__MAIN_TEXT__

Page 1

Informativo

ano 20

NOV 2020

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

2020

um ano de renovação

Para todos, o ano de 2020 foi de muitas mudanças, momentos de apreensão, mas também de reinvenção e renovação. E, assim como o Teatro Carlos Gomes, as três escolas também precisaram se inovar e se transformar para que a arte e a cultura continuassem proporcionando momentos de paz e equilíbrio entre corpo e mente, contribuindo muito para os momentos de incerteza que vivemos. Neste informativo, vamos trazer um pouco mais sobre os desafios desse ano e os planos para 2021 nas escolas de dança, música e teatro.

“Foi um ano atípico, de muitos desafios e questionamentos. Principalmente de como levar a arte para as pessoas, como entregar isso da melhor maneira, de que forma se adaptar. Mas, hoje, analisando, vemos que foi difícil, mas conseguimos superar juntos, diante das dificuldades, nos desdobramos de todo o coração para manter viva a escola e a dança. De imediato, buscamos a renovação. Não tivemos um dia sem aula e tudo aconteceu, nos organizamos e nos reinventamos logo no início com os encontros on-line. Depois, por nos enquadrarmos em academia, 40 dias após esse período fechados, já conseguimos voltar com todos os cuidados. Sempre fomos extremamente cautelosos, criamos ações além do que era necessitado para manter a segurança. O que tiramos de lição é que somos muito adaptáveis e que somos capazes. No meio de tanta incerteza e ansiedade foi nossa missão levar acalento, felicidade e acolhimento para dentro da casa de todos”, comenta Bruna Oechsler, diretora da Pró-Dança de Blumenau. “Para 2020 os planos eram muitos, cada professor com suas ações pontuais, novidades nas Temporadas de Inverno e Verão, e também nos outros eventos realizados durante o ano. Os projetos eram grandiosos. Mas, foi aí que a pandemia chegou e tudo mudou. Tivemos todos que nos reinventar, as aulas, os projetos, as formas para manter em contato e não perdermos de vista o legado e a excelência da Escola de Música. E, como todos, os professores aperfeiçoaram ou aprenderam a competência em tecnologia para encontros on-line e reuniões. Tivemos resiliência e, sobretudo, revigoramos a nossa crença no valor das artes para o ser humano. Entre todos, o maior desafio foi com o departamento de Educação Musical Infantil, para crianças a partir de seis meses até 11 anos, e todos os alunos de instrumento com idade abaixo de 14 anos. Porém, destaco aqui a professora Carolina Coelho Wachholz, que com criatividade construiu modos e empreendeu ações para manter contato com os seus pequenos. Desde 25 de maio retomamos as aulas presenciais para alunos com idade a partir de 14 anos, mas também ainda mantendo aulas on-line para os que assim desejaram. Foi um ano atípico, de incertezas e mudanças, mas seguimos firmes, com a certeza de que em 2021 nossos planos sairão do papel”, ressalta Noemi Kellermann, Diretora Artístico Pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

“As aulas iniciaram em março de 2020. Na mesma semana, estreamos nosso mais novo espetáculo, “A Segunda Eva”, um solo com o professor Fábio Hostert em cena e toda a Cia Carona na produção. Fizemos três apresentações nesta temporada de estreia e imediatamente após essas duas ações – início das aulas e estreia -, tudo parou. O cuidado para não adquirir o vírus foi igualmente proporcional aos cuidados para não transmiti-lo. Então, em diálogos com nossas alunas e alunos, decidimos suspender os cursos e reafirmar nossos compromissos com a arte e com a vida. O teatro é a arte do encontro, como bem conceituou o genial mestre polonês Jerzy Grotowski. No final dos anos 60, em meio à mais uma crise e o crescente receio de que o teatro morresse, Grotowski perguntava: o que é que o teatro tem que a televisão e o cinema não tem? E concluiu que é a comunhão ator/atriz e espectador (a). É o que se dá entre, ao vivo, presencial. Esse respirar juntos, esse olho-no-olho, essa pulsação, esse encontro. De uma hora pra outra, exatamente na mesma semana, nos vimos sem poder dar nossas aulas presenciais e sem poder apresentar nossos espetáculos, ou seja: sem a possibilidade do encontro. Mas, seguimos. Temos nos encontrado de forma virtual e descoberto o quanto é possível mantermos nossos contatos, nossos vínculos, nossos estudos e nossas relações. Vamos seguir nos cuidando e cuidando umas (uns) das(os) outras(os). O encontro (presencial) pode esperar mais um pouquinho. E em fevereiro, quando voltarmos a nos encontrar, os abraços serão mais apertados, os olhares serão mais profundos, a pulsação será ainda mais forte. Vai passar!”, comenta Pepe Sedrez, diretor da Carona Escola de Teatro.


