Page 1

MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 QUINTA-FEIRA

ANO 18 NÚMERO 558 R$ 1,50

Marco Antônio

O Jornal

No CRB, Ednei sofre lesão e está fora do jogo contra o América-RN

Numa aquarela de contos, Fernando Bismarck revela o cotidiano de Maceió

A13

B1

REFORÇO NA SEGURANÇA

Cinco helicópteros já estão prontos para o patrulhamento no Estado

Alagoas terá patrulha aérea Defesa Social revela que patrulhamento aéreo será feito com cinco helicópteros obtidos no projeto Brasil Mais Seguro INÉDITO

A polícia alagoana recebeu quatro aeronaves que vão reforçar o patrulhamento aéreo em Maceió e no interior. Com a do Bope, agora são cinco aeronaves à disposição da Defesa Social. Os helicópteros vieram de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e da Polícia Rodoviária Federal. A patrulha aérea serve para dar cobertura às operações em terra. “Esses helicópteros vão ajudar a detectar os pontos para fazer bloqueios, otimizando nosso tempo de resposta”, disse o comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros. Ontem foram anunciados os nomes que complementam a cúpula das A9 polícias Civil e Militar.

Corinthians é campeão da Libertadores O Corinthians fez história na noite de ontem ao conquistar o seu primeiro título da Libertadores. Com gols do atacante Emerson Sheik, o Timão detonou o Boca Juniors-ARG por 2 x 0, no Estádio do Pacaembu, e enlouqueceu a Fiel Torcida, que tomou conta das ruas de São Paulo para comemorar. Este foi o 16º título brasileiro na competição.

Emerson Sheik marca o segundo gol do Timão na vitória contra o Boca

Lays Peixoto/Estagiária

CIDADÃO BENEMÉRITO Yvette Moura

NO CENTRO

Shopping Popular abre, hoje, com 70% das lojas

Corpos estão sendo sepultados num terreno comprado pela Prefeitura de Penedo que ainda não A12 tem a estrutura adequada.

O TRE deve manifestar, hoje, a posição oficial sobre a greve de 48 horas dos servidores da Justiça Federal, que põe em risco o registro das candidaturas para as eleiA2 ções deste ano.

ESCOLAS

A11

EM PENEDO

ELEIÇÕES 2012

Ministro Humberto Martins com o título de Cidadão Benemérito de Maceió

Martins recebe homenagem O ministro alagoano do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, recebeu COTAÇÕES

DÓLAR (COMPRA)...................2.0300 DÓLAR (VENDA).....................2.0300 POUPANÇA...........................2.0300

EURO (COMPRA).....................2.0300 EURO (VENDA).......................2.0300

ontem, da Câmara Municipal de Maceió, o título de Cidadão Benemérito da capital. A solenidade,

que se deu no plenário da Câmara, foi muito concorrida e contou com A3 diversas autoridades.

MARÉS

FASES DA LUA

04h36...............2.3 11h00...............0.0

17h09...............2.1 23h11...............0.3

NOVA...........22/3..14h38

CHEIA...............8/3..9h40

CRESCENTE........1 /3..1h22

MINGUANTE......15/3..1h26

º

A reforma em 73 escolas estaduais em Maceió e no interior foi concluída ontem, conforme informou o secretário Adriano Soares, da Educação, que concede A10 entrevista coletiva hoje.

INCÊNDIO Uma paciente de 55 anos morreu de parada cardíaca após um incêndio no Hospital UniverA4 sitário do Rio de Janeiro. A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A2

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

GREVE DE SERVIDORES

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Violência contra a mulher deputada estadual Patrícia Sampaio (PT) encaminhou à relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investiga a violência contra a mulher, senadora Ana Rita (PT-ES), ofício para informar que o governo do Estado não vem cumprindo compromisso firmado semanas atrás, quando integrantes da comissão estiveram em Maceió. No texto, Patrícia informa que, apesar de o secretário de Defesa Social, Dario César, ter assumido o compromisso de que a Delegacia da Mulher funcionaria em regime de plantão nos finais de semana, para o atendimento às mulheres vítimas de violência, isso não vem acontecendo. O atendimento continua sendo feito na Central de Polícia, como acontece com as vítimas dos demais tipos de crime. “O compromisso firmado por aquela autoridade não vem sendo cumprido, razão pela qual comunico a Vossa Excelência e peço que intervenha no sentido de garantir tal direito a todas as mulheres”, diz a deputada estadual do PT no ofício. Patrícia já havia feito o relato do descumprimento do compromisso na sessão da última terça-feira da Assembleia Legislativa.

A

Oposição em Messias O empresário Zacarias Pichilau (PCdoB) reuniu toda a oposição em Messias em torno do seu nome na disputa pela Prefeitura. Ele vai enfrentar nas urnas o ex-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jarbas Omena, que recebeu a adesão do prefeito afastado de Rio Largo, Toninho Lins (PSB).

Amigo de longa data do ex-governador Ronaldo Lessa, Olavo Wanderley é daquela turma da esquerda alagoana que realizava reuniões políticas no Sítio Jatiúca, na orla de Maceió, de propriedade de sua família. Participou de todas as campanhas e de todos os governos de Lessa, prefeitura e governo do Estado, jogando em todas as posições. Depois de um afastamento, Lessa e Olavo reconciliaram a antiga amizade, desde o final do ano passado.

Pé direito 2 Na duas únicas eleições em que não participou da coordenação, Lessa foi derrotado. Em 2006, para o Senado, e em 2010, para o governo de Alagoas. Agora Olavo coordena a campanha do amigo à Prefeitura de Maceió e já estreou com o pé direito na convenção, sábado passado, no Clube Fênix, cuja organização foi elogiada pelos senadores Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTB), pelo prefeito Cícero Almeida, entre outros. E já está ultimando os detalhes sobre o comitê da campanha, que poderá ser inaugurado neste sábado.

Prestação...

... de contas

A seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Alagoas realizam, hoje, o seminário “Prestação de Contas de Candidatos a Prefeito e Vereadores nas Eleições de 2012”. O evento acontecerá, a partir das 8 horas, no auditório da OAB, no Centro, e é destinado a advogados, contadores, contabilistas, partidos políticos, pré-candidatos e sociedade em geral.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.cfc.org.br/sisweb/ eventosgratuitos/entrada.asp. O seminário, que será realizado simultaneamente em 26 estados e no Distrito Federal, faz parte do projeto “Transparência na Prestação de Contas Eleitorais”, lançado na última quinta-feira em Brasília pelos presidentes dos conselhos federais da OAB, Ophir Cavalcante, e de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro.

Termômetro deputado federal Givaldo Carimbão, que, ontem, assumiu oficialmente a liderança do PSB na Câmara dos Deputados.

Paralisação de 48 horas dos servidores ameaça registro de candidatos para as eleições deste ano DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

O

Tribunal Regional Eleitoral ( TRE) de Alagoas deve anunciar hoje uma posição oficial sobre a greve de 48 horas de seus servidores. Desde ontem, os funcionários públicos do

Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU) em Alagoas aderiram ao movimento nacional denominado “Apagão Judiciário”, em que os servidores do Judiciário federal de todo o país reivindicam reajuste salarial há seis anos. Como a previsão de duração da mobilização é até hoje, a paralisação deve prejudicar o registro dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições deste ano. O prazo para o registro se encerra nesta quinta-feira. Na tarde de ontem, o presidente do TRE alagoano,

desembargador Orlando Manso, se reuniu com integrantes do pleno e diretores do Tribunal para discutir o assunto. A reunião, segundo o que O Jornal apurou, aconteceu a portas fechadas e nenhuma posição havia sido anunciada, pelo menos até o fechamento da edição. Há a possibilidade de que a posição seja conhecida ainda na manhã de hoje, no Fórum Eleitoral, no Farol, onde os partidos devem fazer os registros das candidaturas. Antes da reunião de ontem, na sessão do pleno,

o desembargador eleitoral Ivan Vasconcelos Brito Júnior fez um relato de reunião da qual participou, em Brasília, no TSE, com a presidente da Corte Eleitoral Superior, ministra Cármen Lúcia, e presidentes de TREs de outros Estados. Na conversa, segundo o magistrado, a ministra manifestou preocupação com a possibilidade da mobilização dos servidores prejudicar o processo e pediu que os TREs encaminhassem relatórios sobre a evolução dos registros das candidaturas.

Trabalhadores pararam em outros 18 estados

Pé direito 1

O

TRE deve anunciar a sua posição hoje

O

candidato à Prefeitura de São Paulo do PSDB, o ex-ministro José Serra: o PV ameaça rever o apoio ao tucano na disputa.

Além de Alagoas, em outros 18 Estados os servidores da Justiça Eleitoral aderiram ao “Apagão”, inclusive os que trabalham com o registro de candidaturas. Desde ontem mobilizados em frente ao Fórum Eleitoral, os servidores do Judiciário Federal em Alagoas devem continuar de braços cruzados hoje. Quem garante é o coordenador do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus), Paulo Falcão. Ele contou que, ontem, não houve nenhum pedido de registro de candidatura em Maceió. No interior de Alagoas, segundo ele, houve tentativas em dois municípios. “Mas os pedidos não foram protocolados. Os servidores informaram que estavam em greve”, disse Falcão. Um dos municípios, segundo o Sindjus, foi Igaci, sede da 45ª Zona Eleitoral. O outro seria São Miguel dos Campos, onde fica a 18ª Zona, a qual também abrange Barra de São Miguel, Jequiá da Praia e Roteiro. Em estado de greve desde 20 de junho, os servidores iniciaram ontem a paralisação.Sem reajuste há seis anos, os servidores aguardam aprovação de projetos de leis que revisam o Planos de Cargos e Salários da categoria. Em linhas gerais, os trabalhadores pede mreajuste salarial, estruturação da carreira, além de rejeitar o projeto de lei que se encontra no Congresso Nacional e que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos federais por dez anos.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A3

Política

www.mais.al politica@ojornal-al.com.br

CIDADÃO BENEMÉRITO DE MACEIÓ Lays Peixoto/Estagiária

Contexto

Decisão de Renan ganha repercussão

Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

A

Por quê?

A

pesar do parecer aparentemente embasado em resultados científicos, a verdade é que o Ibama não agiu corretamente em relação ao estaleiro de Alagoas. Primeiro teve aquele relatório estapafúrdio que, por envergonhar o órgão, foi logo considerado como “extraoficial”. Depois, veio o segundo relatório com o veto sumário ao projeto do estaleiro alagoano por considerar a área como “reserva ambiental”. Isso, só em Alagoas, porque as mesmas áreas de mangues em Pernambuco e no Espírito Santo foram liberadas. A pergunta não é por que o Ibama vetou o estaleiro alagoano, mas por que o Ibama também não entrou na Justiça para vetar os estaleiros de Pernambuco e do Espírito Santo? E essas perguntas têm deixado a direção do Ibama sem jeito. E sem respostas.

Diga aí

De fora

O deputado João Beltrão fez uma pergunta que realmente deixou muita gente encucada: por que o Ministério Público Federal também não agiu em Pernambuco para impedir que o IMA pernambucano desse o parecer sobre o estaleiro em Suape?

Outra observação feita pelo deputado João Beltrão desfaz as dúvidas sobre a existência de “forças contrárias” atuando dentro de Alagoas contra o estaleiro. “Está provado agora que essas forças contrárias agem em outros estados”, destacou.

Ministro Humberto Martins com o título de Cidadão Benemérito de Maceió, ao lado de participantes da solenidade

Humberto Martins recebe o título na Câmara Municipal Ministro é o único alagoano em atividade no STJ ; solenidade de ontem foi muito concorrida

União e força O deputado João Beltrão destacou a atuação dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor em favor da construção do estaleiro em Coruripe.

PEDRO BARROS pedrobarrosjr@hotmail.com Arquivo

De prima Candidato a prefeito de Maceió e liderando as pesquisas, o ex-governador Ronaldo Lessa retornou de Brasília convencido de que não haverá segundo turno. “É importante que a gente lute para resolver logo isso (eleição) no primeiro turno”, disse ele convocando as bases.

Plano de voo O ex-governador Ronaldo Lessa se reuniu por duas horas com o senador Renan Calheiros e o deputado federal Renan Filho, em Brasília.

Palmas

Origem

O senador Renan Calheiros não ouviu, mas, ao saber, foi agradecer aos senadores Eduardo Suplici e Aloísio Nunes, ambos de São Paulo, os elogios aos substitutivos dele nas três Propostas de Emenda Constitucional que tratam do comércio pela Internet.

Nos substitutivos que apresentou, o senador Renan Calheiros garantiu que a diferença entre as alíquotas do imposto vigente no Estado destinatário da compra e o Estado de origem da compra vai ficar com o primeiro, ou seja, o Estado onde reside o comprador.

Futuro do presente – “A intenção é reequilibrar a relação entre estados, numa adequação à tendência crescente de utilização do comércio pela Internet” – explicou o senador Renan Calheiros.

E eu?

Eliseu

Em União dos Palmares, o empresário José Clemente se disse surpreendido com o convite para ser o vice-prefeito na chapa do ex-governador Manoel Gomes de Barros. “Zé(Clemente) eu escolhi você”, disse-lhe Mano a um Zé surpreendido.

Candidato a prefeito em Mata Grande, Fernando Lou não se impressionou com o número de presentes à convenção do adversário, o prefeito Jacob Brandão, candidato à reeleição, e alfinetou: “Não tenho dinheiro para pagar diárias”.

Novo habitat O deputado federal Maurício Quintella queria mais para levar o PR para o governo, mas, por enquanto, ficará apenas com o Meio Ambiente.

Expressas Candidata a prefeita em Arapiraca, a deputada federal Célia Rocha foi dar uma força a Arlindo Garrote, candidato a prefeito de Estrela, pelo PP do senador Benedito de Lira. Em Palmeira dos Índios, o feitiço virou contra o feiticeiro, e agora o vereador Gileninho Sampaio está numa situação difícil para se reeleger. Gileninho Sampaio comandou o golpe que impediu a vereadora Elane Balbino de se candidatar à reeleição pelo PSD, sob a alegação de que ela é líder do prefeito James Ribeiro. Mas Elane Balbino reverteu o quadro com apoio do diretório estadual do PSD e agora é ela quem comanda o partido, com 5 “Balbinos” entre os 7 integrantes do diretório municipal.

ESTALEIRO

O

plenário da Câmara Municipal de Maceió ficou pequeno para o número de convidados que foram prestigiar a entrega do Título de Cidadão Benemérito de Maceió ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins. A sessão especial, realizada na manhã de ontem, contou com a participação de diversas autoridades, políticos e advogados e familiares do homenageado e foi presidida pelo presidente da casa, vereador Galba Novaes, que destacou a figura do ministro como um dos mais importantes e honrados membros do Judiciário brasileiro. O título foi proposto pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e é concedido a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade. D u r a n t e o d i s c u r s o, Humberto Martins agradeceu a homenagem prestada pela Câmara Municipal. “Fico feliz em receber o reconhecimento de meu trabalho com o Titulo de Cidadão Benemérito de Maceió. Sinto-me mais compromissado com o meu dever”. Ele relembrou, ainda, sua trajetória profissional no Estado, destacando

sua atuação como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, antes de ocupar o cargo de ministro do STJ. Na ocasião, ele fez questão de dizer que nunca se distanciou de Alagoas. MENSAGEM Representado na solenidade pelo secretário-geral do PSD, o ex-vereador por Maceió Nilton Lins, o deputado federal João Lyra enviou uma carta a Humberto Martins. No texto, lido na solenidade pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Galba Novaes (PRB), João Lyra agradeceu o convite para a solenidade, ao tempo que, também, cumprimentou o ministro, amigo pessoal, pela “justa homenagem” do parlamento municipal. O ministro é reconhecido por sua postura correta e pela simplicidade, como destacou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), presente à solenidade. “O ministro Humberto Martins honra o Estado pela postura e pela forma diligente que tratam a todos que o procuram”, disse. Também presente à solenidade, o prefeito Cícero Almeida afirmou que o homenageado uma referência para todo o Estado. “É uma referência para todos nós, e ele ainda tem muito a fazer pelo Estado de Alagoas”, afirmou. “Ele é um homem digno, e o título é por toda a sua história”, disse a vereadora Tereza Nelma, autora da homenagem, aprovada por unanimidade pela

Câmara Municipal de Maceió. Para Omar Coêlho, presidente da OAB Alagoas, o nome de Humberto Martins no STJ significa reconhecer seriedade, compromisso e celeridade nos trâmites processuais o que faz com que a Justiça se aproxime da sociedade. A exemplo de outros convidados, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, destacou como ponto marcante na personalidade de Martins a simplicidade. “Sua raiz é de humildade de simplicidade”, declarou. Representando a presidência do Superior Tribunal de Justiça, o ministro Mauro Campbel destacou sua amizade com Humberto Martins, pontuando o caráter, a sensibilidade e determinação do colega como elo entre eles. “O que me uniu ao Humberto foi o seu caráter e a admiração por sua sensibilidade, que é essencial para um juiz, assim como sua coragem. Ele tem uma visão diferenciada e sabe que envolvido em cada processo há sempre uma figura humana”, enfatizou. Como marca de seu perfil combativo e em prol de uma justiça mais próxima da realidade, o ministro Humberto Martins fez questão de destacar, na finalização de seu discurso, sua avaliação sobre a figura do magistrado. “O juiz não é dono do poder, não é proprietário. É inquilino do poder”, ponderou. A Câmara está em recesso e funcionou ontem exclusivamente na outorga do título.

Segurança: Vilela diz que plano está dando certo O plano nacional de segurança pública Brasil Mais Seguro, parceria entre os governos federal e estadual, já está dando certo. A afirmação foi do governador Teotonio Vilela Filho ontem, durante o evento na Câmara Municipal de Maceió. De acordo com o governador, avaliações que estão sendo feitas semanalmente mostram redução em alguns índices críticos. “No último final de semana, o número de homicídios registrados caiu”, disse ponderando, no entanto, que isto não significa necessariamente que nas semanas seguintes sejam registrados novos decréscimos. Segundo Teotonio Vilela, isso se deve à própria natureza do plano, que é experimental e carece de adequação “às nossas realidades”.

Otimista, o governador lembrou que os recursos oriundos da parceria entre Alagoas e o governo federal totalizam R$ 130 milhões e que vai ser possível aparelhar o Estado promovendo algumas reformas estruturantes na área. O plano nacional de segurança pública foi lançado no final de julho, em Maceió, e contou com a presença do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Alagoas registra o maior índice de homicídios do país: 66,8 mortes para cada 100 mil habitantes. ESTALEIRO “Inaceitável”. Foi dessa forma o governador classificou a avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que rejeitou a área inicialmente delimitada no Pontal do Coruripe para a instalação do Estaleiro Eisa, também na solenidade de ontem da Câmara. Segundo avaliação do governador, a atitude assume um caráter discriminatório, uma vez que estados como Pernambuco, Bahia e Espírito Santo foram beneficiados com laudos do órgão federal, em ambientes semelhantes ao de Alagoas. “Pernambuco teve aprovado o terceiro estaleiro em área de mangue, para Bahia e Espírito Santo foram aprovados numa APA (área de proteção ambiental) parece discriminação com Alagoas”, desabafou. Vilela disse que vai enfrentar essa “briga grande” com argumentos técnicos. P.B.

decisão do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, de não deixar tramitar projeto de interesse do Ibama até que seja resolvida a licença ambiental para a instalação do Estaleiro Eisa em Alagoas, ganhou grande repercussão nas emissoras de rádio na manhã de ontem. O projeto, que cria cargos e autoriza a cessão de funcionários do Instituto para outros ministérios, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e seria aprovado nesta terça-feira, caso Renan não pedisse vistas. “Só vou devolver o projeto quando o Ibama resolver a questão do estaleiro”, reiterou o senador, nesta quarta-feira, em entrevista, por telefone, a emissoras de rádio de Maceió. Renan lembrou que o Senado sempre priorizou e aprovou as questões de interesse do Meio Ambiente. “Tudo o que diz respeito ao aprimoramento da legislação do Brasil tem a nossa prioridade”, lembrou. “Por ocasião da aprovação do Código Florestal, autorizamos uma proposta ainda melhor do que a que foi aprovada na Câmara, mas o Ibama não vem tratando Alagoas na mesma condição que os outros Estados brasileiros. Está discriminando nosso Estado e isso é inconcebível”, disse. “São muitos estaleiros que irão se instalar no Brasil no rastro do Pré-Sal, e isso significa o avanço da indústria naval brasileira. Mas Alagoas também precisa ser incluída nesse contexto e se desenvolver”, justificou.

