Page 1

Informativo

ano 18

SET

2018

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Entre os dez melhores do mundo

Professores do Pró-Dança de Blumenau são destaque em competição internacional

Foram meses de ensaios, preparação e muita dedicação para participar do Festival Mundial de Hip Hop, em Phoenix, no Arizona (EUA). A competição, que é a principal do gênero no mundo, contou com a participação de 230 grupos. O AM Family, que conta com os nossos professores de Danças Urbanas: Carlos Augusto Almada (Guto), Bruna Georgi, Alice Lima e Bruna Hank, conquistou um feito inédito na categoria adulto, alcançando o oitavo lugar. Esta foi a primeira vez que o grupo AM Family participou na categoria adulto. “Trabalhamos demais para estar lá. Foram dias e mais dias de dedicação, treinos intensos e muitas vezes exaustivos. Como era a primeira vez, viemos sem pretensão, pois não sabíamos onde poderíamos chegar. Mas vimos que todo o esforço valeu a pena, pois somos oitavo no mundo. Só ter chegado até a semifinal foi um orgulho imenso, o público levantou com a nossa apresentação. Hoje vemos que podemos ir longe, chegar aonde a gente sonha, tudo é treino e dedicação”, ressalta Bruna Georgi.

O evento contou com grupos de mais de 60 países. Para Bruna, uma oportunidade sem igual, que proporciona também uma troca de conhecimento e um aprendizado. “Vimos a empatia presente entre as equipes. E nesse momento temos a certeza que estamos no caminho certo. A dança é amor, e numa competição não tem agressividade. É um apoio mútuo, o que vale é a arte e quem deve ganhar é quem tem a melhor performance. Um reconhece o quanto o outro é bom e porque merece estar ali naquela posição. Como professora, sempre busco valorizar isso, humildade e empatia acima de tudo”, comenta. O grupo AM Family também competiu com outros bailarinas e bailarinos nas categorias Junior e Juvenil, a Junior nas preliminares conquistou o quinto lugar. Depois da competição, os professores também passaram cerca de uma semana em Los Angeles, onde participaram de aulas e cursos com profissionais renomados. A cidade, que é a segunda mais populosa dos Estados Unidos é o centro principal de danças urbanas no mundo.


ESCOLA DE MÚSICA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE MÚSICA Júlio César Tesche Bach

Músico, professor, pesquisador na área da educação musical. Possui pós-graduação em Educação Musical pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde também se formou em Licenciatura em Música. Cursos complementares: Encontro de Oficinas do Música e Movimento, Joinville; 7º Curso Internacional Orff-Schulwerk no Brasil: Aprofundamento; Curso de Verão “Jogos e dinâmicas musicais para a sala de aula”; Casa do Núcleo; Curso de Verão “Instrumental Orff”; 16º Encontro Regional Sul da ABEM; 6º Curso Internacional Orff-Schulwerk no Brasil: introdução. V Curso Internacional Orff-Schulwerk no Brasil: Introdução; 1º Simpósio Internacional Orff-Schulwerk no Brasil; Oficina de introdução e aprofundamento à Body Music, com Keith Terry; Oficina de construção de instrumentos musicais a partir de sucata; 4º Seminário de Estágios das Licenciaturas; 4º Seminário de Arte na Educação; 4º Semana Acadêmica de Artes, 10º Encontro Regional da ABEM SUL; 1º Fórum Catarinense de Educação Musical; Encontro Estadual sobre a Formação Continuada no Ensino da Arte; Curso de Introdução à Teoria da Música; Curso de Leitura e Percepção Musical I, II e III; Seminário de Música Rodeio 12; Oficina de Música Folclórica na Musicalização. Na experiência profissional atua como professor de Musicalização Infantil e Arte na Escola Barão do Rio Branco. É baixista, guitarrista e vocalista, e já atuou em grupos que se apresentaram em bares, formaturas, bailes e festas. Na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes atua como professor no departamento de Musicalização Infantil, como professor de Violão e também é Coordenador das Temporadas de Concertos. Integra a equipe docente do Teatro Carlos Gomes desde 2015.

