Page 1

vidasegura CARTILHA DE PREVENÇÃO DO CIDADÃO

PENHA - SC eu pegue slar exemp o gratuit

também disponível

online acesse:

bit.ly/vidasegurapenha

3

1


por uma vida mais segura.

Devido ao considerável aumento da violência nas cidades, a VIDA SEGURA – CARTILHA DE PREVENÇÃO DO CIDADÃO une importantes entidades em busca de soluções preventivas em benefício da comunidade. Para isso, elaboramos regras que contribuam com a segurança de moradores, comerciantes e turistas. Este material reúne informações importantes de diversas áreas da segurança, baseadas na prevenção de ocorrências e acidentes, para o uso do cidadão. São dicas e procedimentos planejados para criar uma postura de atitudes diárias mais seguras e reduzir o número de situações de risco, sejam acidentes ou em razão da violência urbana. Uma comunidade unida, atenta e prevenida contribui significativamente com a redução de ocorrências. A responsabilidade pela prevenção é de cada um de nós. BOA LEITURA E BOM PROVEITO!

2


Ben

Olá, pessoal, eu sou o Benjamin, mas pode me chamar de Ben! Vim aqui para dar dicas de segurança e proteção. Vamos nos cuidar juntos?

também disponível

online acesse: bit.ly/vidasegurapenha

EDITORA: Oh! Content - www.ohcontent.com.br Especialista em produção de conteúdo para marcas e causas. 47 99974-0222

PRODUÇÃO: Daniela Campestrini REDAÇÃO: Maísa Bilenki COLABORAÇÃO: Cristina Boccasius Siqueira DESIGN GRÁFICO: Lucas Gonçalves ANÚNCIOS: Tairine Rubia COMERCIAL: Arno Campestrini

A Vida Segura é um projeto de conscientização e prevenção que visa o bem-estar da comunidade e é desenvolvido em parceria com órgãos importantes como a Polícia Militar, CDL e Corpo de Bombeiros. Quer anunciar na próxima? Entre em contato com contato@ohcontent.com.br

3


vigilância constante. 4

Vamos reduzir a probabilidade do acontecimento de delitos, com modificações no comportamento das pessoas e na estrutura das residências e comércios, melhorando a segurança de todos? A estrutura construtiva deverá dar ao eventual delinquente a sensação de que ele é constantemente observado e de que poderá ser capturado a qualquer instante. Vigilância natural é a possibilidade de ver e ser visto. Quanto maior a vigilância natural, menor a possibilidade de ocorrerem delitos. Sempre poderá haver vítimas e criminosos. O que nós podemos reduzir drasticamente é a oportunidade.


FIQUE ATENTO! O bandido, na maior parte das vezes, age desta forma: • Não leva consigo ferramentas, mas pode carregar uma arma. • Sempre antes de agir se pergunta: – estou sendo observado por alguém?

• É um hábil escalador. • Segue sempre a “lei do menor esforço”. • Não se preocupa em criar oportunidades e sim aproveitar as que se apresentam.

5


sua primeira linha de defesa.

o espaço privado. 6

Como norma geral de segurança pense na sua casa como uma série de perímetros de proteção que você coloca entre o que quer proteger e o delinquente: ILUMINAÇÃO AO ENTORNO DA RESIDÊNCIA CONTENÇÃO EFICIENTE

JANELAS SEGURAS VOCÊ E SUA FAMÍLIA EM SEGURANÇA PORTAS E FECHADURAS REFORÇADAS Por isso, percorra todo o perímetro interno e externo da sua residência, verificando a segurança que oferecem.


alertas. ACESSOS TRANCADOS Muitos intrusos ganham entrada por uma porta ou janela destrancada. FACILIDADE AO CRIME Se o criminoso souber que ele vai obter resultados semelhantes entrando em sua casa em vez da casa do seu vizinho - que a entrada vai requerer menos esforço e representa menos chance de ser preso - ele escolherá sua casa. CONTROLE DE ACESSO Faça sua casa parecer de difícil acesso ao bandido e você terá menos probabilidade de se tornar uma vítima.

