Page 1

Ano 19 Número 027 R$ 1,50

Maceió, 10 de agosto de 2012 Sexta-feira

O Jornal Mulheres trazem Feira Camponesa com homenagem a símbolo de luta

B1

Eduardo Leite/Estagiário

Os gatos: a sofisticada produção teatral que estreará amanhã no Teatro Deodoro

A10

violência

Camelôs já ocupam boxes no Centro

Passageiro de van é morto durante assalto

Quase todos os espaços destinados aos camelôs no estacionamento da Praça dos Palmares foram ocupados. Ontem foi dia de um bom movimento no local com a procura dos compradores. Mas a semana tinha começado tensa, com protestos e acusações de truculência que teria sido praticada por policiais do Bope. A10

O servidor público Reinaldo Ventura da Silva, de 60 anos, foi morto a tiros quando tentou fugir pela janela de uma van de transporte alternativo complementar na Avenida Durval de Góes Monteiro. Quatro homens armados entraram no carro, anunciaram o assalto e atiraram quando A9 Reinaldo tentou fugir.

Eduardo Leite/Estagiário

harmonia

Após dois dias de tensão, camelôs ocuparam os boxes

CHEQUE-CAUÇÃO

MP vai investigar hospitais Promotor irá apurar se unidades particulares estão exigindo “garantia de pagamento” para atendimentos de emergência em hospitais de Maceió. Desde maio que essa prática é considerada crime e, mesmo assim, o MP recebeu denúncias da exigência

Nado Torres/Folha da Barra

na barra

dessa espécie de garantia para o atendimento ao paciente. A denúncia que originou a instauração do inquérito foi feita pela

Associação de Defesa do Consumidor. No entanto, o MP informou que ainda não tem provas dessa prática em Maceió. Durante

olimpíadas

OPERAÇÃO POLICIAL

Alison e Emanuel perdem e ficam só com a prata A13

a apuração, o promotor Max Martins vai coletar documentos, certidões e perícias que sirvam de provas contra os hospitais.

Thiago Sampaio

Um inquérito civil aberto pelo Ministério Público vai investigar a cobrança de cheque-caução em caso de atendimento emergencial

Servidor abre cadeado da prefeitura, que estava cercada pela polícia

Armas, drogas e até roupas da polícia foram apreendidas

Após decisão, novo prefeito toma posse

PM mata suspeito de tráfico de drogas

O vice-prefeito da Barra de São Miguel, Lelo Maia, tomou posse ontem no comando da Prefeitura

Suspeito de tráfico de drogas, Thayllon Ferreira da Silva, de 23 anos, foi morto ontem numa

suposta reação à prisão. A polícia prendeu cinco pessoas e apreenA9 deu armas e drogas.

ASA E GUARANI

SABATINA

O ASA entra em campo hoje, às 21h, pela Série B, contra o Guarani. O jogo será no Coaracy da Mata Fonseca, e o Alvinegro precisa da vitória para escapar da A13 zona do rebaixamento.

Os candidatos a prefeito Galba Novaes (PRB) e Sérgio Cabral (PPL) encerraram, ontem, a fase de sabatina organizada pelo Fecomércio. Dia 3 de setembro comeA3 çará a sabatina do Crea.

um dia após decisão judicial que afastou o prefeito Reginaldo de A2 Andrade do cargo.

S

O JOrnal l Maceió , 10 de agosto de

na escola

Meio ambiente como assunto para a prova

2012 l Sexta-feira

Sustentabili

Financiamento para projetos científicos deve mudar a Amazônia 7

dade

Falta de fiscalização faz crescer as queimadas em 2012

www.mais.al l sustentabil

idade@ojornal-al.com.

br

2

Lays Peixoto

Além do quadro e do giz

Apesar da regula menta ção ambiental ainda ção, a educatornar matéria fixa está longe de se na grade curricu lar das escolas. Algumas iniciat ivas tentam ensinar as crianças a mante um bom relacio r namento com a natureza, mostrando que é possível fazer lei entrar, definit ivamente, em vigor. a 4, 5 e 6

Cotações Dólar (compra)...................2.0140 Dólar (venda).....................2.0160 Poupança...........................0,5213

Euro (compra)...................2.47710 Euro (venda).....................2.47790

Atualizada até as 23h de ontem

Marés 03h21...............0.8 09h26...............1.5

15h51...............0.8 22h13...............1.5

Fases da Lua Nova.......................17/8

Cheia.......................31/8

Crescente................24/8

Minguante..................9/8

A ssinaturas : 82 4009.1919 Classificados : 82 4009.1930

P ublicidade : 82 4009.1961 Pabx : 82 4009.1900


A2

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Política PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Cartilha da Arquidiocese

A

exemplo do que faz todos os anos de eleição, a Arquidiocese de Maceió lançou, na manhã de ontem, a sétima edição da cartilha de orientação aos eleitores da capital. O evento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, no Centro. Segundo um dos idealizadores da publicação, padre Walfran Fonseca, a cartilha tem como principal objetivo dirimir as dúvidas do eleitorado sobre as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, a cartilha também ainda tem como meta incutir na mente das pessoas o valor do voto consciente, bem como a necessidade de se conhecer os candidatos e suas principais propostas para a cidade. Outro detalhe é que a Arquidiocese de Maceió pretende superar a distribuição da cartilha, em termos numéricos, em relação às eleições anteriores, quando mais de 30 mil exemplares da publicação foram confeccionados. O material será distribuído de forma gratuita nas unidades de ensino da rede pública, tanto estadual quanto municipal. Além, é claro, da disseminação do conteúdo do encarte nas paróquias da cidade. O encarte é fruto de uma parceria entre a Arquidiocese de Maceió e as Dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios, que são componentes da Província Eclesial de Alagoas. A públicação, lançada nesta quinta, ainda teve o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas.

Em Arapiraca

Depois de ouvir os candidatos a prefeito de Maceió, a Federação do Comércio de Bens e Serviços de Alagoas (Fecomércio) também realizará sabatinas com os candidatos ao comando da Prefeitura de Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Célia Rocha (PTB), Rogério Teófilo (PSDB) e Alves Correia (PTdoB) serão ouvidos todos no dia 29. A ordem das sabatinas ainda será definida em sorteio, que deve acontecer hoje. O primeiro candidato será ouvido entre as 14 e as 15 horas; o segundo, das 15h30 às 16h30; e o terceiro, das 17 às 18 horas.

Condenado

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

BARRA DE SÃO MIGUEL

Lelo Maia toma posse como o novo prefeito Nado Torres / Folha da Barra

Vice, ele assumiu após afastamento do titular, Reginaldo de Andrade, por decisão de desembargador

práticas do prefeito afastado. Segundo ele, outro motivo para o rompimento político.

EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

G

eorge Raposo Maia, o Lelo Maia (PRB), assumiu, na manhã de ontem, o comando da Prefeitura da Barra de São Miguel. Ele tomou posse após o afastamento do prefeito Reginaldo de Andrade, determinado na última quarta-feira pelo desembargador Orlando Manso. A cerimônia

19 horas - Reunião com lideranças da Chã da Jaqueira, Jardim Petrópolis II, João Sampaio II, na casa de eventos Mar de Rosas, no Jardim Petrópolis II.

8h - Panfletagem no Mercado da Produção Feirinha do Artesanato; 10h - Panfletagem no Calçadão do Comércio; 16h- Caminhada no Jacintinho, com concentração no começo da Rua São Bento.

Lelo Maia assina termo de posse durante solenidade na Câmara Municipal

ocorreu na Câmara Municipal da Barra de São Miguel. Lelo é filho do ex-vereador por Maceió José Márcio, que disputa uma vaga na Câmara Municipal da capital nas eleições deste ano pelo PSD. Em

16h - Caminhada no Colibri, no Rosane Collor, com concentração na Praça Ary Alves; 19h - Caminhada no Clima Bom I, com concentração na Praça Padre Cícero.

Conciliadores

A presidência do Tribunal de Justiça convocou 14 aprovados na seleção para exercer funções de conciliador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Alagoas. Sendo 11 conciliadores para as regiões de Maceió, Rio Largo e São Miguel dos Campos, e três para Arapiraca e Palmeira dos Índios. A convocação é de acordo com o número de vagas existentes e segue ordem de classificação.

Honorários...

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas promove hoje, às 10 horas, na sede da entidade, um ato em defesa dos honorários advocatícios. Durante o manifesto, será lançada oficialmente a Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da entidade, presidida pelo advogado Thiago Mota.

... advocatícios

O ato marcará no Estado a passagem do Dia Nacional de Defesa dos Honorários Advocatícios. Segundo o presidente da OAB Alagoas, Omar Coêlho de Mello, o ato será realizado nas 27 seccionais da Ordem no País e tem o objetivo de conscientizar os operadores do Direito e da sociedade para os honorários advocatícios que são essenciais ao advogado e ao direito de defesa.

Termômetro

A

s vendas no comércio de Alagoas com a chegada do Dia dos Pais. A data vai ser comemorada no próximo domingo.

O

abastecimento de água em Major Isidoro, temporariamente prejudicado por defeito em equipamentos da Casal em Batalha.

8h - Reunião com o presidente da Assomal; 10h - Audiência Pública sobre Saúde em Maceió, na Câmara Municipal; 15h - Reunião com lideranças do Vergel do Lago; 17h - Reunião com Profissionais de Educação; 20h - Grava para o guia eleitoral.

9h - Congresso Mundial de Direitos Médicos, no Centro de Convenções; 16h - Missa de Ação de Graças pelos 31 anos da Adefal; 17h - Carreata e panfletagem, no Virgem dos Pobres, com concentração no Papódromo.

Passa o dia gravando para o guia eleitoral.

16h30 - Caminhada no Vergel, com concentração na Base Comunitária da Polícia Militar.

EM SETEMBRO O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu manter condenação contra o prefeito de São Luís do Quitunde, Cícero Cavalcante (PMDB), e outros acusados por desvios em recursos destinados à merenda escolar através do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre 2002 e 2006. Eles haviam recorrido contra a condenação. Mas o recurso, apesar de ter sido conhecido, foi negado. Os desvios teriam acontecido em Matriz.

entrevistas, José Márcio revelou que há um “racha” político entre seu filho e o prefeito afastado. Também em entrevistas, o novo prefeito disse que não concordava com algumas

DENÚNCIA A Justiça decidiu afastar o prefeito da Barra de São Miguel na tarde da última quarta, acatando a denúncia do Ministério Público Estadual, que aponta a prática do chefe do Executivo em crimes contra a administração pública e a Lei de Licitações. Após o afastamento do prefeito, ainda na tarde desta quarta, homens das polícias Civil e Militar isolaram a sede da Prefeitura. O prédio chegou a ser lacrado e só foi reaberto hoje, após a posse de Lelo.

Não informou a agenda

CAMPANHA EM MACEIÓ

Crea/AL quer ouvir Caminhadas fazem candidatos a prefeito parte das agendas

O

s assessores de sete dos oito candidatos à prefeitura de Maceió se reuniram ontem, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Alagoas para acompanhar o sorteio das datas da participação dos candidatos no debate que será promovido pela entidade no próximo mês. As informações são do site do Crea Alagoas na internet. Todos os debates vão ocorrer no horário da manhã, no auditório do Crea Alagoas. O ciclo terá início no dia 3 de setembro, uma segunda-feira, com a presença de Alexandre

Fleming (PSOL), que vai abrir a sequência das palestras. Na terça, dia 4, será a vez de Rui Palmeira (PSDB). Os debates prosseguem dia 5, com Nadja Baía (PPS). Rosinha da Adefal (PTdoB) vai debater no Crea na quinta-feira, dia 6, véspera do feriado em comemoração à Independência do Brasil. O ciclo de debates continua dia 10, segunda-feira, com Galba Novaes (PRB). Na terça, 11, a apresentação será de Jeferson Morais (DEM). Ronaldo Lessa (PDT) fará o encerramento dia 12, quarta-feira. Nenhum representante de Sérgio Cabral (PPL) não compareceu ao sorteio.

A

s caminhadas fizeram parte, hoje, das agendas dos candidatos a prefeito de Maceió para as eleições deste ano. Ronaldo Lessa se reuniu, pela manhã, com lideranças do Graciliano Ramos e de comunidades da parte alta da capital. À noite, fez caminhada na Ponta da Terra, ao lado do vice, Mosart Amaral, do deputado Dudu Hollanda (PSD) e outros aliados. Rui Palmeira participou de café da manhã organizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) da 12ª Região e pelo Sindicato dos Economistas (Sindecon) de Alagoas. À tarde, fez caminhada no Santa Lúcia e, no início da noite, caminhou no Santos Dumont, com o vice, Marcelo Palmeira, e aliados. Nadja Baia fez panfletagem, pela manhã, na Praça Palmares, no Centro e, em seguida, participou de solenidade de lançamento da Cartilha de Orientação Política da Província Eclesiástica de Alagoas, no plenário da Assembleia Legislativa. À tarde, fez caminhada no Vergel do Lago. Jeferson Morais participou

de atividade de divulgação do site oficial de sua candidatura na internet pela manhã, com o vice, Carimbão Júnior, e o vice-governador José Thomaz Nonô. No final da tarde, fez caminhada no Cleto Marques, com aliados. Galba Novaes fez visita a Academia da Polícia Militar pela manhã. Em seguida, participou de sabatina da Fecomércio, no Sesc Poço; e de solenidade de lançamento da Cartilha de Orientação Política da Província Eclesiástica de Alagoas, na Assembleia. À tarde, visitou a União dos Militares Evangélicos; em seguida, se reuniu com dirigentes da Federação Espírita. Rosinha da Adefal participou, pela manhã, de sessão da Câmara dos Deputados. À tarde, gravou para o guia eleitoral. Alexandre Fleming participou de solenidade de lançamento da Cartilha de Orientação Política da Província Eclesiástica de Alagoas, na Assembleia, de manhã. À tarde, foi à inauguração de escritório político de candidato a vereador do PSOL. Sergio Cabral participou, pela manhã, de sabatina da Fecomércio, no Sesc-Poço.


A3

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

FECOMÉRCIO

Contexto

Galba Novaes abriu o último dia de sabatinas

Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

A maresia

O

porto de Maceió está subordinado ao porto de Natal, porque só a Companhia de Docas do Rio Grande do Norte aceitou incorporá-lo quando as estatais portuárias foram extintas. Mas o fardo está cada dia mais pesado. Sem ter o que exportar, o porto de Maceió tem alta taxa de ociosidade. Isso poderia ser compensado com as importações, mas essas também são minguadas, e as contas no final do mês não batem, ou seja, é necessário ajuda do Rio Grande do Norte. Na verdade, o porto de Maceió existe apenas seis meses no ano. Depois, é só ressaca e maresia.

Série de entrevistas teve a participação dos oito candidatos a prefeito de Maceió nas eleições deste ano Iracema Ferro iracemaferro@ojornal-al.com.br Arquivo

Firme

Primeira mulher a presidir uma eleição em Maceió, a desembargadora Elisabeth Carvalho se diz muito tranquila e preparada. E avisa: não vai tolerar transgressão à lei, “venha de onde vier”. A preocupação da desembargadora é com a compra de votos, que promete combater.

Jogo limpo

– “Vamos estar vigilantes para impedir esse absurdo comércio de consciência” – avisou a desembargadora Elisabeth Carvalho.

Dura

Escolhido para compor a comissão do Senado que vai analisar as sugestões dos “juristas notáveis” para a reforma do Código Penal, o senador Benedito de Lira admite que a missão é espinhosa, mas que ele vai levar adiante ouvindo sugestões.

Pena

– “É preciso entender que nós vamos mexer num Código (Penal) que foi escrito em 1940 para um país totalmente diferente do que é hoje. Há muitos interesses arraigados, mas que não podem mais prevalecer”, disse o senador Benedito de Lira.

Pra Catende

Ufa! O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) subiu a rampa de Gustavo Paiva e chegou a Rio Largo sem bufar.

Morte

O presidente estadual do PSDB, Claudionor Araújo, considera como fatalidade a morte de seu assessor, Reinaldo Ventura – que foi atingido por um tiro nas costas ao tentar reagir a um assalto. E culpa a “violência nacional”, que banalizou a vida.

Virada

Coordenador de comunicação da campanha de Alves Correia à Prefeitura de Arapiraca, o radialista Paulo Marcelo acredita numa virada. Em segundo lugar nas pesquisas, Alves Correia também acredita que pode ultrapassar a candidata Célia Rocha.

Mercado futuro

– “A vantagem do Alves Correia é que ele passa credibilidade junto ao povão” – diz o radialista Paulo Marcelo.

Na fita

O senador Renan Calheiros ensina que a campanha eleitoral em Maceió só agora é que está começando. Renan vê a situação do candidato Ronaldo Lessa como “confortável” pelo apoio que recebe do prefeito Cícero Almeida.

Fotos: Yvette Moura

Será?!

O vice-governador José Thomaz Nonô se volta agora para a eleição em Rio Largo. Ele garante que o candidato Marcos Vieira “tem todas as chances” de se eleger porque é o único candidato realmente “ficha limpa”.

Noves fora

Em Maceió, o vice-governador José Thomaz Nonô torce pela polarização entre os candidatos Ronaldo Lessa e Rui Palmeira.

Expressas Recuperado da virose que lhe afastou da campanha por dois dias, o candidato a prefeito de Penedo, Márcio Beltrão, retomou as caminhadas e aparições públicas. O deputado Ronaldo Medeiros vê chance de a candidata do PT à Prefeitura de Palmeira dos Índios, Patrícia Sampaio, se eleger. “Nas pesquisas, ela ultrapassou o prefeito”, disse. O resultado das pesquisas em Minador do Negrão também levaram a candidata Thalita Ferro a desistir de disputar a prefeitura. Com a desistência da candidata Thalita Ferro, o município de Minador do Negrão será o único em Alagoas com candidatura única para prefeito.

A

série de sabatinas da Federação do Comércio de Bens e Serviços de Alagoas (Fecomércio) com os candidatos a prefeito de Maceió, no auditório do Sesc Poço, chegou ao fim ontem, com mais duas entrevistas. Ontem foi a vez de Galba Novaes (PRB) e Sérgio Cabral (PPL) responderem às perguntas. GALBA NOVAES Galba Novaes abriu a etapa de ontem. Entre seus projetos, destaque para a área de Segurança Pública que deve ser gerida pelo vice-prefeito, o coronel da Polícia Militar Ivon Berto. Segundo Galba, Ivon vai usar sua expertise acumulada nos anos como militar para poder treinar, equipar e mudar a forma de atuação da Guarda Municipal, que será mais uma força para o policiamento ostensivo da capital. Ele defendeu a implantação do Bico Legal, ou atividade delegada, que consiste no emprego de policiais militares para o policiamento no Centro de Maceió durante 6 horas de seu horário de folga, recebendo um salário-extra por parte da prefeitura.

Galba disse que seu vice é quem vai gerir ações de segurança de sua gestão

Para o Meio Ambiente, o candidato acredita que é necessário conscientizar a população. “Falta educação ambiental, principalmente na periferia, mas teremos agentes ensinando a comunidade. Precisamos intensificar o código de Meio Ambiente.”, avalia. Questionado sobre Saúde, ele destacou que o que mais é visto pelas ruas de Maceió são instituições particulares e Organizações Não-Governamentais que fazem atendimento de saúde. “A obrigação é do poder público, mas como é ineficientes os mais carentes dependem de outros meios para ter o atendimento. Maceió só tem 27% da cidade com PSF, nossa meta é 100% do PSF. A ausência do PSF aumentou as doenças que poderiam ser prevenidas ou detectadas com este atendimento, doenças como hanseníase, HPV, câncer de mama. A grande obra é cuidar das pessoas, por isso queremos avançar com mais postos de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos”, aponta.

Sobre saneamento básico, Galba defende como sendo o tipo de obra mais importante, mas que não aparece. “Como saneamento não aparece, se faz obras de fachada e se esquece do mais importante, que são as pessoas. Elas têm suas casas invadidas pela água quando chove. A m a c r o d re n a g e m precisa ser feita, porque se não tem o saneamento, mesmo com dinheiro para o asfalto não pode ser colocado porque impermeabiliza o solo e não tem para onde a água escoar. Saneamento é saúde pública”, assinala. “Eu visito os locais e conheço de perto a realidade de comunidades que nem fossas têm. É necessário interagir, estar ao lado dessas pessoas. Falta força de vontade para resolver estas questões. Vamos deixar rua empoeirada e com lama, mas com saneamento. Se tiver que escolher entre asfalto ou praça e saneamento, fico com saneamento”, complementa. O ve re a d o r s e a u t o -

-intitulou o candidato mais preparado para ser prefeito da capital e disse que vai usar sua experiência como vereador para implantar em Maceió vários projetos. “Não tem ninguém mais preparado do que eu para ser prefeito de Maceió. Conheço profundamente os problemas da cidade e discuto as políticas públicas com embasamento tanto de segurança, quanto de saneamento, saúde, educação, meio ambiente, urbanização”, enumera. Já para a área de Educação, Galba garante que Maceió terá a política mais moderna do país. “Meu primeiro ato como prefeito é destinar 40% do orçamento para a área de Educação. 25% é o que dita a lei, mas eu vou dar mais 15%. Nossa proposta é jornada integral com seus refeições, esporte, cultura e lazer”, defende. “As pessoas falam de jornada integral sem conhecer, eu sei do que estou falando”, completa. A pasta de transporte é apontada como outra prioridade de Galba. “Ao contrário do que outros candidatos dizem, não temos que aumentar o número de ônibus nas ruas: temos 600 e precisamos baixar para 500. O que precisamos aumentar é a velocidade (no mínimo 40 quilômetros por hora), acabar com os contornos de quadra na Fernandes Lima, criar corredores exclusivos de ônibus, investir em transporte de massa, construir ciclovias”, avalia.

