__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Informativo

ano 21

MAR 2021

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Teatro Carlos Gomes busca apoio de empresas No último ano, em função da pandemia, a casa contou com apenas 60 eventos e ajuda de empresários foi fundamental para manter o local O Teatro Carlos Gomes busca apoio em 2021 de empresas e parceiros. O último ano foi atípico para a casa e afetou diretamente um dos principais mantenedores do espaço: os eventos. Há um ano, o local conhecido por ser palco de eventos culturais, sociais e corporativos fechou a agenda devido às medidas restritivas impostas pela pandemia. “São 10 meses sem eventos, o que nos impactou diretamente. Somos uma casa para muitos artistas e produtores culturais, que juntos buscam oferecer arte, cultura e conhecimento, um escape em meio ao caótico cotidiano. Aos poucos, respeitando os órgãos de saúde e as liberações de atividades por parte das autoridades, vamos retomado os eventos e esperamos receber apoio e compreensão de todos”, comenta o presidente do Teatro Carlos Gomes, Ricardo Stodieck. Por causa da Covid-19, o balanço de eventos teve uma grande queda em 2020. Foram apenas 61. A área cultural somou 24 eventos e reuniu 2,4 mil pessoas. Já as áreas social e corporativa realizaram 37

eventos, com um público total de mais de 9 mil pessoas. Agora, o Teatro Carlos Gomes acompanha diariamente as avaliações das autoridades, lembrando que a equipe segue as orientações do mapa de risco da Covid-19 em SC, como norteador da ocupação dos ambientes, podendo assim variar a cada semana. Caso haja algum interesse, a equipe do Teatro está disponível para conversar com produtores culturais e empresas que queiram locar os espaços, auxiliando sobre as atuais medidas. As escolas voltaram ao funcionamento, mas todas alinhadas com as orientações dos órgãos de saúde. “2020 foi um ano difícil para todos, tanto financeira quanto emocionalmente. Sempre zelamos pelo bemestar do nosso público e colaboradores, e agradecemos a compreensão e o auxílio de todos que vêm nos ajudando a manter esse espaço tão especial para a cidade de Blumenau”, ressalta a diretora do Teatro Carlos Gomes, Elisete Beck.


ESCOLA DE MÚSICA

Os toques da flauta transversal A flauta transversal contempla vários estilos musicais, dos mais tradicionais até os mais contemporâneos. Integra o naipe dos sopros da orquestra, pode ser solista ou integrar conjuntos de câmara. Sua versatilidade permite ao flautista transitar nos gêneros de música brasileira, como o choro, ou internacionais, como o jazz. No curso de flauta transversal da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, o aluno desenvolve os fundamentos técnicos do instrumento, como a embocadura, aprende os cuidados básicos para manutenção e pratica ampla variedade de repertório. Quem ministra o curso é o professor, flautista e maestro João Bridi. além das aulas individuais, com atendimento personalizado conforme o seu ritmo de aprendizado, o aluno pode optar pelo plano de aulas semanais ou com periodicidade quinzenal. A escola oferece ao aluno um complemento de estudos teóricos, percepção e leitura musical sem custos adicionais, a possibilidade de integrar a Orquestra de Sopros para desenvolver sua prática de conjunto e participar das apresentações de alunos e professores nos palcos do Teatro Carlos Gomes, com destaque para as temporadas de Inverno e Verão. Venha estudar flauta na EMTCG!

A expressão do violino O violino é o instrumento mais agudo da família das cordas na orquestra, integrando esse naipe ao lado das violas, violoncelos e contrabaixos. É um dos instrumentos mais versáteis em expressividade e variedade de repertório da história da música. Pode ser solista, com ou sem acompanhamento, sendo essencial para toda a música camerística e orquestral há mais de três séculos. No Curso de Violino da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, o aluno desenvolve os fundamentos do instrumento como a técnica de arco, a afinação e pratica ampla variedade de repertório. Quem ministra o curso é a professora e violinista Ana Betina Plautz. Além das aulas individuais, com atendimento personalizado conforme o seu ritmo de aprendizado, o aluno pode optar pelo plano de aulas semanais ou com periodicidade quinzenal. A escola oferece ao aluno um complemento de estudos teóricos, percepção e leitura musical sem custos adicionais, a possibilidade de integrar o Grupo de Cordas para desenvolver sua prática de conjunto e participar das apresentações de alunos e professores nos palcos do Teatro Carlos Gomes, com destaque para as temporadas de Inverno e Verão. Venha estudar violino na EMTCG!