OCUPAÇÃO (REFORÇO TERRITORIAL) Uma casa que parece permanentemente ocupada desencorajará a maioria dos criminosos nela interessados DEGRADAÇÃO O crime ocorre com mais frequência onda há muros e grades deficientes ou estragados. Mesma coisa ocorre para ambientes com vidros quebrados. VULNERABILIDADE A segurança de sua residência é tão forte quanto o ponto mais fraco dela. Detecte qual é o seu ponto fraco e o fortaleça.

7


na residência. Como norma geral fortaleça a vigilância natural. MUROS E GRADES Grande parte dos delitos ocorrem por escalada, ou seja, pulando muros, grades ou escalando janelas. Isso indica que uma boa forma de contenção (muros e grades) é fundamental para uma melhor segurança. Sempre que possível dê preferência a grades ao invés de muros, porque estas:

8

- Permitem melhor vigilância natural. - São na maioria das vezes mais difíceis de transpor do que muros. - Não permitem pixação. - A altura, o formato e detalhes do muro, podem facilitar o acesso ao interior da residência. BOA VISIBILIDADE Árvores e arbustos volumosos não devem estar posicionados junto a janelas e/ou portas de modo que reduzam a visibilidade, projetem sombras ou sirvam como esconderijo para um criminoso.


dicas do Ben: ARBUSTOS BAIXOS REFORÇAM A CONTENÇÃO E NÃO PROJETAM SOMBRAS ÁRVORES COLOCADAS LATERALMENTE E COM GALHOS BAIXOS PODADOS (NÃO LIMITAM A VISÃO) ESPINHOS (BARREIRA DOLOROSA)

9


iluminação é muito importante.

SOBRE A ILUMINAÇÃO É IMPORTANTE DESTACAR: - Reduz o medo, dando a sensação de segurança para a casa. - A provisão de luz declara a presença de intrusos. - Reduz as sombras eliminando eventuais encobrimentos de invasores.

- Detém potenciais intrusos criando nestes um sentimento de incerteza (melhora a vigilância natural).

10


- Todos os locais onde você para ou passa quando chega em casa devem estar iluminados, inclusive as áreas que ligam sua residência e a via pública.

11


iluminação é muito importante. 12

Esteja atento também quando você chega em casa e constata que luzes externas que deveriam estar acesas não estão. Pode ter sido um apagamento intencional gerado por um criminoso. Não deixe escadas ou outros objetos no quintal que facilitem para criminoso o acesso ou saída de sua residência. Peça ao seu vizinho que faça o mesmo. Jogue fora chaves velhas. Se você perder uma chave de casa, mude a fechadura imediatamente.

Tome cuidado com o suporte para lixo, ou caixas de luz, colocando junto ao muro ou grade pois pode ser usado como “degrau” para facilitar a transposição deles. Coloque de forma bem visível o número de sua residência, tanto de dia como à noite, para facilitar a sua localização, em caso de emergência, pela polícia. Se sua garagem for aberta, deverá ter sistema de iluminação que abranja todo o ambiente dela, e permanecer ligada à noite.


352

13


se for mudar de endereço.

ANTES DE DEFINIR SUA NOVA RESIDÊNCIA, OBSERVE O SEGUINTE: - Procure conversar com o antigo morador e com os vizinhos a fim de obter informações com referência ao local. - Verifique a presença de casas desocupadas ou terrenos baldios nas proximidades, principalmente se contiverem escombros ou estejam cobertos de mato. - A presença de estabelecimentos comerciais (supermercados, farmácias, panificadoras, restaurantes) que permaneçam até tarde funcionando, melhoram a segurança, pois a circulação dos clientes destes aumenta a vigilância natural. - Quando se mudar, troque a fechadura das portas da nova residência.

14

- Antes de fechar o negócio visite a sua futura residência durante o dia e também à noite para verificar a questão da iluminação, tranquilidade e trânsito de pedestres (evite lugares mal iluminados e com pouca movimentação de pessoas). - Verifique se as calçadas são livres e permitem circulação de pedestres. Isto melhora a vigilância natural do lugar.


