Issuu on Google+

MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 SÁBADO

ANO 19 NÚMERO 010 R$ 1,50

O Jornal

MASSACRE

Estudante abre fogo no cinema, mata 12 e fere 59

Emoção e dor entre os familiares das vítimas do massacre no cinema

James Holmes foi preso perto do cinema

A estreia do filme de “Batman” se transformou em tragédia na cidade de Aurora, nos EUA. O estudante de Medicina James Holmes, de 24 anos, atirou contra cerca de 200 pessoas que estavam no cinema, matando 12 e ferindo 59. Quando foi preso, ele estava com armas usadas no massacre e portava um colete à prova de balas. Na casa dele, a polícia A5 encontrou armadilhas.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Federal prende acusado de corrupção eleitoral Quando foi preso, candidato a vereador estava em casa, onde os policiais encontraram documentos que comprovariam o crime NO DETALHE r

al@ojornal-al.com.b

www.mais.al l autoojorn

, 21 DE JULHO DE 2012 O JORNAL l MACEIÓ

l SÁBADO

A

Honda Fiat aposta renova o na versatilidade visual e do 500L para aprimora a alavancar as mecânica vendas na Europa

en

tos da Volkswag

Novos lançamen As novas versões

6

8

Auto O Jornal

e foram totalmente do Gol G5 e do Voyag

ram reformuladas e ganha

itens adicionais em

seu interior 4E5

Volks lança as novas versões do Gol e Voyage ELEIÇÕES 2012

Na casa de Luiz Ferro (no destaque), a PF apreendeu documentos

ALERTA

JOGOS OLÍMPICOS

Casos de dengue em Alagoas subiram 146,2%

A sexta-feira foi agitada para os candidatos a prefeito. Ronaldo Lessa (PDT) passou o dia com conselheiros tutelares, Rui Palmeira (PSDB) fez mais caminhadas na periferia e Jeferson Morais (DEM) gravou vídeos para A3 uso nas redes sociais.

CASA QUENTE A decomposição de matéria orgânica por bactérias termotolerantes, a geração de gases associada às características do solo e as reações químicas resultantes dos processos são as causas que levaram ao aquecimento do piso de A9 uma casa na Ponta Grossa.

O

receio de Mano Menezes em enfrentar os donos da casa às vésperas dos Jogos Olímpicos não se concretizou. Com boa atuação, a seleção envolveu

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)...................2.0220 DÓLAR (VENDA).....................2.0240 POUPANÇA...........................0,5000

EURO (COMPRA).....................2.4620 EURO (VENDA).......................2.4630

O candidato a vereador por Palmeira dos Índios Luiz Ferro, do PSDB, foi preso em flagrante, ontem, por agentes da Polícia Federal, sob a acusação de cometer crime eleitoral. Ele estaria tentando corromper eleitores, prometendo-lhes casas com a inclusão nos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, do governo federal, em troca de votos nas eleições deste ano. A PF apresentou cadastros com nomes de eleitores e documentos da Prefeitura de Palmeira dos Índios que teriam sido apreendidos na casa do candidato. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima A3 feita à PF.

a Grã-Bretanha em amistoso ontem, em Middlesbrough, venceu por 2 a 0 e ganhou confiança para A13 buscar a inédita medalha de ouro.

MARÉS 04h54...............2.1 11h13...............0.2

17h21...............2.0 23h19...............0.3

FASES DA LUA NOVA.......................19/7

CHEIA.........................3/7

CRESCENTE................26/7

MINGUANTE................11/7

Os casos de dengue em Alagoas aumentaram 146,21% em relação aos sete primeiros meses do ano passado. Até agora foram notificados 19.899 casos suspeitos, 9.718 deles confirmados. Os levantamentos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) revelam que os casos graves da doença já somam 433 vítimas e que foram registrados, pelo menos, quatro óbitos. Outras 16 mortes estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde no Estado, uma vez que se suspeita A9 de dengue. A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A2

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

EMPRESA DE SEGURANÇA

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Palmeira dos Índios criminalidade avança em todo o Estado, e em Palmeira dos Índios não é diferente. A terceira maior cidade alagoana tem, em média, três assaltos por dia, e este ano já acumulou 35 assassinatos só de janeiro a junho. O assunto atraiu a atenção da deputada estadual Patrícia Sampaio (PT), que demonstrou preocupação com a segurança pública no município.

A

Luto O desembargador aposentado Gérson Omena Bezerra faleceu, ontem, na Santa Casa de Maceió, após um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Ex-presidente do Tribunal de Justiça, o corpo dele será sepultado hoje, às 11h, no Campo Santo Parque das Flores.

O governador Teotonio Vilela Filho empossou ontem, como novo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o agrônomo Luis Napoleão Casado Arnaud Neto. Ele substituiu o ex-secretário Ivã Vilela.

Duelo O comerciante Zé da Emater (PT) recebe apoio integral da família Damasceno Freitas para enfrentar o prefeito Gualberto Pereira (PSDB) em Olho d’Água do Casado. O ex-prefeito Xepa, o mais ilustre integrante da família no município, desistiu de reeditar o duelo.

Trabalhando

Sozinho

O prefeito Cícero Almeida é o compositor da letra e da música das duas canções de campanha de Ronaldo Lessa e empresta sua voz às gravações feitas com o instrumentista Xameguinho.

O estudante Wibson Lopes lançou sua campanha de vereador em Maceió pelo PSTU. Ele será o único nome do partido na eleição. Seus principais apoiadores são estudantes, professores da Ufal e sindicalistas ligados ao Sindipetro.

Ao que tudo indica,a vereadora Amilka Melo, esposa do ex-deputado Dudu Albuquerque, desistiu da reeleição. Ela tem encontrado dificuldades na conquista de líderes comunitários que a apoiavam e que optaram por outras candidaturas.

Aos gritos

Migrou

O sentimento de raiva enérgica tomou conta de um deputado que apoia o nome do deputado Fernando Toledo como conselheiro do Tribunal de Contas, ao saber que um dos procuradores abriu mão da possível candidatura para apoiar o procurador Gustavo Santos.

O ex-superintendente do Incra, Gino César (PT), transferiu o título de Maceió e é candidato a vereador em Maragogi. Ele é um dos principais aliados do prefeito Marcos Madeira (PSD) e está mais que engajado na eleição de Henrique Madeira como prefeito (PSD).

Termômetro

Vilela.

Gabinete Militar foi reduzido para apoiar na diminuição de números da violência em Alagoas IRACEMA FERRO iracemaferro@ojornal-al.com.br etenta dos 160 policiais militares que estavam lotados nas vagas mais cobiçadas da corporação, o Gabinete Militar do Palácio República dos Palmares, vão voltar para a área operacional da corporação. Eles foram “devolvidos” à tropa numa solenidade na Academia da PM, no Trapiche. Em seus lugares, agentes de uma empresa de vigilância cuidarão da segurança na sede do Executivo, em parceria com os 90 militares remanescentes. O retorno desses militares às ruas faz parte das ações do programa Brasil Mais Seguro. De acordo com o coronel Luciano Silva, chefe do Gabinete Militar, a legislação garante que a segurança do governador pode contar com

O coronel Luciano Silva explicou que redução é a segunda feita por Teotonio

até 206 policiais militares, mas este número já havia sido reduzido para 160 em 2007 e agora terá este novo corte. Segundo o comandante da corporação, coronel Dimas Barros, a decisão do governo do Estado deve servir de exemplo para os demais poderes, já que dados da PM apontam que há cerca de 350 militares em gabinetes do Executivo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Assembleia Legislativa. “O governador abriu mão destes militares porque precisamos reforçar o efetivo da tropa. Qualquer policial que

chegar é muito bem vindo. Esperamos que esta atitude seja copiada, sirva de exemplo para que os outros poderes possam rever suas assessorias militares e ‘devolver’ parte dos policiais para que possam voltar para sua atividade fim e assim reduzir a violência em nosso Estado”, assinala o comandante. O governo havia prometido ao Ministério da Justiça devolver 170 policiais dos gabinetes militares para o policiamento nas ruas. Como o Palácio já reduziu seu efetivo em 70 homens, os outros poderes estão com a missão

de, juntos, liberarem outros 100 militares. A medida é apenas um paliativo enquanto o reforço efetivo da corporação não chega, através do concurso público que está com as inscrições abertas. A previsão, segundo o comandante-geral, é que no ano que vem a PM tenha mais 1 mil soldados formados pela Academia da PM para reforçar o policiamento ostensivo em todo o Estado. Já os militares que deixaram o Palácio foram apresentados na manhã de ontem ao comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Gilmar Batinga. “O trabalho destes policiais será muito importante para que possamos cumprir as metas de redução dos homicídios em Alagoas. Não agrada ninguém ser retirado da zona de conforto, mas eles sabem que há a necessidade de mais policiamento nas ruas”, defende Batinga, lembrando que antes de serem redistribuídos nos batalhões, os policiais participarão de uma semana de treinamento operacional na academia da corporação.

GENÉRICOS VETERINÁRIOS

Recuando

decisão do Gabinete Militar em devolver para corporação 70 policiais que estavam lotados na assessoria do governador Teotonio

Arquivo

S

Posse

A

Governador retira 70 policiais do Palácio

O

vídeo que mostra o vereador Marcelo Palmeira comprando um líder comunitário na eleição de 2008 em Maceió. Pode ganhar força na campanha deste ano.

Senador comemora sanção A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou uma nova lei (12.689/2012) que autoriza e define regras para a produção e comercialização de medicamentos genéricos para uso veterinário no Brasil. Idealizada pelo senador Benedito de Lira (PP-AL), quando ainda era deputado federal, a lei tramitou durante nove anos no Congresso Nacional até ser aprovada. A lei 12.689, de 19 de julho, vale para substâncias químicas, biológicas ou geneticamente modificadas encontradas em remédios, vacinas, antissépticos, aditivos, produtos para embelezamento e itens de aplicação ambiental, como pesticidas e desinfetantes. De acordo com o senador Benedito de Lira, produto-

res rurais de todo país serão beneficiados com a iniciativa que terá impacto na saúde dos rebanhos. “Com a aprovação do projeto, iremos mudar substancialmente os preços dos medicamentos agropecuários no país, beneficiando toda a sociedade brasileira, abrindo espaço para uma concorrência saudável para o agricultor e o agronegócio”, ressaltou Benedito de Lira. A nova legislação também define as diferenças entre medicamentos de referência, genéricos e similares, assim como ocorre com os remédios para uso humano. Os medicamentos genéricos tem o mesmo princípio ativo, mas custam menos que os chamados “de referência”, pois não têm marca. Os similares também são mais bara-

tos, mas informam um nome fantasia e o composto ativo, após o vencimento da patente do laboratório que a detém. A m b o s o s re m é d i o s, porém, devem ter os mesmos princípios ativos, indicação terapêutica, concentração, forma, via de administração (oral, injetável ou para passar na pele) e dosagem que os de marca. Mas podem se distinguir em características como tamanho, formato, embalagem, rotulagem, prazo de validade e substâncias usadas na fórmula para “ligar” ou dissolver outras. Segundo o parlamentar, essa mudança deverá ter o mesmo impacto da Lei dos Genéricos (9.787/99) para consumo humano na ampliação da concorrência, redução de preços e abertura de um

novo segmento econômico. “Esta iniciativa contribuirá para proporcionar melhor competitividade em setor cartelizado e dominado por poucas empresas a fim de beneficiar milhões de produtores rurais na bovinocultura, avicultura, suinocultura e ovinocaprinocultura, entre outros. Também devemos gerar empregos com o início da produção de genéricos veterinários”, explicou o senador. A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) estima que os medicamentos genéricos para humanos são, no mínimo, 35% mais baratos que os medicamentos de referência. Na prática, na venda ao consumidor são em média 50% mais baratos.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A3

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

CORRUPÇÃO ELEITORAL

Contexto

Fotos: cortesia

Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

Pé de orelha

O

deputado federal João Caldas disse que o PEN, o novo partido político que ele abocanhou à francesa, em Alagoas, não pode recusar a adesão do prefeito Cícero Almeida. E, mesmo que o PEN apoie a candidatura de Rui Palmeira à prefeitura, tudo terá de ser discutido numa mesa com Almeida e a direção do partido. Caldas voltou a negar que se reuniu com o senador Benedito de Lira, em Brasília, para discutir a situação do prefeito Cícero Almeida, e garante que soube do interesse dele em se filiar ao PEN pela imprensa. Almeida apoia e está em campanha para eleger Ronaldo Lessa seu sucessor, e esse é um problema que Caldas não acha difícil de se resolver. Calda é daqueles que ensinam: para se resolver os problemas da política, nada melhor do que uma boa conversa de pé de orelha.

Nele

Foco

O senador Fernando Collor acha que reacendeu a fogueira contra ele, na chamada grande imprensa, depois dos seus posicionamento na “CPI do Cachoeira exigindo a convocação de diretores da revista Veja para depor.

Para Collor, ao “requentar” matérias contra ele, a Rede Globo fez o papel de advogado de defesa da Veja. Mas não é só por isso que se recusou a dar entrevista para o Fantástico – Collor não fala sobre sua ex-esposa.

Ferro coordenava programa social

PF prende candidato a vereador em flagrante Com Luiz Ferro, em Palmeira dos Índios, foram encontrados centenas de cadastros com nomes de eleitor

Um tiro no pé Mas Collor comemora porque a matéria do Fantástico não obteve a repercussão desejada e teve efeito contrário.

Vaga 1

Vaga 2

Quem mais se indignou com o resultado da Justiça desfavorável à Assembleia Legislativa na disputa pela vaga no Tribunal de Contas foi o deputado Marcelo Victor. Para ele, o Legislativo tem direito a quatro vagas e só preencheu três.

O deputado Marcelo Victor não conta o conselheiro Otávio Lessa como indicação do Legislativo, em 2002, mas a Justiça entendeu diferente e manteve a vaga no TC para o representante do Ministério Público de Contas.

Polícia Federal apreendeu listas de eleitores, santinhos e cadastro do Bolsa Família; fiança ficou em R$ 62,2 mil

DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

O

candidato a vereador por Palmeira dos Índios Luiz Ferro, do PSDB, foi detido em flagrante ontem, por agentes da Polícia Federal, cometendo crime eleitoral. A prisão ocorreu após denúncia anônima feita

O sonho acabou Nada mais resta ao deputado Fernando Toledo na luta para ser conselheiro do Tribunal de Contas.

à PF. Na tarde desta sexta-feira, ele prestou depoimento ao delegado federal Políbio Brandão, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, em Maceió. Havia a informação de que o delegado federal, após o depoimento, arbitraria a fiança para possível liberação, o que está previsto no artigo 299 do Código Eleitoral. Mas, até o fechamento desta edição, não havia novidade sobre a possível soltura de Luiz Ferro. A fiança poderia ser de até 100 salários mínimos - ou seja, R$ 62,2 mil. A probabilidade é que só hoje

ele seja liberado. O dispositivo legal prevê uma pena de até quatro anos de reclusão. MINHA CASA, MINHA VIDA A acusação que pesa contra o candidato a vereador por Palmeira dos Índios é a de que ele estaria tentando corromper eleitores, prometendo-lhes casas com a inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, do governo federal, em troca de votos nas eleições deste ano. Os cadastros estariam sendo feitos na residência de Luiz Ferro, onde as pessoas interessadas na troca tinham

que ir com seus respectivos títulos eleitorais. Segundo o que foi publicado ontem nos meios de comunicação, o candidato a vereador teria sido coordenador do Minha Casa, Minha Vida no município. Durante realização de mandado de busca e apreensão na residência do candidato, segundo e-mail encaminhado pela assessoria de comunicação da PF em Alagoas, foram encontrados centenas de cadastros com nomes de eleitores, além de documentos timbrados da Prefeitura de Palmeira dos Índios.

CAMPANHA EM MACEIÓ Arquivo

Pensa Mais ferrenha adversária da proposta para se aumentar o número de vereadores em Maceió, a vereadora Heloísa Helena ainda não decidiu se aceita o conselho da amiga Marina Silva e transfere o seu domicílio eleitoral para o Rio de Janeiro.

Navegar é preciso O objetivo da ex-senadora, ex-ministra e candidata à presidência da República, Marina Silva, é que Heloísa Helena dispute uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro.

Olho

Vivo

A deputada federal Célia Rocha não se surpreendeu com o resultado da pesquisa que lhe dá vantagem de 54% dos votos para a Prefeitura de Arapiraca. Mas, diferente de se acomodar, ela ensina que a eleição só se ganha quando se apura o último voto.

O prefeito Luciano Barbosa tem aceitação de 80% entre os arapiraquenses, mas a oposição aposta que ele não transfere votos. Terceiro colocado nas pesquisas, Rogério Teófilo vai penetrar por essa vereda, assessorado pelo senador Benedito de Lira.

Trem de carreira E, por falar no senador Benedito de Lira, ele anuncia para até o final de agosto o retorno dos trens de subúrbio até o distrito de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo.

Ao lado de Mosart, Ronaldo Lessa tomou café com conselhos tutelares

Com o vice Carimbinho, Jeferson Morais fez caminhada nas ruas de Piabas

Fim de semana de atividades O

ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) participou ontem de café da manhã com conselheiros tutelares. Ele esteve acompanhado do vice Mosart Amaral. Hoje tem encontro com representantes dos trabalhadores do Mercado da Produção no restaurante do Tio (ao lado da CDL, Rua Zacarias de Azevedo). O candidato marcou a primeira caminhada será dia

25 de julho, na quarta-feira, na Grota do Cigano. Ele também iniciou a distribuição de material de campanha e adesivagem, no Hotel Colonial, na Ponta Verde. O deputado Rui Palmeira (PSDB) participou, no início da noite de ontem, de uma caminhada com vários apoiadores e candidatos a vereador no Canaã. Hoje, às 7h, ele visita o Mercado do Jacintinho; e, às 16h, faz caminhada entre os

bairros de Bom Parto e Bebedouro. Amanhã, ele visita a Feira do Benedito Bentes, às 7h; e, às 11h, participa de adesivagem no Hotel Ponta Verde. CAFÉ E ALMOÇO O deputado Jeferson Morais (DEM) participou de café no Mercado Público de Maceió e, em seguida, se reuniu com líderes comunitários na sede do DEM. Almoçou no Mercado de Jaraguá e,

depois, fez gravação par redes sociais. No final da tarde, fez caminhada em Piabas. Hoje, às 7h, ele visita à Feirinha da Jatiúca logo cedo. Em seguida, grava uma série de vídeos para redes sociais. Almoça na Ponta Grossa com aliados. Em seguida, às 16h, faz uma concentração para caminhada na pracinha próxima ao terminal de ônibus. Ele não divulgou atividades do domingo.

Expressas Os agricultores atingidos pela seca já podem pedir ao Ministério do Desenvolvimento Agrário que faça a vistoria em suas terras para somar as perdas. O governo federal promete indenizar os agricultores que, comprovadamente, perderam suas safras com a estiagem prolongada. Cada um vai receber um salário-mínimo. Na relação do Ministério de Desenvolvimento Agrário, dos 102 municípios alagoanos, 35 estão incluídos na área da seca. A Secretaria Estadual de Agricultura anunciou que já comprou 6,6 mil toneladas de bagaço de cana para servir de suplemento alimentar para o gado no Sertão.

Candidatos investem em panfletagens nas ruas A procuradora Nadja Baia faz panfletagem no mercado público, no Centro. Depois segue até a rua do Comércio para continuar conversando com eleitores. Antes do jogo do CRB, ela faz nova panfletagem no estádio Rei Pelé. No domingo, a candidata e o vice, o coronel Assis, amanhecem panfletando no sinal do supermer-

cado GBarbosa na Serraria Participam do lançamento da candidatura a vereador de José César Tenório no Recanto Coração de Jesus. Ás 14, faz panfletagem na praia de Pajuçara. Nadja Baía aproveitou para criticar o trânsito ao justificar o adiamento de uma atividade. Para hoje e amanhã, a assessoria do candidato

Galba Novaes (PRB) divulgou a mesma agenda para os três horários: “Visita aos bairros e comunidades de Maceió” e “encontro com personalidades da sociedade civil e autoridades”. Desde o início da campanha o candidato não tem divulgado o local onde faz suas atividades, muito menos com quem está se reunindo.

