Issuu on Google+

Maceió, 7 de novembro de 2011 Segunda-feira

www.ojornal.com

Exemplar de Assinante

O Jornal

Ano 18 número 346 r$ 1,50

Cinegrafista é baleado e morto em operação do Bope no Rio a7

Cacá Bueno conquista o tetra na Stock Car mesmo sem vencer a corrida a11

embolado

Brasileirão 2011 pega fogo! Vitórias do Fluminense e Flamengo e derrotas do Botafogo, Vasco e Corinthians embolam o campeonato brasileiro A rodada de ontem colocou fogo na disputa do Brasileirão. O líder Corinthians foi derrotado

pelo América, em Minas, por 2 x 1, ficou nos 58 pontos e deixou a disputa pelo título aberta. O

vice-líder Vasco também perdeu para o Santos por 2 x 0, na Vila, e a dupla Fla-Flu se deu bem na

rodada. O Flamengo massacrou o Cruzeiro por 5 x 1, no Engenhão, e o Flu ganhou do Inter, por 2 x

1, em Porto Alegre. No sábado, o Botafogo perdeu, por 1 x 0, para o a10 Figueirense. Agência AGIF

faleCImeNto

VIolÊNCIa

Ex-deputado Zé Pedro será sepultado hoje em Arapiraca

Traficantes executam adolescente no Clima Bom

O corpo do ex-deputado José Pedro, o “Zé Pedro da Aravel”, será sepultado hoje em Arapiraca. Ele faleceu, ontem, vítima de complia5 cações nos rins.

Um adolescente sem envolvimento com drogas nem passagem pela polícia foi morto dentro de casa no Clima Bom. O crime foi a3 cometido por traficantes.

CoNtra o dIabeteS

Thiago Sampaio

Mesmo debaixo de chuva, muita gente participou da corrida na Pajuçara

Mais de 800 vão à corrida na Pajuçara A chuva do domingo não tirou o brilho da III Corrida Contra o Diabetes, pela manhã, na praia

de Pajuçara. Mais de 800 pessoas participaram da competição de 5 a2 e 10 quilômetros.

eletrÔNICoS

Comerciantes chineses e os seus produtos invadem AL Contações Dólar (compra)..................................1.7400 Dólar (venDa)....................................1.7420 poupança..........................................0,5421

euro (compra)..................................2.37400 euro (venDa)....................................2.37530

Rafael Moura sobe para marcar o primeiro gol do Fluminense na vitória de 2 a 1 sobre o Internacional, ontem, no Beiro Rio

DEGOLA

COALizãO

LULA

O ASA trava um duelo com o Icasa para escapar da queda. Sábado, o Alvinegro foi derrotado pelo Náutico por 2 x 1, em casa, e ficou nos 42 pontos. Mesmo com o revés, o time alagoano mantém 2 pontos de vantagem para a zona a9 da degola.

A Grécia chegou, ontem, a um acordo para formação de um governo de coalização que inclui a substituição, hoje, do primeiro-ministro George Papandreou. O acordo visa evitar a falência do país e a estabilidade na Zona do a7 Euro.

O ex-presidente Lula encerrou a primeira etapa da quimioterapia contra o câncer de laringe, tratamento ao qual foi submetido na semana passada. Uma equipe médica do Sírio Libanês foi à casa de Lula e retirou a bolsa de infua7 são.

Marés

Fases da Lua

01h13.............1.8 07h36.............0.4

13h39.............1.8 19h49.............0.4

cheia.........11/10..23h07

nova..........26/10..16h56

minguante....20/10..0h31

crescente...2/11..13h38

a ssinaturas : 82 4009.1919 CLassiFiCados : 82 4009.1930

P ubLiCidade : 82 4009.1961 Pabx : 82 4009.1900


A3

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

PelaCidade Cidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal.com.br

Tapando os buracos

A

Algás providenciou o conserto no acostamento da rodovia AL-101 Norte, trecho que fica em Jacarecica. No início da semana passada, a companhia executou umas obras no cantinho da pista, precisou fazer alguns buracos e deixou o calçamento bem no estilo tábua de pirulito. Motoristas reclamaram à coluna, o caso ganhou publicidade e, na sexta-feira, uma empresa – provavelmente contratada pela Algás – estava fazendo o conserto do acostamento. No entanto, os trabalhos cessaram no final de semana. A coluna está atenta para ver se hoje a operação será retomada. Pouca coisa foi feita no primeiro dia de serviço e, portanto, ainda há muito buraco a ser tapado em toda a extensão do acostamento.

Chuvas fortes causam transtornos na capital Ruas alagadas e lixo levado para a praia; previsão é que período chuvoso se estenda até quinta-feira LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

Marco Antônio

Mais composições do VLT

Ontem chegaram mais duas composições do VLT. A coluna encontrou com as carretas na BR-104 e foi conferir o descarregamento dos vagões na estação central. Esperava-se, ainda para ontem à noite, a chegada de mais dois vagões. Não se sabe se as composições já circulam esta semana. O verdadeiro é que, aos poucos, o comboio está ficando completo. Hoje, a CBTU deve informar oficialmente sobre a chegada desta outra parte do VLT em Maceió.

Dias da coluna

Hoje, a coluna inaugura suas publicações também às segundas-feiras. Com isso, a edição de sábado deixa de existir. A ideia é começar a semana com notícias fresquinhas e fazendo a cobrança diretamente ao poder público que, certamente, já estará funcionando. Assim, esta coluna será publicada de segunda a sexta-feira, descansando apenas nos finais de semana. O objetivo continua aquele que o leitor já conhece: o bem coletivo.

Táxis clandestinos

A

previsão da Defesa C i v i l Mu n i c i p a l é que as chuvas que caíram durante todo o final de semana continuem atingindo a capital alagoana até a próxima quinta-feira. Apenas no domingo choveu aproximadamente 15 milímetros, alagando ruas e levando o lixo para a praia da Avenida, que ficou bastante suja. De acordo com o coronel Antônio Campos de Almeida, coordenador da Defesa Civil Municipal, o órgão está de prontidão desde que recebeu as informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, informando que o período chuvoso deverá permanecer. “A previsão é que a média de chuva seja entre 15 e 20 milímetros por dia. É uma quantidade de chuva razoá-

Um leitor enviou para a coluna esta fotografia que tirou com o seu telefone celular. Trata-se de um flagrante no corredor de ônibus no centro de Maceió. Os motoristas desses veículos do tipo Doblò estão fazendo o transporte alternativo de passageiro. Um é táxi, com placa vermelha, mas está pegando passageiro no ponto de ônibus, o que é ilegal. O outro também está pegando passageiros, mas é placa cinza e, portanto, não tem autorização para explorar o serviço. Este flagrante aconteceu às 14h50 do dia 1º de novembro. Infelizmente, esse parece ser um problema de difícil solução em Maceió.

Uma placa confusa

Em Bebedouro, alguém da SMTT proibiu o tráfego de veículo num trecho da Rua Santo Amaro no período das 6h às 9h. A placa está lá, para quem quiser ler e se aborrecer. Normalmente, esse tipo de proibição tem os dias definidos. Por exemplo: dias úteis, só nos finais de semana e feriados. Ocorre que lá em Bebedouro a placa diz apenas isso: é proibido e pronto. Moradores da Rua Santo Amaro telefonaram para a coluna pedindo explicações sobre esse assunto. Como não tem a resposta ainda, a coluna repassa a pergunta para a SMTT.

Está faltando ônibus

No bairro do Pinheiro, a reclamação vem dos usuários de ônibus. Alguns deles telefonaram para a coluna e disseram que há poucas opções de itinerários. O ônibus que faz a linha Sanatório/Centro/Shopping estaria demorando até 40 minutos para passar. A coluna adverte que pelo menos três moradores fizeram esse tipo de reclamação.

Termômetro

A

m frente ao aeroporto há, nos dois sentidos da pista, 22 faixas para pedestres. Não há do que reclamar quanto a opções para atravessar a pista.

coluna recebeu dezenas de reclamações de moradores do Stella Maris. Eles se queixam do barulho que seria provocado pela Academia Físico 10.

O riacho Salgadinho ficou cheio por causa das chuvas fortes, e o lixo acabou sendo levado para a praia da Avenida

vel e deve durar até a próxima quinta-feira. Desde que nos informamos disso, estamos de prontidão para atender a qualquer necessidade”, falou. Até o final da tarde de domingo, nenhuma ocorrência grave tinha sido registrada em Maceió. Apenas algumas ruas, como aconteceu entre o cruzamento da Avenida Assis Chateaubriand e Barão de Anadia, no Centro, ficaram alagadas, obrigando os motoristas a manterem a atenção

redobrada. “A situação está sob controle. Tem muita casa em situação de risco, mas estamos mantendo o monitoramento e sempre fazendo o trabalho de prevenção”, contou o coronel Almeida. Ainda na capital alagoana, o riacho Salgadinho ficou bastante cheio e o lixo acabou sendo levado para a Praia da Avenida. Na manhã de ontem, equipes da limpeza municipal já trabalhavam no recolhimento dos entulhos.

Com a chuva, poucos foram os maceioenses que se arriscaram a passar pela praia. DESABAMENTO Em Marechal Deodoro, as chuvas causaram destruição na madrugada de sábado. Uma casa, localizada na Rua da Floresta, no bairro Taperaguá, acabou desabando com a força da água. No momento do acidente, duas pessoas estavam dentro da residência, mas conseguiram sair antes.

Comerciantes da orla registram poucos clientes SUMAIA VILLELA sumaiavillela@ojornal-al.com.br

E

Thiago Sampaio

A chuva que acinzentou o céu de Maceió neste fim de semana acabou prejudicando o rendimento dos comerciantes da orla marítima. No fim da tarde de ontem, turistas e nativos começavam a retornar ao tradicional passeio à beira-mar, embora o movimento tenha sido considerado bem inferior ao verificado nessa época do ano. Nos arredores

da Feirinha da Pajuçara, um dos pontos mais movimentados da região, os vendedores calcularam uma queda de 30% a 50% da clientela. G e ra l d o R i b e i ro d o s Santos, de 57 anos, proprietário do Cantinho do Coco Verde, uma das barracas de tapioca localizadas ao lado da feirinha, conta que ele computou cerca de 30% a menos de clientes, entre turistas – os mais assíduos, apesar do tempo – e maceioenses.

DUPLO HOMICÍDIO

“Vamos ver se à noite o céu ajuda e as pessoas comparecem”, brincou. Já entre os vendedores de artesanato, alguns chegaram a falar de 50% a menos de compradores. Nem mesmo a cobertura da feira, garantia de abrigo contra a chuva, ajudou a tranquilizar os visitantes. “Acho que eles mudam de programa, preferem ir ao shopping. Porque praia é sinônimo de sol, né?”, opinou Maria Salete da Silva,

36, vendedora de acessórios e roupas de materiais típicos de Alagoas. Mas houve quem tivesse sofrido uma baixa mais crítica. José Santos, 60, revendedor de picolé, afirmou ter vendido, até aquele momento, por volta de 16h, apenas 10 de seus produtos durante todo o dia – ele começou a trabalhar às 9h. “Normalmente eu vendo uns 200. Fica difícil que alguém queira comer algo gelado", lamentou.

MOBILIZAÇÕES

Jovens são mortos Enfermeiros do PSF a tiros no Clima Bom paralisam atividades

A

Polícia Civil deve iniciar hoje as investigações do assassinato do estudante Thiago Santos de Albuquerque, de18 anos, e do jovem Wleanderson André dos Santos, 21, executados na Travessa Vila Rica, no Clima Bom. O crime aconteceu na tarde do último sábado. De acordo com informações da Polícia Militar, o estudante teria morrido por acaso, após ser atingido pelos tiros que seriam para o outro jovem. Nos levantamentos do Centro Integrado de Defesa Social (CIODS), Thiago Santos estava dentro da casa, quando Wleanderson entrou, tentando se esconder. Na confusão, o estudante ainda teria tentando expulsar o invasor, mas acabou sendo atingido pelos tiros e morreu antes de ser socorrido. Segundo testemunhas, o crime foi cometido por dois homens armados, que não foram iden-

tificados pela polícia. Testemunhas relataram ainda que Wleanderson André é filho de um cabo da Polícia Militar e teria escapado de uma emboscada recentemente. O crime seria um acerto de contas. Já Thiago Santos não tem passagem pela polícia e, segundo sua família, morreu por acaso. “O que dói é saber que meu sobrinho estava estudando e esse marginal invadiu nossa residência, provocando a morte de um inocente. Se minha irmã tivesse em casa, também teria morrido”, disse a uma agência de notícias, João Paulo Santos, tio do estudante. O corpo dos dois jovens foram levados para o IML e liberados na tarde de sábado para sepultamento. No decorrer dessa semana, a equipe do 10ª Distrito Policial deverá convocar familiares, amigos e testemunhas para prestarem depoimento. L.S.R.

O

s e n f e r m e i ro s d o Programa Saúde da Família (PSF) paralisam as atividades hoje, novamente, para cumprir a agenda – cheia – de mobilizações em função da luta por aumento salarial e construção do Plano de Cargos e Carreiras da categoria, em Alagoas. De manhã, eles buscam o apoio da população através de panfletagem no calçadão do comércio, no Centro, e à tarde apresentam ao presidente da Associação dos Municípios Alagoanos

(AMA), Abraão Moura,uma planilha que compara os salários hoje recebidos, a fim de subsidiar a reivindicação de um piso de R$ 10.240. A planilha foi finalizada ontem, e inclui os vencimentos dos profissionais do PSF de 60% das cidades do Estado. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), Wellington Monteiro, foi identificada uma variação de R$ 3 mil entre o maior e menor salário: de R$ 1,5 mil a R$ 4,5 mil. S.V.

Curta ACIDENTE

Duas pessoas morreram num acidente entre um veículo Gol e um caminhão, no início da tarde de ontem, no km 225 da rodovia BR-316, em Atalaia. O carro Gol, com placas de Atalaia, seguia no sentido Maceió/-Palmeira dos Índios quando se chocou de frente com o caminhão, que vinha em sentido contrário, carregado de laranjas. O veículo teria entrado de baixo do caminhão e pegado fogo. As duas vítimas não conseguiram sair do carro, morrendo carbonizadas.


