Page 1

MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 QUINTA-FEIRA

ANO 18 NÚMERO 418 R$ 1,50

www.j2012.com.br

A12

A9

Divulgação Di D ivvuullggaaçção ão

Em Rio Largo, falta água nas casas doadas peloo do Governo do Estado

Thiago Sampaio

Messias: sem-teto invadem prefeitura e ainda bloqueiam rodovia BR-101

Thiago Sampaio

O Jornal

CASO CECI CUNHA

Júri condena acusados DESCASO

Governador não quer receber prefeitos da região Norte

Marco Antônio

Jurados entenderam que os cinco réus da “Chacina da Gruta” cometeram crime de homicídio qualificado contra as vítimas

Os prefeitos dos municípios da região Norte cobram reunião com o governador TéoVilela para discutir o combate à violência na região. Os prefeitos estão há mais de 60 A2 dias tentando a audiência.

Resultados de ontem

NO TRAPICHÃO

JHC vai ao MPE e entrega relatório sobre gratificação

Marco Antônio

AINDA GDE

Réus ouvem a leitura da sentença, hoje pela manhã

O ex-deputado federal Talvane Albuquerque e seus ex-assessores Alécio Vasco, Jadielson Barbosa, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros foram condenados pelo homicídio da deputada federal Ceci Cunha e de três familiares - o marido, Juvenal Cunha; a sogra, Ítala Neyde Maranhão Pureza e o cunhado, Iran Carlos Maranhão. A leitura da sentença foi feita hoje, no início da manhã, pelo juiz federal André Granja. Jadielson foi condenado a 105 anos de prisão em regime fechado. Alécio deverá cumprir 87 anos e três A3 meses de reclusão.

CEO 0 x 1 CRB Corinthians-AL 4 x 1 ASA Penedense 0 x 3 Sport Atalaia Coruripe 1 x 1 Murici

A2

NA ASSEMBLEIA

Mesa Diretora é reeleita, mas TJ suspende a eleição A3

CSA 2 x 1 CSE Na partida de ontem, CSA e CSE fizeram um jogo de poucas emoções

Túlio marca, mas CSA vence O CSA bateu ontem o CSE com um gol aos 49 minutos do 2º tempo, após marcação de

um pênalti polêmico. O Azulão venceu o tricolor por 2 x 1 e somou três pontos no Estadual. Túlio fez

seu 2º gol na competição, mas viu Paulinho Marília e Washington marcarem para o CSA.

VERÃO 2012

Estação aquece as vendas no comércio

VIOLÊNCIA O cabo Genival Brito da Silva e seu filho foram mortos numa emboscada ocorrida ontem, na Vila Betel, em Rio Largo. Para a polícia, o crime está ligado ao tráfico de drogas. No final da tarde, Adriano Firmino foi preso como sendo um dos autores deste A12 duplo homicídio.

A chegada da estação mais quente do ano não trouxe movimento apenas para as praias. No comércio, lojas que trabalham com ventiladores e condicionadores de ar também registraram um crescimento nas vendas. A9

Marco Antônio

PENTAVELENTE

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)..................................1.7650 DÓLAR (VENDA)....................................1.7670 POUPANÇA..........................................0,6095

EURO (COMPRA)....................................2.2832 EURO (VENDA)......................................2.2842

O calor do verão “esquentou” as vendas de ventiladores e condicionadores de ar

MARÉS 00h21.............1.8 06h41.............0.6

12h43.............1.8 19h09.............0.4

FASES DA LUA NOVA.........23/01..07h40

CHEIA...........09/1..07h31

CRESCENTE.....1 /1..06h15

MINGUANTE....16/1..09h08

0

A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização. As crianças menores de 5 anos vão receber uma vacina pentavalente, contra cinco doenças, e a vacina injetável contra a paralisia infantil. A antipólio em gotinhas será mantida. A4 A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A2

Política

www.j2012.com.br politica@ojornal-al.com.br

FALTA DE SEGURANÇA

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Posse

O

prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, toma posse hoje, às 19 horas, como novo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos. A transmissão será feita em um evento no Centro de Convenções, na abertura da Feira dos Municípios. Ele fica no cargo até janeiro do ano que vem, cumprindo o restante do mandato iniciado pelo prefeito de Paripueira, Abrahão Moura.

Tem que votar Arquivo

Governador não recebe os prefeitos

Divulgação/Sindpol

Há 60 dias, gestores do Litoral Norte tentam marcar reunião para cobrar ações que diminuam violência IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

A Em ofício enviado ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), o advogado Marcelo Brabo, representante da OAB, propôs a adoção de medidas que garantam a policiais civis, militares e bombeiros em serviço, o direito ao voto durante as eleições.

Mundo da mídia O jornalista Valtenor Leôncio foi reconduzido no comando da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado. Já com a saída de Pinto de Luna da SMTT, o jornalista Macleim Damasceno também deixou a Ascom do órgão.

Suspense É nebulosa a saída de Inácio Loiola da 1ª secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ele não participou da disputa e evitou falar com a imprensa. Seu nome chegou a ser ventilado como sucessor de Fernando Toledo na presidência, mas inexplicavelmente desapareceu da lista de favoritos.

Todo errado

Cara feia

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, tem se enrolado cada vez mais após ter doado barracas da Defesa Civil Estadual para os desabrigados das enchentes. Ele não podia repassar um bem público como se fosse seu.

Não agradou nenhum pouco à cúpula do PMDB a ida da deputada Flávia Cavalcante para composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, comandada pelo tucano Fernando Toledo.

Divididos O PT bateu cabeça na posição do partido em relação à eleição da presidência da Assembleia Legislativa. Cada um dos deputados decidiu uma coisa. Judson Cabral criticou a antecipação da disputa e saiu do plenário; Marquinhos Madeira votou contra a reeleição e Ronaldo Medeiros sequer apareceu no prédio.

Novos tempos O PSOL tem buscado deixar portas abertas com outras legendas. O professor Alexandre Fleming, que já foi escalado para disputa da Prefeitura de Maceió, elogiou os deputados Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN) por terem ingressado na Justiça contra a eleição antecipada da Mesa Diretora.

Seguro Arquivo

s cidades turísticas da região Norte do Estado estão sofrendo com o descaso com a segurança pública, principalmente na região da Costa dos Corais, onde o fluxo de turistas é intenso durante o mês de janeiro, alta temporada de verão. Por conta de tantos casos de violência na região, o prefeito de Maragogi Marcos Madeira (PSD), junto com os demais prefeitos das cidades da região, vêm tentando uma reunião com o governador Teotonio Vilela Filho e não são atendidos. Para cobrar mais atenção com relação ao reforço na segurança do litoral norte, prefeitos da região vêm tentando uma reunião com o governador. “A violência aqui está muito grande. As cidades da Costa dos Corais fazem divisa com Pernambuco e muitos bandidos estão entrando. Já procuramos o poder público e não tivemos respostas”, disse o prefeito. E n t re t a n t o, s e g u n d o Marcos Madeira, uma reunião havia sido marcada com o governador, mas no dia combinado, o encontro foi desmarcado e até hoje os prefeitos esperam uma resposta. “A gente não tem resposta. Eu fiquei com a responsabilidade

Em Matriz do Camaragibe, delegacia em péssimas condições ainda recebe presos de outros sete municípios do Norte

de marcar uma reunião com o governador. Conseguimos marcar através do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, mas, no dia, o governador desmarcou e já tem 60 dias que estamos esperando, tentando, mas não somos atendidos”, revelou o prefeito. Marcos Madeira, assim como os outros gestores da região, está muito preocupado com a falta de segurança, principalmente durante este mês de janeiro, quando as cidades ficam repletas de turistas. “Nossos hotéis e pousadas estão lotados. Muitos empresários querem investir em Alagoas, mas precisam se sentir seguros. E isso não está acontecendo”, completou o gestor. Desde o final no ano

passado, vários casos de violência foram registrados na região. Em novembro, os moradores de São Miguel dos Milagres ficaram assustados com a ação de um grupo de bandidos. Na madrugada do dia 22, cerca de dez homens armados invadiu a casa do prefeito da cidade, Adalberto Paiva Júnior, localizada a 500 metros da delegacia. Os bandidos anunciaram que eram policiais federais, derrubaram a portão da casa do prefeito, ameaçaram e agrediram ele e a primeira-dama, Maria da Conceição Verçosa. Na ação criminosa, os bandidos levaram objetos pessoais e pelo menos R$ 15 mil do cofre instalado dentro do quarto do prefeito, que também é empresário na região.

Em caso mais recente, na madrugada da última segunda-feira, outro caso de violência também foi registrado na região. Desta vez, quatro homens interceptaram o caminhão do vereador da cidade de Maragogi, Dorgival Luna (PSDB), e começaram a atirar. Um funcionário do vereador, Francisco Alves de Melo, foi atingido por um tiro na boca e foi levado para o Hospital Geral do Estado. O assalto aconteceu na AL-105 Norte, entre os municípios de Matriz do Camaragibe e São Luís do Quitunde, quando o vereador, que é proprietários de vários estabelecimentos comerciais na cidade, estava indo a Maceió fazer compras para suas lojas. Os bandidos levaram dinheiro e pertences das vítimas.

Delegacias sucateadas pioram a situação Outro problema que a afeta a região é a situação das delegacias. Um relatório divulgado pelo Sindicato dos Policiais de Alagoas (Sindpol), no final do ano passado, apontou que pelos menos cinco municípios da região estão com as delegacias sucateadas: São Luís do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto

Calvo, Japaratinga e Maragogi. Em Maragogi, o relatório mostrou que só há uma viatura na delegacia. O veículo também é usado para diligências em Japaratinga, já que o distrito policial de lá está fechado desde que foi invadido pela enchente de 2010. Também não há

coletes à prova de bala, e as celas foram interditadas pela Justiça há um ano pela falta de condições mínimas de alojamento. E m Po r t o C a l v o s ã o quatro agentes por plantão, mas só foram encontrados dois coletes à prova de balas. Situação complicada também foi encontrada em

Matriz do Camaragibe. A delegacia regional do município também está em péssimas condições e recebe os presos de outras sete cidades da região Norte. “O que nós queremos é que nossos moradores e turistas sintam segurança e queiram voltar ao município”, finalizou o prefeito de Maragogi. I.T.

GDE

JHC entrega relatório ao MPE DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br Depois de ser alvo de um plano de execução, o deputado Dudu Hollanda (PSD) já conseguiu proteção especial. O Conselho Estadual de Segurança liberou dois militares para acompanharem a rotina do parlamentar.

Termômetro O deputado estadual Ricardo Nezinho, que, sem fazer alarde, vai aparecendo como nome de consenso na eleição para prefeito em Arapiraca.

O ingresso de alagoanos nos cursos da Ufal depois do Sisu. Medicina, Odonto, Direito e Engenharia Civil foram loteados por candidatos de outros Estados.

U

m relatório contendo informações solicitadas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa sobre os pagamentos da Gratificação por Dedicação Excepcional (GDE) foi entregue ontem ao Ministério Público Estadual pelo deputado estadual João Henrique Caldas (PTN). Foi ele quem denunciou possíveis irregularidades no pagamento da gratificação a servidores do Legislativo estadual.

A documentação foi entregue ao coordenador Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE, o promotor de Justiça Luiz Vasconcelos, que atendeu a pedido feito pelo promotor do Núcleo da Fazenda Pública Estadual, Sidrack Nascimento, que está viajando. “Tão logo ele [Sidrack Nascimento] retorne, deve adotar procedimento investigatório, solicitar novos documentos, ouvir pessoas para, depois, dar um parecer sobre o caso”, disse Vasconcelos. A lista entregue pela Mesa

Diretora, segundo JHC, é composta por cerca de 430 nomes de funcionários da Assembleia que teriam recebido a GDE e registra um montante de R$ 38 milhões já gastos. O deputado do PTN já afirmou, em entrevistas, que a resposta da Mesa Diretora a seu requerimento de informações foi insuficiente. E, por isso, na conversa ontem os integrantes do MPE, o parlamentar requereu que a instituição possa intervir para que a Mesa Diretora traga informações mais consistentes sobre o destino dos recursos públicos.

“Esse valor global declarado, que, até agora, nem mesmo se pode comprovar, não condiz com a realidade do Estado. O que me chamou a atenção foi que esses valores foram recebidos pelos gabinetes sem critério algum, ainda mais em se tratando de uma gratificação de R$ 38 milhões que não condiz com a realidade de um Estado pobre e carente”, afirmou o parlamentar. JHC informou também que deve reiterar pedido à Mesa Diretora da Assembleia de informações mais detalhadas da GDE.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A3

Política

www.j2012.com.br politica@ojornal-al.com.br

CASO CECI CUNHA

Contexto Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

Terreno fértil

O

governo de Alagoas pode dar um passo importante para resolver problemas pontuais que preocupam a sociedade, como a segurança pública, caso se acerte com o Banco Mundial. Durante a semana, técnicos do governo e do Banco Mundial se reuniram para discutir as prioridades nas ações da instituição financeira em Alagoas. Há carências em todas as áreas de atuação do banco, mas o que mais incomoda a sociedade é mesmo a violência. Nesse particular, o governo alagoano propõe a ampliação das rondas policiais e a criação de delegacias especializadas, mas isso só não é suficiente. É imperioso que se proponham também medidas preventivas, porque de nada adianta prender o “monstro da violência” se ele sempre renasce em terrenos onde faltam assistência social e perspectivas de vida.

Torce

Praga

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo, está naquela base do que estiver de ser, será. Seu objeto de consumo é uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado, mas nunca se viu escolha tão complicada.

O senador Renan Calheiros defende como “urgente, urgentíssimo”, a implantação de redes de tratamento de dependentes químicos, especialmente, os viciados em crack”. Renan mostrou que o “crack” já está presente em 96% das cidades.

Terra à vista Infraero informa: 1 milhão 547 passageiros passaram pelo aeroporto Zumbi dos Palmares em 2011. O crescimento foi de 8,56% em relação a 2010.

Elogio

O tutu

O prefeito de Cajueiro, Palmeiry Neto, que assume hoje a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), destacou o trabalho do deputado federal João Lyra. “É um empreendedor que gera emprego e trabalha por Alagoas em Brasília”, disse.

O prefeito Cícero Almeida garante que seu sucessor vai encontrar uma prefeitura “organizada e saneada financeiramente.” O único “papagaio bancário” – diz o prefeito – é o empréstimo no valor de R$ 3,7 milhões usados para a compra de caminhões e carregadeiras.

Em nome da lei Em Estrela de Alagoas, a juíza Isabele Coutinho Dantas promoveu nesta semana um casamento coletivo para 40 casais.

Ficção

O real

O advogado Welton Roberto, que defendeu o ex-deputado federal Talvane Albuquerque, considera o processo sobre o assassinato da deputada federal Ceci Cunha e de parentes dela, como “uma peça de ficção”.

O inquérito policial sobre o assassinato da deputada federal Ceci Cunha não apurou a informação, na época, de que ela (Ceci) teria recebido R$ 2 milhões para ser a candidata à vice-governadora, em 2008.

Debate marcou último dia do julgamento Thiago Gomes/ j2012.com.br

Ao todo, Tribunal do Júri dos acusados pela “Chacina da Gruta” durou mais de 40 horas ALEXANDRE H. LINO alexandrehlino@ojornal-al.com.br GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br Auditório da Justiça Federal em Alagoas, no último dos três dias do julgamento

U

m dia de confronto entre defesa e acusaç ã o. Fo i a s s i m o terceiro dia de julgamento da Chacina da Gruta, no qual foram julgados os acusados do assassinato da deputada federal Ceci Cunha: o e x - d e p u t a d o Ta l v a n e A l b u q u e rq u e e q u a t ro s ex-assessores apontados como executores da parlamentar e de mais três familiares. Ao todo, foram mais de 40 horas de trabalho, que atravessaram a madrugada. Pouco antes das 21 horas, o juiz André Granja suspendeu a sessão e anunciou que o veredicto seria anunciado no início da madrugada. O procurador da República Rodrigo Tenório utilizou duas táticas na apresentação das provas contra os acusados. Em primeiro, apresentou laudos periciais que demonstram que os ex-asses-

Mas no último dia do prazo para troca de candidaturas, Ceci se registrou como candidata à reeleição à Câmara Federal.

O bom

Melhor

O reitor da Ufal, Eurico Lobo, comemora o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que contrariou a previsão pessimista sobre a ocupação das vagas – que, diziam, iria prejudicar o estudante alagoano.

Dos 5 mil 178 aprovados nos 107 cursos oferecidos pela Ufal, o reitor Eurico Lobo destacou que a maioria é de estudantes nordestinos e mais: entre os que foram aprovados em primeiro lugar, 59% são alagoanos.

É pau a pau Para o reitor Eurico Lobo, o resultado mostra que o estudante nordestino e, especialmente, o alagoano, disputou em igualdade com os estudantes do Sul e Sudeste.

provas contra o mandante de um assassinato”, assegurou Fragoso. Outro ponto foi o questionamento aos códigos usados pelo deputado e seus assessores, a venda de uma caminhonete para aquisição das armas e a tentativa de construção de um álibi. DEFESA O a d v o g a d o We l t o n Roberto apontou que os verdadeiros assassinos foram os policiais civis Robson Rui, “Fininho”, Walter Santana e “Sinval” que cometeram o crime a mando do ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano. Todos os policiais estão mortos. Eles se envolveram no episódio que ficou conhecido como “Guerra da Polícia”. Ele também desqualificou o depoimento da irmã de Ceci Cunha, Claudinete Maranhão, única sobrevivente da

AO CNJ Com a conclusão do julgamento dos cinco acusados da chacina da Gruta, o resultado do júri popular será encaminhado à corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon. O julgamento foi acompanhado pelo juiz Nicolau Lupianhes Neto, um dos integrantes do “Justiça Plena”, programa do CNJ que monitora oito casos de repercussão nacional, entre eles o caso Ceci Cunha.

