Page 1

Informativo

ano 17

MAR 2017

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

CORO DO TEATRO CARLOS GOMES VOLTA A CANTAR E ENCANTAR Depois de doze anos longe das atividades, o Coro do Teatro Carlos Gomes reiniciou suas atividades em março do último ano, com 28 cantores. O grupo, fundado inicialmente pelo maestro Heinz Geyer e com grande renome no universo musical, voltou aos palcos reunindo sopranos, contraltos, tenores e baixos. A ideia de resgatar a tradição foi dada pela diretora da Escola de Música do Teatro, Noemi Kellermann. E quem aceitou o convite e o desafio de lecionar para o grupo foi Dayro Bornhausen, com extensa experiência e capacidade na área. Ao longo de 2016 os cantores desenvolveram um repertório erudito e popular, oportunizando diversas possibilidades vocais. Apresentaram-se não só nas atividades da Escola de Música, mas também em outros espaços, divulgando e promovendo a atividade coral na cidade. E agora, em 2017, o grupo está com novidades e pretende desenvolver um repertório um pouco mais desafiador. Para isso, abriu dez novas vagas para cantores de

todos os níveis e todos os candidatos são bem-vindos. “Vamos trabalhar em cima de um repertório que atenda a demanda do grupo e que una os mais diversos elementos musicais possíveis. Nos preparamos de acordo com cada convite recebido e adequamos o repertório. Pensando sempre no que o público gostaria de apreciar”, explica Bornhausen. Os ensaios já iniciaram, mas ainda dá tempo de participar. Qualquer pessoa que tenha interesse e vontade de cantar pode ir até a secretaria da Escola de Música e agendar uma aula experimental. As exigências são que o aluno/cantor seja afinado e não tenha dificuldades rítmicas. Não há necessidade de ler partitura. Os encontros são sempre as quartas-feiras, às 19h30min, nas dependências da Escola de Música. Gostou? Venha participar! Mais informações: (47) 3037-3400


ESCOLA DE MÚSICA

BOAS LEMBRANÇAS: EX-ALUNOS E O CARINHO PELA ESCOLA DE MÚSICA Neste ano, vamos relembrar bons momentos vividos aqui na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Exalunos da casa vão nos trazer lembranças de quando estavam por aqui e de como a música transformou suas vidas. “Falar dos meus aprendizados e das minhas experiências nas salas e corredores do Teatro Carlos Gomes significa muito para mim. Hoje, com 57 anos, nos cursos que ministro, compartilho com meus alunos o aprendizado daquele tempo. Mais do que aprender a tocar violino e mais do que aprender sobre teoria musical, foi na Escola de Música que eu lancei grande parte das fundações que nortearam minha vida, aquelas que fizeram da minha pessoa o que sou. Aos 10 anos assisti meu primeiro concerto da Orquestra de Câmara, aquele foi um momento único, eu estava decidido a participar daquele grupo. E ingressei na Escola de Música como aluno do Professor Hubert Geyer, com um violino emprestado por uma tia. Depois de apenas um ano sob a direção do Maestro Oscar Zander, fui convidado a integrar a Orquestra de Câmara do Teatro, como segundo violino. Eu ensaiava diariamente, ainda que linhas melódicas entrecortadas, cheias de pausas, típico para segundos violinos. Até que chegou o dia do meu primeiro ensaio com a Orquestra. E foi naquele ensaio, no momento em que a melodia sem graça, ensaiada durante tantas horas, se compôs perfeitamente ao conjunto das demais linhas melódicas, que eu vivenciei o profundo significado, posso dizer multidimensional, da palavra harmonia, uma experiência que impactou e passou a guiar toda minha vida”.

Walter Rischbieter ex-aluno de violino da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

PROFESSORA DA ESCOLA DE MÚSICA FOI CONVIDADA PARA TRABALHAR NO FEMUSC O Femusckinho é um evento que foi realizado paralelamente ao Femusc, Festival de Música de Santa Catarina, um dos maiores palcos da música erudita, reunindo mais de 20 países, em Jaraguá do Sul. Neste ano, a edição que aconteceu de 26 de janeiro a 4 de fevereiro, contou a participação da professora Suelen Mondini, que desenvolveu trabalhos com Coro Infantil e Musicalização Infantil. O Femusckinho é destinado às crianças de seis a 12 anos. Durante todo o dia, os alunos estudaram flauta doce, coro infantil, percussão corporal e cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

PROFESSORES EM CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO O ano de 2017 começou com muito aprendizado aqui na Escola de Música. Todos os professores receberam, em Blumenau, um curso ministrado pela Professora Melita Bona, da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Além disso, outros também buscaram mais aperfeiçoamentos em áreas específicas do mundo musical.

