__MAIN_TEXT__

Page 1

ano 20

Informativo

OUT

2020

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Especial Dia das Crianças

A importância da arte para o desenvolvimento infantil A arte pode transformar vidas. Para as crianças, seja através da dança, da música ou do teatro, é possível evoluir de diversas formas, tanto na questão física quanto social e emocional. Aqui no Teatro Carlos Gomes as três escolas possuem atividades para os pequenos que proporcionam múltiplos benefícios. Por isso, neste mês em que se celebramos o Dia das Crianças, preparamos um material especial para ressaltar os diferenciais que as artes proporcionam.

Os sons da música na vida das crianças

“Nas últimas décadas a neurociência tem encontrado algumas respostas para as perguntas sobre os benefícios da presença da música na vida humana. Entre muitas respostas, eis algumas: a música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada na vida da criança desde muito cedo; tocar um instrumento musical fortalece e melhora a coordenação motora; o estudo musical amplia o raciocínio das crianças na escola; o desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão; a música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico; em todas as idades a música revigora sentimentos e traz melhorias no relacionamento interpessoal; e no discurso de Karl Paulnack: “A música tem a vocação de nos colocar em contato com as grandes e invisíveis peças em movimento dentro dos nossos corações e almas.” (Fontes: Karl Paulnack e Mauro Muszkat)

Foto: arquivo/acervo Escola de Música

Os movimentos da dança na vida das crianças

“Crianças devem ser estimuladas ao movimento! Ser criança significa experimentar as diferentes possibilidades de movimentar seu corpo no espaço físico. Com a dança, que é uma prática artística e dinâmica, consegue-se trabalhar inúmeras questões fundamentais para o desenvolvimento de uma criança, desde capacidades físicas, como força, ritmo, agilidade, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, e também capacidades cognitivas, como a criatividade, o autoconhecimento, a autoconfiança, a perda de timidez, a memorização, as responsabilidades e o comprometimento. A dança é extremamente completa, por unir arte com movimento corporal. Muitas crianças têm problemas para se expressarem verbalmente, porém, através da dança é possível traduzir a fala em gestos. Com o desenvolvimento tecnológico que nos deparamos nos dias de hoje, existe uma linha muito tênue e perigosa para uma criança se encontrar em estado de sedentarismo ou até pior, com doenças como diabetes ou problemas posturais. E a dança vem para oferecer uma prática corporal saudável e ativa, evitando problemas no futuro, em sua vida adulta.

Foto: arquivo/acervo Escola de Dança

A arte teatral na vida das crianças

“O teatro é uma arte de encantos. Através dela podemos sonhar, aprender, evoluir e transformar. Para as crianças, os estímulos e benefícios podem acontecer de diversas formas. Essa arte milenar ajuda na evolução da expressão corporal e verbal, melhora a coordenação motora e a dicção. Quando falamos sobre o teatro infantil, além de oferecer alegria e diversão, as aulas ainda ajudam os pequenos atores a trabalharem e melhorarem a memória, a concentração e o pensar rápido”.

Foto: arquivo/acervo Escola de Teatro


ESCOLA DE MÚSICA

Por que é importante estudar música e por que escolher a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes? Nesta edição, continuamos a série de apresentações com os pensamentos dos competentes e talentosos professores da instituição refletindo sobre a pergunta: “Por que é importante estudar música e por que escolher a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes?”.

“A música ajuda no desenvolvimento do cérebro, do pensamento lógico e, para além disso, desenvolve nosso lado emocional. Sendo uma expressão artística, a música nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e nossa relação com o todo. A música não só desenvolve nossa autonomia na forma de expressar o nosso próprio som, mas também a respeitar o som do outro. Assim, juntos, encontramos um som harmonioso, mas que ao mesmo tempo preserva nossas diferenças. É isso que fazemos na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes: ensinamos a técnica, mas também visando a formação de cidadãos sensíveis e cientes da sua importância para construir um mundo de respeito e harmonia”. Por Mareike, professora de Canto Popular e coordenadora do departamento de Canto.