15


seu espaço avançado de segurança

o espaço público. 16

A manutenção do espaço público é fundamental para a prevenção de delitos. Assim, se não ocupamos e mantemos o espaço público o delinquente o fará. Aqui se destaca a importância da sociedade organizada através de associações de moradores e, principalmente, Conselhos Comunitários de Segurança, a cobrar das autoridades públicas e também colaborar para a resolução de problemas no desenho urbano, que criem problemas à segurança pública.


dicas do Ben: Se você quer uma comunidade mais segura para você e sua família, não se limite ao seu espaço privado, atue também para melhorar o espaço público.

Mutirões de pinturas de fachadas, recolhimento de lixo em terrenos baldios, parques e ruas, sempre são formas importantes de se prevenir delitos. Evite a pichação. Porém, uma forma também frequentemente usada é ceder seu muro para que um grafiteiro faça ali uma obra de arte. Pichadores costumam respeitar o trabalho destes, não pichando por sobre uma grafitagem.

Coíba brincadeiras de crianças contra a rede elétrica, como pedaços de arame jogados para dar curto circuito, bolas chutadas contra a fiação etc. Se as árvores existentes na calçada defronte a sua residência reduzirem a iluminação, solicite à prefeitura para que seja feita a poda.

17


na rua. Procure andar acompanhado, evitando se deslocar por lugares desertos ou mal iluminados, que possam facilitar ações criminosas. Mantenha-se alerta durante todos os trajetos à pé, principalmente ao voltar a seu veículo, seja saindo do trabalho, restaurantes, bares, cinemas ou shoppings. Evite evidenciar bens de valor, como equipamentos eletrônicos, cordões, relógios e joias.

18


dicas do Ben:

O uso de celulares, fones de ouvido e equipamentos afins podem causar distração, favorecendo ações criminosas. FIQUE ATENTO ;) Caso seja necessário transportar notebooks, evite fazê-lo em pastas próprias. Elas são conhecidas e podem estimular iniciativas delituosas. Evite retirar a carteira no caminho e mostrar dinheiro em público. Desconfie de pessoas que se aproximem, principalmente à noite, para pedir qualquer tipo de informação. Mantenha distância e continue em movimento. AO ESTACIONAR Cultive o hábito de olhar ao redor antes de estacionar e

de sair do carro. Procure deixar seu carro em estacionamento credenciado e de sua confiança. Estacione o mais próximo possível de seu destino. Estacione o veículo sempre em condições de sair rapidamente. Em geral, é conveniente fazê-lo em manobra de ré. Isso favorecerá sua visibilidade e facilitará sua saída. Pare em lugar visível e iluminado. Mantenha o veículo trancado e com o alarme ligado. Não permaneça no veículo ou fora dele conversando, namorando ou aguardando alguém em áreas de estacionamento ou na rua.

19


no trânsito.

Mantenha os vidros do veículo fechados e as portas travadas, sobretudo em tráfego lento ou ao parar em cruzamentos e semáforos. Tenha sempre combustível suficiente para conclusão dos itinerários programados. Evite se distrair com celulares, rádios, etc, principalmente com o veículo parado. Não ignore motocicletas, especialmente se ocupadas por duas pessoas. Use, constantemente, o espelho retrovisor.

dicas do Ben: Ao programar viagens mais longas, faça este checklist antes de sair: Adquira um mapa e pesquise os itinerários via internet, evitando parar e pedir informações; Baixe um aplicativo com GPS da sua confiança; Faça uma revisão no veículo antes da viagem para evitar panes na estrada; Tenha sempre um telefone celular à mão com a bateria carregada e carregador veicular;

20


21


crianças. 22

FAMILIA É UM DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Foi pensando nisso que o Grupo Adoção em Ação, uma associação sem fins lucrativos, fundada para mobilizar e informar a sociedade sobre aspectos legais da adoção crianças e adolescentes. A ideia é contribuir para a compreensão e viabilização do processo de adoção aos interessados, bem como orientar a comunidade em geral sobre a entrega legal de filhos para adoção. Diga não ao abandono e aos maus tratos. Desde 2009 essa prática é considerada crime, inclusive com pena de reclusão.

