Page 1

ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA SERPA COSSART

“Escrevendo minha história”

TURMA 2ºANO/2ºCICLO

PROFª. Mª LUCIA SANTOS RECIFE,2011


APRESENTAÇÃO Iniciamos o projeto “Escrevendo minha história” realizando a leitura sobre a vida de Paulo Freire, seu nascimento, onde estudou, em que área foi a sua formação bem como a importância da sua figura para a educação brasileira, trabalhando a biografia como uma tipologia textual, observando a estruturação e organização das ideias e informações apresentadas a cerca da vida de uma pessoa. Após essa análise inicial, através de conversas informais e debates, foi proposta a turma a atividade de cada um começar a produzir a sua própria biografia, traçando os momentos mais marcantes da sua história de vida desde o seu nascimento até a atualidade baseando na estrutura do texto que foi escrita a biografia de Paulo Freire. E os alunos iniciaram essa produção escrita através também de conversas com as famílias e a medida que as histórias iriam ficando prontas passava pelo processo de correção textual na ortografia, coesão e coerência, havendo portanto a escrita e reescrita do texto até chegar ao produto final e ser digitado por cada um deles utilizando o laboratório de informática com o apoio da estagiária responsável nas aulas de informática sob a supervisão da multiplicadora Simone Laureano e da professora responsável. Paralelamente a esta atividade houve também a produção do autorretrato de cada um, onde os mesmos expressaram como se veem através dos desenhos. Todo esse processo resultou na produção do livro virtual com a história de vida de cada um, tendo sido um trabalho muito gratificante principalmente por ter proporcionado a cada um conhecer-se mais através desse resgate de vida e também por ter sido bastante proveitoso no progresso da aprendizagem no que refere-se as disciplina mais trabalhada que foi Língua Portuguesa, havendo um avanço considerável na melhoria da produção textual e escrita das palavras.


DEDICATÓRIA Dedicamos esse livro a todas as famílias de cada aluno, a todos que fazem parte da Escola Margarida Serpa Cossart, a nossa professora Maria Lúcia Santos e a Simone Laureano que foi a responsável pela concretização desse projeto.


ADRIANO CORREIA SERAFIN

Nasci no dia 5 de janeiro 1998 na cidade do Recife no Bairro do UR02 Ibura, tenho 5 irmãos são eles: Artur , Alexandre, André Augusto e Angelica. Minha primeira escola foi a Margarida Serpa Cossart onde estudo até hoje e estou no 2º ano do 2º ciclo. Tenho 13 anos e quando eu era pequeno eu gostava de jogar bola e bicicleta e brincar de bola de gude e também gostava de empinar pipa.


BRUNA ANDRIELLY

Eu sou uma pessoa muito estudiosa e gosto muito de ler e escrever. Eu nasci em 07 de novembro de 2000. Eu tenho 10 anos e nasci no Imip em Recife(PE), minha mãe me ensinou várias coisas e me educou com vários modos. A minha primeira escola foi Pequeno Aprendiz . Eu estou muito feliz por minha mãe e meu pai e meus irmãos estarem vivos. Quando eu tiver 22 anos eu quero ter terminado a faculdade porque eu vou querer me formar em Direito para ser advogada e ajudar a minha família em várias coisas que elas precisarem. Se eu fosse a prefeita deste mundo eu mandava fazer casas para aquelas pessoas que moram na rua e dava comida para elas não morrerem de sede e nem de fome e viver uma vida diferente da que ela viviam antes. Quando eu completei 01 aninho de idade eu fui morar com minha avó e meu avô e foi quando minha mãe teve o meu irmão que se chama Gabriel eu e minha irmã Raiany porque minha mãe não tinha condição de cuidar de três crianças com ela de resguarde e minha Avó estava cuidando de mim e da minha irmã e quando minha mãe saiu do resguarde eu minha irmã foi morar com minha mãe e meu pai e quando minha mãe estava de resguarde minha tia Gracinha estava cuidando da casa e da minha mãe e quando eu cresci eu fiquei chamando minha avó de mamãe e meu avô de papai. Quando eu nasci meu pai Adonias ele escolheu o meu nome de Bruna e minha mãe Leiliany escolheu Andrielly e o meu nome ficou Bruna Andrielly dos Santos da Silva.