Sérgio Cabral encerrou a série de entrevistas Sérgio Cabral (PPL) foi o último candidato a prefeito de Maceió sabatinado pela Fecomércio. Ele respondeu a cinco questões da lista elaborada pela organização do evento e depois às perguntas da platéia que, além de jornalistas, era formada por líderes comunitários, correligionários e simpatizantes de sua legenda. Uma das declarações mais polêmicas é de que o candidato à contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que está em vigor desde 2000 e estabelece normas de finanças públicas voltadas para a gestão fiscal, determinando o “teto” para os gastos da administração pública. “A Lei de Responsabilidade Fiscal é uma tendência neoliberal. Temos uma dificuldade grande de entender que as pessoas tenham essa infantilidade de acreditar que ela é benéfica. A LRF é cartilha do FMI [Fundo Monetário Internacional] para tolher o desenvolvimento do país e ele ser neocolonizado”, define. Ele apontou Educação e Saúde como suas prioridades máximas. “Vamos transformar nossas ideias em projetos que venham a contemplar a maioria, fazer e garantir matrículas sem que os pais tenham que passar dias na fila. O orçamento é limitado, por isso é preciso planejar bastante. Nosso projeto é levar ensino de qualidade em tempo integral”, descreve.

Cabral criticou LRF, apontando que o texto da norma seria “cartilha” do FMI

“Não tem como abrir mais postos de Saúde sem ter gente para trabalhar. Somos um dos partidos de sustentação do governo federal, vamos ter ajuda federal, criar UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e melhorar os postos de saúde que já temos. O PSF tem que chegar a 100% da cidade. Se não perseguimos esta meta, para que ser perfeito?”, questiona. Questionado sobre o Plano Diretor, Cabral defende que se trata de uma lei e que cumprila é definitivo para o desenvolvimento da cidade. Cabral também se mostrou contra o armamento da Guarda Municipal. “Precisamos integrar a Guarda Municipal aos órgãos da Polícia Civil, Militar e Federal. Seria interessante também reforçar o setor de inteligência da Guarda para repassar informações. Só não admito uma Guarda Municipal armada, pois, pode se transformar numa milícia”, declara.

“A PM faz este trabalho de prevenção precariamente porque não pode fazer concurso, porque a LRF não permite”, completa. Ele afirma que, se eleito, vai investir em segurança pública e criar meios de monitoramento dos usuários de entorpecentes, o que reduziria a taxa de criminalidade na capital. “O ambiente de pobreza é propício para o recrutamento de jovens para a criminalidade. Medidas paliativas não resolvem. A Segurança Pública está muito a desejar. Nosso projeto é integrar”, explica. Cabral acredita que a solução para o transporte público em Maceió é a implantação do BRT. O Bus Rapid Transit (trânsito rápido de autocarros/ônibus, em tradução livre) é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constituise de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias

cidades do mundo, como Curitiba, Goiânia, Bogotá, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar ao VLT. Ele também defendeu a implantação de estações de transbordo no Centro para o acesso da cidade alta e baixa, com minishoppings nas estações, além da retirada do Mercado da Produção, cujo prédio passaria por reforma e passaria a ser uma estação de integração de ônibus e BRT. Quando interpelado sobre seu projeto para as áreas de Cultura e Turismo, Cabral defendeu que Maceió é uma das cidades mais belas do Brasil, mas não atrai tantos turistas por causa da falta de saneamento básico. Sobre isto, ele defende a área como a mais deficiente, principalmente na periferia de Maceió. TODOS Durante a série de entrevistas promovidas pela Fecomércio, os oito candidatos a prefeito de Maceió apresentaram suas ideias. Antes de Galba Novaes e Sérgio Cabral, foram sabatinados Ronaldo Lessa (PDT), Rui Palmeira (PSDB), Nadja Baía (PPS), Jeferson Morais (DEM), Rosinha da Adefal (PTdoB) e Alexandre Fleming (PSOL).


A4

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Nacional

embaixada ACOMPANHA

Bryce John, o instrutor, Felipe e o amigo Stephen Lewis caíram no mar

Brasileiro desaparece na Nova Zelândia

B

RASÍLIA - A Embaixada do Brasil na Nova Zelândia informou ontem ao Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, que as autoridades neozelandesas intensificaram as buscas pelo estudante brasileiro e mais dois desaparecidos na região do Parque Paritutu, em New Plymouth. O estudante de intercâmbio Felipe Melo, de 17 anos, e um amigo caíram terça-feira de um penhasco que leva a uma praia, um instrutor tentou resgatá-los, mas também está desaparecido. H á re l a t o s d e q u e o acidente ocorreu durante um passeio em grupo no Parque Paritutu. As autoridades da Nova Zelândia afastam a possibilidade de os três desaparecidos serem encontrados com vida. Mas em comunicado,

emitido pela Embaixada do Brasil no país, diz que ainda há esperança. “Nós temos fé e esperança que serão encontrados vivos”, diz o texto. “A embaixada tem seguido o caso desde o começo e está em permanente contato com as autoridades e a família do brasileiro.” De acordo com a embaixada, as autoridades neozelandesas “estão fazendo o melhor” nas buscas pelos desaparecidos. As buscas são acompanhadas não só pelas autoridades brasileiras, como também por parentes e amigos do estudante brasileiro. A área na qual está localizada o Parque Paritutu é considerada uma das regiões de beleza natural mais ricas da Nova Zelândia. No local, houve um vulcão ativo há mais de 2 milhões de anos.

O caso aconteceu em New Plymout O estudante brasileiro, que é cearense, e o neozelandês Stephen Lewis Kahukaka-Gedye, também de 17 anos, caíram no mar quando escalavam uma rocha no Parque de Paritutu, localizado na cidade de New Plymout. O instrutor Bryce John Jourdain, 42, pulou na água para tentar resgatar os estudantes e também desapareceu. Eles faziam um passeio com 11 colegas do Spotswood College, uma escola local, acompanhados de dois instrutores de uma empresa de esportes de aventura. De acordo com o jornal NZ Herald, um terceiro estudante

também caiu na água, mas conseguiu se agarrar a uma rocha e foi resgatado. Ele foi levado ao hospital com hipotermia, mas passa bem. Cerca de 50 policiais trabalham nas buscas. A operação conta com cinco botes infláveis, barcos da marinha e helicópteros. As equipes de resgate tiveram dificuldades devido às condições do mar, com fortes ondas, que também impediram mergulhadores de realizarem buscas. Felipe é natural de Fortaleza, fazia um intercâmbio na Nova Zelândia desde janeiro e planejava voltar ao Brasil em outubro, segundo a família.

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

amazul

Dilma cria empresa do submarino nuclear Amazônia Azul Tecnologias de Defesa absorve funcionários da Emgepron e terá sede em São Paulo

B

RASÍLIA - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa ou Amazul é a nova empresa pública criada pela presidenta Dilma

Rousseff. A empresa tem a atribuição de desenvolver tecnologias do Programa Nuclear Brasileiro e para a área nuclear da Marinha. A empresa será também responsável por elaborar projetos e tecnologias para a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. Caberá ainda à Amazul estimular a implantação de

novas indústrias no setor nuclear e prestar-lhes assistência técnica. A empresa é vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Marinha, e terá sede em São Paulo. O quadro de pessoal da Amazul será composto inicialmente pelos atuais empregados da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), que desempe-

JULGAMENTO DO MENSALÃO

nham atividades no âmbito do Programa Nuclear da Marinha. A lei sancionada por Dilma está publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. Previsto para ser entregue à Marinha em 2023, o submarino nuclear colocaria o Brasil na elite das potências navais - atualmente, apenas cinco países detêm a tecnologia para este tipo de embarcação.

AO PARAGUAI

Energia de Itaipu é paga, afirma Itamaraty

B

Segundo José Antonio Duarte, advogado de Pedro Henry, a liderança política levou à denúncia contra seu cliente

Pepistas usam o mesmo discurso

B

RASÍLIA - Os advogados do ex-presidente do PP Pedro Corrêa e do ex-líder da bancada da legenda Pedro Henry sustentaram suas defesas de forma muito similar no julgamento do mensalão ontem no Supremo Tribuna Federal (STF). As falas foram tão parecidas que o advogado de Henry, José Antonio Duarte Álvares, após a exposição de seu colega Marcelo Leal, disse que bastava “trocar o nome do réu”. Os dois afirmaram que seus clientes só foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por conta de suas posições de liderança

no partido e negaram a existência do mensalão. Pedro Corrêa é acusado de ter sido beneficiado com recursos do PT em troca de apoio político ao governo e foi denunciado pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. De acordo com a acusação, o núcleo do PP que participava do esquema usava a corretora Bônus Banval para receber o dinheiro dos repasses de Marcos Valério - o chamado “valerioduto”. Henry também foi denunciado por ter, supostamente, recebido os recursos do esquema. Segundo a Procuradoria,

entre 2003 e 2004, José Janene, Pedro Corrêa e Pedro Henry, auxiliados pelo assessor João Cláudio Genú, receberam R$ 2,9 milhões para votar a favor de matérias de interesse do governo federal. Já o advogado de João Cláudio Genu, afirmou que seu cliente era apenas um assessor do partido, que desconhecia a origem e o destino ilícito do dinheiro que passava por suas mãos. Oliveira leu trechos de depoimentos de testemunhas e de réus do processo – como o próprio Janene, que morreu em 2010 – para reforçar que Genu desconhecia qualquer esquema criminoso.

Corretor e ex-diretor do BB negam participação Também ontem, os ministros do STF ouviram as defesas de Henrique Pizzolato e Enivaldo Quadrado. O advogado Marthius Sávio Cavalcante Lobato, que defende Henrique Pizzolato, integrante do PT e ex-diretor do Banco do Brasil, afirmou que os repasses do banco para a agência DNA, de Marcos Valério, foram legais. O defensor qualificou a denúncia da Procuradoria de “ilusionismo jurídico”. Pizzolato é acusado de ter recebido R$ 326 mil do esquema operado por Marcos Valério e de ter autorizado um adiantamento de R$ 73,9

milhões do fundo Visanet para a agência DNA, que fez um contrato com o Banco do Brasil. Segundo a Procuradoria, a DNA teria se apropriado ilegalmente de R$ 2,9 milhões durante a execução do contrato com o banco. O advogado afirmou que o montante é proveniente de bônus de volume, prêmio de incentivo pago por veículos de comunicação a agências de publicidade que não deve ser repassado ao anunciante. Segundo Lobato, a prática é legal. O advogado Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, que defende Enivaldo

Quadrado, sócio na corretora Bônus Banval, disse que a acusação contra seu cliente é uma “armadilha” deixada pelo antigo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, autor da denúncia do mensalão em 2007. Segundo a acusação, Quadrado teria sido um dos responsáveis pela lavagem de dinheiro para o PP, um dos partidos que teria recebido dinheiro do esquema. Hoje será a vez da defesa dos seguintes réus: Breno Fischberg, Carlos Alberto Quaglia, Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas e Antonio Lamas.

RASÍLIA – O governo b ra s i l e i ro n ã o f o i comunicado da intenção do Paraguai de suspender o repasse de energia excedente da Hidrelétrica de Itaipu para o Brasil e a Argentina. As autoridades brasileiras rebatem a informação que a energia seja “cedida” ao Brasil, como disse o presidente paraguaio, Federico Franco. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, afirmou ontem que a energia de Itaipu é paga. “Não existe cessão de energia, ela é comprada. Essa energia, o Brasil não tem de graça”, disse. Tovar ressaltou que há um contrato com as regras que devem ser seguidas pelos dois países. Assinado em 1973, o Tratado de Itaipu estabelece que cada país tem direito a metade da energia gerada pela usina. Como usa apenas 5% do que teria direito, o Paraguai vende grande parte para o Brasil. O tratado não autoriza que a energia destinada ao Brasil seja vendida a outros países. Para ajustar as tarifas, recentemente houve um aumento nos preços. O porta-voz do Itamaraty acrescentou que não há estudos para novos ajustes no contrato. “Não há conhecimento de que se pretenda fazer ajustes. Não há comunicação oficial sobre a decisão do presidente Federico Franco”, disse ele. “Essa é uma situação que tem de ser gerida por ambas as partes”, lembrou o diplomata, ressaltando que a parceria na administração de Itaipu se baseia em uma “relação construtiva, produtiva, aberta e franca”. O presidente paraguaio disse na quarta-feira que irá suspender a venda de energia excedente para o Brasil e a Argentina. A m e d i d a o c o r re n o momento em que o Paraguai o está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).


A5

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

MÉXICO

Internacional

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

Chacinas deixam 21 mortos Corpos de 14 homens são abandonados em San Luis Potosi; sete morrem em Sinaloa IDADE DO MÉXICO - Quatorze corpos do sexo masculino foram localizados na madrugada de ontem dentro de um veículo abandonado na cidade mexicana de San Luis Potosí (norte), informou a Procuradoria do Estado de mesmo nome. “A bordo de uma caminhonete foram localizados

14 cadáveres, todos masculinos. Supõe-se que as vítimas tenham sido sequestradas no estado de Coahuila” (norte), disse Gabriela González, porta-voz da Procuradoria do Estado de San Luis Potosí. A porta-voz informou que os corpos foram encontrados por volta das 4h30 locais (6h30 de Brasília) perto de um posto de combustíveis na periferia da cidade de San Luis Potosí, no que constitui a primeira descoberta deste tipo no distrito do norte do México, onde é registrada a presença de cartéis do narcotráfico. “Segundo as primeiras inves-

EGITO

CONFLITO NA SÍRIA

ITÁLIA

Governo suspende canal de televisão

Irã rejeita intervenção estrangeira

Vinho com fotos de Hitler causa polêmica

C

C

AIRO - Um canal de televisão egípcio hostil à Irmandade Muçulmana e ao presidente islamita Mohammed Morsi foi alvo de uma suspensão de um mês e poderá ser fechado definitivamente, indicou ontem a televisão pública. O canal privado Al-Farain “t e r á s u a t r a n s m i s s ã o suspensa por um mês” pelas autoridades e “terá sua licença revogada, caso continue com seus abusos”, informou a televisão estatal. Já a Promotoria anunciou em um comunicado o lançamento de uma investigação, após denúncias contra o proprietário do canal, Tewfik Okasha, acusado de “incitar o assassinato do presidente Morsi e a derrubada do poder”. O canal Al-Farain, com sede no Cairo, é favorável ao presidente deposto Hosni Mubarak e famoso por seus comentár ios vir ulentos contra os islamitas, especialmente contra a Irmandade Muçulmana. O anúncio de sua suspensão ocorre em meio a um clima tenso entre parte da imprensa e o novo governo, com a decisão de três jornais independentes de publicar espaços em branco ontem, em vez de seus editoriais habituais. Os jor nais buscaram protestar contra o que acreditam ser uma vontade de controle da imprensa por parte Irmandade Muçulmana, após a nomeação de diversas pessoas ligadas aos islamitas para postos de direção de jornais do governo. As nomeações foram feitas pela câmara alta do Parlamento (Shura), dominada pela Irmandade Muçulmana, em um procedimento herdado da era do presidente Mubarak.

tigações, tudo indica que se trata de crime organizado”, acrescentou González. Os corpos foram levados ao serviço médico legal para determinar as causas da morte. A porta-voz não informou se morreram em consequência de ferimentos por tiros. Nesta região é registrada a presença do cartel de Los Zetas, considerado um dos mais poderosos e violentos do México. TIROTEIO Em outro episódio de violência atribuído ao narcotráfico, sete pessoas morreram em um tiroteio registrado no Estado de Sinaloa, no noroeste

do México. Uma fonte da Procuradoria Geral de Justiça de Sinaloa informou que o ataque foi feito quarta à noite por um grupo armado em um campo de futebol do povoado de São Blas, situado no município de El Fuerte. Segundo as testemunhas, o grupo chegou ao local em vários carros e abriu fogo contra os homens, que estavam reunidos lá. Cinco homens morreram no lugar e outros dois a caminho do hospital, detalhou a fonte, que acrescentou que as vítimas são originárias dos “arredores de São

T

EERÃ - O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, pediu ontem conversações “sérias e inclusivas” entre o governo da Síria e grupos de oposição, abrindo uma reunião de nações aliadas convocada pelo Irã, que tenta exercer sua influência sobre o conflito. Mais de 25 nações estavam presentes na conferência, mas significativamente nenhuma deles apoia a oposição síria ou pediu que o presidente Bashar al-Assad deixe o poder. A televisão estatal transmitiu a declaração de abertura da reunião, em que Salehi disse que estavam presentes delegações da Rússia, China, Iraque, Paquistão, Jordânia, Índia, entre outros. “A República Islâmica do Irã acredita firmemente que a crise síria só pode ser resolvida por meio de negociações sérias e inclusivas entre o governo e grupos de oposição que possuem apoio popular na Síria”, afirmou Salehi no início da conferência em Teerã para discutir a agitação. No discurso transmitido ao vivo na televisão iraniana, Salehi disse que o Irã “rejeita qualquer intervenção estrangeira e militar na Síria e apoia os esforços da ONU para resolver a crise”. O governo sírio afirmou que está pronto para o diálogo,

Blas” e trabalhavam levando o gado do estado de Chihuahua para Sinaloa. Pelas armas utilizadas e a maneira de atuar, as autoridades acham que se trata de uma ação do crime organizado. No local da chacina ficaram várias cápsulas de balas de fuzil AK-47 e vários veículos, que foram confiscados pela Polícia. Há um mês, El Fuerte, uma área de disputa entre os cartéis das drogas, foi cenário de um enfrentamento entre policiais e supostos membros do crime organizado que deixou um saldo de 11 mortos, entre eles

R

Ali Akbar Salehi fala com a imprensa durante a reunião sobre a crise síria

mas a oposição argumenta que Assad deve deixar o cargo como condição para qualquer negociação. As hostilidades contínuas em Aleppo, onde o Exército sírio está bombardeando rebeldes, torna improvável que haja negociações no futuro próximo. Também presente na reunião estava a coordenadora residente das Nações Unidas para Teerã, Consuelo Vidal-Bruce, que leu uma declaração do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Tanto o governo quanto a oposição continuam a depender de armas”, afirmou a declaração traduzida, e essas ações terão “consequências trágicas para o povo sírio”. Em um artigo de opinião publicado pelo Washington Post na quarta-feira, Salehi advertiu

que haveria consequências catastróficas se Assad saísse do poder. “A sociedade síria é um belo mosaico de etnias, religiões e culturas, e ficará em pedaços se o presidente Bashar al-Assad cair abruptamente”, afirmou. Enquanto Salehi disse que o Irã buscava uma solução que fosse do “interesse de todos”, os diplomatas ocidentais rejeitaram a conferência como uma tentativa de desviar a atenção dos acontecimentos sangrentos em terra e preservar o regime de Assad. “O apoio da República Islâmica ao regime de Assad é dificilmente compatível com uma genuína tentativa de conciliação entre as partes”, disse um diplomata ocidental em Teerã.

OMA - Um supermercado na província de Verona, norte da Itália, está vendendo garrafas de vinho com a foto de Adolf Hitler no rótulo, o que levou a Procuradoria local a abrir uma investigação por apologia ao nazismo. “É o único crime que pode ser considerado por enquanto, ainda que fosse necessário inventar o da ‘estupidez humana’. Mas vai ver que, para ganhar dinheiro, buscam-se todos os caminhos, inclusive os que são contra a cultura e a consciência das pessoas”, disse o procurador Mario Giulio Schinaia. Quem denunciou o caso foi um casal judeu norte-americano que ficou indignado ao ver, em um supermercado de Garda, onde estava passando férias, as garrafas de vinho

sete agentes. No estado do noroeste do México predomina o Cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín, “el Chapo” Guzmán, mas há presença de outros grupos que disputam o controle de território, como os irmãos Beltrán Leyva. Mais de 50 mil pessoas morreram no México de forma violenta desde dezembro de 2006 como resultado das disputas entre os cartéis do narcotráfico e em operações militares de combate às drogas, além de assassinatos de civis alheios ao crime organizado.

com a imagem de Hitler em várias poses diferentes. Também há garrafas com fotos do papa João Paulo II. O advogado Matthew Hirsch, da Filadélfia, nos Estados Unidos, encontrou os utensílios e pediu explicações ao vendedor. “Fiquei chocado”, disse ele, cuja esposa, Cindy, nasceu na ex-Checoslováquia e o seu pai é um sobrevivente de Auschwitz. A tia de Cindy, bem como os seus avós e outros familiares, morreram no Holocausto. “Não é apenas uma afronta para os judeus. É uma afronta para toda a humanidade”, afirmou Cindy Hirsch. A loja, por sua vez, informou que se tratam de artigos históricos, assim como as garrafas com a foto de Che Guevara.

NO TWITTER

Vice-premiê russo xinga Madonna

M

OSCOU - O vice-premiê da Rússia Dmitr y Rogozin xingou a cantora Madonna em seu Twitter após ela ter pedido a libertação das integrantes da banda Pussy Riot durante um show em Moscou. A cantora pop manifestou apoio às três integran-

tes da band Pussy Riot que foram presas por terem feito um protesto contra Vladimir Putin em uma catedral ortodoxa russa. “Com a idade, toda p... velha quer dar lições de moral. Principalmente em suas turnês internacionais”, disse Rogozin no Twitter. “Que ela tire sua cruz, ou que ponha

calcinhas”, acrescentou. “Eu sei que existem muitos lados para cada história, e eu não quero desrespeitar a Igreja ou o governo, mas acho que essas três meninas fizeram algo corajoso”, disse Madonna durante show em Moscou na última segunda-feira. “Eu rezo pela liberdade delas”.

