Page 1

Informativo

ano 19

OUT 2019

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Sapateado em ritmo alemão

Crédito: divulgação/Pró-Dança de Blumenau

Bailarinas da Pró-Dança de Blumenau se apresentam no tradicional show “Os Velhos Camaradas” durante a 36ª Oktoberfest

Blumenau já está no ritmo da 36ª edição da Oktoberfest, que inicia no dia 9 e segue até o dia 27 de outubro, no Parque Vila Germânica. Quem passar pelo Eisenbahn Biergarten nos dias 9, 16, 19, 21, 23 e 27 poderá, mais uma vez, conferir e apreciar a presença da Cia de Sapateado da Pró-Dança de Blumenau na festa. As bailarinas se apresentarão a convite do conhecido Coral Masculino Liederkranz, para o Alte Kameraden Treff, tradicionalmente reconhecido como “Os Velhos Camaradas”, um dos mais populares do evento. As coreografias que vão embalar as canções já conhecidas do público foram criadas pela professora e coordenadora pedagógica da Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes, Michelle Silveira Nicoletti. “Este já é o quinto ano que estamos presentes na maior festa alemã das Américas, ao lado desse conhecido e talentoso grupo musical. Todo ano é um sentimento diferente, nos preparamos para esse período e buscamos sempre trazer ao público animação, alegria e uma apresentação diferente, com coreografias exclusivas para a Oktoberfest. O objetivo é envolver o público e chamar todos para curtirem a apresentação com a gente”, ressalta Michele. Serviço: O quê: Pró-Dança e Velhos Camaradas na 36ªOktoberfest Quando: Quarta-feira (9/10), às 23h / Quarta-feira (16/10), às 20h45min / Sábado (19/10), às 20h45min / Segunda-feira (21/10), às 21h Quarta-feira (23/10), às 20h45min / Domingo (27/10), às 22h Onde: Eisenbahn Biergarten – Parque Vila Germânica


ESCOLA DE MÚSICA

Chegou a hora dos jovens talentos Outubro é marcado como o mês do início dos eventos de fim de ano dos talentosos alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Quem abre a agenda é o Kinder Konzert, também conhecido como Concerto das Crianças. Um dia dedicado especialmente aos pequenos talentos musicais que estudam na instituição. O evento aberto ao público e com entrada gratuita busca mostrar o aprendizado adquirido ao longo do ano e celebrar o mês das crianças. Por cerca de 60 minutos, os espectadores poderão conferir as apresentações em um repertório eclético, que viajará entre erudito, popular e canções folclóricas. Os alunos, com idade entre sete e 13 anos, mostrarão seus talentos como solistas, em duo, trios ou em grupos. O Kinder Konzert será no dia 5 de outubro, a partir das 10h, no auditório Willy Sievert. Esta será a quarta edição do evento.

Aconteceu No dia 8 de setembro, o grupo Canta-te, que conta com a coordenação do professor Eduardo Martorano Salvador, se apresentou no palco da Rádio 90 FM Blumenau durante mais uma Feirinha da Servidão. Os talentosos músicos animaram o público com um repertório eclético, trazendo canções já conhecidas e sucessos atuais.

Além das portas da escola

A vivência musical é prática constante na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Os alunos de canto da professora Mareike Valentin tiveram, no mês de setembro, uma aula diferente em que visitaram a Produtora Girafa. Foram recepcionados por Marlon Heimann e puderam aprender, trocar ideias, tirar dúvidas e também gravar. “Tivemos a alegria de conhecer a Produtora Girafa e ouvi-los com muita atenção. Aprendemos com o Marlon, que foi muito generoso e tornou essa experiência muito maior do que eu havia planejado. Conversamos, ouvimos, trocamos e gravamos! Eles tiveram essa experiência pela primeira vez e eu estava lá pra ver o brilho nos olhos de cada um. Isso não tem preço! Éramos o dobro de pessoas que estão na foto, mas como passamos um pouco do horário, nem todos puderam ficar. Foi lindo”, ressalta a professora de Canto da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

Galeria musical Todos os meses vamos apresentar um dos nossos talentosos alunos em momentos de vivência e paixão pela música. Joseph Bertoldi Meyer, aluno de baixo elétrico do professor Marcelo de Paula.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Vem teatrar!

A arte de atuar não é apenas para aqueles que têm intenção de ser ator. É possível fazer aulas de teatro também para desfrutar dos benefícios que elas oferecem para o aluno. Confira oito deles:

Teatro e Educação em Joinville Em 15 de outubro, às 10h, data em que se celebra o dia do professor, será realizada a defesa de mestrado da professora e artista Sabrina Moura, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pesquisa intitulada “Mediação Teatral: três instâncias da relação entre Teatro e a vida pública em Blumenau” tem orientação do professor Dr. Flávio Desgranges. O estudo buscou aprofundar questões relacionadas a formação de público e espectadoras(es) no contexto blumenauense, explorando a trajetória da Cia Carona de Teatro e da proposição Articulando a Plateia de Teatro em Blumenau, criada pela pesquisadora no ano 2016, que você pode conhecer pelo blog: http://plateiadeteatro.blogspot.com.