DANIELLY DA SILVA NASCIMENTO

Nasci em 24 de outubro de 1999 em uma cidadezinha chamada vitória de santo antão bairro de rua amarela número 158 nasceu no hospital particular no centro da cidade . Vim mora em Recife com três anos e cinco meses com sua mãe Marineide da Silva Santos e o meu pai chamado Geraldo José dos Santos e a sua irmã Gabriela Istefania; e a primeira professora que eu tive foi aquela que me alfabetizou com quatro anos e me ensinou a desenhar a mamãe.


DAVI MACIEL DE FIGUEREDO DA SILVA

Nasci no dia 26 de Março de 2001, numa família classe média. O quintal da minha casa é de frente para a rua do campo, 241 no bairro do Ibura – Recife/Pernambuco. Eu moro faz pouco tempo aqui no Ibura. Estudo na Escola Municipal eu comecei a estudar nesta escola com 9 anos na 3ª série com a professora Mônica eu aprendi muitas coisas novas .Agora estou na 4ª série com a professora Lúcia e estou aprendendo coisas navas e também nessa escola conheci muitos amigos. Eu comecei a ler na alfabetização com a professora Rosana ela foi das eu mais gostei e também fiz muitos amigos . Eu também tenho uma família muito grande com tios, tias, primos, avós, avô, eles todos moram em Jaboatão dos Guararapes menos o meu avô e uma das minhas tias que moram em Mato Grosso.


DAVID TONY PATRÍCIO DE OLIVEIRA

Nasci em 08 de dezembro de 1998 no Rio de Janeiro em uma família de classe média minha mãe voltou para Recife com a notícia que sua mãe faleceu após o meu nascimento. A minha primeira Escola foi faca cega depois foi morar no Jordão, depois foi para o UR-2 onde passou muito tempo e ficou estudei na Escola Margarida Serpa Cossart. Lá fiz 1ºserie e o 2º depois foi para o Zumbi do Pacheco. Minha mãe Ana cristina Patrício de Oliveira procurou Escola para eu estudar, então encontrou uma muito longe foi que nasceu minha irmã mais não era a minha 2° irmã era a 6° então fiquei estudando lá . Voltei para UR-2 Na mesma Escola Margarida Serpa Cossart fiz a 3°série com a professora Mônica e agora estou na 4°série com a professora Lúcia e eu quero que minha família tenha muita saúde e muita alegria e quero um bom emprego.


DRIELLY CRISTINNY

Nasci no dia 07 de Fevereiro de 2000 numa família mais ou menos da classe média. Aos 7 anos estudei no colégio particular Instituto Nova Geração e aos 8 anos já alfabetizada pela professora Zeza aprendi muitas coisas. Aos 9anos cuidava da casa e aos 10anos quando sai do Instituto Nova geração aos 11 anos fui pra escola Municipal Margarida Serpa Cossart. Ela adora essa escola e a professora Lúcia ensinou muito mais coisas. Pra eu chegar na minha casa eu tenho que passar pelo terraço que tem na minha casa. Lá na rua onde moro tenho muitos amigos e quando eu chego em casa a primeira coisa que eu faço é tomar banho depois das 6 horas eu tomo café e vou assistir televisão e depois eu vou dormir e de manhã tomo banho e vou fazer o meu dever e lá na minha casa tem 13 pessoas e também tem os meus antigo colegas que eu estou com muitas saudades deles mais eu conheci outros amigos na escola margarida e eu gosto muito de lá e a professora lúcia é muito boa ela ensina muito bem . Quando eu chego em casa minha mãe pergunta o que eu aprendi e eu digo que eu aprendi muitas coisas um exemplo o direito da cidadania eu aprendi que não devemos desrespeitar os outros. o sonho da minha mãe é que eu trabelhe e seja digna e o meu sonho é poder ir para a faculdade,ter um trabalho pra eu dar o bom e do melhor a minha mãe eu também tenho outro sonho que eu seja alguma coisa da vida pra minha mãe se orgulhar? eu tenho 11anos . Meu apelido é dri eu gostaria de ser veterinária.


