Page 1

Informativo

ano 17

SET

2017

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

30 ANOS DE MAGIA, 30 ANOS DE PRÓ-DANÇA BLUMENAU Criada em setembro de 1987, a Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes, conhecida como Pró-Dança de Blumenau, já marcou a história e preencheu o coração de muitas gerações. Meninas e meninos que de passos em passos evoluíram na dança e seguiram um caminho de sucesso, seja no mundo das artes ou em outras áreas. São três décadas de paixão e trabalho árduo pela dança, pelo gosto de ensinar e transmitir essa arte. São 30 anos de evolução e aprendizado, somando histórias, dançando emoções e coreografando vidas. Reconhecida por ser uma das poucas escolas em Santa Catarina credenciadas pela Royal Academy Of Dance de Londres, conta atualmente com mais de 280 alunos. São 10 professores que lecionam aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Danças Urbanas e Jazz. Em junho do último ano, depois de quase 30 anos, Maria Beatriz Niemeyer deixou a direção artística do Pró-Dança. Atualmente, as novas diretoras Michelle Silveira Nicoletti e Bruna Georgi, dividem juntas as coordenações artística, pedagógica e administrativa. Além da amizade, a dupla que assumiu essa responsabilidade também tem muita história junto à escola. A dedicação desde então é para construir um futuro cada vez mais próspero, para que outros bailarinos tenham a oportunidade de se encantarem pela dança, pelo palco e pela arte. “O Pró-Dança é uma escola reconhecida e com uma história de sucesso. Grandes talentos foram descobertos aqui e muitas premiações fazem parte do nosso currículo, como as conquistas no Festival de Dança de Joinville. Queremos continuar esse legado e evoluir ainda mais. Eu e a Bruna funcionamos bem juntas e a nossa amizade só tem agregado no dia a dia da direção da escola”, comenta Michelle. Para celebrar esse momento, em 2017, o Pró-Dança traz uma apresentação de fim de ano especial. “O Livro Dourado”, primeiro espetáculo da escola, na época dirigido pela então presidente Maria Beatriz Niemeyer, voltará aos palcos em uma releitura emocionante. Uma história cheia de magia e encanto que vai deixar a imaginação do público fluir. A diretora Bruna Georgi participou desse primeiro espetáculo como aluna e hoje volta a viver essa história atrás dos palcos. “Não consigo nem descrever a emoção. Cresci com a dança na minha alma. Subir ao palco é e sempre foi um grande prazer, uma grande expectativa. Quando eu iria imaginar que teria o privilégio de remontar como diretora o primeiro espetáculo que participei na minha vida como bailarina? Eu tinha seis anos, lembro dos ensaios e até da minha pose final da coreografia. Sou muito apaixonada pelo que faço. Não imagino a minha vida sem a dança, seja em cena ou nos bastidores. Quero sentir para sempre o friozinho na barriga de uma cortina fechada e uma plateia cochichando”, explica.


ESCOLA DE MÚSICA

BOAS LEMBRANÇAS: EX-ALUNOS E O CARINHO PELA ESCOLA DE MÚSICA Neste ano, vamos relembrar bons momentos vividos aqui na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Ex-alunos da casa vão nos trazer lembranças de quando estavam por aqui e de como a música transformou suas vidas. “Nasci num ambiente cercado de arte e cultura. Graças ao incentivo dos meus pais, desde muito pequena, em Rio do Sul, minha cidade natal, iniciei meus estudos musicais. Ao vir para Blumenau, anos mais tarde, assisti a um recital de Flauta transversal e Piano nos palcos do Teatro Carlos Gomes. Nesse dia, olhei para meus pais e disse a eles que algum dia eles me veriam tocando aquele lindo e doce instrumento prateado naquele palco. Depois de comprar a flauta, alguns anos mais tarde fui à procura do professor Leandro Gaertner para continuar a estudar esse instrumento que desde aquele recital no Teatro tanto me encantava. As aulas na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes amadureceram meus estudos musicais e tiveram um peso enorme em minha formação enquanto flautista. A responsabilidade do Teatro Carlos Gomes na minha formação não se deu apenas nas aulas de flauta transversal, mas também tive o prazer de participar do Grupo de Percussão e, mais tarde, junto com algumas colegas, participar do Grupo de Flauta Doce “Sopratutto”, orientadas pela professora Rose Altenburg Praun. Há cerca de um ano concluí meu mestrado em Música, hoje sou professora na Universidade Regional de Blumenau e em escolas de música da região, tendo a certeza de que a música estará comigo por toda a vida. Ao Teatro Carlos Gomes só posso agradecer por toda a influência em minha formação, pelas ótimas aulas, ensaios e apresentações cheias de magia proporcionadas por seus palcos”.