ESCOLA DE MÚSICA

Fim de ano com eventos on-line A Escola de Música do Teatro Carlos já se encaminha para o encerramento do ano letivo 2020. E o público não deixará de apreciar os talentos musicais da escola. Estão sendo preparados dois programas de concertos que serão gravados e disponibilizados de forma on-line no YouTube para o público. “Teremos a nossa querida Temporada de Concertos de Verão, que contará ainda com a apresentação de uma música inédita de autoria do professor Júlio Cesar Bach, e também um Recital de Piano do Departamento de Piano. As performances dos alunos de piano e dos professores dos diversos departamentos de instrumento e canto lírico e popular serão gravadas no palco do Auditório Heinz Geyer, sempre observando os necessários cuidados recomendados pelos órgãos de saúde para preservar os artistas e a equipe técnica” , explica Noemi Kellermann, Diretora Artístico Pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

Retorno das aulas presenciais para alunos menores de 14 anos A partir da segunda quinzena de outubro, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes voltou a atender presencialmente todos alunos, inclusive os com idade abaixo dos 14 anos, sendo que as aulas em grupo são limitadas a três pessoas por encontro. A instituição segue com todos os cuidados e as orientações dos órgãos de saúde, além de cumprir a Portaria SES nº 778. Todas as medidas de segurança seguem sendo adotadas, como a higienização dos instrumentos e do ambiente ao final de cada aula, salas arejadas, distância mínima, uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e mudança nos horários das aulas. Quem preferir, poderá continuar com o método on-line. Para mais informações estamos disponíveis pelo telefone: (47) 3037-3400 ou pelo e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br

ESCOLA DE DANÇA

Efeito borboleta, um filme interativo Renovação é a palavra-chave de 2020. E a Pró-Dança de Blumenau mais uma vez surpreenderá o público com novidades no tão esperado espetáculo de fim de ano da escola. Em função da pandemia, o evento será on-line, mas o capricho, a criatividade e a dança de qualidade, como sempre, não faltarão. “Efeito borboleta será um filme interativo em que todos os alunos, que serão divididos em grupos e seguindo as medidas de segurança, serão estrelas de cinema. Cada um com seu tema, gravará sua coreografia em um cenário que se encaixa no contexto”, explica Bruna Oechsler, diretora da Pró-Dança de Blumenau. As gravações iniciam dia 3 de novembro e serão realizadas em diversos locais. O filme será disponibilizado nas redes sociais da escola no dia 18 de dezembro, às 20h. O link de acesso será divulgado antes do evento e o acesso para assistir será apenas naquele dia, o espetáculo não ficará salvo em plataformas on-line.

Pocket Show foi um sucesso No dia 22 de outubro, os alunos da Pró-Dança de Blumenau brilharam em mais um Pocket Show, mas dessa vez em formato on-line. No YouTube foram apresentadas 22 coreografias em um evento divertido que contou com a temática “Parque de Diversões”.


ESCOLA DE TEATRO

Aulas on-line, Shakespeare e a nova versão do Curso Expresso A Carona Escola de Teatro não está tendo aulas presenciais desde o início da pandemia. A decisão foi tomada em conjunto com alunas e alunos da escola. Porém, para não perder o vínculo estão sendo realizados encontros intitulados de “Sala Vi(r)t(u)al”. “Nesses momentos assistimos, lemos, discutimos teatro, arte, pandemia e vida. Importante frisar que estes encontros não estão contando como aulas dadas, pois não achamos justo entregar a nossas(os) alunas(os) algo tão diferente do que fora por elas(es) contratado. Elas(es) se inscreveram para um curso prático e presencial. Não achamos que a experiência on-line seja inválida, mas a compreendemos como uma outra coisa, outra forma, talvez até mesmo de outra natureza”, explica Pepe Sedrez, diretor da Carona Escola de Teatro. Pensando nesse novo formato, a escola lançou a proposta do Curso Expresso On-line, que contará com montagens de cenas, aulas coletivas on-line e aulas individuais presenciais, gravação em vídeo e a realização da Mostra Virtual, finalizando o processo. O tema norteador das criações cênicas será o maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. “Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido.” (Shakespeare, em Romeu e Julieta). As aulas iniciaram no dia 29 de outubro.

INSTITUCIONAL

Parceiros em destaque Nesta edição, trazemos depoimentos de dois parceiros do Teatro Carlos Gomes no Projeto de Manutenção Anual. No total, hoje contamos com o apoio das empresas: All4Labels Gráfica do Brasil Ltda, Altenburg Indústria Têxtil Ltda, Blukit Indústria de Plásticos Ltda, Cartondruck Gráfica Ltda, Cia Hemmer, Cooper, Pacífico Sul Indústria Têxtil e Confecções Ltda, Pública Tecnologia Ltda, Safra Asset Management Ltda (Banco Safra), e Senior Sistemas. Nosso muito obrigado a cada uma que contribui com este projeto.

“Para a Cia Hemmer, a importância principal desse apoio é ajudar, contribuir pela manutenção do patrimônio Cultural de todos os blumenauenses. Dessa forma fazemos com que os recursos dos nossos impostos sejam direcionados e aplicados na região”, Fauzi Abdel Aziz, gerente financeiro da Cia Hemmer.

