Issuu on Google+

MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 SÁBADO

ANO 19 NÚMERO 028 R$ 1,50

O Jornal

Trem atropela e mata ambulante durante travessia de linha férrea

Colecionadores es levam carros antigos gos ção para uma exposição entro no calçadão do Centro

A9

A10

OLIMPÍADAS

SÉRIE B

Seleção disputa o ouro contra o México na manhã de hoje

ASA vence e sai da zona de rebaixamento; CRB joga hoje

O futebol brasileiro joga, hoje, pelo ouro olímpico. O time de Mano enfrenta o México, às 11h (de Brasília), e terá a mesma formação que bateu a Coreia do Sul. No vôlei, as meninas também A13 disputam o ouro.

O ASA está fora da zona do rebaixamento da Série B. Jogando ontem em Arapiraca, o Alvinegro derrotou o Guarani por 1 x 0, gol de Lúcio Maranhão, e chegou aos 17 pontos. O CRB joga, hoje, contra o Paraná.

Mano orientou o time e deve manter a formação do último jogo

DENTRO DA FACULDADE

Assaltantes atacam banco Bando invadiu posto do Santander que fica no campus da Fits, rendeu clientes e funcionários e levou R$ 16 mil em espécie

A9

MATADOR DE CÃO

Genilson foi filmado arremessando o bife sobre o muro da casa da ex-namorada

VEÍCULOS .br

al@ojornal-al.com

www.mais.al l autoojorn

O JORNAL l MACEIÓ

, 11 DE AGOSTO DE

2012 l SÁBADO

A

Mercado de motocicletas tem pior rendimento desde 2009

O comerciante Genilson Santos deve ser preso sob a acusação de ter matado o cão da raça Rottweiler, de sua ex-namorada. O crime teria sido por vingança, após Genilson acabar o namoro A9 com a dona do animal.

Divulgação

Divulgação

Comerciante é acusado de matar o cão da ex-namorada

O cão Igor morreu após comer carne com 1080, veneno usado para matar ratos

TROPAS FEDERAIS

PARALISAÇÃO

Renault traz Sandero GT Line como opção permanente na gama do hatch

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu, ontem, pedidos de tropas federais para mais duas cidades alagoanas. Os juízes eleitores de Maribondo e Estrela de Alagoas querem o apoio do ExérA3 cito nas eleições.

6

7

Auto O Jornal

Citroën C3

tes a com as mais recencompactos dos do hatch se alinh O novo modelo ticas da marca e volta à briga 4E5 tendências estilís

Novo Citröen C3 se alinha e volta a ser competitivo

TCU DECIDE

O

s servidores da Justiça Federal decidiram parar as atividades no dia 20 de agosto. A

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)...................2.0120 DÓLAR (VENDA).....................2.0140 POUPANÇA...........................0,5144

EURO (COMPRA)...................2.48040 EURO (VENDA).....................2.48130

categoria quer que os reajustes conquistados A10 sejam extensivos aos aposentados.

MARÉS 04h51...............0.8 10h53...............1.5

17h17...............0.8 23h34...............1.6

FASES DA LUA NOVA.......................17/8

CHEIA.......................31/8

CRESCENTE................24/8

MINGUANTE..................9/8

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram o recurso do candidato a prefeito de Palmeira dos Índios, Petrúcio Barbosa. Com a decisão, ele continua enquadrado na Lei A2 da Ficha Limpa. A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A2

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Honorários

TCU mantém contas de Petrúcio condenadas Ministros não aceitaram recurso movido por candidato a prefeito; decisão se refere a sua gestão em Igaci EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

O

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas, Omar Coêlho de Mello, instituiu, na manhã de ontem, a Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da entidade, durante ato público que marcou a passagem do Dia Nacional de Defesa dos Honorários Advocatícios. A comissão será presidida pelo advogado Thiago Mota. “A iniciativa da OAB de Alagoas não é apenas uma luta pela defesa dos honorários como também pelas prerrogativas e pelo respeito à dignidade da advocacia”, disse Thiago Mota. O ato aconteceu na sede da OAB Alagoas.

Petrúcio Barbosa não teria prestado contas de recursos federais repassados a Igaci quando ele era prefeito da cidade

Única A Câmara Municipal de Maceió realizou, na manhã de ontem, audiência pública para tratar da importância da Unidade de Câncer de Alagoas (Única). O evento ocorreu no plenário da Casa e contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Edinaldo Vasconcelos, e dos vereadores Marcelo Gouveia (PRB), Heloísa Helena (PSOL), Tereza Nelma (PTdoB), além do presidente da Casa, vereador Galba Novaes (PRB) e vários representantes da Única e da sociedade civil. Ministra Ana Arraes foi a relatora do recurso no TCU

A explicar Partidos como PT e PDT se manifestaram publicamente sobre o episódio envolvendo um suposto atentado contra o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT). Contudo, há quem diga que o ocorrido ainda está mal explicado e que pode não ter passado de mal entendido no trânsito. Será?!

Santa Luzia Neste sábado, o candidato a prefeito Márcio Lima, de Santa Luzia do Norte, caminhará com seus eleitores pelas principais ruas do município. Ele tem crescido nas pesquisas de intenção de votos.

BID 1 Foi encerrada, ontem, mais uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Alagoas. A visita técnica foi iniciada no último dia 6 de agosto na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e contou com a participação de consultores do Banco, além de representantes das secretarias da Fazenda (Sefaz), do Turismo (Setur) e da Controladoria Geral do Estado (CGE).

BID 2 A passagem dos consultores da instituição em Alagoas teve como principal objetivo finalizar a Matriz de Políticas propostas para o Programa de Consolidação Fiscal para o Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Proconfis/AL) e elaborar de uma carta-consulta para aquisição de empréstimo junto ao BID. O documento que apresenta o planejamento das ações e que será entregue à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), responsável pela aprovação, na próxima semana.

Erro técnico Na edição de ontem, a página A12 (Editoria de Municípios) saiu com a manchete contendo erro de grafia e a data do cabeçalho incompleta. O problema foi causado devido a um problema técnico. A página foi devidamente corrigida, mas, no momento de enviá-la ao sistema de impressão, houve uma troca de arquivo. Pedimos nossas desculpas!

Juiz Sandro Augusto indeferiu os embargos do candidato

s ministros do Tribunal de Contas da União ( TC U ) d e c i d i r a m não aceitar novo recurso do candidato a prefeito Petrúcio Barbosa, de Palmeira dos Índios, contra condenação de contas suas quando ele comandava a Prefeitura de Igaci. Com isso, Petrúcio segue enquadrado na lei complementar 135/2010, a Lei da F i c h a Limpa, que veta candidaturas com esse tipo de condenação. A decisão do plenário do TCU que condenou as contas de Petrúcio como prefeito de Igaci se refere a prestação de recursos federais repassados ao município para a saúde. A condenação é de 2008. O candidato já havia movido outro recurso contra a condenação, no mês passado, que também foi rejeitado pelos ministros do Tribunal de Contas da União. A relatora do recurso rejeitado foi a ministra Ana Arraes.

Juiz rejeita embargos contra indeferimento de candidatura Por conta, inclusive, desta condenação, Petrúcio teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo juiz eleitoral da 10ª Zona, Sandro Augusto dos Santos. Ontem, o magistrado rejeitou Embargos de Declaração impetrados pelos advogados do candidato. Com esse ato o magistrado manteve sua decisão anterior que indefere o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito de Igaci. Com base na Lei da Ficha Limpa, no início do mês de julho, o Ministério Público Eleitoral entrou com uma ação, pedindo a impugnação de Petrúcio. Outra ação foi impetrada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Com a decisão, Petrúcio Barbosa continua com sua candidatura indeferida. Em Palmeira dos Índios, apenas Patrícia Sampaio (PT), James Ribeiro (PSDB) e Alcineide Nascimento (PR) estão com suas candidaturas a prefeito deferidas.

Curta Termômetro presidenta Dilma Rousseff, que faz nova visita a Alagoas na próxima sexta-feira. Desta vez, para inauguração da fábrica de PVC da Braskem, em Marechal Deodoro.

A

LISTA DO TC distribuição de santinhos e panfletos de candidatos nas ruas de Maceió: por receito de multas ou falta de recursos, esse tipo de material não tem aparecido muito.

A

O Tribunal de Contas do Estado enviou ontem, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, a relação atualizada de prefeitos cujas prestações de contas gerais, a partir do ano de 2004, receberam pareceres prévios recomendando suas rejeições e, também, de presidentes de Câmaras que tiveram contas desaprovadas. A informação é do TRE.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A3

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

EM MACEIÓ

PARA MARIBONDO E ESTRELA

Contexto

Reuniões, caminhadas e visitas nas campanhas

Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

O minério

E

xistem cinco reservas de sal-gema com valor comercial no País, mas nenhuma se compara à reserva em Maceió – que se entende no subsolo do mangue de Bebedouro até o Riacho Doce. Mas, como tudo em Alagoas, a reserva foi descoberta por acaso. Foi o baiano Euvaldo Luz, mecânico de sondas, que descobriu fragmentos do sal-gema enquanto fazia o reparo das sondas que a Petrobras usava na exploração de petróleo em Riacho Doce, na década de 1950. Euvaldo tentou beneficiar o sal-gema, mas não tinha capital e se juntou à francesa Du Pont. Hoje, o privilégio é da Braskem, que retira do sal-gema o cloro para o Policloreto de Vinila, mais conhecido como PVC.

Ponta

Ainda

A direção da Braskem garante que a presidenta Dilma Roussef não vem a Alagoas para inaugurar uma fábrica qualquer. “Trata-se de uma fábrica que vai transformar Alagoas no maior produtor de PVC da América Latina”, disse o diretor de Marketing, Frank Alcântara.

A data de inauguração está marcada para sexta-feira, 17, e a presidente Dilma confirmou presença. Se vier mesmo, será a segunda vez que Dilma visitará Alagoas – a primeira vez foi quando Dilma ainda era secretário estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul.

A O TRE vai enviar os pedidos de tropas do Exército feitos pelos juízes ao governo do Estado, para que este se pronuncie

Juízes eleitorais pedem o reforço do Exército

Sujeira geral Para o juiz Sandro Augusto, o candidato a prefeito de Palmeira dos Índios, Petrúcio Barbosa, que lidera as pesquisas, não pode disputar a eleição. Ou seja: está inelegível até 2020.

Arquivo

Mantendo Se depender do senador Renan Calheiros, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2001 será rejeitada por unanimidade no Senado. A PEC propõe retirar o poder do Ministério Público das investigações criminais e o senador Renan Calheiros se posicionou contrário.

Com isso, sobe para dez o número de cidades de Alagoas para as quais foram requeridas as tropas DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

O

Linha de frente – “Não faz sentido impedir o Ministério Público de investigar. E eu quero parabenizar o trabalho do Ministério Público Estadual e Federal” – disse o senador Renan.

Nada

Tudo

A polícia descobriu que não houve atentado algum, de natureza política, contra o deputado Ronaldo Medeiros. O que houve foi mais um espetáculo do “Orlandinho”, um “novo rico” em Porto Real do Colégio que bagunça impunemente na região.

Quando ingere bebida alcoólica, o tal do “Orlandinho” apronta cada uma na BR-101 que até Deus duvida – e pior: nunca foi preso. “Orlandinho” não admite ficar para trás na BR e não gostou por ter sido ultrapassado pela Pajero do deputado.

Rei do Porto Real O tal do “Orlandinho” tem padrinho forte. Ele reside no povoado Borges, em Porto Real do Colégio, e tem uma Hillux placa IAM 9097. Se Sergipe.

Hoje

É dia

Neste sábado, 11, o Clube dos Advogados vai ferver com tantos candidatos a presidente da OAB ocupando o mesmo espaço ao mesmo tempo. É que hoje é o “Dia do Advogado”, e o dia da eleição para a presidência da OAB está se aproximando.

Por falar na eleição para a presidência da OAB/Alagoas, agora já são cinco os candidatos com o lançamento da candidatura da segunda mulher interessada em presidir a entidade. Trata-se da advogada e professora Cláudia Amaral – lançada esta semana.

s juízes eleitorais da 43 ª Zona, Geneir Marques de Carvalho Filho, e da 10ª Zona, Sandro Augusto dos Santos, solicitaram ontem à presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reforço de tropas federais para a segurança das eleições municipais deste ano em Maribondo e Estrela de Alagoas, respectivamente. Com isso, sobe para dez o número de municípios alagoanos para os quais foram requeridas tropas do Exército para o pleito deste ano. No caso de Marimbondo, de acordo com ofício encaminhado pelo magistrado eleitoral, há um clima de instabilidade que vem sendo demonstrado entre simpatizantes de alguns candidatos às eleições majoritárias, que estariam trocando sérias e graves acusações por meio das redes sociais - Facebook e Twitter -. O juiz Geneir Marques informou, ainda, que precisou determinar a proibição de pesquisas e enquetes ilegais que estavam sendo feitas, pois as mesmas estavam gerando clima hostil entre candidatos e eventuais

admiradores. A promotora eleitoral que atua na 43 ª Zona, Neide Camelo, está requisitando informações acerca dos acontecimentos, para responsabilizar os possíveis infratores. Finalizando o ofício, o juiz eleitoral destaca que, na última eleição municipal, realizada em 2008, diversos incidentes foram registrados, como a aglomeração de cerca de quinhentas pessoas em frente aos locais de votação, fato que acarretou o uso de dezenas de policiais para que a multidão fosse dispersada. ESTRELA Já em relação a Estrela de Alagoas, o juiz Sandro Augusto dos Santos destaca que o município já é conhecido em todo o Estado pelos intensos embates políticos e já contou com a presença do Exército Brasileiro em eleições anteriores. O magistrado ainda narra, no pedido encaminhado ao TRE, notícias veiculadas na imprensa local sobre a situação de instabilidade política que sempre foi observada na cidade, contando com o agravante de que crimes de homicídios tenham sido praticados com repercussão eleitoral ou com pretensão de influir nos destinos dos cargos públicos eletivos. O juiz Sandro Augusto ainda anexou ao ofício encaminhado à Presidência do TRE cópias de termos de declara-

ções prestadas por dois candidatos ao cargo de vereador e um candidato ao cargo de prefeito, versando a respeito da segurança do pleito eleitoral de outubro próximo. Neles, foram narradas situações que destacam a não elucidação de crimes de homicídio no município, o que estaria gerando um clima de impunidade e um atentado contra Everaldo Amorim em 2007, então candidato a vice-prefeito e atual candidato a prefeito. O porte ilegal de arma de fogo por pessoas ligadas à campanha eleitoral, incluindo candidatos, pessoas ligadas a agremiações políticas, cabos eleitorais e simpatizantes e a atuação de policiais civis e militares como seguranças particulares de candidatos também foram narrados nas declarações. DEZ DIAS A presidência do TRE encaminhará a solicitação para o governo estadual manifestar-se sobre a atual condição da segurança pública na região. Ao fim do prazo, que é de dez dias, o pedido de envio de tropas federais será distribuído e analisado por um desembargador eleitoral e, posteriormente, apreciado pelo pleno do TRE. Só depois desta análise o pedido é encaminhado ou não ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definirá sobre a concessão das tropas federais.

s reuniões com lideranças e entidades e as caminhadas marcaram o dia de ontem das campanhas dos candidatos a prefeito de Maceió nas eleições deste ano. Ronaldo Lessa (PDT) se reuniu, na noite de ontem, ao lado do vice, Mosart Amaral, com lideranças da Chã da Jaqueira , Jardim Petrópolis II, João Sampaio II, na casa de eventos Mar de Rosas, no Jardim Petrópolis II. Rui Palmeira (PSDB) fez caminhada no Colibri, no Rosane Collor, à tarde. E, á noite, caminhou no Clima Bom I, sempre ao lado do vice, Marcelo Palmeira. Nadja Baía (PPS) participou, pela manhã, de panfletagens no Mercado da Produção, Feirinha do Artesanato, e no Calçadão do Comércio. À tarde, fez caminhada no Jacintinho, com o vice, Coronel Assis. Jeferson Morais (DEM) e seu vice, Carimbão Júnior, fizeram caminhada no Vergel. Galba Novaes (PRB) e seu vice, coronel Ivon Berto, se reuniram, pela manhã, com o presidente da Assomal. Em seguida, o candidato participou de Audiência Pública sobre Saúde Pública em Maceió, na Câmara Municipal de Maceió. A tarde, se reuniu com lideranças do Vergel do Lago e com Profissionais de Educação. A noite, gravou para o guia eleitoral. Rosinha da Adefal (PTdoB) participou do Fórum dos Sindicados dos Médicos do Brasil e de Congresso Mundial de Direitos Médicos, no Centro de Convenções, em Jaraguá. A tarde, participou do espaço Fale Com a Rosinha, em seu Comitê, no Centro. E, depois, foi a Missa de Ação de Graças em comemoração aos 31 anos da Adefal, na sede da entidade. No final da tarde, fez carreata e panfletagem, no Virgem dos Pobres, com o vice, Kleber Fortes. Alexandre Fleming (PSOL) passou o dia de ontem gravando para o guia eleitoral. Sérgio Cabral (PPL) e seu vice, João Sampaio, fizeram visita a lideranças do Clima Bom, pela manhã. A tarde, se reuniram com a diretoria do Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas) e com amigos e apoiadores.

Corrida do ouro Além de Cláudia Amaral, disputam a presidência da OAB os advogados Marcelo Brabo, Thiago Bonfim, Welton Roberto e Rachel Cabus – que tem o apoio do atual presidente Omar Coêlho.

Expressas

9h -Visita à Feirinha de Bebedouro; 14h30 - Grava para o guia eleitoral.

Dois poloneses, dois tchecos, um grego e uma francesa – única mulher do grupo – e todos estudantes de Medicina em seus países, são agora alunos da Ufal por 4 meses.

16h30 - Caminhada no Bom Parto, com concentração em frente à comunidade Evangélica, por trás da Clínica Guri; 19h - Caminhada no Eustáquio Gomes, com concentração na lanchonete Sanduba do Papai.

13h - Pontapé inicial no Torneio de Futebol Americano de Maceió, no campo do Miguelense, em São Miguel dos Campos; 16h - Caminhada, com panfletagem e adesivagem, no Santos Dumont, com concentração ao lado do Corpo de Bombeiros, após o Posto da PRF; 20h - Reunião com lideranças do Eustáquio Gomes.

08h - Caminhada na Grota da Alegria, no Benedito Bentes; 17h - Caminhada na Santa Lúcia, com concentração em frente à SMTT.

Manhã - Participa de festa do Dia dos Pais na escola dos filhos; Tarde - Participa da festa do Dia do Advogado; Noite - Participa de atividade cultural.

9h - Participa de panfletagem na Feirinha do Jacintinho, com concentração no Posto Senna; 15h - Carreata, no Clima Bom II, com concentração na Praça Padre Cícero; 19h - Visita ao Evento Regional de Desbravadores, no Mafrial; 19h30 - Visita à Igreja Presbiteriana Renovada, na Ponta Grossa.

Eles estão se especializando em “cirurgia plástica” com o médico e professor da Ufal, Fernando Gomes, com estágio no Hospital Universitário. O mais interessante foi o que disseram os estudantes poloneses Arthur Dsiezyc e Aguierzke Watejko sobre a opção para virem para o Brasil estudar cirurgia plástica. É que, na universidade onde eles estudam na Polônia, só existe uma vaga para estágio em “cirurgia plástica”, e a prioridade é para o aluno filho de pai médico e cirurgião plástico.

8h - Panfletagem no Benedito Bentes I, na Feirinha e no Terminal; 15h - Panfletagem no Shopping Pátio, no Tabuleiro; 17h - Encontro com grupo de jovens da Igreja Batista, no Benedito Bentes I.