Senador lembra autorização para outros estados Renan também recordou a autorização concedida recentemente, pelo Ibama, para a construção de estaleiros em Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina. “Por que a Alagoas está sendo negado esse direito? Logo Alagoas, que precisa muito se desenvolver? Nós não podemos consentir que isso aconteça”, prosseguiu, sendo categórico ao repetir: “Nós não vamos trazer de volta ao Senado o projeto, enquanto o Ibama não voltar atrás na sua decisão”, confirmou, dizendo ter a solidariedade de todos os senadores e líderes partidários, ao pedir vistas do projeto do Ibama. Assim que soube da atitude de Renan, o presidente do Ibama, Volney Zanardi, tentou demovê-lo da decisão. “Não temos nada a tratar agora. Antes, precisamos esclarecer o que de fato está acontecendo com a licença do estaleiro de Alagoas”, disse o senador a Zanardi, na tarde de ontem. O senador, que falou sobre o assunto com o governador Teotonio Vilela Filho no sábado, em Palmeira dos Índios, quando foi homologado o nome do prefeito James Ribeiro para disputar a reeleição, disse que, independentemente de questões partidárias, todos estarão unidos pelos interesses de Alagoas.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A4

Nacional DEMÓSTENES TORRES

www.mais.al nacional@ojornal-al.com.br

RIO DE JANEIRO

CCJ do Senado aprova pedido de cassação

B

RASÍLIA - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou ontem por unanimidade - foram 22 votos favoráveis e nenhum contrário - o relatório que pede a casssação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por ligação com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro, acusado de envolvimento em jogos ilegais. Com a decisão, o processo segue para o plenário do Senado e deve ser votado - em votação secreta - no plenário do Senado na próxima quarta-feira, 11. Para cassá-lo, serão necessários 41 dos 81 votos dos senadores. O senador Pedro Taques (PDT-MT), relator na CCJ, defendeu que o processo de cassação não teve qualquer vício na tramitação. No parecer lido ao longo de mais de uma hora na comissão, Taques concluiu que o caso está pronto para ser votado no plenário da Casa. Na semana passada, o Conselho de Ética aprovou por unanimidade o pedido para cassá-lo. Demóstenes não foi à reunião, sendo representado por seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro. Kakay, como é conhecido, insistiu na tese de que os senadores iriam cassar um colega com base em prova ilegal e disse que foi violado o foro privilegiado porque o senador goiano foi investigado por três anos pela Justiça de primeira instância, e não pelo Supremo

Tribunal Federal (STF). Coube ao relator do processo no Conselho de Ética, Humberto Costa (PT-PE), rebater o advogado de Demóstenes. Costa disse que jamais usou no seu voto, favorável à cassação, “qualquer informação que não tivesse sido admitida pelo senador”. O relator do conselho afirmou que os fatos contra o senador goiano são “absolutamente claros, consistentes e indefensáveis”. Até a decisão final, o senador Demóstenes promete fazer discursos de defesa na tribuna do plenário. No primeiro, na última segunda-feira, o parlamentar pediu desculpas a cada um de seus colegas. Ele também disse ser vítima de um processo de difamação provocado pelo vazamento de conversas gravadas pela Polícia Federal durante as operações Vegas e Monte Carlo. Na terça, Demóstenes reafirmou sua inocência e disse que se tornou a “bola da vez” em um pronunciamento que foi lido em 15 minutos. Demóstenes é acusado de relações estreitas com o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de operar um esquema de jogos ilegais e tráfico de influência que contava com a participação de políticos e empresários. Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro e suas negociatas são alvo de investigação em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista.

6 DISCIPLINAS

Fogo que destruiu almoxarifado da unidade espalhou fumaça e fuligem pelas enfermarias, obrigando a remoção dos pacientes; hospital tem 320 internos

Incêndio em hospital mata uma paciente Direção estima em R$ 5 mi prejuízos causados pelo fogo que afetou prédio do almoxarifado

R

IO DE JANEIRO – Um incêndio que atingiu o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) na manhã de ontem em Vila Isabel, na zona norte da capital fluminense, matou uma paciente e causou um prejuízo estimado em R$ 5 milhões, segundo a direção da unidade. O fogo, que começou por volta das 5h45, consumiu

totalmente um edifício anexo do complexo, onde funcionava um almoxarifado. A paciente Edenir Pereira, de 55 anos, morreu de parada cardíaca após ser transferida de ala. O reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), à qual o hospital pertence, informou que a verba para reparar os estragos do incêndio já está disponível e só depende de uma avaliação mais precisa dos danos para ser empregada. “O orçamento está liberado e poderá ser utilizado assim que a perícia for concluída”, disse Ricardo Vieiralves de Castro. O complexo já passa por

MOTOS

reforma há quatro anos e consumiu R$ 50 milhões nesse período. A Secretaria de Estado da Saúde informou que deixou à disposição um hospital de campana para dar suporte à unidade e afirmou que o fornecimento de medicamentos e insumos está garantido. A Central de Abastecimento do Estado também fornecerá materiais necessários ao funcionamento do Pedro Ernesto, especialmente itens utilizados para cirurgia. De acordo com o diretor da unidade, Rodolfo Nunes, 320 pessoas permanecem internadas no hospital, sendo

que 60 delas foram transferidas de ala depois do incêndio. Houve transferência de 17 pacientes para outros hospitais da cidade. Entre eles estão sete crianças da UTI neonatal e quatro adultos da área de hemodiálise, encaminhados ao Hemorio. As chamas, que espalharam fuligem e fumaça, causaram a interdição de seis enfermarias, incluindo a de cirurgia plástica, cirurgia torácica, oftalmologia feminina, nefrologia e neurologia. A direção do hospital informou que as consultas e exames agendados para ontem serão remarcados.

SENADO

USP aparece entre 50 Comissão aprova melhores do mundo placa em capacete

Pai adotante poderá ter licença de 120 dias

S

B

ÃO PAULO - A Universidade de São Paulo (USP) apareceu entre as 50 melhores do mundo em seis das 29 disciplinas avaliadas no ranking publicado ontem pela Quacquarelli Symonds University Rankings (QS), organização internacional que avalia o desempenho de instituições de ensino. A melhor colocação da instituição foi na disciplina de comunicação e mídia, em que conquistou o 11º lugar. A USP também ficou bem colocada em Filosofia (44º), Geografia (31º), História (27º) Estatística e Pesquisa Operacional (48º) e Educação (43º). O QS World University Rankings by Subject 2012

elaborou listas divididas em cinco grandes áreas: Arte e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Gerenciamento. Cada disciplina inclui um total de 200 instituições. E m c o m u n i c a ç ã o, a USP ficou com 85 pontos, enquanto a primeira da lista, a Stanford University, nos Estados Unidos, teve média de 94,8. A instituição, que liderou o QS University Rankings: Latin America, divulgado em junho, aparece no ranking de todas as disciplinas, com exceção de Direito e Contabilidade e Finanças, que não contam com nenhuma universidade do Brasil.

AGÊNCIA CÂMARA

B

RASÍLIA - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou ontem proposta que torna obrigatória a inscrição das placas das motos nos capacetes de condutores e passageiros, para facilitar a identificação de criminosos que utilizem motos. Conforme a proposta, essa inscrição obedecerá a normas a serem definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Arolde de Oliveira (PSDRJ), aos outros projetos com objetivos semelhantes. Foram rejeitados os projetos 833/11 e 3636/12, que também tramitam em conjunto. “A inscrição da placa do veículo no capacete do condutor e do passageiro é

uma medida que visa a reduzir as dificuldades de identificação dos criminosos. Não duvidamos de que isso possa ser possível, porém ninguém ignora que uma inscrição alfanumérica em um capacete é algo muito sujeito a fraudes, as quais certamente serão postas em prática pelos marginais. Contudo, confia-se em que o Contran, ao regulamentar a questão, o fará de tal forma a permitir a redução das possibilidades de fraudes”, disse o relator. Ele explicou que rejeitou duas propostas porque as considerou inviáveis. Elas previam outras medidas: a inscrição do RG do condutor e a visualização do rosto do condutor. O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

RASÍLIA - O homem que, sozinho, adotar uma criança poderá ter direito a licença de 120 dias e remuneração equivalente ao chamado salário-maternidade por igual período. A medida consta de projeto aprovado ontem na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Sendo, em decisão terminativa, e será submetido a votação em turno suplementar O direito já é assegurado à mãe adotante desde 2002, mas a legislação previa licença-maternidade e salário-maternidade conforme a idade da criança adotada: 120 dias quando da adoção de criança até um ano de idade; 60 dias em caso de adoção de criança entre um ano e quatro anos de idade; e 30 dias para crianças de quatro a oito anos de idade. Em 2009, a CLT foi modificada para estabelecer

que a licença-maternidade passasse a ser integral (120 dias) quando da adoção de crianças de qualquer idade. No entanto, não houve modificação da lei que trata de benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), que continuou fazendo referência à idade da criança adotada como critérios para concessão do salário-maternidade. Com o projeto os autores, senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ) visam também harmonizar a legislação trabalhista com a previdenciária. Assim, o salário-maternidade passará a ser concedido nos 120 dias que durar a licença. A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), apresentou voto favorável com emendas de ajustes na técnica legislativa e também para determinar que o benefício seja pago diretamente pela Previdência.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A5

Internacional

www.mais.al internacional@ojornal-al.com.br

ENVENENAMENTO

GENERAL AVISA

Viúva de Arafat autoriza a exumação do corpo

Irã tem planos para atacar bases dos EUA

C

ATAR - A viúva de Yasser Arafat, Suha Arafat, autorizou a exumação do corpo do líder palestino, morto em 2004, após a divulgação de um estudo indicando resíduos da substância tóxica polônio em suas roupas. Suha Arafat, que mora atualmente na ilha de Malta, n o M a r Me d i t e r r â n e o, também pediu que seja feita uma autópsia para verificar se há indícios do material químico nos restos mortais de seu marido. A decisão da viúva de Arafat ocorreu um dia depois de a rede de TV Al Jazeera, sediada no Catar, ter publicado um estudo indicando que a substância radioativa e altamente tóxica foi encontrada em objetos que Arafat usava na época em que ficou doente, inclusive sua escova de dentes. O estudo, realizado pelo Instituto Suíço de Radiofísica, indica ‘níveis anormais do elemento raro e radioativo denominado polônio’. Segundo o cientista do instituto, François Bochud, o estudo revelou ‘uma quantidade não explicada e elevada de polônio-210’.

Ontem, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) disse à agencia de notícias palestina Maan que aceitou exumar o corpo de Arafat do local onde ele está enterrado, o complexo de ANP, em Ramallah, na Cisjordânia. A ANP também informou que realizará uma investigação internacional para tentar esclarecer o mistério sobre a morte do ex-líder palestino. MORTE Yasser Arafat, fundador do movimento Fatah e líder da Organização de Libertação da Palestina (OLP), é considerado o principal símbolo da luta nacional dos territórios autônomos pela criação de um Estado independente. Em outubro de 2004, quando se encontrava sitiado pelo Exército israelense no quartel general da Autoridade Nacional Palestina em Ramallah, Arafat ficou gravemente doente de forma repentina. As causas de sua morte, que ocorreu no dia 11 de novembro de 2004 em um hospital francês, não foram explicadas até hoje.

PARAGUAI

Expulso embaixador da Venezuela

A

SSUNÇÃO - O governo do Paraguai declarou ontem como “persona non grata” o embaixador da Venezuela no país, José F. Javier Arrúe de Pablo, e ordenou a retirada do chefe da delegação diplomática paraguaia em Caracas, Augusto Ocampos. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores afirma que a decisão foi tomada ante “as graves evidências de intervenção por parte de funcionários” da

Venezuela em assuntos internos do Paraguai. A decisão foi tomada um dia após a ministra da Defesa, María Liz Garcia, divulgar um vídeo em que o chanceler venezuelano Nicolás Maduro aparece com altos militares paraguaios pouco antes da destituição do então presidente Fernando Lugo. Para o novo governo, Maduro teria tentado arquitetar uma intervenção das Forças Armadas para impedir a destituição de Lugo.

Comandante da Guarda Revolucionária fala sobre poder de fogo da república islâmica em caso de ataque

T

EERÃ - O Irã possui planos para destruir 35 bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio, no Golfo Pérsico e na Ásia Central caso seja atacado, afirmou ontem o general Amir Ali Hayizadeh, comandante da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária. “Tomamos todas as medidas necessárias para situar essas bases e desdobrar mísseis para destruir todas elas nos primeiros minutos de um possível ataque (contra o Irã)”, advertiu Hayizadeh em declarações divulgadas pela agência iraniana Fars. As declarações de Hayizadeh dizem respeito a um eventual ataque dos EUA contra seu território, ao final de um exercício militar em que foram testados diversos tipos de mísseis de fabricação nacional, durante três dias. O comandante explicou que os EUA “têm 35 bases ao redor do Irã” e acrescentou que “todas elas estão ao alcance dos mísseis, assim como a terra ocupada da Palestina (Israel)”. Segundo ele, as manobras de mísseis que foram realizadas nos últimos dias tinham o objetivo de destruir répli-

Imagem divulgada pela agência oficial de notícias Fars, do Irã, mostra o lançamento de um míssil na últimraterça-feira terça-feira

cas de hipotéticas bases dos EUA na região e o resultado foi exitoso. Segundo o site da Guarda Revolucionária, Sepah News, nas manobras foram usados mísseis antinavios contra alvos marítimos, com o apoio de aviões de combate e aeronaves não tripuladas. Não ficou claro a quais bases exatamente o comandante da Guarda Revolucionária se referia. Os EUA possuem bases militares no Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Turquia. Além disso, o país tem cerca de dez bases no Afeganistão e no Quirguistão, na Ásia Central. Na terça-feira, membros da Guarda Revolucionária disseram ter destruído sete

hipotéticas bases das “forças alheias à região” em manobras aéreas e com lançamento de mísseis de até 1,3 mil quilômetros de alcance, embora Hayizadeh tenha feito questão de ressaltar que o país dispõe de mísseis com alcance que superam 2 mil quilômetros. SOB SANÇÕES O Irã está submetido a sanções da ONU (Organização das Nações Unidas), dos EUA e da União Europeia por causa de seu controverso programa nuclear. Israel ameaça atacar o Irã se a diplomacia e as sanções não convencerem a República Islâmica a abandonar o programa. Os EUA tampouco descartam uma ação mili-

tar, mas tentam impedir que seus aliados israelenses ajam precipitadamente. ESTREITO DE ORMUZ De acordo com o porta- v oz d o Mi n i s t é r i o d a s Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, a mensagem desses exercícios é que “o Irã tem total autoridade e preparação para garantir a segurança no Golfo Pérsico e no tráfego de petroleiros no Estreito de Ormuz”. O Irã intensificou sua retórica antiOcidente depois da entrada em vigor, no domingo de 1º de julho, de um embargo total da União Europeia contra a importação de petróleo iraniano, a fim de pressionar o país a abandonar seu programa nuclear.

CIÊNCIA EM EBULIÇÃO

‘Partícula de Deus’ é achada G

ENEBRA - Cientistas anunciaram ontem a observação de uma partícula subatômica inédita até então. Eles veem fortes indícios de que se trate do “bóson de Higgs”, a “partícula de Deus”, única partícula prevista pela teoria vigente da física que ainda não tinha sido detectada em laboratórios, e que vinha sendo perseguida ao longo das últimas décadas. Pela teoria, o bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Se sua existência for confirmada, portanto, é um passo importante da ciência na compreensão da origem do Universo. Se ele não existisse, a teoria vigente deixaria de fazer sentido, e seria preciso elaborar novos modelos para substituí-la. “Eu não tenho muita dúvida de que, na física de partículas,

é o evento mais importante dos últimos 30 anos”, afirmou Sérgio Novaes, pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que faz parte da colaboração CMS. Apesar do grande impacto na física teórica, a descoberta ainda não representa um avanço direcionado a nenhum campo específico da tecnologia. O “bóson de Higgs” ganhou o apelido de “partícula de Deus” em 1993, depois que o físico Leon Lederman, ganhador do Nobel de 1988, publicou o livro “The God Particle” (literalmente “a partícula de Deus”, em inglês), voltado a explicar toda a teoria em volta do bóson de Higgs para o público leigo. Ainda não há edição desse livro em português. A nova partícula tem características “consistentes”

com o bóson de Higgs, mas os físicos ainda não afirmam com certeza que se trate da “partícula de Deus”. Para isso, eles vão coletar novos dados para observar se a partícula se comporta com as características esperadas do bóson de Higgs. GRANDE COLISOR O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês). As conclusões foram baseadas em dados obtidos no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), acelerador de partículas construído pelo Cern ao longo de 27 quilômetros debaixo da terra, na fronteira entre a França e a Suíça. Essa máquina, considerada a mais poderosa do mundo, foi

construída especificamente para estudos de física de partículas, e a descoberta anunciada ontem é a mais importante que já foi feita lá até o momento. A descoberta foi confirmada por especialistas do CMS e do Atlas, dois grupos de pesquisa independentes que fazem uso do LHC. Apesar de usarem o mesmo acelerador de partículas, as duas colaborações científicas trabalham com detectores diferentes e seus resultados são paralelos. Os resultados antecipados ontem ainda serão publicados em revistas científicas. Na última segunda-feira, pesquisadores norte-americanos também tinham anunciado ter encontrado “forte evidência” da existência da partícula, em experiências com um acelerador próprio, o Tevatron.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A6

Opinião

www.mais.al opiniao@ojornal-al.com.br Frase do dia

Dilema dos três Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Silvia Sacuno silvia.sacuno@sistemajornal.com.br Diretora Comercial Eliane Pereira eliane.pereira@sistemajornal.com.br Diretor Adm.-Financeiro Bruno Barrionuevo bruno@sistemajornal.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

A

lagoas vive, hoje, o dilema dos três. Há no Estado cerca de três mil inquéritos inconclusos por falta de provas. Magistrados já disseram que, nas condições que a peça chega à Justiça, qualquer advogado, em início de carreira que seja, encontra argumentos convincentes para obter a liberdade dos acusados. Eles acabam voltando para as ruas. Outro problema com o numeral três se refere à quantidade de mandados de prisão em aberto no Estado. São três mil ordens de prisão, muitas delas até envolvem casos de condenações – e isso é grave – sem que as pessoas sejam localizadas, presas e levadas para o sistema prisional. Sem contar que, menos 2% dessas pessoas “procuradas” pela polícia alagoana deixaram o Estado. A esmagadora maioria está aqui, levando a vida normalmente como se não devesse nada à Justiça. Para se ter uma ideia do sentimento de impunidade dessas pessoas, muitas delas são presas quando procuram a polícia ou a Justiça em busca de apoio, independentemente de qual seja o problema. Ocorre que já há em Alagoas uma superlotação no sistema carcerário na ordem de

O Jornal

30%. Considerando que a população máxima num presídio é de mil presos, o Estado terá que construir, então, mais três penitenciárias. Olha o número três de novo no assunto. Não poderia ser diferente. Nos países que precisaram crescer praticamente do nada, a prioridade de obras físicas foi a construção de escolas. População educada, povo evoluído, progresso à vista. Por aqui, na terra dos marechais, discute-se a construção de unidades prisionais para colocar aqueles que agridem a sociedade. Por isso, uma dessas cadeias está sendo construída no meio do nada, entre o Sertão e Agreste alagoanos. Curiosamente, uma penitenciária fica bem perto do campus da Ufal [Universidade Federal em Alagoas], em Arapiraca. Estudantes, professores e técnicos estão morrendo de medo dessa incômoda vizinhança e pedem a desativação da cadeia. Se lá no passado, não se sabe se anos ou décadas, os governantes tivessem priorizado o emprego do cimento e do tijolo na construção de escolas – em suas várias formas e tamanhos –, certamente este não seria hoje o nosso dilema. Mas nem tudo está perdido. Deu certo em outros estados. Porque não dará em Alagoas?

Charge

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

“Se cartão de crédito fosse dinheiro para valer, poderíamos usá-lo para pagar impostos e multas de trânsito, mas isso não acontece”. DEPUTADO GUILHERME CAMPOS, líder do PSD na Câmara, sobre a volta da diferenciação de preços para pagamento com cartões de crédito.

Para quem iremos nós? (2) Társis Wallace Pastor da Igreja Batista Betel, em Jaraguá

O

ser humano, por mais esquivo que seja a Deus e por extensão à religiosidade (os motivos são tão diversos quanto a própria diversidade humana), não consegue fugir ao atrativo do finito pelo Infinito e do temporal pelo Eterno, principalmente diante de circunstâncias radicais que ponham em xeque sua finitude. Se o choque numa linha de risco por algum tipo de situação crítica é muito forte, ele volta do “exílio” e se reintegra ao processo religioso do qual se afastara como uma espécie de filho pródigo que se sente perdido na terra distante. Isso aconteceu numa proporção significativa nos Estados Unidos logo após o impacto do 11 de setembro, quando a realidade nua e crua dos acontecimentos mostrou que o país mais poderoso do mundo não era invulnerável. A sensação de insegurança e de um luto inesperado por extensão sociológica descomunal, fez com que muitos “se arrependessem” de estar longe da “casa do Pai” e se reintegrassem a uma comunidade religiosa cristã, principalmente. Já outros, comportam-se de maneira diferente ao experimentar o mesmo choque. Continuam desligados do que seja institucional ou oficial em termos religiosos através do mecanismo de defesa psicológico chamado racionalização (até porque alguns romperam esses vínculos em função de decepções profundas), mas ligam-se apaixonadamente a outras causas, sejam políticas, artísticas ou esportivas. Do mesmo modo como não perdiam uma missa ou um culto em sua comunidade religiosa outrora, não perdem mais um jogo de sua agremiação esportiva, um show do seu astro ou banda preferidos, agora. Trocam de vinculação, e, se assumem, por exemplo, ser torcedores do Corinthians como membros da “fiel”, vinculam-se à “gaviões da fiel”. Não é sem razão, também, que algumas dessas agremiações tenham torcidas que se alinham dentro de um comportamento extremista, marginal. Não basta torcer a favor, importa torcer radicalmente contra qualquer outro adversário ao ponto de criminalizar esse sentimento.

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

Daí as “inquisições esportivas” (e não menos criminosas) com consequentes assassinatos de hereges que simplesmente pertencem a outras agremiações. Cada gueto se acha dono da verdade e absolutiza sua conduta rejeitando barbaramente o outro. Em nossa terra, “mancha azul” (CSA) e “comando vermelho” (CRB) revelam a extrapolação dos limites do normal. O normal é o da tradição natalina do Pastoril com “Mestra e Contramestra” mais mediação da “Diana” – a ponte da fraternidade que liga os dois cordões. A cultura pós-moderna em seus extremos não aceita mediações e o amor líquido abre espaços para o fratricídio radical com torcedores agredindo e matando torcedores em nome do absurdo. Vivemos tempos de insegurança com o “fim das certezas” (Ilya Prigogine). “Tá todo mundo louco”, diz a letra de uma música popular brasileira que não é nova. O mundo tornou-se um hospício, é o que ela quis dizer já há algumas décadas. Melhorou? O “medo líquido” da globalização apressada diz que não e generaliza o pânico financeiro na Europa com efeitos colaterais que já nos atingem. Nesse contexto, olhar para onde, fazer o quê, pedir socorro a quem? Quando os horizontes de uma era se turvam, o ser humano amedrontado redescobre o Eterno simplesmente erguendo os olhos da terra ao céu. E como Simão Pedro e seus amigos reconhecem seus limites dizendo em coro: “Para quem iremos nós, Senhor, tu tens as palavras de vida eterna”.