REDES SOCIAIS O candidato Alexandre Fleming (PSOL) tem aproveitado para responder eleitores pelas redes sociais. Hoje ele participa hoje de caminhadas no Tabuleiro Novo, às 15h, e em Terra de Antares, às 17h. Para amanhã, ele não divulgou agenda. Os demais candidatos não informaram atividades.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A4

Nacional

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

CPLP

GRIPE A

Lula é homenageado durante conferência

Governo diz que não há risco de epidemia

S

ÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou ontem o prêmio José Aparecido de Oliveira, oferecido pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em Maputo, Moçambique. O prêmio homenageia personalidades e instituições que se destacam na defesa, valorização e promoção da CPLP, dos seus princípios, valores e objetivos. Impossibilitado de comparecer à cerimônia, o ex-presidente gravou um vídeo de agradecimento ao prêmio. “Recebo este prêmio, não tanto como uma homenagem à minha trajetória pessoal - sindical e política - e mais como o reconhecimento

das conquistas recentes da lusofonia”, disse Lula, que também ressaltou a importância da contínua valorização da relação entre os países da comunidade e a criação no seu governo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, no Ceará. O PRÊMIO O nome do prêmio homenageia o embaixador brasileiro José Aparecido de Oliveira (1929-2007) um dos fundadores da CPLP, e o júri é formado pelos representantes dos países membros da CPLP. Os países que compõem a CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.

ROBERTO JEFFERSON

Ex-deputado está com tumor no pâncreas

R

IO DE JANEIRO Reconduzido na quarta-feira à presidência nacional do PTB, por aclamação e pelo quarto mandato consecutivo, o ex-deputado Roberto Jefferson passou por exames no laboratório Sérgio Franco, no Rio de Janeiro, que confirmam a presença de um tumor na cabeça do pâncreas. Jefferson, que é um dos réus no julgamento do mensalão, será submetido a uma cirurgia no dia 28 deste mês, no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e deverá passar cinco dias na UTI. Posterior-

mente deverá fazer sessões de quimioterapia. Há informações de que o câncer foi descoberto em estágio inicial. A equipe médica escalada para a cirurgia é composta pelos médicos José Ribamar Saboia, Alexandre Resende e Áureo Ludovico. Segundo eles, somente após a biópsia será possível saber se o tumor é maligno ou benigno. O ex-deputado disse que está bastante confiante até pela experiência positiva de sua mãe, dona Neusa, que também passou por cirurgia para tratar problema semelhante e se recuperou bem.

PROUNI

Ministro considera desnecessário ampliar vacinação na Região Sul, onde houve 123 mortes

S

ÃO PAULO – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou ontem que não há risco de uma epidemia da influenza A (H1N1) - gripe suína no Brasil, nem mesmo na Região Sul, onde a doença já matou 123 pessoas este ano. Ele descartou a possibilidade de ampliar a vacinação contra a gripe na região. Padilha destacou que a principal orientação do ministério é que o antiviral oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, seja receitado aos pacientes assim que surgirem os primeiros sintomas da doença. “Neste momento, eu diria que ele (oseltamivir) é até mais importante que a vacina, porque ela demora de 10 a 15 dias para garantir a proteção de imunidade à pessoa. Quando começa a aumentar o número de casos, o mais importante é a orientação correta aos profissionais de saúde do uso do Tamiflu de forma precoce, especialmente nas primeiras 36 horas”, disse o ministro, após participar do anúncio de liberação de verbas para o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (FMUSP). Segundo Padilha, a situação atual é muito diferente da pandemia de 2009, quando mais de 2 mil pessoas morre-

ram em decorrência da gripe A. “O que existe hoje é uma maior circulação do vírus e uma maior detecção também, já que aumentamos de 30 para 120 os pontos de coleta da amostra para diagnóstico do vírus”, avaliou. Dados do ministério apontam, até o último dia 12, 159 mortes em todo o país causadas pelo vírus H1N1. Sobre o fato de dois terços das mortes estarem concentradas nos estados do Sul, Padilha explicou que a região têm histórico de maior número de casos de doenças pulmonares e gripe “por ser mais fria e por ter mais pessoas idosas, tendo em vista que a expectativa de vida é maior”. Segundo ele, a análise dos perfis das vítimas da doença em Santa Catarina mostrou que a grande maioria era do grupo de risco, que tinha indicação para tomar a vacina, ou o Tamiflu foi administrado de forma tardia”, declarou. MORTES Com mais cinco mortes registradas na quinta-feira no Rio Grande do Sul e outras dez em Santa Catarina, subiu para 123 o total de mortes provocadas pela gripe suína. Desde janeiro, morreram 62 pessoas em Santa Catarina, 38 no Rio Grande do Sul e 23 no Paraná. O total registrado em 2012 equivale a 15,6% dos óbitos verificados em 2009, quando 789 pessoas morreram nos três estados. Blumenau é a cidade catarinense com o maior número de mortes, com 11 ocorrências.

CONFLITO NA SÍRIA

Mais 100 mil doses para clínicas privadas A demanda por vacinas contra a gripe em clínicas particulares tem sido intensa no País. De acordo com a Associação Brasileira de Imunizações (SBim), a procura tem aumentado, principalmente, no Sul do Brasil, inclusive com falta de lotes em algumas cidades. Somente a Sanofi Pasteur, considerada a líder mundial na produção e comercialização de vacinas de uso humano, está liberando mais de 100 mil doses para os centros privados de vacinação. A empresa apoia a produção do Instituto Butantan, que

é direcionada aos grupos de maior risco de complicação da doença. Se g u n d o a Sa n o f i , a demanda aumentou em mais de 30%este ano. Estão sendo priorizadas as entregas de vacinas para as clínicas privadas com maior incidência da gripe H1N1. Os laboratórios Delboni e Lavoisier, que pertencem ao grupo Dasa, venderam este ano 50 mil doses da vacina. No Sul foi registrado um aumento de 30%. No Rio de Janeiro, São Paulo e no Nordeste também houve aumento, mas não tão significativo.

TORTURA NUNCA MAIS

Inscrição para lista de Dilma determina Polícia apura invasão espera começará dia 2 saída de diplomatas à sede do grupo

B

RASÍLIA - Os estudantes que se candidataram a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem conferir se foram pré-selecionados na segunda chamada pela internet. Os convocados devem comprovar informações e concretizar as matrículas até o dia 26 nas instituições de ensino para as quais foram

selecionados. Os candidatos que não foram selecionados até a segunda chamada e os que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera - que será usada pelas instituições para ocupação das bolsas ainda disponíveis - no período de 2 a 4 de agosto.

B

RASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff ordenou que os diplomatas brasileiros deixem a Síria por conta da insegurança vivida no país depois que os enfrentamentos entre rebeldes e o governo de Bashar al-Assad se intensificaram, informou nesta sexta-feira a “Agência Brasil”. O embaixador brasileiro, Edgar Casciano, e os funcionários que trabalham na legação diplomática em Damasco abandonaram a Síria na quinta-feira e foram para Beirute, capital do Líbano, onde continuarão com suas funções. Casciano disse que o governo de Dilma também analisa a possibilidade de oferecer ajuda para retirar os cidadãos brasileiros que queiram deixar a Síria. O embaixador disse que a situação na capital síria tornou-se “impossível” esta semana devido aos sangrentos enfrentamentos entre os rebeldes e as tropas leais a Assad. “Era impossível pôr um pé na rua devido aos disparos. É uma situação extremamente

problemática”, considerou o diplomata brasileiro, que ocupa o cargo de embaixador na Síria há quatro anos. PLANO DE RETIRADA Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, poucos brasileiros entre os cerca de 3 mil que vivem na Síria querem deixar o país. “A maioria tem pequenos negócios, construiu sua vida na Síria e não tem a intenção de partir”, disse, ao acrescentar que eles têm dupla nacionalidade. O Itamaraty mantinha um plano de retirada dos brasileiros da capital síria, Damasco, por via terrestre. Há uma estrada considerada de qualidade que interliga a cidade a Beirute, no Líbano. No entanto, depois de consultas verificou-se que a maior parte dos brasileiros era contrária à saída da Síria. Porém, o chanceler acrescentou que os brasileiros interessados em deixar o país terão apoio do governo do Brasil. “Os que pedirem apoio para partir, nós daremos. Mas tem sido um número relativamente pequeno”, disse.

R

IO DE JANEIRO - A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a invasão da sede do grupo Tortura Nunca Mais, em Botafogo, zona sul da capital. Foram furtados documentos, notas fiscais e R$ 1.567,37 em dinheiro da entidade que defende as vítimas do regime militar (1964-1985). O crime ocorreu entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. O furto foi constatado pela presidente da entidade, Victória Grabois, no início da tarde da última quinta-feira, quando ela chegava para trabalhar. Segundo ela, não havia sinais de arrombamento. Em seu site, o Tortura Nunca Mais informou que, em menos de dez dias, sofreu duas ameaças de quem considera “forças retrógadas e saudosistas da ditadura”. No dia 11 deste mês, a entidade recebeu um telefonema anônimo no qual um homem disse: “estou ligando para dizer que nós vamos voltar e que isso aí vai acabar”. “Não tememos estas ameaças. Elas não nos intimidarão e não nos farão recuar

em nossa luta de quase trinta anos. Já passamos por outras ameaças e outras invasões em nossa sede e em nosso site”, diz a nota publicada no site da entidade. Segundo o grupo, além do furto de dinheiro e documentos, alguns arquivos também foram revirados e o computador estava ligado. Nenhum objeto de valor foi levado. PERÍCIA O delegado da 10ª DP (Botafogo), João Ismar, disse que a polícia fará uma perícia no local para ver se houve arrombamento e tentar coletar digitais do invasor. “Vamos fazer exame pericial para ver como foi feita a subtração e se há digitais no local. Também vamos fazer um levantamento de todas as pessoas que têm acesso ao local. Não descartamos nenhuma hipótese”, afirmou Ismar. O Tortura Nunca Mais foi fundado há 27 anos por ex-presos políticos que foram torturados durante o regime militar (1964-1985) e por familiares de mortos e desaparecidos políticos.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A5

Internacional

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

TRAGÉDIA NOS EUA

James Holmes, em foto divulgada ontem pela manhã pela polícia americana

Investigadores inspecionam carro do atirador, onde foi encontrada uma arma

Equipe tenta entrar na casa de James, onde ele montou armadilha explosiva

Atirador mata 12 na estreia de novo filme do ‘Batman’ Vestido de preto e com máscara, ele atacou cinema lotado com disparos e gás não identificado

D

ENVER - Usando uma máscara de gás, um atirador deixou ao menos 12 mortos e 59 feridos ao disparar e lançar um gás não identificado dentro de um cinema com cerca de 200 pessoas na cidade americana de Aurora, no Estado do Colorado, na madrugada de ontem durante a estreia do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Inicialmente apontado em 14, o número de mortos foi revisto posteriormente. Esse foi o pior ataque nos EUA desde que um psiquiatra do Exército matou 13 soldados e civis na base militar de Fort Hood, no Texas, em 2009. Entre os feridos estão algumas crianças, sendo a mais jovem um bebê de quatro meses que já recebeu alta. O suspeito pelo massacre foi detido perto de um carro do lado de fora do cinema, anunciou Dan Oates, chefe

da polícia de Aurora, que fica a cerca de 15 km do centro de Denver e a apenas 32 km do local do massacre na escola de Columbine, que matou 12 alunos, um professor e deixou 24 feridos em 1999. O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos. Segundo um agente federal, o atirador nasceu no Estado do Tennessee em 13 de dezembro de 1987 e é morador de Aurora, a terceira cidade mais populosa do Colorado. Ele era um estudante de Escola de Medicina da Universidade do Colorado em Denver até o mês passado, quando largou o curso. Oates afirmou que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa. Durante a investigação no local, a polícia e agentes do FBI descobriram que o apartamento estava com armadilhas, tendo sido encontrados no local explosivos aparentemente “muito sofisticados”. As autoridades esvaziaram cinco prédios enquanto verificam como desarmarão o material inflamável e explosivo. Segundo a agência de notícias Reuters, os trabalhos no local podem durar “horas ou dias”.

Dan Oates, chefe de polícia, confirma as 12 mortes e 59 feridos no ataque

Uma multidão se concentrou na porta do cinema em busca de notícias

Ataque começou durante cena de tiroteio

Jovem disse à polícia que era o “Coringa”

A polícia dos Estados Un i d o s c o n f i r m o u q u e James Holmes agiu sozinho. As primeiras informações eram de que dois atiradores teriam agido em duas salas de cinema, entretanto o chefe da polícia Dan Oates, afirmou que não “há provas” da presença de uma segunda pessoa”. O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa. “Nós continuamos a assistir o filme por um momento”, disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, “todos entraram em pânico”.

O atirador do cinema disse que “era o Coringa” aos policiais que o prenderam, de acordo com comissário da polícia de Nova York Ray Kelly. A declaração fez as autoridades suspeitarem que James Holmes sofre de demência. As informações são da ABC News. O comissário da polícia informou que Holmes pintou o cabelo de maneira a lembrar o Coringa, vilão do segundo filme da trilogia de Christopher Nolan. O suspeito abriu fogo aos 30 minutos de filme e, antes de sair, causou uma nuvem de fumaça com uma bomba de gás. Ele agiu sozinho e sabia o momento de atirar, segundo autoridades, porque os disparos foram feitos exatamente durante uma cena de tiros. Segundo o chefe de polícia Dan Oates, aparentemente Holmes usou três armas no interior do cinema, um rifle

LUTO OFICIAL O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou seis dias de luto

oficial no país pelo tiroteio “sem sentido” do Colorado. “Nesta manhã, quando acordamos, recebemos a notícia de uma tragédia que nos lembra tudo o que nos une como americanos”, afirmou Obama em Fort Myers, Flórida (sudeste), em declarações sobre o caso que substituíram um discurso de campanha previsto originalmente. “Tanta violência, tanto mal, é sem sentido”, ressaltou Obama, vestido com terno preto e gravata cinza. “Mas, enquanto nunca saberemos o que leva alguém tirar a vida de outras pessoas, sabemos o que faz a vida valer a pena”, acrescentou a centenas de pessoas. “Tenho certeza que muitos de vocês são pais e que tiveram a mesma reação que a minha quando ouvi a notícia. Meus filhos vão ao cinema. E se Malia e Sasha estivessem nesta sala?”, acrescentou.

de assalto AR-15, uma espingarda e uma pistola Glock. Outra pistola do mesmo modelo foi encontrada em seu carro, disse, acrescentando que ainda não há estimativas sobre quantos disparos foram feitos. A polícia desconhece “o status da legalidade da posse das armas”, declarou Oates. O chefe de polícia afirmou que o suspeito não tinha registros policiais além de autuações de trânsito em 2011. “Não temos qualquer outro histórico criminal de Holmes”. Oates disse que as identidades das vítimas não serão reveladas até que todas sejam identificadas e suas famílias contatadas. Segundo ele, 71 pessoas foram alvejadas, das quais dez morreram no local duas no hospital. A vítima mais nova é um bebê de três meses. Há 59 feridos, entre eles três militares. A polícia disse não ter ideia do que motivou a ação do atirador.

GUIANA FRANCESA

Bando de brasileiros é caçado R

EGINA - A tranquila aldeia de Regina, às margens do rio Aproak, uma via de abastecimento dos garimpeiros ilegais na Guiana Francesa, é o palco de uma perseguição policial ao bando do brasileiro Manoel Ferreira Moura, o Manoelzinho, suspeito pela morte de militares. Ao todo são 120 policiais, entre eles homens da GIGN,

unidade de elite da gendarmeria francesa, convocados para perseguir os marginais através da floresta equatorial e de seus gigantescos rios. Os investigadores consideram o bando suspeito de ter matado, em 27 de junho passado, dois suboficiais do 9º Regimento de Infantaria Marinha (RIMA), que patrulhavam uma das zonas de garimpa-

gem de ouro mais produtivas da Guiana. Naquele dia, em Dorlin (sudeste), a 60 km do Suriname, três gendarmes ficaram feridos durante um violento confronto, com armas de guerra de calibre de 5.56 mm e 7.65 mm. As autoridades voltaram 15 dias depois para recuperar o controle do lugar, onde

muitos garimpeiros ilegais ainda atuam. A localidade de Regina foi transformada no quartel-general da operação contra os suspeitos, fortemente armados e liderados por Manoelzinho. O brasileiro tem 25 anos e também é procurado por um assassinato no Suriname e por outros crimes na Guiana.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A6

Opinião

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br Frase do dia

Fora de ritmo

“Tanta violência, tanto mal, é sem sentido”. BARACK OBAMA, presidente dos EUA, sobre o massacre no cinema de Aurora, onde 12

Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

O

sistema de plantão policial em Alagoas precisa mudar urgente. Da forma que está, ele só beneficia quem comete crimes. A população – que é a parte que mais precisa – fica desassistida até que a polícia retome o fôlego e renove as energias para voltar ao trabalho. Enquanto isso, o criminoso tem tempo para fugir até a pé se quiser. No regime de plantão, uma equipe trabalha 12 horas e, quando deixa o serviço, não volta nem para a sua delegacia de origem, vai para casa e só retorna no dia seguinte. É assim que funciona o regime de plantão nas delegacias de Alagoas. Não que o policial tivesse que sair de um plantão noturno e fosse direto para a delegacia, mas que, ao menos, houvesse uma equipe substituta. E que essa equipe fosse formada por delegado, escrivão e agentes. Enquanto a outra que saiu do plantão descansasse para voltar em forma para o trabalho. O policial precisa descansar. Aliás, seria uma boa alternativa para o emprego da tal Delegacia Móvel. Dessa forma, ela iria “andar” a capital inteira e, para o interior, deveria ser adotado o mesmo sistema de rodízio e cobertura na delega-

O Jornal

cia. Mas isso não acontece, e lá, que deveria atender à população, fica só um policial para tomar conta do prédio. E quem procurar pelos serviços da instituição a resposta é: “Saímos do plantão hoje e estamos no descanso”. Como se o criminoso esperasse pela polícia. E é exatamente nesse descanso que a violência explode na região que compreende a circunscrição da equipe de folga. Um caso extremo dessa escala absurda de trabalho foi registrado esta semana no interior. Na zona rural de Traipu, um casal de idosos teve a casa invadida no meio da noite, foi espancado e torturado para dizer onde estava o dinheiro obtido com a venda de três vacas. Como o dinheiro não apareceu, os velhinhos apanharam muito. Isso aconteceu na noite de quarta e madrugada de quinta-feira. A polícia tomou conhecimento ontem e só vai começar a investigar o caso na terça-feira. Quando a polícia “cair em campo”, os bandidos já estarão cometendo [ou planejando] outros ataques. É muita lerdeza para uma instituição só. Dessa forma, a Polícia Civil está fora do ritmo. Os bandidos estão acelerados, e ela ainda na primeira marcha.

Charge

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

pessoas morreram e 59 ficaram feridas.

