitorar o programa de combate ao crack do governo.

Cataratas

Graciosa Gracie Carvalho (pronuncia-se Gráciê), 20, foi descoberta há cinco anos em um concurso de modelos de um shopping de sua cidade natal, São José dos Campos (SP). Hoje, a top é uma das “angels” da Victoria’s Secret e a única negra a participar, pela quarta vez, da campanha da grife Tommy Hilfiger. Em janeiro, ela vem ao Brasil para desfilar na São Paulo Fashion Week.

Final de purpurina João Doria Jr. comandou a final do reality show “O Aprendiz”, anteontem, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O artista plástico Romero Britto, a apresentadora Cristiana Arcangeli, o cantor Agnaldo Rayol e a chef Carla Pernambuco, conselheira do programa, estiveram no evento.

Cristiana Arcangeli participou do reality show no Memorial

A estilista belga naturalizada americana Diane von Fürstenberg passará o Réveillon no Brasil. Ela e a família vão celebrar a festa em Foz do Iguaçu.

Destaque Alagoas

Mulher de fases O primeiro espetáculo do Terça Insana em 2012 será uma coletânea com algumas das principais personagens femininas do show de humor. “Mulheres Insanas” estreia em 13 de janeiro, no Teatro Itália, e terá, no saguão, uma exposição de objetos e figurinos do stand-up, que depois serão leiloados.

Virado à paulista A Promotoria da Habitação estuda novas medidas em 2012 questionando a utilização da Avenida Paulista em eventos. O MP considerou ilegal o bloqueio da via no último final de semana, sem aviso prévio, para que pedestres visitassem a decoração natalina. “O Plano Diretor previa a elaboração de um plano de gestão de áreas públicas como a Paulista, com participação popular, mas isso não foi feito”, diz o promotor José Carlos de Freitas.

O

deputado federal João Lyra, presidente do Conselho Consultivo do Sistema Jornal de Comunicação, será o anfitrião na solenidade que hoje vai inaugurar o novo

estúdio, amplo e moderno, da Rádio Jornal, agora totalmente integrada ao Portal J2011 e a O Jornal, funcionando no mesmo espaço físico, em Jacarecica.

O cantor Agnaldo abrilhantou, com sua elegância, o reality show no Memorial da América Latina


B4

O JORNAL | MACEIÓ, 22 DE DEZEMBRO DE 2011 | QUINTA-FEIRA

SOCIAL

www.j2011.com.br cultura@ojornal-al.com.br

INSIDE

POR MARCOS LEÃO COM FLÁVIA FARIAS INSIDE@OJORNAL-AL.COM.BR

Retorno o

açã

ulg

Div

Para o bem da moda nordestina, a Francisca voltou! Depois de um hiato de dois anos dando consultoria a pequenas marcas em São Paulo, a estilista Virgínia Falcão retomou as atividades da Francisca - e já voltou com uma supercoleção de verão - digna de uma mulher elegante e bem resolvida. Sorte!

Banca de revista O número da revista Cláudia que está circulando tem como um dos destaques reportagem com a dermatologista Cláudia Magalhães. Preocupada com a alta incidência do câncer de pele, ela revela que a exposição solar antes das 10h, diferentemente do que todos pensam, também é prejudicial e exige o uso de protetor solar. Recado dado!

Divulgação

FINOS | Fernando e Fernanda Adriano movimentando com pura elegância e sobrenome o que há de mais marcante nas festas da alta society

Padre Fábio de Melo entra em 2012 mandando ver. O padre volta aos palcos para uma série de shows de lançamento do novo CD e DVD, No Meu Interior Tem Deus no próximo ano. Em Maceió, a apresentação está marcada para o dia 5 de fevereiro, às 19h, no Ginásio do Sesi. Convites? Na Livraria Paulinas, Maceió Shopping e Livraria Paráclitos. Marque na agenda!