MESA DIRETORA DA ALE

Justiça suspende a eleição A

Em cima da hora

sores Jadielson Barbosa, José Alexandre (Piaba), Mendonça Medeiros e Alécio Alves não foram torturados pela Polícia Federal, como alegaram nos depoimentos. Em outro ponto, ele mostrou o relatório das torres de telefonia celular que apontam a troca de ligações entre Talvane e um dos assessores. O sinal faz o mesmo percurso da vítima e a trajetória utilizada na fuga dos pistoleiros. Segundo o procurador e o advogado José Fragoso, assistente de acusação, o ex-deputado tirou licença do mandato somente para poder planejar o crime. “É gritaria emocional”, atacou. Ele apresentou um quadro com o passo a passo do plano de execução, mostrando o que foi feito no dia da chacina. “Este processo grita o nome de Talvane. Nunca vi tantas

chacina, que na segunda-feira, apontou o réu Jadielson Barbosa como um dos executores. “Ela pode ter se confundido”, apontou. Em outro ponto, ele lembrou que o Ministério Público foi totalmente influenciado pelas acusações apresentadas pelo pistoleiro Maurício Guedes Novaes, o “Chapéu de Couro”, que, segundo ele, tentou coagir o ex-deputado para que ele pagasse e evitasse o depoimento com “informações fantasiosas”. Welton ainda levantou suspeita sobre o pagamento dos R$ 200 mil, em dinheiro vivo, que até hoje ninguém encontrou o rastro. Para ele, houve uma armação para prejudicar seu cliente e colocá-lo como principal beneficiado com o crime.

articulação que começou nas casas de veraneio na Barra de São Miguel quase terminou ontem com a reeleição antecipada do deputado Fernando Toledo (PSDB) para presidência da Assembleia Legislativa no biênio 2013/2014. Mesmo recebendo 17 votos favoráveis e um contrário, ele vai ter que esperar para comemorar a vitória, já que os deputados Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN) conseguiram uma liminar suspendendo os efeitos da votação – que ocorreu em pleno recesso parlamentar. Para eles, o adiantamento soa como manobra, irresponsabilidade e conveniência pessoal. Já o tucano, garante que houve

lisura em todo o processo e que as críticas são naturais. Toledo evitou polemizar com a oposição e prometeu dar sequência a sua forma de gestão colegiada, acreditando que conseguirá reverter a ação judicial em caráter liminar. O tucano evitou falar em indicação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Essa é a quarta vez seguida que Toledo é eleito para presidência da Assembleia. Toda eleição foi organizada em menos de um dia, desde a publicação da convocação da sessão no Diário Oficial de ontem. E é em cima desta “pressa” que JHC e Judson Cabral levantam dúvidas sobre a legitimidade do pleito. Depois de reclamarem

da eleição, eles se retiraram do plenário. No fim da tarde, conseguiram que o juiz convocado do Tribunal de Justiça, José Cícero Alves, concedesse a liminar suspendendo a vitória de Toledo. Vale salientar que outros sete deputados sequer apareceram no plenário, entre eles o líder do governo, Edval Gaia (PSDB); Ronaldo Medeiros (PT); Inácio Loiola (PSDB); Jeferson Moraes (DEM); Joãozinho Pereira (PSDB); Luiz Dantas (PMDB) e Olavo Calheiros (PMDB). MUDANÇA A liminar barrou também outra mudança no restante da composição da Mesa Diretora com a saída de Inácio Loiola

da 1ª secretaria - o segundo mais importante na administração do Legislativo. O cargo seria ocupado por Maurício Tavares (PTB), que recentemente apareceu como um alvo de um plano de execução organizado pelo suplente Cícero Ferro (PMN). A retirada do tucano da chapa foi feita sob suspense, já que seu nome chegou até a aparecer como sucessor de Fernando Toledo na presidência. Loiola sequer apareceu na Assembleia. Os deputados Jeferson Moraes e Temoteo Correia também foram rifados da composição, mas eles ocupavam apenas suplências. Flávia Cavalcante (PMDB) e Severino Pessoa (PPS) seriam os novos suplentes. A.H.L.

AGENTE DA PAZ

Expressas Começa nesta quinta-feira, 19, a Feira dos Municípios Alagoanos – que está na sexta edição e, pela primeira vez, será realiza em janeiro. Com a abertura prevista para 17 horas, no Centro de Convenções, a 6ª Feira dos Municípios Alagoanos espera receber a visita de 200 mil pessoas até domingo, 22. A abertura da Feira dos Municípios será marcada com a posse do prefeito Palmery Neto na presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O destaque da abertura será a presença do padre Antônio Maria no estande da Prefeitura de Satuba, cujo prefeito é do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Cavalcante será diplomado J

unto com outros 26 presidiários, o ex-tenente coronel Manoel Cavalcante recebe amanhã, em Maceió, o diploma de Agente Formador da Paz. Preso há mais de 13 anos por vários crimes, o líder da “Gangue Fardada” foi transferido para o Núcleo Ressocializador no último dia 9 de dezembro, após boatos

sobre um plano para matá-lo terem chegado aos ouvidos da Administração Penitenciária e do juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto. Apesar de ter sido absolvido por clemência (apontou os mandantes do crime) no julgamento do assassinato do Cabo José Gonçalves da Silva Filho, no ano passado,

Cavalcante cumpre pena por vários crimes, entre eles o assassinato do fiscal de renda Sílvio Vianna; a morte de Ebson Vasconcelos, o Êto, que está em grau de recurso; e pela morte do caseiro Tó; além dos crimes de formação de quadrilha, receptação de veículos e porte ilegal de armas.

No curso, os presos são treinados para mediar pequenos conflitos na comunidade onde moram, segundo a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), que realiza a capacitação. O órgão diz que o treinamento trabalha questões morais para a reinserção dos presidiários na sociedade.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A4

Nacional

www.j2012.com.br nacional@ojornal-al.com.br

INSS

SAÚDE

Governo vai limitar pensões por morte

Crianças vão receber vacina pentavalente

B

RASÍLIA - O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, afirmou ontem que o governo deve enviar ainda neste ano ao Congresso o projeto que prevê mudanças no regime de pensões do INSS, restringindo o acesso ou tempo de concessão do benefício. Pela regra atual, os dependentes do trabalhador têm direito à pensão enquanto ele mantiver a qualidade de segurado - ou seja, enquanto estiver contribuindo para o INSS e por até três anos após a suspensão dos pagamentos, ou enquanto estiver recebendo algum benefício previdenciário. O INSS não exige um tempo mínimo de contribuição. Caso o trabalhador tenha contribuído somente por um mês à Previdência, seus dependentes já podem ter direito ao benefício. “Esse regime (sem carência) é de uma generosidade muito grande, não há hoje nenhum país no mundo que dê uma pensão tão grande à família de quem contribuiu apenas uma vez. Hoje isso está custando R$ 60 bilhões por ano”, afirmou Garibaldi. Na proposta em estudo, seria exigida uma carência mínima de contribuições para

os dependentes terem direito à pensão, como acontece em outros países, ou a viúva perderia esse direito na hipótese de se casar novamente. O projeto, segundo o ministro, já está praticamente pronto dentro da Previdência e será encaminhado para o Ministério da Fazenda e para Casa Civil. Segundo ele, a proposta deve ser submetida assim que for aprovado o Funpresp (fundos de pensão para servidores públicos) no Senado Federal. VALOR A pensão equivale a 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data da morte. Se o trabalhador tiver mais de um dependente, a pensão por morte será dividida igualmente entre todos. Quando um dos dependentes perder o direito ao benefício, a sua parte será dividida entre os demais. A pensão é paga primeiro a cônjuge ou companheiro(a) e filhos menores de 21 anos ou inválidos. Na falta desses, os pais terão direito ao pagamento e, se o segurado não tiver pais, os irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos.

Ministro também anuncia vacina injetável contra a poliomielite a partir do segundo semestre

B

RASÍLIA – A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização das crianças. As novidades são a inclusão da vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças e substituirá a tetravalente. A entrada no calendário de imunização da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista, já que a dose em agulha não substitui a vacina em gotas. A diferença entre as duas é que a vacina injetável usa o vírus morto e, a segunda, o vírus vivo atenuado (mais fraco). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a vacina injetável diminui os riscos da criança sofrer eventos adversos após a vacinação, como uma paralisia infantil pós-vacinal. O efeito é raro, mas passível de acontecer. Em 2011, foram detectados dois casos suspeitos de paralisia infantil pós-vacinal no país. A vacina injetável tem

maior eficácia nas primeiras doses em comparação à oral. Segundo o ministro, a vantagem da vacina oral é proteger um grande número de crianças, mesmo quem não foi imunizado. “A vacina oral causa um efeito rebanho. Mesmo as crianças não vacinadas, são protegidas quando vacinamos várias crianças. A oral é eliminada nas fezes da criança e, nos locais onde há pouco saneamento básico, causa um efeito de proteção no ambiente”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. A injetável

será aplicada nos bebês com 2 e 4 meses de idade e, a oral, no reforço aos 6 e 15 meses. Com a vacina antipólio injetável, o campanha contra a paralisia infantil em 2012 muda. Em vez de duas mobilizações nacionais contra a doença, na primeira etapa da campanha, prevista para 16 de junho, as crianças com menos de 5 anos de idade vão tomar a vacina oral, independentemente de terem sido vacinadas antes. Já na segunda fase, em agosto, os pais devem levar os filhos para tomar outras vacinas que estiverem atra-

sadas. Quem tiver perdido o cartão, pode procurar o posto, mesmo sem o documento, para atualizar as vacinas. A injetável tem sido adotada em países sem registro de casos de pólio. O Brasil não tem caso da doença há mais de 20 anos. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que as nações mantenham a vacinação oral até que a pólio seja eliminada em todo o mundo. Em pelo menos 25 países, o vírus continua a circular e a doença é considerada endêmica. Já com a inclusão da vacina pentavalente, o objetivo é imunizar a criança contra cinco doenças em uma única dose: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Os pequenos serão vacinados aos 2, 4 e 6 meses de idade. Atualmente, as crianças tomam a tetravalente, contra quatro doenças, e também a vacina contra a hepatite B. Será mantido o reforço de difteria, tétano e coqueluche, sendo o primeiro a partir do primeiro ano de vida e o segundo, entre 4 e 6 anos de idade. O récem-nascidos devem continuar recebendo a primeiro dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para evitar a transmissão vertical da doença, de mãe para filho.

REFORMA MINISTERIAL

BBB12

Raupp vai assumir Ciência e Tecnologia

Ministério poderá suspender programa

B

BRASÍLIA - O Ministério das Comunicações também vai apurar a polêmica envolvendo o Big Brother Brasil 12. Em comunicado oficial, o órgão informou que vai identificar por meio das imagens se a TV Globo realmente exibiu um suposto estupro dentro do reality show. Caso forem provadas que as imagens “causaram constrangimentos” ao telespectador, o ministério irá instaurar um processo cujas sanções incluem multa e interrupção dos serviços da emissora. Segundo nota distribuídaà imprensa pelo ministério, "já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação". "Paralelamente, foi solicitado à Anatel que faça também a verificação da

RASÍLIA - O governo anunciou o nome de Marco Antônio Raupp como novo ministro da Ciência e Tecnologia. Ele assume a vaga de Aloizio Mercadante, que vai para o Ministério da Educação. A troca de ministérios foi motivada pela saída do atual ministro da Educação, Fernando Haddad, que deixa o governo para disputar a Prefeitura de São Paulo. Presidente da Agência Espacial Brasileira, Raupp tem perfil técnico e foi indicado pelo próprio Mercadante para o cargo. A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros

serão realizadas no dia 24. Na mesma nota em que anunciou a mudança, a presidente Dilma Rousseff agradeceu o“empenho e a dedicação” de Haddad à frente do Ministério da Educação. “A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões”, diz a nota da Presidência.

veiculação nos canais de TV por assinatura”, afirma a nota. A polêmica envolve o ex-BBB Daniel, que foi expulso do programa na terça-feira por suspeita de estupro contra a modelo Monique. Os dois, contudo, negaram o estupro em seus depoimentos na terça-feira, quando a equipe da Polícia Civil esteve no Projac, na zona oeste do Rio. De acordo com o artigo 225 da lei 8.072, que trata de crimes hediondos, quando a pessoa se encontra em situação vulnerável, a ação criminal pode ser feita mesmo sem o consentimento da vítima. O inquérito segue sem a manifestação da vítima. Em caso de estupros de vulnerável a vítima não é qualificada para dar queixa ou não. Trata-se de ação penal pública incondicional.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A5

Internacional

www.j2012.com.br internacional@ojornal-al.com.br

NAUFRÁGIO

Suspensas buscas em navio Violonista húngaro é a primeira vítima a ser identificada; são 11 mortos e há 21 desaparecidos

R

OMA - As equipes de resgate que trabalharam para encontrar vítimas do navio Costa Concordia, que se chocou contra rochas e tombou perto da ilha de Giglio, na Itália, suspenderam suas operações depois que a embarcação se movimentou. Sensores acoplados ao navio detectaram os movimentos na manhã de ontem, f o r ç a n d o a p a ra l i s a ç ã o

das operações, embora os bombeiros que passaram a noite fazendo buscas na área não detectaram qualquer deslocamento da embarcação. “Como uma medida de prevenção, nós paramos as operações nesta manhça, para verificar os dados dos nossos detectores, e entender se houve realmente uma movimentação, e se houve uma, quão grande é”, disse o comandante da guarda costeira Filippo Marini. Oficiais esperam retornar o trabalho de busca em breve, mas não há previsão. Na terça-feira, cinco corpos foram encontrados, elevando o número de mortos para 11, dos quais apenas um foi reco-

ETIÓPIA

Cinco turistas da Europa são mortos

A

DIS ABEBA- Cinco turistas europeus - dois alemães, dois húngaros e um austríaco - foram mortos por um grupo de atiradores na região norte da Etiópia e outros dois alemães e dois etíopes foram sequestrados, disse ontem o porta-voz do governo, Bereket Simon. Ele afirmou que um italiano e outro húngaro ficaram feridos no ataque realizado na terça-feira na remota região de Afar, um lugar onde atuam vários grupos criminosos. “O ataque ocorreu às 5h na terça-feira. Grupos treinados na Eritreia também sequestraram quatro pessoas. Dois deles são estrangeiros, um outro é motorista e o outro, policial”, afirmou Simon à Reuters. A Eritreia rejeitou a acusação de que treinou e armou os atiradores responsáveis pelo ataque. “Isto é patético, uma abso-

luta mentira. A Eritreia não tem nada a ver com nenhum destes movimentos”, alegou o embaixador do país na União Africana, Girma Asmerom. O governo da Hungria determinou uma investigação sobre o assassinato. O escritório de imprensa do primeiro-ministro húngaro declarou nesta quarta-feira que por enquanto as notícias são “confusas”, já que “fontes diplomáticas informam sobre duas vítimas (húngaras)”, enquanto o Centro Antiterrorista e o Ministério das Relações Exteriores húngaro apontam que se trata de apenas uma. O governo determinou ao Centro Antiterrorista que investigue os detalhes do assassinato em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores. Em Viena, o porta-voz da Chancelaria austríaca, Peter Launsky-Tieffenthal, confirmou que uma das vítimas é austríaca.

27 nomes, incluindo 12 alemães, seis italianos, quatro franceses, dois americanos e um húngaro, um indiano e um peruano.

Movimentação do Costa Concordia levou à suspensão da busca por vítimas

nhecido. O corpo do violinista húngaro Sandor Feher, de 38 anos, foi identificado por sua mãe, disse o Ministério de Relações Exteriores da Hungria. O número de desapareci-

dos caiu para 21 ontem, depois que um passageiro incluído na lista foi encontrado vivo na Alemanha. Apesar de mortos e desaparecidos totalizarem 32, até agora as autoridades italianas divulgaram apenas

COFRE Mergulhadores e autoridades militares italianas estão a tentar entrar na cabine do comandante do Costa Concordia, com vista à recolha de provas contra o capitão Francesco Schettino, noticia a agência EFE. A cabine encontra-se na parte submersa do navio-cruzeiro e, de acordo com a imprensa italiana, os agentes procuram o cofre do comandante. Neste cofre poderão estar documentos relevan-

tes para a reconstituição dos fatos que deram origem ao naufrágio. Os investigadores tentam também recuperar o disco rígido e o equipamento da sala de comando do Costa Concordia. O cruzeiro naufragou com quatro mil e duzentas pessoas a bordo, na passada sexta-feira, na sequência de uma colisão com rochas junto à ilha de Giglio, na costa italiana da Toscana. O comandante do Costa Concordia garante que escorregou durante a evacuação do navio e que caiu num bote salva-vidas, justificando desta forma o abandono prematuro do cruzeiro.

