Page 1

Informativo

ano 18

OUT 2018

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

O fantástico mundo da arte teatral

Crédito: Leo Laps

A palavra teatro vem do grego theaomai (θεάομαι), que significa contemplar, ver. Mas não ver de forma comum e sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo. Uma arte milenar, famosa pela beleza de cenários, figurinos e diferenciais do comportamento humano. Quem representa essa arte são os atores, que desempenham os mais diferentes personagens. Os espetáculos se dividem em gêneros como comédia, drama, tragédia e musical. Vai além do cinema e da televisão, pois no palco o público consegue sentir e perceber todas as expressões e emoções representadas ao vivo e a cores. Aqui no Teatro Carlos Gomes quem é responsável por ensinar, valorizar e expandir a arte teatral mundo afora é a Carona Escola de Teatro, criada em 2004 e dirigida pela Cia Carona de Teatro. Hoje a escola possui centenas de alunos que semanalmente recebem os ensinamentos da valorosa equipe de professores, composta por Fábio Hostert, ator, encenador e professor; Sabrina Marthendal, atriz, fotógrafa de cena e professora; Sabrina Moura, atriz, professora e pesquisadora; James Beck, ator e professor; e Pépe Sedrez, ator, professor e diretor da Cia Carona de Teatro desde sua criação, em 1995. Oferece cinco modalidades de aulas

divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. Elas são: Infantil 1 (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos); Melhor Idade (acima de 60 anos) e a Técnica Clown – Palhaço (a partir de 16 anos). Os alunos da Carona têm aulas totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. O curso de Teatro é dividido em duas etapas. A preparação do ator, onde são vistos os princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais; e a montagem, momento em que o aluno aprende sobre o processo de criação do espetáculo. Outra forma de aprendizado disponibilizado pela escola é o Curso Expresso, que com caráter diferenciado, é realizado em pequenos concentrados de oito horas de duração, divididos em módulos de três dias. Uma ação pensada para quem tem interesse, porém não tem tempo de fazer um curso ao longo do ano. A Carona Escola de Teatro é reconhecida nacionalmente pelos talentos que aqui possui e também por aqueles que já revelou. Se você quer fazer parte desse universo, entre em contato através do site www.ciacarona.com.br; pelo e-mail carona@ciacarona.com.br ou pelo telefone (47) 3340-2317.


ESCOLA DE MÚSICA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE MÚSICA Suelen Mondini

Saxofonista, flautista, clarinetista, preparadora vocal e professora na área de educação musical. Graduação em Artes e Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialização em Educação Musical pela Faculdade Porto das Águas. Cursos complementares: participou de diversas oficinas, workshops e seminários, como: Improvisação para todos os instrumentos. Saxofone. Flauta Doce na MPB. Prática de Orquestra na MPB. Clarinete Popular. Saxofone erudito. Clarinete erudito. Prática de Conjunto Instrumental. Música Folclórica na Musicalização. Harmonia e improvisação aplicados ao saxofone. Canto Popular. Trilhas Sonoras e Educação Musical. Cultura Popular e Educação Musical, entre outros. Já lecionou no curso de Licenciatura em Música na FURB e participou de orquestras e grupos da região. Desde 2011 é preparadora vocal no projeto “Roda de Canto”, oferecido para os colaboradores no Hospital de Santa Catarina, e professora no projeto que leva música à unidade A3, responsável pelo tratamento de pacientes com patologias psíquicas. Desde 2009 é saxofonista na Orquestra da FURB. Atuou como professora de musicalização infantil, de saxofone e clarinete, voluntária de flauta doce, de teoria musical. É saxofonista, clarinetista, flautista e cantora em duo com o violonista e guitarrista Jurian Sutter desde 2008. Desde 2007 integra a equipe docente do Teatro Carlos Gomes na Escola de Música para saxofone, clarinete, flauta doce, musicalização infantil, musicalização para a melhor idade, canto e coordenação de matérias teóricas.