Holocausto

EMPRESA EDITORA O JORNAL LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.mais.al Av. Comendador Gustavo Paiva, 3771 A Mangabeiras - Maceió/AL CEP: 57037-280 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Quando os horizontes de uma era se turvam, o ser humano amedrontado redescobre o Eterno

Zélia Tenório de Araujo Pedagoga

San

P

Datas & Fatos Teoria Keynesiana Em 5 de julho de 1883, nasce John Keynes. Ele foi o mais importante economista da primeira metade do século XX. Seu trabalho teve impacto sobre o pensamento e a prática política em quase todas as nações capitalistas. A teoria keynesiana propunha a intervenção estatal na vida econômica para conduzir ao regime de pleno emprego. 1807 - Os britânicos sofrem três mil baixas em ataque a Buenos Aires e se comprometem a deixar Montevidéu. 1811 - A independência da Venezuela é declarada sob o comando de Simón Bolivar. 1883 - Nasce John Maynard Keynes, economista inglês. 1915 - Primeira Guerra Mundial: os italianos são derrotados em batalha próxima as cidades de Gradisca e Girizia. 1926 - O Chile ocupa novamente as províncias de Tacna e Arica, sobre as quais mantém um litígio com o Peru. 1932 - Antonio Oliveira Salazar é nomeado presidente do Conselho de Ministros de Portugal. 1935 - A lei que garante a liberdade sindical é publicada no Estados Unidos. 1936 - Nasce James Alexander Mirrlees, economista inglês, Prêmio Nobel de 1996. 1945 - Segunda Guerra Mundial: o exército soviético se retira da Tchecoslováquia e da Polônia. 1948 - O governo trabalhista britânico estatiza o setor da saúde. 1948 - Morre Georges Bernanos, escritor francês. 1952 - O Senado argentino aprova o projeto de lei para erguer monumentos a Eva Duarte de Perón em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina. 1968 - O tenista australiano Rod Laver é campeão em Wimbledon. 1968 - Prossegue a democratização da Tchecoslová-

quia: a Assembléia Nacional reabilita as vítimas dos processos políticos desde 1948. O “Manifesto das 2.000 palavras” é publicado. 1970 - Luis Echevarría é eleito presidente do México. 1973 - O governo uruguaio decreta a supressão do direito de greve. 1973 - Fim da Conferência Européia de Segurança com um acordo para terminar a chamada Guerra Fria. 1977 - Após um golpe de Estado, Zia Ul-Haq assume o poder no Paquistão e o primeiro-ministro Ali Bhutto é posto em prisão domiciliar. 1984 - O regime militar uruguaio retira as proibições políticas aos dirigentes de esquerda, para conseguir a pacificação do país. 1985 - Morrem afogadas 100 pessoas em um naufrágio em um rio de Bangladesh. 1986 - O cosmonauta soviético Kizim permanece 364 dias no espaço e estabelece novo recorde de permanência no espaço. 1987 - Um barco do Zaire naufraga em um rio fronteiriço com a Zâmbia e deixa 221 mortos e 169 feridos. 1988 - A Igreja Anglicana permite que as mulheres possam exercer o sacerdócio, proposta colocada em prática em 1993. 1991 - O presidente da Colômbia, César Gaviria, levanta o estado de exceção imposto desde 1984. 1992 - O tenista norte-americano Andre Agassi ganha o torneio de Wimbledon. 2001 - O Tribunal de Haia confirma a condenação a 40 anos de prisão para o serviobosnio Goran Jelisic por crimes contra a humanidade. 2001 - A fiscal anticorrupção do Peru, Ana Cecilia Magallanes, denuncia penalmente 19 ex-funcionários do regime Fujimori.

articipei, recentemente, das Oficinas de Oração e Vida na Igreja de São Pedro Apóstolo, tendo como guia Margarida Maria Gomes de Melo, verdadeira cristã, amiga, irmã em Cristo e ex-mestra na faculdade que cursei um dia. Movida pela ansiedade de redescobrir o que Jesus me proporcionaria dessa vez, atendi ao convite formulado por ela, um belo dia, após a santa Missa. Consiste, aquela Escola de Oração, num serviço aprimorado, que aprofunda os seus participantes na arte de aprender a orar, com quinze sessões, realizadas semanalmente, nos locais a serem previamente estabelecidos, simultaneamente, em várias Paróquias, tendo como participantes pessoas de qualquer religião e idade cronológica. As exigências para a realização da mesma resumem-se numa pequena e simples pedagogia, na qual deveremos procurar manter sentimentos de perfeita união com Cristo, aceitar a alma vazia, tranquila, serena, aguardando as palavras que vêm trazendo o Senhor ao nosso encontro. Através das leituras, a convivência íntima com a Bíblia Sagrada, dinâmicas e cantos, a invocação precisa ao Espírito Santo, momentos de reflexão, pensamentos voltados para o alto, tentamos falar com Deus, reservando no nosso dia a dia a Sagrada Meia hora, quando podemos ficar a sós com Ele, aguardando, possivelmente, as respostas que virão, num futuro que não nos é dado perceber no momento presente. Cada uma de nós poderá constatar que foram inúmeras as revelações admitidas pelo nosso espírito, após recebermos as mensagens e ensinamentos advindos de tão especial Oficina. Certamente, após a sua conclusão, nunca mais seremos aquelas mesmas pessoas adentradas ali. Aprendemos a aceitar a nós mesmos, os nossos familiares, amigos, o outro, que às vezes nem conhecemos pessoalmente, as nossas enfermidades físicas e mentais, a perda dos entes queridos, as nossas fraquezas e limitações. Em meio a tantas surpresas e atividades,

Aprendi a perdoar aqueles que, de um modo ou de outro, me fizeram chorar, humilharam e/ou caluniaram chamou a minha atenção, aquela que se denomina Holocausto. São remotas a origem desse ritual, que se processam desde a antiguidade, quando se sacrificava de uma forma rude animais, plantas, seres humanos, em práticas oferecidas a entidades, ou mesmo perseguição política, étnica, religiosa, possuindo destinos diversos. No entanto, o objetivo desse Holocausto foi procurarmos de uma forma benéfica renunciar aos nossos males, nossos desejos nocivos, incinerando-os em fogo ardente, transformando-os em cinzas, que o vento espalhou por lugares incógnitos. Naquela tarde inesquecível, aprendi a perdoar aqueles que, de um modo ou de outro, me fizeram chorar, humilharam e/ou caluniaram. Aqueles que merecem o meu perdão compartilhado, primeiramente, com a aprovação de Jesus, que tudo pode e tudo avalia com amor e sinceridade. Na cerimônia intitulada O Deserto, podemos compreender como é salutar a convivência com Jesus, lado a lado com a natureza, que nos certifica a cada momento o quanto é valiosa a vida, quando a paz, a humildade e comunhão com o Pai se fazem presentes. Serei eternamente grata pela oportunidade de haver tomado parte desse seleto grupo, em especial a nossa querida guia, Margarida, às minhas companheiras da Oficina mais completa que já conheci, e, acima de tudo, a Jesus, amigo inseparável que me proporcionou tantos momentos felizes.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A7

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

VAREJO

o

Consumo cai no 1 semestre Yvette Moura

Para setor em Maceió, desempenho é reflexo da crise financeira, embora alagoano continue otimista FLÁVIA BATISTA flaviabatista@ojornal-al.com.br

A

s vendas no varejo registraram, durante o primeiro semestre de 2012, o pior desempenho dos últimos três anos. Dados divulgados pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio revelam que, em todo País, apesar de o movimento de consumidores apresentar crescimento de 7,6% durante o período, este foi o avanço mais tímido desde

2008. O estudo da entidade aponta, ainda, que o mês de junho teve queda de consumo de 0,2% em comparação com maio. Os resultados, apesar de pouco otimistas, não surpreenderam o varejo em Maceió. Para o presidente da Aliança Comercial dos Retalhistas, Olinto Ozório, a queda de consumo de junho frente a maio, já é pontual no setor. “Maio é um mês de muitas vendas, por causa do Dia das Mães. E, diante deste crescimento, sempre registramos recuo em junho. O comércio não se surpreende com isso e já se prepara para esta realidade”, explicou, afirmando que as vendas devem voltar a superar as expectativas dos lojistas em outubro, por causa

do Dia das Crianças. Já o fraco crescimento durante os primeiros seis meses do ano é, para o novo presidente da Aliança Comercial, um reflexo da crise que se abateu não só no Brasil, mas em todo mundo. “É uma tendência que vem sendo verificada em todo País, que responde ao que acontece em todo mundo. Naturalmente, sentimos essa retração aqui também”, justificou. Segundo os registros da Serasa, o consumo do primeiro semestre de cada ano vem registrando queda desde 2010, quando as vendas cresceram uma média de 10,7%, frente a 2009. No ano seguinte, houve uma redução no consumo, com alta de 9,6%.

Segundo a Associação dos Retalhistas da Capital, ritmo menor no consumo já era esperado pelos lojistas de Maceió

Em Maceió, endividamento significa confiança Média de preços no comércio eletrônico cai Em Maceió, entretanto, esta realidade está diferente, já que o endividamento continua em alta o que, para o coordenador técnico administrativo do Instituto Fecomércio, Humberto Calmon, é positivo. Ele explica que este comportamento revela confiança das pessoas frente às políticas de incentivo do governo federal. “À medida que o endividamento

aumenta e a inadimplência recua, significa que as pessoas continuam comprando e honrando seus compromissos financeiros. Essa é uma resposta positiva à política do governo federal de reduzir juros para manter o comércio aquecido”, explicou. De fato, um dado apontado pela Serasa é a de que os setores em que a isenção ou redução tributária foram as que

mostraram melhores desempenho em junho. O movimento nas lojas de material de construção, por exemplo, foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado; as lojas de veículos, motos e peças tiveram alta de 7,4% e o varejo especializado de móveis, eletroeletrônicos e informática exibiu um ritmo de atividade, nestes seis meses de 5,2%.

NE 10 A média de preços dos produtos vendidos pelo comércio eletrônico o c h a m a d o e - c o m m e rc e, registrou queda de 0,31% em junho na comparação com o mês de maio, de acordo com o índice Fipe/Buscapé. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi ainda mais expres-

siva, de 7,07%. O número reforça a tendência deflacionária dos preços de produtos vendidos pela internet, que nos últimos 17 meses tiveram alta em apenas duas ocasiões, agosto de 2011 e janeiro de 2012, com 0,59% e 0,90%, respectivamente. Entre os dez grupos de produtos analisados pelo índice, apenas dois apresentaram alta nos preços: cosmé-

ticos e perfumaria (0 22%) e eletrodomésticos (0,21%). Os quatro grupos com maiores quedas foram casa e decoração (-1 1%), esporte e lazer (-0,87%), moda e acessórios (-0,71%) e eletrônicos (-0,70%) De acordo com o estudo, neste ano o comércio eletrônico deve movimentar cerca de R$ 23 bilhões, o que representa um crescimento de 25% com relação a 2011.

AGRICULTURA FAMILIAR

SALÁRIOS

Governo destina R$ 22 bilhões para o setor

Desoneração da folha deve chegar a outros setores

G1

O

ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciou ontem que o governo disponibilizará R$ 22,3 bilhões em recursos para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 e aumentará os limites de financiamento para custeio, investimento e comercialização. Deste total, R$ 18 bilhões correspondem a crédito para financiar operações de custeio e investimento do Pronaf, o Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Esse volume, segundo o ministro, representa crescimento de mais de 400% em 10 anos. Nos dois anos anteriores, o total disponibilizado para crédito foi de R$ 16 bilhões. A taxa de juros para todas as linhas de financiamento será de até 4%. O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença de diversos ministros de Estado e representantes dos agricultores familiares. Apesar do valor recorde, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “se for necessário mais de R$ 18 bilhões, porque a demanda dos agricultores familiares foi além dos R$ 18 bilhões, eles terão mais R$ 18 bilhões”. Ela foi bastante aplaudida neste momento. Os recursos anunciados se destinam ao ano agrícola 2012/2013 – período que vai de julho a junho do ano seguinte. O Pronaf financia projetos

AGÊNCIA BRASIL

O

individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O restante dos recursos será empregado em outros programas voltados para agricultura familiar, entre eles, o Programa de Aquisição de Alimentos (R$ 1,2 bilhão), o Seguro Agricultura Familiar (R$ 480 milhões), Assistência Técnica e Extensão Rural (R$ 542 milhões) e o Garantia Safra (R$ 412 milhões) que, a partir de janeiro será estendido a todo o País.

ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo ampliará a desoneração da folha de pagamento para outros setores econômicos, a exemplo do que foi feito com 15 ramos da indústria em abril deste ano. “Vamos fazer isso. Já estamos conversando com vários setores. Qualquer setor que estiver interessado na desoneração da folha, representado por sua entidade, deve entrar em contato conosco.” Mantega participou de seminário em São Paulo promovido pela Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O ministro não especificou um período para que a medida passe a vigorar. “Somente agora em agosto a medida [nos setores industriais] vai ter efeito”, acrescentou. PREVIDÊNCIA A desoneração da folha de pagamento reduz o valor da contribuição patronal à Previdência Social, de 20% para 1% ou 2% sobre faturamento da empresa. De acordo com o ministro, a medida irá ampliar a competitividade da produção brasileira, tendo em vista que diminui o custo da mão de obra. “Nós vamos ampliar a desoneração a condições cada vez melhores”, destacou.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A8

Economia

www.mais.al economia@ojornal-al.com.br

CARTÃO DE CRÉDITO

Utilização pode voltar a ter taxa Sebastião Moreira/AE

Representantes do comércio querem maior regulação do governo e que seja fomentada a concorrência DIÁRIO DO NE

A

redução dos juros e o maior uso de cartões de crédito e débito podem levar o governo a rever a orientação passada a todos os Procons do Brasil de punir o comerciante que diferenciar os preços de seus produtos se o pagamento for feito com dinheiro ou cartão. Apesar da antiga pressão do setor de varejo, que quer cobrar a mais de quem opta pelo dinheiro de plástico, a postura dos órgãos de defesa do consumidor sempre foi de resistência à proposta. “Há possibilidade de revisão, pois havia uma motivação para esse posicionamento, que talvez não exista mais hoje”, disse o assessor econômico do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Henriksen, em audiência pública na Câmara dos Deputados. E l e l e m b r o u q u e, n o início dos anos 2000, quando o tema começou a ser discu-

tido com mais profundidade, o uso de cartões não era tão grande. Quando a compra não era paga em dinheiro, havia um acréscimo de 10% ou 20% sobre o valor do produto. Esse adicional foi vetado. FATORES O aumento do uso do dinheiro de plástico e a redução da taxa básica de juros, a Selic, seguida por outros juros bancários, abre espaço para discutir a mudança. O tema, segundo Henriksen, muito provavelmente será debatido ainda esta semana pelo Cade e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), antigo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, que atua como um “coordenador moral” do referido sistema. “É necessário um grande trabalho de reavaliação”, disse o economista. Ele salientou que o Banco Central também participará das discussões para melhorar esse mercado tão concentrado e campeão de reclamações dos consumidores. “O Cade, o BC e a Secretaria estão muito atentos a essa indústria. E a grande polêmica é a diferenciação dos meios de pagamentos”, afirma.

AUTOMÓVEIS

Sem IPI, carro 1.0 expande mercado NE 10

O

s automóveis com motor 1.0 voltaram, em junho, a aumentar sua participação no total de vendas de veículos, após cinco meses de queda contínua e depois de atingir uma baixa histórica em maio. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na terça-feira, foram emplacados 121.921 automóveis com motor 1.0 em junho, o que representa 44,39% do total de unidades negociadas no mês. Em maio, a porcentagem era de 39,51%. Em dezembro de 2011, haviam sido emplacados 113.729 veículos 1.0, ou 45,23% do total. A série histórica da Fenabrave mostra que a participação dos carros 1.0 no total de emplacamentos era de 51,58% em fevereiro de 2010, início da série de vendas por motorização. No mês seguinte, a participação foi de 54% - melhor resultado da série. De acordo com especialistas do setor, o aumento da participação dos automóveis de menor cilindrada está ligado à política de redução tributária para o setor automotivo estabelecida pelo governo federal no final de maio. O pacote estipulou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, com isenção para os veículos com motor 1.0. Para cilindradas maiores, o IPI caiu menos.

Andre Beer, ex-presidente da Associação Nacion a l d o s Fa b r i c a n t e s d e Veículos Automotores (Anfavea) e consultor da Andre Beer Consult & Associados, diz que o desempenho do mercado depende do preço. “A relação entre os preços dos dois tipos de carro era menor antes do pacote do IPI. Como o 1.0 teve isenção e os motores com maior c i l i n d ra d a a p e n a s u m a redução, a distância aumentou”, afirma. “O consumidor reage de imediato à questão do preço”, diz. Pa r a o p r o f e s s o r d e economia do curso de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Eduardo Balian, a tendência, cada vez mais, é os veículos 1.0 perderem espaço no mercado. Além da concorrência com os carros importados, o avanço na tecnologia de motores tornou os preços dos veículos de maior cilind ra d a c o m p e t i t i v o s. “A diferença entre preços vem caindo e hoje existe uma maior diversidade de lançamentos”, diz. A tabela de preços da Fundação Instituto de Pe s q u i s a s E c o n ô m i c a s (Fipe) - de maio, antes do IPI reduzido - mostra que um carro Fox Mi Total Flex, cinco portas, por exemplo, tem uma diferença de R$ 3.237 do modelo com motor 1.6 para o 1.0 - o equivalente a 9,59% no preço. “Com crédito e uma renda maior, o consumidor opta pagar um pouquinho mais e comprar um carro melhor”, afirma.

Rejeitada pelos consumidores e Procons, a cobrança de valores diferenciados se o pagamento for à vista ou com cartão pode voltar a ser uma realidade no País

SUBSÍDIO CRUZADO O líder do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), ressaltou que o Ministério da Justiça sempre se colocou radicalmente contra a diferenciação de preços. “Se cartão de crédito fosse dinheiro para valer, poderíamos usá-lo para

pagar impostos e multas de trânsito, mas isso não acontece”, considerou. Para Guilherme Campos, o subsídio cruzado é a consequência mais cruel que existe nesse ramo, pois o consumidor que usa dinheiro e não utiliza os benefícios do cartão, também arca com o custo dos

cartões embutido nos preços. IMPACTO O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Cláudio Yamaguti, disse que o setor “não é contra ou a favor” da diferenciação dos meios de pagamento. “Nós

seguimos a lei, mas qualquer mudança abrupta pode ter impacto para o consumidor”, pontuou. Representantes do comércio pediram, além da diferenciação da cobrança, que o setor tenha mais regulação do governo e que seja fomentada a concorrência.

LIBERADOS

ENTRADA

Sai lista positiva de importadores

Ingresso de dólares tem ritmo menor no País

R

esolução da Câmara de Comércio Exterior, publicada no Diário Oficial da União, traz uma lista positiva de importadores brasileiros de solados e cabedais para fabricação de calçados, que poderão comprar estes componentes na China sem a aplicação de sobretaxa. As empresas excluídas da lista passarão a pagar 182% a mais de sobretaxa desde ontem. A medida é resultado de investigação da suspeita de triangulação ou importação de componentes para mera montagem no País. O Departamento de Defesa Comercial (Decom) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) investigou nos últimos nove meses denúncia da Asso-

JC ON LINE

O

Fabricante que não seguir a lista deve pagar sobretaxa por produto chinês

ciação Brasileira de Calçados (Abicalçados) de que importadores brasileiros estavam burlando a sobretaxa de US$ 15,85 aplicada por par de sapatos importado da China. A suspeita era que as empresas estariam trazendo sapatos chineses passando

pela Indonésia e pelo Vietnã ou comprando partes e peças na China para mera montagem no Brasil. As empresas utilizam esse mecanismo para fugir da sobretaxa aplicada a um produto que entra no País com preço abaixo do cobrado no mercado de origem.

CONSTRUÇÃO

Confiança tem 3ª queda consecutiva AGÊNCIA BRASIL

O

Índice de Confiança da Constr ução, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou o pior resultado dos últimos 18 meses, ao registrar recuo de 9,5%, em junho, ante redução de 7,8%, em maio. É a terceira queda seguida na comparação anual e a mais expressiva desde dezembro de 2011 (-9,9%). O levantamento mostra a expectativa dos empresários para os negócios tanto no presente quanto no médio prazo, com sondagens feitas em um período de três meses.

Em junho, entre os segmentos que contribuíram para o resultado estão as empresas de construção de edifícios e obras de engenharia, com variação de -9,8% ante -7,7%, e as de aluguel de equipamentos de construção e demolição, com 3,9% ante 6,1%. E m s e n t i d o o p o s t o, h o u v e u m a re d u ç ã o n a intensidade de queda nos segmentos de preparação de terreno (de -6,2% para -5,8%) e de obras de infraestrutura para engenharia elétrica e telecomunicação (de -15% para -13,9%). O Índice de Expectativas passou de -6,5% para -8,6% e o Índice da Situação Atual, de

-9,3% para -10,5%. Um quarto das 701 empresas ouvidas, ou 25,2%, classificou como boa a situação atual ante 33,3% que manifestaram a mesma avaliação no trimestre terminado em junho do ano passado. Para 16,5% das empresas consultadas, o quadro é ruim, percentual superior ao de igual período de 2011 (11,9%). Segundo a FGV, 43% dos entrevistados declararam esperar uma melhora dos negócios nos próximos seis meses ante o índice de 54,3% registrado em maio. Ao mesmo tempo, cresceu o percentual dos pessimistas (de 1,3% para 3,5%).

