Page 1

Informativo

ano 19

MAR 2019

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Querido amigo, Pedro Dantas. Muito obrigado! “A minha vida hoje tem um sentido e um valor muito grande. Apesar de ser solitário, me considero uma pessoa feliz, porque quem ama a arte ama o mar e quem ama o mar nunca está sozinho. As pessoas que não conhecem a arte, ainda não viveram. A arte revoluciona o ser humano; a arte é uma busca constante dentro de si. Todos os momentos da minha vida foram ímpares. Todos foram maravilhosos!”, Pedro Dantas. Foto: : arquivo pessoal/site Pedro Dantas

Um homem de muitos talentos e sorriso largo. Artista plástico excepcional e bailarino de trajetória internacional. Esse era Pedro Dantas Riso, para os amigos, Pedro Dantas. Nasceu em Mirandela, interior da Bahia, mas escolheu Blumenau para morar. Convidado por Ingo Hering, dirigiu a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes, onde introduziu novos conceitos e sempre foi preocupado com a perfeição e a técnica da dança, formando grandes bailarinos. Com seus passos alongados, transmitia ao público uma grande sensação de liberdade e encantava a todos com seu talento. Pedro dançou profissionalmente até os 40 anos e se despediu dos palcos aos 58, em uma apresentação no Festival de Dança de Joinville. Alquimista em sua existência como artista, Pedro também brilhou como escultor, momento onde expressava seu outro talento. Temas frequentes nos seus trabalhos, os seres do mundo do ballet, sempre eram materializados em formas encantadoras e delicadas, mas ao mesmo tempo fortes. É ele o autor das esculturas em bronze dispostas aqui na praça do Teatro Carlos Gomes, o maestro e compositor Antonio Carlos Gomes; o índio Peri, personagem da famosa ópera “O Guarani”; e o conjunto de obras que compõe o chafariz e representam as formas de expressão através da arte. Estas estão entre as mais populares da carreira. Mas também existem muitas outras que estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo afora. Pedro Dantas se despediu desse mundo no dia 29 de janeiro de 2019. Com 77 anos, sofria de complicações pulmonares. Um grande artista que deixou saudades, muitos amigos, histórias e lembranças de lindos momentos.


ESCOLA DE MÚSICA

Mediação Cultural X Docência em Música A equipe de professores da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes sempre está em busca de aperfeiçoamento profissional. No início de fevereiro, antes do início do ano letivo, a grande maioria dos professores e a gestão da escola se reuniu para receber informações sobre assuntos administrativos, mas também para participar de um trabalho de formação, reflexão e prática. O curso foi dirigido pela professora doutora Carla Carvalho, da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O tema abordado foi “Mediação Cultural X Docência em Música”.

Musicalização para crianças entre cinco e sete anos Quando falamos no universo infantil temos um leque de oportunidades de aprendizado dentro da música. Uma delas é a aula de musicalização, seja para bebês a partir de seis meses ou para crianças de até 12 anos. Na nossa escola, o Departamento de Educação Infantil tem a coordenação da professora Carolina Coelho Wachholz, também responsável pela classe de Musicalização para Bebês e Musicalização I. Já na Musicalização II, III e IV é o professor Julio Cesar Bach que está à frente, são turmas com alunos entre cinco e sete anos. E a professora Ana Betina Plautz cuida das turmas entre nove e 11 anos. Nesta edição trazemos um pouco mais sobre musicalização para crianças entre cinco e sete anos do professor Júlio. As aulas são toda quarta-feira. Uma turma das 9h30min às 10h20min e outra das 18h10min às 19h. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses pequenos e qual é a didática aplicada?

As aulas de musicalização oportunizam a aproximação com os sons e suas características, como pulso, ritmo, andamento, intensidade, altura, entre outros. As vivências iniciam a partir do corpo, escuta, chegando à execução e improvisação musical. A partir do envolvimento com este universo, vem um processo gradual de sensibilização, consciência e percepção sonora que contribuem para o desenvolvimento integral da criança.