Código Penal: modernizar para punir Renan Calheiros Senador e líder da bancada do PMDB ma comissão de notáveis, composta pelos mais renomados juristas brasileiros, acaba de entregar ao Senado Federal uma série de propostas para mudar no Código Penal. O Brasil, apesar das verdadeiras revoluções sociais e tecnológicas dos últimos anos, ainda convive com uma lei de 1940. Ele precisa ser modernizado com a tipificação de novos delitos e algumas penas devem ser agravadas. São muitas as inovações sugeridas pelos especialistas. Entre elas está a prisão de um a três anos para quem dirigir sob influência de álcool ou substância com efeito parecido. Uma proposta adequada para o país que apresenta elevados índices de acidentes e mortes causadas por acidentes de trânsito. Ainda neste campo, os juristas propõem prisão de dois a quatro anos para quem participar de rachas ou corridas em vias públicas. A comissão também se debruçou no controverso tema do aborto. Neste campo são sugeridas inovações. Em três hipóteses o aborto deixará de ser crime. Quando houver gravidez por emprego não consentido de técnica de reprodução assistida, em casos de anencefalia ou feto com graves e incuráveis anomalias e por vontade da própria gestante, até o 3º mês se o médico constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas para a maternidade. As mudanças não param por aí. A exemplo do projeto que apresentei no Senado Federal, tipificando os crimes cometidos com utilização da informática, os juristas sugerem penas para os delitos cibernéticos. Pelo projeto, acessar indevidamente ou sem autorização um sistema

U

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

protegido será crime com prisão de seis meses a um ano. A sabotagem informática, ou seja, interferir sem autorização contra funcionalidade de um determinado sistema, dará penas de um a dois anos de prisão além de multa. Também passará a ser crime, com penas de seis meses a três anos de prisão, o abandono de idosos. Aqueles que abandonarem idosos em hospitais, casas de saúde e entidades de longa permanência, estarão sujeitos a esta pena. Já o abandono de animais terá penas de seis meses a dois anos. Igualmente figurará no novo Código Penal o crime de intimidação vexatória, conhecido em inglês como “bullying”. Desta forma, quem intimidar, constranger, ameaçar, assediar sexualmente, ofender, de forma intencional e reiterada, direta ou indiretamente, por qualquer meio, valendo-se de superioridade e causando sofrimento, poderá ter penas de um a quatro anos de prisão. A modernização do Código Penal, atualizando-o à modernidade, é imperativa. Mas dentro do Congresso Nacional há visões diferentes sobre estes e outros temas e a própria sociedade deve participar do debate. Particularmente, defenderei durante as votações o agravamento de várias penas. Não como elixir mágico para combater a violência, mas como elemento inibidor da prática do delito.

“O padre e o comunista” Jair Pimentel Jornalista e escritor

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.mais.al Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - Maceió/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Os juristas sugerem penas para os delitos cibernéticos

evendo meus escritos dos jornais por onde passei em quatro décadas, senti necessidade de lembrar matéria de uma página em julho de 1992 (exatos 20 anos), citando a amizade entre os primos Cícero Vasconcelos (que tornou-se padre, professor, escritor e senador) e Graciliano Ramos, primeiro “coroinha” do vigário Loureiro, depois comunista convicto, ateu, escritor famoso no mundo inteiro. O cenário, a primeira década do século XX em Viçosa, onde viviam os dois adolescentes, já como jornalistas de O Dilúculo, que eles criaram com a ajuda do anarquista Mário Venâncio. Cicero e Graciliano eram primos em terceiro grau, bisnetos do fazendeiro de Quebrangulo, Manuel Inácio de Oliveira Passos, que teve cinco filhos com sobrenomes diferentes (costume na época) à primeira metade do século XIX. Foram: Quintiliano Vital (avô do padre), Pedro Manoel dos Passos Vilela (bisavô do cardeal Avelar Brandão Vilela), Vicente Ferreira Passos (bisavô do monsenhor João Leite dos Passos Neto), Avelino de Oliveira Passos e Maria Joaquina da Soledade Ramos (avó do futuro comunista e escritor). O padre nasceu no Engenho Bananal em Viçosa, em 1892 e o primo na cidade de Quebrangulo, no mesmo ano. As casas dos dois continuam preservadas e com placa indicando esse fato na fachada. Na matéria (que selecionei e coloquei em quadro na minha biblioteca) fazia alusão exatamente ao centenário desses primos adolescentes numa Viçosa já efervescente culturalmente, com intelectuais escritores que discutiam filosofia, sociologia, teologia e literatura, já tendo tipografia para impressão de jornais e revistas. Eles estudavam na mesma escola e frequentavam as missas dominicais na Igreja matriz, onde Graciliano morava em frente, numa casa de porta e três janelas, infeliz-

R

San

Datas & Fatos Nasce Robin Williams Em 21 de julho de 1952, nascia um dos maiores atores do cinema hollywoodiano. O astro chegou a cursar Ciências Políticas, mas desistiu por amor a arte. Com “Bom dia , Vietnã”, recebeu a primeira indicação ao Academy Awards. A segunda veio com “Sociedade dos poetas mortos”. 1798 - As tropas francesas de Napoleão Bonaparte tomam o Cairo. 1816 - No “Congreso de Tucumán”, na Argentina, fica solenemente declarada a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata. 1822 - Agustín Iturbide é coroado imperador do México, passando a ter a alcunha de Agustín I. 1840 - Dom Pedro Segundo alcança a maioridade e assume suas funções no governo do Brasil imperial. 1898 - Nasce o novelista norte-americano Ernest Hemingway. 1912 - A Albânia se levanta contra a dominação turca. 1917 - Os alemães lançam as primeiras bombas de gaz asfixiante durante Primeira Guerra Mundial. 1938 - É firmado na Argentina um tratado de paz entre a Bolívia e o Paraguai, que pôs fim a Guerra do Chaco. 1940 - A Alemanha inicia seus planos de ataque contra a Rússia, durante a Segunda Guerra Mundial. 1946 - Morre enforcado, na Praça Maior da Paz, o ex-presidente boliviano Gualberto Villarroel. 1948 - Nascia o músico britânico Cat Stevens. 1952 - Nasce Robin Williams, astro do cinema norte-americano. Entre seus filmes de maior sucesso estão

“Bom dia, Vietnã”, “Sociedade dos poetas mortos”, “Amor além da vida” e “Patch Adams”. 1954 - Ficam firmados os acordos de Genebra sobre a divisão da Indochina. Com isso, foram criados os territórios oficiais de Laos, Camboja e Vietnã. 1963 - O atleta soviético Valeri Brumel alcança a marca-récorde de 2,28 metros no salto em altura. 1978 - Através de um golpe militar, o general Pereda assume a presidência da Bolívia. 1980 - É assassinado, em Paris, o ex-primeiro-ministro da Síria, Salah Eddin Bitar. 1981 - O turco Ali Agca, que tentou matar o Papa João Paulo II, é condenado à prisão perpétua por um júri de Roma. 1990 - Morre o cineasta soviético Serguei Paradjanov. 1991 - O presidente da Mauritânia, Muauiya Uld Sidi, firma o decreto da primera Constituição do país, legalizando os partidos políticos. 1996 - Morre o músico e compositor porto-riquenhho, Rafael Cepeda Atiles. 2000 - Os Estados Unidos votam a favor de uma amenização no embargo econômico aplicado à Cuba. Foram aprovadas emendas que permitiam ao país a venda de alimentos e medicamentos, além de liberar viagens turísticas de norte-americanos à Cuba. 2001 - O Congreso da Argentina aprova o ajuste econômico apresentado pelo então presidente Fernando De la Rúa. O plano visava diminuir o déficit nas contas do país, que enfrentava, como ainda enfrenta, uma das piores crises financeiras de sua história.

Graciliano Ramos, primeiro “coroinha” do vigário Loureiro mente reformada, enquanto Cícero vivia no casarão dos pais Severino Florêncio Teixeira de Vasconcelos e Antonia Vital de Vasconcelos, na Rua do Juazeiro. O pai de Graciliano, Sebastião Ramos de Oliveira, primo legítimo de Antonia (Dondon), era um dos maiores comerciantes da cidade, com loja na praça central. Foi ainda na infância, que Sebastião Ramos confiou a Nuno Moreira Pimentel, o maior comerciante de Viçosa, os ensinamentos cristãos a Graciliano, já que era católico fervoroso, pai do padre José Pimentel e exímio pianista, além de professor de música, tanto piano, como órgão, violino e outros instrumentos, fundador da Escola de Música de Viçosa, em 1907. Em seu livro Infância, o “Mestre Graça” diz: “Meu pai confiou-me a seu Nuno, dono de loja de fazendas, senhor de longas barbas respeitáveis, devoto de uma devoção alegre e ruidosa, que manifestava tocando violino em festas”. Foi ele que levou o menino Graciliano para ser “coroinha” do vigário Loureiro. Não deu certo, ele não acertava mexer no turíbilo, que quase queimava a batina do celebrante. Experiência fracassada, que levou o filho de Sebastião ao ateísmo, enquanto o do coronel Severino se tornou padre. Orgulho-me de ser tetraneto de Manuel Inácio de Oliveira Passos, bisavô desses dois notáveis alagoanos. Sou trineto do coronel Quintiliano Vital, do Engenho Bananal e do coronel Pedro Manoel dos Passos Vilela, do Engenho Boa Sorte. O Pimentel deve-se a minha bisavó Maria Moreira Pimentel (irmã do maestro Nuno Pimentel), casada com o capitão Cantidiano Vital, filho de Quintiliano.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A7

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

MOEDA

PIB

BC lança novas notas de R$ 10 e R$ 20

Economia de AL tem crescimento de 6,1%

NE 10

O

Banco Central lança na próxima segunda-feira as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20, que fazem parte da segunda família do Real. A cerimônia de lançamento será realizada em Brasília, às 15h, com a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini.

Já estão em circulação, desde dezembro de 2010, as cédulas de R$ 50 e R$ 100 desta nova família. Ainda não há previsão para lançamento das novas notas de R$ 2 e R$ 5. As cédulas desta família contêm novos elementos de segurança e possuem tamanhos diferentes, para facilitar a identificação.

INFLAÇÃO

IPCA-15 sobe para 0,33% em julho JC ONLINE

A

inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,33% em julho, após subir 0,18% em junho. O resultado, divulgado ontem pelo IBGE, superou o teto das estimativas dos analistas, que esperavam inflação entre 0,12% e 0,25%, com mediana de 0,18%. Com este resultado, o IPCA-15 acumula altas de 2,91% no ano e de 5,24% nos últimos 12 meses até julho. O IPCA-15 é uma prévia do índice oficial de inflação (IPCA). Cinco entre os nove grupos que compõem o IPCA-15 registraram aceleração no ritmo de aumento de preços em julho. Pesaram mais no bolso das famílias os gastos com Alimentação e Bebidas (de 0 66% e junho para 0,88% em julho), Artigos de Residência (de -0 28% para 0,19%), Despesas Pessoais (de 0,34% para 0,92%), Educação (de 0,05% para 0,10%) e Comunicação (de -0,14% para 0 14%). Três deles mostraram menor ritmo de crescimento: Habitação (de 0 53% em junho para 0,41% em julho), Vestuá-

rio (de 0,66% para 0 39%) e Saúde e cuidados pessoais (de 0,43% para 0,37%). O grupo Transportes ainda registrou deflação, embora os preços tenham recuado menos (de -0,77% para -0,59%). Os grupos Alimentação e Bebidas e Despesas Pessoais foram os que apresentaram as maiores taxas de variação de preços no IPCA-15 de julho. Os destaques foram os aumentos nos itens empregado doméstico e tomate, que resultaram nos principais impactos individuais no índice, com contribuição de 0,05 ponto porcentual cada. Os preços do conjunto dos produtos não alimentícios quadruplicaram, saindo de uma alta de 0,04% em junho para um avanço de 0,16% em julho. EMPREGADO O destaque do grupo Despesas Pessoais foi o aumento de 1,37% no item empregado doméstico (de 0,60% em junho), que contribuiu com 0,05 ponto porcentual na taxa de 0,33% no IPCA-15 do mês.Os preços dos veículos novos caíram menos em julho do que em junho, o que diminuiu a deflação no grupo Transportes.

Dados da Seplande são estimados para o 1° trimestre e mostram expansão do setor industrial

A

estimativa do Produto Interno Produto (PIB) do primeiro trimestre de 2012 do Estado de Alagoas aponta um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período no ano passado. Esse índice foi calculado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) que, a partir de agora, passa a oferecer aos alagoanos o valor estimado do PIB dos quatro trimestres do ano. As estimativas trimestrais também englobam os anos de 2010 e 2011. É mais um produto entregue pela equipe técnica da Seplande que vai colaborar, e muito, com o setor produtivo, com a academia e com o próprio governo, já que a estimativa apresentada pode auxiliar no planejamento de ações públicas nos mais diversos setores. O cálculo adapta a metodologia implantada pelo IBGE para o cálculo da estimativa trimestral do PIB do Brasil e tem como objetivos principais refletir a conjuntura econômica local a curto prazo, além de estabelecer uma comparação constante entre a realidade alagoana com o restante do País. Em sua composição, o PIB trimestral apresenta os números dos setores de serviços, agropecuária e indústria, percentuais que se referem ao chamado Valor Adicionado, ou seja, descontando o imposto líquido.

A agricultura registrou recuo devido aos efeitos da estiagem prolongada que atingiu algumas culturas, como a do milho

Índice alagoano foi maior que os de PE, BA e CE Com 6,1%, Alagoas, quando comparado aos o u t ro s t r ê s e s t a d o s d o Nordeste que fazem o cálculo da estimativa trimestral do PIB, apontou o maior crescimento do período a frente da Bahia (4,8%), Pernambuco (4,6%) e Ceará (3,4%). Em relação ao crescimento da estimativa trimestral do PIB do País a diferença ainda é maior, tendo em vista o ligeiro crescimento estimado de 0,8% registrado no PIB brasileiro. SETORES Dos três setores que compõem o cálculo da estimativa trimestral do PIB, a indústria apresentou o maior crescimento, registrando uma variação de 12,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse crescimento se deve ao desenvolvimento da indústria da construção civil (12,9%) e da indústria de transformação

(16,3%). O valor de 12,9% também supera os índices estimados das demais unidades do Nordeste e do País: Pernambuco (9,0%), Bahia (4,7%), Ceará (1,6%) e Brasil (0,1%). De acordo com o economista da Seplande, Roberson Leite, o alto desempenho no primeiro semestre de 2012 do setor industrial também se dá pela recuperação do setor químico, que enfrentou dificuldades operacionais nesse mesmo período em 2011. Apenas o setor agropecuário apresentou um decréscimo de (1,3%), por conta de ocorrências como a estiagem, ocasionando uma queda de 1,8% nas lavouras temporárias, tendo como destaque as do milho (-64,8) e do feijão (-15%). A pecuária sofreu um decréscimo de 3,3%, influenciada pela redução do efetivo das aves (-5,8%), na produção de leite (-2,3%) e ovos (-4,8%).

O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, lembra que esses valores estão sujeitos a revisão, por conta dos ajustes metodológicos do cálculo consolidado do PIB do Brasil e nos demais estados da federação. “É fundamental para o Estado dispor deste indicador, que permite um acompanhamento da situação econômica em um curto espaço de tempo. Os dados subsidiam toda a cadeia produtiva, no desenvolvimento de ações para o fortalecimento dos setores com bom desempenho e a recuperação dos setores que estão em ritmo desacelerado”, completou Thiago Ávila. Os dados referentes a 2010, 2011 e o primeiro semestre de 2012 estarão disponíveis na íntegra no portal: Alagoas em Dados e Informações – http:// informacao.seplande.al.gov.br.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A8

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

BRASIL

AVIAÇÃO

Demanda interna vai impulsionar economia

Avianca lidera lista de cancelamentos de voos

Avaliação é do FMI, que projeta um crescimento de 4% no último trimestre do ano AGÊNCIA BRASIL

A

economia brasileira deve acelerar neste semestre, impulsionada pela demanda interna por produtos e serviços. A avaliação é do Fundo Monetário Internacional (FMI), d i v u l g a d a e m re l a t ó r i o ontem. A expectativa é que a economia brasileira cresça 4% no último trimestre deste ano, em parte pela base de comparação fraca dos últimos três meses do ano passado e também pelos efeitos da política de corte de juros na economia. No último dia 16, o FMI já havia informado que espera que a economia brasileira cresça 2,5% este ano. Para 2013, o FMI projeta crescimento de 4,6%, ligeiramente acima do potencial – em parte por causa da atividade econômica gerada pelos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Para o ano da Copa, o crescimento

Estimativa é de que a indústria volte a produzir em ritmo maior no 2° semestre

previsto pelo fundo é 4%. O Fundo Monetário Internacional alerta que o principal risco no médio prazo seriam o aumento da inflação ligeiramente acima do centro da meta no ano que vem – as projeções indicam percentual de 5% no próximo ano. Com base em tal avaliação, o relatório da instituição prevê que o governo brasileiro comece a retirar os estímulos à economia possivelmente já no fim deste ano ou ao longo do próximo.

BANCO CENTRAL Em nota para comentar a avaliação do FMI, o Banco Central (BC) enfatizou que o “relatório também aponta que as políticas adotadas desde agosto de 2011 promoverão uma recuperação gradual da atividade econômica brasileira”. “O texto destaca que o ritmo de crescimento da economia brasileira vai se acelerar no segundo semestre de 2012, devendo crescer em torno de 4% a 4,5% ao ano em 2013-2014. Avalia ainda que

a desaceleração observada no final de 2011 foi fruto, em grande parte, da deterioração mais forte do que a antecipada do quadro externo, que afetou a confiança dos empresários”, diz o BC. Para o Banco Central, o FMI também considerou que as políticas monetária e fiscal implementadas pelo Brasil em 2011 e 2012 foram positivas e adequadas para enfrentar a crise econômica externa. “O relatório aponta ainda que a inflação está convergindo para o centro da meta e se manterá em torno dela em 2013. Sobre o sistema financeiro, a avaliação é que ele está robusto, bem regulado e tem supervisão e provisões adequadas”, acrescenta a nota. O Banco Central explica que um dos papéis do FMI é “o acompanhamento da política econômica de seus membros”, como o Brasil. Para elaborar o documento, o Brasil recebeu uma missão de economistas do fundo, que realizam visitas aos órgãos governamentais da área econômica e a algumas entidades do setor privado. A missão do FMI de “consulta do Artigo IV” ocorreu no Brasil de 7 a 22 de maio deste ano.

AGÊNCIA BRASIL

C

om 575 voos domésticos cancelados, o equivalente a 13%, a Avianca foi, em maio, a companhia aérea com maior percentual de cancelamentos, segundo ranking divulgado pelo Procon de São Paulo. A Passaredo teve o maior número de atrasos superiores a 30 minutos, com 774 voos fora de horário, 32% do total. A Avianca aparece ainda em segundo lugar no número de atrasos, com 728 voos, 18% do total de maio. A Gol foi a segunda em percentual de cancelamentos, com problemas em 2.601 voos, 10% das decolagens domésticas de maio. Em relação aos voos internacionais, a Gol teve o maior percentual de cancelamentos, 8%, (54 voos). A Avianca ficou em primeiro no ranking dos atrasos em decolagens para o exterior, 34 voos (23%). Entre as rotas com maior percentual de cancelamentos, três operadas pela Gol estão no topo da lista: Fortaleza-Manaus, com 97% dos 30 voos previstos cancelados; Manaus-Fortaleza, com não realização de 94% dos 29 voos programados; e Campo Grande-Rio de Janeiro, com 87% dos voos 27 previstos. O trecho entre Fortaleza e Manaus teve ainda atraso no único voo que foi efetivamente realizado. Em segundo lugar

na lista de atrasos, vêm os três voos que foram operados pela Gol entre Belém e Porto Velho. O terceiro lugar é do trecho entre Belém e Paraupebas (PA), operado pela Passaredo, que atrasou em 28 das 30 decolagens. A Passaredo disse, por meio de nota, que “não medirá esforços para eliminar o desconforto causado aos clientes em relação aos atrasos anteriormente relatados”. Segundo a empresa, grande parte dos problemas está relacionada às condições meteorológicas das bases atendidas. A companhia informou ainda que “iniciou, em junho, um processo de reestruturação de sua malha aérea, visando justamente a oferecer pontualidade satisfatória”. A Gol disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que todos os cancelamentos foram feitos com antecedência e os passageiros foram avisados e direcionados, em tempo hábil, para outros voos. Segundo a empresa, a posição no ranking reflete a fatia de mercado da empresa. Já a Avianca alegou que os problemas registrados em maio foram pontuais. A empresa justifica que enfrentou atraso na entrega de um novo avião, teve uma aeronave danificada na colisão com um pássaro e duas tiveram atraso em manutenção feita no exterior. De acordo com a companhia, esses imprevistos reduziram em 15% a frota usada no País.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

SAÚDE

A9

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

Dengue aumenta 146% em AL Casos graves da doença já somam 433 vítimas e há quatro óbitos confirmados pela Sesau VALDETE CALHEIROS valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

D

esde o início do ano, Alagoas notificou 19.899 casos suspeitos de dengue. O que representa

um aumento de 146,21% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, foram confirmados 9.718. Outros 8.149 estão sob investigação e 2.032 já foram descartados. Foram notificados 433 casos graves de dengue e confirmados quatro óbitos. Outras 16 mortes estão ainda em investigação para verificar se foram ou não em decorrência de complicações dos casos graves da doença.