A4

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Política

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA

Personalidades destacam as novidades em O Jornal Publicação também conta com novo projeto gráfico e novos colunistas de renome nacional

ALEXANDRE H. LINO

A

chegada da edição de hoje de O Jornal às mãos dos leitores é um marco no jornalismo alagoano.

Havia em Alagoas a necessidade de um jornal circular também às segundas-feiras com notícias fresquinhas do final de semana. Afinal, a notícia não descansa nem

folga no sábado e domingo. O lançamento de um novo projeto gráfico, a chegada de colunistas de renome nacional e a circulação diária não são os únicos movimentos no

sentido de melhorar o conteúdo da informação no Estado. Em breve, O Jornal será o primeiro a ocupar espaço em novas plataformas digitais. O leitor que usa tablets

poderá ler como se estivesse folheando a edição impressa. Várias personalidades reconheceram a inovação e deram a sua opinião sobre a chegada da nova edição.

JOÃO LYRA

TEOTONIO VILELA FILHO

CÍCERO ALMEIDA

“A segunda-feira, apesar de ser o segundo dia da semana, tem uma importância extrema dentro de um contexto social. É o primeiro dia útil, uma espécie de início do ciclo semanal. Não ter um jornal que se diz diário circulando nesse dia, que pode ser considerado nobre, é deixar uma lacuna enorme entre o leitor e a informação precisa. Portando, o Sistema Jornal de Comunicação está de parabéns, por tentar, a cada dia, se aproximar mais do leitor, vencendo lacunas em nome de ser genuinamente um jornal diário.”

“Vejo com muita satisfação a decisão de O Jornal circular também às segundas-feiras, levando informação e conhecimento. Essa iniciativa iguala a mídia impressa de Alagoas às demais do País e fortalece e amplia a comunicação local. Meus parabéns aos dirigentes e funcionários de O Jornal, com a certeza de que Alagoas e os alagoanos só têm a ganhar com essa medida.”

“Como prefeito de Maceió, tenho que louvar o fato de O Jornal passar a circular também às segundas-feiras. A iniciativa preenche uma lacuna na imprensa alagoana, que necessitava de um veículo que acompanhasse a evolução do processo de bem informar diariamente à sociedade, a exemplo do que já ocorre em diversas capitais do Brasil. Com essa medida, O Jornal dá uma demonstração de crescimento e confiança no processo de mudanças que ocorre em nossa cidade. Parabenizo a empresa e toda a equipe de O Jornal por essa iniciativa e desejo sucesso nesse novo momento.”

Governador de Alagoas

RUI FRANÇA

“O mundo hoje se movimenta a uma Deputado Federal e Presidente do Conselho Consultivo do velocidade intensa. A informação se Sistema Jornal de Comunicação difunde on-line em questões de segundos, atingindo milhares de pessoas em JOSÉ OSMANDO DE ARAÚJO VIEIRA todos os lugares. Notícia velha já não “O primeiro significado, para Alagoas, de um jornal circulando às segundas, é retirar Maceió da humilhante ocupa o mesmo espaço que outrora. É condição de ser a única capital brasileira em que seus nesse contexto dinâmico que a edição da habitantes não têm o direito de começar a semana lendo. segunda-feira de O Jornal vem atender às Partindo dessa premissa, finalmente algum empresário da comunicação entendeu que leitor de jornal não exigências de um público cada vez mais escolhe dia para ler. Ele quer seu jornal todos os dias. bem informado, sedento por notícias quase Afinal, num mundo globalizado como o nosso, em instantâneas, investigadas e aprofundaque a televisão e a Internet nos deixam informados e das que só os jornais impressos e revistas planetários a todo instante, é incompreensível impor ao leitor de jornal a condição de não-leitura em qualquer conseguem oferecer. Parabéns a O Jornal dia da semana. O Jornal está, portanto, de parabéns, por mais essa conquista. O resultado pela decisão político-gerencial de dar esse presente disso irá aparecer no aumento de leitores aos alagoanos. Já passava do tempo de se corrigir essa distorção ignorante. Como dirijo o Meio Norte, um jornal e na importância desse jornalismo diário. que circula todos os dias da semana e, nos seus 17 anos Alagoas ganha com isso e reflete o cresde vida, nunca deixou de circular um dia sequer, tenho a cimento socioeconômico que o governo convicção de que O Jornal das segundas fará um grande Teotonio Vilela tem empreendido em benesucesso, e isso, certamente, trará reflexos positivos para fícios de todos os alagoanos.” a empresa nos demais dias da semana.” Diretor de Jornalismo do Sistema de Comunicação Meio Norte

(MA)

Secretário de Comunicação do Estado

Prefeito de Maceió MARCELO FIRMINO

“Nos últimos 17 anos, O Jornal se consolidou com um dos veículos de comunicação mais importantes do Estado, por sua linha editorial e pela qualidade de seus profissionais. Agora, circulando também às segundas-feiras, com novo e moderno projeto gráfico, dá um novo passo, proporcionando condições ao leitor de começar a semana mais bem informado sobre o que acontece em nossa cidade, no nosso Estado, no Brasil e no mundo. Trata-se de uma iniciativa que fortalece o jornalismo alagoano.” Secretário de Comunicação de Maceió


A5

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Política

RicardoNoblat Noblat Ricardo Noblat/Brasília noblat@oglobo.com.br l www.oglobo.com.br/noblat

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

EM ARAPIRACA

Zé Pedro da Aravel será sepultado hoje <No data from link>

Ex-deputado faleceu no início da manhã de ontem vítima de complicações renais ALEXANDRE H. LINO alexandrehlino@ojornal-al.com.br

“Eu vim para a Terra para lutar e melhorar a vida de todo mundo”. (LULA, EM MENSAGEM GRAVADA AO SABER QUE TEM CÂNCER)

S

Mau cheiro

Será sepultado hoje, em Arapiraca, o ex-deputado estadual José Pedro de Farias, 80 anos, o “Zé Pedro da Arável”. Ele morreu, no início da manhã de ontem, vítima de complicações renais. A saúde do ex-deputado já vinha debilitada desde 2007 quando sofreu um infarto e precisou passar por um cateterismo. Estava internado no Hospital Chama, em Arapiraca, desde o mês passado, quando come-

çou a ter fortes crises. Zé Pedro foi eleito por dois mandatos e ficou conhecido por seu silêncio em plenário. Em oito anos de Assembleia Legislativa, só usou o microfone uma única vez, quando esteve bem perto de ficar na presidência da Mesa Diretora, por ser o parlamentar mais velho – já que a Casa tinha ficado sem presidente com os afastamentos judiciais desencadeados a partir da Operação Taturana. Não se articulou no sentido de assumir o cargo. Pai do ex-deputado e ex-prefeito de Craíbas, Jadson Pedro, ele entrou na política já depois dos 70 anos. E sempre dizia que tinha a política como “um bom hobby”. Em 2008, foi detido pela Polícia Federal, ao lado de um neto,

omente os muito ingênuos acreditam que os partidos brigam por cargos interessados em ajudar o governo a fazer o bem do país - e nada mais. Nunca foi assim. E pelo jeito jamais será. Os partidos ambicionam cargos para roubar. O dinheiro enche os bolsos dos seus dirigentes e financia campanhas que custam cada vez mais caro. É simples assim.

Candidato rico

pode até gastar parte do seu dinheiro para se eleger. São raros. O senador Blairo Maggi (PR-MT) talvez seja um deles. Sua fortuna cresceu 356% entre 2006 e 2010 quando governou Mato Grosso pela segunda vez consecutiva. É o rei da soja. E a soja, sabe como é...

De remediado para baixo, candidato usa o dinheiro

dos outros para se eleger. E fica devendo favores que depois tenta pagar no exercício do mandato. Emplacar um protegido em cargo de relevo é meio caminho andado para pagar o que deve e sair com lucro. Perguntem ao experiente senador José Sarney se não é...

Há uma secretária de

empresa estatal da área de energia que só faz uma coisa durante o expediente: cuidar dos interesses do senador. Ora ela atende o próprio, ora algum dos filhos dele. Antes que passe pela cabeça de Sarney a idéia de me processar, adianto logo: tudo o que ele faz, tudo mesmo, é legal. Fui claro? Fui convincente? Estamos conversados. Adiante.

O PT só chegou

ao poder que de fato importa quando resolveu se comportar como os demais partidos. Lula cansara de perder. Então arquivou a vergonha. Certo dia, entre 1998 e 2002, chamou José Dirceu e disse mais ou menos isto: “Só serei candidato pela quarta vez se for para ganhar. E para ganhar vale tudo”.

Valeu, por exemplo,

comprar o passe do Partido Liberal (PL) de Valdemar Costa Neto por pouco mais de R$ 6 milhões. Lula assistiu à compra em Brasília. Parte do dinheiro foi doada pelo seu então candidato a vice, José Alencar. O apoio do PL resultou em mais tempo de televisão e de rádio para Lula. Apoio de partido vale por isso.

No primeiro mandato, Lula recusou-se a pagar o preço pedido pelo PMDB para apoiá-lo. O PMDB queria

que isso tenha ocorrido. Há assuntos sobre as quais não se fala. Na vida real, os governantes admitem uma certa margem de roubo. Caso o roubo vire um escândalo e o ameace, ele é obrigado a limpar a área. Os partidos e eventuais ocupantes de cargos públicos concordam que ele proceda assim. Desde que ninguém vá preso.

No programa “Zorra Total” da Rede Globo de

Televisão, no último sábado, ouvi o comentário de um personagem cínico: “Voltar? Dinheiro de corrupção? Não volta. Volta vestido tubinho. Volta pantalona. Mas dinheiro de corrupção não volta”. Bingo! É da regra do jogo. Sem prisão - salvo se temporária e curta. Sem devolução.

A verdade é relativa

em países considerados livres. Em países dotados de regimes autoritários, existem verdades absolutas. Posso dizer, por exemplo, que Dilma tem-se mostrado mais intolerante do que Lula com a corrupção. Ou posso dizer que Dilma não tem o cacife que Lula tinha para tolerar a corrupção. Assim será se lhe parecer Uma vez denunciados pela imprensa, Dilma livrou-se em 11 meses de governo de cinco ministros suspeitos de envolvimento com irregularidades. Tem um sexto aí na bica. Em qualquer outro lugar já se teria dito com todas as letras e a ênfase necessária que o governo apodreceu. Pois, sim. Apodreceu.

tava fumo e criava gado. No ramo empresarial, era apontado como um dos mais bem sucedidos nomes do Agreste, especialmente com a concessionária Aravel. Deixa viúva e quatro filhos. O sepultamento acontece às 10 horas da manhã, no Cemitério Pio XII.

Supremo deve julgar a validade na quarta

O

O loteamento do

Todos negarão

acusado de compra de votos na campanha de reeleição do filho. Em seguida, desistiu de tentar um novo mandato como deputado. Natural de Craíbas e de origem humilde, ele escolheu Arapiraca como sede dos negócios. Na área rural, plan-

“FICHA LIMPA” EM 2012

cargos, muitos cargos. E autonomia para tirar proveito deles. Contrariando José Dirceu, Lula imaginou que poderia governar comprando apoios a cada votação importante no Congresso. O mensalão derivou disso. E deu no que deu. governo consumou-se no segundo mandato. E foi responsável pela montagem da coligação de 11 partidos que apoiou Lula e que depois apoiaria Dilma. Pergunte a qualquer ex-presidente da República se os partidos que governaram junto com ele não se aproveitaram de cargos para roubar. Pensando melhor, não pergunte.

Dono da concessionária Aravel, Zé Pedro entrou na política aos 70 anos

Marcondes Grace afirma que o novo posto incentiva as atividades do TRE

RECADASTRAMENTO

Posto da Fal começa a funcionar nesta 2ª

O

sexto posto de atendimento para o recadastramento biométrico em Maceió começará a atender a população a partir de hoje. Exclusivo para os agendamentos eletrônicos feitos na internet (www.tre-al.gov. br), o posto tem capacidade para atender, diariamente, mais de quinhentas pessoas e funcionará na Faculdade Estácio Fal, localizada na rua Sá e Albuquerque, no bairro de Jaraguá. “A FAL será para nós, que estamos engajados diariamente no recadastramento biométrico do eleitorado alagoano, mais que uma grande parceira. Será uma grande incentivadora das nossas atividades, cedendo suas dependências físicas para que a Justiça Eleitoral se aproxime cada vez mais dos eleitores de Maceió”, disse o diretor-geral do TRE, Marcondes Grace. Com o posto da Fal, os eleitores de Maceió terão

seis postos de atendimento espalhados pela cidade, em locais estratégicos. São eles: Fórum Eleitoral de Maceió (na Avenida Fernandes Lima – Farol), Bebedouro (próximo à Praça Lucena Maranhão), Tabuleiro do Martins (próximo aos Correios e antiga Norep), Faculdade Integrada Tiradentes – Fits (Cruz das Almas) e no ginásio de esportes do Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac (antigo Colégio Guido). Para ser atendido no posto da Faculdade Estácio FAL, o eleitor deve agendar eletronicamente o atendimento, no horário e na data de sua preferência. Para isso, basta acessar o site do TRE (www.tre-al.gov. br) e clicar no link específico para o agendamento. Com a conclusão do processo, o eleitor imprime um comprovante, que deve ser levado no momento do atendimento. Atualmente, são disponibilizadas mais de mil vagas diárias para o agendamento.

presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, incluiu na pauta de votação no plenário do tribunal da próxima quarta-feira os processos que definirão a validade da “Lei do Ficha Limpa” para as eleições municipais de 2012. As ações foram ajuizadas neste ano por Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), PPS e Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) e pedem que que o STF declare a ficha limpa constitucional para ser aplicada no pleito do ano que vem. O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, decidiu não esperar a indicação do 11º ministro da Corte. Segundo ele, a intenção é julgar “o mais rápido possível”. Ainda não há previsão de quando a presidente Dilma Rousseff deve indicar o novo ministro que assumirá a vaga deixada por Ellen Gracie, que se aposentou.

