Page 1

ESCOLA MUNICIPAL PROFยบ MANOEL TORRES

MEMORIAL DO

RECIFE,2011

EJA


APRESENTAÇÃO Na EJA nossas aprendizagens precisam ser acompanhadas de acolhimento, de afetividade e atenção a todas as conquistas que o aluno for capaz de realizar. Quando conseguem construírem saberes significativos, levam consigo para sempre, pois os mesmos o fazem evoluir e a transformar a realidade ao meu redor. Essas escritas na forma de memória, poesias, autobiografia, frases, palavras, foram resultados das aprendizagens dos alunos e incentivadas pelos professores que acreditaram que lendo, escrevendo, cantando, conversando, pensando e vivendo podemos construir essas aprendizagens significativas. Na EJA já existe espaço para falar, contar um pouco das experiências de vida, porém, precisamos acreditar e persistir no exercício da escrita de diferentes textos. Lembrando Freire: “Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”, “Ninguém é superior a ninguém”, “As pessoas se educam em comunhão”,... Essas frases significativas nos ajudaram no registro e na motivação para acreditar que todos nós somos capazes de aprender sempre. Percebemos que as atividades de escrita ainda geram muitas dificuldades, pois os adultos muitas vezes têm vergonha por estarem iniciando no processo de escrita. Mesmo com a valorização de suas experiências que tanto enriquecem oralmente o nosso trabalho, muitos não se permitem escrever. Temos consciência também que temos que lutar contra os fantasmas da exclusão social que marcaram a história pessoal de cada um de modo diferente, e que muitas vezes limitou-os a freqüentarem a escola que tanto queriam e a construir uma


dignidade a que todos têm direito. Precisamos ajudá-los a ver que é através da escola e do estudo que podem conquistar uma vida diferente. Desejamos que essas escritas sejam lidas por todos vocês, que possam se reconhecerem como autores e co-autores e a partir delas realizem novas aprendizagens. Acreditamos que somos capazes e que podemos vencer os obstáculos a cada dia crescendo juntos.


DEDICATÓRIA A todos os estudantes da Educação de jovens e adultos que apesar das dificuldades enfrentadas, acreditam na educação como transformadora de si e do mundo.


ÍNDICE 1.AUTOBIOGRAFIA 2.MEMÓRIAS 3.POESIAS 4.PENSAMENTOS 5.RELATO DE VIVÊNCIAS 6.FOTOS 7.AGRADECIMENTOS


AUTOBIOGRAFIA JULIANA SEVERINA MÓD. III Eu me chamo Juliana sou uma pessoa muito feliz, trabalho e estudo sou uma pessoas cheia de vontade de vencer na vida. O meu maior sonho é aprender a ler e escrever. Já estou descobrindo essa felicidade aos poucos. Isso é muito importante para mim, desistir jamaias. Um dia eu alcançarei toda essa felicidade.

ANA CLÁUDIA FERREIRA DA SILVA MÓD. III Eu me chamo Ana Cláudia, sou uma pessoa que gosta de rir muito e de prestar atenção, tenho quatro filhos, gosto muito deles. Eu trabalho e estudo, e gosto muito de sair.


JEAN CARLOS MOURA DE JESUS Mód.III

Meu nome e Jean Carlos Moura de Jesus eu nasci em 2001, no dia 29 de junho. Os nomes dos meus pais são Júnior Carlos moura de jesus e da minha mãe marta. eu nasci em um hospital do Recife. Comecei a estudar na escola Daniel Vitor em 2004, no ano seguinte eu comecei a estudar no 14 bis. Hoje estudo na escola municipal Professor Manoel torres eu gosto muito dessa escola porque eu aprendi mais aqui. eu também gostei de ir ao passeio que foi la no castelo adorei que a escola organizou. Gosto muito de lá aonde eu moro porque eu e os meus amigos brincamos muito de futebol.

VALDOMIRO JOÃO FRANCELINO Mód. III Eu trabalho e estudo, tenho 51 anos sou casado tenho dois filhos adultos. Gosto de estudar. Sou um servo de Deus.