Procurador diz que foto de Hitler em garrafa caracteriza apologia ao nazismo


A6

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Opinião

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br

Covardia de Ilhéus Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

N

a semana em que a Lei Maria da Penha faz seis anos, os números da violência fatal com a mulher revelam que ainda há muito a ser feito. Entenda-se por “violência fatal” aqueles casos em que as pessoas são mortas. Estão excetuados neste contexto os casos de espancamentos, cárcere privado, violência sexual e humilhação, comuns no País. Os números mostram, ainda, que os maiores agressores são os maridos ou ex-maridos das vítimas. Nem precisa ser casado no papel para estar no rol dos valentões. Um noivo que seja já sente no direito de agredir, humilhar, espancar e até matar. Bem no estilo dos machos de Ilhéus, na ficção hoje mostrada na televisão, baseada numa obra literária de Jorge Amado. A análise fria dos dados mostra que, se existir diferença entre a ficção e a realidade, ela é tão pequena que não dá para mensurar. E, como o assunto é violência, Alagoas não poderia ficar de fora. Também não precisava estar “tão bem” colocado. Os dados são de 2010 e colocam o Estado em 2º lugar, superado apenas por Espírito Santo, no número de mulheres assassinadas no País. A média

“campeã” no grupo de cada 100 mil mulheres foi de 9,8. Alagoas foi vice com a média de 8,3. Os dados referem-se à situação do Estado há dois anos, mas nada mudou de lá para cá. Em se tratando de capitais, mais uma vez ficamos “bem colocados” no ranking da covardia. Sem esquecer que os dados se referem a assassinatos onde o criminoso não pode mais pedir perdão à vítima e recomeçar uma vida com ela, numa tentativa de sarar cicatrizes que causou à alma da vítima. Maceió ficou em 3º lugar com a taxa de 11,9, perdendo para Vitória (com 13,2) e João Pessoa (12,4). Os exemplos de valentia contra as mulheres são registrados todos os dias pelas duas delegacias especializadas que há em Maceió para cuidar desse assunto. Não há um único dia em que uma mulher não vá à delegacia com o olho roxo ou um braço quebrado pelo marido. Neste momento, o noticiário puro e verdadeiro que ocorre cedo da noite na televisão se confunde com o enredo da novela exibida pertinho de meia-noite. Por aqui, no quesito violência contra a mulher, ficção e realidade andam de mãos dadas.

Charge

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: R$ 270,00 Semestral Anual R$ 540,00

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.mais.al Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - Maceió/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

Frase do dia

“Não é apenas uma afronta para os judeus. É uma afronta para toda a humanidade”. Cindy Hirsch, turista judia norte-americana, sobre as garrafas de vinho com fotos de Hitler vendidas em um supermercado da província de Verona, no norte da Itália.

O despojo da alma Carlos Méro Presidente da Academia Alagoana de Letras

Q

uem sabe a estátua é concha, caracol de mármore, bronze ou pedra de um animal ferido que se foi e deixou este rastro congelado, um acenar, um movimento imóvel, o despojo da alma. Frase não minha, mas de Pablo Neruda, ele que, nascido Ricardo Eliecer Neftali Reyes Basoalto, lá pelos dezesseis anos vestiu-se com o novo nome, mais tarde o legitimou nos papelórios cartorários e assim o fez assinatura perene do edificante e benfazejo fruto da sua inspiração criativa. Diz-se que o Neruda foi trazido de Jan Nepomuk Neruda, o realista poeta, contista e dramaturgo checo, nascido e extinto nos mil e oitocentos, que nos deixou o trágico e o cômico que se intrincam no seu Mala Stranna: Vestígios de Praga. Mas o Pablo? Teria sido colhido de Pablo Picasso, de quem diria Neruda ser o “clown do cosmo, dançando no altar dos milagres”? Possivelmente sim. Provavelmente nem tanto. Mas vamos deixar isso para lá. Mesmo porque, se antes não mudaria nada, muito menos mudaria hoje, quando o que vale é a prodigiosa fortuna literária que o vate chileno presenteou aos pósteros. Se lembro daqueles versos, é porque os canta Neruda ao contemplar, sob o céu de Moscou, as estátuas de Pushkin, de Maiakóvski e de Gorki, todas inundadas pela fria paciência do bronze. A primeira, pelo que diz, a falar com as pombas que bicam a melancolia do poeta. A segunda, pelo que revela, a dar generoso asilo aos ninhos dos pássaros que a profanam, sem que lhes instile qualquer sobrosso a carrancuda expressão que injustamente teriam imposto ao romântico e combativo georgiano. A terceira, pelo que fantasia, a não mais que a como repousadamente matutar, assim como se fosse um “turista de jardim”, sem que lhe perturbe o vaivém dos passantes. É verdade, como adivinha Neruda, que

Pena que por aqui não cultuemos nem um pouco as contribuições das mentes iluminadas “são amargas as estátuas porque o tempo se queda depositado nelas, oxidado, e ainda que as flores cheguem a cobrir seus frios pés, as flores não são beijos e chegam ali também para morrer”. Mas a verdade é que lá estão e que em lá estando findam por nos advertir para as memórias daqueles que recordam, tanto mais valiosamente quando atentam para homens das letras e do saber, ao invés de só por só para os senhores das armas e para os artífices dos avanços ou das traquinagens políticas. Estes últimos, é certo, bem que contam momentos de um passado recente ou remoto, mais ou menos heroicos, mais ou menos contributivos para a construção do hoje, mais ou menos merecedores de rememoração. Aqueles, porém, lá estão como despojos da alma, segundo arisca Neruda, imóvel aceno ao futuro, talvez, lembrando a todos que, ainda que extintos o artista e o pensador, perpetuam-se eles em suas obras. Pena que por aqui não cultuemos nem um pouco as contribuições das mentes iluminadas. E é por isso mesmo que não é tão fácil, mas até por vezes impossível, encontrar-se uma estátua de Graciliano, de Aurélio, de Jorge de Lima, de Sabino Romariz, de Tavares Bastos, de Guimarães Passos, de Arthur Ramos, de Nise da Silveira e de tantos outros celebráveis alagoanos.

Pequena crônica para o Dia dos Pais

San

Datas & Fatos Nasce Gonçalves Dias Em 10 de agosto de 1823, nasce o poeta Antonio Gonçalves Dias. Ele nasceu em Caxias, Estado do Maranhão. Em 1849, funda o jornal literário Guanabara, onde Machado de Assis escreveu. As notas predominantes de sua poesia são o nacionalismo e o indianismo, com destaque para o poema “I Juca Pirama”. 1557 - Batalha de San Quintín, na qual as tropas espanholas vencem as francesas. Em memória desta batalha, Felipe II mandou construir o Monastério do Escorial. 1678 - A paz de Nimega põe fim à guerra que Luis XIV da França travava contra Espanha, Holanda, estados alemães e Dinamarca. 1787 - A Turquia declara guerra à Rússia. 1792 - Revolução Francesa: constituição da Comuna de Paris. Os “sans-culottes” tomam as Tullerias. Cai a monarquia. 1819 - O libertador Simon Bolívar entra triunfante com suas tropas em Bogotá. 1823 - Nascimento de Antonio Gonçalves Dias, poeta romântico brasileiro que escreveu “Canção do Exílio”. 1830 - O Congresso reunido na cidade de Riobamba decreta a separação de Nueva Granada e a formação da República do Equador. 1836 - Decreto da constituição dos partidos “Colorado” e “Blanco”, no Uruguai. 1839 - A Academia de Ciências de Paris faz comunicado público do descobrimento de Daguerre, o “daguerrotipo”, primeiro passo para o surgimento da fotografia. 1874 - Nasce Herbert Hoover, ex-presidente norte-americano. 1881 - Milhares de lâmpadas acendem, de uma só vez, no parque de exposições da I Feira Internacional da Eletricidade em Paris. O público entusiasmou-se com as lâmpadas de Edison. Essa feira mostra pela primeira vez o mundo da eletricidade. 1897 - O investigador alemão Felix Hoffman, descobridor do ácido acetilsalicílico, registra o produto, componente básico de analgésicos populares como a aspirina.

Laelson Moreira de Oliveira Poeta 1902 - Guerra civil no Haiti: desembarque de tropas no cabo Haitiano. O combate causou a morte de 50 pessoas. 1903 - Um acidente no Metrô de Paris deixa 84 mortos. 1912 - Nascimento de Jorge Amado, escritor brasileiro. 1913 - A segunda guerra dos Bálcãs termina com a assinatura do Tratado de Bucareste, entre Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia. 1914 - A França declara guerra à Áustria-Hungria, dando início a Primeira Guerra Mundial. 1918 - Nicarágua e Honduras aceitam a arbitragem da Espanha para a fixação de fronteiras. 1920 - O Tratado de Sevres (França) entre Turquia e os aliados é firmado. O Império Otomano perde quatro quintos de seu território. 1925 - A Bolívia celebra seu primeiro centenário com a inauguração da ferrovia La Paz-Buenos Aires. 1927 - Começa a ser esculpido na rocha do monte Rushmore (Dakota do Sul, EUA) o monumento aos presidentes norte-americanos Washington, Jefferson, Lincoln e Roosevelt, obra de Gutzon Borglum e seu filho. 1934 - Morrem 350 pessoas em Chicago devido a uma onda de calor. 1938 - Um armistício entre Japão e a URSS é firmado para solucionar o litígio na fronteira de Manchukuo. 1945 - Segunda Guerra Mundial: Japão solicita aos aliados um armistício através do governo suíça. A resposta foi “rendição incondicional”. 1954 - Proclamação da independência da Indonésia e abolição de sua união com a Holanda. 1960 - Nasce Antonio Banderas, ator espanhol. 1964 - Publicação da primeira encíclica do Papa Paulo VI, “Ecclesiam Suam”, sobre a disposição da Igreja Católica a dialogar com as demais igrejas não-cristãs. 1966 - A nave Orbiter I é lançada ao espaço nos Estados Unidos. Ela foi a primeira a transmitir fotos da superfície da Lua. 1975 - A Europa vive o dia mais quente do século. Em Hamburgo, uma cidade acostumada com temperaturas médias, os termômetros marcavam 34,5ºC.

P

ai deixe-me fazer presente ao teu lado, para que possamos relembrar o quanto deitei no teu colo, embalado pelos teus afagos quando os momentos difíceis pareciam impossíveis de serem vencidos; deixe-me pentear teus cabelos que o tempo embranqueceu e agora o faz bailar ao sopro do vento que invade a sala de estar; deixe que eu busque nas tuas mãos o reconhecimento do aperto, a ajuda depois da queda, o manejo de acompanhar as palavras; deixe que eu lhe mostre quem sou, porque sou e como sou, depois que me ensinastes a viver. Quero poder esculpir em pedra teu retrato de herói, colocar no diário da vida as reminiscências dos dias que juntos passamos; quero acompanhar teus passos pelo jardim da casa grande, pelas ruas da pequena cidade onde morávamos, pelos recantos do mundo que outrora ouvimos falar. Quero, ainda, aprender com tuas palavras, imortalizar os bons momentos e deixar que essas lembranças sirvam apenas para mostrar a tua figura em preto e branco memorável. Queria ser poeta, escrever sonetos de amor e otimismo, polir minhas palavras para saberem definir o virtuoso homem que sempre fostes para mim. Queria ser um pintor, que na tela branca da vida pudesse decifrar tudo o que a mente de uma criança pode produzir, dentro da essência de sua ingenuidade; queria ser criança, novamente, voltar a correr segurando a tua mão e sentir a firmeza de que não vou cair. Queria sentar ao teu lado, porque sinto a necessidade de terminar aquela conversa que começamos, para decifrar os segredos do mundo - que falta tão pouco -, dentro da nossa imaginação de amigos; queria sentar ao teu lado, porque sinto falta de um ombro amigo, de uma palavra sincera, de olha-

Deixe que eu lhe mostre quem sou, porque sou e como sou, depois que me ensinastes a viver res fraternos, de uma sutil liberdade que todo homem almeja. Quero sentar ao seu lado porque ontem, quando fui me deitar, lembrei que o teu lado me traz segurança, transforma as intempéries em ventos brandos; quero sentar ao teu lado, porque só ao teu lado eu passeio na minha imaginação, crio espaço para transpor meus momentos de angústia. Não sei, pai, tenho a impressão que precisarei sempre das tuas palavras para que elas me empurrem para o mundo, para defender minha vida, para engrandecer o meu saber, para criar oportunidades, para procurar verdadeiros amigos, para promover a grandeza das boas ações que posso oferecer. Pai, quando eu souber escrever, vou ditar em letras singelas a mais bonita das histórias que você protagonizou comigo, porque dentro da minha vida, as letras que compõem uma vida exultam de conforto e sinceridade, sempre acompanhado pelos teus passos, pela luz que não ofusca, mas ilumina o meu caminho. E te vejo não como um ser delimitador da minha vida, mas, sim, como um encorajador dos passos que posso levar adiante.m mais adiante, talvez para conhecer o horizonte...


A7

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Caixa

Economia Dia dos Pais

Lucro cresce 25,2% no primeiro semestre JC Online

A

Caixa Econômica Federal teve lucro líquido de R$ 2,8 bilhões no primeiro semestre deste ano - expansão de 25,2% em comparação ao obtido no mesmo período do ano passado. O desempenho foi atribuído ao resultado das operações de crédito, cujo saldo alcançou R$ 297,6 bilhões em junho, o que corresponde a crescimento de 44,6% em 12 meses. Os dados foram divulgados ontem pelo presidente da instituição, Jorge Hereda.

“Com este resultado, que é o maior lucro da história do banco,conseguimos provar que estamos com a estratégia correta ao reduzir os juros em 31% e aumentar a base de crédito, mantendo a inadimplência sob controle”, disse Hereda. Segundo ele, a taxa de inadimplência está estável em 2,04%, em comparação a junho do ano passado. De acordo com o balanço, a instituição injetou na economia R$ 226 bilhões, incluindo as contratações de crédito, os repasses de benefícios sociais e investimentos.

Poupança lidera captação de recursos As captações de recursos somaram R$ 285,3 bilhões, com destaque para as cadernetas de poupança com captação líquida de R$ 6,7 bilhões, quase o triplo do valor registrado no primeiro semestre de 2011. O saldo semestral encerrou em R$ 161,9 bilhões e participação de 36,1,% no mercado. No primeiro semestre do ano, a base de clientes da

Caixa alcançou 62 milhões de correntistas e poupadores, o que representa crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2011. A carteira de crédito imobiliário, a principal do banco, chegou a R$ 177,2 bilhões (pessoa física e jurídica) - 37,1% superior ao valor alcançado em relação a igual período do ano passado. No segmento, a Caixa responde por 72,6% do mercado.

Banco é acionado por juros do financiamento G1 A Proteste, associação de proteção aos direitos do consumidor, entrou com ação na Justiça contra a Caixa Econômica Federal (CEF), por conta das taxas de juros praticadas nos financiamentos imobiliários. Na ação, a entidade pede a redução das taxas cobradas dos consumidores que já tinham financiamento em 4 de maio, quando o banco reduziu as suas taxas de juros para novos contratos.

“O objetivo é que todos os mutuários da CEF, em âmbito nacional, tenham o direito de negociar e obter a aplicação da mesma taxa de juros mensal divulgada para os novos financiamentos imobiliários, e nas mesmas condições oferecidas aos clientes/mutuários de outras instituições financeiras que optem pela portabilidade para a CEF, sempre que essa taxa for inferior ao já previsto e aplicado no contrato firmado”, diz a Proteste em nota.

Taxas foram reduzidas a partir de maio No dia 4 de maio, entraram em vigor as novas taxas de juros para o financiamento imobiliário na CEF. Para os imóveis de até R$ 500 mil, os juros passam de 10% ao ano para 9% ao ano. Se o interessado se tornar cliente do banco, com conta salário, a taxa cai para 7,9% ao ano. O financiamento, neste caso, é de no máximo R$ 450 mil e dentro das condições de SFH. Para imóveis com valor superior a 500 mil, ou seja, fora do SFH, a taxa de juros caiu de 11% ao ano para 10% ao ano.

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

Para quem tem conta salário no banco, a taxa recuou para 9% ao ano. Já para um cliente que tenha relacionamento com o banco e financie um imóvel de R$ 170 mil, nas regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a taxa de juros caiu de 8,4% ao ano para 7,9% ao ano. Se a pessoa também for cotista do FGTS, os juros caíram para 7,4% ao ano, inclusive para financiamentos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na faixa de renda acima de R$ 3.100.

Lojistas otimistas com a data comemorativa Yvette Moura

Comércio está na expectativa de faturamento maior em até 4% com relação a 2011 FLÁVIA BATISTA flaviabatista@ojornal-al.com.br

O

No Centro, a estratégia é atrair a atenção dos consumidores com uma exposição de carros antigos e muita promoção

Pronaf

BNB injeta R$ 144 milhões em AL

O

Banco do Nordeste injetou na economia alagoana, no primeiro semestre deste ano, mais de R$ 144 milhões em cerca de 83.000 operações de crédito com microempreendedores urbanos, rurais e com agricultores familiares em todo o Estado. O resultado representa 46% de aumento nas contratações com aqueles segmentos, se comparado com o mesmo período do ano passado, e foi

apresentado pelo superintendente Estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos, durante a entrega do IX Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e I Prêmio da Agricultura Familiar. Os valores aplicados correspondem a contratações do BNB no âmbito dos Programas de Microcrédito Produtivo Orientado Urbano (Crediamigo) e Rural (Agroamigo) e do Programa Nacional

de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para o superintendente José Expedito Neiva Santos, o fortalecimento das microfinanças, bem como da produção agrícola familiar, é uma das prioridades do BNB, por entender que são importantes pilares de sustentação da economia regional. Em Alagoas, o BNB espera encerrar 2012 com cerca de 280 milhões investidos nesses segmentos.

No Crediamigo foram 8 mil novos clientes No caso do Crediamigo, maior programa de microcrédito do País, cerca de 8.000 novos clientes alagoanos ingressaram no Programa no semestre passado. Ao todo, o Programa atende cerca de 62.000 microempresários no Estado. O Crediamigo faz parte do Crescer - Progama Nacional de Microcrédito do Governo Federal - uma das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria para estimular a inclusão

produtiva da população extremamente pobre. Os valores iniciais variam de R$ 100,00 a 6.000,00, de acordo com a necessidade e o porte do negócio. Pronaf e Agroamigo Já o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ) contribui para promover a estruturação de cadeias produtivas, incentivando atividades agrícolas e não agrícola no meio rural,

e fortalecendo parcerias para viabilizar assistência técnica, capacitação, e o uso de tecnologias de convivência com a seca. Os agricultores familiares do Grupo B do Pronaf, cuja renda bruta é de até R$ 6.000,00/ano, são atendidos pelo Agroamigo, que se propõe a melhorar os perfis social e econômico desses produtores, por meio de metodologia própria, com forte presença nas comunidades.

Premiação tenta valorizar os vários segmentos Como forma de valorizar esses segmentos, iniciativas alagoanas de sucesso no microcrédito urbano e rural e na agricultura familiar foram premiadas pelo Banco do Nordeste, no último dia 06, na entrega do IX Prêmio de Microcrédito e do 1º Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar. Nove microempreendedores e produtores rurais receberam uma premiação em dinheiro, além de troféu e certificado. Os vencedo-

res foram selecionados entre clientes do BNB que mais se destacaram em suas atividades no ano passado. Entre os vencedores alagoanos, no âmbito do Crediamigo, houve projetos como o de fabricação sustentável de produtos de limpeza, no município de Batalha; de restaurante em chácara nas proximidades do centro urbano de Santana do Ipanema; e o de uma lanchonete que é referência em Mata Grande.

Já no Agroamigo, na comunidade de Mutirão, em Canapi, se destacou o empreendimento ligado ao comércio de blocos de cimento e ao transporte de areia, água e material de construção; outro microempreendimento selecionado foi uma fábrica de biscoitos em São José da Tapera, munida de forno elétrico, balcão, assadeiras e cilindro; uma horticultura na cidade de Água Branca também chamou a atenção.

Consumidor

Procura por crédito aumenta 8% Agência Brasil

A

procura do consumidor por crédito em julho foi 8% maior do que em junho, segundo levantamento divulgado ontem pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com julho do ano passado, houve crescimento de 2%. No acumulado do ano, no entanto, a demanda caiu 6%

em relação ao mesmo período do ano anterior. Na passagem de junho para julho, entre os consumidores que têm salário até R$ 500, a busca por crédito aumentou 7,9%. Entre os ganham de R$ 500 a R$ 1.000, houve elevação de 8% e, entre os de renda de R$ 1.000 e R$ 2.000, de 8,2%. Por região, as maiores altas em julho foram registradas no

Sul (8,8%), no Centro-Oeste (8,7%) e no Nordeste (8,6%). No Sudeste, houve aumento de 7,7% e no Norte, de 3,8%. De acordo com os economistas da entidade, a volta da procura por crédito pode ser atribuída às sucessivas reduções das taxas de juros, aos incentivos fiscais e ao início de normalização dos níveis de inadimplência do consumidor.

movimento no varejo alagoano está num momento otimista com a proximidade do Dia dos Pais. A expectativa dos shoppings da capital e das lojas estabelecidas no Centro da cidade é de um crescimento real nas vendas e aumento no faturamento de até 4% em comparação com o mesmo período de 2011. O índice, apesar de tímido em nada tem de pessimista, segundo defendem os lojistas, que esperam que a data seja o início do melhor momento para o comércio em Alagoas, quando as vendas devem ter seu melhor momento, até a chegada do Natal. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio aponta que 52% dos entrevistados pretendem ir às compras para presentear os pais. O alvo principal para os presentes são peças de vestuário: mais de 40% dos entrevistados vão escolher roupas. O dado comprova o que os lojistas já vivem na prática, segundo afirmou o presidente da Associação dos Lojistas do Maceió Shopping (Almacs), Alexsandro Santos, que afirmou que as lojas do mais antigo mall de Maceió reforçaram seus estoques para garantir variedade ao consumidor. “Apesar de o momento ser de economia mais contida, estas datas comemorativas sempre animam o varejo. Todo mundo se prepara para um momento bom. As lojas já reforçaram suas equipes e investiram em produtos novos para atrair o consumidor”, disse.