A norma veta a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados ou que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação. Em março, o Supremo derrubou a validade da ficha limpa para as eleições 2010, mas não analisou se a norma fere a Constituição. A maioria dos ministros da Corte entendeu que, com base na Constituição, a norma não poderia ser aplicada no mesmo ano em que entrou em vigor. Mesmo após essa decisão, o debate sobre o assunto não se encerrou. Apesar de válida para as eleições de 2012, a lei ainda pode ter sua aplicação questionada. O relator dos processos no STF, ministro Luiz Fux, já afirmou que vai enfrentar todos os pontos de conflito da lei, como a validade para condenações anteriores a sua vigência. “Eu vou julgar todas as questões, não vai ficar nenhuma dúvida. Não vai ficar pedra sobre pedra”, afirmou o ministro.

Ministro Luiz Fux, sobre o julgamento: "Não vai ficar pedra sobre pedra"

Curtas LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES

Começa hoje a licitação do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros na categoria complementar. Donos de vans interessados em participar do processo precisam começar a enviar as propostas individuais a partir desta segunda-feira. A Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal) informa que as apresentações são divididas por linhas e acontecem entre hoje e quinta-feira, no espaço Multieventos do Ginásio do Sesi, no Trapiche, das 9 às 17 horas. Meses atrás, a licitação gerou protestos por parte de transportadores, que criticaram pontos do edital.

PPPs NO SANEAMENTO

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), seus sindicatos filiados e demais entidades do setor de saneamento do Brasil promovem hoje, a partir das 8 horas, um café da manhã para a imprensa, seguido de uma entrevista coletiva com o presidente da FNU, Franklin Moreira, e demais palestrantes de sessão especial sobre Parcerias Público Privadas no Saneamento (PPPs), que acontece também nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa. Na ocasião será lançada a campanha “Água para o Brasil - Contra privatização e as PPPs do setor de água e saneamento”.


A6

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Opinião

www.ojornalweb.com opiniao@ojornal-al.com.br

Hoje tem jornal Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção, Antonio Rezende, José Alfredo de mendonça e Nelson Ferreira

Superintendente Luciano Góes lucianogoes@ojornal-al.com.br Diretor Comercial Felipe Calheiros felipecalheiros@ojornal-al.com.br Diretor Adm.-Financeiro Francisco Diniz franciscodiniz@ojornal-al.com.br Diretor Jurídico Átila machado atilamachado@ojornal-al.com.br

O JORNAL estreia hoje a circulação da edição de segunda-feira. De forma pioneira em se tratando de jornal diário no Estado, a nova edição visa buscar que nosso leitor comece a semana informado sobre os últimos fatos. Porque a notícia não tem dia nem hora para acontecer, e o nosso leitor tem o direito de saber de tudo. Agora é possível acompanhar de perto o que de mais importante aconteceu nos finais de semana em Alagoas, no Brasil e no mundo. Se a importância da notícia está ligada ao ineditismo, a improbabilidade, ao interesse, apelo e empatia, o leitor precisava de uma edição jornalística na segunda-feira. O maceioense era o único morador de uma capital que não tinha direito à leitura de jornal diário na segunda-feira. É lógico que, por essa deficiência, acontecimentos importantes não chegavam com velocidade ao conhecimento do leitor na hora certa. E agora, no século XXI, a informação ganha ainda mais valor. As dimensões e os limites da comunicação mudaram nos últi-

Editor-Executivo Voney malta vfamalta@ojornal-al.com.br

mos anos. E o que antes nos parecia irreal ou impossível toma nova forma e velocidade que – para os distantes do mundo das comunicações – são por vezes inteligíveis. Em qualquer lugar é possível acessar a Internet, usando as mais diferentes plataformas: um celular, um tablet e até mesmo um relógio. O JORNAL não está apenas mudando o seu projeto gráfico, com páginas mais leves que contemplam a prática da boa leitura. Está, também, proporcionando ao seu leitor a oportunidade de uma leitura de qualidade e bem atualizada. Nossa edição inicial das segundas, inclusive, mostra como essa profissão é diferenciada. Trazemos a triste notícia de que um jornalista, o cinegrafista Gelson Domingos, foi morto por uma bala de fuzil no peito enquanto cobria a ocupação da Polícia Militar em uma favela do Rio de Janeiro. Ele deu a vida no intuito de levar ao público o que há de melhor. Essa edição é dedicada ao nosso colega, que tombou no exercício da profissão.

Charge

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio bastos financeiro@ojornal-al.com.br Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

outros estados: Dias úteis Domingos

R$ 7,00 R$ 9,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 185,00 Anual R$ 370,00

eDIToRA De JoRNAIs De ALAGoAs LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.ojornalweb.com Rodovia AL-101 Norte, Km 6, 3600 Jacarecica - Maceió/AL CEP: 57038-800

sucursais Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157, Sala 10 Centro - Fone - 9933-4999 E-MAIL: arapiraca@ojornal-al.com.br RePReseNTANTe NACIoNAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

“O tiro que pegou o Gelson era para mim”. CAbo Gomes, do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que participou da operação na favela do Antares, no Rio, onde morreu o cinegrafista Gelson Domingos da Silva

o mundo de olho no brasil Renan Calheiros Senador e líder da bancada no PMDB Em passado muito recente era corriqueiro ouvirmos brasileiros, especialmente jovens, buscando empregos e melhores oportunidades de vida nas terras de seus antepassados. Com a crise externa e desempenho da economia brasileira o cenário mudou. O Brasil, outrora um exportador de mão de obra, voltou a ser o País dos imigrantes. Dois levantamentos comprovam esta tendência. O estudo do Ministério da Justiça registrou que a quantidade de estrangeiros vivendo no Brasil – trabalhando ou morando – superou, pela primeira vez em 20 anos, o número de brasileiros que deixam o país para viver no exterior. Segundo os dados do Departamento de Estrangeiros do MJ, o número de estrangeiros em situação regular no Brasil aumentou em 52% nos últimos seis meses, e continua crescendo. Até junho de 2011, o Brasil tinha 1,466 milhão de estrangeiros, contra 961.877 em dezembro do ano passado. A concessão de vistos de permanência cresceu 67% de 2009 para 2010, enquanto os processos de naturalização dobraram de 1.056 para 2.116. Se considerados os imigrantes ilegais – perto de 600 mil – hoje nós teríamos cerca de dois milhões de estrangeiros morando no Brasil. Outro estudo feito pelo Ministério do Trabalho sobre mão de obra trabalhando no Brasil mostrou que, no primeiro semestre de 2011, o número de profissionais estrangeiros aumentou quase 20% em relação ao mesmo período de 2010. Entre janeiro e junho foram concedidas 26.545 autorizações para que profissionais de outras nacionalidades trabalhassem no País, contra 22.188 nos mesmos meses do ano passado. Diante da crise internacional, o Brasil se tornou um mercado com muitas oportunidades para profissionais qualificados. Esta invasão dos estrangeiros pode estar apenas no início e com o agravamento do

No Nordeste, nos primeiros seis meses do ano, a quantidade de mão de obra importada já supera a de 2010

cenário externo este fluxo pode aumentar sensivelmente. Os estrangeiros estão sendo atraídos, principalmente, pelas oportunidades nas áreas de engenharia e de segmentos relacionados ao pré-sal, já que as próprias empresas são as interessadas na busca por profissionais estrangeiros. A presença de estrangeiros tem crescido em especial fora do tradicional eixo Rio-São Paulo. O Nordeste e o Centro-Oeste, por exemplo, inverteram a tendência dos dois últimos anos e voltaram a atrair mão de obra internacional. Nessas regiões, a presença de trabalhadores importados cresceu 134% e 48%, respectivamente. No Nordeste, nos primeiros seis meses do ano, a quantidade de mão de obra importada já supera a de 2010. Este aumento de estrangeiros na economia do Nordeste ocorre por conta dos investimentos estruturantes, já que o emprego regional cresce acima da média brasileira nos últimos anos e a região vem recebendo investimentos com a implantação de empreendimentos em petroquímica, estaleiros, siderurgia e minérios.

Que tal sepultar seus medos?

Assinaturas em outros estados: Anual R$ 560,00 Semestral R$ 280,00

PAbX 82 4009.1900 FAX/ReDAÇÃo 82 4009.1950 FAX/ComeRCIAL 82 4009.1960 CLAssIFICADos 82 4009.1961 ATeNDImeNTo Ao AssINANTe 82 4009.1919

Frase do dia

Dalmir Sant´Anna Palestrante comportamental

San

Datas & Fatos 7 de novembro - Dia do Radialista A Revolução russa - Em 07 de novembro de 1917, as forças bolcheviques, constituídas por soldados e operários armados tomaram o poder. Além disso foram eliminados os latifúndios, declarado o monopólio estatal do sistema financeiro e do sistema de crédito e das exportações. Estava formado o primeiro estado socialista. 1822 - O poeta Manuel José Quintana inaugura a Universidade de Madrid. 1825 - É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina. 1837 - Começa em Salvador a Sabinada, movimento revolucionário ocorrido no período regencial liderado por Sabino Álvares da Rocha Vieira. 1848 - Eclode em Olinda, Pernambuco, a Revolução Praieira, a última das insurreições realmente relevantes contra a unidade regencial. 1861 - O presidente equatoriano José María Velasco Ibarra é obrigado a renunciar. 1879 - Nasce Leon Trotsky, revolucionário russo. 1885 - Canadá termina seu trem transcontinental chamado de Canadian Pacific. 1917 - Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques tomam o poder na Rússia e derrubam o governo provisório de Alexander Kerensky. 1933 - Vai ao ar o programa de rádio La Edición Oral Deportiva, um dos mais exitosos da Argentina. 1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos aprovam crédito de US$ 1 milhão à União Soviética para a compra de armas. 1956 - Ocorre em Paris uma manifestação contra a invasão

soviética na Hungria. 1956 - A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas exige que a Inglaterra, a França e Israel retirem suas tropas do Egito. 1962 - As Nações Unidas passam uma resolução condenando a política de apartheid da África do Sul. 1963 - São resgatados onze sobreviventes de acidente numa mina na cidade de Lengede, no Estado da Baixa Saxônia. Eles haviam resistido durante duas semanas e a operação de resgate ficou conhecida como "o milagre de Lengede". 1963 - Nasce John Barnes, jogador de futebol inglês nascido na Jamaica. 1972 - O presidente Richard Nixon é reeleito nos Estados Unidos. Seu governo encerra a guerra contra o Vietnã. Ele deixa o cargo em 1974 por causa do escândalo de Watergate. 1973 - Nasce Martín Palermo, jogador de futebol argentino. 1973 - A Petrobras anuncia a descoberta de uma jazida petrolífera em Campos, no Rio de Janeiro. 1973 - Os Estados Unidos e o Egito reatam relações diplomáticas, rompidas entre os dois países desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. 1984 - O governo brasileiro institui os juizados de pequenas causas. 1986 - Costa Rica anuncia o estabelecimento de uma zona militar na fronteira com a Nicarágua. 1987 - O presidente da Tunísia Habib Bourguiba é deposto num golpe de Estado. 1991 - O jogador norte-americano Magic Johnson anuncia que é portador do vírus HIV e por isso abandona as quadras de basquete. 1998 - A nave espacial Discovery retorna a Cabo Canaveral nos Estados Unidos após uma missão de nove dias.

Tenho uma amiga que é professora e, cansada de ouvir expressões incoerentes escritas por seus alunos, decidiu aplicar uma dinâmica com experiência vivencial. Estruturou uma nota de falecimento e divulgou a seguinte frase: "Com pesar, anunciamos que no domingo, faleceu algumas expressões da língua portuguesa. O velório será realizado na segunda-feira, no período matutino (especificou o local)". Foi um tumulto no colégio. Minha amiga, com a ajuda de outros educadores, montaram inúmeros cartazes, com frases escritas incorretamente pelos próprios estudantes nas redações e avalições. Em seguida, colocaram no centro de uma sala de aula, um caixão e simularam um velório. Pense no impacto que tudo isso causou. Relatei essa história, pois chegou o momento de você substituir definitivamente em sua vida o medo por confiança, abandonar as desculpas por resultados, e sepultar o temor para descobrir novas oportunidades. Substitua em sua vida o medo por confiança - Há profissionais que negam tentar algo novo, pois o medo de falhar estará refletindo em fracasso. O poder destrutivo do medo ocupa na mente do ser humano um significativo espaço de alegria, esperança e experiência em descobrir algo novo. Mas o que é o medo? A raiz da palavra medo vem do termo em Latim MÉTUS, que significa angústia, ansiedade e temor. Procure fortalecer sua autoestima, acredite mais em você e nas suas habilidades. Tenha como hábito escolher pensamentos produtivos e otimistas, ao contrário de afirmar que uma determinada situação não dará certo. Diante de um problema, o que impede você de pensar positivamente? Abandone as desculpas e apresente resultados - A ausência de uma atividade física é justificada com desculpas. Um jardim não recebe manutenção em virtude da falta de tempo. Alunos em uma universidade usam inúmeras justificativas para

Levantar a cabeça, respirar fundo e sentir o gostinho encantador da vitória compensar a não entrega de um trabalho. Desculpas não faltam, não é mesmo? O interessante é observar que desculpas não fazem de você uma pessoa vitoriosa. Na estruturação de metas e desafios na organização, gosto de enfatizar nas palestras que realizo que as desculpas podem ser minimizadas quando há participação de um maior número de pessoas, pois todas se sentirão responsáveis pelo processo do planejamento. Enfatizo um provérbio alemão que diz: "O medo e uma desculpa fazem o lobo ser maior do que realmente é na realidade". Que tal fazer como minha amiga professora e colocar em prática a ação de realizar um sepultamento das suas desculpas e medos? Pode parecer forte demais essa expressão "sepultar", mas em alguns momentos da vida é preciso uma ação enérgica. Gosto sempre de afirmar que "o medo de fracassar levou inúmeras pessoas a desistirem da concretização de seus sonhos". Amadurecemos ao perceber nossas limitações e equívocos, entretanto, crescemos significativamente ao maximizar resultados e perceber as oportunidades por meio da capacidade de superação. O maior engano que você poderia cometer seria ler esse texto e absolutamente não fazer nada na sua vida. Agora é com você. Que tal superar o medo, levantar cabeça, respirar fundo e sentir o gostinho encantador da vitória? Vamos tentar?