ISABEL ENEDINA MÓD. III Eu me chamo Isabel, trabalho e estudo. Nasci em São Paulo, fui criada na Bahia com minha avó, e só conheci meu pai aos 23 anos. Vim morar em Recife com 17 anos. Nunca me casei, mais tive companheiro desses que a gente acha que é pra vida toda, com ele tive dois filhos Luiz Carlos e Luiz Henrique. Perdi meu companheiro que sofreu um acidente de moto, sofri muito quando tudo aconteceu, mais aos poucos estou refazendo a minha vida, até porque eu preciso cuidar de mim e das minhas duas joias preciosas. Meus filhos são para mim como uma joia de grande valor que eu nunca pudi comprar. Apesar de tudo eu sempre me considerei uma pessoa feliz. Sinto muita falta do meu companheiro, choro quando sinto saudade e peço a Deus que guarde em um bom lugar. Sou católica, faço parte da liturgia na paroquia Nossa Senhora do Rosário. Voltei a estudar por que acho que sem estudo não se chega a lugar nenhum. Este é um resumo da minha vida. Eu sou feliz.


JOSEFA MARIA DA SILVA CASTRO Módulo III Eu me chamo Josefa, tenho 59 anos, sou casada, tenho quatro filhos e oito netos, moro em Boa Viagem. Amo toda a minha família. Voltei a estudar porque nos dias atuais toda pessoa jovem ou adulto tem que saber ler e escrever para acompanhar a evolução do Brasil. MARIA DOS PRAZERES Mód.III

Eu sou Maria dos Prazeres, sou uma mulher de família, sou irmã evangélica da assembleia de Deus e estudo para tentar aprender mais.


KÁTIA Profª Mód.III Eu sou Katia a professora do módulo III. Trabalho na Escola Profº Manoel Torres há algum tempo e gosto muito do meu trabalho. Tenho duas filhas: Karla ue é uma adolescente de 15 anos e Laura que é uma criança de 6 anos. Não sou casada mais tenho um companheiro com quem vivo a 9 anos e é pai da minha segunda filha. Sou mãe, esposa, trabalhadora, doméstica e etc. Minha vida é um corre corre daqueles. Eu perdi meu pai quando ainda era adolescente, mas tenho minha mãe e meus dois irmãos. Poderia contar muito mais coisas mas por enquanto queria declarar o meu amor imenso por minha filhas. Elas são o meu tesouro.


EDILMA MARIA BARBOSA Mód.III

Eu sou Edilma Maria Barbosa, eu sou uma pessoa feliz por ter minhas duas filhas e minha neta que vai fazer dois ano. Eu sou um pouco triste.

MARIA DO CARMO Mód.III Eu me chamo Maria do Carmo, para meus pais esse nome significa muito, Ex: Maria mãe de Jesus. Minha vida não tem muitas coisas para falar, eu moro com meus filhos e minha mãe, trabalho, sou uma dona de casa. Por isso que voltei a estudar, para dar uma vida melhor para minha família. Não tenho pai, só minha mãe, por isso eu amo minha mãe e meu filho porque eles são a única coisa que eu tenho nesta vida. Aqui eu termino minha história.


ERINALVA Mód.III Meu nome é Erinalva tenho dezessete anos sou casada nasci no município de Cuite na Paraíba parei de estuda com 13 anos e agora voltei a estudar e estou muito contente por ter aprendido mais agora esta chegando ao fim do ano e estou muito triste por estar terminando mais ao começar do ano vou voltar a estudar para ver se eu mim interesso mais para no fim da história eu chegar aonde eu quero entrar na faculdade, mais tem gente que ignora por eu não ser muito interessada.


MEMÓRIAS VALDELICE LOPES BEZERRA Mód. I e II Maria Lopes Bezerra, tem 67 anos, teve 3 filhos, 2 homens e 1 mulher. Nasceu na cidade de Queimadas de Jurema, em Pernambuco. Trabalhou muito na roça, hoje ela é dona de casa, aposentada e mora em Recife.

VANUZA MARTILIANA DA SILVA Mód. I e II Maria Jovelina da Silva, nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco. Hoje ela tem 80 anos, ela teve 20 filhos desses 9 filhos são vivos, 7 mulheres e 2 homens. Ela trabalhava na roça, gostava de fazer beiju, farinha e raspava mandioca. Ela gostava muito de dançar forró, tomar pinga e fumar. Gostava de ir também a novena, e de ser feliz.


CARLOS ALBERTO MAXIMIANO DE LIMA Mód. I e II Maria Helena De Lima, nasceu em Palmares no dia 27 de maio de 1945. Ela teve 6 Filhos, 3 meninos e 3 meninas. Ela trabalhava na roça e cuidava dos filhos e adorava a sua vida e a sua família. Ela é muito divertida e é muito feliz.