Estratégia inclui promoção e sorteio de brindes Entre as estratégias para atrair o consumidor e aumentar o volume de vendas, tudo vale. Sorteio de carros, brindes, promoções e ofertas estão entre os incentivos planejados pelos lojistas para atrair a atenção e os cartões de crédito dos consumidores. No Centro, os lojistas se planejaram para atrair o consumidor pela curiosidade. Uma exposição de carros antigos será a “deixa” para atrair os olhares curiosos ao calçadão e, dessa forma, lembrar aos filhos que é momento para comprar o presente dos pais. “É uma forma interessante de atrair o olhar das pessoas para ao Centro. Vale não só para os pais, mas para filhos e mães também”, informou a Aliança Comercial. O Dia dos Pais já foi mais forte para o varejo. Chegou a se sustentar como a terceira data mais lucrativa para o comércio.


A8

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Grãos

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

Safra de grãos é a maior do País Total de toneladas colhidas é 1,9% maior que o período anterior de 20210/11

País” e disse que o resultado pode levar a uma revisão da projeção de 170 milhões de toneladas previstas no Plano Safra 2012/2013. “Talvez venhamos a atingir os 170 milhões de toneladas ainda este ano”, disse. “Esta é uma notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro e mostra que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção”, disse Mendes Ribeiro após reunião com a presidenta Dilma Rousseff sobre os resultados da safra. A colheitade grãos teria sido ainda maior, segundo Mendes, caso a produção não tivesse sofrido prejuízos por causa da seca nas regiões Nordeste e Sul. A safra nordestina, por exemplo, caiu 22 % em relação à passada. Na avaliação do

Agência Brasil

O

ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, anunciou ontem que a produção de grãos da safra 2011/2012 atingiu o número recorde de 165,92 milhões de toneladas com uma área plantada de 50,81 milhões de hectares. O total de toneladas colhidas é 1,9% maior em comparação ao obtido no período 2010/2011. O destaque foi a produção de milho com um aumento de 71,7% em relação à última safra. Ribeiro comemorou a “maior safra da história do

Brasil poderá fazer intercâmbio

P

ortaria do Ministério de Minas e Energia, publicada ontem no Diário Oficial de União (DOU), autoriza o País a exportar e importar energia elétrica associada para a Argentina. A Central Geradora Termelétrica Fortaleza (CGTF), no Ceará, poderá exportar e importar até 2.100 MW de potência para a Argentina, por meio da Estação Conversora de Frequência Garabi e Uruguaiana, no Rio Grande

IBGE O aumento esperado para a produção de açúcar é de 8,41%,

passando de 35,97 milhões de toneladas para 38,99 milhões. Já a produção total de etanol deverá crescer 3,21%, alta de 22,76 bilhões de litros para 23,49 bilhões. O álcool anidro (usado na composição da gasolina) deverá registrar aumento de 6,85%, e o etanol hidratado (usado em veículos bicombustíveis) tem uma estimativa de crescimento de 0,98%. Mais cedo, o IBGE divulgou suas estimativas para a safra nacional de grãos. Em 2012, deve atingir 163,3 milhões de toneladas, 2% superior à obtida em 2011 (160,1 milhões de toneladas) e 1,6% maior do que a estimativa de junho. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do instituto é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas.

Milho, soja e arroz representam 91% de tudo

Argentina

NE10

ministro, o recorde de produção contribuirá para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País. “O Brasil é um país agrícola que tem na agricultura uma mola para o crescimento”. Para a cana-de-açúcar, a previsão é aumentar em 6,5% a produção, passando de 560,36 milhões de toneladas na safra passada para 596,63 milhões de toneladas na safra da temporada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o 2º Levantamento da Safra de Cana-de-açúcar 2012/2013, cresceu também a área de corte destinada ao produto, passando de 8,35 milhões de hectares para 8,52 milhões de hectares.

do Sul. A s t ra n s a ç õ e s n ã o poderão colocar em risco a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN). O montante de energia elétrica disponível será estabelecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) semanalmente, com base em diretrizes do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A autorização vai vigorar até 31 de dezembro de 2014 e seguirá os termos do memorando de entendi-

mento sobre intercâmbio de energia elétrica, celebrado em 31 de maio deste ano entre os dois países. O memorando tem por objetivo permitir o intercâmbio entre maio e agosto, meses em que a Argentina enfrenta problemas de fornecimento, devido às baixas temperaturas. Desde 2004, o Brasil supre a Argentina nesse período com energia proveniente de termelétricas não despachadas para atender o sistema brasileiro, ou seja, quando há sobras.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de julho apontou para uma área a ser colhida, em 2012, de 49,4 milhões de hectares, mais 1,5% do que em 2011 e 0,11% mais do que a previsão de junho. As três principais culturas - arroz, milho e soja - respondem por 84,7% da área a ser colhida. Juntas, representam 91% da safra. Comparado a 2011, a perspectiva é de redução de 13,3% na área plantada de arroz. Em contrapartida, haverá acrés-

cimo de 9,6% no milho e de 3,7% na soja. A expectativa é que a produção do milho seja 27% maior do que a de 2011, enquanto as de arroz e soja devem cair 14,9% e 12,2%, respectivamente, considerando a mesma comparação. Entre as grandes regiões, o IBGE destaca o volume de produção do Centro-Oeste, de 69,8 milhões de toneladas; do Sul, de 56,7 milhões de toneladas; do Sudeste, de 19,1 milhões de toneladas; do Nordeste, de 13,2 milhões de

toneladas, e do Norte, de 4,5 milhões de toneladas. Ante a safra passada, houve acréscimo nas regiões Norte, de 2,2% Sudeste, de 11,3%, e Centro-Oeste, de 24,4%. Houve decréscimo nas regiões Sul, de 16,4%, e Nordeste, de 9,4%. Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 24,7%, seguido pelo Paraná, com 19,3% e Rio Grande do Sul, com 12,1%. Somados representam 56,1% do total nacional.

usados

Congresso precisa avaliar decisão paraguaia

Carro novo derruba preço e vendas

Agência Brasil

Agência Brasil

O anúncio do presidente do Paraguai, Federico Franco, de que irá suspender a venda de energia excedente para o Brasil e a Argentina precisa ser submetido à apreciação e votação do Parlamento paraguaio. O Congresso do país é formado pelo Senado (com 45 parlamentares) e pela Câmara (com 80 integrantes). Segundo o presidente, o assunto é uma questão de soberania nacional. Desde junho, o Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de

Nações Sul-Americanas (Unasul). Franco disse que enviará até dezembro um projeto de lei recomendando a suspensão da venda de excedentes de energia para o Brasil. Uma vez enviado, o texto será submetido à apreciação dos parlamentares e, depois votado. Não há prazo para os procedimentos. Em abril de 2013, há eleições presidenciais no Paraguai. Franco não pode ser candidato à reeleição pela Constituição do país. Paralelamente, Franco anunciou que o governo

lançará uma campanha de incentivo para os empresários nacionais e estrangeiros para que invistam no país. A ideia é incrementar o setor industrial das regiões de San Pedro e Concepción. No entanto, a ameaça de não mais “ceder” energia não gera transtornos para o governo, segundo o diretor-geral brasileiro da Usina de Itaipu, Jorge Miguel Samek. Segundo ele, a usina tem regras que definem claramente as formas de compra de energia e o seu funcionamento.

A redução do IPI para c a r r o s n ov o s p r ov o c o u queda no preço dos veículos usados e retração no mercado. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o preço dos carros usados tem como referência o valor do veículo novo. Com o IPI menor para os novos, houve uma desvalorização de 10% a 15% no preço dos usados, conforme a entidade. “Em maio, os estoques estavam lotados de carros comprados por um

preço superior. Isso prejudicou os comerciantes, pois tiveram que vender por um valor mais baixo”, explica Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente da Fenauto. Cerca de 4,5 mil lojas de seminovos fecharam as portas em todo o País entre março e julho, segundo a Fenauto. De janeiro a maio, a redução nas vendas de usados em São Paulo chegou a 12,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Ainda vamos fazer o levantamento de maio a agosto, mas certamente a situação se agravou”, estima Santos. Além do imposto menor,

os revendedores avaliam que a restrição de crédito, provocada pela inadimplência, também contribuiu para a queda nas vendas. “De cada dez fichas para financiamento, cerca de sete são negadas. A exigência dos bancos aumentou”, argumenta. Para o presidente da Fenauto, ainda não é possível prever os r umos do mercado de usados nos próximos meses. A federação apresentou ao Ministério da Fazenda propostas para impulsionar o setor de seminovos, como a retirada do IOF por seis meses e linhas de financiamento para capital de giro.


A9

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

DROGAS

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

Polícia mata acusado de tráfico Também foram presos mais seis criminosos durante a operação da Força Nacional e polícias Civil e Militar PEDRO BARROS pedrobarrosjr@hotmail.com

T

raficantes e assaltantes, num total de seis criminosos, foram apresentados na manhã de ontem pela cúpula da segurança pública, durante coletiva com a imprensa, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Jacarecica. As prisões são resultado das últimas operações policiais realizadas na capital. Durante as ações policiais, um traficante foi morto em confronto com a polícia. As investigações, também, revelaram que uma dessas quadrilhas movimentava por mês mais de R$100 mil. As operações foram uma ação integrada das polícias Civil, Militar e Força Nacional. Inicialmente foram apresentados os presos Natanael dos Santos Dias, 24, o “Nininho”, Derivaldo dos Santos Dias, 19, o “Pitinha”, e Lucas dos Santos Monteiro, 25, o “Luquinha”. Eles foram presos após as investiga-

Fotos: Thiago Sampaio

ções do homicídio de Cícero Márcio, ocorrido em 26 de junho. Segundo o delegado Marcos Lins os três detidos fazem parte da gangue “Grota do Rafael” acusada em mais de 20 homicídios e rival da gangue “Morro do Ari” cuja vítima, suspeita-se, tinha algum tipo de envolvimento. “São elementos de pouca idade mais perigosíssimos”, declarou o coronel Gilmar Batinga, comandante do Policiamento da Capital. No entanto, a polícia não descarta que Cícero tenha sido morto por engano. “Nós acreditamos que ele era envolvido com as gangues, embora ele possa ter morrido por engano” destacou Batinga. Os policiais acrescentaram que o restante da quadrilha já está sendo procurado. Logo após, mais três pessoas envolvidas em assaltos e tráfico de droga também tiveram suas identidades reveladas para a imprensa. “Essa prisões são desdobramentos da ocorrência no Antares”, informou o delegado Jobson Cabral, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), responsável pelas prisões, fazendo referência à descoberta em abril de um laboratório de refino de cocaína e crack.

Assaltantes acusados de homicídio também foram apresentados, na manhã de ontem, durante coletiva com a imprensa

Delegacia Móvel A partir da próxima segunda – feira, a população de Maceió contará com a Delegacia Móvel de Homicídios. Segundo a cúpula da segurança pública, essa modalidade de delegacia é mais uma ferramenta no combate aos assassinatos capital. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana da Polícia Civil, delegado Carlos Alberto Reis, o equipamento facilitará as investigações dos crimes violentos e letais ocorridos na capital. “O objetivo é fazer com que a coleta de provas e os primeiros procedimentos sejam realizados o mais rápido possível”, explicou Reis. A Delegacia Móvel de Homicídios é resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado da Defesa Social e o Tribunal de Justiça de Alagoas.

Criminosos planejavam novas ações Nesta ação a DRN prendeu Marilda Moreira Vanderlei do Rêgo, 46, Ana Cristina Leite Ferreira, 32, e Generino Paulo Lima, 30. Marilda foi presa por omissão e conivência. Ela é mãe de dois traficantes. Evangélica, Marilda não desperta nenhuma suspeita inclusive teria sido a responsável por alugar a casa no bairro de Antares. Generino, mesmo com uma tornozeleira eletrônica, no regime de liberdade vigiada, continuava praticando assaltos. Ele agia em Maceió e nas cidades de Rio Largo e Pilar. O criminoso foi preso na casa de Ana Cristina, no conjunto Virgem dos Pobres. De acordo com informações do delegado Jobson Cabral, Cristina ostentava em sua residência aparelhos eletrônicos em quantidade e qualidade incompatíveis com sua renda e atividade profissional. Vendedora de calcinha, Cristina tinha em casa quatro

televisores de 50 polegadas, aparelhos de ar-condicionado e notebooks. Um quarto traficante, identificado como Thayllon Ferreira da Silva, 23, foi morto em confronto com a polícia, na grota do aterro, Barro Duro. Segundo Cabral, os três presos confessaram ter praticado vários assaltos e outros delitos. Eles, também, disseram que já estavam planejando novas ações criminosas. Com os traficantes, foram apreendidos um revólver, uma pistola, além de celulares, dinheiro e uniformes da Polícia Civil. Durante as operações policiais foram cumpridos 17 mandados de busca, apreensão e de prisão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Durante a coletiva, os policiais lembraram a importância da população no combate ao crime. Eles enfatizaram o Disque Denúncia 181, como um dos instrumentos mais eficazes na luta contra o crime.

Força Nacional, polícias Civil e Militar apresentaram resultado de operação

Transporte alternativo

Passageiro é assassinado Valdete Calheiros valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

A

violência fez mais uma vítima em Maceió. Dessa vez, foi o funcionário da Secretaria de Estado de Articulação Social, Reinaldo Ventura da Silva, 60 anos. Ele foi assassinado ao reagir a um assalto, na noite da última quarta-feira, dentro de uma van que se dirigia para Rio Largo. No veículo, havia dez pessoas. Quatro homens a n u n c i a r a m o a s s a l t o. Reinaldo Ventura tentou sair pela janela e foi baleado pelos

assaltantes que fugiram em direção ao Canaã. Os assaltantes entraram no transporte complementar na Gruta de Lourdes e anunciaram o assalto momentos depois. Eles exigiram que as vítimas entregassem-lhes objetos de valor. Roubaram dinheiro e aparelhos de telefone celular. O motorista da van ainda tentou salvar o passageiro, levando-o ao Minipronto-Socorro Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins. Reinaldo Ventura não resistiu ao ferimento e faleceu

dentro do transporte complementar. Equipes do Batalhão de Radiopatrulha realizaram várias diligências e ainda chegaram a prender três adolescentes suspeitos que estavam com uma arma. Eles foram levados até onde estava a van, mas não foram reconhecidos pelas vítimas. Os jovens foram liberados logo em seguida. violência contra passageiros Desde o início do ano, mais de 30 assaltos já foram praticados contra passagei-

ros, motoristas e cobradores das vans que fazem transporte complementar no Estado. Oito pessoas foram mortas durante esses assaltos, segundo o presidente da Associação dos Transportes Complementares, Dorgival Ferreira. Para Ferreira, a violência contra os ocupantes dos transportes complementares está ficando insustentável. “Não há policiamento nos pontos nem no trajeto. Os assaltantes estão ficando cada vez mais ousados. Os assaltos ficando mais frequentes”, contou.


A10

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

praça dos palmares

Camelôs montam barracas em estacionamento no Centro Fotos: Eduardo Leite/Estagiário

Ambulantes que ainda resistiam à mudança foram para novo local após acordo Valdete Calheiros valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

M

ais de 470 camelôs estão instalados no estacionamento próximo à Praça dos Palmares, no Centro de Maceió. Na tarde de ontem, boa parte ainda montava as barracas para expor as mercadorias. O presidente da Associação dos Camelôs, Rosivaldo Moura, afirmou que o grupo não foi contemplado com as

barracas no Shopping Popular porque começou a trabalhar nas ruas do centro da cidade depois de 2006. “Somente os camelôs cadastrados antes desta data foram levados ao Shopping Popular. Esse outro grupo ficará aqui por um ano até que a Prefeitura de Maceió nos consiga um lugar com a estrutura adequada”, explicou. Ele disse também que ficou acertado que o estacionamento será coberto para proteger camelôs e clientes do sol e da chuva. A Associação dos Camelôs pediu ainda a representantes da prefeitura que as bancas tenham um espaço maior para garantir mais conforto aos comerciantes.

Ambulantes querem fiscalização da SMCCU

Espaço na Praça dos Palmares começa a receber clientes

Medicina Legal

Os camelôs que estão na Praça dos Palmares ocupavam antes a Rua do Sol, a Praça dos Palmares, a Praça da Cadeia e a Praça Dom Pedro II. Rosivaldo Moura disse que os camelôs ficaram no local desde que a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) controle as ruas do

comércio e não deixe novos ambulantes se instalarem no local. “Não podemos enfrentar concorrência desleal. Se novos ambulantes ocuparam as ruas que já estão desocupadas nós seremos prejudicados e os próprios camelôs que estão no Shopping Popular também”, acrescentou.

MULHERES CAMPONESAS

Nova diretoria regional é empossada em Alagoas Elisana Tenório elisana@ojornal-al.com.br

A

lagoas conta com uma nova ferramenta para tentar resolver a situação do Instituto Médico Legal Estácio Lima. Durante a realização do Fórum Internacional de Medicina Legal e Perícia Médica, no Centro de Convenções, que aconteceu ontem, foi dada posse a nova diretoria da regional alagoana da Sociedade Brasileira de Perícia Médica. A expectativa é de que tenha mais agilidade nos enfrentamentos dos temas que envolvem o segmento, sobretudo as questões relacionadas ao IML de Maceió, que está interditado. “Na prática, serão criados mecanismos de trabalho para resolver esta e outras questões: conversar com o secretário de Defesa Social; envolver as entidades médicas e a sociedade”, explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, Jarbas Simas. O fórum integrou a programação do Congresso Mundial de Direito Médico e reuniu peritos e operadores de direito.

Engenheira Heloísa Amaral relembra história de líder da reforma agrária

Feira homenageia Margarida Maria Alves Valdete Calheiros valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

U

m grupo de mulheres camponesas está comercializando frutas, verduras e produtos rurais até amanhã, durante a Feira das Mulheres Camponesas que acontece no estacionamento da Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió. Esta edição da Feira Camponesa Itinerante é uma homenagem à Margarida Maria Alves, camponesa apontada como uma das líderes em defesa da reforma agrária a sua época. Margarida Maria Alves é considerada um símbolo na luta pela Reforma Agrária em todo o país. Ela faleceu no dia 12 de agosto de 1983. Até hoje, os camponeses costumam repetir uma frase sua que ficou marcada na história rural: “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome”. A agente pastoral da Comissão Pastoral da Terra e engenheira agrônoma, Heloísa Amaral, afirmou que esta

frase alimenta até os dias atuais o espírito das mulheres que estão na feira. “Aqui estão expostos não só produtos rurais, mas o verdadeiro resultado e a importância da Reforma Agrária, com as produção de alimentos saudáveis e a valorização das mulheres na busca pela concretização da cidadania”, explicou. A Feira Itinerante é realizada quatro vezes ao ano pelos agricultores e agricultoras apoiados pela CPT em diversos bairros da capital Alagoana. A feira conta com uma grande variedade de alimentos produzidos de forma agroecológica pelas mulheres. São cerca de 15 toneladas de alimentos. Os itens são os mais variados. Macaxeira, feijão, laranja, banana, mel, galinha de capoeira, entre tantos. As camponesas comercializarão também a tradicional tapioca e pé-de-moleque,, além de artesanato produzidos nos assentamentos com folha de bananeira e de taboa.


A11

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

TARIFAS DE ÔNIBUS

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br

A feira do Biu

T

ermina hoje a série sobre os problemas observados pela coluna no Benedito Bentes. Os problemas dão assunto para, no mínimo, um ano de edições. Mas hoje o assunto será a feira que se formou no canteiro que fica no caminho para o Conjunto Moacir Andrade. Centenas de pessoas vendem seus produtos ali. Há feirantes que têm bancas com até 12 metros de comprimento. É uma feira livre que põe no chinelo muitas das que existem no interior. O movimento é grande, e ninguém paga um centavo de imposto. Sem contar que também não contribui com a limpeza. Além disso, ainda impede que as pessoas atravessem de um lado para o outro da avenida. É um claro exemplo de privatização do espaço público. A coluna entende que cada um tem direito a seu lugar ao sol. Então, que o poder público destine um espaço para aquela feira. Onde está não pode funcionar. No entanto, essa será uma briga muito grande e ainda não se sabe se vale a pena comprá-la. O problema maior da feira é o transtorno que ela causa às pessoas que precisam transitar – de carro ou a pé – por ali.