A7

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Nacional/Internacional

www.ojornalweb.com nacional@ojornal-al.com.br

BOPE NO RIO

Jornalista morre em operação Gelson Domingos cobria operação da PM contra o tráfico em favela do Rio para a Bandeirantes RIO DE JANEIRO - O cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos, 46 anos, morreu na manhã de ontem após ser baleado durante um tiroteio entre policiais e traficantes na Favela de Antares, na Zona Oeste do Rio. Gelson Domingos participava da cobertura de uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque na região e foi atingido com um tiro no peito Gelson participava da cobertura de uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque na região e foi atingido com um tiro no peito. O cinegrafista chegou a ser levado para a UPA do Cesarão, próximo ao local do tiroteio, mas não resistiu aos ferimentos. Cerca de 100 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Choque, com apoio da Companhia de cães, faziam uma operação no local desde às 6h30 (horário de Brasília). Os policiais inicial-

mente ocuparam uma área de lazer da Comlurb, na Avenida Antares, e houve uma intensa troca de tiros de uma hora contra os traficantes. Moradores informaram que mesmo após o fim do tiroteio, o clima continuava tenso no local, pois o Bope continuava ocupando o interior da comunidade, enquanto no entorno, todos os carros que deixavam a área estavam sendo revistados. A Secretaria de Saúde do estado divulgou nota para informar que Gelson Domingos da Silva chegou à UPA de Santa Cruz às 7h40 já morto, por perfuração de bala na região do tórax. Ainda assim foram feitas tentativas de reanimação, sem sucesso. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, foi à unidade de saúde para prestar todo apoio à família. A Secretaria de Segurança Pública também lamentou, por meio de sua assessoria de imprensa, a morte do cinegrafista e afirmou que a imprensa não havia sido convocada para acompanhar a operação, devido ao elevado risco envolvido. A polícia está investigando o ocorrido. Gelson Domingos deixa 3 filhos, 2 netos e esposa.

O cinegrafista da TV Bandeirantes foi atingido com um tiro no peito

Cabo da PM diz que era o alvo do tiro fatal O cabo Gomes, do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que participou da ação ontem na favela do Antares, disse que ele era o alvo do tiro que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos da Silva., de 46 anos. Muito abalado, ele afirmou: “O tiro que pegou o Gelson era para mim”. O tiroteio começou cedo, por volta das 6h (horário de Brasília), quando oito policiais, acompanhados de jornalistas, foram recebidos a tiros. Em determinado momento, o grupo se separou. A maioria ficou protegida por um muro. O cabo Gomes atravessou a rua e foi seguido por Gelson, protegidos por

uma árvore. Os traficantes dispararam dois tiros de fuzil. O primeiro acertou a árvore e o segundo, o cinegrafista no tórax. Segundo testemunhas, o atendimento a Gelson demorou cerca de 20 minutos, já que o tiroteio continuou com intensidade mesmo depois de o cinegrafista ter sido socorrido. Além de Gelson, morreram outras quatro pessoas que a PM informa serem traficantes. A Polícia Civil quer analisar as filmagens de Gelson para ver se o grupo de quatro pessoas que ele filmara e que posteriormente fez os disparos é o mesmo que foi morto em seguida.

Gelson Domingos foi morto quando cobria uma operação do Bope, no Rio

CÂNCER

Lula encerra primeira fase do tratamento O ex-presidente Lula encerrou a primeira etapa da quimioterapia contra o câncer na laringe. Segundo a assessoria do hospital Sírio-Libanês, uma equipe médica foi até a residência de Lula, em São Bernardo do Campo, e retirou a bolsa de infusão, que injetava por meio de um cateter os medicamentos quimioterápicos. Lula passa bem, segundo os médicos.

A primeira aplicação de quimioterapia foi iniciada no hospital no último dia 1º e o tratamento continuou a ser feito no restante dos dias pela bolsa de infusão. Lula deverá voltar ao hospital para o próximo ciclo de tratamento em cerca de 17 dias. O ex-presidente foi diagnosticado no último dia 29 de outubro com um tumor de aproximadamente três centímetros na laringe.

DESLIZAmENtO

Na Colômbia, 16 morrem Chuvas provocadas pelo fenômeno “La Niña” devem continuar até o início de 2012 BOGOTÁ - Balanço parcial das vítimas de um deslizamento de terra que atingiu várias casas em uma área central da cidade de Manizales (278 km a oeste de Bogotá) chegou ontem a 16 mortos, 17 feridos e um número ainda não determinado de desaparecidos. Embora extraoficialmente o número seja de cerca de 70 desaparecidos, os organismos de socorro não quiseram fornecer um dado oficial neste sentido. O deslizamento ocorreu no sábado de madrugada quando os moradores desta região conhecida como Cervantes, um tradicional bairro de Manizales, descansavam em suas casas. Até a noite de sábado a Cruz Vermelha Colombiana tinha uma lista de 28 desaparecidos confirmados, mas não se sabe se entre as pessoas ali incluídas aparecem as vítimas cujos corpos já foram resgatados.

SEm PAPANDREOU

Na Grécia, governo e oposição se entendem

Na área central de Manizares, o deslizamento de terra matou 16 pessoas e deixou dezenas de desaparecidos

Durante a noite, as equipes de socorro encontraram e resgataram vivas cinco pessoas de uma mesma família que habitavam uma das residências atingidas. Segundo a funcionária da Direção de Gestão de risco, o deslizamento, provocado por intensas chuvas que caíram sobre Manizales na sextafeira à noite, destruiu 14 casas e afetou outras três, onde

moravam 35 famílias com cerca de 159 pessoas. Manizales, capital do departamento (província) de Caldas, é uma das principais cidades do chamado “Eixo do Café”, onde encontram-se os maiores cultivos do grão, e se levanta sobre uma área de encosta. A temporada de chuvas na Colômbia, que atinge grande parte do país, deixava até segunda-feira 37 mortos, 43

feridos, sete desaparecidos e 245.420 pessoas afetadas, integrantes de 50.503 famílias. Segundo o Instituto estatal de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (Ideam), as chuvas se estenderão até os primeiros meses de 2012 por causa do fenômeno climático conhecido como “La Niña”, que produz mudanças atmosféricas pela chegada de correntes frias à costa.

Curta LÍDER MORTO

BOGOTÁ - A guerrilha colombiana das Farc assegurou que vai continuar com sua luta, apesar dos chamados à desmobilização feitos pelo governo após a morte de seu líder Alfonso Cano em uma operação militar na sexta-feira, segundo um comunicado divulgado ontem na internet

pela agência Anncol e datado de sábado. “A paz na Colômbia não nascerá de nenhuma desmobilização guerrilheira, e sim da abolição definitiva das causas que dão origem ao levante. Há uma política definida e essa é a que continuará”, disse o comunicado assinado pelo Secretariado (dirigência) do grupo insurgente.

ATENAS - O acordo para a formação de um governo de coalizão na Grécia foi obtido ontem entre os dois principais partidos políticos do país, com a saída do atual primeiro-ministro, George Papandreou, informou a presidência da República. O novo governo ficará encarregado da “aplicação do plano europeu” de ajuda à Grécia até “as próximas eleições”, destaca o comunicado. O líder da oposição conservadora, Antonis Samaras, e Papandreou se reunirão novamente nesta segundafeira para designar um novo primeiro-ministro e o futuro gabinete. O acordo foi fechado durante uma reunião entre Samaras, líder do partido Nova Democracia, e Papandreou, na casa do presidente grego, Karolos Papúlias. “Durante o encontro, ficou acertada a formação de um novo governo com a missão de conduzir o país a eleições imediatamente após a aplicação das decisões tomadas em 26 de outubro”, quando foi firmado o acordo de Bruxelas entre Grécia e os demais países da Zona Euro, destaca o comunicado.

Pouco antes da decisão, Samaras advertiu que é preciso agir rápido para “lançar uma mensagem de estabilidade, confiança e normalidade”, tanto em direção aos sócios e credores, como para os gregos. Depois de criticar durante dois anos as políticas de rigor ditadas pelos credores do país, Samaras se comprometeu pela primeira vez, na quarta-feira, a apoiar o plano de Bruxelas. A Grécia deverá ser representada na reunião do Eurogrupo, nesta segunda-feira, pelo ministro das Finanças e vice-chefe do atual governo, Evangelos Venizelos, encarregado das negociações desde meados de junho. Venizelos aparece entre os possíveis substitutos de Papandreou, ao lado do conselheiro do primeiroministro e vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) entre 2002 e 2010, Lucas Papademos. Os gregos pretendem negociar hoje com os ministros das Finanças do Eurogrupo o pagamento de 80 bilhões de euros até o fim de fevereiro, previstos no acordo de resgate decidido no fim de outubro em Bruxelas.


A8

Corrida

A semana em 10 frases

Frases

BASHAR ASSAD

Você quer outro Afeganistão? Ou dez Afeganistões?

PAULO HOFF

Fiquei muito sensibilizada com o pedido da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. E quero dizer que me retiro da disputa de 2012 senadora (PT-SP), deixando o caminho livre para Fernando Haddad

O motivo de não assumir o papel não é pela a minha idade. Mas sim porque a Globo estaria procurando uma 'new face' (revelação) GEORGE PAPANDREOU

A vontade do povo grego será imposta primeiro-ministro da Grécia, surpreendendo o mundo ao dizer que vai submeter o pacote de resgate de seu país a um referendo popular NICOLAS SARKOZY

A França e a Alemanha estão determinadas a assegurar, com seus parceiros europeus, a completa implementação, no prazo mais curto possível, das decisões adotadas na cúpula, hoje mais importantes que nunca

LULA

Estou doido para falar uns 'companheiros e companheiras' mais forte, mas não estou podendo

TUITADA

O Lula com câncer devia se tratar no SUS (Sistema Único de Saúde)!! Ah, isso devia!! Fica sempre se gabando que a saúde aqui melhorou, pode?!? Luana Piovani, atriz; a assessoria de imprensa do petista afirmou que ele está sendo poupado de comentários desse tipo

SCARLETT JOHANSSON

presidente francês, tentando demover premiê grego da ideia RUI FALCÃO

Ela [Marta] poderá, inclusive, participar de campanhas do PT nacionalmente presidente do PT, sobre a saída de Marta Suplicy da corrida pela Prefeitura de São Paulo

an

o dr

a

rof

Ga

R lo/

s

ter

eu

ss

O que eles

ex-presidente do Brasil, que está tendo que poupar sua voz devido a um tumor na laringe

JULIANA PAES

Ale

Ricardo Stuckert/Divulgação

O tumor é localizado, e a chance de cura é elevada

MARTA SUPLICY

www.ojornalweb.com redacao@ojornal-al.com.br

disseram

ditador da Síria, subindo o tom caso haja intervenção de potências ocidentais no país

diretor-geral do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Eu conheço os meus melhores ângulos atriz, ao dizer que fotos suas nuas foram enviadas para seu então marido, Ryan Reynolds


A9

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

SÉRIE C

Esportes

De olho no título, CRB intensifica o trabalho

A

pós dois dias de folga durante o final de semana, o CRB, intensificou a rotina de treinamentos para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série C, onde lidera o Grupo E, com dez pontos ganhos em quatro jogos disputados. É verdade que os bons resultados obtidos nos últimos jogos ainda repercute positivamente junto ao plantel, que deverá aproveitar a boa fase dentro de campo e a folga de quase duas semanas no calendário do campeonato para aprimorar a parte tática e entrosar ainda mais o grupo. Há ainda a possibilidade de que neste intervalo de tempo entre a partida contra o Luverdense, no último dia 2, e o embate frente ao América de Natal, no próximo dia 16, no Estádio Rei Pelé, o elenco do CRB também possa entrar em campo em jogo amistoso para que os atletas não percam o ritmo, que será fundamental nesta fase crucial da Série C. A ideia é amplamente defendida pelo treinador Paulo Comelli, que já repassou seu desejo à direção do Clube

de Regatas Brasil, que vai dar o veredicto sobre a realização ou não deste jogo-treino. Já para o próximo jogo do Galo, contra o América, o treinador regatiano poderá contar com a volta do atacante André Luís, que fazia uma boa competição até se lesionar. Porém, o atacante Cadu, que continua em tratamento no Departamento Médico do Regatas, ainda não tem data de retorno confirmada. Segundo o diretor de futebol do CRB, Alarcon Pacheco, o grupo não vai perder o foco nas próximas semanas. Ele salientou ainda que o objetivo do time alvirrubro é a conquista do Brasileiro da Série C. “Nosso gr upo esteve de folga durante o final de semana, mas as atividades já se normalizarão no dia de hoje. Os trabalhos físicos e com bola passarão a ser intensificados para o transcorrer da competição que, aliás é o nosso objetivo daqui por diante. O grupo está imbuído em ganhar esta competição, que seria um marco histórico”, disse Pacheco.. R.B.

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

Perigo real e iminente

Aldo Carneiro/Globo.com

Na Série B, ASA é derrotado pelo Náutico e segue ameaçado pelo rebaixamento RENATO BUARQUE esportes@ojornal-al.com.br

S

Corinthians-AL quer entrar no Nordestão

ó dois pontos. Está é a distância do ASA para a zona da degola no Brasileiro da Série B. Mesmo tendo sido derrotado pelo Náutico, dentro do Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pelo placar de 2 x 1, o Alvinegro alagoano escapou, pelo menos nesta rodada, da zona do rebaixamento. Isto graças à vitória do ABC sobre o Icasa, por 3 x 1, em jogo disputado na cidade de Juazeiro do Note, no Ceará. A bem da verdade é que faltou sorte ao time alagoano, que ao longo dos mais de 90 minutos de embate acertou por três vezes a trave da equipe alvirrubra. A primeira bola bateu no poste ainda no primeiro tempo, quando Marielson desperdiçou uma boa chance. Já as outras duas boas chances de gol do ASA foram criadas pelo melhor jogador da equipe alagoana na partida, o lateral-direito Gilberto Matuto, que no princípio do segundo tempo, mais precisamente nos minutos 6´ e 8´, carimbou o poste defen-

A

Técnico Vica faz análise da derrota em casa

diretoria do Corinthians Alagoano vai entrar com um ofício nos próximos dias reivindicando vaga na Copa do Nordeste 2013. Por orientação do presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó, a diretoria do Tricolor vai lutar por uma terceira vaga de Alagoas na competição que vai retornar ao calendário. O argumento que a diretoria do Timão vai utilizar é o da conquista do Torneio Seletivo do Nordeste em 2002, onde o campeão tinha vaga assegurada na Copa do Nordeste do ano seguinte. “Conquistamos nossa vaga dentro de campo e vamos com o apoio do presidente Gustavo Feijó conquistar nossa vaga na Copa do Nordeste. O Sport desistiu de participar no ano passado e o Sergipe foi rebaixado; se as duas equipes participarem da competição em 2013, o Corin-

thians também tem todo direito de participar”, disse o presidente do Corinthians Alagoano Flávio Moura. A diretoria do Corinthians também teve o presidente da FAF, Gustavo Feijó, como advogado de defesa do clube na reunião da Liga do Nordeste. Quinta-feira, foi realizada a reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para discutir o retorno da competição. A Copa do Nordeste, em seu atual formato, passou a ser disputado em 2010, com CSA e CRB representando Alagoas na competição. Os dois clubes são membros da Liga do Nordeste. A primeira edição da Copa do Nordeste ocorreu em 1994, sendo disputada até 2003. Depois de ficar sete anos sem ser disputada, a competição retornou em 2010. Em 2011 não foi realizada mais uma vez e, agora, a CBF promete inseri-la no calendário de 2013.