ENTREGA LEGAL DE FILHOS PARA A ADOÇÃO Quando uma mulher assume sua limitação para exercer a maternidade e procura as autoridades competentes, está demonstrando respeito para com a criança, e evitando que aconteçam atitudes como o aborto ou o abandono, ou ainda comercialização. Para entregar legalmente o bebê, a genitora deve procurar o Serviço Social do Fórum, onde receberá as orientações e acompanhamentos. A entrega de um filho para a adoção é um direito das mães e gestantes, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.


Ao procurar o Fórum, a genitora e a criança estarão assistidas, garantidas e protegidas pela lei. Ao escolher a Adoção Legal, a genitora garante que a criança terá uma família “legal” e toda documentação correta para ser incluída em planos de saúde, ser matriculada na escola, fazer seus documentos pessoais, entre outros. Entregar uma criança no Fórum não é crime, nem motivo para punição. Crime é abandonar uma criança em qualquer lugar sem a devida proteção, com pena de detenção: art. 133 e 134 do Código Penal.

CRIME “ADOÇÃO À BRASILEIRA” – é quando a criança é registrada por terceiros como se fosse filho biológico. Registrar o filho de outra pessoa como se fosse seu é crime, com pena de reclusão: art. 242 do Código Penal. DENUNCIAS Denuncie se você souber de alguma criança sendo doada, vendida ou abandonada, ou ainda que sofra qualquer tipo de violência. As denúncias são anônimas, e podem salvar uma família. Disque 100 – Disque Direitos Humanos Serviço Social do Fórum de Balneário Piçarras 3347-4017 Conselho Tutelar – Baln. Piçarras – fone: 9.9277-6901 - Penha – fone: 9.9177-4445 COMDICAPI – 3347-0533

GRUPO DE ESTUDOS E APOIO À ADOÇÃO DE BALNEÁRIO PIÇARRAS E PENHA ADOÇÃO EM AÇÃO E-mail: grupoadocaoemacao@gmail.com Fone: (47) 99984-0074

23


bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Militar realiza os serviços de prevenção, de combate a incêndio e de busca e salvamento de pessoas e bens, atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático, além de estabelecer normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio, catástrofes ou produtos perigosos. VAMOS CONFERIR ALGUMAS DICAS IMPORTANTES QUE ELES DÃO PARA NOS ORIENTAR:

24


• Nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação (como armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.). Mantenha-os em local ventilado; • Todo botijão, tanto o que está em uso quanto o da reserva, deve ficar protegido do sol, da chuva e da umidade, deixando-o preferencialmente do lado de fora da edificação; • Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir; • Durante a troca do botijão não fume e verifique se todos os botões do fogão estão desligados;

• Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, verifique se possuem a identificação do INMETRO (NBR) gravada. Não use outro tipo de material;

gás.

• Verifique o estado do botijão ao recebê-lo. Nunca compre um botijão amassado ou enferrujado;

• Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso; • Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão; • Depois da troca, verifique se há vazamentos usando espuma e sabão. Se fizer bolhas é porque está vazando gás; • O botijão nunca deve ser deitado, pois caso ainda exista algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, anulando a função do regulador de pressão e aumentando o risco de acidentes.

25


prevenção no mar.

DICA: Não polua as praias, descarte seu lixo em local adequado.

26


RESPEITE AS BANDEIRAS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO Sinalização no Posto Guarda-Vidas:

SINALIZAÇÃO NA PRAIA: Bandeiras vermelhas indicam correntes de retorno

VERDE: Risco baixo

AMARELO: Risco médio

VERMELHO: Risco elevado

LILÁS: Infestação de água viva

APLICATIVO: PRAIA SEGURA CBMSC

https://play.google.com/store/apps/details?id=org.sc.cbm.e193.community

Consulte, no mapa, os postos de guarda vidas, o risco de afogamento, alerta de mar em ressaca e a probabilidade de acidentes com água-viva. Este aplicativo é destinado à comunidade, com informações atualizadas sobre o serviço de prevenção e salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar SC.

27


no mar.

Você pode sobreviver a uma

CORRENTE DE RETORNO se conhecer as opções:

CORRENTES DE RETONO

28

As correntes de retorno são sinalizadas na praia pela bandeira vermelha ou placas de sinalização.

Para sair da corrente de retorno, nade paralelamente a praia.