Juliana Leticia Furlani

Pianista, organista e regente de corais. Graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Cursos complementares: Participou de diversas oficinas, workshops e seminários, como: Oficina de MPB para Crianças. Curso de Interpretação em Música Barroca. Curso de Interpretação de MPB – Clarinete. Performance do Clarinete. Curso de Análise Musical. Performance do Piano. Performance do Fagote. Performance do Órgão. Master Class em Performance do Órgão. Oficina de Práticas Interpretativas - Órgão, entre outros. Ao longo da carreira integrou corais, orquestras e bandas sinfônicas. Foi professora e atuou na área musical nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. No vasto currículo estão: pianista do Coral Professora Sophia Lange (Curitiba/ PR). Clarinetista da Orquestra Sinfônica Juvenil da Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR). Clarinetista da Banda Sinfônica da EMBAP (Curitiba/PR). Professora de Piano e Musicalização Infantil do Centro de Educação Musical Nota Máxima (Curitiba / PR). Pianista ensaiadora na montagem da ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini (Santa Maria/RS). Regente do Coral e Ensaiadora do Grupo de Música da Câmara dos Casais Reencontristas da IECLB (Santa Maria/RS). Duo de Trombone e Piano com Sidnei Pereira (Santa Maria/RS). Fagotista da Orquestra Sinfônica da UFSM (Santa Maria/ RS). Em Blumenau e região é também professora e atua na área musical, mas também já atou na Regência dos Coros Eco d’Italia - Clube Lira; Shalom - IECLB Velha; Misto do Clube 25 de Julho; Vozes da Maturidade - Asaprev. Desde 2012 integra a equipe docente do Teatro Carlos Gomes como professora na Escola de Música para piano, órgão de tubos e musicalização para a melhor idade, atualmente também exerce as funções de Coordenadora do Departamento de Piano e das Temporadas de Concertos e Recitais da escola.

Reginaldo Marcos do Nascimento

Pianista, cantor, arranjador, regente, pesquisador na área de cognição musical. Atualmente conclui doutorado em Música na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui Mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É graduado como bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Participou de estudos com professores como Lina Kubala, Neyde Coelho, Maria Leonor Macedo, Jorge Hartke e Leilah Paiva; Cursos complementares: Participou de diversas oficinas, cursos, workshops e seminários, como: Interpretação pianística. Harmonia. Arranjo Vocal. Regência oral e Dinâmica. Trilha Sonora. Piano Popular e Arranjo, entre outros. Foi professor de piano na Associação Artístico-Cultural de Brusque; na Proarte de Itajaí e no Conservatório Dramático Musical Maestro. Desde 2006 leciona no Conservatório de Música Popular Brasileira em Curitiba. É regente, cantor e arranjador do Grupo Vocal Brasileirão desde 1995, onde foi quatro vezes vencedor do prêmio Saul Trumpet distribuído aos melhores artistas ligados à música do Paraná, na categoria de Melhor Grupo Vocal. Shows com o Vocal Brasileirão tendo como tema a Música Popular Brasileira, dentre estes shows foram convidados nomes como: Regina Lucatto, Maurício Maestro, Quarteto em Cy, Boca Livre, Joyce, Sá & Guarabira e Ivan Lins. CD’s gravados com o Vocal Brasileirão: Vocal Brasileirão (1996), Vocal Brasileirão canta Chico e Edu (2007) e Vocal Brasileirão – Contestado (em fase de finalização). Desde 2002 integra a equipe docente do Teatro Carlos Gomes na Escola de Música como professor no departamento de Piano para clássico e popular.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

“A Segunda Eva” A Cia Carona de Teatro trará para o público um novo espetáculo em 2019. O projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura e apresentará “A Segunda Eva”. Uma peça que trará para o palco temas importantes e sérios em uma linguagem musical, com um toque de bom humor e comédia. “Esse espetáculo surgiu para trazer aos palcos uma personagem que já existe e foi criada por mim. A drag queen Eva Pepper ganhará ainda mais vida e levará importantes mensagens para um amplo público. É uma figura envolvida na causa LGBT+, e que falará sobre temas e questões sociais, humanas, políticas e de luta. Vai levantar bandeiras de minorias, principalmente da causa LGBT+”, explica Fabio Hostert, criador da personagem e que interpretará Eva Pepper. O processo de criação terá início em 2019 e a estreia está prevista para setembro. Durante o processo de montagem, serão realizadas três rodas de conversa. A primeira contará com a participação de lideranças do movimento LGBT+, a segunda com lideranças do movimento feminista e a última levará importantes figuras que fazem drag queen. O objetivo das rodas de conversa é proporcionar um debate sobre esses temas com a comunidade, mas também captar material e assuntos que serão levados para os palcos na peça. Ao longo do ano também serão produzidas mostras para que a comunidade acompanhe o processo de montagem do espetáculo. A “Segunda Eva” é uma montagem solo de Fabio Hostert, mas que conta com o apoio de todos os integrantes da Cia Carona e outros profissionais da área artística. Quem assinará a direção é Pepe Sedrez, já o texto será de Gregory Haertel. Bárbara Biscarro ajudará na preparação vocal, Carlos Simioni, do Lume Teatro, auxiliará na preparação corporal, e Edu Colvara cuidará da trilha sonora.