Aconteceu Sabrina Moura também participou como parecerista do “Concurso Teatral Águas para Sempre”, promovido pela Companhia Águas de Joinville. O projeto envolve a comunidade escolar municipal da respectiva cidade e tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da relação harmônica entre o ser humano, sociedade e meio ambiente. As apresentações teatrais aconteceram nos dias 23 a 27 de setembro, com mais de 30 escolas participantes. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Vem com tudo JoinFestival No dia 6 de outubro, cerca de 60 bailarinas de sapateado da Pró-Dança de Blumenau chegam em Joinville para competir no JoinFestival, realizado no Teatro Juarez Machado. Ao todo, serão apresentadas quatro coreografias no evento: “Múmias” com o Grupo Infantil Avançado e “School Day” com o Grupo Pré-Júnior, ambas criadas por Michelle Silveira Nicoletti; “Contra o Tempo” com o Grupo Júnior, criada por Adriana Salomão e Steven Harper; e “Dançando o Sete” com os Grupos Avançado e Cia de Sapateado, criada por Steven Harper. Esta é a terceira edição da mostra competitiva de dança, que tem como objetivo fomentar a dança em Santa Catarina. Escolas, grupos e artistas de todo o país participarão do evento.

Vem aí...”O Planeta Slinky” - Conheça mais dois personagens: Benício Salai Muller Com oito anos, desde os quatro Benicio dança sapateado. Aos cinco iniciou nas danças urbanas. Se destacou como personagem principal nos espetáculos “O Livro Dourado” e “Uma Noite no Museu”, em que interpretou o macaco. Este ano Benício interpretará o papel do cientista que descobre este planeta inusitado e misterioso, e que há possibilidade de vida no Planeta Slinky. Luiza Deutchendorf Ferreira Luiza dança desde os seis anos. Já praticou os gêneros de jazz, dança contemporânea, dança de salão, sapateado e danças urbanas, sendo bailarina de grupos de competição dos dois últimos gêneros. Atualmente faz parte do grupo avançado de ballet clássico da Pró-Dança de Blumenau. Luiza será a jornalista âncora que anunciará todos os furos de reportagem daquela descoberta tão importante. Também irá atualizar os espectadores de como andam as notícias do nosso mundo em 2030, ano em que se passa o espetáculo “O Planeta Slinky”.

Aconteceu

- O workshop de Ballet com a professora Leticia Amorim, formada pelo Ballet Bolshoi, realizado nos dias 26 e 27 de agosto, foi um sucesso. Alunas e alunos de diversas turmas puderam aprender e se aperfeiçoar ainda mais com essa grande profissional.

- O Grupo Júnior de Sapateado fez bonito em mais uma edição do Prêmio Desterro, um dos mais competitivos e importantes da área. As bailarinas, que passaram na pré-seleção por vídeo, competiram em Florianópolis no dia 31 de agosto com outros sete grupos de todo o Brasil. Os talentos da Pró-Dança de Blumenau garantiram o 3º lugar com a coreografia “Contra o Tempo “, de Adriana Salomão e Steven Harper.

- Foi um sucesso o curso com Geraldinho Júnior. Uma oportunidade diferenciada para os alunos e professores da escola. Foram dois dias de novas oportunidades de aprendizado e imersão na dança com esse talento paulista. Além disso, Geraldinho coreografou um solo para Isabela Salai Muller e um duo para as alunas Beatriz Sandrini Candemil e Mirella Monteiro Fallgatter.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Trabalho em conjunto é sucesso Assim foi mais uma edição do COLMEIA. Através de muita colaboração e amor à arte e à cultura foi realizado, em agosto, o Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas. O evento, que já existe desde 2012 e tem como realizadores o coletivo e o Teatro Carlos Gomes, trouxe para o local milhares de pessoas durante dois dias. Esse movimento cultural busca valorizar os artistas da região e oferecer para a comunidade o acesso às mais variadas formas de arte e cultura gratuitamente. Ao todo, foram nove grupos de trabalho, entre eles: artes cênicas, música eletrônica, artes visuais, cinema, dança, hip hop, literatura, música e mobilidade. Um agradecimento especial para todos os apoiadores destacados no banner ao lado.

Destaque na mídia A Orquestra de Sopros da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes brilhou em uma bela apresentação durante o COLMEIA, realizado na praça em frente ao Teatro Carlos Gomes. O momento foi destaque na coluna do Pancho, no Jornal de Santa Catarina. Um orgulho imenso. O grupo conta com a direção do professor João Bridi e apoio da Altenburg.