Brasil continua recebendo dólares do exterior. O ritmo, porém, é visivelmente menor que o visto no ano passado. Dados divulgados pelo Banco Central mostram que o fluxo cambial no acumulado do primeiro semestre ficou positivo em US$ 22,944 bilhões, valor 42% menor que o observado nos seis primeiros meses de 2011. Em tempos de crise europeia e aumento da aversão ao risco, o fluxo financeiro é o que mais sente o baque. No acumulado dos seis meses, o Brasil registrou fluxo positivo de US$ 2,810 bilhões por essa via, valor 88% menor que o visto em igual período do ano passado. A queda é resultado da contração de 8% no ingresso de moeda no primeiro semestre em relação aos seis primeiros meses de 2011 somado ao aumento de 2% na saída em igual comparação. Ou seja, entram menos recursos e, ao mesmo tempo, aumentou a remessa de dólares. Na c o n t a c o m e rc i a l , porém, o desempenho melhorou. Nos seis meses o fluxo acumula ingresso líquido de US$ 20,134 bilhões, valor 24% superior ao observado em igual período de 2011. Nesse caso, as exportações apresentaram aumento de 11%, ritmo maior que o visto nas importações, que cresceram 9% na mesma base de comparação.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

REFORÇO

A9

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

SDS recebe quatro helicópteros Yvette Moura

JARAGUÁ

Favela continua a ser invadida por famílias EBERTH LINS eberthlins.ojornal@hotmail.com

M

esmo com a transferência ocorrida no último mês de mais de 380 famílias da favela do Jaraguá para a Vila dos Pescadores, no bairro do Trapiche, a favela continua populosa. Cerca de 40 famílias não foram beneficiadas com apartamentos, além dessas, outras passaram a invadir os barracos que não foram demolidos ou construir novos no local. Na tentativa de garantir que a região não volte a ser habitada por outras famílias, a prefeitura promoveu, após a transferência, a demolição da maioria dos barracos, deixando apenas alguns para servir como ponto de apoio para os pescadores, no entanto, passado pouco mais de um mês, o número

de habitantes no local, ao contrário do esperado, só faz aumentar. Segundo o Secretario Municipal de Habitação Popular e Saneamento, Nilton Pereira, a Secretaria de Habitação trabalha para retirar o restante das famílias cadastradas do local e concluir a desocupação. Ainda de acordo com ele foi emitido pela SMHPS um processo licitatório para dar início à construção de um barracão que servirá como suporte para os pescadores, posteriormente, todas as barracas remanescentes serão demolidas. Semanalmente, equipes da prefeitura visitam e relatam a atual situação da favela. Como algumas famílias se recusaram a fazer a mudança, alguns apartamentos foram doados para famílias que não faziam parte do cadastro.

Apoio faz parte das ações do programa Brasil Mais Seguro; uma das aeronaves deve ficar em Arapiraca IRACEMA FERRO iracemaferro@ojornal-al.com.br

A

Secretaria de Defesa Social recebeu, ontem, mais quatro helicópteros para ajudar no policiamento do Estado. O reforço faz parte das ações do programa Brasil Mais Seguro. As aeronaves com seus pilotos vieram ‘emprestadas’ das Polícias Militares do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná e a quarta pertence à Polícia Federal. À frota de patrulha aérea se junta o helicóptero que está alugado pelo governo de Alagoas desde o ano passado. Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante, Alagoas terá seu helicóptero (comprado, não alugado) até o final deste ano. “Estes helicópteros servem para dar apoio nas operações que estão sendo deflagradas em todo o Estado. Um deles deve ficar na área de Arapi-

A frota de patrulha aérea se junta ao helicóptero já alugado pelo governo

raca. O Ministério da Justiça nos garantiu que teremos pelo menos três helicópteros em Alagoas e que, por hora, ia haver um revezamento entre os estados para este reforço”, revela. O secretário de Defesa Social, Dário César Barros, explica que as aeronaves vão facilitar as operações. “Os helicópteros vão ajudar a detectar os pontos para fazer bloqueios e blitze otimizando nosso tempo de resposta. Em São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraná são amplamente empregados e com grande sucesso”, avalia. PLANO DE SEGURANÇA Dando continuidade às mudanças que fazem parte do novo plano de segurança,

foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem a nomeação do novo subcomandante da Polícia Militar. Foi escolhido para o posto o coronel Mário Jorge Souza da Hora, que ocupava a Diretoria de Apoio Logístico da corporação. “Coronel Mário da Hora é um oficial antigo, com experiência grande tanto na área operacional quanto administrativa. Ele pode contribuir muito porque além da experiência tem bom relacionamento com oficiais e praças”, defende o comandante da PM. O DOE também trouxe novidades para a Polícia Civil, trazendo as nomeações dos delegados Carlos Reis, Flávio Saraiva, Robervaldo Davino e Sheila Carvalho. Eles vão

ocupar, respectivamente, as coordenações das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) 1 (Região Metropolitana de Maceió, com sede na Capital), 2 (Agreste e Baixo São Francisco, com sede em Arapiraca), 3 (Sertão, sediado em Santana do Ipanema) e 4 (Litoral Norte e Zona da Mata, sediado em União dos Palmares). As Risps foram divididas com base em dois critérios. O primeiro é que cada uma delas ficasse com uma média de 120 mil habitantes e o segundo, dividindo as áreas de maior incidência de crimes, ou seja, não sobrecarregando nenhuma delas com a maior parte da criminalidade do Estado. As escolhas de delegados mais antigos e que já ocuparam postos de liderança dentro da estrutura da Defesa Social em outras gestões, como é o caso de Flávio Saraiva, Carlos Reis e Robervaldo Davino, devem agradar os delegados, já que a categoria reclamava do fato de que os delegados contratados no último concurso público (há oito anos) ocupavam a maior parte dos cargos de liderança dentro da Polícia Civil.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A10

Cidades

www.mais.al cidades@ojornal-al.com.br

TABULEIRO DO MARTINS

CASO ERICK FERRAZ

Gecoc e PM fazem apreensões de droga

Policial acusado do crime vai a júri popular

RENATO BUARQUE redacao@mais.al

H

omens do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em uma ação conjunta com promotores do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), deflagraram uma megaoperação na tarde de ontem, na parte alta da capital. Durante a ação, a polícia localizou um ponto de venda e distribuição de entorpecentes, que servia como base logística para o remanejamento da droga na região do Tabuleiro do Martins, mais especificamente no Conjunto Cleto Marques Luz, onde aconteceram as incursões. Até o fechamento desta edição, a Polícia Militar não havia divulgado a quanti-

dade de drogas apreendidas, mas os militares informaram que encontraram um volume considerável de crack e maconha, além de uma pequena quantidade de cocaína. Na ação, um homem, cuja identidade não foi confirmada pela PM, foi preso. Além dele, duas armas de fogo e dinheiro também foram apreendidas. A ação policial aconteceu após um trabalho de mapeamento das atividades do ponto de revenda de drogas, feito por homens do serviço de inteligência do 5º BPM (P2). As investigações iniciaram por causa de uma denúncia anônima feita através do disque denúncia, pelo número 181. O preso e todo o material apreendido foram levados para a Central de Polícia Civil, no bairro do Prado.

JATIÚCA

Muro desaba em cima do teto da delegacia VALDETE CALHEIROS valdete@ojornal-al.com.br

O

2° Distrito Policial, localizado no bairro da Jatiúca, está funcionando com duas salas interditadas desde que parte do telhado do prédio foi atingido pelo desabamento do muro da Escola Estadual Rosalvo Lobo, que fica nos fundos da Delegacia. O telhado caiu sobre armários instalados no local. Não houve feridos. A sala era utilizada para guardar material apreendido com acusados. O muro da unidade de ensino desabou ao ser atingido por uma árvore que caiu em decorrência das chuvas recentes. Além do local onde houve o desabamento, outra sala da delegacia foi por medida de segurança, para que não sejam atingidas por parte do muro que ainda ameaça ceder. O delegado do 2º Distrito Policial, Egivaldo Lopes de

Messias, afirmou já ter comunicado à Delegacia Geral de Polícia Civil sobre o incidente. “Felizmente, o funcionamento da delegacia não está comprometido em sua totalidade. O que nem poderia acontecer. Temos muita demanda aqui para ficarmos com o serviço paralisado. Desde o início do ano, o 2º Distrito já instaurou mais de 500 inquéritos”, relacionou o delegado. Recentemente, o prédio passou por uma reforma orçada em R$ 115,467,05, conforme consta na placa da obra instalada à porta do Distrito. “As chuvas que caíram nos últimos dias devem ter provocado a queda da árvore que ocasionou tudo isso. Infelizmente, tivemos que interditar as salas dos cartórios, que não estão funcionando”, disse Lopes. Segundo o delegado, até que o problema seja resolvido, os cartórios continuarão interditados, sem previsão para voltar ao funcionamento.

Arquivo

Juiz decidiu, ainda, que policial civil não poderá responder ao processo em liberdade

demonstrado durante o transcorrer do processo, a ordem pública, para ser mantida, requer a segregação cautelar do referido réu, não havendo outra medida cautelar que substitua a prisão com eficácia necessária”, argumentou o magistrado. O irmão do policial civil, Judarley Leite, que também é acusado de ter participado diretamente da execução do modelo durante os festejos de Réveillon em Viçosa, continua foragido. Confor me o parecer, confeccionado pelo Ministério Público Estadual e, previamente acatado pelo juiz do caso, Jaysley Leite efetuou disparos, em local público, contra Erick Alexandre dos Santos. Outra vítima, Érica Ferreira da Silva, foi baleada durante a execução.

RENATO BUARQUE redacao@mais.al

U

m dos pr incipais acusados de ser o autor material do assassinato do modelo Erick Ferraz, ocorrido no dia 1º de janeiro deste ano, na cidade de Viçosa, o policial civil Jaysley Leite, será levado ao banco dos réus e sentenciado por meio da avaliação de um júri popular. A decisão foi tomada pelo juiz da Comarca de Viçosa, Luciano Andrade, e anunciada por meio da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, que confirmou a pronuncia do réu no processo. O magistrado, ainda em sua decisão, entendeu que não há, pelo menos por enquanto, condições de que o policial, que se encontra preso, possa responder ao restante do processo em liberdade. “Como exaustivamente

Modelo Erick Ferraz foi assassinado a tiros durante uma festa de Réveillon

O CASO O modelo Erick Ferraz foi assassinado na madrugada de 1º de janeiro de 2012. O crime aconteceu por volta de 3h da madrugada, na Avenida Firmino Maia, região central do município. O motivo do crime teria sido uma discussão entre a vítima e os irmãos Jaysley e Judarley Oliveira.

EDUCAÇÃO PÚBLICA Divulgação

COMBATE AO TRÁFICO

Polícia vai incinerar entorpecentes em AL

C

omo mais uma atividade da Semana Nacional de Combate ao Tráfico de Drogas, a Polícia Federal informou que vai incinerar amanhã grande parte dos entorpecentes apreendidos em Alagoas. A quantidade e o tipo de droga a ser destruída ainda não foi especificada. Sabe-se apenas que o material foi apreendido em operações policiais deflagradas no

Estado no ano vigente e em 2011. A droga deve ser incinerada em uma das caldeiras pertencentes à Usina Sumaúma, no Município de Marechal Deodoro. O material será levado da sede do Órgão no bairro de Jaraguá, a partir das 8 horas de sexta-feira. Em âmbito nacional, a Polícia Federal deve destruir aproximadamente dez tonelada de entorpecentes.

Secretário Adriano Soares está visitando e fiscalizando o progresso das reformas

Escolas concluem reforma ROBERTA CÓLEN estagio@ojornal-al.com.br

A

reforma de 73 escolas da rede pública estadual - distribuídas em Maceió e no interior do Estado - foi concluída ontem. A Secretaria de Educação e do Esporte que está empenhada no projeto das obras desde o começo do ano, pretende agir ao todo, em 163 escolas consideradas emergenciais. Para a Secretaria de Educação, as reformas trarão mais segurança e melhor estrutura

para os estudantes, que poderão contar com novas bibliotecas, salas aula e de leitura, laboratórios de ciências e informática, além de auditórios. O secretário da Educação e do Esporte, Adriano Soares, está acompanhando e fiscalizando junto com a SEE, o progresso das reformas e conta que vai visitar 13 dos prédios já concluídos. De acordo com ele, Alagoas está passando por uma grande transformação na educação e que o é desafio diário, já que,

as 163 escolas públicas estão sendo reformadas de uma só vez. O secretário Adriano Soares ainda ressalta que as reformas que continuam acontecendo não irão atrapalhar os alunos e funcionários da rede a concluírem os 200 dias letivos do calendário escolar que são exigidos por lei. Aluísio Aragão, coordenador especial de Infraestrutura da Secretaria de Educação, explica que os ambientes das unidades de ensino que ainda

estão em obras estão recebendo todos os ajustes necessários, como recuperação da área coberta dos prédios, instalações na parte elétrica e reparos nas hidrossanitárias. As próximas cidades que terão suas escolas inauguradas serão: Atalaia, Cajueiro, Carneiros, Ibateguara, Japaratinga, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, Murici, Olho d’Água das Flores, Olivença, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe, Penedo, Pilar, Porto Real do Colégio e União dos Palmares.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A11

Cidades

www.mais.al cidade@ojornal-al.com.br

CENTRO DE MACEIÓ

PelaCidade

Shopping Popular abre hoje com 70% das lojas

Deraldo Francisco pelacidade@ojornal-al.com.br

Piloto exibido

O

piloto de um helicóptero modelo esquilo – destes que chegaram a Alagoas para ajudar no combate à violência – deu um rasante ontem na orla marítima, no trecho que fica em frente ao Corredor Vera Arruda. A revolta de barraqueiros, banhistas locais e turistas foi geral. A ventania provocada pelas hélices [rotor] da aeronave levantou a areia e arrastou os guarda-sóis. Isso aconteceu exatamente às 8h40, e, diante da reclamação das pessoas, o piloto deu a volta no helicóptero, retornou ao local e ficou encarando as pessoas, como se para intimidar, levantando mais poeira ainda. Depois de um tempinho parada no ar, a aeronave foi embora à “caça de bandidos”. Alguns turistas fizeram comentários negativos à ação desastrada do piloto. A explicação dos alagoanos foi a de que o Estado passa por uma mudança no modelo de segurança pública e que isso deveria ser relevado, e coisa e tal. Não se sabe se a desculpa colou. O certo é que não havia necessidade nenhuma – tirando o exibicionismo do piloto – de a aeronave fazer um sobrevoo tão perto das pessoas. Fica aqui o recado da coluna, já que Maceió terá, nos próximos dias, um congestionamento no seu espaço aéreo.

Yvette Moura

A expectativa dos mais novos empreendedores é que o negócio seja um sucesso IRACEMA FERRO iracemaferro@ojornal-al.com.br

O

Divukgação

Sima revitaliza iluminação

A Sima [Superintendência de Iluminação Pública de Maceió] concluiu nesta semana mais uma etapa do projeto de revitalização, que tem o objetivo de melhorar a eficiência da iluminação dos corredores de ônibus de Maceió. Na Rua Lucilo Simões, no Barro Duro, foram substituídas e instaladas 15 luminárias completas com braço de dois metros (padrão I2), além de relés, reatores e também luminárias eficientes com lâmpadas de 70watts de potência, do tipo Vapor de Sódio.

Sobre a MAC-204 Com a inauguração da Avenida Pierre Chalita, a MAC-204 perdeu um pouco da importância que tinha no trânsito de Maceió. As mudanças no tráfego fizeram com que ela se transformasse numa pequena – e não mais numa importante – alternativa para desafogar o trânsito na parte alta de Maceió. Reconhece-se, no entanto, o quanto ela foi importante, principalmente nos períodos de festas e feriadões, quando os motoristas migram para o litoral norte do Estado.

Curiosidades na rodovia E, por falar em MAC-204, a coluna observou, esta semana, algumas curiosidades. Por exemplo, há nela um trecho de cerca de 300 metros sem função nenhuma. Para quem está subindo a ladeira, ele fica logo depois do desvio para a Pierre Chalita. O lado direito do asfalto, logo depois da mureta, não serve para nada. Depois do residencial, a faixa da direita [subindo a ladeira] vai servir apenas para quem mora ou tem negócios naquele conjunto de classe média altíssima. Mais adiante, no mesmo sentido, a MAC-204 volta a ser o que era. Quando chega ao São Jorge, ela deixa de ser MAC e passa a ser Avenida Coronel Salustiano Sarmento, e aí nada mudou.

Problemas na ladeira Em relação a essa ladeira, a coluna faz algumas observações. A primeira se refere a quem está descendo a ladeira. O sinal de “dê a preferência” para quem está saindo da Pierre Chalita é visto perfeitamente por quem está descendo a ladeira e que pode entender que a sinalização é para ele. A outra se refere ao espaço que ficou para os carros passarem entre um poste e a mureta. E, por último, agora para quem está subindo, há uma placa no meio da pista que, devido à escuridão sua visualização, está prejudicada.

Bairros sem energia hoje Só para relembrar, a coluna disse ontem, mas conta novamente isso hoje. Vai faltar energia hoje em alguns bairros de Maceió. Conforme informações da Eletrobras Distribuição, o fornecimento será interrompido em algumas ruas, avenidas, travessas, residenciais e áreas próximas na Jatiúca e no Jacintinho. Os locais precisos foram publicados na edição de ontem. É só dar uma olhadinha.

Vai “faltar luz” amanhã Agora, amanhã vai faltar energia, das 8h às 12h, em parte da Rua Protógens Ayres, no Jacintinho. No mesmo horário, em Ipioca, o fornecimento será interrompido na Rua São São Miguel e áreas próximas. Na Serraria, também das 6h ao meio-dia, parte do Conjunto Senador Rui Palmeira ficará sem energia elétrica. Na Jatiúca, o fornecimento ficará interrompido das 6h às 10h no início das Avenidas Dr. Antônio Gomes de Barros e Paulo Falcão. Já no sábado, bem, amanhã a coluna conta.

Shopping Popular abre suas portas hoje a partir das 10h. Na programação, além da solenidade com várias autoridades e a presença do prefeito Cícero Almeida, está prevista a apresentação de um trio de forrozeiros. A boa notícia para os ambulantes que não conseguiram uma vaga no novo centro de compras é que cinco permissionários, que foram sorteados pela prefeitura, decidiram deixar o local e devolveram a chave de seus boxes para a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e

Ontem, proprietários arrumavam os boxes para a inauguração do shopping

Economia Solidária (Semtabes). Resultado, segundo o presidente da Associação dos Camelôs de Maceió, Rosivaldo Moura, esses boxes sobressalentes serão sorteados entre os 300 camelôs que estão na fila de espera. A data do sorteio ainda não foi definida e deve contar com a presença do Ministério Público. “É mais uma oportunidade para quem quer uma vaga no Shopping Popular. Não vamos abrir com 100% das lojas por

causa desses que desistiram e porque alguns ainda não acabaram de aprontar seus boxes para os clientes”, assinala. Entre os ambulantes que desistiram de participar do empreendimento estão alguns que vendem CDs e DVDs. Como os produtos não têm origem legal, uma vez que são copiados, não poderão ser comercializados no Shopping Popular. Ontem, apesar de ainda

estar na fase de arrumação, alguns clientes curiosos já entraram no local para ver como está a estrutura e algumas vendas já começaram a acontecer. A expectativa dos empreendedores é que o negócio seja um sucesso. Vilma Maria da Silva estava arrumando a loja na qual vai trabalhar com o cunhado. “Vamos vender camisetas, além de material para cama, mesa e banho, em especial panos de prato decorados. Eu mesma faço a decoração e estou torcendo para este shopping dar certo”, afirma. Renata Rosendo comercializava roupas com a mãe na Rua 2 de Dezembro. Sorteadas para um boxe no andar térreo, ela resolveu diversificar as vendas e optou por trocar as camisetas, bermudas, saias e vestidos pelas lingeries mais sensuais. “Resolvi mudar um pouco o segmento porque já tinha muita gente vendendo roupas”, assinala.

PARALISIA INFANTIL

ALAGOAS

Campanha termina nesta sexta-feira

Casos da gripe H1N1 mantêm estabilidade

VALDETE CALHEIROS valdetecalheiros@ojornal-al.com.br

T

ermina amanhã a Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil e alguns municípios alagoanos devem se empenhar para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde e vacinar, no mínimo, 95% das crianças entre zero e cinco anos de idade, público alvo da campanha. A vacinação foi iniciada no começo do mês passado e Maceió vacinou 84% do total. A Secretaria de Estado da Saúde está com as atenções

TRANSPORTE

Prefeitura pode abrir licitação em agosto

A

2ª audiência pública para licitar empresas para atuar no transporte coletivo urbano de Maceió acontecerá no próximo dia 18, no auditório da Escola de Governo da Procuradoria Geral do Município, das 8h às 13h. A confirmação foi publicada no edital de convocação do Diário Municipal de ontem. Ainda não há data definida para o início da licitação, mas extraoficialmente especula-se que o processo terá inicio no próximo mês. O superintendente de Transporte e Trânsito de Maceió, Ranilson Campos, explicou que durante a audiência pública serão tiradas as dúvidas das pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar da concorrência, além de divulgar qual a data será lançada a licitação. “As definições dependerão do que ocorrer a partir de agora, inclusive possíveis recursos e do parecer final da Procuradoria-Geral do Município e do Ministério Público Estadual”. E.T.

voltadas para os municípios de Batalha, Campo Alegre, Capela, Estrela de Alagoas, Igaci, Jacaré dos Homens, Jequiá da Praia, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Viçosa. Em todos eles, foram imunizadas mais de 70% e menos de 80% das crianças. O município de Major Isidoro detém o pior índice de cobertura vacinal de Alagoas. De acordo com a Sesau, menos de 70% das crianças foram imunizadas. A diretora do Programa Nacional de Imunização da Sesau, Denise Castro, afir-

mou que de uma forma geral, Alagoas está próximo de atingir a meta do Ministério da Saúde. “O Estado conseguiu vacinar 88,26% do público alvo, ou seja, 244.006 mil crianças de zero a cinco anos. Em relação às crianças menores de um ano, 97,49% já receberam as gotinhas contra a paralisia infantil”, contabilizou. Os números mostram o quadro de cobertura vacinal obtido até a tarde de ontem. A campanha foi intensificada nos municípios que ainda não alcançaram a meta, principalmente nas áreas de difícil acesso.