“Temos prazer em ajudar grandes projetos da nossa comunidade e da nossa cidade. O Grupo Pacífico Sul tem como público final as crianças e a gente acredita que a cultura é um braço da educação, por isso, neste ano, apoiamos o Teatro Carlos Gomes e pretendemos continuar essa parceria. Sabemos também que o Teatro se sustenta principalmente por eventos e aluguéis e agora na pandemia essa receita ficou altamente afetada. Entramos para ajudar e temos muito orgulho de colocar a cultura a frente das nossas doações”, Célio Martins Junior, presidente do Grupo Pacífico Sul.

Quer ajudar? Através do Projeto de Manutenção Anual - Pronac 193254, conhecida como Lei de Incentivo à Cultura, é possível buscar recursos para a manutenção da estrutura do prédio. A iniciativa é válida tanto para empresas que sejam tributadas pelo lucro real quanto para pessoa física que tenha imposto de renda a declarar. Ela oferece em troca a possibilidade de abatimento de parte ou da totalidade do valor patrocinado no imposto de renda, sendo que, para pessoas jurídicas o limite de dedução é de 4% do IR a pagar e, para físicas, é de 6%. Para mais informações entre em contato pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br.


CONTRA-CAPA

Estamos de volta De acordo com a divulgação da portaria nº 769 do Governo de Santa Catarina, no dia 2 de outubro, estão liberados em Blumenau os eventos em teatros. Portanto, informamos que, a partir desse momento, iremos atender com capacidade de público reduzida. Ressaltamos que foram liberados diversos formatos de eventos e cada um se enquadra em determinada orientação e contam com medidas de prevenções específicas. Para mais informações e detalhes sobre o assunto, entre em contato com nosso setor de eventos pelo e-mail eventos@ teatrocarlosgomes.com.br ou pelo telefone (47) 3144-7166. Vale destacar que, como sempre, estamos seguindo todas as regras e orientações dos órgãos de saúde. Em relação a nossa agenda de eventos e, especialmente aqueles que haviam sido adiados e cancelados, assim que houver novidades postaremos no nosso site e também nas mídias sociais.

Muito obrigado! Na reta final de 2020, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes se despede de dois grandes professores: Rosemarie Meyer, com mais de 40 anos de casa, e Helio Reichert, que está há mais de 15 anos. Nesta edição abrimos um espaço para agradecer a dedicação e o amor pela música em todos esses anos que fizeram parte do time. Muito obrigado Rosemarie Meyer! Durante décadas o Teatro Carlos Gomes tem contado com a sua presença e oficio de forma generosa, responsável e competente. A sua história é também testemunha e construtora da nossa história através da sua trajetória como aluna e como professora. A sua competência docente exercida com sensibilidade, sabedoria e carinho na nossa escola de música a destacou entre todos pela forma como acolheu sempre com perseverança e paciência a complexidade de muitos alunos .Quando, neste momento, chega o tempo em que a professora Rosemarie deseja seguir novos caminhos, chega também o momento de expressar a gratidão do Teatro Carlos Gomes e, muito especialmente da Escola de Música, pelo seu tempo e serviço dedicado a todos com tal nível de lealdade, amor e competência. Muito obrigado Hélio Reichert! Durante mais de uma década dedicou parte do seu tempo docente para a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, tempo de um artista reconhecidamente respeitado nesta comunidade e região pelo talento e referência que se tornou. Sempre aliando competência profissional como artista com o ser profissional docente no time do Teatro Carlos Gomes. Seu constante aperfeiçoamento, sua persistência e dedicação para exercer o seu ofício como artista e como docente são destaque em sua história. Neste momento em que o professor deseja seguir novos caminhos, precisamos apresentar-lhe a nossa gratidão pelo seu tempo, lealdade e dedicação até aqui demonstrados ao Teatro Carlos Gomes e especialmente na Escola de Música.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de novembro e dezembro de 2020 Novembro 04 Anelise Fischer 05 Hans Guenther Kummrow 10 Ralf Paulo Grasel 11 Ronald Reichow Walter Kottmann 12 Rui Leopoldo Hess de Souza 14 Eunice F. Cardoso 16 Selma Fiedler 19 Hildegard R. Schramm 20 Adolar Leo Hermann 21 Valda Stange 25 Liane Eischtaedt Ursula Petersen Kruger Dezembro 01 Joana Maria Spethmann Nicolau Eloi Dos Santos Pedro Reis Jr 03 Cláudio Gaertner 05 Darci Peters 06 Amélia Leitão Eunildo Lazaro Rebelo Wander Weege 08 Marianne Hoeltgebaum 09 José Guimarães 10 César de Souza 12 Roberto Baby 15 Afonso Soares 17 Ivo Hering 18 Helga Poerner Rosilaine Barbosa 19 João Paulo Karam Kleinubing 23 Lorival A Lobe 24 Elise Stodieck 25 Nelly Pericas Carmem Vetter Werner 29 Yolanda Maria da V. Rocha Coutinho

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Novembro de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Novembro de 2020

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Novembro de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Novembro de 2020

Advertisement