Entre os diversos conteúdos abordados, as crianças aprendem sobre pulso, ritmo, parâmetros sonoros – timbre, intensidade (forte, médio e fraco), andamento (lento e rápido), altura (grave, médio e agudo). Conhecem novos repertórios, compositores e instrumentos musicais. Fazem atividades rítmicas e melódicas com o corpo, voz e instrumentos. Reconhecem as notas musicais, quais são e como são organizadas, além de brincadeiras cantadas, jogos de mãos e rodas.

Nas aulas são utilizados instrumentos de percussão, como tambores, chocalhos, cajón, pratos, agogô, ganzá, alfaia, clavas, pandeiros (conforme a necessidade da atividade). Também é utilizado o instrumental Orff (metalofones, xilofones), flauta-doce, violão e piano. As crianças têm contato também com contrabaixo (elétrico e acústico), guitarra, órgão, violoncelo, violino, viola, bateria, gaita, entre muitos outros.

A fundamentação para as aulas são as abordagens musicais ativas, desenvolvidas por pedagogos musicais, no início do século 20, como Carl Orff, Dalcroze Willems e Kodály. Seus pilares são: escutar, executar, criar, jogar, mover. As propostas musicais são elaboradas a partir desses referenciais. Para o professor Júlio não é um método musical, mas sim uma abordagem, uma forma de pensar e realizar as propostas.

Agenda aí! Palco FM 90 na Feirinha da Servidão: No dia 10 de março, uma banda formada pelos professores da escola se apresentará no palco da Rádio 90 FM durante a Feirinha da Servidão em celebração ao Dia Mundial da Mulher.

Piano Time no Neumarkt Shopping: No mês de março, o piano de cauda que fica localizado no hall do segundo piso do Neumarkt Shopping passará novamente pelas mãos dos alunos da Escola de Música. O empreendimento realiza em parceria com a escola mais uma edição do Piano Time. Será no dia 9, a partir das 13h.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Sem poesia não Esse será o tema que norteará os estudos dos alunos da Carona Escola de Teatro durante este ano letivo. As aulas e os trabalhos já começaram. O foco será debater com cada uma das turmas as questões poéticas que os cercam, o cotidiano de cada um e a poesia que neles podem conter. Mesmo que os debates indiquem caminhos abstratos, a busca será por encontrar nuances concretas, permitindo que o aluno se sinta seguro dentro da pesquisa, na construção das cenas e por todo o caminho até chegar ao palco diante do público no fim do ano. Serão elaboradas atividades específicas que servirão para impulsionar a criatividade dos alunos, mas também para questionar os professores sobre a forma de como utilizar o material criativo desenvolvido por eles, mantendo assim, um diálogo vivo e atento com os caminhos que poderão ser seguidos para produzir as cenas dos espetáculos. “A cada ano nos deparamos com alunos novos, pensamentos atualizados, tentando assim manter vivo o espírito de frescor e uma visão revisitada sobre cada aluno, e isso reflete diretamente na forma que cada professor trabalha e desenvolve o tema. Obviamente que mantemos uma linha comum, um fio condutor dentro da nossa metodologia, mas os rumos e resultados finais surgem mais próximo ao segundo semestre”, explica o professor James Beck.

Primeiro dia de aula da turma de adultos com o professor James Beck

Vem teatrar A arte teatral encanta tanto quem pratica quanto quem assiste. Ela sempre vai além, promove o autoconhecimento e desenvolve a autoconfiança, traz o exercício de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo. É uma arte milenar, famosa pela beleza dos cenários, figurinos e diferenciais do comportamento humano. Para as crianças, auxilia no autoconhecimento e formação da personalidade. Mesmo quem não sonha em ser ator ou é tímido, pode se beneficiar com as aulas de teatro. A Carona Escola de Teatro está com matrículas abertas. Mas, atenção, as vagas são limitadas. São cinco modalidades de aulas divididas para crianças, adolescentes e adultos. Elas são: Infantil 1 (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos) e a Técnica Clown – Palhaço (a partir de 16 anos). Os alunos da Carona têm aulas totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. Para mais informações sobre as opções que a escola oferece você pode acessar www.ciacarona.com.br ou entrar em contato pelo e-mail carona@ciacarona.com.br e telefone (47) 3340-2317.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Time de peso e uma estrutura diferenciada