Comandante vira herói após bronca em capitão A discussão furiosa e indignada entre o comandante Gregorio De Falco, da Capitania dos Portos de Livorno, e o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, que deixou o navio naufragado na sexta-feira antes da retirada de milhares a bordo, foi ouvida na terça-feira por toda a Itália, que descreveu De Falco como herói. O diálogo entre o capitão, de 52 anos, que fugia do acidente por volta das 23h30 local em um bote salva-vidas, e o comandante de Livorno, de 46 anos, que, imperiosa e taxativamente, ordenava seu

retorno ao navio para socorrer milhares de homens, mulheres e crianças ocorreu à 0h42. No entanto, Schettino, que afirmava o tempo todo estar no comando da embarcação, embora depoimentos de um cozinheiro indicassem que estava em um bar esperando uma bebida ao lado de uma mulher, não voltou ao cruzeiro, onde até as 3h houve passageiros a ser resgatados. “Escute, Schettino”, disse De Falco, “há pessoas presas a bordo. Dirija-se com seu barco abaixo da proa do navio pelo lado direito. Suba a bordo pela escada de corda e me diga

De Falco se irritou com capitão

quantas pessoas há lá. Está claro?” Com uma voz apagada, o capitão do cruzeiro respon-

deu: “Mas se dá conta que aqui está tudo escuro e não vemos nada?” “E quer voltar para sua casa, Schettino?”, perguntou De Falco irritado e levantando a voz. “Está escuro e quer voltar para sua casa? Pegue o bote, vá até a proa do navio e diga-me o que se pode fazer, quantas pessoas estão lá e o que precisam. Está claro?”. “Suba a b-o-r-d-o!, cazzo”, ordenou com voz firme, indignada, uma frase que já está impressa em camisetas divulgadas nas redes sociais. “De Falco for president”, dizem frases postadas no Twitter.

CASA BRANCA

ESPAÇO

Bomba de fumaça provoca interdição

Meteorito que caiu em julho era de Marte

W

OVA YORK- Cientistas confirmaram na terça-feira que fragmentos de um meteorito visto caindo como uma bola de fogo no Marrocos, no continente africano, em julho de 2011, são provenientes de Marte. A Sociedade Internacional de Meteorítica e Ciência Planetária publicou um documento com os detalhes do Tissint, considerado o maior meteorito que já chegou à Terra. São 7 kg de material

ASHINGTON - A Casa Branca passou mais de uma hora interditada na terça-feira à noite por causa de uma suposta bomba de fumaça atirada sobre suas grades. O incidente ocorreu durante uma manifestação do movimento “Ocupe DC” (Distrito de Colúmbia, a sede do governo federal) em frente à Casa Branca, disse o

porta-voz George Ogilvie. O protesto reuniu cerca de mil a 1.500 pessoas, mas a maioria já havia ido embora na hora em que a bomba foi atirada. Ninguém foi preso, e o edifício foi liberado em seguida. O p re s i d e n t e Ba ra c k Obama e sua mulher, Michelle, não estavam na Casa Branca na hora; tinham saído para jantar em comemoração ao aniversário dela.

N

rochoso em pedaços que podem pesar gramas ou até 1 kg. Os meteoritos de Marte são considerados 1 milhão de vezes mais raros do que ouro. Esta é apenas a quinta vez que os especialistas confirmam que rochas marcianas caíram na Terra. Antes da ocorrência em julho, a última vez foi em 1962. Apesar de cair em solo terrestre em julho, o Tissint só começou a ser recuperado em outubro.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A6

Opinião

www.j2012.com.br opiniao@ojornal-al.com.br

Como dissemos Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção Antonio Rezende José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Luciano Góes lucianogoes@ojornal-al.com.br Diretor Comercial Felipe Calheiros felipecalheiros@ojornal-al.com.br Diretor Adm.-Financeiro Francisco Diniz franciscodiniz@ojornal-al.com.br Diretor Jurídico Átila Machado atilamachado@ojornal-al.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br

H

á exatos oito dias, O Jornal, publicou com exclusividade reportagem especial sobre uma possível “greve branca” feita pela Polícia Militar, no ano passado. O material jornalístico se baseou num relatório do CPC [Comando de Policiamento da Capital] e se referiu ao período de janeiro a novembro de 2010 e de 2011. Os dados estatísticos apurados pela reportagem mostravam que a PM “tirou o pé” no combate ao crime em 2011, quando os números eram comparados com os de 2010. Roubos, furtos e assaltos a estabelecimentos puxaram para cima a ponta do gráfico em 2011, ratificando com números verdadeiros o crescimento da violência no Estado. Mas houve queda, só que dos índices que deveriam subir, o que justificaria a atuação da PM nas ruas de Maceió. E uma queda percebida até mesmo pelas autoridades policiais foi a de apreensão de armas de fogo. Foram 149 a menos em relação ao ano anterior. Para piorar a situação, foi em 2011 que, segundo a cúpula da Secretaria de Defesa Social, 80% dos crimes cometidos em Alagoas foram por armas de fogo e, desses, 90% estavam ligados ao tráfico de drogas. Ou seja, a polícia tem os caminhos do crime e prefere seguir outras pistas. Pelo menos, foi o que mostraram os números do CPC. A avaliação sobre o número de apreensão de veículos revela um escândalo no BPTran [Batalhão de Policiamento de Trânsito]. De janeiro a agosto de 2010, policiais desta unidade fizeram 7.943 Autos de Infração de Trânsito. Em 2011, foram apenas 2.104 casos. Ou seja, uma queda de 5.839 ocorrências.

Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br

Há, pelo menos, duas explicações para este fenômeno. A primeira: a tropa, desmotivada, não está fazendo operações, comandos, blitze ou abordagens. Isso estaria ligado à forma como as “praças” [soldados, cabos, sargentos e subtenentes] são tratadas na corporação. A segunda: a queda no número de procedimentos estaria ligada à propina. Ou seja, as operações e abordagens continuavam, mas os motoristas estariam sendo liberados mediante pagamento de propina. No entanto, devido à grande quantidade na queda, essa hipótese não seria, sozinha, responsável pelo fenômeno. Logo depois de a reportagem de O Jornal expor a situação com os números reais, as justificativas foram as mais absurdas possíveis. Primeiro, a cúpula da PM disse que o CPC não tinha autorização para elaborar relatório e que isso era atribuição da Defesa Social. Depois, que os dados do relatório são do Sisgop [Sistema de Gerenciamento Operacional], que foi extinto em agosto (ou setembro do ano passado). E que, agora, os dados estatísticos são feitos pelo Sisgou [Sistema de Gerenciamento Operacional Unificado]. Uma vã tentativa de enganação, porque os dados coletados pelo Sisgop no ano passado serão comparados com os do Sisgou deste ano. Mas uma medida de governo adotada ontem confirma a veracidade da informação fornecida há oito dias por O Jornal. Policiais civis e militares receberão uma gratificação em dinheiro por armas e drogas que apreenderem.

Charge

Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

GARIBALDI ALVES, ministro da Previdência Social, ao anunciar que o governo fará mudanças no regime de pensões do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Licitação para escritórios de advocacia Marcelo Brabo Magalhães Advogado e conselheiro federal da OAB/AL o segundo semestre do ano passado o Muitos municípios N Tribunal de Contas de Alagoas, por meio de vanguardista iniciativa, chamou a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/ AL) e a advocacia alagoana para discutir a edição de Resolução que visava disciplinar a fiscalização sobre as eventuais contratações de serviços jurídicos com o Poder Público. Fui designado pelo presidente Omar Coêlho para representar a OAB na discussão, que também teve a participação de vários advogados que atuam nessa área. Para nossa surpresa, tomamos conhecimento de que a regra das contratações não é a do vínculo dos órgãos públicos com os escritórios de advocacia, mas sim com profissionais que atuam individualmente, alguns com estrutura simples e atuação restrita ao interior do Estado. Estes, inclusive, são os responsáveis pela expansão da democracia e da cidadania aos locais nos quais a Defensoria Pública, de grande trabalho e lutas, não consegue chegar e dar conta da enorme demanda existente. Não podemos perder de vista que, em Alagoas, Estado pobre da Federação, muitos Municípios não se encontram organizados e não dispõem de procuradorias estruturadas, tampouco realizaram, até hoje, concurso para a ocupação de eventuais cargos de advogados públicos municipais porventura existentes. Diante desse quadro preocupante, impõe-se a adoção de medidas que amoldem a pretendida regulamentação ao entendimento do Conselho Federal da OAB. Com a pretensão de avançar no tratamento do assunto, sugerimos que se reconhecesse a presunção de regularidade, ao menos formal, dos eventuais contratos

não se encontram organizados e não dispõem de procuradorias estruturadas

celebrados, como também que se estabelecesse determinado prazo, cuja finalidade é a de propiciar que novas contratações gerais se dêem via licitação, democratizando, assim, a participação dos advogados e escritórios. A exceção ocorre apenas em situações que envolvam demandas que exijam alto nível de especialização. O futuro certamente imporá novos avanços, quem sabe com a desejada estruturação dos Municípios e das suas procuradorias gerais. Mas não podemos, no presente, deixar de prestar assistência aos advogados, garantindo-lhes os seus justos honorários, notadamente aos mais humildes, para os quais o mercado de trabalho e as condições sociais, locais e financeiras, não possibilitam outra alternativa que não a de trabalhar para o Poder Público. Após tais discussões e soluções, ficamos convictos do acerto da afirmação do grande escritor José de Alencar, segundo a qual “Tudo aprende o homem, quando não lhe falta coragem”.

José Romero Nobre de Carvalho Professor e diretor Geral do SEBCOC Maceió

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.j2012.com.br Rodovia AL-101 Norte, Km 6, 3600 Jacarecica - Maceió/AL CEP: 57038-800

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

“Não há hoje nenhum país no mundo que dê uma pensão tão grande à família de quem contribuiu apenas uma vez. Hoje isso está custando R$ 60 bilhões por ano”.

Dar limites é amar, cuidar e proteger

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Frase do dia

ais uma vez, chego até os senhores Navegando na internet M pais e responsáveis para falarmos em limite, disciplina e cuidado com a educação

San

Datas & Fatos Morre a Pimentinha Em 19 de janeiro de 1982, morre Elis Regina, em São Paulo, por intoxicação exógena aguda. O corpo da cantora é levado para o Teatro Bandeirantes, onde é velado. Elis veste a camiseta que não pôde ser usada no show Saudade do Brasil,com seu nome no lugar de Ordem e Progresso, da bandeira brasileira. 1736 - Nasce Jacobo Watt, britânico, inventor da máquina à vapor. 1795 - Começa a funcionar a Escola Normal de Maestros, na França. 1809 - O Exército francês de Soult vence em La Coruña os ingleses de Wellesley, que se vêem obrigados a recuar. 1809 - Nasce Edgar Allan Poe, escritor americano. 1819 - Morre Carlos IV, rei da Espanha. 1880 - O Congresso espanhol vota a abolição da escravidão em Cuba. 1899 - Chegam a Sevilha os supostos restos mortais de Cristóvão Colombo, transportados pelo trem Giralda. 1910 - Um incêndio destrói o palácio de Cheregan, em Constantinopla, sede do Parlamento turco. 1920 - Nasce Javier Pérez de Cuéllar, diplomata e político peruano, ex-secretário geral da ONU. 1937 - Inauguração, em Salamanca, da Rádio Nacional da Espanha.

1941 - É anunciado no Japão a "Nova Ordem na Ásia Oriental". 1944 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a força aérea britânica lança 2,3 mil toneladas de bombas sobre a capital alemã de Berlim. 1966 - Indira Gandhi é eleita chefe de governo da Índia, primeira mulher que ocupa o cargo. 1981 - Os Estados Unidos e o Irã assinam um acordo que resulta na libertação de 52 norte-americanos mantidos como reféns por mais de 14 meses. 1982 - Elis Regina morre aos 36 anos de idade. Cantora gaúcha foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no aís. 1983 - A África do Sul volta a governar a Namíbia após cinco anos de governo semi-autônomo no país. 1985 - Queda de um avião em Cuba, na cidade de São José das Lajes, mata 40 pessoas. 1986 - Babrak Karmal é reeleito chefe do Presídio do Conselho Revolucionário de Afeganistão. 1992 - Zhelyu Zhelev, chefe de Estado da Bulgária desde 1990, é ratificado em seu cargo nas urnas e se converte no primeiro presidente do país eleito democraticamente. 1996 - Marcelino Camacho perde a presidência da central sindical CC.OO, na Espanha e Antonio Gutiérrez é reeleito secretário geral, com 66,3% dos votos.

de nossas crianças e adolescentes. Sei que não é fácil encarar, mas limitar os filhos, disciplinando-os nas questões cotidianas é amá-los de verdade. Nós, educadores e pais, que somos responsáveis pela formação de nossas crianças e jovens, sabemos que não podemos ser “bonzinhos” o tempo todo. Sabemos que educar é impor limites, é dizer não, é não achar engraçadas situações embaraçosas em que os filhos estão metidos. Parece que as crianças e os adolescentes têm se aproveitado, e muito, de uma “certa folga” que estamos dando a eles, amparados na tese da “psicologia moderna” de que o mundo mudou e temos que ser flexíveis com os nossos filhos. Não podemos ser firmes e precisamos ser compreensíveis com as demandas atuais desse mundo contemporâneo. Será mesmo? Crianças e adolescentes navegando na internet ou jogando vídeo game até de madrugada e deixando o quarto todo desarrumado é modernidade? Permiti-los a ter crises de nervosismo, quebrar objetos da casa e dar ordens aos pais e/ou responsáveis é ser flexível? Democrático? Deixá-los sem acompanhamento nos afazeres da escola em casa e não conhecer as famílias dos amigos é coisa do mundo contemporâneo? Veja... se entenderem assim, certamente terão problemas, os quais os levarão a buscar ajuda profissional. Os filhos necessitam de limites e ponto! Criar neles o hábito de estudo e de leitura, orientá-los a cuidar de seus pertences, a ter horários é obrigação nossa de pais e responsáveis. Temos que agir com firmeza e sem culpa! Os pais costumam carregar culpas que distorcem a realidade. Chegam a pensar que os filhos não irão amá-los se forem mais firmes com eles.Tentam recompensar a ausência por conta dos compromissos de trabalho, sendo maleáveis na educação dos filhos. Não façam isso, pois estão tirando dos filhos a “formação da responsabilidade” e o “senso do certo e do errado”. Você não pode ser culpado ou culpada por ter que trabalhar e muito para garantir o sustento e o conforto dos seus filhos. Você não pode sentir culpa nenhuma! Assim, não tenha medo de dizer não, de educar e disciplinar. Corrija a postura errada de seus filhos, ele irá agradecer amanhã. Não conheço nenhum filho na fase adulta que não tenha agradecido a disciplina recebida na infância. Saibam que seus filhos têm uma vida maravilhosa com tudo de bom que podem desejar e de tudo o que necessitam para serem eficientes e felizes.

ou jogando vídeo game até de madrugada e deixando o quarto todo desarrumado é modernidade?

Por isso, não tenham culpa! Vocês trabalham para isso! Assim sendo, exijam dele(a), o que compete a ele (a): estudar, tirar boas notas, ser educado e disciplinado. Essa é a parte dos filhos; compete a eles isso. Exijam respeito em casa e obediência às suas orientações. Com a nossa experiência em educação e com todo o tempo de minha vida que já passei em uma escola, sei que muitos pais têm dificuldades em estabelecer limites para os seus filhos, pois receiam que os filhos e a sociedade possam rotulá-los de castradores e intolerantes. Bobagem isso! Os limites são importantes na vida de nossas crianças e adolescentes, fortalecendo o eu de cada um que cresce em um ambiente organizado e hierarquizado, como tudo que terão de enfrentar no futuro. Serão profissionais, maridos e esposas, pais e filhos, líderes, etc. Por isso mesmo necessitam da base sólida. Nós, adultos, sabemos que a vida irá cobrar horário, disciplina, organização e ainda nos colocará diante de perdas, frustrações e desilusões. Temos que estar prontos para enfrentar tudo isso. Não tenham medo de dizer não! Sejam carinhosos com os filhos, mas nunca deixem de ser firmes quando assim for necessário. Você pode e deve dizer um NÃO de forma elaborada, sem culpa, explicando porque o NÃO é importante; faça isso e mantenha a sua posição! Mudar o NÃO pelo SIM não é bom. Tenha segurança e não se vença pelos argumentos. Pensar antes de dizer o NÃO é assumir a negativa para que os filhos saibam, de fato, quando o NÃO é NÃO. Se assim o fizerem, eles deixarão de ficar argumentando e aceitarão a sua fala. É isso... educar é ensinar as nossas crianças e adolescentes a saberem lidar com os diversos “nãos” da vida... que não serão poucos!


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A7

Economia

www.j2012.com.br economia@ojornal-al.com.br

IBGE

Participação do setor de saúde registra aumento no PIB Despesas com bens e serviços passaram de 8,3% em 2008 para 8,8% em 2009, diz IBGE

A

participação do setor de saúde no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve aumento significativo na passagem de 2008 para 2009. As despesas com consumo de bens e serviços de saúde passaram de 8,3% do PIB em 2008 para 8,8% em 2009, quando atingiram R$ 283,6 bilhões, segundo uma pesquisa do IBGE. No entanto, o ganho de participação da atividade foi consequência da crise econômica

internacional, que prejudicou o desempenho dos demais setores da economia, fazendo recuar o PIB nacional no período (0,3%). Em 2008, a despesa com saúde tinha sido de R$ 251,2 bilhões. “Por ser um serviço essencial, o gasto com a saúde é menos sensível a essas oscilações da economia”, disse Ricardo Montes Moraes, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. “Mas não aconteceu só aqui. Em outros países, a participação da saúde também aumentou, muito por conta de que todos os outros setores registraram desaceleração em ano de crise”. O cálculo inclui os gastos das famílias, governo e insti-

tuições sem fins lucrativos. De acordo com o estudo “Conta-Satélite de Saúde

"Por ser um serviço essencial, o gasto com saúde é menos sensível às oscilações da economia" RICARDO MONTES MORAES Gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE

2007-2009, um detalhamento das contas nacionais”, a administração pública aumentou os gastos com saúde no perí-

odo, passando de 3,5% do PIB (R$ 107,40 bilhões) em 2008 para 3,8% do PIB (R$ 123,55 bilhões) em 2009. “O aumento da participação da saúde no PIB aconteceu principalmente por causa do aumento do consumo da administração pública”, notou Moraes. Po r é m , a s d e s p e s a s d o governo permaneceram em patamar bastante inferior ao das despesas das famílias, que considera todos os gastos privados com saúde. O gasto desse grupo saiu de 4,7% do PIB (R$ 141,18 bilhões) em 2008 para 4,8% do PIB (R$ 157,10 bilhões) em 2009. Ou seja, a despesa da população com saúde em 2009 foi 27% maior que a do setor público.