Lucas lamenta a má fase do São Paulo

C

om o golaço marcado na derrota por 4 x 3 para o Bahia, no último sábado, o meia Lucas chegou aos oito no Campeonato Brasileiro e igualou Dagoberto como artilheiro da equipe do São Paulo na competição. Mas nem tudo são flores. Apesar de desencantar, já que estava há dez jogos sem balançar redes, o camisa 7 lamentou o mau momento vivido pela equipe tricolor paulista. São nove jogos sem vencer.

“Voltei a marcar, fiz um bonito gol, mas não adiantou de nada. Não adianta eu ficar feliz com a minha atuação se o time não venceu. Preferia ter jogado mal e a equipe vencido. Na fase que o time perdeu, o meu rendimento caiu também”, afirmou Lucas. Em 2011, Lucas marcou 12 vezes e só perde para o próprio Dagoberto na artilharia do time na temporada, o camisa 25 tem 22 gols. Contra o Bahia, o meia desencantou com um chutaço.

Só para denotar a discrepância das campanhas do ASA de 2010 e 2011, no campeonato do ano passado, transcorridas as mesmas 34 rodadas, o time alagoano tinha alcançado 45 pontos, tendo se livrado da degola. Ao término daquele campeonato, o Alvinegro somou 52 pontos, chegando à sétima colocação. Hoje, o time alagoano tem apenas 42 pontos e só não entrou no grupo dos quatro últimos porque o Icasa não está jogando mal e sofrendo muitas derrotas. Em entrevista coletiva, concedida após o jogo de

O Náutico foi mais eficiente do que o ASA nas finalizações e conquistou a vitória em Arapiraca, por 2 x 1, no sábado

dido pelo goleiro Gideão. Já o algoz do ASA foi Kieza, um dos artilheiros da Segunda Divisão, com 19 gols. Ele balançou as redes do Arapiraca, aos 32 minutos do primeiro tempo, após boa jogada articulada pelo meia Eduardo Ramos e pelo lateral-esquerdo Airton, que deu a assistência para gol. O centroavante do Timbu avançou pela direita, entrou na grande área e chutou forte, a pelota ainda desviou no zagueiro Leandro Cardoso, matando o arqueiro Gilson.

O outro gol do Náutico foi anotado pelo volante Derley, aos 36 minutos, aproveitando um dos tantos contra-ataques a favor dos pernambucanos. O meio-campista recebeu na intermediária do ASA, avançou sem marcação e, num belo chute, venceu o goleiro Gilson, que nada pôde fazer a não ser buscar a bola no fundo da rede para o reinício da partida. O tempo continuava passando, mas nada dava certo, até que, num lance isolado, numa boa trama, o

atacante Alexsandro deixou dois marcadores para trás, entrou na grande área do Náutico e bateu forte na diagonal. O centroavante Reinaldo Alagoano se esticou e desviou a pelota para as redes do Timbu, aos 42 minutos da etapa final. A partir daí, o time pernambucano retomou as rédeas do jogo e administrou o resultado até o último o apito do árbitro gaúcho Fabrício das Neves. Com o êxito consumado em Arapiraca, o Náutico chegou aos 59 pontos .

sábado, o treinador do time alagoano, Vica, fez uma breve análise do que ocorreu dentro do gramado do Fumeirão. Para o comandante do ASA, que já apalavrou a renovação de contrato, não houve falta de empenho dos atletas, mas sim uma falta de sorte ao grupo. Ainda segundo o técnico, a equipe não está morta e já deu provas disso, dentro e fora de casa. “Eu não vejo falta de empenho e desinteresse dos nossos atletas do ASA. O grupo é qualificado e vamos fazer as modificações necessárias para que o time volte a vencer". R.B.

Clube terá 4 desfalques no jogo de amanhã Depois do embate com o Náutico, o técnico Vica ainda terá quatro desfalques importantes para enfrentar o Boa Esporte, amanhã, em Minas Gerias. Leandro Cardoso, Reinaldo Alagoano e Alexsandro ficarão de fora, cumprindo suspensão automática, após o recebimento do terceiro cartão amarelo; Gustavo, que vinha sendo utilizado com frequência, como opção no banco de suplentes, saiu contundido. Terminados os dez jogos da rodada 33 da Série B, a briga para escapar do rebaixamento começa a ter seus protagonistas definidos. O ASA, que estagnou nos 42, o Icasa, que encabeça a fila do Z-4, com 40 pontos, o São Caetano, que vinha em uma boa sequên-

cia, mas, após ser derrotado pelo Guarani, no começo da semana, ficou nos 43 pontos e o ABC, que mesmo tendo vencido o time de Juazeiro do Norte ainda não assegurou sua permanência na Segundona, com 44. Outro detalhe importante é que três das quatro equipes que serão rebaixadas já estão definidas. O Duque de Caxias caiu há um bom tempo, o Salgueiro, que também já desceu, e o Vila Nova, que, após ser derrotado pelo Goiás, na ultima sexta, praticamente consumou o descenso. GUIA DO TORCEDOR Onde: Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca – Arapiraca

Quando: Sábado Árbitro - Fabrício das Neves Assistentes – Cleiston Barreto e Ivanei Alves Cartões Amarelos Reinaldo Alagoano, Alexsandro, Leandro Cardoso e Raul (ASA); Derley e Airton (Náutico)

Resultados da Série B 34ª rodada

ASA – Gilson; Leandro Cardos (Gustavo), Toninho e Di Fábio; Gilbeto Matuto, Marielson, Jorginho, Raul (Francsimar) e Mauri (Vitinha); Alexsando e Reinaldo Alagoano.

Amanhã 19h30 Portuguesa x Sport 19h30 Guarani x Icasa 19h30 D. de Caxias x Vila Nova 19h30 Náutico x Barueri 19h30 Americana x Vitória 19h30 Salgueiro x Bragantino 19h30 Criciúma x Ponte Preta 19h30 Goiás x São Caetano 19h30 Boa x ASA 19h30 ABC x Paraná Clube *Horários de Alagoas

NÁUTICO – Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Airton; Derley, Everton, Elicarlos e Eduardo Ramos (Lennon); Rogério (Elton) e Kieza.

Sábado Ponte Preta 0 x 0 Americana Grêmio Barueri 1 x 0 Paraná Clube ASA 1 x 2 Náutico Icasa 1 x 3 ABC


A10

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

Flamengo massacra o Cruzeiro no Rio

C

om três gols no início do segundo tempo, o Flamengo goleou por 5 x 1 o Cruzeiro, ontem, no Engenhão, e voltou a sonhar com o título do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa os rubro-negros com 55 pontos, próximo dos líderes na reta final da competição. Já os mineiros entraram na zona de rebaixamento com os resultados da rodada. O Cr uzeiro começou melhor o jogo e abriu o placar com Anselmo Ramon. Os mineiros tiveram a chance

de ampliar com Victorino, mas o uruguaio desperdiçou um pênalti ainda na etapa inicial. Depois do lance só deu Flamengo no jogo e os rubro-negros empataram antes do intervalo com Deivid. No segundo tempo, os donos da casa decretaram a goleada com Deivid, e três gols de Thiago Neves. Na próxima rodada, o Flamengo vai até o Paraná para encarar o Coritiba, no domingo. Já o Cruzeiro vai receber o Internacional, em Sete Lagoas, no mesmo dia.

VILA

Santos derrota o Vasco e ajuda rival Sem chances de ganhar o título brasileiro, o Santos só cumpre tabela daqui até o final do campeonato. Mas, apesar disso, o Peixe não “aliviou” e, em uma tarde inspirada do seu principal astro, o atacante Neymar, derrotou o Vasco por 2 x 0, na tarde de ontem, na Vila Belmiro. A Joia abriu o placar e participou do segundo tento de sua equipe, anotado pelo centroavante Borges. Com o resultado, os santistas subiram uma posição na tabela, passando agora a ocupar a nona posição no campeonato, com 48 pontos. Já o Gigante da Colina, apesar da derrota, continua no segundo lugar no Brasileirão.

Os cariocas têm 58 pontos ganhos, a mesma pontuação do líder Corinthians, que segue como primeiro colocado por tem uma vitória a mais que o seu oponente (17 a 16) - em caso de vitória na Vila, os cruzmaltinos teriam ultrapassado o Timão. PRÓXIMO JOGO Na 34° rodada do Brasileirão, os vascaínos seguem na briga pelo título ao encarar o clássico contra o Botafogo, no próximo domingo, às 18h (horário de Alagoas), no Estádio do Engenhão. Esse jogo, inclusive, será uma das decisões do Campeonato Brasileiro.

REBAIXAMENTO

Ceará bate Avaí e sai da zona da degola Em partida entre duas equipes muito ameaçadas pelo rebaixamento para a Série B do próximo ano, o Ceará não se intimidou por jogar fora de casa e bateu o Avaí por 2 x 1, ontem, na Ressacada. Os gols dos cearenses foram marcados por Thiago Humberto e Felipe Azevedo, enquanto William diminuiu para os catarinenses. Com o triunfo de ontem, o Ceará pôs fim a uma série de seis partidas consecutivas sem vitórias na competição nacio-

nal e chegou aos 35 pontos. Devido à derrota do Cruzeiro para o Flamengo, o Vovô ultrapassou os mineiros na tabela e foi para a 16ª colocação do Brasileiro, deixando a zona de rebaixamento. Já o Avaí continua na penúltima colocação do torneio, com os mesmos 29 pontos, e vê a sua situação na luta contra a degola piorar a cada rodada. Com cinco jogos restantes para terminar sua participação no Brasileiro, o Leão está 6 pontos atrás do primeiro time fora do Z-4.

SÉRIE C

Luverdense empata com Paysandu: 1 x 1 Luverdense e Paysandu se enfrentaram no início desta noite de ontem e saíram de campo com um empate suado por 1 x 1. O jogo foi realizado no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, Grupo E. Cléber Carioca abriu o placar para o Luverdense, com Fábio Gaúcho empatando, ainda no primeiro tempo, de pênalti. O time do Mato Grosso jogou com um a menos desde o fim do primeiro tempo, com a expulsão do goleiro Tiago Volpi, e

superou as dificuldades para quase vencer a partida no segundo tempo, demonstrando muita garra. C o m o r e s u l t a d o, o Luverdense passou o AméricaRN nos critérios de desempate e é o terceiro colocado, com um ponto somado em duas partidas. Já o Paysandu manteve sua segunda posição, agora com quatro pontos, mas também com quatro jogos disputados. Com isso, a disputa pelo acesso embolou, com só o CRB comemorando, já que tem dez pontos na primeira posição.

Substituto de Fred, o atacante Rafael Moura fez o primeiro gol do Fluminense na partida de ontem à noite, contra o Inter, no Beira-Rio, em Porto Alegre

Na briga pelo título Fluminense vence o Inter em Porto Alegre e fica na cola dos líderes do Campeonato Brasileiro

O

Fluminense está mais vivo do que nunca na briga pelo título do Brasileirão. Com a vitória de ontem por 2 x 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio, na qual Deco foi o grande destaque, o atual campeão nacional ficou a apenas dois pontos

da liderança da competição. Rafael Moura, Oscar e Rafael Sobis fizeram os gols do jogo. O Time de Guerreiros alcança os 56 pontos e está a apenas dois dos líderes Corinthians e Vasco. Já o Internacional permanece com os mesmos 51 e continua fora do G5 do campeonato. Na próxima rodada, o primeiro enfrentará o América-MG, enquanto o segundo pega o Cruzeiro. Aos 17´, o Fluminense abriu o placar quando o Inter era melhor. Rafael Sóbis

passou de calcanhar para Deco, que cruzou na cabeça de Rafael Moura. O atacante apenas completou, já que Muriel saiu de forma estabanada e deixou o gol livre Inter empatou aos 36 minutos. Leandro Damião cruzou para dentro da área, a zaga bateu cabeça e a bola sobrou limpa para Oscar, que apenas completou. Animada, a torcida passou a apoiar o Colorado, que tentou a virada até o final do primeiro tempo, mas quem balançou as redes foi justa-

mente o Fluminense. Destaque do jogo, o meia-armador Deco lançou para o atacante Rafael Sóbis, que bateu rasteiro, marcando aos 48 minutos. OUTROS RESULTADOS Também na noite de ontem, o Coritiba bateu o Palmeiras, por 2 x 0, em São Paulo, e o Atlético Paranaense venceu o Atlético-GO, por 2 x 1, em Curitiba, e, com 34 pontos, segue lutando para escapar do rebaixamento para a Série B.

ZEBRA

América-MG derrota o Corinthians por 2 x 1 Conforme havia sido prometido pelo dirigente Marcos Salum, o América teve uma apresentação de “encher os olhos” diante do Corinthians, ontem, no Parque do Sabiá, e conquistou uma vitória heróica. Com o estádio tomado por torcedores adversários, o Coelho não se intimidou e desbancou o líder do Campeonato por 2 x 1, ganhando sobrevida na luta

contra o rebaixamento. Os gols da vitória foram marcados por Fábio Júnior, no primeiro tempo, e Amaral, aos 42 da etapa complementar. Chicão descontou para os paulistas. Com o resultado, o Coelho permanece na última colocação, com 28 pontos. Na próxima rodada, a equipe vai ao Engenhão encarar o Fluminense. O Corinthians receberá o Atlético-PR em São Paulo.