Por conta das estatísticas, Alagoas está com 51 municípios em situação epidêmica, 27 em situação de alerta e 24 sob controle. Entre os municípios em alerta estão Arapiraca, Batalha, Belém, Boca da Mata, Cacimbinhas, Campestre, Canapi, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Craíbas, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Japaratinga, Junqueiro, Major Isidoro, Marimbondo, Mata Grande,

REDE PÚBLICA

Minador do Negrão, Murici, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Pariconha, Poço das Trincheiras, São Sebastião, Senador Rui Palmeira e Tanque d’Arca. Os mais altos índices de infestação predial são encontrados nos municípios de Major Isidoro, São Sebastião, Estrela de Alagoas, Murici, Belém, Senador Rui Palmeira e Igreja Nova. Em Maceió, os bairros com

maior índice de surto são Cruz das Almas, Gruta de Lourdes, Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Pinheiro, Poço, Ponta da Terra e Ponta Verde. Vírus de dengue tipo 4 foram isolados nos municípios de Belém, Cacimbinhas, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau),

Cleide Moreira, afirmou que com a finalidade de monitorar a presença do vírus tipo 4 no Estado, foram adotadas medidas como busca ativa de casos, acompanhamento dos níveis de infestação predial, intensificação do combate ao vetor, além de educação em saúde, comunicação e mobilização social. ”Ao primeiro sinal da doença, deve-se procurar imediatamente uma unidade básica de saúde”, alerta.

CASA NA PONTA GROSSA

Alunos ampliam produção de textos Bactérias causaram o aquecimento

A

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai expandir as ferramentas para avaliar a produção textual dos alunos da rede pública estadual e municipal. Desde o ano passado, a secretaria aplica testes do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal) com alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, tendo como objetivo promover um levantamento da realidade educacional do estado e ser uma ferramenta permanente de mensuração do desempenho das escolas da rede. No ano passado, alunos de

5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio foram submetidos a testes de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2011, apenas os estudantes do 3º ano participaram das avaliações de escrita, enquanto as turmas do Fundamental responderam aos testes de Leitura e Matemática. Este ano, a ideia é avaliar também a produção textual das turmas de 5º e 9º anos. “Queremos expandir esse teste para o Ensino Fundamental, pois, dessa forma, poderemos avaliar a capacidade de coesão, coerência e argumentação dos textos de

nossos alunos. Acredito que o Saveal seja uma das poucas avaliações de larga escala que inclua a produção textual”, explica Cheila Vasconcelos, gerente de Avaliação Educacional da SEE. 2012 No ano passado, aproximadamente 115 mil alunos das redes pública estadual e municipal de 101 municípios participaram do Saveal. Este ano, a secretaria já está levantando o quantitativo de alunos, turmas e turmas da edição 2012, que deve ser realizada ainda neste segundo semestre.

A

decomposição de matéria orgânica e a geração de gases associada às características do solo da região e consequente reações químicas são os fatores responsáveis pela alteração da temperatura, numa casa na Ponta Grossa, e que no início deste mês intrigou o proprietário do imóvel, vizinhos e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Corpo de Bombeiros. As causas foram descobertas depois de uma análise do IMA concluída ontem e feita a partir de amostras de água e solo coletadas na

casa que “superaquece”. O proprietário do imóvel apelou para investigações dos órgãos ambientais na semana passada, depois de constatar que a temperatura do piso atingia mais de 80°C. Conforme o IMA, bactérias termotolerantes foram encontradas nas amostras e são elas as responsáveis por esse fenômeno. Essas bactérias também podem expelir o gás sulfídrico, que, se liberado em grande quantidade, provocam a contaminação da água. O IMA deverá fazer novas coletas e recomendar uma obra de engenharia.

Segundo a análise, a matéria orgânica que está em decomposição indica a contaminação da água e do solo, devido à altíssima quantidade de coliformes termotolerantes encontrados; alta concentração de gás sulfídrico (H2S) – em quantidade 400 vezes maior do que o normal; a chamada D e m a n d a Bi o l ó g i c a d e Oxigênio – quando há perda de oxigênio por ação microbiológica – 9,4 vezes superior ao normal; além da quantidade de nitrogênio amoniacal, entre outras substâncias. V.C.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A10

Cidades EMISSÁRIO SUBMARINO

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

UFAL

BENEDITO BENTES Mais.al

Casal nega problemas de manutenção

Chuvas destroem parte do quintal de duas casas

O

A

presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, descartou nesta sexta-feira (20) a existência de problemas de manutenção no emissário submarino de Maceió que justifiquem intervenção dos órgãos de defesa do meio ambiente. “A Casal teve a satisfação de receber ontem (quinta-feira), no emissário, representantes do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) para uma vistoria de rotina, visando conhecer a situação operacional do sistema de tratamento de esgoto de Maceió. Nenhum representantes do Conselho mencionou, em momento algum, que poderia haver intervenção no sistema da Casal”, afirmou Menezes.

O presidente da companhia acrescentou que o deputado Judson Cabral, integrante do Cepram, apenas insistiu da importância óbvia de que os serviços de manutenção preventiva e corretiva sejam realizados periodicamente. Segundo Menezes, a Casal mostrou e provou que, depois de 23 anos, apenas a partir de 2010 foram realizados serviços efetivos de recuperação daquela unidade e que se mantém a sua execução para que não se repitam situações graves na operação da unidade por falta de manutenção. Menezes esclareceu ainda que, com recursos próprios, a Casal vem realizando melhorias físicas e mecânicas para que as preocupações dos representantes do Cepram sejam dissipadas.

Intuito da visita foi avaliar condições do laboratório para utilizá-lo como ferramenta no combate à violência na capital

Protesto chama a atenção no Centro

CEI conhece o laboratório de DNA Forense

PEDRO BARROS pedrobarrosjr@hotmail.com

EBERTH LINS estagio@ojornal-al.com.br

SAMU

R

eunidos no calçadão do comércio, integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) coletaram durante o dia de ontem assinaturas em abaixo-assinado solicitando por parte da população apoio para as reivindicações da categoria. Dentre as principais solicitações, os integrantes do Samu destacam a melhoria da frota de ambulâncias – para isso eles pedem agilidade nos concertos dos veículos e que estes sejam de qualidade como explica Inácio Júnior integrante do movimento dos servidores. “As ambulâncias quando saem do concerto às vezes não passam 24 horas rodando e em seguida precisam retornar para a oficina”. Até ontem, a população tinha à disposição cinco Unidades de Suporte Básicos (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA) aptas a atenderem a

população. De acordo com informações da categoria, esse número é insuficiente para atender a demanda de uma cidade como Maceió. De acordo com dados preconizados pelo Ministério da Saúde, para cada 100 mil habitantes deve ser utilizado uma USB. Levando-se em conta informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maceió tem 1,3 milhões de habitantes, uma conta simples aponta então a necessidade de 13 ambulâncias básicas para atender a contento a essa população. Nessa conta entraria, segundo Inácio Júnior a necessidade de quatro USAs. De acordo ainda com o servidor, até ontem havia oito USB quebradas no pátio do Samu e 14 em concerto nas oficinas. Desse total de vinte ambulâncias desativadas, duas são de suporte avançado. A utilização de Equipamentos de Proteção Individual é outra reivindicação dos trabalhadores do Samu.

Servidores ofereceram exame de glicemia Para chamar a atenção das pessoas que circulavam pelas ruas do Centro da cidade, os servidores estavam oferecendo serviço de medição de pressão e exame de glicemia. Compreendendo a importância desse serviço para a comunidade, na ocasião cerca de 2500 pessoas assinaram o documento, conforme informações dos servidores. “Sem o Samu não sei o que seria da gente”, disse Eliane Fernandes, no momento em que registrava seu nome no abaixo assinado. Socorrido três vezes pelas equipes do Samu, Evilásio Almeida atestou que em todos os momentos foi bem atendido e em tempo hábil. “Hoje a demora é por conta do

número de viaturas nas ruas”, argumentou. Claudenice Viana Alves e Ana Cristina Correia Alves disseram que assinando o abaixo-assinado esperam que os trabalhadores do Samu tenham condições de oferecer melhor atendimento. Todos lembraram na ocasião que o Samu é o primeiro atendimento que o cidadão tem em caso de acidentes. Hoje e amanhã, os integrantes do Samu estarão desenvolvendo a mesma ação na praia da Jatiúca, no horário das 9h as 14h. Na próxima terça feira, uma comissão composta por oito integrantes do Samu estarão em Brasília.

R

epresentantes da Comissão Especial de Inquérito e Combate à Violência da Câmara dos Vereadores de Maceió (CEI) visitaram na manhã de ontem, o laboratório de DNA Forense, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro do Farol. Segundo o presidente da comissão, vereador Ricardo Barbosa, o intuito da visita foi avaliar as reais condições do laboratório, para utilizá-lo como ferramenta no combate à violência na capital. De acordo com o advogado e relator da CEI, Pedro Montenegro, o fato de não existir

um convênio entre o Estado e o Forense, agrava mais a violência em Alagoas, tendo em vista, que os exames para esclarecer os inquéritos têm de ser feitos fora do Estado. “A realização desses exames fora de Alagoas, além de ter um custo maior, dificulta a resolução dos inquéritos, o ideal é que fossem feitos aqui”, afirmou Montenegro. Segundo o professor da Ufal e coordenador do Forense, Dr. Luiz Antonio Ferreira da Silva, o laboratório esta pronto e a utilização depende apenas da firmação de um convênio. “O laboratório oferece totais condições para a realização dos exames de DNA, mas para isso o Estado tem que mostrar inte-

resse e buscar o laboratório, ao invés de financiar viagens para outros lugares”, disse o professor. Ao contrário do que os vereadores pensavam o laboratório nunca teve convênio com o Estado, houve em 2010 uma parceria informal entre o Forense e a Secretaria de Defesa Social, mas segundo o professor Luiz Antonio Ferreira da Silva, como não houve colaboração por parte do Estado, a parceria teve de ser suspensa. A CEI irá apurar os motivos para não haver parceria entre o laboratório e Estado. A assessoria da Secretaria Estadual de Defesa Social informou que em breve a parceria será retomada.

s chuvas que caíram esta semana em Maceió destruíram parte do quintal de duas casas localizadas à beira de uma encosta, na Rua São Cristovão, no Benedito Bentes I. Os moradores contaram que, de repente, ouviram um barulho e as cercas e parte de tudo que estava no quintal desceu pela barreira. Não houve feridos e as famílias continuam residindo no mesmo lugar. No dia seguinte, os moradores começaram a recuperar os prejuízos. A primeira providência foi cercar o lugar para que não houvesse ameaças de invasões. Mesmo que o local represente perigo, as pessoas decidiram que não deixarão suas casas sob a justificativa de que não têm para onde ir. “Nossa casa é de alvenaria e acredito que, apesar de tudo, estamos protegidos. É claro que reconheço que a parte dos fundos, justamente por ficar muito próxima da barreira, é a mais perigosa, mas não deixaremos nossa casa, que foi construída com tanto sacrifício”, argumenta Maria José.

Curta MORTE DE MÚSICO Um grave acidente na madrugada de ontem, tirou a vida do músico Wilton Amorim de Lima Filho, 22. O jovem morreu após colidir o seu veículo no muro de uma pousada na orla de Pajuçara. A frente do carro ficou totalmente destruída e o músico morreu na hora. De acordo com informações de testemunhas, Wilton Amorim estava em alta velocidade e teria colidido após perder o controle do carro, numa curva próxima à feirinha da Pajuçara. Existe a suspeita de que o músico tenha cochilado ao volante, já que teria passado a noite apresentando um show em um dos bares da orla marítima.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A11

Municípios

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

IDOSOS TORTURADOS

MozartLuna lunamozart@ig.com.br

Maragogi O prefeito Marcos Madeira está muito animado com a campanha de prefeito de Henrique Madeira em Maragogi e Marciano Madeira como vice de David Pedrosa em Porto Calvo. Madeira tem demonstrado grande poder de articulação política, e uma de suas principais vitórias foi a eleição de seu filho Marquinhos Madeira para deputado estadual.

Investigações começam na próxima segunda Idosos tiveram casa invadida e foram roubados e torturados por homens armados e encapuzados IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

A

Paripueira 1 O PDT entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para anular a coligação em Paripueira, onde o partido teria ficado ao lado do prefeito Abraão Moura (PP). Segundo o diretório estadual, a orientação política era para que o PDT apoiasse o candidato de oposição, Professor George. O partido anunciou a expulsão de Wellison Miranda de seus quadros.

Paripueira 2 O PDT resolveu expulsar Wellison Miranda de seus quadros porque ele não seguiu as orientações partidárias do diretório estadual. Com a saída do PDT da base de apoio do prefeito Abraão Moura, nenhum outro filiado poderá pedir voto ou trabalhar na campanha do prefeito do PP, sob pena de expulsão do partido e, se tiver, perda do mandato.

s investigações sobre o caso de roubo e tortura contra dois idosos no Sítio Boa Vista, zona rural de Traipu, só terão início na próxima segunda-feira, quatro dias após o crime, que aconteceu na madrugada da última quinta-feira. Apesar da violência contra os idosos José Romão Batista, de 78 anos, e Maria José Menezes Batista, de 66 anos, ter acontecido na madrugada da última quinta, a notícia só foi divulgada na manhã de ontem. Segundo o agente

Amilton, da Delegacia de Traipu, somente a manhã de quinta-feira as vítimas foram encontradas e os agentes estavam de plantão na Central de Polícia Civil em Arapiraca. “Nós fomos acionados na manhã de quinta e encontramos o casal em casa, machucados e em estado de choque. Eles foram levados para a Unidade de Emergência do Agreste onde foram medicados e em seguida liberados para fazer exame de corpo de delito, no IML de Arapiraca”, explicou o policial. Ainda segundo o policial, como a delegacia funciona em regime de plantão, somente na segunda-feira os agentes começam a fazer diligências no local onde aconteceu o crime. “As vítimas não souberam informar nada sobre os acusados. Segunda nós vamos ao local, ouvir algumas pessoas e

arrolar algumas testemunhos para iniciar as investigações, que serão comandadas pelo delegado Ederaldo Azevedo”, disse. O casal, José Romão Batista, de 78 anos e Maria José Menezes Batista, de 66 anos, teve sua residência, localizada no Sítio Boa Vista, zona rural de Traipu, invadida por três homens encapuzados e armados, na noite de quarta-feira. Segundo as informações das vítimas passadas á polícia, era por volta das 23h quando os homens entraram na casa pendido o dinheiro referente à venda de três vacas do casal. Como os idosos disseram não estarem com o dinheiro, num ato crueldade, os homens quebraram vários móveis, derramaram a comida que estava nas panelas e iniciaram uma série de tortura contra a as vítimas que perdurou até a

MATRIZ DO CAMARAGIBE

madrugada de quinta-feira. A senhora Maria José teve os cabelos cortados e queimados. Além disso, as duas vítimas foram obrigadas a fumar maconha, levaram coronhadas nas costas e nas partes íntimas e quase foram enforcados. Somente na manhã de quinta os idosos foram socorridos por moradores da região, que disseram ter encontrado as vítimas em estado de choque. Os acusados fugiram. De acordo com a assessoria de comunicação da Unidade de Emergência de Arapiraca, as vítimas deram entrada na manhã de quinta-feira. O casal de idosos estava em estado de choque e com algumas escoriações pelo corpo. Após ficarem um tempo em observação e terem sido medicados, José Romão Batistas e Maria José Menezes Batistas foram liberados.

À NOITE Divulgação

Cinco roubos em sete horas em Arapiraca

Em São Luís O sindicalista Jackson Lima Neto desistiu de cargo político em São Luís do Quitunde, onde foi vereador por três mandatos e vice-prefeito. Ele aposta suas fichas no filho “Tofinho”, que está disputando uma vaga na Câmara Municipal, e em seu irmão Jilson Lima, candidato a vice-prefeito na chapa de Eraldo Pedro.

EDITORIA DE MUNICÍPIOS municipios@ojornal-al.com.br

Casas 1

A

O vice-governador Thomaz Nonô Neto deu uma demonstração de que, para se resolver um problema, basta querer. Cansado de esperar pela boa agilidade da Caixa Econômica Federal e por alguns prefeitos enrolados, ele propôs medidas para que as famílias que perderam suas casas na enchente de 2006 ocupem as novas residências.

Casas 2

Porto Calvo

Nonô, com jeito arrojado, também convocou uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal e os prefeitos para resolver definitivamente a ocupação das casas. Para isso, o vice-governador propõe que as casas sejam ocupadas pelas famílias através de um documento de posse provisória.

A disputa eleitoral em Porto Calvo não tem mais favorito, já que a campanha de Ormindo Uchôa estacionou, enquanto David Pedrosa avança acompanhado de perto pela candidatura de Juvenal Veiga. No grupo de Ormindo tem gente metendo a mão no dinheiro e enganando o candidato.

Delmiro Em Delmiro Gouveia, a eleição está acirrada. Quem pensava que seria um passeio se enganou. Na disputa pela prefeitura, o prefeito Luiz Carlos Costa enfrenta um tradicional adversário, que é o Padre Eraldo Cordeiro. Na opinião dos observadores políticos, Eraldo atua como fogo de monturo, aquele que vai comendo por baixo e devagarzinho.

Água Branca

Tapera

O candidato a prefeito em Água Branca Roberto Torres vai enfrentar um processo de impugnação forte devido ao envolvimento com a distribuição de leito com eleitores. O fato foi registrado com fotos e testemunhas. A ação já está na Justiça e agora é aguardar a sentença do juiz. A expectativa é grande.

O vereador Pedrinho Dentista deverá ser um dos mais votados em São José da Tapera, segundo os observadores políticos. Pedrinho já está sendo cotado como o futuro prefeito de Tapera em 2016. Sempre alegre, Pedrinho tem o apreço e o carinho da população mais carente.

Jacuípe O prefeito de Jacuípe, Amaro Jorge não deverá ser atendido em seu pedido de forças federais para o município. Segundo uma fonte da Justiça Eleitoral, não haveria motivos para isso já que a cidade vive um clima de tranquilidade. A disputa eleitoral no município está polarizada entre Manoelzinho e Zezinho do Sindicato.

Barra de São Miguel O grande cientista político Mala não tem dúvidas de que o eleitor da Barra de São Miguel vai votar em quem tem compromisso com o município. Mala tem uma grande experiência política e conhece cada eleitor pelo nome e pelo número do Título de Eleitor, tamanha a intimidade com o povo. Mala já está sendo chamado de “o profeta” da Barra.