Vamos saber como foram todos eles? A professora Mareike Valentin esteve durante quatro dias em São Paulo, onde participou de um curso com a presença de aproximadamente 80 professores vindos de todo o Brasil. Pela primeira vez na América Latina, Jeanie ministrou a certificação no Nível 1 de seu método de ensino de canto popular e cross-over Somatic Voicework - the LoVetri Method, além de dar um workshop com palestra e masterclass. Jeanie é uma das mais importantes figuras da pedagogia vocal contemporânea americana. A professora Carolina Coelho Wachholz também escolheu a terra da garoa para o aperfeiçoamento. Participou de um curso para professores de musicalização infantil - Bebês e Pré-iniciação (seis meses a quatro anos). As aulas foram na Escola de Música de Jundiaí, referência na musicalização para bebês. As aulas foram ministradas por Josette Feres e Luciana Feres Nagumo. Professora Josette foi a primeira a criar um plano de aula para bebês, que mais tarde se transformou no livro “ Bebê, música e movimento”. Josette foi aluna de Villa-Lobos, foi convidada a apresentar seminários sobre suas aulas de musicalização com bebês em congressos internacionais de educação musical nos Estados Unidos. Luciana, filha de Josette, foi sua assistente nas aulas para bebês desde jovem, depois estudou na França e Espanha, voltando ao Brasil para continuar o trabalho de sua mãe. Já o professor Dayro Bornhausen, participou de dois cursos em São Paulo. O primeiro foi o 3º Festival Internacional de Jogos Musicais. O curso foi ministrado por professores do Brasil e da Espanha e abordou diversos temas. Foram trabalhados boomwhackers e diversos jogos musicais para grupos, percussão corporal, música étnica, música indígena brasileira, movimentos na primeira infância e educação musical, segundo a proposta de Edwin Gordon. O curso reuniu mais de 40 alunos de diversos estados brasileiros e alguns de outros países da América do Sul. O segundo curso foi um Workshop e Masterclass com Jeanie LoVetri, que reuniu diversos cantores, fonoaudiólogos e pesquisadores da área que são referência em todo Brasil. A professora norte-americana apresentou seu método Somatic Voicework e o demonstrou com alguns alunos do curso, discutindo conceitos e aprimorando a prática vocal. A professora é referência no método que não foca apenas em um estilo musical, mas desenvolve habilidade nos cantores para trabalharem com conhecimento diversos estilos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

ESTAMOS DE VOLTA!

17 anos); Adulto (acima de 18 anos) e a Técnica Clown (palhaço) para jovens e adultos (a partir dos 16 anos). Entre as novidades neste ano, está a criação de uma turma para crianças no turno da manhã, uma turma mista aos sábados e uma turma para a terceira idade nas terças pela manhã. A Carona Escola de Teatro foi criada e é dirigida desde 2004 pela Cia Carona de Teatro, grupo reconhecido em todo o Brasil com 20 anos de existência. Além de você ter a oportunidade de se apresentar no maior palco artístico de Blumenau, ainda pode usufruir das três Nossas aulas voltam com tudo agora no mês de salas para trabalhos, secretaria e vestiários. A escola já apresentou março. E se você ainda não fez a sua inscrição, corre mais de 100 espetáculos originais e a maioria dos textos é criação que ainda dá tempo! A turmas iniciam no dia 6/3, mas dos próprios alunos, após as experiências vividas em sala de aula, as matrículas ainda podem ser realizadas até o dia já que as aulas são totalmente práticas, com 2h30min de duração, 31/3. Aqui nós oferecemos duas modalidades de aulas uma vez por semana. Quer saber mais? Entre em contato com nossa divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. equipe: www.ciacarona.com.br; carona@ciacarona.com.br ou (47) São elas: Infantil (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 3340-2317. Esperamos por você!

VEM QUE VAI TER TEATRO, MUITA ARTE E EMOÇÃO! Para comemorar o retorno das aulas, a Carona Escola de Teatro preparou uma ação especial. No dia 5 de março, às 20h, os alunos da turma adulto avançado vão reapresentar e emocionar o público com a peça “Peito inflamado com palavras afogadas”. Venha prestigiar. O evento é aberto ao público! Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meiaentrada e a apresentação será na sala superior B.

DE BLUMENAU PARA O BRASIL O talento dos nossos professores brilharam muito além dos nossos palcos durante o mês de fevereiro. A Cia Carona de Teatro apresentou o projeto “Águas do Centro-Oeste: circulação do espetáculo Das Águas por MT, MS e GO”, contemplado com o Prêmio Funarte Edital Miryam Muniz 2015, pelas cidades de Anápolis, Goiânia, Cuiabá, Rondonópolis, Campo Grande e Dourados. Os seis municípios por onde o grupo passou receberam três ações distintas. Duas apresentações do espetáculo “Das Águas”, uma roda de conversa com o tema “Coletividade e Longevidade” e ainda a vivência teatral na prática, com duração de três horas, intitulada “Processos Criativos Carona”. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

VEM NOVIDADE POR AÍ!