Camila Werling, ex-aluna de flauta transversal da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

Participe do programa “Adote um estudante de música” e incentive a cultura local Você já pensou em ajudar alguém que gostaria de estudar música, mas não tem condições financeiras? Se você quer ser um apoiador da cultura e ajudar novos talentos musicais a evoluírem, então venha conhecer nosso programa “Adote um estudante de música”. Venha até a Escola de Música conhecer nossa estrutura e saber como funciona essa bolsa de estudos. Você também pode tirar dúvidas através do telefone (47) 3037-3400 ou pelo e-mail adm@ escolademusicacarlosgomes.com.br, profissionais estão à disposição para ajudar. Essa novidade vem para possibilitar que qualquer pessoa possa assumir diretamente o compromisso financeiro, dando uma bolsa de estudos para um estudante da turma. E, se você adotar um aluno, além de ajudar financeiramente, poderá acompanhar, sempre que possível, o seu desenvolvimento no aprendizado musical, nas avaliações realizadas pelo professor e nas apresentações, como as Temporadas de Concertos e outros eventos realizados pela Escola de Música. Seja um incentivador dos talentos que existem na nossa região, ajude e participe. Estamos esperando a sua visita.

Ana Betina assume as classes de Musicalização Infantil Desde 2002, quando tinha 10 anos, a violinista Ana Betina já tinha o Teatro Carlos Gomes inserido na rotina. Deu continuidade aos estudos na área musical participando da Orquestra Prelúdio e, desde então, não parou. Em 2010, aproveitou uma oportunidade para trabalhar como monitora de Violino em um projeto na Escola de Música do TCG, assumiu o cargo de professora e atualmente tem a responsabilidade da direção do GRUPO DE CORDAS FFMüller /Teatro Carlos Gomes. Desde agosto, ela abraça um novo desafio, assumindo classes de Musicalização Infantil. Ana Betina dará continuidade ao trabalho de Suelen Mondini. “Meu interesse e encantamento pela Iniciação Musical partiu depois de um curso internacional do Orff Schulwerk, em São Paulo, no ano de 2014. A partir dali tenho buscado novos conhecimentos, experiências e atualizações para trabalhar com as crianças. Participei de oficina de Música e Movimento em Curitiba, com Uirá Kulhman, de Master Class com Jussamara Souza, curso de Musicalização com Enny Parejo e concluo a formação na Licenciatura em Música da FURB, dentre outros”, expõe.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

CARONA NO FESTIVAL CIRQUINHO DO REVIRADO 20 ANOS Entre os dias 16 e 23 de setembro, a Cia Carona marca presença no 1º Festival Nacional de Teatro Revirado, que será realizado em Criciúma. O grupo blumenauense apresentará as peças Das Águas, É Tentando que se Desiste e Como Nasceu a Alegria. A proposta do festival, que faz parte das comemorações que celebram os 20 anos da companhia Cirquinho do Revirado em 2017, busca unir companhias teatrais de diversos estados brasileiros, reunindo mais de 100 artistas e somando 34 exibições. Serão oito dias, sendo os sete primeiros reservados para as apresentações dos grupos e também para oficinas e mesas-redondas, que contarão com a mediação de Pépe Sedrez. Já o dia final está reservado para a 1ª Revirada Cultural, com 12 horas de muita cultura e arte, unindo diversos segmentos como dança, música, artes plásticas, poesia, cinema, entre outras.