Polícia Federal e Anatel cumpriram mandado de busca e apreensão de equipamentos e fecharam rádio irregular

Fiscais fecham rádio clandestina EDITORIA DE MUNICÍPIOS municipios@ojornal-al.com.br

N

a manhã de quinta-feira, policiais federais e fiscais da Agência Nacional de Teleco-

municações (Anatel) fecharam uma rádio clandestina que funcionava no centro de Matriz do Camaragibe. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, os agentes cumpriram um

mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara da Justiça Federal. Os equipamentos foram apreendidos e, como a rádio não tinha permissão para funcionar, foi lacrada pela Anatel.

JUNQUEIRO

BOCA DA MATA

Estabelecimento comercial é assaltado

Romeiros celebram dia de Padre Cícero

A

EDITORIA DE MUNICÍPIOS municipios@ojornal-al.com.br

a g ê n c i a d o Mu l t i bank do município de Junqueiro foi assaltada na tarde de quinta-feira, por dois homens. Segundo informações da polícia, a dupla chegou em uma motocicleta preta, invadiu o local e anunciou o assalto. O gerente do estabelecimento, Eraldo dos Santos Gomes, de 52 anos, e clientes foram rendidos pelos bandidos. Em seguida a dupla fugiu levando, ale do dinheiro do caixa, o dinheiro dos clientes. A quantia não foi divulgada pelo gerente. Os acusados conseguiram fugir e não foram presos. I.T.

N

a manhã de ontem, a cidade de Boca da Mata foi tomada por caravanas de romeiros de vários lugares de Alagoas. Devotos vestidos de luto, formando uma grande corrente de fé e de muita emoção, percorram as ruas da cidade em homenagem a Padre Cícero Romão Batista. No 20 de julho é comemorado o aniversário de morte de Padre Cícero e feriado em Boca da Mata. Para muitos romeiros, ir até Juazeiro do Norte, no Ceará, fica economicamente inviável. “São romeiros que não tem

condições e ir para o Ceará prestigiar a celebração pela morte do santo padre nordestino, como é tido o Padim Ciço. Desta forma, elas vem até Boca da Mata, que também faz esta celebração”, disse. Para o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, que nos últimos anos celebra a missa, é um momento de muita emoção. “Como é emocionante celebrar uma missa perante essa multidão. É um momento de muito amor e devoção”, afirmou o bispo. Durante os festejos, a cidade ganhou uma estátua de Padre Cícero. A estátua mede cinco metros de altura e fica na Praça da Igreja Matriz.

noite de quinta-feira foi marcada pelos assaltos em Arapiraca. Foram cinco registrados em apenas sete horas. Em um deles, um homem sofreu uma tentativa de latrocínio e foi atingido por uma faca no Centro da cidade. Por volta das 22h, Polícia Militar foi acionado por populares, que viram José Ronielson Santos Martins, caído na calçada. A vítima disse que estava próxima a antiga estação rodoviária quando foi abordada por dois homens que pediram o celular e uma corrente de prata. Os assaltantes o feriram a golpes de faca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a vítima encaminhada para a Unidade de Emergência. Já o outro roubo aconteceu no bairro Primavera. Um adolescente teve sua moto roubada na Rua Sargento Benevides, por volta das 21h. A Shineray 50 cc, de cor vermelha, foi levada por dois homens armados. O terceiro assalto aconteceu a um estabelecimento comercial. O Auto Posto 3 Irmãos, localizado na Rodovia AL 220, no Jardim Esperança, foi assaltado por três homens que chegaram ao local a pé. Eles abordaram um dos funcionários e o obrigaram a entregar o dinheiro, cerca de R$ 280,00, além de 50 carteiras de cigarros de várias marcas. No Centro, duas pessoas foram roubadas. José Ronaldo das Chagas teve a carteira com documentos e dinheiro levada e Jodilson Conceição Moraes, teve o aparelho celular furtado. Em todos os casos, a polícia informou que fez buscas, mas não conseguiu prender os criminosos.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A12

Esportes BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

O desafio de Roberto Fonseca CRB continua com problemas ofensivos. A frase pode ser justificada pelo simples fato de o técnico Roberto Fonseca ainda não ter definido sua dupla de ataque titular. Depois de enfrentar dificuldades para escalar o time contra o Boa, o treinador conta com a maioria de seus titulares – o goleiro Anderson segue se recuperando de uma fratura no dedo – e sacou Ricardinho da equipe. O atacante vinha fazendo boas partidas - caindo bem pelo lado esquerdo - até o jogo contra o Avaí. O CRB venceu, mas ele não se apresentou bem e foi sacado do time. Roberto aposta agora em Tiago Bezerra, contratado para ser titular da equipe. Na frente, Preto deixou o time e até o banco de reservas para a entrada de Edson. A nova dupla de ataque nunca atuou junta e vai ser devidamente testada contra o Joinville. Se o treinador acertar a mão, vai resolver seu maior desafio nesta Série B do Brasileiro.

O

Bilheteria O preço dos ingressos está mantido para o próximo jogo do CRB. A assessoria de imprensa do Galo informa que as arquibancadas baixas vão custar R$ 15,00, as arquibancadas altas R$ 20,00 e as cadeiras R$ 50,00.

Locais de venda Os pontos de venda são: Loja do CRB (Pajuçara); lojas Poly Sport (Centro, Ponta Verde, Iguatemi e Pátio Maceió); Super Bits (Av.Amélia Rosa); Federação Alagoana de Futebol (Centro); Bar do Macarrão (Salvador Lyra); Sede da Comando Alvirrubro (Jaraguá); Mecânica Cristo (Clima Bom); Mercadinho J. Tigre (Vergel); e Mídia Screen (Conj. José Tenório).

Os titulares Roberto Fonseca já definiu a dupla de zaga titular do Galo. Com o retorno de Rogelio, ele e Rodrigão vão ser os defensores na partida contra o Joinville. Thiago Gomes atuou bem contra o Avaí e o Boa Esporte, mas ainda vai precisar de tempo para convencer o treinador a modificar sua escolha.

Os escolhidos Confira a lista de relacionados do CRB para o jogo de hoje: goleiros - Cristiano e Cris; laterais - Elsinho, Luiz Felipe, Jadílson e Gleidson; zagueiros - Rodrigão, Rogélio e Thiago Gomes; volantes - Gercimar, Roberto Lopes e Diego Aragão; meias - Geovani e Luciano; atacantes Edson, Ricardinho, Wanderley, Tiago Bezerra e Aloísio Chulapa.

De volta à origem O técnico Heriberto da Cunha tem muitos problemas para escalar o ASA hoje, contra o Ceará. Ele perdeu todo o sistema defensivo para esse confronto e vai recorrer ao sistema 3-5-2. A saída para a ala direita foi o meia Didira, que já atuou na posição no início de sua carreira.

Seleção olímpica

Mudança geral Com 4 alterações, CRB recebe hoje o Joinville pela 12ª rodada da Segunda Divisão LUCIANO MILANO lucianomilano@ojornal-la.com.br

O

z a g u e i r o Ro g e l i o retorna de suspensão automática e foi confirmado pelo técnico Roberto Fonseca na zaga do CRB, ao lado do capitão Rodrigão, para a partida desta tarde, contra o Joinville-SC, às 16h20, no Estádio Rei Pelé. As boas atuações de Thiago Gomes, contra Avaí-SC, quando substituiu Rodrigão, e no jogo em Minas Gerais com o Boa, na vaga de Rogelio, fizeram Roberto Fonseca ficar em dúvida sobre qual dupla de defensores seria a ideal para a partida com o JEC, pela 12ª rodada do Brasileiro da Série B, mas ele foi conservador no momento de definir o time. A novidade será a presença de Tiago Bezerra no ataque, ao lado de Edson, recuperado de lesão. Além Rogelio e Edson, voltam à equipe o lateral-esquerdo Jadilson e o volante G e rc i m a r, q u e t a m b é m cumpriram suspensão automática no empate sem gols com o Boa-MG, na semana passada. Motivado pela invencibilidade de três jogos

O atacante Tiago Bezerra ganhou a disputa com Ricardinho e está confirmado na equipe titular do Galo – duas vitórias em Maceió e um empate longe de casa -, o CRB entra em campo logo mais à tarde em busca de mais três pontos para permanecer longe da zona de rebaixamento e, consequentemente,

se aproximar da parte de cima da tabela de classificação. “Fizemos dois bons jogos aqui no Rei Pelé, não fomos tão bem lá em Minas contra o Boa, mas estamos confiantes em mais uma boa apresen-

Ficha técnica Quando: hoje Onde: Estádio Rei Pelé Hora: às 16h20 Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ) Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Victor Oliveira Cruz (SE). CRB – Cristiano; Luiz Felipe, Rogelio, Rodrigão e Jadilson; Roberto Lopes, Gercimar, Elsinho e Geovani; Tiago Bezerra e Edson. Técnico: Roberto Fonseca. Joinville – Ivan; Eduardo, Maurício, Pedro Paulo e Tarcísio (Marcinho); Leandro Carvalho, Glaydson, Ricardinho e Tiago Real; Lima e Jean Carlos (Adaílton). Técnico: Leandro Campos.

FORTALEZA

tação dentro de casa. Vivemos uma fase nova na Série B e, dentro do Rei Pelé, com o apoio da nossa torcida, temos tudo para sair de campo com mais três pontos. Seguiremos com o objetivo de subirmos na tabela da competição”, avaliou o experiente lateral-esquerdo Jadilson, que não enfrentou o Boa por conta de cansaço muscular. Vale lembrar que CRB e Joinville reeditam na tarde deste sábado a final do Brasileiro da Série C do ano passado. Infelizmente para os regatianos, as lembranças não são as melhores. Além de perder o título para os catarinenses, o Galo foi derrotado por 3x1, na partida de ida, em Maceió, e por 4x0 em Joinville-SC. Mesmo assim, os atletas não encaram o jogo como ‘uma vingança’ contra o JEC.

MUTANGE

Desfalcado, ASA vai jogar contra o Ceará

E

A seleção brasileira conta com oito jogadores que atuam no País no grupo que vai disputar as Olimpíadas. Desses atletas, os destaques são Neymar, Oscar, Leandro Damião e Ganso. O time de Mano Menezes venceu ontem a Grã-Bretanha, por 2 x 0, e estreará em Londres no dia 26, contra o Egito.

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

nquanto o rival CRB não perde há três jogos, o ASA não sabe o que é vencer também há três rodadas. A última derrota do time alvinegro foi registrada em Arapiraca, por 3x2, para o Vitória-BA, na última terça-feira. Em crise e a apenas a uma posição da zona de rebaixamento, com 10 pontos, o ASA tem um compromisso fora de casa, hoje, às 16h20, contra o Ceará, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Além do momento ruim na competição nacional, o técnico Heriberto da Cunha tem uma tremenda dor de cabeça para escalar os onze que tentam a reabilitação no Ceará. Todos suspensos, os dois laterais e a dupla de zaga considerada titular estão fora do confronto: Fabiano, Gaúcho, Gabriel e Chiquinho Baiano não atuam. Dessa maneira, Heriberto terá que improvisar o meio-campista Didira, que também retorna de suspensão, ao lado de Audálio e Jorginho, na ala pela direita, e voltar a jogar no esquema com três zagueiros, com a defesa sendo formada pelo próprio Audálio, o jovem André Nunes e Edson Veneno. Para a vaga de Chiquinho Baiano, Marcinho é a única opção. Responsável pelas jogadas de armação contra o Vitória-BA, o jovem Valdívia deve ficar como opção no

banco de reservas no Ceará, dando espaço para o experiente Danilo Cruz, que vai trabalhar para fazer com Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão recebam a bola em condição de balançar as redes adversárias. O técnico do ASA anda bastante preocupado com o rendimento de seu time em campo e reclamou da postura da equipe, sobretudo na primeira etapa da derrota para o time baiano, na semana passada. Até os 20 minutos do segundo tempo, o Alvinegro perdia por 3x0, reagindo em seguida para diminuir o placar, que terminou em 3x2. SURPRESA No Ceará, a novidade deve ser a presença do volante João Marcos, que treinou bem e deve pintar entre os titulares de PC Gusmão. João disputa vaga com Heleno no meio-campo cearense. Ceará - Fernando Henrique; Paulo Sérgio, Luizão, Daniel Marques e Eusébio; Jardel (Heleno), Leandro Chaves, Thiaguinho ( João Marcos) e Rogerinho; Mota e Itamar. Técnico: PC Gusmão. ASA - Gilson; André Nunes, Audálio e Veneno; Cal, Jorginho, Danilo e Marcinho; Jacaré e Lúcio Maranhão. Técnico: H. da Cunha. L.M.

O atacante Warley já defendeu o CSA em 2006 e volta ao clube aos 35 anos

Direção do CSA fecha com veterano Warley

O

CSA encerra hoje o trabalho para mais uma partida no Brasileiro da Série D, marcada para amanhã à tarde, às 16h, desta vez contra o Itabaiana-SE, no Estádio Rei Pelé. Como novidade na movimentação, o elenco azulino deve apresentar o mais novo contratado para reforçar a equipe na seqüência da competição: o experiente atacante Warley, 35, anunciado ontem pela diretoria azulina. Warley desembarcou na madrugada desta sexta-feira, fez exames e se juntou aos demais companheiros e a diretoria, até o fechamento desta edição, trabalhava para tentar regularizar o atleta e deixá-lo a disposição do técnico Lorival Santos para enfrentar o time sergipano.

Essa não será a primeira vez que Warley passa pelo futebol alagoano e pelo CSA. “Estava jogando no Metropolitano, joguei no ADAP e Cianorte, mas já joguei no CSA em 2006, quando fomos campeões do Segundo Turno do Estadual. Conheço bem a força do clube e da torcida azulina, e retorno agora para ajudar o clube na campanha da Série D”, declarou o jogador, que ainda afirmou estar em boa forma física, já que atuou há até pouco tempo. “Atuei pelo Metropolitano até uma semana atrás e treinando normalmente e me sinto bem. Claro que é preciso que os profissionais do CSA me avaliem para ter certeza. De toda forma, estou feliz por voltar ao Mutange”, disse o jogador. L.M.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A13

Esportes RECIFE

INGLATERRA

Líder, Atlético-MG encara o Sport Recife

P

ela 11ª rodada do Brasileirão, o Sport tenta embalar de vez, mas terá um difícil duelo contra o Atlético-MG, hoje, às 18h30. Isso porque a equipe mineira está na liderança. E o time comandado por Vágner Mancini, 12º colocado, com 12 pontos, tentará usar a força da Ilha do Retiro para desbancar o Galo. Já o Atlético terá a volta de Jô e o fato de já ter vencido fora de casa em quatro oportunidades para tentar se distanciar ainda mais de Vasco e Fluminense, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Sport vem de derrota para o Grêmio, no Olímpico, de virada, e deve promover alterações na equipe titular. O técnico Vágner Mancini fez mistério e não revelará a esca-

lação antes do esperado, mas promete mudanças. O Atlético terá a volta do atacante Jô, que fez falta na vitória contra o Internacional por fazer com precisão o papel de pivô. Mas Cuca ainda não sabe onde encaixará Guilherme. SPORT - Magrão, Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Toby, Renan, Rithely e Marquinhos Gabriel; Felipe Azevedo e Gilberto. Técnico: Vágner Mancini. ATLÉTICO-MG - Victor, M a r c o s R o c h a , R é v e r, Leonardo Silva e Junior Cesar; Pierre e Leandro Donizete; Danilinho (Guilherme), Ronaldinho e Bernard; Jô. Técnico: Cuca.

INTER

Fernandão muda de função e vira técnico

O

Inter anunciou de forma oficial seu novo treinador: Fernandão. O ex-capitão deixa de ser diretor de futebol e passa a comandar a equipe na casamata. Seu auxiliar técnico será um velho conhecido, mas segundo o vice de futebol Luciano Davi não será Clemer, técnico do time juvenil. Para a função que fica em aberto, o clube gaúcho já fez proposta a um executivo do Brasil e espera resposta para os próximos dias. Luciano Davi garante que

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

a mudança era algo necessário no momento, por conta do ambiente, para ‘sacudir o vestiário’, expressão já utilizada em Minas Gerais, onde o Inter perdeu para o Atlético-MG. Fernandão comanda o treinamento na tarde desta sexta-feira e assina contrato até o final de dezembro. “Quando conversamos com o Dorival, falamos que a porta estava aberta, mas que no nosso entendimento era a hora de fazer uma mudança”. disse Davi.

Passou no teste Ofensiva, seleção brasileira derrota a Grã-Bretanha em amistoso para as Olimpíadas O Brasil obteve uma confortável vitória por 2 x 0 sobre o Reino Unido, ontem, em Middlesbrough, no último teste antes da estreia no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres. Os gols foram de Sandro e Neymar, cobrando pênalti, ainda no primeiro tempo. Com uma equipe bastante entrosada, formada quase que em sua totalidade com jogadores acostumados a defender a seleção principal, o Brasil não teve dificuldades contra o “catadão” que foi feito para representar o Reino Unido na Olimpíada. O combinado formado por jogadores ingleses e galeses não mostrou entrosamento, o que preocupa quanto ao desempenho do time britânico no torneio. A prova da falta de sintonia

Neymar marcou o segundo gol da seleção brasileira no amistoso de ontem, em Middlesbrough, na Inglaterra

entre os jogadores da equipe do técnico Stuart Pearce foi vista logo no início da partida, quando Neymar desperdiçou uma grande chance após indefinição entre o zagueiro Tomkins e o goleiro Steele. O atacante brasileiro chutou por cima do gol. Neymar inclusive merece um parágrafo a parte. Jogador talentosíssimo, ainda não

entendeu que o futebol é um jogo de contato físico e que na Europa, diferentemente do Brasil, não é qualquer choque dentro da área que acaba sendo interpretado como pênalti. No primeiro tempo, ao tentar passar por um defensor, perdeu limpamente a bola e se atirou ao solo. Como o árbitro não marcou a falta ficou estirado na grande área,

como se estivesse sofrido uma pancada que lhe obrigasse a deixar a partida. Quando o camisa 11 da seleção brasileira entender que será mais útil de pé do que caindo pelo gramado, poderá quem sabe ser aclamado como o melhor jogador do mundo. Por enquanto, ele ainda está muito longe dessa condição.

CORINTHIANS

CONTRA O SANTOS

Tite mantém Romarinho na equipe

Vasco deve contar hoje com Eder Luis

O

Corinthians se aprontou na tarde de ontem com duas novidades para enfrentar a Portuguesa, hoje, às 21h. E uma delas não é Jorge Henrique. Ao contrário do que se esperava, o atacante ainda não volta ao time titular para adquirir melhor ritmo de treino, o que assegura a manutenção de Romarinho entre os 11 iniciais. O camisa 23 não é titular desde a final da Copa Libertadores, contra o Boca Juniors. A princípio, foi baixa em três partidas por conta de incômodo muscular na coxa direita. Ao se recuperar, ficou gripado e começou o duelo com o Flamengo na reserva. Assim, Romarinho vai para o quinto compromisso conse-

cutivo como titular. As mudanças em relação à equipe que derrotou o Flamengo por 3 a 0 são Welder e Edenílson. Eles entram respectivamente nas vagas do lateral direito Alessandro e do meia Danilo, que precisam de tempo maior de recuperação e nesta tarde apenas correram em volta do gramado, por determinação do preparador físico Fábio Mahseredjian. Será a primeira partida de Edenílson como titular depois de cirurgia no quinto dedo do pé esquerdo. O segundo volante, que atuará improvisado na ponta direita, voltou a jogar há uma semana, diante do Náutico, e entrou também no decorrer da partida de quarta-feira

contra o Flamengo. Ao menos inicialmente, Emerson deixa o lado do campo para jogar avançado. Fábio Santos também não participou do apronto – o jovem Denner é quem completou o time no trabalho de orientação do técnico Tite –, contudo é garantido que ele começará jogando. CORINTHIANS - Cássio; Welder, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Paulinho, Ralf e Douglas; Edenílson, Romarinho e Emerson. PORTUGUESA - Dida, Luís Ricardo, Lima, Gustavo e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Ferdinando, Guilherme e Moisés; Héverton e Diego Viana. Técnico: Geninho.