Lays Peixoto/Estagiária

Lixo no Freire Ribeiro

SMTT e MP vão enviar planilhas de custos Tarifas serão analisadas pelo TRT com os cálculos apresentados pelos empresários do setor Da Editoria de Cidades

A

s planilhas de custos relativas às tarifas do transporte coletivo urbano serão analisadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19 ª Região. O pedido foi feito esta semana em despacho do desembargador-presidente do TRT, Severino Rodrigues dos Santos ao

Um problema resolvido

O caso não foi revelado aqui, na coluna, mas, como o serviço foi feito, vale falar sobre ele. Trata-se de um conserto no calçamento da Rua da Penha, em Bebedouro, pertinho do Cemitério de Santo Antônio. No trecho próximo ao cruzamento com a Rua Sabino Romariz surgiu um buraco bem no meio do calçamento. O caso aconteceu no final de semana e ontem foi resolvido. Enquanto isso, um pedaço de madeira “sinalizava” o problema para evitar acidentes. A providência foi rápida e não houve maiores prejuízos.

Confusão no trânsito

O trânsito no cruzamento da Rua José Dionísio Sobrinho com a Professor Silveira Camerino [a Belo Horizonte], no Farol, está uma confusão só. Há um semáforo no local, mas os motoristas não obedecem às cores. Passam no vermelho, param no verde e ficam no meio da pista quando aparece o amarelo. Para complicar a situação, alguns motoristas desavisados param seus carros de forma irregular, prejudicando a manobra dos ônibus. Como são grandes, esses veículos precisam se “espalhar” na pista, o que é impedido devido aos carros estacionados bem próximos da curva, sem obedecer à distância regulamentar. Por conta disso, já foram registrados vários acidentes no local.

Espírito de porco

A ação dos vândalos não está poupando nada em Maceió. Prédios novos ou antigos, todo tipo de fachada, monumentos e até igrejas. Eles picham tudo. A base que sustenta o busto do Marinheiro Marcílio Dias foi pichada por um vândalo qualquer. O monumento fica em frente à sede da Capitania dos Portos, na praia da Avenida. Por se tratar de uma área militar, está sempre vigiada, mas nem isso intimidou o maloqueiro do spray. Em Maceió, dezenas de monumentos estão nestas condições devido à ação de um grupo de vândalos que, ideologicamente, são avessos à limpeza. São pessoas que se sentem bem com a cidade emporcalhada, bem no estilo espírito de porco.

Na calçada do cemitério

Mas, como se falou em cemitério de Bebedouro, a coluna chama a atenção para um problema. É que na esquina com a Rua Sabino Romariz, as pessoas estão descartando todo tipo de sujeira na calçada do cemitério. É lixo doméstico, galhos de árvores, restos de construção, mobília velha. Tudo que não presta é jogado ali, no muro do cemitério. O incômodo é grande tanto para quem mora nas proximidades quanto para quem leva seu parente para ser sepultado naquele cemitério. A impressão é a pior possível. A coluna pede a ajuda do poder público para limpar o local e envidar esforços para evitar que as pessoas voltem a sujá-lo. A compreensão das pessoas é importante nesse processo. Mas o poder público deve oferecer condições para que as pessoas tenham onde colocar o lixo que produz.

cia” das partes envolvidas no processo: representantes dos trabalhadores, dos empresários, da SMTT e do Ministério Público. No TRT, tramita o processo que trata do Dissídio Coletivo de Greve que envolve os trabalhadores rodoviários de Maceió. Na semana passada, motoristas e cobradores de pararam durante um dia, numa advertência ao setor. A greve seria decretada no dia seguinte, mas a Justiça decidiu que a categoria deveria manter 80% dos serviços oferecidos à população. O dissídio coletivo é um remédio jurídico necessário

devido à falta de entendimento entre as partes, nas rodadas de negociação salarial antes da data-base da categoria. Sem entendimento das partes, a decisão fica sob a responsabilidade do fórum competente, no caso, o TRT. Mas o assunto transporte urbano de Maceió ainda está envolvido em outra ação judicial. No Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) tramita ação que reduz o valor da tarifa de R$ 2,30 [valor praticado hoje] para R$ 2,10 [que era cobrado no início do ano]. Neste caso, o setor sugeriu que a Justiça solicitasse a avaliação da planilha de custos por especialistas de fora de Alagoas.

curso de matemática do Ifal

Alunos farão ato de protesto A

O leitor até pode dizer que já viu esta cena aqui na coluna, mas não viu. A fotografia é do lixão que agora está se formando no Conjunto Freire Ribeiro, que fica em Bebedouro [ou Farol]. O assunto já foi tratado com texto e imagens, mas antes havia um contêiner no local. Agora, o recipiente foi retirado, e todo o lixo é jogado ali mesmo, no chão. Os moradores mais próximos estão se queixando do vizinho incômodo, mas a produção de lixo não para. As pessoas da região é que são responsáveis pela existência do “projeto de lixão”. A coluna pede o apoio da Slum para resolver este grande problema.

Ministério Público Estadual (MPE) e à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O órgão e a instituição devem enviar as respectivas planilhas que têm sobre os cálculos apresentados pelos empresários de ônibus que teria justificado o aumento das passagens de R$ 2,10 para R$ 2,31 e, por último, fixado em R$ 2,30. O desembargador-presidente acatou a requerimento do setor que alega controvérsia entre as planilhas do ente público – no caso a SMTT – e do MPE. No mesmo despacho, Severino Rodrigues determinou a intimação “com urgên-

lunos do curso de Matemática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) prometem fazer um ato de protesto no dia em que for realizada a prova do Concurso para Monitores de Alagoas, previsto para o próximo mês. Eles não concordam o item do edital que trata especifica-

mente sobre a avaliação de Matemática por acharem que está havendo injustiça. A polêmica envolve a titulação dos candidatos. Enquanto que nas demais disciplinas – Inglês, Língua Portuguesa, História, dentre outras – está sendo exigido o título de bacharel, na de Matemática é obrigatório ser bacharel para

concorrer a uma vaga. Além disso, contudo, ainda há outro problema. Bacharéis em outros cursos, como Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis e áreas afins, podem concorrer a uma vaga a monitor de Matemática, o que é proibido nas outras áreas. “Isso é uma injustiça. É preciso valorizar as pessoas que têm licenciatura em bacharelado. E, além do mais,

os alunos precisam ser monitorados por quem entendem, da fato, da disciplina”, queixou-se Givanildo Martins de Queiroz, que concorre a uma vaga na área de Matemática. Ele revelou que já foi entregue um ofício à Secretaria de Estado de Educação explicando a situação e pedindo mudanças no edital do concurso, mas, até agora, nenhuma resposta foi dada por parte do órgão.


A12

O Jornal l Maceió, 12 de agosto de 2012 l Domingo

Municípios

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

inhapi

MozartLuna lunamozart@ig.com.br

Yvette Moura

Satuba

Gari more atropelado por caçamba de lixo caminhão perdeu o freio durante recolhimento e desceu a avenida em alta velocidade IZABELLE TARGINO municípios@ojornal-al.com.br

A

os moradores da cidade de Inhapi, no Sertão do Estado. Um gari teve a cabeça esmagada pela caçamba que carregava o lixo da cidade, que perdeu os freios. Durante o recolhimento do lixo, o caminhão caçamba, de cor branca e placa KST-2292 perdeu os freis e desceu em alta velocidade por uma movimentada avenida até uma curva, no final da rua. Segundos teste-

munhas, tentando parar o veículo, o motorista, que não teve o nome divulgado, o jogou na lateral da calçada de uma loja. Durante a manobra, três garis que estavam em cima da caçamba pularam do veículo. Dois deles conseguiram se salvar, mas Jorge Emídio dos Santos, de 41 anos, caiu e teve a cabeça esmagada pelos pneus traseiros do caminhão, que estava com carregado de

entulhos. O corpo do gari foi levado para o IML de Arapiraca, onde foi necropsiado e liberado para sepultamento. A prefeitura do município informou que vai instaurar um processo administrativo para apurar se houve falha humana ou problemas na manutenção do veículo. A prefeitura garantiu que vai tomar as medidas cabíveis. O caso será investigado pelo delegado José Valter Fontes Cunha.

s denuncias de que o prefeito de Satuba, Cícero Titô teria utilizado um carro oficial para fazer uma mudança de uma família, durante o período eleitoral é grave e deve ser apurada pelo Ministério Público. O prefeito se defende que a prefeitura estava realizando um socorro a uma família que estava em situação de risco.

U

Delmiro

Adolescente morre atropelado em Arapiraca

O prefeito Lula Cabeleira vai para uma eleição tranquila e disputa a prefeitura com seu tradicional adversário político padre Eraldo Cordeiro, que só resolveu participar da eleição, segundo amigos, por pirraça. Eraldo no inicio desse ano havida informado, a nossa coluna, que iria disputar a eleição para vereador em Água Branca.

Água Branca

A denuncia de ameaça que um eleitor disse ter sofrido por parte de um policia civil que seria segurança do candidato a prefeito Roberto Torres em Água Branca, causou mal estar na cidade e até mesmo no grupo político do candidato, que negou tudo. Água Branca vive um momento de paz e não quer de volta a violência.

Carneiros

O candidato a prefeito em Carneiros, Genivaldo Agra tem o apoio do atual prefeito Geraldo Filho, que é seu tio. Genivaldo e Geraldo vem alternando o governo e realizando muito por Carneiros. Uma liderança política faz falta este ano: o vereador Aderbal, que faleceu em um acidente ano passado.

Santana

O ex-deputado Marcos Ferreira está suando a camisa para tentar se eleger prefeito em Santana do Ipanema. Na avaliação dos observadores políticos o surgimento de vários candidatos de oposição só beneficia o candidato, Gustavo Pontes, apoiado pela prefeita Renildes Bulhões.

Tapera

Em São José da Tapera a candidatura do prefeito Jarbas Ricardo está sendo considerada tranquila e sem problemas. A candidatura de oposição capitaneada pelo Sargento Perreti, ainda não conseguiu decolar e só aparece nas ruas timidamente. Entretanto eleição se vence no dia e todo cuidado é pouco.

Arapiraca

O vereador Tarcizo Freire continua firme na decisão em cobrar a aplicação de lei que determina, que não seja mais construído postos de combustíveis por dez anos em Arapiraca. O assunto tomou hoje as conversas na cidade e assanhou os empresários, que se preparam para se defender e evita as notificações da ANP.

Arapiraca II

A eleição em Arapiraca continua morna, mas com o crescimento das candidaturas de Rogério Teófilo e Alves Correia. Já a candidatura de Célia Rocha está nas ruas e vem assanhando os vários eleitores. Célia não para um dia sequer e todos os dias esta nas ruas visitando ás comunidades urbanas e povoados.

Barra de São Miguel

O afastamento do prefeito de Barra de São Miguel, Reginaldo Andrade, não afetou a campanha da candidato do PTB, Tarciane Ferro e Quitéria. As duas mulheres estão nas ruas. Já o candidato Zezeco Nicolau tenta ainda se reabilitar perante a Justiça Eleitoral, já que sua candidatura estaria ainda indeferida.

Barra de Santo Antonio

Hoje é dia 10 e o governo federal liberou a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os fornecedores da Barra de Santo Antonio estão na expectativa quanto ao pagamento dos compromissos atrasados. Muitas pendências já duram mais de seis meses, mas a prefeita continua tendo problemas com sua equipe para pagar os débitos.

Piranhas

Em Piranhas a prefeita Melina Freitas realizou um gigantesco comício semana passada e que segundo avaliação dos observadores reuniu mais de dez mil pessoas. O comício foi uma dos maiores já realizados no Sertão de Alagoas. A disputa eleitoral em Piranhas é acirrada e marcada por ataques agressivos por parte da oposição.

Jundiá

O candidato a prefeito em Jundiá Jorginho Beltrão está satisfeito com o desempenho de sua campanha. Jorginho disputa a prefeitura com Antonio Moraes, conhecido com “Segundo”, irmão do prefeito de Porto Calvo, Carlos Eurico, vulgo Kaika. “Segundo” disputa a prefeitura pela terceira vez. Talvez seja o último cartucho.

m a c i d e n t e, q u e aconteceu na manhã de ontem, assustou

Um dia após o atropelamento de duas senhoras, mais um acidente de trânsito deixou um jovem, de apenas 16 anos, morto em Arapiraca. Jéferson Souza dos Santos foi atropelado por um caminhão após cair da motocicleta em que estava. O acidente aconteceu na Avenida Saturnino de Almeida, bairro Verdes Campos na noite de quarta-feira. De acordo

coma Polícia Militar, o jovem Jeferson Souza conduzia uma motoneta 50c, Honda Click e tentava ultrapassar uma Fiat Strada de placa NMA-8160, conduzido por Alex Sandey Thiago Menezes Pepeu, 25 anos. Segundo Alex relatou à polícia, ao perceber a ultrapassagem, teria reduzido a velocidade do carro, já que um caminhão vinha na direção contrária.

Ainda segundo relatos de Alex à polícia, a vítima estava em alta velocidade e acabou batendo na traseira do Fiat Strada e caiu da motocicleta no meio da pista e foi atingido pela roda do caminhão, que seguia da direção contrária. Após o acidente, testemunhas acionaram a polícia e o Samu, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

De acordo com a Polícia Militar, ao chegar no local do acidente, nenhum dos envolvidos estava no local e após algumas rondas foram encontrados e retornaram para o local onde foram ouvidos. Além do condutor do Fiat Strada, o motorista do caminhão, um Volks de placa MVF4269, Alaelson Domingos da Silva, de 27 anos, foram levados para a Central de Polícia.

escola pública em belém

PRF

Sinteal denuncia falta de estrutura

Policiais fazem mobilizações em Alagoas

<No data from link>

IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com

R

epresentantes da comissão municipal do Sindicato dos trabalhadores da Educação (Sinteal) da cidade de Belém denunciam o problema da falta de estrutura nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o sindicato, a situação é mais grave na Escola Arísio de Vasconcelos, prejudicando alunos e professores. Segundo a denúncia, a maior preocupação é com a estrutura da escola. “A situação é muito complicada. A escola só está servindo quatro tipos de merenda para os alunos: cuscuz, biscoito, arroz e macarrão. Os banheiros estão com problemas”, relataram. Além disso, os representantes do Sinteal no município disseram que em muitas salas de aula faltam carteiras e a maioria delas está quebrada.“Em quase todas as salas muitas carteiras estão quebradas. Algumas estão sem a parte do assento, outras sem o apoio para escrever. Por conta disso, muitos alunos ficam em pé, ou dividem a mesa do professor. Os que não encontram solução voltam para casa”, explicou. Um dos professores da escola, que não quis ter a identidade revelada, disse à reportagem do O Jornal que já foi requerido a presença do promotor da comarca de Taquarana na cidade para tomar conhecimento sobre o fato. “Nós já mandamos um requerimento pedindo que ela vá até Belém. Na próxima quarta-feira nós vamos até Taquarana para conversar pessoalmente com ele e mostrar a situação das esco-

IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

P

Professores reclamam que muitas carterias da escola estão quebradas

las através de materiais que recolhemos. Tem que ser feito alguma coisa porque é revoltante entrar em sala de aula e ver crianças de seis anos em sentadas em carteiras com o caderno apoiado no braço para escrever”, expôs. O diretor da Escola, Arísio de Vasconcelos, disse que não falaria sobre o assunto por telefone e “se quisesse saber de algo fosse na escola que tentaria conseguir um tempo para atender a reportagem”. Já a secretária de Educação, Benilda Lima, disse que “toda rede pública de ensino

tem dificuldade e que não procede da forma que estão denunciando”. Com relação às carteiras, a secretária informou que já foram providenciadas e que está aguardando chegar. Na próxima terça-feira, a comissão municipal do Sinteal realizará uma assembleia com representantes da Diretoria Regional do Sinteal de Palmeira dos Índios para discutir soluções. Na quarta-feira, os problemas serão apresentados ao promotor Saulo Ventura, na comarca de Taquarana.

oliciais Rodoviários Federais de Alagoas realizaram uma operação durante toda a manhã de ontem. Seguindo a iniciativa nacional, os policiais querem chamar atenção do governo para a s reivindicações da categoria. Os policiais se concentraram na sede da PRF,em Maceió e de lá seguiram a o posto localizado em São Miguel dos Campos, na BR-101. Durante toda a manhã, eles realizaram fiscalizações em todos os veículos que trafegavam por aquele trecho da rodovia. O representante do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Alagoas (Sinprf/ AL), Erinaldo Correia, disse foram detectadas apenas irregularidades padrão como excesso de peso e falta de documentos. Ainda segundo o policial, a categoria já estava há um ano e meio negociando com o governo, mas o diálogo foi canselado. Eles reivindicam, além da reposição salarial, a reestruturação da PRF, aumento de efetivo, mais recursos e manutenção da aposentadoria. “Nós temos um efetivo de Estado para fiscalizar toda a malha da União. Em pouco tempo teremos grandes eventos Copa do Mundo, Olimpíadas e nosso efetivo é muito pequeno. Aqui em Alagoas, a prova disso é que os postos de União dos Palmares foi fechado e o de São Miguel dos Campos funcionam apenas como uma delegacia”, explicou Correia.

a g o tr lh


A13

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Guarani

Esportes

Olimpíadas

ASA tenta sair hoje da zona da degola Luciano Milano lucianomilano@ojornal-a.com.br o contrário do que aconteceu na rodada passada, o ASA entra em campo na noite de hoje, contra o Guarani, às 21h, em Arapiraca, sabendo que uma vitória o tira da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B. Na 17ª posição com 14 pontos, o Alvinegro está a um do Bragantino, que já entrou em campo pela 16ª rodada da competição nacional e foi derrotado pelo Ipatinga-MG, por 2x0, em Bragança Paulista. Até um empate deixaria o time arapiraquense à frente do Bragantino, já que ficaram com os mesmos 15 pontos, porém com o ASA tendo uma vitória a mais que o clube paulista: 4 contra 3. Para sair da zona de rebaixamento e voltar a respirar na competição, o ASA entra em campo provavelmente com a mesma formação que venceu o América-MG por 3x2, na

A

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

última rodada, também em Arapiraca. “A vitória do Ipatinga-MG pode parecer surpreendente, mas não é novidade para ninguém que o futebol e a Série B estão nivelados. Quando assumi o ASA, disse isso e provamos porque empatamos em Bragança Paulista e vencemos o América, que estava no G4. Naturalmente, eles (Ipatinga) nos ajudaram vencendo o Bragantino, mas precisamos fazer nossa parte, que é buscar vencer o Guarani aqui em Arapiraca. O Vadão, técnico do Guarani, é meu amigo, mas em casa temos que vencer para sairmos e nos afastarmos da zona do rebaixamento”, declarou Nedo Xavier, ASA Gilson; Audálio, Fabiano e Edson Veneno; Gabriel, Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão. Técnico Nedo Xavier.

Pajuçara

Por um triz Alison e Emanuel ficam com a prata no vôlei de praia

D

ois alemães são os reis do vôlei de praia em Londres. Em jogo difícil, Julius Brink e Jonas Recker mann venceram, ontem, os brasileiros Alison e Emanuel por 2 a 1 (21-23, 21-16 e 14-16). Com a derrota na final olímpica em Londres, Emanuel perdeu a chance de ser o primeiro bicampeão olímpico do vôlei de praia masculino - ele levou a medalha de ouro em Atenas2004, formando dupla com Ricardo. Ainda assim, o experiente jogador entra para o hall dos maiores esportistas olímpicos do país, com um ouro, uma prata e um bronze, conquistado em Pequim-08.

Num jogo parelho, Brink e Jonas Reckermann derrotaram a dupla brasileira e levaram ouro olímpico

Os rivais no jogo desta quinta-feira tinham credenciais de respeito. Nas quartas de final, Julius Brink e Jonas Reckermann tiraram

os brasileiros Ricardo e Pedro Cunha, vencendo por 2 a 0. E os alemães também já tinham entrado no caminho de Alison anteriormente.

Vôlei feminino

Hoke

Brasil vence Japão e está na final Com dinheiro, CRB libera o lateral Elsinho A

O

p re s i d e n t e l i c e n ciado do CRB, Marcos Barbosa, confirmou no começo da tarde de ontem, ao site oficial do clube, que o dinheiro da multa pela saída do jogador Elsinho foi depositado ontem. Embora na matéria publicada pela assessoria alvirrubra não se fale em valor, Marcos Barbosa já havia adiantado à reportagem de O JORNAL, na última quarta-feira, que o valor a ser recebido pelo CRB era de R$ 100 mil. Com direitos federativos vinculados ao clube-empresa Cincão-PR, o jogador foi comprado pelo empresário Eduardo Uran e será emprestado ao lanterna da Série A, o Figueirense. Depois de ajudar no acesso do Galo à Série B em 2011,Elsinho também foi campeão estadual vestindo as cores do CRB e era um dos destaques da equipe nos jogos de ida da Segundona. Mesmo antes de o dinheiro entrar na conta do time alagoano, Elsinho havia

deixado a Pajuçara na manhã da quarta-feira passada, viajando para Santa Catarina. A atitude do jogador e o não depósito do valor da multa até ontem irritaram bastante o presidente licenciado, que chegou a ameaçar não assinar a rescisão de contrato do jogador, caso o Cincão cumprisse o que havia prometido: depositar os R$ 100 mil somente quinze dias depois da liberação do atleta. Com o assunto Elsinho aparentemente resolvido, o CRB seguiu viagem nas primeiras de hoje para Curitiba, onde amanhã enfrenta o Paraná, às 16h20. Além de Elsinho, que já não faz mais parte do elenco alvirrubro, o técnico Roberto Fonseca também não contará com o atacante Preto, suspenso, e o lateral Jadilson, que sentiu uma lesão na coxa e não foi relacionado. O CRB deve jogar com: Cristiano; Luiz Felipe, Rogélio, Rodrigão e Gleidson; Roberto Lopes, Vitor, Diego Aragão e Geovani; Wanderley e Edson. L.M.