Todo mundo já sabe que por aqui só trabalham os melhores no universo da dança. Profissionais capacitados que se destacam por onde passam. Premiações, festivais e competições internacionais estão no currículo. Para mostrar esses talentos, toda a estrutura que a escola oferece e outros diferenciais, a Pró-Dança preparou uma campanha de mídia que deixa claro porque escolher a escola é a melhor opção: a super equipe e a proximidade do palco, dentro do Teatro Carlos Gomes.

Amor à dança, amor ao próximo Neste ano, o amor pela arte na Pró-Dança de Blumenau vai ir além das portas da escola. A partir de março haverá uma turma exclusiva e totalmente gratuita para crianças atendidas pela ONG Puro Amor, serão cerca de 20 alunos nas aulas de sapateado e dança de rua. São crianças que vivem em vulnerabilidade social e terão a oportunidade de aprender e fazer parte desse grupo.

Novos ares 2019 começou cheio de inovações na Pró-Dança de Blumenau. Uma delas foi a reforma das salas. Novos pisos, espelhos, arcondicionado, cristaleiras para os troféus e prêmios. O objetivo foi disponibilizar uma estrutura ainda mais completa para receber os alunos com muito conforto.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


INSTITUCIONAL

Apoie bolsistas através do Projeto Cultura Para Todos Você conhece o Projeto Cultura Para Todos? Através da Lei de Incentivo Fiscal da Lei Rouanet, é possível que a sua empresa ofereça bolsas de estudos nas escolas de dança, teatro e música aqui do Teatro Carlos Gomes. Serão 100 vagas disponíveis se captados todos os recursos. Essa ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal possibilita que as empresas apliquem parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais. Nas que são tributadas na base do lucro real, o valor investido no projeto pode ser deduzido do imposto de renda. O apoiador poderá deduzir 100% do valor investido, desde que respeitando o limite de 4% do imposto devido, já que o Projeto Cultura para Todos foi enquadrado no artigo 18. O projeto foi prorrogado e o Teatro Carlos Gomes está apto a captar recursos até dia 31 de dezembro de 2019. Entre em contato através do telefone (47) 3144-7166 ou pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br, com Elisete, e tire todas as suas dúvidas.

Realize seu casamento no Teatro Carlos Gomes

Reconhecido pela beleza, elegância e localização privilegiada no Centro da cidade, o Teatro Carlos Gomes, que é conhecido pelos espaços para eventos corporativos, também se destaca com uma estrutura diferenciada que pode ser utilizada para a realização de casamentos do início ao fim. O Salão de Festas principal e o Salão Centenário são indicados para festas grandes. Mas, o Teatro ainda conta com outras alternativas de salas menores, com capacidade para até 50 pessoas, recomendadas para casamentos mais intimistas. Já o Grande Auditório também é opção para a realização da cerimônia. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (47) 3144-7166 e tire suas dúvidas.

Você é apaixonado por cultura? Venha ser sócio pessoa física do Teatro Carlos Gomes, essa é uma maneira de apoiar a arte e a cultura de Blumenau e região. Quem faz parte desse grupo apoiador recebe diversos benefícios, como por exemplo, 20% de desconto nas mensalidades das escolas de Música, Dança e Teatro; desconto mínimo de 20% no valor dos ingressos de eventos artísticos e culturais; para eventos sociais da família do associado, o sócio recebe desconto por tempo de contribuição; entre outros. Ficou curioso? Quer fazer parte desse time? Entre em contato pelo telefone (47) 3144-7166 ou acesse nosso site.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de março e abril de 2019 Março 01. Diana Gelhardt 03. Úrsula Fouquet Brandt 04. Guido Otte 06. Anselmo José de Souza 08. Osny de Noronha 09. Kátia Deeke 15. Raul de Aguiar Hering 17. José Jaciel Karoleski Ivo José Bracht 19. José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 23. Avelino Lombardi 25. José Manuel Cardoso de Lemos 26. Chirochi Shimizu 28. Sueli Maria Vanzuita Petry Abril 02. Karl F Strauss 04. Jorge José Cenci 05. Darcy Lobe Wolfgang H Enders 06. Anita Nara Araújo de Souza 07. Dieter D Siebert 10. Leopoldo Adolfo Schmaltz 14. Benta Tomelim 17. Rui Altenburg 23. Mercedes Haertel 25. Carlos Odebrecht 27. Ari Leandro Gonçalves 28. Alfredo Heinz Breitkopf João Telles 30. Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades. AFONSO PADILHA – NOVO SHOW Indicação: 14 anos