FLAMENGO

Joel Santana detona Riquelme O técnico Joel Santana não gostou nem um pouco da negativa de Riquelme, que teria ficado abismado com a má atuação do Flamengo no jogo contra o Corinthians e a pressão da torcida diante da fase ruim. De forma irônica, o treinador rebateu as declarações do argentino e pediu mais respeito para falar da torcida rubro-negra. “Ele não deve ter falado que o time é ruim, até porque ele não pode tecer algum tipo de comentário sem ter passado por aqui. Quantos torcedores tem o Boca? São 10 milhões ou 15 milhões? Aqui são 40 milhões de rubro-negros. Agora, a torcida vaiou o futebol, isso é normal. Qualquer jogador que diz que não pode jogar por uma torcida igual a essa não merece vestir o manto sagrado”, disse Joel, que completou em seguida: “Passou já. Vai vir para cá? Não. Então esquece. Agora,

Joel Santana disse que agora é o Flamengo que não quer mais Riquelme

mesmo se ele quisesse nós não iríamos aceitá-lo”. Joel ainda falou sobre a negativa do Flamengo quanto à contratação de Juan, que preferiu ir para o Internacional ao invés de acertar com o clube que o revelou para o futebol. Para o treinador, o Rubro-Negro ainda tem credibilidade no mercado, apesar dos problemas pelos quais tem

passado. “Nosso clube continua com credibilidade. Houve um esforço para trazer esses jogadores. No caso do Juan eu acho que o Inter deve ter chegado primeiro. Acho que se não fosse por isso teria vindo para cá. Mas é um jogador que nós vimos começar aqui, deu os primeiros passos no futebol aqui, tiramos ele do berço”, explicou.

O

Vasco regularizou ontem os jogadores Eder Luis e Fellipe Bastos, que tiveram seus novos contratos divulgados no BID da CBF. Desta forma, ambos estão liberados para atuar novamente com a camisa cruz-maltina. Hoje, às 18h30m (de Brasília), em São Januário, estarão na relação da partida com o Santos. Eles desfalcaram o time nos últimos três jogos - empate com Figueirense e vitórias sobre Atlético-GO e São Paulo. Ambos pertenciam ao Benfica, de Portugal, e tiveram seus direitos econômicos comprados. O Vasco não confirma os valores, mas, de acordo com a imprensa portuguesa, o clube pagou ao aos portugueses 3 milhões (o equivalente a R$ 7,7 milhões) pela dupla. Eder assinou um novo vínculo até o dia 30 de junho de 2016. Já Fellipe Bastos fica na Colina até o dia 30 de junho de 2017. O Vasco enviou ontem à CBF toda a documentação relativa a Renato Silva, que conseguiu na China a sua rescisão com o Shandong Luneng. O zagueiro chega ao Brasil na madrugada deste sábado, mas de pronto está descartado para enfrentar o Santos, já que viajou para a Ásia na última sexta-feira.

VASCO - Fernando Prass, Fágner, Dedé, Douglas e William Matheus; Nílton, Wendell e Juninho Pernambucano; William Barbio, Alecsandro e Eder Luiz. Técnico: Cristóvão Borges. SANTOS - Aranha, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Arouca e Felipe Ânderson; Miralles e Dimba. Técnico: Muricy Ramalho.


A14

O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br AFRÂNIO APTO. NA JATIÚCA EXC. QUARTO E SALA, DIVISORIA, ARMÁRIOS BLINDEX NASCENTE 160 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS JÔ 05 – CRUZ DAS ALMAS – sala de estar/jantar,varanda,03 quartos (sendo 01 reversível),wc social,wc serviço,cozinha e área de serviço.R$ 220.000,00. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

FAROL JÔ 06 – FAROL – Localização espetacular! Aptº com sala de estar/jantar,cozinha,área de serviço,circulação interna, 02 quartos, wc social. R$ 155.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 08 – FAROL – 94M² - A comodidade é sua vizinha! Aptº nascente e ventilado,c/ 03 quartos,sendo 01 suíte,wc social, sala grande, DCE, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 135.000,00. O prédio tem poço artesiano.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

JATIÚCA REF. 026 – JATIÚCA – STELLA MARIS. Apto sala 2 ambientes com varanda,03 quartos sendo 01 suite,com armários, cozinha repleta armários,de frente nascente. 3ª quadra do mar. R$ 260 mil. Tr.9351-4440 / 8729-0144 – CRECI 343.

AFRÂNIO APTO. EM MANGABEIRAS. EXC. QUARTO E SALA NASCENTE ENTREGUA OUTUBRO 2012 APENAS 135 MIL TR.91161734, 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA EM CRUZ DAS ALMAS 02 QUARTOS, SENDO UMA SUITE, WC SOCIAL, DEPENDENCIA COMPLETA, PISCINA, NASCENTE, PRÓXIMO AO SHOPING NOVO, PERTO DA PRAIA, VLR 300 MIL. TR 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO MURILÓPOLIS: 110M2, 03 QUARTOS, SUITE, WC SOCIAL, DCE, NASCENTE SALA EM L, VLR 140. MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA NA SERRARIA, EXC. 02 QUARTOS SEUNDO 01 SUITE GARAG 04 CARROS, NASCENTE TERRENO 22X30 ÁREA VERDE, NO FINAL DO JOSÉ TENÓRIO VALOR 250.MIL TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA NO POÇO, EXC: 03 QTS S/ 01 SUITE, WC SOCIAL, GAR. 02 C A R R O S , NASCENTE, QUINTAL TERR. 12X27 VLR. 185 MIL FINANCIO. TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA EM JACARECICA, EXC: 02 QUARTOS. SALA COZINHA NASCENTE LAJEADA CONDOMINIO FECHADO APENAS 75 MIL TRATAR; 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

REF. 023 -BEIRA MAR JATIUCA. VENDO apto sala 2 ambientes, 2 qtos s/1 ste, depend.completa empregada,R$ 280 mil..Tr. 9351-4440/8729-0144 Creci 343

JÔ 10 - JATIÚCA – Saia do aperto! Aptº com 84m²- Sala de estar, sala jantar, cozinha, 03 quartos, 02 WC’s, área de serviço. Área de lazer na cobertura: sauna, piscina e salão de festa. 02 vagas. R$ 240.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

REF. 024 – JATIUCA- STELLA MARIS. Apto sala 2 ambientes, 2 qtos s/1 ste, dependência completa de empregada, 1 vaga solta,R$ 170 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343.

OUTROS BAIRROS REF. 028 – APTO RESIDENCIAL CLIMÉRIO SARMENTO (vizinho ao Shopping Maceio), sala 2 ambientes com varanda, 02 quartos sociais, cozinha, Wc social, 1 vaga, nascente. R$ 108 mil. TR. 93514440 / 8729-0144 - CRECI 343.

Apto MurilopolisCod:966 - Icarai, 2 quartos, rua tranquila, predio caixão - R$ 100 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606 monteiroimoveisal.com

AFRÂNIO STELLA MARIS: 92 M2 03 QUARTOS SENDO UMA SUITE, DCE VARANDA, PISCINA, 02 VAGAS COND 350 REAIS, VLR 260 MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865. REF. 030 - EXCELENTE COBERTURA, completa de armários, piso em porcelanato,possuindo os seguintes cômodos e áreas: 1 varanda, 1sala de estar/jantar, 03 quartos sendo 01 suíte,01 wcb social,1 coz.,1 área de serviço, 01 wc serviço, terraço descoberto c/piscina, 2 vagas de garagens no sub-solo. Área útil: 137,43 m²; R$ 600 mil. Condomínio R$ 350,00.Tr:9351-4440 /8729-0144. CRECI 343. JÔ 12 - PRÓXIMO AO MAIKAI – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, sala de estar/jantar, wc social, cozinha, área de serviço e 1 vaga.Andar alto e nascente. R$ 220.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 VENDO apartamento no Cond. Arte Vida com todos os ambientes, com móveis planejados.Tratar 9341-2691/ 9351-5334.

PONTA VERDE REF. 022 – PONTA VERDE – SANDOVAL ARROXELAS - Apto com 89m², sala 2 ambientes com varanda, 03 quartos sendo 01 suíte , 01 reversível, cozinha, área serviço, 01 vaga.Tr. 9351-4440 / 8729-0144 CRECI 343. REF. 027 – PONTA VERDE. Apto sala de estar e jantar com varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, dependência completa empregada. 02 vagas. Nascente,. Prédio com play ground, piscina, salão de festas.Nascente, Excelente localização. R$ 280 mil. R$ 100 mil sinal, restante direto Construtora 30x. Tr. 9351-4440 / 8729-0144 - CRECI 343.

AFRÂNIO TERRENO NA SERRARIA, EXC 16X30 NASCENTE CONDOMINIO RESERVA DO VALE VALOR 260 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865. REF -031 - PONTA VERDE – PRAÇA DO SKATE - Apto sala 2 ambientes com varanda, 04 quartos s/ 2 suites, lavabo, WC social, dependência completa empregada, cozinha com despensa, área de serviço, 2 vagas. Excelente localização, nascente.R$ 550 mil. Tr. 9351-4440 e 8729-0144 CRECI 343. JÔ 07 – PONTA VERDE – Agora você vai morar bem! Aptº c/ 118m2 - varanda, 03 quartos sendo 1 suíte, sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, DCE, 01 vaga. Somente R$ 210.000,00 – Aptº de frente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523 JÔ 13 – PONTA VERDE – Aptº com 02 quartos sendo 1 suíte - sala de estar/jantar, varanda, armários, wc social, cozinha, área de serviço, 01 vaga. Nascente! R$ 190.000,00. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

PAJUÇARA JÔ 02 – PAJUÇARA – Imperdível à Beira-mar! 02 quartos sendo 1 suíte, varanda, sala, cozinha, wc social, área de serviço. R$ 280.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

Vendo propriedade em Maraial PE com 500 hectares. Boa para criação de gado. Fone: (081) 91075070

TABULEIRO - VENDE-SE uma casa c/ 3 quartos, 2 suítes, 1 banheiro social, 2 salas, cozinha, garagem, área de serviço. Tratar: 9609-6655/ 963691445

CASA VENDA BARRO DURO JÔ 04 – BARRO DURO –Traga sua família hoje mesmo! Casa com 200m2 - 02 terraços,sala de estar,sala de jantar,circulação,03 quartos sendo 1 suíte, cozinha, WC social, garagem, área de serviço e piscina.R$ 270.000,00.Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

CRUZ DAS ALMAS JÔ 11 – CRUZ DAS ALMAS – Linda casa com excelente área de lazer. sala de estar, jantar, terraço, 03 quartos sendo 1 suíte máster com closet, hidro, sauna, wc social, DCE, cozinha, piscina, garagem, splits, poço artesiano, câmeras (internas e externa), portão eletrônico, canil. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

FAROL REF. 029 – FAROL. Excelente casa c/2 terraços,gabinete,sala de visita,sala de estar,sala de jantar,3 qtos s/1 ste todos c/armários, coz. repleta de armários, 4 vagas de garagem,dependência completa empregada,jardim grande na frente,excelente quintal todo gramado terreno med.15x50,nascente.Local.privilegiada. R$ 650 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144 – CRECI 343.

AFRÂNIO CASA NA JATIÚCA, EXC; 04 QTS, SUITE, WC SOCIAL + DCE, GAR. 02 CARROS, NASCENTE PROX. AO MAIKAI: 600 MIL FINANCIO TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865 JÔ 03 – FAROL – A oportunidade só bate uma vez à sua porta! Casa a 50 metros da Fernandes Lima. Terreno med. 10 x 90m excelente p/comércio e moradia.Sala de estar,sala de jantar, terraço, 3 qtos s/1 ste, wc’s, cozinhas enormes, garagens, quintal grande. 2º piso com outra dependência completa. É muita casa! Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

OUTROS BAIRROS REF. 032 – JARDIM PETROPOLIS – Casa com terraço, 2 salas, 3 quartos sendo 02 suítes,com armários,cozinha, dependência empregada, canil, depósito, piscina,pomar,rua calçada,terreno 24x30. Excelente localização. R$ 450 mil.Tr. 9351-4440 / 8829-0144 CRECI 343. REF. 025 – JARDIM PETRÓPOLIS I – CONFORTÁVEL Casa duplex, nascente. sala de visita sala de jantar, 3 qtos s/2 stes, todos c/armários, coz. c/armários e despensa, área de serviço, quintal grande, área verde frutificada nos fundos.com grande jardim de frente, 2 terraços,2 vagas de garagem,solta nas laterais. R$ 395 mil. Ligue veja e confira.Aceito financiamento.TR.93514440 / 8729-0144 - CRECI 343. REF. 021- ALDEBARAN-Casa com 03 terraços, 03 salas, lavabo, 04 suites sendo 02 com closet,todas com armários, cozinha grande repleta de armários, despensa, dependência completa empregada,depósito,quintal.03 vagas garagem.Ambiente bem projetado com muita ventilação e bastante luminosidade. Ligue veja e confira.R$ 860 mil.Tr. 9351-4440 / 8729-0144.CRECI 343. VENDO casa na Santa Lúci/Aeroclube, c/4 qtos.S/1 ste.,2 salas,cozinha,garagem p/4 carros, 1 banheiro social, área de serviço, área na frente, ponto comercial.Tr.:8800-7912/ 9444-9480, c/ Iranildo Martins.

AILTON - ESTELA MARIS VENDO APT 03 QUARTOS. SUITE COM ARMARIOS, VARANDA, ELEVADOR, PROX. AO MAR. VAlOR R$ 220 MIL. tratar 8807-7282 / 93361444. Creci 759

AILTON - ESTELA MARIS OPORTUNIDADE APT 03 QUARTOS, VARANDA, ELEVADOR, NASCENTE, APENAS R$ 185 mil, MOTIVO VIAGEM ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

AILTON - JATIÚCA APTº 02 QUARTOS, SALA, CONDOMÍNIO FECHADO. APENAS R$ 110 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 88077282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - FAROL PRÉDIO COMERCIAL RUA CORONEL LIMA ROCHA . R$ 160 MIL, DOCUMENTADO. ACEITO TROCA, TRATAR 8807-7282 / 9336-1444 CRECI 759

SERRARIA JÔ 01 – SERRARIA – O 1º a ligar é o dono! Casa nascente.Sala de estar,sala de jantar,varanda,3 qtos s/1 ste,gabinete grande,wc social,coz.,dce,garagem, jardim (espaço p/ piscina). Toda solta! R$ 220 mil – Motivo:viagem! Tel. 8811.8410 - Creci 2523

AILTON - PONTA GROSSA VENDO CASA PROX. AO TERCEIRO DISTRITO OTIMO LOCAL, VALOR R$ 12O MIL. TRATAR 8807-7282/93361444. CRECI 759

AILTON - TERRENO JARDIN PETRÓPOLES II, ÓTIMO TERRENO MED. 7X30, MURADO ESCRITURADO, PROXIMO AO MAKRO. APENAS R$ 38 MIL TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759 PRECISO DE: 2 empregada domésticas, serv. Geral e que sáiba cozinhar e que durma no emprego. Tratar pelos telefones para contatos: 8885-7064/ 9627-6452.

COMÉRCIO MAGIC UP SELECIONA: vendedores para trabalhar em shopping. Tratar pelos telefones para contatos: 8899-2637/ 8149-0808

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS

TERRENOS VENDA

PRECISO TRABALHAR DE: cozinheira e serv. Gerais. Tratar pelos telefone para contatos: 87193554

LOTES

VEÍCULOS VOLKS

VENDO OU TROCOpor carro terreno no Francês, Lot. Encontro do Mar, med. 12x30.Tr.: 9949-4067/ 8803-3935.

EMPREGOS OFERECE-SE DOMÉSTICOS PRECISA-SE DE folguista que durma no emprego para sábado e domingo. Tr.: 8885-7064/ 9627-6452

ANÚNCIO INSTITUCIONAL Fruto de Termo de Ajuste de Conduta Firmado com o Ministério Público do Trabalho. “De acordo com o art. 5º da CF/88 c/c art. 373A da CLT, não é permitido anúncio de emprego no qual haja referência quanto ao sexo, idade, cor ou situação familiar, ou qualquer palavra e/ ou expressão que possa ser interpretada como fator discriminatório, salvo quando a natureza da atividade assim o exigir.”

Sauasuy Lote nascente 10x30. Apenas R$ 16.999,00. Tr.: 8822-5050/ 9326-1903

AILTON - BARRO DURO EXC. CASA 03 QUARTOS, SUITE, ARMÁRIOS, GARAGEM 03 CARROS, MUITA ÁREA. VALOR R$ 300 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO, TRATAR 8807-7282 /9336-1444. CRECI 759

GOL VENDO Gol 1.6, branco, c/ar, travas elétrica, direção, jogo de rodas e banco de couro, 1999.Tr.: 88007912/ 9444-9480, c/ Iranildo Martins.