Série D

Técnico faz esboço da equipe do CSA

O

assessor de imprensa do CSA, Bruno Felix disse ontem que o atacante Warley está recuperado dos problemas estomacais, treinou e deve ser relacionado para o jogo de domingo, contra o Feirense, no Rei Pelé. Já o lateral Fabiano, lesionado, e o meia Washington, ainda no Rio Grande do Norte para resolver problemas particulares, não participaram da atividade desta quinta-feira e não devem atuar. Os substitutos naturais são Safira e Jonatas. Suspenso,

o zagueiro Leandro vai ser substituído por Cléberson. Lorival deve definir o time no treino marcado para hoje. Pelo trabalho de ontem, a tendência é que a equipe seja escalada com: Flávio; Leandrinho, Adalberto, Cléberson e Celico; Levi, Jucemar, Jonatas e Ronaldo; Safira e Paulinho Macaíba. A direção do clube informa que a promoção do ingresso a R$ 10,00 nas arquibancadas baixas para o jogo contra o Feirense termina hoje. Domingo, a partida vai começar às 17h.

pós a vitória épica contra a Rússia, a seleção brasileira feminina de vôlei garantiu com tranquilidade a vaga na decisão nos Jogos Olímpicos de Londres, ontem. O Brasil armou uma verdadeira muralha e derrotou o Japão por 3 sets a 0, parciais de 25 a 18, 25 a 15 e 25 a 18,

com 14 pontos de bloqueio. Agora, a equipe irá reeditar a final de Pequim-2008 contra os Estados Unidos, que atropelaram as sul-coreanas na semifinal por 3 sets a 0 (25-20, 25-22 e 25-22), no sábado, às 14h30 (de Brasília). Em Londres, as seleções já se encontraram na primeira fase, com vitó-

ria para as americanas por 3 sets a 1. Há quatro anos, o time do técnico José Roberto Guimarães conquistou o ouro ao bater as rivais. Caso vença outra vez, o treinador se tornará tricampeão olímpico, pois levou a medalha também em Barcelona-1992, com os homens.

Atletismo

Bolt é bi também nos 200m rasos

O

jamaicano Usain Bolt já pode se considerar uma lenda da história das Olimpíadas. Ontem, o homem mais rápido do mundo conquistou a medalha de ouro dos 200m rasos nos Jogos de Londres-2012 e se tornou o primeiro atleta masculino a ganhar os 100m e os 200m rasos em duas edições do evento. Ele venceu a prova no Está-

Em 2009, quando ele ainda jogava com Harley, foi vice-campeão mundial depois de perder a partida decisiva para Brink/Reckermann.

dio Olímpico de Londres com o tempo de 19s32, liderando um pódio completamente jamaicano, já que seu compatriota Yohan Blake ficou com a medalha de prata, com 19s44 e Warren Weir foi bronze com 19s84. No último domingo, Bolt já havia igualado o norte-americano Carl Lewis ao vencer os 100m e defender com sucesso a medalha de ouro conquis-

tada em Pequim-2008. Agora, ele fez o que nenhum outro homem conseguiu: subir ao lugar mais alto do pódio em duas Olimpíadas consecutivas nas duas provas. Após conquistar o ouro nos 100m rasos em Londres-2012, Bolt disse que ainda não se considerava uma lenda da história dos Jogos porque ainda precisava defender seu título nos 200m.

Alagoano Bruno Lins corre no revezamento

L

ondres - O alagoano Bruno Lins e Aldemir da Silva Júnior disputaram a fase semifinal dos 200 m da Olimpíada 2012, na noite de ontem, no Estádio Olímpico de Londres. Por coincidência, ambos correram outra vez nas séries dos jamaicanos Yohan Blake e Usain Bolt, respectivamente. Bruno foi o sexto na série 1, com 20.55, enquanto Blake foi o primeiro, com 20.01, melhor tempo entre todos os 24 participantes. Já Aldemir foi o quinto na série 2, com 20.63, e o ganhador Bolt marcou 20.18. A final da prova será disputada amanhã, a partir das 16:55, hora de Brasília (20:55, em Londres). Tanto Bruno, finalista da prova no Mundial de Daegu 2011, como Aldemir lamentaram a não classificação para a final. “A gente sabia que ia ser difícil, mas tinha esperança”, disse Bruno, para quem todo foco agora deve ir para a disputa do revezamento. “Não podem o s f i c a r l a m e n t a n d o, temos que ir em frente”, afirmou o velocista alagoano, de 25 anos. Aldemir, cumprimentado por Bolt na saída da pista, disse que esperava correr melhor - “minha chegada não foi boa”, mas que foi importante “chegar até aqui. Tenho 20 anos, sei que posso progredir”. Ele concordou com Bruno: “Temos que pensar no revezamento, agora.” A preliminar do 4x100 m será disputada na sexta-feira 10, à noite. Segundo os atletas, o treinador Katsuhico Nakaya definiu a equipe e a ordem em que os atletas vão correr: A l d e m i r, Sa n d ro V i a n a , Nilson André e Bruno.


A14

O JORNAL l MACEIÓ, 10 DE AGOSTO DE 2012 l SEXTA-FEIRA

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br AFRÂNIO APTO. NA JATIÚCA EXC. QUARTO E SALA, DIVISORIA, ARMÁRIOS BLINDEX NASCENTE 160 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

AFRÂNIO APTO. EM MANGABEIRAS. EXC. QUARTO E SALA NASCENTE ENTREGUA OUTUBRO 2012 APENAS 135 MIL TR.91161734, 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO MURILÓPOLIS: 110M2, 03 QUARTOS, SUITE, WC SOCIAL, DCE, NASCENTE SALA EM L, VLR 140. MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

APTO. VENDA

AILTON - ESTELA MARIS, VENDO APT 03 QUARTOS. SUITE COM ARMARIOS, VARANDA, ELEVADOR, PROX. AO MAR. VAlOR R$ 220 MIL. Tratar 8807-7282 / 93361444. Creci 759

AILTON - ESTELA MARIS, OPORTUNIDADE APT 03 QUARTOS, VARANDA, ELEVADOR, NASCENTE, APENAS R$ 185 MIL, MOTIVO VIAGEM. ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759

CRUZ DAS ALMAS JÔ 05 – CRUZ DAS ALMAS – sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos (sendo 01 reversível), wc social, wc serviço, cozinha e área de serviço. R$ 220.000,00. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

FAROL REF.10. FAROL – Ap. com sala de estar e jantar, com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte, WC social, hall, cozinha, área de serviço e dependência de empregada. Área: 91 m². R$ 320 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343 REF.02. FAROL (PRÓXIMO TRIBUNAL DE CONTAS) - Em construção. Ap com 112m², sala de estar e jantar com varanda, 3 quartos sendo 2 suítes, hall,WC social, cozinha, a.serviço, dce, 2 vagas, nascente, R$ 350 mil. Tratar pelos telefones para contatos: 93514440 / 8729-0144 CRECI -343. JÔ 08 – FAROL – 94M² - A comodidade é sua vizinha! Aptº nascente e ventilado, c/ 03 quartos, sendo 01 suíte, wc social, sala grande, DCE, cozinha, 01 vaga de garagem. R$ 135.000,00. O prédio tem poço artesiano. Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

AILTON - BARRO DURO, EXC. CASA 03 QUARTOS, SUITE, ARMÁRIOS, GARAGEM, 03 CARROS, MUITA ÁREA. VALOR R$ 300 MIL, ACEITO FINANCIAMENTO, TRATAR 8807-7282 /9336-1444. CRECI 759

AILTON - SALVADOR LIRA, CASA NA AV. PRINCIPAL, ÓTIMA PARA COMÉRCIO DE ESQUINA APENAS. R$ 155 MIL APROVEITE. TRATAR: 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - FAROL PRÉDIO COMERCIAL, RUA CORONEL LIMA ROCHA. R$ 160 MIL, DOCUMENTADO. ACEITO TROCA, TRATAR 8807-7282 / 9336-1444 CRECI 759

ATENÇÃO: REGULARIZE SEU IMÓVEL, PROCURE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO. LIGUE E MARQUE UMA VISITA. TRATAR 8807 7282/ 9336 - 1444 CRECI 759

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

TERRENO A VENDA AILTON TERRENO JARDIN PETRÓPOLES II, ÓTIMO TERRENO MED. 7X30, MURADO ESCRITURADO, PROXIMO AO MAKRO. APENAS R$ 38 MIL TRATAR 8807-7282/ 93361444 CRECI 759 JÔ 06 – FAROL – Localização espetacular! Aptº com sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço, circulação interna, 02 quartos, wc social. R$ 155.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

Ailton - Jatiúca Aptº 02 quartos, sala, condomínio fechado apenas R$ 110 mil, aceito financiamento. Tratar 88077282/ 9336-1444 creci 759

AILTON - SANTO EDUARDO, CASA 03 QUARTOS 01 SUITE, OTIMA LOCALIZAÇÃO. R$ 270 MIL TRATAR 8807 7282/ 9336 - 1444 CRECI 759

JATIÚCA JÔ 10 - JATIÚCA – Saia do aperto! Aptº com 84m²- Sala de estar, sala jantar, cozinha, 03 quartos, 02 WC’s, área de serviço. Área de lazer na cobertura: sauna, piscina e salão de festa. 02 vagas. R$ 240.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 REF. 09. STELLA MARIS – Ap. com sala de estar e jantar, com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte,WC social, cozinha, apoio de serviço, dependência de empregada. Área 91m². 2 vagas de garagem. R$ 335 mil. Tr. 9351-4440 / 87290144. CRECI- 343

OUTROS BAIRROS JÔ 12 - PRÓXIMO AO MAIKAI – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, sala de estar/jantar, wc social, cozinha, área de serviço e 1 vaga. Andar alto e nascente. R$ 220.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

PONTA VERDE

Apto MurilopolisCod:966 - Icarai, 2 quartos, rua tranquila, predio caixão - R$ 100 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606 monteiroimoveisal.com

AFRÂNIO STELLA MARIS: 92 M2 03 QUARTOS SENDO UMA SUITE, DCE VARANDA, PISCINA, 02 VAGAS COND 350 REAIS, VLR 260 MIL TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865.

AILTON - FAROL, EXCELENTE CASA 04 QUARTOS O1 SUITE, GARAGEM 02 CARROS QUINTAL. APENAS R$ 220 MIL ACEITO FINANCIAMENTO. TRATAR 8807-7282/93361444. CRECI 759

JÔ 02 – PAJUÇARA – Imperdível à Beira-mar! 02 quartos sendo 1 suíte, varanda, sala, cozinha, wc social, área de serviço. R$ 280.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

TABULEIRO AILTON - JACINTINHO, OPORTUNIDADE CASA, PROX. AO TERMINAL DO CONJ. PEIXOTO. R$ 65 MIL TRATAR 8807-7282/ 9336-1444. CRECI 759

AILTON CASA PROX. AO SHOPPING PÁTIO COM 04 QUARTOS, GARAGEM 03 CARROS, ÁREA DO TERRENO 11X100 APENAS R$ 160 MIL. FRUTIFICADA TRATAR 88077282 /9336-1444. CRECI 759

REF.01. PONTA VERDE - Em construção, ap. com 149,49m² sala de estar e jantar, 4 qtos s/3 stes s/1 ste master, quarto reversível para gabinete, varanda gourmet c/bancada de apoio e ponto elétrico, churrasqueira, coz. C/despensa, DCE, área de serviço. Prédio c/3 elevadores, s/2 sociais e 1 de serviço. Piso porcelanato. 2 vagas. R$ 645 mil. Parcelo direto e pelo banco. Entrega jan/2013. Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 8729-0144. CRECI 343. REF. 05. PONTA VERDE – Ap com 2 salas amplas com varanda, 3 quartos sendo 2 suítes, todos com armários, cozinha com armários, dependência completa empregada, 02 vagas. A. útil 109m². R$ 410 mil.Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

REF.08. EXCELENTE COBERTURA duplex na Ponta Verde. No primeiro piso: sala de estar, sala de jantar, varanda, lavabo, hall, 3 stes s/ uma de vestir, coz., despensa, área de serviço, dependência de empregada. Escada para acesso à cobertura, com sala de estar, 1 suíte, piscina c/deck, ducha, churrasqueira, WC e terrace. 4 vagas de garagens. Área útil de 329,94 m². R$ 1 milhão e 250 mil.Tratar pelos telefones para contatos: 93514440 / 8729-0144. CRECI- 343

JÔ 13 – PONTA VERDE – Aptº com 02 quartos sendo 1 suíte - sala de estar/jantar, varanda, armários, wc social, cozinha, área de serviço, 01 vaga. Nascente! R$ 190.000,00. Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos:. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

JÔ 07 – PONTA VERDE – Agora você vai morar bem! Aptº c/ 118m2 - varanda, 03 quartos sendo 1 suíte, sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, DCE, 01 vaga. Somente R$ 210.000,00 – Aptº de frente! Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

AFRÂNIO CASA NA JATIÚCA, EXC; 04 QTS, SUITE, WC SOCIAL + DCE, GAR. 02 CARROS, NASCENTE PROX. AO MAIKAI: 600 MIL FINANCIO TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

PAJUÇARA

REF.07. EXCELENTE OPÇÃO À BEIRA-MAR, na bela praia de Ponta Verde. Ap. com sala de estar, sala de jantar, varanda social, 4 quartos sendo 1 suíte, WC social, cozinha, lavanderia, dependência de empregada, área 178m², 2 vagas. R$ 850 mil.Tr. 9351-4440 / 87290144. CRECI- 343

REF.11. PONTA VERDE – Sala de estar e jantar com varanda, 3 quartos sendo 1 suíte com closet, ampla cozinha com despensa, área de serviço e dependência de empregada. 2 vagas. R$ 600 mil. Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 8729-0144. CRECI343

AFRÂNIO TERRENO NA SERRARIA, EXC 16X30 NASCENTE CONDOMINIO RESERVA DO VALE VALOR 260 MIL. TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

VENDE-SE apto. no Conj. José Tenório, bloco 33, 3º andar, 2 qtos., reformado. Tr.: 8877-2420.

TRAPICHE REF. 04. TRAPICHE - Ap Beira Mar projeto Minha Casa minha Vida, sala para 2 ambientes, 2 quartos sociais, wc social, cozinha, área serviço, Elevador, Quadras esportivas piscina, 1 vaga. R$ 145 mil. Tr. 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

CASA VENDA BARRO DURO

Vendo propriedade em Maraial PE com 500 hectares. Boa para criação de gado. Fone: (081) 91075070 TABULEIRO - VENDE-SE uma casa c/ 3 quartos, 2 suítes, 1 banheiro social, 2 salas, cozinha, garagem, área de serviço. Tratar: 9609-6655/ 963691445

FAROL JÔ 03 – FAROL – A oportunidade só bate uma vez à sua porta! Casa a 50 metros da Fernandes Lima. Terreno med. 10 x 90m excelente p/comércio e moradia. Sala de estar, sala de jantar, terraço, 3 qtos s/1 ste, wc’s, cozinhas enormes, garagens, quintal grande. 2º piso com outra dependência completa. É muita casa! Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

AFRÂNIO CASA EM JACARECICA, EXC: 02 QUARTOS. SALA COZINHA NASCENTE LAJEADA CONDOMINIO FECHADO APENAS 75 MIL TRATAR; 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865.

AFRÂNIO CASA NA SERRARIA, EXC. 02 QUARTOS SEUNDO 01 SUITE GARAG 04 CARROS, NASCENTE TERRENO 22X30 ÁREA VERDE, NO FINAL DO JOSÉ TENÓRIO VALOR 250.MIL TRATAR 9116-1734 OU 9935-4419 CRECI 865

AFRÂNIO CASA EM CRUZ DAS ALMAS 02 QUARTOS, SENDO UMA SUITE, WC SOCIAL, DEPENDENCIA COMPLETA, PISCINA, NASCENTE, PRÓXIMO AO SHOPING NOVO, PERTO DA PRAIA, VLR 300 MIL. TR 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

VENDO no Jacintinho casas nos valores de R$ 70, 28 e 50 mil, e apto. no valor de R$ 80 mil e no Tabuleiro, próximo a Carajás, casa nos valores de R$ 115 e 60 mil. Tr.: 9113-8185/ 8868-4938/ 8147-1431/ 9612-4077. Creci 1736 VENDO casas em Pajuçara.Valores R$ 250, 180 e 170 mil; em Jatiúca. Valores R$ 160 e 210 mil e no Prado R$ 130 e 180 mil.Tr.: 91138185/ 8868-4938/ 8147-1431/ 9612-4077. Creci 1736

SERRARIA JÔ 01 – SERRARIA – O 1º a ligar é o dono! Casa nascente. Sala de estar, sala de jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, gabinete grande, WC social, cozinha, DCE, garagem, jardim (espaço p/ piscina). Toda solta! R$ 220.000,00 – Motivo: viagem! Vem que tá bom demais! Tel. 8811.8410 - Creci 2523

CRUZ DAS ALMAS

CASA ALUGA

REF. 06. CRUZ DAS ALMAS Excelente casa com ótima área residencial, próxima a Faculdade, Hipermercado, Shopping e praias. Sala 2 ambientes, 3 quartos sendo 1 suíte, área de serviço, dependência de empregada, garagem e piscina. R$ 450 mil. Área: 180m². Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 8729-0144. CRECI- 343

AFRÂNIO CASA NO POÇO, EXC: 03 QTS S/ 01 SUITE, WC SOCIAL, GAR. 02 C A R R O S , NASCENTE, QUINTAL TERR. 12X27 VLR. 185 MIL FINANCIO. TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

OUTROS BAIRROS

JÔ 04 – BARRO DURO – Traga sua família hoje mesmo! Casa com 200m2 - 02 terraços, sala de estar, sala de jantar, circulação, 03 quartos sendo 1 suíte, cozinha, WC social, garagem, área de serviço e piscina. R$ 270.000,00. Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

JÔ 11 – CRUZ DAS ALMAS – Linda casa com excelente área de lazer. sala de estar, jantar, terraço, 03 quartos sendo 1 suíte máster com closet, hidro, sauna, wc social, DCE, cozinha, piscina, garagem, splits, poço artesiano, câmeras (internas e externa), portão eletrônico, canil. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

Sauasuy Lote nascente 10x30. Apenas R$ 16.999,00. Tr.: 8822-5050/ 9326-1903

FEITOSA REF.12. FEITOSA – ALUGO casa com 1º andar, sala grande com terraço, 3 quartos sendo 1 suíte com varanda, WC social, copa e cozinha, 2 vagas. Portão elétrico e cerca elétrica. R$ 850 com IPTU incluso. Tratar pelos telefones para contatos: 9351-4440 / 87290144. CRECI- 343

TERRENOS VENDA

VEÍCULOS CHEVROLET

PRAIAS

VECTRA

REF:03. FRANCÊS- Terreno Loteamento Via Mares medindo 15x30 R$ 77 mil Tr. 9351-4440 – CRECI 343.

VENDE-SE Vectra mais famoso da cidade, completo, cor prata, ano 2000. Tr.: 9903-3349

LOTES VENDO OU TROCO por carro terreno no Francês, Lot. Encontro do Mar, med. 12x30.Tratar pelos telefones para contatos: 9949-4067/ 8803-3935.