EDIANE LOPES CAVALCANTE

Nasci no dia 24 de maio de 2000 em Joana Bezerra onde morei por um tempo . Na minha infância eu gostava muito de brincar com as minhas colegas. Eu morei la até 8 anos vim morar no Ibura com minha tia com 9 anos, agora eu tenho 11 anos . Primeiro eu fui para creche fiquei lá até meus 4 anos , 5 anos depois eu fui para a escola, o nome era escola municipal Novo Mangue , era perto do mangue , depois vim estudar na escola municipal Margarida Serpa Cossart. O nome da minha professora é Lúcia Tenório eu tenho muitas amigas o nome é Bruna, Rayane, Drielle , Ingrid. Gosto muito de passear com meus amigos meu pai minha mãe. Eu aprendi muitas coisas com todas professoras que estudei . Eu gosto de um menino que o nome dele é Evio ele mora no Marcos Freire as vezes fim de semana ele vem ver os primos deles. O nome do meu pai é Alberto Jorge Alves Ribeiro. O nome é Maria da Conceição Lopes Cavalcante. Minha família é grande, eu gosto de brincar de Boneca, pique esconde. Eu gosto muito de comer muitas frutas. Eu tenho uma grande que se chama Andrielly. Quando eu era pequena minha mãe Maria escolheu o meu nome. Eu amo muito minha família e espero ter um futuro brilhante .Eu gostaria de ser Médica , espero muitas coisas boas .


EDUARDO SANTANA DOS SANTOS

Nasci em 03, de maio de 2001 numa família de classe media baixa, minha casa era em barra de jangada em Jaboatão dos Guararapes na rua pereira nº 20. Estudei até 2ºsérie na escola municipal Aluísio Cunha Morais, foi muito bom morar e estudar lá, eu morava com minha mãe minha avó Cíntia santana da silva, meus tiús Leandro e Leonardo e meu irmão Lucas. Depois minha mãe se mudou para o Recife, no Ibura para ur3 Pantanal na Rua José B0nifacio nº15 e la´ moram minha mãe Leidjane Santana da Silva, meu pai Ednaldo Francelino dos Santos , meus irmãos Lucas José santana dos Santos que tem 7 anos e minha irmã Carla Santana da Silva que têm 9 anos e Erick Luan Santana dos santos que está com 6 meses . Fui para a Escola Municipal margarida serpa cossart, eu comecei a estudar lá com 10 anos na 5;ano, gostei muito desta escola, eu estou lá muito satisfeito. Gosto muito da minha casa, la é muito grande brinco muito com meus irmãos com meus colegas e não quero me mudar mais de lá. E´ da minha escola gosto da professora Lúcia. Quero estudar muito para ser alguém na vida, quero trabalhar para ganhar o meu dinheiro e ajudar a minha família, não quero saber de drogas e violência , o PROERD me ensinou a ficar longe das drogas e quero fazer faculdade e ser um jogador de futebol.


GABRIEL HERIK

Nasci em 11.12.2000 no Hospital Oscar Coutinho Recife-PE venho de um família simples e humilde mas ,bem respeitada moro no Ibura, com minha mãe e minhas irmãs estudo no colégio próximo a minha residência no colégio Margarida Serpa sou um garoto extrovertido, muito alegre estudioso porém gosto muito de brincar com meus amigos de jogar bola. Na minha infância eu gostava muito de brincar de carrinho. Em 2012 eu vou para outra escola no Jordão Emerenciano perto da residência mas no meu futuro eu vou fazer faculdade pra me formar. Mas o que me deixa triste é porque o pai que me criou é falecido , mas tenho o meu pai verdadeiro. Minha mãe que me criou. Tudo que eu penso ele me dá , graças a deus que tudo que eu quero eu tenho.