Como Nasceu a Alegria

FOTOS: Pedro Gottardi

É Tentando que se desiste

Das Águas

Carona Escola de Teatro no COLMEIA Entre os dias 26 e 27 de agosto, o Teatro Carlos Gomes recebeu o Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, o COLMEIA. E, nesta edição, alguns alunos da Carona Escola de Teatro, que fazem parte da turma avançada de quinta-feira estiveram presentes no evento. Eles são membros do grupo conhecido como “Teatro de Quinta”, que conta também com alguns ex-alunos e amigos da Carona. No COLMEIA, eles apresentaram a peça “João, o louco”, que foi revelada no 16° JOTE TITAC, realizada no mês de julho em Blumenau e contou com a participação de diversos artistas. “O Grupo Teatro de Quinta

é formado por pessoas que foram profundamente energizados pela força do 16° JOTE TITAC, e nada disso seria possível se não tivesse existido o empenho da Cia Carona com outros parceiros para a realização do evento. O JOTE nos deu uma noção muito clara do fazer teatral e, além disso, tivemos e temos desde o início o apoio de todos da Cia Carona, que tem se mostrado sempre à disposição para nos ajudar em nosso fazer teatral. Somos alunos e ex-alunos da Carona e queremos muito agradecer a Carona por tornar este nosso sonho possível”, explana Diones Rafael Silva, participante do grupo Teatro de Quinta.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Curso para professores de Ballet O Pró-Dança receberá no dia 28 de outubro a professora Mariana Lopes, de Belo Horizonte, para um curso especial. A profissional que dá aulas pelo Brasil inteiro, ensinando professores de Ballet Baby Class e Infantil a fazerem aulas temáticas com seus alunos, traz agora sua experiência para Blumenau. Mariana é professora, bailarina, coreógrafa de Ballet Clássico e membro da Royal Academy of Dance. Além de estudar os métodos da Royal, Mariana aprendeu com grandes personalidades do Ballet, onde teve a oportunidade de aprofundar os estudos em biomecânica e anatomia do Ballet Clássico. Pesquisou sobre o trabalho com crianças a partir de dois anos de idade, especializando-se nesse segmento de mercado. Se você quer aprender novas técnicas para fazer com que suas aulas se tornem mais atrativas, trazendo um aprendizado de forma lúdica do Ballet Clássico, venha participar. Mais informações sobre o curso com Michelle Silveira Nicoletti através do e-mail: michelle.tap@gmail.com

Projeto “Patrocine o Espetáculo”

Através de um projeto, o Pró-Dança Blumenau está em busca de patrocinadores e apoiadores para o tradicional espetáculo de fim de ano da escola. O tema abordado já foi escolhido e está sendo preparado. “O Livro Dourado”, que foi o primeiro espetáculo produzido pela escola, buscará homenagear os 30 anos de história do Pró-Dança que serão completados agora em 2017. Serão duas noites de apresentações. Nos dias 8 e 9 de dezembro, o grande auditório será preenchido por coreografias de ballet, sapateado, danças urbanas e jazz, apresentadas pelos 250 alunos da escola. A expectativa é de casa lotada, recebendo um público de aproximadamente 1,4 mil pessoas. Se você tem uma empresa e se interessa em patrocinar o espetáculo, entre em contato através do e-mail secretaria@prodanca.com ou pelo telefone (47) 3326-9669.

Aconteceu Dia 30 de agosto, duas coreografias de Sapateado do Pró-Dança participaram do 8º Prêmio Desterro - Festival de Dança de Florianópolis, depois de passarem por uma rigorosa seleção de vídeo. As coreografias “Fronteira”, de Michelle Silveira Nicoletti, e “Oye Como Va”, de Adriana Salomão e Steven Harper, competiram nas categorias júnior e sênior, respectivamente. Na foto, coreografia “Oye Como Va”

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Parabéns, Blumenau! No dia 2 de setembro, Blumenau comemora 167 anos e o Teatro Carlos Gomes mais uma vez celebra esse grande momento junto com a cidade. Muitos podem não saber, ou apenas não se lembrar, mas o relacionamento entre ambos não é de hoje, surgiu apenas dez anos depois da fundação de Blumenau. A Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes teve sua origem na fundação da Sociedade Teatral Blumenau, em 24 de junho de 1860. No ano de 1895 passou a denominar-se Sociedade Teatral Frohsinn e em fevereiro de 1939 passou a se chamar Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, tendo o prédio atual inaugurado em 1º de julho de 1939. E, desde então, uma história foi construída junta. Muitos momentos que marcaram história e também gerações. Além de valorizar a cultura na região e levar o nome de Blumenau até mesmo para outros países através dos talentos que são descobertos nas escolas de teatro, música e dança, o Teatro Carlos Gomes também é visto como um dos principais pontos turísticos há décadas, sendo visitado por milhares de turistas durante todo o ano. Para festejar mais um ano de Blumenau, o Teatro, juntamente com as escolas, está preparando uma homenagem especial para a cidade da Oktoberfest. Acompanhe a fanpage e não perca nenhum detalhe: www.facebook.com/TeatroCarlosGomes