AILTON - SERRARIA APT CONJ. JOSE TENORIO, REFORMADO, LIQUIDADO, OTIMO LOCAL APENAS R$ 80 MIL. ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - PAJUÇARA OPORTUNIDADE APT BEIRA MAR. APENAS R$ 200MIL. NÃO PERCA TRATAR 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - JACINTINHO OPORTUNIDADE CASA PROX. AO TERMINAL DO CONJ. PEIXOTO. R$ 65 MIL TRATAR 8807-7282/ 9336-1444. CRECI 759

AILTON - SALVADOR LIRA CASA NA AV. PRINCIPAL, ÓTIMA PARA COMÉRCIO DE ESQUINA APENAS R$ 155 MIL APROVEITE. TRATAR: 88077282 9336-1444 CRECI 759

AILTON CASA PROX. AO SHOPPING PÁTIO COM 04 QUARTOS, GARAGEM 03 CARROS, ÁREA DO TERRENO 11X100 FRUTIFICADA TRATAR 8807-7282 /93361444. CRECI 759

POLO VENDO VW Polo Hatch 1.6 2005, super conservado.Tr.: 9351-6950/ 8818-8135

COMUNICADOS MÍSTICOS PAI BARÁ lhe orienta em todos os seus Problemas.Joga-se búzios e consultas. Fone: 3356-6168 / 3326-9054 / 9921-2095. Atendimentos: Maceió e Arapiraca-AL

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

B1

Dois

No ritmo

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

da chita Baile em homenagem ao tecido típico junino comemora 60 anos de tradição, na cidade de Paulo Jacinto, com nova edição na noite de hoje

JAIR BARBOSA PIMENTEL Especial para O Jornal

T

udo aconteceu numa reunião de amigos da vila de Paulo Jacinto,

no Agreste alagoano, que lutava para se emancipar de Quebrangulo, mas precisava de dinheiro para realizar a campanha e conscientizar o governo a obter essa liberdade. Assim, todos se reuni-

ram e dona Zefinha Barbosa, a maior festeira da cidade, sugeriu a realização de um baile para angariar recursos necessários ao sonho de todos. A fonte econômica era o

algodão, matéria-prima para produção de tecidos. E ela lançou o Baile da Chita, tecido típico da época junina, além da música de Luiz Gonzaga de maior sucesso: Rosinha de Propriá. Deu certo. A festa foi realizada em um dos galpões da algodoeira da cidade. E, com o dinheiro arrecadado, no ano seguinte, a vila se transformou em município. Daí em diante foi só progresso. O baile continua e hoje completa seu Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos. A cada ano atraia mais gente, tanto da cidade como visitantes. Começava sempre às 11 horas da noite e só terminava quando o sol nascia, com muita animação e a eleição da Rainha da Chita, uma beldade da cidade, eleita pelos participantes. Passou a fase da Bossa Nova, da Jovem Guarda, da Tropicália, do Rock, do Axé Music, mas o forró de Luiz Gonzaga era sempre o mais esperado. Quando a orquestra não sabia tocar, os músicos da cidade ensinavam. E tinha os cantores famosos, como Leureny Barbosa, que se projetou nacionalmente. Na década de 1960, com

a cidade já em pleno desenvolvimento, a sociedade construiu o Clube Cultural e Recreativo Paulo-jacintense, em arquitetura moderna, seguindo o estilo de Oscar Niemayer. A partir daí, foi só sucesso. Iniciei-me aos 14 anos e participei de mais de 30 bailes, inclusive o de 25 anos, já casado e fazendo parte dos casais que abriram o baile. Inesquecível. A orquestra era Marimbas Almas Latinas, só bolero, samba e Jovem Guarda. Lembro da minha juventude, passando as férias naquele terra onde minha mãe nasceu e depois fui Cidadão Honorário (nasci na cidade vizinha, Viçosa), com os preparativos para o Baile da Chita. Levava a moda da capital, com danças recentes e as músicas da época. Sempre tinha os chamados “assaltos dançantes” nas residências. E era exatamente a juventude que ajudava a diretoria do clube a fazer a decoração para o baile, obviamente com tecidos de chita, colorindo o ambiente. Saudade dos presidentes do clube da minha época:

Eutrópio Vilela, Afonso Rocha, Newton Vasconcelos, Joaquim Cassiano, Mário Lima, Correia Fontan, Basto Calado e outros, sempre procurando manter a tradição e conseguindo. O dinheiro arrecadado era direcionado a melhorar as instalações do clube, que foi se ampliando, mas preservando sua fachada. O baile ficou famoso e começou a atrair gente de várias cidades, não tendo mais espaço. Assim, a partir da década de 1990, começou a ser realizado num dos armazéns da antiga Algodoeira Lajense. Popularizou-se e afastou os tradicionais. Era mais axé music e rock. Desde o ano passado, o Baile da Chita voltou a ser realizado no clube e deu certo. O presidente Edvardo Barbosa Ribeiro vem preparando a festa de hoje e conseguiu reunir boa parte das rainhas da chita, casais dos anos 50, 60, 70 e 80 e contratou uma verdadeira orquestra que sabe tocar e cantar a Rosinha de Propriá. Espero que a nossa diva Leureny Barbosa seja a cantora. Ela é paulo-jacintense da gema e, claro, vai dar essa canja para o deleite de seus conterrâneos.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

B2

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

Roteiro HOJE

Com oficina de artes visuais, mostra de filmes e apresentação litero musical, o Bazar Cultural abre sua programação a partir das 14h, no Sesc-Centro (Rua Barão de Alagoas, 229 - Centro). As atividades gratuitas serão destinadas a adultos e crianças e acontecem no restaurante e no Cine-Teatro Jofre Soares. Durante a oficina, das 14h às 16h, os participantes poderão exercitar a criatividade em trabalhos com tecido. Já

a mostra, das 16 às 18h, ofertará exibição dos curtas brasileiros “Cada um com seu cada qual” e “As coisas que moram nas coisas”, além do longa francês “As bicicletas de Belleville. E na apresentação litero musical “Leitura de livros com letras sonoras”, o público poderá desfrutar de histórias infantis e cantigas populares em sintonia com a música, encerrando o evento. Mais informações: (82) 3326-3133.

EM BREVE

O show “Adélia cantando à média luz” é atração do Teatro Deodoro é o Maior Barato no próximo dia 25. Na apresentação, às 19h, a cantora Adélia Magalhães irá interpretar canções da música Latino América expressa em tangos e boleros que fazem parte da memória popular, ao lado de instrumentistas como Luís Carlos Ângelo e outros e de dançarinos, tangueiros e bailarinos. Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira), à venda na bilheteria do teatro. Mais informações: (82) 3315-5665/5656. Em homenagem ao dia do escritor (25 de julho), a cidade de Pilar realiza o I Encontro dos Escritores Alagoanos. Aberto a todos os autores do Estado e também a estudantes, o encontro visa reunir veteranos e divulgar novos talentos. Um concurso cultural e cantadores de viola também farão parte do evento. As inscrições podem ser feitas no site: www.escritoresalagoanos.com.br. Mais informações: (82) 8810-7508.

Horóscopo

INSTITUTO OMAR CARDOSO

WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

20 março a 20 abril

21 abril a 20 maio

21 maio a 20 junho

21 junho a 21 julho

rocure manter seu estado de ânimo eríodo em que deverá evitar novos iver em paz e sem perturbação será evido ao bom aspecto de Mercúrio em seu horóscopo, você poderá D Ppróximos P V mais calmo e otimista, neste e nos negócios. Por outro lado, haverá muito importante agora. Para que progredir bastante, profissional e socialdias para que não venha a progressos profissionais devido à tudo isso aconteça, evite participar de sofrer prejuízos e embaraços. Êxito nos estudos, pesquisas e exaltação psicológica. O melhor que poderá fazer, será buscar a companhia de pessoas amigas.

influência de pessoas conhecidas. Os assuntos de ordem espiritual, intelectual, e amorosa estão beneficiados.

falatórios, intrigas e rivalidades com quem quer que seja. Felicidade no amor e nas diversões.

mente. Lucrará no comércio de livros e material de ensino, de um modo geral. Êxito romântico e paz familiar. Você está sob uma forte influência de sua família e isto poderá beneficiá-lo.

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

22 julho a 22 agosto

23 agosto a 22 setembro

23 setembro a 22 outubro

23 outubro a 21 novembro

rocure pessoas amigas para favoposição da lua e ótima para compra e á possibilidades de se sentir um A venda de propriedades, e para construir H pouco indisposto no período da PGrandes recem suas possibilidades de êxito. casa própria se ainda não tem. Ótimo para o manhã. À tarde e a noite, tudo estará chances de se destacar nos jogos, na vida pública e nos sorteios. Lucros pelo esforço profissional e êxito social, também se apresentarão.

amor. Muito bom dia para tratar de assuntos e negócios relacionados com escritas.Todos os esforços que tem empreendido para elevar-se e prosperar profissionalmente, se farão sentir com maior força neste período.

melhor. Cuide do sistema nervoso. Você atravessa um grande período de vantagem material e financeira. Analise e verá quanto progrediu e prosperou. Probabilidade de lucros.

evitar as ações violentas e Ppararocure as palavras ásperas. Dia favorável novas amizades que o ajudarão a progredir muito. Sucesso nas associações, nos negócios, nos assuntos de dinheiro e no amor. Ótima oportunidade no setor comercial.

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

22 novembro a 21 dezembro

22 dezembro a 20 janeiro

21 janeiro a 20 fevereiro

21 fevereiro a 20 março

erá muito bem sucedido nas ia em que terá forte magnetismo ute com tenacidade e perseverança, uas boas qualidades e habilidades, Sfavorecê-lo próximas horas. A lua haverá de S influenciarão de maneira benéfica, D L pessoal, o que contribuirá para o seu por tudo que pretenda realizar neste em trabalho de toda ordem. pessoas importantes para você. O sucesso, junto às mais altas personalidia, pois, esforçando-se, conseguirá Cuidado com amor à primeira vista. Confie em si, e fará associações que trarão bons resultados. Sua saúde será bastante boa, o que deverá dar-lhe maior disposição no trabalho.

dades de nossa sociedade. O êxito financeiro será óbvio e conseguirá obter o que pretende no trabalho. Bom também, para assuntos familiares e sentimentais.

resultados surpreendentes. Fará boas amizades e receberá o apoio de pessoas que exercem muita influência em seu meio.

trabalho, as empresas e o amor, estão em bom aspecto. Nervosismo à flor da pele, tenha mais calma. Faça de tudo para aumentar seu círculo de relações e de amigos neste período.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

Dois

ROBERTO AMORIM mais.al

D

e pesquisadores. E ainda seria possível cobrar pela visita para ajudar na manutenção do prédio e das peças”, diz a socióloga paulista Valéria Pontes, encantada com a exposição e surpresa com a falta de visitantes. Mudar essa realidade não é tarefa fácil e há anos outros espaços culturais da cidade lutam para atrair gente. Na lista estão equipamentos como o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, a Pinacoteca Universitária, o Museu Théo Brandão e o Museu do Comércio.

Uma das primeiras ações da Casa do Patrimônio parece ser tornar clara e notória sua vocação artística, pois lá também funciona a superintendência em Alagoas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Para isso, também reservou espaço para mostras temporárias, apresentações teatrais e debates sobre o patrimônio histórico de Alagoas. Desde o último dia 6, por exemplo, a instituição abriga a exposição fotográfica “1/3 do Nordeste”, de Rita Moura. São

registros em preto e branco de cidades alagoanas devastadas por enchentes e secas, representando a cultura popular e costumes de uma gente sofrida e firme na fé de dias melhores.

Vá lá: A Casa do Patrimônio de Maceió está aberta a visitação de terça a domingo, das 11h às 17h, inclusive aos domingos. Mais informações: (82) 32216073/3223-3836.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br Comentarista esportivo da Band

Expulsar da pátria Naipes do baralho

© Revistas COQUETEL 2012 Japonês Candura; que vive pureza na América Pelejar

Prenome do escritor russo Tchekhov O “Tremendão” da Jovem Guarda

Dar a forma de octógono

Inflamação dos seios da face Defensor Bebida da medicina caseira Espécie de cana Ou, em inglês Erva, entre os indígenas

Causar incômodo físico

A letra do plural

Tombam

Ácido da hereditariedade

Limitada (abrev.) Efeito luminoso de um relâmpago

Flutua no ar

“(?) ao próximo”, Vitamina presente preceito na acerola cristão “Lar” do Saci (Folcl.) Habilidoso

Antônio Dias, pintor brasileiro

Onomatopeia do choro

Nome da pilha palito Arco, em francês Moradia do sem-teto Secretamente

U Codirige a Fundação Gol de Letra

A

Pilão Ouro (símbolo) Lina (?) Bardi, arquiteta

71

Solução

BA

E A N T O N

BANCO

R

Parte de chapéus como a pala

Ã

gente e a “A Invenção da Terra” permanece na penumbra praticamente o dia inteiro. As luzes do mezanino só são ligadas quando aparece algum visitante, principalmente turistas que buscam atrações que vão além do sol e do mar de Maceió. A maioria dos maceioenses se quer sabe da existência do espaço. No livro de registro da exposição é possível atestar períodos longos sem qualquer assinatura. “Em outras capitais do Brasil, esse lugar estaria cheio de estudantes, turistas

O I T A V A R

esde setembro de 2010, a Casa do Patrimônio de Maceió abriga a exposição “A Invenção da Terra”, que reúne centenas de peças da cultura popular nordestina e fazem parte do acervo da coleção particular da artista Tânia de Maya Pedrosa. Gratuita, a visita ao enorme mezanino construído nos antigos galpões de açúcar da Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, é, no mínimo, surpreendente. É uma imersão num universo criativo espontâneo, através de esculturas feitas a partir da transformação de elementos como madeira, barro e ferro. O circuito expositivo, assinado pela museóloga Cármen Lúcia Dantas, é limpo e coerente, oferecendo informações aos visitantes de maneira clara, dinâmica e atraente. Os suportes e a iluminação contribuem para ressaltar as peças referenciais. Ainda existem textos explicativos, fotos e filmes de Celso Brandão e do arquivo pessoal da colecionadora. Mas tantos atrativos não conseguem fisgar muita

E R A S M O C A R L O S

TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aflita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aflita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aflita 07h00 - Almoço C/ Notícia

Peças estão expostas na Casa do Patrimônio e fazem parte da coleção particular da artista Tânia de Maya Pedrosa

MA T A R A B T A

TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 06h30 - Caminhos da Reportagem 07h30 - Ser Saudável 07h45 - Reencontro 08h30 - Angelina Balerina Princesa Sherazade 09h00 - Barney e Seus Amigos 09h30 - Inami 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - Os Pezinhos Mágicos de Franny 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - Balançando o Ganzá (Local) 12h15 - Em Dia com a Justiça (Local) 12h30 - Faixa Musical (Local) 13h00 - Pingu 13h30 - Louie 14h00 - Vida de Artista – (Local) Reprise 14h30 - Escola Viva na TVE (Local) Reprise 15h00 - Programa Especial 15h30 - Conhecer (Local) Reprise 16h00 - Expedições 16h30 - Alto-Falante 17h30 - Segue o Som 18h30 - Aglomerado 19h30 - ParaTodos 20h00 - Comentário Geral 20h30 - Revista do Cinema Brasileiro 21h00 - Repórter Brasil 21h30 - Musicograma 22h00 - Doc. Especial 22h30 - Programa de Cinema 23h50 - Curta TV 00h20 - Caminhos da Reportagem 01h20 - Segue o Som 02h20 - Curta os Curtas 03h00 - Diverso 03h30 - Samba na Gamboa 04h30 - A Grande Música 05h30 - Via Legal 06h00 - Brasil Eleitor

Nide Lins

I L S U S T E A I R C L A T A D A A G A I U L

TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 07h00 - Nosso Tempo 08h00 - Fala Brasil Especial 10h00 - Esporte Fantástico 12h00 - Pajuçara Auto 12h30 - Esporte Campeão 13h00 - Quitanda do Riso 13h45 - Conexão 14h15 - Agitação 14h45 - Record Kids 15h30 - Cine Aventura Ponte Para Terabítia 17h30 - Melhor do Brasil 20h00 - Jornal da Record 20h30 - O Melhor do Brasil 22h30 - A Fazenda 5ª Temporada 23h00 - Legendários 00h30 - 50 Por 1 01h15 - Ponto de Luz

Mostra de tesouros da cultura popular aguarda visitantes

N I I N R O C O E R N C V I A A U A R O C

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 06h05 - Globo Educação 06h25 - Globo Ciência 06h50 - Globo Ecologia 07h15 - Globo Universidade 07h40 - Ação 08h05 - Sítio do Picapau Amarelo 08h15 - Turma da Mônica 08h35 - AL Esporte 08h55 - Treino do GP da Alemanha de Fórmula 1 10h05 - TV Globinho 12h00 - Terra e Mar 12h26 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Estrelas 14h45 - TV Xuxa 16h05 - Caldeirão do Huck 18h20 - Amor Eterno Amor 19h05 - AL TV - 2ª Edição 19h25 - Cheias de Charme 20h30 - Jornal Nacional 21h10 - Avenida Brasil 22h15 - Zorra Total 23h15 - Supercine Filme: Anjos da Vida Mais Bravos que o Mar (Exibição em HD) 01h20 - Altas Horas 03h25 - Os Simpsons 03h45 - Corujão

Variedades

D E S P CH A D A S L E O B U R O A S

TV ALAGOAS - SBT Canal 5 06h00 - Chaves 07h00 - Sábado Animado 09h00 - Igreja Universal 10h00 - Fejal 10h30 - Sábado Animado Continuação 12h15 - Circuito Alagoas 12h45 - Plantão de Sábado 13h45 - Nordeste Mais 14h15 - Programa Raul Gil 19h20 - Mais Estilo 19h45 - Sbt Brasil 20h15 - Esquadrão da Moda 21h15 - Supernanny 22h15 - Cine Família Filme: Primavera Maluca Inédito (Hd) Elenco: Amy Poehler, Parker Posey, Rachel Dratch e Amber Tamblyn Gênero: Comédia 23h45 - Cine Belas Artes Filme: Loucademia de Polícia Elenco: Steve Guttemberg, Kim Cattrall, G.W Bailey e Bubba Smith Gênero: Comédia 01h30 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h15 - Encerramento da Programação

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

2/bo — or. 3/arc — caá. 4/gral. 5/anton. 6/caiana — clarão. 8/denilson.

TV

B3


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

B44 B

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão inside@ojornal-al.com.br

André Fasano

Saia plissada, a nova moda que está dando o que falar, caiu bem na elegante Karina Cansanção Melro

Cada pessoa é única, e, por esse motivo, encontrar um estilo próprio é essencial, embora tenha a possibilidade de ser algo complicado. Existem várias maneiras pelas quais alguém pode achar seu próprio estilo e, junto a isso, fazer com que as outras pessoas o admirem: a coluna trás, hoje, algumas das mulheres alagoanas que andam fazendo tendência por onde passa, pelo seu estilo de ser ou pelos seus modelitos de causar inveja a qualquer lulu que adora moda. Inspire-se!

André Fasano

André Fasano

Estilo para dar e vender

Sala Você sabia que os idosos são o segmento da população que mais cresce no Brasil? Atualmente são mais de 20,5 milhões de brasileiros acima dos 60 anos de idade. E, para promover o desenvolvimento pessoal do idoso com atividades dinâmicas de educação continuada, a Faculdade Fits lançará a Faculdade Aberta para a 3ª Idade. O lançamento acontecerá no próximo dia 27, às 18h30, no auditório da faculdade. Bacana e ponto.

As peças com paetê invadiram as lojas, e Lara Omena mostra como usá-las

Caçarola

O vice-presidente Michel Temer ameaçou passar este final de semana em São Miguel dos Milagres, mas desistiu aos 45 do segundo tempo. Agora ele diz que vai, sim, curtir uma temporada na praia no começo de agosto, entre os dias 5 e 8. Desembarca com a mulher, Marcela, e o filho, Michelzinho, de 2 anos. Depois contamos mais...

Apostila

O céu do agreste pernambucano vai ficar colorido entre os dias 21 e 23 de setembro. Neste período, Gravatá vai se tornar o ponto de encontro de balonistas de todo o Brasil, onde rolará o primeiro Festival de Balonismo de Pernambuco. Durante os três dias, os mais lindos balões poderão ser vistos de diversos pontos do Agreste do Estado. A idealização do evento é das empresas Platino Promo, realização CK Promo e Santa Fé.

Só mesmo Inside para saber essa: a faculdade Estácio FAL inicia mais um semestre com novos cursos. Atendendo a uma crescente necessidade do mercado, a instituição está oferecendo, na modalidade educação a distância, os cursos de Negócios Imobiliários e Design Gráfico. As inscrições para o processo seletivo para os dois cursos estão abertas. Corre lá!

Flávia Calaça usa com estilo a cor laranja, tendência deste inverno

Fita métrica

Compras

Abib Maldaun. É esse o nome do médico ortomolecular que vem a ser o novo queridinho dos famosos quando o quesito é dieta. Uma consulta não sai por menos de R$ 400 e é bom não ter pressa, porque a lista de espera é de, no mínimo, um mês. Um dos métodos de Abib é o check-up high-tech que usa os fios de cabelo para traçar o perfil mineral da pessoa. O teste é feito nos Estados Unidos. Liliane Freitas, por exemplo, não perdeu tempo e já correu pra Sampa para ouvir os conselhos do novo guru do emagrecimento.

O ano de 2012 é especial para a rede O Boticário: a marca de cosméticos conta agora com mais uma loja em Maceió, mais precisamente na Rua do Comércio; e a unidade é a terceira no centro da cidade e já está com as mais recentes novidades da grife. Quem for à loja poderá conhecer, por exemplo, a edição limitada Quasar Oxygen, lançada especialmente para o Dia do Homem, e as cinco novas cores dos batons da linha Intense, além da linha de maquiagem Make B. Anti-Aging.

Com a chegada do frio, vamos ver muitos looks de saia com moletom, muito bem mostrado pela linda Maria Clara Maia

James Silver e Zenitaa Almeida ganham jantar tar oferecido pelo chef Breno Gama para relançamento de seuss nto mais recentes livros. O evento queria promete movimentar a chiqueria em peso, na próxima terça,, 24, no Maria Antonieta.