Paulino Junkes Jr

Professor de Piano, pianista e produtor cultural. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Cursos complementares: Workshop de Arranjo com Leandro Braga; Master Class de Piano com Sandra Mohr; Master Class de Piano com Miguel Proença. Desde 2002 é orientado ao piano por Reginaldo Nascimento, de Curitiba (PR). É um dos fundadores e integra o Clube do Piano desde 2010, produzindo em parceria com Thiago Mondini os eventos públicos do grupo, de encontros a concertos. Integrou um duo de câmara com o violinista Paulo Mannes formado por piano e violino, chamado “Único Duo”, com o qual realizou recitais e eventos desde 2009. Integrou a orquestra do musical Orfeu XXI nas duas temporadas apresentadas em 2012. Em 2014, produziu a série de Concertos de Música de Câmara do Grupo Kapelle, patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Prefeitura de Blumenau. Em 2018 coordena juntamente com a colega professora Juliana Furlani a série de recitais Piano Time, no Shopping Neumarkt. Atualmente, ao lado da professora Juliana Furlani, é coordenador do Departamento de Piano e das Temporadas de Concerto da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Atua na escola como professor de piano e produtor desde 2002.

Uma singela homenagem

Vem aí! Em outubro a Escola de Música promove dois eventos especiais. Agende as datas: - Kinder Konzert

Outubro é o mês das crianças e, para comemorar essa data especial, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes traz mais uma edição do Kinder Konzert. No dia 6 de outubro, a partir das 10h, o auditório Willy Sievert recebe apresentações com um repertório eclético, onde os alunos com idade entre sete e 12 anos se apresentarão como solistas, em duo, trios ou em grupos, mostrando o que aprenderam até o momento. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Nas salas da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes Sala 203: VILLA-LOBOS - Curso de Musicalização Infantil

Heitor Villa-Lobos (1887-1959), maestro e compositor, considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil, destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. A sua obra de música erudita apresenta nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. No Brasil, sua data de nascimento, 5 de março, é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica.

- Sai do Casulo

No dia 28 de outubro tem mais uma edição do Sai do Casulo, com a proposta de integrar famílias, alunos e professores dos diversos cursos da escola. O evento oferece mais espaços, oportunidades e tempo para apresentar a produção dos alunos ao longo do ano letivo. Diferente das Temporadas de Concertos e Recitais, este evento tem uma característica mais informal, onde os alunos decidem sobre a apresentação para a plateia e escolha de repertório.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Carona Escola de Teatro apresenta novo modelo do Curso Expresso A prática da arte teatral não existe somente para quem é considerado desenvolto e desinibido ou para quem quer ser ator. Pessoas mais tímidas ou que querem melhorar sua postura e autoconfiança também podem se beneficiar com algumas aulas de teatro. Através dessa prática você melhora o autoconhecimento e a autoestima, passando a se comunicar e se expressar de uma maneira mais segura. Pensando nisso, a Carona Escola de Teatro realiza mais uma edição do Curso Expresso, que, com o caráter diferenciado dos já praticados na escola, une de maneira objetiva e prática os ensinamentos e estudos principais da arte teatral. Nesta edição o curso volta reformulado. Diferente dos demais anos, em 2018 o Expresso será realizado em pequenos concentrados de oito horas de duração, divididos em módulos de três dias. A primeira etapa será nos dias 14, 15 e 16 de setembro na sede da Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes. “Cada módulo é independente, portanto, os alunos que fizerem o módulo 1 não tem a obrigatoriedade de realizar o módulo 2, assim como os demais que possam ser oferecidos ao longo do semestre”, comenta o diretor da Carona Escola de Teatro, Pepe Sedrez. O curso, que entrega certificado, é voltado para pessoas a partir dos 16 anos. Serão trabalhadas técnicas de presença corporal, jogos teatrais, improvisação e criação de cenas, para iniciantes ou pessoas que já tenham alguma experiência com teatro. O custo é R$ 200 por módulo. “Pensamos neste novo modelo visando o público que tem interesse, porém não tem tempo de fazer um curso ao longo do ano, desse modo o aluno precisa apenas organizar sua agenda para três dias de aula. Ao mesmo tempo, se ele quiser fazer mais aulas terá os próximos módulos para dar continuidade a sua prática”, explica.