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, os professores do Pró-Dança se reuniram para analisar decisões referentes à 2017. A principal delas foi a escolha do tema que norteará os estudos deste ano. A escola completará 30 anos em setembro, por isso, o espetáculo terá que ser mais que especial. O suspense está no ar. Fiquem atentos para as próximas notícias e a divulgação do tema.

INTENSIVO DE DANÇAS URBANAS No mês de janeiro, os professores Bruna Hank, Guto Almada e Bruna Georgi participaram de um intensivo de danças urbanas. O evento foi realizado em Curitiba, no Paraná. Eles participaram de diversos workshops de aprimoramento sobre as múltiplas técnicas que envolvem as danças urbanas. Professores e bailarinos de todo o país trocaram experiências nesse evento, que esteve na sua sétima edição.

DIVERSÃO E CONTEÚDO A equipe do Pró-Dança prestigiou uma sessão de cinema do filme La La Land no mês de fevereiro. O musical foi um excelente momento de pesquisa para o grupo. A trama conta a história do pianista Sebastian, que conhece a atriz iniciante Mia e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso. Com 14 indicações em 13 categorias, “La la land: Cantando estações” igualou o recorde do Oscar. A marca é a mesma de “Titanic” (1997) e “A malvada” (1950).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


INSTITUCIONAL

VOCÊ PODE SER UM PARCEIRO ATRAVÉS DO PROJETO ANUAL DE MANUTENÇÃO O ano começou com boas notícias! Foi divulgado no Diário Oficial da União, dia 29 de novembro de 2016, a aprovação da proposta que prorroga até dezembro deste ano a captação de recursos para o “Projeto de Plano Anual de Manutenção 2017” do Teatro Carlos Gomes. Ou seja, até dezembro a casa está apta à buscar parceiros e executar o projeto que ajuda a manter o Teatro e, com isso, alivia a carga tributária, cada vez mais alta. Isto foi possível através da Lei Rouanet, no artigo 18, que permite o abatimento de 100% junto às empresas tributadas com base no lucro real de até 4% do imposto devido. Comece o ano apoiando a cultura e sendo nosso parceiro. O Teatro Carlos Gomes precisa captar os recursos para pedir a liberação da verba para a conta de movimentação do projeto, que só acontecerá quando chegar aos 20% do total aprovado. Se você tem interesse em ajudar, entre em contato através do e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br ou do telefone (47) 3144-7166, com Elisete. Neste ano, o valor captado pode chegar até R$ 335.100.

VENHA SER SÓCIO DO TEATRO Gosta de cultura? Então venha ser nosso sócio pessoa física. O Teatro Carlos Gomes oferece diversos benefícios para quem faz parte deste grupo apoiador, como por exemplo: desconto de 20% nas mensalidades das Escolas de Música, Dança e Teatro e desconto de no mínimo 20% na compra de ingressos para eventos culturais. O associado também recebe desconto por tempo de contribuição na utilização das dependências para seus eventos sociais e um informativo mensal impresso com a programação completa. O sócio que trouxer um novo membro recebe ainda a isenção de uma mensalidade, que custa R$ 110. Gostou e quer saber mais? Entre em contato com Juliana através do telefone (47) 3144-7166 ou pelo e-mail socios@teatrocarlosgomes.com.br

LANÇAMENTO: CURSO DE INICIAÇÃO À REGÊNCIA NA ESCOLA DE MÚSICA DO TEATRO CARLOS GOMES EM BLUMENAU A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes está lançando um novo curso: Iniciação à Regência. Professores, músicos, cantores, instrumentistas e líderes de grupos musicais que desejam aprender mais sobre a arte da regência ou apenas se familiarizar com esta linguagem, estão convidados à participar. O curso terá duração de aproximadamente três meses, com uma carga horária total de 24 horas. As aulas iniciam no dia 13 de março e serão sempre as segundas-feiras, às 19h, ministradas por Roberto Rossbach, na Escola de Música do Teatro. O pré-requisito necessário para participar da turma é o domínio elementar da leitura musical. As inscrições seguem de 21 de fevereiro a 10 de março, na secretaria da escola, e custam R$ 50. O valor da mensalidade é de R$ 85. No fim do curso, que está previsto para o dia 6 de junho, será realizado um concerto de encerramento preparado pelos alunos do curso com a participação dos grupos e alunos da Escola de Música do TCG e do Curso de Música da FURB. A apresentação será às 20h30min.