Crédito: Leo Laps

Crédito: Leo Laps

O Velho Novo

Aluna Tamara no espetáculo “Na rua eles são todos iguais “, turma Adultos, com a direção de Fábio Hostert.

Os alunos da Carona Escola de Teatro seguem nos preparativos para mais uma Mostra Carona de Teatro, que será realizada em dezembro. Neste ano, os mais de 80 alunos apresentam o tema “O Velho Novo”, com oito espetáculos inéditos. Inspirada no poema “A Parada do Velho Novo”, de Bertolt Brecht, a mostra questionará o que é o novo. “Sempre buscamos trazer ao público temas que unem o contemporâneo, o investigativo e o questionador, e agora não será diferente. Afinal, será que é novo mesmo? Ou será um pensamento velho disfarçado de novo? O que é novidade é também novo? O que é velho é ultrapassado? Há certas imposições de que sejamos novos, mas será que devemos? Entretanto, não há porque negar o novo. O velho precisa dar espaço para que o novo nasça. E o novo precisa respeitar o espaço do velho, afinal, o velho já foi novo um dia”, explica o diretor da Carona Escola de Teatro, Pepe Sedrez. Para os alunos, a expectativa é grande, mais um momento extraordinário para dialogar com o público e mostrar todo o estudo realizado durante o ano. Tamara West, entrou na Carona Escola de Teatro em 2016 para o Curso Expresso e não parou mais. Em 2017, fez as aulas na turma de adultos com experiência e agora integra a turma clown. “Em 2018 entrei nesta turma por ter bastante curiosidade em relação à linguagem do palhaço. É uma técnica diferente de interpretação, onde não se encarnam personagens. No jogo do palhaço, o ator busca um estado próprio de pureza, sinceridade e vulnerabilidade, na tentativa de provocar o riso da plateia. As expectativas só vão crescendo ao passo que as aulas avançam. Cada aluno tem o seu progresso individual ao mesmo tempo que vamos levantando coletivamente o material para a apresentação de dezembro. A busca do estado puro do palhaço não é fácil, mas com certeza tem sido um caminho muito divertido para a gente. Espero que seja igualmente divertido para quem for nos prestigiar”, comenta.

Agenda! Ainda não conseguiu conferir a peça “Das Águas” no EmCenaCatarina 2018? A ação é promovida pelo SESC e segue até novembro. As apresentações gratuitas ainda passarão por oito cidades até o fim do ano. “Está sendo uma experiência maravilhosa, o que mais tem nos tocado é a possibilidade de apresentar para públicos tão diversos. Dialogar com outras regiões de Santa Catarina que identificam a fala, tema, saberes, culturas do nosso povo. Temos a impressão de que o espectador, mesmo que de cidades que não sofram com cheias, acaba se identificando”, exalta Pepe Sedrez. As apresentações serão realizadas até o mês de novembro, confira o cronograma:

Outubro Quarta-feira (3/10) - Vidal Ramos Quinta-feira (4/10) - Pouso Redondo Sexta-feira (5/10) - Rio do Sul Sábado (6/10) - Urubici Novembro Terça-feira (20/11) - Canoinhas Quarta-feira (21/11) - São Bento Sexta-feira (23/11) - Brusque Sábado (24/11) – Balneário Camboriú

ACONTECEU Além da participação no EmCenaCatarina, o espetáculo Das Águas também foi apresentado em outros eventos. Dia 28 de setembro foi em Blumenau, no Espaço Detalhe. O evento foi uma promoção do Grupo Detalhe de Blumenau. Já nos dias 29 e 30, esteve em Brusque, no auditório CESCB, no BQ(en)Cena, promovido pela Prisma Cultural.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