8 de março (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: informações no site 8 de março (sexta), às 22h15min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Vip (Fila A até F) R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada e Fidelidade Hausen / Plateia (Fila G até Z) R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada e Fidelidade Hausen, R$ 45 + 1 kg de alimento não perecível solidário / Balcão R$ 50 inteira, R$ 25 meia-entrada e Fidelidade Hausen, R$ 30 + 1 kg de alimento não perecível solidário / Camarote (06 Pessoas) R$ 450 - *Mais Taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e lojas Multisom Informações: www.afonsopadilha.com.br e www.hausen.art.br

ALMIR SATER E BANDA Indicação: livre.

16 de março (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 180 inteira, R$ 90 meiaentrada, clientes Koerich, Clube do Assinante e Clube Blueticket *Mais taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro e site Blueticket Mais informações: www.c5produções.com

OVER12 COM NEGO DI Indicação: 14 anos

10 de março (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada, R$ 30 + 1 kg de alimento não perecível solidário, R$ 60 balcão casal *Mais taxas e encargos À venda pelo site Minha Entrada e Loja Multisom do Shopping Neumarkt Informações: Artistaria (51) 31091959 contato@artistaria.com.br

PALESTRA COM CÁTIA DAMASCENO Indicação: livre.

21 de março (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - R$ 90 inteira *Mais taxas e encargos À venda pelo site Blueticket e nas lojas Multisom Informações: Ramon, (47) 9 9199 5998 (whatsapp) ou ramonsc.luiz@gmail.com

ABBA EXPERIENCE IN CONCERT

JÃO – TURNÊ LOBOS

Indicação: livre.

Indicação: 16 anos

22 de março (sexta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Vip (fila A até H) R$ 130 inteira, R$ 65 meia-entrada / Plateia (fila I até Z) R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada / Balcão (por ordem de chegada) R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e Lojas Multisom. Informações: Domínio Produções - falecomproducao@outlook.com

CARIOCA EM MÁS COMPANHIAS Indicação: 14 anos

30 de março (sábado), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada, R$ 60 solidário + 1 kg de alimento não perecível (caso não leve será cobrada uma taxa de R$ 5) / Balcão R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada, R$ 40 solidário + 1 kg de alimento não perecível (caso não leve será cobrada uma taxa de R$ 5) *Mais taxas e encargos À venda pelo site Minha Entrada e nas lojas Multisom Informações: (47) 3144-7166

29 de março (sexta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 3º lote - Plateia ouro (fila A até P) R$ 160 inteira, R$ 80 meia-entrada, R$ 100 + 1 kg alimento não perecível / 2º lote - Plateia prata (fila Q até Z) R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada R$ 60 + 1 kg alimento não perecível / Bronze Mezanino R$ 60 inteira R$ 30 meia-entrada, R$ 40 + 1 kg alimento não perecível *Mais Taxas e encargos À venda pelo site Minha Entrada e na loja Multisom Shopping Neumarkt Informações: João Carlos (62) 3434-8450 ou joao@grupogmais.com.net

LEGIÃO URBANA TRIBUTO SHOW EM: PAIS E FILHOS Indicação: livre.

31 de março (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada, R$ 50 + 1 kg alimento não perecível solidário *Mais taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro e pelo site Ingresso Nacional Informações: www.gamaproducoes.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2019  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Março de 2019.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2019  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Março de 2019.

Advertisement