Não informou agenda.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A4

Nacional

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

JULGAMENTO DO MENSALÃO

CENSO 2010

Advogado pede a nulidade do processo

População indígena no País cresce 205%

B

RASÍLIA - Na primeira parte da sessão de ontem, sétimo dia de julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), falaram os advogados de Breno Fischberg, Carlos Alberto Quaglia e Valdemar Costa Neto. Embora a sustentação do advogado de Valdemar fosse a mais esperada para o dia, o advogado de Carlos Alberto Quaglia roubou a cena ao pedir aos ministros da Corte a anulação do processo por ter assumido o caso depois de seu cliente ficar três anos sem defesa. O pedido gerou uma intensa troca de opiniões entre os ministros. O presidente do STF, Ayres Britto, por fim, decretou que o assunto seria tratado nos votos dos ministros. O defensor público Haman Córdoba sustentou que Quaglia teria passado todo o processo sem advogado, razão pela qual não pode defender-se, contraditar testemunhas ou exercer seu direito de defesa em relação aos atos de produção de prova. Depois de algumas perguntas feitas por alguns dos ministros, Joaquim Barbosa afirmou que o réu foi intimado a indicar um advogado e não o fez. Córdoba então esclareceu que a intimação só aconteceu em 2011. Antes dele, falou o advogado Guilherme Alfredo de Moraes em nome de Breno Fischberg, que sustentou que seu cliente foi citado somente uma vez no processo. “Ele é citado em uma nota de rodapé como sócio da Bônus-Banval. Essa frase levou a acusação a pensar que ele era da quadrilha”, argumentou. Em nome de Valdemar Costa Neto, o advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa pediu a absolvição do depu-

tado federal, ex-presidente do extinto PL, do crime de corrupção passiva. Segundo o advogado, os recursos que o extinto partido recebeu fizeram parte de um acordo eleitoral firmado nas eleições de 2002 para que o PL integrasse a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-vice-presidente José Alencar. O acerto foi pago por meio de uma corretora, a Garanhuns, comandada pelo doleiro Lúcio Funaro, que fez um acordo de delação premiada para se livrar do processo. Na segunda parte da sessão os advogados de Jacinto Lamas e Antonio Lamas tomaram a tribuna e, mais uma vez, sustentaram que os seus clientes não sabiam que os saques que faziam eram de dinheiro ilícito. “Vocês ouviram o advogado de Valdemar dizer aqui que ele (Jacinto) era um mero mensageiro”, disse o seu advogado Délio Lins e Silva Júnior. Já a defesa de Antonio Lamas argumentou que, embora o procurador-geral Roberto Gurgel tenha pedido a absolvição, ele pediu que seja reconhecida a inocência de Antonio. A defesa afirmou ainda que o ex-funcionário do PL foi denunciado no processo do mensalão apenas pelo sobrenome. “Se ele se chamasse José Silva talvez teria ficado de fora”, disse Délio Lins, pai do advogado de Jacinto. O advogado ressaltou que na época da denúncia, com a acusação sobre 40 pessoas, levantou-se o objetivo de ligar o esquema à obra “Ali-Baba e os 40 Ladrões” e ironizou a inclusão do seu cliente. “Se fosse Silva, talvez não fosse denunciado, mas, Lamas, quer quadro mais midiático para quarenta ladrões?”, questionou?

BAHIA

Justiça determina saída de quilombolas

B

RASÍLIA – Embora esteja em curso uma negociação com o governo, a Justiça Federal determinou que, no prazo de 15 dias, os moradores do Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia, desocupem a área. O quilombo fica próximo à Base Naval de Aratu, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. A área é reivindicada na Justiça pelas famílias de quilombolas e pela Marinha do Brasil, que instalou uma vila militar no terreno. A decisão de reintegrar a área foi tomada no dia 3 deste mês pelo juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da Bahia, em sentenças idênticas proferidas sobre dois dos três processos sobre o assunto. No dia 31 de julho, os quilombolas haviam se reunido com o governo e firmado um acordo de diálogo, que incluía a suspensão da reintegração de posse. Na reunião, a Advocacia-Geral da União (AGU) assumiu o compromisso de enviar à Justiça uma petição para

Levantamento do IBGE mostra ainda que há 305 etnias, que falam 274 línguas diferentes no País

R

IO DE JANEIRO - Os índios no Brasil somam 896,9 mil pessoas, de 305 etnias, que falam 274 línguas indígenas, segundo dados do Censo 2010 divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira vez que o órgão coleta informações sobre a etnia dos povos. O levantamento marca também a retomada da investigação sobre as línguas indígenas, parada por 60 anos. Com base nos dados do Censo 2010, o IBGE revela

que a população indígena no País cresceu 205% desde 1991, quando foi feito o primeiro levantamento no modelo atual. À época, os índios somavam 294 mil. O número chegou a 734 mil no Censo de 2000, 150% de aumento na comparação com 1991. A pesquisa mostra que, dos 896,9 mil índios do País, mais da metade (63,8%) vive em área rural, sendo que em 2000, mais da metade estava em área urbana (52%). Na avaliação do IBGE, a explicação para o crescimento da população indígena pode estar na queda da taxa de fecundidade das mulheres em áreas rurais, apesar de o índice de 2010 não estar fechado ainda. Entre 1991 e 2000, essa taxa passou de 6,4 filhos por mulher para 5,8.

Outro fator que pode explicar o aumento do número de índios é o processos de etnogênese, quando há “reconstrução das comunidades indígenas”, que supostamente não existiam mais, explica o professor de antropologia da Universidade de Campinas (Unicamp), José Maurício Arruti. Os dados do IBGE indicam que a maioria dos índios (57,7%) vive em 505 terras indígenas reconhecidas pelo governo até o dia 31 de dezembro de 2010, período de avaliação da pesquisa. Essas áreas equivalem a 12,5% do território nacional, sendo que maior parte fica na Região Norte - a mais populosa em indígenas (342 mil). Já na Região Sudeste, 84% dos 99,1 mil índios estão fora das terras

originárias. Em seguida vem o Nordeste (54%). A terra indígena mais populosa no país é a Yanomami, com 25,7 mil habitantes (5% do total) distribuídos entre o Amazonas e Roraima. Já a etnia Tikúna (AM) é mais numerosa, com 46 mil indivíduos, sendo 39,3 mil na terra indígena e os demais fora. Em seguida, vem a etnia Guarani Kaiowá (MS), com 43 mil índios, dos quais 35 mil estão na terra indígena e 8,1 mil vivem fora. O Censo 2010 também revelou que 37,4% índios com mais de 5 anos de idade falam línguas indígenas, apesar de anos de contato com não índios. Cerca de 120 mil não falam português. Os povos considerados isolados, não estão contabilizados no censo.

Governo deve rever portaria criticada por índios BRASÍLIA – A Advocacia Geral da União (AGU) vai receber na próxima semana lideranças indígenas que querem a revogação da Portaria nº 303. A norma é duramente criticada porque, segundo os índios, permite o uso de terras indígenas (TIs) para exploração econômica sem consulta dos ocupantes. “É um desastre”, diz Ceiça Pitaguary, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que participou ontem de manifestação na entrada da sede da AGU em Brasília. Segundo ela, a portaria é “inconstitucional” ao permitir a instalação de grandes obras e o uso de recursos naturais. Lindomar Terena, da TI Cachoeirinha (localizada na região do Pantanal - Mato Grosso do Sul), assinala que os índios estão buscando “respeito” e coerência. “O Brasil é signatário de acordos internacionais. É citado

Lideranças indígenas foram à AGU protestar contra exploração econômica de suas terras sem que sejam ouvidos

mundo afora como país exemplo, mas aqui dentro, na prática, a gente está vendo outra coisa”, diz ao citar a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Conven-

ção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), das quais o Brasil é signatário. A portaria da AGU estabelece interpretação única de exceções e condições para acesso às terras indígenas

pelas procuradorias jurídicas da Administração Pública Federal. A norma se baseia em condicionantes estabelecidas para a TI Raposa Serra do Sol (RR) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

ESTUPRO DE MENORES suspender a ação de desocupação. De acordo com a AGU, três petições foram protocoladas na Justiça Federal dia 1º para que a reintegração seja suspensa por 90 dias. O advogado dos quilombolas, Maurício Correia, informou que as petições não tinham sido juntadas ao processo até ontem. Ele disse também que a notificação determinando a saída dos quilombolas ainda não foi recebida pela comunidade, nem pela Defensoria Pública da União, na Bahia. “Caso fique provado que o juiz recebeu a petição da AGU e, mesmo assim, ordenou a reintegração de posse, isso será objeto de questionamento no recurso. Legalmente, ele teria que primeiro responder à AGU, antes de proferir a sentença”, explicou . Na quarta-feira, os moradores da área tiveram acesso a uma cópia do estudo antropológico feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que reconhece a terra como remanescente de quilombo.

STJ revê decisão polêmica B

RASÍLIA – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quinta-feira que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) voltará a julgar a apelação do Ministério Público paulista sobre o caso de um homem acusado de estupro de três meninas de 12 anos. Com essa decisão, a Terceira Seção do STJ tornou sem efeito julgamento de março desse ano que manteve a absolvição do réu pelo tribunal paulista. Na época, o mesmo colegiado admitiu na decisão que o estupro presumido de menor de 14 anos poderia ser descaracterizado pelo consentimento da vítima, acatando o argumento de defesa e a tese referendada pelo próprio TJ-SP. Agora, após embargo do Ministério Público, os ministros da Terceira Seção reviram o processo e entenderam que o recurso da defesa havia sido

apresentado fora do prazo legal. Outra consequência do novo posicionamento do STJ é manter a decisão da Quinta Turma – um colegiado menor do tribunal – segundo a qual o TJ-SP não poderia ter afastado a presunção de violência absoluta para caracterizar o estupro no relacionamento sexual com menor de 14 anos. Essa tese não leva em conta eventual consentimento das vítimas. O réu havia sido inocentado na primeira instância porque o TJ-SP entendeu que teria havido “atipicidade da conduta”, ou seja, tendo em vista o consentimento das menores com a relação sexual, o crime de estupro não estaria devidamente caracterizado. O recurso apresentado pelo Ministério Público paulista, contra a interpretação de que o estupro de menor de 14 anos

poderia ser relativizado pelo consentimento, foi negado com a mesma fundamentação. De acordo com assessores do STJ, a decisão tomada quinta pela Terceira Seção do tribunal teve embasamento meramente técnico, entendendo que os recursos da defesa foram apresentados fora do prazo legal. Não significou, portanto, uma mudança de postura desse mesmo colegiado, que havia absolvido o réu no início do ano. O assunto gera polêmicas por vários aspectos. No processo, que corre em segredo de Justiça, o réu alega que as três menores estupradas eram profissionais do sexo e que, portanto, não podem ser consideradas inocentes. Porém, após mudanças no Código Penal, em 2009, a legislação brasileira passou a não

mais mencionar a possibilidade de relativizar a violência presumida no caso de menores de 14 anos. O caso ganhou maior repercussão porque o réu foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Nos diversos recursos apresentados posteriormente ao STJ, a defesa encontrou decisão divergente entre as Quinta e Sexta turmas para situações semelhantes e levou o caso para a Terceira Seção, um colegiado ampliado, que inicialmente acatou a argumentação em favor do réu. O Artigo 224 do Código Penal, revogado em 2009, mas em vigor na época em que houve o caso, dizia que, quando a vítima tem menos de 14 anos, a violência sexual tem caráter relativo e pode ser afastada diante da realidade concreta, como o consentimento.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A5

Internacional

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

PROJETO MORFEU

NDRANGHETA

Nave da Nasa explode durante voo de teste

Chefe é preso lendo o livro “Caçadores de Mafiosos”

F

LÓRIDA- A nave experimental do Projeto Morfeu, que está sendo desenvolvida pela Nasa com vistas a futuras missões além da órbita terrestre, caiu e explodiu na quinta-feira no Centro Espacial Kennedy, na região central da Flórida. A Nasa disse que oprotótipo do veículo, a ser usado para pousos em outros corpos celestes, decolou com sucesso durante um voo-teste, mas “então experimentou uma falha de componente físico, o que o impediu de manter um voo estável”. Ninguém ficou ferido

no incidente, ocorrido após quase um ano de testes no Centro Espacial Johnson, no Texas. Imagens de TV da Nasa mostraram a cápsula espacial quase totalmente dominada pelas chamas. A agência espacial americana disse que seus engenheiros estão examinando dados que determinem a exata causa do acidente. O veículo deveria passar três meses sendo submetido a testes cada vez mais rigorosos em um espaço na parte norte do centro espacial, simulando as condições da superfície lunar.

R

Dias seguidos de confrontos entre rebeldes e exército fiel a Bashar al-Assad e bombardeios transformam Aleppo

BOLÍVIA

Estados Unidos impõem novas sanções a Assad Ministra Nemesia Achacollo nega que a filha, menor de idade, esteja grávida

Evo teria engravidado filha de uma ministra

L

A PAZ - O líder opositor boliviano Samuel Doria Medina reafirmou em um programa de TV que o presidente Evo Morales engravidou uma filha menor da ministra Nemesia Achacollo, em um escândalo que anima a Bolívia. Doria Medina denunciou inicialmente no Twitter que Morales seria “pai com uma menor e que isto tinha implicações”. “Perguntem à mãe dela: Nemesia Achacollo”. Na quarta-feira, o ex-candidato à presidência e líder da Unidade Nacional (UN) confirmou na televisão que Evo Morales engravidou a filha da ministra Achacollo, mas que não lhe cabe apresentar as provas, e sim, à Justiça. A acusação gerou uma severa reação de Achacollo, ministra do Desenvolvimento Rural e Terras: “Não peço que se desculpe ou ao menos que se retrate (...), mas lhe advirto que neste país há leis e que existe a Justiça. Farei tudo ao meu alcance para que esta infâmia não fique impune”. “O que vai ser da minha filha,

que está em casa atemorizada?” - perguntou Achacollo entre soluços ao lado de colegas do gabinete e membros do Congresso. “O senhor Doria Medina: que fez a acusação, a infâmia, agora deve apresentar provas”, disse Achacollo, que também é secretária executiva da Federação Nacional de Mulheres Camponesas da Bolívia. D o r i a Me d i n a “e s t á q u e re n d o p re j u d i c a r a imagem do nosso presidente e para tal utiliza as mulheres, as crianças, mas estou aqui para enfrentá-lo, com as organizações sociais e as ministras aqui presentes”. O vice-presidente Alvaro García entrou na polêmica ao afirmar que “se o senhor Doria Medina fosse honesto, apresentaria as provas imediatamente ou pediria desculpas, se possível de joelhos, à senhora e a sua filha. Morales, que não comentou o assunto, é pai de duas adolescentes que residem com suas respectivas mães, em Oruro (oeste) e Cochabamba (centro).

Alvo de Washington é petroleira estatal, além do grupo libanês Hezbollah, acusado de apoiar regime sírio

W

ASHINGTON - Os E s t a d o s Un i d o s impuseram ontem uma nova rodada de sanções contra a Síria, tendo como alvo a petrolífera estatal Sytrol e o grupo xiita libanês Hezbollah, por dar apoio ao governo sírio. O Hezbollah, designado pelos EUA como organização terrorista em 1995, vem dando treinamento e amplo apoio logístico ao governo da Síria, disse Departamento do Tesouro norte-americano. Já a Sytrol foi penalizada por vender gasolina ao Irã, que os EUA acusam de manter um programa nuclear com finalidade armamentista. A medida congela qualquer ativo que o Hezbollah possa ter sob jurisdição dos EUA e proíbe norte-americanos e as empresas dos EUA de negociarem com o grupo. As autoridades dos EUA disseram não saber se as

sanções vão ter algum impacto financeiro sobre o Hezbollah ou se outras nações iriam impor restrições econômicas ao grupo, dando a entender que elas são em grande parte simbólicas. “Nós acreditamos que se elas tiverem essa informação... então elas podem querer adotar novas medidas e, no longo prazo, isso vai limitar o espaço que o Hezbollah tem para operar”, disse o coordenador de contraterrorismo do governo norte-americano, Daniel Benjamin. “Nós vemos de fato benefícios muito concretos com essa designação, mas se vão ocorrer no âmbito das sanções financeiras ou não é algo que ainda precisamos ver. Mas em termos de jogar uma luz no que o grupo está fazendo, acho que é vitalmente importante”, afirmou Benjamin a jornalistas. A Casa Branca diz que o Hezbollah, grupo islâmico apoiado pela Síria e Irã, treina diretamente oficiais do governo sírio e facilitou o treinamento de forças sírias por parte da guarda Revolucionária Islâmica, do Irã.

Desde a designação do Hezbollah como organização terrorista, os norte-americanos são proibidos de fazer negócios com o grupo. O Banco Central e autoridades sírias já foram bloqueados nos mercados dos EUA em sanções anteriores. CONFERÊNCIA A conferência realizada em Teerã para tratar a situação na Síria e que contou com a participação de cerca de 30 países e organizações, propôs a criação de um “grupo de contato” para “pôr fim à violência e promover um diálogo integrador entre o governo sírio e a oposição”. Os participantes, entre eles Rússia, China, Índia, Irã e alguns países da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba), consideram “o diálogo nacional a única maneira de resolver o conflito da Síria”, segundo um comunicado divulgado ontem pelas agências locais. A nota pede à Síria que cesse os confrontos durante “três meses” para iniciar negociações mediante “mecanismos pacíficos”.

Turquia duplicará capacidade para refugiados A Turquia planeja construir 13 acampamentos adicionais para duplicar a capacidade de receber refugiados sírios, podendo chegar a 100 mil pessoas, disse ontem o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). No último dia 6, as autoridades turcas abriram o nono acampamento para receber sírios que fogem da guerra civil que assola o país. O número de refugiados na Turquia já superou os 50 mil e só na última semana, com os graves enfrentamentos em Aleppo, foram registradas mais seis mil entradas no país, confirmou o porta-voz do

Acnur, Adrian Edwards. Dos refugiados, 72% são mulheres e crianças, segundo dados divulgados pela agência humanitária da ONU. No entanto, surpreendentemente, oito mil sírios retornaram voluntariamente ao país em julho, a maioria impulsionada pela preocupação de cuidar de seus pertences, comentou Edwards. O número total de refugiados sírios registrados pelo Acnur nos países vizinhos gira em torno de 147 mil, comentou o porta-voz. Já no final de julho, o Acnur calculava - em função das estimativas de cada país - que o número real de refugiados girava em torno

dos 270 mil. Segundo os últimos dados do organismo, os refugiados sírios no Iraque são cerca de 13 mil. No país, inclusive, foi erguido um novo acampamento e em breve, será implantando o terceiro. No Líbano, os refugiados são cerca de 37 mil, “embora milhares que chegaram recentemente ao país não tenham sido ainda registrados pelo Acnur”, afirmou Edwards. Finalmente, na Jordânia, os refugiados registrados são quase 46 mil. “Essa população inclui tipicamente agricultores, donas de casa e pequenos comerciantes”, disse Edwards.

OMA - O italiano Roberto Matalone, considerado um dos principais nomes da máfia calabresa Ndrangheta, foi detido na quinta-feira em uma praia da Itália quando, deitado sobre uma rede, lia o livro Caçadores de Mafiosos, do jornalista Andrea Galli. Segundo a polícia italiana, o mafioso de 35 anos era procurado pela polícia desde abril de 2010. A detenção de Matalone foi realizada como parte da investigação denominada como “All Inside”, que visava a captura do clã Pesce, liderado pelo cunhado do mafioso, Francesco Pesce, 34 anos, que foi preso em 2011. Pesce, mais conhecido como “Ciccio”, estava escondido em um bunker, na região da Calábria, quando foi detido. Este episódio, aliás, é narrado no livro que Matalone lia no momento da prisão.