CÍCERO JOSÉ DA SILVA Mód. IV

Minha mãe chama-se Maria José da Conceição, ainda é viva e está com 71 anos. Criou 10 filhos, 6 homens e 4 mulheres. Ela nasceu em Camaragibe, Alagoas. Vive hoje aposentada, num sítio próximo a cidade de Ribeirão , Pernambuco. Quando meu pai morreu eu estava com 4 anos e então, passei a morar com a minha avó materna, quando eu estava com 11 anos ela faleceu e fui morar com uns tios. Trabalhei e de lá para cá , servi ao exército no Recife . Constitui minha família, tenho 2 filhos e todos bem criados. Tudo que eu construí foi aqui no Recife. Sempre que posso ainda visito a minha mãe.


DANIEL ARAÚJO DE JESUS Mód. V

Minha mãe se chama Ledna Araújo, tem 40 anos ela é uma pessoa muito especial pra mim. Ela que mim dá muitos conselhos, é uma pessoa muito batalhadora que até hoje criou seus 2 filhos, eu e meu irmão com muito sacrifício. Trabalha o dia inteiro e não deixa faltar nada dentro de casa. Hoje é separada do meu pai ela fala com todo mundo, gosta de fazer amizades e é uma pessoa muito simpática. Eu amo ela no fundo do meu coração.

HOZANA ANGÊLA Mód. I e II Tercília Ângela da Silva, faleceu com 74 anos já faz 7anos. E teve 21 filhos, 7 homens e 9 mulheres, o restante dos filhos é falecido. Era dona de casa, amava cozinhar para os filhos. Ela era evangélica e uma boa mãe.


Erick Buarque da Silva Mód. V A minha mãe se chama Vera Lúcia ela é uma pessoa muito importante na minha vida, ela nasceu no dia 7 de dezembro e hoje está com 37 anos de idade, teve 5 filhos e eu sou um deles. Ela graças a Deus é casada, mais não mora comigo nem com os meus irmãos, mora com um que é o casula de 4 anos de idade. Eu queria muito morar com ela, mais o marido dela é muito chato. Eu preciso muito dela ,as vezes ela me abandona e me deixa desprezado, mas eu não deixo de amar a minha mãe. Porque se não fosse ela eu hoje não estaria aqui falando tudo sobre a minha vida. Eu sou feliz mesmo com a distância eu nunca vou esquecer dela, ela mora no meu coração e só isso que eu tenho pra dizer sobre ela TE AMO muito MÃE...


Margarida Benedita de Oliveira Mód. III O nome da minha mãe é Josefa Benedita de Oliveira, nasceu em Maria Farinha, Pernambuco. Ela teve 12 filhos, 6 homens e 6 mulheres. Trabalhava em casa de farinha e cuidava da casa e dos filhos. Faleceu quando eu tinha 7 anos. Eu gostaria que minha mãe estivesse comigo.

Francisca Maria da Conceição Mód. IV Maria Marcionilla nasceu em Atálaia, Alagoas em 13 de março de 1947. Trabalhou sua vida toda na agricultura rural, acordava sempre as 5 horas da manhã e ia para o trabalho para garantir o sustento da nossa família. Morou desde pequena em uma pequena casa e manteve sempre sua vida com muita simplicidade. Minha mãe é uma mulher brava, honesta e trabalhadora, sempre teve que se esforçar muito para garantir o seu próprio sustento e nunca teve tempo de freqüentar uma escola. E hoje, casada, depois de ter tido 16 filhos, continua firme e forte na sua vidinha de trabalho e suor. Ela é um exemplo de pessoa e eu me orgulho muito dela ser a minha mãe. Mãe,sim uma palavra tão doce e tão abençoada por Deus. Que a ela pode se dizer! Mãe.


TACIANA ROBERTA DA SILVA Mód.III Rute Maria da Silva é minha mãe, hoje ela tem 43 anos. Teve 8 filhos, são 3 mulheres e 5 homens. Um desses ela deu e um outro é falecido. Ela trabalha como doméstica e é uma boa mãe.

FABIANA MARIA DA SILVA Mód. V A minha mãe se chama Creuza Maria de Lima nasceu 10/10/1950/ ela mora em Recife morava com a mãe e o pai, depois ela foi fazer a vida dela no Rio de Janeiro, onde engravidou da minha irmã Flávia. Deixou minha irmã com a minha avó e foi trabalhar como doméstica. Depois ela mim teve e teve mais 4 filhos. Atualmente mora com meus irmãos com três deles que estavam doentes mais estão melhor. Ela gosta de cantar de conversar, trabalha como passadeira e lavadeira. É evangélica, gosta muito de ir a igreja. Eu amo muito minha mãe e é só isso.