SOBRE ROBERTO ROSSBACH Roberto é Regente de Coro e músico na IECLB - Comunidade Blumenau Centro, regente do Vocal Consort Blumenauensis , regente da Orquestra da FURB. Professor no Curso Superior de Música na FURB - Universidade Regional de Blumenau, professor no Teatro Carlos Gomes. Doutorando em Música na Universidade do Estado de São Paulo – UNESP e Mestre em Musicologia pela instituição de ensino UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de março de 2017 e abril de 2017 MARÇO 01. Diana Gelhardt Elisabeth M. I. da Silva 03. Arno Garbe Ronald Schmidt Úrsula Fouquet Brandt 04. Wally Otte Guido Otte 05. Curt Jensen 06. Anselmo José de Souza 08. Osny de Noronha 09. Etelvina Buzzi Raymundi Kátia Deeke 10. Carl Heinz Lueders 15. Raul de Aguiar Hering 17. José Jaciel Karoleski Ivo José Bracht 19. José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 20. Aziz Schead 23. Avelino Lombardi 25. José Manuel Cardoso de Lemos 26. Chirochi Shimizu 27. Amir Carlos Mussi 28. João de Azevedo Coutinho Sueli Maria Vanzuita Petry 29. Alexandre Marcelo Reichow 31. Nair Nunes Rodacki ABRIL 02. Karl F. Strauss 05. Darcy Lobe Wolfgang H. Enders 06. Anita Nara Araújo de Souza 07. Dieter D. Siebert 10. João Karsten Neto Leopoldo Adolfo Schmaltz 11. Selma Ullrich Hausmann 14. Doroty Vieira Benta Tomelim 17. Rui Altenburg 22. Edson Rogério Tambosi 23. Mercedes Haertel 24. Heinz Schwanke 25. Carlos Odebrecht 27. Ari Leandro Gonçalves 28. Mary Weickert Alfredo Heinz Breitkopf João Telles 29. Jean Jackson Kuhlmann 30. Bráulio M. Schloegel Maria Lucia Rosa


AGENDA CULTURAL

Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

PEITO INFLAMADO COM PALAVRAS AFOGADAS Indicação 16 anos

5 de março (domingo), às 20h, sala superior B Ingressos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro Informações: 3340-2317

QUEEN & BEE GEES ARGENTINA Indicação livre

18 de março (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada e R$ 20 promocional antecipado. À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. *Menores de 16 anos terão acesso somente acompanhado dos pais ou responsável legal. Menores de cinco anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar. Informações: BASE Produtora

PALESTRA COM GUSTAVO CERBASI Indicação livre

23 de março (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 140 (+ taxa) inteira, R$ 70 (+ taxa) meia-entrada, R$ 90 (+ taxa) promocional + 1 kg de alimento não perecível e R$ 600 camarote (para quatro pessoas). À venda no site Blueticket. Informações: BOX Produtora (47) 99177-1854 ou marco@boxprodutora.com.br

DÉTE PEXERA EM “NEM TE CONTO” Indicação livre

25 de março (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira; R$ 20 meia-entrada ou R$ 20 + um produto de limpeza que será destinado ao sítio Dona Lúcia À venda na bilheteria do Teatro. Informações: contato@farolproducoes.com ou (47) 99635-5050

STAND UP COMEDY COM MURILO COUTO Indicação 14 anos

9 de abril (domingo), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada, R$ 45 (promo doando 1kg de alimento / RBS / Clube Blueticket) R$ 390 camarote para seis pessoas. À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. Informações: www.murilocouto.com.br

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS Indicação livre

18 de março (sábado), às 16h, Auditório Willy Sievert Ingressos: R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada (para estudantes, idosos, menores de 18 anos e para o adulto que acompanhar a criança) e R$ 30 antecipados (de terça a sexta). À venda na bilheteria do Teatro a partir do dia 14/03/2017 Informações: dutrateatro@gmail.com (48) 99982 3685 / 99912 8677

SONHO DE UM CANTADOR DECO DALPONTE Indicação livre

22 de março (quarta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 30 inteira; R$ 15 meia-entrada e R$ 300 camarote (para seis pessoas). À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket Menores de 14 anos terão acesso ao evento somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Menores de cinco anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar. Informações: (47) 99963-0339

TIAGO IORC Indicação livre

24 de março (sexta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: ESGOTADOS Informações: www.tiagoiorc.com

SHOW DE LANÇAMENTO DO ÁLBUM “I CHOOSE THE BLUES”, DE LEO MAIER Indicação livre

25 de março (sábado), às 20h30min, Auditório Willy Sievert Ingressos: Entrada gratuita - com doação espontânea de 1kg de alimento não perecível. Ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro. Informações: Mono Produções Culturais

ESPETÁCULO ROCK INCONCERT Indicação 16 anos

20 de abril (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira; R$ 20 meia-entrada; R$ 30 Clube RBS e R$30 promocional antecipado. À venda na bilheteria do Teatro e no site da Blueticket. Menores de 16 anos terão acesso ao evento somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Menores de cinco anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar. Informações: BASE Produtora

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Março de 2016.