As aulas durante a pandemia Nossa prioridade é e sempre foi garantir a segurança de todos. Por isso, desde julho, quando retomamos com as atividades, estamos atentos às portarias e seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. No setor em que nos enquadramos algumas atividades ainda não estão autorizadas. As aulas presenciais, por exemplo, são permitidas para os estudantes que tiverem 14 anos ou mais. Ressaltamos que seguimos com as atividades e métodos on-line para continuar ensinando e transmitindo o amor pela música da melhor forma possível. Esperamos que em breve possamos voltar com as aulas para todos os nossos queridos alunos aqui na escola.

ESCOLA DE DANÇA

Um Pocket Show diferente vem aí! Em um ano totalmente atípico por causa da pandemia do novo coronavírus, a Pró-Dança de Blumenau se reinventou em muitos aspectos. O já conhecido Pocket Show, que é uma apresentação de metade de ano da escola, chegará para o público de forma diferente. “Desistir nunca foi uma opção para a equipe. Com eventos cancelados, o tradicional Pocket Show, não pode ser realizado no mês de julho. Então, nos organizamos e no dia 26 de setembro, com todos os cuidados e intervalos para garantir a segurança, nós realizamos as gravações das coreografias que foram preparadas para este evento. A temática é “Parque de Diversões” e o público vai se encantar”, ressalta Bruna Oechsler, diretora da escola. Ficou curioso? Todo esse material será compilado e disponibilizado gratuitamente no canal da Pró-Dança de Blumenau no YouTube a partir do dia 22 de outubro, às 20h. Não perca! Ao todo, serão apresentadas 22 coreografias.

Foto: Arquivo/acervo Escola de Dança

Efeito borboleta Todos os anos o espetáculo de fim de ano da Pró-Dança de Blumenau surpreende e encanta os espectadores. Em 2020 não será diferente. “Aguardem, muitas novidades estão por vir. Dezembro será épico! O nosso espetáculo se reinventou. É o chamado efeito borboleta. Vocês irão se surpreender”.


ESCOLA DE TEATRO

Um outro olhar No mês de setembro, a Carona Escola de Teatro deu sequência aos encontros com alunas(os) na “Sala Vi(r)t(u)al Carona”, um espaço de aprendizado e troca. Assistimos e debatemos os vídeos dos espetáculos “Por Elise”, de Greice Passô, com a Cia. Espanca (MG) e “Hysteria”, do Grupo XIX (SP). E lemos e debatemos acerca do texto dramatúrgico “Há Mais Futuro Que Passado”, de Clarisse Zarvos, Daniele Avila Small e Mariana Barcelos. Sobre este, a aluna Ana Clara Reuter escreveu o texto a seguir:

Para Ana, e para mim, quando sonhar atravessa o sono e para onde e para quem mais o eco abraçar. Ontem sonhei com uma menina que não tinha rosto, mas eu conseguia ouvir a sua voz, ainda que abafada por outras. Parecia contigo. Ela era jovem, pouco mais que minha idade. Falava, conversava e ria, mas seu rosto era um emaranhado de nada. Sua forma ainda que presente, parecia estar ali como uma entidade, como uma substância. As pessoas a notavam e paravam para escutar o que ela tinha a dizer; ela parecia mostrar alguma coisa, mas suas mãos eram esfarelentas. A escutavam mas não olhavam nos seus olhos; pois não haviam olhos. Não perguntavam seu sobrenome nem de onde ela vinha, tinham medo da resposta. Ela mesmo sem boca falava alto e ecoava por um salão chique, parecendo bordado ponto a ponto. A certa altura do sonho, algumas pessoas tentavam colocar um rosto na menina, como se experimentassem roupas numa loja. Ajeitavam seus cabelos e a emprestavam diferentes formatos de cabeça; um olho mais azul, uma boca mais pra dentro, um nariz mais arrebitado. Ela tentava explicar e expor suas ideias, parecia querer pegar algo que seus braços não alcançavam. Ela estava entusiasmada cercada de toda aquela gente, segurava uma taça de vinho que não era tinto, nem branco e nem rosé - mais fácil falar vazia - mas ela parecia beber com gosto aquele ar alcoólico. *Texto completo no site: www.teatrocarlosgomes.com.br