Desejamos felicidades aos aniversariantes de Setembro de 2017 e Outubroo de 2017

FOTO: Jaime Batista

Seja um apoiador do Projeto Cultura Para Todos O Teatro Carlos Gomes é um dos principais palcos culturais da região e, consequentemente, um dos grandes incentivadores da arte. Mas para manter todo esse trabalho de qualidade e essa grande estrutura, é preciso de apoio. Se você tem gosto pela cultura e quer ser incentivador desse trabalho, venha ser um parceiro da casa. Um deles é o Projeto Cultura Para Todos - 3ª edição, aprovado em 24 de maio de 2017 na Lei de Incentivo Fiscal da Lei Rouanet, que oferece bolsas de estudos nas escolas do Teatro Carlos Gomes.Nesta Lei de Incentivo, o Governo Federal oferece uma ferramenta para que a sociedade possa decidir aplicar parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais. Desta maneira, o incentivo fiscal estimula a participação da iniciativa privada. Nas empresas tributadas na base do lucro real, o valor investido no projeto pode ser deduzido do imposto de renda. Como o Projeto Cultura para Todos foi enquadrado no artigo 18, o apoiador poderá deduzir 100% do valor investido, desde que respeitando o limite de 4% do imposto devido. Entre em contato através do telefone (47) 3144-7166 ou pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br, com Elisete, e tire todas as dúvidas. Neste ano, o valor captado pode chegar a R$ R$ 356.350,00.

Um mês de setembro para os amantes do piano O tradicional Concerto do Clube do Piano volta para o palco do grande auditório do Teatro Carlos Gomes neste mês. O evento, que desde 2012 emociona o público, terá duas partes, onde quatro pianistas se apresentam alternadamente. A noite contará com peças para piano solo abrangendo um grande período histórico: Bach, Chopin, Liszt, Debussy, Villa-Lobos e Philip Glass, entre outros. Os integrantes Bruno Theiss, Paulino Junkes, Thiago Mondini e Vitor Zendron da Cunha prometem novamente surpreender o público. A apresentação será realizada no dia 27 de setembro, às 20h, no Auditório Heinz Geyer. Os ingressos custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada e estão à venda na bilheteria do Teatro ou com os integrantes do Clube.

Um agradecimento aos apoiadores do COLMEIA 2017 Foram dois dias recheados de arte, colaboração, amor e alegria em mais uma edição do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, o COLMEIA. Além de todo o envolvimento dos participantes dos grupos de trabalho dessa grande colmeia que forma o coletivo, o evento também contou com a ajuda dos apoiadores para a realização. Por esse motivo, nesta edição do Informativo do Teatro Carlos Gomes, um dos parceiros do COLMEIA, vamos destacar e deixar um agradecimento especial a todos que acreditam nesta ideia e que ajudaram a edição de 2017 acontecer e ser novamente um sucesso. Gratidão!