Jogadores do Coelho pedem respeito A derrota do América-MG para o Corinthians era dada como certa pela maioria. Mas o Coelho surpreendeu a todos e venceu o líder do campeonato por 2 x 1, neste domingo, em Uberlândia. O lateral-direito Marcos Rocha ressaltou que futebol é decidido dentro de campo. “É preciso respeito. Jogador aqui tem família, filhos e mostramos em campo que temos condição de vencer qualquer adversário. Hoje, mostramos qualidade, respeitamos o Corinthians e não dissemos nada. O futebol é isso, em campo, 11 contra 11. Mostramos isso”, disse o lateral-direito, que teve o discurso repetido por Anderson:

“Todo mundo achou que ia ser fácil para eles. Mas é 11 contra 11 e já mostramos isso antes. Fomos melhores, tivemos garra e vamos lutar com dignidade. É difícil escapar, mas vamos tentar sair, somando o maior número de pontos”. Quem também lembrou que as notícias de suposta venda de jogo para o Corinthians foi o atacante Fábio Jr, autor do primeiro gol do América-MG. “Aqui, temos homens, profissionais e isso de dizer que o jogo estava vendido nos deixou chateados. Hoje, honramos mais do que nunca esta camisa”, comentou o atacante Fábio Júnior.

Agenda Brasileirão Sábado 18h São Paulo x Avaí 18h Fluminense x América-MG 18h Figueirense x Atlético-MG Domingo 16h Corinthians x Atlético-PR 16h Ceará x Santos 16h Coritiba x Flamengo 16h Grêmio x Palmeiras 18h Vasco x Botafogo 18h Cruzeiro x Internacional 18h Atlético-GO x Bahia


A11

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Esportes

BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

Duelo entre ASA e Icasa

O

ABC abriu cinco pontos de vantagem em relação ao ASA e o cenário da reta final do Brasileiro da Série B começa a ser desenhado para o clube alagoano. Hoje, a briga está quase concentrada no Icasa, que foi derrotado pelo clube potiguar no último sábado, por 3 x 1, no Ceará, e ficou nos 40 pontos. O ASA encontrou as dificuldades já esperadas contra o Náutico, vice-líder da Segundona, e, apesar de não ter feito um jogo ruim em Arapiraca, foi derrotado por 2 x 1. Diante dos fatos, a diferença do Alvinegro para a zona de rebaixamento continua em dois pontos. Além da pontuação, os alagoanos têm outra vantagem em relação ao Icasa: o número de vitórias (11 x 9). Assim, é possível administrar as próximas quatro rodadas e tentar se manter na Série B. Amanhã, o ASA encara o Boa Esporte, em Minas Gerais, e o Icasa duela com o Guarani, em Campinas. Teoricamente, o adversário do Alvinegro é mais difícil, mas não custa secar os cearenses. Aliás, esse vai ser um exercício semanal para os torcedores do ASA até o fim da competição. Com o time encontrando dificuldades para se acertar, o foco também pode ser concentrado no tropeço do rival. Próximo adversário do Alvinegro, o Boa, ex-Ituiutaba, está a seis pontos da zona de classificação e vai queimar seus últimos cartuchos no jogo de amanhã, em Varginha. O ASA precisa ainda calibrar seu ataque antes de enfrentar as partidas decisivas. Sábado, o time mandou três bolas na trave e teve chances claras de vencer. Nas conclusões, o adversário foi mais eficiente e, por isso, mereceu a vitória. A Série B é uma competição equilibrada e os detalhes não costumam perdoar erros repetidos.

Nordestão

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

Ninguém me pega Bruno Terena/Divulgação)

Após fim confuso, Cacá Bueno conquista o seu quarto título na Stock Car

N

ova Santa Rita - Cacá Bueno conquistou ontem o tetracampeonato da Stock Car mesmo após abandonar a última etapa da temporada, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O oponente de Cacá na briga pelo título, Max Wilson, tambem abandonou após uma grande confusão na última volta, quando sete carros bateram na mesma curva devido a uma enorme mancha de óleo. Daniel Serra escapou da confusão e venceu pela primeira vez na temporada. A confusão aconteceu na abertura da última volta. Gomes liderava seguido de perto por Cacá, quando seu carro começou a falhar. Bueno

Cacá Bueno comemora a conquista do seu quarto título na Stock Car; piloto entrou para a história da categoria

fez a ultrapassagem, mas na curva seguinte Gomes tentou o troco e os carros se tocaram, Bueno ficou parado e o motor de Gomes jogou óleo na pista. Quem vinha atrás foi

pego de surpresa e sete pilotos rodaram, incluindo Wilson ninguém bateu com força ou se machucou. Com o tetra, Bueno igualou Paulo Gomes como segundo

maior campeão da história da categoria criada em 1979. Apenas Ingo Hoffmann, com incríveis 12 conquistas, tem mais títulos do que o piloto da Red Bull.

ESPANHOL

Cristiano Ronaldo brilha e Real goleia

M

O Nordestão continua ameaçado. A CBF confirmou a volta do campeonato para 2013, mas, até lá, teremos muito tempo para as partes mudarem de ideia. Seria importante que a competição começasse, pelo menos, no segundo semestre de 2012.

Mala branca

Depois da rodada de amanhã, o ASA enfrenta, na sequência, o Duque de Caxias (casa), o Bragantino (fora) e o Vitória (casa). O caminho tem um jogo relativamente fácil, contra o Duque, mas é bom o Alvinegro abrir o olho porque, nesse período do ano, malas brancas costumam desfilar para motivar times desinteressados.

Sequência Depois de enfrentar o Guarani, o Icasa ainda pega o Salgueiro (casa), o Goiás (fora) e a Portuguesa (casa). Na mesma rodada, o time cearense e o ASA enfrentam times já rebaixados e sem nada a perder no campeonato. Nesses jogos, quem for derrotado sofrerá as conseqüências na última rodada.

COPA DO MUNDO

Novo gerente

O gerente de futebol Mauro Ramos acertou o seu retorno ao futebol do Estado. Ele teve uma passagem pelo Gama, e, na semana passada, fechou contrato com a diretoria do Corinthians-AL, que faz uma reformulação para a próxima temporada.

CSA precisa investir na formação do time em 2012

Seleção brasileira de vôlei derrotou a Alemanha por 3 sets a 1 na madrugada de ontem

O torcedor do CSA anda cabisbaixo. O azulino observa a boa fase do rival CRB e, certamente, vai ser bem mais exigente em 2012. A diretoria tem que se virar para buscar recursos e montar um time qualificado para lutar pelo título.

Segunda passagem

Mauro já trabalhou no Corinthians-AL em 2008, ano em que o Tricolor chegou às quartas de final da Copa do Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa do Timão, ele vai se apresentar na segunda quinzena deste mês.

Curto-Circuito O Campeonato Alagoano de Judô vai ser disputado no próximo sábado e vai reunir os grandes destaques da modalidade no Estado. O árbitro Sálvio Spínola deixou de marcar um pênalti claríssimo a favor do CRB na partida da última quarta-feira. O goleiro Thiago Volpi derrubou Chulapa na área e, além de ter cometido o pênalti, deveria ter sido expulso. Após a vitória contra o Grêmio por 2 x 0, a torcida do Atlético-MG gritou, em uníssono, o nome do treinador. Cuca é trabalhador, entende do riscado e merece os aplausos. Apurei que o técnico Vica já está apalavrado com a diretoria do ASA e deve assinar nos próximos dias a renovação de contrato para a próxima temporada. Há três anos no clube, o treinador ajudou o Alvinegro a subir para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

No vôlei, Brasil vence a Alemanha

J

apão - A seleção brasileira feminina de vôlei alcançou a segunda vitória na Copa do Mundo, ontem, ao superar a Alemanha, atual vice-campeã européia, por 3 sets a 1 (25/21, 23/25, 25/23 e 25/21), em 1h49 de partida, no Nagano White Ring, em Nagano, no Japão. No segundo set do c o n f r o n t o, a p o n t e i r a Fernanda Garay sofreu uma entorse no tornozelo direito depois de uma tentativa de bloqueio. Após a partida a atacante brasileira realizou uma radiografia no hospital, em Nagano, acompanhada pelo médico da seleção feminina, Júlio Nardelli. “A Garay sofreu uma entorse no tornozelo direito com lesão ligamentar moderada. A radiografia não mostrou fraturas. O tratamento para esse tipo de lesão é fisioterapia intensiva. Vamos tentar recuperar a Garay para as últimas fases. A previsão de retorno para esse tipo de lesão é de sete dias”, explicou Nardelli. Hoje, o time verde e amarelo embarcará para

Toyama onde disputará a segunda fase. O Brasil terá como próximo adversário a Coreia do Sul, amanhã às 3h (horário de Alagoas). A TV Globo e os canais Sportv e Esporte Interativo transmitirão ao vivo. Na partida contra as alemãs, as centrais brasileiras tiveram uma atuação destacada. Thaisa terminou o jogo como a maior ponturadora, ao lado da ponteira alemã Brinker, com 18 pontos (12 de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque). Já Fabiana teve 16 acertos (13 de ataque e três de bloqueio) e foi eleita a melhor jogadora do confronto. Para Fabiana a vitória foi decisiva na luta pela classificação olímpica. “O importante foi termos saído de quadra com o resultado positivo mesmo sem jogar o nosso melhor. Temos que errar menos e melhorar a nossa relação entre o bloqueio e a defesa nas próximas partidas”, disse a atacante. Assim como a capitã Fabiana, a central Thaisa também estava feliz com

a vitória do time verde e amarelo. “Fico feliz de ter jogado melhor na partida de hoje. Ainda posso evoluir principalmente no bloqueio”, afirmou a central. A dupla de centrais do Brasil ainda ganhou elogios do treinador José Roberto Guimarães. “Nosso time é diferente quando as centrais estão bem. A Thaisa fez 18 pontos no jogo. Para uma central essa é uma pontuação elevada. Foi uma partida difícil. A Alemanha cresceu com a volta da Grun. O jogo foi parelho o tempo todo, mas jogamos melhor nos momentos decisivos. A Alemanha vai fazer jogo duro com qualquer equipe do mundo”, garantiu Zé Roberto. Pelo lado da Alemanha,o treinador Giovanni Guidetti gostou da atuação da sua equipe mesmo com a derrota. “O Brasil jogou um pouco melhor nos momentos decisivos. Jogamos um bom voleibol e lutamos em cada set. Hoje tivemos problemas em parar as centrais do Brasil. Elas fizeram a diferença”, analisou Guidetti.

adri - Em dia de quebra de recorde de Cristiano Ronaldo, que marcou seu 103º gol pelo Real Madrid, superando a marca de Ronaldo Fenômeno, o time merengue massacrou o Osasuna ontem por 7 x 1, no Santiago Bernabeu, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. Benzema, dois, Pepe e Higuaín marcaram os outros gols dos anfitriões. Ibrahima descontou para os visitantes. O resultado mantém o Real na liderança, com 28 pontos. Já o time da cidade de Pamplona é o 8º, com 14. Atuando diante de sua torcida, o Real começou pressionando o adversário. A primeira chance real de gol foi aos 11 minutos, quando Higuaín recebeu bom passe de Di María mas chutou fraco, facilitando o trabalho do goleiro Andrés. As oportunidades se sucediam e o primeiro gol do time merengue era questão de tempo. E ele chegou com o principal jogador do time. Aos 22 minutos, Di María centrou para a área e Cristiano Ronaldo, de cabeça, marcou seu 101 º gol com a camisa merengue.

ITÁLIA

Robinho marca e Milan goleia o Catania: 4 x 0 Com o Juventus fora de ação, os rivais diretos fizeram ontem a festa no Campeonato Italiano. Até então líder do torneio com 19 pontos, o time teve seu jogo contra o Napoli adiado por causa de fortes chuvas . O Milan brilhou na 11ª rodada. Com Robinho inspirado, a equipe goleou o Catania por 4 x 0, no San Siro, e subiu para a terceira colocação com 20 pontos.


A12

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Economia

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

Em todos os bares, um prato especial por apenas R$ 10,00

Júnior Brandão, presidente da Abrasel-AL, destaca a participação dos bares

PROMOÇÃO

De bar em bar com economia Evento acontece até 4 de dezembro em 4 municípios com a participação de 40 estabelecimentos NIDE LINS economia@ojornal-al.com.br

N

este mês que antecede a temporada de verão, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abraseil-AL) almeja o crescimento de 40% nas vendas com o Festival Bar em Bar é 10, um evento que conta com a participação de 40 estabelecimentos de Maceió, Paripueira, Barra

Nova e Arapiraca. “Este festival além de alavancar as vendas, também tem a proposta de valorização da gastronomia alagoana. Queremos conquistar o consumidor com sabor e com preço mais em conta, já que uma porção de tira gosto custa apenas R$ 10,00”, explicou o presidente da Abrasel-

-AL, Junior Brandão. O Festival Bar em Bar é 10 (www.barembar.com.br) acontece simultaneamente em todo o Brasil até 4 de dezembro. Um dos diferenciais para atrair mais consumidores a conhecer iniciativa é a Rota de Bar em Bar, onde o cliente que consumir petiscos em 5 estabelecimentos dife-

rentes, e preencher a cartelinha da Rota de Bar em Bar, levará o sexto petisco inteiramente grátis, no estabelecimento que ele escolher, entre os visitados. Segundo Junior Brandão, o lançamento oficial que aconteceu na última sexta-feira foi um sucesso de público. “Os donos de bares e restaurantes

estão confiantes no Festival e os 40 sócios criaram receitas para promover uma concorrência saudável e saborosa, disse. Para 2012, a entidade planeja lançar o Guia de Bares e Restaurantes e continuar com cursos de capacitação para atendimento, gestão e cozinha.