Matalone tomava sol em praia de província ao ser preso O livro em questão detalha as técnicas que um bom “caçador de mafiosos” deve levar em conta, como “raciocinar com rapidez” e ter “sangue frio para conseguir capturar os membros do crime organizado”. O jornal Corriere della Sera, para o qual Galli escreve, explica que Matalone, casado com Maria Grazia Pesce, estava tomando sol sobre uma rede na praia de Ioppolo, uma das mais frequentadas da província calabresa de Vibo Valentia, quando foi surpreendido pelos agentes. Os policiais que conseguiram localizar o imóvel no qual o detido vivia com sua mulher e filhos, esperaram que Matalone abrisse o guarda-sol e deitasse para que fosse pego pelas costas.

Paradeiro descoberto através da esposa do criminoso Os agentes conseguiram chegar até Matalone graças aos movimentos suspeitos de sua mulher, que, frequentemente, saía de sua casa da cidade de Rosarno pela noite a bordo de carros sempre diferentes, até chegar a Ioppolo, onde o suposto mafioso estava escondido há dez dias. A polícia italiana, que considera Matalone o chefe do clã Pesce após a detenção de seu cunhado há um ano, acredita que o suposto mafioso tinha alugado uma casa em Ioppolo para tentar passar despercebido entre os turistas.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A6

Opinião

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br Frase do dia

Falta acreditar Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

M

aceió vive neste momento um dilema. Uma parte da cidade – e ela é muito grande – quer se livrar de uma vez por todas da violência. A outra insiste em manter a cidade no topo das mais violentas do País. O curioso é que essa situação está sendo vivida exatamente no momento em que se põe em prática o Plano Nacional de Segurança. As duas situações não podem perdurar por muito tempo. Uma tem que “engolir” a outra. No primeiro dia de vigência do plano, como se fosse por represália, ocorreram assassinatos em circunstâncias bem mais violentas que as comuns. As pessoas continuam sendo assassinadas na capital. Esse foi o lado ruim em operação. O lado bom foi a prisão da pessoa suspeita de ter encomendado o crime e o esclarecimento do caso em tempo recorde. Foi uma resposta bem dada em quem apostava na impunidade. Aliás, é ela [a impunidade] que puxa para o alto a ponta do gráfico que trata da violência em Alagoas. A impunidade está para o Estado como uma serpente de sete cabeças que, enquanto

todas elas não forem cortadas a golpes certeiros de espadas amoladas, a população viverá refém do medo. E isso não interessa a governo nenhum. Não parece inteligente. Em Maceió, a população já disse que quer a polícia nas ruas e demonstrou que confia na proposta do plano. Isso fez com que algumas comunidades solicitassem formalmente a presença da polícia. Antes, essas áreas eram dominadas por traficantes de meia tigela que, diante do estado de medo das pessoas, davam as ordens apenas com um revólver velho na cintura. Que o tráfico está enraizado na cidade, isso não se questiona. Que esse tipo de crime se considera o dono da situação, isso também é uma verdade. As pessoas sabem disso e, diante de alguns casos de extrema violência, acabam cedendo ao poder do “movimento”. Só que antes não havia uma estratégia de combate sistemático a essa modalidade criminosa. Hoje, a população alagoana vive o sentimento de que a situação vai melhorar e que dias mais tranquilos virão. Assim, a parte que quer paz cresce e se fortalece em Alagoas.

Charge

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.mais.al Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - Maceió/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

“Se fosse Silva, talvez não fosse denunciado, mas, Lamas, quer quadro mais midiático para quarenta ladrões?” DÉLIO LINS, advogado do ex-funcionário do extinto PL, Antonio Lamas, sobre o fato de seu cliente ter sido denunciado como beneficiário do mensalão, esquema que foi relacionado à obra “Ali-Babá e os 40 ladrões”, por ter 40 indiciados inicialmente.

Os seis anos da Lei Maria da Penha Renan Calheiros Senador e líder da bancada do PMDB Senado Federal comemorou esta semana os seis anos da Lei Maria da Penha. Denominação que foi uma homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica em consequência das tentativas de homicídio praticadas pelo seu então marido. As comemorações não expressam apenas um olhar sobre o passado da Lei Maria da Penha. Elas se voltam, sobretudo, para o futuro. Vários mecanismos de proteção às mulheres não foram suficientemente implantados ainda nos estados, a exemplo das casas-abrigo e os centros de referência. As discussões sobre a Lei Maria da Penha e a aprovação desta lei muito me honram, uma vez que a lei foi aprovada quando, em 2006, estivemos à frente da Presidência do Senado Federal e do Congresso Nacional. Nos dois biênios em que presidi o Congresso Nacional houve, de fato, um grande esforço dos senadores e deputados em favor do aprimoramento de marcos legais importantes, principalmente no tocante ao capítulo da Segurança Pública. O Senado e o Congresso, portanto, fizeram a sua parte. Como resultado da aprovação da Lei Maria da Penha, foram instaurados mais de 685 mil procedimentos até dezembro de 2011. Desse total, é importante ressaltar que 408 mil procedimentos já foram julgados e encerrados. Além disso, já são contabilizadas no Brasil em torno de 27 mil prisões em flagrante e quase 4.200 prisões preventivas, em razão da Lei Maria da Penha. Por tudo isso, a lei é um marco legal indispensável ao enfrentamento dessa mazela que é a violência covarde contra

O

Um marco legal indispensável ao enfrentamento dessa mazela que é a violência covarde contra as mulheres as mulheres. É sempre bom lembrar que o mais recente estudo sobre violência contra as mulheres, coloca o Brasil em uma triste classificação. A pesquisa apontou que o País tem o sétimo maior índice de homicídios entre as mulheres, num rol de 84 países. Perdemos apenas para El Salvador, Guatemala, Rússia e Colômbia. De acordo com as conclusões do mesmo estudo, a taxa de homicídios no país ficou em torno de 4,4 vítimas para cada 100 mil mulheres. Segundo o Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, publicado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o DIEESE, 43% das mulheres no Brasil já foram vítimas de violência doméstica. São dados preocupantes que nos levam a refletir sobre novas estratégias para fortalecer instituições e políticas, no enfrentamento da violência contra mulheres. Neste aspecto, é urgente a ampliação do número de delegacias especializadas no atendimento à mulher. De outro lado a União, em parceria com os Estados e Municípios, deve insistir em novas campanhas de esclarecimento, estimulando a denúncia contra os agressores. Essa luta já não é mais só das mulheres, mas de toda a sociedade brasileira.

San

Vocação para a Advocacia

11 de agosto: Dia do Advogado e Dia da Justiça

Fernando Maciel Advogado ostaria de pedir licença para neste dia em que se comemora o “Dia do Advogado” responder a um aluno que me interrogou há algum tempo sobre minha profissão. Me interpelou ao final de uma aula com a seguinte pergunta – “Professor, estou terminando a universidade e sinceramente não sei que profissão jurídica seguir. Não sei se faço concurso para a Magistratura, para o Ministério Publico, para ser delegado, para outra profissão jurídica, ou se ingresso numa banca de advocacia?” Neste momento me lembrei do decálogo da Advocacia, ensaiado por Couture, que no último mandamento afirma: “Exerça sua profissão com tamanho amor, com tamanha dedicação, que amanhã quando teu filho te perguntar o que deverá ser quando crescer, não tenhas dúvida de afirmar de imediato - seja advogado.” Sei que esta dúvida não é somente sua, mas paira na cabeça de muitos outros estudantes que ainda cursam ou que estão terminando Direito nas bancas das faculdades. Poucos colegas conheci, como eu, que já ingressaram no Curso de Direito com prévia determinação de serem advogados, que desde cedo encontraram sua vocação para este mister. Sem querer desmerecer qualquer outra profissão jurídica, posto que cada uma tem sua finalidade, sua obrigação e suas características, exigindo a vocação individual para o exercício dela, venho falar àqueles que ainda não tem definida esta vocação e que podem estar em dúvida sob a experiência da advocacia. A advocacia é uma paixão que invade o coração de quem ama a justiça, busca a igualdade e o direito. Tem seus momentos de dificuldade, pois não é raro o momento em que enfrenta a força, a imposição e a ganância; é seu constante companheiro o cansaço físico e mental, pois é muito mais suor que genialidade. Como toda profissão tem muitas dificuldades, mas no coração de quem ama, as dificuldades são obstáculos a serem transplantados, óbices a serem removidos. O artigo 133 da Constituição Federal de 1988 afirma

G

É uma paixão que invade o coração de quem ama a justiça, busca a igualdade e o direito que o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável em seus atos e opiniões desde que relacionados ao exercício de sua profissão e nos limites da lei. Assim a Carta Maior reconhece que a atividade advocatícia é extremamente necessária para que a liberdade e a democracia sejam preservadas, restando inclusive a ela, Constituição, fazer tal determinação para impedir que outra lei de menor forca possa retirar-lhe tal finalidade. Mais que um privilégio, tal prestígio constitucional é um compromisso com a efetivação dos direitos e garantias individuais, um compromisso com a ética e com a realização do justo. Ao resguardar à profissão cidadã a garantia de livre manifestação, a Carta Magna protege também o homem do povo e toda a sociedade, posto que, quando este cidadão for objeto de um processo judicial, quando a pessoa física ou jurídica sofrerem qualquer constrangimento de força ou coação moral, física, patrimonial ou de qualquer espécie, terão que buscar a solução deste fato no Judiciário e ali sua voz será o advogado. Tem o advogado que ser aquele que está disposto a servir. Servirá tanto impedindo que o Estado muitas vezes cobre dos contribuintes o que não devem, como na liberdade do inocente, ou ainda buscando o salário e as verbas devidas ao trabalhador, ou no resguardo dos direitos humanos dos presos e do alimento da viúva, do órfão e do aposentado. Assim, meu caro aluno, tomo a liberdade de aconselhar-lhe como aconselharei um dia Thiago e Pedro, meus filhos, de dez e três anos respectivamente, se me perguntarem - Seja Advogado!! E Viva a Advocacia!!

Rachel Cabus Advogada e vice-presidente da OAB/AL ustiça que queremos e em razão da qual tanto lutamos. Justiça que, em sentido macro, significa uma vida digna com os direitos fundamentais, tais como o direito à liberdade, à intimidade e à vida assegurados pelo Estado. E é sob esse viés que surge um personagem de importante relevo no cenário jurídico-social, sempre nessa luta constante, no sentido de que se salvaguarde o que significa viver dignamente: o advogado(a). Figura indispensável para a preservação, a fiscalização e a ampliação das conquistas dos direitos de todos os seres humanos, e exímio criador de teses revestidas, em sua grande maioria, de sonhos e ideais a serem alcançados. Advogado(a), profissional forte, aguerrido, contestador, conhecedor das leis, vinculado a uma instituição respeitada que cumpre a sua função institucional e constitucional de defender as prerrogativas da classe, os direitos fundamentais, o Estado democrático de direito e, sobretudo, o respeito à dignidade do ser humano. O dia 11 de agosto é a data para se festejar a história, o brilho e a independência do ser advogado. É momento de se gritar em um só coro: feliz Dia do Advogado(a)! É dia para aplausos à luta de todos os que, no exercício diário desse mister, criam e aprimoram teses, interpretam e reinterpretam as leis, sempre

J

Indispensável para a preservação, fiscalização e a ampliação dos direitos de todos os seres humanos buscando adequar a norma ao momento social e cultural em que vivemos, munidos de um valoroso ideal que se traduz na busca incessante da boa aplicação das normas jurídicas. Ser advogado(a) é não parar de sonhar, tendo consequentemente a esperança de que, ao amanhecer de cada novo dia, poderemos escrever uma outra história, repleta de vitórias ou de derrotas, de alegrias ou de tristezas, sem deixar que nos contamine o desânimo, a submissão, o descrédito ou a apatia, simplesmente porque somos fortes, lutadores, dotados de um sentimento intrínseco de justiça e de uma inquietude que nos é natural, elementos que nos impulsionam e nos fazem viver nessa constante batalha pela garantia dos direitos de cada ser humano. A todos os advogados e às advogadas, um feliz Dia do Advogado.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A7

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

SETOR DE ALIMENTAÇÃO

CONSTRUÇÃO

Expansão expressiva é aguardada para o NE

Franquia qualifica mão de obra para o setor

A

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima que este ano o brasileiro gastará em média 30% da renda para comer fora. segmento está em pleno desenvolvimento e acompanhando essa boa fase, as regiões Centro-Oeste e o Nordeste devem registrar um crescimento mais expressivo do setor nos próximos anos, de acordo com a Pesquisa Panorama Global do Setor da Alimentação, apresentada durante evento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em São Paulo. Ainda de acordo com a pesquisa, realizada no ano passado com uma amostra de 46 redes de franquia na área de alimentação, o shopping center continuará atraindo o maior número de lojas nos próximos três anos. No Nordeste, a explicação para isso é simples: segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a frequência mensal dos consumidores nos shoppings instalados no Nordeste subiu 15,35% no ano passado em relação ao anterior, alcançando um índice de 68,6 milhões pessoas. Esse crescimento perde apenas para o da região Sudeste, que teve aumento de 60,97%, o equivalente a 272,5

O

milhões de frequentadores. Dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) indicam que dos 56 novos shoppings com inauguração prevista para este ano no Brasil, 36 (64%) serão em cidades com menos de 1 milhão de habitantes. Em Alagoas, esse crescimento constante atraiu a atenção de empresários do setor varejista e até o final do ano, a segunda cidade mais importante do Estado ganhará seu primeiro shopping Center, o Pátio Arapiraca Garden Shopping, empreendimento da Tenco Shopping Centers, com 204 lojas, sendo 19 delas na área de alimentação. “E s s e n ov o c o m p o rtamento do consumidor nordestino, principalmente aquele do interior, abre uma ampla possibilidade de negócios para o varejo e as franquias, que avaliam o shopping como o local certo para a abertura do seu negócio”, analisa Robson Rodas, um dos empreendedores do Pátio Arapiraca Garden Shopping. TERCEIRO LUGAR A região Nordeste já representa 15% do total de shoppings existentes no Brasil. Contabiliza 59 empreendimentos e mantém-se em terceiro lugar na classificação do segmento. A região Sudeste lidera com 218 shoppings.

Com um custo de R$ 49 mil, é possível formar turmas e atender a uma necessidade do mercado FLÁVIA BATISTA flaviabatista@ojornal-al.com.br

T

irar partido do bom momento da construção civil é opção para milhares de trabalhadores Brasil a fora que querem pegar carona no ritmo de desenvolvimento do setor e alavancar suas condições de rendimento. Apostando no segmento, uma franquia nacional está lançando um modelo de negócio com intuito de formar mão de obra capacitada e, dessa forma, minimizar um dos maiores gargalos do ramo. A partir do investimento inicial de R$ 49 mil, empreendedores interessados em ingressar no ramo poderão formar turmas e começar a trabalhar com painéis prontos de oficinas técnicas nos cursos de Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Eletricista Instalador Residencial e Gesso Acartanado. “Com este modelo, o franqueado aluga

Com forte expansão, a construção civil tem enfrentado a carência de trabalhadores qualificados nas diversas funções

salas de aula e não precisará investir na aquisição de uma unidade completa, por isso o valor de investimento é muito mais acessível”, explica David Pinto, presidente da rede de franquias. Ele explica que o foco inicial da franquia são proprietários de escolas que não utilizam as salas de aula durante algum turno ou aos fins de semana. “Essa é uma prática que vem se tornando comum no mercado. Proprietários que possuem os espa-

ços disponíveis em dias e horários específicos, alugam as salas para atividades que não estão relacionadas ao seu negócio principal”, explica o empresário. “O nosso objetivo é incentivar esse proprietário a investir na franquia”, afirma. O negócio, que começou a operar em dezembro do ano passado já vem mostrando resultados, tanto que para o presidente já começa a ampliar as opções de oficinas, com o curso de Paisa-

gismo & Jardinagem. “Com investimento de microfranquia, o Instituto da Construção poderá ser adquirido por microempreendedores, uma vantagem para quem tem menos capital de investimento”, aponta. Depois do investimento, a franquia começa a dar retorno financeiro em cerca de oito meses, segundo estimativas de David Pinto. O lucro chega a ser de 45% em cima do faturamento que pode alcançar os R$ 60 mil por mês.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A8

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

INDÚSTRIA

IPC

Emprego cai pelo quarto mês seguido

Preços para a baixa renda sobem mais

AGÊNCIA BRASIL

O

nível de emprego na indústria voltou a apresentar queda em junho, com variação negativa de 0,2% em relação a maio e de 1,8% na comparação com o mês de junho de 2011. De acordo com os números da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junho foi o quarto mês consecutivo em que o emprego no setor registrou resultado negativo, o que acumula perda de 1,2% no período. No confronto com igual mês do ano anterior, a taxa de junho foi a nona a apresentar resultado negativo e a mais intensa desde dezembro de 2009, quando a queda foi de 2,4%. A trajetória descendente também foi observada no índice acumulado dos últimos 12 meses, com um recuo de 0,6% em junho. De acordo com o IBGE, o número de trabalhadores empregados na indústria apresentou queda em junho em 12 dos 14 setores pesquisados, na comparação com o mesmo mês de 2011. O maior impacto foi a queda de 3,5% no nível de emprego industrial no estado de São Paulo, onde o pessoal ocupado caiu 16,9% no setor de metalurgia básica, 14,7% nas indústrias de produtos de metal e 10,2% no de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de telecomunicações. Os estados do Paraná, com 1,8%, e de Minas Gerais, com 0,3%, foram os que deram contribuição positiva em junho para o nível de emprego industrial do país, tendo como base a comparação com o mês de maio. Segundo o IBGE, os destaques foram o aumento de 38,1% no pessoal ocupado

Segundo a FGV, a inflação para quem ganha até 2,5 salários mínimos fechou em 0,27% AGÊNCIA BRASIL

O

Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços para no ramo de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos da indústria paranaense, e de 8,6% nas indústrias extrativas e 6,8% em produtos de metal, no caso de Minas Gerais. O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria registrou em junho uma variação negativa de 0,3% em relação a maio, descontadas as influências sazonais. De acordo com o IBGE, foi a quarta taxa negativa consecutiva do ano. No confronto com junho de 2011, o número de horas pagas caiu 2,6%. O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria avançou 2,5% frente a maio, após registrar taxas negativas por três meses consecutivos, período em que a queda acumulou 3,4%. No confronto com junho de 2011, o valor da folha de pagamento real cresceu 3,7%, no trigésimo resultado positivo seguido nesse tipo de comparação. Aumentos no valor da folha de pagamento em diversos setores industriais dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os que exerceram, segundo a pesquisa do IBGE, maior influência sobre o resultado nacional.

consumidores com renda familiar até 2,5 salários mínimos, fechou o mês de julho em 0,27%, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado mostra uma inflação mais elevada para as famílias de baixa renda. No período, o Índice de Preços ao Consumidor para a população em geral, o IPC-BR, ficou em 0,22%. No ano, são 3,77% de alta no IPC-C1 ante 3,06% no IPC-BR. Nos últimos 12 meses,

a diferença se acentua, com 6,38% de variação do IPC-C1 e 5,65% do índice global. O maior aumento do IPC-C1 foi verificado no preço dos alimentos, com 0,9% de variação, com destaque para o tomate, que ficou 63,98% mais caro, e a cenoura, que registrou alta de 31,43%. Em junho, essa classe de despesa havia tido variação de 0,74%. Os maiores ritmos de aumento foram registrados em educação, leitura e recre-

BRASKEM

ação (de -0,14% para 0,48%) e comunicação (0% para 0,5%). Habitação também teve aumento na variação (de -0,01% para 0,11%). Em contrapartida, os índices de preços em vestuário apresentaram queda de 1,1%. Houve decréscimo em saúde e cuidados pessoais (de 0,28% em junho para 0,12% em julho), transportes (de 1,13% para -0,01%) e em despesas diversas (de 0,25% para 0,06%).