INSTITUIÇÕES O terceiro grupo que integra a pesquisa, instituições sem fins lucrativos de serviços a famílias - como ONGs, igrejas e sindicatos -, manteve a fatia de 0,1% do PIB, mesmo tendo passado de R$ 2,58 bilhões em 2008 para R$ 2,91 bilhões em 2009. Na conta da administração pública figuram desde os serviços de saúde produzidos e fornecidos pelo próprio governo até os bens e serviços do setor privado comprados através do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo. “É tudo o que o governo gasta com saúde”, completou o pesquisador do IBGE. No caso das despesas das famílias, a maior fatia foi

despendida com outros serviços relacionados com atenção à saúde, um montante correspondente a 1,8% do PIB (R$ 57,07 bilhões) de 2009 que inclui consultas e exames. O segundo maior custo foi o de medicamentos para uso humano, o equivalente a 1,7% do PIB (R$ 56 17 bilhões) no ano, seguido por serviços de atendimento hospitalar, 0,8% do PIB (R$ 24,75 bilhões). Na administração pública, a maior fatia entre as despesas é a do grupo saúde pública, que corresponde a 3,2% do PIB (R$ 102,26 bilhões). Os serviços de atendimento hospitalar figuram em segundo lugar entre os maiores gastos, com 0,4% do PIB (R$ 13,32 bilhões) de 2009

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

SELIC

Copom baixa juros de novo O

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pela diretoria e presidente da autoridade monetária, se reuniu e decidiu, na primeira reunião deste ano, baixar novamente os juros básicos da economia brasileira, que recuaram de 11% para 10,50% ao ano. Trata-se da quar ta reunião consecutiva de redução dos juros, que caíram ao menor nível desde junho de 2010 (10,25% ao ano). Com a decisão, a autoridade monetária confirmou a expectativa do mercado financeiro e “devolveu” todo aumento de juros efetuado desde o início do governo Dilma Rousseff - visto que os juros começaram o ano passado em 10,75% ao ano. Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no

um IPCA de 4,7% para este ano e para o próximo no “cenário de referência” (juros e câmbio estáveis). Com cenário de queda dos juros esperado pelo mecado financeiro, a previsão ficou em 4,7% para este ano em em 5,2% para 2013.

Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2012 e 2013, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que

a meta seja formalmente descumprida. Para este ano e para 2013, a estimativa do mercado financeiro para o IPCA é de 5,3% e de 5%, ou seja, ainda acima da meta central de inflação. O próprio BC ainda prevê inflação acima da meta central em 2012 e 2013. Em dezembro, no último relatório de inflação, a autoridade monetária estimou

EXPLICAÇÃO Ao fim do encontro, o BC divulgou a seguinte explicação para a decisão do Copom: “Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 10,50% ao ano, sem viés. O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012”.

Curta DPVAT Em 2011, o número de indenizações pagas pelo seguro DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) bateu recorde, segundo informações da Seguradora Líder DPVAT. No ano, 366.356 pessoas receberam o seguro, totalizando R$ 2,287 bilhões pagos, o que representa um aumento de 45% frente a 2010. Outro dado que chama a atenção é a faixa de idade dos acidentados. Segundo os dados, 51% dos acidentados têm entre 18 e 34 anos, justamente onde se concentra a maior parte da população economicamente ativa do país. Houve também um crescimento expressivo de 58%, nos casos de invalidez permanente em relação ao ano anterior.

Com incentivos, como a redução do IPI, vendas cresceram em todo o País

Vendas subiram 2,9% e têm recorde em 2011

A

s vendas da indústria de materiais de construção no mercado interno cresceram 2,9% em 2011 ante 2010, de acordo com dados divulgados ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Com o isso, o faturamento do setor atingiu o recorde de R$ 108,5 bilhões no ano passado, superando o recorde anterior, de R$ 107,1 bilhões em 2008. A alta foi puxada principalmente pela evolução das vendas de materiais de acabamento, cujo crescimento foi de 8% em 2011 ante 2010. No mesmo período, as vendas de materiais básicos tiveram uma alta bem mais modesta, de apenas 0,2%. O recorde de faturamento ocorreu mesmo após os cortes nas projeções de crescimento do setor. No começo de 2011, a

Abramat chegou a projetar um avanço de 9% no faturamento anual. Segundo afirmou em nota o presidente da associação, Walter Cover, o crescimento foi menor que o esperado por conta das medidas tomadas pelo governo federal no início de 2011 para desaceleração da economia, além da queda no ritmo de execução das obras do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, e o aumento das vendas de importados. Para 2012, as expectativas da Abramat apontam para um crescimento de 4,5% em relação a 2011, considerando as projeções de vendas no varejo, o ritmo previsto para as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e do ‘Minha Casa, Minha Vida’ neste ano, e acréscimo típico de contratações de obras em ano de eleições municipais.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A8

Economia

www.j2012.com.br economia@ojornal-al.com.br

BNDES

PapelMoeda

Aumenta crédito para as regiões Norte e NE

Marco Aurélio Mello marcoaurelio@ojornal-al.com.br

Estamos otimistas

P

esquisa realizada em 58 países, com 52.913 pessoas, sendo 2.002 no Brasil, procurou medir a expectativa da população mundial com relação ao ano de 2012. Aqui no País, o levantamento ouviu pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios entre os dias 8 e 12 de dezembro do ano passado. O resultado constatado é que a maioria dos brasileiros está mais otimista. Para 74% dos entrevistados, 2012 será melhor que 2011. Segundo a empresa realizadora do estudo, o Ibope Inteligência, nos últimos 30 anos, a proporção de otimistas quase que dobrou no País, já que em 1980, 38% se definiram como otimistas. Outro dado importante é que 60% dos entrevistados acreditam que este ano será um ano de prosperidade econômica. Por tanto, estão confiantes de que o País saberá se proteger dos efeitos da crise econômica mundial e manterá o crescimento com geração de empregos. De acordo com o levantamento, as regiões brasileiras que registram forte crescimento nos últimos anos, mostram maior índice de otimismo em relação à prosperidade econômica, aí, inclui-se o Nordeste, que tem registrado taxas de crescimento econômico acima da média nacional. Já por idade, os jovens com idade entre 16 a 24 anos estão mais otimistas. São 67% deles. Já entre os mais velhos, com mais de 50 anos, 53% são menos otimistas. A pesquisa também questionou os entrevistados sobre as suas próprias vidas. A resposta mostrou que a maioria (76%) está satisfeita, bem acima da média global, de 53%.

Desembolsos somaram 22% do total liberado pelo banco, somando R$ 29,7 bilhões

O

Marco Antônio

Seguro

Os proprietários de automóveis devem se preparar para pagar mais pelo seguro do veículo. O aquecimento no mercado, com elevação das vendas, e também o aumento no custo de reparação dos carros são os fatores para o valor das apólices subirem já este mês, em média 5%. Com o valor mais caro, duas dicas importantes: personalizar o serviço, de acordo com a necessidade do motorista, e nunca se esquecer de procurar um bom corretor.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) observou que houve uma descentralização geográfica na concessão de crédito em 2011. Os desembolsos para as regiões Norte e Nordeste somaram 22% do total liberado pelo banco. Em 2010, as duas regiões foram responsáveis por 17% dos desembolsos totais. No entanto, a região Norte registrou uma queda de 8% nos desembolsos obtidos em 2011, em relação a 2010. Os desembolsos para a região Norte somaram R$ 10,9 bilhões em 2011, enquanto os liberados para o Nordeste totalizaram 18,8 bilhões no período, um aumento de 9% ante 2010 e que puxou o resultado da soma de ambas. A região Sudeste ficou

com praticamente metade dos desembolsos do banco: R$ 68,2 bilhões. O resultado, porém, representa um recuo de 30% em relação ao volume liberado em 2010. Já a região Sul aprece com a segunda maior fatia dos desembolsos: 21% do total, ou R$ 29,7 bilhões, volume que representa uma queda de 2% sobre o valor de 2010. A região Centro-Oeste obteve 8% do total de desembolsos, com um total de R$ 11,35 bilhões, resultado estável em relação ao ano anterior. LIBERAÇÕES Segundo o BNDES, o ritmo de liberação de recursos no final do ano aumentou, o que permitiu fechar 2011 dentro da previsão de R$ 140 bilhões. O total de desembolsos somou R$ 139,7 bilhões em 2011. No quarto trimestre, as liberações foram de R$ 47,2 bilhões, que representam uma alta de 17% em relação a igual período de 2010. “A aceleração na concessão de crédito em novembro e dezembro ajudou o banco a fechar o ano dentro das nossas

Curta

expectativas”, contou Luciano Coutinho, presidente da instituição. Coutinho ressaltou que, embora o resultado de 2011 represente um recuo de 17% sobre o total liberado em 2010, as liberações ficaram em pata-

"A concessão de crédito em novembro e dezembro ajudou o banco a fechar o ano dentro das expectativas" LUCIANO COUTINHO Presidente do BNDES

mar semelhante ao daquele ano. Se descontados os R$ 24,7 bilhões aplicados pelo BNDES na capitalização da Petrobras, considerada uma operação atípica, lembrou ele, os desembolsos de 2010 ficaram em R$ 143,6 bilhões.

PREVISÕES Em relação a 2012, Coutinho não quis fazer previsões sobre o desempenho do banco, mas afirmou que a orientação é seguir a política de moderação dos desembolsos para abrir espaço ao financiamento privado de longo prazo. Segundo Coutinho, o BNDES ainda conversa com o Ministério da Fazenda sobre eventual necessidade do banco de fazer novos empréstimos do Tesouro Nacional neste ano. “Temos alguma folga”, disse o presidente do banco, referindo-se à disponibilidade de R$ 10 bilhões do último crédito, aprovado em 2010. O BNDES informou ainda que o banco registrou em 2011 o maior número de operações de sua história, com 896 mil financiamentos, expansão de 47% em relação a 2010. O aumento nas operações de crédito deveu-se, sobretudo, ao aumento dos desembolsos para as micro, pequenas e médias empresas.

PREVIDÊNCIA

DÓLARES A forte entrada de dólares por meio de operações comerciais na semana passada levou o País a acumular um fluxo positivo de US$ 3,018 bilhões no mês até o dia 13. Dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram entradas de US$ 3,059 bilhões em operações comerciais.

Déficit em 2011 soma R$ 36,541 bi

O

déficit das contas do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) somou R$ 36,541 bilhões em 2011, o que representou uma queda de 22,3% ante 2010, quando o saldo foi negativo de R$ 47,050 bilhões (os números estão corrigidos pelo INPC). As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (18) pelo Ministério da Previdência Social. Foi o melhor resultado desde 2002, quando o déficit somou R$ 30 bilhões. Em dezembro, a Previdência registrou superávit de R$ 4,885 bilhões, um crescimento de 32,6% em relação a dezembro de 2002, quando o saldo positivo foi de R$ 3,686 bilhões. A Previdência arrecadou R$ 251,202 bilhões em 2011 e pagou em despesas R$ 287,743 bilhões. Em dezem-

bro, as receitas foram de R$ 34,699 bilhões, e as despesas, R$ 29,813 bilhões. Na divulgação anterior, o secretário de Previdência

R$ 4,8 mi este foi o montante do superávit registrado pela Previdência no último mês do ano passado Social, Leonardo Rolim, afirmou que o resultado de dezembro iria ficar próximo de R$ 5 bilhões devido à concentração de contribuições patronais referentes ao 13º salário.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

VERÃO 2012

A9

Cidades

www.j2012.com.br cidades@ojornal-al.com.br

Vendas disparam com o calor Marco Antônio

População contorna o desconforto térmico com auxílio de ventiladores e condicionadores de ar ANNA CLÁUDIA ALMEIDA annaclaudia@ojornal-al.com.br

N

os dias de calor intenso é preciso recorrer para itens que normalmente no inverno são deixados num canto da casa. As altas temperaturas modificam a rotina da população, e tornam ventiladores e condicionadores de ar os queridinhos para amenizar a sensação térmica. Quem lucra é o comércio, que aposta nestas mercadorias para atrair os consumidores.

Não é apenas na hora de dormir que esse artigo começa a ser indispensável. O calor faz os hábitos se modificarem, como acontece na residência de Eliane Nascimento. A dona de casa explica que mesmo durante o dia é necessário manter o ventilador ligado. “Normalmente não costumo usar ventilador nem para dormir, mas com esse calor a gente precisa, porque fica complicado ter um sono tranqüilo. O meu estava quebrado e tive que comprar outro”, colocou. A jovem Daiana Silva Santos é vendedora e trabalha numa banca no camelô localizado na Praça dos Palmares, no Centro de Maceió. Ela explica que passa o dia inteiro trabalhando, mas ao chegar em casa sua primeira ação é

Lojistas comemoram crescimento nas vendas, que chega a quase 40%

ligar o eletrodoméstico. “No inverno a gente ainda consegue dormir sem precisar ligá-lo, mas quando a temperatura aumenta fica muito mais difícil. Acaba virando uma rotina, uma atitude que se torna constante no dia a

dia”. Assim como ela, o esposo passa grande parte do tempo no serviço, mas para relaxar o ventilador é o protagonista. Daiana Silva não consegue trabalhar sem o artigo. “O tempo está muito abafado e

quente, não dá para ficar sem ele, nem mesmo no trabalho”. Por conta do aumento na procura, o comércio comemora o salto nas vendas, que neste período cresce mais de 40% em relação aos outros meses do ano. Ventiladores e ar condicionados são os produtos com maior saída, como explica o gerente de uma loja de equipamentos eletrônicos, Wilton Carlos da Silva. Segundo ele, os preços são os mais variados e não existe classe social na hora da compra. “Há aqueles que preferem os ventiladores pensando na economia da conta de luz, mas também muitos optam em levar o ar condicionado. Estes são mais caros, a conta tem um aumento significativo, mas

nesta hora vale tudo para ter um frescor em casa”, afirmou o gerente. Os preços também costumam ser mais atrativos. Com a onda de promoções, o cliente pode adquirir um ventilador tendo que desembolsar de R$ 39,00 a R$ 199,00. Já o preço do ar condicionado é bem mais ‘salgado’. Dependendo do modelo podem chegar a R$ 1.200,00. “As pessoas da classe média escolhem o ar condicionado. Os ventiladores ficam mesmo para quem é da classe baixa. Independente da escolha, com certeza existe uma mudança de hábito na população, pelo nosso clima que, mesmo quente durante grande parte do ano, aumenta consideravelmente no verão”, finalizou o gerente.