ELISANA TENÓRIO elisanatenorio@ojornal-al.com.br

A

lagoas não acompanha a tendência registrada nos estados do Sul, onde está sendo registrado o aumento nos casos de gripe H1N1 este ano. De acordo com a diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, de janeiro até agora foram notificados 10 casos suspeitos, sendo que quatro deles foram descartados e seis estão sob investigação. Também houve três óbitos suspeitos; dois foram descartados e um aguarda resultado de exame específico. Em 2011, houve 11 casos sem nenhuma confirmação. Para a diretoria de Vigilância Epidemiológica de Alagoas, Cleide Moreira, esses resultados são positivos, já que não houve um aumento real nos índices notificados. “Está tudo dentro do esperado, portanto, a melhor coisa que se tem que fazer é investir na prevenção, que nada mais é do que as boas práticas de higiene”, orienta. Isso significa dizer que a população deve adotar ou manter hábitos saudáveis, como andar sempre com lenços de papel, caso precise espirrar e manter o álcool em gel por perto. “Há mil contatos em um ônibus; daí a importância de limpar as mãos quando sair do coletivo”, alertou Cleide Moreira, acrescentando que o corrimão das escadas é outro objeto bastante poluente. Outro fator que contribuiu para a ‘desaceleração’ dos casos foi à vacinação contra a Influenza, que reuniu três vírus – um sazonal e dois pandêmicos. A meta vacinal em Alagoas, incluindo Maceió, ficou em 86%. O vírus da Gripe A (H1N1) foi responsável por uma epidemia mundial em 2009, mas continua circulando no país.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A12

Municípios

www.mais.al municipios@ojornal-al.com.br

PENEDO

MozartLuna

Cortesia Aqui Acontece

lunamozart@ig.com.br

Arquivo

Marechal Deodoro

Muro do terreno ainda não foi construído e corpos já estão sendo sepultados no local

Corpos são enterrados em terreno inacabado T

eve início a Semana do Empreendedor Individual em Marechal Deodoro. O público interessado ganhará cursos de capacitação e dicas sobre como gerir um negócio, detalhando desde a questão de documentos até nichos de mercado e possibilidades de atuação. O evento é uma promoção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.

Bandidos soltos O casal que realizou vários assaltos em Maragogi, no último final de semana, foi preso pela Polícia Militar. Foram presos o jovem André, de 21 anos, e uma menor de 16. O jovem bandido tinha uma currículo criminal extenso com 18 assaltos, um tentativa de homicídio e um homicídio e, ainda assim, continuava solto.

Novo Lino

Piaçabuçu

O ex-prefeito Vasco foi considerado inelegível e, por isso, lançou Almir Pia como candidato. Na disputa está, também, Marcela Gomes (PSD), que é considerada como a grande novidade política. A disputa em Novo Lino este ano tem um perfil diferente.

Em Piaçabuçu, o prefeito Dalmo Santana vai para disputa contra o ex-prefeito Djalma Breda, ou Beltão, ou como queiram chamar. Dalmo tem a preferência popular, enquanto Dalma ainda se refaz de uma gestão na prefeitura considerada pífia.

Espaço adquirido pela prefeitura ainda não foi construído e vários corpos já estão sendo sepultados no local IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

U

m problema que vem acontecendo no bairro Santa Isabel, conhecido como Cacimbinhas, em Penedo, está tirando o sossego dos moradores da região. Isso porque o muro do terreno adquirido pela Prefei-

tura Municipal, que servirá como anexo do Cemitério Jardim da Saudade, ainda não foi construído e vários corpos estão já sendo sepultados no local. Segundo os moradores, o problema vem acontecendo há vários meses. Em março deste ano, após várias denúncias de familiares e moradores do bairro, o Secretário de Serviços Públicos, Mario Jorge Ataíde, disse que o muro seria finalizado em alguns dias. Entretanto, o serviço ainda não foi concluído e os cadáveres continuam sendo enterrados como se estivesse fora do

cemitério. Passados pouco mais de três meses, os moradores denunciaram que apenas uma parte do muro foi feita e eles têm que conviver todos os dias com aquela situação. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Mário Jorge, o terreno foi adquirido para ampliar o cemitério, que já estava ficando insuficiente para a população. Ele disse ainda que a princípio não havia pressa, mas em pouco tempo o não havia mais vagas. Mário Jorge informou que desde o mês de março, quando iniciou a construção

ARAPIRACA

SÃO MIGUEL Cortesia Polícia Militar

Chefe do tráfico é assassinado em loteamento

Barra de Santo Antônio

A

Em Barra de Santo Antônio, a situação administrativa é caótica no setor de transporte. A prefeita Ciçô, às pressas, autorizou o abastecimento da frota em outro posto, já que o estabelecimento licitado está com três meses atrasado. Será que a prefeitura poderia mudar de posto sem licitação?

Cajueiro

AMA

O presidente da AMA e prefeito de Cajueiro, Palmeri Neto, fechou apoio à candidatura da ex-deputada Lucila Toledo para prefeita do município. Lucila é uma das mulheres alagoanas mais atuantes na política em Alagoas e conhecida pela sua tenacidade de determinação.

A ex-deputada Lucila Toledo já tem torcida para que, se eleita prefeita de Cajueiro, também assuma a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Para vários prefeitos, a entidade está precisando mesmo de uma boa dose de ânimo para voltar a “viver”.

Água Branca Em Água Branca foi confirmada a candidatura do ex-prefeito Zé de Dorinha e sua esposa, Alba Sandes. Segundo os observadores, a convenção do PMDB foi uma das maiores da região e reuniu lideranças políticas de vários povoados.

Porto Calvo

Delmiro

As primeiras informações dão conta de que o nome da vereadora Marinha foi confirmada como vice na chapa do empresário Ormindo Uchoa. Na disputa pela prefeitura da cidade mais abandonada do litoral norte estão também: Juvenal Veiga, David Pedrosa e Ormindo Uchoa.

Em Delmiro Gouveia foi confirmada a candidatura de Padre Eraldo Cordeiro pelo Partido Comunista do Brasil. Isso mesmo: o padre vai disputar a prefeitura pelo Partido Comunista, acreditem se quiser. Na convenção estava também o ex-prefeito Cazuza, que foi cassado pela Câmara de Vereadores.

Messias Em Messias, o cenário político deu uma reviravolta e tem como candidatos a prefeito Zacarias Pichilau (PT do B), Marcos Silva (PPL) e o ex-prefeito Jarbas Omena, que foi condenado pelo TCU, mas recorre da sentença que poderá ser confirmada ainda este ano.

do muro, as obras nunca pararam, mas falta mão de obra. “A construção nunca parou, mas nós só temos dois pedreiros na secretaria. Quando acontece algo urgente, um deles sai da obra e foca somente um. Já fui autorizado a contratar mais trabalhadores, mas, por incrível que pareça, falta mão de obra”, justificou o secretário. O secretário garantiu que as obra deverá ficar pronta até o final do mês e explicou ainda que, além de cercar o terreno com um muro, será feito um espaço para colocar os ossos, abrindo vagas para novos sepultamentos.

Dentro da casa, a polícia apreendeu maconha, pedras de crack e várias sacolas usadas para embalar o produto

Descoberto ponto de venda de droga

P

olicias Militares estouraram um ponto de venda de drogas na noite da última terça-feira. A ação aconteceu no bairro do Planalto, periferia da cidade. Uma guarnição de Força Tática estava realizando rondas, quando recebeu uma informação de que em uma casa naquele bairro estava funcionando um ponto de venda de drogas. Qu a n d o o s m i l i t a re s chegaram ao local indicado flagraram quatro pessoas usando drogas. Ainda na casa, a polícia encontrou cinco papelotes de maconha, quatro pedras de crack e várias sacolas plásticas utilizadas para o embalar de drogas.

A proprietária da residência, Janecléia dos Santos, de 39 anos, negou ter envolvimento com material encontrado. Porém, um dos jovens que estava no local confirmou que, além de Janecléia ser usuária de droga, ela comercializava entorpecentes no local. A acusada foi encaminhada a Central de Polícia para que fossem tomados os procedimentos cabíveis. Na mesma noite, já no bairro Manoel Teles, também periferia da cidade, policiais apreenderam dois menores. Um deles, J.B.S., foi visto saindo de uma casa abandonada. Ao perceber a aproximação dos militares, o menor tentou entrar novamente na casa, mas foi interceptado

pelos policiais. Com ele, foram encontradas pedras de crack e papelotes de maconha. Dentro da casa, os policiais encontraram M.W.S. Com ele foi apreendido uma bala clava, um aparelho celular, duas maricas que são usadas para fumar crack, duas bolsas para guardar moedas, uma câmera digital, seis bombinhas de maconha, quatro pedras de crack, 40 medidores de cocaína, um moedor de maconha, uma quantidade de sacolas plásticas para acondicionar drogas e sacos plásticos de uma substancia parecida cocaína. Os menores foram encaminhados a Central de Polícia. I.T.

Polícia Civil de São Miguel dos Campos abriu inquérito para investigar a morte de Silvio de Andrade da Silva, de 26 anos, conhecido como “Gordo”, e acusado de liderar o tráfico de drogas na região. Ele foi executado com vários tiros na noite de terça-feira, no loteamento Hélio Jatobá 3, na parte alta da cidade. Segundo a polícia, Gordo comandava o tráfico na parte alta da cidade e havia sido preso na Operação Samambis 1, por homicídios, roubo e tráfico. VÁRIOS TIROS Te s t e m u n h a s i n f o r maram à polícia que ele estava na porta da sua casa quando foi abordado por quatro homens. Um deles estava ar mado e dispa rou várias vezes contra a vítima. Uma das pessoas que presenciou o crime disse à polícia que após os disparos, o acusado viu que a vítima ainda estava viva e disparou mais vezes. A maioria dos tiros atingiu a cabeça da vítima. Gordo foi socorrido por guardas municipais, mas morreu antes de chegar ao hospital da cidade. As investigações começaram ontem e algumas pessoas já foram ouvidas na Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. I.T.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

A13

Esportes

www.mais.al esportes@ojornal-al.com.br

PAJUÇARA

BatePronto Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

Naquela área tá faltando ele

Baixa de última hora Marco Antônio

Técnico do CRB perde o zagueiro Ednei para o jogo de sábado, contra o América-RN MARCOS MOREIRA estágio@ojornal-al.com.br

O

O

técnico do CRB, Roberto Fonseca, poderia dar uma oportunidade ao centroavante Rodrigo Dantas. Por tudo o que mostraram os atacantes que compõem o atual elenco regatiano, o centroavante tem condições, ao menos, de compor o banco de reservas. Edson e Preto, que chegaram para resolver os problemas de gol do Galo, ainda estão devendo. Por em enquanto, a diretoria está satisfeita com os atacantes, apesar de o time ter apresentado dificuldades ofensivas nas últimas partidas. Na pauta de contratações estão apenas um volante e um segundo homem de meio-campo. Para o ataque, os dirigentes apostam que Tiago Bezerra, ex-Ituano, vai resolver os problemas. Esperemos.

setor defensivo do CRB sofreu uma baixa importante no final da tarde de ontem. O zagueiro titular Ednei foi vetado pelo Departamento Médico para o confronto de sábado contra o América-RN, no Estádio Rei Pelé. Em seu lugar deve entrar o recém-contratado Thiago Gomes. De acordo com a assessoria do clube, Ednei sentiu o adutor da coxa direita e ainda vai ser reavaliado. “Amanhã (quinta) estou indo fazer com ele uma ressonância. Já o goleiro Anderson, pude avaliar os exames de raio x, e ele fica no mínimo 21 dias parado, para avaliação do dedo”, disse o médico do clube, Luiz Fernando Barros. Com a ausência de Anderson,

Cristiano vai ser o titular. No ataque, o técnico Roberto Fonseca dedicou parte da preparação às finalizações, que, segundo ele, se tornou a “grande vilã” da equipe neste Campeonato Brasileiro. Em oito rodadas, foram quatro partidas sem marcar gol. O Galo balançou as redes 9 vezes na Série B – a mesma quantidade de Guarani, Avaí e ASA.

CSA

COPA DO BRASIL

Fabiano sente dores no joelho e pode ser vetado

Palmeiras pega o Coritiba na final

VICTOR MÉLO jornalistavictor@gmail.com

Fim da sequência Anderson foi o único jogador que disputou as oito partidas do CRB no Brasileiro da Segunda Divisão. Com uma lesão no dedo, o goleiro já está fora da partida do próximo sábado, contra o América-RN.

Decepção no vôlei

Sem atacante

A seleção brasileira de vôlei estreou muito mal na fase decisiva da Liga Mundial. Ontem, na Bulgária, o time de Bernardinho caiu por 3 sets a 0 para Cuba e se complicou na competição. A seleção feminina, por exemplo, perdeu apenas um jogo na reta decisiva da Liga e ficou em segundo lugar.

O técnico Lorival Santos pode escalar o CSA sem nenhum atacante na partida de domingo, contra o Feirense, na Bahia. Nesta semana, ele testou o time com Safira e Washington no ataque, barrando Wagner. Se ela for utilizada, considero essa tática arriscada.

Longe de casa O ASA vai enfrentar dois adversários fora de casa nas próximas rodadas do Brasileiro. Amanhã, o Alvinegro pega o Avaí, em Florianópolis, e, na terça, duela com o Guaratinguetá no interior de São Paulo.

Vergonha no futebol A seleção brasileira de futebol ocupa hoje o seu pior posto da história do ranking da Fifa. Depois das derrotas para México e Argentina, o Brasil despencou para o 11º lugar, perdendo, inclusive, para Dinamarca e Croácia. A nova lista, divulgada ontem, vai aumentar a pressão em cima do técnico Mano Menezes.

Mundial de F-1

Distância

A Fórmula 1 vai agitar o Circuito de Silverstone, na Inglaterra, neste domingo, a partir das 9h (de Brasília). A próxima corrida do Mundial mais disputado dos últimos tempos já está movimentando as equipes e vai testar a boa fase do líder Fernando Alonso.

Único piloto a vencer duas corridas nesta temporada, Alonso tem 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o alemão Sebastian Vettel. Brasileiro mais bem colocado na tabela, Bruno Senna está no 15o lugar, com 16 pontos.

Curto-Circuito Próximo adversário do CRB na Série B, o América-RN negociou o meia Júnior Xuxa com o futebol árabe. Quem chegou ao clube foi o atacante Max, ex-Caldense-MG. Cobiçado por alguns clubes do Brasil, o zagueiro Lúcio fechou contrato na tarde de ontem com a Juventus. Aos 34 anos, ele vai ficar no time italiano por duas temporadas.

time está bem armado, com um excelente condicionamento físico, mas na hora de colocar a bola no gol acontece o erro. Os atacantes estão cientes disso e estão trabalhando bastante”, destacou o técnico. A participação de Aloísio Chulapa nos treinos de finalização chamou atenção, visto que o jogador ainda se recupera de uma artroscopia. Apesar da evolução, ele não deve ser relacionado para o próximo jogo. O goleiro Anderson participou apenas de atividades físicas de ontem acompanhado do fisioterapeuta André Melo. O jogador já foi oficialmente vetado do jogo pelo departamento médico, mas ainda quer ser liberado para partida pela comissão técnica. Já o meia Luciano (ex-América-MG), contratado na última sexta-feira, teve seu vínculo com o CRB regularizado pelo BID da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogador está liberado para atuar, mas ainda precisa recuperar sua forma física para ser relacionado.

O

técnico do CSA, Lorival Santos, vai ter problemas para montar a equipe para o próximo domingo. O lateral-esquerdo Fabiano sentiu dores no joelho e pode não atuar contra o Feirense, em Senhor do Bonfim, na Bahia. Uma opção para o setor seria deslocar Celico e colocar outro jogador no meio-campo. Os substitutos de Paulinho Macaíba e Jucemar Gaúcho, suspensos, estão quase definidos. Wagner e Safira lutam por vaga no ataque, ao lado de Washington, e Levi vai compor o meio-campo. Com três pontos em um jogo disputado, o Azulão é o terceiro colocado no Grupo A4. Feirense e Sousa têm quatro em duas partidas e lideram a tabela. MUTANGE A comissão técnica do CSA está preocupada com as condições do gramado do Mutange. Muito utilizado no período de treinamentos antes do início da Série D e também castigado pelas fortes chuvas que caem em Maceió, o campo precisa de cuidados especiais. Por isso, os jogadores folgaram na manhã de ontem e treinaram à tarde em Marechal Deodoro. ATRASO Os jogadores do Azulão já destacaram um líder para negociar com a diretoria o pagamento do salário atrasado. O goleiro Flávio informou a O Jornal que os dirigentes falam abertamente sobre os motivos do problema e prometeram quitar a dívida em breve.

Roberto Fonseca deve escalar Thiago Gomes na equipe titular do CRB

O CRB conta hoje com 8 atacantes de função (Ricardinho, Vanderlei, Aloísio Chulapa, Preto, Rodrigo Dantas, Ricardo Bezerra, Edson e Luis Paulo) – quase um time completo – mas a pontaria não vem sendo o forte da equipe. A finalização foi a principal preocupação do comandante Roberto Fonseca nos treinos de ontem pela manhã. “Nosso

P

almeiras e Coritiba se enfrentam pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil nesta noite, às 21h50, na Arena Barueri. Para o alviverde paulista, seria a segunda conquista da competição. Já os paranaenses tentam a glória pela primeira vez. Esta é a primeira vez que o time paulista chega a uma final de campeonato desde o Paulistão de 2008. Pela importância do título, os jogadores do Palmeiras não negam a ansiedade para o primeiro jogo da decisão. O volante Marcos Assunção volta ao time após se recuperar de um problema muscular na coxa esquerda no jogo contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o técnico Luiz Felipe Scolari tem um desfalque importante: o zagueiro Henrique, que foi expulso na partida contra o Grêmio após confusão com Edilson. O jogador vinha atuando como volante e tem feito boas partidas na função, dando qualidade à saída de bola e à marcação no meio campo. Márcio Araújo deve assumir sua posição. Luan, que também se machucou no jogo contra o Vasco, não poderá retornar. Por isso, Mazinho deve ser o companheiro de Barcos no

ataque. Por fim, a dúvida é se Felipão optará por iniciar a partida comValdivia ou Daniel Carvalho na armação. Desde que foi sequestrado o Mago não foi titular em nenhum jogo. No entanto, tem tido boas atuações quando entra durante as partidas. O técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira já adiantou que, assim como na semifinal, não irá revelar o time que vai começar jogando. O comandante fechou os treinos nos últimos dias e faz mistério para a grande decisão. A tendência

é que ele escale apenas Everton Costa na frente. PALMEIRAS: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vítor e Valdivia (Daniel Carvalho); Mazinho e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari. CORITIBA: Vanderlei, Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil, Everton Ribeiro e Rafinha; Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira.

AMANHÃ

ASA terá mudanças em Floripa O técnico do ASA, Heriberto da Cunha, foi eleito para a seleção da rodada do site Futebol Interior porque ousou na última rodada. Ele sacou o volante Jorginho da equipe e apostou no meia Danilo Cruz. A tendência é que ele mantenha o esquema ofensivo para o duelo de amanhã,

às 21h, contra o Avaí, em Florianópolis, com Audálio sendo confirmado no meio-campo. Para o lugar do zagueiro Fabiano, suspenso, o técnico vai escalar Edson Veneno. No ataque, Roberto Jacaré deve ser escalado na vaga de Lúcio Maranhão, que também vai cumprir a auto-

mática. Gabriel volta a ser relacionado, mas ainda disputa um lugar na lateral-direita com Maicon. Assim, o ASA deve ser escalado com: Gilson; Maicon (Gabriel), Veneno, Gaúcho e Chiquinho; Cal, Danilo Cruz (Jorginho), Didira e Valdivia; Roberto Jacaré. V.M.


A14

O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al reservas@ojornal-al.com.br AFRÂNIO APTO. NO STELLA MARIS; 110m2 treis quartos, sendo uma suite + DCE, varanda, armarios. elevador vlr.250 mil. tratar f. 9116-1734 9935-4419 Creci 865.

APTO. VENDA CRUZ DAS ALMAS JÔ 05 – CRUZ DAS ALMAS – sala de estar/jantar, varanda, 03 quartos (sendo 01 reversível),wc social, wc serviço,cozinha e área de serviço. R$ 220.000,00. Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523

FAROL JÔ 08 – FAROL – 94M² -A comodidade é sua vizinha! Aptº nascente e ventilado,c/ 03 quartos,sendo 01 suíte, wc social, sala grande, DCE, cozinha, 01 vaga de garagem.R$ 135.000,00.O prédio tem poço artesiano.Vem que tá bom demais! Tels.8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 Apto PajuçaraCod:728- Beira mar da pajuçara 190m² 4 suíte, linda vista, nasc C.2368 - 96714405 / 8878.7606 monteiroimoveisal.com

Apto Farol - Cod: 977 - Terrazos, andar alto, 3/4, 86m², nascente, lazer completo R$ 340 mil C.2368 - 96714405 / 8878-7606 monteiroimoveisal.com

Apto JatiúcaCod: 666 - Monte Carlo apto com 101 à 113m², 3/4, Lançamento no melhor da Jatiúca - entrada e saldo em 100 meses - C.2368 - 96714405 / 8878.7606 monteiroimoveisal.com

Casa Alameda do Horto- Cod: 965 - Linda Casa em cond fechado, 4 suítes, duplex, fino acabamento, entrega em julho/12 C2368 - 96714405 / 8878.7606

Apto MurilopolisCod:966 - Icarai, 2 quartos, rua tranquila, predio caixão - R$ 100 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606 monteiroimoveisal.com

AFRÂNIO APTO. NA JATIÚCA; 90M2 TREIS QUARTOS, SUITE, VARANDA. ARMARIOS, ELEVADOR VLR; 190 MIL TR.91161734, 9935-4419 CRECI 865. JÔ 06 – FAROL – Localização espetacular! Aptº com sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço, circulação interna, 02 quartos, wc social. R$ 155.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

JATIÚCA REF. 020 JATIÚCA–STELLA MARIS. VENDO apto sala com varanda, 03 quartos, sendo 01 suíte, todos com armários, cozinha repleta de armários, wc social e de serviço, área de serviço, condomínio baixo R$ 250,00.Nascente 01 vaga solta. Valor imóvel apenas 175 mil.Tr. 9351-4440 /8729-0144 - CRECI 343. JÔ 10 - JATIÚCA – Saia do aperto! Aptº com 84m²- Sala de estar, sala jantar, cozinha, 03 quartos, 02 WC’s, área de serviço. Área de lazer na cobertura: sauna, piscina e salão de festa. 02 vagas. R$ 240.000,00. Nascente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

OUTROS BAIRROS VENDO apartamento no Cond. Arte Vida com todos os ambientes, com móveis planejados. Tratar 9341-2691/ 93515334.