FVG Yvette Moura

País ainda terá expansão moderada AGÊNCIA BRASIL

A Durante almoço no restaurante Picuí, a Braskem apresentou a campanha de comemoração dos 10 anos da empresa

Empresa comemora uma década A Braskem apresentou ontem, durante um almoço para representantes dos veículos de comunicação do Estado, a campanha de comemoração dos 10 anos da empresa, que será celebrado na próxima quinta-feira. Na ocasião, também foi anunciada a inauguração da nova fábrica de PVC da Braskem em Marechal Deodoro, que será na sexta-feira e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. A campanha, que terá como tema “Braskem 10 anos. É impossível ser feliz sozinho”,

foi apresentada pelo diretor de marketing institucional da Braskem, Frank Alcântara. “A campanha envolveu todos os funcionários e mostra a forma de trabalho da Braskem que é voltada para a cooperação”, destacou. Durante a apresentação, Alcântara disse que a comemoração em Alagoas vai ser reforçada com a inauguração da fábrica de PVC. A nova planta, que já iniciou uma parte de suas operações, fará com que a produção anual da Braskem em Alagoas chegue a 460 mil toneladas de PVC por ano,

duplicando a atual capacidade produtiva e transformando Alagoas no maior produtor de PVC da América Latina. A nova unidade atraiu uma fábrica da empresa White Martins, que vai gerar oxigênio e nitrogênio para manutenção da própria Braskem e outras indústrias instaladas no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela. Após o início da operação das duas unidades, a Braskem vai oferecer cerca de 500 postos de trabalho em Alagoas, sendo 200 diretos e outros 300 indiretos.

economia brasileira deve continuar com ritmo de crescimento moderado por algum tempo, disse o coordenador da Área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Armando Castelar Pinheiro. Segundo ele, os estímulos dados recentemente pelo governo, entre os quais a queda dos juros, “em algum momento”, vão fazer com que a economia acelere. “Mas ainda não está claro quando isso vai acontecer”, ressaltou o economista. Para ele, o país terá de enfrentar desafios médio e longo prazos, como o crescimento da força de trabalho, que ocorrerá de forma mais lenta por causa da transição demográfica e pelo fato de a taxa de desemprego já estar baixa. Isso fará com que a economia dependa mais do aumento de produtividade e de novos investimentos.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

ACIDENTE

A9

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

Ambulante é morto por trem Mais.al

O

ambulante José Carlos Silva Pereira, mais conhecido como Jorge “Paraguai”, de 55 anos, morreu, na tarde de ontem, após ser atropelado por uma locomotiva da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no centro de Maceió. O acidente aconteceu

quando o ambulante, que comercializava produtos eletrônicos na região, tentava atravessar a linha férrea e não se apercebeu que o trem se aproximava da entrada da estação central de Maceió, na Rua Dias Cabral, no Centro. O funcionário da CBTU, encarregado em sinalizar a aproximação das composi-

ções da área de baldeação da Estação Central, ainda tentou avisar sobre a chegada do trem, mas o ambulante estava com um fone de ouvido e não atendeu aos chamados. Com o impacto, Jorge Paraguai teve morte instantânea e o corpo ainda foi arrastado por aproximadamente dez metros, indo

parar na área interna da estação da Companhia de Trens Urbanos de Maceió. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local e fizeram os primeiros levantamentos. Em seguida, o corpo foi recolhido e levado para o Instituto Médico Legal de Maceió.

Emocionada, parente da vítima aguarda enquanto peritos fazem levantamento

ROTTWEILER

Comerciante matou cão por vigança ELISANA TENÓRIO elisanatenorio@ojornal-al.com.br

U

ma câmera de segurança instalada em uma casa no Village Campestre II complicou a vida do comerciante Genilson da Silva Santos. O equipamento flagrou o momento em que ele jogou veneno para o cão Igor, da raça rottweiller, de propriedade de sua ex-namorada. O fato aconteceu em seis de julho, mas só se tornou público agora. Ontem, a presidente do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), Cristiane Leite, confirmou que o Ministério Público Estadual de Alagoas vai investigar o caso. De acordo com Cristiane Leite, o crime de maus tratos a animais é muito comum. Novidade deste caso é que foi possível flagrar o momento do envenenamento. “Há mais de um mês fizemos a denúncia ao MPE para que fosse aberta uma ação penal. Esperamos que esse caso sirva de exemplo de reflexão”, declarou. A Promotoria Coletiva Criminal é a responsável pelo caso. Semana passada, o MP requisitou a delegacia onde Suelene Maria (proprietária do animal) fez o Boletim de Ocorrência que apurasse o fato. Só depois disso é que o MPE o receberá de volta. Tudo começou quando a proprietária do rottweiller

reconheceu o ex-namorado nas imagens do circuito interno de segurança de sua residência. O vídeo, que está à disposição de quem quiser ver na Internet, flagra quando Genilson joga um pedaço de carne por cima do muro de sua casa. Mostra também os momentos agonizantes do cão e o desespero da família para salvá-lo. A presidente do Neafa confirmou que o acusado matou o cão por vingança. Ele não teria se conformado com o fim do seu relacionamento com Suelen, a proprietária do cachorro. Segundo Sulen, no início da manhã, ela se deparou com o animal se debatendo, jogando a cabeça contra a parede e com sangue saindo pela boca. Além de ser de estimação, Igor era um cachorro premiado. Ele era o principal reprodutor de um canil localizado no município de Paripueira, no litoral Sul de Alagoas, e cada filhote seu era vendido por aproximadamente R$ 5 mil. “Uma pessoa que comete uma coisa dessas não tem coração”, lamentou a dona do animal. O comerciante deve ser convocado pelo MPE para prestar depoimento na próxima semana. Se ele for condenado, poderá pagar multa e ficar preso. A pena varia de três meses a um ano de prisão.

BANCO

Agência dentro de faculdade foi assaltada

A

agência Santander, que fica localizada dentro da Faculdade Integrada Tiradentes (FITs), foi alvo de bandidos na manhã de ontem. Três homens, que participaram da ação invadiram o local, aproveitando-se da distração de um dos seguranças do local e da grande movimentação de pessoas, que estavam na faculdade, por causa da realização de um mutirão do Poder Judiciário. Os bandidos renderam os funcionários e os trancaram em um cômodo da agência. Eles obrigaram o gerente a entregar todo o dinheiro que estava armazenado nos caixas da agência, que serviria para a movimentação do dia.

Na fuga, os bandidos ainda contaram com o apoio de mais um comparsa, que dava apoio à ação, do lado de fora do banco. Os seguranças da faculdade ainda tentaram conter os bandidos, mas não conseguiram. Equipes dos Batalhões de Polícia de Eventos (BPE e de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) se deslocaram ao local, efetuaram rondas na região, mas nenhum dos assaltantes foi capturado pela PM. O Sa n t a n d e r n ã o s e pronunciou sobre o valor exato levado dos caixas do banco, mas informações extra-oficiais apontam que a quantia foi em torno de R$ 16 mil.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l DOMINGO

A10

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

TROCA DE TIROS

PARALISAÇÃO Yvette Moura

Suspeito de crimes é morto pela polícia

U

ma troca de tiros entre policiais militares e uma dupla acusada de assalto terminou em morte, na noite da última quinta-feira, no conjunto Eustáquio Gomes. Walterlan de Santana Dias, 22, foi atingido por um tiro e morreu quando fugia da polícia. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de receber atendimento no Hospital Geral do Estado. Segundo a Polícia Militar, a dupla estava em uma motocicleta e começou a ser perseguida nas proximidades do Hospital Universitário, chegando a trafegar por vários metros pela contramão da

rodovia BR-104. Ao serem alcançados, Walterlan de Santana sacou um revólver e começou a atirar contra a guarnição da Radiopatrulha que revidou e o atingiu com um tiro. O outro acusado tentou fugir correndo, no entanto acabou sendo preso. Gênesis Viana dos Santos, de 22 anos, foi conduzido para a Central de Polícia, onde foi autuado em flagrante. A moto CG 150, de cor preta e placa NMO 3326. Foi o segundo acusado de crime morto em confronto com a polícia em menos de 24 horas. Pela manhã, um jovem havia sido morto durante uma operação para prender acusados de tráfico.

BENEFICENTE Cortesia

Servidores do Judiciário Federal e MPU se concentram em frente ao fórum

Sindjus decide entrar em greve no dia 20 Categoria segue mobilização nacional e decidiu para as atividades durante uma assembleia PEDRO BARROS pedrobarrosjr@hotmail.com

Crianças e adolescentes do Lar também vão desfilar na passarela em evento

Chá-desfile ajuda meninas do Lar Batista

G

reve por tempo indeterminado na Justiça Federal a partir do próximo dia 20 de agosto. A

decisão foi tomada durante assembleia dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU), realizada na manhã de ontem. Os funcionários se concentraram em frente ao Fórum, na praia da Avenida. Segundo o coordenador jurídico do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sindjus/AL), Paulo Falcão, alguns estados como Mato Grosso, São Paulo e Santa

Catarina já votaram pelo indicativo de greve e outros agendaram para o próximo dia 15 a avaliação do tema. O sindicalista informou, também, que no dia 16 haverá uma reunião ampliada, da federação da categoria, em Brasília para avaliar o movimento de greve. Paulo Falcão, disse que a greve é por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Ele explicou que os trabalhadores lutam pela retomada da data-

MODELOS ANTIGOS

-base. A categoria quer que os reajustes conquistados sejam transferidos aos aposentados, respeitando a integralidade e a paridade. No próximo dia 17 a categoria pretende fazer um ato público em Marechal Deodoro por conta da visita da presidente Dilma Rousseff, a Braskem. “Será um protesto dos servidores, com faixas e palavras de ordem, criticando a política pública do governo e conclamando a presidente para a negociação”, disse.

REIVINDICAÇÕES Eduardo Leite/Estagiário

O

Lar Batista Marcolina Magalhães e o Ministério Virtuosa promovem neste sábado um chá/desfile de moda beneficente para ajudar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social acolhidas pelo Lar. O evento acontecerá às 16 horas no Maceió Mar Hotel, em Ponta Verde. Na passarela, 12 modelos voluntários estarão desfilando com peças da Requinte Modas, Pétalas e Encanto de Mulher. O desfile é organizado pela missionária Val, com o objetivo de sensibilizar a sociedade alagoana para contribuir com a manutenção do Lar, que precisa de apoio para conti-

Bancários iniciam campanha salarial

nuar ajudando meninas que viviam sem esperança e sem perspectiva de vida, podendo ser mais uma vítima dos males sociais deste século: prostituição, drogas e violência. O Lar acolhe atualmente 24 meninas de 5 a 16 anos. Toda a renda do chá-desfile será revertida ao Lar. Para participar e ajudar essa causa, basta comprar o ingresso no valor de R$ 20 na Requinte Moda, Pétalas e Encanto de Mulher ou, na tarde do evento, no Maceió Mar Hotel. “Gostaríamos de contar com o apoio de toda a sociedade, pois esta é uma ótima oportunidade de fazermos o bem e ainda apreciar um desfile belíssimo”, conclama a missionária Val.

O

Bandas e modelos participam de evento O chá-desfile terá também a participação da Banda Thronus e da cantora Jessyca Carvalho. Na passarela, além dos modelos que abraçaram o projeto, as meninas do Lar também vão desfilar, assim com a ex-abrigada Kelly Bruna, uma jovem de 20 anos que viveu sua infância e adolescência na instituição, de onde saiu para o mercado de trabalho e hoje é concursada da Caixa Econômica Federal. No programa Momento com Deus que apresenta de segunda a sábado na Rádio Farol Melodia, das 12 às 13 horas, a missionária Val, que no mês de setembro estará promovendo o 4º Encontro

de Mulheres Virtuosas, esteve, durante toda esta semana, divulgando o chá-desfile beneficente e pedindo a participação de todas as virtuosas (mulheres que servem a Deus) no evento. “Além das virtuosas, nosso apelo estende-se a todos os alagoanos! Quem não puder participar e desejar contribuir para uma causa tão nobre, pode depositar o valor do ingresso na conta do Lar: 2400-1/Ag. 55/Op. 003 – Caixa Econômica Federal – ou ligar para 3324-3668 ou 9331-3668, falar com a diretora do Lar, Aurinice Uchôa Beiriz, para mandar buscar o valor em seu domicílio ou local de trabalho”, disse a missionária.

Modelos de veículos antigos estão expostos no Centro como forma de incrementar a venda de produtos masculinos

Centro tem exposição de carros VALDETE CALHEIROS valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

P

ais e filhos que deixaram para comprar o presente do Dia dos Pais às vésperas da data terão uma surpresa a mais no Centro da cidade, hoje. A surpresa também vai agradar aos amantes de carros antigos. É que das 8h até às 14h, os clientes das lojas do Comércio terão a oportunidade de apre-

ciar verdadeiras jóias identificadas como MP Lafer de 1985; Miura, esportivo, 1979; Opala; Fusca, 1984; Fusca transformado, 1995; Jeep, 1967. Os modelos de veículos antigos estão expostos como forma de incrementar a venda de produtos masculinos às vésperas da data festiva. A exposição, organizada pela Aliança Comercial, foi aberta ontem e será encerrada hoje.

Os veículos pertencem a colecionadores alagoanos que cederam seus exemplares à mostra que reúne 15 automóveis, entre os quais modelos Ford e Landal. O presidente da Aliança Comercial, Olinto Ozório disse que a exposição é uma boa oportunidade para pais e filhos irem juntos ao Centro escolherem o presente e apreciar os modelos antigos de veículos.

s bancários iniciaram nesta semana a campanha salarial deste ano. Na pauta de reivindicações, além da questão salarial, a categoria pretende discutir, também, segurança, condições de trabalho e saúde. Em Alagoas, um café da manhã marcou ontem o lançamento da campanha. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França, em todas as campanhas os banqueiros elegem um problema para justificar a impossibilidade de conceder as reivindicações. Ele explicou que a provisão de fundos é uma espécie de poupança onde os bancos depositam parte de seus lucros. Neste caso, de 30% a 36% desses lucros estariam nesse fundo. Considerando que a inadimplência gira em torno de 4,5% e com tendência de queda, o sindicalista afirma que os banqueiros só estariam reduzindo parte dos lucros e não perdendo dinheiro. P.B.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A11

Municípios

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

NO CRUZAMENTO

MozartLuna lunamozart@ig.com.br

Delmiro Gouveia

Ambulância avança sinal e causa acidente Motorista do veículo atingido pela ambulância afirmou que não havia paciente EDITORIA DE MUNICÍPIOS municipios@ojornal-al.com.br

U

ma ambulância provocou um acidente, na manhã de ontem, no cruzamento

entre as ruas Nossa Senhora de Fátima e Delmiro Gouveia, no centro de Arapiraca. Testemunhas informaram que a ambulância cidadã, com plotagem da Polícia Militar, ultrapassou o sinal vermelho. Isso seria normal porque ambulâncias tem passagem livre em caso de emergência. O problema é que o condutor de um veículo Punto, que foi atingida pelo veículo e teve parte da frente

do carro destruída, disse que a ambulância não estava com a sirene ligada no momento do acidente. Ainda de acordo com testemunhas, não havia nenhum paciente dentro da ambulância, já que o dono do veículo pediu para ver se havia alguém sendo socorrido e o motorista não permitiu. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para realizar a perícia e controlar

o trânsito na região que ficou congestionado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, havia um policial do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) que estava de plantão e passou mal. Ele estava sendo encaminhado, pela ambulância, para o Hospital Regional. Com o acidente, o agente foi levado para a unidade hospitalar por uma guarnição da polícia.

A Câmara de Vereadores realizou, esta semana, a primeira sessão ordinária do semestre. Compareceram à sessão os vereadores Marcos Costa e Kel, Valdo Sandes, Francisco de Assis (Kinho), Carlos Roberto Correia (Cacau), Carlos José (Gato) e Edvaldo Nascimento. Foi aprovado o projeto que criou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Arapiraca 1

Arapiraca 2

A vereadora Graça está na disputa. Depois de muito boato de sua desistência, a vereadora colocou a campanha na rua e está surpreendendo muitos adversários que apostavam na sua desistência. O vereador João dos Santos também continua na disputa percorrendo a zona rural em busca de seus votos.

Na disputa pela prefeitura, os candidatos a prefeitos iniciaram suas andanças, e a grande expectativa é quanto ao programa eleitoral gratuito no rádio. O interessante é que alguns candidatos de Arapiraca contrataram produtoras de fora do Estado para realizar os programas de rádio, frustrando profissionais da terra.

Arapiraca 3 Muitos postos de combustíveis em Arapiraca não possuem licença ambiental para funcionamento, e alguns têm vazamento em seus tanques. Até agora não foi realizada uma fiscalização rigorosa para apurar os reais danos causados ao lençol freático. A localização dos postos é outro problema, já que aqueles localizados no centro da cidade estão perto de escolas e hospitais.

Palmeira O prefeito James Ribeiro está suando a camisa para tentar se reeleger. A candidata do PT Patrícia Sampaio está surpreendendo com seu desempenho no contato com o povo. Patrícia tem obtido importantes adesões política no município. Já James está enfrentando problemas de rejeição em vários bairros da cidade.

Ambulância estava com sirene desligada, segundo testemunhas

Carro atingido pela ambulância ficou com a frente destruída

SÃO SEBASTIÃO

Homens sofrem atentado IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

O

s moradores do município de São Sebastião estão assustados com a onda de criminalidade na cidade. Na noite de quinta-feira um home foi vítima de um atentado. O crime aconteceu no mesmo dia em que a polícia encontrou os corpos de dois

irmãos num povoado da cidade. Segundo informações da polícia, Manuel de Souza, de 38 anos, estava no bairro São José, quando três homens armados chegaram em um carro e efetuaram vários disparos contra a ele. Três disparos atingiram Manuel de Souza, que foi socorrido pelo e levado para a Unidade de Emergência do Agreste.

A polícia realizou buscas, mas não conseguiu encontrar os pistoleiros. Quanto ao estado de saúde da vítima, por determinação do Ministério Público, a UE não pôde informar. Na manhã do mesmo dia, os corpos de dois irmãos que havia desaparecido no dia anterior foram encontrados em um canavial, no Povoado Tapé, na zona rural do município.

Edson Batista dos Santos, de 20 anos e Anderson Batista dos Santos, de 18 anos, moravam na Rua 15 de Novembro, no centro da São Sebastião e foram assassinados a tiros Um dia antes, a mãe das vítimas procurou a Polícia Militar para prestar queixa do desaparecimento dos filhos, que não havia voltado para casa na noite de quarta-feira.

COM VIGILANTE Polícia Militar

Porto Calvo O depoimento das testemunhas de defesa do prefeito de Porto Calvo Carlos Eurico, vulgo Kaika, não contribuíram nada no processo, que apura o envolvimento dele no desvio de recursos da merenda escolar das criancinhas. O prefeito foi preso pela Polícia Federal na chamada operação Guabiru. Uma recomendação: não cheguem perto do prefeito com queijo, pois ele vai entender que é provocação.

Maragogi 1

Maragogi 2

Deu no site política de Maragogi: “Senador repete o feito de 2010 e cai nas ruas para dançar com a população. Benedito de Lira esteve na Caminhada de Sérgio Lira (PP), que é seu sobrinho. Biu de Lira ficou surpreso com a multidão presente: mais de 3.000 pessoas compareceram neste último domingo”. Biu aproveitou e caiu na dança.

Hoje é dia do programa Sala Vip na rádio Maragogi FM, que vai ao ar a partir das 8 horas. No comando do programa, o competente radialista Cassiano Verçosa, uma simplicidade de pessoa, que tem como princípio a imparcialidade e o caráter democrático de conceder a todos o espaço para expressar opiniões.

Cisternas Centenas de cisternas de fibra estão sendo distribuídas com moradores da Zona Rural do Sertão e Agreste de todo Nordeste. Em Alagoas, essas cisternas estão jogadas no terreno dos moradores, que não tem como cavar os buracos para instalar o equipamento. Algumas delas estão servindo de moradia para animais e mosquistos da dengue.

Seca Quem pensa que a seca acabou se enganou. No Sertão de Alagoas e Sergipe tem chovido muito pouco, e as perspectivas são as piores, já que as esperadas chuvas estão previstas para cair em julho. Com a chegada de setembro, aproxima-se o período de elevação da temperatura, e a situação deverá se agravar.