MARIA JOSEFA ALVES DE LIMA Mód. I e II Irene Ana da Conceição, nasceu em São Lourenço da Mata, Pernambuco. Ela teve 12 filhos, eram 2 meninas e 10 meninos. Trabalhava na roça e cuidava dos filhos. Lavava roupa para fora. Nossa casa era limpa, pobre, mais arrumada.

LINDALVA DOS SANTOS NASCIMENTO Mód. IV

Maria José do Nascimento, ela nasceu no Recife em 19/08/1914 casou-se com Luiz Luzia do Nascimento eles tinham duas filhas pequenas. Do casamento nasceu duas filhas, Marinalva e Lindalva. Seu casamento durou apenas dez anos,certo dia ele foi para o Rio de Janeiro deixando a minha mãe com 5 crianças :eu,minha irmã, as duas enteadas e mais uma irmã de criação. Trabalhou muito para poder dar estudo a todos nós ,criou porcos,galinhas,lavava roupa de ganho e ainda trabalhava no hospital da aeronáutica do Recife como copeira. Até que um dia ao largar do hospital atravessando a rua foi atropelada por um carro. Quebrando-lhe a perna e fraturando a bacia ficando hospitalizada doente nove meses fazendo duas operações. Ela faleceu no dia 10/07/1985.


MARIA DE LOURDES DA CONCEIÇÃO Módulo: I e II Maria Joana da Conceição, nasceu em Cabôco, Pernambuco. Hoje ela esta com 86 anos, teve 19 filhos. Desses que viveram, 6 eram meninos 6 meninas. Ela trabalhava fazendo suador para cavalos e na roça. Fazia nossas roupas e uma comida muito gostosa como; buchada, mão de vaca.

NADJA MARIA DOS RAMOS Mód.IeII

Maria Lindóia dos Ramos, nasceu em Serinhaém, Pernambuco. Faleceu faz 8 anos, teve 8 filhos, 5 mulheres e 3 homens. Era dona de casa, cuidava bem da casa e da família. Gostava de viajar, cuidar do roçado, cozinhar.


SÉRGIO RODRIGUES DA SILVA Mód. III A minha mãe se chama Terezinha da Costa Silva. Hoje ela está com 65 anos. Ela teve 10 filhos, 7 mulheres e 3 homens. Fazia lavagem de roupas para casa de família. Tomava conta da gente.

SEVERINA HERMINIA DA SILVA Mod.I eII

Hermínia Maria da Conceição, nasceu em Pernambuco, no dia 28 de Abril de 1951. Ela teve 5 filhos, 2 meninos e 3 meninas. Cuidava dos filhos, raspava mandioca e fazia farinha para comer. Também ela gostava de costurar, fumar e dançar.


POESIAS O nosso mar É uma fonte de evolução São tantas as riquezas Que dá comidas no chão Tem bastante caravelas Que confunde tubarão Banhistas tomando banho Crianças brincam na areia Moças tomando sol São verdadeiras sereias... AUTORES : Edson,Bia, Lindinalva,Edilene, Francisca e Luzinete.

Mãe Mãe é dadiva de Deus e o segundo amor depois de Deus. A casa da mãe é a melhor casa do mundo.

Valdemiro João Mód.III


MINHA MÃE Eu amo minha mãe porque ela é muito especial para mim. Ela é tudo para mim. Eu a amo muito porque ela é tudo que eu tenho na minha vida foi. Ela que me deu a vida e me criou. MARIA DO CARMO DA CONCEIÇÃO Mód. IV

MÃE Ser Mãe é amor e carinho. Eu adoro a minha mãe. Gosto de abraçar e guardá-la Dentro do meu coração. EDLENE MARIA DA SILVA Mód.IV


MÃE Eu te amo Mãe eu te adoro de coração Mãe você é meu sol minha estrela eu não existiria sem você. Beijo MARIA CICERA DA SILVA Mód.III

MÃE Ser mãe é um sentimento mais bonito que uma mulher deve ter. A mulher ama seu filho mais do que sua própria vida Ser mãe é educar, proteger seu filho contra tudo e contra todos. Mãe palavra mais bonita que Deus criou. LINDINALVA DOS SANTOS NASCIMENTO Mód.IV


MÃE É um porto seguro nos momentos das aflições ela nos acolhe nos ensina a caminhar com o dom de amar. GUILHERME. MÓD.V

Saudade de Mãe Eu não tenho mãe por isso, eu não gosto de falar de mãe porque eu fico muito triste.