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS PRECISO TRABALHAR DE: cozinheira e serv. Gerais. Tratar pelo telefone para contatos: 8719-3554 PRECISO TRBALHAR DE companhante de idoso, c/experiência. Tratar pelo telefone para contatos: 8104-0882

COMERCIAL ALUGA

OUTRAS ATIVIDADES

OUTROS BAIRROS

PRECISO DE TRABALHO de motorista, categoria A e E, tenho experiência. Tratar pelos telefones para contatos: 9940-0751/ 8738-4538

ALUGO sala no Edf. Maceió Work Center, 6º andar, toda mobiliada, infra estrutura de 1ª linha. Tratar com a proprietária: 82 9913-8768

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

VEÍCULOS VOLKS

NEGÓCIOS

POLO

DIVERSOS

VENDO VW Polo Hatch 1.6 2005, super conservado.Tr.: 9351-6950/ 8818-8135

ACEITA-SE ENCOMENDAS DE: doces e salgados.Tratar pelos telefone para contatos: 3338-2829

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE


B1

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Atores vão exibir performances que unem canto, dança e teatro em uma atmosfera dos refinados musicais da Broadway

Apostando no requinte de figurino, cenário e maquiagem, grupo de atores e artistas de Alagoas se inspira em obra poética clássica da Literatura estrangeira e estreará amanhã, no palco do Deodoro, uma das mais sofisticadas dramaturgias dos últimos tempos ELÔ BAÊTA cultura@ojornal-al.com.br

N

o século 20, o poeta norte-americano Thomas Stearn Eliot se impôs uma tarefa literária que duraria uma década. Com os poemas de Os gatos, seu desejo de padrinho trazia apenas o mimo de brindar seus afilhados nos dias em que completassem idade nova. Para ele, aquela obra acentuada por seus versos livres, que tanto influenciaram a Literatura mundial, não passava de um ideal despretensioso idealizado para “suas” crianças. Em algum momento, talvez T.S. Eliot tenha se perguntado o que havia de tão especial naquelas linhas de rimas, ocupadas em falar de seus personagens felinos

Com o glamour dos felinos com modos tão pessoais, que surpreenderam o mundo e um autor que já fazia parte das mais ilustres gerações de escritores estrangeiros. Longe de dúvidas, uma das respostas para os encantos do livro mais que setentão em emocionar leitores Globo afora está prestes a ser dada por uma virtuosa produção teatral. E é uma prole de atores e artistas alagoanos que o faz quando não só buscou inspiração, como apostou pra valer na obra clássica de T.S. O resultado vem em um espetáculo que não seria demais se pensar estar diante dos sofisticados musicais da Broadway. Ou mesmo das bem produzidas dramaturgias dos palcos “sul-maravilha”. Adaptar Os gatos: uma noite felina para o teatro, pelo

discurso dos 15 atores que entrarão em cena amanhã e domingo, no palco do Deodoro, é se deparar com uma superação coletiva que consumiu doze horas de ensaios diários – por pelo menos oito meses – para colher uma dramaturgia que pretendia chegar impecável. E audaciosa. Superação por mobilizar nomes de diversas áreas artísticas para dar vazão a um processo criativo cujo desafio não está apenas em interpretar a montagem da Associação Cultural Guerreiros Produção. Mas em cantar, dançar, sapatear. Impecável, pelo primor da maquiagem, feita pelo próprio elenco com material importado. Ou pela elegante indumentária, construída pelas mãos hábeis de artesãs do Estado, com tecidos e adere-

ços vindos de outras paragens do País. Ou ainda pela magia cênica das perucas (também saídas das mãos dos atores em oficinas ministradas por representantes de grandes fabricantes brasileiros). Os cenários, iluminação, efeitos especiais e o espetacular sapateado também contribuem para o caráter teatralmente refinado do espetáculo. Com audácia, a interpretação de jovens ou estreantes atores preparou o clímax perfeito para contar a envolvente história da velha e fidalga gata Grule, a partir de seu retorno ao convívio com os bichanos de rua após a morte de seus donos. Todos com formação em Música, Dança ou Teatro pela Universidade Federal de Alagoas. E com o aparato de coreógrafos e maestros, de regentes e bailarinos, e até de fisioterapeutas. Sob a atmosfera sonora de uma dezena de canções compostas pelo diretor Marcos de Jesus, o que se verá em cena é um ambiente de felinos com personalidades bem distintas. Tem a gata superprotetora; o mágico e o galante; tem o puxa-saco e o invejoso... A ideia é não só apresentar à plateia uma das mais grandiosas produções locais já vistas. Mas também oferecer uma

lição mensageira de amor e respeito aos fios brancos dos sábios pela idade. Assim como trazer de volta valores sociais esquecidos. “É a resposta ao costume de quem faz teatro aqui de se perguntar diante de grandes produções de fora: será que consigo fazer isso? Na montagem de Os gatos: uma noite felina colocamos isso à prova e vemos que, em um ciclo de acertos e consertos, está dando certo. Que todo o nosso estudo teatral pode ser colocado em execução”. Foi essa a fala da atriz, coralista e bailarina Carol Morais, a gata Butotina, que divide o palco com outros bichanos batizados com nomes conhecidos do universo europeu de Eliot (Cruzier, Malvit, Begin, Mag, Electra, Mow, Grule, Spinasé, Milla, Gana, Lara, Madrak, Phallus e Gino – o caçula da turma, de 19 anos, e uma das revelações do teatro alagoano). Eles falam no sempre possível elo entre as artes da dança, do canto e do teatro, em uma hora e meia de show teatral, ao pôr em prática a presença da poderosa tríade respeito, disciplina e humildade. “Aqui em Alagoas, ou você canta, ou dança, ou interpreta. Os gatos é tudo isso. Nada está separado, é orgânico. Sem falar na incrível possibilidade de

aprendizado em outras áreas. É um ator ajudando o outro, sem invadir o espaço de nenhum. Imagine a alegria de podermos começar daqui mesmo, da nossa terra, a viver essa experiência”, comentaram Raphael Augusto, Cibele Araújo, André Lins e Kícia Barros. Os quatro ainda sob a adrenalina empolgante de “fazer teatro” ao término de uma sessão exclusiva para a imprensa. Mas, ao resumir a ideia de executar uma superprodução com requintes genuinamente alagoanos, mas ao mesmo tempo universais, o diretor Marcos de Jesus tem um pensamento: “Os gatos: uma noite felina é muito mais que um grande projeto. Acima de tudo, uma excelente chance de Alagoas exaltar seus atores e artistas”. Se sua previsão for certeira, o que não faltarão é aplausos!

Vá Lá: Os gatos: uma noite felina será encenado amanhã e domingo, às 17h e às 19h, no Teatro Deodoro. Ingressos: plateia e frisas: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia); camarote: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda na Pip Pop (Maceió Shopping) e na bilheteria do teatro. Mais informações: (82) 99867281/ 8821-5923.


B2

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

Roteiro Em Breve O Sistema Alagoano de Museus (SAM) dá continuidade ao Ciclo de Palestras - Alagoas e o mundo de museus com a discussão do tema “Memorial como Espaço de Memória”. Ministrada pela historiadora Carolina Paes de Alencar, a palestra é destinada aos gestores e operadores das instituições museológicas, visando intensificar sua capacitação e qualificação, e acontece no próximo dia 20, das 9h30 às 11h, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (Av. da Paz, 2076 – Centro). Os participantes receberão certificado.

No próximo dia 17, o quinteto de música instrumental Kaoll sobe ao palco do Teatro de Arena (anexo ao Deodoro) no espetáculo “In the Flesh. No show, o grupo – formado pelo guitarrista Bruno Moscatiello, pelo baterista Dokter Leo, além dos teclados e piano de Tiago Mineiro, da flauta transversal de Yuri Garfunkel e do contrabaixo

de Odilon de Carvalho no contrabaixo, apresentará sua nova incursão sonora, com arranjos inovadores e uma interpretação cronológica da obra do grupo britânico Pink Floyd. levará a tradição. Às 21h. Ingresso: R$ 25, à venda na Cuscuzeria Café (Av. Amélia Rosa, nº 1076 – Jatiúca). Mais informações: (82) 9132-5828.

Horóscopo

INSTITUTO OMAR CARDOSO

Hoje A banda Time Machine sobe ao palco da casa de shows Bunganvillia, às 22h, para mais um show dançante. Abrindo a apresentação, o som de Negra Gil. Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira), à venda nas lojas Zoolo, no estande Viva Alagoas (Maceió Shopping) e no local. Mais informações: (82) 9938-4172/3034-3600.

WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

20 março a 20 abril

21 abril a 20 maio

21 maio a 20 junho

21 junho a 21 julho

vitar afobações, correrias e a preciluxo astral neutro em quase tudo. oje você lucrará em negócios imobiia muito bom para você. Vai se Esereno F H D pitação, será muito importante. Seja Apenas as pequenas compras liários, pelo esforço no trabalho e no entender com sua família e com ao resolver problemas neste estarão beneficiadas. Mas, mediante emprego de suas economias em fundos seus superiores e colegas de trabalho dia. O dia poderá ser mais atribulado, com suas atenções voltadas para o setor profissional e para os problemas domésticos.

uma atitude positiva, as coisas darão certo. Será um dia de gastos, devendo precaver-se contra despesas extras.

públicos. Os transportes, as mudanças estão favorecidas. Na parte da tarde, também o dia pode apresentar algumas dificuldades passageiras.

e lucrará bastante se poupar o seu dinheiro. Na parte da manhã, você deverá evitar indispor-se com os chefes ou figuras de autoridade.

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

22 julho a 22 agosto

23 agosto a 22 setembro

23 setembro a 22 outubro

23 outubro a 21 novembro

uita felicidade íntima e proteção na ontrole sua ansiedade em querer aiba o momento certo para expresriaturas ou ocorrências dispersivas, C conquistar as coisas muito rapidaM S C vida social. Faça higiene mental, sar sua opinião e tenha especial poderão desviar sua atenção dos mente, dê o tempo necessário para que se divertindo passeando e conhecendo cuidado para não ofender ninguém. O compromissos e problemas mais novas coisas à noite. Muita alegria, surpresas e gratificações com relação a seus planos e também com relação a passeios e festas.

tudo aconteça de modo mais natural. Evite o egoísmo e se coloque em um ponto de vista mais aberto para ser melhor compreendido. Dia bom para estudos, testes e contatos pessoais.

dia se apresentará tranquilo ao trabalho, muitos negócios e ao trato com o sexo oposto. A intimidade na vida a dois está estimulada.

importantes do dia. Não permita que isto aconteça. Fluxo bom para o trabalho, para a saúde e o amor. Prepare-se para viver experiências mais profundas.

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

22 novembro a 21 dezembro

22 dezembro a 20 janeiro

21 janeiro a 20 fevereiro

21 fevereiro a 20 março

positivo para as suas atividades oje você poderá tirar proveitos m pequeno obstáculo, desgosto ou rocure evitar as ações violentas e Dcomiaartísticas H P e tudo que está relacionado inesperados pelas amizades que vier Uatrito passageiro poderá surpreas palavras ásperas. Dia favorável as artes. Os lucros em negócio a fazer, realizar boa parte de suas espeendê-lo nas primeiras horas do dia. para novas amizades que o ajudarão a e através do esforço empreendido no trabalho deverão aumentar. Devido às energias contraditórias, será melhor você dormir um pouco mais pela manhã.

ranças e desejos de progredir social e financeiramente. Ótimo ao amor, às diversões e passeios. A tarde será mais tranquila, com instantes de inspiração.

Esteja prevenido a fim de evitar qualquer complicação. Influência positiva para os estudos e associações.

progredir muito. Sucesso nas associações, nos negócios e nos assuntos de dinheiro. Você passa por momentos de descobertas em sua vida amorosa.


B3

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Dois

A

Cena do longa-metragem Eu e meu guarda-chuva, que será exibido hoje no telão da cidade de Mata Grande

qualidade técnica e de conteúdo, com as sextas-feiras reservadas a comédias, os sábados voltados a produções com temáticas reflexivas e o domingo ao encontro da família. Também são levados em conta películas que ainda não tenham sido exibidas em canais de TV abertos, que façam parte da produção de cinema nacional prioritariamente e ainda as que valorizem profissionais brasileiros e com indicações para todas as faixas etárias. O PROJETO O Cine Sesi Cultural é realizado pelo Sesi e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira, em parceria com

o Instituto Origami. O objetivo é formar público e socializar a sétima arte como bem cultural; uma espécie de “cinema de guerrilha”. Em seu décimo ano, o projeto continua levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o Cine Sesi já passou por 603 cidades do interior – algumas por mais de uma vez – de 11 estados do País, atingindo mais de três milhões e setecentas mil pessoas. Só no Estado de Alagoas, nas cinco edições passadas, foram mais de 70 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 510 mil pessoas. Nesta edição, já foram

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Alessandra Negrini, atriz brasileira

Número (abrev.)

Pena judicial extrema, inexistente no Brasil e em Portugal

Pedaços de vela

O menor inserido na Fundação CASA

Tombar Raiz, em inglês

Fazer em pedaços (o bolo)

Portal situado à entrada do bairro da Períodos; Liberdade (SP) épocas Sanção Cabanas pecuniária de índios

Etapa do relacionamento amoroso

Fonte de renda do Pantanal

Variedade de queijo brasileiro

Armamento como o Exocet ou o Patriot Sigla pintada nos veículos da ONU

Frágil; quebradiço Representar; interpretar (p. ext.)

Registro das decisões da reunião O de vôlei de praia tem dois jogadores

Responsável pelos serviços no templo

Prefixo de "importar" Pôde ser contido

União Nacional dos Estudantes

Ler, em inglês

Estado mais populoso do Brasil (sigla) Assento disputado no regime monárquico

Opção de sabor de pipoca

Principal verbo de ligação (Gram.)

Gemido (bras.) Espécie de peixe muito agressivo, que se alimenta de sangue

Descansar, em inglês Era Comum (abrev.)

Sílaba de "dança"

"Beija (?)", sucesso de Marisa Monte

38

Solução R E A D F A T I A R N R

G R A S C A I N F R A T E T O O C M O R O U R I S L O T A U A C E N R D O T E O R E C E NO E C O B

S O N P O R R I A S Ã M O I P N E A R S P E S T E U R A

BANCO

Um dos primeiros gestos ensinados ao bebê

3/ulo. 4/acro — read — rest — root — tori. 13/cabeça de cobra.

TV mar NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aflita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aflita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aflita 07h00 - Almoço C/ Notícia

Evento culinário do qual o vegetariano não participa

© Revistas COQUETEL 2012

Marca de luxo, Que emite como Channel som Antigo local de trata- intenso mento de tuberculosos (fem.)

Protestantes que colonizaram os EUA

Distribuidor dos "santinhos" dos candidatos a cargo eletivo

A

Meu Guarda Chuva, produzido em São Paulo. Amanhã, chegarão à telona o curta cearense Câmara Viajante e o longa mineiro Pequenas Histórias. Já no domingo, as atrações são Vida Maria, outro curta do Ceará, e A Era do Gelo 3. Os filmes serão apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros, com projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boas visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo para garantir elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções. A escolha dos filmes segue exigências como bom padrão de

Ç

pós uma pausa devido ao período chuvoso, a 6ª edição do Cine Sesi Cultural em Alagoas aporta em Mata Grande, com exibições de cinema em praça pública a partir de hoje. No ano em que o projeto completa 10 anos de existência, a população do município recepcionará pela primeira vez pelo projeto itinerante de cinema. At é s e t e m b r o, s e r ã o contemplados 14 municípios alagoanos pela iniciativa, com a oferta de cinema gratuito até o próximo domingo. Na programação, três curtas e três longas-metragens referências na produção audiovisual brasileira, com exibição começando sempre às 18h30. Os filmes serão exibidos ao ar livre, em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Em Mata Grande, o cinema será montado no espaço atrás da Prefeitura Municipal. Em cada um dos três dias de exibição, serão apresentados um curta e um longa-metragem à população presente. Hoje, o público confere o curta Até o Sol Raiá, de Pernambuco, e o longa Eu e

www.coquetel.com.br TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 06h30 - Caminhos da Reportagem 07h30 - Expedições 08h00 - Repórter Brasil Manhã 08h45 - S.O.S. Sônia 09h00 - Barney e Seus Amigos 09h30 - Inami 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - Os Pezinhos Mágicos de Franny 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - Pauta Especial (Local) Reprise 12h30 - Faixa Musical (Local) 13h00 - Pingu 13h30 - Louie 14h00 - Dango Balango 14h30 - Vila Sésamo 15h00 - Anabel 15h15 - Escola Pra Cachorro 15h30 - Cocoricó na Cidade 15h45 - Curta Criança 16h00 - Sem Censura 17h30 - Diverso 18h00 - Estúdio Móvel 18h30 - Karku 19h00 - Vida de Estagiário 19h30 - Programa Especial 20h00 - Vida de Artista – Estreia 20h30 - De Lá Pra Cá 21h00 - Repórter Brasil Noite 22h00 - Nova África 22h30 - Programa de Cinema 00h15 - Cine Ibermédia 02h00 - Sem Censura 03h30 - Aglomerado 04h30 - Telecurso Ensino Médio 04h45 - Telecurso Ensino Fundamental 05h00 - Telecurso Tecendo o Saber 05h30 - Samba na Gamboa Primeira Temporada

contemplados os municípios de Maragogi, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Marechal Deodoro, Boca da Mata e Campo Alegre. Após as exibições em Mata Grande, o projeto aportará nas cidades de Delmiro Gouveia, Piranhas, São José da Tapera, São Sebastião, Teotonio Vilela e Arapiraca. Duas delas, Piranhas e São Sebastião, também serão contempladas com oficinas de cinema de animação (stop motion), além de palestra temática. O resultado do trabalho é exibido no formato de curta-metragem nas exibições itinerantes. Entre os vários curtas produzidos nas oficinas do Cine Sesi, alguns já entraram na lista de finalistas da categoria Futuro Animador do Festival Anima Mundi. Nessa edição, a oficina e as palestras terão como tema “Um encontro animado”, e contarão com exibição de filmes e uma conversa sobre a mágica do cinema de animação. Durante a oficina, os alunos tomarão conhecimento sobre a história da animação, com vivências práticas da linguagem. Além de vivenciarem a experiência de criação, planejamento e produção de filmes de um minuto cada. Podem participar estudantes a partir de 16 anos, assim como professores e pessoas ligadas à arte-educação e à cultura.

E

TV PAJUÇARA - REcord Canal 11 06h48 - Alagoas Rural 06h55 - Pajuçara Auto 07h00 - Boletim Olimpíadas 07h10 - Jornal da Pajuçara Manhã 08h10 - Feito Pra Você 08h40 - Fala Brasil 10h15 - Olimpíada – Ginástica Rítmica 11h00 - Olimpíada 2012 13h00 - Olimpíada 2012 - Ginastica Rítmica Saltos Ornamentais 15h15 - Olimpíada – Vôlei Masc - Brasil X Italia 17h30 - Todo Mundo Odeia o Chris 19h30 - Jornal da Record 20h30 - Rebelde 21h15 - Tudo A Ver 22h15 - A Fazenda 5ª Temporada 23h15 - Máscaras 00h00 - Câmera Record 01h15 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz

Projeto vai percorrer 14 cidades do Estado, exibindo longas e curtas-metragens em sessões gratuitas

P C H U C A I R B I R O O T S E S A L N E C O M I S S T C O N T I R M S A C E U L O U

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 04h50 - Sagrado 04h52 - Telecurso Educação Básica Tecendo o Saber 05h10 - Telecurso Profissionalizante 05h25 - Telecurso Ensino Médio 05h40 - Telecurso Ensino Fundamental 05h55 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - Encontro com Fátima Bernardes 12h00 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h40 - Vale a Pena Ver de Novo Chocolate com Pimenta 16h10 - Sessão da Tarde Filme: Como Cães e Gatos (Exibição em HD) 17h48 - Globo Notícia 17h51 - Malhação 18h20 - Amor Eterno Amor 19h10 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Cheias de Charme 20h30 - Jornal Nacional 21h10 - Avenida Brasil 22h20 - Globo Repórter 23h25 - Gabriela 00h10 - Jornal da Globo 00h40 - Programa do Jô 02h10 - Corujão do Esporte 02h55 - Corujão I 04h30 - Corujão II

Cine Sesi Cultural chega ao interior de Alagoas

B

Tv Alagoas - Sbt Canal 5 06h00 - Jornal do SBT ­Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatá 09h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 13h15 - Eu, a Patroa e as Crianças 14h30 - Pequena Travessa 15h30 - Marisol 16h30 - Maria Mercedes 17h10 - Tenha Estilo 17h15 - Casos de Família 18h30 - Chaves 19h45 - Sbt Brasil 20h30 - Carrossel 21h15 - Programa do Ratinho 22h45 - Tela de Sucessos Filme: Python 2: A Cobra Assassina Elenco: Willian Zabka, Dana Ashbrook, Alex Jolig e Simmone Jade Mackinnon Gênero: Ação 00h45 - Jornal do Sbt ­Noite 01h30 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h45 - Tele Seriados I Série: Sobrenatural / Supernatural 04h00 - Encerramento da Programação

Variedades

C A

TV

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br


B4

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão inside@ojornal-al.com.br

Extra, extra!

Para os adeptos de uma vida saudável, vem aí a Loja Verde do Pão de Açúcar, com CEP no Farol (na Avenida Fernandes Lima) e inauguração só no final de 2013. Não entendeu? A gente explica: será no conceito de sustentabilidade desde a construção ao atendimento, cerca de 800 itens expostos em gôndolas serão orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos, e funcionais, que prometem melhor desempenho do organismo. São verduras, legumes, carne, massas, molhos, vinhos, sucos, geleias... enfim, todos os componentes para uma refeição completa. Mas o supermercado também terá itens ‘normais’, o que a rede chama de ‘produtos de primeira’.

André Fasano

Estrada

Arquivo

Fernando Soares)

BELA D+ | Não apenas um rostinho bonito, Janine Faria destaca-se no mercado fashion, onde mostra competência

BELDADE | Milena Tenório, ‘expert’ quando o assunto é ‘arrasar por onde passa’, evidenciando charme particular em noite social que marcou o final de semana da city

Como a gente já falou por aqui, Alanis Morissette irá ao Recife no dia 12 de setembro para uma apresentação no Chevrolet Hall. A cantora canadense, que já passou por lá em 2009, retorna com a turnê do disco Havoc and Bright Lights, que será lançado este mês. E o primeiro lote de ingressos já está à venda no site ticketsforfun.com.br. A pista custa R$ 150 e o frontstage R$ 320, ambos com meia-entrada. Anotou?!

RSVP

Tudo novo. Em setembro, Maceió ganha novidades no quesito festa. Os produtores Thiago Porto, Rodrigo Calheiros e André Gomes anunciam que dia 22 nasce um novo selo de balada no Estado, a Baladex. A estreia do label marca também a apresentação de um novo local de shows de médio porte: uma arena armada na praia do Francês. Para animar o início da nova empreitada estão confirmados os baianos da banda Jammil. E aí, vai encarar?!

É PIQUE! | Felicidade é pouca para Carmem Rejane, já que sua vida anda muito bem, obrigada, além de festejar, hoje, mais um aniversário. Parabéns!

Thiago Freire

Arquivo

Trend

Incentivo

Que a revista Isto É Gente virá a Maceió especialmente para um supereditorial exclusivamente com marcas alagoanas que estão no line-up da Trend House’12, todo mundo já sabe. O detalhe que só Inside descobriu é que o hype fotógrafo que irá registrar tudo será o alagoano Victor Collor de Mello. Ah, detalhe: cogita-se que uma top maquiadora local irá assinar o beauty...