AFRÂNIO APTO. NO MURILÓPOLIS: 110M2, 03 QUARTOS, SUITE, WC SOCIAL, DCE, NASCENTE SALA EM L, VLR 140. MIL TR. 9116-1734 - 99354419 CRECI 865. JÔ 12 - PRÓXIMO AO MAIKAI – Aptº com 03 quartos s/ 01 suíte, sala de estar/jantar, wc social, cozinha, área de serviço e 1 vaga. Andar alto e nascente. R$ 220.000,00 - Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523 REF. 028 –CLIMÉRIO SARMENTO – VENDO apto sala com varanda, 02 quartos, cozinha, área serviço, wc social. Nascente. R$ 115 mil.TR. 9351-4440 / 8729-0144 CRECI 343.

PONTA VERDE REF. 026 – PONTA VERDE -VENDO apto sala com varanda,03 quartos sendo 01 suite, cozinha, dependencia completa empregada. 02 vagas. R$ 280 mil. facilito: Sinal 100 mil, o restante em 30 vezes. Nascente.Tr.9351-4440 / 87290144 – CRECI 343. REF. 029 – PONTA VERDE- Apto com 130m² sala 02 salas com varanda, 03 quartos sendo 01 com suíte,todos com armários,cozinha repleta armários,área de serviço,dependência completa empregada. Vista para o mar,02 vagas garagem, ao lado Bom Preço.Tudo isso por apenas R$ 370 mil.Tr.9351-4440 / 8729-0144 – CRECI 343. JÔ 07 – PONTA VERDE – Agora você vai morar bem! Aptº c/ 118m2 - varanda, 03 quartos sendo 1 suíte, sala em “L”, wc social, cozinha, área de serviço, DCE, 01 vaga. Somente R$ 210.000,00 – Aptº de frente! Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 - Creci 2523 Apto Stella Maris - Cod:991 Toronto, 3/4, nascente, 2vgs soltas, lindo apto R$ 255mil C.2368 - 96714405 / 8878.7606

AFRÂNIO APTO. NO STELLA MARIS: 92 M2 03 QUARTOS SENDO 1 SUITE, DCE VARANDA, PISCINA, 02 VAGAS COND. R$ 350,00 VLR 260 MIL TR. 91161734 - 9935-4419 CRECI 865. JÔ 13 – PONTA VERDE – Aptº com 02 quartos sendo 1 suíte - sala de estar/jantar, varanda, armários, wc social, cozinha, área de serviço, 01 vaga. Nascente! R$ 190.000,00.Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

PAJUÇARA

AFRÂNIO CASA NO FAROL, EXC; 03 QTS S/01 SUITE, WC SOCIAL + DCE, GAR. 03 C A R R O S , NASCENTE APENAS: 240 MIL FINANCIO TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

CASA VENDA BARRO DURO JÔ 04 – BARRO DURO – Traga sua família hoje mesmo! Casa com 200m2 - 02 terraços, sala de estar, sala de jantar, circulação, 03 quartos sendo 1 suíte, cozinha, WC social, garagem, área de serviço e piscina. R$ 270.000,00.Vem que tá bom demais! Tratar pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 Creci 2523

JÔ 02 – PAJUÇARA – Imperdível à Beira-mar! 02 quartos sendo 1 suíte, varanda, sala, cozinha, wc social, área de serviço. R$ 280.000,00. Nascente! Vem CRUZ que tá bom demais! Tratar DAS ALMAS pelos telefones para contatos: 8811.8410 / 9117.7137 - JÔ 11 – CRUZ DAS ALMAS – Creci 2523 Linda casa com excelente área de lazer. sala de estar, jantar, TRAPICHE terraço, 03 quartos sendo 1 REF. 022 – TRAPICHE – VIA suíte máster com closet, hidro, COSTEIRA- Minha Casa Minha sauna, wc social, DCE, coziVida. Apto com vista para o nha, piscina, garagem, splits, mar, sala 2 ambientes, 02 quar- poço artesiano, câmeras (intos sendo 01 suíte, cozinha, ternas e externa), portão eletrô01 vaga, wc social. Prédio com nico, canil. Aceito elevador. Residencial com qua- Financiamento. Vem que tá dra poli esportiva, piscina, salão bom demais! Tratar pelos telefestas, 100% financiado pela fones para contatos: CEF.Tr. 9351-4440 / 8729- 8811.8410 / 9117.7137 0144 CRECI 343 Creci 2523 Apto Gruta- Cod: 710 - Varandas do Horto, apto com 3/4 e 66m², excelente localização no coração do Farol, apartir de R$ 210 mil - Financiamento CEF - Creci 2368 - 96714405 / 8878.7606 monteiroimoveisal.com

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE Sala Comercial Stella Maris Cod: 947 - Harmony Trade Center, sala comercial com 34,40m², excelente estrutura - R$ 175mil C.2368 - 96714405 / 8878.7606 monteiroimoveisal.com

Terreno SerrariaCod:959 - Lot Serramar - cond fechado - lotes apartir de 235m² Entrada e saldo financiamento bancário - C.2368 - 9671.4405 / 8878.7606

FAROL

AFRÂNIO CASA EM CRUZ DAS ALMAS 02 QUARTOS, SENDO UMA SUITE, WC SOCIAL, DEPENDENCIA COMPLETA, PISCINA, NASCENTE, PRÓXIMO AO SHOPPING NOVO, PERTO DA PRAIA, VLR 300 MIL. TR 91161734 - 9935-4419 CRECI 865

JÔ 03 – FAROL – A oportunidade só bate uma vez à sua porta! Casa a 50 metros da Fernandes Lima. Terreno med. 10 x 90m excelente p/comércio e moradia. Sala de estar, sala de jantar, terraço, 3 qtos s/1 ste, wc’s, cozinhas enormes, garagens, quintal grande. 2º piso com outra dependência completa. É muita casa! Aceito Financiamento. Vem que tá bom demais! Tels. 8811.8410 / 9117.7137 REF. 021- ALDEBARAN BETACreci 2523 Casa c/3 terraços,3 salas,lavabo, GRUTA 4 stes s/2 c/closet, todas c/armáREF. 023 - GRUTA DE LOUR- rios, coz. grande repleta de armáDES – VENDO casa com jardim, rios,despensa,dependência com3 salas, 04 quartos sendo 01 pleta empregada, depósito, quinsuite, cozinha, despensa. tal. 03 vagas garagem. Ambiente Excelente localização. R$ 270 bem projetado com muita ventilamil.Tr. 9351-4440 / 8729- ção e bastante luminosidade.Ligue 0144 CRECI 343. veja e confira.R$ 860 mil.Tr.93514440 / 8729-0144. CRECI 343. OUTROS REF. 025 – JARDIM PETRÓPOLIS BAIRROS I –CONFORTÁVEL Casa duplex, VENDO casa na Santa nascente.sala de visita sala de janLúci/Aeroclube, c/4 qtos. S/1 tar, 03 quartos sendo 02 suites, ste., 2 salas, cozinha, garagem todos com armários, cozinha com p/4 carros, 1 banheiro social, armários e despensa,área de serárea de serviço, área na fren- viço,quintal grande,área verde frute, ponto comercial. Tr.: 8800- tificada nos fundos. com grande 7912/ 9444-9480, c/ Iranildo jardim de frente, 02 terraços, 02 Martins. vagas de garagem, solta nas laterais.R$ 395 mil.Ligue veja e confira.TR. 9351-4440 / 8729-0144 4009-1961 - CRECI 343. LIGUE E ANUNCIE

Apto Ponta Verde - Cod:984 - Quarto e sala completo de mobilia, lindo apto, nascente, lazer completo - C.2368 9671-4405 / 8878.7606

monteiroimoveisal.com

Apto Pinheiro Cod:620 - Vida Viva - Lançamento no Pinheiro, 2 e 3 quartos, lazer na cobertura, financiamento CEF - C.2368 9671.4405 / 8878.7606

Apto Stella MarisCod:934 - Green Tower, aptos com 1 e 2 quartos, lançamento, área de lazer na cobertura - reserve já o seu! C.2368 - 96714405 / 8878.7606

Apto Mangabeiras - Cod:151 Horácio Ferreira, pronto para morar, 3/4, 81m², lazer completo - R$ 270 mil aceita CEF - C.2368 9671.4405 / 8878.7606

Apto Ponta Verde - Cod: 982 Chamberry, cobertura garden, 4 suítes, nascente, c/piscina e churrasqueira - Creci 2368 - 9671-4405 / 8878.7606

monteiroimoveisal.com

monteiroimoveisal.com

monteiroimoveisal.com

monteiroimoveisal.com

monteiroimoveisal.com

Apto Farol - Cod: 921 - Mansão Antonio Soares, Lançamento no Farol, 3 e 4 suítes, super área de lazer, apto de 127 a 148m² apartir de R$ 370 mil - C.2368 9671.4405 / 88787606

AILTON - STELLA MARIS VENDO Apt 03 quartos, suite com armarios, varanda, elevador, prox. ao mar. Valor R$ 220 mil. Tratar 8807-7282 / 9336-1444. Creci 759

AILTON - STELLA MARIS OPORTUNIDADE Apt 03 quartos, varanda, elevador, nascente, apenas R$ 185 mil, motivo viagem, aceito financiamento. Tratar 8807-7282/ 9336-1444 CRECI 759

AILTON - JATIÚCA Aptº, 02 quartos, sala, condomínio fechado. Apenas R$ 110 mil, aceito financiamento. Tratar 88077282/ 9336-1444 Creci 759 VENDO Casa de praia, Povoado Lagoa do Canoa - Loteamento Mares do Sul a 50 metros do mar. Contato:9101-1401/ 9937-7668 / 3231-7250

SERRARIA REF. 027 – SERRARIA - CONDOMÍNIO SAN NÍCOLAS – Casa com ampla terraço “L”sala 03 ambientes, 04 quartos, todos com varanda, sendo 03 suítes, 01 com closet,gabinete,cozinha com despensa, DCE, área serviço, aceita imóvel menor valor. R$ 650 mil.Nascente.Tr. 9351-4440 / 9676-1169 - CRECI 343. JÔ 01 – SERRARIA – O 1º a ligar é o dono! Casa nascente. Sala de estar, sala de jantar, varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, gabinete grande,WC social, cozinha,DCE,garagem, jardim (espaço p/ piscina). Toda solta! R$ 220.000,00 – Motivo:viagem! Vem que tá bom demais! Tel.8811.8410 - Creci 2523

TERRENOS VENDA

monteiroimoveisal.com

AFRÂNIO CASA NO POÇO, EXC: 03 QTS S/ 01 SUITE, WC SOCIAL, GAR. 02 C A R R O S , NASCENTE, QUINTAL TERR. 12X27 VLR. 185 MIL FINANCIO. TR. 9116-1734 9935-4419 CRECI 865

AILTON - SALVADOR LYRA Casa na Av. Principal, ótima para comércio, de esquina. Apenas R$ 155 mil. Aproveite. Tratar: 8807-7282/ 9336-1444 Creci 759

AILTON - Prédio Comercial na rua Coronel Lima Rocha. R$ 160 mil, documentado. Tratar: 88077282/ 9336-1444 Creci 759 PRECISA-SE DE folguista que durma no emprego para sábado e domingo.Tr.: 8885-7064/ 9627-6452

VEÍCULOS CHEVROLET CELTA

VENDO Celta 2008 2p básico prata de mulher 40.000km. REF. 024 – TABULEIRO- CHÁCA- Original de fábrica. Fone: RAS DA LAGOA. VENDO terreno 93312106/ 8833-1573 medindo 25 x 50 ótima localizaVEÍCULOS ção. Nascente. Ótima fundação. FIAT Venha viver integrado à natureza.R$ 250 mil.Tr. 9351-4440 / 8729PALIO 0144. CRECI 343. VENDO Palio 2011 modelo LOTES 2012 c/2 portas, ar. Entr. R$ 15 VENDO OU TROCO por carro mil + 27x de R$ 631,00. Tr.: terreno no Francês, Lot. 8892-8390 Encontro do Mar, med. 12x30. VEÍCULOS Tr.: 9949-4067/ 8803-3935.

CAPITAL

EMPREGOS OFERECE-SE

VOLKS

AILTON - BARRO DURO Exc. casa 03 quartos, suíte, armários, garagem 03 carros, muita área. Valor R$ 300 mil, aceito financiamento. Tratar: 8807-7282 /9336-1444. Creci 759 AILTON - JACINTINHO OPORTUNIDADE Casa próx. ao terminal do Conj. Peixoto. R$ 65 mil. Tratar: 8807-7282/ 9336-1444. Creci 759 AILTON - Casa próx. ao shopping Pátio, com 04 quartos, garagem 03 carros, área do terreno 11x100, frutificada. Tratar: 8807-7282 /9336-1444. Creci 759 AILTON - Terreno Jardim Petrópolis II, ótimo terreno med. 7x30, murado escriturado. Apenas R$ 38 mil. Tratar 8807-7282/ 9336-1444. Creci 759 AILTON - ALUGO ótimo aptº no Barro Duro 115m² útil, prédio semi novo. Valor R$ 1.300 mil c/condomínio. Tratar 88077282/ 9336-1444 Creci 759

AILTON ALUGA - SERRARIA casa condomínio fechado, c/ área de lazer segurança 24h, próx. ao Aldebaran R$ 1.000,00. Tratar 8807-7282/ 93361444. Creci 759

POLO VENDE-SE Polo Hatch 1.6, 4 portas, completo, 2004, cor verde. Tel.: (82) 8811-1820 OI/ 9122-6198 – TIM/ 96177598- TIM

COMUNICADOS GOL

VENDO Gol 1.6, branco, c/ar, travas elétrica, direção, jogo de PRECISO DE:2 empregada domés- rodas e banco de couro, 1999. ticas, serv. Geral e que sáiba cozi- Tratar pelos telefones para connhar e que durma no emprego.Tr.: tatos: 8800-7912/ 9444-9480, 8885-7064/ 9627-6452. c/ Iranildo Martins.

DOMÉSTICOS

monteiroimoveisal.com

monteiroimoveisal.com

Vendo propriedade em Maraial PE com 500 hectares. Boa para criação de gado. Fone: (081) 91075070

AFRÂNIO TERRENO NO JACINTINHO: T E R R E N O PRÓXIMO AO C O L É G I O TEONILO GAMA MED. 6,50 X 28 NASCENTE VLR. 70. MIL. TRATAR 9116-1734 - 99354419 CRECI 865.

MÍSTICOS PAI BARÁ lhe orienta em todos os seus Problemas.Joga-se búzios e consultas. Fone: 3356-6168 / 3326-9054 / 9921-2095.Atendimentos: Maceió e Arapiraca-AL

ANÚNCIO INSTITUCIONAL Fruto de Termo de Ajuste de Conduta Firmado com o Ministério Público do Trabalho. “De acordo com o art. 5º da CF/88 c/c art. 373A da CLT, não é permitido anúncio de emprego no qual haja referência quanto ao sexo, idade, cor ou situação familiar, ou qualquer palavra e/ ou expressão que possa ser interpretada como fator discriminatório, salvo quando a natureza da atividade assim o exigir.”


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B1

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Yvette Moura

Aquarela de contos Com pincéis e cores sobre as paisagens, o cotidiano e fatos pitorescos da Maceió da década de 60 até hoje, quadros da obra regional do artista Fernando Bismarck são registrados em catálogo

Fernando Bismarck na solenidade de lançamento de O Contista da Cidade

ELÔ BAÊTA cultura@ojornal-al.com.br

A

os 15 anos, quando registrou em paisagem a primeira de suas muitas incursões pela arte, Fernando Bismarck começava a imprimir nas telas as iniciais de uma pintura com cheiro e gosto de tudo o que estivesse ao alcance de sua vista. Era o início de uma convivência com aquarelas que elegeu uma janela única de observação: o cotidiano do Nordeste onde vive. Falar por pincéis sobre a povoação que o cerca, para Bismarck, é o mesmo que o mar o era para Caymmi. Ou cantar a terra em versos para Milton Nascimento... É nesse carimbo de vivências onde está toda a força de sua obra. Não por acaso, essencialmente regional. E, pode-se dizer que foi a sua Recife a quem primeiro se mostrou. Desde que o Bismarck artista ocupou o último andar do sobrado o n d e Jo a q u i m Na b u c o nasceu poucos anos antes de migrar para as Alagoas de 1960. Não custaria para Maceió também se reconhecer em seus quadros. De lá até aqui, lá se vão anos em que vem pintando a capital que o viu chegar. A de sua época. E a de hoje. Faz isso quando retrata o cotidiano em cores ou as cores do cotidiano. O pitoresco em histórias e figuras ou figuras e histórias pitorescas. O nordestino do povo ou o povo nordestino. No geral, são essas as visões de suas telas. Visões de um contador de fatos e personagens da cidade. Como passou a ser reconhecido desde o tempo em que reuniu quase trinta dessas obras, onde passeia por tudo isso, na mostra O contista da cidade. Os quadros ocuparam a Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes durante três meses de

2011 – de fevereiro a abril. E agora ganharam registro em catálogo. O lançamento foi na manhã de ontem, em um dos salões do Museu Palácio Floriano Peixoto, o Mupa.

Em óleo sobre tela, retratou o São João na periferia, a singularidade arquitetônica dos sobrados; a magia folclórica do Boi de Carnaval e dos mamulengos; do

forró, das brincadeiras de rua. Não resistiu em falar nos encantos das festas e paisagens marítimas, no simbolismo do vendedor de LP. Em pontos da boemia

da Maceió dos anos 60 que o recebeu. Que o digam os retratos saudosos das telas Bar Estrela, Bar Central, Bar do Amaro. E um dos mais marcantes cenários populares maceioenses, que, revela, ser um de seus xodós: o quadro da Feira do Passarinho. Se assegura não ter sido fisgado pro nenhuma cor em especial (como acontece com alguns pintores), o mesmo não pode dizer dos hábitos, do povo, do dia a dia, maceioenses. Foram eles que o fisgaram. “Aqui, encontrei tudo o que gosto de pintar”. Por isso, frisa a curadora da exposição O contista da cidade, Maria Amélia Vieira, a importância do registro dessa alma de Maceió a partir das pinceladas de F. Bismarck (como assina sua pintura). “O registro da obra de Bi s m a rc k é d e e x t re m a importância porque o panorama que traz em seus quadros é de uma Maceió que não existe mais. Ao mesmo tempo que dá várias visões do cotidiano

da cidade, acompanhando suas transformações desde a década de 60 até aqui. Sua pintura, além de bela, é autêntica, singela, primitiva”. Com projeto gráfico e editoração eletrônica de Jorge Santos, o catálogo O contista da cidade é sentido por Fernando Bismarck como uma forma de eternizar, sem dúvida, tudo o que tem visto por aqui e que descreve em suas telas, do seu jeito. “Quero continuar caminhando pelas ruas da cidade, observando a paisagem urbana, atento ao que é do povo”, diz. E fazendo nascer, dos seus pinceis, seus “contos do asfalto”.

Vá Lá: O ponto de encontro da obra de Fernando Bismarck com seus admiradores é a sua residência, no Conjunto Cidade Jardim, Rua B, nº 113 – Serraria. Contatos com o artista pelo telefone: (82) 3328-1656.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B2

Dois

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

Roteiro HOJE

A dupla Divina Supernova é a atração do luau do Vila Chamusca. Na interpretação do duo na noite, clássicos de compositores como Edith Piaf, Louis Armstrong e de outros renomados nomes da música brasileira e internacional. Reservas de mesas pelos telefones: (82) 3355-1639/9106-2665.

Os artistas Beta Basto, Tânia Pedrosa, Lula Nogueira, Gustavo Lima e Lys Carvalho abrem, às 19h, no Museu Pierre Chalita (Jaraguá), sua arte naïf em mostra que ficará em cartaz durante todo este mês. Os trabalhos serão apresentados por dois bailarinos da Cia. de Balé Maria Emília Clark. A visitação é em horário comercial.

Horóscopo

INSTITUTO OMAR CARDOSO

SÁBADO O espetáculo Pólvora e poesia, da Hiperativa Comunicação e Cultura da Bahia, inicia a segunda etapa do Palco Giratório 2012. No enredo, o confronto entre a razão, a paixão e a rebeldia dos poetas Arthur Rimbaud e Paulo Verlaine através de movimentos corporais pontuados por riffs de guitarra. As encenações acontecem nos dias 7, às 20h, na Casa do Patrimônio (Rua Sá e Albuquerque, nº 157 – Jaraguá); 10, no Sesc-Arapiraca, e 13 deste mês, na Casa de São Francisco, em Penedo. O projeto também realizará as oficinas gratuitas “As qualidades do movimento humano” nas três cidades, ministradas pela baiana Hilda Nascimento: dias 6 (Sesc-Centro, Maceió); 9, no Sesc-Arapiraca; e 12, no Teatro Sete de Setembro, em Penedo. Mais informações: (82) 3326-3133/21232437.

WWW.OMARCARDOSO.COM.BR

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

20 março a 20 abril

21 abril a 20 maio

21 maio a 20 junho

21 junho a 21 julho

bem sucedido hoje se adotar ia em que poderá fazer ou pedir aiba o momento certo para expresriaturas ou ocorrências dispersivas, Sparaeráumaestudos, D C atitude otimista. Dia excelente empréstimos e assinar documentos, Ssar sua opinião e tenha especial poderão desviar sua atenção dos cuidado para não ofender ninguém. O testes, amor e contatos ações ou mesmo pedir aumento de compromissos e problemas mais pessoais. Melhor ainda para contratar servidores, contar com favores, endosso, fianças, etc.

vencimentos, que será muito bem sucedidos. A saúde estará boa e as chances de êxito amoroso e social. Pratique um esporte para manter a forma.

dia se apresentará tranquilo ao trabalho, muitos negócios e ao trato com o sexo oposto. Pense positivamente, pois muitas serão suas chances de sucesso profissional, financeiro e social.

importantes do dia. Não permita que isto aconteça. Fluxo excelente para o trabalho, a saúde e o amor. Melhora da saúde e das chances em geral.