ENSINO SUPERIOR

ANTÁRTICA

AQUISIÇÃO

Matrículas crescem 6%, mostra censo

Brasil será 1º a usar biocombustível

Guararapes e Big Ben são do mesmo grupo

O

número de estudantes brasileiros matriculados no ensino superior chegou a 6,38 milhões em 2010 – patamar 6,7% superior ao registrado em 2009. É o que mostram dados preliminares do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). A meta do governo, incluída no Plano Nacional de Educação (PNE), é atingir 10 milhões de matrículas até 2020. Para o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o crescimento das matrículas deverá ser maior nos próximos anos. Isso porque, segundo ele, a expansão das vagas nas universidades federais, iniciada em 2007, ainda não se consolidou. “Esses programas já garantiram um aumento, mas ele será ainda maior nos últimos anos. O alicerce está perfeito e as coisas estão caminhando dentro de um projeto estruturado”, avaliou. As instituições públicas de ensino superior foram responsáveis por 310 mil novas matrículas e o setor privado por 120 mil, totalizando 430 mil novos estudantes. Entre 2008 e 2009, o crescimento tinha sido de 2%. Apesar do esforço do MEC para aumentar o número de alunos nas instituições públicas, a proporção de matrículas entre os estabelecimentos privados e públicos continua desigual. Segundo os dados preliminares do censo, quase 75% das matrículas estão nas

instituições privadas, patamar semelhante ao verificado em anos anteriores. Para Costa, os efeitos de programas como o de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) ainda não foram “completamente sentidos”. “As vagas nas federais duplicaram, mas as matrículas ainda estão respondendo. Quando você abre um determinado número de vagas, as matrículas só se consolidam em cinco anos [à medida que as turmas avançam]. Na educação não há respostas imediatas, mas a médio prazo”, acrescentou. INACESSÍVEIS Ainda que haja um aumento nas vagas das universidades públicas, o secretário considerou que não será possível atingir a marca de 10 milhões de estudantes no ensino superior sem o setor privado. Como as mensalidades ainda são inacessíveis para boa parte do público, a aposta do ministério é na expansão das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “No mundo inteiro você tem a presença do setor privado, seja em maior ou menor quantidade. Se você observar, a instituição mais bem avaliada nos Estados Unidos é Harvard, que é privada", disse.

U

ma parceria entre a Petrobras e a Vale Soluções em Energia (VSE) vai tornar o Brasil o primeiro país a utilizar biocombustível para produção de energia no Continente Antártico. O etanol, fornecido pela Petrobras, e o motogerador da Vale Soluções já chegaram à Antártica. Segundo a estatal, os equipamentos, que saíram do Brasil em outubro, estão sendo desembarcados na Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha, e logo terá início o programa científico. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação firmado entre a Petrobras, a Vale Soluções em Energia (VSE) e a Marinha. Pelo acordo, a Petrobras fornecerá os 350 mil litros de etanol necessários à operação e, por meio de acompanhamento tecnológico, validará a utilização do etanol em condi-

ções de baixa temperatura. “A companhia reforça, com a iniciativa, sua atuação de vanguarda no uso do etanol para a produção de energia elétrica”, diz nota divulgada pela empresa. O motogerador a etanol é produzido pela empresa VSE uma sociedade entre a Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - que desenvolveu uma tecnologia totalmente nacional para que motores pesados possam gerar energia limpa, usando etanol sem qualquer tipo de aditivo. O sistema inclui um sofisticado equipamento de controle e comando pela Internet. INOVAÇÃO O projeto é beneficiado pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que promove

e incentiva o desenvolvimento de produtos e processos inovadores voltados para atividades de pesquisa. De acordo com a nota, após a montagem do equipamento, terá início um programa científico de avaliação para garantir que todos os requisitos de segurança operacional estejam adequados às rigorosas condições impostas pelo clima antártico. A estação brasileira é operada pela Marinha e foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, no verão de 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente e guarnecida por militares da Marinha e pesquisadores, podendo acomodar 30 deles, além do pessoal de apoio e manutenção. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

NORDESTE

Ibama concede licença para a Chesf

O

presidente do Ibama, Cur t Trennepohl, concedeu licença prévia à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), relativa ao Aproveitamento Hidrelétrico Castelhano e à linha de transmissão associada. A usina, que produzirá 64 MW, será instalada no médio curso do rio Parna-

íba, entre os estados do Maranhão e do Piauí, 7 km a montante do município de Parnarama(MA). A linha de transmissão terá 13,8 km de extensão. Quanto à licença prévia, é válida pelo período de dois anos e está condicionada ao cumprimento de suas condicionantes. A usina Castelhano é o

terceiro empreendimento do complexo hidrelétrico do rio Paranaíba a receber licença prévia do Ibama, totalizando 184 MW de potência instalada. O licenciamento ambiental permite que elas sejam incluídas no leilão A-, a ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 20 de dezembro deste ano.

A

s antigas redes concorr e n t e s Fa r m á c i a s Guararapes e Big Ben agora são de um mesmo dono, a Brazil Pharma, braço do varejo farmacêutico do Banco BTG Pactual. A Big Ben, com 146 lojas, sendo 11 em Pernambuco, foi comprada a sexta-feira pela Brazil Pharma por R$ 453,6 milhões. Pelos termos apresentados em comunicado da empresa, não há previsão de união de marcas das diferentes redes do grupo com presença simultânea em um mesmo estado. A Brazil Pharma chegou à região em maio de 2010, quando comprou 16 lojas em Pernambuco, que pertenciam à Farmácia dos Pobres e também a Rede Nordeste de Farmácias, que possuía outras 16 unidades. Em junho, comprou a Guararapes Brasil, da marca Farmácias Guararapes e em setembro de 2010 unificou as operações. De s d e e n t ã o, a re d e pernambucana seguiu sua expansão. Em nota, a Farmácias Guararapes informa que encerrará o ano com 90 unidades em Pernambuco, na Paraíba e em Alagoas. Para 2012, a previsão é abrir novos 40 pontos de venda, com a chegada em Sergipe e planos de ampliação para a Bahia. Nos estados em que a Farmácias Guararapes já está presente, a Big Ben atua apenas em Pernambuco e na Paraíba.


A13

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Economia

PapelMoeda Marco Aurélio Mello marcoaurelio@ojornal-al.com.br

VERÃO AQUECIDO

A

poucas semanas do Verão no Nordeste e o setor de turismo já registra aquecimento. Os hotéis das principais capitais da região recebem volume maior de turistas e as projeções são de unidades lotadas, praticamente, durante toda temporada, sobretudo nos meses de férias – dezembro, janeiro e fevereiro, este último, especialmente, devido ao Carnaval. E por ser um setor dinâmico que movimenta a economia em mais de 50 segmentos, números positivos no turismo, na hotelaria, significa lucro, vendas maiores em outras atividades. É o que acontece com os utensílios domésticos. A principal indústria do País verificou um incremento de 20% nas vendas em outubro. Crescimento impulsionado pelos pedidos da hotelaria, que assim, antecipam a preparação para as festas de fim de ano e o período de férias. Entre as principais encomendas, taças, copos, baldes para gelo e os pedidos vêm dos empreendimentos localizados em Alagoas, Ceará e Pernambuco. E esse aquecimento na indústria de utensílios domésticos não se deve apenas aos novos empreendimentos hoteleiros e resort que estão em fase de construção ou sendo inaugurados, região à fora. Deve-se também a renovação dos objetos. Com um outubro considerado muito bom, a indústria já projeta um ótimo 2011 e um excelente 2012. Que assim seja.

PETROBRAS

De janeiro a agosto deste ano, a Petrobras já reutilizou 13 bilhões de litros de água em suas operações de extração, produção e refino de petróleo e gás natural. O volume equivale a 10% de toda a água necessária às operações da companhia, já são 15% superior ao volume reutilizado no mesmo período do ano passado e daria para abastecer, no período, uma cidade com cerca de 450 mil habitantes.

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

EMPRÉSTIMO

Cresce concessão nas cooperativas de crédito Ritmo nas operações de depósito também apresenta forte desempenho

O cooperativismo de crédito tem apresentado desempenho de depósitos e empréstimos em ritmo mais forte do que o verificado nas instituições financeiras. “A cada dia mais pessoas se conscientizam do potencial operacional das cooperativas no desenvolvimento social e econômico nas regiões de atuação”, explica o gerente de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti. O setor tem registrado evolução contínua, segundo ele, especialmente nos momentos de maior aperto de crédito, como aconteceu em 2008 e como ocorre agora com o repique da crise financeira, que afeta principalmente os Estados Unidos e os países da Europa. Giusti diz que o crédito é a força motriz para a geração de grande parte da riqueza brasileira e que quando o acesso aos recursos está difícil no Sistema Financeiro Nacional (SFN) os produtores buscam alter-

nativas. “Nesses momentos o cooperativismo evolui.” Com base em números do Banco Central (BC), Giusti disse à Agência Brasil que os depósitos nas cooperativas aumentaram 16,25%

no primeiro semestre deste ano, atingindo estoque de R$ 35 bilhões, enquanto no mercado financeiro como um todo a expansão foi de 5,53%. Deste dinheiro, proveniente dos associados, R$ 33 bilhões

foram emprestado pelas 1.370 cooperativas de crédito do país, que hoje contam com mais de 5,1 milhões de associados. A ampliação nos créditos do setor é 10,4%, ante 9,12% na rede bancária.


A14

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Variedades

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Evento homenageia Abdias Nascimento Celebrações do Dia da Consciência Negra começam esta semana e contam com um seminário na capital

E

stá em pleno andamento a preparação da homenagem à vida e à obra do ativista negro AbdiasNascimento, que acontece nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, e também durante seminário em Maceió. Realizado pelo projeto Raízes da África, o evento tem o apoio do Governo de Alagoas, da Fundação Cultural Palmares e de lideranças do movimento negro. O evento integra as

celebrações do Mês da Consciência Negra em Alagoas. Um dos apoios já recebidos foi a melhoria do acesso de cerca de 6 km que leva ao topo da Serra, por onde as personalidades e autoridades convidadas seguirão para a homenagem. As obras foram realizadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). De acordo com a coordenadora do Raízes da África, Arísia Barros, dentro da programação, que trará várias personalidades internacionais ao evento, já está confirmada a participação de dois percussionistas americanos e de autoridades de países africanos à cerimônia em homenagem a Abdias, cujas cinzas serão depositadas em um

platô na Serra da Barriga. “O local onde serão depositadas as cinzas do Abdias será escolhido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan], já que a Serra da Barriga é um patrimônio tombado e só o Iphan pode fazer essa escolha”, explica Arísia. Além disso, nove personalidades de países como Estados Unidos e Nigéria e uma delegação de 60 pessoas da Bahia já estão com presença confirmada. Com o apoio do Governo de Alagoas, da Prefeitura Municipal de União dos Palmares e da Fundação Palmares, a coordenadora está enviando esforços para que as caravanas sejam bem recepcionadas. “Solicitamos aos estados

que estão se organizando para as cerimônias dos dias 11 e 12 de novembro, realizadas em Maceió e União dos Palmares, que entrem em contato com a coordenação para que possamos, a partir dessas informações, adequar a infraestrutura à capacidade do público”, explica Arísia. “Essas informações são imprescindíveis para que possamos possibilitar a oferta de serviços a preços mais populares”, completa a coordenadora do projeto Raízes da África. Previsto para ocorrer no dia 12 de novembro, das 8 às 18 horas, na Faculdade Integrada Tiradentes, o I Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro – Celebração da Vida e Obra de AbdiasNascimento abre as solenidades de home-

nagem ao estadista, um dos brasileiros mais importantes do século XX na luta pela afirmação do povo negro. “O Ìgbà Ábídi tem como objetivo refletir sobre a vida e o legado do grande estadista negro”, diz Arísia Barros. Diversas autoridades e personalidades já confirmaram presença, dentre elas a maior autoridade mundial em Ifá - oráculo africano -, o professor Wande Abimbola. Outro palestrante é o professor de línguas e de estudos culturais e literários na Obafemi Awolowo University, na Nigéria, Félix Ayoh’Omidire, nascido em Ile-Ife, cidade sagrada do povo yorubano. O HOMENAGEADO Abdias Nascimento

nasceu em 1914, no município de Franca, interior de São Paulo. Sua trajetória é marcada pelo ativismo na luta pela inclusão dos direitos dos afrodescendentes brasileiros, principalmente por meio de políticas públicas. Foi deputado federal e senador e entre suas conquistas, está o fato de ser responsável pela instituição da Comissão do Centenário da Abolição e por seu desdobramento na Fundação Palmares. O I Igbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro – Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento - é uma ação do projeto Raízes da África, e está sendo organizado em parceria entrew órgãos do Governo e institutos.