Paula Guimarães mostrando que o seu pretinho, nada básico com costas nuas, continua em alta nesta temporada

Arquivo

Quando Jacira Leão convida para uma festa, ninguém duvida que vem coisa muito boa pela frente. Mas, em se tratando de uma festa para comemorar seus 39 anos de colunista social na casa de eventos Armazém Uzina, aí a expectativa aumenta. E num é que ela consegue se superar? A festa, sexta (27), tendo como inspiração o estilo de ser dos indianos, ambientação assinada por Aldo Rodrigues, além da animação da orquestra Soraya. Promete!

em cena na

Ontem, Tatália Monteenegro, Vanessa Maia, a, Michele Beltrão, Grazi Duarte, rte, merino, Paula Regina, Tavinho Camerino, Henrique Barbosa e Val Santer nter estiveram festejando idade nova. Inside deseja vida feliz a todos! dos!

Cena Matheus Vilela, que de bobo não tem nada, sabe muito bem causar um burburinho na cidade quando o assunto refere-se às suas festas. Desta vez, o empresário convocou para uma turma de modelos das mais bonitas do Recife para marcar presença e agitar a pista de dança armada na sua Eletro White, hoje, às 22h, tendo como cenário a sua Musique. Ah, detalhe: as belas estarão fazendo caras e boas em palcos montados em várias partes da casa de shows. Sim, o figurino pedido é o branco. Vai perder?!

a Chiqueria

Gabriela Meirelles e Gustavo Nobre trocarão rão alianças no próximo dia 26,, com festão daqueles na praia doo Francês, na residência luxoo dos pais de Gustavo, Hélio e Márcia árcia Nobre.

As tendências de inverno estão com uma cara nova, e Patrícia Lopes mostra como adaptá-lo para o nosso clima

Noite Mumbai

André Fasano

Vaninha Coutinho ostentando vestido com estampas geométricas, o ‘tem que ter’ desta estação

Studio Carnaúba

Estrelas

André Fasano

Desembarque

André Fasano

O chef Sérgio Gomes está voltando para o mercado - de restaurantes. Ele está mais do que escalado por um grupo de investidores paulistas para ser o chef executivo de uma nova casa, com CEP em Jatiúca. Trata-se de um bistrô moderninho e com propostas inéditas na cidade, tanto nos pratos como na carta de vinhos, com uso de orgânicos e alta tecnologia na cozinha. A abertura está prevista para logo depois do Dia dos Pais.

Fátima Magalhães usando uma das fortes tendências da próxima estação, o metalizado


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

A

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Fiat aposta na versatilidade do 500L para alavancar as vendas na Europa 8

Honda renova o visual e aprimora a mecânica 6

Auto O Jornal

Novos lançamentos da Volkswagen As novas versões do Gol G5 e do Voyage foram totalmente reformuladas e ganharam itens adicionais em seu interior 4E5


2

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

Auto O Jornal

GiroRápido Augusto Paladino

Sueco veloz

Questão geográfica A produção da minivan Spin já deu a primeira dor de cabeça para a Chevrolet. Sindicalistas da fábrica de São José dos Campos reuniram com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para avisar sobre as ameaças de demissão na unidade da General Motors. Lá eram feitas Meriva e Zafira, descontinuadas com a chegada da Spin, enquanto o novo modelo está sendo feito em São Caetano do Sul. Assim, os líderes sindicais apontam que há risco de demissão de 1.500 empregados caso a linha de montagem das duas seja mesmo fechada. Atualmente, apenas Corsa hatch e Classic são feitos em São José dos Campos – e o Corsa hatch também vai ser substituído brevemente pelo modelo Onix.

Linha crescente

A

Volvo quer dar um apelo de esportividade para sua linha. É que depois de apresentar o conceito do S60 Polestar, versão mais potente do sedã médio, alguns executivos da marca admitiram que o modelo pode realmente entrar em produção. Entretanto, a produção seria altamente limitada já que o investimento em variações mais nervosas de seus veículos não é uma das prioridades da Volvo. Com um motor 3.0 turbo de 500 cv, o S60 Polestar seria uma ameaça real ao trio hoje formado por BMW M3, Mercedes-Benz C63 AMG e Audi RS4.

Quando receber nova geração – provavelmente no ano que vem –, o Honda Fit pode chegar com uma novidade importante. Além da reformulação do hatch que já é vendido no mundo todo, a marca japonesa estuda a criação de uma variante aventureira. Evidentemente, o modelo ficaria situado em um patamar inferior ao crossover CR-V, com foco em carros como Chevrolet Trax, novo Ford EcoSport e Renault Duster. A produção desta variante crossover do Fit demoraria mais um ano para chegar às ruas. As vendas iniciariam apenas em 2014.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

Auto O Jornal

O melhor dos sonhos

A versão de produção ainda está longe de ser apresentada, mas a BMW já pode comemorar a boa recepção do conceito i8 no mundo. O esportivo híbrido foi o grande vencedor da 11ª edição do prêmio de melhor conceito do ano, feito por jornalistas norte-americanos. Além do desenho futurista, a alta tecnologia do trem de força foi elogiada, que combina um motor a gasolina de três cilindros de 220 cv para o eixo dianteiro com um elétrico para o traseiro. A combinação dos dois faz o veículo chegar aos 100 km/h em menos de 5 segundos. O modelo de rua do i8 deve chegar às lojas apenas em 2014.

Descanso ao pé esquerdo Apresentado inicialmente com apenas uma opção de motor e uma de transmissão, o Chevrolet Cobalt deve apresentar novidades nas próximas semanas. A marca da gravata dourada já prepara o lançamento de uma versão com o câmbio automático de seis marchas para o modelo. Na tentativa de amenizar a comum queda no desempenho, a Chevrolet também deve incluir o motor 1.8 de 108 cv e 17,1 kgfm de torque, que é utilizado na minivan Spin, feita na mesma plataforma do Cobalt. Os preços da nova versão ainda não foram definidos, mas devem ultrapassar R$ 45 mil.

Parafina de série

A Peugeot realiza pela terceira vez a parceria com a grife de surfe Quiksilver para criar uma versão de seu compacto. A diferença é que desta vez não se trata de uma série especial. A fabricante francesa afirma que o novo 207 Quiksilver passa a ser uma configuração oficial do modelo. Isso não garante, porém, longevidade ao modelo, já que o sucessor 208 chega no início do ano que vem e deve eliminar as versões mais caras do 207. O Quiksilver custa R$ 42.490 e traz um kit estético que inclui com teto-solar, teto adesivado em black piano, faróis máscara negra, rodas de liga leve de 15 polegadas, volante de couro, bancos esportivos, pedaleiras e soleira de alumínio, saída de escapamento cromada, além de adesivos referentes à versão. O motor é o antigo 1.6 16V de 113 cv.

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

3


4

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

CAPA

Plástica ligeira Volkswagen mexe só o necessário para deixar Gol e Voyage com a mesma cara do resto da linha IGOR MACÁRIO Auto Press

M

exer no produto que mais vende é sempre complicado. Para não errar na mão, a Volkswagen decidiu arriscar o mínimo possível. A primeira alteração nos compactos Gol e Voyage foi exageradamente modesta, quase quatro anos após o lançamento da terceira geração – chamada generosamente de G5 pela marca foi um tanto modesta. Pouco mais que um visual levemente repaginado para harmonizar os modelos com a identidade atual da marca. Além disso, apenas alguns itens que eram opcionais passaram a ser de série, como trava centralizada, vidros dianteiros elétricos, abertura interna do porta-malas e conta-giros no painel. A ideia da Volkswagen não foi além de impedir o envelhecimento de sua linha de compactos. Não chega a ser uma preparação especial para um acirramento da briga no segmento – principalmente com a chegada dos novos compactos da Chevrolet, da Hyundai e da Toyota. Mesmo sutil a alteração consumiu dois anos de estudos. No final, as linhas não diferem das de Fox e Jetta – que também se parecem com diversos outros

modelos da fabricante alemã. A frente tem novos faróis, com contornos mais retos e desenho interno mais rebuscado. A lanterna traseira assumiu os traços do Polo europeu, com lanternas mais quadradas e as luzes dispostas em filetes. A traseira do Voyage também ganhou novas lanternas, idênticas às do Jetta e Passat. As luzes invadem a tampa do porta-malas e estão mais horizontalizadas. Sob o capô, o trem de força não muda. No entanto, o motor 1.0 passou por algumas modificações para ficar mais econômico. Tanto que mudou o sobrenome de VHC para TEC – de very high compression em inglês para tecnologia para economia de combustível, em português mesmo. Segundo a Volkswagen, válvulas e pistões ficaram mais leves e têm produzem menor atrito. Além disso, uma nova programação eletrônica faz o torque em torno de 3 mil giros ficar 3% maior. Nada disso, porém, alterou os valores de potência e torque máximos, 76 cv a 5.250 rpm e 10,6 a 3.850 giros. Os modelos 1.0 podem ainda receber o pacote Bluemotion, que inclui alguns recursos para consumo das versões homônimas, como pneus de baixa resistência e grade aerodinâmcia – exatamente como no Fox e no Polo. Já o motor 1.6 continua exatamente o mesmo, com 106 cv e 15,6 kgfm com combustível vegetal. O câmbio, de cinco marchas, pode ser manual ou o automatizado I-Motion.

O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE


E JULHO DE

2012 l SÁBADO

Confiança garantida Florianópolis – Ainda que nenhuma mudança na linha Gol tenha sido profunda, as pequenas alterações promovidas realmente tornam o convívio com o carro um pouco mais agradável. O rádio tem botões e display maiores. A mudança do comando dos faróis para o painel já era esperada, uma vez que o modelo brasileiro vai aos poucos assumindo um “padrão alemão”. A mudança no visual fez bem ao Gol. O carro ganhou um ar mais contemporâneo e próximo aos Volkswagen europeus. A traseira curta do hatch manteve o “jeitão” esportivo, mas ganhou em elegância. Já o Voyage segue com o perfil esbelto, mas as novas lanternas destoam um pouco na traseira, que exibia linhas mais limpas. Ao menos, as belas rodas de 16 polegadas, opcionais para os Gol Power e Voyage Comfortline, dão um toque de esportividade. Circulando pelas ruas da capital catarinense, é difícil notar os tais 3% de torque extra em rotações baixas e médias. O motor 1.0 – agora com o sobrenome TEC – continua relativamente esperto, sempre considerando sua pequena capacidade cúbica. Mas não há milagre: tanto Gol quanto Voyage exigem paciência em subidas e ultrapassagens. Ao menos, o propulsor aceita bem giros mais altos e responde com bastante suavidade. Em velocidade de cruzeiro, o nível de ruído é baixo e o câmbio tem escalonamento correto para aproveitar o máximo dos 76 cv do pequenino motor. Com o propulsor 1.6, os modelos aceleram com razoavel desenvoltura, embalados pelo câmbio manual de cinco marchas e ótimos engates. A grosso modo, é o mesmo carro já conhecido desde 2008. Mas as pequenas modificações melhoram bastante a impressão geral dos modelos. Gol e Voyage mantêm a postura de “pau-pra-toda-obra”. E, ao menos nas versões topo, começam a oferecer mimos antes restritos a modelos maiores.

Rádio foi mudado e os comandos do ar-condicionado ganharam botões bem acabados

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

5


6

O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

MUDANÇA

Arremate tecnológico Honda renova o visual e aprimora a mecânica, mas deixa a eletrônica de fora da nova CBR 1000 RR

A Honda acredita que vai conseguir emplacar, em média, 200 unidades por mês, coisa de 20% a mais da média atual

EDUARDO ROCHA Auto Press

A

s coisas andam rápido no segmento de superesportivas. Em 2008, quando lançou a sexta geração da CBR 1000 RR, o modelo era o que havia de mais moderno no mercado. Tinha diversos itens de alta tecnologia que a deixavam bem à frente das rivais, como um sofisticado controle eletrônico do motor, coletor de escape com três geometrias e materias mais leves e resistentes. Agora, quatro anos depois, a CBR já é vista como um modelo “tradicional” e meio purista. O único auxílio ao piloto de que dispõe é o ABS. Enquanto as rivais ganharam potência e recursos eletrônicos bem sofisticados nas novas gerações, esta segunda fase da sexta geração da CBR 1000 RR apresenta apenas um aprimoramento do que o modelo já tinha de bom. O arsenal das concorrentes

até diminuiu a distância para a CBR 1000 RR, mas não foi suficiente para que fosse ela ultrapassada. Por isso mesmo, em de uma geração totalmente nova, a Honda só fez pequenos ajustes, renovou o visual e devolveu o modelo para a pista. A segunda fase da CBR de sexta geração manteve exatamente o mesmo propulsor de 178,1 cv a 12 mil giros e 11,4 kgfm aos 8.500 rpm. O que mudou foi a intensidade com

que a potência e o torque são liberados. A Honda retrabalhou a central eletrônica para tornar este “despejo” na roda traseira mais suave. Além de redesenhar o mapa de injeção, mudou o mecanismo que abre os dois coletores de escape adicionais, para que ficassem mais progressivos. Com isso, a aceleração ficou absolutamente linear. Outra alteração mecânica importante foi no grupo

suspensivo. O telescópicos dianteiros foram reforçados com a entrada do sistema batizado de BPF – de big piston fork –, que amplia o tamanho do garfo e o volume de óleo dentro das câmras, o que torna a suspensão mais “controlável”. Ainda mais porque tem ajustes na pré-carga de mola, na compressão e no retorno. Na traseira, o amortecedor monochoque foi ancorado na própria balança e passa a contar com um segundo

cilindro de expansão interno, o que também amplia o volume hidráulico e melhora o controle – além de ter ajuste de pré-carga de mola. Todo este novo conjunto aumentou o peso em quase 10 kg – uma heresia para uma superesportiva. Em parte, essa “gordura” foi compensada com as novas rodas de liga leve, com 12 raios finíssimos, cada uma delas 3 kg mais leves que as anteriores. No final das contas, o peso a seco da CBR 1000 RR passou de 175 kg para 178 kg. Outra parte desse prejuízo foi minimizado, segundo a Honda, pela melhor aerodinâmica do modelo. Principalmente pelas novas “guelras” na carenagem lateral, responsáveis por fazer o vento contornar a perna do piloto, o que reduz o arrasto. Independentemente da eficência, no entanto, o novo desenho deixou a superesportiva japonesa bem mais atraente. O conjunto ótico dianteiro ganhou contornos com linhas retas e ficou mais pontiagudo – impressão reforçada pela redução das entradas de ar sob os faróis.


O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

SALÃO

Outubro, mês de Hyundai HB20 Fabricante não revela preços nem dados técnicos, mas está mais do que claro que a proposta é virar o mercado automotivo pelo avesso

O

carro brasileiro da Hyundai chama-se HB20, começa a ser fabricado em setembro e vendido em outubro. Os motores são bicombustiveis, de 1 e 1,6 litro, o primeiro de três cilindros, com câmbio manual de cinco marchas, o maior de quatro, com o mesmo câmbio ou um automático de quatro velocidades. São propulsores já usados nos Kia Picanto e Soul/Cerato, como observou o colunista Fernando Calmon. O paradigma eleito pela Hyundai entre os competidores brasileiros dá a medida de sua ambição: é o Volkswagen Gol, nada menos que líder de vendas no Brasil (considerando todos os segmentos) há 25 anos, e que acaba de sofrer uma reestilização. No nome do novo carro, as letras HB significam Hyundai Brasil (e não “hatchback”, como se pensava); o número 20 é uma referência à plataforma compartilhada com a próxima geração do i20, compacto vendido na Europa. Em outras palavras, o modelo fabricado em Piracicaba (SP) está um degrau abaixo do já bem conhecido hatch médio i30. Quando ficar pronta, em meados de setembro, a fábrica da Hyundai no interior paulista terá capacidade de montar 150 mil carros por ano (em dois turnos; um terceiro pode ser implantado). O sonho é vender até 25

mil unidades do HB20 ainda em 2012. Além do hatchback, serão fabricados o que a Hyundai chama de “SUV looking”, versão aventureira do modelo análoga à gama cross da Volkswagen, e um sedã. Estes chegam às lojas no começo de 2013 - mas o HB20 com roupa de trilha já será visto no próximo Salão de São Paulo, em outubro. Quando se fala em carros da Hyundai, que cores vêm à cabeça? Bem, apenas duas: preto e prata - as únicas em que a gama importada da fabricante da Coreia do Sul é oferecida no Brasil. Isso vai mudar com o HB20. A paleta do compacto é variada e, embora não tenha sido divulgada oficialmente, foi possível ver pessoalmente, na fábrica em Piracicaba (SP) e mesmo na linha de montagem (em fase de teste), exemplares ou partes da carroceria em branco, vermelho, verde claro metálico, azul metálico (essas duas semelhantes a de carros da Chevrolet), azul escuro (sólido) e marrom metálico. Os conservadores não precisam se preocupar, porque preto e prata também estão na lista de cores do HB20. Mas terá de faltar imaginação para optar por elas. As especificações técnicas e os preços não foram divulgados pela Hyundai. Isso acontecerá somente entre 11 e 12 de setembro, na apresentação definitiva do HB20 à imprensa. É provável que a fabricante estabeleca os valores do modelo de olho na tabela da Volkswagen para o Gol, que tem gama semelhante. Isso significa uma faixa começando na vizinhança de R$ 28 mil e estendendo-se até R$ 50 mil, ou pouco menos.

7


8

O JORNAL l MACEIÓ, 21 DE JULHO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

BEST-SELLER

Fiat aposta na versatilidade do 500L para alavancar as vendas na Europa

Múltiplo comum

A

Fiat não teve escolha. Depois do sucesso dos modelos derivados de seu maior rival, o Mini, a marca precisou apostar mais alto e criar derivações de seu atual “best-seller”, o 500. O primeiro a chegar é o 500L, uma espécie de crossover inspirado no pequenino hatch, que promete oferecer mais espaço e versatilidade, além do estilo inconfundível do carrinho que virou ícone “fashion” ainda no fim dos anos 2000. Junto do 500L, a Fiat ainda prepara um 500X, com uma viés aventureiro mais destacado. Só que o modelo “maiorzinho” abandonou as proporções diminutas do modelo original. Segundo a Fiat, cinco “jogadores de basquete” se acomodam

O visual tem inspiração clara no 500, mas também traz muitas familiaridades com o mais recente Panda

sem muito aperto a bordo do crossover de 4,14 metros de comprimento, o que demonstraria um ótimo aproveitamento do espaço interno. A arquitetura interna ainda permite diversos rearranjos dos bancos traseiros, que correm

para frente e liberam até 400 litros de espaço para bagagens – são 343 litros com os bancos em posição normal. O interior também recebeu uma injeção de tecnologia e refinamento. As linhas são relativamente simples, mas elegantes

e limpas. No centro do painel está uma tela sensível ao toque de 5 polegadas, que agrupa as informações do sistema de som e do navegador por GPS das versões mais caras. Conexões Bluetooth, USB e comandos no volante são de série em todas as

versões. A Fiat foi bem modesta na hora de escolher os motores. Inicialmente, são apenas três opções, um tradicional quatro cilindros 1.4 16V de 95 cv sem o badalado cabeçote Multi Air, um 1.3 Multijet diesel de 85 cv e o 0.9 litro de 105 cv – este sim, o dois cilindros Twin Air. Os propulsores a gasolina rodam com um câmbio manual de seis marchas, enquanto o diesel traz somente cinco. O desempenho também é modesto, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 12,3 segundos e a máxima chega aos 180 km/h – marcas do valente motor de dois cilindros. O 500L tem uma dura missão pela frente: enfrentar um concorrido mercado de crossover, contra rivais de peso como Nissan Juke e Mini Countryman, a ainda o de minivans compactas, onde estão Ford B-Max e Opel Meriva.


OJORNAL 21/07/2012