SETEMBRO 02 Marlene Persuhn 03 Osmar Laschewitz Armando Cesar Hess de Souza 05 Paulo Alberto Pamplona 06 Maria Teresa Gonçalves da Luz Bruno Hoeltgebaum Neto 08 Carlos Egerland Cristiano Schaefer Buerger Felix Cristiano Theiss 09 Rubens Heusi 11 Carlos Naconecy de Souza 10 Reginaldo Fusaro Simões 13 Lourival Hari Saade Nice C. de Souza Ávila 15 Aldo Gervasio Gonçalves 16 Hildegarda Ana Klein Edith Lenzi 17 José Carlos Koerich 18 João Nivaldo Tomazzia 19 Lourival Fiedler Elke Willecke 20 Felipe Schlossmacher 21 Eocir Baeza Lopes 23 Joares Luiz Nogara Hans Schadrack 24 Gerd Bernhardt 26 Carlos Tavares D’ Amaral 27 Ulrich Kuhn Nardim Darcy Lemke Paulo Roberto Ostermann 29 Janete Pasold OUTUBRO 01 Jorge Konder Bornhausen 02 Carol Buhr 04 Claudete Bohn 06 Sonia Regina Hess de Souza 08 Ingo Padaratz Nelson Luiz Margarida Valmor Estevão 09 Maria Mônica Lobe 10 Marlene Erotides Guimarães Helio Egon Ziebarth 12 Luiz Micheluzzi 16 Marcos Luiz Germer Orlando Gomes Renate Rossmark 21 Aracy Neitzel Roberto Baier 24 Hans Martin Meyer 29 Roberto Buechele 31 Luiz Rodolfo Buch


AGENDA CULTURAL

Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

SEMINÁRIO CLÁUDIO DUARTE PARA O BRASIL

CHOPIN: O POETA DO PIANO (Vitor Zendron da Cunha) Indicação livre

Indicação livre

1º de setembro (sexta), às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: Esgotados 1º de setembro (sexta), às 21h, Auditório Heinz Geyer *Sessão Extra Ingressos: *Setor plateia fundo R$ 85 meia-entrada e R$ 85 inteira promocional antecipada *Setor plateia frente R$ 105 meia-entrada e R$ 105 inteira promocional antecipada *Mezanino R$ 65 meia-entrada e R$ 65 inteira promocional antecipada À venda no site www.ADONAIEVENTOS.com Informações: (43) 9944-5555 ou contato@adonaieventos.com

5º FOREBLU FÓRUM ESPÍRITA DE BLUMENAU

5 de setembro (terça), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro ou diretamente com o pianista. Informações: Paulino Junkes (47)99749-4090 ou paulinojunkes@gmail.com

DRÁUZIO VARELLA Indicação livre

Indicação 16 anos

15 de setembro (sexta), Auditório Heinz Geyer 16 de setembro (sábado), Auditório Heinz Geyer 17 de setembro (domingo), Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 60 (por dia) ou R$ 130 (pacote para os três dias) À venda no site www.foreblu.org.br/incricoes ou na sede da Ceil Recanto do Saber (Rua Engenheiro Odebrecht, 87, Garcia) Programação completa em: www.foreblu.org.br/programacao Informações: (47) 3336-2204/ 99729-8311/ 99186-1645 ou contato@foreblu.org.br

20 de setembro (quarta), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – ESGOTADOS; 2º lote - R$ 80 inteira; R$ 70 Associados a CDL e Clube do assinante e R$ 40 meia-entrada À venda na CDL Blumenau ou pelos sites www.cdlblumenau.com.br e www.tecnoevento.com.br Informações: (47) 3221-5777 ou comercial@unisagres.com.br

CONCERTO CLUBE DO PIANO 2017

DÉTE PEXERA EM “CURTICERA”

Indicação livre

Indicação livre

27 de setembro (quarta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro ou diretamente com os pianistas. Informações: Paulino Junkes (47) 99749-4090 ou paulinojunkes@gmail.com

7 de outubro (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira; R$ 20 meia-entrada; R$ 20 + um produto de limpeza (entregue no dia do evento) promocional À venda na bilheteria do Teatro Informações: contato@farolproducoes.com ou (47) 99635-5050

ESPETÁCULO ROCK AO PIANO

“JOAN”

(Bruno Hrabovsky)

Indicação 12 anos

Indicação livre

27 de outubro (sexta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: Plateia 01 (Fila A a P) R$ 40 inteira; R$ 20 meia-entrada; R$ 20 Club RBS e promocional antecipado Plateia 02 (Fila Q a Z) R$ 20 inteira; R$ 10 meia-entrada; R$ 10 Club RBS e promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket Informação: www.baseprodutora.com.br

29 de outubro (domingo), às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada e promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro e com os atores. Informações: (47) 99667-0817 ou kriptoniano781@hotmail.com

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Agosto de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Agosto de 2017.