Para pedir auxílio, mantenha a calma, levante o braço e peça por ajuda atraindo atenção.

Conserve sua energia boiando; Utilize a força das ondas para auxiliar no retorno à praia


Uma peça anti sucção, acoplada ao ralo de piscinas passou a ser de instalação obrigatória em SC, pois evita graves acidentes.

na piscina.

SISTEMA ANTI SUCÇÃO

PISCINAS Quando a piscina estiver fora de uso, cubra-a com uma tela ou uma lona. Isso evita acidentes com crianças Objetos como boias e brinquedos não devem ser deixados dentro ou na beira da piscina, pois chamam a atenção das crianças e podem ser armadilhas fatais No caso de crianças, use sempre flutuadores e boias. Evite correr e pular em volta da piscina, pois geralmente a borda da piscina fica molhada e escorregadia

29


bombeiros.

dicas do Ben:

Se acender velas no ambiente, jamais durma com elas acesas; Ao sair de casa, feche o registro de gรกs e nunca deixe panela no fogo aceso.

30


PREVENÇÃO PARA A CASA Depois da troca, verifique se há vazamentos usando espuma e sabão. Se fizer bolhas é porque está vazando gás; Não fume ao lidar com álcool, cera, parafina, solventes ou materiais de limpeza em geral; Não jogue pontas de cigarro pela janela, nem as deixe sobre armários, mesas e prateleiras; Observe as normas de segurança ao manipular produtos inflamáveis ou explosivos e os mantenha em locais resguardados e à prova de fogo; Nos períodos natalinos, dedicar especial atenção à Árvore de Natal, evitando conectar vários pisca-piscas em uma só tomada.

CUIDADOS NA SALA OU QUARTO Não conecte vários aparelhos em uma só tomada; Cuidado com equipamentos eletrônicos, como computadores, televisores e ventiladores; procure desligálos quando não estiverem sendo utilizados; Não puxe a tomada pelo fio; Cuidado com a exposição dos fios e o acesso a eles, sobretudo em residências com crianças; Evite o acúmulo de materiais combustíveis (cortinas, revistas, jornais, etc.) em um só local;

31


cuidados na cozinha.

Mantenha o botijão de gás fora da cozinha;

CUIDADOS NA ÁREA DE FESTAS

Não deixe que a mangueira do botijão de gás cruze por trás do fogão;

Cuidado com a utilização de líquidos inflamáveis para efetuar o fogo; em vez de utilizar álcool líquido, dê preferência para o álcool em gel;

Não deixe materiais combustíveis (tapetes, cortinas, panos de prato, forros de mesa, etc.) próximo ao fogão, seja ele convencional ou à lenha; Não deixe eletrodomésticos de uso esporádico ligados na tomada; Atenção redobrada no uso de panelas de pressão; Proteja e dificulte o acesso a fios e tomadas de eletrodomésticos de uso contínuo; Mantenha forno elétrico ou microondas fora do alcance da criança, assim como fósforos e isqueiros.

32

Não guarde carvão embaixo da churrasqueira; Não acumule lixo (“material combustível”) no quintal; Cuidado com queimas de lixo no terreno.


33


cuidados no banheiro. 34

Desligue sempre os equipamentos ao terminar de usá-los e guardá-los sempre em lugar seguro; Nunca deixe secadores e pranchas alisadoras em cima da pia; Cuidado com a instalação de chuveiros e torneiras elétricas, principalmente com os de maior potência, observando sempre a fiação adequada. Quando não estiver em uso, desligar a máquina de lavar roupas;


Lembrar sempre de desligar o ferro de passar roupas quando ele não estiver sendo mais utilizado; Manter todos os produtos de limpeza, substâncias inflamáveis e inseticidas em seus recipientes originais e em armários próprios, altos e fechados. Tome muito cuidados para não escorregar em pisos lisos. No chuveiro, utilize tapete antiderrapante.

35


36

prioridades no trânsito.


BOA CONVIVÊNCIA ENTRE PEDESTRES, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS E VEÍCULOS No trânsito, o pedestre sempre tem preferência de circulação, seguido pelas bicicletas e veículos menores. Isso significa que andar a pé ganha uma dimensão prioritária nas relações urbanas dentro de uma hierarquia entre os meios de transporte.