Para mais informações sobre as aulas e os horários, entre em contato pelo telefone: (47) 3037-3400 ou pelo e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br ESCOLA DE DANÇA

“Quem é você quando dança?” A volta às aulas na Pró-Dança de Blumenau foi diferente e repleta de novidades. Depois de um período atípico, em que a escola precisou se reinventar em função da pandemia, o novo ano letivo voltou com tudo. Uma temática de avatar foi implantada nos primeiros dias de aulas em que todos os bailarinos vieram com os rostos pintados e instigados a responderem o questionamento: “Quem é você quando dança?”. “Quando a gente dança, a gente muda, não é mais a gente. Nos transformamos. Por isso a temática do avatar. Estamos sempre buscando o novo para os nossos bailarinos, e em 2021 não será diferente. Tivemos também mudanças na nossa estrutura, tudo para sempre atender da melhor maneira e oferecer o melhor para quem faz parte do nosso dia a dia. Sempre, é claro, seguindo todas as orientações e medidas de segurança.


ESCOLA DE TEATRO

Atuações Possíveis Esse é o tema de estudos da Carona Escola de Teatro em 2021. Neste ano, os alunos também vão aprender através de um novo formato de aula: on-line e semestral. Confira os horários e turmas:

Tem revista e teatro on-line, sim! Entre as novidades de 2021 da Carona Escola de Teatro, tem o lançamento da 1ª edição da Revista Carona de Teatro, repleta de novidades sobre esse universo da arte teatral. A escola também lançou o projeto do prêmio Elisabete Anderle, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que comemora os 25 anos da Cia Carona. “Estamos fazendo apresentações ao vivo, on-line, transmitidas da sala da nossa escola, diretamente das instalações do Teatro Carlos Gomes. Tem sido uma experiência muito positiva e espetacular”, comenta Pepe Sedrez, diretor da escola. Para mais informações acesse o instagram da companhia: @ciacarona.

INSTITUCIONAL

Venha ser sócio É apaixonado por arte e cultura? Então venha ser nosso sócio pessoa física em 2021. Apoie o Teatro Carlos Gomes. Oferecemos diversos benefícios para quem faz parte da sociedade: • 20% de desconto nas mensalidades das escolas de Música, Dança e Teatro • Desconto mínimo de 20% no valor dos ingressos de eventos artísticos e culturais • Quando da renovação dos carnês, no mês de julho de cada ano, o sócio que quitar as 12 mensalidades até a data do vencimento da 1ª parcela, ganha uma mensalidade de desconto • Para eventos sociais da família do associado, o sócio recebe desconto por tempo de contribuição • Recebimento mensal do informativo impresso do Teatro com a programação • O sócio que trouxer um novo membro, recebe a isenção de uma mensalidade • Ficou curioso? Acesse nosso site ou entre em contato pelo telefone (47) 3144-7166 e saiba mais.