BR-101

PREVISÃO

Moradores fazem bloqueio

Meteorologia alerta para chuvas fortes

Thiago Sampaio

SUMAIA VILLELA sumaiavillela@ojornal-al.com.br

M

oradores de uma área invadida, à beira da BR-101, no município de Messias, bloquearam a rodovia no fim da manhã de ontem após invadir a prefeitura da cidade e não conseguir uma reunião com a prefeita Vânia Omena sobre a reintegração de posse que precisará ser cumprida por cerca de mil famílias que vivem no local, resultado de uma liminar julgada de forma favorável ao pedido do Executivo Municipal pelo juiz Gilvan Santana, da comarca de Flexeiras. A interdição, que durou cerca de uma hora, causou um grande engarrafamento – sobretudo de caminhões – na rodovia. Os manifestantes incendiaram pneus velhos e galhos de árvores, e a barreira logo virou uma parede negra de fumaça que podia ser vista na altura de Rio Largo. Alguns motoristas tentaram se arriscar por uma via de barro do canavial que fica ao lado da área invadida, mas o acesso também foi fechado no fim da estrada. Um caminhão

que furou o bloqueio foi atingido com paus e pedras, mas conseguiu partir sem maiores conflitos. O coordenador estadual da Liga Camponesa e liderança das famílias que estão para ser despejadas, Renato Silva, afirmou que os manifestantes moram há cerca de 4 anos na área, que teria sido doada pela Usina Santa Clotilde à prefeitura de Messias, para que fossem construídas moradias populares para a população de baixa renda que não possui casa própria do município. Segundo ele, a ocupação começou porque “não foi feito nada, e o uso da terra seria desviado”. O local virou então o bairro Ernesto Che Guevara, onde casas de taipa, lona e tábuas velhas passaram a ser cada vez mais numerosas. Ele conta que a comunidade foi surpreendida na terça-feira com a decisão da Justiça. “Já tem gente que conseguiu fazer casa de alvenaria, depois de muita luta. Nós fomos até a prefeitura para fazer um acordo e disseram que a gente era cachorro e ‘mundiça’. Ninguém quis receber a gente, por isso a gente fechou a rodovia”, justi-

GABRIELA LAPA cidades@hotmail.com

A

Manifestantes obstruíram rodovia com galhos de árvores e pneus velhos

ficou Renato. A BR-101 é a única via de acesso ao município, e uma das principais rotas alagoanas de escoamento de cargas. O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar esteve no local para negociar com a população. A primeira tenente Beatriz Argolo, que comandava a guarnição, argumentou que não havia necessidade da invasão da prefeitura e o bloqueio da rodovia federal, porque já havia um acordo e n t re p re f e i t u ra e L i g a Camponesa, intermediado por ela, para que a prefeita

Vânia Omena recebesse uma comissão. A prefeita Vânia Omena disse que a reunião foi desmarcada por causa do protesto. “Esse pessoal dizia quando chegou aqui que era sem-terra, mas a área que eles ocupam é urbana e para uso industrial. Precisamos do local”, garantiu. Segundo a prefeita, alguns funcionários passaram mal e tiveram que ser levados ao posto médico depois da ocupação dos camponeses. Hoje, está marcada mais uma reunião entre as partes para tentar dar fim ao problema.

s poucas chuvas que têm caído na capital, neste Verão, podem ser o prenúncio de uma temporada bem fria para os próximos meses. De acordo com o professor Luis Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o fenômeno que tem provocado temporais em Belo Horizonte pode se formar também sobre o nosso Estado, e se a previsão estiver correta, fazer chover até 280 mm na capital, a partir de março. “Os meteorologistas o chamam de Vórtice Ciclônico de Alto Nível, ou Vcan. Hoje, ele está sobre Minas Gerais com a forma de um anzol invertido, atraindo as frentes frias que têm provocado os temporais que vemos na televisão. Alagoas está na parte mais seca do fenômeno, mas nós não descartamos a possibilidade de o estado ser afetado. As condições climáticas são totalmente favoráveis à sua formação, e como já aconteceu no passado, têm tudo para fazer chover bastante nos próximos meses”, expli-

cou Molion. Segundo o professor, a última vez em que o Vórtice se formou sobre Alagoas foi em 2004. As chuvas registradas nessa época, na capital, somaram mais de 200mm – um total bem superior à média tradicional, que é de 80mm. Desta vez, se a cena se repetir, além de bastante água, Maceió pode enfrentar trovoadas com descargas elétricas e ventos de mais de 50km/h. “Até agora, o verão tem sido quente e de pouca precipitação, mas as mudanças bruscas de clima que vimos nos últimos dias já são conseqüência da chegada do Vcan. Por enquanto, como estamos na região mais seca, a expectativa é ter apenas chuvas rápidas. A partir de março, que é quando o fenômeno está no auge da formação, se as previsões se confirmarem, podemos ter trovoadas”, anunciou. O professor diz que entrou em contato com a Defesa Civil do município, e já começou a traçar estratégias para monitorar a formação do Vórtice. “Estamos de sobreaviso, pois mesmo havendo condições favoráveis, há chance de ele não acontecer. ”, disse Molion.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A10

Publicidade

A11 www.j2012.com.br comercial@ojornal-al.com.br


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A12

Cidades

www.j2012.com.br cidades@ojornal-al.com.br

Vítimas das enchentes sofrem com escassez

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br

Na Feirinha do Tabuleiro

Tiago Sampaio

A

coluna chama a atenção para um problema que está acontecendo nas imediações da Feirinha do Tabuleiro. Nos finais de semana, quando todo mundo resolve sair de casa para fazer as compras, o trânsito naquele trecho da feira fica uma loucura. Os guardadores de carros usam coletes e apitos para, com a experiência que têm, organizar o fluxo de veículos. Isso já mostra em que vai dar essa história. Os motoristas não gostam de obedecer aos agentes de trânsito, imagine ao “genérico” desse tipo de profissional. No domingo que passou, um carro foi arranhado levemente num minúsculo acidente naquele trânsito que mais lembra “um dia na Índia”. Pronto, foi o suficiente para deixar o que já era uma loucura em algo bem pior. O rapaz do carro “danificado” parou o veículo no meio da pista e, ninguém nem vinha mais. A confusão foi grande e, quando alguns policiais, amigos do “prejudicado”, chegaram, ele ficou mais intransigente ainda. O caso foi resolvido alguns minutos depois, mas causou transtorno para dezenas de pessoas que não tinham nada a ver com a situação. Esse é apenas um pequeno recorte do que é o trânsito nas proximidades da Feirinha do Tabuleiro.

Mais de 230 famílias que vivem no conjunto entregue pelo Governo em Rio Largo não têm água nas torneiras SUMAIA VILLELA sumaiavillela@ojornal-al.com.br

A Marco Antônio

“Um formigueiro humano”

falta de água e infraestrutura dos conjuntos habitacionais cujas casas já foram entregues aos desabrigados das enchentes de 2010, em Alagoas, não atinge somente o município de União dos Palmares. Em Rio Largo, desde a entrega das 238 residências do Conjunto Francisco Tavares Granja, feita no dia 22 de dezembro de 2011, os moradores precisam se virar para conseguir um pouco de água. Famílias que estão abaixo do limite da pobreza chegam a precisar pagar R$ 5 para que uma casa da vizinhança ceda o líquido e

Sem água nas torneiras, moradores têm que caminhar e procurar ajuda

suas torneiras. É o caso de Maria Ester Henrique dos Santos, de 30 anos, mãe de quatro crianças. Vivendo com uma renda de R$ 160 mensais, proveniente do Bolsa Família, e com esmolas que consegue. Ela enche seus baldes de água em uma casa localizada há cerca de 500

metros da dela, que não faz parte do conjunto, e precisa pagar uma quantia. Na residência de Maria Luciene da Silva, 53, o abastecimento é feito na calçada de Gilvânia da Silva, 42, que mora do outro lado da vala de barro que separa o conjunto das casas antigas do bairro

Faltam infraestrutura e saneamento no local

É desse jeito que se encontram, nos últimos dias, os corredores da Feirinha da Pajuçara. A alta temporada trouxe para Maceió milhares de turistas e é lá, na feirinha, que eles encontram uma peça de artesanato para lembrar a cidade quando estiverem em casa, ou então, para presentear familiares e amigos. Os comerciantes que têm bancas no local estão com o sorriso de um canto a outro do rosto, de felicidade com as vendas. A quantidade de pessoas lembra uma espécie de “formigueiro humano”.

O ambiente também impressiona: não há pavimentação ou calçadas, e o mau cheiro do esgoto ganha as ruas do residencial, feito com recursos federais do Minha Casa Minha Vida – que deveria ser padronizado. Antes, muitos moradores relataram que conseguiam o líquido em um cano fino que cruzava o conjunto, mas até esse meio teria sido cortado para abastecer a construção de

um conjunto ao lado, também para vítimas da enchente, segundo denunciaram. Os caminhões-pipa enviados ao local também não passariam regularmente. “Eu vou correr para a outra rua para encher dois baldinhos com água do Rio Mundaú, que só serve para banheiro, lavar roupa? Só isso que a gente consegue”, ressaltou Luciene. Há menos de 200 metros do conjunto, uma equipe da

Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi encontrada, mas os funcionários disseram que não receberam qualquer ordem para trabalhar no problema do conjunto. A reportagem tentou falar com o escritório da companhia em Rio Largo por telefone, mas ninguém atendeu as ligações. A assessoria da Casal foi contactada por telefone, mas as ligações não foram atendidas.

JARAMATAIA

Famílias ocupam casas inacabadas Izabelle Targino

Cratera controlada Chegou à coluna, ontem, a informação de que a cratera que só crescia no Conjunto Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins, foi controlada. Ou seja, parou de crescer como vinha acontecendo há alguns anos. Além de controlar o avanço da erosão – gerando a cratera –, as obras da prefeitura teriam ainda recuperado e pavimentado o trecho que foi “engolido” pelo buraco. Hoje, a reportagem de O Jornal vai ao local para verificar como ficou a obra e ouvir os moradores da região.

Travessias sobre o trilho Os moradores da Rua Tobias Barreto – o Flexal de Baixo – em Bebedouro, estão na maior dúvida sobre um muro que está sendo construído ao longo do trilho. No local, os operários informaram que o muro terá algo em torno de um metro acima da linha férrea. A dúvida é quanto aos espaços que serão deixados para a travessia de pessoas. Eles querem saber se haverá pontos de travessia e se estão previstos onde ficarão. O problema é que na obras os operários já informaram que não estão previstos esses caminhos. Por conta disso, a comunidade já começa a se manifestar.

Curva da morte A quantidade de acidentes graves registrada na Avenida Leste-Oeste, no trecho onde fica o Condomínio Vale do Sol, na Cambona, revela que a Engenharia de Tráfego da SMTT precisa tomar providências sobre o assunto. Na terça-feira à noite, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em mais um acidente ocorrido ali. Trata-se de uma curva que fica, praticamente no final de uma descida mal iluminada e onde, normalmente, os carros exercem alta velocidade. Independentemente de quem seja a culpa pelos acidentes, algo deve ser feito urgentemente.

Limpeza nas avenidas Nesta semana, a Slum está concentrando suas ações nas Avenidas Fernandes Lima [Farol] e Durval de Góes Monteiro [Tabuleiro]. Uma equipe composta por 30 agentes de limpeza já está reforçando todas as ações de manutenção nas duas localidades, principalmente a retirada de lixo e entulhos. Por se tratar de duas das mais movimentadas avenidas da cidade, a Slum decidiu aumentar o número de agentes. Além do trabalho da retirada de lixo e entulho, as equipes estão realizando, quando necessário, ações de capinação, varrição, poda e pintura do meio-fio.

IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

D

ezenas de famílias decidiram invadir as casas do Conjunto Residencial Maria Moura, no município de Jaramataia. As obras estão paradas desde julho do ano passado e, mesmo com a construção inacabada, as casas foram ocupadas. As famílias alegam que resolveram ocupar as casas porque ficaram sabendo que algumas pessoas foram autorizadas pela prefeitura a entrar nos imóveis. David Moreira da Silva está desempregado e é pai de quatro filhos. Ele disse à reportagem de O Jornal que resolveu ocupar uma das casas porque morava de aluguel e já fazia três meses o proprietário estava pedindo o imóvel. Além disso, ele não estava mais conseguindo para o aluguel. “Eu ia ter que sair da casa que eu morava. O valor do aluguel era de cem reais e já estava ficando difícil e pagar”, disse ele. O pai de família disse que seu nome não consta na lista das trinta famílias selecionadas para receberem as casas. “O irmão do prefeito disse que eu ia ter que sair por bem ou por mal. Mas eu não tenho pra onde ir e, se o dono da casa

Muitas famílias que ocuparam as casas já começam a levar seus pertences

quiser, a gente coloca uma parede e divide a casa”. Todas as pessoas que se encontram no residencial afirmam que fizeram o cadastro, mas que algumas foram beneficiadas e outras não. Os ocupantes disseram que, dentre as 30 famílias que serão beneficiadas com as casas estão funcionários da prefeitura que, segundo eles, não se incluem no critério de baixa renda. As casas do conjunto ainda não estão concluídas, mesmo assim, algumas famílias dizem que receberam os imóveis para terminassem a construção. Questionado sobre a entrega de algumas casas, o secretário de Administração do município, Gilvan de Moura, disse não ter conhe-

cimento. “Isso não é do nosso conhecimento, até porque as casas não estão concluídas”, disse ele. Sobre as denúncias de que servidores municipais estariam sendo beneficiados, o secretário disse desconhecer a informação. Segundo o secretário de Controle Interno do município, Marco Moreira, a construção das casas se deu através de um convênio e foram paralisadas por que a construtora responsável deixou de receber a verba. "As obras estão previstas para recomeçarem no mês de fevereiro. Segundo o prefeito João Pinheiro, o setor jurídico da prefeitura já está tomando as providências legais e já entrou com um pedido de reintegração de posse.

da Mata do Rolo. Ela gosta da nova morada, que possui uma estrutura superior ao acampamento onde ficou durante um ano e meio. Só falta o que justamente nos abrigos provisórios era abundante: a água. Luciene e o marido compraram uma caixa d’água uma semana depois da chegada à nova casa. “Essas vasilhas pequenas que eu tinha não davam conta. Agora eu passo dois dias sem buscar água. Só quando lavo roupa; aí eu preciso ir de manhã e à tarde para encher de novo”, lamenta. Segundo Gilvânia, os moradores que pegam água na sua calçada estão usando um encanamento que não é mais o que abastece sua casa. “Minha casa vai até o outro lado, que também tem um contador. Aí eu estava pagando duas taxas. Resolvi ficar só com o de lá. Esse aí o pessoal tira a torneira e usa. Mas a minha água eu pago".

RIO LARGO

Preso suspeito de matar cabo da PM e filho

P

oliciais militares prenderam, na noite de ontem, em Rio Largo, um dos suspeitos de assassinar o cabo da Polícia Militar de Pernambuco Genival Brito da Silva, de 50 anos, e seu filho, Genival Brito da Silva Filho, 27, pela manhã. Os dois voltavam do escritório de uma empresa de engenharia, quando foram executados com disparos de arma de fogo – primeiro o filho, depois o pai. De acordo com o cunhado do PM, Moisés José de Barros, 33, Genival Filho morava com os pais em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, mas trabalhou durante alguns meses na empresa, e nesse período residiu em Rio Largo, no alojamento da firma. Voltou para Pernambuco há cerca de três meses, quando sofreu um atentado, o qual escapou vivo, mas ferido com três tiros: um no ombro, um no braço e um na perna. “Meu cunhado veio com o filho para fazer a escolta. Acho que vieram tratar de alguma documentação na empresa”, contou Moises, sobre o retorno de Genival junto com o pai policial numa Honda KLS-3621, de Jaboatão dos Guararapes. O comandante da guarnição do 8º Batalhão da PM, sargento Renato Tavares, disse que não havia sinal de que o PM reagiu aos executores. Algumas horas depois, de acordo com a polícia, um dos suspeitos de ter cometido o crime, Adriano Firmino da silva, de 8 anos, estava com uma espingarda de calibre 12, na companhia de quatro homens comemorando a morte das vítimas. Ele foi preso e os outros fugiram. Até o fechamento desta edição, ele prestava depoimento ao delegado Antônio Edson. S.V. Com Portal J2012


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A13

Esportes

www.j2012.com.br esportes@ojornal-al.com.br

SERTÃO

BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

Missão cumprida Marco Antônio

Comelli acertou em cheio

O

técnico Paulo Comelli conhece bem o grupo do CRB e foi o responsável direto pela vitória de ontem, por 1 x 0, no jogo contra o CEO, em Olho D´Água das Flores. O treinador sacou da equipe no segundo tempo o meia Everton Maradona e o atacante Rodrigo Dantas e apostou em Adriano e Pablo, respectivamente. O torcedor deve ter ficado preocupado no momento da mudança. Maradona era o principal articulador do Galo na partida, mas estava sofrendo com a forte marcação de Batista. Adriano entrou para aumentar a segurança da defesa, que estava sendo ameaçada por jogadas rápidas de Kal, e Pablo foi escolhido para dar mais velocidade ao ataque. Poucos minutos depois das substituições, Adriano fez excelente jogada pela direita e cruzou, rasteiro, para trás. Pablo vinha na velocidade e acertou um chute bem colocado, fazendo o gol e dando a segunda vitória do CRB no Estadual. A vantagem de o treinador conhecer o elenco é realçada ao longo da competição. Se fosse fazer testes, Comelli poderia ser responsável por um tropeço inesperado no Interior. Aconteceu o inverso no Sertão. Com a vitória, o Galo segue muito bem classificado nesse início de Estadual.

Reclamação Os jogadores do CRB reclamaram muito do calor na cidade de Olho D´Água das Flores. O Sertão de Alagoas não costuma perdoar os atletas nesse período do ano e, quem não estiver bem condicionado, vai sofrer em campo.

Fogo amigo

Pressão

Além do calor, os regatianos também não perdoaram o gramado do Estádio Edson Matias. Por causa dele, o lateral do CEO Luciano sofreu uma lesão no início da partida após levar um drible desconcertante do atacante Leandrinho. Machucado, o lateral-direito dos donos da casa foi substituído pelo volante Jânio.

A panela vai ferver no ASA nesta semana. O Alvinegro venceu o primeiro jogo contra o CEO, sábado, mas não convenceu e, no primeiro grande teste no Estadual, foi impiedosamente goleado pelo Corinthians-AL, por 4 x 1, em Pilar. O time mudou muito em relação à Série B e vai precisar de muitos ajustes para recuperar a sua força.

Subindo O ataque do Corinthians-AL, que marcou seis gols em duas rodadas e está sendo o ponto forte do líder do Estadual nesse período inicial do campeonato. O jovem Afonso é um dos destaques da equipe.

Descendo O zagueiro Edson Veneno, que foi expulso no jogo de ontem à tarde contra o Corinthians-AL e prejudicou sua equipe. A defesa alvinegra falhou muito durante a partida e a goleada acabou sendo justa.

Ranking da Fifa

Perto da Copa do Mundo de 2014, em sua casa, a seleção brasileira é apenas a sexta colocada no ranking da Fifa. A entidade, que criou a lista em agosto de 1993, divulgou ontem a nova atualização. E a posição brasileira é a pior da história em um início de temporada.

Passado No mesmo período antes dos Mundiais do período (França-1998, Japão/ Coreia-2002 e Alemanha-2006), o Brasil era líder. A exceção foi em relação à África do Sul-2010, quando estava em segundo lugar, em janeiro de 2008, 21 pontos atrás da Argentina. O time de Mano figura em sexto desde o ranking mensal de novembro.