Revólver e munição apreendidos foram levados para a Central de Polícia Civil

Polícia apreende arma com vigilante EDITORIA DE MUNICÍPIOS municipios@ojornal-al.com.br

P

oliciais militares apreenderam mais uma arma de fogo em Arapiraca. A apreensão aconteceu na noite de quinta-feira, em frente a um mercadinho localizado no bairro São Luiz II. Os policiais estavam realizando rondas na Rua Ana Rosa de Oliveira, quando avistaram um indivíduo em atitudes suspeitas. Foi feita uma abordagem

e com o mesmo a polícia encontrou um revolver calibre 38, com seis munições intactas, e uma faca. No momento da prisão, o acusado Antônio Porto de Lima, de 62 anos, afirmou que era vigilante noturno e que estaria usando a arma de fogo devido a algumas ameaças que o mesmo vinha sofrendo. O acusado foi encaminhado a Central de Polícia para que fossem realizados os devidos procedimentos.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A12

Esportes

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

SÉRIE B

BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

O valor da medalha no futebol crítica às vezes perde a força pela insensatez de seus autores. Muito se falou que Mano Menezes seria demitido caso a seleção brasileira não conquistasse a inédita medalha de ouro olímpica e que o trabalho era inconsistente. Ainda podemos detectar a olho nu as deficiências da equipe em Londres. Não há compactação entre os setores, o goleiro não é confiável e o sistema defensivo tem buracos lunares. Mas o Brasil venceu todos os jogos que disputou e, com méritos, chegou à decisão contra o México. Pela qualidade do adversário, o confronto era até previsto antes de as Olimpíadas começarem. Espanha e Uruguai também poderiam estragar a festa, mas, desorganizados e desfocados, não passaram nem da primeira fase. Mérito dos finalistas. O que não acho de bom tom é a crônica esportiva agora desmerecer a medalha de ouro. Estamos buscando esta conquista há quase 30 anos e, mesmo com preparações adequadas e times recheados de craques, não fomos campeões. Esta é a chance. O primeiro lugar tem grande importância, até porque o Pré-Olímpico foi uma competição dificílima em que o Brasil precisou eliminar a forte Argentina para chegar ao torneio. Em Londres, enfrentamos adversários frágeis, mas o time soube vencer a pressão e cumpriu sua missão. Estamos diante de uma geração muito talentosa, mas ainda inexperiente. O ouro em Londres, ao certo, vai ter repercussão na Copa de 2014. Em baixa nos últimos anos, a seleção tende a recuperar a trajetória ascendente e brigar lá em cima pelo primeiro posto. Por tudo isso, a corrente pela vitória da seleção tem que unir os braços de todos os brasileiros.

A

Pelé queria

História no boxe

Pelé disse que um de seus sonhos era colocar uma medalha de ouro olímpica no peito. Não pode realizá-lo porque a competição não permitia em sua época que atletas profissionais fossem convocados. Nesse período, os times da chamada Cortina de Ferro ganhavam todas as edições do torneio.

O brasileiro Esquiva Falcão fez história ontem. Numa das modalidades de maior tradição olímpica, ele chegou à decisão e coloca o Brasil entre as forças do boxe. O trabalho feito pelos nossos pugilistas merece destaque. Nosso time já garantiu três medalhas e dormiu ontem sonhando com um inédito ouro. Ao menos, a prata já está garantida.

Galopando

Jogadores do CRB durante a viagem para Curitiba

Para cima deles Com desfalques, CRB encara o Paraná na tarde de hoje em Curitiba LUCIANO MILANO luciaomilano@ojornal-al.com.br

O

lateral-esquerdo Jadilson sentiu uma lesão na coxa no último treinamento do CRB na última quinta-feira, ainda em Maceió, e é mais um que desfalca o time na partida de hoje, contra o Paraná, às 16h20 na Vila Campanema, no Paraná, pela 16ª rodada do Brasileiro da Série B. Além de Jadilson, o atacante Preto recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática nesta tarde.

Transferido para o Figueirense-SC, o meio-campista Elsinho já não defende o Galo a partir deste jogo contra o Paraná. O volante Gercimar continua no departamento médico, tratando problema no púbis. Dessa forma, o técnico Roberto Fonseca deixou Maceió com a delegação, ontem, sem com dúvidas sobre os 11 que vai mandar a campo contra o Paraná. Quando treinou com Jadilson, Fonseca pensava em utilizar o também lateral-esquerdo Gleidson no meio-campo, ao lado de Roberto Lopes, Diego Aragão e Geovani. Já com a lesão e ausência de Jadilson, Gleidson jogará na sua posição de origem, abrindo vaga para o setor de meio-campo. Nesse cenário,

o novato Vitor pode fazer sua estreia, de primeira, vestindo a camisa alvirrubra, também com Lopes, Aragão e Geovani. Na defesa, segundo os treinamentos da semana, o treinador regatiano demonstrou ter dúvida entre Rodrigão e Thiago Gomes, ao lado de Rogelio. Rodrigão é capital da equipe e está retornando após cumprir suspensão automática contra o Grêmio Barueri. Nesse contexto, o CRB ainda poderia jogar com os três zagueiros acima citados, sobrando para Vitor ou Diego Aragão no meio. Lá na frente, a dupla de ataque titular será formada por Edson e Wanderley. O CRB iniciou a 16ª rodada no 11º lugar com 21 pontos. Reforço – No começo da tarde de ontem, o mais novo

contratado do time regatiano desembarcou em Maceió. Acompanhado pelo gerente de futebol Alarcon Pacheco, o volante Mineiro, ex-Mirassol-SP, disse que está pronto para começar a jogar na próxima rodada, caso o técnico Roberto Fonseca. “Estava disputando a Série D pelo Mirassol e plenamente em ritmo de jogo para jogar, caso o professor aqui no CRB necessite”, disse o jogador, que é primeiro volante, mas afirmou que aprendeu a jogar um pouco mais avançado, quando é exigido. “Sou primeiro volante de origem, mas depois de trabalhar com muitos treinadores aprendei a ser útil também chegando à frente, se for preciso”, disse o jogador de 26 anos.

Paraná ainda não quer pensar em fazer contas O Paraná tinha feito uma projeção de terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B com 30 pontos e por isso precisaria conquistar oito pontos nos próximos quatro jogos. No entanto, o pensamento do clube é disputar jogo a jogo, tanto que só pensa no duelo deste sábado, contra o CRB, às 16h20, na Vila Capanema, pela 16ª rodada. Ao ser questionado sobre as contas estipuladas no início do

campeonato, o técnico Ricardinho preferiu manter a cautela e disse que o time precisa vencer o CRB para depois pensar em retomar as contas. Se quiser atingir o objetivo, o time precisa de duas vitórias e dois empates. “Números são importantes quando você chega à metado do segundo turno. Neste momento a projeção é meio abstrata. Temos de vencer no sábado. Aí vamos pensar nisso. Depende muitos dos resultados”, destacou Ricardinho, que

ainda não definiu os 11 titulares. Para o duelo deste sábado, o treinador ainda não sabe se poderá contar com o goleiro Luis Carlos, que na última rodada sofreu uma luxação no dedo da mão direita e será melhor avaliado pelo departamento médico. “É uma luxação simples, mas que tem que ser acompanhada. Ainda não dá para afirmar que o Luís estará em campo. Depende do processo de recuperação”,

destacou o médico Jonathan Zaze. Paraná - Luis Carlos; Paulo Henrique, Amarildo, Alex Alves e Fernandinho; Zé Luís, Luisinho, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio; Nilson e Geraldo (Artur). CRB - Cristiano; Luiz Felipe, Rodrigão (Thiago Gomes), Rogélio e Gleidson; Roberto Lopes, Diego Aragão, Vitor e Geovani; Wanderley e Edson. Técnico Roberto Fonseca.

EQUIPE

Técnico do CSA faz ajustes No Brasileirão, três times merecem grande destaque. Atlético-MG, Vasco e Fluminense se desgarraram do grupo e lutam cabeça a cabeça pela primeira colocação. O aproveitamento dos três é de campeão. Resta saber se todos vão ter fôlego para manter esse impressionante galope.

Sobrando na turma Na última rodada, o Vasco bateu o Sport, no Recife, por 2 x 0, o Fluminense venceu o São Paulo, por 2 x 1, no Rio, e o Atlético-MG derrotou o Coritiba, por 1 x 0, em Belo Horizonte. Com o gol marcado na última quinta-feira, Fred, do Flu, chegou aos oito gols e se igualou a Alecsandro, do Vasco, na artilharia da Série A.

O

técnico Lorival Santos comandou na tarde de ontem mais um treinamento do CSA, visando à partida de amanhã, contra o Feirense, às 17h, no Rei Pelé, que pode garantir de forma antecipada a classificação do time para a próxima fase do Brasileiro da Série D. Com 14 pontos e na liderança isolada do Grupo A4, um empate para o Azulão já lhe deixa firme na competição, embora não lhe garanta o primeiro lugar no

grupo, o que faria com que o CSA enfrentasse o segundo colocado do Grupo A3 na segunda fase. Para a partida de hoje, porém, o treinador tem três desfalques importantes entre os titulares: estão fora do jogo o zagueiro Leandro, suspenso; o lateral-esquerdo Fabiano, machucado, e o meia Washington, que foi liberado pela diretoria para ficar com o pai dele, que está doente, no Rio Grande do Norte.

Dessa forma, os substitutos dos ausentes são Cleberson, Safira e Jonatas, respectivamente. Naturalmente, Lorival Santos se lamenta pelos desfalques, mas acredita no potencial dos que vão substituí-los amanhã,contra o Feirense, que tem sete pontos e ainda tenta vaga na próxima etapa da Quarta Divisão. “É um momento importante da fase classificatória da competição e, infelizmente,

perdemos três jogadores que vinham atuando como titulares e dando conta do recado. Mas futebol é isso, lamentamos, porém temos que dar confiança aos que vão entrar para que o CSA consiga o objetivo que é se garantir lugar na próxima fase da Série D. Sabemos que jogo não será fácil, e contamos com o apoio do torcedor para lotar o Rei Pelé e empurrar a equipe em busca da vitória”, declarou Lorival Santos. L.M.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A13

Esportes

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

MASCULINO

Seleção de vôlei está na final olímpica

A

seleção brasileira masculina de vôlei fez história ontem nos Jogos Olímpicos. A vitória por 3 sets a 0 sobre a Itália, parciais de 25/21, 25/12 e 25/21, colocou os comandados de Bernardinho em sua terceira final olímpica seguida, feito nunca antes conquistado por outro país. Para isso, porém, os brasi-

leiros tiveram de superar três sets completamente diferentes. Após encarar primeiro set equilibrado, a Seleção atropelou a Itália em segunda parcial atípica para uma semifinal, antes de sair atrás no placar e conseguir a virada no terceiro set para confirmar a vaga na decisão dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Primeiro set foi o mais equilibrado O primeiro set foi o mais equilibrado. Poucas vezes um time abriu vantagem de dois ou mais pontos na primeira metade da parcial. A primeira disparada no placar foi brasileira, quando Wallace, maior pontuador brasileiro do set, converteu duas bolas seguidas para abrir 18/15. Dois pontos italianos, porém, levaram o técnico Bernardinho a pedir tempo. A estratégia deu certo: mais frios, os italianos viram o Brasil virar três bolas seguidas para abrir 21/17. Nem mesmo dois pontos da rival assustaram a Seleção, que voltou a ter sequência de pontos até o

placar marcar 24/20. Com a parcial na mão, Wallace ainda teve ataque bloqueado antes de ver Savani sacar na rede para o Brasil fechar o set em 25/21. Se o primeiro set foi marcado pelo equilíbrio, a segunda parcial foi dominada pela equipe brasileira: 25/12. Pressionados pelo cenário adverso, os italianos partiram para cima no terceiro set. Após abrirem vantagem de dois pontos logo no início e mantê-la até a metade da parcial, os italianos viram os comandados de Bernardinho terem reação: 23/21.

Brasil busca hoje o bi no vôlei feminino A história se repete no vôlei feminino olímpico e Londres-2012 terá na decisão o Brasil, em busca do bicampeonato, contra os Estados Unidos, invictos e que sonham com a revanche da derrota na final de Pequim-2008. O jogo começa às 14h30 (de Brasília). “Nós só pensamos no ouro, não queremos a prata”, afirmou a levantadora Fernandinha, que durante o torneio perdeu o posto de titular para Dani Lins. “Vamos jogar pela medalha de ouro”, afirma do outro lado Destinee Hooker, um dos destaques da equipe americana. Depois de uma campanha irregular na primeira fase, na qual garantiu a vaga para as quartas de final apenas com a quarta posição do grupo B, o time brasileiro recuperou a moral depois da vitória épica sobre a Rússia por 3-2, que carimbou a vaga do país às semifinais. Em poucos dias, um grupo

de jogadoras com pouca confiança retomou seus melhores dias, o que ficou comprovado na vitória fácil de 3-0 sobre o Japão na semifinal. “Estavam muito abatidas, nunca havia visto o time desta forma. Toda a comissão técnica tentou ajudar. Não era o momento de ser agressivo com elas, o que precisavam era de carinho, mais do que agressividade. Estávamos em um buraco, mas também reagimos mais rápido do que se esperava”, comentou o técnico José Roberto Guimarães. Guimarães já possui dois ouros como técnico: um com a seleção masculina nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 e outro em Pequim-2008 com o time feminino. O time dos Estados Unidos venceu o Brasil na fase de grupos por 3-1 e para muitos é o favorito desta vez, mas Fernanda Garay lembra que a seleção evoluiu em todos os fundamentos.

BOXE

Neymar comanda o ataque do Brasil

Chegou a hora Contra o México, Brasil busca o tão sonhado ouro olímpico no futebol masculino

L

ondres.- Vice-campeão nos Jogos de Los Angeles (1984) e Seul (1998) e bronze em Atlanta (1996) e Pequim (2008), o Brasil já pelo menos garantiu mais uma

A evolução dentro do mata-mata pode ser explicada em parte pela mudança feita por Mano no time. O treinador abriu mão do esquema 4-3-3 e montou uma escalação no 4-4-2. A grande novidade foi que, com a saída de Hulk, quem foi colocado entre os titulares foi o lateral Alex Sandro. Ele e Marcelo revezam e atuam ora como lateral-esquerdo, ora como meia-esquerda. Neymar e Oscar são os atletas mais badalados do elenco, mas não são os únicos que vem desenhando papel importante. Vestindo a camisa

Ficha Quando: hoje Onde: Estádio de Wembley, em Londres Hora: às 11h

L

Árbitro: Mark Clattenburg (Grã-Bretanha) Au x i l i a re s : St e v e Child e Simon Beck

peu durante muito tempo. No entanto, o brasileiro mostrava equilíbrio em sua movimentação e, com este desempenho, conseguiu somar três pontos, mas também foi golpeado em três oportunidades, encerrando o primeiro round com empate por 3 a 3. Nos três minutos seguintes, o brasileiro, de 1,78m, voltou ao ringue tentando evitar a curta distância, apesar de ser três centímetros mais baixo que o adversário. A estratégia escolhida pelo capixaba foi bem sucedida, principalmente nos segundos finais da segunda parcial, quando acertou boa sequência de golpes e venceu.

alcançada e foi se tornando uma obsessão com o passar dos anos. Pelé não teve a oportunidade de alcançá-la, já que nunca participou de uma Olimpíada. Gérson, Romário, Ronaldo e tantos outros tiveram a chance de subir ao lugar mais alto do pódio, mas não conseguiram. Agora, a chance é de Neymar, Oscar, Lucas e outros jovens talentos do País. A campanha da equipe do

técnico Mano Menezes até a final nos Jogos Olímpicos de Londres foi praticamente irreparável. Foram cinco vitórias em cinco jogos, algumas obtidas com sofrimento, como na estreia, diante do Egito, ou nas quartas de final, contra Honduras. No entanto, a última impressão foi das melhores: uma contundente vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Sul.

Mano mudou a equipe na fase eliminatória

Esquiva leva Brasil à decisão inédita ondres – Aos 22 anos, Esquiva Falcão Florentino se tornou o mais bem sucedido pugilista brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Competindo na categoria peso médio (até 75 kg), o atleta capixaba venceu o britânico Anthony Ogogo por 16 a 9, ontem, na Arena Excel, em Londres, e garantiu o Brasil em uma final do boxe olímpico pela primeira vez. Em busca da inédita final, Falcão mostrou muita agilidade e escapou de um golpe de direita do adversário logo no início do combate. Em seguida, o atleta nacional recebeu um chamado de atenção do árbitro por segurar o euro-

prata para seu histórico em torneios olímpicos de futebol, mas entrará em campo hoje, às 11h (de Brasília) no tradicional estádio de Wembley mirando o tão sonhado ouro na final diante do México. A seleção brasileira participou do futebol nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1952. De lá para cá, muitos títulos em outras competições foram conquistados, mas a medalha de ouro nunca foi

Brasil: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Rômulo, Sandro, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes. México: Corona; Israel Jiménez, Mier, Reyes e Chávez; Aquino, Salcido, Enríquez e Raúl Jiménez; Fabián e Peralta. Técnico: Luis Fernando. Tena.

9, Leandro Damião vem honrando-a e é o artilheiro do torneio olímpico. O caminho do México nos Jogos de Londres não foi de tantas vitórias, mas foi sólido o suficiente para garanti-lo a primeira medalha olímpica no futebol. A estreia, diante da Coreia do Sul, terminou empate sem gols. A classificação para as quartas foi confirmada com duas vitórias, mas a vaga nas semifinais foi obtida com dificuldades, após um triunfo na prorrogação diante de Senegal. Nas semifinais, o adversário foi o Japão, que até

então ainda não havia sofrido nenhum gol e ainda abriu o placar. No entanto, a equipe do técnico Luis Ferando Tena reagiu e venceu de virada por 3 a 1. Tena terá um importante desfalque para a final. O meia-atacante Giovani dos Santos sofreu uma lesão muscular e não poderá estar em campo. O México já tem garantido seu melhor resultado no futebol nos Jogos Olímpicos. A melhor campanha até agora havia acontecido em 1968, nos Jogos da Cidade do México, em que ficou em quarto lugar. A seleção do país, entretanto,

quer coroar sua evolução nas últimas décadas com o ouro. Antes, os mexicanos foram campeões da Copa das Confederações de 1999 e do Mundial Sub-17 de 2005, ambos os títulos obtidos em uma final contra o Brasil. Também venceu o Mundial Sub-17 do ano passado, em casa. Apenas um jogador da decisão de sete anos atrás estará em campo neste sábado. Marcelo foi titular da seleção brasileira e recebeu cartão vermelho nos acréscimos do segundo. Do lado do México, Giovani também começou jogando.


A14

O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br AFRÂNIO APTO. NA JATIÚCA EXC. QUARTO E SALA, DIVISORIA, ARMÁRIOS BLINDEX NASCENTE 160 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS JÔ 05 – CRUZ DAS ALMAS – sala de estar/jantar,varanda,03 quartos (sendo 01 reversível),wc social,wc serviço,cozinha e área de serviço.R$ 220.000,00. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

FAROL JÔ 08 – FAROL – 94M² - A comodidade é sua vizinha! Aptº nascente e ventilado,c/ 03 quartos,sendo 01 suíte,wc social, sala grande, DCE, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 135.000,00. O prédio tem poço artesiano.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 06 – FAROL – Localização espetacular! Aptº com sala de estar/jantar,cozinha,área de serviço,circulação interna, 02 quartos, wc social. R$ 155.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF.10. FAROL –Ap.com sala de estar e jantar,com varanda,3 quartos sendo 1 suíte,WC social,hall,cozinha,área de serviço e dependência de empregada. Área:91 m².R$ 320 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343 REF.02. FAROL (PRÓXIMO TRIBUNAL DE CONTAS) - Em construção.Ap com 112m², sala de estar e jantar com varanda,3 quartos sendo 2 suítes,hall,WC social,cozinha,a.serviço,dce,2 vagas, nascente,R$ 350 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144 CRECI -343.