INSTITUCIONAL

Muito obrigado aos nossos apoiadores e parceiros! Uma das alternativas para apoiar o Teatro Carlos Gomes é através do Projeto de Manutenção Anual - Pronac 193254. Por meio dessa oportunidade, conhecida como Lei de Incentivo à Cultura, é possível buscar recursos para a execução da manutenção da estrutura do prédio. A iniciativa é válida tanto para empresas que sejam tributadas pelo lucro real, quanto para pessoa física que tenha imposto de renda a declarar. Ela oferece em troca a possibilidade de abatimento de parte ou da totalidade do valor patrocinado no imposto de renda, sendo que, para pessoas jurídicas o limite de dedução é de 4% do IR a pagar e, para físicas, é de 6%. Hoje temos como parceiros as seguintes empresas: All4Labels Gráfica do Brasil Ltda, Banco Safra - Safra Asset Management Ltda, Blukit Indústria de plásticos Ltda, Cartondruck Gráfica Ltda, Cia Hemmer, Cooper, Publica Informática Ltda, e Senior Sistemas. Nosso agradecimento especial a cada uma pela ajuda! Juntos em prol da cultura e da valorização da arte. Para mais informações entre em contato pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br.


CONTRA-CAPA

Teatro Carlos Gomes oferece estrutura diferenciada para locações de ensaios fotográficos, filmagens e lives O Teatro Carlos Gomes, conhecido por ser referência e palco cultural de eventos sociais e corporativos, também possui outras alternativas de serviços que são oferecidos à comunidade. Os espaços diferenciados do local podem ser utilizados para locações de ensaios fotográficos e gravações de videoclipes. “Já realizamos e disponibilizamos esse trabalho há alguns anos, mas em meio à pandemia, esta se tornou uma opção ainda mais viável para auxiliar na manutenção da casa”, ressalta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes. As empresas que querem fazer campanhas com fotos e vídeos de lançamentos de produtos, ou até mesmo produções institucionais, contam com uma estrutura diferenciada que se adequa aos mais diferentes objetivos. Ao todo, são dois auditórios, o salão de festas, o salão Centenário e seis salas de apoio disponíveis. “A nossa equipe, que já está adaptada a esse tipo de serviço, também é preparada e qualificada para auxiliar nos trabalhos, seguindo todas as orientações e cuidados indicados pelos órgãos de saúde para o momento em que vivemos. Outra opção que o Teatro Carlos Gomes passou a oferecer agora é a realização de lives nos nossos palcos. Além da estrutura completa, temos parceiros disponíveis para fazer o show acontecer”, destaca. Para reservas ou mais informações sobre esses serviços, entre em contato através do e-mail eventos@teatrocarlosgomes.com.br ou pelo telefone (47) 3144-7166.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de outubro e novembro de 2020 Outubro 01 Jorge Konder Bornhausen 02 Carol Buhr 03 Raquel Guarienti Fontana 04 Claudete Bohn 06 Sonia Regina Hess de Souza 08 Ingo Padaratz Valmor Estevão 09 Maria Mônica Lobe 10 Marlene Erotides Guimarães Helio Egon Ziebarth 12 Luiz Micheluzzi 14 Silvana Tereza Rodoski A. Góes 16 Marcos Luiz Germer Orlando Gomes 19 Fabio Beal Thais 21 Aracy Neitzel 24 Hans Martin Meyer 29 Roberto Buechele 31 Luiz Rodolfo Buch Novembro 04 Anelise Fischer 05 Hans Guenther Kummrow 10 Ralf Paulo Grasel 11 Ronald Reichow Walter Kottmann 12 Rui Leopoldo Hess de Souza 14 Eunice F. Cardoso 16 Selma Fiedler 19 Hildegard R. Schramm 20 Adolar Leo Hermann 21 Valda Stange 25 Liane Eischtaedt Ursula Petersen Kruger

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2020

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Outubro de 2020

Advertisement