Cia de Sapateado do Pró-Dança se apresentará na Oktoberfest

Crédito: Giovanni Silva

ESCOLA DE DANÇA

Entre os dias 3 e 21 de outubro, Blumenau entra no ritmo da 35ª edição da Oktoberfest. E quem marcará presença mais uma vez na festa é a Cia de Sapateado do Pró-Dança de Blumenau. As nossas bailarinas se apresentarão no palco do Eisenbahn Biergarten a convite do conhecido Coral Masculino Liederkranz, para o Alte Kameraden Treff, tradicionalmente reconhecido como “Os Velhos Camaradas”, um dos mais populares do evento. As coreografias que vão embalar as canções foram criadas pela professora e coordenadora pedagógica da Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes, Michelle Silveira Nicoletti. Quer curtir esses shows? As apresentações serão realizadas nos dias: 03, 06, 10, 13, 17 e 21 de outubro, sempre no Eisenbahn Biergarten. Você é nosso convidado para prestigiar essas lindas apresentações.

Sapateado é destaque no Prêmio Desterro Além de ensinar a arte da dança, o Pró-Dança de Blumenau busca mostrar o valor dos talentos que estão presentes aqui na escola em importantes competições. E mais uma vez a escola foi premiada, dessa vez no 9º Festival de Florianópolis - Prêmio Desterro. Vários grupos de sapateado de todo o país estiveram na competição e as bailarinas de Sapateado do Pró-Dança de Blumenau conquistaram o 3º lugar na categoria Sênior com a coreografia “Lights On”, de Michelle Silveira Nicoletti. A apresentação envolveu 22 bailarinas com mais de 15 anos que participam dos grupos Teen, Avançado e Cia de Sapateado. O grupo blumenauense competiu com outros oito grupos do Brasil. A escola também participou na categoria Júnior, com a coreografia “Meninas do Fósforo”, também de Michelle, onde 19 meninas entre 11 e 14 anos se apresentaram. “Esse é um evento que vem crescendo a cada ano e de nível super alto. Participar já é uma vitória, já que passamos por uma seletiva por meio de vídeo. Além disso, tivemos momentos deliciosos com o grupo. As pequenas, em sua primeira experiência no Desterro, não conseguiram nenhuma colocação. Mas isso não foi problema. Pois já estamos prontas e empolgadas para os próximos que ainda virão. Tudo é aprendizado e experiência”, comenta Michelle Silveira Nicoletti.

Pró-Dança no JoinFestival Nos dias 13 e 14 de outubro, as bailarinas do Pró-Dança de Blumenau chegam em Joinville para mais uma competição. É o JoinFestival, realizado no Teatro Juarez Machado. Três coreografias serão apresentadas: “Pinóquio” com o Grupo de Sapateado Pré-Junior, “Meninas do Fósforo” com o Grupo de Sapateado Júnior, criadas por Michelle Silveira Nicoletti, e “Wicked”, coreografia feita por Michelle Silveira Nicoletti e Luca Martins, que será apresentada em um duo de sapateado por duas bailarinas do Pré-Junior: Sarah Batista e Isabela Muller. Esta é a segunda edição da mostra competitiva de dança, que tem como objetivo fomentar a dança em Santa Catarina. Escolas, grupos e artistas de todo o país participarão do evento. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


INSTITUCIONAL

Novos apoiadores no Projeto de Manutenção Anual 2018 É com muito orgulho que anunciamos mais dois novos parceiros para o Projeto de Manutenção Anual 2018. Apoio de extrema importância, pois ajuda a manter a nossa estrutura em boas condições. São eles Cooper e Tarpan. Fica aqui registrado o nosso muito obrigado! Conheça mais sobre o projeto: Permite o abatimento de 100% junto às empresas tributadas com base no lucro real de até 4% do imposto devido. O foco principal dessa oportunidade, que é a Lei de Incentivo à Cultura da Lei Rouanet, é buscar recursos para a execução da manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes. A casa já está autorizada pelo Ministério da Cultura a captar recursos e a executar o projeto dentro do ano de 2018 no valor total de R$466.099,88. Quer ser um parceiro? Entre em contato através do telefone (47) 3144-7166 ou pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br, com Elisete, e tire todas as dúvidas. Seja um apoiador da cultura local.

Agenda!