GRUTA VENDO apto. na Gruta c/3 qtos., s/1 ste.78m².R$ 140 mil.Tr.:3317-5447

AFRÂNIO APTO. EM MANGABEIRAS. EXC. QUARTO E SALA NASCENTE ENTREGUA OUTUBRO 2012 APENAS 135 MIL TR.91161734, 9935-4419 CRECI 865

AILTON - ESTELA MARIS, VENDO APT 03 QUARTOS. SUITE COM ARMARIOS, VARANDA, ELEVADOR, PROX. AO MAR. VAlOR R$ 220 MIL. Tratar 8807-7282 / 93361444. Creci 759

AILTON - BARRO DURO, EXC. CASA 03 QUARTOS, SUITE, ARMÁRIOS, GARAGEM, 03 CARROS, MUITA ÁREA. VALOR R$ 300 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO, TRATAR 8807-7282 /9336-1444. CRECI 759 AILTON - SALVADOR LIRA, CASA NA AV. PRINCIPAL, ÓTIMA PARA COMÉRCIO DE ESQUINA APENAS. R$ 155 MIL APROVEITE. TRATAR: 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - FAROL PRÉDIO COMERCIAL, RUA CORONEL LIMA ROCHA. R$ 160 MIL, DOCUMENTADO. ACEITO TROCA, TRATAR 8807-7282 / 9336-1444 CRECI 759

ATENÇÃO: REGULARIZE SEU IMÓVEL, PROCURE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO. LIGUE E MARQUE UMA VISITA. TRATAR 8807 7282/ 9336 - 1444 CRECI 759

TERRENO A VENDA AILTON TERRENO JARDIN PETRÓPOLES II, ÓTIMO TERRENO MED. 7X30, MURADO ESCRITURADO, PROXIMO AO MAKRO. APENAS R$ 38 MIL TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

JATIÚCA REF. 09. STELLA MARIS – Ap. com sala de estar e jantar, com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte,WC social, cozinha, apoio de serviço, dependência de empregada. Área 91m². 2 vagas de garagem. R$ 335 mil.Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 87290144. CRECI- 343

AFRÂNIO MURILÓPOLIS: 110M2, 03 QUARTOS, SUITE, WC SOCIAL, DCE, NASCENTE SALA EM L, VLR 140. MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

AILTON - ESTELA MARIS, OPORTUNIDADE APT 03 QUARTOS, VARANDA, ELEVADOR, NASCENTE, APENAS R$ 185 MIL, MOTIVO VIAGEM. ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

Ailton - Jatiúca Aptº 02 quartos, sala, condomínio fechado apenas R$ 110 mil, aceito financiamento. Tratar 88077282/ 9336-1444 creci 759

AILTON - SANTO EDUARDO, CASA 03 QUARTOS 01 SUITE, OTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 270 MIL TRATAR 8807 7282/ 9336 - 1444 CRECI 759 JÔ 10 - JATIÚCA – Saia do aperto! Aptº com 84m²- Sala de estar, sala jantar, cozinha, 03 quartos, 02 WC’s, área de serviço. Área de lazer na cobertura: sauna, piscina e salão de festa. 02 vagas. R$ 240.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

OUTROS BAIRROS JÔ 12 - PRÓXIMO AO MAIKAI – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, sala de estar/jantar, wc social, cozinha, área de serviço e 1 vaga. Andar alto e nascente. R$ 220.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

PONTA VERDE JÔ 07 – PONTA VERDE – Agora você vai morar bem! Aptº c/ 118m2 - varanda,03 quartos sendo 1 suíte,sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, DCE, 01 vaga. Somente R$ 210.000,00 – Aptº de frente! Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 JÔ 13 – PONTA VERDE – Aptº com 02 quartos sendo 1 suíte - sala de estar/jantar, varanda, armários, wc social, cozinha, área de serviço, 01 vaga.Nascente! R$ 190.000,00.Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF.01. PONTA VERDE - Em construção, ap. com 149,49m² sala de estar e jantar, 4 qtos s/3 stes s/1 ste master, quarto reversível para gabinete,varanda gourmet c/bancada de apoio e ponto elétrico, churrasqueira, coz. C/despensa, DCE, área de serviço. Prédio c/3 elevadores, s/2 sociais e 1 de serviço. Piso porcelanato. 2 vagas. R$ 645 mil. Parcelo direto e pelo banco. Entrega jan/2013. Tr. 9351-4440 / 87290144. CRECI 343. REF. 05. PONTA VERDE – Ap com 2 salas amplas com varanda, 3 quartos sendo 2 suítes,todos com armários, cozinha com armários, dependência completa empregada, 02 vagas.A. útil 109m². R$ 410 mil.Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI343 REF.07. EXCELENTE OPÇÃO À BEIRA-MAR, na bela praia de Ponta Verde.Ap. com sala de estar, sala de jantar,varanda social,4 quartos sendo 1 suíte,WC social, cozinha, lavanderia,dependência de empregada,área 178m²,2 vagas.R$ 850 mil.Tr.93514440 / 8729-0144. CRECI- 343 REF.11. PONTA VERDE – Sala de estar e jantar com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte com closet, ampla cozinha com despensa, área de serviço e dependência de empregada. 2 vagas. R$ 600 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI343

Apto MurilopolisCod:966 - Icarai, 2 quartos, rua tranquila, predio caixão - R$ 100 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606 monteiroimoveisal.com

AFRÂNIO STELLA MARIS: 92 M2 03 QUARTOS SENDO UMA SUITE, DCE VARANDA, PISCINA, 02 VAGAS COND 350 REAIS, VLR 260 MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865.

AILTON - FAROL, EXCELENTE CASA 04 QUARTOS O1 SUITE, GARAGEM 02 CARROS QUINTAL. APENAS R$ 220 MIL ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/93361444. CRECI 759

AILTON - JACINTINHO, OPORTUNIDADE CASA, PROX. AO TERMINAL DO CONJ. PEIXOTO. R$ 65 MIL TRATAR 8807-7282/ 9336-1444. CRECI 759

AILTON CASA PROX. AO SHOPPING PÁTIO COM 04 QUARTOS, GARAGEM 03 CARROS, ÁREA DO TERRENO 11X100 APENAS R$ 160 MIL. FRUTIFICADA TRATAR 88077282 /9336-1444. CRECI 759

REF.08. EXCELENTE COBERTURA duplex na Ponta Verde. No primeiro piso: sala de estar,sala de jantar,varanda,lavabo,hall,3 stes s/ uma de vestir,coz., despensa, área de serviço, dependência de empregada. Escada para acesso à cobertura, com sala de estar, 1 suíte,piscina c/deck,ducha,churrasqueira,WC e terrace.4 vagas de garagens. Área útil de 329,94 m².R$ 1 milhão e 250 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

PAJUÇARA JÔ 02 – PAJUÇARA – Imperdível à Beira-mar! 02 quartos sendo 1 suíte, varanda, sala, cozinha, wc social, área de serviço. R$ 280.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

TABULEIRO VENDE-SE apto. no Conj. José Tenório, bloco 33, 3º andar, 2 qtos., reformado. Tr.: 8877-2420.

TRAPICHE REF. 04. TRAPICHE - Ap Beira Mar projeto Minha Casa minha Vida, sala para 2 ambientes, 2 quartos sociais, wc social, cozinha, área serviço, Elevador, Quadras esportivas piscina, 1 vaga. R$ 145 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

AFRÂNIO TERRENO NA SERRARIA, EXC 16X30 NASCENTE CONDOMINIO RESERVA DO VALE VALOR 260 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

AFRÂNIO CASA NA JATIÚCA, EXC; 04 QTS, SUITE, WC SOCIAL + DCE, GAR. 02 CARROS, NASCENTE PROX. AO MAIKAI: 600 MIL FINANCIO TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

CASA VENDA BARRO DURO JÔ 04 – BARRO DURO –Traga sua família hoje mesmo! Casa c/200m2 - 2 terraços,sala de estar,sala de jantar,circulação,3 qtos s/1 ste,coz.,WC social, garagem,área de serviço e piscina.R$ 270 mil.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

CRUZ DAS ALMAS JÔ 11 – CRUZ DAS ALMAS – Linda casa com excelente área de lazer. sala de estar,jantar,terraço,03 quartos sendo 1 suíte máster com closet,hidro,sauna, wc social, DCE, cozinha, piscina, garagem, splits, poço artesiano, câmeras (internas e externa), portão eletrônico, canil.Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF. 06. CRUZ DAS ALMAS -Excelente casa com ótima área residencial, próxima a Faculdade, Hipermercado, Shopping e praias.Sala 2 ambientes,3 quartos sendo 1 suíte,área de serviço, dependência de empregada, garagem e piscina.R$ 450 mil.Área:180m².Tr. 9351-4440 / 8729-0144.CRECI- 343

FAROL JÔ 03 – FAROL – A oportunidade só bate uma vez à sua porta! Casa a 50 metros da Fernandes Lima. Terreno med. 10 x 90m excelente p/comércio e moradia. Sala de estar, sala de jantar, terraço, 3 qtos s/1 ste, wc’s, cozinhas enormes, garagens, quintal grande. 2º piso com outra dependência completa. É muita casa! Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

OUTROS BAIRROS VENDO no Jacintinho casas nos valores de R$ 70, 28 e 50 mil, e apto. no valor de R$ 80 mil e no Tabuleiro, próximo a Carajás, casa nos valores de R$ 115 e 60 mil. Tr.: 9113-8185/ 8868-4938/ 8147-1431/ 9612-4077. Creci 1736 VENDO casas em Pajuçara.Valores R$ 250,180 e 170 mil; em Jatiúca.Valores R$ 160 e 210 mil e no Prado R$ 130 e 180 mil.Tr.:9113-8185/ 8868-4938/ 8147-1431/ 9612-4077. Creci 1736

Vendo propriedade em Maraial PE com 500 hectares. Boa para criação de gado. Fone: (081) 91075070

Sauasuy Lote nascente 10x30. Apenas R$ 16.999,00. Tr.: 8822-5050/ 9326-1903

TABULEIRO - VENDE-SE uma casa c/ 3 quartos, 2 suítes, 1 banheiro social, 2 salas, cozinha, garagem, área de serviço. Tratar: 9609-6655/ 963691445

SERRARIA JÔ 01 – SERRARIA – O 1º a ligar é o dono! Casa nascente.Sala de estar,sala de jantar,varanda,3 qtos s/1 ste,gabinete grande,wc social,coz.,dce,garagem, jardim (espaço p/ piscina). Toda solta! R$ 220 mil – Motivo: viagem! Vem que tá bom demais! Tel. 8811.8410 - Creci 2523

CASA ALUGA

AFRÂNIO CASA NO POÇO, EXC: 03 QTS S/ 01 SUITE, WC SOCIAL, GAR. 02 C A R R O S , NASCENTE, QUINTAL TERR. 12X27 VLR. 185 MIL FINANCIO. TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA EM JACARECICA, EXC: 02 QUARTOS. SALA COZINHA NASCENTE LAJEADA CONDOMINIO FECHADO APENAS 75 MIL TRATAR; 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

AFRÂNIO CASA NA SERRARIA, EXC. 02 QUARTOS SEUNDO 01 SUITE GARAG 04 CARROS, NASCENTE TERRENO 22X30 ÁREA VERDE, NO FINAL DO JOSÉ TENÓRIO VALOR 250.MIL TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA EM CRUZ DAS ALMAS 02 QUARTOS, SENDO UMA SUITE, WC SOCIAL, DEPENDENCIA COMPLETA, PISCINA, NASCENTE, PRÓXIMO AO SHOPING NOVO, PERTO DA PRAIA, VLR 300 MIL. TR 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

TERRENOS VENDA

PRECISO TRBALHAR DE companhante de idoso, com experiência. Tratar pelo telefone para contatos: 8104-0882

FEITOSA REF.12. FEITOSA – ALUGO casa com 1º andar,sala grande c/terraço,3 quartos s/1 ste c/varanda,WC social, copa e coz.,2 vagas. Portão elétrico e cerca elétrica. R$ 850 com IPTU incluso. Tr. 9351-4440 / 8729-0144.CRECI- 343

COMERCIAL ALUGA OUTROS BAIRROS ALUGO sala no Edifício Maceió Work Center,6º andar,toda mobiliada,infra estrutura de 1ª linha.Tratar com a proprietária pelo telefone para contatos: 82 9913-8768

PRAIAS REF:03. FRANCÊS- Terreno Loteamento Via Mares medindo 15x30 R$ 77 mil Tratar pelo telefone para contatos: 9351-4440 – CRECI 343.

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LOTES

EMPRESA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO SELECIONA: ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO E MÉDICO(A) DO TRABALHO AMBOS COM EXPERIÊNCIA NO SETOR. ENVIAR CURRÍCULO: gestaodep e s s o a s b i o e n e r gia@gmail.com

VENDO OU TROCO por carro terreno no Francês, Loteamento Encontro do Mar, medindo 12x30. Tratar pelos telefones para contatos: 9949-4067/ 8803-3935.

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS PRECISO TRABALHAR DE: cozinheira e serv. Gerais. Tratar pelo telefone para contatos: 87193554

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

VEÍCULOS CHEVROLET VECTRA VENDE-SE Vectra mais famoso da cidade, completo, cor prata, ano 2000. Tr.: 9903-3349

VEÍCULOS VOLKS POLO VENDO VW Polo Hatch 1.6 2005, super conservado. Tr.: 93516950/8818-8135

NEGÓCIOS DIVERSOS ACEITA-SE ENCOMENDAS DE: doces e salgados. Tr.: 3338-2829

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

JESUS, TENHO CONFIANÇA EM VÓS. CADA VEZ MAIS AUMENTAA MINHA FÉ. AMÉM, OBRIGADA JESUS PELAS GRAÇAS ALCANÇADAS. APARECIDA


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

B1

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Historietas cotidianas Causos, curiosidades e lugares comuns ambientados por personagens ora reais, ora imaginários - nascem de conversas e situações inusitadas vividas por advogado criminalista para ilustrar sua obra de estreia no universo literário Yvette Moura

Welton Roberto: paixão pela Literatura

EBERTH LINS estagio@ojornal-al.com.br

O

cotidiano de pessoas comuns. Esse foi o tema escolhido pelo conhecido advogado criminalista Welton Roberto para elencar a quarta publicação de sua autoria. Autor renomado de trabalhos voltados à área jurídica, ele garante que o livro “A vingança dos dóceis” não tem nada em comum com suas outras obras. Essa nasceu como mais um desafio e do desejo de quebrar o paradigma de advogado insensível. No livro, o homem acostumado a escrever sobre Direito resolve falar sobre causos populares, histórias de pessoas simples, problemas comuns. São 48 curiosas historietas sobre viagens, idas ao cabeleireiro, conversas com amigos. Tudo isso, carinhosamente ilustrado em mais de 200 páginas. E apresentado oficialmente ao leitor alagoano com seu lançamento, na última quarta-feira, em festa regada a comidas típicas nordestinas e muito arrasta-pé. Para Welton, o nascimento de “A vingança dos dóceis” tem por trás um interessante detalhe: surgiu como mais uma de suas empreitadas desafiadoras, a que sempre costuma se impor quando da proximidade do seu aniversário. “Foi uma forma de sair da zona de conforto. Escrever algo que não estivesse voltado ao Direito seria algo desafiador para mim. Como gosto do improvável, encarei o livro como o grande desafio para os meus 43 anos”, disse Welton, confessando ser um apaixonado por Literatura, com o desejo há tempos de se inserir no meio. “A vingança dos dóceis”, mais do que tudo, evidencia o lado bem-

-humorado de Welton Roberto, tendo em vista a imagem muitas vezes negativa da sociedade sobre os advogados criminais. “As pessoas têm uma imagem bem distorcida de mim enquanto advogado criminalista. Elas acham que sou ruim por defender causas que, no ponto de vista delas, são injustificáveis”, lamentou o advogado, que tem seu trabalho evidenciado em Alagoas desde 1998, quando representou juridicamente um dos integrantes da chamada “gangue fardada”. Foi nessa mesma década que tomou gosto pela escrita, enviando artigos para revistas especializadas de

Direito. Mas a coragem para escrever – e publicar – um livro só veio mesmo em 2007. “Sempre gostei de escrever, mas me faltava coragem de publicar. Não por medo! Só não tinha coragem. Acredito que, assim como eu, nesse País existem milhares de pessoas com ótimas ideias e sem coragem de publicá-las”, revela. Welton é autor de outras três publicações. A primeira, lançada em 2007 e com o título de “Decisão penal benigna - retroatividade”, trata das formas de beneficiamento dos réus com as respectivas mudanças na lei. A segunda, “Defesas criminosas –

lançada um ano depois e com edição esgotada –, é uma espécie de manual para advogados iniciantes. E uma nova edição, ele conta, está prevista ainda para este ano. Já a terceira (na verdade, sua tese de doutorado, fruto de pesquisas na Itália), foi intitulada “Paridade de armas no Direito Penal”. Mas, não nega. Sua preferida é mesmo “A vingança...”, publicada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a Cepal, com seus personagens cheios de graça, ora reais, ora imaginários, nascidos de suas andanças, conversas e situações inusitadas. “Gosto do resultado dessa obra. Considero-a uma leitura sem contra-indicações,

permissível a todos”, empolga-se. O advogado acredita ter conseguido, com suas novas narrativas, revelar seu lado docente, sempre bem-humorado e permissível. Diferentemente do Welton advogado criminalista. “Dificilmente, alguém irá encontrar o advogado Welton Roberto brincando. Já o professor Welton é comum ser visto nos corredores e nas salas de aulas, sempre rindo de alguma coisa”, confessa. Sobre o tema de sua obra de contos, assegura ser uma escolha que parte da forma como vê e entende a vida, de transformar a realidade - muitas vezes difícil - em algo prazeroso, de extrair o que há de melhor em qualquer situação. “Optei por escrever sobre o lado engraçado das coisas ´ruins´ da vida. O lado engraçado da traição, o lado engraçado da derrota, o lado engraçado da falta de vergonha, entre outras coisas”, diz. Mas a “A vingança dos dóceis” não chega ao mercado sozinho. Nem apenas pelo que narra. As ilustrações igualmente sedutoras, assinadas por um amigo oficial de Justiça, também contribuem para sua identificação. E, quando o assunto é inspiração, fala na maior delas: as lembranças de infância. Assim como nos bons momentos na companhia do avô materno. “Meu avô foi fundamental para a construção desse livro. Sem dúvida, a pessoa mais engraçada que conheci em toda a minha vida. De todas as situações, trágicas ou não, ele tirava o melhor, e tudo, para ele, era motivo de risos”, relembra. Welton é daqueles escritores curiosos, inquietos e, acima de tudo, observador. Mas diz não se preocupar com a repercussão de seu novo livro. Embora não esconda o desejo de que o leiam. Portanto, está dada a dica de leitura do autor, que já foi office-boy e hoje, além de professor, advogado criminalista, atleta e blogueiro dos mais assíduos, é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Agora, é só abrir “A vingança dos dóceis” e se deliciar!.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

B2

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

Roteiro HOJE O espetáculo Improvável chega a Maceió como um projeto de humor cujo foco são improvisações teatrais onde a plateia é que sugere os temas, a serem improvisados pelos atores em cenas pensadas na hora. Criada, produzida e encenada pela Cia. Barbixas de Humor, a apresentação tem como uma das regras a participação de convidados especiais para completar o elenco, e acontece neste sábado (às 21h) e no domingo (às 20h), no Teatro Gustavo Leite (Rua Celso Piati, s/n – Jaraguá). Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira), à venda nas lojas Zoolo (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 99384172/3034-3600. Kid Abelha comemora 30 anos de carreira trazendo nova turnê a Maceió. No roteiro especial do show, o público poderá conferir hits que se tornaram referência no rock pop brasileiro, com novos arranjos e roupagem, e sucessos mais recentes, presentes no novo registro ao vivo do grupo, Multishow ao Vivo – Kid Abelha 30 Anos,

que será lançado em CD, DVD e Bluray este mês. O show será no palco da Musique (Rua José Soares Sobrinho, 69 – Stella Maris). Ingressos: R$ 50 (pista), R$ 100 (camarote) e R$ 600 (mesa para 4 pessoas), à venda no estande Viva Alagoas e Colcci (Maceió shopping) e na Casa das Tintas (Farol e Ponta Verde). Mais informações: (82) 3032-5210/9601-2828.