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

22 julho a 22 agosto

23 agosto a 22 setembro

23 setembro a 22 outubro

23 outubro a 21 novembro

positivo para as suas atividades oje, você poderá ter uma ideia randes chances de ascensão e brilho elhores e mais propícias influências Dnadoiaartísticas H G M e a tudo que está relaciobrilhante e promissora de sucesso. artístico, oratório e mesmo jurídico. se apresentarão hoje para você. com as artes de um modo geral. Mas, somente a coloque em prática Fluxo benéfico. Aproveite as próximas Saiba tirar proveito das mesmas que seu Os lucros em negócio e através do esforço empreendido no trabalho deverão aumentar. Seja mais ponderado.

quando tiver certeza de uma boa chance. Continue cauteloso com seu dinheiro, seu trabalho e com sua saúde. Poderá ter algumas decepções.

horas para manifestar seus pensamentos relacionados com as pessoas que lhe querem bem. Maiores serão suas chances de sucesso profissional e social.

êxito será maior do que ainda espera. Aproveite, pois o fluxo da fase astral o incentiva. Com tato e inteligência, seu êxito será total principalmente no trabalho.

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes

22 novembro a 21 dezembro

22 dezembro a 20 janeiro

21 janeiro a 20 fevereiro

21 fevereiro a 20 março

uito bom dia para mudar de partir de hoje tudo tende a melhorar influência astral é positiva para novas ossibilidades enormes de êxito em M residência ou ocupação. As coisas A sensivelmente para você. A persoA P amizades e associações, noivados quase tudo que estiver relacionado com novas que inventar serão coroadas de nalidade irá elevar-se bastante, suas e casamentos. Evite precipitar-se e assunto sigiloso ou particular. Não revele êxito e suas ambições, sonhos e desejos serão bem sucedidos. Ótimo para as amizades. Evite atritos com quem quer que seja a fim de não criar inimigos, declarados ou ocultos.

condições sociais se exaltarão e a e a saúde também. Contudo, evite abusos e precipitações. Faça o que puder para aumentar suas amizades ou então, conservar as que já fez no passado.

pessoas de caráter duvidoso. Momento benéfico e favorável em tudo o que pretenda realizar ou conceber e para tratar de questões jurídicas pendentes.

a ninguém seus segredos ou pagará um alto preço por isso. Novos conhecimentos e alegrias estão em perspectiva. Este é um bom período do ano para você.


O JORNAL l MACEIĂ“, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

Dois

B3 www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Variedades

PRÉ-ESTREIA

PETROBRAS

TV

Homem-Aranha volta Ă s telonas repaginado um dos motivos da desavença entre o antigo diretor e o estĂşdio responsĂĄvel pela produção foi o roteiro. Se a trama continuasse sob as rĂŠdeas de Sam Raimi, Peter Park e Mary Jane (Kristen Dunst) nĂŁo apenas se casariam, mas tambĂŠm teriam uma ďŹ lha. Mas, como as negociaçþes fracassaram – hĂĄ especulaçþes de que os salĂĄrios cobrados eram altos demais –, a contratação de Marc Webb jĂĄ estabelecia que ele reiniciaria a saga do herĂłi nos cinemas. Ou seja, veremos Peter Parker de novo no colĂŠgio. Se hĂĄ uma questĂŁo que promete alavancar o quarto filme em relação Ă  trilogia comandada por Raims ĂŠ o uso da tecnologia. O espetacular Homem-aranha tambĂŠm poderĂĄ ser visto em 3D.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br 'HFLGH OLWtJLRV HQWUH SDWU}HV HHPSUH JDGRV 8UkQLR VtPEROR

5HVROYHU SUREOHPD

9HVWHVGH MXt]HVGH GLUHLWRH GHVHPEDU JDGRUHV 7HUUHQRGR TXDOVH UHWLURXR PDWRSDUD FXOWLYiOR

Š Revistas COQUETEL 2012 &LQ]HQWR 0DLRUDYH D]XODGR EUDVLOHLUD 2FRQVHQVREXUUR SDUD1HOVRQ5RGULJXHV

$TXHOHVTXHVH FRQIHVVDPDRSDGUH &RQHFWDGR DXPFRPSXWDGRU

3URGXWR ODQoDGR SRUFHOH EULGDGHV

2SomR SROtWLFR PLOLWDUGD $O4DHGD 6LWXDGDQD LOKDGH6DQ WD&DWDULQD XQHVHDR FRQWLQHQWH SHOD3RQWH +HUFtOLR /X]

3UDWLFDP RSUHFHLWR EiVLFR FULVWmR 8QLUVH DXPD FDXVDRX LQLFLDWLYD

5REHUW )XOWRQ LQYHQWRUGR VXEPDULQR

3HTXHQR JDQFKR XVDGR QDSHVFD 6XDPLOLR QpVLPD SDUWHpR QDQ{PHWUR

(QIHLWDP 3RHPD GHVWLQDGR DRFDQWR

7tWXOR EULWkQLFR UHFHELGR SRU3HOp %DOQHiULR QD)OyULGD (8$

0DU

*iVGD UHVSLUDomR KXPDQD VtPEROR

2VZDOGGH $QGUDGH HVFULWRU PRGHUQLVWD

 "  UHFXUVRGH SODFDVGH YtGHR $GRUQRIHPLQLQR SDUDRSHVFRoR $WLYLGDGHWXUtVWLFDGDV VHOYDVDIULFDQDV /HWUDTXHR &HEROLQKD WURFDSHOR / +4

2PDWHULDO GDHVSRQMD GHOLPSH]D YH]HV

" GXUR DOFDJXHWH 0LFURUJD QLVPR

9HQWR EUDQGRQD VXSHUItFLH GRPDU

3HVR DEUHY

%HOGDGH GHVWLQDGD DRPXoXO PDQRQR SDUDtVR )HVWDFDWy OLFDGH GHMDQHLUR

BANCO

2/LYURGH " ILOPH FRP'HQ]HO :DVKLQJ WRQ 

(PHP HVSDQKRO 'RWDUGH DVDV

7HFHU WUDPDU 'LYLVmR GRPrV (QFDQ WDGRUD DGPLUiYHO " GH 3DUNLQVRQ FDXVD WUHPRUHV

8PGRV RVVRVGR QDUL] $QDW

76

Solução

5

0DUWHHP LQJOrV &RPSOH[R YLWDPtQLFR

$UHJLmR GDPDWD DPD]{QLFD DEUHY

7

O

espetacular Homem-Aranha, o quarto filme sobre o personagem, entrou em prĂŠ-estreia desde a Ăşltima terça-feira. em todas as salas de cinema da cidade e vem com muitas mudanças. É o adjetivo “espetacularâ€? que parece carregar a aposta da indĂşstria do cinema em torno de um super herĂłi antigo que, vira e mexe, volta repaginado. AlĂŠm de exagerar, a função do espetacular no tĂ­tulo ĂŠ

Embora tĂ­mido e estudioso, o Perter Parker de Andrew Garfield tem sido elogiado pela crĂ­tica internacional pela segurança com que o ator assumiu o papel. AtĂŠ sarcasmo e ironia aparecem nas atitudes do jovem, surpreendido pelos segredos que deďŹ nem o futuro dele como Homem-aranha. Claro que os suspiros em torno do primeiro amor se mantĂŞm na aventura. Mas a mocinha tambĂŠm ĂŠ diferente. Emma Stone, conhecida por HistĂłrias Cruzadas (2011) e Amor a toda prova (2011), ĂŠ Gwen Stacy, colega de escola e a primeira mulher a conquistar o coração do moço. As mudanças nas rotas do Homem-Aranha vĂŁo forçar os fĂŁs dos personagens a segurar a ansiedade sobre o desenvolvimento da histĂłria. Isso porque

8 6 7 , 5 d 2 $ 2 ' 3 2

DIĂ RIO DE PERNAMBUCO

outra: marcar o começo de uma nova fase do Homem-Aranha. NĂŁo necessariamente nova em conteĂşdo, mas no jeito de contar a histĂłria do rapaz dotado de superpoderes. Depois de trĂŞs filmes seguidos na pele do herĂłi, Tobey Maguire cede o papel de protagonista a Andrew GarďŹ eld, rosto conhecido por A rede social. TambĂŠm com novo diretor – entra Marc Webb (conhecido pela comĂŠdia romântica independente 500 dias com ela) e sai Sam Raimi –, a trama propĂľe volta Ă s origens do herĂłi, quando Peter Parker encontra uma maleta que pertenceu ao pai. A busca por explicaçþes sobre o que teria acontecido com os pais leva Parker ao confronto direto com o vilĂŁo Lagarto.

( 7 0 ( $ 5 5 ) = 2 / & 5 2 , 6 5 , $ 1 2 3 2 / , 6

Quarto ďŹ lme do antigo super-herĂłi marca o começo de uma nova fase do personagem e com novo protagonista

$ 0 2 5 ( ' 0 2 9 ( / ( ,

TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Cinemar 09h00 - Palavra Amiga 10h00 - Big Sports 11h00 - Cidade Aita 12h00 - Almoço C/ Notícia 13h30 - Sobre Rodas 14h00 - Momento Vip 14h30 - Igreja El-Shaddai 15h30 - Informe Cesmac 16h00 - Info Ação Parlamentar 16h30 - Programa Mix 17h00 - Canal Legal 18h00 - Programa do Caique 18h30 - Palavra Amiga 19h30 - Big Sports 20h30 - Cidade Aita 21h30 - Almoço C/ Notícia 23h00 - Sobre Rodas 23h30 - Momento Vip 00h00 - Igreja El-Shaddai 01h00 - Informe Cesmac 01h30 - Info Ação Parlamentar 02h00 - Programa Mix 02h30 - Canal Legal 03h30 - Programa do Caique 04h00 - Palavra Amiga 05h00 - Big Sports 06h00 - Cidade Aita 07h00 - Almoço C/ Notícia

Quem vai viver o rapaz dotado de superpoderes, na nova temporada do ďŹ lme, ĂŠ o ator Andrew GarďŹ eld

3 * ( 5 ) 8 & , 2 1 $ 6 $ ' $ 1 2 0 , 5 1 $ 0 ( 0 , 6 2 ' & 2/ $ ( ' 5 $ * ( 1 ( ' 2 5 $ , 0 $/ $ ' ( 5

TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 06h30 - Caminhos da Reportagem 07h30 - Expediçþes 08h00 - Repórter Brasil Manhã 08h30 - Jornal Visual 08h45 - S.O.S. Sônia 09h00 - Barney e Seus Amigos 09h30 - Inami 10h00 - Um Menino Muito Maluquinho 10h30 - Janela Janelinha 11h00 - Os PÊzinhos Mågicos de Franny 11h30 - A Turma do Pererê 12h00 - Conhecer (Local) Reprise 12h30 - Faixa Musical (Local) 13h00 - Poko 13h30 - Louie 14h00 - Dango Balango 14h30 - Vila SÊsamo 15h00 - Anabel 15h15 - Escola Pra Cachorro 15h30 - Cocoricó na Cidade 15h45 - Curta Criança 16h00 - Sem Censura 17h30 - + Ação 18h00 - Estúdio Móvel 18h30 - Karku 19h00 - Como e por quê? 19h30 - O Trem da Ciência 20h00 - Enfoque (Local) Estreia 20h30 - Da Sua Conta (Local) Estreia 20h45 - Faixa Musical (Local) 21h00 - Repórter Brasil Noite 22h00 - Caminhos da Reportagem 23h00 - A Grande Música 00h00 - Sinfonia Fina 8 00h30 - Doc TV IV 01h30 - Oncotô 02h00 - Sem Censura 03h30 - Conexão Roberto D’à vila 04h30 - Telecurso Ensino MÊdio 04h45 - Telecurso Ensino Fundamental 05h00 - Telecurso Tecendo o Saber 05h30 - Salto para o Futuro

A

Pe t r o b ra s s u s p e n deu para avaliação o processo de escolha de projetos culturais do Programa Petrobras Cultural, como vem fazendo com vĂĄrias de suas outras iniciativas de patrocĂ­nio. Normalmente lançada entre março e abril, a seleção de projetos entrou em compasso de espera enquanto a nova presidente da companhia, Graça Foster, decide os prĂłximos passos do programa. Em janeiro, um pouco antes de Graça tomar posse, jĂĄ havia solicitado Ă empresa informaçþes sobre o programa em 2012. Na ĂŠpoca, a estatal aďŹ rmou que seria lançado “em breveâ€? e que “estava ciente do seu papel e importância no patrocĂ­nio Ă  culturaâ€?. Passados seis meses, nĂŁo hĂĄ indicação de quando o programa serĂĄ lançado. Empresas terceirizadas que faziam a seleção dos projetos foram dispensadas e, segundo uma fonte que acompanhou processos anteriores, uma nova licitação estaria sendo preparada para escolher novas empresas, mas sem data deďŹ nida. Entre os motivos para a suspensĂŁo do programa, segundo fontes da companhia, estaria a intenção de Graça de manter a seleção de projetos dentro da Petrobras, sem a participação de empresas terceirizadas e a vontade de encontrar novas maneiras de ďŹ nanciamento.

3 2 /8 2 * $ $ ' ' 2 ( 5 2 , 5 6 $ , ) $ 8 5 / ,

TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 06h48 - Alagoas Rural 06h55 - Pajuçara Auto 07h00 - Jornal da Pajuçara Manhã 08h45 - Fala Brasil 10h15 - Hoje Em Dia 12h00 - Fique Alerta 13h50 - Feito Pra Você 14h10 - Casa & Negócio 14h15 - Ponto de Luz 14h30 - Tudo Mundo Odeia o Chris 17h00 - Record Kids 19h15 - Jornal da Pajuçara Noite 19h45 - Jornal da Record 20h30 - Rebelde 21h15 - CSI Investigação Criminal 22h15 - A Fazenda 5ª Temporada 23h15 – Måscaras 00h15 – SÊrie: Dr. House 01h15 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz

FOLHA ONLINE

0 $ % 5 $ / + ) 2

TV GAZETA - GLOBO Canal 7 04h50 - Sagrado 04h52 - Telecurso Educação BĂĄsica Tecendo o Saber 05h10 - Telecurso ProďŹ ssionalizante 05h25 - Telecurso Ensino MĂŠdio 05h40 - Telecurso Ensino Fundamental 05h55 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais VocĂŞ 09h55 - Bem Estar 10h35 - Encontro com FĂĄtima Bernardes 11h55 - AL TV - 1ÂŞ Edição 12h40 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - VĂ­deo Show 14h35 - Vale a Pena Ver de Novo Chocolate Com Pimenta 16h05 - SessĂŁo da Tarde Filme: Nunca ĂŠ Tarde Para Amar (Exibição em HD) 17h51 - Globo NotĂ­cia 17h54 - Malhação 18h25 - Amor Eterno Amor 19h15 - AL TV - 2ÂŞ Edição 19h35 - Cheias de Charme 20h30 - Jornal Nacional 21h05 - Avenida Brasil 22h15 - A Grande FamĂ­lia 23h00 - Gabriela 23h45 - Na Moral 00h25 - Jornal da Globo 01h00 - Programa do JĂ´ 02h30 - Glee 03h20 - CorujĂŁo I

Suspensa seleção de projetos culturais

2/en. 3/eli. 4/huri — mars. 6/poroso. 11/unanimidade.

TV ALAGOAS - SBT Canal 5 06h00 - Jornal do SBT Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatå 09h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 13h15 - Eu, a Patroa e as Crianças 14h30 - Pequena Travessa 15h30 - Marisol 16h30 - Maria do Bairro 17h10 - Tenha Estilo 17h15 - Casos de Família 18h30 - Chaves 19h45 - SBT Brasil 20h30 - Carrossel 21h15 - Programa do Ratinho 22h45 - A Praça É Nossa 00h15 - Conexão Repórter 01h00 - Jornal do SBT Noite 01h45 - Dois Homens e Meio / Two And a Half Men 02h15 - Tele Seriados I SÊrie: Chuck 03h15 - Encerramento da Programação


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

B4

Social

www.mais.al cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão inside@ojornal-al.com.br

Fernando Soares

Divulgação

Silvio Eugenio

TOUR | Danielle Novis, Raquel Tenório, Frederico Melo e Carlos Eugênio em noite de celebração da turma do turismo alagoano

Tour Olha só que bacana: a turma do turismo se reuniu, na última terça, para prestar uma merecida homenagem ao ex-diretor do Jatiúca Hotéis & Resorts, Frederico Melo. Durante o jantar, o presidente da ABIH-AL, Glenio Cedrim, ofereceu ao hoteleiro uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados ao turismo de Alagoas. Frederico Melo também é ex-presidente da ABIH-AL e fundador presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau. Legal, né?!

Alô, arquitetos!

Missão

Amelinha Peixoto e Rita Tristão já estão alinhando os detalhes da Casa Cor. O local ainda fica mantido em segredo e sem nenhuma pista de espaço para receber a mostra. Mas a data do evento já está marcada: A Casa Cor PE tem início no dia 22 de outubro e segue até o dia 27 de novembro. Recado dado!

Uma nova missão do Banco Mundial em Alagoas teve início ontem. Até o dia 17 de julho, técnicos do banco vão prestar assistência às secretarias do nosso Estado com projetos a serem contemplados pelo empréstimo pleiteado pelo governador Teotonio Vilela, na ordem de U$ 143 milhões. Estamos de olho!

CASAL | Rosa e Francisco Holanda em evento de arquitetura que reuniu vips que gostam de arte e cultura

Online Juliana Farinha Tavares de Melo está abrindo uma nova seção no site da sua loja de objetos de decoração Prima Casa www.lojaprimacasa.com. br. Trata-se de um espaço em que é possível ver mesas postas, bem produzidas, para se inspirar na hora de receber amigos para um jantar, almoço e recepções em geral. Vale a pena conferir!

PODERIO FEMININO | Eleuza Farias e Marta Braga formando dupla de mulheres notáveis da Medicina alagoana

Divulgação

Chico Brandão

Recursos Melhorar a eficiência e transparência da gestão fiscal e, consequentemente, incrementar a receita do Estado, tendo mais controle sobre os gastos públicos, além de melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Este é o objetivo da reunião que aconteceu na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas. Durante o encontro, gestores fazendários e representantes do BID avaliaram o Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado. O projeto, orçado em R$ 10 milhões – sendo R$ 7 milhões oriundos do BID e o restante como contrapartida do Tesouro Estadual –, irá modernizar ainda mais o trabalho desenvolvido na Fazenda. Arquivo

SINTONIA | José Lages e Bruna Accioly formando um dos pares mais belos da cidade

Telão O cineasta Kleber Mendonça vai levar ‘O Som ao Redor’ ao 40º Festival de Cinema de Gramado. Ele foi um dos filmes escolhidos para concorrer ao Kikito na categoria de melhor longa-metragem brasileiro. O festival acontecerá entre os dias 10 e 18 de agosto, na Serra Gaúcha. Para quem ainda não assistiu a O Som ao Redor, dá uma olhada no You Tube. Ok?!

BELA | Estilosa como sempre, Mayane Souza curtiu e foi destaque no São João do Gonzagão em Jaraguá

PODER | Os empresários João Bordon, Daniel Nasser, Fabio Tutundijian e Pedro Sabie, donos da agência de eventos We Clap, de olho na cena cultural de Alagoas

Chiqueria

em cena

Solange Lages Chalita recebe, hoje, o povo cool para o abre da expor Arte Naïf, composta de trabalhos dos artistas beta basto, Tânia Pedrosa, Lula Nogueira, Gustavo Lima e Lys Carvalho, no museu Pierre Chalita, às 19h. Matheus Vilela não dorme mesmo no ponto. O empresário abre as portas da sua boate Loop para os pernambucanos do grupo hype Mundo Livre neste sábado. A noitada contará, ainda, com pocket show de Wado. Vai perder?! A empresária e designer de joias Andrea Limeira articula nova tarde feminina na loja comandada por ela e a sócia Paula Lyra. Será um lançamento de coleção, que pode ter a participação da blogueira Thássia Naves. A previsão é que aconteça em setembro. O escritor Marçal Aquino anda rindo à toa com a repercussão de seu mais famoso título: “Eu Receberei as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”. O livro, que virou filme dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca, agora vai ganhar edição francesa pela editora AnaCaona, de Paris.

Studio Carnaúba

E-music

Mérito

Gustavo Toledo está de olho no cenário de música eletrônica de Maceió e, por isso, agendou para os próximos dias de julho uma viagem à Europa para ficar por dentro das novas propostas de shows internacionais e agendas de top DJs. No roteiro, o bombadíssimo festival Tomorrowland, na Bélgica, além de baladas em Portugal, na Inglaterra e na Holanda, entre outros. Boa!

O governador Teotonio Vilela disse, ontem, na Câmara Municipal de Maceió, onde o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu o título de Cidadão Benemérito, que é uma “honra para o município e para o Estado, o trabalho e a competência” do jurista. “Humberto é um alagoano que orgulha Alagoas”, reforçou. Bacana e ponto.

Quadro E cresce, cada vez mais, a expectativa dos interessados para o encerramento da expor Dobras, que acontece amanhã, na Pinacoteca da Ufal. O ‘the end’ da expor será marcado pela intervenção que une projeções artísticas tendo como base os vídeos da exposição e a música da banda instrumental pernambucana Kalouv, em uma parceria com o Telatudo Cineclube. Gente, a entrada é gratuita. Tudo!