Agenda! A peça “Das Águas” continua a participação no EmCenaCatarina 2018, promovido pelo SESC. O espetáculo, que traz um repertório que dialoga com a realidade de grande parte do público catarinense, fala das cheias, mostra a solidão e o abandono, a esperança e a solidariedade e também critica a falta de investimento em obras de contenção. As apresentações gratuitas ainda passarão por 12 cidades até o fim do ano. Confira o cronograma: Setembro Terça-feira (18/9) - São Miguel do Oeste Quarta-feira (19/9) - Xanxerê Quinta-feira (20/9) - Joaçaba Sexta-feira (19/9) - Caçador Outubro Quarta-feira (3/10) - Vidal Ramos Quinta-feira (4/10) - Pouso Redondo Sexta-feira (5/10) - Rio do Sul Sábado (6/10) - Urubici Novembro Terça-feira (20/11) - Canoinhas Quarta-feira (21/11) - São Bento Sexta-feira (23/11) - Brusque Sábado (24/11) – Balneário Camboriú

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE DANÇA Leticia Ziehlsdorff Professora de sapateado, atua na escola com crianças de seis a 10 anos de nível iniciante. Iniciou na dança no ano de 2004 no Ballet, 2005 no sapateado e 2017 nas danças urbanas. Participa constantemente de cursos e festivais oferecidos pela escola. Em 2015 foi para Nova York e participou do festival Tap City com a professora Sarah Reich, obtendo o prêmio de melhor bailarina da turma. Dançou na Times Square e em um teatro da Broadway no mesmo evento. Participou do Festival de Dança de Joinville duas vezes com o grupo de sapateado da escola, sendo em uma das vezes premiado terceiro lugar.

Pró-Dança de Blumenau no Prêmio Desterro Mais uma vez, os alunos do Pró-Dança de Blumenau são destaque em competições. Desta vez, a participação foi no Prêmio Desterro - Festival de Dança de Florianópolis, realizado no dia 31 de agosto. Depois de uma rigorosa seleção de vídeo, eles competiram nas categorias Júnior, com a coreografia “Meninas do Fósforo”, de Michelle Silveira Nicoletti, onde 19 meninas entre 11 e 14 anos se apresentam, e Sênior, com a coreografia “Lights on”, também de Michelle, envolvendo 22 bailarinas com mais de 15 anos que participam dos grupos Teen, Avançado e Cia de Sapateado.

Coreografia “Lights on”

News no sapateado! Agora para o segundo semestre trazemos algumas novidades. Uma delas é a turma de sapateado para crianças de sete a 10 anos, com a professora Gisella Martins. Ela já foi professora aqui no Pró-Dança de Blumenau, assistente de Steven Harper e, hoje em dia, atua na área de fisioterapia direcionada para a dança, e dá aulas de sapateado. A turma ainda não está confirmada, por isso, se você tiver interesse, entre em contato com a nossa recepção ou através dos telefones (47) 3326-9669 ou (47)99286-4191, e coloque seu nome na lista de espera. As aulas da turma serão nas terças e quintas, das 10h às 11h. Vem dançar com a gente!

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


INSTITUCIONAL

Incentivo cultural Havan A arte encanta os olhos e toca o coração, simulando a expressão das nossas almas. São os textos, os gestos, o drama, a comédia. É a melodia. Às vezes grave, às vezes doce. O ritmo descompassado, animado e cheio de sentimento. Sentimento que constrói e que muda a realidade a nossa volta. A Havan se orgulha em ajudar na realização de sonhos e projetos por todo Brasil. E todos os anos busca ampliar esse incentivo. Só em 2017 foram investidos mais de R$ 3 milhões em projetos culturais e R$ 1,7 milhão em projetos sociais. Este ano a Havan segue contribuindo com as mais diversas ações, desde cultura, esporte, saúde e lazer. O objetivo é ultrapassar os mais de R$ 12 milhões que em 2017 beneficiaram dezenas de instituições. É por acreditar no potencial desses projetos que nesse ano a Havan voltou a apoiar o Teatro Carlos Gomes através da impressão do Informativo, uma importante forma de expandir informação para a disseminação da arte e da cultura em Blumenau e região. “Eu acredito em sonhos, no trabalho em equipe e na capacidade de sempre fazer o melhor”, reforça Luciano Hang, dono da Havan.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de setembro de 2018 e outubro de 2018 Setembro 02.Marlene Persuhn 03.Osmar Laschewitz Armando Cesar Hess de Souza 05.Paulo Alberto Pamplona 06.Maria Teresa Gonçalves da Luz Bruno Hoeltgebaum Neto 08.Carlos Egerland Cristiano Schaefer Buerger Felix Cristiano Theiss 09.Rubens Heusi 13.Lourival Hari Saade Nice C. de Souza Ávila 15.Aldo Gervasio Gonçalves 16.Hildegarda Ana Klein Edith Lenzi 17.José Carlos Koerich 18.João Nivaldo Tomazzia 19.Lourival Fiedler Elke Willecke 20.Felipe Schlossmacher 21.Eocir Baeza Lopes 23.Joares Luiz Nogara Hans Schadrack 24.Gerd Bernhardt 26.Carlos Tavares D’ Amaral 27.Ulrich Kuhn Nardim Darcy Lemke Paulo Roberto Ostermann 29.Janete Pasold Outubro 01.Jorge Konder Bornhausen 02.Carol Buhr 03.Raquel Guarienti Fontana 04.Claudete Bohn 06.Sonia Regina Hess de Souza 08.Ingo Padaratz Nelson Luiz Margarida Valmor Estevão 09.Maria Mônica Lobe 10.Marlene Erotides Guimarães Helio Egon Ziebarth 12.Luiz Micheluzzi 14.Silvana Tereza Rodoski Andrade Góes 16.Marcos Luiz Germer Orlando Gomes Renate Rossmark 21.Aracy Neitzel 24.Hans Martin Meyer 29.Roberto Buechele 31.Luiz Rodolfo Buch