Com gol de Pablo, CRB vence o CEO em Olho D´Água e chega aos seis pontos no Estadual LUCIANOMILANO lucianomilano@ojornal-al.com.br

O

CRB superou calor, v i a g e m c a n s a t i va e o estado ruim do gramado no Edson Matias para somar mais três pontos no Campeonato Alagoano 2102 ao vencer na tarde de ontem o CEO, na cidade de Olho D’Águas Flores, no Sertão Alagoano, pela segunda rodada do Estadual. O gol do Galo foi marcado pelo atacante Pablo, que entrou na etapa final e aproveitou boa triangulação com Adriano Alagoano e Geovani para fuzilar as redes do goleiro Humberto. Com100% de aproveitamento na competição, o CRB pula para os seis pontos no campeonato, mesma pontuação do Corinthians, que tem melhor saldo de gols que o time da Pajuçara (5 x 4). Já o CEO, atual campeão da Segunda Divisão, foi derrotado pela segunda vez e segue sem pontuar na disputa. Durante a partida, o time da Pajuçara sentiu as dificuldades do acanhado campo de Olho D’Água, principalmente no primeiro tempo do confronto. Mesmo assim, ainda conseguiu acertar uma bola na trave com o atacante Leandrinho. A equipe sertaneja tentou aproveitar o fato de conhecer o gramado do Edson

No ano de seu centenário, o CRB começou o Campeonato Alagoano vencendo duas partidas e animando a sua torcida

Matias, como pediu o volante Miranda, mas não teve sucesso. “A gente precisa tirar como vantagem o fato de jogar em casa, treinar aqui todos os dias e conhecer o gramado mais do que o adversário”, declarou o jogador, quando descia para o vestiário no intervalo do jogo. Ao retornar do vestiário do Edson Matias, o técnico Paulo Comelli comentou as dificuldades encontradas no Sertão e disse que o time precisava ter mais calma e inteligência para poder sair de lá com uma vitória. “Das dificuldades nós já tínhamos conhecimentos. Aqui venta muito e a bola está sempre viva dentro do campo. Mesmo assim, temos todas as possibilidades de sairmos daqui com uma vitória”, afirmava Comelli. Mas foram as alterações do treinador que mudaram a história do jogo. No meio do segundo tempo, o técnico

promoveu as entradas do autor do gol, Pablo, no lugar de Rodrigo Dantas, e de Adriano Alagoano na vaga de Ewerton Maradona. Aos 33, uma triangulação entre Adriano, Geovani e o próprio Pablo resultou no gol

do atacante, que não perdoou e fez o gol da vitória do CRB. Sem muito tempo para descansar, os jogadores do CRB já se reapresentam hoje na Pajuçara visando ao jogo de sábado, às 17h, contra o Corinthians-AL, no Rei Pelé.

Ficha técnica CEO 0 X 1 CRB Quando: ontem (18/01) Onde: Estádio Edson Matias, em Olho D´Água das Flores Árbitro: Josevaldo Bisarria Assistentes: Rondinelle dos Santos e Fernando Maciel Gol: Pablo (CRB) CEO - Humberto; Luciano Pinga (Jânio), Vitor, Humberto Recife e Léo; Miranda, Kal e Danilo Souza (Sidnei); Buiu (Julio Tatu), Neto Bala e Pitolo.Técnico: Alisson Dantas. CRB - Cristiano; Elsinho, Rodrigão, Filipe e Jadílson; Roberto Lopes, Everton Paulista, Giovanni e Everton Maradona (Adriano); Leandrinho (Diego Aragão) e Rodrigo Dantas (Pablo). Técnico: Paulo Comelli.

Chulapa pode voltar ao time no sábado

INTERIOR

O atacante Aloísio Chulapa aguarda com ansiedade o dia de sua estreia vestindo a camisa do CRB em Campeonatos Estaduais. Passadas duas rodadas da competição, que começou no último fim de semana e teve seqüência ontem, com mais cinco jogos, o jogador deve estar entre os relacionados para a partida do próximo sábado, marcado no site da FAF para as 17h, no Rei Pelé. Vice-campeão brasileiro pelo Galo e no time do acesso à Série B em 2011, Chulapa sofreu uma lesão no joelho na Terceira Divisão, chegou a treinar na semana que antecedeu o Clássico contra o CSA, mas foi vetado pelo Departamento Médico no vestiário do Rei Pelé.

Corinthians-AL goleia o ASA em Pilar: 4 x 1

“Estou louco para jogar. Ainda não pude entrar em campo neste começo de temporada, mas acredito que isso pode acontecer no sábado que vem, contra o Corinthians. Infelizmente, tive a lesão no joelho, me cuidei, me recuperei, cheguei a treinar, mas ainda não me sentia 100% seguro para uma partida. Agora me sinto melhor e espero ajudar o CRB”, declarou Aloísio Chulapa. CEO O CRB enfrentou na tarde de ontem o CEO no estádio Edson Matias, em Olho D’Águas das Flores, no Sertão do Estado, e venceu a segunda partida neste Estadual. LM

O Corinthians atropelou o ASA na tarde de ontem no estádio Rubens Canuto em Pilar, ao vencer o time alvinegro por 4x1, na segunda rodada do Campeonato Alagoano desta temporada. Os gols do Tricolor foram marcados por Jailton, Fabiano (de pênalti), Leandrinho (duas vezes) e Afonso. O Corinthians chegou a estar vencendo por 3x0, quando o estreante Didira diminuiu no segundo tempo. O Alvinegro jogou desde os 8 da etapa final com um homem a menos, depois da expulsão do zagueiro Edson Veneno.

Com seis pontos e cinco gols de saldo, o time do técnico Ubirajara Veiga, o Bira, tem a mesma pontuação do adversário do próximo fim de semana, o CRB, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Agora, o desafio do Timão alagoano é mostrar sua força jogando pela primeira vez na competição fora de casa. Bira comentou o resultado e disse que, apesar do seu time ter jogado bem, o placar foi elástico.“Enfrentamos um grande time, tivemos dificuldades, mas vencemos bem", disse. L.M.

Curta Curto-Circuito O Penedense precisa de reforços. O Alvirrubro foi derrotado na primeira rodada pelo Corinthians-AL, por 2 x 0, e, ontem, mesmo jogando em casa, foi goleado pelo Sport Atalaia por 3 x 0. O baixo rendimento não é novidade. Ainda durante o período de preparação, o técnico Erandir Montenegro dispensou muitos jogadores e cobrou qualidade nas contratações. O problema é a falta de dinheiro.

TROFÉU GOGÓ DE OURO Com o objetivo de homenagear as personalidades que fizeram história na comunicação e de alguma forma contribuíram para o desporto alagoano em 2011, foi definida a VI edição do Troféu Gogó de Ouro. O evento será realizado no próximo sábado no teatro Gustavo Leite (Centro de Convenções de Maceió), a partir das 21h, e contará com a apresentação artística de dois grandes humoristas brasileiros, o alagoano Marlon Rossy e o comediante cearense Adamastor Pitaco. Imperdível. Os ingressos já estão sendo vendidos nos Shopping Pátio e Shopping Maceió e também no Caldinho do Marcão a preços promocionais.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A14

Esportes VERDÃO

www.j2012.com.br esportes@ojornal-al.com.br

O informante Ronaldinho diz que Luxemburgo está tentando desgastar sua imagem com a torcida do Fla

O O centroavante Barcos é o novo reforço do Palmeiras para esta temporada

Barcos vai ter que mostrar o seu valor

S

ão Paulo - Para triunfar pelo Palmeiras, Hernán Barcos terá de acabar com uma sina que tem atrapalhado alguns destaques da LDU (EQU) contratados por clubes brasileiros nas últimas temporadas. Campeões da Copa Libertadores em 2008, o volante Urrutia não vingou no Fluminense que quase caiu para a Série B do Brasileiro do ano seguinte, o meia Bolaños passou sem brilho por Santos e Internacional, e o atacante Guerrón, que esteve no Getafe (ESP) antes de vir ao Brasil, tem atuações modestas pelo Atlético-PR após jogar no Cruzeiro. Além deles, vencedores

da Sul-Americana de 2009 também não emplacaram. O lateral Reasco sofreu com lesões no São Paulo, e Édison Méndez não empolgou a torcida do Atlético-MG (veja abaixo). Todos eles, com exceção de Guerrón, estão no clube equatoriano de novo. ARGENTINO “Não sei o que de diferente eu posso fazer. Estou jogando no futebol equatoriano, mas sou argentino e acho que a minha mentalidade e forma de ser são um pouco diferentes das deles. Mas eles estão em grande fase agora no Equador”, analisou Barcos, em entrevista à Rádio Estadão/ ESPN.

Cúpula palmeirense aposta no jogador “Ele está há dois na LDU. Por onde passou, foi artilheiro. Barcos é um jogador pronto, já tem uma maturidade. Foi nossa prioridade sempre”, garantiu e torceu o vice-presidente Roberto Frizzo. Com a iminente chegada

do argentino à Academia de Futebol, esgotam-se as vagas de atletas estrangeiros na equipe de Luiz Felipe Scolari – três, no máximo, podem jogar. O chileno Valdivia e o zagueiro paraguaio Adalberto Román já estão no grupo.

AUTOMOBILISMO

Última vaga na F-1 custa R$ 13 milhões

Ú

nica equipe da Fórmula 1 que ainda dispõe oficialmente uma vaga para a temporada 2012, a HRT estaria pedindo não menos que 6 milhões de euros (cerca de 13 milhões de reais) ao postulante ao segundo cockpit da escuderia. De acordo com informações do jornal espanhol «Marca», o piloto holandês Giedo van der Garde, da GP2, seria o mais cotado por ter o valor em patrocínios. A lista de possíveis candidatos a correr ao lado do espanhol Pedro de la Rosa, já confirmado pela equipe, é seguida por outro piloto da GP2, o também espanhol Dani Clós. No entanto, a direção do time declarou recentemente que não quer mais um piloto da Espanha no cockpit, o que deixaria Clós de fora dos planos da equipe. Para fazer companhia a Pedro de la Rosa, que tem 40 anos de idade, a equipe também não faria questão de outro veterano, e sim de uma jovem promessa. Se os critérios da HRT permanecerem os mesmos até o

início da temporada, tudo indica que a escuderia não terá interesse no experiente Rubens Barrichello, ainda sem um cockpit na Fórmula 1 para 2012. Esta questão financeira entre as equipes, em que o aporte financeiro do piloto parece prevalecer, incomoda Felipe Massa, da Ferrari. “Nunca tive que pagar para pilotar. Na Fórmula 1 atual, o dinheiro vale mais que o talento, e não deveria ser assim”, declarou Massa, em um evento da Ferrari realizado pouco antes do GP do Brasil de 2011, no fim de novembro, quando aconselhou Barrichello a se aposentar em vez de pagar por uma vaga em um time pequeno. Vitantonio Liuzzi, que defendeu o time espanhol no ano passado e ainda tem contrato em vigor, recentemente se mostrou pouco confiante em sua permanência. Caso Liuzzi seja de fato dispensado, ele será o sexto piloto que disputou a temporada em 2011 a ficar sem vaga na categoria em 2012.

clima entre Ronaldinho Gaúcho e o técnico Vanderlei Luxemburgo é mesmo péssimo. Da Bolívia, onde está com a delegação preparando-se para a partida da Libertadores, o jogador reclamou a amigos que o treinador estaria querendo desgastar sua imagem junto aos torcedores. O craque confidenciou a um amigo que está no Brasil que Luxa estaria vazando informações internas do grupo para prejudicá-lo. A reclamação de R10 foi resposta à pergunta se ele teria mesmo levado uma mulher para a concentração do time em Londrina, semana passada. Ele não respondeu, apenas reclamou do treinador. Segundo

Ronaldinho e Luxemburgo estão em rota de colisão

a reportagem do ‘Extra’, vídeos que estão em posse da direção do Rubro-Negro mostram o jogador entrando no quarto onde uma mulher estava hospedada e saindo na manhã seguinte, fora do horário estipulado pela comissão técnica. Na manhã de ontem, Ronaldinho não treinou em

RIO

Sucre, onde o. Segundo a assessoria do Fla, o camisa 10 não realizou atividades com os companheiros porque está com diarreia. O relacionamento entre o craque e Luxemburgo vem estremecido desde o fim do Brasileirão passado. Agravou-se no início desta temporada. O treinador já disse a

pessoas próximas que Ronaldinho não está se comprometendo nos treinos porque está com salários atrasados (mais de R$ 3 milhões). Domingo passado, antes do amistoso contra o Corinthians, Ronaldinho chegou a dizer que não jogaria, mas mudou de ideia após receber uma ligação do irmão Assis.

COPA SÃO PAULO

Meia Romagnoli fica Flu goleia o Grêmio mais longe do Vasco e está nas quartas

R

io - O possível acerto com o meia argentino Leandro Romagnoli pode não ocorrer. O nome chegou à comissão técnica do Vasco e foi analisado, mas não é considerado prioridade no momento. O diretor Daniel Freitas lembra que o time já tem muitos estrangeiros e o clube está com as atenções voltadas para a chegada de um lateral-esquerdo no momento.

“ Nos apresentaram uma oferta sobre o jogador e falamos com a comissão técnica. Mas acho muito difícil que essa situação evolua positivamente pois nós já contamos com três estrangeiros”, disse o dirigente ao SporTV, destacando a busca por um lateral-esquerdo: “ Estamos buscando mais uma peça no mercado, um lateral-esquerdo especialista".

A

pós dois jogos em que sofreu com gramados encharcados que praticamente não deixavam o time praticar um bom futebol, o Fluminense encontrou um campo em boas condições e teve sua melhor atuação nesta edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Impondo-se no jogo, o Tricolor carioca goleou o Grêmio por 4 x 1 e está classificado para as quartas de final da competi-

ção. Agora, o Flu enfrenta o vencedor do confronto entre Santos e Desportivo Brasil, que foirealizado na noite de ontem, depois do fechamento desta página. Marcos Junior, Michael, Higor e Ronan marcaram para o Fluminense. Léo Lelis, contra, diminuiu para o Grêmio. O destaque da partida foi Marcos Junior. O autor do primeiro gol ainda participou diretamente do segundo e do terceiro gols.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A15

Turismo & Lazer

www.j2012.com.br turismo@ojornal-al.com.br

Lagoa Mundaú é o cenário da Pousada Bica da Pedra, que vai ganhar um cais para quem deseja chegar de barco ou lancha

O chalé da Bica da Pedra é rústico e ao mesmo tempo oferece conforto do mundo moderno

O charme rústico da Bica da Pedra Pousada contemporânea no município de Marechal Deodoro é integrada à natureza NIDE LINS nidelins@uol.com.br

E

u quero uma casa no campo/Onde eu possa compor muitos rocks rurais/E tenha somente a certeza/Dos amigos do peito e nada mais/Eu quero uma casa no campo/ Onde eu possa ficar no tamanho da paz... Esta música de Zé Rodrix, imortalizada na voz de Elis Regina, vem logo na mente quando nos deparamos com os chalés da Pousada Bica da Pedra, cercada pela mata e com a lagoa Mundaú beijando

a terra. O povoado Bica da Pedra ainda é um paraíso preservado, onde algumas famílias alagoanas têm seus sítios. Quem conhece bem a história do pequeno povoado do município de Marechal Deodoro é a arquiteta Julia Tavares, que, por sinal, assina o projeto da pousada de estilo rústico e fino. "A Bica da Pedra ficou conhecida por que tem uma grande pedra e duas fontes de águas minerais, transformando-se em destino de lazer das famílias para banhar-se na água límpida. Com o passar dos anos, o Clube Motonáutica comprou outro terreno no povoado e fez o Broma (clube privado). Esta região tem uma vegetação nativa, sítios e fontes de água mineral, o que torna o lugar aprazível", conta

Júlia Tavares. Antes de virar a Pousada Bica da Pedra era apenas um sítio com a casa fazenda, que foi restaurada para abrigar o restaurante e a cozinha. Um dos destaques da pousada é o paisagismo de Tatiane Machado, que deu mais charme à pousada. Ela também aproveitou o pequeno riacho cercado de plantas nativas. O lugar é lindo e foi edificado em sintonia com o meio ambiente.Todos os lados têm fruteiras de manga rosa, manga espada, manguita, cajueiros, fruta pão, pitangas, e muitas dessas árvores são o muro natural dos chalés. Para não agredir a lagoa Manguaba, a pousada investiu numa estação elevatória para tratamento dos resíduos sólidos. Ecologicamente correta,

essa é a proposta da pousada onde todos os chalés têm energia solar. Mas no projeto de Julia Tavares a natureza do sítio interage com os apartamentos contemporâneos, ou seja, o conforto do mundo moderno está presente nas TV´s de LCD 42 polegadas, tv a cabo, DVD, hidro e nos quartos Master com piscina e ofurô com vista para lagoa. Ainda segundo Julia Tavares, em todos os sítios do povoado da Pedra tem uma singela capela, e para manter a tradição a pousada tem a igrejinha para meditar ou até mesmo para quem deseja casar ou renovar os votos de amor eterno. A pousada Bica da Pedra inspira a paixão, como diz a canção: Onde eu possa plantar meus amigos/ Meus discos e meus livros/ E nada mais.