SOCIAL | Fernando Soares, sempre fino e elegante, movimentando o que há de chique com fina estampa

DNA Os Queirogas têm mesmo o sangue bom para as artes. A mais nova integrante do clã musical da família é Yllana Queiroga. Filha de Nena e do Maestro Spok, neta de Mêves Gama e sobrinha de Lula Queiroga, não tinha como ser diferente. Ylana lança seu primeiro CD agora no segundo semestre e viaja esta semana para Sampa, onde participa, sexta (6), no Sesc Belenzinho, do show de lançamento do álbum triplo em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

T

Nide Lins

Divina Gula lança nova receita para Boa Lembrança

Maragogi e Japaratinga vão promover o Festival da Lagosta 8

7

Turismo & Gastronomia Divulgação

Chile: lindo em qualquer estação

4, 5 E 6


2

O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia

Nide Lins

Cartões-Postais Nide Lins nidelins@ojornal-al.com.br

Piaçabuçu e Rio São Francisco: encontro poético Mesmo com tantas praias lindas de Alagoas, nada se compara ao belo Rio São Francisco, ou Opara, como chamavam os índios. Mas é na cidade de Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas, que revela sua beleza no encontro do mar com as águas doces nas dunas da Foz do Velho Chico.

CAMARÃO COM CREME DE ABÓBORA Ingredientes FILÉ CAMARÃO MANTEIGA CEBOLA GR CHEIRO VERDE TOMATE EM CUBOS PIMENTÃOVERDE EM CUBOS MOLHO BRANCO MOLHO DE TOMATE CHEF MAIKEL BRUMATTI Imperador dos Camarões

Modo de Fazer 400gr 20gr 20gr 10gr 20gr 10gr 100gr 200gr

Corte uma tampa na superfície superior da abóbora e reserve. Retire as sementes com o auxílio de uma colher. Leve ao fogo, em uma panela grande totalmente coberta com água. Cozinhe, até que espetando um garfo, ela esteja levemente macia. Retire-a da água, vire-a de cabeça para baixo para que o excesso de água escorra bem. Pincele a parte externa da abóbora com azeite e leve ao forno à 180º por 8min para finalizar e reserve. Doure a cebola com a metade da manteiga, pimentão, depois coloque o tomate, o molho branco com o molho de tomate, os cubos de abóbora e o caldo de legumes, deixe cozinhar por 10min. Em uma frigideira refoque os camarões com o restante da manteiga por 3min e reserve. Bata o molho em liquidificador e coloque na abóbora, com os camarões, acrescente o parmesão e o catupiry e leve ao forno à 250º para gratinar. Sirva com arroz branco e farofa de dendê.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

3

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia

TARIFAS

TELEFONIA

Antes de ligar do exterior, estude as propostas

Contratar planos pode representar até 90% de economia

Usar smartphone no exterior é caro, mas operadoras já pensam alternativas

O

uso do celular é tão imprescindível hoje na vida das pessoas que poucos cogitam se desligar completamente apenas por uma ida ao exterior. As operadoras brasileiras oferecem planos e pacotes para quem não quer ter surpresas na hora de pagar a conta ao usar dados e voz em um país estrangeiro. No entanto, o Brasil tem uma das mais caras tarifas para esse tipo de serviço, com preços passando da casa dos milhares de reais. No geral, as teles costumam gastar até 10 vezes quando o cliente usa o celular fora do País.

Mas, as empresas estão ligadas no crescimento da demanda e pensam soluções. A Olimpíada de Londres também foi um motivo a mais para a criação de promoções. A Oi foi uma das operadoras que simplificou a tarifação. São três tipos: uma para os EUA, uma para Portugal, países das Américas e outra para o resto do mundo. Segundo um comunicado enviado por email, a empresa disse que o uso de pacotes nas viagens para fora do Brasil possibilita uma economia de até 90%. É necessário ativar antes de viajar. O preço para acessar o 3G custa a partir de R$ 30 a cada 10Kb. Já as ligações efetuadas para o Brasil custam a partir de R$ 6,50/ minuto. “Além disso, como medida de transparência, nossos clientes, assim que ligam seus telefones em roaming, sempre recebem um SMS com as tarifas válidas para o país em que se encontram”, disse a nota. A empresa ainda colocou à disposição no site um guia de bolso para ajudar o viajante. A Vivo cobra em dólar e converte para real quando enviar a conta ao cliente. O diferencial dela é que possui tarifas diferentes para roaming separados por tipo de transporte. O “roaming marítimo” é oferecido em parceria com alguns navios, através de uma conexão via satélite. Já o aéreo permite realizar chamadas com segurança durante voos.

“P

ara economizar nas ligações, de for ma geral, o cliente precisa aderir ao plano que melhor atenda às necessidades dele. E buscar todas as informações necessárias antes de viajar. Isso é fundamental”, disse Renê Ruszki, diretor-regional da Vivo. A Claro oferece roaming também para clientes pré-pago, com algumas vantagens como o recebimento gratuito de SMS. As chamadas originadas e recebidas passam a ter custo de R$ 2,99/ minuto. Já para os clientes pós-pago, o valor do uso do 3G sai por R$ 0,99 por MB, válido em 160 países. O valor mais barato para dados custa R$ 49,90 (10MB, nos EUA) e o mais caro sai por R$ 6.299 (5GB em um país fora da América Latina e EUA. O diretor regional da Claro, Amdré Peixoto, explica o preço tão caro. “Esses valores dependem de uma série de acordos com operadoras de fora. Mas, já conseguimos baixar bastante o preço. Hoje, as tarifas estão 90% mais baratas”, diz. A TIM levou seu plano liberty também para as operações no exterior. Os valores variam entre R$ 29,90 por dia para dados e voz nas Américas a R$ 69,90 por dia para dados/voz na Ásia e Oceania. Os países da América Latina já respondem por mais de um terço do roaming internacional da TIM no mundo, de acordo com o levantamento realizado pela empresa sobre a utilização do serviço no primeiro trimestre de 2012.


4

O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JUL

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia

CAPA

Chile: o país das emoções

Bariloche hoje é o destino mais procurado pelos alagoanos, mas o país do poeta Pablo Neruda tem outras vertentes a serem descobertas

H

á quem diga que Chile é um dos países mais instigantes da América do Sul. Dos vinhedos às pistas de esquis o país é um universo de belezas naturais, história, arquitetura e gastronomia. Para quem gosta de literatura deve agendar uma visita à praia de Isla Negra, onde ficam as famosas casas do poeta Pablo Neruda. Mas para viver o Chile inicie a expedição pela capital, Santiago e descubra que os chilenos são simpáticos. Eles somam quase seis milhões de pessoas, e a maioria nutre um carinho especial pelos brasileiros, mesmo sem entender bem o português. Além de muita gente e uma beleza natural singular, Santiago tem mais de 400 anos de história

preservada entre as montanhas da cordilheira dos Andes, que cercam toda a capital. Em Santiago as praças, em diferentes pontos da cidade, são a melhor maneira de aproveitar o que a natureza guardou para os chilenos. Além dos passeios públicos, bastante movimentados no fim de semana, há vários morros transformados em parques que oferecem vista privilegiada dos Andes, ou mesmo da capital. Os principais são o Cerro Santa Lucía e o São Cristóvão, também conhecido como parque metropolitano, mas todos são dignos de visita. Quando a noite chega a dica é passeio. A capital chilena oferece uma infinidade de restaurantes, bares e shoppings. Ao contrário do que acontece no Brasil, eles não são apenas centros de compras, mas foram planejados como grandes terraços, com fontes e espelhos d água combinando praticidade e beleza. Quem prefere ficar na praça também não perde nada: no Centro da cidade a movimentação é intensa e a programação agrada a todos.

Santiago oferece passeios por vinícolas seculares; já no Mercado Central, a variedade dos frutos do mar chama a atenção

O Chile e seus vinhedos seculares A imagem que se tem de Santiago é de que se trata de um destino turístico para o inverno. Mas, apesar das estações de esqui (veja na página 5) monopolizarem a cabeça do visitante brasileiro quando se pensa na cidade, há inúmeras outras coisas a se fazer na capital e até em seus arredores durante o verão: desde visitar vinhedos seculares, piscinas térmicas nos Andes ou o Cajon (Cânion) de Maipo, além de passeios por museus, parques e pelo

Mercado Central. Quem é fã do Mercado Central é a alagoana Claudia Paiva, turismóloga experiente, ela gosta de conhecer a cultura local. “O mercado é reconhecido pela grande oferta de frutos do mar, com algumas espécies exclusivas de sua costa como a centolla, um caranguejo gigante. O Mercado Central de Santiago tem ótimos restaurantes com pratos sofisticados” diz Claudia Paiva que indica saborear o comgrio, o peixe mais

famoso do Chile, assim como o peixe carapeba é para os alagoanos. Conhecer os vinhedos na opinião de Claudia Paiva é imperdível. (O passeio começa pelo cultivo das uvas, a fabricação e degustação. Indico as antigas caves e vinhas da Concha y Toro, que fazem parte da tradição vinícola do Chile. Ele está localizado em Pirque, noVale do Maipo, uma área privilegiada para a produção de mundial de qualidade de vinhos.


LHO DE

2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

5

Em Bariloche, esqui para todas as idades Bariloche hoje é o destino mais procurado para a prática de esqui durante a temporada de inverno na América do Sul. Com suas belezas naturais e paisagens deslumbrantes, a cidade é emocionante, hospitaleira e romântica. Além das montanhas onde se pode praticar esqui e snowboard (esporte como o skate e o surfe,

consiste em equilibrar-se sobre uma prancha,) destacam-se o Parque Nacional Nahuel Huapi, a travessia dos lagos andinos até o Chile, Isla Victoria (no lago), e os percursos turísticos chamados Circuito Chico e Circuito Grande. Há aulas de esqui para pessoas de todas as idades. O Cerro Catedral, considerado o maior e mais desenvolvido centro de esqui do Hemisfério Sul, recebeu um investimento de US$ 10 milhões em melhorias para temporada de inverno 2012, entre elas aquisições de novas máquinas, melhoria na sinalização, novos obstáculos, prevenção de avalanches, ampliação dos acessos aos meios de elevação, funcionamento sem interrupção por conta do vento e manutenção das pisapistas e caminhonetes. O Catedral é caracterizado por suas inigualáveis paisagens que abrangem os lagos, vales e montanhas nevadas do

As estações de esqui são o grande cartão-postal do Chile

Parque Nacional Nahuel Huapi, chegando até a Cordilheira dos Andes, com mais de 70 anos de história. Hoje conta com a maior infraestrutura de meios de elevação (com capacidade de transportar 35 mil pessoas por hora), com mais de 120 quilômetros de pistas e caminhos com infraestrutura de nível internacional. Outro famoso e muito procurado é o Circuito Chico, normalmente o primeiro para quem desembarca na região. Do centro da cidade (de carro) se percorrem 65 quilômetros até a Villa Llao Llao. No caminho há uma parada no Cerro Campanário, onde está uma das sete melhores vistas do mundo, de acordo com a revista americana ‘National Geographic”. Alí há oito belíssimos mirantes. Se existir alguém para explicar onde fica o oeste, talvez aviste o Chile, uma cadeia de montanhas nevadas atrás de outra cadeia de montanhas com lagos entre elas. Além disso, opções para toda a família não faltam como o Centro de Ski Nordico, que oferece a combinação perfeita entre esporte e natureza, uma

modalidade ideal para todos praticarem. Permite ao esquiador mover-se por todo o tipo de terreno, com subidas, descidas e planos. Caminhadas guiadas com raquetes de neve também são oferecidas. E tem, ainda, o Piedras Blancas, complexo que conta com 3 mil metros de pistas exclusivas para trenós e meios de elevação para 1200 pessoas, algo único na América do Sul e feito para toda a família. Entre as atividades oferecidas estão a escola de esqui e a possibilidade de ter aulas de snowboard. O Cerro Oto é um verdadeiro centro recreativo de inverno, pois além do complexo do Teleférico, é rodeado de lojas e da cafeteria giratória. No Vale do Chall Huaco encontra-se o refúgio Neumeyer, onde no inverno se pratica muitas atividades na neve. A mais conhecida é a caminhada com raquetes na neve pelos chamados bosques de lengas, de manhã e à noite. Já no Cerro Lopez se pratica Canopy, o arborismo na neve. São muitas as opções, todas a poucos minutos do centro de Bariloche.

As montanhas geladas do Chile atraem os praticantes do snowboard


6

O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia

As construções em estilo neoclássico e art noveau conferem a Valparaíso uma aparência de cidade do século 19

Valparaíso, patrimônio cultural da humanidade Uma cidade portuária com casas coloridas e rodeada por 45 cerros (morros), cada um com sua visão particular do Oceano Pacífico. Assim é Valparaíso, patrimônio cultural da humanidade - título da Unesco para cidades charmosas e com história nas fachadas de suas casas. Seus elevadores centenários, que facilitam a subida em alguns desses morros, suas construções antigas e o

espírito alegre e boêmio de seu povo encantam qualquer turista. Suas ruas, estreitas e cheias de beleza são um convite para andar sem preocupação, sempre com uma câmera em punho para registrar o colorido da cidade. Sem contrastar com edifícios modernos - praticamente inexistentes -, as construções em estilo neoclássico e art noveau conferem a Valpara-

íso uma aparência de cidade do século 19. Algumas dessas construções estão em péssimo estado de conservação - o Mercado Puerto é um exemplo -, mas nem por isso perdem seu charme. O turista tem a impressão de estar em outra época. Os “ascensores” - espécie de elevadores que levam os transeuntes para os muitos cerros - conferem este clima de cidade de época, sem dúvida

uma característica particular do local. A cidade conta com monumentos dedicados aos heróis da guerra do Pacífico, entre Chile e Peru, que tinha a Bolívia como aliada, no século 19. A Plaza Sotomayor reúne, além do belíssimo prédio da Armada de Chile, o Monumento a los Héroes de Iquique (batalha final da guerra). A cidade também apresenta novidades na parte da

orla marítima, com pontos revitalizados. Trata-se do Paseo Wheel Wright - uma espécie de calçadão com ciclovia e pequenos diques funcionando como mirantes para transeuntes - e o Muelle Barón, espaço novo de lazer e descanso em Valparaíso, com direito a mais um mirante da cidade, só que na parte plana. Ali perto há ainda o Mercado Cardonal, belo por fora e por dentro.

Claudia Paiva

Casa de Neruda em Isla Negra

Saiba mais As opções de restaurantes em Bariloche vão desde a alta cozinha regional, passando pela européia, confeitarias, pubs até as pizzarias e casas de chá. O famoso “cordeiro patagônico”, fondues, goulash e os tradicionais cervos, trutas, javali e queijos defumados são algumas das delícias que a região apresenta, acompanhados por vinhos finos das regiões frias e espumantes . Inverno: de junho a agosto.

Casa do poeta Neruda: uma paixão pelo mar A pouco menos de 100 km de Valparaíso, há ainda a praia de Isla Negra, onde fica uma das famosas casas do poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda

(1904-1973). Além de estar fora da cidade, a casa talvez seja a que mais simboliza o imaginário do escritor por conta da quantidade de objetos dele depositados ali. Se você tiver

tempo e for verão, vá à praia em frente a casa após a visita. Sinta um pouco da água gelada do pacífico e o barulho das ondas do mar soar nas rochas negras da beira-mar.

Apesar de o passaporte ser um documento mais confiável, a carteira de identidade brasileira no Chile é aceita com até dez anos de validade. Moeda: no chile a moeda é peso, mas aceita-se real e dolar.

Na região do Mercado Central, há uma bela arquitetura e muitos restaurantes que servem comida típica chilena, principalmente frutos do mar. A Bella Vista é a parte boêmia. Providência e Las Condes também têm boa rede de diversão noturna. Borde Rio é uma Claudia Paiva é fã do Chile pela harmonia boa região gastronômica. É ali da arquitetura nova e a velha. “Chile é um também que ficam os principais país charmoso em qualquer estação” shoppings da cidade.


O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

7

Turismo & Gastronomia

Homenagem

Argentina A assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Estado trouxe boas notícias para o setor. Alagoas receberá voos fretados da Argentina durante a temporada 2012/2013. Quem deu a boa notícia foi Embratur - responsável pela divulgação do País no mercado internacionaldivulgou a pontuação do edital de fretamentos. Alagoas foi o único com pontuação máxima. Oito estados se inscreveram, mas apenas três poderão receber voos fretados internacionais na próxima alta estação. De acordo com os dados da Embratur, Alagoas ficou com a pontuação máxima (100), Rio Grande do Norte ficou com 82,87, sendo considerado apto a receber, e em terceiro lugar ficou a Paraíba, com 50 pontos.

Embarque Nide Lins nidelins@ojornal-al.com.br

3º Festival Lagosta

Opinião

Frederico foi homenageado pelo turismo

Depois do sucesso das duas edições do Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi e Japaratinga, a AHMAJA (Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga), com apoio do Banco do Nordeste (BNB), Secretaria de Turismo de Alagoas e Prefeitura de Maragogi vão para a terceira edição do Festival. Nesta edição, já está confirmada a participação de 14 restaurantes, que vão criar pratos especiais com lagosta, com desconto de 40% no preço normal, além de apresentações culturais, palestras, oficinas e destaque para o rico artesanato da região e outros famosos quitutes, como bolinho de goma, mariscos e a bolacha Maragogi.

Estão no Festival Bitingui Praia Hotel; Companhia da Lagosta; Estalagem Caiuia; Albacora Praia Hotel, Restaurante Mama Pereira; Pousada e Restaurante Paraíso dos Coqueirais; Restaurante e Receptivo Marazul, Praiagogi Boutique Pousada; Pousada Camurim Grande; Praia Dourada Maragogi Park; Grand Oca Maragogi Resort; Restaurante Burgalhau; Pousada Barra Velha; Pousada Encontro das Águas.

Representantes do turismo alagoano, empresários e hoteleiros se reuniram no último dia 3 para prestar uma merecida homenagem ao ex-diretor do Jatiúca Hotéis & Resorts, Frederico Melo. Durante o jantar, o presidente da ABIH-AL, Glenio Cedrim, ofereceu ao hoteleiro uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados ao turismo de Alagoas. Frederico Melo também é ex-presidente da ABIH-AL e fundador presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau. Após quase 18 anos frente à direção geral do Jatiúca Hotéis & Resorts, Frederico Melo se despede para assumir novos desafios. O executivo iniciou suas atividades na empresa proprietária do empreendimento - Artur Lundgren Tecidos S/A - assumindo a Diretoria de Marketing do hotel ainda no escritório da empresa em São Paulo. Em 1996 transferiu-se para Maceió para ocupar o cargo de Diretor Geral do complexo, onde ficou até este ano.

É importante ressaltar que os mercados que mais competem com Alagoas no cenário nacional não se classificaram, e, que junto com Rio Grande do Norte, Alagoas será portão de entrada para voos fretados internacionais, principalmente argentinos que visitarão o Brasil, além de proporcionar uma visibilidade maior para a região Nordeste, explica Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo. Segundo a diretora do núcleo de projetos e convênios da Setur, Danúbia Dantas, nos últimos meses a Setur conseguiu captar R$ 1,2 milhão em recursos federais para investimento no turismo.

Sabatelli O mês de julho é especial na Sabatelli. A pizzaria e restaurante comemora um ano no hoje, regado a bolo e espumante. E, para aproveitar o clima de festa e de inverno, nada mais gostoso do que degustar bons vinhos acompanhados de deliciosos pratos. Pensando nisso, a Sabatelli promove o festival de vinho durante o mês de julho. O premiado vinho chileno Ventisquero Gran Reserva Ramirana estará com promoção exclusiva na Sabatelli. No pedido de uma garrafa de 750ml, o cliente ganha outra. Além disso, todos os rótulos da casa estarão com desconto de 10% (garrafa grande). No mês de comemoração, a Sabatelli também apresenta um novo sabor de pizza. É a Specialle, recheada com mussarela, queijo Brie e presunto de parma. Ideal para degustar com vinhos na estação mais fria do ano.


8

O JORNAL l MACEIÓ, 5 DE JULHO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

Turismo & Gastronomia Fotos: Nide Lins

O novo prato da Boa Lembrança criado pelo chef André Generoso é uma justa homenagem a Anita Ribeiro (Bá)

Os sabores da jardineira Divina Gula apresenta o novo prato da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança: frango caipira com bolinhos de arroz em formato triangular NIDE LINS nidelins@ojornal-al.com.br

U

m jardim é uma das coisas mais lindas da natureza; as cores, os aromas... Basta uma flor para alegrar o cenário. Agora, elas também têm lugar cativo na gastronomia, embora algu-

mas pessoas resistam à ideia de descobrir o sabor das flores. Talvez o medo do desconhecido, mas, quando as flores procedem do jardim de Claudinha Mortimer (leia-se Divina Gula), pode comer sem medo. Pois bem, as flores comestíveis não têm sabores exóticos, apenas complementam o paladar do prato Jardineira de frango caipira da Bá. A receita, criada pelo chef André Generoso, é uma justa homenagem a Anita Ribeiro (Bá) que o chef chama de “minha mestra”. “Jardineira de frango caipira da Bá é meu 12º prato criado para a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Resgatei a

história do almoço de família aos domingos, onde a Bá cozinhava um frango caipira, depois desfiava e adicionava a jardineira (cenoura e ervilha) e misturava com arroz. Dessa boa lembrança nasceu o prato”, diz o chef. E salve a boa lembrança! Mais uma receita divina do chef Generoso. O frango caipira vem do sítio de Japaratinga e na cozinha do restaurante recebe tratamento de rei: alho, cebola, tomate e pimentão, para então ser regado com o shoyo e pimenta-do-reino. O frango é servido no próprio caldo do cozimento. Para acompanhar, arroz branco e o famoso bolinho de arroz (em novo formato de triângulo).

Dona Anita Ribeira, uma mineira com mais de 80 anos, não só deu mais sabor à família Generoso, como também lapidou o chef André Generoso à altura da cozinha da Bá. Só para lembrar: quem saboreia Jardineira de frango caipira da Bá ganha de brinde o prato de cerâmica da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que prima pela criatividade dos chefs. No mais, bom apetite! Veja a receita no blog NideLins no site: mais.al.

Divina Gula Rua Engenheiro Paulo B Nogueira, 85, Jatiúca 3235-1016

OJORNAL 05/07/2012  

OJORNAL 05/07/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you