IGOR RENAN PEIXOTO FERNANDES

Eu nasci na cidade de Olinda as 07:40 da manhã, no dia 12 de outubro de 2000. Comecei a estudar aos 2 anos de idade na escola tia Branca , teve um dia lá nessa escola que eu bati a cabeça na mesa por isso que eu tenho a marca na testa até hoje , quando eu era pequeno eu qostava muito de ir a casa da minha vó eu brincava muito lá no quintal Era muito legal eu também estudei na escola Academia Evangélica lá foi ótimo brincava muito e aprendi a ler a escrever , também estudei na escola Cristiano Cordeiro lá foi muito legal aprendi várias coisas, depois vim estudar no Margarida Serpa Cossart, fiz a 3ª série e passei e estou na 4ª série e daqui pra frente o que eu quero para o meu futuro é ter um bom emprego ter minha casa própria etc!


INGRID

Eu nasci dia 10 de junho de 1998 as 11:00 hs da manhã em Jaboatão, mas moro no Recife na UR-02, Ibura. A minha casa é grande tem 3 quartos 2 salas, a primeira escola que eu estudei foi a escola municipal Margarida Serpa Cossart aos 03 anos . Dessa escola, eu saí no mesmo ano. As amigas que gosto muito são Maria Eduarda, Drielly , Danielly, Bruna, Ediane e Jenefi . A minha professora é muito alegre, legal, divertida, inteligente e muito bonita . E a minha família tem sempre discussão mas todos são unidos e a minha profissão vai ser uma das melhores ,eu espero.


JEFFERSON PEREIRA OLIVEIRA DA SILVA

Jefferson Pereira Oliveira da Silva nasci em 5 de setembro de 1997 numa família simples, o quintal da minha casa era de frente de um canal na rua Cordislândia no bairro da Iputinga, no Recife ( PE). Minha mãe Conceição tentou me ajudar a aprender a ler mas ficou doente, foi para o hospital, depois morreu, quando eu tinha 5 ano eu fui morar com minha tia lá em Paulista Paratibe e com a minha tia conheci muitos amigos. Fui estudar em outra Escola Municipal lá estudei com a professora Natali, no final do ano me mudei para UR2 Ibura para a a casa do meu avô e fui estudar na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart lá estudei com a professora Mônica,fui conhecendo todo mundo da sala de aula e passei de ano e fui para 4ª série com a professora Lúcia e também faço reforço. O meu pai Moisés trabalha muito para sustentar agente, muitas vezes ele folga para nos levar para visitar nossa tia Rizo, depois a gente fica com o meu avô Manoel cuidando do roçado na frente da casa dele e da minha tia Raquel, limpamos o mato todos os dias e plantamos pé de tomate e pé de cebola. Toda tarde de vez em quando meu irmão só que ficar no computador não que sair para canto nenhum. Meu pai chama ele pra sair , mas ele só quer sair com os amigos. Meu sonho é ser da Aeronáutica ou do GOE.


JENEF SÂMERYS HENRIQUE DA SILVA

Nasci no dia 12 de fevereiro no ano de 2001 no bairro do Derby no Hospital da Policia Militar Recife (PE) ( minha infância) Minha mãe me contou , que quando eu nasci, estava no berçário ela saiu foi chamar uma médica e um homem quiz me trocar, então minha mãe chegou na hora, bom graças a Deus dai deu tudo certo. Quando eu tinha 1ano eu morava com minha mãe e meu pai e quando eu tinha 1 ano e 5 meses minha mãe e meu pai se separaram e quando eu tinha 2 anos já fui morar com minha vovó e minha mãe também. Mesmo minha mãe separada do meu pai ele me dava as coisas que necessitava e com 3 anos fui para minha primeira escola da minha professora Lu , a segunda foi a do Aprendizes, estudei no Aprendizes até a primeira serie e na segunda série na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart, na terceira serie na Escola Maria Auxiliadora, depois na quarta serie estou de novo na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart . Voltando a minha infância , minha primeira palavra foi aba que é água e bobo que é vovô. Eu agora estou com 10 anos, tenho um irmão chamado Luis Miguel de Oliveira e minha mãe é separada do pai dele e trabalha para e nos sustenta só com o salário dela e minha pensão, ela trabalha passando bicho. Meu sonho : é ser dona de uma empresa de moda e dona de um escritório de moda .E meu outro sonho é que minha mãe tenha um emprego melhor e que meus sonhos e os dela e do meu irmão sejam realizados e que mesmo com dificuldade que seja batalhando com muito amor e nunca desistir que sempre tem vitoria.