Na pousada tem capela, uma tradição do povoado da Bica da Pedra

Ainda tem vaga para grupos no carnaval A Pousada Bica da Pedra contará com 21 chalés, sendo cinco de luxo. Atualmente, 16 estão sendo construídos e nove estão disponíveis para hospedagem. A previsão de entrega é para antes do Carnaval. A pousada já aceita reservas e no momento o foco são grupos de até 30 pessoas. "A pousada está sendo construída com recursos próprios, e nesse primeiro momento alugar uma ou duas unidades ainda não compensa. Nosso foco é hospedar grupos,

que até podem trazer a equipe de cozinheiros”, diz o gerente Fernando Lima. O projeto da pousada Bica da Pedra, da arquiteta Julia Tavares, conseguiu captar o sonho do empresário Marcos Fontes em realidade, que com certeza é o sonho de consumo de todos nós. Quem tiver o privilégio de pousar na Bica da Pedra, deve esquecer o celular, deitar numa rede, refrescar na piscina de água natural, deliciar-se com as mangas e, simplesmente, viver.

Roteiro Pousada Bica da Pedra Marechal Deodoro - Litoral Sul, a 25 minutos do centro de Maceió. (Próximo ao balneário do Broma) www.pousadabicadapedra.com.br Informações: 3033.0830 e 9996.9954 No projeto de paisagismo de Tatiano, o riacho deu mais charme ao jardim

No projeto de Julia Tavares, tem a imagem do Divino Espírito Santo na capela


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A16

Turismo & Lazer

Embarque

www.j2012.com.br turismo@ojornal-al.com.br

Caçarola de Sabores Fotos: Nide Lins

Nide Lins nidelins@uol.com.br

Munguzá no Pinto

A

poiador oficial do tradicional mungunzá organizado pelo bloco Pinto da Madrugada, o Hotel Ponta Verde está com tudo pronto para no próximo dia 4 de fevereiro (sábado) oferecer a iguaria preparada pelo chef de cozinha Gerson Domingos. O caldo servido a todos os foliões para dar mais energia e força àqueles que vão percorrer todo o percurso da Pajuçara até Ponta Verde fará a alegria de todos a partir das 6hs em frente ao hotel. Considerado uma prévia carnavalesca do evento que acontece oficialmente no dia 11 de fevereiro (sábado), estão sendo aguardadas mais de 1.200 pessoas e todas poderão se deliciar com as porções de mungunzá. Para animar a festa, a organização convocou uma orquestra de Frevo e um Coral Alagoano. O Bloco é aberto para o público com acesso gratuito, porém para quem gosta de “vestir” literalmente a camisa, é oferecido um Kit (boné e camisa) ao valor de R$ 40.

Receita Criador da iguaria, Gérson Domingos revela a receita do munguzá que faz parte da culinária nordestina: 80 kg de milho, 32 litros de leite de coco, 180 litros de leite de vaca, 244 litros de água, 1 kg de cravo, 1 kg de canela e 3 kg de açúcar. Acrescenta-se a isto muita disposição e amor para varar a madrugada acompanhando o cozimento. O saldo é de mais de 160 mil pessoas felizes ao som do frevo que toma conta da curva da mais famosa praia de Maceió, bem em frente ao Hotel Ponta Verde.

Curso Tradicionais nos Estados Unidos, os cupcakes já lideram a lista de pedidos das noivas brasileiras que estão substituindo os tradicionais bolos pela torre de cupcakes, uma opção mais moderna que compõe o ambiente da recepção da festa e dá um toque especial à mesa do bolo. O Senac Alagoas promove no próximo dia 24, das 14h às 18h, na Unidade Poço (Rua Pedro Paulino, 77), a Oficina de Cupcakes, com a especialista em Padaria e Confeitaria, Edva Queiroz. Investimento: R$ 35. Vagas limitadas. Mais informações: (82) 2122.7801, 0800 082 2005 e www.al.senac.br.

Rossy no Salinas O sucesso é tamanho que o humorista Marlon Rossy vai estender sua temporada de shows no Salinas do Maragogi All Inclusive Resort até o mês de fevereiro. As apresentações acontecem nos dias 6, 14, 21 e 28. Rossy conquistou o título de O Maior Imitador do Brasil em eleição do programa Tudo é Possível, da Rede Record. Ele interpreta com estilo peculiar mais de 30 personagens, como Alcione, Roberto Carlos, Sidney Magal e Tim Maia.

Canja de galinha servida com torradas na manteiga de garrafa

Tem canja de galinha na Cozinha de Vó Restaurante da chef Michelle Welcker inova com café regional a la carte de terça a sábado NIDE LINS nidelins@uol.com.br

Oca Maragogi Dança, frevo e pura animação são as palavras de ordem, e quem sai ganhando são os hóspedes e turistas que procuram no Nordeste brasileiro uma maneira especial de curtir a temporada do Carnaval 2012. Para isso, o Grand Oca Maragogi, resort de luxo localizado na Praia do Mangue. O empreendimento propõe para a temporada de 17 a 22 de fevereiro (sexta a quarta-feira) pacote a partir de R$ 3.925 (mínimo de cinco diárias) com direito a café da manhã, almoço e jantar no restaurante dos Corais. Todas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas nacionais são servidas nos bares e restaurantes, inclusas, snacks no Bar Coqueirais e Bar Ponta de Mangue, alem de Frigobar (água mineral, refr igerantes e cerveja, repostos uma vez ao dia). Mais informações: www. grandocamaragogiresort.com

Viagens internacionais

A

comida é sentimental, tem lembranças de vó, de mãe, daquela que é feita com tempero especial do carinho e do amor. E talvez a canja de galinha bem quentinha com pedaços de carne, arroz e legumes ou então a sopa de legumes representem bem as boas recordações das comidinhas de casa. Para resgatar esse senti-

mento, a chef Michelle Welcker lançou na semana passada no restaurante Iaiá, Cozinha de Vó, o jantar regional a la carte, e uma das estrelas é a canja de galinha com sabor “tempero de mãe”. A iguaria é bem encorpada, com arroz, batata, cenoura e pedaços de galinha. E para acompanhar torradas temperadas na manteiga de garrafa. A de legumes com carne também é generosa. Batatinhas, cenoura, arroz e pedaços de carne bem macia. O terceiro sabor é jerimum com charque. Todas as sopas são acompanhadas de torradinhas na manteiga de garrafa. Escolher um sabor não é fácil. A porção é de bom tamanho, sacia a

fome. A dica é marcar mais de um dia no restaurante para provar a sopa de vó. O jantar regional é muito além das saborosas sopas, tem macaxeira ou inhame com cubos de carne de sol de contrafilé feita na manteiga. Tanto a carne quanto a macaxeira chegam à mesa quentinhos e macios, apenas um pouco mais de manteiga de garrafa, e para acompanhar café com leite. Também pode-se escolher outro tipo de mistura: calabresa, carneiro ou galinha guisada. Não esqueça também que tem o cuscuz com pedaços de queijo coalho misturado com coco ralado. Para o cuscuz ficar macio, a Chef Michelle conta que o segredo é mistu-

rar a massa com leite de gado. O cuscuz é combinação perfeita com carne de sol com molho de nata ou calabresa ao molho de tomate. Também tem café completo com cuscuz, queijo, ovo frito, torradas, bolo, geleia, café com leite ou chocolate quente ou suco. No cardápio do café regional do Iaia Cozinha de Vó, além da bela apresentação, tem dicas engraçadas como, para interar: pão assado, ovo frito, queijo coalho e torradas. Para não intalar: café expresso ou coado na hora. As tapiocas de forma tradicional, com queijo coalho ou carne de sol também estão no cardápio. Para adoçar o jantar, tem o mungunzá, arroz do doce, cartola...

O Brasil aparece na lista da Organização Mundial do Turismo (OMT) entre os países que mais gastam dinheiro em viagens internacionais, ao aumentar 32% o gasto de brasileiros no Exterior em 2011. Quem lidera o ranking é a China, uma vez que os chineses aumentaram seus gastos em viagens internacionais em 38% no ano passado, em relação a 2010. Entre os destinos mais visitados do mundo, Hong Kong, Estados Unidos e Espanha foram os que registraram mais aumento na receita gerada pelo turismo internacional, com índices de 25%, 12% e 9%, respectivamente.

Bastidores Carne do sol é famblada na cachaça e, para acompanhar, macaxeira. Já o cuscuz da chef Michelle recebe cubos de queijo coalho e coco ralado

Mais novidades e trilha pernambucana

G

érson Domingos, que comanda a cozinha do restaurante do Ponta Verde, vai preparar mais uma receita de sucesso: o Munguzá do Pinto. Já na foto, o camarão do Bar das Ostras, patrimônio alagoano no cardápio do hotel.

A chef Michelle inaugurou o restaurante em novembro e já tem novidades: a cocada de camarão (arroz de coco com camarão e manteiga de garrafa). Já a invocada de carne de sol é uma viagem ao passado, uma boa lembrança dos bolinhos de feijão com farinha que as mães faziam para os filhos comer bem e saudável, em vez das papinhas de conserva. Das boas lembranças da infância de Michelle na cidade de Petrolina (Pernambuco), tem o “Din Din”, em Alagoas conhecido como “flau” (suco congelado em saquinho), e de sabor de coco não tem pra ninguém, fazendo o maior sucesso. Para realçar o sabor tem um pouco de leite moça, leite

de coco natural e um pouco do bagaço do coco. Almoço ou jantar no Iaia, Cozinha de Vó tem a trilha sonora de pernambucanos: Lenine, Alceu Valença, Lia de Itamará, Selma do Coco, Antônio Nobrega, Nando Co rd e l , Ca p i b a . D á a t é vontade de dançar um frevo.

Roteiro “Iaiá, Cozinha de Vó” Avenida Engenho Paulo Brandão Nogueira, 370 A – Jatiúca (ao lado do Divina Gula) Café regional - Os preços vão de R$ 3,00 até R$ 18,00 - Horário das 17 até 22 horas Almoço das 11h30 até 23h00 Mais informações no 3316.4209 Chef Michelle criou o café regional a la carte com destaque para as sopas


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B1

Dois Arte com as mãos Sexta edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos começa hoje com a proposta de uma viagem cultural do mar ao Sertão

NIDE LINS nidelins@uol.com.br

D

a cidade de Capela vêm os anjos, santos, o bumba meu boi, os sanfoneiros de cerâmica, todos esculpidos pelos artesãos da cidade, liderados por João das Alagoas. Das lagoas Mundaú e Manguaba vêm as rendas do filé, o típico bordado alago-

ano, com suas cores. De Coruripe, as mãos de mulheres que tecem a palha de ouricuri e fibra de bananeira trazem bolsas, cestos, mandalas, para decorar casas e lançar moda. Lá de São Sebastião tem a renda de bilro de dona Clarisse e, de Pão de Açúcar, os artesãos de madeira e os bordados das mulheres do Velho Chico. Em cada canto das Alagoas há a arte

com as mãos de gente simples, que transforma o barro, a madeira, a linha, o retalho, em artesanato. Arte com as mãos é o tema da sexta edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, que começa hoje e prossegue até o próximo dia 22, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

www.j2012.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Personagens do cotidiano nordestino inspiram os artesãos de Capela, sob a batuta do mestre João das Alagoas Nide Lins

Espaço Sebrae: a boa novidade da feira O evento, organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), este ano inovou. A feira acontece na alta temporada, exatamente para o visitante conhecer a cultura alagoana, porque, além do artesanato, haverá apresentações folclóricas. Outra novidade é o Espaço Sebrae. Com uma estrutura de 128 m² serão 200 participantes, entre os artesãos que integram as associações de bordado filé e designers alagoanos que esculpem jóias e artigos de decoração nas mais diferentes matérias-primas. Também participam do espaço empresas que este ano se inscreveram no Top 100 de Artesanato, como Viver de Arte, Caleidoscópio,

Solange Arruda, Fernando Perdigão, Nilda Rosa e Artsório. Já as associações dos Artesãos do Pontal da Barra, das Mulheres Rendeiras de Marechal Deodoro e das Mulheres Rendeiras da Ilha de Santa Rita, além da Cooperativa das Artesãs da Barra Nova, vão levar roupas, acessórios e mantas de filé confeccionados pelos associados. No estande de Maceió, haverá espaço para as associações dos artesãos do Pontal da Barra, o Mercado do Artesanato, os institutos Salve Águas e dos Guerreiros, entre tantas outras atrações. Já o estande montado para o município de São Miguel dos Campos trará o artesão

Cícero Eugênio, de 60 anos, que talha esculturas no tamanho natural em troncos reflorestados de jaqueira. E, no espaço de Maragogi, os visitantes poderão conhecer o tradicional bolinho de goma, o quengo de coco e o filé da fibra de bananeira.

Vá Lá A 6ª Edição da Feira dos Municípios Alagoanos acontece de hoje até o próximo dia 22, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió (Rua Sá e Albuquerque - Jaraguá), das 14h às 22h. Entrada gratuita.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B2

Variedades TV TV ALAGOAS - SBT Canal 5 05h30 - Igreja Quadrangular 06h00 - Jornal do SBT -Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado 08h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 14h15 - Pícara Sonhadora 15h15 - Fascinação 16h15 - Marimar 17h10 - Tenha Estilo 17h15 - Casos de Família 18h15 - Chaves 19h45 - SBT Brasil 19h30 - Arnold 20h30 - Horário Reservado ao PMDB 20h40 - Corações Feridos 21h40 - Programa do Ratinho 22h30 - A Praça É Nossa 00h00 - Conexão Repórter 00h45 - Jornal do SBT -Noite 01h30 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h00 - Tele Seriados I Série: Chuck 03h00 - Encerramento da Programação

TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 05h48 – Agreste Noticias 06h10 – Alagoas Rural 06h20 – Fique Alerta 06h40 – Pajuçara Auto 06h45 – Jornal da Pajuçara - Manhã 07h40 – Fala Brasil 08h35 – Hoje Em Dia 11h00 – Casa & Negocio 11h05 - Feito Pra Você 11h25 – Fique Alerta 13h45 – Ponto de Luz 14h00 – Tudo A Ver 16h30 – Tudo Mundo Odeia o Chris 19h00 – Jornal da Pajuçara - Noite 19h30 – Jornal da Record HD 20h15 – Rebelde 21h15 – CSI Investigação Criminal 22h15 – Vidas Em Jogo 23h15 – Cine Maior - Caos 01h00 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 04h45 - Sagrado 04h50 - Telecursos 05h55 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - TV Globinho 12h05 - ALTV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h25 - Vale a Pena Ver de Novo Mulheres de Areia 16h00 - Sessão da Tarde Filme: Sinbad – A Lenda dos Sete Mares (Exibição em HD) 17h33 - Globo Notícia 17h36 – Video Game Verão 17h50 - Malhação 18h20 - A Vida da Gente 19h10 - ALTV - 2ª Edição 19h30 - Programa Político Partidário – PMDB 19h40 - Jornal Nacional 20h10 - Aquele Beijo 21h20 - Fina Estampa 22h30 – Big Brother Brasil 12 23h15 – O Brado Retumbante 00h00 - Jornal da Globo 00h35 - Glee 01h25 – Corujão I 03h10 – Corujão II

TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 04h50 – Salto para o Futuro 05h50 – Telecurso Ensino Médio 06h05 – Telecurso Ensino Fundamental 06h20 – Telecurso Tecendo o Saber 06h50 – Jornal Visual 07h00 – Repórter Brasil 07h45 – Cocoricó 08h00 _ Thomas e Seus Amigos 08h30 – Castelo Ra Tim Bum 09h00 – Um Menino Muito Maluquinho 09h30 – Janela Janelinha 10h00 – S.O.S Sonia 10h30 – A Turma do Pererê 11h00 – CONHECER (LOCAL) Reprise 11h30 – FAIXA MUSICAL (LOCAL) 12h00 – A Turma do Pererê 12h30 – Catalendas 12h45 – Tromba Trem 13h00 – Dango Balango 13h30 – Vila Sésamo 14h00 – Meu Amigãozão 14h15 - Cocoricó na Cidade 14h30 – S.O.S Sõnia 14h45 – Curta Criança 15h00 – Sem Censura 16h30 – + Ação 17h00 – Estúdio Móvel 17h30 – Clube do Travesseiro 18h00 – Spirou & Fantasio 18h30 – O Trem da Ciência 19h00 – ENFOQUE (LOCAL) Estreia 19h30 – Programa Partidário - PMDB 19h40 – DA SUA CONTA (LOCAL) Estreia 20h00 – Repórter Brasil 21h00 – Caminhos da Reportagem 22h00 – A Grande Música 23h00 – Da Terra do Fogo a Tijuana 23h30 – Doc TV IV 00h30 – Oncotô 01h00 – Sem Censura 02h30 – Conexão Roberto D’Ávila 03h30 – Caminhos da Reportagem 04h30 – Expedições

TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Big Sports 09h00 - Cidade Aflita 10h00 - Canal Legal 11h00 - Programa do Caique 11h30 - Info. Ação Parlamentar 12h00 - Bartpapo 12h30 - Sobre Rodas 13h00 - Clip 13h30 - Canal Legal 14h30 - Programa do Caique 15h00 - Big Sports 16h00 - Cidade Aflita 17h00 - Mesa Redonda 19h00 - Bartpapo 19h30 - Canal Legal 20h30 - Sobre Rodas 21h00 - Big Sports 22h00 - Cidade Aflita 23h00 - Programa do Caique 23h30 - Info. Ação Parlamentar 00h00 - Bartpapo 00h30 - Momento Vip 01h00 - Cinemar 02h00 - Big Sports 03h00 - Cidade Aflita 04h00 - Canal Legal 05h00 - Programa do Caique 05h30 - Sobre Rodas 06h00 - Informativo Cesmac 06h30 - Momento Vip 07h00 - Bartpapo 07h30 - Clip

www.j2012.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Roteiro HOJE Com curadoria de Carlos Gama Júnior e Solange Chalita, será aberto, às 19h, o Salão de Fotografia da Fundação Pierre Chalita. O salão estará disponível à visitação pública no Museu de Arte Brasileira da Fundação Pierre Chalita (Praça Manoel Duarte, 77 – Jaraguá). Uma das maiores intérpretes da MPB, Elis Regina será homenageada na data dos 30 anos de sua morte (19 de janeiro) com a interpretação dos grandes clássicos de sua carreira pela “dama da música alagoana” Leureny e por outros artistas da terra convidados, como Wilma Araújo, Elaine Kundera, Irina Costa e muitos outros. O show “Saudades de Elis" acontece no Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições de Maceió – Jaraguá), às 21h, e contará com um repertório de 30 canções, que vão desde o chamado período de “2 na bossa”, passando por canções consagradas, como o “Bêbado e equilibrista”, “Como nossos pais”, dentre outras. Ingressos: R$ 40 e 20 (plateia/meia) e R$ 30 e 15 (mezanino/ meia), à venda no Stand Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 9106-2665. Zé Lezin é a atração da Quinta do Humor do Verão 2011/2012 do Villa Niquim, na Barra de São Miguel. Já amanhã é o compositor Toquinho que dará o tom à noite. Mesas e ingressos pelo telefone: (82) 9124-5875. EM BREVE O Cartada Inicial, grupo de teatro dos Correios em Alagoas, faz uma homenagem ao mês dos carteiros com o retorno da peça “O cão do meu distrito”. Com enredo cômico e linguagem tipicamente nordestina, o espetáculo apresenta o dia a dia de um carteiro que trabalha em um bairro da cidade e um cão brigão o atormenta todas as vezes que ele se aproxima. A exibição será nos dias 22 e 29 deste mês, no teatro do Centro Cultural Sesi, na Pajuçara, às 19h30.