Horóscopo

O som das bandas Amoda e Agora é Nós, além de Júnior Mendes, dá o clima à Festa Sertaneja em Viçosa. O evento acontece às 22h, no Clube Social de Viçosa, e contará com áreas de pista, mesas e front stage. Ingressos à venda no Posto São Cristovão e no Restaurante da Marieta. Mais informações: (82) 9906-3269/9187-4154.

INSTITUTO OMAR CARDOSO

WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

20 março a 20 abril

21 abril a 20 maio

21 maio a 20 junho

21 junho a 21 julho

om tato e inteligência, seu êxito será avorecimento ao seu interesse ocê vai se entender com sua família xcelente aspecto astral para as Ctrabalho F V E total neste dia, principalmente no pessoal. Terá ideias brilhantes. Propício e com seus superiores e colegas experiências psíquicas e ao aumento e na vida social. Dia feliz ao ao amor e a saúde. Posição vulnerável de trabalho, e lucrará bastante se e a evolução de sua inteligência e casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Amizades bem sucedidas. Procure cuidar mais da sua saúde pois sentirá falta de energia.

em relação às pessoas do seu convívio. Pedidos de familiares e de amigos, podem gerar nervosismo e ansiedade. Não faça tudo ao mesmo tempo.

poupar o seu dinheiro. Você poderá se sentir abalado emocionalmente, se as coisas que imaginou, não se acertarem conforme os seus desejos.

conhecimentos. A saúde será bastante boa o que lhe dará maiores condições de sucesso geral. Algumas dificuldades na vida familiar.

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

22 julho a 22 agosto

23 agosto a 22 setembro

23 setembro a 22 outubro

23 outubro a 21 novembro

que promete sucesso nas invesnfluxos excepcionalmente benéficos o plano social, poderá ter as melhoproveite a influência astral deste Dcina.iatigações, nas pesquisas e na mediI para a sua vida em conjunto com as N A res influências que poderia esperar. dia para conhecer o maior número Sua inteligência será exaltada, outras pessoas e o trabalho. Evite a Uma notícia vinda por correio, por possível de pessoas . As amizades devido ao bom aspecto de mercúrio em seu horóscopo. Cuide, todavia, da saúde, da reputação e de seu dinheiro. Na vida amorosa, o dia pode lhe reservar agradáveis surpresas.

precipitação e os gastos supérfluos. Procure valer-se deste dia para promover a sua elevação em todos os sentidos. Aptidão para se relacionar com qualquer tipo de pessoas.

telefone ou por qualquer outro meio de comunicação, o deixará muito contente. Alguém poderá procurar conselhos com você.

que fizer, vai lhe trazer vantagens. Dia promissor para viagens e tudo em geral. Cuidado com as suas atitudes críticas.

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

22 novembro a 21 dezembro

22 dezembro a 20 janeiro

21 janeiro a 20 fevereiro

21 fevereiro a 20 março

algum esporte, mantenha-se uito bom dia para tratar de udo dependerá de suas próprias influência da lua lhe promete bons M assuntos e negócios relacionados Pe bomratique T A em movimento. Disposição tranquila ações neste dia. Há favorabilidades ganhos e lucros em negócios com escritas, mundo artístico e social. estado mental para entabular e desfavorabilidades ao mesmo tempo. rápidos e especulações financeiras novas coisas visando sua melhora geral. A elevação da personalidade será o ponto máximo de seu sucesso.

Lucros pelo esforço profissional e êxito social, também se apresentarão. A sua disposição será considerável para acertos financeiros antes relegados a segundo plano.

Evite atritos com pessoas desconhecidas, seja qual for o motivo. Regular para o romance e bom para os negócios. À noite, as influências são neutras.

razoáveis. Dê especial atenção aos assuntos familiares e que lhe dê elevação e estabilidade. Tudo vai depender de como você se programar.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

Dois

TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 07h00 - Olimpíada - Taekwondo 08h00 - Fala Brasil Especial 10h00 - Olimpíada 2012 11h00 - Olimpíada – Fut. Masc Brasil X México - Final 13h00 - Olimpíada 2012 14h30 - Olimpíada – Vôlei Fem Brasil X Estados Unidos – Final 17h30 - O Melhor do Brasil 17h45 - Olimpíada – Boxe - Brasil X Japão 18h15 - O Melhor do Brasil 19h30 - Jornal da Record 20h30 - O Melhor do Brasil 22h30 - A Fazenda 5ª Temporada 23h15 - Legendários 00h45 - 50 Por 1 01h15 - Ponto de Luz TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 06h30 - Caminhos da Reportagem 07h30 - Ser Saudável 07h45 - Reencontro 08h30 - Angelina Balerina Princesa Sherazade 09h00 - Barney e Seus Amigos 09h30 - Inami 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - Os Pezinhos Mágicos de Franny 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - Balançando o Ganzá (Local) 12h15 - Em Dia com a Justiça (Local) 12h30 - Faixa Musical (Local) 13h00 - Pingu 13h30 - Louie 14h00 - Vida de Artista – (Local) Reprise 14h30 - Escola Viva na TVE (Local) Reprise 15h00 - Programa Especial 15h30 - Conhecer (Local) Reprise 16h00 - Expedições 16h30 - Alto-Falante 17h30 - Segue o Som 18h30 - Aglomerado 19h30 - ParaTodos 20h00 - Comentário Geral 20h30 - Revista do Cinema Brasileiro 21h00 - Repórter Brasil 21h30 - Musicograma 22h00 - Doc. Especial 22h30 - Programa de Cinema 23h50 - Curta TV 00h20 - Caminhos da Reportagem 01h20 - Segue o Som 02h20 - Curta os Curtas 03h00 - Diverso 03h30 - Samba na Gamboa 04h30 - A Grande Música 05h30 - Via Legal 06h00 - Brasil Eleitor TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aflita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aflita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aflita 07h00 - Almoço C/ Notícia

Na produção, também serão lembradas personalidades brasileiras, como o escritor Euclides da Cunha

Filme sobre a Guerra de Canudos estreia este mês Produção acompanha a saga do mito Antônio Conselheiro, valorizando elementos poéticos, reflexivos e imagéticos

“A

ntonio Conselheiro – O taumaturgo dos sertões”, de José Walter Lima, entra em cartaz nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador este mês. O filme retrata um acontecimento social de grande importância na história do Brasil: a

Guerra de Canudos e o massacre de mais de 25 mil pessoas que resistiram a três batalhas com o exército republicano antes de serem derrotadas. Para tanto, a narrativa acompanha a saga de Antônio Conselheiro combinando documentário, ficção e animação numa produção que valoriza elementos poéticos, reflexivos e imagéticos. A figura mitológica de Antônio Conselheiro é vivida por Carlos Petrovich (Idade da Terra, Glauber Rocha). O ator realiza uma interpretação

magistral, na qual reencarna não só as ideias, mas o andar, os gestos e a forma de discursar do milagreiro dos sertões. Outro importante personagem do filme é o escritor Euclides da Cunha, interpretado por Leonel Nunes. A narração em off do autor de Os Sertões pontua o filme com passagens de sua grande obra. “Antonio Conselheiro – O taumaturgo dos sertões” é o encontro de Antônio Conselheiro, ressurgindo nos sertões da Bahia, com seu próprio mito no imaginário popular.

O filme é uma metáfora sobre os sertões, uma epopeia sobre a guerra de Canudos, que ficou marcada como um grande exemplo de resistência ao poder centralizado e opressor na história do País. José Walter Lima é o idealizador e organizador do CineFuturo - Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontece há sete anos em Salvador. Como diretor assinou os filmes Índios Cariris, O alquimista do som e Nós, por exemplo. Dirigiu ainda Brasilienses, Pelourinho, Dom

Timóteo Amoroso Anastácio, Sante Scaldaferi a Dramaturgia dos Sertões, além dos curtas Oropa, França e Bahia e do longa Um vento sagrado. “Antonio Conselheiro – O taumaturgo dos sertões” traz no elenco Carlos Petrovich, Harildo Deda, Leonel Nunes, Chico Drumond, Álvaro Guimarães, Bertrand Duarte, Wilson Melo, Haidil Linhares e Ari Barata. A fotografia é deVito Diniz e Pedro Semanovschi e o som, de Timo Andrade, Nicolas Hallet, Simone Dourado e Ana Luiza Penna.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2012

Incentivada

A ciência como a Matemática Registro de uma sessão do júri

Maria (?), cantora de “Samba Meu”

“(?) pro Gênero de concertos de Vivaldi nobis”, frase da Time de futebol ladainha da Colômbia

Galápagos, por sua formação

Superfície com sistema de canalização de água Dispositivo eletrônico de rádios Cidade, em italiano Portal budista Cada cópia de um documento

Licor alcoólico feito de palmeiras

Acertar pedra em (pop.)

Rótulo, em inglês Interjeição da pessoa enfadada

Coelho, em inglês Perfurar; furar

Aurélio Miguel, por seu esporte

Idade Média (abrev.) Antônio Olinto, escritor brasileiro Precede o nome da médica (abrev.)

Hesita; oscila

Aumentativo A origem sintético da vodca de “navio”

(?) Barros, cantora gospel Terreno em frente à igreja

Supor; imaginar

(?) Grande: onde nasceu Garrincha Iberê Camargo: pintou “Solidão”

Arco, em francês Pedido do andarilho na estrada Furna

Atitude comum da criança mimada Famoso bairro boêmio de Londres

Passar a noite em (?): não dormir

Formato de estrada sinuosa

Cachaça ruim (bras.)

El. comp. de “biodiversidade”: vida Carta de valor 11 na sueca

Carlos (?), político petista

Noel Rosa: o Poeta da Vila

Unidade de disquete (Inform.)

Diz-se da vitória por goleada

BANCO

66

Solução A B A N O S T O R T A I TA G R A R R E T I M A O V P A U A L L D I C R O N A O E N B I M I N C D O R A

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 06h05 - Globo Educação 06h25 - Globo Ciência 06h50 - Globo Ecologia 07h15 - Globo Universidade 07h40 - Ação 08h05 - Sítio do Picapau Amarelo 08h15 - Turma da Mônica 08h35 - AL Esporte 09h35 - TV Globinho 12h00 - Terra e Mar 12h25 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Estrelas 14h45 - TV Xuxa 16h05 - Caldeirão do Huck 18h20 - Amor Eterno Amor 19h10 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Cheias de Charme 20h30 - Jornal Nacional 21h10 - Avenida Brasil 22h15 - Zorra Total 23h20 - Supercine Filme: American Pie 7 O Livro do Amor (Exibição em HD) 01h00 - Altas Horas 03h05 - Os Simpsons 03h30 - Corujão

Variedades

E M S O L O U R T R A N S I V I A C I T M T E C A J U D O C A L R A B BI V A C I L A D A D R A N A V I A R R A S O C A BI R R A U C L A R S O H O C S A C A A R R A S A

TV ALAGOAS - SBT Canal 5 06h00 - Chaves 07h00 - Sábado Animado 07h30 - Gente Em Evidência 08h00 - Sábado Animado continuação 08h30 - Brasilia em Destaque 09h00 - Igreja Universal 10h00 - Fejal 10h30 - Sábado Animado continuação 12h15 - Circuito Alagoas 12h45 - Plantão de Sábado 13h45 - Nordeste Mais 14h15 - Programa Raul Gil 19h20 - Mais Estilo 19h45 - Sbt Brasil 20h15 - Esquadrão da Moda 21h15 - Supernanny 22h15 - O Maior Brasileiro de Todos Os Tempos Reapresentação 23h00 - Cine Belas Artes Filme: Uma Lição de Amor (Hd) Elenco: Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Diane Wiest e Dakota Fanning Gênero: Drama 01h30 - Dois Homens e Meio Two And a Half Men 02h30 - Encerramento da Programação

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

3/arc — tag. 4/soho. 5/città. 6/rabbit. 8/naviarra. 10/once caldas.

TV

B3


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

B4

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão inside@ojornal-al.com.br

Arquivo

Missão A fama de boa anfitriã precede Tatiana Brasil, e boa parte dela é por conta do capricho que finaliza seus quitutes que ela serve para os amigos em casa e no seu “Buffet”. Agora, a chef assinará o cardápio do lounge da revista S.Mag na Alagoas Trend House. Entre as criações está o “Passarinho Voando”, inspirado no nome do prato favorito da estilista alagoana Vera Arruda, homenageada do evento. Já no dia 14, ela prepara delícias com chocolate belga para a palestra de Carlos Ferreirinha, especialista no mercado de luxo do Brasil. Haja pique!

Arquivo

3, 2, 1... Confirmada a atração do Réveillon que promete ser o mais disputado do Recife. Com o fim do Enchanté, a virada de ano dos baladeiros, como a gente já tinha antecipado, vai ser ao som do DJ Bob Sinclair, no Réveillon Selecta. A produção está sob a batuta de Lucas Afonso, Bruno Rêgo e Thiago Figlioulo, e o local ainda não foi definido. Uma curiosidade: Recife disputou com Punta Del Lest, Ibiza, Rio de Janeiro e Angra dos Reis para trazer no DJ top francês para a virada.

CELEBRAÇÃO | Competente que ele é, Adriano Avelino, advogado trabalhista, representando o Grupo João Lyra, deseja vida feliz a todos os advogados pelo seu dia especial, celebrado hoje.

DNA | Alzir Júnior, novo talento da fotografia alagoana, com seu paizão, Alzir Lima, em momento de felicidade total, já festejando o Dia “D” dos Pais

Investimento

Mérito

Antena

Borbulhantes

Alô, papais!

Executivos da empresa sergipana Escurial, especializada em revestimentos cerâmicos esmaltados, estiveram na cidade, ontem, para negociar a possibilidade de instalar uma unidade fabril em Alagoas. Inicialmente, a Escurial pretende investir cerca de R$ 40 milhões, gerando até 200 empregos diretos no Estado. Estamos na torcida!

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, foi um dos homenageados, ontem, com a Medalha da Defesa Civil Estadual 2012, numa cerimônia realizada no auditório do Fórum da Justiça Federal. A solenidade reuniu autoridades públicas e personalidades civis e militares que também foram homenageadas por terem contribuído com as ações da entidade. Boa!

Quem está acompanhando a transmissão dos Jogos Olímpicos pela Record, tem observando vários atletas utilizando aplicações como se fossem de plástico em várias partes do corpo. É o Kinesio Taping, aplicado sobre ou juntos dos músculos para dar suporte articular, normalizar contrações musculares e auxiliar a circulação. Algo parecido com um adesivo chamado Sabiá, muito usado por aqui. Anotado?

A boate Calangos, em Pipa, vai se vestir de azul com muito LED para a próxima edição da Ballantine’s Journey, segunda empreitada do selo Borboleta, no dia 8 de setembro, em pleno feriadão. Ju Cavalcanti e Carla Bensoussan já bateram o martelo das atrações da balada: além da dupla Sunnery James & Ryan Marciano, da Holanda, completam o line up o DJ alagoano Bruno Cezar. Badalo!

12 de agosto é dia de celebrar os papais em todo nosso território brasileiro, e a data está sendo muito bem comemorada por uma família em especial: a do chef Romildo Sousa. É que o chef arma um almoço todo especial, amanhã, no Boteco Praia para receber os papais de fino trato da cidade, e, claro, também o carinho de sua filha Letícia, vinda de Recife para prestigiar o evento do seu paizão. O amor é lindo... Arquivo

DOSE DUPLA | Alice Jácome e Kariane Arcoverde, lindas de se ver, em movimentado cocktail fashion que agitou os “vi-ay-pis” da cidade

SOCIAIS | Augusto Aquino e Netinho Vecchione entre os estilosos que marcaram presença em vento de lulus, e, claro, moda foi o assunto da noite

TOP, TOP | Sabrina Holanda, Luana Morato, Raiana Catão encantaram, ou melhor, encantam por onde passam, especialmente, ontem, em fervido cocktail fashion

ESTILO | Camila Moraes e Karol Nogueira mostram que não só têm estilo como também são belas por natureza em noite de moda

Dose dupla Que as peças de Ana Glafira é para mulheres de personalidades e atitudes, isso não é novidade. Desta vez, a designer expert quando assunto são acessórios, está preparando mil novidades para o seu esperado desfile na Alagoas Trend House, que acontece na próxima terça, às 16, na Vox, em parceria com a neogrife de beachwear alagoana Dora Marques, que elegeu Regina Guerreiro como inspiração para a sua coleção. Promete!

FESTEJO | Clailton e Socorrinho Fernandes, com os três filhos Carolina, Gustavo e Daniel, comemorando o Dia dos Pais antecipadamente

Chiqueria

em cena

Não é somente Christiane Peixoto que está em estado de graça: a vida de papai está deixando Marcos Martins de Castro mais feliz do que nunca. Nas conversas com amigos, ele sempre dá um jeito de incluir a pequena Júlia no assunto, contando tudo que a menina faz. As empresárias Marina Porto, Klécia Amorim e Tereza Melo escolheram o dia 22 para abrir a Pub. A loja de décor no Farol tem assinatura de Paulo Marinho. Wagner Mello encara mais um novo projeto. No último fim de semana, ele produziu a festa, Kanoa VIP, um sucesso de público, e agora fica com o comando das noites de domingo no Orákulo. Na verdade, ele quer para transformar o local num ponto de encontro para os amantes do autêntico samba. Como grande parte das mulheres, a bela Carolina Freitas também é apaixonada por Lino Villaventura. A empresária alagoana esteve, esta semana, na loja do estilista na Bela Cintra, em São Paulo, numa visita pra ver uns modelos tipo “vestindo pra arrasar”.


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

A

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Mercado de motocicletas tem pior rendimento desde 2009

Renault traz Sandero GT Line como opção permanente na gama do hatch 7

Auto O Jornal

Citroën C3 O novo modelo do hatch se alinha com as mais recentes tendências estilísticas da marca e volta à briga dos compactos 4E5

6


2

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

GiroRápido Augusto Paladino

Charme inglês

A

inglesa Mini tem chamado atenção durante os Jogos Olímpicos de Londres. Não pela frota de carros elétricos e diesel com baixas emissões de poluentes, mas pelas simpáticas miniaturas de controle remoto, que ajudam a organização do evento em algumas provas de atletismo. Os carrinhos, em escala 1/4, servem para transportar de um lado para o outro dardos, martelos, discos e pesos arremessadas pelos competidores em suas provas. Eles carregam até 8 kg de material e rodam por 35 minutos ininterruptos depois de 1 hora e 20 minutos na tomada. Além dos três rádio controlados, outros 40 Mini E e 160 BMW Série 1 Active E fazem parte da frota cedida pela marca bávara para uso nos Jogos.

Purismo real Como uma marca de alto luxo que se preze, a Rolls-Royce não pode deixar de ouvir atentamente clientes e admiradores. E foi assim que deu por encerrado qualquer projeto de usar motores diesel nos luxuosos sedãs ingleses. A negativa veio de uma pesquisa realizada entre o público da Rolls-Royce, que não pareceram se encantar pelas possíveis vantagens dos propulsores a óleo, como a maior economia de combustível, menores emissões ou mesmo o torque mais farto. Recentemente, a marca enterrou outro projeto, o 102EX, que usava motorização híbrida, também em função da baixa aceitação.