CONFORME DEFINIDO NO CTB

(CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO):

Art. 29, § 2°- Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

37


38


39


ciclistas.

PEDALE SEMPRE RESPEITANDO SEUS LIMITES!

LUZES ADICIONAIS E REFLETIVOS Use e abuse dos refletivos na bicicleta e no capacete. Atualmente existem luzes de LED que tornam o ciclista e a bicicleta mais visíveis à noite.

40


dicas do Ben: CAPACETE Apesar de não ser obrigatório, o equipamento protege em caso de queda. Escolha um de boa qualidade. COLETE REFLETIVO Favorece a visualização do ciclista na via, principalmente à noite.

PRESILHAS Servem para prender a barra da calça evitando que enrosque na corrente.

CADEADOS/ TRAVAS/CABOS Para estacionar a bicicleta com mais segurança e garantir mais tranquilidade para você.

41


motocicletas/carros.

MOTOCICLETAS Verifique os itens de segurança Verifique itens essenciais para a segurança pessoal, como luvas, capacete sem danos e na data de validade, botas resistentes e jaqueta com protetores internos. Dirija atento aos pedestres. A moto ou bicicleta circulando entre veículos (corredores) não é visível para o pedestre. CARROS Jamais dirija falando ao celular ou teclando. Na hora de ultrapassar um ciclista, você precisa estar a 1,5 metro de distância - Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro.

42


ESTÁ CERTO: não cabe uma bicicleta, um carro e mais 1,5 m de espaço entre eles. Então a resposta é simples: Ao ultrapassar uma bicicleta, troque de faixa.

1,5M

43


44


SENSOR Quando fechado, o estabelecimento deve possuir sensor de presença para acionar dispositivos de segurança. Prefira portas de vidro que favorecem a visibilidade. TOLDOS Os toldos utilizados nos estabelecimentos comerciais devem estar acima da linha da porta, para não reduzir o campo de visão.

CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO As câmeras devem ser instaladas de maneira discreta. As gravações devem ser armazenadas em local de acesso restrito. A instalação de chaves de pânico é uma medida interessante de prevenção. A chave de pânico aciona, a partir do interior do comércio, a empresa privada de segurança ou a Polícia Militar.

segurança no comércio.

FACHADA As vitrines e portas devem permitir boa visibilidade da rua para o interior da loja e vice-versa.

PORTAS A posição da porta deve seguir o posicionamento do caixa, permitindo o controle visual dos clientes que entram e saem da loja.

45


segurança no comércio. 46

VISIBILIDADE Permitir a visibilidade da rua para o interior da loja e vice-versa. PRATELEIRAS Para aumentar a vigilância natural, prateleiras ou gôndolas não devem possuir fundo opaco, permitindo a visibilidade para o outro lado. As prateleiras devem ser posicionadas de modo a permitirem maior visibilidade do interior da loja, principalmente a partir do caixa ou de outro ponto em que haja funcionário fixo. Em lojas com pequeno espaço físico, esta recomendação é muito importante.


O CAIXA Sempre que possĂ­vel, deve ser centralizado em uma das paredes laterais e sempre de costas para esta parede. NĂŁo deve estar na entrada ou nos fundos da loja. Jamais deve ficar de costas para a entrada ou saĂ­da da loja.

CAIXA

47


no banco ou caixa eletrônico. 48

Habitue-se a fazer pagamentos e transações financeiras por telefone ou via internet. Baixe sempre o módulo de segurança do seu banco. Utilize caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimentação de pessoas. Procure usá-los durante o dia, preferencialmente no horário comercial. Caso seja extremamente necessário realizar saques no período

noturno, dirija-se a caixas instalados em locais iluminados e com grande movimentação de pessoas, como shoppings e supermercados. Mesmo assim, evite ir sozinho. Jamais deixe pessoas dentro do carro. E, principalmente, evite levar crianças às agências bancárias ou aos caixas eletrônicos.