Setor econômico que vem crescendo consideravelmente, a ovinocaprinocultura recebeu um incentivo estratégico para seu desenvolvimento. Na manhã da última quinta ocorreu a instalação da Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura, em solenidade na Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas. Recado dado!

Clima de verão

Rodrigo Picorelli editará, no próximo dia 18, a quinta edição consecutiva da festa ‘Back to Birosca’, no seu Birosca da Cachaça, em Porto de Galinhas. A festa também tem o comando de Jorginho Peixoto, que irá pilotar as carrapetas com muito funk, house e reggaeton. No line up, ainda, os DJs Korossy e Tony Fofo. A festa serve como um ‘alerta’ anual para o retorno da ferveção da casa, que sacode o verão do balneário. Fica a dica!

VI-AY-PIS | Vitor Felipe e Natália Taveira ilustrando os embalos sociais e concorridos da cidade com fina estampa

Novos ares

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, e o administrador da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Augusto César, assinaram um termo de cessão de uso das instalações do Instituto Xingó. O local, no município de Piranhas, será gerido pela Seagri e transformado em uma estação de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais para o Sertão alagoano, com foco em ovinocaprinocultura, avicultura e uma biofábrica para produção de forragens baseada em palma e sorgo.

ELES | Fausto Yukio, no Atlante Plaza, e Ezequiel Britto, no Mar Hotel, são dois grandes reforços gastronômicos no comando, respectivamente, do Atlante Plaza Recife e Summerville Arquivo

DNA

Para algumas famílias, a veia artística é questão de genética, passada de geração em geração. É o que mostra a exposição fotográfica Cultura de Pai para Filho, que entra em cartaz na próxima semana, no restaurante Boteco Praia. A mostra, toda em preto e branco, traz imagens de pais e filhos conhecidos da cena cultural alagoana e que se dedicaram à mesma arte. Bacana!

TALENTOSA | Top das tops estilistas, Martha Medeiros já nos últimos detalhes para sua estreia na Alagoas Trend House. Inside conta nos dedos...

Chiqueria

em cena As empresárias Mamá Omena, Eva Amaral e a secretária

de Turismo de Maceió, Claudia Pessôa, estarão na primeira fila do desfile da estilista Petrúcia Lopes. As criações da coleção “Casa de Noca”, ponto característico do filé alagoano, darão vida na Trend House no próximo dia 15. Sucesso! Christiane Peixoto de Melo é digna de ‘inveja branca’ na categoria pós-parto. A poucos dias de ter dado à luz Júlia, que nasceu com 2.88 kg, ela circula com a mesma silhueta magérrima que tinha antes de engravidar, ou seja, já perdeu 13 quilos. Linda! Depois de muito tempo residindo na cidade alta, Geraldo e Salma Tenório mudaram o CEP. Agora, o casal estará curtindo a paisagem da orla da Ponta Verde. Vida feliz! Mário Baô vai passar o fim de semana na cidade de Porto, em Portugal. Vai só e a trabalho. Ele foi escalado por um empresário português para assinar a reforma da sua casa e a ambientação de flats na mesma região. Serão três dias mergulhados na ‘prancheta’.

De olho no lance

O Estado de Alagoas terá R$ 136 milhões para obras contra a seca e R$ 10 milhões para a prevenção de enchentes nos rios Paraíba e Mundaú. Os projetos foram apresentados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e a Casal, e a liberação dos recursos foi anunciada na última quarta, em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff, que lançou o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. A solenidade aconteceu no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Brasília.

Sala de aula

Elas chegaram ao Senac Alagoas como beneficiárias do Bolsa Família – programa de transferência de renda do governo federal – para, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), serem capacitadas no curso de Zeladoria. Estavam desempregadas e desmotivadas. Uma realidade completamente transformada no último dia 28 de julho, quando elas receberam o certificado do curso. Entre as 16 alunas, nove foram contratadas pela Pró-Lar, empresa especializada na terceirização de serviços para prédios residenciais e comerciais. Inside apoia a iniciativa!


S

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

Financiamento para projetos científicos deve mudar a Amazônia 7

Falta de fiscalização faz crescer as queimadas em 2012 2

Sustentabilidade Lays Peixoto

Além do quadro e do giz Apesar da regulamentação, a educação ambiental ainda está longe de se tornar matéria fixa na grade curricular das escolas. Algumas iniciativas tentam ensinar as crianças a manter um bom relacionamento com a natureza, mostrando que é possível fazer a lei entrar, definitivamente, em vigor. 4, 5 e 6


O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

2

Sustentabilidade

pesquisa

Incêndios florestais revelam estado de desobediência civil Deficiência da fiscalização associada aos efeitos do clima vem destruindo o cenário de incêndios nos biomas brasileiros

I

magens captadas por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que, de janeiro até hoje (3), foram identificadas 32,6 mil ocorrências de focos de incêndio no país. O número é 61% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. E as previsões para as próximas semanas não favorecem a mudança desse cenário. Em algumas regiões do Brasil Central, as temperaturas devem se manter acima dos 30º graus Celsius e a umidade relativa do ar, abaixo de 40%. “Todas as queimadas são proibidas. Alguns estados têm leis mais rígidas em relação ao problema, como o Acre e Mato Grosso. Ainda assim, Mato Grosso está cheio de focos de incêndio, o que indica que a fiscalização não está ocorrendo como deveria. Quando a fiscalização é mais efetiva, os registros de queimadas caem”, disse Setzer, lembrando que a fiscalização pode ser atribuição da União, dos estados ou do município. O pesquisador do Inpe descreve a situação como “um estado de desobediência civil”. Segundo ele, as leis ambientais são claras e completas, mas não são cumpridas na prática. “Assim como aconteceu na Amazônia com o desmatamento, onde mais de 90% do desmatamento da região foram ilegais. Tem que ter a dobradinha educação com fiscalização”, defendeu. No contexto nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o responsável pela fiscalização. Procurado pela Agência Brasil, o órgão ainda não se manifestou. Nas últimas 24 horas, 72 unidades

32,6 mil é o número de queimadas em 2012. 61% a mais que no ano passado

de conservação foram atingidas. Desse total, 16 são áreas federais, 15 estaduais e 37 territórios da Fundação Nacional do Índio (Funai). A subordinação das outras quatro ocorrências não foi identificada. De acordo com Christian Niel Berlinck, coordenador de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), das 312 unidades de conservação que existem hoje, 100 são consideradas prioritárias para as questões de incêndios florestais. “Nestas unidades são realizados 120 cursos anuais, capacitadas 3.600 pessoas e contratados

1.743 brigadistas”, explicou. Entre as prioridades do órgão estão a Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins, que abrange os municípios de Almas, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição e Mateiros, no estado de Tocantins e o município de Formosa do Rio Preto, na Bahia; o Parque Nacional das Nascentes do Paranaíba, na divisa dos estados do Piauí, Maranhão, da Bahia e do Tocantins; a Estação Ecológica de Uruçuí-Uma, que abrange os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, no sudoeste do Piauí; e o Parque Nacional da Serra da Canastra, nos municípios de São Roque de

Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de Minas Gerais. Berlinck acrescentou que “a maioria dos incêndios florestais [aproximadamente 98%] tem origem antrópica, quer por dolo ou culpa”. Ou seja, quem provoca as queimadas é o homem. Segundo ele, não existe possibilidade de incêndio natural neste período do ano. “Os incêndios ocorrem porque o homem coloca [fogo nas matas]. Incêndio natural é o incêndio por raio, que está associado à presença de nuvens e, geralmente, vem seguido de chuvas que ajudam a controlá-lo, o que não ocorre na época de seca”.


O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

3

Sustentabilidade

Recicle

Nasa

Inovação londrina

B

oris Johnson, prefeito de Londres, apresentou essa semana o primeiro protótipo da nova frota de táxis da cidade. A proposta é que o novo veículo não emita dióxido de carbono. O modelo escolhido foi o Nissa NV200, um veículo elétrico que tenta manter as mesmas características estéticas nos táxis pretos de Londres. Estima-se que 20% de toda a frota da cidade seja de táxis (o total de carros circulando é de 22.000). A iniciativa é decorrente dos altos níveis de poluição que a cidade enfrenta. Segundo Andy Palmer, vice-presidente executivo na Nissan, o modelo tem um motor elétrico com capacidade para percorrer 321 quilômetros por recarga. Os modelos devem começar a circular em 2014, e a empresa tem a expectativa que outras cidades, como Nova York e Tóquio, também adotem o veículo.

Pesquisas sobre as mudanças climáticas em Marte podem se ter resultados semelhantes ao que acontece na Terra. Segundo a Nasa, o Mars Rover, que chegou em Marte ontem, pode ser uma ferramenta importante para estudar as mudanças climáticas terrestres. O equipamento será capaz de recolher sedimentos do solo marciano, que podem servir para explicar, além de outras coisas, o histórico das mudanças climáticas lá – que podem ser semelhantes às que acontecem na Terra. A maior dificuldade no estudo de mudanças climáticas é testar as hipóteses feitas pelos cientistas, e as mudanças ocorridas com o clima de Marte podem ajudar com informações para vários estudos. Além disso, ao pesquisar o clima do outro planeta, cientistas podem se deparar com novas informações que acrescentem aos estudos no clima por aqui. Isso já teria acontecido com o estudo dos ventos na atmosfera de Vênus.

Lâmpada nos vasos

Época certa Ferramenta ajuda no consumo de alimentos sazonais. O site Comida, do Ig, organizou um infográfico com dados do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) para mostrar a época certa para consumo de diversos alimentos. Ao consumir produtos em sua época certa, você vai ingerir itens frescos e que precisaram de menos químicos e energia para serem produzidos. Na tabela, você pode tanto procurar por um produto específico como pela época do ano (para agosto, por exemplo, é indicado o consumo de frutas cítricas, como laranjas e tangerinas, entre outras).

A empresa de itens de iluminação Bocci lançou um novo conceito: que tal criar uma luminária com espaços para plantas? “The 38 Series”, como os produtos foram chamados, são feitos com vidro, usando uma técnica que faz com que a parte da planta e a parte elétrica não tenham contato.


www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

4

O Jornal l Maceió, 10 de ag

Sustentabilidade

capa

Fotos: Lays Peixoto

A d M c s t e d P A

T

e n t a t d E a p d o d

Ecologia na sala de aula Passados 13 anos da aprovação da lei que regulamenta a aplicação do tema em sala de aula, educação ambiental ainda não faz parte do cotidiano das escolas alagoanas EBERTH LINS estagio@ojornal-al.com.br

C

om o avanço dos estudos ecológicos que deram a dimensão de questões como aquecimento global e desmatamento, a

preocupação com o meio ambiente foi parar nas salas de aula. Em 27 de abril de 1999, foi decretada e sancionada a lei de n° 9.725, que afirma em seu artigo segundo que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Passados 13 anos, no cotidiano das escolas de Alagoas, a realidade ainda é bem diferente. Na prática, o ensino da

disciplina sequer conta com um referencial curricular para guiar a abordagem do tema nas salas de aula, ficando os professores à mercê de materiais avulsos, geralmente pesquisados na internet. Essa é a radiografia da educação ambiental traçada por especialistas ouvidos nesta reportagem. Um painel pessimista, onde só este ano, o governo do Estado começa a planejar um trabalho de preparação dos profissionais da educação para lidar com meio ambiente nas salas de aula, que até agora, parece estar restrito ao quadro negro

e ao giz. Falta de capacitação O parágrafo único do 11 ° artigo da lei 9.725, diz que os professores em atividade devem receber formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente ao cumprimento dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental. Entretanto, as reclamações mais frequentes entre os educadores é a falta de capacitação para que possam lidar com a temática. De acordo com o professor

t p m r a m d r l ( municipal Cleber Menezes, ele só consegue incluir noções de educação ambiental em suas aulas, porque pagou uma disciplina eletiva de química ambiental enquanto freqüentava o curso de química licenciatura, na universidade. As mesmas dificuldades relatadas pelo professor Cleber foram relatadas pela professora Mar icleide G omes, coordenadora do Programa Municipal Mais Educação. “Se discute muito educação ambiental, mas efetivar o assunto nas salas de aula é um grande problema” afirma a professora.


gosto de

2012 l Sexta-feira

www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

O que diz a legislação?

A lei de n° 9.725, em seu Art. 16 estabelece que, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, na esfera de sua competência e nas áreas de sua jurisdição definirão diretrizes, normas e critérios para a educação ambiental, respeitados os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.

Referencial Curricular Teórico ainda não é consenso Embora seja pauta frequente e tenha importância relevante no ensino, não existe referencial teórico específico de educação ambiental. A abordagem do tema no ensino fundamental se dá através das chamadas “Ações Específicas Intercaladas”, com aulas de cunho mais prático; e a partir do ensino médio através da “Transversalidade”, quando o tema é abordado nas diversas disciplinas. Dimensionada a importância da educação ambiental pelos cientistas e posteriormente reconhecida pelos poderes públicos, a educação ambiental desde 1999 supostamente está presente nas salas de aula. Entretanto, educadores questionam a funcionalidade das ações especificas (intercalada) e da transver-

salidade, afirmando que os métodos só seriam possíveis se houvesse um referencial curricular teórico que acarretaria orientação e posteriormente monitoramento por parte das secretarias de educação. Segundo o professor Cleber Meimagemnezes (foto), a falta de referencial curricular teórico para trabalhar educação ambiental nas escolas é um das agravantes para que a maioria das escolas do Estado não trabalhem a temática. Tendo em vista, que se não existe referencial as ideias têm de partir dos próprios professores. Além da falta de monitoramento por parte das secretarias de educação, que deixa o desenvolvimento das atividades dependentes da boa vontade dos educadores. Para a mestra em educação ambiental pela Universidade Federal de Alagoas e comunicação como instrumento na educação ambiental pela Universidade Internacional de Lisboa, professora, Maria Helena Ferreira Pastor Cruz (foto), a criação de um referencial curricular teórico para a educação ambiental deixaria o principio de que a disciplina tem que desfilar em todas as outras modalidades de ensino.

5

Alba Correia reafirma a necessidade de investimentos em educação ambiental

Deficiências se estendem ao curso superior De acordo com a professora Maria Helena Cruz, a implantação da eletiva em todas as licenciaturas é imprescindível para a eficácia das Ações Especificas Intercalada e da Transversalidade. Atualmente, apenas dois cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ofertam disciplinas eletivas ligadas ao meio ambiente: Geografia e Biologia. Em meio à polêmica, uma coisa é total consenso entre

os educadores: “É mínimo o incentivo para que os professores possam desenvolver ações voltadas à educação ambiental. Não existe estímulo, a maioria dos professores ignora a lei e acredita não ser de sua competência transmitir esse tipo de conteúdo, limitando-se apenas ao ensino das disciplinas que são monitoradas pelas secretarias de educação”, disse Maria Helena Cruz.

A professora Alba Correia, mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela Ufal reforça as teorias de Maria Helena Cruz “Enquanto esse cenário não for mudado, enquanto a educação ambiental não se tornar prioridade no planejamento das secretarias, a educação ambiental não deixará de ser algo improvável, existente apenas na cabeça de poucos e em uma porção de ementas”, disse Alba Correia.

"É mínimo o incentivo para que os professores possam desenvolver ações voltadas à educação ambiental" maria helena cruz Professora

Crianças trabalham na horta cultivada na escola


www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

6

O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

Sustentabilidade Lays Peixoto

Governo do Estado promete capacitação a partir deste ano Embora não tenha tido destaque, Alagoas já teve uma gerência específica para articular as ações de educação ambiental nas escolas. No entanto, após algumas reformas, o setor deixou de ser prioridade e passou a integrar no ano de 2010, o Núcleo de Diversidade da Secretaria Estadual de Educação, desde então, as ações para educação ambiental foram decrescendo. De acordo com a técnica pedagógica, Fátima Ribeiro, a secretaria tem um planejamento para os anos de 2012 a 2015 em que a capacitação

Maricleide Gomes e Cleber Menezes sofrem com a falta de estrutura

para o professor trabalhar com educação ambiental nas salas de aula, assegura ela, será uma realidade “Reconhecemos o problema, mas não conseguimos abraçar a causa, levando em consideração as outras prioridades para a educação no Estado”, relatou Fátima. A técnica em pedagogia reconhece que os poucos seminários e palestras promovidos pelo núcleo de diversidade não contribuem muito para a formação dos professores “Em Alagoas o ensino da educação ambiental nas salas de aula não é concreto”, afirma, pessimista, a especialista. Lays Peixoto

Professores autodidatas dão exemplo em escola municipal Os professores Cleber Menezes e Mar icleide Gomes, que sofrem na pele a falta de estrutura e orientação para desenvolver a educação ambiental na sala de aula, fazem parte do quadro da Escola Municipal Manoel Pedro dos Santos, referência no Estado pelos poucos projetos ambientais desenvolvidos entre os alunos e a comunidade do Santos Dumont, em Maceió. A escola tem aproximadamente 840 alunos, 37 professores e oferta a comunidade até o 9° ano do ensino fundamental. De acordo com a diretora adjunta, Maria Valentin, nenhum dos 37 professores possui algum tipo de capacitação para trabalhar com a educação ambiental, o que dificulta muito o trabalho dos professores “Nos sentimos caminhado sozinhos” disse a diretora, que define o

grupo como autoformador. Desde 1999, com muita dificuldade, a escola desenvolve pequenos projetos que contribuem de forma significativa para a formação dos alunos “Virou uma política aqui da escola. Política que só é possível graças ao comprometimento dos nossos professores” ressalta a diretora. A escola desenvolve atividades de trilhas ecológicas, oficinas de sabão com óleo reciclado e mantém uma horta medicinal. As dificuldades para educação ambiental nas salas de aula vão da baixa oferta de capacitação até a falta de recursos, para ser ter ideia, todos os trabalhos desenvolvidos na escola só puderam ser executados graças às doações dos pais e moradores da comunidade. Alternativa à falta de

capacitação O Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) assim como Instituto Lagoa Viva, apoiado pela empresa Braskem, oferta gratuitamente para professores e líderes comunitários capacitações para o desenvolvimento de projetos relacionados ao meio ambiente. Outra Alternativa são as chamadas “Sala Verde”, local onde é possível encontrar livros e orientação para lidar com o tema nas salas de aula. No Brasil há cerca de 390, em Alagoas os destaques são para as salas da Ufal que fica no Nea e para o município de União dos Palmares “Aqui é possível ter acesso a documentos e livros que acrescentam muito à formação do professor que busca incluir o meio ambiente nas atividades escolares”, disse Maria Helena.


O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

7

Sustentabilidade

incentivo

Cientistas vão levar sustentabilidade à Amazônia

Profissionais receberão recursos a fundo perdido para financiar projetos de ciência e inovação tecnológica Carolina Gonçalves Agência Brasil

N

os próximos dias serão anunciadas regras que pretendem atrair a comunidade científica para a Amazônia. A aposta do governo federal é financiar projetos de ciência e inovação tecnológica, a fundo perdido, para levar soluções sustentáveis para a região e mudar a lógica econômica,

ainda associada ao desmatamento. Os editais ainda não estão concluídos. Encarregado de acompanhar o desenho dos financiamentos, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, Carlos Nobre, adiantou à Agência Brasil, que “algumas propostas são voltadas para potenciais já reconhecidos da região, que passarão a ter mais conhecimento agregado e investimento, enquanto outras buscam soluções inovadoras”. Em meio à expectativa sobre os temas contemplados no financiamento federal, uma aposta é que seja incluída

a valoração dos serviços ambientais. O assunto vem sendo levantado tanto pelo governo quanto por organizações ambientais que defendem uma nova métrica para medir o desenvolvimento e crescimento do país, em substituição ao PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), incluindo indicadores ambientais na conta. “Para que entrem no cálculo de mensuração da economia, precisamos entender o que são esses serviços, inclusive como o ciclo de carbono interage no aquecimento global”, antecipou Nobre. O estímulo a cientistas e pesquisa-

dores soma pelo menos R$ 100 milhões, já previamente aprovados pelo Comitê Orientador do Fundo da Amazônia, com aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Esse dinheiro será usado para apoiar ações em sete grandes áreas [na Amazônia], que apontam o que precisa ser feito na região para mudar o paradigma do desenvolvimento”, explicou o secretário. Segundo ele, o volume de recursos pode ainda ser ampliado até a publicação dos editais. Os detalhes dos editais estão sendo concluídos pela Financiadora de Estudos e Projetos [Finep] e ainda não têm data prevista para publicação.


O Jornal l Maceió, 10 de agosto de 2012 l Sexta-feira

www.mais.al l sustentabilidade@ojornal-al.com.br

8

Sustentabilidade Eduardo Leite

Foco

Mais um apelo S

uperlotado, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) precisa de ajuda. A instituição realiza campanha para arrecadar ração para os animais que abriga. O núcleo, que cuida e trata de cães e gatos abandonados, alerta que é justamente no período de férias que esses animais são soltos nas ruas para depender apenas da sorte. Como ajudar Como o número de funcionários é pequeno para a demanda, a ONG precisa de ajuda em todos os setores.

Para aqueles que não podem doar dinheiro, aos sábados funciona a campanha “Dia do Banho e Lazer”. Neste momento, todos os animais são higienizados por voluntários. Já para quem tem condições de ajudar financeiramente, pode contribuir com uma quantia (não há valor mínimo), ou fazer um apadrinhamento de um bicho específico. Além das rações, o local precisa de produtos para cuidados, como: soros, algodão e seringa. Não custa ajudar! INFORMAÇÕES: 3221-0193

OJORNAL 10/08/2012  

OJORNAL 10/08/2012