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades. SHOW PATATI PATATÁ SORRIR E BRINCAR Indicação livre

2 de setembro (domingo), às 15h30min, Auditório Heinz Geyer 2 de setembro (domingo), às 18h, Auditório Heinz Geyer (*Sessão Extra) Ingressos: 1º lote - Plateia VIP (Fileiras A até J) R$ 80 inteira, R$ 40 meiaentrada / Plateia Ouro (Fileiras K até S) R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada / Plateia Prata R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada / Balcão R$ 30 inteira, R$ 15 meia-entrada / Camarote (4 pessoas) R$ 500 À venda na bilheteria do Teatro, no site Blueticket e Lojas Multisom. Informações: www.patatipatata.com.br ou (11) 99149-7260

JOTA QUEST ACÚSTICO

CONCERTO CLUBE DO PIANO Indicação livre

5 de setembro (quarta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 50 inteira, R$ 25 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro e com os participantes do Clube do Piano. Informações: Thiago (47) 9-9916-9596 ou thiago@thiagomondini.com.br

PALESTRA PROFESSOR MARINS Indicação livre

Indicação 14 anos

6 de setembro (quinta), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Gold (Fileiras A até H) R$ 250. Plateia (Fileiras I Até Z) R$ 200 inteira e R$ 100 meia-entrada. Balcão R$ 170 inteira e R$ 85 meia-entrada. Camarote (6 pessoas) esgotados. Camarote superior (4 pessoas) esgotados. Informações: http://www.jotaquest.com.br/

ERASMO CARLOS Indicação livre

20 de setembro (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia VIP (Fileiras A até I) R$ 150 / Plateia R$ 100 promocional antecipado, R$ 200 inteira, R$ 100 meia-entrada, R$ 100 Clube NSC / Balcão R$ 80 promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro Carlos Gomes e www.portalticket.com.br. Informações: www.produtoracult.com.br e contato@produtoracult.com.br

DÉTE E LODI Indicação livre

30 de setembro (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 30 promocional (+ 1 produto de limpeza que deverá ser entregue no dia do espetáculo), R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro. Informações: equiperizzih@gmail.com

12 de setembro (domingo), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Setor 1 (fileiras A até H) - R$ 75 inteira, R$ 65 associados CDL e R$ 37,50 meia-entrada. Setor 2 (fileiras J até T) - R$ 65 inteira, R$ 55 associados CDL e R$ 32,50 meia-entrada. Setor 3 (fileiras U até Z) - R$ 55 inteira, R$ 45 associados CDL e R$ 27,50 meia-entrada. Obs: O Mezanino será aberto para venda apenas se o Teatro principal estiver lotado, valor único R$ 75. À venda na CDL Blumenau ou através do site da tecnoevento. Informações: (47) 3221-5775; (47) 3221-5777; cursos@unisagres.com.br ou pelo site www.cdlblumenau.com.br

UMA SAUDAÇÃO A WHITNEY HOUSTON COM VANESSA JACKSON Indicação livre

22 de setembro (sábado) às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro, lojas Multisom e no site Blueticket. Informações: Bruno (43) 991060637 ou bruno@gamaproducoes.com.br

O TESOURO DE CAYMAN Indicação livre

30 de setembro (domingo) às 16h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro. Informações: Pirulito Eventos - eventospirulito@gmail.com

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro de 2018  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Setembro de 2018.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro de 2018  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Setembro de 2018.

Advertisement