Homenagem enagem Essa é para os fãs de Cássia Eller. Hoje, às 22h, rola um tributo daqueles aqueles com a participação da banda original da artista (Lanlan, Lanlan, Fernando Nunes, João Viana e Walter Villaça) e de alagoanos como Júlio Uça, Fernanda Guimarães, Junior Almeida e Divulgação Luiz Assis. A noite das boas terá como cenário o Jaraguá Tênis Clube. Sucesso para todos! Júlia Coutinho

ELAS | Priscila Oliveira e Jo Josy Melo formando dupla de badaladas e que brilham nas festas mulheres mais que badalad marcantes da cidade

Equipe A turma do Fios de CCabelo não para! Com supercompetentes, a rede tem novos qualificados e comp co-membros da Inte Intercoiffure Mondial, associação com sede em Paris e que representa os melhores hair designers do m mundo. Os mais novos aprovados para pa participar do seleto grupo são Rose Amaral, Den Denise Fênix, Aninha Gusmão, Karol Dâmaso e M Maria Rita Rodrigues, além do membro Junior, SSérgio Fênix. Parabéns!

Brega, ui! O baile brega conc concorridíssimo comandado pelo empresário Lucas Medeiros,marcado para o dia 10 de fevereiro fevereiro, será no Clube Fênix. Terá Reginaldo Rossi, o DJ Edu Lobo e a escola de samba Unidos da Tijuca. T O mestre de cerimônias será o humorista humoris cearense Falcão. Tá bom pra você?

Convite Neto Feitosa nnão para mesmo. O motivo? ele arma a coletiva de Hoje, el imprensa de seu Réveillon Enchanté impren Celebration, Celebr com direito a um almoço almoç todo especial para a turma da pre press, no Boteco Praia. E aí, vai enc encarar?

GENTE IN | Ricardo Neves e Fabiana Melo entre os finos e sociais que marcaram presença em casório badalado lado Divulgação

TTalento

BELA DA HORA | Camila Buarque exaltando a beleza e charme das meninas notáveis "made in Alagoas" em evento fashion da seara

T mundo sabe que Júlio Todo Uçá é puro talento no quesito compor música. E o melhor? O cantor alagoano está participando com todo o seu ttalento que Deus lhe deu do Co Concurso Novo Compositor, arm armado pela fervida cantora Preta G Gil. Vamos votar? É só acessar o novocom novocompositor.com. Viva!

Divulgação

PARES | A nutricionista Nathalia Malta com seu Thiago Moura evidenciando o romantismo jovem que é notório nas pistas seletas e concorridas das festas da cidade

Quinta Chegou o dia! Hoje, Guilherme Brandão abre as portas de seu Maikai para a noite mais glamourosa da cidade, a Quinta Chandon, tradicionalmente comandada pela banda Affarra. Já na sexta-feira é dia do Pré-Natal; e, para garantir a alegria, as bandas Samba Rock Club e Cannibal, comandarão a folia que será all inclusive de champanhe. Delícia, não?

Party No próximo dia 30, vai rolar festinha de Pré-Réveilon na praia de São Miguel dos Milagres. Batizada de 'Champanhe', a despedida de 2011 será sob as pick ups da DJ Bruno Lopes, que vai mandar o som na residência de Paula Domingues, na beira mar do balneário. De quebra, o pessoal vai poder assistir ao filme Lixo Extraordinário, documentário sobre o projeto do artista plástico Vik Muniz. Para isso, será armado um cine para a turma relaxar. Promote!

É pique! Pensando nas 'festinhas' cada vez mais 'festanças' dos pimpolhos, as irmãs Adriana e Mariana Perylo tocam a Perylampo, uma empresa de produção de cenários tridimensionais, hoje em dia mais procurada pelos papais mais exigentes. Os pequenos Maria Teresa Moura, Lara Colaço, João Pedro Santos e Celina Noronha entre os clientes da grife queridinha. Interessou? www.perylampo.com.br.

CHIQUES | Carlo Gil Filho e Carolina Figueiredo mostrando estilo para dar e vender em noite de casório


OJORNAL 22/12/2011