CONTRA-CAPA

Conheça Roberto Rossbach, novo diretor artístico pedagógico da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes começou 2021 com muitas novidades, entre elas a mudança na direção da instituição. Desde 1º de fevereiro, Roberto Rossbach está à frente da escola coordenando novos projetos e os 16 professores que fazem parte do talentoso time da casa. “Estamos trabalhando em diversos projetos e teremos algumas novidades. Entre elas, vamos divulgar os diferenciais ofertados pela escola de música ao nosso aluno. Pretendo motivar os professores a realizarem cursos de Performance e Prática Musical, no qual um grupo de alunos realiza a prática de conjunto, semelhante ao que já acontece nos grupos Canta-Te, Cordas e Orquestra de Sopros. Exercendo a prática de grupo, o aluno poderá ser motivado a realizar estudos mais aprofundados em música, nos cursos de aulas individuais que a escola oferece. Vamos intensificar essas modalidades lançando o slogan: “Faça sua prática musical nos palcos do Teatro Carlos Gomes”. Um cronograma de utilização dos espaços do teatro permitirá que o aluno usufrua de um dos nossos principais diferenciais: os palcos dessa casa que é referência para muitos artistas”, comenta o novo diretor. A relação de Roberto com a escola iniciou em 1994, quando assumiu o Curso de Teclado. Nessa trajetória docente na instituição passou por outras atividades, como professor dos cursos de Piano Clássico e Popular, Leitura Musical, Harmonia e Cravo. Foi maestro do Coro do Teatro Carlos Gomes (2000), da Orquestra Prelúdio (2001-2012) e, também, já exerceu a direção pedagógica (2005-2007). “Em função de outras demandas e projetos como o doutoramento, estive afastado da escola desde 2018. Mas, agora, retorno com muitas ideias e novos objetivos. Queremos oferecer suporte aos professores nas questões artísticas e pedagógicas, dar visibilidade aos diferenciais ofertados aos alunos aqui, dinamizar a questão da comunicação entre alunos, professores e a instituição, discutir uma Política Patrimonial, zelando pelo patrimônio arquivístico musical da instituição e, é claro, ofertar cursos de formação de curta ou média duração para determinadas instâncias da comunidade”, finaliza.

Mais sobre Roberto Rossbach Iniciou seus estudos musicais em 1986, possui licenciatura em Música (2000, Furb), especialização em Ensino da Arte (2006, Furb), mestrado em Música (2008, Udesc) e doutorado em Música (2020, Unesp), na subárea Musicologia. Estudou órgão, piano, flauta transversal, canto, regência e cravo. Em 1993, iniciou seus estudos em regência e, a partir de 1996, participou de masterclasses com renomados regentes, aprimorando conhecimentos técnicos e estilísticos na interpretação da música antiga. Atuou como regente de coros em Blumenau (1994 a 2006) e regente de orquestra estudantil (2001 a 2012). Desde 2008, é maestro e arranjador da Orquestra da Furb e, a partir de 2011, assumiu a mesma função no Coro do Espírito Santo, da Paróquia Luterana Blumenau Centro, e do Coro da Câmara Vocal Consort Blumenauensis. Este ano, também passou a ser maestro e arranjador do coro misto Stimmen des Herzens, do Centro Cultural 25 de Julho. É membro do corpo docente da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes desde 1994 e, agora, passa a responder pela direção artística e pedagógica. Ainda atua como professor, extensionista e pesquisador na Furb desde 2004. Coordena o Conselho Sinodal de Música, do Sínodo Vale do Itajaí – IECLB (gestão 2021-2024), é membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Atua como instrumentista (cravo / órgão), pesquisador em Musicologia Histórica em Santa Catarina, com foco na história do canto coral, música na imigração alemã e arquivologia musical. É líder do Grupo de Pesquisa em Musicologia no Vale do Itajaí (GMUVI).

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de março e abril de 2021 Março 01 Diana Gelhardt 03 Úrsula Fouquet Brandt Genita Maria Fistarol Ronald Schmidt 04 Guido Otte Wally Otte 06 Anselmo José de Souza 09 Kátia Deeke 15 Raul de Aguiar Hering 17 Ivo José Bracht Adrian Rogers Censi 19 José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 20 Aziz Shead 23 Avelino Lombardi 26 Chirochi Shimizu 28 Sueli Maria Vanzuita Petry 31 Solange Dieckmann Abril 02 Karl F Strauss 04 Jorge José Cenci 05 Darcy Lobe 06 Anita Nara Araújo de Souza 10 Leopoldo Adolfo Schmaltz 14 Benta Tomelim Doroty Vieira 17 Rui Altenburg 23 Mercedes Haertel 25 Carlos Odebrecht 27 Ari Leandro Gonçalves Luiz Carlos Pereira Gomes 28 Alfredo Heinz Breitkopf 30 Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2021

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2021

Advertisement