Luzinete Bezerra Bento Mód.IV


A VIDA A vida é bela doce como o mel no nosso lar a vida é viver estudar,trabalhar e amar...

ERICK BUARQUE. MÓD.V FELICIDADE A felicidade é ter amigos pacientes ou nos momentos de tristeza podermos desabafar aliviar o peito do sofrimento da vida feliz é o homem que pode dizer : eu tenho um amigo verdadeiro. MARLUCE Mód.IV


ENERGIA Que faz o meu corpo pular, amar, dançar e correr é na hora de amar que trocamos energia. JOSÉ KELVIN MÓDULO V

MEU CABOCOLINHO CANTADOR Que saudade do meu cabocolinho do tempo da minha adolescência todas as manhãs, estava a cantar até o dia raiar... então, saímos a campear e ficamos a olhar o meu cabocolinho a cantar era tanto a alegria de se admirar aquele pequenino passarinho que não cansava de cantar e o meu coração não parava de se alegrar. EDSON ANTONIO MÓDULO IV


MÃE Palavra fácil de se pronunciar ser mãe é a coisa melhor do mundo amo minha mãe e amo os meus filhos. um beijão Luiz Carlos e Luiz Henrique amo vocês! ISABEL ENEDINA DOS SANTOS Mód.III

MÃE Gostaria de vê-la para fazer muito carinho onde você estiver será a minha mãe. Mãe eu te amo no fundo do meu coração. EDVALDO JOSÉ DA SILVA Mód.IV


OS CANARINHOS Naquela casa antiga a chuva na telha cantava o casal de canarinhos na sala,rodopiavam fugiram lá da gaiola faziam vôos rasantes voa daqui e voa dali de repente...fez-se silêncio acabou a algazarra... pela manhã a gaiola estava aberta eles ganharam a liberdade pensou logo o seu dono com o passar dos dias ao fazer uma mudança atrás de um armário estavam já bem sequinhos os belíssimos canarinhos. ANA MORAIS PROFESSORA MÓD. V E IV


MINHA MÃE

Ela era tudo para mim eu nunca vou te esquecer. ANA CLÁUDIA FERREIRA DA SILVA Mód.III

MAMÃE É a pessoa mais importante que a gente tem. Mãe é ser carinhosa e dar amor é educar e cuidar dos filhos. FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO Mód.IV

MÃE Ser mãe é educar e cuidar do filho é dar amor e carinho. Ser mãe é muito difícil.

PRISCILA Mód.IV


PENSAMENTOS Porque Jesus mim fortalece Lucas Silva. Mód. V Meu coração bate forte pela magia do saber Laion Silva. Mód. V Meu coração bate por amor. O que faço e o que vivo,por Deus Severina G. De Oliveira. Mód. V Porque eu tenho esperança de viver ! Erick Buarque. Mód.V Porque quero aprender mais e mais. Juliana Severina. Mód. III Meu coração bate pela força de vencer no meu trabalho Teófilo Mód. V


AGRADECIMENTO Aos alunos da EJA e a toda equipe da Escola Professor Manoel Torres que contribuíram para a realização deste trabalho e de modo especial a equipe do laboratório de informática pela paciência e incentivo.


PREFEITO JOÂO DA COSTA BEZERRA FILHO

VICE-PREFEITO NILTON DA SILVA NETO

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÂO IVONE CAETANO DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA ADJUNTO IRENICE BEZERRA DA SILVA

DIRETORIA DGTEC TELMA LÚCIA DE LUCENA

DIRETORES DA UTEC IBURA MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO CARLI DE PAULA ROCHA COSTA

COLABORADORAS SIMONE RODRIGUES LAUREANO PABLO HENRIQUE

ESCOLA PROFº MANOEL TORRES DIRIGENTES EDNA COELHO ADÉLIA XIMENES

PROFESSORA DO MÓDULO I E II MARINEZ ALVES

PROFESSORA DO MÓDULO III KÁTIA BARROS

PROFESSORA DO MÓDULO IV E V ANA AUXILIADORA MORAES

PROFESSORA DE BIBLIOTECA ELIARA MIRANDA

MEMORIAL DO EJA  

MEMORIAL DO EJA DA ECOLAMUNICIPAL MANOEL TORRES