JONATAS COUTINHO DA SILVA

Nasci em 16 de julho de 1999. numa família de classe simples. Moro no bairro do Ibura em recife, (PE) com meus pais, meus irmãos e meus sobrinhos. A primeira Escola que eu estudei foi a Escola Municipal Poeta paulo bandeira da cruz. Quando eu tinha 6 anos eu fazia reforço numa Escolinha e depois de morar no Ibura eu me mudei para o bairro da mangueira e Estudava na Escola Antônio Farias Filho. Depois eu voltei para o Ibura e quando eu tinha 11 anos eu comecei a estudar na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart e entrei no projeto mais educação e todo dia eu vou a Escola de 9 horas e passo o dia todinho lá, de manhã tenho as aulas do mais educação, com capoeira, português, matemática,dança , grafitagem e recreação, e pela tarde faço o 5º ano (4ºserie) com a professora Lúcia. O que eu mais gosto no projeto mais educação é a parte do letramento e com a professora Lúcia a tarde eu aprendi a escrever melhor. Volto para casa as 17:40 e quando chego tomo banho, janto e depois vou fazer a tarefa de casa. Eu tenho 4, irmãos e eu gosto muito deles. Que se chamam KiKa, LeLo, nego e Rafa, meus pais são muito bons,eles se chamam aluízio e Zefinha e minha avó morreu de ataque cardíaco quando eu era menino, eu a vi apenas uma vez na vida e eu morava bem perto dela. Eu quero no futuro terminar os estudos e depois ser da Aeronáutica.


JOSÉ VINICIUS DOS SANTOS

Sou José Vinícius dos Santos, nasci no dia 24 de janeiro no ano de 2000 eu comecei a estudar com 3 anos de idade na creche com 8 anos de idade passei para Escola Municipal Ribeiro Couto no Rio de Janeiro, eu morei lá até 5anos de idade depois vim para Recife fiquei aqui até hoje agora eu estou estudando na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart .


MARIA EDUARDA FERREIRA DA SILVA

Eu nasci em Alagoas , Maceió no dia 30 de Agosto do ano de 200 fiquei morando em Maceió com meus pais . Quando fiz 2 anos vim mora em Recife , eu e meus pais vinhemos morar na casa de minha avó , passei 3 anos morando lá . Depois me mudei para o 27 de Novembro comecei a estudar na Escola Particular Caminhando com Cristo, comecei a ler com 5 anos com a Profª: Dayse , depois me mudei para o UR-02 Ibura onde fiz novas amizades . Depois de ter passado 2 anos eu fui estudar na Escola Municipal Cristiano Cordeiro , onde me desenvolvi mais , eu estava cursando a 2ªsérie com a Profª:Glória Maria. Depois eu mudei de escola fui estudar na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart , na 3ªsérie estudei com a Profª:Mônica . E hoje estou cursando a 4ªsérie (5ªano) com a Profª:Lúcia ,nessa escola eu fiz novas amizades eu gosto muito de lá , pena que esse ano de 2012 eu irei estudar em outra escola . Depois de ficar morando na UR-02 ,eu , minha mãe que se chama:Ana Paula e meu pai Antero Ferreira e meus três irmãos chamados:Lucas , Matheus e Maria Clara nós nos mudamos para a casa da minha avó ,minha mãe fez uma casa do lado da casa da minha avó , até hoje eu moro lá, eu gosto muito de lá porque eu tenho várias amigas e eu gosto de brincar com minhas amigas na frente da minha casa o muro da minha casa e metade branco e metade azul ,mas eu gosto muito de mora lá. Quando eu crescer eu quero terminar meus estudos ,fazer faculdade e se forma em direito, quero ser independente ,ter minha casa e ajudar a meus pais . Hoje eu tenho 11 anos , estou morando com meus pais estudando na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart cursado o 5ªano com a Profª:Lùcia Tenório.