Projeto de Manutenção Anual está disponível para captação de recursos Ainda dá tempo de ser um apoiador do Projeto de Manutenção Anual (Pronac 185.184, da Lei de Incentivo à Cultura da Lei Rouanet). Com o valor aprovado para captação de R$ 676.135,90 será possível capitalizar recursos para a execução da manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes. Se você ficou engajado pela causa e quer nos ajudar, entre em contato através do e-mail diretoria@teatrocarlosgomes. com.br, com Elisete e saiba mais. Atualmente, as empresas All4Labels Global Packaging Group; Cartondruck Gráfica Ltda; Cooper- Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí; Pública Informática Ltda e Senior Sistemas S/A já são parceiras.

Agende-se! Além do Kinder Konzert, realizado agora em outubro, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes apresenta um evento com apresentações dos alunos de musicalização. Será dia 19 de novembro, às 19h30min. Já a Temporada de Verão está agendada para os dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro. Fica ligado que logo vem mais informação por aí.

Desejamos felicidades aos aniversariantes de setembro e outubro de 2019 Outubro 01 Jorge Konder Bornhausen 02 Carol Buhr 03 Raquel Guarienti Fontana 04 Claudete Bohn 06 Sonia Regina Hess de Souza 08 Ingo Padaratz Valmor Estevão 09 Maria Mônica Lobe 10 Marlene Erotides Guimarães Helio Egon Ziebarth 12 Luiz Micheluzzi 14 Silvana Tereza Rodoski Andrade Góes 16 Marcos Luiz Germer Orlando Gomes Renate Rossmark 19 Fabio Beal Thais 21 Aracy Neitzel 24 Hans Martin Meyer 29 Roberto Buechele 31 Luiz Rodolfo Buch Novembro 05 Hans Guenther Kummrow 10 Ralf Paulo Grasel 11 Ronald Reichow Walter Kottmann 12 Rui Leopoldo Hess de Souza 14 Eunice F. Cardoso 16 Selma Fiedler 19 Hildegard R. Schramm 20 Adolar Leo Hermann 21 Valda Stange 25 Liane Eischtaedt Ursula Petersen Kruger 30 Ulisses Auro Tomelin


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

KINDER KONZERT

DANCEFLIX

Indicação: Livre

Indicação: Livre

5 de outubro (sábado) às 10h, Auditório Willy Sievert Ingressos: entrada gratuita Informações: Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (47) 3144-7132

INTERCÂMBIO MUSICAL BRASIL E ALEMANHA Indicação: Livre

14 de outubro (segunda) às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: entrada gratuita com doação espontânea de um brinquedo Distribuição dos ingressos duas horas antes do evento. Informações: Charles - t_f@terra.com.br

PROJETO FORMATURA MÁGICA Indicação: Livre

17 de outubro (quinta) às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 25 promocional antecipado, R$ 50 inteira, R$ 25 meia-entrada, R$ 30 + 1kg de alimento no dia do espetáculo À venda com os formandos do 3º ano do CEDUP Hermann Hering Informações: (47) 99921-3279; 94816-3979 ou contato@magicoelimar.com.br

5 de outubro (sábado) às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 30 promocional antecipado À venda na Bilheteria do Teatro Carlos Gomes e no Espaço de Dança Josiane Balluta Informações: 99932-3300; 99963-7075 ou josiane.balluta@gmail.com

FASTBUILT EXPERIENCE Indicação: Livre

16 de outubro (quarta) às 8h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1° lote - R$ 100 Inscrições e venda através do site Sympla Informações: (47) 99937-7823 ou www.fastbuilt.com.br

RODRIGO TEASER - TRIBUTO AO REI DO POP ULTIMATE TOUR Indicação: Livre

25 de outubro (sexta) às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Vip (Fileiras A até E) R$ 130 inteira, R$ 65 meia-entrada / Plateia R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada / Balcão R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada À venda na bilheteria, lojas Multisom e site Blueticket Informações: (43) 99875-6969 ou falecomproducao@outlook.com

MELIM UMA SAUDAÇÃO À CELINE DION Indicação: Livre

30 de outubro (quarta) às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 63,25 solidário + 1 kg de alimento não perecível, R$ 115,00 inteira, R$ 57,50 meia-entrada À venda na bilheteria, no site Ingresso Nacional e Café da Praça no Shopping Neumarkt Informações: (41) 99982-1310 ou ricalivebrasil@gmail.com

Indicação: Livre

1º de novembro (sexta) às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: Ingressos: 2º lote - Plateia Vip (Fileiras A até J) R$ 100 Promocional (Solidário) + Doação de 1kg de alimento não perecível, R$ 170 inteira, R$ 85 meia-entrada, R$ 119 Clube NSC / Plateia (Fileiras K até Z) R$ 90 Promocional (Solidário) + Doação de 1kg de alimento não perecível, R$ 160 inteira, R$ 80 meiaentrada, R$ 112 Clube NSC / Balcão 1º lote - R$ 70 Promocional (Solidário) + Doação de 1kg de alimento não perecível, R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada, R$ 84 Clube NSC À venda na bilheteria do Teatro, Lojas Multisom e site Blueticket. Informações: Rafael (51) 98951-9013 ou wishproducoes@gmail.com

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2019  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2019

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2019  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2019

Advertisement