TV TV GAZETA - GLOBO

Canal 7 04h57 – Sagrado 05h00 – Telecursos 06h05 – Globo Rural 06h30 – Bom Dia Alagoas 07h30 – Bom Dia Brasil 08h30 – Mais Você 09h55 – Bem Estar 10h40 – TV Globinho 12h05 – AL TV - 1ª Edição 12h50 – Globo Esporte 13h20 – Jornal Hoje 13h50 – Vídeo Show 14h45 – Vale a Pena Ver de Novo Mulheres de Areia 16h00 – Sessão da Tarde Filme: Nunca é Tarde Para Amar (Exibição em HD) 17h51 – Globo Notícia 17h54 – Malhação 18h25 – A Vida da Gente 19h15 – AL TV - 2ª Edição 19h30 – Jornal Nacional 20h10 – Aquele Beijo 21h10 – Fina Estampa 22h25 – Tela Quente Filme: Hitman - Assassino 47 (Exibição em HD) *** 00h05 – Jornal da Globo 00h40 – Programa do Jô 01h20 – Sessão Brasil Filme: Buena Sorte 02h55 – Copa do Mundo de Vôlei Feminino - Coréia x Brasil

TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 01h00 – Ponto de Luz 05h45 – Agreste Noticias 06h05 – Alagoas Rural 06h15 – Horário Alternativo Informativo Cesmac 06h45 – Pajuçara Auto 06h50 – Jornal da Pajuçara Manhã 07h35 – Fala Brasil 08h35 – Hoje Em Dia 11h00 – Casa & Negocio 11h05 – Feito Pra Você 11h25 – Fique Alerta 13h45 – Ponto de Luz 14h00 – Tudo A Ver 16h15 – Todo Mundo Odeia O Chris 18h50 – Jornal da Pajuçara Noite 19h25 – Jornal da Record Hd 20h20 – Rebelde 21h15 – CSI Investigação Criminal 22h15 – Vidas Em Jogo 23h00 – Show do Tom 00h15 – Csi Nova York 01h00 – Fala Que Eu Te Escuto 02h00 – Ponto de Luz

TV EDUCATIVA - TVE Canal 3

04h50 – Salto Para o Futuro 05h50 – Telecurso Ensino Médio 06h05 – Telecurso Ensino Fundamental 06h20 – Telecurso Tecendo o Saber 06h50 – Jornal Visual 07h00 – Repórter Brasil 07h45 – Cocoricó 08h00 – Barney e Seus Amigos 08h30 – Castelo Ra Tim Bum 09h00 – Um Menino Muito Maluquinho 09h30 – Janela Janelinha 10h00 – Bill Tampinha e Sua Melhor Amiga Cory 10h30 – A Turma do Pererê 11h00 – Enfoque (Local) Reprise 11h30 – Faixa Musical (Local) 12h00 – A Turma do Pererê 12h30 – Catalendas 12h45 – Carrapatos a Catapultas 13h00 – Dango Balango 13h30 – Vila Sésamo 14h00 – Escola Pra Cachorro 14h15 – Bob o Construtor 14h45 – Curta Criança 15h00 – Sem Censura 16h30 – Rede Jovem de Cidadania 17h00 – Estúdio Móvel 17h30 – Clube do Travesseiro 18h00 – Vida de Estagiário 18h30 – Animania 19h00 – Pauta Especial (Local) Estreia 19h30 – Diverso 20h00 – Repórter Brasil 21h00 – Brasilianas.Org 22h00 – Equador 23h00 – Roda Viva 00h30 – É a Vovozinha 01h00 – Sem Censura 02h30 – Stadium 03h30 – Caminhos Da Reportagem 04h30 – Musicograma


A15

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br Eduardo Knapp/Folhapress

Por ti, América

Voz amiga

Os países da América Latina sustentam o aumento do número de desembarque de turistas estrangeiros no Brasil. Segundo levantamento de Embratur com a Polícia Federal, a entrada de peruanos aumentou 32,34% em relação ao ano passado e a de chilenos, 18,24%. A de argentinos, líderes no número de visitantes, subiu 24,45%.

Os interlocutores lembram também que, apesar da idade, João ainda precisa trabalhar para sobreviver. Generoso, ele gosta de presentear e de ajudar amigos e familiares que eventualmente contam com seu auxílio.

Rolamento

Volta à pauta do Cade nos próximos dias julgamento da SKF, empresa de rolamentos sueca que enviou às suas revendedoras brasileiras uma tabela de preços que a empresa diz ser apenas “sugestiva”. Mas que excluía o representante que não a adotasse. O presidente do Cade, Fernando Furlan, pediu vistas do processo e vai devolvê-lo ao plenário neste mês. A tendência é pela condenação da SKF.

Velho mundo

Em crise, a Europa registrou taxas bem mais modestas. O número de italianos subiu apenas 0,12% e o de portugueses, 3,82%. A surpresa é a entrada de espanhóis: alta de 15,24%.

Sangue latino

“A consolidação da democracia na América Latina, com crescimento econômico e distribuição de renda, explica esse resultado”, diz Flávio Dino, presidente da Embratur. No primeiro semestre, o turismo na região aumentou 15%, três vezes mais do que a média mundial no período.

A artista plástica Pinky Wainer juntou trabalhos de Claudio Tozzi, Newton Mesquita, Saul Steinberg e Louise Bourgeois para reinaugurar em grande estilo, hoje, a Galeria e Loja do Bispo, a um quarteirão da antiga casinha que a abrigava, na Rua Melo Alves; e, neste mês, ela passou a representar no Brasil o fotógrafo americano Lyle Owerko, autor da foto do atentado de 11 de setembro que estampou a capa da ‘Time’

Zanone Fraissat/Folhapress)

O ator Marcelo Novaes foi à inauguração do pub The Sailor, em Pinheiros

Rolamento 2

A SKF afirma que a “investigação antitruste está em curso há anos no Brasil e não esperamos uma decisão final dentro de um futuro previsível. Estamos certos de que a decisão final comprovará que a SKF não cometeu nenhuma violação da lei”. Zanone Fraissat/Folhapress)

Zanone Fraissat/Folhapress)

Raquel Polita estava presente à inauguração

Ângela Oliveira foi mais uma presença marcante

Zanone Fraissat/Folhapress

Zanone Fraissat/Folhapress

Natália Vila e Gastão Tucci estavam entre os convidados

Novalgina

O estresse de João Gilberto diante do encalhe dos ingressos de seus shows em SP, Brasília e outras capitais teria “potencializado” a gripe do cantor, de acordo com pessoas próximas de sua família. Mais de mil entradas encalharam, só em São Paulo, o que teria deixado João “tristíssimo”.

O curador Marcelo Araújo presente na palestra Fronteiras do Pensamento

Destaque Alagoas Andréa Moreira

Opinião pública

O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, publicou em seu blog reportagem do programa “Pé na Rua” com a opinião de pernambucanos sobre o SUS, depois dos ataques que Lula sofreu por se tratar em hospital privado. A copeira Joseline Maria diz que “o atendimento, eu acho péssimo”. Tereza Jesus, aposentada, afirma que “essa saúde pública daqui tá uma porcaria cada vez mais”.

Opinião Pública 2

Já o aposentado Enoque da Silva diz que os hospitais públicos brasileiros são “os melhores do mundo”. Diabético há 30 anos, ele nunca compra remédio: recebe todos do SUS. Batuca Amorim, de classe média, mas desempregado, diz que, acostumado com atendimento privado, tinha medo do público: “É muito melhor do que eu acreditava”.

Dois mais dois

Com a bilheteria fraca e sem dinheiro de patrocinador nem incentivo da Lei Rouanet para bancar o cachê de João e os custos da turnê --aluguel de teatros, cenário, transporte e hospedagem--, a produção se desorganizou. Faltariam recursos até para pagar um jatinho particular para que o cantor, aos 80 anos, se deslocasse com mais conforto de uma cidade a outra.

Papo Cabeça

Fernando Henrique Cardoso fez palestra no Fronteiras do Pensamento, na Sala São Paulo. O empresário André Maialy, o jornalista Roberto D’Ávila e o curador Marcelo Araújo assistiram à fala do ex-presidente.

De gaiato no Navio

O ator Marcelo Novaes foi à inauguração do pub The Sailor, em Pinheiros. Convidados como Natália Vila, Gastão Tucci, Ângela Oliveira e Raquel Polita, entre outros, circularam pela balada.

Honra ao mérito

Vik Muniz, Jair Rodrigues, José Renato, Lélia Abramo e Hector Babenco receberão a Ordem do Mérito Cultural, nesta quarta, no Recife.

O empresário André Maialy Araújo assistiu à fala do ex-presidente

Curto-Circuito Juliana Guimarães, Miss Alagoas 2010, sempre destaque nos eventos que participa com sua beleza e simpatia

Orlando Pedroso lança ‘Árvres’, hoje, às 19h30, no bar Genial. Ariadne Cantú lança hoje ‘Retalhos de Verdades’, às 19h, na Livraria Cultura do shopping Villa-Lobos


B4

O JOrnal l Maceió, 7 de noveMbro de 2011 l Segunda-feira

Social

www.ojornalweb.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão Com Flávia Farias inside@ojornal-al.com.br

Feijão com Arroz

tonio

o An Marc

R

elembrar os bons tempos é sempre bom, não é? E quem promoveu esse feito foi o empresário Guilherme Brandão. Como assim? O moço está convocando todos os domingos na sua Chopperia Maikai, as bandas de pagode que fizeram o maior sucesso nos anos 90, intitulada de “Domingueira Retrô”. Inside, que de boba não tem nada, esteve por lá, ontem, e registrou toda a cena “saudosista” e divertida, claro! Lá, não tinha nada de baixo astral, era puro clima de reencontro de amigos, que nunca mais se viram, pelo simples fato de que cada um escolheu seu caminho para seguir. Desta vez para animar, o grupo Fascinação fez as vezes de atração e relembrou grandes sucessos da época, quando o pagode dominava, tendo André Antunes, hoje Bora Bora, comandando todo esse trem da alegria. A viagem está apenas começando...

s: Foto

TARDE DE SAUDADE

Se depender do empresário Fabiano Lúcio, a Feijoada do Rei será pura badalação. Além da atração principal, que será Reginaldo Rossi, o evento terá uma perfomace que vai dar o que falar e, claro, os baladeiros vão cair na gargalhada. O motivo? O maior imitador do Brasil, Marlon Rossy, título que conquistou no Tudo é Possível de Ana Hickmann, na Record, estará armando o seu showzaço. Tudo isso acontece no dia 20 de novembro, às 12h, no espaço Ilha do Pirá. O melhor? A feijoada será assinada por Fábio Rodrigues, que comanda o ótimo Escritório Botequim. Vai perder?

Porto seguro Para definir os últimos detalhes do projeto de receptivo no Porto de Maceió, que começará a funcionar no próximo dia 24, Daniella Novis, junto com a equipe técnica do Porto e da empresa responsável pela instalação da tenda, visitou o espaço de 1.000m², onde ficará um espaço climatizado para receber o turista vindo dos cruzeiros. O local, que servirá como terminal de passageiros, recepcionará o cruzeirista com artesanato local, informação turística, apresentações culturais e muito mais. Para quem não sabe, 11 navios passarão aportarão, por aqui, em 41 viagens. Tá bom pra você?

André Antunes, relembrando os bons tempos, agitou quem esteve ontem no Maikai

Liliane Amaral, Felipe Carvalho e Leilane Houly na Domigueira Retrô

Mariana Monteiro, uma das mais assediadas na Dominguira Retrô

Plus Já ouviu falar em Plus Size? Ainda não! Então, nesse verão as fofinhas da cidade irão saber mais sobre o assunto. Uma das estilistas mais estreladas do gênero vai aportar, por aqui, no próximo dia 23, a Lígia Nogueira. Para quem não conhece, a estilista faz um trabalho de variação numérica elástica, abrangendo do tamanho 42 até o 54, o chamado Plus Size, contemplando os vários biótipos femininos, com o diferencial de oferecer modelos contemporâneos que seguem as últimas tendências da moda. A moça chega à cidade apenas para conhecer alguns pontos comerciais para a sua loja. Bem-vinda!

Alô, fashionistas! Ignore o “projeto verão” e se jogue no lançamento da nova linha da Lacoste, na Hit. Por que estamos dizendo isso? É que a loja, para comemorar a chegada das peças às vitrines, no próximo dia 10, vai oferecer aos clientes um cocktail daqueles. Para melhorar, Humberto Omena convocou o bar Absolut para a ocasião, além de servir delicinhas com direito a champanhe no gelo. Esse sim, é um belo começo de estação.

O trio Sabrina Flores, Beto Mafra e Priscila Accioly

Alba Antunes e Amelita Pessoa só no bate-papo

Lívia Lima, Bruna Marinho e Luciana Carvalho: animadas

Made in Alagoas Martha Medeiros está mesmo em alta e mais um feito da estilista acaba de conquistar – desta vez, a poderosa Riachuelo. Como assim? Mas nada de sol, praia ou biquíni. A Riachuelo vai lançar uma coleção de festas assinada por grandes estilistas. A rede lançará a coleção Fashion Five, que conta com criações assinadas por André Lima, Huis Clos, Juliana Jabour, Maria Garcia e Martha. Já pensando nas comemorações de fim de ano, os estilistas criaram looks de festa. Tudo isso será mostrado no próximo dia 16, na Casa Fasano, em São Paulo. Poderosa, não?!

Ballet Com o fim de ano cada vez mais perto, as badaladas companhias de dança começam a mostrar sua cara, aqui, em Maceió. Sem dúvida, a melhor estação para novos lançamentos – além de espetáculos inesquecíveis, claro. Na lista? O Ballet Eliana Cavalcanti apresenta, pela primeira vez, o balé O Quebra-Nozes completíssimo. O mapa da mina? No Teatro Gustavo Leite. Quando? Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Mais? Pelo 3241-1308.

Portuga Musicalmente falando, quando a gente pensa em Portugal, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os famosos fados, né? Pois pensando nisso, o Teatro Deodoro, que vai comemorar 101 anos, transformou esse pensamento em realidade. O pianista português Mário Moita traz para cá o concerto Uma Noite em Portugal: 4 Estações 4 Fados, com direito à apresentação marcada para o dia 1º de dezembro. O melhor? Aberto ao público. Bacana, né?

Cult Olinda vai ferver. O tradicionalíssimo Maracatu Leão Coroado, com 150 anos,abrirá o Palco das Artes, na Fliporto, dia 12. Apresenta-se antes de Spok Frevo Orquestra e de Jorge Ben Jor. Já o Maracatudo fará apresentação no dia 11, datada abertura oficial, antes do esperado show da cantora e jazzista TarynSzpilman. O ator e diretor da Rede Globo, Wolf Maia, que vem para a festa literária pernambucana, está louco para ver a efervescência dessa versatilidade cultural. Promete!

Romualdo Lima e Fábio Queiroz eram só alegria

Alex Geraldo e Daniela Godoy mostrando romantismo

Vida Geraldo e Luiz Alberto reforçando o time de casais

Cine Curte o escurinho do cinema? Pois bem, vão acontecer as oficinas de cinema - uma das ações do 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, sob chefia da Universidade Federal de Alagoas, que oferece, gratuitamente, cinco oficinas de cinema. Os cinéfilos terão acesso várias aulas sobre como se fazer filmes. Interessou? As inscrições estão disponíveis pelo 3221-3122. Em tempo: o festival acontecerá nos próximos dias 23 e 27 na cidade de Penedo. Ok?!

Boa nova Enquanto o prefeito Jairzinho Lira está empenhadíssimo em trazer investimentos para sua cidade Lago da Canoa, sua bela esposa, Fabiana Lira, que sempre apoia seus projetos, investe em outras fronteiras. Pois a moça é a nova empresária da praça e acaba de abrir, com direito a champagne no gelo, uma loja de moda em Arapiraca. Tipão de empresária é o que não falta...

Willian Bernardo e Ana Paula Rodrigues só no estilo

Albinha Antunes esbanjando boa forma e alegria


OJORNAL 07/11/2011