Issuu on Google+

christian ullmann 55 11 91476446 oficinanomade@uol.com.br resudaca.wordpress.com itprojetos.wordpress.com

design para a sustentabilidade corporativa gestão, estratégica, marketing e comunicação através do pensamento sistêmico do design, enxergamos a sustentabilidade como um complexo organismo constituído por ambientes, pessoas, processos, produtos, serviços, visões e relações. ficou claro que o sistema de produção e consumo mundial tem que mudar. para nossa sorte, está crescendo rapidamente no mundo e no Brasil a consciência individual e corporativa, assim como, a indústria criativa valendo-se de suas múltiplas atuações está trazendo novos ares para um sistema ultrapassado. ser social e ambientalmente responsável no mundo corporativo é fator de competitividade. a empresa que adota práticas de responsabilidade socioambiental executa uma gestão consciente com maior clareza quanto à própria missão, possuindo também melhor ambiente de trabalho, maior comprometimento com seus colaboradores, relações mais sólidas com seus clientes e fornecedores e melhor imagem na comunidade em que está inserida. em decorrência disto, a empresa permanece mais tempo no mercado, se desenvolve e expande. consultor Christian Ullmann, Sócio diretor da iT Projetos – escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis. Designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pós-consumo e produção semi-industrial. Consultor para empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e América Latina. Recebeu prêmios na Espanha, Itália, Brasil e Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos. Escreve a coluna Design para a Sustentabilidade no Portal Design Brasil e Rede Latino-americana de Design. Atua desde o ano de 1996 no mercado brasileiro, quando coordenou o Programa de divulgação de Madeiras Alternativas para a Fabricação de Móveis do LPF/IBAMA (1996 a 1999). Criador e curador da Mostra Design & Natureza (1999 a 2009). Curador da categoria Desenvolvimento Sustentável do Prêmio Brasil Faz Design (2000 a 2004). Coordenador do NIDA - Núcleo de Inovação e Design para Artesanato do Estado de São Paulo do Projeto Via Design SEBRAE SP e CSPD (2004 a 2006). Criador e coordenador do Prêmio CEMPRE + design - resíduo, 2005. Curador do setor design para melhoria social e ambiental do Painel Contemporâneo da 1ª Bienal Brasileira de Design, 2006. Curador do Projeto Remade in Brasil (2006 a 2008). Curador dos Projetos Mostras Brasil é Cosi e Collezione Artesania apresentadas no Fuori Salone e Salone Satéllite durante a Feira Internacional do Móvel de Milão (2009 a 2012).

abril 20 12


christian ullmann 55 11 91476446 oficinanomade@uol.com.br resudaca.wordpress.com itprojetos.wordpress.com

design para a sustentabilidade corporativa gestão, estratégica, marketing e comunicação Palestra

hoje a responsabilidade socioambiental corporativa é um valor significativo para a empresa, deixando de ser uma opção e passando a ser parte da estratégia e até mesmo da sobrevivência no mercado. a necessidade de adequação das empresas a esta nova realidade, exige que haja uma transformação em seus modelos: alterando visão, objetivos, estratégias, marketing, comunicação e tudo mais que seja necessário. a visão transversal do design é vital para que uma empresa seja inovadora e sustentável em todas as suas dimensões (ambiental, social, econômica e cultural). a visão dinâmica do designer desenvolve novas idéias e identifica oportunidades e futuros negócios, sejam eles produtos físicos, sistemas, serviços ou melhoria de processos. a proposta para a palestra é abordar o design para a sustentabilidade corporativa de forma ampla, apresentando conteúdos teóricos simplificados e exemplos de produtos e projetos que são referência no Brasil e que podem inspirar atualizações e modificações em seus produtos, processos e/ou serviços. a palestra apresenta de forma clara e objetiva, a necessidade de adequação das empresas a uma nova realidade que as obriga à transformação de seus modelos, alterando sua visão, objetivos, estratégias, marketing, comunicação e tudo o mais que seja necessário. a sustentabilidade corporativa é um processo em continua melhoria e pode se resumir em sete ações: trabalhar com transparência; valorizar empregados e colaboradores; fazer sempre mais pelo meio ambiente; envolver parceiros e fornecedores; proteger clientes e consumidores; promover sua comunidade e comprometer-se com o bem comum.

abril 20 12


christian ullmann 55 11 91476446 oficinanomade@uol.com.br resudaca.wordpress.com itprojetos.wordpress.com

design para a sustentabilidade corporativa gestão, estratégica, marketing e comunicação Curso

desenvolvimento metodológico do curso são apresentados cases de sucesso, nacionais e internacionais, de áreas distintas da indústria, de empreendimentos e projetos. O estudo desses casos revela como o design torna-se uma poderosa ferramenta, quando aplicado no desenvolvimento de soluções necessárias para a sustentabilidade de empresas e sociedade, ampliando os benefícios econômicos, sociais e ambientais gerados por esses protagonistas. os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos e estratégias ligadas à gestão de produtos e serviços, marketing e comunicação que podem ser aplicadas imediatamente após o término do programa. objetivo especializar e atualizar os conhecimentos dos profissionais, professores e alunos para atuarem no mercado. formato aulas teórico/práticas - Apresentação de imagens e conteúdo relacionado a materiais sustentáveis e tipologias. Processos de transformação. Comunidades/produção comunitária: urbana, rural e projeto de desenvolvimento. Mercado, experiências nacionais, internacionais e projeto de desenvolvimento. ACV qualitativo aplicado ao projeto. Concepção e desenvolvimento de projeto. público alvo profissionais em inovação, empreendedores, gestores ambientais e de sustentabilidade, designers, profissionais de marketing e comunicação, administradores e demais interessados no tema.

abril 20 12


design para a sustentabilidade corporativa