$


BOLETIM DE OCORRÊNCIA Além de possibilitar a mensuração dos números de ações criminosas em determinadas regiões, é a partir do boletim de ocorrência que são instaurados inquéritos e iniciadas apurações ou investigações criminais. VOCÊ SABIA QUE ALGUNS TIPOS DE B.O. PODEM SER REGISTRADOS SEM SAIR DE CASA? A polícia civil do estado de Santa Catarina é responsável por um site chamado Delegacia Eletrônica (delegaciaeletronica.sc.gov.br), nele é possível registrar boletins de ocorrências em caso de acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e/ou objetos; ameaça, calúnia, injúria e difamação, furto de celular, denúncia anônima, recuperação de documentos e/ou objetos e também quando se tem danos causados por fenômenos naturais.

registrar b.o é fundamental.

Poucas pessoas tem noção da importância do registro do Boletim de Ocorrência. Sem ele, as estatísticas de crime não aparecem na nossa cidade, o que dificulta a vinda de efetivos para cá.

49


registro online.

o que é possível registrar online: ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMA Acidente envolvendo veículo automotor sem vítima. PERDA DE DOCUMENTOS E/OU OBJETOS A perda é caracterizada por um extravio, sumiço ou desaparecimento de objeto ou documento. AMEAÇA, CALÚNIA, INJÚRIA, DIFAMAÇÃO Registro destinado a Ameaça, Calúnia, Injúria e Difamação. FURTO DE CELULAR Caso o celular tenha sido subtraído mediante violência ou grave ameaça à pessoa (o que caracteriza roubo, e não furto), não é possível registrar seu BO aqui; procure a Delegacia mais próxima. DENÚNCIA ANÔNIMA Faça aqui sua denúncia. Garantimos o seu anonimato. RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS E/OU OBJETOS Registre aqui o encontro do documento ou objeto que você registrou a perda. DANOS CAUSADOS POR FENÔMENOS NATURAIS Apenas para registro de ocorrência de dano provocado por fenômenos naturais (enchente, enxurrada, vendaval, maremoto, tufões, ciclones, tornados, enxurradas, deslizamento de terras, tremores de terra, etc...)

50


telefones úteis. EMERGÊNCIA - POLICIA MILITAR 190 - CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 193 AUTO PISTA LITORAL SUL........................................................................................ 0800 725 1771 AUTO ESCOLA SANTO ANTÔNIO................................................................................... 3345-1000 AUTO ESCOLA PJ................................................................................................................ 3319-0050 ASSISTÊNCIA HS INFORMÁTICA............................................................. 3398-0517 / 99147-0040 CLÍNICA VETERINÁRIA 4 PATAS.............................................................. 3345-0305 / 98811-0311 CHAVEIRO MOHR...................................................................................... 3345-3872 / 99137-1140 CELESC......................................................................................................................... (47) 3345-0193 CASAN.......................................................................................................................... (47) 3345-5191 CDL - CÂMARA DOS DIRIGENTES LOJISTAS.......................................................... (47) 3345-0235 DENTISTA CLÍNICA ORTHODONTIC.............................................................................. 3345-1212 DESPACHANTE MICHELS......................................................................... 3366-6670 / 99944-5197 DISCK TÁXI.................................................................................................. 3345-1176 / 99987-0208 GÁS RESCAROLI................................................................................................................. 3347-1013 GUINCHO WG E AUTO PEÇAS................................................................. 3456-3293 / 99777-5965 MÉDICO DR. EROS CASTRO – GINECOLOGISTA/OBSTETRA.............. 3398-1154 / 98494-1441 MÉDICA DRA. JANAÍNA FACHINI PEDIATRA........................................ 3398-1154 / 98494-1441 POSTO DE SAÚDE CENTRAL.................................................................................... (47) 3345-0002 POLICIA CIVIL............................................................................................................. (47) 3345-0777 PREFEITURA MUNICIPAL DE PENHA..................................................................... (47) 3345-0200 HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PENHA.............................................................. (47) 3345-6756 SINE.............................................................................................................................. (47) 3345-9664

51


organização: 52

Penha

Vida Segura - Cartilha de prevenção do cidadão - Penha -sc  
Vida Segura - Cartilha de prevenção do cidadão - Penha -sc  
Advertisement