NAILTON JOSÉ A. ALMEIDA

Nasci em 25 de junho de 2001 em Recife/Pernambuco moro no bairro do Ibura onde eu moro e estudo na Escola Municipal Margarida Serpa Cossart na 4º Série do ensino fundamental o meu quarto eu brinco e danço mais eu divide o meu quarto com minha irmã. Eu gosto de estudar e jogar futebol o meu sonhos são ganhar o PLY 02 e um Notebook ser um jogador de futebol para ajudar os meus pais e a os pobres. Quando eu termino a atividade de casa, me divirto no computador e com meus amigos e também na TV. Eu amo a minha mãe e meu pai e a família, as matérias que eu mais gosto são : matemática e português. O meu Ídolo é o Pelé um grande jogador de futebol e o segundo ídolo é a minha irmã que eu admiro muito.


RAYANE STEFANE

Eu nasci na maternidade Oscar Coutinho,Boa Vista-Recife -PE no dia oito de maio de mil novecentos e noventa e nove , as vinte e uma horas e cinco minutos. Nunca sai de Pernambuco, já morei com meus avós, com meus pais e agora moro com meus tios já estudei no interior no Poeta e agora no Margarida Serpa. Eu pretendo estudar no Jordão Emerenciano, fazer faculdade fazer teatro para ser atriz e brilhar na televisão vou tentar me conformar com a perda do meu pai,eu e a minha irmã mais velha somos órfãs de pai e de mãe. Minhas colegas que mais gosto são : Drielly Cristinny, Maria Eduarda, Danielly da Silva Letícia , Elidiane e Carol. Eu aprendi a ler com 8 anos na primeira série com a professora Tânia no colégio Poeta Paulo Bandeira da Cruz, mas minha melhor professora foi a professora Elione. Os meus avós paternos e maternos são ótimos, eu não lembro muito bem dos meus avós maternos, mas dos meus avós paternos eu lembro muito bem, faleceu, mas ainda lembro deles. Eu pretendo me casar com 23 anos planejo ter o meu primeiro filho com 26 anos e o meu último com 31 anos pretendo terminar meus estudos vou fazer vestibular, faculdade e por utimo teatro para que eu possa ser uma ótima atriz .


VINÍCIUS GOMES DE MENDONÇA

Nasci em 16 de setembro de 1999 moro no Recife, nasci no hospital Real Hospital Português eu já estudei em 3 escolas, a primeira foi Aprendiz da Esperança e a segunda foi o colégio Grêmio e a terceira e última foi escola Municipal Margarida Serpa Cossart. A minha infância eu vivia na casa da minha avó, eu brincava muito e gostava jogar bola e de brincar de pega pegou, pega congelo e etc. Agora eu gosto muito de jogar vídeo game e empinar papagaio etc. Quando eu crescer eu quero ser jogador de futebol . Agora eu moro com minha mãe e com meu pai. Meu pai trabalha de consertar carro e minha mãe trabalha de dona de casa.


PREFEITO JOÂO DA COSTA BEZERRA FILHO

VICE-PREFEITO NILTON DA SILVA NETO

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÂO IVONE CAETANO DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA ADJUNTO IRENICE BEZERRA DA SILVA

DIRETORIA DGTEC TELMA LÚCIA DE LUCENA

DIRETORES DA UTEC IBURA MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO CARLI DE PAULA ROCHA COSTA

COLABORADORAS SIMONE RODRIGUES LAUREANO DAYANE BEZERRA

ESCOLA MARGARIDA SERPA COSSART DIRIGENTES MARILLAC AMAZONAS ELIONE RIOS

PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO MARIA LUCIA DE SENA TENORIO SANTOS

Escrevendo minha história de vida  

Livro de autobiografia ilustrado com os autoretratos dos alunos da escola Municipal Margarida serpa Cossart sob a orientação da professora M...