O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

3

Auto O Jornal

Coreano na alta roda A Hyundai quer mesmo reforçar sua imagem no Brasil. Agora, é a vez do Equus, maior sedã da fabricante sul-coreana, chegar ao país. O modelo, pensado para tentar roubar clientes de marcas tradicionais de luxo, como Audi, Mercedes-Benz e BMW, custará R$ 320 mil – pouco mais da metade dos concorrentes europeus do mesmo porte, o que acaba colocando o sedã em uma categoria inferior. Ele é equipado com um motor V8 de 4.6 litros e 366 cv desenvolvido pela própria Hyundai, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Para as vendas aqui, apenas as configurações topo serão oferecidas, com itens como suspensão a ar e sistema de som com 17 alto-falantes.

Tudo novo Depois de muito mistério, a Nissan enfim mostrou a nova geração do Pathfinder. O jipão ganhou visual mais elaborado, com linhas musculosas e curvas – bem diferentes do ar “sisudo” dos modelos antigos. A plataforma é a mesma do Infiniti JX apresentado no início do ano, com quem também compartilha o motor V6 de 3.5 litros e 265 cv acoplado a um câmbio CVT. Nos Estados Unidos, o preço parte dos US$ 29 mil – cerca de R$ 58 mil.

Estilo em alta Ao que tudo indica, a Volkswagen está mesmo preparando uma versão cupê do Touareg. A ideia é fazer um crossover grande, nos moldes do BMW X6 e muito inspirado no conceito Cross Coupé apresentado no último Salão de Tóquio, em dezembro de 2011. Segundo a revista alemã “Autobild”, o novo modelo será fabricado sobre a nova plataforma modular MLB, de concepção semelhante à MQB, mas direcionada a carros com motores longitudinais – como os V6 e V8 usados pela Volkswagen e Audi. A base mais moderna permitirá a redução de até 300 kg em relação ao atual Touareg. O Touareg CC deverá ser lançado entre 2014 e 2015.

Conceito real A Toyota realmente saiu da má fase. Além de ter conseguido retomar o posto de maior fabricante do mundo, a marca japonesa anunciou o maior lucro operacional trimestral dos últimos quatro anos, com o equivalente a R$ 9,1 bilhões acumulados nos meses de abril, maio e junho. A retomada dos níveis de produção alavancou as vendas aos patamares anteriores ao terremoto seguido de tsunami que arrasou o Japão em 2011. A alta demanda por carros da marca nos Estados Unidos e Japão ainda fez com que as estimativas de vendas para 2012 fossem revistas. Agora, os números chegam à casa dos 8,8 milhões de unidades no mundo, 2,5% a mais que as previsões anteriores.

Bem na fita

Prévia

Depois dos excelentes resultados financeiros no período entre 2011 e 2012, a Porsche ainda mantém uma ótima imagem, pelo menos para os norte-americanos. A marca foi eleita pelo oitavo ano consecutivo como a de maior apelo esportivo do país. O título foi concedido após uma pesquisa do instituto J.D. Power, que mediu o apelo das marcas com 75 mil proprietários de veículos novos comprados entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012. Além da própria Porsche, o 911 e o Cayenne foram escolhidos os melhores de suas categorias. Foram analisados itens como design, conforto, desempenho e usabilidade.

A Volkswagen está pronta para mostrar em público a sétima geração do Golf. De acordo com o jornal “Wolfsburger Allgemeine Zeitung”, a “avant-première” mundial do hatch será em Berlim, no próximo dia 4 de setembro, em um evento especial na Neue Berlim Nationalgalerie – nova galeria nacional de arte moderna da capital alemã. Ele também será mostrado durante o Salão de Paris, que abre as portas no fim do mesmo mês. O hatch não deve ter mudanças arrebatadoras no visual, já que a maior novidade é a plataforma modular MQB. Ela estreou no mais recente Audi A3 e promete melhorar o comportamento dinâmico e tornar os modelos mais eficientes, graças à redução de peso.


4

O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

CAPA

O céu é o limite

Com para-brisas panorâmico, novo Citroën C3 amplia os parâmetros de visibilidade entre os compactos POR LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA Auto Press

N

ovo design alinhado com as mais recentes tendências estilísticas da marca. Motores mais modernos, potentes e econômicos. Espaço interno ampliado. Sistemas de conectividade e entretenimento mais sofistica-

dos. Para ir além das novidades previsíveis na renovação de qualquer modelo automotivo, a Citroën resolveu propor algo diferente para a nova geração do hatch compacto C3, lançado na Europa em 2009 e que agora chega ao Brasil. Além das alterações esperadas, o novo C3 introduz no segmento de compactos o para-brisas Zenith. O vidro dianteiro panorâmico já era oferecido no monovolume médio C4 Picasso e alonga o para-brisa até acima da cabeça do motorista, o que amplia consideravelmente o campo de visão. O novo para-brisa – que tem 1,35 metro de comprimento, contra 99 cm do

vidro dianteiro normal – não está disponível na versão básica Origine, mas é de série na intermediária Tendance e na “top” Exclusive. A nova geração do C3 produzida na fábrica da PSA Peugeot Citroën na cidade de Porto Real, no Sul do estado do Rio de Janeiro, traz sutis diferenças em relação ao C3 europeu. Na frente, a inspiração dos designers brasileiros veio do C4 Picasso. Os faróis são em forma de bumerangue e, na versão nacional, tocam a grade central onde está o indefectível “double chevron” dos modelos Citroën. O para-choque foi redesenhado, a entrada de ar inferior

ficou mais avantajada e foram incorporadas luzes diurnas com leds nas versões Tendance e Exclusive. No perfil, a diferença em relação ao C3 europeu está no desenho das rodas, desenvolvido no centro de estilo paulistano da marca. Na traseira, nada mudou e lá estão as mesmas lanternas avantajadas, também em forma de bumerangue, mas em posição invertida em relação aos faróis. Comparado ao modelo antigo, o novo compacto está 9,4 cm mais longo e 4,1 cm mais largo – a altura cresceu insignificantes dois milímetros e o entre-eixos permaneceu o mesmo. O peso foi reduzido em 10 quilos na

versão mais básica, mas cresceu 25 quilos na versão Exclusive automática, a mais completa. Por dentro, o novo design reforça a sensação de espaço. O estilo é elegante e contemporâneo, com texturas e tecidos bem equilibrados e um aspecto bem jovial. Chama a atenção é o generoso porta-luvas, tão grande que poderia ser chamado de “porta-bolsas” ou “porta-mochilas”. Talvez para atender às preocupações de consumidores temerosos de deixar seus pertences expostos no banco do carona, o que funciona como um verdadeiro chamariz de ladrões em muitas grandes cidades.


AGOSTO DE

2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Desempenho, modelos e preços Para se mover com desembaraço, o novo C3 traz duas opções de motorização. O 1.5 litro de 8 válvulas, destinado às versões Origine e Tendance, entrega 89 cv e 13,5 kgfm com gasolina e 93 cv e 14,2 kgfm com etanol. Recebeu a classificação A nos testes de consumo realizados pelo InMetro. Já a versão “top” Exclusive roda com o motor VTi 120 Flex Start, um 1.6 litro de 16 válvulas que atinge 115 cv e 15,5 kgfm com gasolina e 122 cv e 16,4 kgfm com etanol. Esse motor conta com comando de válvulas variável e dispensa o anacrônico “tanquinho” de etanol habitual nos veículos flex. Pode funcionar com o mesmo câmbio manual de cinco marchas da versão 1.5 ou com um câmbio automático de quatro marchas, com “paddle shift” para acionamento manual no volante. Embora tenha lançado no Brasil o conceito de compacto premium – modelos com acabamento mais requintado que os então chamados “populares”, mais equipamentos e motores maiores que 1.0 litro –, nos últimos tempos o C3, em final de linha, era oferecido por preços bem abaixo dos habituais. Com o status de novidade, os valores pedidos são obviamente menos generosos. Começam em R$ 39.900 na versão básica Origine, que vem com rodas de aço e traz duplo airbag, ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado manual, banco traseiro bipartido, computador de bordo, porta-luvas com refrigeração, volante com regulagem de altura e profundidade, além de retrovisores, vidros dianteiros e travas elétricos. Rádio/CD/MP3 e as

rodas de liga leve são opcionais e o badalado para-brisas panorâmico não é oferecido. Este passa a ser de série na versão intermediária Tendance, que parte de R$ 43.990 e incorpora também rodas de liga leve, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, Rádio/CD/MP3 Bluetooth com seis alto-falantes e comando na coluna de direção. No topo da linha está a versão Exclusive, que começa em R$ 49.990 com câmbio mecânico e atinge R$ 53.990 com a transmissão automática de quatro velocidades e “paddle shift” – basicamente o mesmo preço do similar europeu, que custa 19.750 euros. Vem com rodas de liga leve modelo Oka aro 16, faróis com acendimento automático, apoios de braço nos bancos dianteiros, maçanetas cromadas, alarme anti-intrusão, pedais com acabamento em alumínio, ponteira do escapamento cromada, limpadores de para-brisa com sensor de chuva e volante em couro com apliques de metal. Os bancos de couro, airbags laterais e detector de obstáculos traseiro são opcionais na versão Exclusive e o kit de navegação com GPS é opcional nas versões Tendance e Exclusive. A garantia é de três anos em todas as versões. Ao novo C3, caberá a dura missão de devolver a Citroën à briga pela liderança brasileira entre os hatches compactos bem equipados. Que se tornou o mais competitivo nos últimos anos e onde já batalham modelos como Fiat Punto, Volkswagen Polo, Chevrolet Sonic, Ford New Fiesta e Honda Fit. E não param de surgir novidades.

O para-brisa ampliado que vem de série nas versões Tendance e Exclusive

Ficha Técnica Citroën C3 Motor 1.5: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.449 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Motor 1.6: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, quatro cilindros em linha, comando simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

largura, 1,52 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Airbags frontais de série. Airbags laterais opcionais. Peso: Versão Origine: 1.081 kg. Versão Tendance: 1.100 kg. Versão Exclusive automática: 1.202 kg. Capacidade do porta-malas: 300 litros. Tanque de combustível: 55 litros. Produção: Porto Real, Rio de Janeiro. ITENS DE SÉRIE

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece opção de câmbio automático de quatro marchas com acionamento manual Tiptronic no volante na versão Exclusive. Potência máxima: Motor 1.5: 89 cv e 93 cv com gasolina e etanol a 5.500 rpm. Motor 1.6: 115 cv e 122 cv com gasolina e etanol a 6 mil rpm. Torque máximo: Motor 1.5: 13,5 kgfm e 14,2 kgfm com gasolina e etanol a 3 mil rpm. Motor 1.6: 15,5 kgfm e 16,4 kgfm com gasolina e etanol a 4 mil rpm.

Versão Origine: Airbag duplo, ABS com EBD, travamento central das portas, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico e volante com regulagem de altura e profundidade. Preço: R$ 39.990 Versão Tendance: Adiciona faróis de neblina, lanternas diurnas, para-brisa panorâmico, rádio/CD/MP3/Bluetooth, maçanetas na cor da carroceria e rodas de liga leve de 15 polegadas. Preço: R$ 43.990

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Pneus: Origine e Tendance: 195/60 R15. Exclusive 195/55 R16. Freios: Discos sólidos na frente nas versões Origine e Tendance, discos ventilados de série na versão Exclusive, tambores atrás e ABS com EBD de série em todas as versões. Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,94 metros de comprimento, 1,70 m de

Versão Exclusive: Adiciona faróis com acionamento automático, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado automático, cruise control, sensor de chuva, pedais com acabamento em alumínio, ponteira de escapamento cromada, volante em couro e rodas de liga leve de 16 polegadas. Preço: R$ 49.990 Versão Exclusive automática: Adiciona câmbio automático de quatro velocidades com opção de acionamento manual sequencial das marchas através de “paddle shift” no volante Preço: R$ 53.990

5


6

O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

Auto O Jornal

RETORNO

Renault relança Sandero GT Line Antes edição limitada, versão agora será opção permanente da gama; linha 2013 do hach também traz motores mais potentes G1

A

Renault voltará a vender a configuração GT Line do Sandero, apresentada em 2010 como edição limitada, agora como opção permanente na gama do hatch. Seu preço, segundo já exibe o site da marca, é de R$ 38.470. O lançamento oficial do Sandero GT Line está marcado para os próximos dias 23 e 24. As diferenças são apenas estéticas: faróis com máscara

negra, faróis de neblina com moldura preta, para-choques exclusivos e logotipo da versão estampado na carroceria. Já as rodas têm visual inspirado nas da perua Mégane Gran Tour. Embora não revele imagens da traseira, é possível notar que a versão GT Line vem equipada com um spoiler sobre a tampa do porta-malas. Internamente, o Sandero GT Line traz a inscrição da versão nos encostos de cabeça dos bancos e cintos de segurança pintados de vermelho, cor que se repete nas costuras dos bancos e nas saídas do ar-condicionado. Entre os equipamentos de série, o site da Renault diz que o hatch terá ABS, airbag duplo, farol de neblina, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros (dianteiros) elétricos,

computador de bordo, rodas ato 15, rádio com CD e MP3 player e comando satélite na coluna de direção, volante revestido em couro, alarme, entre outros. NOVOS MOTORES Outra novidade é o aumento de potência e torque para o motor 1.6 8V Hi-Power, que passa a ter 98 cavalos quando abastecido com gasolina e 106 cv com tanque cheio de álcool – ante 92/95 cv (gasolina/álcool) do modelo atual. Quanto ao torque, houve aumento para 15,5 kgfm com etanol, enquanto os 14,5 kgfm com gasolina foram mantidos. A alteração, no entanto, não é exclusiva da versão GT Line: a mudança é válida também para as configurações Expression, Privilège e Stepway manual.

Preços da linha 2012/2013 Authentique 1.0 16V: R$ 27.030 Expression 1.0 16V: R$ 32.610 Expression 1.6 8V: R$ 35.930 GT Line 1.6 8V: R$ 38.470 Privilège 1.6 8V: R$ 38.470 Privilège 1.6 16V Automático: R$ 41.750 Stepway 1.6 8V: R$ 40.660 Stepway 1.6 16V Automático: R$ 44.870 Stepway 1.6 16V Série Limitada RIP CURL: R$ 41.150

Detalhes em vermelho dão o estilo esportivo ao Sandero GT

Entre as diferenças externas: faróis com máscara negra, para-choques exclusivos e logotipo da versão estampado na carroceria


O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

7

Auto O Jornal

VENDAS

Cai produção de motos em julho Em relação a junho, queda da produção foi de 46,2%; mês teve 75.837 unidades, número 52,7% menor que julho de 2011 G1

A

VENDAS Em julho o volume vendido no atacado foi 46,2% menor, com 86.757 unidades, ante as 161.292 unidades registradas em igual mês de 2011, e se posicionou como resultado mensal mais baixo desde dezembro de 2008, quando o segmento de motocicletas foi fortemente afetado pela crise econômica mundial. Em relação ao mês passado, a retração nas vendas foi de 37,5%. Divulgação

produção de motocicletas no Brasil segue em baixa, informou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) nesta quarta-feira (8). De acordo com a entidade, foram produzidas 75.837 unidades em julho de 2012, o que corresponde a queda de 46,2%, em relação a junho, quando a indústria alcançou 140.920 unidades. Segundo a Abraciclo, este foi o pior desempenho mensal desde janeiro de 2009. A associação aponta como motivos para a retração a restrição ao crédito e a queda na liberação de financiamentos. “Em linhas gerais, a queda

acentuada nas vendas e na produção reflete a necessidade de ajustar os estoques existentes nas concessionárias. Vale lembrar que, neste mês, as fábricas estenderam o período de férias previamente programadas. O ritmo de produção diária também foi reduzido. Com os ajustes feitos, a produção total foi equivalente à metade da registrada em julho de 2011”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. Comparando a julho de 2011, quando a produção foi de 160.221, a queda registrada é de 52,7%.

Linha de montagem da Honda, em Manaus, com a produção da CB 1000R


8

www.mais.al l autoojornal@ojornal-al.com.br

O JORNAL l MACEIÓ, 11 DE AGOSTO DE 2012 l SÁBADO

Auto O Jornal

LANÇAMENTO

Triunfo da maturidade

Triumph vai voltar ao Brasil para aproveitar a consolidação do mercado de alta cilindrada POR RODRIGO MACHADO Auto Press

O

mercado nacional de motocicletas de alta cilindrada cresceu e apareceu. Cada vez mais modelos grandes, luxuosos e bem equipados são vendidos por aqui. É com essa ideia na cabeça que a inglesa Triumph vai iniciar suas atividades por aqui em outubro. Por enquanto, apenas um modelo teve a sua venda confirmada, a maxtrail Tiger Explorer 1200. Mas o fato de uma marca que conta apenas com motos de altas cilindradas em sua gama entrar no Brasil só confirma

o bom momento do setor de duas rodas nacional. A Triumph vai se aproveitar dos incentivos fiscais que a Zona Franca de Manaus e criar uma pequena linha de montagem, com 45 funcionários e investimento total de R$ 1,56 milhão. Ela começa a funcionar em setembro com entregas programadas para outubro, quando as importadas também começam a ser vendidas. Cerca de dois anos depois da ruptura com o Grupo Izzo, antigo representante da Triumph por aqui, a empresa inglesa será diretamente responsável pelas operações. A princípio, apenas uma loja está confirmada, em São Paulo. Mas a fabricante garante que já tem outras programadas em mais cidades do país. A chegada da Triumph ajuda a dar um alento aos mais fanáticos por motociclismo. A marca é uma das mais anti-

gas do mundo, com 110 anos de história. Trajetória iniciada em Coventry, em 1902, e com grande foco nos modelos esportivos, mas que foi interrompida em 1983 com a falência da empresa graças à grande concorrência das motos japonesas. O empresário inglês John Bloor ressuscitou a Triumph sete anos depois, com uma linha toda renovada, mas que mantinha o pé na tradição centenária. Inclusive com a Tiger, maxtrail que vai chegar ao Brasil na sua configuração mais potente, a Explorer 1200. Nesse segmento, a concorrência é composta por rivais bem conhecidas da Europa. A “best-seller” BMW R1200 GS, além de Yamaha SuperTénéré e a Honda Cross Tourer – que chega ao mercado na mesma época da inglesa. Ao menos, atributos para isso a ela tem. A linha Tiger é composta de

modelos menores, com 1.050 e 800 cc. A 1200 foi lançada só em 2012, depois de seis anos de desenvolvimento. Um dos motivos da longa gestação foi a necessidade da criação de um motor todo novo, diferente de tudo que a fabricante tinha em produção. Apesar de moderno, ele traz a disposição clássica da Triumph, com três cilindros em linha dispostos transversalmente. A ideia é ser estreito, e mais suave que um bicilíndrico, mas com mais potência em altas. O resultado foi um propulsor de 1.215 cc capaz de gerar 137 cv e 12,3 kgfm de torque entregue a 6.400 rpm. O resto é todo focado para o conforto e para o fora-de-estrada. Tanto é que existem diversos acessórios para encarar as trilhas, tais como faróis auxiliares e proteções maiores para cárter, luzes e etc. Entre os equipamentos, ela traz de

série ABS, controle de tração, controle de cruzeiro e manoplas aquecidas. Os outros componentes da linha da Triumph ainda não foi confirmado. O mais provável é que a marca opte por vender seus modelos mais emblemáticos. Caso da Bonneville, moto estilo retrô que disputaria com a Harley-Davidson Iron 883, que vende em média 60 motos por mês. Com estilo típico dos anos 1960, ela tem um propulsor de 865 cc – este de dois cilindros – de 68 cv de potência e 6,9 kgfm de torque. Outra que deve chegar é a naked Speed Triple. Ela é a moto mais icônica desde o relançamento da marca . Com os tradicionais três cilindros de 1.050 cc rendendo 135 cv e 11,3 kgfm, a Speed Triple chegou até a ser usada por Tom Cruise no filme “Missão Impossível II”. Mais uma prova do prestígio da marca inglesa.


OJORNAL 11/08/2012