Por Keila Jimenez

OutroCanal Concorrentes exploram a polêmica do ‘BBB 12’

O

mau momento da Globo graças à polêmica no “BBB” virou prato cheio para as concorrentes, que desde o começo da semana exploram o tema - em programas jornalísticos e nos de fofoca. A Record chegou à liderança na manhã de anteontem dando destaque ao assunto no “Fala Brasil”, que teve média de 8 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP). A emissora ainda deu uma cutucada na Globo, anunciando à imprensa que seu programa deixou em segundo lugar o “Mais Você”, dirigido por Boninho (que marcou 4 pontos). O diretor do “BBB” também foi citado nominalmente por José Luiz Datena, que participou na segunda e na terça do programa de Adriane Galisteu (“Muito +”) na Band: “Se a coisa fosse séria, tinha que prender o diretor, esse Boninho. Mas não é”, disse Datena anteontem. Ontem, o “Manhã Maior”, da Rede TV!, teve a participação de vários ex-BBBs e foi às ruas com uma enquete: “O que o povo pensa sobre a polêmica no reality show?”. Áudios e cenas do “BBB” mostrando os envolvidos no caso, Daniel e Monique, vêm sendo reproduzidos à exaustão por outras emissoras. A Globo afirmou à coluna que analisa se tomará medidas contra o uso de imagens do “BBB” em outros canais.

Finalmente A Ancine (Agência Nacional do Cinema) abre hoje na internet a consulta pública sobre a lei 12.485/2011, que regulamenta o mercado de TV paga. A diretoria entrou em acordo e foi aprovada uma instrução normativa que, entre outros pontos, define o limite de reprises e a regulação da publicidade.

Amizade O presidente da Ancine, Manoel Rangel, telefonou para o presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura para pedir que ele tranquilizasse o mercado.

Babá de cachorro A Rede TV! estreia em 11/2, na faixa das 22h, a série “O Encantador de Cães”, que já rodou pela TV paga. Nela, Cesar Millan, que usa técnicas de “psicologia canina”, vai interagir com Jacqueline Sato nos mesmos moldes do “Dr. Hollywood”.

Novela export A crise econômica não fechou as portas para o principal produto de exportação da Globo, as novelas. A emissora negocia “O Astro” com a americana Telemundo e recebe no próximo mês uma equipe da mexicana Azteca para falar sobre “La Reina de la Chatarra”, versão de “Rainha da Sucata”.

Quem quer política? A minissérie “O Brado Retumbante” marcou 19 pontos em sua estreia, anteontem, após o “BBB”. Na semana passada, “Dercy de Verdade” estreou com 24 pontos.

Paredão A primeira eliminação, anteontem, rendeu ao “BBB” 31 pontos (contra 36 na segunda). O ibope foi maior do que o do primeiro paredão do “BBB 11”, que marcou 27.

keila.jimenez@grupofolha.com.br

folha.com/outrocanal

Hoje nas Novelas Malhação Globo – 17h50 Alexia conta para Laura que viu Gabriel e Cristal se beijando. Débora visita Filipe e conta que se ofereceu para ser assistente de Nando. Moisés se recusa a desfazer o armário com o altar para Alexia. Débora fotografa Guido sendo beijado pela garota mandada por Vinícius. Laura recebe a foto que Débora tirou de Guido beijando a menina na locadora. Gabriel pede para namorar Alexia em segredo. A Vida da Gente Globo – 18 h Laudelino se surpreende com a decisão de Iná de fazer terapia de casal. Rodrigo pede para Manuela antecipar sua viagem para que ela possa ir a uma homenagem para as mães na escola de Júlia. Sofia pede para Ana ser sua treinadora. Lúcio fica admirado com o trabalho de Laura. Ana observa a perfeita integração entre Júlia e Manuela e tenta conter as lágrimas. Manu vê a irmã. Lourenço conhece Tiago.

Aquele Beijo Globo – 19h15h Rubinho garante a Lucena que não deixará Claudia ficar com Vicente. Belezinha pede para trabalhar com Íntima, mas ela não dá atenção para a filha. Marisol avisa a Agenor que vai sair da Shunel. Estela fala para Olga que elas precisam parar de dopar Otília. Vicente e Claudia se beijam antes de sair para jantar. Raíssa aceita a proposta de Agenor e decide dar um emprego a Belezinha. Rubinho segue o carro de Vicente.

Rebelde Record – 20h30 Alice pergunta a Pedro o que está acontecendo e ele garante que ela não precisa ter ciúmes. Binho diz a Diego que vai dar um anel de compromisso para Roberta. Márcia insiste com Téo para que eles voltem a namorar, mas ele diz que ainda não está preparado. Pilar pressiona Roberta para falar com Franco. Pedro escuta Roberta dizer que o assunto do qual ele não pode saber é muito grave.

Corações Feridos SBT – 20h30 Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo deste dia.

Fina Estampa Globo – 21 h Griselda tenta argumentar com Renê, mas ele não a perdoa. Chiara procura Letícia. Beatriz visita Esther. Renê e Tereza Cristina se preocupam com o sumiço do filho. Renê Junior pede para morar na casa de Leonardo. Tereza Cristina suspeita que o amigo secreto de Crô ainda esteja vivo. Ferdinand, Baltazar e uma pessoa amiga de Luana mostram a tatuagem de escorpião no tornozelo. Griselda oferece dinheiro para Íris contar o segredo de Tereza Cristina.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B5

Social

www.j2012.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fraissat, Zanone

Thaíde na pré-estreia do filme 2 Coelhos, no Cinemark Iguatemi

Fraissat, Zanone

Fernando Alves Pinto Fraissat, Zanone

Fraissat, Zanone

Coelhada A pré-estreia de "2 Coelhos", anteontem, no Cinemark Iguatemi, contou com a presença do elenco: Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Thaíde e Fernando Alves Pinto. O diretor do longa, Afonso Poyart, e a atriz Lucy Ramos também foram à sessão, em São Paulo.

Lucy Ramos

Caco Ciocler Fraissat, Zanone

Fraissat, Zanone

Chevron na mira

Negócio fechado

O deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP), relator da comissão externa da Câmara que apura o vazamento de óleo no campo de Frade (RJ), operado pela Chevron, pretende pedir em fevereiro a suspensão de todos os contratos da empresa americana com o governo brasileiro. "Já tenho dados para propor isso. Não é a primeira vez que ela causa esse tipo de acidente, e temos a suspeita de que havia poucos técnicos treinados para aquele trabalho", diz.

O jornalista e escritor Mario Sabino, ex-redator-chefe da revista "Veja", será anunciado hoje como sócio e vice-presidente da agência de comunicação corporativa CDN (Companhia de Notícias), uma das maiores do país.

Marvada pinga

Na mira 2 A Chevron diz que não comenta "rumores ou especulações de qualquer natureza" e que "não recebeu notificação de nenhuma autoridade sobre essa questão". A empresa afirma que respeita as leis de todos os países onde atua e que está colaborando com o governo para a apuração do vazamento.

O diretor Afonso Poyart

Alessandra Negrini

Na esteira da polêmica do suposto estupro de uma participante do "Big Brother Brasil", Boni, ex-diretor da TV Globo, voltou a criticar o reality show, comandado por seu filho Boninho. "Não me atrai esse conceito que eles pegaram da Holanda, em que ficam dando bebida alcoólica [para os participantes] e promovendo festinhas", afirma.

Visconde de sabugosa

Destaque Alagoas

O Ministério Público de SP busca documentos, fotos e objetos de seus integrantes para criar o memorial da instituição. Localizaram o livro de posse do escritor Monteiro Lobato como promotor da cidade de Areias, onde atuou de 1907 a 1911.

Esqueceram de mim A família do ex-governador André Franco Montoro, morto em 1999, está ressentida com o secretário de Energia, José Aníbal, que não o citou como um dos idealizadores das Diretas Já em sua apresentação como pré-candidato à Prefeitura de SP durante debate do PSDB, na segunda. "Tem que falar, por coerência e respeito à história do partido", diz Leonardo Coutinho, sobrinho-neto de Montoro.

Eu não sou ele Na saída da estreia para convidados de "Xanadu", no Rio, anteontem, o ator Ney Latorraca recebia os parabéns pelo musical. E explicava: "Eu não sou o Xexéo, não". Alguns espectadores o confundiram com o escritor Artur Xexéo, também grisalho, que adaptou a peça.

Não fui eu A assessoria de Aníbal diz que quem redigiu a apresentação foi o partido. "Não cometeríamos essa gafe." Já a assessoria do PSDB paulistano diz que o currículo foi enviado pelos pré-candidatos.

Queda livre Palmery Neto, prefeito de Cajueiro, assume hoje a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), durante a abertura

da VI Feira dos Municípios, tendo como uma de suas metas o fortalecimento do turismo nas cidades do interior do Estado

E uma das tecladistas do musical caiu da cadeira no fim de semana, em cima do palco. Luxou o braço e machucou a perna.


O JORNAL l MACEIÓ, 19 DE JANEIRO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B6

Social

www.j2012.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão Com Flávia Farias inside@ojornal-al.com.br

Fotos: Divulgação

Feira Chegou o dia! De que estamos falando? Da Feira dos Municípios Alagoanos, que é dada start, hoje, no Centro de Convenções. O evento? Dará aos visitantes uma noção da diversidade cultural e artística de Alagoas, além de aquecer o comercio local em plena alta temporada, claro. Por lá são esperadas mais de 200 mil pessoas. O abre oficial rola às 17h. Entre as atrações neste primeiro dia, o Padre Antonio Maria. Vai perder?

Luz, câmera, ação!

CASAL | Juliana e Alano Vaz dando mais brilho aos eventos bacanas

Prateleira Quando um escritor é bom, qualquer palavra vira poema, qualquer raio de sol vira flash e qualquer personagem vira retrato. O poeta Marcos de Farias Costa, por exemplo, tem isso como filosofia. Para mostrar todo o seu talento, o moço lança o livro “Canta Sáfica – Cenas da Vida Lésbica”, na próxima terça-feira,24, às 20h, no hype Botequim Paulista, lugar predileto dos mais modernos da cidade, que fica na Avenida Amélia Rosa. Sorte para ele! SOCIAL / Rodrigo e Karina Ribeiro dando mais poder e status às festas dos bem-nascidos

Sorrir Olha só: no último final de semana, o bacanérrimo primeiro meiro ‘Show de Humor’ alagoano do ano foi aplaudido de pé por mais de 400 pessoas que se encontravam no Teatro Sesi esi Pajuçara, solicitando o retorno da edição. Se quem manda nda no artista é o público, a sessão extra já está marcada para ara acontecer neste sábado, 21, às 20h, também no palcoo do Sesi Pajuçara. O Show, que vem trilhando sua terceira ra edição traz uma boa nova, o lançamento do DVD “Zezilda da em Ô Lurde Mulê?!”. E aí, vai perder?

PODERIO | Renata Queiroz de Moraes mostrando estilo para dar e vender, em registro de noite de verão, que agitou os vips

Curte teatro? Se a resposta for sim, leia a nota! A Associação Teatral Joana Gajuru arma, por esses dias até março, oficinas gratuitas de teatro de rua em quatro cidades do interior de Alagoas. Como assim? Pois é, o projeto Oficinão Gajuru de Teatro de Rua rola em Pilar, Atalaia, Colônia Leopoldina e Passo do Camaragibe. O projeto? Terá 40 horas, com uma performance no final das atividades e entrega de certificado para os interessados. Ficou curioso? Ligue já para Abides de Oliveira para o 88883031. Recado dado!

Ordem É bom preparar a beca de advogado, fino. É que dos 656 estudantes alagoanos inscritos para a segunda fase do Exame de Ordem 2011, 344 conseguiram a aprovação. Entre as 14 instituições alagoanas que tiveram estudantes inscritos no Exame de Ordem 2011, a Estácio FAL foi a faculdade com o maior nível de aprovação entre as instituições particulares, com um índice de aprovação de 36%; dos 176 alunos inscritos, 109 conseguiram aprovação na 1a. fase e 63 foram aprovados na 2ª. fase. A média nacional de aprovação foi 24,5%. Em todo o país, foram 108.335 inscritos e 26.024 aprovados. Ponto positivo!

Lazer E aí, papais, preparados para o fim de semana com seus us pimpolhos? O final de semana nem começou, mas nóss já adiantamos, em primeira mão, o que vai rolar neste domingo. Trata-se do espetáculo “Os Smurfs”, que pelaa primeira vez por aqui traz “Uma Smurf Aventura”, marcado ado para acontecer às 17h, no Teatro Gustavo Leite, que fique que ar ao claro, no Centro de Convenções. Para reservar seu lugar ceió sol, ou melhor, no teatro é só ir na loja Noblesse, no Maceió Shopping. Diversão pura!

FINESSE | O casal Flavia Barros e Omar Coelho evidenciando as boas presenças das festas chiques. Ela, que festejou idade nova na última terça-feira,17, claro, recebendo carinho extra de seus esposo e amigos queridos

Elis Festa no mundo da música. Para os fãs da eterna Elis Regina, hoje, acontece o esperado show em homenagem a uma das maiores intérpretes da música tupiniquim, no Teatro Gustavo Leite. E o melhor? Dez artistas alagoanos reverenciam o talento da cantora: Leureny,Wilma Araújo, Igbonan Rocha, Wilma Miranda, Dida Lyra, Cris Braun, Fernanda Guimarães, Nara Cordeiro,Junior Almeida, Elaine Kundera e Irina Costa. A direção musical é assinada por Félix Baigon, direção Cênica de José Márcio Passos, e uma banda de primeira: Dinho Zampier (teclado), Jiuliano Gomes (teclado), Van Silva (Baixo), Tony Augusto (guitarra) e Allyson Paz (bateria). Imperdível, não é?

Toda ela Uma joia que faz parte do seu corpo. Essa foi a ideia da designer Karin Reiter para a nova coleção “Articulados”. A intenção é fazer com que o acessório seja quase um prolongamento dos movimentos corporais. Para celebrar, a moça desembarcar, por aqui, mais precisamente no verão da Barra de São Miguel, na casa da empresária alagoana Carolina Freitas, para apresentar sua coleção. Tudo acontece neste sábado, com direito a big almoço, onde reunirá as mais finas que passam férias no balneário. Boa!

É Verão... O Verão é uma temporada de lançar tendências, seja noo mercado da moda ou da música.As academias, lugar escolhido para ficar com o corpinho da hora, também ditam suas modinhas. E em alguns vips estão tomando uma água com aspecto de coca-cola; à primeira vista, pode até parecer esquisito, mas é uma experiência no mínimo interessante. Trata-se da canadense black water, um líquido naturalmente escuro, sem calorias e nenriquecido com ácido fúlvico, que é considerado desintoxicante e revitalizante para o organismo. Acredite se quiser, não há cheiro nem gosto, como qualquer outro tipo de água. Um bafo!

ROMANCE | Jorge Souza e Sandra Souza compondo dupla chique em dia de festa vip

HUMOR É fã de Zé Lezin? Pois bem, o humorista faz nova temporada do show 'AI Se Eu Te Pego!'. A maratona de apresentações começa, hoje, às 21h, na Vila Niquim, na Barra São Miguel. E não para por aí. No dia 20, ele faz o público rir na Beer House, na praia de Cruz das Almas. O bairro do Tabuleiro do Martins também recebe o humorista no dia 21,no Ginásio do Colégio São Luiz. E no dia seguinte, dia 22, ele estará no palco do Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções.

FLOR | Martina Wanderley entre os nomess que FINA FLO movimentam a society local movime

TODO ELE / Rodrigo Ambrosio entre os jovens talentos da arquitetura alagoana; tem talento de sobra PARES | O empresário e DJ Henrique Faey e sua Danusa Rangel, esbanjando boas presenças nos eventos ilustres

ELAS | Grace Vieira e Luciana Ribeiro formando dupla de mulheres notáveis e elitizadas

OJORNAL 19/01/2012  

OJORNAL 19/01/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you