- Kinder Konzert

No dia 6 de outubro, a partir das 10h, o auditório Willy Sievert recebe apresentações com um repertório eclético em mais uma edição do Kinder Konzert. Alunos com idade entre sete e 12 anos se apresentarão como solistas, em duo, trios ou em grupos, mostrando o que aprenderam até o momento. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

- Sai do Casulo

No dia 28 de outubro tem mais uma edição do Sai do Casulo, com a proposta de integrar famílias, alunos e professores dos diversos cursos da escola. O evento oferece mais espaços, oportunidades e tempo para apresentar a produção dos alunos ao longo do ano letivo. Diferente das Temporadas de Concertos e Recitais, este evento tem uma característica mais informal, onde os alunos decidem sobre a apresentação para a plateia e escolha de repertório.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de outubro de 2018 e novembro de 2018

Outubro 01.Jorge Konder Bornhausen 02.Carol Buhr 03.Raquel Guarienti Fontana 04.Claudete Bohn 06.Sonia Regina Hess de Souza 08.Ingo Padaratz Valmor Estevão 09.Maria Mônica Lobe 10.Marlene Erotides Guimarães Helio Egon Ziebarth 12.Luiz Micheluzzi 14.Silvana Tereza Rodoski A. Góes 16.Marcos Luiz Germer Orlando Gomes Renate Rossmark 21.Aracy Neitzel 24.Hans Martin Meyer 29.Roberto Buechele 31.Luiz Rodolfo Buch Novembro 05.Hans Guenther Kummrow 10.Ralf Paulo Grasel 11.Ronald Reichow Walter Kottmann 12.Rui Leopoldo Hess de Souza 14.Eunice F. Cardoso 16.Selma Fiedler 19.Hildegard R. Schramm 20.Adolar Leo Hermann 21.Valda Stange 25.Liane Eischtaedt Ursula Petersen Kruger 30.Ulisses Auro Tomelin


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades. CONCERTO METAL AO PIANO COM BRUNO HRABOVSKY

RECITAL DE PIANO VITOR ZENDRON DA CUNHA Indicação: livre.

2 de outubro (terça), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro Informações: (47) 98811-3384

Indicação: livre.

25 de outubro (quinta) às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: Plateia VIP (Fileiras A até I) R$ 30 Plateia R$ 20 promocional antecipado R$ 20 Clube NSC R$ 40 inteira / R$ 20 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro e no site www.portalticket.com.br Informações: www.produtoracult.com.br e contato@produtoracult.com.br

FLORES DE HORTÊNCIA DE VOLTA AO JARDIM

FREJAT – VOZ E VIOLÃO Indicação: livre.

Indicação: 12 anos.

15 de novembro (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: Plateia Platinum (Fileiras A até I) R$ 200 Plateia (Fileiras J até Z) R$ 130 inteira / R$ 65 meia-entrada Balcão R$ 120 inteira / R$ 60 meia-entrada Camarotes ESGOTADOS À venda na bilheteria do Teatro, Lojas Multisom e no site Blueticket Informações: planet.show@hotmail.com e site http://www.frejat.com.br

28 de outubro (domingo), às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: R$ 30 inteira R$ 15 meia-entrada R$ 15 promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro e com os integrantes do grupo Informações: kriptoniano781@hotmail.com ou (47) 9 97077942

AS DINAS EM “EU TE AMO TANTO MINHA IRMÔ Indicação: 16 anos.

25 de novembro (domingo) às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: R$ 25 promocional (+ 1 kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade da cidade) R$ 50 inteira R$ 25 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro Carlos Gomes Informações: contato@farolproducoes.com

Reconhecido pela beleza, elegância e localização privilegiada no Centro da cidade, o Teatro Carlos Gomes possui uma estrutura diferenciada que pode ser utilizada para a realização de casamentos do início ao fim. O Salão de Festas principal e o Salão Centenário são indicados para festas grandes. Mas, o Teatro ainda conta com outras alternativas de salas menores, com capacidade para até 50 pessoas, recomendadas para casamentos mais intimistas. Já o Grande Auditório também é opção para a realização da cerimônia. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (47) 3144-7166 e tire suas dúvidas. Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

Crédito: Melqui Zago

Venha realizar seu casamento no Teatro Carlos Gomes

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2018  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Outubro de 2018.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2018  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Outubro de 2018.

Advertisement